Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Itaparica

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa participa, nesta quarta-feira (dia 23), às 10h, da cerimônia de troca de comando do 2º Distrito Naval. O almirante de Esquadra Almir Garnier Santos passará o cargo para o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, na sede do 2° Distrito Naval, bairro do Comércio, em solenidade presidida pelo Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, Comandante de Operações Navais. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia. Inserção de fotos (Inauguração do Memorial do Forte de São Bartolomeu, em Itaparica, dia 07.01.19-Tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A deputada estadual Fabíola Mansur, prestigiou, recentemente, a inauguração do Memorial da Independência em Itaparica, no Forte São Lourenço, integrando o rol de atividades inerentes aos 196 anos de emancipação política do município, ao lado da prefeita Marlylda Barbuda. Logo após a cerimmônia, elas, em  companhia de outras personalidades, visitaram as instalações do navio, posando, inclusive, ao volante da embarcação. Na "vez" da deputada, ela exclamou: "Aqui (Itaparica), ela está no comando...!", numa demonstração bem homorada de humildade e, mais que isso, de apoio à gestora que faz parte de sua base de apoio. 

Fabíola Mansur, reeleita para um novo mandato, é uma das mais conceituadas oftalmnologistas da Bahia. Como deputada, tem, na região, importantes apoios como os de Itaparica (Marlylda Barbuda) e Salinas da Margarilda (ex-prefeito Jorginho). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A presença de Alex Lima (PSB) na mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai permitir que PSB se mantenha na presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e seja membro da Comissão de Saúde durante a nova legislatura, de acordo com a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), nesta quinta-feira (17), durante o cortejo da Lavagem do Bonfim. 

"Nos dois anos que a gente teve a frente [da comissão] foi um bom diálogo que a gente fez entre a Secretaria e os professores, tem muita coisa pra gente fazer ainda", afirmou a deputada. "A gente vai continuar membro da saúde e presidente da educação", assegurou.Imagem 1 (Fernando Duarte, Bahia Noticias), Fotos 2 e 3 (arquivo Tvsaj).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (07), comemora-se os 196 anos da independência do Brasil em Itaparica. Alvorada, hasteamento da bandeira, missa na Capela de Nossa Senhora da Piedade, cerimônia de abertura do Memorial da Independência do Brasil na Bahia, no Forte de São Lourenço, e visitação pública ao navio varredor Atalaia da Marinha do Brasil, fizeram parte da programação dos festejos comemorativos, que foram iniciados na noite de domingo (06), com o cortejo da queima de faixo e a tradicional “Levada do Carro do Caboclo”, veículo artesanal restaurado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, com o apoio da Prefeitura de Itaparica. A comemoração foi acompanhada pela Prefeita Marlylda Barbuda, secretários e servidores municipais, além de moradores e veranistas. A multidão percorreu o Centro Histórico da Cidade, entre o canto, a dança e o instrumental da charanga que animou a ocasião.

Pela manhã ocorreu a solenidade de abertura do Memorial da Independência do Brasil na Bahia, instalada no imponente Forte de São Lourenço, localizado entre a Praia do Forte e a Praça Getúlio Vargas. O espaço de memória, história e cultura, estará aberto para à visitação pública, com horário a partir das 14h até às 17h. Dentre as novidades que prometem surpreender os visitantes, estão a cronologia dos principais fatos históricos ocorridos durante a Independência do Brasil na Bahia, os heróis e as heroínas combatentes do período, uma maquete da popa de um navio varredor, um simulador de navegação marítima, objetos da Marinha, preservados e de valor simbólico, a exemplo do livro “Plano de ação 1977” do Ministério da Marinha, dentre muitas novidades, ao alcance de todos. Moradores, veranistas e turistas.

Participaram do evento solene, ao som da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais, a Prefeita Marlylda, em companhia do Capitão de Mar e Guerra da Base Naval de Aratu, Vinicius de Castro Loureiro, do Comandante do 2º Distrito Naval, do Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, do Deputado Federal Bebeto Galvão e da Deputada Federal, Lídice da Mata. Também se fizeram presentes, a Deputada Estadual, Fabíola Mansur, o Presidente da Câmara Municipal Jorge de Dadinho, bem como, o Presidente da Fundação Pedro Calmon - FPC, Zulu Araújo, o vice-presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, João Carlos da Silva, a Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES, Liliana Leite, e demais autoridades políticas municipais, com a participação dos oficiais da Marinha do Brasil, representantes do Comando do 2º Distrito Naval e da Base Naval de Aratu, em Salvador.

Este ano, a Prefeitura Municipal, por meio da festividade popular denominada “O janeiro da Independência”, em referência a independência da ilha ocorrida em 1823, celebra os 80 anos de “Existência e Resistência” dos Índios os Guaranis, grupo integrado por moradores do município, através da Associação Cultural de Índios Guaranis, presidida por Emanoel Pita. O evento que traz a manifestação performática dos Caboclos os Guaranis, a “Puxada do Carro dos Caboclos” por populares, dentre outros, também conta com diversas atrações musicais apresentadas na Praça do Campo Formoso, até a noite de quarta-feira (09), dia do encerramento da festa.Isto é o trabalho de quem segue cuidando de você e resgatando os valores da cultura local! ASCOM/ Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

Sorteio de 10 televisores

 Gileno José França foi o ganhador do veículo Fiat Argo  1.0 2018, sorteado pela Comercial Coroa, na noite desse sábado, era Cruz-Ba.

Imagens, Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo)  Edição, locução, Jota B (Saj Noticias), Texto Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Marcado para a tarde desse sábado, 29, o sorteio de um veículo O Km por parte da Comercial Coroa, sediada às margens da BA-001, Vera Cruz, Ilha de Itaparica, recôncavo baiano. Durante esse período de promoções a Loja tem atraído milhares de consumidores da Ilha e de outros rincões da Estado.Além de toda uma logísitca operacional, à altura de sua clientela, a loja tem como filosofia, qualidade dos produtos e, mais que isso, excelência no atendimento. 

Em entrevistas à Rede de Notícias (Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo e Saj Notícias), atrqvés do repórter Jota B, consumidores falam sobre a exuberância dos produtos expostos à venda na Comercial Coroa e a expectativa diante do sorteios de prêmios que inclui o veículo em apreço. Imagens, fotos, entrevista, Jota B. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os municípios de Itaparica e São Félix estão entre os 11 conjuntos urbanos protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia. Nesta sexta-feira (28), as duas cidades irão receber dois bens culturais que foram restaurados pelo Instituto. 

Em São Félix, no Recôncavo Baiano, o Paço Municipal recebeu ações emergenciais e de restauro. O edifício, construído no final do século XIX, abrigava a sede da Prefeitura até 2013, quando foi interditado por problemas estruturais. Assim, as intervenções realizadas pelo Iphan, com orçamento de mais de R$1,2 milhão proveniente do Fundo Nacional de Cultura (FNC), garantiram a preservação da integridade do bem, que á parte do conjunto tombado da cidade.  

Foram executadas também a recuperação dos elementos arquitetônicos e artísticos, a melhoria dos espaços internos e a modernização das instalações, a fim de que sejam retomadas as atividades da Administração Municipal, em plenas condições de atendimento aos servidores e cidadãos. As intervenções duraram 11 meses.  

Já em Itaparica, duas obras de restauro estavam em execução: a Igreja de São Lourenço e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. A primeira delas já foi finalizada e também será entregue à população em 28 de dezembro, depois de receber um investimento de mais de R$ 1,76 milhão, também por meio do Iphan, advindos do PAC Cidades Históricas.  

A intervenção realizada na igreja serviu para fazer a recuperação da estrutura do templo, incluindo toda a parte arquitetônica, e dos bens artísticos e integrados, como imagens sacras e altares. bAHIA nOTICIAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Itaparica, Marlylda Barbuda, entregou, na manhã dessa 5a. feira, 19, à comunidade, ao lado do Secretário de Educação Mateus Albergaria, a Escola Municipal Benedicto Oliveira Barros, totalmente revitalizada, em cerimônia que contou com participação de professores, diretores, alunos, outros membros da atual administração e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também marcando presenças os vereadores Jorge de Dadinho (futuro presidente da Câmara) e Zezinho.

ANIVERSARIANTE

Também, dentre os presentes, dona Nailda (professora e genitora da atual prefeita). Ela que, aniversariante do dia, foi homenageada com um belíssimo bolo e cântico de parabéns por parte dos que se fizeram presentes nesse encontro. A chefe do executivo municipal também foi alvo de homenagens, através da entrega que lhe foi feita de uma corbélia, em agradecimento à meritório trabalho que vem desenvolvendo no município na área de educação.  Uma performance construtivista da qual se regozija a prefeita Marlylza. 

INTERVENÇÕES SUPERVISIONADAS

Além da escola ora entregue, outras intervenções já estão sendo implementadas por parte da atual gestão. Dentre elas, a revitalização da escola sediada na comunidade da Misericórdia, incluindo-se, ali, além da reforma do prédio em si, construção de passeios e espaço para o lazer das crianças, num trabalho que está sendo acompanhado de perto por parte dos engenheiros Mirella Mascarenhas e Wendel, numa demonstração cabal de que as ações previstas possam acontecer de conformidade com os processos firmados juridicamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando-se a cerimônia que contou com a destacável condução por parte da jornalista Graziela Matos (Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes), atuando como mestre de cerimônia, os tradicionais pronunciamentos. Ela que, ao lado de sua equipe, já começa dar novo impulso aos procedimentos que possam fomentar o turismo e a cultura, além de outros segmentos de sua ampla pasta. 

Coube ao Secretário de Educação Mateus Albergaria discorrer sobre a importância dessa iniciativa da atual gestão, enfatizando a qualidade das melhorias efetivadas nessa importante escola que serve alunado local. Aproveitando o ensejo, realçou o engajamento de todos em torno desse projeto construtivista. Elencou outras intervenções que vêm sendo feitas no município. Em entrevista à tvsaj, também falou acerca da inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como está a frota escolar para atendimento aos alunos que estudam na zona rural e que, no dia a dia, precisam efetuar deslocamentos. 

O vereador Jorge de Dadinho (futuro presidente da egrégia casa legislativa municipal), em seu pronunciamento, não economizou elogios à atuação da prefeita Marlylda Barbuda a frente do executivo municipal, destacando dificuldades iniciais mas que, a partir de agora, o município entra, literalmente, nas trilhas do desenvolvimento. Deixou transparecer que, no comando do legislativo municipal, tudo que for benéfico para o município deverá ser colocado em pauta para votação e aprovação. público

A prefeita Marlylda, por sua vez, fazendo uso da palavra, após agradecimentos aos que compareceram ao evento, aproveitou o ensejo para também evidenciar a importância desse estabelecimento de ensino, agora totalmente revitalizado, com utilização de materiais de primeira qualidade, de maneira a propiciar conforto aos alunos e profissionais de ensino, sempre mirando qualidade educacional que possa, cada vez mais, melhorar os índices no IDEB. Regozijada diante de mais essa conquista na área educacional, citou outras intervenções que ora vem sendo realizadas e as premissas para 2019. 

APRESENTAÇÕES

Finalizando, uma bela apresentação teatral por parte de alunos da rede pública municipal. Alunos mostraram "no palco" destreza e capacidade de interpretação à temática que foi treinada pelo professor Wagner. Demonstração insofismável de que, tal qual acontece na área de literatura, Itaparica é um celeiro de personalidades com grande capacidade artístico-cultural. Obviamente, com apoio do poder público e iniciativa privada, muitos talentos tendem a sair do anonimato e, assim, deixar aflorar todo potencial. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (14) a abertura do prazo para os interessados na PPP (Parceria Público Privada) da ponte Salvador-Itaparica e do Sistema Viário do Oeste se manifestarem. 

As empresas podem apresentar o PMI (Procedimento de manifestação de interesse) até o dia 22 de fevereiro. De acordo com a coluna do Levi Vasconcelos, no jornal A Tarde, já demonstraram interesse no edital cinco empresas chinesas, a CCC, a CRBC, a CR-20 e as Crec 2 e Crec 14, além da baiana OAS.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deflagrada, nessa quinta-feira, 13, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Barra Grande, Vera Cruz-BA, através da 5a. Cia de PRE, a "Campanha de Solidariedade Criança Feliz", num evento que, já nessa sua primeira edição, surpreendeu, não apenas em face da maciça participação de crianças e autoridades militares, politicas e representantes dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida e Muniz Ferreira. Iniciativa da 5a. Cia, através da Sub-Ten Sândila Rocha e o Cmt. Cap Lopes, naturalmente, com o respaldo da PRE.

Dentre as personalidades presentes, o Ten. Cel Jarbas Carvalho (Cmt da Policia Rodoviária Estadual), Cap. Lopes (Cmt da 5a. Cia que envolve Mar Grande, Santo Antonio de Jesus e Valença), Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus), representantes do Grupo de Choque da Polícia Militar, Cap. Andrade e demais personalidades que integram a companhia em epígrafe; Venilton Caldas "Titia" (exotérico).

OBJETIVO

O projeto em apreço, segundo o Cap Lopes e Sub-Ten Sâmila Rocha, tem por escopo promover aproximação da Polícia Militar com as crianças que, em desenvolvimento emocional e cognitivo, precisam, desde cedo, já irem se familiarizando com noções de cidadania, e esse estreitamento, essa interação, é de vital importância para esse intercâmbio. Por conta disso, além de equipamentos de parquinho infantil,presença do boneco caracterizado de "soldado", viatura do Corpo de Bonbeiros para o tradicional "banho das criânças", foram feitas pinturas, distritução de lanches, refrigerantes, algoodão doce,  etc, alpem das apresentações com cães adestrados. 

INTERAÇÃO POLÍCIA/COMUNIDADE

Infelizente, muitas pessoas vêm a policia como repressora. E muitos o fazem à luz das ações coercitivas que, por conta da necessidade, fazem-se necessárias perante àqueles que procuram cometer ilícios. O grande objetivo da  polícia é promover a paz, garantindo direitos. Esse trabalho junto às crianças é de fundamental importância para a quebra de paradigmas, para a desmistificação de rótulos. A sociedade precisa atuar de forma parceira, na certeza de que resultados auferidos beneficiarão a todos.  

PARCERIAS

Para que um evento dessa magnitude, com o alcance social a que se propõe, possa produzir resultados, faz-se necessária, naturalmente, a utilização de uma logística operacional mínima. Nesse sentido, coube à Sub-Ten Sâmila e equipe, literalmente, "colocar os pés na estrada" em  busca de apoios necessários. E eles vieram. Por parte do poder público municipal contribuíram os municípios de SALINAS DA MARGARIDA (gestão Wilson Pedreira), MUNIZ FERREIRA (gestão Wellington Vieira), VERA CRUZ (Vinícius) e Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira. Representando a iniciativa privada, contribuíram: Comercial Corôa (Nego), Politur, Gino Construtora, Colchões Meron, Sakara, Schin, Toop Britas, Hort Fruit da Ilha, Internacional Marítima, Lyder da Construção, Construilha, G&F. 

O corpo de bombeiros, sob o comando do Ten Cel Matias também levouu alegria à criançada no momento em que, a partir da viatura, foi propiciando o tradicional "banho" por parte da garotada que se fez presente. E, por falar em Corpo de Bombeiros, essa agremiação desenvolveu um destacável trabalho no Festival de Salinas da Margarida, propiciando segurança aos munícipes e visitantes, durante os quatro dias de festividades. 

Dentre os chefes do executivo municipal  que contribuíram com o evento e que chegaram a comparecer, Marylda Barbuda (prefeita de Itaparica). Ela que vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente desse receptivo município do recôncavo baiano. Marlylda que, diga-se de passagem, em entrevista à Tvsaj, parabenizou os representantes da 5a. Cia pela iniciativa. Aproveitando o ensejo, já que inquirida, falou sobre ações que vem desenvolvendo em seu município, notadamente as que se referem ao turismo, à cultura, infraestrutura, educação e saúde. 

O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, fez-se representar através do diretor Pepinho e correligionário. A administração municipal de Salinas sabe, evidentemente,  da importância dos cuidados a serem dispensados às crianças, nessa importante fase de formação. Município se engaja nesse projeto de cidadania na certeza de que sementes plantadas, se irrigadas (e serão) com certeza, produzirão frutos.  Inserido na rota turística, o município recebe milhares de visitantes durante o ano.  

Representando o município de Muniz Ferreira, os vereadores Meirinha e Valmir "sempre presente". Eles que, nessa sexta, estarão defendendo as cores da chapa que luta pela presidência da egrégia casa legislativa municipal. Além de terem comparecido ao evento, eles mostraram-se bastante satisfeitos diante da receptividade por parte dos representantes da 5a. Cia e diante da maciça participação de crianças. Veja mais algumas fotos em LEIA MAISe, TODAS, através do FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos entrevistas, durante a semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ROUPA NOVA, maior loja nesse segmento, na região, patrocina, ao lado da Prefeitura Municipal de Itaparica, esse grande evento nesse município, nesse sábado (30/11) e domingo (01/12).


Enquete


PodCast