Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Maragogipe

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Banhado pelas águas da Baía do Iguape, o município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, está em alerta por conta do vazamento de óleo que tem chegado ao litoral do Nordeste. Por isso, o Projeto CO2 Manguezal e a cooperativa de crédito Sicoob irão monitorar praias da região, além de mobilizar a comunidade para a realização de mutirões de limpeza. O monitoramento começará pela praia de Ponta de Souza, neste sábado, dia 09 de novembro, a partir das 9h. O Projeto CO2 Manguezal tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e atua na conservação e limpeza de manguezais na Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape e São Francisco do Conde.

Durante o monitoramento e o mutirão de limpeza serão realizadas ações educativas, de conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da praia limpa, preservação do meio ambiente e espécies marinhas, e sobre a necessidade de redução de resíduos na praia.

O óleo que começou a aparecer nas praias do Nordeste no final de agosto já atingiu 321 locais em nove estados, e é uma ameaça aos manguezais e espécies de peixes, mariscos e aves que dependem deste importante ecossistema costeiro para se alimentar e reproduzir. Até então, não foram encontrados vestígios de óleo na Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape, de acordo com monitoramento feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a equipe técnica do Projeto CO2. 

Projeto CO2 Manguezal - Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto é executado pela Fundação Vovó do Mangue, ONG que atua em Maragogipe e região há 22 anos com foco em educação ambiental, reflorestamento e conservação de manguezais. O projeto tem ainda o apoio da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 

SERVIÇO

Mutirão de limpeza e monitoramento da praia de Ponta de Souza

Dia: 09 de novembro de 2019
Hora: 09h
Local: Praia de Ponta de Souza, em Maragogipe. Foto Portal Maragojipe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Imagem totalmente restaurada pela administração Vera da Saúde

A prefeitura municipal, gestão Vera da Saúde, de Maragojipe, recôncavo baiano, restaurou completamente a imagem do Santo Bartolomeu, padroeiro da cidade desse prosaico e receptivo município do recônvao baiano, fazendo com que esse marco do turismo local possa continuar sendo um dos "points" nessa vertente.  São Bartouneu é um dos apóstolos de Cristo e, também, através da imagem,  é amado em Maragojipe. A imagem fica no Jardim da casa do padre e o embeleza.

O secretário de governo, Jiomar, popularmente conhecido como China, relatou que a prefeita Vera é muito religiosa e não faz distinção de nenhuma religião. Assevera que a gestora  viu que não era justo e deixar a imagem do padroeiro da maneira que estava. A igreja matriz que fica ao lado, está sendo totalmente reformada com recursos na ordem de R$6.389.188,55, emanados do governo federal (Ministério da Cultura,através do IPHAN),numa parceria com os governos do Estado e Municipal,  em atendimento aos pleitos formulados pela paróquia local, e com apoio, dos deputados que representam o município e da administração municipal, atendendo, por conseguinte, aos anseios da população. Colaboração, José Lourenço (árbitro). Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em sessão realizada nessa quinta-feira, 24, em Maragojipe, recôncavo baiano, a Câmara de Vereadores, após ter acatado denúncia contra o vice-prefeito Roque do Trator, em sessão anterior, criou comissão constituída pelos edis Marcelo Borges (presidente), Zé de Roque (relator) e Fernandinho de São Roque (membro, representando a oposição), tendo por escopo analisar os fatos contidos na acusação pertinente para, a partir, à luz da robustez das provas, instaurar ou não processo que possa levar à cassação do mandato do acusado em apreço.

Dentre os edis presentes, Luizinho (presidente da Câmara), Moisés e Beto de Betuca, constituindo a mesa diretora, além de Zé de Roque, Tinho, Fernandinho, Raquel, Ana Leite, Juninho da Colônia, Dr. José Benedito e Carlinhos.  Eles que, independente de suas vertentes políticas, de situação e oposição, vem representando a população na egrégia casa legislativa municipal, à luz de suas atribuições. 

Iniciados os trabalhos, o presidente soliciou ao secretário a leitura da ata da sessão anterior para, em seguida, autorizar os procedimentos inerentes à constituição da comissão processante para analisar a situação do vice-prefeito. De forma democrática o presidente da casa abriu espaço para os edis que pudessem se candidatar a fazer parte da comissão. Alguns, no entanto, abstiveram-se em fazê-lo. 

Iniciados os pronunciamentos, os vereadores oposicionistas Fernandinho e Raquel (esposa do vice-prefeito) contestaram acerca da acusação e sobre a abertura dos procedimentos que poderão levar ou não à cassação do mandato do integrante do poder executivo. Raquel colocou que tal procedimento é um precedente perigoso e questionou  a competência da Câmara para abrir um processo dessa magnitude. Fernandinho, por sua vez, antes de sair da sessão, questionou acerca da constituição da comissão. 

Marcelo Borges, após ser eleito presidente, solicitou uma reunião entre os edis e o corpo jurídico para discutir a respeito dos procedimentos iniciais. Em sua fala, asseverou que a comissão irá verificar a consistência ou não da denúncia e que tudo será feito à luz da legislação vigente. Aproveitando o ensejo, externou indignação diante da situação causada pela Jauá ao não querer que seus ônibus acessem às comunidades de Najé e Coqueiros para embarque e desembarque de passageiros.  Zé de Roque, relator, afirmou que por enquanto, apenas denúncia e que a abertura de eventual processo só se houver, de fato, robustez dos fatos.

Luizinho, presidente da casa, utilizando-se do microfone, foi enfático ao dizer que é atribuição da Câmara apurar qualquer tipo de denúncia, em nome da transparência e que não existe nenhuma intenção de se estabelecer juízo de valor. Aproveitando o ensejo, emocionou-se ao falar a respeito de publicações inverídicas nas redes sociais, a respeito de suposta poluição da área costeira do município, o que prejudica a economia local. Lembrou a respeito do passado em que praticava pesca para seu sustento. 

A sessão contou com a presença da imprensa local, bem como da Excélsior FM (Edgar Henrique e Noézia,Cruz das Almas), Tvsaj.com.br (Mascarenhas,S.A.Jesus), JC Notícias (São Felipe), Ascom Câmara. Publicaremos Vídeos e entrevistas. 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta quinta-feira (17) uma ação preventiva contra doenças sexualmente transmissíveis em dois pontos da cidade, na Praça da Matriz e no Centro de Abastecimento Iguatemi.

A ação faz parte da intensificação que o Ministério da Saúde está propondo em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, lembrado neste sábado (19).

O objetivo da ação foi promover o acesso aos testes rápidos para diagnóstico precoce da doença em pacientes que não comparecem às unidades de saúde.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica - Viep estendeu a ação para outras doenças. Foram realizados 387 testes rápidos para identificação de casos de sífilis, HIV e Hepatite.

De acordo com a coordenadora da Viep, Évilla Torres, a conscientização desse público-alvo é muito importante e por isso a mobilização para o diagnóstico precoce, pois é a partir dele que se pode ofertar um tratamento adequado e acompanhamento desses pacientes. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O trabalho de recuperação da estrada de Ponta de Souza já começou para deixar o acesso em ótimas condições para a nova temporada. É verão que chama, né!?

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A recuperação das estradas vicinais chegou esta semana à comunidade da Penha. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado os trabalhos para alcançar todas as localidades o mais breve possível para oferecer melhores condições no acesso da população da zona rural do município de Maragojipe, na gestão capitaneada pela atual prefeita, Vera da Saúde. Uma demonstração insofismável de que a atual gestão está atenda à necessidade de escoamento de produção agrícola e mobilidade da população como um todo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o fim do período chuvoso, os trabalhos de recuperação das estradas vicinais do município são retomados, em Maragojipe, através da Secretaria de Infraestrutura, gestão municpal Vera da Saúde. 
O serviço de manutenção das estradas é contínuo, mas no inverno, fica inviabilizado. Com a chegada da estação mais seca, esse trabalho é intensificado para melhorar as vias de acesso da população de toda a zona rural.
Maragojipe possui mais de 500 quilômetros de estradas e variantes. Esta semana, o trabalho de recuperação está beneficiando a comunidade da Lajinha da Samambaia e, em breve, novos trechos serão contemplados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Nessa quarta-feira (25), o CNJ (Conselho Nacional de justiça), concedeu mais uma liminar proibindo a desativação de mais três comarcas. Mas, isso apenas depois da prefeita de Maragogipe, Vera da Saúde, que juntamente com o Vereador e presidente da Câmara, Luisinho, resolveram lutar indo até Brasília.

Vera fez história, desta vez os municípios de Itaúna, Itagibá e Ibitrataia também conseguiram esse feito que começou com a gestora de Maragogipe. Vale ressaltar que as desativação já vinha acontecendo à tempos. Mas, ninguém tinha lutado para conseguir uma vitória como a de Vera em Brasília, no CNJ.

Conversamos com a gestora, e a mesma nos informou que "a cidade vive uma outra realidade, o medo passou". Quando perguntamos sobre o fato dos municípios terem seguido o exemplo dela, ela disse: "O importante que nosso exemplo influenciou os gestores a lutarem por seu povo". E disse ainda, "quem não luta pelos seus, não os ama". 

A Comarca de Maragogipe começou a ser fechada em 2007, à época o prefeito era Silvio Ataliba, pois foi rebaixada de 3° para 1° e isso implaria no seu fechamento agora em 2019, pois ficou sem juiz para julgar os processo e a produtividade caiu.Forte do Recôncavo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em decisão de um procedimento de controle administrativo, suspendeu a resolução nº 13/ TJBA que determinava o fechamento de 18 comarcas do interior do estado (veja aqui), até a analise do mérito da questão. A decisão desta quarta-feira (25) suspende também qualquer ato do Tribunal de Justiça que tenha por finalidade a desativação de comarcas. 

Até então somente a comarca de Maragogipe tinha suas atividades suspensas por uma decisão do CNJ. As outras ainda aguardavam movimentação de fechamento do Tribunal de Justiça baiano. 

A decisão assinada pela conselheira Maria Tereza Uille Gomes determina ainda que o TJ-BA encaminhe ainda em 15 dias informações com a relação completa de todas as Comarcas existentes no estado com o nome do juiz titular ou substituto e quantos cargos de juiz de Direito ou substituto estão vagos na Bahia. 

"Cumpre ressaltar que este Conselho, no cumprimento de suas funções constitucionais, pode atuar de ofício de modo que os Conselheiros não ficam adstritos aos limites dos pedidos das partes", acrescenta a decisão que é válida e pode ir além do que pede o requerente Thiago Santos Castilho Fontoura. 

A decisão também aborda a contradição do tribunal de criar vagas para desembargadores - a Corte obteve autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a criação de nove cadeiras (relembre aqui). "Dessa forma, vislumbra-se uma aparente contradição do TJ-BA, na medida em que alega dificuldade financeiras para fundamentar a desativação de Comarcas no interior, mas cria novos cargos na segunda instância, acarretando aumento significativo de despesas. Esse plausível descumprimento da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição caracteriza o fumus boni iuris", pontua a Conselheira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Nesta quinta-feira (5/9), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deferiu liminar suspendendo qualquer ato do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) que tenha por finalidade a desativação da Comarca de Maragojipe. A decisão garante a permanência provisória, pois a liminar ainda será submetida a referendo do Plenário do CNJ. Celebramos uma grande vitória. A luta não foi fácil. Enfrentamos muitos obstáculos, mas não perdemos a fé e nem a força para continuar lutando até conseguirmos manter o nosso Fórum. Um direito nosso, cidadãos maragojipanos."  Pontuou Vera da Saúde, prefeita municipal

Mas a luta não foi fácil. Graças à abnegação da atual prefeita, com apoio do presidente da Câmara, Luizinho, vereadores e lideranças é que essa conquista foi possível. Desde o início a atual gestora dizia que iria até a última instância em defesa dos interesses da população local. Incialmente, foi realizada audiência pública para que os poderes executivo, legislativo e judiciário, ao lado da OAB, Ministério Público, polícias Civil e Militar, associações e representantes diversos segemntos da sociedade pudessem, em audiência pública, levar ao conhecimento da população a problemática que, em permanecendo, prejudicaria diretamente a população e, em especial, as camadas mais carentes. 

Além das incursões junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, a prefeita dirigiu-se à Brasília para, junto ao CNJ, formulassse o pleito que emergiu do seio da população. Ou seja, graças a toda uma mobilização é que essa conquista foi materializada. Não seria concebível que Maragojipe, pela sua importância socioeconômica e política que exerce no Estado, fosse subjugada, sendo preterida por um município que detém uma população bem menor, sacrificando sua gente diante da necessidade de deslocamentos desnecessários. Graças a esses esforços, há motivo, sim, para comemoração. Antonio Mascarenhas, Tvsaj.com.br

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na última quinta-feira, 01, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Maragojipe, a abertura dos trabalhos legislativos ao segundo período de 2019, num evento capitaneado pelo presidente LUIZINHO que, ao lado de BETO DE BETUCA, MOISÉS (integrantes da mesa diretora),  recebeu a presença da prefeita VERA DA SAÚDE que, mais uma vez, proferiu um um longo pronunciamento que, além de elencar realizações e novos procedimentos administrativos, reportou-se à oposição.  

Além dela, também marcaram presenças os vereadores ZÉ DE ROQUE, MARCELO BORGES,TINHO, PAULO JOSÉ, FERNANDINHO DE SÃO ROQUE que, diante da presença de uma assistência contagiante, mostraram-se predispostos para o exercício de mais um período legislativo. Alguns deles chegaram a utilizar-se do microfone na tribuna, a exemplo de Beto de Betuca, Moisés, Zé de Roque, Marcelo Borges e Fernandinho. 

PRONUNCIAMENTOS EFUSIVOS

VERA DA SAÚDE, prefeita municipal, em sua fala, mostrou muita tranquilidade em seu pronunciamento, demonstrando que não se abala diante de manifestações protagonizadas por integrantes da oposição que, ao utilizar-se das redes sociais procuram, segundo ela, denegrir o trabalho da administração. Assevera que sua gestão continuará firme, sempre em busca de melhores condições para a população do município. Aproveitando o ensejo, falou de sua luta, ao lado do grupo político que lhe acompanha, no intuito de manter a comarca local. Pelo que discorreu, não aceita a proposição do Tribunal de Justiça em instalar uma CEJUSC em Maragojipe. Irá às últimas instâncias defendendo direitos da população. Salientou que está de viagem marcada a Brasília para tratar desse assunto. 

LUIZINHO, presidente da Câmara, por sua vez, efetuou um pronunciamento mais acalorado, não apenas repudiando ilações desfechadas por por parte da oposição. Aproveitando o ensejo, fez fortes acusações às hostes oposicionistas. Ele que, diga-se de passagem, vem sendo bastante cogitado para uma eventual candidatura à sucessão municipal. Eloquente, ele não economizou adjetivos em suas colocações. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvasj.com.br. Publicaremos vídeos. 

MUDANÇA DE PARTIDO

A chefe do executivo anunciaou, em primeira mão, estar se do PR e adentrando ao PSD, sigla do Senador Otto Alencar. Parico que abriga o vereador Zé de Roque. Senador que, inclusive, far-se-á presente no próximo evento que contará com a presença do governador Rui Costa. Como se vê, Vera já começa "arrumar a casa" para o processo eleitoral do próximo ano. Vera que, diga-se de passagem conseguiu, recentemente, atrair mais um vereador que, até então, participava das hostes oposicionistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, ness quinta-feira, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Maragojipe, a aberturas dos trabalho s legislativos concernentes ao 2o. período de 2019, numa sessão comandada pelo seu presidente LUIZ FERNANDO "LUIZINHO". Compondo a mesa, a prefeita VERA DA SAÚDE e os vereadores BETO DE BETUCA e MOISÉS. Também presentes os vereadores Zé de Roque, Antonio , Paulo de Plínio e Fernandinho de São Roque. 

Após a execução do hino do município, coube a Gilmar, secretário da secretário da egrégia casa legislativa, a abertura dos trabalhos. E, inicialmente, convidou a prefeita Vera da Saúde para sua mensagem, em nome do poder executivo municipal. Em seu pronunciamento, a mais alta mandatária do município,incialmente, procurou  

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Representantes da Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus participaram na última terça-feira (23), do II Encontro Formativo UNDIME e Conviva no Território Recôncavo 2019, realizado em Santo Amaro-BA. Com o tema “A Gestão Pedagógica no processo de (Re)elaboração do Projeto político Pedagógico – PPP das escolas, o evento reuniu DME’s – Dirigentes Municipais de Educação e técnicos de secretariais municipais de educação.

A formação teve como objetivo tecer a rede de colaboração dos Sistemas de Ensino Municipais do Território do Recôncavo, a fim de fortalecer o Regime de Colaboração, a Identidade Territorial e a Cultura do Encontro, no contexto desafiador da implementação dos Planos Municipais de Educação – PME’s.

A Secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus e coordenadora territorial da UNDIME Recôncavo, Cinthia Souza, esteve presente no encontro e comentou sobre a contribuição do mesmo para a educação do município e da Bahia:

- “Esse evento é muito importante para o fortalecimento da nossa Educação. Nele pudemos pautar o debate público sobre a importância do PPP como instrumento de planejamento da política educacional. Além disso, tivemos a oportunidade de sistematizar o cronograma das reuniões itinerantes do território à luz das demandas educacionais comuns aos munícipios.”- Afirmou.

Após encontros em Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, os DME’s voltam a se reunir em setembro, em Sapeaçu-BA e em novembro, em Castro Alves-BA. 19 municípios compõem o Território de Identidade: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como vem fazendo nos diversos rincões da Bahia, o governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quarta-feira, 19, em Varzedo, da BA-026, estrada que liga os municípios de Santo Antonio de Jesus e Amargosa, contemplando também Varzedo, São Miguel das Matas, Elísio Medrado e, por extensão, a vários outros municípios que, direta e indiretamente, se utilizam dessa importante via de transporte de produtos e passageiros. 

PARTICIPAÇÕES

Além do governador Rui Costa e o Secretário de Infraestrutura Rubens Carvalho, o chefe do executivo estadual, se fez acompanhar dos deputados Jorge Sola e Mário Negromonte Júnior e do  Secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. Logo cedo marcaram presenças os deputados Afonso Florence (federal) e Robinson Almeida, Rogerinho e Dau (estaduais). Em face do atraso com relação à chegada do governador, eles tiveram que dar continuidade a agenda de visitas programadas.

Dentre as lideranças locais, representando a situação, o prefeito Ari Bahia, secretários e quatro vereadores de sua base.  Representando as hostes oposicionistas, os ex-prefeitos Radaman Barreto (gestor em dois mandatos), Valtinho (um mandato), Manoel de Avelino (um mandato), Pinto (presidente da Câmara), demais quatro vereadores que compõem a maioria na Câmara), além, naturalmente, de representatividades da região, a exemplo dos gestores municipais Egnaldo Piton "Guito" (D.M. Costa), Vera da Saúde (Maragojipe), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zé Renato (S.M. das Matas), Rui PInheiro (Amargosa), Zé de Zila (Santa Terezinha).

Também presentes os ex-prefeitos Eládio Bahia (Sapeaçu, também representando o ex-prefeito Jonival Lucas), Ataliba (Maragojipe), Antonio Magno (Vera Cruz), Jucélia Nascimento (Valença), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), Carlinhos (Mutuipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), além de outras lideranças regionais que compareceram ao evento para prestigiar a visita do mais alto mandatário da Bahia que, em seguida, dirigiu-se à Amargosa para inauguração de obras.

ENTREGA DA BA-026 e ASSINATURA DE ORDENS DE SERVIÇO

"Poucos dias antes do São João, municípios de uma das regiões mais disputadas dos festejos juninos são beneficiados pela recuperação de 45 quilômetros da BA-026. O trecho em questão liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa, passando por Varzedo, e foi entregue pelo governador Rui Costa na tarde desta quarta-feira (19).  

A intervenção recebeu um investimento de R$ 18,2 milhões, beneficiando 180 mil habitantes de seis municípios da região. "É um grande presente às vésperas dos festejos de São João da região. São mais 45 quilômetros para somar aos mais de cinco mil quilômetros de rodovias que o governador Rui Costa já entregou à Bahia", destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. 

Ainda em Varzedo, Rui inaugurou o sistema simplificado de abastecimento de água que contempla 41 famílias das localidades de Melado I e Melado II. Nesta ação, o investimento foi de R$ 130 mil. O pequeno produtor Gilmar Jesus de Almeida contou que, com o sistema, "a economia vai ser grande para todos, já que antes ninguém se sentia seguro para beber a água que chegava. Nós precisávamos comprar muitas garrafas de água mineral".  

Também em Varzedo, o governador assinou duas ordens de serviço. A primeira para o início das obras de pavimentação em paralelepípedo e drenagem nas ruas Santa Luzia e Travessa Santa Luzia, orçadas em R$ 214 mil. A segunda ordem de serviço é para a implantação de outro sistema de abastecimento de água, desta vez beneficiando os povoados de Tabuleiro do Castro e São Roque dos Macacos. Serão aplicados recursos da ordem de R$ 1,2 milhão no sistema."  

Finalizando as atividades em Varzedo, Rui entregou 154 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a pequenos agricultores da região. Ele também fez a entrega simbólica de 35 toneladas de alimentos doados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e visitou o Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição. Ascom"

AMPLA REIVINDICAÇÃO

A obra realizada na BA-026 que beneficia toda região é fruto de pleito conjunto de gestores dos municípios acima elencados e de outras lideranças locais, a exemplo dos ex-gestores municipais Radaman Barreto, Valtinho, Manoel de Avelino, integrantes da oposição mas que, com apoio de seus deputados, continuam lutando para canalização de obras que beneficiem a população. Um exemplo que deveria ser seguido por outras lideranças nos diversos rincões do país, dando fim à velha prática de sectarismo político-partidário. 

DEPUTADO AFONSO FLORENCE CANALIZOU EMENDA DE R$ 350.000,00

Dentre os deputados que visitaram o município e que vem contribuindo para o desenvolvimento local, Afonso Florence (federal), autor da emenda que canaliza ao município recursos na ordem de R$ 350.000,00 para a realização de calçamento de ruas, num pleito do grupo político (oposição) capitaneado pelo ex-prefeito Radaman Barreto. Uma demonstração insofismável de que, acima das convicções ideológicas e eventuais interesses pessoais, estão os interesses da população. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Divulgaremos entrevistas e vídeo sobre a chegada do governador. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Senhor Presidente, 

Cumprimentando-o cordialmente, solicito dessa Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maragojipe, que seja registrada nos anais desta Egrégia Casa Legislativa, que foi enviado mensagens eletrônicas (e-mails) no dia 31 de maio de 2019 para as entidades e autoridades abaixo relacionadas, a fim de evitar a possível extinção da comarca de Maragojipe e, consequentemente, desativação do Fórum Professor Raul Chaves. Além dos transtornos causados aos servidores estaduais lotados no Fórum, a população do Município, sobretudo os que residem na zona rural, serão afetados negativamente pela extinção da Comarca, passando a ter que se descolar para o Município de Cachoeira, o que aumentará os custos de deslocamento, pelo menos para aqueles que têm condições de arcar com tais despesas, pois a maioria da população, atualmente, encontra-se desempregada e/ou sobrevivem a duras penas com poucos recursos. Desse modo, a extinção do Fórum Professo Raul Chaves não encerra apenas as atividades jurisdicionais no Município de Maragojipe, ela também retira o direito desta população, principalmente dos mais necessitados, de acompanhar seus processos e/ou reivindicar seus direitos, em fragrante afrota ao princípio constitucional do direito á Justiça. 

Atenciosamente,  Luciano Estevam Santos. Cidadão Maragojipano  - (Resolução 001/2011 da Câmara Municipal de Maragojipe). E-mail: lucianomaragojipeba@gmail.com

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Maragogipe e Sapeaçu, na região de Cruz das Almas, nesta primeira semana de junho, e realizará exames de mamografia em pacientes de 50 a 69 anos. Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18 h em todas as localidades. Nos dois municípios são 3.233 mulheres aptas para a realização dos exames.

Em Maragogipe, o atendimento será feito entre os dias 3 e 19 de junho, na unidade móvel estacionada na Praça do Largo da Matriz. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) pactuou 2.100 atendimentos. Já em Sapeaçu, a unidade móvel ficará estacionada no Colégio Municipal Eraldo Tinoco. A meta é atender 1.133 mulheres, no período de 7 a 15 de junho.

O Saúde sem Fronteiras faz, ainda, o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, ofertando exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nesta sexta-feira (3), o governador Rui Costa visitou a cidade de São Félix, no Recôncavo, onde inaugurou a obra de pavimentação da BR-420, no trecho entre o município e interseção com acesso a Maragogipe. Com um investimento de R$ 14,7 milhões, foram recuperados 20,5 quilômetros da rodovia, beneficiando também moradores de Cachoeira, Conceição da Feira e Governador Mangabeira.
 
“Me sinto orgulhoso ao fazer esse tipo de entrega, porque mostra como o Governo do Estado tem se empenhado para cuidar da malha rodoviária da Bahia. São investimentos grandes em infraestrutura, com o objetivo de  melhorar a trafegabilidade, a segurança, o conforto e o desenvolvimento das cidades”, afirmou o governador.
 

Prefeita de maragojipe, Vera da Saúde, regozijada diante da materialização do pleito junto ao governo do Estado

Outras ações 
Durante a agenda desta sexta, Rui também autorizou o lançamento do Edital de Licitação para realização das obras de alargamento da ponte de acesso a Maragojipe; além da celebração de um convênio do Bahia Produtiva, que beneficia projetos socioambientais quilombolas. Ainda na oportunidade, o governador entregou 543 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR); e visitou o Colégio Estadual Rômulo Galvão, onde foi homenageado pelos estudantes".SECOM Gov-BA.

Dentre as autoridades que fizeram parte da comitiva governamental, o Deputado Estadual Alan Castro. Ele que, ao lado do também deputado (federal), João Bacelar (Jonga), tem feito um meritório trabalho em prol da população de Maragojipe, materializando pleitos formulados pela prefeita Vera da Saúde, com apoio de vereadores que dão suporte a sua gestão no município. Parágrafo final do texto e inserção de fotos (arquivo) com tarja, Tvsaj.com.br. Vídeo enviado por Daniel Sena (Ascom Gov.BA)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

COMUNICADO IMPORTANTE  
 
A Coelba informa à população de MARAGOGIPE, que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça dia 23 de Abril de 2019 das 10h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
PRAÇA 2 DE JULHO, PRAÇA DOUTOR  PLÁCIDO ROCHA, RUA CAPITÃO MOR, RUA GENI DE MORAIS, RUA GERALDO MEYER.  
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragoipe, como muitos  que sofrem com a questão da falta de água, principlamente no norte/nordeste do país, seja me face da seca causticante, seja em decorrência do resultado de assoreamento causado pela dizimação de matas ciliares teve que enfrentar, recentemente, uma situação bastante delicada. Graças às medidas adotadas pela prefeita Vera da Saúde, com apoio da egrégia casa legislativa municpal, sob a presidência de Luizinho, ao lado de outros vereadores e  entidades que se irmanaram, num esforço conjunto no intuito de minimizar a situação, é que soluções foram encontradas..

Fruto dessa luta, o governador Rui Costa autorizou obras num percurso de 23 km, levando água da Pedra do Cavalo, passando pela ETA (Estação de Tratamento de Muritiba), numa conquista que, antes de tudo, contempla um município que é detentor de todo um legado histórico-cultural no que concerne ao processo de Independência da Bahia e que também exerce relevância na representatividade política e econômica, no contexto estadual. Obras que contam com a supervisão de Gideon (gerente da EMBASA em S.A. Jesus e região.

Dentre as personalidades que abraçaram a causa no município de Maragojipe, o "irriquieto", ou o "folclórico"  "Bad Boy". Ele que, desde o primeiro momento, levantou a voz na luta em busca do "precisoso líquido". Além de ter participado da audiência pública e, lá, ter conclamado empenho de todos nesse processo, teve a "ousadia" de subir na passarela do desfile de máscaras e fantasias, no  segundo dia de carnaval,  com uma faixa solicitando água para o município.

Ele que, também, marcou presença em Sapeaçu, agora, levando uma faixa de agradecimento ao governador Rui Costa. Só as lentes da Tvsaj para retratar comportamentos construtivistas de pessoas como ele, no seio de uma população que alimenta os mesmos sentimentos. 

PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR

Questionado se, lá na frente, todo esse esforço poderia ensejar uma candidatura a vereador, desconversou, sendo  tácito em sua resposta: - MInha luta é no sentido de ajudar a população em ter esse bem preciso, a água. Vejo o esforço da prefeita Vera, Câmara de Vereadores e diversos órgãos em buscar o melhor para Maragojipe. Como cidadão, vi a obrigação de entrar nessa luta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e o deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho" participaram, nessa quinta-feira, 11, da entrega, por parte do governador Rui Costa, em Sapeaçu, da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, entrega do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado e da nova estrada de Baixa do Palmeiras, num evento que contou com participação de outras autoridades nos níveis estadual e municipal.  

Dentre as representatividades,  integrantes da oposição em Maragojipe: Roque do Trator (vice-prefeito); vereadores Tinho e Fernando, ambos residentes em São Roque do Paraguaçu e Raquel, residente no distrito da Piedade. Eles que, no município, hipotecaram apoio ao deputado em apreço.Também integrando a foto em destaque, Mário do Jornal (secretário de educação em Cruz das Almas), Danilo (prefeito de Muritiba); vereador Marcos Có,(de S.A.Jesus) e outras personalidades.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

COMUNICADO IMPORTANTE  
 
A Coelba informa à população de MARAGOGIPE, que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quinta dia 18 de Abril de 2019 das 10h 00min às 16h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
POVOADO CAPANEMA, POVOADO DE CACHOEIRINHA, POVOADO DE ENCRUZINHADA, POVOADO DO BRINCO, POVOADO IMBAIBA, POVOADO LAGAMAR ENCRUZILHADA, POVAOD LAGOA MAR, POVOADO SOBRADINHO, POVOADO SANTO ANTONIO DA ALDEIA, POVOADO VOLTA DO U, RUA ENCRUZILHADA, SÍTIO BACALHAU, SÍTIO SOBRADINHO.  
 
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
 
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
 
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Representantes da sociedade civil conheceram o projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica em audiência pública realizada nesta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Composto por moradores da região e empresários do ramo da construção civil, o público também apresentou contribuições ao projeto. 

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, conduziu a audiência, com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e outros secretários. "Até o fim de março, qualquer pessoa pode participar da consulta pública [no site da Seinfra] sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica e dar a opinião ou sugestão, para que a gente possa aprimorar o edital e, no segundo semestre deste ano, na Bolsa de Valores, seja aberta a proposta vencedora da licitação", explicou Cavalcanti.  

Para o secretário de Infraestrutura, além de garantir a legalidade e os anseios da comunidade, "com a consulta pública, a gente percebe se a equação financeira que está sendo montada e as garantias que estão sendo oferecidas são suficientes para que possa haver uma proposta vencedora". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Maragojipe, Vera da Saúde, recebeu em seu gabinete, nessa terça-feira, 19, as visitas dos diretores da EMBASA (regional e da capital do Estado), oportunidade em que teve a garantia da continuidade dos serviços emergenciais no tocante ao abastecimento de água através de carros pipa e o início das obras definitvas a partir de Pedra do Cavalo, num investimento em torno de 12 milhões, numa extensão de 23 km, saciando, assim, um antigo desejo da população do município.

O Diretor da Embasa, em sua fala, garante que a adutora provisória do tanque do Paranhos já está pronta nesta terça-feira (19) e a distribuição da água já será iniciada ainda hoje também. Segundo a prefeita, projeto já está sobre a mesa buscando atender, também, Capanema e outras comunidades rurais que há muito sofre com a falta do precioso líquido. Tanques colocados sem Capanema e Najé estão sendo reabastecidos através de carros pipa. Maragojipe passará a dispor de duas fontes de abastecimento: a partir do Rio Cachoeirinha e da adutora Pedra do Cavalo. 

AGRADECIMENTOS

Aproveitando a oportunidade, a chefe do executivo municipal agradece a todos que, de uma maneira ou de outra, através de justas manifestações, cobraram providências. Manifestações como a que ocorreu no segundo dia de carnaval (domingo, 03), em pleno palco do desfile de máscaras e fantasias, através do munícipe conhecido por Bad Boy que, com um grande cartaz, já mostrava preocupação com a situação. Externou agradecimentos, também, aos deputados João Bacelar "Jonga" e Alan Castro, por intercederm junto ao governo do Estado, em busca de soluções emergenciais, bem como as de cunho definitvas. Vídeos enviados por Síntia, Coordenadora do Setor de Comunicações. Inserção de fotos (arquivo), Tvsaj.com.br.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação SSP
O criminoso que trocou tiros com a guarnição estava com grande quantidade de drogas. Comparsas conseguiram fugir da localidade.

Um criminoso de apelidado de 'Pagode' foi localizado por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte em conjunto com a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) Cruz das Almas. O flagrante aconteceu após denúncias de um grupo exibindo armas e traficando drogas na localidade conhecida como Comissão, no município de Maragogipe. 

Ao chegar no local, os policiais foram recebidos a tiros pelo grupo armado, 'Pagode' foi alvejado e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus mas não resistiu aos ferimentos. “Estamos sempre realizando operações de combate ao tráfico de drogas em Maragogipe. Seguimos em busca dos outros que conseguiram fugir”, contou o comandante da Cipe Litorial Norte, tenente-coronel Ricardo Mattos. 

Com 'Pagode' foram encontrados um revólver calibre 38, com numeração suprimida, seis munições, 44 pedras de crack, 42 trouxas de maconha e 20 porções de cocaína. Segundo o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, delegado Edílson Magalhães Alves, que investiga o caso, ele era um criminoso conhecido na região. “Pagode tinha envolvimento com o tráfico. O apelido aparecia em algumas ocorrências da região”, contou.

Fonte: Ascom/Natália Verena

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA – vai reforçar o abastecimento de água parcial de Maragojipe através da captação de um manancial encontrado no próprio município. O tanque dos Paranhos, como é conhecido, fica localizado na comunidade rural das Embaíbas, a cerca de 3,4 quilômetros da sede e fará o fornecimento provisoriamente.

De acordo com o gerente regional da EMBASA, Gideone Almeida, o manancial tem capacidade estimada em 20 mil metros cúbicos de água, o que dá para abastecer parcialmente a cidade por cerca de 20 dias. Ainda segundo o gerente, após a empresa tomar conhecimento desse manancial, foi enviada uma equipe técnica ao local para avaliação e foi definido que a nascente poderia ser utilizada como reforço no abastecimento.

“A Embasa teve conhecimento dessa nascente através do vereador Marcelo Borges. Esse manancial será utilizado como reforço, ele não tem capacidade para abastecer a cidade em sua totalidade”, declara Gideone.

A Embasa realizou estudo topográfico da área para definir o melhor encaminhamento da adutora entre essa captação e a estação de tratamento de Maragojipe. A partir disso, contratou uma empresa para realizar o assentamento da adutora que foi iniciado neste sábado (16).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragojipe, situado no recôncavo baiano, tem no seu relevo e nas curvas que delineiam o Rio Paraguaçu, os elementos que, por si só suscitam poesias que se enriquecem com as histórias que cercam sua gente. Um dos municípios mais importantes da Bahia, desde a época do Brasil-Colônia e que tem seu nome inserido na historicidade do Estado, no que concerne à luta pela independência. 

Não poderíamos falar de Maragojipe sem fazerrmos, também, uma referência a todo um legado cultural que emerge do seio da população e que se posterga ao longo do tempo: o carnaval de máscaras que faz parte de fantasias e que gera emprego e renda aos artesãos, contribuindo para a atração de milhares de turistas de diversos rincões do país e, até do exterior. A exemplo do que aconteceu recentemete, com apoio da Secretaria de Cultura, sob a égide de seu titular, Chiquinho, na gestão municipal Vera da Saúde.

EUFORIA GERADA PELA CONTRUÇÃO DO ESTALEIRO DE PARAGUAÇU

A construção do Estaleiro de Paraguaçu, na Enseada de São Roque, gerou milhares de empregos, seja para munícipes de Maragojipe, seja para operários de outros municípios. Por conta de todo um trabalho desenvolvido em torno da construção do Estaleiro de Paraguaçu, diversos segmentos da sociedade, seja na sede do município, seja em São Roque e Salinas da Margarida (município vizinho) efetuaram investimentos na certeza de que houvesse retorno financeiro. Nessa perspectiva, construção de hoteis e pousadas (equipados), bem como investimentos em estabelecimentos comerciais. A perspectiva,portanto, era, de fato, animadora. 

SEQUELAS DEIXADAS PELA LAVAJATO

Com a deflagação da Operação Lava Jato e o envolvimento de empreteiras, as obras foram paralizadas em 2013, gerando demissões em massa e, com isso, proporcionando prejuízos incalculáveis àqueles que tanto investiram, à luz da expectativa acerca desse grande empreendimento. Toda uma estrutura e plataformas abandonados acabou ensejando todo um prejuízo aos investidores da esfera privada, a exemplo de posto de gasolina, etc. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO RETORNO DO CARTÓRIO ELEITORAL E OBRAS NO ESTALEIRO

Realizada, recentemente, por iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luizinho, com participação de entidades como Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário, polícias militar e civil, OAB, associações, etc, uma audiência pública que teve por escopo esforço conjunto para que esses intentos sejam materializados. Reflexo dessa mobilização, já foi anunciado o reinicio das obras e posterior entrada em funcionamento de todo o complexo do estaleiro.

Foi de vital importância a participação da Prefeitura e Câmara de Vereadores para que as obras sejam reiniciadas. A proposição da redução da alíquota do ISS à Câmara, por parte do Estaleiro, foi aceita e com isso, as coisas ficaram facilitadas. O Estaleiro terá condições de participar de novos contratos com maior capacidade de negociação e, com isso, estar em condições de gerar mais emprego e renda. 

ESTRADAS DE ACESSO

A atual administração municpal de Maragojipe, em que pese todo esse retrocesso causado pela paralização do Estaleiro, não ficou de "braços cruzados". Longe disso. Na certeza de que com as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade (seja de São Félix a Maragojipe, seja de Maragojipe à BA-001-Nazaré) contribuiriam para essa sinalização, a atual administração lutou e conseguiu revitalização junto ao governador Rui Costa. Paralelo à redução da alíquota do ISS, todas as condições estão sendo oferecidas para que o Estaleiro volte a operar de forma satisfatória.  

INFRAESTRUTURA: ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE, DESPORTO

Em que pese todo um colapso geraldo com a paralização das obras do estaleiro, Maragojipe não poderia parar para lamentações. Ao contrário, a atual gestão, sob o comando de Vera da Saúde, com apoio dos deputados João Bacelar "Jonga" (federal)  e Alan Castro (estadual), detentores em Maragojipe, na última eleição, dos melhores desempenhos deles nas urnas, nos municípos em que foram votados, tem dado passos significativos para melhorias na educação, saúde, desporto.

Escolas padão FNDE totalmente equipadas, entregues nas comunidades de Campinas (Guapira) e Capanema (Gauí), além de outras unidades escolares revitalizadas, com ampliações e equipamentos novos, kits escolarares para todos alunos (a exemplo da que foi entregue recentemente em São Roque do Paraguaçu, bem próximo ao Esteleiro), bem como quadras poliesportivas, importantes para que jovens, após as aulas, possam estar trabalhando condicionamento físico e, por extensão, ficarem distantes de eventuais descaminhos. 

Postos de saúde totalmente equipados com aparelhos odontológicos, medicamentos, veículos novos (ambulâncias, etc) e atendimento de excelência por parte dos profissionais envolvidos. Município que, logo logo  receberá o Hospital (em plena construção) para atender à demanda reinante. Como não bastasse, dispêndios vêm sendo feitos com o encaminhamento de pacientes para a Policlínica em Santo Antonio de Jesus.

CHAMA ATENÇÃO

Chama bastante a atenção o fato de a atual gestão efetuar grandes construções em locais que, aparentemente, não detém  densidade populacional, a exemplo de Guapira e  Capanema.Mas, em torno o entorno, centenas de alunos migram para essas unidades, conduzidos por ônibus escolares conservadíssimos, por estradas, inclusive as vicinais, em perfeita trafegabilidade. Esse olhar construtivista da atual gestão deveria ser copiado por milhares de municípios de  todo o país.A formação de mão de obra é uma necessidade. 

Mas o que vislumbramos, diante disso tudo? A preocupação da administração municipal em cuidar da formação de jovens que, logo logo, estarão no mercado de trabalho. Quadras poliesportivas entregues na Guapira e Piedade, na zona rural, atendem não apenas os jovens esportistas, mas à toda comunidade, também, para realização de eventos religiosos, culturais, etc. A atual gestão, no momento em que investe, também e de forma maciça na zona rural, está, com isso, fazendo com que produtores sejam fixados em suas propriedades, evitando, assim o êxodo rural e, por consequência, formação de bolsões em bairros periféricos da cidade.

Além dos esforços desenvolvidos pela prefeita Vera da Saúde (foto), tem sido de vital importância o apoio dos vereadores, seja na participação de audiências públicas, seja nas postulações junto ao governo do Estado e em outras instâncias do governo federal para que a economia local seja aquecida. Importante, também, apoio da OAB, polícias militar e civil, maçonaria, sindicatos associações e a população como um todo, no momento em que apoia seus representantes. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por volta das 2h40 desta quinta-feira (14/março), uma agência do Banco Bradesco foi explodida no município de Maragogipe, Recôncavo baiano.Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal Forte no Recôncavo, na ação criminosa, os bandidos atiraram contra a Delegacia da cidade e, incendiaram três veículos na região do Alto das Pedrinhas, Nagé e no Bairro das Cabaceiras. Várias guarnições da 27ª CIPM foram a cidade. Ainda não se sabe o quanto foi levado pelos bandidos. Cápsulas de armas de grosso calibre foram encontradas por populares nas ruas da cidade após o bando criminoso sair atirando para todos os lados.Forte do Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural (Fazcultura) vai investir R$ 15 milhões em apoio a projetos e atividades culturais, a título de incentivo fiscal, em 2019. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (12).  

A aprovação dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (13), por meio de decreto assinado pelo governador. "Assinei hoje e sai amanhã o decreto. São 15 milhões para projetos de cultura em toda a Bahia", disse Rui.  

Instituído pela Lei nº 7.014/1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios nos projetos e atividades culturais.   

O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

O carnaval de Maragojipe, município do recôncavo, inserido na rota turística, caracteriza-se, indubitavelmente, como a maior expressão artístico-cultural do Estado da Bahia, no momento em que nos predispomos a anailisar o evento como o único que propicia a verdadeira eclosão da arte e cultura que emana do seio da população, fazendo com que toda uma tradição possa ser postergada ao longo do tempo e, mais que isso, contrapondo ao carnaval massificado praticado na capital que, por sua vez, desencadeia enormes dispêndios do erário público através da contratação de bandas do cenário nacional, inclusive as que se apresentam sem nenhuma vinculação à cultura momesca.  

CULTURA QUE SE POSTERGA 

Contrapondo, por conseguinte, a essa realidade que esconde, nas entrelinhas, interesses políticos, o carnaval de Maragojipe, ao contrário, utiliza-se.  bastante, da utilização de mascaras e fantasias que remetem aos antigos carnavais. Graças aos artesãos locais é que essa cultura ultrapassa gerações, ganha projeção e amplia as páginas da historicidade local e, por que não dizer, da Bahia. A atual administração, capitaneada por Vera da Saúde, não poupa esforços no sentido de apoiar iniciativas que tenham por escopo materializar intentos dos segmentos diretamente envolvidos, através da Secretaria de Cultura e Turísmo, sob a égide de Chiquinho, contando, naturalmente, com participação de outras pastas do atual governo. 

CONCURSO DE MÁSCARAS e FANTASIAS

Realizada, na tarde desse domingo, o concurso de máscaras e fantasias (procedimento que acontece, também, nessa segunda-feira, 04). Com apresentação do Secretário Chiquinho e performance de uma banda local, o evento atraiu turistas, representantes de diversos segmentos da população e, segmentos da imprensa (TVE, Salvador; Tvsaj, S.A.Jesus, Ascom municipal, etc). O que chamou bastante atenção  no referido concurso foi o fato de que, além da multiplicidade de cores e as temáticas das fantasias trazidas a público, a ansiedade por parte de muitos participantes (além dos inicialmente elencados) em participar desse grande encontro cultural.

Participações que demonstram, de forma irrefutável, o quanto as pessoas se sentem realizadas ao externar esteriótipos. Manifestações que ganham apoio através da atual gestão municipal que desenvolve um trabalho que se consubstancia no desenvolvimento de atividades que dão espaço a um leque de personalidades e que tem como pano de fundo a geração de emprego/renda  e difusão do nome do município em outras unidades da federação e, por que não dizer, do universo. 

ACESSIBILIDADE AO MUNICÍPIO

Munícipes e visitantes que comparecem ao município têm a oportunidade de, além da destacável  receptividade por parte da população, usufruir do conforto ensejado pelas estradas que dão acesso, seja através de São Félix/Cachoeira, seja a partir da BA-001-BA-420, a partir da região de Nazaré/Santo Antonio de Jesus ou da Ilha de Itaparica/Salvador. Graças às postulações do atual governo municipal capitaneado por Vera das Saúde, as estradas foram recuperadas (logo logo serão inauguradas oficialmente) pelo governador Rui Costa. Foto (trecho São Roque-Maragojipe). 

NOVAS ESCOLAS

Há menos de 20 dias duas novas escolas foram entregues à população de Maragojipe, fora da sede do município. Uma totalmente recuperada e com ampliação de salas de aula, mobiliário novo e entrega de kists escolares a todos os alunos, em São Roque do Paraguaçu e outra construída na comunidade de Capanema, distrito de Guaí, padrão FNDE, também com toda infraestrutura para atender alunos e profissionais de ensino, com conforto e segurança.Um município que consegue  prestigiar educação e cultura com qualidade, semeia na certeza que louros serão colhidos. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja todas as fotos (mais de 600), através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Registrado desde 2009 como patrimônio imaterial, o Carnaval de Maragojipe vai contar, este ano, com duas iniciativas voltadas à preservação de sua memória. Com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), serão desenvolvidos os projetos “Difusão e manutenção da cultura do Carnaval de Maragojipe”, realizado pela Associação dos Músicos, Mascarados e Bandas Musicais da Bahia (AMMA) e “Valorização e difusão dos grupos artísticos e culturais do Carnaval de Maragojipe”, proposto pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó.

Os dois grupos realizarão diversas ações durante o Carnaval da cidade, que começa sábado (2) e prossegue até terça-feira (5). Entre as atividades, estão previstas apresentações de grupos musicais e de mascarados, além um cortejo com uma fobica (carro com alto-falante semelhante ao utilizado por Dodô e Osmar, em 1950). Os foliões também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras e participar dos concursos de fantasias e mascarados.

Os registros da folia de Maragogipe apontam para o final do século XIX, paralelo aos tempos áureos do Carnaval da Bahia. A década de 20 do século seguinte foi marcada por inúmeros cordões memoráveis, inclusive de mulheres, pela pompa dos clubes carnavalescos e pelos concursos realizados pela Filarmônica Dois de Julho. Os maragojipanos ainda conservam a tradição das fantasias de mascarados, que saem às ruas, durante o carnaval, para promover a alegria e celebrar a vida de um modo irreverente. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É, deveras, inadmissível que um município que faz parte da historicidade da Bahia, com grande contribuição na luta pela independência desse Estado,  possa, de um momento para outro, ser subjugado de forma acintosa, no momento em que o Tribunal de Justiça da Bahia, sob a justificativa não plausível de contenção de custos, tenciona retirar, definitivamente, o Cartório Eleitoral do município, numa decisão que, inexoravelmente, não apenas cerceia direitos mas, também, fere os brios de uma população estimada em 50.000 habitantes.

AÇÃO CONJUNTA e PERSONALIDADES PRESENTES

Numa iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luiz Fernando Lima Ribeiro, conhecido popularmente por Luizinho, foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 12, audiência pública tendo por escopo o "Retorno do Cartório Eleitoral" e a "Reativação do Estaleiro da Enseada de Paraguaçu", num evento que contou, também, com participação da prefeita Vera da Saúde, Major Marcos Davi (Cmt. da 27a. Cia de Polícia), Dr.Saulo (assessor jurídico da Câmara), Dr. Ígor, Dr. Paulo Vicente Guerreiro Vicente (procurador do município),  Rubem Lameira (ex-presidente da Câmara), Pastor Mateus (Igreja Assembleia de Deus).

Presentes os secretários municipais Jiomar Fernando Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Rozameire Santana (Saúde), Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Átila Passos (Fazenda), Maria das Graças Carvalho (controladora); vereadores Luizinho, Zé de Roque, Juninho (Coqueiros), Beto de Betuca, Marcelo Borges (autor de abaixo assinado), Fernandinho de São Roque.

Marcando presenças, ainda, José Sobrinho (Pesidente da Liga de Futebol em Maragojipe), Jaguaracy, Bad Boy, Lourenço, (árbitro e assessor político) que se utilizaram, também, do microfone para efetuação de pronunciamentos, contrários à pretensão do TJ-BA, e conclamando para uma união de forças, independente de bandeiras político-partidárias< na luta pelos interesses do município, seja no que concerne a esse intento em prol da garantia de direitos à justiça, seja no que tange à reativação do estaleiro, em busca da geração de emprego e renda à população. 

PRONUNCIAMENTOS ESTAMPAM REALIDADE, ENTRETANTO, VEEM LUZ AO FINAL DO TÚNEL

LUIZ FERNANDO RIBEIRO (Luizinho) presidente da egrégia casa legislativa municipal, abriu os trabalhos em torno da realização dessa audiência que, indubitavelmente, ficará nos anais da histocidade local, não apenas pela participação de eminentes personalidades da sociedade local mas, também, pela temática que foi discutida, em prol da garantia de direitos da população como um todo. Em sua fala, além dos agradecimentos pelas participações, o apelo para que todos seus pares, independentes de cores partidárias, possam se irmanar nessa luta, que é de todos. 

VERA DA SAUDE, prefeita, segundo mandato, em sua fala, discorreu que, em que pese o fato de estar sacrificando setores da administração, cedeu funcionários para realização de serviços básicos e que chegou a manter diálogo com o presidente do TJ buscando dissuadí-lo da intenão de retirar o fórum de seu município, asseverando que a OAB de Cruz das Almas também está imbuída na luta contra a extinção dessa repartição em Maragojipe. Elencou conquistas junto ao governador Rui Costa e demonstrou entusiasmo diante desse movimento.  A gestora abraçou a ideia da mobilização ao TJ, levantada por Rubem Limeira, prometendo envidar esforços possíveis para conseguir parceiros que queiram entrar nessa verdadeira "cruzada" em defesa dos direitos da população. 

DR.PAULO (advogado da Câmara), atribuiu ao silêncio da sociedade a perda do Cartório Eleitoral,  asseverando que há informações de que o "martelo já foi batido" mas que, por outro lado, a OAB de Cruz está se empenhando para reverter a situação. Acredita que ainda há tempo para "virada" nesse jogo e que, para tanto, faz-se necessária a união dos poderes constituídos no município e da população como um todo, independente de cores partidárias

Dr. SAULO VICENTE (procurador do município), além de reportar-se à importância do evento, destacou a fala do Major Davi (enaltecendo todo um trabalho, ao lado de sua equipe) e enfatizou o empenho da prefeita Vera para manutenção do Fórum. Citou encontros da chefe do executivo com o TJB e frisou que o município que mais se "espernear", ou seja que mais mostrar poder de mobilização, conseguirá materializar seu intento. 

OUTROS PRONUNCIAMENTOS EXTERNIZAM INDIGNAÇÃO, TODAVIA, INCITANDO REFLEXÃO POR PARTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA

Em todos os pronunciamentos, a exemplo do de José Sobrinho (Presidente da Liga, foto), Jaguaracy, Manoel do Serrote, Jiomar (Sec. de Governo), João Marcelo (autor do abaixo assinado), e poutros,  apelos para que os poderes constituídos do executivo e legislativo municipais, com apoio de toda população unam esforços para que, junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, seja revertida a pretensão de retirar, definitivamente, o fórum da cidade, numa deliberação que prejudicará a população de 50.000 habitantes e que, desde o nascedouro, se reveste de uma injustiça de grande proporção na medida em que se prejudica toda uma população, em favor de outros dois municípios cujas populações, somadas, não atingem o mesmo conglomerado de Maragojipe.

Todavia, n´alguns deles, a exemplo do de "BAD BOY" (foto), e JIOMAR foram "pitadas" de indignação diante dessa verdadeira injustiça que está acontecendo em relação à Maragojipe. Enaltecimentos à luta da prefeita e a esperança de que todos vereadores estejam imbuídos no propósito de enfrentar esses desafios, na certeza de que barreiras serão transpostas e intentos serão, deveras, materializados. 

PLEITO DO ESTALEIRO OBJETIVA REDUÇÃO DE 5 PARA 2% A TRIBUTAÇÃO DO ISS

Coube a Beto de Betuca, vereador, ler, de forma sintética (já que o texto foi extenso), o pleito encaminhado pelo Estaleiro, à Câmara de Vereadores, tendo por escopo redução da alíquota de tributação do ISS, sob o argumento de que tal redução permitirá que a empresa possa ter maior poder de competitividade com a concorrência e, por extenão, poder gerar emprego e renda para a população. Pleito que será, naturalmente, discutido na próxima sessão da egrégia casa.

MOVIMENTO PROMETE MOBILIZAÇÃO PACÍFICA, TODAVIA, INCISIVA

RUBINHO LAMEIRA |(ex-presidente da Câmara), em sua fala, após enaltecer esforços da prefeita e apoio dos vereadores, foi realista ao se referir à gravidade da situação, ao mesmo tempo em que depositou esperança na reativação do estaleiro. Fechando seu pronunciamento, de forma efusiva, sugeriu a mobilização de representatividades do município, em direção ao Tribunal de Justiça da Bahia, fazendo parada em frente a um dos grandes shoppings da capital, de forma pacífica, num comboio de 10 ônibus, em data a ser marcada. Proposição foi muito bem aceita por todos. 

 

IMPRENSA e CERIMONIAL

Coube a Gilmar, diretor da Câmara, conduzir, com propriedade, o cerimonial. Prestigiando  esse evento que tem por escopo o exercício de cidadania em prol da garantia de direitos, representantes da imprensa local e região, a exemplo de Cézar Andrade (Rádio Maragojipe e Recôncavo Agora), Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br, de S.A.Jesus), Albertus Sá (fotógrafo) e membros da ASCOM municipal.  Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todos os vídeos e ENTREVSITAS, no decorrer da semana. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

COMUNICADO IMPORTANTE

A Coelba informa à população de MARAGOGIPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta dia 16 de Janeiro de 2019 das 10h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: 

PASSAGEM, POVOADO PASSAGEM, RUA PASSAGEM. 

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município. 

A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários. 

COELBA, SEMPRE AO SEU LADO

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a decretação, por parte da gestão municipal de Maragojipe, por parte da gestão municIpial Vera da Saúde que, com essa demonstração, mostra estar em sintonia com anseios das sociedade, moradores da comunidade de Gial Grande  comemoraram, nessa segunda-feira, 20, o Dia da Consciência Negra, nesse município, evento que contou com particIpação de China (Secretário de Governo), ao lado de Enéa Rangel (Secretária de Reparação Social), na gestão Vera da Saúde), na gerstão municipal, bem como Zé de Roque (vereador). Fotos Ascom Maragojipe. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VERENA (estudante de medicina), filha da prefeita Vera da Saúde (Maragojipe), ao lado de RAFAEL (servidor público), e outros munícipes prestigiaram o FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA, durante todos os dias. Elogiaram a organização do evento, a estrutura, as apresentações musicais as diversas manifestações culturais, eventos gastronômicos.Cobertura do evento: Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias, Jornal Regional, Salinas FM Infosaj, Ascom Municipal. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos atrav és do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

VERA DA SAÚDE, prefeita de Maragojipe, recôncavo baiano, não tem por que se queixar do apoio de seus representantes junto à egrégia casa legislativa estadual e à Câmara dos Deputados. Longe, disso, sente-se regozijada diante das melhorias que têm sido canalizadas por parte de JOÃO BACELAR "Jonga" (federal) que, nas eleições do último domingo, 07, obteve 5.239 votos (22,96%) e por ALAN CASTRO, estadual, que obteve 5.239 sufrágios (22,96%).

João Bacelar inferiu junto ao governo federal para liberação de emendas impositivas que contribuíram para construção de quadras poliesportivas como as já inauguradas nas comunidades de Campinas, distrito de Guapira (local em que também foram inauguras uma escola de alto nível e uma Unidade Básica de Saúde) e no distrito da Piedade. Ele que, com essa votação terão, sem sombra de dúvidas, que redobrar esforços para contemplar aos munícipes que depositaram tanta confiança em seu mandato. Ele que, na última caminhada, pelas ruas de Maragojipe, chegou a ser carregado diante do público que o ovacionava. 

 

Alan Castro, por sua vez, além da apresentação de proposições junto à Assembleia Legislativa, atuou junto ao governo Rui Costa para que emendas oriundas das hostes estaduais pudessem ser canalizadas, a exemplo da destinação de ambulâncias e outros equipamentos, além das injunçõesjunto ao governo federal, ao lado de João Bacelar. Já acostumado com as reiteradas cobranças de Vera da Saúde, Alan Castro, com certeza, deverá arregaçar as mangas para que demandas sejam equacionadas djrante seu mandato. 

Já também contemplada, por parte da população com o cognome "Vera Correria", ela, que nos últimos 30 dias entregou inaugurou várias obras, anuncia novas inaugurações. A partir de fevereiro, com certeza, deverá esboçar novos pleitos aos seus deputados, na certeza de que a população será atendida a contento. Já no segundo mandato, Vera irá, naturalmente, lutar para fazer sucessor, de maneira que esse trabalho tenha continuidade. Caberá a esse sucessor o desafio de superar realizações (e não será tão difícil se ele tiver o mesmo espírito de busca da atual prefeita). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 


Enquete


PodCast