Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nome ventilado por integrantes do PP desde o início do ano (lembre aqui e aqui), para concorrer a chefia do Executivo de Salvador, o deputado federal Cacá Leão não deve ser a opção da sigla para a disputa nas eleições municipais de 2020.  Nos bastidores, o que se diz é que a bancada de deputados estaduais e lideranças do partido se reúnem pelo nome do deputado estadual Niltinho (PP). 

O comentário é que o filho do vice-governador João Leão não se fortaleceu o suficiente para ser o candidato do partido no ano que vem e Niltinho pode representar uma alternativa nova a legenda na disputa municipal. 

O deputado estadual Junior Muniz (PP) defendeu nesta terça-feira (20) o nome de Niltinho e o colocou como uma opção a ser considerada. "Em Salvador, temos o nome de Cacá, que é excelente, e temos aí Niltinho, que é um cara jovem, novo, bem relacionado, tanto com o empresariado quanto com o povo de Salvador, foi bem votado aqui em Salvador", argumentou a favor do correligionário. 

Aliados afirmaram ao Bahia Notícias que a candidatura de Niltinho, antes cogitada para a prefeitura de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, seria construída na capital como de centro. O novato sem herança na política é apontado como uma figura diplomática que conversa bem com a esquerda e com a direita.bAHIA nOTICIAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia acaba de dar mais um passo no cenário musical nacional. No final da tarde desta terça-feira (06), o cantor Kart Love assinou contrato com a gravadora Som Livre, diretamente da sede da empresa, no Rio de Janeiro. Acompanhado de seu empresário Neto Sandes, da Crown Produções, Kart se reuniu com alguns executivos do grupo e já começou a debater as primeiras estratégias para essa nova parceria. A Som Livre será responsável, a partir de agora, por toda a distribuição de conteúdo musical do Kart Love nas plataformas e internet de modo geral.

“Expectativa muito boa de expandir cada vez mais o nosso trabalho e o nosso ritmo, o Arrocha! Estamos com muito conteúdo autoral pra disponibilizar e com certeza a galera vai gostar muito! Essa parceria fortalece o movimento e nos fortalece no mercado nacional”, afirmou Lucas Kart. “É um passo importante do Kart Love, que já tem um reconhecimento enorme pelas cidades onde passa ,no Nordeste. Agora, com esse reforço, com certeza vamos ampliar o alcance da banda”, contou Neto Sandes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Profissionais renomados das áreas da Optometria e da Oftalmologia estarão reunidos, em Salvador, para participar do Fórum de Prevenção e Reabilitação da Saúde Visual. O evento, que será realizado no dia 26 de agosto, das 9 às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, é uma iniciativa da Faculdade Internacional de Evolução Profissional (Fiep), primeira instituição de ensino da Bahia especializada em estudos da visão. 

A programação do evento conta com palestras sobre diversos assuntos, entre eles, a importância da optometria, prevenção de doenças oculares, fabricação e adaptação de prótese ocular, optometria comportamental e neuro-optometria. 

De acordo com Carla Mota, diretora da Fiep, o Fórum é direcionado aos profissionais da área e também está aberto para participação do público, a exemplo de entidades ligadas às pessoas com deficiência visual e intelectual. 

“A Fiep sai na frente ao trazer para Salvador um evento tão importante como esse em que falaremos sobre assuntos como a optometria comportamental, que é muito eficaz em pacientes com síndrome de down, síndrome de irlen, derrame cerebral, dislexia e dificuldade de aprendizagem trazendo melhora significativas em muitos desses casos”, reforça.
Carine Andrade 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O juiz José Antônio Henrique da Silva, da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana, será afastado das atividades por 90 dias, por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ele responderá a um processo administrativo disciplinar por violar a Lei Orgânica da Magistratura (Lomam) por causar diversos problemas no Fórum de Feira de Santana. Por receio de delitos, o TJ ainda suspendeu o porte de armas do juiz e vai submetê-lo a um exame de sanidade mental. Segundo a sindicância, ele ameaçava servidores, colaboradores e até vendedores ambulantes. Ele ainda costumava mostrar a arma para intimidar as pessoas. A decisão de afastá-lo foi tomada na quarta-feira (24), em sessão plenária. 

O juiz é acusado de um rosário de infrações disciplinares: problemas com audiências de custódia, assédio moral, porte de armas de fogo em público, desrespeito às determinações da administração do fórum, afronta às instituições públicas, injúrias e grosserias contra o Poder Judiciário, falta de cortesia com colegas, servidores e advogados, e até condução de audiência por Whatsapp. De acordo com a corregedora, a sindicância foi aberta contra o juiz no final de 2018. Desde dezembro, ele tem pedido diversas licenças médicas, tendo voltado a trabalhar há duas semanas. Por conta disso, a sindicância não tinha sido colocada para julgamento antes. 

O advogado João Daniel Jacobina, que defende o magistrado, pediu para que ele não fosse afastado do cargo para não refletir na gestão da Justiça, pois a vara em que o juiz é titular tem 50 réus presos e um acervo de três mil processos. Com o afastamento, um substituto ficaria sobrecarregado com a demanda. Também afirma que o relatório foi entregue em dezembro, e que o julgamento acontece sete meses depois. Diz que, neste tempo, não houve nenhum fato novo contra José Henrique da Silva e também questionou se, de fato, as acusações ocorreram. 

No voto da corregedora, ela relatou que, em novembro, o juiz realizou uma audiência de custódia, iniciando às 12h do dia 28, finalizando às 5h do dia 29. Nesse tempo, afirmou que não havia efetivo da polícia para fazer a segurança e não forneceu nenhuma alimentação aos agentes da portaria e outros colaboradores. Ele foi acusado de presidir uma audiência através do Whatsapp. Ao mesmo tempo que ele presidia uma audiência no foro por meio do seu celular, ele participava de uma reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP). O próprio magistrado admitiu o fato durante a reunião.

Outra acusação versa sobre ele ter falado com frequência que a Vara Criminal de Feira de Santana não funcionava, atacando o diretor do fórum, juiz Antônio Gomes de Oliveira Neto. Ele dizia que, quando se tornasse diretor, “as coisas seriam diferentes”. José Henrique foi acusado de dar ordens aos servidores sem autoridade para isso. O diretor do fórum afirmou que o magistrado determinou a retirada da divisória de madeira que separa a área reservada do salão do júri do auditório, pois, em suas palestras, “precisava andar de um lado para o outro, e a divisória atrapalharia”. Mesmo não tendo autoridade para isso, ordenou a mudança no local. Um policial militar contou que o sindicado disse que “mudaria o comando da PM” quando fosse diretor do fórum. 

Na sindicância, foi dito que o juiz exigia dos agentes de portaria que ficassem até o final das audiências, e que em uma delas a sessão foi encerrada às 4h da manhã. Também exigia que os agentes fiscalizassem o estacionamento e não deixassem carros estacionarem, sendo uma orientação diversa à dada pela direção do fórum. Uma servidora também narrou que José Henrique queria, de qualquer modo, que as duas árvores na frente do fórum fossem retiradas e que fosse proibido o estacionamento de carros entre elas. 

O juiz também foi acusado de praticar assédio moral contra servidores e colaboradores da unidade judicial. Ele sempre ordenava que os agentes não deixassem motoristas estacionarem no perímetro do foro, sob risco de demissão. Segundo o relato, quando deu essa ordem, “o juiz estava armado e manuseava a arma de uma mão para a outra.” Com isso, o servidor se sentiu intimidado, pensando até em abandonar o trabalho. José Henrique também teria obrigado as recepcionistas a recolher todos os bonés das pessoas que adentrassem ao foro. “Quando elas informaram que não tinham como controlar essa questão, foram ameaçadas de demissão”, relatou a corregedora. Ele chegou a expulsar uma senhora que vendia balas e um vendedor de caldo de cana, que ficavam embaixo de uma árvore próxima ao portão de entrada do foro. 

"SINCERICÍDIO"

O juiz também foi acusado de fazer declarações públicas desrespeitosas ao TJ-BA. A um advogado, o sindicado afirmou que o Tribunal de Justiça da Bahia é um “dos piores do país” e que, em outro episódio, ao receber uma carta precatória de outra comarca, ligou para a juíza e perguntou a ela quantos anos tinha de magistratura. Em resposta à magistrada, ele disse: “bem-vinda à bagunça”. A um advogado, afirmou que ganhava R$ 30 mil por mês, que se aposentaria em cinco anos, e chamou todos os juízes baianos de “preguiçosos”, dizendo que não gostam de trabalhar. Já a um defensor público, o juiz teria dito que, no Estado da Bahia, “as coisas são feitas para dar errado” e classificou o TJ como um “faz de conta generalizado”. Em uma reunião do CIPS, com delegados, deputados, gestores municipais, promotores e defensores públicos, o juiz interrompeu a fala do capitão da PM e fez comentários depreciativos ao sistema Judiciário da Bahia. Ao criticar a desativação de comarcas, afirmou que o estado de Sergipe é organizado e pequeno. “Do que adianta ser grande, desorganizado e sem estrutura?”, questionou. Para Lisbete, a postura esperada de um magistrado em reunião com diversos segmentos era de defender “o aparelhamento estatal” e propor medidas para aperfeiçoá-lo. 

FALTA DE URBANIDADE

A corregedora relatou que o juiz criticou professores de Direito, magistrados e advogados durante suas audiências. Em uma delas, ele olhou para o anel de formatura de um colega e disse que “isso era uma idiotice criada pela sociedade” e que, se fosse advogado, “não seria advogado de audiência de ‘custodiazinha’ não”. O advogado se revoltou e disse ao juiz que ele ganhava mais do que o magistrado para fazer aquela audiência. Com isso, José Henrique o expulsou da sala e declarou que a audiência dele seria a última do dia. No extenso voto, a relatora contou ainda que a mãe de um preso estava chorando do lado de fora da audiência com outro juiz. Ele saiu da sala e disse para a mulher calar a boca, “pois ali não era casa de família para ela ficar chorando por causa do bandido”. Ele também expulsou a mulher do fórum. 

JUIZ PARCIAL

Ainda no voto, Lisbete Teixeira narrou que o sindicado, enquanto magistrado de Chorrochó, afastou o prefeito da cidade por contratar dois funcionários mortos. Mas o prefeito voltou ao cargo depois, através de eleição. Quando já não atuava mais na cidade, disse em uma entrevista que, se voltasse para a comarca, “afastaria novamente o prefeito”. Entretanto, dias antes dessa entrevista, procurou o assessor da Presidência do TJ-BA se oferecendo para voltar a atuar em Chorrochó. A corregedora considerou que José Henrique tentou “manipular” sua ida para a cidade para julgar novamente o prefeito. 

RECEIO DE REITERAÇÃO

Para Lisbete Teixeira, o afastamento do cargo é necessário até o julgamento final do processo administrativo disciplina, porque as atitudes do juiz são preocupantes. “Ele sentou num banquinho, na calçada do Foro de Feira de Santana, e assistiu ao rapaz tirar a árvore que ele mandou cortar. Então é uma coisa da gente se preocupar”, declarou. Lisbete também declarou que a esposa do magistrado esteve em seu gabinete e falou dos problemas dele, inclusive que cogitou divórcio. O receio da corregedora é a possibilidade dele voltar a cometer os atos. Ela lembrou que ele já respondeu a outros processos administrativos, e em um deles a ação foi julgada procedente por unanimidade. “Nestes termos, diante do quadro probatório produzido, abrindo probabilidade de reiteração do cometimento de infrações disciplinares graves; e a fim de preservar a instrução processual, a manutenção da ordem administrativa na comarca de Feira de Santana, e a imagem do DCA, eu recomendo que seja proposto o afastamento do magistrado Antônio Henrique das suas funções pelo prazo inicial de 90 dias”, votou. 

O pedido de suspensão do porte de armas do magistrado foi feito pelo desembargador Júlio Travessa, diante das ameaças reiteradas e tentativas de intimidação das pessoas que transitavam no fórum. O desembargador José Rotondano, indignado, afirmou que “não houve um único artigo do Código de Ética, nenhum artigo da Lomam que não tivesse sido violado”, e disse que ele tem “equilíbrio zero”. “Ele precisa se tratar urgentemente. Até pessoas do povo ele ameaçou. Ameaçou até um vendedor de caldo de cana”, reclamou. “Será que o tribunal vai esperar que o magistrado cometa um crime para adotar as providências necessárias?”. Para a desembargadora Ivete Caldas, o comportamento do juiz se amolda à de um “justiceiro” e há uma preocupação com a saúde mental do magistrado. Por isso, ela pediu o exame de sanidade mental para que ele continue no exercício da magistratura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A jornalista Jéssica Senra será a representante da TV Bahia na bancada do “Jornal Nacional”. A aparição da apresentadora do “Bahia Meio Dia” no noticiário noturno vai acontecer durante as comemorações dos 50 anos do jornal da Rede Globo. De acordo com o jornalista Maurício Stycer, do UOL, a escolha por cada um dos 27 representantes, um por estado mais o Distrito Federal, foi feita através de um sorteio, conforme comunicado pelo jornalista e editor-chefe William Bonner nesta quarta-feira (24). As primeiras participações serão feitas a partir do dia 31 de agosto, nos rodízios aos sábados, mas a data em que Jéssica comandará o “JN” ainda não foi informada. "Em nome da justiça na escolha de nomes para representar os estados de cada afiliada, essa mesma qualidade nos impediu de aplicar qualquer critério justo de seleção que não fosse o velho e bom sorteio", disse Bonner, no e-mail enviado às praças associadas a Globo. O UOL teve acesso na íntegra ao comunicado enviado pelo comandante do “Jornal Nacional”: Amigos, colegas das emissoras afiliadas, Depois de assistir aos vídeos que nos foram enviados, só pude confirmar a excelência do trabalho de vocês. A Globo é o que é por ter o seu talento e o seu profissionalismo em cada momento do dia, em cada cidade brasileira. É um orgulho pra mim, pra todos nós da Globo, que quero compartilhar com vocês. Orgulhem-se. É justíssimo. Exatamente em nome da justiça na escolha de nomes para representar os estados de cada afiliada, essa mesma qualidade nos impediu de aplicar qualquer critério justo de seleção que não fosse o velho e bom sorteio. E acho que todos (apresentadores do Bom Dia, Praça 1 e Praça 2) ficarão contentes em saber dessa nossa avaliação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As Lojas Americanas, empresa brasileira do segmento de varejo, abriram inscrições nesta quinta-feira, 18, para o seu programa de estágio. O intuito é buscar e formar estudantes para se tornar um futuro líder, assumindo a gestão de uma de suas lojas.

As vagas estão distribuídas na Bahia e entre as capitais e cidade do interior de outros 20 estados do País. Além disso, podem se candidatar ao programa alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, economia, engenharias, marketing e publicidade e propaganda, com previsão de formatura de dezembro de 2019 a julho de 2020 e que possuam disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.

O processo seletivo é exclusivamente online. Os estudantes passarão pelas etapas de inscrição, como triagem curricular, vídeo entrevista, teste de perfil, entrevista com área de Gente e Gestão e, por fim, uma entrevista presencial com os futuros gestores.

Estudantes selecionados terão a possibilidade de atuar em uma loja próxima à sua residência ou faculdade, além de contar com salário compatível com o mercado e benefícios como seguro de vida, auxílio-alimentação, auxílio-transporte.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os cantores Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença retornam a Salvador com uma nova edição de 'O Grande Encontro'. O evento acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 25 de agosto, às 19h.

No repertório, os clássicos são divididos entre trios, duetos e momentos solos. Entre as canções serão apresentadas 'Anunciação', 'Banho de Cheiro', 'Dia Branco', 'Tropicana', 'Moça Bonita', 'Caravana', 'Belle de Jour', 'Canção da Despedida', 'Coração Bobo', 'Táxi Lunar', 'Bicho de Sete Cabelas', além de outros sucessos. O trio também irá apresentar as canções de Zé Ramalho: 'Chão de Giz' e 'Frevo Mulher'.

Os ingressos custam a partir de R$ 60, podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, ou através da plataforma Ingresso Rápido.Foto, Lívio Campos. Matéria, A Tarde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesse pequeno vídeo comentamos sobre a Medida Provisória 881 encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. Trata-se de mais um ataque aos nossos direitos. Compartilhe para que mais pessoas saibam dessa grave ameaça. Augusto Vasconcelos. Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Base Comunitária de Segurança (BCS/Vitória da Conquista) fez a entrega de agasalhos e cobertores para moradores do bairro Nova Cidade e região vizinha, neste domingo (7). A iniciativa ocorrida em um dos municípios mais frios da Bahia, teve o apoio de diversos parceiros da BCS e da comunidade, ajudando a tornar o inverno mais quente para centenas de moradores carentes. 

“Essas ações só são possíveis porque a comunidade abraça nossa causa e doa peças de roupas em bom estado de uso para quem não tem. O frio em Conquista é muito rigoroso, então precisamos ajudar quem não tem condições de agasalhar toda a família”, ressaltou a comandante da BCS, capitã Valdomira Conceição. 

A unidade contou com o apoio também da Loja Maçônica, que doou cobertores, e da Igreja Batista Nova Sião, que arrecadou roupas e sapatos para campanha. 

Fotos: Divulgação SSP
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A 8ª edição da Liquida Bahia teve início nesta quinta-feira, 5, no interior do estado. A campanha, que começa na próxima segunda, 8, em Salvador, e segue até 14 de julho, reúne este ano cerca de sete mil pontos de vendas, incluindo lojas de rua e shoppings.

Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), a estimativa é que haja um crescimento de 5% nas vendas, em relação ao ano anterior. “A Liquida Bahia entrou para o calendário do varejo como uma data importante para impulsionar as vendas. Seguimos com a ação que passa a ter ainda mais importância no momento atual da nossa economia, especialmente para os municípios menores e para os lojistas de menor porte, que são a grande maioria”, declara Pedro Failla, presidente da Federação.

Os clientes concorrem a uma série de prêmios, incluindo um Ford Ecosport e SmartTVs. Já os vale-compras estarão nos sorteios regionais, que contemplarão as regiões de Salvador e Região Metropolitana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Barreiras e  Alagoinhas.

No caso dos vendedores, o sorteio principal contempla os cinco primeiros sorteados que tiverem o nome registrado no cupom – em compras feitas pelo cartão Mastercard nas máquinas da Rede ou POP Credicard –, que vão receber, cada um, um vale-compra de R$ 1 mil.

Para participar da Liquida Bahia, a cada R$ 50 em compras, o consumidor tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios. Quem pagar com a maquininha da Rede ou POP Credicard, ganha dois cupons pelos mesmos R$ 50. Se for utilizado o cartão Mastercard numa maquininha da Rede ou POP Credicard, a chance de ganhar triplica, com direito a três cupons entregues para os mesmos R$ 50.

A Santa Casa da Misericórdia da Bahia será beneficiada este ano com uma doação para as obras sociais da instituição, que será recebida no fim da campanha.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

De janeiro a maio deste ano, o número de passageiros que encararam a estrada de ônibus em viagens interestaduais aumentou 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), divulgados pelo O Globo.

Conforme a reportagem, o aumento ocorre diante da crise da Avianca, que ajudou a elevar o preço das passagens aéreas, além da crise econômica, que tem levado muitos brasileiros a trocar os aeroportos pelas rodoviárias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vítima de um acidente de trânsito, quando trafegava  pr~´oximo à cidade de Cruz das Almas, recôncavo baiano, o empresário Nilson Borges (CODICAL) , está internado, desde o dia 12 de junho. Retornava da capital do Estado quendo, seu veículo, SW4 se chocou na parte traseira de um caminhão que era conduzido na mesma direção. 

Internado na UTI do Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 12 de junho, ele necessita de doações de sangue tipo O+ (positivo) ou O- (negativo).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A travessia Mar Grande-Salvador segue com a operação suspensa até as 10h30 desta quarta-feira, 3, devido ao período prolongado de maré baixa. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a parada no atendimento é feita em função da falta de profundidade no terminal de Vera Cruz, que impede a atracação das lanchas.

Quando retornar, o sistema vai operar com oito embarcações, com horários de saída a cada meia horra ou de 15 min em 15 minutos, a depender do fluxo de passageiros. O sistema opera até as 18h, em Mar Grande, e as 19h, em Salvador.

Já a linha marítima Salvador-Morro de São Paulo funciona normalmente nesta quarta-feira. Os horários de saída no Terminal Náutico são 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já no do Morro para a capital, os usuários são atendidos com horários às 9h, 11h30, 13h e 15h. A passagem custa R$ 95,20. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Imposto sobre grandes fortunas, calcula o parlamentar, renderia R$ 1 Trilhão em 10 anos, o mesmo valor estipulado pelo ministro da economia, Paulo Guedes com a PEC 6/19

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) sugeriu ao presidente Jair Bolsonaro, em posts direcionados no microblog Twitter, nesta quarta-feira (3), a taxação das grandes fortunas e dos agrotóxicos ao invés da Reforma da Previdência. A Hashtag #AReformaTeEngana estava entre os assuntos mais comentados na rede social, com quase 15 mil tuítes de internautas contrários a proposta do governo federal. O parlamentar baiano é contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019, que dificulta a aposentadoria da classe trabalhadora.
“Ao invés de penalizar os trabalhadores, os mais pobres, com essa reforma da previdência, que praticamente inviabiliza a aposentadoria da classe trabalhadora, sugiro que vossa excelência, @jairbolsonaro, taxe as grandes fortunas e também os agrotóxicos”, escreveu o deputado, marcando o presidente Jair Bolsonaro. “Os agrotóxicos no Brasil estão isentos de impostos mesmo com estudos científicos apontando os danos à saúde pública e ao meio ambiente causados por seu uso indiscriminado”, alertou Robinson. “Os EUA, que o senhor tanto se espelha, cobra 30% de imposto sobre heranças. Ataque esse privilégio brasileiro, prove que não é tchutchuca com os ricos e tigrão com os pobres. Taxe as grandes fortunas”, ironizou. “O imposto sobre grandes fortunas renderia, ao Brasil, R$ 100 bilhões por ano. R$ 1 trilhão em 10 anos. Juntando-se à tributação dos agrotóxicos nosso país teria uma arrecadação significativa para investir, por exemplo, em saúde, educação e desenvolvimento sustentável”, completou Robinson. 

Assessoria de Imprensa - Daniel Ferreira

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-pugilista Acelino "Popó" Freitas revelou que o ex-atacante da dupla Ba-Vi e da seleção brasileira Edílson "Capetinha" tem uma dívida com ele de R$ 15 mil reais que não foi paga quando o futebolista deixou a prisão. Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (1º), durante o Jornal da Cidade 2ª Edição, o boxeador revelou uma mágoa com o ex-jogador de futebol.

Edílson chegou a ser preso em duas oportunidades por dever valores referentes à pensão alimentícia. "Eu soltei Edílson uma vez. Emprestei R$ 15 mil, já tem dois anos que não quer me pagar de jeito nenhum. Foi preso por pensão alimentícia, eu fui lá e disse que iria ajudar para soltá-lo. E até hoje ele me enrola para pagar. Ligo para ele, não fala nada. Me bloqueou do Instagram, do WhatsApp e ele me devendo", disse o boxeador.

Popó ainda contou de uma conversa que teve com Edílson antes de ser bloqueado nas redes sociais pelo ex-jogador. "Eu falei: 'vou te pegar e dar uns paus'. Ele disse: 'Lembre que você tem força de lutador, você sabe lutar'. Edilson, eu vou te pegar e você vai me pagar o que me deve. Ele estava preso na detenção, dei R$ 15 mil. Eu soltei ele na primeira vez que ele foi preso. Soltei o cara e não quer me pagar, faz evento toda semana e não quer me pagar", disse Popó, que emenda: "Em todos os lugares que eu vou, que tem os amigos do futebol, eu falo: ''Não empreste, ele é safado'", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), viajará para a Espanha em uma nova agenda internacional. Conforme apurado com exclusividade pelo Bahia Notícias, um dos compromissos principais é realizar reuniões com investidores interessados na construção do Centro de Convenções na Cidade Baixa. 
O antigo Centro de Convenções da Bahia foi interditado pela prefeitura de Salvador no dia 20 de maio de 2015. O governo do Estado chegou a investir em uma reforma, prometendo reabrir o equipamento no final de 2016, mas em setembro do mesmo ano parte da estrutura desabou (relembre aqui). Desde então, ainda não se viu nada de concreto sobre o futuro de um complexo estadual. 
Durante esse período, a prefeitura anunciou a construção de um Centro de Convenções municipal, que está sendo instalado na Boca do Rio, na área do antigo aeroclube. A obra já está quase 50% concluída e a licitação para concessão foi lançada em maio (veja aqui). 
Procurada, a assessoria do poder Executivo estadual informou que “apenas o assunto está em estudo”. A preferência pela Cidade Baixa passa também pela escolha do próprio Rui Costa e do secretário de Turismo, Fausto Franco, que é um defensor da proposta (entenda aqui). 
Ainda não há precisão sobre a data da viagem, mas sabe-se que ocorrerá nos próximos dias. O governador deverá anunciar até esta quinta-feira (27).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em comemoração aos 25 anos de carreira, o cantor Adelmario Coelho acaba de lançar no Spotify uma playlist com 31 músicas que não podem ficar de fora do repertório na hora de dançar um bom forró. Músicas como “Namorada Preferida”, “Não Fale Mal do Meu País”, “O Neném”, “Minha Maria”, “Nosso Amor é Assim” e “Anjo Querubim”, fazem parte do setlist.

O São João deste ano é especial para Adelmario Coelho. O forrozeiro comemora 25 anos de carreira em 2019 e vai levar para o público em suas apresentações um show com os grandes sucessos que o consagraram como um dos mais importantes precursores do forró no Brasil.

Link da playlist: http://bit.ly/sjadelmariocoelho

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (SD), comemorou o recorde histórico de aprovação de proposições de vereadores nesta quarta-feira (19). Durante a sessão ordinária, o chefe do Legislativo soteropolitano conseguiu buscar a unidade dos vereadores para aprovação de 178 proposições, incluindo projetos de resoluções, moções e requerimentos de autoria dos edis. “Apesar de ainda não ter encerrado o primeiro período Legislativo, pois ainda falta votarmos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), já podemos comemorar, e muito, a nossa produtividade”, ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente, o primeiro semestre de 2019 foi intenso na Câmara Municipal, principalmente pela votação e aprovação de dois projetos importantes e polêmicos para a cidade como o Estatuto da Igualdade Racial e o “Built to suit”, o aluguel por encomenda. “Conseguimos resgatar a autoestima de nossos pares e, principalmente, afirmar o nosso protagonismo político em nossa cidade. Agradeço a todos os vereadores pela confiança demonstrada em todo este primeiro semestre. Vamos continuar lutando por um legislativo cada vez mais participativo, pois o futuro da cidade passa pela Câmara Municipal”, concluiu.
Ascom Presidência CMS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante um café da manhã para a imprensa esportiva e dirigentes de clubes de futebol foi lançada, na manhã desta terça-feira (18), a 11ª edição da Copa 2 de julho. O campeonato é organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e acontece entre os dias 29 de junho e 10 de julho. 

O torneio contará com a participação de 40 times de diversos clubes do Brasil, além da equipe americana Brausa. Até a final do campeonato serão 95 jogos, distribuídos em oito rodadas, e a decisão será disputada no estádio de Pituaçu, em Salvador.O secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressalta que a Copa 2 de Julho reforça a política de promoção esportiva da Bahia. “A realização dessa Copa amplia a participação da Bahia no cenário esportivo. É importante destacar que a Bahia é um dos poucos estados que possui uma política sistêmica de apoio ao esporte. Entendemos que o esporte é um instrumento de inclusão social. A realização do torneio firma ainda mais essa data que é tão importante para o povo baiano, que é o 2 de julho”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A defesa do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (MDB-BA) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência dele do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para algum presídio em Salvador.

A família de Geddel, inclusive o irmão dele, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, reside na capital baiana.O relator da Lava Jato no STF, Luiz Edson Fachin, vai analisar o pedido. O ministro já pediu uma série de informações para poder tomar uma decisão. Fachin quer saber, por exemplo, se há vaga para Geddel em algum presídio da capital baiana como seriam as novas condições de alojamento.O ex-ministro é réu no caso em que a Polícia Federal localizou, em um apartamento no bairro da Graça, na capital baiana, um "bunker" com R$ 51 milhões.Foto Agencia Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O técnico da Colômbia, Carlos Queiroz, saiu muito contente do gramado da Arena Fonte Nova após o triunfo por 2 a 0 sobre a Argentina neste sábado (15), pela primeira rodada da Copa América. Segundo o treinador, a equipe teve uma boa atuação, mesmo nos momentos em que o adversário esteve superior. 

"Eu acho que foi uma excelente partida. São dois times muito bons que estiveram em campo e, como de costume, quando estamos em campo com um time com a Argentina, é normal ter diferentes momentos nos quais o domínio pode estar com a Argentina e a Colômbia. Mas eu acredito que durante 90 minutos fomos capazes de encontrar soluções, mesmo no momento em que a Argentina estava dominando. Reagrupamos a Colômbia e o grupo foi forte, ágil e conseguiu ter uma boa capacidade de penetração. Acho que isso foi excelente e mostrou um caráter forte da parte dos jogadores", afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estamos no mês mais aguardado para quem curte um bom forró e comidas típicas. No São João, famílias inteiras se deslocam entre as cidades baianas para conhecer ou rever pessoas e lugares. É neste momento de aumento no fluxo nas rodovias é que a atenção deve ser redobrada, pois as chances de acidentes aumentam.

Preocupada em garantir a segurança viária, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A realiza, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Operação São João 2019. A concessionária informa que NÃO haverá obras que interditem as faixas de rolamento nem os acostamentos da BR-324 – rodovia Eng° Vasco Filho e da BR-116 – rodovia Santos Dumont entre os dias 19/06 (quarta-feira) a 26/06(terça-feira).

A previsão é que mais de 1 milhão de veículos circulem pelas rodovias durante o período. A grande novidade para este ano é que os usuários poderão saber as condições da rodovia, em tempo real através do aplicativo. É só pesquisar “viabahia” em sua loja virtual e baixar gratuitamente. Além desta ferramenta, oTwitter® oficial www.twitter.com/viabahia_sa também dará o suporte em informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de atuar por empréstimo no Bayern de Munique, o meia James Rodríguez foi devolvido pelo clube bávaro ao Real Madrid. Porém, o atleta está fora dos planos do clube merengue e deve ser cedido novamente para outra agremiação. Após o triunfo da Colômbia por 2 a 0, neste sábado (15), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Copa América, o jogador foi questionado sobre o seu futuro e ele foi suscinto. “Não sei”, despistou. 

Nas últimas semanas, o jornal Corriere dello Sport, da Itália, revelou que o jogador é alvo de cobiça do Napoli. O camisa 10 da Colômbia comemorou a vitória sobre a Argentina, mas pregou cautela.  "Fomos uma equipe sólida. Falta muito, é passo a passo", pontuou. A Colômbia volta a campo contra o Catar, quarta-feira (19), às 18h30, no Morumbi, em São Paulo (SP).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) avaliou que os protestos que marcam o dia de Greve Geral, nesta sexta-feira (14), contra a Reforma da Previdência e os cortes na Educação, fazem parte da história de “resistência e luta” dos trabalhadores por direitos e contra retrocessos representados, na atualidade, pelo governo Bolsonaro. O parlamentar disse, exemplificando, que o voto feminino, conquistado no Brasil em 1932, através do Decreto nº 21.076, e consolidado na Constituição de 1934, salário mínimo e férias, implementados no Governo Vargas, na década de 30, são frutos desse processo histórico de luta da classe trabalhadora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Líder do DEM na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Sandro Régis disse, em entrevista ao jornal da Cidade - 2ª edição, na Rádio Metrópole, que a direita baiana já definiu o secretário municipal de Obras, Bruno Reis, como candidato à prefeitura de Salvador para as eleições de 2020. “Já consolidou esse nome. Estamos trabalhando para reunir todas as condições políticas”, disse nesta quinta-feira (13).

Na oportunidade, ele foi rebatido pelo apresentador José Eduardo que afirmou que o presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, ainda não “bateu o martelo”, além disso, colocou o deputado estadual Leo Prates (DEM) como secretário da Saúde do Município.

“Pode ser Leo. É  um grande quadro. Estudioso. Trabalhador. Eu acho que foi muito mais uma questão estratégica de administração. [...] Dentro do partido, hoje, vejo Bruno tendo totais condições políticas ser o pré-candidato do grupo da gente”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O documentário que conta a história de transformação da Cidade do Plástico na Comunidade Guerreira Zeferina, iniciativa da Prefeitura de Salvador, já tem quase 200 mil visualizações desde o lançamento, no dia 13. O filme Zeferinas – Guerreiras da Vida foi idealizado por Fernando Barros, CEO e chairman da Propeg, agência que atende a Prefeitura.

“O que seria apenas a entrega de um conjunto habitacional popular beneficiando uma comunidade carente transformou-se numa emocionante história, contada pela Propeg com extensão de mídia jamais planejada na Bahia para esse fim. Zeferinas é uma campanha memorável. Um dos projetos de comunicação que mais nos orgulhou em toda nossa existência”, revela Fernando.

Dirigido pelo cineasta Marcio Cavalcante, o filme foi rodado no subúrbio ferroviário e no Parque São Bartolomeu e está disponível online.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pesquisa do Datafolha com paulistanos mostra que a Bahia é o melhor estado para visitar, vencendo o Rio de Janeiro, que costumava empatar no primeiro lugar nos últimos anos. Os locais com mais destaque foram Salvador, Chapada Diamantina e Porto Seguro.

Na capital, o centro histórico e a orla foram elogiados, com o Bairro de Santo Antônio Além do Carmo servindo como exemplo do que os turistas esperam de toda região do Pelourinho. Já a Chapada Diamantina teve como grande atrativo as suas trilhas, sendo o trekking do vale do Pati considerado o mais belo do Brasil. O Litoral Sul também foi considerado muito bom para se visitar, com Porto Seguro sendo citada pelas várias festas que oferece.Fpto Matti Brune. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A atividade acontece no DEP, em Simões Filho e reúne 28 bombeiros militares da Bahia e de outro estado.  

Na manhã dessa segunda-feira (20), iniciou o III Curso de Operações em Incêndio (COI) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com a participação de 28 bombeiros militares, dentre eles dois pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O objetivo é promover a unificação e uniformização nas operações de incêndio, em razão do seu alto risco para os profissionais. 

O Curso acontece no Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) do CBMBA, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Nesta primeira semana, as instruções se voltarão à adaptação dos alunos aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), utilizados nos diversos tipos de incêndio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como forma de valorizar a carreira do magistério público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial (D.O), a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. Com o mesmo objetivo também foi publicada, no Diário Oficial, a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos. 
Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio.  
A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade à distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões. 
Sobre o curso  

As aulas do curso online, também conhecido como CATE 3, foram realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador em exercício, deputado Nelson Leal, saudou nesta terça-feira (14) o decreto papal que proclama Irmã Dulce como santa, reconhecendo um segundo milagre atribuído à religiosa baiana. “A canonização de Irmã Dulce enche de orgulho a todos os baianos, porque é o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira em favor dos mais pobres e dos mais humildes. Será a primeira brasileira – nascida no Brasil – a virar santa. O decreto do Papa Francisco confirma aquilo que nós sabemos há 70 anos, que é a santidade do ‘Anjo Bom da Bahia’, nossa Maria Rita Lopes de Sousa Brito”, celebrou Nelson Leal. 

O governador em exercício destacou que, além do simbolismo religioso, a canonização de Irmã Dulce é uma forma de fortalecimento da obra social dela. “Ela continua operando milagres todos os dias, salvando pessoas da pobreza e da morte. Mesmo com a sua partida deste mundo, no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, milhares de pessoas ainda são assistidos com saúde e educação pelas suas Obras Sociais, hoje sob o comando de sua sobrinha, Maria Rita”, destacou.  

Irmã Dulce foi beatificada em maio de 2011, recebendo o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (SE). Naquele mesmo ano, em 13 de agosto, com 19 anos, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à mãe, o nome de Irmã Dulce. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

PSB) protocolou na Mesa Diretora um requerimento para realizar sessão especial em homenagem a Irmã Dulce. Com o segundo milagre reconhecido pelo Vaticano a Beata, conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, será proclamada a primeira Santa nascida no Brasil. "Irmã Dulce nos deixou um legado de amor, caridade e altruísmo. Será uma honra homenagear esta guerreira baiana que dedicou a vida aos menos favorecidos", justificou. Foto: Vaner Casaes/ Alba. Assessora de Comunicação. Daniela Pereira 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Torcedores violentos serão impedidos de entrar no Brasil para Copa América 2019. A medida é do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, conforme publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (D.O.U).  

A portaria estabelece instruções relativas à medida de impedimento de ingresso no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como "membro de torcida envolvida com violência em estádios" durante o período da Copa América 2019, a ser aplicada pelos servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração. O torneio continental de seleções vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

Os jogos da Copa América vão acontecer em cinco cidades brasileiras, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Arena Fonte Nova, na capital baiana, vai receber cinco partidas, sendo quatro pela primeira fase e um confronto das quartas de final.Foto, Fábio Pozzebo, Ag. Brasil.Arte, Paulo Vítor, Bahia Notícias.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Estaremos na Biblioteca Central dos Barris neste sábado e segunda-feira das 9 às 16h. 
☘ No sábado dia 11, além das artes, fotografia, objetos raros e retrô, colecionismo, cultura vintage receberemos os amigos do @naveguenobem um projeto super legal de troca de livros. 
☘Na segunda dia 13, estaremos lá também participando da comemoração do aniversário da biblioteca mais antiga da América Latina, com Roda de Conversa sobre a importância da cultura em ambientes não tradicionais e junto com os amigos da Camerata da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia e Neojiba. 
Você não pode perder!! 


*_@retroterapia_feira_* 💛 
Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias 
*Ed III - 11 e 13 de Maio*  
*Das 9 às 16h* 
*Dentro da Biblioteca Central dos Barris* 
*Quanto? Gratuito sempre.* @ Biblioteca Central dos Barris  
Retrôterapia | Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias Integrativas pretende levar ao público de todas as idades história, cultura, terapias e economia criativa. 









Notícias | postado por: Mascarenhas

O estudante Eros Duarte relatou em sua conta no Instagram a tentativa de sequestro que sofreu na noite de segunda (6). O relato, publicado ontem (7), descreve quando o motorista do aplicativo 99 Pop pegou a BR-324 e, ao ser questionado para onde estava indo, ele ignorou e começou a acelerar.

"Ao entrarmos no veículo, notamos a diferença do motorista pessoalmente e na foto, então perguntei o nome dele e ele respondeu Fábio (o mesmo do app), então nós seguimos viagem", explicou Eros. Quando já estavam na BR-324, Eros e sua amiga, que também estava no carro, aumentaram a voz, e o motorista parou o carro no meio da estrada, dizendo que eles haviam pegado o carro errado.

Eros pediu para o motorista levar ele e a amiga de volta para Salvador, mas o motorista disse que só se ele tivesse dinheiro. Eros não tinha, e o motorista encostou o carro e mandou eles saírem. O estudante fez o boletim de ocorrência e entrou em contato com a 99 Pop, que disse que irá tomar as providências. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador foi palco do teste de um ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD, que possui fábrica em Campinas (SP). O veículo saiu da sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, e seguiu até o bairro da Ondina. A ação aconteceu na última sexta-feira (3).

Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o veículo apresentado não emite qualquer tipo de poluição. Durante os testes, o titular da Semob, Fábio Mota, destacou os benefícios sustentáveis do equipamento. “O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente”, reforça. 

O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4h para ser recarregada. O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O veículo é conectado em uma tomada até concluir o processo. “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. A gente precisa garantir que o ônibus elétrico tenha as mesmas condições que tem um ônibus a diesel”, frisa Mota. 

Altamente sustentável, o carro possui, dentre as características, a presença de 100% de suspensão pneumática, que oferece mais conforto ao passageiro com o sistema de ajoelhamento, que compreende o piso baixo e a ausência de degraus. Com acionamento de um botão, o carro é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança. 

Para o gerente de manutenção do grupo Plataforma, Marcos Luís, o veículo promove uma série de benefícios. "Esse ônibus traz um conjunto de elementos que vão favorecer os passageiros com o conforto e segurança, além da sustentabilidade. Ao longo de um ano, será reduzido cerca de 1,8 tonelada dos níveis de dióxido de carbono", afirma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Menor risco de hemorragias e recuperação mais rápida beneficiam o paciente enquanto visão 3D ampliada facilita trabalho do cirurgião   
Ao ouvir falar em cirurgia robótica, a maioria das pessoas que tem alguma ideia do   que ela seja costuma associá-la à cirurgia de próstata, porque foi nesse tipo de tratamento que a técnica revelou, inicialmente, suas vantagens. Contudo, o robô que chegou a Salvador este ano também pode favorecer o tratamento de tumores que atingem outros órgãos, como o rim. A visão tridimensional e mais nítida, além da liberdade e delicadeza de movimentos proporcionadas pela tecnologia, dão ao médico mais precisão durante o procedimento. Além disso, a utilização do robô representa menos riscos de complicações, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida para o paciente.  
O câncer de rim é uma doença agressiva que exige tratamento imediato. De acordo com o uro-oncologista Nilo Jorge Leão, o tumor é  muito resistente a outras terapias como radio e quimioterapia e, por isso, a forma habitual de tratar a doença é por meio de cirurgia. “Operar de forma minimamente invasiva, ou seja, através de cirurgias com cortes pequenos - videolaparoscopia ou cirurgia robótica - é sempre melhor, sobretudo pela recuperação mais rápida”, frisou o médico.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As redes sociais fizeram Jéssica Senra, jornalista e apresentadora da TV Bahia, lembrar que há um ano ela entrava na TV Bahia. A mesma data foi lembrada por Camila Marinho, que também está na Rede, mas "na geladeira". 

"Eu chegava em um projeto novo, numa emissora nova, com equipe nova... frio na barriga e muitas outras questões me inquietavam. Doze meses depois, não apenas sigo falando, como tenho a possibilidade real de dar voz ao povo da minha terra", lembrou Senra. 

Camila Marinho usou suas redes para dizer que segue feliz. "Hoje muito mais forte, muito mais do que meu jeito, muito mais feliz! Mesmo não sendo 'daquele jeito [...] Pra quem viver perguntando, continuo na TV Bahia", avisou. 

Após deixar a apresentação dos telejornais da emissora, Marinho disse que iria apresentar um projeto especial. Mais recentemente, ela esteve escalada para o programa Segue o Som, que reunia entretenimento e jornalismo, teve poucos episódios e não está mais na grade da emissora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ramo da comunicação sofreu mais uma baixa nesta terça-feira (7). Após a onda de demissões que atingiu a Rede Bahia, filiada da TV Globo no Estado, incluindo mudanças no funcionamento da TV São Francisco, em Juazeiro, e a TV Oeste de Barreiras (veja aqui), a radio Piatã FM demitiu oito pessoas da sua equipe, de acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias. Entre os dispensados, estão dois locutores de estúdio e um de rua. 

O BN entrou em contato com a assessoria da emissora, mas não obteve rposicionamento até o fechamento da nota. Líder de audiência em Salvador, a Piatã FM foi fundada em 1978 por Wilson Menezes, então proprietário da Rádio Excelsior da Bahia e ficou conhecida por sua programação popular, voltada especialmente para o pagode baiano. Desde 1982 pertence a Cristovão Ferreira.Pré-título, aspeado, tvsaj. Imagem divulgação. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por meio de sua assessoria, a Rede Bahia emitiu, na noite desta segunda-feira (6), uma nota de posicionamento sobre as alterações realizadas nas TV São Francisco e TV Oeste (relembre aqui), filiais do grupo nas cidades de Juazeiro e Barreiras respectivamente. 

De acordo com o comunicado, as duas emissoras "começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo" e que "equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo 'Jornal da Manhã', 'Bahia Meio Dia' e 'BATV', através da TV Bahia, em Salvador".  

A assessoria da Rede Bahia afirmou que "não é real" as informações sobre o fechamento das TV Oeste e São Francisco e que foram mantidas as "equipes de reportagem, toda área comercial e de marketing, além da equipe técnica". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de infrações por excesso de velocidade caiu 43,13% no primeiro trimestre de 2019 na capital baiana, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

A infração mais cometida, que é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, teve queda de 119,2 mil para 67,7 mil registros. Também houve redução da quantidade total de multas aplicadas, de 213,6 mil no primeiro trimestre de 2018 para 141,5 mil no mesmo período deste ano.

Os principais corredores de tráfego da cidade ainda são os que mais registram infrações, mas, ao mesmo tempo, são os que mais tiveram redução de multas. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e ACM se encaixam nessa definição.

De janeiro a outubro de 2018, foram registrados 3,9 mil feridos e 95 mortos em acidentes de trânsito na capital baiana


Enquete


PodCast