Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 20, no stúdio da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, rodada de entrevistas com participação de Zé Ronaldo (ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador do Estado da Bahia, pela oposição. Marcaram presenças nesse evento, Alan Sanches (deputado estadual), João Roma (ex-chefe de gabinete na gestão do prefeito ACM Neto em Salvador e pré-candidato a deputado federal), Marcelo Pedreira (prefeito de Governador Mangabeira), Humberto Leite (ex-prefeito de S.A.Jesus), Elizeu (vice-prefeito de Amargosa), Rosalvinho Sales, ex-prefeito de Amargosa, Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré), Izaquinho (ex-prefeito de Nazaré, Nagib (Secretário de Assistência Social de Nazaré), Viviane Santana (vereadora em Amargosa) e Chico de Dega (vereador em S.A.Jesus). 

Também presentes,Fernando Henrique Chagas (diretor da emissora, ao lado dos repórteres Lélis Fernandes e Tino Alves, mediadores do evento,  e Edlson Oliveira), Joel da Contabilidade, Dra. Gilsonilda Correia, Alex de Cate, André de Zé de Noé, Jorge Ribeiro, Didmo, Nadinho Cabeleireiro, o empresário Dimpino e esposa, Koke Machado e seu filho e outras personalidades do município e região.Representando a imprensa local, Tvsaj.com.br e Gazeta do Recôncavo.   

Iniciado a rodada de questionamentos, coube ao entrevistado Zé Ronaldo, no primeiro bloco, efetuar sua apresentação aos ouvintes, falando sobre sua trajetória bem sucedida na vida pública. Em seguida o pré-candidato respondeu as perguntas formuladas por Lelis Fernandes e as que chegaram através de ligações telefônicas, oriundas de profissionais de imprensa de outros municípios. Todas elas enaltecendo esse novo intento de Zé Ronaldo, bem como as que inquiriram-no acerca de sua performance a frente do governo da Bahia, em se consumando sua candidatura e, naturalmente, vitória nas urnas, em outubro próximo. 

Resoluto, o postulante ao "palácio de Ondina" não procurou rodeios nem precisou utilizar-se de subterfúgios para responder aos questionamentos formulados, principalmente os que se referiam ao grande desafio a que se propõe, abraçando uma candidatura ao executivo estadual pela oposição, justamente no momento em que era tão propalada a definição de ACM Neto como representante do grupo oposicionista no embate de outubro próximo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O goleiro Caíque, do Vitória, foi o herói da equipe ao defender dois pênaltis, que garantiu a classificação diante do Internacional para as oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (19), no Barradão.  Após o jogo, o atleta fez um desabafo e relembrou um erro no jogo de ida, que culminou com triunfo do Colorado por 2 a 1. “Não é porque quero que as coisas acontecem. As falhas existem, as críticas, mas Deus me honrou hoje. Tenho certeza que muitos que criticaram hoje estão aqui para me abraçar. Erros acontecem no futebol. A gente tem que aprender como aguentar o erro. Se vai deixar nos abalar ou vai nos fazer crescer. Tem que absorver as críticas. Hoje tenho certeza que está todo mundo me aplaudindo”, afirmou o arqueiro. No tempo normal, o Leão venceu por 1 a 0, enquanto nas penalidades o placar foi de 4 a 3 para o Rubro-negro.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A patinadora Juliana de Jesus conquistou medalha na categoria slide do Amistoso Dia do Patinador, realizado no último domingo (15), em Salvador. Além da atleta, Gutemberg Nascimento e Lucas Oliveira (semifinalistas); João Victor e Isabela Couto, também representaram Santo Antônio de Jesus no evento.  
Apoiados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os patinadores do grupo Turma da Van, se destacaram competindo pelas categorias jump e slide. Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura Municipal apoia a participação dos atletas no evento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), foi escolhido o novo líder do bloco DEM / PRB, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB. “Para mim é uma grande honra poder representar esse bloco parlamentar na Assembleia Legislativa. Agradeço a confiança depositada em mim pelos 10 parlamentares amigos e posso afirmar que serei incansável na busca por um parlamento melhor, por um partido melhor, por uma Bahia melhor”Matéria, Ascom Deputado. Foto, tvsaj

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo Léo Dias, Compadre Washington pode parar atrás das grades por uma dívida de pensão alimentícia que possui com um de seus 10 filhos. O colunista afirma que o vocalista do É O Tchan está há 4 meses sem pagar pensão para o filho de 16 anos que teve com Caroline Oliveira Barreto. O valor total da dívida é de R$ 3.500. Compadre Washington e Caroline se conheceram em Salvador, e os dois ficaram juntos por 5 anos. Com o fim do relacionamento ela se mudou para São Paulo com o filho, onde reside até hoje. O processo movido pela ex envolve reajuste do valor da pensão, abandono efetivo e prisão cívil. Bafo por cima de bafo!. Fonte, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles, após tomar a decisão de se desfiliar do MDB, escolheu o PSC como novo abrigo político. A decisão se deu, conforme ele explica, por se tratar de uma legenda comprometida com seus ideais partidários,políticos, sempre em prol de uma Bahia melhor, de um Brasil melhor. “Por sua coerência, perfil e possibilidade sólida de crescimento, o que me possibilitará continuar trabalhando, cobrando de forma contundente, mas responsável por melhorias para nosso estado, em especial nos setores primordiais como educação, segurança, infraestrutura e saúde”, comemorou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), cobrou nesta terça-feira (3), ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas o retorno de cirurgias de fratura infantil no Hospital Martagão Gesteira. Durante sessão especial para prestação de contas de investimentos na saúde de Salvador realizada na comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa, Sanches pediu que a Sesab repensasse a decisão, levando em consideração que o tempo ideal para realização da intervenção é de até 72 horas após lesão, com consequências graves em caso de demora na realização, prazo que era devidamente cumprido pelo Martagão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Líder nacional no volume de projetos comercializados, a Bahia tem ventos constantes e unidirecionais, considerados os melhores para produção de energia eólica. Mas até que um parque eólico entre em funcionamento, o empreendedor precisa seguir uma série de etapas e uma delas é a regularização fundiária. Nesta quarta-feira (29/03), durante Agenda Positiva que aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi apresentado ao segmento eólico uma modelagem de regularização fundiária para terras públicas, rurais e devolutas que integram os corredores de vento no Estado da Bahia. 

O setor de energia teve a oportunidade de conhecer, discutir e apresentar contribuições para o manual que foi criado pela SDE, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA e pela Procuradoria Geral do Estado para dar celeridade ao processo. Além de empresário da área, a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, que tem acompanhado o processo de perto, também marcou presença na reunião para acompanhar os associados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador, a primeira capital do Brasil, completaou 469 anos, nesta quinta-feira, 29 de março, e por isso o deputado estadual Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia moção de congratulações aos seus habitantes. “Por toda sua história, pela sua essência, grandeza e beleza, podemos dizer: Parabéns Salvador pelos seus quase cinco séculos de fundação. Feliz é o povo que aqui nasce, feliz é aquele que aqui vive”, disse o parlamentar. Alan Sanches considera Salvador “exuberante em sua história, abundante na alegria de seu povo, sagrada pelos ritos e ritmos, profana em suas tradicionais festas populares. Assim é nossa cidade, com forte apelo turístico, sendo esse seguimento a maior das nossas riquezas. Salvador é admirada pela sua beleza arquitetônica e amada por turistas que nos visitam e ficam fascinados por sua beleza, tudo de forma natural”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando o samba de roda não era apresentado na cidade frequentemente, ela chegou amando as raízes, a cultura popular e a música ancestral. Vinte anos se passaram, ela retorna com reconhecimento no espetáculo Amadora, que será apresentado no Teatro Castro Alves, como parte das comemorações de aniversário de Salvador e para marcar as duas décadas de carreira de Mariene de Castro. 

“Sou amadora porque ao longo dessas duas décadas tudo o que fiz foi com amor e por amor. Nesse show, volto ao início e apresento coisas que não tinha cantado. Na verdade, conto minha história de vida através das músicas que permeiam essa trajetória”, diz a cantora.

O nome do show foi uma escolha da própria Mariene que,  inspirada numa entrevista de Clarice Lispector feita em 1977, se identificou com a liberdade que ser amadora possibililita. “Na entrevista, Clarice diz que nunca assumiu sua carreira de escritora, pois só escrevia quando queria”, diz, ressaltando que o fato de ter abraçado um gênero popular na sua versão mais ancestral lhe fez resistir, ser livre, sem perder a doçura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta terça-feira(27), o deputado estadual, Hildécio Meireles confirmou sua saída do MDB. Segundo ele, a mudança de partido tratou-se de uma decisão construída ao longo do tempo, após muita reflexão.
“E diante das circunstâncias atuais, ficou inviável a minha permanência na sigla. Porém, independentemente do meu novo partido, seguirei firme com todas as minhas bandeiras de mandato em prol de uma Bahia melhor”, garantiu.
A sua desfiliação será oficializada na próxima semana, por conta de pendências burocráticas, ocasião em que seu novo abrigo político será anunciado.Ascom Hildécio

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma tradicional brincadeira de Páscoa ganha uma roupagem moderna para continuar divertindo as famílias no Shopping Barra. O Shopping, em parceria com a Cacau Show, estará promovendo até o dia 29 de março, próxima quinta-feira, umgame de Caça aos Ovos, que contará com a ajuda das redes sociais para indicar “o caminho das pedras”. Os clientes poderão encontrar patinhas do Coelho da Páscoa pelo mall e acompanhar nas redes sociais do Barra dicas e charadas para encontrar os ovos escondidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Jogadores de futebol digital participam da etapa do Circuito Baiano, que está sendo realizado na praça de eventos do Shopping Piedade, no centro da cidade. As partidas começaram na segunda-feira, 19, e vão até este sábado, 24, reunindo as principais ligas da Bahia. O campeonato está dividido em duas modalidades, uma para franquia PES 2018 (Pro Evolution Soccer), e outro para FIFA 2018.

O campeão de cada modalidade vai disputar a Copa do Nordeste de Futebol Digital, em Fortaleza, com vaga e passagem garantidas pela organização. O evento está programado para contar com a participação das pessoas, visando aproximar o futebol eletrônico do público.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), após inúmeras denúncias  de que a população de Ilhéus,, cidade central que atende a grande parte da região Sul,   “vive num verdadeiro sistema improvisado de guerra” na saúde pública, conclama ao Governo do Estado que não ignore a situação e tome as medidas cabíveis, de forma que o atendimento seja normalizado o quanto antes.  

“Afinal, o que temos visto é desumano e não pode continuar. Em Ilheús, com o fechamento do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF) para reforma mesmo sob protestos, o Hospital São José, que também é maternidade, único que atende pelo SUS na  cidade, não supre a demanda e o que se vê são pacientes ao chão nos corredores ou em salas úmidas, sem tratamento adequado, que engloba desde gestantes à mulheres que acabaram de parir com seus bebês recém-nascidos, bem como idosos e crianças em cadeiras ou em macas sem nenhuma segurança ou critério. É triste muito triste a atual realidade”, lamentou o parlamentar que é médico por formação, ressaltando ainda funcionários sobrecarregados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher recebeu nesta quinta-feira (15) a visita de representantes da Federação Geral do Trabalho e da Central Geral dos Serviços Públicos da Bélgica. Em visita a Salvador devido ao Fórum Social Mundial, que acontece entre os dias 13 e 17/03, estiveram na unidade o secretário regional da Federação Geral do Trabalho da Bélgica (FGTB), Jean François Rampuet, o presidente da Central Geral da FGTB, Geoffrey Goblet, e a internacionalista Alice Minette, representante da Central dos Serviços Públicos da Bélgica.

Na oportunidade, os representantes puderam conhecer a estrutura física, parque tecnológico, corpo médico e multidisciplinar da Unidade. A escolha da visita ao hospital se deu devido ao desejo dos representantes conhecerem e entenderem o funcionamento de uma unidade de saúde pública no Brasil e no estado.

“Nós estamos muito agradecidos por ter essa oportunidade de visita. Realmente esse projeto do Hospital da Mulher é uma coisa impressionante no que diz respeito ao profissionalismo e dedicação às pessoas mais pobres”, afirmou Alice Minette. “Nossos hospitais na Bélgica realmente precisavam de tamanho exemplo como este projeto”, declarou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Metrô de Salvador, por si só, é um equipamento que transformou e dinamizou a mobilidade urbana na capital baiana. No entanto, o modal vem acompanhado de importantes intervenções, principalmente, nas marginais, como é o caso da passarela da Estação Imbuí, que foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa.   

Assim como as outras cinco estruturas similares que já estão sendo usufruídas pela população que circula pela Linha 2 do Metrô de Salvador, a passarela da Estação Imbuí é dotada de acessibilidade - com rampas, guarda-corpos e rota podo-tátil -, possui uma extensão total de 580 metros e tem uma escada rolante inteligente. A intervenção contou com recursos da ordem de R$22,8 milhões. 

“Estamos entregando mais uma passarela completa, com elevador, escada rolante, permitindo a acessibilidade nessa estação, que tem um movimento razoável,  inclusive no sentido Narandiba, de onde muita gente vem caminhando pra pegar o metrô, e agora passará a ter um aumento maior de fluxo a partir da criação das condições de acessibilidade”, afirmou Rui Costa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente do PDT baiano, o deputado federal Félix Mendonça Jr. elogiou a postura do governador Rui Costa, em entrevista publicada nesta quarta-feira (14) pelo site UOL. Na entrevista, o governador baiano disse que o PT (seu partido) deve deixar a “marra”, sugerindo que esqueça o discurso do impeachment e cogite apoiar um nome de outra sigla, caso o ex-presidente Lula seja impedido de concorrer às eleições.

“São declarações firmes, que refletem a realidade política no momento. Rui é hoje uma forte liderança e referência de boa administração no país. Sua posição, esperamos, será avaliada e levada à discussão pela cúpula do PT”, disse. O PDT faz parte da base do governo Rui Costa.

Caso o PT decida apoiar um candidato, no impedimento de Lula, Félix acredita que Ciro Gomes seja o nome mais viável. “O Ciro já foi ministro de Lula, o Mangabeira Unger (chefe da equipe de governo de Ciro) já foi ministro de Lula. Ou seja, já existe toda uma ligação e afinidade nos projetos e pensamento político dos dois partidos. Acredito que Ciro será uma opção para boa parte dos eleitores que pretendem votar em Lula”, afirmou.

Ascom/Deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA).

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Eu não sou racista. Minha mulher é negra”. A afirmação é do vendedor José Raimundo Pitta Júnior, 23 anos, que admitiu ter ameaçado de morte e ter cometido crime de injúria racial contra a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má. Após ser identificado pela polícia, ele foi até a 1ª Delegacia (Barris), em Salvador, acompanhado do advogado e da mãe, na tarde desta quarta-feira (14). 

O jovem assumiu que atacou a jornalista e chegou a dizer que cometeu os crimes por causa da morte da ex-mulher, ocorrida há sete meses. De acordo com José Raimundo, ela morreu de hemorragia durante o parto e, por causa disso, ele estaria passando por problemas psicológicos.

“Eu não tinha a intenção de chamar Tia Má de macaca e eu descontei a raiva nela [Maíra]. Não sou racista. Foi uma raiva que eu estava passando por causa da morte da minha ex-mulher”, alegou. 
Em sua defesa, José afirmou ainda que as ameaças foram “da boca pra fora” e que jamais teria coragem de fazer alguma contra Maíra. Ele falou que já a seguia nas redes sociais e, além disso, a acompanhava na televisão. “Eu estou arrependido e queria muito pedir desculpas a ela, pessoalmente. Somos todos iguais. Eu sou negro e minha mulher também”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um caso inusitado aconteceu nesta terça-feira, 13, na Ladeira do Tabuão, no centro de Salvador. Um homem encontrou na rua um veículo com a mesma placa do seu carro e denunciou a clonagem à Guarda Municipal. Dois suspeitos foram presos.Os agentes se aproximaram para realizar a verificação da denuncia quando Roberto Carlos Silva de Santana e Joceval Nunes dos Santos, tentaram fugir no veículo com a placa clonada.

Segundo a Guarda Civil Municipal, durante a fuga, os suspeitos seguiram em direção ao bairro da Calçada, onde invadiram a contramão, perderam o controle do veículo e se chocaram com a calçada.Ambos foram detidos pela Guarda Civil e apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde foram autuados em flagrante. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PDT conta com mais três nomes na corrida às eleições deste ano. O deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente do partido na Bahia, assinou a ficha de filiação do pastor Pedro Amorim, do coronel PM, Alfredo Castro, e do empresário do setor de transportes Raimundinho da JR. Amorim e Castro serão candidatos a deputado federal e Raimundinho a deputado estadual.

 “O PDT está construindo uma relação de nomes na esperança de eleger o maior número de candidatos, num pleito em que o coeficiente eleitoral deverá ficar abaixo do registrado em 2014”, disse Félix.

Segundo o deputado, com seu histórico, o PDT é um partido referência e uma opção para candidatos alinhados com o seu programa. “Estamos em contato com pessoas que tenham representação na sociedade, ampliando assim o leque de opções para o eleitor e estimulando o caráter democrático das eleições”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Admiradores do boxe, entusiastas do cinema nacional e profissionais da imprensa acompanharam, na noite de segunda-feira (12), na UCI Oriente do Shopping da Bahia, em Salvador, a pré-estreia do documentário 'A Luta do Século', que conta a história de uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro envolvendo o boxeador baiano Reginaldo Holyfield e do pernambucano Luciano Todo Duro. 

A produção, que irá estrear em todo o País a partir desta quinta (15), recebeu R$ 547 mil de incentivo do Governo do Estado, por meio do Edital Setorial de Audiovisual oriundo do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Para o diretor do longa-metragem, Sérgio Machado, o edital estimula a produção audiovisual "Esse apoio que recebemos do Governo do Estado foi de fundamental importância. Sem ele, teríamos tido dificuldades para terminar o documentário. Esse edital foi fundamental para que pudéssemos contar a história desses dois gigantes do esporte brasileiro, e é muito importante que ele continue de forma constante, dando suporte a novas produções, porque uma terra que não produz cinema, que não produz memória, é como uma casa sem espelhos, onde as pessoas não podem se ver e se reconhecer". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O temporal que atinge Salvador na manhã desta terça-feira (13) provocou um desabamento de um prédio de três andares, no Alto de São João, em Pituaçu. De acordo com a TV Bahia, o ocorrido aconteceu por volta das 6h. Quatro pessoas estão soterradas: dois adultos e duas crianças. Ao Bahia Notícias, a Codesal não confirmou a informação. Imagem reprodução, TvBahia. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias causaram enchentes no interior do estado, prejudicando moradores do município de Novo Horizonte, região mais afetada pelo temporal. Diante dos estragos causados após o rompimento da barragem do Rio dos Remédios, o deputado estadual Alex Lima (Sem Partido) pediu ajuda aos governos Estadual e Federal para amenizar o sofrimento dos moradores do local. “As ruas estão alagadas, o comércio interditado e muitas pessoas desabrigadas. Os ônibus do transporte escolar estão com dificuldade para chegar a algumas localidades, sobretudo aquelas com acesso por estradas de barro. Por isso, peço ajuda aos governos Estadual e Federal para tentarmos reerguer a cidade e devolver a rotina dos moradores”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) identificaram um esquema de cartel no processo de fabricação de placas no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). De acordo com o MPF, em documento divulgado na sexta-feira (9), o esquema aconteceu entre 2003 e 2010.

Em parecer encaminhado ao Cade, o procurador regional da República Márcio Barra Lima, explicou que as investigações apontaram que, ao chegar no Detran, o consumidor era encaminhado para um contêiner da associação, instalado e autorizado pelo órgão. Depois, o motorista era orientado a ir a uma das empresas associadas, obedecendo uma lógica de rodízio instituída pelas próprias empresas.

Ainda segundo o procurador, testemunhas afirmaram que não era possível comprar placas de identificação em outros fornecedores sem intermédio. O parecer aponta ainda que o preço das placas era tabelado pelas empresas, com o aval do Detran, e o lucro era dividido pela Associação dos Fabricantes e Revendedores de Placas, Letreiros e Afins do Estado da Bahia (APL) entre os associados em partes iguais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“A violência doméstica é democrática. A violência pode acontecer no lar de qualquer um. A violência não escolhe classe social, não escolhe cor”, afirmou a juíza Ana Cláudia Souza, da 2ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, durante um encontro realizado com 25 vítimas de violência doméstica. O evento aconteceu nesta sexta-feira (9), no auditório da Faculdade Ruy Barbosa, na Avenida Paralela. “Temos acusados que são pedreiros, pescadores, e temos acusados que são advogados, policiais”, completou. Prova disso foi o que aconteceu com uma advogada, que prefere não se identificar. Em dezembro de 2017, ela foi agredida pelo ex-namorado – um policial militar. “No meu caso, ele agiu de forma premeditada. Ele entrou no meu apartamento, ele esperou um tempo porque há muitas câmeras no prédio, para entrar no meu apartamento. Ainda no elevador, ele me fez carinho. Mas quando entrei no apartamento, recebi o primeiro tapa, fui jogada no chão, fui pisada, recebi murros.

Ele só parou quando ele pegou a arma e eu fiz xixi de medo. Ele só parou nessa hora. Eu consegui ligar para a portaria para pedir a segurança e acionar a viatura. Foi feita uma ronda pelo bairro. Só que ele é PM. Ele disse que ia me bater de mão aberta, ia bater em alguns lugares porque sabia que não ia ficar marca. Eu não queria acreditar naquilo”, declarou a jovem. Ela diz que recebeu diversos sinais de que o companheiro era um agressor. “A gente que sofre violência sempre recebe um sinal. O primeiro sinal é um aperto no braço, um puxão mais forte no cabelo, você percebe a voz da pessoa fica mais alterada em uma briga. Você percebe o olhar da pessoa mais enfurecido. É como se fosse etapas. Sai de uma agressão leve, como foi o meu caso, para uma agressão mais grave”, conta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A interrupção constante no fornecimento de água em Madre de Deus, município localizado a 63 km de Salvador, está causando diversos transtornos à população que veem realizando manifestações nas ruas e nas redes sociais com o intuito de chamar atenção das autoridades sobre o problema que, segundo a porta-voz do movimento “Contra falta de Água”, Tamires Barreto, se arrasta há anos. 

Com o intermédio do deputado Angelo Almeida (PSB) foi realizada, na tarde desta segunda-feira (05), na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma audiência com o diretor Carlos Ramires, responsável pelas operações da Região Metropolitana, em que foi solicitada informações sobre o prazo de retorno das obras de implantação de novas canalizações, instalação de adutora, além do cronograma de abastecimento contendo porcentagem e vazão de água por localidade. 

De acordo com Tamires Barreto, a cidade evoluiu e a Embasa não acompanhou este crescimento. “Há muitos anos sofremos com a falta de água e o problema só está se agravando. Tem bairros que chegam a ficar até quinze dias sem água e outros fica oscilando: a água chega e vai embora”, afirmou. Ela explica que a população está mobilizada e que foi criado um grupo no WhatsApp com mais de 200 pessoas com o objetivo de fortalecer o movimento “Contra falta de Água” no município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) lotado, o Partido Social Democrático (PSD) realizou o Primeiro Encontro do PSD 2018 em Salvador, com a participação do governador Rui Costa, dos principais dirigentes e políticos do partido, de moradores de diversos bairros e lideranças políticas e sociais de todo o estado. Durante o evento, foram debatidos os rumos da legenda sob a liderança do senador Otto Alencar, o fortalecimento do PSD na capital, filiações partidárias para 2018, além do incentivo a participação da mulher na política. Foram realizadas, inclusive, homenagens às mulheres que lideram o partido, como a deputada estadual Ivana Bastos e a suplente de vereadora, Débora Santana. Em seu pronunciamento, o governador Rui Costa recordou que foi o presidente municipal do partido, vereador Edvaldo Brito, como prefeito interino, quem assinou o convênio intermunicipal que transferiu o metrô do município para o Estado. “Se o povo da Bahia hoje anda de metrô, tem que agradecer ao senhor por assinar este documento, que foi o primeiro passo”, declarou. Já o senador Otto Alencar destacou que crescimento do partido no Estado: “O PSD cresce por ter nomes que acreditam na força do trabalho como forma de beneficiar a todos os baianos”, afirmou o presidente estadual do partido. Por sua vez, Edvaldo Brito, citou a renovação do partido com Antonio Brito e Otto Filho. “Vejo esses dois jovens que, juntamente com o governador Rui Costa, serão o futuro da política na Bahia”, disse. Compareceram ao evento o deputado federal mais votado do partido na capital, Antonio Brito, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e diversos deputados estaduais, prefeitos e vereadores.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares (MDB) participou no último final de semana da entrega de uma nova creche em Pindobaçu, localizada na microrregião de Senhor do Bonfim. O parlamentar prestigiou o ato ao lado do prefeito Hélio Palmeira, do vice Manoel Osvaldo, do deputado federal Elmar Nascimento, do prefeito de Antônio Gonçalves, Roberto Carlos, da ex-prefeita de Antônio Gonçalves, Irene, além de vereadores e lideranças da região.  

Tavares comemorou a entrega, destacou a importância do novo equipamento para as famílias pindobaçuenses e o trabalho realizado pela Prefeitura. "Muito feliz em participar deste momento. Essa grande obra é fruto da administração e competência de Dr. Hélio e toda a equipe. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade.Parabéns a todos os envolvidos!", exaltou o deputado. 

A creche Carinho Vovó Neném entregue às famílias de Pindobaçu conta com uma área total de 2.800 M² sendo, 1.323M² de construção, e tem capacidade para atender a 224 crianças em instalações modernas, adequada para os pequeninos (altura dos móveis, sanitários refeitório etc.). Conta ainda com um confortável com anfiteatro, parque infantil, playground, setor de administração e auditório.Ascom Pedro Tavares

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade de Paulo Afonso, Norte do Estado, que abriga o segundo maior Complexo Hidroelétrico do país em capacidade instalada - produção de 4.279,6 megawatts -, poderá ser declarada "Capital da Energia do Estado da Bahia". É o que dispõe o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na quarta-feira (28), de autoria do presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD).

O parlamentar confessa ser um antigo admirador da Cachoeira de Paulo Afonso, um divisor de águas que desde a sua criação, na década de 50, vem gerando desenvolvimento social, econômico e industrial para diversas cidades do entorno da barragem.

"O título é uma justa homenagem à hospitalidade de seu povo e que busca reforçar o potencial turístico do município. Cabe agora à administração pública trabalhar na captação de eventos que impulsionem o mercado de trabalho e o turismo locais. Isso aquece a geração de emprego e renda para sua gente e promove o desenvolvimento da região", salientou o chefe da Alba.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diante da polêmica envolvendo desvio de recursos na demolição e construção da Arena Fonte Nova, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Hildécio Meireles (MDB), não apenas elencou que o valor total do contrato firmado em Parceria Público-Privada (PPP) excede os R$ 680 milhões divulgados, como apontou diversas irregularidades que geraram grandes prejuízos ao erário público, o que, segundo ele, precisa ser esclarecido. 

Conforme explicou Meireles, a concepção do contrato em PPP, mesmo sendo apontando pelas consultorias de que não era a modalidade mais adequada para o Governo do Estado, e sim administração direta, que nesse caso,  seria muito mais econômica e rentável, foi o  primeiro grande equívoco. “ Para se ter uma ideia do tamanho do problema, se o Estado resolvesse quitar as obrigações assumidas com o consórcio até dezembro desse ano, teria desembolsado R$ 2,1  bilhão e não apenas R$ 680 milhões, como alardeado pelos deputados da base”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em razão do incêndio que causou anteontem a destruição de 3 mil hectares de plantação e a morte de 10 animais em propriedades rurais de Terra Nova, no Recôncavo, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel acusou hoje (01.03) de negligência a concessionária ViaBahia, responsável pela manutenção da BR-324. “Recebi a informação de prefeitos e de produtores rurais da região de que há falha na manutenção das faixas de domínio da rodovia. Os aceiros – que são terras livres de qualquer vegetação na beira da estrada – não estão sendo capinados. O incêndio que aconteceu no km 559 foi por causa disso”, criticou Coronel. 

Além do prejuízo financeiro com a destruição das lavouras e morte dos animais, a falta de uma boa manutenção, de acordo com Coronel, pode ocasionar graves acidentes por causa da fumaça. “Com este Verão inclemente na Bahia, a vegetação seca é um verdadeiro palheiro. E a fumaça densa na pista é causa certa de acidentes”, diz o chefe do Legislativo baiano, reclamando que a ViaBahia cumpra as suas obrigações contratuais.

E o risco de uma tragédia, segundo Angelo Coronel, não é impossível. Em arquivos de jornais são relatados vários acidentes por causa de incêndios naquela rodovia. Em um deles, mãe e filha - Márcia Maria e Priscila Gonçalves Rocha - se feriram em acidente num trecho da BR-324. Com a grande quantidade de fumaça, houve um engavetamento de seis carros, sendo que dois deles foram jogados às margens da pista, no meio do fogo, e explodiram. As duas mulheres estavam em um dos veículos, que ficou destruído.

“Sem a manutenção adequada por parte da ViaBahia, sem a capinação dos aceiros, outros acidentes poderão ocorrer, com incêndios de grandes proporções. Com o mato seco e o vento, as chamas se espalham rápido e fica muito difícil que o Corpo Bombeiros possa controlar o fogo”, alerta Coronel. Foto: Vaner Casaes. ASCOM ALBA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, tenente-coronel Henrique Melo será homenageado com a Comenda Dois de Julho, a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, em Sessão Especial que será realizada nesta sexta-feira (02), às 09h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A Comenda, proposta pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), é entregue a pessoas que tem papel de destaque no cenário político e administrativo da Bahia e do Brasil. 

Com 30 anos de serviço na corporação, coronel Henrique Melo foi comandante da 39º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na Boca do Rio, em Salvador, e também comandou o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), unidade responsável pela segurança nas Copas das Confederações e do Mundo, além de ser o representante da Polícia Militar da Bahia no comitê gestor FIFA Copa 2014. 

O oficial também é bacharel em Administração e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, ambos pela Universidade Federal da Bahia, e tem diversos outros cursos de especialização. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O aumento no número de acidentes registrados na BA 504, no trecho entre os municípios de Irará e Feira de Santana, tem precupado o deputado estadual Angelo Almeida (PSB). Ele apresentou Projeto de Indicação ao governo do Estado para que a Polícia Rodoviária Estadual itensifique a fiscalizção na rodovia.

De acordo com o deputado tem sido frequente o número de colisões entre veículos e animais, inclusive com registro de óbitos. “Este trecho tem se mostrado perigoso, já teve colisão com ambulância e acidente de moto com a morte do condutor”, afirmou.

Ele também citou que dezenas de estudantes universitários fazem diariamente este percurso e que, portanto, é necessário reforçar a segurança dos motoristas que trafegam na via.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um áudio que circula pelo Whatsapp, supostamente divulgado por policiais da Operação Gêmeos envolvidos na morte de três jovens, na Estrada do Derba, na terça-feira, 27, revoltou os familiares das vítimas. Na mensagem, os supostos PMs debocham do fato de os rapazes terem sido mortos pela guarnição.

“A situação foi o seguinte. Foi mais ou menos assim: ‘três ladrão (sic) foram assaltar, mas não contavam com a Gêmeos por lá. A Gêmeos pegou: pá, pá, pá, pá! Nenhum ladrão voltou de lá’”, cantam no áudio de 20 segundos.O trecho termina com gargalhadas e é possível ouvir o som de um aparelho de comunicação utilizado em viaturas. “O que os policiais fizeram é desumano. Ainda que os meninos estivessem fazendo algo errado, do lado de cá existe uma família honesta e trabalhadora”, desabafou a mãe de Marcos Rodrigo dos Santos Campos, 24 anos, um dos jovens.

Marcos, Fabrício Nauã Fiuza de Jesus, 17, e Herbert Brito Conceição dos Santos, 24, morreram após serem baleados durante a incursão de uma guarnição da Operação Gêmeos. Parentes dos jovens, que terão suas identidades preservadas, afirmam que o áudio e fotografias dos corpos em macas de um hospital foram divulgados em grupos do WhatsApp. Uma fotografia na qual aparece a identificação da viatura (5.0104) foi divulgada no aplicativo. A imagem foi a mesma divulgada pela SSP-BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso da apreensão do veículo do cantor Igor Kannário acaba de ganhar um novo capítulo. Após ter tido o carro apreendido na tarde de domingo (25) (veja aqui) e ter um vídeo divulgado com o momento da abordagem da Transalvador e da Polícia Militar em que parte para o embate com os agentes, alegando que isso irá acabar quando se tornar deputado federal (relembre aqui), fontes do Bahia Notícias informaram que ele sempre dirigiu sem ter a Carteira Nacional de Habilitação. Ao consultar os dados do artista no site do Detran, ele aparece com Exame Auto 4 rodas, Exame Teórico, Exame Psicológico e Exame Clínico/Oftalmológico pendentes. Ou seja, Kannário teria apenas comprado o laudo. Contudo, no momento da apreensão, a Secretaria de Segurança Pública informou inicialmente, em nota, que "recolheram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do vereador Anderson Machado de Jesus, o 'Kannário'.

O veículo do parlamentar, que estava com licenciamento atrasado, também foi apreendido". Já a assessoria do vereador afirmou, em sua defesa, que ele que não tem a CNH e que, por não ser habilitado, não dirigia o próprio veículo no momento da blitz. "Diferente do que foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), um amigo dele dirigia o carro. O cantor não fez o teste porque estava no carona do veículo. Já o condutor, um amigo do vereador, fez o procedimento normalmente", informou. Ainda por meio de representantes, o cantor afirmou que deu entrada no processo de retirada da habilitação no mês de janeiro e que só tentou "evitar" a blitz em função do atraso no licenciamento do veículo. Veja imagem da consuta no Detran: Bahia Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (Podemos) usou as redes sociais para comentar sobre a ação da Polícia Federal (PF) contra o secretário de desenvolvimento econômico, Jaques Wagner (PT) e classificou a ação como mais uma espetacularização, liderada pelo Judiciário, em parceria com a imprensa. “Em 2017, Wagner foi testemunhar na Lava Jato e em nenhum momento solicitaram-lhe qualquer tipo de documento. No entanto, espontaneamente, ele reuniu todos os documentos citados e enviou à sede da PF, para que fosse ceifada qualquer tipo de especulação com o seu nome. É, no mínimo, estranho que esta ação ocorra, justamente, apósele Wagner estar liderando as pesquisas como possível presidenciável do PT”, disse o deputado, lamentando o apoio da imprensa em perseguições judiciais. “É lamentável que tudo tenha ocorrido com o apoio da emissora de TV, pertencente à família do prefeito ACM Neto (DEM), que já estava no local, antes mesmo da chegada dos policiais. Tudo isso, evidencia que a ação foi apenas política e espetaculosa”, completou. “Me solidarizo com o secretário e família e desejo serenidade para superar mais um triste episódio do nosso Judiciário. Para nós, resta a torcida para que chegue o dia em não precisaremos utilizar investigações importantes como meios demanobras políticas. A Bahia não precisa disso e os baianos não aceitam perseguições”, disse.
Assessora de Comunicação

Daniela Pereira 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Da Graça ao Corredor da Vitória, os integrantes do programa Correio de Futuro, alguns assinantes do jornal CORREIO e convidados poderão participar, neste sábado (24), às 15h, de um passeio a prédios representativos da arquitetura da capital.

O Rolê Prédios de Salvador, conduzido pelo arquiteto Diego Viana, é uma ação conjunta ao lançamento, no domingo (25), do especial produzido, durante uma imersão de três meses, por estudantes de Jornalismo que participaram da 12ª Turma do programa.

O percurso começa no Edifício Dourado, na Graça, um dos símbolos do estilo art déco na cidade e segue por 20 edifícios até o Corredor da Vitória. Ao todo, a visita tem duração aproximada de uma hora e meia – tempo em que serão percorridos 3 km. 

A escolha do roteiro ocorre a partir de uma curadoria do perfil Prédios de Salvador, criado por Diego Viana no Instagram para contar um pouco da história desses imóveis. “Lembrar desses edifícios é respeitar a produção arquitetônica de um período e talvez ajudar novas gerações a enxergar os pontos positivos e negativos dessas edificações para as construções do futuro”, opina o arquiteto.

Esta é a primeira vez que o especial lançado pelos estudantes será antecedido por um evento a leitores e convidados do jornal. Para a editora chefe Linda Bezerra, uma das orientadoras do projeto, esse é um “elemento a mais no aprendizado dos estudantes”. 

“O tema que eles escolheram, esse ano, para o produto final, um especial para o digital e um caderno impresso, tem relação direta com o conteúdo do Rolê Prédios Salvador. Assim, os estudantes passam pela prática da reportagem e enriquecem a pesquisa do tema”, afirma Linda.
O passeio é organizado pelo Urban Recycle Architecture Studio (URBAN) escritório de arquitetura e design dos arquitetos Diego Viana e Saul Kaminsky. 

A URBAN foi fundada em 2010 e desenvolve projetos de diversas escalas que partem desde pequenas edificações residenciais até grandes edificações públicas, projetos urbanos e concursos internacionais. Em 2011 o escritório recebeu o prêmio projeto destaque na 9ª bienal de arquitetura de São Paulo e, recentemente, participou da 15º Bienal de Arquitetura de Veneza no pavilhão TIme Space Existence da GAA (global Arts Affair) Foundation.

O programa
O produto foi idealizado e produzido pelos alunos da 12ª turma do Correio de Futuro, após palestras, visitações e imersões no cotidiano da redação do jornal CORREIO. Orientados pelas professoras e jornalistas Bárbara Souza e Maria Isis, por Linda Bezerra e editores, os alunos precisaram cronometrar o tempo para cumprir o desafio de levar às bancas um material inovador e com a cara de Salvador.

A idealização de um produto faz parte do programa desde o princípio, em 2012. E, para Maria Isis, a edição da turma traz um diferencial. “Salvador é uma cidade simbólica, flutuante. Eu acho que nosso desafio foi buscar uma solidez para Salvador em histórias de baianidade e inventividade sobre coisas que são, literalmente, concretas”, diz.

Até chegar ao resultado final, no entanto, foram “dias de luta”, resume Rafaela Pereira, 21 anos, uma das participantes do Correio de Futuro, encerrado no dia 6 de fevereiro. “Foram muitas discussões e reuniões. Apesar do quebra-cabeça, toda a concepção foi muito prazerosa. Além do acompanhamento que tivemos durante o processo”, conta. A produção resultou em cinco reportagens para o impresso e 11 matérias extras que serão lançadas na página online do especial. 

O trabalho, na opinião de Marcelo Gentil, gerente de Comunicação da Odebrecht S.A., patrocinadora do Correio de Futuro, forma profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. “O projeto Correio de Futuro une a experiência acumulada com os estudantes ao longo de mais de uma década de realização com o momento vibrante de um grupo de comunicação que vem se renovando ao longo dos últimos anos, acompanhando tendências que se mostram irreversíveis na produção e no consumo de informação jornalística de qualidade”, define.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma ação para ampliar o combate à febre amarela vai acontecer no próximo sábado, 20, na capital baiana. O chamado 'Dia D de vacinação' vai contar com 57 pontos como a Estação da Lapa e a Rodoviária (veja aqui a lista completa) ofertando a imunização de forma gratuita, das 8 às 17h. A campanha segue até o dia 9 de março.

Este ano, 78 mil pessoas foram imunizadas na capital, totalizando uma cobertura de 55%. Estima-se que pouco mais de 1,2 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador.

A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e menores de 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais continuarão a tomar a dose padrão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a briga generalizada no clássico Ba-Vi do último domingo (18), atletas do Vitória prestaram queixa em uma unidade policial contra o volante Edson, o goleiro Anderson e o zagueiro Rodrigo Becão, todos do Bahia. O zagueiro Kanu e o lateral-esquerdo Bryan registraram que teriam sido agredidos pelos adversários.

Do trio, somente Edson e Becão foram expulsos no jogo. No lado tricolor, o meia Vinícius também registrou queixa contra atletas rubro-negros. O meia do Esquadrão acusou Fernando Miguel, Kanu, Yago e Denilson por agressão, além de Neilton, por ameaça.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) e sua mãe, Marluce Vieira Lima, voltaram a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que não seja acolhido o pedido Procuradoria-Geral da República (PGR), que versa sobre o pedido de prisão da genitora e acolhimento noturno do parlamentar.

Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, a dupla foi denunciada por envolvimento no caso do bunker de R$ 51 milhões encontrado em um apartamento na Graça, em Salvador. Na acusação da titular da PGR Raquel Dodge, em que ela pede as medidas cautelares contra os Vieira Lima, ela requereu novamente que a ação seja cumprida. A petição é datada da última quinta-feira (15).

Raquel solicitou que Lúcio Vieira Lima seja colocado em recolhimento domiciliar, com fiança de 400 salários mínimos e ressaltou: “A propósito, só em patrimônio, ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2014, o equivalente a R$ 7.720.882,46 (sete milhões, setecentos e vinte mil, oitocentos e oitenta e dois reais e quarenta e seis centavos)”.

Já para Dona Marluce, a chefe do Ministério Público Federal pediu prisão domiciliar, fiança – também de 400 mínimos – e proibição "de manter contato, receber em casa ou usar para fins pessoais secretários parlamentares do filho deputado, notadamente Milene Pena e Roberto Suzarte".Metro1


Enquete


PodCast