Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Logística para alavancar investimentos. A desconcentração regional das atividades econômicas, apoiada numa estrutura consolidada de vias logísticas de transporte de carga e escoamento da produção, foi o compromisso reafirmado pelo pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, no encontro com os líderes dos setores produtivos do estado, na manhã desta terça (7), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. “Mantivemos os investimentos do Estado e criamos condições para atrair novas empresas para o estado, mesmo diante da grave crise econômica que o País enfrenta. Acredito que o Brasil vai reencontrar o caminho do crescimento e faremos ainda mais pela Bahia e pelos baianos”, garantiu Rui.  

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) puderam interagir com o candidato, debatendo propostas e diretrizes para a economia baiana nos próximos quatro anos. Prioridades como avançar na execução de projetos estruturantes, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), obras geradoras de avanço significativo no desenvolvimento da Bahia, consolidando a infraestrutura capaz de acelerar o crescimento e a oportunidade de emprego no interior do estado. Rui Costa garantiu o apoio necessário ao encaminhamento das soluções de entraves burocráticos, para acelerar as obras e contribuir na interlocução com os municípios. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após oficializar sua pré-candidatura como Deputado Estadual nas eleições deste ano, durante a Convenção do DEM, que ocorreu em Salvador, na noite de sexta-feira (3/8), o Deputado Alan Sanches (DEM) reuniu, neste sábado (4/8), em Santo Antônio de Jesus, lideranças políticas e sociais, aliados, amigos e apoiadores para uma feijoada, onde confirmou sua pré-candidatura a Deputado Estadual para as eleições deste ano. O Democratas também oficializou a pré-candidatura de João Roma a Deputado Federal. Ele estará na próxima semana em Santo Antônio de Jesus ao lado de Alan Sanches.

Segundo Alan Sanches, ele abriu as portas da casa dele em Santo Antônio de Jesus para os amigos, já que muitos não puderam participar ontem (sexta) na Convenção do DEM, em Salvador, no lançamento da Chapa majoritária, e a pré-candidatura dele a Deputado Estadual. “É uma forma de estar confraternizando com os amigos, de nos aproximar um pouco mais, principalmente pelo corre-corre da pré-campanha. A gente fica com pouco tempo para os amigos, então tirei o sábado para reunir os que a gente só vê no dia a dia, no meio da rua, no comércio, e bater um papo”, salientou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com dois mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches confirmou na noite de sexta-feira  (3/8), durante a Convenção Estadual do Democratas, no Hotel Fiesta, em Salvador, que vai participar das eleições de outubro, como candidato a reeleição.

Líder do bloco DEM/PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB, Sanches, que é médico, foi eleito  presidente e vice da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, além de ter integrado não apenas o colegiado de Saúde, como o de Constituição e Justiça. No decorrer dos seus mandatos, sempre se desempenhou em ações e trabalhos em busca de uma saúde pública de melhor qualidade para a Bahia.

Em oito anos, Alan Sanches consolidou o seu perfil de trabalho no Legislativo baiano, participando das discussões mais importantes da Assembleia. Além disso, seus mandatos são marcados pela forte presença nas cidades do interior do estado.

Na capital, são diversas visitas nas comunidades dos bairros periféricos como Mussurunga, Cassange, Conjunto Habitacional, São Cristóvão, entre outros, com apoio e intervenções em diversas áreas como infraestrutura, esporte e, principalmente, saúde.Ba Cidades. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por AUGUSTO VASCONCELOS

A luta por mais contratações é uma pauta constante no Sindicato dos Bancários. Desde os anos 90 batalhamos pela aprovação de leis que obrigassem os bancos a aumentarem o número de funcionários para dar conta ao atendimento à população. Foi assim que conseguimeos aprovar a Lei Municipal 5.978/2001, de autoria do então vereador e atual deputado federal Daniel Almeida (PcdoB) que estabelece o limite de espera de 15 minutos em dias normais de filas dos caixas dos bancos de Salvador. A partir daí, conquistamos a aprovação de leis semelhantes em dezenas de municípios da Bahia. 

Entretanto, apsar de terem  lucrado 65 bilhões de reais ano passado, os bancos reduziram 41 mil postos de trabalho nos últimos 18 meses. Centenas de agências foram fechadas, visando reduzir custos peracionais e o que se vê éum verdadeiro  caos nas agências que continuam abertas. Vale ressaltar que somente as tarifas bancárias quitam toda folha ssalarial dos bancos e ainda sobra. Sem falar no que arrecadam com os maiores juros do planeta. 

Em doze meses, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do paris aumentaram 5, 5%, confore dados do Banco Central. Ou seja, quaseo dobro  da infalção entre junho 2017 e junho 2018. ALgumas tarifas avulsas de serviços, bastante requisitadas pelos correntistas, dram saltos ainda maiores. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prisão de um homem acusado de sequestrar e estuprar três mulheres na Universidade Federal da Bahia (Ufba) (veja aqui) não representou maior segurança para alunas da instituição. Segundo universitárias, casos de assédio e abordagens violentas são constantes dentro dos campi. 

Os casos mais recentes, denunciados por estudantes em redes sociais, ocorreram no Instituto de Letras (Ilufba). “Eles entram no banheiro feminino e se escondem esperando alguma aluna entrar. Quando uma aluna entra, eles atacam. Puxam braço e colocam contra a parede, mas elas gritaram muito e conseguiram fugir. Isso vem acontecendo desde junho”, relatou a estudante de Letras, Ingrid Halla, de 21 anos, que é colega das vítimas. Situação semelhante aconteceu com ela no segundo semestre de 2014. Ao sair do mesmo banheiro, um homem a agarrou e puxou pelo braço. No entanto, gritos e a chegada de amigos afastaram o possível agressor. 

Ingrid contou ainda que os casos recentes não foram cometidos pelo mesmo homem, e o Instituto de Letras está ciente da situação. Em e-mail enviado aos discentes, docentes e servidores, a vice-diretora do Ilufba, Fernanda Vita, informa que um dos suspeitos se trata de um policial afastado respondendo a inquérito administrativo. “Os porteiros intensificaram as rondas no prédio, mas ainda assim não foi possível impedir a triste ocorrência”, acrescenta a gestora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Clássico é clássico e vice-versa”, já dizia o poeta. O Ba-Vi disputado neste domingo, 22, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, ajuda a entender uma das mais marcantes frases que envolvem o futebol brasileiro. O Bahia chegou à Fonte Nova em meio a uma crise e muito cobrado pelo torcedor. Ao final do jogo, goleou o Vitória por 4 a 1 e enfileirou feitos históricos. 

A superioridade do Esquadrão em campo ajudou o time a construir a maior goleada sobre o Vitória desde a reinauguração da Arena Fonte Nova. O placar foi também o segundo maior em Ba-Vis disputados no Campeonato Brasileiro, perdendo apenas para o 4 a 0 aplicado pelo Tricolor em 1978.

Golear o rival, por sinal, era algo que o torcedor do Bahia sentia saudade. O último triunfo com placar tão elástico aconteceu há dez anos, em outro 4 a 1, dessa vez no Barradão. O mesmo não pode ser dito em relação a vencer os clássicos, coisa que os tricolores tem transformado em rotina. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Num universo de 129 universidades da América Latina que participaram da pesquisa sobre ensino superior da revista britânica Times High Education, duas delas são da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece na 30ª posição, também como a primeira entre as instituições do Nordeste, enquanto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) surge na 101ª posição, empatada com universidades do Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

No levantamento divulgado na quarta-feira, 18, o Brasil é recordista no ranking, com 43 instituições, inclusive com destaque no top 5: Universidade de Campinas (Unicamp) em 1º, Universidade de São Paulo (USP) em 2º e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 4º. Ainda entre as dez primeiras, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 7º, a Federal de Minas Gerais em 9º e a Federal do Rio Grande do Sul em 10º.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A base do governador Rui Costa (PT) tenta enfraquecer a coligação proporcional na chapa da oposição, articulada pelo grupo político do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O Avante, do deputado estadual Pastor Isidório, comanda uma série de reuniões com o PTC, PMB, Rede e PPL com a ideia de criar uma “chapinha” na base petista. Dirigentes partidários envolvidos na articulação divergiram sobre a participação atuante do chefe do Executivo estadual no possível acordo. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do PTC no estado, Rivailton Veloso – partido que está, por enquanto, sob as asas do líder democrata –, disse que “Rui Costa é muito inteligente” ao fazer uma proposta aos “nanicos” para criar uma nova composição. "Neste período o PTC ouve todo mundo. Proposta existe, e a gente vai decidir o melhor para tomar. Recebemos a proposta para uma aliança. Rui não está preocupado só com o chapão", disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhadores em Educação da rede municipal de Salvador decidiram manter a greve em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 17, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. 

Após a assembleia, finalizada por volta de 11h, os trabalhadores dão continuidade à agenda de greve - iniciada na última quarta, 11 - e seguiram em caminhada pela avenida Sete de Setembro, com destino à Praça Municipal de Salvador, onde está o prédio da Prefeitura. Lá, uma comissão vai entregar uma contraproposta ao prefeito ACM Neto com o objetivo de iniciar uma nova rodada de negociação.

A categoria reivindica reajuste salarial e no auxílio-alimentação, concessão de mudança de nível de acordo com a qualificação profissional, convocação de eleições para diretor de escola e melhorias nas condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches, líder do bloco DEM PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, conclama para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) solucione o problema de postos de pagamento no estado, de forma que os baianos não sejam ainda mais penalizados na hora de pagar as contas.

Segundo ele, a companhia precisa estabelecer critérios de funcionalidade para suprir a demanda dos consumidores que já pagam um preço tão alto pelo serviço ou restabelece o convênio com a Caixa. “890 casas lotéricas faziam o serviço e, conforme a própria gerência de atendimento do órgão existem cerca de 4 mil pontos do Coelba Serviço, fora Correios e bancos”.

“É preciso que explique o por que das filas quilométricas, por que os sistemas estão constantemente fora do ar, por que em alguns municípios não existem postos e por que nos Correios o pagamento da conta de energia só pode ser feito via cartão de correntistas do Banco do Brasil, o que torna o atendimento ineficiente, enquanto nas lotéricas tudo era fácil. Então ou senta para resolver ou restabelece o convênio com a Caixa”, destacou.

O deputado estadual ainda completou que atualmente até mesmo idosos passam mais de duas horas na fila, “que absurdamente não existe prioridade”. Por fim, Alan Sanches reforçou que o que não se pode é uma empresa do porte da Coelba, que mês a mês eleva o valor da tarifa, não ter o mínimo de respeito com o consumidor. Ascom Deputado

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador lidera o ranking das cidades com moradores que vivem em áreas de risco de desabamento e alagamento do país, de acordo com levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O estudo, divulgado hoje (28), revela que dos 2.675.656 milhões de moradores que o município tinha em 2010, data em que o levantamento foi produzido, 1.217.527 milhão vivia em locais propícios aos desastres naturais. O número representa praticamente metade da população.Atrás de Salvador estão São Paulo e Rio de Janeiro, na segunda e terceira colocações, respectivamente, com 674.329 mil e 444.893 mil moradores em locais de risco.Em termos porcentuais, a capital baiana está em terceiro lugar, com 45,5% dos moradores em áreas de risco. O instituto realizou o estudo em 46 cidades do país.METRO 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Alexandre Galvão

Um memorando da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, à família de uma advogada que morreu reclama de parcelas atrasadas da anuidade cobradas pela instituição à filiada. Nas redes sociais, o documento foi recebido com indignação por outros profissionais. Em resposta, a assessoria da OAB-BA afirmou ter pedido "estudo sobre a possibilidade de a seccional remir as dívidas de anuidade de colegas mortos sem prévia deliberação do Conselho Federal da OAB".

"Atualmente, do ponto de vista jurídico, as anuidades são devidas, pois a OAB-BA não tem fundamento legal para declarar a extinção do crédito em razão da morte e a Tesouraria não pode remir a dívida de ninguém sem autorização do Conselho Pleno. O assunto está pautado para a próxima reunião ordinária do conselho. Na oportunidade, diretoria e conselheiros debaterão também os procedimentos padrão de comunicação e cobrança desses créditos com o objetivo de aperfeiçoá-los", afirma a Ordem.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já pensou em pagar o pedágio no cartão de crédito ou débito? Um projeto de lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prevê essa possibilidade para os pedágios das rodovias baianas. Autor da proposta, o deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) defende que a medida é um facilitador tanto para motoristas, que, dada a ausência de caixas eletrônicos em algumas rodovias, às vezes são pegos sem dinheiro em espécie, quanto para os funcionários dos guichês, que às vezes não possuem troco. "Este projeto busca dar mais uma alternativa de pagamento do serviço, facilitando a rotina do motorista e da concessionária, tendo em vista que vai melhorar a fluidez dos veículos nos guichês, reduzindo o tempo nas filas e acabando com os transtornos daqueles pegos inadvertidamente sem dinheiro em espécie”, explica Coronel. Na justificativa apresentada à mesa diretora da AL-BA, na última terça-feira (5), o pessedista destaca outros aspectos da proposição que devem ter impacto positivo na rotina dos usuários, como a praticidade e a segurança dos condutores. O deputado usa ainda dados do Banco Central do Brasil para apontar que as transações com cartão de crédito e débito cresceram de 3% em 2016 para 10% em 2017.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de perder no último minuto, ontem (30), para o Internacional, em casa, o Vitória se reapresentou na manhã de hoje (31) e já pensa no próximo adversário: o Santos. A partida está marcada para o próximo domingo (3), às 16h, na Vila Belmiro, e é válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo o Bocão News, enquanto os atletas que iniciaram a partida fizeram um treino recuperativo, os demais jogadores participaram de um trabalho técnico-tático. O técnico realizou duelos de três contra dois jogadores para trabalhar a transição e contra-ataques e depois estes atletas treinaram 6 contra 6 em campo reduzido.

Sem poder contar com Jeferson, que tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo, Mancini deve colocar a campo: Elias; Lucas, Kanu, Aderllan e Pedro Botelho; Rodrigo Andrade, José Welison, Rhayner e Wallyson; Neilton e André Lima. O time volta a treinar nesta sexta-feira (1) e viaja no sábado (2) para Santos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima 

Banana da prata já é quase impossível encontrar. Batata, onde ainda tem, está sendo comercializada quase pelo dobro do valor. O caos decorrente da greve dos caminhoneiros que clamam pela redução do valor do diesel segue causando grandes impactos na vida do consumidor. Quem não quis esperar o final de semana para fazer a feira, já encontrou, na sexta, estabelecimentos sem produtos alimentícios. No sábado, a escassez dos alimentos deve ser maior.  

A falta de produtos está concentrada no principal centro de abastecimento da cidade, a Ceasa, que fica na BA 0-93, em Simões Filho. De acordo com a administração, boa parte dos produtos começaram a faltar já leva que chegou na última quarta-feira (23). Nessa sexta, o abastecimento foi 20 vezes menor do que a média. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com as ações diárias da Operação Cidade Dez, Sucata Zero, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), este ano, o órgão emitiu 365 notificações para a retirada pelos proprietários e removeu 327 sucatas dos logradouros públicos de Salvador, atendendo a 313 denúncias recebidas. Na ação desta terça-feira, 22, foram recolhidas 21 sucatas.

Os proprietários que tiverem o bem sucateado apreendido podem pagar multa de até R$ 1.100. Por outro lado, caso o dono do bem solicite a retirada ao órgão, não paga multa, nem taxa, nem auto de infração.

A Semop realiza dois tipos de ação: o atendimento às denúncias feitas pelo Fala Salvador (156) em visita de notificação e o recolhimento de sucatas e carcaças.

Em 2016, foram retiradas 1.183 sucatas das vias públicas da capital baiana. Em 2017, esse número aumentou para 1.492. Os locais com maiores registros são nas regiões da avenida Suburbana, Via Regional, Mussurunga, avenida Gal Costa e Cajazeiras.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O PSDB e o DEM devem anunciar oficialmente nesta sexta-feira (25), em Salvador, o nome do candidato do grupo ao governo do estado e também o de um dos postulantes ao Senado. De acordo com o pré-candidato ao governo pelo DEM, José Ronaldo, o evento previsto para acontecer no Fiesta Bahia Hotel vai oficializar “a união dos dois partidos”. Ele disputa com o deputado federal João Gualberto a possibilidade de enfrentar nas urnas o governador Rui Costa. "Vai ter um candidato só. Qual candidato, a gente vai definir até sexta-feira", comentou José Ronaldo em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (21). "Pelo menos dois nomes [da chapa] eu acho que serão anunciados na sexta", comentou. Ex-prefeito de Feira de Santana, o representante do DEM aparece como claro favorito na corrida pela candidatura ao governo. Para o Senado, o nome do deputado federal Jutahy Magalhães está à frente dos demais.

O posto para vice e a segunda vaga como senador ainda devem ser mais discutidos. “Essa questão de nome de chapa a gente está discutindo, analisando, sem agonia para compor. Entendo que esse tipo de trabalho não pode ser atropelado”, avaliou José Ronaldo. Nesta segunda, Rui afirmou que vai anunciar a composição de sua chapa na primeira semana de junho. Para o pré-candidato do DEM, isso não coloca uma pressão na oposição para também anunciar logo seus candidatos. “A chapa dele é dele, a gente tem que cuidar da nossa.

Evidentemente que estamos trabalhando também no sentido de compor a chapa o mais rápido possível”, ponderou. Questionado sobre a queda de braço entre PRB e PSC para ocupar uma vaga na chapa majoritária, José Ronaldo demonstrou confiar que as candidaturas vão agradar todos os integrantes do grupo político. “Eu acredito que conseguiremos fazer uma chapa em que haverá consenso entre os partidos”, disse. Tanto PSC quanto PRB alcançam a parcela evangélica do eleitorado. Portanto, a tendência é que uma das siglas seja deixada de lado na chapa, buscando segmentos mais variados.Matéria, Bahia Notícias, por Guilherem Ferreira. Foto 1, Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com gol de pênalti de Neilton, o Vitória venceu, na tarde de hoje (20), o Ceará por 2 a 1, no Barradão. O placar fez o rubro-negro sair momentaneamente da zona de rebaixamento.

Aos 38’ do segundo tempo, o goleiro Everson derrubou Lucas Fernandes na área. Com direito a paradinha, Neilton não perdeu a oportunidade e fez o segundo do rubro-negro biano.O primeiro gol do Vitória saiu ainda na primeira etapa. Neílton deu o passe para Wallyson, que correu e tocou na saída de Everson para abrir o placar. O empate veio no segundo tempo.Juninho cobrou falta na área. A zaga do Vitória afastou e a bola sobrou para Wescley, que ajeitou e chutou forte no canto direito de Elias.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O posto Gameleira, localizado na Avenida Suburbana, em Salvador, anunciou que venderá 5 mil litros de gasolina com 60% de desconto sobre o preço do combustível no dia. Com isso, o litro do combustível será vendido por R$ 1,91.A informação foi divulgada pelo jornal Correio.

A promoção ocorre em meio ao aumento anunciado pela Petrobras. O diesel sofrerá uma elevação de 0,80% e a gasolina terá um acréscimo de 1,34%. A média do preço cobrado pelo restante dos postos de Salvador já chega a R$ 4,60. Pré-título, Tvsaj. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, nesta quinta-feira,10, o edital de convocação de 61 canditatdos aprovados no concurso público realizado em junho do ano passado. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os selecionados deverão apresentar os documento exigidos, no dia 28 de maio, às 8h ou às 13h, seguindo o horário especificado no edital. A sede para a entrega da documentação fica localizada no Parque Deputado Paulo Jackson,na avenida Juracy Magalhães Jr, Lucaia - Rio Vermelho.

Nesta chamada foram convocados candidatos para os cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto, técnico operacional - edificações, engenheiro e contador. Das 696 vagas oferecidas, já foram convocados 644 aprovados. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso ao ser flagrado transportando 430 quilos de maconha e R$ 55 mil em dinheiro na BR-324. Momentos antes, outros dois suspeitos também foram detidos com drogas dentro de um carro. Os flagrantes aconteceram durante a operação Varredura, deflagrada na região de Irecê (a 478 quilômetros de Salvador).

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na manhã desta quinta-feira, 10, a carga e o dinheiro estavam na carroceria de um Ford/Fiorino. O motorista, que não teve a identidade revelada, foi levado para a delegacia de Riachão de Jacuípe (a cerda de 364 quilômetros de Irecê).

Já os outros dois homens estavam em um carro Ford, modelo Fusion, placa PJK-9266. Os suspeitos, identificados pela polícia como Daniel de Santana Miranda e Ramon Gomes dos Reis, entraram em contradição com relação às porções de drogas localizadas com eles. Eles também foram conduzidos para a delegacia de Riachão do Jacuípe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia recebeu na noite de hoje (9) o time do Vasco na estreia do tricolor na Copa do Brasil, na fase das oitavas de final. Em partida realizada na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço não tomou conhecimento do adversário e garantiu vantagem no jogo de ida. Os donos da casa venceram por 3 a 0 e atropelaram o time carioca, que não teve poder de reação. Os gols foram marcados por Zé Rafael, Edigar Junio e Vinícius.

Com o resultado, o Bahia pode perder por até dois gols de diferença que consegue a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado somente para o dia 16 de julho, às 20h, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Já o próximo compromisso do Esquadrão de Aço é diante do São Paulo, na Fonte Nova, no domingo (13), às 16h. 

A história do jogo - Quem esperava um jogo complicado por parte do Bahia, que tinha desfalques importantes no sistema defensivo, se enganou. Ainda bem. Isso porque o tricolor promoveu um verdadeiro atropelo no time vascaíno desde os primeiros momentos da etapa inicial. Com intensidade e impedindo as jogadas do adversário, a equipe comandada pelo técnico Guto Ferreira tratou de abrir o placar aos 18 minutos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa participou do lançamento oficial do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, na tarde desta segunda-feira (7), no Salão de Atos do prédio da Governadoria, juntamente com o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Anton. Esta é a primeira vez que o encontro é realizado na Bahia.

O Virtual Educa ocorrerá entre os dias 4 e 8 de junho, no novo Centro de Formação e Eventos, da Secretaria da Educação do Estado, que está sendo implantado no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), em Salvador. “Esta é uma oportunidade de trocar experiências com países da América Latina, Central e da África sobre como evoluir rapidamente mesmo convivendo com a realidade de regiões subdesenvolvidas. Será um momento para conhecermos outras realidades. A partir daí, teremos a possibilidade de conhecer experiências inovadoras e promover ações que transformem a nossa realidade também”, afirmou o governador Rui Costa.

Rui ainda ressaltou que a educação deve ser vista como elemento de transformação na vida das pessoas. “Só desta forma as pessoas irão se motivar para a educação plena. Nós temos motivado e utilizado diversas abordagens como a tecnologia, a arte para que o jovem entenda e compreenda a necessidade da educação na vida dele. O nordeste e a Bahia estão superando décadas de atraso na educação e, para isso, estamos trabalhando na base do ensino para que possamos dar grandes saltos nesta área”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando Marcelo Lobão, 41 anos, se afogou em um trecho do Rio Lucaia, no Rio Vermelho, também foi embora a motivação de toda sua família. É o que contou o irmão da vítima, Leandro Lobão, depois de buscar a autorização para liberação do corpo de Marcelo no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), no final da tarde desta segunda-feira (7).

"Ele era alegre, divertido. Nenhum desafio pra ele era impossível. Ele incentivava a gente a se desafiar, conquistar as coisas. Estava numa boa fase da vida, tanto profissional, como pessoal", disse Leandro. Marcelo trabalhava como gestor de eventos.

O filho da vítima, Luan Lobão, 23, contou ao tio após o acidente que eles estavam voltando de uma boate no Rio Vermelho, acompanhados da namorada de Luan e de uma mulher que eles encontraram na festa, e resolveram dar uma carona. Durante o trajeto, Marcelo tentou desviar de uma poça de água, mas acabou perdendo o controle do carro e caiu no trecho do rio – bem em frente ao Largo da Mariquita e à Praça Colombo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 25 assaltos a banco na Bahia, uma média superior a seis ocorrências por mês. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e apontam uma redução de 26,5% dos casos em relação ao mesmo período de 2017, quando 34 agências bancárias foram alvos de ataques.

Em Salvador, o primeiro quadrimestre do ano contou com quatro casos de roubos a unidades. A SSP-BA registrou diminuição de 20% em relação ao mesmo período de 2017. Na região metropolitana, apenas uma ocorrência foi registrada, contra seis no mesmo período do ano passado. Já no interior do estado, foram 20 registros entre janeiro e abril de 2018, contra 23 em 2017.

Entre as 25 ocorrências deste ano, a SSP-BA informou que 50 suspeitos foram detidos e outros oito morreram durante confronto com a polícia. No total, foram apreendidas 21 armas de fogo, entre elas cinco fuzis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1, na tarde de hoje (6), no Barradão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os gols foram marcados pelo artilheiro Neilton, aos 20 minutos do primeiro tempo, para o Vitória. No segundo tempo, aos 28 minutos, Pablo Dyego empatou para o Flu e o placar virou, de fato, com a marcação de Gilberto aos 39'.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os eleitores que estão com título cancelado têm prazo máximo para regularização eleitoral até a próxima quarta-feira (9). O prazo, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abrange todos aqueles que estão com pendências na Justiça Eleitoral, quase 1,9 milhão de eleitores no país em maio de 2017. 

O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar. 

Se o eleitor deixou de votar ou justificar em três eleições consecutivas (cada turno é válido como uma eleição) ou se o cidadão não compareceu à revisão de eleitorado no município onde vota – incluindo a revisão biométrica encerrada em diversas cidades baianas no último dia 31 de janeiro –, seu título está cancelado. Para participar das Eleições 2018, no entanto, é possível recuperar o título.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As operadoras do plano de saúde Unimed Norte/Nordeste (NNE) e Central Nacional Unimed foram acusadas pelo Ministério Público estadual de reduzir de forma ilegal a prestação de serviços oferecidos aos usuários. De acordo com a ação civil pública ajuizada na quarta-feira (2), a Unimed NNE descredenciou da rede os hospitais da Bahia, Português, Santa Izabel, Cardiopulmonar e São Rafael, e os estabelecimentos clínicos e laboratoriais Imagem Memorial, Laboratório Leme, Instituto de Dermatologia e Alergia da Bahia (Idab), entre outros. A Agência Nacional de Saúde (ANS) Suplementar também foi acionada por omissão diante das irregularidades cometidas.

O descredenciamento teria sido feito sem ser comunicado aos clientes. Apesar de descredenciada, a Unimed NNE continuou oferecendo aos usuários planos de saúde com base na rede de prestadores concentrada pela Central Unimed. Isso teria criado uma “falsa expectativa” nos clientes da Unimed de que eles teriam acesso aos hospitais, clínicas e laboratórios previstos pela rede. As ofertas teriam sido realizadas com base em um acordo operacional entre as duas empresas com data de expiração em 2014. A promotoria afirma também que, mesmo sabendo da falsa rede, a Central Unimed ficou em silêncio e não alertou os usuários.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em um prédio inacabado, moram 72 famílias. Foi o que sobrou da construção do edifício de luxo Atlantic Beach, ao lado do antigo hotel Tulip Inn, no Stiep, próximo ao Centro de Convenções

Os “donos”, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), pagam uma taxa mensal de R$ 30 para que não haja gambiarras e para que as divisórias dos apartamentos sejam de bloco. Também é proibido armazenar materiais recicláveis.

 “A taxa é um valor simbólico para a manutenção do prédio. A tragédia de São Paulo só reforçou que agimos corretamente com a prevenção”, diz a cabeleireira Inalva Batista Lopes, 50 anos, uma das líderes do grupo, fazendo referência ao incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no dia 1º deste mês, no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo. A tragédia deixou um morto e cinco possíveis desaparecidos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando um jogador chega a um clube que é rival daquele em que você foi formado, geralmente a torcida tem uma resistência maior, cobra e até exige mais do atleta em questão. No caso do volante Flávio, cria rubro-negra e que foi titular do Bahia pela primeira vez no empate por 0x0 com o Botafogo-PB, a recepção por parte da torcida tricolor tem surpreendido. 

"Eu não esperava essa recepção da torcida. Justamente pelo fato de ter jogado no rival, esperava um pouco de angústia em relação a isso, mas foi totalmente diferente. A torcida me recebeu bem, com mensagens, apoio. Desde então, venho trabalhando forte, esperando oportunidade. Fiz minha estreia contra o Blooming, na Sul-Americana. Ontem estreei como titular pelo Bahia. Pude fazer um grande jogo, uma grande estreia como titular, e ajudei o Bahia a conseguir a classificação para a semifinal", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia lançou o novo programa de sócios do clube com uma série de novidades para a torcida tricolor. A principal notícia é a garantia de que todo associado ganhará uma uma camisa oficial de jogo após o pagamento de 12 mensalidades.

Nas partidas em que o clube for mandante, o sócio tricolor terá direito a cerveja pela metade do preço que vinha sendo cobrado: de R$ 6 para R$ 3. A promoção terá início após a Copa do Mundo e valerá inicialmente até dezembro. Confira os novos valores:

– Sócio Esquadrão (Contribuinte/Patrimonial): R$ 45/mês

– Sócio Acesso Garantido (Cadeira; antigos setores Norte, Leste e Super Norte/Sul): R$ 90/mês

– Sócio Acesso Garantido (Cadeira Especial; antigo Oeste): R$ 120/mês

– Sócio Acesso Garantido (Lounge): R$ 240/mês

*Atuais sócios Super Norte/Sul pagarão no 1º ano R$ 70

O plano foi anunciado em uma campanha com Jotinha, conhecido das redes sociais por vídeos e mensagens de voz em grupos. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A confusão institucional pela qual o país passa, com o impeachment de uma presidente e a prisão de outro líder popular, beneficia o pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). Esta, pelo menos, é a avaliação do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB).

“Ninguém imaginava que isso fosse acontecer [impeachment e prisão]. Então, parte da população fica satisfeita, outra parte não entende direito, mas fato é que estamos vivendo um momento de complexidade. Essa fase é muito delicada. Bolsonaro sensibiliza a população ao defender essa tese. Tem pessoas que querem que realmente isso aconteça, que estejam em campo defendendo suas propriedades, armar as pessoas, questão de gênero... Então, tem gente que quer isso”, afirmou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os motoristas de Salvador foram surpreendidos nesta quarta-feira, 2, com nova alta nos preços dos combustíveis nos postos da cidade. A gasolina, por exemplo, passou a ser vendida na maioria dos estabelecimentos por, em média, R$ 4,599. Resultado: correria para os postos que ainda mantinham os preços na casa de R$ 3,899 ou menos. “Cartel!”, brandava o bancário André Piccinini, revoltado com o alto valor do produto, “diante da baixa renda per capita da população nordestina”.

O bancário ainda conseguiu abastecer em um posto no bairro do Stiep que ainda não tinha elevado o preço, pelo menos, não até esta quarta. Ali perto, a avenida Tancredo Neves, centro comercial de Salvador, enfrentava um congestionamento gerado pela fila de motoristas para um posto que vendia o produto por R$ 3,89. E o discurso, de revolta, dos consumidores era o mesmo: “Só pode ser cartel!”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como o prédio ocupado no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, que desmoronou por conta de um incêndio na última terça-feira (2) (veja aqui), Salvador também possui ocupações em edifícios de risco. Elas estão em locais como na ladeira Água Brusca, na Avenida Mucambo, no Trobogy, na Estrada do Coqueiro Grande, em Cajazeiras, ou ainda em sobrados abandonados no Centro Histórico da Cidade, área de maior concentração de habitações do gênero. Apesar dos exemplos apontados pelo Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS) não faltarem, nenhum órgão municipal responsável pelas construções sabe precisar exatamente quantos são e quantas famílias vivem em ocupações por aqui. Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo informou que existem em Salvador cerca 400 casarões e prédios abandonados na região do Centro Histórico da cidade e do Centro Antigo. O órgão notificou os proprietários dos imóveis para que façam a manutenção predial, mas, só a partir desta quarta (3), começarão a analisar quantos desses imóveis estão ocupados irregularmente. O risco porém, já está instalado nesses lugares


Enquete


PodCast