Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em 24 horas, seis vídeos publicados em seu perfil no Facebook. Como “capa”, sua foto com #segueocoronel. Desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD) tem investido muito mais tempo e esforço nas redes sociais. A publicação de vídeos também se fez bem mais frequente: além de campanhas institucionais e da “Tête a Tête” – programa semanal de entrevistas em que recebe convidados como o ex-governador Jaques Wagner –, o deputado aposta também em registro de encontros na AL-BA, mensagens de datas comemorativas e até receitas. O vídeo do Dia dos Pais em que ensina a fazer um bobó de camarão, ao lado da sua esposa Eleusa Coronel, já foi assistido mais de 4 mil vezes. O presidente da AL-BA diz que a proposta surgiu da ideia de aproximar o Legislativo baiano da população, mas acabou ajudando também a torna-lo mais conhecido - o que pode ajudá-lo caso as sugestões de que ele pode ser candidato em 2018 na chapa majoritária. “A ideia desse investimento nas redes é para levar a Assembleia para mais perto da sociedade, trazer lideranças políticias suprapartidárias, como Bruno Reis (PMDB, vice-prefeito de Salvador), Otto (Alencar, do PSD, senador baiano), João Leão (secretário e vice-governador, do PP) e Wagner. Isso faz com que se movimente a própria AL-BA e acaba me promovendo também. Não sou hipócrita. É um canal de debate, mas que me torna conhecido, porque eu não sou conhecido ainda”, explicou. Para o deputado, com o alcance que têm, atualmente “as redes sociais são melhores do que comício”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta "ou outra qualquer data". "A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade", diz o magistrado. O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, "para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis"

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares, presidente do PMDB na Bahia, cumpriu agenda em Brasília na última quarta-feira, 16. No Distrito Federal, o parlamentar se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, onde reforçou o pedido pela instalação de uma passarela na BR-242, no distrito do Zuca, localizado na cidade de Boa Vista do Tupim. Tal demanda já tinha sido encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da Bahia.  

Durante a reunião, Tavares expôs a necessidade da passarela e explicou que o distrito do Zuca, com mais de 2 mil habitantes, se desenvolveu dos dois lados da via, fazendo-se necessária a instalação da passarela. "Existem alunos que moram de um lado e estudam do outro, da mesma forma pessoas que trabalham e precisam fazer uso diário da travessia pela BR, o que aumenta o perigo de atropelamentos, que tem sido constantes. Além de um sonho, essa é uma necessidade da população que está exposta a essa situação todos os dias", relatou Tavares. 

De acordo com o deputado, o ministro Maurício Quintela demonstrou empenho para resolver a questão e já encaminhou o pedido à Superintender do DNIT para análise e desenvolvimento do projeto. "O ministro reconhece a importância do pleito e afirmou que não vai medir esforços para que esse sonho saia do papel e se torne realidade", frisou Tavares.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Não vou dizer que a Secretaria de Segurança Pública se tornou uma Grampolândia, porque acho que todos tem direito à defesa”, alfinetou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta quarta-feira (16). 

O parlamentar estava se referindo à busca e apreensão na casa do superintendente da Inteligência Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), Rogério Magno de Almeida Medeiros, pela Operação Vortigern, deflagrada mês passado pela Polícia Federal por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o deputado, a acusação é de que o funcionário da SSP estava levando o equipamento de escuta para sua casa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para o deputado federal Bacelar ( Podemos-BA), o governo Temer não cumpriu o acordo feito com o Congresso Nacional durante a negociação para a aprovação da PEC que limita os gastos públicos. Bacelar lembrou que, na ocasião, o discurso de Temer era que se a PEC fosse aprovada, o Parlamento poderia priorizar determinada área para aplicação de recursos da União.  

Segundo o parlamentar, o presidente quebrou o acordo no momento em que vetou a prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Nós priorizamos a educação e, agora, recebemos a triste notícia do veto. O PNE é uma lei que foi construída e aprovada democraticamente, com a participação popular. A medida reabre a discussão do tema como se ainda tivesse em tramitação. O plano é o guia da educação brasileira. Cortar investimentos nesse momento representa um retrocesso, que irá prejudicar principalmente o filho do trabalhador”, disparou. 16/08/17.Ascom Bacelar 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o prefeito ACM Neto (DEM) criticar a segurança pública da Bahia e pedir a demissão do secretário da SSP e do chefe da Polícia Militar, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) rebateu as acusações e disse que a prefeitura 'deveria fazer sua parte'. “Sabemos de todo investimento do Governo do Estado para a segurança pública e do aumento de 231,8% no orçamento. Nós não somos os responsáveis pela truculência dos guardas municipais e nem pelo espancamento de vendedores ambulantes. Antes de criticar, o prefeito deveria fazer sua parte e conversar sua bancada a aprovar mudanças legislativas no Congresso para modernizar as leis penais e processuais.

Desta forma, iríamos evitar a sensação dos policiais e da sociedade de que estamos 'enxugando gelo'”, disse o deputado, ainda ressaltando o desempenho do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão. “Temos um secretário preparado e um Comandante da PM que está sempre aberto ao diálogo e disposto a atuar ao lado das comunidades. A segurança pública da Bahia está muito bem representada e isso pode ser sentido pelos baianos e comprovado através de números”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem de 22 anos morreu após receber uma descarga elétrica na noite desta sexta-feira, 11, no momento que trabalhava em um lava jato. O acidente aconteceu no bairro Mangabeira, em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).Segundo o site Acorda Cidade, Matheus de Jesus Evangelho teve lesões no ombro esquerdo e chegou a ser socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. Não há detalhes sobre a causa do acidente.O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A intenção de licitar a concessão de linhas de Transporte Rodoviário Metropolitano será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11). O sistema terá uma nova frota e será integrado de forma operacional e tarifária com o Metrô de Salvador. As linhas serão licitadas em dezembro deste ano, com a operação do sistema prevista para o início de 2018. A frota a ser renovada deverá ter veículos zero quilômetro, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado, wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade, ações que visam ampliar a qualidade do serviço.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realiza estudos de readequação de linhas e reequilíbrio econômico financeiro do sistema de transporte metropolitano. O levantamento das mudanças necessárias já está em andamento. Com as novas concessões, as linhas metropolitanas vão ter como os principais pontos de destino os Terminais de Integração de Passageiro do sistema metroviário na capital.Inserção de foto, Tvsaj. Matéria: ASCO SECOM

 
Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois dias depois da morte de Marcelo Batista dos Santos, o Marreno, 30 anos, apontado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) como o número 1 na organização criminosa Bonde do Maluco (BDM), bairros de Salvador e cidades da Região Metropolitana e do interior do estado ainda estão sendo afetados. Nesta sexta-feira (11), o comércio foi fechado e as pessoas estão com medo de sair de casa. A insegurança obrigou a SSP a reforçar o policiamento nessas regiões.De acordo com a SSP, 600 policiais que estavam de folga foram chamados para reforçar a segurança nas regiões dominadas pela facção. "Estamos com todas as nossas tropas especializadas aptas a atender a população a qualquer hora do dia ou da noite, o tempo que for necessário, para dizer a população que a polícia está presente e a Secretaria de Segurança Pública está presente", afirmou o secretário Maurício Barbosa, titular da pasta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher pulou do primeiro andar da casa onde mora para fugir dos suspeitos que invadiram a sua residência na manhã deste sábado (5). Ela estava segurando a filha pequena, de apenas oito meses quando decidiu fugir do local. O caso ocorreu na Rua Sete de Abril, no bairro da Liberdade. Ao jornal Correio*, o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Antônio Carlos Sena, que é responsável pela investigação, o grupo de suspeitos havia matado dois homens antes de invadirem a casa da mulher. Ainda de acordo com ele, "tudo indica que se trata de disputa de tráfico". 
Em depoimento, a jovem de 21 anos afirmou que cinco homens armados e encapuzados entraram em sua casa. Assustada e querendo proteger a filha, pulou do primeiro andar da casa. As duas se feriram e foram atendidas no Hospital Geral do Estado. A jovem teve pequenas lesões, mas o estado de saúde da bebê é delicado.O delegado ainda vai investigar a relação da jovem com os suspeitos, uma vez que o irmão dela, que também estava na casa, foi agredido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi preso na manhã desta sexta-feira, 4, no Alto de Ondina, uma quadrilha especializada em assalto a turistas na região da Barra-Ondina. O grupo era formado por Lucas da Silva Santos, 25 anos, conhecido como “Coco Seco”; Tiago da Silva Santos, 23 anos, apelidado de “Loló”; e Elson Oliveira Moreira, o “Gigante”. Com os três, segundo a polícia, foram apreendidos correntes de ouro, uma porção de maconha e um televisor. 

O grupo agia principalmente na avenida Oceânica, por ser uma área que abriga muitos hotéis, como explicou o próprio “Coco Seco”. “Ali têm muitos hotéis caro de gringo. Muitos andam vacilando com colar de ouro no pescoço. Aí era mais fácil 'bafar' e sair correndo para o Alto de Ondina”, revelou ele.

Eles (os turistas) são vítimas fáceis porque não dão queixa. Aí a polícia não vem atrás

Tiago da Silva Santos, 23 anos, o “Loló”, declarou após ser preso

[aspasolho id=1806]“Loló”, por sua vez, destacou que, além da fisionomia, outro aspecto que tornava os turistas alvos fáceis seria a ausência de registro da ocorrência policial após os roubos. “Só roubamos os gringos branquelos. Nós primeiro chegamos perto e vemos se eles falam embolado. Quando percebemos que são gringos, nós chegamos, cercamos, 'toramos' o colar e saíamos fora", explicou o suspeito, acrescentando que "eles (os turistas) são vítimas fáceis porque não dão queixa. Aí a polícia não vem atrás". 

Antônio Fernando, titular da 7ª Delegacia Territorial (Pituba), informou que a quadrilha já vinha praticando diversos assaltos na região e sempre contra turistas. “Eles são especialistas em assaltar turistas, principalmente os estrangeiros. Eles ficam ali observando os hotéis e, quando veem os turistas saindo para passear, ficam de olho no pescoço. No primeiro vacilo, eles puxam o colar e saem correndo. Já estavam monitorando eles a tempo. Eles se enganam ao achar que os turistas não registram as ocorrências”, ressaltou o delegado.

Revendia na Piedade            

Ainda de acordo com Antônio, os objetos apreendidos eram vendidos em lojas na região da Piedade, no Centro da cidade: “Eles informaram que roubam para revender a relojoarias, casas de joias e a ourives que têm lojas na Piedade. Um deles, inclusive, informou que repassava a donos de lojas no Edifício Fundação Politécnica e lojas próximas ao relógio de São Pedro”. 

Lucas informou que o televisor apreendido era da sua mãe e que as correntes de ouro eram dele e de "Loló". Os três informaram que a droga apreendida era para consumo. O delegado informou que eles responderão por roubo e furto. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da rede municipal de ensino de Salvador realizaram um protesto, na manhã desta quinta-feira (03), na Praça da Piedade, em Salvador. Organizada pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), a ação contou com entrega de panfletos para, segundo a APLB, conscientizar a população. Os docentes haviam anunciado na última terça (01) uma paralisação de 48 horas. 
Ao Metro1, um dos componentes da direção da APLB, Marcos Barreto, afirmou que o motivo pelo qual a categoria decidiu paralisar as atividades é a "não concessão dos direitos previstos em leis". De acordo com ele, a prefeitura não quer dar o reajuste salarial garantido pela legislação e articula para "negociar a lei em detrimento do reajuste". "Nós temos uma legislação que regula o piso salarial. Nosso reajuste não tem sido concedido de acordo com a lei nacional do piso salarial. Nós tivemos quatro reuniões de negociação e nas quatro a proposição da prefeitura é reajuste de 0%. Eles querem negociar a lei.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um dos líderes da facção criminosa Katiara foi preso pela polícia nesta quinta-feira (21), na cidade de Inhambupe, na região Nordeste do estado. Segundo a polícia, Isac Davi Bispo da Conceição, 21 anos, é apontado como um dos chefes da quadrilha e também um dos responsáveis pelo ataque a uma equipe da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), no bairro de Cajazeiras 11, no dia 7 de julho - quando dois policiais militares foram baleados.  

Bruno da Silva Andrade, o Bruno Galego, 19, Ubiraci Oliveira dos Santos, 25, e Jonas Silva do Nascimento, o Pola, 26, também foram presos e apresentados na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, por ter participação do ataque. Segundo a polícia, eles também são integrantes da Katiara.  "Os dois policiais estavam em atividade quando foram surpreendidos a tiros pelos criminosos. Após os disparos, eles tentaram retornar para a viatura, quando foram alvejados. Os dois ajudaram a reconhecer os envolvidos, por meio de imagens de câmeras de segurança da localidade", informou o  delegado Odair Carneiro, coordenador da força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que investiga crimes ocorridos contra policiais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após 24 anos na TV Aratu, a jornalista Carla Araújo foi desligada da emissora afiliada ao SBT na Bahia, nesta sexta-feira (14). Carla Araújo comandava o Aratu Notícias, do qual foi âncora por cerca de 15 anos, e também ocupava o cargo de gerente de jornalismo. A emissora ainda não se pronunciou a respeito da demissão.

A apresentadora é formada e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou sua carreira em televisão na TV Itapoan — atual Record Bahia — como repórter e depois apresentadora do programa de variedades Vídeo Jovem. Em 1992, foi convidada a ser repórter da TV Aratu. Desde então, ela passou por diversas fases da emissora. Colaborou com a implantação do portal de notícias Aratu Online, lançado em 2008 e reformulado em 2014. Na empresa atuou em diversos cargos. Foi produtora, repórter, editora, editora-chefe e apresentadora de diversos programas. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na mesma petição em que fez um novo pedido de prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) (veja aqui), o Ministério Público Federal (MPF) apontou que o peemedebista alegou ao operador financeiro Lúcio Funaro “exercer influência criminosa sobre o Poder Judiciário”. Segundo os procuradores, Geddel insinuou ter capacidade de influenciar decisões judiciais e, por isso, poderia interceder em favor de Funaro em processos na Operação Sépsis, na qual é réu.

Em troca, o ex-ministro pretendia não ser delatado por ele em acordo de delação premiada. Em depoimento, o doleiro relatou uma ligação do peemedebista para sua esposa, Raquel Pitta, na qual ele informou que “estaria indo para Brasília/DF e falaria com [Eliseu] PADILHA [ministro da Casa Civil], para tentar resolver a situação de LÚCIO”. Esta conversa aconteceu na ocasião da prisão de Funaro. Ainda segundo o doleiro, Geddel chegou a reclamar pelo de fato de ele ter trocado seu advogado porque a mudança teria deixado a situação “ruim para o juiz”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estão abertas inscrições para concurso da Prefeitura de Salvador. Serão 971 vagas para pessoas com nível fundamental, médio e superior e com salários que variam entre R$ 950 a R$ 3.950. As inscrições seguem até às 16h do dia 27 de julho.

São 400 vagas para Auxiliar de Serviços Gerais, 240 para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, ambas para pessoas que tenham nível fundamental. Para candidatos com nível médio são disponibilizadas 42 vagas para Técnico Nível Médio II – Operacional e 202 para Técnico Nível Médio I – Atendimento. E para àqueles que possuem educação superior são 42 vagas para Técnico Nível Superior I – Suporte Administrativo Operacional e 45 para Técnico Nível Superior II – Suporte Administrativo. A jornada de trabalho para todas as áreas é de 40 horas semanais, com benefícios como, vale-transporte e auxílio-alimentação. Do total de vagas, 5% estão reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 30% para candidatos afrodescendentes, de acordo com o que está previsto na Legislação Municipal.

Para participar do processo seletivo os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet. O candidato deve também preencher alguns pré-requisitos, como ser brasileiro e ter mais de 18 anos, além de outras especificidades para cada função. As inscrições custam entre R$ 50 a R$ 90, a depender da função escolhida e só terá validade após a confirmação do pagamento. Mais informações podem ser consultadas no edital.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Uma das razôes que contribuíram para o crescimento do PMDB, no  aspecto quantitativo, ou seja, número de representantes nas diversas esferas de governo foi, justamente, a proximidade com o poder. Sempre próximo às tetas do poder, mudando de oposição à situação num piscar de olhos, o partido "cresceu" . Acontece que, depois do golpe imposto ao governo Dilma, toda uma "impetuosidade contida" por cargos e outras benesses veio à tona de forma avassaladora, draconiana. 

Numa eventual queda do presidente Temer, natural que, nos estados e municípios, em que milhares de cargos foram distribuidos, gestores comecem a perceber que eventuais "parcerias" não possam significar retorno a esses entes federativos, através de emendas direcionadas por parlamentares, para execução de obras tão almejadas pela população. O que, em princípio, pareceria ganhos, na verdade, lá na frente, significará ônus eleitorais. A votação no CCJ e a posterior votação na Câmara poderá deflagar todo um desmonte, a nível nacional. Esperar para ver. Imagem, charge,Sinfrönio. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Preocupado com as estatísticas alarmantes de acidentes de trânsito no país, o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) tenta barrar a proposta que flexibiliza a fiscalização de condutores. O parlamentar apresentou um recurso à mesa diretora da Câmara, solicitando que o projeto que acaba com a aplicação de multa e remoção do veículo para quem for flagrado sem a Carteira Nacional de Habilitação ( CNH) e o licenciamento seja apreciado em plenário.  A matéria, que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, tramita em caráter conclusivo e seguiria direto para o Senado. 
Na justificativa, Bacelar argumenta que o trânsito brasileiro mata mais do que conflitos armados no mundo e que o país precisa endurecer a legislação.  “O trânsito mata quase 60 mil pessoas por ano e, mesmo assim, o brasileiro continua cometendo infrações o tempo todo. O que nós precisamos é de mais rigor na legislação, mantendo a punição para quem não apresenta a CNH. Esse projeto é uma ideia absurda que não podemos permitir que siga adiante”. 
Notícias | postado por: Mascarenhas

O trecho de 19km da BA-504, que liga a sede da cidade de Ouriçangas a Aramari será totalmente recuperado pelo Governo do Estado. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (06) pelo governador Rui Costa. Autor de indicação para recuperação da via já no ano de 2011 (IN Nº18.810/2011), o deputado Bira Corôa prestigiou o ato solene e pode perceber a satisfação da população em receber a confirmação da obra. Atividade aconteceu no Centro de Abastecimento de Ouriçangas e contou também com manifestações culturais, a presença de moradores e de autoridades, entre eles o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, e o secretário de infraestrutura, Marcos Cavalcanti. 

Para o deputado, esta é mais uma decisão que demonstra o comprometimento do governador Rui Costa em fazer o melhor e atender as necessidades da população. "Essa obra vem em um momento fundamental e vai garantir segurança e agilidade no deslocamento de pessoas que utilizam diariamente a via, além de contribuir para a economia local e escoamento da produção", completou  Bira Corôa. As obras de pavimentação contam com um investimento de R$ 10 milhões e começam em até duas semanas. 

Além dos 8.804 mil moradores de Ouriçangas e de Aramari, a obra também beneficia Alagoinhas, Irará, Santanópolis, Pedrão e Araçás, totalizando 215 mil habitantes. Diariamente, 450 veículos trafegam pelo trecho. Em termos econômicos, a região é polo de turismo, hortifrutigranjeiros, petróleo e pecuária. 

06
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bruno Aziz para A Tarde e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir das 9h, os interessados poderão tirar dúvidas e dar lances nos veículos no Hotel Real Classic, na Pituba, onde o evento acontece. Também será possível que o comprador realize ofertas online por meio do site: www.vipleiloes.com.br.

Para dar lances é preciso ser maior de 18 anos, no caso de pessoa física. Na arrematação, o comprador deverá apresentar CNPJ ou CPF; documento de Identidade e comprovante de residência. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Membro da Executiva Estadual do PMDB, o deputado estadual Hildécio Meireles, afirmou que esse momento é de ser solidário com o ex-ministro  Geddel Vieira Lima e com a sua família,  não apenas por todos os anos de convivência no mesmo partido, mas por tudo que ele fez pela Bahia. Segundo ele, essa não é a hora de o PMDB avaliar sua permanência. "E qualquer decisão e até mesmo juízo de valor é precipitado. Até porque nada se sabe de concreto em relação ao processo que o levou a prisão. E repito: é hora de sermos solidários e aguardamos mais clareza nos fatos. Não podemos julgar ninguém sem provas". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Roberto Faria irá compartilhar, com pessoas que fotografou ao longo de 16 anos de pesquisas, a alegria do lançamento do seu terceiro livro de fotografias, Bahia dos Deuses e das Crenças, nesta quarta-feira, dia 5 de julho, às 18h, no Palácio da Aclamação.  O evento terá a presença de vários dos fotografados, entre eles irmãs da irmandade da Boa Morte, vestindo suas vestimentas tradicionais. 

“Será uma noite especial, temática”, considera o fotógrafo. Como homenagem à fé no Candomblé, Catolicismo e Umbanda registrada nas fotografias, Roberto está providenciando itens para o cardápio especial, com acarajés, balas de santinhos etc. O livro será vendido no evento e também pode ser adquirido antecipadamente pelo  WhatsApp 71 99966-0470. O público tem livre acesso. O estacionamento pode acontecer no Passeio Público (entrada pelo portão de acesso dos Aflitos,com policiamento da Polícia Militar, que vai disponibilizar duas viaturas). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

"O prefeito de Salvador, ACM Neto, preferiu não comentar a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (3). Aliado, o chefe do Executivo soteropolitano afirmou, por meio de nota, que é necessário “aguardar os desdobramentos dos fatos, inclusive a manifestação da defesa, para se fazer juízo de valor acerca do episódio envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima”. “Nesta hora, quando as informações são muito preliminares, prefiro não antecipar nenhum juízo de valor até que tudo seja devidamente esclarecido”, apontou ACM Neto." Bahia Notícias. 

Por Antonio Mascarenhas

Analistas políticos asseveram que a ligação de Gedel ao prefeito de Salvador, nesse momento, poderá provocar ônus políticos, numa eventual campanha do chefe do executivo ao governo do Estado. Obviamente, tudo vai depender, evidentemente, do desdobramento que a situação possa ter. A situação de Gedel não é nada confortável, diante das denúncias que a cada dia, avançam na Operação Lavajato. Aqueles que outrora queriam ficar próximos a Gedel, hoje, querem distância. Como as acusações são preliminares, ele pode, naturalmente, reverter a situação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Obras realizadas pelo Governo do Estado - como o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e os corredores transversais - fizeram a capital baiana subir 20 posições no ranking das cidades com melhor mobilidade urbana do país. De acordo com o estudo Connected Smart Cities, divulgado pela empresa de análise de dados para dimensionamento e levantamento de tendências de mercado Urban Systems, Salvador saiu do 27º para o 7º lugar, ficando atrás de cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba.

O governador Rui Costa destaca que "o reflexo das obras já pode ser sentido por todos os baianos. As intervenções do governo garantem mais qualidade de vida para quem mora na cidade e também representam um investimento no turismo. O visitante encontra uma cidade mais fácil de transitar, e isso é levado em conta na hora de retornar ou indicar o destino". Ainda na opinião do governador, as obras têm outro impacto importante. "Elas geram emprego e garantem a movimentação da nossa economia. É também por isso que fazemos todos os esforços para manter o ritmo dessas obras na capital", acrescenta Rui. Com investimentos na ordem de 7,5 milhões, por parte do governo estadual, o metrô tem garantido mais conforto e segurança para o cidadão. São 14 estações em funcionamento e previsão de chegar ao aeroporto até o fim do ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A banda Forrozão faz o subúrbio de Salvador entrar no clima Junino, na noite desta quinta-feira (22), primeiro dia do São João da Bahia na praça João Martins, no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. O grupo musical abriu os festejos juninos no local, misturando o tradicional forró com músicas que estão na boca do povo, como o sucesso internacional “Despacito”, o hit “Loka” da dupla Simone e Simaria e “Partiu”, do funkeiro MC Kekel.

Além de Forrozão, ainda sobem ao palco nesta noite, Aviões do Forró, Forró do Muído e Genard. A programação é promovida pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa. A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas passem pelo subúrbio de Salvador nos dias de festa.Fotos: Paula Fróes/GOVBA. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O evento "Samba com Sabor Brasileiro" que a cantora Ju Moraes comandaria na tarde deste domingo, 18, na Vila Caramuru, no Rio Vermelho, foi adiado para o dia 2 de julho, no mesmo local. O motivo do adiamento, informou a produção, são as fortes chuvas que caem em Salvador desde a manhã de hoje e que impossibilitam a realização do evento, já que se trata de uma área aberta e descoberta. O projeto "Futebol com Sabor Brasileiro", capitaneado pela cantora Ju Moraes, será realizado nos mesmos moldes, no dia 2 de julho, quando Salvador vai acompanhar o BaVi.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neto também afirmou desacreditar que o apoio ao governo Temer vá atingir sua imagem um ano antes das eleições de 2018. Para isso, ele citou a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na semana passada, onde aparece com vantagem na corrida eleitoral na Bahia.

“Foi feita pesquisa recentemente contratada por uma emissora de televisão independente que os números falam por si só. Em termos de avaliação, as pessoas separam bem o trabalho do governador, do prefeito e do presidente. Tenho que ser julgado pelo que faço ou deixo de fazer. Estamos em um segundo mandato a todo o vapor”, assinalou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Equipes de unidades especializadas da PM foram escaladas para reforçar o chamado policiamento ostensivo ordinário e as ações de combate à criminalidade em Salvador. Desde o início do mês, integrantes da Tropa de Choque, Esquadrão de Motociclistas Águia, Grupamento Aéreo (Graer) e Operação Gêmeos se revezam nas blitze deflagradas para reduzir assaltos à mão armada, roubos de carros, tráfico e saidinhas bancárias. Cães farejadores treinados para achar drogas escondidas também estão sendo usados com frequência. Ainda este mês, a PM deve colocar o Bope para auxiliar os trabalhos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O dono de um mercadinho, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira, 8, suspeito de receptar produtos roubados por uma organização criminosa desarticulada na Operação de Rota, deflagrada na última terça-feira, 6. O esquema movimentou cerca de R$ 4 milhões, segundo a polícia.

Segundo informações da PRF, o homem, que não teve a identidade revelada, teve o mandado de prisão expedido após as investigações o apontarem como proprietário de um dos estabelecimentos envolvidos no esquema.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia recebeu nesta quinta-feira (8) a equipe do Cruzeiro na Arena Fonte Nova, em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão da Série A. Jogando dentro de casa, ao lado da torcida, o tricolor foi em busca do segundo triunfo consecutivo no torneio. Com um jogador a mais e gol de Edigar Junio ainda no primeiro tempo, o Esquadrão de Aço bateu o time mineiro e somou mais três pontos na competição e entrando na zona de classificação para a Libertadores.

Em primeiro tempo arrasador, o Bahia aproveitou a bobeira da defesa celeste e a vantagem numérica adquirida no início do jogo. O zagueiro do Cruzeiro Henrique foi expulso logo aos nove minutos de bola rolando, após falta por trás em Edigar Junio. Pressionado, o time mineiro acabou vendo o tricolor baiano fazer o primeiro após jogada rápida. Em cobrança de falta à jato, Zé Rafael tocou para Allione, que cruzou para Edigar Junio fazer de cabeça. A pressão seguiu até o segundo tempo, com a equipe de Mano Menezes tentando propor ações ofensivas, mas parando no goleiro Jean, que fez mais uma partida segura.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Um grupo de manifestantes passou pela na Av. Antonio Carlos Magalhães, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, e deixou o trânsito bastante lento na via no fim de tarde desta segunda-feira (29). O ato refletiu também no trânsito da Av. Mário Leal Ferreira, a Bonocô, para quem trafegava no sentido Shopping da Bahia.

Por volta das 18h25, o grupo seguia para acessar o Viaduto dos Rodoviários. Às 18h35 os manifestantes passavem pela rodoviária. De acordo com a Transalvador, o ato é um protesta contra a Prefeitura e é organizado pela Associações de Moradores de Bairros Periféricos. A Central de Polícias (Centel) informou que o grupo reivindicava mais atenção às periferias de Salvador por parte da Prefeitura.Matéria, Metro 1. Pré-título e comentário, Tvsaj. 

NOSSO COMENTÁRIO

Por ANTONIO MASCARENHAS

É aquela velha história. Grande parte de gestores municipais pensam que administrar bem é só contemplar o centro da cidade. Pensam que o povo é "besta", como antigamente. Ledo engano. O intuito desses gestores é mostrar só "o belo", para turistas "verem". No seio da população, sobretudo nas camadas mais pobres, geralmente fixadas nas periferias, impera o descaso. 

Quando representantes de associações comunitárias procuram os gestores municipais são, simplesmente,  barrados por determinados assessores que, de forma acintosa, dão informações de que os prefeitos estão em reuniões ou viajando.  Para esses gestores, passam informações de que está tudo bem "no front". Assessores que, na verdade, querem estar sempre bem "na fita". E o povo, continua sofrendo. Essa manifestação nada mais é do que a exteriorização desse sentimento de repulsa, de abandono. Não deixa de ser uma demonstração sintomática de que respostas serão dadas nas urnas. Associações comunitárias só têm valor nas cmpanhas político-partidárias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O volante Willian Farias, do Vitória, deu lugar a Rafaelson aos 33 minutos do segundo tempo, no revés por 1 a 0 para o Coritiba, no último sábado (27), na Arena Fonte Nova. Após o jogo, o atleta revelou insatisfação pela substituição. “Encaro com naturalidade. Sou funcionário e cumpro ordens. A plaquinha subiu lá e como eu vou falar que não vou sair? Tenho que cumprir ordens”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias. Em um primeiro momento, Farias disse que não tinha pedido para sair. Porém, após deixar o vestiário o jogador deu outra versão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a cabeça na decisão da Copa do Nordeste, quarta (24), contra o Sport, na Fonte Nova, o Bahia foi derrotado na manhã deste domingo (21), em São Januário, pelo Vasco por 2x1, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor entrou em campo com apenas cinco jogadores titulares mas até teve chance de um resultado melhor no segundo tempo. Pela Série A, o Esquadrão volta a campo domingo (28), às 19h, contra o Botafogo, no Engenhão, no Rio.

O Bahia deu sua primeira chegada só aos 16, com um chute de longe de Gustavo. O Vasco respondeu em descida perigosa de Mateus que cruzou certinho para Kelvin, mas Armero se antecipou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dá para dizer, tranquilamente, que o ‘time B’ do Vitória perdeu neste domingo (21) para o Corinthians, com força máxima, por 1x0. Foram sete potenciais titulares que desfalcaram a equipe de Petkovic para o duelo na Fonte Nova, pela 2ª rodada do Brasileirão.

Uma pena, aliás, ainda não ver todo o potencial do time com o técnico sérvio. A derrota não mostrou o equilíbrio que teve o jogo. O Leão, mesmo desfalcado, brigou de igual para igual com um adversário bem mais qualificado no seu elenco.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher identificada pela Polícia Civil como Rosemary Arcanjo dos Santos, de 47 anos, aplicou um golpe em um dono de restaurante em Itapuã. Rosemary teria se apresentado ao dono do restaurante como advogada do proprietário de um terreno utilizado pelos clientes do restaurante como estacionamento. A mulher teria estabelecido um valor mensal como aluguel para que o dono do restaurante mantivesse o terreno como estacionamento. Durante um ano, os valores foram depositados na conta bancária de Rosemary. No entanto, o comerciante desconfiou que o proprietário nunca tivesse entrado em contato com ele. A mulher já responde a outros cinco inquéritos por estelionato e a um inquérito na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) e será encaminhada ao sistema prisional.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Vitória, Ivã de Almeida, comentou a contratação do sérvio Petkovic como gerente do rubro-negro e, posteriormente, como técnico do clube. Em entrevista ao programa Os Donos da Bola da Band Bahia nesta terça-feira (16), o dirigente falou das características do ídolo rubro-negro e afirmou que o maior problema do novo treinador é a língua portuguesa.

"Petkovic tem qualidade, é um cara que conhece o "riscado". Durante o período de 15 dias, descobrimos que vai muito mais além do que isso. Ele é formado na área de gestão de futebol em Madri. Ocorreu naturalmente, como uma entrevista por 15 dias. Chegamos à conclusão de que ele poderá fazer e tem qualidade para ser treinador do Vitória. O maior problema de Petkovic, e isso eu falo com ele, é que ele precisa falar um pouco mais de português. Por causa da língua, né? Mas como treinador, ele é completo", disse Ivã.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salvador afirmou, no fim da tarde desta segunda-feira (15), que não há irregularidade na nomeação de Rosalvo Jonas Borges Sales para o cargo de Assessor Especial III, da Subchefia de Gabinete, apesar dele reunir denúncias de corrupção em seu currículo, fraudes em licitações e uma cassação pela Câmara de Vereadores, em 2003.

De acordo com a Prefeitura, o novo subchefe de gabinete teve suas contas aprovadas pela Justiça Eleitoral. "Quando ocupou o cargo de prefeito de Amargosa, foi cassado pela Câmara Municipal em 2013, num julgamento político. Na Justiça, foi inocentado das acusações", diz trecho da nota enviada ao Metro1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois passos importantes para o avanço do projeto da ponte Salvador-Itaparica devem ser dados ainda neste mês: um deles é a chegada definitiva da comitiva de empresários chineses que manifestaram interesse na construção do equipamento. “Os chineses estão chegando, dia 27 desse mês eles chegam em definitivo aqui, é a programação. Então a coisa está caminhando bem”, afirmou o vice-governador, João Leão, em entrevista ao Bahia Notícias. Antes disso, já na próxima semana, o governo do Estado dará entrada no pedido de concessão junto ao governo federal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apesar de ter sido demitido antes da segunda partida da final do Campeonato Baiano, o ex-técnico do Vitória Argel Fucks foi contemplado com o prêmio de melhor técnico do Baianão. A cerimônia de Premiação do Campeonato Baiano, promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), realizada nesta terça-feira (9), no Hotel Sheraton, em Salvador. "É uma satisfação muito grande a homenagem. Foi um campeonato muito difícil, muito longo. Ganhou o melhor time dentro de campo, nós fizemos a melhor campanha, conseguimos o título de uma forma fantástica, invicta. É um bicampeonato.


Enquete


PodCast