Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Da Graça ao Corredor da Vitória, os integrantes do programa Correio de Futuro, alguns assinantes do jornal CORREIO e convidados poderão participar, neste sábado (24), às 15h, de um passeio a prédios representativos da arquitetura da capital.

O Rolê Prédios de Salvador, conduzido pelo arquiteto Diego Viana, é uma ação conjunta ao lançamento, no domingo (25), do especial produzido, durante uma imersão de três meses, por estudantes de Jornalismo que participaram da 12ª Turma do programa.

O percurso começa no Edifício Dourado, na Graça, um dos símbolos do estilo art déco na cidade e segue por 20 edifícios até o Corredor da Vitória. Ao todo, a visita tem duração aproximada de uma hora e meia – tempo em que serão percorridos 3 km. 

A escolha do roteiro ocorre a partir de uma curadoria do perfil Prédios de Salvador, criado por Diego Viana no Instagram para contar um pouco da história desses imóveis. “Lembrar desses edifícios é respeitar a produção arquitetônica de um período e talvez ajudar novas gerações a enxergar os pontos positivos e negativos dessas edificações para as construções do futuro”, opina o arquiteto.

Esta é a primeira vez que o especial lançado pelos estudantes será antecedido por um evento a leitores e convidados do jornal. Para a editora chefe Linda Bezerra, uma das orientadoras do projeto, esse é um “elemento a mais no aprendizado dos estudantes”. 

“O tema que eles escolheram, esse ano, para o produto final, um especial para o digital e um caderno impresso, tem relação direta com o conteúdo do Rolê Prédios Salvador. Assim, os estudantes passam pela prática da reportagem e enriquecem a pesquisa do tema”, afirma Linda.
O passeio é organizado pelo Urban Recycle Architecture Studio (URBAN) escritório de arquitetura e design dos arquitetos Diego Viana e Saul Kaminsky. 

A URBAN foi fundada em 2010 e desenvolve projetos de diversas escalas que partem desde pequenas edificações residenciais até grandes edificações públicas, projetos urbanos e concursos internacionais. Em 2011 o escritório recebeu o prêmio projeto destaque na 9ª bienal de arquitetura de São Paulo e, recentemente, participou da 15º Bienal de Arquitetura de Veneza no pavilhão TIme Space Existence da GAA (global Arts Affair) Foundation.

O programa
O produto foi idealizado e produzido pelos alunos da 12ª turma do Correio de Futuro, após palestras, visitações e imersões no cotidiano da redação do jornal CORREIO. Orientados pelas professoras e jornalistas Bárbara Souza e Maria Isis, por Linda Bezerra e editores, os alunos precisaram cronometrar o tempo para cumprir o desafio de levar às bancas um material inovador e com a cara de Salvador.

A idealização de um produto faz parte do programa desde o princípio, em 2012. E, para Maria Isis, a edição da turma traz um diferencial. “Salvador é uma cidade simbólica, flutuante. Eu acho que nosso desafio foi buscar uma solidez para Salvador em histórias de baianidade e inventividade sobre coisas que são, literalmente, concretas”, diz.

Até chegar ao resultado final, no entanto, foram “dias de luta”, resume Rafaela Pereira, 21 anos, uma das participantes do Correio de Futuro, encerrado no dia 6 de fevereiro. “Foram muitas discussões e reuniões. Apesar do quebra-cabeça, toda a concepção foi muito prazerosa. Além do acompanhamento que tivemos durante o processo”, conta. A produção resultou em cinco reportagens para o impresso e 11 matérias extras que serão lançadas na página online do especial. 

O trabalho, na opinião de Marcelo Gentil, gerente de Comunicação da Odebrecht S.A., patrocinadora do Correio de Futuro, forma profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. “O projeto Correio de Futuro une a experiência acumulada com os estudantes ao longo de mais de uma década de realização com o momento vibrante de um grupo de comunicação que vem se renovando ao longo dos últimos anos, acompanhando tendências que se mostram irreversíveis na produção e no consumo de informação jornalística de qualidade”, define.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a briga generalizada no clássico Ba-Vi do último domingo (18), atletas do Vitória prestaram queixa em uma unidade policial contra o volante Edson, o goleiro Anderson e o zagueiro Rodrigo Becão, todos do Bahia. O zagueiro Kanu e o lateral-esquerdo Bryan registraram que teriam sido agredidos pelos adversários.

Do trio, somente Edson e Becão foram expulsos no jogo. No lado tricolor, o meia Vinícius também registrou queixa contra atletas rubro-negros. O meia do Esquadrão acusou Fernando Miguel, Kanu, Yago e Denilson por agressão, além de Neilton, por ameaça.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) e sua mãe, Marluce Vieira Lima, voltaram a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que não seja acolhido o pedido Procuradoria-Geral da República (PGR), que versa sobre o pedido de prisão da genitora e acolhimento noturno do parlamentar.

Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, a dupla foi denunciada por envolvimento no caso do bunker de R$ 51 milhões encontrado em um apartamento na Graça, em Salvador. Na acusação da titular da PGR Raquel Dodge, em que ela pede as medidas cautelares contra os Vieira Lima, ela requereu novamente que a ação seja cumprida. A petição é datada da última quinta-feira (15).

Raquel solicitou que Lúcio Vieira Lima seja colocado em recolhimento domiciliar, com fiança de 400 salários mínimos e ressaltou: “A propósito, só em patrimônio, ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2014, o equivalente a R$ 7.720.882,46 (sete milhões, setecentos e vinte mil, oitocentos e oitenta e dois reais e quarenta e seis centavos)”.

Já para Dona Marluce, a chefe do Ministério Público Federal pediu prisão domiciliar, fiança – também de 400 mínimos – e proibição "de manter contato, receber em casa ou usar para fins pessoais secretários parlamentares do filho deputado, notadamente Milene Pena e Roberto Suzarte".Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ba-Vi do último domingo (18), depois de muita confusão e expulsões, enfim teve um resultado. A Federação Bahiana de Futebol declarou na tarde desta segunda-feira (19) que o Bahia foi o vencedor da partida, válida pela sexta rodada do estadual (confira a súmula aqui). Quando o placar marcava 1 a 1, o Rubro-Negro teve cinco jogadores retirados do jogo com cartão vermelho e a partida acabou encerrada pela insuficiência de jogadores do Leão.. Com base no Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FBF deu o placar de 3 a 0 para o Tricolor, que agora assume o segundo lugar do certame, com onze pontos conquistados. A equipe de Guto Ferreira volta a jogar pelo Baianão no próximo domingo (25), contra o Atlântico, na Arena Fonte Nova. O Vitória, por sua vez, permanece com dez pontos, fica na terceira posição e volta a jogar pelo estadual contra o Jacuipense, nesta quarta-feira (21), em Riachão do Jacuípe.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, criticou o Vitória após o Ba-Vi da tarde deste domingo (18), encerrado após insuficiência dos jogadores do Rubro-negro. Segundo o mandatário, o Tricolor preferia perder do que deixar o campo de jogo "covardemente". "Eu quero dizer que o Bahia preferia perder o jogo do que sair de campo covardemente. Eu nunca faria o que o adversário fez. É melhor perder do que provocar uma expulsão para sair daqui com um teórico empate. Eu não escreveria isso na história do clube", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. O dirigente do Esquadrão de Aço relatou uma troca de informações entre os jogadores e a comissão técnica do Leão. "Vocês todos viram o que aconteceu.

Um jogador do próprio clube foi para a torre de comando e voltando para o banco de reservas, o que é uma irregularidade. A partir disso, avisou o técnico, que colocou na carreira dele o fato de provocar uma expulsão deliberada para não perder em campo. Eu não escreveria isso na história do meu clube. Duvido que esse mando tenha partido de presidente. No mínimo, foi ordem do próprio técnico. Tem que saber perder, meu amigo. Que tamanho temos agora para pregar a melhora do futebol baiano", declarou Guilherme Bellintani, que questionou o bem do futebol estadual em virtude do ocorrido. "Estou interessado em saber se vale a pena o futebol baiano. Vale a pena diante do que aconteceu hoje?

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clássico Ba-Vi mexe com as emoções, e, no dmoingo (18), os dois maiores times do estado ficarão frente a frente no primeiro duelo do ano, tendo o Barradão como palco, às 16h.  Se dentro de campo a rivalidade é acirrada, fora dele o pedido é por paz. Depois de seis clássicos, o Ba-Vi vai voltar a ter a presença das duas torcidas no estádio.

Para o técnico Vagner Mancini, ter rubro-negros e tricolores nas arquibancadas realça o brilho da partida. “Eu, sinceramente, disse um dia aqui em entrevistas, acho que seria retrocesso Ba-Vi só com uma torcida, assim como todos os clássicos do Brasil. Isso que simboliza rivalidade sadia. Quando você tira a possibilidade do cidadão ir ver o seu time jogar, tem que repensar onde vive, as leis que regem o seu país. Fico feliz de saber que as duas torcidas estarão aqui. Espero que as duas torcidas façam a festa. Que seja um jogo sem violência, bem jogado”, afirmou o treinador do Vitória 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ba-Vi é mesmo um clássico. Não apenas no sentido de partida entre dois rivais, definido pelo vocabulário dos amantes do futebol, mas no cotidiano dos baianos. Assistir a um jogo desses requer preparação especial dos supersticiosos, incentiva movimentação maior entre os amigos e desperta ansiedade. O primeiro Ba-Vi do ano será domingo (18), às 16h, no Barradão. Novidade para alguns jogadores, mas não para um em especial: Rhayner é o único entre os 22 prováveis titulares que já disputou o clássico pelos dois times. 

Até já fez gol no Vitória quando vestia a camisa do Bahia, em 2014. Foi em um triunfo por 2x0 na Fonte Nova, com gols dele e de Lincoln, pelo Campeonato Baiano. E deu o troco no ano seguinte: 3x1 para o Leão, também na Fonte, pela Série B. Rhayner, Escudero e Diego Renan viraram a partida após Kieza abrir o placar para o Esquadrão logo no primeiro minuto de jogo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desistir de concorrer à Presidência da República ainda não foi uma decisão bem assimilada pelo apresentador Luciano Huck (veja aqui). De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, ele está triste “como quem interrompe uma gravidez”, disse um de seus próximos interlocutores. "Vou ali chorar um pouquinho e já volto", afirmou o global a colegas que conversaram com ele depois de bater o martelo. Segundo um amigo de Huck, a sensação é de frustração. "O corpo todo se preparava e se movia para a chegada dessa nova vida. E ela teve que ser interrompida. É frustrante", contou. Conforme a publicação, mais de uma pessoa que convive com o apresentador afirmou que ele estava entusiasmado como nunca para disputar o Palácio do Planalto. Os relatos são de que ele já estava fazendo planos e acreditava que, em dentro de cem dias de governo, poderia aprovar reformas e devolver esperanças aos brasileiros. O apresentador achava ainda que, recém-eleito e com altos índices de popularidade, poderia convencer o Congresso a apoiar as boas ideias que imaginava que tinha. A possibilidade de desistir de vez começou a surgir após pressão da TV Globo para que ele anunciasse de vez sua decisão, algo que o obrigaria a deixar a emissora. A própria esposa, Angélica, também corria o risco de perder a atração que comanda.  Além disso, o apresentador teria percebido a dificuldade em enfrentar uma campanha presidencial. Na semana passada, começou a ser questionado sobre a compra de um avião particular com financiamento do BNDES e sobre o uso de leis de incentivo para projetos sociais.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Que bafão!!!! Após ser filmado dançando com o dançarino Sebastian em Salvador, o ex-lutador de boxe Acelino Popó fez um vídeo respondendo às muitas críticas que recebeu. “Sobre a noite de ontem, eu dançando com o Sebastian: Tem muita gente invejosa e despeitada na Bahia porque nunca chegaram onde cheguei e nunca vão chegar”, disse.

“Só sabem falar besteira. Mande esse vídeo para todos os grupos e fala para essa galera cuidar da sua vida e não da dos outros”, continuou o ex-atleta, que ainda xingou as pessoas que estão compartilhando o vídeo no whatsapp. “Vão se f****”, esbravejou o filho de Zuleika. Para quem não sabe, Sebastian ficou conhEcido em Salvador, quando dançava no Grupo baiano Pega no Compasso.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A maquiagem demorou quase uma hora para ser finalizada. Os chifres de lantejoulas vermelhas compunham a fantasia de diabo. Mas, na hora que eu pisei o pé na rua os gritos foram de ‘aí vai do viadinho’, ‘quer cerveja, viadinho’ , ‘olha com o viadinho rebola’. Mais do que uma troca do ‘d’ pelo ‘v’ o que vi e ouvi neste Carnaval de Salvador foram manifestações gratuitas de preconceito contra os LGBTs. Desde 2005 pulo Carnaval em Salvador e isso sempre existiu. Contudo, esse ano foi maior. Na verdade foi proporcional a uma maior fatia de atrações voltadas para o público da diversidade. Mas, as bichas reagiram no mesmo tom.

Ao lado de toda atração que tinha o ímã do arco-íris era certeiro ver os foliões e atrações LGBTs sendo hostilizados da forma mais odiosa possível. Do primeiro trio sem cordas que acompanhei na quinta-feira (08) com Claudia Leitte ao de Pabllo Vittar ontem (13) muitas bichas foram humilhadas por falas, gestos e ações de heteros preconceituosos. Porém, contudo, entretanto…… ao mesmo tempo que recebiam os insultos as bichas se uniram para mostrar que quanto mais reclamar mais ‘viados’ vão ter.

Quando saiu a programação oficial da festa já ligou-se o alerta cor de rosa: de quinta à terça o circuito da Barra-Ondina (especialmente) estava concentrando diversas atrações que tinham gays como foliões em potencial. Isso virou realidade. 2018 foi de fato o carnaval da diversidade. O resultado disso ficou claro com a repercussão da festa: por onde passei neste Carnaval – e olhe que rodei bastante – era unânime ouvir heteros se queixando no excesso de ‘viados’ no circuito. Comentar isso, de fato, não seria um problema. A forma de reagir a isso que sim.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, afirmou que o cantor Igor Kannário é “marginal”. A afirmação veio após uma pergunta sobre a postura do artista, que acusou a PM de agredir foliões durante o Carnaval de Salvador. 

“Kannário foi muito infeliz naquela colocação. Foi colocada uma imagem de frente, mas ninguém viu o que veio atrás. Quando a PM chegou na frente, a briga já era generalizada. Infelizmente [Kannário] é um marginal, já prendemos ele várias vezes. Fico chateado quando vejo dando espaço a ele. Infelizmente ele não pode colocar um capacete [da PM] para ir à rua, pois não reúne as condições. Ele não pede calma, como Leo Santana faz. Ele vai para cima”, acusou. 

Brandão criticou ainda o ator Bruno Gagliasso, que também fez críticas à PM. “Eu já falei sobre isso, o ator foi infeliz. Foi muito infeliz. É um ato isolado. Sou contra excessos. Ele tem que ir pra rua. Ele tem que ver o que o policial passa. Não é fácil ficar no ar-condicionado, no frio, dizendo que está errado. Se estiver errado, eu estou para corrigir. Agora não venha querer denegrir minha corporação”, bradou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Cláudia Leitte resolveu inovar e começou o Circuito Dodô, na Barra, cantando dentro de uma bola de basquete. Cláudia, que comanda o bloco Largadinho nesta terça-feira (13), está com temática esportiva desde o primeiro dia, quando vestia uma camisa de futebol americano, enquanto o rapper Pitbull homenageava o futebol brasileiro. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito ACM Neto (DEM) se irritou quando questionado sobre a polêmica envolvendo a Prefeitura de Salvador e a TVE. Em entrevista ao Metro1 neste domingo (11), o democrata afirmou que não ia falar sobre a questão. "É cada polêmica desnecessária que as pessoas criam que pelo amor de Deus. Eu não vou tratar disso, quem tá tratando são os órgãos técnicos, não tem nada com política. Quem fala sobre isso não sou eu, é o secretário Sérgio Guanabara", disse.

No último sábado (10), a TVE divulgou uma nota exigindo ʹmesmas condiçõesʹ de transmissão à Prefeitura de Salvador para poder realizar sua cobertura do Carnaval 2018. A emissora afirmou que foi notificada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para retirar uma plataforma elevatória instalada na Rua Dom Marcos Teixeira. Segundo a TVE, a retirada seria feita para manter os equipamentos da TV Bahia em suas posições. A Sedur, por sua vez, disse que emissora colocava os foliões em risco ao manter o equipamento no local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para o cantor Caetano Veloso, o verdadeiro Carnaval se faz nas ruas e não nos camarotes. O compositor, contudo, já não pode viver essa realidade como gostaria. O artista, que tem 75 anos, esteve no camarote Expresso 2222, que fica no circuito Dodô (Barra-Ondina) e este ano é organizado pela afilhada Preta Gil. "Eu acho que Carnaval é na rua. Meu filho Moreno, por exemplo, está na rua, ele nem sobe em camarote. Eu gosto muito de ficar na rua, mas não tenho mais idade pra ficar. Aí vim trazer meus netos", explicou.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Anitta deu início à sua apresentação no circuito Dodô (Barra-Ondina) nesta sexta-feira (9), segundo dia oficial de Carnaval. Ela comanda o "Bloco das Poderosas", que sai sem cordas. Ao iniciar a apresentação, a carioca prometeu cantar canções famosas na voz de Ivete Sangalo, que este ano não participa da festa por causa da gravidez avançada de gêmeas. "Tô muito feliz de estar aqui hoje. Eu quero começar a esquentar pra vocês. Já que ela não tá aqui, a gente vai homenagear hoje, a gente vai cantar muita [música de] Ivete hoje", prometeu, puxando "Chorando Se foi" - música que na verdade ficou conhecida na voz de Kaoma, mas interpretava há muitos anos por Ivete.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois jovens acusam guardas municipais de agressão no pré-carnaval do Circuito Dodô, localizado no bairro da Barra, em Salvador . O caso teria acontecido nesta quarta-feira, 7, próximo ao camarote Oceania.  De acordo com Tamires Moreno, 22 anos, ela e o namorado, Vinicius Dória, 19, estavam no circuito quando foram abordados pelos guardas que estavam passando. Ela afirma que os servidores teriam agredido o namorado dela com socos e deram um tapa no rosto dela.

"Eles só queriam passar e começaram a bater no meu namorado sem motivo. A gente não fez nada. Quando eu pedi para eles pararem, um chegou e me deu um tapa no rosto. Nessa hora que eles pararam e saíram do local", relatou Thamires.

Guardas teriam agredido Vinicius com socos (Foto: Arquivo Pessoal)

Thamires registrou um Boletim de Ocorrência e alegou está sentindo muita dor no ouvido. O casal fez exame de corpo delito e prometeu denunciar o caso a Corregedoria da Guarda Municipal.

Em nota, assessoria da Guarda Municipal informou  que as vítimas devem formalizar a queixa junto à ouvidoria do órgão, para que a Guarda Civil Municipal possa coletar informações e apurar o fato.

Casal registrou Boletim de Ocorrência após a agressão (Foto: Arquivo Pessoal)

*Sob supervisão da editora Paula Pitta.Pubicação do Jornal A Tarde, em 08.02.18

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Alinne Rosa é uma das últimas atrações a deixarem o Farol da Barra nesta quinta-feira (8), primeira noite oficial do Carnaval. A artista levou ao circuito Dodô o tema "Proteção e Alegria", que visa repudiar o assédio às mulheres, homofobia e o machismo.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começa a folia momesca e a TVE faz grande cobertura nesse que é considerado o melhor carnaval do país. Curta as imagens a partir desse primeiro dia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O folião que perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Carnaval terá como resolver o problema com celeridade. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) estará de plantão 24 horas, no posto central de serviços do órgão, na avenida Ademar de Barros, em Ondina, onde será possível tirar a segunda via dos documentos. O posto começar a funcionar na noite desta quinta-feira (8), com servidores que foram capacitados para otimizar o atendimento.

O folião interessado deve apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência, que precisam ser confirmados pelo sistema do Detran. O serviço é exclusivo para os cidadãos baianos. As taxas custam R$ 68,30 para o CLRV e R$ 65,10 para a CNH. A entrega do documento do veículo será após a confirmação do pagamento; e a habilitação estará pronta no dia seguinte à solicitação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma multidão acompanhou a saída do trio independente de Daniela Mercury, que se apresenta nesta quinta-feira (8) no circuito Dodô (Barra-Ondina). Neste Carnaval, Daniela aposta na música "Banzeiro" e defende a diversidade.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Cláudia Leitte abriu oficialmente o Carnaval em Salvador após a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, e comanda um trio no Circuito Barra-Ondina, nesta quinta-feira (8). "Será o melhor Carnaval de nossas vidas", garantiu a loira. "Meu coração vai sair pela boca. Nunca participei de um momento como esse. De presenciar a entrega das chaves, a abertura do Carnaval. Me sinto muito honrada. Não posso falar mais senão vou chorar”, complementou. A cantora abriu a folia com sucessos como "Baldin de gelo" e "Lacradora", apostas para ganhar o título de músical do Carnaval.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem que agia como estelionatário foi capturado na tarde desta segunda-feira, 5, no Salvador Shopping, na capital baiana. Marcus André Souza estava com documentos falsos e foi detido por agentes da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Iguatemi). Os policiais, que reforçam as ações por meio da Operação Abadá, foram acionados pelos seguranças do estabelecimento. O suspeito estava com carteiras de identidade e de habilitação, cartões de crédito com nomes de outras pessoas e um carro, modelo Gol, de placa NTK-7829. Ele foi encaminhado para a 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba). A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso nesta sexta-feira (2), no bairro do Calabetão, com cerca de 300 kg de drogas (maconha, crack e cocaína), após roubar uma pistola calibre ponto 40 de um sargento da Polícia Militar, durante um assalto a ônibus. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Militar informaram ao G1 que o homem foi surpreendido por policiais militares da Operação Gêmeos, que reforçam o patrulhamento na região de Mata Escura e Jardim Santo Inácio desde o início desta semana. Após denúncias sobre o roubo ao ônibus, os policiais perseguiram o suspeito, que tentou se esconder em uma casa. A droga apreendida, a pistola do PM e o suspeito foram encaminhados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, no bairro da Pituba. Também foram achados com o suspeito o carregador da arma e algumas munições. A identificação do homem não foi divulgada. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Governador fez a tradicional leitura da mensagem do Executivo baiano. “Na abertura dos trabalhos do Legislativo hoje, conhecemos o porquê Rui Costa é o melhor governador do Brasil, reconhecido pelos principais institutos de pesquisa do país como o governador que mais cumpriu promessas de campanha”. Foi essa a avaliação que o deputado Rosemberg Pinto (PT) fez da mensagem lida pelo governador Rui Costa (PT), na tarde desta quinta-feira (1º), durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos deste ano da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Para o parlamentar petista, nos últimos três anos, o chefe do Executivo baiano fez diversas realizações, em especial em 2017, ano marcado por uma crise econômica e política no país. “Rui conseguiu realizar ainda mais do que nos dois anos anteriores”, destacou Rosemberg, ao apontar que o líder baiano apresentou para este ano um conjunto significativo de obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. “Isso vai mudar significantemente a vida dos baianos e das baianas em 2018”, comemorou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Henrique Brinco

Durante discurso no evento de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, ontem, o governador Rui Costa destacou seu compromisso com as famílias baianas. Na ocasião, em um discurso com mais de duas horas de duração, o petista defendeu o ex-presidente Lula (PT)  e atacou o presidente Michel Temer (PMDB). Ele também reclamou do tratamento que a Bahia tem recebido do Governo Federal em comparação com outros estados do país. “Nós, os governadores do Nordeste, em nossas reuniões, independentemente da cor partidária, propomos mudanças de rumo para o país e defendemos a nossa união para enfrentar o acentuado processo de discriminação e de falta de prioridade política para com a região. O refinanciamento das dívidas dos estados é apenas um pequeno exemplo: foi dado tratamento especial a São Paulo, que não podia mais se endividar, mas a União resolveu a questão, alargando a dívida do estado paulista e dificultando a vida dos estados nordestinos. Nós pagamos a conta, financiamos o estado de São Paulo e ainda nos impuseram a pecha de que somos sustentados pelo Bolsa Família”, discursou.

“Não admito que a Bahia seja desrespeitada ou ameaçada por ninguém. Os interesses dos baianos sempre irão nortear o meu trabalho. Não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme. Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, e não admitiremos atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de regimes ditatoriais. Exigimos respeito!”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vice-prefeito Bruno Reis afastou, momentaneamente, a possibilidade de concorrer nas eleições deste ano como candidato a governador. O nome mais cotado para representar a oposição na disputa contra Rui Costa é o prefeito ACM Neto, mas recentemente também surgiu a possibilidade de Reis testar sua força nas urnas. "São especulações", resumiu o vice-prefeito em entrevista ao Bahia Notícias. No entanto, ele não descartou a chance de ser candidato ao governo caso seja solicitado por seu grupo político. "Faço parte de um grupo à disposição para jogar na posição que o grupo me escalar", explicou. Mesmo que Reis seja candidato, ele não precisa deixar o posto de vice-prefeito de Salvador. Esse fato representa inclusive um trunfo para sua eventual candidatura. ACM Neto precisaria deixar a prefeitura para a disputa com Rui e não poderia voltar mesmo em caso de derrota nas urnas. As conversas em torno da chapa majoritária devem se intensificar depois do Carnaval. Por enquanto, Reis prefere apostar suas fichas no prefeito da capital baiana - e é um dos principais interessados numa eventual renúncia dele, já que assumiria o Palácio Thomé de Souza. "O que nós temos de concreto e trabalhamos para isso é o nome do nosso prefeito ACM Neto, que eu tenho certeza, que com todo o cenário que está colocado será o próximo governador da Bahia", disse ao Bahia Notícias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro funcionários foram demitidos do Hospital Santa Izabel, em Salvador, porque apareceram em um vídeo dançando a música “Que tiro foi esse”, que se tornou hit no país na voz da cantora Jojô Todynho. A gravação foi feita dentro da unidade, sem autorização da administração do hospital. O vídeo acabou viralizando. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Santa Izabel, os funcionários desligados eram maqueiros e foram demitidos na semana passada, sem justa causa. No vídeo, aparecem dois funcionários. Um deles está sentado em uma cadeira de rodas e é empurrado por um colega, enquanto a música toca ao fundo. Após o verso “Que tiro foi esse?”, o homem que está na cadeira se joga no chão. Logo em seguida, o outro maqueiro que aparece na imagem cai após o segundo 'disparo' da música.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o prefeito de Salvador ACM Neto rebater as reclamações da classe artística sobre o pagamento dos direitos autorais, ao afirmar que o caso está judicializado, a Associação Procure Saber, representante da categoria, publicou uma nota, nesta terça-feira (30), para rebater o gestor municipal.

"A Associação Procure Saber, em nome de todos os seus membros e da respeitável parcela da música brasileira que representa, repudia veementemente a posição da prefeitura municipal, que está defendendo abertamente o não pagamento de direitos autorais por eventos financiados com dinheiro público ou não, na cidade de Salvador", diz a nota.

A entidade reafirma, assim como em vídeo publicado nesta semana, que o direito autoral é uma conquista "da classe artística para garantir sua subsistência e impedir o uso oportunista de sua arte".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tentando uma vaga na promotoria, Ana Carolina investe alto na preparação  - (Foto: acervo pessoal)

Eles investem em cursos, livros, materiais específicos, acompanhamento de coach, inscrições, viagens e hospedagens
Passar em concurso público não é tarefa fácil. Além de muito estudo, os candidatos têm investido alto para tentar conquistar a tão sonhada vaga. Gastam com cursos, livros, materiais de estudo, inscrições, viagens para fazer provas em outros estados, hospedagem, alimentação, acompanhamento de coach e, quando somam todos os investimentos, para alguns, pode passar até da casa dos R$ 20 mil.

Esse é o caso da advogada Ana Carolina de Azevedo, 25 anos, que contabiliza ter gastado em torno de R$ 20 mil  durante três anos de estudos. Só com  coach gasta R$ 3 mil por ano - R$ 250 por mês. “Desde dezembro de 2016 até agora já gastei uns R$ 3.300 em material. O curso anual que fiz ficou em torno de R$ 4 mil”. Somado a isso teve ainda as despesas com viagens para nove cidades do país em que foi fazer provas.

O jornalista e advogado Daniel Freitas, 37, já venceu a barreira de dois concursos federais. Mas, depois de passar no segundo para técnico administrativo, ele agora  investe para alcançar um cargo de analista. “Meu foco hoje é passar para analista do TRT. Desde 2015 venho investindo nisso e em 3 anos gastei, no mínimo, uns R$ 20 mil com passagens, hospedagens, livros e apostilas de estudo. Meu consolo é saber que, se for nomeado, o salário inicial é de R$ 11 mil, mais gratificação”, brinca. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto Ipsos testou pela primeira vez o nome do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), em uma pesquisa sobre presidenciáveis. O também ex-ministro é cotado para ser o candidato petista à Presidência caso o ex-presidente Lula não possa concorrer.

O resultado da consulta, que foi realizada no início de janeiro com 1,2 mil pessoas, está marcado para será divulgado na próxima terça-feira (30). Os outros petistas que também foram listados na pesquisa são o próprio Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.Inserção de foto arquivo, tvsaj.com.br. Texto, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem busca a oportunidade de adquirir uma residência pode aproveitar a 1ª Semana Nacional do Imóvel Próprio, realizada pela Caixa Econômica Federal, que acontece até esta sexta-feira (25). Ao todo, no Brasil, são ofertadas 16 mil áreas. Na Bahia, são 577 oportunidades, entre casas, apartamentos e terrenos.

Na capital baiana, há ofertas a partir de R$ 8 mil, no Condomínio Mirantes de Periperi, até R$ 354 mil, no Edifício Maria Lívia, no bairro do Canela. A lista completa dos bens pode ser consultada no site da Caixa ou nas próprias agências. As opções de compra disponíveis são: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda direta.

De acordo com o banco, a vantagem de comprar um bem durante a campanha é que os imóveis possuem garantia de documentação regular e não têm dívidas deixadas por proprietários anteriores, entre elas, contas de condomínio e parcelas do IPTU.Metro 1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que fazia a travessia Mar Grande – Salvador, não culminou em modificações na fiscalização do serviço por parte da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Após o advogado Zilan Costa e Silva, especialista em direito naval sugerir que a tragédia poderia forçar uma ação "mais incisiva" na fiscalização (leia aqui), a Agerba informou nesta terça-feira (23) que cabe a ela apenas a vistoria da regularidade, da continuidade e do cumprimento dos horários, além da eficiência e cortesia na prestação de serviços. "A agência não foi citada ou notificada pela autoridade marítima e, no âmbito da segurança, vai aguardar orientações sobre possíveis mudanças de protocolos estabelecidos pela instituição responsável [Marinha do Brasil]", explicou a assessoria em nota. Atualmente há 16 fiscais que trabalham na vistoria do o sistema hidroviário (Lanchas e Ferry Boat) em operações que ocorrem diariamente em Salvador e na Ilha de Itaparica.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa (PT) criticou a disseminação de notícias falsas a respeito de uma obra na região do bambuzal que fica na entrada do Aeroporto de Salvador, que tomou conta das redes sociais na última semana. Em entrevista nesta segunda-feira (22), durante participação no 2º Seminário de Mobilidade Urbana, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, na capital paulista, o petista comentou o relacionamento entre Estado e prefeitura da capital baiana nos últimos meses.

"Um alvará de construção para uma passarela durou 11 meses. O paisagismo no entorno da obra do metrô, para aprovar o paisagismo e liberar o alvará, foram 10 meses. Isso compromete. Questões técnicas são transformadas, quase que semanalmente, entre estados e prefeituras, em questões políticas. Deveriam ser tratadas do ponto de vista técnico", disse Rui.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Duas operações da Polícia Militar apreenderam, na tarde desta quarta-feira (17), 92 pedras crack e 59 pacotes de maconha prontos para a venda. Em uma das ações, Rogério Dias da Silva, o "Zoe Bananeiras", de 24 anos, foi capturado por guarnições da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lobato), na localidade de Manoel Monte, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele estava com as pedras de crack, uma carteira, uma mochila preta, um aparelho celular e R$ 14. O suspeito foi preso em flagrante e apresentado, junto com o material, na 29ª Delegacia Territorial (DT/Plataforma).

Já as trouxinhas de maconha foram encontradas em um saco plástico durante uma ronda em um casarão abandonado, por agentes do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Pelourinho), na região do Areal de Baixo, no bairro do Dois de Julho. A droga foi encaminhada para a Central de Flagrantes (Iguatemi).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Otto Filho (PSD), filho do senador Otto Alencar (PSD), pode ser vice na chapa do governador Rui Costa (PT). Caso a escolha seja confirmada, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), será limado da chapa. Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, o governador deixou o vice-governador João Leão (PP) escolher se quer continuar no cargo ou concorrer ao Senado na eleição deste ano. Caso o pepista dispute a Casa, Ottinho fica na vaga.Inserção de foto 1, Tvsaj. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem deixado o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília, e seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ambos do PMDB, irritados. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, a dupla acha que o democrata está por trás do movimento de enfraquecê-los dentro do partido. Ainda segundo a publicação, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, também peemedebista, tenta ocupar o espaço dos irmãos, investigados pela Polícia Federal e denunciados pelo Ministério Público Federal. Na quinta (11), o Bahia Notícias mostrou que, realmente, há um desejo do prefeito e entre seus aliados de acabar com qualquer vínculo dos Vieira Lima com o partido. ACM Neto tem receio de, ao se candidatar a governador, precisar enfrentar o desgaste eleitoral de ter na chapa majoritária uma agremiação que tenha os irmãos. Pre-titulo, Tvsaj. matéria, Bahia Noticias 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está enfrentado um dilema na montagem da chapa majoritária de sua possível candidatura ao governo do Estado nas eleições deste ano. Importante no grupo por fatores como tempo de televisão e estrutura partidária, o PMDB está dando dor de cabeça ao democrata nas articulações engendradas para fechar os nomes que marcharão com ele no pleito. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, aliados começam a pressionar Neto para que o inquilino do Palácio Thomé de Souza não tenha a sigla na chapa por causa da situação dos irmãos Vieira Lima, cujas imagens estão muito atreladas ao partido. Por outro lado, o próprio prefeito se preocupa com a possibilidade de ter na chapa a agremiação, comandada por muito tempo no estado pelo homem do bunker de R$ 51 milhões, o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Com a certeza de que a ligação entre Neto, Geddel e o PMDB será explorada pelo grupo do governador Rui Costa, o prefeito de Salvador quer encontrar um jeito de não deixar a má fama do ex-ministro resvalar na sua imagem. “Ele não vai querer passar a eleição explicando porque está ao lado do partido de Geddel e Lúcio”, comentou um deputado do grupo de Neto, que preferiu não se identificar.  E, segundo o apurado pela reportagem, as movimentações para resolver essa quebra-cabeça já começaram. O objetivo principal é acabar com qualquer resquício de vínculo dos Vieira Lima com o partido. Neste sentido, segundo algumas fontes ouvidas pelo BN, as articulações passariam por retirar o comando da sigla do deputado estadual Pedro Tavares, cria política dos irmãos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Preocupado com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, devido ao início do verão, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) pediu ao Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, urgência na recuperação da BA 233, que liga o município de Esplanada ao Conde e a Linha Verde à BR 101. De acordo com o parlamentar, neste período do ano triplica a frequência de turistas nos municípios do Litoral Norte, o que reacende as discussões sobre as condições de tráfego. “Com a chegada da estação mais quente do ano, cresce o número de turistas na Bahia, o que reflete na urgência de recuperação desta via. A BA 233 é usada por visitantes de várias partes do país que procuram as praias e cachoeiras do Litoral Norte, porém a má conservação da estrada tem causado recorrentes danos aos veículos e motoristas que trafegam no local”, disse o parlamentar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador está entre os 22 destinos mais quentes, bombados do mundo para se visitar este ano. A capital baiana é o único local do Brasil citado na reportagem "Where to Go in 2018" ("Onde ir em 2018"), da Bloomberg Businessweek, tradicional revista de negócios norte-americana, e aparece junto com destinos como Camboja, Fiji e Abu Dhabi.

A publicação se refere a Salvador como 'uma das cidades coloniais mais descontraídas do Brasil' onde há 'um esforço de preservação histórica' por parte dos governantes. A presença na lista - inclusive sendo o primeiro destino citado na matéria - é justificada pela evolução na infraestrutura, com novas opções de hotéis e restaurantes, além de novas atrações culturais.

Aqui, o destaque cultural vai para a percussão que acompanha a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e o pôr-do-sol de frente para o mar no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A indicação gastronômica ficou para o restaurante Fasano, na Praça Castro Alves, que está previsto para ser inaugurado no primeiro semestre deste ano.

A hospedagem de luxo indicada fica também no Centro Histórico: é o Fera Palace Hotel, que possui um telhado com vista para o Porto de Salvador e a Baía de Todos os Santos. Além disso, as praias foram lembradas, mas não houve favoritas.

O período indicado para se visitar a cidade foi o Verão, entre dezembro e abril. A agência sugere aos visitantes evitar a cidade nos meses de junho e julho, considerados pela reportagem os mais chuvosos. "Também vale a pena notar que a cidade pára para as festas de rua do Carnaval, que vão de 8 de fevereiro a 14 de fevereiro deste ano", conclui a publicação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia já tem um novo goleiro para substituir Jean e iniciar a temporada 2018. O tricolor acertou na tarde desta quarta-feira (3) a contratação do goleiro Douglas, do Corinthians, que se destacou na Série A do ano passado com a camisa do Avaí.A informação foi confirmada pelo empresário do jogador, Rodolfo Rosa, em conversa com o CORREIO. Douglas inclusive já está em Salvador e chega para o Bahia em definitivo. O jogador depende apenas dos exames médicos para assinar contrato de três anos.

"Acertamos hoje a situação do Douglas, ele agora é jogador do Bahia. Ele assina por três anos e vai em definitivo", explicou o empresário.
Douglas foi envolvido na negociação que levará o lateral esquerdo Juninho Capixaba, de 21 anos, do Bahia para o time paulista. É esperada também uma quantia em dinheiro para o Esquadrão. O tricolor ainda não se pronunciou sobre os detalhes do acordo. 


Enquete


PodCast