Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a fotografia 'Abundância', a fotógrafa Paula Fróes conquistou o primeiro lugar no concurso Olhares Inspiradores, promovido pela Canon. A imagem vencedora foi inscrita na categoria Compactas/EOS APS-C, com o tema infâncias, que recebeu 3623 inscrições de profissionais de todo o país. Atualmente, Paula faz parte da equipe de fotografia da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). 

"Esse foi o primeiro banho de Adilson com água em abundância no quilombo Alto do Bonito, em Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Eu fiz em 2010, quando o Governo do Estado entregou três cisternas de produção e de consumo no quilombo. É a fotografia que mais marcou a minha vida, tanto que eu não esqueço o nome do garoto", explica Paula. Com 10 etapas, o concurso é realizado anualmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi iniciado o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de médicos para Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa de Salvador, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), após publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13) . Ao todo, estão sendo oferecidas 143 vagas. Desse total, 67 são destinadas para médico clínico, 53 para pediatra, sete para psiquiatra e 16 para ortopedista. 

Além disso, há uma cota de 30% das vagas à afrodescendentes e 5% para pessoas com deficiência. A remuneração é de até R$ 6 mil para um plantão semanal de 24h.Os interessados podem se inscrever pela internet de 15 a 23 de dezembro de 2017, no site do processo seletivo. A taxa da inscrição é de R$ 50.

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o nome de Ciro Gomes ganhando força em vários estados na corrida à Presidência da República, o comando nacional do PDT vem cogitando a indicação do deputado federal Félix Mendonça Jr. (presidente do partido na Bahia) como candidato ao Senado nas eleições de 2018.

O objetivo da direção nacional do PDT é abrir espaço para o ex-governador do Ceará no estado. “Ciro está fazendo a gente voltar a sonhar e vamos montar palanque em  vários  estados”, revelou o presidente do partido, Carlos Lupi, durante evento com o pré-candidato à Presidência, neste final de semana, no Espírito Santo.

Félix afirmou ter ficado muito honrado com a lembrança do seu nome para concorrer ao Senado, mas disse que será necessário consultar as bases antes de tomar uma decisão. “Sou candidato à reeleição como deputado federal, caso venha disputar outro cargo é uma decisão que não posso tomar sozinho, tenho que ouvir as bases”, adiantou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O edital para licitação da obra de recuperação asfáltica da BA-878, estrada que liga a cidade de Santo Amaro às belíssimas praias de Saubara, Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, sairá na próxima terça-feira (19).

A informação foi dada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcanti, durante encontro com a prefeita Márcia de Bolinha e o deputado Rosemberg Pinto (PT), na noite desta segunda-feira (11). 

“Eu estou muito feliz porque o governador Rui Costa tem atendido os diversos pleitos em todas as regiões, e a de Saubara, em especial, é de fundamental importância para a população que trafega naquele local. [A recuperação da estrada] foi um compromisso que Rui fez com a comunidade. Ele é muito grato pelos votos que teve no período da sua eleição”, afirmou o deputado Rosemberg.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (Podemos) contestou a versão final do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, que traz dados de 2016 e classifica a Bahia com capacidade de pagamento C. De acordo com o parlamentar, a decisão de colocar a Bahia entre os 12 estados impedidos de receber garantias da União para contratação de novos empréstimos é mais uma perseguição do Governo Federal contra os baianos. “A Bahia sempre apresentou capacidade de endividamento e, justamente, agora, resolveram mudar os critérios. Esta é mais uma artimanha do governo Temer e seus aliados contra a Bahia. O aval para a liberação do empréstimo já foi dado há alguns meses e este novo boletim não é retroativo. Tudo não passa de mais um golpe do golpe”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência três vereadores do município de Ibicaraí. Estiveram presentes na reunião na Serin os vereadores Francisco “Chico do Doce” Araújo Henrique – presidente da Câmara Municipal -, Sidney Macedo de Novaes “Ney Macêdo” (vice-presidente), e Idemar “Dema” Lopes Soares, além da liderança política Cleanderson Vieira. 

Os vereadores - que compõem a base de apoio do prefeito Lula Brandão na Câmara Municipal – agradeceram as ações realizadas pelo Estado em parceria com o município.  Eles citaram algumas dessas obras, a exemplo da pavimentação de ruas do bairro Delfino Guedes, a reforma e revitalização da Feira Livre, e a destinação de um trator com implementos agrícolas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PMDB baiano vai fechar 2017 com 51 milhões de problemas que emergiram das malas encontradas num apartamento na Graça no dia 5 de setembro. Dizem eles que o Dia D será em março, quando se abre a janela para quem vai mudar de partido. É quando o partido saberá se a situação se ajustou e quem vai entrar ou sair. No mix de problemas de agora, três preponderam:

1 – Os detentores de mandato, que no ano novo vão disputar a eleição e ainda não sabem o que vão dizer para a plateia.

2 – Os que se sentem traídos porque viam Geddel sustentar um discurso de moralidade que deu nas malas.

3 – Os que se sentem traídos porque Geddel não repartia o butim.

Peso pena - O ex-deputado Genebaldo Correia disse nesta quarta, 6, sobre o rififi de segunda-feira, quando ele, João Santana, amigo de Geddel, e Lúcio Vieira Lima se xingaram na sede do partido, que luta para tentar reerguer o PMDB. Sobre o fato de ter sido chamado de 'Anão do Orçamento', afirma que assim que foi envolvido na CPI renunciou à liderança e logo depois ao mandato. 'Não tive medo de perder o foro privilegiado'. E conclui afirmando que, no caso de briga pessoal, não entra. 'Sou peso pena'. Os inimigos de Genebaldo dizem que o peso dele não está no físico. É na consciência.Inserção de imagem, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A juíza Gelzi Souza, titular do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, já recebeu o recurso do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedindo a anulação do julgamento (leia aqui) que absolveu a médica oftalmologista Kátia Vargas da acusação de provocar a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Dias. Ainda não há, no entanto, prazo definido para a magistrada, que conduziu o julgamento, se manifestar. Segundo o promotor de Justiça Luciano Assis, o recurso foi interposto porque “houve nulidade absoluta em razão de violação de preceitos legais, e portanto, manifesto prejuízo” do júri. Ainda conforme o promotor, a decisão dos jurados, pela negativa de autoria (veja aqui), foi “manifestamente contrária à prova dos autos”. O julgamento de Kátia Vargas aconteceu nos últimos dias 5 e 6, no Fórum Ruy Barbosa. Os irmãos morreram após a moto em que estavam bater em um poste na Avenida Oceânica, bairro de Ondina, em 11 de outubro de 2013.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel (PSD), recebeu hoje (6), em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, a Comenda Augusto Teixeira de Freitas, em homenagem ao bicentenário do jurista cachoeirano, reconhecido no âmbito das ciências jurídicas como um dos maiores luminares das Américas. “É uma grande honra receber a homenagem dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Cachoeira. E mais honroso ainda é receber uma Comenda com o nome de Teixeira de Freitas, um excepcional jurista baiano, antiescravocrata, humanista, defensor da Justiça”, disse Coronel em seu discurso de agradecimento, acompanhado de sua esposa, a presidente do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. 

Em seu discurso, Coronel voltou a falar da proposta de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, TCM. “Não estou fazendo chantagem, mas ou o TCM muda a forma de julgar as contas dos prefeitos e presidentes de Câmaras, ou ele será mesmo extinto. No Brasil, só restam o da Bahia, Goiás e Pará. Não é possível que a condenação de prefeitos seja apenas fonte de prazer sádico para alguns conselheiros. Os critérios adotados para os Estados têm que ser aplicados também aos Municípios. Isonomia: é só o que queremos”, disparou Coronel.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), que institui o Dia de Incentivo ao Ciclismo no Estado da Bahia, a ser comemorado anualmente no dia 14 de abril. De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de estimular a prática, promover debates e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, além de motivar soluções inovadoras de gestão pública.

“A bicicleta tem sido utilizada como modalidade de transporte por milhões de pessoas em todo o mundo. Sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e gestores públicos dos benefícios da prática do ciclismo é fundamental para a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas. Promover o uso da bicicleta é também promover a democracia e a igualdade social. Uma cidade com um bom planejamento cicloviário garante a qualquer cidadão em uma simples bicicleta os mesmos direitos de ir e vir”, explica Tavares, autor da matéria. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o governador Rui Costa anunciar a recuperação de 1.700 quilômetros de estradas, o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), destaca que ele pretere a região do Baixo Sul, cuja malha viária está um caos, porém não integra as próximas etapas do projeto Premar, ignorando não apenas a segurança da população das 14 cidades, como também a importância turística da região. 
Diante disso, o deputado, que é autor de diversas indicações ao executivo estadual  neste sentido, todas sem resposta, a exemplo da rodovia BA-001, que liga Camamu a Travessão, do trecho que liga Valença  a Camamu, da Rodovia BA-250, que liga Pratigi a Ituberá, da estrada que faz ligação entre o distrito de Serra Grande em Valença e a cidade de Mutuípe e da Rodovia BA-250, trecho que liga Ituberá a Piraí do Norte, conclama  que o Governo do Estado, junto com a Secretaria de Infraestrutura, direcione seu olhar para a localidade. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em reunião com os membros do colegiado nesta terça-feira (5), discutiu propostas e medidas a serem adotadas em 2018, último ano da atual legislatura.

O presidente da CCJ, deputado Rosemberg Pinto (PT) indicou que o corpo de juristas da Comissão ofereçam um “pré-parecer” técnico, antes do projeto chegar às mãos do relator, se algum com o mesmo conteúdo já foi aprovado ou tramita algum similar em tramitação na Casa.

Ainda na reunião, o parlamentar petista ouviu dos colaboradores, dentre as sugestões, para agilizar a tramitação e pesquisa das Propostas de PL’s, a melhoria dos sistemas de tecnologia da informação do setor.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Bahia, coletivo presidido na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), membros do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Coede), representantes das secretarias de Estado e da sociedade civil apresentaram uma Carta Aberta ao Governador Rui Costa contendo as principais demandas do segmento nas áreas da saúde, educação e segurança pública.  O documento foi entregue, na manhã desta segunda-feira (04), a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho, em reunião na sede da pasta.  

De acordo com o presidente do Coede, Valdenor Oliveira,  o Conselho tem pleiteado várias ações para consolidar a política de amparo e defesa das pessoas com deficiência em todo o Estado. “Inclusive, essas demandas surgiram a partir de plenárias realizadas em todos os territórios baianos. E estamos há mais de um ano tentando uma agenda para apresentá-las ao governador Rui Costa”, afirmou.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo bunker dos R$ 51 milhões. Apesar de a peça não acusar os peemedebistas de corrupção, a chefe do Ministério Público Federal põe propinas da Odebrecht, esquemas de devolução de salários dos servidores da Câmara, pagamentos do doleiro Lúcio Funaro e desvios relacionados ao "Quadrilhão do PMDB" na Câmara como possíveis origens para as caixas e malas de dinheiro encontradas pela Polícia Federal no apartamento em Salvador.Também foram denunciados os homens de confiança dos peemedebistas, Gustavo Ferraz e Job Brandão, a mãe Marluce Vieira Lima, e o empreiteiro Luiz Fernando Machado, dono da Cosbat construtora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Travessia Salvador-Mar Grande terá sua operação encerrada mais cedo nesta sexta-feira (1º) por conta da maré baixa, que já causou a parada do serviço durante duas horas nesta manhã (das 6 às 8h). As embarcações vão sair de 30 em 30 minutos até as 17h30, quando será feita a última viagem, que normalmente é realizada às 20h.

A linha Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições e registra boa procura pelos turistas nesta sexta. Os próximos horários saindo de Salvador são  às  9h, 10h30, 13h e 14h30. Para quem vem de Morro para a capital baiana, as saídas ocorrem às  9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem dura em média 2h20. As escunas de turismo também operam normalmente hoje, fazendo o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No lugar que foi sua morada e acolhida nas últimas décadas, os olhos verdes de Iraci Lordelo se fecharam na manhã desta sexta-feira (1º). Voluntária mais antiga das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), faleceu às 4h em função de complicações de um câncer que lhe acometeu nos últimos 2 meses nas Osid.

Dona de uma voz mansa e firme, ela foi fiel escudeira da freira conhecida como o Anjo Bom da Bahia por ter erguido  – apenas com doações – a maior rede de atendimento totalmente pública do Brasil em atividade.O corpo de Iraci será velado a partir das 10h na sede do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Às 12h, será celebrada uma missa de corpo presente. Em seguida, o corpo será levado para a capela 6 no Cemitério Campo Santo onde ficará até às 16h quando será enterrado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (PODEMOS) usou a tribuna nesta terça-feira para comparar a capacidade de gerenciamento do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmando que o democrata deve muitas explicações aos baianos. “De um lado temos um governador que segue trabalhando para manter a Bahia firme no caminho do progresso e do desenvolvimento. Já no outro lado temos um prefeito que é sócio do projeto golpista de Michel Temer e que vai ter que explicar aos baianos o apoio dado ao golpe, assim como a indicação de amigos para o governo ilegítimo e o motivo de tanta perseguição a um governo como o nosso. Quero saber como ele vai justificar a venda das nossas riquezas, a retirada dos direitos dos trabalhadores e as atrocidades cometidas pelo governo do presidente que ele apoia”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia 30 (quinta-feira), a vereadora Ireuda Silva (PRB) conduzirá um bate-papo com estudantes sobre os desafios da mulher negra no mercado de trabalho. O evento está marcado para acontecer no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Praça da Piedade, a partir das 14h.

Durante o bate-papo, a republicana também narrará parte de sua experiência pessoal como mulher negra. “Só quem vive essa realidade na própria pele sabe como é ser mulher e, além disso, ser negra na Bahia e no Brasil. Somos duplamente discriminadas e a luta para conquistar espaço no mercado de trabalho e ter acesso a educação de qualidade é extremamente árdua”, avalia Ireuda. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Roberto Wesley Pereira de Oliveira, Ruan Filipe Santos Costa e Yuri da Silva foram presos, na noite de sexta-feira, 24, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, após tentar passar por uma blitz da Polícia Militar (PM-BA) com um carro roubado.Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o trio foi parado na rua Melo Moraes Filho a bordo de um veículo modelo Fiesta. Com eles, foram encontrados dois revólveres calibres 38 e 32, munições, a quantia de R$ 1.338, aparelhos eletrônicos de vítimas e a chave de um carro.

Ao ser questionado o local que estaria o outro veículo, eles acabaram levando os policiais até a rua da Califórnia, no mesmo bairro, onde foi localizado um Palio, também com restrição de roubo.Os suspeitos, os veículos e os pertecentes das vítimas foram apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas

A sua saúde pode estar correndo perigo.  Cerca de 30 farmácias clandestinas, que operavam sem alvará da Vigilância Sanitária, certidão de regularidade do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e farmacêutico responsável foram fechadas este ano na Bahia.  A informação é do CRF-BA, que destaca o Subúrbio Ferroviário de Salvador como a região da capital baiana com maior número drogarias punidas por operar fora da legalidade.

De acordo com Mário Martinelli Júnior, presidente do CRF-BA, as drogarias clandestinas estão espalhadas por todo o estado, não há uma concentração maior em uma localidade específica baiana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os proprietários das lojas Guaibim, Ricardo Eletro (Shopping da Bahia) e Casas Bahia (Shopping Barra) serão notificados por conta de propaganda enganosa na Black Friday. De acordo com a delegada Idalina Otero, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decom), eles terão que comparecer a unidade para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos nesta sexta-feira, 24. Os gerentes das lojas foram conduzidos até a delegacia nesta manhã, onde foram ouvidos sobre as promoções ofertadas na Black Friday. 

"Eles (gerentes) foram ouvidos e liberados. Ao ser questionado sobre a divergência de informações em alguns produtos, um deles informou que segue ordens superiores. Por isso, os responsáveis pelas empresas serão notificados para prestar esclarecimentos. As fiscalizações em prol do consumidor continuarão existindo, infelizmente, ainda existe muitos casos de lojas que tentam agir de má fé", declarou a delegada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sheraton Hotel da Bahia vai preparar um cardápio inspirado na culinária internacional, sem perder o toque da Bahia. Em formato de ilhas, o buffet será composto de entradas, pratos principais e sobremesas, com opções para agradar os mais diferentes perfis e paladares.

Tim Vianna, chef responsável pelo restaurante do Hotel, elaborou um cardápio que começa com uma ilha de pães, queijos e charcutarias, diversos tipos de conservas e antepastos, além de uma ilha de saladas de dar água na boca. Para a principal refeição da noite, um mix que vai desde o Bisque de Lagosta, Frango Cordon Bleu e o Ratatouille (França), passando pela Moussaka (Grécia), Bacalhau à Natas (Portugal), Paella Valenciana (Espanha), Penne a la Putanesca (Itália), Dourado ao Perfume de Manga (Brasil), entre outros. Para as sobremesas, um deleite aos olhos e ao paladar: bombons finos, tortas, tiramisu, verrine de chocolate, carolinas recheadas, tarteletes e mini pâtisserie regional. Para acompanhar todas essas delícias, um cardápio de bebidas que oferecerá diversas opções como whisky, vodka,cerveja, espumante, vinhos, água e refrigerantes.

O eventoque abre um novo ano,terá como atrações as bandas Alavontê, que fará a grande virada, e Meu Preto. A programação da festa inclui ainda o Espaço Kids, que é gratuito e será comandado por Tio Paulinho e sua equipe. O Réveillon 2018 Sheraton Hotel da Bahia é uma produção da Diva Entretenimento e contará com todo o know-how da empresa nesse tipo de evento.

Serviço: Veja em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: O governador Rui Costa e o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, inauguraram a unidade que irá agilizar a comunicação via 190 na região. Guanambi e mais 18 municípios da região Sudoeste passam a ter o atendimento da central de polícia (190) unificado, com o lançamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), na tarde desta quinta-feira (23), em Guanambi. O governador Rui Costa e o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, lançaram a unidade, onde foi investido pouco mais de R$ 1,6 milhão em tecnologia e estrutura.

Este é o 16º Cicom do Estado, atendendo a aproximadamente 400 mil pessoas da região. De acordo com o subsecretário da SSP, na unidade atuarão profissionais das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. " Em breve vamos expandir o atendimento, abrindo espaço para órgãos de trânsito municipal e para o SAMU ", destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Escritório Bahia Criativa, vinculado à Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), da Secretaria de Cultura da Bahia, divulga nesta terça-feira (28/11), o Balanço das Ações realizadas pelo escritório, entre 2014 e 2016.

O estudo reúne informações sistematizadas em uma publicação de 70 páginas, com tiragem impressa de mil exemplares. A distribuição também ocorrerá eletronicamente por meio dos sites oficiais da Secretaria de Cultura e do Escritório do Bahia Criativa, bem como estará disponível para consulta no módulo Pesquisas&Estatísticas do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – SIIC.

Os objetivos da atuação do Escritório são: concepção, planejamento e execução de ações voltadas à gestão, empreendedorismo e inovação de negócios criativos. O Escritório Bahia Criativa tem como missão formar, qualificar e orientar profissionais e empresas ligadas aos setores criativos em todo o território baiano. Opera, também, como meio de articulação entre profissionais criativos e organismos públicos e privados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após relatar favoravelmente o Projeto de Lei que eleva as comarcas de Santo Antônio de Jesus e Valença de entrância intermediária para entrância final, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), comemora a aprovação por unanimidade da proposta na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo ele destaca, a partir de agora, além de os processos serem agilizados, estas comarcas terão o tratamento que merecem. “Valorizando o trabalho e a dedicação dos magistrados que atuam nessas  cidades, o que beneficia todos os cidadãos que dependem dos serviços jurisdicionais prestados, uma vez que permite a alocação maior de recursos e pessoal para a prestação de serviços jurisdicionais”, frisou.

Por fim ele enfatizou que: “Estamos contribuindo para melhorar o acesso da população ao serviço judiciário, de forma que a Justiça se aproxima dos cidadãos desses municípios tão importantes para nosso Estado e com isso todos ganham”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA) comemorou a aprovação nesta quarta-feira (22.11), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ), do projeto que propõe o fim do foro privilegiado para processos contra políticos e autoridades.O projeto é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Efraim Filho (DEM-PB) e foi aprovado por meio do voto simbólico, quando há o apoio da maioria e não é necessário submetê-lo à votação nominal, com o registro do voto dos deputados.

O texto mantém o foro privilegiado apenas para o presidente e o vice-presidente da República, além dos presidentes da Câmara, do Senado e do Superior Tribunal Federal (STF).Integrante da CCJ, Félix alerta que o fim do foro afastará não apenas a ideia de blindagem de certas autoridades, especialmente em casos de corrupção, mas resgatará o princípio de que todos são iguais perante a lei.

Ele explica que a PEC ainda vai ser analisada por uma comissão especial da Câmara, criada para esta finalidade. Só depois então irá a plenário, para ser votada em dois turnos. “Acreditamos esse seja um dos grandes passos contra a impunidade e o fortalecimento do sentimento de igualdade perante a justiça”, disse.Ascom/Deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), apreciou nesta terça-feira (21) mais oito Projetos de Lei (PL's). Com isso, o colegiado chega a 34 proposições apreciadas desde que o parlamentar assumiu a condução dos trabalhos na CCJ, em agosto deste ano.

Ao assumir a presidência, Rosemberg encontrou cerca de 800 projetos de deputados em tramitação. Dentre as providências para reduzir o volume e acelerar as avaliações, o parlamentar petista solicitou a cada um dos outros 62 parlamentares que apresentassem duas propostas prioritárias para serem analisadas com celeridade.Presidente Rosemberg Pinto solicitou duas proposições prioritárias de cada um dos 63 deputados

Com a medida, já atendida por uma boa parte dos parlamentares, 126 PL's poderão tramitar pelas comissões relacionadas e depois seguir para votação em Plenário. “Reforcei, mais uma vez hoje [21], inclusive no Plenário, para que os deputados possam apresentar os dois projetos prioritários. Vamos realizar uma força-tarefa nas duas próximas sessões para apreciarmos estas propostas, em caráter  emergencial, e vamos verificar a constitucionalidade”, afirmou, ao destacar o empenho dos deputados membros da CCJ para que os projetos cheguem ao plenário para votação conforme exige a Constituição. “A presença dos colegas tem sido superior aos cinco deputados para votação e abertura dos trabalhos, com uma média de sete a oito parlamentares por reunião”, comemorou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

* Por Irlando Oliveira

Temos acompanhado a revolta dos brasileiros ante as políticas públicas que vêm sendo implementadas, aliado ao mar de corrupção que tem marcado o Brasil da atualidade, tanto aqui quanto no cenário internacional. O “link” estabelecido com a corrupção foi proposital, já que o título deste texto diz respeito a tributos. Assim, reunimos elementos suficientes para melhor dimensionarmos a insurgência do povo desta nação.

 Os tributos representam nossas “dívidas” para com o Estado, taxas obrigatórias que se “devem” ao Brasil, ao poder público, que, necessariamente, deveriam ser revertidas aos brasileiros através de inúmeros benefícios públicos - de qualidade -, como saúde, educação, segurança pública, dentre outros. Acontece, porém, que, mesmo diante de taxas escorchantes, não vemos qualquer retorno palpável, considerando o fato de simplesmente não dispormos de nada, absolutamente nada, de qualidade, nos serviços públicos desse Brasil da atualidade!

Isso nos leva, naturalmente, a assumirmos postura de indignação, a começar pela alíquota de 27,5 % do Imposto de Renda que é descontada na fonte, ou seja, em folha de pagamento salarial dos servidores públicos. Ora, isso equivale a quase 1/3 (um terço) do salário do funcionário. Guardadas as proporções, é como se destinássemos três meses dos nossos salários, em cada ano, para esse Governo iníquo, leviano e incompetente, que, com sua equipe, vem praticando, sistematicamente, aquilo que está muito em voga na atualidade brasileira: malversação dos recursos públicos!

Notícias | postado por: Mascarenhas

Levando em conta o aumento da criminalidade na região do recôncavo e o quantitativo hoje de apenas 320 policiais militares no 14º batalhão da PM para atender a um total de 12 municípios, o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), solicitando a instalação de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Recôncavo) em Santo Antônio de Jesus e uma Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Recôncavo) na cidade de Conceição do Almeida. Como reforço, Alan Sanches se reuniu com o coronel Anselmo, comandante geral da Polícia Militar. 

“Afinal, se formos contabilizar, para uma população de 252.800 pessoas existe somente um policial para proteger 790 pessoas, o que tem gerado um clima de grande insegurança para os moradores da região, que se sentem reféns dentro das suas próprias casas e conclamam por mais segurança e eu acredito na sensibilidade da SSP, da PM”, frisou.Ascom Alan Sanches. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Embasa vem lançando esgoto sem tratamento há mais de dois anos, no trecho de mar em frente ao bairro do Rio Vermelho. “É um crime ambiental gravíssimo. Mas é também uma ofensa grave à religiosidade, à fé do povo de santo da Bahia, que acredita ser ali a morada de Iemanjá”, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

De acordo com o parlamentar, a Embasa ainda tenta negar o fato, apesar da Polícia Federal garantir que a Embasa vem jogando esgoto sem tratamento no mar desde outubro de 2015. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia, a Agersa, que é o órgão encarregado de fiscalizar as atividades da Embasa, sabia que a empresa vinha lançando esgoto sem tratamento no mar, mas não tomou as devidas providências. “A Embasa alegou não dispor de recursos técnicos para resolver o problema. E ficou por isso mesmo”, salientou Geilson.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cacau Bahia 2035 reúne agricultores, indústria, turismo, desenvolvimento econômico e meio ambiente para consolidar novo marco do cacau no Estado. Evento será realizado dia 21/11 no Hotel De Ville, Salvador. O cacau da Bahia vive um novo ciclo na sua história. Do plantio cuidadoso para a preservação da Mata Atlântica à produção industrial em larga escala, passando por pequenos agricultores familiares e a diversificação de produtos. Com a finalidade de agregar todos os agentes da cadeia produtiva para promover o desenvolvimento econômico sustentável e competitivo será constituído no próximo dia 21/11, às 8h30, no Hotel De Ville, em Salvador um novo marco na história do Cacau da Bahia. 

Serão validados o Sistema e Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate, uma carta aberta, uma portaria para beneficiar produtores do cacau cabruca, um plano de trabalho e a Rota do Cacau. Além disso, uma loja de degustação com 40 marcas de chocolate e diversas palestras que darão um panorama do Cacau no Brasil e no Mundo, com representantes do governo estadual e federal, institutos de pesquisa e indústria. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Você é colecionador? Artista? Apreciador de Arte e Antiguidades? Assim como acontece em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo, Londres e San Telmo, na Argentina, a Feira reúne brechós, lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, discos raros, livros, santos esculpidos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros em um único espaço que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Quem chega, quer logo garimpar aquele item diferente, inusitado ou vintage que sempre desejou encontrar.

Lugares comuns tornam-se inspiradores. 
Siga nossas redes sociais: @feiradearteenatiguidades

SERVIÇO
Evento: Feira de Arte e Antiguidades de Salvador
Atrações: Antiquários, Expositores de Arte, Lojas de Raridades, Brechós, Música.
Local: Praça do Campo Grande 
Horário: das 9h às 16h 
Próxima edição: 03 de dezembro (sempre - 1º domingo do mês) 
Patrocínio: SALTUR e Prefeitura Municipal de Salvador
Apoio: .K Comunicação
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao logo da avenida, cabelos crespos, alisados e coloridos se misturavam a cartazes e discursos com temática de combate ao racismo e à desigualdade. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma 

A cabeleireira Gisele Xavier, 32 anos, levou a pequena Naila, de 9 meses, para participar da marcha. "Quero que ela aprenda desde cedo a se valorizar", diz. Participando pela primeira vez, ela considera o projeto uma importante mobilização contra o racismo. "É uma luta que deve ser diária", defende.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Job Ribeiro Brandão, ex-secretário parlamentar da Câmara, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) e disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) pediram a ele para destruir anotações, agendas e documentos que poderiam comprometê-los.

Atualmente em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, Job Brandão foi detido na operação da Polícia Federal, no último mês de setembro, que encontrou R$ 51 milhões em um apartamento usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, na Graça, em Salvador.A defesa dos dois peemedebistas só vai se manisfestar quando tiver acesso aos documentos formais do depoimento, informou ao Jornal da Globo, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT) quer proibir o Estado de usar recursos públicos - dinheiro, estrutura e instituições - com ideologia de gênero. O parlamentar apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para proibir a propagação, incentivo e valoração do tema, além da associação de imagem e patrocínio de peças de propaganda e comunicação que façam referência à ideologia de gênero. Isso porque, para Isidório, essa perspectiva não se baseia em nenhum experimento humano comprovável ou em qualquer área de estudo confiável. "Independentemente de teoria, sofismas ou ideias estapafúrdias, jamais se dará de outra forma se não pela reprodução sexuada. Ou seja, seres humanos não podem ser gerados sem o devido acasalamento de seus pais (macho e fêmea). Uma verdade universal que nenhuma tese ou surrealismo humano poderá modificar", defendeu Isidório. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeitos de todo o país pretendem realizar uma mobilização em Brasília, no próximo dia 22 de novembro. Os prefeitos solicitam que a União conceda, por meio de Medida Provisória, o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de forma emergencial, no valor de R$ 4 bilhões.  Deste total, os municípios baianos seriam beneficiados com R$ 373,8 milhões. As prefeituras alegam dificuldades para pagar a folha de funcionários, e manter serviços de saúde, educação e assistência social. A iniciativa é vista pelo movimento municipalista como uma saída para fechar as contas no final do exercício deste ano fiscal. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), os prefeitos baianos se unirão a gestores de outros estados em um movimento nacional organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). “A estagnação econômica do país inviabilizou as administrações municipais. Estamos governando as prefeituras com a metade da capacidade financeira de 10 anos atrás e as obrigações só crescem, a exemplo dos programas federais que a União joga no colo dos municípios sem enviar recurso suficiente para mantê-los”, declarou Eures Ribeiro, presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em mais uma edição do programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pela rede social Facebook, o governador Rui Costa confirmou a publicação do edital do concurso da Polícia Civil ainda este ano, na primeira quinzena de dezembro, e deu mais detalhes sobre o processo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A recusa da Embasa em fornecer informações à Polícia Federal sobre o lançamento de esgoto sem tratamento no mar, na costa de Salvador, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), nesta terça-feira (14), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele disse que a prática de sonegar informações de interesse público à sociedade tem sido constante na atual administração estadual, citando também o caso do laudo do Departamento de Polícia Técnica sobre as causas do desmoronamento parcial do Centro de Convenções, que ficou mais de seis meses trancado nas gavetas do Palácio de Ondina.

“É impressionante o descaso do Governo do Estado com um dos mais elementares direitos do cidadão, o de receber informações claras e verdadeiras sobre atos e ações governamentais”, salientou o deputado, em seu discurso.A recusa da Embasa em fornecer as informações sobre o crime ambiental levou a Polícia Federal a realizar nesta terça-feira, com autorização judicial, uma operação de busca e apreensão na sede da empresa e em outros endereços, em busca de documentos.

A Justiça concedeu a autorização para a realização das buscas na sede da Embasa após a empresa se recusar a entregar documentos aos investigadores que apuram o caso, sob o argumento de que não é obrigada a produzir provas contra ela mesma.Núbia Passos - Assessora de Comunicação
Deputado estadual Carlos Geilson (PSDB)
Assembleia Legislativa da Bahia


Enquete


PodCast