Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo Michel Temer, em face das constantes denúncias que lhes são imputadas pela Procuradoria Geral da República e Ministério Publico Federal,  tem se utilizado de todos os expedientes para manter-se no poder. Dentre eles, a compra de alguns deputados federais, mediante vergonhosa destinação de recursos aos municípios, através de emendas, na troca de votos nas votações contra seu afastamento. Se, por um lado, a população agradece pelo envio de recursos, por outro, deverá votar contra os mesmos deputados que estão entrando no "esquema" por saber que, por extensão, estão alimentando toda uma situação que envergonha o país.

Trata-se de uma manobra por demais vergonhosa, nessa ânsia de manter-se no poder a qualquer custo, preterindo direitos dos cidadãos, indo de encontro a toda uma política de proteção ambiental e o degradante desrespeito às conquistas trabalhistas. Cabe à imprensa e a todos os segmentos representativos da sociedade expressar essa indignação. Mantermo-nos calados diante de toda essa situação é, no mínimo, chancelar toda essa degeneração que se processa de “forma draconiana” no seio da sociedade. Que recursos continuem, evidentemente, sendo enviados aos municípios, todavia, não à custa dessa vergonhaosa troca de favores que tem por objetivo manter no comando da nação um homem que ostenta, apenas, 3% de aprovação ao seu "governo", conforme pesquisas divulgadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O deputado Bacelar (Podemos/BA) aproveitou o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, comemorado nesta terça-feira (17), para criticar a edição da portaria do governo federal que altera os conceitos de trabalho escravo no Brasil e deixa nas mãos do ministro da área, a inclusão de nomes na chamada "lista suja". A relação garante transparência e engloba todas as empresas que desrespeitam os direitos trabalhistas. 

Para Bacelar, a medida dificulta a libertação de brasileiros que são tratados como escravos e facilita a corrupção. “A divulgação da lista suja deixa de ser técnica e passa a ser exclusivamente política. Voltamos ao tempo da escravidão. A edição dessa portaria abre uma insegurança jurídica e coloca nossos trabalhadores em uma situação vulnerável”, disparou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente do PDT da Bahia, o deputado Félix Mendonça Junior reivindicou uma vaga para o partido na chapa majoritária, a ser encabeçada pelo governador Rui Costa (PT) em 2018. “O PDT é um grande partido e tem uma história de luta exemplar na política do país”, afirma. Félix não chegou a citar nomes, mas diversos movimentos populares ligados à legenda manifestaram apoio à ideia, sugerindo nomes para a vaga. Entre os citados, estão o próprio deputado, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Desidério Bispo de Melo, e o sociólogo Joviniano Neto. 

Roberto Rodrigues, presidente do Movimento Negro do PDT, aprova a iniciativa. “É muito interessante o partido apresentar nomes e brigar por espaço”, defendeu.“Tem meu apoio e acho que o PDT não pode ficar de fora da chapa. Não se vê nenhum nome do partido envolvido nesse lamaçal”, defendeu Alderico Sena, presidente do Movimento dos Aposentados. “Apoio totalmente o nome do professor Desidério para o Senado ou outra vaga na chapa”, reforçou Márcia Gulias, presidente do Movimento Estadual do PDT Mulher.  Ascom/Deputado federal Félix Mendonça . Foto, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Procuradoria-Geral da República aponta ‘indícios’ do envolvimento do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) ‘no recolhimento e guarda’ da fortuna de R$ 51 milhões em dinheiro vivo encontrada em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro.A pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou buscas no gabinete de Lúcio na Câmara e na residência dele, em Salvador, localizada em um prédio vizinho ao do irmão Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, em Brasília, na Operação Tesouro Perdido. 

Nesta segunda-feira (16), a PF fez buscas em quatro endereços ligados a Lúcio e ao secretário parlamentar dele, Job Ribeiro Brandão. A PF apreendeu documentos e mídias.A Operação Tesouro Perdido, inicialmente, estava sob responsabilidade da 10.ª Vara Criminal Federal em Brasília. Mas acabou sendo deslocada para competência do Supremo por causa do suposto envolvimento do deputado, que detém foro privilegiado na Corte máxima – segundo o empresário Silvio Antonio Cabral da Silveira, foi Lúcio quem pediu emprestado o apartamento no bairro da Graça, em Salvador, para estocar a fortuna. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A pedidos, um retrato da cena política baiana. A esta altura do campeonato em 2013, um ano antes das eleições, Jaques Wagner, governador, ainda costurava um nome entre cinco pretendentes, Rui Costa no meio, e na outra banda, Paulo Souto e Geddel também ainda disputavam a cabeça da chapa. Wagner, que em 2006 já foi guinado ao topo na sombra de Lula, guinou Rui já ancorado em Dilma, líder nas pesquisas.

Souto ganhou a ponta no outro lado, com as bençãos de ACM Neto e a aliança com Geddel. mas sem referências federais, tanto que botou o caso Dalva Sele, um suposto canal de desvio de dinheiro petista em primeiro plano, na tentativa de estadualizar a peleja, já que na banda federal não dava. Deu Rui com Wagner, Dilma e Lula.

Agora temos os dois sem referências federais. Rui na sombra do que resta de Lula, mas no governo, bem avaliado, com a máquina na mão, mais ainda num ano de dinheiro curto para a campanha.E Neto será candidato? Será. Nada a perder. No mínimo estará pavimentando caminho para o futuro. E também não tem outro nome.Se não houver turbulências outras o cenário a se configurar é esse.Com ressalvas — Joaci Góes, tucano que foi o candidato a vice de Paulo Souto em 2014, anti-petista ostensivo, avalia que Rui Costa é o melhor gestor que o PT já produziu, não só na Bahia, mas em nível nacional:

— Se ele sair do PT, ganha a eleição. Se não...

Bruno, o herdeiro — Desde o início do mandato ACM Neto deu todas as dicas e poderes ao vice e velho amigo, Bruno Reis. Bruno é do PMDB e foi indicado por Geddel, mas ele próprio dá o tom.

— Todo mundo sabe minha história e a quem sempre fui ligado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O operador Lúcio Funaro disse à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Geddel Vieira Lima ficava com 60% a 65% do valor arrecadado com propina na Caixa Econômica Federal. Segundo a Folha, a informação foi passada por Funaro no dia 23 de agosto, quando ele prestou depoimento à PGR. O operador, ligado ao PMDB e a Eduardo Cunha, teve o acordo de delação homologado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Funaro, a porcentagem de Geddel foi acordada assim que o baiano assumiu a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, em 2011. Conforme Funaro, depois da parte de Geddel, o operador e Eduardo Cunha dividiam o resto [40% a 35%]. Ainda no depoimento, Funaro disse que Cunha funcionava “como se fosse um banco de corrupção de políticos” e havia “uma fila de gente atrás dele”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória não conseguiu se impor e perdeu mais uma partida dentro do Barradão no Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (12). Desta vez, o Leão da Barra tomou 2 a 1 do Leão da Ilha do Retiro, o Sport Recife. Os gols dos pernambucanos foram marcados por Diego Souza, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Lenis, aos 20 minutos do segundo tempo. O Vitória descontou aos 38 minutos do segundo tempo com Tréllez.

Após a derrota, o Vitória caiu para a 12ª posição na tabela do Brasileirão com 32 pontos. Já o Sport deixou a zona de rebaixamento e subiu para a 11ª posição somando 33 pontos. O time de Vagner Mancini volta a campo contra o Santos, na próxima segunda-feira (16), às 19h no horário da Bahia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 28ª rodada.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cinco pessoas foram presas na noite desta quarta-feira, 11, durante a Operação Bloqueio, realizada pela equipe Apolo da Polícia Militar. Os homens são suspeitos de integrar um esquema de roubo e adulteração de veículos em Salvador e na região metropolitana. Na ação, cinco carros foram apreendidos.

Segundo a Secretaria de Segurança pública da Bahia (SSP-BA), a ação deu início depois da abordagem de um EcoSport, placa PKL-4354, dirigido por Vinicius Silva Soares, também conhecido como "Bacardi", na avenida Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana. A placa do veículo era falsa e a original tinha restrição de roubo.

Após ser detido em flagrante, Bacardi informou que o automóvel seria entregue no bairro de Periperi. Lá, os militares encontraram Luiz Carlos Monteiro Júnior, conhecido como "Bob", próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Notícias | postado por: Mascarenhas

São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para‬ acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (9).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Além de brincadeiras e presentes, a semana do Dia das Crianças também é uma oportunidade para refletir sobre a violência contra a criança e o adolescente. Casos de ameaça, estupro, lesão dolosa e tentativa de homicídio fizeram parte da realidade de mais de 3.880 crianças e adolescentes baianos, dado divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que reflete ao primeiro semestre de 2017. Por mais que, em relação ao ano de 2016, os números tenham diminuído em cerca de 20%, a situação ainda é alarmante e se relaciona com uma "cultura e educação baseada no castigo, na agressão física". Isso é que explica Ana Crícia Macedo, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca). "Constatamos a violência física em grandes proporções. Chega gente que esquentou a colher no fogo para queimar a língua de criança que xingou", contou. Segundo a delegada, é preciso mudar a cultura da educação baseada na agressão e buscar o diálogo. "Há outras formas de  repreender o filho. Você pode tirar dele um passeio, uma televisão, um videogame, tem outras formas de educar, de dar limites", disse Ana Crícia. Geralmente os casos de violência não são só físicos, já que crianças e jovens estão em desenvolvimento. Casos de abusos físicos e sexuais geralmente deixam marcas e, se não tratados com terapia, podem gerar distúrbios e transtornos psicológicos. Muitas vezes não é possível evitar, mas os pais que querem de alguma forma tentar prevenir que os filhos sofram uma possível violência física ou sexual devem ficar atentos a alguns cuidados básicos. "Temos que orientar desde pequenos que existem lugares do corpo que outras pessoas não podem tocar e também devemos manter relação de confiança com a criança para ela não sentir medo de contar caso aconteça alguma coisa", explicou Ana Crícia. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

MEXERAM COM A IMPRENSA

Bacelar (Pode), Bebeto Galvão (PSB), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR), Marcos Medrado (Pode), Paulo Azi (DEM), Roberto Britto (PP) e Uldurico Jr. (PV).

Onze deputados baianos votaram a favor da minirreforma política aprovada na madrugada da última quinta-feira (5) em Brasília. Exatamente a metade daqueles que ainda estavam na sessão iniciada na noite do dia anterior. Para além dos retalhos da pseudo-reforma, que criou um fundo de R$ 1,7 bilhão e aprovou, entre outras medidas, o fim das coligações proporcionais a partir de 2020 e uma cláusula de barreira para partidos políticos, esses mesmos 11 baianos votaram a favor da magistral emenda do deputado Aureo (SD-RJ). No auge do altruísmo, o parlamentar carioca propôs que o Brasil de 2017 convivesse com a mordaça contra críticas a partidos, coligações ou candidatos nas redes sociais.

A medida, subjetiva em todos os sentidos, exigiria que os provedores de internet, aplicativos ou redes sociais apagassem, após denúncia, qualquer “ofensa” à honra dos políticos. A emenda foi aprovada, em meio à minirreforma, e passou despercebida até que veículos de comunicação perceberam o risco da medida. Esse Brasil de 2017, supostamente vivendo uma democracia em que existe liberdade de imprensa e de expressão, estaria aplicando censura passível das mais diversas interpretações, ao bel prazer do denunciante. Eis que, diante da repercussão negativa, o corajoso presidente da República, Michel Temer (PMDB), foi obrigado a não adotar tal medida “impopular”. Por meio de nota, o Planalto garantiu que a emenda de Aureo aprovada seria vetada pelo Excelentíssimo Senhor ocupante do Palácio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Deputados, vereadores e secretários se manifestaram sobre a morte de Arlette Maron Magalhães, viúva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, na manhã deste sábado (7). Em nota, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia se solidarizou com a família Magalhães e com o prefeito ACM Neto. O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), destacou o trabalho de Arlette Magalhães a frente das Voluntárias Sociais da Bahia. O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Leo Prates (DEM), lamentou a morte e afirmou que "mais uma estrela passa a iluminar o céu da Bahia". A Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron (PRB), informou estar consternada com a notícia da morte da avó do prefeito de Salvador. "Dona Arlette se dedicou por essa terra e deixa um legado de amor e amizade principalmente pela Bahia”, disse a secretária

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho dos tribunais de contas da União e dos estados, em conjunto com o Ministério Público, para acompanhar a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), foi tema de audiência pública, na quinta-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A iniciativa partiu do deputado Bacelar (Podemos-BA), relator na subcomissão que analisa o tema. Ele defende uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos no setor, com o objetivo de evitar o desperdício. “ O sistema educacional brasileiro tem recursos, mas falta planejamento”, afirmou. 

A representante do Tribunal de Contas da Bahia, Thaiz Braga, destacou o projeto “Educação é da nossa conta”, realizado no estado, que auxilia os municípios no acompanhamento do PNE. “ Os órgãos de controle devem ser indutores de comportamento e, para isso, é preciso que o trabalho seja executado em parceria com o controle social”, disse Braga. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em seu segundo dia no Bahia, o técnico Paulo Cézar Carpegiani já está mudando o modo do tricolor jogar. No treino tático desta sexta-feira (6), o novo comandante tricolor testou nova formação: sai o 4-2-3-1 e entra o 4-1-4-1. A atividade teve como titulares Jean; Eduardo, Rodrigo Becão, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Juninho; Edigar Junio, Zé Rafael, Vinícius e Mendoza; Rodrigão. Carpé parou o treino a toda hora para orientar o novo posicionamento dos atletas. O destaque foi o lado direito. Quando chegava ao ataque, Edigar Junio cortava para o meio, com Zé Rafael abrindo na direita. O lado esquerdo, com Vinícius e Mendoza, precisou de mais observações por parte do chefe. Juninho Capixaba, com dores numa coxa, foi poupado.Correio da Bahia

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Santo Antônio de Jesus - O segundo dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Santo Antônio de Jesus, recebeu mais de 500 pessoas, nesta terça-feira, dia 3. O público se reuniu para aprender mais sobre inovação com o filósofo, jornalista e doutor em comunicação Clóvis de Barros Filho. A programação da semana incluirá também seminários em diferentes municípios do Recôncavo baiano, que abordarão temas como moda, beleza, alimentação, turismo e fruticultura. 

Adriana Neiva é estudante de administração e contou que sua admiração por Clóvis de Barros Filho nasceu há dois anos, quando foi recomendada a assistir seus vídeos no YouTube, com ensinamentos filosóficos. “Sou fã dele e estou encantada com a palestra. Saio daqui realizada. O professor Clóvis tem uma maneira clara de explicar e motivar, não conheço outra pessoa melhor para falar de inovação”, comemorou.

Para Clóvis de Barros, simplesmente inovar não é garantia de sucesso, mas sim a busca pela excelência. “O mundo nunca mudou tão rápido, trazendo problemas inéditos, que precisam de soluções diferentes. Mas o novo nem sempre é bom, por isso é preciso muito cuidado para oferecer a novidade de forma positiva e que conquiste o cliente”, alertou.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explicou que o grande foco da Semana de Capacitação é levar conteúdo de qualidade para os empresários e potenciais empreendedores. “É sempre muito gratificante toda nossa equipe se esforçar para oferecer uma programação atrativa e ter a casa lotada. Isso é o que motiva nosso trabalho”, afirmou. Texto, Gabriela Nascimento, ASCOM SEBRAE. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. PUBLICAREMOS ENTREVISTA AUDIOVISUAL, EXCLUSIVA, COM O PALESTRANTE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vamos conversar sobre Racismo e Intolerância Religiosa no cotidiano? Esse é o convite dos pesquisadores Cléia Costa dos Santos e Sergio São Bernardo fazem aos visitantes da Festa Literária Internacional de Cachoerira (Flica), no dia 07 de outubro, quando durante todo o dia estarão no espaço da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), lançando o livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, uma publicação que reúne artigos de 21 autores e demonstra  a pluralidade e a diversidade  de vozes que contribuíram e contribuem para a efetividade do estatuto, que consagrou-se como  sendo a lei  da agenda das lutas de resistência. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir desta segunda-feira (2), unidades de saúde na capital e no interior ganharão uma iluminação especial, na cor rosa, como forma de chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), terá uma programação intensa, com a meta de realizar 20 mil mamografias no mês, ultrapassando assim a marca de 500 mil exames desde janeiro de 2015. 

Também está prevista a realização de consultas, palestras, um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. Ainda haverá uma ação inédita em parceria com as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de todo o estado. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher (HM) para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A nova secretária da Cultura, Arany Santana, demonstrou-se entusiasmada com o novo cargo. Segundo Arany, apesar dos desafios que terá que enfrentar na pasta, a criatividade será um trunfo para driblar o baixo orçamento. "Baixo orçamento não é apenas na cultura. O baixo orçamento existe em todos os estados. Essa é uma luta antiga, que já vem desde o plano federal até o estadual. Mas nós somos criativos e temos feito muito com esse baixo orçamento. Baixo orçamento não é desculpa para não trabalhar, não é verdade?", disse em entrevista ao Metro1, após a cerimônia de posse realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A ex-diretora do Ilê Aiyê acrescentou que irá honrar o título de primeira mulher negra a assumir a secretaria de Cultura. "Olhe bem para mim e imagine o que a gente não pode fazer. A gente faz o que pode na medida das condições, mas a história eu conheço e por conhecer a história eu estou aqui", acrescentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto promoveu uma plenária, neste sábado (30), em atenção às demandas do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Santo Amaro e contou com a participação de lideranças de diversas cidades das duas regiões.

O parlamentar petista elogiou o zelo que o governador Rui Costa tem com as verbas do Estado e a credibilidade num cenário em que estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão quebrados e, por isso, a Bahia tem crédito a receber, via Banco do Brasil, porém o DEM baiano, liderado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, está travando a liberação do empréstimo.

“O Governador vai ter que acionar a justiça para liberar o empréstimo. Este valor está comprometido, por exemplo, com obras de recuperação de diversas rodovias do estado como Santo Amaro – Saubara, Candeias-São Francisco do Conde, BA-001, dentre outras”, esclareceu.

Na ocasião, Rosemberg também se colocou à disposição para, junto a Rui Costa, ampliar a atuação do Estado no Recôncavo e RMS; defendeu uma melhor distribuição representativa do Governo nos 27 territórios de identidade e reafirmou sua posição como um “ouvidor” das críticas e elogios.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O resultado provisório da 2ª etapa da prova discursiva do concurso da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi publicado neste sábado, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os candidatos que participaram da 2ª etapa da seleção podem conferir as folhas de respostas da prova, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora pelo concurso. Os participantes podem entrar com recurso no prazo de dois dias úteis (2 e 3 de outubro). Os resultados dos recursos da 1ª Etapa (Provas Objetivas) também foram divulgados no site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) realiza em Santo Amaro uma plenária regional de avaliação e planejamento das ações do mandato e de fortalecimento político do Governador Rui Costa no Recôncavo e a Região Metropolitana de Salvador, neste sábado (30), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Santo Amaro, Praça da Purificação, Centro.  

O parlamentar tem desenvolvido diversas ações na região com destaque para os setores de infraestrutura, saúde e cultura. “O foco do encontro é situar o público sobre a realidade política nos níveis nacional, estadual e regional. Além de fortalecer as alianças políticas visando a reeleição do governador Rui Costa”, declarou o petista. Ascom Deputado Rosemberg Pinto

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (UNICAFES/BA), está recebendo as inscrições, até 20 de outubro, de empreendimentos que desejam participar da segunda edição do Bahia Rural Contemporânea e VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES).

A convocação está sendo feita via edital, e poderão participar redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Povos e Comunidades Tradicionais e Economia Solidaria presentes em cada território do Estado da Bahia.O Bahia Rural Contemporânea e a VII FEBAFES acontecerá no período de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Salvador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na noite dessa quinta-feira, 28, a nova sede do Ministério Público do Trabalho em Santo Antonio de Jesus, num evento que contou com participação de representantes da entidade, politicos e personalidades de diversos segmentos da sociedade do municipio e região, num trabalho coordenado por Dr. Alberto Balazeiro (Procurador Chefe do MPT-BA), ao lado de Dr. Luiz Carneiro (Procurador Chefe eleito, a sucedê-lo) que, juntos, receberam convidados.

Também presentes na cerimônia de inauguração, Dr. Enéas Vazzo Torres (Sub-Procurador do Trabalho, representando a Procuradoria Geral do Trabalho); Ângelo Fabiano  Farias Costa (Presidente da Associação Nacional dos Procuradores); Valtércio Ronaldo de Oliveira (Desenbargador e Conselheiro Nacional de Justiça, representando o TRT da 5a. região); Raquel Freire de Abreu Neta ( Procuradora do Trabalho e coordenadora do MPT em S.A.Jesus); Flávio Nunes (Auditor do Trabalho, representando o MPT do Brasil; José Luiz Maia Borges (Procurador do Estado da Bahia, representando o governo do Estado); Julimar Barreto Ferreira (Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria de S.A.Jesus, representando o MP-BA); Rogério Andrade (prefeito municpal de S.A.Jesus) e Félix Mendonça Júnior (Deputado Federal, pelo PDT) e um dos que canalizaram emendas para realização da obra. 

Destacáveis, também, as presenças de Eunice, prefeita municipal de Nazaré das Farinhas, ao lado do vice-pefeito Ben Wilson e Élton Santos Guedes (Secretário de Governo); Vereador Tom (Presidente da Câmara de S.A.Jesus); Dalva Mercês (vide-prefeita de S.A.Jesus), João Spiglio (Secretário de Serviços em S.A.Jesus); Dr. Alberto Sacramento (INSS); Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança política), Neto Pinheiro (liderança política em Brejões) que, ao lado de Marcelo Gomes e Nélson Rios (fazem assessoria ao deputado Félix Júnior); Rogério Paiva (Coordenador de imprensa do MPT); Major Sálvio (representando o 14o. BPM), Deni Côrtes (Secretária de Cultura em S.A.Jesus), Dr. Humberto Vieira (chefe de gabinete Prefeitura de S.A.Jesus);  Drs. Marcel, Paulo (assessoria jurídica da prefeitura de S.A.Jesus); José Carlos Toneto (SINCONSAJ),José Soares (Servidor municipal, à disposição do MPT) lideranças politicas, dentre elas,  André e Zé de Noé.

Ocupando uma área de 2.200m2, dos quais 850m2 (compreendendo três dos quatro módulos construídos nessa primeira etapa), a sede do MPT em S.A.Jesus é fruto da cessão de um terreno  que já pertencia à União, e que contou, para a efetivação da obra, com apoios dos deputados federais  Félix Júnior, Tia Eron e Erivelton Santana), mediante canalização de recursos angariados através de emendas individuais para que esse projeto pudesse ser, de fato,  materializado. 

Todavia, por outro lado, sonhos seriam esvaídos não fosse a determinação do atual procurador chefe do MPT que, ao lado do seu sucessor Dr. Luiz Carneiro e equipe, não minimizaram esforços para que metas fossem alcançadas. Dr. Alberto Balazeiro que, a frente do MPT, dentre outras ações, construiu a nova sede de salvador, com 16 pavimentos, bem como as sedes de Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras e, agora, a de S.A.Jesus. Ele que, em sua fala, alem dos agradecimentos, elencou realizações, desejando o mesmo sucesso por parte de seu sucessor no cargo.  

Em todos os pronunciamentos efetuados na cerimônia de inaguração, realce à importância dessa sede que, além de ampla e confortável, irá propiciar a que profissionais do direito, servidores e a população como um todo, condições logístico-operacionais de atendimento de excelência. Também destacável a consonância de opiniões acerca do meritório trabalho desenvolvido por Dr. Alberto Balazeiro a frente do MPT-BA. Logo após os pronunciamento, o descerramenot da placa de inauguração e oferecimento de um coquetel a todos que marcaram presenças no encontro. Fotos, Antonio Mascarenhas. Nesse sábado, mais matérias pertinentes a esse evento. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O professor e compositor Jorge Portugal não é mais secretario de Cultura do governo Rui Costa. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Portugal encaminhou, nesta quinta-feira (28), uma carta pedindo exoneração do cargo alegando ”questões pessoais e profissionais”. O substituto do ex-secretário, ainda segundo o governo, será divulgado em breve.

Apesar do pedido de Portugal, na ultima terça-feira, o governador Rui Costa afirmou que faria mudanças no governo ainda nesta semana, mas não citou nomes. "Mas não gosto de anunciar antecipadamente. Só anuncio quando está materializado. Mas essa semana deve ter mais uma mudança na equipe”, disse. Na semana passada, a ex-deputada Jusmari Oliveira (PSD) assumiu o lugar de Fernando Torres na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Matéria, Metro 1. Fotos (Arquivos), Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Faixas de pedestre em 3D já começaram a ser implantadas em diferentes países para tentar diminuir o número de atropelamentos no trânsito. De acordo com informações do site Auto Esporte, a iniciativa foi colocada em prática na China, Índia, Geórgia e, mais recentemente, na Islândia. A ideia é tornar o sinal mais visível para os motoristas, chamando atenção para os pedestres que eventualmente queiram atravessar a pista. As "novas" faixas de pedestre são pintadas de forma a passar a impressão de que elas estão "em relevo". No entanto, ainda não há estudos que comprovem a eficácia da técnica.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A desclassificação de Salvador na disputa pelo hub da Air France-KLM, com voos diretos para Paris e Amsterdã a partir de abril, vencida por Fortaleza, foi atribuída pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) à precariedade do aeroporto da capital baiana, que foi considerado o pior do país em pesquisa com passageiros feita pela Agência Nacional de Aviação Civil no final do semestre passado.

Geilson creditou a situação do aeroporto, que não mais tem condições técnicas para receber aeronaves de grande porte, ao abandono a que o equipamento foi relegado pelo governo federal nos doze últimos anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ampliação no número de Centrais de Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi defendida pelo deputado Angelo Almeida (PSB), em discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Na Bahia, as Centrais funcionam em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira, e em Jequié, na sede da Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE).

O socialista, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, destacou que as Centrais são muito importantes por que através do serviço de tradução e interpretação em libras pessoas surdas ou com deficiência auditiva têm acesso aos órgãos e serviços públicos. “A população surda pode utilizar as centrais para solicitar a emissão de documentos e cadastramento nos programas sociais”, exemplificou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que causou 19 mortes e chocou a Bahia completou 1 mês, no último domingo (24/9). No entanto, até hoje não se sabe, oficialmente, as causas e circunstâncias do acidente. “Praticamente nada mudou, desde então, em termos de segurança para os passageiros”, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (25/9).

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Salvador vistoriou as embarcações nas últimas semanas. A duas empresas que operam o sistema foram autuadas com base no Código de Defesa do Consumidor por colocarem em risco a vida dos passageiros. De acordo com o parlamentar, a vistoria apontou que os passageiros continuam sem receber instruções sobre o uso adequado dos equipamentos de segurança.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (Podemos), usou a tribuna nesta terça-feira (26) para cobrar um posicionamento suprapartidário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) contra as articulações políticas do prefeito de Salvador, ACM Neto, para barrar o empréstimo do Banco do Brasil ao Governo da Bahia. “Todo mundo sabe que o empréstimo ainda não foi recebido por pedido politico do prefeito ACM Nerto, mas esta Casa silencia como se nada estivesse acontecendo. Precisamos nos posicionar, suprapartidariamente, e por um fim na picuinha política, que só atrasa o desenvolvimento do nosso estado. O prefeito ACM Neto precisa parar de egoísmo, pois Salvador já tem o metrô, agora precisamos levar mais estradas para o interior baiano. Esta é uma questões que vai além de governo e oposição, pois são interesses dos baianos que estão em jogo. ”, disse o parlamentar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Indicação propondo a criação do projeto Praia Acessível, que tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência condições de acessibilidade à praia, através da disponibilização de equipamentos para o banho de mar assistido combinado com projetos esportivos e de lazer. O anúncio foi feito, na quinta-feira, durante a Sessão Especial em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência proposta pela deputada Fabíola Mansur, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, a ideia é que o projeto seja implantado em regiões litorâneas de todo o Estado, em parceria com as prefeituras municipais.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Três homens foram presos na tarde desta terça-feira, 26, após furar uma blitz armada pela Polícia Militar na avenida Pinto de Aguiar, no bairro de Patamares. Após perseguição, eles foram capturados na avenida São Rafael. Um revólver foi apreendido com o trio. De acordo com o tenente coronel Saulo Roberto da Costa, os suspeitos chegaram a atirar contra o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), que apoiou a polícia na ação. "Após atirarem contra as guarnições, eles abandonaram o carro, correram e entraram em um ônibus, sendo alcançados em seguida", explicou o tenente-coronel, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O trio, que estava em um veículo Honda Civic preto roubado, foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), na avenida ACM.

Notícias | postado por: Mascarenhas

SÃO PAULO — Em delação premiada, o doleiro Lúcio Bolonha Funaro afirmou que o grupo político formado pelo presidente Michel Temer e pelos ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves recebeu cerca de R$ 250 milhões em propinas decorrentes de créditos da Caixa Econômica Federal, repassados pelas vice-presidências de Pessoa Jurídica e Fundos de Governo e Loterias. As duas áreas foram controladas pelo PMDB e comandadas por Geddel Vieira Lima e Fábio Cleto. Operador financeiro do partido, Funaro disse que Cunha funcionava como um “banco de propina” para deputados e, depois, virava o “dono” dos mandatos de quem era beneficiado.

O doleiro afirmou não saber exatamente o valor da propina repassada a Cunha, “mas sabe que este sempre distribuía parte da propina recebida com Henrique Eduardo Alves e Michel Temer, fora outros deputados aliados”.

24
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cazo para o Comércio do Jaru e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Responsável por áreas importantes como habitação e mobilidade urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) já tem uma nova titular. Na tarde desta sexta-feira (22), a ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira tomou posse junto à Sedur, em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

A nova secretária de Estado ocupa a vaga deixada por Fernando Torres, que entregou ao governador Rui Costa uma carta de exoneração, após pedir para voltar à Brasília, onde reassume o mandato de deputado federal. 

A escolha de Jusmari para função fortalece a representatividade do interior na gestão estadual. “É a mulher do oeste no secretariado do Estado. Isso nos orgulha e engrandece. Ela vai trabalhar e nos ajudar muito pela Sedur. Esse ato tem a simbologia de abraçar e integrar o oeste ao Estado da Bahia”, afirmou Rui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã de hoje (19) as tão esperadas mudanças em sua equipe: Marcílio Bastos assume a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal); Junior Magalhães assume a diretoria de Iluminação do município; Ana Paula Matos como diretora geral das prefeituras-bairros; Sósthenes Macedo assume comando da Defesa Civil (Codesal); Virgílio Daltron assume a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e Bruno Barral assume a Secretaria da Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para que sejam desenvolvidos projetos que chamem a atenção dos alunos para temas que estão em discussão e afetam o ambiente e as relações escolares, o peemedebista Pedro Tavares apresentou projeto de lei que cria a Campanha do Estudante Consciente. 

A proposta é que sejam discutidos nas escolas temas como drogas ilícitas e lícitas; pedofilia; bullying; racismo; atos de vandalismo; ‘rolezinhos’ e a necessidade de inclusão de alunos com deficiência. Na opinião do deputado, a educação “sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos.Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Faltando pouco mais de um ano, ainda não são conhecidas as regras que nortearão as próximas eleições, pois os partidos não conseguem se entender sobre os pontos da reforma política em discussão no Congresso Nacional, reclamou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (20).

Ele observou que o único ponto definido até agora foi a rejeição da proposta de implantação do chamado distritão – sistema no qual são eleitos os candidatos a deputado e a vereador mais votados, independentemente do conjunto de votos obtido pelo respectivo partido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de promover ações em prol da educação inclusiva, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (21.788/2016), que pretende instituir no calendário oficial do estado a Semana de Conscientização e Defesa da Educação Inclusiva. O objetivo da proposta é que sejam realizadas em todo o estado, sobretudo nas escolas públicas, ações educativas e promocionais sobre a educação inclusiva e os benefícios recorrentes para alunos e a sociedade. O período será destinado às atividades de conscientização e defesa da promoção da educação inclusiva e ocorrerá anualmente na última semana do mês de setembro, por conta do Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21). 

De acordo com o deputado autor do projeto, a instituição da data torna-se fator preponderante para “conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de assegurar às pessoas com deficiência o direito à educação inclusiva, combatendo a discriminação”. Além disso, ”o projeto visa defender os direitos humanos de todos os alunos com necessidades educacionais especiais e, especialmente, contribuir para a disseminação, consolidação e efetivação da educação inclusiva como forma de enfrentamento a discriminação e a intolerância, além de promover o respeito e a dignidade ao próximo”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A presidente da Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, recebe amanhã (22.09), às 10h, a Comenda Dois de Julho em reconhecimento ao trabalho social que executa através do Instituto Assembleia de Carinho, que ela idealizou e preside. Trata-se de iniciativa inédita no Legislativo, congregando as parlamentares e as esposas dos deputados estaduais, de forma suprapartidária em prol de entidades filantrópicas, beneméritas, ou de cunho social.

O projeto de resolução que formalizou a concessão da honraria - a mais elevada do Legislativo Estadual - foi apresentado pelo deputado Samuel Junior (PSC) e que logrou aprovação em plenário. Na justificativa da proposição, o parlamentar destacou o papel desempenhado por Eleusa para a criação do projeto Assembleia de Carinho – tão necessário e caro a todos os parlamentares da ALBA.


Enquete


PodCast