Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Aratuípe

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na maioria dos rincões deste país, principalmente nos grandes municípios, há, insofismavelmente, uma linha divisória nas relações que se estabelecem entre o poder público e a população. E esse "fosso" não se configura apenas por conta dos ditames regimentais: longe disso. Grande parte dos gestores fazem questão de acirrar esse separativismo, de maneira que estejam livre dos assédios, livre das naturais cobranças que emanam do seio da população. 

Essa relação muda quando o enfoque é com relação aos municípios do norte e nordeste, principalmente. Alguns governantes, ainda, procurarm estabelecer o corpo a corpo durante suas gestões a frente de seus municípios, mesmo fora do período de campanha, quando entram de casa em casa. E um desses municípios, na região, é Aratuípe, onde o atual prefeito está sempre em contato com a população, ouvindo seus anseios para, dentro do possível, procurar atendê-los. Obviamente, nem todos os pleitos podem ser equacionados, por se tratar de um município pequeno e de parcos recursos. 

EQUIPE FAZ A DIFERENÇA

No caso particular de Sinho,  a atual equipe tem contribuído muito para essa ligação do governo com a população, graças aos trabalhos desenvolvidos pelos atuais secretários e primeira dama Sandra. Dentre esses secretários, Anselmo (Saúde e, agora, incumbido, também, da pasta de Administração e Planejamento) e Adriana (Educação). Eles que representam muito bem a equipe como um todo. 

RELAÇÃO INSTITUCIONAL

A relação institucional e, principalmente, de amizade, entre gestores públicos é algo que, indubitavelmente, tem caráter motivacional. Cada gestor tem sua maneira de comandar seu município, enfrentando problemas específicos e, quase sempre, precisa do apoio daqueles que, "no mesmo barco", têm que enfrentar situações congêneres. Nada mais prazeroso para um gestor municipal do que receber, seja em eventos instiucionais, seja em ocasições familiares, a visita de outros.

Foi o que aconteceu, no último dia 29 (data de seu aniversário), quando o prefeito Sinho recebeu a visita dos gestores Wellingto Vieirna (Muniz Ferreira, ao lado da esposa), Eunice Barreto, (Nazaré, ao lado o espso e ex-prefieto Izaquinho), Péricles Silva "Pepezinho", vice-prefeito de Jaguaripe, representado Hunaldo Costa, prefeito). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que marcaram presenças no aniversário do prefeito de Aratuipe, Antonio Miranda, conhecido popularmente por Sinho, no úlitmo dia 29, o professor Gileno, liderança política em Muniz Ferreira, ao lado do vereador Valmir "Sempre Presente". Gileno que vem sendo bastante cotado para uma provável candidatura a prefeito, em seu município, nas eleições do próximo ano. Conta com apoio da maioria dos vereadores, do deputado Alan Sanches, Dra. Nil, ex-prefeito Cloves Penine e lideranças. Como se vê, Gileno já esta "desensarilhando as armas". Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, na noite desse sábado, 28, o transcurso de mais uma data natalícia de Antonio Miranda, conhecido popularmente por Sinho, prefeito de Aratuípe, no recôncavo baiano e que se constitui no maior polo cerâmico da América do Sul. Sinho que, nesse terceiro mandato está, naturalmente, muito bem avaliado para, naturalmente, submeter-se  ao crivo popular nas eleições do próximo ano, graças ao inquestionável trabalho que realiza a frente do executivo local. 

PERSONLIDADES PRESENTES

Ao lado da esposa Sandra (primeira dama do município), Anselmo Silva (Secretário de Saúde, respondendo, também, pela Secretária  de Administração e Planejamento), Adriana (Secretária de Educação), vereadores Remelton, Laércio e Julival (Aratuípe), Gesiel (vice-prefeito)  e outras personalidades da administração municipal e familiares, receberam visitas importantes da região, em meio às demais lideranças e representantes de segmentos da sociedade local numa comemoração que ficou marcada pela descontração e espontaneidade. 

Dentre os ilustres visitantes, Eunice Barreto (prefeita de Nazaré das Farinhas, ao lado do esposo e ex-prefeito Izaquinho), Wellington Vieira (ao lado da esposa, filha); Péricles Silva “Pepezinho”, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social de Jaguaripe, na gestão que compartilha ao lodo do prefeito Hunaldo Costa; vereadores Nagib (Nazaré), Adilson (Jaguaripe), Toinha de Hugo (Dom M.Costa); empresários Jorge da ISB Placas (S.A.Jesus), Sívio Sande, representantes da prefeitura de Vera Cruz. Também presentes lideranças de Muniz Ferreira como Professor Gileno, ao lado do vereador Valmir “Sempre Presente".

REGOZIJO

Bastante regozijado, diante das presenças, o prefeito Sinho recebeu bastante presentes e, o que é mais importante, abraços da população de Aratuípe que, pelo que ficou demonstrado, está satisfeita por tê-lo no comando desse município que, além da importância histórico-cultural, ostenta de grande destaque no contexto político-partidário e econômico. Além de poderem compartilhar o belíssimo bolo, confeccionado em sua homenagem, os presentes foram contemplados com a performance da cantora Carla (Banda Magia Tropical) que se apresenta, normalmente, em Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe e toda região. 

OBRAS EM ANDADMENTO

Além do leque de obras já entregues à população e os serviços oferecidos através de todas as secretarias, a administração municipal vem trabalhando em torno da reforma da quadra poliesportiva do centro da cidade que, em que pese ter se iniciado há alguns anos e não ter sido concluída por administrações que antecederam a atual gestão, está a pleno galope para ser entregue, logo-logo aos desportistas locais. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsja.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). Veja mais fotos através o link FOTOS, no topo do site. Vem aí o novo TVSAJ.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse sábado, 21, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, uma palestra proferida pelo renomado professor Jorge Portugal, destinada a alunos pré-vestibulandos (inclusive ENEM), em atendimento a convite formulado pela equipe gestora do Programa Universidade para Todos, UNEB de S.A.Jesus.

Equipe essa constituída por João Evangelista (diretor da UNEB), Cristiane Aragão (Secretária do Programa no município), Graziela Dourado (secretária). Equipe que formula agradecimentos à UNEB, professora Joelma (Diretora do Colégio Estadual) e vereador Uberdan Cardoso (contribuiu com o transporte).

Com maciça participação de alunos de Santo Antonio de Jesus, Dom Macedo Costa, Nazaré, Varzedo, Laje, Nazaré e outros municípios, o evento superou expectativas, não apenas pela explanação de Jorge Portugal mas, também, pelo envolvimento dos alunos.

Em sua fala, Portugal, dentre outros aspectos enfocados, levou os alunos a uma reflexão sobre o cotidiano, no momento em que fez referência a toda uma contribuição dos ensinamentos disseminados nas obras do renomado escritor francês Michel Foucault, no que concerne às relações do poder (veja “Microfísica do Poder”), nas diversas esferas da sociedade.  Relações que, em que pese as naturais mutações no seio da sociedade, estão, sempre, em evidência.

No final do evento, as tradicionais poses dos alunos e professores com o grande mestre nessa área de cursos pré-vestibulares. Ele que também se notabilizou através do Programa Aprovados, veiculado durante anos através do Rede Bahia e o “Professor na Estrada”.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do Sapé, realizou ontem uma ação: "Dia D da Vacinação Municipal" na comunidade da zona rural. A enfermeira Alessandra juntamente com os agentes comunitários orientaram sobre a importância em manter as vacinas em dia.

Além disso, realizaram o Teste Rápido, que tem como objetivo prevenir algumas doenças, alertando sobre a importância da prevenção para saúde.

É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na última quarta-feira, 18/09, as gestantes do município de Aratuipe foram vinculadas ao Hospital Gonçalves Martins, em Nazaré.
Este hospital é referência em parto normal na região. Durante a visita, coordenada pela enfermeira gestante Tâmara, foram abordados alguns temas: A importância do Aleitamento Materno Exclusivo; Trabalho de Parto; A lei que dar Direito ao Acompanhante; Métodos não Farmacológicos para Ajudar no Trabalho de Parto Normal; Importância do Pré Natal; Imunização da Gestante e de seu RN.

Na oportunidade as gestantes conheceram a estrutura da maternidade, o fluxo de atendimento e realizaram uma avaliação obstétrica com a enfermeira Tâmara. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretária de Ação Social, Rosalina Santos, participou ,no último dia 16/09, juntamente com outros gestores, prefeitos e técnicos de uma reunião de alinhamento técnico sobre o Programa de Alimentos e Leite (PAA) em Feira de Santana.

O PAA tem duas modalidade - Alimentos e Leite - e funciona com duas ações estratégicas: na primeira etapa, agricultores familiares vendem seus produtos ao Governo da Bahia e/ou à prefeitura municipal. Na segunda, os alimentos e o leite são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social, creche, escolas e abrigos de idosos, por exemplo.

"Através deste programa iremos garantir trabalho e renda dignas à comunidade da zona rual. O PAA é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e garante alimento de qualidade para a nossa população", afirmou Rosalina Santos, Secretária de Ação Social.É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe, através da Secretaria de Educação, está recebendo as novas carteiras escolares, que atenderão os alunos da escola Senhora Santana. O objetivo é padronizar e renovar o mobiliário escolar, garantindo qualidade e conforto para os estudantes.

“As novas carteiras irão melhorar ainda mais a qualidade da educação, além de motivar os estudantes e valorizar a educação." garantiu Valdirene, secretária de educação.É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo tempo.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira, dia 08/08, o Mutirão do Glaucoma. 

Foram realizados atendimentos gratuitos, como aferição da pressão ocular e avaliação do fundo do olho, para o diagnóstico e tratamento da doença.

Esta ação tem como objetivo ajudar a comunidade que precisa do tratamento gratuito. Para ser atendido era necessário apresentar os documentos e o cartão do SUS.

Os pacientes diagnosticados positivamente preencheram uma ficha para retirada do colírio em uma das unidades de referência da rede municipal. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A paisagem natural, bucólica,é um dos atrativos aos turistas egressos de diversas regiões do Estado da Bahia e, naturalmente, de outras unidades da federação, em visita receptivo distrito de Maragojipinho, em Aratuípe, recôncavo baiano. A placidez do Rio Jagauripe, ladeado por mangezais e ornamentados por embarcações tão utilizadas pelos canoeiros que se utilizam desse meio de trasnporte e que também são importantes para o labor diário no que concerne à pesca, são atributos de uma localidade que, indubitavelmente, encanta. 

O que seriam dos coqueiros não fosse a placidez das águas para a projeção de suas imagens. O que seria da combinação cromática ensejada pelo verde das águas e manguezais, assim como do azul celeste não fossem as cores das embarcações, artesanalmente construídas. O que seria de todo esse manancial bucólico, campestre, não fosse a sensibilidade do fotágrafo.

 

Mas o que seria, de tudo isso, se toda essa riqueza natural não fosse preservada pela população que dela se serve, com apoio da administração capitaneada pelo atual prefeito Antonio Miranda, concecido popularmente por Sinho, com apoio de toda sua equipe de governo. Seria de bom alvitre que, em outrso municípios, todo esse espírito preservacionista pudesse estar em evidência, tal qual pode ser facilmente vivenciado em Maragojipinho. Fotos  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Há um clamor, a nível nacional, por parte da população, no que concerne a todo um trabalho que possa ser realizado, por parte dos poderes públicos, nas três instâncias de governo, no que concerne à preservação ambiental. Acontece que, em vários rincões do país, vários governantes sempre preterem ações que possam, de fato, minorar quadros degradantes existentes, o que não é o caso de Aratuipe, onde a atual gestão dá passos significativos para o equacionamento de demantdas reinantes, também, nessa esfera. 

  1. Consubstanciado nessa linha de atuação, a prefeitura,  sob o comando da atual administração municipal, realiza serviços de limpeza de fossas e esgotos nos quatro cantos da cidade, levando benefícios a dezenas de residências, sempre tendo por escopo melhor qualidade de vida. Seria de bom alvitre que outros municípios se espelhassem nesse trabalho desenvolvido nesse  receptivo município do recôncavo baiano.
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado, na tarde dessa segunda-feira, 15, no Fórum Edgar Mata, centro, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, numa iniciativa do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - BA, vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia que, em parceria com as prefeituras municipais de Nazaré das Farinhas, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Jaguaripe e Aratuípe, entregou à população, esse importante instrumento de mediação

Tendo por escopo atender às demandas que emergem nesses municípios, nas áreas cível e familiar, o CEJUSC terá uma importante missão no sentido de fazer com que eventuais conflitos não sejam postergados ao longo do tempo, significando, com tudo isso, menos dispêndios financeiros por parte das partes e, o que é mais importante, diminuição drástica de animosidades  que, geralmente, deixam resquícios entre aqueles que, literalmente, de digladiam em embates, muitas vezes, desnecessários. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Na composição da mesa, personalidades como os gestores municipais Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Wellington Sena Vieira (Muniz Ferreira), Antônio Miranda da Silva Júnior "Sinho" (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe) e Wilson Ribeiro Pedreira (Salinas da Margarida) e Ben Wilson, Vice-prefeito de Nazaré. Eles que, além de desenvolveram meritórios trabalhos nos municípios em epígrafe, dão uma demonstração cabal, irrefutável, de união de esforços, também, na esfera de cidadania.

Representando o Poder Judiciário Estadual os Desembargadores Olegário Monção Caldas e Ivanilton Santos da Silva, as juízas Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho (juíza Assessora da Presidência II, Coordenadora do NUPEMEC), as Juízas de Direito Monique Carvalho Gomes e Caroline Rosa Velame Vieira (Diretora do Fórum); representando o Ministério Público a Promotora de Justiça Thelma Leal; representando os OAB/BA Dr. Adriano Balbino, além de vereadores  locais como Idma (autora do projeto em Nazaré), Laura, Abinael, Nagib Neto, Valdo da Locadora, Jorgina.

Também presentes Heráclito Arandas (Ex-prefeito de Jaguaripe), José Carvalho (prefeito de Iramaia),Pepezinho (vice-prefieto de Jaguaripe), Izaque Filho "Izaquinho (ex-prefieto de Nazaré), Luzia Hortência (Secretária de Educação em Muniz Ferreira), Maria Clara (Secretária de Saúde de Nazaré), vereadores de Muniz Ferreira como Rai da Saúde, Alan de Minde, Pato Rouco (liderança em Nazaré) e outras autoridades desses referidos municípios e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, referência à importância que essa unidade terá para  esses municípios, notadamente no que concerne ao amplo acesso à justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, através de mediações nas áreas de família (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade) e área cível (nas questões de menor complexidade que envolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas, etc).  

A prefeita Eunice, em seu pronunciamento, discorreu: “Nosso município mostra altivez com essa conquista pontuou a prefeita Eunice exaltou a conquista de Nazaré. “É motivo de orgulho para nós, de estar entre as poucas cidades do recôncavo da Bahia a oferecer este serviço. os serviços de orientação e a retirada gratuita dos seguintes documentos: Certidão de nascimento, alimentos e reconhecimento de paternidade. O serviço é inteiramente gratuito. A unidade de Nazaré vai atender também Muniz Ferreira ,Aratuípe, Jaguaripe ,Salinas “Vamos ter facilitado o tempo de acesso das famílias à Justiça” “O Tribunal de Justiça tomou a iniciativa e buscou a Prefeitura como parceira. Com este convênio que estamos firmando agora vai ser possível atender às causas que estão paradas na justiça aqui em Nazaré e garantir que tenham uma solução rápida”. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na sessão especial da Câmara de Vereadores, alusiva aos 128 anos de emancipação política do município de Aratuípe, a egrégia casa legislativa, sob o comando de Remelton Silva, também fez sua parte, no momento em que realizou um evento com participação de autoridades do município e região e qjue, sem sombra de dúvidas, ficará nos anais da historicidade local..  

Além do presidente, o prefeito Sinho,deputados Antônio Brito (federal), Rogerio Andrade filho (estadual), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira); representando Jaguaripe, Adé (presidente da Câmara), ex-prefeita Derá e vereadora Edna; outros edis do município, a exemplo de Julival, Laércio, Otávio; secretários municipais a exemplo de Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) e representantes de diversos segmentos do município e região. 

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE

Em seu pronunciamento, dentre outros aspectos, o presidente destacou: “Neste momento de homenagearmos a memória dos nossos valorosos emancipadores, muito bem representados na pessoa do nosso querido prefeito . Também reconhecemos o trabalho dos prefeitos que ajudaram a construir a nossa cidade, com uma menção especial ao nosso prefeito Sinho, que vem realizando uma gestão inovadora”, disse. Tantas lutas e conquistas, não podem passar em branco.

Ainda na sessão, enalteceu lançamento de livro:   “O livro reforça as ações de aproximação da Câmara de com o cidadão, tendo como foco a prática democrática, além de ser um mecanismo que pode nortear políticas públicas na cidade”, frisou .

O presidente também destacou o poder de uma Câmara de Vereadores. “Segundo especialistas e cientistas políticos, os vereadores fiscalizam e acompanham de perto, aprovando ou desaprovando, os recursos das prefeituras”.

Agradecendo a presença da população no dia festivo, Aratuípe ressaltou: "o melhor presente que podemos oferecer no dia do seu aniversário da cidade é unirmos forças para trabalharmos, todos juntos, buscando defender projetos que possam dar a nossa cidade uma "cara" de modernidade, todavia, sem perder a característica que nos distingue como “cidade acolhedora”.

HOMENAGEM AOS GARIS

Durante sua fala, na tribuna da Câmara, ele ressaltou que o dia do gari é comemorado anualmente em 16 de maio em todo o Brasil. Esta data, segundo ele, tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praça e outros locais limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas, quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.

“No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem. Nem sempre temos presente de que, graças ao seu trabalho, os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita”, apontou o vereador. Segundo ele nada mais justo que homenagear esses profissionais tão importantes e tão esquecidos. Devemos dar visibilidade a esses profissionais, citou.

Remelton Silva Destacou, ainda, que a Soluções Ambientais desenvolve uma atuação importante dentro da comunidade, na prestação de serviços de recolhimento de lixo. “Dentro do seu quadro de funcionários a grande maioria ocupa a função de gari, de maneira que prestar esta homenagem numa mesma sessão é muito importante, sob forma de valorizar esta categoria”. 

CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO E MOÇÕES DE APLAUSOS

Além das homenagens prestadas nessa importante sessão da Câmara, ao Deputado Federal Antonio Brito, pelo relevante serviço prestado ao município, através da canalização de emendas que vêm contribuindo bastante para realização de obras em todo o município, a concessão de título de cidadão aratuipense ao deputado estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho". Ele que, em que pese o pouco tempo ocupando uma cadeira junto ao legislativo estadual, já se debruça em torno de um trabalho que contribua, deveras, com o desenvolvimento do município de Aratuípe. Dentre as primeiras conquistas, o asfaltamento do centro da cidade. O título a ele concedido foi de autoria do presidente Remelton Silva que, ao lado do prefeito Sinho, fez a devida homenagem. 

O presidente procedeu entrega, também, de moções de aplausos a Ana Catarina Andrade Almeida (cantora e compositora), pelo relevante trabalho que realiza essa área artística e que tanto tem contribuído para que muitos outros jovens possam nela se espelhar e pelo fato de seu trabalho contribuir para que o nome de Aratuípe possa estar sempre presente em grandes eventos em que participa em outros rincões do Estado. 

Também de sua autoria a moção de aplausos concedida a Rafael dos Santos (gari) pelo relevante trabalho que realiza em Aratuípe, contribuindo, por conseguinte, não apenas com a limpeza física de ruas mas, também, para a preservação ambiental e saúde. Uma homenagem que, sem  dúvidas, mostra que reconhecimentos devem ser feitos àqueles que, verdadeiramente, participam de todo um projeto de construção do desenvolvimento local. 

HOMENAGENS POR PARTE DE DEMAIS EDIS

O vereador Otávio José dos Santos procedeu concessão de moção de aplausos à Sociedade Filarmônica Lira Conceição, de Maragojipinho, assim como à Filarmônica Lira Ceciliana, em face da grandiosa contribuição que prestam à cultura no município. Ele que, em sua fala, procurou discorrer o porquê dessa deferência a essas duas entidades que, indubitavelmente, constituem orgulho para todos munícipes. 

O vereador Hamilton Lemos Vieira, por sua vez, prestou homenagem com a concessão de moção de aplausos a Raimundo de Jesus Santos (padre da Paróquia de Aratuípe e Jaguaripe). Ele que, vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente dessas instituições religiosas, contribuindo, por conseguinte, para o fortalecimento da fé e exercício da cidadania. 

Julival Zózimo Nazaré Araújo, vereador e empresário, concedeu a Zuleide Maria de Souza, da Colônia de Pescadores) a concessão dessa honraria, em face dos trabalhos que realiza junto a essa instituição. Ele que também homenageou com moção de aplausos a Ligiane Albuquerque Santos (empresária na área de farmácia, em Maragojipinho). Julival que dá um grande exemplo, também, na esfera de empreendedorismo.

Laércio Cardos Borges, vereador, também prestou homenagens a munícipes que, em seus segmentos, também vem contribuindo para o desenvolvimento local, a exemplo de Anízia Santana Araújo (área de saúde), José Petronilo da Silva e Robert Fábio Souza Silva (área de saúde). Moções de aplausos que não apenas referenciam. Mais que isso, demonstram reconhecimento por tudo o quanto fazem em prol da população. Laércio também concedeu título de "honra ao mérito a Manoel Augusto Cardoso dos Santos. Fotos, Antonio Mascarenhas e Nega Ju. Representado a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo e Jornal Regional.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Muito arrasta pé, comidas típicas e apresentação das quadrilhas marcaram as comemorações das festas juninas nas escolas de Aratuipe: Escola Cleonice Nunes, Escola Manoel Vitorino e Escola Senhora Santana, creche Nossa Senhora Santana e as escolas da zona rural.

“Os alunos gostam muito dessa festa e de participar das quadrilhas. É sempre muito bom manter acesa a tradição da nossa cultura nordestina.” comentou a secretária de educação Adriana Silva.A Secretaria de Educação parabeniza os diretores, professores, coordenadores, pais dos alunos que organizaram esta grande festa com todo carinho e deseja um excelente descanso neste recesso. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.Fotos Ascom municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com a mesma destreza com que combina os versos, nas respectivas estrofes, ele, Osmadil José dos Santos, mesmo que involuntariamente, combinou as cores de sua indumentária com a munícipe (foto acima). Presentes nas cerimônias em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Aratuípe ele, de rosa-preto e ela, de preto-rosa. Mera coincidência, é bem verdade. Em que pese essa coincidência, eles têm algo em comum: a paixão pelas obras literárias. 

Conhecedor profundo da historicidade do município de Aratuípe e de alguns outros da região, ele, a cada nova comemoração de emancipação política desse importante município, elabora novas poesias. Em seus versos, não apenas as rimas mas, mais que isso, o desejo de contribuir para a postergação de toda uma cultura oral que, com certeza, servirá de elo entre o passado, o presente e o futuro. Foto, ao lado de sua musa na área de imprensa, Nega Ju, para quem, também, já elabourou estonteante poesia. 

Além do fascínio pela religiosidade, contribuindo para com a paróquia, naquilo que lhe é possível, mostra que continua dando asas à sensibilidade que norteia a realização de seus trabalhos na área literária. Com a mesma destreza com que esboça olhares construtivistas à cultura, à natureza, demonstra carinho especial com relação às mulheres que, pelo que denota, contibuem para o aguçamento de sua criatividade. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Aratuípe, situado no recôncavo baiano,  comemorou nesse final de semana 128 anos de emancipação política, fechando, assim, com chave de ouro, uma ampla programação que incluiu, na sexta-feira (07), apresentação das escolas municipais de ensino; no sábado (08), atendimento social ao cidadão (corte de cabelo, manicure, exposição de artesanato das oficinas do CRAS e Stand do Projeto Família Feliz; apresentação do Corpo de Bombeiros, apresentações culturais (capoeira, quadrilhas) e apresentação de forró pé de serra.

E, nesse domingo (09),  a culminância dessa ampla programação com alvorada, apresentação do Tiro de Guerra (incluindo desfile pelas principais ruas do centro da cidade);  apresentação da filarmônica Lira Ceciliana; missa em ação de graças no auditório; sessão solene da Câmara de Vereadores (auditório Edivaldo Machado Boaventura). à Tarde, torneio de futebol e, à noite, Show musical  com apresentações das bandas Mambolada, Sem Retoque e Saindo da Rotina. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões, ainda na apresentação do Tiro de Guerra, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama Sandra), Remelton Silva (Presidente da Câmara), os deputados Antonio Brito (federal), Rogério Andrade Filho (Estadual); secretários municipais Anselmo Bernardo (Saúde), Adriano Lago (Educação), Rosalina (Saúde), Sílvio Sande e Adriana, poeta OSmadil JOsé dos Santos; e outras personalidades que, logo em seguida engrossaram fileiras ao lado dos que também compareceram à sessão da Câmara. 

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

Também realizada no Auditório Edivaldo Machado Bitencourt a sessão especial da Câmara, sob a presidência de Remelton Silva que, iniciando os trabalhos, após cumprimentos e saudações, procedeu composição da mesa com o prefeito Sinho, os deputados Antonio Brito e Rogerio Andrade Filho; secretários Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) Adé (presidente da Câmara de Jaguaripe), os vereadores Julival, Laércio, Otávio. Também presentes, na oportunidade, representando Jaguaripe, ao lado de Adé, a ex-prefeita Derá  e a vereadora Edna.

O deputado federal Antonio Brito, mais uma vez marcando presença no município, iniciou sua fala enaltecendo mais uma comememoração do município e proveitnado o ensejo enalteceu o trabalho desenvoido pelo prefeito Sinho. Falou a respeito da alocação, até aqui, de recursos (através de emendas) na ordem de 2 milhões e meio para Aratuipe e que está destinando uma ambulância 0 Km. 

HOMENAGENS

Além dos pronunciamentos proferidos, foram feitas homenagens a personalidades do município, por parte dos vereadores presentes. Deferências que procuraram elencar atuações que conjunta e isoladamente, têm contribuído para o desenvolvimento de Aratuípe. Dentre os homenageados, o deputado estadual Rogério Andrade Filho que recebeu título de cidadão aratuipense, utilizando-se, também, do microfone, externou agradecimentos, prometendo debruçar-se no que for preciso para ajudar a população do município.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, seja dos parlamentares presentes, seja dos vereadores, regozijo diante das comemorações, não apenas de mais uma data comemorativa à emancipação política do município mas, também, às conquistas auferidas através da atual administração municipal, capitaneada pela gestão Sinho, com apoio dos deputados em epígrafe e relevante contribuição dos vereadores da base e, até, dos que fazem parte da ala de oposição, no momento em que desferem críticas construtivistas. Críticas que, em determinados municípios pareceriam inoportunas mas que, em Aratuípe, ao contrário, servem de estimulo a um governo que dá asas à transparência dos atos. Na maioria dos municípios, vereadores de oposição, sequier comparecem às sessões especiais, ao contrário do que acontece em Aratuípe: vereador Otávio mostrou que não faz politica sectária.

PRESIDENTE DA CÂMARA MOSTROU DESTREZA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS

O jovem Remelton Silva, presidente  da Câmara, conduziu, com esmero,  a sessão especial da egrégica casa legislativa. Mostrou não apenas destreza com o microfone. Mais que isso: capacidade de conduzir realização de eventos de forma democrática e transparente. Um jovem que, sem sombra de dúvidas, semeia de forma altruista na certeza de que, lá na frente, louros serão colhidos, dada a simplicidade de seus atos, tendo como pano de fundo, os interesses da população. 

PLEITOS DO PREFEITO SINHO

Em seu pronunciamento, o prefeito Sinho, após elencar realizações, mostrou preocupação com relação à restauração da Igreja Matriz, aproveitando o ensejo para formular aos deputados que ali se encontravam, engajamento nessa importante causa; reforçou, junto aos parlamentares o pleito com relação à recuperação da estrada que dá acesso a Maragipinho, importante polo de desenvolvimento econômico e turístico para o município.

Continuando, o chefe do poder executivo municipal prometeu obras de saneamento para essa localidade e, novamente se dirigindo aos deputados, solicitou que os mesmos possam inferir junto ao governo Rui Costa no que concerne à reforma do Colégio Estadual Professor Rocha Pita. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazeta do Recôncavo e Jornal Regional, Jornal O Eco. Veja todas as fots através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O aniversário de 128 anos de emancipação político-administrativa de Aratuipe está sendo comemorado em grande estilo. Dando início às comemorações os estudantes das escolas municipais e estadual apresentaram na última sexta-feira, 07/06, a evolução histórica da cidade, as riquezas econômicas, o artesanato, o legado sócio-político e deram um colorido especial, ao som da fanfarra. O desfile emocionou e contagiou a todos que estavam presentes. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos Por Novo Tempo.Fotos, Ascom municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) resgatou duas emendas no valor total de R$ 200 mil para a Santa Casa de Misericórdia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano. 

O parlamentar se reuniu, na última semana, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Cleisson Prazeres, o vice-provedor Paulo reis, a enfermeira da unidade Gabriela e a vereadora do município Ydna e obteve o parecer positivo quanto ao resgate de duas emendas da ex-deputada federal Tia Eron, que serão usadas na implantação de uma sala de atendimento emergencial, conhecida como sala vermelha, e na implantação do Centro de Materiais e Esterilização. 

“A saúde é sempre uma demanda importante. Estas intervenções possibilitarão uma maior assistência a população de Nazaré e demais cidades atendidas pela Santa Casa. Agradeço ao secretário Fábio Vilas Boas pelo compromisso assumido durante a reunião, a vereadora Ydna e os provedores da Santa Casa Cleisson e Paulo pela confiança”, destacou o deputado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrimônio Cultural (Fazcultura) vai investir R$ 15 milhões em apoio a projetos e atividades culturais, a título de incentivo fiscal, em 2019. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (12).  

A aprovação dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (13), por meio de decreto assinado pelo governador. "Assinei hoje e sai amanhã o decreto. São 15 milhões para projetos de cultura em toda a Bahia", disse Rui.  

Instituído pela Lei nº 7.014/1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios nos projetos e atividades culturais.   

O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Ele sabia que, passo a passo, paulatinamente, conseguiria um lugar ao sol no segmento em que atua (toldos, palcos, geradores, torre de iluminação, mesas, cadeiras, elevada de polícia, disciplinadores de público, climatizadores evaporativos,etc). Destemido, perseverante, não recuou diante das dificuldaes iniciais. Longe disso, repirou fundo e continuou em frente, esgueirando-se de eventuais turbulências, todavia, firme em seu propósito de galgar novos horizontes. E não deu outra. A TOLDOS FÁCIL, empresa de sua propriedade, é uma realidade em Santo Antonio de Jesus (sua sede) e toda região. Refereimo-nos, naturalmente, a Toinho (na foto, camisa vermelha)

A empresa é capaz de atender, com esmero, de forma simultânea, cerca de 50 eventos em municípios diferentes, numa mesma data. Obviamente que, no início não era detentor dessa performance. Com o tempo, a experiência, as possibilidades foram aumentando e, hoje, é uma realidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã da última terça-feira, 19, na cidade de Conceição do Almeida, recôncavo baiano, a formatura de 73 novos soldados bombeiros, através do 16o. Grupamento de Bombeiros Militar (2o. GBM, sediado em S.A. de Jesus), num evento que superou expectativas, não apenas pela tradicional organização da corporação mas, em especial, pela maciça participação de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade desse e de outros municípios da região. 

AUTORIDADES PRESENTES

Sob a égide  do Ten Cel Matias, comandante do 16o. Grupamento, a cerimônia contou com participação do Comandante geral da corporação (CBM-BA) Cel Francisco Telles, Ten Cel  Marquezine (Diretoria de Ensino), Ten Cel Frank (Cmt do 14o. Grupamento, sediado em Madre de Deus e outras autoridades militares e civis, num evento que contou com desfile da tropa formada, homenagens às autorirdades. Os novos policiais deverão servir ao município de Santo Antonio de Jesus e região. A corporação deverá formar 684 novos soldados que se submeteram a nove meses de treinamento e que deverão ser distribuídos em cidades que a corporação mantém sedes. 

Dentre as autoridades presentes, os prefeitos municipais Ricardo Moura (Valença), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Ito de Bega (Conceição do Almeida, ao lado da esposa Gláucia Araújo), Júlio Pinheiro (Amargosa), Humberto Leite (ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus); Dr. Márcio Oliveira (Juiz da vara de família em S.A.Jesus e Juiz em C. do Almeida), Dr. Ney (Delegado de Polícia Civil); Jadilson Fonseca (Secretário Extraordinário, Itaparica; vereadores Chico de Dega, Altemir, e Pedro de Teca (S.A.Jesus); Jean Macedo (Secretário de Comunicação em Valença); Dr. Sebastião Lima (advogado e conselheiro OAB, SAJ; vereadores de C. do Almeida Bidão, Nino de Ozaná, Bea Brasil, Vinícius da Mombraça   também empresários Everaldo Júnior (CTO),  Antonio (Toldos Fácil) e Edvaldo (Reconflex); Pastor Manoel Samuel.  

REGOZIJO DO COMANDANTE DO CORPO DE BONBEIROS 

O comandante do CBM-BA, Cel Francisco Telles, em seu pronunciamento, além de externar agradecimentos pela participação de todos e realçar a belíssima cerimônia de formatura, enalteceu a parceria que a corporação ostenta na Bahia e, em especial, na região, numa demonstração insofismável da qualidade do trabalho realizado pelo Ten Cel Matias a frente do 16o. Grupamento que tanto tem contribuído para a segurança nos municípios.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminada a cerimônia de formatura, os participantes que compareceram ao evento foram convidados a degustarem um saboroso churrasco e soborearem bebidas  servido a centenas de particpantes que compareceram às instalações do CRAS, nesse município, num evento que foi animado por grupos musicais, dentre eles, "Lukas e Gustavo". 

A Banda Lukas e Gustavo é uma realidade em toda a região. Com agenda lotada, tem, literalmente, " se virado"  para atender os compromissos, numa demonstração insofismável de que está no caminho certo. Com riqíssimo repertório, a banda vem surpreendedo dia a dia, aos fãs que acompanham esse belo trabalho.

LOGÍSTICA DA TOLDO FÁCIL

 A Toldos Fácil, empresa sedidada em Santo Antonio de Jesus e com atuação em diversos rincões da Bahia e diversas unidades da federação, vem galgando sucesso não apenas pela capacidade logistico-operacional de atender eventos simultâneos em até 50 cidades mas, também, pelo capacidade de atendimento. A pontualidade e excelência no atendimento é, segundo seu propiretário Antonio, o segredo para o alcance de todo esse sucesso. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Publicaremos vídeos e entrevistas durante a semana. 

IMPORTÂNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Além de todo um trabalho de prevenção que realiza junto à sociedade, no intuito de que acidentes sejam evitados, principalmente no que concerne a incêndios, alagamentos e outros infortúnios, o Corpo de Bombeiros tem uma relevante importância, também, para as gestões municpais que, constantemente estão realizando eventos de grande porte, a exemplo de festividades juninas em que grandes conglomerados se fazem presentes. Um desses exemplos foi o que ocorreu em Jaguaripe, recentemente, quando o Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que um incêndio a um trailler pudesse provocar outros danos maiores.  Além da receptividade por parte do poder público de Conceição do Almeida, outros gestores (dentre os quais, algus compareceram ao evento ou enviaram representantes) e entidades civis e judiciárias da região também apoiam essa corporação na região. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na última terça-feira, 15/01, o Prefeito Sinho juntamente com o deputado Rogério Andrade tiveram uma audiência com o Secretário de Infraestrutura do Estado em que pleitearam o prosseguimento do asfaltamento do centro de Aratuipe.É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.Imagem, ASCOM. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

  
COMUNICADO IMPORTANTE 
  
A Coelba informa à população de ARATUIPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quinta dia 17 de Janeiro de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
 
ESTRADA DA BOA VISTA, FAZENDA SANTO ANTONIO, FAZENDA SÃO JOSÉ, RUA PIRANGA, SÍTIO TRINDADE.  
 
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
 
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
 
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Muitos municípios realizam festejos a esmo, passando por cima de obriçaões administrativas, principalmente as que dizem respeito aos fornecedores e funcionalismo. A administração municipal de Aratuípe, sob o comando de Sinho não deixa de propiciar reveillon aos munícipes e visitantes. Todavia, o faz à luz de uma política séria, pautada na austeridade, com salários e outros compromissos pagos. Uma demonstração cabal de que os interesses da sociedade estão acima de vaidades. Nessa virada do ano em Aratuípe, as apresentações musicais de Zé Paredão, Nenho e Taty Brasavilly e o tradicional show de fogos de artifícios. 

MAIOR PRODUTOR DE CAXIXI DA AMÉRICA LATINA

O distrito de Maragogipinho, em Aratuípe, é o maior produtor de caxixi da América Latina. É de lá que saem caminhões de artefatos de barro para a tradicional Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas, diversos municípios da região, da Bahia, outras unidades da federação e alguns países. A atual administração não tem medido esforços para apoiar essa importante atividade econômico-cultural e artística que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. 

ROTA TURÍSTICA: CARNAVAL E TODO UM ACERVO ARQUTITÔNICO ESTILO BARROCO 

Além das atividades econômicas que dão asas a todo um potencial artistico reinante no seio da poulação aratuipense, em especial no distrito de Maragojipinho, o tradicional carnaval que, com participantes mascarados, percorrem as principais artérias distribuindo alegria e bastante animação. Tanto na sede do município como em Maragojipinho, edificações estilo barroco, a maioria tombada, devidamente preparadas à contemplação,  por parte de  visitantes e turistas de diversas regiões do país. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

SINHO, prefeito de Aratuípe, é um dos gestores da região que mais prestigiam eventos de seus colegas de executivo. Na última sexta-feira, segundo dia do FESTIVAL DE SALINAS, marcou presença ao lado da esposa e de Anselmo (Secretário de Saúde), Laércio (vereador)e outros amigos. Regozijado diante do convite formulado pelo prefeito Wilson Pedreira, rasgou elogipos à estrutura, grade de atrações e organização desse mega evento. Na foto, acima, ao lado do empresário Ideval Kléber e prefeito Wilson Pedreira. Fotos, Antonio Mascarenhas 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

SINHO, prefeito municipal de Aratuípe, recôncavo baiano, insere-se, na região, no seleto grupo de gestores que, deveras, fez "cabelo e barba" nas eleições do último domingo, 07, no que concerne às votações auferidas pem prol dos seus candidatos a deputados ROGÉRIO ANDRADE FILHO (estadual) e ANTONIO BRITO (federal), eleitos, assim como para  governo do estado, senado e presidência da república. 

Ele que já vinha acertando em cheio com  a representatividade do deputado federal Antonio Brito, através do qual conseguiu a canalização de várias emendas para realização de obras, passa, a partir de janeiro, a contar com o apoio do deputado estadual Riogério Filho "Rogerinho", que nessa sua investida na carreira partidária obteve uma excelente votação em diversos municípios e não foi diferente em Aratuípe.

O prefeito Rogério que, na época de deputado, apresentou uma emenda para destinação de uma ambulância 0 km ao município de Aratuípe, outorgou ao seu filho Rogerinho a entrega das chaves, na data do aniversário de emancipação política do município (09.06.18). Como se vê,  a votação de Rogerinho não aconteceu por acaso. Rogério se consolida como a maior liderança político-partidária da região no momento em que transfere para seu filho uma votação que o coloca na sexta posição na classificação geral.Fotos, Antonio Mascarenhas (www,tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Recebidos com grande entusiasmo, na tarde desse sábado, 08, no Hotel Salinas, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, os candidatos a deputados Otto Filho (federal) e Rogerinho (estadual), num evento protagonizado pelo prefeito Wilson Pedreira e correligionários, com participação de secretários municipais, vereadores e lideranças desse e de outros municípios da região.

Dentre essas personalidades, além de Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); Rogério Andrade (prefeito de S.A.Jesus), ex-prefeitos Raimundo (Itaparica), Derá (Aratuipe); Edna (vereadora em Jaguaripe); secretários municipais, dentre eles Lorena (Social), Memezinho (Administração);Letícia (Secretária do prefeito), Pepinho (chefe de gabinete). 

Também presentes os vereadores Diego, Márcia, Terrinha, Rogêr, Miguel; Walter (presidente da Associação de Pescadores), Robson Marcelo (ex-vice-prefeito), empresários Nego da Coroa, Dil Trio; secretários municipais de S.A.Jesus Abel Caldas (Esportes e Lazer), Sônia Fontes (Infraestrutura), João Spricigo (Serviços), a 1a.dama de Santo Antonio de Jesus e outras personalidades de Salinas e municípios vizinhos. 

O encontro teve por escopo apresentação, por parte do prefeito e correligionários, dos candidatos em apreço que, diga-se de passagem, já estão em campanha nos municípios que tencionam representar (dentre eles, naturalmente, Salinas da Margarida), em logrando êxito em suas investidas em direção à Assembleia Legislativa (Rogerinho) e Câmara de Deputados (Otto Filho).

PRONUNCIAMENTOS

Além dos vereadores do município, acima citados, proferiram pronunciamentos o chefe do executivo municipal, prefeito de Santo Antonio de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores, os dois candidatos a deputados e o presidente da Associação de Pescadores. Todos enaltecendo a importância dessas duas candidaturas propostas. Os candidatos, por sua vez, enfatizaram a liderança do prefeito Wilson e, aproveitando o ensejo, externaram compromisso de servir com altivez a população, em sacramentando seus anseios nas eleições de outubro. 

O postulante Otto Filho, também foi muito bem recebido no município, todavia com tinha um evento agendado em outra cidade, teve que se ausentar mais cedo. Por conta disso, efetuou seu pronunciamento logo no início. Além dos agradecimentos, promessas de atender, a contento, os anseios de todos aqueles que depositarem confiança em seu mandato. Regozijado diante da “dobradinha” com Rogério Filho, fez referências elogiosas ao prefeito Wilson, toda sua equipe e, naturalmente, ao público que se fez presente. 

Rogério Andrade, ex-deputado e atual prefeito de Santo Antonio de Jesus, em sua fala, além das saudações às demais autoridades e público presente, não economizou elogios à liderança protagonizada pelo prefeito Wilson Pedreira, assim como depositou confiança na candidatura de Rogerinho que, em logrando êxito em seu intento, atenda às expectativas da população. 

O chefe do executivo municipal de Salinas, Wilson Pedreira, no seu quarto mandato, demonstrou, mais uma vez, a sua grande capacidade de liderança e mobilização, no momento em que, em plena tarde de sábado, reuniu tanta gente para participação em um evento político-partidário. Em sua fala, agradeceu a todos os comparecimentos e enalteceu os nomes que se propõem representar o município na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. 

O candidato Rogério Filho, confessou-se regozijado diante da acolhida, agradecendo apoio do prefeito e toda sua equipe, prometendo arregaçar as mangas. Reportou-se, também, à importância da dobradinha que alinhava com Otto Filho para, juntos, defenderem interesses do município e região.  Não se esqueceu, todavia, de evidenciar todo um apoio de sua família e em especial, seu genitor. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS. Oferecemos espaço a todos os candidatos, à luz do que preconiza a legislação e em nome da isonomia entre os candidatos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe assinou na última sexta-feira, 31/08, ordem de serviço para implantação de rede de água na Rua da Lagoa da Angélica, Cidade de Palha. “Esse é mais um desafio que assumimos com compromisso e responsabilidade. Nosso objetivo é executar as ações com foco na prestação de um serviço público de qualidade, que atenda a todas as necessidades da população”, afirmou o Prefeito Sinho. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.Foto e informações, ASCOM MUNICIPAL

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, na noite desse sábado, 30, as festividades de Sâo Pedro no Distrito de Maragogipinho, Aratuípe. Distrito que que é o maior produtor de artefatos cerâmicos da América Latina, nuam realização da administração municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. E, nessa primeira noitada, as apresentações musicais das bandas " Magia do Forró", "Dan Miranda", "Fubá de Milho" e Hélio Júnior, diante de um público significativo que compareceu para prestigiar mais um evento cultural. Previstas para esse domingo as apresentações musicais das bandas " Garapa", "Skema Livre", "Só no Xote" 

Antes das apresentações no palco erguido na pra~ca principal da comunidade, a belíssima apresntação da Quadrilha Junina da Associação Esmeralda, egressa do muicípio de Salinas da Margarida. Agremiação que, além dos ritmos juninos e toda uma criativa coreografia, realizou ' caasamento" e mostrou toda uma performancce dos " cangaceiros de Lampião" que, com suas "armas" defendia seus redutos em busca do amro de "Maria Bonita". 

Dentre as autoridades presentes, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama), Jesiel (vice-prefeito); secretários municipais Giulanin (Cultura, Esportes e Lazer), Adriana (Educação), Anselmo (Saúde); vereadores Juvenal, Laércio e Remelton, além de outras lideranças políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  Também presentes o Cap Mauríco, Cmt da 3a. Cia, sediada em Nazaré, ao lado de integrantes de sua tropa, assim como viatura da GRAEL que, juntos, contribuíram para a segurança de todos que prestigiaram essas festividades. 

VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS E DA REGIÃO

Vários municípios realizaram festividades juninas investindo em " renomadas" bandas, significando dispêndio elevados ao erário público e que acabam prejudicando a realização de obras e outros serviços em prol da população e, até, comprometendo a folha de pagamento de funcionários públicos. Ciente dessa realizada, a administração municipal de Aratuípe, pelo que tivemos conhecimento, procurou contratar bandas cujos cachês estivessem  de acordo com as premissas estabelecidas, e, o que também é importante, valorizando artistas locais e da região. Se todos municípios trilhassem essa linha de pensamento, com certeza, a realidade seria bastante diferente, principalmente, no atendimento às necessidades básicas de saúde, educação, transportes, limpeza pública, etc. No São João, apresentaram-se na sede do município as bandas " Dan Miranda" , "Chá de Canela", "Diego Costa", "Fubá de Milho", "A Patroa", "Anderson Silva", "Garapa" e "Taty Brasivilly". 

MARAGOGIPINHO: MAIOR POLO CERÂMICO DA AMÉRICA DO SUL

Recentemente, a cantora e apresentadora de Tv foi recepcionada nas festividades de emancipação política de Aratuípe e, na oportunidade, foi homenageada pelo vereador Julival com o título de "Menção Honrosa". E, na oportunidade, utilizando-se do microfone, externou que, em vista ao município, se encantou pela beleza bucólica de Maragogipinho e, em especial, por sua gente que, no dia a dia, na maioria artesãos, se debruçam na confecção de artefatos de barro que  abastecem a tradicional Feira de Caxixi em Nazaré das Farinhas e de onde saem caminhões de produtos para outras unidades da federação e alguns países. Ela que, ainda no evetno, regozijou-sse de fazer propaganda do município, onde quer que vá. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrav~es do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas


Enquete


PodCast