Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Jaguaripe

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hildécio Meireles (PMDB), a realização de uma audiência pública, para debater sobre a qualidade e segurança do serviço de transporte marítimo de passageiros, na linha Salvador x Mar Grande. O evento está marcado para a manhã da próxima terça-feira. Serão convidados, além de representantes da sociedade civil e associações de moradores; dirigentes da Agerba; Ministério Público Estadual, Capitania dos Portos, dentre outros órgãos. Na última quinta-feira, um naufrágio com a embarcação Cavalo Marinho, ao sair de Mar Grande em direção a Salvador, deixou 18 pessoas mortas e dezenas de feridas. 

De acordo com o deputado Hildécio Meireles, segundo relatos oficiais, tudo está dentro da legalidade. “Mas a população, em especial as famílias das vítimas, querem respostas, justiça, e muito mais do que isso ações para que outras tragédias não tornem a acontecer”, disparou, relembrando que, inclusive, em dezembro do ano passado, chegou a comemorar o anúncio por parte do Governo Estadual de um pedido seu que foi a abertura de licitação para contratar a empresa que elaboraria o projeto executivo de alargamento e dragagem no canal de acesso a Mar Grande, que permitiria o uso de embarcações mais modernas e seguras”, destacou, reforçando toda sua solidariedade as famílias das vítimas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, concede entrevista coletiva nesta terça-feira, (30.08),  para falar sobre o desligamento da TV analógica em Salvador (BA) e em mais 19 municípios vizinhos. A entrevista está marcada para as 11 horas, na Gerência Regional da Agência na cidade.

Logo após, Juarez Quadros visitará o Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado na AG PITUBA (Avenida Paulo VI, 190 Térreo), quando fará a entrega do Kit número 430 mil. No total deverão ser distribuídos cerca de 538 mil kits (antena, conversor e um controle remoto). As famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal têm direito a receber gratuitamente o kit. 

Além de Salvador, mais 19 municípios do estado terão o sistema analógico desligado no próximo mês: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.ASCOM Anatel

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), vem a público externar o seu pesar pelo acidente com a embarcação Cavalo Marinho,  ao sair de Mar Grande em direção a Salvador, que culminou no passamento de diversas pessoas, ao passo em que se solidariza com as famílias das vítimas. Segundo o deputado, “esse é um momento de luto e tristeza para os baianos. A hora é de buscar a união de todos para prestar socorro aos sobreviventes e amparar os familiares dos mortos no naufrágio”. Meireles coloca o seu gabinete à disposição de todos, autoridades e populares, que quiserem somar esforços para tentar minorar o sofrimento provocado por esse lamentável acontecimento que abalou a Bahia. “A hora é de união e solidariedade”. ASCOM Gabinete Hildécio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quinta-feira, 01 de junho, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, além dos anfitriões, Ten Cel Adalberto Piton (transmitente) e Ten Cel Irlando Oliveira (assumindo o cargo), contou com as presenças de prefeitos da região, a exemplo de Rogério Andrade (S.A.Jesus, acompanhado da vice Dalva Mercês, Hunaldo Costa (Jaguaripe, acompanhado do vice pepezinho), Bahia (Varzedo), Wellington Vieira (Muniz Ferreira) e Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré). 

Também presentes, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da da Polícia Civil na região), comandante da Polícia Rodoviária, comandante do Corpo de Bombeiros, Presidente da Associação comercial, presidente da Câmara e alguns vereadores e secretários municipais de S.A.Jesus;  lideranças religiosas, políticas ( a exemplo de vereadores e a ex-primeira dama de Nazaré, Eude Mascarenhas) e comunitárias, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Iniciados os trabalhos da alternância de comando, o Ten Cel Adalberto Piton, utilizando-se do microfone, falou sobre sua trajetória a frente do Batalhão e aproveitando  o ensejo, promoveu agradecimentos aos seus comandados, à imprensa, às lideranças políticas e à sociedade como um todo, assim como declinou sobre a importância das perceiras com a polícia civil e demais poderes constituídos. O Major Muller, por sua vez, procedeu leitura da referência elogiosa.

Dando prosseguimento, foi efetuada leitura do currículo do Cmt. Irlando Magalhães para, em seguida, iniciar-se o ato de transmissão de cargo propiamente dito, seguindo o ritual da corporação. Logo após o Cmt Irlando Ribeiro, ao lado do Ten Cel Adalberto Piton efetuaram revista à tropa que, por sua vez, em seguida, desfilou para os que se fizeram presentes. Terminada a cerimônia, foi sevido um "bufet" aos participantes.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.DIVULGAREMOS OS VÍDEOS. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

  

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Jaguaripe, situado a 98 km da capital do estado, comemorou, nessa sexta-feira, 12, 118 anos de emancipação politica em cerimônias que se iniciaram às 5h com alvorada de fogos e, posteriormente, hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e do município. Logo após foi proferida missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda (padroeira), proferida pelo padre Daniel que, além de enaltecer a importância da união de todos em prol do fortalecimento familiar e engajamento em prol do desenvolvimento do município, contou com ofertório e apresentação da filarmônica da Liga Jaguaripense que, logo após promoveu desfile até à Câmara de Vereadores.

Dentre os que prestigiaram essa cerimônia religiosa, Hunaldo Costa (acompanhado da esposa e Secretária de Saúde, Larissa Costa), secretários municipais José Vidal (Infraestrutura), Nilzete (Administração e Planejamento), Fernanda Gomes (Educação), Pepezinho (vice-prefeito e titular da pasta de Assistência Social); vereadores Adeilton Almeida, Célia Cavalcanti, Edinaldo Bispo, Gilberto Costa, Uóston Reis, Robson Reis; Rosiel Freire (Chefe de Gabinete, também integrando o coral Seguidores de Cristo, nesse evento religioso, ao lado de Cleiton, Cleidson e Marcel).

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES

Dando prosseguimento às festividades, a Sessão Especial da Câmara de Vereadores, comandada pelo seu presidente Adeilton Ameida (Adé), tendo à mesa a companhia de Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito), Célia Cavalcanti (Secretária), Robson Reis (Vice-Presidente) e o convidado Antonio Brito (Deputado Federal), num evento que contou com outras personalidades do município, somando-se aos nomes que marcaram presenças na cerimôonia religiosa. Dentre elas, os ex-prefeitos Heráclio Arandas e Nai; Carlos Silveira (Secretário da cultura, Turismo, Desporto e Lazer),

Logo após constituição da mesa e execução do hino nacional, o presidente da Câmara de vereadores concedeu a palavra ao Pastor Desidério para que realizasse uma oração. Em seguida, coube a Adeilson Murici falar sobre nuances da história do município, enfocando aspectos políticos e sociais e, ao professor Léo, discorrer, em breve relato, sobre estudo que ora vem realizando, também, sobre a historicidade local.

O deputado federal Antonio Brito destacou todo empenho que vem tendo em canalizar emendas que possam fomentar o desenvolvimento local. Vereadores que também se utilizaram do microfone, aproveitaram o ensejo para enaltecer a gestão municipal Hunaldo Costa/ Pepezinho e, também, destacar toda uma colaboração construtivista dos gestores municipais anteriores, Heráclito Arandas e Nai.

Os ex-gestores municipais (na foto, ao lado de Pepezinho, atual vice-prefieto), utilizando-se do microfone, regozijados diante da participação em mais uma comemoração alusiva à emancipação municipal, externaram, também, preocupações qque t6em por escopo o desenvolvimento local. 

Heráclito, ao reportar-se à ameaça que, novamente, paira no município, no que concerne à possibilidade de que as comunidades Pirajuia, Cações e Mutá possam deixar de fazer parte do território de Jaguaripe. Por outro lado, asseverou que está vigilante e que ao lado da atual administração (Hunaldo/Pepezinho), tudo fará para que esse intento, por parte de município vizinho, possa se materializar.

Coube à Secretária da Câmara e ex-primeira dama do município, vereadora Célia Cavalcante, a concessão dos títulos de cidadãs jaguaripanas à Larissa Costa (1a. dama e secretária de sáude, gestão Hunaldo Costa) e à médica Dra. Ariela, pelos relevantes serviços prestados ao município. Elas que vêm desenvolvendo meritórias atuações  junto ao atual governo. Lariassa que, desde a gestão Heraclito Arandas está a frente da pasta em epígrafe, nua demonstração de competência e abnegação, diante do compromisso assumido. 

Nai, por sua vez, empunhando microfone, demonstrou preocupação no que tange à constante apreensão de motos na região do Palma, por parte de prepostos do 14o. BPM. segundo ele, as motos são muito importantes para os produtores dessa região, na medida em que precisam se deslocar por longas distâncias. Defende que, casos como emplacamentos atrasados deveriam ser analisados no intuito de não prejudicar os proprietários desses veículos.

Finalizando, o prefeito Hunaldo, também regozijado por participar dessas comemorações, nesse seu primeiro ano a frente do município, fez referência às contribuições dos dois gestores anteriores, prometendo empenho para que o município possa, a curto e médio prazos, galgar conquistas, em que pese difícil situação econômico financeira reinante em todo o país. Destacou a dificuldade para geração de emprego e renda mas que, naquilo que estive ao alcance do seu governo, não medirá esforços para atender aos anseios da população local. Citou algumas das realizações nesses primeiros meses da gestão e elencou obras que, logo logo, serão inauguradas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tendo por escopo contribuir para que a gestão dos municípios o SEBRAE  realizou, na manhã dessa quarta-feira, 19, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, o II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, em Santo Antônio de Jesus, num evento que contou com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Dentro das temáticas enfocadas, os benefícios das compras governamentais, a implantação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006), para o desenvolvimento dos municípios.Lei Geral que, diga-se de passagem, dá espaço para que gestores municipais possam, paulatinamente, incentivar o micro-empreendedorismo e,, por conseguinte, a geração de emprego e renda.

Dentre os gestores que marcaram presenças, Arielício Bahia (Varzedo), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Lázaro (Teolândia), Kaká (Wenceslau Guimarães), José Santana (Santa Terezinha), Péricles, representando Hunaldo Costa (Jaguaripe), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Everaldo (Piraí do Norte) e Joilson (Gandu) e Manoel, representando o prefeito Sinho (Aratuípe), Hélio de Aguiar (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representando o prefeito Rogério Andrade).

Adelmo Guimarães, diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), proferiu palestra audiovisual, discorrendo sobre a legislação pertinente às licitações, oportunidade em que externou orientações sobre como implantar a Lei Complementar 123/2006 e sobre as responsabilidades e atribuições dos servidores públicos.

Coube a Arnaldo Júnior Farias Dôso, professor, consultor na área de Gestão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e regional, ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, com uma das cinco melhores experiências de gestão inovadora do pais, proferir palestra sobre boas práticas nos serviços públicos.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE de S.A.Jesus, através de Carlos Henrique Oliveira, gerente regional, objetivando, naturalmente, estreitar relacionamento dessa entidades com as administrações municipais, dando, assim suporte ao empreendedorismo e às iniciativas construtivistas de um modo geral.  Coube a Jânio Santana, radialista, músico, atuar como mestre de cerimônia. Presença da assessora de imprensa do SEBRAE, jornalista Gabriela Nascimento. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve prosseguimento, nesse sábado, 15, as festividades da Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Nem mesmo a chuva que "pulverizou" o publico presente, foi suficiente para tirar o brilhantismo desse evento cultural que, sem sombra de dúvidas, é o "point" na região, não apenas pela convergência de público do município e de cidades circunvizinhas mas, também, de turistas egressos, inclusive, de outras unidade da federação.

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior, prefeito e vice, respectivamente de Nazaré, marcaram presenças os gestores municipais Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe); os secretários municipais de Nazaré, Nagib Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Magary Brother (Cultura e Turismo), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento); vereadores Laura, Sinho, Eval (Presidente da Câmara); secretários de Aratuípe Manoel (Administração), Anselmo (Saúde).

Também marcaram presenças Bebeto Galvão (deputado federal), João Roma (chefe de gabinete de ACM Neto, prefeito de Salvador),Jean Sacramento (assessor de ACM neto) e Izaquinho Peixoto (esposo da prefeita Eunice Barreto e assessor especial de ACM Neto, Andreia Andrade (irmão do prefeito de S.A.Jesus, Rogério Andrade). Também presentes as Miss Simpatia, Terra Morena e Caxixi, bem como  outras personalidades da região. 

Durante o dia e inicio da noite, apresentações na ARENA MARIA FUMAÇA: Val Vilas, Maicon Lima, Léo Clima Gostoso, Naldo santos, Banda flor de Liz, Pancada Grove, Nivaldo Marques, Diego Moraes.À noite, na ARENA CAXIXIS, a noitada começou com a Banda Olodum (20h), que atraiu, desde o início, um grande público, Xandy de Pilares, Paly Way, Carla Cistina e Os Banbaz.

As festividades continuam nesse domingo com ampla programação: ARENA MARIA FUMAÇA: Grupo Samba de Fé (10h), Tom Pinheiro (11h), Embalo Beath (12h), Samba de Esparro (13h) e Luziel (14h). Já na ARENA CAXIXI, Daniel Vieira (15h), Bandana (17), É o Tchan (19h), Ed City (23h), Banda Fox (24h); Na ARENA INFANTIL, diversas recreações.

 

CAMAROTE , literalmente, vem "BOMBANDO"

Além de toda uma animação, seja na área de concentração, em frente ao palanque dq Arena Caxixi, seja na área do palco da Arena Maria Fumaça, o que vem sendo algo de registro, também, é o camarote, literalmente lotado, todas às noites. Com atendimento vip, o camarote tem sido o "point" onde reúne autoridades de Nazaré e municípios circunvizinhos, além de personalidades do município. Veja mas fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS E ENTREVISTAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JORGE LEMOS, empresário na área de comunicações, através da ISB Publicidade (JB Placas e Luminosos), sediada na Rua Antonio mendes 125, Bairro do São Benedito, em S.A.Jesus,ao lado da esposa Toinha (vereadora em D.M. Costa) receberam, nesse domingo, 09, em sua residência, na Ilha da Ajuda, Jaguaripe-BA, a visita de familiares e amigos para comemoração do aniversário de 50 anos de existência.

Dentre os amigos, Zé Fróes (ex-prefeito de Dom Macedo Costa), empresários no mesmo ramo de atuação, a exemplo de Neno (Tudo Comunicações, ao lado do pai Toni), Izailton (Realce Comunicações, ao lado da esposa), Sandro (Designer Print); Carlinos Galvão (Carlinhos do cartório), Dema do Camarão (ao lado da esposa Verônica Faleiro e filha), Neto (ao lado da esposa), Rosiel Freire (Chefe de gabinete gestão Hunaldo Costa, em Jaguaripe), cantores Andreia Nery e Laços do Forró;Nega Ju,  e outras personalidades de diversos segmentos da região.

Também marcando presenças, funcionários da ISB, a exemplo de Laércio e Raiéle (designers gráficos), Raimundo, Vinícius (filho, ao lado da esposa Camila), Ângela, Lucas "Periquito", Léo e Jailson. Funcionários que expressaram apreço e gratidão ao aniversariante, exibindo uma faixa. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br (Mascarenhas e Felipe), Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo).

Além de toda uma receptividade, os anfitriãos ofereceram a todos um ambiente prazeroso, não faltando, evidentemente, bastante bebidas e as iguarias da culinária regional, a exemplo de camarão, caldo de camarão e churrasco, à vontade. Um bolo bastante ornamentado foi confeccionado para celebração desse momento impar de um empresário que, muito mais do que empreendedorismo, apostou na capacidade de seus funcionários que, à luz de todo um potencial logístico-operacional, sabe, com esmero, alcançar índices de excelência no atendimento à clientela. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). PUBLICAREMOS DEPOIMENTOS. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse domingo, 02, mais uma edição da tradicional II Cavalgada da Fazebda Campo Verde,cavalgada que faz parte do calendário de eventos dessa magnitude na região, com início em Nazaré das Farinhas e que teve como pronto de concentração final o distrito de Sodoma, em Muniz Ferreira. Evento que contou com apoio cultural da administração WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE.

Dentre os participantes, além do prefeito Wellington, o chefe do poder executivo de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, acompanhado do "senador" Francisco Ramiro, os empresários Nego e Marquinhos (comercial Corôa, em Vera Cruz), o Vereador Roni, a Secretária de Educação, Luzia Vieira, a cantora Andreia Nery, Any de Nazaré das Farinhas, bem como funcionários dessa empresa especializada em material de construção, além de familiares que, antes de se dirigirem ao local do evento, à tarde, degustaram um saboroso churrasco.

No local do evento, além dos prefeitos acima citados, marcaam presenças os chefes do poder executivo de Nazaré das Farinhas (Eunice, ao lado do esposo Isaquinho), Aratuipe (Sinho), e Aratuipe (Hunaldo Costa), bem como o secretário de Assistência social de Nazaré, vereador Nagib e o empresário geral da Itaipava, Aquino, numa noitada que virou a madrugada e superou expectativas com relação a participação popular.  

 

Veja fotos desse encontro e de algumas paisagens da bucólica cidade de Muniz Ferreira, bem como da área externa do local do evento, já que não ficamos para o evento que contou com as paresentação musicais de Everaldo Garapa, Lucas e Gustavo, Banda Sem Retoques E Tayrone. Publicaremos outras fotos do evento. Repesentando a imprensa, Tvsaj.com.br e Blog da Nega Ju. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa segunda-feira, 19, no salão nobre da Câmara de vereadores, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a cerimônia de diplomação dos novos gestores municipais e vereadores eleitos  e reeleitos dos municípios  de Nazaré das Farinhas, Aratuípe, Jaguaripe e Salinas da Margarida, num evento que contou com a participação de Dr. Eduardo Augusto F. Abreu (juiz eleitoral), Dra. Telma Oliveira (promotora pública), Anita Brito (presidente da Câmara), tendo como mestre de cerimônia Cristóvão Penine. 

DIPLOMAÇÃO:

NAZARÉ DAS FARINHAS - PREFEITA: Eunice Soares Barreto Peixoto, VEREADORES; Laura Cristina Souza dos Santos, Jorgina dos Santos Lima, Valdilson Lessa Froes, Eval Paulo da Silva, Nagib Elias Boeri, Gildásio Bomfim Fonseca Nogueira, Abinael Moraes leal, Ydma Jaciara Torres Cardoso, Cézar Santos Menezes, George Pereira dos Santos, Marivaldo Domingos da Silva. SUPLENTES: Antonio Cézar Souza dos Santos, Denilson Bispo dos Santos, Manoel Vieira Ribeiro, Raimundo Vieira Costa Júnior, Adson José Barbosa Coelho;

ARATUÍPE - PREFEITO: Antonio Miranda  Silva Júnior (Sinho), VICE-PREFEITO Jesiel de Santana Vila Nova; VEREADORES:Rafael Teixeira Pereira,  Otávio José dos Santos, Remelton Rosálio Silva, Alex Souza Moreira, Laérco Cardoso Borges, Jacy Santana Moreira, Hamilton Lemos Viana, Julival Zózimo Nazaré Araújo, Edson Souza Silva; SUPLENTES: Jenivaldo Alves dos Santos, Antonio Nunes Neto, Felipe dos Santos Araújo. 

JAGUARIPE - PREFEITO Hunaldo Simões Costa; VICE-PREFEITO  Péricles Santos Paulo da Silva (Pepezinho); VEREADORES:  Edna Teixeira de Pinho, Luciano da Silva, Renato Conceição de jesus, Uoston dos Santos Reis, Robson Reis da Paz, Célia  Amorim Cavalcanti, Adilson Reis dos Santos, Gilberto Costa  e Costa, Adeilton Santos Almeida, Edinaldo Bispo de Lima, José Ribeiro dos Santosç SUPLENTES David Gomes Lobo, Jorge raimundo Santana Pereira, Jos~e Luiz de Oliveira

SALINAS DA MARGARIDA - PREFEITO Wilson Ribeiro Pedreira;VICE-PREFEITO Joselito Pereira dos Santos; VEREADORES Humberto Raimundo dos Santos Filho, Márcia Regina Evangelista Benvinda, Ubiracy Crispiniano de Souza Filho, Miguel Rosálio Sacramento, Maria de Fátima Pepe Cerqueira, Jorge Teixeira de Carvalho, Ubirajara Conceição Lima, Rudinei Ribeiro dos Santos, Lourival Cerqueira Dias; SUPLENTES Roberto marinho do Nascimento; Leandro José Bastos Silva, Maria Helena Campos, Edilson Carlos dos Santos

Dentre os que marcaram presenças, Raimundo da Hora (atual prefeito de Itaparica), Heráclito Arandas (atual prefeito de Jaguaripe, ao lado da 1a. dama Célia Cavalcanti), Laryssa Costa (Secretária de Saúde e 1a. dama de Jaguaripe, a partir de janeiro). Dentre outras personalidades de Nazaré e dos demais municípios que participaram da cerimõnia de diplomação, algumas participaram, também, de um almoço na residência do prefeito Wilson, a exemplo dos prováveis secretários municipais de Sainas a partir de 1o de janeiro Chico (Saúde), João Fonseca (Ação Social), Memezinho (Administração), Robson Marcelo (Esportes)ç Marilane (esposa do prefeito Wilson); Nego, Marquinho, Filipe,, Abílio e Sérgio (irmãos de Wilson) Ilana (neta de Wilson), Iderval (empresário), Jandira Barbosa (vice-prefeia de Nazaré, Representando a imprensa, Tvsaj.com.br e Jornal Gazzeta do Recõncavo. Fotos Antonio Mascarenhas e Nega ju.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, na comunidade do Palma, município de Jaguaripe-BA, no recôncavo baiano, a IX FEIRA DO CONHECIMENTO, num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, na gestão Heráclito Arandas/Hunaldo Costa. Aémm das presenças do chefe do executivo e da primeira dama Célia Cavalcanti, a Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza, o presidente e recém eleito vice-prefeito, Pepezinho (vereador de 7 mandatos), José Augusto (Diretor  do Colegio Municipal Manoel Fracisco Lobo, alunos e professores. 

O evento teve por objetivo promover a divulgação de conhecimentos de alunos da rede municipal através de diversas temáticas do ensino/aprendizado, coroando, assim, todo um trabalho que vem sendo ministrado.O prefeito Heráclito Arandas, em sua visita,  fez questão de ouvir aluno por aluno, nas diversas explanações realizadas. Fica, ai, um exemplo a todos os gestores que, além da imperiosa necessidade de investimento na área educacional, precisam ouvir, literalmente, não apenas secretários e diretores mas, também, alunos em suas diveras anifestações. VEJA TODAS AS FOOTOS NO LINK "FOTOS" localizado no topo do site. Fotos Antonio Mascarenhas. PUBLICAREMOS VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sessenta e dois dos 308 prefeitos que podem disputar a reeleição na Bahia desistiram de se candidatar para o pleito de outubro alegando dificuldades financeiras, o temor de entrarem na malha fina do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a dificuldade de arrecadação para a campanha eleitoral em ano de vacas magras. Outros 14 gestores estão avaliando se serão candidatos.

O levantamento a que A TARDE teve acesso foi feito pela União dos Municípios da Bahia (UPB) pouco antes das convenções que finalizaram dia 05/08 - como até o dia 15 o TRE estará registrando candidaturas, o número pode até aumentar. O fenômeno tem ocorrido em diversos estados. Mas na Bahia, com esse número de desistências, serão aproximadamente 20% dos gestores nessa situação. "Prefeito virou uma profissão de risco", diz Isaac Newton, coordenador do curso de Administração Municipal da Ucsal. Para ele, os prefeitos estão "num momento de medo".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da Rede Municipal de Jaguaripe, no Recôncavo Baiano, foram as ruas nesta terça-feira (02/08) reivindicar alguns direitos que estão sendo violados. Segundo os lideres do movimento, o AC dos profissionais do Nível III, que atuam no fundamental II foi cortado e os profissionais do Fundamental I que foram aprovados no concurso para 20h estão tendo que trabalhar 23h para cumprir o AC.

Durante uma concentração feita em frente Câmara Municipal o professor Adilson de Almeida solicitou uma posição da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito, como também questionou os vereadores. “Eu queria saber se os vereadores conhecem o calvário que nós passamos, os perigos que nós corremos para dar aulas para os futuros eleitores de vocês?”, indagou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quarta (20/07), a Polícia Militar, através da Operação Nazaré em Paz” realizou rondas e abordagens a veículos e pessoas no município de Jaguaripe, nas localidades rurais da Vila do Palma, Imbiara e Capão, sendo apreendidos cinco motocicletas irregulares, confira:

Honda Titan, vermelha, placa JOO-8449, licença de Vitória da Conquista, condutor Nerivan Palma da Silva, residente na Vila do Palma emJaguaripe; Honda CG Titan, prata, placa JPU-9517, licença de Salvador, ostentando placa fria e chassi adulterado, condutor Manoel De Jesus Santana, residente na Imbiara.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A principal festa popular no Nordeste do país se tornou um desafio para muitos prefeitos neste ano eleitoral marcado pela continuidade da crise econômica que assola prefeituras em todo o país. A baixa arrecadação, a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a necessidade de cortar gastos não fizeram gestores desistirem de realizar as festas juninas na maioria das 417 cidades baianas. Apenas a cidade de Baianópolis não terá festejos juninos neste ano por conta da crise. Outros municípios tiveram as festas reduzidas e adequadas aos orçamentos diminutos.

Em entrevista à Tribuna, o prefeito de Jaguaripe, na Região Metropolitana de Salvador, Heráclito Arandas (PR), afirmou que foi necessário reduzir os custos com festejos em quase 50%. Ele contou que gastará neste ano aproximadamente R$ 110 mil com atrações e estruturas para as festas no município. Apesar da crise, o gestor comemora o fato de ter conseguido antecipar o pagamento da folha de pessoal para o dia 22 deste mês. Arandas aponta que a diminuição no investimento não trará problemas para a disputa eleitoral. Primeiro, porque ele não será candidato, embora tenha direito à reeleição, mas diz que chegando aos 70 anos é hora de sair de cena. Apoiará seu vice-prefeito na sucessão municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores foi o local escolhido para sediar o "Seminário de Apresentação dos Impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) na região", num evento protagonizado pela SEDUR/SEPLAN e com apoio da prefeitura municipalde Nazaré das Farinhas-BA, gestão Milton Rabelo Júnior/Jandira Barbosa. Mais uma ação descentralizada dessas duas entidades estaduais, tendo por escopo não apenas mostrar aos gestores e à população, uma proposição mas, mais que isso, esclarecer acerca dos impactos positivos acerca da criação de um "corredor" não apenas econômico mas, também, de cunho social e turístico.

Nesse encontro, Paulo Henrique Almeida (da SEPLAN, representando o seu titular, vice-governador João Leão), Robson (representando a SEDUR, secretaria de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torreão (coordenadora dos Estudos Urbanísticos do SVO), Vanessa (assessora de imprensa da SEDUR), Albérico Correia (arquiteto da SEDUR)), os anfitriões Milton Rabelo Junior (prefeito municipal), secretários municipais Eude Mascarenhas (Ação Social), Aguinaldo Oliveira (Finanças), Marília Almeida (Educação), Almir Reis (Saúde), Antonio Brito "Bia" (Planejamento), Jandira Barbosa (Cultura e Turismo, também vice-prefeita) e Zélio Costa (Governo); vereadores Anita, Nagib e dau.

Representando os municípios vizinhos, os prefeitos Cloves Penine (Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (Jaguaripe, acompanhado do vice Hunaldo Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu, representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eládio Bahia e Humberto Leite (S.A.Jesus, representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Carlos Toneto), além de outras representatividades do município e região.

Em todos os pronunciamentos, destaque à importância do empreendimento para Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida, Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuípe, Santo Antonio de Jesus, Varzedo Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e todos os municípios que fazem parte desse projeto que objetiva promover integração econômico-social e turística, de maneira que todos possam, de conformidade com suas vocações, ser beneficiados.

Coube à Dra Graça Torreão ministrar a palestra audiovisual mostrando mapas, gráficos e informes acerca desse intento. "Alternativas de políticas públicas para adequação urbana dos municípios da área do SVO. Este estudo faz parte de uma série de outros trabalhos voltados para o desenvolvimento dos territórios RMS, Recôncavo e Baixo Sul, complementando o projeto do Sistema Viário Oeste. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um helicóptero caiu nesta segunda-feira, 21, no município de Jaguaripe, distante a 102 km de Salvador (por meio do sistema Ferryboat). De acordo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), o acidente com a aeronave de prefixo PP-MPN aconteceu na Fazenda Cavala, localizada na Comunidade Terra Nova. O Graer recebeu foi acionado por volta das 12h.

Cinco pessoas ocupavam o helicóptero, o piloto e mais quatro passageiros e ficaram feridas. Segundo o Graer, três tiveram ferimentos mais graves, um ocupante machucou o fêmur, outro sofreu uma fratura exposta no tornozelo e um terceiro machucou o braço direito. O grupamento não divulgou a identidade das vítimas.

Ainda segundo o Graer, todos foram encaminhados para o Hospital Geral do Subúrbio e para isso foram utilizados três helicópteros da Polícia Militar. Agentes da delegacia de Jaguaripe e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram até o local para ajudar no resgate. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS


Nada mais gratificante para um gestor público municipal do que o reconhecimento em torno de um trabalho desenvolvido a frente do executivo. Esse tipo de retorno é o que serve de incentivo a alguns poucos nomes que, em determinados rincões deste país cedem a apelos de amigos e correligionários acerca de eventuais novas candidaturas para que possam voltar a dirigir seus municípios.

E um dos nomes que, após dirigir o município em duas oportunidades e ter feito sucessor, é WILSON PEDREIRA, empresário bem sucedido (COROA materiais de Construção). Ele que, além do meritório trabalho desenvolvido a frente do executivo e de suas empresas, goza de bastante prestígio junto à população. Wilson que, em seu sítio,nesse domingo, 13, recebeu amigos, dentre eles Memezinho (vereador já no seu segundo mandato e ex-secretário de administração nas gestões de Wilson e seu sucessor Chico),Francisco Ramiro "Senador", Jumário Falcão, Diógenes do Rosário, Everaldo Frerie (Veco), Nina Bispo (liderança), o filho "Nego", Diraildes e outros representantes de segmentos da sociedade local.Fotos Antonio Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A entrada em funcionamento do Estaleiro do Paraguaçu, era a grande sacada para toa a região, diante da perspectiva de geração de emprego e renda, não apenas nas instalações desse empreendimento mas, também, em todos os municípios da região. E todo um "frenezi foi estabelecido a partir dessa demarche. Em vários municípios, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Salinas da Margarida, Nazaré das Farinhas, muitas casas foram alugadas para abrigar funcionarios e demais operários, desde as obras até então tocadas. Além disso, vários empreendimentos como restaurantes, pousadas, hoteis, foram incrementados, justamente para atender a demanda reinate. 

Diante da crise desencadeada com a corrupção da PETROBRAS, a paralização das obras e, em consequência, demissões, etc. Por conta disso, casas, apartamentos e hotéis foram esvaziados. Resturantes e outras instituições ficaram a ver navios, por conta de toda essa retração. Por outro lado, esperamos que, com o equiliibrio da economia, as coisas voltem a acontecer, de maneira que esses municípios que fazem parte do "corredor econômico" sejam beneficiados. 

E, para sabermos como esses municípios do entorno deveriam agir, em face de toda essa retração na economia local, formuladmos uma enquete entre nossos leitores sob o título: "A crise financeira atingiu de cheio obras estruturantes como a do ESTALEIRO DO PARAGUAÇU. Qual (ais) seria (iam) as iniciativas imediatas por parte de alguns dos municípios da região?" Colocamos para respostas, as seguintes alternativas: 01-Continuar investindo na formação de mão de obra para atender demandas em outras áreas, 33%;  02-Equacionar finanças, de maneira que possam atender aos serviços públicos essenciais, 33%; 03-Realizar "festas" para "deleite" da população, de maneira que possa "esquecer" os problemas reinantes, 33%Diante do empate verificado, preferimos não tecer comnetários, deixando para vocês mesmos, a reflexão. Imagem (apenas ilustração).

Notícias | postado por: Mascarenhas
  • Por ANTONIO MASCARENHAS
  • Realizado na manhã dessa sexta-feira, 10, no auditório do CETEP em Santo Antonio de Jesus o "Fórum Interterritorial sobre a  "mosca negra" na região, num evento de iniciativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, comandada por Marcos Có e que contou com participação de diversas autoridades do município e região. Dentre elas, compondo a mesa, além do anfitrião Marcos Có, Antonio Nascimento (entomologista da EMBRAPA e CNPMF, Cruz das Almas), Dalmar chefe da CEPLAC em Laje), Jose Emiran (Prefeito de Laje), Honorato Mendes "Renato"(Secretário de Agricultura em Laje), Eládio Bahia (Secretário de Agicultura de Sapeaçu),Dinho Coni (Secretário de Agricultura de C.do Almeida), Sueli (Agrônoma da ADAB).
  • Também marcando presenças, Luiz Geraldo,Lousane Lordelo, Ricardo Mota,Maria Aparecida Carvalho, Aurino, Antonio Bergemann (ADAB); Osvaldo da Paz, Hermes Peixoto (EMBRAPA); José Geraldo Lago, Nilton Antonio (EBDA); Nailson dos Santos (STTR S.Felipe), Renato Silva (Dir. Agricultura de Varzedo), Nilson Santana (Diretor Agricultura em S.A.Jesus), Dra. GIlsonilda (Diretora de Abastecimento, em S.A.Jesus), Bruno (Agrônomo em S.A.Jesus), Émerson, Rosane, Eliene, Aida, Isaac; representado associações, Ivam (Sapucaia), Neto (Bom Jardim/Bomfim/Tabocal) e representantes de outros segmentos do município e região. 
  • Fazendo uso da palavra, Marcos Có deu as boas vindas a todos e,aproveitando o ensejo, destacou a respeito da iniciativa em promover esse encontro, de interesse regional e que tem por escopo buscar saídas à crise vivenciada pelos produtores de citricultura de Santo Antonio de Jesus e todos os municípios que compõem os territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá. Em seguida, promoveu a composição da mesa, oportunidade em que todos os participantes enalteceram a iniciativa e discorreram sobre a necessidade de esforços conjuntos, não apenas para minimizar o atual quadro mas, também, para que possam ser exercidos controles sobre a praga que, infelizmente, vem infestando a citricultura, provocando sérios prejuízos econômicos. 
Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Muitos município da Bahia e do norte/nordeste do país não realizaram festejos juninos sob a alegação de que, à luz da atual conjuntura econônica  que impera em todo o país, não teriam como fomentar novas despesas. Na maioria deles, na verdade, administrações que não vem equacionando orçamentos e que, em razão disso, incorreram em situações deficitárias. Não é o que acontece em Governador Mangabeira que consegue dosar as finanças,a contento. 

Com uma grade enxuta, à luz da realizade local, a administração Domingas da Paixão realiza as festividades de 2 de julho, disponibilizando ao público atrações como garapa, PH 10, Cavalo de Aço, Simone e Simara (na abertra) e, nessa sexta-feira, Bailão de Robinsão, Tayrone Cigano, Eslon Monteiro e Daniel Vieira. Como se vê, uma grade mesclada com a particpação de valores locais e da região, a exemplo de Garapa, "H" e PH 10.

GARAPA,mais uma vez, assim como o tem feito em toda região, conseguiu atrair o público para a grande noitada, à luz dos acordes de sua banda e de um repertório que procurou dar vazão a grandes sucessos do forró nordestino. Ele que vem se apresentado bastante em toda região, a exemplo de Nazaré, Santo Antonio de Jesus, jaguaripe, Governador Mangabeira, sempre com o mesmo carisma e profissionalismo. 

PH 10, banda do município de Governador Mangabeira, procurou fazer uma mixagem entre forró, swing e arrocha, numa tendência musical que se utiliza de "pitadas" do "forró universitário". A PH 10 mostrou que, em pleno preríodo "junino" é possível, sim, dar à musicalidade, vertentes diferentes mas que, no "bojo", se afinam com os interesses do púlbico que comparece, lota a praça e aplaude, não apenas pela performance cênica mas, também, pela qualidade das apresentações. 

CAVALO DE AÇO, tendo a frente os vocalistas JAILSON e ELISA (ex-integrantes da Cavalleiros do Forró), Neto e Marelo "Jubão", mostraram porque já estão na estrada com essa banda há dois anos e meio. Eles que continuam, no palco, empolgando graças às interpretações eivadas de muita movimentação e harmonia sonora. O grupo, com certeza tem tudo para continuar deslanchando na música popular brasileira. As bandas "K" e SIMONE/SIMARA, tambem se apresentaram na  noitada, fechando, assim, com chave de ouro esse primeiro dia de festividade. Fotos Antonio Mascarenhas  e Felipe. (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ARI EDSON LIMA ITENCOURT, é o atual comandande da 6a. Delegacia do Serviço Militar, na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA que faz parte da 17a. CSM (Circunscrição do Serviço Militar) que, por sua vez, engloba 25 municípios da região, dentre eles, Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuipe, Jaguaripe, São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Laje, São Miguel das Matas,  Mutuipe, Jiquiriça, Ubaíra, Varzedo, Valença, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Amargosa, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Cairu, e outros. Egresso da cidade de São Luiz (Maranhão), ele, no Estado da Bahia,  já comandou o Tiro de Guerra, atuou em Paulo Afonso,  Camaçari, e, agora, capitaneia os trabalhos a frente da referida instituição militar em Santo Antonio de Jesus. 

E no último final de semana deslocou-se até Salvador (capital do estado da Bahia) para participar de um estágio  dos  Delegados da 17a. CSM e, aproveituando o ensejo, com sua família, assistiu a vitória de seu time de coração, o Sampaio Correia, pelo placar de 2X0, derrotando o Vitória em seus redutos, o Barradão.  Retrucando a gozação de que não se tratava de uma "zebra", ele, em tom respeitoso para com a torcida do rubro-negro baiano, afirmou que o resultado do jogo não foi por acaso:

- O Sampaio Correia tem tido excelentes participações nos campeonatos maranhenses, tendo galgado a décima  colocação na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o resultado não me surpreendeu. Por outro lado, torço, também, pelo sucesso das equipes baianas no atual certame. Fotos Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta sexta-feira (13), mais um crime apavorou a população da região do Capão, distrito de Jaguaripe divisa com Laje. Desta vez a vítima foi o jovem Joilson R. da Silva (Binho), de 27 anos, que tinha um mercadinho na localidade, segundo informações de pessoas que preferiram não se identificar, dois elementos a bordo de uma moto de placa não anotada chegaram no estabelecimento da vítima, não o encontrou, procurou o mesmo que estava em outro lugar e efetuaram três disparos na cabeça matando na hora.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De conformidade com informações, professores que lecionam no povoado do Palma, em Jaguaripe-BA,situada no recôncavo baiano, estão proibidos de poderem utilizar ônibus escolares em seus deslocamentos às unidades escolares. O espaço fica aberto ao prefeito Heráclito Arandas que, pelo que temos conhecimento, não pactua com esse tipo de coisa, para os devidos esclarecimentos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual eleito Hildécio Meireles (PMDB) foi o primeiro parlamentar da região do baixo sul baiano eleito para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com 48.143 votos. Ex-prefeito de Cairú, o parlamentar vem de uma família politicamente forte da região. “Vem de família. Meu avô foi prefeito de Cairú três vezes, assim como eu”, afirma Hildécio, servidor público por profissão, que confessa que utilizou de sua influência para angariar os votos que o catapultaram para a AL-BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Além de acompanhar palestras e filmes, participantes poderão receber lâmpadas econômicas na unidade móvel que estará na Praça Dom Florêncio, no Centro. Nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/09), o caminhão do projeto Educação com Energia da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, estará no município de Jiquiriçá. A unidade móvel educativa levará orientações sobre o consumo eficiente da energia elétrica e realizará doação de lâmpadas fluorescentes compactas para estudantes e pais de alunos da Escola Reunidas Castro Alves, localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O professor Jorge Portugal foi, indubitavelmente, o precursor de um trabalho sem precedentes na educação no Estado da Bahia e, quiçá, do Brasil, ao idealizar e colocar em prática o "Projeto Professor na Estrada" que, utilizando-se de uma logística audiovisual, percorreu diversos rincões da Bahia, ministrando, ao lado de sua equipe, aulas interativas, motivadoras e, mais que isso, intumescidas de alta dosagem de humor. Tirar a escola das quatro paredes é, no mínimo, estar quebrando paradigmas.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Por meio de iniciativa da Prefeitura de Nazaré, através do Secretário de Planejamento Sr. Antônio Brito e Prefeitura de Salinas da Margarida, através do Coordenador de Meio Ambiente, Sr. Gracílio, foi realizada uma mobilização com as prefeituras do entorno, englobando Aratuípe, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Sapeaçu, Salinas da Margarida e Nazaré, para formação de um consórcio, que terá a finalidade de elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que vem sendo um problema comum enfrentado por diversos municípios da Bahia. 

Enquete


PodCast