Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Jaguaripe

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Educação, capitaneada por Fernanda Gomes de Souza, na gestão municipal Hunaldo Costa e Pepezinho, realiza, no próximo dia 23, a II Mostra de Educação e Culminânica do Projeto, oportunidade em que havará exposições temáticas e atividades lúdicas por parte do alunado local. Com participação de todas as pastas, num trabalho irmanado, a se julgar pela performance do evento do ano  passado, esse evento, sem sombra de dúvidas, vai superar expectativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã dessa terça-feira, 06/11, o Prefeito Hunaldo Costa esteve em Brasília-DF, representando os prefeitos do Nordeste, para receber do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Michel Temer e do Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, um ônibus adaptado e destinado para o Sistema Único de Ação Social (SUAS). Essa conquista foi mais uma indicação do Deputado Federal Antonio Brito! ASCOM Jaguaripe. 

O município de Jaguaripe é um dos que mais se desenvolvem em toda região, graças à união de seu povo em torno da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho. Basta ver os números aufereidos nas urnas em favor dos candidatos por eles apoiados: Antonio Brito e Jurandy Oliveira e, por extensão, ao governador RTui Costa e senadores. Esse feedback é, deveras, muito importante para que as coisas aconteçam. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O instituto Tenente Breno realizou, na manhã dessa sexta-feira, 12, no espaço do Corpo de Bombeiros, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano evento em homenagem às crianças. Oportunidade em que foram desenvolvidas atividades esportivo-culturais e lúdicas. Além das presenças de Luciene Fernandes e Carlos Silveira, presidente e vice, respectivamente, dessa entidade, participações do Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros), Joel da Contabilidade, Vereador Luiz do Alto, Robson (Pedreira Oldesa, em Nazaré),parcerios que contribuíram para o brilhantismo desse grande evento. Também presentes, na oportunidade, Chico Fortaleza (candidato a deputado estadual nas eleições do dia 07), Sgt Alex Baldock (Corpo de Bombeiros, ao lado de outros integrantes da coprporação), Paulo Vilela e outras personlidades do Instituto e de outros segmentos. 

 

O instituto Breno, com sede na Praça do São Benedito,em Santo Antonio de Jesus, desenvolve um trabalho de extrema importância no que concerne ao apoio às crianças, em  especial às das comunidades carentes, no momento em que, através de doações recebem brinquedos que, após recuperados, são comercializados para aqusição de outros brinquedos e/ou dentinados à distribuição como essa que ocorreu na manhã dessa sexta-feira.

Carlos Silveira, vice-presidente da entidade e atual Secretário de Cultura, Esportes e Turismo em Jaguaripe, é um dos grandes incentivadores. Só ele e sua esposa Luciene Fernandes sabem, no seu interior, o quanto representa cada sorriso que se abre. Só eles sabem o quanto significa esse gesto de doação àqueles que estão tendo os primeiros passos no seio de uma sociedade que, cada vez mais necessita tornar-se inclusiva. A Tvsaj, através de sua página de facebook, fez transmissão ao vivo, e exclusiva,  de alguns momentos do evento que superou expectativas. Imagens, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br), Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HUNALDO COSTA, prefeito municipal de Jaguaripe, é, indubitavelmente, um dos gestores que têm autoridade para, junto ao eleitor, pedir votos. E o faz na certeza de que será atendido, como foi nas eleições do último domingo quando conseguiu canalizar aos seus representantess JURANDY OLIVEIRA (estadual) e ANTONIO BRITO FEDERAL, uma performance considerável nas urnas. Enquanto Jurandy obteve 1.937 votos (20,58%), Antonio Brito abocanhou 2.944 sufrágios (35,56%).

E por que esse desempenho desses dois parlamentares que se submeteram ao crivo das urnas nesse domingo, 07?. Simplesmente trabalharam em prol da população. Nâo foi à toa que foram realizadas várias obras, fruto de emendas do deptuado federal Antonio Brito, a exemplo da inauguração da USF da Ilha da Ajuda, Camassandi, etc.

O deputado Jurandy direcionou várias emendas, dentre elas, a que propiciou a entrega de ambulâncias, etc. Como se vê, a votação não acontece por acaso. Longe disso. Por trás das "câmeras" a incansável luta do prefeito Hunaldo, ao lado de toda sua equipe, na elaboração de projetos, de pleitos e a constante cobrança para que as coisas, deveras, aconteçam. Hunaldo dá prosseguimento a todo uma impetuosidade desenvolvimentista inicada por  por Nai e Arandas, seus antecessores a frente do executivo municipal. Imagens, fotos, Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Recebidos com grande entusiasmo, na tarde desse sábado, 08, no Hotel Salinas, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, os candidatos a deputados Otto Filho (federal) e Rogerinho (estadual), num evento protagonizado pelo prefeito Wilson Pedreira e correligionários, com participação de secretários municipais, vereadores e lideranças desse e de outros municípios da região.

Dentre essas personalidades, além de Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); Rogério Andrade (prefeito de S.A.Jesus), ex-prefeitos Raimundo (Itaparica), Derá (Aratuipe); Edna (vereadora em Jaguaripe); secretários municipais, dentre eles Lorena (Social), Memezinho (Administração);Letícia (Secretária do prefeito), Pepinho (chefe de gabinete). 

Também presentes os vereadores Diego, Márcia, Terrinha, Rogêr, Miguel; Walter (presidente da Associação de Pescadores), Robson Marcelo (ex-vice-prefeito), empresários Nego da Coroa, Dil Trio; secretários municipais de S.A.Jesus Abel Caldas (Esportes e Lazer), Sônia Fontes (Infraestrutura), João Spricigo (Serviços), a 1a.dama de Santo Antonio de Jesus e outras personalidades de Salinas e municípios vizinhos. 

O encontro teve por escopo apresentação, por parte do prefeito e correligionários, dos candidatos em apreço que, diga-se de passagem, já estão em campanha nos municípios que tencionam representar (dentre eles, naturalmente, Salinas da Margarida), em logrando êxito em suas investidas em direção à Assembleia Legislativa (Rogerinho) e Câmara de Deputados (Otto Filho).

PRONUNCIAMENTOS

Além dos vereadores do município, acima citados, proferiram pronunciamentos o chefe do executivo municipal, prefeito de Santo Antonio de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores, os dois candidatos a deputados e o presidente da Associação de Pescadores. Todos enaltecendo a importância dessas duas candidaturas propostas. Os candidatos, por sua vez, enfatizaram a liderança do prefeito Wilson e, aproveitando o ensejo, externaram compromisso de servir com altivez a população, em sacramentando seus anseios nas eleições de outubro. 

O postulante Otto Filho, também foi muito bem recebido no município, todavia com tinha um evento agendado em outra cidade, teve que se ausentar mais cedo. Por conta disso, efetuou seu pronunciamento logo no início. Além dos agradecimentos, promessas de atender, a contento, os anseios de todos aqueles que depositarem confiança em seu mandato. Regozijado diante da “dobradinha” com Rogério Filho, fez referências elogiosas ao prefeito Wilson, toda sua equipe e, naturalmente, ao público que se fez presente. 

Rogério Andrade, ex-deputado e atual prefeito de Santo Antonio de Jesus, em sua fala, além das saudações às demais autoridades e público presente, não economizou elogios à liderança protagonizada pelo prefeito Wilson Pedreira, assim como depositou confiança na candidatura de Rogerinho que, em logrando êxito em seu intento, atenda às expectativas da população. 

O chefe do executivo municipal de Salinas, Wilson Pedreira, no seu quarto mandato, demonstrou, mais uma vez, a sua grande capacidade de liderança e mobilização, no momento em que, em plena tarde de sábado, reuniu tanta gente para participação em um evento político-partidário. Em sua fala, agradeceu a todos os comparecimentos e enalteceu os nomes que se propõem representar o município na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. 

O candidato Rogério Filho, confessou-se regozijado diante da acolhida, agradecendo apoio do prefeito e toda sua equipe, prometendo arregaçar as mangas. Reportou-se, também, à importância da dobradinha que alinhava com Otto Filho para, juntos, defenderem interesses do município e região.  Não se esqueceu, todavia, de evidenciar todo um apoio de sua família e em especial, seu genitor. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS. Oferecemos espaço a todos os candidatos, à luz do que preconiza a legislação e em nome da isonomia entre os candidatos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde , realizou no dia 31 de agosto de 2018, na Unidade de Saúde da Família de Jaguaripe ( Sede) , ações voltadas para Saúde do Homem, atendendo 153 homens que participaram da coleta do exame de PSA na primeira etapa para o novembro azul.Fotos e informações, ASCOM MUNICIPAL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Retornando na noite dessa segunda-feira, 02, ao local de onde saiu no dia anterior (ou seja, da Rua 2 de Julho,à praça histórica) em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, através da  Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, tendo por escopo  manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico nesse município que tanto contribuiu, através de sua gente, para todo um processo da Independência da Bahia. 

Dentre as personalidades presentes, mais uma vez, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, fazendo com que toda uma chama cívica e cultural possa ter continuidade no seio da população que se regozija de suas origens e projeta um futuro de desenvolvimento em todas as esferas. 

Tal qual aconteceu na noite de ontem, durante o trajeto as pessoas foram engrossando o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. Coube à Filarmônica da Lira Jaguaripense, novamente, através de sues acordes, dar o brilhantismo especial ao cortejo que, também atraiu moradores que, em frente às residências, apaudiam e se sentiam regozijados diante desse tributo aqueles que se dedicaram, direta ou indiretamente,  na luta em prol da Independência da Bahia. 

Lira Jaguaripense que, diga-se de passagem, sediou a realização de um forró, na noite desse domingo, com participação da contora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição, seja na cultura, seja no apoio ao desporto, bem como na implementação do turismo nesse receptivo município do recôncavo baiano. 

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.Essa simbologia remete ao passado mas, também desperta a população local para que se dê continuidade à luta por melhores dias.  

PLANTANDO SEMENTES

O Cortejo da Cabocla foi revestido, naturalmente, de muita plasticidade. Além do carro alegórico, pessoas conduzindo a carroça com tração humana (subindo e descendo ladeiras) tendo, incluive crianças abrindo alas através das cordas. Mas como manter essa cultura nas gerações seguintes? Simplesmente despertando nas crianças esse sentimento de postergação cultural. E é o que está sendo feito no município, através da atual administração e em especial, pela Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, sob o comando de Carlos Silveira. Ele que, durante todo o trajeto (de ida e retorno da Cabocla, demonstrou um carinho especial por essas crianças. Fotos, Antonio Mascarenhas (wwww.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo desrte site.  Publicaremos vídeos no decorrer da semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite desse domingo, 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num percurso compreendido entre a praça principal e a Rua 2 de julho, num evento protagonizado  pela prefeitura municipal, sob a égide da Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer tendo por objetivo manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico do município.

Presentes, na oportunidade, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, contribuindo para a postergação de toda essa tradição.

Durante o trajeto, as pessoas foram engrossando  o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. No final do trajeto a carroça ficou estacionada com a cabocla para que, nesse domingo, 02, possa retornar à origem, após transitar por várias ruas. Após execução do hino nacional, a Lira Jaguaripense retornou à sede entoando outros ritmos de seu repertório.

Já na sede da Lira Jaguaripense, realização de um forró com participação da cantora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição. 

MANUTENÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO-CULTURAL

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.

Além dos prédios da "Prisão do Sal", onde hoje funciona o paço municipal, as edificações da Igreja Matriz, Igreja da Ajuda, e onde hoje funciona o Fórum Municipal, são marcos de uma arquitetura estilo barroco presentes na bucólica e receptiva  cidade de Jaguaripe, detentora  da maior faixa de terra e da maior malha de estradas vicinais da região, fazendo divisas com Salinas da Margarida, passando "por trás" de Muniz Ferreira, Aratuipe, Santo Antonio de Jesus e divisando, também com o município de Laje, no Vale do Jiquiriçá. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, nessa sexta-feira, 22, o "Rodeio Show", na Vila do Palma, em Jaguaripe, recôncavo baiano, numa iniciativa sem precedentes, na região, protagonizada pela  administração municipal, sob a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho, (prefeito e vice, respectivamente), numa realização da Secrataria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, pasta comandada por Carlos Silveira. Uma mega estrutura com cerca de 100 toneladas de ferragens, geralmente utilizada em rodeios em todo o país, a exemplo dos que acontecem na cidade de Barretos (SP) e qjue tem atraído aficcionados que, geralmente, garantem "casa cheia" durante os espetáculos oferecidos. O município, que já hipotecava apoio às tradicionais cavalgadas, hoje, dá um salto maior com a realização de eventos dessa magnitude (o primeiro, na região).

Dentre as personalidades presentes nessa primeira noite de espetáculos, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice), José Vidal (Secretário de Infraestrutura),Zete (Administração); ex-prefeitos Nai e Arandas, todos ao lado das respectivas esposas; vereadores Robson, , e outros representates da sociedade local. As arquibancada, já nesse primeiro dia, mostravam-se lotadas. Na pista, super iluinada, ginetes experientes "desafiavam a física" na disputa por maior tempo sobre o lombo de animais ariscos que, geralmente, levavam ao solo, os artistas que  se apresentam em todo o Brasil.

Logo após encerramento do Rodeio, o público se dirigiu à praça da comunidade, totamente decorada, com toldos e toda uma estrutura para propiciar segurança às apresentações musicais. E nesse ambiente festivo, enquanto muitos dançavam, outros aproveitavam o ensejo para degustar bebidas e  iguarias da culinaria local nas barracas e bares do entorno. As festividades na comunidade continuam até esse domingo, 24, com a realização de novas apresentações no Rodeio e por parte das bandas contratadas.Oportuno salientar a participação de um significativo contingente de policiais miliatares, sob o comando do Ten. Conceição. Imagens, fotos (www.tvsaj.com.br) Publicaremos entrevistaas no decorrer da semana.  Imagens, fotos (www.tvsaj.com.br) 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na ultima sexta-feira 08/09, o Prefeito Hunaldo Costa inaugurou no Povoado de Mutá, o Calçamento e Drenagem das Ruas Fruta Pão, 2 de julho e Campo da Bola. Essa importante obra, traz melhoria na qualidade de vida dos moradores e incentivo ao turismo naquela região, já bastante conhecida por suas belas praias. Participaram da Cerimônia de inauguração o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores, além de moradores e representantes de associações comunitárias.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Jaguaripe cada vez MAIS perto de você. Nessa última sexta-feira, dia 08 de junho, foi realizada a primeira prefeitura itinerante na localidade de Mutá, essa ação se realiza com a integração da prefeitura municipal e todas as secretarias levando serviços essenciais e melhorias para a comunidade. Neste dia foram realizadas a retirada de carteira de identidade e reservista, atualização e retirada de cartão SUS, cadastro e acompanhamento do bolsa família, avaliação da frequência escolar, melhorias quanto ao meio ambiente e infraestrutura na comunidade, atendimentos de fisioterapia incluindo massagem terapêutica assistente social, psicólogo, aplicação de vacinas, orientações quanto a saúde bucal, apresentação da arte e cultura local com o grupo de capoeira da comunidade do Ourives, projeto Educação em Movimento, além do atendimento por todos os secretários envolvidos, Administração e Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, numa média de 300 pessoas atendidas. Essa foi só a primeira de muitas que virão.
É o governo e o povo de mãos dadas pra construir uma Jaguaripe cada vez melhor!

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 127 anos de emancipação política do município de Aratuípe tiveram continuidade nesse segundo dia, sábado, 09, com uma vasta programação. Logo pela manhã, alvorada, apresentação do Tiro de Guerra, missa em ação de graças na Igreja Matriz, entrega de 05 veículos 0 Km para a área de saúde, entrega do auditório Edvaldo Machado Boaventura, ato solene da Câmara Municipal, no auditório Edvaldo Machado Boaventura), descerramento da placa de inauguração do Centro de Apoio e Reabilitação Rita Maria, ficando para a noite, as apresentações musicais. 

A missa em ação de graças contou com participação de Hunaldo Costa (prefeito), Jesiel (vice), Sandra (1a. dama), deputados Antonio Brito (federal), Hildécio Meireles (estadual); prefeitos Hunaldo Costa (Jaguaripe), Rogério Andrade (S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Elton (Secretário de governo de Nazaré das Farinhas), Rogerinho Andrade (pré-candidato a deputado estadual pelo PSD), Maurício Dias (Presidente da federação Estadual das Santas Casas de Misericórdia) e Gilmelândia (cantora, apresentadora de Tv e, agora, "embaixatriz" de Aratuipe nos diversos rincões do país).

Também presentes os vereadores de Aratuípe Edson Silva (Presidente da Câmara), Remelton, Julival, Laércio, Juci, Hamilton Viana, Alex e Rafael; por outros municípios, Uberdan (S.A.Jesus) Rony (Muniz Ferreira), Eval Passos (Presidente da Câmara de Nazaré), Edna (Jaguaripe); secretários municipais Manoel (Administração), Anselmo (Saúde), Adriana (Educação) e Rosa Lima (Assistência Social); Cap. Maurício, Cmt da Cia de Polícia em Nazaré.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Na missa proferida pelo Padre Daniel, além da palavra, cânticos e oferendas, toda uma reverência com relação à importância dessa data para a historicidade local. Nesse contexto, o missionário incluiu no ato litúrgico a diferenciação entre as cidades "naturais" e aquelas que surgiram de forma "planejada", a exemplo de Brasília. Argumentou que Aratuípe se encaixa no rol de cidades que se ergueram em torno da religiosidade, muito antes da emancipação política do município. Aproveitando o ensejo e diante da presença de autoridades locais e da região, pediu a adesão de todos em torno de um projeto que propicie a revitalização desse importante equipamento religioso. 

ENTREGA DE 05 VEÍCULOS ZERO KM PARA ÁREA DE SAÚDE

O muicípio recebeu 05 novos veículos para a área de Saúde, sendo um adquirido através de recursos próprios; 03 fruto de emendas canalizadas pelo deputado federal Antonio Brito e 01 direcionada pelo, na época, deputado Estadual Rogério Andrade (hoje, prefeito de Santo Antonio de Jesus). Veículo cujas chaves foram entregues ao prefeito Sinho pelo seu filho, Rogerinho, pré-candidato a Deputado Estadual. 

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE APOIO E REABILITAÇÃO RITA MARIA

Nesse esforço da administração Sinho/Jesiel, foi entregue à população esse Centro de Apoio e Reabilitação, com instalações amplas emodernas, dotado de equipamentos à altura dos serviços a serem oferecidos à população. A placa foi descerrada pelo Secretário de Saúde Anselmo Silva, ao lado do vereador Laercio (autor da indicacão) ao lado de outros profissionais da área de saúde que atualm no município que é ume referência na região.   

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

GILMELÂNCIA, HOMENAGEADA, É A EMBAIXATRIZ DE ARATUIPE PELO PAÍS AFORA

Homenageada com Moção de Aplauso, numa indicação do vereador Julival, o mesmo que apresentou indicação em torno da construção da praça em Maragogipinho, a cantora e apresentadora de Tv Gilmelândia, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos ao vereador Julival e à gestão SInho/Jesiel para, em seguida, declarar-se apaixonada por Aratuípe e, em especial por Maragogipinho, onde, após visita saiu encantada com produtos confeccionados por oleiros e a receptividade local. 

DEMAIS PRONUNCIAMENTOS

O presidente da egrégia casa, Edson Silva (Edinho) saudou a todos para, em seguida, conceder a palavra aos demais vereadores. Laercio, Hamilton Viana, Julival, Alex e Jamelton destacaram a importância das comemorações para os anais da história local, rasgando elogios à gestão Sinho/Jesiel. Julival também agradeceu pelas emendas canalizadas pelo Deputado Federal Antonio Brito, em torno de 2 milhões; agradeceu ao prefeito pela praça em Maragogipinho e a Hildécio Meireles  pelo trabalho desenvolvido em prol do município. 

Capitão Maurício, comandante da Cia de Polícia em Nazaré e representante dessa corporação, ao lado dos briosos policiais na região, também parabenizou o município pela data e, aproveitando o ensejo, externou elogios à administração municpal de Aratuípe. Fez também colocações enaltecedoras ao prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e à postulação de seu filho Rogerinho, nessa sua investida rumo à Assembleia legislativa. 

Deputado Estadual Hildécio Meireles teceu considerações acerca dos 127 anos de emancipação de Aratuípe e, aproveitando o ensejo, reverenciou a atual gestão SInho/Jesiel. Reportou-se, também, acerca da pré-candidatura de Rogério Andrade Filho (Rogerinho), projetando recebê-lo na Assembleia na certeza de que tanto o jovem postulante a uma cadeira na Câmara como ele, lograrão êxito em suas investidas. 

O deputado Federal Antonio Brito, por sua vez, falou da pujança da atual gestão, parabenizando pelo transcurso de mais um aniversário da cidade; fez menção à canalização de emendas que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. Ele que direcionou, dentre outros benefícios, quatro dos cinco veículos destinados à saúde do município.

Hunaldo Costa, prefeito de Jaguaripe, homenageado com o título de cidadão aratuipense, pelo vereador Rafael, em sua fala externou satisfação diante do convite e da homenagem prestada, aproveitando o ensejo para dizer que, não apenas como representante de um município vizinho mas, também, como cidadão, estará sempre à disposição da acolhedora Aratuípe. 

Rogério Andrade, prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus, também homenageado com Moção de Aplauso, agradeceu pela indicação para, em seguida, confessar-se regozijado em poder contar com o apoio de Sinho à pré-candidatura de seu filho Rogerinho a deputado estadual. Fez referências elogiosas aos deputados Antonio Brito e Hildécio Meireles, retribuindo, portanto, a gentileza. Finalizando, convidou a todos para se fazerem presentes na inauguração da Policlínica Regional na próxima sexta-feira. 

Rogerinho, filho do prefeito santantoniense e pré-candidato a deputado estadual, após cumprimentar a todos e agradecer pela oportunidade, confessou-se ansioso para poder representar o município e região junto à assembleia legislativa. Ele que conta com apoio de gestores municipais, vereadores e lideranças de vários municípis da região, a exemplo de Wellington (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Wilson (Salinas da margarida). 

Finalizando, o pronunciamento do gestor municipal anfitrião, Sinho. Ele que vem realizando um destacável trabalho no município e que semanalmente coloca, literalmente, o "pé na estrada" em busca de melhorias para a população local, seja através de emendas dos seus deputados, seja através da utilização de recursos da receita própria. Em sua fala enfatizou a importância do trabalho de sua equipe de governo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) . Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrvés do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos Vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na última sexta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Município foi marcado por uma grande caminhada em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A ação, realizada pela Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria do Desenvolvimento Social com o apoio do Conselho Tutelar e das Secretarias de Saúe e Educdação, reuniu crianças, adolescentes, Professores da rede Municipal e Estadual de ensino, além do Conselho Municipal de Direitos das crianças e adolescentes - CMDCA, Conselho Municipal da Assistência Social- CMAS, equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, e a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito Pericles Silva (Pepezinho), e da Promotora de Justiça, Drª. Telma Leal. A Campanha Faça Bonito está acontecendo em todo o Município!. DISQUE 100 ou Procure o CONSELHO TUTELAR!

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (19) em Campos Novos, Santa Catarina, acumulou, e a estimativa de prêmio para o concurso 2.043, a ser realizado no dia 23 deste mês, é de R$ 6,5 milhões. As dezenas sorteadas foram 14, 22, 29, 32, 33 e 35.

Quina e quadra

Os apostadores que acertaram a quina foram 47, e cada um vai receber R$ 34, 50 mil. A quadra teve 3.018 ganhadores, cujo prêmio será de R$ 767. A aposta mínima da Mega-Sena, de seis números, custa R$ 3,50.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria da Saúde, promove atividades educativas e lúdicas com grupo de mulheres no Distrito de Barreiras, no município de Jaguaripe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na abertura dos festejos comemorativos aos 119 anos de emancipação política de Jaguaripe, foi feito um desfile com a participação da Escola Municipal Muniz Barreto, Escolinha Paroquial Nossa Senhora d'Ajuda e do Colégio Estadual Dr. Aristides Maltez; tendo a contribuição da Banda Vozes do Sol.
Os quadros homenagearam a história, o povo, os costumes. Foi retratado o "Rio da Onça ", os agricultores, toda riqueza e história deste belo Município.
O desfile, muito bem organizado, foi aplaudido pelos moradores em todas as ruas por onde passou.
O evento teve total apoio da Secretaria Municipal da Educação.Ascom


Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeito Hunaldo Costa, visita Comunidade de Muta e Distrito de Pirajuia. Durante as visitas o Prefeito pode vistoriar junto à sua equipe a obra de pavimentação que está em andamento em Muta e definiu detalhes de obras importantes que serão realizadas no Distrito de Pirajuia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na manhã do dia 11 de Maio a Festa da Família em Homenagem às Mães na Sede do Município. A atividade comemorativa contou com uma palestra sobre o tema: "Família Oficina de Amor"' que abordou os novos arranjos familiares e a importância do papel da família no contexto social. Foram feitas Homenagens com os grupos de Criança e Adolescente do SCFV e o grupo Emancipar Mulher. O evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde que ofereceu o serviço de massagem relaxante, juntamente com o stand de beleza, oficina de artesanato, oficina de culinária, e muita música. A ação foi repleta de Amor e Respeito a cada Mãe e família representada e será desenvolvida durante o mês de Maio em todos os Distritos do município de Jaguaripe. As datas e locais serão divulgados em cada Comunidade. Contamos com à sua participação! Ascom. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Celebrados, nesse sábado, 12, os 119 anos de emancipação política do município de Jaguaripe, situado no recôncavo baiano, em homenagens que se iniciaram no dia anterior com desfile cívico e que teve seu ponto de culminância com a inauguração da pavimentação da rua da Linha, na comunidade de Camassandi e show musical com as bandas Daniel Vieira e Lucas e Gustavo.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Logo pela manhã, após hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, a realização de missa em ação de graças, proferida pelo padre Daniel, na Paróquia Nossa senhora da Ajuda (matriz), em cerimônia litúrgica que contou com participação do Prefeito Hunaldo Costa, vice-Pepezinho, Larissa Costa (primeira dama e Secretária de Saúde), Bebeto Galvão (deputado federal), demais secretários, presidente da Câmara e demais vereadores, além de representantes dos segmentos de sociedade local.

Logo em seguida, a  comitiva governamental e legislativa, ao lado de fieis, ainda em frente à Igreja ouviu os acordes da tradicional Liga Jaguaripense, que, acompanhou a comitiva que se dirigiu pelo trajeto em direção à Câmara de Vereadores, onde, novamente, executou composições musicais e hino em homenagem aos 119 anos de emancipação do município, incitando toda uma áurea em torno do civismo.  

SEÇÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES

As homenagens tiveram continuidade com a sessão especial da Câmara de Vereadores, comandada pelo seu presidente, vereador Adailton “Adé” (presidente da egrégia casa legislativa), ao lado do vice-presidente Robson e a secretária Célia Cavalcanti, diante de uma maciça participação de assistentes. Também compondo a mesa o prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho.

Também marcaram presenças, na oportunidade, o deputado federal Bebeto Galvão, o deputado estadual Hildécio Meireles, ex-prefeito Heráclito Aradas, demais vereadores Lio, Adilson, Luciano, Negão, Gilberto e Zé Luis. Os vereadores Renato e Edna fizeram-se presente na inauguração da Rua da Linha em Camassadi. Ao lado deles, os secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

Logo após abertura da solenidade, por parte do presidente, o deputado Bebeto Galvão, em seu pronunciamento, evidenciou a importância dessa data para o município que figura nos anais da historicidade da Bahia, sobretudo no que concerne a estratégica posição que ostentava com relação à segurança do litoral baiano e, hoje, pela sua importância o contexto político e econômico na região e no seio do estado da Bahia.

Em seguida, o presidente da câmara solicitou que um dos funcionários públicos do município, Ozailton, profundo conhecedor da historicidade local, fizesse um breve relato acerca da trajetória desse município que é orgulho para toda população, e por extensão, de toda Bahia, não apenas pela resistência num passado não tão distante e que tem no presente, o anseio de galgar novos horizontes para sua gente.

Dando prosseguimento, vereadores, em seus pronunciamentos não pouparam adjetivos ao esboçarem, publicamente, por unanimidade, enaltecimentos à pujança administrativa da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, principalmente pelo compromisso com a coisa pública, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela administração anterior, sob a égide de Heráclito Arandas.

O deputado estadual Hildécio Meireles, em sua fala, destacou seu empenho em ajudar a atual administração, em que pese figurar na ala de oposição ao governo do estado. Ele que tem contribuído bastante, seja junto à Assembleia legislativa, seja em suas injunções junto ao governo federal para canalização de emendas, dentre elas, aquisição de ônibus escolar, caçamba e outras melhorias.No que concerne à preocupação do ex-prefeito Arandas, com relação ao pretenso desmenbramento das localidades de Mutá, Cações e Barreiras, foi taxativo de que, está ao lado dos interesses de Jaguaripe. 

Funcionalismo em dia e dinheiro em caixa para bancar obras com recursos da arrecadação própria

O prefeito Hunaldo Costa, em sua fala na Câmara, assim como o fez em Camassandi, à tarde, elencou uma série de obras que vem realizando no município e um pacote de novas obras com dispêndio de 2 milhões de reais. Asseverou que o município tem recursos em caixa para bancar obras que serão iniciadas com recursos próprios do município, graças ao desenvolvimento de uma gestão austera e compromissada com a população.

Resistência contra tentativa de supressão de áreas do território de Jaguaripe, por município vizinho

Heráclito Arandas, ex-prefeito, em seu pronunciamento, após saudar a todos e reverenciar de forma enaltecedora a atual administração Hunaldo/Pepezinho, mostrou-se indignado diante da tentativa de determinado município vizinho a esses distritos, em sua tentativa de suprimir do território de  Jaguaripe as comunidades de Mutá, Cações e Pirajuia. Exibindo a bandeira do município que ostenta 5 estrelas (representando a sede, Mutá, Cações, Barreiras e Pirajuia)), assevera que, assim como o fez quando gestor municipal, continua vigilante para que tal intento não aconteça. Solicitou, de antemão, que a atual administração, ao lado dos vereadores estejam de mão dadas na luta contra, pelo que cosidera,  acinte à soberania do muicípio. Aproveitando a oportunidade, solicitou do Hildécio Meireles que, como representante do município, abrace a causa.

PARABENS AO MUNICÍPIO, LOGO APÓS DELICIOSO ALMOÇO

Logo após o saboroso almoço servido na sede da Liga Jaguaripense,`situada  ao lado da Câmara, o prefeito municipal, vice, deputados, vereadores e secretários, ao lado de representantes da sociedade local, cantaram o parabéns diante de um bolo artesanalmente confeccionado em homenagem à "mãe" dos municípos que margeiam histórico e legedário Rio Jaguaripe, nesses seus 119 anos de existência. 

PREFEITO RECEBIDO DE FORMA ENTUSIASTA PELA POPULAÇÃO

Logo após o descerramento da placa de inauguração do calçamento da Rua da Linha, em Camassandi, o prefeito Hunaldo Costa, vice Pepezinho; deputados Hildécio Meireles (federal) e Antonio Brito (federal) - Bebeto Galvão teve que ausentar-se em face de compromissos em outros municípios)-, 1ª dama Larissa Costa, secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

O chefe do executivo, ao lado dos deputados, percorreu, ao som de uma banda musical, todo o trajeto da longa e larga Rua da Linha, totalmente pavimentada a paralelepipedos, com sistema de drenagem e arborização, sendo cumprimentado por moradores que, regozijados diante dessa conquista, não conseguiam esconder tanta satisfação. Moradores que, de agora em diante, sentir-se-ão mais valorizados, seja no tocante às suas propriedades, seja no que cocerne à autoestima. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito apresentou aos parlamentares as moderníssimas instalações do EMEI (Escola Municipal Infantil), unidade escolar inaugurada na comunidade, totalmente equipada e que atende a contento à comunidade local, num ambiente  confortável e seguro.Como não bastasse, a atual administração pavimentou mais uma extensa área que passa em frente às instalações do SAMU e  USF que também atende com esemero à população local.

PRONUNCIAMETOS PÓS-INAGURAÇÃO E APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Logo após a inauguração da pavimentação da Rua da Linha, o prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, primeira dama Larissa Costa; deputados Hildécio Meireles  (estadual) e Antonio Brito (federal); secretários e vereadores dirigiram-se ao palanque armado onde efetuaram seus pronunciamentos diante de um público atento e que, pelas manifestações, deixava fluir toda uma satisfação pelas conquistas auferidas. 

Tanto o presidente da Câmara  Adé como demais vereadores, enalteceram a atual gestão municipal, assim como reverenciaram todo um  trabalho desenvolvido pelos deputados em epígrafe.Asseveraram que, além de desempenharem suas obrigações inerentes ao exercicio de seus mandatos, também atuam na fiscalização dos atos do executivo, o que não impede de atuarem em parceria com a admimistação em tudo o quanto for benéfico para o município.

O deputado Hildécio Meireles também fez alusão à seriedade da atual administração, assim como citou benefícios que tem canalizado para o município, dentre eles, um ônibus escolar e caçamba (a ser enviado ao município), fruto de emendas parlamentares, além de atuar em defesa do município em sua atuação junto à egrégia casa legislativa estadual. 

O deputado federal Antonio Brito não economizou adjetivos para se referir à pujante gestão municipal Hunaldo Costa/Pepeziho. Ele que, indubitavelmente, tem conseguido canalizar, através de suas emendas, muitas conquistas para o município, elencadas pelo  gestor municipal, em seu pronuciamento na Câmara e nesse seu novo pronunciameto na comuidade de Camassandi.  

Pepezinho, por sua vez, mais uma vez, externou satisfação em fazer parte dessa administração que, sem sombra de dúvidas, quebra paradigmas administrativos na região, não apenas pela austeridade mas, também, pela ousadia, pela determinação em propiciar à população, atendimentos, dentro do que é possível, às postulações efetuadas pela população.

O prefeito Hunaldo, entusiasmado pela receptividade e cheio de orgulho por colocar  em prática seus anseios, logo esse início de segundo ano de gestão, encheu o peito para anunciar pacote de obras em torno de 2 milhões de reais, a ser desencadeado no município, atendendo a diversas comunidades. Radiante, declarou que o município se orgulha de não dever a fornecedores e o que é importante, já tem em caixa dinheiro para bancar obras com recursos auferidos pela arrecadação municipal.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminados os pronunciamentos, a população foi contemplada com as apresentações músicas das bandas Daniel Vieira e Lucas-Gustavo. Diante de um grande palco armado o término da rua inaugurada, Daniel iniciou sua apresentação.Iniciados os primeiros acordes, a populacão local já se fazia presente para participar desse momento de conquista, na véspera do "dia das mães".

Diversas personalidades do município e região. Dentre elas, comitiva de Muniz Ferreira, composta pelos vereadores Jota, Valmir, Cézar, bem como por Professor  Gileno (prefeiturável), ex-prefeito Clovis Penini, Gil de Zuzu (suplente de vereador), Luiz (suplente de vereador), Jica e Rony. Veja todas as 909 fotos através do link FOTOS (não está na ordem sequencial), no topo do site. Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Banco de Serviço Municipal, está realizando ações para emissão de 1a. e 2a. vias de carteira de identidade, carteira de reservista, atendimentos do Programa Bolsa Família, bem como atendimento com Assistente Social e Psicóloga. Nessa quarta-feira, 25, a ação aconteceu no Distrito de Pirajuia e contou com presença do prefeito Hunaldo Costa e do Secretário de Desenvolvimento Social, Péricles Silva (Pepezinho)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Diversas lideranças da região marcaram presenças em Jaguaripe na manhã dessa 5a. feira, 08, quando da visita do governador Rui Costa, no evento em que o chefe do executivo estadual inaugurou obras, entregou trator agrícola  e assinou convênio em prol do Programa Bahia produtiva e anunciou requalificação da estrada que dá acesso à sede do município. E, dentre essas lideranças, o ex-prefeito Clovis Penine, o ex-diretor de Educação no seu governo, Gileno Pereira, vereadores Jota, Cézar do Ponto Chic  e Edgar, bem como o suplente Rogério de Humberto.  Pelo que deixaram transparecer, o grupo já está se preparando para as eleiçõs de outubro próximo, apoiando seus candidatos a deputados e senadores. Mais que isso, já estão arregimentando nomes e traçando planos com relação à sucessão municipal. Mas, desde já? 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Considerado o "governador correria", Rui Costa dá prosseguimento a sua agenda pelo interior do Estado, Nessa quinta-feira, 08, no município de Jaguaripe, inaugura, por volta as 09:00h,  o Terminal Hidroviário de Mutá (totalmente recuperado, com um custo de 800 mil) para, em seguida, dirigir-se, ao lado do prefeito Hunaldo Costa, à sede do município, onde deverá assinar Ordem de Serviço visando recuperação do Terminal Hidroviário (na sede do município),  assim como procede, através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), a celebração de convênio em prol do Projeto Bahia Produtiva, beneficiando, assim, a mandiocultura local, em atendimento aos pleitos formulados pela administração Hunaldo Costa/Pepezinho.  Como se vê, o mais alto mandatário do Estado e os representantes desse progressista município não param. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nesta madrugada, domingo (11), na a Rua Marechal Deodoro, Ivan Conceição dos Santos, 22 anos, foi preso em flagrante por tráfico de droga, por uma das patrulhas do 14º Batalhão na Festa de Carnaval de Jaguarípe. Em poder de Ivam foram encontrados 10 pinos de cocaína, R$ 157,00 e um celular.

Os policiais militares faziam o patrulhamento do evento, quando receberam denúncia de tráfico na localidade e indicação das características do traficante. Ao avistar o flagranteado nas proximidades do local indicado, os PMs fizeram a abordagem e encontraram a droga. Ivan e o material apreendido foram encaminhados à autoridade de polícia civil da Cidade de Santo Antônio, onde se encontra à disposição da justiça.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem desapareceu, na tarde deste sábado (30), enquanto fazia mergulho para caça submarina na região da Ilha d'Ajuda, no município de Jaguaripe. O empresário Artur Knoth, 38 anos, é morador de Valença e era acostumado a realizar a prática. De acordo com o delegado José Raimundo Nery, da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), o empresário estava acompanhado de um amigo e mergulhou a cerca de 10 quilômetros da costa. No entanto, apenas o amigo retornou à superfície, por volta de meio-dia. "Uma equipe de mergulhadores está no local fazendo as buscas. O amigo dele também está no local auxiliando", afirmou o delegado, em entrevista ao G1. A irmã de Artur, Amanda Knoth, disse estar otimista, em postagem nas redes sociais, e reforçou que o irmão é um ótimo mergulhados. "Gente, não foi confirmado nada em relação a meu irmão. As buscas continuam. Ele é um excelente mergulhador e nada muito bem, então vamos nos concentrar nos pensamentos positivos", escreveu. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 


Enquete


PodCast