Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade São Miguel das Matas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tendo por escopo contribuir para que a gestão dos municípios o SEBRAE  realizou, na manhã dessa quarta-feira, 19, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, o II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, em Santo Antônio de Jesus, num evento que contou com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Dentro das temáticas enfocadas, os benefícios das compras governamentais, a implantação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006), para o desenvolvimento dos municípios.Lei Geral que, diga-se de passagem, dá espaço para que gestores municipais possam, paulatinamente, incentivar o micro-empreendedorismo e,, por conseguinte, a geração de emprego e renda.

Dentre os gestores que marcaram presenças, Arielício Bahia (Varzedo), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Lázaro (Teolândia), Kaká (Wenceslau Guimarães), José Santana (Santa Terezinha), Péricles, representando Hunaldo Costa (Jaguaripe), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Everaldo (Piraí do Norte) e Joilson (Gandu) e Manoel, representando o prefeito Sinho (Aratuípe), Hélio de Aguiar (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representando o prefeito Rogério Andrade).

Adelmo Guimarães, diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), proferiu palestra audiovisual, discorrendo sobre a legislação pertinente às licitações, oportunidade em que externou orientações sobre como implantar a Lei Complementar 123/2006 e sobre as responsabilidades e atribuições dos servidores públicos.

Coube a Arnaldo Júnior Farias Dôso, professor, consultor na área de Gestão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e regional, ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, com uma das cinco melhores experiências de gestão inovadora do pais, proferir palestra sobre boas práticas nos serviços públicos.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE de S.A.Jesus, através de Carlos Henrique Oliveira, gerente regional, objetivando, naturalmente, estreitar relacionamento dessa entidades com as administrações municipais, dando, assim suporte ao empreendedorismo e às iniciativas construtivistas de um modo geral.  Coube a Jânio Santana, radialista, músico, atuar como mestre de cerimônia. Presença da assessora de imprensa do SEBRAE, jornalista Gabriela Nascimento. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada,na manhã dessa segunda-feira, 19, nas principais ruas do centro da cidade de Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, manifestações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), engendrada pelo Governo Michel Temer (PMDB) que tem por escopo "draconiana" reforma na Previdência Social e que traz, naturalmente, no seu bojo, sérios prejuízos à sociedade, no momento em que vai de encontro a direitos adquiridos e, mais que isso, alonga o prazo para aposentadorias.

Tendo como ponto de concentração inicial a praça da Biblioteca, os manifestantes, "puxados" por um carro de som e com locução, em caminhada, exibiam cartazes, faixas e outros distintivos. Todos ecoando "Não à PEC 287 e FORA TEMER!" .Tendo por trajeto as principais ruas do centro da cidade, ainda na paça Padere Mateus, coube ao padre participante tam'bem externar sua opoinião e apelo à socieade no que tange mobilização contra as intenções danosas do governo Temer (PMDB).

De forma pacífica, ordeira, a caminhada contou com apoio logístico (proteção) de prepostos do14o. BPM e da administração municipal (através do SMTT), de maneira que não houvesse incidentes. Alem dos organizadores do movimento, lideranças sindicais, servidores públicos federais, estaduais e municipais e trabalhadores de diversos segmentos da sociedade, do município e região. Também participara alunos de escolas particulares como Novo Espaço, Coopeducar, Colégio Santo Antonio bem como professores dessas e outras unidades educacionais.

A PEC 287 dentre outras mudanças, espera aprovar 65 anos como idade mínima para aposentadoria (para homens e mulheres) e 25 anos de contribução mínima, seja no âmbito público, seja no privado. O governo Temer (PMDB) usa como argumento a pressuposição de que, em continuando como está, o sistama previdenciário não terá condições de garantir a seguridade social, a médio prazo. Contestato, em todo o pais, a tendência é que esse pleito não seja aprovado. Em entrevista à Tvsaj, o deputado Federal Nélson Pelegrino opinou sobre a importância dessas manifestações e que essa eclosão, com certeza, irá despertar toda a nação contra essa medida do governo Temer (PMDB). Fotos, Antonio Mascarenhas.Veja mais fotos em LEIA MAIS e todas no link FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos vídeos e entrevista, à noite.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma guarnição da 99ª CIPM surpreendeu dois elementos suspeitos em uma motocicleta no município de São Miguel das Matas, na tarde deste sábado(06). Houve troca de tiros e os dois elementos envolvidos foram presos. Uma motocicleta possivelmente roubada foi apreendida. De acordo informações obtidas com a Polícia Militar, no inicio da tarde deste sábado (06), a Polícia Militar de São Miguel das Matas, identificou uma motocicleta suspeita com dois indivíduos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira na BA 539 próximo ao Entroncamento de São Miguel das Matas. Um jovem identificado como Jonatas Gomes de Jesus, morador da Moenda Seca, zona rural conduzia uma motocicleta Honda OUP 2093, licença de São Miguel das Matas, engavetou no fundo de um caminhão F4000 JOZ 1976, também de São Miguel das Matas, conduzido por Adinailson Silva Brito e ficou gravemente ferido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Continua crítica a situação da BA-026, trecho Santo Antonio de Jesus-Amargosa, principalmente diante da ocorrência de chuvas. Com as recentes precipitações chuvosas, os buracos vêm se acentuando e, em muitos deles, verdadeiras  "crateras" vem dificultando o tráfego de veículos que, muitas vezes, de forma inadvertida, esbaram-se em depressões que acabam provocando danos mecânicos que podem levar à ocorrência de acidentes. 

Principalmente no trecho entre Elisio Medrado e Amargosa, onde as curvas são bastante acentuadas, condutores de veículos, na tentativa de se livrarem dos buracos, acabam invadindo a pista contrária, ensejando a ocorrência de acidentes. Recentemente foi efetuada uma manifestação, próxima à cidade de Varzedo, pedindo providências. É imperativo que as lideranças locais, principalmente os deputados estaduais, dentre eles, Rogério Andrade (de Elísio Medrado) possam interceder para que as intevenções sejam imediatas sob pena de, por omissão, vidas venham a ser ceifadas. Tvsaj

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ARI EDSON LIMA ITENCOURT, é o atual comandande da 6a. Delegacia do Serviço Militar, na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA que faz parte da 17a. CSM (Circunscrição do Serviço Militar) que, por sua vez, engloba 25 municípios da região, dentre eles, Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuipe, Jaguaripe, São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Laje, São Miguel das Matas,  Mutuipe, Jiquiriça, Ubaíra, Varzedo, Valença, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Amargosa, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Cairu, e outros. Egresso da cidade de São Luiz (Maranhão), ele, no Estado da Bahia,  já comandou o Tiro de Guerra, atuou em Paulo Afonso,  Camaçari, e, agora, capitaneia os trabalhos a frente da referida instituição militar em Santo Antonio de Jesus. 

E no último final de semana deslocou-se até Salvador (capital do estado da Bahia) para participar de um estágio  dos  Delegados da 17a. CSM e, aproveituando o ensejo, com sua família, assistiu a vitória de seu time de coração, o Sampaio Correia, pelo placar de 2X0, derrotando o Vitória em seus redutos, o Barradão.  Retrucando a gozação de que não se tratava de uma "zebra", ele, em tom respeitoso para com a torcida do rubro-negro baiano, afirmou que o resultado do jogo não foi por acaso:

- O Sampaio Correia tem tido excelentes participações nos campeonatos maranhenses, tendo galgado a décima  colocação na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o resultado não me surpreendeu. Por outro lado, torço, também, pelo sucesso das equipes baianas no atual certame. Fotos Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado nessa quinta-feira, 07, na Associação Atlética Cultural Recreativa Miguelense, em São Miguel das Matas-BA, o Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriça (EDUCAVALE), II Encontro da entidade e o I encontro de Formação 2015, referente ao Programa Educar para Transformar (Pacto pela Educação), num evento organizado pela Secretaria de Educação desse município, sob o comando de Jailson Grillo, na gestão Teté/Manoel de Jesus.

Presentes na oportunidade, compondo a mesa, Josias Grillo (Secretário de Educação), Manoel de Jesus (Vice-Prefeito), William Pânfile (Sec. de Educação de Elisio Medrado e representante da UNDINE-União Nacional dos Agentes Municipais), Lucinaide Santana (Orientadora do Pacto PNAIC), Rosalina Almeida (Coordendora executiva nas ações em torno da PME) e que fizeram pronunciamentos, bem como José Renato (Secretário de Administração), Gilvan Guedes, Maria Amélia (Coordenadora da APLB), Prof. Elielson (Coord. do PME) e Nádja Amado (Coordenadora do PROAN, palestrante). 

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Um das características que marcam a atuação de JAILSON GRILLO no comando da Secretaria de Educação Esporte e Cultura em São Migual das Matas, além da juventude e desenvolvura a frente dessa importante pasta na administração do prefeito Teté é, indubitavelmente, a capacidade de estar sempre antenado com as situações que possam ensejar desenvolvimento.  Cursando direito junto à FACEMP ele, além da área jurídica, tem, evidentemente, interesse em alçar voos mais altos.  Voltando às ações de sua Secretaria, Jailson anuncia que seu município receberá  Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçà no próximo dia 07, oportunidade em que, juntos,  estarão confabulando sobre ações  que possam embasar posicionamentos que facilitem o alcance de objetivos traçados  em cada município. Foto Antonio Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VAL BIG, vereador em São Miguel das Matas-BA, é, hoje, uma das maiores representatividades políticas do município. Regozija-se de ter proporcionado (sozinho, com apoio de seus eleitores) ao Deputado Estadual Alan Sanches (PSD),  702 votos naquele município, configurando-se, assim, na terceira maior votação auferida por postulantes ao legislativo estadual, naquele município. Presente na visita do governador Rui Costa, ao Hospital regional, nessa quinta-feira, 19, em S. A. Jesus, o edil convidou aos representantes da Tvsaj, Jornal Gazzeta e CQC para conhecerem, "in loco", a realidade de seu município e, em seguida, degustar uma galinha de quintal.

Provocado, a respeito de uma provável candidatura a prefeito de seu município, à luz da "musculaatura" politica demonstrada, não saiu pela tangente. Longe disso, foi enfático: - Estou preparado para suceder o prefeito Teté, em São Miguel das Matas. Naturalmente, estou na "estrada". Por enquanto, trabalhar em prol dos municipes. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ação foi rápida e vários moradores disseram ouvir o estrondo forte e verem muita fumaça.

Mais uma vez a ação desenfreada dos profissionais do crime coloca a população de São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, a 224 km de Salvador, em estado de choque. Como acontece em todo o país, o Banco do Brasil foi arrombado mais uma vez.

Toda a Agência foi destruída, o teto, vidros, caixas eletrônicos. Ao lado do prédio, foi feito um buraco na parede, deixando estilhaços de vidros e cimento.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
VAL BIG (vereador em São Miguel das matas) os vereadores de Dom Macedo Csota JOCÉLIO, EDMUNDO, BAHIA (Presidente da Câmara), bem como ÉLDER (Presidente do PP local) externizam acerca do porquê do apoio à candidatura do Deputado Alan Sanches, nesses municípios, enquanto o parlamentar reafirma compromissos. Cinco vereadores (Edmundo, Bahia, Jocélio, Sinhorzinho, Marcinho)  que até então apoiavam o chefe do executivo local, romperam e, agora, buscam novas alternativas desenvolvimentistas para o município. Imagens, entrevista, edição Júlio Mascarenhas, integrante da ASCOM do parlamentar. CONFIRA
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
 
O auditório do Hotel Shalon, centro, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi o local escolhido para, mais uma vez, sediar o curso de formação de prepostos de administrações municipais com relação ao Cadastro Único e Bolsa Família, na área de assistência social. Assim como representantes do Recôncavo foram contemplados, recentemente, com a realização desse encontro, representantes de municípios que integram o Vale do Jiquiriçá.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Um acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (04) na BA 026, localidade da Água Boa, Macuca, próximo ao Entroncamento de São Miguel das Matas, onde um caminhão de combustível virou e o combustível ficou todo espalhado na pista. Uma caçamba da prefeitura de São Miguel das Matas jogou areia no local, já existia o risco de explosão, uma vez que o combustível espalhado estava em contato com o calor do motor do caminhão. O motorista sofreu escoriações pelo corpo e teve algumas costelas quebradas e foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Prefeitos CLOVIS PENINE (Muniz Ferreira), MILTINHO (Nazaré das Farinhas), JORGE CASTELLUCCI "Jorginho"(Salinas da Margarida), TETÉ (São Miguel das Matas), RADAMAN BARRETO (Varzedo) e vereador CHICO DE DEGA (representado o gestor de S.A.Jesus, Humberto Leite), em entrevistas exclusivas à TVSAJ/Jornal Gazzeta, tecem considerações inerentes à importância da inauguração das novas instalações da 5a. Cia e Posto de Polícia Rodoviária, em Santo Antonio de Jesus. Unidade de fiscalização e controle de trânsito que, indubitavelmente, exerce um brioso trabalho no tocante à prevenção de acidentes, evitando, assim, que vidas não sejam ceifadas de forma prematura, em face de imprudências, além, evidentemente, de cumprir a missão de fiscalização de documentação em busca do incremento à arrecadação de tributos pertinentes ao seguimento em que atuam.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
VAL BIG, vereador em São Miguel das Matas, fez parte da caravana que se dirigu ao Clube dos 100 para assistir as palestras proferidas pelo Deputado Alan Sanches e o ex-prefeito Euvaldo Rosa no Clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus.  Entrevista: Magno (Interativa On Line). Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com).
Notícias | postado por: Mascarenhas
Fonte:João Neto/Barriga Noticias
Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Enquete


PodCast