Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Amargosa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mandado de busca e apreensão na casa e na fazenda de um acusado de agiotagem e de envolvimento com o tráfico de drogas foi cumprido nesta segunda-feira (21), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Amargosa. Foram encontrados nas residências diversos cartões benefício e senhas, 76 folhas de cheques preenchidos de diferentes bancos, 20 notas promissórias e 97 documentos de IPVA e DUT de veículos. Em depoimento, Geraldo Souza dos Santos, de 45 anos, admitiu que é agiota e que empresta dinheiro há mais de dez anos. Entretanto, ele afirma que nunca esteve envolvido com tráfico de drogas. De acordo com o delegado Adilson Bezerra, agiotagem é crime contra economia popular. “Elas procuram os agiotas para comprar remédios e comida e acabam tendo seus bens ou documentos retidos, como o cartão do Bolsa Família com a senha, por exemplo”, explicou, afirmando que a investigação continua. As pessoas que tiveram seus documentos e cartões retidos por Geraldo devem comparecer a unidade policial para receber os pertences. O delegado lavrou o procedimento legal indiciou Geraldo por usura. Ele foi liberado e responderá o processo em liberdade.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) prometeu ingressar no Ministério Público da Bahia (MP-BA) com uma ação contra o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano. Na quarta (26), o frigorífico Frinordeste anunciou que começaria a prática visando a exportação para o mercado asiático (leia aqui). O parlamentar afirmou já ter agendado uma visita ao município contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. Segundo Moraes, a produção pode culminar na extinção do animal. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação", enfatizou o político. Ainda segundo o deputado, o consumo humano da carne de jumento pode ser perigoso, pelo risco de contração de doenças. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dupla Simone e Simaria viveu uma situação tensa no São João de Amargosa, um dos mais tradicionais do estado, na noite deste domingo (25). Isso porque um fã invadiu o palco, agarrou Simaria e derrubou a cantora no chão.  Ao ver a cena, instintivamente Simone deu um soco no rapaz - mesmo com alguns seguranças já resolvendo a situação. O homem foi retirado por seguranças das artistas.

“Vocês vão me perdoar, mas na hora que eu vi o cara derrubar a minha irmã no chão, eu meti a porrada mesmo. Quem tem irmão sabe. Eu dou a minha vida pela minha irmã e, numa situação dessa, o meu instinto de irmã falou mais alto. Que coisa absurda”, afirmou a Simone.

Após o desabafo, Simone ironizou a situação. “Quer beijar? Beija com carinho, cheira, miséria, porque eu tô cheirosa. Tá bem, filha? O cabelo tá enorme, pode abaixar aí pra dar uma melhorada. E ele ainda pegou no meu braço e deu uma unhada, aquele filho de rapariga”, afirmou aos risos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi presa com 60 kg de sementes de cacau no município baiano de Amargosa, na última quinta-feira (9). De acordo com investigadores da Delegacia Territorial (DT), as sementes encontradas na casa de Jocilene Santos Vaz Sampaio, de 24 anos, haviam sido roubadas.

Os policiais acreditam que as sementes tenham sido roubadas de produtores de cacau da região, que já haviam registrado furtos de sementes em suas propriedades. Jocilene negou a autoria do crime e apontou o seu companheiro como responsável pela prática. Ele foi identificado pelo apelido de "Xôxo". A suspeita foi autuada em flagrante pelo crime de receptação. Ela está na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça. De acordo com os investigadores, as sementes de cacau apreendidas serão devolvidas aos Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi divulgada nesta terça-feira (13) a prisão de um homem, suspeito de atirar contra a sua companheira depois que ela pediu a separação. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o suspeito fugiu para a zona rural de Amargosa, onde foi localizado na última segunda-feira (12). As investigações apontaram que durante o período em que esteve escondido, o suspeito estuprou uma adolescente de 15 anos.

A vítima está internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, local onde foi socorrida, depois de ser atingida no braço e no tórax.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O segmento de Calçados e Componentes deve ser responsável por 1.450 novos empregos diretos na Bahia. A previsão é que deste total, 300 novas vagas sejam criadas, inicialmente, a partir da instalação de uma fábrica do Grupo Ferracini no município de Amargosa, no centro-sul baiano. As tratativas entre o governo estadual e a empresa, uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil, foram formalizadas na tarde desta segunda-feira (26), na Governadoria, com a assinatura de um protocolo de intenções pelo governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e representantes da empresa. O acordo prevê um investimento da Ferracini de R$ 12 milhões na região, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Márcio dos Santos de Oliveira, de 32 anos, o “Big Bal”, foi preso por arrombar uma mesma loja do município de Amargosa, Vale do Jiquiriça, por quatro vezes em um período de três meses. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito foi preso por uma equipe da Delegacia Territorial da cidade na última segunda-feira (12). Oliveira é acusado de furtar mais de R$ 100 mil em produtos, e em sua residência foram encontraram notebooks, celulares, lavadoras de alta pressão, furadeiras elétricas, entre outros itens.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), desistiu de disputar as eleições municipais de 2016. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (29), através de uma nota enviada a imprensa. Karina deve apoiar o ex-prefeito Rosalvinho Sales (PV), que já havia anunciado sua pré-candidatura. Rosalvinho, que garantiu está apto à concorrer às eleições, já contava com o apoio do atual vice-prefeito, César Mercês.

Com a desistência de Karina, a disputa será entre os nomes do ex-prefeito Rosalvinho Sales e Júlio Pinheiro (apoiado pelo também ex-prefeito Valmir Sampaio). (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Amargosa News). Tribuna do Recocavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.

Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês), Gilvandro do Gás (representando demais vereadores). Também prestigiando o evento, os vereadores Gilberto Batista e Athemilson Brandão; Edson Galvão (Conselheiro de cultua de Brejões e Coordenador do Território do Vale do Jiquiriçá, pré-candidato a vereador), Alessandro Correia (coordenador de programação de extensão da UFRB e pré-candidato a prefeito de Brejões), os genitores da historiadora, Jean Araujo, além de alunos, professores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.

Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.

Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 

De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um morreu a tiros e outro foi baleado na tarde desta segunda-feira (25/07), no Alto da Bela Vista em Amargosa. Existe a suspeita de execução por rivalidade entre facções rivais. O fato deixou a população local em pânico.

O crime ocorreu por volta das 16h30min, quando elementos não identificados efetuaram vários disparos de arma de fogo contra as vítimas identificadas por Ademilson dos Santos Souza, vulgo “Preto”, que faleceu no local, e “André”, que foi atingido de raspão no ombro esquerdo enquanto trabalhava em um salão, sendo socorrido ao Hospital de Amargosa onde foi medicado e liberado. Segundo a polícia “Preto” possuía passagem pela polícia e a motivação do homicídio seria por rivalidade entre facções rivais. (Amargosa Notícias)/Tribuna do recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem de 18 anos foi flagrado, no último sábado (25),  em Amargosa, na região centro-sul da Bahia, com 45 papelotes de cocaína, 75 trouxas de maconha, 11 pedras de crack e a quantia de R$ 49. Segundo a polícia, Roniele de Almeida Santos, foi preso quando os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão, em sua residência, na localidade das Casinhas, naquele município.

Um adolescente de 14 anos, que estava na companhia do rapaz, foi apreendido e entregue à mãe, depois de ouvido na Delegacia Territorial (DT), de Amargosa. Autuado em flagrante por tráfico de drogas e por corrupção de menores, Roniele será encaminhado ao Presídio de Valença. O material apreendido passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).Ascom PC/Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os promotores de Justiça da Bahia foram orientados pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, a investigarem os gastos das prefeituras com festas juninas. De acordo com a recomendação, os promotores poderão instaurar procedimentos para requisitar informações, dados e documentos sobre utilização de verbas públicas ou de patrocínios para as festas. Os dados poderão fundamentar possíveis ações penais contra os agentes públicos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A crise econômica que atinge o país levou sete municípios baianos a reduzirem a quantidade de dias das festas de São João, em comparação com o ano passado. De acordo com o jornal A Tarde, com a necessidade de cortar gastos, as cidades de Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Mata de São João, Utinga e Camaçari optaram pela redução. Há também municípios que cancelaram os festejos, como em Candeias, onde a festa não ocorrerá pelo segundo ano seguido.B. Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Foto: Rua Vereador Carlos Lima. Google Street view
Bandidos em motocicleta assaltam dois estabelecimentos comerciais, no Bairro Santa Rita, na manhã deste domingo (07), em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Os assaltantes chegaram a realizar disparos de arma de fogo durante um dos assaltos. A Polícia Militar identificou a moto usada no crime e está na captura dos elementos.
Conforme informações obtidas pela reportagem do AmargosaNews, com a Polícia Militar, por volta das 11 horas, dois elementos a bordo de uma HONDA FAN, de cor Preta, a placa policial contêm as letras JR e final 8341, armados com arma de fogo, assaltaram dois mercados na Rua Vereador Carlos Lima, no bairro Santa Rita. Os alvos foram o mercado JR e Mercado Santanta. Foram levados dinheiro e pertences de vítimas.
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Condutores de veículos cobram providências emergenciais por parte da prefeita municipal de Amargosa, Karina Silva, com relação à reconstrução da ponte sediada na estrada que liga esse município a Brejões, próximo à localidade de Itachama. Acontece que com as fortes chuvas que se precipitaram no final do mês de janeiro, as manilhas que propiciavam a passagem das águas foram literalmente arrancadas.

Por conta disso os veículos estão transitando por um atalho ao lado, tendo, entretanto, que passar por dentro do curso dágua. As providências têm que ser tomadas o quanto antes, mesmo porque, pelo local transitam diariamente muitos veículos, dentre eles ônibus e caminhões.Os vereadores precisam cobrar do executivo, providências imediatas.

Uma outra ponte existia na localidade (ao lado dessa que agora foi destruída). Ela era mais alta e foi erguida quando, na época, o volume de água do rio era bem maior. Hoje, com a derrubada de matas ciliares e todo um processo de degradação ambiental, o rio parece mais um riacho.Mas quando há precipitação de chuvas fortes, o volume de água, naturalmente, aumenta e quando isso acontece, a ponte subdimensionada fica exposta a esse tipo de acidente. Fotos Antonio Mascarenhas

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Uma das promessas do governador Rui Costa, na época, Chefe da Casa Civil no governo Jaques Wagner,  para a região do Vale do Jiquiriçá, em discurso proferido na comunidade do Pau Ferro, em Brejões-BA, quando da inauguração de uma USF (Unidade de Saúde da Família), foi a pavimentação asfáltica da estrada que liga esse município a Amargosa, num trecho de mais ou menos 30 km. 

Intervenções que, naturalmente, em se consumando, deverão contemplar a construção de novas pontes,  já que as existentes são estreitas (não propiciam a travessia simultânea de dois veículos, em sentidos contrários).  A estrada, quando acometida por fortes chuvas, em alguns trechos, fica intransitável, graças  aos atoleiros que se formam. Uma das pontes foi "literalmente" arrancada em face de fortes chuvas que assolaram a região, no final do mês de janeiro. 

Uma estrada que, se de fato pavimentada, ensejará maior fluxo de veículos e, por extensão, contribuirá bastante para o escoamento da produção agriícola, gerando desenvolvimento a esses dois municípios. Municípios que, além da importância econômica, ostentam, no cenário político-partidário do estado, uma relevante participação. Basta dizer que, de Brejões, brotaram os 05 (cinco) mandatos consecutivos do Deputado Federal João Almeida, tio do atual prefeito Alan Andrade. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em um dos conjuntos residenciais de Amargosa, integrante do Programa Minha Casa Minha Vida, as unidades residenciais, além de toda uma infraestrutura, contam com aquecedores de água através de energia solar. Um investimento que acaba gerando economia aos moradores que não precisam utilizar-se de chuveiro quente. Um projeto que poderia ser estendido a outros municípios, dentre eles, S.A.JESUS. Seria uma importante iniciativa e que, sem sombra de dúvidas, favoreceria, principalmente, às famílias mais carentes. Fotos antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Amargosa, no Vale do Jiquiriça, manteve em seu quadro de funcionários, por pelo menos oito meses, mais de 60 arquitetos em regime de contratação temporária. Dados obtidos pelo Bahia Notícias revelam que a prefeitura manteve pagamentos médios de R$ 960,00 mensais aos profissionais, entre os meses de abril e novembro do ano passado. A gestão municipal, entretanto, nega.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 52 anos matou a esposa e cometeu suicídio no município de Amargosa, localizado no centro-sul da Bahia. O crime aconteceu na residência do casal, na última sexta-feira (1), por volta das 12h30. De acordo com informações da Polícia Civil, Luciane de Almeida Brandão, foi morta a golpes de tesoura por Valdeci dos Santos Almeida.

A polícia informou ainda que as agressões teriam sido iniciadas após uma briga. Luciane foi atingida em várias partes do corpo. Ela tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e caiu no quintal de um vizinho, a aproximadamente 200 metros do local, onde a polícia a encontrou. Após a ação, Valdeci pegou uma corda, amarrou em uma árvore, e se enforcou. Vizinhos relataram que Valdeci e Luciane não costumavam brigar. A polícia suspeita de crime passional. O caso é investigado pela delegacia de Amargosa.Metro 1

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um caminhão frigorífico da empresa Boi Dourado, licença de Salvador, virou na manhã desta terça-feira (22/12), na BA-540, nas proximidades da localidade rural do Córrego entre Amargosa e Mutuípe. O motorista do caminhão perdeu a direção e bateu em um paredão, após um dos pneus traseiro estourar, deixando o veículo atravessado na pista. O condutor foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Amargosa com vários ferimentos, ele não correr risco de morte. A PM esteve no local para organizar o transito. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Recôncavo Notícias e Mídia Bahia)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (22), em Amargosa, uma operação deflagrada para cumprimento de 11 mandados sendo três de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, acabou na prisão de seis criminosos, entre homicidas e traficantes, e apreensão de drogas. Chamada de 'Natal em Paz', a operação contou com equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Cipe/Litoral Norte, da Polícia Militar, além de policiais da Delegacia Territorial (DT/Amargosa).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Recentemente publicamos uma matéria inerente às nuances que revestem a "cidade" de ITACHAMA (pedra em chamas), situada entre os municípios de Amargosa e Brejões-BA. Trata-se, na verdade, de um pequeno lugarejo (praticamante apenas uma rua), todavia lá se pode encontrar um posto dos Correios, Posto de Sáude, Escola Pública, campo de futebol e o receptivo estabelecimento de Geuvanes Peixoto, a ARCADAS BUGRE

EMPREENDEDORISMO

Seu estabelecimento é, guardadas as proporções da localidade, um grande supermercado. Lá você encontra de tudo: material de construção, produtos comestíveis, bebidas, artigos de artesanato de barro, cereais, material de construção, etc. E, alem de tudo isso, lanchonete e um restaurante que oferece um vaiado cardápio.Todavia, mais que tudo isso, o que também chama a atenção, é a receptividade. 

Filho de Elisio Medrado, Geuvanes chegou a residir em São Paulo, por alguns anos. Logo depois voltou à Bahia, tendo escolhido a localidade de Itachama para instalar seus negócios. Empreendedor, ele sabia, de antemão, que se quisesse deslanchar, não poderia colocar, ali, um estabelecimento simples. Longe disso, construiu um estabelecimento que pudesse contemplar a pequena população local, na certeza de que, também, por extensão, a clientela da região, gerando divisas econômicas para ele e, por extensão, à comunidade local. Clique no Link a seguir e veja matéria anteriormente publicada. ITACHAMA Pedra em Chamas), bucólica, prosaica, essa "cidade"só tem uma rua, entre AMARGOSA e BREJÕES-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois homens foram detido pela Guarda Civil Municipal após serem flagrado em uma tentativa de incêndio contra Santa Casa de Misericórdia, no município de Amargosa. O fato ocorreu na manhã deste sábado(24) e a falta de atendimento teria motivado os vândalos.

De acordo com informações obtidas pela equipe do AmargosaNews, por volta das 09hs, a viatura da GCM foi acionada por populares, para atender uma denúncia de que estava havendo tumulto e que suspeitos estavam tentando atear fogo na Santa Casa de Misericórdia, em Amargosa. A guarnição foi deslocada ao local, onde flagrou dois suspeito depredando o patrimônio público. De acordo com a Guarda, os suspeitos alegavam falta de atendimento da unidade de saúde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma equipe da Delegacia Territorial de Amargosa, no interior do estado, apreendeu na última quarta-feira (9) um adolescente de 16 anos com 90 embalagens com maconha e seis com cocaína. O jovem foi flagrado na casa onde morava com a família, no Loteamento Cidade Jardim, durante investigações sobre tráfico de drogas na região.Uma solicitação foi realizada para internação do adolescente em uma unidade especializada. O garoto foi encaminhado para o Ministério Público, e as drogas levadas para exames periciais.Foto Policia Civil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A BA-026, no trecho  rodovia que  liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa continua em situação crítica, em que pese a operação tapa-buracos realizada até proximo ao município de Varzedo. Em face das chuvas que se precipitaram, a pista já carece de novas intervenções. O que não podemos entender  é porque os trabalhos não chegaram a ser realizados antes do São João, já que houve um fluxo muito grande de veículos, principalmente para Santo Antonio de Jesus e Amargosa, numa situação que deixou (e deixa) os condutores de veículos em constante perigo já que, constantemente, são obrigados a freiar (até) bruscamente para se livrar de impactos maiores nas verdadeiras crateras encontradas oa longo da pista. Uma demonstração cabal, insofismável de descaso.

OMISSÃO DO DEPUTADO ROGÉRIO ANDRADE

Peca o governo Rui Costa e faltou maior cobrança por parte dos deputados que representam a região: principalemente, de Rogério Andrade que, além de morar em Santo Antonio de Jesus, tem todo seu parentesco em Elísio Medrado, todavia, parece que não conhece a região. Não adiante aparecer nessas paragens, apenas em épocas de festividades e inaugurações. As ações têm que ser preventivas e, não, emergenciais. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ITACHAMA (Pedra em Chama). Prosaica, campestre...! São alguns dos adjetivos que podemos atribuir à acolhedora "cidade", situada de forma equidistante a 15 km de Brejões e a 15 Km de Amargosa, no percurso entre esses dois municípios, por estrada de chão. Detentora de um clima inigualável, tem praticamente "tudo" que uma cidade precisa ter: igreja, bar, restaurante, mercearia, posto de saúde e, mais que, isso, uma gente hospitaleira. Mas o que chama a atenção em Itachama, além de todos esses "atributos", é o fato de que essa "cidade" só dispor de "uma única rua".

No memso instante em que nela se adentra, logo em seguida, dela já se está saindo. Retornando de Brejões, ao lado de Március e Dete Pirôpo e Rita, não poderíamos nos furtar a contemplá-la. Outra coisa: A limpeza é sempre impecável, ao contrário de maioria esmagadora de comunidades em muitos municípios. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ARI EDSON LIMA ITENCOURT, é o atual comandande da 6a. Delegacia do Serviço Militar, na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA que faz parte da 17a. CSM (Circunscrição do Serviço Militar) que, por sua vez, engloba 25 municípios da região, dentre eles, Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuipe, Jaguaripe, São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Laje, São Miguel das Matas,  Mutuipe, Jiquiriça, Ubaíra, Varzedo, Valença, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Amargosa, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Cairu, e outros. Egresso da cidade de São Luiz (Maranhão), ele, no Estado da Bahia,  já comandou o Tiro de Guerra, atuou em Paulo Afonso,  Camaçari, e, agora, capitaneia os trabalhos a frente da referida instituição militar em Santo Antonio de Jesus. 

E no último final de semana deslocou-se até Salvador (capital do estado da Bahia) para participar de um estágio  dos  Delegados da 17a. CSM e, aproveituando o ensejo, com sua família, assistiu a vitória de seu time de coração, o Sampaio Correia, pelo placar de 2X0, derrotando o Vitória em seus redutos, o Barradão.  Retrucando a gozação de que não se tratava de uma "zebra", ele, em tom respeitoso para com a torcida do rubro-negro baiano, afirmou que o resultado do jogo não foi por acaso:

- O Sampaio Correia tem tido excelentes participações nos campeonatos maranhenses, tendo galgado a décima  colocação na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o resultado não me surpreendeu. Por outro lado, torço, também, pelo sucesso das equipes baianas no atual certame. Fotos Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem morreu após ser atacado por um jumento, na cidade de Amargosa, na região Centro-Sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Alírio Juvêncio da Silva Filho, de 24 anos, foi encontrado morto em uma fazenda, na região rural conhecida como Água Sumida, a cerca de 10 Km do centro da cidade.

O caso, segundo a polícia, aconteceu na última sexta-feira. Alírio trabalhava em um descarregamento de carga de cacau e usava o jumento para fazer o transporte. O animal, por algum motivo, avançou contra ele e o feriu com mordidas na cabeça e no pescoço. O rapaz também foi pisoteado pelo animal e foi achado com marcas espalhadas pelo corpo. Moradores que encontraram o corpo de Alírio chamaram a polícia e, quando os agentes chegaram, o jumento ainda estava próximo ao local onde o corpo da vítima foi achado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Intervenção da senadora Lídice da Mata contribuiu para agilizar medidas contra os estragos causados pela chuva. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou nesta sexta-feira (10), de reunião na sede da Secretaria da Infraestrutura, em Salvador, para solicitar auxílio do Governo do Estado, com o objetivo de amenizar os impactos causados pela chuva que atinge a cidade desde quinta-feira (9).Participaram do encontro, os secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura) e Josias Gomes (Relações Institucionais), o superintendente estadual de Defesa Civil, Rodrigo Hita e a prefeita do município, Karina Silva.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um casal foi preso nesta sexta-feira (27) com 197 cartões de benefícios e as respectivas senhas em Amargosa, na região do Vale do Jequiriçá. Os estelionatários ainda tinham 25 folhas de cheque com valores diferentes, diversas notas promissórias e R$ 1.254 em espécie. De acordo com a investigação da Polícia Civil, os suspeitos atuavam há mais de oito anos na região.


Enquete


PodCast