Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Santo Antônio de Jesus - O segundo dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Santo Antônio de Jesus, recebeu mais de 500 pessoas, nesta terça-feira, dia 3. O público se reuniu para aprender mais sobre inovação com o filósofo, jornalista e doutor em comunicação Clóvis de Barros Filho. A programação da semana incluirá também seminários em diferentes municípios do Recôncavo baiano, que abordarão temas como moda, beleza, alimentação, turismo e fruticultura. 

Adriana Neiva é estudante de administração e contou que sua admiração por Clóvis de Barros Filho nasceu há dois anos, quando foi recomendada a assistir seus vídeos no YouTube, com ensinamentos filosóficos. “Sou fã dele e estou encantada com a palestra. Saio daqui realizada. O professor Clóvis tem uma maneira clara de explicar e motivar, não conheço outra pessoa melhor para falar de inovação”, comemorou.

Para Clóvis de Barros, simplesmente inovar não é garantia de sucesso, mas sim a busca pela excelência. “O mundo nunca mudou tão rápido, trazendo problemas inéditos, que precisam de soluções diferentes. Mas o novo nem sempre é bom, por isso é preciso muito cuidado para oferecer a novidade de forma positiva e que conquiste o cliente”, alertou.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explicou que o grande foco da Semana de Capacitação é levar conteúdo de qualidade para os empresários e potenciais empreendedores. “É sempre muito gratificante toda nossa equipe se esforçar para oferecer uma programação atrativa e ter a casa lotada. Isso é o que motiva nosso trabalho”, afirmou. Texto, Gabriela Nascimento, ASCOM SEBRAE. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. PUBLICAREMOS ENTREVISTA AUDIOVISUAL, EXCLUSIVA, COM O PALESTRANTE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí o 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural. O evento será realizado no dia 15 de outubro (domingo), na Praça Padre Matheus e reunirá instituições de diversas cidades da Bahia. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Ciência e empreendedorismo”, começa na tarde desta segunda-feira (21) a 11ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Até o dia 25, o evento reúne 116 trabalhos científicos de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, sendo 50 apresentados oralmente e 66 em forma de pôster. Os trabalhos são divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Novos usos de mandioca e fruteiras; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; e Sistemas de produção.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) solicitou que a Advocacia Geral da União (AGU) tome as medidas cabíveis para a alterar a decisão da Justiça Federal que suspendeu a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela instituição (leia mais aqui). Em nota divulgada nesta quinta-feira (17), a universidade disse que “recebeu com surpresa” a determinação do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, e defendeu que a medida judicial “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”. “Reza a Constituição Federal que ‘Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão’.

Portanto, a quebra da autonomia universitária gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras”, alerta a instituição. No texto, a UFRB diz que a honraria a Lula é um “antigo desejo de setores da comunidade universitária da UFRB, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior”. “Oportunamente, com a agenda pública do ex-presidente comunicando passagem pela Bahia e por Cruz das Almas, cinco membros do CONSUNI propuseram a concessão do título honorífico, conforme artigo 9º da resolução Consuni nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza”, completa a nota.  A entrega do título em sessão solene do Conselho Universitário está programada para as 11h desta sexta-feira (18). No texto, a UFRB não informa se há possibilidade de cancelamento da programação e diz, apenas, que aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta "ou outra qualquer data". "A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade", diz o magistrado. O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, "para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis"

Notícias | postado por: Mascarenhas

A capacitação, voltada para os Microempreendedores Individuais, apresenta técnicas de controle de caixa que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia do negócio

Santo Antônio de Jesus - Gerenciar um negócio e administrar as finanças pode ser difícil para muitos empreendedores. Pensando nisso, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus realizará a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, nesta quinta-feira, dia 10. A capacitação é gratuita e acontecerá das 8h às 12h, no auditório do Sebrae. As inscrições podem ser feitas através da loja virtual ou do telefone (75) 3631-3949.

A oficina tem como foco ajudar a estabelecer práticas simples para aprimorar a gestão financeira do caixa e das contas, que podem fazer toda diferença no final do mês. O conteúdo da capacitação envolve: técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio; visão do uso correto do dinheiro; fluxo de caixa adequado e controlar as contas a pagar e a receber; e estratégias de otimização dos resultados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece de 7 a 11 de agosto na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o 14º Curso de Propagação de Plantas.
O evento vai contar com a presença de 20 participantes, entre técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a micropropagação de plantas.

Ao todo, serão 22 instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Faculdade Maria Milza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Campo Biotecnologia Vegetal. A coordenação do curso é dos pesquisadores Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Duarte Souza, Janay Almeida dos Santos-Serejo e Tatiana Góes Junghans.

Notícias | postado por: Mascarenhas
A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Mugla Sitki Kocman Üniversitesi (Turquia) abriram as inscrições para o 2º Curso de Criopreservação de Plantas, que vai ser realizado de 14 a 18 de agosto em Cruz das Almas, em parceria com o Curso de Pós-graduação em Conservação de Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a criopreservação — técnica de conservação de longo prazo a temperaturas ultrabaixas (abaixo de 196 graus) — de tecidos vegetais (sementes, grãos de pólen e espécies de propagação vegetativa) é o objetivo principal do treinamento, que tem como público-alvo pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham diretamente com conservação e/ou cultura de tecidos de plantas.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Inserção de foto (homenagem da Tvsaj) da brilhante jornalista Lea Cunha, ao lado do esposo e jornalista Ney Baccelli, em evento do SEBRAE, S.A.Jesus. 
Nesta quarta-feira (31 de maio), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza atividades da XIII Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento teve início no dia 28 e segue até o dia 4 de junho em todo o Brasil com o tema "Você também faz parte dessa rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!".
Às 14h, no Auditório 1, o pesquisador Fernando Haddad ministra palestra “Soluções tecnológicas para o manejo integrado da murcha de fusarium da bananeira”. Das 14h às 16h, na cantina, haverá uma feirinha de produtos da Bocaiúva Orgânicos, que possui os selos emitidos pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IBD) e pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), do Mapa.
Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma colisão entre dois carros matou um homem e deixou três feridos, no último domingo (26), na BR-101, na altura do município de Cruz das Almas, localizado a cerca de 146 quilômetros de Salvador. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 17h. Não há detalhes sobre as circunstâncias da batida.

Ainda segundo os Bombeiros, os feridos são duas mulheres e uma criança. Eles foram socorridos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para um hospital da região. O estado de saúde não foi divulgado. O homem, que não teve a identidade divulgada, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A praça Padre Mateus, centro, foi o local escolhido pelos organizadores para realização do "II ENCONTRO QUINTA DOS  MOTOCICLISTAS", nessa quinta-feira, 09, em Santo Antonio de Jesus. Em que pese ter sido realizado num dia de semana e após rápida precipitação chuvosa, o encontro superou expectativas, não apenas pela participação de cerca de 130 motos com pilotos do município e região, mas, também, pela organização.

Dentre os grupos que marcaram presenças, COIOTES DO RECÔNCAVO, CORTANDO CHÃO, ALTO GIRO, GRIN REAPER e MOTOS AMIGOS E RESENHA (S.A.Jesus), A2 do ASFALTO, ROTA NACIONAL e BITELOS DO ASFALTO (Cruz das Almas) e TRACIONARIOS DO ASFALTO (Governador Mangabeira), além de pilotos que ainda não integram essas tradicionais agremiações, em toda região.Tambem sefez presente o Secretario de servicos Publicos de S.A.Jesus, João Geraldo Spiglio. 

Protagonizando a organizacão do encontro, Val do Mercadão que, com muita dedicação e transparência cuidou da arrecadação dos recursos necessários para aquisição do material para realização do churrasco oferecido e despesas acessórias. Prestigiando o evento e representando a imprensa, TVSAJ.COM.R (Mascarenhas e Felipe), BARRIGA NOTÍCIAS (Fabio) e ANDAIÁ FM (Itajaí). O evento, além de movimentar a cidade, contribui para que laços de amizade sejam aguçados.

NOVOS EVENTOS

Além desses encontros de toda quinta-feira, os motociclistas dos grupos em apreço prometem participar de vários eventos, na região e fora dela,sempre deixando aflorar a ordem, disciplina e organização. Seria de bom alvitre que todos esses grupos pudessem, em seus municípios, se possivel e ocasionalmente, realizar encontros em bairros, com arrecadação de donativos para distribuição entre pessoas carentes. Além de despertar sonhos, com certeza, muita alegria e esportividade aos moradores dessas localidades. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br.Vejam mais fotos em LEIA MAIS (abaixo) e TOAS no link FOTOS, no topo do site.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa sexta-feira, 08, na praça principal da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus-BA, o "ARRAIÁ LEMBRANÇAS DA URBIS 1" por alunos da Turma 2013.2, que fazem Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB. Evento que contou com participação deles e de moradores da comunidade que, mais do que prestigiarem o evento, demonstrando agradecimento, dentre eles, Júlio Mascarenhas, presidente da Associação que, desde o início dos trabalhos, deu todo apoio às atividades desenvolvidas, Toni, Grande, Mário, Manoel, João, Antonia, Dos Anjos, Celeste, Rita, Dete, Bernadete, Gildete, Elza..

Além de providenciarem um toldo, onde, durante todo o dia, foi efetuada aferição de pressão, bem como sistema de som e decoração. Os alunos providenciaram, também, iguarias típicas dos festejos juninos, a exemplo de amendoim, bolos, canjicas, assim como refrigerantes. Até desfile foi realizado com participação das pessoas que recebem títulos de reis e rainhas, nas diversas categorias. Finalizando, participaram de uma quadrilha junina com envolvimento dos moradores.

Durante todo esse tempo de atividades na Urbis 1, os alunos, além de estarem desenvolvendo atividades fora de aula, nessa interação com a comunidade, tiveram oportunidade de exercitar práticas inerents à profissão que, em breve, vão exercer. Alunos egressos de outros municípios (a exemplo de Gandu, Cruz das Almas, Feira de Santana, Salvador) e de outras unidades da federação. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O São João de Cruz das Almas reuniu mais de 130 mil pessoas na sexta-feira, 24, de acordo com informações da Polícia Militar. Uma das atrações da noite foi o Trio Nordestino, que apresentou canções dos mais de 60 anos de fundação. Adelmário Coelho lembrou sucessos como "O neném" e "Se eu morasse aqui pertinho". Após muito forró, a dupla Romeu e Renato tocou arrocha para o público. A noite ainda teve Tyrone Cigano.A festa continuou neste sábado, 25, com o Ú Tal do Xote, Rasga Tanga, Bell Marques, Marcos e Belutti e Laços do Forró.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bahia liderando o desemprego no Brasil no 1º trimestre de 2016 e a população tendo que pagar até R$ 12 pelo quilo do feijão. Só com esses exemplos é possível ter a certeza que quem paga o preço – literalmente – da recessão econômica do país é o povo.

Mas o panorama muda quando o assunto é São João. Mesmo em meio à crise, prefeituras continuam gastando fortunas com dias de comemoração, mesmo após uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apelou para o bom senso dos prefeitos e aconselhou a redução dos custos com contratações de bandas e dias de festa.

Apesar de a recessão ter reflexos diretos na arrecadação dos municípios — já que muitos se valem do argumento para atrasar salários ou justificar a falta de melhorias nas cidades — poucos reduziram os festejos em relação a 2015. E o pior, alguns até decidiram por gastar mais em 2016 — ano de eleições municipais. VEJA TUDO EM LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os promotores de Justiça da Bahia foram orientados pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, a investigarem os gastos das prefeituras com festas juninas. De acordo com a recomendação, os promotores poderão instaurar procedimentos para requisitar informações, dados e documentos sobre utilização de verbas públicas ou de patrocínios para as festas. Os dados poderão fundamentar possíveis ações penais contra os agentes públicos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A crise econômica que atinge o país levou sete municípios baianos a reduzirem a quantidade de dias das festas de São João, em comparação com o ano passado. De acordo com o jornal A Tarde, com a necessidade de cortar gastos, as cidades de Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Mata de São João, Utinga e Camaçari optaram pela redução. Há também municípios que cancelaram os festejos, como em Candeias, onde a festa não ocorrerá pelo segundo ano seguido.B. Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um total de 250 pés de maconha foram apreendidos, na última terça-feira (5), na Rua C, no bairro Inocoop, em Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Segundo a polícia, a droga era cultivada num laboratório clandestino pertencente ao engenheiro civil Victor Aguiar Sales e ao empresário Ricardo Silveira Silva Santana, o “Riquinho”. A maconha estava num imóvel, alugado por Victor.

O engenheiro, que é servidor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), confirmou que mantinha a estufa em parceria com Ricardo. O empresário, que é dono da casa de shows Fornalha, naquela cidade, também admitiu o cultivo da maconha, mas alegou ser apenas para consumo próprio.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nos últimos dias, tem circulado informações e especulações sobre as contratações do Governo Municipal relacionadas às atrações do São João 2016. A atual gestão reconhece a festa como um importante instrumento econômico e cultural da cidade e não medirá esforços para realizar um dos melhores São João da história de Cruz das Almas, elevando o número de turistas e o índice de permanência dos moradores.

Nosso empenho tem sido na construção de um evento com transparência, valorizando a nossa música e nossa cultura. Reconhecemos também a importância de termos em nossa grade de atrações, artistas de renome nacional, para isso, iniciamos as negociações com empresários e produtoras ainda em 2015. Entretanto, torna-se necessário pontuar que o Governo Municipal agirá com extrema responsabilidade no que diz respeito aos gastos com cachês. Como tem sido todas as ações do Governo, os recursos destinados para a festa serão geridos com muito respeito e responsabilidade com o orçamento municipal, principalmente diante da crise econômica instalada em todo país.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para debater o cenário econômico do país, mercado e temáticas de gestão para empresários de pequenos negócios, o Sebrae realizou nos dias 8 e 9 de março, nas cidades de Valença e Cruz das Almas, respectivamente, o Seminário Desafios do Crescimento com o tema “Atitudes que inspiram e fazem a diferença”. Com a participação de 140 empresários nos dois municípios, os eventos também apresentaram histórias de sucesso de empreendedores brasileiros.Evento aconteceu nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Valença e Cruz das Almas nos dias 3, 8 e 9 de março, respectivamente

Em Cruz das Almas, a palestra foi ministrada pelo especialista em carreiras e comportamento, professor Victoriano Garrido. No encontro, o palestrante mesclou a teoria com humor e deu dicas de como enfrentar a crise. “A capacitação empresarial é importante, pois as pessoas estão se mobilizando para reagir diante da crise, com muito trabalho e treinamento”, completou Garrido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sessão especial na Câmara de Vereadores homenageia mulheres cruzalmeneses

O dia 08 de março foi marcado por muitas homenagens e comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, e para finalizar a terça-feira, a Câmara de Vereadores realizou a tradicional sessão especial de homenagem às mulheres. Estava presente o prefeito, Ednaldo Ribeiro, acompanhado da primeira dama Patrícia Ribeiro, além de secretários municipais, assessores e funcionários em geral.

Em seu discurso o prefeito, Ednaldo Ribeiro, falou sobre ações voltadas para as mulheres, realizadas em sua gestão e citou algumas mulheres importantes da sua história, especialmente sua mãe, e parabenizou todas as mulheres pelo seu dia. Durante a sessão, que teve como oradora oficial a professora Lilian Ribeiro, dezessete mulheres foram homenageadas com a comenda Dina Passos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

OPERAÇÃO LIMPA TUDO NOS BAIRROS INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Os bairros Andaraí, Itapicuru, Edla Costa, Loteamento Planalto, Loteamento Santo Antonio e Coplan serão os primeiros beneficiados desta segunda etapa da Operação Limpa Tudo, que inicia na próxima segunda-feira (07).

Se a sua casa está precisando de uma faxina. Essa é a hora! Faça você também, uma operação limpa tudo no seu quintal e coloque os entulhos na rua, que a Prefeitura vai retirar tudo e deixar o bairro bem limpinho e livre do Aedes Aegypti.

De acordo com as informações do secretário de Serviços Públicos, Ronivon Carvalho, a segunda etapa do Limpa Tudo, tem como objetivo principal acabar com os focos do mosquito da dengue, que também causa o zika vírus e a chikungunya.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De CRUZ DAS ALMAS,Joseane vitena, via e.mail

SECRETARIA DE AGRICULTURA SUBSTITUI CAIXAS D’ ÁGUA NA ZONA RURAL

As comunidades de Corta Jaca e Boca da Mata terão suas caixas d’águas substituídas por novos reservatórios. Na comunidade de Corta Jaca, onde o caixa já não funcionava, o serviço foi realizado nesta quinta-feira (25). O jovem, Henrique Mendonça, morador do local, acompanhou todo o trabalho e estava muito feliz com a ação da Prefeitura. “Água aqui estava muito difícil, agora vai ficar uma maravilha. Vamos ter água para todo mundo”, disse ele, com um sorriso no rosto. Já na Boca da Mata a Prefeitura vai construir uma nova estrutura para substituir a caixa d’água de capacidade de 10mil litros por uma nova de 20 mil litros.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ademário Carvalho Filho, esteve na localidade de Corta Jaca, para acompanhar os trabalhos. “Nós estamos trabalhando para que toda zona rural não tenha problemas com água. Já fizemos abertura de 115 nascentes e aguadas, extensão de rede de abastecimento, entre outras ações e estamos fazendo agora a substituição de caixas d’água em parceria com a Cerb”, ressaltou.

SSP SUBSTITUI SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NA RUA MANOEL VILABOINA

Secretaria de Serviços Públicos (SSP) continua trabalhando no Plano de serviços de melhoria e manutenção de bairros da cidade, visando garantir que todos os cantos da cidade e da zona rural recebam atenção. Dessa vez é a Rua Manoel Vilaboin (antiga Rua da Vitória) que está sendo beneficiada.

Segundo o Secretário Ronivon Lemos, o sistema de iluminação da rua está sendo substituido, instalando braços de iluminação em todo o perímetro da Rua. No total, serão instalados 45 braços com lâmpadas de 250w, que vão garantir mais segurança aos moradores locais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

SEINFRA CONTINUA EXECUTANDO A OPERAÇÃO TAPA BURACOS

A Operação Tapa Buracos segue em ritmo acelerado e continua realizando ações de manutenção nas ruas da cidade. Nessa semana a Praça Geraldo Suerdieck, a Av. Getúlio Vargas e as ruas Silvestre Mendes e José Florisvaldo Eloy Santana estão recebendo um cuidado especial e todas as falhas dos calçamentos estão sendo reparadas.

Segundo o Secretário d Infraestrutura, Antonio Albérico, a Operação será realizada em diversos pontos da cidade para garantir mais segurança e conforto para a população. Além disso, o Secretário pede que se você notar que a sua rua precisa da visita da Operação Tapa Buracos, entre em contato com a Secretaria e nos ajude a construir um novo tempo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

TERCEIRA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DA LISBOA ACONTECE NESTE DOMINGO

Muita bola vai rolar neste domingo (21)! Os amantes de futebol já podem marcar o compromisso na agenda, pois acontece à terceira rodada de jogos do Campeonato de Futebol da Lisboa. A primeira partida será entre Lisboa x Palmeiras, às 14h. A segunda disputa está marcada para as 16h e quem entra em campo são os times Dom Macedo e Garrafa.

A segunda rodada do Campeonato aconteceu no último dia 14 de fevereiro e foi marcada por partidas acirradas, que levaram a torcida ao delírio, mas terminaram em empate. O placar final ficou assim: Palmeiras 2 x 2 Garcia; Flamenguinho 3 x 3 Dom Macedo. 

AULA INAUGURAL DO CURSINHO PRÉ-ENEM UM NOVO TEMPO ACONTECE PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

As inscrições para o cursinho Pré-Enem Um Novo Tempo encerraram ontem (17) e a aula inaugural já está marcada. Os alunos que se inscreveram poderão assistir à primeira aula no próximo dia 22 (segunda-feira), na Biblioteca Municipal, às 19h. Essa abertura contará com a participação do professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jânio Roque de Castro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As cidades de Santo Antônio de Jesus, Valença e Cruz das Almas receberão o Seminário Desafios do Crescimento. O evento, que acontece respectivamente nos municípios nos dias três, oito e nove de março, faz parte do projeto Sebrae Mais e é destinado a empresários que atuam com microempresas e empresas de pequeno porte.O objetivo é debater novas temáticas e tendências de gestão para desenvolvimento e expansão desses setores. O evento será realizado em março nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Valença e Cruz das Almas


Enquete


PodCast