Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Apresentado, na tarde dessa quinta-feira, 13, na sede da Biblioteca Municipal, centro, em Cruz das Almas, o moderníssimo "Sistema de Gestão Escolar Municipal", aos profissionais de ensino, numa iniciativa da Secretaria de Educação, sob a égide de Mário do Jornal, na administração Orlandinho/Max Passos, em apresentação audiovisual protagonizada pela INFOCRAFT, empresa especializada em Consultorias de Soluções em Tecnologia de Informações. 

Além de Orlandinho (prefeito municipal), Mário do Jornal (Secretário de Educação municipal), marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Adriano (promotor público); vereadores Thiago Chagas, professora Ilza e Valter Lucas. Representando a equipe da INFOCRAFT Roberto Fraga (Consultor de Soluções em Tecnologia de Informação), Tiago do Sacramento Cardoso (Técnico de Informática) e Lui de Borges (Técnico de Informática). Dentre os presentes, Leonardo Peterlle, Diretor Comercial da SOMAR.Pela imprensa, Leônidas Rodrigues, Júnior do Recôncavo News, Tatu Notícias, Rádio Excelcior (radiaslista Roger Cerqueira) e Tvsaj. 

PRONUNCIAMENTOS

Coube ao Secretário Mário do Jornal discorrer sobrea importância do programa em apreço. Assevera que a informatização de todo processo que envolve a educação no município propiciará total controle de todo organismo educacional, na medida em que, em tempo real, as informações poderão ser acessadas, possibilitando aos gestores a tomada de decisões de forma tempestiva, ao invés do que acontece até então em diversos rincões do país onde as estatísticas apresentadas não acompanham a velocidade dos fatos. 

Os vereadores, por sua vez, após saudação a todos os presentes, parabenizaram a Secretaria de Educação e, por extensão, a administração municipal pela iniciativa pioneira, asseverando que tudo farão no sentido de contribuir para que o município esteja sempre na vanguarda no que concerne a uma educação de qualidade, consolidando, assim, uma parceria entre os poderes públicos municipais, em busca do desenvolvimento nessa esfera. 

O promotor público, em sua fala, destacou que a função precípua do Ministério Público é agir em nome da sociedade, fiscalizando o andamento dos serviços públicos, mas que, por outro lado, é de extrema importância que, também, atue em regime de parceria, contribuindo, por conseguinte, para que as ações possam ser materializadas, no caso, em prol de uma educação inclusiva e, deveras, de qualidade

O prefeito Orlandinho, por sua vez, elencou uma série de ações de seu governo, desde a saúde, infraestrutura e demais segmentos administrativos para, depois, repousar na educação. Asseverou que a educação é a célula inicial no processo de desenvolvimento de uma sociedade. Parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Secretário Mário do Jornal, ao lado de toda sua equipe e se mostrou entusiasmado diante da possibilidade de dispor, a qualquer momento, de informações que possibilitem a adoção de medidas administrativas pertinentes a educação no município. Segundo ele, afora isso, caberá aos diretores e professores, com a chancela, naturalmente, do Secretário, a condução de todo um processo educacional, sempre em busca de qualidade.  

Coube a Roberto Fraga, consultor de soluções em tecnologia de informação, explanar acerca da importância da aplicação das ferramentas do programa que ora está  sendo implantado no município, de maneira que a administração municipal, em especial a Secretaria de Educação, possa dispor não apenas de informações em "real time", ou seja, em tempo real mas, também, a possibilidade de gerenciamento tempestivo e pormenorizado por escola, por sala de aula e aluno. Informações que também estarão disponíveis aos pais, através de aplicativos.

Em apresentação audiovisual o técnico de informática Tiago Cardoso teve oportunidade de apresentar as diversas ferramentas do programa, desde a matrícula. O programa possibilita a constituição de grupos de sala de aula a partir de diversas opões: por faixa etária e outras particularidades. As matrículas podem ser feitas, inclusive, off line, no caso do acontecimento de eventual problema de conexão com a rede. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, lançou na manhã de ontem (28) o Programa Saúde na Escolar, através do Programa Saúde Ocular, que tem o objetivo identificar alunos da rede pública com deficiência na acuidade visual, através de exames oftalmológicos, e a partir daí promover o tratamento com a doação inclusive de óculos, onde o aluno escolhe a armação.

O lançamento da primeira etapa do programa aconteceu na Biblioteca Municipal e contou com a presença do prefeito Orlandinho, o vice-prefeito Max Passos, do secretário de educação Mário Araújo, da secretária de saúde Aline Pires e do vereador Thiago Chagas. A secretária Aline destacou as consequências causadas ao aluno pela deficiência visual. “Hoje existem estudos que comprovam que a evasão escolar, o rendimento da criança e a socialização em sala de aula, podem estar associados a uma deficiência na acuidade visual”, afirmou Aline.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ascom Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas


Notícias | postado por: Mascarenhas

As cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Euclides da Cunha foram reverenciadas no prêmio “Melhores do São João”, promovido pelos portais São João na Bahia, Aratu Online e TV Aratu. O evento, que aconteceu nesta semana, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, em Salvador, reuniu nomes de peso do forró, como Alcymar Monteiro, Flávio José, Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Jó Miranda e Trio Nordestino, além de empresários, prefeitos, produtores culturais e agentes públicos.

Nas redes sociais, o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, comemorou a vitória tripla do município, que recebeu os prêmios nas categorias “Destino Destaque”, “Melhor Decoração” e “Prefeito Destaque”. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho feito com competência e, principalmente, com amor às nossas tradições juninas. Dedico esta conquista ao povo de Amargosa e agradeço a toda equipe que trabalhou incansavelmente. Nosso São João nos faz transbordar de orgulho. Que venha 2019”.

Além das prefeituras, foram premiados os eventos juninos, como o Forró do Piu-Piu, em Amargosa, e Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim. Os artistas que tocaram nas festas públicas e privadas também foram homenageados, como Alcymar Monteiro, Flávio José, Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Jó Miranda, Trio Nordestino, Cristina Amaral, Lara Amélia, Forró do Tico e Zefa di Zeca.

Homenageado e eleito pelo público como “Melhor Artista”, o cantor e compositor Flávio José comentou sobre a premiação. “Este é um prêmio muito importante, pois é o meu primeiro depois de muitos anos tocando na Bahia. Estou muito feliz e torcendo para a renovação no forró”. Já o colega Alcymar Monteiro chamou a atenção para as ameaças que o forró vem sofrendo com a descaracterização da festa de São João. “Peço que os agentes públicos não deixem que a tradição junina desapareça”, conclamou.

Confira a lista de vencedores:

PREFEITURAS

Cruz das AlmasMelhor Grade, Melhor Programação Cultural, Prefeito Homenageado;

AmargosaMelhor Decoração, Destaque Visibilidade, Prefeito Homenageado;

Senhor do Bonfim – Melhor Destino eleito pelo público, Destaque Visibilidade, Prefeito Homenageado;

Santo Antonio de Jesus Melhor Infraestrutura, Destaque Visibilidade;

Itaberaba – Destino Revelação, Destaque Visibilidade;

Euclides da Cunha – Destaque Visibilidade.

ARTISTAS

Alcymar Monteiro – Melhor Cantor eleito pelo júri e Melhor Show

Flávio José – Melhor Cantor eleito pelo público e Artista Homenageado

Fulô de Mandacaru – Melhor Banda e Melhor Repertório

Estakazero – Melhor Banda eleita pelo público

Del Feliz – Melhor Artista Regional

Zefa di Zeca – Melhor Banda Regional

Forró do Tico – Banda Revelação

Lara Amélia – Cantora Revelação

Trio Nordestino – Banda Homenageada

Jó Miranda – Amigo do Forró .

EVENTOS

Arraiá do Galinho – Melhor Evento pré São João

Forró do Piu-Piu – Melhor Grade de Festa Privad

Forró do Sfrega – Melhor Festa Privada eleita pelo público

MELHOR CERVEJA

Skol Hops – Ambev. Fonte A Tarde nos Municípios. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vendedor Externo

Requisitos: Maior de 18 anos, ensino médio completo, ter moto própria com documentação em dias e habilitação categoria A. Necessário ser comunicativo, persistente, pró-ativo, habilidades em trabalhar com metas.  
Candidatar-se as vagas apenas candidatos que residam na cidade mencionada. 
Atividades: Trabalhar com vendas externas de consórcios. 
A empresa paga salário fixo de 1.090,00 + ajuda de custo+ bonificações e premiações por alcance de metas.
Encaminhar o currículo para o e-mail: processoseletivocontra t@gmail.com - Colocar no assunto do e-mail a vaga e a cidade pretendida, exemplo:  Vendedor Externo Governador Mangabeira  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 121 anos de emancipação política do município de Cruz das Almas, recôncavo baiano, tiveram seu ponto de culminância nesse domingo, após uma ampla programação que se iniciou no dia 22 com aulão, corrida rústica, corrida de rua, atletismo, judô, kartê, final da Taça 2 de julho, na Coplan e encontro de filarmônicas;  no dia 23, coletiva de imprensa; dia 24, entrega do espaço ao 1o. Pelotão da 27a. Cia e momento cultural com o lançamento do livre sobre Waldir Pires, por Emiliano José.

No dia 25, exposições artísticas, cinema na praça; dia 26, cerimônia em homenagens  "O melhor de Cruz das Almas"; dia 27, entrega do Centro Especializado de Reabilitação, apresentação cultura com lançamento das oficinas de Danças do CRAS, show musical com as bandas 6 de Ouro e Tayrone; dia 28, show musical com as bandas Mega Star e Sem Retoque e, nesse domingo, 29, alvorada, hasteamento das bandeiras, sessão solene na Câmara de Vereadores, desfile cívico e show infantil com a banda Do Ré Mi Lá.

DESFILE CÍVICO

Coordenado pela Secretaria de Educação, sob a égide do seu titular, Mário Araújo e, com apoio de outras pastas da atual administração, o desfile teve início por volta das 15 horas, diante de um grande público que compareceu para prestigiar esse momento que, com certeza, entra para os anais da historicidade local no momento que propiciou, não apenas desfile de agremiações estudantis e culturais mas, sobretudo, por dar asas a toda uma riqueza artístico-cultural reinante no seio da sociedade local, muito bem aproveitada pela equipa da secretaria em epígrafe. O locutor do evento soube, com muita propriedade, conduzir as apresentações, levando aos presentes, as nuances de cada ala, em sua apresentação. 

Prestigiando o evento, Orlandinho (prefeito, ao lado da primeira dama), Max Passos (vice-prefeito, ao lado da esposa), Robinson Almeida (P´re-candidato a Deputado Estadual), Mário Araújo (Secretário de Educação), Ronaldo Anias " Wel" (Cultura, Esportes e Lazer), Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Marcelo Cardodo (Fazenda),  outros secretários, vereadores, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local, num evento que contou com participação de toda equipe de comunicações, integrada por Ivam eTatu (Ascom), Joel, Paulo Galvão Filho,Carlos e apoio da imprensa local e região. 

CORES, PLASTICIDADE, SINCRONIA DE MOVIMENTOS,  DERAM ASAS À ARTE QUE EMANA DO POVO CRUZALMENSE

Num belíssimo desfile, capitaneado pela Secretaria de Educação, várias alas se apresentaram diante do palanque de autoridades e de um público que compareceu em massa para prestigiar os participantes desse evento que fecho com chave de ouro a extensa programação (acima enfocada) e que, sem sombra de dúvidas, mostrou a pujança de toda uma riqueza cultural reinante no seio da população, 

Além das apresentações de grupos escolares e agremiações do município, as também belas performances de fanfarras de outros municípios que mostraram, na avenida, cadência e muita grandiosidade. De parabéns, portanto, a Secretaria de Educação e a administração municipal como um todo pela realização desse evento e de todos os demais incluídos nessa programação em torno dos 121 anos de emancipação política do município. Nada mais enaltecedor do que referenciar-se no passado para, a partir do presente, vislumbrar um futuro de bastante sucesso. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado na manhã dessa sexta-feira, 27, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, o CER (Centro Especializado em Reabilitação e Medicina Integrativa), em mais uma ação da administração Orlandinho/Max Passos e que tem por escopo desenvolver um trabalho em prol da população local, notadamente em prol das pessoas detentoras de problemas psico-motores e que requerem tratamento através de fisioterapia e outras modalidades. 

Coube a Orlandinho (prefeito), ao lado de Max Passos (vice), Aline Pires (Secretária de Saúde), proceder a entrega, à população, desse importante equipamento de saúde. Também presentes na oportunidade, Cilene (primeira dama), Aline (esposa do vice-prefeito); vereadores Osvaldo, Alemão, Ilza, Carlos Trindade, Sinho, Roberto Correia e Tiago Chaves. Dentre os demais secretários que se fizeram presentes, Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), além de servidores do segundo e terceiro escalões e rperesentantes de segmentos da sociedade local. 

Dentre os visitantes de outros municípios, Antonio Wellington, Diretor da FAMAM e Carlinhos (ex-prefeito de Mutuipe por três mandatos). As solenidades, conduzidas por Rey Cônsul, tiveram início com a saudação inicial da Secretária Aline Pires que, utilizando-se do microfone, externou diante de todos o regozijo de fazer parte do atual governo e asatisfação em poder estar contriunindo para o desenvolvimento do municípi através de sua pasta. Ela que, ao final de sua fala, foi homenageada com um bouquet de flores, também pelo fato de, nesa data, completar mais um ano de vida. 

O vereador Osvaldo, em nome dos demais edis, também externou sastisfação diante dessa conquista por parte da população, em especial das pessoas detentoras de dificuldades psico-motora. Ele que, aproveitando o ensejo, deu uma " tacada" como se diz na gíria, à ala oposicionista local, em face de críticas pejorativas, direcionadas à atual administração. Ele que, ao lado dos demais vereadores, tem procurado apoiar os projetos construtiviastas protagonizados pela atual gestão. 

O vice prefeito Max Bastos, fazendo uso do microfone, também deixou aflorar toda uma satisfação por fazer parte de um governo que, deveras, vem mudando a cara do município em todas asesferas de atuação. Aproveitando o ensejo desferiu contundentes colocações direcionadas à oposição, em face das críticas direcionadas à questão da Santa Casa que,diga-se de passagem, foi totalmente revitalizada pela atual administração. 

O prefeito Orlandinho iniciou sua fala agradecendo a todos pelas presenças para, em seguida, discorrer sobre as comemorações alusivas aos 121 anos de emancipaão política do município,. Radiante, elencou obras em andamento e as que estão por se iniciar. Falou sobre a central de marcação, connstrução de 12 PSFs, ampliação da saúde bucal, UPA, CAPS, SAMU e revitalização da Santa Casa de Misericórdia. Finalizando, falou sobre aprogramaçãoque se estende até esse domingo, com a realização de alvorada, missa emação de graças, sessão especial na Câmara edesfile cívico. 

Com relação ao CER, Informações dão conta de que existem cerca de 600 pessoas cadastradas para submeter-se a tratamentos de fisioterapia. A secretária de Saúde Aline Pires assevera que  o intuito do Centro Especializado é disponibilizar serviços ambulatoriais, seja no tocante a tratamentos físicos, seja no que concerne à questão intelectual, desde que passe pelo crivo do médico que, à luz de uma diagnõstico, possa sugerir tratamentos específicos.

Sediado em prédio contíguo à Secretaria de Saúde, o CER oferece instalações amplas e confortáveis aos pacientes que ali serão tratados, bem como aos profissionais encarregados da esecução dos serviços. Fisioterapeutas, psicopedagoga, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, estarão, dia a dia, prestando atendimentos a adultos, gestantes, crianças e idosos do município de Cruz das Almas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Olhar pra frente, transformar, crescer, evoluir... Cruz das Almas completa 121 anos de história em um momento muito especial, com seu povo participando de forma cada vez mais intensa e efetiva para fazer a nossa terra ainda melhor e próspera. Uma cidade acolhedora, que tem as atenções voltadas para o futuro, mas não discuida do presente e valoriza o passado e a memória. Parabéns, Cruz das Almas. Parabéns para você que transofrma nossa terra dia após dia. Governo do Povo, Cruz das Almas 121 anos. Ascom Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 23, no salão de eventos do Totalmix, centro, em Cruz das Almas, uma coletiva de imprensa protagonizada pela administração municipal, no intuito de anunciar programação acerca do leque de atividades a serem desenvolvidas no decorrer da semana, alusivas aos 121 anos de emancipação política do município, num evento que contou com participação de Orlandinho (prefeito municipal), Max Passos (vice) e os secretários Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Felipe Viveiros (Planejamento), Well (Cultura, Esportes e Lazer) e Aline (Saúde). 

As dimensões do local tornaram-se "pequenas" diante do grande número de representantes da imprensa local e da região, numa demonstração insofismável de que os profissionais que ali comparececeram foram muito bem recepcionados e, mais que isso, seguros de que as informações emanadas pelos gestores ali presentes, a serem transmitidas ao público, através dos diversos segmentos de comunicações (sites, jornais, emissoras de rádio, redes sociais), são intumescidas de credibilidade. Destaque, também, a capacidade da assessoria de comunicações no momento em que aglutina em torno de si, esse leque de profissionais.

Dentre esses veículos os sites de Cruz das ALmas, Repórter Tatu, Forte da Notícia, Amo São João de Cruz das Almas (Binho e Diego), Cruz das Almas News; Rádio Santa Cruz (Celso Oliveira e Sílvio Caldas); sites de S.A.Jesus, Tvsaj.com.br (Mascarenhas), Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju), Infosaj (Gildásio),Jornal Regional (Edy Lima).

Iniciando os trabalhos, o prefeito Orlandinho, após agradecer a todos, deu início a explanação acerca do leque de obras que estão em andamento e as que estão por se iniciar, contemplando diversos segmentos, a exemplo de calçamento de ruas, requalificação de praças, intervenções em prol da saúde, etc. No tocante à área de saúde, destacou  acerca da atuação do CAPS, SAMU (inclusive com renovação 100% de sua frota), funcionamento da UPA (cerca de 170 atendimentos/dia, algo que não acontece na região), recuperação da Santa Casa de Misericórdia, Instalação de 12 USFs, e uma série de outros benefícios em todas as áreas. 

No que concerne à programação para as festividades inerentes aos 121 anos de emancipação do município, anunciou para essa sexta-feira apresentações das bandas Sem Retoque, Tairone e Seis de Ouro; No sábado, a banda Mega Estar e, fechando com chave de ouro, Domingo, pela manhâ, Alvorada , hasteamento de bandeiras, missa solene, sessão especial na Câmara de Vereadores. A partir das 14 horas, desfile cívico e às 18h, show cultural. 

Também fazendo uso da palavra, o vice Max Nunes, os secretários Ricardo Pinheiro,Felipe Viveiros, Well e Aline externaram regozijo diante das ações que estão sendo desencadeadas pela administração em prol da população, destacando o empenho de todos, em suas pastas, numa demonstração de que quando há comunhão de esforços os resultados aparecem.

Logo após a explanação dos integrantes da mesa, o chefe do executivo abriu espaço para que representantes da imprensa fizessem questionamentos sobre o assunto em pauta e outros que se fizessem necessários. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Grupos atearam fogo em pneus e interditaram trechos da BR-101 no estado na noite desta quarta-feira (30). Os registros ocorreram em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, sul baiano, e em Conceição do Almeida e Cruz das Almas, no Recôncavo. Em todos eles, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), via G1, disse que os atos não foram feitos por caminhoneiros. O primeiro fato ocorreu na altura do km 710, em Eunápolis, por volta das 23h. Policiais rodoviários federais chegaram no local e debelaram as chamas, liberando a via. Situação semelhante ocorreu uma hora depois, no km 712 da mesma rodovia. Há a suspeita de que o grupo apedrejou objetos em veículos. A PRF também registrou casos parecidos em trechos da BR-101 em Conceição de Almeida e Cruz das Almas. Assim com em Eunápolis, assim que os policiais chegaram não havia mais ninguém na pista. Também não houve registro de feridos em todos os casos. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A CODETER Recôncavo reuniu-se na sede do SETAF de Cruz das Almas, para avaliar as Manifestações de Interesses em torno do Programa "Aliança Produtiva". Na oportunidade, foram avaliados três "MIs" desse programa e uma requalificação de Agroindústria. O encontro contou com a participação das cooperativas proponentes, associações vinculadas,bem como entidades de apoio como UFRB, EMB, RAPA, SETAF, ASCOOB, ATÉ, CESOL e CAR. 

Sob o comando de ELÁDIO BAHIA (Coordenador Geral do Terrtório do Recôncavo), o encontro discutiu as Manifestações de Interesses (MIs) que envolvem recursos na ordem de mais de dois milhões de reais. Recursos que deverão ser investidos na recuperação e adequação das agroindústrias do Território do Recôncavo. Eládio Bahia que, diga-se de passagem, realiza um meritório trabalho a frente da Secretaria de Agricutura de Maragoipe, dando impulso ao empreendedorismo, fomentando a agricultura familiar, signifcando, por conseguinte, geração de emprego e renda para o município. Ele que, além de ter execido o cargo de Prefeito com esmero, desenvolveu um destacável trabalho, também, através da Secretaria de Agricultura em Sapeaçu. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Agricultura de Maragogipe, no recôncavo baiano, capitaneada por Eládio Bahia, na gestão municipal Vera da Saúde, participou, nessa quarta-feira, 23, na EMBRAPA, em Cruz das Almas, do encontro que teve por escopo a discussão em torno do Projeto de Indicação Geográfica da Farinha de Copioba na região. Além da Secretaria maragogipana, as representações da EMBRAPA, SETAF, SDR, CAR, BAHIATER, CESOL, CODETER RECÔNCAVO, ASCOOB, UFRB, UFBA, BANCO DO NORDESTE; Secretarias de Agriculutra municipais de Nazaré das farinhas, São Felpe, e Cruz das Almas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba informa à população de NAZARÉ e CRUZ DAS ALMAS e cidades vizinhas que irá realizar uma palestra, aberta ao público, concernente a atualização das normas e procedimentos de Ligação Nova  e Construção de Padrão de Entrada.  
Público Alvo:  
ELETRICISTAS E PEDREIROS QUE ATUAM NA MONTAGEM DE PADRÃO DE ENTRADA. 
Em NAZARÉ DAS FARINHAS
O evento irá ocorrer na próxima segunda- feira dia 21/05/2018 às 09:00 h na Câmara Municipal de Nazaré

Em CRUZ DAS ALMAS 

O evento irá ocorrer na próxima segunda- feira dia 22/05/2018 às 14:00 h na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fruto de uma emenda direcionada pelo Deputado Estadual Eduardo Sales, o prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho, ao lado de seu vice, recebeu, na manhã dessa quinta-feira, em Amargosa, das mãos do governador Rui Costa, as chaves de uma ambulância 0 Km que passa a servir a população cruzalmense. Governador que, nesse encontro, também autorizou as obras de revitalização da BA-026 que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa, insauguração do DISEP e uma série de outros benefícios para o município de Amargosa. Fotos, Antonio Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em diversos municípios da Bahia, o governador Rui Costa, acompanhado de sua comitiva, marcou presença na manhã dessa quinta-feira, 10, em Amargosa,  para canalização de vários investimentos para o município. No pacote de benefícios, a autorização para as obras de revitalização da BA-046 que também benficiará diretamente os municípios de Santo Antonio de Jesus, Varzedo,São Miguel das Matas.

Além do governador, o anfitrião Júlio Pinheiro (prefeito de Amargosa), Jaques Wagner (ex-governador), Jorge Solla (deputado federal; deputados estaduais Ângelo Coronel (Presidente da Assembleia), Eduardo Sales e Joseildo Ramos; prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Joaquim (Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural), Robon Souza (Elísio Medrado), Bahia (Varzedo), Zé Eduardo (São Miguel das Matas), Alessandro Correia (Brejões), Sinho (Aratuípe), Orlandinho (Cruz das Almas), Binho de Mota (Laje), Marco Aurélio (Itaquara), vice-prefeitos Valmir Sampaio (Amargosa), Faustino Cunha (S.A.Jesus), Radaman Barreto (Varzedo);  Rogério Andrade Filho "Rogerinho" (pré-candidato a deputdo estadual), outros representantes do governo estadual, do município de amargosa e região. 

Logo após visitar e inaugurar as obras concluídas, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se ao palanque armado no centro da cidade para, diante de um expressivo público, proceder entrega de duas ambulâncias para Amargosa e Cruz das Almas, fruto de emendas canalizadas pelsos deputados estaduais Rogério Andrade (hoje prefeito de S.A.Jesus) e Eduardo Sales. Retornando ao palanque foram iniciados os pronunciamentos pertinentes a esse grande evento realizado no município. (Por Antonio mascarenhas, Tvsaj.com.br)

Portanto, antes de receber os milhares de turistas que vão para o São João, Amargosa foi visitada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (10). Na agenda, assinaturas para iniciar obras importantes no município e inaugurações, em áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura de transportes e hídrica e agricultura. 

Contemplado na visita com o Título de Cidadão Amargosense, o governador destacou que "essa honraria faz aumentar o meu compromisso e a minha responsabilidade com Amargosa, para que a gente possa trabalhar mais e mais. Essa terra que faz qualquer um ficar apaixonado e tem um povo tão carinhoso, sem contar que possui um dos melhores festejos de São João da Bahia. A lista de ações hoje aqui é enorme. São várias obras para atender Amargosa e região".  

Após a homenagem, Rui entregou o novo trecho de quase um quilômetro que liga a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) à BA-120. Em média, 320 veículos passam pelo local diariamente. Mais de R$ 1 milhão foi investido na obra de pavimentação, que beneficia cerca de 200 mil habitantes de Amargosa e municípios vizinhos. Dono de um lava-jato, Carlos Oliveira contou que antes da obra, "era ruim demais. A gente tinha que dar uma volta grande. Agora melhorou bastante para os comerciantes e estudantes da UFRB".   

Em seguida, Rui inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com investimento de R$ 3,3 milhões, assegurando melhores condições de trabalho para os agentes da segurança pública e mais conforto à população que precisa recorrer aos serviços. Dotado de prédio administrativo e guarita, o Disep está instalado em uma área com 3,1 mil metros quadrados.  

"O Disep tem como ponto principal e fundamental a integração entre as polícias Militar e Civil, reforçando o atendimento que a sociedade demanda das corporações", afirmou o sub-secretário de Segurança Pública, Ary Oliveira. O Disep de Amargosa é o 27º inaugurado pelo Governo do Estado desde 2015. Os municípios de Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Maragogipe e Caetité também receberão, neste ano, sedes de Disep. 

Saúde e água 

A visita do governador ao município incluiu ainda a entrega de equipamentos para o Hospital Municipal de Amargosa, com recursos da ordem de R$ 600 mil. Além de uma ambulância, estão incluídos um arco cirúrgico, aparelho de raio-x, carro de anestesia, kit sala de parto e monitor multiparamétrico.  

Com o intuito de levar água de qualidade para quase mil habitantes de distritos de Amargosa e, consequentemente, mais saúde, foi assinada ordem de serviço no valor de R$ 390 mil para implantação de sistemas simplificados e integrados de abastecimento. 

Mais ações 

Somando-se aos 340 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural já entregues em todas as regiões da Bahia, produtores do município receberam mais 866 títulos, no valor de R$ 68 mil. Eles representam a execução de 91% da meta de cadastros para Amargosa. Pequenos agricultores foram beneficiados com quatro mil mudas de goiaba, coco e abacaxi.  

Rui também autorizou o início das obras de reforma e manutenção do Colégio Estadual Pedro Calmon e o lançamento dos editais de licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto; requalificação do mercado municipal da cidade; e pavimentação de vias do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Informações Ascom, por Renata Preza). Vejamais fotos em LEIA MAIS e,  todas,  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A deputada federal Tia Eron e presidente do PRB Bahia participa, nesta sexta-feira (27), às 18h, do 1º encontro do partido em Cruz das Almas, região do Recôncavo baiano, composta por 20 municípios. O evento será realizado na Câmara Municipal e reunirá vereadores, prefeitos, lideranças políticas locais e regionais do estado, dentre elas o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA).

“Como não poderia ser diferente, visitar o Recôncavo Baiano não é só um compromisso, é uma satisfação que temos todos os anos ao visitar essa região de muita beleza, pluralidade, importância econômica, política, de intensa presença negra, onde surgem diversas manifestações culturais que hoje identificam todo o Brasil”, ressaltou Tia Eron..O PRB tem uma representação política forte no Recôncavo, lá a legenda conta, atualmente, com 12 vereadores, um prefeito e dois vice-prefeitos.

No sábado (28), a comitiva do PRB Bahia desembarca em Teixeira de Freitas, município da região extremo sul do estado, para o 1º encontro da legenda na região neste ano. O evento acontecerá no salão de reuniões do Hotel Lords, a partir das 14h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa terça-feira, 03, no salão de eventos do Parati Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro com especialista em Beleza e estética, num evento protagonizado pelo SEBRAE-Conecta e que contou com participação de empresários e profissionais que militam nessa área, no município e região, numa parceria entre o SEBRAE, ACESAJ, CDL, ESPAÇO EMPRESARIAL  e PROJETO EMPREENDER. 

Logo após as saudações iniciais por parte do mestre de cerimônia Jânio Santana, coube a Carlos Henrique, Gerente regional do SEBRAE que também externou agradecimentos pelas presenças, discorrer sobre todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pela gerência local e, em especial, no apoio aos jovens empreendedores que buscam seu lugar no mercado, de forma organizada e competitiva. reportou-se à importância desses encontros com especialistas de várias áreas e enfocou o trabalho desenvolvido pelo MEDE, através de assessorias especializadas e o acompanhamento de indicadores. 

Em seguida, foi apresentado vídeo com depoimentos de empresários que foram capacitados na região, através do MEDE, oportunidade em que narraram sobre suas experiências e sobre o que esse aprendizado vem acrescentado no dia a dia dos seus negócios. Em suas falas, além do regozijo, a sataisfação de estarem colhendo louros a partir de iniciativas empreendedoras e que, por extensão, acabam gerando emprego e renda. 

Posteriormente, foram convidados as empresárias do ramo de beleza e cosméticos Fernanda Cardoso (Sobrancelhas e Design), Carolina Moraes Sampaio (Imperial Cosméticos e Cabeleireiro), para celebração de acordos de resultados e assinatura de contratos do SEBRAE-MEDE 2018.  Elas que deverão receber ensinamentos ministrados por parte de consultores especializados, de maneira a estarem atuando de forma masi organizada e competitiva.

E, para ministrar a tão esperada palestra, o renomado sócio-fundador do Núcleo de Gestão, Assessoria e Contabilidade para salões de beleza, Valmir Gazzoli. Ele que tem atuado em frentes como contabilidade gerencial, gestão financeira e pré-auditoria para implementação das normas ABNT paa salões de beleza. Dentre vários aspectos, discorreu sobre a importância da mídia bem produzida, elencando as principais (Facebook, Instagran, sites, youtube, whatsapp). Destacou a importância da tecnologia na relação com o cliente, gestão de salão e serviços. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba informa às populações dos municípios abaixo que irá realizar desligamentos programados no fornecimento de energia, de conformidade com a seguinte programação:

AMARGOSA

Quarta Feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: FAZENDA CORREGO

CASTRO ALVES 

Quarta feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 14h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:    FAZENDA ALEGRIA, FAZENDA BOA SORTE, FAZENDA BOA VISTA, FAZENDA COQUEIRO, FAZENDA CRUZ MEDRADO, FAZENDA REUNIDAS BELCHIOR, FAZENDA REUNIDAS SALGADA, POVOADO SÃO ROQUE DO CRUSSAI, RODOVIA SAPEAÇÚ CASTRO ALVES, RUA DA CORRIDA, RUA DA LAGINHA, RUA DO MEIO. 

LAJE:

Quinta Feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: POVOADO CAPÃO, FAZENDA CAPÃO

SANTO ANTONIO DE JESUS 

Quinta feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 08h 45min às 15h 45min. Serão atingidas as seguintes localidades:  ESTRADA DA JUEIRANA, FAZENDA ALTO DA BOA VISTA, FAZENDA BOA VISTA, POVOADO BOA VISTA, POVOADO CRUZEIRO DO RIACHÃO, SÍTIO BOA VISTA.   

CRUZ DAS ALMAS 

Terça Feira dia 06 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: LOTEAMENTO MINADOURO, LOTEAMENTO SÃO FRANCISCO, PRAÇA SENADOR TENISTOCLES, RUA ÁLVARO CHIACCHIO, INOCOOP RUAS C, D, E, H, J, RUA CONSTANTINO RIBEIRO COSTA, RUA DA GARGALHA, RUA DOS IPES, RUA ESMERALDO ELIAS DE JESUS, RUA FAUSTO DE ALMEIDA SANTOS, RUA HERMIRO COSTA E SILVA, RUA JOSÉ ABIB CURY, RUA MANOEL P SILVEIRA, RUA VALDIR PEREIRA OLIVEIRA.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Curso sobre mandioca para africanos começa na Bahia  

Até o dia 17 de novembro, 28 jovens de 16 países africanos participam do “Treinamento em propagação, produção e processamento da mandioca para jovens africanos”, ministrado na Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
A iniciativa faz parte do Youth Technical Training Program – YTTP (Programa de Capacitação Técnica Juvenil), realizado pelo Instituto Brasil África (Ibraf), organização sem fins lucrativos voltada para projetos de cooperação sul-sul com ênfase nas relações Brasil-África sediada em Fortaleza (CE), e teve início na manhã de segunda-feira (23).
O grupo vai receber informações sobre toda a cadeia produtiva da mandioca por meio de aulas teóricas e práticas em laboratórios, campos experimentais da Unidade e áreas de parceiros de pesquisa e transferência de tecnologia. No último dia, o grupo também vai receber informações sobre outras culturas pesquisadas pela Embrapa.
O programa inclui visitas técnicas a Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia – Coopamido (Laje), Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – Coopatan (Presidente Tancredo Neves), Instituto Biofábrica de Cacau (Ilhéus) e Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia – Coopasub (Vitória da Conquista). (Foto 2, arquivo Tvsaj, numa homenagem à talentosa jornalista da EMBRAPA (Lea Cunha), ao lado do esposo Ney Bachelle, talentoso radialista da Andaiá FM).


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Santo Antônio de Jesus - O segundo dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Santo Antônio de Jesus, recebeu mais de 500 pessoas, nesta terça-feira, dia 3. O público se reuniu para aprender mais sobre inovação com o filósofo, jornalista e doutor em comunicação Clóvis de Barros Filho. A programação da semana incluirá também seminários em diferentes municípios do Recôncavo baiano, que abordarão temas como moda, beleza, alimentação, turismo e fruticultura. 

Adriana Neiva é estudante de administração e contou que sua admiração por Clóvis de Barros Filho nasceu há dois anos, quando foi recomendada a assistir seus vídeos no YouTube, com ensinamentos filosóficos. “Sou fã dele e estou encantada com a palestra. Saio daqui realizada. O professor Clóvis tem uma maneira clara de explicar e motivar, não conheço outra pessoa melhor para falar de inovação”, comemorou.

Para Clóvis de Barros, simplesmente inovar não é garantia de sucesso, mas sim a busca pela excelência. “O mundo nunca mudou tão rápido, trazendo problemas inéditos, que precisam de soluções diferentes. Mas o novo nem sempre é bom, por isso é preciso muito cuidado para oferecer a novidade de forma positiva e que conquiste o cliente”, alertou.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explicou que o grande foco da Semana de Capacitação é levar conteúdo de qualidade para os empresários e potenciais empreendedores. “É sempre muito gratificante toda nossa equipe se esforçar para oferecer uma programação atrativa e ter a casa lotada. Isso é o que motiva nosso trabalho”, afirmou. Texto, Gabriela Nascimento, ASCOM SEBRAE. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. PUBLICAREMOS ENTREVISTA AUDIOVISUAL, EXCLUSIVA, COM O PALESTRANTE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí o 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural. O evento será realizado no dia 15 de outubro (domingo), na Praça Padre Matheus e reunirá instituições de diversas cidades da Bahia. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Ciência e empreendedorismo”, começa na tarde desta segunda-feira (21) a 11ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Até o dia 25, o evento reúne 116 trabalhos científicos de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, sendo 50 apresentados oralmente e 66 em forma de pôster. Os trabalhos são divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Novos usos de mandioca e fruteiras; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; e Sistemas de produção.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) solicitou que a Advocacia Geral da União (AGU) tome as medidas cabíveis para a alterar a decisão da Justiça Federal que suspendeu a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela instituição (leia mais aqui). Em nota divulgada nesta quinta-feira (17), a universidade disse que “recebeu com surpresa” a determinação do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, e defendeu que a medida judicial “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”. “Reza a Constituição Federal que ‘Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão’.

Portanto, a quebra da autonomia universitária gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras”, alerta a instituição. No texto, a UFRB diz que a honraria a Lula é um “antigo desejo de setores da comunidade universitária da UFRB, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior”. “Oportunamente, com a agenda pública do ex-presidente comunicando passagem pela Bahia e por Cruz das Almas, cinco membros do CONSUNI propuseram a concessão do título honorífico, conforme artigo 9º da resolução Consuni nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza”, completa a nota.  A entrega do título em sessão solene do Conselho Universitário está programada para as 11h desta sexta-feira (18). No texto, a UFRB não informa se há possibilidade de cancelamento da programação e diz, apenas, que aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta "ou outra qualquer data". "A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade", diz o magistrado. O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, "para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis"

Notícias | postado por: Mascarenhas

A capacitação, voltada para os Microempreendedores Individuais, apresenta técnicas de controle de caixa que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia do negócio

Santo Antônio de Jesus - Gerenciar um negócio e administrar as finanças pode ser difícil para muitos empreendedores. Pensando nisso, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus realizará a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, nesta quinta-feira, dia 10. A capacitação é gratuita e acontecerá das 8h às 12h, no auditório do Sebrae. As inscrições podem ser feitas através da loja virtual ou do telefone (75) 3631-3949.

A oficina tem como foco ajudar a estabelecer práticas simples para aprimorar a gestão financeira do caixa e das contas, que podem fazer toda diferença no final do mês. O conteúdo da capacitação envolve: técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio; visão do uso correto do dinheiro; fluxo de caixa adequado e controlar as contas a pagar e a receber; e estratégias de otimização dos resultados.


Enquete


PodCast