Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou entre segunda-feira (12) até nesta quarta-feira (14) o curso de eletricista rural na Comunidade do Araçá. A ação faz parte do Programa Cruz Mais Forte e tem o objetivo de capacitar homens e mulheres do campo, tendo em vista garantir atividades elétricas residenciais e comerciais na zona rural.

Para o Senhor Reginaldo, participante do curso, "este era um curso aguardado, pois, traz grande importância para o trabalhador rural, garantindo conhecimento e promovendo a capacitação, além de nos dá segurança nas instalações elétricas em nossa residência", afirmou. Além da SEAMA e do SENAR, a promoção do curso tem apoio do Sindicato de Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas, a seleção de Futsal sub-18 de Cruz das Almas está classificada para semifinal da Copa Muritibana. E hoje a garotada entra em campo disputando uma vaga na final.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (11), teremos a última rodada da fase classificatória da Copa da Integração Rural. Das doze equipes que entrarão em campo, duas já estão classificadas (Alto da Embira e Araçá) e as outras têm chances de avançarem na competição.

Os confrontos são: às 8h, Alto da Embira x Araçá, na Boca da Mata; no Engenho da Lagoa, Santa Júlia x Engenho da Lagoa; no Combê, Engenho São João-A x Engenho São João-B e às 10h Tuá x Combê. À tarde, a partir das 14h, no campo da Pumba, Pumba I x Piabas e Morrinhos x Lisboa.
#CopaDaIntegraçãoRural
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDopovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de construir um espaço de integração entre as participantes, com troca informações e conhecimentos, promoção e incrementação da renda, acontece nesta sexta-feira (09) e sábado (10), a partir das 8h, na Praça Senador Temístocles, a Feira das Yabás.

O evento é parte das comemorações do Mês da Consciência Negra promovido pela Prefeitura Municipal. Contará com atrações culturais e uma Roda de Diálogos para Troca de Saberes e Fazeres sobre o autoconhecimento e saúde da mulher, permitindo e fomentando o diálogo entre o saber científico e popular. As atividades serão promovidas pelo Terreiro de Umbanda Caboclo Jaguaracy, a partir do Edital Março Mulher 2018, Secretaria de Politicas para as Mulheres do Estado da Bahia.
#NovembroNegro
#RacismoAquiNão
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até quinta-feira (8), uma unidade móvel (Hemóvel) de coleta da Fundação Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) atende os candidatos interessados em doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea. O atendimento acontece na Praça Senador Temístocles das 8h às 17h.

Flávia veio doar sangue pela primeira vez e partilhou seu sentimento de dever cumprido: “Fiquei emocionada, o fato de podermos ajudar o próximo é sempre bom, para mim foi gratificante.” comenta.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou na manhã desta terça-feira (06), no colégio J.B. da Fonseca, oficinas de cultura afro em celebração ao mês da consciência negra.

Os estudantes tiveram a oportunidade de escolher entre oficinas de dança afro, turbantes e rima. A ação é realizada em parceria com a rede municipal de ensino e faz parte da programação do Novembro Negro.


#GovernoDoPovo #NovembroNegro

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na manhã de ontem (05) a Semana de Saúde da Mental que acontece até sexta-feira (09). O objetivo da ação é a conscientização da saúde mental do ser humano, ligados tanto ao bem-estar físico, quanto psíquico, além de buscar estimular uma melhor qualidade de vida para os usuários do CAPS.

O primeiro dia do evento foi aberto com o recadastramento de pacientes no Beneficio de Prestação Continuada – BPC, através de uma equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Logo após a equipe do NASF realizou aulas de atividades físicas com os participantes. O momento cultural se fez presente com apresentação do samba de roda. Fotos e material ASCOM
#GovernoDoPovo #SemanaDaSaúdeMental #NovembroAzul

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, lançou no dia 05 de novembro, no Salão Nobre do Paço Municipal, a campanha “Racismo Aqui Não!”, que objetiva denunciar o racismo e, ao tempo, conscientizar a população da necessidade de combater todas as suas formas. Assim, o vídeo institucional, produzido com representantes das populações negras do município, amplia o debate a respeito da condição do negro na sociedade, questionando o discurso de “mimimi” e apresentando a necessidade de mais Políticas Públicas Afirmativas para romper o histórico quadro de exclusão.ASCOM Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08), das 8h às 17h, na Praça Senador Temístocles, uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará atendendo aos interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. ASCOM Cruz das Almas. 
#HEMOBA
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou da manhã desta segunda-feira (05), no Paço Municipal, a abertura do Novembro Negro e o lançamento da Campanha "Racismo Aqui Não!". Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.

"Esta atividade é fundamental... muito importante e corajosa, por fazermos esta exposição do 'Racismo Aqui Não!'. Uma frase de efeito que nos estimula a construir mais políticas públicas, em favor da promoção da igualdade", afirmou o prefeito Orlandinho.

O evento contou com a presença de representantes das comunidades Quilombolas do município e das religiões de matriz Africana, o vereador Carlos Borges representando a Câmara Municipal, secretários municipais e o vice-prefeito, Max Passos. PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://goo.gl/q1w8Sy
FOTOS: Paulo Galvão Filho | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, informa que as inscrições para o Concurso Beleza Negra foram prorrogadas até o dia 09 de novembro. Podendo ser realizadas nas escolas municipais, para os alunos, ou na Secretaria de Políticas Especiais para demais interessados.
Confira o EDITAL DE DIVULGAÇÃO https://goo.gl/cdWrsJ para ter acesso ao regulamento.
#BelezaNegra
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por da Secretaria de Políticas Especiais, lançará nesta segunda-feira (05), às 8h, a programação completa do Novembro Negro 2018. Dentre as ações desta edição, teremos a campanha "Racismo Aqui Não!" e os tradicionais eventos Desfile da Beleza Negra e Concurso Milton Santos.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#PoliticasEspeciais
#IgualdadeRacial

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o final de semana de eleições, dez equipes entram em campo neste domingo (04) para mais uma rodada da Copa da Integração Rural. Torneio promovido pela Prefeitura de Cruz das Almas, com organização da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Serão três jogos às 8h: Araçá e Boca da Mata se enfrentam na Boca da Mata, no Engenho da Lagoa, a equipe da casa recebe a Umbaubeira e o Combê, em casa, joga com a Sapucainha. À tarde, a partir das 14h, fecham a rodada Pumba I x Capivari e no outro jogo Lisboa x Pumba.
#CopaRural
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por da Secretaria de Políticas Especiais, organiza mais uma edição do Novembro Negro, que trará neste ano ações importantes de conscientização para a população cruzalmense.

Durante todo o mês acontecerão diversas oficinas nas escolas públicas municipais e estaduais, além da Campanha “Racismo Aqui Não!”, que estará sendo lançada no dia 05 com a abertura do Novembro Negro. Outros dois grandes eventos fazem parte da programação: o Concurso Beleza Negra e o Prêmio de Escritores Negros Milton Santos, que serão realizados no dia 24, na Praça Senador Temístocles.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#PoliticasEspeciais
#IgualdadeRacial

Notícias | postado por: Mascarenhas

Administração municipal de Cruz das Almas elenca realizações, protagonizadas pelo governo do Povo. Fonte ASCOM Municipal e Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta quarta (31) a entrega de enxovais para as gestantes que participam do Grupo do PAIF de gestantes. A ação aconteceu , no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Itapicuru.

O Grupo do PAIF de Gestantes é desenvolvido pela equipe do serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família - PAIF, e composto por gestantes que tenham perfil de vulnerabilidade social, e são acompanhadas durante o período da gravidez pela equipe psicossocial do CRAS.

Durante o período de acompanhamento são realizados diversos encontros onde as gestantes compartilham suas vivências e sentimentos, além de palestras, rodas de conversas que abordam questões relacionadas a gestação, a saúde, os direitos sócio assistenciais, artesanato, durante os encontros também são convidados outros profissionais de outras áreas e no final do grupo são entregues enxovais as gestantes.

Para Claudia, psicóloga do CRAS esse processo é importante não apenas do ponto formativo mas também pela questão do enxoval. “É para dar uma melhor condição a gestante que não tem condições de fazer, adquirir um enxoval.” afirma.
Fernanda participante do grupo ressalta a importância do grupo para sua gestação. “a experiência foi única, maravilhosa, tirei minhas dúvidas, o grupo é acolhedor, uma família.” Relata.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um aposentado de 67 anos morreu na manhã deste domingo, 28, após colidir a motocicleta que pilotava em um guard rail, popularmente conhecido como mureta. O acidente ocorreu na altura do KM 438, da BR-116, em Antônio Cardoso

De acordo com informações, Raimundo Correia Anunciação acabou perdendo o controle da motocicleta Yamaha cor azul e placa PKH-1413 por conta da alta quantidade de óleo presente na pista. Com o impacto, ele morreu na hora.

O condutor de uma carreta que seguia viagem na frente da moto também acabou perdendo o controle do veiculo. Chegando a atravessar a pista formando um "L". O caso será investigado pela Policia Rodoviária Federal. A vítima residia no bairro Barroquinha em Feira de Santana, conforme ocorrência policial.Forte do Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (24), na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas, foi realizado o I Simpósio do Recôncavo: Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, teve como objetivo movimentar os gestores no intuito de fortalecer as relações e ações entre os municípios e promover um amplo esclarecimento para os beneficiários.

Com dez mil e setecentas famílias cadastradas no município, o Cadastro Único é indispensável para receber os benefícios sociais, como Programa Bolsa Família, com 5.582 cadastros ativos; Benefício de Prestação Continuada (BPC), 1.400 ativos; Programa Minha Casa, Minha Vida; Tarifa Social de energia e água; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; dentre outros serviços.

Os representantes dos municípios presentes puderam expor as situações vivenciadas em suas unidades, como troca de experiência. “Esse encontro aqui hoje é pra que se tenha informações. E que povo instruído, consciente dos seus direitos, se torna bem mais forte, mantendo assim o que foi conquistado com muita luta social”, declarou a secretária da Pasta, Jucelia Cerqueira.

O prefeito Orlandinho destacou a importância do Programa: “A gente pode dizer que é lamentável o Brasil ainda depender do Bolsa Família, por outro lado, a gente também precisa dizer que ainda bem que temos o Bolsa Família. Esse programa foi muito importante para tirar o Brasil do mapa da fome”, disse.#PrefeituraDeCruzDasAlmas. #GovernoDoPovo. Fotos: Paulo Galvão Filho. ascom municipal

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último sábado (20) foi realizada a segunda etapa do programa Saúde Ocular, que atendeu 44 crianças que apresentaram dificuldade na acuidade visual, durante o processo de triagem nas escolas. As consultas oftalmológicas ocorreram no ambulatório municipal e foram diagnosticados 23 crianças com necessidade de utilização de óculos, as quais serão encaminhadas a clínica e receberão estes gratuitamente.

Durante a primeira etapa a equipe da secretaria de saúde percorreu todos o primeiro ano da rede municipal avaliando cerca de 473 crianças. O projeto continua, agora com foco no segundo ano do ensino fundamental. Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola, realizado pelo Governo do Povo por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
#GovernoDoPovo #SaúdeNaEscola @ Bahia.ascom

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciou-se na noite de ontem (23) a Iª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas. A cerimônia de abertura aconteceu na biblioteca da universidade e contou com a presença do prefeito Orlandinho, do secretário de educação Mário Araújo e do secretário de esporte, cultura e lazer Ronaldo Anias.

Após apresentação do Coral Canto da UFRB, o reitor Sílvio Soglia deu seguimento à ao evento compondo a Mesa de Abertura, com participação do prefeito Orlandinho. Logo após foi lançada a Medalha Arthur de Salles, recebida pelo jornalista e professor Sérgio Mattos que recitou suas poesias. A cantora Thalita Ataíde encerrou a noite.#GovernoDoPovo #SemanaDoLivro #UFRB. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prefeito Orlandinho e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Melo, em Cruz das Almas,  concederam entrevista à Excelsior Recôncavo, através do repórter Roger Cerqueira, na manhã dessa quarta-feira, 24. E, na oportunidade, fizeram balanço sobre o sucesso da Expoflores que, indubitavelmente, foi coroada de sucesso. Evento idealizado por Orlandinho, em 2005 e que chegou à 10a. edição com muito brilhantismo.  

Interrompida por quatro anos consecutivos pela gestão municipal anterior, a Expoflores voltou, agora, na gestão Orlandinho-Max Passos, justificando o porquê de tanta satisfação por parte da comunidade cruzalmense e visitantes de outros municípios, não apenas pelo aporte à agricultura familiar mas, também, por permitir que outras vertentes socio-econômicas e culturais, possam ser realçadas, a exemplo da cultura, da arte que aflora do seio de uma população que tem muito a oferecer. Quantos e quantos artistas, em todo o país estão no anonimato, no ostracismo, por falta de oportunidades. A expoflores propicia esse entrelaçamento. Imagens e entrevista, Excelcior Recôncavo. Apoio de divulgação, ASCOM DE CRUZ DAS ALMAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizará no dia 24 de Outubro o I Simpósio do Recôncavo: Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O evento será na Biblioteca Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Contamos com a sua presença!

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (24), a partir das 7h, o prefeito Orlandinho será entrevistado por Roger Cerqueira, no programa Giro de Notícias, na Excelsior Recôncavo. Acompanhado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, o prefeito fará um balanço da 10ª EXPOFLORES realizada no município.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, torna público o Edital “Desfile da Beleza Negra 2018”, como uma das ações do calendário do Mês da Consciência Negra, nas modalidades infanto-juvenis e jovens.

As inscrições estão disponíveis até o dia 1º de novembro nas escolas municipais, para os alunos, ou na Secretaria de Políticas Especiais para demais interessados.
Confira o EDITAL DE DIVULGAÇÃO https://goo.gl/cdWrsJ para ter acesso ao regulamento.

#BelezaNegra
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo. ASCOM CRUZ DAS ALMAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante 4 dias Cruz das Almas se tornou o principal palco de negócios para a agricultura familiar, economia Solidária e floristas na Bahia, movimentando a economia da cidade e região. A 10ª ExpoFlores aconteceu de 18 a 21 de outubro, e reuniu 150 expositores e um público de mais de 50 mil visitantes, superando as edições passadas.

Ricardo de Recife ficou encantado com o que viu na Expoflores. “A feira é de uma riqueza, eu não sei como faço para levar tudo que comprei para casa” comentou. O prefeito Orlandinho destacou a importância que o Governo do Povo dá aos seguimentos econômicos. “Cruz das Almas se destaca por colocar a política pública para quem precisa, para a agricultura familiar e economia solidária no centro econômico da cidade, no principal espaço da cidade, representando uma oportunidade significativa para a geração de renda.”

Para o secretário de agricultura e meio ambiente, Pedro Melo, o sentimento é de gratidão e de dever cumprido. “Quero agradecer ao prefeito Orlandinho pela confiança, a toda equipe da SEAMA, parabenizar os expositores, a população cruzalmense, e do Recôncavo, o Governo do Estado, a UFRB, Embrapa, Senar, Sebrae e a todos os parceiros que ajudaram a construir esse grande evento”, afirmou.
#GovernoDoPovo #Expoflores #QuatroEstações. ASCOM CRUZ DAS ALMAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A população cruzalmense e de cidades vizinhas compareceu em um grande número à EXPOFLORES, nesta sexta-feira (19), segundo dia da feira. O que aumentou as vendas e a expectativa dos expositores.

No espaço do evento, tivemos uma aula pública sobre o uso de agrotóxico. Alertando e orientando os agricultores sobre os impactos dos produtos. Foram realizadas também palestras sobre associativismo, cooperativismo, sindicalismo rural e empreendedorismo. A parte cultura ficou por conta do grupo de Samba de Roda de Saubara “As Raparigas”, Clube do Choro de Cruz das Almas, Alana Sena & Banda Gan e Sandra Sena.

Neste sábado teremos minicurso sobre produção de mudas frutíferas e ornamentais, palestra sobre formalização do MEI e parte cultura começa a partir das 11h, com apresentação do Samba de Enxada do Tuá; às 13h30 Samba da Juventude; 16h Priscila Sales; 18h Mk Lokonsciente; 20h Robertinho Lago e 22h 100% Vem Sambar. #EXPOFLORES, #PrefeituraDeCruzDasAlmas, #GovernoDoPovo. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

De quinta-feira (18) até domingo (21) acontece a Expoflores – Quatro Estações 2018, uma das maiores feiras de agronegócio e economia popular de céu aberto da Bahia. A décima edição do evento chega com novidades, como a ampliação 120 para 150 expositores e o espaço kids, para receber e divertir a criançada.

A Expoflores acontecerá na Praça Senador Temístocles, e além da feira acontecerá cursos e palestras, em parceria com o SEBRAE e a UFRB. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Praça Geraldo Suerdieck, S/Nº. A feira começa na quinta-feira a partir das 9 horas e a abertura oficial acontece às 18 horas com atrações musicais.

Serão comercializados produtos da agricultura familiar, artesanato, plantas e flores, além de gastronomia. Venha se divertir, degustar e adquirir produtos de qualidade. #GovernoDoPovo #Expoflores2018 #QuatroEstações. ASCOM ruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi dada a largada em busca do título da Copa da Integração Rural. São 18 equipes na disputa e seis entraram em campo na abertura, neste domingo (14), com nove gols marcados nos confrontos.

O primeiro jogo foi no campo do Combê, entre Engenho de São João-A e Cadete, Hélio “Tela Plana” marcou o primeiro gol da competição, mas o Engenho-A levou a virada no segundo tempo. Com dois gols de Diego e um de Ricardo, o Cadete venceu por 3 a 2. O outro gol da partida foi de Lucas Conceição.

Em seguida, o Tuá fez um jogo bastante disputado contra a Sapucainha e saiu com a vitória após o gol marcado por Victor, no segundo tem da partida. Finalizando a rodada, pela tarde, na Pumba, o Capivari, com gols de Danilo e Romário, venceu a equipe das Piabas pelo placar de 2 a1. Weligton marcou para as Piabas.

Domingo (21), às 8h, teremos mais jogos: na Boca da Mata, a equipe local recebe o Alto da Embira; Santa Júlia e Umbaubeira se enfrentam no Engenho da Lagoa e para finalizar, no Combê, Engenho de São João-B terá pela frente o Cadete. 
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#CopaRural
Fotos: Ivan Cerqueira (Combê)/ Cristiano Peixoto (Pumba) | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, está renovando a frota de veículos que serve aos profissionais da área, colaborando para o planejamento e execução das ações de Saúde no município. Especialmente à Atenção Básica e Vigilância Sanitária. Foram adquiridos com recursos federais e contrapartida do município uma picape Fiat Toro, um Fiat Mobi e dois Fiat Argo. E um Fiat Siena com recursos próprios. Os veículos são de uso exclusivo e interno (para atender demandas dos profissionais) da Secretaria. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo Foto: Paulo Galvão Filho / ASCOM

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesse domingo (14), teremos o inicio da Copa da Integração Rural, com três jogos. A abertura será no Campo do Combê, às 8h, com o primeiro jogo entre as comunidades de Engenho de São João e Cadete, seguidos de Tuá X Sapucaia. à Tarde, teremos PIabas e Capivari se enfrentando no campo do Pumba, às 15h. Você é o nosso convidado. Prefeitura de Cruz das Almas. Governo do Povo. ASCOM

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo,por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (27) a segunda etapa da entrega de alimentos  através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação aconteceu no Centro de Referência  de Assistência Social (CRAS), onde cerca de 200 famílias beneficiárias das políticas do SUAS foram contempladas. 

A ação faz parte também do Programa Cruz Mais Forte que beneficia 40 produtores da agricultura familiar, através do fornecimento de produtos. Segundo o coordenador do CRAS, Bruno Marques, o programa é uma forma de trazer benefício tanto para o agricultor familiar, que  tem seu produto vendido, como as famílias beneficiárias que recebem alimentação saudável, visto que se trata de produtos livres de agrotóxicos. O PAA é um programa do governo federal e tem parceria do governo do estado. ASCOM Cruz das ALmas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com as Comunidades Quilombolas Vila Guaxinim e Baixa da Linha, está realizando o II Diálogos Quilombolas da Vila Guaxinim e o II Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais do município de Cruz das Almas. O evento começou na manhã de ontem na Vila Guaxinim e contou com a presença  do prefeito  ORLANDINHO, de secretários e do reitor da UFRB Sílvio Soglia, além de professores e servidores da universidade. 

O primeiro dia do evento foi marcado por diversas discussões, que tinham como objetivo identificar demandas e construir uma agenda propositiva conjunta, entre o poder público e as Comunidades Quilombolas. Hoje (28) as atividades seguem com a realização de oficinas pela manhã e à tarde com o Diálogos II: Protagonismo da Mulher, resistir para existir é intervenção cultural. ASCOM Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Orlandinho após garantir o direito a avanços e mudanças de níveis de 118 servidores, que não receberam seus benefícios na gestão passada, garante a partir de agora o início do pagamento dos demais servidores protocolados em 2017, em cumprimento ao que determina o Plano de Carreira dos Servidores Municipais, Lei Nº 2.454 de 06 de novembro de 2015. Nesta sexta-feira (28), 20 servidores, na ordem de protocolo, receberão o pagamento, garantindo nos meses subsequentes o pagamento de mais uma etapa e assim sucessivamente, até finalização da lista.

Importante registar o alto quantitativo de servidores que não receberam o pagamento na gestão passada, exigindo assim uma programação escalonada, com base na ordem de protocolo. Isso visa evitar prejuízo ao servidor, cerceado do seu direito desde 2016, bem como garantir o controle das contas públicas. Assim, A Prefeitura de Cruz das Almas reafirma seu compromisso com os servidores municipais, que têm um papel importante na municipalidade.ASCOM Salinas da Margarida.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começou a executar o Projeto de Humanização de Pontos de Lixo nas Áreas Urbanas. O que antes era ponto de acúmulo de lixo, vamos transformar em um espaço, com lixeiras de pneus reutilizados com paisagismo.  O Projeto tem o objetivo de humanizar a questão da coleta de lixo na cidade, buscando a conscientização da população em relação ao cuidado com o meio ambiente do seu espaço de convivência, tornando-o sustentável e com qualidade de vida. 

O primeiro ponto começou a ser instalado na Rua Cícero Nazareno, no centro, ao lado do antigo SIndicato dos Trabalhadores do Fumo. Os próximos a serem instalados serão o da Praça do Escoteiro, da Praça do Landulfo Alves, do fundo do mercado, da Praça Senador Temístocles e Ponto da Praça de Gogo. A Secretária Lorena Souza estava acompanhando a ação e falou da alegria de ver o projeto se concretizando. 

"Quando pensei nessa ação, imaginei o quanto poderíamos mudar a qualidade de vida das pessoas. QUando tratamos bem a nossa cidade, principalemtne do cuidado com o lixo, a gente cuida porincipalmente da saúde". Afirmou a Secretária. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Dando continuidade ao Projeto Tabulerios, o Governo do Povo, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo (ABAM) das Escolas Culturais CETEP Recôncvo II - Alberto Torres, realizou hoje (25), a Oficina de Manipulação e Higienização de Alimentos. A atividade foi realizada no laboratório do CETEP e contou com a participação de Baianas e Baianos de Acarajé e de estudantes do curso de Técnicas de Nutrição e Dietética, além do secretlário Pablo Resende. O Porjeto busca fortalecer e fomentar esse ofício tradicional, através do mapeamento, formação, regulamentação e doação de tabuleiros. ASCOM Curz das Almas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objeivo de discutir políticas públicas e o bem-estar, a PLrefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizará o I Fórium Multiprofissional Sobre a Pessoa Idosa. O evento será na Biblioteca Municipal, a partir das 8h. ASCOM Municipal 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura Municipal de Políticas Especiais, conjuntamente com as Comunidades Quilombolas Vila Guaxinim e Baixa da Linha, realizará nos dias 27 e 28 de setembro o II Diálogos Quilombolas  da Vila Guaxinim e o II Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais do Município de Cruz das Almas.  Com o objetivo de criar um espaço de diálogo entre o poder público e as comuniddes tradicionaisdo município, os diálogos visam debater as demandas das comuniddes quilombolas, de terreiro, ciganas, de samba e capoeira no que concernem as políticas públicas de promoção da iguldade social. Veja programação em LEIA MAIS


Enquete


PodCast