Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade São Felipe

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A pré-candidatura à Prefeitura de São Felipe de Pedro Araújo Junior (PSB), ex-secretário municipal da Educação e Administração, foi lançada neste domingo (17/08) em evento que reuniu centenas  de pessoas no Espaço de Fau, no centro da cidade.

A solenidade contou com a participação de aliados políticos, vereadores, pré-candidatos a vereador do município, lideranças comunitárias, além de representantes dos oito partidos que apoiam a pré-candidatura de Pedro Junior.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acusado de agredir, roubar e tentar estuprar uma idosa de 62 anos, no dia 13 de março, na zona rural de São Felipe, a 161 quilômetros de Salvador, Carlos Antônio Barbosa Silva, de 29 anos, teve a sua prisão anunciada nesta segunda-feira (25), pelo delegado Adilson Bezerra, titular da Delegacia Territorial (DT), daquele município.

De acordo com a polícia, Carlos teria invadido a casa da mulher e, depois de anunciar o assalto, a agrediu com chutes e socos. Ele ainda tentou estuprá-la, mas a senhora conseguiu escapar e correr para a rua, gritando por socorro. O bandido fugiu levando dinheiro e o celular da idosa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os vereadores Marinaldo Almeida de Souza e Orlando de Souza Reis denunciaram junto ao representante do Miistério Público de São Felipe-BA, o atual prefeito Francsico Andrade Ferreira "Chiqunho", (foto) segundo eles, por irregularidades e atos de improbidade administrativa, requerendo que contas públicas inerentes ao exercício de 2014 sejam expostas, de conformidade com o que preconiza o Art. 28 e 82 da Lei Orgânica do município. Naturalmente, o prefeito, usando o expediente do contraditório, deverá apresentar sua defesa. Veja petição completa em Leia Mais

Notícias | postado por: Mascarenhas

De SÃO FELIPE, via. e.mail

Cinco vereadores de São Felipe, a 178 km de Salvador, fizeram uma grave acusação contra o atual prefeito da cidade Chiquinho(PP) nesta quinta(18). Os edis Nado da Magel(PR), Djlama Neiva(PR), Antonia de Zinho (PR), Orlando Reis (PPS) e José Carlos (PT), apresentaram um relatório com 107 páginas detalhando denúncias sobre funcionários fantasmas, salários que extrapolam a lei em vigor, recebendo até quase 600% de vantagens, falta de respostas aos requerimentos, além de abuso do poder econômico. Os vereadores propuseram ao Ministério Público, que após apuradas as irregularidades, investigue o prefeito e o financiador de sua campanha em 2012, abrindo seus sigilos telefônico, fiscal, eletrônico e financeiro.

Em entrevista exclusive ao Informe Baiano, o vereador Orlando Reis afirmou que só assim vai haver justiça: “Temos fortes indícios de irregularidades, principalmente após as rejeições das contas dele em 2014. Enviamos diversos requerimentos e não foram atendidos. Chegou a hora de fazer uma CPI para esclarecer tudo”, disse. Agora o presidente da Câmara vai ter um prazo de 30 dias, quando possivelmente se inicia o processo de investigação e caso o não seja acatado a proposição será impetrado um mandado de segurança: "Entre os 417 municípios ele ficou na posição 372 no que diz a transparência das contas públicas. Ou seja, ele tenta esconder as informações”, finalizou.Veja o Teor da proposição em LEIA MAIS. Informe Baiano. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vários elementos fortemente armados explodiram na madrugada deste domingo (17/01), os caixas eletrônicos do Banco do Brasil na cidade de São Felipe, no Recôncavo Baiano.Conforme informações levantadas pelo Portal Tribuna do Recôncavo, a quadrilha chegou na cidade por volta das 3h da madrugada em dois veículos, um Renault Fluence e um Nissan Frontier, efetuaram a explosão e durante a fuga trocaram tiros com uma guarnição da Polícia Militar, próximo a Delegacia Local, no entanto ninguém saiu ferido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, majoritário no município de Sapeaçu, na última eleição, fez parte, nessa sexta-feira, 10, do palanque capitaneado pelo Governador Rui Costa que, ao lado de sua comitiva, do prefeito Jonival Lucas, autoridades locais, regionais e do Estado, inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos e procedeu entrega de títulos de terra, caçamba e máquinas, através do Consórcio do Território do Recôncavo. 

Em entrevista concedida à Tvsaj, logo após os pronunciamentos, teceu considerações acerca da importância dessas ações por parte do governo estadual para o município e região. Aproveitando o ensejo, elencou sobre sua luta em prol dos municípios que representa perante à Assembléia Legislativa e às hostes do executivo estadual. Não poderíamos nos furtar em inquirí-lo acerca das movimentações politíticas em Santo antonio de Jesus, já que seu nome vem sendo ventilado para eventual candidatura a preieto na Cidade das Palmeiras.  VOCÊ VERÁ A ENTREVISTA NO DECORRER DA SEMANA

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa, em sua visita a Sapeaçu, onde inaugurou a Mini Fábrica de Biscoitos da comunidade do Canabrava e procedeu entrega de máquinas e caçamba através do Consórcio Territorial do Recôncavo e entrega de 201 títulos de terra, em atendimento à política de regularização fundiária, o fez em companhia de Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Marcos Bulhões Presidente da CERB).

Presentes Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu, na condição de anfitrião), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Chiquinho (São Felipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha); Bahia (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu), ao lado de Cristina Lucas (primeira dama e Secretária de Ação Social de Sapeaçu).

Também abrilhantaram o evento João Carlos (Território do Recôncavo, ao lado de Rosana Vieira), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e atual Diretor de Pesquisas da SDR), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de S.A.Jesus, Joselito Motta (pesquisador da EMBRAPA), dentre tantas outras autoridades locais, da região e do Estado. Em entrevistas concedidas à Tvsaj, discorreram sobre a importância das ações do governo do Estado e a iniciativa da administração municipal de Sapeaçu.DIVULGAREMOS ESSE MATERIAL NO DECORRER DA SEMANA

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, marcou presença nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu-BA,  oportunidade em que participou de solenidades, com  inaugurações e anúncios de mais benefícios para esse importante município do recôncavo, num evento que contou, também, com participação de prefeitos, secretários e lideranças locais e da região.

Inicialmente, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se à comunidade rural da Canabrava para inauguração do Mini Fábrica de Biscoitos, gerida pelo Grupo de Mulheres Flor do Sertão. Entidade criada com total apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, pasta capitaneada pelo seu titular Eládio Bahia, na gestão do prefeito Jonival Lucas

Logo em seguida, já na sede do município, Rui Costa anunciou serviços de extensão de água para algumas localidades, procedeu entrega de 201 títulos de terra, em cumprimento à politica de regularização fundiária, no seu governo, bem como realizou a entrega de maquinas e equipamentos agrícolas para o Consórcio  de Desenvolvimento Sustentável do Território do  Recôncavo e sistema de abastecimento de água para os povoados de Quiamba, Brito e Macaúbas.

O chefe do executivo estadual também assinou ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento para os povoados de Pacheco, Bebe Água, Baixinha, Ponto Certo e Pau Preto. Ele que, no palanque, em seu pronunciamento, prometeu que nenhuma comunidade do município ficará sem água tratada. Rui também assumiu o compromisso de canalizar R$ 600 mil ao município para serem aplicados em calçamentos. Terminados os pronunciamentos, Rui Costa visitou o Colégio Estadual Dr Eliel da Silva Martins onde, após interagir com professores e alunos, prometeu melhoramentos, como o vem fazendo em diversas unidades escolares, em diversos rincões do Estado.

Presentes nas solenidades da sede do município, além do govenador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Aderbal Castro, Iulo Oiticica, Wilson  Dias (CAR), Cássius Peixoto (Sec Recursos Hidricos), Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu), Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguçu).

Também presentes Marcos Bulhões (Presidente da CERB), Orlandinho (Diretor de Pesquisas da SDR); secretários municipais Cristina Lucas (1ª. dama e Sec Ação Social, Sapeaçu), Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Sapeaçu), Denilson Mutti (Cultura, Sapeaçu), José Carlos Toneto (SEDEMA, S.A.Jesus), Dinho Coni (Agricultura, C. do Almeida), D. Gloria (chefe gabinete C. Almeida) vereadores Tosta (C. Almeida), Fátma do Benfica (S.A.Jesus); Joselito Mota (Pesquisador da EMBRAPA), João Carlos e Rosana Vieira (Território do Recôncavo), Sílvio (URB), Luiz Gonzaga (Coord. Meio Ambiente, Sapeaçu), Jailson (Agrônomo, Sapeaçu), além de outras personalidades da comitiva governamental, do município e região.

Representado a imprensa, a TVSAJ.com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazeta (Nega Juh), ASCOM municipal(Drica Castro), Folha do Recôncavo (Rey Cônsul, Magnata Júnior), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa), Marketing e Eventos (Hajessandro Lima), SECOM-BA (manu Dias), Sonoraização (Leide Costa).Fotos Antonio Mascarenhas e dez de Drica Castro.(www.tvsaj.com.br). 

PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 27, em Cruz das Almas-BA, a inauguração da 2o. SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), agora, no Território do Recôncavo, numa iniciativa do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sob o comando de Jerônimo Rodrigues, unidade territorial descentralizada da representação dessa pasta, que tem por escopo permitir a desconcentração, descentralização articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras politicas  públicas voltadas para o desenvolvimento rural. 

Além das duas unidades instaladas, outras 25 serão inauguradas nos diversos territórios de identidade. As SETAFs deverão atuar em parceria com o SEMAF - Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar. O SEMAF é uma unidade municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, com atuação de forma integrada do Território de Identidade. A participação dos municípios se dará por meio de Termo de Adesão, que estabelecerá os princípios, objetivos e metas  e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas publicas e a prestação de serviços aos agricultores familiares. http://www.lw.conexaosites.com.br/framework/tinymce/themes/advanced/img/trans.gif

Dentre os eixos de atuação, Regularização Fundiária e Estruturação Produtiva de Assentamentos Rurais; Ofertas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água e mudas); Implantação de infraestrutura rural (habitação, água e equipamentos públicos; Implantação de Agroindústrias Familiares; Apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional.

Marcaram presenças, nesse evento em Cruz das Almas, compondo a mesa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Wilson Dias (presidente da CAR), Neuza Cadore (Deputada Estadual), Domingos Aroldo (Diretor da EMBRAPA), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e diretor na SDR), Rosana Santos (Território do Recôncavo), Sílvio Sogra (Magnífico Reitor da UFRB).

Também compondo a mesa os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Duda Macedo (São Félix), Roque Isquém (Muritiba), Vera Lúcia (Maragogipe), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), James Rodrigues (representado o prefeito de Saubara), Nílson Santana (representando o prefeito Humberto Leite,  de S.A. de Jesus) e Antonio Brito (representando o prefeito Miltinho, de Nazaré das Farinhas). Também presente, João (território do Recôncavo)

Representando o município de Santo Antonio de Jesus, além de Nilson Santana, Bruno e Davi (agrônomos), Juvenal (presidente da APORBA), Zacarias (Associação do Espinheiro), Neto (Associação Tabocal, Bom Jardim e Bomfim), Mirinalva (Associação da Gameleira.  Também marcaram presenças, os secretários municipais Eladio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), João Carlos (Território do Recôncavo)Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente de C. do Almeida), D. Glória (chefe de gabinete de C. Almeida) Luiz de Zuquinha (vice de G. Mangabeia), e diversas outras autoridades da região. Representando a imprensa, a TVSAJ, Muritiba FM (Cléber Ceará), ASCOM Sapeaçu (Drika).

Fazendo uso da palavra, Wilson Dias, Presidente da CAR, procedeu uma apresentação audiovisual enfocando o que significa a SETAF, quais os pressupostos a serem atingidos, procedimentos no que concerne à articulação, os eixos de atuação e como os municípios terão que atuar na condição de parceiros nesse processo que tem por objetivo dar impulso à agricultura familiar em todo o Estado e, particularmente, nos municípios que integram do Território do Recôncavo. 

Rosana Santos, coordenadora do território do Recôncavo, por sua vez, destacou a importância dessa iniciativa do governo do Estado, através da SDR, e a importância do somatório de esforços para que esse intento possa ser logrado de êxito. Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu, e Presidente do Consórcio do Recôncavo, também enalteceu a iniciativa, conclamando para que todos os municípios se irmanem nessa proposta que tem por objetivo dar uma alavancada na agricultura familiar em toda região. 

Neuza Cadore, Deputada Estadual, também, após cumprimentar todos os presentes, destacou a iniciativa desencadeada pelo governo estadual e, aproveitando o ensejo, reportou-se às conquistas do PAA e PNAE. Enfatizou a importância desse canal de ligação entre o governo do Estado e os produtores rurais. Externou que seu mandato está à disposição de todos aqueles que precisarem de apoio em suas investidas. 

Dr. Domingos Aroldo, Chefe da EMBRAPA, corroborou com os pronunciamentos formulados anteriormente, todos destacando a importância da iniciativa e a necessidade de que todos possam arregaçar as mangas para que metas sejam atingidas. Também destacou os esforços que a EMBRAPA tem feito para que, paulatinamente, louros sejam colhidos em prol do homem do campo. 

O Secretário Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, agradeceu a todos pelo comparecimento, enfatizou a receptividade e também reportou-se à iniciativa do Governo Rui costa, dando total apoio para que sua pasta possa empreender ações em prol da agricultura familiar em todo o Estado, não sendo diferente na região do Recôncavo. Dirigindo-se às pessoas que, presentes no evento, exibiam cartazes e faixas em protestos com relação à saúde e EBDA, fez questão de frisar que movimentos reivindicatórios fazem parte do regime democrático mas que tem que ser feitos de forma organizada e através de canais competentes. 

O titular da pasta foi homenageado por um produtor de Cruz das Almas com um cesto de frutas típicas. Logo após, convocou os prefeitos e representantes dos municípios da região para assinatura do Termo de Adesão ao SEMAF. Em seguida, promoveu assinaturas de convênios com entidades associativas de Muritiba (Unidade de Processamento de Mudas), Santo Antonio de Jesus (Convênio para Unidade de Processamento de Mudas, através da Associação da Gameleira, representada por Mirinalva). bem como Termo de Cooperação entre UFRB.EMBRAPA e SETAF para a agricultura familiar em Sapeaçu. Entregou, ainda, títulos de propriedade rural a 03 dos 33 produtores regularizados em Cruz das Almas. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

ELÁDIO 'BAHIA", Secretário de Agricultura e  Meio Ambiente  na gestão municipal Jonival Lucas, em Sapeaçu, ex-prefeito do município e integrante do Consórcio Territorial do Recôncavo, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol desse segmento.  Antenado no que concerne à disseminação da praga da mosca negra em toda região, sabe, de antemão que para que haja controle, é imperativa a união de todos os municípios. Nesse contexto é que atendeu ao convite formulado pelo Secretário Marcos Có para participação no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra, realizado no último dia 10, no CETEP, em S.A.Jesus, oportunidade em que enalteceu a iniciativa e discorreu o que vem sendo feito em Sapeaçu e como todos os municípios devem se portar para que louros sejam colhidos nesse momento difícil da citricultura regional. Assevera que é fundamental que os produtores se unam em torno de entidades como EMBRAPA, SDR, ADAB, etc para que assistência técnica possa ser disponibilizada. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCIMENTO, entomologista, pesquisador da EMBRAPA  e do CNPMF (Centro Nacional de Pesquisas em Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas-BA). participou, no ultimo dia 10, no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra,organizado no CETEP em Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, oportunidade em que, em entrevista à TVSAJ, reportou-se à iniciativa da pasta sob o comando de Marcos Có, na gestão Humberto Leite. Defende o controle químico, à luz da situação reinante, todavia, de forma racional. Assevera que a praga pode, naturalmente, ser controlada, daí a importância de mobilização dos produtores. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

JOSÉ EMIRAN, prefeito municipal de laje-BA, município que congrega cerca de 80% de sua população no campo, conhecendo, "de cátedra" os problemas que os produtores vem vivenciando com a infestação "mosca negra" em seu município e toda região. Sabe, de antemão, que para que haja controle da infestação, é imperativo que municípios de toda a região se unam nessa cruzada em busca de soluções que, pelo menos, deixe sobre controle a situação.  Em entrevista à Tvsaj, parabeniza a iniciativa do Secretário Marcos Có, na gestão Humberto Leite e, aproveitando o ensejo, fala sobre o que vem sendo feito em seu município e como as entidades  EMBRAPA, SDR, CEPLAC eADAB vem contribuindo nessa luta. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). CONFIRA, EM ÁUDIO.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas
  • Por ANTONIO MASCARENHAS
  • Realizado na manhã dessa sexta-feira, 10, no auditório do CETEP em Santo Antonio de Jesus o "Fórum Interterritorial sobre a  "mosca negra" na região, num evento de iniciativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, comandada por Marcos Có e que contou com participação de diversas autoridades do município e região. Dentre elas, compondo a mesa, além do anfitrião Marcos Có, Antonio Nascimento (entomologista da EMBRAPA e CNPMF, Cruz das Almas), Dalmar chefe da CEPLAC em Laje), Jose Emiran (Prefeito de Laje), Honorato Mendes "Renato"(Secretário de Agricultura em Laje), Eládio Bahia (Secretário de Agicultura de Sapeaçu),Dinho Coni (Secretário de Agricultura de C.do Almeida), Sueli (Agrônoma da ADAB).
  • Também marcando presenças, Luiz Geraldo,Lousane Lordelo, Ricardo Mota,Maria Aparecida Carvalho, Aurino, Antonio Bergemann (ADAB); Osvaldo da Paz, Hermes Peixoto (EMBRAPA); José Geraldo Lago, Nilton Antonio (EBDA); Nailson dos Santos (STTR S.Felipe), Renato Silva (Dir. Agricultura de Varzedo), Nilson Santana (Diretor Agricultura em S.A.Jesus), Dra. GIlsonilda (Diretora de Abastecimento, em S.A.Jesus), Bruno (Agrônomo em S.A.Jesus), Émerson, Rosane, Eliene, Aida, Isaac; representado associações, Ivam (Sapucaia), Neto (Bom Jardim/Bomfim/Tabocal) e representantes de outros segmentos do município e região. 
  • Fazendo uso da palavra, Marcos Có deu as boas vindas a todos e,aproveitando o ensejo, destacou a respeito da iniciativa em promover esse encontro, de interesse regional e que tem por escopo buscar saídas à crise vivenciada pelos produtores de citricultura de Santo Antonio de Jesus e todos os municípios que compõem os territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá. Em seguida, promoveu a composição da mesa, oportunidade em que todos os participantes enalteceram a iniciativa e discorreram sobre a necessidade de esforços conjuntos, não apenas para minimizar o atual quadro mas, também, para que possam ser exercidos controles sobre a praga que, infelizmente, vem infestando a citricultura, provocando sérios prejuízos econômicos. 
Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ARI EDSON LIMA ITENCOURT, é o atual comandande da 6a. Delegacia do Serviço Militar, na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA que faz parte da 17a. CSM (Circunscrição do Serviço Militar) que, por sua vez, engloba 25 municípios da região, dentre eles, Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuipe, Jaguaripe, São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Laje, São Miguel das Matas,  Mutuipe, Jiquiriça, Ubaíra, Varzedo, Valença, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Amargosa, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Cairu, e outros. Egresso da cidade de São Luiz (Maranhão), ele, no Estado da Bahia,  já comandou o Tiro de Guerra, atuou em Paulo Afonso,  Camaçari, e, agora, capitaneia os trabalhos a frente da referida instituição militar em Santo Antonio de Jesus. 

E no último final de semana deslocou-se até Salvador (capital do estado da Bahia) para participar de um estágio  dos  Delegados da 17a. CSM e, aproveituando o ensejo, com sua família, assistiu a vitória de seu time de coração, o Sampaio Correia, pelo placar de 2X0, derrotando o Vitória em seus redutos, o Barradão.  Retrucando a gozação de que não se tratava de uma "zebra", ele, em tom respeitoso para com a torcida do rubro-negro baiano, afirmou que o resultado do jogo não foi por acaso:

- O Sampaio Correia tem tido excelentes participações nos campeonatos maranhenses, tendo galgado a décima  colocação na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o resultado não me surpreendeu. Por outro lado, torço, também, pelo sucesso das equipes baianas no atual certame. Fotos Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todo trabalho que tenha por objetivo tratar questões direcionadas à preservação ambiental, a exemplo da coleta, tratamento e destinação de resíduos, passa, inexoravelmente, pela educação. Infelizmente a maioria dos municípios, sobretudo no norte e nordeste, não partilha dessa opinião. Uma pena. Mas PEDRO JÚNIOR, secretário de educação de São Felipe, gestão do prefeito Chiquinho, não mediu dificuldades para, no Seminário Internacional Socioambiental, realizado em Sapeaçu, marcar presença. Ele que, em 2012 organizou um histórico desfile cívico em comemoração a mais um aniversário de emancipação daquela localidade. Mergulhou "literalmente", ao âmago da história do município. Confira a entrevista exclusiva à TVSAJ.Imagens, entrevista, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com)

Notícias | postado por: Mascarenhas
Atuando "em casa"no último domingo, a A seleção de Santo Antônio de Jesus perdeu dentro de casa para o time de São Felipe por 2 x, pelo Campeonato Intermunicipal. O ingresso para assistir o jogo custou R$10,00. Com esta derrota, há rumores de que o técnico será afastado do cargo. Em entrevista a rádio Recôncavo FM, o presidente da Liga Santoantoniense , Cézar, disse estar muito triste , pois esperava um resultado positivo.  Cézar acredita que a ausência do público contribuiu para o resultado negativo. "Vamos superar esse apagão. Treinaremos essa semana para vencermos a próxima partida", comentou.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Formalizadas, na manhã dessa terça-feira, 20, em Nazaré das Farinhas, as inserções desse município e de Salinas da Margarida no Consórcio do Território do Recôncavo, em reunião dessa entidade na terra dos caxixis. Presentes, na oportunidade, os prefeitos  Milton Rabelo "Miltinho", na qualidade de gestor municipal anfitrião, Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu e também presidente dessa entidade e do PTB na Bahia), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Dr. Jean (Cruz das Almas), Chiquinho (São Felipe) e Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida); D. G'loria (Chefe de gabinete em Conceição do Almeida),os secretários Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Joelma Araújo (Agricultura, Pecuária e Pesca, em Nazaré),GracÍlio (Meio Ambiente de Salinas da Margarida), Antonio Brito (Planejamento, em Nazaré); vice-prefeitos Jandira Barbosa (Nazaré) e Toinho da Riacho Doce (São Felipe).
Notícias | postado por: Mascarenhas
Assassinato na manhã deste domingo (06/04/14) deixou a população do município de São Felipe que fica a 178 km de Salvador, em estado de Choque. O empresário Edson Sousa de Jesus, "Som Moto peças" como era conhecido proprietário da loja SOM MOTO PEÇAS E DS VEICULOS, foi morto a tiro, o corrido foi registrado por volta das 11:00hs na localidade da Boa Vista ao lado da subestação entrada da cidade no momento da ação estava sendo realizado uma Corrida de Cavalo.
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Nesta segunda-feira (17) o Projeto Mutirão Rodoviário, executado pelo Consórcio Território do Recôncavo (CTR) chegou a Cruz das Almas, após passar pelos municípios de São Felipe, Conceição do Almeida e Sapeaçu. A abertura oficial aconteceu em frente à Prefeitura Municipal com a presença de prefeitos, representantes das cinco cidades, vereadores, secretários municipais, imprensa e sociedade em geral. O objetivo do projeto é oferecer melhores condições para o escoamento da produção agrícola dos municípios, como o acesso ao transporte escolar recuperando as estradas vicinais dos municípios associados. Serão utilizados 5 patrol, 5 retroescavadeiras e 5 caçambas trabalhando para recuperar as estradas vicinais do município.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
JOÃO CARLOS (representante da SEPLAN), ROSANA VIEIRA (Território do Recôncavo), FECA (secretário de Obras de São Felipe), PAULO FERNANDO (Secretário de Obras de Conceição do Almeida) e DINHO CUNHA (Secretário de Agicultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida) 
Vídeo 1.4
DONA GLÓRIA (Chefe de Gabinete de Conceição do Almeida, representando o prefeito Armando Neves), Prof. BAIACO (Secretário de Administração de Sapeaçu), ZELINO (presidente da Câmara de Sapeaçu)
Vídeo 2,4
DR. JEAN CAVALCANTI (Prefeito de Cruz das Almas e Tesoureiro do Território do Recôncavo)
Vídeo 3,4
JONIVAL LUCAS (Prefeito de Sapeaçu e Presidente do  Território do Recôncavo)
Vídeo 3,4
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Deflagrada, nessa segunda-feira, 10, em Sapeaçu, a III Etapa do Mutirão Rodoviário do Consórcio do Território do Recôncavo - CTR em Sapeaçu, num evento que contou com as presenças de autoridades de Sapeaçu, dentre elas, Jonival Lucas (Prefeito de Sapeaçu e Presidente do Consórcio do Território do Recôncavo), Eládio Bahia (Secretário de agricultura e desenvolvimento Econômico de Sapeaçu e Coordenador do Projeto do Mutirão no município), vereadores de Sapeaçu Zelino Ribeiro (Presidente da Câmara), Carlos Alberto, Eder Galvão, Lapa Tricolor, João Molhado, Neto do Gelo, Durval Santana, Herivelton, Edgar Galvão e Ramon de Sena;
 Também presentes os demais  secretários municipais Maria Luiza (Educação), ducação),  Baiaco( Administração/Infra Estrutura),  Cristiane Góis (Saúde), Denilson Muti ( Esporte e Cultura), Cristina Lucas (Secretária de Ação Social), Luciano Borges (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sapeaçu) Luiz Gonzaga (Coordenador do Meio Ambiente); de Cruz das Almas, Dr. Jean (Prefeito Municipal e Tesoureiro do CTR), Ronivom (Secretário de Obras) 
Josoaldo Cardoso ( Secretário de Relações Institucionais) e Mário Araújo (Vereador);  de São Felipe,  Toinho (Vice-Prefeito), Fernando Moura-Feca (Secretário de Obras); de Conceição do Almeida, Dona Glória (Chefe de Gabinete), Pedro Coni (Secretário de Agricultura de Conceição do Almeida), Paulo Fernandes (Secretário de Obras), bem como de João Carlos  e Rosa Vieira (Território do Recôncavo), Domingos Ribeiro (Ex-prefeito de Elísio Medrado); representando a imprensa, TvSaj e Jornal Gazzeta (S.A.Jesus), Joseane Vitena e Edtonio (Ascom Cruz das Almas), Cristiano Peixoto, Drica Castro (Ascom Sapeaçu), Cléber Ceará (Radiovox FM), Cíntia (Radio Transamérica), Toinho Simões (Ascom Conceição do Almeida). 
O Projeto Mutirão Rodoviário, idealizado pelo Consórcio em epígrafe, tem por escopo recuperar estradas vicinais dos municípios que, inicialmente aderiram à proposta, a exemplo de São Felipe (administração Francisco Ferreira, PP), Conceição do Almeida (administração Dr. Armando Lessa, PT), Sapeaçu (gestão Jonival Lucas, PTB), Cruz das Almas (gestão Dr. Jean, PMDB) e Muniz Ferreira (gestão Clovis Penine, 
PCdoB (absteve-se de participar do mutirão porque já havia recuperado estradas anteriormente),propiciando, assim, melhores condições para escoamento da produção agrícola bem como para o transporte escolar. Iniciada em São São Felipe, as operações tiveram prosseguimento em Conceição do Almeida, totalizando cerca de 100 km de recuperação de  estradas vicinais e, agora, em Sapeaçu tenciona atender a demanda reinante. Cada município participa com uma patrol, uma retroescavadeira e uma caçamba, durante uma semana.
No evento de hoje em que Eládio Bahia atuou como mestre de cerimônia, utilizaram da palavra João Carlos e Rosa Vieira (Território do Recôncavo), Feca Moura (Secretário de Obras de São Felipe, Paulo Fernando (Sec. de Obras de Conceição do Almeida), Dinho Coni (Sec. de Agricultura de C. do Almeida), Dona Glória (Chefe de Gabinete de Conceição do Almeida), Prof Baiaco (Sec. de Administração de Sapeaçu), Zelino Ribeiro (Presidente da Câmara de Sapeaçu), Dr. Jean Cavalcanti (Prefeito de Cruz das Almas) e Jonival Lucas (Prefeito de Sapeaçu). 
 Todos destacaram a iniciativa do Consórcio, assim como a importância dos trabalhos até então realizados em São Felipe e Conceição do Almeida e as perspectivas com relação aos serviços que serão desenvolvidos em Sapeaçu. Fotos TvSaj

 

 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
TOINHO DA RIACHO DOCE, empresário e vice-prefeito  em São Felipe-BA, participou, na última segunda-feira, do lançamento do Projeto Mutirão Rodoviário em Conceição do Almeida, numa iniciativa do Consórcio do Território do Recôncavo e que foi deflagrado, justamente, em seu município, onde melhorou de forma significativa as estradas vicinais da região. Regpziado, deseja que em Conceição do Almeida iguais resultados sejam obtidos. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARFENHAS
TOINHO DA RIACHO DOCE, empresário, vice-prefeito de São Felipe, marcou presença no evento de lançamento do Projeto Mutirão Rodoviário em Conceição do Almeida, oportunidade em desejou que a empreitada que ora se inicia em Conceição do Almeida seja eivada do mesmo sucesso em seu município. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
CHIQUINHO FERREIRA,  Prefeito Municipal de São Felipe e Tesoureiro do Consórcio do Território Recôncavo,não poderia, naturalmente, deixar de participar do lançamento do Projeto Mutirão rodoviário em Conceição do Almeida, principalmente depois do sucesso atingido em seu município, onde foi deflagrada a primeira etapa de serviços desencadeados para melhorias das estradas vicinais. Projeto que foi arquitetado justamente para que os municípios inicialmente envolvidos (São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu e Cruz das Almas - Muniz Ferreira já havia feito intervenções em sua malha rodoviária), no intuito de minorar custos e agilizar ações a curto prazo. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
FECA MOURA, Secretário de obras da Prefeitura Municipal de São Felipe tece considerações sobre os serviços realizados pelo Projeto Mutirão  Rodoviário em seu município e, aproveitando o ensejo, elenca algumas das realizações de sua pasta na gestão Chiquinho Ferreira.Edição Antonio Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Vídeo 1.3 - ELÁDO BAHIA _ Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu-BA
Vídeo 2.3 - BIDÃO (Presidente da Câmara de Conceição do Almeida, oposição), SANDRO DE UZEDA (Vereador de oposição), RONIVON (Secretário de Serviços Públicos de Cruz das Almas), DOLFO CONI (Secretário de Administração e Finanças de Conceição do Almeida) e PAULO FERNANDO (Secretário de Obras de São Felipe)

Vídeo 3.3 - CHIQUINHO ,  Prefeito de São Felipe e DR. ARMANDO (Prefeito de Conceição do Almeida)
Edição e textos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com)
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Efetuado, nessa segunda-feira, 17,em Conceição do Almeida-BA, o lançamento do "Projeto Mutirão Rodoviário", numa iniciativa do Consórcio do Território do Recôncavo, com o escopo de atender demandas reinantes, sobretudo, relacionadas às estradas vicinais, município. Presentes na oportunidade,Dr. Armando Neves (prefeito do município), Chiquinho (Prefeito de São Felipe), Toinho da Riacho Doce (Vice-prefeito de São Felipe), Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Sapeaçu, representando o prefeito Jonival Lucas), ao lado do Secretário Ticão (Cultura, Esporte  e Lazer).
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
JONIVAL LUCAS, PTB, Prefeito Municipal de Sapeaçu e Presidente do Consórcio do Território do Recôncavo, quando do lançamento do Projeto Mutirão Rodoviário, nessa segunda-feira, 03, em São Felipe, discerniu a respeito da importância da criação dessa entidade representativa para a região e, em especial, aos municípios engajados nesse projeto, para o alcance de conquistas junto às esferas estadual e federal. Detentor de grande facilidade de interlocução nos meandros políticos, ele, que já foi deputado federal, conhece, "de cátedra" os caminhos que "levam à Roma", ou seja, sabe como dar tramitação aos pleitos da região, de maneira que anseios possam ser equacionados de forma tempestiva.
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
ELÁDIO BAHIA, Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu, já foi prefeito do município em duas oportunidades é, ao lado dos demais nomes que integram o seleto secretariado, suporte da administração capitaneada por Jonival Lucas, prefeito municipal e que também, "carrega nas costas" a experiência de mandato de deputado federal. E "Bahia", apelido angariado graças à veneração ao tricolor baiano, desenvolve um dos melhores trabalhos, na área de sua atuação, em toda região.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
CHIQUINHO, PP, prefeito municipal de São Felipe e vice-presidente do Consórcio do Território do Recôncavo, foi o anfitrião do evento que deflagrou, em seu município, na última segunda-feira, 03,  o início do Projeto Mutirão Rodoviário que deverá equacionar as demandas reinantes nas estradas vicinais. Agradece à iniciativa de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu) pela iniciativa de criar essa entidade representativa que está aberta a outros municípios. Assevera que o Consórcio será um poderosíssimo instrumento para a canalização de melhorias para a região.
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
DR. JEAN, PMDB, prefeito municipal de Cruz das Almas e Tesoureiro do Consórcio do Território do Recôncavo, discorreu sobre a importância do Projeto Mutirão Rodoviário que, inicialmente, está sendo realizado em São Felipe e que, logo após, atenderá aos municípios de Conceição do Almeida, Sapeaçu e Cruz das Almas, já que Muniz Ferreira, que também integra esse "pool" inicial, preferiu ficar de fora já que está com cerca de 70% de suas demandas atendidas em face de contrato previamente firmado. Proclama que o Consórcio   terá condições de canalizar muitos recursos aos municípios que integram a entidade.
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
CLOVIS PENINE, prefeito municipal de Muniz Ferreira tece considerações sobre o evento de lançamento do Projeto Mutirão Rodoviário, na última segunda-feira, 03, em São Felipe, quando, na oportunidade, reportou-se com relação à formação do Consórcio do Território do Recôncavo, inicialmente composto pelos municípios de Sapeaçu, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, São Felipe e Muniz Ferreira. Afirma que o fato de contar com nomes engajados na luta pelo fortalecimento da região, a frente da entidade, facilitará a tramitação de pleitos nas esferas  estadual e federal. No que concerne ao Projeto Mutirão Rodoviário, segundo ele, seu município preferiu ficar de fora, nesse primeiro momento,  uma vez que já tinha firmado contrato com empresa que já realizou cerca de 70% dos serviços na malha rodoviária vicinal em seu município.

Enquete


PodCast