Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Outros Municípios

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo Michel Temer, em face das constantes denúncias que lhes são imputadas pela Procuradoria Geral da República e Ministério Publico Federal,  tem se utilizado de todos os expedientes para manter-se no poder. Dentre eles, a compra de alguns deputados federais, mediante vergonhosa destinação de recursos aos municípios, através de emendas, na troca de votos nas votações contra seu afastamento. Se, por um lado, a população agradece pelo envio de recursos, por outro, deverá votar contra os mesmos deputados que estão entrando no "esquema" por saber que, por extensão, estão alimentando toda uma situação que envergonha o país.

Trata-se de uma manobra por demais vergonhosa, nessa ânsia de manter-se no poder a qualquer custo, preterindo direitos dos cidadãos, indo de encontro a toda uma política de proteção ambiental e o degradante desrespeito às conquistas trabalhistas. Cabe à imprensa e a todos os segmentos representativos da sociedade expressar essa indignação. Mantermo-nos calados diante de toda essa situação é, no mínimo, chancelar toda essa degeneração que se processa de “forma draconiana” no seio da sociedade. Que recursos continuem, evidentemente, sendo enviados aos municípios, todavia, não à custa dessa vergonhaosa troca de favores que tem por objetivo manter no comando da nação um homem que ostenta, apenas, 3% de aprovação ao seu "governo", conforme pesquisas divulgadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem decepou na noite do domingo (15) três dedos da mão da esposa após ter tido raiva por ela estar usando short curto. O caso ocorreu em Paulo Afonso e, de acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), ele fugiu da residência após cometer o crime e se escondeu em um matagal próximo ao povoado de Riacho. Identificado como José Cleilson dos Santos, o homem atacou a esposa, Maria Lúcia com um facão. Ela colocou a mão no rosto para tentar se defender dos golpes e teve três dedos amputados, parte do couro cabeludo arrancado e recebeu ainda dois cortes nas costas. O suspeito foi encontrado e, em depoimento, alegou ter cometido o crime por ciúme do short. Ele foi preso. A moça focou internada Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) e recebeu alta nesta quarta. O casal já havia terminado e voltado algumas vezes e ele já havia sido preso em maio por tentar manter Maria Lúcia e os filhos em cárcere privado. Na época, José chegou a ficar preso por alguns meses e foi condenado a pena restritiva de direitos.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diferente da truculência habitual no trato que Geddel Vieira Lima tinha com a imprensa quando o assunto não lhe era agradável, o deputado federal Lúcio Vieira Lima era mais bonachão. Fazia piada até quando era alvo de perguntas incisivas e, normalmente, se saía bem de embaraços causados pelo entrevistador. Era uma boa estratégia, visto que a pedagogia do constrangimento impele aquele que pergunta a ficar calado. Entre os irmãos Vieira Lima que ocuparam cargos públicos, Lúcio é bem mais simpático se comparado a Geddel.

As próprias publicações em redes sociais mostram que o mais jovem da dupla ria de si mesmo com mais frequência. Desde o medo de avião até o cãozinho da filha, que ganhou perfil no Instagram, numa tentativa de formar um dog influencer, Lúcio era bem falante e tinha resposta para tudo – ou quase tudo. Era assim até bem pouco tempo. Já após a primeira prisão de Geddel, no começo de julho, o então presidente da Comissão Especial da Reforma Política submergiu um pouco e deixou de ser tão falastrão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente do PDT da Bahia, o deputado Félix Mendonça Junior reivindicou uma vaga para o partido na chapa majoritária, a ser encabeçada pelo governador Rui Costa (PT) em 2018. “O PDT é um grande partido e tem uma história de luta exemplar na política do país”, afirma. Félix não chegou a citar nomes, mas diversos movimentos populares ligados à legenda manifestaram apoio à ideia, sugerindo nomes para a vaga. Entre os citados, estão o próprio deputado, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Desidério Bispo de Melo, e o sociólogo Joviniano Neto. 

Roberto Rodrigues, presidente do Movimento Negro do PDT, aprova a iniciativa. “É muito interessante o partido apresentar nomes e brigar por espaço”, defendeu.“Tem meu apoio e acho que o PDT não pode ficar de fora da chapa. Não se vê nenhum nome do partido envolvido nesse lamaçal”, defendeu Alderico Sena, presidente do Movimento dos Aposentados. “Apoio totalmente o nome do professor Desidério para o Senado ou outra vaga na chapa”, reforçou Márcia Gulias, presidente do Movimento Estadual do PDT Mulher.  Ascom/Deputado federal Félix Mendonça . Foto, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A pedidos, um retrato da cena política baiana. A esta altura do campeonato em 2013, um ano antes das eleições, Jaques Wagner, governador, ainda costurava um nome entre cinco pretendentes, Rui Costa no meio, e na outra banda, Paulo Souto e Geddel também ainda disputavam a cabeça da chapa. Wagner, que em 2006 já foi guinado ao topo na sombra de Lula, guinou Rui já ancorado em Dilma, líder nas pesquisas.

Souto ganhou a ponta no outro lado, com as bençãos de ACM Neto e a aliança com Geddel. mas sem referências federais, tanto que botou o caso Dalva Sele, um suposto canal de desvio de dinheiro petista em primeiro plano, na tentativa de estadualizar a peleja, já que na banda federal não dava. Deu Rui com Wagner, Dilma e Lula.

Agora temos os dois sem referências federais. Rui na sombra do que resta de Lula, mas no governo, bem avaliado, com a máquina na mão, mais ainda num ano de dinheiro curto para a campanha.E Neto será candidato? Será. Nada a perder. No mínimo estará pavimentando caminho para o futuro. E também não tem outro nome.Se não houver turbulências outras o cenário a se configurar é esse.Com ressalvas — Joaci Góes, tucano que foi o candidato a vice de Paulo Souto em 2014, anti-petista ostensivo, avalia que Rui Costa é o melhor gestor que o PT já produziu, não só na Bahia, mas em nível nacional:

— Se ele sair do PT, ganha a eleição. Se não...

Bruno, o herdeiro — Desde o início do mandato ACM Neto deu todas as dicas e poderes ao vice e velho amigo, Bruno Reis. Bruno é do PMDB e foi indicado por Geddel, mas ele próprio dá o tom.

— Todo mundo sabe minha história e a quem sempre fui ligado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher de 27 anos foi presa neste sábado (14) transportando cocaína em um ônibus que seguia de São Paulo para Euclides da Cunha. Na altura do KM 839 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia uma fiscalização e parou o ônibus. Durante a busca no compartimento de passageiros, os agentes encontraram uma sacola plástica com cerca de 2,2 kg de cocaína, distribuídos em 2.200 papelotes. A passageira que estava sentada perto do compartimento demonstrou bastante nervosismo quando os agentes localizaram a droga e acabou sendo levada para ser ouvida na Unidade Operacional da PRF. No local, ela confirmou que transportava a droga e disse que recebeu dinheiro para entregar a cocaína em Monte Santo, também na Bahia.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612 que ligam Candiba a Pilão e outros 13 da BA-912 que ligam o Distrito de Ceraima a Guanambi. 

Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos , por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo. 

O governador destacou a recuperação de estradas, informando que "são mais 12 quilômetros de estrada ligando Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraima. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evirar acidentes, principalmente de moto". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem, de 21 anos, identificado como pastor de igreja foi preso nesta sexta-feira (13) em Amélia Rodrigues, Portal do Sertão, na região de Feira de Santana. O fato ocorreu no distrito de São Bento do Inhatá. Segundo o site Berimbau Notícias, uma denúncia de que um homem estava armado no distrito levou policiais militares a se dirigir ao local. O suspeito, identificado como Ruan Carlos Santos de Souza, portava um simulacro [arma falsa]. Após a abordagem, ele foi conduzido à delegacia da cidade. Ainda segundo o site, o suposto pastor não tem antecedentes criminais. bAHIA nOTICIAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A polícia descobriu uma fábrica caseira que adulterava rótulos de cervejas. Três homens foram presos e um menor foi apreendido na ação da Polícia Civil do município de Ourinhos, em São Paulo, que identificou o local após a denúncia de um suposto sequestro. Ao averiguar a situação, desvendaram a fraude.

Segundo a polícia, tudo era feito de forma manual. A quadrilha comprava cervejas mais baratas e trocava o rótulo e a tampa da garrafa pelos de marcas mais caras. Aproximadamente 400 caixas com as bebidas adulteradas foram apreendidas, mas o material não chegou a ser comercializado.

A polícia ainda procura um quinto envolvido. Ele seria responsável por alugar o imóvel utilizado como fábrica caseira. Os suspeitos já detidos têm passagem pela polícia. Agora eles vão responder por associação criminosa e crime contra as relações de consumo. O adolescente apreendido foi ouvido na Vara da Infância e Juventude e será liberado

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, na cidade de Teixeira de Freitas (distante 910 km da capital). O flagrante ocorreu durante a Operação Senhores das Armas deflagrada ontem (11) pelas polícias Militar e Civil.

Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados. Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria. As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. 

Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança. Participaram da operação equipes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, ambas com sede em Teixeira de Freitas. "Aumentamos a nossa produtividade na apreensão de armas e durante as reuniões de avaliação percebemos que muitas eram artesanais. Grande ação das unidades locais. Estão de parabéns pelo belo trabalho", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O acidente de ônibus que matou cinco pessoas, entre Mundo Novo e Piritiba, na região da Chapada Diamantina (veja aqui), deixou 27 feridos. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 27 pacientes deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. Do total, 18 são adultos e nove crianças. Ainda segundo a pasta, por conta da gravidade do acidente e do número de vítimas, o governo do Estado mobilizou todas as equipes de cirurgia das duas unidades, além de utilizar aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) para auxiliar no transporte dos pacientes. As equipes do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital do Subúrbio (HS), ambos na capital baiana, também foram mobilizadas para acolher as vítimas. As unidades já receberam também pacientes transferidos que necessitam de terapia intensiva pediátrica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um incêndio atingiu dois estabelecimentos comerciais no início da tarde desta quinta-feira (12), na Segunda Praia de Morro de São Paulo, localidade do município de Cairu, no Sul da Bahia. Um dos locais atingidos pelas chamas foi o Sambass, que funciona como restaurante e pousada. O outro foi o restaurante Cantina do Morro. Ainda não há detalhes sobre como o fogo teria começado. Em nota, a Secretaria Especial de Morro de São Paulo informou que as chamas foram controladas pelos moradores. Na região, não há nenhuma base do Corpo de Bombeiros, e o município de Cairu é atendido pelo grupamento de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Ninguém ficou ferido. As causas do incidente serão reveladas por perícia. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para‬ acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (9).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A geóloga e professora da UEFS, Marjorie Nolasco, fala sobre iniciativas de preservação dos recursos hídricos no dia 20 de outubro, às 14h.  O que as comunidades tradicionais do semi-árido tem a ensinar ao resto do mundo sobre preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos? Segundo a geóloga e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marjorie Nolasco, muita coisa. As técnicas desenvolvidas por quem convive há décadas com a escassez de água, algumas até premiadas internacionalmente, serão tema da fala da especialista durante o 8º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água no dia 20 de outubro, às 14h, no Espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro, extremo norte da Bahia. 

“O segundo melhor programa de conservação convivência  do semiárido é brasileiro, foi premiado recentemente na Bélgica”, disse referindo-se ao Programa Um milhão de Cisternas, que levou o prêmio Prata de Política para o Futuro 2017. “Aqui [no Brasil], a gente relega esses conhecimentos tradicionais a segundo plano”, lamenta a pesquisadora, enfatizando a necessidade de valorização do saber local, que há muito desenvolve soluções para evitar as perdas de água no sertão nordestino.  

Entre estas soluções ela destaca algo simples, como a cultura de construção de aguadas rurais, pequenos reservatórios usados para captação de água durante o período chuvoso. “Se você está na região semi árida, a água vai embora muito rápido, não só penetrando no solo, mas também pela evaporação muito intensa. Qual a técnica usada pelas comunidade? Impermeabilizar a parte de baixo, desde plástico e argila, e colocando cascalho e pedras dentro da água porque o sol vai atingir primeiro as rochas, dificultando a evaporação. Com isso você retarda a perda de água”, exemplificou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em audiência de custódia realizada na tarde desta terça-feira (10), a Justiça Federal decidiu manter a prisão do empresário Ricardo Peixoto Silva, o ʹrei dos suplementosʹ, preso desde a última segunda (9) em Feira de Santana sob a suspeita de atuar em uma fabricação clandestina de suplementos alimentares, que eram distribuídos para todo o Nordeste. Ele também é investigado em fraudes contra a Caixa Econômica Federal em um montande que chega a mais de R$ 6,5 milhões. Na operação em que ele foi preso, foram bloqueados três de seus imóveis, além de três veículos e uma lancha. Mais de cinco toneladas de suplementos também foram apreendidos na operação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Além de brincadeiras e presentes, a semana do Dia das Crianças também é uma oportunidade para refletir sobre a violência contra a criança e o adolescente. Casos de ameaça, estupro, lesão dolosa e tentativa de homicídio fizeram parte da realidade de mais de 3.880 crianças e adolescentes baianos, dado divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que reflete ao primeiro semestre de 2017. Por mais que, em relação ao ano de 2016, os números tenham diminuído em cerca de 20%, a situação ainda é alarmante e se relaciona com uma "cultura e educação baseada no castigo, na agressão física". Isso é que explica Ana Crícia Macedo, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca). "Constatamos a violência física em grandes proporções. Chega gente que esquentou a colher no fogo para queimar a língua de criança que xingou", contou. Segundo a delegada, é preciso mudar a cultura da educação baseada na agressão e buscar o diálogo. "Há outras formas de  repreender o filho. Você pode tirar dele um passeio, uma televisão, um videogame, tem outras formas de educar, de dar limites", disse Ana Crícia. Geralmente os casos de violência não são só físicos, já que crianças e jovens estão em desenvolvimento. Casos de abusos físicos e sexuais geralmente deixam marcas e, se não tratados com terapia, podem gerar distúrbios e transtornos psicológicos. Muitas vezes não é possível evitar, mas os pais que querem de alguma forma tentar prevenir que os filhos sofram uma possível violência física ou sexual devem ficar atentos a alguns cuidados básicos. "Temos que orientar desde pequenos que existem lugares do corpo que outras pessoas não podem tocar e também devemos manter relação de confiança com a criança para ela não sentir medo de contar caso aconteça alguma coisa", explicou Ana Crícia. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

MEXERAM COM A IMPRENSA

Bacelar (Pode), Bebeto Galvão (PSB), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR), Marcos Medrado (Pode), Paulo Azi (DEM), Roberto Britto (PP) e Uldurico Jr. (PV).

Onze deputados baianos votaram a favor da minirreforma política aprovada na madrugada da última quinta-feira (5) em Brasília. Exatamente a metade daqueles que ainda estavam na sessão iniciada na noite do dia anterior. Para além dos retalhos da pseudo-reforma, que criou um fundo de R$ 1,7 bilhão e aprovou, entre outras medidas, o fim das coligações proporcionais a partir de 2020 e uma cláusula de barreira para partidos políticos, esses mesmos 11 baianos votaram a favor da magistral emenda do deputado Aureo (SD-RJ). No auge do altruísmo, o parlamentar carioca propôs que o Brasil de 2017 convivesse com a mordaça contra críticas a partidos, coligações ou candidatos nas redes sociais.

A medida, subjetiva em todos os sentidos, exigiria que os provedores de internet, aplicativos ou redes sociais apagassem, após denúncia, qualquer “ofensa” à honra dos políticos. A emenda foi aprovada, em meio à minirreforma, e passou despercebida até que veículos de comunicação perceberam o risco da medida. Esse Brasil de 2017, supostamente vivendo uma democracia em que existe liberdade de imprensa e de expressão, estaria aplicando censura passível das mais diversas interpretações, ao bel prazer do denunciante. Eis que, diante da repercussão negativa, o corajoso presidente da República, Michel Temer (PMDB), foi obrigado a não adotar tal medida “impopular”. Por meio de nota, o Planalto garantiu que a emenda de Aureo aprovada seria vetada pelo Excelentíssimo Senhor ocupante do Palácio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

urbante, tranças, roupas, literatura. A Festa  Literária  Internacional de Cachoeira (Flica) dedicou o sábado (7) à promoção da igualdade racial. No espaço Educar para Transformar, do Governo do Estado, ocorreram dois lançamentos. “Dia bonito pra chover”, escrito por Lívia Natália, e “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, que tem como organizadores a procuradora do Estado, Cléia Costa dos Santos, e o advogado e professor Sérgio São Bernardo.

Lívia Natália descontraiu. "As pessoas dizem que santo de casa não faz milagre, mas orixá deve fazer, porque graças a Oxum eu estou sempre presente nas programações. E foi muito intenso. Eu não tive uma escritora negra em quem me mirar. O que eu mais ouço são as pessoas dizendo que minha escrita é importante para elas. Temos um público enorme, autores e autoras negras. Hoje mesmo passou muita gente por aqui", observou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir desta segunda-feira (2), unidades de saúde na capital e no interior ganharão uma iluminação especial, na cor rosa, como forma de chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), terá uma programação intensa, com a meta de realizar 20 mil mamografias no mês, ultrapassando assim a marca de 500 mil exames desde janeiro de 2015. 

Também está prevista a realização de consultas, palestras, um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. Ainda haverá uma ação inédita em parceria com as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de todo o estado. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher (HM) para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A nova secretária da Cultura, Arany Santana, demonstrou-se entusiasmada com o novo cargo. Segundo Arany, apesar dos desafios que terá que enfrentar na pasta, a criatividade será um trunfo para driblar o baixo orçamento. "Baixo orçamento não é apenas na cultura. O baixo orçamento existe em todos os estados. Essa é uma luta antiga, que já vem desde o plano federal até o estadual. Mas nós somos criativos e temos feito muito com esse baixo orçamento. Baixo orçamento não é desculpa para não trabalhar, não é verdade?", disse em entrevista ao Metro1, após a cerimônia de posse realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A ex-diretora do Ilê Aiyê acrescentou que irá honrar o título de primeira mulher negra a assumir a secretaria de Cultura. "Olhe bem para mim e imagine o que a gente não pode fazer. A gente faz o que pode na medida das condições, mas a história eu conheço e por conhecer a história eu estou aqui", acrescentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um dos principais eventos da Agroindústria do sul do estado, a Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita), recebeu a visita do governador Rui Costa neste sábado (30). O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que no início do mês de outubro retorna à cidade para assinar contrato que vai autorizar a duplicação da rodovia que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus.

“Retorno em breve para assinar o contrato da duplicação da rodovia Ilhéus- Itabuna, esse grande sonho que a região tem há muitas décadas. Muitos desses sonhos estão sendo materializados, como a barragem do Rio Colônia, a ponte de Ilhéus, o novo hospital da Costa do Cacau. São marcos históricos, que a região espera há muitas décadas”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi realizada, nessa sexta-feira, 29, uma visita, por parte da titular, integrantes da pasta, bem como produtores rurais (dentre eles, presidentes de associações comunitárias) aos viveiros de mudas de cacau e  às instalações da BARRY CALLEBAUT, sediada em Iguape, Ilhéus-BA, empresa  que integra o conglomerado de 52 indústrias de cacau e chocolate, fazendo negócios  em 131 países, empregando mais de 10.000 pessoas. Empresa que atende indústrias de alimentos  de fabricantes para usuários profissionais de chocolate (como chocolateiros, pastelarias ou padarias), para revendedores globais, além, naturalmente, de um leque se serviços no que concerne ao  desenvolvimento de produtos, processamento, treinamento e marketing.

Coube a Selma, gerente da filial da empresa em Mutuípe-BA,  ela, que diga-se de passagem, desempenha um meritório trabalho na região do vale do Jiquiriça, intermediar os entendimentos para que tal visita pudesse ser materializada. Logo após serem muito bem recebidos pelos técnicos agrícolas Fabiano Santana e Rodrigo Chastinet e outros membros da equipe, os visitantes receberam informações sobre as técnicas de produção de mudas de cacau, dentre elas, as que estão sendo implantadas,a título de experimento (todavia com excelentes resultados), a partir de técnicas já utilizadas no Equador. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Produzindo numa área bastante ampla, a Barry Callebaut tem capacidade de processar mais de 60 mil toneladas/ano de chocolate, graças a uma logístico-operacional disponível. Graças a essa impetuosidade empreendedora, a empresa vem ampliando, paulatinamente, sua capacidade de produção, de maneira a atender, a contento, a demanda reinante, não apenas no Brasil mas, também, nos demais países em que atua. E, nesse processo de expansão, já dispõe de filiais de compra de cacau, além de Ilhéus, nos municípios de Camacan, Coaraci, Gandu, Ilheus, Itabuna, Mutuipe, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto do Oeste (RO) e Linhares (ES). 

A CONSTANTE PREOCUPAÇÃO COM HIGIENIZAÇÃO E  PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Além capitação e a valorização do seu quadro de empregados, a empresa exerce o mais rígido monitoramento das atividades, em todos os setores operacionais, principalmente, na área de industrialização do chocolate, seja no tocante à higienização, seja no que concerne ao cumprimento das normas de segurança de seus funcionários, bem como de visitantes, a exemplo dos integrantes da caravana egressa de Santo Antonio de Jesus. 

Após recepcionados por Thiago Santos, Coordenador de Sustentabilidade, Alana, Alessandre Del Passo, Marcos Tavares, Gabriel Aguiar, Marcelo Silva, Shirlene Pitta (Gerente de RH) e Rodrigo Chastinet, a Secretária Fátima, o Diretor Dema do Leite e todos os visitantes receberam orientações acerca dos procedimentos necessários durante a visitação às instalações da indústria, para, em seguida, receberam equipamentos de proteção (botas, protetores auriculares, óculos, capacetes, luvas e "avental fechado".  Não puderam, naturalmente, produzir fotografias no interior da indústria, por conta das normas de prevenção. 

DESMISTIFICANDO CONCEPÇÕES ERRÔNEAS A RESPEITO DO CULTIVO DE CACAU

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, momentos antes da visitação às dependências  da indústria,o técnico agrícola Rodrigo Chastinet teceu sobre considerações sobre a visita que ora se realizava, assim como falou sobre os experimentos que aqui estão sendo realizados na confecção de mudas de cacau. Assim como o fez, quando de seus relatos acerca das concepções de que cacaueiros deveriam ser sempre "cobertos", ele argumentou de que cacau, na verdade, gosta de sol. Excesso de sombra pode favorecer a atração de pragas, dentre elas a tão temida "vassoura de bruxa". Sobre a questão de que determinados municípios não produziriam cacau, em face do clima mais seco, declinou de que qualquer terreno pode favorecer o plantio e que, mais que isso, podem ser feitas correções de solo. 

POLÍTICA DE EXPANSÃO 

Também entrevistado pela Tvsaj, Thiago Santos, coordenador de sustentabilidade da Barry Callebaut no Brasil, viu com muito entusiasmo a visita dos produtores rurais interessados em dar prosseguimento no plantio e comercialização do cacau, destacando a importância da iniciativa da Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus, assim como discorreu sobre a exitosa experiência na confecção de mudas de cacau e o interesse da empresa em dar prosseguimento a sua politica de crescimento, dando incentivo aos produtores, significando, naturalmente, aumento de divisas, com geração de emprego e renda. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto promoveu uma plenária, neste sábado (30), em atenção às demandas do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Santo Amaro e contou com a participação de lideranças de diversas cidades das duas regiões.

O parlamentar petista elogiou o zelo que o governador Rui Costa tem com as verbas do Estado e a credibilidade num cenário em que estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão quebrados e, por isso, a Bahia tem crédito a receber, via Banco do Brasil, porém o DEM baiano, liderado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, está travando a liberação do empréstimo.

“O Governador vai ter que acionar a justiça para liberar o empréstimo. Este valor está comprometido, por exemplo, com obras de recuperação de diversas rodovias do estado como Santo Amaro – Saubara, Candeias-São Francisco do Conde, BA-001, dentre outras”, esclareceu.

Na ocasião, Rosemberg também se colocou à disposição para, junto a Rui Costa, ampliar a atuação do Estado no Recôncavo e RMS; defendeu uma melhor distribuição representativa do Governo nos 27 territórios de identidade e reafirmou sua posição como um “ouvidor” das críticas e elogios.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador da Bahia Rui Costa (PT) vai autorizar, no início do mês de outubro, a duplicação da rodovia que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus. A informação foi confirmada pelo petista neste sábado (30), ao visitar a Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita), um dos principais eventos da Agroindústria do sul do estado.

"Retorno em breve para assinar o contrato da duplicação da rodovia Ilhéus- Itabuna, esse grande sonho que a região tem há muitas décadas. Muitos desses sonhos estão sendo materializados, como a barragem do Rio Colônia, a ponte de Ilhéus, o novo hospital da Costa do Cacau. São marcos históricos, que a região espera há muitas décadas", afirmou.

O governador parabenizou a região pela realização da Expoita, que recebeu cerca de 250 mil visitantes. “A feira é muito importante para a agricultura, pecuária, e produção de leite, como toda a atividade econômica da região de Itabuna”, falou. De acordo com a organização do evento, estima-se que R$ 10 milhões tenham sido movimentados desde a noite de abertura da exposição, na última terça-feira (26), entre leilões, feira de negócios e concurso de animais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O resultado provisório da 2ª etapa da prova discursiva do concurso da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi publicado neste sábado, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os candidatos que participaram da 2ª etapa da seleção podem conferir as folhas de respostas da prova, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora pelo concurso. Os participantes podem entrar com recurso no prazo de dois dias úteis (2 e 3 de outubro). Os resultados dos recursos da 1ª Etapa (Provas Objetivas) também foram divulgados no site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após cumprir agenda na manhã desta quinta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa, o governador Rui Costa seguiu para o município de Ibotirama, no oeste baiano, onde inaugurou a reforma do Terminal Rodoviário da cidade, e o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que atenderá a onze comunidades rurais do município. Agora, Ilha Grande, Ilha do Gado, Ilha do Saco, Barro Alta, Juá Novo, Cariri, Fazenda Nova, Andorinha, Areia Branca, Novo Horizonte e Caraíbas têm água potável e de qualidade. Na oportunidade, também foi inaugurado o Sistema de Abastecimento da localidade de Pau de Sombra.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) realiza em Santo Amaro uma plenária regional de avaliação e planejamento das ações do mandato e de fortalecimento político do Governador Rui Costa no Recôncavo e a Região Metropolitana de Salvador, neste sábado (30), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Santo Amaro, Praça da Purificação, Centro.  

O parlamentar tem desenvolvido diversas ações na região com destaque para os setores de infraestrutura, saúde e cultura. “O foco do encontro é situar o público sobre a realidade política nos níveis nacional, estadual e regional. Além de fortalecer as alianças políticas visando a reeleição do governador Rui Costa”, declarou o petista. Ascom Deputado Rosemberg Pinto

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (UNICAFES/BA), está recebendo as inscrições, até 20 de outubro, de empreendimentos que desejam participar da segunda edição do Bahia Rural Contemporânea e VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES).

A convocação está sendo feita via edital, e poderão participar redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Povos e Comunidades Tradicionais e Economia Solidaria presentes em cada território do Estado da Bahia.O Bahia Rural Contemporânea e a VII FEBAFES acontecerá no período de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Salvador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na noite dessa quinta-feira, 28, a nova sede do Ministério Público do Trabalho em Santo Antonio de Jesus, num evento que contou com participação de representantes da entidade, politicos e personalidades de diversos segmentos da sociedade do municipio e região, num trabalho coordenado por Dr. Alberto Balazeiro (Procurador Chefe do MPT-BA), ao lado de Dr. Luiz Carneiro (Procurador Chefe eleito, a sucedê-lo) que, juntos, receberam convidados.

Também presentes na cerimônia de inauguração, Dr. Enéas Vazzo Torres (Sub-Procurador do Trabalho, representando a Procuradoria Geral do Trabalho); Ângelo Fabiano  Farias Costa (Presidente da Associação Nacional dos Procuradores); Valtércio Ronaldo de Oliveira (Desenbargador e Conselheiro Nacional de Justiça, representando o TRT da 5a. região); Raquel Freire de Abreu Neta ( Procuradora do Trabalho e coordenadora do MPT em S.A.Jesus); Flávio Nunes (Auditor do Trabalho, representando o MPT do Brasil; José Luiz Maia Borges (Procurador do Estado da Bahia, representando o governo do Estado); Julimar Barreto Ferreira (Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria de S.A.Jesus, representando o MP-BA); Rogério Andrade (prefeito municpal de S.A.Jesus) e Félix Mendonça Júnior (Deputado Federal, pelo PDT) e um dos que canalizaram emendas para realização da obra. 

Destacáveis, também, as presenças de Eunice, prefeita municipal de Nazaré das Farinhas, ao lado do vice-pefeito Ben Wilson e Élton Santos Guedes (Secretário de Governo); Vereador Tom (Presidente da Câmara de S.A.Jesus); Dalva Mercês (vide-prefeita de S.A.Jesus), João Spiglio (Secretário de Serviços em S.A.Jesus); Dr. Alberto Sacramento (INSS); Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança política), Neto Pinheiro (liderança política em Brejões) que, ao lado de Marcelo Gomes e Nélson Rios (fazem assessoria ao deputado Félix Júnior); Rogério Paiva (Coordenador de imprensa do MPT); Major Sálvio (representando o 14o. BPM), Deni Côrtes (Secretária de Cultura em S.A.Jesus), Dr. Humberto Vieira (chefe de gabinete Prefeitura de S.A.Jesus);  Drs. Marcel, Paulo (assessoria jurídica da prefeitura de S.A.Jesus); José Carlos Toneto (SINCONSAJ),José Soares (Servidor municipal, à disposição do MPT) lideranças politicas, dentre elas,  André e Zé de Noé.

Ocupando uma área de 2.200m2, dos quais 850m2 (compreendendo três dos quatro módulos construídos nessa primeira etapa), a sede do MPT em S.A.Jesus é fruto da cessão de um terreno  que já pertencia à União, e que contou, para a efetivação da obra, com apoios dos deputados federais  Félix Júnior, Tia Eron e Erivelton Santana), mediante canalização de recursos angariados através de emendas individuais para que esse projeto pudesse ser, de fato,  materializado. 

Todavia, por outro lado, sonhos seriam esvaídos não fosse a determinação do atual procurador chefe do MPT que, ao lado do seu sucessor Dr. Luiz Carneiro e equipe, não minimizaram esforços para que metas fossem alcançadas. Dr. Alberto Balazeiro que, a frente do MPT, dentre outras ações, construiu a nova sede de salvador, com 16 pavimentos, bem como as sedes de Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras e, agora, a de S.A.Jesus. Ele que, em sua fala, alem dos agradecimentos, elencou realizações, desejando o mesmo sucesso por parte de seu sucessor no cargo.  

Em todos os pronunciamentos efetuados na cerimônia de inaguração, realce à importância dessa sede que, além de ampla e confortável, irá propiciar a que profissionais do direito, servidores e a população como um todo, condições logístico-operacionais de atendimento de excelência. Também destacável a consonância de opiniões acerca do meritório trabalho desenvolvido por Dr. Alberto Balazeiro a frente do MPT-BA. Logo após os pronunciamento, o descerramenot da placa de inauguração e oferecimento de um coquetel a todos que marcaram presenças no encontro. Fotos, Antonio Mascarenhas. Nesse sábado, mais matérias pertinentes a esse evento. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O professor e compositor Jorge Portugal não é mais secretario de Cultura do governo Rui Costa. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Portugal encaminhou, nesta quinta-feira (28), uma carta pedindo exoneração do cargo alegando ”questões pessoais e profissionais”. O substituto do ex-secretário, ainda segundo o governo, será divulgado em breve.

Apesar do pedido de Portugal, na ultima terça-feira, o governador Rui Costa afirmou que faria mudanças no governo ainda nesta semana, mas não citou nomes. "Mas não gosto de anunciar antecipadamente. Só anuncio quando está materializado. Mas essa semana deve ter mais uma mudança na equipe”, disse. Na semana passada, a ex-deputada Jusmari Oliveira (PSD) assumiu o lugar de Fernando Torres na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Matéria, Metro 1. Fotos (Arquivos), Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hiderlando Evangelista dos Santos Neto, 28 anos, e Alberto Barreto dos Santos Júnior, 25, foram presos nesta quinta-feira, 28, com pouco mais de 700 quilos de maconha no bairro Gabriela, em Feira de Santana(a 109 km de Salvador).

Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira de Santana) chegaram a casa após denúncia anônima. Em um dos cômodos, foram localizados 717 quilos da droga, distribuídos em 702 tabletes, avaliados em R$ 300 mil.Hiderlando admitiu, em depoimento, que a maconha foi adquirida no Paraguai e trazida por um caminhoneiro. A dupla foi autuada por tráfico de drogas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A desclassificação de Salvador na disputa pelo hub da Air France-KLM, com voos diretos para Paris e Amsterdã a partir de abril, vencida por Fortaleza, foi atribuída pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) à precariedade do aeroporto da capital baiana, que foi considerado o pior do país em pesquisa com passageiros feita pela Agência Nacional de Aviação Civil no final do semestre passado.

Geilson creditou a situação do aeroporto, que não mais tem condições técnicas para receber aeronaves de grande porte, ao abandono a que o equipamento foi relegado pelo governo federal nos doze últimos anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ampliação no número de Centrais de Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi defendida pelo deputado Angelo Almeida (PSB), em discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Na Bahia, as Centrais funcionam em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira, e em Jequié, na sede da Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE).

O socialista, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, destacou que as Centrais são muito importantes por que através do serviço de tradução e interpretação em libras pessoas surdas ou com deficiência auditiva têm acesso aos órgãos e serviços públicos. “A população surda pode utilizar as centrais para solicitar a emissão de documentos e cadastramento nos programas sociais”, exemplificou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que causou 19 mortes e chocou a Bahia completou 1 mês, no último domingo (24/9). No entanto, até hoje não se sabe, oficialmente, as causas e circunstâncias do acidente. “Praticamente nada mudou, desde então, em termos de segurança para os passageiros”, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (25/9).

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Salvador vistoriou as embarcações nas últimas semanas. A duas empresas que operam o sistema foram autuadas com base no Código de Defesa do Consumidor por colocarem em risco a vida dos passageiros. De acordo com o parlamentar, a vistoria apontou que os passageiros continuam sem receber instruções sobre o uso adequado dos equipamentos de segurança.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (Podemos), usou a tribuna nesta terça-feira (26) para cobrar um posicionamento suprapartidário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) contra as articulações políticas do prefeito de Salvador, ACM Neto, para barrar o empréstimo do Banco do Brasil ao Governo da Bahia. “Todo mundo sabe que o empréstimo ainda não foi recebido por pedido politico do prefeito ACM Nerto, mas esta Casa silencia como se nada estivesse acontecendo. Precisamos nos posicionar, suprapartidariamente, e por um fim na picuinha política, que só atrasa o desenvolvimento do nosso estado. O prefeito ACM Neto precisa parar de egoísmo, pois Salvador já tem o metrô, agora precisamos levar mais estradas para o interior baiano. Esta é uma questões que vai além de governo e oposição, pois são interesses dos baianos que estão em jogo. ”, disse o parlamentar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Indicação propondo a criação do projeto Praia Acessível, que tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência condições de acessibilidade à praia, através da disponibilização de equipamentos para o banho de mar assistido combinado com projetos esportivos e de lazer. O anúncio foi feito, na quinta-feira, durante a Sessão Especial em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência proposta pela deputada Fabíola Mansur, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, a ideia é que o projeto seja implantado em regiões litorâneas de todo o Estado, em parceria com as prefeituras municipais.  


Enquete


PodCast