Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Outros Municípios

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a fotografia 'Abundância', a fotógrafa Paula Fróes conquistou o primeiro lugar no concurso Olhares Inspiradores, promovido pela Canon. A imagem vencedora foi inscrita na categoria Compactas/EOS APS-C, com o tema infâncias, que recebeu 3623 inscrições de profissionais de todo o país. Atualmente, Paula faz parte da equipe de fotografia da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). 

"Esse foi o primeiro banho de Adilson com água em abundância no quilombo Alto do Bonito, em Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Eu fiz em 2010, quando o Governo do Estado entregou três cisternas de produção e de consumo no quilombo. É a fotografia que mais marcou a minha vida, tanto que eu não esqueço o nome do garoto", explica Paula. Com 10 etapas, o concurso é realizado anualmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o nome de Ciro Gomes ganhando força em vários estados na corrida à Presidência da República, o comando nacional do PDT vem cogitando a indicação do deputado federal Félix Mendonça Jr. (presidente do partido na Bahia) como candidato ao Senado nas eleições de 2018.

O objetivo da direção nacional do PDT é abrir espaço para o ex-governador do Ceará no estado. “Ciro está fazendo a gente voltar a sonhar e vamos montar palanque em  vários  estados”, revelou o presidente do partido, Carlos Lupi, durante evento com o pré-candidato à Presidência, neste final de semana, no Espírito Santo.

Félix afirmou ter ficado muito honrado com a lembrança do seu nome para concorrer ao Senado, mas disse que será necessário consultar as bases antes de tomar uma decisão. “Sou candidato à reeleição como deputado federal, caso venha disputar outro cargo é uma decisão que não posso tomar sozinho, tenho que ouvir as bases”, adiantou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O edital para licitação da obra de recuperação asfáltica da BA-878, estrada que liga a cidade de Santo Amaro às belíssimas praias de Saubara, Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, sairá na próxima terça-feira (19).

A informação foi dada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcanti, durante encontro com a prefeita Márcia de Bolinha e o deputado Rosemberg Pinto (PT), na noite desta segunda-feira (11). 

“Eu estou muito feliz porque o governador Rui Costa tem atendido os diversos pleitos em todas as regiões, e a de Saubara, em especial, é de fundamental importância para a população que trafega naquele local. [A recuperação da estrada] foi um compromisso que Rui fez com a comunidade. Ele é muito grato pelos votos que teve no período da sua eleição”, afirmou o deputado Rosemberg.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma manifestação contra a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), órgão vinculado à Eletrobras, tomou conta do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, no norte da Bahia, nesta segunda-feira (11).O protesto teve apoio da arquidiocese local e de comunidades indígenas, que ocuparam a sala de máquinas da represa.Em entrevista ao Metro1, o presidente do diretório baiano da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), Cedro Silva, disse que o ato faz parte de uma agenda de contra a privatização da estatal.

"A Chesf é responsável pelo desenvolvimento dessa região ribeirinha da Bahia. A Chesf vale R$ 400 bilhões e querem vender por R$ 20 bilhões. A gente entende que essa privatização é de um ativo brasileiro muito importante para o país e, principalmente, para a região Nordeste", afirmou o dirigente, ao destacar que cerca de cinco mil pessoas participam da manifestação.A expectativa do governo federal é de que a Chesf integre o conjunto de empresas que deverão ser privatizadas no ano que vem. Segundo o presidente da companhia, Wilson Ferreira Júnior, a iniciativa está prevista para ocorrer próximo às eleições em 2018.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um caminhoneiro que ficou preso às ferragens foi resgatado depois de o seu caminhão despencar de uma ponte e cair em um rio no município de Itapicuru , na última sexta-feira (8). A salvamento foi feito por militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste que faziam uma ronda na região e foram informados de um acidente grave.

Quando chegaram no local, os agentes foram informados por dois homens que estavam no caminhão, que perderam o controle do veículo e caíram no rio. Eles conseguiram escapar sozinhos, mas um terceiro passageiro ficou preso nas ferragens. Para realizar o resgate, os militares tiveram de mergulhar, pois o caminhão estava emborcado de cabeça para baixo dentro da água.

"Quando eles chegaram na vítima perceberam que, apesar de presa nas ferragens, conseguiu ficar com a boca pra fora da água", contou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais dos Santos.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (Podemos) contestou a versão final do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, que traz dados de 2016 e classifica a Bahia com capacidade de pagamento C. De acordo com o parlamentar, a decisão de colocar a Bahia entre os 12 estados impedidos de receber garantias da União para contratação de novos empréstimos é mais uma perseguição do Governo Federal contra os baianos. “A Bahia sempre apresentou capacidade de endividamento e, justamente, agora, resolveram mudar os critérios. Esta é mais uma artimanha do governo Temer e seus aliados contra a Bahia. O aval para a liberação do empréstimo já foi dado há alguns meses e este novo boletim não é retroativo. Tudo não passa de mais um golpe do golpe”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência três vereadores do município de Ibicaraí. Estiveram presentes na reunião na Serin os vereadores Francisco “Chico do Doce” Araújo Henrique – presidente da Câmara Municipal -, Sidney Macedo de Novaes “Ney Macêdo” (vice-presidente), e Idemar “Dema” Lopes Soares, além da liderança política Cleanderson Vieira. 

Os vereadores - que compõem a base de apoio do prefeito Lula Brandão na Câmara Municipal – agradeceram as ações realizadas pelo Estado em parceria com o município.  Eles citaram algumas dessas obras, a exemplo da pavimentação de ruas do bairro Delfino Guedes, a reforma e revitalização da Feira Livre, e a destinação de um trator com implementos agrícolas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro meses após o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB) se reunir em Brasília em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitando credenciamento para a implementação de uma faculdade privada de Medicina em Valença, foi lançado pelo ministério edital para chamamento público de municípios para implantação de curso de graduação em medicina por instituições de educação superior privada incluindo a cidade na lista.

Sem esconder a satisfação, o deputado reforça que buscar avanço para toda região do Baixo Sul em um setor prioritário para o desenvolvimento social e econômico, como a educação,  é uma bandeira antiga do seu mandato. “Sem falar que os resultados serão além, como a geração de empregos, incentivo ao comércio de bens e serviços, além de novos profissionais qualificados”, destacou, agradecendo ao ministro, que de início se mostrou bastante acessível ao pleito e cumpriu, bem como ao prefeito ACM Neto, ao deputado federal, Elmar Nascimento e outros deputados, que, segundo ele faz questão de destacar, tiveram participação preponderante. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PMDB baiano vai fechar 2017 com 51 milhões de problemas que emergiram das malas encontradas num apartamento na Graça no dia 5 de setembro. Dizem eles que o Dia D será em março, quando se abre a janela para quem vai mudar de partido. É quando o partido saberá se a situação se ajustou e quem vai entrar ou sair. No mix de problemas de agora, três preponderam:

1 – Os detentores de mandato, que no ano novo vão disputar a eleição e ainda não sabem o que vão dizer para a plateia.

2 – Os que se sentem traídos porque viam Geddel sustentar um discurso de moralidade que deu nas malas.

3 – Os que se sentem traídos porque Geddel não repartia o butim.

Peso pena - O ex-deputado Genebaldo Correia disse nesta quarta, 6, sobre o rififi de segunda-feira, quando ele, João Santana, amigo de Geddel, e Lúcio Vieira Lima se xingaram na sede do partido, que luta para tentar reerguer o PMDB. Sobre o fato de ter sido chamado de 'Anão do Orçamento', afirma que assim que foi envolvido na CPI renunciou à liderança e logo depois ao mandato. 'Não tive medo de perder o foro privilegiado'. E conclui afirmando que, no caso de briga pessoal, não entra. 'Sou peso pena'. Os inimigos de Genebaldo dizem que o peso dele não está no físico. É na consciência.Inserção de imagem, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vídeo que mostra uma suposta professora segurando uma camisinha pela boca e colocando em um pênis de borracha viralizou nas redes sociais nos últimos dias. O objeto era segurado por um estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). "Eu vou fazer uma demonstração e vocês vão fazer com os carinhas na casa de vocês", diz a educadora. Em seguida, ela simula um sexo oral no estudante que segurava o objeto fálico.

Nas imagens, é possível observar que os estudantes vestem um uniforme de um projeto interdisciplinar em saúde. Além disso, há um cartaz que mostra que a aula é sobre métodos contraceptivos.Apesar da polêmica gerada na internet, alguns dos alunos levaram a demonstração na brincadeira. Ao fim do vídeo, uma jovem, aparentemente constrangida, questiona: "Gente, o que é isso?".A Metrópole entrou em contato com a instituição, que disse apurar o episódio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel (PSD), recebeu hoje (6), em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, a Comenda Augusto Teixeira de Freitas, em homenagem ao bicentenário do jurista cachoeirano, reconhecido no âmbito das ciências jurídicas como um dos maiores luminares das Américas. “É uma grande honra receber a homenagem dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Cachoeira. E mais honroso ainda é receber uma Comenda com o nome de Teixeira de Freitas, um excepcional jurista baiano, antiescravocrata, humanista, defensor da Justiça”, disse Coronel em seu discurso de agradecimento, acompanhado de sua esposa, a presidente do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. 

Em seu discurso, Coronel voltou a falar da proposta de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, TCM. “Não estou fazendo chantagem, mas ou o TCM muda a forma de julgar as contas dos prefeitos e presidentes de Câmaras, ou ele será mesmo extinto. No Brasil, só restam o da Bahia, Goiás e Pará. Não é possível que a condenação de prefeitos seja apenas fonte de prazer sádico para alguns conselheiros. Os critérios adotados para os Estados têm que ser aplicados também aos Municípios. Isonomia: é só o que queremos”, disparou Coronel.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o governador Rui Costa anunciar a recuperação de 1.700 quilômetros de estradas, o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), destaca que ele pretere a região do Baixo Sul, cuja malha viária está um caos, porém não integra as próximas etapas do projeto Premar, ignorando não apenas a segurança da população das 14 cidades, como também a importância turística da região. 
Diante disso, o deputado, que é autor de diversas indicações ao executivo estadual  neste sentido, todas sem resposta, a exemplo da rodovia BA-001, que liga Camamu a Travessão, do trecho que liga Valença  a Camamu, da Rodovia BA-250, que liga Pratigi a Ituberá, da estrada que faz ligação entre o distrito de Serra Grande em Valença e a cidade de Mutuípe e da Rodovia BA-250, trecho que liga Ituberá a Piraí do Norte, conclama  que o Governo do Estado, junto com a Secretaria de Infraestrutura, direcione seu olhar para a localidade. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Bahia, coletivo presidido na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), membros do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Coede), representantes das secretarias de Estado e da sociedade civil apresentaram uma Carta Aberta ao Governador Rui Costa contendo as principais demandas do segmento nas áreas da saúde, educação e segurança pública.  O documento foi entregue, na manhã desta segunda-feira (04), a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho, em reunião na sede da pasta.  

De acordo com o presidente do Coede, Valdenor Oliveira,  o Conselho tem pleiteado várias ações para consolidar a política de amparo e defesa das pessoas com deficiência em todo o Estado. “Inclusive, essas demandas surgiram a partir de plenárias realizadas em todos os territórios baianos. E estamos há mais de um ano tentando uma agenda para apresentá-las ao governador Rui Costa”, afirmou.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A "Loja Maçônica Força e União Vale do Jiquiriçá - Oriente de Mutuipe-BA", realizou, no último dia 15 de novembro, a iniciação de 04 neófitos. O evento contou com participação de várias lojas.  A Loja Deus Luz e Amor, Oriente Laje-BA, marcou presenca com uma grande representatividade: Membro Mestre Instalado: Antonio Vaz dos Santos Filho;Venerável Mestre Daniel Drummont Marques Porto,  Venerável Mestre Eriosvaldo Mendes Pereira; Venerável de Honra, Itamar Santos Bulhões; 1o. Vigilante, Helenildo de Jesus Souza;  2o. vigilante, João Paulo da Silva Pereira; Mestre de Cerimônia, José Francisco da Sala Júnior; Mestre Rildo Marques de Araújo; Companheiro Bento Farias de Jesu Aprendiz, Amilton Barbosa dos Santos. A Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia foi representada, na oportunidade, pelo Delegado Distrital, Ninaldo Valejo Pinto. Após a sessão, foi servido um saboroso almoço, com bastante iguarias  da culinária local. De parabéns, também, a Ala Feminina. Em breve o evento será realizado em Laje-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo bunker dos R$ 51 milhões. Apesar de a peça não acusar os peemedebistas de corrupção, a chefe do Ministério Público Federal põe propinas da Odebrecht, esquemas de devolução de salários dos servidores da Câmara, pagamentos do doleiro Lúcio Funaro e desvios relacionados ao "Quadrilhão do PMDB" na Câmara como possíveis origens para as caixas e malas de dinheiro encontradas pela Polícia Federal no apartamento em Salvador.Também foram denunciados os homens de confiança dos peemedebistas, Gustavo Ferraz e Job Brandão, a mãe Marluce Vieira Lima, e o empreiteiro Luiz Fernando Machado, dono da Cosbat construtora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional da Chapada começa a funcionar no domingo (3) com mutirão de cirurgias eletivas e livre atendimento ao público. Primeira unidade de saúde de alta complexidade da região da Chapada Diamantina, o hospital será inaugurado na sexta-feira (1) pelo governador Rui Costa. Foram investidos R$58 milhões na empreitada que terá atendimento de urgência e emergência 24 horas, 101 leitos, sendo 10 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e centro cirúrgico, de bioimagem e ambulatório. O objetivo é ser referência para os 11 municípios da região, com atendimento assistencial de hospital geral. Serão atendidas urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, obstétricas, pediátricas, traumato-ortopédicas e psiquiátricas. Os pacientes poderão ser assistidos e internados nas especialidades de clinica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), além dos demais serviços de apoio assistencial e administrativo.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O torcedor do Grêmio pode soltar o grito, pois o Tricolor Gaúcho é tricampeão da Copa Libertadores. Dentro do estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, na Argentina, a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho não teve problemas para vencer o Lanús no segundo jogo da final da competição nacional, realizado na noite desta quarta-feira (29). Fernandinho, com um chute forte após uma arrancada, Luan, com um toque sutil de categoria sobre o goleiro Andrada e Sand, cobrando pênalti, fecharam o placar em 2 a 1, decretando a soma dos dois jogos finais em 3 a 1. Garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que começa em dezembro, o Grêmio atuou com a seguinte formação: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Bressan (Rafael Thyere) e Cortez; Jailson, Arthur (Michel), Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Cícero). Já o Lanús do técnico Jorge Almirón atuou com Andradda; Gómez, Herrera (Moreno), García e Velázquez (Denis); Marcone, Martínez e Pasquini; Silva (Rojas), Sand e Acosta. O Grêmio volta a jogar no próximo domingo (3), contra o Atlético-MG, no estádio Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que agora conta com mais uma vaga para a Libertadores de 2018.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (PODEMOS) usou a tribuna nesta terça-feira para comparar a capacidade de gerenciamento do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmando que o democrata deve muitas explicações aos baianos. “De um lado temos um governador que segue trabalhando para manter a Bahia firme no caminho do progresso e do desenvolvimento. Já no outro lado temos um prefeito que é sócio do projeto golpista de Michel Temer e que vai ter que explicar aos baianos o apoio dado ao golpe, assim como a indicação de amigos para o governo ilegítimo e o motivo de tanta perseguição a um governo como o nosso. Quero saber como ele vai justificar a venda das nossas riquezas, a retirada dos direitos dos trabalhadores e as atrocidades cometidas pelo governo do presidente que ele apoia”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Há 22 anos, o casal de professores Sinvaldo Lopes e Eliene Pereira, que mora em Igaporã, passa pela BA-156 para dar aulas em um povoado da zona rural de Caetité. A rotina do casal vai ser facilitada com a recuperação da rodovia, autorizada pelo governador Rui Costa, neste sábado (25), no município de Tanque Novo, no sudoeste. 

No total, serão asfaltados 83 quilômetros, desde o entroncamento da BA-152, em Caturama, passando por Botuporã e Tanque Novo, até o entroncamento da BR-430, em Igaporã. A obra irá beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas.

Rui comentou sobre a importância do investimento. “Nós estamos assinando a ordem de serviço, estamos anunciando R$ 13 milhões para, eu diria, refazer a estrada, já que em alguns trechos o asfalto nem existe mais. Essa é uma estrada de passagem e interligação de vários municípios, e nós vamos, com muito esforço, superando as dificuldades que o Brasil passa”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os 480 mil moradores de mais 22 municípios baianos, desta vez no Território de Identidade do Sertão Produtivo, passam a ter cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Policlínica Regional do Alto Sertão, segunda entregue pelo Governo do Estado, foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (24), em Guanambi. O consórcio que vai gerir o equipamento reúne 100% dos municípios da região.

"Aqui são duas grandes construções. A primeira é esta belíssima unidade de saúde, de concreto, cimento e aparelhos tecnológicos. A segunda é formada por homens e mulheres, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, que acreditaram na ideia. Se é possível regionalizar e dar mais qualidade de saúde para o povo em lugares ricos como Alemanha, Suíça e França, não se pode dar ao luxo de pulverizar recursos em serviços de baixa qualidade em lugares pobres como a Bahia e o Nordeste. Juntos, todos podemos oferecer serviços de primeiro mundo para a população", afirmou Rui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma operação integrada que combate o comércio irregular de produtos de origem animal resultou na apreensão de mais de duas toneladas de carne na madrugada deste sábado (25). Os flagrantes ocorreram nas cidades de Humildes, Santo Estevão e no trevo de Santa Bárbara. Participaram da operação as polícias Militar e Civil, além da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Polícia Rodoviária Federal. Entre as carnes clandestinas recuperadas continham bovinas, caprinas e aves. Foram 940 quilos apreendidos em Humildes, 467 quilos em Santo Estevão e 760 quilos no trevo de Santa Bárbara.

"Mais um grande resultado. Na semana passada localizamos outra grande quantidade e seguiremos fechando o cerco contra essas quadrilhas. Importante destacarmos que comprar carne roubada, se configura crime de receptação", disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Roberto Wesley Pereira de Oliveira, Ruan Filipe Santos Costa e Yuri da Silva foram presos, na noite de sexta-feira, 24, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, após tentar passar por uma blitz da Polícia Militar (PM-BA) com um carro roubado.Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o trio foi parado na rua Melo Moraes Filho a bordo de um veículo modelo Fiesta. Com eles, foram encontrados dois revólveres calibres 38 e 32, munições, a quantia de R$ 1.338, aparelhos eletrônicos de vítimas e a chave de um carro.

Ao ser questionado o local que estaria o outro veículo, eles acabaram levando os policiais até a rua da Califórnia, no mesmo bairro, onde foi localizado um Palio, também com restrição de roubo.Os suspeitos, os veículos e os pertecentes das vítimas foram apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A bucólica Cachoeira, às margens do Rio Paraguaçu e seus casarões históricos, há alguns anos já não é mais um lugar seguro. Embora a população tenha se assustado diante do assassinato da idosa Francisca Amorim Nogueira, 61 anos, em sua casa, numa suposta briga entre traficantes, as pessoas sabem que a cidade não é mais um lugar tranquilo. E os números provam isso.

Segundo o Atlas da Violência, levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2005 e 2015 a taxa de homicídios na cidade, que tem 32 mil habitantes, aumentou quatro vezes. Se em 2005, a taxa era de 10 mortos na proporção para 100 mil habitantes, entre 2011 e 2015 a taxa em nenhum momento ficou abaixo de 46 assassinatos – com picos de 49,5 registros. Ou seja, as mortes violentas aumentaram quase quatro vezes.

Dona Francisca, 61 anos, chegou a pedir para não ser morta (Foto: Reprodução)

Ante isso, a sensação de insegurança é cada vez maior para moradores ouvidos pelo CORREIO, nesta sexta-feira (24), e isso tem mudado a rotina da cidade, nos últimos anos. “Antes, a vida noturna daqui era muito agitada, hoje todo mundo quer ir cedo para casa. Não tem isso mais de a gente sair para fazer supermercado às oito horas da noite”, exemplifica uma moradora, que preferiu não se identificar.

Apesar do medo de sair após as dezoito horas, ela fala que não há hora nem lugar específico para alguém ser vítima de algum tipo de crime. “Os moradores vivem apreensivos”, aponta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas

A sua saúde pode estar correndo perigo.  Cerca de 30 farmácias clandestinas, que operavam sem alvará da Vigilância Sanitária, certidão de regularidade do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e farmacêutico responsável foram fechadas este ano na Bahia.  A informação é do CRF-BA, que destaca o Subúrbio Ferroviário de Salvador como a região da capital baiana com maior número drogarias punidas por operar fora da legalidade.

De acordo com Mário Martinelli Júnior, presidente do CRF-BA, as drogarias clandestinas estão espalhadas por todo o estado, não há uma concentração maior em uma localidade específica baiana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dupla foi presa em flagrante nesta quinta-feira (23) portando carnes clandestinas, 60 mil cigarros contrabandeados e mídia pirateada durante ação da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Senhor do Bonfim. Os agentes promoviam uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão e investigavam comércio ilegal de alimentos, contrabando e falsificação de produtos digitais.

Um dos suspeitos, apreendido enquanto exibia carnes clandestinas e inapropriadas para consumo, já tinha passagem na polícia por tráfico de drogas. Com ele, a polícia encontrou uma quantidade de carne equivalente a dois bois e dois carneiros. O homem também portava munições para armas de fogo para calibres 38, 20 e 380.

Com o outro suspeito, os agentes encontraram 60 mil cigarros ilegais e uma fábrica de falsificação de CDs e DVDs. Segundo a polícia, os cinco gabinetes para cópias apreendidos têm capacidade para reprodução de 36 mídias por vez. Os investigadores encontraram ainda duas impressoras para confecção de capas, 200 DVDs e 150 CDs virgens e mais de 6 mil mídias já gravadas e prontas para venda, além de pen drives e munições de calibre 9mm, de uso restrito das polícias e das Forças Armadas.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: O governador Rui Costa e o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, inauguraram a unidade que irá agilizar a comunicação via 190 na região. Guanambi e mais 18 municípios da região Sudoeste passam a ter o atendimento da central de polícia (190) unificado, com o lançamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), na tarde desta quinta-feira (23), em Guanambi. O governador Rui Costa e o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, lançaram a unidade, onde foi investido pouco mais de R$ 1,6 milhão em tecnologia e estrutura.

Este é o 16º Cicom do Estado, atendendo a aproximadamente 400 mil pessoas da região. De acordo com o subsecretário da SSP, na unidade atuarão profissionais das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. " Em breve vamos expandir o atendimento, abrindo espaço para órgãos de trânsito municipal e para o SAMU ", destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vereador do município de São Félix, Bartolomeu Pereira da Silva (PSB) – conhecido como “Bartinho”– foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin).

Ele esteve acompanhado por Célia Vieira Lima, presidente da rede de desenvolvimento sustentável de São Félix, por Gérson Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, por Uílson da Conceição Silva, presidente da Associação Comunidade Quilombola Engenho de São João Anacleto Conceição, e pelo assessor André Cruz.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

Fabricada a partir da cana de açúcar do sul da Bahia, a cachaça Rio do Engenho será uma das parceiras do Festival Origens. Criada em 2005, em Ilhéus, a empresa cuida de toda produção, que vai do cultivo da cana, até o envasamento do produto acabado. Diferente da cachaça industrial, a Rio do Engenho é produzida em alambiques de cobre, livre de aditivos químicos, açúcar ou corantes.

Luiz Fernando Galletti é fundador da marca e o químico responsável pela produção das cachaças. Fernando fala do entusiasmo em participar pela primeira vez de um evento que reunirá produtos de origem baiana. “Já estivemos em diversas feiras, mas o Festival Origens será uma oportunidade não só para divulgar nosso produto, mas também para apresentar as possíveis harmonizações que ele pode oferecer com o charuto, por exemplo”, comemora.

Fernando ressalta que a cachaça muitas vezes é considerada uma mercadoria de baixa qualidade no Brasil. “É um produto que vem de origem humilde, mas evoluiu e está ganhando espaço. O festival é uma chance de mostrar que o nosso produto tem alta qualidade e que pode ser bem harmonizado. Vamos levar o que temos de melhor e a expectativa é ver a satisfação dos participantes”, afirma.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após relatar favoravelmente o Projeto de Lei que eleva as comarcas de Santo Antônio de Jesus e Valença de entrância intermediária para entrância final, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), comemora a aprovação por unanimidade da proposta na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo ele destaca, a partir de agora, além de os processos serem agilizados, estas comarcas terão o tratamento que merecem. “Valorizando o trabalho e a dedicação dos magistrados que atuam nessas  cidades, o que beneficia todos os cidadãos que dependem dos serviços jurisdicionais prestados, uma vez que permite a alocação maior de recursos e pessoal para a prestação de serviços jurisdicionais”, frisou.

Por fim ele enfatizou que: “Estamos contribuindo para melhorar o acesso da população ao serviço judiciário, de forma que a Justiça se aproxima dos cidadãos desses municípios tão importantes para nosso Estado e com isso todos ganham”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA) comemorou a aprovação nesta quarta-feira (22.11), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ), do projeto que propõe o fim do foro privilegiado para processos contra políticos e autoridades.O projeto é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Efraim Filho (DEM-PB) e foi aprovado por meio do voto simbólico, quando há o apoio da maioria e não é necessário submetê-lo à votação nominal, com o registro do voto dos deputados.

O texto mantém o foro privilegiado apenas para o presidente e o vice-presidente da República, além dos presidentes da Câmara, do Senado e do Superior Tribunal Federal (STF).Integrante da CCJ, Félix alerta que o fim do foro afastará não apenas a ideia de blindagem de certas autoridades, especialmente em casos de corrupção, mas resgatará o princípio de que todos são iguais perante a lei.

Ele explica que a PEC ainda vai ser analisada por uma comissão especial da Câmara, criada para esta finalidade. Só depois então irá a plenário, para ser votada em dois turnos. “Acreditamos esse seja um dos grandes passos contra a impunidade e o fortalecimento do sentimento de igualdade perante a justiça”, disse.Ascom/Deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA)

Notícias | postado por: Mascarenhas

No segundo dia de programação do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, o governador Rui Costa levou as filhas mais novas, Marina e Malu, para participar das atividades que aconteceram no início da tarde desta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Juntos, eles brincaram com os protótipos da Mostra de Experimentos e no simulador de voos. Também visitaram a Arena Interativa e assistiram à apresentação de corais de colégios de Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Jequié e Bom Jesus da Lapa.

Com vasta programação, o encontro segue até esta quinta-feira (23), das 8h30 às 18h, com entrada franca. Mais de 4 mil estudantes expositores, de escolas estaduais de todas as regiões do estado, celebram a arte e a educação como instrumentos que podem mudar a vida dos jovens. 

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, acompanhou o governador durante a visita. “Fazemos o apelo para que os professores e pais tragam seus filhos. O acesso é livre. Este é um evento feito não somente para os estudantes, mas para a sociedade. Quem passar aqui vai ter a oportunidade de conhecer o que se pratica em cada escola. Nós estamos com uma média de visitação de 10 mil pessoas por dia e vamos encerrar amanhã à noite com um grande show feito pelos estudantes”, declarou Pinheiro.Fotos: Mateus Pereira/GOVBAn Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), apreciou nesta terça-feira (21) mais oito Projetos de Lei (PL's). Com isso, o colegiado chega a 34 proposições apreciadas desde que o parlamentar assumiu a condução dos trabalhos na CCJ, em agosto deste ano.

Ao assumir a presidência, Rosemberg encontrou cerca de 800 projetos de deputados em tramitação. Dentre as providências para reduzir o volume e acelerar as avaliações, o parlamentar petista solicitou a cada um dos outros 62 parlamentares que apresentassem duas propostas prioritárias para serem analisadas com celeridade.Presidente Rosemberg Pinto solicitou duas proposições prioritárias de cada um dos 63 deputados

Com a medida, já atendida por uma boa parte dos parlamentares, 126 PL's poderão tramitar pelas comissões relacionadas e depois seguir para votação em Plenário. “Reforcei, mais uma vez hoje [21], inclusive no Plenário, para que os deputados possam apresentar os dois projetos prioritários. Vamos realizar uma força-tarefa nas duas próximas sessões para apreciarmos estas propostas, em caráter  emergencial, e vamos verificar a constitucionalidade”, afirmou, ao destacar o empenho dos deputados membros da CCJ para que os projetos cheguem ao plenário para votação conforme exige a Constituição. “A presença dos colegas tem sido superior aos cinco deputados para votação e abertura dos trabalhos, com uma média de sete a oito parlamentares por reunião”, comemorou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Ibicaraí, Luiz Jácome Brandão Neto, conhecido por “Lula Brandão”. Ele esteve acompanhado pela vice-prefeita Adriana Assis e por Irene Ceo, gestora municipal de convênios. Lula Brandão também pediu a reforma de um colégio estadual e o envio de gabinetes odontológicos para atingir 100% de cobertura no município. 

O prefeito Lula Brandão salientou que o encontro serviu para reivindicar algumas ações do Estado no município. “Solicitei a agilização de um convênio com a Conder, no valor de R$ 500 mil – via emenda parlamentar da deputada estadual Ângela Sousa – para fazermos o calçamento das ruas do Bairro Delfino Guedes”, informa o prefeito de Ibicaraí.

Ele destaca, ainda, que foi solicitada a reforma de um colégio do Estado no município e ações para a área da saúde. “Durante sua recente visita ao município o governador Rui Costa atendeu nosso pleito para enviar gabinetes odontológicos para nossos postos de saúde. Assim, iremos atingir 100% de cobertura odontológica no município”, explica o prefeito Lula Brandão, de Ibicaraí.Pedro Rubio Coordenador de Assessoria de Comunicação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Apoio: Drogas foram encontradas com o traficante Leandro Pereira da Anunciação, que foi preso em flagrante. Durante patrulhamento, na madrugada desta terça-feira (21), equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador (RMS), apreenderam seis tabletes de maconha e outras oito porções da mesma droga, na cidade de São Sebastião do Passé. Leandro Pereira da Anunciação, 18 anos, foi preso em flagrante.

As guarnições passavam pela localidade conhecida como Quarta Etapa quando perceberam um indivíduo correndo. Leandro chegou a entrar em um edifício, mas foi alcançado. Além dos tabletes e porções de maconha, foram encontrados também materiais para embalar drogas.

 "A rotina de combate ao tráfico é incessante e praticamente todos os dias apreendemos drogas e criminosos integrantes de quadrilhas", contou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) RMS, coronel Alfredo Nascimento. Leandro e as drogas foram encaminhados para a 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas. Imagem: Divulgação SSP. AttAssessoria de Comunicação. Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Levando em conta o aumento da criminalidade na região do recôncavo e o quantitativo hoje de apenas 320 policiais militares no 14º batalhão da PM para atender a um total de 12 municípios, o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), solicitando a instalação de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Recôncavo) em Santo Antônio de Jesus e uma Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Recôncavo) na cidade de Conceição do Almeida. Como reforço, Alan Sanches se reuniu com o coronel Anselmo, comandante geral da Polícia Militar. 

“Afinal, se formos contabilizar, para uma população de 252.800 pessoas existe somente um policial para proteger 790 pessoas, o que tem gerado um clima de grande insegurança para os moradores da região, que se sentem reféns dentro das suas próprias casas e conclamam por mais segurança e eu acredito na sensibilidade da SSP, da PM”, frisou.Ascom Alan Sanches. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Embasa vem lançando esgoto sem tratamento há mais de dois anos, no trecho de mar em frente ao bairro do Rio Vermelho. “É um crime ambiental gravíssimo. Mas é também uma ofensa grave à religiosidade, à fé do povo de santo da Bahia, que acredita ser ali a morada de Iemanjá”, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

De acordo com o parlamentar, a Embasa ainda tenta negar o fato, apesar da Polícia Federal garantir que a Embasa vem jogando esgoto sem tratamento no mar desde outubro de 2015. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia, a Agersa, que é o órgão encarregado de fiscalizar as atividades da Embasa, sabia que a empresa vinha lançando esgoto sem tratamento no mar, mas não tomou as devidas providências. “A Embasa alegou não dispor de recursos técnicos para resolver o problema. E ficou por isso mesmo”, salientou Geilson.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Criada para atender aos moradores de 22 municípios do sudoeste baiano, a Policlínica da região de Guanambi será inaugurada nesta sexta-feira (dia 24), às 16h, pelo governador Rui Costa. Uma série de ações marca o ato de entrega da unidade de saúde que será iniciado a partir das 8h, com uma visita guiada às instalações reunindo a imprensa da região, deputados e prefeitos cujos municípios formam o Consórcio Público de Saúde, seguida de coletiva de imprensa. 

Localizada no bairro Santa Luzia, em Guanambi, a Policlínica Regional levará atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um motorista que trafegava pela avenida Dois de Julho, na cidade de Ilhéus, perdeu o controle da direção e acabou caindo no mar da praia do Cristo. O acidente aconteceu na tarde deste domingo, 19, e a identidade da vítima não foi revelada.Segundo informações do Site Ilhéus 24h, o condutor estava no carro com três adolescentes, quando o veículo despencou de uma altura de aproximadamente três metros. Os ocupantes não ficaram feridos. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o motorista já havia saído.Ainda conforme o site, um pescador que tentou ajudar sofreu um corte profundo na perna e precisou ser levado para um hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dele.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Doze detentos utilizaram um macaco hidráulico para fugir das carceragens da Delegacia Territorial de Alagoinhas (a 125 quilômetros de Salvador) neste domingo, 19. Nenhum fugitivo foi localizado até a manhã desta segunda-feira, 20.Segundo o site Alta Pressão Online, os presos usaram o equipamento para quebrar o teto da cela. Após danificar a estrutura, eles serraram a tela de aço, escapando em seguida. De acordo com o site, eles pularam de uma altura de aproximadamente quatro metros.

Uma vistoria foi realizada na carceragem, onde foram localizados os equipamentos usados pelos fugitivos.A carceragem comporta 38 detentos, mas estava com 122 custodiados. Conforme o site, o Ministério Público (MP-BA) ajuizou uma ação civil no mês de agosto, para que fosse feita a interdição da unidade.

Os fugitivos foram identificados como Alexandre Franklin Santana dos Santos, Denis de Jesus Carvalho, Douglas Teixeira Costa, José Lucas de Oliveira, Ronaldo Batista dos Santos, Carlos Luís Alves da Silva, Cleiton Santos Lima, Iago Santos Lima, Nourisval Carmo de Souza,  Rafael dos Santos Filgueiras, Ednei dos Santos Nepomuceno e José Edilton Xaviei da Costa Júnior. A Tarde


Enquete


PodCast