Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Outros Municípios

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Itaquara, Marco Aurélio Costa (PSB), apesar de jovem, 25 anos, demonstrou potencial de diálogo e articulação política ao emplacar, na quarta-feira (12), um vereador aliado para o Comando da Câmara Municipal a partir do Biênio 2019/2020. A avaliação, no entanto, é de que Marco entrou em campo aos 45 do 2º tempo, virando o jogo, após diálogo com integrantes da sua base e até opositores, conseguindo o apoio de um dos críticos do seu governo, o vereador Lúcio de Apolônio (PROS), que abandonou o grupo da oposição e agora integra a base governista na Casa Legislativa, eleito vice-presidente. Além disso, o prefeito ainda acalmou os ânimos do vereador Fabiano Santos (PP), conhecido como Binho Locutor, que estaria integrando a Mesa-Diretora na condição de vice do atual presidente e líder da oposição, Aguinaldo Silva (PPS), que decidiu não disputar à reeleição após articulação do chefe do Executivo e ainda votou no presidente eleito, Rogério Rodrigues (PSL), o Geo de Ricaço, que obteve 7 dos 9 votos no processo de escolha. Na rede social, Marco comentou a eleição e falou em parceria entre os poderes. ”Tenho certeza que nosso poder legislativo não fugirá da responsabilidade de trabalhar pelo bem de todos os cidadãos de Itaquara. Estou certo que a parceria da Câmara com a prefeitura será ainda maior e com isso avançaremos muito mais”, disse o gestor.Fotos 1 ( ASCOM Itaquara), 2 (arquivo tvsaj)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prazo de implantação na Bahia da placa veicular padrão Mercosul foi prorrogado pela segunda vez. Prevista para entrara em vigor originalmente em 3 de dezembro, a implantação primeiro foi adiada para 17 de dezembro e, nesta sexta-feira (14), o prazo foi estendido novamente até 24 de dezembro.

De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a nova mudança foi definida por meio de um acordo entre o órgão, o Denatran e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).O objetivo do adiamento é conceder tempo para que o Serpro finalize a integração do novo sistema de emplacamento, com a ampliação do número de fabricantes de placas que irão atuar em território baiano.Ainda de acordo com o Detran, até o momento, mais de 100 empresas estampadoras de placas já estão credenciadas ao Denatran para oferecer o serviço na Bahia.

Placas Mercosul

A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas.A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d'água e código de barras bidimensional (QR-Code).Foto reprodução. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro (PSD) e o seu vice, Márcio Oliveira (PP), tiveram os mandatos cassados por abuso do poder político. Em decisão assinada na última quarta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) decidiu pelo afastamento dos gestores e ainda condenou Quitéria e Marcinho - como é conhecido na cidade - a oito anos de inelegibilidade a contar das eleições que se realizaram em 2016.  

A condenação ainda atingiu o ex-prefeito Zenon Nunes da Silva Filho (PSD) que também ficará inelegível por ter favorecido, enquanto prefeito, um comício dos herdeiros políticos.  

A ação acatada pela Justiça eleitoral foi impetrada pela coligação “Renasce a Esperança”, que tinha o segundo colocado nas eleições de 2016, Joelcio Martins da Silva (MDB), como representante. De acordo com as alegações do Joelcio, Zenon - então prefeito do município - transferiu a comemoração do dia do evangélico de 23 de setembro para 25 de setembro, quando estava marcado comício da coligação de Quitéria e Marcinho. 

O prefeito também contratou a cantora gospel Damares para fazer um show para a comunidade evangélica de Santaluz, “valendo-se, dessa forma, de abuso do poder político com a finalidade de esvaziar o comício da coligação investigante e favorecer os dois primeiros requeridos na disputa do pleito eleitoral de 2016”, como escreve a decisão. 

Na decisão, a juíza Lisiane Duarte, da 145ª Zona Eleitoral confirmou a conotação eleitoral e participação direta, mas oculta, da administração de Zenon para favorecer os candidatos apoiados por ele. Foto Repordução Notícias de Santa Luz. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deflagrada, nessa quinta-feira, 13, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Barra Grande, Vera Cruz-BA, através da 5a. Cia de PRE, a "Campanha de Solidariedade Criança Feliz", num evento que, já nessa sua primeira edição, surpreendeu, não apenas em face da maciça participação de crianças e autoridades militares, politicas e representantes dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida e Muniz Ferreira. Iniciativa da 5a. Cia, através da Sub-Ten Sândila Rocha e o Cmt. Cap Lopes, naturalmente, com o respaldo da PRE.

Dentre as personalidades presentes, o Ten. Cel Jarbas Carvalho (Cmt da Policia Rodoviária Estadual), Cap. Lopes (Cmt da 5a. Cia que envolve Mar Grande, Santo Antonio de Jesus e Valença), Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus), representantes do Grupo de Choque da Polícia Militar, Cap. Andrade e demais personalidades que integram a companhia em epígrafe; Venilton Caldas "Titia" (exotérico).

OBJETIVO

O projeto em apreço, segundo o Cap Lopes e Sub-Ten Sâmila Rocha, tem por escopo promover aproximação da Polícia Militar com as crianças que, em desenvolvimento emocional e cognitivo, precisam, desde cedo, já irem se familiarizando com noções de cidadania, e esse estreitamento, essa interação, é de vital importância para esse intercâmbio. Por conta disso, além de equipamentos de parquinho infantil,presença do boneco caracterizado de "soldado", viatura do Corpo de Bonbeiros para o tradicional "banho das criânças", foram feitas pinturas, distritução de lanches, refrigerantes, algoodão doce,  etc, alpem das apresentações com cães adestrados. 

INTERAÇÃO POLÍCIA/COMUNIDADE

Infelizente, muitas pessoas vêm a policia como repressora. E muitos o fazem à luz das ações coercitivas que, por conta da necessidade, fazem-se necessárias perante àqueles que procuram cometer ilícios. O grande objetivo da  polícia é promover a paz, garantindo direitos. Esse trabalho junto às crianças é de fundamental importância para a quebra de paradigmas, para a desmistificação de rótulos. A sociedade precisa atuar de forma parceira, na certeza de que resultados auferidos beneficiarão a todos.  

PARCERIAS

Para que um evento dessa magnitude, com o alcance social a que se propõe, possa produzir resultados, faz-se necessária, naturalmente, a utilização de uma logística operacional mínima. Nesse sentido, coube à Sub-Ten Sâmila e equipe, literalmente, "colocar os pés na estrada" em  busca de apoios necessários. E eles vieram. Por parte do poder público municipal contribuíram os municípios de SALINAS DA MARGARIDA (gestão Wilson Pedreira), MUNIZ FERREIRA (gestão Wellington Vieira), VERA CRUZ (Vinícius) e Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira. Representando a iniciativa privada, contribuíram: Comercial Corôa (Nego), Politur, Gino Construtora, Colchões Meron, Sakara, Schin, Toop Britas, Hort Fruit da Ilha, Internacional Marítima, Lyder da Construção, Construilha, G&F. 

O corpo de bombeiros, sob o comando do Ten Cel Matias também levouu alegria à criançada no momento em que, a partir da viatura, foi propiciando o tradicional "banho" por parte da garotada que se fez presente. E, por falar em Corpo de Bombeiros, essa agremiação desenvolveu um destacável trabalho no Festival de Salinas da Margarida, propiciando segurança aos munícipes e visitantes, durante os quatro dias de festividades. 

Dentre os chefes do executivo municipal  que contribuíram com o evento e que chegaram a comparecer, Marylda Barbuda (prefeita de Itaparica). Ela que vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente desse receptivo município do recôncavo baiano. Marlylda que, diga-se de passagem, em entrevista à Tvsaj, parabenizou os representantes da 5a. Cia pela iniciativa. Aproveitando o ensejo, já que inquirida, falou sobre ações que vem desenvolvendo em seu município, notadamente as que se referem ao turismo, à cultura, infraestrutura, educação e saúde. 

O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, fez-se representar através do diretor Pepinho e correligionário. A administração municipal de Salinas sabe, evidentemente,  da importância dos cuidados a serem dispensados às crianças, nessa importante fase de formação. Município se engaja nesse projeto de cidadania na certeza de que sementes plantadas, se irrigadas (e serão) com certeza, produzirão frutos.  Inserido na rota turística, o município recebe milhares de visitantes durante o ano.  

Representando o município de Muniz Ferreira, os vereadores Meirinha e Valmir "sempre presente". Eles que, nessa sexta, estarão defendendo as cores da chapa que luta pela presidência da egrégia casa legislativa municipal. Além de terem comparecido ao evento, eles mostraram-se bastante satisfeitos diante da receptividade por parte dos representantes da 5a. Cia e diante da maciça participação de crianças. Veja mais algumas fotos em LEIA MAISe, TODAS, através do FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos entrevistas, durante a semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os quatro bandidos que fizeram 16 pessoas de refém hoje (10) no Centro de Saúde Osvaldo Caldas Campos, no bairro de Santa Cruz, foram presos. Todas as vítimas já foram liberadas e os feridos foram enviados para o Hospital Geral do Estado.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar iniciou, por volta das 18h25 da tarde de hoje, a negociação para a libertação dos servidores e pacientes do Centro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os bandidos invadiram o local para fugir de uma troca de tiros com a polícia.Foto PLaulo Almeida, Ascom SMS, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alguns estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Ipiaú (a 360 quilômetros de Salvador) precisaram pular as janelas de um ônibus escolar ainda em movimento nesta quarta-feira, 5, após o veículo derrapar na ladeira conhecida como "Cascalheira", situada na rua João Durval Carneiro.

Segundo informações do site Noticiais de Alagoinhas, por conta da chuva, o condutor do coletivo teve dificuldades para parar o veículo enquanto subia a ladeira. Após o homem pedir para os alunos se manterem calmos, um deles quebrou uma das janelas com um chute e alguns estudantes saltaram do veículo.

A Secretaria de Educação do município informou que nenhuma das 42 crianças e adolescentes que estavam no automóvel sofreram ferimentos. Os meninos e meninas foram levados para casa em segurança.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) foi confirmado, nesta segunda-feira (3), o próximo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O parlamentar aceitou o convite do governador Rui Costa (PT), feito no início da tarde, após reunião com o parlamentar petista.

“Fiquei muito feliz e agradeço ao governador Rui Costa pela confiança depositada em mim para liderar a bancada de governo. Daremos continuidade ao importante trabalho do deputado Zé Neto, a partir de fevereiro. Até lá, continuarei com o meu estágio com ele”, afirmou Rosemberg.

De acordo com o deputado, a principal missão será garantir a boa convivência entre a base e a oposição na Casa de Leis.

“Vamos trabalhar para facilitar a vida do governador e garantir os projetos a favor de todas as baianas e os baianos que tramitarão na Assembleia Legislativa, ouvindo todo mundo”, defendeu o parlamentar, que assume a nova função a partir de fevereiro do ano que vem. Fotos: 1(arquivo tvsaj.com.br), 2 (divulgação / Ascom RP

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os hospitais, clínicas e laboratórios credenciados à rede do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) devem suspender os atendimentos quando o limite orçamentário estabelecido pelo plano for atingido. A decisão vem após um acúmulo de mais de R$ 100 milhões não repassados pelo Planserv às instituições ao longo do último ano e deve atingir unidades de todo o estado. 

Em 2017, o plano anunciou medidas relacionadas ao teto de gastos. Anteriormente, em caso de necessidade dos pacientes, o Planserv autorizava procedimento, mesmo além do limite contratado. No entanto, com a alteração, as unidades de saúde foram alertadas que o excedente deste limite não seria mais pago de imediato. 

“Todas as clínicas e hospitais teriam um valor máximo para faturar por mês, mas disseram que não nos preocupássemos porque isso seria temporário e seria resolvido assim que houvesse uma folga no orçamento. Não resolveram e, a cada mês, estamos tendo cortes nos valores. Algumas unidades já não aguentam mais”, afirmou um médico, que preferiu não se identificar, em contato com o Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Gutemberg da Hora Santos e Marcelo Silva Santos foram encontrados amarrados em uma cerca de arame suspeitos de roubo em uma área rural no município de Eunápolis (distância de 653 km de Salvador), na tarde da última sexta-feira, 30.

Segundo o portal RADAR 64, no fim da manhã da última sexta, os suspeitos roubaram um caminhoneiro e um mototaxista na BR-367 e ao perceberem que os assaltantes estavam com uma arma falsa, as vítimas reagiram. Logo em seguida, os suspeitos fugiram em uma moto que também foi furtada. Na fuga, a dupla caiu em uma poça de lama, abandonaram o veículo e continuaram a fuga a pé.

Após denúncias sobre duas pessoas amarradas, os policiais encontraram os suspeitos amarrados e informaram que os homens estavam com diversas escoriações e precisaram de atendimento médico. Os homens foram autuados em flagrante por roubo e receptação e o material roubado não foi encontrado. Foto divulgação A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, foi premiado pelo destaque em Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, na 11ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, em cerimônia realizada na quarta-feira (28), no Hotel Fiesta, em Salvador. A premiação é parte de um programa de reconhecimento de prefeitos e outros gestores municipais que atuam para que seu município cresça através do empreendedorismo. No projeto “Castro Alves: da poesia ao empreendedorismo”, com o qual concorreu, foram apresentadas as principais ações que a colocaram entre as oito cidades mais empreendedoras do Estado.

Durante o evento de premiação, Thiancle Araújo ressaltou a importância do prêmio para o fomento do empreendedorismo, através do apoio a projetos de auxílio e capacitação de microempreendedores e pequenos empresários. “Por meio da Sala do Empreendedor, estimulamos a independência da nossa cidade, conseguimos inspirar novos empreendedores, capacitar pequenos empresários e auxiliar projetos importantes que movimentam a economia do município”, relatou. Ligado à Secretaria Municipal de Empreendedorismo, a Sala do Empreendedor realiza cursos, palestras e workshops; articula parcerias para os pequenos empresários; e estimula atividades empreendedoras em diversas áreas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ROUPA NOVA, maior loja nesse segmento, na região, patrocina, ao lado da Prefeitura Municipal de Itaparica, esse grande evento nesse município, nesse sábado (30/11) e domingo (01/12).

Notícias | postado por: Mascarenhas


Subiu para cinco o número de mortes no acidente envolvendo um ônibus escolar e uma carreta, na manhã deste domingo (25), no Km 382 da BR-116, nas imediações do município de Santa Bárbara, no Centro Norte baiano. Entre os mortos estão o motorista da carreta e quatro estudantes. Veículo saiu de Euclides da Cunha levando jovens para campeonato de fanfarra

Ao todo, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o acidente envolveu 29 vítimas. Inicialmente, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que 32 vitimas foram atendidas, cinco não resistiram, seis foram atendidas no Hospital Municipal de Santa Bárbara, 19 deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e quatro no Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana.

O ônibus saiu de Euclides da Cunha levando jovens para um concurso de bandas e fanfarras da Licbamba, em Antônio Cardoso, mas acabou não chegando ao seu destino final. O concurso contaria com a participação de 12 municípios e estava previsto para ocorrer a partir de 14h deste domingo, na Praça da Matriz. Ao todo, três ônibus teriam saído de Euclides da Cunha com destino ao evento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador do estado Rui Costa reafirmou que não haverá parcelamento ou atraso para os servidores públicos do Estado, como foi veiculado por um site, que, segundo o governador, seria ligado a um deputado estadual da oposição.

– Eu vou, inclusive, fazer interpelação do site, porque as pessoas não podem difundir mentiras, calúnias e ficar impunes – reclamou.

Para Rui, a multiplicação da informação errada prejudica a credibilidade geral.

– Alguém publica e o outro se sente na obrigação de reproduzir e acaba em segundos todo mundo reproduzindo uma notícia que surgiu em um site, um blog, que ninguém nunca ouviu falar, e todo mundo publica a mesma notícia falsa – apontou ele.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Candidato da situação, o advogado Fabrício Castro foi eleito presidente da Ordem dos Advogados da Bahia na noite de hoje (21). A quantidade de votos ainda não foi divulgada pela comissão eleitoral, mas matematicamente a chapa "Avança OAB" está eleita para o triênio 2019-2021. A apuração ainda não foi concluída.

O candidato era apoiado pelo atual presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e concorria com Gamil Foppel da chapa "Renova OAB".

Castro venceu em todas as 17 urnas instaladas no Clube Espanhol para a jovem Advocacia. Nestas, Fabrício teve 2.684 votos, contra 1.934 votos do candidato da chapa Renova OAB, Gamil Föppel. Uma diferença de 750 votos.Foto 2, Tácio Moreira, MotorPress. Foto 1 (arquvi Tvsaj)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) prendeu dois homens que exerciam ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Pindaí, no sudoeste do Estado. 

De acordo com a PM, Israel Borges de Matos, 65 anos, e Sinésio Ferreira Sena, 54 anos, confessaram que realizavam procedimentos odontológicos em pacientes, como restaurações e extrações, há mais de dez anos na região. Conforme o CRO-BA, o local em que os dois homem atendiam os pacientes estava em condições consideradas insalubres e com potencial de transmissão de doenças infectocontagiosas.  

Borges e Ferreira vão responder pelo exercício ilegal da profissão e podem ser condenados a prisão sob pena de seis meses a dois anos de reclusão. A polícia apreendeu materiais e instrumentos da dupla, que foi conduzida a Delegacia de Polícia.Foto divulgação. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (PSB) teve o nome lançado como candidato à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após reunião do conselho político que compõe a base aliada do governador Rui Costa (PT). O anúncio foi feito pela presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata.

A legenda ofereceu o nome do parlamentar após escolha por unanimidade. "Sem vetos a nenhuma outra pretensão, o nome do Alex Lima poderá, dentro da base aliada,  expressar a participação dos partidos que não integraram a chapa majoritária  encabeçada pelo governo Rui Costa na eleição 2018", afirmou o partido, por meio de nota. Imagem 1, foto divulgação. Imagens 2 e 3 (arquivo Tvsaj.com.br). Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O salário da vice-prefeita de Juazeiro, Doutora Dulce (PDT), é o maior da Bahia. Ela recebe R$ 19.126,00, maior que de muitos titulares dos municípios baianos. O site levantou dados dos salários das 20 maiores cidades baianas por meio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), é o segundo mais bem pago. O articulador político de ACM Neto (DEM) recebe mensalmente R$ 18.732,56 – quase R$ 400 a menos que a líder do ranking. O vice de Camaçari, José Tude, também do DEM, é o terceiro com rendimentos de R$ 15.411,29.

O salário mais baixo é de Dalva Merces Barreto (PSB), vice-prefeita de Santo Antônio de Jesus.  Em dois municípios, não há vice-prefeito após renúncias. É o caso de Feira de Santana, onde José Ronaldo (DEM) deixou a prefeitura para ser candidato ao governo da Bahia na eleição deste ano. Com a decisão dele, Colbert Martins (MDB) assumiu o posto e a cidade ficou sem o número 2 da administração municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARIA QUITÉRIA, ex-prefeita de Cardeal da Silva e ex-presidente da UPB (União dos Prefietos da Bahia), realizou um destacável trabalho a frente dessa instituição político-partidária. Nessa sexta-feira, 16, prestigiou o prefeito Wilson Pedreira, |Mara, presidente da Câmara, sua equipe de governo, ao comparecer ao propalado FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA, que aconteceu nos dias 15 a 18 do corrente. E,na oportunidade, concedeu entrevista exclusiva à Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo e Saj Notícias.Fotos.Antonio Mascarenhas . Veja todas as FOTOS do evento através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevsita. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma liminar em ação civil pública (ACP) da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), publicada na última quarta-feira pelo juiz da 10ª Vara de Salvador, Evandro Reimão dos Reis, reafirma a ilegalidade – e inconstitucionalidade – em apreender, durante as blitzes policiais, aqueles veículos que estão com o IPVA atrasado. O ideal, por certo, é andar em dia com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, mas como defendem alguns juristas, e inclusive usado como justificativa no documento assinado pelo juiz Reis, o atraso no pagamento não implica crime e o ato de reter o veículo por este motivo coloca o motorista em uma situação vexatória. Em outras palavras, não é crime ter contas vencidas, a situação econômica delicada de muitos brasileiros pode fazê-los optar por água, luz e comida na mesa primeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEEL) vêm a público repudiar a atuação do árbitro Marielson Alves Silva (CBF) na partida entre Santo Antônio de Jesus 0x0 Itamaraju, realizada neste domingo (11), válida pelas quartas-de-final do Campeonato Baiano Intermunicipal 2018. 
A atuação da arbitragem foi determinante para o resultado final da partida ao: 
•deixar de assinalar um pênalti claro para a seleção santoantoniense no 1º tempo; 
•deixar de marcar pênalti e adverter o jogador adversário em lance no 2º tempo, que chegou a causar lesão no atacante santoantoniense Gustavo; 
•anular um gol legal marcado pela seleção santoantonienses nos minutos finais da partida. 
A interferência da arbitragem nesses três lances prejudicou a seleção santoantoniense que disputará a segunda partida fora de casa no próximo domingo (18). 
Desta forma, a SEEL sugere a Liga Santoantoniense de Futebol (LSF) que recomende a Federação Baiana de Futebol que o árbitro central e seus auxiliares João Paulo de Souza Reis (CBF) e Jucimar dos Santos Dias (CBF), não sejam mais escalados para partidas do Campeonato Baiano Intermunicipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Educação para um trânsito mais gentil e humano. É com esta proposta que aVIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. lançou, nesta semana, o Programa Transitando pela VIA. De terça (30/10) até hoje (01/11) foram três escolas visitadas em três municípios baianos (Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista) e mais de 300 crianças sensibilizadas.

Em clima de gincana, a criançada respondeu a perguntas e respostas, recebeu brindes, panfletos educativos. Todos foram convidados a assistir a um vídeo com dicas de segurança no trânsito. A “competição” foi mediada pela equipe da VIABAHIA, que utilizou da linguagem suave, de fácil compreensão, para que a mensagem fosse absorvida de forma mais eficaz. Todo o material utilizado foi cuidadosamente escolhido para ser trabalhado com a faixa etária de 07 a 12 anos.

O Programa Transitando pela VIA retorna na segunda-feira (05/11) para fechar o conjunto de atividades desta etapa em Salvador e Candeias.

Serviços aos usuários

A concessionária atende a chamados através dos telefones 0800-6000-324 para a BR-324 - rodovia Eng° Vasco Filho e 0800-6000-116 para a BR-116 - rodovia Santos Dumont, que recebem chamadas também através de aparelho celular. Ao longo das rodovias há Bases dos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs), que estão equipadas com banheiros femininos e masculinos e banheiros para portadores de necessidades especiais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nove jumentos que, de acordo com a Polícia Civil, iam para o abate em um frigorífico de Itapetinga, no sudoeste do estado, foram encontrados mortos ontem (30) em uma estrada vicinal na cidade de Itororó.

Segundo o jornal Correio, o delegado titular de Itororó, Frank Nogueira,  informou que os jumentos mortos estavam em um caminhão que saiu há quatro dias do estado de Pernambuco e pegava animais em pequenas quantidades nos locais por onde passava.

Os bichos não tinham Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte. Eles seriam levados primeiro para uma fazenda em Itapetinga e depois encaminhados para o Frigorífico Sudoeste, onde os jumentos são abatidos desde agosto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fabrício Castro, lidera a corrida eleitoral pela presidência da seção Bahia da entidade. De acordo com o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto ao Instituto Dataqualy, Castro aparece como opção para 38,8% dos advogados de Salvador e do interior do estado. A pesquisa ouviu 500 advogados entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018 e possui margem de erro de 4,4%, com intervalo de confiança de 95%. 

Liderando a chapa “Avança OAB”, Castro aparece 7 pontos à frente do adversário, Gamil Föppel, que detém 31,8% das intenções de voto. De acordo com o levantamento, 24,8% não souberam responder e apenas 4,6% votariam nulo ou branco. 

A mesma pesquisa revela que 42,4% dos entrevistados apostam na vitória de Fabrício Castro para liderar a OAB-BA no próximo triênio. Gamil seria vitorioso para 23,8%, enquanto 33,6% afirmaram não saber quem deve ganhar a eleição, agendada para o próximo dia 21 de novembro. Menos de 1% sugeriu que nenhum dos dois deve comandar a entidade.Foto 1, Arquivo Tvsaj; foto 2 (Márcio Lima, divulgação). Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cerca de 10 mil pés de maconha foram identificados através de um drone em uma operação das polícias Militar e Civil na zona rural de Gandu, baixo sul da Bahia, nesta quarta-feira (24). Luciano Santos Marcílio foi apontado como o responsável pelo cultivo da erva e preso durante a ação.

A área ocupada pelas quatro plantações da erva localizadas era de pelo menos 2 hectares. As plantas foram incineradas no próprio local e amostras foram registradas na delegacia para perícia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, ofertou, na manhã deste sábado (20), consultas gratuitas com o serviço de mastologia da unidade. Ao todo, 500 vagas foram ofertadas durante a ação, que teve como objetivo atender mulheres que possuíam requisição (guia do SUS) para consulta com profissional de mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia e que possuíam indicativo de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

Dona Analice da Silva Souza, de 46 anos, natural de Lamarão, esperava há mais de dois anos para fazer uma mamografia. “Fiquei pedindo a Deus que eu conseguisse realizar esse exame, mas agora consegui e está dando tudo certo. Essa ação caiu do céu!”, revelou.

Já dona Rute de Santana, 81 anos, moradora do bairro Liberdade, ficou sabendo da realização de consultas através da vizinha e também aproveitou a oportunidade. “Já fiz meu exame, foi super rápido. Minha mãe morreu de câncer de mama, então a gente tem que se cuidar!”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O fornecimento de água vai ser interrompido na segunda-feira (22), a partir das 6h, no município de Itaparica e nas localidades de Aratuba, Ponta Grossa, Campinas, Jaburu, Mar Grande, Baiacu, Berlinque, Vera Cruz, Gameleira, Gamboa e Ilhota.  
De acordo com o G1, a Embasa informou que a suspensão do abastecimento é necessária para a realização de manutenção na adutora de água tratada. 
 
A previsão é de que o serviço seja concluído na noite do mesmo dia. Quando finalizado, o fornecimento de água é retomado de forma gradativa.  
A Embasa recomenda que os moradores façam uso racional da água disponível no reservatórios de suas casas até a regularização do abastecimentos, que se dá por completo 48h após o início da retomada de fornecimento. Foto arquivo Ag. Brasil. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um motorista de aplicativo, identificado como Danilo da Mata, de 27 anos, foi assassinado a tiros dentro de um carro na manhã deste sábado, 20, na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador).

De acordo com informações do site Acorda Cidade, o crime aconteceu por volta das 8h30, na rua Paraguai, no bairro Caseb. A vítima estava dentro do veículo modelo Ford/Focus, de placa JRG-1906, com licença de Minas Gerais, com outra pessoa, que saiu do veículo ao perceber os disparos. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria e a motivação do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nos dias de realização da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Festa), o Governo do Estado oferece uma série de serviços para o público e moradores do município. As ações incluem atendimento do SAC Móvel, sensibilização para combate ao racismo, além da conscientização sobre os crimes de violência contra as mulheres.  

A unidade móvel do SAC segue estacionada na Rua Simões Filho, em Cachoeira, até domingo (14), com serviços de emissão de carteira de identidade, primeira via de CPF, antecedentes criminais e recadastramento de pensionistas e aposentados. O documento de identidade é retirado no mesmo dia. O atendimento começa às 7h30 e contempla também moradores de municípios vizinhos. São distribuídas 250 senhas diariamente. 

Segundo a coordenadora do SAC Móvel, Neide Barreto, a parceria com a Flica já é uma ação consolidada. “Cerca de mil pessoas serão atendidas até domingo. O nosso atendimento vai até as 18h. Todo ano que ofertamos esse serviço durante a Flica é sempre casa cheia, porque Cachoeira é uma cidade que fica próxima a vários outros municípios. O cidadão que nos procurar aqui terá a comodidade de conseguir o documento que precisa de forma rápida”, garante.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Isana Pontes

‘Almofadas com Pelos de Gatos’, o mais novo livro do cartunista e animador Caó Cruz Alves será uma das atrações da Festa Internacional Literária de Cachoeira — a Flica 2018. O lançamento  será neste sábado (13), na Fundação Hansen Bahia. Além de apresentar a nova obra, o cartunista participa — no mesmo dia e local–, de um bate-papo com outros dois escritores: Zéwalter e Emanuela de Carvalho, às 16:30, no Espaço Educar Para Transformar.

Trabalho do cartunista Caó Cruz, que também participará de debate na Festa Internacional Literária de Cachoeira.  

‘Almofadas’ tem prefácio da escritora carioca Roseana Murray, especializada em livros infantis, com quem o cartunista baiano tem uma parceria. Em menos de dois meses, será a terceira feira literáriFesta Internacional Literária de Cachoeiraa na qual o livro estará. ‘Almofadas com Pelos de Gatos’ traz como protagonistas gatos descolados, que fazem de tudo um pouco, com muita bossa. A narrativa é sem texto. “Não é um livro sobre felinos, mas uma ficção, a ser decodificada pelo ponto de vista de quem lê. Cartuns, para mostrar que os quadrinhos baianos merecem dos públicos  de todas as idades e escolaridades mais atenção”, pontua Caó. Formação dos leitores

Recentemente, Caó- na foto em seu estúdio- esteve no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento no qual teve um trabalho selecionado e onde aproveitou para lançar ‘Almofadas com Pelos de Gatos’. “Eventos de cartuns relacionados ao humor continuam encantando o público, mesmo em tempos digitais. Eles ajudam a trazer os quadrinhos para seu merecido espaço, ao homenagear os artistas que se dedicam a isso, proporcionando alegria ao leitor”, finaliza. Fotos: Divulgação.Inserção de foto 1(Tvsaj.com.br). Matéria,portalturismotototal.com.br.

PS (Tvsaj): Caó é de Santo Antonio de Jesus. Chegou a residir em Paris, França, onde teve contato com artistas famosos, angariando mais e importantes conhecimentos que são de extrema importância ao trabalho que realiza

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policia Civil de Bom Jesus da Lapa (distante a 777 km de Salvador) está apurando o primeiro caso suspeito de compra de voto no estado. Conforme denúncia recebida pela 38ª Companhia Independente da Bahia (CIPM), candidatos a deputado teriam mandado um caminhão carregado com 150 de caixas d’água para serem distribuídas na zona rural de Serra do Ramalho. Durante diligência para apurar a denúncia, na tarde de sexta, 58, equipes da PM localizaram o caminhão na estrada conhecida com o Eixão, entre as agrovilas 02 e 09, naquela cidade.

Na abordagem, o motorista informou que tinha ordem para descarregar na agrovila 02, mas não declinou nomes de quem mandou e de quem receberia o material. O condutor do caminhão, que não teve o nome revelado, foi encaminhado junto com o veículo apreendido e as caixas d’água com capacidade para 500 litros para a Polícia Civil, cuja delegacia (24ª Coorpin) está sediada em Bom Jesus da Lapa. De acordo com subcomandante da 38ª CIPM, o subtenente Julianderson Araújo, não foi localizado material alusivo à propaganda eleitoral no caminhão e nem lista de nomes dos destinatários. Depois de prestar o depoimento, o motorista foi liberado e deverá acompanhar a apuração. O nome dos supostos compradores dos votos também não foi divulgado, considerando que ainda não há uma prova concreta de ato ilícito.Foto  divulgação SSP-SP. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Faltando poucos dias para o fim da campanha, decidi atender ao pedido do povo e manter o ritmo correria. De hoje a sexta, vou a 12 cidades de três regiões do estado, entre elas a Ilha de Itaparica”. A frase é do governador Rui Costa, candidato do PT à reeleição, ao anunciar a agenda de amanhã, quando ele irá a Salinas (9h), Itaparica (10h30) e Vera Cruz (11h30). Também nesta quinta (4), Rui realiza a última grande caminhada em Salvador, do Largo de Roma ao Bonfim, às 15h. 

“Participei de três debates televisivos e concedi uma série de entrevistas ao longo da campanha, mas a minha prioridade é estar com o povo nesta reta final. Preciso ir às ruas agradecer o carinho e o reconhecimento daqueles que são a razão da nossa correria”, afirmou Rui em sua passagem pela cidade de Dom Basílio, na manhã desta quarta-feira (3). Hoje, ele também visita as cidades de Livramento de Nossa Senhora, Caturama, Macaúbas e Boquira.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma travesti conhecida como “Priscila Cavalona” foi presa na manhã desta sexta-feira (28), suspeita de esfaquear e arrancar silicone de uma travesti. Segundo informações da Polícia Civil, Willian Gomes da Sillva (Priscila Cavalona), de 24 anos, cobrava tavas semanais para que outras travestis trabalhassem em uma avenida de Vitória da Conquista. Ela também é acusada de injetar silicone industrial em diversas travestis da cidade. 

Ainda de acordo com a polícia, a suspeita utilizou uma faca para tentar matar Alisson Matos Cangaçu, mais conhecida como Talita, em julho deste ano. A vítima recebeu vários golpes de faca e teve uma das próteses de silicone arrancada de um dos seios. Talita sobreviveu à agressão depois que algumas pessoas separaram a briga. Ela foi levada até o Hospital de Base do município. 

Outras travestis que também trabalhavam na avenida informaram aos policiais que Priscila tentou matar Talita porque ela não aceitava a cobrança da taxa semanal. 

Depois do crime, Priscila fugiu para a casa do namorado, também em Vitória da Conquista. De acordo com o G1, o imóvel em que a suspeita morava aparentava ser um pensionato, no entanto, era utilizado como uma casa de prostituição. Ela foi autuada por tentativa de homicídio e está à disposição da Justiça.

Notícias | postado por: Mascarenhas

  

Ivanildo Dias de Souza, de 38 anos, cresceu no sertão da Bahia, no povoado rural de Lagoa do Meio, em Monte Santo, a 340 km de Salvador. Há mais de 20 anos, ele se mudou para São Paulo e trabalha como coletor de lixo.

Na capital paulista, desenvolveu uma grande paixão: a corrida. Ele percorre cerca de 10 km atrás do caminhão e coleta mais de três toneladas de lixo diariamente. Além disso, treina cerca de 20 km na zona leste paulista, onde mora. Com a prática, só neste ano, já ganhou 44 troféus.

Ivanildo diz investir R$ 9 mil do próprio bolso e do que ganha de patrocinadores, todo ano, para financiar a própria viagem ao sertão baiano para distribuir lanches e camisetas de corrida com o intuito de ajudar pessoas da região que passam por dificuldades financeiras.

Além disso, ele promove provas de atletismo e, entre prêmios, dá desde brinquedos até cheques de até R$ 300 para os mais bem colocados. As corridas são disputadas tanto por crianças, quanto por adultos.Foto relprodução G1.Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma empresária da cidade de Poções, no sudoeste baiano, teve R$ 200 mil em dinheiro roubados em uma “saidinha bancária”. De acordo com o G1, a Polícia Civil informou que o crime ocorreu na Rua da Itália, na manhã de segunda-feira (10). A vítima tinha acabado de sacar a quantia, quando foi abordada fora do banco por dois homens em uma moto, que anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro. 

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil do município e está em investigação. Até a manhã de hoje, ninguém havia sido preso. Foto replrodução, Liberdade FM. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Os candidatos ao governo da Bahia, Rui Costa (PT) e José Ronaldo (DEM), vão cumprir agenda de campanha hoje (31) no interior do estado.Pela manhã, o petista vai a Ribeira do Pombal, Cipó e Nova Soure. À tarde, participa de caminhadas nas cidades de Olindina, Itapicuru e Rio Real.

Já o candidato do DEM, pela manhã, fará uma carreata em Poções, Nova Cannã e Iguaí. Pela tarde, visita Ibicuí. Às 6 da tarde, terá um encontro com liderenças em Itororó e, às 8h da noite, se reúne com apoiadores em Itapetinga.

O postulante do MDB, João Santana, terá uma reunião de campanha pela manhã em Salvador. À tarde, grava programa eleitoral. Já João Henrique (PRTB), pela manhã, se reúne com os coordenadores da campanha. À tarde, também grava programas e, no final do dia, concede entrevista a uma rádio local. Os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Célia Sacramento (Rede) não informaram a agenda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As primeiras cestas de alimentos geradas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram distribuídas na manhã de quarta-feira (29), na escola Rafael Jambeiro, em Castro Alves. Ao todo 260 famílias cadastradas na rede socioassistencial foram beneficiadas e receberam os alimentos produzidos por 25 agricultores cadastrados como fornecedores do programa, com produtos naturais e processos. 

Importante política pública de enfrentamento à fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem por objetivo comercializar produtos oriundos da agricultura familiar local. Castro Alves foi contemplada no programa federal e recebeu R$ 100 mil para desenvolver essa política, que auxilia o fortalecimento da agricultura familiar, ajudando a escoar a produção. A cidade ainda vai receber um carro 0km e materiais de escritório.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os candidatos ao governo do Estado dividem suas agendas para esta terça-feira (27) entre entrevistas a veículos de comunicação e reuniões com lideranças políticas. Candidato à reeleição, Rui Costa (PT) não encaminhou seus compromissos nesta terça. Confira agora o que farão os demais concorrentes ao Palácio de Ondina: 

Zé Ronaldo (DEM) 
Manhã – Visita a cidade de Santa Bárbara
Tarde – Entrevista a um site
Noite – Participação no Congresso da Igreja Quadrangular – Hotel Fiesta (Salvador) 

João Henrique (PRTB)
Manhã – Entrevista para site local
Tarde – Transmissão ao vivo para Facebook e Instagram 

João Santana (MDB)
Manhã - Atendimento de lideranças do interior
Local: Salvador

11h - Reunião com Equipe de Campanha
Local: Salvador

14h - Gravação de Programa Eleitoral
Local: Salvador 

Marcos Mendes (PSOL)
10h-  Candidato vai apurar denúncia de fechamento da Escola Dalva Matos, que fica na Prainha do Lobato
14h- Concede entrevista  a site local
18h - Reunião com a coordenação de Comunicação 

Célia Sacramento (Rede)
9h – Reunião com lideranças na cidade de Senhor do Bonfim
14 h – Reunião com lideranças em Jacobina
Noite – Viaja para Juazeiro


Enquete


PodCast