Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Outros Municípios

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convidado pela Andaiá FM, o pré-candidato ao governo do Estado da Bahia, pela oposição, ZÉ RONALDO, prefeito de Feira de Santana (licenciado, 4 mandatos), participou de uma roda de conversa nos estúdios dessa emissora, na manhã dessa 6a. Feira, oportunidade em que, inicialmente, fez uma explanacão acerca de sua trajetória política e sobre mais esse desafio em sua vida. A partir do segundo bloco, atendeu aos questionamentos formulados pelo mediador Lélis Fernandes e aos de outros profissionais de imprensa da região, através de ligações telefônicas.  E, em entrevista exclusiva à Tvsaj (a ser publicada nesse final de semana), teceu, dentre outros aspectos, considerações sobre a desistência de ACM Neto de uma pré-candidatura ao "Palácio de Ondina" que, para muitos, já estaria sacramentada. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a través do link Fotos, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 20, no stúdio da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, rodada de entrevistas com participação de Zé Ronaldo (ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador do Estado da Bahia, pela oposição. Marcaram presenças nesse evento, Alan Sanches (deputado estadual), João Roma (ex-chefe de gabinete na gestão do prefeito ACM Neto em Salvador e pré-candidato a deputado federal), Marcelo Pedreira (prefeito de Governador Mangabeira), Humberto Leite (ex-prefeito de S.A.Jesus), Elizeu (vice-prefeito de Amargosa), Rosalvinho Sales, ex-prefeito de Amargosa, Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré), Izaquinho (ex-prefeito de Nazaré, Nagib (Secretário de Assistência Social de Nazaré), Viviane Santana (vereadora em Amargosa) e Chico de Dega (vereador em S.A.Jesus). 

Também presentes,Fernando Henrique Chagas (diretor da emissora, ao lado dos repórteres Lélis Fernandes e Tino Alves, mediadores do evento,  e Edlson Oliveira), Joel da Contabilidade, Dra. Gilsonilda Correia, Alex de Cate, André de Zé de Noé, Jorge Ribeiro, Didmo, Nadinho Cabeleireiro, o empresário Dimpino e esposa, Koke Machado e seu filho e outras personalidades do município e região.Representando a imprensa local, Tvsaj.com.br e Gazeta do Recôncavo.   

Iniciado a rodada de questionamentos, coube ao entrevistado Zé Ronaldo, no primeiro bloco, efetuar sua apresentação aos ouvintes, falando sobre sua trajetória bem sucedida na vida pública. Em seguida o pré-candidato respondeu as perguntas formuladas por Lelis Fernandes e as que chegaram através de ligações telefônicas, oriundas de profissionais de imprensa de outros municípios. Todas elas enaltecendo esse novo intento de Zé Ronaldo, bem como as que inquiriram-no acerca de sua performance a frente do governo da Bahia, em se consumando sua candidatura e, naturalmente, vitória nas urnas, em outubro próximo. 

Resoluto, o postulante ao "palácio de Ondina" não procurou rodeios nem precisou utilizar-se de subterfúgios para responder aos questionamentos formulados, principalmente os que se referiam ao grande desafio a que se propõe, abraçando uma candidatura ao executivo estadual pela oposição, justamente no momento em que era tão propalada a definição de ACM Neto como representante do grupo oposicionista no embate de outubro próximo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma carga de 40 kg de cocaína, avaliada em meio milhão de reais, que seria vendida na Micareta, foi apreendida, no início da tarde desta terça-feira (17), em Feira de Santana. Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) prenderam dois traficantes em flagrante e desmontaram um laboratório de refino da droga. O casal Gilson de Jesus dos Santos, 35 anos, e Lua Mar Albuquerque de Aguiar Silva, 23, utilizavam uma casa na Rua Joaquim Cordeiro de Magalhães, localizada no bairro Conceição, para armazenar e fazer as misturas na droga. Os suspeitos vinham sendo monitorados pelos investigadores, depois de uma denúncia anônima. “Sempre nas vésperas da Micareta ampliamos as ações de combate ao tráfico, pois infelizmente muitos consumidores de drogas participam do tradicional evento. Esperamos o momento e conseguimos esse importante flagrante, sem a necessidade de confronto”, destacou a titular da DTE de Feira de Santana, Klaudine Passos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a delegada acrescentou que o trabalho continua em busca de identificar o restante da quadrilha, saber a origem da droga, entre outros detalhes.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o traficante conhecido como Júnior de Nalvinha estava escondido em um imóvel e reagiu a uma abordagem policial atirando. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O tenente baleado, que não teve o nome divulgado, passou por uma cirurgia, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo, e o estado de saúde dele é estável, de acordo com a assessoria da Polícia Militar. "Os Departamentos de Saúde (DS) e de Promoção Social (DPS) da PM estão acompanhando o caso, e dando apoio a família do policial militar", informou a corporação, em nota.

Mais cedo, a polícia havia informado que o tenente não teve nenhum órgão atingido e que ele não corria risco de morte. Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, ele foi atingido durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Maragogipe por volta das 8h desta segunda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O questionamento  acima, atribuído ao  vereador Alberto Nery (PT), líder da oposição na Câmara Municipal de Feira de Santana, refere-se à  desistência de ACM Neto ao pleito estadual e, consequentemente, à herança da vaga do partido Democratas para José Ronaldo. Na opinião do edil, o prefeito de Salvador jogou José Ronaldo numa enrascada, haja vista que disputaria uma vaga para o Senado. Nery acredita que o ex-prefeito de  Feira só ganha a eleição caso aconteça um fato que possa comprometer Rui. Foi dito por ele inclusive que o PT vai tratar as eleições da mesma forma como seria, caso o enfrentamento fosse com ACM Neto.  

– As pesquisas apontam que nós ganharemos as eleições no primeiro turno. Neto, em entrevista, quando disse que não seria candidato, afirmou que tinha 10% acima da pontuação do governo do estado. Mas se ele tinha essa porcentagem, por que não saiu candidato e colocou José Ronaldo?

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), foi escolhido o novo líder do bloco DEM / PRB, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB. “Para mim é uma grande honra poder representar esse bloco parlamentar na Assembleia Legislativa. Agradeço a confiança depositada em mim pelos 10 parlamentares amigos e posso afirmar que serei incansável na busca por um parlamento melhor, por um partido melhor, por uma Bahia melhor”Matéria, Ascom Deputado. Foto, tvsaj

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles, após tomar a decisão de se desfiliar do MDB, escolheu o PSC como novo abrigo político. A decisão se deu, conforme ele explica, por se tratar de uma legenda comprometida com seus ideais partidários,políticos, sempre em prol de uma Bahia melhor, de um Brasil melhor. “Por sua coerência, perfil e possibilidade sólida de crescimento, o que me possibilitará continuar trabalhando, cobrando de forma contundente, mas responsável por melhorias para nosso estado, em especial nos setores primordiais como educação, segurança, infraestrutura e saúde”, comemorou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa terça-feira, 03, no salão de eventos do Parati Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro com especialista em Beleza e estética, num evento protagonizado pelo SEBRAE-Conecta e que contou com participação de empresários e profissionais que militam nessa área, no município e região, numa parceria entre o SEBRAE, ACESAJ, CDL, ESPAÇO EMPRESARIAL  e PROJETO EMPREENDER. 

Logo após as saudações iniciais por parte do mestre de cerimônia Jânio Santana, coube a Carlos Henrique, Gerente regional do SEBRAE que também externou agradecimentos pelas presenças, discorrer sobre todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pela gerência local e, em especial, no apoio aos jovens empreendedores que buscam seu lugar no mercado, de forma organizada e competitiva. reportou-se à importância desses encontros com especialistas de várias áreas e enfocou o trabalho desenvolvido pelo MEDE, através de assessorias especializadas e o acompanhamento de indicadores. 

Em seguida, foi apresentado vídeo com depoimentos de empresários que foram capacitados na região, através do MEDE, oportunidade em que narraram sobre suas experiências e sobre o que esse aprendizado vem acrescentado no dia a dia dos seus negócios. Em suas falas, além do regozijo, a sataisfação de estarem colhendo louros a partir de iniciativas empreendedoras e que, por extensão, acabam gerando emprego e renda. 

Posteriormente, foram convidados as empresárias do ramo de beleza e cosméticos Fernanda Cardoso (Sobrancelhas e Design), Carolina Moraes Sampaio (Imperial Cosméticos e Cabeleireiro), para celebração de acordos de resultados e assinatura de contratos do SEBRAE-MEDE 2018.  Elas que deverão receber ensinamentos ministrados por parte de consultores especializados, de maneira a estarem atuando de forma masi organizada e competitiva.

E, para ministrar a tão esperada palestra, o renomado sócio-fundador do Núcleo de Gestão, Assessoria e Contabilidade para salões de beleza, Valmir Gazzoli. Ele que tem atuado em frentes como contabilidade gerencial, gestão financeira e pré-auditoria para implementação das normas ABNT paa salões de beleza. Dentre vários aspectos, discorreu sobre a importância da mídia bem produzida, elencando as principais (Facebook, Instagran, sites, youtube, whatsapp). Destacou a importância da tecnologia na relação com o cliente, gestão de salão e serviços. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até a próxima segunda-feira (9), o governador Rui Costa autoriza a construção de unidades de saúde em quatro municípios baianos. Serão cinco assinaturas de ordem de serviço, incluindo a construção de duas policlínicas e dois postos de atendimento. Os investimentos somam-se ao novo modelo de assistência pública de saúde promovido pelo Governo do Estado, com foco na regionalização e no fortalecimento da atenção primária. 

Na quinta (5) e na sexta-feira (6), Rui vai a Juazeiro e a Vitória da Conquista, respectivamente. Nas duas cidades, ele autoriza as obras das policlínicas regionais. O Governo assumirá integralmente a construção e a aquisição dos equipamentos, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios dos consórcios de saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), cobrou nesta terça-feira (3), ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas o retorno de cirurgias de fratura infantil no Hospital Martagão Gesteira. Durante sessão especial para prestação de contas de investimentos na saúde de Salvador realizada na comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa, Sanches pediu que a Sesab repensasse a decisão, levando em consideração que o tempo ideal para realização da intervenção é de até 72 horas após lesão, com consequências graves em caso de demora na realização, prazo que era devidamente cumprido pelo Martagão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem identificado como Clodoaldo Ribeiro de Abreu, foi preso na tarde desta segunda-feira, 2,  no município de Iguaí, a 497 km de Salvador. Conhecido como “Chapista”, ele foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de placas de veículos.

Chapista foi localizado em seu ferro velho, onde, de acordo com a Polícia Civil, adulterava os carros roubados. A polícia apreendeu quatro veículos, diversas placas, marcadores de chassis e peças. Ainda conforme informações da Polícia Civil, O filho dele também é suspeito de atuar nas adulterações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O conceito de paraíso é diverso e pode ser aplicado a situações diferentes. Mas, ao visitar Trancoso, uma das quatro localidades de turismo de Porto Seguro, no sul da Bahia, o ar sai do corpo num grande suspiro; o município merece o título de paraíso. Praias, sim, mas também construções antigas, cores, decorações, culinária e o povo receptivo fazem de Trancoso um dos destinos a serem visitados antes do fim da vida.

Se perguntar por referências a qualquer um que tenha visitado a cidade, o Quadrado provavelmente será o primeiro lugar lembrado. Trata-se de uma região de Trancoso construída aos moldes portugueses: igreja ao centro e residências ao redor, formando, na verdade, um grande retângulo. Portugal, aliás, tem influência justificável sobre a região. Foi ali que Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, em expedição de descobrimento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Morreu ontem o policial militar que levou um tiro na cabeça durante um assalto em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Cristiano Ramos Pinto tinha 36 anos e estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador. Há mais de seis anos na PM, ele deixa esposa e uma filha de três anos.

O soldado foi baleado na praça de pedágio da BA-524, conhecida como Canal de Tráfego, quando bandidos abordavam veículos. Houve troca de tiros. Outros dois policiais estavam com ele no momento da ação, mas não se feriram. O corpo vai ser sepultado em Feira de Santana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta terça-feira(27), o deputado estadual, Hildécio Meireles confirmou sua saída do MDB. Segundo ele, a mudança de partido tratou-se de uma decisão construída ao longo do tempo, após muita reflexão.
“E diante das circunstâncias atuais, ficou inviável a minha permanência na sigla. Porém, independentemente do meu novo partido, seguirei firme com todas as minhas bandeiras de mandato em prol de uma Bahia melhor”, garantiu.
A sua desfiliação será oficializada na próxima semana, por conta de pendências burocráticas, ocasião em que seu novo abrigo político será anunciado.Ascom Hildécio

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Marcionílio Souza, Adenilton dos Santos Meira (PTB), foi recebido em audiência por Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), ocasião em que agradeceu a participação do Estado na viabilização de importantes obras no município, localizado na Chapada Diamantina.

Na reunião na Serin o prefeito esteve acompanhado por Joaci Moreira de Oliveira, vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, e por 6 vereadores: João Vieira Gonçalves, conhecido por João de Natal, Roberto Rodrigues da Silva – conhecido por Dorinha -, Pedro Jorge Silva Lima, Rudival Sobral Almeida – conhecido por Rui de Mundinho, Jaime Pires dos Santos – conhecido por Jai do Caxá, e Deusdete Lopes Cardoso, o Didi do Caxá.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dr. Celso reivindicou também uma retroescavadeira e a perfuração de 6 poços artesianos em povoados do município. O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de João Dourado, Celso Loula Dourado (PT), conhecido por Dr. Celso. 

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Amorim do Amaral, e Cibele Carvalho, chefe de Gabinete da Serin.  Entre as principais demandas apresentadas, ele cita o pedido de reforma e o envio de equipamentos para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tabletes de maconha ficaram espalhados na BR-060, região de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, após abordagem da Polícia Rodoviária a duas caminhonetes suspeitas de carregar entorpecentes nesta terça-feira (27). Segundo o G1, a Polícia Militar Rodoviária informou que deu ordem de parada a dois motoristas que trafegavam em caminhonetes a 2km da área urbana. Um deles parou e o outro teria jogado o veículo em alta velocidade na direção dos policiais. Pouco tempo depois, a caminhonete capotou e o motorista fugiu. Durante o acidente, diversos tabletes de maconha ficaram espalhados no asfalto. Após a abordagem, o motorista da outra caminhonete foi preso. Em depoimento, ele contou que os dois seguiam para Goiânia, onde deixariam as drogas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois jovens foram resgatados após ficarem presos em uma agência do Bradesco no município de Caculé (a 642 quilômetros de Salvador). A dupla entrou na área de autoatendimento do banco para se "refrescar" no ar-condicionado do local, mas a porta travou e eles ficaram presos.

Eles tiveram que esperar cerca de duas horas para serem liberados, já que a agência estava fechada no momento do acidente. Os jovens foram soltos após um homem que mora perto do banco perceber que eles estavam presos. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu localizar um funcionário do banco que tinha a chave da agência. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) registrou mais uma captação de órgãos no último sábado (17), após a decisão de familiares de uma paciente de 43 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a quinta captação de órgãos realizada desde o início do ano.

Córneas e fígado foram captados. As córneas foram captadas através da Organização de Procura de Córneas de Santo Antônio de Jesus (OPC-SAJ), enquanto o fígado foi captado via Central Estadual de Transplantes. Os órgãos foram encaminhados para Salvador, de onde parte do material deve seguir para o Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HRSAJ, Edna Aquino, a doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade. “O transplante de órgãos é em muitos casos a única alternativa terapêutica em pacientes portadores de insuficiência funcional terminal de diferentes órgãos essenciais”, pontua.

Para se tornar um doador de órgãos, basta informar à família sobre o seu desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/ transplantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), após inúmeras denúncias  de que a população de Ilhéus,, cidade central que atende a grande parte da região Sul,   “vive num verdadeiro sistema improvisado de guerra” na saúde pública, conclama ao Governo do Estado que não ignore a situação e tome as medidas cabíveis, de forma que o atendimento seja normalizado o quanto antes.  

“Afinal, o que temos visto é desumano e não pode continuar. Em Ilheús, com o fechamento do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF) para reforma mesmo sob protestos, o Hospital São José, que também é maternidade, único que atende pelo SUS na  cidade, não supre a demanda e o que se vê são pacientes ao chão nos corredores ou em salas úmidas, sem tratamento adequado, que engloba desde gestantes à mulheres que acabaram de parir com seus bebês recém-nascidos, bem como idosos e crianças em cadeiras ou em macas sem nenhuma segurança ou critério. É triste muito triste a atual realidade”, lamentou o parlamentar que é médico por formação, ressaltando ainda funcionários sobrecarregados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Marilene Santana das Neves, a mulher que foi autuada em flagrante após matar o filho recém-nascido no banheiro de uma clínica em Camaçari, no início do mês, responderá ao processo em liberdade. A audiência de custódia ocorreu na última quinta-feira (8). No caso, Marilene, de 22 anos, estava escondendo a gravidez da família e, ao dar a luz ao filho no banheiro de uma clínica, tentou afogar o bebê na água do vaso sanitário. Ao não conseguir afogar a criança, a mãe esganou o recém-nascido e depois bateu na criança. O corpo do pequeno foi encontrado com diversos hematomas visíveis na região do tórax e no abdômen. Para ocultar o cadáver, Marilene escondeu o bebê em um saco preto, jogou no lixo e fugiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PDT conta com mais três nomes na corrida às eleições deste ano. O deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente do partido na Bahia, assinou a ficha de filiação do pastor Pedro Amorim, do coronel PM, Alfredo Castro, e do empresário do setor de transportes Raimundinho da JR. Amorim e Castro serão candidatos a deputado federal e Raimundinho a deputado estadual.

 “O PDT está construindo uma relação de nomes na esperança de eleger o maior número de candidatos, num pleito em que o coeficiente eleitoral deverá ficar abaixo do registrado em 2014”, disse Félix.

Segundo o deputado, com seu histórico, o PDT é um partido referência e uma opção para candidatos alinhados com o seu programa. “Estamos em contato com pessoas que tenham representação na sociedade, ampliando assim o leque de opções para o eleitor e estimulando o caráter democrático das eleições”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A famosa carne do sol de Castro Alves atravessou as fronteiras do Recôncavo Baiano e se destacou na capital do estado. A iguaria foi utilizada pela Chef Rosa Gonçalves durante uma aula show no Festival de Economia Solidária realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo do estado.

Cobiçada por muitos, a carne do sol do produtor castroalvense Fernando Nobre, conhecido como Nando de Baé, foi sucesso no último dia do evento que reuniu empreendimentos solidários de 13 territórios de identidade da Bahia. O festival aconteceu na praça de serviços do Salvador Shopping, entre 15 e 28 de fevereiro.

A participação do município no evento foi articulada através das parcerias da sala do empreendedor de Castro Alves com a Setre e o Centro de Economia Solidária do Território do Recôncavo da Bahia (Cesol Recôncavo). Para a gestora da sala do empreendedor em Castro Alves, Tassia Ribeiro, o evento foi uma oportunidade ímpar para a divulgação do produto típico daquele município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Castro Alves e seus distritos vão contar em breve com melhor infraestrutura nos postos de saúde de toda cidade. Na quinta-feira (9) o Ministério da Saúde autorizou o pagamento de R$ 500 mil, através de uma emenda impositiva individual, para equipar as unidades de saúde, que geram mensalmente cerca de 14 mil atendimentos.

Os novos postos de Petim e Sítio do Meio são algumas das unidades que vão receber aparelhos importantes para o seu funcionamento. Entre os itens a serem adquiridos estão desfibrilador, câmara fria para armazenar vacinas, dois veículos para o transporte de passageiros e outros. "Essa emenda vai possibilitar que os investimentos em saúde cresçam e alcancem mais pessoas", afirmou Thiancle Araújo, Prefeito. 

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

As chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias causaram enchentes no interior do estado, prejudicando moradores do município de Novo Horizonte, região mais afetada pelo temporal. Diante dos estragos causados após o rompimento da barragem do Rio dos Remédios, o deputado estadual Alex Lima (Sem Partido) pediu ajuda aos governos Estadual e Federal para amenizar o sofrimento dos moradores do local. “As ruas estão alagadas, o comércio interditado e muitas pessoas desabrigadas. Os ônibus do transporte escolar estão com dificuldade para chegar a algumas localidades, sobretudo aquelas com acesso por estradas de barro. Por isso, peço ajuda aos governos Estadual e Federal para tentarmos reerguer a cidade e devolver a rotina dos moradores”, disse o deputado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem, identificado como Luciano Fontes dos Santos, 32, foi socorrido após ter sido atingido por um raio na tarde de sexta-feira (9) em Jaguaquara. De acordo com o Blog do Marcos Frahm, Santos ficou desacordado e foi socorrido ao Hospital Municipal de Jaguaquara (HMJ). Apesar de não correr risco de morrer, ele teve que ser transferido para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, para ser tratado. O caso teria ocorrido na Fazenda Olhos D’água, na região de Baixa da Fartura, na margem da Rodovia BR-420.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 município de Luís Eduardo Magalhães, localizado no Oeste baiano e distante 950 quilômetros de Salvador, deverá ganhar o título de “Capital do Agronegócio no Estado da Bahia”. A proposta é do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), que apresentou projeto de lei à Mesa Diretora da Casa nesse sentido, na manhã desta quinta-feira (8). 

Chefe do Legislativo estadual exalta a relevante participação do setor agropecuário da cidade na formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Luís Eduardo Magalhães tem o oitavo (8º) maior PIB da Bahia, estimado em aproximadamente R$ 3,37 bilhões, conforme dados medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI). 

O parlamentar ressalta que o município responde pela geração de produtos de alto valor para o consumo interno e às exportações da Bahia. Destaque para frutas como o mamão, abacaxi, laranja, goiaba, limão, melancia, além de grãos como o sorgo, soja e feijão, sem contar a forte participação da pecuária, com a criação de ovinos, bovinos, suínos, caprinos, equinos e galináceos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O deputado estadual Alex Lima (Sem Partido) conseguiu o destrave de mais de R$ 600 mil para o município de Alagoinhas. O pleito foi atendido após audiência com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Lúcio Gomes, e os vereadores do município, Jorge da Farinha e Anderson Baqueiro. “Alagoinhas é uma cidade de grande porte, por isso é essencial que estes recursos sejam destinados à melhoria do trânsito local. O diretor nos assegurou a liberação do recurso e em breve teremos mais investimentos no tráfego da cidade”, disse o deputado.
Assessora de Comunicação. Daniela Pereira 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma professora foi atingida por um golpe de faca dentro de uma escola no início da noite desta quarta-feira, 7, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime aconteceu quando um menino de 10 anos tentou esfaquear um colega de 13 anos. O caso teve início em uma quadra localizada na rua General Labatut, no bairro Ponto Parada, perto da escola Reitor Miguel Calmon, onde os dois jogavam bola. Na ocasião, houve uma discusão e os meninos se desentenderam.

"O garoto de 10 anos pegou uma faca e correu atrás do de 13. O maior correu e conseguiu entrar na escola, mas foram interceptados por professores", disse o investigador da 22ª Delegacia Territorial (DT), Paulo Sérgio. No momento em que foram parados, a criança de 10 anos arremessou a faca para atingir o colega, mas acabou acertando uma das docentes. Ela foi ferida na região entre o peito e o pescoço. Ela foi socorrida para um hospital do município. Após receber os cuidados médicos, ela foi à delegacia onde registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares (MDB) recebeu com tristeza e preocupação a notícia sobre a redução de repasses do governo estadual para o Hospital de Mutuípe. Com o novo contrato celebrado, o corte realizado pela Secretaria de Saúde gira em torno 35% e a instituição, que recebia cerca de R$ 330 mil, passou a receber no último contrato pouco mais de R$ 200 mil. A medida acarreta na suspensão do atendimento laboratorial e promove a demissão de médicos e funcionários, além de causar um deficit na assistência aos moradores e a precarização dos serviços.  

O parlamentar questionou a medida e clamou ao governo estadual que tenha sensibilidade com a saúde de Mutuípe. "Enquanto o governo estadual não prioriza a saúde pública na cidade, o governo municipal tem feito a sua parte e vai iniciar o atendimento médico especializado na Policlínica Municipal com 15 especialidades. Além disso, todas as unidades de saúde estão com médicos, o que mostra a atenção da administração municipal com a saúde do povo, diferente do que tem mostrado o governo. Peço que a Secretária de Saúde volte atrás e não reduza os repasses para este importante setor”, disse Pedro Tavares. Ascom Pedro Tavares

Notícias | postado por: Mascarenhas

A interrupção constante no fornecimento de água em Madre de Deus, município localizado a 63 km de Salvador, está causando diversos transtornos à população que veem realizando manifestações nas ruas e nas redes sociais com o intuito de chamar atenção das autoridades sobre o problema que, segundo a porta-voz do movimento “Contra falta de Água”, Tamires Barreto, se arrasta há anos. 

Com o intermédio do deputado Angelo Almeida (PSB) foi realizada, na tarde desta segunda-feira (05), na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma audiência com o diretor Carlos Ramires, responsável pelas operações da Região Metropolitana, em que foi solicitada informações sobre o prazo de retorno das obras de implantação de novas canalizações, instalação de adutora, além do cronograma de abastecimento contendo porcentagem e vazão de água por localidade. 

De acordo com Tamires Barreto, a cidade evoluiu e a Embasa não acompanhou este crescimento. “Há muitos anos sofremos com a falta de água e o problema só está se agravando. Tem bairros que chegam a ficar até quinze dias sem água e outros fica oscilando: a água chega e vai embora”, afirmou. Ela explica que a população está mobilizada e que foi criado um grupo no WhatsApp com mais de 200 pessoas com o objetivo de fortalecer o movimento “Contra falta de Água” no município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mesmo inocentado da acusação de ter fraudado as cotas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o estudante Maurício Guilherme Nunes da Silva não pode realizar o sonho de se formar em medicina. Mesmo com os convites para a formatura prontos, e equipamentos como jaleco e estetoscópio comprados, Maurício espera há oito meses uma autorização para voltar a estudar na Uesb depois recorrer a decisão que o afastou do curso. Morador da comunidade quilombola de Itaguaçu, no sudoeste do estado, o jovem teve que provar suas origens, na Justiça, após a acusação feita no último ano. "Eu nasci na comunidade de Itaguaçu. A minha mãe tinha 16 anos quando eu nasci, e a gente morava lá com meus avós. Então eu nasci e cresci lá dentro da comunidade de Itaguaçu.

O meu avô conseguiu um trabalho na cidade, e aí ele ia e retornava todos os dias. Como isso era complicado, ele acabou adquirindo uma residência [na cidade] para ele passar a semana, e então a minha mãe teve a oportunidade de continuar os estudos dela. Eu ainda fiquei morando com minha avó até certa fase da vida, e posteriormente passei a estudar na cidade, em que eu ia e retornava todos os dias, e posteriormente eu passei a ficar lá, quando já estava um pouco maior”, relatou o estudante ao G1. Para apresentar na Justiça, o jovem reuniu uma série de documentos comprovando que era da comunidade quilombola, como também trouxe pessoas da comunidade que comprovaram sua história.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) lotado, o Partido Social Democrático (PSD) realizou o Primeiro Encontro do PSD 2018 em Salvador, com a participação do governador Rui Costa, dos principais dirigentes e políticos do partido, de moradores de diversos bairros e lideranças políticas e sociais de todo o estado. Durante o evento, foram debatidos os rumos da legenda sob a liderança do senador Otto Alencar, o fortalecimento do PSD na capital, filiações partidárias para 2018, além do incentivo a participação da mulher na política. Foram realizadas, inclusive, homenagens às mulheres que lideram o partido, como a deputada estadual Ivana Bastos e a suplente de vereadora, Débora Santana. Em seu pronunciamento, o governador Rui Costa recordou que foi o presidente municipal do partido, vereador Edvaldo Brito, como prefeito interino, quem assinou o convênio intermunicipal que transferiu o metrô do município para o Estado. “Se o povo da Bahia hoje anda de metrô, tem que agradecer ao senhor por assinar este documento, que foi o primeiro passo”, declarou. Já o senador Otto Alencar destacou que crescimento do partido no Estado: “O PSD cresce por ter nomes que acreditam na força do trabalho como forma de beneficiar a todos os baianos”, afirmou o presidente estadual do partido. Por sua vez, Edvaldo Brito, citou a renovação do partido com Antonio Brito e Otto Filho. “Vejo esses dois jovens que, juntamente com o governador Rui Costa, serão o futuro da política na Bahia”, disse. Compareceram ao evento o deputado federal mais votado do partido na capital, Antonio Brito, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e diversos deputados estaduais, prefeitos e vereadores.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares (MDB) participou no último final de semana da entrega de uma nova creche em Pindobaçu, localizada na microrregião de Senhor do Bonfim. O parlamentar prestigiou o ato ao lado do prefeito Hélio Palmeira, do vice Manoel Osvaldo, do deputado federal Elmar Nascimento, do prefeito de Antônio Gonçalves, Roberto Carlos, da ex-prefeita de Antônio Gonçalves, Irene, além de vereadores e lideranças da região.  

Tavares comemorou a entrega, destacou a importância do novo equipamento para as famílias pindobaçuenses e o trabalho realizado pela Prefeitura. "Muito feliz em participar deste momento. Essa grande obra é fruto da administração e competência de Dr. Hélio e toda a equipe. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade.Parabéns a todos os envolvidos!", exaltou o deputado. 

A creche Carinho Vovó Neném entregue às famílias de Pindobaçu conta com uma área total de 2.800 M² sendo, 1.323M² de construção, e tem capacidade para atender a 224 crianças em instalações modernas, adequada para os pequeninos (altura dos móveis, sanitários refeitório etc.). Conta ainda com um confortável com anfiteatro, parque infantil, playground, setor de administração e auditório.Ascom Pedro Tavares

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade de Paulo Afonso, Norte do Estado, que abriga o segundo maior Complexo Hidroelétrico do país em capacidade instalada - produção de 4.279,6 megawatts -, poderá ser declarada "Capital da Energia do Estado da Bahia". É o que dispõe o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na quarta-feira (28), de autoria do presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD).

O parlamentar confessa ser um antigo admirador da Cachoeira de Paulo Afonso, um divisor de águas que desde a sua criação, na década de 50, vem gerando desenvolvimento social, econômico e industrial para diversas cidades do entorno da barragem.

"O título é uma justa homenagem à hospitalidade de seu povo e que busca reforçar o potencial turístico do município. Cabe agora à administração pública trabalhar na captação de eventos que impulsionem o mercado de trabalho e o turismo locais. Isso aquece a geração de emprego e renda para sua gente e promove o desenvolvimento da região", salientou o chefe da Alba.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diante da polêmica envolvendo desvio de recursos na demolição e construção da Arena Fonte Nova, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Hildécio Meireles (MDB), não apenas elencou que o valor total do contrato firmado em Parceria Público-Privada (PPP) excede os R$ 680 milhões divulgados, como apontou diversas irregularidades que geraram grandes prejuízos ao erário público, o que, segundo ele, precisa ser esclarecido. 

Conforme explicou Meireles, a concepção do contrato em PPP, mesmo sendo apontando pelas consultorias de que não era a modalidade mais adequada para o Governo do Estado, e sim administração direta, que nesse caso,  seria muito mais econômica e rentável, foi o  primeiro grande equívoco. “ Para se ter uma ideia do tamanho do problema, se o Estado resolvesse quitar as obrigações assumidas com o consórcio até dezembro desse ano, teria desembolsado R$ 2,1  bilhão e não apenas R$ 680 milhões, como alardeado pelos deputados da base”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura estão realizando a Chamada Pública destinada à aquisição de produtos da agricultura familiar destinados ao preparo das refeições da merenda escolar para alunos matriculados na rede municipal de ensino para o período de março a junho de 2018.  

Os agricultores interessados em fornecer seus produtos, deverão apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda até o dia 06 de março de 2018, às 08h:30min, na sede da Prefeitura de São Felipe. Além de oferecer uma alimentação rica, saudável e nutritiva, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer cumpre a determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fomenta a agricultura familiar no município

 

Por sua vez, a Secretaria de Agricultura está auxiliando agricultores e produtores que buscam regularizar suas documentações para que possam participar da Chamada Pública, incentivando a agricultura familiar, aumentando a produção e gerando renda para agricultores, além de garantir qualidade na merenda escolar com produtos alimentícios produzidos na cidade e com um valor nutricional maior.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A abertura do campeonato baiano de ciclismo, modalidade XCO, acontece neste domingo (4), a partir das 8h, na pista municipal de ciclismo de Castro Alves. Grandes atletas participam da competição e entre os nomes mais esperados está Kennedi Lago, ciclista nascido na Terra do Poeta. Os garotos que integram a seleção de ciclismo da cidade também participam da competição, que tem como modalidade o circuito olímpico. Os vencedores desta etapa da competição concorrem a mais de R$10 mil em prêmios. O evento esportivo é gratuito e aberto ao público.

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas morreram em confronto com a polícia na manhã desta quinta-feira, 1º, numa área de mata na localidade conhecida como Jagata, no município de Vera Cruz - Ilha de Itaparica. Armas e drogas foram encontradas no local.

Os suspeitos chegaram a ser levados para o Hospital Geral de Itaparica, mas não resistiram aos ferimentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no esconderijo foram encontradas, uma submetralhadora uma pistola com kit rajada, que transforma a arma numa metralhadora, uma espingarda, munições , dois rádios comunicadores, dois coletes balísticos e sete aparelhos celulares.

Também foram localizadas 202 pedras de crack, 57 buchas de maconha, 24 pinos de cocaína embalados para comercialização. O armamento e os demais materiais apreendidos foram levados para a 24ª Delegacia Territorial (DT) de Itaparica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em razão do incêndio que causou anteontem a destruição de 3 mil hectares de plantação e a morte de 10 animais em propriedades rurais de Terra Nova, no Recôncavo, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel acusou hoje (01.03) de negligência a concessionária ViaBahia, responsável pela manutenção da BR-324. “Recebi a informação de prefeitos e de produtores rurais da região de que há falha na manutenção das faixas de domínio da rodovia. Os aceiros – que são terras livres de qualquer vegetação na beira da estrada – não estão sendo capinados. O incêndio que aconteceu no km 559 foi por causa disso”, criticou Coronel. 

Além do prejuízo financeiro com a destruição das lavouras e morte dos animais, a falta de uma boa manutenção, de acordo com Coronel, pode ocasionar graves acidentes por causa da fumaça. “Com este Verão inclemente na Bahia, a vegetação seca é um verdadeiro palheiro. E a fumaça densa na pista é causa certa de acidentes”, diz o chefe do Legislativo baiano, reclamando que a ViaBahia cumpra as suas obrigações contratuais.

E o risco de uma tragédia, segundo Angelo Coronel, não é impossível. Em arquivos de jornais são relatados vários acidentes por causa de incêndios naquela rodovia. Em um deles, mãe e filha - Márcia Maria e Priscila Gonçalves Rocha - se feriram em acidente num trecho da BR-324. Com a grande quantidade de fumaça, houve um engavetamento de seis carros, sendo que dois deles foram jogados às margens da pista, no meio do fogo, e explodiram. As duas mulheres estavam em um dos veículos, que ficou destruído.

“Sem a manutenção adequada por parte da ViaBahia, sem a capinação dos aceiros, outros acidentes poderão ocorrer, com incêndios de grandes proporções. Com o mato seco e o vento, as chamas se espalham rápido e fica muito difícil que o Corpo Bombeiros possa controlar o fogo”, alerta Coronel. Foto: Vaner Casaes. ASCOM ALBA


Enquete


PodCast