Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Cabaceiras do Paraguaçu

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia 14 de março, o município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, comemora os 169 Anos de Aniversário de Nascimento do Poeta Castro Alves. Para as comemorações serão realizadas uma série de atividades em 12, 13 e 14 de março, a exemplo da 15ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 2º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves. (veja programação completa abaixo). As comemorações acontecem em 12, 13 e 14/03 com festival de declamação de poemas de Castro Alves e lançamento do catálogo e da digitalização do acervo do PHCA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Reinaldo Santana da Conceição, 32 anos, desapareceu no rio Paraguaçu, entre Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Estêvão, depois de ser atropelado por uma moto aquática no domingo (3), por volta das 17h. Segundo a Marinha do Brasil, Reinaldo nadava a cerca de 50 metros da margem do rio quando aconteceu o acidente. A moto aquática envolvida não foi identificada.O Comando do 2º Distrito Naval foi informado pelo Corpo de Bombeiras de Feira de Santana sobre o caso na manhã de hoje. Uma operação de salvamento teve início, com envio de uma equipe para o local, apoiando ação dos Bombeiros.Até hoje, Reinaldo ainda não havia sido localizado. Matéria, Correio da Bahia.  Foto Tvsaj.cm.br

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, majoritário no município de Sapeaçu, na última eleição, fez parte, nessa sexta-feira, 10, do palanque capitaneado pelo Governador Rui Costa que, ao lado de sua comitiva, do prefeito Jonival Lucas, autoridades locais, regionais e do Estado, inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos e procedeu entrega de títulos de terra, caçamba e máquinas, através do Consórcio do Território do Recôncavo. 

Em entrevista concedida à Tvsaj, logo após os pronunciamentos, teceu considerações acerca da importância dessas ações por parte do governo estadual para o município e região. Aproveitando o ensejo, elencou sobre sua luta em prol dos municípios que representa perante à Assembléia Legislativa e às hostes do executivo estadual. Não poderíamos nos furtar em inquirí-lo acerca das movimentações politíticas em Santo antonio de Jesus, já que seu nome vem sendo ventilado para eventual candidatura a preieto na Cidade das Palmeiras.  VOCÊ VERÁ A ENTREVISTA NO DECORRER DA SEMANA

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa, em sua visita a Sapeaçu, onde inaugurou a Mini Fábrica de Biscoitos da comunidade do Canabrava e procedeu entrega de máquinas e caçamba através do Consórcio Territorial do Recôncavo e entrega de 201 títulos de terra, em atendimento à política de regularização fundiária, o fez em companhia de Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Marcos Bulhões Presidente da CERB).

Presentes Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu, na condição de anfitrião), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Chiquinho (São Felipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha); Bahia (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu), ao lado de Cristina Lucas (primeira dama e Secretária de Ação Social de Sapeaçu).

Também abrilhantaram o evento João Carlos (Território do Recôncavo, ao lado de Rosana Vieira), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e atual Diretor de Pesquisas da SDR), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de S.A.Jesus, Joselito Motta (pesquisador da EMBRAPA), dentre tantas outras autoridades locais, da região e do Estado. Em entrevistas concedidas à Tvsaj, discorreram sobre a importância das ações do governo do Estado e a iniciativa da administração municipal de Sapeaçu.DIVULGAREMOS ESSE MATERIAL NO DECORRER DA SEMANA

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus,  foi o local escolhido para a realização, na tarde dessa terça-feira, 25, do Seminário E-Commerce Day, numa iniciativa conjunta do SEBRAE, ACESAJ, CDL e SINCONSAJ, tendo por escopo mostrar aos micro e pequenos empreendedores a importância do E-Commerce no seio da atual conjuntura econômico-financeira, na medida em que esse segmento avança, de forma significativa, rompendo casulos e desatando barreiras na relação comercial. 

Presentes, na oportunidade, além de representantes das entidades promotoras, Genival Deolino (presidente da ACESAJ), Wenderson Brito (Gerente da ACESAJ), Carlos Henrique (Gerente do SEBRAE) e funcionárias das entidades empresariais,Italo Guarnais, Coordenador Nacional do SEBRAE, Hyrna Oliveira (Coordenadora Nacional do SEBRAE em comercio eletrônico), os palestrantes Luciano Rêgo (proferindo as palestras "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso"  e "Marketing digital para alavancar um e-commerce") e Guilherme Mendes (proferindo a palestra "Abri um loja virtual...e agora?".

Também, dentre os presentes,empresários e  representantes de diversos segmentos da sociedade, dos municípios de Santo Antonio de Jesus, Presidente Tancredo Neves, Cabaceiras do Paraguaçu, Ituberá, Igrapiúna, presidentes de 06 CDLs da região, numa demonstração inequívoca de que estão vislumbrando novas perspectivas, nessa importante área de atuação, num evento que contou com a participação do radialista Reginaldo Silva atuando como mestre de cerimônia. 


Todos que fizeram uso da palavra, antes das palestras em epígrafe, externaram opiniões alusivas à maciça participação e a importância da temática para para empreendedores que, indubitavelmente, estão predispostos a galgar novos horizontes. Hyrna Oliveira evidenciou a preocupação do SEBRAE em estar dando suporte a esse vertente, em todo o Brasil. Ítalo Guarnais discorreu, também, sobre a importância da agregação de novos conhecimentos na esfera do comércio eletrônico. Wenderson Brito destacou  a  maciça participação e falou do apoio do SEBRAE ao comércio eletrônico, um nicho de extrema importância na cadeia econômica. 

Utilizando-se de recursos audiovisuais, os palestrantes mostraram as nuances que propiciam aos adeptos desse tipo de comércio possibilidades a galgarem sucesso em seus empreendimentos. Mostraram, de forma didática e objetiva, como exercitar técnicas, à luz das tecnologias reinantes, capazes de levar a resultados, deveras produtivos, desde que revestidos de planejamento. Evidenciaram, também, sobre a necessidade de coibição de vícios  e/ou "imperícias" que possam, desde o nascedouro, não apenas tolher ideias mas, sobretudo, cristalizar fracassos. 

O E-Commerce é, inexoravelmente, uma realidade graças, não apenas à tecnologia que fornece ferramentas mas, também, à impetuosidade de verdadeiros empreendedores que veem, nas "nuvens" "oásis" que possam "alimentar" seus anseios, seus intentos nesses "desafios", que, antes de tudo, quebram paradigmas. De parabéns, portanto, as entidades promotoras e as pessoas que prestigiaram o evento. Em meio à crise reinante é sempre construtivo o vislumbrar de alternativas.

No final do evento foi realizado sorteio de três brindes entre os participantes. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Reginaldo Silva (Andaiá FM) e Jonaito Barbosa (Recôncavo FM)  Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 27, em Cruz das Almas-BA, a inauguração da 2o. SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), agora, no Território do Recôncavo, numa iniciativa do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sob o comando de Jerônimo Rodrigues, unidade territorial descentralizada da representação dessa pasta, que tem por escopo permitir a desconcentração, descentralização articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras politicas  públicas voltadas para o desenvolvimento rural. 

Além das duas unidades instaladas, outras 25 serão inauguradas nos diversos territórios de identidade. As SETAFs deverão atuar em parceria com o SEMAF - Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar. O SEMAF é uma unidade municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, com atuação de forma integrada do Território de Identidade. A participação dos municípios se dará por meio de Termo de Adesão, que estabelecerá os princípios, objetivos e metas  e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas publicas e a prestação de serviços aos agricultores familiares. http://www.lw.conexaosites.com.br/framework/tinymce/themes/advanced/img/trans.gif

Dentre os eixos de atuação, Regularização Fundiária e Estruturação Produtiva de Assentamentos Rurais; Ofertas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água e mudas); Implantação de infraestrutura rural (habitação, água e equipamentos públicos; Implantação de Agroindústrias Familiares; Apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional.

Marcaram presenças, nesse evento em Cruz das Almas, compondo a mesa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Wilson Dias (presidente da CAR), Neuza Cadore (Deputada Estadual), Domingos Aroldo (Diretor da EMBRAPA), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e diretor na SDR), Rosana Santos (Território do Recôncavo), Sílvio Sogra (Magnífico Reitor da UFRB).

Também compondo a mesa os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Duda Macedo (São Félix), Roque Isquém (Muritiba), Vera Lúcia (Maragogipe), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), James Rodrigues (representado o prefeito de Saubara), Nílson Santana (representando o prefeito Humberto Leite,  de S.A. de Jesus) e Antonio Brito (representando o prefeito Miltinho, de Nazaré das Farinhas). Também presente, João (território do Recôncavo)

Representando o município de Santo Antonio de Jesus, além de Nilson Santana, Bruno e Davi (agrônomos), Juvenal (presidente da APORBA), Zacarias (Associação do Espinheiro), Neto (Associação Tabocal, Bom Jardim e Bomfim), Mirinalva (Associação da Gameleira.  Também marcaram presenças, os secretários municipais Eladio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), João Carlos (Território do Recôncavo)Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente de C. do Almeida), D. Glória (chefe de gabinete de C. Almeida) Luiz de Zuquinha (vice de G. Mangabeia), e diversas outras autoridades da região. Representando a imprensa, a TVSAJ, Muritiba FM (Cléber Ceará), ASCOM Sapeaçu (Drika).

Fazendo uso da palavra, Wilson Dias, Presidente da CAR, procedeu uma apresentação audiovisual enfocando o que significa a SETAF, quais os pressupostos a serem atingidos, procedimentos no que concerne à articulação, os eixos de atuação e como os municípios terão que atuar na condição de parceiros nesse processo que tem por objetivo dar impulso à agricultura familiar em todo o Estado e, particularmente, nos municípios que integram do Território do Recôncavo. 

Rosana Santos, coordenadora do território do Recôncavo, por sua vez, destacou a importância dessa iniciativa do governo do Estado, através da SDR, e a importância do somatório de esforços para que esse intento possa ser logrado de êxito. Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu, e Presidente do Consórcio do Recôncavo, também enalteceu a iniciativa, conclamando para que todos os municípios se irmanem nessa proposta que tem por objetivo dar uma alavancada na agricultura familiar em toda região. 

Neuza Cadore, Deputada Estadual, também, após cumprimentar todos os presentes, destacou a iniciativa desencadeada pelo governo estadual e, aproveitando o ensejo, reportou-se às conquistas do PAA e PNAE. Enfatizou a importância desse canal de ligação entre o governo do Estado e os produtores rurais. Externou que seu mandato está à disposição de todos aqueles que precisarem de apoio em suas investidas. 

Dr. Domingos Aroldo, Chefe da EMBRAPA, corroborou com os pronunciamentos formulados anteriormente, todos destacando a importância da iniciativa e a necessidade de que todos possam arregaçar as mangas para que metas sejam atingidas. Também destacou os esforços que a EMBRAPA tem feito para que, paulatinamente, louros sejam colhidos em prol do homem do campo. 

O Secretário Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, agradeceu a todos pelo comparecimento, enfatizou a receptividade e também reportou-se à iniciativa do Governo Rui costa, dando total apoio para que sua pasta possa empreender ações em prol da agricultura familiar em todo o Estado, não sendo diferente na região do Recôncavo. Dirigindo-se às pessoas que, presentes no evento, exibiam cartazes e faixas em protestos com relação à saúde e EBDA, fez questão de frisar que movimentos reivindicatórios fazem parte do regime democrático mas que tem que ser feitos de forma organizada e através de canais competentes. 

O titular da pasta foi homenageado por um produtor de Cruz das Almas com um cesto de frutas típicas. Logo após, convocou os prefeitos e representantes dos municípios da região para assinatura do Termo de Adesão ao SEMAF. Em seguida, promoveu assinaturas de convênios com entidades associativas de Muritiba (Unidade de Processamento de Mudas), Santo Antonio de Jesus (Convênio para Unidade de Processamento de Mudas, através da Associação da Gameleira, representada por Mirinalva). bem como Termo de Cooperação entre UFRB.EMBRAPA e SETAF para a agricultura familiar em Sapeaçu. Entregou, ainda, títulos de propriedade rural a 03 dos 33 produtores regularizados em Cruz das Almas. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A entrada em funcionamento do Estaleiro do Paraguaçu, era a grande sacada para toa a região, diante da perspectiva de geração de emprego e renda, não apenas nas instalações desse empreendimento mas, também, em todos os municípios da região. E todo um "frenezi foi estabelecido a partir dessa demarche. Em vários municípios, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Salinas da Margarida, Nazaré das Farinhas, muitas casas foram alugadas para abrigar funcionarios e demais operários, desde as obras até então tocadas. Além disso, vários empreendimentos como restaurantes, pousadas, hoteis, foram incrementados, justamente para atender a demanda reinate. 

Diante da crise desencadeada com a corrupção da PETROBRAS, a paralização das obras e, em consequência, demissões, etc. Por conta disso, casas, apartamentos e hotéis foram esvaziados. Resturantes e outras instituições ficaram a ver navios, por conta de toda essa retração. Por outro lado, esperamos que, com o equiliibrio da economia, as coisas voltem a acontecer, de maneira que esses municípios que fazem parte do "corredor econômico" sejam beneficiados. 

E, para sabermos como esses municípios do entorno deveriam agir, em face de toda essa retração na economia local, formuladmos uma enquete entre nossos leitores sob o título: "A crise financeira atingiu de cheio obras estruturantes como a do ESTALEIRO DO PARAGUAÇU. Qual (ais) seria (iam) as iniciativas imediatas por parte de alguns dos municípios da região?" Colocamos para respostas, as seguintes alternativas: 01-Continuar investindo na formação de mão de obra para atender demandas em outras áreas, 33%;  02-Equacionar finanças, de maneira que possam atender aos serviços públicos essenciais, 33%; 03-Realizar "festas" para "deleite" da população, de maneira que possa "esquecer" os problemas reinantes, 33%Diante do empate verificado, preferimos não tecer comnetários, deixando para vocês mesmos, a reflexão. Imagem (apenas ilustração).

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

PAULINHO, prefeito municipal de CABACEIRAS DO PARAGUAÇU-BA, também integra o Consórcio do Recôncavo e, a convite do Prefeito Jonival Lucas, prestigiou o Seminário Internacional Socioambiental em Sapeaçu. Em entrevista exclusiva à TVSAJ, externiza suas considerações e fala sobre seu município. Imagens, entrevista, edição e texto, Antonio Mascarenhas.

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado nessa quarta-feira, 26, no Espaço de Eventos Capim Dourado, em Sapeaçu-BA,o "Seminário Internacional de Intervenção Socioambiental para o Manejo de Resíduos Sólidos, no Território do Recôncavo, numa iniciativa conjunta da UFRB, PPGCI (Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da UFRB), Prefeitura de Sapeaçu (gestão Jonival Lucas), CESOL (Centro Público de Economia Solidária),Laboratório de Intervenção Ambiental (UFRB) e que contou com participação de Jonival Lucas (Prefeito municipal), Cícero Monteiro (Secretário de relações Institucionais do Governo do Estado), Raimundo Freitas Neves, representando a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado),os professores Javier Guevara Martinez (mexicano) e Jesus Manoel Delgado Mendez (venezuelano), compondo a mesa.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
PAULO SOUTO, candidato ao governo do Estado, logo após sua passagem, ao lado da comitiva integrada por Gedel, Joaci Goes e candidatos a deputados federais e estaduais, em seu pronunciamento em Cabaceias do Paraguaçu,  na noite desse domingo,teceu considerações sobre o que, na sua opinião, considera descaso. Referiu-se a problemas de saúde, citando, inclusive, o Hospital regional de Santo Antonio de Jesus e, aproveitando o ensejo, elencou alguns de seus projetos para esse segmento, em logrando êxito nas eleições de outubro. CONFIRA. Matéria exclusiva. Na abertura do Vídeo,leia-se Cabaceiras do Paraguaçu. Imagens correspondente TVSAJ. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
GEDEL VIEIRA LIMA, candidato ao Senado, após percorrer alguns municípios, ao lado de Paulo Souto, Joaci Goes e parlamentares bem como novos postulantes, na caminhada em prol das eleições de outubro, estiveram em Cabaceiras do Paraguaçu onde proferiram discursos. Veja no vídeo acima, fragmento do pronunciamento de Gedel, como sempre, açodado.Imagens de correspondente TVSAJ. 
 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
A comitiva liderada por paulo Souto, candidato ao governo do Estado, integrada por Joaci Goes (candidato a vice), Gedel Vieira Lima (ao Senado), Lúcio Vieira Lima (deputado federal em busca de reeleição), o prefeito de Feira de Santana,José Ronaldo; ao lado de correligionários,  outros parlamentares e postulantes ao legislativo federal e estadual, dentre eles, Edson Diniz e Edson Ribeiro, lideranças da região,dentre elas, Euvaldo Rosa , ex-prefeito de S.A.Jesus, ao lado dos vereadores Délcio Mascarenhas, Marcos Có, Dema do Leite e o empresário Olival;  Geraldo Reis/Chileno (presidente e vice do PMDB em S.A.Jesus), cumprimento à agenda de compromissos de campanha, visitaram, nesse domingo, algumas cidades, em campanha, dentre elas, Cabaceiras do Paraguaçu no finalzinho da tarde, oportunidade em que foram proferidos os tradicionais discursos. Fotos Felipe Mascarenhas (TvSaj) 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
RADAMAN BARRETO, prefeito municipal de Varzedo, foi um dos gestores da região que prestigiou o evento do prefeito Paulinho, em Cabaceiras do Paraguaçu, na última terça-feira, 03, oportunidade em que, ao lado de outros gestores da região, receberam as visitas do Governador do Estado,Jaques Wagner, e comitiva composta por Otto Alencar (Pré-candidato a Senador), Rui Costa (pré-candidato ao governo do Estado), bem como os deputados Rogério Andrade e Paulo Magalhães. E, após a cerimônia, foi convidado pelo chefe  do executivo municipal local para uma reunião de interesse da região e, em seguida, do almoço oferecido pela primeira dama. E, em entrevista exclusiva à TVSAJ, também falou sobre ações desenvolvidas em Varzedo, assim como discorreu sobre os preparativos para o desfile cívico do próximo dia 13, em mais um aniversário de emancipação de seu município. Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com). TVSAJ, na mais ampla cobertura de TVWEB, na região. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
PAULINHO, prefeito municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, em entrevista exclusiva à TVSAJ, externou toda uma satisfação diante da presença do governador Jaques Wagner, ao lado de Otto Alencar, Rui Costa, Rogério Andrade, prefeitos, secretários, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade, quando o chefe do executivo estadual assinou Ordem de Serviço para recuperação total da BA-491, que faz a ligação entre a BR-101 (Governador Mangabeira) a sua cidade, bem como a entrega de uma ambulância 0 Km e inauguração da creche.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
CLOVIS PENINE, prefeito de Muniz Ferreira, PCdo B, marcou presença no evento que contou com a presença de Jaques Wagner, governado do estado, quando da assinatura da ordem se serviço para recuperação da BA-491 que liga a BR-101 a cabaceiras do Paraguaçu, a convite do seu amigo Paulinho, Prefeito do município. E, na oportunidade, ele presenciou, também, a inauguração da creche e entrega de uma ambulância 0 Km à população local. E, mais tarde participou de reunião co outros prefeitos para discutir uma pauta conjunta de reivindicações, ao lado de outros prefeitos que também se fizeram presentes. TVSAJ, a mais ampla cobertura de TVWEB, na região. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS


JAQUES WAGNER, governador do Estado da Bahia, esteve em Cabaceiras do Paraguaçu, na última terça-feira, 03, oportunidade em que assinou Ordem de Serviço para recuperação total da BA-491, que liga a BR-101 (trecho Governador mangabeira) ao centro da cidade, bem como entregou uma ambulância 0 Km e inaugurou uma suntuosa creche. Com ele o vice-governador Otto Alencar, o deputado federal Rui Costa (Pré-candidato ao governo do estado), prefeitos, dentre eles Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Radaman (Varzedo), Magno (Vera Cruz), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Domingas (Governador Mangabeira), Duda (São Félix),Roque Isquem (Muritiba), Zé Froes (Dom Macedo Costa e Dr. Armando (Conceição do Almeida), Ricardo Machado (Santo Amaro), Ataliba (ex-prefeito de Maragogipe), vereadores, secretários  e lideranças da região.Entrevista Rei Cônsul de c. das Almas.  Imagens, Julio; Edição e texto, Antonio Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Vídeo 6

Vídeo 7
JAQUES WAGNER, governador do Estado da Bahia, quando de seu pronunciamento na cerimônia realizada em Cabaceiras do Paraguaçu, oportunidade em que foi assinada Ordem de Serviço para início das obras de recuperação da BA-491, inauguração de creche e entrega de uma ambulância 0 Km, em atendimento aos pleitos do prefeito Paulinho. Imagens, Felipe; Edição e texto, Antonio Mascarenhas. TVSAJ a mais ampla cobertura de TVWEB na região, mostrando tudo, na íntegra. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
RUI COSTA (Deputado Federal, ex-secretário da Casa Civil, governo Wagner, e pré- candidato a governador do Estado) - Vídeo 4
PAULINHO (prefeito de Cabaceiras do Paraguaçu) - Vídeo 5
RUI COSTA (Deputado Federal, ex-secretário da Casa Civil, governo Wagner, e pré- candidato a governador do Estado) e PAULINHO (prefeito de Cabaceiras do Paraguaçu), em seus pronunciamentos, quando da assinatura, por parte do  chefe do executivo estadual, da Ordem de Serviço para recuperação da BA-491, bem como inauguração da Creche e entrega de uma ambulância 0 Km. Imagens, Felipe; edição e texto, Antonio Mascarenhas (ww.tvsaj.com). TVSAJ.COM: a mais ampla cobertura de TVWEB na região, na íntegra. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
ROGÉRIO ANDRADE (Deputado Estadual) e PAULO MAGALHÃES (Deputado Federal) -Vídeo 1
OTTO ALENCAR (Vice-Governador e ex-Secretário de Infraestrutura e pré-candidato a Senador) - Vídeo 2
ROGÉRIO ANDRADE (Deputado Estadual) e PAULO MAGALHÃES (Deputado Federal) e OTTO ALENCAR (Vice-Governador e ex-Secretário de Infraestrutura e pré-candidato a Senador) em seus pronunciamentos, na última terça-feira, 03, em Cabaceiras do Paraguaçu, quando do evento em que contou com presenças do Governador Jaques Wagner, na assinatura da Ordem de Serviço para recuperação da BA-491 (entroncamento da BR-101, Governador Mangabeira a esse município, bem como entrega de uma ambulância e inauguração de creche.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
CLIP VÍDEO-FOTOGRÁFICO com imagens da inauguração da Creche em Cabaceiras do paraguaçu, gestão do Prefeito Paulinho e com participação do Governador jaques Wagner, Otto Alencar, Rui Costa, Deputados Rogério Andrade, Paulo Magalhães,  prefeitos, dentre eles Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), na qualidade de anfitrião, Radaman (Varzedo), Magno (Vera Cruz), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Domingas (Governador Mangabeira), Duda (São Félix),Roque Isquem (Muritiba), Zé Froes (Dom Macedo Costa e Dr. Armando (Conceição do Almeida), Ricardo Machado (Santo Amaro), Ataliba (ex-prefeito de Maragogipe), vereadores, secretários  e lideranças da região. Vídeo 1
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais gratificante para o gestor público do que o reconhecimento, justamenteesse sentimento que Orlandinho, ex-prefeito de Cruz das Almas (em duas oportunidades) e pre-candidato a Deputado Estadual (PT), teve ao comparecer ao evento realizado na manhã dessa terça-feira, 03, em Cabaceiras do Paraguaçu, recôncavo baiano, oportunidade em que o Governador Jaques Wagner assinou ordem de Serviço para recuperação total de 20,6 Km da BA-491,num investimento de $865 milhões e que irá beneficiar as populações desse município bem como de Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira, Conceição do Almeida, Sapeaçu e região.

O chefe do executivo estadual também  inaugurou creche e entregou uma ambulância 0 km para atender ao referido município. Bastante cumprimentado pelas pessoas que ali compareceram, dentre elas, vereadores e lideranças,Orlandinho, integrante da nata petista, também foi alvo de destaque por parte de Rui Costa (Deputado Federal e pré-candidato ao governador do Estado), Otto Alencar (Senador), prefeitos da região, dentre eles Magno (Vera Cruz, foto), Radaman Barreto (Varzedo), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Roque Isquem (Muritiba), Clovis Penine (Muniz Ferreira).
Informações dão conta de que Orlandinho deverá receber várias autoridades e lideranças de Cruz das Almas e região na próxima sexta-feira, 06, a partir das 19h, em Cruz das Almas. para discutir a respeito de sua proposição em direção à Assembleia Legislativa. Fotos TVSAJ
 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governador Jaques Wagner foi recebido, na manhã dessa terça-feira, 03, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no recôncavo baiano, pelo prefeito Paulinho, prefeitos,  Vereadores e lideranças da região. O chefe do executivo estadual esteve acompanhado de Otto Alencar (vice-governador e pré-candidato ao Senado, pelo PSD), Rui Costa (Deputado Federal e pré-candidato ao governo do Estado), deputados federais; Rogério Andrade, (Deputado Estadual); Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e pré-candidato a Deputado Estadual).

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
A imprensa livre, democrática e, antes de tudo, comprometida em bem informar a sociedade, com isenção e, acima de tudo, respeito às individualidades, é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, no momento em que traz à baila informações que possam contribuir para o exercício da cidadania, bem como  o aflorar de ideias que, aqui e acolá, sejam absorvidas de forma construtivas. E no meio político-partidário não é diferente.
Notícias | postado por: Mascarenhas

Dentre as personalidades que abrilhantaram o evento de inaugração na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, as primeiras damas desse municipio, Vrgínia, espsa do prefieto Paullinho  e de Vera Cruz, esposa do prefeito Antonio Magno.  Elas que tanto tem contribuído, espectivamente, para as gestões  de seus municípios. 

 


 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Mais 80 mil baianos de cinco municípios do Recôncavo vão poder viajar com segurança e tranquilidade com a recuperação dos 20 quilômetros da BA-491 que ligam a sede de Cabaceiras do Paraguaçu à BR-101. A ordem de serviço para a pavimentação do trecho, que vai receber investimento de cerca de R$ 8,7 milhões, foi assinada na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jaques Wagner, no município que também recebeu uma ambulância do Governo do Estado.O governador destacou as ações desenvolvidas na região.      

Esta era uma estrada sonhada por mais de 20 anos pela população local, e que agora está sendo recuperada. Estamos entregando esta ambulância, importante para a saúde das pessoas, e temos ainda diversas obras de água na região, que durante muito tempo teve problema de abastecimento".Em Cabaceiras do Paraguaçu, segundo o governador, os povoados de Cerquinha, Aporá, Tabua, Jacaré, Tupiaçu e Timboinha vão receber sistemas de abastecimento de água e cisterna.

"Os projetos já estão aprovados pela Embasa", anunciou Wagner. Além de Cabaceiras do Paraguaçu, serão beneficiados pela estrada os municípios de Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Muritiba. Fotos: Raul Golinelli/GOVBA, Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

  Por enquanto, apenas as fotos do que aconteceu ontem, 03, em Cabaceiras do Paraguaçu, oportunidade em que o Prefeito Paulinho recebeu visita do Governador Jaques Wagner para assinatura da Ordem de Serviço para revitalização da BA-491 no trecho entre a BR-101 (Governador Mangabeira) e seu município. O governador esteve acompanhado de Rui Costa (Deputado Federal e pré-candidato ao Governo do Estado), Otto Alencar (ex-Secretário de Infraestrutura e pré-candidato a Senador), deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da região.Wagner  também participou da inauguração da creche. Fotos TVSAJ
Notícias | postado por: Mascarenhas

Os moradores dos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Muritiba serão beneficiados com a recuperação do trecho de 20 quilômetros da BA-491. A autorização para a obra, entre o entroncamento da BR-101 e a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, será assinada pelo governador Jaques Wagner nesta terça-feira (03), às 10h, na sede do município, onde nasceu e viveu o poeta Castro Alves. 

Com investimentos de R$ 8.765 milhões, o trecho de 20,6 km, por onde trafegam diariamente cerca de 630 veículos, será restaurado e pavimentado e beneficiará mais de 78 mil habitantes do Recôncavo da Bahia. Ainda em Cabaceiras do Paraguaçu, Wagner entrega uma ambulância à população, que vai reforçar as ações de Saúde no município de 17.500 habitantes. Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia. Inserção fotos Prefeitos de Cabaceirqas do Paraguaçu, Governador Mangabeira e Muritiba (arquivo TVSAJ). www.comunicacao.ba.gov.br


Enquete


PodCast