Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Governador Mangabeira

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A praça Padre Mateus, centro, foi o local escolhido pelos organizadores para realização do "II ENCONTRO QUINTA DOS  MOTOCICLISTAS", nessa quinta-feira, 09, em Santo Antonio de Jesus. Em que pese ter sido realizado num dia de semana e após rápida precipitação chuvosa, o encontro superou expectativas, não apenas pela participação de cerca de 130 motos com pilotos do município e região, mas, também, pela organização.

Dentre os grupos que marcaram presenças, COIOTES DO RECÔNCAVO, CORTANDO CHÃO, ALTO GIRO, GRIN REAPER e MOTOS AMIGOS E RESENHA (S.A.Jesus), A2 do ASFALTO, ROTA NACIONAL e BITELOS DO ASFALTO (Cruz das Almas) e TRACIONARIOS DO ASFALTO (Governador Mangabeira), além de pilotos que ainda não integram essas tradicionais agremiações, em toda região.Tambem sefez presente o Secretario de servicos Publicos de S.A.Jesus, João Geraldo Spiglio. 

Protagonizando a organizacão do encontro, Val do Mercadão que, com muita dedicação e transparência cuidou da arrecadação dos recursos necessários para aquisição do material para realização do churrasco oferecido e despesas acessórias. Prestigiando o evento e representando a imprensa, TVSAJ.COM.R (Mascarenhas e Felipe), BARRIGA NOTÍCIAS (Fabio) e ANDAIÁ FM (Itajaí). O evento, além de movimentar a cidade, contribui para que laços de amizade sejam aguçados.

NOVOS EVENTOS

Além desses encontros de toda quinta-feira, os motociclistas dos grupos em apreço prometem participar de vários eventos, na região e fora dela,sempre deixando aflorar a ordem, disciplina e organização. Seria de bom alvitre que todos esses grupos pudessem, em seus municípios, se possivel e ocasionalmente, realizar encontros em bairros, com arrecadação de donativos para distribuição entre pessoas carentes. Além de despertar sonhos, com certeza, muita alegria e esportividade aos moradores dessas localidades. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br.Vejam mais fotos em LEIA MAIS (abaixo) e TOAS no link FOTOS, no topo do site.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARCELO PEDREIRA DE MENDONÇA, PP, prefeito eleito de Governador Mangabeira, tendo auferido 7238 votos, contando, em sua coligação com os  partidos:PP / PDT / PTB / PMDB / PSL / PSC / DEM / PSDC / PRTB / PMB / PTC / PV / PRP / PC do B / PT do B / SD / PROS, sabe, "de cátedra", que desafios na área de saúde são muitos, em todos os rincões do pais e que há necessidade de politicas públicas conjuntas, de maneira que a curto e médio prazos, demandas sejam equacionadas a contento.

E, nessa quinta-feira, 26, compareceu à reunião que definiu a primeira diretoria do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Reconvale, tendo a frente ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus) e VERA DA SAÚDE (Maragogipe).  Consórcio que tem por escopo não apenas gerir a construção e funcionamento da Policlínica regional mas, também, de inferir junto aos organismos de saúde nas esferas estadual e federal, em prol de constantes melhorias na qualidade dos serviços e logística operacional. Tvsaj (Blog antonio Mascarenhas e Jornal Gazzeta (Nega Ju)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 54 anos de emancipação política do município de Governador Mangabeira, na gestão Domingas da Paixão/Luiz de Zuquinha, nessa segunda-feira, 14 tiveram início com o desfile cívico, missa solene, sessão especial da Câmara de Vereadores e teve como ponto de culminância a inauguração do SINEBAHIA, CrediBAHIA e duas quadras poliesportivas. Solenidades que contaram, além das participações dos representantes do poder executivo, dos vereadores, secretários, esportistas e lideranças municipais.Também marcaram presenças de Dr. Jorge Solla (Deputado Federal), Álvaro Gomes (Secretário Estadual de Trabalho Emprego Renda e Esportes).

Na inauguração do SINEBAHIA e CrediBAHIA o secretário em epigrafe destacou a luta da prefeita Domingas para que esse serviço fosse canalizado ao município. Destacou a importância que essa unidade, enatizando o compromisso do governador Rui Costa para a geração de emprego e desporto. A prefeita, como sempre, aproveitou o ensejo para formular novos pleitos ao representante do governo do Estado. 

Na inauguração da quadra poliesportiva Fernando de Jesus dos Santos, logo após os pronunciamentos e descerramento da placa de inauguração, a prefeita Domingas desafiou o secretário Álvaro Gomes para uma cobrança de "pênalte" em que ele, "caso não defendesse o chute desferido" ficaria na "obrigação" de atender mais umaa postulação, através de sua pasta, para o município. RESULTADO: "Bola num canto, goleiro no outro". Domingas fez o gol e foi, literalmente, "para os braços da galera" que se encontrava presente. Dando prosseguimento, foi realizado um jogo relâmpago entre as equipes de futsal feminino do "Brasil" e "Argentina", num embate em que a equipe verde-amarela venceu por goleada.

Em seguida, a comitiva municipal, acompanhada de autoridades e representantes de segmentos da sociedade dirigiu-se à Escola Centro Paroquial, centro, onde inaugurou a quadra de esportes, também com a presença do titular da SETRE, Álvaro Gomes. Antes do descerramento da placa de inauguração, a execução de músicas por parte de um coral de crianças alunos e a exposição de cartazes confeccionados por  outros alunos da escola, enfocando a arte, o esporte, a cultura e outras realizações no município e, em seguida, os pronunciamentos por parte das autoridades.

Finalizando, a prefeita Domingas foi convidada para o "pontapé" inical  de um jogo e futsal masculino, entre duas equipes locais. Novamente a chefe do executivo foi "intimada" a "bater" uma penalidade em que desferiu um chute indefensável por parte do guarda-meta. Como se vê, Domingas continua não apenas enfrentando desafios, embates em sua vida e não é diferente, no comando do município mas, também, transformando em realidade, sonhos. Sonhos de uma gente que acredita em ideais e, mais que isso, que barreiras podem ser transpostas, desde que enfrentadas com determinação e seriedade. Fotos Tvsaj e Jornal Gazzeta. Mais fotos em LEIA MAIS. Vídoes, no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa segunda-feira, 14, sessão solene na Câmara Municipal de Governador Mangabeira-BA, dando prosseguimento às solenidades inerentes aos 54 anos de emancipação política no município. Com as dependências da egrégia casa legislativa literalmente lotadas,  coube ao presidente Edgar Henrique Oliveira e Oliveira promover a abertura dos trabalhos que, sem sombra de dúvidas, entra para os anais da história local.

Convocados todos os  vereadores para a composição da mesa, Edgar Henrique formou comissão integrada pelos vereadores Fábio Antonio Oliveira de Almeida e Davi dos Santos Barros Davi da Mangueira) para conduzir o orador oficial, professor Éric de Souza de Jesus, ao plenário. Em seguida formou nova comissão, integrada pelos edis Antonio Gomes e Josevaldo para a condução da prefeita Domingas da paixão e do vice Luiz de Zuquinha, à mesa.

Além de Edgar Henrique, Fábio Antonio Oliveira Almeida,  Davi dos Santos barros (Davi da Mangueira), Josevaldo, também marcaram presenças, compondo a mesa,  os vereadores Albano Fonseca Ferreira Sales, Antonio Goes da Silva  (Toinho de Zuquina), Terezinha Conceição do Amor Divino (Ane do Sindicato), Cronor da Costa Silva, Gerson Souza do Sindicato e Elisa Paixão Nascimento; Jorge Solla (Deputado Federal), Álvaro Gomes (Secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes). Logo após a execução dos hinos do município e nacional, o presidente passou a palavra à vereadora Elisa Paixão Nascimento para, em nome dos demais edis, efetuar a saudação a todos os que prestigiaram essa importante sessão. 

Fazendo uso da palavra, o professor Éric de Jesus, regozijado diante do convite, falou da importância das comemorações para a historicidade do município e, aproveitando o ensejo, reportou-se a situação vivenciada pelo país na área política, conclamando que todos possam se respaldar na ética, de maneira a bem representar a sociedade e, em seguida, reportou-se à contribuição de todos os gestores que geriram o município e, principalmente, a atual administração, capitaneada por Domingas da Paixão/Luiz de Zuquinha.

Coube à vereadora Eliza Paixão Nascimento efetuar a entrega do primeiro título de cidadão mangabeirense a Dr Jorge Solla (médico, ex-secretário estadual da saúde e atual Deputado Federal), aproveitando o ensejo para destacar o empenho dele em prol da canalização de melhorias à saúde local. Ela que, diga-se de passagem, vem, ao lado dos demais vereadores, realizando um meritório trabalho no município.. 

Fazendo uso da palavra, o parlamentar, regozijado diante da homenagem prestada, agradeceu pela distinção e, aproveitando o ensejo, teceu elogios à administração municipal Domingas/Luiz de Zuquinha, asseverando que continuará ajudando o município. Também fazendo uso dos três minutos disponibilizados aos pronunciamentos dos vereadores e homenageados, a concessão  de títulos teve prosseguimento, agraciando diversas personalidades da sociedade local.

Prestigiando o evento, o titular da SETRE, Álvaro Gomes, parabenizou a todos que se fizeram presentes, por mais um ano de conquistas por parte do município, nessas duas gestões de Domingas/Luiz de Zuquinha e, aproveitando o ensejo, reportou-se à conjuntura política nacional, defendendo o ex-presidente Lula e a  presidente Dilma das acusações que, segundo ele, emergem da elite que anseia o poder.

Convidada ao plenário, a chefe do executivo, Domingas,  “provocada” através do pronunciamento de um dos homenageados com o título de cidadão que teria defendido a prisão do ex-presidente e "impeachment" da presidente Dilma, de forma veemente contestou as alusões e, para tanto, elencou uma série de ações desenvolvidas na gestão do líder maior do PT e da atual mandatária nacional. Em seguida, reportou-se às obras realizadas durante sua administração, na educação, saúde e outras áreas.  Finalizando, o presidente da casa externou agradecimentos. Fotos Tvsaj e Jornal gazeta. Veja mais fotos em LEIA MAIS. Vídeos, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Governador Mangabeira comemorou, nessa segunda-feira, 14, 54 anos de emancipação política, na gestão Domingas da Paixão/Luiz de Zuquinha e, dando início às festividades inerentes às comemorações aos 54 anos de emancipação política do município, logo após o hasteamento de bandeiras, foi realizado desfile de uma fanfarra local e com participação da chefe do executivo e do vice, bem como o Deputado Federal Jorge Solla; os vereadores Antonio Gojes da Silva (Tonhe de Zuquinha), Josivaldo Santana (Nerinho), Elisa Paixão Nascimento e Albano Fonseca F. Sales; os secretários Gal Educação), e Vinícius de Jesus Santana (Finanças), professor Borges, além de outras personalidades da atual administração e de segmentos da sociedade local.

Logo após o desfile as personalidades em epígrafe, ao lado de outros fieis, assistiram a missa solene proferida pelo paroco local, também em homenagem a essa importante data. Ele que, além de reportar-se à importância das comemorações para os anais da história local, discorreu, também, acerca da contribuição da atual gestora e de todos que a antecederam para que o desenvolvimento do município. Fotos Tvsaj e Jornal Gazzeta. Mais fotos em LEIA MAIS. VÍDEOS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Saiu nesta semana a lista com os classificados no concurso público promovido pela prefeitura municipal de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano. As provas foram realizadas no domingo, 24 de janeiro, conforme os tramites da portaria do edital 01/2015.

O candidato se deparou com 30 questões com temas mesclados que vão da matemática a língua portuguesa e conhecimentos gerais, o que agradou a quem fez e a maioria dos candidatos acharam o teor das provas fácil em comparação as provas do ENEM.

Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 1.500,00. A lista com o gabarito final e lista completa com nomes dos classificados estão no site Planejar Concursos, empresa esta responsável pela logística do concurso. Os interessados devem acessar (www.planejarconcursos.com.br). (Forte no Recôncavo)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GAL, Secretária de Educação do município de Governador Mangabeira, recôncavo baiano, realiza uma das melhores gestões nesse segmento, na região e, porque não dizer, em toda a Bahia. Governador Mangabeira, em que pese tratar-se de um município pequeno, tem investido bastante em educação, na gestão Domingas da Paixão. Várias escolas foram construidas, outras reformadas, sendo contempladas com equipamentos modernos.

Graças a essa performance administrativa é que Gal vem sendo bastante congitada para uma eventual pré-candidatura a prefeita nas eleições do ano em curso. Competente, comprometida com o que faz, carismática, receptiva, atenciosa, Gal tem tudo para ser merecedora dessa distinção. Outros nomes que fazem parte da conjuntura capitaneada pela atual chefe do executivo municipal também estão sendo apreciados. Caberá a ela, à luz das pesquisas, a indicação do nome que, natualmente, deverá contar com apoio de todos que fazem parte da atual administração. Fotos Antonio Mascarenhas 

 

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, majoritário no município de Sapeaçu, na última eleição, fez parte, nessa sexta-feira, 10, do palanque capitaneado pelo Governador Rui Costa que, ao lado de sua comitiva, do prefeito Jonival Lucas, autoridades locais, regionais e do Estado, inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos e procedeu entrega de títulos de terra, caçamba e máquinas, através do Consórcio do Território do Recôncavo. 

Em entrevista concedida à Tvsaj, logo após os pronunciamentos, teceu considerações acerca da importância dessas ações por parte do governo estadual para o município e região. Aproveitando o ensejo, elencou sobre sua luta em prol dos municípios que representa perante à Assembléia Legislativa e às hostes do executivo estadual. Não poderíamos nos furtar em inquirí-lo acerca das movimentações politíticas em Santo antonio de Jesus, já que seu nome vem sendo ventilado para eventual candidatura a preieto na Cidade das Palmeiras.  VOCÊ VERÁ A ENTREVISTA NO DECORRER DA SEMANA

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa, em sua visita a Sapeaçu, onde inaugurou a Mini Fábrica de Biscoitos da comunidade do Canabrava e procedeu entrega de máquinas e caçamba através do Consórcio Territorial do Recôncavo e entrega de 201 títulos de terra, em atendimento à política de regularização fundiária, o fez em companhia de Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Marcos Bulhões Presidente da CERB).

Presentes Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu, na condição de anfitrião), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Chiquinho (São Felipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha); Bahia (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu), ao lado de Cristina Lucas (primeira dama e Secretária de Ação Social de Sapeaçu).

Também abrilhantaram o evento João Carlos (Território do Recôncavo, ao lado de Rosana Vieira), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e atual Diretor de Pesquisas da SDR), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de S.A.Jesus, Joselito Motta (pesquisador da EMBRAPA), dentre tantas outras autoridades locais, da região e do Estado. Em entrevistas concedidas à Tvsaj, discorreram sobre a importância das ações do governo do Estado e a iniciativa da administração municipal de Sapeaçu.DIVULGAREMOS ESSE MATERIAL NO DECORRER DA SEMANA

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, marcou presença nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu-BA,  oportunidade em que participou de solenidades, com  inaugurações e anúncios de mais benefícios para esse importante município do recôncavo, num evento que contou, também, com participação de prefeitos, secretários e lideranças locais e da região.

Inicialmente, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se à comunidade rural da Canabrava para inauguração do Mini Fábrica de Biscoitos, gerida pelo Grupo de Mulheres Flor do Sertão. Entidade criada com total apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, pasta capitaneada pelo seu titular Eládio Bahia, na gestão do prefeito Jonival Lucas

Logo em seguida, já na sede do município, Rui Costa anunciou serviços de extensão de água para algumas localidades, procedeu entrega de 201 títulos de terra, em cumprimento à politica de regularização fundiária, no seu governo, bem como realizou a entrega de maquinas e equipamentos agrícolas para o Consórcio  de Desenvolvimento Sustentável do Território do  Recôncavo e sistema de abastecimento de água para os povoados de Quiamba, Brito e Macaúbas.

O chefe do executivo estadual também assinou ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento para os povoados de Pacheco, Bebe Água, Baixinha, Ponto Certo e Pau Preto. Ele que, no palanque, em seu pronunciamento, prometeu que nenhuma comunidade do município ficará sem água tratada. Rui também assumiu o compromisso de canalizar R$ 600 mil ao município para serem aplicados em calçamentos. Terminados os pronunciamentos, Rui Costa visitou o Colégio Estadual Dr Eliel da Silva Martins onde, após interagir com professores e alunos, prometeu melhoramentos, como o vem fazendo em diversas unidades escolares, em diversos rincões do Estado.

Presentes nas solenidades da sede do município, além do govenador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Aderbal Castro, Iulo Oiticica, Wilson  Dias (CAR), Cássius Peixoto (Sec Recursos Hidricos), Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu), Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguçu).

Também presentes Marcos Bulhões (Presidente da CERB), Orlandinho (Diretor de Pesquisas da SDR); secretários municipais Cristina Lucas (1ª. dama e Sec Ação Social, Sapeaçu), Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Sapeaçu), Denilson Mutti (Cultura, Sapeaçu), José Carlos Toneto (SEDEMA, S.A.Jesus), Dinho Coni (Agricultura, C. do Almeida), D. Gloria (chefe gabinete C. Almeida) vereadores Tosta (C. Almeida), Fátma do Benfica (S.A.Jesus); Joselito Mota (Pesquisador da EMBRAPA), João Carlos e Rosana Vieira (Território do Recôncavo), Sílvio (URB), Luiz Gonzaga (Coord. Meio Ambiente, Sapeaçu), Jailson (Agrônomo, Sapeaçu), além de outras personalidades da comitiva governamental, do município e região.

Representado a imprensa, a TVSAJ.com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazeta (Nega Juh), ASCOM municipal(Drica Castro), Folha do Recôncavo (Rey Cônsul, Magnata Júnior), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa), Marketing e Eventos (Hajessandro Lima), SECOM-BA (manu Dias), Sonoraização (Leide Costa).Fotos Antonio Mascarenhas e dez de Drica Castro.(www.tvsaj.com.br). 

PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

NOTA OFICIAL SOBRE OPERAÇÃO REALIZADA EM GOVERNADOR MANGABEIRA PELA POLÍCIA FEDERAL

Meus amigos,

É com muita tranquilidade que esclareço a motivação da “Operação Cabeças”, realizada pela Polícia Federal na manhã dessa quinta-feira, 8, em Governador Mangabeira, para tratar de denúncias sobre desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica (FUNDEB).

1. No dia 12 de abril de 2013, R$ 500 mil reais foram transferidos da conta do FUNDEB para pagar a empresa M. Pinheiro Construções e Serviços, sediada em Alagoinhas, sem

que houvesse um processo de licitação ou contrato firmado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Gal (à esquerda), ao lado da prefeita Domingas da Paixão. Confira a entrevista, em ÁUDIO

GAL, Secretária de Educação de Governador Mangabeira, participou, na última terça-feira, da Audiência Publica na  Câmara de Vereadores, oportunidade em que foi discutida a implantação de novos cursos no município e, na oportunidade, em entrevista à TVSAJ, além dessa conquista, elencou realizações de sua pasta. Fotos Antonio Mascarenhas.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 27, em Cruz das Almas-BA, a inauguração da 2o. SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), agora, no Território do Recôncavo, numa iniciativa do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sob o comando de Jerônimo Rodrigues, unidade territorial descentralizada da representação dessa pasta, que tem por escopo permitir a desconcentração, descentralização articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras politicas  públicas voltadas para o desenvolvimento rural. 

Além das duas unidades instaladas, outras 25 serão inauguradas nos diversos territórios de identidade. As SETAFs deverão atuar em parceria com o SEMAF - Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar. O SEMAF é uma unidade municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, com atuação de forma integrada do Território de Identidade. A participação dos municípios se dará por meio de Termo de Adesão, que estabelecerá os princípios, objetivos e metas  e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas publicas e a prestação de serviços aos agricultores familiares. http://www.lw.conexaosites.com.br/framework/tinymce/themes/advanced/img/trans.gif

Dentre os eixos de atuação, Regularização Fundiária e Estruturação Produtiva de Assentamentos Rurais; Ofertas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água e mudas); Implantação de infraestrutura rural (habitação, água e equipamentos públicos; Implantação de Agroindústrias Familiares; Apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional.

Marcaram presenças, nesse evento em Cruz das Almas, compondo a mesa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Wilson Dias (presidente da CAR), Neuza Cadore (Deputada Estadual), Domingos Aroldo (Diretor da EMBRAPA), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e diretor na SDR), Rosana Santos (Território do Recôncavo), Sílvio Sogra (Magnífico Reitor da UFRB).

Também compondo a mesa os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Duda Macedo (São Félix), Roque Isquém (Muritiba), Vera Lúcia (Maragogipe), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), James Rodrigues (representado o prefeito de Saubara), Nílson Santana (representando o prefeito Humberto Leite,  de S.A. de Jesus) e Antonio Brito (representando o prefeito Miltinho, de Nazaré das Farinhas). Também presente, João (território do Recôncavo)

Representando o município de Santo Antonio de Jesus, além de Nilson Santana, Bruno e Davi (agrônomos), Juvenal (presidente da APORBA), Zacarias (Associação do Espinheiro), Neto (Associação Tabocal, Bom Jardim e Bomfim), Mirinalva (Associação da Gameleira.  Também marcaram presenças, os secretários municipais Eladio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), João Carlos (Território do Recôncavo)Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente de C. do Almeida), D. Glória (chefe de gabinete de C. Almeida) Luiz de Zuquinha (vice de G. Mangabeia), e diversas outras autoridades da região. Representando a imprensa, a TVSAJ, Muritiba FM (Cléber Ceará), ASCOM Sapeaçu (Drika).

Fazendo uso da palavra, Wilson Dias, Presidente da CAR, procedeu uma apresentação audiovisual enfocando o que significa a SETAF, quais os pressupostos a serem atingidos, procedimentos no que concerne à articulação, os eixos de atuação e como os municípios terão que atuar na condição de parceiros nesse processo que tem por objetivo dar impulso à agricultura familiar em todo o Estado e, particularmente, nos municípios que integram do Território do Recôncavo. 

Rosana Santos, coordenadora do território do Recôncavo, por sua vez, destacou a importância dessa iniciativa do governo do Estado, através da SDR, e a importância do somatório de esforços para que esse intento possa ser logrado de êxito. Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu, e Presidente do Consórcio do Recôncavo, também enalteceu a iniciativa, conclamando para que todos os municípios se irmanem nessa proposta que tem por objetivo dar uma alavancada na agricultura familiar em toda região. 

Neuza Cadore, Deputada Estadual, também, após cumprimentar todos os presentes, destacou a iniciativa desencadeada pelo governo estadual e, aproveitando o ensejo, reportou-se às conquistas do PAA e PNAE. Enfatizou a importância desse canal de ligação entre o governo do Estado e os produtores rurais. Externou que seu mandato está à disposição de todos aqueles que precisarem de apoio em suas investidas. 

Dr. Domingos Aroldo, Chefe da EMBRAPA, corroborou com os pronunciamentos formulados anteriormente, todos destacando a importância da iniciativa e a necessidade de que todos possam arregaçar as mangas para que metas sejam atingidas. Também destacou os esforços que a EMBRAPA tem feito para que, paulatinamente, louros sejam colhidos em prol do homem do campo. 

O Secretário Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, agradeceu a todos pelo comparecimento, enfatizou a receptividade e também reportou-se à iniciativa do Governo Rui costa, dando total apoio para que sua pasta possa empreender ações em prol da agricultura familiar em todo o Estado, não sendo diferente na região do Recôncavo. Dirigindo-se às pessoas que, presentes no evento, exibiam cartazes e faixas em protestos com relação à saúde e EBDA, fez questão de frisar que movimentos reivindicatórios fazem parte do regime democrático mas que tem que ser feitos de forma organizada e através de canais competentes. 

O titular da pasta foi homenageado por um produtor de Cruz das Almas com um cesto de frutas típicas. Logo após, convocou os prefeitos e representantes dos municípios da região para assinatura do Termo de Adesão ao SEMAF. Em seguida, promoveu assinaturas de convênios com entidades associativas de Muritiba (Unidade de Processamento de Mudas), Santo Antonio de Jesus (Convênio para Unidade de Processamento de Mudas, através da Associação da Gameleira, representada por Mirinalva). bem como Termo de Cooperação entre UFRB.EMBRAPA e SETAF para a agricultura familiar em Sapeaçu. Entregou, ainda, títulos de propriedade rural a 03 dos 33 produtores regularizados em Cruz das Almas. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada ontem (24), no Clube Cultural Esportivo Antonio Ferreira de Souza, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Governador Mangabeira reuniu autoridades do poder público e a sociedade local na discussão do tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Na Mesa de Abertura participaram a prefeita Domingas da Paixão, o secretário de Saúde do município. Dr. Odilon Rocha, o presidente da Câmara, Dr. Edgar Henrique, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alina Rita e o secretário Municipal de Saúde de Salvador, Dr. José Antonio Rodrigues.

A prefeita ressaltou o esforço da gestão em garantir uma saúde de qualidade aos munícipes. Com todos os postos de saúde funcionando adequadamente e com destaque na oferta de serviços como odontologia, o município tem demonstrado compromisso com o dinheiro público e com os cidadãos, avaliou a gestora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (17), a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, comemora mais uma conquista importante de sua gestão. É que acontece às 19 horas, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Cruz das Almas, a colação de grau de professores da primeira turma do curso de Pedagogia, realizado através do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Na solenidade de entrega dos diplomas vão participar 24 graduandos, mas no total 36 profissionais do município concluíram o ensino superior.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DALMAR,Chefe da CEPLAC em Laje, com atuação na região, marcou presença no Fórum Interterritorial sobre a Mosca Negra, praga que vem infestando praticamente 100% da plantação de citrus em toda região e que, em face de toda uma preocupação que emerge no seio da comunidade produtiva, leva os gestores a adoção de providências emergenciais em prol de saídas que tenham por escopo, pelo menos, controle dessa situação que acarreta sérios problemas financeiros. Consubstanciado nessa realidade é que a Secretaria de Abastecimento e Agricultura, capitaneada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite, realizou esse evento. No que concerne à produção de cacau na região, assevera que tem aumentado. Foto e áudio, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Ouça o áudio
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram prosseguimento, na noite dessa sexta-feira, 03, diante de milhares de pessoas que lotaram, literalemten, a praça,  as festividades inerentes ao 2 de julho em Govenador Mangabeira-BA, protagonizadas pela administração Domingas da Paixão, numa deferência da Secretaria de Educação e Cultura, sob o comando de Gal, titular da pasta e apoio da diretoria de Cultura, sob a égide de Jéferson e, naturalmente, envolvimento das demais pastas do atual governo a exemplo da Secretaria de Ação Social, capitaneada pelo também vice-prefieto Luiz de Duquinha. Além deles, marcaram presenças o vereador Antonio de Zuquinha e demais autoridades que também marcaram presenças no  circuito.

É sempre oportuno frisar frisar que fatia substancial dos municípios do norte e nordeste não realizaram festejos juninos (São João e São Pedro), em face da situação econômico-financeira que gravita em todo o pais.  A administação Domingas da Paixão/Luiz de Zuquinha mostrou que é possível, sim, realizar os festejos, com uma grade de programação que inclua grandes e médias atrações a custos que se adequem à "saude financeira" do município. Como resultado, a demonstração cabal de aceitação, através da maciça participação do público. 

E nessa segunda noite, apresentaram-se as seguintes agremiações musicais: Banda ROBYSSÃO adentrou ao palanque fazendo, inicialmente, uma homenagem à prefeita Domingas, oportunidade em que discorreu sobre sua humildade, seu carisma e espírito de busca, buscando em Luterking, referenciais para qualificá-la. "Desensarilhados"  os instrumentos, a percussão e os acordes que emergiram, numa fusão sonora harmônica, o público foi contemplado com o "pagode-funk" característico dessa banda que vem galgando sucesso em suas apresentações que vem realizando na Bahia, no norde/nordeste, e que já alça voos em outras unidades da federação. 

A Banda TYRONE CIGANO veio logo em seguida com  a missão, não apenas de contemplar milhares de pessoas que lotaram a praça mas, também, mostrar o porquê do sucesso que vem ostentanto no norte e nordeste e que já começa deslanchar em outros estados. Fazendo uma salutar mixagem arrocha/swing, Tyrone mostrou que, além do potencial vocal, destreza cênica e o respaldo de uma banda imponente, é detentor de carisma suficiente para estabelecer empatia com seu público. 

Finalizando a noitada, a BANDA MAGIA TROPICAL de Nazaré das Farinhas, trazendo no seu bojo Carla (vocalista), Ricardo Tupinambá, André, Fernando Borges, Demi, Cléber, Babilá, Max e kenedy e Maurício.  A MAGIA TROPICAL vem se apresentado em Nazaré, Jaguaripe, Aratuípie, S.A.Jesus e diversos municípios da Bahia. Além do Forró, diversas outras vertendes musicais fazem parte do repertório que se adequa às sazonalidades, graças à versatilidade de seus integrantes. 

De parabéns, mais uma vez, além da organização do evento por parte da administração municipal, aos prepostos da policia militar, num trabalho muito bem realizado, com câmeras de monitoramento em todo o circuito e circulação de prepostos em toda área, atentos a todos os acontecimentos. Ações que culminaram com apreensão de algumas motos irregulares e efetuação de  abordagens de rotina. Menção louvável, também aos conselheiros tutelares.Representando a imprensa, TVSAJ (Mascarenhas e Felipe), Jornal Gazzeta (Nega Juh), Muritiba FM (Cléber Ceará), Repórter Tatu (Cristianano Peixoto).Fotos Antonio Mascarenhas. Mais fotos em LEIA MAIS. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Consubstanciado no adágio popular que versa "Deus dá as batalhas difíceis aos seus melhores soldados", a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, trouxe para si a missão de transformar seu municípios um exemplo para a educação no Estado da Bahia e, para tanto, não tem medido esforços para dotar as unidades educacionais das melhores condições possíveis ao oferecimento de uma educação que atenda aos anseios da população, em que pese as dificuldades financeiras reinantes. E, para tanto, tem investido no aparelhamento logístico-operacional nas escolas. Ela que nos primeiros anos de sua  existência não teve a sua disposição a educação que hoje disponibiliza aos munícipes locais. 

Sabia, a gestora, de antemão, que, para que esse seu desejo pudesse se materializar, precisaria de alguém com comprometimento com a causa pública, arrojo, determinação, criatividade e, acima de tudo, perseverança. Resoluta, a gestora municipal não teve dificuldade para encontrar em Maria das Graças, conhecida popularmente por Gal, o nome para capitanear as ações na Secretaria de Educação e Cultura, da qual é titular. 

Desenvolvendo um trabalho meritório, com apoio de toda a equipe (diretores, coordenadores, professores e demais profissionais) que labora na área, ela vem se destacando não apenas no município mas no cenário estadual, graças a essa performance. Mãe, amiga, colega, talvez o segredo para o sucesso em suas atividades, seja no lar, seja no ambiente de trabalho, repouse na maneira jovial que atende a todos, à luz da mais sublime das virtudes: a HUMILDADE. Não foi à toa que foi escolhida como secretária destaque no último evento Melhores do no, realizado no município.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Muitos município da Bahia e do norte/nordeste do país não realizaram festejos juninos sob a alegação de que, à luz da atual conjuntura econônica  que impera em todo o país, não teriam como fomentar novas despesas. Na maioria deles, na verdade, administrações que não vem equacionando orçamentos e que, em razão disso, incorreram em situações deficitárias. Não é o que acontece em Governador Mangabeira que consegue dosar as finanças,a contento. 

Com uma grade enxuta, à luz da realizade local, a administração Domingas da Paixão realiza as festividades de 2 de julho, disponibilizando ao público atrações como garapa, PH 10, Cavalo de Aço, Simone e Simara (na abertra) e, nessa sexta-feira, Bailão de Robinsão, Tayrone Cigano, Eslon Monteiro e Daniel Vieira. Como se vê, uma grade mesclada com a particpação de valores locais e da região, a exemplo de Garapa, "H" e PH 10.

GARAPA,mais uma vez, assim como o tem feito em toda região, conseguiu atrair o público para a grande noitada, à luz dos acordes de sua banda e de um repertório que procurou dar vazão a grandes sucessos do forró nordestino. Ele que vem se apresentado bastante em toda região, a exemplo de Nazaré, Santo Antonio de Jesus, jaguaripe, Governador Mangabeira, sempre com o mesmo carisma e profissionalismo. 

PH 10, banda do município de Governador Mangabeira, procurou fazer uma mixagem entre forró, swing e arrocha, numa tendência musical que se utiliza de "pitadas" do "forró universitário". A PH 10 mostrou que, em pleno preríodo "junino" é possível, sim, dar à musicalidade, vertentes diferentes mas que, no "bojo", se afinam com os interesses do púlbico que comparece, lota a praça e aplaude, não apenas pela performance cênica mas, também, pela qualidade das apresentações. 

CAVALO DE AÇO, tendo a frente os vocalistas JAILSON e ELISA (ex-integrantes da Cavalleiros do Forró), Neto e Marelo "Jubão", mostraram porque já estão na estrada com essa banda há dois anos e meio. Eles que continuam, no palco, empolgando graças às interpretações eivadas de muita movimentação e harmonia sonora. O grupo, com certeza tem tudo para continuar deslanchando na música popular brasileira. As bandas "K" e SIMONE/SIMARA, tambem se apresentaram na  noitada, fechando, assim, com chave de ouro esse primeiro dia de festividade. Fotos Antonio Mascarenhas  e Felipe. (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eivada de sucesso, na noite dessa quinta-feira, 02,  a abertura das festividades inerentes ao Dia 2 de Julho na cidade de Governador Mangabeira-BA. Milhares de pessoas lotaram, literalmente, a praça para prestigiar as apresentações musicais,  por contas das seguintes agremiações musicais: Banda Garapa, Banda PH-10, Banda Cavalo de Aço. Fechando a primeira noite de apresntações, a Banda Simone e Simara.

Numa iniciativa da administração municipal Domingas da Paixão, através da Secretaria de Educação, tendo a frente sua titular Gal, Diretor de Cultura Jéferson e apoio de todas as demais pastas do atual governo, o evento surpreende não apenas pela infraestrutura (palco muito bem dimensionado, sonorização de alta qualidade, segurança, atendimento impecável às bandas e imprensa) mas, também, pela receptividade da população. As festividades  têm prosseguimento nessa sexta-feira, 03,  com as apresentações das bandas Bailão do Robinsão, Tyrone Cigano, Elson Monteiro e Daniel Vieira.

Dentre os que marcaram presenças no circuito, além dos secretários Gal (Educação e Cultura), Luiz de Zuquinha (Vice-Prefeito e Secretário de Ação Social), Jéferson (Diretor de Cultura), Miltinho (prefeito de Nazaré das Farinhas, acompanhado pela primeira dama Eude Mascarenhas), Nado (vereador de São Felipe, empresário na área de eventos) e diversas personalidades da sociedade local e da região. 

No que diz respieto à segurança, nenhum incidente foi registrado. Ademais, foi feito um amplo trabalho de monitoramento através de câmeras espalhadas em todo o circuito. Operação que contou, também, com a participação, "no front", de prepostos dessa briosa corporação, "antenados" com esse apoio logístico-operacional do serviço de monitoramento, coordenado pelo comandante de plantão.

Assim como representantes da saúde, prepostos do Conselho Tutelar local também estiveram de plantão para atendimento às demandas porventura surgidas. Barraqueiros instalados em áreas contíguas tiveram oportunidade de negociar seus produtos e, em assim fazendo, auferiram, com certeza, lucros necessários para fomentar o orçamento familiar. 

Um parque de diversões também foi instalado nas imediações, propiciando, assim, às crianças e adolescentes, alternativas ao divertimento. Tudo bem pensado pela administação local que, com uma grade enxuta, todavia, repleta de bons valores musicais, com certeza vem agradando aos que se fizeram presentes ("casa" cheia) e que nessa sexta, comparecerão ao circuito para mais uma noitada. Representando a imprensa, Jornal gazzeta do Recôncavo (Nega Juh), Tvsa (Antonio e Felipe Mascarenhas), Cléber Ceará (Radio Vox FM), TvMax Bahia. Imprensa que, por sinal, repetindo, foi muito bem tratada. Fotos Antonio e Felipe Mascarenhas (www.tvsaj.com..br) PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. Veja mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

MILTINHO, prefeito municipal de Nazaré das Farinhas, acompanhado da primeira dama Eude Mascarenhas, prestigiou, na noite dessa quinta-feira, 02, a abertura das festividades inerentes ao 2 de Julho, na cidade de Governador Mangabeira-BA, situada no recôncavo baiano. O chefe do executivo da  "terra dos caxixiis" é, indubitavelmente,um dos poucos gestores da região que, normalmene participam de eventos realizados por seus colegas do executivo, levando apoio, incentivo e, ao meso tempo, aproveitando para se divertir e  interagir com as pessoas. Miltinho que, já na sua segunda gestão a frente da hospitaleira Nazaré das Farinhas, ainda não se manifestou sobre o nome que deverá ser apresentado à sucessão muciipal. Por outro lado, há especulações envolvendo alguns nomes de sua conjuntura politica. Dentre eles Aguinaldo Oliveira (Secretário de Fiananças), Eude Mascarenhas (Secretária de Ação Social), Almir Reis (Secretário de Saúde) e alguns vereadores. É esperar para ver. Foto Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa quinta-feira, 11, a entrega de placas inerentes ao evento Melhores do ano 2015,em Governador Mangabeira-BA, organizado pela Ivonete Produções. Celebração que contou com a particpação de diversas personalidades locais  e que teve por excopo dar destaque àqueles que, de uma maneira ou de outra, vem contribuindo para o desenvolvimento do município. 

Coube à renomada apresentadora da Rede Bahia, Kátia Guzo, promover a entrega das aludidas distinções e prestar, ao lado da anfitriã desse encontro, Ivonete "PIntinha', prestar as homenagens. Deferências que se iniciaram com as prestadas aos porfessores aposentados do município e que tiveram a particpaçãode Gal, secretária de Educação Municipal. Foram homenageadas Benigna Silveira, Rita de Assis, Angelino Ribeiro, Maria Janice Cerqueiraza da Paixão Ny e Janice da Silva Cerqueira. 

Dando prosseguimento, foi iniciada a entrega de placas,  com a participação de Bella Brasil e em seguida, já com pesença de  Kátia Guzo, Segundo Ivonete "Pintinha", o evento só foi possível por contar com o valiosíssimo apoio de empresários locais Um evetno dessa magnitude é de extrema importância para o empresariado e representantes da politica local,, no momento em que cada um começa adotar posturas que, a curto e médio prazos, produzem efeitos construtivistas, ensejando também, indicação, por parte da população,  para participação em eventos como esse. 

Dentre tantas personalidades presentes, foram entrevistados  Marcelo Pedreira, advogado, homenagem com uma placa como político de destaque; Agnaldo Viana Pereira Filho, empresário. Ele que recebeu placa como funcionário púlbico federal; Maria das Graças "Gal",  Secretária de Educação Municipal, Marival de Souza, da Herdimar (distribuidor de Gás e presidente do CDL local), Osmir (fotógrafo e cinegrafista), Fotos Antonio Mascarenhas. Veja em LEIA MAIS, mais fotos e Relação dos que foram contemplados com as indicações.Vídeos, no DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O radialista Djalma Santos da Conceição, 53 anos, conhecido como 'Djalma Batata', foi assassinado com vários tiros na noite desta sexta-feira (22). Djalma foi sequestrado por três homens armados e colocado dentro de um veículo em um quiosque que fica ao lado da residência onde ele morava, na localidade de Brejos, município de Governador Mangabeira, por volta das 23h. O corpo foi encontrado na manhã de hoje dentro de um matagal na cidade de Conceição da Feira.

Segundo relato de fonte ligada à polícia, o radialista pode ter sido torturado antes de ser morto. Djalma trabalhava em uma rádio comunitária no município onde foi assassinado. A Polícia Técnica foi acionada, e removeu o corpo para o DPT de Feira de Santana. O caso será investigado pela Polícia Civil.Forte da Notícia/MG Noticias. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prestadas, nessa terça-feira, 12, no Centro Cultural e Esportivo Antonio Ferreira de Souza, Centro, em Governador Mangabeira-BA, homenagens às futuras mamães do município, por parte da administração municipal Domingas Paixão/Luiz de Zuquinha, num evento protagonizado pelo NASF, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde e com parceria de outras pastas do atual governo.

Dentre os participantes, além dos gestores em apreço, os secretários municipais Aline (Desenvolvimento SocIniciando os trabalhos, após apresentação da equipe, foram realizados oração, alongamentos e ioga, bem como orientações sobre aleitamento materno, importância da alimentação saudável e a questão da postura gestacional.

José Geraldo (Coordenador de Saúde Bucal, da secretaria da Saúde), proferiu palestra audiovisual com a temática “saúde para gestantes”.ial), Sena (Administração e Finanças); vereador Toinho de Zuquinha, equipe do NASF (Núcleo de Assistência Social da Família) e da área de assistência social, a exemplo de José Geraldo (dentista), Júlio Cézar (enfermeiro), Danilo Figueredo, Jean Carlos (informática0, os professores Ebulaine Assis, Michely (fono), Rafael e Sidnéia (fisioterapeutas), Jackson e Ígor Vargas (educação física e outros integrantes da administração municipal.

Em seguida todas as futuras mães foram convidadas para, na área da quadra poliesportiva, participarem das homenagens que seriam prestadas. Precedendo o recebimento de 150 kits de enxovais (com 23 itens, cada), duas crianças interpretaram uma bela canção. Logo após, a jovem Guiniver cantou um uma linda música evangélica enquanto Gabriel , por sua vez, interpretou belas canções da MPB. Um senhor, representante da igreja católica também externou sua mensagem às homenageadas.

A Secretária Aline, utilizando-se do microfone, após agradecer a todos pelas presenças e à sua equipe pelos esforços para que o evento fosse eivado de sucesso, externou os propósitos da atual gestão e, por extensão de sua pasta. A prefeita Domingas, por sua vez, após endossar as palavras da Secretária, externou toda sua satisfação em estar contemplando as futuras mamães, não apenas com os presentes mas, principalmente, por estar propiciando a todas o afeto e carinho de sua administração.

Dando prosseguimento, a chefe do executivo, ao lado do vice Luiz de Zuquinha e o vereador Antonio de Zuquinha, de mesa em mesa, procederam a entrega de “bouquets” de rosas, às futuras mamães que, regozijadas, preparavam-se para o recebimento dos aludidos kits. Não antes de saborearem lanches, refrigerantes , frutas e um delicioso bolo, confeccionado a capricho.

A administração de Governador Mangabeira, em que pese a dificuldade de recursos que assola diversos municípios brasileiros, não esqueceu de homenagear às futuras genitoras do município. Que exemplos como esse sejam seguidos. Prestigiando as festividades, por parte da imprensa, Cléber Ceará (Radiovox de Muritiba), Nega Ju (Jornal Gazeta)) e TVSaj.com.br .Fotos Tvsaj

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ARI EDSON LIMA ITENCOURT, é o atual comandande da 6a. Delegacia do Serviço Militar, na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA que faz parte da 17a. CSM (Circunscrição do Serviço Militar) que, por sua vez, engloba 25 municípios da região, dentre eles, Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuipe, Jaguaripe, São Felipe, Conceição do Almeida, Sapeaçu, Laje, São Miguel das Matas,  Mutuipe, Jiquiriça, Ubaíra, Varzedo, Valença, Tancredo Neves, Santa Terezinha, Amargosa, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Cairu, e outros. Egresso da cidade de São Luiz (Maranhão), ele, no Estado da Bahia,  já comandou o Tiro de Guerra, atuou em Paulo Afonso,  Camaçari, e, agora, capitaneia os trabalhos a frente da referida instituição militar em Santo Antonio de Jesus. 

E no último final de semana deslocou-se até Salvador (capital do estado da Bahia) para participar de um estágio  dos  Delegados da 17a. CSM e, aproveituando o ensejo, com sua família, assistiu a vitória de seu time de coração, o Sampaio Correia, pelo placar de 2X0, derrotando o Vitória em seus redutos, o Barradão.  Retrucando a gozação de que não se tratava de uma "zebra", ele, em tom respeitoso para com a torcida do rubro-negro baiano, afirmou que o resultado do jogo não foi por acaso:

- O Sampaio Correia tem tido excelentes participações nos campeonatos maranhenses, tendo galgado a décima  colocação na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o resultado não me surpreendeu. Por outro lado, torço, também, pelo sucesso das equipes baianas no atual certame. Fotos Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

THÊNYSON REIS, Coordenador de cursos de Odontologia na FAMAM (Faculdade Maria Milza, em Governador Mangabeira-BA, cirurgião dentista, liderança político-partidária em Santo Antonio de Jesus. Ele que na última sexta-feira, participou do evento promovido pelo vereador Tom, no Salão de Eventos do Hotel Ilha Bela, oportunidade em que, egresso de sua anterior sigla partidária (PDT), adentrou no novo partido, o PSD. Evento que também contou com as presenças de Lídice da mata, Senadora, candidata ao governo do Estado e Domingos Leonelli, deputado federal, candidato à reeleição. Imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com)

Notícias | postado por: Mascarenhas
Ocorreu uma tentativa de homicídio por arma de fogo na noite do domingo dia 20, em uma casa de Show na cidade de Muritiba, sendo que a vitima foi o Hugo Borges Silva Aragão, 20 anos, residia na travessa Padre Jeronimo, município de Governador Mangabeira.Segundo informações, Hugo foi atingido com três disparos que atingiu o seu ombro, virilha e outro que foi em direção ao seu peito esquerdo acabou pegando em seu celular que estava no bolso da camisa. O mesmo foi socorrido para a UPA de Cruz das Almas e transferido para Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde teve atendimento medico pela equipe plantonista, todavia não resistiu e morreu no hospital. Ainda com as informações de membro da família para a policia é que os tiros eram para outra pessoa e Hugo acabou morrendo no lugar de outra pessoa. A policia investiga o caso. Barriga Noticias
 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS 
Dentre as autoridades que prestigiaram as comemorações alusivas aos 25 anos de emancipação política do município de Varzedo, os deputados, pré-candidatos à reeleição, pelo PT, AFONSO FLORENSE(federal) e ROSEMBERG PINTO (estadual),acompanhados de suas esposas, além de DOMINGAS DA PAIXÃO, prefeita do município de Governador Mangabeira-BA. Presentes nas na quadra de esportes, local onde foram feitas apresentações, por parte de escolas municipais e estaduais, inerentes à culminância  do projeto pedagógico desenvolvido no município, eles tiveram a oportunidade de conhecer toda uma versatilidade dos alunos, representando suas respectivas agremiações. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
DOMINGAS DA PAIXÃO, prefeita reeleita (PT) em Governador Mangabeira, foi uma das homenageadas no evento Elas Por Elas, na última nessa sexta-feira, 07, no Clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, graças ao brioso trabalho que realiza em seu município. Ela que, antes de ingressar na vida pública, exerceu, com galhardia, a profissão de empregada doméstica, derrotando, nas urnas, seu antigo patrão. Em que pese não ter tido uma educação alicerçada, desenvolve um dos melhores trabalhos na área de educação em seu município. Um exemplo para as mulheres e para a classe política. Entrevista Március Piropo (CQC). Imagens e edição Antonio Mascarenhas (tvsaj)
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada, na noite dessa sexta-feira, 08, no clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, a terceira edição Elas Por Elas, numa parceria entre a promotora de Eventos Edivonete Sampaio (Pintinha) e o Jornal Gazzeta do Recôncavo (Nega Juh), com o objetivo de prestigiar mulheres com destacável atuação nos negócios bem como nas áreas acadêmica, educacional, saúde, política  e em outras atividades, graças à ousadia, ao talento e à perseverança, vem desenvolvendo trajetórias de sucesso. 
 
 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 08, no clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, a terceira edição Elas Por Elas, numa parceria entre a promotora de Eventos Edivonete Sampaio (Pintinha) e o Jornal Gazzeta do Recôncavo (Nega Juh), com o objetivo de prestigiar mulheres com destacável atuação nos negócios bem como nas áreas acadêmica, educacional, saúde, política  e em outras atividades, graças à ousadia, ao talento e à perseverança, vem desenvolvendo trajetórias de sucesso. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Nessas últimas horas, de forma espontânea, pois quando critico, faço de forma responsável, "tapando a boca", à quem lanço tal - a crítica.O fato mais recente, não pode ser encarado simplesmente, como uma mera crítica, algo muito mais sério... Vindo do PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE GOVERNADOR MANGABEIRA, Albano, é no mímno, inquestionável, pois, é o própio que, com sua voz enlouquente, faz tais declarações - durante a sessão da Câmara de Vereadores de Conceição do Almeida, em 23/02/2010 -, as mais ilariantes, onde o "nobre" edil afirma de que, a queda de receita no repasse do duodécimo das Câmaras Municipais, "VAI MEXER no BOLSO do VEREADOR".

Enquete


PodCast