Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Brejões

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os prefeitos dos municípios de Brejões, Alessandro Correia, e de Santanópolis, José Florin Santos, se reuniram nesta terça-feira (28) com o secretário Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) em uma pauta de reivindicações. Alessandro solicitou a reforma do Mercado Municipal de Brejões e José Florin reivindicou a obra de reforma da maternidade da Unidade Mista de Saúde Eduardo Gomes Brito.

Os prefeitos dos municípios de Brejões, Alessandro Rodrigues Brandão Correia – conhecido por “Sandro de Juca” -, e de Santanópolis, José “Florin” Lima Santos, foram recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin). Eles estiveram acompanhados pelo deputado estadual Ângelo Almeida.

Também presentes na reunião, o vice-prefeito Mário Silva Pereira e os vereadores George de Souza Moura Tavares e Edilson de Souza dos Santos, todos de Brejões, e os vereadores Gilsimar Ferreira de Jesus, conhecido como “Gessy do Kiosk”, Agnaldo Anunciação de Jesus, o “Guiguiu Quarenta Mil”, e o ex-vice-prefeito Geraldo Cunha de Cerqueira, representantes de Santanópolis. Informações, Pedro Rubio. ASCOM SERIN, Foto 1, Tvsaj. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na noite dessa quinta-feira, 28, a nova sede do Ministério Público do Trabalho em Santo Antonio de Jesus, num evento que contou com participação de representantes da entidade, politicos e personalidades de diversos segmentos da sociedade do municipio e região, num trabalho coordenado por Dr. Alberto Balazeiro (Procurador Chefe do MPT-BA), ao lado de Dr. Luiz Carneiro (Procurador Chefe eleito, a sucedê-lo) que, juntos, receberam convidados.

Também presentes na cerimônia de inauguração, Dr. Enéas Vazzo Torres (Sub-Procurador do Trabalho, representando a Procuradoria Geral do Trabalho); Ângelo Fabiano  Farias Costa (Presidente da Associação Nacional dos Procuradores); Valtércio Ronaldo de Oliveira (Desenbargador e Conselheiro Nacional de Justiça, representando o TRT da 5a. região); Raquel Freire de Abreu Neta ( Procuradora do Trabalho e coordenadora do MPT em S.A.Jesus); Flávio Nunes (Auditor do Trabalho, representando o MPT do Brasil; José Luiz Maia Borges (Procurador do Estado da Bahia, representando o governo do Estado); Julimar Barreto Ferreira (Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria de S.A.Jesus, representando o MP-BA); Rogério Andrade (prefeito municpal de S.A.Jesus) e Félix Mendonça Júnior (Deputado Federal, pelo PDT) e um dos que canalizaram emendas para realização da obra. 

Destacáveis, também, as presenças de Eunice, prefeita municipal de Nazaré das Farinhas, ao lado do vice-pefeito Ben Wilson e Élton Santos Guedes (Secretário de Governo); Vereador Tom (Presidente da Câmara de S.A.Jesus); Dalva Mercês (vide-prefeita de S.A.Jesus), João Spiglio (Secretário de Serviços em S.A.Jesus); Dr. Alberto Sacramento (INSS); Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança política), Neto Pinheiro (liderança política em Brejões) que, ao lado de Marcelo Gomes e Nélson Rios (fazem assessoria ao deputado Félix Júnior); Rogério Paiva (Coordenador de imprensa do MPT); Major Sálvio (representando o 14o. BPM), Deni Côrtes (Secretária de Cultura em S.A.Jesus), Dr. Humberto Vieira (chefe de gabinete Prefeitura de S.A.Jesus);  Drs. Marcel, Paulo (assessoria jurídica da prefeitura de S.A.Jesus); José Carlos Toneto (SINCONSAJ),José Soares (Servidor municipal, à disposição do MPT) lideranças politicas, dentre elas,  André e Zé de Noé.

Ocupando uma área de 2.200m2, dos quais 850m2 (compreendendo três dos quatro módulos construídos nessa primeira etapa), a sede do MPT em S.A.Jesus é fruto da cessão de um terreno  que já pertencia à União, e que contou, para a efetivação da obra, com apoios dos deputados federais  Félix Júnior, Tia Eron e Erivelton Santana), mediante canalização de recursos angariados através de emendas individuais para que esse projeto pudesse ser, de fato,  materializado. 

Todavia, por outro lado, sonhos seriam esvaídos não fosse a determinação do atual procurador chefe do MPT que, ao lado do seu sucessor Dr. Luiz Carneiro e equipe, não minimizaram esforços para que metas fossem alcançadas. Dr. Alberto Balazeiro que, a frente do MPT, dentre outras ações, construiu a nova sede de salvador, com 16 pavimentos, bem como as sedes de Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras e, agora, a de S.A.Jesus. Ele que, em sua fala, alem dos agradecimentos, elencou realizações, desejando o mesmo sucesso por parte de seu sucessor no cargo.  

Em todos os pronunciamentos efetuados na cerimônia de inaguração, realce à importância dessa sede que, além de ampla e confortável, irá propiciar a que profissionais do direito, servidores e a população como um todo, condições logístico-operacionais de atendimento de excelência. Também destacável a consonância de opiniões acerca do meritório trabalho desenvolvido por Dr. Alberto Balazeiro a frente do MPT-BA. Logo após os pronunciamento, o descerramenot da placa de inauguração e oferecimento de um coquetel a todos que marcaram presenças no encontro. Fotos, Antonio Mascarenhas. Nesse sábado, mais matérias pertinentes a esse evento. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí o 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural. O evento será realizado no dia 15 de outubro (domingo), na Praça Padre Matheus e reunirá instituições de diversas cidades da Bahia. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Território do Vale do Jiquiriçá enaltece e torna público, através de sua coordenação,capitaneada por Edson Galvão, ações do Governo da Bahia, a exemplo protagonizadas atraves de editais do BAHIAATER, BAHIA PRODUTIVA e demais outras demandas atendidas pela SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), produzidas pela discussão do colegiado referendado pelo Núcleo Diretivo do TVJ, o qual tem recebido irrestrito apoio do prefeito Sandro Correia, de Brejões, sem o qual jamais teria atingido objetivos.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É por demais impossível pensar-se em arte e cultura sem que se faça o necessário imbricamento com a educação. Consubstanciado nessa ideia é que a Secretaria de Educação de Brejões, sob o comando de sua titular, LUANA BATISTA, estabeleceu que essas três vertentes fossem escolhidas para a temática da Jornada Pedagógica 2017. E, como pontapé inicial, foi realizada, na tarde dessa segunda-feira, 20, no Brejões Tênis Clube, a abertura oficial do evento que contou com as presenças de autoridades, profissionais de ensino e artistas.

Dentre as personalidades presentes, compondo a mesa, ALESSANDRO CORREIA (prefeito), MÁRIO DA SAÚDE (Vice), LUANA BATISTA (Secretária de Educação), CAROL (Presidente da Câmara de Vereadores), MAÉRCIA BATISTA (Pres. co Conselho Municipal de Educação), ARÁDIA OLIVEIRA (Presidente do Conselho do FUNDEB), VÊNIA DE JESUS ALMEIDA (representante do Conselho Alimentar Escolar), SARA OLIVEIRA (representante das equipes de gestores), DEJANIRA ALMEIDA (representante dos demais trabalhadores da educação), Dr.  MOABE MACEDO (delegado de polícia local).

Também marcaram presenças no evento os vereadores MURILO CAJAÍBA, EDILSON DO PURRÃO e EVANDRO CARDOSO; HILDÉRICO OLIVEIRA "DEDEU" (Secretário de Agricultura), MARTA CORREIA (1a. dama do município), JORGE DE SALES (ex-vereador e atual diretor de Cultura), PALOMA CAMPOS (ex-secretária de Educação e, atualmente, Diretora), PINGO (organizador de eventos), professores, diretores e outros profissionais que atuam na área educacional do município.

Logo após a constituição da mesa, os trabalhos foram iniciados com o pronunciamento de Maércia Batista (Presidente do conselho Municipal de Educação). Em seguida, coube a Carol (presidente da Câmara), tecer suas considerações acerca desse importante evento educacional e dizer que a egrégia casa legislativa está à disposição da Secretaria e, por extensão, de todos os profissionais de ensino, em prol de uma educação de qualidade no município de Brejões. Dando prosseguimento, o vice prefeito Mário Silva, também destacou a importância da jornada e a preocupação do atual governo em oferecer todas as condições para uma educação construtivista.

Alessandro Correia, chefe do executivo municipal, além de esboçar-se de forma bastante eloquente no que tange aos propósitos de sua administração, principalmente, no que concerne à educação, enalteceu as qualidades da titular da pasta da educação e de todos profissionais de ensino, garantindo de que não economizará esforços, ao lado de seu vice Mário Silva e toda equipe de governo, para que o município possa alcançar índices bem favoráveis na área educacional.

A secretária Luana Batista, por sua vez, mostrou porque fez jus ao convite formulado pela atual administração, com a incumbência de dar prosseguimento ao belo trabalho de sua antecessora Paloma Campos. Oriunda de uma família diretamente ligada à educação, ela mostrou que, além da capacidade para gerir a pasta, conhece, "de cátedra", a realidade da educação no município e que não faltará esforços para que esse esteio do desenvolvimento humano possa ostentar os melhores índices possíveis.

Finalizando sua fala, ela fez questão de convidar, um a um, diretores de escolas e integrantes de sua equipe para serem apresentados a todos que ali marcaram presenças. Logo em seguida todos foram brindados com a lúdica, poética, enfim, belíssima apresentação da "Banda CANASTRA REAL: Cantos em Cantos", egressa de Salvador.

Banda que faz sucesso no estado e em outros rincões da federação graças ao repertório recheado de poesias, de contos e sotaques tipicamente nordestinos. Representando a imprensa, Tvsaj.com..br e Voz de Brejões (Jair Medrado. Fotos, Antonio Mascarenhas (veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. DIVULGAREMOS VÍDEOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, nesse sábado, 31, véspera de sua posse, ao lado do vice Mário e dos novos vereadores, o prefeito eleito de Brejões, ALESSANDRO CORREIA, discorreu sobre suas expectativas com relação a mais esse desafio em sua vida, elencou os primeiros nomes que fazem parte, a partir desse domingo, do seu secretariado. Falou, também, como sua gestão estará tocando os serviços públicos essenciais nesses primeiros cem dias de governo.  Aproveitando o ensejo, teceu considerações sore a nova bancada de vereadores e o que espera deles em torno de um trabalho, deveras, construtivista em prol do município. 

Dentre os nomes anunciados, para a Secretaria de Saúde, JOELMA (enfermeira); para a Secretaria de administração e Finanças, MARCELO LIMA; Para a Secretaria de Ação Social, BRUNA LUÍZE; para a Secretaria de Educação, LUANA BATISTA. A serem anunciados os nomes do titular das secretarias de AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, bem como a CHEFIA DE GABINETE. Assevera que todos os nomes estarão imbuídos no sentido de desenvolver um trabalho que produzir frutos. 

MÁRIO SILVA, seu vice, administrador e que, junto à UFRB (Amargosa) atuava como gerente administrativo. ::À Tvsaj, Mário  falou sobre o porquê do sucesso da chapa, bem como discorreu sobre o que a nova administração poderá fazer pela educação, cultura, esporte e lazer, já que tem toda uma experiência  angariada Também reportou-se no tocante à imperiosa necessudde de adminstração 

ATHEMILSON BRANDÃO, vereador, reeleito, a partir desse domingo, passou a exercer seu quarto mandato a frente da egrégia casa legislativa do município. Na entrevista, também exclusiva, concedida à Tvsaj, falou sobre o que significa caminhar ao lado da dupla Sandro Correia / Mário, bem como a espeito das últimas obras entregues pela gestão Alan Andrade. Imagens, fotos, texto, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br. Todas as fotos no Llink FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito ALAN ANDRADE, de Brejões, procedeu, nesse sábado, 31, último dia do seu segundo mandato a frente do executivo municipal, a entrega simbólica de mais equipamentos à população, dessa vez, no Km 100, nesse município. Quadra poliesportiva coberta, creche , PSF e rua pavimentada, assim como, no último dia 30, na sede do município, efetuou entrega de 03 PSFs, 02 veículos 0Km, 1.000 cestas básicas e rua pavimentada, fechando com chave de ouro esses primeiros outros anos de sua trajetória política. Acompanhando esses procedimentos, o Secretário de Infraestrutura, Léo de Kleber que, diga-se de passagem, desenvolveu um meritório trabalho a frente de sua pasta.

Enquanto que, em muitos municípios, gestores chega ao final de mandato com contas bloqueadas, funcionalismo em atraso, ele, em Brejões, conseguiu cristalizar intentos com a marcante participação de sua equipe de governo.Dentre os procedimentos inerentes à transição administrativa, fez questão de expor, em praça pública, a frota de veículos (dentre eles, 02 novos), composta por ônibus escolares, caçambas, enchedeiras, máquina niveladoras, automóveis, carro pipa,  em perfeitas condições de tráfego.

Poucos prefeitos no norte/nordeste do país conseguiram, num único quarteirão, realizar tantas obras importantes como essas do Km 100. Uma unidade de saúde completamente equipada e com modernas instalações. Uma quadra poliesportiva coberta e com alambrado de proteção, bem como uma creche em homenagem à saudosa Dilma Melo Araújo, esposa do ex-prefeito Flori que, também, contribui bastante para o desenvolvimento do município quando esteve a frente do executivo municipal. Todas obras realizadas dentro do mais alto padrão de qualidade.Todas as fotos no link FOTOS, no topo do seite. Publicaremosentrevsitas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As praças públicas são construídas não apenas para promover encontros entre pessoas que têm, nesses momentos, oportunidade de travarem bons papos sobre futebol, politica, outros assuntos do cotidiano e palavras de amor. Mas a praça Amaorzinho, totalmente restruturada na gestão Alan Andrade/ Gilvando Araújo, situada no centro da cidade de Brejões além de oda uma arquitetura que que procura compensar seus desníveis, interligando área da fonte luminosa, área de quiosques, banheiros públicos e anfiteatro,, enseja, naturalmente, espaço às manifestações culturais.

Manifestações que começam, naturalmente, com a execução de refinadas canções a partir do quiosque ACARAJÉ DO PC, precedidas pela mensagem, ao vivo, emanadas de Paulo Cézar, proprietário do estabelecimento. Tudo, naturalmente, de conformidade com o que preconiza a legislação ambiental.Nesse e em outros espaços que integram essa área de recreação, é possível encontrar acarajé, pizza, salgadinhos, refrigerantes e geladíssimas cervejas. Paulo Cézar que, diga-se de passagem, é, também, presidente do GASP (Grupo de Ação Social Pastoral - Lar dos Idosos), em Brejões. Nas fotos, PC ao lado de Jair medrado, locutor da Brejões FM.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 27, no Brejões Tênis Clube, em BREJÕES-BA, a 1a. avaliação do Plano Municipal de Educação, por parte da Secretaria de Educação, na gestão Alan Andrade. Compondo a mesa, PALOMA CAMPOS (atual titular da Secretária de Educação), LUANA BATISTA (Secretaria de Educação indicada para a gestão municipal Sandro de Juca, a iniciar-se em primeiro de janeiro), JORGE DE SALES (vereador), ARÁDIA SALES (representante das equipes de gestores), MAÉRCIA ALVES (presidente do Conselho Municipal de Educação), SINEIDE ARAÚJO (representante dos trabalhadores), ROGERLÂNDIO SALES (representante dos educadores da Rede Estadual de Ensino), JULIANA SALES (Conselho Tutelar), num evento que contou com participação de profissionais de ensino do município. Também marcou presença a servidora Fabrícia Helena Silva Andrade.

Coube à secretária Paloma Campos a condução dos trabalhos que teve Luana Batista atuando como mestre de cerimônia. Fizeram uso da palavra, inicialmente, o vereador Jorge Sales e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Máercia Alves, ao que aproveitaram do ensejo para parabenizar a todos pela realização de um evento dessa magnitude e que teve por escopo avaliar a trajetória de um Plano que, à luz das metas e estratégias estabelecidas, já produz frutos.

Desfeita a mesa, Paloma campos procedeu apresentação audiovisual de todas as metas e estratégias estabelecida no aludido plano e, naturalmente, aproveitando a oportunidade para elencar conquistas e, ao mesmo tempo, citar dificuldades e, até mesmo, metas que não foram atingidas. Em sua fala, destacou esforços da atual administração e o comprometimento de profissionais de ensino que tudo fizeram para materializar premissas estabelecidas.

Concedida a palavra àqueles que quisessem se pronunciar sobre a apresentação realizada, todos destacaram as conquistas, os esforços, bem como situações que precisarm correção de rumos na nova gestão, de maenira que atinjam resultados mais expressivos, ainda. Aproveitando essa oportundidade, essas pessoas parabenizaram Paloma pelo sucesso a frente da pasta, numa demonstração insofismável de que seu trabalho foi coroado de êxito. 

Terminado o evento, foi oferecido lanches a todos que prestigiaram esse importante evento educacional. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, a Secretária destacou, mais uma vez, os esforços da atual administração municipal e, em especial, a atuação de sua equipe e todos os profissionais de educação que arregaçaram as mangas em prol da realização de um trabalho que, deveras, produzisse frutos. Aproveitando o ensejo, desejou sucesso a Luana Batista que deverá sucedê-la a partir de primeiro de janeiro, na gestão Sandro de Juca.

Luana Batista, por sua vez, também foi entrevistada pela Tvsaj, momentos antes do inicio do evento. Além de falar sobre como se produzir um Plano Municipal de Educação, à luz de um diagnóstico que possa contribuir para a construção de metas, em consonância com o PEE e PNE, bem como discorrer sobre a importância do estabelecimento de parcerias entre a população e o poder público, teceu considerações elogiosas a Paloma Campos, pelo excelente desempenho a frente da pasta, bem como externou agradecimento ao futuro prefeito, pelo convite, no intuito de capitanear os trabalhos a frente da secretaria de Educação, a partir de janeiro. Fotos, Tvsaj.com.br. Veja em LEIA MAIS e  todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS OS VÍDEOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Brejões, município situado no Vale do Jiquriçá-BA, capitaneada pelo prefeito ALAN ANDRADE, procedeu, nessa 6a feira, 23.12, logo pela manhã, através da Secretaria de Ação Social, sob o comando de sua titular GILMARA BARBOSA DOS SANTOS "Tati" a entrega de 1000 cestas básicas às pessoas carentes do município, elevando para cerca de 30.000 cestas  nesses oito anos de mandato do atual chefe do executivo municipal. Ao invés do que acontece em muitos municíios de todo o país, em BREJÕES, a administração Alan andrad/Gilvando fecha com chave de ouro. 

De conformidade com a programação, o prefeito ALAN ANDRADE, ao lado de LUCIANO BISPO DOS SANTOS, Secretário de Saúde, vereadores e outros integrantes do seu governo, inaugurou 02 (dois) dos 03 (três) PSFs (o terceiro será entregue nessa 5a. feira), inaugurou a Rua Edivaldo Coleta da Silva "o fecha rua" e procedeu entrega de dois novos veículos (Mobi e Siena, 0km) para o município. Antes desse momento, recebeu as vistas de RONALDO CARLETO (deputado federal), ROBINHO (deputado estadual), GERAULINO (assessor parlamentar), "PEBA" (prefeito eleito em Itapebi (sediada no sul do estado, a 600 km da capital).

Além deles, marcaram presenças nos eventos de inaugurações a primeira dama Ilanna, o ex-prefeito FLORI, VALTINHO (ex-prefeito de Varzedo, ao lado da liderança Thiago Oliveira), vereadores JORGE SALES e MURILO (Presidente da Câmara), ao lado dos também vereadores eleitos EDILSON DO PURRÃO e CAROL (acompanhada do esposo e tesoureiro Marquinhos), JUCA (pai do prefeito eleito Sandro), EDSON GALVÃO (Coordenador Território do Vale do Jiquiriçá), LÉO DE KLEBER ( Sec. de Infraestrutura),PINGO (assessor do prefeito) e diversas personalidades da política e sociedade local.

Foram inaugurados os PSF EURIDES DA SILVA OLIVEIRA (local onde foram realizados os pronunciamentos) e SILVÉRIO JOSÉ DE SANTANA. O PSF EDVALDO FERREIRA DE SOUZA (em face de estar recebendo últimos retoques, ficou para ser entregue nessa 5a feira). Antes dos pronunciamentos das autoridades, foi feita homenagem à saudosa Eurides da Silva Oliveira, na presença do seu esposo Zuca, sua filha, utilizando-se do microfone, promoveu agradecimentos. O evento teve, como sempre, a brilhante locuação de Mazinho. Logo apos as cerimônias, foram feitas as apresentações musicais das bandas SEM RETOQUE e DJ MARCELO PAULISTA. 

Também fazendo uso do microfone, os deputados ROBINHO (estadual) e RONALDO CARLETO (federal), além de enfatizarem a importância dessas conquistas da atual administração, fizeram questão de realçar, também, os esforços do atual prefeito Alan Andrade para que pleitos da população pudesse ser materializados. Eles que foram fundamentais para que, em que pese dificuldades reinantes, contribuíssem de forma relevante para retribuir ao povo brejoense pela confiança depositada nas urnas.

O deputado federal RONALDO CARLETO (PP), por sua vez, além de, também, "encher a bola", como se diz no jargão popular, em sua referência ao trabalho do prefeito Alan Andrade, apresentou mais uma emenda de R$ 200.000,00, quantia utilizado para fazer suprimento incicial de remédios para essas unidades de saúde, compra de móveis  e outras despesas. Unidades que contam, também, com equipamentos de odontologia. 

O prefeito ALAN ANDRADE, por sua vez, além de demonstrar regozijo pelas pelas presenças dos parlamentares em epigrafe, que tanto contribuíram para sua gestão, destacou, também, as presenças das demais personalidades acima descritas. Em seguida, fez alusão às conquistas de sua administração, assim como desejou sucesso ao seu sucessor SANDRO DE JUCA que, também com seu apoio, logou êxito nas urnas e, com certeza, dará prosseguimento a todo um trabalho até então realizado, em consonância com os desejos da população. No calor de seu discurso (isso vai ser mostrado no vídeo a ser publicado), ele mostrou porque teve que entrar literalmente "na briga" pela sucessão, também, em face de provocações isoladas de adversários. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS  e no álbum, com 510 fotos no link FOTOS (topo do site). PUBLICAREMOS VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Bastante proveitosa a última reunião do ano, realizada pelo COTEVAJ (Colegiado Territorial do Vale do Jiquiriçá), nessa quarta-feira, 21, na cidade de Brejões-BA. Evento que contou com as participações de EDSON GALVÃO (Coordenador do Grupo), SANDRO DE JUCA (prefeito eleito de Brejões), RAUL LOMANTO (professor da UFRB), NARA CASTRO (Grupo NEDETS), ADRIANO VINHAS, ROBSON ANDRADE (CAR-SETAF), vereadores EDILSON DO PURRÃO e JORGE SANTANA.

Também abrilhantaram o evento SÍLVIO BRITO (Polo Sindical de maracás), NADILTON ALMEIDA (FASE organização Não Governamental), COSME SANTANA (Presidente do COAMA de Amargosa), SAYONARA COSTA (Coordenadora dos Projetos NEDETS), LAÍS (membro do NEDETS e outras personalidades do município e região, representando a sociedade civil, poder publico. Na pauta, inscrições e informes, expalnação sobre a composição e vancância do Núcleo diretivo; balanço das atividades realizadas; apresentação da 1a. versão  do PTDRSS, apreentação das aitividades realizadas pelo NEDET, dentre outras.  

O prefeito SANDRO DE JUCA, em sua fala, momenots antes de nossa chegada ao recinto, enfatizou a necessidade do envolvimento da população no que tange ao fortalecimento do Território do Vale de maneira que, em parceria com o poder público, possa lograr êxito em suas postulações. Afirmou, ainda, que dará todo apoio às ações do Território, disponibilizando, inclusive, espaço no Consórcio dos Prefeitos do Vale do Jiquiriçá. Fotos Tvsaj.Mais fotos no álbum FOTOS, NO TOPO DO SITE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALESSANDRO CORREIA,conhecido popularmente por "Sandro de Juca", Coordenador de cursos de extensão da UFRB, com sede em Amargosa-BA, foi eleito, nas eleições de 2 de outubro, novo prefeito de BREJÕES-BA. Desenvolvendo um meritório trabalho a frente dessa instituição, vinha contribuindo bastante para a educação em Amargosa, Brejões e toda região.. Graças ao apoio e incentivo de amigos, dentre eles, Paloma Campos, atual Secretária de Educação no município de Brejões, aceitou mais um desafio: submeter-se ao crivo popular. Resultado, eleito com 3.823 votos (50,22%), com um único partido, o REDES.

Ele que, nesse pleito, derrotou Rosa (PMDB, 15) que obteve 3.757 votos (49,36%) dos sufrágios e com uma coligação muito mais ampla (PMDB, PSV, PV e PSDB), bem como os candidatos Paulo Cardos (44) , que obteve 20 votos e Flori (12 votos). A diferença de votos foi pequena, é verdade, todavia tem um grande significado para um jovem que deverá conduzir os destinos de um município que, diga-se de passagem, foi muito bem conduzido pelo sucessor, Alan Andrade (PT) e que deixa muitas realizações.O fato de ter ser eleito numa coligação com um único partido não o exime de fazer um trabalho direcionado a todos, sem distinção partidária. Obviamente que esse fato lhe dá mais tranquilidade no que concerne a escolha de sua equipe de governo. 

Alessandro que milita na área educacional, deverá, com certeza, além de todas as áreas, a exemplo da luta em prol da geração de emprego e renda, saúde, segurança, dar grande atenção à educação, à cultura e desporto. Sandro prestigiou, no último dia 29 de julho, do lançamento do "Catálogo Casarões do Vale: historia, patrimôio e arte", protagonizado pela historiadora Maria Fernanda. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ex-prefeitos de Itaquara e Brejões, cidades do Vale do Jiquiriçá, sofreram um revés no direito de concorrer às eleições deste ano. Abimael de Souza Teixeira, ex-gestor de Itaquara; e Orivaldo Santana Lopes, ex-administrador de Brejões, tiveram recursos negados pela Justiça baiana. Os dois pediam anulações das decisões das câmaras de vereadores, que culminaram na reprovação de gestões pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Abimael questionava a reprovação da gestão 2011, quando era prefeito de Itaquara. Segundo ele, a Câmara itaquarense não lhe deu direito de se defender, desrespeitando o processo legal. Já Orivaldo Lopes pedia a anulação das decisões da Câmara de Brejões e do TCM que rejeitaram as gestões de 2007 e 2008, quando Lopes comandava o executivo da cidade. As decisões foram publicadas no Diário da Justiça desta quarta-feira (3).Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convidada a comandar a Secretaria de Educação e Cultura, em Brejões, Paloma campos sabia, de antemão, que teria não apenas mais um desafio em sua vida, todavia, a certeza de que deixaria sua marca nos anais da história do município, não apenas pela sua capacidade de liderança e coordenação dos trabalhos mas, sobretudo, pela empatia estabelecida perante todos que a cercaram nessa difícil, porém, gratificante missão de fomentar a a educação no município. 

Educação que, sem fronterias, promove a inclusão social e o exercício de cidadania. Muito bem avaliada por parte da população, Paloma seria, caso aceitasse, um nome bastante competitivo nas eleições de outubro próximo, ao executivo municpal, sucedendo, assim, o atual gestor Alan Andrade. Mesmo que não venha participar das disputas, com certeza, já está eleita no coração da população de Brejões, graças ao carisma, à abnegação e profissionalismo. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Cerca de 800 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, submeteram-se a exames de mamografia, em Brejões-BA, através do programa de Rastreamento de Câncer de Mama, desenvolvido através do "Saúde Sem Fronteiras". Essas mulheres devem apresentar os documentos pessoais e o cartão do SUS (Serviço Único de Saúde).

O atendimento ocorreu em unidade móvel das 7h às 18h, durante a semana. As mulheres em que os resultados das mamografias forem considerados inconclusivos deverão ser acompanhadas. Nesses casos, são realizados exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia na região de residência das pacientes. O programa oferece acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.

Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês), Gilvandro do Gás (representando demais vereadores). Também prestigiando o evento, os vereadores Gilberto Batista e Athemilson Brandão; Edson Galvão (Conselheiro de cultua de Brejões e Coordenador do Território do Vale do Jiquiriçá, pré-candidato a vereador), Alessandro Correia (coordenador de programação de extensão da UFRB e pré-candidato a prefeito de Brejões), os genitores da historiadora, Jean Araujo, além de alunos, professores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.

Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.

Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 

De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em convenção partidária a ser realizada a partir das 16h desse domingo, 24, em Brejões-BA, MANOELITO FERREIRA DA SILVA, integrante do DEM e atual gerente do BRADESCO no município, deverá ter seu nome sacramentado como candidato a prefeito com apoio da conjuntura liderada pelo atual prefeito Alan Andrade (PT). Informações dão conta de que o chefe do executivo entendeu que ele seria o nome a agregar as diversas correntes de sua conjuntura que tencionavam encabeçar a chapa para disputa nas eleições de outubro próximo.

As mesmas fontes asseveram de que, à luz das divergências reinantes, o grupo poderia entrar fragilizado no processo, de conformidade com pesquisas até então realizadas. Manoelito surge, então, como o nome capaz de aglutinar esses interesses, em torno de um projeto vencedor. Manoelito que, em que pese não ter tido experiência partidária anterior, vem desenvolvendo um meritório trabalho à frente da instituição. Asseveram, tambémm, que uma das principais preocupações dele, em se configurando seu intento, será a atração de novos investimentos para o município, em busca da geração de emprego e renda. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Pré, candidato a vereador, Léo de Kléber aposta na sua militância, no dia a dia, junto à população de Brejões. Muito bem relacionado, demonstra carisma e capacidade para gerir situações que tenham por objetivo o desenvolvimento do município onde reside. Ex-Secretário (afastou-se para concorrer a uma vaga no legislativo municipal) de Infraestrutura no governo Alan Andrade, já tem experiência bastante para, em se configurando sua candidatura e, em logrando êxito em sua investida, nas eleições de outubro próximo, continuar ajudando a população.

Dentre as várias realizações de Léo de Kleber, a construção da praça Amorzinho, na atual gestão. Espaço público que, em que pese o acentuado declive, foi totalmente revitalizada em três níveis, com fonte luminosa, quiosques, banheiros públicos, anfiteatro e com acessibilidade aos deficientes físicos. Além da praça, Léo capitaneou diversas outras realizações no atual governo.

No rol de amigos que engrossam fileiras nesse seu intento, Samuel Côrtes, que, além da Secretaria de Governo, acumula as funções na pasta da Infraestrutura e vem, naturalmente, desenvolvendo um meritório trabalho em prol do município. 

Léo que é filho do renomado desportista Kléber, de tantas contribuições ao município. Professor que, recentemente, foi homenageado, em Santo Antonio de Jesus, pela relevante contribuição ao desporto em Brejões. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 23 de junho (QUINTA)

Na Sede

22:00 Banda As Amiguinhas

00:00 Coração Zabumbeiro

02:00 Dominantes do Forró

No Km 100

22:00 Roquinho do Forró

00:00 Waldonys

02:00 Banda As Amiguinhas

Dia 24 de junho (SEXTA-FEIRA)

22:00 Chambinho

00:00 Lucas Lucco

02:00 Daniel Vieira

Dia 25 de junho (SÁBADO)

22:00 Megaxote

00:00 Dr. Edi Forrozeiro

02:00 Tayrone

Dia 26 de junho (DOMINGO)

22:00 Arnaldo Farias

00:00 Edson Gomes

02:00 Elite Sertaneja

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALAN ANDRADE (prefeito municpal de Brejões), acompanhados dos vereadores Jorge de Sales, Giliarde, Gilvandro do Gás e Rodrigo da Saúde, prestigiaram, na trde/noite desse sábado, em Varzedo, da visita empreendida pelo vice-governador João Leão, ao lado dos deputados Ronaldo Carleto (federal), Cacá Leão e Robinho (estaduais) `cidade de Varzedo, no evento em que foi sacramentada a entrega de material para abastecimento de água às comunidades de Pindobal, Fortaleza e Sururu, num empreendimento que atenderá cerca de 120 famílias. Por

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dentre as primeiras atrações para o São João de Brejões e Km 100, nos dias 23 a 26 do mês em curso, Cangaia, 23.06,Daniel Vieira, 23.06,Lucas Lucco, dia 24.06, Tyrone, dia 25.06, Megaxote,  Edson Gomes e Forró Reggae.Informações Jair Medrado, Nos próximos dias, a grade completa. Brejões FM.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para fortalecer a segurança pública da Cidade de Brejões uma nova viatura foi agregada à frota da Polícia Militar, beneficiando companhia Brejões. O governador destacou a importância do reforço ao policiamento, atendendo uma demanda da população da cidade de Brejões e do Prefeito Alan Andrade. "Essas viaturas estão renovando as frotas das polícias Militar e Civil em todo o estado. Embora estejamos vivendo um momento de crise e queda na arrecadação, estamos estabelecendo prioridades e a segurança é uma delas", ressaltou. Por Jair Medrado, Voz de Brejões

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como em todos os municípios deste pais, e não é diferente em Brejões, ultimam-se as definições politico-partidárias seja para as candidaturas a vereadores, seja para as relacionadas ao executivo municipal. Dentre os nomes que deverão  se arvorar em busca de cadeiras na Câmara, o de Leonardo, conhecido popularmente como Léo de Kléber. Tendo exercido a função de Secretário de Infraestrutura no governo Alan Andrade, pasta em que demonstrou grande desenvoltura, ele já conta com bastante experiência para, junto ao legislativo municipal, contribuir de forma determinante para o desenvolvimento do município.Bastante cotado, junto à população, poderá aceitar mais esse grande desafio em sua vida. 

Bem relacionado, Leo de Kleber é detentor de uma das características importante para aqueles que se propõem desenvolver uma carreira politica de sucesso: a facilidade de diálogo. Na foto, ao lado dos amigos (Delegado de Polícia), José Ailton o "Pingo" (Diretor de Eventos na administração municipal) e Gersileno Sales (funcionário público municipal). Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nessa quinta-feira, 28, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao saudoso enfermeiro CARLOS ALBERTO DE JESUS. Ele que chegou a atuar como Secretário Municipal de Saúde em BREJÓES, ITATIM e AMARGOSA, bem como Diretor do Hospital de Brejões. Jovem que contribui bastante para as populações desses municípios, pela dedicação e comprometimento. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu neste sábado (20) as 14 horas no município do Brejões uma discussão entre três homens, acabando em tragédia. Segundo informações obtidas a briga aconteceu devido uma richa antiga entre dois homens contra outro, dois feridos em estado grave foi socorrido pela ambulância do município de Brejões, e encaminhados para o Hospital Prado Valadares em Jequié. O ocorrido aconteceu na avenida cônego Galvão em frente a borracharia na sede do município de Brejões. Esteve no local para averiguação o Sargento da segunda cia 19 Batalhão da Policia Militar, Florisvaldo e o Soldado Luciano, o Agente da Polícia Civil Cristiano Ribeiro.Voz de Brejões/Criativa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Condutores de veículos cobram providências emergenciais por parte da prefeita municipal de Amargosa, Karina Silva, com relação à reconstrução da ponte sediada na estrada que liga esse município a Brejões, próximo à localidade de Itachama. Acontece que com as fortes chuvas que se precipitaram no final do mês de janeiro, as manilhas que propiciavam a passagem das águas foram literalmente arrancadas.

Por conta disso os veículos estão transitando por um atalho ao lado, tendo, entretanto, que passar por dentro do curso dágua. As providências têm que ser tomadas o quanto antes, mesmo porque, pelo local transitam diariamente muitos veículos, dentre eles ônibus e caminhões.Os vereadores precisam cobrar do executivo, providências imediatas.

Uma outra ponte existia na localidade (ao lado dessa que agora foi destruída). Ela era mais alta e foi erguida quando, na época, o volume de água do rio era bem maior. Hoje, com a derrubada de matas ciliares e todo um processo de degradação ambiental, o rio parece mais um riacho.Mas quando há precipitação de chuvas fortes, o volume de água, naturalmente, aumenta e quando isso acontece, a ponte subdimensionada fica exposta a esse tipo de acidente. Fotos Antonio Mascarenhas

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Uma das promessas do governador Rui Costa, na época, Chefe da Casa Civil no governo Jaques Wagner,  para a região do Vale do Jiquiriçá, em discurso proferido na comunidade do Pau Ferro, em Brejões-BA, quando da inauguração de uma USF (Unidade de Saúde da Família), foi a pavimentação asfáltica da estrada que liga esse município a Amargosa, num trecho de mais ou menos 30 km. 

Intervenções que, naturalmente, em se consumando, deverão contemplar a construção de novas pontes,  já que as existentes são estreitas (não propiciam a travessia simultânea de dois veículos, em sentidos contrários).  A estrada, quando acometida por fortes chuvas, em alguns trechos, fica intransitável, graças  aos atoleiros que se formam. Uma das pontes foi "literalmente" arrancada em face de fortes chuvas que assolaram a região, no final do mês de janeiro. 

Uma estrada que, se de fato pavimentada, ensejará maior fluxo de veículos e, por extensão, contribuirá bastante para o escoamento da produção agriícola, gerando desenvolvimento a esses dois municípios. Municípios que, além da importância econômica, ostentam, no cenário político-partidário do estado, uma relevante participação. Basta dizer que, de Brejões, brotaram os 05 (cinco) mandatos consecutivos do Deputado Federal João Almeida, tio do atual prefeito Alan Andrade. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A abertura da Jornada Pedagógica 2016,em Brejões, realizada na tarde da última segunda-feira, 01, no Tênis Clube, deu início aos trabalhos que ora se realizam nas escolas, envolvendo professores e demais profissionais de ensino. Um trabalho coordenado pela Secretária de Educação Paloma Campos que, diga-se de passagem, vem se destacando em toda região. Trabalho que conta com irrestrito apoio do prefeito Alan Andrade.

Obviamente, para que todo esforço seja compensado, tem sido relevante a participação da equipe que faz parte da pasta tão bem conduzida pela titular da educação. Eles que, além da capacidade que lhes é inerente, arregaça as mangas em todas as atividades até então realizadas, numa demonstração inequívoca de comprometimento. Fotos Antonio Mascarenhas, Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 01, no Brejões Tênis Clube, Brejões-BA, a abertura da Jornada Pedagógica 2016, num evento que se notabilizou não apenas pela maciça participação de professores e outros profissionais de ensino mas, também, pela qualidade das apresentações do músico e professor Levi Emanuel e da palestrante professora Silvana Ferreira,representante da FTD.

Dando inicios as trabalhos a belíssima apresentação do professor, músico e poeta Levi Emanuel, egresso de Cruz das Almas. Ele que em sua trajetória musical já dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Fagner, Geraldo Azevedo, Xanguai, Chico Cézar, Belquior, Gal Costa, Flavio Venturine, Danilo Cayme, Lazo Matumbi, Raimundo Sodré, Jorge Vercílo e tantos outros.

Compondo a mesa, Alan Andrade (prefeito municipal), Paloma Campos (Secretária de Educação), Givando Araújo (Vice-prefeito), Murilo Cajaíba (Presidente da Câmara), Maércia Batista (Pres. Do Conselho Municipal de Educação), Arádia Oliveira (Pres. Do Conselho do FUNDEB), Edilson Santos (Pres. Do conselho Municipal de Alimentação Escolar), Silvana Machado (Representante das equipes de gestores das escolas), Ma. Das Dores S. Cruz (Representante dos trabalhadores de educação municipal), Laide Anselmo (representante das escolas estaduais), Edson Oliveira (Diretor da APLB), Sandra Fiúza (representante da FTD).

Também marcaram presenças Hildérico Oliveira (Secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente),  Jorge de Sales (vereador), Edson Galvão (coordenador do Núcleo do Colegiado do Território do Vale do Jiquiriçá), padre Thiago, André (empresário), Fabrícia (integrante da secretaria de Educação), Luana (mestre de cerimônia) e outros ilustres convidados. Representanto a imprensa, Jair Medrado (Voz de Brejões) e Tvsaj. 

Logo após a composição da mesa foi entoado o hino nacional e, em seguida, os pronunciamentos dos representantes das entidades representativas, da Secretária de Educação Paloma Campos  e do chefe do executivo municipal, prefeito Alan Andrade. A Secretária Paloma Campos, além de agradecer a todos, destacou diretores de escolas, professores e, aproveitando o ensejo, discorreu sobre conquistas da administração muniicpal na área educacioal. 

O prefeito Alan Andrade, em seu pronunciamento, aproveitou o ensejo para discorrer sobre os avanços educacionais no município, os esforços da Secretária Paloma Campos e sua equipe, no intuito de proporcionar uma educação que, de fato, faça diferença. Finalizando, garantiu que retroativos financeiros reinantes devem ser pagos a partir dessa terça-feira, em que pese dificuldade financeira reinante, em que muitos municípios, sequer conseguiram pagar 13º. Aos profissionais de ensino.

Desfeita a mesa, foi  feita a belíssima apresentação de Silvana Ferreira, da Editora FTD que proferiu palestra sobre a temática “Na escola sem aprender NÃO PODE. Em defesa do DIREITO DE APRENDER”. “Vamos segurar essa bandeira de luta e vamos mais uma vez unir forças em favor da melhoria da qualidade de educação em nossas escolas”. Uma apresentação que, deveras, incitou a reflexão por parte dos profissionais de ensino.

O evento superou expectativas, pela bela decoração, receptividade, qualidade das apresentações e conteúdo ministrado. Conteúdo que, com certeza, foi assimilado pelos professores que, como multiplicadores, irão transmití-lo aos alunos em salas de aula. Que outros municípios, nos diversos rincões da Bahia e de todo o país, possam realizar eventos dessa magnitude para que tenhamos uma educação, deveras, transformadora.Fotos Tvsaj.com.br. PUBLICAREMOS TODOS OS VÍDEOS E ENTREVISTAS, NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CEEB (Colégio Estadual Edvaldo Boaventura), sediado no Km 100, distrito de Brejões-BA, é um dos que mais vem se destacando na área educacional, no seio desses municípios que integram a região do Vale do Jiquiriçá. Tendo no seu comando Dirceu Assis (Diretor), bem como  Zaide e Ana Rita (vice-diretoras), reeleitos com 99% dos votos dos pais de alunos, a instituição participa com altivez da jornada pedagógica que ora se realiza no município.O evento acontece paralelamente ao do município e tem por temática  "Práticas que educam... responsabilidade de todos, compromisso da escola"

A instituição é uma das que mais investem na área de cultura, e uma dessas conquistas é a FANCEB que, no km 100, vem realizando um meritório trabalho, em parceria com pais e a escola, nessa hercúlea luta contra as drogas e prostituição infantil que assola diversos rincões do pais e que não é diferente nessa localidade. Com apenas dois anos de sua fundação, essa entidade representará a contento o município quando da realização da 1a. etapa 2016 do Campeonato Baiano de Fanfarra, em 2016, na comunidade do Km 100. Foto, Jean Araújo.Material enviado via. whatsapp

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Senador Oto Alencar (PSD), no início da semana, em seu gabinete, na capital do Estado, o atual vice-prefeito de Brejões, Gilvando Araújo. Ele que vem realizando, ao lado do prefeito Alan Andrade, um meritório trabalho no município. Ele que não esconde de ninguém o desejo de canidatar-se a prefeito para concorrer, nas eleições de outubro, a mais um mandato no município em que tambem já comandou o executivo em uma oportuinidade. 

Pré-candidato, ele espera, naturalmente, apoio do seu companheiro de chapa no atual governo, Alan Andrade. Correligionários que o acompanharam nessa visita informaram que o  Senador, regozijado diante da presença dessa impotante liderança, foi enfático ao dizer: - Esse é o cara!. Obviamente, outros improtante nomes da situação almejam indicação por parte do prefeito Alan, dentre eles, Paloma Campos (atual secretária de Educação) e Carlos Wilker (Secretário de Saúde). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prosaica, divisando com Amargosa, Milagres, Nova Itarana, Ubaíra e Santa Inês, na microrregião de Jequié, a 383 km da capital do Estado, bucólica, por estar envolta por um relevo acentuado e detentora de um clima muito agradável, a cidade de Brejões, com cerca de 16.000 habitantes é, hoje, considerada a Princesinha do Território do Vale do Jiquiriçá, não apenas por conta de seus atrativos físicos mas, também, em face de toda uma hospitalidade de sua gente.

Além de várias comunidades rurais, o município conta com um contingente populacional bastante significativo no Distrito do 100, à margem da BR-116. Localidade que ostenta um clima bastante agradável (frio), devido a altitude e que também detém, também, toda uma infraestrutura à disposição de sua gente que tal qual na sede do município, comunga preceitos de receptividade.

Em Brejões, a praça Amorzinho é, indubitavelmente, hoje, a mais bela da região e, com certeza, insere-se entre as mais belas em toda a Bahia, tendo sido construida na gestão do atual prefeito Alan Andrade, já no seu segundo mandato. Com fonte luminosa, quiosques, sanitários públicos, anfiteatro, acessibilidade para deficientes físicos e idosos, o espaço é um ambiente propício à arte, à cultura, o entretenimento e, naturalmente, "papos" por demais animados.

IMPORTÂNCIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO

Trata-se de um município bastante importante na esfera político-partidária, a ponto de ter eleito um filho da terra, João Almeida, Deputado Estadual (de 1987 a 91);  Deputado Federal em cinco mandatos (de 1991 a 2011). Pelo que se comenta, o atual prefeito Alan Andrade deverá lançar seu nome a Deputado Estadual nas eleicões do 2018, com amplas chances de eleição, graças ao trabalho que verm realizando a frente de seu município. Fotos Antonio Mascarenhas


Enquete


PodCast