Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Sapeaçu

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí o 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural. O evento será realizado no dia 15 de outubro (domingo), na Praça Padre Matheus e reunirá instituições de diversas cidades da Bahia. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma quadrilha armada arrombou uma agência bancária em Sapeaçu, no Recôncavo baiano. Segundo o site Bahia 10, os criminosos, em número de quatro, chegaram a arrombar uma grade dos fundos da agência do Banco do Brasil, além da porta que dá acesso ao cofre. Uma guarnição da Polícia Miliar foi acionada e fez com que o bando fugisse do local, sem levar nenhuma quantia. Os criminosos chegaram a ser perseguidos, mas não foram alcançados. Ainda segundo o site, o grupo fugiu a bordo de um carro branco, pela BR-101.  O fato ocorreu no sábado (29) contra uma agência do Banco do Brasil. Conforme o G1, uma lixadeira que teria sido usada no crime foi apreendida no local e foi levada para a Delegacia de Sapeaçu, onde o caso foi registrado. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em comemoração ao aniversário de 64 anos de Emancipação Política de Sapeaçu, a Prefeitura de Sapeaçu, através das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social em parceria com a Faculdade Maria Milza – FAMAM realizaram na manhã dessa quarta-feira (26) “Ação e Cidadania”, que levou serviços, entretenimento e lazer à população.

O evento realizado no Mercado Municipal, contou com os serviços de saúde da mulher, prevenção de câncer de mama e de colo do útero, espaço de beleza, realização tipagem sanguínea, teste rápido, glicemia capilar e aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, avaliação com profissionais da liga de Patologia da UFRB, realização de acupuntura e alongamentos por fisioterapeutas, saúde bucal, orientações sobre descarte de medicamentos, automedicação e uso racional de medicamentos, recadastramento do Bolsa Família.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal não pode querer proporcionar uma vida digna aos seus munícipes, sem preocupar-se com a geração de emprego e renda. Nos últimos anos, Sapeaçu vem sofrendo com uma taxa de desemprego cada vez mais alta. Preocupado com essa situação, a prefeitura de Sapeaçu doou um terreno de 7.000 m² para ampliação da Fábrica de Calçados Pegada, localizada no Distrito de Água Branca.

“Com essa doação de terreno, além da ampliação e construção de um novo pavilhão, a nossa população será diretamente beneficiada. Com isso a fábrica será capaz de gerar mais empregos na cidade, aproximadamente 500 novos empregos. Atualmente são 200 empregos que beneficiam nossa população, e esse número vai quase triplicar! Mais um sonho realizado, não só meu, mas de nossa população que sofreu e muito com o desemprego”, disse satisfeito, o prefeito de Sapeaçu Dr. George.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dentro das perspectivas de educação permanente em saúde, a prefeitura de Sapeaçu, através da secretaria municipal de Saúde em parceria com a Faculdade Maria Milza (FAMAM) realizou nos dias 16 e 17 de fevereiro mais uma iniciativa relacionado Educação Permanente, discutindo a temática com o tema “Empoderamento de Enfermagem na Atenção Básica”, para os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica do município, o curso aconteceu no auditório do posto Antônio Sampaio Brito.

Foram enfatizados os subtemas. Assistência de enfermagem na puericultura; saúde da mulher com ênfase no planejamento familiar; papel do enfermeiro frente ao pré-natal, teste rápido, importância do aconselhamento de enfermagem, além de dinâmicas, acolhimentos, momento cultural, bates papos, estudos de casos, rodas de discursões, planejamento, entre outros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), em parceria com a prefeitura de Sapeaçu realizou na manhã dessa quinta-feira (16), uma palestra educativa sobre o uso seguro e racional da energia, o evento aconteceu no auditório do Centro de Educação e Cultura de Sapeaçu.

O objetivo foi informar a usar energia elétrica de forma consciente, sem desperdício e com segurança. Também foram abordados temas como: direitos e deveres dos consumidos, eficientização energética, segurança dentro e fora de casa, regras para cadastramento na tarifa social e outros. Também foi distribuído material impresso informativo com dicas de economia de energia, segurança nas instalações, entre outros procedimentos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Educação: diferentes maneiras de ensinar, novas formas de aprender”, a Jornada Pedagógica 2017 de Sapeaçu, será realizada nos dias 20 a 22 de fevereiro, o evento acontecerá no Auditório do Centro de Educação e Cultura, no Parque das Mangueiras e estão programadas palestras com direito a certificados e debates.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Lucineia Barbosa, o objetivo da jornada é discutir aspectos cognitivos, sociais, afetivos e culturais que viabilizem o processo de construção do conhecimento do sujeito aprendente, exercitando a sua criatividade, percepção e criticidade. “A Jornada Pedagógica constrói o espaço e o momento ideal para que os educadores façam uma auto avaliação e estabeleçam metas de superação, desencadeando possibilidades de aprimoramento do fazer pedagógico, traçando metas e ações para avanços significativos na busca pela qualidade e equidade da educação”, disse. Veja Programação  em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Sapeaçu através da Secretaria de Saúde realizou na tarde dessa quinta-feira (09) no Centro de Educação e Cultura de Sapeaçu, uma capacitação aos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Hospital e Maternidade de Sapeaçu (HMS).

A capacitação se deu através de uma palestra pela Enfermeira, Tatiana Bingre sobre parada cardiorrespiratória, urgência e emergência, não urgência, triagem, compressões torácicas de alta qualidade, vigilância e prevenção, reconhecimento e acionamento imediato da equipe, ventilação, compressão adequada, atribuições da equipe, dentre outro. “O objetivo é orientar os profissionais da saúde sobre a prestação de atendimento de qualidade a pacientes em situação de urgência e emergência, fazendo com que o conhecimento adquirido possa ser multiplicado em seus ambientes de trabalho”, disse a orientadora, Tatiana Bingre.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), abriu nessa segunda-feira (6), inscrições para o processo seletivo do novo Curso de Especialização Educação em Gênero e Direitos Humanos, modalidade a distância (EaD) em Sapeaçu.

Esse curso tem como objetivo promover formação qualificada em gênero e direitos humanos para profissionais da educação básica e áreas afins, visando contribuir para a concretização de algumas metas previstas no Plano Nacional de Direitos Humanos, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e Plano Nacional de Política para as Mulheres.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma triste herança deixada pelo ex-prefeito de Sapeaçu. Um levantamento feito pela Prefeitura de Sapeaçu constatou que dos 11 veículos da frota escolar, somente 4 veículos estão rodando ainda assim com problemas estruturais e os outros 7 estão em estado crítico. Na maior parte da frota foram identificados problemas como: para-brisas, retrovisores, vidros quebrados, bancos rasgados, faróis e escapamentos danificados, forro do teto caído, pneus desgastados, sem contar com o sumiço de diversas peças importantes dos veículos como: steps, macacos, chaves de roda, extintor de incêndio, entre outros.

“A prefeitura já está providenciando os reparos necessários e para isto montou uma equipe de mecânicos a fim de fazer um levantamento técnico da situação, orçamentos e manutenções, além de novas aquisições de bancos, vidros e todas as peças fundamentais para o bom funcionamento dos veículos”, explicou o responsável pelo transporte municipal, Josenildo Lima. De acordo com prefeito, Dr. George que ficou estarrecido com as condições da frota, a situação é entristecedora e desumana.

“Falta de bom senso e de responsabilidade com a segurança dos usuários. É importante mostrar para população a realidade dos veículos que transportaram milhares de crianças diariamente durante período escolar no município, evidenciando o risco que estas crianças correram em consequência da falta de manutenção e descaso da gestão”, disse. “Vamos começar a dar lugar a um novo conceito de gestão, em breve as aulas começarão, devemos oferecer um transporte escolar de qualidade e seguro para os alunos, há muito por fazer, mas a gestão do Governo do Povo vai arrumar a casa e dar resultados positivos.

É duro ter que mostrar uma frota, que é patrimônio do município, tão sucateada. Com muita luta, determinação e responsabilidade vamos reverter esse quadro”, explicou a Secretária de Educação, Lucineia Barbosa. ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”   Drica Dicastro Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693 Assessoria de Comunicação - ASCOM  Prefeitura Municipal de Sapeaçu. Pré-título, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira (31), a primeira reunião com coordenadores, enfermeiros, farmacêutico e técnicos para discutir as Políticas de Atenção Básica, Planejamentos, Programas e Organização das Estratégias da Saúde para o ano de 2017.

Entre as pautas foram discutidas: fluxos para marcação de exames; assistência ao pré-natal; levantamento das necessidades por setor; maximização de recursos; funcionamento da Central de Regulação; organização e dinâmica de funcionamento da Central de Processamento de Dados (CPD); apresentação das ações da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, SAMU, CAPS e dos programas Saúde na Escola, Saúde do Trabalhador dentre outros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Sapeaçu recebeu na tarde dessa segunda feira (30) a visita do ex-secretário de Administração, Raimundo Araújo e do ex-contador, Uildes Tanajura, os quais devolveram ao atual secretário de Administração, Juraci de Deus Pinto, as Folhas de Pagamento com a Conciliação Bancária referente ao mês de dezembro de 2016.

Sabendo-se que o Tribunal de Contas dos Municípios recomenda, através de Resolução nº 1311/2012, que toda a documentação municipal seja entregue ao novo prefeito até a data limite de 31 de janeiro de 2017, porém  isso poderia ser entregue desde o final de dezembro de 2016, o que no mínimo é de se estranhar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começa na próxima segunda-feira (16), o período de efetivação da matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Sapeaçu. O prazo para as matrículas ou rematrículas vai até o dia 27 de janeiro e serão realizadas em todas as escolas da rede municipal, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Os pais ou responsáveis devem comparecer à escola, onde pretendem matricular o filho, com a seguinte documentação: Cópia da Certidão de Nascimento, 02 Fotos 3x4, Cópia do RG e CPF dos pais ou responsável, Comprovante de endereço, Cópia do cartão do SUS, Cópia do cartão de vacina (alunos da educação infantil) e Declaração de Transferência. ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Sapeaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na tarde desta quarta-feira (11), a primeira reunião de 2017 com os gestores da rede municipal de educação. O encontro aconteceu no Centro de Educação e Cultura e também reuniu o prefeito de Sapeaçu, Dr. George, a secretária de Educação, Lucinéia Barbosa, acompanhada por Denize Castro, Diretora de Ensino, Milena Oliveira, Técnica Administrativa e Leonardo Sacramento, Coordenador Pedagógico Geral.

Além de dar boas vindas, a Secretária que está à frente da Secretaria de Educação pela primeira vez, ressalta o desafio de administrar uma secretaria como essa. “Ser secretária de Educação é um desafio, mas também uma grande honra e sei que o resultado final de um ano de trabalho reflete o que foi realizado em equipe, e uma equipe unida e dedicada com certeza obterá um ótimo desempenho. Sapeaçu tem hoje uma gestão que se preocupa e irá investir para o avanço da educação e capacitação dos profissionais de ensino, vamos juntos buscar uma identidade para a educação do município. Um modelo pedagógico moderno, eficiente e amparado por uma gestão pública de qualidade", ressaltou a secretária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir desta segunda-feira (09), a Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde retornou o atendimento em período integral das unidades de saúde Antônio Sampaio Brito e Parque das Laranjeiras. As unidades ficarão responsáveis por atender todos os usuários do serviço no município, nesse primeiro momento, além dos da sede. O Posto Antônio Sampaio Brito atenderá os usuários do Murici, Macaúbas e Pacheco, já o Posto Parque das Laranjeiras, atenderá os usuários de Baixa do Palmeiras, Tapera e Água Branca.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem do município de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, foi diagnosticado na segunda-feira (22/08) com leucemia (um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea).

Geovane Peixoto dos Santos, de 20 anos de idade, residente na comunidade rural do Sapezinho, está internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas precisa ser transferido para uma unidade especializada na capital baiana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a inauguração do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), no município de Sapeaçu, (163 km de Salvador), a população do Recôncavo Baiano já conta com mais serviços de saúde. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade.

O HCR funciona através de complexos reguladores, integrando a rede de saúde do Estado da Bahia para atender a demanda de cirurgias eletivas dos municípios da região e realizará em média 200 cirurgias/mês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma noite de sucesso no São João 2016 de Sapeaçu. Nesta sexta-feira (24) a Praça de Eventos do Mercado Municipal, ficou completamente lotada até o final da festa. Foram quatro atrações que fizeram o público dançar a noite inteira. E a festa começou com a banda Flor de Maracujá, trazendo uma mistura de ritmos pra lá de dançante, se apresentando pela primeira vez no São João de Sapeaçu.

A segunda atração da noite foi Sarapatel com Pimenta com o seu jeito jovem de cantar e tocar forró, contagiando a todos com aquela energia positiva. Em seguida quando a banda Calango Tião, subiu no palco, aí ninguém ficou parado, com o autêntico forró pé-de-serra e muito baião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Arraiá do Sapé começou na noite dessa quinta-feira (23), com grande público que lotaram a Praça de Eventos do Mercado Municipal, no município de Sapeaçu. Os forrozeiros dançaram muito ao som das bandas Rasgatanga, Alladin e Gigantes do Brasil. A festa se estendeu até o raiar do dia em clima de muita paz e diversão.

Serão quatro dias de festa, com cantores de renome nacional, bandas regionais e locais, atrações culturais, com segurança, superestrutura, local coberto e fácil estacionamento. “O Arraiá do Sapé é uma tradição que agrada todas as preferências e já está sendo um dos maiores São João da região. Temos esse ano o apoio do Governo do Estado da Bahia e da cervejaria Itaipava, para realização desse evento. Além das festas em nossa cidade, a prefeitura também investe em todos os setores que merece atenção redobrada como à saúde, educação, infraestrutura, segurança, assistência social e agricultura”, destacou o prefeito Jonival Lucas.

Tamires Costa mora em Salvador e estava ansiosa para o início do Arraiá do Sapé 2016. “Ano passado eu vim até o último dia e fiquei naquela saudade depois que acabou. O que eu espero é que este ano o São João possa ser melhor que o ano passado, isso tenho certeza que será. A cidade está linda, além dos enfeites juninos, me surpreendi com a nova rodoviária, pois a outra naquele estado degradante fazia vergonha”, disse a estudante de enfermagem.

O prefeito Jonival Lucas esteve acompanhado da primeira dama e secretária Maria Cristina Lucas, vereadores e secretários municipais que prestigiaram o primeiro dia do Arraiá do Sapé, além da presença do Deputado Federal, Antônio Brito.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu. Drica Dicastro. Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores foi o local escolhido para sediar o "Seminário de Apresentação dos Impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) na região", num evento protagonizado pela SEDUR/SEPLAN e com apoio da prefeitura municipalde Nazaré das Farinhas-BA, gestão Milton Rabelo Júnior/Jandira Barbosa. Mais uma ação descentralizada dessas duas entidades estaduais, tendo por escopo não apenas mostrar aos gestores e à população, uma proposição mas, mais que isso, esclarecer acerca dos impactos positivos acerca da criação de um "corredor" não apenas econômico mas, também, de cunho social e turístico.

Nesse encontro, Paulo Henrique Almeida (da SEPLAN, representando o seu titular, vice-governador João Leão), Robson (representando a SEDUR, secretaria de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torreão (coordenadora dos Estudos Urbanísticos do SVO), Vanessa (assessora de imprensa da SEDUR), Albérico Correia (arquiteto da SEDUR)), os anfitriões Milton Rabelo Junior (prefeito municipal), secretários municipais Eude Mascarenhas (Ação Social), Aguinaldo Oliveira (Finanças), Marília Almeida (Educação), Almir Reis (Saúde), Antonio Brito "Bia" (Planejamento), Jandira Barbosa (Cultura e Turismo, também vice-prefeita) e Zélio Costa (Governo); vereadores Anita, Nagib e dau.

Representando os municípios vizinhos, os prefeitos Cloves Penine (Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (Jaguaripe, acompanhado do vice Hunaldo Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu, representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eládio Bahia e Humberto Leite (S.A.Jesus, representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Carlos Toneto), além de outras representatividades do município e região.

Em todos os pronunciamentos, destaque à importância do empreendimento para Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida, Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuípe, Santo Antonio de Jesus, Varzedo Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e todos os municípios que fazem parte desse projeto que objetiva promover integração econômico-social e turística, de maneira que todos possam, de conformidade com suas vocações, ser beneficiados.

Coube à Dra Graça Torreão ministrar a palestra audiovisual mostrando mapas, gráficos e informes acerca desse intento. "Alternativas de políticas públicas para adequação urbana dos municípios da área do SVO. Este estudo faz parte de uma série de outros trabalhos voltados para o desenvolvimento dos territórios RMS, Recôncavo e Baixo Sul, complementando o projeto do Sistema Viário Oeste. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MILTINHO ALMEIDAprefeito de Nazaré das Farinhas, acompanhado da primeira dama e Secretária de Ação Social, EUDE MASCARENHAS, prestigiaram a reinauguração, na tarde/noite dessa sexta-feira, do Hospital de Cirurgias de Sapeaçu, num evento protagonizado pela administração municipal Jonival Lucas e que contou com participação de Antonio Brito (Deputado Federal), Cássio Farias (representando o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas), prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Roque Isquem (Muritiba), além de secretários, vereadores e lideranças. Hospital que será gerido pelo IBDAH (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administaçao Hospitalar).

Essa dupla de gestores, ele a frente do executivo e ela a frente de sua pasta, é a que mais prestigia eventos de seus pares em outros municípios do recôncavo e vale do jiquiriçá. Essa interação é bastante positiva, no momento em que prestigiam aqueles que, verdadeiramente, também dirigem os destinos de seus municípios com responsabilidade e comprometimento, fortalecendo, por conseguinte, um importante processo de interação e de compartilhamento de experiências. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Reinaugurado, na tarde/noite dessa sexta-feira, 31, o HOSPITAL DE CIRURGIAS DO RECÔNCAVO, num evento que, deveras, superou expectativa com relação ao público que prestigiou a implementação dessa importante unidade de saúde no município. A materialização, portanto, de um sonho da população local no sentido de que essa unidade voltasse a funcionar. Um sonho que se tornou possível graças aos esforços da administração Jonival Lucas que, ao lado de sua equipe, não mediu esforços para a sua concretização. Conquista que se tornou possível na gestão Rui Costa, tendo a frente o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas.

Além do chefe do executivo, marcaram presenças Cristina Lucas (1a. dama e Secretária de Ação Social), Antonio Brito (Deputado Federal), Raul Molina (Secretário de Saúde), Denilson Mutti (Secretário de Cultura Esporte e Lazer), outros integrantes da atual gestão, vereadores e diversas lideranças do município. Dentre os convidados, Cássio Garcia, representando o governador Rui Costa e Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, os prefeitos Miltinho (Nazaré das Farinhas, acompanhado da 1a dama Eude Mascarenhas, Secretária de Ação Social), Paulinho (Prefeito de Cabaceiras do Paraguaçu), Roque Isquém (Prefeito de Muritiba), Da. Glória (chefe de gabinete de Conceição do Almeida, representando o prefeito Dr. Armando), e outras autoridades do município e região.

O Hospital de Cirurgias do Recôncavo, passa a ser administrado pelo IBDAH (Instituto Brasileiro de Administração Hospitalar), que, diga-se de passagem,  está realizando um excelente trabalho em unidades do Estado, a exemplo, dos hospitais Regional Dantas Bião e Manoel Victorino. Entidade detentora de "know how" suficiente para que a unidade de saúde possa atender, a contento, a demanda reinante no município e região, contribuindo, também, para "desafogar" a rotina de atendimentos no Hospital regional de Santo Antonio de Jesus, significando, por conseguinte, mais tempo e melhor atendimento aos municípios que compõem a região.

Representando a imprensa, Andrea Sued (IBDAH),Tvsajcom.br (Mascarenhas) e Jornal Gazzeta (nega Ju) e Rádio Andaiá (Tino Alves), por S.A.Jesus; Cleber Ceará (Muritiba FM), Cônsul e Drika Di Castro (ASCOM de Sapeaçu).Fotos, Antonio Mascarenhas.. Mais Fotos, LOGO MAIS. Vídeos, no decorrer da semana.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

De SAPEAÇU,Ascom,  via e.mail

Os estudantes da rede municipal de Sapeaçu ainda estão em férias. O período letivo inicia somente no dia 29 de fevereiro para os jovens sapeaçuenses. Se para eles o momento é de descanso, equipes das secretarias de Educação e Infraestrutura estão trabalhando para concluir as obras e melhorias nas estruturas de todas as instituições de ensino, tanto na sede quanto zona rural.

A reforma inclui melhorias na estrutura física, manutenção na rede hidráulica e elétrica, restauração dos portões, nova pintura no espaço interno e externo, substituições de acessórios, limpeza, roçado, restauração de alguns outros pontos para proporcionar melhores condições aos que utilizam o espaço escolar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o intuito de favorecer o acesso à qualificação profissional, e assim, oportunizar geração de renda para famílias de Sapeaçu, a Prefeitura Municipal, através da Secretária de Assistência e Integração Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia), está promovendo o curso de panificação pelo programa de gratuidade regimental.

Aliando teoria e prática, o curso profissionalizante de panificação do SENAI visa oferecer aos alunos uma infraestrutura avançada, com professores bem preparados e modernos laboratórios. No curso o aluno aprende a preparar produtos de panificação, sequilhos, doces, salgados e bolos, sob a supervisão de um especialista, trabalhando em conformidade as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança do trabalho, higiene, matemática, saúde, empreendedorismo e panificação básica.

O curso atrai público com diferentes objetivos: pessoas que desejam se qualificar para o mercado de trabalho e outras que buscam conhecimento para investir no seu próprio negócio. Foi o caso da aluna Solange Aparecida, que faz o curso e replicará todos os conhecimentos adquiridos para um grupo de mulheres empreendedoras do qual faz parte da fábrica de biscoitos do Grupo de Mulheres Produtivas Flor do Sertão, no distrito de Canabrava.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Estadual ROGÉRIO NADRADE, em entrevista ao repórter Lélis Fernandes, âncora do programa Andaiá Urgente, ao meio dia dessa terça-feira, 26, reportando-se à polêmica no que concerne a instalação da Políclínica em S.A.Jesus, rebateu colocações do Vereador Chico de Dega que, também em entrevista a essa emissora, pronunciou-se a respeito. O parlamentar também tece comentários com relação à entrevista de José Carlos Toneto, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, também nessa emissora, versando sobre esse assunto. 

A questão da policlínica para a região é muito importante e, em que pese o fato de Sapeaçu já estar na dianteira, ainda está em tempo para que  as forças políticas locais se mobilizem quanto a isso. A questão perpassa interesses partidários. Afinal, S.A.Jesus já detém o Hospital Regional, a UPA para entrar em funcionamento e toda essa logísitca aglutinada, favoreceria a um atendimento regional mais eficaz, já que nosso município ostenta essa condição de polo geográfico. Por outro lado, cá entre nós, podemos continuar sempre atrás no que concerne a esses projetos. É preciso interagir mais, participando de encontros em outros municípios para que não fiquemos fora do processo mesmo porque, lá  na frente, no 'front", quem perde é a população. Foto arquivo Tvsaj, no evento realizado em Sapeaçu, com presença do governador Rui Costa, oportunidade em que a questão da policlínica veio à baila.   VEJA O ÁUDIO DA ENTREVISTA DO DEPUTADO, NA ÍNTEGRA. 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais da Saúde são capacitados sobre atualização do Sistema Informatizado do AtendSaúde.Para aperfeiçoar a gestão dos atendimentos de saúde no município, a Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), realizou na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório Antônio Sampaio Brito, o treinamento do Sistema Informatizado do AtendSaúde, direcionado aos 42 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Sapeaçu.

Desde junho de 2014, os ACS utilizam tablets com o programa AtendSaúde para efetuar registros das informações coletadas na comunidades. Desta forma, os formulários que o Ministério da Saúde preconiza para o trabalho dos ACS estão replicados nos tablets, de forma digital, possibilitando uma coleta de informações muito mais rápida e segura.

Participaram da capacitação o coordenador do sistema AtendSaúde, Jaildo Aboboreira e o técnico de implantação e treinamento, Rogério Oliveira. “Mais uma vez viemos estreitar essa relação de informação entre a empresa que presta serviços e os agentes comunitários de saúde que captam a informação na sua área de trabalho. O objetivo da reunião é tirar dúvidas, esclarecer os pontos do sistema que foram atualizados e fazer com que o programa tenha um melhor desempenho aqui no município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na sua 4ª edição, o Campeonato da Juventude, promovido pela Liga Desportiva em parceria com a Prefeitura Municipal de Nazaré, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, teve a final realizado no dia 21 de dezembro de 2015, com a participação de três categorias, Sub 13, Sub 15 e Sub 17.

O campeonato contou com a participação de 22 times, de Nazaré e cidades circunvizinhas. Receberam o troféu do campeonato Muniz Ferreira, na categoria Sub 13, PSV de Nazaré, na categoria Sub 15 e RM4 de Nazaré, na categoria Sub 17. O troféu do campeonato levou o nome de Dr. Edvaldo Lopes de Brito. A final do campeonato contou com a participação de Madson, jogador do Vasco da Gama.ASCOM Sapeácu

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, majoritário no município de Sapeaçu, na última eleição, fez parte, nessa sexta-feira, 10, do palanque capitaneado pelo Governador Rui Costa que, ao lado de sua comitiva, do prefeito Jonival Lucas, autoridades locais, regionais e do Estado, inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos e procedeu entrega de títulos de terra, caçamba e máquinas, através do Consórcio do Território do Recôncavo. 

Em entrevista concedida à Tvsaj, logo após os pronunciamentos, teceu considerações acerca da importância dessas ações por parte do governo estadual para o município e região. Aproveitando o ensejo, elencou sobre sua luta em prol dos municípios que representa perante à Assembléia Legislativa e às hostes do executivo estadual. Não poderíamos nos furtar em inquirí-lo acerca das movimentações politíticas em Santo antonio de Jesus, já que seu nome vem sendo ventilado para eventual candidatura a preieto na Cidade das Palmeiras.  VOCÊ VERÁ A ENTREVISTA NO DECORRER DA SEMANA

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOSÉ CARLOS TONETO, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na gestão Humberto Leite, município de Santo Antonio de Jesus, marcou presença  em Sapeaçu, nessa sexta-eira, 10, em evento que contou com as presenças do governador Rui Costa, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e de Marcos Bulhões da CAR, oportunidade em que o chefe do executivo estadual inaugurou Mini Fábrica de Biscoitos, entregou títulos de terra, bem como caçamba e máquinas através do Consórcio do Território do Recôncavo.

Aproveitando o ensejo, Toneto interagiu com esses representantes do governo no tocante a benefícios para o município de Santo Antonio de Jesus. Toneto que, ao lado de sua equipe, vem  realizando, a contento, seu trabalho.  Fotos Antonio Mascarenhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Uma das principais vertentes de atuação da administração Jonival Lucas, em Sapeaçu, é, indubitavelmente, é o incentivo ao empreendedorismo. Trilhando nessa direção é que o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Eládio "Bahia" vem obtendo sucesso ao incentivar a criação da Associações e Cooperativas Rurais e, uma delas é a  Associação de Desenvolvimento Comunitário de, Canabrava e Adjacências, capitaneada por mulheres   

Se hoje a entidade, jurídicamente organizada, conseguiu construir a Mini Fábrica de Biscoitos, inaugurada nessa quinta-eira, 11, pelo governador Rui Costa, ao lado do Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues,  e obter veículo próprio, muito se deve ao apoio do chefe do executivo e do titular da pasta em apreço. Graças a esse engajamento é que a entidade conseguiu apoio do governo do Estado, através da SDR e CAR. 

Que outros municípios e outras entidades da região possam se espelhar no sucesso desse trabalho, estreitando relacionamento com os produtores rurais, de maneira que, organizados, estejam em condições de firmar convênios com entidades nas hostes municipal, estadual e federal, de maneira que estejam em condições de gerar emprego e renda. Fotos Antonio Mascarenhas www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa, em sua visita a Sapeaçu, onde inaugurou a Mini Fábrica de Biscoitos da comunidade do Canabrava e procedeu entrega de máquinas e caçamba através do Consórcio Territorial do Recôncavo e entrega de 201 títulos de terra, em atendimento à política de regularização fundiária, o fez em companhia de Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Marcos Bulhões Presidente da CERB).

Presentes Rogério Andrade (Deputado Estadual), os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu, na condição de anfitrião), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Roque Isquém (Muritiba), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Chiquinho (São Felipe), Domingas da Paixão (Governador Mangabeira), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha); Bahia (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu), ao lado de Cristina Lucas (primeira dama e Secretária de Ação Social de Sapeaçu).

Também abrilhantaram o evento João Carlos (Território do Recôncavo, ao lado de Rosana Vieira), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e atual Diretor de Pesquisas da SDR), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de S.A.Jesus, Joselito Motta (pesquisador da EMBRAPA), dentre tantas outras autoridades locais, da região e do Estado. Em entrevistas concedidas à Tvsaj, discorreram sobre a importância das ações do governo do Estado e a iniciativa da administração municipal de Sapeaçu.DIVULGAREMOS ESSE MATERIAL NO DECORRER DA SEMANA

 


Enquete


PodCast