Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Conceição do Almeida

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sob a presidência do deputado Rosemberg Pinto (PT), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) apreciou, nesta terça-feira (31), oito propostas de Projetos de Lei (PL): cinco foram aprovados, um arquivado, um rejeitado e um recebeu pedido de vista. Os parlamentares autorizaram a continuidade dos debates nas comissões temáticas dos projetos com assuntos ligados à defesa do consumidor, normas para denominar estabelecimentos, instituições e bens próprios públicos, campanha de doação de órgãos, sangue, tecidos humanos e congêneres e datas comemorativas foram aprovados pelo colegiado. 

Foram admitidos por unanimidade: o PL 16.827/2007 que decreta a inclusão nas notas fiscais do telefone e endereço do órgão de fiscalização e defesa do consumidor; o 20.650/2013 aplica normas para denominar bens públicos do estado da Bahia; o PL 21.549/2015 trata dos dias de conscientização e combate às doenças da glândula tireoide; e o Dia Estadual do Vaqueiro – PL 21.452/2015 –, respectivamente, 24 de maio e último domingo de agosto. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Morrem as pessoas, mas fica a sua história. Meu amigo, Paulo Anunciação (1957-2017), companheiro de tantas lutas, com muito pesar escrevo estas linhas para lamentar pela sua despedida precoce e me solidarizar com seus familiares e amigos. Sua trajetória é um exemplo de integridade, foi deputado estadual pela Bahia, vereador de Salvador, eleito pelo PT, membro ativo do Movimento Negro Unificado (MNU), participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), símbolo de resistência e pelos seus ideais, numa greve geral da Limpurb, em 1997, durante a gestão carlista, foi agredido e teve os seus cabelos dreadlock's cortados a faca pela Polícia Militar, na Praça Castro Alves. 
Paulo Anunciação nasceu em São Félix, sofria de problema renal e morreu vítima de parada cardíaca, na noite desse domingo e o enterro do corpo será realizado, nesta tarde, em Santo Amaro. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sessão especial na Câmara de Vereadores e desfile cívico fecharam, com chave de ouro, as festividades inerentes aos 127 anos de emancipação politica de Conceição do Almeida, na gestão Adailton Sobral/Dilson da Muritibinha. Festividades que foram precedidas por passeio ciclístico e corrida rústica. Alem desses eventos, pela manhã, missa em ação de graças.  Situado a 160 km da capital do Estado, o município de Conceição do Almeida tem sua economia pautada na agricultura de subsistência, pecuária, fomentando o comércio que realiza internamente e com unicípios circunvizinmhos. 

Na programação desse ano, a atual administração, ao invés de efetuar grandes dispêndios com contratação de bandas, preferiu investir recursos na condução de obras que estão sendo entregues  à população. No próximo dia 27 a atual gestão estará entregando, na comunidade do Tabuleiro do Castro, o Posto de Saúde e a Escola Municipal Castro Alves, totalmente revitalizados, dando, assim suporte necessário aos munícipes dessa importante localidade. 

No próximo dia 29, com presença do governador Rui Costa, o prefeito Ito procede, com toda sua equipe,  a inauguração da Unidade Basica de Saúde Guilherme Trindade, conclusão da obra no Loteamento Maria Passos Coni, bem como, a entrega, por parte do chefe do executivo estadual, de uma ambulância O Km e certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, num evento que cristaliza as comemorações a mais um ano de emancipação política. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nas cerimônias, hoje realizadas, além Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice), Gláucia (1a. dama e Secretária de Assistência Social), secretários municipais Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Suely Sobral (Saúde), Joanice (Educação), Renata (Administração); Janfree (Assessor Jurídico), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), Maurício Coni (Diretor), Nio de Ozaná (Presidente da Câmara), vereadores Bea Brasil, Bidão e demais edis da atual bancada, as participações de Nelson Pelegrino (Deputado Federal), Alan Sanches (Deputado Estadual), secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br), Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

A noite de São João foi especial em Santo Antônio de Jesus. Nem parecia que a festa junina na capital do Recôncavo já havia começado há quatro dias tamanha a animação das mais de 100 mil pessoas que lotaram sua praça central na noite deste sábado (24). A programação, iniciada durante a tarde com o Forró da Melhor Idade, seguiu madrugada a dentro nos vários espaços criados pela prefeitura municipal.

A primeira atração a subir no megapalco foi a cantora Verena Santana. Irreverente, ela dançou e animou o público que chegou cedo à praça da cidade com um repertório de grandes sucessos do baião, com músicas de Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

Depois dela, foi a vez do grupo Os Cumpadi, que é formado por músicos de SAJ e já tocam na festa há onze anos. Na seleção musical, sucessos atuais, como “Amei Te Ver” (Tiago Iorc), “Me Libera Nega” (MC Beijinho) e “Deu Onda” (MC G15), mas tudo em ritmo de forró. O cantor, Cumpadi Fau falou sobre a importância de manter a tradição na festa junina: “o forró é muito sanozal, então seria bacana ter sempre cerca de 70% das atrações genuínas nas festas”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre os municípios da região que mais têm conseguido reunir grandes públicos, nessas festividades juninas, Conceição do Almeida se insere, indubitavelmente.  Com uma grade de apresentações bem elaborada, contemplando munícipes e visitantes com renomadas bandas e, o que também é importante, dando espaço aos artistas locais e da região, a atual administração, capitaneada por Ito de Bega e Dilson da Muritibinha, sente-se regozijada. 

O "São João do Almeidão" tem por escopo propiciar aos participantes, muito divertimento e contribuir para que essa vertente cultural continue viva, renascendo dentro de cada um essa necessidade de postergação às futuras gerações. Esse elo, ligando o presente ao passado e de olho no futuro é que materializa a trajetória cultural  de uma gente que vê, na relação interpessoal, a essência do existencialismo. A decoração elaborada foi elaborada em consonância com essa linha de pensamento. 

E, nesse sábado, 24, segunda noite de apresentações, dentre as personalidades que marcaram presenças na área do palco, os anfitriões Ito de Bega e Dilson da Muritibinha (prefeito e vice, respectivamente), Gláucia (vereadora licenciada, primeira dama e Secretária de Assistência Social), Renato Roocha (diretor de Meio Ambiente), assistindo as apresentações e, naturalmente, monitorando os acontecimentos. Dentre os visitantes, Ze Froes, ex-prefeito de D. M. Costa. 

Lisonjeado diante do resultado até aqui alcançado, o prefeito Ito de Bega credita esse sucesso a uma administração séria, comprometida para com a população, através dos esforços conjuntos de todas as equipes de sue governo. Ito destaca a segurança do evento, através de prepostos da polícia militar, partiipação do Conselho Tutelar, SAMU, limpeza pública e demais  órgãos que, direta e indiretamente, vêm dando importantes contribuições. 

Gláucia (vereadora licenciada, primeira dama e Secretária de Assistência Social) por sua vez, além de destacar o sucesso do evento, discorre que, paralelo ao divertimento proporcionado, em que pese naturais dispêndios para realização de um evento dessa magnitude, o São João gera renda à população.  Ela que vem realizando um meritório trabalho voltado à inclusão social.

APRESENTAÇÕES:

No primeiro dia de evento, sexta, 23, as bandas Ney Alves, Zezo, VIRGÍLIO e Arnaldo Farias. Na noite desse sábado, 24, a excelente banda CANÁRIOS DO REINO, Anita, o talentoso artista DEL FELIZ e Dr. Osvaldinho. Para esse domingo, as apresentações de LÉO SANTANA (15h), Kart love (17h) e Amado Basílio (19h). A administração providenciou 3 palcos, de maneira que em horários alternativos, artistas do municípo e região possam se apresentar. Fotos Antonio Mascarenhas. veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. VÍDEOS, depois. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Anitta está relaxando à beira da piscina e postou uma foto superousada, com um biquíni bem cavado asa-delta nesta quinta-feira, 15. Depois de divulgar bastante sua nova música "Paradinha", ela aproveita o feriadão para pegar um bronzeado. Sim, finalmente, a cantora carioca conseguiu uma folguinha neste feriado, depois de ter feito um show em Brasília no dia anterior, maaaaas ela este intervalo é por pouco tempo:

Notícias | postado por: Mascarenhas

A estrutura para a realização dos festejos juninos de Conceição do Almeida já está pronta. A cidade, que está localizada no Recôncavo Baiano, a 160km de Salvador, já está decorada e a população conta os dias para o arraiá que será realizado de 23 a 25 de junho. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba aproximadamente 30 mil visitantes, entre turistas, familiares e antigos moradores da cidade. Estima-se que aproximadamente R$ 5 milhões circulem no município durante os três dias de festa movimentando o comércio local.

Os festejos, que serão comemorados na Praça da Bandeira, próxima ao Mercado Municipal, contarão com shows de artistas como Virgílio, Arnaldo Farias, Ney Alves e Zezo, Del Feliz, Canários do Reino e Dr. Oswaldinho. 

No Palco 2 serão realizados shows nos intervalos do palco principal, já no Palco Coreto, a animação começa às 10h e segue até às 18h para ninguém ficar parado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura Municipal de Conceição do Almeida, por meio da Secretaria de Assistência Social, que tem a frente a vereadora licenciada Gláucia Sobral, realizou nesta "quarta-feira santa", a doação de 2 kg de peixes a cada família carente do município. A doação treve inicio por volta das 8:00 h da manhã no Mercado Municipal para as famílias carentes da Zona Urbana e povoados mais próximos;  a prefeitura disponibilizou transportes para todas as comunidades.

Assim que concluiu a entrega no Mercado Municipal, 2 equipes se deslocaram para os povoados para fazer a doação. Essa doação se concretizou de forma rápida e tranquila graças à parceria e ao esforço de todas as secretarias que disponibilizaram equipes para,  juntas, proporcionarem uma Semana Santa menos sofrida para as famílias carentes do nosso município.

O prefeito Adailton Sobral, Ito de Bêga (PSD) Vice , vereadores aliados e secretários municipais estiveram durante toda a distribuição; cumprimentaram as famílias e ajudaram as equipes a realizar todo o trabalho. "Como fazemos desde nosso primeiro mandato, vamos entregar o peixe da semana santa para o povo" A vendedora foi umas das primeiras a receber e agradeceu a iniciativa da gestão. "É uma excelente iniciativa da Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Ovacionado por onde passa, ele voltou ao comando do município de Conceição do Almeida com uma certeza: estar sempre ao lado do povo. Graças a essa aproximação, a esse espírito de humildade é que, a cada dia, aguaça-se a reciprocidade entre ele e a população. Nos dias de atendimento, acontece, em várias oportunidades, passar da  hora do almoço, de maneira que possa atender a todos.

E, de conformidade com o que anunciou nessa quinta-feira, 06, quando da reinauguração da Unidade de Saúde Parteira Sofia, disponibilizou um telão e nesse domingo estará, lado a lado com a população para assistir o jogo entre Bahia X Vitória pelo campeonato baiano. Ele tem, naturalmente, nesse confronto, seu time de coração e, por ele estará torcendo. Mas, pelo que assevera, quando se trata de interesse do município, as cores se misturam: sua "camisa" é a do interesse coletivo, ou seja, lutar pelos interesses de todos, independente de convicções partidárias, religiosas ou esportivas.

Outra coisa que chama bastante atenção no comportamento de Ito é o cultivo da mais sublime das virtudes: a HUMILDADE. Quando se encontra, por exemplo, num evento, não se esquece de citar ninguém e reconhece a importância da imprensa, não apenas na divulgação das situações que mereçam intervenções mas, também, das ações construtivistas. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por Antonio Mascarenhas

A administração municipal de Conceição do Almeida, capitaneada pelo prefeito Ito de Bega, inaugurou, na noite dessa quinta-feira, 06, a Unidade de saúde Parteira Sofia, num evento que, literalmente, superou expectativas, não apenas pelo fulgor dos pronunciamentos efetuados mas, também, pela maciça participação de representantes de segmentos da população local.

Nos primeiros dias da atual gestão, o prefeito Ito de Bega solicitou da Secretária de Saúde um diagnóstico acerca das condições operacionais dessa unidade de saúde em apreço. À luz das informações, ou seja, em face do péssimo estado em que se encontrava a o estabelecimento, o chefe do executivo foi forçado a publicar o Decreto 021/2017 interditando o funcionamento do referido órgão e, para tanto, todos os serviços e atendimentos passaram a ser realizados no Hospital e Maternidade Helena Magalhães.

Totalmente reformada, a unidade conta com salas climatizadas, espaço "kids", móveis e equipamentos novos, dentre eles, os odontológicos e de informática, em rede interna conectada com o Ministério da Saúde, de maneira que possa oferecer um serviço de qualidade de escelência à população, através de funcionários bem treinados e, mais que isso, comprometidos com os propósitos da atual administração.

Além do prefeito Ito de Bega, os secretários municipais Gláucia (Desenvolvimento Social, 1a. dama), Sueli (Saúde), Sandro Uzeda (Obras), Renata (Administração), Luiz Almeida (Agricultura), Joanice (Educação), Chico de Chiquinho (Serviços Públicos), Sandro Domingão (Transportes), Janfree (Procurador); os vereadores Nino de Ozaná, Bêa Brasil, Sérgio da Topic, Sukita, Dinho, Oreia e Bita.

Também presentes, Dr. Nei Brito (Delegado, ao lado de prepostos da Polícia Militar), Juarez Pituba (Presidente do CDL), Vivaldo Neto (Advogado), Tárcio Lopes (Construilha), Vagner Lopes (JVL Fogos); os genitores do prefeito, Bega e esposa; Ronaldo Anias "Wel" (Secretário de Esportes e Lazer de Cruz das Almas, ao lado de sua genitora, dona Cremilda Santana, respectivamente, neto e filha da Senhora parteira Sofia que dá o nome à Unidade de saúde, ora reinaugurada, bem como

Na oportunidade fez uso da palavra a agente de saúde Cecilia Santiago, representando os profissionais da saúde, bem como as senhoras Lúcia Oliveira e Agnólia da Silva representando os usuários da Unidade. Em seu pronunciamento, o prefeito Ito discorreu sobre o estado em que se encontrou o município e, em especial, a área de saúde, evidenciando os esforços da atual titular da pasta. Precedendo os pronunciamentos, foi exibido um vídeo mostrando a situação em que se encontrava a unidade, antes do prefeito assumir o comando do município.Fotos Antonio Mascarenhas. Divulgaremos VÍDEOS. Veja dodas as fotos no link  FOTOS, no topo desse site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A grande dificuldade diante de um "pepino" não reside, exatamente, na sua ingestão mas, sem sombra de dúvidas, na maneira de como "descacá-lo". E é essa a missão do prefeito eleito de Conceição do Almeida, recôncavo baiano, ao assumir a administração municipal, em face das sérias dificuldades de infraestrutura, em todos os segmentos da administração e, o que é pior, a grande dificuldade de caixa. O gestor, em seu pronunciamento, pediu compreensão da população diante da precariedade dos serviços a serem oferecidos nesses primeiros dias de gestão, em face do buraco lamentável situação financeira, ora existente. Confira, no álbum acima, algumas das situações que fizeram parte do diagnóstico realizado em diversas áreas. Fotos ASCOM municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa 5a. feira, 19, no salão paroquial da igreja matriz, centro, em Conceição do Almeida-BA, no recôncavo baiano, audiência pública, de iniciativa da gestão municipal ITO DE BEGA-DILSON DA MURITIBINHA, num evento que teve por escopo estampar à população e aos demais entes federativos a dramática situação financeira que essa nova administração herdou da gestão capitaneada pelo ex-prefeito Dr. ARMANDO.

O evento teve início com explanações audiovisuais por parte de SUELY SOBRAL, atual Secretária de Educação que retorna à pasta graças ao meritório trabalho realizado na primeira gestão de Ito a frente do município. Em sua fala, a titular da pasta elencou uma série de problemas infraestruturais e administrativos herdados da gestão anterior, fruto da inoperância e, mais que isso, descaso por parte daqueles que, infelizmente, teriam que gerenciar trabalhos que pudessem atender, a contento, às demandas reinantes no seio da sociedade.

Em seguida, coube a JOANICE ALMEIDA, Secretária de Educação, também externar a situação em que se encontra a educação no município, dando destaque, dentre outros aspectos, a nefasta situação em que se encontra todo um acervo de equipamentos que, a princípio, deveria estar em condições de operacionalidade, de maneira que se pudesse oferecer o mínimo necessário de conforto aos profissionais que laboram nessa área, bem como aos alunos que frequentam as 29 escolas distribuídas nas zonas rural e urbana, no município.

Também fazendo uso do microfone, SANDRO DE UZEDA, Secretário de Infraestrutura, fez apresentação, também audiovisual, enfocando a calamitosa situação em que se encontra o município, principalmente no tocante aos ônibus escolares, praças esportivas, estradas vicinais, coleta de lixo, serviços de drenagem, infraestrutura nos estabelecimentos públicos, etc. Em seu relato, citou o fato de ter encontrado veiculo sem motor, pneus sem condições de rodagem, máquinas necessitando de serviços, requerendo vultosas cifras para consertos, dentre outras anomalias administrativas.

NINO DE OZANAR, presidente da Câmara de Vereadores, em sua fala, evidenciou propósito de empreender uma gestão que contemple os interesses da população, em parceria com os pressupostos construtivistas da gestão Ito de Bega/Dilson da Muritibinha. Além do presidente da egrégia casa legislativa municipal, marcaram presenças no evento os vereadores Bea brasil, Almir "Oreia", Sérgio Carvalho, Dinho, Antonio Alves (Sukita), Vinícius, Chiquinho e José Bita.

O prefeito ITO DE BEGA, além de ter realizado a abertura do evento, agradecendo a todos pelas presenças, realizou o fechamento da audiência em epígrafe, destacando não apenas a calamitosa situação infraestrutural explanada por pelos secretários acima elencados mas, também, a vergonhosa situação em que recebeu as finanças do município. Finanças totalmente comprometidas por sequestro de verbas por parte de organismos federais e com passivo a descoberto, fruto de irresponsabilidade cometida pelo governo anterior, motivada pelos encargos contraídos. Uma situação que, segundo ele, nesse primeiro momento, infelizmente,leva seu governo a  reduzir a prestação de serviços públicos, até que haja equilibrio nas contas.

Também presentes, além de SUELY SOBRAL, JOANICE ALMEIDA e SANDRO DE UZEDA, os secretários municipais RENATA SUELY (Administração), GLAUCE (Ação Social,1a. dama), LUI ALMEIDA (Agricultura). bem como MAURÍCIO CONI (Diretor de Indústria e Comércio), RENATO ROCHA (Diretor de Meio Ambiente), JANFFREE AMBROSI (Assessor Jurídico), representantes de entidades associativistas, lideranças politico-comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Coube a Olivaldo Oliveira atuar como mestre de cerimônia e a Toinho Simões a realização de fotografias, por parte da ASCOM municipal. Dentre os nomes que representaram a imprensa local e da região, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br), Nega Ju (Jornal Gazzeta), Fábio Barriga (Barriga Notícias), Léo Valente (Blog do Valente), Humberto Carlos (Bahia na Web e Radio Clube AM), Forte da Notícia.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já podem ser vistas montadas e organizadas, na área externa do Mercado Municipal de Conceição do Almeida, 40 novas barracas padronizadas referentes ao projeto de revitalização da feira livre. Os feirantes que utilizam o mercado municipal para comercializarem seus produtos foram beneficiados pelo projeto de revitalização da feira que ganhou novas barracas pela Prefeitura de Conceição do Almeida e Consórcio do Território do Recôncavo. As novas barracas visam a reorganização da feira livre de Conceição do Almeida, oferecendo comodidade para os feirantes e aumentando o manejo eficiente e higiênico dos produtos comercializados. Nas manhãs de sábado, os feirantes e donas de casa notam as melhorias dos novos equipamentos. "Em parceria com o Consórcio do Recôncavo estamos otimizando a nossa feira livre com novas barracas para os nossos feirantes. Uma das nossas metas é promover a revitalização da feira livre, pois sabemos da sua importância para os nossos produtores que aqui comercializam seus produtos, gerando emprego e renda para todos" informou o Secretário de Agricultura Dinho Coni. Gilmar J. Santos. Assessoria de Comunicação. Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida - Ba 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um carro da Secretaria da Saúde de Barra do Rocha, na região sul da Bahia, despencou de uma ponte na BR-101, na madrugada desta segunda-feira (15), entre os municípios de Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus, a cerca de 185 km de Salvador. Três pessoas morreram e duas ficaram feridas. A Prefeitura de Barra do Rocha decretou luto oficial de três dias.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 2h, no Km-246 da rodovia. O veículo que seguia no sentido Salvador, colidiu primeiro na cabeceira da ponte e depois caiu de uma altura de cerca de 15 metros. Segundo o órgão federal, a suspeita é de que o motorista tenha dormido ao volante.

As vítimas foram identificadas como Antonio Hamilton Halley Lopes, assessoria de imprensa da prefeitura de Barra do Rocha; Dione Lima de Oliveira, motorista, e uma mulher identificada como Luciana Carvalho de Lira. Todos eram moradores da cidade, de acordo com a prefeitura.Foto Ivanildo Santos, Giro de Ipiaú. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PTB confirmou o nome de Jailton Melo como candidato a prefeito de Conceição do Almeida, em convenção realizada nesta sexta (5/8). O fator surpresa da cerimônia foi o nome do pré-candidato a vice-prefeito. Após de 20 anos afastado da vida pública, o ex-prefeito e empresário João Valter Souza Neiva, mais conhecido como Alemão (DEM), vai disputar a eleição ao lado de Jailton Melo.

Em cerimônia simples, realizada na Câmara Municipal da cidade, foram homologadas também as candidaturas para vereadores, composta pela coligação dos partidos PTB, PT, DEM, PC do B, PRTB, PRP, SOLIDARIEDADE, PROS, PEN.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Convenção Municipal protagonizada pelo PSD, 55, na tarde desse domingo, 31, em Conceição do Almeida, sigla que encabeça uma gama considerável  de partidos que fazem parte da coligação encabeçada pela chapa Ito de Bega/Dilson da Muritibinhq, superou expectativas, não apenas pela quantidade de siglas partidárias e candidatos a vereadores (maioria na Câmara) mas, sobretudo, pela maciça participação de correligionários que compareceram, lotando as dependências do local escolhido e que se tornou "pequeno" uma vez que uma multidão ficou do lado de fora.

Sintomática, portanto, a afluência de público num evento que apenas estava confirmando os nomes que integram, a partir de agora, uma coligação recheada de agremiações partidárias, em torno de um objetivo comum. Como diz o conhecido jargão popular, "liderança não se impõe: conquista-se". Só podemos atribuir a todo esse sucesso de Ito,  a capacidade de aglutinação que é típica de grandes lideres.

Dentre os nomes que marcaram presenças, além dos integrantes da chapa majoritária e vereadores e pré-candidatos ao legislativo, Alan Sanches (Deputado Estadual), Duda Sanches (vereador em Salvador), Sr.Bega (pai de Ito), Renato, Maurício Coni, João Coni, candidato a vice em São Felipe, lideranças comunitárias e correligionários representado diversas camadas da sociedade local. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Jornal Gazeta, Blog do Valente, Barriga Notícias e Bahia na Web.  Como mestre de cerimônia, Menel, ao lado de sua equipe. .

Ovacionado, Ito de Bega e Dilson da Muritibinha adentraram ao local diante de um público entusiasmado. Logo após a composição de mesa, iniciaram-se os pronunciamentos dos candidatos a vereadores e as autoridades em apreço. Em todas as falas, a demonsração de esperança diante de um esperado governo que possa recolocar o município nos trilhos do desenvolvimento. Em sua fala, Ito pediu, a todos, humildade e respeito aos adversários. Assevera que caba à populalação o verdadeiro julgamento sobre quem deve representá-la por mais quatro anos. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ITO DE BEGA, com casa cheia, realizou, no dia 19 de junho, a apresentação dos nomes de sua conjuntura que deverão disputar as eleições majoritárias (ele e o vice), bem como cadeiras ao legislativo municipal. E, na oportunidade, prestigiaram, com suas presenças, Otto Alencar (Senador), Marcelo Nilo (Presidete da Assembleia), Alan Sanches (Deputado Estadual), e outras autoridades locais, de outros municípios e região. 

E, nesse domingo, 31, deverá ser recebido para a convenção que homologará as candidaturas visando partidpação no pleito de outubro próximo. Informações de que, mais uma vez, um grande publico marcará presença. A grande preocupação é se o espaço até então agendado será suficiente para abrigar tanta gente. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bahia liderando o desemprego no Brasil no 1º trimestre de 2016 e a população tendo que pagar até R$ 12 pelo quilo do feijão. Só com esses exemplos é possível ter a certeza que quem paga o preço – literalmente – da recessão econômica do país é o povo.

Mas o panorama muda quando o assunto é São João. Mesmo em meio à crise, prefeituras continuam gastando fortunas com dias de comemoração, mesmo após uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apelou para o bom senso dos prefeitos e aconselhou a redução dos custos com contratações de bandas e dias de festa.

Apesar de a recessão ter reflexos diretos na arrecadação dos municípios — já que muitos se valem do argumento para atrasar salários ou justificar a falta de melhorias nas cidades — poucos reduziram os festejos em relação a 2015. E o pior, alguns até decidiram por gastar mais em 2016 — ano de eleições municipais. VEJA TUDO EM LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma bezerra com corpo de bovino e cabeça de um equino chamou à atenção de moradores de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano. Apelidado de "Coelhinha", por conta das orelhas em pé, o animal teria nascido de um cruzamento entre uma vaca e um jegue, o que não foi comprovado ainda. De acordo com o G1, “Coelhina" nasceu há dois anos e meio na fazenda Vale dos Caraís, na zona rural da cidade. A mãe da bezerra é uma vaca da raça Girolando, de cerca de oito anos, chamada "Bandeirão".

O animal já gerou pelo menos cinco crias antes dessa. Segundo um veterinário que observou o animal, Edvaldo Lessa, o caso é muito raro e não tem como afirmar que o animal foi gerado do cruzamento de jumento com vaca. “O jumento pode cruzar com a vaca. Na parte de anatomia tudo bem. Agora, quando parte para a parte genética, aí fica complicado, porque é incompatível. Pode até o espermatozoide fecundar o óvulo, mas não desenvolve", disse.TvBahia/Bahia Noticias

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTOIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse domingo, 19, o lançamento das pré-candidaturas às eleições em outubro próximo, da conjuntura capitaneada pelo pré-candidato a prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bega, num evento que superou expectativas, não apenas pelas participações de ícones da política estadual mas, também, de lideranças e correligionários que lotaram as dependências do local escolhido para esse primeiro encontro político-partidário.


Compondo a mesa, Ito de Bega (pré-candidato a prefeito, ao lado da esposa e pré-candidata a vereadora, Gláucia Araújo), Oto Alencar (Senador); Alan  Sanches (Deputado Estadual), prefeitos Zé Froes (D. M. Costa), Zé Carlos (Aramari); Dilson da Muritibinha (pré-candidato a vice-prefeito), Marcelo Nilo (Presidente da Assembleia Legislativa), vereadores e pré-candidatos a vereadores nas eleições de outubro próximo.

Em todos os pronunciamentos, foi alvo de destaque a importância da pré-candidatura de Ito de Bega e sua conjuntura no próximo pleito. Mas o que também chamou a atenção de todos foi a demonstração insofismável da liderança de Ito de Bega no município, no momento em que, numa tarde de domingo, quando, geralmente, as pessoas procuram descansar, no aconchego de seus lares, consegue mobilizar tanta gente num evento dessa magnitude.

Dentre os pré-candidatos a vereadores, o radialista Humberto Carlos que, graças à atuação em programas que comanda na Rádio Clube AM (S.A.Jesus) e na Sultrana FM (Conceição do Almeida), vem contribuindo para o exercício de cidadania. Graças a essa performance é que ele, filho do município, à luz do incentivo que vem recebendo de amigos, poderá candidatar-se a vereador. Em se configurando sua candidatura e, caso eleito, terá oportunidade de colocar em prática suas ideias, na incessante luta em prol da inclusão social.

Primeira dama e pré-candidata a vereadora, Gláucia Araújo, em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do radialista Lélis Fernandes, discorreu sobre seus propósitos com relação ao município, em se configurando sua candidatura e, naturalmente, sua eleição as eleições de outubro próximo. Ela que, além de mãe, esposa e administradora do lar, terá oportunidade de, na egrégia casa legislativa, defender interesses de diversos segmentos da sociedade, nesse município. Fotos Antonio Mascarenhas. Publicaremos VÍDEOS.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Divulgado o resultado da prova prática realizada pelos candidatos classificados nos cargos de Motorista I, Motorista II, Motorista de Ambulância III, Motorista de Carga Pesada e Operador de Máquinas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida.

A Prova Prática de caráter classificatório e eliminatório, foi realizada no dia 21 de fevereiro de 2016, em frente a prefeitura municipal e sob olhares de candidatos e participantes do processo de avaliação. Foram convocados para a prova prática os candidatos classificados em até três vezes o número das vagas previstas para cada cargo da área de motorista, no total de 27 candidatos. O resultado pode ser conferido no site da Suprema Concursos e Consultoria, empresa responsável pela realização do concurso público no link ABAIXO:

link: http://concursos.supremaconcursos.com.br/uploads/26/concursos/20/anexos/2fa81e25b3ed1a22494c49e088596ed6.pdf

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para, na última sexta-feira, 11, congregar lideranças em ato de filiações ao PSD, num evento que contou com as presenças do presidente estadual da sigla, Senador Oto Alencar e do Deputado Estadual Rogério Andrade. Evento que, além de correligionários do município, contou com participação de lideranças de outros município da região, a exemplo de Ito de Bega (ex-prefeito de Conceição do Almeida e pré-candidato ao executivo nesse município), vereadores, lideranças comunitárias, empresários, profissionais liberais como José Reis filho (advogado) e funcionarios públicos. Confira as fotos. Fotos Negha Ju. Publicaremos discursos e entrevistas, no decorrer da semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Egresso de Conceição do Almeida, ele chegou em Santo Antonio de Jesus, onde se enveredou na área de imprensa. Graças ao seu espírito de busca e profissionalismo, vem galgando sucesso nessa trajetória. Já tendo atuado como repórter, hoje é o âncora em um programa jornalistico veiculado através da Rádio Clube AM. Como não bastasse, é também o âncora de um programa veiculado através da Rádio Sultana FM, em sua cidade de origem.

Carismático, procura, no exercício de sua profissão, enfrentar desafios. Graças às pitadas de humor e ao espírito empreendedor que lhe é inerente, ele vem crescendo paulatinamente em sua profissão. Referimo-nos, naturalmente, a Humberto Carlos. Ele que, graças ao sucesso em seu trabalho e a relação que estabelece com seus ouvintes e, antes de tudo, conterrâneos, vem sendo incentivado a lançar sua candidatura a vereador em Conceição do Almeida. Tem tudo para colher louros de todo esse semeio. Deverá fazer parte da conjuntura do ex-prefeito e pré-candidato Ito de Bega, baastante cotado a voltar a dirigir os destinos do município. Foto Antonio Mascarenhas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por volta das 22h30 desta sexta-feira (08/01), na localidade do Comum, zona rural de Conceição do Almeida, no bar Flor do Karibe, dois elementos a bordo de uma moto chegaram e anunciaram um assalto.

Porém nesse momento um cidadão que estava no bar bebendo reagiu atirando contra um dos meliantes que caiu na estrada já morto, sendo que o outro fugiu com a moto. Horas depois chegaram vários homens em um veículo e carregaram o corpo do assaltante.

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem. "Dentre elas, insere-se, por extensão, naturalmente, a obra do CEUS, em S.A.Jesus". Pós título e pós texto (aspeados), Tvsaj. Matéria original Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nas cerimônias realizadas nessa quinta-feira, 10, em Sapeaçu, recôncavo baiano, que contaram com participações do governador Rui Costa, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças locais, e da região, além de outras autoridades das hostes estaduais, quando da inauguração da Mini Fábrica de Biscoitos da Canabrava, entrega de títulos de terra e de obras na área hídrica, além desse importante contingente, presenças não menos importante de profissionais da imprensa.

Manu Dias (SECOM-BA), Jorge e Nélson (assessoria do governador), Vânia Trindade (cerimonial Rui Costa, também militante nessa área),Tvaj..com.br (Antonio Mascarenhas), Jornal Gazzeta (Nega Ju), Drica Castro (ASCOM de Sapeaçu), Magnata Júnior (Rey Cônsul, Sapeaçu), Hajessandro Lima (adialista), Carlos Alberto (Rádio Cultura FM, Sapeaçu) e Laide Costa (locutora carro de som) efetuaram cobertura de todo o evento, com profissionalismo e abnegação.Imprensa que congrega em toda Bahia e não é dierente em Sapeaçu e Santo Antonio de Jesus, profissionais competentes e que precisam, naturalmente, ser destacados pela grandiosidade do trabalho que realizam. 

CRESCE A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA, TAMBÉM, NO SEIO DA CLASSE POLITICA

A imprensa, em suas diversas vertentes (rádio, tv, jornais, sites, blogs) tem desempenhado um relevante trabalho em prol da sociedade, levando informações e ensejando o exercício da cidadania. Imprensa que na área politica, terá um protagonismo importantíssimo nas próximas eleições, na medida em que, com a queda do financiamento privado às campanhas eleitorais, postulantes a cargos eletivos precisarão utilizar-se de meios que os aproximem das comunidades. Fotos Antonio Mascarenhas. 


Enquete


PodCast