Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton, ao lado do vice Sinhorzinho, deputados Robinson Almeida (estadual), Zé Neto (federal), Leonardo Miranda (chefe de Gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica) e Gildeon Almeida Mascarenhas (Diretor Regional da EMBASA), Choquinha (Prefeito de São Felipe); secretáriasa Jamile (Finanças), Celma (Assistência Social), Antonio; vereadores, demais secretários e lideranças, dentre elas, Missionário, João, Renato Rocha, Jorge Soares (Professor), presentes na comunidade rural de Jacarandá, na tarde desse sábado, 05, procedeu inaguração do sistema de abastecimento de água para essa e as localidades de Três Bocas, Três Cruzeiros, Boa Paz, PInga Fogo e Ponto Caroço.

Sistema vai atender cerca de 400 famílias diretamente, num dispêndio de R$ 2.000,000,00 (dois milhões de reais), emanados do governo do Estado. Mais uma realização do governo Guito/Sinhorzinho e que contou com a importante injunção dos deputados em epígrafe para que esse intento pudesse ser materializado. Logo após os pronunciamentos, apresentação de um grupo musical. Participantes degustaram uma saborosa feijoada. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e o princípio da transparência na gestão pública, a Prefeitura de Dom Macedo Costa apresenta à comunidade, a cada quadrimestre, um balanço financeiro das contas do município. Na manhã desta segunda-feira (30) foi a vez de se avaliar os dados referentes aos meses de maio à agosto de 2019, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em Dom Macedo Costa, a Prefeitura está junto do povo! Na tarde desta quinta-feira (26), mais uma edição do projeto “Prefeitura na Minha Comunidade” esteve em campo, desta vez na localidade rural da Santa Luzia. A ação contemplou as comunidades da Santa Luzia, Comum e Sapezinho. Foi com o salão da igreja local repleto de moradores que o prefeito Guito Piton conversou com a população, fazendo um balanço de toda a gestão.
Já no espaço da escola Municipal Edwaldo Brandão aconteceu atendimentos com médico, enfermeiras, aferição de pressão, glicemia, vacinação, realização de testes rápidos, além de ações de fisioterapia e odontologia. As crianças puderam participar de jogos lúdicos e atividades de leitura. Os moradores também puderam obter informações com a equipe do Cadastro Único.
“Esse projeto surge com a intenção de levar serviços importantes para mais perto das comunidades. Sabemos que, muitas vezes, não é fácil para quem mora nas comunidades rurais se deslocar até a sede, então nós decidimos poupar essas famílias e viemos até elas, oferecer os melhores serviços para que todas tenham a assistência que precisam, estamos com todo nosso secretariado ouvindo nossa gente e levando informações, ações e muitos serviços.”, afirmou o Prefeito Guito.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse sábado, 21, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, uma palestra proferida pelo renomado professor Jorge Portugal, destinada a alunos pré-vestibulandos (inclusive ENEM), em atendimento a convite formulado pela equipe gestora do Programa Universidade para Todos, UNEB de S.A.Jesus.

Equipe essa constituída por João Evangelista (diretor da UNEB), Cristiane Aragão (Secretária do Programa no município), Graziela Dourado (secretária). Equipe que formula agradecimentos à UNEB, professora Joelma (Diretora do Colégio Estadual) e vereador Uberdan Cardoso (contribuiu com o transporte).

Com maciça participação de alunos de Santo Antonio de Jesus, Dom Macedo Costa, Nazaré, Varzedo, Laje, Nazaré e outros municípios, o evento superou expectativas, não apenas pela explanação de Jorge Portugal mas, também, pelo envolvimento dos alunos.

Em sua fala, Portugal, dentre outros aspectos enfocados, levou os alunos a uma reflexão sobre o cotidiano, no momento em que fez referência a toda uma contribuição dos ensinamentos disseminados nas obras do renomado escritor francês Michel Foucault, no que concerne às relações do poder (veja “Microfísica do Poder”), nas diversas esferas da sociedade.  Relações que, em que pese as naturais mutações no seio da sociedade, estão, sempre, em evidência.

No final do evento, as tradicionais poses dos alunos e professores com o grande mestre nessa área de cursos pré-vestibulares. Ele que também se notabilizou através do Programa Aprovados, veiculado durante anos através do Rede Bahia e o “Professor na Estrada”.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A população de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve a oportunidade de, nesse sábado, assistir o grande desfile cívico de 7 de setembro, num evento realizado pela Secretaria de Educação e participação das demais pastas do governo Egnaldo Piton/Sinhorzinho, no percurso que se estendeu do Bairro da Urbis ao centro da cidade, animado por fanfarras e o Grupo de Escoteiros Grato Oásis de Conceição do Almeida. Um evento que se notabilizou, não apenas pela presença de público e belas apresentações mas, também, pelo enfoque relacionado à preservação ambiental. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além Egnaldo Piton (prefeito), Sinhorzinho (vice), Élida Piton (Secretária de Educação), os demais titulares de pastas do atual governo, Manoel Antonio (Transportes, Obras e Serviços Públicos), Luana Piton (Saúde), Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente),  Jamile Piton (Administração e Saúde), Selma Lemos (Assistência Social);vereadores Bahia (Presidente da Câmara), Jailton Bochecha, Edmundo, Lene e Cátia (oposição). Também, dentre os presentes, Jorge Soares (Diretor da Escola Maria Bernadete), ao lado de Luzileide e Luana Ribeiro (coordenadoras do Fundamental I e II, respectivamente), Jajai (organizador do evento), Ala Piton (vice-diretora) e tantas outras personalidades locais. Em meio ao grande público, Dra. Geralda (Gelly), advogada, professora da FACEMP e assessora da Câmara de Vereadores. 

TEMÁTICA RELACIONADA À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Nada mais contemporâneo do que aproveitar um desfile dessa magnitude, na data magna do pais, para chamar a atenção no que concerne a imperativa necessidade de preservação do meio ambiente. Aproveitando o chamamento mundial no que concerne à luta contra a devastação da Amazônia, através da paulatina e crescente derrubada de árvores, várias alas levaram às ruas caracterizações, alegorias, apresentações que, com certeza, provocaram reflexões no seio da sociedade, desde as práticas cotidianas, relacionadas à coleta seletiva, à necessidade de posturas que, deveras, contribuam para uma sociedade preocupada com a sustentabilidade. Um trabalho muito bonito e que, sem sombra de dúvida, deve ser copiado por outros municípios de todo pais. 

HOMENAGENS

Em meio às apresentações, prefeito, vice e secretáriado foram homenageados com mudas, simbolizando, naturalmente, todo um esforço da atual administração na luta pela agricultura e meio ambiente. Dom Macedo Costa, município de pequena dimensão territorial mas que mostra uma grandiosidade digna de registro, graças à impetuosidade de sua gente que, sintonizada com a realidade, externiza toda uma preocupação com a sustentabilidade, fazendo sua parte. Veja mais fotos a partir do link FOTOS. DIVULGAREMOS VÍDEOS.  

  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os projetos ambientais desenvolvidos pela Educação em Dom Macedo Costa publicados e distribuídos para toda a população! Essa é a Eco Kids, revista lançada na manhã deste 7 de Setembro, feita em parceria entre o Ministério Público da Bahia e a Secretaria de Educação de Dom Macedo Costa. Em cada página, uma ação desenvolvida nas salas de aula por professores e alunos de cada uma das nossas escolas municipais!

A publicação foi viabilizada através do promotor público Julimar Barreto, a quem a Prefeitura agradece pela parceria. O lançamento da revista foi feito pelo prefeito Guito Piton, vice Senhorzinho e pela secretária de Educação, Élida Piton, durante o desfile da Independência. Cada um dos presentes pode levar pra casa o seu exemplar.

Esta edição da Revista Eco Kids foi totalmente produzida no município, com conteúdo editorial da equipe da Secretaria de Educação e projeto gráfico da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dom Macedo Costa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Levando às ruas o tema “Meio Ambiente é Questão de Educação”, a Secretaria Municipal de Educação realiza neste sábado (07) o desfile cívico-cultural da Independência do Brasil, em Dom Macedo Costa. Este é o terceiro ano consecutivo que o município promove o evento, após mais de uma década sem a realização do desfile.

Com a participação de todas as escolas da rede municipal e do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, as alas sairão da Praça da Urbis, às 08h:30min, passando pela Rua do Cruzeiro, Rua Manoel Viturino, em direção à praça, onde ocorrerá o hasteamento das bandeiras e serão apresentados os trabalhos para a comunidade e autoridades presentes. O momento também será de lançamento da Revista Eco Kids, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Ministério Público da Bahia.

A Prefeitura de Dom Macedo Costa convida toda a comunidade para prestigiar essa verdadeira aula pública de civismo e cidadania!

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Organizada pela Coordenação de Esportes da Prefeitura de Dom Macedo Costa, acontece desde o último fim de semana a I Copa da Independência de Futsal. A animada competição entre times locais acontece na Quadra da Urbis, sempre a partir das 19 horas, e atrai os amantes do esporte de várias idades. A semifinal dos jogos acontecerá neste sábado (07), sendo a primeira partida disputada entre os times Futshow e Cajazeiras. Na sequência, entram em quadra as equipes Cruzeiro versus URBIS. No domingo, a emocionante disputa entre os finalistas decidirá o time que levará o troféu de campeão. Fotos cedidas pela Coordenação de Esport

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem chega a Dom Macedo Costa, através da BA que dá acesso a BR 101, já vê os primeiros resultados da ação que está tornando o nosso município um referencial na questão ambiental. Desde 2017, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, realiza o projeto “Plant Vida”, com o plantio planejado de árvores na cidade.

Na última semana, a equipe da secretaria intensificou as ações às margens da BA, contando com a colaboração de membros da Associação Rural de Santa Luzia e seu presidente, Ivan Teixeira, além de voluntários e do vereador Jailton Buchecha. Estão sendo plantadas mudas diversificadas como as de paineira, sucupiras, ipês, flamboyant, pau-brasil, açaí, pau-formiga e bougainville, espécies que, além de arborizar o ambiente, são muito admiradas pela beleza de suas copas.

O projeto Plant Vida, dentre outros objetivos, tem a proposta de arborizar vias públicas do município, possibilitando um melhor equilíbrio ambiental, além de proporcionar um ambiente mais refrescante às pessoas que realizam atividades de esporte e lazer ao ar livre.

“Esse trabalho foi retomado por conta da nossa preocupação ambiental de melhorar o microclima do nosso município, já que sofremos muitos impactos do desmatamento e expansão da pecuária, e também pelo embelezamento da via, que está sendo arborizada com essências florais diversas. Objetivamos, assim, despertar a conscientização do cidadão para com a natureza, para que ele crie uma relação de amor e cuidado com o meio ambiente”, destaca a secretária Mara Borges.

Após o plantio, as mudas são acompanhadas e recebem os cuidados da equipe da secretaria. Estão sendo arborizadas as margens da via, do entroncamento até o início da cidade. “Queremos que quem entre em Dom Macedo Costa seja acolhido de forma especial pela beleza e pelo significado ecológico que essas árvores vão trazer”, afirma Mara Borges.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em Dom Macedo Costa, a Prefeitura está junto do povo! Na tarde desta quinta-feira (29), mais uma edição do projeto “Prefeitura na Minha Comunidade” esteve em campo, desta vez na localidade rural da Jangada. A ação contemplou as comunidades da Jangada, Três Bocas e Tintureiro. Foi com o salão da igreja local repleto de moradores que o prefeito Guito Piton conversou com a população, fazendo um balanço de toda a gestão.

Com o propósito de conscientizar o público a respeito dos perigos à saúde causados pela dengue, profissionais da Unidade de Saúde dramatizaram uma peça que divertiu e ao mesmo tempo alertou os moradores para o combate ao mosquito Aedes Aegypt.

A comunidade também pode registrar suas manifestações através da Ouvidoria Municipal. Já no espaço da escola Bom Jesus, aconteceu atendimentos com médico, enfermeiras, aferição de pressão, glicemia, vacinação, realização de testes rápidos, além de ações de fisioterapia e odontologia. As crianças puderam participar de jogos lúdicos e atividades de leitura. Os moradores também puderam obter informações com a equipe do Cadastro Único. Um espaço para o atendimento aos produtores rurais também foi montado.

“É um fato inédito, que a gente nunca viu aqui na comunidade. Dom Macedo está de parabéns porque nós temos um prefeito à altura, representando a comunidade não só urbana, mas também rural e nós ficamos felizes em receber esse presente para a comunidade. A prefeitura está sempre inovando, então a gente acolhe com muito carinho esse projeto”, afirmou o presidente da associação de agricultores da Jangada, João da Lapa Machado.

Notícias | postado por: Mascarenhas


O deputado federal Zé Neto (PT) lidera a disputa pela prefeitura de Feira de Santana e o atual gestor da cidade e candidato à reeleição Colbert Martins (MDB) aparece em segundo lugar, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado ontem. De acordo com a consulta, o petista tem 26,5% das intenções de votos. Já o emedebista tem 14,1%. 

Zé Neto já disputou a Princesinha do Sertão em quatro oportunidades, sem êxito em todas. A última vez foi em 2016, quando teve 15,71% dos votos contra 71,12% de José Ronaldo (DEM). O democrata governou a cidade por 12 anos e renunciou ao mandato no ano passado para ser candidato ao governo da Bahia, e perdeu para o governador Rui Costa (PT). Em seu lugar, assumiu o então vice-prefeito Colbert Martins (MDB).Matéria, Tribuna da Bahia. Fotos arquivo, tvsaj.com.br

Em terceiro lugar na pesquisa, aparece o deputado estadual Targino Machado (DEM), com 10,6% das intenções de votos. A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) tem 10,4% e o ex-parlamentar Carlos Geilson (sem partido) aparece com 7,8%. Jhonatas Monteiro (PSOL) e Angelo Almeida (PSB) tem 5,5% e 2,8%, respectivamente. 17,2% disseram que não votariam em nenhum nome e 5,1 não souberam responder.

O levantamento ouviu 652 eleitores entre os dias 22 a 25 de agosto de 2019. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4%. A pesquisa também apontou que a gestão de Colbert Martins é desaprovada por 51,5% dos eleitores e aprovada por 43,6%. Segundo a pesquisa, 4,9% não souberam ou não quiseram opinar. De acordo com a consulta, apenas 3,8% consideram o governo ótimo, já 21,9% avaliam como bom. 35,7% entendem que a administração é regular. Já 16% entendem que é ruim e 20,7% consideram péssima. 1,8% não soube ou não quis opinar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Qualificar para o mundo do trabalho! A partir desta semana, 20 macedenses inscritas no curso de Recepcionista de Hotel passarão a ter aulas diárias e irão se preparar para chegar mais aptas ao ambiente profissional. O curso é promovido pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o Governo do Estado, Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), por meio do Programa Qualifica Bahia.

A aula inaugural contou com a participação do prefeito Guito Piton, que falou sobre a necessidade de formação profissional para se enfrentar o momento de perdas de oportunidades em que se encontra o país. “O nosso anseio, desde quando assumimos a gestão, é possibilitar a geração de emprego e renda, e não tem outro caminho para isso a não ser a qualificação”, destacou Guito, ao lado da secretária municipal de Cultura, Iêda Nogueira.

O curso, que tem 240 horas de carga horária, acontece à noite, de segunda a sexta-feira, na Escola Municipal Maria Bernadete. “Neste curso elas vão aprender o atendimento de qualidade, como se comportar em uma entrevista, questões gerais de informática, matemática, português e inglês. Além disso, elas também vão ter noções de comportamento no ambiente de trabalho, pois muitas vezes elas têm a parte teórica, mas não têm o aprendizado emocional, então algumas até passam em entrevistas, mas não conseguem manter-se no emprego. Aqui elas vão ter noções desde como elaborar um currículo até a de apresentação pessoal”, afirma Camilla França, instrutora do curso, com formação e experiência em Recursos Humanos.

A munícipe Naiara Ferreira, que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, afirma que pulou de alegria quando soube que conseguiu a vaga no projeto. “Eu me inscrevi porque é difícil a gente encontrar um curso desse gratuito. Eu vou dar o meu melhor para aprender. A capacitação é muito importante, pois é o que as empresas exigem: um currículo bem completo!”, comentou satisfeita a cursista.

As participantes recebem lanche, fardamento, material pedagógico, além de R$ 6,00 por dia frequentado para o auxílio transporte. Conforme Luiz Souza, presidente da associação promotora do curso, “a SETRE busca dar condições plenas para a participação nas aulas. O Governo da Bahia se prontifica a qualificar pessoas que estão sem emprego, para a inserção no mercado de trabalho, pois essa é a nossa função”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma turma divertida e cheia de cultura visitou as escolas da rede municipal de Educação em Dom Macedo Costa durante a última semana, entre os dias 19 e 23 de agosto. Levando brincadeiras, contação de lendas, adivinhas, cantigas de roda e apresentações de personagens de forma lúdica e com musicalidade, a Caravana Folclórica animou as turmas da zona rural e da sede do município.

A ação foi desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio dos diretores e professores das unidades escolares.

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore no Brasil representa o resgate de manifestações da cultura popular passada por gerações. Simboliza, ainda, a formação identitária de uma nação, agregando narrativas de todas as etnias que a compõem. *Fotos registradas pela equipe da Secretaria de Educação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Em Dom Macedo Costa o karatê forma medalhistas! Participantes das turmas dessa modalidade esportiva, ofertada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social participaram neste último domingo (25) da I Copa Interna Interclubes, em Santo Antônio de Jesus.

Treinados pelo instrutor Edberto Santos, foram 12 competidores de Dom Macedo Costa, das categorias entre 7 e 13 anos, disputando nas modalidades kata e kumitê. Além da equipe Força Total, de Dom Macedo Costa, também participaram da competição atletas dos grupos PASC (Projeto de Ação Social Comunitária), projeto IANG, Associação Bomfim Lessa e Guerreiros Karatê Clube, de Santo Antônio de Jesus. A grande maioria dos competidores macedenses conquistou medalhas de ouro, prata e bronze.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Candidatos postulantes à função de conselheiros tutelares em Dom Macedo Costa participaram, na manhã desta segunda-feira (26) da entrevista pública com a comissão eleitoral, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a comunidade macedense. A etapa de entrevista é obrigatória no processo de seleção e aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Em Dom Macedo Costa são 26 candidatos pleiteando 5 vagas para o cargo. Além de se apresentarem, cada um teve a oportunidade de responder 2 perguntas do público presente. As eleições para o Conselho Tutelar acontecerão no próximo dia 06 de outubro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Transportes e a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Dom Macedo Costa reuniram-se na noite da última quarta-feira (21) com os servidores motoristas do município, a fim de alinhar alguns pontos a respeito dos direitos e deveres atribuídos a esses profissionais, que passam a ser regulamentados pelo Decreto Nº 136, publicado no Diário Oficial do município em 14 de agosto de 2019.

O documento estabelece os procedimentos e os responsabilizados em casos de infrações de trânsito “cometidas por servidor público municipal na condução de veículo oficial, objetivando uma gestão eficaz no controle e no cumprimento dos dispositivos da Lei de Improbidade Administrativa e do Código de Trânsito Brasileiro”.

Dentre outras determinações, a regulamentação estabelece em quais casos a penalidade da multa será de responsabilidade do condutor do veículo em decorrência de infração de trânsito, e quando a sanção será atribuída à coordenação municipal responsável pela frota. O decreto dispõe, ainda, acerca das competências destinadas ao setor de Patrimônio, às Secretarias Municipais, ao departamento de Contabilidade, à Tesouraria, à Assessoria Jurídica e ao setor de Recursos Humanos, na condução dos procedimentos a serem adotados administrativamente.

O Decreto na íntegra pode ser acessado no Diário Oficial do Município, a partir da página 11, neste link:
http://www.dommacedocosta.ba.io.org.br/…/download/239/1871/0

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré e através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Dom Macedo Costa promoveu a formação de mais uma turma do curso de Eletricista, concluindo as atividades nesta quinta-feira (22). Os cursistas participaram de aulas práticas e teóricas ministradas pelo instrutor Roseney Fernandes, abordando as noções básicas de eletricidade, como dimensionamento de cabos, instalação de lâmpadas, tomadas, disjuntores, conhecimentos sobre voltagem, corrente, potência e eficiência energética. Os cursistas receberão certificado do SENAR, reconhecido nacionalmente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Guito Piton participou na manhã da última quinta-feira (15) do encontro de prefeitos do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá com o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Dr. Fábio Josué Souza dos Santos.

O encontro aconteceu no gabinete da reitoria, em Cruz das Almas, e teve o propósito de estabelecer parcerias com a Universidade em áreas como fomento à cultura, ações de fortalecimento da agricultura familiar, recuperação ambiental, cursos de capacitação e a utilização de uma usina de asfalto que está sendo implantada na região pela UFRB.Um outro encontro foi agendado para o mês de setembro, em que serão apresentadas as demandas específicas e as possibilidades de contrapartida do município.


 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante esta semana a equipe de limpeza pública de Dom Macedo Costa promoveu uma verdadeira força tarefa na sede do município. As atividades de limpeza ocorrem continuamente e foram intensificadas nesse período em que se aproxima a festa do padroeiro. Foram realizados os trabalhos de capina e roçagem das ruas, além de pintura de meios fios em praças e vias públicas. O trabalho é realizado pela Empresa Exemplar, que gerencia os serviços de limpeza no município com a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos. A Prefeitura saúda a todos os católicos moradores e visitantes que celebrarão a festa religiosa do padroeiro São Roque nesta sexta-feira (16) e aproveita para informar que haverá transporte para as localidades rurais a partir das 13:30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti é constante em Dom Macedo Costa e tem sido reforçado nos últimos meses, pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste mês de agosto, as equipes do Programa de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde têm visitado as residências na sede e na zona rural, promovendo a vistoria dos quintais e coleta de recipientes propensos a criação do mosquito, além da orientação e entrega de material informativo para a população.

Os profissionais também têm promovido palestras na sala de espera da Unidade de Saúde da Família (USF), nas comunidades rurais e nas escolas. Além disso, foram distribuídos repelentes na USF.

“Diante do aumento dos casos de dengue no município e na Bahia, foi verificada a necessidade de orientar a população e conscientizar sobre as formas de prevenção e controle. Considerando que no caso do Aedes, as responsabilidades também são de cada morador/domicílio” pondera a secretária de Saúde, Luana Piton. Ela ressalta que mesmo antes da ocorrência de casos notificados no município, a secretaria vinha promovendo ações preventivas no combate ao mosquito.

A Prefeitura de Dom Macedo Costa reforça o pedido de colaboração de cada morador para que verifique e realize a limpeza de possíveis focos do mosquito em suas residências.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Secretários municipais reuniram-se junto com a Secretaria Municipal de Cultura para a apresentação do projeto da Semana das Crianças 2019 em Dom Macedo Costa, que acontecerá em outubro. O planejamento foi apresentado pela secretária Iêda Iara Nogueira que expôs que este ano trará o tema “Brincando na Praça – Brinquedos de ontem e de hoje”. A proposta é de promover e resgatar as brincadeiras antigas, experimentando divertimentos que marcaram a infância das gerações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A recuperação de estradas vicinais da zona rural do município é uma das prioridades da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Dom Macedo Costa. Desde a semana a passada, a equipe de máquinas e limpeza trabalha na manutenção da estrada do Jacarandá, até as proximidades do Rio Caraí, na divisa com o município de São Felipe.
Também tem recebido melhorias a estrada das localidades de Três Bocas e Jangada. Outras estradas da região também receberão manutenção nos próximos dias.

Os serviços compreendem enlarguecimento da via, limpeza das margens, patrolamento e encascalhamento. Para a gestão municipal, melhorar a mobilidade e a trafegabilidade dos moradores da zona rural é essencial para a garantia da qualidade de vida da população.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A respeito do funcionamento do serviço da Junta Militar em Dom Macedo Costa, a Prefeitura Municipal esclarece que já foram tomadas todas as medidas pertinentes à Administração para a designação da servidora responsável pelo setor, através do Ato 002/2019, em 30 de maio de 2019, e pela publicação do Termo de Manutenção do Sigilo, em 12 de maio de 2019, no Diário Oficial do município. Todos os documentos referentes à substituição do servidor foram encaminhados ao Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, em Salvador.

A administração municipal esclarece também que, com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, firmado pelo município de Dom Macedo Costa em 03 de agosto de 2018 com o Ministério Público da Bahia, a Prefeitura previu a extinção do cargo comissionado de secretário da Junta Militar, bem como seu provimento com pessoal do quadro efetivo do município, condição da atual secretária designada.

Após vistoria realizada pela equipe do Posto de Recrutamento, em 27 de junho de 2019, verificou-se que o novo espaço físico destinado à Junta Militar, na Prefeitura Municipal, apresenta instalações plenamente adequadas para o serviço, em uma sala segura, climatizada, com internet e em condições de armazenamento de documentos.

Todavia, antes da reabertura dos atendimentos ao público, a servidora designada deve realizar o treinamento promovido pelo Comando da 6ª Região Militar da Bahia, em Salvador, sendo que o agendamento da referida capacitação é feito pela organização militar. Em 24 de julho de 2019, através de mensagem eletrônica, a Prefeitura recepcionou o ofício do Comando Militar, marcando o treinamento da nova secretária para o período de 12 a 14 de agosto de 2019, como se pode verificar em documento anexado.

A Prefeitura de Dom Macedo Costa tem tomado todas as medidas para a continuidade das atividades, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Comando Militar. Sempre pautada nos princípios da legalidade e eficiência, a gestão municipal segue aberta para o esclarecimento de quaisquer outras dúvidas da comunidade.

PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA – ASSESSORIA JURÍDICA – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Guito Piton, de Dom Macedo Costa, marcou presença no evento beneficente em prol da aquisição de 05 leitos de UTI neonatal para a maternidade do Hospital Luiz Argolo, na tarde deste domingo (04), no Villa Music, em Santo Antônio de Jesus. A ação foi promovida pelo Rotary Club, que também celebrou os 50 anos da instituição. Uma grande comitiva de Dom Macedo Costa foi organizada e acompanhou o prefeito no evento.

Guito parabenizou os organizadores pela iniciativa e afirmou ser esta ação muito importante, pois a maternidade do Luiz Argolo atende vários municípios da região, incluindo Dom Macedo Costa. Com os leitos de UTI, muitas vidas de recém-nascidos em condições de risco poderão ser salvas. O evento contou com shows de Júnior Moreno, Lukas e Gustavo e a banda The Fevers.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As crianças do Centro de Educação Infantil Deraldo Piton participaram do projeto “Correio nas Escolas”, promovido pela agência dos Correios local em parceria com a gestão municipal. Os pequenos tiveram uma palestra com a carteira Maria da Conceição Silva e com a gerente Darly Dorea, sobre a história dos Correios, a importância das correspondências e sobre como endereçar uma carta.

Após isso, a equipe dos Correios lançou o desafio para que os alunos escrevessem uma cartinha para seus pais. Por fim, eles visitaram a agência para entender como é feita a postagem de suas correspondências.

O projeto “Correio nas Escolas” acontece em instituições de ensino em todo o país, com a proposta de apresentar às crianças um pouco sobre o trabalho postal, difundindo conhecimentos sobre esse serviço que faz parte da história do Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sob a égide de Mara Borges e apoio de demais pastas da gestão municipal Guito/Sinhorzinho,foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 30, na Escola Municipal Marai Bernadete Borges Pinheiro (centro), em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, seminário "MULHER E PODER: Práticas e diárias para o empoderamento da mulher", num evento que teve por escopo não apenas sensibilizar as participantes mas, acima de tudo, despertar acerca da necessidade da constante luta em prol da materialização desse importante intento.

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões Egnaldo Piton (prefeito), Sinhorzinho (vice), Mara Borges (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente), as participações de Dra. Patrícia Aires Neves (Delegada de Polícia Civil e Coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher), Bahia (presidente da Câmara), Irene Piton (vereadora), Glória (Coordenadora da Câmara Técnica do Mulher), Dinorah (Coordenadora do CESOL), Amanda (Técnica do SETAF), José Dias de Macedo (Coordenador do SETAF Recôncavo), Natanael Cerqueira (Investigador de Polícia Civil), Rita de Cássia (Escrivã de Polícia), Rosana (integrante do EDUCON e Câmara Técnica da Mulher), Miriam (Prefeitura de Cruz das Almas e Câmara Técnica das Mulheres), Ediane (Agente comunitária), Ana Paula Inácia (professora da UFRB) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

ENFOQUE

Logo após a recepção aos presentes, composição de mesa institucional, momento cultural, diálogo sobre o "After Mulheres" e debate. Logo após o almoço, peça teatral, indicação de coordenadora para a integração na Câmara Técnica das Mulheres nesse evento que teve  por escopo acesso às políticas públicas, visando o fortalecimento e empoderamento das mulheres do município e recôncavo como um todo. 

MEDIDAS PROTETIVAS

Dentre os assuntos explanados por parte de Dra. Patrícia Neves (delegada de polícia civil e coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher), a importância da utilização do expediente de “medidas protetivas”, de iniciativa do referido núcleo e que encontra guarida por parte do judiciário, buscando, assim, salvaguardar mulheres que estejam diante de ameaças. 

APOIO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

O prefeito Egnaldo Piton (Guito), em seu pronunciamento, discorreu sobre a importância da constituição do Conselho da Mulher e consequente participação no seio da Câmara Técnica pertinente, de maneira que direitos sejam salvaguardados. Ele que, paralelamente a isso, vem contribuindo bastante para o fortalecimento da mulher, através  da geração de renda, ensejada com a realização da Feira de Agricultura Familiar, todos os domingos, na praça principal da cidade. Fotos e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Representantes da Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus participaram na última terça-feira (23), do II Encontro Formativo UNDIME e Conviva no Território Recôncavo 2019, realizado em Santo Amaro-BA. Com o tema “A Gestão Pedagógica no processo de (Re)elaboração do Projeto político Pedagógico – PPP das escolas, o evento reuniu DME’s – Dirigentes Municipais de Educação e técnicos de secretariais municipais de educação.

A formação teve como objetivo tecer a rede de colaboração dos Sistemas de Ensino Municipais do Território do Recôncavo, a fim de fortalecer o Regime de Colaboração, a Identidade Territorial e a Cultura do Encontro, no contexto desafiador da implementação dos Planos Municipais de Educação – PME’s.

A Secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus e coordenadora territorial da UNDIME Recôncavo, Cinthia Souza, esteve presente no encontro e comentou sobre a contribuição do mesmo para a educação do município e da Bahia:

- “Esse evento é muito importante para o fortalecimento da nossa Educação. Nele pudemos pautar o debate público sobre a importância do PPP como instrumento de planejamento da política educacional. Além disso, tivemos a oportunidade de sistematizar o cronograma das reuniões itinerantes do território à luz das demandas educacionais comuns aos munícipios.”- Afirmou.

Após encontros em Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, os DME’s voltam a se reunir em setembro, em Sapeaçu-BA e em novembro, em Castro Alves-BA. 19 municípios compõem o Território de Identidade: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Guito Piton recebeu, na tarde desta quarta-feira (24), em seu gabinete, o Ten. Coronel César de Sá Pacheco, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Santo Antônio de Jesus. Também esteve presente o capitão da PM, Ednaldo Cruz, responsável pela 5ª companhia, a qual Dom Macedo Costa faz parte. O objetivo do encontro foi o de discutir questões relativas à segurança pública no município e reforçar a solicitação de uma nova viatura policial, junto ao Governo do Estado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Preconiza um dos jargões popoulares que  "tudo que cai na rede é peixe". Nem tudo, na verdade...! Mas, já que estamos falando em "rede" a população passa a ter conhecimento, de forma não oficial, das atrações do São João de Dom Macedo Costa, a partir da divulgação da cópia de um ofício em que o prefeito Egnaldo Piton "Guito" comunica  a data, local e nomes das bandas que animarão os três dias do evento. Dentre esses nomes, podemos anunciar para o dia 22 Juan e Rafael, Farol de Milha e Forró Coisa Boa; No dia 23, Olhar Faceiro, Sarapatel com Pimenta..... Um São João que remete às tradições dessa grande manisfestação popular.

SÃO JOÃO ENXUTO

A administração Guito/Sinhorzinho realiza um São João que, apesar dos parcos custos (à luz das condições financeiras do município), o que não vai faltar é alegria e muita animação. Situado no recôncavo baiano, Dom Macedo Costa insere-se no rol dos municípios de menor densidade populacional, todavia, mostra toda uma pujança no seio estadual graças ao dinamismo de sue povo que, representada pelos atuais gestores, ostenta de grande conceito pela seriedade e ações que vem desenvolvento em prol do desenvolvimento local. Não se sabe como essas informações vazaram. Mas, o que importa é a grandiosidade do evento. .  Veja cópia do ofício,em LEIA MAIS

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Egnaldo Piton, conhecido popularmente por Guito, prestigiou, na manhã desse domingo, como o vem fazendo desde a criação da Feira de Agricultura Municipal, esse importante evento no município. Ele, ao lado da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Mara Borges, visita todos as barracas, levando todo um apreço aos produtores que, além de venderem seus produtos, conseguem essse "feed back" com a administração municipal. 

Ele é, insofismavelmente, um dos poucos gestores, na região,  que conseguem estabelecer esse diálogo, esse corpo a corpo. Ao contrário de outros que só aparecem na época das eleições. Coincidentemente, a Tvsaj lida com outros poucos nomes que, de forma seleta, integram essa reduzida, na região. É só acompanhar o trabalho da Tvsaj para saber os nomes dos gestores que integram essa relação, na região. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações aos 57 anos de emancipação política de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve, nesse domingo, seu ponto de culminância com a comemoração do sucesso da Feira de Agricultura Familiar que se realiza na praça principal e, logo em seguida, com a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Dom Vital, eventos que, além dos anfitriões Egnaldo Piton e Sinhorzinho, prefeito e vice, respectivamente, com as participações de Robinson Almeida (Deputado Estadual), Bira Coroa (superintendência legislativa estadual) e Manoela  Oliveira (assessora do deputado federal Zé Neto).

Também presentes, os secretários municipais Luana Piton (Saúde), (Educação), Jocivan (Obras,Transportes e Serviços Públicos) Mara (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural); vereadores Geraldo Sales "Bahia" (presidente da Câmara), Edmundo Bomfim Santos, Jailton Santos Souza "Bochecha"; dentre os demais visitantes, José Carlos Toneto (ACESAJ, GANA), Ailton Santos (CMDCA), Manoel Missionário, Antonio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, João Carlos (Território do Recôncavo), Lorena e Amanda (SETAF), Mariana (GANA e Território do Recôncavo) e Dr. Fabrício Barbosa (Advogado), Dilson (Vice-prefieto de Conceição do Almeida). Representando a imprensa, Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo), Jota B (Saj Notícias), Vavá e equipe (Muniz FM), Mascarenhas  e Felipe (Tvsaj.com.br)

PRONUNCIAMENTOS NA PRAÇA

Antes da entrega de mudas a produtores rurais (de um acervo de 10.000 unidades), a representatividade política, capitaneada pelo prefeito Egnaldo Piton protagonizou realização de pronunciamentos alusivos à essa importante data para a historicidade local. Dentre os que se utilizaram o microfone, a Secretária de Agricultura, Mara que externou agradecimentos à dupla Egnaldo Piton/Sinhorizinho, apoio dos deputados Zé Neto, Robinson Almeida e Bira Corôa (hoje,  superintendente do legislativo estadual). Ela que, no final de sua fala, foi homenageada. 

Em seguida, pronunciamentos dos vereadores Bahia (presidente da Câmara), Jailton Bochecha e Edmundo Bomfim Santos. Eles que, ao lado de outros edis,  têm feito um destacável trabalho junto à egrégia casa legislativa municipal, contribuindo, com a parceria  firmada com o executivo, para o fomento de ações construtivistas em prol da população do município. Município que, tal qual os demais , tem uma oposição combativa, mas que, por outro lado, não desenvolve uma política sectária, votando contra projetos, deveras, construtivistas. 

Bira Coroa, em sua fala enalteceu todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, destacando, também, o trabalho desenvolvido pelos deputado Robinson Almeida e Zé Neto, nos níveis estadual e federal. Ele que, na alçada estadual tem sido bastante efetivo em todo um trabalho que realiza junto ao legislativo estadual, assim como as injunções junto às diversas pastas do governo estadual Bira Coroa que tem todo um histórico de luta em prol dos municípios que sempre hipotecaram apoio aos seus mandatos, dentre eles, Dom Macedo Costa. 

Manoela Oliveira, assessora parlamentar do deputado federal Zé Neto, representando-o nesse evento, externou toda uma satisfação em estar prestigiando esse evento. Zé Neto que também tem um histórico de luta em prol de Dom Macedo Costa e que, agora, na esfera federal, poderá contribuir mais ainda, principalmente, com canalização de emendas que possam fomentar a realização de obras, nesse município que, em pese sua pequena extensão territorial, exerce uma grande representatividade socioeconômica e política no seio da Bahia. 

O deputado  estadual Robinson Almeida que, diga-se de passagem, teve uma grande atuação a frente da Secretaria de Comunicação no governo Jaques Wagner e teve uma grande performance como deputado federal, hoje ocupando uma das 63 cadeiras na egrégia casa legislativa estadual, em sua fala, mostrou-se regozijado diante dessas conquistas para o município e todo um orgulho por ter em Guito e lideranças locais como parceiros nesse projeto de desenvolvimento. 

O prefeito Guito, por sua vez, após externar agradecimentos pelas participações das autoridades e representantes de diversos segmentos do município e região, falou sobre a extensa programação em homenagem aos  57 anos do município, aproveitando o ensejo para elencar outras realizações, dentre elas, a reforma do estádio municipal e inauguração do sistema de água para a comunidade do Don Vital e adjacências.  Ele que tem sido exemplo para toda região e (quiçá) da Bahia, no tocante ao projeto de Feira de Agricultura Familiar. 

INAGURAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DOM VITAL

Toda uma programação para celebração dos 57 anos de emancipação política do município teve seu ponto de culminância nesse domingo, com a inauguração do sistema de abastecimento de água nessa comunidade. Toda uma receptividade por parte da comunidade local, com oferecimento de um churrasco não foi à toa. Manifestações dessa magnitude são não apenas o "termômetro" de aprovação acerca de todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, mas, também, a exteriorização de toda uma satisfação que emana do seio da população. 

Em seus pronunciamentos, o deputado Robinson Almeida, Bira Corôa e prefeito Guito, mostraram que toda essa conquista é fruto de um trabalho irmanado, com  apoio de vereadores, secretariado e acolhida por parte dos organismos estaduais. Materializando a inauguração, abriu pela primeira vez a torneira, simbolizando, assim, essa tão importante conquista para a comunidade e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site.  

 


Enquete


PodCast