Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura de Dom Macedo Costa dá prosseguimento aos preparativos no tocante à decoração junina. Além das ruas impecavelmente limpas, detalhes da ornamentação já começam a ser colocados de maneira que todo um colorido, aliado às atrações e à receptividade da população local, possam propiciar aos munícipes e visitantes um anbiente aconchegante no seio dessa gente acolhedora. De qualquer ângulo que seja observada, a cidade de Dom Macedo Costa será sempre vista em toda sua grandiosidade. As imagens podem, a depender de quem as produza, até mostar perspectivas diferentes, à luz do enquadramento. Por outro, lado, toda uma  essência, toda uma plasticidade  que remete ao bucólico, ao campestre, será imutável.   Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em parceria com a SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e com a equipe da empresa Universal, a Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta segunda-feira (11) os trabalhos de recuperação asfáltica da BA que dá acesso ao município à BR 101. O prefeito Egnaldo Piton e o secretário Jocivan Oliveira estiveram na manhã de hoje acompanhando o início dos serviços.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clima junino já começa a ganhar as ruas com os preparativos para a festa mais aguardada por quem gosta de arrastar o pé no ambiente acolhedor de Dom Macedo Costa. Desde o final do mês de maio a Secretaria de Cultura e colaboradores se dedicam à confecção de material para a ornamentação da festa, que acontece de 22 a 24 de junho. Nos espaços da Secretaria de Cultura, na oficina de produção cenográfica instalada no Bazar Barreto e pelas ruas do centro, já se vê os trabalhos acelerados das equipes.

Como não podia ser diferente, a decoração faz referência à Copa do Mundo de Futebol da Rússia, com os símbolos e cores que representam os jogos e a seleção brasileira. A secretária de Cultura, Ieda Iara Nogueira, explica que a proposta é unir o clima do mundial de futebol com a tradição junina, indicada pelo tema da festa este ano: Quente com a Copa!

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ações de arborização e revegetação em vários pontos do município marcam a Semana do Meio Ambiente em Dom Macedo Costa. Com a participação de estudantes do Colégio Eraldo Tinoco Melo, a secretária Mara Borges e equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizaram hoje o plantio na praça da cidade. Foram plantadas mudas das espécies lagerstroemia speciosas e quaresmeiras que deixarão nossa cidade ainda mais florida! As ações continuam durante a semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clima junino já começa a ganhar as ruas com os preparativos para a festa mais aguardada por quem gosta de arrastar o pé no ambiente acolhedor de Dom Macedo Costa. Desde o final do mês de maio a Secretaria de Cultura e colaboradores se dedicam à confecção de material para a ornamentação da festa, que acontece de 22 a 24 de junho. Nos espaços da Secretaria de Cultura, na oficina de produção cenográfica instalada no Bazar Barreto e pelas ruas do centro, já se vê os trabalhos acelerados das equipes.

Como não podia ser diferente, a decoração faz referência à Copa do Mundo de Futebol da Rússia, com os símbolos e cores que representam os jogos e a seleção brasileira. A secretária de Cultura, Ieda Iara Nogueira, explica que a proposta é unir o clima do mundial de futebol com a tradição junina, indicada pelo tema da festa este ano: Quente com a Copa! Ascom Prefeitura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o restabelecimento do abastecimento de combustíveis e a desobstrução das vias nas estradas baianas, o caminhão do SAC Móvel conseguiu chegar até a nossa cidade na tarde desta quarta-feira, e está realizando a emissão de documentos desde ontem, quinta-feira, devendo permanecer até hoje, sexta-feira (01). Emissão de Carteira de Identidade, CPF e outros documentos. Aproveitem essa oportunidade!. Informações ASCOM municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A secretária de Saúde Luana Piton e agentes de saúde do município participaram, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã de ontem (24), de uma sessão especial que tratou de temas de interesse da categoria dos agentes de saúde e combate às endemias.

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Zé Neto e foi marcada pela afirmação de conquistas da categoria na luta pela melhoria da qualidade do trabalho no país.
A Prefeitura de Dom Macedo Costa, com a Secretaria Municipal de Saúde, apoia a luta dos agentes comunitários pela conquista de direitos. Desde março deste ano a prefeitura passou a pagar benefícios como o incentivo extra e o auxílio transporte para a categoria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Enquanto aguardam atendimento na Unidade de Saúde, os pacientes de Dom Macedo Costa são recebidos com informação e orientação em diversos temas. Promovido pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas palestras na sala de espera, organizadas pela assistente social do NASF, Nayara Piton, e com a colaboração de médicos, enfermeiros, psicóloga e demais profissionais do município. O tema principal abordado durante toda esta semana têm sido o combate ao abuso sexual contra menores.

O NASF também organiza atividades voltadas para orientações sobre maternidade, com palestras que abordam temas como amamentação, vacinação, saúde bucal, e demais questões relacionadas aos cuidados das gestantes e do bebê.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro de Fisioterapia de Dom Macedo Costa está em pleno funcionamento e já traz resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos macedenses. De abril, quando foi inaugurado, até hoje, cerca de 200 pacientes já procuraram a Unidade de Saúde para consultas e estão sendo atendidas gradativamente no Centro.

Sequelas neurológicas, além de problemas de coluna como lombalgia e hérnia de disco, são as principais demandas apresentadas pelos pacientes em Dom Macedo Costa, conforme afirma a fisioterapeuta Cíntia Lopes, uma das profissionais que trabalham no Centro, que tem atendido desde bebês com 4 meses até idosos de quase 90 anos. Pacientes acamados recebem atendimento em suas residências duas vezes por semana.

“Tive um problema de AVC e fiquei com dificuldade de movimento nas mãos. Depois que estou sendo atendida aqui estou melhorando bastante. Agradeço a Deus e a Saúde de Dom Macedo por estar oferecendo a fisioterapia”, afirma satisfeita a macedense Maria da Conceição Borges.

Prefeitura de Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Saúde de Dom Macedo Costa promove nesta terça-feira (22) um dia de mutirão em urologia, com o médico Eduardo Camargo. Cerca de 50 consultas estão sendo feitas durante todo o dia, atendendo demandas que já haviam sido agendadas pelos pacientes na Secretaria de Saúde.

"O médico urologista é o especialista responsável pelo acompanhamento das patologias do órgão genital masculino, próstata, bexiga e rins. Os homens são recomendados a procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, e em caso de histórico de câncer na família, é importante procurar mais cedo. Estamos aqui disponíveis para poder atender e tirar dúvidas”, explica o urologista Eduardo Camargo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Continuamente empenhado nas lutas que interessam à Dom Macedo Costa, o prefeito Egnaldo Piton participa em Brasília da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, de 21 a 24 de maio. O prefeito também aproveita a oportunidade para pleitear, junto às representações dos poderes legislativo e executivo federais, projetos que atendam às necessidades do município.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização que acontece todos os anos desde 1998, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes que representam as várias esferas do poder público de todo o país. O evento discute questões que influenciam o cotidiano dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você precisa tirar a primeira ou segunda via de seus documentos, o SAC Móvel está chegando em nossa cidade!

Notícias | postado por: Mascarenhas

Percorrendo as principais ruas do centro da cidade, alunos de toda a rede municipal de Educação e os participantes das oficinas do CRAS e servidores da Biblioteca Municipal realizaram, na manhã de hoje (18), uma caminhada em defesa da inclusão de pessoas com necessidades especiais, além de ato em combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a proposta de reforçar as discussões a respeito do processo de Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar, a Secretaria Municipal de Educação, com os profissionais da sala de recursos multifuncionais, realizou uma mesa de diálogo na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da Escola Profª Maria Bernadete Borges Pinheiro, com professores, família e convidados.

“Este evento propõe a dinamização de formações que venham ainda mais fortalecer o nosso compromisso com a Educação Especial desenvolvida nos núcleos de ensino do nosso município”, pontuou a secretária de Educação, Élida Piton. O prefeito Egnaldo Piton também esteve presente no evento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em diversos municípios da Bahia, o governador Rui Costa, acompanhado de sua comitiva, marcou presença na manhã dessa quinta-feira, 10, em Amargosa,  para canalização de vários investimentos para o município. No pacote de benefícios, a autorização para as obras de revitalização da BA-046 que também benficiará diretamente os municípios de Santo Antonio de Jesus, Varzedo,São Miguel das Matas.

Além do governador, o anfitrião Júlio Pinheiro (prefeito de Amargosa), Jaques Wagner (ex-governador), Jorge Solla (deputado federal; deputados estaduais Ângelo Coronel (Presidente da Assembleia), Eduardo Sales e Joseildo Ramos; prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Joaquim (Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural), Robon Souza (Elísio Medrado), Bahia (Varzedo), Zé Eduardo (São Miguel das Matas), Alessandro Correia (Brejões), Sinho (Aratuípe), Orlandinho (Cruz das Almas), Binho de Mota (Laje), Marco Aurélio (Itaquara), vice-prefeitos Valmir Sampaio (Amargosa), Faustino Cunha (S.A.Jesus), Radaman Barreto (Varzedo);  Rogério Andrade Filho "Rogerinho" (pré-candidato a deputdo estadual), outros representantes do governo estadual, do município de amargosa e região. 

Logo após visitar e inaugurar as obras concluídas, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se ao palanque armado no centro da cidade para, diante de um expressivo público, proceder entrega de duas ambulâncias para Amargosa e Cruz das Almas, fruto de emendas canalizadas pelsos deputados estaduais Rogério Andrade (hoje prefeito de S.A.Jesus) e Eduardo Sales. Retornando ao palanque foram iniciados os pronunciamentos pertinentes a esse grande evento realizado no município. (Por Antonio mascarenhas, Tvsaj.com.br)

Portanto, antes de receber os milhares de turistas que vão para o São João, Amargosa foi visitada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (10). Na agenda, assinaturas para iniciar obras importantes no município e inaugurações, em áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura de transportes e hídrica e agricultura. 

Contemplado na visita com o Título de Cidadão Amargosense, o governador destacou que "essa honraria faz aumentar o meu compromisso e a minha responsabilidade com Amargosa, para que a gente possa trabalhar mais e mais. Essa terra que faz qualquer um ficar apaixonado e tem um povo tão carinhoso, sem contar que possui um dos melhores festejos de São João da Bahia. A lista de ações hoje aqui é enorme. São várias obras para atender Amargosa e região".  

Após a homenagem, Rui entregou o novo trecho de quase um quilômetro que liga a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) à BA-120. Em média, 320 veículos passam pelo local diariamente. Mais de R$ 1 milhão foi investido na obra de pavimentação, que beneficia cerca de 200 mil habitantes de Amargosa e municípios vizinhos. Dono de um lava-jato, Carlos Oliveira contou que antes da obra, "era ruim demais. A gente tinha que dar uma volta grande. Agora melhorou bastante para os comerciantes e estudantes da UFRB".   

Em seguida, Rui inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com investimento de R$ 3,3 milhões, assegurando melhores condições de trabalho para os agentes da segurança pública e mais conforto à população que precisa recorrer aos serviços. Dotado de prédio administrativo e guarita, o Disep está instalado em uma área com 3,1 mil metros quadrados.  

"O Disep tem como ponto principal e fundamental a integração entre as polícias Militar e Civil, reforçando o atendimento que a sociedade demanda das corporações", afirmou o sub-secretário de Segurança Pública, Ary Oliveira. O Disep de Amargosa é o 27º inaugurado pelo Governo do Estado desde 2015. Os municípios de Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Maragogipe e Caetité também receberão, neste ano, sedes de Disep. 

Saúde e água 

A visita do governador ao município incluiu ainda a entrega de equipamentos para o Hospital Municipal de Amargosa, com recursos da ordem de R$ 600 mil. Além de uma ambulância, estão incluídos um arco cirúrgico, aparelho de raio-x, carro de anestesia, kit sala de parto e monitor multiparamétrico.  

Com o intuito de levar água de qualidade para quase mil habitantes de distritos de Amargosa e, consequentemente, mais saúde, foi assinada ordem de serviço no valor de R$ 390 mil para implantação de sistemas simplificados e integrados de abastecimento. 

Mais ações 

Somando-se aos 340 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural já entregues em todas as regiões da Bahia, produtores do município receberam mais 866 títulos, no valor de R$ 68 mil. Eles representam a execução de 91% da meta de cadastros para Amargosa. Pequenos agricultores foram beneficiados com quatro mil mudas de goiaba, coco e abacaxi.  

Rui também autorizou o início das obras de reforma e manutenção do Colégio Estadual Pedro Calmon e o lançamento dos editais de licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto; requalificação do mercado municipal da cidade; e pavimentação de vias do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Informações Ascom, por Renata Preza). Vejamais fotos em LEIA MAIS e,  todas,  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A geração de emprego e renda é, convenhamos, uma tarefa sempre difícil, na maioria dos municípios deste país, de dimensões continentais, tadavia, infelizmente, em muitos rincões, de reduzidas ou parcas iniciativas que sirvam de alternativas para o incremento da renda em prol da população que, por falta de oportunidades, acaba, literalmente, "cruzando os braços" à espera que "as coisas caiam dos céus" e que se contentam com a remediação através dos chamados "benefícios sociais". 

Mas como um município com reduzidíssimas dimensões territoriais e, por conseguinte, também pequena população, como Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, consegue romper casulos, quebrar paradigmas e mostrar para o recôncavo, para a Bahia e todo o pais que é possível, sim, alçar voos que, para muitos, pareceriam inimagináveis? Com sair de um redoma que, para muitos, parecia intransponível? 

Essa façanha vem sendo auferida na atual gestão municipal Guito da Saúde/Sinhorzinho que, com apoio do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, sob o comando de Jerônimo Rodrigues, conseguiu 30 barracas padronizadas que, a cada fial de semana são armadas na principal praça da cidade, onde produtores rurais comercializam seus produtos, ao mesmo tempo em que grupos musicais locais animam o público que se faz presente. 

O sucesso da feira está sendo tão grande que comerciantes de outros segmentos (arte, cultura e confecções) já estão procurando habilitar-se junto à administração municipal, objetivando  participação nesse importante espaço de negócios do município. Graças a essa iniciativa empreendedora, comerciantes de outras regiões estão se articulando para instalar pequenas fábricas, a exemplo de Lídio Cardoso de Souza que, egresso de Salvador, visa produzir derivados de alho e outros artigos comestíveis. 

Também prestes a se instalar no município, o primeiro frigorífico de charque da região, através da empresa CHARQUEADO TERRA BOA que deverá gerar emprego e renda para o município e região. Segundo seu proprietário, Leonardo Cerqueira, as obras estão praticamente concluídas, necessitando, apenas, da licença ambiental. Assevera que as condições climáticas, apoio da atual administração municipal e receptvidade da população foram fundamentais para que escolhesse esse município.

Diego Piton, empresário, representante da marca de cimento CIMPOL, também presente nessa terceira edição da feira de agricultura familiar, em entrevista à Tvsaj, externou satiasfação pelo fato de seu município, pela primeira vez em sua história, ter tido uma iniciativa dessa magnitude. Produtores entrevistados pela Tvsaj também enfatizaram acerca da impetuosidade da atual administração. Produtos que  não chegarem a ser comercializados por parte de produtores cadas trados pelo PNAE, são absorvidos para a merenda escolar. 

De parabéns, portanto, a administração Guito da Saúde/Sinhorzinho, Mara Borges (Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural), e demais titulares de pastas da  atual gestão, nessa iniciativa que, indubitavelmente, é exemplo para toda região e que conta com apoio dos deputados Bira Coroa, Zé Neto (estaduais) e Robinson Almeida (pré-candidato a deputado estadual) e vereadores locais. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Oublicaremos entrevista no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LEONARDO CERQUEIRA, empresário na capital do Estado, marcou presença, ao lado de sua esposa, na manhã desse domingo, 22, na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano. Ele que, logo logo estará colocando em funcionamento, nesse município, a CHARQUEADO TERRA BOA, indústria que deverá processar carne charqueada para o norte/nordeste do país. Segundo ele, resta, apenas, detalhes burocráticos para que o empreendimento já possa iniciar suas atividades. 

Questionado acerca do porquê da escolha do município de Dom Macedo Costa para instalação de uma indústria de porte, foi enfático: as condições climáticas, a pecuária pujante, apoio da atual administração municipal e toda uma receptividade por parte da sociedade local. Trata-se de uma iniciativa empreendedora, deveras louvável e que, sem sombra de dúvidas, atrairá bastante divisas, gerando emprego, renda e, por extensão, desenvolvimento para um município pequeno em suas dimensões, todavia,  grandioso em suas aspirações. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Orientar e incentivar as artesãs e artesãos macedenses para as iniciativas associativistas é compromisso da secretaria de Cultura de Dom Macedo Costa. Com esse intuito, a equipe da secretaria reuniu na manhã desta sexta-feira (13) integrantes da Asproart para oportunizar mais um espaço de exposição e venda de seus trabalhos, através da Feira que acontece em Dom Macedo Costa todos os domingos. Foi explicado que as pessoas que tiverem interesse em comercializar suas peças artesanais na Feira deverão participar dos encontros para a formação da Asproart.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já está em pleno funcionamento o Centro de Fisioterapia de Dom Macedo Costa. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, com as fisioterapeutas Cristiane Oliveira e Cíntia Lopes. O centro está equipado com aparelhos funcionais para atendimentos individuais e em grupo, além de consultório com aparelho de ultrassonografia, infravermelho e TENS, usados para diagnóstico e terapia.
Os cadastros, tanto para os atendimentos no Centro como em domicílio, devem ser feitos na Central de Regulação da Secretaria de Saúde, após prévia avaliação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudantes e professores estiveram mobilizados durante esta quinta-feira (12) na etapa municipal da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Este ano, a Conferência tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, e desafia as escolas a elaborar um projeto de ação, conforme os conhecimentos trabalhados em sala de aula, a ser colocado em prática após o evento, bem como de eleger entre os estudantes os delegados (as) que irão representar o município nas etapas seguintes.

A Conferência aconteceu no auditório da Escola Maria Bernadete Borges Pinheiro e contou com a presença de professores, coordenadores, direção, da secretária de Educação, Élida Piton, da secretária de Meio Ambiente, Mara Borges e do prefeito Egnaldo Piton que após o evento, fizeram o plantio de 5 mudas da espécie Ipê ao redor da Escola Maria Bernadete.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O domingo também foi dia de deixar a cidade mais arborizada. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) fez a entrega de 50.000 (cinquenta mil) mudas à Prefeitura de Dom Macedo Costa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural. As mudas são para plantio em espaços urbanos e rurais do município, para distribuição à comunidade e para a realização dos projetos Quintais Produtivos e Plant Vida, a serem lançados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em breve.

Na manhã do último domingo (08), o prefeito Guito, a secretária Mara Borges, o coordenador da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar no Estado da Bahia) Ronaldo Rodrigues, e os deputados Bira Corôa e Zé Neto realizaram o plantio de uma muda da espécie paineira em frente à Escola Municipal Maria Bernadete Borges.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um espaço especialmente organizado para atender os cursos oferecidos pelo CRAS. Essas são as novas instalações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Dom Macedo Costa. A inauguração do novo espaço foi feita na tarde desta sexta-feira (06), pelo prefeito Egnaldo Piton, vice Edimundo Xavier, pela secretária de Assistência Social, Selma Lemos, com a presença de toda sua equipe e usuários dos serviços.

E muitas novidades estão chegando neste ano! Além dos cursos já iniciados em 2017 e que foram um sucesso, agora também serão ofertadas aulas de FUTEBOL, BOXE E A FANFARRA! Isso, mesmo! A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social está resgatando a nossa querida FANDOMAC. É mais um sonho virando realidade. O anúncio foi feito na tarde de hoje pelo prefeito Egnaldo Piton e pela secretária Selma. As aulas de futebol estarão a cargo de Elitone Fernandes. Já as turmas de boxe serão comandadas por Edvan Santos. Isso é valorizar as pessoas da nossa terra!
As inscrições para todas as atividades já estão sendo feitas no CRAS.

PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSTRUINDO CIDADANIA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A equipe técnica da Caravana do Lazer já está em Dom Macedo Costa realizando a Capacitação dos Agentes Multiplicadores para a realização das atividades rereativas. Mais de 60 participantes estão participando de formação, entre funcionários da Educação, Saúde e comunidade em geral. A qualificação acontece até sexta-feira (06), na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Borges. Já o Dia de Lazer acontece no sábado (07), a partir das 8 da manhã, na praça, com diversas atividades voltadas para as crianças: cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, dentre outras brincadeiras.

A Caravana é um projeto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que tem por objetivo promover, através de atividades recreativas e esportivas, a melhoria da qualidade de vida nas comunidades baianas e tem a parceria da Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria de Cultura e Desporto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O dia também foi de sorteio dos prêmios da Campanha IPTU de Dom Macedo Costa. Os contribuintes que efetuaram o pagamento do IPTU em 2017, além de contribuir com os investimentos na cidade, concorreram a 1 ferro de passar, 1 liquidificador, 1 fogão e 1 geladeira, que foram sorteados na tarde desta quinta-feira (05).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Esta quinta-feira (05) foi dia de Ação e Cidadania na praça de Dom Macedo Costa. O projeto, organizado pela Prefeitura Municipal, faz parte das comemorações de 56 anos de Emancipação Política do município e contou com stands das secretarias oferecendo serviços para a população durante todo o dia. Inscrição para cursos e oficinas, testes rápidos em saúde, vacinação, degustações, apresentações culturais e atendimentos da ouvidoria fizeram parte da programação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara de Vereadores, iniciou-se, na manhã dessa quarta-feira, 04, a série de eventos que fazem parte da grade de programação, no tocante ao aniversário de 56 anos de emancipacão política de Dom Macedo Costa, muncípio situado a 179 km da capital do estado (e a 98, através do ferry-boat), recôncavo baiano. Coube a Bahia a condução dos trabalhos, na condição de presidente egrégia casa legislativa, com participação dos demais vereadores, prefeito Guito da Saúde, vice Sinhorzinho, deputado estadual Robinson Almeida, vereador Valmir de Muniz Ferreira, diácono e futuro padre Jorge, outras lideranças e representantes de diversos segmentos do município.

Logo após o Hino Nacional, saudações pelo presidente da Câmara que, por sua vez, cedeu espaço para que Élida Piton (Secretária de Educação), falasse um pouco sobre a  história do município. Dom Macedo Costa que foi iniciada com a chegada de produtores egressos de Maragogipe, no século XVII. Eles que, em aqui chegando, deram impulso à  agricultura e pecuária. Élida, em sua fala, enfatizou que, no século XVIII, a freguesia foi dividida em em quatro, dentre elas, a de São Felipe.  Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente que, inclusive, foi tema das festividades juninas de 2017.  Elevado à categoria de município com a  Dom Macedo Costa,foi emancipado em 04 de abril de 1962.

Em seguida, as falas de Juracy Santos (vereador e radialista) que se confessou regozijado em representar os demais vereadores nesse pronunciamento. Juracy que tem feito um meritório trabalho junto à egrégia casa legislativa. Ele que, diga-se de passagem, apresentou um projeto objetivando a isenção de taxas de inscrição para as camadas carentes, quando da realização de concursos públicos. Valmir, vereador de 3o mandato em Muniz Ferreira, agradeceu pelo convite e enalteceu as comemorações alusivas aos 56 anos de emancipação de D.M. Costa 

Robinson Almeida, ex-Secretário de Comunicações na gestão Jaques Wagner e deputado federal, pré-candidato à reeleição, além de cumprimentar a todos e destacar a pujança da gestão Guito da saúde/Sinhorzinho, aproveitou o ensejo para reportar-se à conjuntura politica nacional. Ele que tem procurado ajudar o município junto ao governo estadual. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do repórter Juraci Santos, tece considerações sobre as solenidades e inauguracões no município. 

A Secretária de Sáúde, Luana Piton, por sua vez, utilizando-se da tribuna, logo após saudar a todos os presentes, falou acerca do esforço conjunto de todas as pastas do atual governo municipal no intuito de atender, dentro do possível, os pleitos que emergem no seio da população, em todas as áreas. Em que pese as dificuldades, conquistas têm sido auferidas, graças  à abnegação de todos. Finalizando, convidou a todos para participarem da inguaurgação do Centro de Terapia e dos demais momentos das festividades. 

O prefeito Guito da Saúde, logo após saudações, destacou a importância das comemorações, de maneira que permaneçam vivas as chamas do desenvolvimento. Aproveitando o ensejo, elencou uma série de realizações de sua gestão, anunciando, ainda, obras de pavimentação e reforma do campo de futebol, e extensão de abastecimento de água para comunidade rurais. Realçou a importância da Feira de Agricultura que será realizada aos dias de domingo, no centro da cidade. 

Terminada a sessão da Câmara, foi inaugurado o Centro de Fisioterapia. Coube à titular da pasta , Luana Piton, discorrer sobre a importância desse equipamento para o município. Ela que, em entrevista exclusiva à tvsaj. também falou sobre o projeto de "saúde itinerante" que será deflagrado no município, a ser desenvolvido em comunidades urbanas e rurais. Falou, também, acerca da situação logística e operacional da saúde, no que concerne aos veículos e estoque de medicamentos para atendimento à demanda reinante no seio da população. 

 

O povoamento do território onde hoje situa-se o município de Dom Macedo Costa iniciou-se no século XVII, por agricultores vindos de Maragogipe que se estabeleceram na localidade desenvolvendo a agropecuária. A freguesia foi repartida em quatro no decorrer do século XVIII, entre elas a de São Felipe, criada em 1718. Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Dom Macedo Costa, em 04 de abril de 1962, desmembrado de São Filipe.Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS as fotos através do link FOTOS, NO TOPO DO SITE. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inicia-se nessa quarta-feira, 04, a programação inerente às comemorações pelo transcurso do 56o. aniversário de emancipação política do município de Dom Macedo Costa, no recôncavo baiano, na gstão municipal capitaneada por Guito da Saúde-Sinhorzinho. Programação que, nessa quarta-feira, começa às 08:30h com Hasteamento das Bandeiras, na Câmara de Vereadores. Logo em seguida, Sessão solene. Dando prosseguimento, a inauguração do Centro de Fisioterapia; à noite, missa solene na igreja matriz.  

Nessa quinta-feira, 05, Projeto Ação e Cidadania e sorteio de prêmios da Campanha do IPTU. No dia 06 (sexta-feira), inauguração do Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e, em seguida, culto evangélico. No sábado, 07, Projeto Caravana de Lazer e, fechando a programação, dia 08, domingo, Feira de Agricultura familiar e shows com artistas locais, na praça principal. A administração, municipal, portanto, mantendo tradições e, mais que isso, promovendo inagurações no municipio. Município territorialmente pequeno, todavia, por outro lado, com grande potencial de crescimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As escolas municipais de Dom Macedo Costa celebraram a Páscoa durante esta semana com bastante alegria, confraternização e muito chocolate! Tanto os alunos do campo, como os da sede participaram de atividades diversas, como entrega de ovos de páscoa, encenações, brincadeiras, pinturas e até confecção de doces. Com dedicação e a colaboração das famílias, a Educação em nosso município promove momentos afetuosos para os pequenos macedenses!

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria de Assistência Social, entregou, na tarde desta quarta-feira, o kit peixe da Semana Santa às famílias de baixa renda do município. Ao todo foram 1.500 kits, compostos de peixes, arroz e azeite de dendê.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Assistência aos produtores rurais de Dom Macedo Costa é pauta prioritária da gestão municipal desde 2017. Na manhã da última terça-feira (20), os trabalhadores do campo estiveram reunidos com Mara Borges e equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural para a articulação da Feira da Agricultura Familiar que se iniciará em nosso município a partir do próximo mês. Junto com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a Feira será mais um meio que os pequenos agricultores locais terão para vender seus produtos. Ganha o produtor rural com mais oportunidade de geração de renda. Ganha o munícipe com a possibilidade de compra de alimentos naturais, bem perto de casa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 As obras que vão universalizar o acesso à água tratada nas comunidades rurais de Dom Macedo Costa seguem aceleradas. Nesta quinta-feira os trabalhos chegaram à comunidade do Alto do Jaguaripe, onde a empresa responsável, junto com a EMBASA, vai construir uma estação elevatória para atender as localidades ao entorno. É água de qualidade chegando aos pontos mais extremos de nosso município! E como você já sabe, o prefeito GUITO segue acompanhando tudo de perto, porque em Dom Macedo Costa o trabalho não para!


Enquete


PodCast