Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara de Vereadores, iniciou-se, na manhã dessa quarta-feira, 04, a série de eventos que fazem parte da grade de programação, no tocante ao aniversário de 56 anos de emancipacão política de Dom Macedo Costa, muncípio situado a 179 km da capital do estado (e a 98, através do ferry-boat), recôncavo baiano. Coube a Bahia a condução dos trabalhos, na condição de presidente egrégia casa legislativa, com participação dos demais vereadores, prefeito Guito da Saúde, vice Sinhorzinho, deputado estadual Robinson Almeida, vereador Valmir de Muniz Ferreira, diácono e futuro padre Jorge, outras lideranças e representantes de diversos segmentos do município.

Logo após o Hino Nacional, saudações pelo presidente da Câmara que, por sua vez, cedeu espaço para que Élida Piton (Secretária de Educação), falasse um pouco sobre a  história do município. Dom Macedo Costa que foi iniciada com a chegada de produtores egressos de Maragogipe, no século XVII. Eles que, em aqui chegando, deram impulso à  agricultura e pecuária. Élida, em sua fala, enfatizou que, no século XVIII, a freguesia foi dividida em em quatro, dentre elas, a de São Felipe.  Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente que, inclusive, foi tema das festividades juninas de 2017.  Elevado à categoria de município com a  Dom Macedo Costa,foi emancipado em 04 de abril de 1962.

Em seguida, as falas de Juracy Santos (vereador e radialista) que se confessou regozijado em representar os demais vereadores nesse pronunciamento. Juracy que tem feito um meritório trabalho junto à egrégia casa legislativa. Ele que, diga-se de passagem, apresentou um projeto objetivando a isenção de taxas de inscrição para as camadas carentes, quando da realização de concursos públicos. Valmir, vereador de 3o mandato em Muniz Ferreira, agradeceu pelo convite e enalteceu as comemorações alusivas aos 56 anos de emancipação de D.M. Costa 

Robinson Almeida, ex-Secretário de Comunicações na gestão Jaques Wagner e deputado federal, pré-candidato à reeleição, além de cumprimentar a todos e destacar a pujança da gestão Guito da saúde/Sinhorzinho, aproveitou o ensejo para reportar-se à conjuntura politica nacional. Ele que tem procurado ajudar o município junto ao governo estadual. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do repórter Juraci Santos, tece considerações sobre as solenidades e inauguracões no município. 

A Secretária de Sáúde, Luana Piton, por sua vez, utilizando-se da tribuna, logo após saudar a todos os presentes, falou acerca do esforço conjunto de todas as pastas do atual governo municipal no intuito de atender, dentro do possível, os pleitos que emergem no seio da população, em todas as áreas. Em que pese as dificuldades, conquistas têm sido auferidas, graças  à abnegação de todos. Finalizando, convidou a todos para participarem da inguaurgação do Centro de Terapia e dos demais momentos das festividades. 

O prefeito Guito da Saúde, logo após saudações, destacou a importância das comemorações, de maneira que permaneçam vivas as chamas do desenvolvimento. Aproveitando o ensejo, elencou uma série de realizações de sua gestão, anunciando, ainda, obras de pavimentação e reforma do campo de futebol, e extensão de abastecimento de água para comunidade rurais. Realçou a importância da Feira de Agricultura que será realizada aos dias de domingo, no centro da cidade. 

Terminada a sessão da Câmara, foi inaugurado o Centro de Fisioterapia. Coube à titular da pasta , Luana Piton, discorrer sobre a importância desse equipamento para o município. Ela que, em entrevista exclusiva à tvsaj. também falou sobre o projeto de "saúde itinerante" que será deflagrado no município, a ser desenvolvido em comunidades urbanas e rurais. Falou, também, acerca da situação logística e operacional da saúde, no que concerne aos veículos e estoque de medicamentos para atendimento à demanda reinante no seio da população. 

 

O povoamento do território onde hoje situa-se o município de Dom Macedo Costa iniciou-se no século XVII, por agricultores vindos de Maragogipe que se estabeleceram na localidade desenvolvendo a agropecuária. A freguesia foi repartida em quatro no decorrer do século XVIII, entre elas a de São Felipe, criada em 1718. Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Dom Macedo Costa, em 04 de abril de 1962, desmembrado de São Filipe.Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS as fotos através do link FOTOS, NO TOPO DO SITE. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inicia-se nessa quarta-feira, 04, a programação inerente às comemorações pelo transcurso do 56o. aniversário de emancipação política do município de Dom Macedo Costa, no recôncavo baiano, na gstão municipal capitaneada por Guito da Saúde-Sinhorzinho. Programação que, nessa quarta-feira, começa às 08:30h com Hasteamento das Bandeiras, na Câmara de Vereadores. Logo em seguida, Sessão solene. Dando prosseguimento, a inauguração do Centro de Fisioterapia; à noite, missa solene na igreja matriz.  

Nessa quinta-feira, 05, Projeto Ação e Cidadania e sorteio de prêmios da Campanha do IPTU. No dia 06 (sexta-feira), inauguração do Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e, em seguida, culto evangélico. No sábado, 07, Projeto Caravana de Lazer e, fechando a programação, dia 08, domingo, Feira de Agricultura familiar e shows com artistas locais, na praça principal. A administração, municipal, portanto, mantendo tradições e, mais que isso, promovendo inagurações no municipio. Município territorialmente pequeno, todavia, por outro lado, com grande potencial de crescimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Portando droga, munição e com farda escolar, Ricardo Souza Ribeiro, 22 anos, o “Patola”, foi preso por policiais militares do 14º Batalhão sob a acusação de tráfico, roubo e receptação. O flagrante aconteceu às 9 horas, desta quarta-feira (14), na localidade de Comum do Bamba, em Dom Macedo Costa.

Populares da cidade acionaram a Polícia Militar, dando conta de um homem, com roupa de estudante, circulando de motocicleta e roubando pessoas. Os PMs foram averiguar e, com informações, alcançaram Ricardo na referida localidade, já no limite com a Cidade de Conceição do Almeida.

O egresso do sistema prisional foi abordado conduzindo o veículo roubado HONDA CG FAN, cor preta, NYR-4927, adulterado com fita isolante para 4827, e na busca os policiais encontraram em sua posse uma máscara tipo brucutu, munições calibre 38, 12 buchas de maconha e 12 pedras de crack.

Ele, que alegou usar a farda para não ser abordado pela polícia, e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Conceição do Almeida, onde, além de permanece à disposição da justiça, várias pessoas foram e o reconhecê-lo como altor de práticas criminosas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não é todo dia que determinadas personalidades se encontrem no dia a dia. Mas tudo é possível quando elas têm, em comum, os mesmos objetivos e, com esse escopo, trilham caminhos semelhantes. Rerefimo-nos, naturalmente, aos "TRÊS BAHIAS"  que fazem parte da política partidária na região.  BAHIA de D. MACEDO COSTA, atual presidente da Câmara de Vereadores, já é detentor de vários mandados junto ao legislativo municipal, tendo tido grande atuação, de conformidade com informações que nos foram; ELÁDIO BAHIA de SAPEAÇU (ao centro), ex-prefeito e ex-Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu, gestão Jonival Lucas, com grande atuação em prol da população. Ele que, insofismavelmente, desenvolveu um dos melhores trabalhos a frente de uma Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na região e, por que não dizer, em toda Bahia. BAHIA de VARZEDO, atual  prefeito de Varzedo, tinha com principal bandeira de luta, durante campanha eleitoral, propiciar mais segurança aos munícipes: mais que isso, vem realizando um meritório trabalho em outras áreas, também. Sabia, de cátedra, que, em que pese adversário político, da responsabilidade de dar prosseguimento ao também destacável trabalho realizado pelo seu antecessor, Radaman Barreto. Só o tempo dirá se ele conseguirá superar o trabalho até então realizado. O importante é que está trilhando e, mais que isso, imbuído nesse propósito. Foto Antonio Mascarenhas (veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-gestor terá representação encaminhada ao Ministério Público da Bahia, para que seja apurada se houve ou não a prática de crime contra as finanças públicas O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (21/11), rejeitou as contas da prefeitura de Dom Macedo Costa, de responsabilidade de José dos Santos Fróes, relativas ao exercício de 2016. A razão determinante para a rejeição foi o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos em caixa para pagamento de despesas inscritas como restos a pagar. O ex-gestor terá representação encaminhada ao Ministério Público da Bahia, para que seja apurada se houve ou não a prática de crime contra as finanças públicas.

No município de Dom Macedo Costa, os recursos deixados em caixa pelo ex-prefeito José dos Santos Fróes, no montante de R$510.008,78, não foram suficientes para quitar as despesas registradas como restos a pagar do exercício, no valor de R$144.026,96, e demais obrigações de curto prazo, no importe de R$610.405,18, o que provocou um desequilíbrio nas contas públicas. Os conselheiros decidiram multar o gestor em R$4 mil pelas irregularidades identificadas no relatório técnico e ainda em 12% dos seus subsídios anuais, por não ter promovido medidas visando a redução da despesa com pessoal, que alcançou 60,16% da receita corrente líquida do município no final do exercício. O conselheiro Paolo Marconi votou por multa no valor de 30% dos subsídios, mas foi voto vencido e o conselheiro Fernando Vita se julgou impedido de emitir voto. Com informações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.Leo Vasconcelos. Politica no Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a parceria do Governo do Estado e da EMBASA, a Prefeitura de Dom Macedo Costa garante investimentos que trarão mais qualidade de vida para os macedenses. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Egnaldo Piton esteve em encontro promovido pela EMBASA, em Santo Antônio de Jesus, com os prefeitos do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá para a assinatura do convênio de cooperação no Plano Municipal de Saneamento.

Com esse atual modelo de contrato, o município se adéqua ao novo marco legal para a garantia de obras, como a que levará a extensão de água para mais comunidades rurais, em um investimento de 2 milhões de reais, através do governo do Estado. Essa é a maior obra de infraestrutura conquistada para o município nos últimos anos.

Representando Dom Macedo Costa, com o prefeito Egnaldo Piton estiveram o vice-prefeito Edimundo Xavier e o presidente da Câmara de Vereadores Geraldo Jorge Sales (Bahia). A reunião contou também com a presença do secretário de Infraestrutura Hídrica do Estado, Cássio Peixoto, o presidente da EMBASA, Rogério Cedraz, o gerente regional da EMBASA, Gildeone Almeida, o deputado federal Robinson Almeida e o deputado estadual Bira Corôa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O apoio aos movimentos que promovem a cultura local é uma das marcas da atual administração de Dom Macedo Costa. Nesse sentido, o prefeito Egnaldo Piton e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, capitaneada por Ieda Iara Nogueira e Maria José Santos, apresentaram na noite de ontem (21) suas propostas para a reestruturação do grupo de teatro e dança do município. Marcaram presença no encontro adolescentes e jovens macedenses que, acompanhados de alguns pais, se mostraram animados em reativar esse importante projeto que terá o apoio da Prefeitura de Dom Macedo Costa.

“Sabemos que muitos jovens de Dom Macedo Costa têm potencial para chegar aos grandes palcos. Essa é a oportunidade de revelarmos os talentos e valorizarmos nossos artistas”, frisou o prefeito Egnaldo Piton.

Como tem sido em todos os setores da atual gestão democrática do município, os jovens puderam expressar seus anseios em relação ao novo grupo que surge, apontando questões como necessidade de fardamento, divulgação das atividades e participação em eventos intermunicipais. Partiu dos jovens também a sugestão do nome que identificará essa nova formação do projeto: Os Gigantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), a reunião com o representante do IBGE e membros da gestão municipal para apresentação do Censo Agro 2017 em Dom Macedo Costa. Estiveram presentes o prefeito Egnaldo Piton e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que receberam no salão de reuniões do prédio das Secretarias, o gerente da agência do IBGE em Santo Antônio de Jesus, Neilton Andrade.

O Censo Agropecuário é a pesquisa que visita todas as unidades dedicadas à produção agropecuária, florestal ou aquícola (de criação de peixes) no país, a fim de coletar informações de cada produtor sobre o quê, onde, quanto e como produz, independente das dimensões de sua propriedade.O encontro também foi útil para a exposição, por parte do IBGE, da nova configuração territorial do município.Os recenseadores do Censo Agro começam a etapa de coletas no dia 1º de Outubro e seguem os trabalhos até o fim de fevereiro. #DomMacedoCosta #DesenvolvimentoRural #ConstruindoCidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana. As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A localidade da Santa Luzia recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Egnaldo Piton, o vice Edimundo Xavier, secretários e representantes de Secretarias, em mais um encontro do PPA (Plano Plurianual). Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales.

A comunidade pode apresentar propostas para a região que compreende as localidades de Santa Luzia, Milagres de Santo Antônio, Sapezinho, Comum, Santíssimo, Teixeira, Cajazeiras, Jogo da Bola e Ramo das Graças.Demandas referentes a conservação das estradas, geração de emprego, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente foram tidas como prioritárias pelos moradores presentes.

Com o encontro de hoje, completa-se o ciclo de reuniões do PPA de Dom Macedo Costa, com propostas que irão compor o planejamento do município nos anos de 2018 a 2022.Em cinco encontros, contemplando as várias localidades do município, a equipe da atual gestão municipal pode ouvir de perto as reivindicações dos munícipes, em uma verdadeira construção de uma administração democrática, transparente e de participação popular.Dando o direito de decisão ao povo sobre a Dom Macedo Costa que queremos, nosso município segue firme #CONSTRUINDOCIDADANIA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A manhã do domingo foi dedicada a mais uma reunião do Plano Plurianual de Dom Macedo Costa, que pela primeira vez está sendo construído com a participação das comunidades rurais. Ontem (13) foi a vez dos moradores de Dom Vital e Boa Sorte indicarem as prioridades de suas localidades. O plano plurianual é um documento que define as metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Entre as demandas apontadas pelos moradores estiveram a coleta de lixo, o fortalecimento da agricultura, geração de emprego e oferta de cursos de capacitação.Mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em Dom Macedo Costa quando você paga o IPTU, além de contribuir com a melhoria de sua cidade, você pode ganhar prêmios! Você que já efetuou o pagamento do IPTU 2017, compareça ao Setor de Tributos, localizado no Prédio das Secretarias (antigo CRAS), e retire o seu cupom.IPTU 2017. Você contribui, os benefícios acontecem.

PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA
Construindo Cidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

A semana que antecedeu o dia em homenagem aos pais não passou despercebida pela equipe da Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência em Assistência Social de Dom Macedo Costa. Na última sexta-feira (11), os pais de alunos que participam das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos puderam ter um momento de descontração, com uma demonstração das crianças do Karatê e um divertido torneio de dominó. Ao final das atividades, houve a premiação das duplas e a distribuição de brindes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A macedense, agente comunitária de saúde e graduada em Geografia, Antônia Ferreira, recebeu na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Troféu Benedita da Silva – Pérola Negra. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de Antônia no mapeamento realizado em sua graduação e pós-graduação sobre pessoas com anemia falciforme no município de Dom Macedo Costa. A anemia falciforme é uma patologia hereditária que acomete principalmente os afrodescendentes.

O prêmio Benedita da Silva foi criado em 2011 para homenagear mulheres negras que se destacam em várias áreas, como forma de resistência ao racismo. O trabalho de Antônia, após indicação feita pelo prefeito Egnaldo Piton, foi selecionado entre várias outras propostas na Bahia, que culminaram na escolha de 20 mulheres premiadas hoje.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton recebeu na tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, a presidente da Associação dos Agricultores do Jacarandá, Soraya Andrade. Dentre outros assuntos, Soraya confirmou a disponibilização para o município do terreno onde está o campo de futebol da referida localidade. O local faz parte da propriedade de sua família e poderá continuar servindo como espaço de lazer da comunidade, setor que foi um dos anseios expressos pelos moradores na reunião do PPA. Soraya Andrade é filha do saudoso ex-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Caldas de Andrade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve início na noite desta quarta-feira (09) a V Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Dom Macedo Costa. A mesa de abertura contou com a presença de representantes do poder público, entre os quais o prefeito Egnaldo Piton, que em sua fala destacou a importância das Conferências para a conquista e garantia de direitos, como as que ele próprio já defendeu enquanto agente comunitário de Saúde.

A secretária de Saúde, Amanda Piton, expôs algumas das conquistas da atual gestão, como a ampliação do atendimento de especialidades na Unidade de Saúde, com a oferta de cardiologia, pediatria, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia e ultrassonografia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Dom Macedo Costa convidam toda a população para a V Conferência Municipal de Saúde. A abertura acontece nesta quarta-feira (09), a partir das 18:30h. A programação continua na quinta-feira, a partir das 08:00h. O evento será no Espaço Barreto. Sua presença é importante para a discussão democrática sobre as políticas de Saúde para o nosso município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Macedense, mulher, filha de família de agricultores da localidade do Comum, Antônia Luzia Santos foi a principal palestrante da 7ª Conferência de Assistência Social de Dom Macedo Costa. Hoje advogada e assessora técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Antônia traz no currículo também a experiência de já ter sido presidente da Associação de Conselhos Tutelares de Salvador e de servidora da Câmara Municipal de Vereadores da capital baiana. Sem nunca esquecer de suas raízes e lembrando pelo nome muitos de seus conterrâneos, Antônia esteve de volta a sua terra natal, desta vez para falar de Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

“Direitos sociais são aqueles assegurados pela Constituição Federal a todo o cidadão brasileiro, como a saúde, educação, moradia, cultura e lazer, e que compete aos governos oferecerem isso através de políticas públicas. Infelizmente, estamos vivendo um cenário político em nível nacional que vem ameaçando a garantia desses direitos conquistados pelo povo brasileiro”, pontuou Antônia em sua explanação.

A sensação de poder ver as políticas públicas sendo efetivadas em sua terra natal também foi um aspecto destacado pela macedense. “Eu estou super emocionada em estar em Dom Macedo, que é o meu município, onde tenho meus familiares e minha raiz. Eu vim de uma família simples e hoje estou em minha cidade representando o Governo do Estado. Estou feliz em ver que o meu município, que eu tanto gosto e que sempre estou presente, está no caminho certo. A gente vê as políticas públicas se materializando, os programas sociais funcionando, saindo do assistencialismo. Isso é extremamente gratificante”, concluiu a advogada, que em sua fala comoveu muitos dos presentes, sendo fortemente aplaudida pelos conterrâneos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Promovida pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Prefeitura de Dom Macedo Costa, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social trouxe à comunidade a discussão democrática sobre os temas relativos às políticas sociais do nosso município, durante todo o dia de hoje (08), no Espaço Barreto.

Com 579 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, 670 famílias atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social, 430 participantes dos cursos e oficinas promovidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Dom Macedo Costa dá um salto de qualidade na área de Assistência Social, já alcançando 18 das 21 metas de aprimoramento de gestão estabelecidas pelo Governo Federal, conforme números apresentados pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Selma Lemos, que com sua equipe, já busca meios para completar todos os objetivo definidos pelo governo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A escola da Jangada ficou pequena para receber as comunidades na terceira reunião do Plano Plurianual (PPA) de Dom Macedo Costa, que aconteceu na noite de hoje (07). Em mais uma expressiva manifestação popular de desejo por participar das decisões que nortearão os rumos do município nos próximos quatro anos, os moradores das localidades de Tintureiro, Jangada, Riachão, Três Bocas, Boa Vista e Lameiro compareceram massivamente ao encontro, que devido ao grande número de pessoas presentes teve que ser transferido para a Igreja em frente à escola.

Compareceram ao encontro o prefeito Egnaldo Piton, o vice-prefeito Edimundo Xavier, vereadores, secretários e representantes das Secretarias. A secretária de Administração, Jamile Pereira, como tem pontuado em todas as reuniões do PPA, destacou a importância de se construir esse planejamento de forma que se contemple as demandas da população e salientou sobre o pioneirismo da atual gestão em construir o documento ouvindo as comunidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), oferece oficina de salgados ministrada pela oficineira Rita Sueli Lessa. As atividades se iniciaram no dia 04 de agosto e seguem durante o mês em mais quatro encontros. São duas turmas semanais (uma pela manhã e outra pela tarde), formadas por pessoas que desejam ter uma fonte de renda, apendendo as técnicas culinárias. Na manhã de hoje, as participantes receberam a visita do prefeito Egnaldo Piton e da secretária municipal de Assistência Social, Selma Lemos.


Enquete


PodCast