Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O apoio aos movimentos que promovem a cultura local é uma das marcas da atual administração de Dom Macedo Costa. Nesse sentido, o prefeito Egnaldo Piton e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, capitaneada por Ieda Iara Nogueira e Maria José Santos, apresentaram na noite de ontem (21) suas propostas para a reestruturação do grupo de teatro e dança do município. Marcaram presença no encontro adolescentes e jovens macedenses que, acompanhados de alguns pais, se mostraram animados em reativar esse importante projeto que terá o apoio da Prefeitura de Dom Macedo Costa.

“Sabemos que muitos jovens de Dom Macedo Costa têm potencial para chegar aos grandes palcos. Essa é a oportunidade de revelarmos os talentos e valorizarmos nossos artistas”, frisou o prefeito Egnaldo Piton.

Como tem sido em todos os setores da atual gestão democrática do município, os jovens puderam expressar seus anseios em relação ao novo grupo que surge, apontando questões como necessidade de fardamento, divulgação das atividades e participação em eventos intermunicipais. Partiu dos jovens também a sugestão do nome que identificará essa nova formação do projeto: Os Gigantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), a reunião com o representante do IBGE e membros da gestão municipal para apresentação do Censo Agro 2017 em Dom Macedo Costa. Estiveram presentes o prefeito Egnaldo Piton e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que receberam no salão de reuniões do prédio das Secretarias, o gerente da agência do IBGE em Santo Antônio de Jesus, Neilton Andrade.

O Censo Agropecuário é a pesquisa que visita todas as unidades dedicadas à produção agropecuária, florestal ou aquícola (de criação de peixes) no país, a fim de coletar informações de cada produtor sobre o quê, onde, quanto e como produz, independente das dimensões de sua propriedade.O encontro também foi útil para a exposição, por parte do IBGE, da nova configuração territorial do município.Os recenseadores do Censo Agro começam a etapa de coletas no dia 1º de Outubro e seguem os trabalhos até o fim de fevereiro. #DomMacedoCosta #DesenvolvimentoRural #ConstruindoCidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana. As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A localidade da Santa Luzia recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Egnaldo Piton, o vice Edimundo Xavier, secretários e representantes de Secretarias, em mais um encontro do PPA (Plano Plurianual). Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales.

A comunidade pode apresentar propostas para a região que compreende as localidades de Santa Luzia, Milagres de Santo Antônio, Sapezinho, Comum, Santíssimo, Teixeira, Cajazeiras, Jogo da Bola e Ramo das Graças.Demandas referentes a conservação das estradas, geração de emprego, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente foram tidas como prioritárias pelos moradores presentes.

Com o encontro de hoje, completa-se o ciclo de reuniões do PPA de Dom Macedo Costa, com propostas que irão compor o planejamento do município nos anos de 2018 a 2022.Em cinco encontros, contemplando as várias localidades do município, a equipe da atual gestão municipal pode ouvir de perto as reivindicações dos munícipes, em uma verdadeira construção de uma administração democrática, transparente e de participação popular.Dando o direito de decisão ao povo sobre a Dom Macedo Costa que queremos, nosso município segue firme #CONSTRUINDOCIDADANIA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A manhã do domingo foi dedicada a mais uma reunião do Plano Plurianual de Dom Macedo Costa, que pela primeira vez está sendo construído com a participação das comunidades rurais. Ontem (13) foi a vez dos moradores de Dom Vital e Boa Sorte indicarem as prioridades de suas localidades. O plano plurianual é um documento que define as metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Entre as demandas apontadas pelos moradores estiveram a coleta de lixo, o fortalecimento da agricultura, geração de emprego e oferta de cursos de capacitação.Mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em Dom Macedo Costa quando você paga o IPTU, além de contribuir com a melhoria de sua cidade, você pode ganhar prêmios! Você que já efetuou o pagamento do IPTU 2017, compareça ao Setor de Tributos, localizado no Prédio das Secretarias (antigo CRAS), e retire o seu cupom.IPTU 2017. Você contribui, os benefícios acontecem.

PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA
Construindo Cidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

A semana que antecedeu o dia em homenagem aos pais não passou despercebida pela equipe da Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência em Assistência Social de Dom Macedo Costa. Na última sexta-feira (11), os pais de alunos que participam das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos puderam ter um momento de descontração, com uma demonstração das crianças do Karatê e um divertido torneio de dominó. Ao final das atividades, houve a premiação das duplas e a distribuição de brindes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A macedense, agente comunitária de saúde e graduada em Geografia, Antônia Ferreira, recebeu na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Troféu Benedita da Silva – Pérola Negra. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de Antônia no mapeamento realizado em sua graduação e pós-graduação sobre pessoas com anemia falciforme no município de Dom Macedo Costa. A anemia falciforme é uma patologia hereditária que acomete principalmente os afrodescendentes.

O prêmio Benedita da Silva foi criado em 2011 para homenagear mulheres negras que se destacam em várias áreas, como forma de resistência ao racismo. O trabalho de Antônia, após indicação feita pelo prefeito Egnaldo Piton, foi selecionado entre várias outras propostas na Bahia, que culminaram na escolha de 20 mulheres premiadas hoje.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton recebeu na tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, a presidente da Associação dos Agricultores do Jacarandá, Soraya Andrade. Dentre outros assuntos, Soraya confirmou a disponibilização para o município do terreno onde está o campo de futebol da referida localidade. O local faz parte da propriedade de sua família e poderá continuar servindo como espaço de lazer da comunidade, setor que foi um dos anseios expressos pelos moradores na reunião do PPA. Soraya Andrade é filha do saudoso ex-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Caldas de Andrade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve início na noite desta quarta-feira (09) a V Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Dom Macedo Costa. A mesa de abertura contou com a presença de representantes do poder público, entre os quais o prefeito Egnaldo Piton, que em sua fala destacou a importância das Conferências para a conquista e garantia de direitos, como as que ele próprio já defendeu enquanto agente comunitário de Saúde.

A secretária de Saúde, Amanda Piton, expôs algumas das conquistas da atual gestão, como a ampliação do atendimento de especialidades na Unidade de Saúde, com a oferta de cardiologia, pediatria, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia e ultrassonografia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Dom Macedo Costa convidam toda a população para a V Conferência Municipal de Saúde. A abertura acontece nesta quarta-feira (09), a partir das 18:30h. A programação continua na quinta-feira, a partir das 08:00h. O evento será no Espaço Barreto. Sua presença é importante para a discussão democrática sobre as políticas de Saúde para o nosso município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Macedense, mulher, filha de família de agricultores da localidade do Comum, Antônia Luzia Santos foi a principal palestrante da 7ª Conferência de Assistência Social de Dom Macedo Costa. Hoje advogada e assessora técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Antônia traz no currículo também a experiência de já ter sido presidente da Associação de Conselhos Tutelares de Salvador e de servidora da Câmara Municipal de Vereadores da capital baiana. Sem nunca esquecer de suas raízes e lembrando pelo nome muitos de seus conterrâneos, Antônia esteve de volta a sua terra natal, desta vez para falar de Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

“Direitos sociais são aqueles assegurados pela Constituição Federal a todo o cidadão brasileiro, como a saúde, educação, moradia, cultura e lazer, e que compete aos governos oferecerem isso através de políticas públicas. Infelizmente, estamos vivendo um cenário político em nível nacional que vem ameaçando a garantia desses direitos conquistados pelo povo brasileiro”, pontuou Antônia em sua explanação.

A sensação de poder ver as políticas públicas sendo efetivadas em sua terra natal também foi um aspecto destacado pela macedense. “Eu estou super emocionada em estar em Dom Macedo, que é o meu município, onde tenho meus familiares e minha raiz. Eu vim de uma família simples e hoje estou em minha cidade representando o Governo do Estado. Estou feliz em ver que o meu município, que eu tanto gosto e que sempre estou presente, está no caminho certo. A gente vê as políticas públicas se materializando, os programas sociais funcionando, saindo do assistencialismo. Isso é extremamente gratificante”, concluiu a advogada, que em sua fala comoveu muitos dos presentes, sendo fortemente aplaudida pelos conterrâneos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Promovida pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Prefeitura de Dom Macedo Costa, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social trouxe à comunidade a discussão democrática sobre os temas relativos às políticas sociais do nosso município, durante todo o dia de hoje (08), no Espaço Barreto.

Com 579 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, 670 famílias atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social, 430 participantes dos cursos e oficinas promovidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Dom Macedo Costa dá um salto de qualidade na área de Assistência Social, já alcançando 18 das 21 metas de aprimoramento de gestão estabelecidas pelo Governo Federal, conforme números apresentados pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Selma Lemos, que com sua equipe, já busca meios para completar todos os objetivo definidos pelo governo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A escola da Jangada ficou pequena para receber as comunidades na terceira reunião do Plano Plurianual (PPA) de Dom Macedo Costa, que aconteceu na noite de hoje (07). Em mais uma expressiva manifestação popular de desejo por participar das decisões que nortearão os rumos do município nos próximos quatro anos, os moradores das localidades de Tintureiro, Jangada, Riachão, Três Bocas, Boa Vista e Lameiro compareceram massivamente ao encontro, que devido ao grande número de pessoas presentes teve que ser transferido para a Igreja em frente à escola.

Compareceram ao encontro o prefeito Egnaldo Piton, o vice-prefeito Edimundo Xavier, vereadores, secretários e representantes das Secretarias. A secretária de Administração, Jamile Pereira, como tem pontuado em todas as reuniões do PPA, destacou a importância de se construir esse planejamento de forma que se contemple as demandas da população e salientou sobre o pioneirismo da atual gestão em construir o documento ouvindo as comunidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), oferece oficina de salgados ministrada pela oficineira Rita Sueli Lessa. As atividades se iniciaram no dia 04 de agosto e seguem durante o mês em mais quatro encontros. São duas turmas semanais (uma pela manhã e outra pela tarde), formadas por pessoas que desejam ter uma fonte de renda, apendendo as técnicas culinárias. Na manhã de hoje, as participantes receberam a visita do prefeito Egnaldo Piton e da secretária municipal de Assistência Social, Selma Lemos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa convidam toda a população para a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece amanhã (08/08/2017), a partir das 8 da manhã, no Espaço Barreto, e terá como tema: Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS. Sua presença é importante para a discussão democrática das políticas sociais para o nosso município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM MACEDO COSTA, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, vem a público trazer esclarecimentos a respeito da matéria veiculada em sites sobre a decisão do TJ Bahia em manter os valores salariais dos representantes do legislativo e do executivo municipal. A título de informação, o Tribunal deu sentença contrária à ação feita por um vereador suplente, por considerar que a alteração dos valores foi razoável e não afeta as contas públicas.

Primeiramente, é válido destacar que a lei municipal (nº 468/2016) que alterou os valores dos salários de representantes do Executivo e Legislativo de Dom Macedo Costa foi aprovada pela Câmara Municipal em 2016, antes mesmo do período eleitoral, o que já descarta qualquer influência ou possibilidade de interesse pessoal por parte do gestor Egnaldo Piton, que após vitória nas eleições de outubro, veio a assumir o mandato em janeiro de 2017.

Além disso, A LEI QUE ALTEROU TAIS SUBSÍDIOS FOI SANCIONADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2016, sendo assinada, portanto, pelo gestor que administrou a cidade até o ano passado, como se pode verificar no Diário Oficial do Município no seguinte link:

http://www.dommacedocosta.ba.io.org.br/…/download/239/1107/0

Assim, a atual gestão de Dom Macedo Costa NÃO é responsável pela estipulação dos valores de salários do prefeito, vice, secretários ou vereadores.

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM MACEDO COSTA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença do prefeito Egnaldo Piton, do vice-prefeito, Edimundo Xavier, secretários e representantes das Secretarias, bem como do presidente da casa legislativa municipal, o vereador Geraldo Jorge Sales, que parabenizou o prefeito pela iniciativa de ouvir a população para a construção deste importante documento a ser, posteriormente, avaliado pela Câmara.

Entre as prioridades elencadas pelos moradores estiveram a construção de sedes próprias para os órgãos públicos, ações para a geração de emprego e renda, instalação de Serviço de Urgência em Saúde, obras de pavimentação e acessibilidade e políticas para o Meio Ambiente. “O prefeito Guito, de forma inteligente, abriu essa discussão para que nós pudéssemos opinar, para que tenhamos uma cidade melhor, participativa e democrática”, pontuou o morador Adilson Batista.A próxima reunião do PPA acontece na segunda-feira (07), às 18h, na localidade da Jangada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municipal de Dom Macedo Costa agora vai até o povo ouvir suas demandas! E o povo fez valer o seu direito de definir as prioridades para nosso município na primeira reunião do PPA (Plano Plurianual), que aconteceu na noite desta quinta-feira (03), no Jacarandá. É a primeira vez que o PPA de Dom Macedo Costa é construído também nas comunidades rurais.

O encontro contou com a participação em peso dos moradores da região que compreende o Gandu, Três Bocas, Três Cruzeiros, Pinga Fogo, Ponto Xique, Ponto do Caroço, Jacarandá e Boa Paz. Em um espaço público e democrático de discussão, todos puderam apresentar suas demandas para o prefeito Egnaldo Piton, secretários e representantes das Secretarias que estiveram presentes.

Ideias para a área de lazer, saneamento, coleta de lixo e rota do transporte escolar foram algumas das prioridades definidas pelos moradores das referidas localidades durante o encontro. “Hoje estou satisfeita em receber o nosso prefeito juntamente com seu secretariado em nossa comunidade. Nós que moramos na zona rural sabemos que as dificuldades são muitas. Quando a gente tem uma gestão com esse olhar voltado para a população, isso tem uma importância muito grande para que nossas questões possam ser ouvidas. Realmente, senti que agora eu tenho voz”, destacou a moradora Andreia Marli Torres.A próxima reunião do PPA acontece nesta sexta-feira (04), às 18h, na Câmara de Vereadores, com a presença dos moradores da sede

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton se reuniu nesta quarta-feira (02), em Salvador, com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Carlos Martins. Junto com o prefeito estiveram a Secretária Municipal de Assistência Social, Selma Lemos, a assistente social do município, Carine Silva, e a assessoria do deputado estadual Bira Corôa.

Os representantes de Dom Macedo Costa tiveram como objetivo a captação de recursos para programas sociais e a solicitação de implantação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que permite a compra de alimentos provenientes da Agricultura Familiar para ações de combate à pobreza, e a implantação do PAA Leite (Programa de Aquisição de Alimentos – Leite), que possibilita a aquisição de produtos relacionados ao leite para a doação a famílias em vulnerabilidade social.

O secretário afirmou que providenciará uma análise da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar para que a cidade possa integrar os dois projetos. Uma outra reivindicação apresentada pelo prefeito foi a capacitação da equipe de Assistência Social do município no Sistema Único de Assistência Social, acolhida pela Secretaria Estadual, que viabilizará os procedimentos para que a parceria entre estado e município seja firmada

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PPA é o plano plurianual participativo do município e servirá para definir as prioridades da gestão pública de 2018 a 2021.O primeiro encontro com a comunidade acontece nesta quinta-feira (03), na escola do Jacarandá, contemplando as localidades indicadas abaixo. Participe das audiências que vão acontecer durante os próximos dias, traga as prioridades de sua comunidade e possa dizer com a gente 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em parceria com o Banco do Nordeste, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural realizou, na manhã desta segunda-feira (31), um encontro com produtores (as) rurais do município, que aconteceu na comunidade do Jacarandá. A proposta foi apresentar as vantagens do Programa Agroamigo, que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar , e dentre outras vantagens, possibilita a concessão de crédito a juros baixos, de forma orientada, gradativa e sequencial; orienta os(as) agricultores(as) familiares em relação à educação financeira; e conscientiza o homem e mulher do campo para a necessidade de utilização dos recursos ambientais de forma sustentável. O encontro teve a condução do agente de crédito Reinaldo Oliveira, representante do Banco do Nordeste.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dom Macedo Costa esteve representada no Curso de Formação em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, que aconteceu no último dia 29, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participaram do encontro a Secretária Municipal de Cultura e Esportes, Ieda Iara Nogueira e a servidora Maria José dos Santos. O curso contou com a presença de representantes e gestores de esporte e lazer de 21 municípios do recôncavo baiano. A atividade foi promovida pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (CDPPEL-BA), e ministrada pelas pesquisadoras Abia Lima e Anália Moreira, com a coordenação do professor César Leiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), no auditório da Unidade de Saúde de Dom Macedo Costa, a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O encontro teve como propósito o debate de temas de interesse da sociedade no que se refere às ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Estiveram presentes o prefeito Egnaldo Piton, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Damiana Cerqueira, a secretária municipal de Saúde, Amanda Piton, além do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales, e demais representantes da sociedade.O encontro também objetivou a preparação para a V Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto, e trará como tema: “Saúde como Direito: participação popular na construção das políticas de Saúde”

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando o assunto é capacitação dos agricultores macedenses, a atual administração municipal de Dom Macedo Costa, a GESTÃO DO TRABALHO, não mede esforços! Hoje a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural promoveu mais um Dia de Campo com os pequenos produtores de nosso município, na sede da EMBRAPA, em Cruz das Almas.

O assunto dessa vez foram as modernas técnicas de cultivo da mandioca, uma das culturas mais tradicionais da nossa região. Pela manhã, os participantes do encontro tiveram uma detalhada explanação a respeito do plantio, o processamento, usos e aproveitamento de resíduos e subprodutos da mandioca.
Durante a tarde, nossos agricultores tiveram a oportunidade de conhecer todo o aparato de uma moderna casa de farinha modelo, apresentada pelo pesquisador da instituição, Joselito Motta.

A EMBRAPA de Cruz das Almas é um centro de referência nacional em pesquisas a respeito da mandioca, e tem sido parceira na oferta de oficinas para nossos agricultores. Porque agora na administração de Dom Macedo Costa é assim. Todo dia tem ação em prol do nosso povo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As vovós e vovôs macedenses receberam uma justa homenagem da Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, na manhã desta quarta-feira (26), dia em que se comemora o dia dos avós. A secretária Selma Lemos e equipe recepcionaram os homenageados, destacando a importância social que a experiência dos idosos traz para as famílias e a comunidade de modo geral.

O encontro contou com a reflexão do pastor João Batista. “A primeira coisa que deve nos alegrar é o fato de chegarmos na idade em que chegamos. Quando nos olhamos no espelho, temos que agradecer a Deus por sermos como somos e por termos conquistado tudo que temos, por menor que sejam nossas conquistas. Quando chegamos a fase de sermos avós, temos o tempo e a experiência aliados para colaborarmos na criação de nossos netos”, explanou o pastor João.

No final do encontro, além do lanche, houve o sorteio de brindes e a distribuição de lembranças entre todos os presentes. 
A PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA parabeniza todos/as avôs e avós macedenses e reconhece a valiosa contribuição desses munícipes na construção de nossa comunidade fraterna, sábia e acolhedora.


Enquete


PodCast