Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Preconiza um dos jargões popoulares que  "tudo que cai na rede é peixe". Nem tudo, na verdade...! Mas, já que estamos falando em "rede" a população passa a ter conhecimento, de forma não oficial, das atrações do São João de Dom Macedo Costa, a partir da divulgação da cópia de um ofício em que o prefeito Egnaldo Piton "Guito" comunica  a data, local e nomes das bandas que animarão os três dias do evento. Dentre esses nomes, podemos anunciar para o dia 22 Juan e Rafael, Farol de Milha e Forró Coisa Boa; No dia 23, Olhar Faceiro, Sarapatel com Pimenta..... Um São João que remete às tradições dessa grande manisfestação popular.

SÃO JOÃO ENXUTO

A administração Guito/Sinhorzinho realiza um São João que, apesar dos parcos custos (à luz das condições financeiras do município), o que não vai faltar é alegria e muita animação. Situado no recôncavo baiano, Dom Macedo Costa insere-se no rol dos municípios de menor densidade populacional, todavia, mostra toda uma pujança no seio estadual graças ao dinamismo de sue povo que, representada pelos atuais gestores, ostenta de grande conceito pela seriedade e ações que vem desenvolvento em prol do desenvolvimento local. Não se sabe como essas informações vazaram. Mas, o que importa é a grandiosidade do evento. .  Veja cópia do ofício,em LEIA MAIS

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Egnaldo Piton, conhecido popularmente por Guito, prestigiou, na manhã desse domingo, como o vem fazendo desde a criação da Feira de Agricultura Municipal, esse importante evento no município. Ele, ao lado da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Mara Borges, visita todos as barracas, levando todo um apreço aos produtores que, além de venderem seus produtos, conseguem essse "feed back" com a administração municipal. 

Ele é, insofismavelmente, um dos poucos gestores, na região,  que conseguem estabelecer esse diálogo, esse corpo a corpo. Ao contrário de outros que só aparecem na época das eleições. Coincidentemente, a Tvsaj lida com outros poucos nomes que, de forma seleta, integram essa reduzida, na região. É só acompanhar o trabalho da Tvsaj para saber os nomes dos gestores que integram essa relação, na região. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações aos 57 anos de emancipação política de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve, nesse domingo, seu ponto de culminância com a comemoração do sucesso da Feira de Agricultura Familiar que se realiza na praça principal e, logo em seguida, com a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Dom Vital, eventos que, além dos anfitriões Egnaldo Piton e Sinhorzinho, prefeito e vice, respectivamente, com as participações de Robinson Almeida (Deputado Estadual), Bira Coroa (superintendência legislativa estadual) e Manoela  Oliveira (assessora do deputado federal Zé Neto).

Também presentes, os secretários municipais Luana Piton (Saúde), (Educação), Jocivan (Obras,Transportes e Serviços Públicos) Mara (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural); vereadores Geraldo Sales "Bahia" (presidente da Câmara), Edmundo Bomfim Santos, Jailton Santos Souza "Bochecha"; dentre os demais visitantes, José Carlos Toneto (ACESAJ, GANA), Ailton Santos (CMDCA), Manoel Missionário, Antonio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, João Carlos (Território do Recôncavo), Lorena e Amanda (SETAF), Mariana (GANA e Território do Recôncavo) e Dr. Fabrício Barbosa (Advogado), Dilson (Vice-prefieto de Conceição do Almeida). Representando a imprensa, Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo), Jota B (Saj Notícias), Vavá e equipe (Muniz FM), Mascarenhas  e Felipe (Tvsaj.com.br)

PRONUNCIAMENTOS NA PRAÇA

Antes da entrega de mudas a produtores rurais (de um acervo de 10.000 unidades), a representatividade política, capitaneada pelo prefeito Egnaldo Piton protagonizou realização de pronunciamentos alusivos à essa importante data para a historicidade local. Dentre os que se utilizaram o microfone, a Secretária de Agricultura, Mara que externou agradecimentos à dupla Egnaldo Piton/Sinhorizinho, apoio dos deputados Zé Neto, Robinson Almeida e Bira Corôa (hoje,  superintendente do legislativo estadual). Ela que, no final de sua fala, foi homenageada. 

Em seguida, pronunciamentos dos vereadores Bahia (presidente da Câmara), Jailton Bochecha e Edmundo Bomfim Santos. Eles que, ao lado de outros edis,  têm feito um destacável trabalho junto à egrégia casa legislativa municipal, contribuindo, com a parceria  firmada com o executivo, para o fomento de ações construtivistas em prol da população do município. Município que, tal qual os demais , tem uma oposição combativa, mas que, por outro lado, não desenvolve uma política sectária, votando contra projetos, deveras, construtivistas. 

Bira Coroa, em sua fala enalteceu todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, destacando, também, o trabalho desenvolvido pelos deputado Robinson Almeida e Zé Neto, nos níveis estadual e federal. Ele que, na alçada estadual tem sido bastante efetivo em todo um trabalho que realiza junto ao legislativo estadual, assim como as injunções junto às diversas pastas do governo estadual Bira Coroa que tem todo um histórico de luta em prol dos municípios que sempre hipotecaram apoio aos seus mandatos, dentre eles, Dom Macedo Costa. 

Manoela Oliveira, assessora parlamentar do deputado federal Zé Neto, representando-o nesse evento, externou toda uma satisfação em estar prestigiando esse evento. Zé Neto que também tem um histórico de luta em prol de Dom Macedo Costa e que, agora, na esfera federal, poderá contribuir mais ainda, principalmente, com canalização de emendas que possam fomentar a realização de obras, nesse município que, em pese sua pequena extensão territorial, exerce uma grande representatividade socioeconômica e política no seio da Bahia. 

O deputado  estadual Robinson Almeida que, diga-se de passagem, teve uma grande atuação a frente da Secretaria de Comunicação no governo Jaques Wagner e teve uma grande performance como deputado federal, hoje ocupando uma das 63 cadeiras na egrégia casa legislativa estadual, em sua fala, mostrou-se regozijado diante dessas conquistas para o município e todo um orgulho por ter em Guito e lideranças locais como parceiros nesse projeto de desenvolvimento. 

O prefeito Guito, por sua vez, após externar agradecimentos pelas participações das autoridades e representantes de diversos segmentos do município e região, falou sobre a extensa programação em homenagem aos  57 anos do município, aproveitando o ensejo para elencar outras realizações, dentre elas, a reforma do estádio municipal e inauguração do sistema de água para a comunidade do Don Vital e adjacências.  Ele que tem sido exemplo para toda região e (quiçá) da Bahia, no tocante ao projeto de Feira de Agricultura Familiar. 

INAGURAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DOM VITAL

Toda uma programação para celebração dos 57 anos de emancipação política do município teve seu ponto de culminância nesse domingo, com a inauguração do sistema de abastecimento de água nessa comunidade. Toda uma receptividade por parte da comunidade local, com oferecimento de um churrasco não foi à toa. Manifestações dessa magnitude são não apenas o "termômetro" de aprovação acerca de todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, mas, também, a exteriorização de toda uma satisfação que emana do seio da população. 

Em seus pronunciamentos, o deputado Robinson Almeida, Bira Corôa e prefeito Guito, mostraram que toda essa conquista é fruto de um trabalho irmanado, com  apoio de vereadores, secretariado e acolhida por parte dos organismos estaduais. Materializando a inauguração, abriu pela primeira vez a torneira, simbolizando, assim, essa tão importante conquista para a comunidade e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as diversas personlidades que prestigiaram a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Don Vital, zona rural de Dom Macedo Costa, nesse domingo, em comemoração aos 57 anos de emancipação política do município, o advogado Dr. Fabrício Barbosa. Ele que atua nesse e outros municípios da região. Fabrício que, além militar na área jurídica é morador e liderança politica no município. Ele que desenvolve um trabalho junto as diversas vertentes da sociedade tem, por hábito, manter, cotidianamente, contato com as pessoas. Graças ao potencial que lhe é inerente e essa facilidade de comunicação é que, a cada dia, se notabiliza no seio da população, a ponto de ser um dos mais requisitados na região para desempenho de suas atividades laborativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira, 04, deram continuidade à extensa programação alusiva aos 57 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa e que se estende até esse domingo, com inaugurações.Município que, na atual gestão, capitaneada por Egnaldo PIton e Sinhorzinho, vem, paulatinamente, nos trilhos do desenvolvimento. Nessa quarta-feira, a Feira de Saúde, abrindo esse grande evento, com realização de diversos sereviços nesse segmento. 

PRONUNCIAMENTOS

O prefeito Egnaldo Piton "Guito", em seu pronunciamento, na egrégia casa legislativa municipal, aproveitou o ensejo para, ao lado do vice Sinhorzinho e vereadores, externar respeito da aquisição de um terreno que terá por escopo a construção do mini polo industrial do município. O decreto foi assinado pelo prefeito durante o evento, ao lado do vice Edmundo Xavier e todos os vereadores. A área em apreço está localizada às margens da BA-026 que faz a ligação da sede do município à BR-101, nas imediações da Fazenda Fabiana, comunidade do Comum, de propriedade dos parentes de José Arnaldo Lemos. 

TÍTULOS DE CIDADÃOS DOMACEDENSES

Nada mais oportuno do que, em mais uma data de emancipação política do município, prestigiar pessoas que, egressas de outros municípios, vêm contribuindo para o desenvolvimento local. Pessoas que não apenas apostam nas possibilidades econômicas, em Dom Macedo Costa mas, mais que isso, dão asas ao empreendedorismo que se materializa a partir da confiança demonstrada pela população local nas diversas camadas da sociedade local. Foram homenageadas, nessa data, as seguintes personalidades: José Carlos Mozart (Posto 101, margem BR 101), Ane Carine Fonseca Moreira, Dilma Maria de J. Santos, Murillo Gonçalves da Silva e Valmir Santana da Silva.

Os homenageados, utilizando-se da tribuna da egrégia casa, fizeram pronunciamentos em agradecimentos, não apenas à deferência por parte dos vereadores mas, também, por extensão, à sociedade como um todo, em razão de todo um apoio recebido, razão do sucesso de cada um nas suas áreas de atuação. Eles que, com certeza, foram e são figuras importantes nesse processo de desenvolvimento socioeconômica de Dom Macedo Costa que, em que pese suas dimensões territoriais, exerce uma grande importância política e econômica no seio do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da egrégia casa legislativa, vereador Geraldo Jorge S. Sales (Bahia), tendo ao seu lado, o prefeito Egnaldo Piton, vice Sinhorzinho, vereadores Lucilene Piton, Jailton Santos Souza, Catiane C. Santos Silva, Antonia de Souza Lemos, Joselito Pereira Araújo, Edmundo Bomfim Santos e Márcio Nogueira Oliveira. Eles que, juntos, partilharam um saboroso bolo confeccionado em homenagem a esse município que tem na hospitalidade uma de suas grandes características. Também presente o vereador Tinho, de Maragojipe.

Representando o secretariado local, Luana Ediara Piton (Saúde), Jamile Pereira Santos (Administração), Élida Piton Vitena Educação), Jocivan Cerqueira (Obras), Selma Lemos (Assistência Social). Atuou como mestre de cerimônia a Dra. Geli Quadros (advogada e assessora jurídica da Câmara de Vereadores). Também presentes João Carlos (assessoria do Deputado Robinson Almeida), Dr.Alex (dentista), Jajai (Secretário da Câmara) e representatividades de diversos segmentos da sociedade local. Representado a imprensa, nesse evento, a Tvsaj.com.br, Gazeta do Recôncavo, Jornal Regional e Muniz FM. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo site. Publicaremos vídeos e entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vídeo da sessão solene da Câmara de Vereadores, nas comemorações aos 57 anos de emancipação polpítica de Dom Macedo Costa

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Continua conturbado o momento político nos bastidores do Vitória. Após o ex-presidente do conselho, , não acatar a convocação da assembleia geral extraordinária (AGE), no último sábado, 9, o mesmo renunciou ao cargo faltando pouco menos de sete meses para o fim do seu mandato. Para o seu lugar, assumirá o então deputado estadual, Robinson Almeida (PT).

Em nota, Catharino defendeu o seu posicionamento, alegando que tal atitude geraria uma instabilidade ainda maior para a instituição Esporte Clube Vitória. "Seria muito mais fácil e populista me abster e transferir a responsabilidade para a AGE, mas não conseguiria dormir com minha consciência tranquila", declarou.

Diante dessa situação, o então vice-presidente da chapa, Robinson Almeida, se reunirá com Paulo Catharino para acertar as questões referentes da transição do mandato, onde ficará até as novas eleições, em setembro deste ano. Foto 1, inserção Tvsaj.com.br. Foto 2,Maurícia da Mata. Matéria,A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Discutir e planejar as ações referentes a infraestrutura da rede de esgotamento para a cidade de Dom Macedo Costa foram os principais objetivos da Audiência e Consulta Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), promovida pela Prefeitura em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na manhã de hoje (14). O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes da população, que puderam manifestar suas dúvidas e contribuições nessa etapa inicial de planejamento.

“O saneamento básico é de extrema relevância para a preservação de áreas ambientais, além de ser uma questão de saúde pública. Infelizmente, esse é um tipo de investimento relegado em muitas gestões, por serem obras subterrâneas, que não geram visibilidade. No entanto, cada um real investido na área gera economia de quatro reais para a Saúde”, destacou em sua fala a secretária municipal de Meio Ambiente, Mara Borges.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura VOLTOU a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades. O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. ASCOM  D.M.Costa

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O prefeito que não perde tempo na busca de investimentos para Dom Macedo Costa já começou a semana com notícia boa para os macedenses! GUITO acaba de assinar, no escritório da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, mais um convênio para a pavimentação de mais ruas do município, no valor de R$ 222.857,14 (duzentos e vinte e dois mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e quatorze centavos) .

Serão contempladas o restante da Rua Rosa Paula, parte da Rua Maria Inácia Barbosa, Rua Adolfo dos Santos (em direção aos Milagres), dentre outras vias do município! Participaram do ato de assinatura o gerente de filial, Silvio José Conceição, o superintendente José Gilberto Bastos Reis, e o gerente regional de governo Edimilson Assis de Oliveira.

A cidade que se tornou um canteiro de obras não para de avançar! Vem muito mais por aí! Prefeitura de Dom Macedo Costa. Construindo Cidadania.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

LOURIVAL MOURA DOS SANTOS, conhecido popularmente por  “Bida”, foi sepultado na tarde dessa sexta-feira, 26, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano.  Biba inniciou sua trajetória como comerciante em Santo Antonio de Jesus através da comercialização de carne de sol na Feira Livre, contando com apoio de seus três filhos que, desde cedo, jã demonstravam grande destreza para atendimento ao público consumidor. 

Diante do sucesso nessa área de atuação, coube a ele a ideia de criação do Supermercado Tres Irmãos que se iniciou na Praça do Bairro do Andaiá e, posteriormente abru um outro estebelecimento no Bairro do Sâo Benedito e, em seguida, outro próximo ao acesso 1 do Bairro da Urbis 4. E Bida sempre foi o orientador, o conselheiro dos filhos que, hoje tocam seus negócios com bastante dinamismo. 

Residindo na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, viúvo acerca de seis meses, ele costumava frequentar as praças da comunidade, conversando com amigos. Sempre bem divertido e com latas doses de humor tinha facilidade na arte de angariar novas amizades. Fotos (preparação do casamento de um dos seus familiares), em Dom Macedo Costa, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no álbum (de 22.07.18) através do link FOTOS no topo do site www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com imenso pesar, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lamenta o falecimento do Sr. Lourival Moura dos Santos, conhecido como “Bida”, fundador da rede de supermercados 3 Irmãos, que gera dezenas de empregos em nossa cidade. 
Neste momento de dor e reflexão, registramos os nossos mais sinceros sentimentos e desejamos conforto aos familiares e amigos. 
Em tempo, informamos que o sepultamento será realizado nesta sexta-feira (26), às 16h, na cidade de Dom Macedo Costa – BA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa conjunta, protagonizada pela Justiça e Promotoria (eleitorais), representantes de partidos e de imprensa tiveram oportunidade de ouvir explanações emanadas de Dr.MÁRCIO DA SILVA OLIVEIRA, juiz da 56a. Zona Eleitoral (compreendendo parte de S.A.Jesus e Varzedo), Dra. RENATA MORAES ROCHA, juíza eleitoral da 202a. e Dra. ALINE COTRIN CHAMADÓRIA, promotora pública eleitoral, no auditório do Fórum Wilde Lima, em S.A.Jesus. 

Além deles, representantes do 14o. BPM, da IV COORPIN (Dra. Patrícia Jaques Aires); dentre os representantes do município, os prefeitos municipais Bahia (Varzedo), ao lado de Herivaldo e Hélio; Welligton Vieira(Muniz Ferreira), ao lado da vice Minde da Saúde, vereadores Toinha, Meirinha, Ivoni, Rai,Valmir e Edgar; Sinhorzinho (vice-prefeito de Dom Macedo Costa, ao lado dos vereadores Kate e Zelito); bem como Zé Froes (ex-prefeito, oposição, de D.M.Costa), Jajai; por S.A.Jesus, os vereadores Dr. Francisco e Cao de Dodô. Também presentes os candidatos a deputados estaduais pelo PSOL, Franderrak Mascarenhas e Chico Fortaleza, além de presidentes de partidos e representantes de diversos segmentos dos municípios em epígrafe. 

EXPLANAÇÕES

Os representantes das instituições acima elencadas, na qualidade de anfitriões do evento, efetuaram explanações inerentes aos preceitos eleitorais a partir da Lei Eleitoral 9.504 e demais dispositivos que versam sobre essa temática, tendo por escopo apresentar as novidades acerca dos procedimentos nas eleições de outubro próximo, cabendo a Dr. Márcio a abertura do evento e as primeiras informações ministradas.

Coube a Dra Renata a efetuação de apresentação audiovisiual acerca das permissões bem como vedações a determinados tipos de propaganda eleitoral e outro procedimentos que, direta ou indiretamente, possam provocar desequilíbrio entre os candidatos que, diante da frieza das urnas, estarão colocando seus nomes ao crivo da população.

Dra. Aline Cotrim, por sua vez, também discorreu sobre o papel do Ministério Público no processo eleitoral, na parceria que empreende, ao lado da Justiã Eleitoral, com apoio das polícias civil e militar, objetivando, por conseguinte, o resultado esperado no pleito que se diferencia dos anteriores, principalmente, pelas mudanças acerca da permisssividade ou não de determiandos  tipos de propaganda eleitoral. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Internada no Hospital Luis Argolo,há doze dias,  após ser acometida por um acidente vascular cerebral (AVC) e ter seu estado de saúde agravado, faleceu dona Maria Lemos Piton, genitora do atual prefieto de Dom Macedo Costa, Egnaldo Piton Moura, mais conhecido popularmente por Guito. No velório municipal em Dom Macedo Costa, o corpo será sepultado às 17h desta sexta-feira, 31. Viúva, ela teve duas filhas, além do prefieto Guito, com quem viveu até os últimos dias,cercada, como sempre, de muito carinho. Dona Glória deixa uma lacuna impreenchível, não apenas no seio de sua família, mas, também, em Dom Macedo Costa por tudo quanto representou para a população. Sempre solícita, tratava a todos com humildade e afeição. Prefeitura decretou luto oficial por três dias e sus´pensão de expediente nas repartições públicas. do município.  Fotos, divulgação facebook. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Unidade Móvel da Defensoria Públicaatenderá aos moradores de Dom Macedo Costa no dia 17 de agosto

Orientações jurídicas em diversas áreas, exames gratuitos de DNA e resolução extrajudicial de conflitos serão oferecidos aos moradores 

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegará à cidade de Dom Macedo Costa e atenderá aos moradores no dia 17 de agosto, na Praça Cônego José Lourenço, no centro, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h. Durante a visita, os moradores receberão orientação jurídica e terão a oportunidade de resolver extrajudicialmente os mais diversos tipos de conflitos e realizar exames de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, de forma gratuita. 

A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública, fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm defensor público e, também, reforçar a atuação nas cidades onde a Defensoria já está presente.Durante todo o dia, os defensores públicos estarão à disposição da população oferecendo diversos serviços, como resolução de casos de alimentos, inventário, divórcio consensual, retificações de registros de nascimento e casamento, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, partilha de bens,demandas de saúde e muito mais. “A Unidade Móvel leva a Defensoria para mais próximo da população e nos dá a oportunidade de promover a educação em direitos”, ressaltou o subcoordenador da 6ª Regional da Defensoria, localizada em Santo Antônio de Jesus, Murillo Bahia Menezes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vendedor Externo

Requisitos: Maior de 18 anos, ensino médio completo, ter moto própria com documentação em dias e habilitação categoria A. Necessário ser comunicativo, persistente, pró-ativo, habilidades em trabalhar com metas.  
Candidatar-se as vagas apenas candidatos que residam na cidade mencionada. 
Atividades: Trabalhar com vendas externas de consórcios. 
A empresa paga salário fixo de 1.090,00 + ajuda de custo+ bonificações e premiações por alcance de metas.
Encaminhar o currículo para o e-mail: processoseletivocontra t@gmail.com - Colocar no assunto do e-mail a vaga e a cidade pretendida, exemplo:  Vendedor Externo Governador Mangabeira  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dom Macedo Costa sediou nesta terça-feira (26) a 27ª reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro objetivou discutir a situação das bacias hídricas da região. O prefeito GUITO esteve no evento dando as boas vindas aos participantes e ressaltando a relevância em fazer com que as discussões e ações em torno das questões ambientais também se fortaleçam no nosso municipio .

Representando Dom Macedo Costa, a secretária de Meio Ambiente, Mara Borges, apresentou os principais desafios enfrentados no município para a conservação das matas ciliares e nascentes, como o desmatamento, o uso de herbicidas, a degradação do solo e a queima de pastagens. O agrônomo Marcos Oliveira expôs o problema dos agrotóxicos ainda utilizados por alguns produtores do município. Já o munícipe Juracy Nóbrega apresentou algumas considerações a partir das constatações feitas por ele ao percorrer as margens dos rios que cortam Dom Macedo Costa.

Participaram do encontro representantes de Nazaré, Castro Alves, Camamu, Taperoá, Santo Antônio de Jesus, Jiquiriçá, Conceição do Almeida e Ubaíra, além de universitários, integrantes de ONGs e de Sindicatos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um importante passo para a profissionalização dos jovens e adultos macedences foi firmado hoje pela gestão municipal. Na tarde desta terça-feira (26), a supervisora pedagógica do Senac, Manoella Marques, foi recebida no gabinete da Prefeitura Municipal e o prefeito GUITO assinou convênio para oferta de cursos profissionalizantes em Dom Macedo Costa. A parceria será feita através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. A secretária Selma Lemos e a assistente social Carine Silva participaram do encontro.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O forró em Dom Macedo Costa começou animado na noite de ontem (23), com apresentações de artistas locais e também com bandas de projeção regional. Com patrocínio do Governo do Estado, através da Bahiatursa, o “Arraiá do Bate Quente”, como é chamado o São João de Dom Macedo Costa, teve a abertura do grupo de dança “Os Gigantes”, e as saudações da secretária municipal de Cultura, Ieda Iara Nogueira, do prefeito Guito e do vice Senhorzinho.

A festa começou com a apresentação do macedense Sillver Lima, que em alguns momentos chegou a se emocionar ao receber o carinho do público. A noite também contou com o show da banda Forró do Zé, que surpreendeu ao convidar crianças que estavam curtindo o show com seus pais, para acompanhar a banda, tocando instrumentos no palco. A seguir foi a vez da banda Chicana animar o público trazendo sucessos como “Você endoideceu meu coração” e “Esperando na Janela”. Joyce França encerrou a primeira noite de festa, fazendo o público arrastar o pé na praça quase até o amanhecer. A festa contou ainda com a apresentação de Daniel dos Teclados, no palco alternativo.

Os deputados Bira Corôa e Zé Neto também prestigiaram o primeiro dia do Arraiá do Bate Quente. A festa continua neste domingo, a partir das 19h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A animação junina já tomou conta de Dom Macedo Costa desde a noite de ontem (22), com os festejos do Arraiá do Social. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, trouxe para o público apresentações dos grupos do Serviço de Convivência do CRAS no município. A noite começou com uma emocionante demonstração de rezadeiras macedenses, representando a devoção local aos santos juninos.

Coreografias embaladas por ritmos referentes à paixão brasileira pelo futebol foram apresentadas por participantes dos grupos de balé e jazz. A plateia também se divertiu com um clássico casamento caipira representado por servidores do Social, e como não podia faltar, prestigiou a animada quadrilha junina composta por integrantes do grupo Idosos em Movimento. A festança foi conduzida por duas divertidas “comadres”, representadas pela secretária Selma Lemos e pela assistente social Carine Silva, que receberam no palco o prefeito Guito, o vice Senhorzinho e o deputado Robinson Almeida. A noite contou com apresentações musicais de Edvaldo Silva, da banda Os Cumpadi, e para encerrar, o público caiu na dança ao som da dupla Juan e Rafael.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como já é tradição, a ornamentação da festa junina em Dom Macedo Costa torna-se um show à parte. Este ano a decoração da festa apresenta elementos alusivos à Copa do Mundo, com as cores e símbolos do mundial de futebol da Rússia desde o portal de entrada do circuito. A festa tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa.

O clima junino ambientado com a cenografia traz a típica “casa que vovô morou”, a barraca do beijo, na praça principal, além das igrejinhas de Santo Antônio, São João e São Pedro, localizadas no jardim da cidade.
Outra novidade é a cenografia com os elementos de uma partida de futebol, na passarela principal. Todo o projeto foi idealizado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura.

“Ficou muito criativo! As bandeirolas no formato da bandeira do Brasil ficaram lindas e tem tudo a ver com o momento. Também achei muito interessante as igrejinhas dos santos juninos, além da casinha, que representa o trecho de uma música. Dá pra perceber que cada detalhe foi feito no capricho”, relata Joseli Passos, que mora em Salvador e veio passar o São João em Dom Macedo Costa.. Ascom Municipal

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um lançamento quente! Assim foi o evento para a apresentação do projeto e grade de atrações do São João de Dom Macedo Costa, na noite de ontem (18), realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. A festa tradicional que desde o ano passado tem atraído visitantes ao acolhedor município, mantem em 2018 uma programação com forró pé de serra, com músicos locais, mas também traz reconhecidas bandas regionais anunciadas ontem pelo prefeito Guito e pelo vice Senhorzinho, como Cangaia de Jegue e Chicana.

A decoração da festa este ano apresenta elementos alusivos à Copa do Mundo, com as cores e símbolos do mundial de futebol da Rússia já no portal de entrada do circuito, em meio ao clima junino ambientado com a cenografia que traz a típica “casa de reboco” nordestina, a barraca do beijo e as igrejinhas de Santo Antônio, São João e São Pedro, conforme apresentado pela secretária de Cultura Ieda Iara Nogueira.

A festa de lançamento contou com a presença de toda a imprensa da região e foi animada por Val Vaqueiro, Daniel dos Teclados, Sillver Lima, Rodrigo Sanfoneiro e João Ramalho, que também se apresentarão no São João. Os festejos em Dom Macedo Costa começam no dia 22 de junho, com o forró do Social e seguem dias 23 e 24 com o tradicional Arraiá do Bate-Quente. Ascom D.|M. Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Esquenta do São João de Dom Macedo Costa começou na manhã de hoje, na Feira da Agricultura Familiar. Marcando presença no início dos festejos, os feirantes e a comunidade receberam os cumprimentos do prefeito Guito, vice Senhorzinho e da secretária Mara Borges. O forró ficou por conta de Rodrigo Sanfoneiro e convidados.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um dia marcante para Dom Macedo Costa. O prefeito Guito trouxe o maior pacote de equipamentos já conquistados para a Saúde do município de uma só vez! A população recebeu com alegria os novos investimentos entregues nesta sexta-feira (15), pelo Governo do Estado.

Com emenda do deputado estadual Bira Corôa, o município passa a ter pela primeira vez um moderno APARELHO DE RAIO X próprio, para diagnósticos em imagem. Assim, esse tipo de exame que era feito em outros municípios, agora poderá ser feito na própria cidade, praticamente zerando a fila de espera desse atendimento.

Já com emendas do deputado Zé Neto, Dom Macedo Costa foi contemplado com EQUIPAMENTOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, contendo aparelhos como mesa para exames clínicos, nebulizador, dermatoscópio, detector fetal, ar condicionado, cadeira de rodas, dentre outros. Também com indicação de Zé Neto, o município recebeu EQUIPAMENTOS PARA CONSULTÓRIO DE SAÚDE BUCAL, como cadeira odontológica, ultrassom odontológico, fotopolimerizador e demais ferramentas, que conforme anunciou a secretária Luana Píton, servirão para os atendimentos na Zona Rural, através do projeto Saúde Itinerante.

Para completar o pacote de investimentos em Saúde, em menos de um ano, o município recebe mais uma AMBULÂNCIA 0 KM, desta vez através de emenda do deputado federal Nelson Pelegrino, por meio de solicitação do prefeito Guito e do vereador Jailton Buchecha.

De um jeito como nunca se viu, a gestão municipal, com a busca incansável do prefeito Guito e equipe, impulsiona a Saúde de Dom Macedo Costa, que avança #ConstruindoCidadania.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho sério do prefeito Guito, Dom Macedo Costa recebeu na manhã desta sexta-feira, 1 ambulância nova, 1 aparelho de raio X, Kit UBS com vários equipamentos para a Unidade, e mais 1 kit completo para consultório odontológico. Os equipamentos foram entregues pelo governador Rui Costa, na inauguração da Policlínica Regional, e foram conquistados através de emendas dos deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto, e do deputado federal Nelson Pelegrino. Ascom de D.M. Costa

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura de Dom Macedo Costa dá prosseguimento aos preparativos no tocante à decoração junina. Além das ruas impecavelmente limpas, detalhes da ornamentação já começam a ser colocados de maneira que todo um colorido, aliado às atrações e à receptividade da população local, possam propiciar aos munícipes e visitantes um anbiente aconchegante no seio dessa gente acolhedora. De qualquer ângulo que seja observada, a cidade de Dom Macedo Costa será sempre vista em toda sua grandiosidade. As imagens podem, a depender de quem as produza, até mostar perspectivas diferentes, à luz do enquadramento. Por outro, lado, toda uma  essência, toda uma plasticidade  que remete ao bucólico, ao campestre, será imutável.   Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em parceria com a SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e com a equipe da empresa Universal, a Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta segunda-feira (11) os trabalhos de recuperação asfáltica da BA que dá acesso ao município à BR 101. O prefeito Egnaldo Piton e o secretário Jocivan Oliveira estiveram na manhã de hoje acompanhando o início dos serviços.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clima junino já começa a ganhar as ruas com os preparativos para a festa mais aguardada por quem gosta de arrastar o pé no ambiente acolhedor de Dom Macedo Costa. Desde o final do mês de maio a Secretaria de Cultura e colaboradores se dedicam à confecção de material para a ornamentação da festa, que acontece de 22 a 24 de junho. Nos espaços da Secretaria de Cultura, na oficina de produção cenográfica instalada no Bazar Barreto e pelas ruas do centro, já se vê os trabalhos acelerados das equipes.

Como não podia ser diferente, a decoração faz referência à Copa do Mundo de Futebol da Rússia, com os símbolos e cores que representam os jogos e a seleção brasileira. A secretária de Cultura, Ieda Iara Nogueira, explica que a proposta é unir o clima do mundial de futebol com a tradição junina, indicada pelo tema da festa este ano: Quente com a Copa!

Notícias | postado por: Mascarenhas

A adesão a programas que contribuam para o desenvolvimento social de Dom Macedo Costa é um compromisso da gestão municipal. Com esse intuito, o prefeito Egnaldo Piton, a secretária de Assistência Social, Selma Lemos, a secretária de Desenvolvimento Rural, Mara Borges e a coordenadora do PAA no município, Joelma Lemos, participaram nesta quinta-feira (07), da reunião de implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sediada em Maragogipe, realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com a presença da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé.

Através do PAA o município irá adquirir alimentos provenientes da Agricultura Familiar, da própria comunidade, para doações às famílias em vulnerabilidade, cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e pela Pastoral da Criança. Em Dom Macedo Costa serão investidos quase de R$ 100 mil, atendendo 25 produtores da Agricultura Familiar e beneficiando em torno de 100 famílias carentes que receberão os alimentos.


Enquete


PodCast