Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Vera Cruz

Notícias | postado por: Mascarenhas

Equipes da 24ª Delegacia Territorial, com apoio de guarnições da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, ambas unidades de Vera Cruz, investigam a morte do investigador da Polícia Civil Édson Silva Oliveira, na tarde deste domingo (17). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o crime ocorreu na localidade conhecida como Catu de Berlinque.

Na ocorrência, a esposa do investigador ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Geral de Itaparica. Segundo informações preliminares, dois homens encapuzados participaram da ação criminosa, chegaram atirando contra o veículo onde estava o policial e levaram o carro, modelo Tucson.

"Macarrão", como era conhecido, trabalhava no posto policial do Hospital do Subúrbio. Ele respondia a um Processo Administrativo Disciplinar por trafegar com carro adulterado e por envolvimento com prática criminosa de extorsão. Édson chegou a ficar preso na Corregedoria da Polícia Civil de novembro do ano passado até fevereiro deste ano. Em novembro de 2016, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao investigador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partida entre Vera Cruz e Santo Antônio de Jesus acabou em pancadaria na tarde do último domingo (3), pela 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal. O jogo terminou empatado em 2 a 2, no Estádio Municipal de Vera Cruz.  

Após o segundo gol da seleção de Santo Antônio, igualando o placar, no final da partida, a torcida local pediu o encerramento do jogo. Os atletas da seleção mandante partiram para agredir o árbitro Antônio Eloy de Brito Neto. Os assistentes de arbitragem também foram agredidos. A polícia chegou ao local e controlou a situação. Assista a confusão:

Já os destaques positivos da rodada, foram os selecionados de Vitória da Conquista e Santo Amaro, ambos atuando fora de casa. O primeiro aplicou uma goleadade 8 a 0 sobre Palmas de Monte Alto. Enquanto que Santo Amaro manteve os 100% de aproveitamento, vencendo Terra Nova por 3 a 0.

 

Confira os resultados dos demais jogos da rodada:

 

Caldeirão 1x0 Casa Nova
Ituberá 1x0 Nazaré
Ibirapitanga 0x0 Ubaitaba
Jitaúna 0x3 Ipiaú
Itabuna 0x1 Ilhéus
Itapé 0x1 Uruçuca
Itambé 0x1 Itapetinga
Itarantim 0x1 Ibicaraí
Barreiras 2x2 Luís Eduardo Magalhães
São Desidério 1x0 Paratinga
Palmas de Monte Alto 0x8 Vitória da Conquista
Brumado 0x4 Guanambi
Pau Brasil 1x2 São José da Vitória
Arataca 0x1 Porto Seguro
Teixeira de Freitas 1x5 Eunápolis
Valença 0x1 Camamu
Senhor do Bonfim 0x2 Juazeiro
Canudos 1x3 Euclides da Cunha
Biritinga 1x1 Serrinha
Itaberaba 2x1 João Dourado
Iramaia 0x1 Ipirá
Riachão do Jacuípe 1x2 Valente
Ichú 1x0 Conceição do Coité
Santo Estevão 1x3 Feira de Santana
Camaçari 2x2 Lauro de Freitas
Alagoinhas 2x0 Catu
Saubara 0x1 Madre de Deus
São Félix 2x1 São Francisco do Conde
Cruz das Almas 0x3 Cachoeira
Itamaraju 2x0 Itabela

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na tarde desta segunda-feira (28), guarnições do Grupamento Marítimo (Gmar) reiniciaram as buscas por uma pessoa que ainda está desparecida após o acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que aconteceu na última quinta-feira (24). As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil também estão a procura de familiares da garota de 12 anos que, segundo relato de uma parente, estaria na embarcação.

O titular da 24 Delegacia Territorial (Vera Cruz), delegado Ricardo Amorim, solicitou que parentes da adolescente formalizem o desaparecimento. "O pessoal de resgate foi procurado por uma mulher no dia do acidente, que falou do sumiço de uma garota. Depois desse relato inicial, não foi mais vista. Peço que ela compareça nesta unidade para que nos dê mais detalhes", pediu o delegado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prevista para ser retomada na manhã desta segunda-feira (28), a travessia entre Salvador e Mar Grande continua suspensa na Baía de Todos-os-Santos. Mesmo com autorização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), um grupo protestou contra as condições das embarcações que realizam o transporte de passageiros.

Moradores de Vera Cruz levaram cartazes e faixas pedindo melhorias nas lanchas que fazem o serviço marítimo após a tragédia que vitimou 18 pessoas na última quinta-feira (24), data do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, em Mar Grande. A primeira lancha estava prevista para sair às 5h30. No entanto, até a publicação desta nota, nenhuma embarcação iniciou viagem.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), vem a público externar o seu pesar pelo acidente com a embarcação Cavalo Marinho,  ao sair de Mar Grande em direção a Salvador, que culminou no passamento de diversas pessoas, ao passo em que se solidariza com as famílias das vítimas. Segundo o deputado, “esse é um momento de luto e tristeza para os baianos. A hora é de buscar a união de todos para prestar socorro aos sobreviventes e amparar os familiares dos mortos no naufrágio”. Meireles coloca o seu gabinete à disposição de todos, autoridades e populares, que quiserem somar esforços para tentar minorar o sofrimento provocado por esse lamentável acontecimento que abalou a Bahia. “A hora é de união e solidariedade”. ASCOM Gabinete Hildécio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Meu nome é Valdene Brasil administradora de Pousada, estamos com um grave problema na Agencia do Correio de Mar Grande – Vera Cruz (Ilha de Itaparica). Desde o dia 07/06/17 a mais de um mês, a agencia se encontra sem funcionamento sem realizar envios nem recebimentos, desde o dia 07 nossas correspondências, faturas, mercadorias compradas por internet, etc se encontram RETIDAS.

O motivo desse caos é que no dia 07 de Junho, um caminhão ao passar danificou uma parte da fiação deixando o local sem energia elétrica e segundo informações dos funcionários da mesma, a Coelba não pode restabelecer a ligação, pois necessita que o padrão seja atualizado, mas como o imóvel é alugado, a proprietária se nega a autorizar essa obra e os correios parece que não pode assumir.Peço auxilio de vcs para divulgar esse caso, quem sabe nos podem  ajudar a acelerar uma solução por parte dos correios e ou autoridades.Via e.mail. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no último sábado, 04, no auditório do SESC, em Itaparica, recôncavo baiano, o evento MELHORES DO ANO 2016, agraciando personalidades do município e região que foram destacadas através pesquisa previamente realizada pela equipe da empresa Edivonete Sampaio, num encontro que superou expectativas pelo número de presentes e que, sem sombra de dúvidas, agradou a todos, também, pelo nível de organização.

Abrilhantando o evento, nada mais nada menos do que HELEN GANZAROLLI, apresentadora no Programa Sílvio Santos, veiculado todos os domingos. Ela que, além de toda beleza que lhe é inerente, protagonizou a entrega de certificados às personalidades que receberam indicações como melhores do ano e, também, as que foram homenageadas em face de destaque pelas suas atividades laborais.

Dentre essas personalidades, os gestores municipais WELLINGTON SENA (Muniz Ferreira), EUNICE SOARES (Nazaré das Farinhas, acompanhada do seu esposo IZAQUE FILHO "Izaquinho"), ZÉ NETO (Deputado Estadual, líder do governo Rui Costa na Assembléia), e demais personalidades que, também, contribuíram para que esse grande encontro pudesse deixar esvair toda uma satisfação pelos seus desempenhos.

Num salão muito bem ornamentado, com atendimento vip, todos tiveram oportunidade de, ao lado de familiares e amigos, "curtir" todo um "glamour", que, na verdade, cristalizou toda uma impetuosidade dessas pessoas que, mais do que profissionais, demonstraram abnegação e, mais ainda, compromisso para com seus clientes, suas entidades, enfim, mostraram porque, em meio a tanta competetividade, lograram êxito em suas performances.

Logo após a execução preliminar de belíssimas canções, através da dupla capitaneada por Artur MPB, coube a Denilson, atuando como mestre de cerimônia, dar boas vindas a todos, agradecimentos aos patrocinadores, autoridades presentes e todos os participantes e, em seguida, a organizadora do evento, Edivonete, utilizando-se do microfone, agradeceu a todos e, aproveitando o ensejo, enfatizou a importância dessa premiação, não apenas no sentido de enfatizar conquistas, por parte de cada um, mas, sobretudo, com o escopo de servir de exemplo a jovens empreendedores nas diversas áreas de atuação.

No final do evento, após posar para fotografias com todos aqueles que se propuseram, a estrela da noite, Helen Ganzarolli concedeu entrevista à Tvsaj. Falou sobre como recebeu o convite de Edvonete Sampaio Produções para fazer parte desse evento; discorreu sobre mais uma participação, como apresentadora do SBT, no carnaval baiano; não saiu pela tangente ao ser questionada sobre  o segredo para sua trajetória de sucesso na carreira televisiva e, naturalmente, quais os planos para o futuro. Ela que, inexoravelmente, é considerada a "queridinha do homem do Baú".

Notícias | postado por: Mascarenhas

O MUNICÍPIO DE VERA CRUZ/ LOCALIZADO NA ILHA DE ITAPARICA/ VAI RECEBER NESTA QUINTA-FEIRA/ AS NOVE E MEIA DA MANHÃ/ A VISITA DO GOVERNADOR RUI COSTA// ELE VAI INAUGURAR A NOVA PAVIMENTAÇÃO DE DOIS TRECHOS DE RODOVIAS NOS DISTRITOS DE CACHA PREGO E BAIACU// A SOLENIDADE VAI SER REALIZADA NA RUA DA PRAIA/ EM CACHA PREGO// ANTES DE SEGUIR PARA O EVENTO/ RUI DESCERRA PLACA DE INAUGURAÇÃO NO MARCO DA LOCALIDADE DE BAIACU// NO TOTAL/ FORAM INVESTIDOS CERCA DE SETE MILHÕES E QUATROCENTOS MIL REAIS NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO/ QUE TIVERAM A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO// O GOVERNADOR TAMBÉM VAI AUTORIZAR O LANÇAMENTO DA LICITAÇÃO PARA RECUPERAR A BA-001// RUI AINDA VAI FAZER A ENTREGA DE DUAS VIATURAS PARA AS UNIDADES DE POLÍCIA CIVIL DOS MUNICÍPIOS DE NAZARÉ E MARAGOGIPE. ASCOM 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até o próximo sábado (11) o Governador Rui Costa tem vários compromissos em sua agenda nesse início do mês de fevereiro na capital e no interior, com maior intensidade. Nesta terça-feira, (07) às 14h, Rui recebe no Gabinete da Governadoria em visita de cortesia, o Cônsul Daniel Kunz do Consulado da Suiça. 

Na quarta-feira (8) das 08h30 as 10h30, o governador participa da abertura do ano letivo 2017 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido por Escola Parque, no bairro da Caixa D’água. O evento será transmitido através da TVE Bahia e pela internet através do site www.tve.ba.gov.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais um capítulo da novela ponte Salvador-Itaparica. O governador Rui Costa recebeu representantes da estatal China Road and Bridge Corporation (CRBC), nesta segunda-feira (9), no Palácio de Ondina, para assinar protocolo de intenções para construção da ponte Salvador-Itaparica. 

“Temos duas obras com duas empresas diferentes, assinei agora o contrato com eles pra eles estudarem a ponte durante seis meses. Eles já vinham estudando durante alguns meses, mas para trazer uma equipe maior, mais especializada, eles precisavam da assinatura desse documento”, explicou o governador Rui Costa, durante a entrega do Hospital da Mulher. Segundo o governador, a equipe deve buscar formas de baratear o projeto. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem acusado de integrar uma organização criminosa foi preso em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ânderson Costa dos Santos, integrante do “Bonde do Maluco”, estava foragido a cerca de duas semanas, depois de ter fugido de um hospital em Salvador. Ao Correio, o delegado Geovane Paranhos, titular da 24ª Delegacia Territorial (Vera Cruz), informou que o homem estava preso, mas foi levado até o Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, para tratar uma suposta tuberculose.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os municípios de Itaparica e Vera Cruz (Grande Salvador) estão com audiências abertas ao público programadas para discutir as minutas referentes ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Em Itaparica, o evento está marcado para quarta-feira, das 8h às 14h, no Grande Hotel de Itaparica. Já em Vera Cruz (Mar Grande), a audiência está programada para esta quinta-feira, também das 8h às 14h, no Colégio Municipal de Vera Cruz, localizado na comunidade de Tairu.

Na ocasião, serão discutidos os princípios, diretrizes e propostas voltados para a superação dos principais problemas urbanos de ambos os municípios.

Desdobramento

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Vera Cruz e Itaparica é um desdobramento do Plano Urbano Intermunicipal (PUI) de toda a ilha, que visa promover o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional da localidade, com o propósito de integrá-la aos demais municípios da região metropolitana de Salvador (RMS).

Embasado em estudos técnicos, com acompanhamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e dos conselhos municipais da Cidade, e elaborado com participação de representações sociais, o PUI já foi finalizado e apresentado em audiência pública, em julho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para melhor a mobilidade dos moradores da Ilha de Itaparica e estimular o crescimento turístico e econômico da região, o governador Rui Costa e o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, vão assinar neste sábado (9) a ordem de serviço para a recuperação de estradas na região. Após a assinatura, os trechos de acesso das localidades de Cacha Prego, na BA-882, e de Baiacu, na BA-868, vão receber obras de restauração do pavimento, além de paralelepípedos nas passagens urbanas.
Com um total de 17,3 quilômetros de extensão, a previsão é que as duas obras recebam investimentos de aproximadamente R$ 7,5 milhões. A intervenção vai beneficiar oito mil habitantes dos municípios de Vera Cruz e distritos de Tairu, Aratuba e Berlink. O evento está agendado para acontecer a partir das 9h30, na cidade de Vera Cruz, com a presença de gestores da região. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Seja na política ou em qualquer outra esfera, o diálogo saudável, franco, sincero e objetivo sempre produz resultado satisfatório entre pessoas que procuram mais que olhar, enxergar realidades que, "a priori", pareceriam bem mais distantes. E, justamente na politica partidária, muitas rivalidades, ao invés de serem "trabalhadas", visando sua neutralização, ao contrário, são aguçadas, por parte daqueles que não procuram enxergar "um palmo além de seus narizes", dificultando e, principalmente, onerando custos de campanha, por falta de diálogos tempestivos.

Não é o que acontece com Nego (empresário, filho de Wilson Pedreira) que,apesar de nunca ter sido candidato, mostra, na área politica, habilidade que dá, insofismavelmente, inveja a "velhos" políticos. Essa capacidade de diálogo, de articulação é que tem propiciado a Nego, sucesso no seu empreendimento, através da Comercial Coroa (especializada em material de construção), em Vera Cruz, Salinas e região.

Numa demonstração de destreza, Nego conseguiu fazer com que o vereador João Fonseca, até então pré-candidato a prefeito de Salinas, nas eleições de outubro próximo, com ele expressasse o "55", número do partido de Wilson, na pré-candidatura a prefeito do município.. João Fonseca que, diga-se de passagem, até então figura como opositor ao seu genitor (ex-prefeito em duas oportunidades, tendo feito sucessor) e ao atual prefeito do município, Jorginho.

Questionado sobre a possibilidade de um alinhamento com Wilson nas eleições de outubro, João Fonseca não saiu pela tangente. Ao contrário, com um largo sorriso e, estendendo a mão, foi enfático: -Só depende de Wilson...!. Para um bem entendedor.... Fotos Antonio mascarenhas (Tvsaj.com.br) e Nega Ju (Jornal Gazzeta).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um colisão entre duas motos deixou duas vítimas fatais e dois feridos na noite de sábado (30/01), na BR 101, próximo ao antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal em Santo Antonio de Jesus/Ba. O mecânico Magno Gomes de Almeida, 32 anos, natural de Mar Grande, residente no Alto Santo Antonio, colidiu sua moto Shineray com uma CG 150 pilotada por Joilson Santos, 21 anos, morador da Avenida Providência. Ambos faleceram.

CARONAS: Lilian Santos de Almeida, 29 anos, moradora da Rua Santa Rita no Alto Santo Antonio, ex-companheira de Magno, que estava com o mesmo na Shineray, sofreu fraturas na perna e na bacia, também sofreu uma forte pancada na cabeça. Ela permanece na UTI do HRSAJ, apresentou uma melhora na noite deste domingo, mas seu estado de saúde ainda é considerado grave. Lilian não estava usando capacete.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o nadador Allan do Carmo, no prédio da Governadoria em Salvador. O jovem baiano, que tem apoio do Governo do Estado através do FazAtleta, conquistou no último sábado (9), o sexto título de campeão da Travessia Mar Grande/Salvador. Com o hexacampeonato, Allan se torna o atleta com mais títulos na prova, que também é um treinamento para a disputa da maratona nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano.

Depois de uma conversa sobre a preparação para as Olimpíadas e as expectativas do atleta para as próximas provas, o governador falou sobre o exemplo que Allan do Carmo é para os baianos. “Eu espero que o exemplo dele possa incentivar milhares de jovens à prática esportiva, a todas modalidades e espero continuar implementando e ampliando o patrocínio do Governo do Estado, através do FazAtleta, ressaltando o papel da Bahiagás também como incentivadora. Nossa torcida agora é pelas Olimpíadas, e, independente do resultado e de medalhas, ele já é um vitorioso”, comemorou o governador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma disputa de paredão de som resultou em uma briga generalizada na ilha de Barra do Gil no primeiro dia do ano de 2016. Durante a confusão, um homem identificado como Raimundo Santos Ribeiro de Jesus foi baleado na perna esquerda, enquanto as mulheres, Vanusa Santos da Silva foi baleada no pé esquerdo e Mirela Gonçalves Barbosa foi baleada no abdômen. Já Gabriel de Jesus Rocha foi ferido com golpes de faca. O estado de saúde e endereço das vítimas não foram divulgados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iderval, Wilson Pedreira e Marcos Ramiro

WILSON PEDREIRA, ex-prefeito de Salinas da Margarida, deverá, mesmo, ser o candidato das oposições, na disputa para o executivo municpal. Fonte fidedígna, muito proxima a ele, nos garantiu  que o ex-gesotr colocará, de fato, seu nome ao crivo da população.Assevera que os números que têm a disposição são bastantes favoráveis para que o ex-gestor possa voltar ao comando do município. - Pode divulgar, finalizou. Foto Antonio Mascarenhas Na foto, Iderval, Wilson e Marcos Ramiro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Joseane Bombirm -  ASCOM
Em comemoração ao mês do professor, celebrado no dia 15, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove uma série de palestras e oficinas sobre a “Voz profissional”. A ação do Programa Saúde do Professor, realizada na capital e no interior, conta com a participação do radialista e jornalista Jefferson Beltrão. Nesta quarta-feira (07/10), a atividade acontecerá, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica. 
Segundo Jefferson Beltrão, a roda de conversa com os educadores é uma oportunidade para a troca de experiências e de informações sobre o uso profissional da voz. Ele aproveitará para falar sobre o que tem feito ao longo da sua trajetória profissional nos trabalhos com a voz. “Os professores são comunicadores natos e utilizam a voz como instrumento de trabalho. Colocando em prática dicas simples, eles poderão aproveitar melhor a voz a seu favor”, destacou o jornalista, ao afirmar que, para se ter uma voz de qualidade, é preciso de cuidados como boa alimentação, descanso e hidratação do corpo. 
Veja a programação completa em LEIA MAIS (fotos, WWW.TVSAJ.COM.BR)
Notícias | postado por: Mascarenhas

Na foto, Iderval, Wilson Pedreira e Marcos Ramiro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Presentes em Santo Antonio de Jesus, na última segunda-feira, o empresário e ex-prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, proprietário do Salinas Praia Hotel, nesse município e da Comercial Coroa, no município de Vera Cruz, ao lado dos também empresários Marcos Ramiro (atuando na área de imóveis, em Itaparica e região) e Ideval Kleber (S.A.Jesus).De conformidade com informações, Wilson desponta muito bem em pesquisas preliminares no que concerne a uma eventual candidatura ao executivo municipal em Salinas da Margarida.

Questionado se estaria disposto a entrar na corrida sucessória, de forma simpática e demonstrando humildade,  foi enfático ao dizer que  só as pesquisas é que oferecerão os parâmetros necessários para a definirão os nomes que, efetivamente, deverão compor a chapa de oposição para o próximo pleito. Dentre eles, Robson Marcelo, filho do atual presidente da Câmara de Vereadores. Acontece que, determinado vereador da conjuntura do prefeito Jorginho, assevera que dispõe de informações que Wilson encabeça as pesquisas até então realizadas. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para ver quais os nomes que, efetivamente, estarão se submetendo ao crivo das urnas em 2016. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos a bordo e, de repente, eles, egressos da Colômbia e Chile, empunham seus intrumentos e executam músicas típicas da américa do sul, utilizando sanfona, uma especie de violino e um outro instrumento bastante utilizado pelos índios que habitam esses países. Após cada execução musical, as pessoas, contemplam esses músicos com doações em dinheiro.

 

Graças à arrrecadação é que conseguem dar continuidade à turnê que empreendem em várias cidades da Bahia e de outros estados da federação. Mas o que também chama atenção é que esses músicos executam, também, conhecidas canções da música popular brasileira (MPB). Depois de cada apresentação, os aplausos. Referimo-nos a Franasco Seguel Santonero e seu companheiro, batizados de FULANOS. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Em que pese belíssimas praias em diversos rincões do pais, paisagens que deveriam ser consideradas bucólicas, infelizmente, acabam sendo maculadas diante de quadros que não apenas agridem, insofismavelmente, ao meio ambiente mas, também, inibem o turismo e suscitam problemas de saúde.  Além de dejetos sanitários despejados no mar, a poluição das praias é uma realidade. Cocos, garrafas plásticas, pneus, objetos metálicos, sacos plásticos, enfim, toneladas de materiais são despejados semanalmente nesses espaços públicos de lazer, servindo não especificamente como "molduras" mas, literalmente, objeto principal nas imagens processdas por todos que frequentam esses locais, gerando, por conseguinte,  reflexões por parte daqueles que não comungam com esse tipo de degradação.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após usuários registrarem reclamações de mais de 7h de espera nas filas no Sistema Ferry-Boat, a Internacional Marítima anunciou que neste domingo (4) não haverá suspensão dos serviços – os terminais funcionarão no esquema “bate-volta” e por 24 horas ininterruptas. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, no período das festas natalinos e do Réveillon, a demanda foi recorde em relação aos anos anteriores. Entre os dias 18 e 31 de dezembro, cerca de 60 mil veículos e 338 mil passageiros realizaram a travessia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O projeto do governo estadual para a construção da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica será apresentado nesta quinta-feira (16), das 9h às 12h, no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF V) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina. O seminário gratuito contará com palestra do secretário de Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli de Azevedo, com o tema “Sistema Viário Oeste como plano de desenvolvimento regional”, e será encerrado com a apresentação do projeto pelo engenheiro Catão Ribeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O fornecimento de água nos municípios de Itaparica e Vera Cruz seguem interrompidos desde as 8h desta terça-feira (14) para um serviço de manutenção. De acordo com a Embasa, o retorno do abastecimento está previsto para a noite. O serviço será regularizado em até 48h após o reparo. A parada permitirá a substituição do equipamento de energia elétrica operado pela Coelba, necessário para a operação plena do sistema.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
O ex-prefeito de Salinas da Margarida, WILSON PEDREIRA, empreendeu, ao lado dos empresários MARCOS RAMIRO (imobiliárias na Ilha de Itaparica), IDERVAL(madeireira, em S.A.Jesus), na tarde da última terça-feira, uma visita ao presidente do PSDB em S.A. Jesus, empresário CLOVES MACHADO. Questionados sobre o motivo da ilustre visita, ambos saíram pela tangente ao afirmarem de que o encontro teria cunho empresarial, todavia, fontes fidedignas garantiram que as conversas, na verdade, tiveram viés político-partidário. Além de prepostos do Jornal Gazzeta e TvSaj, quem também, coincidentemente ou não, marcou presença no encontro foi o administrador hospitalar e, atualmente,  orientador político, Augusto "Chevalier". Foto Antonio Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Pronunciamentos de AILTON DA BICICLETA, CLOVES PENINE, WELLINGTON HASSEGAWA, e RIBEIRO
Pronunciamentos de ANTONIO MAGNO e PARÁ
AILTON DA BICICLETA, Prefeito municipal de Santa Terezinha, CLOVIS PENINE (prefeito municipal de Muniz Ferreira), WELLINGTON HASSEGAWA (ex-secretário em Cruz das Almas, gestão Orlandinho e integrante do MDA), RIBEIRO (representante do Deputado Antonio Brito), em seus pronunciamentos no evento realizado por Orlandinho (ex-prefeito do município em duas oportunidades e pré-candidato a Deputado Estadual).
Assim como os pronunciamentos de  ANTONIO MAGNO,(prefeito de Vera Cruz-BA) bem como PARÁ (representante do Deputado Federal Luiz Alberto), em seus pronunciamentos no evento de Orlandinho.  Imagens, edição e texto, Antonio Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Dentre as personalidades que abrilhantaram o evento de inaugração na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, as primeiras damas desse municipio, Vrgínia, espsa do prefieto Paullinho  e de Vera Cruz, esposa do prefeito Antonio Magno.  Elas que tanto tem contribuído, espectivamente, para as gestões  de seus municípios. 

 


 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Governo contrata estudos urbanísticos para ponte Salvador-Itaparica por R$ 7,3 milhões
O Governo do Estado já contratou consultoria para elaboração dos estudos urbanísticos do projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, conforme publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (D.O.E.) desta segunda-feira (24). As empresas Demacamp, Instituto Polis e Oficina Engenheiros e Consultores Associados compõem o consórcio que venceu a licitação, por técnica e preço, do serviço, com o valor de R$ 7,3 milhões, 10,9% a menos que o estimado inicialmente.
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
 Por ANTONIO MASCARENHAS
A Praia de Aratuba, em Vera Cruz, foi o local pela família Ósónyìn, de Santo Antonio de Jesus, para sacramentar a sequência de cerimônias de entrega de presentes (oferendas) à Yemanjá, considerada a "rainha das águas", na cultura do candomblé. E as saudações à Yemanjá tiveram início na noite desse sábado, 01, na Barragem do Rio da Dona, nesse município, às margens da BR-101, num evento que, sob o comando do babalorixá Niltinho, Marcelo Santos e outros praticantes do candomblé, logo após terem chegado ao local num ônibus, efetuaram o tradicional ritual de oferendas de flores, alimentos e bebidas, ao som de canções típicas dessa cultura. 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
ANTONIO MAGNO, prefeito municipal de Vera Cruz, concluiu o primeiro ano de seu segundo mandato a frente do município.Recentemente, sua administração, além das realizações nas diversas áreas, adquiriu equipamento para limpeza pública. Assevera que várias inaugurações estão a caminho. Em entrevista, exclusiva à TVSAJ/Jornal Gazzeta, na manhã deste sábado, quando da visita do governador a Salinas da Margarida para inauguração da farmácia Bahia e assinatura da autorização para início de obras de recuperação da BA-534 que dá acesso a esse município, questionado se tentaria alçar voo mais alto na política (candidatura a deputado, por exemplo), após o cumprimento do segundo mandato, não saiu pela tangente, sendo taxativo: "meu desejo é terminar o mandato trabalhando com afinco para atender os interesses da população. Por outro lado, não vislumbro candidatura ao legislativo estadual". Comedido, ele, naturalmente,
Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase metade dos leitores do Bahia Notícias é favorável à construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, baixo-sul e oeste baiano.  Entre os internautas, 47% consideram o projeto como um importante vetor de desenvolvimento para o estado. Um índice alto, 29%, também não acredita que a obra saia do papel, pois seria um mero factóide. Já para 15% dos votantes, a única intenção da medida é reeleger o governador Jaques Wagner. Fonte: Bahia Notícias. Foto Mascarenhas ( arquivo no Google)

 

Enquete


PodCast