Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Salinas da Margarida

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal, proferida pelo Padre Edson Menezes (Zizo, paroco na Igreja do Bomfim). Durante esse trajeto, a participação do padre Elias. 

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do "Festival do Marisco", "São João" e "Arraiá da Margarida" e "Reveillon".

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Zelito; secretários municipais Esmeraldo dos Santos " Memezinho" (Administração), Lorena Pedreira (Assistência Social), Robson Marcelo (Turismo, Esportes e Cultura), Francisco Santana "Chico" (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Nélson Pinto (Fazenda), Claudio Oliveira (Infraestrutura), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches "Pepinho" (Chefe de Gabinete), Arlindo Sanches (Controladoria); Leticia Alves "Lê" (Secretária do prefeito), vereadores Mara (Presidente da Câmara), Màrica Regina, Jorge Teixeira " Terrinha", Irmão Rogê, Miguel Rosário, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local. 

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe e do candidado de sua conjuntura política, a deputado estadual, Rogério Filho "Rogerinho", durante o trajeto percorrido em direção à igreja, nessa comunidade, além de receber efusivos cumprimentos por parte da população local, aproveitou o ensejo para solicitar apreciação de seu nome na eleição de outubro próximo de maneira que, em logrando êxito, possa representar o municipio de Salinas junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa.

ALÉM DO RELIGIOSO, O LADO PROFANO

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade. 

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional "banho de pipocas", também denominado "Banho de Omulu", indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual "carga  negativa" que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde, do DJ Ferrari. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Salinas da Margarida é, inexoravelmente, um dos principais "points" do turismo no Estado da Bahia. Além de suas praias, turistas egressos de diversos rincões do país têm oportunidade de, em visitando-a, conhecer uma paisagem bucólica, acolhedora, desfrutando das iguarias da culinária local e, mais que isso, sendo agraciados com um dos marcos locais:  a receptividade de sua gente. 

Diferente do que acontece com um grande número de cidades litorâneas, a via de acesso encontra-se em perfeitas condições de trafegabilidade, propiciando transito de passageiros com conforto e segurança. Além do trânsito na cidade, a administração municipal Wilson Pedreira (foto) tem envidado esforços em prol da melhoria das estradas vicinais do município. 

E uma das marcas do atual governo reside na  questão da pavimentação e limpeza pública, a cargo da Secretaria de Serviços Públicos, sob a égide de seu titular, Elísio Antonio "Nengo" (na foto, camisa vermelha, ao lado do Secretário Fonseca). Bem sinalizada, a cidade, sem sombra de dúvidas, não tem como ficar fora da rota turística. Dentre os excelentes hoteis do município e região, o renomado Salinas Praia Hotel (três estrelas). 

Falando em turismo, o município, logo logo,  estará se preparando para realização, no próximo mês de novembro,  realizar um um dos maiores eventos culturais da Bahiia:  o tradicional Festival do Marisco que reúne milhares de pessoas do município, da região e, até, de outras unidades da federação, com apresentações musicais, concursos de culinária, exposições, etc. O titular da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, Robson Marcelo (na foto, ao centro, ao lado de Jiraia e Nego da Comercial Coroa),  garante que, nesse ano, mais um evento que promete superar expectativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Mais fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais gratificante para um gestor público do que o reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo em seu município. É o caso de Wilson Pedreira, prefeito de Salinas da Margarida, no recôncavo baiano. Ele que, nessa sua quarta gestão a fente do executivo municipal, vem, novamente, desenvolvendo um meritório trabalho. Não é à toa que seu nome vem sendo referenciado em diversos rincões do Estado como um dos melhores gestores do país. Veja, em LEIA MAIS, publicação pertinente à aquisição de instrumentos para a Fanjuca Águias Douradas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Para muitos, uma façanha, deveras, bastante difícil em se considerando as nuances que revestem a politica partidária neste país de gigantescas proporções mas, enfelizemente, de diminuta percepção no que concerne à responsabilidade, por parte de determinados gestores municipais, no trato com a coisa pública. Seja através de práticas danosas ao erário público, dentre elas, a corrupção, seja no que concerne ao descaso diante das mazelas que afloram e se perpetuam no dia a dia, o fato é que poucos, convenhamos,  são os que destoam de uma pecha pejorativa e se sobressaem nos diversos rincões do país.  

Destoando desse quadro anacrônico de se fazer politica, SALINAS DA MARGARIDA, no recôncavo baiano,  na atual gestão de WILSON RIBEIRO PEDREIRA, que voltou a dirigir os destinos do município, ao lado de seu vice Zelito,  com transparência e altivez, desponta, a nivel nacional, como um exemplo a ser seguido, devolvendo a sua população satisfação e  auto-estima. Não é à toa que o gestor recebe da UBD (União Brasileira de Divulgação), o Certificado de Destaque do Ano, a partir do resultado auferido em pesquisa nacional em que o insere entre os "100 Melhores Prefeitos do Brasil", graças à performance obtida nos critérios de "Saúde, Educação, Infraestrutura e Transparência pública".  Imagens, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WILSON PEDREIRA, prefeito de Salinas da Margarida, ao lado do vice Zelito, Robson Marcelo, Profa. Mara (Presidente da C6amara), prestigiaram, na manhã dessa quinta-feira, a visita do governador Rui Costa a Jaguaripe, oportunidde em que o mais alto mandatáio estadual fez inagurações, assinou ordem de serviço para requalificação do terminal Hidroviário da sede e firmou convênio em torno do Bahia Produtiva. E, na oportundade, Wilson foi homenageado com o prefeito Hunaldo que, sem cerimônia, em pleno palco, qualificou-o como detentor de melhor gestão administrativa municipal, na região. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo colocado na eleição de 2016, o ex-prefeito de Salinas da Margarida, no baixo sul baiano, Jorge Antonio Castellucci Ferreira, o "Jorginho" (PV), foi condenado nesta sexta-feira (12), pela juíza eleitoral Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira, e está inelegível por oito anos.

Segundo a sentença, ele cometeu abuso de poder econômico enquanto gestor. "O abuso do poder político e de autoridade é ato personalíssimo de agente público, vale dizer, é necessário que o agente detenha os instrumentos viáveis ao uso do poder e, por consequência, ao abuso do mesmo. Tais instrumentos são próprios dos agentes públicos, pois investidos legalmente de competências para atuação no âmbito da administração pública. Além disso, requer a intencionalidade específica na execução da conduta, ou seja, a intenção de ultrapassar os limites do seu poder ou desviar a finalidade do poder de um fim público para um fim privado, espúrio, consistente em obtenção de votos e desequilíbrio concorrencial no pleito entre os candidatos", diz.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, concede entrevista coletiva nesta terça-feira, (30.08),  para falar sobre o desligamento da TV analógica em Salvador (BA) e em mais 19 municípios vizinhos. A entrevista está marcada para as 11 horas, na Gerência Regional da Agência na cidade.

Logo após, Juarez Quadros visitará o Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado na AG PITUBA (Avenida Paulo VI, 190 Térreo), quando fará a entrega do Kit número 430 mil. No total deverão ser distribuídos cerca de 538 mil kits (antena, conversor e um controle remoto). As famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal têm direito a receber gratuitamente o kit. 

Além de Salvador, mais 19 municípios do estado terão o sistema analógico desligado no próximo mês: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.ASCOM Anatel

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O reconhecimento esperado por qualquer homem público que, deveras, arregaça as mangas em prol do desenvolvimento de um trabalho que tenha por escopo atender os interesses das comunidades é, inexoravelmente, o termômetro e, ao mesmo tempo, o parâmetro necessário para o arrefecimento de ânimos em busca de novos desafios. E isso não acontece apenas diante de merecidas reconduções através de reeleições em pleitos eleitorais mas, também, quando opiniões brotam a partir de ex-gestores e, até de oposicionistas. 

Consubstanciado nessa premissa é que, na noite desse sábado, 29, em sessão especial da Câmara de Vereadores,  comemorativa aos 55 anos de emancipação politica de Muniz Ferreira, o prefeito municipal Wellington Vieira, ao lado da vice Minde da Saúde, sentiu-se regozijado ao ver seu nome reverenciado por todos que se encontravam nesse grande evento. Não apenas pela persistência para chegar ao poder mas e, principalmente, pelo fato de, já em poucos meses de gestão, realizar um trabalho que, indubitavelmente, já se insere ao lado dos grandes gestores do município, dentre eles, Valfrido Lima, João Amâncio, Dr. Dilson, Antonio Rodrigues que, presentes nesse evento, não pouparam elegios ao atual gestor. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nesse evento, além dos gestores municipais Wellington e Minde, Adilson (presidente da Câmara) e Alan de Minde, compondo a mesa, bem como os vereadores Edgar, Ivone, Zelito, Cézar, Valney, Rai e Jota. Também prestigiando o evento, Dr. Alan Sanches (deputado estadual), Eunice (prefeita de Nazaré, acompanhada do esposo Izaquinho), Elias Nagib (Secretário de Assistência Social em Nazaré, ao lado da esposa); secretários municipais Sandielle Fróes (Saúde), Luzia Vieira (Educação), Branco (Infraestrutura), Michel (Administração);  Aguinaldo Oliveira (contador); Manoel Muniz Ferreira (neto do patrono municipal), Memezinho (secretário de Administração de Salinas da Margarida) e outras personalidades. 

Em todos os pronunciamentos realizados, além dos proferidos pelos  ex-gestores, vereadores e convidados, dentre eles, Neto Ferreira e Dr. Alan Sanches, parabenizações pelo transcurso de 55 anos do município e à gestão capitaneada por Wellington Vieira-Minde da Saúde. Destaque não apenas aos aspectos paisagísticos e de infraestrutura, em todas as áreas mas, também, à dinâmica administrativa centrada na ética, na transparência e no compromisso com o dinheiro público.  Foi concedido título de cidadão de Muniz Ferreira ao Cap PM Novato (chefe da 5a. Cia de Policia Rodoviária) e placa de menção honrosa ao prefeito Wellington Vieira.  

O prefeito Wellington, por sua vez, finalizando o evento, agradeceu a todos pelas presenças, fez questão de apresentar todos os integrantes de sua equipe de governo para, então, externar agradecimentos e elencar algumas de suas realizações, dentre elas, a mais recente, aquisição de duas ambulâncias 0 Km, através de recursos próprios do município. Terminada a cerimônia, convidou a todos para saborear iguarias da culinária local, em sala contígua. 

As comemorações que tiveram início no dia 25 com Conferência Municipal de Saúde e que contaram, na noite desse sábado, com missa solene, sessão especial da Câmara e apresentações musicais na Orla, serão concluidas nesse domingo com corrida rústica pela manhã e, à tarde, novas apresentações musicais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa sexta-feira,14, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a abertura oficial da FEIRA DE CAXIXI 2017, num secular evento cultural que, nessa edição, está sendo protagonizado pela administração municipal EUNICE SOARES BARRETO PEIXOTO-BEN WILSON, reunindo munícipes, visitantes de cidades circunvizinhas e turistas egressos de diversas unidades da federação.

Dentre as personalidades que, nessa sexta, abrilhantaram o evento, a prefeita Eunice Soares, ao lado de Izaque Peixoto "Izaquinho" (seu esposo e assessor especial do prefeito de Salvador, ACM Neto), os prefeitos Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Ben Wilson (vice-prefeito de Nazaré); João Roma (Chefe de gabinete de ACM Neto), Jean Sacramento (Assessor de ACM neto e representante de 14 comunidades de Salvador, junto a esse governo), Marcos Ribeiro (documentarista), Carla Lemos (Sec. Educação, Salvador), Dalila e José Sanches Vieira Calazans "Pepinho" (Secretário Municipal de Cultura e Turismo, no governo Wilson Pedreira, em Salinas da Margarida)Francineia Silva (ex-sec. Ação Social em S.A.Jesus, ao lado de familiares) 

Também presentes os secretários municipais Magary Brother (Cultura e Turismo), Nagib Elias Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento), além de outras personalidades da atual administração e de diversos segmentos da sociedade local, animando o camarote oficial que, diga-se de passagem, esteve bastante movimentado.

Apresentações Musicais

De conformidade com a grade de atrações, apresentaram-se nessa noite as bandas "Sem Retoque", às 00h, "Samyra Show",, às 02h e "Duas Medidas", às 04h, em apresentações que agradaram bastante àqueles que compareceram nesse primeiro dia de festividades. Previstas pra esse sábado, as seguintes atrações: ARENA CAXIXI: "Olodum", 20h; "Xande de Pilares", 22h; "Play Way", 00h; "Carla Cristina", 02h; "Os Banbaz", 04h.


ARENA MARIA FUMAÇA:"Val Vilas", 10h; "Maicon Lima", 11h; "Léo Clima Gostoso", 12h; "Jailton Romântico, 13h; "Paulinho Boca", 14h; "Naldo Santos", 15h; Banda Flor de Liz", 16h; "Pancada Groove", 17h; "Nivaldo Marques", 18h; "Diego Moraes", 19h. A administração municipal prestigiando, assim, valores artísticos do município de Nazaré das Farinhas e região.

Feira de Artesanato

A Tradicional Feira de Caxixi é uma referência mundial no que concerne à produção e comercialização de artefatos de barro (principalmente), madeira, vidros, tecidos, etc, com produtos oriundos de Maragogipinho (no município vizinho de Aratuípe), do próprio município e que propicia aos munícipes, visitantes e turistas não apenas a oportunidade de aquisição de produtos de qualidade a preços módicos mas, também, a satisfação de estarem prestigiando a arte e cultura que emerge de tantas pessoas simples e que, acabam contribuindo para a postergação de costumes, crenças, conhecimentos às próximas gerações. 

A hospitalidade Nazarena

A Feira de Caxixi tem todo esse esplendor, não apenas pela vontade dos governantes em propiciar melhores condições a sua realização; não apenas às atrações musicais e exposição de produtos; não apenas à beleza arquitetônica, estilo barroco, presente em tantas construções; não apenas à bucólica paisagem que se forma entre montanhas e cortada pelo majestoso Rio Jaguaripe mas, também e, principalmente, à receptividade de um povo nazareno que, de braços abertos, recebe a todos com sorriso nos lábios. Veja mais Fotos em LEIA MAIS e TODAS no link FOTOS, no topo do site www.tvaj.com.br. Publicaremos ENTREVISTAS e VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse domingo, 02, mais uma edição da tradicional II Cavalgada da Fazebda Campo Verde,cavalgada que faz parte do calendário de eventos dessa magnitude na região, com início em Nazaré das Farinhas e que teve como pronto de concentração final o distrito de Sodoma, em Muniz Ferreira. Evento que contou com apoio cultural da administração WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE.

Dentre os participantes, além do prefeito Wellington, o chefe do poder executivo de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, acompanhado do "senador" Francisco Ramiro, os empresários Nego e Marquinhos (comercial Corôa, em Vera Cruz), o Vereador Roni, a Secretária de Educação, Luzia Vieira, a cantora Andreia Nery, Any de Nazaré das Farinhas, bem como funcionários dessa empresa especializada em material de construção, além de familiares que, antes de se dirigirem ao local do evento, à tarde, degustaram um saboroso churrasco.

No local do evento, além dos prefeitos acima citados, marcaam presenças os chefes do poder executivo de Nazaré das Farinhas (Eunice, ao lado do esposo Isaquinho), Aratuipe (Sinho), e Aratuipe (Hunaldo Costa), bem como o secretário de Assistência social de Nazaré, vereador Nagib e o empresário geral da Itaipava, Aquino, numa noitada que virou a madrugada e superou expectativas com relação a participação popular.  

 

Veja fotos desse encontro e de algumas paisagens da bucólica cidade de Muniz Ferreira, bem como da área externa do local do evento, já que não ficamos para o evento que contou com as paresentação musicais de Everaldo Garapa, Lucas e Gustavo, Banda Sem Retoques E Tayrone. Publicaremos outras fotos do evento. Repesentando a imprensa, Tvsaj.com.br e Blog da Nega Ju. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa segunda-feira, 19, no salão nobre da Câmara de vereadores, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a cerimônia de diplomação dos novos gestores municipais e vereadores eleitos  e reeleitos dos municípios  de Nazaré das Farinhas, Aratuípe, Jaguaripe e Salinas da Margarida, num evento que contou com a participação de Dr. Eduardo Augusto F. Abreu (juiz eleitoral), Dra. Telma Oliveira (promotora pública), Anita Brito (presidente da Câmara), tendo como mestre de cerimônia Cristóvão Penine. 

DIPLOMAÇÃO:

NAZARÉ DAS FARINHAS - PREFEITA: Eunice Soares Barreto Peixoto, VEREADORES; Laura Cristina Souza dos Santos, Jorgina dos Santos Lima, Valdilson Lessa Froes, Eval Paulo da Silva, Nagib Elias Boeri, Gildásio Bomfim Fonseca Nogueira, Abinael Moraes leal, Ydma Jaciara Torres Cardoso, Cézar Santos Menezes, George Pereira dos Santos, Marivaldo Domingos da Silva. SUPLENTES: Antonio Cézar Souza dos Santos, Denilson Bispo dos Santos, Manoel Vieira Ribeiro, Raimundo Vieira Costa Júnior, Adson José Barbosa Coelho;

ARATUÍPE - PREFEITO: Antonio Miranda  Silva Júnior (Sinho), VICE-PREFEITO Jesiel de Santana Vila Nova; VEREADORES:Rafael Teixeira Pereira,  Otávio José dos Santos, Remelton Rosálio Silva, Alex Souza Moreira, Laérco Cardoso Borges, Jacy Santana Moreira, Hamilton Lemos Viana, Julival Zózimo Nazaré Araújo, Edson Souza Silva; SUPLENTES: Jenivaldo Alves dos Santos, Antonio Nunes Neto, Felipe dos Santos Araújo. 

JAGUARIPE - PREFEITO Hunaldo Simões Costa; VICE-PREFEITO  Péricles Santos Paulo da Silva (Pepezinho); VEREADORES:  Edna Teixeira de Pinho, Luciano da Silva, Renato Conceição de jesus, Uoston dos Santos Reis, Robson Reis da Paz, Célia  Amorim Cavalcanti, Adilson Reis dos Santos, Gilberto Costa  e Costa, Adeilton Santos Almeida, Edinaldo Bispo de Lima, José Ribeiro dos Santosç SUPLENTES David Gomes Lobo, Jorge raimundo Santana Pereira, Jos~e Luiz de Oliveira

SALINAS DA MARGARIDA - PREFEITO Wilson Ribeiro Pedreira;VICE-PREFEITO Joselito Pereira dos Santos; VEREADORES Humberto Raimundo dos Santos Filho, Márcia Regina Evangelista Benvinda, Ubiracy Crispiniano de Souza Filho, Miguel Rosálio Sacramento, Maria de Fátima Pepe Cerqueira, Jorge Teixeira de Carvalho, Ubirajara Conceição Lima, Rudinei Ribeiro dos Santos, Lourival Cerqueira Dias; SUPLENTES Roberto marinho do Nascimento; Leandro José Bastos Silva, Maria Helena Campos, Edilson Carlos dos Santos

Dentre os que marcaram presenças, Raimundo da Hora (atual prefeito de Itaparica), Heráclito Arandas (atual prefeito de Jaguaripe, ao lado da 1a. dama Célia Cavalcanti), Laryssa Costa (Secretária de Saúde e 1a. dama de Jaguaripe, a partir de janeiro). Dentre outras personalidades de Nazaré e dos demais municípios que participaram da cerimõnia de diplomação, algumas participaram, também, de um almoço na residência do prefeito Wilson, a exemplo dos prováveis secretários municipais de Sainas a partir de 1o de janeiro Chico (Saúde), João Fonseca (Ação Social), Memezinho (Administração), Robson Marcelo (Esportes)ç Marilane (esposa do prefeito Wilson); Nego, Marquinho, Filipe,, Abílio e Sérgio (irmãos de Wilson) Ilana (neta de Wilson), Iderval (empresário), Jandira Barbosa (vice-prefeia de Nazaré, Representando a imprensa, Tvsaj.com.br e Jornal Gazzeta do Recõncavo. Fotos Antonio Mascarenhas e Nega ju.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no ultimo sábado, 10, na Igreja Matriz de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o enlace matrimonial dos nubentes CLARA VIEIRA e FILIPE PEDREIRA, num evento que se notabilizou, não apenas pela maciça participação e muita alegria mas, também, pelas personalidades que se fizeram presentes,abrilhantando esse grande evento que mobilizou o município e região, em cerimônia realizada pelo paroco Angelo Vieira. 

Dentre os que marcaram presenças, WELLINGTON VIEIRA (prefeito de Muniz Ferreira, ao lado da esposa Jocineide Figueredo), WILSON PEDREIRA (prefeito eleito de Salinas da Margarida, ex-esposa Gilca Fernandes), respectivamente, genitores dos nubentes em apreço, bem como ROGÉRIO ANDRADE (deputado e prefeito eleito em S.A.Jesus, ao lado de sua esposa). Mas o que também chama a atenção [e o fato de que, todos, disputaram e venceram o último pleito em seus municípios envergando o manto do 55 (PSD). A Weelington Vieira se soma, ainda, o fato de ter completado 55 anos nesse ano em que chega ao comando do município e que preconiza o casamento de uma de suas filhas.

Além deles, as notáveis presenças de EUNICE (prefeita de Nazaré, ao lado do esposo Isaac Peixoto Filho), GUITO (prefeito eleito de Dom Macedo Costa) , SINHO (prefeito eleito de Aratuípe), vereadores, empresários, a exemplo de Val e esposo da Pedreira em Nazaré, Nego (filho de Wilson Pedreira e empresário da Coroa Materiais de construção, em Vera Cruz), Iderval, Francisco Ramiro "o Senador", ex-prefeito e ex-deputado Antonio Rodrigues, Jamine Nery e esposo (um dos casais de padrinhos),Lorena Pedreira (madrinha), vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade de Muniz Ferreira, Nazaré, Aratuípe, Salinas e região.

Logo após a cerimônia religiosa, todos foram convidados para comparecerem na AABB, em Nazaré, onde, sob os acordes de duas bandas, todos puderam se divertir.  Wellington Vieira, Wilson Pedreira e respectivas famílias, regozijados e bastante felizes,compartilharam esse momento de mais uma conquista em suas vidas. Wilson que, mais uma vez volta ao comando do município de Salinas e Wellington que realiza o antigo sonho de poder servir a sua gente. Fotos, NEGA JU (Jornal Gazzeta).Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa entregou neste sábado o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) do município de Salinas da Margarida, no Recôncavo baiano. O equipamento de segurança, que integra as polícias Civil e Militar, recebeu um investimento de R$ 3,3 milhões. É o décimo Disep entregue pela atual gestão em um ano e meio. A unidade tem recepções para atendimento ao público, setores administrativos, alojamentos masculino e feminino, além de celas, sanitários, salas para capacitação, copas, entre outras dependências.

"Para a segurança pública melhorar precisamos integrar as polícias Civil e Militar. Por isso, estamos construindo Diseps como este em várias regiões do estado", disse Rui. Acompanhado do o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, e do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Rui também inaugurou trecho de 27,8 quilômetros da BA-534, que vai do entroncamento da BA-001 à Enseada do Paraguaçu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As polêmicas declarações do francês Renaud Lavillenie, que perdeu, na segunda-feira, a medalha de ouro no salto com vara para o brasileiro Thiago Braz, não param de surgir. Além de ter dito que os brasileiros são “uma vergonha”, o atleta aparece, em uma entrevista à emissora francesa iTele, chamando a torcida brasileira de “público de merda”.

No vídeo, Lavillenie diz estar feliz com a prata, mas emenda em críticasaos brasileiros que estavam no estádio Nilton Santos, que o vaiaram várias vezes. “É uma competição, eu dei tudo de mim, não me arrependo de nada. Mas ter 40 mil pessoas vaiando, manchando sua melhor performance... eu entendo, é completamente normal que todo mundo torça pelo Thiago aqui, mas daí a me vaiar, como num estádio de futebol, algo que infelizmente vemos muito, é a primeira vez que vemos isso no atletismo. a última vez que vimos isso foi quando Jesse Owens correu em 1936. É inacreditável, é um saco ter um público de merda como esse nos Jogos Olímpicos, porque a competição foi excelente”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, nesse domingo, 03, no Salinas Praia Hotel, em Salinas da Margarida-BA, mais uma data natalícia do empresário Nêgo, filho do também empresário Wilson Pedreira, ex-prefeito do município em duas oportunidades e que deverá sacramentar seu nome como candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. Felicíssimo diante das homenagens prestadas por familiares e amigos, o jovem empresário, bastante solicito, mostrou porque ostenta tanta empatia com as pessoas que o rodeiam.

Empreendedor, Nego administra uma das principais lojas de materiais de construção do Recôncavo Baiano e, indubitavelmente, uma das maiores do Estado. Além de todo um aparelhamento logístico que procura disponibilizar ao público consumidor, o tratamento de excelência tem sido fundamental para que possa continuar com toda essa volúpia na área comercial.

Além de Wilson Pedreira, esposa, filho, irmãos e demais familiares, marcaram presenças nesse evento, diversas personalidades do município e região. Dentre eles, os vereadores Zelito (Presidente da Câmara), Memezinho e Pepinho; Chico (ex-prefeito), Mara ex-presidente da Câmara e pré-candidata a vereadora), Robson Marcelo (ex-vereador, secretário e vice-prefeito, também pré-candidato a vereador);

Também presentes Coité (vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, em Vera Cruz), Toinho (ex-chefe de gabinete e pré-candidato a prefeito de Vera Cruz); Leninha (assitente social aposentada), Zecinho (empresário da Politur e pré-candiato a prefieto em Itaparica), Paulo Pimenta (coordeandor do PTC em Itaparica), empresário Marcos Ramiro "Senador", Jailton, Iderval (empresário em S.A.Jesus),  Júlio Mascarenhas (pré-candidato a vereador em S.A.Jesus)

Os presentes, muito bem recepcionados, tiveram à disposição delicioso churrasco, bastante bebidas, outras iguarias da culinária local, além dos acordes das bandas "70 Samba" e "Valmei e Banda". Logo após a degustação do saboroso almoço, todos cantaram o tradicional "parabéns" ao aniversariante do dia. Muito mais do que essa homenagem o que deve, com certeza, ter sido motivo de bastante satisfação para Nego foi esse reconhecimento que emerge da população. Fotos, Antonio Mascarenhas. Divulgaremos, no decorrer da semana, todos as entrevistas e vídeos. Confira as fotos no álbum acima

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bahia liderando o desemprego no Brasil no 1º trimestre de 2016 e a população tendo que pagar até R$ 12 pelo quilo do feijão. Só com esses exemplos é possível ter a certeza que quem paga o preço – literalmente – da recessão econômica do país é o povo.

Mas o panorama muda quando o assunto é São João. Mesmo em meio à crise, prefeituras continuam gastando fortunas com dias de comemoração, mesmo após uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apelou para o bom senso dos prefeitos e aconselhou a redução dos custos com contratações de bandas e dias de festa.

Apesar de a recessão ter reflexos diretos na arrecadação dos municípios — já que muitos se valem do argumento para atrasar salários ou justificar a falta de melhorias nas cidades — poucos reduziram os festejos em relação a 2015. E o pior, alguns até decidiram por gastar mais em 2016 — ano de eleições municipais. VEJA TUDO EM LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores foi o local escolhido para sediar o "Seminário de Apresentação dos Impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) na região", num evento protagonizado pela SEDUR/SEPLAN e com apoio da prefeitura municipalde Nazaré das Farinhas-BA, gestão Milton Rabelo Júnior/Jandira Barbosa. Mais uma ação descentralizada dessas duas entidades estaduais, tendo por escopo não apenas mostrar aos gestores e à população, uma proposição mas, mais que isso, esclarecer acerca dos impactos positivos acerca da criação de um "corredor" não apenas econômico mas, também, de cunho social e turístico.

Nesse encontro, Paulo Henrique Almeida (da SEPLAN, representando o seu titular, vice-governador João Leão), Robson (representando a SEDUR, secretaria de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torreão (coordenadora dos Estudos Urbanísticos do SVO), Vanessa (assessora de imprensa da SEDUR), Albérico Correia (arquiteto da SEDUR)), os anfitriões Milton Rabelo Junior (prefeito municipal), secretários municipais Eude Mascarenhas (Ação Social), Aguinaldo Oliveira (Finanças), Marília Almeida (Educação), Almir Reis (Saúde), Antonio Brito "Bia" (Planejamento), Jandira Barbosa (Cultura e Turismo, também vice-prefeita) e Zélio Costa (Governo); vereadores Anita, Nagib e dau.

Representando os municípios vizinhos, os prefeitos Cloves Penine (Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (Jaguaripe, acompanhado do vice Hunaldo Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu, representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eládio Bahia e Humberto Leite (S.A.Jesus, representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Carlos Toneto), além de outras representatividades do município e região.

Em todos os pronunciamentos, destaque à importância do empreendimento para Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida, Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuípe, Santo Antonio de Jesus, Varzedo Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e todos os municípios que fazem parte desse projeto que objetiva promover integração econômico-social e turística, de maneira que todos possam, de conformidade com suas vocações, ser beneficiados.

Coube à Dra Graça Torreão ministrar a palestra audiovisual mostrando mapas, gráficos e informes acerca desse intento. "Alternativas de políticas públicas para adequação urbana dos municípios da área do SVO. Este estudo faz parte de uma série de outros trabalhos voltados para o desenvolvimento dos territórios RMS, Recôncavo e Baixo Sul, complementando o projeto do Sistema Viário Oeste. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Wilson Pedreira e Wellingto: olhares e desejos convergentes, em Salinas e -BAMuniz Ferreira

Por ANTONIO MASCARENHAS

Encorajado por seu amigo Wilson Pedreira, ex-prefeito e pré-candidato ao executivo nas eleições de outubro próximo, em Salinas da Margarida, Weliington Muniz, que no último pleito municipal, perdeu as eleições por uma pequenaquantidade de votos para seu oponentes Clovis Penine, em Muniz Ferreira, tenciona encarar as urnas de forma competitiva. Foto Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Seja na política ou em qualquer outra esfera, o diálogo saudável, franco, sincero e objetivo sempre produz resultado satisfatório entre pessoas que procuram mais que olhar, enxergar realidades que, "a priori", pareceriam bem mais distantes. E, justamente na politica partidária, muitas rivalidades, ao invés de serem "trabalhadas", visando sua neutralização, ao contrário, são aguçadas, por parte daqueles que não procuram enxergar "um palmo além de seus narizes", dificultando e, principalmente, onerando custos de campanha, por falta de diálogos tempestivos.

Não é o que acontece com Nego (empresário, filho de Wilson Pedreira) que,apesar de nunca ter sido candidato, mostra, na área politica, habilidade que dá, insofismavelmente, inveja a "velhos" políticos. Essa capacidade de diálogo, de articulação é que tem propiciado a Nego, sucesso no seu empreendimento, através da Comercial Coroa (especializada em material de construção), em Vera Cruz, Salinas e região.

Numa demonstração de destreza, Nego conseguiu fazer com que o vereador João Fonseca, até então pré-candidato a prefeito de Salinas, nas eleições de outubro próximo, com ele expressasse o "55", número do partido de Wilson, na pré-candidatura a prefeito do município.. João Fonseca que, diga-se de passagem, até então figura como opositor ao seu genitor (ex-prefeito em duas oportunidades, tendo feito sucessor) e ao atual prefeito do município, Jorginho.

Questionado sobre a possibilidade de um alinhamento com Wilson nas eleições de outubro, João Fonseca não saiu pela tangente. Ao contrário, com um largo sorriso e, estendendo a mão, foi enfático: -Só depende de Wilson...!. Para um bem entendedor.... Fotos Antonio mascarenhas (Tvsaj.com.br) e Nega Ju (Jornal Gazzeta).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WILSON PEDREIRA, pré-candidato a prefeito de Salinas da Margarida, prestigiou, ao lado de Nego (filho e empresário), Iderval Kléber (empresário), Pepinho (vereador), Pep Carreiro (empresário e pai de Pepinho), Nau, ex-Secretario de Finanças) e amigos, da visita empreendida pelo governador Rui Costa, os deputados Rogério Andrade, Félix Mendonça, prefeitos da região, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças de S.A.Jesus e região, ao Distrito Industrial deste município, oportunidade em que o chefe do executivo estadual prometeu celeridade nas obras que serão desenvolvidas e que propiciarão a acolhida de empreendimentos industriais, gerando emprego e renda para toda região.

Logo após ter participado dessa visita, Wilson Pedreira foi convidado por amigos para, no Boteco do Mercadão, ao lado de Gildo Mecadão, Eduardo Santana (RBR), Jean (empresário Jean Madeireira), Welligton (pré-candidato a prefeito de M. Ferreira), Charles (empresário Charm Color), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis 1) e outros amigos, para degustação de iguarias servidas (dentre elas a cerveja Heineken, distribuida pela RBR), nesse importante espaço gourmet de S.A.Jesus. Como não poderia faltar, as conversas, "vire e mexe" versaram sobre politica regional e, em especial, de Salinas da Margarida onde ele já exerceu o poder executivo em duas oportunidades, chegando a fazer sucessor.

Ele que, segundo pesquisas até então realizadas, aparece muito bem avaliado para uma provável candidatura a prefeito, nas eleições de outubro próximo. Vários nomes estão sendo especulados para fazer parte de sua provável chapa. Dentre esses nomes, o de Chico (ex-prefeito), Pepinho (vereador) Zelito (atual presidente da Câmara), Memezinho (vereador), dentre outros. E quem apareceu, nesse encontro, foi o também pré-candidato a prefeito de Salinas, João Fonseca que, diga-se de passagem, pontua de forma considerável nas pesquisas realizadas.

Mas o que não se cogitava, até o momento, era o fato de João Fonseca, que até então figurava como oposição a Wilson Pedreira, poder fazer parte dessa atual conjuntura. Questionado se poderia fazer pate dessa nova caminhada, desse alinhamento rumo às eleições de outubro, ele foi enfático: "- Só depende de Wilson", abrindo um largo sorriso e, com o empresário Nego, expressando o "55". Como se vê, Wilson surge não apenas como uma pré-candidatura insofismável mas, também, como aglutinador de forças que, até então, figuravam na oposição. Representando a imprensa da região, Tvsaj.com.br e Jornal Gazeta do Recôncavo. Fotos Antonio Mascarenhas, Nega Ju e Júlio Mascarenhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Botequim, bar/restuarante sediado na Rua Teodoro Dias Barreto, Andaíá, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi o local escolhido pelo cerimonial para, na tarde dessa sexta-feira, acolher a comitiva do Governador Rui Costa, no tocante aos pronunciamentos alusivos à visita que o chefe do executivo estadual fez a esse município, para verificação das obras que estão sendo tocadas no Distrito Industrial, inerente à pavimentação asfáltica de cerca de quatro quilômetros de extensão.

As dependências desse importante restaurante tornaram-se "pequenas" para abrigar as pessoas que compareceram ao local. Além do governador Rui Costa, a Senadora Lídice da Mata, os deputados Félix Júnior (federal), Rogério Andrade (também pré-candidato a prefeito de S.A.Jesus); os ex-prefeitos Euvaldo Rosa, Álvaro Bessa; o vice-prefeito Faustino Cunha; vereadores Tom, Fátima do Benfica, Gilson Bastos, Sgt Vinicius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Délcio Mascarenhas e Luiz do Alto; ex-vice-prefeita Dalva Mercês; Wilson Pedreira (ex-prefeito de Salinas e pré-candidato à prefeito às eleições de outubro),empresários, a exemplo de Cloves Machado (Posto Uirapuru),Tedesco, Jean Madeireira, Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da urbis 1) Gil do Mercadão,  lideranças comunitárias, politicas, religiosas e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Nos diversos pronunciamentos, todos destacaram a importância das obras que estão sendo realizadas pelo governo Rui Costa em Santo Antonio de Jesus e que irão bebeficiar esse e demais municípios da região, no momento em que várias indústrias deverão ali ser instaladas, gerando emprego e renda. Obviamente que, nos discursos políticos, a convergência em torno da pré-candidatura de Rogério Andrade, neste município, dando ênfase a toda uma luta dele para canalização de benefícos para a população local. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Consórcio do Território do Recôncavo, sob a presidência de Jonival Lucas (prefeito de Sapeaçu),em evento que contou com participação dos prefeitos Humberto Leite (S.A.Jesus), Miltinho (Nazaré das Farinhas), Cloves Penine (Muniz Ferreira); os secretários municipais José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Dra. Luciene Pinto (Administração), Everaldo Júnior (Cultura) e Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Secretário do Território); os vereadores Chico de Dega, Luiz do Alto e Sgt. Vinícius e o Coordenador Regional do SEBRAE, Carlos Henrique.

Também marcaram presenças os técnicos da SEDUR-BA (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torrão (coordenadora dos estudos urbanísticos), Albérico Correia Silva (arquiteto, assessor) e Ney Castro (economista, assessor), bem como os técnicos do Consórcio do Território através da POLIS/OFICINA/DEMACAMP, contratada pela SEDUR para realização dos estudos urbanísticos inerentes ao SVO, Margareth Uemura (arquiteta, coordenadora técnica) e João Pedro Vilela (urbanista). Além deles, também integrando o Território do Recôncavo, Rosana Vieira (coordenadora), João (diretor), entidade que congrega os municípios de Sapeaçu, S.A.Jesus, Nazaré, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Félix, Muniz Ferreira, Muritiba, Cabaceiras do paraguaçu, Conceição do Almeida e Cachoeira. .

Representando a SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiante de S.A.Jesus, além do seu titular Toneto, os agrônomos Davi e Bruno; os prepostos Nílson santana, Jaqueline, Antonio Mascarenhas e Zenilton Também presentes, representantes da UFRB, associação comunitária da Sapucaia, em S.A.Jesus, alem de representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Iniciando os trabalhos, coube ao Secretário Eládio Bahia (Sapeaçu), também secretário do Consórcio, agradecer a todos pelas presenças, elencar municípios que o compõem, a logística da entidade que já conta, inclusive, com algumas máquinas agrícolas) e ações até então desenvolvidas na região, como serviços de terraplanagem, consertos de estradas, construção de aguadas, limpeza de canais, etc.

Logo após, as falas do prefeito Humberto Soares Leite (S.A.Jesus), na qualidade de anfitrião e que, na oportunidade, externou apoio para que os pleitos da região possam ser materializados. Em seguida, o prefeito Cloves Penine (Sapeaçu), fez pronunciamento também realçando a importância da entidade para toda a região. Logo após, Rosa Vieira efetuou uma apresentação audiovisual enfocando a importância e atuação da entidade. Carlos Henrique, coordenador do SEBRAE, também se reportou acerca da importância do consórcio para a materialização dos anseios da sociedade.

APRESENTAÇÃO DO SVO (SISTEMA DE VIAÇÃO OESTE)

Coube a Dra. Graça Torrão (SEDUR) a apresentação audiovisual acerca da atuação da SEPLAN os nichos econômicos que envolvem a Bahia de Todos os Santos e a preocupação do governo de promover descentralização através da SVO e a importância que a ponte Salvador/Itaparica, no novo projeto, passa a exercer para escoamento da produção e desenvolvimento de cerca de 300 municípios que, direta ou indiretamente, irão se beneficiar com esse corredor econômico.

Margareth Uemura, arquiteta e João Pedro Vileta, técnicos do Consórcio, efetuaram apresentações audiovisuais, mostrando dados pertinentes aos municípios que integram a região a ser "cortada" pela SVO, com indicadores que mostram, de forma cabal, a necessidade de intervenções, na maioria dos municípos, no que concerne ao tratamento de lixo, dejetos sanitários e outros aspectos que travam o desenvolvimento.Mais fotos em LEIA MAIS. 


Enquete


PodCast