Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Muniz Ferreira

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O reconhecimento esperado por qualquer homem público que, deveras, arregaça as mangas em prol do desenvolvimento de um trabalho que tenha por escopo atender os interesses das comunidades é, inexoravelmente, o termômetro e, ao mesmo tempo, o parâmetro necessário para o arrefecimento de ânimos em busca de novos desafios. E isso não acontece apenas diante de merecidas reconduções através de reeleições em pleitos eleitorais mas, também, quando opiniões brotam a partir de ex-gestores e, até de oposicionistas. 

Consubstanciado nessa premissa é que, na noite desse sábado, 29, em sessão especial da Câmara de Vereadores,  comemorativa aos 55 anos de emancipação politica de Muniz Ferreira, o prefeito municipal Wellington Vieira, ao lado da vice Minde da Saúde, sentiu-se regozijado ao ver seu nome reverenciado por todos que se encontravam nesse grande evento. Não apenas pela persistência para chegar ao poder mas e, principalmente, pelo fato de, já em poucos meses de gestão, realizar um trabalho que, indubitavelmente, já se insere ao lado dos grandes gestores do município, dentre eles, Valfrido Lima, João Amâncio, Dr. Dilson, Antonio Rodrigues que, presentes nesse evento, não pouparam elegios ao atual gestor. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nesse evento, além dos gestores municipais Wellington e Minde, Adilson (presidente da Câmara) e Alan de Minde, compondo a mesa, bem como os vereadores Edgar, Ivone, Zelito, Cézar, Valney, Rai e Jota. Também prestigiando o evento, Dr. Alan Sanches (deputado estadual), Eunice (prefeita de Nazaré, acompanhada do esposo Izaquinho), Elias Nagib (Secretário de Assistência Social em Nazaré, ao lado da esposa); secretários municipais Sandielle Fróes (Saúde), Luzia Vieira (Educação), Branco (Infraestrutura), Michel (Administração);  Aguinaldo Oliveira (contador); Manoel Muniz Ferreira (neto do patrono municipal), Memezinho (secretário de Administração de Salinas da Margarida) e outras personalidades. 

Em todos os pronunciamentos realizados, além dos proferidos pelos  ex-gestores, vereadores e convidados, dentre eles, Neto Ferreira e Dr. Alan Sanches, parabenizações pelo transcurso de 55 anos do município e à gestão capitaneada por Wellington Vieira-Minde da Saúde. Destaque não apenas aos aspectos paisagísticos e de infraestrutura, em todas as áreas mas, também, à dinâmica administrativa centrada na ética, na transparência e no compromisso com o dinheiro público.  Foi concedido título de cidadão de Muniz Ferreira ao Cap PM Novato (chefe da 5a. Cia de Policia Rodoviária) e placa de menção honrosa ao prefeito Wellington Vieira.  

O prefeito Wellington, por sua vez, finalizando o evento, agradeceu a todos pelas presenças, fez questão de apresentar todos os integrantes de sua equipe de governo para, então, externar agradecimentos e elencar algumas de suas realizações, dentre elas, a mais recente, aquisição de duas ambulâncias 0 Km, através de recursos próprios do município. Terminada a cerimônia, convidou a todos para saborear iguarias da culinária local, em sala contígua. 

As comemorações que tiveram início no dia 25 com Conferência Municipal de Saúde e que contaram, na noite desse sábado, com missa solene, sessão especial da Câmara e apresentações musicais na Orla, serão concluidas nesse domingo com corrida rústica pela manhã e, à tarde, novas apresentações musicais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que marcaram presenças na sessão especial da Câmara de Vereadores, na noite desse sábado, 29, em Muniz Ferreira, em homenagem aos 55 anos de emancipação política do município, as dos ex-gestores municipais Manoel Muniz Ferreira (patrono do município, representado por Neto), Valfrido Lima, João Amâncio,Dr. Dilson  e Antonio Rodrigues. 

Eles que, em seus pronunciamentos discorreram sobre a importância dessa comemoração e que, também côncios do dever cumprido no comando do município, não se furtaram a rasgar elogios à conduta administrativa da atual gestão municipal sob a égide de Wellington vieira e Minde da Saúde. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 25, no Centro de Treinamento Municipal, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a 5a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, num evento protagonizado pela Secretaria de Saúde, na gestão Wellington Vieira-Minde da Saúde, contando, naturalmente, com empenho das demais pastas do atual governo. Um evento que se insere no rol de atividades que se desenvolvem nas comemorações alusivas aso 55 anos de emancipação politica do município. 

Com o tema "Direito à Saúde Pública de Qualidade", a Conferência que se iniciou na data de ontem prossegue nessa quarta-feira, no mesmo local. Nos dias 27 e 28 a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos  serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropoétrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização  sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Mria Lívia Cavalcante, coordenadora de atenção básica discorreu sobre os preparativos para essa conferência, sob a égide de sau titular Sandielle Sales Froes que, diga-se de passagem, desenvolvem um meritório trabalho no município com apoio e abnegação de toda equipe. Dentre  as personalidades que marcaram presenças, além de Minde da Saúde (vice-prefeita, representando o prefeito Wellington Vieira), as secretárias Sandielle (Saúde)  Luzia vieira (Educação); Maria Lívia, vereador Roni e o médico Dr. Dilson (ex-prefeito do município) e profissionais ligadas a área.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos Entrevistas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As secretarias se organizaram de forma a exibir os trabalhos realizados durante o primeiro semestre da atual gestão comandada por Wellington Sena Vieira  e Almerinda Menezes Lírio, e trazem para população atividades que reforçam a identificação cultural. Oficinas de corte de cabelo, penteados afro, manicure e pedicure, mostra de artes manuais e trabalhos de artes visuais são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Ação Social. Serão exibidos também os resultados das ações desenvolvidas com grupos de idosos, mulheres e crianças. O Departamento Esportivo, diretoria integrante da Secretaria de Ação Social, promoverá ainda a tradicional Corrida Rústica com o intuito de valorizar a prática esportiva entre corredores profissionais e amadores da cidade e região.

A Secretaria de Saúde terá suas atividades iniciadas com a 5ª Conferência Municipal de Saúde que terá como tema “Direito à Saúde Pública de Qualidade”. A conferência acontecerá nos dias 25 e 26 de julho no Centro de treinamento Municipal. Nos dias 27 e 28, a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Enquanto que, na maioria dos municípios deste país e, especialmente, do norte e nordeste, as gestões continuam literalmente "engessadas", seja pela falta de projetos, pelo imobilismo, em suma, pela incapacidade administrativa de seus "gestores", seja em razão de altos dispêndios em festividades juninas, Muniz Ferreira, ao contrário, em que pese também ter realizado festejos juninos com dispêndios racionais, continua realizando obras. 

Além das reformas da sede da prefeitura, centro de treinamento, postos de saúde, limpeza do cais, a gestão Wellington-Minde da Saude dá incício às obras de revitalização da praça principal, de maneira que esse espaço público possa não apenas contribuir para o embelezamento dessa acolhedora cidade mas, também, fazer com que municipes e visitantes disponham de uma área  em que possam estreitar relacionamentos, tão importantes no momento em que evitam confraternização em ambientes públicos por falta de condições logítiscas ideais. 

Além desses intervenções de infraestrutura, a atual administração dá início à construção de nova creche, numa ampla área, necessária para que muitas mães que, no dia a dia, laboram em diversas atividades, em busca de renda familiar, possam deixar seus filhos num ambiente seguro, confortável e com condições necessárias à pré-formação fisica e educacional. Intervenção que, sem sombra de dúvidas, tem uma relevância econômico-social destacável. 

Dando continuidade a essa impetuosidade na área de infraestrutura, a atual administração inicia procedimentos para construção da quadra poliesportiva que, até então estava parada,com toda infraestrutura metálica exposta às intempéries, por conta do descaso de gestões anteriores. Praça esportiva que, certeza, depois de pronta, irá impulsionar o desporto local. 

Falando, ainda, de infraestrutura, estão sendo ultimados os procedimentos com relação ao calçamento da rua da linha (logo após o trevo que dá acesso `cidade), assim como ações de cunho ambiental, com poda de árvores, jardinagem, acrescentando-se ao que já foi feito como impeza do rio e da rua do cais, numa desmonstração cabal de que o atual governo está, deveras, comprometido com a preservação ambiental e paisagismo. Fotos Antonio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, capitaneada por Wellington Vieira e Minde da Saúde, realizou o que vem sendo considerado como maior São João na história desse receptivo município. Com uma estrutura de grandes centros, preparou uma programação recheada de grandes atrações, decoração efetuada com esmero, limpeza pública, segurança, atendimentos na área de saúde e, mais que isso, repetimos, a receptividade de excelência da população, as festividades superaram, inexoravelmente, as expectativas, numa programação que não ficou restrita apenas à sede do município. Mais que isso, contemplou as comunidades. 

Como não bastasse, foram realizadas, no último sábado, as festivides de São Pedro na comunidade do Taitinga. Além do prefeito, vice, secretários, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de diversos segmentos da população e visitantes da região. Mais uma vez grandes atrações numa programação que, sem sombra de dúvidas, contemplou aos múnícipes e aqueles que se deslocaram para curtirem ao lado de familiares e amigos. Dentre as bandas que se apresentaram, a comandada por Taty Brazaville. Fotos Nega ju.  Mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As festividades juninas em Munz Ferreira, recôncavo baiano,tiveram prosseguimento na noite desse domingo, 25, com apresentações musicais, num evento que contou com maciça participação de público, satisfazendo, assim, aos anseios de munícipes e visitantes, à luz de uma organização que se notabilizou desde a confecção da grade, infraestrutura, servicos oferecidos, dentre eles, os de segurança (por parte de preposto do 14o. BPM), saúde. limpeza pública e, o que é mais importante, receptividade de excelência aos que foram desfrutrar desses momentos de alegria. 

Dentre as persaonalidades que marcaram presenças, além do prefeito Wellington Vieira, primeira dama, vereadores, secretários, servidos municipais das diversas pastas, munícipes e visitantes.No última Sexta-Feira, 23, apresentaram-se De Mainha, Xote bacana, Carlos Pita e Acarajé com Camarão. Nesse sábado, 24, o público mais uma vez foi contemplado com  as bandas Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Nesse domingo, as performances de Lívia Lunardi, Val vaqueiro, Norberto Curvello, Romeu e Renato e Paixão Cigana. 

Em determinado momento da apresentação da excelente Banda NOBERTO CURVELO, seu vocalista convidou o prefeito Wellington para subir ao palco, para receber homenagem. O chefe do executivo, aproveitando o ensejo, agradecer a todos os participantes das festividades, ao mesmo tempo em que reiterou as premissas de sua administração em atender, da melhor forma possível, os interesses da população. Assevereou, que, no próximo ano, dois palcos de apresentações serão disponibilizados para os festejos juninos. 

Todo gestor municipal que gosta de sentir o calor de sua gente não deixa passar a oportunidade de, ao lado dela, numa festividade dessa magnitude, deixar aflorar emoções, dançando ao som de belas canções. Compartilhando, assim, toda uma alegria que faz com que toda uma trajetória cultural possa ser eternizada através de jovens que estabelecem a ponte entre o presente e o futuro sem deixar de dar asas a toda  uma história que nos remete ao passado e que, sem sombra de dúvidas, vislumbra o futuro.

BAHIATURSA

Em que pese recessão econômica reinante, principalmente, em face da instabilidade politico-instuticional, vários municípios, em todo o país, tiveram dificuldades para fomentar suas festividades juninas. Inclusive, muitos deles nem chegaram a realizá-las. Em Muniz Ferreira, o prefeito Wellington conseguiu apoio do governo Rui Costa, através da BAHIATURSA. Esse apoio foi fundamental para que parte das despesas fossem cobertas. Segundo o chefe do executivo municipal o salário dos servidores foi pago com antecedência e as bandas foram todas pagas. 

 Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no lin FOTOS, NO TPO DO SITE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na noite dessa sexta-feira, 23, as apresentações musicais do 1o. dia do "São João Arraia do Bem Viver", na cidade de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, num evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, todavia, com a participação ativa de todas as pastas do atual governo municipal, sob o comando de Wellington Vieira e Minde da Saúde. Eles que, já nesse primeiro ano de mandato, começam fazendo a diferença. 

As  fortes precipitações chuvosas não foram suficientes para tirar da população local a alegria de participar dessa festividades que, induvibitavelmente, propiciam aos munícipes e visitantes, a oportunidade de "curtirem" a essência da cultura nordestina, através das apresentações de renomadas bandas. Eventos que também acontecem nas comunidades distritais com apresentações de bandas da região e do município, numa demonstração inequívoca de que a atual gestão valoriza as potencialidades artísticas existentes no seio da sociedade. 

Com uma decoração efetuada com esmero, os munícipes e visitantes desfrutam de um espaço seguro, com participação de prepostos das polícias militar e civil, apoio logistico-operacional da Secretaria de Saúde, de todas as pastas de governo, o São João em Muniz Ferreira, pela primeira vez, realizado na avenida da Orla, torna-se um exemplo para toda região. É possível, sim, constituir uma grade diversificada, de qualidade, de conformidade com a saúde financeira do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presença, logo no início das festividades, nessa sexta, os anfitriões Wellington Vieira e Minde da Saúde, prefeito e vice, respectivamente; secretárias municipais Luzia Vieira (Educação e Cultura),  Meire Mota "Meirinha" (Assistência Social), e outras representatividades do município e região. O evento teve inicio com a apresentação da Banda De Mainha que, com seus acordes bem concatenados, a performnce cênica de sua vocalista e a desenvoltura de todo o grupo, contagiou a todos, precedendo a apresentação da quadrilha junina. 

De parabéns, potanto, a administração municipal, não apenas pela ousadia em realizar um evento dessa magnitude mas, sobreutdo, pela preocupação demonstrada com relação ao conforto, segurança e, mais que isso, todo um carinho que, desde o início, começou a ser externado aos munícipes e visitantes. Muniz Ferreira, com certeza, mostra que é um grande município, em que pese a sua dimensaão territorial, pela sua importância econômica e no cenário politico-instucional, na medida em que, deveras, conta com uma administração austera e que, literalmente, corre atrás de seus objetivos.  

PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO A AMANHÃ

Sede do MUNICIPIO: Além de De Mainha, Xote Bacana, Carlos Pit e Acarajé com Camarão que se apresentaram nessa sexta, 23, previstas para esse Sábado, 24, as performances de Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Para esse DOMINGO, 25, Livia Lenaide, Val Vaqueiro, Jheovane, Romeu e renato e Paixão Cigana. Na comundiade do  ONHA, ontem, Vane, Marcos e Matheus e Rogério Santana,. Nesse domingo, Igor Neves, Camila e Rejane e Coração Sedutor.   

Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja no link FOTOS, no topo do site, algumas fotos das festividades juninas de MUNIZ FERREIRA, DOM MACEDO COSTA e SANTO ANTONIO DE JESUS, efetuadas na noite dessa sexta-feira. As fortes chuvas que se precipitaram em Muniz Ferreira acabou inviabilizando a apresentação de uma das quadrilhas, prevista para o início do evento. O publico compareceu e mostrou a alegria de sempre, sob o som das bandas que se apresentaram.  Em Dom Macedo Costa, também uma bela receptividade e um público participativo.  Em S.A.Jesus, conseguimos flashs finais a partir do camarote do prefeito. Outras informações, em matérias específicas, logo mais. É muito trabalhoso produzir material em cidades distintas, catalogar material, produzir matéria, editar e publicar vídeos levando-se em consideração o fato de ter pernoitado na madruga. MATÉRIAS, logo mais. Vídeos, DEPOIS. Tvsaj e Gazzeta do Recôncavo, na mais ampla cobertura de Tvsaj e Jornal, na região.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal de MUNIZ FERREIRA preparou uma grade de apresentações recheada para os três dias de festividades juninas no município, de 23 a 25 do corrente. E, nessa sexta, 23, a programação, na sede, inclui DE MAINHA, XOTE BAKANA, CARLOS PITA e ACAREJÁ COM CAMARÃO. Na Comunidade do SODOMA, VANE, MARCOS E MATEUS e ROGÉRIO SANTANA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O "Grupo de Idade Ativa" de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, participou, na tarde dessa terça-feira, 20, das festividades juninas, numa iniciativa da administração municipal Wellington Vieira-Minde da Saúde (prefeito e vice, respectivamente), através da Secretaria de Assistência Social, comandada pela sua titular Meire Mota "Meirinha"; Secretaria de Educação  e Cultura, sob a égide de Luzia Vieira, com apoio do CRAS, coordenado por Daiane Figueredo e Centro de Convivência, a cargo de Valdinéia Lima. 

Além dessas personalidades, marcaram presenças nesse evento cultural, Rony e Ivone (vereadores), Ene Menezes (Presidente da APLB), Valfrido Lima (ex-prefeito), Luciano Silva (radialista pela Mais FM, de Aratuípe, atuando como mestre de cerimônia), bem como outros nomes da sociedade local. Coube ao Grupo Musical "Alumâ e sua Gente" animar a "galera da melhor idade" com seus acordes, ao rítmo junino. 

Radiantes, os participantes, com suas indumentárias coloridas, caracterizadas entraram, literalmente, na dança. Fizeram bonito nos passos de forró e mostraram destreza ao participarem de uma quadrilha junina, mostrando coordenação, disciplina e muita alegria. 

Logo após "a noivinha" não fugiu à tradição ao jogar o "buquê". algumas pretendentes se perfilaram, na esperança de "pegar" o tão sonhado troféu que significaria, segundo a tradição, a esperança de, logo logo, encontrar sua "cara-metade". A felizarda fez questão de posar ao lado. 

De parabéns, portanto, a administração municipal pela iniciativa e, mais que isso, pela ideia de apoiar todas as vertentes culturais, independente de faixas etárias, de conotações socio-econômicas. O que está em jogo é a politica de inclusão social em toda sua plenitude.  Que outros municípios sigam esse exemplo. Muniz Ferrreira que abre, oficialmente, as festividades juninas no RECÔNCAVO.Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br/Gazeta do Recôncavo). Veja outras fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS (no topo do site). PUBLICAREMOS OS VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Muniz Ferreira, sob o comando de Wellington Vieira e Minde da Saúde intensifica, com apoio de toda equipe de governo, os procedimentos em prol da realização das festividades juninas no município, num evento que acontece nos dias 23 a 25 do mês em curso e que conta com uma grade recheada de excelentes atrações musicais. 

Procedimentos estão sendo ultimados para que o 1o ARRAIÁ DO BOEM VIVER possa corresponder às expectativas dos munícipes e visitantes egressos de outros municípios da região e, até, de outras unidades da federação. Pela primeira vez a Orla, que está sendo recuparada, sediará o circuito. Além da ornamentação caprichada, o palco instalado pela empresa 'DHONY SOM" e toda uma estrutura com banheiros químicos. 

Os trabalhos tiveram inicio na manã da última quarta-feira, 13, e o prefeito Wellington, detalhista como o é, fez questão de acompanhar, de perto, o andamento dos trabalhos. Os gestores municipais apostam no sucesso do evento, não apenas pela qualidade das bandas contratadas mas, também, pela receptividade que, com certeza, será dispensada pela população aos seus visitantes.

Além dos secretários Luzia Vieira (Educação e Cultura), Luiz Fernando (Infraestrutura), Michel (Administração), todas as pastas do atual governo estão envolvidas para que o evento corresponda às expectativas dos organizadores, dos comerciantes, dos artistas que estarão se apresentando e dos visitantes que, naturalmente, irão encontrar uma cidade limpa, receptiva, num ambiente seguro e com muita diversão. 

Muita música, muito licor, comidas típicas, gente bonita, para coroar, com chave de ouro, essa festividade que é uma tradição no norte/nordeste e que reúne pessoas de todas as classes sociais. O prefeito conseguiu compor uma grade de apresentações que possa comtemplar os anseios dos participantes, todavia, de conformidade com a saúde financeira do município. Seria uma incoerência um município com uma renda "per capita" pequena investir em grandes bandas, em detrimento do atendimento às demandas de saúde, educação, infraestrutura, etc. em meio a uma crise econômico-financeira sem precedentes que assola  os diversos rincões do país. Foto (Nega Ju)  e imagens (ASCOM). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quinta-feira, 01 de junho, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, além dos anfitriões, Ten Cel Adalberto Piton (transmitente) e Ten Cel Irlando Oliveira (assumindo o cargo), contou com as presenças de prefeitos da região, a exemplo de Rogério Andrade (S.A.Jesus, acompanhado da vice Dalva Mercês, Hunaldo Costa (Jaguaripe, acompanhado do vice pepezinho), Bahia (Varzedo), Wellington Vieira (Muniz Ferreira) e Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré). 

Também presentes, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da da Polícia Civil na região), comandante da Polícia Rodoviária, comandante do Corpo de Bombeiros, Presidente da Associação comercial, presidente da Câmara e alguns vereadores e secretários municipais de S.A.Jesus;  lideranças religiosas, políticas ( a exemplo de vereadores e a ex-primeira dama de Nazaré, Eude Mascarenhas) e comunitárias, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Iniciados os trabalhos da alternância de comando, o Ten Cel Adalberto Piton, utilizando-se do microfone, falou sobre sua trajetória a frente do Batalhão e aproveitando  o ensejo, promoveu agradecimentos aos seus comandados, à imprensa, às lideranças políticas e à sociedade como um todo, assim como declinou sobre a importância das perceiras com a polícia civil e demais poderes constituídos. O Major Muller, por sua vez, procedeu leitura da referência elogiosa.

Dando prosseguimento, foi efetuada leitura do currículo do Cmt. Irlando Magalhães para, em seguida, iniciar-se o ato de transmissão de cargo propiamente dito, seguindo o ritual da corporação. Logo após o Cmt Irlando Ribeiro, ao lado do Ten Cel Adalberto Piton efetuaram revista à tropa que, por sua vez, em seguida, desfilou para os que se fizeram presentes. Terminada a cerimônia, foi sevido um "bufet" aos participantes.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.DIVULGAREMOS OS VÍDEOS. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve prosseguimento, nesse sábado, 15, as festividades da Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Nem mesmo a chuva que "pulverizou" o publico presente, foi suficiente para tirar o brilhantismo desse evento cultural que, sem sombra de dúvidas, é o "point" na região, não apenas pela convergência de público do município e de cidades circunvizinhas mas, também, de turistas egressos, inclusive, de outras unidade da federação.

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior, prefeito e vice, respectivamente de Nazaré, marcaram presenças os gestores municipais Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe); os secretários municipais de Nazaré, Nagib Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Magary Brother (Cultura e Turismo), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento); vereadores Laura, Sinho, Eval (Presidente da Câmara); secretários de Aratuípe Manoel (Administração), Anselmo (Saúde).

Também marcaram presenças Bebeto Galvão (deputado federal), João Roma (chefe de gabinete de ACM Neto, prefeito de Salvador),Jean Sacramento (assessor de ACM neto) e Izaquinho Peixoto (esposo da prefeita Eunice Barreto e assessor especial de ACM Neto, Andreia Andrade (irmão do prefeito de S.A.Jesus, Rogério Andrade). Também presentes as Miss Simpatia, Terra Morena e Caxixi, bem como  outras personalidades da região. 

Durante o dia e inicio da noite, apresentações na ARENA MARIA FUMAÇA: Val Vilas, Maicon Lima, Léo Clima Gostoso, Naldo santos, Banda flor de Liz, Pancada Grove, Nivaldo Marques, Diego Moraes.À noite, na ARENA CAXIXIS, a noitada começou com a Banda Olodum (20h), que atraiu, desde o início, um grande público, Xandy de Pilares, Paly Way, Carla Cistina e Os Banbaz.

As festividades continuam nesse domingo com ampla programação: ARENA MARIA FUMAÇA: Grupo Samba de Fé (10h), Tom Pinheiro (11h), Embalo Beath (12h), Samba de Esparro (13h) e Luziel (14h). Já na ARENA CAXIXI, Daniel Vieira (15h), Bandana (17), É o Tchan (19h), Ed City (23h), Banda Fox (24h); Na ARENA INFANTIL, diversas recreações.

 

CAMAROTE , literalmente, vem "BOMBANDO"

Além de toda uma animação, seja na área de concentração, em frente ao palanque dq Arena Caxixi, seja na área do palco da Arena Maria Fumaça, o que vem sendo algo de registro, também, é o camarote, literalmente lotado, todas às noites. Com atendimento vip, o camarote tem sido o "point" onde reúne autoridades de Nazaré e municípios circunvizinhos, além de personalidades do município. Veja mas fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS E ENTREVISTAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa sexta-feira,14, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a abertura oficial da FEIRA DE CAXIXI 2017, num secular evento cultural que, nessa edição, está sendo protagonizado pela administração municipal EUNICE SOARES BARRETO PEIXOTO-BEN WILSON, reunindo munícipes, visitantes de cidades circunvizinhas e turistas egressos de diversas unidades da federação.

Dentre as personalidades que, nessa sexta, abrilhantaram o evento, a prefeita Eunice Soares, ao lado de Izaque Peixoto "Izaquinho" (seu esposo e assessor especial do prefeito de Salvador, ACM Neto), os prefeitos Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Ben Wilson (vice-prefeito de Nazaré); João Roma (Chefe de gabinete de ACM Neto), Jean Sacramento (Assessor de ACM neto e representante de 14 comunidades de Salvador, junto a esse governo), Marcos Ribeiro (documentarista), Carla Lemos (Sec. Educação, Salvador), Dalila e José Sanches Vieira Calazans "Pepinho" (Secretário Municipal de Cultura e Turismo, no governo Wilson Pedreira, em Salinas da Margarida)Francineia Silva (ex-sec. Ação Social em S.A.Jesus, ao lado de familiares) 

Também presentes os secretários municipais Magary Brother (Cultura e Turismo), Nagib Elias Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento), além de outras personalidades da atual administração e de diversos segmentos da sociedade local, animando o camarote oficial que, diga-se de passagem, esteve bastante movimentado.

Apresentações Musicais

De conformidade com a grade de atrações, apresentaram-se nessa noite as bandas "Sem Retoque", às 00h, "Samyra Show",, às 02h e "Duas Medidas", às 04h, em apresentações que agradaram bastante àqueles que compareceram nesse primeiro dia de festividades. Previstas pra esse sábado, as seguintes atrações: ARENA CAXIXI: "Olodum", 20h; "Xande de Pilares", 22h; "Play Way", 00h; "Carla Cristina", 02h; "Os Banbaz", 04h.


ARENA MARIA FUMAÇA:"Val Vilas", 10h; "Maicon Lima", 11h; "Léo Clima Gostoso", 12h; "Jailton Romântico, 13h; "Paulinho Boca", 14h; "Naldo Santos", 15h; Banda Flor de Liz", 16h; "Pancada Groove", 17h; "Nivaldo Marques", 18h; "Diego Moraes", 19h. A administração municipal prestigiando, assim, valores artísticos do município de Nazaré das Farinhas e região.

Feira de Artesanato

A Tradicional Feira de Caxixi é uma referência mundial no que concerne à produção e comercialização de artefatos de barro (principalmente), madeira, vidros, tecidos, etc, com produtos oriundos de Maragogipinho (no município vizinho de Aratuípe), do próprio município e que propicia aos munícipes, visitantes e turistas não apenas a oportunidade de aquisição de produtos de qualidade a preços módicos mas, também, a satisfação de estarem prestigiando a arte e cultura que emerge de tantas pessoas simples e que, acabam contribuindo para a postergação de costumes, crenças, conhecimentos às próximas gerações. 

A hospitalidade Nazarena

A Feira de Caxixi tem todo esse esplendor, não apenas pela vontade dos governantes em propiciar melhores condições a sua realização; não apenas às atrações musicais e exposição de produtos; não apenas à beleza arquitetônica, estilo barroco, presente em tantas construções; não apenas à bucólica paisagem que se forma entre montanhas e cortada pelo majestoso Rio Jaguaripe mas, também e, principalmente, à receptividade de um povo nazareno que, de braços abertos, recebe a todos com sorriso nos lábios. Veja mais Fotos em LEIA MAIS e TODAS no link FOTOS, no topo do site www.tvaj.com.br. Publicaremos ENTREVISTAS e VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada na manhã dessa quinta-feira, 06, no Centro de Treinamento Municipal, centro, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o 1o. ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DE AGRICULTURA FAMILIAR E DE PRODUTORES RURAIS DE MUNIZ FERREIRA, num evento coordeando pelo Secretário Tõi de Dão, com apoio da administração Wellington-Minde e que supreou expectativas, não apenas pela maciça participação mas, também, pela qualidade das abordagens efetuadas.

Dentre os nomes que marcaram presenças, Tõi de Dão (Secretário de Agricultura), Branco (Secretário de Infraestrutura), Luzia Vieira (Secretária de Educação), Wilson Andrade, Chefe de Agricultura, Marcos Moreira (representando o Banco do Nordeste), Débora (Coordenadora do Agro-Amigo), Givanildo (Coordenador do Credi-amigo),Jorge Santana (Associação do Comércio de Muniz Ferreira), José Dias de Macedo (Sub-coordenador SETAF-Recôncavo), Demétrio (Sindicato de Nazaré), Sandra Carvalho (Eng. gastronômica), Jorge Côrtes (Engenheiro Agrônomo, de Cruz das Almas), e os vereadores Adilson (Presidente da Câmara), Dr. Dilson e Valmir.

Em todos os pronunciamentos, a importância da agricultura familiar para o município, tendo como uma das vertentes, a inserção de produtos da merenda escolar. Coube aos representantes do Banco do Nordeste explanar sobre as linhas de financiamento, através do CREDI-AMIGO. Marcos Moreira, por sua vez, mostrou como o banco atua em prol do desenvolvimento rural. Fotos Nega Ju (Blog da Nega Ju)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse domingo, 02, mais uma edição da tradicional II Cavalgada da Fazebda Campo Verde,cavalgada que faz parte do calendário de eventos dessa magnitude na região, com início em Nazaré das Farinhas e que teve como pronto de concentração final o distrito de Sodoma, em Muniz Ferreira. Evento que contou com apoio cultural da administração WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE.

Dentre os participantes, além do prefeito Wellington, o chefe do poder executivo de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, acompanhado do "senador" Francisco Ramiro, os empresários Nego e Marquinhos (comercial Corôa, em Vera Cruz), o Vereador Roni, a Secretária de Educação, Luzia Vieira, a cantora Andreia Nery, Any de Nazaré das Farinhas, bem como funcionários dessa empresa especializada em material de construção, além de familiares que, antes de se dirigirem ao local do evento, à tarde, degustaram um saboroso churrasco.

No local do evento, além dos prefeitos acima citados, marcaam presenças os chefes do poder executivo de Nazaré das Farinhas (Eunice, ao lado do esposo Isaquinho), Aratuipe (Sinho), e Aratuipe (Hunaldo Costa), bem como o secretário de Assistência social de Nazaré, vereador Nagib e o empresário geral da Itaipava, Aquino, numa noitada que virou a madrugada e superou expectativas com relação a participação popular.  

 

Veja fotos desse encontro e de algumas paisagens da bucólica cidade de Muniz Ferreira, bem como da área externa do local do evento, já que não ficamos para o evento que contou com as paresentação musicais de Everaldo Garapa, Lucas e Gustavo, Banda Sem Retoques E Tayrone. Publicaremos outras fotos do evento. Repesentando a imprensa, Tvsaj.com.br e Blog da Nega Ju. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A COELBA informa à população de MUNIZ FERREIRA-BA que irá realizar desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nessa setxta-feira, 31 de março, das 09:15 às 15:15h, em algumas das ruas. CONFIRA A RELAÇÃO EM "LEIA MAIS". É aconselhável que as pessoas possam se prevenir, de maneira que venham sofrer prejuízo. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 17, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a abertura da jornada Pedagógica 2017, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, gestão WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE, através da Secretaria de Educação, sob o comando de LUZIA VIEIRA. Um evento que, deveras, superou expectativas, não apenas pela maciça participação de profissionais de ensino e representantes de segmentos da sociedade mas, e principalmente, pelas abordagens ali realizadas.

Dentre os que marcaram presenças, compondo a mesa, WELLINGTON VIEIRA (prefeito, acompanhado no evento por seus familiares), MINDE DA SAÚDE (vice-prefeita); secretários municipais MICHEL SANTOS MOTA (Administração, Finanças e Planejamento), LUZIA VEIRA (Educação), SANDIELLE SALES FRÓES (Saúde), MARIA MEIRE MOTA SANTANA (Trabalho, Esportes, Ação Social, ANGÉLICA SANTOS SILVA (Agricultura, Comércio, Indústria e turismo), JORGE COELHO PRAZERES (Transportes e Serviços Públicos), LUIZ FERNANDO CRUZ SANTOS (Infraestrutura e Meio Ambiente), BRANCO; profa. Daunice (UNEB); vereadores Rai da Saúde, Zelito. Também presentes, representantes da APLB, membros do Conselho Tutelar e membros da Sec. de Educação.

Logo após abertura do evento, por parte da mestre de cerimônia Luiza Galvão, coube a Secretária Luzia Vieira agradecer a todos pelas presenças e destacar os pressupostos da atual gestão em torno de uma educação, deveras, com qualidade. O prefeito Wellington Sena, por sua vez, além de externar agradecimentos, também destacou que sua administração dará todo apoio à educação no município, aproveitando o ensejo para elencar dificuldades encontradas e as ações iniciais para que o município possa entrar, definitivamente, nos trilhos do desenvolvimento.

O evento contou com apresentações de bailarinos e da "mulher rendeira", protagonizada por Fátima Carvalho, produtora de eventos e atriz. E a "mulher rendeira", em sua performance, fez ver a todos, de forma divertida, todavia, direcionado reflexões à imperiosa necessidade de que procuremos a cidade, deveras "ideal', em que a cidadania seja exercida e que os poderes públicos possa atender às demandas mas que, para isso, é preciso colaboração de todos. Animando o evento, com seus acordes, a banda "Vanni da MPB". Representando a imprensa, Tvsaj.com.br e Gazzeta do Recôncavo.

De parabéns, portanto, a administração Wellington Vieira e, em especial, a Secretaria de Educação, sob o comando de Luzia Vieira, por propiciar aos profissionais de ensino um evento dessa magnitude, na certeza de que sementes pulverizadas, com certeza, germinarão e, mais que isso, produzirão frutos em prol de uma sociedade plural, todavia, consciente de seu papel transformador, tendo por escopo práticas igualitárias. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Dentre as primmeiras ações da  Secretária de Educação LUZIA VIEIRA, em Muniz Ferreira, gestão municipal WELLINGTON VIEIRA e MINDE DA SAÚDE,  a   Jornada Pedagógica 2017. Estreitar a parceria entre escola, comunidade, professores, gestores e funcionários. é o objetivo da Jornada Pedagógica que acontece de 1 7a 19 ,20 de Fevereiro, no. O evento  tem como foco, educação e contemporaneidade, desmistificando a ação pedagógica, com a participação de toda a comunidade escolar, com o tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar”. A Jornada é realizada  em todas as escolas da rede municipal  e busca articular o planejamento para o ano letivo.
“O tema da Jornada Pedagógica 2017, é importantíssimo, porque acreditamos que a comunidade é parte da escola. Congregar escola e comunidade é o primeiro passo para a gente transformar verdadeiramente uma sociedade”, explicou a secretaria Luzia Vieira . De acordo com o que vai participar da abertura da Jornada Pedagógica 2017 “,Trata-se de um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, que envolve professores e gestores em todas as escolas estaduais e que, também, é aberto para os estudantes, as famílias e representantes das comunidades locais. e o resultado é a melhoria da qualidade de ensino”, afirmou LUZIA .Fotos, Gazzeta do Recöncavo. 
Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tomaram posse, na manhã dessa quinta-feira,15, no Centro Cultural, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, prefeitos, vices e vereadores eleitos nos municípios de MUNIZ FERREIRA e DOM MACEDO COSTA, num evento coordenado pelo juiz eleitoral e que contou com participações do promotor público Dr. Julimar Barreto, Dra. Gilsonilda Correia (atual Secretária de Cultura, em S.A.Jesus), Ten Cel Piton (Cmt do 14o. BPM), Roberto (representado do Fórum Wilde Lima). Coube a Fátima Carvalho (atriz, coreógrafa e integrante da Secretaria de Cultura) atuar como mestre de cerimônia.

Além dos prefeitos eleitos WELLINGTON VIERA (Muniz Ferreira) e EGNALDO PITON (Dom Macedo Costa), ao lado de suas respectivas vices e vereadores eleitos no último pleito, bem como respectivas famílias, diversas lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade desses municípios, Todos os contemplados pelas populações sendo abraçados, ao mesmo tempo em que receberam palavras de apoio e estímulo para que possam exercer suas atribuições com afinco, em defesa das populações.

Dentre outras personalidades presentes, o Cmt da Polícia Rodovi'ria estadual (Cap. Novato), Almir Reis (Secretário de Saúde de Nazaré, ao lado do empresário Leonan Torres e do ex-vereador Jackson), bem como Alvaro Luiz (gerente de projetos) e Lidiane (assistente social, em S.A.Jesus) 

Em suas falas, os representantes do judiciário e ministério público enfatizaram a imperiosa importância de que esses gestores e edis possam estar se debruçando na defesa intransigente dos interesses da população, de maneira que não referendem toda uma situação que campeia no país, enlameada pela corrupção que leva, infelizmente, alguns parlamentares à tentativas de retirar desses poderes e instituições o poder de investigar e punir àqueles que teimam em desrespeitar a lei em proveito próprio. 

Terminada a cerimônia os representantes desses municípios atenderam a todos que compareceram e aproveitando o ensejo, posaram para fotografias e concederam entrevistas à Tvsaj. Asseveram que, terminada a eleição, abertas as urnas, apurado o resultado, não há vencidos nem vencedores: a missão é trabalhar para toda a população, independente de ideologias político-partidárias. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br) e Nega Ju (Jornal Gazzeta).Veja mais fotos em LEIA MAIS. Todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site. CONFIRA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no ultimo sábado, 10, na Igreja Matriz de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o enlace matrimonial dos nubentes CLARA VIEIRA e FILIPE PEDREIRA, num evento que se notabilizou, não apenas pela maciça participação e muita alegria mas, também, pelas personalidades que se fizeram presentes,abrilhantando esse grande evento que mobilizou o município e região, em cerimônia realizada pelo paroco Angelo Vieira. 

Dentre os que marcaram presenças, WELLINGTON VIEIRA (prefeito de Muniz Ferreira, ao lado da esposa Jocineide Figueredo), WILSON PEDREIRA (prefeito eleito de Salinas da Margarida, ex-esposa Gilca Fernandes), respectivamente, genitores dos nubentes em apreço, bem como ROGÉRIO ANDRADE (deputado e prefeito eleito em S.A.Jesus, ao lado de sua esposa). Mas o que também chama a atenção [e o fato de que, todos, disputaram e venceram o último pleito em seus municípios envergando o manto do 55 (PSD). A Weelington Vieira se soma, ainda, o fato de ter completado 55 anos nesse ano em que chega ao comando do município e que preconiza o casamento de uma de suas filhas.

Além deles, as notáveis presenças de EUNICE (prefeita de Nazaré, ao lado do esposo Isaac Peixoto Filho), GUITO (prefeito eleito de Dom Macedo Costa) , SINHO (prefeito eleito de Aratuípe), vereadores, empresários, a exemplo de Val e esposo da Pedreira em Nazaré, Nego (filho de Wilson Pedreira e empresário da Coroa Materiais de construção, em Vera Cruz), Iderval, Francisco Ramiro "o Senador", ex-prefeito e ex-deputado Antonio Rodrigues, Jamine Nery e esposo (um dos casais de padrinhos),Lorena Pedreira (madrinha), vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade de Muniz Ferreira, Nazaré, Aratuípe, Salinas e região.

Logo após a cerimônia religiosa, todos foram convidados para comparecerem na AABB, em Nazaré, onde, sob os acordes de duas bandas, todos puderam se divertir.  Wellington Vieira, Wilson Pedreira e respectivas famílias, regozijados e bastante felizes,compartilharam esse momento de mais uma conquista em suas vidas. Wilson que, mais uma vez volta ao comando do município de Salinas e Wellington que realiza o antigo sonho de poder servir a sua gente. Fotos, NEGA JU (Jornal Gazzeta).Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mesmo antes de tomar posse, o novo prefeito de MUNIZ FERREIRA-BA, WELLINGTON SENA (PSD) já está, "literalmente", "na estrada". Nessa quarta-feira, 19, esteve em Brasília, em visita ao senador Oto Alencar, presidente da sigla na Bahia e que, sob seu comando, viu crescer de forma abrupta o número de prefeitos em toda a Bahia. E Wellington, nessa visita, foi, naturalmente, em busca de emendas que possam subsidiar a realização de obras no município, já nos primeiros meses de gestão. Foto, ASCOM Wellington. Tvsaj.com.br/Jornal Gazzeta do Recôncavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO (PT)prefeito eleito em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, fez questão de prestigiar, na noite desse sábado, 08, o evento em comemoração à eleição do também eleito nas eleições de 02 de outubro, WELLINGTON SENA, que, a partir de janeiro, estará a frente do poder executivo em Muniz Ferreira. Guito que, em que pese a falta de recursos, a carência de toda uma logística operacional, foi eleito com uma vantagem significativa num município que detém um dos menores contingentes eleitorais da Bahia.

A população de Dom Macedo Costa tencionava não apenas por mudanças de nomes (sai Ze Froes e entre ele) mas, inexoravelmente, de concepções administrativas que, deveras, tenham por escopo o desenvolvimento do município. Depositou nas urnas a esperança por mudanças que deverão eclodir a partir da posse do futuro gestor que, detentor de novas ideias, tenciona fazer com que recursos sejam canalizados para atender às demandas reinantes (e não são poucas), nas áreas de saúde, educação, moradia, infraestrutura, esporte, cultura e lazer.

De conformidade com informações preliminares (nada oficial), dentre um dos nomes que se vislumbra para o seu secretariado, o do talentoso Jajai (Cultura e Lazer). Em se materializando essa possibilidade, com certeza, o município estará bem servido para os próximos quatro anos.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Assevera-se, também, que Guito terá um tratamento especial para com a imprensa. Algo que não acontecia na gestão Zé Froes e em alguns municípios da região. A imprensa que exerce um importante papel para divulgação de realizações. naturalmente, gestores que nada fazem tentam permanecer na penumbra. E o resultado (negativo) aparecerá, la na frente, quando da apuração dos votos.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WELLINGTON SENA e MINDE DA SAÚDEprefeito e vice, respectivamente eleitos na eleição de 02 de outubro,em Muniz Ferreira-BA,participaram, na noite desse sábado, 08, de uma caminhada ao lado de vereadores eleitos, correligionários e simpatizantes. Sobre um trio elétrico situado no centro da praça, mensagem por parte de um pastor evangélico e, em seguida, pronunciamentos do futuro chefe do executivo, sua vice, alguns dos vereadores eleitos, Trio que, em seguida, deu aporte, também, apresentações de um grupo musical local e de Daniel Vieira.

Dentre os nomes que abrilhantaram o evento, Guito da saúde (prefeito eleito de Dom Macedo Costa), os empresários Ney Coxinha (área musical), Nem (ex-jovador do cruzeiro e comerciante na área de aguadente de cana); Jajai (cotadíssimo para assumir a Secretaria de Cultura em D.M.Costa) e representates de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Bastante motivada, a população compareceu em massa para prestigiar aqueles que, a partir de janeiro, estarão colocando Muniz Ferreira nos trilhos do desenvolvimento. Wellington, pelo que adiantou,que não fez promessa de cargo a ninguém e que serão escolhidos os melhores nomes para composição de seu secretariado.

Asseverou que todos que forem nomeados estarão, diariamente, se debruçando sobre questões que digam respeito aos interesses da população. Afirmou, também, que logo-logo estará indo à capital da república, para intermediação de emendas que irão contribuir bastante para a alavancada inicial de seu governo.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WELLINGTON SENA e MINDE DA SAÚDE (55), integrantes da chapa majoritária eleita, no último domingo, 02, para prefeito e vice, em Muniz Ferreira-BA, tendo obtido 3.334 votos (54,93%), numa coligação que contou com participação das siglas partidárias PSD, PMDB, PSD, PMB, PTC, PROS e PPS, num embate contra o atual prefeito CLOVIS PENINE (65) que, por sua vez, foi às urnas com a coligação PCdoB, PSC, PP, PT, PTdoB, PTB, PR, PRB e PRP, tendo obtido 2.736 votos (45,075).

Muito bem no debate realizado pela Muniz FM, em que elencou propostas e, ao mesmo tempo, trouxe à baila questões em que criticou a atual administração no município, sob o comando de seu adversário, foi às ruas e comunidades, na certeza de que poderia galgar um resultado positivo, habilitando-os à realização de um trabalho que possa dar a Muniz ferreira uma nova faceta administrativa e desenvolvimentista. Obviamente que, abertas as urnas, divulgados os resultados, ele passa a ser o prefeito de todos, independente de ideologias politico-partidárias. Caberá a ele e Minde da Saúde a constituição de uma equipe capacitada e que se debruce na resolução de problemas, buscando resolução tempestiva, ao lado de elaboração de projetos tangíveis e que brotem dos anseios populares. TVSAJ.com.br e Gazzeta do Recôncavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeito Wellington, ao lado da vice, "Minde da Saúde": só deu 55

Por ANTONIO MASCARENHAS

A vida reserva a muitas pessoas, momentos especiais. Quis o destino que ele completasse 55 anos de idade, no ultimo domingo, 02, data em que, nas ruas, foi aclamado pelo povo como o mais novo prefeito do município de Muniz Ferreira-BA. Referimo-nos, naturalmente, a WELLINGTON SENA (PSD - 55) que, ao lado de sua vice, "Minde da Saúde", foi eleito para gerir o destino do município pelos próximos quatro anos.

De parabéns Wellington, não apenas pela insofismável vitória nas urnas mas, também, pelo transcurso de mais uma data natalícia. Que ele, no seio de sua família e no convívio de todos os munícipes, consiga, ao lado de sua vice, colocar Muniz Ferreira nos trilhos do desenvolvimento. Por trás dessa coincidência do 55, com certeza, a esperança do povo de Muniz Ferreira que anseia por um grande trabalho. Um trabalho voltado para todos, independente de cores partidárias. Tvsaj.com.br e Gazzeta do Recôncavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa 6a. feira, 16, no estúdio da Muniz FM, em Muniz Ferreira-BA, o 1o. Debate entre candidatos a prefeito nesse município , nesse momento que antecede o pleito de 02 de outubro. Mediado pelo radialista Junão, o evento contou com participação de assessores dos dois candidatos WELLINGTON (PSD-55) e CLOVIS PENINE (PCdoB-65) que, atentos às colocações do respectivo oponente, solicitaram direitos de respostas que, submetidos à comissão, foram concedidos ou não. Dentre as personalidades que marcaram presenças, Vavá, Dr. Ígor Coutinho, vereadores e demais candidatos ao legislativo.A emissora,recentemente inaugurada e, agora, com novas instalações, presta um serviço de suma importância ao execício de cidadania. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

RAIMUNDO ROCHA, PTB, deverá ter seu nome homologada como candidato a vice-prefeito de Muniz Ferreira-BA, na chapa majoritária encabeçada por Clovis Penine, atual chefe do executivo municipal que, naturalmente, deverá, mais uma vez, submeter-se ao crivo das urnas, nas eleições de outubro. A convenção, segundo ele, está marcada para o próximo dia 28. Comerciante, Raimundo, é bastante conceituado no município. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores foi o local escolhido para sediar o "Seminário de Apresentação dos Impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) na região", num evento protagonizado pela SEDUR/SEPLAN e com apoio da prefeitura municipalde Nazaré das Farinhas-BA, gestão Milton Rabelo Júnior/Jandira Barbosa. Mais uma ação descentralizada dessas duas entidades estaduais, tendo por escopo não apenas mostrar aos gestores e à população, uma proposição mas, mais que isso, esclarecer acerca dos impactos positivos acerca da criação de um "corredor" não apenas econômico mas, também, de cunho social e turístico.

Nesse encontro, Paulo Henrique Almeida (da SEPLAN, representando o seu titular, vice-governador João Leão), Robson (representando a SEDUR, secretaria de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças Torreão (coordenadora dos Estudos Urbanísticos do SVO), Vanessa (assessora de imprensa da SEDUR), Albérico Correia (arquiteto da SEDUR)), os anfitriões Milton Rabelo Junior (prefeito municipal), secretários municipais Eude Mascarenhas (Ação Social), Aguinaldo Oliveira (Finanças), Marília Almeida (Educação), Almir Reis (Saúde), Antonio Brito "Bia" (Planejamento), Jandira Barbosa (Cultura e Turismo, também vice-prefeita) e Zélio Costa (Governo); vereadores Anita, Nagib e dau.

Representando os municípios vizinhos, os prefeitos Cloves Penine (Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (Jaguaripe, acompanhado do vice Hunaldo Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu, representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eládio Bahia e Humberto Leite (S.A.Jesus, representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Carlos Toneto), além de outras representatividades do município e região.

Em todos os pronunciamentos, destaque à importância do empreendimento para Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida, Nazaré, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Aratuípe, Santo Antonio de Jesus, Varzedo Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e todos os municípios que fazem parte desse projeto que objetiva promover integração econômico-social e turística, de maneira que todos possam, de conformidade com suas vocações, ser beneficiados.

Coube à Dra Graça Torreão ministrar a palestra audiovisual mostrando mapas, gráficos e informes acerca desse intento. "Alternativas de políticas públicas para adequação urbana dos municípios da área do SVO. Este estudo faz parte de uma série de outros trabalhos voltados para o desenvolvimento dos territórios RMS, Recôncavo e Baixo Sul, complementando o projeto do Sistema Viário Oeste. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Wilson Pedreira e Wellingto: olhares e desejos convergentes, em Salinas e -BAMuniz Ferreira

Por ANTONIO MASCARENHAS

Encorajado por seu amigo Wilson Pedreira, ex-prefeito e pré-candidato ao executivo nas eleições de outubro próximo, em Salinas da Margarida, Weliington Muniz, que no último pleito municipal, perdeu as eleições por uma pequenaquantidade de votos para seu oponentes Clovis Penine, em Muniz Ferreira, tenciona encarar as urnas de forma competitiva. Foto Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa sexta-feira, 20, na sede do paço municipal, em Nazaré das Farinhas-BA, o 4o. Encontro de Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família, numa realização da Prefeitura Municipal de Nazaré, Secretaria de Desenvolvimento Social (coordenada pela sua titular Eude Mascarenhas), Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e que contou com participação de representantes do município anfitrião, Muniz Ferreira, S.A.Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Muritiba, Saubara, Castro Alves, Governador Mangabeira e São Francisco do Conde.

Compondo a mesa, Eude Mascarenhas (Sec. de Desenvolvimento Social de Nazaré), Jandira Barbosa (vice-prefeita e Sec. de Cultura e Turismo de Nazaré),Ednilson (Gerente geral da Caixa em Nazaré), Anita Brito (Presidente da Câmara de Nazaré), Mércia Lima (Técnica estadual da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa família, na Bahia) e Freitas (Gerente de Pessoas Física da Caixa Econômica).

Dentre os presentes, Moisés França, gestor de Cadastro Unico em Simões Filho-BA e instrutor credenciado pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ele que, no decorrer da semana, ao lado de Mércia, ministrou capacitação para entrevistadores sociais do Cadastro Único, bem como Elicarlos, da Caixa Econômica, que proferiu uma apresentação audiovisual, trazendo à baila o panorama de atuação da Caixa no território do recôncavo.

Logo após as apresentações, a Secretária Eude Mascarenhas e sua equipe ofereceram um delicioso almoço aos participantes, na sede de sua pasta, oportunidade em que houve uma rápida apresentação de samba de roda. Até a vice-prefeita Jandira Barbosa entrou, literalmente, na dança. Os participantes também tiveram oportunidade de saborear, antes do início dos pronunciamentos, no salão nobre da Câmara de Vereadores, um saboroso café da manhã.

Entrevistados pela TVSAJ, Moisés França e Mércia Lima, além de discorrerem sobre os trabalhos realizados durante a semana e nessa sexta-feira, destacaram o nível de aprendizado dos técnicos e gestores que participaram dos trabalhos e toda uma organização e aparato logístico oferecido pela Secretária Eude aos orientadores e representantes dos municípios em epígrafe. Nazaré das farinhas, portanto, mais uma vez de parabéns pela realização de um evento dessa magnitude.Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje pela manhã (20/03/16), a guarnição de serviço de Muniz Ferreira, Palma 8.1462 realizou policiamento no cumprimento da "Operação Nazaré em Paz " na sede do município, nos Distritos de Amaral, Onha, Sodoma e Taitinga realizando abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita. Que durante operação foram apreendidos os seguintes veículos irregulares :Motocicleta Honda pop 100, cor vermelha, placa JRV8266, licença de Salvador, condutor Almiro de Souza Mota; Motocicleta Honda pop 100, cor preta, placa NZQ2795, licença de Nazaré, condutor Everson de Jesus Santos e Motocicleta Honda CG 125, cor preta, licença de Santo Antonio de Jesus, placa JSM8750, condutor Antônio Bispo dos Santos.


Enquete


PodCast