Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Muniz Ferreira

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 127 anos de emancipação política do município de Aratuípe tiveram continuidade nesse segundo dia, sábado, 09, com uma vasta programação. Logo pela manhã, alvorada, apresentação do Tiro de Guerra, missa em ação de graças na Igreja Matriz, entrega de 05 veículos 0 Km para a área de saúde, entrega do auditório Edvaldo Machado Boaventura, ato solene da Câmara Municipal, no auditório Edvaldo Machado Boaventura), descerramento da placa de inauguração do Centro de Apoio e Reabilitação Rita Maria, ficando para a noite, as apresentações musicais. 

A missa em ação de graças contou com participação de Hunaldo Costa (prefeito), Jesiel (vice), Sandra (1a. dama), deputados Antonio Brito (federal), Hildécio Meireles (estadual); prefeitos Hunaldo Costa (Jaguaripe), Rogério Andrade (S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Elton (Secretário de governo de Nazaré das Farinhas), Rogerinho Andrade (pré-candidato a deputado estadual pelo PSD), Maurício Dias (Presidente da federação Estadual das Santas Casas de Misericórdia) e Gilmelândia (cantora, apresentadora de Tv e, agora, "embaixatriz" de Aratuipe nos diversos rincões do país).

Também presentes os vereadores de Aratuípe Edson Silva (Presidente da Câmara), Remelton, Julival, Laércio, Juci, Hamilton Viana, Alex e Rafael; por outros municípios, Uberdan (S.A.Jesus) Rony (Muniz Ferreira), Eval Passos (Presidente da Câmara de Nazaré), Edna (Jaguaripe); secretários municipais Manoel (Administração), Anselmo (Saúde), Adriana (Educação) e Rosa Lima (Assistência Social); Cap. Maurício, Cmt da Cia de Polícia em Nazaré.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Na missa proferida pelo Padre Daniel, além da palavra, cânticos e oferendas, toda uma reverência com relação à importância dessa data para a historicidade local. Nesse contexto, o missionário incluiu no ato litúrgico a diferenciação entre as cidades "naturais" e aquelas que surgiram de forma "planejada", a exemplo de Brasília. Argumentou que Aratuípe se encaixa no rol de cidades que se ergueram em torno da religiosidade, muito antes da emancipação política do município. Aproveitando o ensejo e diante da presença de autoridades locais e da região, pediu a adesão de todos em torno de um projeto que propicie a revitalização desse importante equipamento religioso. 

ENTREGA DE 05 VEÍCULOS ZERO KM PARA ÁREA DE SAÚDE

O muicípio recebeu 05 novos veículos para a área de Saúde, sendo um adquirido através de recursos próprios; 03 fruto de emendas canalizadas pelo deputado federal Antonio Brito e 01 direcionada pelo, na época, deputado Estadual Rogério Andrade (hoje, prefeito de Santo Antonio de Jesus). Veículo cujas chaves foram entregues ao prefeito Sinho pelo seu filho, Rogerinho, pré-candidato a Deputado Estadual. 

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE APOIO E REABILITAÇÃO RITA MARIA

Nesse esforço da administração Sinho/Jesiel, foi entregue à população esse Centro de Apoio e Reabilitação, com instalações amplas emodernas, dotado de equipamentos à altura dos serviços a serem oferecidos à população. A placa foi descerrada pelo Secretário de Saúde Anselmo Silva, ao lado do vereador Laercio (autor da indicacão) ao lado de outros profissionais da área de saúde que atualm no município que é ume referência na região.   

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

GILMELÂNCIA, HOMENAGEADA, É A EMBAIXATRIZ DE ARATUIPE PELO PAÍS AFORA

Homenageada com Moção de Aplauso, numa indicação do vereador Julival, o mesmo que apresentou indicação em torno da construção da praça em Maragogipinho, a cantora e apresentadora de Tv Gilmelândia, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos ao vereador Julival e à gestão SInho/Jesiel para, em seguida, declarar-se apaixonada por Aratuípe e, em especial por Maragogipinho, onde, após visita saiu encantada com produtos confeccionados por oleiros e a receptividade local. 

DEMAIS PRONUNCIAMENTOS

O presidente da egrégia casa, Edson Silva (Edinho) saudou a todos para, em seguida, conceder a palavra aos demais vereadores. Laercio, Hamilton Viana, Julival, Alex e Jamelton destacaram a importância das comemorações para os anais da história local, rasgando elogios à gestão Sinho/Jesiel. Julival também agradeceu pelas emendas canalizadas pelo Deputado Federal Antonio Brito, em torno de 2 milhões; agradeceu ao prefeito pela praça em Maragogipinho e a Hildécio Meireles  pelo trabalho desenvolvido em prol do município. 

Capitão Maurício, comandante da Cia de Polícia em Nazaré e representante dessa corporação, ao lado dos briosos policiais na região, também parabenizou o município pela data e, aproveitando o ensejo, externou elogios à administração municpal de Aratuípe. Fez também colocações enaltecedoras ao prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e à postulação de seu filho Rogerinho, nessa sua investida rumo à Assembleia legislativa. 

Deputado Estadual Hildécio Meireles teceu considerações acerca dos 127 anos de emancipação de Aratuípe e, aproveitando o ensejo, reverenciou a atual gestão SInho/Jesiel. Reportou-se, também, acerca da pré-candidatura de Rogério Andrade Filho (Rogerinho), projetando recebê-lo na Assembleia na certeza de que tanto o jovem postulante a uma cadeira na Câmara como ele, lograrão êxito em suas investidas. 

O deputado Federal Antonio Brito, por sua vez, falou da pujança da atual gestão, parabenizando pelo transcurso de mais um aniversário da cidade; fez menção à canalização de emendas que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. Ele que direcionou, dentre outros benefícios, quatro dos cinco veículos destinados à saúde do município.

Hunaldo Costa, prefeito de Jaguaripe, homenageado com o título de cidadão aratuipense, pelo vereador Rafael, em sua fala externou satisfação diante do convite e da homenagem prestada, aproveitando o ensejo para dizer que, não apenas como representante de um município vizinho mas, também, como cidadão, estará sempre à disposição da acolhedora Aratuípe. 

Rogério Andrade, prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus, também homenageado com Moção de Aplauso, agradeceu pela indicação para, em seguida, confessar-se regozijado em poder contar com o apoio de Sinho à pré-candidatura de seu filho Rogerinho a deputado estadual. Fez referências elogiosas aos deputados Antonio Brito e Hildécio Meireles, retribuindo, portanto, a gentileza. Finalizando, convidou a todos para se fazerem presentes na inauguração da Policlínica Regional na próxima sexta-feira. 

Rogerinho, filho do prefeito santantoniense e pré-candidato a deputado estadual, após cumprimentar a todos e agradecer pela oportunidade, confessou-se ansioso para poder representar o município e região junto à assembleia legislativa. Ele que conta com apoio de gestores municipais, vereadores e lideranças de vários municípis da região, a exemplo de Wellington (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Wilson (Salinas da margarida). 

Finalizando, o pronunciamento do gestor municipal anfitrião, Sinho. Ele que vem realizando um destacável trabalho no município e que semanalmente coloca, literalmente, o "pé na estrada" em busca de melhorias para a população local, seja através de emendas dos seus deputados, seja através da utilização de recursos da receita própria. Em sua fala enfatizou a importância do trabalho de sua equipe de governo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) . Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrvés do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos Vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as lideranças da região que apoiam o Deputado Alan Sanches e de municípios que divisam o município de Santo Antonio de Jesus, nessa sua pré-candidatura à reeleição junto à egrégia casa legislativa estadual, ITO DE BEGA (prefeito de Conceição do Almeida) e os ex-prefeitos HUMBERTO LEITE  (S.A.Jesus), CLOVIS PENINE (Muniz Ferreira), ao lado de lideranças ligadas a esses grupos políticos. Os dois últimos citados prestigiaram, na manhã desse domingo, na comunidade do Mutum, neste município, a realização da Feira de Saúde e Cidadania que se insere no Programa Caravana da Saúde, mantido por essse parlamentar, há 15 anos, com atuação em diversos municípios e comunidades da capital do Estado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Diversas lideranças da região marcaram presenças em Jaguaripe na manhã dessa 5a. feira, 08, quando da visita do governador Rui Costa, no evento em que o chefe do executivo estadual inaugurou obras, entregou trator agrícola  e assinou convênio em prol do Programa Bahia produtiva e anunciou requalificação da estrada que dá acesso à sede do município. E, dentre essas lideranças, o ex-prefeito Clovis Penine, o ex-diretor de Educação no seu governo, Gileno Pereira, vereadores Jota, Cézar do Ponto Chic  e Edgar, bem como o suplente Rogério de Humberto.  Pelo que deixaram transparecer, o grupo já está se preparando para as eleiçõs de outubro próximo, apoiando seus candidatos a deputados e senadores. Mais que isso, já estão arregimentando nomes e traçando planos com relação à sucessão municipal. Mas, desde já? 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

14 pássaros silvestre são apreendidos em Muniz Ferreira

Por volta das 10 horas, desta segunda-feira (5), durante rondas, em Muniz Ferreira, policiais militares da 3ª Cia/Nazaré se depararam com 14 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro e foram apreendidos. Infelizmente o responsável pela prática do crime ambiental não foi encontrado, provavelmente percebeu a aproximação da guarnição e evadiu deixando para trás os animais: 11 (onze) papa-capins, 02 (dois) canários da terra e 01 (um) pássaro preto.

A ocorrência teve registro na delegacia local, e os pássaros serão encaminhados para Promotoria do município de Santo Antônio de Jesus para adoção das medidas cabíveis.3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

Às 15h 15, Bar do Dal, Rua do Camamu, no município de Nazaré, Ivanílson Nascimento Brito, 30 Anos, foi preso em flagrante por policiais militares da 3ª Cia/Nazaré, por tentativa de homicídio contra Antônio José de Jesus, 32 Anos.

Informada da ocorrência, a unidade deslocou uma guarnição PM até o local, onde populares relataram que, usando uma espingarda artesanal, Ivanílson tinha efetuado um disparo contra Antônio. Os PM localizaram o autor e a arma, registrando tudo na delegacia local. A vítima, atingida no ombro e no pescoço, recebeu socorrido dos moradores e encontra-se Hospital Gonçalves Martins para atendimento médico. ASCOM , 3a. Cia e 14o. BPM

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É natural que o trânsito de veiculos se torne mais intenso e, por consequência, mais lento, em datas que acontecem festividades do São João, Natal e Carnaval. Acontece em todo o país e não é diferente na Bahia e, em especial, no recôncavo baiano, para os condutores de veículos que, egressos de S.A. Jesus e de outros municípios da região, se utilizam da rodovia em direção às praias da Ilha de Itaparica, no recôncavo baiano. Trechos com longas filas de veículos, a exemplo do que ocorreu na tarde desse sábado, 10, nas imediações do Posto Rodoviário Estadual, no trevo de Nazaré e onde se realizava blitz por parte de prepostos dessa corporação. 

Mas o que chamou, também, bastante atenção foi o fato de alguns condutores de veiculos (inclusive de motocicletas), promoverem ultrapassagens pela direita, em locais com faixas contínuas em ambos sentidos, no que concerne a esse tipo de manobra, numa inequivoca demonstração de imprudência. Fica aí, um recado  aos condutores de veículos para que não incorram mais nesse tipo de situação mesmo porque, estarão colocando em risco, inclusive, as vidas de terceiros. Bem depois de Nazaré, um acidente com moto que transitava no mesmo sentido, envolvendo pessoas de S.A.Jesus. Notamos presenças de prepostos da Policia Militar e do SAMU. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemora mais uma data natalícia, nesta quarta-feira, 10, em meio aos familiares, amigos e colegas de trabalho o renomado contador AGNALDO OLIVEIRA, conhecido poularmente por "Guina". Ele que é, indubitavelmente, um dos melhores profissionais atuando na área de contabilidade, na Bahia. Atuando junto à Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira e de alguns outros municípios da região tem a sede de seu escritório máter em Nazaré das Farinhas, município em que também já atuou,recentemente, como Secretário de Finanças na gestão municipal Milton Rabelo/Jandira Barbosa.

Tão requisitado por aqueles que almejam ter à disposição serviços profissioanis qualificados, Agnaldo consegue, no dia a dia,  não apenas aglutinar novos clientes mas, sem sombra de dúvidas, transmitir confiança a todos que o procuram, seja no tocante à esfera privada, seja no que concerne à area pública. Para tando, conta, ao seu lado, com profissionais gabaritados e comprometidos. Profissionais que, sintonizados com sua proposta de trabalho, conseguem atender a contento às demandas.  Além da grande facilidade de cultivar novas amizades, Guina, tricolor de coração, é um dos nomes que mais contribuem para o desporto em seu município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Estadual Sargento Prisco promoveu, na manhã desse domingo, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a entrega de um trator agrícola ao IDEVAJ (Instituto de Desenvolvimento do Vale do Jaguaripe). O equipamento é fruto de uma emenda impositiva do deputado que vem realizando um meritório trabalho em prol dos municípios que compõem sua base e, por extensão, de outros rincões da Bahia. 

E, nesse evento, marcaram presenças WELLINGTON SENA (Prefeito municipal), Antonio Rodrigues (ex-deputado e ex-prefeito), Minde (vice-prefeita), João Roma (Chefe de gabinete gestão municipal de ACM Neto, em Salvador); secretários municipais Michel Mota e Jorge Prazeres; vereadores Alan de Minde, Adilson, Edgar, Jota, Rai da Saúde, Ivone, bem como Valdo (de Nazaré); João Broa, Valfrido Lima e Olavo Barreto (ex-prefeitos), Dr. Claudio Guedes (Advogado da Muniz FM, ao lado do radialista e empresário  da Muniz FM, Vavá, Romilton) e outras personalidades da sociedade local. O evento contou com cobertura completa da Muniz FM, emissora local que também realiza um belo trabalho na região. Fotos Antonio Mascarenhas e ASCOM emissora. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Toda vez que os poderes públicos constituídos nas diversas esferas (federal, estadual e municipal) têm "necessidade" de cortar gastos, escolhem, em primeiro plano, os dispêndios direcionados às áreas de arte, cultura e desporto. Simplesmente porque "entendem" que são vertentes que não são tão importantes para o desenvolvimento social. Por conta disso, esses segmentos vêm sofrendo já há bastante tempo. 

PATROCÍNIOS À ARTE, À CULTURA, AO DESPORTO

Algumas instituições privadas, no entanto, ainda procuram efetivar parcerias, no intuito de dar aporte à arte, à cultura e às habilidades desportivas que afloram no seio da sociedade. Sem esse apoio, muitas potencialidades acabam ficando sem oportunidade de mostrar seus talentos e, assim,  relegadas ao anonimato, ao ostracismo. Por conta disso, tacanhas performances de atletas em competições municipais, estaduais, nacionais e intercontinentais, a exemplo do que aconteceu na última Olimpíada no Rio de Janeiro. 

De repente, uma dessas instituições patrocinadoras, a exemplo do SANTANDER de  renome internacionalresolve conceder patrocínio para a exposicão "QUEERMUSEU Cartegrafia da Diferença na Arte", realizada em Porto Alegre. Inesperadamente explodem nas redes sociais críticas acintosas ao Banco diante das publicações de pinturas que fazem apologia  à ZOOFILIA e PEDOFILIA, colocando a instituição numa situação vexatória perante sua clientela e à populaçào de um modo geral. 

Reputamos que dar asas a toda uma capacidade artística, a toda uma volúpia criativa é algo que, deveras, precisa, convenhamos ser incentivado, todavia, de forma responsávelPor outro lado, é imperativo que se tenha todo um cuidado para não fazer apologia à práticas perniciosas. Publicações dessa magnitude não são nada mais do que a exacebação de devaneios, e do desejo de publicizar pensamentos que colocam em risco o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. 

Ó Santander fez muito bem em suspender a exposição e que sirva de exemplo a outras instituições toda vez que for patrocinar eventos dessa magnitude. Há imperiosa necessidade de acompanhamento do que possa ser exposto, de maneira a não vincular o nome da empresa a esse tipo de acinte comportamental. Muitos poderão, até, ver esse tipo de atitude como "cerceio à liberdade da criação". Pouco importa. Que se crie esse tipo de "arte", mas que fique restrito aos seus "guetos existenciais" e não que seja levado a publico, vinculando nomes de empresas que geram emprego e renda e, por  extensão, desenvolvimento ao nosso pais. A Tvsaj tem uma preocupação de, de forma construtivista, poder contribuir para o desenvolvimento social. Por conta disso, à luz de uma matéria pertinente, não poderia deixar de emitir seu pensamento. Veja matéria clicando no adnews.com.br, ou veja em LEIA MAIS, incluindo o esclarecimento do SANTANDER.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O reconhecimento esperado por qualquer homem público que, deveras, arregaça as mangas em prol do desenvolvimento de um trabalho que tenha por escopo atender os interesses das comunidades é, inexoravelmente, o termômetro e, ao mesmo tempo, o parâmetro necessário para o arrefecimento de ânimos em busca de novos desafios. E isso não acontece apenas diante de merecidas reconduções através de reeleições em pleitos eleitorais mas, também, quando opiniões brotam a partir de ex-gestores e, até de oposicionistas. 

Consubstanciado nessa premissa é que, na noite desse sábado, 29, em sessão especial da Câmara de Vereadores,  comemorativa aos 55 anos de emancipação politica de Muniz Ferreira, o prefeito municipal Wellington Vieira, ao lado da vice Minde da Saúde, sentiu-se regozijado ao ver seu nome reverenciado por todos que se encontravam nesse grande evento. Não apenas pela persistência para chegar ao poder mas e, principalmente, pelo fato de, já em poucos meses de gestão, realizar um trabalho que, indubitavelmente, já se insere ao lado dos grandes gestores do município, dentre eles, Valfrido Lima, João Amâncio, Dr. Dilson, Antonio Rodrigues que, presentes nesse evento, não pouparam elegios ao atual gestor. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nesse evento, além dos gestores municipais Wellington e Minde, Adilson (presidente da Câmara) e Alan de Minde, compondo a mesa, bem como os vereadores Edgar, Ivone, Zelito, Cézar, Valney, Rai e Jota. Também prestigiando o evento, Dr. Alan Sanches (deputado estadual), Eunice (prefeita de Nazaré, acompanhada do esposo Izaquinho), Elias Nagib (Secretário de Assistência Social em Nazaré, ao lado da esposa); secretários municipais Sandielle Fróes (Saúde), Luzia Vieira (Educação), Branco (Infraestrutura), Michel (Administração);  Aguinaldo Oliveira (contador); Manoel Muniz Ferreira (neto do patrono municipal), Memezinho (secretário de Administração de Salinas da Margarida) e outras personalidades. 

Em todos os pronunciamentos realizados, além dos proferidos pelos  ex-gestores, vereadores e convidados, dentre eles, Neto Ferreira e Dr. Alan Sanches, parabenizações pelo transcurso de 55 anos do município e à gestão capitaneada por Wellington Vieira-Minde da Saúde. Destaque não apenas aos aspectos paisagísticos e de infraestrutura, em todas as áreas mas, também, à dinâmica administrativa centrada na ética, na transparência e no compromisso com o dinheiro público.  Foi concedido título de cidadão de Muniz Ferreira ao Cap PM Novato (chefe da 5a. Cia de Policia Rodoviária) e placa de menção honrosa ao prefeito Wellington Vieira.  

O prefeito Wellington, por sua vez, finalizando o evento, agradeceu a todos pelas presenças, fez questão de apresentar todos os integrantes de sua equipe de governo para, então, externar agradecimentos e elencar algumas de suas realizações, dentre elas, a mais recente, aquisição de duas ambulâncias 0 Km, através de recursos próprios do município. Terminada a cerimônia, convidou a todos para saborear iguarias da culinária local, em sala contígua. 

As comemorações que tiveram início no dia 25 com Conferência Municipal de Saúde e que contaram, na noite desse sábado, com missa solene, sessão especial da Câmara e apresentações musicais na Orla, serão concluidas nesse domingo com corrida rústica pela manhã e, à tarde, novas apresentações musicais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que marcaram presenças na sessão especial da Câmara de Vereadores, na noite desse sábado, 29, em Muniz Ferreira, em homenagem aos 55 anos de emancipação política do município, as dos ex-gestores municipais Manoel Muniz Ferreira (patrono do município, representado por Neto), Valfrido Lima, João Amâncio,Dr. Dilson  e Antonio Rodrigues. 

Eles que, em seus pronunciamentos discorreram sobre a importância dessa comemoração e que, também côncios do dever cumprido no comando do município, não se furtaram a rasgar elogios à conduta administrativa da atual gestão municipal sob a égide de Wellington vieira e Minde da Saúde. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 25, no Centro de Treinamento Municipal, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a 5a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, num evento protagonizado pela Secretaria de Saúde, na gestão Wellington Vieira-Minde da Saúde, contando, naturalmente, com empenho das demais pastas do atual governo. Um evento que se insere no rol de atividades que se desenvolvem nas comemorações alusivas aso 55 anos de emancipação politica do município. 

Com o tema "Direito à Saúde Pública de Qualidade", a Conferência que se iniciou na data de ontem prossegue nessa quarta-feira, no mesmo local. Nos dias 27 e 28 a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos  serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropoétrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização  sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Mria Lívia Cavalcante, coordenadora de atenção básica discorreu sobre os preparativos para essa conferência, sob a égide de sau titular Sandielle Sales Froes que, diga-se de passagem, desenvolvem um meritório trabalho no município com apoio e abnegação de toda equipe. Dentre  as personalidades que marcaram presenças, além de Minde da Saúde (vice-prefeita, representando o prefeito Wellington Vieira), as secretárias Sandielle (Saúde)  Luzia vieira (Educação); Maria Lívia, vereador Roni e o médico Dr. Dilson (ex-prefeito do município) e profissionais ligadas a área.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos Entrevistas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As secretarias se organizaram de forma a exibir os trabalhos realizados durante o primeiro semestre da atual gestão comandada por Wellington Sena Vieira  e Almerinda Menezes Lírio, e trazem para população atividades que reforçam a identificação cultural. Oficinas de corte de cabelo, penteados afro, manicure e pedicure, mostra de artes manuais e trabalhos de artes visuais são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Ação Social. Serão exibidos também os resultados das ações desenvolvidas com grupos de idosos, mulheres e crianças. O Departamento Esportivo, diretoria integrante da Secretaria de Ação Social, promoverá ainda a tradicional Corrida Rústica com o intuito de valorizar a prática esportiva entre corredores profissionais e amadores da cidade e região.

A Secretaria de Saúde terá suas atividades iniciadas com a 5ª Conferência Municipal de Saúde que terá como tema “Direito à Saúde Pública de Qualidade”. A conferência acontecerá nos dias 25 e 26 de julho no Centro de treinamento Municipal. Nos dias 27 e 28, a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Enquanto que, na maioria dos municípios deste país e, especialmente, do norte e nordeste, as gestões continuam literalmente "engessadas", seja pela falta de projetos, pelo imobilismo, em suma, pela incapacidade administrativa de seus "gestores", seja em razão de altos dispêndios em festividades juninas, Muniz Ferreira, ao contrário, em que pese também ter realizado festejos juninos com dispêndios racionais, continua realizando obras. 

Além das reformas da sede da prefeitura, centro de treinamento, postos de saúde, limpeza do cais, a gestão Wellington-Minde da Saude dá incício às obras de revitalização da praça principal, de maneira que esse espaço público possa não apenas contribuir para o embelezamento dessa acolhedora cidade mas, também, fazer com que municipes e visitantes disponham de uma área  em que possam estreitar relacionamentos, tão importantes no momento em que evitam confraternização em ambientes públicos por falta de condições logítiscas ideais. 

Além desses intervenções de infraestrutura, a atual administração dá início à construção de nova creche, numa ampla área, necessária para que muitas mães que, no dia a dia, laboram em diversas atividades, em busca de renda familiar, possam deixar seus filhos num ambiente seguro, confortável e com condições necessárias à pré-formação fisica e educacional. Intervenção que, sem sombra de dúvidas, tem uma relevância econômico-social destacável. 

Dando continuidade a essa impetuosidade na área de infraestrutura, a atual administração inicia procedimentos para construção da quadra poliesportiva que, até então estava parada,com toda infraestrutura metálica exposta às intempéries, por conta do descaso de gestões anteriores. Praça esportiva que, certeza, depois de pronta, irá impulsionar o desporto local. 

Falando, ainda, de infraestrutura, estão sendo ultimados os procedimentos com relação ao calçamento da rua da linha (logo após o trevo que dá acesso `cidade), assim como ações de cunho ambiental, com poda de árvores, jardinagem, acrescentando-se ao que já foi feito como impeza do rio e da rua do cais, numa desmonstração cabal de que o atual governo está, deveras, comprometido com a preservação ambiental e paisagismo. Fotos Antonio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, capitaneada por Wellington Vieira e Minde da Saúde, realizou o que vem sendo considerado como maior São João na história desse receptivo município. Com uma estrutura de grandes centros, preparou uma programação recheada de grandes atrações, decoração efetuada com esmero, limpeza pública, segurança, atendimentos na área de saúde e, mais que isso, repetimos, a receptividade de excelência da população, as festividades superaram, inexoravelmente, as expectativas, numa programação que não ficou restrita apenas à sede do município. Mais que isso, contemplou as comunidades. 

Como não bastasse, foram realizadas, no último sábado, as festivides de São Pedro na comunidade do Taitinga. Além do prefeito, vice, secretários, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de diversos segmentos da população e visitantes da região. Mais uma vez grandes atrações numa programação que, sem sombra de dúvidas, contemplou aos múnícipes e aqueles que se deslocaram para curtirem ao lado de familiares e amigos. Dentre as bandas que se apresentaram, a comandada por Taty Brazaville. Fotos Nega ju.  Mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As festividades juninas em Munz Ferreira, recôncavo baiano,tiveram prosseguimento na noite desse domingo, 25, com apresentações musicais, num evento que contou com maciça participação de público, satisfazendo, assim, aos anseios de munícipes e visitantes, à luz de uma organização que se notabilizou desde a confecção da grade, infraestrutura, servicos oferecidos, dentre eles, os de segurança (por parte de preposto do 14o. BPM), saúde. limpeza pública e, o que é mais importante, receptividade de excelência aos que foram desfrutrar desses momentos de alegria. 

Dentre as persaonalidades que marcaram presenças, além do prefeito Wellington Vieira, primeira dama, vereadores, secretários, servidos municipais das diversas pastas, munícipes e visitantes.No última Sexta-Feira, 23, apresentaram-se De Mainha, Xote bacana, Carlos Pita e Acarajé com Camarão. Nesse sábado, 24, o público mais uma vez foi contemplado com  as bandas Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Nesse domingo, as performances de Lívia Lunardi, Val vaqueiro, Norberto Curvello, Romeu e Renato e Paixão Cigana. 

Em determinado momento da apresentação da excelente Banda NOBERTO CURVELO, seu vocalista convidou o prefeito Wellington para subir ao palco, para receber homenagem. O chefe do executivo, aproveitando o ensejo, agradecer a todos os participantes das festividades, ao mesmo tempo em que reiterou as premissas de sua administração em atender, da melhor forma possível, os interesses da população. Assevereou, que, no próximo ano, dois palcos de apresentações serão disponibilizados para os festejos juninos. 

Todo gestor municipal que gosta de sentir o calor de sua gente não deixa passar a oportunidade de, ao lado dela, numa festividade dessa magnitude, deixar aflorar emoções, dançando ao som de belas canções. Compartilhando, assim, toda uma alegria que faz com que toda uma trajetória cultural possa ser eternizada através de jovens que estabelecem a ponte entre o presente e o futuro sem deixar de dar asas a toda  uma história que nos remete ao passado e que, sem sombra de dúvidas, vislumbra o futuro.

BAHIATURSA

Em que pese recessão econômica reinante, principalmente, em face da instabilidade politico-instuticional, vários municípios, em todo o país, tiveram dificuldades para fomentar suas festividades juninas. Inclusive, muitos deles nem chegaram a realizá-las. Em Muniz Ferreira, o prefeito Wellington conseguiu apoio do governo Rui Costa, através da BAHIATURSA. Esse apoio foi fundamental para que parte das despesas fossem cobertas. Segundo o chefe do executivo municipal o salário dos servidores foi pago com antecedência e as bandas foram todas pagas. 

 Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no lin FOTOS, NO TPO DO SITE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na noite dessa sexta-feira, 23, as apresentações musicais do 1o. dia do "São João Arraia do Bem Viver", na cidade de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, num evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, todavia, com a participação ativa de todas as pastas do atual governo municipal, sob o comando de Wellington Vieira e Minde da Saúde. Eles que, já nesse primeiro ano de mandato, começam fazendo a diferença. 

As  fortes precipitações chuvosas não foram suficientes para tirar da população local a alegria de participar dessa festividades que, induvibitavelmente, propiciam aos munícipes e visitantes, a oportunidade de "curtirem" a essência da cultura nordestina, através das apresentações de renomadas bandas. Eventos que também acontecem nas comunidades distritais com apresentações de bandas da região e do município, numa demonstração inequívoca de que a atual gestão valoriza as potencialidades artísticas existentes no seio da sociedade. 

Com uma decoração efetuada com esmero, os munícipes e visitantes desfrutam de um espaço seguro, com participação de prepostos das polícias militar e civil, apoio logistico-operacional da Secretaria de Saúde, de todas as pastas de governo, o São João em Muniz Ferreira, pela primeira vez, realizado na avenida da Orla, torna-se um exemplo para toda região. É possível, sim, constituir uma grade diversificada, de qualidade, de conformidade com a saúde financeira do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presença, logo no início das festividades, nessa sexta, os anfitriões Wellington Vieira e Minde da Saúde, prefeito e vice, respectivamente; secretárias municipais Luzia Vieira (Educação e Cultura),  Meire Mota "Meirinha" (Assistência Social), e outras representatividades do município e região. O evento teve inicio com a apresentação da Banda De Mainha que, com seus acordes bem concatenados, a performnce cênica de sua vocalista e a desenvoltura de todo o grupo, contagiou a todos, precedendo a apresentação da quadrilha junina. 

De parabéns, potanto, a administração municipal, não apenas pela ousadia em realizar um evento dessa magnitude mas, sobreutdo, pela preocupação demonstrada com relação ao conforto, segurança e, mais que isso, todo um carinho que, desde o início, começou a ser externado aos munícipes e visitantes. Muniz Ferreira, com certeza, mostra que é um grande município, em que pese a sua dimensaão territorial, pela sua importância econômica e no cenário politico-instucional, na medida em que, deveras, conta com uma administração austera e que, literalmente, corre atrás de seus objetivos.  

PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO A AMANHÃ

Sede do MUNICIPIO: Além de De Mainha, Xote Bacana, Carlos Pit e Acarajé com Camarão que se apresentaram nessa sexta, 23, previstas para esse Sábado, 24, as performances de Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Para esse DOMINGO, 25, Livia Lenaide, Val Vaqueiro, Jheovane, Romeu e renato e Paixão Cigana. Na comundiade do  ONHA, ontem, Vane, Marcos e Matheus e Rogério Santana,. Nesse domingo, Igor Neves, Camila e Rejane e Coração Sedutor.   

Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja no link FOTOS, no topo do site, algumas fotos das festividades juninas de MUNIZ FERREIRA, DOM MACEDO COSTA e SANTO ANTONIO DE JESUS, efetuadas na noite dessa sexta-feira. As fortes chuvas que se precipitaram em Muniz Ferreira acabou inviabilizando a apresentação de uma das quadrilhas, prevista para o início do evento. O publico compareceu e mostrou a alegria de sempre, sob o som das bandas que se apresentaram.  Em Dom Macedo Costa, também uma bela receptividade e um público participativo.  Em S.A.Jesus, conseguimos flashs finais a partir do camarote do prefeito. Outras informações, em matérias específicas, logo mais. É muito trabalhoso produzir material em cidades distintas, catalogar material, produzir matéria, editar e publicar vídeos levando-se em consideração o fato de ter pernoitado na madruga. MATÉRIAS, logo mais. Vídeos, DEPOIS. Tvsaj e Gazzeta do Recôncavo, na mais ampla cobertura de Tvsaj e Jornal, na região.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal de MUNIZ FERREIRA preparou uma grade de apresentações recheada para os três dias de festividades juninas no município, de 23 a 25 do corrente. E, nessa sexta, 23, a programação, na sede, inclui DE MAINHA, XOTE BAKANA, CARLOS PITA e ACAREJÁ COM CAMARÃO. Na Comunidade do SODOMA, VANE, MARCOS E MATEUS e ROGÉRIO SANTANA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O "Grupo de Idade Ativa" de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, participou, na tarde dessa terça-feira, 20, das festividades juninas, numa iniciativa da administração municipal Wellington Vieira-Minde da Saúde (prefeito e vice, respectivamente), através da Secretaria de Assistência Social, comandada pela sua titular Meire Mota "Meirinha"; Secretaria de Educação  e Cultura, sob a égide de Luzia Vieira, com apoio do CRAS, coordenado por Daiane Figueredo e Centro de Convivência, a cargo de Valdinéia Lima. 

Além dessas personalidades, marcaram presenças nesse evento cultural, Rony e Ivone (vereadores), Ene Menezes (Presidente da APLB), Valfrido Lima (ex-prefeito), Luciano Silva (radialista pela Mais FM, de Aratuípe, atuando como mestre de cerimônia), bem como outros nomes da sociedade local. Coube ao Grupo Musical "Alumâ e sua Gente" animar a "galera da melhor idade" com seus acordes, ao rítmo junino. 

Radiantes, os participantes, com suas indumentárias coloridas, caracterizadas entraram, literalmente, na dança. Fizeram bonito nos passos de forró e mostraram destreza ao participarem de uma quadrilha junina, mostrando coordenação, disciplina e muita alegria. 

Logo após "a noivinha" não fugiu à tradição ao jogar o "buquê". algumas pretendentes se perfilaram, na esperança de "pegar" o tão sonhado troféu que significaria, segundo a tradição, a esperança de, logo logo, encontrar sua "cara-metade". A felizarda fez questão de posar ao lado. 

De parabéns, portanto, a administração municipal pela iniciativa e, mais que isso, pela ideia de apoiar todas as vertentes culturais, independente de faixas etárias, de conotações socio-econômicas. O que está em jogo é a politica de inclusão social em toda sua plenitude.  Que outros municípios sigam esse exemplo. Muniz Ferrreira que abre, oficialmente, as festividades juninas no RECÔNCAVO.Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br/Gazeta do Recôncavo). Veja outras fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS (no topo do site). PUBLICAREMOS OS VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Muniz Ferreira, sob o comando de Wellington Vieira e Minde da Saúde intensifica, com apoio de toda equipe de governo, os procedimentos em prol da realização das festividades juninas no município, num evento que acontece nos dias 23 a 25 do mês em curso e que conta com uma grade recheada de excelentes atrações musicais. 

Procedimentos estão sendo ultimados para que o 1o ARRAIÁ DO BOEM VIVER possa corresponder às expectativas dos munícipes e visitantes egressos de outros municípios da região e, até, de outras unidades da federação. Pela primeira vez a Orla, que está sendo recuparada, sediará o circuito. Além da ornamentação caprichada, o palco instalado pela empresa 'DHONY SOM" e toda uma estrutura com banheiros químicos. 

Os trabalhos tiveram inicio na manã da última quarta-feira, 13, e o prefeito Wellington, detalhista como o é, fez questão de acompanhar, de perto, o andamento dos trabalhos. Os gestores municipais apostam no sucesso do evento, não apenas pela qualidade das bandas contratadas mas, também, pela receptividade que, com certeza, será dispensada pela população aos seus visitantes.

Além dos secretários Luzia Vieira (Educação e Cultura), Luiz Fernando (Infraestrutura), Michel (Administração), todas as pastas do atual governo estão envolvidas para que o evento corresponda às expectativas dos organizadores, dos comerciantes, dos artistas que estarão se apresentando e dos visitantes que, naturalmente, irão encontrar uma cidade limpa, receptiva, num ambiente seguro e com muita diversão. 

Muita música, muito licor, comidas típicas, gente bonita, para coroar, com chave de ouro, essa festividade que é uma tradição no norte/nordeste e que reúne pessoas de todas as classes sociais. O prefeito conseguiu compor uma grade de apresentações que possa comtemplar os anseios dos participantes, todavia, de conformidade com a saúde financeira do município. Seria uma incoerência um município com uma renda "per capita" pequena investir em grandes bandas, em detrimento do atendimento às demandas de saúde, educação, infraestrutura, etc. em meio a uma crise econômico-financeira sem precedentes que assola  os diversos rincões do país. Foto (Nega Ju)  e imagens (ASCOM). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quinta-feira, 01 de junho, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, além dos anfitriões, Ten Cel Adalberto Piton (transmitente) e Ten Cel Irlando Oliveira (assumindo o cargo), contou com as presenças de prefeitos da região, a exemplo de Rogério Andrade (S.A.Jesus, acompanhado da vice Dalva Mercês, Hunaldo Costa (Jaguaripe, acompanhado do vice pepezinho), Bahia (Varzedo), Wellington Vieira (Muniz Ferreira) e Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré). 

Também presentes, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da da Polícia Civil na região), comandante da Polícia Rodoviária, comandante do Corpo de Bombeiros, Presidente da Associação comercial, presidente da Câmara e alguns vereadores e secretários municipais de S.A.Jesus;  lideranças religiosas, políticas ( a exemplo de vereadores e a ex-primeira dama de Nazaré, Eude Mascarenhas) e comunitárias, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Iniciados os trabalhos da alternância de comando, o Ten Cel Adalberto Piton, utilizando-se do microfone, falou sobre sua trajetória a frente do Batalhão e aproveitando  o ensejo, promoveu agradecimentos aos seus comandados, à imprensa, às lideranças políticas e à sociedade como um todo, assim como declinou sobre a importância das perceiras com a polícia civil e demais poderes constituídos. O Major Muller, por sua vez, procedeu leitura da referência elogiosa.

Dando prosseguimento, foi efetuada leitura do currículo do Cmt. Irlando Magalhães para, em seguida, iniciar-se o ato de transmissão de cargo propiamente dito, seguindo o ritual da corporação. Logo após o Cmt Irlando Ribeiro, ao lado do Ten Cel Adalberto Piton efetuaram revista à tropa que, por sua vez, em seguida, desfilou para os que se fizeram presentes. Terminada a cerimônia, foi sevido um "bufet" aos participantes.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.DIVULGAREMOS OS VÍDEOS. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve prosseguimento, nesse sábado, 15, as festividades da Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Nem mesmo a chuva que "pulverizou" o publico presente, foi suficiente para tirar o brilhantismo desse evento cultural que, sem sombra de dúvidas, é o "point" na região, não apenas pela convergência de público do município e de cidades circunvizinhas mas, também, de turistas egressos, inclusive, de outras unidade da federação.

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior, prefeito e vice, respectivamente de Nazaré, marcaram presenças os gestores municipais Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe); os secretários municipais de Nazaré, Nagib Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Magary Brother (Cultura e Turismo), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento); vereadores Laura, Sinho, Eval (Presidente da Câmara); secretários de Aratuípe Manoel (Administração), Anselmo (Saúde).

Também marcaram presenças Bebeto Galvão (deputado federal), João Roma (chefe de gabinete de ACM Neto, prefeito de Salvador),Jean Sacramento (assessor de ACM neto) e Izaquinho Peixoto (esposo da prefeita Eunice Barreto e assessor especial de ACM Neto, Andreia Andrade (irmão do prefeito de S.A.Jesus, Rogério Andrade). Também presentes as Miss Simpatia, Terra Morena e Caxixi, bem como  outras personalidades da região. 

Durante o dia e inicio da noite, apresentações na ARENA MARIA FUMAÇA: Val Vilas, Maicon Lima, Léo Clima Gostoso, Naldo santos, Banda flor de Liz, Pancada Grove, Nivaldo Marques, Diego Moraes.À noite, na ARENA CAXIXIS, a noitada começou com a Banda Olodum (20h), que atraiu, desde o início, um grande público, Xandy de Pilares, Paly Way, Carla Cistina e Os Banbaz.

As festividades continuam nesse domingo com ampla programação: ARENA MARIA FUMAÇA: Grupo Samba de Fé (10h), Tom Pinheiro (11h), Embalo Beath (12h), Samba de Esparro (13h) e Luziel (14h). Já na ARENA CAXIXI, Daniel Vieira (15h), Bandana (17), É o Tchan (19h), Ed City (23h), Banda Fox (24h); Na ARENA INFANTIL, diversas recreações.

 

CAMAROTE , literalmente, vem "BOMBANDO"

Além de toda uma animação, seja na área de concentração, em frente ao palanque dq Arena Caxixi, seja na área do palco da Arena Maria Fumaça, o que vem sendo algo de registro, também, é o camarote, literalmente lotado, todas às noites. Com atendimento vip, o camarote tem sido o "point" onde reúne autoridades de Nazaré e municípios circunvizinhos, além de personalidades do município. Veja mas fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS E ENTREVISTAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa sexta-feira,14, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a abertura oficial da FEIRA DE CAXIXI 2017, num secular evento cultural que, nessa edição, está sendo protagonizado pela administração municipal EUNICE SOARES BARRETO PEIXOTO-BEN WILSON, reunindo munícipes, visitantes de cidades circunvizinhas e turistas egressos de diversas unidades da federação.

Dentre as personalidades que, nessa sexta, abrilhantaram o evento, a prefeita Eunice Soares, ao lado de Izaque Peixoto "Izaquinho" (seu esposo e assessor especial do prefeito de Salvador, ACM Neto), os prefeitos Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Ben Wilson (vice-prefeito de Nazaré); João Roma (Chefe de gabinete de ACM Neto), Jean Sacramento (Assessor de ACM neto e representante de 14 comunidades de Salvador, junto a esse governo), Marcos Ribeiro (documentarista), Carla Lemos (Sec. Educação, Salvador), Dalila e José Sanches Vieira Calazans "Pepinho" (Secretário Municipal de Cultura e Turismo, no governo Wilson Pedreira, em Salinas da Margarida)Francineia Silva (ex-sec. Ação Social em S.A.Jesus, ao lado de familiares) 

Também presentes os secretários municipais Magary Brother (Cultura e Turismo), Nagib Elias Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza), Elton Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento), além de outras personalidades da atual administração e de diversos segmentos da sociedade local, animando o camarote oficial que, diga-se de passagem, esteve bastante movimentado.

Apresentações Musicais

De conformidade com a grade de atrações, apresentaram-se nessa noite as bandas "Sem Retoque", às 00h, "Samyra Show",, às 02h e "Duas Medidas", às 04h, em apresentações que agradaram bastante àqueles que compareceram nesse primeiro dia de festividades. Previstas pra esse sábado, as seguintes atrações: ARENA CAXIXI: "Olodum", 20h; "Xande de Pilares", 22h; "Play Way", 00h; "Carla Cristina", 02h; "Os Banbaz", 04h.


ARENA MARIA FUMAÇA:"Val Vilas", 10h; "Maicon Lima", 11h; "Léo Clima Gostoso", 12h; "Jailton Romântico, 13h; "Paulinho Boca", 14h; "Naldo Santos", 15h; Banda Flor de Liz", 16h; "Pancada Groove", 17h; "Nivaldo Marques", 18h; "Diego Moraes", 19h. A administração municipal prestigiando, assim, valores artísticos do município de Nazaré das Farinhas e região.

Feira de Artesanato

A Tradicional Feira de Caxixi é uma referência mundial no que concerne à produção e comercialização de artefatos de barro (principalmente), madeira, vidros, tecidos, etc, com produtos oriundos de Maragogipinho (no município vizinho de Aratuípe), do próprio município e que propicia aos munícipes, visitantes e turistas não apenas a oportunidade de aquisição de produtos de qualidade a preços módicos mas, também, a satisfação de estarem prestigiando a arte e cultura que emerge de tantas pessoas simples e que, acabam contribuindo para a postergação de costumes, crenças, conhecimentos às próximas gerações. 

A hospitalidade Nazarena

A Feira de Caxixi tem todo esse esplendor, não apenas pela vontade dos governantes em propiciar melhores condições a sua realização; não apenas às atrações musicais e exposição de produtos; não apenas à beleza arquitetônica, estilo barroco, presente em tantas construções; não apenas à bucólica paisagem que se forma entre montanhas e cortada pelo majestoso Rio Jaguaripe mas, também e, principalmente, à receptividade de um povo nazareno que, de braços abertos, recebe a todos com sorriso nos lábios. Veja mais Fotos em LEIA MAIS e TODAS no link FOTOS, no topo do site www.tvaj.com.br. Publicaremos ENTREVISTAS e VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada na manhã dessa quinta-feira, 06, no Centro de Treinamento Municipal, centro, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o 1o. ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DE AGRICULTURA FAMILIAR E DE PRODUTORES RURAIS DE MUNIZ FERREIRA, num evento coordeando pelo Secretário Tõi de Dão, com apoio da administração Wellington-Minde e que supreou expectativas, não apenas pela maciça participação mas, também, pela qualidade das abordagens efetuadas.

Dentre os nomes que marcaram presenças, Tõi de Dão (Secretário de Agricultura), Branco (Secretário de Infraestrutura), Luzia Vieira (Secretária de Educação), Wilson Andrade, Chefe de Agricultura, Marcos Moreira (representando o Banco do Nordeste), Débora (Coordenadora do Agro-Amigo), Givanildo (Coordenador do Credi-amigo),Jorge Santana (Associação do Comércio de Muniz Ferreira), José Dias de Macedo (Sub-coordenador SETAF-Recôncavo), Demétrio (Sindicato de Nazaré), Sandra Carvalho (Eng. gastronômica), Jorge Côrtes (Engenheiro Agrônomo, de Cruz das Almas), e os vereadores Adilson (Presidente da Câmara), Dr. Dilson e Valmir.

Em todos os pronunciamentos, a importância da agricultura familiar para o município, tendo como uma das vertentes, a inserção de produtos da merenda escolar. Coube aos representantes do Banco do Nordeste explanar sobre as linhas de financiamento, através do CREDI-AMIGO. Marcos Moreira, por sua vez, mostrou como o banco atua em prol do desenvolvimento rural. Fotos Nega Ju (Blog da Nega Ju)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nesse domingo, 02, mais uma edição da tradicional II Cavalgada da Fazebda Campo Verde,cavalgada que faz parte do calendário de eventos dessa magnitude na região, com início em Nazaré das Farinhas e que teve como pronto de concentração final o distrito de Sodoma, em Muniz Ferreira. Evento que contou com apoio cultural da administração WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE.

Dentre os participantes, além do prefeito Wellington, o chefe do poder executivo de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, acompanhado do "senador" Francisco Ramiro, os empresários Nego e Marquinhos (comercial Corôa, em Vera Cruz), o Vereador Roni, a Secretária de Educação, Luzia Vieira, a cantora Andreia Nery, Any de Nazaré das Farinhas, bem como funcionários dessa empresa especializada em material de construção, além de familiares que, antes de se dirigirem ao local do evento, à tarde, degustaram um saboroso churrasco.

No local do evento, além dos prefeitos acima citados, marcaam presenças os chefes do poder executivo de Nazaré das Farinhas (Eunice, ao lado do esposo Isaquinho), Aratuipe (Sinho), e Aratuipe (Hunaldo Costa), bem como o secretário de Assistência social de Nazaré, vereador Nagib e o empresário geral da Itaipava, Aquino, numa noitada que virou a madrugada e superou expectativas com relação a participação popular.  

 

Veja fotos desse encontro e de algumas paisagens da bucólica cidade de Muniz Ferreira, bem como da área externa do local do evento, já que não ficamos para o evento que contou com as paresentação musicais de Everaldo Garapa, Lucas e Gustavo, Banda Sem Retoques E Tayrone. Publicaremos outras fotos do evento. Repesentando a imprensa, Tvsaj.com.br e Blog da Nega Ju. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). 


Enquete


PodCast