Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Nazaré das Farinhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 07, na bucólica e receptiva cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a mais nova clínica da LISDHERMO, especializada em estética avançada, atuando na modalidade franchising em diversos do país e que, graças ao empreendedorismo, qualidade de produtos e, mais que isso, excelência em atendimento,  vem galgando novos horizontes nessa importante vertente em que atua.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a equipe, Lorena (empresária, proprietária dessa nova franquia), Andreia Lima (fisioterapêuta), Jeane, Arielle e demais profissionais. Dentre os procedimentos a serem oferecidos na clínica, micropigmentação de sobrancelhas, limpeza de pele profunda, depilação à laser, criolipólise.Sediada na Rua Fernão de Atayde,Conceição, centro, Nazaré das Farinhas, a clínica tenciona não apenas contribuir para a beleza física das pessoas que se utilizem dos serviços. Mais que isso: almejam trazer à baia uma das mais importantes posturas: a autoestima. 

Dotada de modernos equipamentos, a clínica conta com profissionais capacitados, experientes e que atuam em consonância com as premissas estabelecidas pela LISDHERMO. Conceitos que têm sido a razão de todo um sucesso dessa marca que é referência em todo o pais. Confira algumas das fotos que marcaram a inauguração em apreço. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias e Jornal Regional. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVSITA.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIIO MASCARENHAS

A maior premiação a uma autoridade político-partidária (afora eleição) é ser recebida de forma entusiasta por parte de segmentos da população, seja em eventos, seja em outras situações que permitam estreitamento de gestores com as massas populares. O calor da receptividade é, indubitavelmente, a demonstração cabal de que possa estar havendo reciprocidade nessa relação que nem sempre é bem alinhada em diversos rincões, por exemplo, deste país. A maioria dos gestores, depois de eleitos, fazem com que "cortinas de fumaça" sejam lançadas entre eles e as diversas camadas da população. Todo um fosso que sela muito mais que o distanciamento: a ruptura de uma relação que, a "priori", parecer-se-ia duradoura. 

Felizmente, não é o que acontece em Nazaré, com relação ao governo Eunice Barreto/Ben Wilson. Eles que, por exemplo, na tarde desse sábado, acompanhados dos deputados João Roma (federal) e Luciano Simões (estadual), Isac Filho (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto, e ex-prefeito do município) e outras representatividades, visitando expositores e músicos do GFAN (grupo dos Filhos e Amigos de Nazaré, fundado em 10.11.13, e que conta com participantes de antigas bandas como Sonic 7, Módulo Six e Jovens Pops. Muito bem recepcionados, foram cumprimentados de forma entusiasta, numa demonstração irrefutável de estão sendo bem avaliados.

SEGURANÇA

Uma das principais preocupações da atual administração com relação à organização do evento, foi a segurança a ser oferecida aos munícipes e visitantes. Dezenas de policiais (além dos que atuaram com apoio de viaturas) foram disponibilizados pelo 14o. Batalhão de Polícia Militar, atendendo à reivindicação da atual administração, de maneira que todos pudessem adquirir seus produtos e serviços, curtindo toda uma programação cultural e saboreando as bebidas e iguarias da culinária local. Tudo isso com a exímia receptividade desencadeada pela população local. 

PROGRAMAÇÃO

Além da exposição de artefatos de barro, de tecidos, madeira, confecções, etc,; parquinho infantil, arena infantil e outros entretenimentos, deu-se prosseguimento à programação, nesse sábado, na Arena Caxixi, as apresentações de Ju Gavaze (12h), Mc Samba (13h), Meu Jeito de Sambar (14h), Irmanada (1h), Banda Dr. Kuka (17h), Anna Catarina (18h), Sinho Bernanrdo (20h). À noite, no palco principal, apresentações de Dayane Félix (19h), Diego Moraes (21h), Daniel Vieira (22h), Olodum (0h), Nenho (2h) e Denny Denan (4h). 

Para esse domingo, último dia da Feira de Caxixi, a seguinte programação musical: Na Arena Caxixi, Kiko Quebradeira (10h), Filhos de Haile (11h), Banda é Onda (12h), Isso que é Samba (13h), Maeve (14h), Suite 21 (15h), Caliel (1h), Banda Fox (17h), Luziel (18h). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

DESFILES DE BLOCOS

Dentre os blocos que desfilaram nesse sábado, mantendo a antiga tradição, As Nazareths, que com muito animação percorreu o circuito estabelecido, arrastando sipatizantes e aguçando olhares daqueles que apreciam mais uma das vertentes culturais desse município que tem sua história confundida com a da Bahia. Nazaré que tem sua história escrita a partir da bravura de sua população que, contou com nomes que contribuiram para seu desenvolviemtno, ao longo do tempo. Dentre eles, Adalardo Noguieira, Cloves Figueredo, Dilson Barreto, Isac Piexoto, Milton Rabelo, Isac Peixoto Filho, Miltinho e, agora, Eunice Barreto. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coroado de sucesso o segundo dia (sexta-feira, 19) de realização da Feira de Caxixi 2019, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Tradicional evento que não apenas atrai munícipes locais e da região e de diversos rincões da Bahia e  e outras unidades da federação, mas, também, movimenta a economia local, numa demonstração irrefutável de que investimentos realizado pelo poder público municipal promovem retorno pecuniário e social. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto e Bem Wilson, prefeita e vice-prefeito, respectivamente, ao lado de integrantes do secretariado,dentre eles, Magary (titular da Cultura e Turismo), Isleide Ma. Imbiruçu (Educação), Nagib Neto (Deseenvolvimento Social) e representantes do poder legislativo municipal, participação de João Roma (deputado federal), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Rosalvinho (ex-prefeito de Amargosa), Manoel (Secretário de Administração de Aratuípe), Alan de Minde (vereador e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

MAIOR EXPOSIÇÃO DE ARTESANTO DE BARRO DA AMÉRICA LATINA

Com a temática " O Barro e o Sagrado", a administração municipal Eunice/Ben Wilson dá prosseguimento à tradicional exposição de artefatos de barro que, diga-se de passagem, é considerada a maior da América Latina. O barro, numa homenagem aos oleiros de Maragojipinho e o sagrado, numa deferência à religiosidade que sempre contribuiu para toda uma trajetória vitoriosa da população do município. Nesse ano, contando com a maior participação de barraqueiros, em sua história. Barraqueiros, na maioria, artesãos egressos do distrito de Maragojipinho (município vizinho Aratuípe) e do município. Eles que recebem todo apoio logístico-operacional do poder público municipal de Nazaré, seja no que concerne ao transporte, seja no que diz respeito à disponibilização das barracas expositoras. 

Todavia, além dos artefatos de barro, há ampla exposição de artefatos de palha, madeira, vidro, tecidos, etc, numa demonstração inequívoca de que a exposição atrai artesãos de outros segmentos, significando diversificação de produtos e oferecimento de oportunidades a outros participantes. Fica patenteado, por conseguinte que o objetivo maior da Feira de Caxixi perpassa a questão da perpetuação dessa cultura mas, também, contempla a geração de emprego e renda. 

LOGÍTISTICA OPERACIONAL

A realização de um evento dessa magnitude, com participação de diversos segmentos da imprensa da região e da Bahia requer planejamento e envolvimento de todos os segmentos da administração. E, nesse sentido, foram envidados esforços no sentido de que todas as pastas do governo (cultura e turismo, infraestrutura, saúde, educação, social, administração e planejamento, etc) pudessem se irmanar de maneira que o evento seja coroado de êxito. 

Além dos segmentos em epígrafe, participação de outras corporações, a exemplo das polícias militar e civil, SAMU, atuando juntas de maneira que participantes tenham segurança, conforto e bom atendimento. 

ATRAÇÕES MUSICAIS

Diversas atrações musicais previstas para esse grande evento cultural: Nessa sexta-feira, 19, Yasmin Santos, Gabriel Diniz e, finalizando a noitada, Lincoln e Duas Medias; SÁBADO: Para essa segunda noite de apresentações previstas para o palco principal as performances de Dayane Félix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan; Para o palco alternativo, as apresentações de Ju Gavaze, MC Samba, Meu jeito de sambar, Banda Swing BK, Irmanada, Banda Dr. Kuka, Anna Catarina e Sinho Bernardo;

DOMINGO: Finalizando a grade de apresentações, nesse domingo, no palco principal, Sem Retoque, La Fúria, Parangolé e Bandana; no palco secundário, Kiko Quebradeira, Filhos de Haile, Banda é Onda, Isso é que é Samba, Maeve, Suite 21, Caliel, Banda Fox e Luziel. Fotos,Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a partir do link FOTOS, no topo deste site.

Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias,Infosaj e Jornal Regional, por S.A.Jesus; Tv Costa do Dendê, Muniz FM, Rádio Sociedade, Itapoan FM e outros meios de comuincações. Dentre as personalidades presentes, Caroline Negrão, Felipe e Jean (ASCOM municipal).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) resgatou duas emendas no valor total de R$ 200 mil para a Santa Casa de Misericórdia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano. 

O parlamentar se reuniu, na última semana, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Cleisson Prazeres, o vice-provedor Paulo reis, a enfermeira da unidade Gabriela e a vereadora do município Ydna e obteve o parecer positivo quanto ao resgate de duas emendas da ex-deputada federal Tia Eron, que serão usadas na implantação de uma sala de atendimento emergencial, conhecida como sala vermelha, e na implantação do Centro de Materiais e Esterilização. 

“A saúde é sempre uma demanda importante. Estas intervenções possibilitarão uma maior assistência a população de Nazaré e demais cidades atendidas pela Santa Casa. Agradeço ao secretário Fábio Vilas Boas pelo compromisso assumido durante a reunião, a vereadora Ydna e os provedores da Santa Casa Cleisson e Paulo pela confiança”, destacou o deputado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Município de Nazaré já está habilitado no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e passa a receber deduções do Imposto de Renda (IR). Isso significa que o cidadão ou empresa que vai declarar o Imposto de Renda 2018 pode ajudar a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes Nazarenos por meio da destinação de até 6% do imposto devido, em caso de pessoa física, e de até 1% para pessoa jurídica, no ato da declaração. Os recursos vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e ajudam a apoiar diversos projetos sociais realizados na cidade.
Apenas 30% dos municípios baianos estão aptos a receber os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Os recursos do FIA são repassados para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), vinculados ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A notícia foi comemorada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, na pessoa do Secretário Nagib Neto. "Nosso objetivo agora é divulgar e fazer com que empresas e cidadãos entendam a importância desta ação, pois é uma grande conquista para a cidade. Trata-se de mais uma demonstração de que a gestão da Prefeita Eunice Barreto está cada vez mais comprometida com as Políticas Públicas. Estes recursos contribuem para o fortalecimento das ações em prol da Criança e do Adolescente no município, bem como as atividades e o funcionamento de ONGs e instituições sociais, voltadas para esse segmento".
A Secretaria de Desenvolvimento A ainda destacou o papel dos Conselheiros do CMDCA, sempre atuantes e acrescentou que posteriormente será realizado um Encontro visando a divulgação e conscientização de toda população Nazarena, na Câmara Municipal de Nazaré dia 20 de Março às 19:00h, onde na oportunidade contaremos com a ilustre presença da palestrante Senhora Liliane Carvalho Pacheco, Assistente social, Especialista em Políticas da Assistência Social e Gestão do SUAS, Presidente do CMDCA de Feira de Santana, e Diretora do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, Paulo Freire. Na oportunidade esperamos contar com a presença de empresas do município e região, representante de Sindicatos e Associações, representantes da CDL e toda sociedade Civil organizada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Nazaré das Farinhas, sob o comando de Eunice Barreto e Ben Wilson, procedeu, na noite desse sábado, 09, a entrega do Complexo de Saúde, batizado como o nome do saudoso deputado federal  Luis Eduardo Magalhães, totalmente revitalizado, agora com dois módulos (policlínica municipal e USF Muritiba II), funcionando em páreas integradas (contíguas), com mobiliário e equipamentos novos, de maneira que atenda, a contento, à população do município.

INFRAESTRUTURA

O complexo, à luz das dimensões físicas, logística operacional com equipamentos de ponta e novos, dispõe de uma equipe treinada, de maneira que possa fornecer serviços à população de forma eficiente. Poucos municípios da Bahia dispõem de um equipamento com essa qualidade. Seria de bom alvitre que outros gestores da região e do Estado pudessem instalar em seus municípios unidades dessa magnitude. Tudo isso com recursos próprios já que a atual gestão afirma não contar com apoio do governo estadual. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, marcaram presenças a Secretária de Saúde, Maria Clara, bem como Nagib FIlho (Assistência Social) e demais  titulares de pasta da atual gestão; deputado federal João Roma; Isaac Filho (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto e ex-prefeito de Nazaré); Duda Magalhães; representado Muniz Ferreira, Welington Vieira e Dr. Dilson (atuaL e ex-prefeitos, respectivamente, acompanhados de Michel, Secretário de Administração e dos vereadores Alan de Minde e Ray); vereadores Eval Passos (presidente da Câmara), ao lado de outros edis como Jorgina, Sinho, Laura,  Idma Torres, Jó (teve que se ausentar de última hora), Val; vereador Alan de Minde (Muniz Ferreira).

Também presentes Pato Rouco (candidato a deputado estadual no último pleito), Zé Carlos (ex-Secretário de Governo em Nazaré e empresário na área de saúde), Demétrio (vereador de Salvador, acompanhando João Roma) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

RECEPTIVIDADE

A comitiva governamental, sob os acordes da Fanfarra municipal, foi recebida de forma entusiasta pelo contingente populacional que se aglomerava em frente ao Complexo de Saúde. Momentos após, início dos pronunciamentos das autoridades, iniciando-se através dos vereadores Jorgina e Eval (presidente da Câmara)

GAMA DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO

Funcionando em amplas instalações, com consultórios médicos, odontológicos, pediátricos e profissionais, também, na área de fisioterapia. Diversos serviços de média complexidade serão disponibilizados à população, nas áreas de cardiologia, psicologia ginecologia cirúrgica, neurologia, nutrição e eletrocardiograma,  atendimentos que não são oferecidos através da rede básica. Na Policlínica Municipal de Nazaré também serão disponibilizados à população serviços em exames como eletrocardiograma e que, até então, não eram realizados pela rede básica da cidade por falta da devida estrutura.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, que se iniciaram com vereadores, palavras de agradecimento à atual administração e regozijo diante de uma conquista ímpar por parte da população de Nazaré. A vereadora Jorgina prestou homenagem à gestora com a entrega de uma corbélia de flores, em agradecimento pelo que vem fazendo a frente do executivo municipal, um evento que contou com a apresentação do locutor Emanuel Santos,  

Ben Wilson, vice-prefeito, por sua vez, destacou que saúde é prioridade no atual governo. enquanto que a Secretária Maria Clara externou que todas essas conquistas brotam a partir da sensibilidade da gestora aos pleitos que emergem do seio da população.  Mostrou-se regozijada diante desse feito, prometendo mais empenho, ao lado de sua equipe, de maneira que a demanda seja atendida a contento. 

Isaac Filho, ex-prefieto do município, em seu pronunciamento, discorreu sobre toda uma trajetória do estabelecimeto que, inicialmente, estava projetado pra funcionamento do Hospital, mas que, infelizmente, não vinha desenvolvendo suas atividades nessa esfera mas que, a partir de agora, com esse novo direcionamento, por parte da atual gestão, a comunidade nazarena será muito melhor servida. 

João Roma, deputado federa, mostrou-se regozijado, não apenas pela votação auferida e receptividade que ostenta no município. Mais que isso, a certeza de que a gestão Eunice/Ben Wilson é um exemplo pra toda região. Asseverou que continuará lutando para o município em todas as instâncias e, mais ainda, buscando canalizar emendas que possam fomentar a realização de obras, necessárias para o desenvolvimento do município.

A prefeita Eunice, em sua fala, além de destacar o acompanhamento de perto das obras, reportou-se ao comprometimento de toda sua equipe de saúde, dando ênfase ao trabalho desenvolvido por Maria Clara, na certeza de toda equipe estará irmanada em propiciar serviõs de excelência à comunidade nazarena. Ela que também agradeceu ao deputado João Roma pelo que vem realizando em prol do município, na certeza de que tudo fará para canalização de novas emendas para o município. Eunice elencou serviços que serão ofertados à população e, aproveitando o ensejo elencou outras realizações na área de saúde.

REINAUGURAÇÃO E VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Logo após a reinauguração, autoridades e representantes da população adentram à s instalações para conferirem, de perto, a pujança do trabalho desenvolvido. Uma obra que, sem sombra de dúvidas, não apenas enaltece à administração e produz regozijo no seio da população mas, também, serve de exemplo a outros gestores da região e da Bahia, seja pela qualidade, seja pelos propósitos aventados que repousam na operacionalidade e excelência no atendimento. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A área destinada a eventos, no Condomínio Lagoa Dourada, Mar Grande, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, recôncavo baiano, foi o local escolhido pela equipe da Edivonete Produções para premiação Melhores do Ano na Ilha de Itaparica e adjacências, num evento que reuniu empresários, políticos, artistas, profissionais liberais, empreendedores de diversos segmentos, em razão da performance que demonstraram durante o ano em suas especialidades. 

APRESENTAÇÃO ALESSANDRO TIMBÓ

Com a mesma desenvoltura que apresenta semanalmente o badalado Mosaico Baiano através da Rede Bahia de Televisão, ele, além de proceder entrega de placas aos homenageados, sempre com  sorriso e com eles interagindo, nada mais nada menos do que Alessandro Timbó, consagrado jornalista, apresentador do Programa Mosaico Baiano, através da Rede Bahia de Televisão. Diplomado pela Faculdade Federal da Bahia em Medicina, é pós-graduado em marketing. Como não bastasse, advogado, especialista em Direito Médico,e, para variar, também desenvolve atividades empresariais na área gastronômica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Todos os homenageados no evento foram destaque em seus segmentos, na Ilha de Itaparica e região. Dentre esses nomes,Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de S.A.Jesus e região), Dênis Cortes (Secretária de Cultura e Turismo e Juventude de S.A.Jesus), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira),Mewirinha (presidente da Câmara de Muniz Ferreira), Dra. Fernanda (advogada em S.A.Jesus), Servcom Contabilidade em Nazaré das Farinhas. 

Dentre os representantes da Ilha, Almiro Dias Xavier (Almiro Construções e Imobiliária),Ciro e Tarciso Lopes Nogueira (Construilha), Jairo Roupa Nova (Roupa Nova), Venilton Caldas, conhecido popularmente por "Titia 17", Haroldo e Marlene (Restaurante Manguezal em Itaparica), Raquel Nascimento Silveira, Irênio Bomfim e tantos outros nomes que, regozijados diante do reconhecimento por parte do público votante, teceram agradecimentos por conta dessa honraria.  

Também, dentre as personalidades  presentes, Dra. Patrícia Jaques Aires (Delegada de Policia de S.A.Jesus), Dr. Artur Guimarães (delegado de polícia civil de Itaparica), Cel Jarbas (comandante geral da Polícia Rodoviária Estadual), Ten Cel Lopes (comandante da 5a. Cia de Polícia Rodoviária) e Sub-Ten Sândila (Cmt do Posto Rodoviário de Mar Grande). Eles que, a frente de suas coporações, tem contribuído, insofismavelmente, para o execício de cidadania por parte da sociedade.

  

Com cinco livros já publicados, o auditor fiscal e escritor Alberto Peixoto, residente no condomínio, debrauça-se, no dia a dia, à escrita de seus livros, fazendo com que a cultura permaneça viva e, mais que isso, servindo de inspiração a muitos jovens e demais representantes de uma sociedade plural mas que, infelizmente, permanece no anomimato. Muitas potencialidades, tambem, na área literária, precisam alçar voos.  A ilha de tantos cantos e encantos, detentora de toda uma beleza prosaica e bucólica, ganha, através de seus versos, todo um esplendor, toda uma formosura.  

SHOW DE LUKA E GUSTAVO

Egressa do Maranhão, a dupla chegou a Santo Antonio de Jesus (de onde não quis mais sair) e, hoje, é uma das mais disputadas para apresentações nesse município, região e outras unidades da federação. Com um amplo repertório e detreza no palco, a cada dia, ganha novos horizontes. Lukas e Gustavo que está com a genda lotada para esse início de ano, com CD recentemente gravado, promete grandes novidades neesa carreira que já é uma realidade. 

APOIO CULTURAL 

Dentre as empresas e personalidades que foram contemplados com a premiação e patrocinaram o evento, Almiro Construções e Imovbiliária, Deputado Estadual Rogério Andrade Filho "Rogerinho", Construilha, Roupa Nova, Realce, Comercial Coroa, Servcom Contabilidde, RS Rações; pela imprensa, Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju), Tvsaj (Antonio), Saj Noticias (Joaldo Brito) e Sande Fotógrafa.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com pesar, a Prefeitura Municipal lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. Internada desde o dia 14 de dezembro com uma infecção, o falecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), em um hospital de Santo Antônio de Jesus.  

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu em Salvador e aos 51 anos de idade, se tornou a quinta líder do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, de onde se afastou em 2017, indo viver na cidade de Nazaré, onde ocorrerá o sepultamento. 

Membro da Academia Baiana de Letras, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé e publicou nove obras com o tema. Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em 2009 recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Em 27/08/2015 a Ialorixá recebeu o título de cidadã Santoantoniense, como  reconhecimento pela sua trajetória em defesa da sua herança cultural afro-brasileira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, de 93 anos, foi internada nesta sexta-feira, 14, na emergência de um hospital particular em Santo Antônio de Jesus (distante a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano. Mãe Stella foi diagnosticada com uma infecção. A unidade de saúde não divulgou o estado de saúde, mas, segundo a sua companheira, a psicóloga e escritora Graziela Dhomini, ela passa bem.

Atualmente, a ialorixá vive com Graziela na cidade de Nazaré, também no Recôncavo, e foi levada de ambulância até Santo Antônio de Jesus. A última vez que Mãe Stella teve hospitalizada foi em novembro de 2017, quando passou seis dias internada no Hospital da Bahia, na capital baiana, com fortes dores de cabeça e hipertensão arterial. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais um acidente grave aconteceu na BA-046, na tarde dessa sexta-feira, 23, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. De conformidade com relatos de moradores da localidade, o condutor de uma motocicleta, após ter perdido a direção, acabou se precipitando da "Ponte da Gruta", sobre o Rio Grande, morrendo no local. Uma mulher que ia de carona não resistiu e veio a óbito instantes após. Os corpos foram destinados ao DPT (Departamento de Polícia Técnica), em Santo Antônio de Jesus.

HISTÓRICO DE ACIDENTES

Vários acidentes já ocorreram, infelizmente, no local. Lamentável, por conseguinte, o fato de que vidas, novamente, tenham sido ceifados de forma prematura. Em que pese essas perdas irreparáveis, é sempre de bom alvitre que as pessoas, e, em especial, condutores de motocicletas, possam dar espaço à reflexão, de maneira que eventuais acidentes possam ser evitados.Foto divulgação rede social. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alex Lima (PSB) teve o nome lançado como candidato à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após reunião do conselho político que compõe a base aliada do governador Rui Costa (PT). O anúncio foi feito pela presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata.

A legenda ofereceu o nome do parlamentar após escolha por unanimidade. "Sem vetos a nenhuma outra pretensão, o nome do Alex Lima poderá, dentro da base aliada,  expressar a participação dos partidos que não integraram a chapa majoritária  encabeçada pelo governo Rui Costa na eleição 2018", afirmou o partido, por meio de nota. Imagem 1, foto divulgação. Imagens 2 e 3 (arquivo Tvsaj.com.br). Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em todos esses municípios, os respectivos prefeitos apoiaram o candiato Haddad que não chegou a ser eleito. Acontece que outras lideranças de oposição a esses gestores, em cada localidade, também apoiaram seus candidatos, direta ou indiretamente. Uns com mais, outros com menos performances. Sabemos que muitos desses prefeitos se empenharam bastante, conseguindo apoio da população em índices consideráveis. Os desempenhos seguiram a tendência global do Estado da Bahia. Detalhes à parte, o fato é que conseguiram, mesmo sem êxito com relação à eleição do candidato, auferir números significativos.  Relatório com base em números divulgados através do site da Globo. Faremos atualização após finalizados os números. Levantamento realizado por ANTONIO MASCARENHAS (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Detentor de 08 (oito mandatos) como vereador, ele sempre teve, ao longo dessa trajetória, uma destacável atuação junto às camadas mais carentes da população de Nazaré das Farinhas. E na gestão municipal capitaneada pela prefeita Eunice Barreto tem realizado diversas ações que têm por escopo, não apenas à prestação de serviços inerentes a sua pasta. Mais que isso, tem empreendido parcerias com outras pastas do atual governo no intuito de atender demandas reinantes. 

Referimo-nos, naturalmente, a NAGIB, Secretário de Assistência Social que, ao lado de toda sua equipe,não tem economizado esforços para, dentro do possível, desenvolver um trabalho produtivo. Fotos, ASCOM Secretaria de Assistência Social de Nazaré. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Eleitos prélio desse domingo, 07, os deputados federais que, a partir de janeiro, deverão estar defendendo interesses do Brasil, da Bahia e, em especial, dos municípios de suas baese de sustentação. O que conseguiu arregimentar maior votação  foi o Sgt. Insidoro.  O governador Rui Costa passa a contar com nove deputados a mais entre os que conseguiram melhores votações. Veja a lista eleitos para a Câmara Federal, representando a Bahia.  

Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD, foto 1), Bacelar (Podemos, foto 2), Prof. Dayane Pimentel (PSL), Jorge Solla (PT, foto 3), Afonso Florence (PT, foto 4),
Zé Neto (PT, foto 5), Antônio Brito (PSD, foto 6), Alice Portugal (PCdoB, foto 7), Caetano (PT), Waldenor Pereira (PT), Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carleto (PP, foto 8), Josias Gomes (PT), Marcelo Nilo (PSB, foto 9), Daniel Almeida (PCdoB, foto 10), Cacá Leão (PP, foto 11), Sérgio Brito (PSD), Lídice da Mata (PSB), Claudio Cajado (PP);
Elmar (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pelegrino (PT, foto 12), José Nunes (PSD), Marcio Marinho (PRB), Felix Mendonça (PDT, foto 13), Arthur Maia (DEM, foto 14), João Bacelar " Jonga" (PR, foto 15), João Roma (PRB, foto 16), Paulo Azi (DEM, foto 17), José Rocha (PR), Leur Lomanto Jr (DEM), Uldurico Júnior (PPL), Alex Santana (PDT), Igor Kannário (PHS), Pastor Abílio Santana (PHS), Tito (Avante), Raimundo Costa (PRP). Fotos arquivo, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Gosta obteve uma histórica vitória para continuar a fente do executivo estadual. Ele que, à luz dos resultados obtidos, passa a contar com a maioria dos deputados estaduais, nessa nova bancada da egrégia casa legislativa estadual. Base em que terá 42 dos 63 parlamentares. Confira abaixo a lista com o nome dos deputados estaduais baianos eleitos: 

João Isidório (Avante), Rosemberg (PT, foto 1), Diego Coronel (PSD), Zé Raimundo (PT) , Eduardo Salles (PP, foto 2)Rogério Andrade Filho (PSD, foto 3)Alex da Piatã (PSD, foto 4)Alex Lima (PSB, foto 5)Adolfo Menezes (PSD, foto 6), Ivana Bastos (PSD), Dal (PCdoB), Marcelinho Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PDT), Tagino Machado (DEM), Antônio Henrique Jr. (PP), Jusmari (PSD), José de Arimateia (PRB), Nelsol Leal (PP);
Robinson (PT, foto 7), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Marcell Moraes (PSDB), Samuel Junior (PDT), Luciano Simões (DEM), Alan Castro (PSD, foto 8), Vitor Bonfim (PR), Eduardo Alencar (PSD), Zé Cocá (PP, foto 9), Marquinho Viana (PSB), Olivia Santana (PCdoB), Jurailton Santos (PRB), Bobô (PCdoB, foto 10), Tom Araújo (DEM, foto 11), Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Larte do Vando (PSC). 
Fabiola Mansur (PSB, foto 12), Euclides (PDT), Soldado Prisco (PSC, foto 13), Marcelino Galo (PT), Neusa Cadore (PT), Robinho (PP, foto 14), Fabrício (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Mirela Macedo (PSD), Jacó (PT), Dr. David Rios (PSDB), Janio Natal (Pode), Alan Sanches (DEM, foto 15), Paulo Rangel (PT), Maria Del Carmen (PT), Jurandy Oliveira (PRP, foto 16), Osni (PT), Niltinho (PP), Zó (PCdoB), Tum (PSC), Capitão Alden (PSL), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Tom (Patri), Katia Oliveira (MDB), Talita Oliveira (PSL)
Júnior Muniz (PHS). Fotos, na ordem de destaque. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, em Goiás (GO), o Seminário Internacional sobre Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. O evento contará com as presenças dos ministros da Cultura, Turismo, Meio Ambiente e das Cidades, além de prefeitos de 14 cidades que possuem sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, dentre elas Salvador, pelo seu Centro Histórico. Na ocasião, os participantes irão assinar a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas, e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa, presidente do Iphan. Matéria (texto),Bahia Notícias. Fotos, Tvsaj (Aratuipe, Jaguaripe,Nazaré das Farinhas e Brejões)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 127 anos de emancipação política do município de Aratuípe tiveram continuidade nesse segundo dia, sábado, 09, com uma vasta programação. Logo pela manhã, alvorada, apresentação do Tiro de Guerra, missa em ação de graças na Igreja Matriz, entrega de 05 veículos 0 Km para a área de saúde, entrega do auditório Edvaldo Machado Boaventura, ato solene da Câmara Municipal, no auditório Edvaldo Machado Boaventura), descerramento da placa de inauguração do Centro de Apoio e Reabilitação Rita Maria, ficando para a noite, as apresentações musicais. 

A missa em ação de graças contou com participação de Hunaldo Costa (prefeito), Jesiel (vice), Sandra (1a. dama), deputados Antonio Brito (federal), Hildécio Meireles (estadual); prefeitos Hunaldo Costa (Jaguaripe), Rogério Andrade (S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Elton (Secretário de governo de Nazaré das Farinhas), Rogerinho Andrade (pré-candidato a deputado estadual pelo PSD), Maurício Dias (Presidente da federação Estadual das Santas Casas de Misericórdia) e Gilmelândia (cantora, apresentadora de Tv e, agora, "embaixatriz" de Aratuipe nos diversos rincões do país).

Também presentes os vereadores de Aratuípe Edson Silva (Presidente da Câmara), Remelton, Julival, Laércio, Juci, Hamilton Viana, Alex e Rafael; por outros municípios, Uberdan (S.A.Jesus) Rony (Muniz Ferreira), Eval Passos (Presidente da Câmara de Nazaré), Edna (Jaguaripe); secretários municipais Manoel (Administração), Anselmo (Saúde), Adriana (Educação) e Rosa Lima (Assistência Social); Cap. Maurício, Cmt da Cia de Polícia em Nazaré.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Na missa proferida pelo Padre Daniel, além da palavra, cânticos e oferendas, toda uma reverência com relação à importância dessa data para a historicidade local. Nesse contexto, o missionário incluiu no ato litúrgico a diferenciação entre as cidades "naturais" e aquelas que surgiram de forma "planejada", a exemplo de Brasília. Argumentou que Aratuípe se encaixa no rol de cidades que se ergueram em torno da religiosidade, muito antes da emancipação política do município. Aproveitando o ensejo e diante da presença de autoridades locais e da região, pediu a adesão de todos em torno de um projeto que propicie a revitalização desse importante equipamento religioso. 

ENTREGA DE 05 VEÍCULOS ZERO KM PARA ÁREA DE SAÚDE

O muicípio recebeu 05 novos veículos para a área de Saúde, sendo um adquirido através de recursos próprios; 03 fruto de emendas canalizadas pelo deputado federal Antonio Brito e 01 direcionada pelo, na época, deputado Estadual Rogério Andrade (hoje, prefeito de Santo Antonio de Jesus). Veículo cujas chaves foram entregues ao prefeito Sinho pelo seu filho, Rogerinho, pré-candidato a Deputado Estadual. 

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE APOIO E REABILITAÇÃO RITA MARIA

Nesse esforço da administração Sinho/Jesiel, foi entregue à população esse Centro de Apoio e Reabilitação, com instalações amplas emodernas, dotado de equipamentos à altura dos serviços a serem oferecidos à população. A placa foi descerrada pelo Secretário de Saúde Anselmo Silva, ao lado do vereador Laercio (autor da indicacão) ao lado de outros profissionais da área de saúde que atualm no município que é ume referência na região.   

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

GILMELÂNCIA, HOMENAGEADA, É A EMBAIXATRIZ DE ARATUIPE PELO PAÍS AFORA

Homenageada com Moção de Aplauso, numa indicação do vereador Julival, o mesmo que apresentou indicação em torno da construção da praça em Maragogipinho, a cantora e apresentadora de Tv Gilmelândia, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos ao vereador Julival e à gestão SInho/Jesiel para, em seguida, declarar-se apaixonada por Aratuípe e, em especial por Maragogipinho, onde, após visita saiu encantada com produtos confeccionados por oleiros e a receptividade local. 

DEMAIS PRONUNCIAMENTOS

O presidente da egrégia casa, Edson Silva (Edinho) saudou a todos para, em seguida, conceder a palavra aos demais vereadores. Laercio, Hamilton Viana, Julival, Alex e Jamelton destacaram a importância das comemorações para os anais da história local, rasgando elogios à gestão Sinho/Jesiel. Julival também agradeceu pelas emendas canalizadas pelo Deputado Federal Antonio Brito, em torno de 2 milhões; agradeceu ao prefeito pela praça em Maragogipinho e a Hildécio Meireles  pelo trabalho desenvolvido em prol do município. 

Capitão Maurício, comandante da Cia de Polícia em Nazaré e representante dessa corporação, ao lado dos briosos policiais na região, também parabenizou o município pela data e, aproveitando o ensejo, externou elogios à administração municpal de Aratuípe. Fez também colocações enaltecedoras ao prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e à postulação de seu filho Rogerinho, nessa sua investida rumo à Assembleia legislativa. 

Deputado Estadual Hildécio Meireles teceu considerações acerca dos 127 anos de emancipação de Aratuípe e, aproveitando o ensejo, reverenciou a atual gestão SInho/Jesiel. Reportou-se, também, acerca da pré-candidatura de Rogério Andrade Filho (Rogerinho), projetando recebê-lo na Assembleia na certeza de que tanto o jovem postulante a uma cadeira na Câmara como ele, lograrão êxito em suas investidas. 

O deputado Federal Antonio Brito, por sua vez, falou da pujança da atual gestão, parabenizando pelo transcurso de mais um aniversário da cidade; fez menção à canalização de emendas que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. Ele que direcionou, dentre outros benefícios, quatro dos cinco veículos destinados à saúde do município.

Hunaldo Costa, prefeito de Jaguaripe, homenageado com o título de cidadão aratuipense, pelo vereador Rafael, em sua fala externou satisfação diante do convite e da homenagem prestada, aproveitando o ensejo para dizer que, não apenas como representante de um município vizinho mas, também, como cidadão, estará sempre à disposição da acolhedora Aratuípe. 

Rogério Andrade, prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus, também homenageado com Moção de Aplauso, agradeceu pela indicação para, em seguida, confessar-se regozijado em poder contar com o apoio de Sinho à pré-candidatura de seu filho Rogerinho a deputado estadual. Fez referências elogiosas aos deputados Antonio Brito e Hildécio Meireles, retribuindo, portanto, a gentileza. Finalizando, convidou a todos para se fazerem presentes na inauguração da Policlínica Regional na próxima sexta-feira. 

Rogerinho, filho do prefeito santantoniense e pré-candidato a deputado estadual, após cumprimentar a todos e agradecer pela oportunidade, confessou-se ansioso para poder representar o município e região junto à assembleia legislativa. Ele que conta com apoio de gestores municipais, vereadores e lideranças de vários municípis da região, a exemplo de Wellington (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Wilson (Salinas da margarida). 

Finalizando, o pronunciamento do gestor municipal anfitrião, Sinho. Ele que vem realizando um destacável trabalho no município e que semanalmente coloca, literalmente, o "pé na estrada" em busca de melhorias para a população local, seja através de emendas dos seus deputados, seja através da utilização de recursos da receita própria. Em sua fala enfatizou a importância do trabalho de sua equipe de governo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) . Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrvés do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos Vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba informa à população de NAZARÉ e CRUZ DAS ALMAS e cidades vizinhas que irá realizar uma palestra, aberta ao público, concernente a atualização das normas e procedimentos de Ligação Nova  e Construção de Padrão de Entrada.  
Público Alvo:  
ELETRICISTAS E PEDREIROS QUE ATUAM NA MONTAGEM DE PADRÃO DE ENTRADA. 
Em NAZARÉ DAS FARINHAS
O evento irá ocorrer na próxima segunda- feira dia 21/05/2018 às 09:00 h na Câmara Municipal de Nazaré

Em CRUZ DAS ALMAS 

O evento irá ocorrer na próxima segunda- feira dia 22/05/2018 às 14:00 h na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

COMUNICADOS IMPORTANTES

 À NAZARÉ DAS FARINHAS
A Coelba informa à população de NAZARÉ que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Terça dia 08 de Maio de 2018 das 09h 00min às 18h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
CAMINHO DOS REMÉDIOS, LARGO DOS MULUNGUNS, RUA ATARLARDO, RUA BEIRA RIO, RUA DA BARRIQUINHA, RUA DA PRAINHA, RUA DOUTOR AURELIO MIRANDA, II TRAVESSA CLEMENTE CALDAS.  

À ARATUÍPE 
A Coelba informa à população de ARATUÍPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta dia 09 de Maio de 2018 das 09h 00min às 16h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
POVOADO TEREZINHA, POVOADO JUNCO, FAZENDA ÁGUAS CLARAS. 
  
À SANTO ANTONIO DE JESUS
A Coelba informa à população de SANTO ANTONIO DE JESUS que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quinta dia 10 de Maio de 2018 das 09h 00min às 18h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: 
 
ESTRADA DA JUEIRANA, FAZENDA CAJA, FAZENDA ENGENHO VELHO, FAZENDA PARAÍSO, FAZENDA RIO DA DONA, FAZENDA SAPUCAIA, FAZENDA VENDA NOVA, POVOADO CASACA DE FERRO, POVOADO RIACHO DANTAS, POVOADO SÃO ROQUE DOS MACACOS.  
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.    
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acampamento de traficantes foi desmontado por policiais militares na cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, na tarde desta sexta-feira (28). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em um suposto confronto, um traficante foi baleado, após reagir com tiros à chegada das forças de segurança, na versão da PM. O suspeito foi socorrido para um hospital na própria cidade, onde segue internado. No acampamento, foram encontrados um revólver calibre 32, munições, coletes balísticos, roupas camufladas e 12 mil pinos para embalar cocaína. De acordo com a SSP, participaram da ação conjunta guarnições do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque, com a Patamo, e Grupamento Aéreo (Graer).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convidado pela Andaiá FM, o pré-candidato ao governo do Estado da Bahia, pela oposição, ZÉ RONALDO, prefeito de Feira de Santana (licenciado, 4 mandatos), participou de uma roda de conversa nos estúdios dessa emissora, na manhã dessa 6a. Feira, oportunidade em que, inicialmente, fez uma explanacão acerca de sua trajetória política e sobre mais esse desafio em sua vida. A partir do segundo bloco, atendeu aos questionamentos formulados pelo mediador Lélis Fernandes e aos de outros profissionais de imprensa da região, através de ligações telefônicas.  E, em entrevista exclusiva à Tvsaj (a ser publicada nesse final de semana), teceu, dentre outros aspectos, considerações sobre a desistência de ACM Neto de uma pré-candidatura ao "Palácio de Ondina" que, para muitos, já estaria sacramentada. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a través do link Fotos, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 20, no stúdio da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, rodada de entrevistas com participação de Zé Ronaldo (ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador do Estado da Bahia, pela oposição. Marcaram presenças nesse evento, Alan Sanches (deputado estadual), João Roma (ex-chefe de gabinete na gestão do prefeito ACM Neto em Salvador e pré-candidato a deputado federal), Marcelo Pedreira (prefeito de Governador Mangabeira), Humberto Leite (ex-prefeito de S.A.Jesus), Elizeu (vice-prefeito de Amargosa), Rosalvinho Sales, ex-prefeito de Amargosa, Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré), Izaquinho (ex-prefeito de Nazaré, Nagib (Secretário de Assistência Social de Nazaré), Viviane Santana (vereadora em Amargosa) e Chico de Dega (vereador em S.A.Jesus). 

Também presentes,Fernando Henrique Chagas (diretor da emissora, ao lado dos repórteres Lélis Fernandes e Tino Alves, mediadores do evento,  e Edlson Oliveira), Joel da Contabilidade, Dra. Gilsonilda Correia, Alex de Cate, André de Zé de Noé, Jorge Ribeiro, Didmo, Nadinho Cabeleireiro, o empresário Dimpino e esposa, Koke Machado e seu filho e outras personalidades do município e região.Representando a imprensa local, Tvsaj.com.br e Gazeta do Recôncavo.   

Iniciado a rodada de questionamentos, coube ao entrevistado Zé Ronaldo, no primeiro bloco, efetuar sua apresentação aos ouvintes, falando sobre sua trajetória bem sucedida na vida pública. Em seguida o pré-candidato respondeu as perguntas formuladas por Lelis Fernandes e as que chegaram através de ligações telefônicas, oriundas de profissionais de imprensa de outros municípios. Todas elas enaltecendo esse novo intento de Zé Ronaldo, bem como as que inquiriram-no acerca de sua performance a frente do governo da Bahia, em se consumando sua candidatura e, naturalmente, vitória nas urnas, em outubro próximo. 

Resoluto, o postulante ao "palácio de Ondina" não procurou rodeios nem precisou utilizar-se de subterfúgios para responder aos questionamentos formulados, principalmente os que se referiam ao grande desafio a que se propõe, abraçando uma candidatura ao executivo estadual pela oposição, justamente no momento em que era tão propalada a definição de ACM Neto como representante do grupo oposicionista no embate de outubro próximo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No dia 26 de maio acontecerá, na cidade de Nazaré, o show o Canto da Casa, estrelado pela cantora Gilmelândia que trará as belas canções do santo amarense, Caetano Veloso. Toda renda adquirida com o espetáculo será revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. O cenário escolhido para abrigar o evento foi o histórico Cine Teatro Rio Branco, o cinema mais antigo da América Latina, que completou 90 anos de existência no final do ano passado.

O evento é parte das ações que visam ajudar a saúde financeira do hospital, que vem enfrentando momentos de dificuldades. Por ser um hospital filantrópico, que atende 100% SUS, pode receber recursos provenientes da iniciativa privada, que é de grande importância para investimentos que visam melhorias na estrutura de forma a proporcionar um atendimento melhor para população da região. Em outubro do ano passado, a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida também destinou a renda adquirida com a venda dos ingressos para a Santa Casa, o que possibilitou que a unidade realizasse melhorias no seu Centro de Parto Normal. 

Para Cleidson Prazeres, Provedor da instituição, “é muito importante que a sociedade abrace a causa dos hospitais filantrópicos, como a Santa Casa de Nazaré, pois eles acabam desafogando os atendimentos no Sistema Único de Saúde. Ter artistas como Gilmelândia, que é uma grande parceira nossa, abraçando a nossa causa e levando para o conhecimento público é de fundamental importância para que outras pessoas se sensibilizem e também queiram ajudar.” 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desde 2017, a Santa Casa de Nazaré adota a classificação de risco para identificar pacientes e o protocolo, que é utilizado nas urgências e emergências do Sistema Único de Saúde (SUS), leva em consideração o potencial de risco do paciente, os agravos à saúde ou grau de sofrimento. A triagem classificatória é realizada por meio de protocolos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde e através de treinamentos específicos, sendo realizado o encaminhamento necessário para a Unidade de Saúde da Família, caso o paciente esteja usando a pulseira azul ou verde. 

A Classificação de Risco é um procedimento em que os profissionais de saúde obtêm os mesmo resultados na análise do paciente, aumentando a agilidade e a segurança nos serviços de urgência, proporcionando aos usuários, qualidade no atendimento. O sistema objetiva humanizar as relações e também diminuir o tempo de espera nas filas, já que há uma facilidade na visualização dos pacientes de acordo com a cor da pulseira que está identificado, facilitando assim o procedimento a ser adotado pelos profissionais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Averiguando denúncia de tráfico de drogas, policiais militares do 14º Batalhão entraram em confronto com cerca de cinco indivíduos em fuga no meio do manguezal. Após o embate e consequente varredura, os policiais encontraram um revólver calibre .38, com dois estojos deflagrados e quatro intactos. O fato ocorreu às 12h 40, na Rua do Cajueiro, bairro Muritiba, em Nazaré. 

Já em deslocamento à delegacia, a guarnição recebeu a informação de um homem ferido e retirado do mangue por populares, ao regressar, a guarnição deu imediato socorro até o Hospital Gonçalves Martins, onde foi constatado o óbito de Antônio Marcos dos Santos, 26 anos, o “Pirata”.Todo o ocorrido teve registro na delegacia da cidade, onde o material apreendido foi apresentado para adoção das medidas pertinentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

14 pássaros silvestre são apreendidos em Muniz Ferreira

Por volta das 10 horas, desta segunda-feira (5), durante rondas, em Muniz Ferreira, policiais militares da 3ª Cia/Nazaré se depararam com 14 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro e foram apreendidos. Infelizmente o responsável pela prática do crime ambiental não foi encontrado, provavelmente percebeu a aproximação da guarnição e evadiu deixando para trás os animais: 11 (onze) papa-capins, 02 (dois) canários da terra e 01 (um) pássaro preto.

A ocorrência teve registro na delegacia local, e os pássaros serão encaminhados para Promotoria do município de Santo Antônio de Jesus para adoção das medidas cabíveis.3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

Às 15h 15, Bar do Dal, Rua do Camamu, no município de Nazaré, Ivanílson Nascimento Brito, 30 Anos, foi preso em flagrante por policiais militares da 3ª Cia/Nazaré, por tentativa de homicídio contra Antônio José de Jesus, 32 Anos.

Informada da ocorrência, a unidade deslocou uma guarnição PM até o local, onde populares relataram que, usando uma espingarda artesanal, Ivanílson tinha efetuado um disparo contra Antônio. Os PM localizaram o autor e a arma, registrando tudo na delegacia local. A vítima, atingida no ombro e no pescoço, recebeu socorrido dos moradores e encontra-se Hospital Gonçalves Martins para atendimento médico. ASCOM , 3a. Cia e 14o. BPM

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos


Enquete


PodCast