Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Varzedo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quinta-feira, 01 de junho, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, além dos anfitriões, Ten Cel Adalberto Piton (transmitente) e Ten Cel Irlando Oliveira (assumindo o cargo), contou com as presenças de prefeitos da região, a exemplo de Rogério Andrade (S.A.Jesus, acompanhado da vice Dalva Mercês, Hunaldo Costa (Jaguaripe, acompanhado do vice pepezinho), Bahia (Varzedo), Wellington Vieira (Muniz Ferreira) e Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré). 

Também presentes, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da da Polícia Civil na região), comandante da Polícia Rodoviária, comandante do Corpo de Bombeiros, Presidente da Associação comercial, presidente da Câmara e alguns vereadores e secretários municipais de S.A.Jesus;  lideranças religiosas, políticas ( a exemplo de vereadores e a ex-primeira dama de Nazaré, Eude Mascarenhas) e comunitárias, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Iniciados os trabalhos da alternância de comando, o Ten Cel Adalberto Piton, utilizando-se do microfone, falou sobre sua trajetória a frente do Batalhão e aproveitando  o ensejo, promoveu agradecimentos aos seus comandados, à imprensa, às lideranças políticas e à sociedade como um todo, assim como declinou sobre a importância das perceiras com a polícia civil e demais poderes constituídos. O Major Muller, por sua vez, procedeu leitura da referência elogiosa.

Dando prosseguimento, foi efetuada leitura do currículo do Cmt. Irlando Magalhães para, em seguida, iniciar-se o ato de transmissão de cargo propiamente dito, seguindo o ritual da corporação. Logo após o Cmt Irlando Ribeiro, ao lado do Ten Cel Adalberto Piton efetuaram revista à tropa que, por sua vez, em seguida, desfilou para os que se fizeram presentes. Terminada a cerimônia, foi sevido um "bufet" aos participantes.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.DIVULGAREMOS OS VÍDEOS. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tendo por escopo contribuir para que a gestão dos municípios o SEBRAE  realizou, na manhã dessa quarta-feira, 19, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, o II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, em Santo Antônio de Jesus, num evento que contou com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Dentro das temáticas enfocadas, os benefícios das compras governamentais, a implantação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006), para o desenvolvimento dos municípios.Lei Geral que, diga-se de passagem, dá espaço para que gestores municipais possam, paulatinamente, incentivar o micro-empreendedorismo e,, por conseguinte, a geração de emprego e renda.

Dentre os gestores que marcaram presenças, Arielício Bahia (Varzedo), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Lázaro (Teolândia), Kaká (Wenceslau Guimarães), José Santana (Santa Terezinha), Péricles, representando Hunaldo Costa (Jaguaripe), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Everaldo (Piraí do Norte) e Joilson (Gandu) e Manoel, representando o prefeito Sinho (Aratuípe), Hélio de Aguiar (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representando o prefeito Rogério Andrade).

Adelmo Guimarães, diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), proferiu palestra audiovisual, discorrendo sobre a legislação pertinente às licitações, oportunidade em que externou orientações sobre como implantar a Lei Complementar 123/2006 e sobre as responsabilidades e atribuições dos servidores públicos.

Coube a Arnaldo Júnior Farias Dôso, professor, consultor na área de Gestão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e regional, ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, com uma das cinco melhores experiências de gestão inovadora do pais, proferir palestra sobre boas práticas nos serviços públicos.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE de S.A.Jesus, através de Carlos Henrique Oliveira, gerente regional, objetivando, naturalmente, estreitar relacionamento dessa entidades com as administrações municipais, dando, assim suporte ao empreendedorismo e às iniciativas construtivistas de um modo geral.  Coube a Jânio Santana, radialista, músico, atuar como mestre de cerimônia. Presença da assessora de imprensa do SEBRAE, jornalista Gabriela Nascimento. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada,na manhã dessa segunda-feira, 19, nas principais ruas do centro da cidade de Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, manifestações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), engendrada pelo Governo Michel Temer (PMDB) que tem por escopo "draconiana" reforma na Previdência Social e que traz, naturalmente, no seu bojo, sérios prejuízos à sociedade, no momento em que vai de encontro a direitos adquiridos e, mais que isso, alonga o prazo para aposentadorias.

Tendo como ponto de concentração inicial a praça da Biblioteca, os manifestantes, "puxados" por um carro de som e com locução, em caminhada, exibiam cartazes, faixas e outros distintivos. Todos ecoando "Não à PEC 287 e FORA TEMER!" .Tendo por trajeto as principais ruas do centro da cidade, ainda na paça Padere Mateus, coube ao padre participante tam'bem externar sua opoinião e apelo à socieade no que tange mobilização contra as intenções danosas do governo Temer (PMDB).

De forma pacífica, ordeira, a caminhada contou com apoio logístico (proteção) de prepostos do14o. BPM e da administração municipal (através do SMTT), de maneira que não houvesse incidentes. Alem dos organizadores do movimento, lideranças sindicais, servidores públicos federais, estaduais e municipais e trabalhadores de diversos segmentos da sociedade, do município e região. Também participara alunos de escolas particulares como Novo Espaço, Coopeducar, Colégio Santo Antonio bem como professores dessas e outras unidades educacionais.

A PEC 287 dentre outras mudanças, espera aprovar 65 anos como idade mínima para aposentadoria (para homens e mulheres) e 25 anos de contribução mínima, seja no âmbito público, seja no privado. O governo Temer (PMDB) usa como argumento a pressuposição de que, em continuando como está, o sistama previdenciário não terá condições de garantir a seguridade social, a médio prazo. Contestato, em todo o pais, a tendência é que esse pleito não seja aprovado. Em entrevista à Tvsaj, o deputado Federal Nélson Pelegrino opinou sobre a importância dessas manifestações e que essa eclosão, com certeza, irá despertar toda a nação contra essa medida do governo Temer (PMDB). Fotos, Antonio Mascarenhas.Veja mais fotos em LEIA MAIS e todas no link FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos vídeos e entrevista, à noite.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BAHIA, prefeito eleito de Varzedo, foi um dos gestores que compareceram na manhã dessa quinta-feira na reunião dos gestores dos municípios que do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá e que, a partir de agora, fazem parte do Consórcio Publico Interfederativo  de Saúde do Reconvale que tem por escopo gerir os procedimentos inerentes à construção e funcionamento da da Policínica de Saúde, sediada em S.A.Jesus e que, sob a presidência de Rogerio Andrade e Vera da Saúde, respectivamente, gestores de S.A.Jesus  e Maragogipe.  Tvsaj.com.br (Blog Antonio Mascarenhas) e Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Estadual Rogério Andrade foi diplomado pela Justiça Eleitoral na tarde desta quinta-feira (15), como prefeito eleito de Santo Antônio de Jesus. Na cerimônia que lotou o auditório do Centro Cultural, também foram diplomadas a vice-prefeita Dalva Mercês, os quatorze vereadores eleitos em outubro e mais seis suplentes de vereadores. Aplaudido de pé, o novo prefeito foi ovacionado desde a chagada ao Centro Cultural. Ao ser chamado para receber o diploma, Rogério foi exaustivamente aplaudido e parte do jingle utilizado em campanha foi lembrado pela plateia, em um momento de grande emoção. O público também fez questão de cumprimentar o novo gestor após a cerimônia.

Entre as autoridades presentes na Cerimônia de Diplomação, estavam o prefeito reeleito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia; o prefeito eleito de Varzedo, Bahia; o ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa, o Ten. Cel. Adalberto Píton, comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar. Também prestigiaram o evento o prefeito eleito de Ribeira do Pombal Ricardo Maia (55), Bahia (prrefeito eleito de Varzedo), Faustino Cunha (atual vice-prefeito e presidente do PSD local), Dra. Gilsonilda (atual Secretária de Cultura), Erivaldo Júnior (atual titular da SAAB), além de empresários como Antonio Nogueira (pai do vereador Tom), Dr. Aislan Rocha, os dirigentes peemedebistas Chileno, Jorge Mynard,  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Além dos representantes do poder executivo, foram diplomados os vereadores Tom, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Pedro de Teca, Pastor Walter, Dr. Daniel, Uberdan, Luiz do Alto, Altemir e Cao de Dodô que constituem, até o momento, a base de apoio), bem como marcos Có, Chico de Dega, Dr. Francisco e Chispita (que na eleição, fizeram parte do bloco de oposição). Diplomação é o ato através do qual o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconhece como aptos os candidatos eleitos que cumpriram todos os requisitos exigidos pela justiça eleitoral e que tomarão posse em 1° de janeiro de 2017. Informações ASCOM. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Atuando como mestre de cerimônia, Fátima Carvalho. Veja mais fotos em LEIA MAIS. TODAS as FOTOS no álbum do link FOTOS, situado no topo do site. 

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (02-10), os varzedenses decidiram quem irá governar a cidade de Varzedo pelos próximos quatro anos. Era visível o desejo de mudanças da população manifestada através dos comícios, caminhadas e redes sociais.

Neste domingo o candidato Ari Bahia, policial civil que atuava na cidade de Varzedo e seu vice Gilmar, vereador do município, que compunha a chapa  da oposição, venceram as eleições municipais, derrotando o candidato Valtinho, que já fora prefeito na cidade e apoiado pelo então prefeito, Radaman.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso com base na Lei Maria da Penha neste sábado (03/09), em Varzedo no Recôncavo Baiano. Segundo a Polícia Militar, o suspeito, Jerônimo de Jesus Santos, 33 anos, era procurado da Justiça e havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Vara Crime da Comarca de Santo Antônio de Jesus.

Ainda segundo a PM, GÉU, como é conhecido, foi encontrado às 11 da manhã próximo a sua residência, na Rua da Linha em Varzedo. Além da acusação de agressão contra uma mulher, o mesmo já tem passagem pela policia por assassinato. Foi apresentado na delegacia local, onde se encontra a disposição da Justiça. (Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações:PM)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na manhã dessa segunda-feira, 12, na quadra de esportes da cidade de Varzedo-BA, em homenagem aos 27 anos de emancipação política do município, as apresentações de diversas agremiações escolares, protagonizadas pela Secretaria de Educação comandada pela sua titular, Anaildes Andrade, na gestão municipal de capitaneada pelo prefeito Radaman Barreto. Evento que superou expectativas pela participação de público e, em especial, pela qualidade pela performance de crianças, adolescentes e pessoas idosas que se apresentaram com galhardia.

Dentre os participantes, compondo a mesa, Radaman Barreto (prefeito e esposa), Anaildes Andrade (Secretária de Educação), Rosemberg Pinto (Deputado Estadual), vereadores Antonio de Darino e Neto de Eurides, secretário Manoel,  e outras personalidades da sociedade local. Também prestigiando o evento, os professores isael Santiago e Márcia Goretti (ex-secretária de Saúde). O vice-prefeito Manoel de Avelino também marcou presença no hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e do município.

Os trabalhos tiveram inicio com os pronunciamentos da secretária de educação, deputado e chefe do executivo em epigrafe. Logo em seguida, foram iniciadas as apresentações, de conformidade com a programação estabelecida. Preservação ambiental foi o eixo central da temática enfocada nas comemorações. Coube ao personagem "Charles Chaplin" destacar a importância da coleta seletiva e à quadrilha junina, mostrar a pujança de nossa cultura.

Ainda na programação, à tarde, sessão especial na Câmara de Vereadores e, à noite, apresentações musicais num amplo palco armado para essa finalidade. O município de Varzedo, portanto, comemora mais um ano de emancipação, com muitas conquistas. Em especial, na atual gestão que, indubitavelmente, deu uma "nova cara" à cidade, seja em infraestrutura, seja no que tange à valorização do cidadão. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br.) Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comitiva do PP, integrada pelo vice-governador João leão, os deputados Ronaldo Carleto (federal), Cacá Leão e Robinho (estadual), todos integrantes do PP,  visitou, na noite desse sábado, 11, a cidade de Varzedo, para a cerimônia de entrega de material que será utilizado para o sistema de abastecimento de água para as comunidades de Pindoba, Fortaleza e Sururu, numa conquista que atenderá cerca de 120 famílias, numa iniciativa da Associação ds Pequenos Produtores Rurais do tabuleiro, sob a presidência de Thiago Nogueira (pré-candidato a vereador), com apoio de Valtinho (pré-candidato a prefeito), o vereador Antonio de Darino, do prefeito Radaman Barreto e, nas hostes estaduais, do Deputado Cacá Leão e Ronaldo Carleto.

Compondo a mesa, além deles, compondo a mesa Alan Andrade (prefeito de Brejões), Valter Lago "Valtinho" (empresário e pré-candidato a prefeito de Varzedo), Antonio de Darino (vereador,PP). Também presentes na oportunidade, os secretários municipais Manoel (Administração, atuando como mestre de cerimônia no evento), Anaildes Andrade (Educação), Ana Maria (Social), Márcia Goretti (Saúde), Fabinho (ex-secretário de Infraestrutura), vereadores Neto de Eurides (PP) e Nal de Belo (PSOL), Odilonzinho (Presidente do PSB e que aderiu ao gurpo governista), Nobre (ex-candidato a prefeito pela oposição na eleição passada e que também aderiu ao grupo de Radaman), Bia de Cassemiro e outros integrantes da atual administração e representantes de segmentos da sociedade local.

Logo após a carreata que contou com desfile dos caminhões carregados com 11.200m de tubos e um tanque com capacidade de 20.000 litros de água, pelas principais ruas da cidade, a comitiva foi convidada para a cerimônia onde foram proferidos disucursos destacando a iniciativa da Associação e os esforços da administração Radaman Barreto e, por extensão, o apoio dos deputados e do vice-governador em epígrafe junto ao governo Rui Costa.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Logo após os pronunciamentos, foi oferecido um coquetel aos que que compareceram ao local. A cidade se prepara para as festividades, nessa segunda-feira, em comemoração aos 27 anos de emancipação politica do município, com desfile cívico e atrações musicais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALAN ANDRADE (prefeito municpal de Brejões), acompanhados dos vereadores Jorge de Sales, Giliarde, Gilvandro do Gás e Rodrigo da Saúde, prestigiaram, na trde/noite desse sábado, em Varzedo, da visita empreendida pelo vice-governador João Leão, ao lado dos deputados Ronaldo Carleto (federal), Cacá Leão e Robinho (estaduais) `cidade de Varzedo, no evento em que foi sacramentada a entrega de material para abastecimento de água às comunidades de Pindobal, Fortaleza e Sururu, num empreendimento que atenderá cerca de 120 famílias. Por

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores rurais, em todo o país, é, sem sombra de dúvidas, a queda da produtividade e prujuízos decorrentes da ação de pragas que acabam, em muitos casos, dizimando plantações. E a queda de produção, significa prejuízo financeiro e, por extensão desgastes, se considerarmos toda uma luta, durante meses. É um dilema que, infelizmente, faz parte do cotidiano de um grande contingente de produtores.

 

Felizmente,alguns gestores, a exemplo do que ocorre no município de Varzedo, recôncavo baiano, a administração não tem minimizado esforços em busca de saída que possam minorar essa situação. Caminhando nessa direção, a atual administração providenciou a construção de um Biodigestor com utilização de "manipueira" (água de tapioca), de maneira a produzir gás e fertilizante natural. Com hortas adubadas, o nutriente propicia excelentes resultados.

A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Poucos produtores sabem, mas ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar, podendo ser usada ainda na alimentação de ruminantes. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças. Então, deve ser utilizada no mesmo dia da sua coleta, pois depois disso, o ácido que faz parte do conteúdo da raiz é perdido. Com o manejo adequado, a água da mandioca pode até mesmo dobrar a produtividade da lavoura através da preservação de plantas que seriam perdidas por causa de pragas e doenças.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VALTER LAGO, conhecido popularmente por VALTINHO, é, hoje, um dos fortes nomes à disposição do prefeito Radaman Barreto no que concerne à uma eventual candidatura a prefeito desse município, visando as eleições de outubro próximo. Tendo exercido o comando do município no período de 93 a 96, em que pese, na época, não ter contado com apoio do governo estadual, tendo que se virar com recursos próprios, ele conseguiu, mesmo assim, melhorias para o município.

Chegou a adquirir uma patrol para cuidar das estradas vicinais (na época por 115.000 dólares), linhas de telefones residenciais (investimento de 80.000 dólares), cursos de capacitação, eletrificação, trabalhos de cunho social, etc. Empresário, bem relacionado, filho da terra, ele, sem sombra de dúvidas, pelo que se apregoa, reúne amplas condições para, novamente, contribuir para o desenvolvimento do município.

Informações dão conta de que enquetes, até então realizadas, deixam-no numa posição bastante confortável. Embora relutasse no que concerne ao seu retorno à vida publica, apoios de amigos e correligionários tem sido fundamentais para que mude seu pensamento com relação a sua decisão. Mas o que tem contribuído bastante para esse encorajamento, são os os indicadores da opinião pública. Tudo indica que ele possa acabar aceitando mais esse desafio. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada na tarde dessa segunda-feira, 22, na sede da Creche Nossa Senhora da Conceição, a abertura da Jornada Pedagógica 2016, na cidade de Varzedo-BA, num evento que superou expectativas, não apenas pels presenças de profissionais de ensino mas, também, pela qualidade das apresentações.Presentes, na oportunidade, alem dos professores, diretores de escolas e outros funcionários da Secretaria de Educação, autoridades.

Dentre essas personalidades, Radaman Barreto (Prefeito Municipal), Anaildes Andrade (Secretária de Educação), Ana Maria (Secretária de Ação Social), Lindaura (representante do Conselho Municipal de Educação), João Nilton de Jesus "Manguito"( Coordenador da APLB Sindicato). Como mestre de cerimônia, professor Luiz Antonio (integrante do Conselho Municipal de Educação. Dentre os convidados, Levy Samuel (professor, cantor, poeta) que realizou uma bela apresentação musical e Hamilton Rodrigues (professor, doutorando em História Social junto à UFC - Universidade Federal do Ceará), alem de Fernanda Carla e o professor Isael.

Logo após apresentação de Levy Samuel que, como o vem fazendo em diversos municípos da região, executando canções de famosos da MPB e composições suas, numa gostosa mistura com poemas, foi feita a composição da mesa em epigrafe, oportunidade em que a Secretaria Anaildes e o Prefeito Radaman discorreram sobre dificuldades, avanços e muitas realizações nesses oito anos de administração.

A secretária Anaildes enfatizou acerca da necessidade de construção de um currículo escolar que possa contemplar as demandas reinantes na área educacional e que o município de Varzedo, indubitavelmente, estará bem representado nas instâncias estadual e nacional, graças ao empenho de todos os profissionais de educação deste município que, em que pese suas dimensões territoriais, demonstra toda uma grandiosidade que emerge de briosos profissionais preocupados com uma educação, deveras qualitativa e inclusiva.

Dando prosseguimento nessa abertura de atividades pedagógicas que deverão se estender até o dia 26 do mês em curso, a palestra brilhantemente proferida pelo professor Hamilton Rodrigues que, utilizando-se de recursos audio-visuais, explicitou acerca das nuances que devem robustecer os currículos escolares. Em sua fala, ele demonstrou que os currículos escolares não devem ser "engessados", estabelecendo linhas distintas entre o ensino tradicional e moderno. Longe disso, tem que haver uma interação construtiva entre essas duas vertentes.

Encerrada a palestra, o chefe do executivo e a Secretária de Educação procederam a entrada de Regimentos Internos aos Diretores de cada escola do município. Finalizando,foi oferecido um coquetel recheado por iguarias da culinária local. Fotos Antonio Mascarenhas. Vídeos no decorrer da semana. Fotos Antonio Mascarenhas. VÍDEOS NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em sessão solene, a inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Varzedo, após ter-se submetido à reforma, na gestão de Luizinho, atual presidente da egrégia casa legislativa. Presentes na oportunidade,compondo a mesa, Luizinho (presidente), José Valdemir (1o Secretário), Gilmar Borba (2o. Secretário), Radaman Barreto (prefeito municipal), Manoel de Avelino (vice-prefeito), os demais edis Nal de Belo, José Adeládio (Zelino), Manoel de Souza (Nengo), Antonio de Darino, Antonio Eurides Neto (Neto); o empresário Ito da Canal Mix e o professor Gislan.

Também prestigiando o evento Edson M. de Souza (Edinho, ex-vereador-presidente da casa), Pastor Junior, Val Nery (ex-presidente da Câmara), professor Isael, e representantes de segmentos da sociedade local. Efetuados pronunciamentos e, em todos eles, parabenização à atual mesa diretora pela reforma da aludida casa, além dos enfoques inerentes à politica local que, pelo que se propala, será bastante acirrada.

Varzedo, pela pujança do desenvolvimento que ora ostenta, guardadas as proporções, com relação a outros municípios de maiores contingente populacionais, já merecia uma Câmara mais ampla e confortável. De parabéns, portanto, a atual mesa diretora, sob o comando de Luizinho e toda bancada, naturalmente. A Câmara é a casa do povo e, como tal, tem que estar em condições de acolher aqueles que escolhem seus representantes, de maneira que a cidadania seja, de fato exercida. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um capotamento de veículo foi registrado na zona rural de Varzedo, no Recôncavo baiano na tarde de sexta-feira (25/12). O senhor Saturnino Celestino Santos Filho, 47 anos, conhecido como Nego Dilo, morador do povoado de São Roque dos Macacos, ao passar pela Ladeira do Rio da Dona perdeu a direção do seu veículo, de dados ignorados, que desceu uma ribanceira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em clima natalino, presidentes, diretores, colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ) e consumidores do comércio de Santo Antônio de Jesus participaram na noite desta quarta-feira, 23, do primeiro sorteio da Campanha Natalina 2015, realizado na Praça Renato Machado.

Durante a realização do sorteio, o mesmo foi acompanhado e auditado pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal, João Batista, que classificou os cupons ganhadores como válidos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da Escola Municipal Osvaldo Campos em Varzedo desenvolveram um Projeto de Leitura ao longo de toda a unidade e os alunos escreveram um livro com o material produzido em sala de aula. Eliene Moraes é a Coordenadora Pedagógica da unidade de ensino e ela relatou a Redação da Criativa On Line que todo material está disponível para que a comunidade possa ter acesso. “Alunos do 5º ano, realizando um trabalho excelente, isso para nós é motivo de muita alegria”, destaca.

Ela ainda acrescentou que se não fosse o envolvimento de todos o projeto não teria dado certo. “Os professores entenderam o objetivo do trabalho e deram o melhor de si e por isso agora temos essa produção que engrandece a nossa educação”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todos sabem que a finalidade precípua dos vereadores é a formulação de leis municipais e fiscalização do executivo municipal. Acontece que, em parte substancial dos municípios brasileiros, não há representatividade efetiva, junto às casas legislativas, em todo o país, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus-BA, principalmente no que concerne às comunidades rurais que, desassistidas, acabam se deixando vencer pelo conformismo.

Ocorre que, além das premissas acima enfocadas, para que vereadores possam elaborar projetos e formular leis é necessário que possam estar, continuamente, se inteirando acerca do que vem acontecendo no município ou fora dele, de interesse das comunidades representadas. Mesmo que eles não possam estar presentes em todos os eventos (mesmo porque, em acontecendo de forma concomitante, é impossível), que pelo menos, assessores possam estar dando suporte aos seus mandatos, de maneira que possam subsidiá-los nas informações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para realização da II Conferência Territorial na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS, num evento protagonizado pelo governo do estado, através da SDR, BAHIATER, CAR, CDRS, com apoio da UNICAFES, SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, coordenada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite) e apoio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto).

Prestigiando o evento Martiniano (chefe de gabinete da SERIN), Orlandinho Peixoto (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Ananias Vieira (Coordenador Quilombola), Rosana Vieira (Colegiado do Território Regional), Ionara Peixoto (Associação Comunitária da Sapucaia), Januário Santana (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Adenilson Reis (Agrovale), José Carlos Toneto (SEDEMA), Anderson Moreira (Gana), fazendo composição da mesa.

Também presentes no evento, Eládio Bahia (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), Dinho Coni (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Almeida), Meire (Secretária de Agricultura de São Felipe), Felipe Viveiros (Assessor da SDR), Dona Glória (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Conceição do Almeida); Bruno, Eliene, Davi, Nílson Santana e Isaac (Secretaria de Agricultura), representantes do GANA (Suzy, Mariana, Joana), EMBRAPA e associações rurais (Zacarias, do Espinheiro, Juvenal da Ong Quintal Limpo),vereador Sgt. Vinicius, bem como alunos da UFRB e outras entidades locais.

Utilizando-se dos microfones, os integrantes da mesa, além de promoverem agradecimentos diante das presenças, destacando a importância do evento. Coube a Toneto, a abertura do evento, oportunidade em que explanou sobre as demandas e necessidades da região, dentre elas a falta de um associativismo pujante e a agregação de produtores nas suas respectivas cadeias produtivas. Discorreu, também, sobre a necessidade da construção de uma CEASA interterritorial (vale do Jiquiriçá, baixo sul e recôncavo), visto que os produtores desses três territórios, num raio de mais de 100 km não tem onde comercializar esses produtos no atacado.

Ionara, da Associação do Sapucaia, defendeu a necessidade de políticas que busquem a fixação de jovens e de mulheres no campo. Orlandinho, representado a SDR, além de enaltecer a importância do evento, lamentou a não participação de representantes de municípios que compõem o território, destacando a necessidade de envolvimento dos produtores para que objetivos sejam atingidos.

Januário, da Sapucaia, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfocou a questão da queda da produção agrícola, citando a vexatória situação da citricultura, requerendo maior participação das entidades ligadas ao desenvolvimento agrícola. Rosana, do Território Regional, elencou atividades que estão sendo desenvolvidas nessa jurisdição, chamando a atenção no que tange a necessidade de técnicos no campo.

Martiniano, da SERIN, além de destacar a importância do evento, discorreu sobre atividades de sua pasta, junto ao governo Rui Costa, citando a importância da criação da SDR e que extensão rual e assistência técnica devem estar irmanadas nesse processo de desenvolvimento.

 

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos, com apresentação sintética dos temas geradores, considerando a realidade local e os documentos territoriais; discussão e formulação de propostas, contemplando os eixos transversais, a abrangência e as propostas oriundas das CMATERs;Sistematização das propostas para votação em plenária. Prosseguindo, plenária para balanco das atividades e acordos para essa terça-feira.

O evento prossegue nessa terça-feira, 24, tendo, pela manhã, plenária para apresentação e aprovação das propostas. Logo após o almoço, eleição dos delegados (as), para a 2a. Conferência estadual, com encerramento às 16:00. Um evento de extrema importância para o produtor rural, no momento em que discussões trazem à tona situações que requerem intervenções a curto e médio prazos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Prefeitura Municpal de Varzedo, através da Secretaria de Saúde, capitaneada por Márcia Goretti, na administração municipal Radaman Barreto, em Varzedo-BA, vem realizando, em parceria como o SESC móvel, exames de mamografia. Centenas de mulheres do município já foram atendidas. Uma iniciativa louvavel e que, através da prevenção, com certeza, fará com que haja inibição no tocante ao surgimento de eventuais casos de câncer de mama no município.Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Administração Municipal de Varzedo, gestão Radaman Barreto, realiza, através da Secretaria de Educação, amanhã, dia 18, Caminhada Black, fazendo parte da programação de atividades alusivas ao Dia da Consciêcia Negra, que se estende até o próximo dia 20.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois idosos foram assaltados e agredidos em São Roque dos Macacos, Zona Rural de Varzedo na tarde deste domingo (30/08). Por volta das 13:30 um bar foi invadido por dois elementos armados com revolver, que anunciaram o assalto e agrediram o proprietário do estabelecimento de prenome Jailton, 65 anos e seu cliente conhecido como Barretinho, 80 anos.

Um morador da localidade contou que os criminosos estavam agitados e nervosos. “Eles chegaram aqui parecendo uns loucos, derrubaram os idosos no chão e bateram muito os dois com socos e coronhadas de revolver”, disse. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Familiares e amigos parestigiaram o aniversário de 11 anos de Letícia, na comunidade do rio da Dona, município de Varzedo-BA. Dentre os participantes, sua mãe Elizângela Mota Ribeiro, o pai Nelsimar Mota Ribeiro, avó Crispiniana Mota ribeiro, Nélson Torres ,Lethicia Ribeiro, Milton Luiz Muller e Cristina Muller. Fotos Júlio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 27, em Cruz das Almas-BA, a inauguração da 2o. SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), agora, no Território do Recôncavo, numa iniciativa do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sob o comando de Jerônimo Rodrigues, unidade territorial descentralizada da representação dessa pasta, que tem por escopo permitir a desconcentração, descentralização articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras politicas  públicas voltadas para o desenvolvimento rural. 

Além das duas unidades instaladas, outras 25 serão inauguradas nos diversos territórios de identidade. As SETAFs deverão atuar em parceria com o SEMAF - Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar. O SEMAF é uma unidade municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, com atuação de forma integrada do Território de Identidade. A participação dos municípios se dará por meio de Termo de Adesão, que estabelecerá os princípios, objetivos e metas  e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas publicas e a prestação de serviços aos agricultores familiares. http://www.lw.conexaosites.com.br/framework/tinymce/themes/advanced/img/trans.gif

Dentre os eixos de atuação, Regularização Fundiária e Estruturação Produtiva de Assentamentos Rurais; Ofertas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água e mudas); Implantação de infraestrutura rural (habitação, água e equipamentos públicos; Implantação de Agroindústrias Familiares; Apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional.

Marcaram presenças, nesse evento em Cruz das Almas, compondo a mesa, Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Rural), Wilson Dias (presidente da CAR), Neuza Cadore (Deputada Estadual), Domingos Aroldo (Diretor da EMBRAPA), Orlandinho (ex-prefeito de Cruz das Almas e diretor na SDR), Rosana Santos (Território do Recôncavo), Sílvio Sogra (Magnífico Reitor da UFRB).

Também compondo a mesa os prefeitos Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Chiquinho (São Felipe), Dr. Armando (Conceição do Almeida), Domingas Paixão (Governador Mangabeira), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Duda Macedo (São Félix), Roque Isquém (Muritiba), Vera Lúcia (Maragogipe), Ailton da Bicicleta (Santa Terezinha), James Rodrigues (representado o prefeito de Saubara), Nílson Santana (representando o prefeito Humberto Leite,  de S.A. de Jesus) e Antonio Brito (representando o prefeito Miltinho, de Nazaré das Farinhas). Também presente, João (território do Recôncavo)

Representando o município de Santo Antonio de Jesus, além de Nilson Santana, Bruno e Davi (agrônomos), Juvenal (presidente da APORBA), Zacarias (Associação do Espinheiro), Neto (Associação Tabocal, Bom Jardim e Bomfim), Mirinalva (Associação da Gameleira.  Também marcaram presenças, os secretários municipais Eladio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu), João Carlos (Território do Recôncavo)Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente de C. do Almeida), D. Glória (chefe de gabinete de C. Almeida) Luiz de Zuquinha (vice de G. Mangabeia), e diversas outras autoridades da região. Representando a imprensa, a TVSAJ, Muritiba FM (Cléber Ceará), ASCOM Sapeaçu (Drika).

Fazendo uso da palavra, Wilson Dias, Presidente da CAR, procedeu uma apresentação audiovisual enfocando o que significa a SETAF, quais os pressupostos a serem atingidos, procedimentos no que concerne à articulação, os eixos de atuação e como os municípios terão que atuar na condição de parceiros nesse processo que tem por objetivo dar impulso à agricultura familiar em todo o Estado e, particularmente, nos municípios que integram do Território do Recôncavo. 

Rosana Santos, coordenadora do território do Recôncavo, por sua vez, destacou a importância dessa iniciativa do governo do Estado, através da SDR, e a importância do somatório de esforços para que esse intento possa ser logrado de êxito. Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu, e Presidente do Consórcio do Recôncavo, também enalteceu a iniciativa, conclamando para que todos os municípios se irmanem nessa proposta que tem por objetivo dar uma alavancada na agricultura familiar em toda região. 

Neuza Cadore, Deputada Estadual, também, após cumprimentar todos os presentes, destacou a iniciativa desencadeada pelo governo estadual e, aproveitando o ensejo, reportou-se às conquistas do PAA e PNAE. Enfatizou a importância desse canal de ligação entre o governo do Estado e os produtores rurais. Externou que seu mandato está à disposição de todos aqueles que precisarem de apoio em suas investidas. 

Dr. Domingos Aroldo, Chefe da EMBRAPA, corroborou com os pronunciamentos formulados anteriormente, todos destacando a importância da iniciativa e a necessidade de que todos possam arregaçar as mangas para que metas sejam atingidas. Também destacou os esforços que a EMBRAPA tem feito para que, paulatinamente, louros sejam colhidos em prol do homem do campo. 

O Secretário Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, agradeceu a todos pelo comparecimento, enfatizou a receptividade e também reportou-se à iniciativa do Governo Rui costa, dando total apoio para que sua pasta possa empreender ações em prol da agricultura familiar em todo o Estado, não sendo diferente na região do Recôncavo. Dirigindo-se às pessoas que, presentes no evento, exibiam cartazes e faixas em protestos com relação à saúde e EBDA, fez questão de frisar que movimentos reivindicatórios fazem parte do regime democrático mas que tem que ser feitos de forma organizada e através de canais competentes. 

O titular da pasta foi homenageado por um produtor de Cruz das Almas com um cesto de frutas típicas. Logo após, convocou os prefeitos e representantes dos municípios da região para assinatura do Termo de Adesão ao SEMAF. Em seguida, promoveu assinaturas de convênios com entidades associativas de Muritiba (Unidade de Processamento de Mudas), Santo Antonio de Jesus (Convênio para Unidade de Processamento de Mudas, através da Associação da Gameleira, representada por Mirinalva). bem como Termo de Cooperação entre UFRB.EMBRAPA e SETAF para a agricultura familiar em Sapeaçu. Entregou, ainda, títulos de propriedade rural a 03 dos 33 produtores regularizados em Cruz das Almas. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Continua crítica a situação da BA-026, trecho Santo Antonio de Jesus-Amargosa, principalmente diante da ocorrência de chuvas. Com as recentes precipitações chuvosas, os buracos vêm se acentuando e, em muitos deles, verdadeiras  "crateras" vem dificultando o tráfego de veículos que, muitas vezes, de forma inadvertida, esbaram-se em depressões que acabam provocando danos mecânicos que podem levar à ocorrência de acidentes. 

Principalmente no trecho entre Elisio Medrado e Amargosa, onde as curvas são bastante acentuadas, condutores de veículos, na tentativa de se livrarem dos buracos, acabam invadindo a pista contrária, ensejando a ocorrência de acidentes. Recentemente foi efetuada uma manifestação, próxima à cidade de Varzedo, pedindo providências. É imperativo que as lideranças locais, principalmente os deputados estaduais, dentre eles, Rogério Andrade (de Elísio Medrado) possam interceder para que as intevenções sejam imediatas sob pena de, por omissão, vidas venham a ser ceifadas. Tvsaj

Notícias | postado por: Mascarenhas

ELÁDIO 'BAHIA", Secretário de Agricultura e  Meio Ambiente  na gestão municipal Jonival Lucas, em Sapeaçu, ex-prefeito do município e integrante do Consórcio Territorial do Recôncavo, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol desse segmento.  Antenado no que concerne à disseminação da praga da mosca negra em toda região, sabe, de antemão que para que haja controle, é imperativa a união de todos os municípios. Nesse contexto é que atendeu ao convite formulado pelo Secretário Marcos Có para participação no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra, realizado no último dia 10, no CETEP, em S.A.Jesus, oportunidade em que enalteceu a iniciativa e discorreu o que vem sendo feito em Sapeaçu e como todos os municípios devem se portar para que louros sejam colhidos nesse momento difícil da citricultura regional. Assevera que é fundamental que os produtores se unam em torno de entidades como EMBRAPA, SDR, ADAB, etc para que assistência técnica possa ser disponibilizada. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCIMENTO, entomologista, pesquisador da EMBRAPA  e do CNPMF (Centro Nacional de Pesquisas em Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas-BA). participou, no ultimo dia 10, no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra,organizado no CETEP em Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, oportunidade em que, em entrevista à TVSAJ, reportou-se à iniciativa da pasta sob o comando de Marcos Có, na gestão Humberto Leite. Defende o controle químico, à luz da situação reinante, todavia, de forma racional. Assevera que a praga pode, naturalmente, ser controlada, daí a importância de mobilização dos produtores. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

JOSÉ EMIRAN, prefeito municipal de laje-BA, município que congrega cerca de 80% de sua população no campo, conhecendo, "de cátedra" os problemas que os produtores vem vivenciando com a infestação "mosca negra" em seu município e toda região. Sabe, de antemão, que para que haja controle da infestação, é imperativo que municípios de toda a região se unam nessa cruzada em busca de soluções que, pelo menos, deixe sobre controle a situação.  Em entrevista à Tvsaj, parabeniza a iniciativa do Secretário Marcos Có, na gestão Humberto Leite e, aproveitando o ensejo, fala sobre o que vem sendo feito em seu município e como as entidades  EMBRAPA, SDR, CEPLAC eADAB vem contribuindo nessa luta. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). CONFIRA, EM ÁUDIO.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

DALMAR,Chefe da CEPLAC em Laje, com atuação na região, marcou presença no Fórum Interterritorial sobre a Mosca Negra, praga que vem infestando praticamente 100% da plantação de citrus em toda região e que, em face de toda uma preocupação que emerge no seio da comunidade produtiva, leva os gestores a adoção de providências emergenciais em prol de saídas que tenham por escopo, pelo menos, controle dessa situação que acarreta sérios problemas financeiros. Consubstanciado nessa realidade é que a Secretaria de Abastecimento e Agricultura, capitaneada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite, realizou esse evento. No que concerne à produção de cacau na região, assevera que tem aumentado. Foto e áudio, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas
  • Por ANTONIO MASCARENHAS
  • Realizado na manhã dessa sexta-feira, 10, no auditório do CETEP em Santo Antonio de Jesus o "Fórum Interterritorial sobre a  "mosca negra" na região, num evento de iniciativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, comandada por Marcos Có e que contou com participação de diversas autoridades do município e região. Dentre elas, compondo a mesa, além do anfitrião Marcos Có, Antonio Nascimento (entomologista da EMBRAPA e CNPMF, Cruz das Almas), Dalmar chefe da CEPLAC em Laje), Jose Emiran (Prefeito de Laje), Honorato Mendes "Renato"(Secretário de Agricultura em Laje), Eládio Bahia (Secretário de Agicultura de Sapeaçu),Dinho Coni (Secretário de Agricultura de C.do Almeida), Sueli (Agrônoma da ADAB).
  • Também marcando presenças, Luiz Geraldo,Lousane Lordelo, Ricardo Mota,Maria Aparecida Carvalho, Aurino, Antonio Bergemann (ADAB); Osvaldo da Paz, Hermes Peixoto (EMBRAPA); José Geraldo Lago, Nilton Antonio (EBDA); Nailson dos Santos (STTR S.Felipe), Renato Silva (Dir. Agricultura de Varzedo), Nilson Santana (Diretor Agricultura em S.A.Jesus), Dra. GIlsonilda (Diretora de Abastecimento, em S.A.Jesus), Bruno (Agrônomo em S.A.Jesus), Émerson, Rosane, Eliene, Aida, Isaac; representado associações, Ivam (Sapucaia), Neto (Bom Jardim/Bomfim/Tabocal) e representantes de outros segmentos do município e região. 
  • Fazendo uso da palavra, Marcos Có deu as boas vindas a todos e,aproveitando o ensejo, destacou a respeito da iniciativa em promover esse encontro, de interesse regional e que tem por escopo buscar saídas à crise vivenciada pelos produtores de citricultura de Santo Antonio de Jesus e todos os municípios que compõem os territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá. Em seguida, promoveu a composição da mesa, oportunidade em que todos os participantes enalteceram a iniciativa e discorreram sobre a necessidade de esforços conjuntos, não apenas para minimizar o atual quadro mas, também, para que possam ser exercidos controles sobre a praga que, infelizmente, vem infestando a citricultura, provocando sérios prejuízos econômicos. 
Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Na manhã desta quinta-feira (09) um grupo de topiqueiros e passageiros dos municípios de Varzedo, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus, realizaram um manifesto cobrando das autoridades competentes melhoras na Rodovia BA 026 que está em péssimas condições de tráfego.

Os manifestantes chegaram por volta das cinco e meia da manhã e às seis horas a via já estava interditada e ninguém passava há não ser ambulâncias e veículos de passeio com pacientes.A manifestação foi pacífica. A Polícia Rodoviária Estadual chegou ao local depois das oito e trinta. A guarnição conversou com os manifestantes e aos poucos foi liberando a via. O objetivo do grupo foi chamar a atenção do Governo do Estado, Rui Costa que está em Santo Antônio de Jesus nesta quinta-feira. Criativa Online/Infosaj

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A BA-026, no trecho  rodovia que  liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa continua em situação crítica, em que pese a operação tapa-buracos realizada até proximo ao município de Varzedo. Em face das chuvas que se precipitaram, a pista já carece de novas intervenções. O que não podemos entender  é porque os trabalhos não chegaram a ser realizados antes do São João, já que houve um fluxo muito grande de veículos, principalmente para Santo Antonio de Jesus e Amargosa, numa situação que deixou (e deixa) os condutores de veículos em constante perigo já que, constantemente, são obrigados a freiar (até) bruscamente para se livrar de impactos maiores nas verdadeiras crateras encontradas oa longo da pista. Uma demonstração cabal, insofismável de descaso.

OMISSÃO DO DEPUTADO ROGÉRIO ANDRADE

Peca o governo Rui Costa e faltou maior cobrança por parte dos deputados que representam a região: principalemente, de Rogério Andrade que, além de morar em Santo Antonio de Jesus, tem todo seu parentesco em Elísio Medrado, todavia, parece que não conhece a região. Não adiante aparecer nessas paragens, apenas em épocas de festividades e inaugurações. As ações têm que ser preventivas e, não, emergenciais. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O desfile cívico realizado na tarde desse sábado, 13, em Varzedo, em comemoração aos 26 anos de emancipação do município, superou expectativas, não apenas pela participação macica  mas, também, pela composição das asas, enfocando a temática que realçava princípios éticos e morais, nma "viagem etária" da nfância à "melhor idade". Precisaríamos elaborar várias matérias para dar enfoque ao que nossas lentes capturaram num belo desfile onde as cores e a graciosidade se fundiram, criando diversos "quadros"em toda trajetória pelas princiapis ruas da cidade. 

Dentre todos esses quadros, dentre todas as belíssimas composições que se cristalizaram, não poderíamos nos futar em dar enfoque à particpação das bailarinas da fanfarra de Governador Mangabeira. Principlamente à performance da bailarina mirirm que, em que pese a pouca idade, deu uma verdadeira aula durante a apresentação de sua agremiação, na quadra de esportes. 

Durante a apreentação os olhares para ela se convergeram. Conclu;ida a apresentação, várias pessoas fizeram questão de posar para fotografias ao seu lado. Sua genitora, toda sorridente, sentia-se regozijada diante do assédio e, principalente, por mais uma bela performance de sua filha que, com destreza, deixou muita gente "grande"de boca aberta. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de vereadores de Varzedo realizou, na tarde desse sábado, 13, sessão especial em comemoração aos 26 anos de emancipação política, num evento que contou com as participações dos vereadores Luiz Carlos “Luizinho” (presidente da egrégia casa legislativa), José Valdemir e Gilmar Bitencourt (compondo a mesa diretora), bem como Manoel Laurentino, Antonio de Darino, Eurides Neto e Joaqui Félix; Radaman Barreto e Manoel de Avelino (prefeito e vice, respectivamente);  lideranças políticas Ari Bahia, Ito da Canal Mix, Walter lago, Isael Santiago, Edinho “Pipoca”; secretários municipais Anaildes Andrade (Educação e Cultura), Márcia Goretti (Saúde), Fabinho (Infraestrutura), Djone (empresário) e diversas outras personalidades locais.

Também marcou presença, a convite do ex-vereador e presidente da Câmara, Edinho “Pipoca’, o bancário, ex-sindicalista e ex-deputado estadual (3 mandatos) e atual Secretário estadual de Trabalho Emprego e Renda, Álvaro Gomes, bem como Jorge Amorim, professor, historiador, que, na sua explanação, versou sobre a emancipação politica local.Aberta a sessão, o presidente Luizinho saudou a todos, externando agradecimentos diante das presenças de todos e, aproveitando o ensejo, destacou a importância da data para o município. 

Todas as demais autoridades que fizeram uso da palavra também discorreram sobre a pujança do desfile cívico e das demais solenidades comemorativas à data. A secretária Anaildes Anadrade destacou o empenho dos integrantes da sua pasta e das demais que integram o atual governo municipal para que as comemorações fossem, deveras, recheadas de sucesso. Fez considerações sobre a temática escolhida e, aproveitando o ensejo, declinou sobre o atual estágio da educação no município e como o PME, ora concluído, poderá contribuir para que as metas traçadas possam ser materializadas.

O prefeito Radaman Barreto, por sua vez, além de também reportar-se ao sucesso do evento, aproveitou o ensejo para elencar conquistas auferidas em sua administração. Enfatizou a importânncia das parcerias realizadas com o governo do Estado e a união e, finalizando, fez ver a necessidade de se implementar a instalação de um distrito industrial no município, no intuito de impulsionar a oferta de emprego e renda.

Jorge Amorim, na sua explanação acerca da emancipação politica local, de forma objetiva, procurou mostrar os vetores que, na sua concepção, foram cruciais para que esse antigo intento que já se maturava no seio da população, pudesse, de fato, ser materializado. Asseverou que, além do pároco local, na época, pessoas simples também participaram, de uma forma ou de outra, do aflorar de opiniões que acabaram por mudar o destino do hoje município. Segundo ele, se não houvesse esse "rompimento de amarras", no passado, com Santo Antonio de Jesus, o município ainda estaria fadado ao obscurantismo.

Álvaro Gomes, Secretário de Emprego e Renda, representando o governador Rui Costa, além de agradecer pelo convite formulado por Edinho "Pipoca" , destacou a amizade que os cerca (tão bem explanada por Edinho em sua fala), fez uma rápida explanação sobre a atual conjuntura politico-financeira do país e, em especial da Bahia, para, em seguida, elencar as ações que vêm sendo desenvolvidas através de sua pasta, no que tange ao oferecimento de serviços na área de geração de emprego e renda, bem como implemento ao esporte.

Em que pese o clima festivo, as lideranças politicas que deverão compor o quadro sucessório (oposição e situação), marcaram presenças. Embora não esboçassem qualquer palavra sobre o futuro político do município, naquele recinto, todos estavam, também, já maturando passos com relação à sucessão municipal. Fotos Antonio Mascarenhas. VÍDEOS, DEPOIS


Enquete


PodCast