Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Varzedo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorados, nessa quarta-feira, 13, os 29 anos de emancipação politica do município de Varzedo e, na oportunidade, carreata, missa em ação de graças, assinatura de ordem de serviço para início de obras de pavimentação no distrito do Braga, apresentações de quadrilhas juninas, paredão e das renomadas bandas musicais Kart Love e Daniel Vieira. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças, os anfitriões Bahia e Gilmar (prefeito e vice, respectivamente); deputados Antonio Imbassahy (federal, ao lado da esposa Márcia) e Tom Araújo (estadual); Juliana (1a. dama e Secretária de Administração); demais secretários Rita Miranda (Assistência Social), Ariana (Saúde), José Soares (Infraestrutura); vereadores Jucélia, Zelino, Tonhe de Darino e Nau de Belo. 

Também presentes os diretores Helivaldo Bitencourt, Edson Manoel, Sandoval e Roque de Artur; Anaíldes (Recursos Humanos). Lideranças como Ito da Canal Mix (empresário), Edinho (ex-presidente da Câmara); Getúlio do Derba (ao lado da esposa), empresários, produtores rurais e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

CARREATA

As atividades tiveram início logo pela manhã com uma carreata que, ao som do paredão,  percorreu o centro da cidade e o bairro Sol Posto. Sem o paredão,  encaminhou-se  até o Braga onde foi realizada a missa em ação de graças e, logo em seguida, pronunciamentos de autoridades, culminando com a assinatura da ordem de serviço para início de obras de pavimentação de cerca de 01 km, fruto de uma emenda canalizadas pelos deputados Antonio Imbassahy e Tom Araújo. 

PRONUNCIAMENTOS

As chuvas que se precipitaram durante o evento de assinatura da ordem de serviço em nada prejudicaram esse ato que tem por escopo dar uma nova cara ao Distrito do Braga. Iniciando os pronunciamentos, coube a Edinho (ex-presidente da Câmara) discorrer sobre a importância das comemorações aos 29 anos de emancipação política do município e da assinatura da ordem de serviço para a obra em epigrafe. 

Logo em seguida, fizeram uso da palavra os vereadores que, logo cedo, participaram da sessão especial da Câmara, Jucélia, Tonhe de Darino e Zelino. Todos também realçaram a importância da data e dessa conquista por parte da comunidade. Aproveitando o ensejo, não economizaram elogios à gestão Bahia/Gilmar, no momento em que atende ao anseio da comunidade. Jucélia falou da importância em, além da zona urbana, a atenção com a zona rural. 

Moradora local fez questão de externar agradecimentos, em nome dos moradores, agradecendo ao prefeito Bahia, o vice Gilmar e aos vereadores que foram favoráveis para que esse antigo desejo seja materializado. Aproveitando o ensejo, pediu para que os deputados em epígrafe possam ver a possibilidade de levar para a comunidade uma quadra poliesportiva.

O vice-prefeito Glmar, por sua vez, utilizando-se do microfone, também se referiu à importância da obra, destacando o empenho da gestão municipal da qual faz parte e o apoio importantíssimo dos deputados Antonio Imbassahy e Tom Araújo. Asseverou que, além da sede do município, tal qual o Braga, comunidades como Barro, Areia Grossa, Baixinha do Taboleiro do Castro também serão contemplados com benefícios pela atual gestão. 

O deputado estadual Tom Araújo, por sua vez, além de tecer elogios ao prefeito Bahia, seu conterrâneo em Conceição do Coité (onde, também, já foi prefeito, antes de candidatar-se a deputado estadual, já no segundo mandato). Declarou-se regozijado pelo fato de ter um amigo tão bem avaliado perante a população. Chegou a dizer que não tem dúvidas de que será um dos melhores prefeitos da história de Varzedo.

Já o deputado federal Antonio Imbassahy (ex-prefeito de Salvador, ex-governador da Bahia, ex-secretário estadual e ex-ministro do governo Temer), exaltou a gestão Bahia/Gilmar. Externou que não viria a Varzedo pedir votos sem que, antes trouxesse benefícios para o município, como o que ora faz, canalizando emenda para pavimentação do Braga e construção de uma nova escola com 12 salas de aula.  Afirmou ter ficado impressionado com a carreata e, mais que isso, com a receptividade da comunidade a todos que fizeram parte da comitiva. 

Finalizando, coube ao prefeito Bahia, iniciar sua fala agradecendo a todos pelo carinho demonstrado para, em seguida, falar sobre os benefícios que estão sendo canalizados ao Braga, fruto do compromisso assumido para com a população local. Enalteceu o apoio dos deputados acima citados, apoio dos vereadores. Referindo-se à oposição, lamentou o fato de que, segundo ele, alguns edis terem tentado inviabilizar a vinda da obra para a comunidade. 

APRESENTAÇÕES DE QUADRILHAS JUNINAS E "PAREDÃO"

Precedendo as apresentações das bandas anunciadas, foram realizadas apresentações das quadrilhas juninas "Idosos em Movimento" e "Arraiá Cidade Nova". Agremiações que, na quadra de esportes e diante de uma plateia que lotou as arquibancadas, mostrou destreza, entrosamento e graciosidade em suas evoluções rítmicas. 

Concomitantemente, na praça, já "aquecendo as turbinas", a apresentação do majestoso paredão, cuja potência e qualidade sonora a todos impressionou. Mais que isso, por conta do cuidado demonstrado por parte da administração municipal, execução de músicas que atenderam ao refinado gosto da população pela MPB, numa demonstração de que é possível, sim, aliar estilos.

SEGURANÇA

A segurança é, indubitavelmente, um dos pontos fortes de Varzedo. Policiais do DPM de Varzedo, estrategicamente colocados, contribuíram para que todos participassem das festividades com absoluta segurança. E é isso que a população de todos os municípios da Bahia quer. É preciso que o direito de ir e vir seja uma constante na vida do cidadão. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Finalizando as comemorações aos 29 anos de emancipação, as apresentações das renomadas bandas KART LOVE e DANIEL VIEIRA. Sob um amplo palco, dotado de uma sonorização de qualidade, essas agremiações musicais tiveram oportunidade de, através de seus acordes e evoluções de seus "crooners', levar o grande público que se postava sob a ampla área coberta e, também, aqueles que se achavam em área contígua, ao deleite.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS (1038), através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos e entrevistas, publicaremos no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fotos retratam o iníco dos trabalhos da decoração

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Varzedo, sob a égide de Bahia/Gilmar, sabe, naturalmente, que as festividades juninas fazem parte de toda uma tradição, sobretudo, do norte e nordeste do país. Consubstanciado nessa assertiva, procura realizar uma decoração paras festividades que serão realizadas nessa receptiva cidade, com custos modicos e, o que também é importante, dando espaço à arte e cultura reinante no seio de sua população. No momento em que comemora 29 anos de emancipação política, nada mais importante do que homenagear um dos marcos do município que foi a antiga e saudosa "estrada de ferro" que tanto contribuiu para o crescimento da cidade, a ponto de,  num curto período, chegar à condição de lutar pelo seu desmembramento do território de Santo Antonio de Jesus.

Nesse sentido, fazendo parte da decoração que está sendo instalada, um "vagão" confeccionado em compensado. E aí vem a reflexão: se foi tão importante no passado, por que não se pensar, para todo pais (seria utopia?), o retorno das linhas férreas, interligando municípios, gerando riquezas. Integração que, com certeza, desafogaria o caótico trânsito nas estradas (a maioria esburacadas e traçoeiras), daria impulso ao turismo e diminuiria a "dependência draconiada" centrada nos combustíveis fósseis. Partindo dessa premissa, nada mais oportuno do que essa bela homenagem da atual gestão. Fotos, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em sessão realizada na tarde dessa segunda-feira, 04, a Câmara de vereadores de Varzedo aprovou as contas do ex-prefeito Radaman Barreto, inerentes ao exercício de 2015. Na votação, o placar favorável a aprovação foi de 6 votos a favor e 01 contra. Votaram a favor os vereadores José Valdemir (PSD, presidente da egrégia casa legislativa), Antonio Vasconcelos (PP), Manoel Soares (PTB), Fábio Souza (PT), Luis Carlos Assis (PSB) e Eurides neto (PT). Vereadora que votou contra, Juscélia (PSD). 

Informações dão conta de que todas as contas do ex-prefeito foram aprovadas. Apenas a de 2015 permanecia em aberto, em face da glosa motivada pelo limite ultrapassado de 54%, referente despesas com pessoal. Sanado o impasse, a Câmara rejeitou o parecer prévio do TCM, aprovando as contas em apreço. Veja DECRETO LEGISLATIVO em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BAHIA, prefeito municipal de Varzedo, foi um dos signatários, na região, do pleito inerente à requalificação da Rodovia BA-026 que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa, por parte do governo do Estado, anunciada por Rui Costa. Presente na manhã dessa 5a. feira, 11, em Amargosa, o chefe do executivo municipal, em entrevista à Tvsaj (a ser veiculada no decorrer da semana), mostrou-se regozijado diante desssa conquista que, indubitavelmente, irá beneficiar seu município e toda região. Falou, também, sobre os preparativos para as festividades juninas. Fotos Antonio Mascarenhas.Veja todas as fotos no link Fotos, no topo do site. Publicaremos entrevista. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em diversos municípios da Bahia, o governador Rui Costa, acompanhado de sua comitiva, marcou presença na manhã dessa quinta-feira, 10, em Amargosa,  para canalização de vários investimentos para o município. No pacote de benefícios, a autorização para as obras de revitalização da BA-046 que também benficiará diretamente os municípios de Santo Antonio de Jesus, Varzedo,São Miguel das Matas.

Além do governador, o anfitrião Júlio Pinheiro (prefeito de Amargosa), Jaques Wagner (ex-governador), Jorge Solla (deputado federal; deputados estaduais Ângelo Coronel (Presidente da Assembleia), Eduardo Sales e Joseildo Ramos; prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Joaquim (Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural), Robon Souza (Elísio Medrado), Bahia (Varzedo), Zé Eduardo (São Miguel das Matas), Alessandro Correia (Brejões), Sinho (Aratuípe), Orlandinho (Cruz das Almas), Binho de Mota (Laje), Marco Aurélio (Itaquara), vice-prefeitos Valmir Sampaio (Amargosa), Faustino Cunha (S.A.Jesus), Radaman Barreto (Varzedo);  Rogério Andrade Filho "Rogerinho" (pré-candidato a deputdo estadual), outros representantes do governo estadual, do município de amargosa e região. 

Logo após visitar e inaugurar as obras concluídas, o chefe do executivo estadual, dirigiu-se ao palanque armado no centro da cidade para, diante de um expressivo público, proceder entrega de duas ambulâncias para Amargosa e Cruz das Almas, fruto de emendas canalizadas pelsos deputados estaduais Rogério Andrade (hoje prefeito de S.A.Jesus) e Eduardo Sales. Retornando ao palanque foram iniciados os pronunciamentos pertinentes a esse grande evento realizado no município. (Por Antonio mascarenhas, Tvsaj.com.br)

Portanto, antes de receber os milhares de turistas que vão para o São João, Amargosa foi visitada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (10). Na agenda, assinaturas para iniciar obras importantes no município e inaugurações, em áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura de transportes e hídrica e agricultura. 

Contemplado na visita com o Título de Cidadão Amargosense, o governador destacou que "essa honraria faz aumentar o meu compromisso e a minha responsabilidade com Amargosa, para que a gente possa trabalhar mais e mais. Essa terra que faz qualquer um ficar apaixonado e tem um povo tão carinhoso, sem contar que possui um dos melhores festejos de São João da Bahia. A lista de ações hoje aqui é enorme. São várias obras para atender Amargosa e região".  

Após a homenagem, Rui entregou o novo trecho de quase um quilômetro que liga a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) à BA-120. Em média, 320 veículos passam pelo local diariamente. Mais de R$ 1 milhão foi investido na obra de pavimentação, que beneficia cerca de 200 mil habitantes de Amargosa e municípios vizinhos. Dono de um lava-jato, Carlos Oliveira contou que antes da obra, "era ruim demais. A gente tinha que dar uma volta grande. Agora melhorou bastante para os comerciantes e estudantes da UFRB".   

Em seguida, Rui inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com investimento de R$ 3,3 milhões, assegurando melhores condições de trabalho para os agentes da segurança pública e mais conforto à população que precisa recorrer aos serviços. Dotado de prédio administrativo e guarita, o Disep está instalado em uma área com 3,1 mil metros quadrados.  

"O Disep tem como ponto principal e fundamental a integração entre as polícias Militar e Civil, reforçando o atendimento que a sociedade demanda das corporações", afirmou o sub-secretário de Segurança Pública, Ary Oliveira. O Disep de Amargosa é o 27º inaugurado pelo Governo do Estado desde 2015. Os municípios de Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Maragogipe e Caetité também receberão, neste ano, sedes de Disep. 

Saúde e água 

A visita do governador ao município incluiu ainda a entrega de equipamentos para o Hospital Municipal de Amargosa, com recursos da ordem de R$ 600 mil. Além de uma ambulância, estão incluídos um arco cirúrgico, aparelho de raio-x, carro de anestesia, kit sala de parto e monitor multiparamétrico.  

Com o intuito de levar água de qualidade para quase mil habitantes de distritos de Amargosa e, consequentemente, mais saúde, foi assinada ordem de serviço no valor de R$ 390 mil para implantação de sistemas simplificados e integrados de abastecimento. 

Mais ações 

Somando-se aos 340 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural já entregues em todas as regiões da Bahia, produtores do município receberam mais 866 títulos, no valor de R$ 68 mil. Eles representam a execução de 91% da meta de cadastros para Amargosa. Pequenos agricultores foram beneficiados com quatro mil mudas de goiaba, coco e abacaxi.  

Rui também autorizou o início das obras de reforma e manutenção do Colégio Estadual Pedro Calmon e o lançamento dos editais de licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto; requalificação do mercado municipal da cidade; e pavimentação de vias do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Informações Ascom, por Renata Preza). Vejamais fotos em LEIA MAIS e,  todas,  através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 20, no stúdio da Andaiá FM, em Santo Antonio de Jesus, rodada de entrevistas com participação de Zé Ronaldo (ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador do Estado da Bahia, pela oposição. Marcaram presenças nesse evento, Alan Sanches (deputado estadual), João Roma (ex-chefe de gabinete na gestão do prefeito ACM Neto em Salvador e pré-candidato a deputado federal), Marcelo Pedreira (prefeito de Governador Mangabeira), Humberto Leite (ex-prefeito de S.A.Jesus), Elizeu (vice-prefeito de Amargosa), Rosalvinho Sales, ex-prefeito de Amargosa, Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré), Izaquinho (ex-prefeito de Nazaré, Nagib (Secretário de Assistência Social de Nazaré), Viviane Santana (vereadora em Amargosa) e Chico de Dega (vereador em S.A.Jesus). 

Também presentes,Fernando Henrique Chagas (diretor da emissora, ao lado dos repórteres Lélis Fernandes e Tino Alves, mediadores do evento,  e Edlson Oliveira), Joel da Contabilidade, Dra. Gilsonilda Correia, Alex de Cate, André de Zé de Noé, Jorge Ribeiro, Didmo, Nadinho Cabeleireiro, o empresário Dimpino e esposa, Koke Machado e seu filho e outras personalidades do município e região.Representando a imprensa local, Tvsaj.com.br e Gazeta do Recôncavo.   

Iniciado a rodada de questionamentos, coube ao entrevistado Zé Ronaldo, no primeiro bloco, efetuar sua apresentação aos ouvintes, falando sobre sua trajetória bem sucedida na vida pública. Em seguida o pré-candidato respondeu as perguntas formuladas por Lelis Fernandes e as que chegaram através de ligações telefônicas, oriundas de profissionais de imprensa de outros municípios. Todas elas enaltecendo esse novo intento de Zé Ronaldo, bem como as que inquiriram-no acerca de sua performance a frente do governo da Bahia, em se consumando sua candidatura e, naturalmente, vitória nas urnas, em outubro próximo. 

Resoluto, o postulante ao "palácio de Ondina" não procurou rodeios nem precisou utilizar-se de subterfúgios para responder aos questionamentos formulados, principalmente os que se referiam ao grande desafio a que se propõe, abraçando uma candidatura ao executivo estadual pela oposição, justamente no momento em que era tão propalada a definição de ACM Neto como representante do grupo oposicionista no embate de outubro próximo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não é todo dia que determinadas personalidades se encontrem no dia a dia. Mas tudo é possível quando elas têm, em comum, os mesmos objetivos e, com esse escopo, trilham caminhos semelhantes. Rerefimo-nos, naturalmente, aos "TRÊS BAHIAS"  que fazem parte da política partidária na região.  BAHIA de D. MACEDO COSTA, atual presidente da Câmara de Vereadores, já é detentor de vários mandados junto ao legislativo municipal, tendo tido grande atuação, de conformidade com informações que nos foram; ELÁDIO BAHIA de SAPEAÇU (ao centro), ex-prefeito e ex-Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu, gestão Jonival Lucas, com grande atuação em prol da população. Ele que, insofismavelmente, desenvolveu um dos melhores trabalhos a frente de uma Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na região e, por que não dizer, em toda Bahia. BAHIA de VARZEDO, atual  prefeito de Varzedo, tinha com principal bandeira de luta, durante campanha eleitoral, propiciar mais segurança aos munícipes: mais que isso, vem realizando um meritório trabalho em outras áreas, também. Sabia, de cátedra, que, em que pese adversário político, da responsabilidade de dar prosseguimento ao também destacável trabalho realizado pelo seu antecessor, Radaman Barreto. Só o tempo dirá se ele conseguirá superar o trabalho até então realizado. O importante é que está trilhando e, mais que isso, imbuído nesse propósito. Foto Antonio Mascarenhas (veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dando continuidade aos serviços em busca de melhoramento os serviços de distribuição de energia, na região, a Coelba informa que, em Santo Antonio de Jesus,promoverá desligamento programado no fornecimento de energia elétrica no  Povoado Sereém e na Fazenda Pereira dos Reis, neste domingo, 28, das 08h30 às 16h30,

Já em Vera Cruz, a interrupção no fornecimeto de energia dar-se-á  neste sábado, 27, das 09h15 às 17h15, nas localidades de Avenida João Vinagre,  Avenida Riachinho, Estrada da Rodagem, Ladeira do Riachinho, Rua Alto do Riachinho, Rua Curva da Morte, Rua da Rodagem, I Travessa Alto do Riachinho e I Travessa Curva da Morte.

Em Varzedo será feita interrupáo de energia neste sábado, 27, das 08h30 às 16h30, nas localidades de Fazenda Rio da Dona,Fazenda Cana Brava, Fazenda Rio Preto, Fazenda Vargem Grande, Povoado Água Comprida, Povoado Km 10, Povoado Sapé e Rodovia BR 101.Informações ASCOM COELBA

Notícias | postado por: Mascarenhas

RADAMAN BARRETO, ex-prefeito de Varzedo, em duas gestões consecutivas (2009-2012 e 2013-2016) recebeu parabéns nesse sábado pelo transcurso de mais uma data natalícia. Liderança inconteste em seu município, ele, após um meritório trabalho a frente do executivo municipal, continua exercendo atividades na política-partidária junto ao governo do Estado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 07, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que se notabilizou, também, pela marcante participação de autoridades do município e região, não apenas para prestigiar a relevante passagem do Ten Cel Irlando Lino Magalhães a frente da corporação, nesses cinco meses de gestão mas, também, para dar as boas-vindas e desejar sucesso ao novo mentor dos trabalhos da corporação, no município e região, Major Jáder Martins Marques da Silva. 

Nesse evento de transição administrativas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade de Santo antonio de Jesus e região, as presenças dos prefeitos municipais Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Rodrigo Maicon (Mutuipe) e Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa); Bahia (vereador em D.M. Costa),Dr. Alan Sanches (deputado estadual); vereadores de S.A.Jesus, Altemir, Chico de Dega, Chispita, Tom e Sgt Vinícius; vereadores de Muniz Ferreira, Jota e Valmir; vereadora de Nazaré, Idma; Dr. Everaldo Júnior (empresário e liderança), Lino Oliveira, Dr. Edilson Magalhães (IV COORPIN),  convidados e outras representatividades. 

Também marcando presenças nesse importante evento, os ex-comandantes do 14o. BPM, Luziel Andrade Oliveria (hoje a frente do CPR Leste, em Salvador, bem como Adalberto Piton (servindo junto ao Comando de Operações, na capital do Estado. Eles que, em suas passagens a frente do batalhão, conseguiram atender às premissas governamentais e, mais que isso, aos anseios das populações dos municípios sob sua jurisdição, dentro do que foi possível. 

Fazendo parte do cerimonial, alem da troca de comando, em si, a revista a tropa por parte dos protagonistas dessa transição administrativa, Ten Cel Irlando Lino Magalhães que deixa o comando da corporação e se encaminha para a merecida reserva e o Maj Jáder que, diante de mais um desafio na sua traajetória militar e, por extensão de sua vida, promete exercer, com esmero, essa nova missão, tendo por escopo propiciar à população de santo Antonio de Jesus e da jurisdição sob seu comando, um trabalho que, de fato, garanta a segurança, por todos, almejada. 

Além da passagem de comando, todos foram convidados para compartilhar a partilha do bolo confeccionado  em homenagem aos 30 anos de relevantes serviços prestados pelo 14o. BPM à população de Santo Antonio de jesus e região. O Major Jáder fez questão de promover a entrega da primeira fatia. Em entrevsita esclusiva à tvsaj, ele se referiu, dentre outros aspectos, o que se esperar da relação do 14o. BPM com os prefeitos da região, imprensa e comunidades rurais e urbanas. Aguns dos policiais receberam medalhas por destaque em suas performances no seio do policiamento. Publicaremos entrevistas. Fotos, imagens, enrevsitas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br0, Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quinta-feira, 01 de junho, a troca de comando do 14o. Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, além dos anfitriões, Ten Cel Adalberto Piton (transmitente) e Ten Cel Irlando Oliveira (assumindo o cargo), contou com as presenças de prefeitos da região, a exemplo de Rogério Andrade (S.A.Jesus, acompanhado da vice Dalva Mercês, Hunaldo Costa (Jaguaripe, acompanhado do vice pepezinho), Bahia (Varzedo), Wellington Vieira (Muniz Ferreira) e Ben Wilson Júnior (vice-prefeito de Nazaré). 

Também presentes, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da da Polícia Civil na região), comandante da Polícia Rodoviária, comandante do Corpo de Bombeiros, Presidente da Associação comercial, presidente da Câmara e alguns vereadores e secretários municipais de S.A.Jesus;  lideranças religiosas, políticas ( a exemplo de vereadores e a ex-primeira dama de Nazaré, Eude Mascarenhas) e comunitárias, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade local e região. 

Iniciados os trabalhos da alternância de comando, o Ten Cel Adalberto Piton, utilizando-se do microfone, falou sobre sua trajetória a frente do Batalhão e aproveitando  o ensejo, promoveu agradecimentos aos seus comandados, à imprensa, às lideranças políticas e à sociedade como um todo, assim como declinou sobre a importância das perceiras com a polícia civil e demais poderes constituídos. O Major Muller, por sua vez, procedeu leitura da referência elogiosa.

Dando prosseguimento, foi efetuada leitura do currículo do Cmt. Irlando Magalhães para, em seguida, iniciar-se o ato de transmissão de cargo propiamente dito, seguindo o ritual da corporação. Logo após o Cmt Irlando Ribeiro, ao lado do Ten Cel Adalberto Piton efetuaram revista à tropa que, por sua vez, em seguida, desfilou para os que se fizeram presentes. Terminada a cerimônia, foi sevido um "bufet" aos participantes.  Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.DIVULGAREMOS OS VÍDEOS. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tendo por escopo contribuir para que a gestão dos municípios o SEBRAE  realizou, na manhã dessa quarta-feira, 19, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, o II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, em Santo Antônio de Jesus, num evento que contou com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Dentro das temáticas enfocadas, os benefícios das compras governamentais, a implantação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006), para o desenvolvimento dos municípios.Lei Geral que, diga-se de passagem, dá espaço para que gestores municipais possam, paulatinamente, incentivar o micro-empreendedorismo e,, por conseguinte, a geração de emprego e renda.

Dentre os gestores que marcaram presenças, Arielício Bahia (Varzedo), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Lázaro (Teolândia), Kaká (Wenceslau Guimarães), José Santana (Santa Terezinha), Péricles, representando Hunaldo Costa (Jaguaripe), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Everaldo (Piraí do Norte) e Joilson (Gandu) e Manoel, representando o prefeito Sinho (Aratuípe), Hélio de Aguiar (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representando o prefeito Rogério Andrade).

Adelmo Guimarães, diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), proferiu palestra audiovisual, discorrendo sobre a legislação pertinente às licitações, oportunidade em que externou orientações sobre como implantar a Lei Complementar 123/2006 e sobre as responsabilidades e atribuições dos servidores públicos.

Coube a Arnaldo Júnior Farias Dôso, professor, consultor na área de Gestão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e regional, ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, com uma das cinco melhores experiências de gestão inovadora do pais, proferir palestra sobre boas práticas nos serviços públicos.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE de S.A.Jesus, através de Carlos Henrique Oliveira, gerente regional, objetivando, naturalmente, estreitar relacionamento dessa entidades com as administrações municipais, dando, assim suporte ao empreendedorismo e às iniciativas construtivistas de um modo geral.  Coube a Jânio Santana, radialista, músico, atuar como mestre de cerimônia. Presença da assessora de imprensa do SEBRAE, jornalista Gabriela Nascimento. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada,na manhã dessa segunda-feira, 19, nas principais ruas do centro da cidade de Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, manifestações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), engendrada pelo Governo Michel Temer (PMDB) que tem por escopo "draconiana" reforma na Previdência Social e que traz, naturalmente, no seu bojo, sérios prejuízos à sociedade, no momento em que vai de encontro a direitos adquiridos e, mais que isso, alonga o prazo para aposentadorias.

Tendo como ponto de concentração inicial a praça da Biblioteca, os manifestantes, "puxados" por um carro de som e com locução, em caminhada, exibiam cartazes, faixas e outros distintivos. Todos ecoando "Não à PEC 287 e FORA TEMER!" .Tendo por trajeto as principais ruas do centro da cidade, ainda na paça Padere Mateus, coube ao padre participante tam'bem externar sua opoinião e apelo à socieade no que tange mobilização contra as intenções danosas do governo Temer (PMDB).

De forma pacífica, ordeira, a caminhada contou com apoio logístico (proteção) de prepostos do14o. BPM e da administração municipal (através do SMTT), de maneira que não houvesse incidentes. Alem dos organizadores do movimento, lideranças sindicais, servidores públicos federais, estaduais e municipais e trabalhadores de diversos segmentos da sociedade, do município e região. Também participara alunos de escolas particulares como Novo Espaço, Coopeducar, Colégio Santo Antonio bem como professores dessas e outras unidades educacionais.

A PEC 287 dentre outras mudanças, espera aprovar 65 anos como idade mínima para aposentadoria (para homens e mulheres) e 25 anos de contribução mínima, seja no âmbito público, seja no privado. O governo Temer (PMDB) usa como argumento a pressuposição de que, em continuando como está, o sistama previdenciário não terá condições de garantir a seguridade social, a médio prazo. Contestato, em todo o pais, a tendência é que esse pleito não seja aprovado. Em entrevista à Tvsaj, o deputado Federal Nélson Pelegrino opinou sobre a importância dessas manifestações e que essa eclosão, com certeza, irá despertar toda a nação contra essa medida do governo Temer (PMDB). Fotos, Antonio Mascarenhas.Veja mais fotos em LEIA MAIS e todas no link FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos vídeos e entrevista, à noite.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BAHIA, prefeito eleito de Varzedo, foi um dos gestores que compareceram na manhã dessa quinta-feira na reunião dos gestores dos municípios que do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá e que, a partir de agora, fazem parte do Consórcio Publico Interfederativo  de Saúde do Reconvale que tem por escopo gerir os procedimentos inerentes à construção e funcionamento da da Policínica de Saúde, sediada em S.A.Jesus e que, sob a presidência de Rogerio Andrade e Vera da Saúde, respectivamente, gestores de S.A.Jesus  e Maragogipe.  Tvsaj.com.br (Blog Antonio Mascarenhas) e Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 26/01, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo  de Saúde do Reconvale (Recôncavo e Vale do Jequiriçá), reuniram-se no prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para eleger  o presidente e o Vice, bem como para tratar do estatuto que vai reger o consórcio. Numa eleição bem tranqüila, por unanimidade, o prefeito Rogério Andrade foi eleito presidente e a prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, vice-presidente.

Composto pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Amargosa, Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Feira, Elísio Medrado, Itatim, Laje, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo, Salinas da Margarida e Dom Macedo Costa, o consórcio tem por objetivo gerir e manter a Policlínica Regional do Recôncavo, que será construída em SAJ ainda em 2017. A Policlínica será gerida pelos municípios consorciados, com despesas pagas pelos Municípios e pelo Estado, numa proporção de 60% / 40%.

A construção da Policlínica é considerada uma vitória histórica para Santo Antônio de Jesus e municípios envolvidos, pois funcionará como uma alternativa eficaz para solucionar a demanda de exames e atendimentos especializados, de maior complexidade. O ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Dr. João Ananias, indicou na reunião que o modelo é sucesso no seu estado de origem e que é importante os municípios membros estarem cientes das suas obrigações e responsabilidades. Cada cidade beneficiada vai arcar com um valor para manter a policlínica, proporcional ao número de habitantes.

Os prefeitos presentes corroboraram com a eleição de Rogério Andrade como presidente do Consórcio, por sua liderança e prestígio junto ao Governo do Estado, além de ser o gestor da cidade que sediará o empreendimento. O prefeito de Santo Antônio afirmou a sua disponibilidade para auxiliar os outros municípios: “Estamos aqui para colaborar com o crescimento da região e faremos tudo que for necessário para que a população tenha sempre um melhor atendimento”. A obra já está sendo licitada.ASCOM municipal. Fotos Nega ju (Gazeta do Recôncavo) e Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e no link FOTOS (topo do site)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Estadual Rogério Andrade foi diplomado pela Justiça Eleitoral na tarde desta quinta-feira (15), como prefeito eleito de Santo Antônio de Jesus. Na cerimônia que lotou o auditório do Centro Cultural, também foram diplomadas a vice-prefeita Dalva Mercês, os quatorze vereadores eleitos em outubro e mais seis suplentes de vereadores. Aplaudido de pé, o novo prefeito foi ovacionado desde a chagada ao Centro Cultural. Ao ser chamado para receber o diploma, Rogério foi exaustivamente aplaudido e parte do jingle utilizado em campanha foi lembrado pela plateia, em um momento de grande emoção. O público também fez questão de cumprimentar o novo gestor após a cerimônia.

Entre as autoridades presentes na Cerimônia de Diplomação, estavam o prefeito reeleito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia; o prefeito eleito de Varzedo, Bahia; o ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa, o Ten. Cel. Adalberto Píton, comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar. Também prestigiaram o evento o prefeito eleito de Ribeira do Pombal Ricardo Maia (55), Bahia (prrefeito eleito de Varzedo), Faustino Cunha (atual vice-prefeito e presidente do PSD local), Dra. Gilsonilda (atual Secretária de Cultura), Erivaldo Júnior (atual titular da SAAB), além de empresários como Antonio Nogueira (pai do vereador Tom), Dr. Aislan Rocha, os dirigentes peemedebistas Chileno, Jorge Mynard,  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Além dos representantes do poder executivo, foram diplomados os vereadores Tom, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Pedro de Teca, Pastor Walter, Dr. Daniel, Uberdan, Luiz do Alto, Altemir e Cao de Dodô que constituem, até o momento, a base de apoio), bem como marcos Có, Chico de Dega, Dr. Francisco e Chispita (que na eleição, fizeram parte do bloco de oposição). Diplomação é o ato através do qual o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconhece como aptos os candidatos eleitos que cumpriram todos os requisitos exigidos pela justiça eleitoral e que tomarão posse em 1° de janeiro de 2017. Informações ASCOM. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Atuando como mestre de cerimônia, Fátima Carvalho. Veja mais fotos em LEIA MAIS. TODAS as FOTOS no álbum do link FOTOS, situado no topo do site. 

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (02-10), os varzedenses decidiram quem irá governar a cidade de Varzedo pelos próximos quatro anos. Era visível o desejo de mudanças da população manifestada através dos comícios, caminhadas e redes sociais.

Neste domingo o candidato Ari Bahia, policial civil que atuava na cidade de Varzedo e seu vice Gilmar, vereador do município, que compunha a chapa  da oposição, venceram as eleições municipais, derrotando o candidato Valtinho, que já fora prefeito na cidade e apoiado pelo então prefeito, Radaman.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi preso com base na Lei Maria da Penha neste sábado (03/09), em Varzedo no Recôncavo Baiano. Segundo a Polícia Militar, o suspeito, Jerônimo de Jesus Santos, 33 anos, era procurado da Justiça e havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Vara Crime da Comarca de Santo Antônio de Jesus.

Ainda segundo a PM, GÉU, como é conhecido, foi encontrado às 11 da manhã próximo a sua residência, na Rua da Linha em Varzedo. Além da acusação de agressão contra uma mulher, o mesmo já tem passagem pela policia por assassinato. Foi apresentado na delegacia local, onde se encontra a disposição da Justiça. (Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações:PM)

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na manhã dessa segunda-feira, 12, na quadra de esportes da cidade de Varzedo-BA, em homenagem aos 27 anos de emancipação política do município, as apresentações de diversas agremiações escolares, protagonizadas pela Secretaria de Educação comandada pela sua titular, Anaildes Andrade, na gestão municipal de capitaneada pelo prefeito Radaman Barreto. Evento que superou expectativas pela participação de público e, em especial, pela qualidade pela performance de crianças, adolescentes e pessoas idosas que se apresentaram com galhardia.

Dentre os participantes, compondo a mesa, Radaman Barreto (prefeito e esposa), Anaildes Andrade (Secretária de Educação), Rosemberg Pinto (Deputado Estadual), vereadores Antonio de Darino e Neto de Eurides, secretário Manoel,  e outras personalidades da sociedade local. Também prestigiando o evento, os professores isael Santiago e Márcia Goretti (ex-secretária de Saúde). O vice-prefeito Manoel de Avelino também marcou presença no hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e do município.

Os trabalhos tiveram inicio com os pronunciamentos da secretária de educação, deputado e chefe do executivo em epigrafe. Logo em seguida, foram iniciadas as apresentações, de conformidade com a programação estabelecida. Preservação ambiental foi o eixo central da temática enfocada nas comemorações. Coube ao personagem "Charles Chaplin" destacar a importância da coleta seletiva e à quadrilha junina, mostrar a pujança de nossa cultura.

Ainda na programação, à tarde, sessão especial na Câmara de Vereadores e, à noite, apresentações musicais num amplo palco armado para essa finalidade. O município de Varzedo, portanto, comemora mais um ano de emancipação, com muitas conquistas. Em especial, na atual gestão que, indubitavelmente, deu uma "nova cara" à cidade, seja em infraestrutura, seja no que tange à valorização do cidadão. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br.) Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comitiva do PP, integrada pelo vice-governador João leão, os deputados Ronaldo Carleto (federal), Cacá Leão e Robinho (estadual), todos integrantes do PP,  visitou, na noite desse sábado, 11, a cidade de Varzedo, para a cerimônia de entrega de material que será utilizado para o sistema de abastecimento de água para as comunidades de Pindoba, Fortaleza e Sururu, numa conquista que atenderá cerca de 120 famílias, numa iniciativa da Associação ds Pequenos Produtores Rurais do tabuleiro, sob a presidência de Thiago Nogueira (pré-candidato a vereador), com apoio de Valtinho (pré-candidato a prefeito), o vereador Antonio de Darino, do prefeito Radaman Barreto e, nas hostes estaduais, do Deputado Cacá Leão e Ronaldo Carleto.

Compondo a mesa, além deles, compondo a mesa Alan Andrade (prefeito de Brejões), Valter Lago "Valtinho" (empresário e pré-candidato a prefeito de Varzedo), Antonio de Darino (vereador,PP). Também presentes na oportunidade, os secretários municipais Manoel (Administração, atuando como mestre de cerimônia no evento), Anaildes Andrade (Educação), Ana Maria (Social), Márcia Goretti (Saúde), Fabinho (ex-secretário de Infraestrutura), vereadores Neto de Eurides (PP) e Nal de Belo (PSOL), Odilonzinho (Presidente do PSB e que aderiu ao gurpo governista), Nobre (ex-candidato a prefeito pela oposição na eleição passada e que também aderiu ao grupo de Radaman), Bia de Cassemiro e outros integrantes da atual administração e representantes de segmentos da sociedade local.

Logo após a carreata que contou com desfile dos caminhões carregados com 11.200m de tubos e um tanque com capacidade de 20.000 litros de água, pelas principais ruas da cidade, a comitiva foi convidada para a cerimônia onde foram proferidos disucursos destacando a iniciativa da Associação e os esforços da administração Radaman Barreto e, por extensão, o apoio dos deputados e do vice-governador em epígrafe junto ao governo Rui Costa.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Logo após os pronunciamentos, foi oferecido um coquetel aos que que compareceram ao local. A cidade se prepara para as festividades, nessa segunda-feira, em comemoração aos 27 anos de emancipação politica do município, com desfile cívico e atrações musicais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALAN ANDRADE (prefeito municpal de Brejões), acompanhados dos vereadores Jorge de Sales, Giliarde, Gilvandro do Gás e Rodrigo da Saúde, prestigiaram, na trde/noite desse sábado, em Varzedo, da visita empreendida pelo vice-governador João Leão, ao lado dos deputados Ronaldo Carleto (federal), Cacá Leão e Robinho (estaduais) `cidade de Varzedo, no evento em que foi sacramentada a entrega de material para abastecimento de água às comunidades de Pindobal, Fortaleza e Sururu, num empreendimento que atenderá cerca de 120 famílias. Por

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa sexta-feira, 03, visita do governador Rui Costa, ao Distrito Industrial de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que o chefe do executivo estadual, acompanhado de Félix Mendonça (Deputado Federal), Rogério Andrade (Deputado Estadual e pré-candidato a prefieto de S.A.Jesus), ao lado de comitiva integrada por lideranças da região, verificou "in loco", as obras que estão sendo realizadas no "Sistema Viário do Complexo Industrial", no local onde chegaram a ser instaladas, no passado, áreas para fabrico de fogos.

Também fizeram parte da visita, Bira Corôa (Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito de S.A.Jesus), Dalva Mercês (Ex-vice-prefeita), Faustino Cunha (vice-prefeito de S.A.Jesus), Yulo Oiticia (ex-deputado estadual), prefeitos Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Roque Isquém (Muritiba), Dr. Armando Neves (Conceição do Almeida), Carlinhos (Mutuípe).

Além deles, ex-prefeitos Wilson Pedreira (Salinas), Orlandinho (Cruz das Almas),Valtinho (Varzedo), todos pré-candidatos em 2016), vereadores por S.A.Jesus, Délcio Mascarenhas, Tom, Fátima do Benfica, Cristiano Sena, Sg. Vinícius, Uberdan Cardoso, Albino Martins, Gilson Bastos e Luiz do Alto; por Varzedo, Antonio de Darino, Neto de Eurides; por Salinas da Margarida, Pepinho; Secretários Municipais Adolfo Coni (C do Almeida), Eládio Bahia (Sapeaçu), D. Gloria (Chefe Gabinete C. Almeida).

Outras personalidades marcaram presenças, a exemplo de Hélio de Aguiar (coordeandor regional da SUDIC), Dr. Aislan (empresário, dentista e pré-candidato a vereador), Júlio Mascarenhas (presidente da Associação de Moradores da Urbis I), Deni Cortes e Valtemir, pelo PCdoB, Manoel Missionario, Antonio Diniz, Teodoro Gil, Marcelo Santos, empresários (dentre eles, Nego da Comercial Coroa, Jean Madeireira, Nau), Cuiuba, altemir Policial, Ideral e tantas outras personalidades do município e região.

Paralisada desde o final de 2014, a obra do Distrito Industrial já está sendo executada com pavimentação asfáltica e serviços de drenagem pluviométrica, em toda extensão. Orçada em R$ 7,7 milhões, via Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, atenderá aos municípios de Varzedo, Nazaré e Amargosa.num percurso em torno de quatro quilômetros de sistema viário, devendo dar aporte às indústrias da região.

Na rápida entrevista coletiva, concedida no local, o governador foi enfático: “O centro industrial tem a função de atrair empresas que queiram gerar empregos em Santo Antônio de Jesus. Essa infraestrutura servirá de estímulo para que muitos empresários venham se instalar aqui. A obra ficará pronta em setembro e pretendemos fazer a inauguração já com o anúncio de muitos empregos para a região”, enfaizou o chefe do executivo estadual, tendo, em seguida, efetuado, ao lado do deputado rogério Andrade, o plantio de uma muda de árvore.num dos canteiros, aproveitando o ensejjo para chaar a atenção no que concerne a imperiosa necessidade de preservação ambiental. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores rurais, em todo o país, é, sem sombra de dúvidas, a queda da produtividade e prujuízos decorrentes da ação de pragas que acabam, em muitos casos, dizimando plantações. E a queda de produção, significa prejuízo financeiro e, por extensão desgastes, se considerarmos toda uma luta, durante meses. É um dilema que, infelizmente, faz parte do cotidiano de um grande contingente de produtores.

 

Felizmente,alguns gestores, a exemplo do que ocorre no município de Varzedo, recôncavo baiano, a administração não tem minimizado esforços em busca de saída que possam minorar essa situação. Caminhando nessa direção, a atual administração providenciou a construção de um Biodigestor com utilização de "manipueira" (água de tapioca), de maneira a produzir gás e fertilizante natural. Com hortas adubadas, o nutriente propicia excelentes resultados.

A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Poucos produtores sabem, mas ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar, podendo ser usada ainda na alimentação de ruminantes. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças. Então, deve ser utilizada no mesmo dia da sua coleta, pois depois disso, o ácido que faz parte do conteúdo da raiz é perdido. Com o manejo adequado, a água da mandioca pode até mesmo dobrar a produtividade da lavoura através da preservação de plantas que seriam perdidas por causa de pragas e doenças.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VALTER LAGO, conhecido popularmente por VALTINHO, é, hoje, um dos fortes nomes à disposição do prefeito Radaman Barreto no que concerne à uma eventual candidatura a prefeito desse município, visando as eleições de outubro próximo. Tendo exercido o comando do município no período de 93 a 96, em que pese, na época, não ter contado com apoio do governo estadual, tendo que se virar com recursos próprios, ele conseguiu, mesmo assim, melhorias para o município.

Chegou a adquirir uma patrol para cuidar das estradas vicinais (na época por 115.000 dólares), linhas de telefones residenciais (investimento de 80.000 dólares), cursos de capacitação, eletrificação, trabalhos de cunho social, etc. Empresário, bem relacionado, filho da terra, ele, sem sombra de dúvidas, pelo que se apregoa, reúne amplas condições para, novamente, contribuir para o desenvolvimento do município.

Informações dão conta de que enquetes, até então realizadas, deixam-no numa posição bastante confortável. Embora relutasse no que concerne ao seu retorno à vida publica, apoios de amigos e correligionários tem sido fundamentais para que mude seu pensamento com relação a sua decisão. Mas o que tem contribuído bastante para esse encorajamento, são os os indicadores da opinião pública. Tudo indica que ele possa acabar aceitando mais esse desafio. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, se reuniram na última quarta-feira (18), no auditório da governadoria, com prefeitos de 31 municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Recôncavo para a definição da cidade onde será instalada a Policlínica de Saúde.

Durante a reunião, em votação aberta, o município de Santo Antônio de Jesus foi o escolhido. Quinze prefeitos optaram pelo município, e 10 pela cidade de Cruz das Almas. No total, 25 prefeitos estavam presentes na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada na tarde dessa segunda-feira, 22, na sede da Creche Nossa Senhora da Conceição, a abertura da Jornada Pedagógica 2016, na cidade de Varzedo-BA, num evento que superou expectativas, não apenas pels presenças de profissionais de ensino mas, também, pela qualidade das apresentações.Presentes, na oportunidade, alem dos professores, diretores de escolas e outros funcionários da Secretaria de Educação, autoridades.

Dentre essas personalidades, Radaman Barreto (Prefeito Municipal), Anaildes Andrade (Secretária de Educação), Ana Maria (Secretária de Ação Social), Lindaura (representante do Conselho Municipal de Educação), João Nilton de Jesus "Manguito"( Coordenador da APLB Sindicato). Como mestre de cerimônia, professor Luiz Antonio (integrante do Conselho Municipal de Educação. Dentre os convidados, Levy Samuel (professor, cantor, poeta) que realizou uma bela apresentação musical e Hamilton Rodrigues (professor, doutorando em História Social junto à UFC - Universidade Federal do Ceará), alem de Fernanda Carla e o professor Isael.

Logo após apresentação de Levy Samuel que, como o vem fazendo em diversos municípos da região, executando canções de famosos da MPB e composições suas, numa gostosa mistura com poemas, foi feita a composição da mesa em epigrafe, oportunidade em que a Secretaria Anaildes e o Prefeito Radaman discorreram sobre dificuldades, avanços e muitas realizações nesses oito anos de administração.

A secretária Anaildes enfatizou acerca da necessidade de construção de um currículo escolar que possa contemplar as demandas reinantes na área educacional e que o município de Varzedo, indubitavelmente, estará bem representado nas instâncias estadual e nacional, graças ao empenho de todos os profissionais de educação deste município que, em que pese suas dimensões territoriais, demonstra toda uma grandiosidade que emerge de briosos profissionais preocupados com uma educação, deveras qualitativa e inclusiva.

Dando prosseguimento nessa abertura de atividades pedagógicas que deverão se estender até o dia 26 do mês em curso, a palestra brilhantemente proferida pelo professor Hamilton Rodrigues que, utilizando-se de recursos audio-visuais, explicitou acerca das nuances que devem robustecer os currículos escolares. Em sua fala, ele demonstrou que os currículos escolares não devem ser "engessados", estabelecendo linhas distintas entre o ensino tradicional e moderno. Longe disso, tem que haver uma interação construtiva entre essas duas vertentes.

Encerrada a palestra, o chefe do executivo e a Secretária de Educação procederam a entrada de Regimentos Internos aos Diretores de cada escola do município. Finalizando,foi oferecido um coquetel recheado por iguarias da culinária local. Fotos Antonio Mascarenhas. Vídeos no decorrer da semana. Fotos Antonio Mascarenhas. VÍDEOS NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em sessão solene, a inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Varzedo, após ter-se submetido à reforma, na gestão de Luizinho, atual presidente da egrégia casa legislativa. Presentes na oportunidade,compondo a mesa, Luizinho (presidente), José Valdemir (1o Secretário), Gilmar Borba (2o. Secretário), Radaman Barreto (prefeito municipal), Manoel de Avelino (vice-prefeito), os demais edis Nal de Belo, José Adeládio (Zelino), Manoel de Souza (Nengo), Antonio de Darino, Antonio Eurides Neto (Neto); o empresário Ito da Canal Mix e o professor Gislan.

Também prestigiando o evento Edson M. de Souza (Edinho, ex-vereador-presidente da casa), Pastor Junior, Val Nery (ex-presidente da Câmara), professor Isael, e representantes de segmentos da sociedade local. Efetuados pronunciamentos e, em todos eles, parabenização à atual mesa diretora pela reforma da aludida casa, além dos enfoques inerentes à politica local que, pelo que se propala, será bastante acirrada.

Varzedo, pela pujança do desenvolvimento que ora ostenta, guardadas as proporções, com relação a outros municípios de maiores contingente populacionais, já merecia uma Câmara mais ampla e confortável. De parabéns, portanto, a atual mesa diretora, sob o comando de Luizinho e toda bancada, naturalmente. A Câmara é a casa do povo e, como tal, tem que estar em condições de acolher aqueles que escolhem seus representantes, de maneira que a cidadania seja, de fato exercida. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um capotamento de veículo foi registrado na zona rural de Varzedo, no Recôncavo baiano na tarde de sexta-feira (25/12). O senhor Saturnino Celestino Santos Filho, 47 anos, conhecido como Nego Dilo, morador do povoado de São Roque dos Macacos, ao passar pela Ladeira do Rio da Dona perdeu a direção do seu veículo, de dados ignorados, que desceu uma ribanceira.


Enquete


PodCast