Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Imagens que falam por si

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

No dia a dia, deparamo-nos com uma multiplicidade de imagens. Imagens que se nos apresentam de forma estática ou em movimento. Muitas vezes, vemo-las, todavia, não as enxergamos. E isso é bastante natural, convenhamos. Em meio a todas elas, as que despertam todos tipos de emoções, sejam as de cunho construtivistas, sejam as que se inserem no âmbito pejorativo ou, ainda, as que remetem às que sucitam olhares poéticos.

O que seriam das imagens, não fossem a magia dos olhares? São eles que detectam a essência transmitida a partir de situações que nos rodeiam no cotidiano. Mas o que seria da vida de cada um de nós se tivéssemos a capacidade de absorver a mínima quantidade possível desse néctar de cores que a cada instante, a cada quarteirão, salta diante de nossos olhos? 

O que seria da humanidade se cada um, aqui ou acolá, se dispusesse a prestar mais atenção àquilo que se desfralda diante de nossos distantes olhares? Por que não olharmos além de nossos umbigos? Por que o próximo, mesmo tão próximo, se mostra tão distante? Situações dessa magnitude levam-nos à necessidade de reflexões. Por que somos tão individualistas, a ponto de taparmos os olhos diante de realidades que se estampam a nossa frente?

Voltando à imagem acima, a poucos metros, numa outra mesa, em pleno dia de domingo, confabulávamos, saboreando geladíssimas cervejas, eu, Ivanildo e seu filho (melhores eletrotécnicos) e Epaminondas (melhor eletromecânico), de S.A.Jesus. Eles que prestigiam a mais bucólica praça pública do município: a Urbis 1. Mas o que estaria fazendo essa cachorra à mesa: à espreita ou à espera? Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Caso você disponha de fotos como essa é só nos enviar para publicação: 75-98866-5225

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Desfraldam, diante de nossos olhos, no dia a dia (e na maioria das vezes), vemos, todavia, não enxergamos detalhes. Essa foto nos foi enviada por Sandro, empresário santantoniense, ná área de fabricação de equipamentos inox para residências e estabelecimentos comerciais. Ele que, diga-se de passagem, fabrica e vende seus produtos inclusive, para outras unidades da federação. Imagens como essa não precisam de textos. Elas falam pro si mesmas. Veja outra imagem interessante na coluna IMAGENS QUE FALAM POR SI (página principal do site). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deparamo-nos, no dia a dia, com diversas situações que não apenas são merecedoras de atenção. Mais que isso, incitam-nos a diversos tipos de considerações. Seja nas rodovias, seja nas comunidades rurais, nas artérias urbanas, etc, os fatos acontecem e, na maioria das vezes, apenas "vemos", ao invés de "enxergá-los". Esse tipo de comportamente é bastante natural.  

Diante disso, estamos, a partir de hoje, lançando um novo link em nosso site, com o título "Imagens que falam por si". A ideia é de, sempre que possível, publicarmos imagens, seja de nossa autoria, seja de terceiros (desde que com fontes fidedignas) que suscitem reflexões. Nâo haverá necessidade de textos pertinentes. As imagens não devem conter números de placas de veículos e outras situações que possam, de alguma forma, causar incômodos. Imagens deverão "falar por" si mesmas. Fotos artísticas em que se destaquem pelo enfoque, ângulo, luminosidade, também serão motivo de destaque.  As pessoas  é que, a partir das observações, irão descobrir detalhes que contribuam para aprendizado e, mais que isso, reflexões.  

E nessa primeira imagem, confeccionada na tarde de ontem, quando nos dirigíamos de S.A.Jesus à Ilha de Itaparica, no final da tarde, alguns detalhes detalhes (visuais e contextuais)  chamam atenção. DESCUBRA. Foto, Antonio Mascarenhas (câmera Nikon).Email para envio de material: antoniomaskarenahs@hotmail.com


Enquete


PodCast