Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Podcast

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20), durante entrevista aos jornalistas José Trajano, Juca Kfouri e Antero Greco, que três governadores do PT no país podem ser fortes candidatos a representar a legenda na próxima eleição para presidência, caso ele esteja impedido.

Com cinco governadores em todo o país, o PT poderia escolher entre Fernando Pimentel (MG), Tião Viana (AC), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI) e o baiano Rui Costa, que é o mais bem avaliado do partido no Brasil. "O PT tem governadores em três estados importantes. Um governador de um estado importante tem cacife para ser um candidato", disse Lula.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O 11 de Setembro mudou para sempre a cara dos Estados Unidos, afetando sua Política Externa e de Segurança, com o país ainda mergulhado - 15 anos depois - na "Guerra Global ao Terror" (GWOT), agora atualizada contra o "terror jihadista" e sem conseguir pôr fim ao caos no Oriente Médio.

Como destacam especialistas consultados pela AFP, mesmo que o presidente Barack Obama - no poder desde janeiro de 2009 - tenha se recusado a adotar um intervencionismo militar desenfreado nas guerras do mundo árabe e tenha buscado reconciliar a América com os países muçulmanos, ele deixa os Estados Unidos em um estado de conflito permanente contra o "terror" islamita, ou seja, deixa um legado misto nessa área.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador da Bahia, Rui Costa, cumprirá agenda administrativa em Juazeiro na próxima segunda-feira (11). Na oportunidade, Rui inaugura – às 10h, no bairro Malhada da Areia – a nova sede da 76ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e fará a entrega de 17 viaturas para reforçar o patrulhamento ostensivo em oito cidades região norte do estado. 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

A segurança insere-se, indubitavelmente, no rol dos principais anseios da população que, indefesa, acaba se tornando temerosa diante do que possa acontecer no dia a dia. Em face da carência de uma logística operacional mais efetiva, já que os órgãos responsáveis pelo combate ao crime não contam com contingentes suficientes e toda uma infra-estrutura capaz de prevenir a criminalidade de forma mais contundente, a violência cresce em todo o país.

No caso das briosas policias militar e civil, muitos profissionais arriscam-se  no dia a dia no exercício da profissão. Também pais de famílias, eles, além de lutarem de forma hercúlea no combate ao crime, têm, também, que cuidar de suas próprias vidas, no momento em que enfrentam marginais que, em vários casos, estão melhor armados que agentes dessas corporações. Em que pese elas contarem, com nomes que enobrecem essas entidades, alguns acabam se destacando e um deles, é, sem sombra de dúvidas, o policial civil Altemir, vinculado à IV COORPIN, em S.A.Jesus.

Ele que, graças a sua impetuosidade, vem contribuindo bastante, ao lado de outros também brilhantes profissionais, para que a criminalidade na região não alcance índices intoleráveis. 

E nesse final de semana, setores da imprensa noticiaram a transferência de Altemir Santos Dias para o município de Valença, fato que causou surpresa. E a população, preocupada diante desse desfalque nas hostes do policiamento local, imediatamente começou a movimentar-se nas redes sociais, já anunciando uma manifestação para as 18h dessa quarta-feira.a partir do Estádio Municipal José Trindade lobo, devendo percorrer as principais ruas. Confira no áudio em anexo, a preocupação desencadeada pelo repórter Ney Bacelli e a fala do próprio Altemir.  Foto divulgação.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

O corpo de uma adolescente de 16 anos foi encontrado dentro de uma geladeira em um lixão no município de Barra do Mendes, na Chapada Diamantina, na tarde desta quinta-feira (21). A jovem estava grávida e o namorado dela, também adolescente de 16 anos, é o principal suspeito de ter cometido o crime. O motivo seria uma gravidez indesejada.

Segundo investigadores da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Irecê), os familiares da menina contaram que ela saiu de casa na noite de quarta-feira para encontrar com o namorado. "Ela disse aos pais que se alguma coisa acontecesse com ela, teria sido ele", contou um dos policiais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

No vídeo acima, entrevista com Marizete dos Santos,residente na comunidade da Má Vida (logo atrás do Depósito da Codical, Bairro de Santa Madalena, em S.A.Jesus, realizada por Júlio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Vídeo que retrata a difícil situação pela qual passa essa gestante, desempregada. Uma questão de cunho social e que requer, também, cuidados no que concerne à saúde. Ela que além da devida assistência por parte do poder publico, precisa de apoio no que diz respeito à alimentação. As doações de alimentos, móveis usados (colcão, cama, fogão, etc), roupas podem ser feitas diretamente na  Nogueira Papelaria, Rua Tiradenstes, Centro, S.A.Jesus. 

Veja, abaixo, o áudio da entrevista do empresário DANIEL NOGUEIRA (Nogueira Papelaria), e AILTON SANTANA, o Tinho, (missionário da Assembléia de Deus e que realiza um trabalho de missões em algumas cidades da região), em entrevista concedida ao meio dia dessa terça-feira, 26, a Lélis Fernandes, âncora do Programa ANDAIÁ URGENTE.  É a TVSAJ.COM.BR dando apoio a projetos que tenham por escopo o exercício da cidadania e, por conseguinte, a inclusão social. 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Sídney (Ouvidoria), ao lado de Vilmar Lins

Por ANTONIO MASCARENHAS

VILMAR LINS, Diretor da Secretaria de Esportes de Santo Antonio de Jesus, pasta capitaneada por Murilo Miranda, em entrevista concedida ao repórter Itajaí Júnior, no Programa Andaiá Urgente, comandado pelo radialista Lélis Fernandes, na Andaiá FM, nessa quinta-feira, 22,  respondendo questionamento formulado sobre hipotética recusa, por parte da pasta, em ceder espaço para realização de um evento esportivo que seria realizado no Ginasio de Esportes no próximo dia 25, por parte da ADECOARTE,institução comandada por Hamilton, neste município, foi taxativo e enfático em sua fala. 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

GILDÁSIO CAVALCANTE, renomado radialista, propirietáio do Portal Infosaj, vinha atuando, recentemente, também, como assessor de imprensa da administração do prefeito Humberto Leite. Em entrevista conceddida ao também radialista Léo Valente, nessa quarta-feira, 21, através das ondas da Andaiá FM, externou o "porquê" de seu desligamento da atual administração. Confira. ÁUDIO 2.2

Ouça o áudio
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Jovem residente na comunidade do Recanto dos Prazeres, em Santo Antonio de Jesus (preferimos que não se identificasse), em entrevista à Tvsaj, através de WhatsApp, revela ter sido assaltada no último domingo, 31, quando transitava pela Rua Nova do Cajueiro. Segundo ela, como num passe de mágica, um jovem apareceu ao seu lado, apontando-lhe uma arma, pedindo para que ela entregasse celular e relógio.  

Segundo ela, apesar de estar portando o aparelho de telefonia sob suas vestes, não foi suficiente para que o marginal logo pudesse detectá-lo, ao apalpá-la. Com o cano do revólver pressionando seu ouvido, não teve outra escolha se não a de  entregar o  Smartfone Motorola G2, recém adquirido e o relógio. Sobressaltada, ela sequer conseguiu anotar a placa do carro em que o bandido fugiu, naturalmente, ao lado de outros comparsas. 

Ouça o áudio
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Entrevista do secretário Murilo Miranda. Abaixo, o áudio do pronunciamento do radialisrta Lélis Fernades

Por ANTONIO MASCARENHAS

Agradecemos, de publico, à intervenção do renomado radialista santantoniense Lélis Fernandes (Andaiá FM), na luta em prol da não demolição da quadra esportiva da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus. Ele que, em seu programa "Falando Alto", dia 14.08.15, externou seu pensamento, contrário à aludida subtração desse importante equipamento esportivo para construção de um Posto de Saúde que, diga-se de passagem, conta com área suficiente para sua edificação na comunidade, em área contígua ao CEU (Centro Esportivo Unificado), em fase final de construção.

Todos na comunidade são favoráveis à construção do Posto de Saúde na área em apreço. Acontece que, em visita ao Secretário de Infraestrutura Domingos Matos, na gestão Humberto Leite, ouvimos dele (ao lado de Júlio Mascarenhas, presidente da associação de Moradores; Aline, presidente do Sindicato dos Comerciários e integrante da Associação; Verinha (contabilista) e Shaolin, morador da Beira Mar, que alguns fatores estariam  dificultando a construção do posto, dentre eles, a declividade do terreno que, por extensão, prejudicaria a acessibilidade. Ponderamos, na oportunidade, que poderia ser feita pavimentação da área, nivelando-a e utilizando-se de uma contenção do terreno que abriga a Rua B do Conjunto da Urbis 1 ou, até mesmo, a edificação de uma laje, nivelando com a rua em apreço.

O Secretário Dominguinhos, por sua vez, alegou que tal posicionamento traria mais dispêndios ao município e que o prazo estaria se exaurindo perante o Ministério da Saúde. Argumentamos que a quadra é um instrumento importante para a prática esportiva e que sua demolição traria prejuízos ao desporto local. Ele, por sua vez, contrapôs que está sendo construída uma quadra na localidade, integrando o CEU (Centro Esportivo Unificado). Fizemos ver que a quadra a que se referiu, por ter dimensões pequenas, não possibilitaria, lá na frente, a realização de jogos oficiais, a exemplo de campeonatos entre bairros e intermunicipais.

POSTO DE SAÚDE X PONTO DE LIXO

Atuando como "cartão de visitas" àqueles que se dirigem à Avenida Beira Mar, a partir da Rua B da Urbis 1, um antigo "ponto de lixo" (onde há um contêiner),Além do mal cheiro e possibilidade de geração de problemas de saúde, acaba deixando aos transeuntes e visitantes, uma impressão nada agradável da localidade. Situação que pode ser muito bem equacionada com a construção do Posto de Saúde que está para ser construído nessa vasta área de terra, em área contígua à construção do CEU e, naturalmente, limpeza pública mais célere

REFORMA DA QUADRA

Em recente visita à comunidade, o Secretário de Esportes e Lazer, Murilo Miranda, em entrevista à TVSAJ (vide vídeo), asseverou que já estava em tramitação uma licitação para revitalização das quadras esportivas do Alto do Morro, Sapucaia, Mina do Sapé e da Urbis 1. Para nossa surpresa, a notícia de que a quadra poderia ser demolida. Estivemos com o Secretário Murilo Miranda e ele nos garantiu de que a reforma deverá ser feita, conforme anunciado. (Vide vídeo). 

Em que pese o fato de a quadra antiga estar precisando de intervenções (conserto de alambrado, iluminação e piso), esse espaço  vem sendo usado diariamente pela garotada. Tendo conhecimento da situação, Lelis Fernandes foi enfático ao mostrar alternativas na área de engenharia para adaptação do terreno à construção do posto que, diga-se de passagem, foi uma luta do saudoso vereador Regi da Saúde, carinhosamente apelidado de "Deixa Comigo". 

Ademais, é praxe, em todo o país, serem apregoadas através da mídia ou em palanques, a assertiva de que  "esporte tira jovens da ociosidade, das drogas e, por extensão, da violência". Acontece que há todo um sensacionalismo em torno disso. Na prática, as coisas acontecem de forma totalmente diferente. Mas não é porque acontece na maioria das cidades do país que iremos conceber que, em Santo Antonio de Jesus também aconteça. Só para lembrar, para construção da quadra o governo federal investiu cerca de R$ 250.000,00 (em valores atuais).  

Diante do exposto, agradecemos à Lélis Fernandes pelo apoio, à Dilson Barbosa (também renomado radialista da Andaiá FM e do site Acorda Cidade, de Feira de Santana), aos Secretários Dominguinhos, Murilo Miranda pela receptividade, esperando que o  Prefeito Humberto Leite possa construir o Posto de Saúde, todavia, mantendo a antiga quadra esportiva. Ele que também já praticou futebol. Fotos Antonio Mascarenhas

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Evento ocorrerá no Centro Pastoral Paroquial e visa identificar os problemas na educação básica do município. O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié/BA convida a população do município de Brejões, a 290 km da capital, para a audiência pública do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na próxima quarta-feira, 22 de julho, a partir das 9h30. O evento, que busca discutir e identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas do município, será realizado no Centro Pastoral Paroquial, Rua Salvador Vaz, s/n, Centro, Brejões.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

ELÁDIO 'BAHIA", Secretário de Agricultura e  Meio Ambiente  na gestão municipal Jonival Lucas, em Sapeaçu, ex-prefeito do município e integrante do Consórcio Territorial do Recôncavo, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol desse segmento.  Antenado no que concerne à disseminação da praga da mosca negra em toda região, sabe, de antemão que para que haja controle, é imperativa a união de todos os municípios. Nesse contexto é que atendeu ao convite formulado pelo Secretário Marcos Có para participação no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra, realizado no último dia 10, no CETEP, em S.A.Jesus, oportunidade em que enalteceu a iniciativa e discorreu o que vem sendo feito em Sapeaçu e como todos os municípios devem se portar para que louros sejam colhidos nesse momento difícil da citricultura regional. Assevera que é fundamental que os produtores se unam em torno de entidades como EMBRAPA, SDR, ADAB, etc para que assistência técnica possa ser disponibilizada. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCIMENTO, entomologista, pesquisador da EMBRAPA  e do CNPMF (Centro Nacional de Pesquisas em Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas-BA). participou, no ultimo dia 10, no Fórum Interterritorial sobre Mosca Negra,organizado no CETEP em Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, oportunidade em que, em entrevista à TVSAJ, reportou-se à iniciativa da pasta sob o comando de Marcos Có, na gestão Humberto Leite. Defende o controle químico, à luz da situação reinante, todavia, de forma racional. Assevera que a praga pode, naturalmente, ser controlada, daí a importância de mobilização dos produtores. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

JOSÉ EMIRAN, prefeito municipal de laje-BA, município que congrega cerca de 80% de sua população no campo, conhecendo, "de cátedra" os problemas que os produtores vem vivenciando com a infestação "mosca negra" em seu município e toda região. Sabe, de antemão, que para que haja controle da infestação, é imperativo que municípios de toda a região se unam nessa cruzada em busca de soluções que, pelo menos, deixe sobre controle a situação.  Em entrevista à Tvsaj, parabeniza a iniciativa do Secretário Marcos Có, na gestão Humberto Leite e, aproveitando o ensejo, fala sobre o que vem sendo feito em seu município e como as entidades  EMBRAPA, SDR, CEPLAC eADAB vem contribuindo nessa luta. Foto e entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). CONFIRA, EM ÁUDIO.

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

DALMAR,Chefe da CEPLAC em Laje, com atuação na região, marcou presença no Fórum Interterritorial sobre a Mosca Negra, praga que vem infestando praticamente 100% da plantação de citrus em toda região e que, em face de toda uma preocupação que emerge no seio da comunidade produtiva, leva os gestores a adoção de providências emergenciais em prol de saídas que tenham por escopo, pelo menos, controle dessa situação que acarreta sérios problemas financeiros. Consubstanciado nessa realidade é que a Secretaria de Abastecimento e Agricultura, capitaneada por Marcos Có, na gestão Humberto Leite, realizou esse evento. No que concerne à produção de cacau na região, assevera que tem aumentado. Foto e áudio, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Morador reclama da não conclusão da obra de calçamento na Rua do Pedrão, em Muniz Ferreira-BA, Em entrevista concedida na manhã de hoje, à Recôncavo FM, ele cobra do prefeito Clovis Penine a retomada das obras que, segundo ele, foram iniciadas há dois anos. 

Ouça o áudio

Enquete


PodCast