Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Acidentes

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um caminhoneiro que ficou preso às ferragens foi resgatado depois de o seu caminhão despencar de uma ponte e cair em um rio no município de Itapicuru , na última sexta-feira (8). A salvamento foi feito por militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste que faziam uma ronda na região e foram informados de um acidente grave.

Quando chegaram no local, os agentes foram informados por dois homens que estavam no caminhão, que perderam o controle do veículo e caíram no rio. Eles conseguiram escapar sozinhos, mas um terceiro passageiro ficou preso nas ferragens. Para realizar o resgate, os militares tiveram de mergulhar, pois o caminhão estava emborcado de cabeça para baixo dentro da água.

"Quando eles chegaram na vítima perceberam que, apesar de presa nas ferragens, conseguiu ficar com a boca pra fora da água", contou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais dos Santos.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Três jovens morreram em um acidente que envolveu duas motos e um carro em um trecho da BA-001, entre Nazaré, no Recôncavo. O fato ocorreu na tarde deste sábado (9). As vítimas fatais, ainda sem identificação, estavam em motos quando foram atingidas por um carro. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), chovia no momento do acidente. Duas das vítimas foram arremessadas para fora da pista.  Não há informações sobre o condutor do veículo. Por conta do acidente, a via ficou interditada. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Santo Antônio de Jesus, na mesma região. MG Noticias/Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação em parceria com a UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), informa que estão abertas as inscrições para curso de Especialização em Educação Aberta e Digital na modalidade de Educação a Distância (EaD). Interessados têm até 10 de janeiro para se candidatar.

Estão disponíveis para Sapeaçu e região 50 vagas. O curso com duração de 18 meses acontecerá no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizado na Escola Municipal Jovino Lima. O público alvo são professores da rede pública de ensino e a todos os profissionais que necessitem adquirir, aprofundar ou reconverter competências e conhecimentos para a concepção, desenvolvimento e avaliação de ambientes educativos emergentes e ferramentas digitais e conteúdos áudio, vídeo e multimídia ou profissionais que apresentam interesse nas áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e EAD.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A juíza Gelzi Souza, titular do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, já recebeu o recurso do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedindo a anulação do julgamento (leia aqui) que absolveu a médica oftalmologista Kátia Vargas da acusação de provocar a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Dias. Ainda não há, no entanto, prazo definido para a magistrada, que conduziu o julgamento, se manifestar. Segundo o promotor de Justiça Luciano Assis, o recurso foi interposto porque “houve nulidade absoluta em razão de violação de preceitos legais, e portanto, manifesto prejuízo” do júri. Ainda conforme o promotor, a decisão dos jurados, pela negativa de autoria (veja aqui), foi “manifestamente contrária à prova dos autos”. O julgamento de Kátia Vargas aconteceu nos últimos dias 5 e 6, no Fórum Ruy Barbosa. Os irmãos morreram após a moto em que estavam bater em um poste na Avenida Oceânica, bairro de Ondina, em 11 de outubro de 2013.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Marinha da Argentina anunciou nesta quinta-feira (30) que encerrou as tentativas de resgate dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15 de novembro. No entanto, as buscas pelo veículo ainda terão continuidade. "Não haverá salvamento de pessoas", afirmou o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. O submarino havia zarpado no domingo 11 de novembro de Ushuaia para retornar a Mar del Plata, sua base habitual. Ele sumiu enquanto passava pelo Golfo de São Jorge.  As investigações do caso indicam que entrou água no submarino por meio do sistema de ventilação, provocando um curto-circuito e um princípio de incêndio no tanque de baterias. "Não se encontrou evidência alguma do naufrágio nas áreas exploradas, nem contato com o submarino nem com suas balsas", pontuou o porta-voz. Balbi disse ainda que "foi estendido a mais do que o dobro a quantidade de dias que determinavam as possibilidade de resgate da tripulação"Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pessoa morreu e outras sete pessoas ficaram feridas após um grave acidente na BR-324, em um trecho da cidade de São Sebastião do Passe. A vítima fatal foi identificada como Francineide de Sá Nascimento, que morreu no local.As demais vítimas, que foram resgatadas com a ajuda do Grupamento Aéreo (Graer) da PM, estavam em uma van do governo federal. Eles fazem parte do quadro de profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

Segundo o instituto, os servidores, que são dos campi Euclides da Cunha e Paulo Afonso, se dirigiam para os Jogos dos Servidores, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).Em nota, o entidade lamentou pelo acidente: "O Ifba lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que informa que está prestando assistência às vítimas, bem como aos seus familiares".

Feridos graves

Um homem e uma mulher foram socorridos de helicóptero para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Os demais feridos foram levados a unidades de saúde próximas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Encaminhamos as duas vítimas mais graves para o Hospital do Subúrbio”, contou o tenente Edson, comandante da aeronave, por meio de nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

O veículo de modelo Peugeot Boxter, placa NZQ 5687, transportava 11 pessoas. O carro capotou, na tarde deste domingo, 26, na rodovia sentido Salvador/Feira de Santana. Ainda não há informações sobre as demais vítimas.

Lista de ocupantes da van

Arleno José de Jesus

Celso Melo Araújo

Francineide de Sá Nascimento

Ivone Gonsalves dos Santos

João de Pontes Belo

Josinaldo Manoel Cardoso

Linsmar Vinícius de Santana Luz

Luan Philipe Herculano Braz

Marcus Vinícius Magalhães Lima

Micael Siqueira Silva

Wagner da Silva Teixeira.

Fonte A Tarde

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Rafael Lima foi um herói especial nesta conquista do América-MG. Ele estava na Chapecoense no ano passado e não foi relacionado para o voo trágico da Colômbia. 

COELHÃO BICAMPEÃO!: O América-MG costurou uma nova estrela dourada na camisa. Bordou o símbolo ao longo de uma competição acirrada, numa disputa parelha contra o poderoso Internacional. No fim, o Coelho juntou sua apaixonada torcida em Belo Horizonte e conquistou o seu segundo título na Série B. O gol especial da vitória por 1 a 0, sobre o CRB, no Independência, foi marcado neste sábado por Rafael Lima, aos 20 minutos do segundo tempo. Com 73 pontos, o América mostrou a força que alimentou em sua linda história e fez o Brasil ouvir um grito de resistência.

HERÓI ESPECIAL: Rafael Lima foi um herói especial nesta conquista do América-MG. Ele estava na Chapecoense no ano passado e não foi relacionado para o voo trágico da Colômbia. O tempo passou e neste sábado ele fez o gol do título nacional. "Dedico esse título a este grupo. Mas quero oferecer também esse título a todos aqueles guerreiros (da Chape) que não estão mais entre nós". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (24) se completam 10 anos da tragédia na Fonte Nova, ocorrida no dia 25 de novembro de 2007, que matou sete pessoas que assistiam à partida entre Bahia e Vila Nova, após despencarem de uma altura de 20 metros com o desabamento de parte de uma estrutura de concreto do antigo estádio. Relembrando os momentos de consternação, o locutor Silvio Mendes, que estava no local quando o incidente aconteceu, criticou a não condenação dos responsáveis em entrevista à Rádio Metrópole. Ele também afirmou que a imprensa já havia alertado do perigo da área que desabou. De acordo com ele, semanas antes, o local ficou interditado, porém, no dia do jogo, foi liberado para comportar o público.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sétimo dia de buscas do submarino argentino que desapareceu há uma semana, com 44 pessoas a bordo, terminou em suspense. O porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, informou nesta quarta-feira (22) à noite que navios e aeronaves foram mobilizados para investigar um ruído registrado três horas após a última comunicação do ARA San Juan com a terra.

O boletim oficial da Marinha era esperado com ansiedade. O último contato com o ARA San Juan foi há uma semana, às 7h30m da manhã de quarta-feira (15). Quatro mil pessoas de mais de dez países estão participando da megaoperação de busca e resgate, mas, após uma semana de buscas intensas, não há rastro da embarcação.O pior é que o tempo está acabando para um resgate bem-sucedido: debaixo do mar, o submarino tem capacidade de armazenamento de oxigênio por sete dias. Depois, precisa subir à superfície para renovar o ar – mas não ha sinais de que isso tenha acontecido.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um motorista que trafegava pela avenida Dois de Julho, na cidade de Ilhéus, perdeu o controle da direção e acabou caindo no mar da praia do Cristo. O acidente aconteceu na tarde deste domingo, 19, e a identidade da vítima não foi revelada.Segundo informações do Site Ilhéus 24h, o condutor estava no carro com três adolescentes, quando o veículo despencou de uma altura de aproximadamente três metros. Os ocupantes não ficaram feridos. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o motorista já havia saído.Ainda conforme o site, um pescador que tentou ajudar sofreu um corte profundo na perna e precisou ser levado para um hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dele.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acidente entre um carro de passeio e um caminhão carregado de verduras, na tarde desta quarta-feira, 15, deixou duas pessoas feridas na BR-101, trecho de Cruz das Almas (distante a 150 km de Salvador).Segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF), os condutores dos veículos, que são residentes da cidade, sofreram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).Com o impacto, o caminhão caiu no acostamento e ficou com os pneus para cima. Não há informações sobre as causas do acidente.A Tarde

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fogo começou por volta das 8h30; bombeiros estão no local
Um incêndio atinge a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho, na manhã deste sábado (11). Segundo a Central Integrada de Comunicação das Polícias (Cicom), o fogo começou no casarão onde funciona o cinema por volta das 8h30, mas as causas ainda não são conhecidas. Uma hora depois do início, ainda havia chamas e muita fumaça no local. Por conta disso, a Rua Frei Vicente foi bloqueada.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Coelba foram acionadas e seguem em operação. De acordo com a assessoria da Coelba, a presença de equipes da empresa no local é importante caso haja necessidade de desligamento de rede elétrica para o trabalho dos bombeiros e trata-se de um protocolo de segurança.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um galpão dos Estúdios Globo, em Curicica, Zona Oeste do Rio, foi atingido por um incêndio na noite desta quinta-feira (9). Não houve registro de feridos, de acordo com informações do G1. Segundo a Central Globo de Comunicação, o fogo começou por volta das 18h, horário de Brasília, e atingiu o galpão de apoio às gravações da próxima novela das 7, “Deus Salve o Rei”. Militares do Quartel de Jacarepaguá participaram da operação para debelar as chamas e ainda estavam no local por volta das 20h20, também pela hora de Brasília. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma explosão que aconteceu enquanto um carro abastecia em um posto na Avenida ACM, em Salvador, assustou quem passava pela região na tarde desta quarta-feira (8). Segundo a Central Integrada de Comunicação das Polícias (Cicom), não houve feridos na situação.  O incidente foi registrado no Posto Mataripe, próximo à Rodoviária. Um Ford Fiesta estava sendo abastecido com gás natural quando aconteceu a explosão. Bombeiros e policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pernambués) foram até o local. Apesar da explosão, não houve incêndio posteriormente e ninguém ficou ferido, de acordo com a Cicom. O carro ficou parcialmente destruído e o teto do posto também ficou danificado.A equipe de segurança do estabelecimento chegou a fechar todos os registros. Ainda não se sabe o que causou a explosão.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma criança de apenas um ano de idade morreu na tarde deste sábado (4) após ser baleada por um menino de 6 anos no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia. De acordo com informações do portal G1, familiares da pequena Thaila Moraes afirmaram que a bebê estava com a irmã na casa de uma vizinha, quando foi atingida por um tiro no rosto. Ela foi encaminhada para a Clínica Municipal de Nova Viçosa, porém, chegou a unidade hospitalar já sem vida. As circunstâncias sobre como o menino de 6 anos disparou o tiro ainda não foram divulgadas. Familiares da menina disseram que a arma deve pertencer a um adolescente que mora na casa de onde partiu o tiro. O corpo de Thaila Moraes foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, por volta das 16h30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Concessionária Litoral Norte (CLN) foi condenada pela 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a indenizar mãe e filho em R$ 250 mil pela morte de um homem na Estrada do Coco, em direção a Salvador. De acordo com os autos, a vítima, que estava de motocicleta, se chocou com um cavalo morto na pista. O acidente aconteceu em abril de 2007. O homem teve ferimentos graves e faleceu poucas horas depois do incidente. Testemunhas relataram “que o cavalo já estava morto na pista quando ocorreu o acidente, pois a moto ficou enganchada na corda e não no cavalo”; “que nem antes ou mesmo no local do acidente existia ou existe placa de sinalização para os motoristas de que no local transita animais”; e “que é comum as pessoas deixarem cavalos presos na cerca que beira a pista, sendo que algumas vezes os animais se soltam e vão para a pista de rolamento”.

A CLN apresentou uma apelação contra a decisão de 1º grau, que havia proferido a condenação. No recurso, a concessionária alegou que a culpa pelo acidente é “do dono do animal” e, por isso, não deveria ser condenada. Disse que prestou todo o auxílio necessário durante o socorro da vítima, conduzindo-a para o hospital. Ainda disse que a culpa era da vítima, pois estava em alta-velocidade na via, que também era utilizada para o trânsito de pedestres. Ressaltou que, “caso estivesse respeitando o limite de velocidade, o condutor do veículo teria tido tempo hábil para evitar a colisão”. A relatora, desembargadora Carmem Lucia Santos Pinheiro, não concordou com a justificativa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem pulou do segundo andar do hotel Millenium, na Rua João Gomes, Rio Vermelho, após ter sido baleado na noite desta terça-feira (31). Uma equipe da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (12ª CIPM) encontrou a vítima após ter sido acionada por populares que ouviram o disparo. De acordo com a PM, o homem foi encontrado no chão, inconsciente após a queda. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O suspeito de atirar contra o homem foi localizado, após buscas, na cozinha do hotel. Ele estava armado com uma pistola 380 que tinha a numeração suprimida e estava escondido atrás de um freezer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem de 27 anos ficou com 50% do corpo queimado depois que sofreu uma descarga elétrica em um fio de alta tensão, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, a vítima fazia a instalação de rede de internet em uma loja quando o acidente aconteceu. Com o choque, a vítima caiu em uma marquise do estabelecimento.

Os bombeiros encontraram o rapaz tendo convulsões. No entanto, após ser retirado do local da queda, ficou consciente. Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram do resgate. Foi na ambulância do Samu onde ele recebeu os primeiros socorros.A vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, também em Barreiras, em estado grave.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Jordânia Freitas

Além de ser infração gravíssima, punida com pagamento de multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), teclar no smartfone enquanto dirige pode custar uma vida.  De acordo com David Duarte Lima, especialista em trânsito da Universidade de Brasília (UNB), a prática é mais perigosa do que dirigir embriagado. 

“O fato de falar ao celular aumenta, em média, 400% o risco de acidentes. Teclar é mais perigoso e aumenta muito mais o risco. Existem vários estudos sobre isso, nenhum brasileiro. O que se fala é que é 5 vezes pior do que dirigir bêbado”, explicou David Lima. A informação foi dada ontem, durante o 10º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida 6º Internacional, que acontece até hoje, no Stiep, e reúne cerca de 300 especialistas em segurança no trânsito de todo o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dupla sertaneja Maiara e Maraisa passou por um susto na tarde deste domingo (15). Tudo porque, segundo a assessoria de imprensa da dupla, o jatinho que transportava as cantoras saiu da pista após um pneu da aeronave estourar, no Aeroporto de Maringá, no norte do estado do Paraná. Ainda de acordo com a assessoria, ninguém ficou ferido no incidente, e elas já seguiram viagem em outro avião. Maiara e Maraisa se apresentaram na cidade de Maringá na noite de sábado (14) e, conforme a assessoria, foram para São Borja (RS), onde vão cumprir a agenda de shows.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma colisão entre uma moto e uma caminhonete deixou dois mortos e três feridos, na última sexta-feira (13), na BR-101. O acidente aconteceu na altura do município de Laje, a aproximadamente 235 quilômetros de Salvador. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, a batida aconteceu quando a caminhonete invadiu a pista contrária. O veículo capotou logo após a colisão. O motociclista e um dos passageiros da caminhonete morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. Os feridos foram socorridos e não tiveram o estado de saúde divulgado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O acidente de ônibus que matou cinco pessoas, entre Mundo Novo e Piritiba, na região da Chapada Diamantina (veja aqui), deixou 27 feridos. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 27 pacientes deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. Do total, 18 são adultos e nove crianças. Ainda segundo a pasta, por conta da gravidade do acidente e do número de vítimas, o governo do Estado mobilizou todas as equipes de cirurgia das duas unidades, além de utilizar aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) para auxiliar no transporte dos pacientes. As equipes do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital do Subúrbio (HS), ambos na capital baiana, também foram mobilizadas para acolher as vítimas. As unidades já receberam também pacientes transferidos que necessitam de terapia intensiva pediátrica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um incêndio atingiu dois estabelecimentos comerciais no início da tarde desta quinta-feira (12), na Segunda Praia de Morro de São Paulo, localidade do município de Cairu, no Sul da Bahia. Um dos locais atingidos pelas chamas foi o Sambass, que funciona como restaurante e pousada. O outro foi o restaurante Cantina do Morro. Ainda não há detalhes sobre como o fogo teria começado. Em nota, a Secretaria Especial de Morro de São Paulo informou que as chamas foram controladas pelos moradores. Na região, não há nenhuma base do Corpo de Bombeiros, e o município de Cairu é atendido pelo grupamento de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Ninguém ficou ferido. As causas do incidente serão reveladas por perícia. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher morreu durante uma cirurgia plástica em uma clínica, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Alessandra Machado, de 35 anos, faria três procedimentos: abdominoplastia, laqueadura e lipoaspiração. “Ela trabalhou, juntou o dinheiro, pra ela fazer essa cirurgia. Há três anos, ela vem falando que queria fazer o sonho a vida dela, que era a abdominoplastia, pra ela ficar com uma cintura mais fina. Ela falou: ‘é o meu sonho, e eu quero realizar’, mas não realizou”, disse a irmã Elena Machado.
Alessandra foi enterrada no domingo (8). Ela deixou marido e uma filha de 13 anos. A família está inconformada.“Ele [o médico] demonstrou muita confiança, ele deu a inteira confiança. Ela confiou muito nele. Foi devastador, acabou com a nossa estrutura. A gente esperava receber ela em casa na sexta com vida, e nós recebemos ela com a morte, com o fim da vida dela, isso não é justo”, disse a irmã da vítima.A família conta que o médico, Mauricio Teixeira de Britto, cobrou R$16 mil e se apresentou como cirurgião plástico.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O motorista de um carro morreu após o veículo e um caminhão colidirem na manhã deste sábado (7), na BR-135, entre as cidades de Barreiras e São Desidério, região oeste da Bahia. O acidente ocorreu por volta do meio dia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo do motorista ficou preso às ferragens do carro e precisou ser retirado com auxílio da corporação. Uma mulher que estava no banco do carona foi levada com vida ao Hospital do Oeste, em Barreiras. As causas da batida ainda são desconhecidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após se lançarem de um ônibus na região do Iguatemi na noite desta quinta-feira (6) para fugir de um assalto a ônibus. Segundo informações da 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (35ª CIPM / Iguatemi), a vítima fatal bateu a cabeça com a queda e morreu no local. De acordo com o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública, a passageira que morreu foi identificada como Luzenilda Santos Avelino Barbosa, 24 anos. O ônibus, que fazia a linha Tancredo Neves x Pituba, estava na altura do Centro Empresarial Iguatemi quando os suspeitos anunciaram o assalto. Quatro passageiros então se jogaram do veículo – os outros três, uma mulher e dois homens, não foram identificados. Os feridos foram socorridos ao Hospital Geral do Estado (HGE) conscientes – até por volta das 3h, nenhum deles corria risco de morte. O motorista não parou o coletivo após o anúncio do assalto e seguiu viagem. O veículo foi encaminhado ao Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). Os suspeitos de realizar o assalto não foram localizados.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O cantor Tomate passou por apuros na semana passada, ao cair de uma altura de cinco metros. De acordo com informações do Metro1, ele estava em cima de um telhado, tentando pegar um passarinho e caiu. Um vídeo também foi publicado pelo site, mostrando o susto que o baiano levou no dia 29 de setembro. No material aparece o momento da queda do cantor e os hematomas que ficaram nas costas. Rodrigo Mascarenhas, amigo do artista, explicou no vídeo que Tomate tentava pegar a ave, porém desabou. “Ele foi resgatar o passarinho e nasceu de novo”, disse Mascarenhas, ao brincar com a “falta de juízo” do cantor.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Comando de Operações de Bombeiros Militares

16º Grupamento de Bombeiros Militar

Acontece de 02 a 06 de outubro a Semana do Bombeiro promovida pelo 16º grupamento de bombeiros militar. Para o evento foi preparada uma vasta programação a fim de integrar bombeiros e sociedade. Como atividades da semana está programado simulado de combate a incêndio, apresentação de materiais utilizados no dia a dia em stand localizado no shopping ITAGUARI entre outras ações pela cidade. Nesta mesma semana estaremos arrecadando brinquedos para o dia das crianças. Você também pode se juntar à equipe dos bombeiros participando da campanha de doação de brinquedos. Doe brinquedos novos ou usados na sede do 16º GBM até o dia 11 de outubro.Carla Morais da Silva- Cap BM Chefe de Planejamento Operaciona

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Justiça determinou o bloqueio de bens da empresa CL Empreendimentos, dona da embarcação Cavalo Marinho I, que virou na Baia de Todos os Santos, durante a travessia Mar Grande – Salvador, no dia 24 de agosto. O pedido de bloqueio de bens foi feito pela Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), em favor das vítimas do acidente. O juiz Maurício Lima de Oliveira, 16ª Vara de Relações de Consumo ainda bloqueou 5% da renda líquida auferida mensalmente com a venda de bilhetes de transporte marítimo de passageiros Mar Grande/Salvador e vice-versa. Esta primeira ação foi movida em favor de cinco vítimas atendidas em Salvador, mas na próxima semana, de segunda (25) à quinta-feira (28), das 8 às 16 horas, a equipe do órgão estará em Mar Grande com a Unidade Móvel de Atendimento, na Praça da Matriz, para a coleta da documentação necessária para as ações em benefício das cerca de 100 pessoas ouvidas logo após a tragédia com a embarcação Cavalo Marinho I.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo menos 139 pessoas morreram nos estados de Morelos e do México devido ao terremoto de magnitude 7 na escala Richter que sacudiu nesta terça-feira (19) a região central do México. O abalo sísmico, de 7 graus de magnitude na escala Richter, derrubou pelo menos 10 edifícios em distintas áreas da Cidade do México, como as colônias Condesa, Del Valle, Narvarte, Centro, Coyoacán e Xochimilco, entre outras. A informação é da EFE.

O sismo, que sacudiu fortemente a capital mexicana nesta tarde, também causou numerosos cortes no serviço elétrico, vazamentos de gás e interrompeu o serviço de telefonia, bem como das linhas de metrô.Após perceber o movimento sísmico, cidadãos que moram e trabalham em edifícios altos da capital puderam ver os desabamentos de vários imóveis nas colônias de Condessa e Roma.

No sul da cidade, em Coyoacán, a Igreja de São João Batista sofreu danos em uma das suas torres, enquanto em Xochimilco desabou a paróquia de San Bernardino. Nesta região um morador registrou o forte movimento da água dos canais, onde uma onda gigante se formou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher que não teve a identidade revelada perdeu o controle da direção e bateu o veículo que dirigia em um banco na Praça Castro Alves, na cidade de Itororó no sul do estado, por volta das 11h desta quinta-feira (14). Duas mulheres estavam num Ford Ka e a motorista alegou falta de freio como motivo para o acidente, porém, ao Bahia Notícias, testemunhas afirmaram que o sapato de salto que a mulher usava no momento do acidente pode ter prendido no acelerador e por isso ela perdeu o controle do veículo. Ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada e esteve no local.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Embarcação que vinha de Morro de São atingiu baleia próximo à Ilha de Itaparica
Passageiros que vinham de Morro de São Paulo em um catamarã atingido por uma baleia na manhã desta segunda-feira (11) relataram que a tripulação passou mais de duas horas tirando água da embarcação. No vídeo abaixo, pode-se ver a ação de marinheiros secando com baldes a área onde a água do mar entrava. 

 

"Um motor parou, empenou o eixo. E quando a gente viu, estava vazando (água). Os marinheiros ficaram duas horas e meia secando o catamarã no balde", contou Ronaldo Rocha, turista de Fortaleza (CE) que retornava do balneário pertencente à cidade de Cairu, no Baixo Sul, para a capital baiana. Segundo ele, o pânico se instalou na embarcação assim que ela atingiu o animal. "Todo mundo começou a chorar, mas viram que dava para controlar", relatou Ronaldo Rocha. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O furacão Irma foi rebaixado nesse domingo (10) ao grau 3, já após chegar à costa da Flórida, nos Estados Unidos, mas ainda causa fortes  inundações e destruição causada pelos ventos que estão a quase 200 Km/h, de acordo com o Serviço Nacional do Clima. De acordo com a rede CNN, o furacão deve chegar em poucas horas a cidade de Naples, após causar sérios danos a cidades costeiras. "A ameaça de inundações de tempestades catastróficas é mais alta ao longo da costa sudoeste da Flórida, onde são esperados 10 a 15 pés (3 a 5 metros) de inundação acima do nível do solo. Esta é uma situação que ameaça a vida”, afirma o centro de monitoramento de furacões. Veja abaixo o efeito da inundação causada por Irma nas ruas de Miami: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo menos 6,3 milhões de pessoas foram orientadas a deixar áreas costeiras da Flórida e da Geórgia para fugir do Furacão Irma, que ganhou força nas últimas horas deve atingir os Estados Unidos ainda na madrugada deste domingo (10). Esta foi a maior evacuação em massa da história dos EUA por conta de um evento climático. Um quarto da população da Flórida teve que deixar suas casas.

O furacão Irma afetou gravemente o centro de Cuba e continua sendo muito intenso. Ele perdeu força ao passar pela ilha e foi rebaixado para a categoria 3, com ventos de 205 km/h, mas deve voltar a ganhar força assim que seu centro deixar Cuba e voltar para o Mar do Caribe. Nos últimos dias Irma destruiu ilhas do Caribe e deixou 19 mortos espalhados por Anguila, Porto Rico, St. Barthélemy, Antígua, Barbuda e Saint Martin.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acidente envolvendo um carro e um ônibus de turismo matou uma mulher de 69 anos durante a manhã deste sábado (9) na BR-101, no trecho entre Itabuna e Buerarema. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, veículo modelo Fiat Uno tentou fazer uma ultrapassagem irregular no km512 da rodovia por volta de 9h30 e bateu de frente no ônibus. As três vítimas da colisão estavam no carro. Bazilicia Ferreira dos Santos, 69 anos, morreu no local da batida. O motorista do carro, Marcos César dos Santos Tinum, 55 anos, e a passageira Andressa Santos Gerônimo, 19 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital de Base de Itabuna. O Uno fazia viagem entre as cidades de Arataca e Itabuna, enquanto o ônibus de turismo saiu de Itabuna para Camacan. O corpo da vítima fatal foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Você vai viajar e, na hora de guardar as bagagens, percebe que o espaço do porta-malas não foi suficiente para acomodar seus pertences. Então, a única solução é organizar o restante das malas no banco traseiro. Ou, após sair do supermercado e fazer pequenas compras, resolve colocar as sacolas no banco de trás do veículo por ser mais prático. Em ambas as situações o motorista precisa ficar atento: ocupar os bancos traseiros com objetos soltos pode acarretar multa e, mais que isso, comprometer a segurança de todos os ocupantes do carro.

O Código de Trânsito Brasileiro dispõe, no art. 248, que é infração de natureza grave transportar, em veículo destinado ao transporte de passageiros, carga excedente fora do porta-malas. No art. 109, o CTB informa ainda que o transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros só pode ser realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo Contran. O Conselho Nacional de Trânsito regulamentou esse dispositivo legal por meio da Resolução nº 26, de 1998. Contudo, a referida norma destina-se a alguns tipos de veículo, conforme seu art. 1º: “O transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros, do tipo ônibus, micro-ônibus, ou outras categorias...”. Ou seja, veículos que realizam transporte coletivo de passageiros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hildécio Meireles (PMDB), a realização de uma audiência pública, para debater sobre a qualidade e segurança do serviço de transporte marítimo de passageiros, na linha Salvador x Mar Grande. O evento está marcado para a manhã da próxima terça-feira. Serão convidados, além de representantes da sociedade civil e associações de moradores; dirigentes da Agerba; Ministério Público Estadual, Capitania dos Portos, dentre outros órgãos. Na última quinta-feira, um naufrágio com a embarcação Cavalo Marinho, ao sair de Mar Grande em direção a Salvador, deixou 18 pessoas mortas e dezenas de feridas. 

De acordo com o deputado Hildécio Meireles, segundo relatos oficiais, tudo está dentro da legalidade. “Mas a população, em especial as famílias das vítimas, querem respostas, justiça, e muito mais do que isso ações para que outras tragédias não tornem a acontecer”, disparou, relembrando que, inclusive, em dezembro do ano passado, chegou a comemorar o anúncio por parte do Governo Estadual de um pedido seu que foi a abertura de licitação para contratar a empresa que elaboraria o projeto executivo de alargamento e dragagem no canal de acesso a Mar Grande, que permitiria o uso de embarcações mais modernas e seguras”, destacou, reforçando toda sua solidariedade as famílias das vítimas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comentarista de saúde da TV Globo e da Rádio CBN, o médico Luis Fernando Correia também foi coordenador médico geral do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações 2013. Nesta terça-feira, em participação no programa "Seleção SporTV", o especialista apontou problemas no atendimento feito ao atacante Lucas Pratto, do São Paulo, no domingo. No clássico contra o Palmeiras, o centroavante bateu com a cabeça no joelho de Hernanes e caiu desacordado. De acordo com Luis Fernando Correia, o primeiro procedimento tinha que ser a proteção à coluna cervical, no pescoço. 

- O jogador cai em campo, cai desacordado. A cabeça dele se chocou com o joelho do outro jogador. Ele cai sem proteção alguma, sem defesa. Se eu cair no chão e estiver vendo que estou caindo, vou colocar o braço, me defender. Nesse caso não há defesa. Então, a primeira coisa que acontece é que o pescoço está exposto. Em uma queda sem defesa, a coluna cervical está exposta. A gente, infelizmente, vê uma manipulação sem proteção da coluna cervical no atendimento inteiro.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na tarde desta segunda-feira (28), guarnições do Grupamento Marítimo (Gmar) reiniciaram as buscas por uma pessoa que ainda está desparecida após o acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que aconteceu na última quinta-feira (24). As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil também estão a procura de familiares da garota de 12 anos que, segundo relato de uma parente, estaria na embarcação.

O titular da 24 Delegacia Territorial (Vera Cruz), delegado Ricardo Amorim, solicitou que parentes da adolescente formalizem o desaparecimento. "O pessoal de resgate foi procurado por uma mulher no dia do acidente, que falou do sumiço de uma garota. Depois desse relato inicial, não foi mais vista. Peço que ela compareça nesta unidade para que nos dê mais detalhes", pediu o delegado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Estado, por meio de várias secretarias, está realizando uma série de ações de apoio à Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, no atendimento às vítimas do naufrágio com uma embarcação, ocorrido às 6h30 desta quinta-feira (24), na Travessa Salvador-Mar Grande.

A Secretaria da Saúde (Sesab) já enviou a Mar Grande equipes das unidades dos municípios de Itaparica e Santo Antônio de Jesus para prestar socorro às vítimas da tragédia. Também apoia a ação a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que está no local com helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer) e policiais da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM). 

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, esclarece que, pela legislação brasileira, cabe à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à Seinfra, a concessão do serviço, o estabelecimento do valor da tarifa e a definição da capacidade de passageiros. A fiscalização das embarcações é de responsabilidade da Capitania dos Portos. “A Capitania dos Portos funciona como um Detran, uma polícia do trânsito do mar. A parte do Governo é a burocrática, da concessão”, enfatiza o secretário. O Governo do Estado também vai acompanhar a apuração dos acidente marítimo, que será conduzida pela Capitania dos Portos. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia. www.comunicacao.ba.gov.br


Enquete


PodCast