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O governador Rui Costa se reuniu com representantes da empresa francesa Vinci Airports e secretários de governo, na tarde desta quarta-feira (18), para discutir as obras de requalificação do aeroporto de Salvador. A Vinci Airports é a empresa vencedora do leilão realizado em 2017 e assumiu a administração do terminal em 2 de janeiro de 2018.

O aeroporto passará por obras de ampliação e melhoria de infraestrutura que, de acordo com o cronograma da empresa, devem ser concluídas até outubro de 2019. Para o aeroporto da capital baiana foram realizadas exigências contratuais que contemplam a ampliação dos terminais de passageiros, pistas de pouso e decolagem. 

O secretário estadual de Turismo, José Alves, participou da reunião e destacou que a expectativa é que haja uma ampliação dos voos internacionais partindo de Salvador. “Esse encontro de hoje nos passou uma segurança muito grande. As companhias aéreas já têm interesse na implantação de novos voos em nossa estado. Dessa forma, a tendência é de crescimento e com a requalificação do aeroporto abrimos a porta para receber turistas de várias partes do mundo. Com certeza teremos o incremento do nosso turismo”.

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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lança nesta quinta-feira (19), às 19h, um megapacote de obras com investimento de aproximadamente R$ 27 milhões (vinte e sete milhões de reais). Com ações em diversos pontos, incluindo na zona rural, este já é o maior pacote de obras da história da cidade.  
No evento, que será realizado em frente à Biblioteca Municipal, serão detalhados os locais onde acontecerão os investimentos que vão contemplar, entre outras áreas: Infraestrutura; Saúde; Educação; Esporte; Cultura; sempre com prioridade para as localidades que mais necessitam de intervenção. 

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A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  

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COMUNICADO IMPORTANTE 
A Coelba informa à população de Santo Antonio de Jesus que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quinta Feira dia 12 de Abril de 2018 das 09h 00min às 18h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
LOTEAMENTO SÃO JOÃO, RUA ALEXANDRINO SOUZA SANTOS, RUA ALTO SANTO ANTONIO, RUA DA FONTE, RUA PARAGUASSU, RUA SANTA LUZIA, RUA SANTA RITA.  
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 

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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de trânsito e Transporte Urbano (SMTT) comunica aos condutores que a partir da próxima terça-feira (10) haverá interdição na Avenida Heitor Lírio de Melo, em função das obras do Canal do Mutum. 

A via será bloqueada em um dos sentidos após a entrada do Mutum e no sentido oposto na rotatória (em frente à Grannick). Durante o período de interdição, o local estará devidamente sinalizado pela empresa que executa a obra. Nos primeiros dias de interdição, agentes da SMTT estarão no local para orientar os condutores.  

Antigo sonho dos moradores do Bairro Irmã Dulce e adjacências, a conclusão das obras do Canal do Mutum vai beneficiar mais de 750 famílias. Além do impacto social, as intervenções irão contribuir para a melhoria da saúde pública e valorização dos imóveis.Ascom Prefeitura SAJ

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Muita alegria, festa e agradecimentos marcaram na manhã desta quinta-feira (05), a reinauguração do CAPS II Nova Vida, localizado no Largo São Benedito. O ato reuniu pacientes da unidade e familiares, além de lideranças e autoridades. 
O evento foi aberto com uma apresentação musical realizada pelos pacientes do CAPS II. A música é uma das terapias utilizadas pela Unidade. A psicóloga santoantoniense Silvia Brito recebeu uma homenagem pelo seu trabalho em prol dos Centros de Atenção Psicossociais.  
Em seguida, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, agradeceu ao empenho de todos que trabalharam pela nova sede, em especial aos colaboradores da Saúde e registrou a emoção em entregar o espaço: 

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Líder nacional no volume de projetos comercializados, a Bahia tem ventos constantes e unidirecionais, considerados os melhores para produção de energia eólica. Mas até que um parque eólico entre em funcionamento, o empreendedor precisa seguir uma série de etapas e uma delas é a regularização fundiária. Nesta quarta-feira (29/03), durante Agenda Positiva que aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi apresentado ao segmento eólico uma modelagem de regularização fundiária para terras públicas, rurais e devolutas que integram os corredores de vento no Estado da Bahia. 

O setor de energia teve a oportunidade de conhecer, discutir e apresentar contribuições para o manual que foi criado pela SDE, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA e pela Procuradoria Geral do Estado para dar celeridade ao processo. Além de empresário da área, a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, que tem acompanhado o processo de perto, também marcou presença na reunião para acompanhar os associados.

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COMUNICADO IMPORTANTE   
A Coelba informa à população de SANTO ANTONIO DE JESUS que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta Feira dia 04 de Abril de 2018 das 09h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  Veja as artérias em LEI MAIS

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A Operação Chuva - ação desenvolvida pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para prevenir e amenizar os impactos da chuva - entrou na segunda semana de trabalho com ações em diversos pontos da cidade. 
Nesta segunda-feira (26), as equipes deram continuidade aos trabalhos de limpeza, desobstrução de rede e recuperação de poço de visita na Rua Sergipe. 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, que coordena os trabalhos, a galeria que passa por esta rua possui duas redes laterais que servem para ajudar a escoar a vazão das águas captadas de todo centro da cidade e do Bairro Alto Sobradinho: 


- “Nesta galeria há três poços de visitas que ligam a rede até a galeria da rotatória de acesso a Maria Preta. Dos três poços, dois estavam completamente obstruídos, sendo que um havia sido danificado, o que estava contribuindo para os alagamentos na rua”. – Explicou. 
No último sábado (24), quando a cidade voltou a ser atingida por chuvas, moradores do Loteamento Morar Melhor que tiveram as casas invadidas pela água receberam cestas básicas e acompanhamento do CRAS Comunidade. 
Também foram realizados desobstrução de caixa de drenagem nas ruas Manaus, Rua G do Loteamento Salomão e Av. João Malta (Casco); desobstrução de rede de drenagem com caminhão hidrojato na Rua Forte São Marcelo (Cajueiro) e Av. Vereador João Silva (próximo ao Posto cruzeiro do sul); desobstrução de canal no Bairro Irmã Dulce e limpeza de fossa séptica na Praça Padre Matheus, entre outros serviços. 




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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus segue avançando nas ações da operação Chuva 2018.  Nesta quinta-feira (23) as equipes de manutenção e limpeza seguem trabalhando em diversas frentes para prevenir e amenizar o impacto das chuvas na cidade.  
Na terça (21) e quarta-feira (22) foram realizadas intervenções nas ruas Castro Alves - próximo ao Ponto de ônibus - Rua Aracaju, Rua Vereador João Silva, Travessa Luís Argolo, Rua Manaus e Rua F, no Loteamento Salomão. As equipes também seguem trabalhando na Rua Sergipe, onde a intervenção foi iniciada no último sábado (24). 


A Operação Chuva é uma frente de trabalhado lançada pela Prefeitura para realizar ações preventivas e educativas, especialmente nas localidades que apresentam maiores situações de risco como: Alto Santo Antônio; Alto Sobradinho; Bairro Irmã Dulce; Bairro Marieta Martins (Rádio Clube); Loteamento Salomão; Loteamento Viver Melhor; Recanto dos Prazeres (Rua do Curral); Rua São Jerônimo; Santa Madalena; e outros. 
O trabalho é coordenado pela Defesa Civil com participação das secretarias de Infraestrutura; Serviços Públicos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Assistência Social; Trânsito e Transporte Urbano; Assessoria Geral de Comunicação; e Ouvidoria Geral do Município. 


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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, realizou na noite desta quarta-feira (21) a instalação de novos redutores de velocidades nas ruas Maceió, Rui Barbosa e Av. Luiz Viana, em Santo Antônio de Jesus. A ação, integrada a Operação Chuva 2018, contou com o apoio das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Coordenadoria de Defesa Civil.Ascom Prefeitura.

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Moradores do Bairro Santa Madalena compareceram em peso ao ato realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na noite desta terça-feira (20), para marcar a retomada das obras de urbanização do bairro. A moradora Ana Cláudia, presidente da Associação em Defesa das Mulheres e Seus Familiares do Santa Madalena, falou sobre a emoção do momento:

- “É uma alegria imensa ver a retomada dessas obras. A gente conversa com as pessoas e vê que alguns já nem acreditavam mais. Por isso, esse momento é tão importante. Por que sabemos que com fé e determinação, nós vamos chegar lá. Vamos construir uma Santa Madalena cada vez melhor.” – Comentou.

A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, comentou sobre o compromisso da gestão com as comunidades mais carentes da cidade: - “Desde sempre, temos tido uma preocupação muito grande com as nossas comunidades. Hoje estamos felizes por que conseguimos resgatar um recurso que já estava quase perdido. E além das obras civis, esse bairro também receberá ações e oficinas de cunho social. O que nos deixa ainda mais satisfeitos.” – Declarou.

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Dando continuidade às ações da Operação Chuva 2018, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus retoma nesta terça-feira (20), às 17h, as obras de urbanização do Bairro Santa Madalena, paralisadas desde 2014. 
O investimento é de R$ 844.690,37 (oitocentos e quarenta e quatro mil seiscentos e noventa reais e trinta e sete centavos) e é parte do pacote de obras que será lançado em breve pela Prefeitura e foi antecipada devido à precipitação do período de chuvas na cidade. 
Entre as ações realizadas no Bairro Santa Madalena estão previstas obras de esgotamento sanitário, contemplando a construção de caixas de passagem, poços de visita e estação de tratamento, além de encostas de contenção que serão construídas em alvenaria de pedra e serviços de pavimentação e escadarias em pontos estratégicos. As ações são importantes para prevenir e minimizar os impactos das chuvas na localidade, além de representar mais saúde e dignidade para a população local. 

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Equipes da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus estão nas ruas neste domingo, 18/03, desde as cinco da manhã atuando em diversas frentes, para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram essa noite.  
A cidade sofre há muitos anos com os efeitos das chuvas. No ano de 2017, a Prefeitura iniciou uma série de ações para prevenir e amenizar os problemas. Na última sexta-feira foi lançada oficialmente a Operação Chuva 2018, um plano de trabalho que envolve diversas ações das Secretarias e dos órgãos municipais para prevenir e amenizar o impacto das chuvas na cidade: 

Ações de drenagem (emergenciais, limpeza de caixas e redes novas, recuperação e construção de trechos de redes danificadas); pavimentação em paralelepípedo (rebaixamento da rede de Drenagem – Recomposição; Buracos e Desníveis - e pavimentação); asfalto (Operação Tapa Buraco  nas Malha Viárias);  limpeza Especial ( Calhas e Canais, Caixas e Redes, Varrição Especial, Roçagem/Capinação), ações sociais com as famílias atingidas, dentre outras. 
Uma campanha educativa também foi lançada para educar e conscientizar as pessoas sobre a importância de manterem as calhas limpas, respeitar os horários da coleta de lixo e outros temas. O Prefeito Rogério Andrade acompanha de perto os trabalhos das equipes que estão nas ruas. 


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Na manhã desta sexta-feira (16), um grupo de pessoas foi recebido por membros da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus. O grupo em questão representa as famílias que estão ocupando a área que pertencia a Fernando Barbosa Gomes, conhecido como Fernando do Ouro, falecido no dia 14 de fevereiro de 2018. Este grupo, acompanhado e assessorado legalmente pelo advogado Leonardo Fiúza, solicitou esta reunião com o poder público para abrir um canal de comunicação a respeito das medidas a serem tomadas em relação ao uso da área localizada em frente ao Porto Seco. 
Recebidos pelo Chefe de Gabinete Humberto Vieira e pelos Secretários Sônia Fontes (Infraestrutura), João Geraldo (Serviços Públicos) e Maria de Fátima (Agricultura e Abastecimento), além do Coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, os ocupantes expuseram a situação em que se encontra o processo de ocupação da área de 100 tarefas que, segundo eles, está sendo ocupada por cerca de 1.300 famílias a mais de 30 dias.  

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O Metrô de Salvador, por si só, é um equipamento que transformou e dinamizou a mobilidade urbana na capital baiana. No entanto, o modal vem acompanhado de importantes intervenções, principalmente, nas marginais, como é o caso da passarela da Estação Imbuí, que foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa.   

Assim como as outras cinco estruturas similares que já estão sendo usufruídas pela população que circula pela Linha 2 do Metrô de Salvador, a passarela da Estação Imbuí é dotada de acessibilidade - com rampas, guarda-corpos e rota podo-tátil -, possui uma extensão total de 580 metros e tem uma escada rolante inteligente. A intervenção contou com recursos da ordem de R$22,8 milhões. 

“Estamos entregando mais uma passarela completa, com elevador, escada rolante, permitindo a acessibilidade nessa estação, que tem um movimento razoável,  inclusive no sentido Narandiba, de onde muita gente vem caminhando pra pegar o metrô, e agora passará a ter um aumento maior de fluxo a partir da criação das condições de acessibilidade”, afirmou Rui Costa. 

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Considerado o "governador correria", Rui Costa dá prosseguimento a sua agenda pelo interior do Estado, Nessa quinta-feira, 08, no município de Jaguaripe, inaugura, por volta as 09:00h,  o Terminal Hidroviário de Mutá (totalmente recuperado, com um custo de 800 mil) para, em seguida, dirigir-se, ao lado do prefeito Hunaldo Costa, à sede do município, onde deverá assinar Ordem de Serviço visando recuperação do Terminal Hidroviário (na sede do município),  assim como procede, através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), a celebração de convênio em prol do Projeto Bahia Produtiva, beneficiando, assim, a mandiocultura local, em atendimento aos pleitos formulados pela administração Hunaldo Costa/Pepezinho.  Como se vê, o mais alto mandatário do Estado e os representantes desse progressista município não param. 

 

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A interrupção constante no fornecimento de água em Madre de Deus, município localizado a 63 km de Salvador, está causando diversos transtornos à população que veem realizando manifestações nas ruas e nas redes sociais com o intuito de chamar atenção das autoridades sobre o problema que, segundo a porta-voz do movimento “Contra falta de Água”, Tamires Barreto, se arrasta há anos. 

Com o intermédio do deputado Angelo Almeida (PSB) foi realizada, na tarde desta segunda-feira (05), na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma audiência com o diretor Carlos Ramires, responsável pelas operações da Região Metropolitana, em que foi solicitada informações sobre o prazo de retorno das obras de implantação de novas canalizações, instalação de adutora, além do cronograma de abastecimento contendo porcentagem e vazão de água por localidade. 

De acordo com Tamires Barreto, a cidade evoluiu e a Embasa não acompanhou este crescimento. “Há muitos anos sofremos com a falta de água e o problema só está se agravando. Tem bairros que chegam a ficar até quinze dias sem água e outros fica oscilando: a água chega e vai embora”, afirmou. Ela explica que a população está mobilizada e que foi criado um grupo no WhatsApp com mais de 200 pessoas com o objetivo de fortalecer o movimento “Contra falta de Água” no município.

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Da Graça ao Corredor da Vitória, os integrantes do programa Correio de Futuro, alguns assinantes do jornal CORREIO e convidados poderão participar, neste sábado (24), às 15h, de um passeio a prédios representativos da arquitetura da capital.

O Rolê Prédios de Salvador, conduzido pelo arquiteto Diego Viana, é uma ação conjunta ao lançamento, no domingo (25), do especial produzido, durante uma imersão de três meses, por estudantes de Jornalismo que participaram da 12ª Turma do programa.

O percurso começa no Edifício Dourado, na Graça, um dos símbolos do estilo art déco na cidade e segue por 20 edifícios até o Corredor da Vitória. Ao todo, a visita tem duração aproximada de uma hora e meia – tempo em que serão percorridos 3 km. 

A escolha do roteiro ocorre a partir de uma curadoria do perfil Prédios de Salvador, criado por Diego Viana no Instagram para contar um pouco da história desses imóveis. “Lembrar desses edifícios é respeitar a produção arquitetônica de um período e talvez ajudar novas gerações a enxergar os pontos positivos e negativos dessas edificações para as construções do futuro”, opina o arquiteto.

Esta é a primeira vez que o especial lançado pelos estudantes será antecedido por um evento a leitores e convidados do jornal. Para a editora chefe Linda Bezerra, uma das orientadoras do projeto, esse é um “elemento a mais no aprendizado dos estudantes”. 

“O tema que eles escolheram, esse ano, para o produto final, um especial para o digital e um caderno impresso, tem relação direta com o conteúdo do Rolê Prédios Salvador. Assim, os estudantes passam pela prática da reportagem e enriquecem a pesquisa do tema”, afirma Linda.
O passeio é organizado pelo Urban Recycle Architecture Studio (URBAN) escritório de arquitetura e design dos arquitetos Diego Viana e Saul Kaminsky. 

A URBAN foi fundada em 2010 e desenvolve projetos de diversas escalas que partem desde pequenas edificações residenciais até grandes edificações públicas, projetos urbanos e concursos internacionais. Em 2011 o escritório recebeu o prêmio projeto destaque na 9ª bienal de arquitetura de São Paulo e, recentemente, participou da 15º Bienal de Arquitetura de Veneza no pavilhão TIme Space Existence da GAA (global Arts Affair) Foundation.

O programa
O produto foi idealizado e produzido pelos alunos da 12ª turma do Correio de Futuro, após palestras, visitações e imersões no cotidiano da redação do jornal CORREIO. Orientados pelas professoras e jornalistas Bárbara Souza e Maria Isis, por Linda Bezerra e editores, os alunos precisaram cronometrar o tempo para cumprir o desafio de levar às bancas um material inovador e com a cara de Salvador.

A idealização de um produto faz parte do programa desde o princípio, em 2012. E, para Maria Isis, a edição da turma traz um diferencial. “Salvador é uma cidade simbólica, flutuante. Eu acho que nosso desafio foi buscar uma solidez para Salvador em histórias de baianidade e inventividade sobre coisas que são, literalmente, concretas”, diz.

Até chegar ao resultado final, no entanto, foram “dias de luta”, resume Rafaela Pereira, 21 anos, uma das participantes do Correio de Futuro, encerrado no dia 6 de fevereiro. “Foram muitas discussões e reuniões. Apesar do quebra-cabeça, toda a concepção foi muito prazerosa. Além do acompanhamento que tivemos durante o processo”, conta. A produção resultou em cinco reportagens para o impresso e 11 matérias extras que serão lançadas na página online do especial. 

O trabalho, na opinião de Marcelo Gentil, gerente de Comunicação da Odebrecht S.A., patrocinadora do Correio de Futuro, forma profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. “O projeto Correio de Futuro une a experiência acumulada com os estudantes ao longo de mais de uma década de realização com o momento vibrante de um grupo de comunicação que vem se renovando ao longo dos últimos anos, acompanhando tendências que se mostram irreversíveis na produção e no consumo de informação jornalística de qualidade”, define.

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O governador Rui Costa assinou contratos com os beneficiários de 860 unidades habitacionais do Residencial das Margaridas, localizado no Jardim das Margaridas, em Salvador, durante a manhã desta quarta-feira (21). O empreendimento, composto em sua totalidade por 94 prédios de cinco pavimentos, foi construído no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e deve beneficiar cerca de 3,4 mil pessoas. No evento, Rui afirmou que a gestão estadual tem buscado participar do Programa. "Procuramos ajudar, seja com terreno ou na contra prestação, para facilitar a construção dos empreendimentos. Espero que o Brasil volte a contratar mais imóveis e que o Estado da Bahia possa ajudar a Caixa na viabilização de novos projetos", comentou. Os apartamentos contam com dois quartos, área de circulação, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. O Residencial conta com uma área de dois mil metros quadrados, composta por 16 boxes comerciais que se destinam à realização de atividades sócio-produtivas e comerciais, de caráter institucional Bahia Noticias

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Teve início nesta semana as obras do Empreendimento Residencial Castro Alves, que irá construir 100 casas para famílias carentes do município. Estão sendo investidos mais de R$6,5 milhões neste projeto, que prevê ainda a pavimentação de ruas, quadras, quiosques e praças equipadas para a prática de exercícios.

O prefeito, Thiancle Araújo, afirma que com a construção do conjunto mais de 200 empregos diretos serão criados durante os 18 meses de execução de obra. "Pedreiros, carpinteiros, eletricistas e outros profissionais vão ajudar a realizar o sonho de muitas famílias, isso sem falar na geração de empregos indiretos", afirmou. A prefeitura está investindo cerca de R$100 mil em um projeto social, a ser executado na localidade. 

De 323 municípios que tentaram a contemplação nesta fase do Programa Minha Casa Minha Vida apenas seis conseguiram, dentre as cidades está Castro Alves. A atual gestão aprovou as leis junto a câmara municipal e, após muitos anos de espera, conseguiu as casas populares através do financiamento da Caixa Econômica. Para o projeto ter continuidade e contemplar mais famílias,  já foi dada entrada na solicitação para a construção de outras 100 casas dentro do programa, no conjunto Avani Leão. Ascom | Prefeitura de Castro Alves

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Na tarde desta quarta-feira (7), o Prefeito Rogério Andrade esteve presente no bairro do Amparo para verificar in loco a situação das áreas de alagamento após as chuvas do último sábado. Esses alagamentos ocorrem de forma recorrente há mais de 20 anos no local e são causados principalmente pelo sistema de drenagem deficiente.

Acompanhado do Secretário de Infraestrutura Interino Gesiel Resende, do Secretário de Serviços Públicos João Geraldo, do Chefe de Gabinete Humberto Vieira, além de representantes da Defesa Civil, imprensa e moradores, o Prefeito visitou as casas e comércios, ouvindo as demandas dos habitantes e indicando as melhorias que serão realizadas. Ascom Prefeitura SAJ

 

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Na Igreja Matriz de São Bartolomeu, em Maragogipe, no Recôncavo do estado, o pároco Reginaldo Moraes observa o telhado do templo. Fundada em meados de 1650, a igreja que comporta cerca de 1,5 mil pessoas tem mais de 30 mil telhas. “São muito antigas. Por causa do tempo, quase 400 anos, elas estão quase se diluindo”, conta o padre. 

Agora, todas as 30 mil telhas são substituídas. A igreja de Maragogipe é um dos cinco bens tombados que tiveram ordem de serviço assinada nesta segunda-feira (5), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em uma solenidade na Casa dos Sete Candeeiros, no Centro Histórico. 

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 18 milhões pelo órgão para a preservação desses bens, que ficam em quatro cidades – além de Maragogipe, haverá obras nos municípios de Itaparica, Santo Amaro e São Félix (a primeira na Região Metropolitana de Salvador, enquanto as últimas ficam no Recôncavo). 

De acordo com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, esses bens foram escolhidos entre as cidades tombadas. “O critério era ver os monumentos com nível de degradação muito grande e as prefeituras tinham que fazer os planos de ação. Esse patrimônio é absurdamente importante para o país e para um estado que respira cultura”, afirmou. 

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O programa Internet para todos do Governo Federal foi apresentado aos prefeitos da Bahia na tarde desta segunda-feira (29) na sede da União dos Municípios Baianos (UPB). A iniciativa pretende garantir conectividade a mais de 40 mil localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A apresentação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades políticas como o presidente da Assembleia Legislativa,  Angelo Coronel (PSD) e o senador Otto Alencar (PSD). Na ocasião, os gestores puderam entender como habilitar o município para receber a antena de transmissão da internet. O vice-governador João Leão (PP) prometeu que o governo da Bahia vai criar um grupo para ajudar os gestores municipais a pedir os auxílios do Internet para Todos.

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Mais de R$ 1,3 milhão foi investido na unidade de polícia científica, que vai atender mais de 400 mil pessoas da Cidade Sol e região.

O município de Jequié acaba de ganhar uma nova sede da Coordenadoria Regional do Departamento de Polícia Técnica. Na manhã desta segunda-feira (29), o governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, fizeram a entrega do espaço, modernizando as estruturas da polícia científica, na região centro-sul da Bahia.

Situada na Avenida Lomanto Júnior, a nova unidade contou com investimento de R$ 1,3 milhão e vai atender a 24 municípios da região, aproximadamente 400 mil habitantes. Uma nova viatura também foi entregue, reforçando a frota da unidade policial.

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A Coelba informa às populações dos municípios abaixo que irá realizar desligamentos programados no fornecimento de energia, de conformidade com a seguinte programação:

AMARGOSA

Quarta Feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: FAZENDA CORREGO

CASTRO ALVES 

Quarta feira dia 31 de Janeiro de 2018 das 08h 00min às 14h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:    FAZENDA ALEGRIA, FAZENDA BOA SORTE, FAZENDA BOA VISTA, FAZENDA COQUEIRO, FAZENDA CRUZ MEDRADO, FAZENDA REUNIDAS BELCHIOR, FAZENDA REUNIDAS SALGADA, POVOADO SÃO ROQUE DO CRUSSAI, RODOVIA SAPEAÇÚ CASTRO ALVES, RUA DA CORRIDA, RUA DA LAGINHA, RUA DO MEIO. 

LAJE:

Quinta Feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: POVOADO CAPÃO, FAZENDA CAPÃO

SANTO ANTONIO DE JESUS 

Quinta feira dia 01 de Fevereiro de 2018 das 08h 45min às 15h 45min. Serão atingidas as seguintes localidades:  ESTRADA DA JUEIRANA, FAZENDA ALTO DA BOA VISTA, FAZENDA BOA VISTA, POVOADO BOA VISTA, POVOADO CRUZEIRO DO RIACHÃO, SÍTIO BOA VISTA.   

CRUZ DAS ALMAS 

Terça Feira dia 06 de Fevereiro de 2018 das 09h 15min às 15h 15min. Serão atingidas as seguintes localidades: LOTEAMENTO MINADOURO, LOTEAMENTO SÃO FRANCISCO, PRAÇA SENADOR TENISTOCLES, RUA ÁLVARO CHIACCHIO, INOCOOP RUAS C, D, E, H, J, RUA CONSTANTINO RIBEIRO COSTA, RUA DA GARGALHA, RUA DOS IPES, RUA ESMERALDO ELIAS DE JESUS, RUA FAUSTO DE ALMEIDA SANTOS, RUA HERMIRO COSTA E SILVA, RUA JOSÉ ABIB CURY, RUA MANOEL P SILVEIRA, RUA VALDIR PEREIRA OLIVEIRA.  

 

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O Prefeito Rogério Andrade esteve na Sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal da Bahia, na última segunda-feira, 22, em reunião com o Superintendente Regional, inspetor Virgílio de Paula Tourinho, com o objetivo de assinar um “Termo de Acordo de Cooperação Técnica”, que possibilitará que a prefeitura em parceria com a PRF possa aplicar recursos próprios na reforma do Posto da PRF (BR 101, Santo Antônio de Jesus), e garantir a permanência do mesmo no local.

Embora o instrumento não estivesse ainda liberado pela análise jurídica da PRF para assinatura, o prefeito destacou que o encontro foi muito importante porque pôde ouvir do Superintendente as suas dificuldades de gestão, mas também as novas iniciativas que serão implementadas para melhorar o monitoramento das estradas federais no nosso Estado.

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Dando continuidade aos serviços em busca de melhoramento os serviços de distribuição de energia, na região, a Coelba informa que, em Santo Antonio de Jesus,promoverá desligamento programado no fornecimento de energia elétrica no  Povoado Sereém e na Fazenda Pereira dos Reis, neste domingo, 28, das 08h30 às 16h30,

Já em Vera Cruz, a interrupção no fornecimeto de energia dar-se-á  neste sábado, 27, das 09h15 às 17h15, nas localidades de Avenida João Vinagre,  Avenida Riachinho, Estrada da Rodagem, Ladeira do Riachinho, Rua Alto do Riachinho, Rua Curva da Morte, Rua da Rodagem, I Travessa Alto do Riachinho e I Travessa Curva da Morte.

Em Varzedo será feita interrupáo de energia neste sábado, 27, das 08h30 às 16h30, nas localidades de Fazenda Rio da Dona,Fazenda Cana Brava, Fazenda Rio Preto, Fazenda Vargem Grande, Povoado Água Comprida, Povoado Km 10, Povoado Sapé e Rodovia BR 101.Informações ASCOM COELBA

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Encostas estão presentes em muitos bairros da capital baiana, dividindo as partes alta e baixa da cidade. Em época de chuva, no entanto, costumam ser cenários de desabamentos e até tragédias fatais. A fim de evitar situações como essas, o governador Rui Costa entregou, na manhã desta sexta-feira (5), a 30ª obra do programa de contenção de encostas, desta vez, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“Hoje, sinto-me muito orgulhoso. Só quem já morou na base ou no topo de uma encosta sabe o medo que sente de perder a vida e os entes queridos a cada enxurrada. Passei mais de 20 anos morando em um local como esse e sei que essas obras, feitas com material de primeira qualidade, estão garantindo a segurança definitiva a milhares de pessoas”, afirmou Rui Costa.

Localizada no bairro de Praia Grande, mais precisamente na Travessa da Inglaterra, a intervenção recebeu recursos da ordem de R$1,5 milhão e foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Com mais de 250 metros de extensão, a obra beneficia,  aproximadamente 1.900 moradores. “Estamos usando a técnica do solo grampeado, no qual inserimos grampos com mais de 10 metros de profundidade, fixando o concreto. Só aqui nessa localidade foram mais de dois mil metros quadrados desse material. As famílias do entorno podem ficar sossegadas”, garantiu o diretor de Habitação da Conder, Deusdete Brito. 

Mais paz

Tranquilidade é a primeira palavra que vem à boca dos moradores do local, com a entrega da obra. O mecânico Cristiano Costa disse que “quando chovia, os parentes ligavam desesperados para saber se estava tudo bem e que agora pode dormir em paz”. A dona de casa Roseleide dos Santos ressaltou que se sente muito melhor com a contenção da encosta finalizada: “Está tudo maravilhoso. Antes convivíamos com o medo de a encosta descer”.   

Também chamadas de ‘vertentes’, as elevações são alvo do Programa de Contenção de Encostas, que contempla quatro grupos de superfícies inclinadas em 107 áreas de risco alto e muito alto identificadas no Plano Diretor de Encostas de Salvador.  “São mais de R$200 milhões aplicados, visando prevenir desastres nesses locais. Apenas aqui na Praia Grande estamos fazendo obras em sete encostas”, afirmou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Ordem de serviço

Dando continuidade à estratégia, Rui Costa assinou, na ocasião, ordem de serviço para construções similares na Rua Vieira Lopes, no bairro de Alto de Terezinha, também no Subúrbio Ferroviário. As obras, que serão iniciadas na próxima segunda-feira (8), devem beneficiar cerca de dois mil moradores e estão orçadas em aproximadamente R$ 650 mil, com previsão de finalização em quatro meses.

Ao executar a contenção, a Conder coloca concreto no terreno em que ocorreu a retirada da cobertura vegetal original, por conta da ocupação urbana, responsável pelas más condições de escoamento da água. 

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

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COMUNICADO IMPORTANTE  
A Coelba informa à população de SANTO ANTONIO DE JESUS que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Sexta Feira dia 05 de Janeiro de 2018 das 08h 30min às 13h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:    
CONJUNTO HABITACIONAL PROVIDÊNCIA CAMINHO 25.    
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.   
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 
 
 

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A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano informa que estão valendo desde o último sábado (16) novas mudanças no trânsito de Santo Antônio de Jesus. São elas: 
Primeira Travessa Juracy Magalhães – mão única da Rua do Calabar para a Avenida Juracy Magalhães; 
Segunda Travessa Juracy Magalhães – mão única da Avenida Juracy Magalhães para a Rua do Calabar; 
Travessa Nossa Senhora das Graças (Pulo do Bode) – mão única da Avenida Luiz Viana para o Largo das Graças. 
As áreas já estão sinalizadas. Além dessas mudanças, foi fechado também o contorno da Avenida Luiz Viana, saída da Rua do Expedicionário, visando dar mais fluidez e segurança ao trânsito no local. 
Estão em desenvolvimento, ainda, a sinalização horizontal (pintura das vias) e a instalação dos novos semáforos, no Centro da Cidade. As ações de maior impacto estão sendo realizadas a noite, para evitar maiores transtornos à população. 

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Diretores e conselheiros da empresa China Tiesiju Civil Engineering Group (CTCEG), subsidiária da China Railway Engineering Corporation (CREC), estão em visita à Bahia, segundo a assessoria do governo do estado, para discutir avanços na implantação da Ponte Salvador-Itaparica. 

A comitiva chinesa, que foi recebida pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (14), na sede da Governadoria, no CAB, está visitando a Bahia para fazer estudos e sobrevoar a área da ponte, com o objetivo de identificar o potencial de negócio da região. “Eles vão sobrevoar toda a área da ponte para conhecer o potencial imobiliário e turístico da região. Eles se comprometeram a apresentar uma proposta arquitetônica, econômica e financeira final até o mês de janeiro. Estamos recebendo todos que queiram conhecer e detalhar [um projeto]. A partir de janeiro, nós podemos, com essa e as outras empresas interessadas, estruturar e montar o edital de licitação. Ocorrendo tudo bem, nós vamos lançar o edital ainda no primeiro semestre de 2018”, declarou Rui. 

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O edital para licitação da obra de recuperação asfáltica da BA-878, estrada que liga a cidade de Santo Amaro às belíssimas praias de Saubara, Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, sairá na próxima terça-feira (19).

A informação foi dada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcanti, durante encontro com a prefeita Márcia de Bolinha e o deputado Rosemberg Pinto (PT), na noite desta segunda-feira (11). 

“Eu estou muito feliz porque o governador Rui Costa tem atendido os diversos pleitos em todas as regiões, e a de Saubara, em especial, é de fundamental importância para a população que trafega naquele local. [A recuperação da estrada] foi um compromisso que Rui fez com a comunidade. Ele é muito grato pelos votos que teve no período da sua eleição”, afirmou o deputado Rosemberg.

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Há aproximadamente dois meses, a Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos realiza a revitalização do calçamento de diversas ruas de Castro Alves. Os serviços tiveram início na rua da Palha, que dá acesso as localidades do Sítio do Meio e Viração, e seguiu pelas ruas da Boa Vista, Alerta e adjacências. Mais de R$ 100 mil foram investidos para nivelar as ruas e mais de 2100m² já têm melhores condições de trafegabilidade.

Atualmente a equipe de obras trabalha nas proximidades da Praça Dionísio Cerqueira, que será entregue em poucos dias. “O trabalho está sendo realizado para que toda cidade seja contemplada. O programa de calçamento vai continuar e outras localidades serão beneficiadas”, garante o secretário de Infraestrutura, Caio Macieira.Ascom | Prefeitura de Castro Alves

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O Prefeito Rogério Andrade anunciou na noite desta quinta-feira (07), no Gabinete Municipal, novos investimentos que vão beneficiar o trânsito e a mobilidade urbana de Santo Antônio de Jesus.  
No total, serão investidos mais de R$ 330 mil reais, sendo R$ 122.410 em sinalização horizontal e vertical e aproximadamente R$ 210 mil na aquisição de cinco jogos de semáforos para substituição dos equipamentos antigos e implantação em novos pontos como o Largo do São Benedito. 

- “Estamos adquirindo semáforos novos e mais modernos, inclusive, com o tempo da passagem de pedestres, além de investir em sinalização horizontal e vertical para melhorar a organização do nosso trânsito, tanto para os santoantonienses quanto para as pessoas que vem de outras cidades fazer suas compras e acessar serviços aqui em Santo Antônio de Jesus.” – Comentou. 
O Prefeito também anunciou que irá enviar para a Câmara de Vereadores o projeto lei que concede gratificação de risco de vida aos agentes de trânsito do município. Além do projeto que autoriza os estudos para regulamentação do estacionamento rotativo (zona azul). O Secretário da Pasta, Clovis Esequiel, agradeceu ao empenho e sensibilidade da gestão municipal com o trânsito local e falou sobre as conquistas: 
- “Hoje para nós é um momento de muita alegria em ver esses pleitos atendidos. Ver que a gestão também entende e acredita que o trânsito é um espaço de convivência e nós vamos continuar nesse esforço de priorizar sempre a Educação no Trânsito.” – Destacou.  
Acompanharam o evento, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, vereadores, secretários, o Diretor da 11ª Ciretran, Rui Tourinho e representantes de cooperativas de transporte alternativo. 

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O Prefeito Rogério Andrade assinou nesta terça-feira (5) a ordem de serviço para o início imediato das obras da Avenida Santa Cecília. A nova via ligará a Rua dos Humildes, no São Benedito a Avenida Heitor Lírio de Melo, próximo ao bairro Irmã Dulce. A assinatura contou com a presença de vereadores, secretários, lideranças e moradores das comunidades beneficiadas.  
Em seu discurso, a Secretária Municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes, destacou que a nova via será mais uma alternativa para desafogar o trânsito diminuindo o fluxo nas vias centrais da cidade. Já o Prefeito Rogério Andrade destacou a importância de levar infraestrutura aos bairros mais humildes da cidade. 
- “Com a Avenida Santa Cecília, passam a ser 37 ruas pavimentadas ou com obras em andamento em menos de um ano de gestão. E vem muito mais aí. O que está nas nossas cabeças é trabalho. E a nossa prioridade será sempre a Santo Antônio de Jesus que chora.” – Comentou.  ASCOM Prefeitura Municipal.

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A entrega das obras de requalificação dos largos Quincas Berro d'Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista, no Pelourinho, foi marcada pela mistura de devoção e samba nesta segunda-feira (4). Os largos foram reabertos ao público com uma programação gratuita no dia da tradicional festa de Santa Bárbara, após receberem investimentos estaduais de mais de R$ 1,5 milhão em infraestrutura e segurança. Além disso, mais R$ 260 mil foram destinados a aquisição de palcos e estruturas que serão montadas nos três espaços.

Os largos tiveram suas atividades interrompidas há cerca de três meses para que as obras fossem realizadas. Neste período, os espaços passaram por serviços de pintura, recuperação do piso, iluminação,  implantação do sistema de combate a incêndio, entre outras melhorias na infraestrutura. O diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, explica que a proposta é oferecer mais conforto e segurança ao público. "A intenção foi qualificar o espaço para que as pessoas possam desfrutar destes equipamentos com mais qualidade". 

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Na próxima terça-feira (5), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus vai iniciar as obras de construção da Avenida Santa Cecília, nova via que ligará a Rua dos Humildes a Avenida Heitor Lírio de Melo, próximo ao bairro Irmã Dulce. O ato que marcará o início das obras será realizado às 9h, com a presença do Prefeito Rogério Andrade, da Vice-Prefeita Dalva Mercês, vereadores e moradores e lideranças locais.


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