Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Infraestrutura - Habitação

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares, presidente do PMDB na Bahia, cumpriu agenda em Brasília na última quarta-feira, 16. No Distrito Federal, o parlamentar se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, onde reforçou o pedido pela instalação de uma passarela na BR-242, no distrito do Zuca, localizado na cidade de Boa Vista do Tupim. Tal demanda já tinha sido encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da Bahia.  

Durante a reunião, Tavares expôs a necessidade da passarela e explicou que o distrito do Zuca, com mais de 2 mil habitantes, se desenvolveu dos dois lados da via, fazendo-se necessária a instalação da passarela. "Existem alunos que moram de um lado e estudam do outro, da mesma forma pessoas que trabalham e precisam fazer uso diário da travessia pela BR, o que aumenta o perigo de atropelamentos, que tem sido constantes. Além de um sonho, essa é uma necessidade da população que está exposta a essa situação todos os dias", relatou Tavares. 

De acordo com o deputado, o ministro Maurício Quintela demonstrou empenho para resolver a questão e já encaminhou o pedido à Superintender do DNIT para análise e desenvolvimento do projeto. "O ministro reconhece a importância do pleito e afirmou que não vai medir esforços para que esse sonho saia do papel e se torne realidade", frisou Tavares.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ordem de serviço para início da Primeira Etapa de reforma das Escolas Municipais.

O Prefeito Rogério Andrade assina nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço para reforma da Escola Hercília Tinoco Andrade e outras escolas municipais.A reforma das escolas garantirá mais conforto, maior acessibilidade e bem estar para estudantes, pais e professores. Esse momento é festejado e esperado por todos que convivem com o deplorável estado físico das nossas escolas. A assinatura da ordem de serviço acontece às 9h na Escola Municipal Hercília Tinoco Andrade (Rua do Matadouro, Praça Silvestre Evangelista)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Assim como o vem fazendo em comunidades rurais e urbanas, no município de Santo Antonio de Jesus, a COELBA anuncia nova interrupção de fornecimento de energia para esse domingo em alguns logradouros. A paralisação tem por escopo ampliar os melhoramentos que estão sendo introduzidos na rede de abastecimento. É oportuno que você fique prevenido no intuito de adotar providências que minimizem prejúízos causados por descongelamentos e para que possa buscar outras alternativas em sua programação de final de semana. Confira esses logradouros em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade as intervenções para melhorar o trânsito de Santo Antônio de Jesus, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) fará uma nova mudança no fluxo de veículos em vias da cidade.A partir desta quarta-feira (16) a Rua Antônio Mendes passa a ser mão única, a partir do encontro com a Rua Expedicionário até o encontro com a Travessa Antônio Mendes, sentido São Benedito e Nova Brasília.As vias onde o fluxo será alterado já receberam novas placas de sinalização. Nos primeiros dias, agentes da SMTT estarão no local, orientando os condutores e a população sobre a mudança.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A intenção de licitar a concessão de linhas de Transporte Rodoviário Metropolitano será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11). O sistema terá uma nova frota e será integrado de forma operacional e tarifária com o Metrô de Salvador. As linhas serão licitadas em dezembro deste ano, com a operação do sistema prevista para o início de 2018. A frota a ser renovada deverá ter veículos zero quilômetro, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado, wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade, ações que visam ampliar a qualidade do serviço.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realiza estudos de readequação de linhas e reequilíbrio econômico financeiro do sistema de transporte metropolitano. O levantamento das mudanças necessárias já está em andamento. Com as novas concessões, as linhas metropolitanas vão ter como os principais pontos de destino os Terminais de Integração de Passageiro do sistema metroviário na capital.Inserção de foto, Tvsaj. Matéria: ASCO SECOM

 
Notícias | postado por: Mascarenhas

A COELBA  realizará, nessa quinta-feira, 10, em algumas artérias de Santo Antonio de Jesus, suspensão temporária no forneciento de energia  para realização de serviços de manutenção de rede. Confira essas comunidades em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir desta sexta-feira (4) algumas vias terão o sentido modificado para melhorar a fluidez do trânsito no centro da cidade. A Rua Antônio Fraga passa a ser mão única, a partir do Centro Cultural até o cruzamento com a 2ª Travessa Antônio Fraga. A Rua Santo Antônio passa a ser mão única a partir do cruzamento com a Rua Idelfonso Guedes até o Centro Cultural. Já a Travessa Castro Alves passa a ser mão única saindo da Praça Madre Maria do Rosário sentido Rua Castro Alves.

As mudanças serão implantadas pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT). Placas de sinalização estão sendo instaladas para orientar condutores e pedestres. Além disso, agente de trânsito estarão no local nos primeiros dias para tirar dúvidas e ajudar na nova disposição do trânsito. Também estão sendo enviados comunicados para as residências, casas comerciais e instituições instaladas na região.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Além do encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmen Lúcia, nesta quinta-feira (3), em Brasília, o governador Rui Costa foi ao Ministério dos Transportes. Na ocasião, Rui levou ao ministro Maurício Quintela o entendimento firmado com o embaixador da China, Li Jinzhang, sobre a inclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e da Ponte Salvador-Itaparica como prioridades do país no Fundo Brasil-China.  Rui e o embaixador se reuniram no último dia 26 de julho em Brasília.

Este fundo é um acordo de cooperação entre as duas nações e os investimentos podem chegar a US$20 bilhões. A Bahia trabalha para que um volume grande de recursos seja aplicado no estado. As conversas estão adiantadas para assinar memorando de entendimento com investidores chineses em setembro durante viagem do governador à China. O ministro Maurício Quintela manifestou concordância sobre o assunto

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nem as fortes chuvas que caíram neste domingo (30) impediram a bonita festa que marcou o início das obras do sistema de abastecimento de água do KM 53. Um grande público compareceu a comunidade para acompanhar o lançamento dos trabalhos.A obra, executada pela Embasa, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e o Governo do Estado. Com esta parceria, em sete meses de gestão também já foram entregues as obras de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho.

Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu aos presentes e anunciou para o próximo domingo (6), o início da pavimentação em paralelepípedo do Loteamento Recanto dos Prazeres.- "Próximo domingo, estaremos juntos novamente. Fazendo mais uma grande festa. Trazendo mais uma obra esperada há muito tempo pela nossa população. Tenho certeza que assim como os moradores do KM 53 estão felizes aqui hoje, em breve, os moradores de todo o Loteamento Recanto dos Prazeres vão também estar felizes com a pavimentação daquelas ruas." - Comentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comunidade do KM 53, zona rural de Santo Antônio de Jesus, será beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água. A obra é mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sete meses de gestão também já foram entregues os sistemas de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho. A obra será iniciada com um evento no próximo (30), a partir das 10h. Haverá uma comitiva saindo do Largo São Benedito às 9h30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Enquanto que, na maioria dos municípios deste país e, especialmente, do norte e nordeste, as gestões continuam literalmente "engessadas", seja pela falta de projetos, pelo imobilismo, em suma, pela incapacidade administrativa de seus "gestores", seja em razão de altos dispêndios em festividades juninas, Muniz Ferreira, ao contrário, em que pese também ter realizado festejos juninos com dispêndios racionais, continua realizando obras. 

Além das reformas da sede da prefeitura, centro de treinamento, postos de saúde, limpeza do cais, a gestão Wellington-Minde da Saude dá incício às obras de revitalização da praça principal, de maneira que esse espaço público possa não apenas contribuir para o embelezamento dessa acolhedora cidade mas, também, fazer com que municipes e visitantes disponham de uma área  em que possam estreitar relacionamentos, tão importantes no momento em que evitam confraternização em ambientes públicos por falta de condições logítiscas ideais. 

Além desses intervenções de infraestrutura, a atual administração dá início à construção de nova creche, numa ampla área, necessária para que muitas mães que, no dia a dia, laboram em diversas atividades, em busca de renda familiar, possam deixar seus filhos num ambiente seguro, confortável e com condições necessárias à pré-formação fisica e educacional. Intervenção que, sem sombra de dúvidas, tem uma relevância econômico-social destacável. 

Dando continuidade a essa impetuosidade na área de infraestrutura, a atual administração inicia procedimentos para construção da quadra poliesportiva que, até então estava parada,com toda infraestrutura metálica exposta às intempéries, por conta do descaso de gestões anteriores. Praça esportiva que, certeza, depois de pronta, irá impulsionar o desporto local. 

Falando, ainda, de infraestrutura, estão sendo ultimados os procedimentos com relação ao calçamento da rua da linha (logo após o trevo que dá acesso `cidade), assim como ações de cunho ambiental, com poda de árvores, jardinagem, acrescentando-se ao que já foi feito como impeza do rio e da rua do cais, numa desmonstração cabal de que o atual governo está, deveras, comprometido com a preservação ambiental e paisagismo. Fotos Antonio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sonho de ter água encanada agora é uma realidade para mais dez famílias que residem na Rua A do Loteamento Sales. A obra foi realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (que cedeu a retroescavadeira utilizada nos trabalhados) em parceria com a Embasa (que disponibilizou a tubulação). A obra, realizada em tempo recorde, também é uma solicitação do Vereador Irmão Gerson. Em breve, outras localidades também serão atendidas.ASCOM Prefeitura SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus promove uma nova reunião para os comerciantes informais cadastrados no Programa SAJ Legal. O encontro acontece no Auditório do Hotel Ilha Bela (em frente aos Correios) e terá a presença de representes da Prefeitura, Banco do Nordeste e Sebrae. O evento será conduzido pela Secretária de Infraestrutura Sônia Fontes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Meu nome é Valdene Brasil administradora de Pousada, estamos com um grave problema na Agencia do Correio de Mar Grande – Vera Cruz (Ilha de Itaparica). Desde o dia 07/06/17 a mais de um mês, a agencia se encontra sem funcionamento sem realizar envios nem recebimentos, desde o dia 07 nossas correspondências, faturas, mercadorias compradas por internet, etc se encontram RETIDAS.

O motivo desse caos é que no dia 07 de Junho, um caminhão ao passar danificou uma parte da fiação deixando o local sem energia elétrica e segundo informações dos funcionários da mesma, a Coelba não pode restabelecer a ligação, pois necessita que o padrão seja atualizado, mas como o imóvel é alugado, a proprietária se nega a autorizar essa obra e os correios parece que não pode assumir.Peço auxilio de vcs para divulgar esse caso, quem sabe nos podem  ajudar a acelerar uma solução por parte dos correios e ou autoridades.Via e.mail. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A COELBA, através de seu escritório em Santo Antonio de Jesus, comunica aos usuários que haverá suspensão do fornecimento de energia elétria em algumas localidades nesse domingo, das 08:30 às 14:30h desse domingo, 09, O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.Confira essas localidades em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A COELBA realiza, na próxima terça-feira, 11, em Santo Antonio de Jesus, intervenções em uma das artérias, no perído de 09:15 às 16:15h. Tal intervenção visa manutenção de rede elétrica. Confira em LEIA MAIS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho de revitalização e manutenção das estradas vicinais realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus segue a todo vapor. No mês de junho, com a chegada do período de chuvas, os trabalhos foram intensificados e passaram por diversas localidades como as ladeiras do Tabocal, o Loteamento Santa Cecília, Cidade Nova, Ladeira de João da Montanha, Sapucaia e Cocão. Foram realizados serviços de encascalhamento, patrolamento, limpeza e alargamento de vias.

O programa revitalização das estradas foi iniciado em março, dando prioridade aos trechos mais críticos e ladeiras como forma de prevenção à chegada do período de chuvas. Também já foram atendidas as comunidades do Riacho das Pedras, da Boa Vista, KM 53, Sapucaia, Ladeira do Cuscuz, Baixa do Onha, Ladeira da Jararaca, Mina do Sapé, Cruzeiro do Riachão, Bonfim, Ladeira do Cunha e Benfica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sport e Náutico concretizaram uma ameaça antiga, de deixar a Liga do Nordeste. Com isso, os clubes pretendem abandonar a principal competição da entidade, a Copa do Nordeste, a partir da edição 2018. O pedido de desfiliação foi entregue na sexta-feira (30), e nesta segunda-feira (3) os clubes deram uma entrevista coletiva para explicar as razões. O Santa Cruz, outro descontente com o regional, vai submeter a desfiliação ao seu Conselho Deliberativo. 

Como publicado pelo CORREIO na última terça-feira (27), o trio de ferro pernambucano reclama da remuneração do regional. “A competição é deficitária. Nós, clubes grandes, pagamos para jogar”, disse o presidente do Sport, Arnaldo Barros.  Segundo levantamento feito pelo CORREIO, o Sport arrecadou desde 2013, quando a Copa do Nordeste iniciou o novo formato, mais de R$ 6,6 milhões. Esse valor é referente apenas às cotas de participação em cada fase, sem bilheterias e premiações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A COELBA, Cia de Eletricidade do Estado da Bahia anuncia desligameto no sistema de fornecimento de energia elétira em algumas artérias de Santo Antonio de Jesus, das 09:15 às 16:15  do dia 09.07.17. A paralização faz parte da programação inerente a melhoramento na rede. Por preucação, é sempre de bom que moradores das localidades em apreço possam se prevenir. Veja localidades em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Obras realizadas pelo Governo do Estado - como o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e os corredores transversais - fizeram a capital baiana subir 20 posições no ranking das cidades com melhor mobilidade urbana do país. De acordo com o estudo Connected Smart Cities, divulgado pela empresa de análise de dados para dimensionamento e levantamento de tendências de mercado Urban Systems, Salvador saiu do 27º para o 7º lugar, ficando atrás de cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba.

O governador Rui Costa destaca que "o reflexo das obras já pode ser sentido por todos os baianos. As intervenções do governo garantem mais qualidade de vida para quem mora na cidade e também representam um investimento no turismo. O visitante encontra uma cidade mais fácil de transitar, e isso é levado em conta na hora de retornar ou indicar o destino". Ainda na opinião do governador, as obras têm outro impacto importante. "Elas geram emprego e garantem a movimentação da nossa economia. É também por isso que fazemos todos os esforços para manter o ritmo dessas obras na capital", acrescenta Rui. Com investimentos na ordem de 7,5 milhões, por parte do governo estadual, o metrô tem garantido mais conforto e segurança para o cidadão. São 14 estações em funcionamento e previsão de chegar ao aeroporto até o fim do ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na contramão da crise econômica, o município de Muniz Ferreira tem conseguido honrar rigorosamente com suas obrigações. Neste mês de junho o prefeito Wellington Vieira foi além e pagou, de maneira antecipada, os salários dos servidores municipais na última terça-feira (20), ou seja, antes do São João.
Wellington iniciou a gestão em janeiro, após ter vencido as eleições municipais de 2016. Ele encontrou um verdadeiro caos administrativo quando assumiu, mas, em apenas seis meses, conseguiu colocar ordem na casa e a prefeitura já respira financeira e administrativamente.
O pagamento antecipado tem o objetivo de permitir que os servidores municipais possam se planejar melhor para os festejos juninos. Além dis
so, é também uma forma de premiar e incentivar o trabalho dos funcionários públicos, que estão se dedicando diariamente com o objetivo de buscar o desenvolvimento do município e melhorar a vida das pessoas.Informações, Gazzeta do Recôncavo. Fotos, Tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os festejos juninos em Santo Antonio de Jesus são um dos mais tradicionais da Bahia e atraem todos os anos turistas de todo o Estado. Para garantir a segurança do evento, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) e outros 12 órgãos estão realizando a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São João de SAJ. Nesta terça-feira (20), 8h30, será realizada uma ação final antes de o forró ganhar as ruas da cidade.

Na ocasião serão vistoriados a Vila Cenográfica, acessos, área central, palcos e estruturas auxiliares . Os trabalhos da FPI tiveram início no dia 30 de maio com a realização da primeira ação de fiscalização e seguirá no dia 21 de junho com a realização de vistoria nas festas privadas e dia 22 com a confecção de um relatório final com as conclusões e considerações da equipe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A equipe da gestão do TRABALHO não dá trégua, com o intuito de melhorar a vida dos moradores de Dom Macedo Costa! Nesse final de semana foi a vez dos profissionais da iluminação pública entrarem em campo para a reposição de lâmpadas queimadas das comunidades de Pinga Fogo, Três Cruzeiros, Sapezinho, Milagres de Santo Antônio, Comum, Gandu Velho, Gandu Novo, Ponto Chique, Três Bocas, Andrade e Lameiro.

Além disso, ganharam iluminação as ruas Gregório Alves e Astério Augusto Souza, na sede do município, que antes estavam completamente às escuras. Nesta segunda-feira já chegou na cidade o caminhão concha, que auxiliará nos trabalhos de reposição de lâmpadas da entrada do município até a avenida Pedro Vespaziano.

E as melhorias não terminam por aí! Agora os profissionais da Prefeitura de Dom Macedo Costa que fazem a manutenção da energia pública trabalham com EPI (Equipamento de Proteção Individual), o que garante maior segurança e eficiência no serviço.

Durante a semana, a manutenção continua nas ruas da sede e também a instalação da iluminação do circuito da festa de São João. Porque agora em Dom Macedo é assim. Todo dia tem ação em prol do nosso povo!

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa esteve nesta sábado (17) no município de Banzaê, onde inaugurou a restauração de um trecho da BR-110, e também entregou a Escola Espaço Educativo João Bittencourt Paiva, que vai atender ao povoado de de Tamboril, a 12 quilômetros da sede. A unidade vai receber até 360 alunos nos turnos matutino e vespertino. Foram investidos R$ 900 mil do Ministério da Educação na escola.

Além das rodovias e da unidade de educação, Rui ainda entregou uma ambulância para o município de Banzaê; inaugurou um sistema de abastecimento de água e urbanização de vias no povoado de Queimada Grande; e assinou uma autorização para o convênio do projeto Reniva, uma rede de multiplicação de tecnologia de investimentos para agricultura familiarMetro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Dentre os pleitos formulados pela Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, Maria de Fátima, junto ao prefeito municipal Rogério Andrade, relacionados à feira livre municipal, melhorias no sistema de iluminação desse importante espaço de negócios. Solicitações atendidas, foram colocadas novas lâmpadas nos galpões de Vísceras, Cereais, Confecções e de Hortifrutigranjeiros. 

Também foram desencadeados procedimentos de limpeza de "bocas de lobo", de maneira que dejetos sejam canalizados a contento, evitando, assim, transbordos que possam trazer traanstornos à saúde e, por extensão, ao meio ambiente. Numa parceria com as secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, a SAAB materializa, assim, anseios dos feirantes e consumidores que, com iluminação adequada, têm condições de exercer suas atividades com mais conforto e segurança.ASCOM SAAB

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade aos serviços de revitalização nas estradas vicinais, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou o trabalho de limpeza, patrolamento, alargamento e encascalhamento da estrada de acesso à comunidade do Bonfim.

A nova gestão iniciou os serviços de revitalização das estradas vicinais no mês de março, priorizando os trechos mais críticos e as ladeiras, em face a proximidade do período de chuvas. Riacho das Pedras, Boa Vista, KM 53, Sapucaia, Ladeira do Cuscuz, Baixa do Onha, Ladeira da Jararaca, Minas do Sapé e do Cruzeiro do Riachão já receberam os serviços. Na próxima terça-feira (2) os serviços no Bonfim serão retomados

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois passos importantes para o avanço do projeto da ponte Salvador-Itaparica devem ser dados ainda neste mês: um deles é a chegada definitiva da comitiva de empresários chineses que manifestaram interesse na construção do equipamento. “Os chineses estão chegando, dia 27 desse mês eles chegam em definitivo aqui, é a programação. Então a coisa está caminhando bem”, afirmou o vice-governador, João Leão, em entrevista ao Bahia Notícias. Antes disso, já na próxima semana, o governo do Estado dará entrada no pedido de concessão junto ao governo federal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) prorrogou até o próximo dia 19, a 1ª Fase do recadastramento do Sistema Municipal de Transporte Público nas categorias Táxi, Alternativo Intermunicipal e Escolar Particular, uma das etapas do Programa SAJ Legal.

O objetivo do cadastramento é garantir a oferta de serviços legalizados, maior qualidade e segurança aos usuários, melhores condições de trabalho aos prestadores e condições de normatização, monitoramento e fiscalização para a SMTT e demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. Para realizar o procedimento, basta se dirigir a Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) munido de documentação pessoal (confira relação no final da matéria) e fazer o agendamento da vistoria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um casarão desabou na noite desta segunda-feira (24) e deixou uma pessoa morta, na Ladeira da Soledade, próximo ao Colégio Carneiro Ribeiro, no bairro do Barbalho, em Salvador. De acordo com as primeiras informações da Central de Polícias (Centel), relatos de moradores apontam que pessoas estavam no local no momento da queda e que, com isso, haveria vítimas. Ainda não há, no entanto, confirmação sobre possíveis outras vítimas fatais e feridos. O casarão ficava na Rua Emídio Santos. O desabamento ocorreu por volta das 22h. Conforme a Centel, populares reportaram ter ouvido uma explosão antes do casarão vir abaixo. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão no local.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa autorizou, na manhã desta sexta-feira (7), a construção da segunda etapa da BA-284, no trecho de 23 quilômetros que ligam o distrito de Nova Alegria até o povoado de Pau D’Alho, no município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, o que representa um investimento R$ 19,35 milhões na pavimentação. Durante a cerimônia, em Nova Alegria, ele afirmou que o povo da região pede a estrada há décadas. “No passado, como é muito comprida e cara, ia ficando para depois. Aquilo que é caro e difícil deve ser feito aos poucos. Nós começamos a obra, a primeira etapa já está concluída, e estou autorizando agora a segunda etapa”.

Dono de um pequeno mercado, Hotelino Pereira, 69 anos, mora há mais de 40 em Nova Alegria. Ele disse que a falta de estrada atrapalha a vida dos moradores. “O que prejudica Nova Alegria é a falta de estrada. Tem dificuldade quando alguém adoece, para levar para um hospital. E Minha mercadoria vem de Itabuna, Ilhéus [sul da Bahia]. Para chegar por essa estrada é difícil. Recuperando a estrada vai melhorar 100%.

 

A diretora da Escola Municipal Walter Carvalho, Ivanildes Santos, afirmou que mais de 100 crianças alunas da unidade vivem no entorno da estrada, longe do distrito. “A construção da estrada vai trazer vantagens na formação dessas crianças. Quando chove, muitas têm que vir a pé para a aula, porque o carro não chega onde elas moram. Outras têm que dormir aqui no distrito ou na casa de amigos. Com a estrada tudo vai mudar, vai melhorar muito”.

 

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, estava na cerimônia e afirmou que trata-se de “uma estrada importante e uma grande reivindicação da região, que só um governo com um compromisso social tem coragem de fazer. Vão ser 90 quilômetros. Já concluímos os primeiros vinte e poucos quilômetros. Estamos iniciando agora mais vinte e poucos, que representam mais de R$ 19 milhões investidos, e só falta agora o terceiro trecho”.

Cavalcanti, reafirmou que em 2017 o governo baiano vai atingir a meta de contratar mais de cinco mil quilômetros de licitação. “Nós já fizemos, nos dois primeiros dois anos da gestão do governador Rui Costa, mais de 600 quilômetros, estamos hoje com 200 quilômetros de execução e até o fim do ano com 5.500 quilômetros de obras contratadas em todas as regiões da Bahia. Ontem {quinta, 6] estivemos em Cardeal da Silva e amanhã [sábado ,8], vamos estar em Potiraguá, autorizando ordem de serviço de mais outro trecho de estrada importante para o estado da Bahia”.

Policlínica

No evento, Rui também anunciou que, em breve, a região vai contar com uma Policlínica, construída pelo Estado em Teixeira de Freitas, na mesma região. “Até junho, eu venho inaugurar a Policlínica que está sendo construída em Teixeira de Freitas, com 19 especialidades médicas. São R$ 24 milhões e, no custeio, o Estado vai bancar 40% e os municípios vão ratear os demais 60%. O consórcio aqui da região é formado por 13 municípios”.

Fotos: Manu Dias/GOV/BA

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A maior concorrência para obras públicas na área hídrica neste ano pode parar na Justiça. O Ministério da Integração Nacional declarou nesta sexta-feira (7) o consórcio Emsa-Siton o vencedor da licitação para a construção do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco. A empresa ficou em terceiro lugar na disputa e apresentou um orçamento de R$ 517,917 milhões. O primeiro colocado, um consórcio formado pela Passarelli, Construcap e PB Engenharia, foi desclassificado por critérios técnicos, embora tivesse apresentado a melhor proposta, de R$ 441,8 milhões, um deságio de 23% em relação ao valor estabelecido pelo governo, de R$ 574 milhões.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus inaugurou na noite desta quinta-feira (6) a extensão da rede de abastecimento de água da comunidade do Bom Conselho, zona rural de Santo Antônio de Jesus. A obra realizada em menos de 45 dias representa um investimento de R$ 78.633,00, beneficiando 70 famílias daquela localidade.
Durante a inauguração, a moradora Suzana comemorou a chegada da água nas torneiras de casa:
- “Hoje pela manhã eu acordei e não tinha água para escovar os dentes. Em seguida, liguei o rádio e ouvi o Prefeito Rogério falando que a água chegaria hoje para o Bom Conselho. Estou muito feliz porque sei que amanhã vou acordar e vai ter água.” – Comentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governador Rui Costa, o Prefeito Rogério Andrade, o Senador Otto Alencar, o ex-governador Jacques Wagner, acompanhados por uma grande comitiva, realizaram nesta sexta-feira (31) uma intensa agenda positiva de inaugurações e entregas em Santo Antônio de Jesus.

Distrito Industrial e IFBA

O primeiro compromisso do dia foi a inauguração do Sistema Viário do Novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus. Com 40 lotes industriais e previsão inicial de 1.200 novos postos de trabalho, o Novo Distrito abrigará empresas que utilizarão os programas Jovem Aprendiz, Primeiro Estágio e Primeiro Emprego, gerando ainda mais oportunidades. A placa foi descerrada na presença do ex-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.

Em seguida a comitiva visitou as dependências do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Santo Antônio de Jesus. Inaugurado em junho de 2016, o campus já oferta cursos de formação inicial e continuada e se prepara para começar a ofertar cursos técnicos, tecnológicos e de graduação na área de tecnologia da informação (TI). VEJA EM LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É natural que toda mudança gera, a princípio, não apenas desconfiança mas, sobretudo, incertezas no seio da população, principalmente quando se trata de assuntos que, "vira e mexe", mexem com o bolso. A tendência das pessoas, diante dessas supostas incertezas é de manifestarem-se de forma contrária às proposições, mesmo antes de tomarem conhecimento das premissas que norteiem determinados projetos apresentados por parte do poder publico. E isso acontece em todo o país.

Consubstanciado nessa assertiva, aconteceu nessa terça-feira, 21, noite, na  apresentação do Programa SAJ LEGAL, que tem por objetivo regulamentar o uso de sol urbano em Santo Antonio de Jesus, em audiência pública proposta pelo vereador Uberdan Cardoso e que contou com participação do promotor Julimar Barreto, secretários municipais, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade (principalmente camelôs e vendedores eventuais que atuam nas praças centrais da cidade e feira livre.

Iniciados os trabalhos a "assistência" acabou se manifestando pedindo a presença do prefeito Rogério Andrade que, impossibilitado de comparecer, em face de outros compromissos, se fez representar por seus secretários. E como contornar um "levante" que tendia ganhar corpo graças a esse comportamento rotineiro? Alguém que tivesse não apenas experiência nessa relação direta como o publico mas, principalmente, eloquência suficiente para, através da persuasão, convencer aqueles que tentavam levantar a voz.

E esse alguém foi Sônia Fontes, Secretária de Infraestrutura no atual governo, ao explanar sobre a aplicabilidade desse programa no intuito de tornar a cidade não apenas mais aprazível mas, sobretudo, dotada de uma logística operacional suficiente para facilitar a trafegabilidade, dando, assim, espaço à sociabilidade. Para tanto, chamou para junto dessa proposição todos aqueles que, sem distinção socioeconômica, tencionam manter seus espaços laborais, à luz de uma organização que está sendo proposta. Sônia Fontes que, além de ter exercido mandato de deputada, é detentora de grande capacidade administrativa, junto ao executivo em municípios como Alagoinhas. Pronunciamentos por parte de outros secretários e superintendentes, a exemplo de Dr. Leandro Lobo (Saúde), Maria de Fátima (SAAB), Hélio de Aguiar (SEDEMA), Cloves Ezequiel (SMTT), também realçaram a importância dessa parceria com a população para que louros sejam, deveras, colhidos. Fotos, texto, Antonio Mascarenhas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dando prosseguimento aos procedimentos em prol da concretização do programa SAJ LEGAL (já que, na manhã de hoje, tal intento foi apresentado à imprensa), proposto pela administração municpal ROGÉRIO ANDRADE/DALVA MERCÊS, em parceria com o Ministério Púbkcio do Meio Ambiente, sob a égide do promotor DR. JULIMAR BARRETO, foi realizada, na noite dessa terça-feira, 21, na egrégia casa legislativa municipal, audiência pública com particpação de secretários municipais, vereadores, promotor público e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Dentre os vereadores, UBERDAN CARDOSO (autor da proposição no que concerne à realização da audiência em epígrafe), TOM (presidente do legislativo), CHISPITA, CAO DE DODÔ, ALTEMIR, PEDRO DE TECA, DR. FRANCISCO FREIRE, CRISTIANO SENA, DR. DANIEL; secretários municipais SÔONIA FONTES (Infraestrutura), MARAI DE FÁTIMA (Agricultura e Abastecimento), HÉLIO DE AGUIAR (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), ABEL CALDAS (Esporte e Lazer), JOÃO GERALDO (Serviços Públicos), DENE CORTES (Cultura), DANIELA FIDELES (SAM). Também presentes representantes do 14o. BPM, CREA-BA, ACESAJ, SETOR EMPRESARIAL e da sociedade como um todo.

Os trabalhos foram iniciados com as boas vindas do presidente Tom e a explanação do vereador Uberdan Cardoso e, em seguida, coube ao promotor Julimar Barreto, e à Secretária Sonia Fontes as considerações iniciais sobre o programa em pauta que tem por objetivo disciplinar o uso do solo urbano e que passa, necessariamente, pelo establecimento de normas à luz da legislação vigente, em atendimento à determinação coercitiva do Ministério Público, no sentido de usar de todos os expedientes para regulamentar o uso do solo. Em caso de descomprimento das determinações, pesadas multas, por dia, ao poder público municipal.   Veja MAIS ALGUMAS FOTOS EM leia mais E, TODAS, no link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTNIO MASCARENHAS

O auditório do Antonius Imperial Hotel foi o local escolhido pela administração municipal de Santo Antonio de Jesus para apresentação, na manhã dessa terça -feira, 21, do Programa SAJ LEGAL à imprensa. Programa que tem por escopo a regulamentação do uso de solo no município. Além das presenças do prefeito Rogério Andrade, secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura), Maria de Fátima (Agricultura e Desenvolvimento Econômico), João Geraldo (Serviços Públicos), Dr. Marcel (Procuradoria Jurídica Municipal), Dr.Julimar Barreto (Promotor Público). Também presentes, Carlos Henrique (Diretor regional do SEBRAE).

Nesse primeiro momento, a coordenação do Programa, ao reunir-se com a imprensa, procurou colaboração de todos no sentido de que, de mãos dadas, possam contribuir para o desenvolvimento local, através de divulgação peças publicitárias, audiências públicas, bem como reuniões com segmentos da sociedade. Coube à Secretária Sonia Fontes a apresentação audio-visual do programa, com participação da Secretária Maria de Fátima.Nas interlocuções, o prefeito Rogério, promotor e integrantes da imprensa.

O prefeito Rogério Andrade, além de evidenciar a importância do projeto, fez ver a todos a imperiosa necessidade de comprometimento para com a causa, de maneira que demandas sejam publicizadas, todavia, com responsabilidade, sempre em busca de soluções tangíveis.  Prevista, para a noite dessa terça-feira, 21, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública com participação de secretários municipais, promotor público e representantes da população. Complementando esse calendário, o início do projeto no próximo dia 27. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

SAJ Legal é o projeto de ordenamento e organização do solo urbano, legalização e cumprimento de competências públicas que será apresentado pela Prefeitura Municipal oficialmente à sociedade na próxima terça-feira (21), às 19h, em Audiência Pública na Câmara de Vereadores.

O SAJ Legal constitui uma série de ações que serão executadas pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através de suas secretarias, em cumprimento a uma determinação da Justiça para reorganização do uso do solo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um sonho antigo dos moradores da Rua Wellington Figueiredo, no bairro São Benedito, começa a se tornar realidade nesta quarta-feira (22) quando a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Infraestrutura dará início a obra de pavimentação asfáltica daquela localidade, em evento marcado para acontecer a partir das 19h, na Entrada do Casco, com a presença do Prefeito Rogério Andrade.

A obra levará asfalto da Praça São Benedito até a saída com a BA-001 revitalizando uma das rotas de saída da cidade de maior fluxo. O recurso destinado para este pavimento é proveniente de uma emenda do Prefeito Rogério Andrade, enquanto ainda era deputado estadual e é o mesmo recurso da Rua Viriato Lobo e no Casco, que contemplou também o asfalto na Wellington Figueiredo.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS

Por pouco não aconteceu, na tarde desse domingo, 19, um acidente de maiores proporções, em decorrência do desprendimento de uma folha de palmeiras imperial que, indo de encontro a rede de alta tensão no poste que edificado na Av Ursicino Pinto de Queiroz, em frente à sede do executivo municipal, em Santo Antonio de Jesus, provocou um cuito-circúito. Transeuntes, dentre eles, ciclistas, pedestres e condutores de veículos ficaram assustados diante do incidente que, felizmente, não ocasionou vítimas.

O Corpo de Bombeiros do XVI Grupamento, com sede ao lado da Prefeitura, sob a chefia do seu Cmt, Cel Matias, compareceu ao local com veículo e prepostos, evacuando o local e disciplinando o trânsito, bem como prepostos da COELBA que, logo em seguida, desativou o fornecimento de energia na localidade e cuidou da retirada da folha que chegou a causar tal incidente,  de maneira que a situação fosse regularizada de forma tempestiva.

Tendo em vista de que situações dessa natureza vêm, constantemente, acontecendo, é imperativo que a Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos possa estabelecer um calendário para poda dessas palmeiras, de maneira que incidentes não aconteçam, evitando-se, assim, não apenas danos materiais mas, principalmente, problemas sérios aos transeuntes. Acreditamos que, através de diálogos, esses entes irão estabelecer uma linha de atuação harmônica e linear.Fotos, Antonio Mascarenhas


Enquete


PodCast