Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Comportamento

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem foi resgatado depois de ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. O local fica dentro de uma propriedade rural e tem como dono o mesmo proprietário da garagem. De acordo com informações da Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), o resgate aconteceu na tarde de ontem (16). Auditores fiscais chegaram ao local após denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus.

Uma inspeção foi feita no local e eles constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa ao lado da garagem, sem condições de habitação, sem água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade. Segundo a SRT, o homem afirmou que trabalha na mesma situação há 18 anos, sem carteira assinada, já que o documento estava em posse do dono da garagem durante todo o tempo. 

A SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. 

Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.Foto divulgação SRT. Metro 1
 

18
Ago
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Brun para A Tribuna do Norte e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A esposa do homem que foi esfaqueado pela filha durante uma briga do casal, em Vila Velha, disse que não vai denunciá-lo à polícia. Mesmo já tendo sido agredida outras vezes, a mulher defendeu o companheiro. “Ele não merece, é um homem muito bom. O problema dele é a cachaça”, disse. * O G1 não vai identificar o agressor nesta reportagem para preservar a vítima.
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (9), após voltarem de um bar. Ao ver a mãe ser agredida pelo pai, a filha adolescente, de 16 anos, golpeou o homem com uma faca, para que ele parasse com as agressões. O agressor, um montador de carros de 50 anos, levou duas facadas. 

Casos de feminicídios crescem 20% em 1 ano no Espírito Santo 
Mas o que faz uma mulher agredida não denunciar o agressor? O G1 foi buscar explicações com uma psicóloga que atende mulheres para entender esse comportamento de vítimas que, mesmo sofrendo agressões por parte dos companheiros, seguem na relação e não levam o caso à polícia.
Cristiana Cariola Travassos atende mulheres vítimas de violência doméstica e agressores em um projeto oferecido pela prefeitura de Vitória.
Segundo ela, é comum que por medo e vergonha as mulheres não façam as denúncias. 

“Tem a questão de que a mulher se vê como a responsável por manter a união da família. Ela também acha que o homem vai melhorar, que ela tem que ter paciência. Há ainda a dependência financeira. Ela não tem para onde ir e acha que tem que se submeter àquilo”, disse.
Ciclo de violência 
As consequências disso, segundo a psicóloga, é que a mulher perde a essência e, sem querer, pode provocar um ciclo de violência.
“Isso gera um ciclo vicioso, porque ela vai dando novas chances e a cada vez que ele agride, a agressão fica mais violenta. Começa com xingamento, daqui a pouco está batendo, daqui a pouco está matando. A autoestima cai, porque o agressor coloca a culpa na mulher, e ela começa a se esvaziar, a se anular. Não sabe mais quem é, do que gosta”, completou a psicóloga. 

'Denunciar é um dever de todos' 
Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada Cláudia Dematté, em casos de violência, denunciar é um dever de todos. “A sociedade tem responsabilidade também. A gente não pode ser omisso ao ver um crime, é importante que as pessoas se posicionem”, disse a delegada.

Lei Maria da Penha 
A Lei Maria da Penha existe para proteger as vítimas que sofrem agressões físicas, psicológicas, sexuais e outras violências dentro de casa.
De acordo com a delegada, desde a implantação da lei, o número de mulheres que buscam as delegacias para denunciar violência cresceu. Mas o Espírito Santo ainda ocupa a 3ª posição entre os Estados mais violêntos contra à mulher, segudo o Monitor da Violência.
E, como disse a delegada, "é um dever de todos denunciar". Mas você sabe o que fazer ao ver ou ouvir uma mulher sendo agredida? E se você for a vítima? O G1buscou as orientações, acesse:  

Caso 
Mesmo sem ter sido denunciado pela esposa, o marido foi autuado em flagrante por lesão corporal e injúria na Forma da Lei Maria da Penha e está internado sob escolta policial no Hospital São Lucas.
Já a filha, a adolescente de 16 anos, não foi autuada porque a delegada entendeu que ela agiu em legítima defesa da mãe. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar a identidade das vítimas.
Em depoimento à polícia, a mulher e a adolescente contaram que o casal estava em um bar ao lado de casa, no bairro Cobi de Cima, quando o homem ficou com ciúmes e discutiu com a esposa, de 54 anos.
Os dois foram para casa e, segundo os depoimentos, ele começou a bater na mulher. A filha disse que gritou pedindo várias vezes para que ele soltasse a mãe.
Como as agressões não pararam, ela deu dois golpes com uma faca na barriga do pai. O homem soltou a mulher, voltou para o bar e pediu socorro.
O homem foi autuado por lesão corporal e injúria e está internado sob escolta policial em estado grave no Hospital São Lucas.
A delegada determinou o pagamento de uma fiança de R$ 1 mil, que ainda não havia sido paga até esta sexta-feira (10). Assim que receber alta, ele será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.Foto reprodução Jornal Nacional. Matéria, fonte, Globo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem identificado como José Messias Guedes de Oliveira morreu na noite desta quarta-feira (1º), após o carro em que estava com outras três pessoas ser atingido por tiros da polícia do Ceará. De acordo com o G1, as quatro pessoas que estavam no veículo seguiam de Patos, na Paraíba, para São Luiz, no Maranhão onde participariam do 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca. Ao parar para abastecer, os tacos que eles levavam para a competição foram confundidos com armas, e a polícia foi acionada. 

José Messias foi atingido na região do abdômen. Outras duas pessoas que também estavam no veículo também foram feridas com tiro de raspão e estilhaços de vidro, mas passam bem. Apenas uma pessoas não foi atingida, Gutiely Pereira de Araújo. "O meu amigo foi morto pela falta de preparo dos policiais. Eu não sou militar, mas quando se faz uma abordagem e a pessoa não para, eu acho que o correto é atirar para cima, ou no máximo no pneu. Agora você disparar de frente para o carro, sem nem saber quem está dentro, já querendo matar e tudo isso por causa da denúncia de um civil", contou Gutiely ao G1, acrescentando que o grupo de amigos parou em um posto de gasolina para lanchar e pedir informações, e o frentista do local teria confundido os tacos de sinuca que estavam dentro do carro com armas e acionou a polícia. Durante uma tentativa de abordagem, a polícia disparou diversas vezes contra o veículo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz desde os 16 anos - estreou como índia em "A Floresta das Esmeraldas", de John Boorman, de 1985 -, a paraense Dira Paes foi, durante muito tempo, um biscoito fino apreciado somente pelo público de cinema. Participou de filmes importantes, grangeou respeito e admiração.

A popularidade veio com a televisão, primeiro como "A Diarista" e, depois, com sua participação em "Amores Roubados". Aos 45 anos, chegou até a entrar na mirar da regista "Playboy", tudo por conta de suas cenas de nudez na minissérie. Declinou. "Como atriz, eu tenho facilidade e me sinto à vontade com a nudez. Fora das personagens, não", afirmou.

Aos 49, Dira não se importa de sacrificar a beleza por um novo papel. A personagem vale a pena. Em "Pureza", que conclui atualmente no Distrito Federal, sob a direção de Renato Barbieri, ela interpreta uma personagem real, Pureza Lopes Loyola.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta quarta-feira (25), acontece a 1ª edição do Sarau Preta & Gorda. O evento gratuito que acontece a partir das 18h, no Centro Cultural, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 
A programação terá apresentação cultural e desfile e bate-papo com nomes como Adriana Santos (Missa Bahia Plus Size 2013/ produtora e coordenadora do Vai Ter Gorda); Adriele do Carmo (Produtora Cultural/ Relações Pública/ Poetisa); Clarissa Albergaria (Feminisita/ Ativista Social); Letícia Gambelegé (Ekede no Ylê Axé Ewé Ewé Lafé/ Estilista e produtora do Nebamba Moda Afro); e Maria França (turismóloga/ coordenadora do Vai Ter Gorda). 
O Sarau é uma realização do Movimento Vai Ter Gorda em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento ainda faz referência ao Julho das Pretas, uma agenda coletiva de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dúvida paira entre os pacientes nas clínicas odontológicas. Tudo bem manter as restaurações antigas, os amálgamas de cor mais escura, ou o melhor é substituí-las pelas restaurações brancas, feitas de resina?

Os amálgamas são feitos de metais como o mercúrio, componente considerado tóxico. "No uso odontológico, não há problemas para o paciente, porque o mercúrio é combinado a outros metais. Salvo em casos raríssimos de pessoas sensíveis a essa substância", esclarece Paulo Capel, professor de saúde pública da USP (Universidade de São Paulo).

Alguns profissionais, no entanto, indicam a troca. "Além do valor estético, a resina deixa infiltrações e cáries mais visíveis", diz o cirurgião-dentista Edson Myai, da SucessOdonto Prime. Dessa forma, ajuda no tratamento precoce e até na prevenção de problemas. "Quanto à durabilidade, depende muito dos hábitos de cada um, como alimentação, tabagismo, ranger de dentes etc."

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Fundação Nacional do Índio (Funai), do Brasil, divulgou imagens de um indígena que passou os últimos 22 anos sem contato com outros humanos na reserva de Tanaru, em Rondônia. Conhecido pelos moradores da região como o “Índio do Buraco”, ele foi cuidadosamente observado ao longo desse período por especialistas da Fundação, sem nenhum tipo de interação.

De acordo com o portal da Funai, o “Índio do Buraco” é o último sobrevivente de uma tribo isolada que, depois de sofrer inúmeros ataques de fazendeiros e exploradores locais de madeira, foi expulsa de suas terras e acabou extinta. O último ataque ocorreu em 1995, quando a tribo se resumia a apenas seis pessoas.

Ao localizar acampamentos indígenas e outros vestígios, a Funai tomou conhecimento da tribo e seu último descentende em 1996. Segundo a Fundação, houve tentativas de contato, que foram paralisadas quando os especialistas se deram conta de que o “Índio do Buraco” preferia estar isolado. Sua movimentação é monitorada de longe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias de hoje, os meios de comunicação se pluralizaram de um modo jamais visto e é imprescindível um cuidado ainda mais atento com o que é feito. Ao contrário do que acontecia em eventos há anos, a televisão não é mais o principal impulsionador de conversas, mas, sim, a internet.

Enquanto na TV, o espectador via tudo de forma muita mais passiva, nas redes sociais e na web, o usuário comenta tudo que acontece e tem um poder ainda maior para arranhar ou enaltecer imagens.

Um dos principais exemplos dessa necessidade em cuidar da imagem foi demonstrado na última Copa do Mundo e pode se abranger para muito além dos campos de futebol. Tido como uma promessa, o atacante Neymar Jr. deixou de ser o provável craque do torneio para se tornar piada mundial pelas suas quedas teatrais em um período de semanas.

Com talento incontestável, a desvalorização do Camisa 10 da Seleção comprova que não é necessário apenas ter um bom produto, mas saber apresentá-lo e entender as “regras do jogo”.  Tido como provável estrela do campeonato na Rússia, o jogador termina a Copa com (mais uma) queda em 11% de seu preço de passe, segundo a Pluri Consultoria.

Ainda apontado como o atleta mais caro do mundo, o brasileiro passou a valer 175,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 789 milhões). No entanto, além da derrota contra a Bélgica, o ponteiro também amarga a veloz ascensão de seu companheiro no Paris Saint German, o jovem Kylian Mbappé.

Estrela dos últimos anos, o menino de 19 anos é hoje o segundo futebolista mais valioso e já atinge o preço de 170,7 milhões de euros. Sem mais surpresas, os outros dois jogadores que vêm atrás dos atletas do clube parisiense são, respectivamente, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.Matéria, Adnews. com.br. Inserção de imagens divulgação da "charges online", Tvsaj. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas 

Salvador ainda não se parece com Bruxelas, muito menos  com  Amsterdan, mas a população da cidade ganha cada vez mais opções para pedalar e começa a incorporar a bicicleta em seu dia a dia  não só como um instrumento de lazer, mas um meio de transporte. Além dos 200 quilômetros de ciclovias já implantadas, também há opções para quem quer alugar os equipamentos nos chamados biciclômetros do projeto de compartilhamento de bicicletas do programa Bike Salvador.  

Cerca de 90 "laranjinhas" estão disponíveis em locais estratégicos da cidade, como Porto da Barra, Ondina,  Largo da Vitória, Pelourinho, Avenida  Centenário e Piedade. Em funcionamento na capital baiana desde 2013, dez novas estações do projeto realizado pela prefeitura em parceria com um banco privado foram inauguradas no último mês de abril. No total, Salvador vai contar com 50 estações e 400 bicicletas ao final da implantação. 

O turismólogo Mateus Aresi, de 31 anos, raramente utiliza transporte público ou carro particular para ir ao trabalho. Morador do Rio Vermelho, o gaúcho que vive há pouco mais de ano em Salvador desde que chegou à capital baiana se locomove todos os dias  de sua casa até o escritório, em Ondina, com uma dessas bicicletas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro homens foram flagrados, na tarde desta segunda-feira (2), com camisas falsas da Polícia Federal, no município de Feira de Santana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Polícia Federal realizavam uma operação quando abordaram o carro modelo Hilux, placa GBF-6741. Dentro do automóvel foram encontradas quatro camisas falsificadas da PF. Informações iniciais, através de ações de inteligência, apontam que o grupo atacaria bancos na região. Entre os presos está Ulieson Pereira da Silva, que possuía dois mandados de prisão em aberto por roubo qualificado. Ulieson, Roberto Rodrigues dos Santos, Damião Sabino de Almeida e Genival de Lima Silva acabaram presos. O quarteto foi encaminhado para sede da Superintendência da PF em Salvador.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher de 21 anos foi assassinada a pauladas neste domingo (1º) com o filho no colo. De acordo com informações do blog Bahia Extremo Sul, Marília Gomes de Souza, caminhava com o filho no colo quando foi agredida a golpes de pau e faca pelo seu ex-companheiro, identificado como Emanuel Ferreira dos Santos, de 34 anos. Marília foi agredida com uma paulada na cabeça, quando teria caído com o filho no colo. Foi neste momento que Emanuel teria desferido seis facadas nela. A criança também foi atingida. Após o crime, Emanuel teria pegado a criança no colo e ficou sentado ao lado do corpo aguardando a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante e deve responder por homicídio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), também pré-candidato à Presidência, usou um discurso na Câmara dos Deputados para disseminar ódio contra minorias, de acordo com o portal UOL. A avaliação consta de voto do desembargador Rui Cascaldi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em um recurso movido por uma ONG que defende direitos da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Apesar de reconhecer que Bolsonaro "disseminou ódio", o relator apontou que, por ter imunidade parlamentar, o pré-candidato não poderia ser responsabilizado pelo que havia dito. O discurso em questão ocorreu em junho de 2015, dias após a realização da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O lorde Ivar Mountbatten, primo da rainha Elizabeth II, vai se casar com o diretor de serviços aéreos James Coyle em uma capela privada em Devon, na Inglaterra, marcando o primeiro casamento gay da história da família real britânica. A cerimônia deve ocorrer em setembro. Ivar se assumiu gay em 2016, anos depois de ter se divorciado de Penny. "É um casamento muito moderno. Não houve um pedido, apenas a aceitação desse grande amor", disse ele ao DailyMail. Inclusive, é Penny que vai levar Ivar ao altar, uma ideia que, segundo ela, foi dada pelos filhos do ex-casal: Ella, de 22 anos, Alix, de 20, e Luli, de 15 anos. "Me deixa bem emocionado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No ar mais cedo por conta da abertura da Copa do Mundo na Rússia, a jornalista Jéssica Senra surpreendeu muitos telespectadores nesta quinta-feira (14) durante o "Bahia Meio Dia". Irritada após exibir uma reportagem sobre desigualdade de gênero que trazia mulheres que encontram dificuldades no mercado de trabalho, mesmo tendo as qualificações exigidas, a âncora provocou: "É necessário um pênis para preencher uma vaga de trabalho? Se não, essa vaga pode ser ocupada tanto por homens quanto por mulheres. É importante que machistas, que as pessoas que discriminam tenham essa consciência. Tire esse rótulo, meu amigo”. Vale lembrar que Senra é adepta do jornalismo mais opinativo e que por isso foi contratada pela afiliada da Globo para recuperar a audiência do horário. Apesar do êxito nos primeiros dias (veja aqui), na última semana, o jornalístico voltou a perder para a concorrência (relembre). Assista a matéria e o desabafo da jornalista clicando aqui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou preso em um buraco na parede ao tentar fugir de uma delegacia na cidade de Óbidos, no interior do Pará. Ele chegou a ficar com parte do corpo para o lado de fora, mas não conseguiu escapar. De acordo com informações do G1, o resgate foi feito por policiais. De acordo com o delegado Thiago Mendes, o homem havia sido preso em flagrante por violência doméstica. Enquanto esperava em uma sala para ser ouvido pelo escrivão, ele retirou um aparelho de ar-condicionado da parede e tentou escapar pelo buraco. O homem já responde a três processos pela prática de furto e agora deve responder por violência doméstica.Bahia Noticias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições aumenta o consumo de calorias. O uso seria uma distração que pode levar a pessoa a comer mais. Os resultados mostraram que, ao utilizar o smartphone enquanto se alimenta, o brasileiro aumenta em 15% o consumo de calorias e em até 20% ao fazer uma leitura durante a refeição, o que representa uma média de 101 calorias.

Excesso

De acordo com o professor responsável pela pesquisa, Luciano José Pereira, “a partir do momento que você não presta atenção naquilo que você está ingerindo você corre o risco de se alimentar em excesso”. Para chegar a essa conclusão foram avaliadas 64 pessoas, entre 18 e 40 anos, em aspectos relacionados à mastigação, Índice de Massa Corporal e preferência de alimentação.

Os participantes se alimentaram sem distrações e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista. Os resultados revelaram que pessoas comem mais quando distraídas porque têm dificuldade de perceber as mensagens químicas de satisfação que o corpo envia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

RIO - Os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Rio pediram à Procuradoria-Geral da República para requerer ao STF a suspeição ou impedimento do ministro Gilmar Mendes nos casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz. Ele é um dos 20 presos preventivamente por determinação da Justiça Federal do Rio no âmbito da Lava-Jato a que Gilmar concedeu liberdade no último mês.

LEIA: Veja quem Gilmar mandou soltar em maio

O pedido da Lava-Jato no Rio se baseia na relação comercial da Fecomércio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), “instituição que é hoje controlada exclusivamente" pela família de Gilmar, como apontam os procuradores no documento. A Fecomércio foi presidida desde o início dos anos 2000 por Orlando Diniz, um dos que ganharam liberdade recentemente por ordem do ministro. Ele só deixou o cargo na entidade após sua prisão, em fevereiro deste ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

André Marques Silva, 24 anos, foi preso 24h após o comparsa Gilvanei Santos Oliveira, 29 anos, ser detido em flagrante por esconder drogas no telhado da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, em Peripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele é apontado pela polícia também como dono do entorpecente. 

A prisão deste último ocorreu nesta terça-feira, 5, mas só foi divulgada nesta quarta, 6, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o órgão, André, conhecido como "Galinho", foi preso na rua Paraguai, também em Paripe. 

Segundo a polícia, o homem já possuía mandado de prisão em aberto por roubo. "Não demorou muito para conseguirmos desmontar a dupla que agia na Mourão de Sá. Como foi dito antes, ampliamos o patrulhamento e conquistamos o objetivo", afirmou o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão.Fonte, ATarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Ivete Sangalo falou a respeito de sua amizade com a colega Claudia Leitte, em entrevista ao canal do YouTube Foquinha. Ao responder a pergunta: Com quem você perderia tempo falando besteira no Whatsapp?, a baiana foi direta: "Claudia Leitte. Ela é a rainha dos áudios e dos vídeos. Última vez que ela mandou um cara totalmente desafinado, fiquei meia hora rindo. Ela é boa de Whatsapp. Ela manda vídeos assim... 'Onde você achou isso?'. E recebo em horas muito inusitadas. Ela é muito divertida." "Fernandinha Souza também. Mas seria leviana de citá-la, porque Claudia me manda. A Fernandinha eu suponho que ela seja, porque é bem maluquete. Mas Claudia manda, e dou risada, muita risada!", concluiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por Rodrigo Daniel Silva

O cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Almeida, avalia que é impossível prever o impacto real das fake news na eleição brasileira deste ano, mas, segundo ele, as notícias falsas devem “envenenar” o processo eleitoral. Já que grupos políticos tanto de esquerda quanto de direita têm usado informações mentirosas para “manipular a opinião pública”. À Tribuna, Jorge Almeida ressaltou que há estudos que comprovam a criação de fake news, até mesmo por empresas, na eleição americana que elegeu Donaldo Trump e no plebiscito no qual definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo o cientista político, no Brasil, o maior fabricador de notícias falsas é o Movimento Brasil Livre (MBL), que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

De acordo com o especialista, grupos extremistas de direita são os que mais usam das fake news no Brasil para “reforçar determinadas posições e queimar os adversários”. Também, segundo ele, tentam “criar situações políticas que favoreçam candidaturas ou o golpe militar”. Jorge Almeida salientou que, na eleição presidencial de 2014, pessoas ligadas aos então candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) já usaram as fake news. A tendência, no entanto, é que, no pleito deste ano, a propagação de informações mentirosas seja ainda maior. O cientista político observou, ainda, que são por meio do aplicativo WhatsApp e da rede social Facebook que se distribuem a maior quantidade de fake news. Para ele, os autores deste tipo de notícia precisam ser penalizados. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um policial do FBI, a polícia federal americana, disparou uma arma acidentalmente depois de dar um salto mortal. Ao se empolgar com a dança, o armamento caiu e foi disparado quando o agente tentou pegá-lo do chão. Uma pessoa ficou ferida na perna em função do acidente. O fato aconteceu no último sábado (2), em Mile High Spirits, uma boate em Denver, nos EUA. No vídeo, não é possível identificar se o policial estava embriagado.

De acordo com a CNN, a vítima, que não teve a identidade divulgada, não corre risco de morte. O agente ainda não foi identificado pela boate e ainda não foi preso ou autuado. A investigação foi delegada à polícia local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fora dos planos do Manchester City, o meia Yaya Touré fez insinuações polêmicas a respeito do técnico do time, Pep Guardiola. Em entrevista à "France Football", o marfinense de 35 anos deu a entender que o treinador não gosta de jogadores africanos e insinuou discriminação racial.
- Eu quero ser aquele que vai quebrar o mito Guardiola. Ele foi cruel comigo. Talvez os africanos não sejam tratados da mesma maneira por certas pessoas. Eu cheguei ao ponto de me perguntar se o problema era minha cor - disse o atleta.

No início do mês passado, o treinador anunciou a saída de Touré do Manchester City. O meia perdeu espaço no clube inglês desde a chegada de Guardiola.- Quando você percebe que ele teve, frequentemente, problemas com os africanos, por todos os lugares onde passou, eu me questiono. Ele age como não tivesse (problema), porque é inteligente demais para cair nessa armadilha. Ele nunca vai admitir - disse Touré.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A questão da greve dos caminhoneiros é polêmica, e nem seria o papel deste blog analisar os argumentos contra e a favor, que são muitos. Mas como observatório do futuro da mobilidade, AutoBuzz analisa nesta semana o ritmo de testes de caminhões autônomos, que em última instância vão representar o fim dessa profissão, hoje tão crucial à sociedade e à economia – e ao mesmo tempo repleta de dificuldades e desafios para os bravos motoristas profissionais.

Sim, a profissão “caminhoneiro” será coisa do passado em algum momento antes da metade deste século. Começará pelo transporte rodoviário, e depois deverá chegar ao transporte urbano de cargas. Isso será realidade em países mais desenvolvidos, provavelmente por volta de 2030. No Brasil, talvez com uma década de atraso, mas o fim dos caminhões , como são hoje em dia, será inevitável.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Zenildo Souza de Jesus, 36 anos, foi preso após matar a mulher na noite de segunda-feira, 28, na casa do casal, na cidade de São José da Vitória (a 475 quilômetros de Salvador). Aparentemente embriagado, o homem confessou o crime.

Segundo informações do site Verdinho Itabuna, a polícia chegou na residência após uma denúncia anônima e encontrou Zenildo abraçado ao corpo de Maria Rita de Jesus Santos, 40 anos, que estava deitado na cama. Ele afirmou que matou a vítima por ciúmes e supostas traições. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A greve dos caminhoneiros está longe do fim, dizem motoristas em grupos do WhatsApp, de acordo com o Estadão. A ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira. Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionadas em pontos estratégicos.

Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Em vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. Além disso, uma manifestação em pontos estratégicos das principais capitais também está sendo organizada.

Pelo tom das conversas, as reivindicações vão além do problema do preço do diesel. Depois da dimensão que a greve tomou nos últimos dias, os motoristas acreditam que podem mudar o rumo do país. Cada um tem uma tese, mas todos apostam no força do exército como aliada e na intervenção militar como solução para os problemas do país.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%. 

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer lançaram também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as recomendações são: ter um peso saudável; ser fisicamente ativo; comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos; limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas; evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o consumo de água e bebidas sem açúcar; limitar o consumo de álcool; optar por satisfazer as necessidades nutricionais por meio de dietas, em vez de consumir suplementos alimentares; amamentar, que é saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais do que justa, a greve dos caminhoneiros não é nada mais do que a eclosão de todo um sentimento de angústia que permeia no seio dessa importante classe de trabalhadores que, no dia a dia, deixam suas famílias para, literalmente “na estrada” enfrentar uma série de dissabores, arriscando suas vidas sobre rodas e diante de forte calibres que, aqui ou acolá lhes são apontados. 

Sejam estradas em péssimo estado de conservação, nos diversos rincões desse país de dimensões continentais; sejam as mais diversas situações que corroem, em suas entranhas, para cumprimento de suas funções de transportar o progresso, “do Arroio ao Chuí”, eles, na solidão em que se encontram, nas estradas da vida, vêem, no dia a dia, suas aspirações se exaurirem, em face da falta de valorização e de melhores condições de trabalho.

Caminhoneiros que, depois das despesas para manutenção dos veículos de suas propriedades ou das empresas às quais prestam serviços, ficam a mercê de fretes ou salários que não cobrem o labor do dia a dia. No momento em que  resolvem, literalmente, “gritar” é porque  seus lamentos, nas noites infindáveis, nos dias ensolarados ou chuvosos, já não fazem efeitos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atacante do Treze de Campina Grande, Marcelinho Paraíba, sumiu após receber um mandado de prisão por conta de atrasos no pagamento da pensão alimentícia ao filho de 9 anos.

O desaparecimento foi confirmado pelo próprio advogado do jogador, Afonso Vilar. "Eu mantive contato com ele na sexta-feira, quando disse que o mandado de prisão estava expedido. Orientei a ele que havia duas formas de resolver: ou pagar o valor ou então se recolher e aguardar uma definição, o que acredito tenha sido a opção dele", disse o magistrado ao Jornal da Paraíba.

"Eu já protocolei um agravo junto à decisão do juiz porque o nosso entendimento é que a dívida que ele tem é com o parcelamento que ainda não está vencido e por isso eu apresentei esse agravo, que ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça", completou.De acordo com o iG, Marcelinho está afastado do clube onde atua desde a última quarta-feira.MSN.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem de 36 anos, cujo nome não foi divulgado, teve que passar por um procedimento cirúrgico depois que exames detectaram 34 pequenos ímãs, de formato esférico, dentro de sua bexiga. Segundo informações do portal britânico Daily Mail , o chinês colocou as esferas uma a uma dentro de seu pênis enquanto assistia a um filme pornográfico.

O caso aconteceu no norte da China, no distrito de Xushui, e foi descoberto pelos médicos somente dois dias após o homem inserir os ímãs no pênis , porque ele começou a sentir dores e dificuldade para urinar. O chinês, então, procurou o hospital Baoding 252 dia 12 de maio, onde foi atendido pelo especialista Han Gang e foi submetido a um exame de raio-x.

Conforme disse em entrevista, o médico responsável ficou muito chocado quando os resultados incomuns dos exames mostraram o que havia na bexiga do paciente: duas tiras de ímãs alinhadas dentro do órgão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para conter os avanços de doenças associadas à alimentação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem (21) a primeira parte do documento que pede um alerta para teores elevados de gordura, sal e açúcar nas embalagens de alimentos.

O governo deve negociar com as empresas como a notificação deverá ser feita na parte da frente dos produtos. A ideia é que os rótulos complementem a tabela nutricional, geralmente disposta no na parte posterior dos produtos. Símbolos e cores serão utilizados para facilitar a visualização dos consumidores. A expectativa é de que até o fim do ano a regulamentação seja publicada. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou parte da medida hoje (22) em Genebra, na Suíça, durante plenária da 71ª Assembleia Mundial da Saúde.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente de 15 anos foi apreendido com 740 porções de drogas neste sábado, 19, no município de Lençóis (a 427 km de Salvador). Equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) faziam rondas, pelo Centro, quando abordaram o jovem, que estava sem documentos.

Na abordagem, os polícias reconheceram o adolescente, que já havia sido apreendido por outras ocorrências. A polícia informou que o rapaz estava com alguns entorpecentes em mãos e que contou aos PMs que tinha mais em casa. Chegando à residência, os policiais acharam 364 pinos de cocaína, 208 pedras de crack e 168 trouxas de maconha.

O major Ubiraci Muniz lamentou o fato e afirmou que alguns jovens têm preferido traficar ao invés de estudar e trabalhar. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra e está à disposição da Justiça. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) neste domingo, 20.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Importância da Comunicação Assertiva 

Marineide da Ressurreição Souza (Psicóloga)

 

Você já parou para pensar sobre a importância do comportamento assertivo? Esse comportamento faz parte de uma classe de habilidades sociais de enfrentamento em situações que envolvem risco de reação indesejável da pessoa com quem se comunica, com redução da ansiedade e expressão apropriada de sentimentos, desejos e opiniões. Ela implica tanto na superação da passividade quanto no autocontrole da agressividade e de outras reações não habilidosas (CABALLO, 1996).

Acresce a isso, assertividade ocorre quando conseguimos expressar nossos sentimentos, pensamentos e desejos, ao mesmo tempo em que respeitamos a integridade daquele que nos escuta. Dito de outra maneira, a pessoa consegue falar sobre aquilo que lhe é significativo sem fazer o uso de quaisquer métodos de coação ou intimidatórios.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A situação é a complicada: um trem avança sem freios e está prestes a atropelar cinco pessoas que estão sobre a linha férrea. Você está ao lado da estrada, em frente a uma alavanca que, caso seja puxada, consegue desviar o trajeto da composição. No entanto, se você acionar o equipamento, o trem vai atropelar outra pessoa na linha ao lado.

Você tem dez segundos para tomar uma decisão. Se não fizer nada, cinco pessoas morrem. Se você puxar a alavanca, elas serão salvas, mas, como consequência, outra pessoa vai morrer. O que fazer?

Esse experimento, conhecido como "o dilema do trem", é um cenário clássico entre filósofos e sociólogos - ele é usado para estudar o modo como tomamos decisões e para confrontar diferentes perspectivas sobre uma mesma situação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois do escândalo de vazamento de dados, o Facebook anunciou hoje (15) que removeu diariamente, em média, 6,5 milhões de contas falsas da plataforma durante o primeiro trimestre de 2018.

Ao todo, foram 583 milhões de perfis falsos removidos pela empresa nos três primeiros meses de 2018. Os dados foram divulgados no primeiro relatório de transparência sobre remoção de conteúdo publicado pelo Facebook. 

O documento reitera o esforço recente da empresa de ser mais transparente sobre suas políticas e práticas. "Acreditamos que o aumento da transparência tende a levar a uma maior prestação de contas e responsabilidade ao longo do tempo, e publicar essas informações nos levará a melhorar mais rapidamente", afirmou Guy Rosen, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Facebook. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um médico quebrou móveis do posto de saúde no qual trabalha, após se irritar com a falta de estrutura da unidade. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no bairro de Jardim América, em Cariacica (ES). O profissional ainda jogou no chão vários documentos, como mostrou um vídeo feito por um paciente que esperava consulta. Segundo o G1, o subsecretário de Saúde do município, Jocemir Joaquim da Silva, informou que o médico trabalha como clínico geral do posto há mais de 20 anos e não será preso, nem afastado. "Foi por causa de condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo e, por consequência, com o ganho de peso é um assunto que movimenta a discussão sobre os modos de vida na contemporaneidade. Recentemente foi realizada uma pesquisa pela organização Cancer Research UK, no Reino Unido, na qual se afirma que “sete em cada dez millennials terão sobrepeso na meia-idade”. Os millennials, também chamados de geração Y, são pessoas nascidas entre 1980 e 1990, caracterizados pelo domínio da virtualidade como entretenimento e forma de interação social. Conforme o estudo inglês, essas pessoas estão mais propícias a ter o  índice de massa corporal (IMC)  acima do ideal. O IMC, que é calculado com a divisão do peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado, não deve passar de 25 kg/m² – caso contrário, a pessoa pode estar com sobrepeso ou, se a  medida for a partir de 30 kg/m², com obesidade. Mas a tendência a ter sobrepeso não é algo restrito à geração Y, conforme aponta o médico pediatra Hugo Ribeiro, especializado em gastroenterologia e nutrologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Ele afirma que atitudes como não tomar café da manhã ou fazer essa refeição de forma inadequada podem contribuir para uma desregulação alimentar ao longo do dia. O médico não condena nenhum  alimento em particular e, embora revele que há  uma tendência histórica de os seres humanos ganharem mais peso, afirma que é possível pensar numa vida mais saudável para as próximas gerações.


Enquete


PodCast