Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Comportamento

Notícias | postado por: Mascarenhas

O lorde Ivar Mountbatten, primo da rainha Elizabeth II, vai se casar com o diretor de serviços aéreos James Coyle em uma capela privada em Devon, na Inglaterra, marcando o primeiro casamento gay da história da família real britânica. A cerimônia deve ocorrer em setembro. Ivar se assumiu gay em 2016, anos depois de ter se divorciado de Penny. "É um casamento muito moderno. Não houve um pedido, apenas a aceitação desse grande amor", disse ele ao DailyMail. Inclusive, é Penny que vai levar Ivar ao altar, uma ideia que, segundo ela, foi dada pelos filhos do ex-casal: Ella, de 22 anos, Alix, de 20, e Luli, de 15 anos. "Me deixa bem emocionado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No ar mais cedo por conta da abertura da Copa do Mundo na Rússia, a jornalista Jéssica Senra surpreendeu muitos telespectadores nesta quinta-feira (14) durante o "Bahia Meio Dia". Irritada após exibir uma reportagem sobre desigualdade de gênero que trazia mulheres que encontram dificuldades no mercado de trabalho, mesmo tendo as qualificações exigidas, a âncora provocou: "É necessário um pênis para preencher uma vaga de trabalho? Se não, essa vaga pode ser ocupada tanto por homens quanto por mulheres. É importante que machistas, que as pessoas que discriminam tenham essa consciência. Tire esse rótulo, meu amigo”. Vale lembrar que Senra é adepta do jornalismo mais opinativo e que por isso foi contratada pela afiliada da Globo para recuperar a audiência do horário. Apesar do êxito nos primeiros dias (veja aqui), na última semana, o jornalístico voltou a perder para a concorrência (relembre). Assista a matéria e o desabafo da jornalista clicando aqui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou preso em um buraco na parede ao tentar fugir de uma delegacia na cidade de Óbidos, no interior do Pará. Ele chegou a ficar com parte do corpo para o lado de fora, mas não conseguiu escapar. De acordo com informações do G1, o resgate foi feito por policiais. De acordo com o delegado Thiago Mendes, o homem havia sido preso em flagrante por violência doméstica. Enquanto esperava em uma sala para ser ouvido pelo escrivão, ele retirou um aparelho de ar-condicionado da parede e tentou escapar pelo buraco. O homem já responde a três processos pela prática de furto e agora deve responder por violência doméstica.Bahia Noticias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições aumenta o consumo de calorias. O uso seria uma distração que pode levar a pessoa a comer mais. Os resultados mostraram que, ao utilizar o smartphone enquanto se alimenta, o brasileiro aumenta em 15% o consumo de calorias e em até 20% ao fazer uma leitura durante a refeição, o que representa uma média de 101 calorias.

Excesso

De acordo com o professor responsável pela pesquisa, Luciano José Pereira, “a partir do momento que você não presta atenção naquilo que você está ingerindo você corre o risco de se alimentar em excesso”. Para chegar a essa conclusão foram avaliadas 64 pessoas, entre 18 e 40 anos, em aspectos relacionados à mastigação, Índice de Massa Corporal e preferência de alimentação.

Os participantes se alimentaram sem distrações e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista. Os resultados revelaram que pessoas comem mais quando distraídas porque têm dificuldade de perceber as mensagens químicas de satisfação que o corpo envia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

RIO - Os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Rio pediram à Procuradoria-Geral da República para requerer ao STF a suspeição ou impedimento do ministro Gilmar Mendes nos casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz. Ele é um dos 20 presos preventivamente por determinação da Justiça Federal do Rio no âmbito da Lava-Jato a que Gilmar concedeu liberdade no último mês.

LEIA: Veja quem Gilmar mandou soltar em maio

O pedido da Lava-Jato no Rio se baseia na relação comercial da Fecomércio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), “instituição que é hoje controlada exclusivamente" pela família de Gilmar, como apontam os procuradores no documento. A Fecomércio foi presidida desde o início dos anos 2000 por Orlando Diniz, um dos que ganharam liberdade recentemente por ordem do ministro. Ele só deixou o cargo na entidade após sua prisão, em fevereiro deste ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

André Marques Silva, 24 anos, foi preso 24h após o comparsa Gilvanei Santos Oliveira, 29 anos, ser detido em flagrante por esconder drogas no telhado da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, em Peripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele é apontado pela polícia também como dono do entorpecente. 

A prisão deste último ocorreu nesta terça-feira, 5, mas só foi divulgada nesta quarta, 6, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o órgão, André, conhecido como "Galinho", foi preso na rua Paraguai, também em Paripe. 

Segundo a polícia, o homem já possuía mandado de prisão em aberto por roubo. "Não demorou muito para conseguirmos desmontar a dupla que agia na Mourão de Sá. Como foi dito antes, ampliamos o patrulhamento e conquistamos o objetivo", afirmou o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão.Fonte, ATarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Ivete Sangalo falou a respeito de sua amizade com a colega Claudia Leitte, em entrevista ao canal do YouTube Foquinha. Ao responder a pergunta: Com quem você perderia tempo falando besteira no Whatsapp?, a baiana foi direta: "Claudia Leitte. Ela é a rainha dos áudios e dos vídeos. Última vez que ela mandou um cara totalmente desafinado, fiquei meia hora rindo. Ela é boa de Whatsapp. Ela manda vídeos assim... 'Onde você achou isso?'. E recebo em horas muito inusitadas. Ela é muito divertida." "Fernandinha Souza também. Mas seria leviana de citá-la, porque Claudia me manda. A Fernandinha eu suponho que ela seja, porque é bem maluquete. Mas Claudia manda, e dou risada, muita risada!", concluiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por Rodrigo Daniel Silva

O cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Almeida, avalia que é impossível prever o impacto real das fake news na eleição brasileira deste ano, mas, segundo ele, as notícias falsas devem “envenenar” o processo eleitoral. Já que grupos políticos tanto de esquerda quanto de direita têm usado informações mentirosas para “manipular a opinião pública”. À Tribuna, Jorge Almeida ressaltou que há estudos que comprovam a criação de fake news, até mesmo por empresas, na eleição americana que elegeu Donaldo Trump e no plebiscito no qual definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo o cientista político, no Brasil, o maior fabricador de notícias falsas é o Movimento Brasil Livre (MBL), que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

De acordo com o especialista, grupos extremistas de direita são os que mais usam das fake news no Brasil para “reforçar determinadas posições e queimar os adversários”. Também, segundo ele, tentam “criar situações políticas que favoreçam candidaturas ou o golpe militar”. Jorge Almeida salientou que, na eleição presidencial de 2014, pessoas ligadas aos então candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) já usaram as fake news. A tendência, no entanto, é que, no pleito deste ano, a propagação de informações mentirosas seja ainda maior. O cientista político observou, ainda, que são por meio do aplicativo WhatsApp e da rede social Facebook que se distribuem a maior quantidade de fake news. Para ele, os autores deste tipo de notícia precisam ser penalizados. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um policial do FBI, a polícia federal americana, disparou uma arma acidentalmente depois de dar um salto mortal. Ao se empolgar com a dança, o armamento caiu e foi disparado quando o agente tentou pegá-lo do chão. Uma pessoa ficou ferida na perna em função do acidente. O fato aconteceu no último sábado (2), em Mile High Spirits, uma boate em Denver, nos EUA. No vídeo, não é possível identificar se o policial estava embriagado.

De acordo com a CNN, a vítima, que não teve a identidade divulgada, não corre risco de morte. O agente ainda não foi identificado pela boate e ainda não foi preso ou autuado. A investigação foi delegada à polícia local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fora dos planos do Manchester City, o meia Yaya Touré fez insinuações polêmicas a respeito do técnico do time, Pep Guardiola. Em entrevista à "France Football", o marfinense de 35 anos deu a entender que o treinador não gosta de jogadores africanos e insinuou discriminação racial.
- Eu quero ser aquele que vai quebrar o mito Guardiola. Ele foi cruel comigo. Talvez os africanos não sejam tratados da mesma maneira por certas pessoas. Eu cheguei ao ponto de me perguntar se o problema era minha cor - disse o atleta.

No início do mês passado, o treinador anunciou a saída de Touré do Manchester City. O meia perdeu espaço no clube inglês desde a chegada de Guardiola.- Quando você percebe que ele teve, frequentemente, problemas com os africanos, por todos os lugares onde passou, eu me questiono. Ele age como não tivesse (problema), porque é inteligente demais para cair nessa armadilha. Ele nunca vai admitir - disse Touré.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A questão da greve dos caminhoneiros é polêmica, e nem seria o papel deste blog analisar os argumentos contra e a favor, que são muitos. Mas como observatório do futuro da mobilidade, AutoBuzz analisa nesta semana o ritmo de testes de caminhões autônomos, que em última instância vão representar o fim dessa profissão, hoje tão crucial à sociedade e à economia – e ao mesmo tempo repleta de dificuldades e desafios para os bravos motoristas profissionais.

Sim, a profissão “caminhoneiro” será coisa do passado em algum momento antes da metade deste século. Começará pelo transporte rodoviário, e depois deverá chegar ao transporte urbano de cargas. Isso será realidade em países mais desenvolvidos, provavelmente por volta de 2030. No Brasil, talvez com uma década de atraso, mas o fim dos caminhões , como são hoje em dia, será inevitável.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Zenildo Souza de Jesus, 36 anos, foi preso após matar a mulher na noite de segunda-feira, 28, na casa do casal, na cidade de São José da Vitória (a 475 quilômetros de Salvador). Aparentemente embriagado, o homem confessou o crime.

Segundo informações do site Verdinho Itabuna, a polícia chegou na residência após uma denúncia anônima e encontrou Zenildo abraçado ao corpo de Maria Rita de Jesus Santos, 40 anos, que estava deitado na cama. Ele afirmou que matou a vítima por ciúmes e supostas traições. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A greve dos caminhoneiros está longe do fim, dizem motoristas em grupos do WhatsApp, de acordo com o Estadão. A ordem é manter a paralisação, pelo menos, até terça-feira. Por ora, a maioria concordou em liberar as estradas e continuarem estacionadas em pontos estratégicos.

Mas, nas últimas postagens, lideranças dos caminhoneiros começam a organizar novas paralisações a partir de amanhã, às 8 horas. Em vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp, representantes chamam, além dos caminhoneiros, veículos de passeio para parar as BRs. Além disso, uma manifestação em pontos estratégicos das principais capitais também está sendo organizada.

Pelo tom das conversas, as reivindicações vão além do problema do preço do diesel. Depois da dimensão que a greve tomou nos últimos dias, os motoristas acreditam que podem mudar o rumo do país. Cada um tem uma tese, mas todos apostam no força do exército como aliada e na intervenção militar como solução para os problemas do país.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%. 

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer lançaram também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as recomendações são: ter um peso saudável; ser fisicamente ativo; comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos; limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas; evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o consumo de água e bebidas sem açúcar; limitar o consumo de álcool; optar por satisfazer as necessidades nutricionais por meio de dietas, em vez de consumir suplementos alimentares; amamentar, que é saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais do que justa, a greve dos caminhoneiros não é nada mais do que a eclosão de todo um sentimento de angústia que permeia no seio dessa importante classe de trabalhadores que, no dia a dia, deixam suas famílias para, literalmente “na estrada” enfrentar uma série de dissabores, arriscando suas vidas sobre rodas e diante de forte calibres que, aqui ou acolá lhes são apontados. 

Sejam estradas em péssimo estado de conservação, nos diversos rincões desse país de dimensões continentais; sejam as mais diversas situações que corroem, em suas entranhas, para cumprimento de suas funções de transportar o progresso, “do Arroio ao Chuí”, eles, na solidão em que se encontram, nas estradas da vida, vêem, no dia a dia, suas aspirações se exaurirem, em face da falta de valorização e de melhores condições de trabalho.

Caminhoneiros que, depois das despesas para manutenção dos veículos de suas propriedades ou das empresas às quais prestam serviços, ficam a mercê de fretes ou salários que não cobrem o labor do dia a dia. No momento em que  resolvem, literalmente, “gritar” é porque  seus lamentos, nas noites infindáveis, nos dias ensolarados ou chuvosos, já não fazem efeitos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atacante do Treze de Campina Grande, Marcelinho Paraíba, sumiu após receber um mandado de prisão por conta de atrasos no pagamento da pensão alimentícia ao filho de 9 anos.

O desaparecimento foi confirmado pelo próprio advogado do jogador, Afonso Vilar. "Eu mantive contato com ele na sexta-feira, quando disse que o mandado de prisão estava expedido. Orientei a ele que havia duas formas de resolver: ou pagar o valor ou então se recolher e aguardar uma definição, o que acredito tenha sido a opção dele", disse o magistrado ao Jornal da Paraíba.

"Eu já protocolei um agravo junto à decisão do juiz porque o nosso entendimento é que a dívida que ele tem é com o parcelamento que ainda não está vencido e por isso eu apresentei esse agravo, que ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça", completou.De acordo com o iG, Marcelinho está afastado do clube onde atua desde a última quarta-feira.MSN.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem de 36 anos, cujo nome não foi divulgado, teve que passar por um procedimento cirúrgico depois que exames detectaram 34 pequenos ímãs, de formato esférico, dentro de sua bexiga. Segundo informações do portal britânico Daily Mail , o chinês colocou as esferas uma a uma dentro de seu pênis enquanto assistia a um filme pornográfico.

O caso aconteceu no norte da China, no distrito de Xushui, e foi descoberto pelos médicos somente dois dias após o homem inserir os ímãs no pênis , porque ele começou a sentir dores e dificuldade para urinar. O chinês, então, procurou o hospital Baoding 252 dia 12 de maio, onde foi atendido pelo especialista Han Gang e foi submetido a um exame de raio-x.

Conforme disse em entrevista, o médico responsável ficou muito chocado quando os resultados incomuns dos exames mostraram o que havia na bexiga do paciente: duas tiras de ímãs alinhadas dentro do órgão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para conter os avanços de doenças associadas à alimentação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem (21) a primeira parte do documento que pede um alerta para teores elevados de gordura, sal e açúcar nas embalagens de alimentos.

O governo deve negociar com as empresas como a notificação deverá ser feita na parte da frente dos produtos. A ideia é que os rótulos complementem a tabela nutricional, geralmente disposta no na parte posterior dos produtos. Símbolos e cores serão utilizados para facilitar a visualização dos consumidores. A expectativa é de que até o fim do ano a regulamentação seja publicada. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou parte da medida hoje (22) em Genebra, na Suíça, durante plenária da 71ª Assembleia Mundial da Saúde.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente de 15 anos foi apreendido com 740 porções de drogas neste sábado, 19, no município de Lençóis (a 427 km de Salvador). Equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) faziam rondas, pelo Centro, quando abordaram o jovem, que estava sem documentos.

Na abordagem, os polícias reconheceram o adolescente, que já havia sido apreendido por outras ocorrências. A polícia informou que o rapaz estava com alguns entorpecentes em mãos e que contou aos PMs que tinha mais em casa. Chegando à residência, os policiais acharam 364 pinos de cocaína, 208 pedras de crack e 168 trouxas de maconha.

O major Ubiraci Muniz lamentou o fato e afirmou que alguns jovens têm preferido traficar ao invés de estudar e trabalhar. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra e está à disposição da Justiça. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) neste domingo, 20.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Importância da Comunicação Assertiva 

Marineide da Ressurreição Souza (Psicóloga)

 

Você já parou para pensar sobre a importância do comportamento assertivo? Esse comportamento faz parte de uma classe de habilidades sociais de enfrentamento em situações que envolvem risco de reação indesejável da pessoa com quem se comunica, com redução da ansiedade e expressão apropriada de sentimentos, desejos e opiniões. Ela implica tanto na superação da passividade quanto no autocontrole da agressividade e de outras reações não habilidosas (CABALLO, 1996).

Acresce a isso, assertividade ocorre quando conseguimos expressar nossos sentimentos, pensamentos e desejos, ao mesmo tempo em que respeitamos a integridade daquele que nos escuta. Dito de outra maneira, a pessoa consegue falar sobre aquilo que lhe é significativo sem fazer o uso de quaisquer métodos de coação ou intimidatórios.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A situação é a complicada: um trem avança sem freios e está prestes a atropelar cinco pessoas que estão sobre a linha férrea. Você está ao lado da estrada, em frente a uma alavanca que, caso seja puxada, consegue desviar o trajeto da composição. No entanto, se você acionar o equipamento, o trem vai atropelar outra pessoa na linha ao lado.

Você tem dez segundos para tomar uma decisão. Se não fizer nada, cinco pessoas morrem. Se você puxar a alavanca, elas serão salvas, mas, como consequência, outra pessoa vai morrer. O que fazer?

Esse experimento, conhecido como "o dilema do trem", é um cenário clássico entre filósofos e sociólogos - ele é usado para estudar o modo como tomamos decisões e para confrontar diferentes perspectivas sobre uma mesma situação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois do escândalo de vazamento de dados, o Facebook anunciou hoje (15) que removeu diariamente, em média, 6,5 milhões de contas falsas da plataforma durante o primeiro trimestre de 2018.

Ao todo, foram 583 milhões de perfis falsos removidos pela empresa nos três primeiros meses de 2018. Os dados foram divulgados no primeiro relatório de transparência sobre remoção de conteúdo publicado pelo Facebook. 

O documento reitera o esforço recente da empresa de ser mais transparente sobre suas políticas e práticas. "Acreditamos que o aumento da transparência tende a levar a uma maior prestação de contas e responsabilidade ao longo do tempo, e publicar essas informações nos levará a melhorar mais rapidamente", afirmou Guy Rosen, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Facebook. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um médico quebrou móveis do posto de saúde no qual trabalha, após se irritar com a falta de estrutura da unidade. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no bairro de Jardim América, em Cariacica (ES). O profissional ainda jogou no chão vários documentos, como mostrou um vídeo feito por um paciente que esperava consulta. Segundo o G1, o subsecretário de Saúde do município, Jocemir Joaquim da Silva, informou que o médico trabalha como clínico geral do posto há mais de 20 anos e não será preso, nem afastado. "Foi por causa de condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo e, por consequência, com o ganho de peso é um assunto que movimenta a discussão sobre os modos de vida na contemporaneidade. Recentemente foi realizada uma pesquisa pela organização Cancer Research UK, no Reino Unido, na qual se afirma que “sete em cada dez millennials terão sobrepeso na meia-idade”. Os millennials, também chamados de geração Y, são pessoas nascidas entre 1980 e 1990, caracterizados pelo domínio da virtualidade como entretenimento e forma de interação social. Conforme o estudo inglês, essas pessoas estão mais propícias a ter o  índice de massa corporal (IMC)  acima do ideal. O IMC, que é calculado com a divisão do peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado, não deve passar de 25 kg/m² – caso contrário, a pessoa pode estar com sobrepeso ou, se a  medida for a partir de 30 kg/m², com obesidade. Mas a tendência a ter sobrepeso não é algo restrito à geração Y, conforme aponta o médico pediatra Hugo Ribeiro, especializado em gastroenterologia e nutrologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Ele afirma que atitudes como não tomar café da manhã ou fazer essa refeição de forma inadequada podem contribuir para uma desregulação alimentar ao longo do dia. O médico não condena nenhum  alimento em particular e, embora revele que há  uma tendência histórica de os seres humanos ganharem mais peso, afirma que é possível pensar numa vida mais saudável para as próximas gerações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Élen Mota, psicologa santantoniense, atendendo na Sociedade José Petitinga, em S.A.Jesus

Por muito tempo a ansiedade foi vista como uma vilã, algo ruim e patológico a ser superado e evitado a qualquer custo. Não só a ansiedade como também outras emoções descritas de forma negativa, medo, raiva, tristeza, entre outras. Rotular os afetos, as emoções de forma dicotômica, bom/ruim, positivo/negativo, é uma frágil tentativa em simplificar algo tão complexo e subjetivo que tanto contribui e contribuiu para o processo de evolução e adaptação dos seres humanos ao ambiente. 
Vamos nos debruçar um pouquinho acerca da ansiedade. A preocupação é um dos sintomas mais evidentes nos quadros de ansiedade, indivíduos com sintomas ansiosos desenvolveram o hábito de antecipar frequentemente perigos e ameaças. Certo, e você sabe o motivo desse hábito permanecer mesmo causando sofrimento? A ‘pre’ocupação é mantida como uma forma de se preparar para as incertezas do futuro, sendo reforçada quando os desfechos catastróficos que criamos em nossa mente não ocorrem e também por diminuir um pouquinho os sintomas fisiológicos (ROEMER; OSILLO, 2016).  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre os meses de abril a maio deste ano, o número de vítimas afetadas por um homem procurado por roubar, estuprar e cortar cabelo de mulheres subiu de sete para nove em Feira de Santana. Os casos ocorrem desde 2016. De acordo com Clélia Vasconcelos, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), as investigações sobre os crimes estão avançando. De acordo com o perfil traçado pelas vítimas, o suspeito é “um homem de estatura mediana, altura de 1,70. Não é gordo, mas é relativamente forte, de fala mansa, de nariz avantajado, sobrancelhas espessas e cor parda”. No bairro de Asa Branca, onde a maioria dos casos foram registrados, as mulheres que moram na localidade estão tomando uma série de cuidados para não se tornarem vítimas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Revoltado com os frequentes aumentos da gasolina, um vereador de Feira de Santana realizou, nessa segunda-feira (14), um protesto inusitado. De terno e gravata e carregando uma placa que dizia “Basta! Diga não ao combustível caro”, o vereador Edvaldo Lima (PP) saiu cavalgando em meio ao trânsito da segunda maior cidade da Bahia, com 627 mil habitantes.

Montado em “Pretinho”, que pegou emprestado de um amigo, o vereador percorreu um trecho de 2 km entre o bairro Tomba, onde mora, até a Câmara de Vereadores. No trajeto, recebeu apoio de populares, com direito a buzinaço.

O vereador disse que pensou em fazer o protesto de bicicleta, mas foi a cavalo para chamar mais atenção e por medo de ser alvo de agressão. O amigo dono do cavalo o acompanhou no ato, montado em outro animal.

No último levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre preço de combustíveis em Feira de Santana, realizado entre 6 e 12 de maio, o valor médio da gasolina na cidade está em R$ 4,55, mas o parlamentar disse que tem posto cobrando R$ 5 – no site da ANP, o preço mais alto da gasolina em Feira é de R$ 4,60.

O vereador disse que pensou em fazer o protesto de bicicleta, mas foi a cavalo para chamar mais atenção e por medo de ser alvo de agressão. O amigo dono do cavalo o acompanhou no ato, montado em outro animal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A fragrância misteriosa que emana Melania Trump pelos discursos que não pronuncia, as reuniões das que não participa e as mãos que não aperta, causou um progressivo interesse sobre o que faz enquanto não é vista. Quando a primeira-dama abandonou Nova York – ainda que sua conta pessoal do Twitter indique que mora lá – para se instalar na Casa Branca cinco meses depois do marido assumir a presidência dos Estados Unidos, desfez as malas em um quarto diferente do dele. O do mandatário, por pedido próprio, tem um trinco na porta. E não são só os quartos que estão separados. Também suas rotinas e tempo livre.

Uma das poucas histórias sobre Melania que Michael Wolff pôde descobrir para seu livroFogo e Fúria — Por Dentro da Casa Branca de Trump revela o ânimo com que a eslovena chegou à casa de governo. Durante a campanha presidencial vazaram fotos da ex-modelo posando nua. Ela alertou seu marido-candidato que, se era esse o futuro que os aguardava, ela não o queria. Trump reagiu como Trump. Apesar do magnata estar certo do contrário, lhe respondeu que processariam a imprensa e lhe garantiu que tudo acabaria em novembro porque não havia a menor chance de ele ganhar as eleições. Quando os resultados foram conhecidos, Melania chorou. Wolff narra que não foram lágrimas de alegria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas

Com o envelhecimento da população mundial, quase 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Um relatório divulgado pela organização no final do ano passado estima que o número de pessoas que vivem com o quadro no mundo triplique até 2050, passando de 50 milhões para 152 milhões. 

A demência é um termo utilizado para descrever sintomas de diversas doenças que acarretam perdas progressivas de habilidades cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. Ocorre por conta da perda de células nervosas. A doença de Alzheimer é a principal causa de demência e representa cerca de 70% dos casos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Kanji Kato, um deputado do parlamento japonês declarou que as mulheres deveriam ter vários filhos para não se tornarem um fardo para o Estado. O político, que tem sido criticado após a declaração, é do Partido Liberal Democrático do Japão, o mesmo do primeiro-ministro Shinzo Abe, e fez as afirmações a um grupo de membros da legenda no início da semana Na opinião de Kato, as mulheres recém-casadas deveriam ter, pelo menos, três filhos para não terminarem a vida em lares de assistência social com os impostos dos filhos de outras pessoas. De acordo com O Globo, a ministra de Empoderamento das Mulheres no país, Seiko Noda, que pertence ao mesmo partido de Kanji Kato, classificou a fala do deputado como um "tremendo erro", acrescentando que dar à luz não é como fabricar produtos. “O número de bebês não vai aumentar com esse tipo de comentário”, rebateu a ministra. Após a polêmica, o japonês retirou os comentários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante, na madrugada desta sexta-feira (11), depois de ferir o sobrinho e o cunhado com golpes de facão, durante uma briga por herança, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito, Daniel Vieira Lima, invadiu a casa onde as vítimas moravam e as expulsou para ficar com o imóvel. A casa pertenceria a uma tia de Daniel, que morreu recentemente, e teria ficado de herança para ele e outro sobrinho, André Ferreira de Souza. Entretanto, não houve um acordo entre os dois e o homem tentou tomar o imóvel à força. Depois do ataque, o sobrinho de Daniel e o pai, Pedro Souza Aragão, fugiram de casa e chegaram a ser perseguidos pelo homem, mas conseguiram escapar e pediram ajuda no hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo informações do site G1, as vítimas foram abordadas por policiais que faziam rondas pela região, eles foram até a casa que era alvo de disputa da família e prenderam o suspeito. O facão utilizado no crime foi apreendido. O suspeito foi levado para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde foi autiado por dupla tentativa de homicídio. As vítimas foram transferidas para o Hospital de Vitória da Conquista.  Bahia Notícias

Vitória da Conquista: Homem é preso após ferir familiares em briga por herança

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dois homens foram presos em flagrante na tarde da terça-feira 8, por cultivar uma plantação de maconha no município de Sento Sé, região norte da Bahia. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, Sebastião de Barros e Laurenço Alipio confessaram o crime na Fazenda Umburana, povoado de Quixaba.

No local, os policiais apreenderam cerca de 70 pés de maconha e pouco mais de dois quilos da erva. Haviam também 100 covas para esconder a droga e uma espingarda de fabricação artesanal. Sebastião e Laurenço seguiram para Delegacia Territorial de Sento Sé, assim como alguns exemplares da maconha. A outra parte da droga foi incinerada.

Na cidade de Jacobina, também foi encontrada uma plantação semelhante. A área do plantio era de aproximadamente mil metros quadrados e ficava escondida numa plantação de sisal. Além da droga, Uma prensa artesanal foi apreendida no local. O proprietário da fazenda já foi identificado e está sendo procurado. Amostras da erva foram encaminhadas para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o restante foi incinerado.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A crise deixou marcas profundas no setor de shoppings. Há hoje cerca de um milhão de metros quadrados vagos nos 522 shoppings espalhados pelo País. São 12,5 mil lojas desocupadas. Se nenhum novo empreendimento fosse construído ou ampliado, seriam necessários pelo menos quatro anos para que todo o espaço vazio fosse ocupado.

Isso é o que revela um estudo do Ibope Inteligência sobre a vacância do setor. No último ano, houve uma melhora na ocupação, sobretudo nos shoppings consolidados, construídos antes de 2012. Nesse grupo, 8,5% das lojas estavam vagas em 2017. Neste ano, essa marca caiu para 7,9%. Nos shoppings novos, abertos a partir de 2013, a vacância em número de lojas, que atingiu o pico de 46% em 2017, recuou para 41% este ano.

Torneira aberta

Mas a situação ainda é bem crítica nos shoppings novos, afirma Márcia Sola, diretora-executiva de shopping, varejo e mercado imobiliário do Ibope. "Nos shoppings novos, a torneira está aberta em cima do ralo: entra contrato novo de locação, mas eles perdem varejistas".A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em um prédio inacabado, moram 72 famílias. Foi o que sobrou da construção do edifício de luxo Atlantic Beach, ao lado do antigo hotel Tulip Inn, no Stiep, próximo ao Centro de Convenções

Os “donos”, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), pagam uma taxa mensal de R$ 30 para que não haja gambiarras e para que as divisórias dos apartamentos sejam de bloco. Também é proibido armazenar materiais recicláveis.

 “A taxa é um valor simbólico para a manutenção do prédio. A tragédia de São Paulo só reforçou que agimos corretamente com a prevenção”, diz a cabeleireira Inalva Batista Lopes, 50 anos, uma das líderes do grupo, fazendo referência ao incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no dia 1º deste mês, no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo. A tragédia deixou um morto e cinco possíveis desaparecidos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Relatórios com dados extraídos do sistema do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, que registram toda a contabilidade paralela da empreiteira, revelam evidências do suposto pagamento de R$ 300 mil ao deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), aponta relatório produzido pelo Ministério Público Federal (MPF). O suposto repasse já havia sido relatado na delação da Odebrecht. Ao Estadão, Aleluia reagiu enfaticamente. “Não houve absolutamente nenhum pagamento. As evidências que têm são de que o dinheiro teve outro destino, porque inclusive a época é incompatível, eu estava com a eleição perdida.”. Anexado ao inquérito que investiga o parlamentar no Supremo Tribunal Federal (STF), o documento mostra que o pagamento ocorreu no dia 17 de setembro de 2010, em favor do codinome “Missa”, que, segundo executivos da empreiteira, identifica Aleluia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Romário passou esta terça-feira (1), Dia do Trabalhador, do jeito que ele gosta. O ex-jogador, que está bem mais magro após passar por uma cirurgia bariátrica, foi clicado jogando futevôlei com amigos na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com 53 anos atualmente, o atleta enfrentou alguns problemas de saúde por conta da sua diabetes. A operação do Baixinho no estômago foi para controlar as taxas hipoglicêmicas. Depois de se submeter a intervenção médica, ele chamou atenção pela sua magreza excessiva.Quem/Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz é conhecida por ter escrito livros como O Espetáculo das Raças,As Barbas do Imperador, Brasil: Uma Biografia (com Heloisa Starling) e O Sol do Brasil. Na última segunda-feira, a professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e Global Scholar, em Princeton, veio a  Salvador para a conferência "Ecos do Sul: sobre o futuro das relações transatlânticas do sul", no Instituto Goethe, onde falou sobre as imagens transportadas para o Brasil pelos navios negreiros vindos da África. Dos seus países de origem, diz Lilia, os escravizados trouxeram muito mais do que eles mesmos: trouxeram crenças, costumes, cultura, religiões e formas de sociabilidade, transformando o Brasil – especialmente Salvador, uma das cidades mais negras do país – no que é hoje. Uma das fundadoras da editora Companhia das Letras, ela também fala nesta entrevista sobre as relações entre Américas, África e Europa, sobre como o fato de sermos um povo miscigenado nos afeta, sobre as trocas  entre os continentes do sul e a desigualdade social e racial no Brasil, heranças de mais de 400 anos de escravidão. 


Enquete


PodCast