Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Comportamento

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A atacante Marta tem um novo amor. Após terminar o namoro de mais de quatro anos com a sueca Jessica Barklund, uma loira de parar o trânsito, a atacante, eleita pela sexta vez a melhor do mundo, engatou um novo romance. Marta está namorando a colega de time Toni Deion Pressley desde o fim do ano passado.

Toni e Marta jogam pelo Orlando Pride, da Flórida, onde se conheceram. Enquanto a brasileira atua no ataque, a americana de 29 anos joga na defesa. O relacionamento já não é segredo para os amigos e a família de Marta, que trouxe em abril Toni para passar férias em Maceió, Alagoas.  
Em 19 de fevereiro, data em que as duas fazem aniversário, Marta fez questão de postar uma foto das duas e a mensagem: “Feliz aniversário! Te desejo tudo de melhor nessa vida e que continue sendo essa pessoa maravilhosa !”, escreveu ela nas versões português e inglês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) prorrogou, até o dia 19 de maio, o período de inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de professores da Educação Profissional, sob o regime especial de direito administrativo (REDA). 

A UNEB, através do Centro de Processos Seletivos (CPS), realiza o certame, que disponibiliza 295 vagas para contratação imediata (veja oportunidades por Núcleos Territoriais de Educação e eixos tecnológicos). Também haverá formação de cadastro reserva, conforme prevê o edital de seleção (veja atualização do cronograma). 

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site www.selecao.uneb.br/educprofissional. O pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 deve ser efetivado até a data expressamente determinada pelo boleto bancário. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um médico ginecologista e obstetra de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado, identificado como O.  Júnior, está sendo acusado de assediar pelo menos 24 mulheres durante atendimento médicos ginecológico, na rede pública e privada, na cidade.  

As vítimas fizeram a denúncia na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (13), onde relataram os supostos assédios, denunciados primeiramente por meio de um perfil na rede social Instagram, criado por uma mulher na sexta-feira (10), segundo o jornal Correio. 

No perfil, uma das vítimas fez um relato e, ainda segundo o veículo, desde então, a página tem recebido vários outros relatos de supostos assédios por parte de O.Júnior. As mensagens também surgiram com apoio de mulheres de outros estados, que estão compartilhando as informações em suas respectivas contas na rede social. 

Através da defesa, Orcione Júnior, rebateu as acusações. Em nota, a OAB diz que as 24 mulheres “solicitaram uma audiência com a diretoria da Ordem e com as Comissões da Mulher Advogada e dos Direitos da Mulher e, nessa ocasião, reivindicaram apoio e providências, a fim de que sejam adotados procedimentos de investigação acerca de notícias já veiculadas nas redes sociais”.Imagem Ilustrativa. Reproduççao Stock Images. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O ex-deputado federal Luiz Carlos Bassuma (PTdoB) se defendeu da acusação de que estuprou a filha adotiva de 4 anos. O caso foi divulgado nesta terça-feira, 14, no programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, no qual a mãe da menina relatou o abuso cometido pelo político.

Na útlima última sexta, 10, o Ministério Público (MP-BA), por meio da promotora de Justiça, Eliana Bloizi, ofereceu denúncia contra o ex-deputado federal. O inquérito foi encaminhado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Por meio de nota, a assessoria do político diz que trata-se de uma "denúncia criminosa" desferida pela ex-esposa. "A denunciante senhora Ayla, inconformada com a separação e num triste gesto de vingança, usa a filha adotiva do ex-casal, provocando mais traumas com essa criminosa e falsa denúncia".

Ainda de acordo com a nota, um processo contra ele sobre abuso sexual da menina já havia sido arquivado em dezembro de 2017. "Luiz Bassuma é um senhor honrado e de conduta ilibada, que está há mais de 500 dias sem ver a filha, porque a denunciante está há 4 meses 'foragida', descumprindo 3 mandados de busca e apreensão emitidos pela 7° Vara de Família".

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga hoje (13) o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Michel Temer.O habeas corpus deve começar a ser analisado pelos magistrados às 14h.

Na mesma sessão, também será analisado o pedido de liberdade do coronel reformado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, o coronel Lima.A Sexta Turma do STJ vai decidir se concede ou não uma decisão liminar, de caráter provisório, para soltar Temer e o coronel Lima.

Independentemente do resultado de hoje, os dois pedidos de liberdade devem ser discutidos pela Sexta Turma em outra oportunidade, de maneira definitiva.Pré-t~´itulo, Tvsaj.Foto, Walter Campanato, Ag. Brasil.  Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mulheres jovens atraídas por homens mais velhos – e vice-versa: por muito tempo, essa configuração ficou restrita ao mundo das celebridades. Mas parece que de vez em quando vemos mulheres cada vez mais jovens em uma relação com homens mais velhos em nossas vidas cotidianas. Alessandra Graf (24), fundadora do site victormi***.com.br, tem um conselho simples para seus usuários: não pense muito sobre isso. Apenas vá em frente!

Sua plataforma conecta mulheres jovens com homens maduros. Todos podem se inscrever gratuitamente. A plataforma oferece um recurso exclusivo para homens: eles precisam responder a algumas perguntas curtas antes de se inscreverem. Esta característica especial torna a plataforma atraente para as mulheres mais jovens que estão cansadas de pessoas estranhas e nerds em plataformas de namoro. Como resultado, o número de usuários do sexo feminino cresceu em pouco tempo.

Em nossa entrevista, Alessandra nos contou sobre seus segredos mais íntimos e também explicou como victormi***.com.br assumiu o mercado de namoro em apenas dois anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma denúncia de sequestro acabou revelando uma tentativa de golpe entre membros de uma família na cidade de Ruy Barbosa (a 320 km de Salvador). Matheus Meireles Macêdo, de 29 anos, foi preso na noite da quinta-feira, 9, suspeito de forjar o próprio sequestro para tirar meio milhão de reais (R$ 500 mil) do pai. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), tudo começou quando o pai procurou a polícia para denunciar o sequestro do filho. A partir daí, policiais militares e civis passaram a acompanhar a situação, fazendo buscas e monitorando os telefonemas com os pedidos de resgate.

A delegada titular de Ruy Barbosa, Cláudia Bensabach, informou à SSP-BA que, depois de oito horas do suposto sequestro, foi marcado um ponto na cidade para entregar o dinheiro pedido. Após investigação, a polícia chegou ao falso cativeiro e prendeu em flagrante Iago Alcântara de Macedo, 25, e Lucas Barbosa Ribeiro, o 'Lucas do Pulo do Bode', 29.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O perfil no Twitter no presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi analisado pelo Fake Followers Audit, programa que identifica perfis falsos, inativos ou robôs seguindo uma conta, e o resultado foi que 60,9% dos seguidores do presidente são falsos. Este resultado não é completamente garantido, já que para realizar o cálculo, são escolhidos aleatoriamente 2 mil seguidores para serem observados, e a partir deles, gerar uma estimativa.

A empresa informa que a maioria dos perfis conta com até 30% de seguidores “fantasmas”, e que esta é uma preocupação das redes sociais. Em 2018, o Twitter excluiu cerca de 70 milhões de conta falsas ou suspeitas. As recomendações para identificar um perfil deste tipo são verificar se existem informações sobre o suposto dono da conta, como fotos de perfil, analisar se a escrita do usuário é engessada e repetitiva e observar se o perfil é completamente dedicado a um assunto. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante lançamento da nova edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, classificou como "tara" os casos de pedofilia.

"O grande desafio hoje é a violência sexual contra a criança no Brasil. A cada momento é uma modalidade nova. Uma está me assustando: o abuso sexual de bebês no Brasil. Parece que, nos últimos cinco anos, desenvolveu-se uma tara no Brasil por bebês", afirmou.

A ministra ainda informou que o ministério vai implementar mudanças no Disque 100, número que recebe denúncias de abusos. Pré-título, aspeado Tvsaj. Imagem, Antonio Cruz, Ag. Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), defendeu o decreto da flexibilização do porte de armas, durante evento promovido pelo Instituto Plínio Corrêa do Oliveira (IPCO), em São Paulo, nesta quinta-feira (9). 

Eduardo comentou que não é papel do governo defender todas as pessoas e que também " não é papel da polícia defender a casa quando alguém entra lá, quanto alguém entra na sua casa, o primeiro responsável pelo combate é você". 

Durante seu discurso no evento, ele abordou o que chamou de "acadelamento" da sociedade. O deputado acredita que o desarmamento fez com que o cidadão terceirizasse suas responsabilidades para outros " como se fosse papel do governo defender todas as pessoas", segundo o Uol. 

O filho de Bolsonaro, ainda pediu aos presentes, apoio ao governo de Jair Bolsonaro e novamente mencionou o tema do decreto, " se morre tanto (e como porcos) em qualquer farol do país por conta do celular, porque o bandido só respeita o que ele teme".Foto reprodução O Globo. Bahia Notícas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Simaria, da dupla com Simone, falou sobre seu casamento com o marido Vicente, que é espanhol, em entrevista ao programa Pânico nesta terça-feira, 7, e afirmou que desde sua juventude já tinha planos de se casar com um estrangeiro.

"Meu marido é espanhol. Desde pequena eu já falava: 'vou casar com homem de fora do País, não vou casar com brasileiro, não'. Falavam que os caras daqui eram muito vagabundos, muito bandidos", afirmou Simaria.

Em seguida, a cantora continuou, em bom humor: "Não vou querer casar com homem pra ficar me botando chifre toda hora, não. Eu arranco logo a 'pingola' dele. Não brinca comigo, não, que você acorda sem a torneira, viu, meu amor?"

"Meu marido é da hora. O cara não pega no meu pé, eu uso a roupa que eu quero, vou pra onde eu quero, falo com todo mundo, faço amizade com homem, meu marido é massa. Eu também não pego no pé dele, não tem essas coisas lá em casa", elogiou Simaria.

Na sequência, a sertaneja relembrou uma experiência ruim de seu passado: "Eu tive um namorado aqui que era muito legal, mas eu ia na balada com ele e ficava me segurando, tinha um ódio daquilo. Não gosto que fique pegando no meu pé, odeio pressão. Deus me deu o cara certinho, é esse aí."

Questionada sobre os motivos de "gostar mais da Europa" em relação ao Brasil, Simaria respondeu: "Eu sou mais romântica. Acho lindo aquelas arquiteturas, os castelos, as construções, amo as comidas. A Espanha tem uma culinária incrível, a Itália também, Portugal..." A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agentes de trânsito, conselheiros tutelares, caminhoneiros e políticos eleitos não vão precisar comprovar 'efetiva necessidade' para transportar armas fora de casa.Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No dia 14 de maio (terça-feira-feira), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração e Planejamento, Secretaria de Saúde, Procuradoria Geral do Município e em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o SINDISERV, realiza um ciclo de palestras para os servidores municipais com o tema: “Manutenção de um ambiente de trabalho moralmente sadio”. 

O evento será realizado no Centro Cultural, a partir das 18h, com três palestras: “Assédio moral no ambiente de trabalho – Normas legais”, ministrado pela advogada Rose Bulhões; “Boas práticas no ambiente de trabalho: prevenção ao assédio moral”, ministrada pela Doutora Carla de Quadros e “autoconhecimento profissional”, ministrado pelo Doutor Jorge Soares Fernandes dos Santos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Empresas familiares brasileiras estão mais otimistas com os negócios, mesmo diante das incertezas políticas e econômicas. A conclusão é do estudo “Retratos de família”, uma iniciativa da KPMG, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que apresenta um panorama das práticas de governança e as perspectivas das empresas familiares brasileiras. O estudo será apresentado em Salvador, na terça-feira (7), no Quality Hotel, no bairro do Stiep, em Salvador, das 8h30 as 11h30. Promivido pela MPelagio Consultoria, o evento na capital baiana contará com a participação do curador da pesquisa Dalton Sardenberg, PhD, professor de Governança e Empresas Familiares da Fundação Dom Cabral. Os interessados podem se inscrever por meio do e-mail adriane@mpelagio.com.br ou pelo telefone (71) 3012-6214.

Em sua terceira edição, a pesquisa Retratos de Família traz dados e interpretações de resultados de 217 empresas familiares em 19 Estados do país, que participaram dividindo informações sobre as suas práticas de governança e seus anseios, expectativas e planos, dentro do contexto de uma empresa familiar. De acordo com os organizadores da pesquisa, dos participantes, 70% anunciam confiança em relação à situação econômica da empresa nos próximos três anos, apesar da incerteza política proveniente das eleições gerais no país e da própria situação econômica instável do Brasil.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comer, dirigir, cumprimentar, abrir a porta e contar dinheiro são algumas das inúmeras atividades realizadas rotineiramente. Esses atos, no entanto, contribuem para a proliferação de vírus, bactérias e parasitas e, consequentemente, ajudam no surgimento de enfermidades como gripes, resfriados, conjuntivites e as típicas viroses. O que muita gente não sabe é que o simples hábito de higienizar as mãos reduz em até 40% o número de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para este fato no Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 05 de maio. Para a médica supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e infectologista do Hospital São Rafael (HSR), Camila Barcia, com o simples ato de utilizar água e sabão ainda é possível evitar problemas maiores, a exemplo da hepatite A e intoxicações alimentares.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Márcio Libar, Globo Esportes

Só havia dois caminhos possíveis para Neymar: a vitória ou o fracasso — Foto: EFE/ Guillaume Horcajuelo 

O “distúrbio emocional” de Neymar revela um comportamento que talvez seja o maior distúrbio psíquico de nossa sociedade atual.Para tentar entender a polêmica reação de Neymar, cabe um certo enfoque psicológico. Nosso cérebro límbico - responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e de memória - se forma durante a infância e volta a se manifestar com toda a força na adolescência.
Emoções primitivas como raiva, medo, tristeza - que surgem diante da experiência de frustração, da ameaça à sobrevivência ou da supressão do prazer - são muito expressivas nessas duas fases da vida em que nosso cérebro ainda se encontra em processo de formação. A forma como os pais lidam com essa fase formará a base de nossas crenças e determinará o tipo de comportamento que teremos na fase adulta.
É comum ver crianças abrindo o berreiro quando sentem fome, frio ou quando são obrigados a sair da cama, a parar de brincar para tomar banho ou ir à escola. Ou seja, sempre que experimentam uma sensação de desprazer. Também é comum ver adolescentes se rebelando contra os pais, a escola e o sistema. Por incrível que possa parecer, isso é sinal de sanidade mental.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) que o dinheiro retirado das universidades federais será investido na educação básica. Ele disse que a educação no Brasil é como uma casa com um “excelente telhado e paredes podres”. Na última terça-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% do orçamento das universidades federais.

“A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é investir na educação básica. Ouso dizer até que um número considerável não sabe sequer a tabuada. Sete vezes oito? Não vai sabe responder. Então pretendemos investir na base. Não adianta ter um excelente telhado na casa se as paredes estão podres. É o que acontece atualmente”, disse Bolsonaro em entrevista ao SBT. 

A informação do corte orçamentário foi dada à TV Globo pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O corte, inicialmente, seria restrito a três universidades, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país. 

A informação sobre o corte na verba das universidades federais surge ao mesmo tempo em que abre o período para as instituições públicas de ensino superior aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Foto, Wilson Dias, Ag. Brasil. Pré-título, aspeado, Tvsaj. Matéria, Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de infrações por excesso de velocidade caiu 43,13% no primeiro trimestre de 2019 na capital baiana, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

A infração mais cometida, que é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, teve queda de 119,2 mil para 67,7 mil registros. Também houve redução da quantidade total de multas aplicadas, de 213,6 mil no primeiro trimestre de 2018 para 141,5 mil no mesmo período deste ano.

Os principais corredores de tráfego da cidade ainda são os que mais registram infrações, mas, ao mesmo tempo, são os que mais tiveram redução de multas. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Vasco da Gama e ACM se encaixam nessa definição.

De janeiro a outubro de 2018, foram registrados 3,9 mil feridos e 95 mortos em acidentes de trânsito na capital baiana

Notícias | postado por: Mascarenhas

BRASÍLIA — Em meio às dificuldades para a formação de uma base capaz de dar sustentação às pautas do governo no Congresso, o Executivo acelerou o ritmo de pagamento das emendas parlamentares. Em janeiro, foram desembolsados R$ 85,9 milhões. Já em abril, até o dia 21, R$ 426 milhões saíram dos cofres da União. No total, o governo já pagou R$ 942,5 milhões em emendas parlamentares este ano.

Em comparação ao mesmo período de anos anteriores, a quantia só é inferior à de 2018, quando houve R$ 2,5 bilhões em pagamentos. Como era ano eleitoral, a lei obriga a concentração de desembolsos no primeiro semestre.

Em 2017, entre janeiro e abril, a União pagou R$ 531,5 milhões em emendas. A liberação foi impulsionada a partir de maio, em uma estratégia do governo para barrar na Câmara o pedido da Procuradoria-Geral da República para processar o então presidente Michel Temer pelo crime de corrupção. A denúncia foi derivada da delação premiada dos executivos da JBS. Em 2016, no mesmo intervalo, foram pagos apenas R$ 83,8 milhões. Já em 2015, não houve desembolso nos primeiros quatro meses do ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Gloria Pires mostrou fotos dela e da filha mais velha, Cleo, caracterizadas como Ana Terra, personagem que interpretaram em diferentes versões de O Tempo e o Vento. Adaptada da obra original de Érico Veríssimo, a veterana atuou na minissérie, produzida pela TV Globo em 1985. A filha, por sua vez, teve o mesmo papel na versão para o cinema, estrelando o filme lançado em 2013.
Ao compartilhar as fotos, Gloria acabou recebendo comentários maldosos feitos por uma hater de Cleo. "Está aí por causa da mãe", escreveu a seguidora. Sem gostar do que leu, a atriz respondeu: "Cuidado, inveja mata". Na sequência, a seguidora prosseguiu: "Nem atriz é". Gloria, então, afirmou: "Coitada de você".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Você tem a impressão de que acorda suando o próprio álcool dos drinksdepois de uma noite de festa? Não podemos dizer que a transpiração do seu corpo se torna mais alcóolica no dia seguinte, mas a verdade é que a substância estimula a produção de suor.

O motivo disso é que o álcool afeta o nosso sistema nervoso, interferindo na capacidade do organismo em regular a temperatura, nos tornando mais sensíveis ao calor. Logo, o corpo sua como forma de se refrescar. Ainda assim, de acordo com um estudo realizado pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos, cerca de 10% da substância consumida deixa o corpo em forma de urina, respiração ou transpiração. O resto passa pela digestão normalmente.

Outro fator que contribui para a suadeira é o aumento da frequência cardíaca, levando à vaso dilatalção, o que faz com que o sangue corra mais rápido e se aproxime da derme, aquecendo o corpo. Por isso, as bochechas ficam coradas e a pele rosada. Em inglês, esse fenômeno tem até nome: "holiday heart syndrome", que pode ser traduzido para "síndrome do coração de férias". Uma pesquisa feita pela Universidade Hospital Munique e pelo Laboratório de Eletrocardiograma Relacionado à Cerveja de Munique, na Alemanha, afirma que quando nossa respiração possui concentrações de álcool elevadas, há o aumento da  taquicardia sinusal, com mais de 100 batimentos por minuto, em aproximadamente 26% das pessoas.

Apesar de ser uma resposta comum, o suor inesperado pede cuidados, uma vez que desidrata o corpo, podendo resultar a uma queda na imunidade. Além disso, outra causa da desidratação está ligada ao aumento da urina e a possibilidade de vômito, o que torna ainda mais importante beber água entre um drink e outro. Esses efeitos nos acompanham até o dia seguinte, durante a ressaca.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os índices de roubos contra estabelecimentos comerciais caíram em 39,2% no primeiro trimestre de 2019, em toda a Bahia. De janeiro a março foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado. 

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), delegada Carla Ramos, a aproximação com grandes empresas varejistas contribuiu para o bom resultado. “Nos reunimos, rotineiramente, com representantes dos estabelecimentos e os orientamos a agirem antes, durante e depois dos casos”, revelou a delegada.

Nesses encontros, a especialista lembra a importância dos sistemas de monitoramento por imagem para contribuir na identificação e localização dos criminosos e construção de inquéritos judiciais. “Criamos um grupo de WhatsApp, ativo desde 2017, para facilitar e agilizar a comunicação entre a unidade e os lojistas, e chegarmos mais rápido aos locais de crime”, revelou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Abam (Associação Brasileira de Caminhoneiros) e a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) afirmaram em notas que o pacote de medidas anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) para os caminhoneiros não atende às principais demandas da categoria, que são a queda do preço do óleo diesel e a fiscalização nas estadas do cumprimento da tabela do frete.

De acordo com a CNTA, a alta de R$ 0,10 por litro de combustível, que entrou nesta em vigor nesta quinta, "aumentou ainda mais a tensão instalada na categoria. Segundo a nota, os caminhoneiros carregam desde o "ano passado a frustração de não ter a lei do piso mínimo do frete cumprida". A confederação diz ter feito um levantamento com 140 sindicatos, nove federações e uma associação colaborativa, para confirmar o posicionamento dos caminhoneiros.

"A entidade identificou que o anúncio reacendeu uma insatisfação generalizada na categoria, que está impaciente à espera de uma resposta do Governo", diz a nota divulgada nesta quinta (18). A Abcam afirma que o aumento no preço do combustível gera um impacto nos custos e na previsibilidade do valor dos fretes e, por isso, os motoristas estão "enfurecidos". "É grande o número de queixas recebidas pela Abcam, tanto por telefone, quanto em suas redes sociais", segundo nota. A associação, porém, afirma que não é possível afirmar que a categoria está se organizando para uma nova paralisação. Na noite de quarta, líderes caminhoneiros já articulavam uma nova paralisação para o dia 29 de abril.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fatia substancial de "brasileiros" (principalmente do sul e sudeste) que, na verdade, parece desconhecer toda uma realidade socioeconômica e política deste país, nutre preconceitos contra os nordestinos. Ridicularizam-nos acintosamente, de forma desrespeitosa. Se Bolsonaro não venceu no norte/nordeste, por exemplo, é culpa dos nordestinos que, segundo eles, são insignificantes e só pensam em bolsa família. Ou seja, generalizam a partir de um segmento da população que, infelizmente, à luz das condições de vida e dos desafios que vêm enfrentando ao longo do tempo (ensejados por fatores climáticos e descasos governamentais nas três esferas de governo, com relação à saúde, educação, moradia, oferecimento de oportunidades de emprego, etc), servem de exemplo aos seus devaneios preconceituosos. 

É inconcebível e extemporâneo que críticas depreciativas sejam afloradas, atingindo todo um conglomerado populacional que faz parte da historicidade deste país. Nordestinos que com muita bravura lutam contra os rigores da seca, contra os rigores da falta de oportunidades de trabalho e que, infelizmente, são "maculados" de forma "draconiana", à luz da teoria do "determinismo geográfico". Até quando o norte e nordeste será visto sob essa ótica? Até que ponto as escolas têm se preocupado (principalmente no sul e sudeste) em mostrar a realidade deste país e o que se tem feito para que, paulatinamente, soluções tangíveis sejam encontradas? Como combater os efeitos se as causas continuam sendo alimentadas por ideias preconceituosas, nefastas?  Veja texto que versa sobre  DETERMINISMO GEOGRÁFICO, com referências aos pensamentos de Friedrich Ratzel (1844 – 1904) , geógrafo alemão,  e Carl Ritter (1779 – 1859).  

Não devemos silenciar diante de fatos dessa natureza porque, direta ou indiretamente, somos atingidos. Não é porque não nos inserimos nas regiões menos castigadas do norte e nordeste que devemos nos calar. O norte e nordeste é penalizado quando se estabelece uma política tributária que ceifa, no nascedouro, nossos direitos. É penalizada quando investimentos não são direcionados para essa região. É penalizada quando se castra do Estaleiro do Paraguaçu, em Maragojipe, a oportunidade de gerar emprego e renda a tanta gente. É penalizada quando a agricultura não recebe incentivos suficientes para manutenção do homem no campo, produzindo e oferecendo aos seus filhos, condições dignas de  subsistência. É penalizada quando a população elege determinados representantes que só pensam em seus botões. A luta, portanto, é de todos. A Tvsaj, por exemplo, veste essa camisa. É preciso, é imperativo que as desigualdades sejam diminuídas de forma paulatina. Toda política excludente é perniciosa e impõe uma dívida que, lá na frente (não tão lá...),  será cobrada.

Se hoje convivemos com “bolsões de misérias” nos grandes centros urbanos, a culpa não deve ser atribuída, apenas, ao crescimento populacional. Longe disso: o êxodo rural forçado acabou por fomentar um deslocamento de grandes massas, principalmente,  às periferias, à luz da falta de melhores condições de ensino, saúde, estradas, etc, ao homem do campo. A violência que emerge no seio da sociedade não deve, evidentemente, ser atribuída apenas, aos moradores das periferias. Eles são os mais penalizados pela falta de melhores condições de vida. O divisionismo (apartheid social) existe. É uma realidade que, apesar de ser vista, "não é enxergada". Como minimizar as arestas? Como romper os casulos? 

Diante dessa citação, você, leitor,  poderá retrucar: - No momento em que você “direciona a violência” às periferias, está, também, incorrendo em DETERMINISMO GEOGRÁFICO...!” Conforme frisamos, a violência se insere no seio de todas as vertentes da sociedade. Os tipos de crimes  são diferenciados. Obviamente, eles se encaixam às circunstâncias. Há criminosos em todas as vertentes sociais. No momento em que políticas sociais sejam desenvolvidas, tendências estatísticas são modificadas. Dissonâncias à parte, o objetivo deste texto é de, justamente, gerar REFLEXÕES, de maneira que cada um possa, de alguma forma, contribuir para que todo esse processo de degradação seja retrocedido. Inserção de imagens ilustrativas  (divulgação, na internet).

VEJA TEOR DA MATÉRIA, em LEIA MAIS  com o título "Internauta deve pagar multa de R$ 5.7 mil por ofensas a nordestinos", pertinente a esse assunto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um fenômeno tomou conta da internet nos últimos meses: sites com imagens de coisas que não existem no mundo real e foram criadas por Inteligência Artificial. Começou com o “This Person Does Not Exist” (Esta Pessoa Não Existe), passou para “This Airbnb Does Not Exist” (Este Airbnb Não Existe) e agora chegou a vez de inocentes gatinhos serem criados por inteligência artificial no “This Cat Does Not Exist” (Este Gato Não Existe).

Se é praticamente impossível distinguir as imagens falsas do que é real, ao menos você pode conhecer a tecnologia por trás delas. Trata-se da aplicação de Redes Gerativas Adversárias (GAN, na sigla em inglês), criada em 2014 pelo norte-americano Ian Goodfellow, atualmente funcionário da Google Brain.

Em uma GAN, uma rede neural (geradora) é treinada para gerar um exemplo novo a cada vez que é acionada (nos sites, basta atualizar a página para uma nova imagem ser apresentada). Para garantir a qualidade da informação gerada, uma outra rede neural (discriminadora) é introduzida, que decide se a imagem é real ou falsa.

Durante o treinamento, a primeira rede cria dados a partir de informações aleatórias. A discriminadora, por sua vez, recebe imagens reais, além das criadas pela rede geradora. Enquanto a rede discriminadora tem como missão discernir os dados reais dos falsos, o objetivo da geradora é enganar a outra.

De um modo prático, uma GAN pode, por exemplo, observar milhares de fotos de Barack Obama e elaborar uma imagem artificial completamente nova do ex-presidente americano — algo que, aliás, foi feito por pesquisadores da Universidade de Washington em 2017. 

Embora tal tecnologia dê abertura para pessoas mal intencionadas criarem imagens e vídeos falsos, o objetivo dos cientistas, é claro, nunca foi esse. A GAN abre possibilidades, entre outras, para melhorar serviços de chat em vídeo e a indústria cinematográfica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um empresário de 73 anos foi preso após ser flagrado comercializando armas artesanais e munições, em Presidente Tancredo Neves, município localizado no baixo sul da Bahia. A prisão ocorreu na terça-feira (16) depois de denúncias anônimas. 

Conforme a Secretaria de Segurança pública (SSP-BA), Antônio Rocha Venceslau foi encontrado com seis espingardas de fabricação artesanais e mais de mil munições, em um armarinho, na avenida Wellington Nunes da Silva, no Centro do município. No local, a polícia também apreendeu 16 gatilhos para disparo das armas e 536 estojos de munições vazias, além de 215 quilos de chumbo granulado, 580 tubos plásticos contendo pólvora preta e 47 de mesmo material de cor branca, seis caixas de espoletas para espingarda artesanal e 34 para arma de caça.Ainda de acordo com a SSP-BA, o suspeito informou aos policiais que tinha armas prontas para venda na sua residência. As peças estavam escondidas em caixas e sacos. 

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Presidente Tancredo Neves, onde foi lavrado o flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse ilegal de munição de uso restrito e por venda de substância nociva à saúde.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Petrobras perdeu R$ 32,4 bilhões em valor de mercado desde que o presidente Jair Bolsonaro impediu o aumento do diesel previsto para hoje (12). Bolsonaro ordenou ao presidente da estatal, Roberto Castello Branco, que revogasse horas depois de a medida ser divulgada, ainda na quinta (11).

A interferência do governo assustou o mercado, que colocou nos preços das ações o receio de que intervenções se tornem a regra, e não a exceção.

As ações cederam ao redor 8%. Os papéis preferenciais (mais negociados) recuaram a R$ 25,83, enquanto os ordinários (com direito a voto) fecharam a 29,13. Os recibos de ações da estatal negociados em Nova York tiveram perdas acima de 9%.

O Ibovespa, principal índice acionário do país, recuou 1,98%, a 92.875 pontos, no menor nível desde 27 de março, quando a preocupação era a reforma da Previdência.Foto divulgação Petrobras. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (14) é dia de Hip Hop nas Quebradas em Santo Antônio de Jesus. O trabalho realizado pelo Coletivo Quinta Esquina, que é formado por jovens da cidade, foi um dos projetos selecionados pelo Prêmio Grã-Mestre Roque dos Anjos. A apresentação acontecerá no Bairro Rádio Clube, às 14h. No dia 28 de abril, será a vez do Bairro Irmã Dulce receber os artistas, às 14h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No 100° dia do segundo mandato completado nesta quarta-feira (10), o governador Rui Costa (PT) talvez acumule mais semelhanças com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) do que gostaria. Deputados estaduais aliados ao petista reclamam que, mesmo após 3 meses de gestão, o governador ainda tem agenda restrita de atendimento e não distribuiu cargos no segundo escalão da gestão.  

Nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) conta-se a piada de que se o presidente Bolsonaro quiser aprender o que é a tal da “nova política”, sem o famoso “toma lá, dá cá”, basta passar um tempo com o governador baiano.  

“Aqui Rui não recebe os deputados, escolhe os secretários que quer sem aceitar as indicações políticas e só procura a bancada quando está interessado em aprovar os seus projetos”, disparou um deputado estadual da base para outros colegas na Casa Legislativa. A reação? Risos.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Ford Brasil anunciou ontem (8) a abertura do Plano de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários da fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A unidade é a responsável pela produção dos modelos Ka e EcoSport, levando ao mercado 250 mil unidades por ano.A empresa comunicou que a proposta tem validade para funcionários operacionais da fábrica e possui o intuito de “adequar o excedente da força de trabalho à atual demanda de mercado”.  O PDV já era esperado pelos funcionários da montadora de Camaçari, principalmente após o indicativo de greve dos trabalhadores do setor, em março deste ano. Foto Sérgio Figueredo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou no último sábado (6) que  o direito ao aborto é um direito fundamental da mulher e que uma política de drogas no país deve impedir hiper encarceramento de jovens pobres.

Barroso destacou que o direito ao aborto é um direito da mulher à liberdade sexual e reprodutiva, à autonomia e também à igualdade. "Se só a mulher engravida, para ela ser verdadeiramente igual ao homem ela tem que ter o direito de querer ou não querer engravidar", disse.

Barroso disse que considera o aborto algo ruim e que é papel do Estado evitar que ele ocorra, por meio de educação sexual, distribuição de contraceptivos e amparo às mulheres que desejam ter os filhos, mas estão em condições adversas.

O ministro ainda apontou que, segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, a criminalização do aborto não impacta o número de procedimentos realizados em um país. "Para ser contrário ao aborto não é preciso defender a sua criminalização", afirmou.

"Se os homens engravidassem esse problema já estaria resolvido há muito tempo", concluiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A garotinha britânica Lily Schooley, de seis anos, virou notícia depois que desenhou manchas de catapora por todo corpo para que não precisasse ir a escola. A informação foi divulgada no site The Sun. 

A mãe de Lily, Charlotte, e o marido, David, perceberam a farsa da garota, que durou menos de 10 minutos. Ao site The Sun os pais da pequena Lily contaram que riram com a situação e continuaram com a brincadeira. Eles fingiram estar preocupados e disseram que a garota teria que ir ao médico, na mesma hora Lily correu para o banheiro para limpar as manchas. A família mora em Saint Austell, na Cornualha, no Reino Unido, 

Segundo a revista Crescer, a tinta do marcador usado por Lily era permanente e não saiu com a água, mesmo após usar sabão e até óleo de bebê. Lily teve que ir a escola no dia seguinte e acabou tendo que contar para os colegas o motivo das manchas.Foto reprodução, Revisa Crescer. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (05/04)   
Auxiliar de Linha de Produção (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
Auxiliar de Logística (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
Auxiliar de Almoxarifado (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  












Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente afirmou nesta segunda (1º) em rede social que 'leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis'. Ele está desde domingo (31) em visita oficial a Israel.Em viagem oficial a Israel, o presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira (1º) em uma rede social uma fotografia na qual está empunhando um fuzil. No post, ele defendeu a "liberdade" de os cidadãos se armarem e criticou leis de desarmamento.
Capitão reformado do Exército, o presidente afirmou na internet que "o que torna uma arma nociva depende 100% das intenções de quem a possui".
Desde que era deputado federal, Bolsonaro é um crítico do Estatuto do Desarmamento, que, segundo ele, impõe regras muito rígidas para a posse de arma. Durante sua carreira parlamentar, ele defendeu reformular a legislação a fim de facilitar o uso de armas pelos cidadãos.
"Defendo a liberdade, com critérios, para cidadãos que querem se proteger e proteger suas famílias. Leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis; quem quer cometer crimes já não se preocupa com isso", escreveu Bolsonaro na rede social.


Notícias | postado por: Mascarenhas

A ex-deputada estadual Luiza Maia (PT) rebateu o cantor Robyssão, que, em entrevista ao Bahia Notícias, afirmou que tem evitado músicas polêmicas para não ser "perseguido" pela petista (relembre aqui). A ex-parlamentar é a autora da Lei Antibaixaria, que impede o financiamento público a shows de artistas que têm em seu repertório canções que ofendem as mulheres. 

"Dizer que uma lei aprovada com o clamor de setores sérios da sociedade – como o Ministério Público, a OAB, Defensoria Pública, UFBA e movimentos de mulheres e artistas – foi algo pessoal, para atingi-lo, revela o conhecimento limitado e equivocado que ele tem sobre as leis", rebateu Maia. "Ou ele é muito pretensioso, ou está querendo voltar aos holofotes à custa de polêmica", emendou.

Robyssão contou, ainda, que Luiza Maia ligava para os prefeitos a fim de pedir que o cantor fosse retirado da programação de festa. Segundo a ex-deputada, não há "perseguição a Robyssão ou a qualquer outro artista", mas sim uma atuação para "combater a violência contra a mulher".

"Por que não fazem música que nos valorizem? Música que retrata a mulher como objeto descartável causa feridas internas, silenciosas. Isto é um grande mal. Não é porque algumas mulheres dançam ou gostam desse tipo de música que todas nós concordamos", ressaltou. "O fato é que o empoderamento feminino tirou da invisibilidade uma série de agressões que eram tidas como 'coisa normal'. E isto incomodou quem lucrava à custa da desvalorização das mulheres", acrescentou. Inserção de foto 2, Tvsaj. Foto reprodução facebook.Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foram quase dois anos entrevistando pessoas ligadas diretamente à história de Anitta. Um trabalho que parecia não ter fim, já que a artista é uma máquina de produzir notícia. Mas, depois de colocar o ponto final em “Furacão Anitta”, o jornalista Léo Dias lança hoje (30), na Livraria Leitura do Bangu Shopping, às 15h (e no dia 2, no Village Mall), a biografia da cantora que conquistou o Brasil e o exterior com suas canções, com seu rebolado e com uma boa dose de ousadia. Aqui, ele conta como foi o processo de apuração, os bastidores e adianta que a carreira da Poderosa já tem data para acabar.Quem

Os olhos do autor saltaram quando ele percebeu que Anitta estava dando o pontapé inicial em sua carreira internacional. A partir daí, Léo Dias apostou que aquela mulher já tinha histórias suficientes para completar um livro de quase 160 páginas. “Ela fez o caminho certo. Começou pela América Latina, cantando em espanhol. Depois, passou a cantar em inglês nos Estados Unidos... Anitta é a primeira grande artista fruto da internet no Brasil. Ela se criou e se desenvolveu graças à internet. Se a classe C não tivesse ganhado poder de compra nos últimos anos, Anitta seria ainda um produto local. Mas, como essa classe cresceu economicamente, precisava de um ídolo. E encontrou Anitta”, resume ele.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aos 77 anos e prestes a lançar um novo CD, a cantora Nana Caymmi não economizou nas palavras ao falar da política nacional. Em entrevista à Folha, criticou Gil, Caetano e Chico Buarque. Além disso, ela revela ainda ter votado em Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno presidencial. 

"É injusto não dar a esse homem um crédito de confiança. Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo pra fazer um ministério, sem noção da mutreta toda... Só de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar. Agora vêm dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista. Gil, Caetano, Chico Buarque. Tudo chupador de pau de Lula. Então, vão pro Paraná fazer companhia a ele. Eu não me importo", disse. 

Ela afirma ainda que seu pai, o cantor e compositor Dorival Caymmi, morreu sem sentir saudade da Bahia. "Bahia não tem nada, é PT”. O partido está no governo do Estado há 12 anos. O pai, que morreu em 2008 aos 94 anos, já não tinha mais saudade da Bahia. “Ele ficou muito triste na última vez em que foi lá. E isso porque ainda era a época do capo, Antonio Carlos Magalhães [1927-2007]”. Nana diz que “toda a família se dava” com o ex-governador.

Ela não deixa de criticar também membros da própria família, como a filha Denise e a sobrinha Alice Caymmi. “Eu tinha muita esperança de que ela fosse pro meu caminho. Achei que Alice ia dar mel, mas não deu”.Foto, print de reprodução Youtube.Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Juju Salimeni compartilhou uma curiosidade com os seus fãs, ela odeia usar lingerie. A assistente de palco inclusive contou que não usa mais sutiã e só coloca calcinha quando necessário.
"Eu odeio lingerie. Odeio sutiã e odeio calcinha. Por mim não usava", disse. "Em hipótese alguma uso sutiã. Não usava nem antes de ter silicone. Quando coloquei pela primeira vez, já faz uns dez anos, nem usava antes. Não precisa. As roupas ficam maravilhosas. Nem tenho sutiã na gaveta." 
Recentemente, Juju trocou as próteses de silicone. Ela foi questionada se os seus seios eram naturais. "Jamais que eunasci com esse peito deste tamanho, Tinha 330 e triquei para 570 ml", disse. 

BARRIGA SARADA
Rata de academia, Juju explicou o motivo de não malhar muito o abdome. Ela treina de segunda a sexta e folga no fim de semana.

"Praticamente não faço abdome. Só faço em preparação para o Carnaval. Um mês antes do Carnaval, pego pesado e treino bastante. Tenho uma genética bem legal com os gomos bem simétricos. Não sinto vontade de ter o abdome super ultra rasgado, tenho preguiça e está bom assim", explica.Foto divulgação Instagram. Quem/G1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

País do Sudeste Asiático pode pôr em vigor em abril um conjunto de leis que pune com apedrejamento até a morte quem cometer adultério ou fizer sexo gay. Ativistas rechaçam ação e pedem pressão internacional.Autoridades do Brunei pretendem colocar em vigor na próxima semana uma lei que pune com morte por apedrejamento aqueles que cometerem adultério ou tiverem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, denunciaram ativistas de direitos humanos nesta quarta-feira (27/03).

A punição consta no código penal que o país asiático apresentou em 2014 baseado na Sharia, a lei islâmica. A implantação do conjunto de novas regras, contudo, acabou sendo suspensa naquele ano em meio a críticas de organizações de direitos humanos.INserção de foto divulgação, Tvsaj. Matéria, Terra. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As ações, decisões e o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, são vistos como uma violação do estado democrático e aproximam o Brasil de ditaduras fundamentalistas vividas no Oriente Médio, segundo Carlos Navarro, jornalista e coordenador da Comissão Nacional da Verdade na Bahia, responsável pela investigação de violações aos direitos humanos. 

Na avaliação de Navarro, a orientação de Bolsonaro para que quartéis celebrem o dia 31 de março de 1964, data em que, através de um golpe militar, o governo de João Goulart foi derrubado e se iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos (leia aqui), é no mínimo “preocupante”.  “Eu não sei qual a intenção específica dele, mas é de provocação. Provocar um golpe armado ou uma condição social para ter mais poder”, disse o presidente da Comissão. 

A admiração do presidente brasileiro pelo regime militar poderá torná-lo uma vítima de um episódio de "golpe constitucional”, de acordo com Navarro. O jornalista sinalizou que a presença de um número exponencial de militares em cargos no governo é uma questão paradoxal. Ao mesmo tempo que atualmente contribui com a estabilidade do governo, existe a possibilidade de tomada do poder das mãos de Bolsonaro. 


Enquete


PodCast