Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Mundo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira (horário europeu), em Nanterre, subúrbio de Paris, para depor por suspeitas de corrupção envolvendo a Copa de 2022. O ex-jogador francês, de 63 anos, é um dos investigados em operação que averigua possíveis irregularidades na escolha do Catar como sede do próximo Mundial. As informações foram publicadas em primeira mão pelo site "MediaPart".
Essa detenção deve dificultar os planos do francês, atualmente suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa, de voltar ao futebol. Platini era declaradamente candidato à sucessão de Joseph Blatter como presidente da Fifa antes de os casos de corrupção estourarem em 2015.
Além de Platini, a operação desta terça também mantém sob custódia a ex-conselheira do ex-presidente Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, por “suspeita de atos ativos e passivos de suborno”. Claude Gueant, antigo secretário geral do governo, também foi convocado a depor em condição de “suspeito livre” pelo Escritório Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de atuar por empréstimo no Bayern de Munique, o meia James Rodríguez foi devolvido pelo clube bávaro ao Real Madrid. Porém, o atleta está fora dos planos do clube merengue e deve ser cedido novamente para outra agremiação. Após o triunfo da Colômbia por 2 a 0, neste sábado (15), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Copa América, o jogador foi questionado sobre o seu futuro e ele foi suscinto. “Não sei”, despistou. 

Nas últimas semanas, o jornal Corriere dello Sport, da Itália, revelou que o jogador é alvo de cobiça do Napoli. O camisa 10 da Colômbia comemorou a vitória sobre a Argentina, mas pregou cautela.  "Fomos uma equipe sólida. Falta muito, é passo a passo", pontuou. A Colômbia volta a campo contra o Catar, quarta-feira (19), às 18h30, no Morumbi, em São Paulo (SP).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em meio à expectativa para o lançamento de Madame X, novo disco de Madonna que chega aos streamings no dia 14 de junho, o jornal britânico Daily Star considerou a regravação do hit em português Faz Gostoso, parceria com Anitta, um dos pontos altos do trabalho. "Uma música de trance épica que apresenta cantos hipnóticos", afirma o veículo, que deu nota 9 para o single.

A jornalista Vanessa Grigoriadis escreveu, em texto para o norte-americano The New York Times, que Madame X é um álbum mais sombrio do que o normal - embora inclua canções de amor "adequadas para o verão".

"Ela se visualizou como uma combatente da liberdade viajando pelo mundo para espalhar o evangelho do amor e da antidiscriminação - combatendo a misoginia, a homofobia, o racismo, as armas, a ascensão do autoritarismo".

Até o momento, quatro singles de Madame X foram divulgados: Medellín, parceria com o colombiano Maluma, que ganhou clipe, I Rise, Crave (com participação de Swae Lee) e Future, em parceria com Quavo. Dark Ballet será lançada no dia 7 de junho, uma semana antes do disco chegar às plataformas de streaming.G1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

OLDENBURG — O ex-enfermeiro alemão Niels Hoegel foi condenado nesta quinta-feira à prisão perpétua pelo homicídio de 85 pacientes, naquele que é considerado o maior caso deassassinatos em série no país desde o fim da Segunda Guerra Mundia l.
Os crimes cometidos por Niels Högel, de 42 anos, "desafiam a razão e todos os limites conhecidos", afirmou o presidente do tribunal de Oldenburg, Sebastian Buhrmann.

"O que você fez é incompreensível, é simplesmente demais", acrescentou o juiz.

Nos hospitais onde trabalhou entre 2000 e 2005, o ex-enfermeiro administrava intencionalmente overdoses de remédios em seus pacientes, para então ressuscitá-los quando eles estavam prestes a morrer.

As vítimas, com idades entre 34 e 96 anos, eram escolhidas por acaso. Höegel já está estava preso há quase 10 anos, após receber uma sentença perpétua pelo assassinato de outros pacientes na cidade de Delmenhorst.

Nesta quarta-feira, Höegel disse ser perseguido "dia e noite" pela "vergonha e pelo remorso".—  Quero sinceramente pedir desculpas a todos pelo mal que causei durante todos esses anos" — declarou o condenado às famílias das vítimas.Foto Hauke Chrsitian Teuters. Matéria, Globo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A mulher que acusa Neymar de abuso sexual afirmou ter sido vítima de agressão e estupro no quarto do hotel em que estava com o jogador, em Paris, no dia 15 de maio. Najila Trindade Mendes de Souza concedeu entrevista ao SBT, nesta quarta-feira (5).

"Eu fui vítima de estupro. Agressão juntamente com estupro", disse. Najila diz ter alertado Neymar que não queria ser penetrada, já que ele estava sem preservativo. Ela afirmou que o atleta da seleção brasileira a agrediu e ignorou seus apelos. É a primeira declaração pública da suposta vítima desde que o caso foi revelado, no sábado (1º). Ela contou ter conhecido Neymar por meio de redes sociais e foi convidada para ir à capital francesa encontrá-lo.

"Eu conversei com ele com intuito sexual. Era um desejo meu. Ficou até claro para ele isso. Ele perguntou quando eu poderia ir. Disse: 'No momento, não posso por questões financeiras'. Não poderia ir. Também por agenda do meu trabalho. E daí ele sugeriu: 'Eu posso resolver isso'", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Patrocinadora do atacante Neymar e da seleção brasileira, a Nike manifestou preocupação com a recente denúncia feita por uma mulher contra o atleta, que teria estuprado-a em Paris. A acusação foi tema de um comunicado da empresa, que se posicionou a respeito do que foi veiculado na imprensa. "Estamos profundamente preocupados com essas acusações e seguimos acompanhando de perto a situação", posicionou-se a empresa americana por meio de nota.

Segundo o portal UOL Esporte, a postura é a mesma adotada pela Nike em um recente cao de suspeita semelhante envolvendo outro atleta, o português Cristiano Ronaldo. Ele é investigado por um suposto estupro nos Estados Unidos desde o ano passado. Na época, o posicionamento foi tão parecido que envolvia até as mesmas palavras e executivos da Nike informaram estar "profundamente preocupados e continuaremos monitorando de perto a situação".

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A atacante Marta tem um novo amor. Após terminar o namoro de mais de quatro anos com a sueca Jessica Barklund, uma loira de parar o trânsito, a atacante, eleita pela sexta vez a melhor do mundo, engatou um novo romance. Marta está namorando a colega de time Toni Deion Pressley desde o fim do ano passado.

Toni e Marta jogam pelo Orlando Pride, da Flórida, onde se conheceram. Enquanto a brasileira atua no ataque, a americana de 29 anos joga na defesa. O relacionamento já não é segredo para os amigos e a família de Marta, que trouxe em abril Toni para passar férias em Maceió, Alagoas.  
Em 19 de fevereiro, data em que as duas fazem aniversário, Marta fez questão de postar uma foto das duas e a mensagem: “Feliz aniversário! Te desejo tudo de melhor nessa vida e que continue sendo essa pessoa maravilhosa !”, escreveu ela nas versões português e inglês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após convocar a seleção brasileira para disputa da Copa do Mundo feminina (veja aqui), o técnico Vadão concedeu entrevista coletiva na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Questionado sobre a diferença entre o vestiário masculino e o feminino, o treinador apontou ter maior dificuldade com as mulheres.  

"Tivemos um jogo contra a Argentina que a arbitragem estava nos prejudicando. Quando fomos para o intervalo e entramos no vestiário elas não paravam de falar. E é difícil, porque elas não param mesmo. Quando estamos almoçando, elas ficam na mesa delas em um lado e nós [comissão] em outra mesa, elas conseguem falar todas juntas e ainda conseguem ouvir o que a outra está falando e se comunicar aqui. Entramos no vestiário e estava um alvoroço, todo mundo reclamando da arbitragem. No masculino, tem uma discussão ou outra, mas é raro. As mulheres têm mais. Às vezes é mais difícil de acalmar. Esse tipo de característica você tem que aprender a lidar. Eu achei que sabia lidar, mas quando você mexe com 30 é diferente. Mas na hora do conflito é diferente para acalmar as mulheres, mas a gente vai pegando o jeito", explicou o treinador.  

A competição terá início no dia 7 de junho, e a grande final acontece um mês depois, na França. O Brasil está no Grupo C, ao lado de Jamaica, Austrália e Itália. 

 

Vadão ainda comentou sobre a estreia diante da Jamaica, marcada para o dia 9 de junho em Grenoble. De acordo com o treinador, os jamaicanos não fogem das "características do futebol africano". Vale lembrar que o país está localizado na América do Central. 

 

"Temos a Jamaica, que é surpresa, pois nunca tinha participado, já tínhamos visto vários jogos. É uma equipe que não foge da característica do futebol africano, muita estatura, atacantes altos, que sabem proteger. Pressionada, vai esticar a bola nesta atacante. É uma equipe forte, veloz. E podemos explorar outras coisas que percebemos, distância entre as linhas. Equipe nos moldes africanos", analisou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Manchester City precisou vencer seus últimos 14 jogos na Premier League para conseguir bater o Liverpool por apenas um ponto.  O técnico Pep Guardiola disse que o título da Premier League conquistado na última rodada neste domingo foi "o mais difícil da carreira".

A declaração é forte, afinal o treinador espanhol tem muitos títulos na carreira para comparar. Guardiola já conquistou oito títulos de ligas nacionais, além de duas Champions League e quatro copas.

A diferença entre Manchester City e Liverpool acabou em um ponto: 98 a 97 após o City vencer os últimos 14 jogos da Premier League. O Liverpool foi vice tendo perdido apenas uma vez na temporada, justamente contra o City.

O zagueiro Vincent Kompany concordou com o treinador: "Foi o título mais difícil e o mais gostoso. Liverpool foi incrível, não merecia a derrota. Mas estou feliz pelo nosso time, jogamos com muita vontade de vencer".Getty Images. Gooal.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa assinou, hoje (13), em Pequim, um memorando de entendimento entre o governo da Bahia e a empresa chinesa Easteel, que pretende  investir U$ 7 bilhões para implantação de um projeto de desenvolvimento integrado. A iniciativa deve gerar mais de 30 mil empregos diretos, segundo o governo.

A proposta da Easteel prevê a construção de um parque industrial composto por siderúrgica, usina de energia e diversas unidades fabris, a exemplo de uma fábrica de cimento capaz de produzir anualmente 5 milhões de toneladas. O projeto ainda inclui a revitalização do Porto de Aratu e a construção de uma cidade inteligente nas proximidades do parque industrial, para trabalhadores da empresa e seus familiares

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ainda em Washington, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (8), o governador Rui Costa se reuniu com representantes do Banco Mundial, responsável pelo financiamento de diversos projetos na Bahia.

O Governo do Estado tem interesse na parceria com o banco em um novo programa, com foco na atenção hospitalar, incluindo investimentos na área de tecnologia. Além de qualificar os serviços e a gestão de centros estaduais de referência, o programa terá como objetivos a ampliação da conectividade de todos os hospitais municipais, estaduais e filantrópicos e a implantação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde sob gestão do Estado.

De acordo com o governador, há ainda interesse na parceria para financiamento na área de abastecimento de água e na educação, que envolve, dentre outras ações, o aumento do número de escolas que funcionam em tempo integral, o que demanda algumas mudanças na estrutura física das instituições. “Também apresentamos projetos de redefinição e equalização de dívidas do Estado, para liberar a capacidade de investimento na Bahia. Vamos formalizar as propostas em uma carta e esperamos, em breve, poder contratar programação financeira para aumentar os investimentos e atender, portanto, a necessidade do povo”, explicou Rui Costa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Simaria, da dupla com Simone, falou sobre seu casamento com o marido Vicente, que é espanhol, em entrevista ao programa Pânico nesta terça-feira, 7, e afirmou que desde sua juventude já tinha planos de se casar com um estrangeiro.

"Meu marido é espanhol. Desde pequena eu já falava: 'vou casar com homem de fora do País, não vou casar com brasileiro, não'. Falavam que os caras daqui eram muito vagabundos, muito bandidos", afirmou Simaria.

Em seguida, a cantora continuou, em bom humor: "Não vou querer casar com homem pra ficar me botando chifre toda hora, não. Eu arranco logo a 'pingola' dele. Não brinca comigo, não, que você acorda sem a torneira, viu, meu amor?"

"Meu marido é da hora. O cara não pega no meu pé, eu uso a roupa que eu quero, vou pra onde eu quero, falo com todo mundo, faço amizade com homem, meu marido é massa. Eu também não pego no pé dele, não tem essas coisas lá em casa", elogiou Simaria.

Na sequência, a sertaneja relembrou uma experiência ruim de seu passado: "Eu tive um namorado aqui que era muito legal, mas eu ia na balada com ele e ficava me segurando, tinha um ódio daquilo. Não gosto que fique pegando no meu pé, odeio pressão. Deus me deu o cara certinho, é esse aí."

Questionada sobre os motivos de "gostar mais da Europa" em relação ao Brasil, Simaria respondeu: "Eu sou mais romântica. Acho lindo aquelas arquiteturas, os castelos, as construções, amo as comidas. A Espanha tem uma culinária incrível, a Itália também, Portugal..." A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A 6ª missão internacional do governador Rui Costa começou nesta segunda-feira (6), em Washington, nos Estados Unidos. Na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ele apresentou a proposta de financiamento da segunda fase do Programa de Fortalecimento do SUS (PROSUS) na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na primeira fase, o programa contemplou 13 municípios da RMS, com investimentos nas redes de atenção básica, psicossocial, urgência e emergência e na rede de atenção materno-infantil. Na segunda fase, a iniciativa passa a ser denominada Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia (PROSUS II), permitindo a descentralização das ações de média e alta complexidade e a informatização de toda a Rede de Atenção à Saúde.

“Tratamos com o BID de projetos importantes nas áreas da atenção básica de saúde e da educação. Agora vamos apresentar as propostas detalhadas para acelerar as discussões técnicas, esperando que o Brasil possa aprovar finalmente um novo modelo de crédito para os estados. Na área da educação, temos interesse em obter financiamentos para a reestruturação da rede, a ampliação do tempo integral e a melhoria da estrutura física das escolas", afirmou Rui.

O diretor executivo do BID para o Brasil e Suriname, José Guilherme Almeida, garantiu que o banco vai analisar os pleitos do governo baiano e destacou que “as necessidades do Governo da Bahia estão alinhadas com o perfil do BID, que já investe no Brasil em projetos de educação e saúde”.

Presente na reunião, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que o PROSUS II "é um financiamento de US$ 150 milhões para investir na atenção básica de todo o estado da Bahia, no fortalecimento e na garantia de maior eficiência através da construção de novas unidades básicas de saúde e novas policlínicas, além do investimento em informatização e conectividade da rede".

Também participaram do encontro os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios, Paulo Guimarães. O governador cumpre agenda até sexta-feira (10) nos Estados Unidos, onde tem reuniões marcadas com empresas interessadas em investir no interior da Bahia. Em seguida, ele viaja para Munique, na Alemanha, e Pequim e Shenzhen, na China.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em visita oficial a Moscou, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou nesta segunda-feira, 6, que seu país está pronto para resistir no caso de um ataque militar dos Estados Unidos. O chanceler se reuniu no domingo com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, que advertiu que uma intervenção armada na Venezuela teria "consequências catastróficas" para o sistema de segurança internacional. 

"Estamos preparados para qualquer cenário, o primeiro é o da diplomacia, do diálogo, da paz, nossas mãos estão estendidas para que possamos conversar com todos", disse Arreaza. 

"Temos uma Força Armada, um povo, uma milícia nacional, que seria capaz não só de resistir e lutar, mas também de vencer e derrotar qualquer exército, por mais poderoso que seja no mundo", alertou o ministro, caso os EUA optem pela via militar. "Estaremos prontos." 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, chamou neste sábado (4) o presidente Jair Bolsonaro de "valentão" que não aguenta uma briga e disse que o brasileiro fugiu ao cancelar sua viagem para a cidade americana.  

Bolsonaro iria para Nova York para ser homenageado no dia 14 de maio com o prêmio de "Pessoa do Ano" em jantar de gala promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Na sexta (3), porém, o governo brasileiro anunciou o cancelamento da viagem e culpou De Blasio por isso.

"Jair Bolsonaro aprendeu da maneira mais difícil que os nova-iorquinos não fecham os olhos para a opressão. Nós chamamos atenção para sua intolerância. Ele fugiu. Nenhuma surpresa --valentões não aguentam um soco. Já vai tarde, Jair Bolsonaro. Seu ódio não é bem-vindo aqui", escreveu o democrata em uma rede social. 

"Os ataques de Jair Bolsonaro contra dos direitos LGBTQ e seus planos destrutivos para nosso planeta se refletem em muitos líderes --incluindo diversos em nosso país. TODOS devem se levantar para denunciar e lutar contra esse ódio desmedido", completou De Blasio, um conhecido crítico do presidente americano Donald Trump. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Márcio Libar, Globo Esportes

Só havia dois caminhos possíveis para Neymar: a vitória ou o fracasso — Foto: EFE/ Guillaume Horcajuelo 

O “distúrbio emocional” de Neymar revela um comportamento que talvez seja o maior distúrbio psíquico de nossa sociedade atual.Para tentar entender a polêmica reação de Neymar, cabe um certo enfoque psicológico. Nosso cérebro límbico - responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e de memória - se forma durante a infância e volta a se manifestar com toda a força na adolescência.
Emoções primitivas como raiva, medo, tristeza - que surgem diante da experiência de frustração, da ameaça à sobrevivência ou da supressão do prazer - são muito expressivas nessas duas fases da vida em que nosso cérebro ainda se encontra em processo de formação. A forma como os pais lidam com essa fase formará a base de nossas crenças e determinará o tipo de comportamento que teremos na fase adulta.
É comum ver crianças abrindo o berreiro quando sentem fome, frio ou quando são obrigados a sair da cama, a parar de brincar para tomar banho ou ir à escola. Ou seja, sempre que experimentam uma sensação de desprazer. Também é comum ver adolescentes se rebelando contra os pais, a escola e o sistema. Por incrível que possa parecer, isso é sinal de sanidade mental.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, apareceu em uma manifestação em Caracas nesta quarta-feira, um dia depois de dar início a uma nova tentativa de derrubada de Nicolás Maduro, com apoio de alguns militares. Guaidó disse que a oposição precisa aumentar a pressão contra Maduro e pediu a seus seguidores que tomem medidas para preparar uma greve geral.

O líder oposicionista afirmou que seu movimento está ganhando a luta, apesar da falta de resposta militar firme a seus apelos de insurreição na terça-feira. Segundo ele, "o usurpador perdeu". No Twitter, ele publicou uma série de imagens indicando que populares aderiram a seus apelos e foram às ruas em diversas cidades da Venezuela.

Em outro ponto de Caracas, o líder do partido Socialista Diosdado Cabello, aliado de Maduro, disse em comício a favor do presidente que as forças armadas da Venezuela permanecem unidas, a despeito dos chamados da oposição para que se voltem contra o governo. Cabello afirmou que os militares resistiram "como um bloco", com algumas exceções. Declarou ainda que os líderes da oposição estão "andando como zumbis" depois de não conseguirem provocar a insurreição generalizada instigada por Guaidó.

O presidente boliviano Evo Morales considerou fracassada a tentativa de "golpe de estado na Venezuela" que teria sido orquestrada nos Estados Unidos. "Alguns grupos militares foram enganados e é por isso que fracassa esse golpe de estado. Com bloqueio econômico, apesar dessa situação, o povo revolucionário da Venezuela, os chavistas saíram a defender a dignidade, a independência de seu povo", disse Morales en um ato pelo Dia do Trabalho, em Cochabamba. "Outra vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus aliados latino-americanos fracassaram na Venezuela", acrescentou.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O número de venezuelanos que ingressaram no Brasil na terça-feira (30) pela fronteira com Roraima foi três vezes maior que o normal. De acordo com dados da Casa Civil, ontem, 855 pessoas — 848 delas, venezuelanas — entraram no país pelo trecho. O número é praticamente o triplo da média diária de entrada, que tem sido de 250 a 300 pessoas.

A fronteira entre os dois países está fechada por determinação de Nicolás Maduro desde 21 de fevereiro, mas venezuelanos que fogem da crise continuam ingressando no Brasil, sobretudo por rotas clandestinas.

A terça foi um dia de tensão no país vizinho. Em uma tentativa de derrubar Nicolás Maduro do poder, Juan Guaidó e Leopoldo López, lideranças opositoras, iniciaram um movimento com militares desertores. Houve reação das forças policiais, o que gerou confrontos na capital venezuelana, Caracas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O triatleta santoantoniense Wellington Oliveira participou do Mundial ITU Multisport que aconteceu neste sábado (27), em Pontevedra, na Espanha, e ficou com o 21º lugar ,entre os melhores do mundo em sua categoria. Logo após a prova, Wellington agradeceu publicamente em suas redes sociais ao apoio dado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer.  
- "Foi uma prova difícil, obtive o 21º lugar, mas, estou muito feliz. Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito Rogério Andrade e nosso secretário Abel que se esforçaram para me dar esse apoio com as passagens. Estou levando uma medalha linda pra gente, irei treinar bastante para continuar representando Santo Antônio de Jesus nos próximos mundiais”, disse.  
- “Nos sentimos muito felizes em poder colaborar com esse momento e levar o nome de Santo Antônio de Jesus através de um atleta talentoso, como ele, para o mundo. Apoiamos ele e não podíamos fazer diferente, pois a atual gestão acredita na força do esporte da nossa cidade e preza pelo cumprimento do compromisso com o povo. O esporte de Santo Antônio de Jesus vai mais longe a cada dia com atletas como Wellignton”, destacou o Secretário Abel Caldas. 
 O ITU Mundial Multisport 2019 engloba competições de Duathlon, Triathlon de longa distância, Triathlon e Aquathlon. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um americano e sua namorada tailandesa podem terminar seus dias na prisão ou até serem condenados à morte.
As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país asiático - a ação, segundo a Marinha tailandesa, ameaça a segurança nacional.
Chad Elwartowski e a namorada Supranee Thepdet passaram a se esconder, após a estrutura de metal que fizeram no meio do mar ter sido descoberta.
A plataforma, em que ambos viveram, ocupa cerca de 20 metros quadrados e foi erguida a cerca de 19 quilômetros da costa de Phuket, uma ilha tailandesa a oeste do território nacional.


Elwartowski insiste que, por se localizar a essa distância da costa, a casa está fora da jurisdição da Tailândia.
Mas a Marinha tailandesa discorda e argumenta que o imóvel foi construído sem a devida permissão.
O coronel da polícia Nikorn Somsuk disse à agência AFP que a Marinha vai se reunir com autoridades locais "para analisar que medidas vai tomar".
Se o casal for considerado culpado, poderá enfrentar desde prisão perpétua até pena de morte.






Notícias | postado por: Mascarenhas

Um fenômeno tomou conta da internet nos últimos meses: sites com imagens de coisas que não existem no mundo real e foram criadas por Inteligência Artificial. Começou com o “This Person Does Not Exist” (Esta Pessoa Não Existe), passou para “This Airbnb Does Not Exist” (Este Airbnb Não Existe) e agora chegou a vez de inocentes gatinhos serem criados por inteligência artificial no “This Cat Does Not Exist” (Este Gato Não Existe).

Se é praticamente impossível distinguir as imagens falsas do que é real, ao menos você pode conhecer a tecnologia por trás delas. Trata-se da aplicação de Redes Gerativas Adversárias (GAN, na sigla em inglês), criada em 2014 pelo norte-americano Ian Goodfellow, atualmente funcionário da Google Brain.

Em uma GAN, uma rede neural (geradora) é treinada para gerar um exemplo novo a cada vez que é acionada (nos sites, basta atualizar a página para uma nova imagem ser apresentada). Para garantir a qualidade da informação gerada, uma outra rede neural (discriminadora) é introduzida, que decide se a imagem é real ou falsa.

Durante o treinamento, a primeira rede cria dados a partir de informações aleatórias. A discriminadora, por sua vez, recebe imagens reais, além das criadas pela rede geradora. Enquanto a rede discriminadora tem como missão discernir os dados reais dos falsos, o objetivo da geradora é enganar a outra.

De um modo prático, uma GAN pode, por exemplo, observar milhares de fotos de Barack Obama e elaborar uma imagem artificial completamente nova do ex-presidente americano — algo que, aliás, foi feito por pesquisadores da Universidade de Washington em 2017. 

Embora tal tecnologia dê abertura para pessoas mal intencionadas criarem imagens e vídeos falsos, o objetivo dos cientistas, é claro, nunca foi esse. A GAN abre possibilidades, entre outras, para melhorar serviços de chat em vídeo e a indústria cinematográfica.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Carla Bruni e Owen Wilson em cena de 'Meia-Noite em Paris', em frente à Catedral de Notre-Dame — Foto: Divulgação

A catedral de Notre-Dame, um dos maiores símbolos de Paris atingida por um grande incêndio nesta segunda-feira (15), já serviu de cenários para inúmeros filmes.
Os mais conhecidos são as diversas adaptações do livro de Victor Hugo, "O corcunda de Notre-Dame". Entre as mais de dez produções sobre a história, uma das mais conhecidas é a animação da Disney em 1996, que vai ganhar versão com atores.
O templo serviu de cenário para uma batalha do filme "Van Helsing, o caçador de monstros" (2004), no qual o herói interpretado por Hugh Jackman ("Logan") enfrentava Mr. Hyde.

Joseph Gordon-Levitt atravessa a catedral de Notre-Dame em cena de 'A travessia' — Foto: Reprodução

Em "Antes do pôr do Sol" (2004), os personagens de Ethan Hawke ("Fé corrompida") e Julie Delpy ("O começo de um novo amor") falam sobre a catedral durante um passeio de barco. A atriz até fala que é preciso lembrar que "um dia a Notre-Dame não existirá mais".
A construção ainda aparece como uma das aventuras de "A travessia" (2015), no qual o equilibrista francês Philippe Petit, interpretado por Joseph Gordon-Levitt ("Snowden: Herói ou Traidor "), atravessa suas duas torres sobre um cordão de aço.
Além disso, a catedral ainda serviu como fundo para outros filmes, como "Meia-noite em Paris", "Missão: Impossível - Efeito Fallout" (2018) e "A invenção de Hugo Cabret" (2011).G1
 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Os gastos com as ações militares que o Brasil realiza na fronteira com a Venezuela superam, com folga, a média anual dos custos que as Forças Armadas do País dedicaram às ajudas humanitárias no Haiti, um país devastado pela guerra civil e terremotos.

Nos últimos 12 meses, o governo sacou R$ 265,26 milhões dos cofres públicos para apoiar as ações militares em Roraima, na fronteira com o país governado por Nicolás Maduro. Isso equivale a mais que o dobro da média anual que o Brasil dedicou às operações no Haiti, entre 2004 e 2017. Na média, nos 13 anos da missão realizada no país caribenho, foram injetados R$ 130 milhões por ano pelo Brasil.

 

Ao jornal O Estado de São Paulo, o Ministério da Defesa confirmou que o presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que serão feitos mais investimentos na ação militar em Roraima. Por trás desses custos, justifica o governo, está a complexidade e abrangência da missão nas bordas da Venezuela. "Trata-se de uma atuação muito mais complexa, pela abrangência das responsabilidades que temos hoje", disse o general Carlos Teixeira, que coordena a operação de ajuda humanitária em Roraima.  

Teixeira, que também atuou em missões no Haiti, afirma que as ações militares em Boa Vista e Pacaraima abrangem desde a manutenção do efetivo até o suporte de toda atividade humanitária, diferentemente do que foi feito no país caribenho. "No Haiti, o gasto brasileiro foi feito para manter nossa tropa por lá, pagar o treinamento, a alimentação e os insumos dos militares. Agora, na Venezuela, esse custo para manter a tropa é só uma pequena parcela. A maior parte dos recursos é usada para receber os refugiados que chegam doentes e famintos. Temos de receber essas pessoas, dar alimento, medicar. E tudo isso custa dinheiro." 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, deve ter alta nessa semana do hospital em que está internado em Paris, na França. De acordo com a assessoria de imprensa do Rei do Futebol, o quadro de saúde dele é de infecção urinária, mas sem gravidade.

Por conta do problema, Pelé está tomando antibióticos e sob supervisão da equipe médica do hospital, que não crê em uma longa permanência dele por lá. A tendência é que o ídolo do futebol brasileiro tenha alta já na próxima quinta-feira ou, no máximo, até sexta.Metro 1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma bebida energética foi proibida na Zâmbia devido a um efeito inesperado. Alguns consumidores apresentaram ereções prolongadas por conta do produto. 

Segundo a revista Super Interessante, a decisão aconteceu após um caso registrado em Uganda, em dezembro de 2018. Um homem consumiu o Power Natural High Energy Drink SX, que é produzido no país, e relatou suor constante e uma ereção de mais de seis horas. 

Após análise da bebida, as autoridades encontraram vestígios de citrato de sildenafila, composto utilizado para tratamento de disfunção erétil. 

O energético é produzido pela empresa Revin Zambia e exportado para outros países africanos. No Malaui, o produto já havia sido proibido em janeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente afirmou nesta segunda (1º) em rede social que 'leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis'. Ele está desde domingo (31) em visita oficial a Israel.Em viagem oficial a Israel, o presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira (1º) em uma rede social uma fotografia na qual está empunhando um fuzil. No post, ele defendeu a "liberdade" de os cidadãos se armarem e criticou leis de desarmamento.
Capitão reformado do Exército, o presidente afirmou na internet que "o que torna uma arma nociva depende 100% das intenções de quem a possui".
Desde que era deputado federal, Bolsonaro é um crítico do Estatuto do Desarmamento, que, segundo ele, impõe regras muito rígidas para a posse de arma. Durante sua carreira parlamentar, ele defendeu reformular a legislação a fim de facilitar o uso de armas pelos cidadãos.
"Defendo a liberdade, com critérios, para cidadãos que querem se proteger e proteger suas famílias. Leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis; quem quer cometer crimes já não se preocupa com isso", escreveu Bolsonaro na rede social.


Notícias | postado por: Mascarenhas

País do Sudeste Asiático pode pôr em vigor em abril um conjunto de leis que pune com apedrejamento até a morte quem cometer adultério ou fizer sexo gay. Ativistas rechaçam ação e pedem pressão internacional.Autoridades do Brunei pretendem colocar em vigor na próxima semana uma lei que pune com morte por apedrejamento aqueles que cometerem adultério ou tiverem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, denunciaram ativistas de direitos humanos nesta quarta-feira (27/03).

A punição consta no código penal que o país asiático apresentou em 2014 baseado na Sharia, a lei islâmica. A implantação do conjunto de novas regras, contudo, acabou sendo suspensa naquele ano em meio a críticas de organizações de direitos humanos.INserção de foto divulgação, Tvsaj. Matéria, Terra. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As ações, decisões e o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, são vistos como uma violação do estado democrático e aproximam o Brasil de ditaduras fundamentalistas vividas no Oriente Médio, segundo Carlos Navarro, jornalista e coordenador da Comissão Nacional da Verdade na Bahia, responsável pela investigação de violações aos direitos humanos. 

Na avaliação de Navarro, a orientação de Bolsonaro para que quartéis celebrem o dia 31 de março de 1964, data em que, através de um golpe militar, o governo de João Goulart foi derrubado e se iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos (leia aqui), é no mínimo “preocupante”.  “Eu não sei qual a intenção específica dele, mas é de provocação. Provocar um golpe armado ou uma condição social para ter mais poder”, disse o presidente da Comissão. 

A admiração do presidente brasileiro pelo regime militar poderá torná-lo uma vítima de um episódio de "golpe constitucional”, de acordo com Navarro. O jornalista sinalizou que a presença de um número exponencial de militares em cargos no governo é uma questão paradoxal. Ao mesmo tempo que atualmente contribui com a estabilidade do governo, existe a possibilidade de tomada do poder das mãos de Bolsonaro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Universitária de Leicester (Inglaterra), Rhoda Rodriguez-Diaz passa, muitas vezes, a maior parte do dia na cama. A jovem de 21 anos sofre de um problema raro mais conhecido como "Síndrome da Bela Adormecida". Nos piores dias, Rhoda chega a dormir por 22 horas seguidas. A síndrome chegou a se manifestar por três semanas seguidas.

Por causa da síndrome, a jovem perdeu provas e teve que trancar a matrícula em uma universidade.

"É muito chato quando as pessoas me chamam de preguiçosa. Eu luto para lidar com os efeitos disso (da síndrome). Mas estou determinada a não deixar que tenha um grande impacto sobre a minha vida. Isso é uma parte de mim e não o que eu sou", disse ela, em reportagem publicada no "Daily Mail".

Na infância, Rhoda foi diagnosticada com um distúrbio do sono que causa cansaço extremo. Mas só em setembro do ano passado médicos identificaram o problema como síndrome de Kleine-Levin.

Durante alguns meses, Rhoda fica livre da síndrome, mas quando ela vem é arrasadora. Nos períodos das crises, a jovem aproveita o período acordada para comer alguma coisa (geralmente fast food), tomar um banho... e já volta a dormir.

"A vida acontece enquanto estou dormindo. A realidade bate quando eu acordo e percebo que perdi uma semana da minha vida", comentou a universitária.

A doença costuma surgir entre o meio e o fim da adolescência e apresenta três sintomas recorrentes: hiperfagia (compulsão por comida), hipersexualidade e hipersônia (sono excessivo). Os doentes também podem ter crises de agressividade. Esses sintomas nem sempre estão presentes em todos os casos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ciclone que devastou Moçambique e depois o Zimbábue deixou até o momento 557 mortos, além de provocar inundações, destruir estradas e cortar comunicações no Malauí, afetando pelo menos 1,7 milhão de pessoas.

De acordo com a Cruz Vermelha, a cidade portuária de Beira sofreu danos maciços com o rompimento de uma barragem, o que piorou ainda mais a situação. Os moradores sofrem com escassez de alimentos, água e outros itens essenciais.

O ministro da Terra e do Meio Ambiente, Celso Correia, disse hoje (22) que cerca de 15 mil pessoas estão desaparecidas em Moçambique. Há temor de que o número de mortos ainda possa crescer significativamente.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, rejeitou fortemente as acusações de que o herbicida Roundup, à base de glifosato, seja cancerígeno. Um júri de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (19) que o agrotóxico mais usado do Brasil e no mundo foi um "fator importante" no desenvolvimento do câncer de um homem. Trata-se do herbicida Roundup, à base de glifosato, principal ingrediente ativo de diversos pesticidas usados em plantações e jardins.
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs manter liberada a venda de glifosato no Brasil, já que não haveria evidências científicas de que a substância cause câncer, mutações ou má formação em fetos.
O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, fabricante do produto, rejeitou fortemente as acusações de que a substância seja cancerígena.
Mas o júri decidiu por unanimidade que o pesticida contribuiu para o linfoma não Hodgkin (LNH) de Edwin Hardeman, de 70 anos, que vive na Califórnia.
A próxima etapa do julgamento vai considerar a responsabilidade e os danos causados pela Bayer.
Durante a segunda fase, que começa nesta quarta-feira, espera-se que os advogados de Hardeman apresentem evidências mostrando os supostos esforços da Bayer para influenciar cientistas, agências reguladoras e a opinião pública sobre a segurança de seus produtos.




Notícias | postado por: Mascarenhas

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. 

m dos resorts mais tradicionais da Bahia, o Club Med Itaparica vai fechar as portas após o primeiro trimestre desse ano. De acordo com o Bnews, agências de turismo vendem os últimos pacotes para o final de abril. 

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. Ele é rodeado por vegetação tropical, com direito a animais silvestres circulando pela região. Com uma ampla estrutura e diversas opções de lazer, o hotel empregava dezenas de funcionários. Mais um episódio triste para o setor este ano. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Poucas horas antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, cerca de 50 pessoas fizeram um protesto contra o brasileiro em frente à Casa Branca, em Washington.

A maior parte dos manifestantes era de americanos, como o ativista Sean Blackmon, 31. Segundo ele, a reunião de dois líderes políticos à direta, como Bolsonaro e Donald Trump, "vai significar apenas coisas ruins para as pessoas oprimidas de seus países".

"O sexismo, racismo e homofobia que vêm de Trump é a mesma coisa que vem de Bolsonaro, que ataca o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e outros movimentos progressistas no Brasil".

Para Blackmon, que liderou um protesto em Washington logo após o assassinato da vereadora Marielle Franco, há um ano, a capital americana é o centro do mundo e é por isso que manifestações como essas são importantes para chamar atenção para essas causas.

"Eles [Trump e Bolsonaro] querem consolidar poder diante dos mais fracos".

Para a estudante brasileira Débora de Oliveira, 26, que mora nos EUA há dois anos, americanos "têm mais consciência" sobre o que Bolsonaro representa, e o acham parecido com Trump.

Blackmon, por sua vez, avalia que o brasileiro está à direita do presidente americano, mas que ambos representam a exploração e opressão das minorias.

Débora criticou ainda a declaração do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que afirmou que os brasileiros ilegais nos EUA são uma "vergonha".

Notícias | postado por: Mascarenhas

A montadora americana Ford planeja cortar mais de 5.000 empregos na Alemanha e quer reduzir também sua força de trabalho no Reino Unido, informou a empresa nesta sexta-feira (15). A Ford afirmou que ofereceu programas de demissão voluntária para funcionários nas duas regiões.

A medida faz parte de um plano de recuperação anunciado pela montadora em janeiro que envolve milhares de cortes de empregos, o fechamento de fábricas -uma no Brasil já foi anunciada- e a interrupção de linhas de veículos deficitárias.

"Por meio desses programas e outras iniciativas, a Ford da Alemanha espera reduzir seu quadro de funcionários em mais de 5.000 empregos, incluindo funcionários temporários", disse a empresa.

A Ford também anunciou que simplificaria sua programação "melhorando ou deixando linhas de veículos menos rentáveis".O número total de cargos afetados no Reino Unido ainda está para ser determinado, acrescentou. A Ford quer buscar lucros na Europa.

A leitura é que, em um setor que depende da importação contínua de peças e componentes feitos na União Europeia, o 'brexit' (a saída do Reino Unido do bloco europeu) criaria travas ao processo industrial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O comissário de polícia da Nova Zelândia, Mike Bush afirmou, na manhã deste domingo (17), tarde de sábado (16) no Brasil, que o número de mortos nos ataques a mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, subiu para 50.

Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), a polícia afirmou que o balanço de mortos aumentou depois que uma nova vítima fatal foi encontrada no processo de remoção de corpos das duas mesquitas, que só terminou na noite de sábado. 

Bush ainda explicou que, dos três detidos na sexta em relação ao atentado, dois foram liberados por não estarem conectados ao caso

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um ataque a tiros em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, deixou 49 mortos nesta sexta-feira (15). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, há ainda 48 feridos. O massacre foi transmitido ao vivo pelo atirador na internet.

De acordo com Mike Bush, comissário de polícia do país, quatro pessoas (três homens e uma mulher) foram detidas por terem participado da ação, mas outros envolvidos ainda podem estar soltos.Por isso, ele recomendou que a população da cidade permaneça em casa até que a situação esteja completamente controlada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

TEERÃ E NOVA YORK - Detida há oito meses, uma famosa advogada que trabalha com direitos humanos no Irã foi condenada a 38 anos de prisão e 148 chibatadas, informou o seu marido. Agentes de segurança do país persa prenderam a advogada, Nasrin Sotoudeh, em sua casa em junho do ano passado, sem oferecer nenhuma explicação. Na época, Sotoudeh defendia mulheres que haviam sido detidas depois de remover seus hijabs, ou lenços que cobrem a cabeça, em protestos públicos.

Mantida na prisão Evin, em Teerã, Sotoudeh informou a sentença ao seu marido durante uma breve conversa telefônica, informou o Centro para os Direitos Humanos no Irã, grupo de monitoramento da sociedade civil sediado em Nova York, em um comunicado na segunda-feira. Em 2012, enquanto cumpria uma pena de prisão anterior, ela recebeu o prêmio em direitos humanos de maior prestígio da União Europeia, o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Velório é realizado no Salão de Mármore da Vila Belmiro desde 1h desta terça-feira (12). Sepultamento está previsto para 18h.O velório do ex-jogador Coutinho, que morreu após ter um infarto agudo no miocárdio na noite desta segunda-feira (11) em Santos, no litoral de São Paulo, acontece desde 1h desta terça-feira (12) no Salão de Mármore da Vila Belmiro. Coutinho defendeu o Santos Futebol Clube, foi campeão da Copa do Mundo pela Seleção em 1962 e fez dupla de ataque com Pelé.
Mengálvio e Dorval, ex-jogadores do Santos e companheiros de Coutinho, foram os primeiros a chegar ao Salão de Mármore para o velório do centroavante. Além deles, apenas familiares e alguns membros da diretoria do clube estiveram presentes nas primeiras horas da madrugada.

Coutinho morreu aos 75 anos na casa da filha, com quem morava há quatro meses, em Santos. A causa da morte foi infarto agudo no miocárdio em decorrência de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, afirmou ao G1 o médico Milton Mattozinho ao sair da residência. Em janeiro, Coutinho chegou a ser internado em um hospital na cidade. Por causa da diabetes, ele já havia tido três dedos do pé esquerdo amputados.
O velório ocorre desde 1h desta terça-feira e o sepultamento está marcado para acontecer às 18h na Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos. O clube decretou luto de três dias.
Dupla histórica com Pelé 

Ao lado de Pelé, Coutinho formou uma das maiores duplas de ataque do futebol brasileiro — Foto: Arquivo/Santos FC
Nascido Antonio Wilson Honório em Piracicaba, no interior paulista, em 11 de junho de 1943, Coutinho formou com Pelé uma das maiores duplas de ataque da história do futebol. Atuaram juntos nas décadas de 1950 e 1960. 

"É uma grande perda. A tabelinha Pelé-Coutinho fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos tabelinha no céu. Minhas condolências à família", lamentou Pelé. 
A famosa linha de frente daquele Santos bicampeão da Libertadores do Mundial em 1962 e em 1963 era formada ainda por Dorval, Melgálvio e Pepe. Pelo clube, Coutinho ganhou ainda cinco títulos brasileiros e seis paulistas.




Notícias | postado por: Mascarenhas

Um bilionário de 65 anos morreu enquanto passava por uma cirurgia de aumento de pênis. Ehud Arye Laniado era mercador de diamantes e sofreu uma parada cardíaca durante o procedimento, realizado em uma clínica particular de Paris. Segundo informações do Daily Mail, o problema aconteceu quando um líquido foi injetado no membro do paciente. 

Belga de origem israelense, Laniado era dono da Omega Diamonds. Ele começou a negociar diamantes aos 20 anos, na África. Em 2015, o bilionário vendeu, por meio de leilão na Sotheby's, o diamante mais caro do mundo, conhecido como Lua Azul Josephine, por 48,4 milhões de dólares (cerca de R$ 182,5 milhões na época), comprado por um bilionário de Hong Kong. 

De acordo com um amigo do empresário, que preferiu permanecer anônimo, Laniado "sempre se importou muito com sua aparência e como os outros o percebiam". O corpo será enterrado em Israel.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os jornais, principalmente de Barcelona, foram duros ao questionar a decisão do craque brasileiro, que deixou a Espanha para jogar na França.A imprensa espanhola não poupou Neymar das críticas após a derrota do Paris Saint-Germain por 3 a 1 para o Manchester United ontem, que eliminou o clube francês da Liga dos Campeões. Os jornais, principalmente de Barcelona, foram duros ao questionar a decisão do craque brasileiro, que deixou a Espanha para jogar na França.

Em artigo com o título "Neymar, a história de um fracasso", o "Sport" afirmou que o camisa 10 do PSG trilha o caminho para "entrar para a história como uma das carreiras mais desaproveitadas e absurdamente perdidas". A publicação disse que astro viu no time francês a chance para "alimentar seu ego ao nível mais alto".O jornal também foi duro ao falar sobre a presença do atacante no estádio para acompanhar a partida contra o Manchester United. 

"Neymar buscou o foco das câmeras nos minutos finais da partida, esperando sair nas fotos da celebração da passagem para as quartas de final. O gol de Rashford nos acréscimos frustrou seu objetivo", publicou.Já o "Mundo Deportivo" disse que o brasileiro deixou a Espanha para "sair da sombra de Messi e brilhar com luz própria, porém não conseguiu nada do que havia sido proposto quando saiu do Barça".

A publicação ainda questionou o futuro de Neymar, que tem sido especulado no Real Madrid. De acordo com o jornal, a nova queda do PSG pode fazer o atacante repensar o futuro.


Enquete


PodCast