Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Mundo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-deputado federal do PSOL, Jean Wyllys, revelou que está morando na capital alemã, em coletiva em Berlim, na Alemanha, ontem (18). Segundo ele, a França ofereceu asilo político, mas ele recusou. Jean afirmou que pretende procurar uma bolsa para doutorado, já que vive com ajuda de amigos e não tem onde morar.

O ex-deputado apareceu pela primeira vez em público depois que deixou o país, ao comparecer à sessão do filme brasileiro "Marighella" no Festival de Cinema de Berlim.

No mês passado, Wyllys anunciou que, por causa de ameaças de morte contra ele e sua família, desistia de assumir o que seria seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e estava deixando o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Edição de fevereiro da "France Football" estabelece critérios próprios para fazer um ranking mundial; Real Madrid lidera, seguido pelo Barcelona; além do Peixe, só três latino-americanos.

A revista France Football, uma das mais respeitadas do mundo, traz neste mês de fevereiro um ranking dos maiores clubes do planeta. O Santos é o único brasileiro na lista – aparece em 27º, empatado com Galatasaray (Turquia), Independiente (Argentina) e América (México). Além destes dois últimos, há apenas mais um latino-americano no ranking: o argentino Boca Juniors, em 18º.
Os dois gigantes espanhóis lideram o ranking: Real Madrid em primeiro, Barcelona em segundo. Manchester United, da Inglaterra, Bayern de Munique, da Alemanha, e Liverpool, também da inglaterra, fecham o top 5. Há ainda um clube da África na lista: o Al-Ahly, do Egito, em 21º.
Veja o ranking da France Football:

Os critérios
 
A “France Football” estabeleceu 10 categorias para classificar os clubes mundo afora: títulos, prêmios individuais, poder de repercussão, atividade em redes sociais, receitas, venda de camisas, contratações, valor de mercado, número de campeões mundiais em atividade, e, finalmente, um critério que a própria revista admite ser subjetivo: a mística das equipes.

Dentro de cada categoria, o primeiro clube recebeu 20 pontos, o segundo 19, e assim por diante. A publicação só utilizou critérios que pudessem ser aplicados em todos os continentes. Os principais torneios de cada um deles, como a Libertadores na América do Sul, foram considerados. Títulos nacionais, em razão da diferença de competitividade, não foram levados em conta, assim como a história de seus estádios, já que há muitos novos, e número de torcedores, pois não havia dados confiáveis, segundo a “France Football”.Pré-título, aspeado, TVSAJ.Matéria, Globo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou hoje (6) que 2018 foi o quarto ano mais quente da história, desde que as medições começaram a ser feitas há 140 anos.De acordo com cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA em Nova York, as temperaturas globais em 2018 foram 0,83 graus Celsius mais quentes do que as médias de 1951 a 1980.

As temperaturas registradas no ano passado ficaram abaixo das de 2016, 2017 e 2015. Juntos, os últimos cinco anos são os mais quentes do histórico moderno. Até hoje, o ano mais quente da história foi 2016.

O diretor do GISS, Gavin Schmidt, apontou que o aquecimento foi impulsionado pelo aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera e outros gases causadores do efeito estufa gerados ​​pelas atividades humanas.A temperatura média da superfície global subiu cerca de 1 grau Celsius desde a década de 1880.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa de acadêmicos das universidades de Stanford e de Nova York, nos Estados Unidos (EUA), mostrou impactos positivos em pessoas que pararam de usar a rede social Facebook durante um período. O estudo verificou entre os entrevistados um aumento do “bem-estar”, melhoria na socialização offline, redução da polarização política e uma queda do tempo de presença na plataforma após o fim do levantamento.

O trabalho, que envolveu 2,8 mil pessoas residentes nos EUA, constatou que a interrupção reduziu o tempo em redes sociais, “liberando” em média uma hora por dia dos participantes. Eles relataram ter se dedicado a outras atividades, como assistir televisão e socializar com familiares e amigos.

Os autores também examinaram o acompanhamento de notícias e o engajamento político, incluindo a polarização das pessoas envolvidas. Esse último termo mostra a intensidade de discordância de pontos de vista, fenômeno indicado por outros estudos como um dos efeitos do uso de redes sociais diversas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 27 quer processar os pais, pois não pediram consentimento a ele para trazê-lo ao mundo. Raphael Samuel, de Mumbai, na Índia, afirma que ama os pais e que tem um bom relacionamento com eles, e diz que ele só nasceu “para a alegria o prazer deles”. O indiano afirma que é contra a procriação, para que as crianças não sofram na vida. 

Ele quer que as pessoas saibam que não ter filhos é uma opção do casal e incentiva as pessoas a perguntarem a seus pais por qual motivo eles decidiram ter um filho. “Minha vida tem sido incrível, mas eu não vejo por que eu deveria colocar outra vida no mundo para ter que estudar e encontrar uma carreira, especialmente quando ela não pede para existir”. 

Raphael destaca que muitos casais têm filhos por pressão familiar, e que muitas pessoas se tornam pais apenas por querer uma boa noite juntos, com a gravidez sendo uma consequência disso. Quanto à tentativa de processar os pais, a grande questão é explicar como alguém que ainda não nasceu pode dar ou não consentimento para isso.Foto reprodução Youtube. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia seis de fevereiro, o maior clássico da Espanha volta a acontecer. Barcelona e Real Madrid se enfrentarão pela semifinal da Copa do Rei, conforme decidido por sorteio realizado nesta sexta-feira (1°). A partida de ida acontece na próxima quarta-feira (6), no Camp Nou, em Barcelona, e a volta será realizada no dia 27 de fevereiro, no Santiago Bernabéu, em Madri. Betis e Valencia decidem a outra vaga para a grande decisão.O Barça é o maior campeão do torneio, com 30 títulos, e o atual vencedor, tendo inclusive conquistado o troféu nas últimas quatro temporadas (2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18). Com 19 títulos, o Real é o terceiro maior campeão da competição. Sua última conquista foi na temporada 2013/14.Foto reprodução. Tribuna da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, condenou a decisão dos Estados Unidos e do governo Jair Bolsonaro de reconhecer o líder opositor venezuelano Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Gleisi disse que o presidente americano, Donald Trump, não tem legitimidade para fazer essa interferência e alertou para o "precedente" que isso criará na América Latina. Por meio do Twitter, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também se manifestou sobre a crise. 

"Qual é a legitimidade de um presidente americano para reconhecer um presidente de outro país sendo que esse país passou por um processo eleitoral? Critique-se ou não o processo, ele foi feito dentro das regras constitucionais da Venezuela. E lá o voto é facultativo e teve candidatura de oposição. Imagina se a moda pega? Vamos ter daqui a pouco o presidente dos Estados Unidos, do Brasil, de outros países interferindo na soberania e na autodeterminação dos países?", perguntou. "É muito ruim isso porque abre um precedente de instabilidade na região da América Latina".  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Assim como na Copa do Mundo em 2014, a Arena Fonte Nova, em Salvador, receberá grandes seleções na Copa América 2019. Após sorteio realizado na noite desta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro, ficou definido que Argentina, Colômbia e Chile vão passar pela capital baiana, além da Seleção Brasileira, que enfrenta a Venezuela (veja aqui). 

A primeira partida será entre Argentina e Colômbia, no dia 15 de junho, um sábado, às 19h. Na sequência, Equador e Chile se enfrentam no dia 21 de junho, uma sexta-feira, às 20h. Por fim, Colômbia e Paraguai fazem a última partida da fase de grupos na Fonte no dia 23 de junho, um domingo, às 16h.  A praça esportiva ainda receberá uma partida das quartas de final, no dia 29 de junho, às 16h.Foto divulgação Arena Fonte Nova. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), mostrou relações entre o uso de redes sociais, mais especificamente o Facebook, e o comportamento de pessoas viciadas. A pesquisa foi divulgada no Periódico de Vícios Comportamentais.

Segundo os autores, a lógica de oferta de “recompensas” por esses sites e aplicativos dificulta a tomada de decisões e estimula atitudes de retorno contínuo ao uso do sistema, assim como no caso de outras desordens ou de consumo de substâncias tóxicas.

De acordo com os pesquisadores, os estudos sustentam um paralelo entre usuários com grande tempo dispendido em redes sociais “e indivíduos com uso de substâncias [drogas] e desordens decorrentes do vício”. O excesso de redes sociais afetaria a capacidade de julgamento das pessoas no momento de escolhas mais benéficas.

“Nossos resultados demonstram que um uso mais severo de sites de redes sociais é associado com maior deficiência na tomada de decisões. Em particular, nossos resultados indicam que usuários em excesso de sites de redes sociais podem tomar decisões mais arriscadas”, dizem os autores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O que já era dado como certo, foi oficialmente confirmado no último sábado (12): Edigar Junio não vestirá a camisa do Bahia em 2019. Ele foi negociado por empréstimo ao Yokohama Marinos, do Japão, por uma temporada. Com o anúncio oficial do Esquadrão de Aço, o atacante usou as redes sociais para enviar uma mensagem de agradecimento. 

"Não poderia deixar de registrar minha eterna gratidão ao Esporte Clube Bahia, clube o qual me acolheu e me permitiu viver momentos únicos e indescritíveis na minha carreira. Foram muitas histórias, momentos de alegrias, desafios, conquistas e também dificuldades, essas que me permitiram crescer como ser humano e profissional, me ensinaram a ter mais fé, paciência e resiliência. Sei que hoje faço parte da história desse clube e me sinto honrado e feliz por isso. O Bahia é um clube gigante e a sua torcida é fantástica, única", escreveu o jogador. 

"Saio pela porta da frente, com a certeza de que dei o meu melhor em cada partida e lutei junto com cada torcedor até o fim. Obrigado, Esquadrão de Aço! Até logo...", completou. 

Edigar Junio chegou ao Fazendão em 2016. De lá para cá, ele esteve presente e foi importante no acesso à Série A, na conquista da Copa do Nordeste em 2017 e o Campeonato Baiano de 2018. Em 142 partidas, ele marcou 44 vezes.Foto Felipe Oliveira, ECB.Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O embaixador do Israel no Brasil, Yossi Shelley, comparou, em entrevista  à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Jair Bolsonaro ao político e diplomata brasileiro Oswaldo Aranha. Em 1947, o então chefe da delegação brasileira presidiu a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas que levou à criação do Estado de Israel. Aranha é reverenciado pelos israelenses até hoje. 
“O nome de Oswaldo Aranha foi significante para a criação do Estado de Israel. Agora Jair Bolsonaro é um segundo Oswaldo Aranha porque ele faz uma coisa incrível: é mudar a história”, afirmou o embaixador. 

Em março, Bolsonaro pretende ir a Israel e deve viajar acompanhado de um grupo de empresários. O objetivo é incrementar o comércio bilateral e a troca de tecnologias. “Ele vai receber as honras de um rei. Eu prometo isso. Vou estar ao lado dele e vou segurar a mão dele. Amo o Brasil. Amo o povo de Israel.”

Antes da viagem do presidente da República, o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, vai visitar Israel. Ele discutirá projetos para um futuro acordo sobre água e dessalinização. A disposição, segundo o embaixador, é para as propostas para o Nordeste e o interior do país.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ascensão de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto e de Ernesto Araújo ao Itamaraty promete mudanças nas diretrizes da política externa brasileira, em uma ruptura não apenas com os anos Lula (2003-10), mas também com alguns dogmas como a premissa da imparcialidade no Oriente Médio.

O comércio deve ser o norte, e aliados à direita, os mais cortejados. A Europa e a Ásia passam para segundo plano, e EUA e Israel a amigos mais próximos. 

Na região, a ala bolivariana formada por líderes à esquerda como Evo Morales (Bolívia) e Nicolás Maduro  (Venezuela) dá lugar à aliança com os direitistas Sebastián Piñera (Chile) e Iván Duque (Colômbia).

Em crise, a Argentina, principal aliada no continente e também governada por um liberal, Mauricio Macri, parece ser alvo de um resfriamento das relações. 

Palco mundial

É improvável que o país retome pleitos de governos passados como mediar conflitos, liderar negociações multilaterais como Doha (comércio) e Paris (clima) ou a busca pelo assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Missões de paz e de defesa podem continuar, em vista pela forte presença de militares no novo gabinete. A mudança de alianças também deve dar alguma visibilidade --não necessariamente positiva, devido ao afastamento da Europa Ocidental. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acidente em uma mina de carvão no sudeste da China ocorrido nessa sexta-feira, 28, em uma mina na China, causou a morte de cinco trabalhadores e deixou um dos funcionários da exploração preso, segundo informações da agência de notícias chinesa Xinhua.

De acordo com autoridades locais, o acidente aconteceu, na cidade de Longyan, província de Fujian. No momento, nove pessoas estavam trabalhando na mina. Entre elas, uma ficou ferida e duas foram resgatadas com sucesso,

Fontes ainda disseram à agência que o dono da mina foi detido e uma investigação já foi iniciada para esclarecer as causas do acidente. Foto Agência Xinrua. Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Cerca de 400 cubanos permaneceram no Brasil sem permissão depois do fim da parceria com o programa Mais Médicos. Segundo a Opas/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde, muitos dos que ficaram estão doente e devem retornar a Cuba em breve.

Além dos cubanos sem autorização no país, cerca de 1.800 são casados com brasileiros e já tinham o consentimento do governo cubano para ficar. Aproximadamente 6.000 médicos já retornaram ao país de origem e municípios aguardam a vinda dos novos médicos, ainda sem previsão para chegada. Foto Karina Zambrana, Ascom MS. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente de apenas 16 anos morreu eletrocutado enquanto usava fones de ouvido. Mohammed Aidil Azzahar Zaharin era morador da Malásia e estava usando o acessório enquanto o smartphone estava plugado no carregador, fazendo com que uma potência extra fosse liberada, criando um arco entre a entrada de 240 volts e a saída de 5 volts que levou o menino a óbito instantaneamente.

Segundo os médicos legistas, a causa da morte foi realmente o choque, pois o adolescente não apresentava nenhum tipo de ferimento externo, o que indica uma parada cardíaca após a eletrocussão. O irmão de Mohammed já tinha passado por uma situação parecida, mostrando que a fatalidade poderia ter sido evitada caso o carregador tivesse sido trocado no momento da primeira ocorrência.

Como é possível ver na imagem, o acessório é de um modelo simples, muito semelhante aos que são vendidos aqui no país por grandes fabricantes, como Lenovo, Motorola, Samsung e ASUS. Entretanto, o que chama a atenção é o fato do fone ter conseguido passar uma carga elétrica tão forte para o ouvido do adolescente a ponto do mesmo não ter tempo de gritar por ajuda, vindo a óbito instantaneamente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A lutadora Irina Rybnikova, de 15 anos, morreu eletrocutada no último sábado (8) na região de Irkutsk, na Rússia. Segundo relatos, a atleta de pankration, arte marcial grega, considerada como precursora do MMA, faleceu por causa de um choque elétrico, depois que seu celular, que estava conectado à tomada e recebendo carga, caiu durante o seu banho.

Seu corpo foi encontrado por sua irmã mais velha, Tatiana. Segundo ela, Irina colocou o celular para carregar a bateria em uma tomada ao lado do chuveiro, mas acabou caindo na banheira, provocando o choque. Ela era lutadora da seleção russa de pankration, e era considerada como uma das grandes promessas das artes marciais.Extra

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (14) a abertura do prazo para os interessados na PPP (Parceria Público Privada) da ponte Salvador-Itaparica e do Sistema Viário do Oeste se manifestarem. 

As empresas podem apresentar o PMI (Procedimento de manifestação de interesse) até o dia 22 de fevereiro. De acordo com a coluna do Levi Vasconcelos, no jornal A Tarde, já demonstraram interesse no edital cinco empresas chinesas, a CCC, a CRBC, a CR-20 e as Crec 2 e Crec 14, além da baiana OAS.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou nesta quarta-feira (12) os Estados Unidosde liderarem um complô com os governos de Brasil e Colômbia para derrubá-lo do poder e "assassiná-lo". Segundo ele, os norte-americanos preparam um plano "para impor um governo ditatorial na Venezuela".Em entrevista coletiva, Maduro afirmou que John Bolton, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, incentiva "ações de provocação" dos dois vizinhos na fronteira. E acrescentou, referindo-se ao Brasil, que "vai dar uma lição" caso haja uma intervenção militar na Venezuela.
"Dizer que uma força militar brasileira vai invadir a Venezuela é coisa de louco. Vocês acham que nesta terra não há quem a defenda? Que não se enganem nunca, porque vamos a dar eles uma lição que não vão esquecer por mil anos. Vamos dar uma lição de dignidade e de força também. Aos loucos da ultradireita, seja do Brasil, da Colômbia ou de onde seja", afirmou Maduro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CAÓ, desenhista e cartunista santantoniense, de renome internacional, protagonizou mais um trabalho na área em que atua. Agora, na ilustração do livro "Um Cachorro para Maia", de autoria de Roseana Murray. O lançamento será às 16h do próximo dia 15, com música ao vivo e oficina de dobradura para as crianças. Caó que, recentemente, lançou seu livro "Almofadas com Pelos de Gatos".

Autor de diversos trabalhos culturais é, inexoravelmente, um artista versátil e que não se acomoda. Conciente da crise que, infelizmente, paira no seio da cultura literária, materializada através de impressos, ele consegue permanecer na estrada graças a sua constante renovação. Graças a essa impetuosidade, realiza trabalhos que são divulgados no âmbito da internet. Essa "metamorfose" constante é que dá asas à criação que emerge no dia a dia, de forma inesgotável.

Ele que egresso do bairro mais arborizado e bucólico de Santo Antonio de Jesus (Urbis 1), "bateu asas" até Paris onde conseguiu angariar muitos conhecimentos à profissão que atua. Na nossa modéstia concepção, vários municípios poderiam entrar em contato com Caó para desenvolvimento de trabalhos através das Secretarias de Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz egípcia Rania Youssef comparecerá em janeiro diante da Justiça por usar um vestido que tinha uma parte transparente na cerimônia de encerramento do festival internacional de cinema do Cairo, anunciou uma fonte judicial neste sábado (1). Na quinta-feira (29), a atriz desfilou pelo tapete vermelho com um vestido transparente na parte de baixo, que deixava suas pernas à mostra.

O advogado egípcio Amru Abdesalam apresentou uma ação em um tribunal do Cairo, acusando a atriz "de incitar a libertinagem", crime punível com até cinco anos de prisão, segundo o responsável judicial. A questão será analisada em 12 de janeiro, segundo a mesma fonte, que pediu anonimato.

Outro advogado, Samir Sabri, conhecido por apresentar ações contra várias celebridades, fez a demanda ante o promotor-geral mencionando as mesmas acusações contra a atriz."A forma de se apresentar de Rania Youssef é contrária às tradições, aos valores da sociedade e seus costumes, e isso afetou o festival e a imagem da mulher egípcia", declarou Sabri à AFP. 

O sindicato de artistas egípcios denunciou em comunicado, sem citar nomes, que "a aparência de alguns convidados ao festival não é segundo as tradições da sociedade". Após o escândalo gerado nas redes, a atriz se desculpou em público. "Talvez não tenha pensado bem ao usar esse vestido", escreveu em sua conta no Twitter. "Não achei que desencadearia tanta raiva".Foto reprodução Iato é. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

“O livro no Brasil vive seus dias mais difíceis”. Com estas palavras Luiz Schwarcz, presidente e um dos fundadores da Companhia das Letras, resumiu o momento dramático pelo qual passa o mercado editorial no país (clique aqui e saiba mais), evidenciado de forma mais contundente pelo anúncio recente de que as livrarias Cultura e Saraiva entraram com pedidos de recuperação judicial (veja aqui e aqui). “Nas últimas semanas, as duas principais cadeias de lojas do país entraram em recuperação judicial, deixando um passivo enorme de pagamentos em suspenso. Mesmo com medidas sérias de gestão, elas podem ter dificuldades consideráveis de solução a médio prazo. O efeito cascata dessa crise é ainda incalculável, mas já assustador”, comentou Schwarcz em uma carta aberta na qual propõe o apoio de toda a sociedade para recuperar o setor, que diante da crise tem causado demissão de funcionários, fechamento lojas e diminuição da quantidade de lançamentos.   

Com 15 livros publicados fisicamente e online, a escritora baiana Tatiana Amaral, cujo trabalho nasceu em tempos de transição entre o mercado editorial tradicional e o das novas tecnologias, aprendeu a se adaptar às ondas e tempestades da economia. Para ela a crise não bateu forte, e pode ser uma propulsora de mudanças positivas. “Eu sempre falo que o caos é necessário, que você só consegue organizar qualquer coisa através do caos. Então, nós estamos passando outra vez por um problema”, diz a autora, que iniciou a carreira há cerca de oito anos, escrevendo fanfics de “Crepúsculo”, em blogs, e hoje tem um público consolidado no gênero de romance erótico. “A evolução é necessária, se não existisse esse medo, ninguém iria atentar pro outro lado. Por isso que eu falo que o caos é necessário, as pessoas precisam enxergar o mercado de uma outra forma, tanto o leitor, quanto o autor, as editoras, livrarias”, defende Tatiana, argumentando que diante da crise das grandes empresas, é o momento das pequenas ganharem importância.  Foto divulgação. Matéria, Bahia Noticias. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um passageiro foi obrigado a desembarcar de um avião indiano para ser interrogado pelas forças de segurança, após publicar uma selfie no Snapchat com a palavra "terrorista", informou a Polícia indiana nesta terça-feira, 27.

Yogvedant Poddar, 21 anos, foi obrigado a descer de um voo Calcutá-Mumbai da companhia Jet Airways, antes da decolagem.

Um passageiro sentado atrás dele o denunciou depois de vê-lo enviando uma foto para o Snapchat, de seu celular, nesta quarta, 26. Nela, aparecia com o rosto meio coberto por um lenço, com a seguinte legenda: "Terrorista a bordo, arraso os corações das mulheres".

O jovem foi interrogado por quase 10 horas pelos serviços de segurança e, depois, solto sem acusações. "Nós o interrogamos de maneira exaustiva. Não encontramos nenhum vínculo com movimentos terroristas. Era uma mensagem destinada exclusivamente a seus amigos e que não tinha a intenção de ameaçar", disse Avvaru Ravindranath, da Polícia de Calcutá.

Em um comunicado, a empresa Jet Airways declarou que um passageiro teve de descer de um de seus aviões "por motivos de segurança"  A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Principal vítima do violento ataque ao ônibus do Boca Juniors no último sábado, o volante Pablo Pérez relatou o medo vivido nos minutos em que foi um dos alvos dos objetos atirados pelos torcedores do River Plate. Nesta segunda-feira, em sua primeira aparição após o caso, o jogador de 33 anos cravou: "Não desejo isso para ninguém".

"Eles se dedicaram a atirar pedras, garrafas. Todas as pessoas estavam juntas em um só lugar. Foram minutos que não desejo para ninguém. Eram estilhaços de vidro constantemente. Não foi muito longe do estádio, foi bastante próximo", relatou em entrevista a repórteres argentinos.

Pérez sofreu lesões no olho e no braço e precisou ser encaminhado ao hospital imediatamente após o ataque. Naquele momento, a ordem era de que a decisão da Libertadores fosse realizada quando o jogador retornasse, mas ele deixou claro nesta segunda que não queria jogar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após empate por 2 a 2 na ida, arquirrivais argentinos se reencontram, agora no Monumental, num jogo sem precedentes em 58 edições. Xeneizes buscam igualar recorde do Independiente. Boca Juniors e River Plate encerram neste sábado, às 18h (de Brasília), no Monumental de Núñez, uma final que definirá gerações de jogadores, torcedores, dirigentes... Haverá o antes e o depois deste 24 de novembro de 2018 – e não adianta você achar que se trata um exagero. Nas ruas de Buenos Aires, o sentimento é de que o medo de perder para o arquirrival é maior até mesmo do que a vontade de ganhar a Taça Libertadores da América. Parece coisa de louco, não é? Talvez não seja para entendermos.
É fácil dizer que é a maior final envolvendo clubes argentinos na história. Mas há quem pense que estamos diante da maior final da história do futebol de clubes, levando em consideração que todas as demais concorrentes precisem ser analisadas previamente ao acontecimento, e não depois de algum fato épico ou uma virada heróica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma etapa após sacramentar o pentacampeonato na Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton coroou seu novo título com a vitória no GP do Brasil, neste domingo, no Autódromo de Interlagos. O piloto da Mercedes contou com um toque do francês Esteban Ocon no holandês Max Verstappen, líder durante boa parte da prova, para cruzar a linha de chegada em primeiro. Verstappen, da Red Bull, foi o segundo, seguido do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Com a sua segunda vitória em São Paulo, Hamilton acumulou o 10º triunfo na temporada e o 72º em sua carreira na F-1. O inglês havia assegurado o troféu do campeonato na etapa passada, no México, quando foi apenas o quarto colocado e teve dificuldades para terminar a prova. Agora, pôde enfim celebrar o título com uma vitória.

O resultado, de quebra, garantiu à Mercedes o título do Mundial de Construtores pela quinta temporada seguida. O triunfo rende à equipe campeã uma polpuda premiação, de aproximadamente 100 milhões de euros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que não há razão para manter relações diplomáticas com Cuba, porque o país desrespeita direitos humanos. Em entrevista publicada na sexta-feira (2) pelo jornal Correio Braziliense, Bolsonaro criticou o Mais Médicos, programa que tem 11.420 profissionais cubanos trabalhando em áreas pobres do Brasil. Ele citou o fato de os médicos do programa receberem apenas 25% do montante enviado ao regime cubano e a proibição que impede seus filhos de se juntarem a eles.

"Isso para uma mãe, não é mais que uma tortura? Ficar um ano longe dos filhos menores?", disse Bolsonaro. "Dá para manter relações diplomáticas com um país que trata os seus dessa maneira?" Brasil e Cuba estabeleceram relações diplomáticas pela primeira vez em 1906. Elas foram rompidas após o golpe militar de 1964 no Brasil, e só foram restabelecidas em 1986.

Bolsonaro disse que o Mais Médicos, iniciado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, pode continuar, mas cubanos deverão ganhar seu rendimento de forma integral e ter seus filhos com eles. Questionado sobre um possível fechamento de embaixadas brasileiras em Cuba e na Venezuela, o capitão reformado respondeu: "Olha, respeitosamente, qual o negócio que podemos fazer com Cuba? Vamos falar de direitos humanos?".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Renato Gaúcho gosta de salientar a cada entrevista coletiva que não reclama da arbitragem após as partidas. Mas o treinador do Grêmio "explodiu" com a Conmebol e o árbitro assistente de vídeo no início da madrugada desta quarta-feira, na sequência da eliminação em plena Arena para o River Plate na semifinal da Libertadores. 

"O Grêmio foi roubado. Acho que o lance não tem dúvida. Será que era o Stevie Wonder (cantor cego) não veria?" (Renato Gaúcho)
 
Com termos como "p* da vida", "raiva", "humilhação", "desrespeito", entre outros, Renato afirmou que seu time foi "roubado" dentro de casa. Ele até tentou falar sobre a estratégia utilizada para a partida, o desenrolar dos 90 minutos, mas acabava retornando ao VAR. Segundo os gremistas, houve toque de mão de Borré no lance do gol de empate argentino sem revisão, o que aconteceu no pênalti de Bressan – neste caso, o Tricolor considerou justa a marcação da infração.
– O Grêmio só não está classificado por causa do VAR. Se funciona, eu estaria sorrindo, a torcida feliz, e o Grêmio na final da Libertadores. Estaria tudo certo. O Grêmio foi roubado. Acho que o lance não tem dúvida. Será que era o Stevie Wonder (cantor cego) não veria? Vendo o jogo naquela cabine, como o cara não vê, com aquele monte de câmera, que o jogador faz o gol com o braço? Será que ele vai dormir hoje por causa disso? Quem sabe até vai, porque não tem nada a ver com o Grêmio – disparou Renato Gaúcho.Foto, Eduardo Moura. Matéria, Globo.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Meio carro meio avião pode rodar legalmente nas ruas e comporta até dois passageiros. Sua capacidade máxima de voo é de 4 horas por tanque

A empresa americana Terrafugia começa a aceitar encomendas do primeiro carro voador legalizado às ruas, com expectativa de que as primeiras unidades seguem entregues no ano que vem. A marca, pertencente à chinesa Geely, dona da Volvo, têm competido pelo título de primeiro "carro" voador comercial da história com a holandesa Pal-V — que prometeu, no ano passado, entregar as primeiras encomendas de seu veículo, Liberty, ainda neste ano, mas já adiou o prazo.

O carro voador da startup norte-americana se chama Transition , e tem capacidade para 2 passageiros. O carro necessita de pista para decolagem e aterrissagem, tal como os aviões pequenos convencionais, embora possa ser usado também como um automóvel terrestre normal. Sabe-se que, em sua fase inicial, o Transition será oferecido apenas nos Estados Unidos, mas o seu valor ainda não foi revelado pela empresa com sede no estado de Massachusetts.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A um passo de ir à segunda final de Libertadores consecutiva, Renato Gaúcho vê seu prestígio crescer também no exterior. A revista Four Four Two, uma das maiores publicações especializadas em futebol, divulgou nesta sexta-feira os primeiros nomes de sua lista de 50 melhores técnicos do mundo. E o treinador do Grêmio está entre eles.

Portaluppi aparece na 28ª posição no ranking. Até o momento, é o único treinador brasileiro presente na lista da publicação, que divulgou apenas os primeiros 30 nomes, da 50ª a 21ª posição. No texto, assinado por Marcus Alves, a revista lembra que o treinador passou dois anos jogando futevôlei nas praias do Rio de Janeiro até ser contratado novamente pelo Grêmio.
– Em novembro de 2017, Renato se tornou o primeiro brasileiro a vencer a Copa Libertadores como jogador e treinador, e conquistou outros três troféus desde então. Ele tem um pé em outra final da Libertadores depois que o Grêmio derrotou o River Plate na primeira rodada da semifinal. Não é surpresa, então, que ele seja o favorito para suceder o Tite como técnico do Brasil – diz a revista.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Essa imagem está se movendo?  (Foto Alice Provérbio/Twiiter via BBC News Brasil

Ilusão de óptica tem se propagado pela internet e já foi compartilhada e vistas milhares de vezes.
O que você vê na imagem acima? Ela está se movendo ou está fixa? É um vídeo ou um gif animado? Essa ilusão de óptica tem se propagado pela internet e já foi compartilhada e vistas milhares de vezes. 
A imagem foi publicada no Twitter pela neurocientista Alice Proverbio, uma psicóloga experimental que trabalha analisando o funcionamento do nosso cérebro.O desenho, criado pela artista multimídia Beau Deeley, mostra uma esfera deslizando sobre uma coluna. Ele não é um gif nem qualquer outro tipo de animação. Alice assegura que se trata de uma imagem 100% estática. No entanto, nossa mente é enganada para que pensemos que a imagem está se movimentando.

O efeito que se produz dentro do cérebro ao ver a imagem (Foto: Getty Images, via BBC News Brasil)

"Incrível ilusão de movimento. O V5 é acionado pela saturação de V4", escreveu a cientista em uma rede social. Mas longe de esclarecer por que a imagem se move, sua descrição gerou mais perguntas: o que são V5 e a V4 e porque temos essa percepção de movimento?

O efeito está no cérebro? O efeito é produzido no córtex visual do cérebro, parte responsável por processar tudo o que a gente vê.

Dentro dessa parte do cérebro se encontra o V5 ao qual Alice Proverbio se referiu. "V5 (ou MT) é uma área do córtex que processa o movimento, enquanto o V4 é responsável pela cor e pela forma", explicou Proverbio. "Os neurônios V4 se saturam tanto que a velocidade em que o neurônios MT viajam são interpretados como um sinal sensorial", diz.

(Foto: Beau Deeley/Twiiter via BBC News Brasil)

"É basicamente um exemplo de competição dentro do córtex visual: sempre que um sinal é atenuado ou suprimido por qualquer motivo, outros elementos podem ser representados em níveis cognitivos superiores", explica a neurocientista.A artista Beau Deeley respondeu ao tuíte de Proverbio com outras imagens que têm efeito parecido.

Porém, ela afirma que muito tempo de exposição à imagem pode causar dor de cabeça. E você que não vê nenhum movimento? Isso pode ocorrer se você não estiver usando uma tela suficientemente grande, como as de celular. Mas que se produza um efeito completo, tente mirar a imagem pelo canto do olho ou por uma tela de celular.

O efeito também pode mudar dependendo da distância em que a pessoa vê a imagem ou das formas em si, diz Proverbio. "A área V4 tem preferência por espirais e esferas, o MT é mais dedicado a 3D e estereopsia (duas imagens diferentes projetadas na retina de cada olho), é uma interação muito complexa", escreveu a neurocientistas.

(Foto Beau Deeley/Twiiter, Via BBC News Brasil)

(Foto Beau Deeley/Twiiter, Via BBC News Brasil)

Globo/Negócios

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A mãe de primeira viagem Tara O’Byrne, que vive em Drogheda, na Irlanda, ficou apavorada quando, ao ir conferir como o filho estava pela manhã, descobriu que uma “presa de vampiro” havia nascido da noite para o dia.

Agora que o pequeno Oscar já está sem sua “presa de vampiro”, a mãe consegue rir do ocorrido. “Meu marido e eu ficamos apavorados no começo, mas agora estamos vendo o lado engraçado”, disse ao site irlandês. “Foi uma loucura, principalmente se você pensar que estamos tão perto do Dia das Bruxas”.

Dentes de bebê
Não existe idade certa para o nascimento do primeiro dente, mas eles começam a surgir entre os 6 e 14 meses de vida. Os primeiros costumam ser os frontais de baixo. Em situações muito raras, o primeiro dente aparece ainda nos primeiros meses de vida ou até já está na boca do bebê ao nascer. É o chamado dente neonatal. As causas do problema não são conhecidas, mas acredita-se que exista uma influência da desnutrição materna e/ou da genética.Foto reçprodução Facebook. Matéria, Globo/Crescer. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os hacker conseguiram acessar detalhes de contato, incluindo nome, número de telefone e email, de 15 milhões de pessoas. Outras 14 milhões tiveram ainda mais dados acessados, como  nome de usuário, gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, data de nascimento, dispositivos usados para acessar o Facebook, educação, trabalho e os últimos dez locais onde estiveram ou em que foram marcados.

"Estamos cooperando com o FBI, que está investigando ativamente e nos pediu para não discutir quem pode estar por trás desse ataque", disse o Facebook em seu comunicado. A companhia afirmou que usuários podem encontrar mais informações sobre segurança da conta nesta página, e que enviará e-mails para os quase 30 milhões de usuários atingidos para explicar o ocorrido. 

O Facebook ainda disse que o ataque não inclui outros aplicativos controlados pelo mesmo grupo econômico, como: Messenger, Messenger Kids, Instagram, WhatsApp, Oculus, Workplace, Pages, entre outros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Usain Bolt tem um recado para os que pensaram que sua imersão no futebol se tratava de brincadeira ou, quem sabe, apenas uma jogada de marketing: vocês estavam errados. Na manhã desta sexta-feira, o jamaicano tricampeão olímpico foi titular pela primeira vez em um jogo amistoso do Central Coast Mariners, da Austrália, e anotou dois gols na vitória por 4 a 0. Muito além da velocidade que lhe rendeu a alcunha de homem mais rápido do mundo, ele mostrou oportunismo e uma canhota calibrada de dar inveja a muito atacante por aí.

"Estou feliz por poder chegar aqui e mostrar ao mundo que estou evoluindo", disse ele.
 
Durante a semana, o técnico Mike Mulvey avisou que era grande a possibilidade de Bolt ser titular. O ex-velocista vem treinando na equipe australiana há aproximadamente dois meses e fez sua estreia como jogador profissional em um amistoso no dia 31 de agosto, entrando no segundo tempo. Além disso, jogou outros 45 minutos em um jogo-treino, este de portões fechados. Vem trabalhando, trabalhando e trabalhando..

Notícias | postado por: Mascarenhas

A seleção brasileira vai enfrentar o Uruguai, no dia 16 de novembro, em amistoso na cidade de Londres, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol na manhã de hoje (9).O jogo, que é o primeiro compromisso do Brasil na data Fifa reservada para novembro, vai acontecer no Emirates Stadium, estádio do Arsenal.

O adversário para o segundo amistoso no período ainda não foi definido pela entidade. O Brasil enfrenta na próxima sexta-feira (12) a Arábia Saudita e encara a Argentina no dia 16 de outubro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, assinou nesta terça-feira (9) um Protocolo de Intenções, junto com a China Railway Group Limited (Crec) e o Banco de desenvolvimento da China, que garante a intenção da empresa em participar do processo licitatório do Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a Ponte Salvador Itaparica, em missão internacional na China, em Pequim.

Através do protocolo, a Crec também assegurou ter a intenção de investir na Bahia, em outros grandes projetos de infraestrutura, como rodovias, portos e aeroportos. Atualmente, a empresa, que participou do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do SVO, já possui o projeto da Ponte concluído, com todos os estudos finalizados.  A execução do projeto fortalece a participação da Crec na futura licitação do equipamento, que será lançada ainda em 2018.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A modelo Adriana Lima é a nova embaixadora global da Puma. A baiana, que é referência para milhões de mulheres nas redes sociais, é apaixonada por fitness e especialmente por boxe.

“Adriana é uma pessoa tão inspiradora, atenciosa e real. Ela é a personificação do segmento de treino feminino por adorar esportes, boa forma e, acima de tudo, boxe. Estamos muito felizes por ela fazer parte da família PUMA. Ela é um ótimo complemento para a nossa lista de mulheres líderes de sucesso, que realizaram muito em suas carreiras. Adriana nos ajudará a inspirar milhões de mulheres em todo o mundo a assumirem o controle e seguirem seus sonhos”, declarou por sua vez o diretor de marketing da Puma Global, Adam Petrick.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Grammy Latino 2018 ocorre no dia 15 de novembro e, nesta quinta-feira, 20, a premiação revelou seus indicados - e há vários brasileiros na lista. 

Nas categorias específicas de língua portuguesa, figuram artistas como Iza, Erasmo Carlos, Ana Vilela, Rubel, Lenine, Chitãozinho & Xororó e Michel Teló. Já nas categorias que englobam músicas de vários idiomas, as representantes brasileiras são Anitta e Pabllo Vittar.

Confira abaixo a lista de todos os brasileiros indicados:

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa 

Noturno - Anaadi 

Amor É Isso - Erasmo Carlos 

Dona de Mim - Iza 

Ana Vilela - Ana Vilela 

Xenia - Xenia 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Anitta comemorou as indicações nas categorias melhor fusão/interpretação urbana e melhor canção urbana no Grammy Latino 2018
'Pela primeira vez na minha carreira fui indicada ao Grammy. Eu cheguei onde sempre sonhei, meu Deus', comemorou Anitta no Instagram
Anitta e Pabllo Vittar concorrem na categoria melhor fusão/interpretação urbana pela parceria na música 'Sua Cara'


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com séde na Espanha, o Santander já é a terceira maior instituição bancária, privada, no Brasil. Instituição dá asas a sua política de expansão no momento em que inaugurou na manhã  dessa quarta-feira, 12, a sua nova agência na Bahia e, em especial, em Santo Antonio de Jesus, centro, recôncavo baiano, numa demonstração insofismável de que, em que pese todo um aparelhamento logísitoco-operacional, prima pela aplicação de seu maior trunfo nessa trajetória de sucesso:  atendimento de excelência a sua clientela. 

Dentre os presentes, representando a entidade, Iracema Félix (Diretora Executiva da Bahia ao Espírito Santo), José Augusto (Superintendente), Bruna Portugal (Gerente Geral), Valberto Maciel (Infraestrutura), Aníbal (Superintendente Pessoa Jurídica), Alexandre Marinho (Gerente Regional), Ellen (governo e instituições) e Marcelo Argolo Sande (Gerente de Contas Empresa). 

Prestigiando o evento Marcelo (Veíba Veículos), Jairo (Roupa Nova),Edvaldo (Reconflex), Wenderson (ACESAJ), Pastor Ely Lourenço (Igreja Betânia), Ivam Andfrade (MATECOL), Joel (ACESAJ), Dalva Mercês (Vice-Prefeita e Sec. de Assistência Social), Norma Lúcia (Escola Novo Espaço), Gleyson Silva (Diretor Revista Auge), Carlos Henrique (SEBRAE), Vereador TOM, (Presidente da Câmara de Vereadores), dentre outros convidados, políticos, empresários e representantes de segmentos da sociedade local e região. 

CONFRATERNIZAÇÃO

Logo após agradeciemntos iniciais, por parte de Iracema Félix, (Diretora Executiva do Santander da Bahia ao Espírito Santo), em que ela destacou mais essa iniciativa empreendedora do grupo Santander, enalteceu todo um trabalho de equipe e enfatizou que a instituição tudo fará para corresponder às expectativas de sua clientela no município e região. Falou, também, sobre a operacionalidade do Banco, de maneira que possa atender, a contento e de forma tempestiva, a demanda reinante. 

Bruna Portugal (Gerente Geral) e Marcelo Argolo Sande (Gerente de Contas Empresa), também externaram agradecimentos a todos que compareceram e, aproveitando o ensejo, discorreram sobre os propósios do Santander para Santo Antonio de Jesus e região. Ela que, diga-se de passagem, foi agraciada com uma homenagem por parte de Joel (ACESAJ).

Finalizando, os presentes foram convidados à degustação de um saboroso coquetel, à base de iguarias da culinária local, oportunidade em que ampliaram osbae-plapos, naturalmente, versando sobre a inauguração do Santander e outros assuntos. Veja mais fotos em LEIA MAIS e  todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. PUblicaremos Vídeos e entrevistas, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Beyoncé completa 37 anos neste dia 4 de setembro de 2018. Beyoncé completa 37 anos neste 4 de setembro de 2018. Em sua apresentação no Coachella, cantora usou moletom Balmain, parceria da marca com a cantora
A cantora ainda tem usado looks icônicos em xadrez Burberry. A grife tem há pouco tempo Riccardo Tisci, desginer que é amigo pessoal da cantora, como diretor...
Com look Peter Dundas, a cantora fez uma ode à maternidade no Grammy 2017
De look Gucci e Balaclava (acesssório-máscara) na turnê "OTR II"
É também de Peter Dundas o vestido de paetês vermelhos que usou no mesmo evento
Na turnê "OTR II" a diva escolheu um look Gucci com botas Over The Knee
Look de vinil com botas OTK na turnê "OTR II"
De look holográfico ditando tendências na turnê "OTR II"
Vestindo look de animal print em Neon da Tom Ford
A cantora já esteve na lista de pessoas mais influentes do mundo da revista "Time"
De terninho de bolinhas em P&B Bey fez show em homenagem a Hillary Clinton 










Enquete


PodCast