Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Acervos Culturais e Históricos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iniciou-se na manhã desse sábado, 10, o "11o. ENCONGTRO DE VEÍCULOS USADOS", em Santo Antonio de Jesus. A Praça Renato Machado foi o local escolhido para que a organização do evento pudesse promover exibição de veículos antigos, num evento que se estende até a tarde desse domingo. Fuscas de diversas cores, brasílias, monzas, bugres, triciclo, opalas, vespa, corcel e, até, motos. 

Aproveitando o ensejo, uma das organizadoras do evento posou sobre a nossa CB 450 Esporte, Ano 1985 (32 anos). Essa exposição, convenhamos, é uma iniciativa louvável, na medida em que tem por escopo mostrar não apenas a importância da conservação de nossos bens mas, sobretudo, trazer à baila,  à atual geração, a importância de se estender, ao máximo, esses "elos" que ligam o presente ao passado, de olho no futuro. A inovação é, inexoravelmente, uma necessidade, principalmente com o advento de novas tecnologias. Por outro lado, faz bem a todos nós, estendermos olhares ao passado, dando asas ao saudosismo e inspirando a poesia que reside no interior de todos nós.

APEGO AOS BENS MATERIAIS? MATERIALISMO? 

Pairam premissas de que as pessoas não devem se apegar aos bens materiais porque, em assim agindo, estarão fortalecendo o materialismo, tão combatido entre aqueles que defendem dognas religiosos. Respeitamos, evidentemente. Por outro lado, pelo menos no nosso caso,entendemos que as pessoas que gostam de preservação são as que mais, no dia a dia, preservam as verdadeiras amizadas, no seio de uma humanidade que dá asas às ações voláteis. Pessoas que veem no próximo, sua extensão. Reputamos que, lá no fundo, possa haver esse paralelismo. Fotos, Antonio mascarenhas. (tvsaj.com.br). Veja mais fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nazaré, celeiro cultural, no recôncavo baiano

Em diversos rincões de nosso país, a preocupação em manter vivas as tradições que "nascem" e que, com o passar dos anos, "edificam" tradições que, "irrigadas" acabam sendo traduzidas em culturas, aqui e acolá. Obviamente que, paralelo ao exercício dessas práticas, foram agregados, incorporadas "aperitivos" que, de certa forma, contribuem para arregimentação de públicos diferentes e que, no "conjunto da obra": no caso, por exemplo, em Nazaré das Farinhas, além da exposição e venda de artesanato, as apresentações musicais.

Todavia, não esses, apenas, os atrativos dessa cidade hospitaleira, por natureza. Turistas que visitam Nazaré das Farinhas (pelo menos os mais velhos), conhecem de cátedra, toda uma história dessa cidade que foi um dos principais corredores econômicos da região, com relação ao transporte de mercadorias, do interior para a capital do estado e vice-versa), através de linha férrea.Naquela época foram erguidas as primeiras construções estilo barroco (pontes, igrejas, fórum, cinema, fórum) e que, hoje, fazem parte de todo um acervo arquitetônico, ao lado da famosa "via crucis".

Atrações Musicais

E, nesse domingo, 16, o ponto de culminância desse evento secular e que, insofismavelmente, é orgulho da população nazarena. Na ARENA MARIA FUMAÇA, com apresentações que se iniciaram às 10h, "Grupo Samba de Pé", "Tom Pinheiro", "Embalo Beacht", "Samba de Esparro" e "Luziel", levando animação aqueles que dividiam esse espaço com a exposição de artesanato.

Logo em seguida, na ARENA CAXIXI, foram iniciadas as apresentações das bandas "Daniel Vieira", já atraindo um público considerável, em que pese o forte calor. Dando prosseguimento, as apresentações de "É o Tchan", Léo Santana, com a praça literalmente cheia, Ed City e, fechando a noitada, Banda Fox, num evento em que não faltou segurança aos participantes. Eventual tentativa de briga era logo rechaçada por por parte dos prepostos militares do 14o. BPM.

Personalidades presentes

Além dos anfitriões, EUNICE BARRETO e BEN WILSON JÚNIOR, prefeito e vice, respectivamente, de Nazaré, os gestores municipais Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Fábio Argolo (vice-prefeito de Sào Sebastião do Passé), Izaquinho Peixoto (esposo da prefeita Eunice Barreto e assessor especial de ACM Neto, Salvador), Jean Sacraemnto (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto), João Roma (chefe de gabinete prefeito ACM Neto).

Também presentes, os vereadores Eval (Presidente da Câmara), Laura, Sinho, Dau e Carla, bem como os secretários municipais Magary Brother (Cultura e Turismo), Nagib Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza),  Isleide Maria Imbiruçu (Educação e Desporto), Elton Santos Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento), Lucas (assessor especial), Ane Barreto.

Em meio à excelência na recptividade, o carinho para com a imprensa presente

Eventos públicos acontecem em todo o pais, geralmente precedidos de divulgações através de outdoor, redes sociais, emissoras de rádio, sites, etc. Acontece que só aqueles que comparecem ao "front", ou seja, aos locais de suas realizações, ou e sejam sintonizados por eventuais transmissões ao vivo, via facebook ou emissoras de rádio (quando há), ficam sabendo das nuances dos acontecimentos, todavia, sem a tradicional riqueza de detalhes.

A administração municipal, capitaneada por Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior, deu todo apoio aos representantes da imprensa, que marcaram presenças, com livre ao acesso e liberdade total no camarote. Algo que, infelizmente, não acontece em alguns municípios da região. Destaque ao apoio protagonizado pelo Secretário Magary Brother, e os integrantes da comunicação do município, Carol Negão (diretora de comunicação da prefeitura), Jean Fausto (fotografias Victor Design). Tvsaj.com.br/Bahia na WEB, Jornal Regional/Gazzeta do Recôcavo/Infosaj. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Enquanto escritores famosos como Antonio Prata, Ana Maria Machado, Mary Del Priore e o colombiano Juan Gabriel Vasquez, estiveram anteontem na edição da Flica - Festa Literária Internacional de Cachoeira para participar dos debates que acontecem todos os anos no evento, no Claustro do Convento do Carmo, fora dali há também uma enorme movimentação, provocada por turistas e profissionais das letras que vão até a cidade para se divertir ou divulgar seu trabalho.

A paulista Joy Sales, 28, chegou a Cachoeira há cerca de três meses, alguns dias antes da festa de Boa Morte. Ela, que vivia em São Paulo, veio morar na Bahia em busca de uma vida mais tranquila, junto com a namorada, que costura as roupas que vendem numa barraca montada na praça perto do Cine Theatro Cachoeirano, onde estão outros comerciantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, no noite dessa quinta-feira, 22, em Santo Antonio de Jesus-BA, o Teatro Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, sob o comando de Dra. Gilsonilda Correia. Participaram da solenidade, além da titular da pasta, os secretários municipais Dra. Luciene Pinto (Administração), José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Erivaldo Júnior (Agricultura e Abastecimento), Domingo

Matos (Infraestrutura), Laurijane Mercês (Saúde) Murilo Miranda (Esporte e Lazer) e Dra. Conceição Gonzalez (Gerente de Projetos e, também, sócia da INCAR). 

Também marcaram presenças Genival Deolino (ACESAJ), Hélio Valadão (escritor), Adelmo Pinheiro (SESC), Toinho da toldos Fácil, Màe Reizinha (FENACAB), Claudio Malta (ex-secretário de cultura, na gestão renato Machado e, hoje, Promotor Público em Alagoas), ao lado de Sílvia brito, (sua esposa);Lula (ex-diretor da 4a. DIRES), Dr. Gilmar (sócio da INCAR), Zilton Ferreira (comerciante), Jairo da Roupa Nova (comerciante), dentre outras autoridades e representantes de segmentos da sociedade local.

Logo após a abertura, foram feitas apresentações culturais, dentre elas, a belíssima performance da banda Maestro Vanderlei da PM Bahia, Com iluminação e acústica bem delineada, o ambiente conta, ainda com poltronas confortáveis, vestiários e acessibilidade. Fotos Cafuringa e Tvsaj.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A abertura da 10ª Primavera de Museus nesta terça (20) no Palácio da Aclamação, em Salvador, foi marcada por chamamento do secretário de Cultura (SecultBA), Jorge Portugal, para que a sociedade conheça a amplitude das ações da secretaria na área museológica da Bahia.

O secretário lembrou que, além dos museus estaduais, como o MAM (Museu de Arte Moderna), MAB (Museu de Arte) e Palacete das Artes, a SecultBA também apoia financeiramente outros equipamentos como o Museu da Misericórdia da Santa Casa, a Fundação Casa de Jorge Amado e Museu Costa Pinto, todas instituições privadas, via Fundo de Cultura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alvo de um projeto estadual de reabilitação há nove anos, o Centro Antigo de Salvador - área de 7 km² que abrange 11 bairros da capital baiana - tem agora um novo capítulo na tentativa de revitalizar a região, com foco no Centro Histórico. É que, em novembro, o Fera Palace Hotel, na rua Chile, abrirá as portas ao público.

O prédio do Palace Hotel, referência de compras e lazer dos anos 30 aos 60, foi restaurado e anunciado como parte de um projeto da iniciativa privada que inclui moradias, bares, restaurantes, pizzaria, choperia e escritórios.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Alunos de um "Curso de Produção de Roteiro Vídeos e para Curta Metragem" que está sendo realizado em Santo Antonio de Jesus, empreenderam, nessa segunda-feira, 15, uma visita à receptiva cidade de Cachoeira e, lá, encontraram Márcio, renomado fotógrafo e cineasta que realiza um meritório trabalho no município e região. Ele que, por sua vez, procurou levá-los ao cenário das festividades da centenária "Festa da Boa Morte", evento cultural que acontece nessa hospitaleira cidade do recôncavo baiano.

Alunos que com suas "câmeras e ideias na cabeça", aproveitaram a oportunidade para exercitar técnicas de fotografia, no que concerne a enquadramento/ponto de vista, perspectiva, ponto de fuga, controle de exposição (uso do ISO, abertura, velocidade), além, evidentemente, de terem a oportunidade de, através dos diversos enfoques, deixar aflorar toda uma capacidade artística reinante em cada um. E nada melhor do que uma cidade com tantos atrativos culturais para favorecer esse "olhar diferenciado".

Com certeza,  o material produzido será de extrema relevância para o aprendizado de todos, na medida em que, através do compartilhamento, serão explicitados os acertos e, principalmente, os erros que deverão ser objeto de orientações por parte dos orientadores.

Foram utilizadas diversas câmeras, buscando, naturalmente, explorar a funcionalidade das mesmas na vertente "manual". Aproveitando o ensejo, os alunos visitaram, também, o museu de cinema,dirigido pelo seu presidente, Roque Araújo (www.institutoroquearaujoblogspot.com) onde conheceram "in loco", preciosidades de todo um acervo de equipamentos que, outroram fizeram parte da historicidade da terceria arte. 

Dentre os enfoques, além da retratação desse evento religioso, em todas suas nuances, destaque aos equipamentos do museu de cinema local, artistas e todo o esplendor da beleza arquitetônica tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  aquela que traz traços do estilo barroco, existente nessa histórica cidade que, indubitavelmente, tem uma contribuição relevante à historicidade do estado da Bahia e de todo o país.

Coroando a visitação, o grupo teve a oportunidade de provar das iguarias da culinária local, degustando uma saborosa feijoada, ao lado do professor em epígrafe.Fotos celular. Tvsaj.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A educação e a cultura são esteios iniciais na construção de uma cidadania, deveras, construtivista. Consubstanciado nesse contexto, seria de vital importância que todos os governantes priorizassem, de fato, essas vertentes estruturantes na formação dos indivíduos. Acontece que, na pratica, infelizmente, as premissas não são materializadas a contento. Muita falácia, todavia, na prática, descaso, inversão de valores.

Dentre as degradações que, no dia a dia, permeiam no seio da sociedade, às relacionadas ao patrimônio público. A maioria das pessoas que adotam atitudes comportamentais eivadas de sentimentos destrutivos, fazem-nas à luz dessa tênue capacidade de manter-se "sobre os trilhos" do existencialismo edificante. Felizmente, existem pessoas que, a partir de "olhares aguçados", mais do que "verem", "enxergam" realidades que se desfraldam diante de seus olhos.

É o que acontece com a professora e historiadora Maria Fernanda Oliveira Marques, brejoense que apresentou, na tarde dessa sexta-feira, 29, no Tênis Clube, em Brejões-BA, o "Catálogo CASARÕES DO VALE: História, Patrimônio e Arte", retratando toda uma riqueza cultural que faz parte dos anais da história de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra. Nesse evento, realizamos algumas entrevistas que deverão ser publicadas no decorrer da semana. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.

Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês), Gilvandro do Gás (representando demais vereadores). Também prestigiando o evento, os vereadores Gilberto Batista e Athemilson Brandão; Edson Galvão (Conselheiro de cultua de Brejões e Coordenador do Território do Vale do Jiquiriçá, pré-candidato a vereador), Alessandro Correia (coordenador de programação de extensão da UFRB e pré-candidato a prefeito de Brejões), os genitores da historiadora, Jean Araujo, além de alunos, professores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.

Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.

Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 

De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Venha ser baiano por cinco dias". O convite passa a ser agora a nova diretriz das ações promocionais do estado, segundo informou o novo secretário estadual de Turismo, José Alves, empossado na tarde desta quarta-feira, 27.

A falta de divulgação dos potenciais que destaquem "o privilégio de conviver com belezas naturais, riquezas históricas e peculiaridades culturais da Bahia" é uma das principais queixas do trade turístico, que resgata a esperança de dias melhores, tendo agora um legítimo representante do setor à frente da Setur.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Grupo Nazaré Inclusão Queremos e Podemos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nazaré e Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza, promoveu o primeiro Seminário de Educação Especial, realizado no dia 24 de maio, no Auditório da Escola Estadual Dr. José Marcelino de Souza.

O evento contou com a participação do prefeito Milton Júnior, primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Eude Candeias Mascarenhas, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Jandira Barbosa, o secretário de Governo, Zélio Costa, o secretário de Saúde, Almir Reis, o secretário de Planejamento, Antônio Brito Filho, a secretária de Educação, Marília Almeida, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da rede municipal e rede estadual de ensino.

Durante todo o dia, foram realizadas apresentações de cegos, ouvintes e pessoas com outras deficiências, palestras, oficinas e atividades diversas, com apresentação de João Prazeres, cego, integrante do Grupo Nazaré Inclusão.
Dentre as exposições realizadas, alunos ouvintes e surdos, em língua de sinais cantaram a música Dias Melhores, do grupo Jota Quest, demonstrando que é possível a interação entre pessoas ouvintes e surdas, permitindo uma apresentação harmônica e sincronizada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dando prosseguimento a extensa programação da FEIRA DE CAXIXIS 2016, em NAZARÉ DAS FARINHAS-BA, nesse sábado, mais uma vez, a presença marcante de público no "coração da cidade", Praça Alexandre Bitencourt e dos Arcos, com participação de munícipes do município e região, além de turistas de outros rincões do estado e do país. Público que também circulava na área em que se realiza o 1o. MOTO CAXIXI, também com grande afluência de publico.

A partir das 14:00, foram feitas apresentações musicais no CIRCUITO DO CAXIXI, com as seguintes apresentações: Vem se apaixonar,,Adriano Pires, Everaldo Garapa e Ricardo e Rogério, na Praça dos Arcos e, à noite, as presentações musicais na ARENA CAXIXIS com a seguinte programação: ARENA CAXIXIS: Kart Love (22:00h), Magia Tropical (23:30h), Psirico (01:00h), Swing BK (02:30h) e, fechando a noitada, a apresentação da banda Play Way.

PROGRAMAÇÃO PARA ESSE DOMINGO

CIRCUITO CAXIXI: Maicon Lima (14:00), Hip Hop (15:00), Carla e Gore (16:00), Samba de Fé (17:00h) e Meu Jeito de Sambar (19:00h); Na ARENA CAIXIXI, Karlebah (21:00), Tierry (22:00h) Dhay In Concert ( 00:00h) e Negra Cor (01:30).. Mais fotos em LEIA MAIS

 

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais um ano de conquistas, para todos nós. Em que pese dificuldades reinantes, à luz de toda uma instabilidade político-partidária que enseja desconfiança, é fundamental que estejamos, sempre esperançosos. Diante de todo um retrocesso, configurado como "crise" que tanto se propala e que emerge de más posturas politicas, é imperativo que saibamos vislumbrar horizontes e que estejamos preparados, sempre, para os próximos passos. Tudo isso vai passar.

Não devemos cruzar os braços e alimentar o ceticismo. É a vez do empreendedorismo. Tantas e tantas ideias que, na maioria das vezes, estão enclausuradas nas mentes de tantas personalidades, nos diversos segmentos da sociedade, precisam ser externadas. Ideias inovadoras precisam ser eclodidas, sob pena de morrerem no nascedouro. Por outro lado, convenhamos, é preciso, também, que façamos nossa parte em prol da conscientização da sociedade. Um processo que, necessariamente, passa por uma educação de qualidade.

Mas como implantar essa educação à luz da realidade reinante?! Escolhendo representantes políticos que, efetivamente, possam estar comprometidos com a sociedade. É uma tarefa hercúlea se considerarmos a fragmentação sócio-econômica-cultural da sociedade. Nesse contexto, todos nós erramos e continuaremos a fazê-lo se não buscarmos embasar nossas convicções em exemplos construtivistas. A partir dos erros é que virão, insofismavelmente, os acertos. De resto, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de realizações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma das obras mais icônicas da literatura brasileira ganha uma versão no formato HQ. Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é o novo lançamento da editora Galera Record. Na obra, Fabiano e sua família de retirantes - incluindo aí Baleia, o cachorro que se mostra mais humano do que os próprios humanos - peregrinam pelo sertão nordestino para sobreviver.

No processo, Graciliano Ramos mostra problemas atuais - e a obra foi lançada em 1939 - como dificuldades dos nordestinos e as difíceis relações de poder. "Embora seja difícil trabalhar em cima de um texto tão poderoso e conhecido, foi um enorme prazer fazer essa adaptação", afirmou o roteirista Arnaldo Branco, que adaptou a obra, com as ilustrações a cargo de Eloar Guazzelli.

31
Mar
2015

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Jarbas para Diário de Pernambuco e Charges Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Expressões como “Vida Loka”, corações e nomes cobrem as pinturas rupestres de um sítio arqueológico em São Desidério, na região da Bacia de Rio Grande. O sítio é localizado em uma propriedade privada e para fazer visitas é preciso pagar R$ 5,00. Os estragos foram feito pelos próprios visitantes. Não há seguranças nem vigias para guardar o local e não é obrigatória a entrada com guias turísticos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pescadores australianos estão assustados com as espécies de peixes que estão aparecendo no sul do país. Segundo o jornal britânico Daily Mail, um peixe com duas bocas e um tubarão esquisito foram capturados neste mês. Na segunda-feira (16), um pescador Riverland foi pego de surpresa quando pegou um bicho com duas bocas.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

A histórica cidade de Cachoeira-BA, situada no recôncavo baiano, a 111 km da capital do Estado, é considerada um celeiro da cultura no norte-nordeste e, por  extensão, do país, sendo considerada a "Cidade Monumento Nacional". Em todas as ruas, sinais evidentes de toda uma história. O estilo colonial que delineia praças, ruas, ladeiras, casas e monumentos, remetendo a toda uma arquitetura barroca, típica da época do império. 

Além da exuberância da ponte sobre o Rio Paraguaçu e que integra a BR-101, contribuindo para o grande fluxo de veículos que acaba gerando o progesso para todoo estado, a centenária ponte D. Pedro II que liga Cachoeira a São Félix, a igreja e Convento do Carmo e tanas outras construções estilo barroco, todas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico  e Artístico Nacional)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em resposta à denúncia publicada pelo Bahia Notícias, nesta terça-feira (6), mostra a danificação de sítios arqueológicos no município de Morro do Chapéu, no centro-norte baiano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Bahia (Iphan-BA) classificou como inestimável o valor das obras que eventualmente tenham sido atingidas. Segundo moradores da região, por conta do trabalho de prospecção de minerais realizada pela empresa Serra do Sono, uma rocha de arenito se partiu e prejudicou pinturas rupestres presentes no local há cerca de 3 mil anos, segundo especialistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As feiras livres, em todos os rincões do país (principalmente nos estados nordestinos) e do exterior, são locais para onde “deságua” fatia substancial da produção do homem do campo, do próprio município e de outras regiões. E o que caracteriza bastante esses espaços de negócios é, inexoravelmente, a variedade de produtos, a custos mais baixos, atraindo o publico consumidor de todas as faixas econômicas e sociais.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Graças a Deus foi um alarme falso, os guerreiros do corpo de bombeiros de Santo Antônio de Jesus, estiveram no centro da cidade para averiguar um suposto incêndio em um dos prédios entre a Fama móveis e a Princesa Bijuterias. Ao chegar no local foi visualizado pelos bombeiros uma fumaça saindo dos fundos das lojas, acionaram o proprietário da loja Fama e tiveram acesso ao prédio, mas não foi visto nenhum foco de incêndio. Logo depois a polícia militar no comando do tenente Fabrício juntamente com os bombeiros, deram uma volta em todo quarteirão, Rua 7 de Setembro, Armando Tavares, praça Renato Machado, Travessa 15 de Novembro, Rua Landulfo Alves e Praça Padre Mateus, não acharam nenhum foco de incêndio e até a fumaça sumiu, bateram retirada para a base, deixando assim todos tranquilos, até porque caso fosse detectado o incêndio e tomasse uma proporção grande em pleno centro da cidade não imaginaríamos o que poderia ter acontecido, devido a real situação que se encontra a estrutura e a falta de equipamentos que os Guerreiros do bombeiros de Santo Antônio de Jesus se encontra.Barriga Noticias
Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Robson Costa teve choque hemorrágico após uma tábua da quadra se soltar, entrar por sua coxa e atingir o intestino durante jogo, no sábado. O jogador de futsal Robson Rocha Costa, de 23 anos, morreu neste domingo após sofrer um grave ferimento enquanto disputava uma partida festiva de futsal no sábado, em Guarapuava, centro-sul do Paraná. O jogo era válido pela Copa 200 Anos, entre as equipes do Guarapuava/Deportivo Futsal e Palmeiras/Jundiaí no Ginásio Joaquim Prestes. O atleta foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 7h desta manhã. O ginásio foi interditado logo após o incidente.Robson teria se machucado ao dar um carrinho na quadra de futsal. Um pedaço de madeira teria se soltado do piso e o ferido. A madeira teria entrado pela sua coxa e atingido o intestino do atleta, causando hemorragia interna.O jogador, que chegou ao hospital por volta das 20h de sábado, passou por uma cirurgia, mas não resistiu ao ferimento. O corpo foi encaminhado por volta das 7h para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, que após necrópsia constatou que o jogador morreu vítima de um choque hemorrágico.As investigações ficarão por conta do Instituto de Criminalística de Guarapuava. A Polícia Militar (PM) deve encaminhar no fim da tarde deste domingo o boletim de ocorrência para a Polícia Civil. Assim, a delegada Maria Nysa Moreira Nanni deve analisar nesta segunda o processo e decidir se instaura o inquérito para apurar as causas da morte.O corpo foi velado na Capela Mortuária Municipal onde permaneceu até por volta das 13h e foi transladado para a cidade de São Miguel do Iguaçu.Segundo informações, ele tinha residência fixa há um mês em Guarapuava e morava com uma companheira. O restante da família é de Foz do Iguaçu, na região Oeste.A Copa 200 Anos, promovida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Guarapuava, reuniu as equipes do Guarapuava/Deportivo, Atlântico de Erechim (RS), Krona de Joinville (SC) e Palmeiras/Jundiaí (SP). Era um torneio festivo e visava à preparação do time de Guarapuava para o Campeonato Paranaense – Série Ouro, que começa no dia 13.Gazeta do Povo Guarapuava. Fonte Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Informações de bastidores dão conta de que o deputado estadual Rogério Andrade ( DEM ), que já reúne suas bases para mais uma campanha à reeleição, teria entrado em contato com o ex prefeito Álvaro Bessa e iniciado conversações no sentido de demove-lo da idéia da candidatura à deputado como representante da região. Acontece que se Álvaro e Rogério saem candidatos, sendo ambos do mesmo grupo de apoio ao prefeito Euvaldo Rosa, os votos passariam a ser disputados por ambos no mesmo reduto eleitoral.


Enquete


PodCast