Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Turismo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Governo do Povo, em Cruz das Almas, sabe, de cátedra, a respeito da importância da celebração do Dia dos Namorados. Por conta disso, em meio a toda uma logística operacional preparada para as festividades juninas, não se esquece de dar impulso a essa comemoração. A atual administração, sob a égide de Orlandinho/Max Passos (coordenador do São João), contando com apoio da Secretaria de Cultura e demais pastas, não tem medido esforços para que a alegria possa transbordar num município que se regozija diante de realizações. Imagem, AGÊNCIA UM, ASCOM MUNICIPAL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pesquisa do Datafolha com paulistanos mostra que a Bahia é o melhor estado para visitar, vencendo o Rio de Janeiro, que costumava empatar no primeiro lugar nos últimos anos. Os locais com mais destaque foram Salvador, Chapada Diamantina e Porto Seguro.

Na capital, o centro histórico e a orla foram elogiados, com o Bairro de Santo Antônio Além do Carmo servindo como exemplo do que os turistas esperam de toda região do Pelourinho. Já a Chapada Diamantina teve como grande atrativo as suas trilhas, sendo o trekking do vale do Pati considerado o mais belo do Brasil. O Litoral Sul também foi considerado muito bom para se visitar, com Porto Seguro sendo citada pelas várias festas que oferece.Fpto Matti Brune. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Manifestantes bloquearam, na manhã dessa quinta-feira, 16, a vida de acesso Jaguaripe, no entroncamento da BA-001 à BA-883.  A Polícia Militar esteve no local para garantir a ordem durante a manifestação pacífica e posterior liberação do acesso  a Valença e Nazaré. A paralização teve por escopo sensibilizar o governo do Estado no que concerne à necessidade de recuperação dessa via de acesso que, deveras, está em péssimas condições de trafegabilidade.  

PROMESSA DO GOVERNADOR RUI COSTA,AINDA NÃO CUMPRIDA

As estradas vicinais do município estão bem cuidadas por parte da administração municipal Hunaldo Costa/Pepezinho. Todavia, a BA-883,que é da alçada do governo do Estado,  precisa, urgentemente, de intervenções. O governador Rui Costa, quando de sua visita ao município, em 08 de março do ano passado, prometeu revitalizá-la. E essa promessa, com certeza, deve está "de pé", todavia, é, imperativo que as obras possam iniciar-se logo,  mesmo porque condutores de veículos estão tendo, não apenas dificuldades à trafegabilidade mas, também, prejuízos com reposição de peças.

Trata-se de um município importante, não apenas no contexto histórico mas, também, no aspecto político e econômico. No momento em que a população chega a fazer protestos dessa natureza é porque a situação requer providências imediatas. Foto 1 (manifestação), Jucimar, Portal Jaguaripe. Demais fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br), quando da visita do governador ao município. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Governo do povo convida munícipes e visitantes de diversos rincões do país. Na última sexta-feira, reuniu a imprensa para lançamento da grade do São João 2019. 

É A CAPITAL DO FORRÓ...FICAMOS FELIZES PELO MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA, pontua Ronaldo Anias, Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer. 

"MAIS UMA VEZ, VAMOS BOMBAR", assevera Max Passos,  vice-prefeito e coordenador do São João 

"VOCÊ VAI VER FESTA DA AGRICULTURA FAMILIAR...ARRAIÁ DA CULTURA POPULAR, NO  SÃO JOÃO MAIS TRADICIONAL DO BRASIL...VENHA PRÁ CÁ...!"convoca o prefeito Orlandinho. Vídeo, Agência 1 e Ascom municipal. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 10, no salão de eventos do Totta Mix, sediado na Avenida Alberto Passos, centro, Cruz das Almas, recôncavo baiano, o a apresentação da grade de atrações para as festividades do São João 2019, nesse município, num evento protagonizado pela administração municipal Orlandinho/Max Passos, através da Secretaria de  Cultura, Esportes e Lazer, sob a égide de seu titular Ronaldo Anias e contando, naturalmente, com a participação efetivas das demais pastas do atual governo. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Orlandinho (prefeito), Max Passos (vice-prefeito e coordenador do São João) e Ronaldo Anias (Secretário), tantas outras autoridades e representantes de segmentos da sociedade marcaram presenças nesse encontro que teve por escopo apresentar à imprensa e, por extensão, à sociedade cruzalmense e de outros municípios da região, do Estado e de outras unidades da federação, além da programação em epígrafe, todas as providências adotadas para que a logística operacional esteja à altura do atendimento de excelência que já faz parte desse grande evento cultural. Dente elas, podemos citar secretários municipais Felipe Viveiros (planejamento e Desenvolvimento Econômico), Aline Pires (Saúde), Mário Araújo (Educação), Marcelo Vieira (Fazenda), Pedro Melo (Agricultura), Renério Filho (Administração), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Lorena Souza (Serviços Públicos) e vereador Osvaldo da Paz.  

ATRAÇÕES DO PALCO PRINCIPAL (SUMAÚMA)

Com uma programação que se estende do dia 21 (sexta-feira) a 24 (segunda-feira) e 29, a organização do evento estabeleceu que as apresentações serão realizadas em duas frentes: Na PRAÇA MULTIUSO: Dia 22 (sexta-feira) Forró de Gente Grande, Haroldo Melo, Forrozão do Galego); Dia 23 (sábado) - Sinhá Menina, Cruzeteiros do Forró e Tripé de Salomão; Dia 24 (domingo) - Forró do Bolodoro, Sarapatel com Pimenta e Forró da Paulinha; Dia 29 (São Pedro) - Ressaca do São João, Cruzeteiros do Forró, Sarapatel com Pimenta e Forrojão. Na foto, Murilo (tecladista) e Betinho (à direita, percusionista), da Banda Acarajé com Camarão. 

ATRAÇÕES DA PRAÇA MULTIUSO

A organização do evento 21/06 (SEXTA-FEIRA) - Filarmônica,  Dorgival Dantas, Acarajé com Camarão e Saia Rodada; 22/06 (SÁBADO) - Santana, Sarapatel com Pimenta e Trio Nordestino;  23/06 (DOMINGO) - Mastruz com Leite, Mestrinho, Adelmário Coelho e Rasga Tanga;  24/06 (SEGUNDA-FEIRA) - Limão com Mel, Forrojão e Flavio José. Na foto, Max Passos (vice prefieto e Coordenador do São João)

Em sua fala, o prefeito Orlandinho (logo após entrevista concedida à Tvsaj),asseverou que o objetivo maior do evento é dar asas ao verdadeiro forró. Quis dizer com isso, nas entrelinhas, que se esse evento remete às festividades típicas do nordeste, por que ir de encontro a essa paixão nordestina, trazendo artistas que não tem nada a ver com essa musicalidade. Enfatizou todo um trabalho que foi feito pra que a Praça Multiuso fosse revitalizada, de maneira que possa, sediar eventos dessa magnitude. 

VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS

Além de artistas renomados no cenário nacional, a administração tem sempre o cuidado de inserir na programação artistas locais e da região. Além de possibilitar a geração de emprego e renda, faz com que potencialidades possam (em alguns casos) sair do anonimato. Nada mais tempestivo do que apresentar-se no São João que já conta com reconhecimento a nível mundial. Na foto, Ronaldo Anias "Well" (na foto, Secretário de Cultura, Esportes e Lazer)

CIRCUITO DO EVENTO

As festividades juninas, no município, serão desenvolvidas em três frentes, todavia, de forma integrada. OTON SILVA, Praça Senador Temístocles e Praça Multiuso, onde, às tardes, artistas locais apresentar-se-ão. Paralelo a isso, apresentações culturais, folclóricas e a Festa da Agricultura Familiar que, diga-se de passagem, já vem se tornando tradição no município. Na foto, coordenador do São João, entrevistado pelo repórter Roger Cerqueira (Excelsion FM).

BANDA PÉ DE SERRA e MACIÇA PARTICIPAÇÃO DA IMPRENSA

O município de Cruz das Almas insere-se no seleto grupo daqueles que, cujas administraçoes municipais, não apenas "veem" mas, mais que isso, "enxergam" a importância dos veículos de comunicações no seio de um regime democrático que tipifica, nos ditames constitucionais, a necessidade de transparência dos atos.Trilhando nessa direção, a administação Orlandinho/Max Passos procura estreitar esse relacionamento com a imprensa. Na foto, Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico). 

AGÊNCIA UM e ASCOM MUNICIPAL

Mas como dar vazão a todo um belíssimo trabalho administrativo se a gestão não dispusesse de uma estrutura organizacional, à altura,  na área de comunicações? Graças ao trabalho conjunto da AGÊNCIA 1 (Sob o comando do empresário Dilton, que, diga-se de passagem, também atua com esmero em outros municípios) e ASCOM Municipal (Ivam, Júnior e toda equpe), é que toda a pujança da gestão pode ser explicitada. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado, na manhã dessa sexta-feira, 10, o Desfile Cívico da Escola Municipal Muniz Barreto em homenagem aos 120 anos de emancipação política do Município de Jaguaripe, com a temática  ‘Celebre a alegria de viver aqui’. Evento reuniu autoridades, contando com uma significativa participação de moradores que viram nessa manifestação cultural, a demonstração de orgulho por mais essa conquista que faz parte da historicidade local.

Animando o desfile, a Banda Vozes do Sol (BVS) e a Fanfarra do Colégio Estadual Prof. Rocha Pita do Município de Aratuípe.  Uma realização da Secretaria de Educação, com apoios das pastas da Turismo, Cultura e Esortes e Lazer e a de Desenvolvimento Social, numa demonstração insofismável de que impera uma perfeita sintonia entre no seio do atual governo do município, sob a égide de  Hunaldo Costa e Pepezinho (foto, ao lado do vereador). 

O desfile, que envolveu cerca de 1500 pessoas, entre figurantes, equipe de apoio, coordenação, entre outros, contou com três grandes alas, onde foi apresentado a história de Jaguaripe desde o princípio, com os índios, os seus primeiros colonizadores; contou também a história da reconstrução da cidade. O desfile falou da beleza e da animação contagiante do povo , através dos alunos das escolas municipais e de pessoas da comunidade.“Este é um desfile diferente, um desfile com o foco cultural, onde decidimos por contar um pouco da história de Jaguaripe”, disse  a Secretaria Fernanda.

"Esse movimento da vinda à rua da população, sobretudo, em um evento que tem uma mensagem que procura evidenciar e propagar a história do nosso município, neste 120 anos, trazendo uma memória viva,é uma alegria muito grande. É uma articulação e uma relação importante entre a Cultura e a Educação, assim como tem sido todas as ações do governo Hunaldo Costa,o Vice Prefeito e Secretario do Desenvolvimento Social Pericles Silva (Pepezinho), Secretários, Vereadores, demais autoridades, lideranças comunitárias e sociedade civil.

A intersetorialidade tem falado mais alto e todas as Secretarias têm se articulado em torno de um projeto de transformar essa cidade numa cidade muito melhor para se viver.”, disse o secretário Silveira de Cultura e Esporte ,“Comemorar os 120 anos de emancipação política de Jaguaripe é um momento muito especial; para mim é um sonho. Estes 25 dias em que viemos tendo inaugurações, ações culturais, ações esportivas, entre outras, têm sido de muito orgulho e satisfação. Estamos fazendo conforme o prometido à população e graças a Deus estamos conseguindo. A realização deste desfile é, sem dúvida alguma, de grande importância, é o resgate dos valores históricos do município e a nossa população merece ter isso de volta.”, disse o secretário Silveira de,Jaguaripe. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desenvolvido no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Brejões, o projeto “Conhecendo a Bahia” leva os estudantes para conhecer de perto aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais de diversas cidades do território baiano. Nesse final de semana, o destino foi Lençóis, onde eles percorreram os pontos turísticos da Chapada Diamantina com o objetivo de valorizar o patrimônio da região. Nessa que foi a 50ª viagem realizada ao longo dos últimos oito anos, os alunos visitaram locais como Centro Histórico e Mirante de Lençóis, Ribeirão do Meio, Serrano, Salão de Areia, Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha, Poço Halley, Rio Mucugezinho, Pedra do Pato e Poço do Diabo.

O professor de História e Filosofia, João Tosta Neto, que acompanhou os estudantes do 3º ano, destaca que a atividade reflete diretamente no aprendizado dos estudantes. “Cada viagem oportuniza que o aluno conheça outros lugares da Bahia em uma aula de campo que proporciona conhecimento e intercâmbio cultual e humano. Ao final de cada aventura rumo ao conhecimento, eles produzem um relatório no qual descrevem suas percepções sobre os pontos observados”, explicou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coroado de sucesso o segundo dia (sexta-feira, 19) de realização da Feira de Caxixi 2019, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Tradicional evento que não apenas atrai munícipes locais e da região e de diversos rincões da Bahia e  e outras unidades da federação, mas, também, movimenta a economia local, numa demonstração irrefutável de que investimentos realizado pelo poder público municipal promovem retorno pecuniário e social. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto e Bem Wilson, prefeita e vice-prefeito, respectivamente, ao lado de integrantes do secretariado,dentre eles, Magary (titular da Cultura e Turismo), Isleide Ma. Imbiruçu (Educação), Nagib Neto (Deseenvolvimento Social) e representantes do poder legislativo municipal, participação de João Roma (deputado federal), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Rosalvinho (ex-prefeito de Amargosa), Manoel (Secretário de Administração de Aratuípe), Alan de Minde (vereador e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

MAIOR EXPOSIÇÃO DE ARTESANTO DE BARRO DA AMÉRICA LATINA

Com a temática " O Barro e o Sagrado", a administração municipal Eunice/Ben Wilson dá prosseguimento à tradicional exposição de artefatos de barro que, diga-se de passagem, é considerada a maior da América Latina. O barro, numa homenagem aos oleiros de Maragojipinho e o sagrado, numa deferência à religiosidade que sempre contribuiu para toda uma trajetória vitoriosa da população do município. Nesse ano, contando com a maior participação de barraqueiros, em sua história. Barraqueiros, na maioria, artesãos egressos do distrito de Maragojipinho (município vizinho Aratuípe) e do município. Eles que recebem todo apoio logístico-operacional do poder público municipal de Nazaré, seja no que concerne ao transporte, seja no que diz respeito à disponibilização das barracas expositoras. 

Todavia, além dos artefatos de barro, há ampla exposição de artefatos de palha, madeira, vidro, tecidos, etc, numa demonstração inequívoca de que a exposição atrai artesãos de outros segmentos, significando diversificação de produtos e oferecimento de oportunidades a outros participantes. Fica patenteado, por conseguinte que o objetivo maior da Feira de Caxixi perpassa a questão da perpetuação dessa cultura mas, também, contempla a geração de emprego e renda. 

LOGÍTISTICA OPERACIONAL

A realização de um evento dessa magnitude, com participação de diversos segmentos da imprensa da região e da Bahia requer planejamento e envolvimento de todos os segmentos da administração. E, nesse sentido, foram envidados esforços no sentido de que todas as pastas do governo (cultura e turismo, infraestrutura, saúde, educação, social, administração e planejamento, etc) pudessem se irmanar de maneira que o evento seja coroado de êxito. 

Além dos segmentos em epígrafe, participação de outras corporações, a exemplo das polícias militar e civil, SAMU, atuando juntas de maneira que participantes tenham segurança, conforto e bom atendimento. 

ATRAÇÕES MUSICAIS

Diversas atrações musicais previstas para esse grande evento cultural: Nessa sexta-feira, 19, Yasmin Santos, Gabriel Diniz e, finalizando a noitada, Lincoln e Duas Medias; SÁBADO: Para essa segunda noite de apresentações previstas para o palco principal as performances de Dayane Félix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan; Para o palco alternativo, as apresentações de Ju Gavaze, MC Samba, Meu jeito de sambar, Banda Swing BK, Irmanada, Banda Dr. Kuka, Anna Catarina e Sinho Bernardo;

DOMINGO: Finalizando a grade de apresentações, nesse domingo, no palco principal, Sem Retoque, La Fúria, Parangolé e Bandana; no palco secundário, Kiko Quebradeira, Filhos de Haile, Banda é Onda, Isso é que é Samba, Maeve, Suite 21, Caliel, Banda Fox e Luziel. Fotos,Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a partir do link FOTOS, no topo deste site.

Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias,Infosaj e Jornal Regional, por S.A.Jesus; Tv Costa do Dendê, Muniz FM, Rádio Sociedade, Itapoan FM e outros meios de comuincações. Dentre as personalidades presentes, Caroline Negrão, Felipe e Jean (ASCOM municipal).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Costa do Descobrimento é um dos destinos mais procurados na Bahia, mesmo na temporada de baixa estação. O feriado da Semana Santa, por exemplo vai render índices de ocupação positivos para o Turismo em Porto Seguro. O Coroa Vermelha Beach All Inclusive, situado na Praia do Mutá já tem ocupação superior a 80% para o feriado da Semana Santa - que este ano cai entre os dias 19 e 21 de (de sexta a domingo). Segundo o gerente Geral, Alcides Marinho, os bons números também são reflexos de uma temporada de verão bem aquecida. "Nossa ocupação é superior ao ano passado, o que faz aumentar nossa expectativa sobre a temporada da baixa estação. Somos privilegiados pela temperatura, alta durante quase todo o ano, e as belezas naturais de nosso litoral. Aqui no hotel por exemplo, a satisfação de nossos clientes aumentou ainda mais com nosso clube de praia (Praia do Mutá), uma das mais agradáveis da Costa do Dscobrimento", destacou o responsável pela administração do Coroa Beach All Inclusive. 

Quem viaja pela Bahia destaca cinco rotas preferida, de acordo com uma pesquisa de ocupação hoteleira realizada no ano passado. Além de Porto Seguro, outros dois destinos estão no sul do estado.  Ilhéus e Itacaré. Morro de São Paulo, em Cairú, região do Baixo Sul e Praia do Forte, no Litoral Norte, completam a lista. Em todo o Estado, a expectativa dos órgãos de turismo do Estado para a ocupação de hotéis é de 85%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Marcus Vinicius afirma que há risco, mas o município está mobilizado para ajudar.  O prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, afirmou que o possível fechamento do Club Med Itaparica, tradicional resort baiano, se deve ao encerramento do contrato com o Unibanco, que é proprietário de 50% da área do imóvel, e uma queda na procura do resort desde 2009. 

“O encerramento do contrato do Club com o Unibanco, que ocorre em julho, aliada à falta de investimento estrutural há 10 anos no village, tornou real a possibilidade do grupo encerrar suas atividades no imóvel”, afirmou ele.

O prefeito, no entanto, afirmou que Vera Cruz, junto ao Estado, estão mobilizados para reverter a situação junto ao resort. “Não só o município, mas também o Estado, por meio da Secretaria de Turismo, tem se mobilizado, e já se colocou à disposição propondo toda ajuda possível para que sejam trazidos investimentos ao vilage”, garantiu.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. 

m dos resorts mais tradicionais da Bahia, o Club Med Itaparica vai fechar as portas após o primeiro trimestre desse ano. De acordo com o Bnews, agências de turismo vendem os últimos pacotes para o final de abril. 

O resort trabalha com esquema all inclusive e atraía milhares de turistas e baianos que queriam aproveitar as belezas do hotel e da Ilha de Itaparica. Ele é rodeado por vegetação tropical, com direito a animais silvestres circulando pela região. Com uma ampla estrutura e diversas opções de lazer, o hotel empregava dezenas de funcionários. Mais um episódio triste para o setor este ano. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Maragojipe, situado no recôncavo baiano, tem no seu relevo e nas curvas que delineiam o Rio Paraguaçu, os elementos que, por si só suscitam poesias que se enriquecem com as histórias que cercam sua gente. Um dos municípios mais importantes da Bahia, desde a época do Brasil-Colônia e que tem seu nome inserido na historicidade do Estado, no que concerne à luta pela independência. 

Não poderíamos falar de Maragojipe sem fazerrmos, também, uma referência a todo um legado cultural que emerge do seio da população e que se posterga ao longo do tempo: o carnaval de máscaras que faz parte de fantasias e que gera emprego e renda aos artesãos, contribuindo para a atração de milhares de turistas de diversos rincões do país e, até do exterior. A exemplo do que aconteceu recentemete, com apoio da Secretaria de Cultura, sob a égide de seu titular, Chiquinho, na gestão municipal Vera da Saúde.

EUFORIA GERADA PELA CONTRUÇÃO DO ESTALEIRO DE PARAGUAÇU

A construção do Estaleiro de Paraguaçu, na Enseada de São Roque, gerou milhares de empregos, seja para munícipes de Maragojipe, seja para operários de outros municípios. Por conta de todo um trabalho desenvolvido em torno da construção do Estaleiro de Paraguaçu, diversos segmentos da sociedade, seja na sede do município, seja em São Roque e Salinas da Margarida (município vizinho) efetuaram investimentos na certeza de que houvesse retorno financeiro. Nessa perspectiva, construção de hoteis e pousadas (equipados), bem como investimentos em estabelecimentos comerciais. A perspectiva,portanto, era, de fato, animadora. 

SEQUELAS DEIXADAS PELA LAVAJATO

Com a deflagação da Operação Lava Jato e o envolvimento de empreteiras, as obras foram paralizadas em 2013, gerando demissões em massa e, com isso, proporcionando prejuízos incalculáveis àqueles que tanto investiram, à luz da expectativa acerca desse grande empreendimento. Toda uma estrutura e plataformas abandonados acabou ensejando todo um prejuízo aos investidores da esfera privada, a exemplo de posto de gasolina, etc. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO RETORNO DO CARTÓRIO ELEITORAL E OBRAS NO ESTALEIRO

Realizada, recentemente, por iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luizinho, com participação de entidades como Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário, polícias militar e civil, OAB, associações, etc, uma audiência pública que teve por escopo esforço conjunto para que esses intentos sejam materializados. Reflexo dessa mobilização, já foi anunciado o reinicio das obras e posterior entrada em funcionamento de todo o complexo do estaleiro.

Foi de vital importância a participação da Prefeitura e Câmara de Vereadores para que as obras sejam reiniciadas. A proposição da redução da alíquota do ISS à Câmara, por parte do Estaleiro, foi aceita e com isso, as coisas ficaram facilitadas. O Estaleiro terá condições de participar de novos contratos com maior capacidade de negociação e, com isso, estar em condições de gerar mais emprego e renda. 

ESTRADAS DE ACESSO

A atual administração municpal de Maragojipe, em que pese todo esse retrocesso causado pela paralização do Estaleiro, não ficou de "braços cruzados". Longe disso. Na certeza de que com as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade (seja de São Félix a Maragojipe, seja de Maragojipe à BA-001-Nazaré) contribuiriam para essa sinalização, a atual administração lutou e conseguiu revitalização junto ao governador Rui Costa. Paralelo à redução da alíquota do ISS, todas as condições estão sendo oferecidas para que o Estaleiro volte a operar de forma satisfatória.  

INFRAESTRUTURA: ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE, DESPORTO

Em que pese todo um colapso geraldo com a paralização das obras do estaleiro, Maragojipe não poderia parar para lamentações. Ao contrário, a atual gestão, sob o comando de Vera da Saúde, com apoio dos deputados João Bacelar "Jonga" (federal)  e Alan Castro (estadual), detentores em Maragojipe, na última eleição, dos melhores desempenhos deles nas urnas, nos municípos em que foram votados, tem dado passos significativos para melhorias na educação, saúde, desporto.

Escolas padão FNDE totalmente equipadas, entregues nas comunidades de Campinas (Guapira) e Capanema (Gauí), além de outras unidades escolares revitalizadas, com ampliações e equipamentos novos, kits escolarares para todos alunos (a exemplo da que foi entregue recentemente em São Roque do Paraguaçu, bem próximo ao Esteleiro), bem como quadras poliesportivas, importantes para que jovens, após as aulas, possam estar trabalhando condicionamento físico e, por extensão, ficarem distantes de eventuais descaminhos. 

Postos de saúde totalmente equipados com aparelhos odontológicos, medicamentos, veículos novos (ambulâncias, etc) e atendimento de excelência por parte dos profissionais envolvidos. Município que, logo logo  receberá o Hospital (em plena construção) para atender à demanda reinante. Como não bastasse, dispêndios vêm sendo feitos com o encaminhamento de pacientes para a Policlínica em Santo Antonio de Jesus.

CHAMA ATENÇÃO

Chama bastante a atenção o fato de a atual gestão efetuar grandes construções em locais que, aparentemente, não detém  densidade populacional, a exemplo de Guapira e  Capanema.Mas, em torno o entorno, centenas de alunos migram para essas unidades, conduzidos por ônibus escolares conservadíssimos, por estradas, inclusive as vicinais, em perfeita trafegabilidade. Esse olhar construtivista da atual gestão deveria ser copiado por milhares de municípios de  todo o país.A formação de mão de obra é uma necessidade. 

Mas o que vislumbramos, diante disso tudo? A preocupação da administração municipal em cuidar da formação de jovens que, logo logo, estarão no mercado de trabalho. Quadras poliesportivas entregues na Guapira e Piedade, na zona rural, atendem não apenas os jovens esportistas, mas à toda comunidade, também, para realização de eventos religiosos, culturais, etc. A atual gestão, no momento em que investe, também e de forma maciça na zona rural, está, com isso, fazendo com que produtores sejam fixados em suas propriedades, evitando, assim o êxodo rural e, por consequência, formação de bolsões em bairros periféricos da cidade.

Além dos esforços desenvolvidos pela prefeita Vera da Saúde (foto), tem sido de vital importância o apoio dos vereadores, seja na participação de audiências públicas, seja nas postulações junto ao governo do Estado e em outras instâncias do governo federal para que a economia local seja aquecida. Importante, também, apoio da OAB, polícias militar e civil, maçonaria, sindicatos associações e a população como um todo, no momento em que apoia seus representantes. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Poliana Antunes

Antes, no século XIX até principio do século XX, o Taboão era um grande bairro residencial e sofisticado.  Famoso pela comercialização de produtos plásticos, couro e decoração, atualmente a rua abriga outros segmentos do comércio, como gráficas e restaurantes. 

Diferente do século passado, a Taboão apresenta outra realidade. Buracos nas ruas e nas calçadas, fiação exposta, falta de acessibilidade e sinalizações de trânsito são alguns dos problemas enfrentados por quem mora e trabalha no local. A situação tem sido motivo de reclamações dos lojistas, moradores e pessoas que circulam pela região. Conhecida como um dos maiores e mais importantes polos de vendas de artigos para sofá, persianos e tecidos, a Rua do Taboão faz parte do Centro Histórico de Salvador no bairro do Pelourinho, onde tem uma gama de casarões tombados e preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.

A rua faz a interligação do Comércio com o Centro Histórico, Baixa dos Sapateiros e o Santo Antônio Além do Carmo.  Degradados, os casarões antigos, que chegam até cinco andares, abrigam nos cômodos superiores moradores e principalmente os depósitos das lojas que funcionam no térreo. Muitos deles escorados por ferros e madeiras, chamam atenção e amedrontam moradores e visitantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de “noronhe-se”, “marquezine-se”. A nova “modinha” é, na verdade, uma brincadeira de carnaval. Atriz global e bombada nas redes sociais, Bruna Marquezine voltou do Carnaval de Salvador de mototáxi. A escolha fez nascer a tag, que simula a escrita postada em fotos feitas na paradisíaca Fernando de Noronha, onde a atriz e outros famosos costumam passar feriados. A escolha de Bruna, porém, foi bem popular na festa. De acordo com o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop), Adailton Couto, cada mototaxista fez, em média, 30 corridas por dia. Isso gerou cerca de R$ 400 reais por dia de carnaval. “Isso é um valor muito bom. Antes da regulamentação da nossa profissão, o carnaval era como se fosse nosso 13º salário. Agora, com o Festival da Virada, a gente já chega no carnaval com mais vontade”, afirmou, ao Jornal da Metrópole. Com Bruna Marquezine, as motos não pararam nos pontos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ferry-boat Agenor Gordilho vai ser afundado na Baía de Todos-os-Santos nos próximos 60 dias para virar turismo náutico, de acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco. “A última liberação que faltava saiu na sexta-feira do Carnaval. Não sei se todo mundo sabe, mas isso acontece no mundo inteiro. Não estamos inventando roda. Quando você afunda um barco, cria naquele entorno uma vida marinha maravilhosa. Esse turismo de mergulho é caro, sofisticado”, frisou Franco.

Segundo ele, esse tipo de turismo atrai “muito dinheiro”. “Vamos fazer um grande evento. Informar todos os clubes náuticos do Brasil. Fazer isso uma coisa positiva”, completou.

Até o ano passado o ferry fazia a travessia Salvador-Itaparica. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

O carnaval de Maragojipe, município do recôncavo, inserido na rota turística, caracteriza-se, indubitavelmente, como a maior expressão artístico-cultural do Estado da Bahia, no momento em que nos predispomos a anailisar o evento como o único que propicia a verdadeira eclosão da arte e cultura que emana do seio da população, fazendo com que toda uma tradição possa ser postergada ao longo do tempo e, mais que isso, contrapondo ao carnaval massificado praticado na capital que, por sua vez, desencadeia enormes dispêndios do erário público através da contratação de bandas do cenário nacional, inclusive as que se apresentam sem nenhuma vinculação à cultura momesca.  

CULTURA QUE SE POSTERGA 

Contrapondo, por conseguinte, a essa realidade que esconde, nas entrelinhas, interesses políticos, o carnaval de Maragojipe, ao contrário, utiliza-se.  bastante, da utilização de mascaras e fantasias que remetem aos antigos carnavais. Graças aos artesãos locais é que essa cultura ultrapassa gerações, ganha projeção e amplia as páginas da historicidade local e, por que não dizer, da Bahia. A atual administração, capitaneada por Vera da Saúde, não poupa esforços no sentido de apoiar iniciativas que tenham por escopo materializar intentos dos segmentos diretamente envolvidos, através da Secretaria de Cultura e Turísmo, sob a égide de Chiquinho, contando, naturalmente, com participação de outras pastas do atual governo. 

CONCURSO DE MÁSCARAS e FANTASIAS

Realizada, na tarde desse domingo, o concurso de máscaras e fantasias (procedimento que acontece, também, nessa segunda-feira, 04). Com apresentação do Secretário Chiquinho e performance de uma banda local, o evento atraiu turistas, representantes de diversos segmentos da população e, segmentos da imprensa (TVE, Salvador; Tvsaj, S.A.Jesus, Ascom municipal, etc). O que chamou bastante atenção  no referido concurso foi o fato de que, além da multiplicidade de cores e as temáticas das fantasias trazidas a público, a ansiedade por parte de muitos participantes (além dos inicialmente elencados) em participar desse grande encontro cultural.

Participações que demonstram, de forma irrefutável, o quanto as pessoas se sentem realizadas ao externar esteriótipos. Manifestações que ganham apoio através da atual gestão municipal que desenvolve um trabalho que se consubstancia no desenvolvimento de atividades que dão espaço a um leque de personalidades e que tem como pano de fundo a geração de emprego/renda  e difusão do nome do município em outras unidades da federação e, por que não dizer, do universo. 

ACESSIBILIDADE AO MUNICÍPIO

Munícipes e visitantes que comparecem ao município têm a oportunidade de, além da destacável  receptividade por parte da população, usufruir do conforto ensejado pelas estradas que dão acesso, seja através de São Félix/Cachoeira, seja a partir da BA-001-BA-420, a partir da região de Nazaré/Santo Antonio de Jesus ou da Ilha de Itaparica/Salvador. Graças às postulações do atual governo municipal capitaneado por Vera das Saúde, as estradas foram recuperadas (logo logo serão inauguradas oficialmente) pelo governador Rui Costa. Foto (trecho São Roque-Maragojipe). 

NOVAS ESCOLAS

Há menos de 20 dias duas novas escolas foram entregues à população de Maragojipe, fora da sede do município. Uma totalmente recuperada e com ampliação de salas de aula, mobiliário novo e entrega de kists escolares a todos os alunos, em São Roque do Paraguaçu e outra construída na comunidade de Capanema, distrito de Guaí, padrão FNDE, também com toda infraestrutura para atender alunos e profissionais de ensino, com conforto e segurança.Um município que consegue  prestigiar educação e cultura com qualidade, semeia na certeza que louros serão colhidos. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja todas as fotos (mais de 600), através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 02 de fevereiro, a tradicional "Procissão de Iemanjá", no Distrito de Guaibim, Valença-BA, num evento protagonizado pela Secretaria de Cultura, sob a égide de sua titular Janete Vomeri, na administração municipal sob o comando do prefeito Ricardo Moura e, naturalmente, envolvimento de outros segmentos da atual administração. 

MULTIDÃO

O tradicional cortejo que saiu da praça principal contando com apoio musical de um trio e de uma charanga com integrantes utilizando de máscaras, tendo à frente, baianas, babalorixás, membros da religião de matiz africana, ao lado da imagem da "rainha do mar" e conduzindo presentes que, logo logo seriam oferecidos.Dentre os representantes dessa religião, Pai Márcio, mãe Celidalva, pai João Carlos, mãe Bárbara.

AUTORIDADES PRESENTES

Dentre as personalidades que marcaram presenças, o prefeito municipal Ricardo Moura, ao lado de sua esposa Margareth, o deputado estadual Dau e sua comitiva (dentre eles Alan Andrade, assessor parlamentar, ex-prefeito de Brejões  em duas oportunidade), secretária de Cultura Janete Vomeri, Mateus Passos (presidente da Câmara de Vereadores), David Terra (Diretor de Cultura), Tem Cel Matias CMT Corpo de Bombeiros), Jéssica Brandão (Secretária de Juventude), vereadores  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

ENTREGA DE PRESENTES

Após a chegada do cortejo à praia, os presentes foram colocados sob um toldo onde os representes da religião afro efetuaram o tradicional banho de cheiro, diante das autoridades e representantes da população. Logo após esse ritual os presentes foram direcionados aos barcos que, com seus ocupantes, foram lançado às águas que, "agitadas" diante das homenagens à rainda no mar, imbuiram-se de materializar anseios de tantos religiosos que ali se fazim presentes. 

ASAS AO SINCRETISMO RELIGIOSO

Sucesso absoluto, a Festa de Iemanjá, tradição no município de Valença e em alguns outros rincões do Estado, é uma demonstração cabal de que essa tradição tem tudo para continuar, de maneira que as chamas do sincretismo religioso possam ser postergadas ao longo do tempo e que outros gestores lá na frente adotem a mesma postura do atual gestor Ricrdo Moura em hipotecar apoio absoluto a esse tipo de manifestação cultural. 

BATUQUE 

Coube a João Carlos Carvalho Miranda, presidente da Associação Brasileira de Cultura Afro Ameridiam do Baixo Sul, Extremo Sul e Vale do Jiquiriçá e, também, presidente do Centro de Cultura Afro do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, comunicar a todos, logo após entrega dos presentes à Iemanjá, que estaria suspenso o tradicional "batuque" por parte da charanga, em respeito ao falecimento de Lourdes de Jambeiro, mãe de santo respeitada no município e região. 

CONFRATERNIZAÇÃO

Diversas personalidades confraternizaram, ao lado do gestor e sua esposa, o sucesso do evento, a exemplo de Luciano Moura (dentista), Mateus Passos, Hilton Couceiros (ex-vereador, ex-prefeito, ex-vice, empresário da Impacto, empresa especializada em mineração e concretagem), ao lado do irmão Natan; Jaci Magalhães (ex-prefeito) e outras personalidades. 

DENTREZA VOCAL

Animando o encontro de confraterização, na residência de praia do atual gestor, Beto Amazonas (músico com passagem pelas bandas "Novos Bárbaros" e "Made in Bahia", a dupla Tatiana e Léo Oliveira (com participação da filha) e as performances dos gêmos Ricardo (prefeito) e Luciano Moura. Eles que empunahndo o micorfone mostaram sinconia ritmica e descontração. 

IMPRENSA

Dentre os representantes da imprensa, pela ASCOM municipal, Jean Macedo (Secretário de Cultura), Evandro Nunes, Silvano Carlos, Valdemir Lima e Mateus Correia. Eles que vem contribuindo para a divulgação das ações açdministrativas e, por extensão, enaltecimento do nome de Valença no contexto social e político da Bahia. Município que, além de estar incluída na rota turística da Bahia, exerce, indubitavelmente, uma grande importância no cenário econômico. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Saj Notícias/Gazzeta do Recôncavo/Sandy.Veja TODAS as FOTOS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS E VÍDEOS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Itaparica, Marlylda Barbuda, entregou, na manhã dessa 5a. feira, 19, à comunidade, ao lado do Secretário de Educação Mateus Albergaria, a Escola Municipal Benedicto Oliveira Barros, totalmente revitalizada, em cerimônia que contou com participação de professores, diretores, alunos, outros membros da atual administração e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também marcando presenças os vereadores Jorge de Dadinho (futuro presidente da Câmara) e Zezinho.

ANIVERSARIANTE

Também, dentre os presentes, dona Nailda (professora e genitora da atual prefeita). Ela que, aniversariante do dia, foi homenageada com um belíssimo bolo e cântico de parabéns por parte dos que se fizeram presentes nesse encontro. A chefe do executivo municipal também foi alvo de homenagens, através da entrega que lhe foi feita de uma corbélia, em agradecimento à meritório trabalho que vem desenvolvendo no município na área de educação.  Uma performance construtivista da qual se regozija a prefeita Marlylza. 

INTERVENÇÕES SUPERVISIONADAS

Além da escola ora entregue, outras intervenções já estão sendo implementadas por parte da atual gestão. Dentre elas, a revitalização da escola sediada na comunidade da Misericórdia, incluindo-se, ali, além da reforma do prédio em si, construção de passeios e espaço para o lazer das crianças, num trabalho que está sendo acompanhado de perto por parte dos engenheiros Mirella Mascarenhas e Wendel, numa demonstração cabal de que as ações previstas possam acontecer de conformidade com os processos firmados juridicamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando-se a cerimônia que contou com a destacável condução por parte da jornalista Graziela Matos (Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes), atuando como mestre de cerimônia, os tradicionais pronunciamentos. Ela que, ao lado de sua equipe, já começa dar novo impulso aos procedimentos que possam fomentar o turismo e a cultura, além de outros segmentos de sua ampla pasta. 

Coube ao Secretário de Educação Mateus Albergaria discorrer sobre a importância dessa iniciativa da atual gestão, enfatizando a qualidade das melhorias efetivadas nessa importante escola que serve alunado local. Aproveitando o ensejo, realçou o engajamento de todos em torno desse projeto construtivista. Elencou outras intervenções que vêm sendo feitas no município. Em entrevista à tvsaj, também falou acerca da inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como está a frota escolar para atendimento aos alunos que estudam na zona rural e que, no dia a dia, precisam efetuar deslocamentos. 

O vereador Jorge de Dadinho (futuro presidente da egrégia casa legislativa municipal), em seu pronunciamento, não economizou elogios à atuação da prefeita Marlylda Barbuda a frente do executivo municipal, destacando dificuldades iniciais mas que, a partir de agora, o município entra, literalmente, nas trilhas do desenvolvimento. Deixou transparecer que, no comando do legislativo municipal, tudo que for benéfico para o município deverá ser colocado em pauta para votação e aprovação. público

A prefeita Marlylda, por sua vez, fazendo uso da palavra, após agradecimentos aos que compareceram ao evento, aproveitou o ensejo para também evidenciar a importância desse estabelecimento de ensino, agora totalmente revitalizado, com utilização de materiais de primeira qualidade, de maneira a propiciar conforto aos alunos e profissionais de ensino, sempre mirando qualidade educacional que possa, cada vez mais, melhorar os índices no IDEB. Regozijada diante de mais essa conquista na área educacional, citou outras intervenções que ora vem sendo realizadas e as premissas para 2019. 

APRESENTAÇÕES

Finalizando, uma bela apresentação teatral por parte de alunos da rede pública municipal. Alunos mostraram "no palco" destreza e capacidade de interpretação à temática que foi treinada pelo professor Wagner. Demonstração insofismável de que, tal qual acontece na área de literatura, Itaparica é um celeiro de personalidades com grande capacidade artístico-cultural. Obviamente, com apoio do poder público e iniciativa privada, muitos talentos tendem a sair do anonimato e, assim, deixar aflorar todo potencial. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

ASCOM SALINAS DA MARGARIDA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Seja numa missa celebrada ao som de atabaques, com devotos católicos se misturando com pais, mães e filhas de santo, ou numa roda de capoeira em plena praça se respira Bahia.Não é preciso ser uma data festiva, muito menos haver um ensaio de uma banda, e muito menos ser uma data especial para que as manifestações culturais e históricas estejam presentes em cada rua, cada esquina, cada beco do Centro Histórico de Salvador.

Seja numa missa celebrada ao som de atabaques, com devotos católicos se misturando com pais, mães e filhas de santo, ou numa roda de capoeira em plena praça se respira Bahia. Seja um artista plástico pintando em plena esquina ou uma baiana oferecendo suas iguarias num tabuleiro que parece enfeitiçar com o acarajé e o abará, Salvador encanta e o baiano é a própria manifestação da história e da cultura da sua terra.

E o Centro Histórico é esse berço natural onde todos os povos e culturas se reúnem e convivem de forma harmoniosa, fazendo de Salvador, a Cidade da Bahia, como ficou conhecida na história, um lugar único.

Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCARENHAS

Tal qual ocorreu nos três dias nateriores, o FESTIVAL DE SALINAS 2018, nesse domingo, 18, último dia, conseguiu sucvesso em toda programação, satisfazendo, por conseguinte, a população local e visitantes, numa demonstração insofismável de que a proposta de propiciar entretenimento, dar vazão à cultura e gerar renda aos diversos segmentos da sociedade local, foi, deveras, acertada.

Na sua décima edição, o evento teve  durante esses quatro dias  de apresentações culturais na Área Gourmet, com participação de artistas locais. Na quinta-feira, o Concurso Garota e Garoto Marisco 2018; na sexta-feira, a tradicional Moqueca Gigante; no sábado, as apresentações de fanfarras e no domingo,  "Concurso Catadeira de Mariscos"

Toda uma estrutura foi montada para oferecer segurança aos participantes, com participação de guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardiões da Vida (bombeiros civis de S.A.Jesus), Secretaria de Cultura, Saúde, Infraestrutura, Saúde, Administração, Meio Ambiente e demais setores da atual gestão municIpal, todos inmbuídos em propiciar aos participantes segurança e comodidade. 
Coube à Secretaria de Administração do município a adoção de providências para organização do trânsito, de maneira que haja escoamento tranquilo de veículos até  domingo. Vias de acesso adjacentes favoreceram essa performance.  Além de conhecer as iguarias culinárias e toda uma beleza paisagística dessa receptiva cidade, visitantes também podem tomar seu banho de praia e tomar aquela cervejinha.

De parabéns a atual administração, capitaneada por Wilson Pedreira, por delegar à empresa MÁXIMA PRODUÇÃO DE EVENTOS (coordenada por Paulo e Sassá), responsável pela estrutura do evento (incluindo palcos) e CROWN  PRODUÇÕES, sob o comando de Neto Sande e sua equipe, responsável pela contratação de bandas.

APRESENTAÇÕES NOS PALCOS PRINCIPAIS

DUAS MEDIDAS foi a primeira banda a se apresentar na noite desse domingo. Mostrou porque está, a cada dia, galgando espaço no seio da música popular brasileira (MPB), no segmento em que atua. No palco, o cantor Lincoln demonstrou versatilidade e, mais que isso, ginga e interação com o público que, àquela altura, já lotava a praça. 

PSIRICO, através do cantor Márcio, em sua apresentação, ele fez questão de frisar seu apreço pelo povo de Salinas, salientando que foi nesse munícípio, há 14 anos, que iniciu sua trajetória na área musical. No palco, na noite desse domingo, a mesma desenvoltura que sempre demonstrou na Bahia, diversos estados da federação e no exterior. Um ícone na esfera em que atua.

EDSON GOMES, teve a incumbência de fechar, com chave de ouro a extensa programação cultural desenvolvida em no Festival de Salinas da Margarida. Cantando sucessos de seu repertório, conseguiu, em que pese o horário e o dia de labor (segunda-feira) que já se desfraldava a todos, manter o grande público que foi contemplado com canções que, no ritmo do reggae, trazem à baila toda uma essência da luta pela igualdade social, garantia de direitos. Evento com cobertura exclusiva da Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias, Jornal Regional e Infosaj, Salinas FM e Ascom Muniicipal.  Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como aconteceu nos dois dias anteriores,(15 a 16/11) o FESTIVAL DE SALINAS 2018, nesse sábado, 17 (terceiro dia) manteve a mesma "pegada" com maciça participação de munícipes e visitantes. Evento que, sem sombra de dúvidas, é uma referência para toda Bahia e, por extensão a todo pais, não apenas pela participação de grandes bandas e artistas do município e outras atrações como moqueca gigante.   Na sua décima edição, o evento teve  durante esses três dias  apresentações culturais na Área Gourmet, com participação de artistas locais. Logo após foi realizado o Concurso Garota e Garoto Marisco 2018, oportunidade em que foram retratados, através dos participantes, aspectos da pesca e cultura reinante nesse segmento econômico.

Toda uma estrutura foi montada para oferecer segurança aos participantes, com participação de guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardiões da Vida (bombeiros civis de S.A.Jesus), Secretaria de Cultura, Saúde, Infraestrutura, Saúde, Administração, Meio Ambiente e demais setores da atual gestão municIpal, todos inmbuídos em propiciar aos participantes segurança e comodidade. 
Coube à Secretaria de Administração do município a adoção de providências para organização do trânsito, de maneira que haja escoamento tranquilo de veículos até  domingo. Vias de acesso adjacentes favoreceram essa performance.  Além de conhecer as iguarias culinárias e toda uma beleza paisagística dessa receptiva cidade, visitantes também podem tomar seu banho de praia e tomar aquela cervejinha.

De parabéns a atual administração, capitaneada por Wilson Pedreira, por delegar à empresa MÁXIMA PRODUÇÃO DE EVENTOS (coordenada por Paulo e Sassá), responsável pela estrutura do evento (incluindo palcos) e CRAW  PRODUÇÕES, sob o comando de Neto Sande e sua equipe, responsável pela contratação de bandas.

APRESENTAÇÕES NOS PALCOS PRINCIPAIS

KART LOVE foi a primeira das atrações que se apresentaram na noite desse sábado. Interpretando canções de seu repertório, chamou a si todo um entusiasmo, toda uma alegria do público que se fez presente, numa demonstração de que a banda continua numa crescente no cenário artístico-musical. Agremiação musical que  integra o conglomerado capitaneado pelo CROWN PRODUÇÕES, sob a égide do empresário Neto.

AMADO BASYLIO , em sua apresentação, conseguiu contemplar o úblico presente com suas canções que têm nítida influência do trabalho do renomado cantor Amado Batista. Na execução da música "Secretária", conseguiu deixar muita gente "babando" com a performance da bailarina caracterizada. Uma legião de admiradores fizeram aquestão de se postarem nas proximidades do palco para dar aquela "olhadinha". Uma "loucura", para muitos. 

DANIEL VIEIRA, também integrante da CROWN PRODUÇÕES, mostrou, mais uma vez porque se mantém no seleto grupo de artistas mais contratados na Bahia e em outros rincões do país. E, na noite desse sábado, propiciou a Salinas da Margarida a honraria de gravar, no placo, mais um CD nessa sua vitoriosa trajetória de sucesso. 

HARMONIA DO SAMBA, fechou com chave de ouro as apresentações musicais desse sábado com muita ginga, ao lado das bailarinas, que a cada canção, mostravam novos movimentos. Xande mostrou porque é um dos nomes preferidos em todas as grades organizadas pela maioria dos municípios. Cantor de renome nacional e internacional, tem tudo para continuar nessa performance por muitos anos. 

PROGRAMAÇÃO PARA ESSE DOMINGO, 18

Nesse último dia de festival, apresentam-se, no palco principal, as bandas DUAS MEDIDAS, PSIRICO e EDSON GOMES. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Evento com cobertura exclusiva da Tvsaj.com.br, Saj Notícias. com, Gazzeta do Recôncavo.com.br, Infosaj, JorNal Regional, Salinas FM, Assessoria de Comunicação de Salinas

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Grandes atrações para o Festival de Salinas da Margarida. Evento que acontece de 15 a 18.11. Dentre os nomes, Wesley Safadão, Léo Santana, Harmonia do Samba, Unha Pintada, Tyrone, Psirico, Lá Furia, Daniel Vieira, Duas Medidas, Kart Love, Parangolé e Edson Gomes. Salinas da Margarida será, indubitavelmente, o grande "point" cultural da Bahia, nesses dias.Além dessa plêiade de grandes artistas, exposições culturais e uma culinária de deixar água na boca, literalmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve prossegumento, nessa sexta-feira, 16, o  tradicional FESTIVAL DE SALINAS 2018, num evento que se inicou nessa quinta-feira e se estende até, domingo, 18.  Evento que se insere entre os maiores da Bahia e, quiçá, do Brasil. Na sua décima edição, o evento teve início com apresentações culturais na Área Gourmet, com participação de artistas locais. Logo após foi realizado o Concurso Garota e Garoto Marisco 2018, oportunidade em que foram retratados, através dos participantes, aspectos da pesca e cultura reinante nesse segmento econômico.

Toda uma estrutura foi montada para oferecer segurança aos participantes, com participação de guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardiões da Vida (bombeiros civis de S.A.Jesus), Secretaria de Cultura, Saúde, Infraestrutura, Saúde, Administração, Meio Ambiente e demais setores da atual gestão municIpal, todos inmbuídos em propiciar aos participantes segurança e comodidade. 


Coube à Secretaria de Administração a adoção de providências para organização do trânsito, de maneira que haja escoamento tranquilo de veículos até  domingo. Vias de acesso adjacentes favoreceram essa performance.  Além de conhecer as iguarias culinárias e toda uma beleza paisagística dessa receptiva cidade, visitantes também podem tomar seu banho de praia e tomar aquela cervejinha. De parabéns a atual administração, capitaneada por Wilson Pedreira, por delegar à empresa MÁXIMA PRODUÇÃO DE EVENTOS (coordenada por Paulo e Sassá), responsável pela estrutura do evento (incluindo palcos) e CRAW  PRODUÇÕES, sob o comando de Neto Sande e sua equipe, responsável pela contratação de bandas.

MOQUECA GIGANTE

A tão propalada Mariscada Gigante superou expectativas com relação à participação de público. Coordenada por Jumário dos Santos Paixão, funcionário público municipal lotado na Secretaria de Ação Social, atuando como cheff de culinária, realizou, com bastante propredade, ao lado de sua equipe, um trabalho que, sem sombra de dúvidas, contribui para a valorização da cultura local e, em especial, dos marisqueiros que, no dia a diz, tiram seu sustento do mar. 

Segundo Jumário, cerca de 400 quilos de mariscos se juntaram a outros 200 quilos de ingredientes que, levados à alta temperatura no fogão instalado para essa finalidade, na praça gourmet, foi uma das grandes atrações desse grande evento. Jumário satienou que dos os produtos passaram por rigorosa apreciação da vigilância sanitária e dele, enquando responsável pela "cozinha". Em entrevista exclusiva à Tvsaj ele externiza satisfação pelo convite forrmulado pela Secretaria de Cultura, na atual gestão.

Mariscada gigante que recebeu a visita de uma equipe da Rede Globo (TvBahia), através do reporter e equipe. Junário destacou que, em havendo convite por parte de outros municípios para realizar trabalhos dessa magnitude, estará à disposição. De parabéns, portanto a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes pela realização de um evento dessa magnitue e,especial, por dar asas a esse importante vertende na área de culinária. 

APRESENTAÇÕES DE FANFARRAS

O público que se fez presente da Arena Gourmet, nessa sexta-feira, 16, teve oportunidade de assistir belíssimas atrações musicais, através das apresentações de fanfarras. Além da sincronia dos participantes, a graciosidade e as performances das bailarinas que, com suas movimentações e trejeitos, encantaram a todos sli presentes. Fanfarras que estão super radiantes com a aquisição de novos fardamentos e instrumentos, adquidodos pela gestão municpal, numa iniciativa da vereadora e presidente da Câmara, Mara. 

ARENA RODEIO

Além das apresentações musicais, moqueca gigante, apresentações culturais, "Concurso Garoto e garota Marisco", Moqueca Gigante, apresentaço público presente foi contemplado com apresentações da Companhia de Rodeio, comandada por Toninho Cabeludo e sua equipe desde essa quinta-feira ao próximo domingo, sempre a partir das 20hs, antecedendo as  apresentações nos palcos principais palcos,  diante de arquibancadas lotadas. Ele que, ao lado de quarenta profissionais, vem realizado eventos na Bahia, Sergipe e outras unidades da federação.

APRESENTAÇÕES NOS PALCOS PRINCIPAIS

Se na noite de quinta o público foi contemplado co as apresentações municais de renomadas bandas LÁ FÚRIA, LÉO SANTANA e TAYRONE, nessa sexta-feira, 16, grandes bandas adentraram aos palcos principais para apresentações diante de uma multidão que já lotada a praça. Seja diante do palco, seja no camarote, o público entrou literalmente na dança, numa demonstração cabal de satisfação.

PARANGOLÉ foi a primeira agremiação a se apresentar diante de um público de 55.000 pessoas. Detentor de vasto repertório, conseguiu, com bastante movimentação e requebros, agitar a galera (principalmente da ala feminina). Banda que continua com bastante sucesso em toda Bahia e diversos rincões do país, justificando, por conseguinte, o porque dess trajetória de sucesso no seio da música popular brasileira. 

WESLEY SAFADÃO foi a segunda banda a se apresentar na noite dessa sexta-feira, no Festival de Salinas. Demonstrando grande empatia com o público, Wesley Safadão, também está com agenda lotada até o final do ano. Executanto sucessos que estão na  boca do povo, Wesley Safadão promoveu uma irretocável apresentação. Convidado pela CROW PRODUÇÕES, não mediu esforços para sua participação.

UNHA PINTADA fechou, com chave de ouro, a segunda noite de apresentações nesse importante evento cultural e gastronômico. Segundo a programação, previstas para a noite desse sábado, 17, as apresentações de Kart Love, Allupius, Daniel Vieira e Harmonia do Samba. Domingo sed apresentam  Psirico, Duas Medidas e Edson Gomes. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Caros amigos. Vejam  FOTOS, do FESTIVAL DE SALINAS, nessa QUINTA-FEIRA e SEXTA, respectivaente, 15 e 16, através do link FOTOS, no topo do site WWW.TVSAJ.COM.BR

Logo Mais a matéria dessa sexta-feira, 16

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, nessa quinta-feira, 15, o tradicional FESTIVAL DE SALINAS 2018, num evento programado para encerrar-se nesse domingo, 18.  Evento que se insere entre os maiores da Bahia e, quiçá, do Brasil. Na sua décima edição, o evento teve início com apresentações culturais na Área Gourmet, com participação de artistas locais. Logo após foi realizado o Concurso Garota e Garoto Marisco 2018, oportunidade em que foram retratados, através dos participantes, aspectos da pesca desse segmento. 

Toda uma estrutura foi montada para oferecer segurança aos participantes, com participação de guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardiões da Vida (bombeiros civis de S.A.Jesus), Secretaria de Cultura, Saúde, Infraestrutura, Saúde, Administração, Meio Ambiente e demais setores da atual gestão municIpal, todos inmbuídos em propiciar aos participantes segurança e comodidade. 

Coube à Secretaria de Administração a adoção de providências para organização do trânsito, de maneira que haja escoamento tranquilo de veículos até  domingo. Vias de acesso adjacentes favoreceram essa performance.  Além de conhecer as iguarias culinárias e toda uma beleza paisagística dessa receptiva cidade, visitantes também podem tomar seu banho de praia e tomar aquela cervejinha. De parabéns a atual administração, capitaneada por Wilson Pedreira, por delegar à empresa MÁXIMA PRODUÇÃO DE EVENTOS (coordenada por Paulo e Sassá), responsável pela estrutura do evento (incluindo palcos) e CRAW  PRODUÇÕES, sob o comando de Neto Sande e sua equipe, responsável pela contratação de bandas.

ARENA RODEIO

Além das apresentações musicais, moqueca gigante, apresentações culturais, "Concurso Garoto e garota Marisco", o público presente foi contemplado com apresentações da Companhia de Rodeio, comandada por Toninho Cabeludo e sua equipe desde essa quinta-feira ao próximo domingo, sempre a partir das 20hs, antecedendo as  apresentações nos palcos principais palcos,  diante de arquibancadas lotadas. Ele que, ao lado de quarenta profissionais, vem realizado eventos na Bahia, Sergipe e outras unidades da federação.

APRESENTAÇÕES NOS PALCOS PRINCIPAIS

Coube à banda LA FÚRIA contemplar o público presente com uma belíssima atração, fazendo, assim, a abertura das festividades no palco principal, diante de uma multidão que já lotada a praça. Seja diante do palco, seja no camarote, o público entrou literalmente na dança. A LA FÚRIA mostrou porque vem fazendo tanto sucesso em suas apresentações nos diversos rincões do pais.

LÉO SANTANA, em sua apresentação, assim como o faz em todo o pais, levou todo um gingado para um público que já estava no clima. Suas bailarinas tiveram oportunidade de mais uma vez, mostrar performance ao lado desse artista que a cada dia galga mais espaço no seio da música popular brasileira. Não é à toa que essa banda é uma das preferidas para grandes eventos, satisfazendo, por conseguinte, todas os segmentos da população. 

Fechando a grande noitada, TAYRONE, mais uma vez porque se insere no rol dos grandes artistas. Convidado para participação nesse grande evento cultural, ele teve oportunidade de exercitar músicas do seu repertório, mostrando, por conseguinte, porque sua trajetória no seio da música popular, vem numa crescente. Ele que, também, conta com uma agenda lotada mas que não mediu dificuldades para apresentar-se em Salinas da Margarida. De parabéns a administração municipal pela organização e contratação desses e demais artistas que se apresentaram e dos que irão fazê-lo até domingo. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Será realizado, na tarde dessa quinta-feira, 17, nesse primeiro dia do Festival de Salinas da Margarida, o Concurso Garota e Garoto Marisco, num evento protagonizado pela Secretaria de Tursimo e Cultura, gestão municipal desse receptivo município do recôncavo baiano. ASCOM Municpal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON MARCELO, Secretário de Turismo e Cultura na gestão capitaneada por Wilson Pedreira/Zelito, conduz, ao lado de EVERALDO, Coordeandor de Turismo e Cultura nesas pasta do atual governo, os trabalhos em prol da realização do FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA. Um trabalho que conta, naturalmente, com apoio das demais secretarias do atual governo, num trabalho irmanado e que tem, naturalmente, o objetivo de atender, a contento, os interesses da população.

Eles que recebem, na última quinta-feira, para uma entrevista coletiva, representantes da Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo e Saj Notícias e, na oportunidade, discorreram sobre os preparativos finais para realização desse grande evento gastronômico e cultural no município. Dentre os aspectos enfocados, infraestrutura, saúde, segurança, limpeza pública, atrações musicais, envolvimento dos diversos setores da administração. Confira. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

KART LOVE, DANIEL VIEIRA, e HARMONIA DO SAMBA, darão continuidade ao FESTIVAL DE SALIANS DA MARGARIDA, na noite do próximo sábado, 17, nesse que é considerado o maior evento gastronômico e cultural, nesse período, em toda a Bahia. A administração municpal sob o comando de Wilson Pedreira/Zelito sabia, de antemão, da responsabilidade de não apenas oferecer um evento à altura da importância econômico-política desse município baiano. Mais que isso, sabia de antemão que custos serão revertidao na geração de emprego e renda à população. 

Muitos municípios da Bahia, infelizmente, sequer estão em condições de arcar com pagamento de 13o. salário e outros compromissos, para não se falar na execução de obras de infraestrutura e oferecimento de serviços através de suas secretarias. Salinas, ao contrário, dá-se ao luxo de arcar com todos seus compromissos e, ainda, oferecer entretenimento aos munícipes e visitantes, de conformidades com informações. Um exemplo de austeridade, deveras, a ser seguido por outros municipios da região e, por extensão, de todo o país. Veja programação completa das festividades abaixo: Imagens, ASCOM. Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Inserção de fotos divulgação. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WESLEY SAFADÃO, PARANGOLÉ, UNHA PINTADA, serão as grandesa atrações no segundo dia (16.11) do FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA. Atrações que, indubitavelmente, atrairão grande público a esse importante evento gastronômico e cultural nesse receptivo município do recôncavo baiano. E a administração municipal, sob a égide de Wilson Pedreira /Zelito, com apoio de todo seu secretariado, não tem minimizado esforços para que munícipes, visitantes de outros municípios da região e de outras unidades da federação, sejam bem recepcionados.

Ruas sempre limpas, infraestrutura adequada e uma paisagem bucólica exuberante constituem um cenário que, sem sombra de dúvidas, dará asas à imaginação. Além das iguarias culinárias que serão servidas aos visitantes, a rede hoteleira e pousadas também se prepararam para atender a contento a demanda reinante. Além disso, residências estão sendo alugadas para ampliar a oferta de hospedagem. Além de contratar bandas renomadas, a atual gestão se preocupou, também, em prestigar artistas locais. Vide programação completa abaixo: 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebeu cumprimentos e recomendações de entidades do setor produtivo ontem. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, por exemplo, falou que a indústria está disposta a contribuir e a dialogar com o novo governo para viabilizar mudanças:

– Não devemos perder a confiança na nossa capacidade de construir um país mais próspero, justo, com educação e saúde de qualidade, segurança pública e equilíbrio ambiental – opinou ele.

Entre as sugestões, o presidente da CNI pediu que Bolsonaro use o capital político das urnas para manter o “teto dos gastos” e prosseguir com a reforma da Previdência. Andrade ainda sugeriu que o novo governo encaminhe uma reforma tributária e faça a unificação dos tributos por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras medidas defendidas foram facilitar o acesso ao crédito e diminuir os custos dos financiamentos. Por fim, Andrade pediu que Bolsonaro trabalhe pela intensificação dos programas de concessão e privatização.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Isana Pontes

‘Almofadas com Pelos de Gatos’, o mais novo livro do cartunista e animador Caó Cruz Alves será uma das atrações da Festa Internacional Literária de Cachoeira — a Flica 2018. O lançamento  será neste sábado (13), na Fundação Hansen Bahia. Além de apresentar a nova obra, o cartunista participa — no mesmo dia e local–, de um bate-papo com outros dois escritores: Zéwalter e Emanuela de Carvalho, às 16:30, no Espaço Educar Para Transformar.

Trabalho do cartunista Caó Cruz, que também participará de debate na Festa Internacional Literária de Cachoeira.  

‘Almofadas’ tem prefácio da escritora carioca Roseana Murray, especializada em livros infantis, com quem o cartunista baiano tem uma parceria. Em menos de dois meses, será a terceira feira literáriFesta Internacional Literária de Cachoeiraa na qual o livro estará. ‘Almofadas com Pelos de Gatos’ traz como protagonistas gatos descolados, que fazem de tudo um pouco, com muita bossa. A narrativa é sem texto. “Não é um livro sobre felinos, mas uma ficção, a ser decodificada pelo ponto de vista de quem lê. Cartuns, para mostrar que os quadrinhos baianos merecem dos públicos  de todas as idades e escolaridades mais atenção”, pontua Caó. Formação dos leitores

Recentemente, Caó- na foto em seu estúdio- esteve no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento no qual teve um trabalho selecionado e onde aproveitou para lançar ‘Almofadas com Pelos de Gatos’. “Eventos de cartuns relacionados ao humor continuam encantando o público, mesmo em tempos digitais. Eles ajudam a trazer os quadrinhos para seu merecido espaço, ao homenagear os artistas que se dedicam a isso, proporcionando alegria ao leitor”, finaliza. Fotos: Divulgação.Inserção de foto 1(Tvsaj.com.br). Matéria,portalturismotototal.com.br.

PS (Tvsaj): Caó é de Santo Antonio de Jesus. Chegou a residir em Paris, França, onde teve contato com artistas famosos, angariando mais e importantes conhecimentos que são de extrema importância ao trabalho que realiza

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Tradicional hotel de Salvador, o Othon fechará as portas dia 19 de novembro. A informação, exclusiva, foi confirmada por fontes do estabelecimento ao Metro1.  
O hotel fica na orla de Ondina e é dono de cinco estrelas. Essa é mais uma baixa no turismo da capital baiana. No ano passado, O Hotel Pestana, também tradicional na capital baiana, foi fechado.  
Além do Bahia Othon Palace Hotel, que foi inaugurado em 1975 e marca o final do circuito Barra-Ondina, no carnaval da cidade, a rede de hotelaria perde outro prédio, em Belo Horizonte.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

A população municipal de Maragojipe foi contemplada, na noite dessa quinta-feira, 04, com mais uma realização da gestão Vera da Saúde, com a entrega de uma rua totalmente pavimentada, entrega de duas ambulâncias 0 Km e, para fechar com “chave de ouro” a noitada, com a assinatura de mais um sonho:  a construção de um hospital com dispêndio de quase  R$ 2.500.000,00, com prazo de entrega de um ano e meio.

Além da chefe do executivo marcaram presenças no ato de inauguração Luisinho (presidente da Câmara), ao lado de outros vereadores; secretários municipais, dentre eles China (Administração e Governo), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Rozameire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), Chiquinho (Cultura e Turismo), Átila Passos (Planejamento) Enéa Rangel (Reparação Racial e Mulher); padre Reginaldo e outras representatividades do município.

De início, após descerrada a fita de inauguração, a prefeita caminhou ao lado da população, por todo trajeto da rua ora entregue. Durante o percurso, não se cansava em atender a todos que a recebiam de porta em porta, numa demonstração irrefutável de agradecimento por mais essa conquista. Uma demonstração cabal de que é importante não apenas administrar recursos municipais. Mais que isso, atender, a contento, anseios da população, em todas as esferas. 

Em seguida, a prefeita Vera, ao lado da Secretária de Saúde, demais titulares das pastas de seu governo, presidente da Câmara e vereadores de sua base de apoio, entregou à população 02 (duas) ambulâncias 0 Km, de maneira que possam contribuir ainda mais para uma gestão que tem, dentre seus objetivos, promover excelência em saúde, justificando, por si só, o porquê do cognome "Vera da Saúde". 

Dando continuidade, a gestora assinou a ordem de serviço para construção de um moderno hospital que, conforme nos referimos acima, terá um dispêndio na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos). Recursos esses emanados do governo federal, fruto de emana canalizada pelo deputado João Bacelar "Jonga", e que tem previsão de entrega em um ano e meio. 

Prefeita que, no período de 20 dias, entregou, além de uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade básica de saúde, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira (dia 27.09), e uma quadra poliesportiva na comunidade da Piedade (27.09), entrega esses dois veículos para a saúde e assina ordem de serviço para construção de um hospital que, sem sombra de dúvidas", deverá ser de grande importância para ampliação dos serviços em prol da população. 

Em todos os discursos proferidos, agradecimentos à atual gestão municipal e aos vereadores que, sob a presidência de Luisinho,  votaram em prol desse projeto construtivista. E dentre esses discursos, o mais emocionante foi, inexoravelmente, o da Secretária de Saúde Rozameire Santana. Ela que, como moradora do bairro, passou por uma lamentável história de sofrimento no momento em que ente de sua família foi alvo de violência, na localidade em que, a partir de agora, será construído o hospital. Além de agradecer à gestora pela obra, como moradora, regozijo maior por ter a oportunidade de, como gestora na pasta de saúde, inferir na transformação dessa localidade.

Coube ao presidente da Câmara Luisinho (em nome dos vereadores da base) agradecer à gestora pelas realizações e reafirmar apoio a tudo quanto possa significar desenvolvimento ( e tem sido essa a performance da atual administração municpal). Luisinho que tem realizado um meritóro trablho a frente da egrégia casa legislativa.

Luisinho que tem feito com que a casa do povo saia "das quatro paredes" com realização de sessões itinerantes, a exemplo da última realizada na comunidade da Piedade, data em que a administração municipal entregou uma outra quadra poliesportiva, após requalificação da praça, de maneira  que a comunidade local possa ostentar do merecido conforto e que jovens possam, através do desporto e duacação, galgar novos horizontes. 

A prefeita, em sua fala, mostrou, mais uma vez, que toda sua equipe está sintonizada em torno do desenvolvimento do município e, em especial, com relação a uma saúde. Agradeceu a todos pelo empenho, Agradeceu, também, aos importantes apoios que vem recebendo de seus deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Alan Castro (estadual), pelo encaminhamento de emendas impositivas e injunções junto ao executivo federal e estadual para que pleitos sejam, deveras, atendidos. 

Conhecemtos, "de cátedra", realizações de alguns gestores da região. Alguns deles têm, efetivamente, se destacado em seus municípios, com grandes realizações. Particularmente, com relação à Maragojipe, em tão pouco tempo efetuando coberturas nessa localidade (ainda não conhecemos todo trabalhao realizado pela atual gestora), estamos, sem sombra de dúvidas, surpreendidos com relação à intensidade administrativa da atual gestão, capitaneada por Vera da Saúde.

Torcemos para que esse ímpeto desenvolvimentista tenha continnuidade e que outros municípios possam se espelhar nessa performance. Parafraseando o ex-prefeito de São Francisco do Conde que dizia, antecipando cada inauguração "Sábado que vem tem mais", quais os próximas inaugurações por parte da gestão Vera da Saúde, em Maragojipe?. A continuar nesse rítmo, recairá sobre seu sucessor uma enorme responsabilidade para manutenão dessa avalanche de realizações. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos todos os vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONO MASCARENHAS

A maciça participação de público no evento gospel 'MARAGOJIPE EM ADORAÇÃO", foi uma demonstração irrefutável do sucesso de uma iniciativa louvável do segmento evangélico no município no momento em que aglutinou diversas ideologias em torno de um mesmo objetivo: propiciar a todos os fieis momentos oportunidade de congraçamento em nome do Senhor, à luz das orações e mensagens proferidas, em meio, também, a alegria suscitada através das várias apresentações musicais. 

Fundamental, para o alcance de todo esse sucesso, o apoio hipotecado pela Prefeitura Municipal, na gestão Vera da Saúde, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a égide de Chiquinho e, naturalmente, apoio de outras pastas da atual gestão, atendendo, por conseguinte, a "nação" evangélica que tão bem contribui para o desenvolvimento da sociedade, em especial, através da paulatina construção do esteio ético e moral, emanado das premissas bíblicas.

Prestigiaram o evento, além dos diversos pastores e outros representantes das igrejas envolvidas, Vera da Saúde (prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara de Vereadores); secretários municipais Chiquinho (Cultura e Turismo), Alex Sandro (Infraestrutura), Enea Rangel (Relações Institucionais); Ígor Oliveira (procurador municipal);Lourenço, outros representantes do poder público municipal, do legislativo e de segmentos da sociedade local. 

APRESENTAÇÕES

Logo após orações e mensagens evangélicas serem proferidas, iniciaram-se as apresentações de vários grupos musicais evangélicos, a exemplo de "Grupo Chama do Espírito", "Edilene Nascimento", "Edy Carlos e Banda" "Júnior Rangel e Banda", "Banda Efraim", "Banda Louvai", "Banda Ele Sharay". Todos importantes para a paulatina arregimentação de público que atingiu o ápice presencial no show que fechou a noitada: Aline Barros. 

Renomada cantora evangélica, Aline Barros, bastante cortês, ainda no camarim, onde foi recepcionada por Vera da Saúde ( Prefeita), Luizinho (Presidente da Câmara) secretários municipais Chiquinho, Alex Sandro, e Enea Rangel; Ígor Oliveira procurador), Lourenço  e outras personalidades, atendeu aos fãs, posando para fotografias para, em seguida, atender à imprensa, oportunidade em que discorreu sobre a satisfação do convite da atual administração, bem como a respeito de sua agenda de apresentações em todo o país. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. Fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais FOTOS (339) em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa segunda-feira, 27, a II Etapa da DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS promovida pelo RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. Evento que contou com participação de pessoas convidadas para empreenderem uma verdadeira viagem aos recônditos da culinária especializada. 

Após serem recepcionados, os clientes, um a um foram convidados para, já vendados, se deslocarem às mesas onde foram servidos, num ambiente às escuras com oitos pratos, sendo quatro de entrada, dois principais e duas sobremesas. Sem informações prévias a respeito do cardápio, todos tiveram a oportunidade de, ao som belas e suaves melodias, empreender verdadeiras "viagens" à "França", Itália, "Suíça" e à tradicionais cidades brasileiras. Momentos em que, aguçados os sentidos olfativos, auditivos, sensoriais e gustativos, deleitaram-se. 

EXACERBAÇÃO DOS SENTIDOS

O homem busca, a cada momento, desde os primórdios, o prazer, nas suas diversas vertentes. Dentre elas, a culinária. Uma grande maioria, infelizmente, veem a ingestão de alimentos, apenas, como "combustíveis" necessários à subsistência. Felizmente, uma fatia considerável busca não necessariamente "encher" o estômago. Longe disso, veem os alimentos a partir da qualidade nutricional. Pessoas que procuram dar asas à sensibilidade, acariciando, por extensão, o cérebro, através de mensagens que irradiam sensações  captadas pelas células epiteliais e olfativas. 

DESNUDANDO-SE DOS PRECONCONCEITOS

As pessoas, no dia a dia, à luz dos costumes ou em face de eventuais acontecimentos traumáticos, acabam, involuntariamente, desenvolvendo fobias. Medos que na verdade não se justificam mas que, infelizmente, ganham corpo. Nesse contexto, as pessoas ficam atemorizadas diante do que julgam "desconhecido". Experimentar sabores diferentes, com olhos vendados, não deixa de fazer com que as pessoas "quebrem", dentro de si, esses paradigmas existenciais. E a OÁSIS DE MOURA traz, com esse projeto, essa proposta. É possível, sim, distinguir sabores, sem que haja necessidade dos sentidos visuais. É possível, sim, confiar em profissionais que encaram a profissão com responsabilidade, dando asas à credibilidade junto a sua clientela. 

O PROJETO

O RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA, sabe, de cátedra, a respeito da constante necessidade de aperfeiçoamento, num mercado competitivo mas que, infelizmente, não nivelado por cima. Consubstanciado nessa realidade, é sempre de bom alvitre dá asas à imaginação, buscando, por conseguinte, não necessariamente, a ostentação mas, sim, propiciar a sua clientela, um trabalho que fuja do trivial. A criatividade de ALVARO MOURA "ALVINHO", ao lado de toda equipe, aliada ao talento também criativo RODRIGO "Chef RÔ" foram fundamentais para que esse projeto fosse materializado.  Nesse sentido, realizou nos dias 13 e 20 do mês em curso a 1a e 2a. edições, respectivamente. E, nessa segunda feira, a III edição, com participação da TVSAJ. 

REQUISITOS PARA PARTICPAÇÃO
Duas últimas edições previstas para acontecerem nos dias 03 e 10/09. As vagas são limitadas. Os participantes deverão efetuar reservas antecipadas através dos telefones 75-3632.0233,98834-0016, 98833-2595,98808-1241 e 98852-1010. Cada participante deverá pagar a importância de R$ 50,00 (por pessoa), não se incluindo, aí, bebidas. 

PANELA DE BAIRRO

Restaurante OÁSIS que, recentemente, recebeu a visita da reportagem da TVBAHIA, para participação no quadro PANELA DE BAIRRO, concorrendo com outros estabelecimentos da região. Graças à qualidade do  prato e  adesão maciça da população, no processo de votação via internet, o prato "Picanha ao Molho de Kenga" confeccionado por Dona Carminha foi o grande vencedor. Na foto, oempresário Álvaro Moura. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS VÍDEO COM ENTREVISTAS.


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa quinta-feira, 23, sessão solene na Câmara de Vereadores de Maragogipe, num evento que, com a condução por parte do seu presidente, Vereador Luis Fernando Lima Ribeiro, conhecido popularmente por  "Luizinho", ao lado dos demais vereadores, recebeu a Prefeita Vera da Saúde, os deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Manassés (estadual) e outras personalidades que foram homenageadas. 

Além deles, os vereadores Zé de Roque, Carlinhos da Encruzilhada, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Liede, Zé Benedito; secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Meio AMbiente e Pesca), Enea Rangel (Relações Institucionais), Rosa Meire Santana (Saúde), Raimundo Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Marli Medina (Educação), Átila Passos (Finanças), Murilo Sande (Planejamento); Maria das Graças (Controladora), Dona Glória (Chefe de Gabinete), Padre Reginaldo de Moraes (Paróquia São Bartolomeu), Padre Dvanildo Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora da Vitória - São Roque do Paraguaçu) integrantes dos poderes públicos executivo e legislativo municipal, bem como representantes de outros segmentos da sociedade local. 

HOMENAGENS

Várias personalidades foram homenageadas pelos vereadores que compõem a atual bancada da egrégia casal legislativa municipal, oportunidade em que concederam títulos de cidadão, comendas, medalhas. Dentre os contemplados com essas honrarias, recebendo títulos de cidadão, deputado estadual Alan Castro, através de seu representante, numa indicação da vereadora Ana Leide do Nascimento.  Alan Castro que é o representante do município junto à Assembleia Legislativa, ao lado de Manassés. 

O deputado federal  JOÃO BACELAR FILHO " Jonga", candidato à reeleição, mais uma vez marcou presença no município, sendo agraciado com título de cidadão, através de indicação do vereador João José Souza Guedes. Ele que tem contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do município, através de emendas impositivas, com recursos empregados em diversas áreas da administração municipal. 

Coube ao vereador José Maria França conceder título de cidadão maragogipense ao deputado estadual Marcos Antonio Novaes "Manassés", candidato a deputado federal. Ele que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol do desporto e inclusão social nos diversos municípios de sua base de sustentação (dentre eles, Maragogipe), além de ações de cunho social. 

O presidente da egrégia casa legislativa, vereador Luis Fernando Lima Ribeiro " Luizinho" concedeu título de cidadão maragogipense ao Major Marcos Davi Santos Pinto. Ele que vem desenvolvendo um destacável trabalho a frente da corporação que integra no município, ao lado de toda sua equipe, no seio da briosa polícia militar. Um trabalho que tem por escopo salvaguardar o direito de ir e vir do cidadão no dia a dia. 

Nada melhor para um profissional de saúde, egresso de outro município, ser homenageado como cidadão maragogipense. Referimo-nos a Dr. Sávilo Matta Santana, médico renomado que recebeu essa honraria através de uma indicação emanada do vereador Renato José de S. Filho.  Regozijado diante desse reconhecimento, ele sabe, de cátedra, a responsabiidade de estar a cada dia, reafirmando esse compromisso de bem servir à população desse receptivo município do recôncavo baiano. 

A professora Alessandra Ferreira Fausto recebeu o título de cidadã através de uma indicação do vereador Fernando Nery Cardoso. Em que pese ter conhecimento no que tange às dificuldades que reinam na educação, em diversos rincões do país, ela, com muito profissionalismo, vem propiciando ao município de Maragogipe, muita dedicação e comprometimento, a ponto de galgar esse reconhecimento.

Maragogipe é detentora de um rico acervo arquitetônico estilo barroco e, mais que isso, a célula máter de grandes nomes que contribuem para o enriquecimento cultural que permeia no seio de sua gente. Mas como falar de cultura sem se reportar a Dica do Trio? Ele que tanto contribuiu para levar o nome de Maragogipe além de suas fronteiras. Consubstanciado nessa contribuição é que recebeu homenagem através de uma comenda. 

Em que pese já ter recebido o título de cidadã em outra oportunidade, ela, mais uma vez, recebeu homenagem pelo destacável trabalho que realiza a frente do executivo municipal. Reportamo-nos, naturalmente, a Vera da Saúde, prefeita municipal. Egressa de outro município,além de ter sido bem recebida no seio da população local, exerceu mandato como vereadora e, em seguida, a honraria de conduzir os destinos do município. Coube ao vereador Zé de Roque a oportunidade de conceder a comenda de Honra ao Mérito e bouquet de flores a Vera da Saúde, pelo meritório trabalho.

Em seus pronunciamentos, nesse evento, a prefeita Vera da Saúde não poupou elogios à conduta dos trabalhos legislativos por parte do presidente Luis Fernando Lima Ribeiro que conduziu a cerimônia com esmero. Ele, por sua vez, também retribuiu o mesmo tratamento à chefe do executivo municipal. Reportando-se à oposição, destacpou que política partidária tem que ser discutida em momento apropriado. O que está em jogo no momento é a união de todos em prol do mesmo objetivo: desenvolvimento do município. E nesse sentido, situação e oposição estão irmanadas.  

Veja mais fotos em LEIA MAIS e,TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicarermos VÍDEOS e ENTREVISTAS

.


Enquete


PodCast