Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Turismo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 30, no Hotel fazenda Amoras, em conceição do Almeida (a 8 km de S.A. de Jesus, o já tradicional PRÊMIO FAMA, evento protagonizado pelo empresário Abílio Neto, conhecido popularmente por "Neto Fama". Ele que, graças à organização de seus eventos vem galgando novos espaços, expandindo esses acontecimentos para outros municípios da Bahia. Detalhista, exigente no sentido de oferecer o melhor aos seus clientes e homenageados, ele, de forma paulatina, vem agregando diferencial.

E, nessa edição, contemplou a sociedade santantoniense e da região, com a presença da global Viviane Araújo que, com bastante simpatia e paciência, atendeu a todos, entregando placas e posando para as fotos. Ela que, em que pese a agenda extensa, vez que, após o término da novela em que atuou na rede globo, vem se submetendo à ponte aérea "Rio-São Paulo" para contracenar na peça teatral "Lili Carabina", de grande sucesso na capital paulistana, ainda encontra tempo para atender convites para participação em eventos dessa magnitude. 

Com meteórica trajetória na vida artística, ela somatiza experiência suficiente para estar sendo disputada por parte dos diretores de novela: está escalada para a novela "O Sétimo guardião" de Aguinaldo Silva, Além da atribulada participação televisiva, Viviane Araújo não deixa de fazer, todo ano, o que sempre gosta: dançar, uma das atividades que contribuem para a ostentação da forma física que lhe é inerente. Nese ano, mais uma vez, deverá desfilar como rainha da bateria da escola de Samba Salgueiro, no carnaval do Rio de Janeiro.

PERSONALIDADES

Dentre as personalidades que  marcaram presenças nessa atual edição do Prêmio Fama, seja recebendo placas por destaque em suas atividades, seja acompanhando os homenageados, Ten Cel Valdemir Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros), Maj Alex Ricardo (representando, ao lado de outros membros da corporação, o comando do 14o. BPM),  Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da IV COORPIN), vereadores Chico de Dega, Cao de Dodô e Pedro de Teca; Dras. Gilsonilda Correia (advogada), Fernanda Barbosa (Advogada), Conceição Gonzalez (Incar), empresários Lidiane (RDB Distribuidora de Coca-Cola); Sandro Mascarenhas (Coca-cola); Melentino Tedesco (Tedesco), Genival Deolino (ACESAJ), Drs. Thênisson Reis e esposa, enfim, todos que abrilhantaram esse evento. 

Num ambiente acolhedor, em iluminado e com uma decoração requintada, o evento, inexoravelmente, é destaque em toda região. Requinte que se inicia na cozinha, onde um mestre foi convidado para coordenar o buffet a ser servido a todos, acompanhado de bastante cerveja, whisky de qualidade e água de coco. A noitada se iniciou com as boas vindas, por parte do seu organizador, Abílio Neto, tendo por apresentadores os radialistas Marcus Augusto  e Edilson Oliveira. Eles que, com maestria, conduziram o evento a contento. logo em seguida, desfile de modelos da agência do Pérolas Negras, sob a égide de Adão Andrade. 

Precedendo a entrega de placas, nas homenagens efetuadas, chegou a vez de adentrar ao palco, sob um longo tapete vermelho que cruzava toda extensão do grande salão, ela: Viviane Araújo que, como sempre, impecavelmente vestida, deixava à mostra a silhueta de um corpo escultural, emoldado por um sorriso contagiante. Crivada por olhares que brotavam de todas as direções, ela, com a mesma impetuosidade que ostenta nas passarelas, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos e a acolhida do povo santantoniense. 

Confira, em Leia Mais, a relação das empresas/personalidades que foram contempladas com as homenagens prestadas através do Prêmio Fama 2017.Veja mais fotos (1.345) em LEIA MAIS e, TODAS (1349), no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A bucólica Cachoeira, às margens do Rio Paraguaçu e seus casarões históricos, há alguns anos já não é mais um lugar seguro. Embora a população tenha se assustado diante do assassinato da idosa Francisca Amorim Nogueira, 61 anos, em sua casa, numa suposta briga entre traficantes, as pessoas sabem que a cidade não é mais um lugar tranquilo. E os números provam isso.

Segundo o Atlas da Violência, levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2005 e 2015 a taxa de homicídios na cidade, que tem 32 mil habitantes, aumentou quatro vezes. Se em 2005, a taxa era de 10 mortos na proporção para 100 mil habitantes, entre 2011 e 2015 a taxa em nenhum momento ficou abaixo de 46 assassinatos – com picos de 49,5 registros. Ou seja, as mortes violentas aumentaram quase quatro vezes.

Dona Francisca, 61 anos, chegou a pedir para não ser morta (Foto: Reprodução)

Ante isso, a sensação de insegurança é cada vez maior para moradores ouvidos pelo CORREIO, nesta sexta-feira (24), e isso tem mudado a rotina da cidade, nos últimos anos. “Antes, a vida noturna daqui era muito agitada, hoje todo mundo quer ir cedo para casa. Não tem isso mais de a gente sair para fazer supermercado às oito horas da noite”, exemplifica uma moradora, que preferiu não se identificar.

Apesar do medo de sair após as dezoito horas, ela fala que não há hora nem lugar específico para alguém ser vítima de algum tipo de crime. “Os moradores vivem apreensivos”, aponta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sheraton Hotel da Bahia vai preparar um cardápio inspirado na culinária internacional, sem perder o toque da Bahia. Em formato de ilhas, o buffet será composto de entradas, pratos principais e sobremesas, com opções para agradar os mais diferentes perfis e paladares.

Tim Vianna, chef responsável pelo restaurante do Hotel, elaborou um cardápio que começa com uma ilha de pães, queijos e charcutarias, diversos tipos de conservas e antepastos, além de uma ilha de saladas de dar água na boca. Para a principal refeição da noite, um mix que vai desde o Bisque de Lagosta, Frango Cordon Bleu e o Ratatouille (França), passando pela Moussaka (Grécia), Bacalhau à Natas (Portugal), Paella Valenciana (Espanha), Penne a la Putanesca (Itália), Dourado ao Perfume de Manga (Brasil), entre outros. Para as sobremesas, um deleite aos olhos e ao paladar: bombons finos, tortas, tiramisu, verrine de chocolate, carolinas recheadas, tarteletes e mini pâtisserie regional. Para acompanhar todas essas delícias, um cardápio de bebidas que oferecerá diversas opções como whisky, vodka,cerveja, espumante, vinhos, água e refrigerantes.

O eventoque abre um novo ano,terá como atrações as bandas Alavontê, que fará a grande virada, e Meu Preto. A programação da festa inclui ainda o Espaço Kids, que é gratuito e será comandado por Tio Paulinho e sua equipe. O Réveillon 2018 Sheraton Hotel da Bahia é uma produção da Diva Entretenimento e contará com todo o know-how da empresa nesse tipo de evento.

Serviço: Veja em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Falar da história e da importância do Clube dos 100 em Santo Antonio de Jesus é, inexoravelmente, reportar-se a toda uma cumplicidade histórica que essa magnífica entidade recreativa sempre exerceu com a sociedade santantoniense e região. Célebres momentos desportivos, culturais e de entretenimento, seja através da realização de grandes encontros, de memoráveis eventos esportivos,culturais e sociais, a exemplo de bailes de micareta, bailes no dia dos namorados, “réveillons”, etc. 

Mas para que esse majestoso empreendimento  pudesse oferecer toda essa contribuição à sociedade, foi necessária e tempestiva a iniciativa do saudoso Tenente Sales que teve a ideia de, com apoio de 100 sócios iniciais, construir esse clube numa área nobre da cidade. Em que pese ter sido, por determinado tempo, rotulado como "clube de elite", a entidade, paulatinamente, demonstrou que, em nenhum momento, havia restrição à participação de qualquer pessoa em seus eventos. Longe disso. 

Obviamente, várias diretorias nessa trajetória de existência do Clube dos 100. Cada uma com sua contribuição. Umas mais, outras menos, é verdade. Algumas iniciativas errôneas, investimentos nem sempre condizentes com a realidade financeira do clube e, em vários casos, sem aquiescência da maioria dos associados, levaram a entidade a uma situação bastante difícil, com dívidas perante fornecedores e, principalmente, com relação ao INSS. Por conta, disso, houve necessidade de venda de uma parte considerável do terreno para cobrir débitos reinantes. 

NOVA DIRETORIA PROMETE COLOCAR O CLUBE NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO

Desde o último mês de agosto o Clube dos 100 conta com Nova Diretoria, capitaneada pelo esportista e empresário bem sucedido, Neivam Oliveira, ao lado de nomes como Roberto Sol (Exata), Dr. Julimar Barreto (promotor), Dr. Nei Vita, Osvaldo José, Nino Albernaz, Genival Deolino, Toni Costa e Tanilson. Nomes que, naturalmente, com uma nova mentalidade, desenvolvem esforços em torno do fortalecimento da entidade, não apenas com o aumento de receitas, ensejado com maior participação de associados já existentes, bem como a agregação de novos nomes. Mais que isso, tencionam dar movimentação ao clube com oferecimento de grandes atrações nas áreas de desporto, cultura e entretenimento. 

INFRAESTRUTURA INIGUALÁVEL

O Clube dos 100, convenhamos, é uma das entidades recreativas mais bem equipadas da Bahia. Muito bem localizada, dispõe de uma infraestrutura logístico-operacional de dar inveja. Amplo salão de festas, amplo salão de jogos, saláo para artes marciais, campos de futebol, quadra poliesportiva, duas quadras de tênis, parquinho infantil, duas piscinas, salão de musculação, banheiros confortáveis, quiosque e, o que é também de extrema importância, tratamento de excelência por parte de toda equipe, aos associados e visitantes. 

PRIMEIRAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS

Em que pese pouco tempo de gestão, a nova diretoria, sob o comando de Neivam Oliveira, já mostra impetuosidade no momento em que dá início à reforma na quadra de esportes, serviços de manutenção (pinturas, etc); realização do Campeonato Interno de Futebol (encerrado nesse domingo), ao mesmo tempo em que esboça todo um trabalho em busca de novos associados. As dificuldades, algumas herdadas, por certo, deverão permanecer por algum tempo, todavia, com a abnegação de todos e apoio dos associados e da população, frutos serão colhidos. Publicaremos entrevistas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link fotos, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 29, no Clube dos 100, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, a partida final do Campeonato Interno de Futebol 2017, envolvendo as equipes ÓTICAS IBÉRIA e GA, num confronto que, durante o tempo normal as equipes terminaram empatadas pelo placar de 1X1. O placar acabou levando a decisão para as penalidades máximas. Nas cobranças, ÓTICAS IBÉRIA (Campeã) 2 X 1 GA. 

As equipes utilizaram os seguintes jogadores, em suas formações: ÓTICAS IBÉRIA: Quito, Silvestre, Franklin, Bero, Williams, Aldrin, Beloti, Ramom, Marcel, Sandrinho, Boca, Rich, Pelezinho, "Mantheiga", Edson Zé Roberto. Treinador, Junior FU.A equipe do GA utilizou os jogadores Erivaldo, Felipe, Zoeira, Gustavo, BInho, Roque Negrão, Jailton, Cafuringa, Adonai, Taqui e Felipe do Pão. Técnico, Neivan. 

Apesar de demonstrarem grande movimentação, com alternância de jogadas em direção aos ataques, as equipes, as principais investidas acabavam se esbarrando nas zagas muito bem postadas em campo e, no máximo, em defesas protagonizadas pelos goleiros. Em que pese esse diapasão, a equipe do GA conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. De volta a campo, na segunda etapa, as equipes, em que pese alterações, nos primeiros instantes, ainda imprimiam o mesmo ritmo de jogo. Por outro lado, paulatinamente, o sol “escaldante”, já começava provocar efeitos.

Disposta a buscar o resultado desejado a  ÓTICAS IBÉRIA partia com maior impetuosidade ao ataque, e, num lance mais agudo, acertou uma fortíssima cabeçada, indefensável por parte do goleiro Erivaldo (um dos grandes nomes da partida, com grandes defesas), conseguindo igualar o marcador na segunda etapa. O tempo avançava e a equipe do GA  já dava sinais de que o fator físico estava sendo preponderante para perder um pouco do domínio dentro das quatro linhas. Apesar de leve predomínio, a equipe da ÓTICAS IBÉRIA recuou o meio campista Franklin para a zaga, colocando outro atleta no meio. Isso fez com que diminuísse a presença constante da equipe na linha ofensiva. Por conta disso, o empate acabou premiando as duas equipes pelos esforços demonstrados dentro de campo.

Nas penalidades máximas os goleiros Quito (Óticas Ibéria) e Erivaldo (GA) demonstraram melhores performances dos que os 'batedores", no momento em que, das dez cobranças efetuadas, Erivaldo conseguiu defender duas, enquanto que seu oponente Quito, conseguiu defender três, levando sua equipe à vitória. Coube a Neguinho e seus auxiliares a arbitragem  desse confronto futebolístico. Em entrevsita à Tvsaj, o Diretor de Esportes Tanilson afirmou que o clube desenvolve  atividades esportivas em várias modalidades. 

Logo após o resultado as duas equipes receberam os troféus de campeã e vice, entregues pelo presidente do Clube, Neivam Oliveira e pelo Diretor dessa entidade recreativa, Tanilson Soares.  Clube dos 100 que, nessa nova gestão administrativa, conta com Neivan Oliveira (Presidente), Roberto Sol (Exata), Dr. Julimar Barreto, Dr. Nei Vita, Osvaldo José (Social), Nino Albernaz (Diretor de marketing), Genival Deolino, Toni Costa e Tanilson Soares (Diretor de Esportes) e Peixoto. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças nessa manhã esportiva, além de integrantes da Diretoria do Clube, jogadores e técnicos das equipes; Abel Caldas (Secretário de Esportes na administração Rogerio Andrade), Careca (ex-atleta profissional), Iderval Kléber (empresário e pré-candidato a Deputado Estadual, ao lado da esposa Andrea), Paulinho Assis e Tiago Lobo (Caranguejo do Lobo), Paulo Vilela (militante de entidades não governamentais e político-partidárias), Edinho (ex-presidente da Câmara de Varzedo, ao lado de Cafuringa e Adonai), Ito da Canal Mix (ao lado dos filhos e noras) e representantes de diversos segmentos esportivos e da sociedade como um todo. 

Logo após a premiação, os atletas da ÓTICAS IBÉRIA (campeã), à luz da cotização realizada entre eles, degustaram um delicioso churrasco com muita cerveja, "estupidamente" geladas e com o acompanhamento musical da banda ND, composta po Tubarão, Cao, Dinho e Alex. Eles que, frequentemente, têm sido convidados para participações em eventos dessa magnitude neste e em outros municípios da região. 

De parabéns, portanto, Neivam, Osvaldo, Tanilson, Peixoto e todos da Diretoria, pela organização e sucesso do evento. Eles que, em que pese dificuldades herdadas, de ordem financeira e administrativa, já dão os primeiros passos a frente dessa importante entidade recreativa, de tantas histórias, no intuito de fazer com que os associados passem a frequentar esse maravilhoso espaço de entretenimento. Um trabalho que, pelo anseio esboçado, tem tudo para atrair novos frequentadores, deste e de outros municípios da região. 

Detentor de uma logística operacional que se insere entre as melhores, no Estado, o Clube necessita, no entanto, de intervenções, praticamente em todas as áreas e, tudo isso, demanda a necessidade de recursos. Alguns melhoramentos já estão sendo efetuados, a exemplo da reforma da quadra (cobertura, fachada e, posteriormente, toda pintura). Passo a passo, o clube, estará oferecendo toda uma infraestrutura e, com certeza, com casa cheia. Vontade não falta. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Morro de São Paulo é o 3° destino mais procurado da Bahia. Para discutir questões referentes a esse destino, foi iniciado, na manhã desta quarta-feira, 20, o I Fórum de Turismo de Morro de São Paulo. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae em Santo Antônio de Jesus e discutirá até dia 22 o tema “Acessibilidade no Turismo Fazendo a Diferença na Busca da Igualdade”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local do evento, no Village Paraíso Tropical, terceira praia de Morro de São Paulo.

A iniciativa visa discutir sobre estratégias que podem ser adotadas pelo poder público e a comunidade para tornar o local mais preparado para receber turistas, principalmente com alguma deficiência. O representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Josiel Barreto, ressalta que esse momento é uma iniciativa humana e inteligente que resultará em frutos para Morro de São Paulo e para todo o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - Como mais uma ação de fortalecimento da gestão no destino, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus é parceiro do I Fórum de Turismo de Morro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro. O evento discutirá o tema “Acessibilidade no Turismo: fazendo a diferença e a busca da igualdade” de maneira multidisciplinar, com profissionais de marketing, administração, arquitetura e economia. A programação é gratuita e envolverá palestras, painéis temáticos e apresentações culturais. As inscrições podem ser feitas através do site do fórum.

Desde o ano passado, o Sebrae executa o projeto Destinos Turísticos Inteligentes em Morro de São Paulo, que desenvolve estratégias para tornar o local cada vez mais atrativo aos turistas. A técnica do Sebrae e gestora do projeto, Maria Guadalupe Souza explica que a atuação do Sebrae no fórum busca fortalecer as lideranças empresariais e públicas e incentivar a cooperação e o diálogo entre elas. “Além disso, queremos estimular a adoção da inovação em produtos e serviços oferecidos pelos negócios locais e valorização de ações de sustentabilidade ambiental”, completa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Embarcação que vinha de Morro de São atingiu baleia próximo à Ilha de Itaparica
Passageiros que vinham de Morro de São Paulo em um catamarã atingido por uma baleia na manhã desta segunda-feira (11) relataram que a tripulação passou mais de duas horas tirando água da embarcação. No vídeo abaixo, pode-se ver a ação de marinheiros secando com baldes a área onde a água do mar entrava. 

 

"Um motor parou, empenou o eixo. E quando a gente viu, estava vazando (água). Os marinheiros ficaram duas horas e meia secando o catamarã no balde", contou Ronaldo Rocha, turista de Fortaleza (CE) que retornava do balneário pertencente à cidade de Cairu, no Baixo Sul, para a capital baiana. Segundo ele, o pânico se instalou na embarcação assim que ela atingiu o animal. "Todo mundo começou a chorar, mas viram que dava para controlar", relatou Ronaldo Rocha. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), em Santo Antonio de Jesus, nova assembléia para reativação do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) nesse município. A entidade é de extrema importância para discussão acerca de deliberações a serem tomadas em prol do desenvolvimento do município na área de sustentabilidade. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Fátima do Benfica, secretária de Agricultura e Abastecimento), Hélio Souza Lima (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Bruno Lopes (agronomo, representando a Secretaria de Agricultura), Ivanna Patrícia (representando a SEDEMA), Mariana Morais (representando o GANA), José Carlos Toneto (representando o SINCONSAJ), João Batista e Odilon Barreto (representando a Associação do Tabocal), Roberval de Jesus (professor, representando a UFRB), Leopoldo Souza (representando a FACEMP), Ailton Souza (CRC), José Carlos Moura (Associação da Sapucaia), Dourival Ramos (representado o SETAF/SEMAF), Railton Cardos e Tamara de Souza (representando a Secretaria de Infraestrutura), Januaro Nunes e Elaine Brito (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais). 

A nova Diretoria passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE-Maria de Fátima (Fátima do Benfica), VICE-PRESIDENTE-Mariana Morais, 1a. SECRETÁRIA: Ivanna Patrícia, 2o. SECRETÁRIO-Dorival Ramos, 1o. TESOUREIRO, Railton Cardoso, 2a. Tesoureira, Elaine Brito. Tendo em vista que, em assembleias anteriores deliberações não puderam ser tomadas pela falta de quorum, foram propostas substituições de algumas das entidades que faziam parte da composição anterior. O Sindicato dos Comerciários foi substituído pela Associação de Pequenos Agricultores da Sapucaia. Com relação à participação da Associação de Moradores da Urbis I, CREA, NT1 21, CRC e SINCONSAJ, a comissão retornará a essas instituições. Fotos, ASCOM SAAB

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sessão especial na Câmara de Vereadores e desfile cívico fecharam, com chave de ouro, as festividades inerentes aos 127 anos de emancipação politica de Conceição do Almeida, na gestão Adailton Sobral/Dilson da Muritibinha. Festividades que foram precedidas por passeio ciclístico e corrida rústica. Alem desses eventos, pela manhã, missa em ação de graças.  Situado a 160 km da capital do Estado, o município de Conceição do Almeida tem sua economia pautada na agricultura de subsistência, pecuária, fomentando o comércio que realiza internamente e com unicípios circunvizinmhos. 

Na programação desse ano, a atual administração, ao invés de efetuar grandes dispêndios com contratação de bandas, preferiu investir recursos na condução de obras que estão sendo entregues  à população. No próximo dia 27 a atual gestão estará entregando, na comunidade do Tabuleiro do Castro, o Posto de Saúde e a Escola Municipal Castro Alves, totalmente revitalizados, dando, assim suporte necessário aos munícipes dessa importante localidade. 

No próximo dia 29, com presença do governador Rui Costa, o prefeito Ito procede, com toda sua equipe,  a inauguração da Unidade Basica de Saúde Guilherme Trindade, conclusão da obra no Loteamento Maria Passos Coni, bem como, a entrega, por parte do chefe do executivo estadual, de uma ambulância O Km e certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, num evento que cristaliza as comemorações a mais um ano de emancipação política. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nas cerimônias, hoje realizadas, além Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice), Gláucia (1a. dama e Secretária de Assistência Social), secretários municipais Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Suely Sobral (Saúde), Joanice (Educação), Renata (Administração); Janfree (Assessor Jurídico), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), Maurício Coni (Diretor), Nio de Ozaná (Presidente da Câmara), vereadores Bea Brasil, Bidão e demais edis da atual bancada, as participações de Nelson Pelegrino (Deputado Federal), Alan Sanches (Deputado Estadual), secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br), Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Enquanto que, na maioria dos municípios deste país e, especialmente, do norte e nordeste, as gestões continuam literalmente "engessadas", seja pela falta de projetos, pelo imobilismo, em suma, pela incapacidade administrativa de seus "gestores", seja em razão de altos dispêndios em festividades juninas, Muniz Ferreira, ao contrário, em que pese também ter realizado festejos juninos com dispêndios racionais, continua realizando obras. 

Além das reformas da sede da prefeitura, centro de treinamento, postos de saúde, limpeza do cais, a gestão Wellington-Minde da Saude dá incício às obras de revitalização da praça principal, de maneira que esse espaço público possa não apenas contribuir para o embelezamento dessa acolhedora cidade mas, também, fazer com que municipes e visitantes disponham de uma área  em que possam estreitar relacionamentos, tão importantes no momento em que evitam confraternização em ambientes públicos por falta de condições logítiscas ideais. 

Além desses intervenções de infraestrutura, a atual administração dá início à construção de nova creche, numa ampla área, necessária para que muitas mães que, no dia a dia, laboram em diversas atividades, em busca de renda familiar, possam deixar seus filhos num ambiente seguro, confortável e com condições necessárias à pré-formação fisica e educacional. Intervenção que, sem sombra de dúvidas, tem uma relevância econômico-social destacável. 

Dando continuidade a essa impetuosidade na área de infraestrutura, a atual administração inicia procedimentos para construção da quadra poliesportiva que, até então estava parada,com toda infraestrutura metálica exposta às intempéries, por conta do descaso de gestões anteriores. Praça esportiva que, certeza, depois de pronta, irá impulsionar o desporto local. 

Falando, ainda, de infraestrutura, estão sendo ultimados os procedimentos com relação ao calçamento da rua da linha (logo após o trevo que dá acesso `cidade), assim como ações de cunho ambiental, com poda de árvores, jardinagem, acrescentando-se ao que já foi feito como impeza do rio e da rua do cais, numa desmonstração cabal de que o atual governo está, deveras, comprometido com a preservação ambiental e paisagismo. Fotos Antonio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) conseguiu aliados na luta pela manutenção do Museu do Cinema, na cidade de Cachoeira (a 112 km de Salvador), depois de revelar a impossibilidade de manter o local aberto apenas com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que cede o imóvel há três anos.

O primeiro apoio veio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  que mantém o curso de cinema e audiovisual na cidade há cerca de oito anos. O outro apoio foi anunciado  pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira.

Nesta segunda-feira, 10, já começaram os trabalhos para execução de um projeto que viabilize a reabertura do Museu do Cinema. Tudo foi acertado entre a direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da UFRB, por meio do professor Jorge Cardoso Filho,  pelo articulador do encontro e membro do conselho universitário do Cahl, Antônio Tafarell, e o cineasta, fundador do IRA, Roque Araújo.Para  ele, o fechamento do espaço deve ser "passageiro", pois mantém a determinação de manter o projeto, iniciado há três anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Obras realizadas pelo Governo do Estado - como o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e os corredores transversais - fizeram a capital baiana subir 20 posições no ranking das cidades com melhor mobilidade urbana do país. De acordo com o estudo Connected Smart Cities, divulgado pela empresa de análise de dados para dimensionamento e levantamento de tendências de mercado Urban Systems, Salvador saiu do 27º para o 7º lugar, ficando atrás de cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba.

O governador Rui Costa destaca que "o reflexo das obras já pode ser sentido por todos os baianos. As intervenções do governo garantem mais qualidade de vida para quem mora na cidade e também representam um investimento no turismo. O visitante encontra uma cidade mais fácil de transitar, e isso é levado em conta na hora de retornar ou indicar o destino". Ainda na opinião do governador, as obras têm outro impacto importante. "Elas geram emprego e garantem a movimentação da nossa economia. É também por isso que fazemos todos os esforços para manter o ritmo dessas obras na capital", acrescenta Rui. Com investimentos na ordem de 7,5 milhões, por parte do governo estadual, o metrô tem garantido mais conforto e segurança para o cidadão. São 14 estações em funcionamento e previsão de chegar ao aeroporto até o fim do ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As festividades juninas em Santo Antonio de Jesus que se iniciaram no dia 21, teve seu ponto de culminância nesse domingo, 25, com a apresentação de nove cantores, com muito forró, músicas sertanejas e do ritmo arrocha. O primeiro a se apresentar foi Bruno Pastori, participante do último "The Voice Kids", seguido das bandas Selo de Amor, Joice França, Lukas e Gustavo, Trio Nordestino, Tayrone, Mara Ribeiro, Genard e, finalizando, Genard com seus acordes, Mastruz Com Leite.

O prefeito Rogério Andrade, convidado pelo cantor Tayrone, com a praça literalmente lotada, não saiu pela tangente, ao dançar arrocha ao lado desse renomado músico. Ele que, antes e depois dessa performance no palco principal, no camarote oficial da prefeitura, aprecisava de longe as apresentações, ao lado de amigos e correligionários. Espaco onde não faltou bebida e bastante papo entre as pessoas que compareceram.

Dentre as personalidades que lá se encontravam, Rogério Filho (filho do atual prefeito), Dr. Humberto (Chefe de Gabinete), vereadores Cao de Dodô e Pedro de Teca, secretários e superintendentes Deni Cortes (Cultura), Abel Caldas (Esportes e Lazer), Clovis Ezequiel (SMTT): Genival Deolino (ACESAJ), Faustino Cunha (ex-vice-prefeito e presidente do PSD local), Dr. Aislan rocha e Jairo Roupa Nova (empresários), Marcelo Santos, profissionais de imprensa, a exemplo de Huberto carlos (Clube AM), Nega Ju (Gazzeta), Mascarenhas e Felipe (Tvsaj.com.br), Jamile (ASCOM São João), a "socialite" Jack Cortes, Augusto (dirigente estadual do PCdoB), dentre outros. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As festividades juninas em Munz Ferreira, recôncavo baiano,tiveram prosseguimento na noite desse domingo, 25, com apresentações musicais, num evento que contou com maciça participação de público, satisfazendo, assim, aos anseios de munícipes e visitantes, à luz de uma organização que se notabilizou desde a confecção da grade, infraestrutura, servicos oferecidos, dentre eles, os de segurança (por parte de preposto do 14o. BPM), saúde. limpeza pública e, o que é mais importante, receptividade de excelência aos que foram desfrutrar desses momentos de alegria. 

Dentre as persaonalidades que marcaram presenças, além do prefeito Wellington Vieira, primeira dama, vereadores, secretários, servidos municipais das diversas pastas, munícipes e visitantes.No última Sexta-Feira, 23, apresentaram-se De Mainha, Xote bacana, Carlos Pita e Acarajé com Camarão. Nesse sábado, 24, o público mais uma vez foi contemplado com  as bandas Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Nesse domingo, as performances de Lívia Lunardi, Val vaqueiro, Norberto Curvello, Romeu e Renato e Paixão Cigana. 

Em determinado momento da apresentação da excelente Banda NOBERTO CURVELO, seu vocalista convidou o prefeito Wellington para subir ao palco, para receber homenagem. O chefe do executivo, aproveitando o ensejo, agradecer a todos os participantes das festividades, ao mesmo tempo em que reiterou as premissas de sua administração em atender, da melhor forma possível, os interesses da população. Assevereou, que, no próximo ano, dois palcos de apresentações serão disponibilizados para os festejos juninos. 

Todo gestor municipal que gosta de sentir o calor de sua gente não deixa passar a oportunidade de, ao lado dela, numa festividade dessa magnitude, deixar aflorar emoções, dançando ao som de belas canções. Compartilhando, assim, toda uma alegria que faz com que toda uma trajetória cultural possa ser eternizada através de jovens que estabelecem a ponte entre o presente e o futuro sem deixar de dar asas a toda  uma história que nos remete ao passado e que, sem sombra de dúvidas, vislumbra o futuro.

BAHIATURSA

Em que pese recessão econômica reinante, principalmente, em face da instabilidade politico-instuticional, vários municípios, em todo o país, tiveram dificuldades para fomentar suas festividades juninas. Inclusive, muitos deles nem chegaram a realizá-las. Em Muniz Ferreira, o prefeito Wellington conseguiu apoio do governo Rui Costa, através da BAHIATURSA. Esse apoio foi fundamental para que parte das despesas fossem cobertas. Segundo o chefe do executivo municipal o salário dos servidores foi pago com antecedência e as bandas foram todas pagas. 

 Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no lin FOTOS, NO TPO DO SITE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A última noite do Maior e Melhor São João da Bahia teve nove cantores no palco principal, por isso os festejos começaram mais cedo neste domingo (25), às 18h, com o ex-participante do The Voice Kids, Brunno Pastori. O cantor, que é natural de Santo Antônio de Jesus, entoou sucessos da atualidade como “K.O” e “Você partiu meu coração”. Durante a apresentação, Brunno levou uma fã para cantar com ele no palco e agradeceu o carinho do povo da sua terra natal.

A banda Selo de Amor veio em seguida, cantando músicas de artistas consagrados de diversos ritmos. Depois foi a vez de Joyce França subir ao palco com seu balé e colocar todo o público para dançar, ao som de “Vai namorar comigo sim”, “Vidinha de balada” e novidades do seu mais recente CD, como “Meu Xodó” e “Louca pra te amar”.

A dupla Lukas & Gustavo chegou em SAJ com o show do CD Bebendo Todas e misturando sucessos do sertanejo e do arrocha. O repertório bastante diversificado e alegre colocou o público, estimado em 100 mil pessoas, para dançar na praça central.

O Trio Nordestino chegou fazendo o público dançar o “verdadeiro forró”, como eles dizem. Em coletiva com a imprensa, os forrozeiros elogiaram a estrutura do São João de SAJ. “É realmente o melhor São João da Bahia, talvez até do Nordeste, pois a estrutura e a organização estão impecáveis. A melhor que vimos!”, disseram os músicos.

Tayrone, a atração mais esperada da noite, subiu ao palco à 1h e colocou o público para cantar os sucessos da sua carreira: “Dez dias”, “Bipolar”, “Guardinha da blitz” e “Vai ter troco”, entre outras. Mas a surpresa da noite foi o cantor chamar o prefeito Rogério Andrade para dançar. O administrador aceitou o convite e arrochou ao lado de Tayrone.

Sucessos da música sertaneja atual foram a aposta da cantora Mara Ribeiro: “Loka”, “Você Faz Falta Aqui” estiveram no repertório da cantora. O grupo Pancadão Baiano, formado por transexuais e travestis de Cruz das Almas, participou da apresentação de Mara, cantando e dançando ao som de Pabllo Vittar. Uma forma de ressaltar a diversidade.

Genard preparou o público para o final da festa, tocando hits dos anos 90 e 2000, como “E o vento levou” e “Toc Toc DJ”. Para fechar com chave de ouro a maratona de cinco dias de festa a banda Mastruz com Leite tocou um sucesso atrás do outro, com seus cinco cantores, como “Saga de um vaqueiro”, “Maria tá peneirando”, “Meu vaqueiro, meu peão”.

SÃO JOÃO DE SAJ EM NÚMEROS

5 dias de festa,180 horas de shows, 31 atrações nos palcos principais, 73 atrações nos outros espaços, 30 mil metros quadrados de área ocupada, 8 toneladas de equipamento. ASCOM  SAO JOAO SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um time animadíssimo de forrozeiros mirins atendeu ao chamado e foi curtir o Forró das Crianças, evento que abriu a programação do último dia de festas juninas em Santo Antonio de Jesus. Acompanhados dos pais e familiares, a turminha apareceu vestida a caráter pra brincar e dançar. A Praça da Biblioteca ganhou brinquedos, como piscina de bolinhas, escorrega e touro mecânico para receber os pequenos, que se divertiram com recreadores e curtiram os shows da banda Molecada do Forró e de Odilani & Vitória. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Rogério Andrade recebeu neste sábado (24) uma ilustre presença que veio acompanhar o quarto dia do São João de Santo Antônio de Jesus. O Governador Rui Costa que veio acompanhado da família e do Vereador de Salvador José Trindade.

À tarde, o Prefeito e o Governador prestigiaram um evento privado e a noite acompanharam os shows que animaram um público de mais de cinquenta mil pessoas.

A programação foi aberta com os cantores da cidade Verena Santana, seguindo pelo Os Cumpadi, Juliano do Acordeon e Bruno Bastos. A grande atração da noite foi a dupla Marcos e Belutti, que com o sertanejo não deixou ninguém parado. Logo após foi a vez do Peruano Cavaleiros,  Santana O Cantador e encerrando, a banda Farol de Milha.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A noite de São João foi especial em Santo Antônio de Jesus. Nem parecia que a festa junina na capital do Recôncavo já havia começado há quatro dias tamanha a animação das mais de 100 mil pessoas que lotaram sua praça central na noite deste sábado (24). A programação, iniciada durante a tarde com o Forró da Melhor Idade, seguiu madrugada a dentro nos vários espaços criados pela prefeitura municipal.

A primeira atração a subir no megapalco foi a cantora Verena Santana. Irreverente, ela dançou e animou o público que chegou cedo à praça da cidade com um repertório de grandes sucessos do baião, com músicas de Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

Depois dela, foi a vez do grupo Os Cumpadi, que é formado por músicos de SAJ e já tocam na festa há onze anos. Na seleção musical, sucessos atuais, como “Amei Te Ver” (Tiago Iorc), “Me Libera Nega” (MC Beijinho) e “Deu Onda” (MC G15), mas tudo em ritmo de forró. O cantor, Cumpadi Fau falou sobre a importância de manter a tradição na festa junina: “o forró é muito sanozal, então seria bacana ter sempre cerca de 70% das atrações genuínas nas festas”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre os municípios da região que mais têm conseguido reunir grandes públicos, nessas festividades juninas, Conceição do Almeida se insere, indubitavelmente.  Com uma grade de apresentações bem elaborada, contemplando munícipes e visitantes com renomadas bandas e, o que também é importante, dando espaço aos artistas locais e da região, a atual administração, capitaneada por Ito de Bega e Dilson da Muritibinha, sente-se regozijada. 

O "São João do Almeidão" tem por escopo propiciar aos participantes, muito divertimento e contribuir para que essa vertente cultural continue viva, renascendo dentro de cada um essa necessidade de postergação às futuras gerações. Esse elo, ligando o presente ao passado e de olho no futuro é que materializa a trajetória cultural  de uma gente que vê, na relação interpessoal, a essência do existencialismo. A decoração elaborada foi elaborada em consonância com essa linha de pensamento. 

E, nesse sábado, 24, segunda noite de apresentações, dentre as personalidades que marcaram presenças na área do palco, os anfitriões Ito de Bega e Dilson da Muritibinha (prefeito e vice, respectivamente), Gláucia (vereadora licenciada, primeira dama e Secretária de Assistência Social), Renato Roocha (diretor de Meio Ambiente), assistindo as apresentações e, naturalmente, monitorando os acontecimentos. Dentre os visitantes, Ze Froes, ex-prefeito de D. M. Costa. 

Lisonjeado diante do resultado até aqui alcançado, o prefeito Ito de Bega credita esse sucesso a uma administração séria, comprometida para com a população, através dos esforços conjuntos de todas as equipes de sue governo. Ito destaca a segurança do evento, através de prepostos da polícia militar, partiipação do Conselho Tutelar, SAMU, limpeza pública e demais  órgãos que, direta e indiretamente, vêm dando importantes contribuições. 

Gláucia (vereadora licenciada, primeira dama e Secretária de Assistência Social) por sua vez, além de destacar o sucesso do evento, discorre que, paralelo ao divertimento proporcionado, em que pese naturais dispêndios para realização de um evento dessa magnitude, o São João gera renda à população.  Ela que vem realizando um meritório trabalho voltado à inclusão social.

APRESENTAÇÕES:

No primeiro dia de evento, sexta, 23, as bandas Ney Alves, Zezo, VIRGÍLIO e Arnaldo Farias. Na noite desse sábado, 24, a excelente banda CANÁRIOS DO REINO, Anita, o talentoso artista DEL FELIZ e Dr. Osvaldinho. Para esse domingo, as apresentações de LÉO SANTANA (15h), Kart love (17h) e Amado Basílio (19h). A administração providenciou 3 palcos, de maneira que em horários alternativos, artistas do municípo e região possam se apresentar. Fotos Antonio Mascarenhas. veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. VÍDEOS, depois. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cerca de 80 idosos, moradores de Santo Antonio de Jesus e região, aproveitaram a tarde desse sábado (24) para curtir o Forró da Melhor Idade, iniciativa da prefeitura municipal de SAJ, realizada na Vila do Forró.

A turma animada foi vestida à caráter até o espaço, decorado com uma cenografia que reproduz os prédios históricos de SAJ, como a Prefeitura, o Centro Cultural, a Igreja Matriz e a Estação Ferroviária, e com uma casa de farinha funcionando em tempo real.

A diversão foi garantida por brincadeiras, animadores e os shows das bandas Mister Xote e Skema Livre. Alguns dançaram até quadrilha. Cerca de 300 pessoas acompanharam a programação.

Amanhã, é a vez do Forró das Crianças. A turminha vai se divertir com os shows de Odilani & Vitória e da Molecada do Forró, com participação do cantor mirim Brunno Pastori, finalista do The Voice Kids, nascido em SAJ. A festa dos forrozeiros mirins contará ainda com brinquedos, jogos recreativos e grupos de animadores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ensopado de bode com farofa de cuscuz de Santo Antonio de Jesus foi o prato vencedor do quadro de gastronomia Panela de Bairro, da TV Bahia. A receita do restaurante Bode na Brasa, de José Marinho e Rita de Cássia Andrade, venceu as de Amargosa e Cruz das Almas. A escolha foi feita pelo público, que acessou o site da TV Bahia e votou no prato de SAJ. Quem perdeu o programa, apresentado pelo repórter Dalton Soares no dia 3 de junho, e quer saber como se prepara a delícia, pode conferir a receita a seguir:

Ensopado de bode com farofa de cuscuz

Ingredientes

2 kg de paleta de bode, 3 limões, 2 cebolas roxas, 8 dentes de alho picados, 1 pimentão picado, 3 tomates picados, 6 pimentas-doces, 8 folhas de hortelã grosso, 3 colheres de sopa de manjericão, 2 pitadas de alecrim,

1 colher de sopa de corante, 4 colheres de extrato, Sal e pimenta do reino a gosto, 150 ml de leite de coco e

1 colher de shoyu

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MACARENHAS

É natural que todo administrador sinta-se regozijado toda vez que recebe elogios pela sua atuação a frente de determinada instituicão privada ou pública. Sejam eles emanados de pessoas simples, sejam os que brotem a partir de personalidades renomadas que, deveras, reconheçam o trabalho e/ou postura do homenageado. Demonstrações dessa magnitude, somatizadas, contribuem, de forma irrefutável,  para o fortalecimento do ego de qualquer cidadão. E isso acontece nas diversas esferas da sociedade. 

E foi nesse sentimento que o atual prefeito de Santo Antonio de Jesus, ROGÉRIO ANDRADE, com certeza, recebeu a homenagem hipotecada pelo renomado cantor sertanejo Adelmário Coelho que, pouco antes do término de sua apresentação, nessa sexta-feira, 23, convidou o chefe do executivo para receber, em pleno palco, diante da multidão,  uma deferência especial: um belo chapeu branco, com dedicatória.

 - Sinto-me lisonjeado, não apenas por ter sido homenageado por uma das maiores expressões da música nacional, mas, também, pelo significado que esse gesto significa para meu governo: incentivar, cada vez mais a cultura no seio de nossa gente. A cultura que liga o passado ao presente e que direciona ao futuro, assinalou Rogério Andrade, à Tvsaj. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, na noite dessa sexta-feira, 23, o "São João do Bate Quente", na cidade de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, num evento que, deveras, superou expectativas, seja pela excelência das apresentações musicais, seja no que concerne à participação de público, constituído por múnícipes e visitantes de diversos rincões da região, da Bahia e de outras unidades da federação.

Festividades juninas que, para sua realização, a administração municipal Egnaldo Piton "Guito - Sinhorzinho, conta com o engajamento das secretarias de administração, cultura, infraestrutura, social, saúde e demais pastas,  propiciando aos munícipes e visitantes uma grade de apresentações recheada de excelentes nomes mas, também, paralelo a isso, o intento de fazer com que esses eventos possam fazer parte dos anais da historicidade local, a partir do momento em que se procura resgatar a cultura inerente  à "Vila do Adro", com "edificação", na praça principal de uma maquete,  numa referência ao comércio da denominada "São Roque do Bate Quente", no periodo que antecedeu à emancipação politica.

Nesse resgate, a administração teve o cuidado de homenagear antigos comerciantes que, há décadas, contribuíram para que o município desce os "primeiros passos" rumo ao desenvolvimento. Desenvolvimento que, hoje, ganha mais impetuosidade por contar com gestores que, indubitavelmente, esboçam preocupação de empreender esforços em prol da geração de emprego e renda, de maneira que, paulatinamente, possa colher louros no que tange a inclusão social. 

Nessa sexta-feira,23, as apresentações de Virgílio, Farol de Milha, Banda Cactus e Selo de Amor. No Palco Alternativo, Odilene e Vitória, bem como Rodrigo Sanfoneiro. Para esse sábado, 24, previstas apresentações de Sillver Lima, Flor do Nordeste, Valney e Banda, Juliano do Acordeon e Forró do Zé.   Para amanhã, domingo, 25, as bandas Casaca de Ferro, Moura Brasil e Olhar Faceiro. Juliano do Acordeon, Moura Brasil, Vaney e Banda, Flor do Nordeste e Farol de Milha, entre outras, são destaques nessa edição do “Tradicional São João do Recôncavo”, como intitula a Prefeitura do município que também está dando oportunidades para que os artistas da terra não fiquem de fora do São João.

Além dos anfitrião, prefeito Egnaldo Piton, Bahia (presidente da Câmara Municipal), Uberdan Cardoso (veredor em S.A.Jesus), marcou presença, mais uma vez no município, o Deputado Estadual Bira Corôa, autor de uma emenda para disponibilização de recursos, através da BAHIATURSA (governo estadual), no intuito de fomentar custos com as festividades juninas no município. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito externou satisfação diante das festividade que ora começaram, assim como pelas presenças do deputado Bira Coroa, vereador Uberdan e outras personalidades que compareceram ao município. Discorreu, também, sobre o resgate que a atual edição do São João faz com relação à cultura local. 

Apoio da BAHIATURSA

Convenhamos que, com as dificuldades econômico-financeiras que atravesssam os municípios, principalmente os do Norte e Nordeste, é muito difícil para entres administrativos  pequenos como Dom Macedo Costa, arcar, sozinhos, com os custos inerentes às festividades juninas. Felizmente, com postuação da atual administração e intermediação do Deputado Bira Corôa, a BAHIATURSA, dentro das premissas de apoio ao turismo em todo o Estado, em que pese necessdade de contenção de dispêndios, ajudou o município no custeio das despesas. 

Bira Coroa, por sua vez, regozijou-se pelo fato de comparecer a Dom Macedo Costa, nesse evento protagonizado pelo atual prefeito, destacando esse momento ímpar pelo qual passa o município, sob o comando de um jovem que se preocupa em ouvir anseios e,  à luz de toda uma realidade,  discutir possibilidades em busca de soluções tangíveis a curto e médio prazos. Uberdan Cardoso, por sua vez, também realçou a importância desse resgate histórico. 

Não resta dúvidas que, através dessa atual administração, "o município vai entrar, de vez, nos trilhos do desenvolvimento. Paralelo a esse ímpeto desenvolvimentista, Dom Macedo Costa passa, a partir de agora, a ser viisualizado internacionalmente, não apenas pela sua importância político-institucional. Mais que isso, pela capacidade empreendedora de sua gente, no momento que conta com uma liderança que, inexoravelmente, arregaça as mangas. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja Mais Fotos em LEIA MAIS. E, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. VÍDEOS E ENTREVISTAS, publicaremos DEPOIS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na noite dessa sexta-feira, 23, as apresentações musicais do 1o. dia do "São João Arraia do Bem Viver", na cidade de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, num evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, todavia, com a participação ativa de todas as pastas do atual governo municipal, sob o comando de Wellington Vieira e Minde da Saúde. Eles que, já nesse primeiro ano de mandato, começam fazendo a diferença. 

As  fortes precipitações chuvosas não foram suficientes para tirar da população local a alegria de participar dessa festividades que, induvibitavelmente, propiciam aos munícipes e visitantes, a oportunidade de "curtirem" a essência da cultura nordestina, através das apresentações de renomadas bandas. Eventos que também acontecem nas comunidades distritais com apresentações de bandas da região e do município, numa demonstração inequívoca de que a atual gestão valoriza as potencialidades artísticas existentes no seio da sociedade. 

Com uma decoração efetuada com esmero, os munícipes e visitantes desfrutam de um espaço seguro, com participação de prepostos das polícias militar e civil, apoio logistico-operacional da Secretaria de Saúde, de todas as pastas de governo, o São João em Muniz Ferreira, pela primeira vez, realizado na avenida da Orla, torna-se um exemplo para toda região. É possível, sim, constituir uma grade diversificada, de qualidade, de conformidade com a saúde financeira do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presença, logo no início das festividades, nessa sexta, os anfitriões Wellington Vieira e Minde da Saúde, prefeito e vice, respectivamente; secretárias municipais Luzia Vieira (Educação e Cultura),  Meire Mota "Meirinha" (Assistência Social), e outras representatividades do município e região. O evento teve inicio com a apresentação da Banda De Mainha que, com seus acordes bem concatenados, a performnce cênica de sua vocalista e a desenvoltura de todo o grupo, contagiou a todos, precedendo a apresentação da quadrilha junina. 

De parabéns, potanto, a administração municipal, não apenas pela ousadia em realizar um evento dessa magnitude mas, sobreutdo, pela preocupação demonstrada com relação ao conforto, segurança e, mais que isso, todo um carinho que, desde o início, começou a ser externado aos munícipes e visitantes. Muniz Ferreira, com certeza, mostra que é um grande município, em que pese a sua dimensaão territorial, pela sua importância econômica e no cenário politico-instucional, na medida em que, deveras, conta com uma administração austera e que, literalmente, corre atrás de seus objetivos.  

PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO A AMANHÃ

Sede do MUNICIPIO: Além de De Mainha, Xote Bacana, Carlos Pit e Acarajé com Camarão que se apresentaram nessa sexta, 23, previstas para esse Sábado, 24, as performances de Camila e Rejane, Sobe Poeira, E Tome Xote e Selo de Amor. Para esse DOMINGO, 25, Livia Lenaide, Val Vaqueiro, Jheovane, Romeu e renato e Paixão Cigana. Na comundiade do  ONHA, ontem, Vane, Marcos e Matheus e Rogério Santana,. Nesse domingo, Igor Neves, Camila e Rejane e Coração Sedutor.   

Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS, DEPOIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

As irmãs Maiara e Maraísa fizeram sua estreia em Santo Antonio de Jesus na noite desta sexta-feira (23), véspera de São João. A terceira das cinco noites de festa teve a dupla feminina sertaneja como uma das atrações mais aguardadas. Com um dos shows mais disputados do país durante os festejos juninos, com vinte e oito apresentações agendadas em todo país no mês junho, elas subiram ao palco por volta das 23h já com a praça principal completamente lotada.

Com um de seus maiores sucessos, a canção “10%”, elas iniciaram o show que contou com outros hits interpretados pelas gêmeas. “Medo bobo”, “No dia do seu casamento” e a canção gravada com participação do cantor Cristiano Araújo, que faleceu há dois anos, “Se olha no espelho”. Além de “Você faz falta aqui”, “Cruzando os dedos” e “Sorte que cê beija bem”, fruto do último CD/EP/DVD da dupla, o “Maraia e Maraísa ao vivo em Campo Grande”.

O show contou com efeitos especiais, pirotecnia e um superestrutura cênica produzida especialmente para a apresentação. “Despertou mil sensações”, foi assim que a estudante soteropolitana Anaildes Santos descreveu a apresentação da dupla. “Não sabíamos e éramos ouvidas aqui. E fazer um show desse porte é a prova que estamos no caminho certo”, declarou Maraísa ao público de Santo Antonio de Jesus.

Duas atrações locais antecederam as sertanejas, Jhow e a banda na Cama da Sogra, que interpretou o genuíno forró por meio de clássicos de Adelmário Coelho, Falamansa e outros grandes artistas do ritmo, e Janio Santana, com um show bastante autoral do genuíno xote. Ainda nesta noite se apresentam o ex-The Voice Brasil Del Feliz, o forrozeiro Adelmário Coelho e Zé Rios com a banda Fivela de Aço.

SKOL é a cerveja oficial do São João de Santo Antônio de Jesus

O São João de Santo Antônio de Jesus conta, mais um ano, com o patrocínio da cerveja SKOL. Com o convite “Seja pela tradição ou pela curtição, saia do seu quadrado neste São João”, a cerveja oficial da festa junina em SAJ preparou diversas surpresas para o público, como a Vila SKOL, um balão cenográfico e a latinha decorada que servirá de correio elegante para levar mensagens juninas entre os consumidores. Montada na praça da cidade, a Vila SKOL será decorada com novas leituras de ícones juninos e terá um bar com DJ para receber o público com novas experiências. O balão será posicionado na Praça do Forró.

De acordo com Adriana Molari, gerente de marketing da SKOL, a cerveja pretende fazer uma festa inesquecível. “A SKOL respeita a tradição junina e estar presente ao lado das pessoas neste momento é muito importante. Por isso preparamos uma série de surpresas para fazer todo mundo curtir um evento, completamente fora do quadrado e inesquecível”, afirma.Fotos e matéria, ASCOM São João SAJ. Inserção de 1 foto (tvsaj.com.br)

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja no link FOTOS, no topo do site, algumas fotos das festividades juninas de MUNIZ FERREIRA, DOM MACEDO COSTA e SANTO ANTONIO DE JESUS, efetuadas na noite dessa sexta-feira. As fortes chuvas que se precipitaram em Muniz Ferreira acabou inviabilizando a apresentação de uma das quadrilhas, prevista para o início do evento. O publico compareceu e mostrou a alegria de sempre, sob o som das bandas que se apresentaram.  Em Dom Macedo Costa, também uma bela receptividade e um público participativo.  Em S.A.Jesus, conseguimos flashs finais a partir do camarote do prefeito. Outras informações, em matérias específicas, logo mais. É muito trabalhoso produzir material em cidades distintas, catalogar material, produzir matéria, editar e publicar vídeos levando-se em consideração o fato de ter pernoitado na madruga. MATÉRIAS, logo mais. Vídeos, DEPOIS. Tvsaj e Gazzeta do Recôncavo, na mais ampla cobertura de Tvsaj e Jornal, na região.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A decoração do SÃO JOÃO MAIS TRADICIONAL DO RECÔNCAVO está linda demais! Na Vila do Adro de São Roque os macedenses estão podendo relembrar momentos, lugares e pessoas que marcaram em nosso município, e os jovens e visitantes estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da nossa história. Quantas memórias boas, hein!?  Ah, e mais tarde não esquece de passar na Tenda do Licor e de tirar uma foto na Casinha da Roça.  Pra quem ainda não chegou, corre que dá tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a principal praça principal lotada mais uma vez, a cidade de Santo Antonio de Jesus, distante 187km da capital baiana, recebeu Marília Mendonça na segunda das cinco noites de festejos juninos. A cantora goiana subiu ao palco por volta de 2h da manhã ovacionada pelas cerca de 100 mil pessoas que a aguardavam no local. Esta foi sua primeira participação no maior e melhor São João da Bahia.

Marília apresentou o show "Realidade", fruto do seu último o trabalho, o CD/EP/DVD "Marilia Mendonça ao vivo Realidade", gravado no sambódromo de Manaus com a presença de mais de 40 mil pessoas. O fenômeno do YouTube abriu a apresentação com o sucesso "Saudade do meu ex". Entre as canções que embalaram o público estavam os hits "Infiel", "Alô porteiro" e "De quem é a culpa".

Como de praxe, Marília Mendonça declarou em Santo Antônio de Jesus as regras básicas de seu espetáculo: "Aqui, só não vale chorar, vomitar e nem ligar para o ex", declarou a cantora. Ela também interpretou outros sucessos do sertanejo, como a canção "50 reais" da cantora Naiara Azevedo com participação da dupla Maiara e Maraísa, que se apresenta amanhã na capital do Recôncavo.

Além da cantora, que está entre as mais tocadas do mundo no Spotify, outros artistas integraram o programa da noite. Quem abriu a série de apresentações foi o grupo local Flor do Nordeste, seguido pelo forrozeiro Targino Gondim, que se apresentou pela primeira vez em Santo Antonio de Jesus. Vencedor do Grammy Latino em 2001, com sua composição “Esperando na Janela”, o músico apresentou um repertório baseado no seu mais novo trabalho, o CD “Amor que apaixona”. Targino, que se intitula discípulo de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, cantou clássicos do forró como “Respeita Januário”, “Eu só quero um xodó” e “Nem se despediu de mim”. “Saio daqui com uma energia maravilhosa para continuar o São João pelas cidades afora, até julho”, disse o cantor.

Terceira atração da segunda noite de São João em Santo Antônio de Jesus, a banda Tio Barnabé colocou o público para cantar sucessos do momento e também do seu repertório. As coreografias foram um diferencial do show. O público jovem foi o forte dessa atração. As estudantes Kelly Souza e Luana Tainara ficaram na frente do palco para não perder nenhum detalhe. “ Acho que é melhor show da noite”, opinaram as garotas.

O romantismo tomou conta da segunda noite do São João de Santo Antônio de Jesus com a banda Dois Amores. Jerônimo e Thyago interpretaram sucessos antigos do forró em ritmo de arrocha, fazendo a plateia cantar e dançar, mesmo sob forte chuva. Fazendo show em casa, o cantor Jerônimo, que é natural de Santo Antônio de Jesus, falou de como o arrocha se encaixou bem com os festejos juninos: “o público dança agarradinho”, comentou o artista. O show da banda foi preparado exclusivamente para o São João.

Encerrado a noite, ainda em clima de romantismo, a banda Sem Retoque, formada pelo cantor Jaldo Rodrigues e o tecladista Nózio Neto, apresentou composições autorais e sucessos do arrocha. O prefeito, Rogério Andrade, em seu primeiro ano de gestão, não escondia sua satisfação quanto o sucesso de mais um dia de evento. Os hotéis e pousadas da cidade estão operando com ocupação total.A expectativa é ainda maior para noite desta sexta-feira (23), quando se apresentarão a dupla Maiara e Maraísa, o forrozeiro Adelmário Coelho, e o ex-The Voice Del Feliz, entre outras atrações.ASCOM Festa de São João. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração Rogério Andrade conseguiu compor uma das melhores grades de atrações juninas do norte e nordeste, trazendo artistas renomados de todo o pais e valorizando artistas de S.A.de Jesus e região. Confira. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administação municipal Ito de Bega-Dilson da Muritibinha envidou todos os esforços em prol de toda organização do São João em Conceição do Almeida, sej no tocante à logística operacional (palcos, iluminação, decoração, segurança, saúde) e, além disso uma programação de dar inveja. ANITA, L;EO SANTANA, VIRGÍLIO, CANÁRIOS DO REINO, KART LOVE, ZEZO, NEY ALVES, DEL FELIZ, AMADO BASÍLIO e PR. OSWALDINHO. São três palcos com muita animação. De hoje, 23 até domingo. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal de DOM MACEDO COSTA teve o cuidado de efetuar uma grade de apresentações musicais bastante qualificada, dando espaço, também, às potencialidades artísticas do município e região. Dentre elas, JULIANO DO ACORDEON, MOURA BRASIL, VALNEY E BANDA, FLOR DO NORDESTE, FAROL DE MILHA, CASACA DE FERRO, SILLVER LIMA, RODRIGO SANFONEIRO, DANIEL DOS TECLADOS, ODILENE E VITÓRIA, KAIKE MORENO, OLHAR FACEIRO, DIDHO OLIVEIRA E SELO DE AMOR. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal de MUNIZ FERREIRA preparou uma grade de apresentações recheada para os três dias de festividades juninas no município, de 23 a 25 do corrente. E, nessa sexta, 23, a programação, na sede, inclui DE MAINHA, XOTE BAKANA, CARLOS PITA e ACAREJÁ COM CAMARÃO. Na Comunidade do SODOMA, VANE, MARCOS E MATEUS e ROGÉRIO SANTANA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese as precipitações chuvosas, a segunda noite de festividades juninas, em Santo Antonio de Jesus superou expectativas, não apenas pela qualidade das apresentações musiciais mas, também, pela maciça participação de público que compareceu em massa para prestigiar esse grande evento cultural, assistindo as performances das bandas  FLOR DO NORDESTE, TIO BARNABÉ, TARGINO GONDIM, DOIS AMORES, MARÍLIA MENDONÇA e SEM RETOQUE. 

Para essa sexta-feira a programação inclui, no PALCO PRINCIPAL:JOHW E FORRÓ NA CAMA DA SOGRA, JÂNIO SANTANA, MAIARA E MARAÍSA, DEL FELIZ, GUIDO FREITAS, ADELMÁRIO COELHO, ZÉ RIOS e FIVELA DE AÇO. Para a VILA DO FORRÓ,  DANILO SALES, DANNY E SEUS TECLADOS, WILSON ROGÉRIO, MARCOS MELO, BRASILEIRINHO DO FORRÓ, CASACA DE FERRO, FORRÓ PÉ DE ESTRADA e JURANDI RAMOS. Dentre as entidades que dão total apoio ao evento, fotos de prepostos do Corpo de Bombeiros, SAAB (Secretarias de Agricultura e Abastecimento), SEDEMA ( Sec. de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente), Coselho Tutelar. Veja algumas fotos dos bastidores do evento. Todas, em LEIA MAIS e no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A banda Forrozão faz o subúrbio de Salvador entrar no clima Junino, na noite desta quinta-feira (22), primeiro dia do São João da Bahia na praça João Martins, no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. O grupo musical abriu os festejos juninos no local, misturando o tradicional forró com músicas que estão na boca do povo, como o sucesso internacional “Despacito”, o hit “Loka” da dupla Simone e Simaria e “Partiu”, do funkeiro MC Kekel.

Além de Forrozão, ainda sobem ao palco nesta noite, Aviões do Forró, Forró do Muído e Genard. A programação é promovida pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa. A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas passem pelo subúrbio de Salvador nos dias de festa.Fotos: Paula Fróes/GOVBA. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Missa de abertura, encontro de sanfoneiros Santiago Viana, Francis Barreto, Juliano do Acordeon, Samyr Rezak, Jota N, Gustavo Leal, Claudio Alves, Guido Freitas e Petão foram as atrações que abriram as festividades juninas no palco principal do circuito do ão João, na noite dessa quarta-eira, 21, em Santo Antonio de Jesus. Num evento protagonizado pela administração municipal, organizado pela Secretaria de Cultura,  e participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura, Saúde e apoio das demais  pastas da atual administração. 

Logo em seguida, foi realizada a apresentação do Padre Ezequiel Dal Pozzo. Para essa quinta-eira 22, prevista as apresentações de Flor do Nordeste, Trio Barnabé, Targino Gondim, Dois Amores, Marília mendonça e Sem retoque. Na Vila do Forró, as apresentações de Dilma Galvão, Bruno Bastos, Groove Xote, Mô do Forró, Cristian Ferra, Forró Balanço e Juliano Pimenta.

Várias entidades vêm atuando no circuito da festa, a exemplo do Posto de Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, UNIMED, o pessoal da adlientação, dando, assim o suporte necessário para que o evento possa lograr êxito. Algumas pessoas aproveitaram o ensejo para posar em fente a "igrejinha" e "maquete tamanho gigante da prefeitura municipal". Dentre essas personalidades, Dêne Cortes, Secretária Municipal  de Cultura. Fotos antonio Mascarenhas. Todas as Foto no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Já está tudo pronto para o São João em Santo Antonio de Jesus. A partir desta quarta-feira (21), cerca de 100 mil pessoas vão conferir diariamente os shows de grandes atrações nacionais e as apresentações de diversos nomes da cena local nos palcos principais da festa. A valorização do forró é um dos principais objetivos do evento, que segue até o dia 25, com mais de 180 horas de entretenimento.

A cantora Marília Mendonça e as duplas Marcos & Bellutti e Maiara e Maraisa estão entre as atrações divulgadas pela Prefeitura de Santo Antonio de Jesus. A programação terá ainda o sertanejo de Lukas & Gustavo, o forró de Santanna, o Cantador, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Trio Nordestino, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Del Feliz e Tio Barnabé, o arrocha de Dois Amores, Tayrone e Sem Retoque.

Além dessas atrações, 12 bandas locais se apresentarão nos palcos principais esse ano, com repertório de puro forró. O número é mais que o dobro dos anos anteriores, quando apenas cinco atrações locais entraram na programação do espaço mais valorizado do evento. A ideia foi do prefeito Rogério Andrade, que incrementou a programação da festa com outras iniciativas inéditas.

Uma delas é a nova Vila do Forró, onde serão reproduzidos prédios históricos de Santo Antônio de Jesus, onde haverá uma casa de farinha funcionando em tempo real. A Vila funciona de amanhã à domingo (25), com apresentações musicais a partir de quinta-feira (22).




Enquete


PodCast