Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Curiosidades

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro jovens, identificados como - Cicero de Freitas, de 23 anos, Robson Lucas da Silva Santos, 21, Daniel Gomes da Silva, 20 e Leandro João do Santos, 25, foram presos na noite da última terça-feira, 17, na cidade de Curaçá, a 587 km de Salvador. Eles são suspeitos de integrar uma quadrilha que roubava caminhoneiros.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o quarteto foi encontrado com uma sacola com maconha, uma espingarda calibre 12, três cartuchos calibre 12 intactos, quatro celulares, dois relógios e uma corrente. O grupo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Juazeiro.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa se reuniu com representantes da empresa francesa Vinci Airports e secretários de governo, na tarde desta quarta-feira (18), para discutir as obras de requalificação do aeroporto de Salvador. A Vinci Airports é a empresa vencedora do leilão realizado em 2017 e assumiu a administração do terminal em 2 de janeiro de 2018.

O aeroporto passará por obras de ampliação e melhoria de infraestrutura que, de acordo com o cronograma da empresa, devem ser concluídas até outubro de 2019. Para o aeroporto da capital baiana foram realizadas exigências contratuais que contemplam a ampliação dos terminais de passageiros, pistas de pouso e decolagem. 

O secretário estadual de Turismo, José Alves, participou da reunião e destacou que a expectativa é que haja uma ampliação dos voos internacionais partindo de Salvador. “Esse encontro de hoje nos passou uma segurança muito grande. As companhias aéreas já têm interesse na implantação de novos voos em nossa estado. Dessa forma, a tendência é de crescimento e com a requalificação do aeroporto abrimos a porta para receber turistas de várias partes do mundo. Com certeza teremos o incremento do nosso turismo”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia (NCP), diante do que vem sendo exposto a respeito da assinatura de contrato com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), esclarece importantes fatos:

1. O problema que ora se apresenta com os cirurgiões pediátricos é apenas um ponto que esconde uma problemática muito maior, que envolve todas as categorias médicas da Bahia. O Tribunal de Contas do Estado, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público manifestaram seu entendimento sobre a ilegalidade da contratação de empresas privadas cujo quadro societário contivesse funcionários públicos efetivos. Levantamentos preliminares dão conta de que, nessa situação irregular, se encontram mais da metade dos médicos que servem ao Estado da Bahia;
2. Há mais de 20 meses, os cirurgiões pediátricos vinham trabalhando sem contrato e há 3 meses com salários atrasados;
3. Desde setembro de 2017, os cirurgiões pediátricos vêm buscando a solução junto à SESAB, já tendo ocorrido 3 sucessivos adiamentos e prorrogações de prazos sem que nada tenha sido resolvido;

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acusada de racismo contra uma mãe e sua filha bebê, a dentista Delzuite Ribeiro de Macedo foi presa na noite da segunda-feira (16) em um hotel de Teresina, no Piauí. Segundo a Polícia Civil do estado, ela estava escondida e se preparando para ir para São Paulo. Ela é de São Raimundo Nonato, no interior do estado. 

A dentista foi presa porque não se apresentou à polícia para ser ouvida sobre as acusações, segundo o delegado Emir Maia. Com isso, a delegada Cíntia Verena, de São Raimundo, pediu a prisão provisória. “A gente tinha a informação de que ela estava escondida em Teresina, logramos êxito nessa segunda-feira em descobrir que ela estava hospedada no hotel do Sinte, já com destino a São Paulo”, contou Maia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz Camila Pitanga escreveu sobre a violência contra a população negra em um artigo publicado na revista Cosmopolitan deste mês. No texto, ela afirmou gritar por união, em um país onde jovens negros parecem ter um alvo em suas testas. "A única mão que o Estado brasileiro estendeu à população negra, até o momento, é a que nos açoita. No meu país a cor da pele determina quem tem três vezes mais chance de ser assassinado", disse Camila.

A artista afirmou que não relativiza a vida dos brancos, mas os lembra que a vida do negro também importa. "Ser brasileiro é exaustivo para todos nós. Ser brasileiro e negro é quase insustentável", afirmou.Pitanga também mencionou a vereadora Marielle Franco (PSOL), morta a tiros no Rio de Janeiro, ao pontuar que ela jamais será silenciada. Marielle e o motorista, Anderson Gomes, foram assassinados no dia 14 de março, em um crime que a polícia acredita ter sido premeditado.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, o atleta Marcius Pirôpo conquistou duas medalhas de prata no campeonato Norte Nordeste de Karatê Educacional, realizado entre os dias 13 e 15 de abril na cidade de Paudalho, Pernambuco. Competindo nas categorias Kata e Kumitê para adulto máster acima de 80 quilos, o atleta de 39 anos assegurou vaga no Campeonato Sulamericano que será realizado em novembro na cidade de Boa Vista, Roraima.  

Na manhã da última terça-feira (17), Pirôpo foi recebido pelo Secretário Abel Caldas, que parabenizou o atleta e recebeu, pelo Prefeito Rogério Andrade, os agradecimentos pelo apoio que está sendo direcionado ao esporte santoantoniense. “Os nossos atletas elevam o nome do município em competições realizadas dentro e fora do país. Estaremos sempre direcionando o apoio necessário para que o esporte cresça cada vez mais e posso continuar gerando bons frutos”, declarou o Secretário.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ED Bahia (Bahia de Carlinhos) está representando Santo Antônio de Jesus na Copa Metropolitana SUB-15. A equipe, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está no grupo H com Maragogipe, Muritiba e Cachoeira. 

Até aqui, o time já realizou duas partidas fora de casa, vencendo na estreia a seleção de Maragogipe (2x1) e empatando no último domingo com a seleção de Muritiba (2x2). A próxima partida será em casa, neste sábado (21), às 10h, contra a seleção de Cachoeira, no Estádio José Trindade Lobo. 

A Copa Metropolitana SUB-15 reúne 32 equipes entre clubes profissionais e seleções de 18 municípios da Bahia. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado do Bahia (SUDESB), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (SETRE). Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - Com o objetivo de promover a troca de experiências e agregar conhecimento, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus viabilizou a participação de um grupo de dez empreendedores na 17ª Edição da Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, em São Paulo. Além destes, outros 37 empresários das região de Feira de Santana e Ilhéus também participam do evento.

Na manhã desta segunda, 16, os empreendedores realizam uma visita à Soho Academy, uma das maiores escolas de cabelereiros do mundo. O evento segue com programação até terça-feira, 17.

Para o técnico do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton, a feira emerge como um momento único de network. “É uma oportunidade para os empresários conhecerem novos produtos, marcas, novas tendências do mercado mundial e brasileiro, além de terem um contato com outros profissionais do segmento, conhecerem novas práticas de gestão e estreitar as relações com fornecedores e parceiros”, aponta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para celebrar a versatilidade da mandioca, com inúmeros usos na alimentação humana e animal e na produção industrial, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré, no recôncavo baiano, promovem o Dia da Mandioca, em 19 de abril, a partir das 8h. Originalmente, a data escolhida é 22 de abril, em alusão ao descobrimento do Brasil.
A programação vai contar com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, idealizador da data, e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro, além de estandes em que agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA) vão expor derivados da mandioca e produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro.
Esta é a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, vai acontecer fora da Embrapa. De acordo com Motta, “Nazaré foi um dos primeiros municípios do estado a convergir a farinha de mandioca dos sertões para seguir para Salvador. Então, é uma tradição de muito tempo que Nazaré adquiriu, principalmente, com a farinha de copioba. Hoje, a forma e a notoriedade dessa farinha já irradiam por todo o território baiano, por isso a cidade foi escolhida”. Não é à toa que o município é conhecido como Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma carga de 40 kg de cocaína, avaliada em meio milhão de reais, que seria vendida na Micareta, foi apreendida, no início da tarde desta terça-feira (17), em Feira de Santana. Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) prenderam dois traficantes em flagrante e desmontaram um laboratório de refino da droga. O casal Gilson de Jesus dos Santos, 35 anos, e Lua Mar Albuquerque de Aguiar Silva, 23, utilizavam uma casa na Rua Joaquim Cordeiro de Magalhães, localizada no bairro Conceição, para armazenar e fazer as misturas na droga. Os suspeitos vinham sendo monitorados pelos investigadores, depois de uma denúncia anônima. “Sempre nas vésperas da Micareta ampliamos as ações de combate ao tráfico, pois infelizmente muitos consumidores de drogas participam do tradicional evento. Esperamos o momento e conseguimos esse importante flagrante, sem a necessidade de confronto”, destacou a titular da DTE de Feira de Santana, Klaudine Passos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a delegada acrescentou que o trabalho continua em busca de identificar o restante da quadrilha, saber a origem da droga, entre outros detalhes.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atleta e professor santantoniense Marcius Mateus dos Santos Pirôpo aos 39 anos,  conquistou a prata no desafio ao título Norte Nordeste de Karatê Educacional, que aconteceu  na cidade de Paudalho que fica a 43 km de Recife em Pernambuco  .
Pirôpo é bi-campeão brasileiro de Karatê e leciona em uma das melhores escolas do Recôncavo Baiano o renomado Colégio Novo Espaço filiado a  rede Pitágoras, onde recebeu todo apoio da diretora Norma Assis conhecida Norminha, para a conquista dos dois títulos brasileiro conquistados em 2015 e 2017, Pirôpo também leciona no  Clube AABB Associação Atlética Banco do Brasil , além de lecionar em programa federal nas escolas públicas municipais.
Pirôpo faz parte do Clube CKSAJ e disputou o título chancelado pela CEBK Confederação Educacional do Brasil de Karatê, uma das maiores entidades de administração do karatê no país.
Em 2017 Pirôpo recebeu o título de cidadão santantoniense através da câmara municipal de vereadores da cidade já que nasceu em Salvador e há 10 anos, representa Santo Antônio de Jesus nas principais competições.
Pirôpo recebeu todo apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através do Prefeito Rogério Andrade e da secretaria de esportes através do Secretário Abel Caldas.
Pirôpo também agradeceu ao vereador Cal de Dodô e ao empresário Antônio da Toldos Fácil Locações.
O campeonato Sulamericano, acontecerá em novembro e o baiano Pirôpo, conquistou a vaga, para mais uma vez, representar Santo Antônio de Jesus a Bahia e o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(18/04/18)   
JARDINEIRO 
Ensino fundamental completo 
Experiência em carteira 
01 vaga  
COSTUREIRA GERAL 
Ensino médio completo 
Experiência em carteira 
01 vaga  









Notícias | postado por: Mascarenhas

O pente-fino no INSS encerrou 12.537 benefícios na Bahia, dentre eles, 11.256 eram auxílios-doença e 1.281 aposentadorias por invalidez. O número representa 67% das 18.664 perícias realizadas a partir do segundo semestre de 2016, período em que a revisão foi iniciada.

O porcentual está abaixo da média nacional, de mais de 80% de cancelamento. A economia com as revisões de auxílio-doença foi de R$ 234,1 milhões. Segundo o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), até o final desse ano, serão revisados 31.750 auxílios-doença e 61.627 aposentadorias por invalidez.

Na última quinta-feira (12), a União convocou 152,2 mil segurados de todo país para passar por uma perícia, 9.916 deles na Bahia. O procedimento deve ser feito até 4 de maio. O nome dos convocados está disponível no Diário Oficial da União. A perícia pode ser agendada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A patinadora Juliana de Jesus conquistou medalha na categoria slide do Amistoso Dia do Patinador, realizado no último domingo (15), em Salvador. Além da atleta, Gutemberg Nascimento e Lucas Oliveira (semifinalistas); João Victor e Isabela Couto, também representaram Santo Antônio de Jesus no evento.  
Apoiados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os patinadores do grupo Turma da Van, se destacaram competindo pelas categorias jump e slide. Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura Municipal apoia a participação dos atletas no evento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ciclistas de Santo Antônio de Jesus participaram no último sábado (14) da ação simultânea “Ciclovidas em Movimento” realizada em diversas cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. 
Com apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer, e Trânsito e Transporte Urbano, os amantes das duas rodas pedalaram por vários pontos da cidade, chamando atenção para a conscientização e o respeito para com os ciclistas. 
Durante a ação foram distribuídos panfletos com informações sobre as leis de trânsito referentes à categoria. A pedalada foi encerrada com um momento de confraternização na Praça Padre Matheus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma lei que permite que jovens mudem de gênero a partir dos 16 anos foi aprovada, na última sexta-feira (13), pelo Parlamento de Portugal. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao ser ratificada, a proposta foi comemorada por deputados e pessoas que assistiam à votação na Assembleia da República.

Segundo a nova lei, os jovens lusitanos podem mudar de gênero e nome no registro civil a partir dos 16 anos, sem a necessidade de apresentar relatório médico para efetuar as mudanças. Apesar disso, os adolescentes ainda precisam de aprovação dos pais para dar continuidade às alterações.

O texto ainda proíbe as cirurgias ou tratamentos farmacológicos para a alteração do corpo ou características de bebês e crianças intersexuais, ou seja, que não se encaixam nas características típicas de corpo feminino ou masculino, com exceção de “situações de comprovado risco para a saúde”.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal baiano Félix Mendonça Júnior (PDT) negou que a aprovação da medida provisória (MP), no último ano, que cedeu descontos a parlamentares no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) tenha sido uma ação de legislação em causa própria. “Quando a gente faz a lei da reforma da previdência também estamos legislando em causa própria”, questionou Félix Jr. “Eu voto contra aquilo que é prejudicial ao trabalho. Mas, se algo afeta positivamente a redução dos impostos, eu voto a favor. Favorecendo ou não empresas que possam estar vinculadas a minha família”, completou o parlamentar. Também beneficiado pelo programa, Félix irá poder parcelar em até 150 vezes, segundo a Valor, dívidas da sua empresa com a União. “O Brasil precisa de redução de impostos. Precisamos acelerar a máquina”, comentou. A maior parte das dívidas reduzidas pelo Refis são compostas de juros e multas. “É como se um agiota cobrasse de um devedor”, comparou o deputado. Sobre a sugestão da publicação de que o governo Michel Temer (PMDB) teria deixado passar a reformulação do Refis como forma de conseguir apoio para a Reforma da Previdência, Félix Mendonça Júnior foi categórico: “Se o governo fosse contra, o governo não aprovava”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Anilson Salomão

Motocicletas são consideradas mais práticas por circularem com mais facilidade no tráfego cada dia mais lento das grandes cidades, além de proporcionar uma maior sensação de liberdade. Só este ano em Salvador, foram registradas 11.637 multas, tendo também como maior reincidência transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, com 9.068 infrações. 

Em contrapartida, as motocicletas estão mais susceptíveis a vulnerabilidade de seus condutores, expondo-os a riscos maiores em caso de acidente. O hábito de “costurar o trânsito” em alta velocidade de alguns motociclistas é uma das atitudes que mais irritam quem anda de carro, pedestres e até os motociclistas mais cautelosos.

Segundo dados da Transalvador, no ano de 2017 foram aplicadas 45.013 multas, a motociclistas, sendo que a maior parte das multas foram por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, em um total de 34.578 infrações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(17/04/18)  
COSTUREIRA GERAL 
Ensino médio completo 
Experiência em carteira 
01 vaga  
RECEPCIONISTA 
Ensino médio completo 
Experiência no corel 
01 vaga  









Notícias | postado por: Mascarenhas

Membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) invadiram a sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, na manhã desta terça-feira (17). Os manifestantes, que são contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usam bandeiras e gritos de ordem, pedindo “Lula livre”. De acordo com a Central de Polícias ao Bahia Notícias, há cerca de 150 pessoas no protesto, na área externa da emissora. Desde a noite dessa segunda (16), as mensagens “TV Bahia Golpista” e “Lula Livre” foram pintadas na pista em frente à rede de comunicação. Policiais da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) acompanham o ato. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os motoristas já podem usar a versão eletrônica da Carteira Nacional da Habilitação: a CNH Digital. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo está disponível em celulares iPhone (iOS) e com o sistema Android. Para utilizar o recurso, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. O procedimento é relativamente simples, mas requer autenticações emitidas pelo Detran caso não possua um certificado digital.
Com uso do sistema QR Code (códigos de barras escaneáveis), o acesso ao documento não requer o uso de Internet e pode ser feito por meio da aplicação Lince, também criada pelo Serpro. Esse é o primeiro documento de identificação civil com representação digital válido em todos os estados do Brasil. O recurso está disponível desde fevereiro de 2018.
CNH Digital substitui o uso da versão impressa do documento (Foto: Divulgação/Portal de Serviços Denatran)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o traficante conhecido como Júnior de Nalvinha estava escondido em um imóvel e reagiu a uma abordagem policial atirando. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O tenente baleado, que não teve o nome divulgado, passou por uma cirurgia, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo, e o estado de saúde dele é estável, de acordo com a assessoria da Polícia Militar. "Os Departamentos de Saúde (DS) e de Promoção Social (DPS) da PM estão acompanhando o caso, e dando apoio a família do policial militar", informou a corporação, em nota.

Mais cedo, a polícia havia informado que o tenente não teve nenhum órgão atingido e que ele não corria risco de morte. Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, ele foi atingido durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Maragogipe por volta das 8h desta segunda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lança nesta quinta-feira (19), às 19h, um megapacote de obras com investimento de aproximadamente R$ 27 milhões (vinte e sete milhões de reais). Com ações em diversos pontos, incluindo na zona rural, este já é o maior pacote de obras da história da cidade.  
No evento, que será realizado em frente à Biblioteca Municipal, serão detalhados os locais onde acontecerão os investimentos que vão contemplar, entre outras áreas: Infraestrutura; Saúde; Educação; Esporte; Cultura; sempre com prioridade para as localidades que mais necessitam de intervenção. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O banhista atacado por um tubarão neste domingo (15), na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, teve a perna direita amputada, devido ao grau dos ferimentos. Pablo Diego Inácio de Melo, 34 anos, passou por cerca de quatro horas de cirurgia.
O paciente teve ainda o braço direito revascularizado, por causa da extensão da lesão. A revascularização é feita quando as veias e artérias são unidas para restabelecer a circulação sanguínea. O paciente está internado na UTI, respirando com ajuda de aparelhos e usando drogas vasoativas para manter a pressão arterial. O estado dele é considerado gravíssimo.
As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) e os procedimentos foram realizados no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife, por uma equipe formada por médicos traumatologistas, cirurgiões vasculares e anestesistas. Os cirurgiões ainda trataram de diversos ferimentos nos dois braços.
Vítima de ataque de tubarão foi levada em helicóptero para o Hospital da Restauração, no Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp) 


Notícias | postado por: Mascarenhas

O trio elétrico Concremassa, alugado por Bell Marques e outros artistas, sofreu um acidente e tombou na Bahia. Segundo a assessoria do cantor, não há feridos. As imagens foram divulgadas no Facebook. O motorista do trio desviou de uma carreta, que perdeu o controle, e para não bater, foi para o acostamento. O veículo voltava de São José do Rio Preto, em São Paulo, após ser usado em um evento com Jorge & Matheus, Alok, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e outros artistas, que aconteceu semana passada. O próximo show de Bell Marques está marcado para o dia 19 de abril, em Feira de Santana.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cientistas podem ter encontrado uma ligação entre autismo e proteínas no sangue, de acordo com um novo estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Publicada no periódico Molecular Autism, a pesquisa tem como principal expectativa ajudar as crianças a receberem tratamento e acompanhamento adequado com antecedência.

Isso porque a ampla gama de sintomas e distúrbios do espectro autista (ASD, na sigla em inglês) é, muitas vezes, difícil de ser identificada em estágio inicial.

A equipe, liderada pela docente de Biologia Experimental Naila Rabbani, criou um teste para identificar proteínas danificadas no organismo – por meio de exames de urina e sangue. “A descoberta pode levar a um diagnóstico precoce e intervenções”, informou a cientista em comunicado oficial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia não faz boa partida e estreia com derrota no Campeonato Brasileiro. O tricolor perdeu por 2 a 0 para o Internacional neste domingo (15), no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. Nico López marcou os gols dos donos da casa. Com a derrota, o time de Guto Ferreira ainda não conquistou nenhum ponto na principal competição nacional. Com semana cheia para descansar e trabalhar, o tricolor volta a campo no próximo sábado (21) contra o Santos, às 16h, na Fonte Nova. Será a estreia do time em casa no Brasileirão dessa temporada. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para a maioria dos brasileiros, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Ao menos é o que mostra o resultado da última pesquisa Datafolha, quando 54% dos entrevistados demonstrou essa opinião. O levantamento ouviu 4.194 em 227 municípios do país. Por outro lado, 40% delas acreditam que a decisão do juiz Sergio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente, foi injusta. Os outros 6% ouvidos pelo Datafolha não opinaram sobre a questão. Lula se entregou à Polícia Federal no último sábado (7) e permanece detido na carceragem da PF em Curitiba. Ele foi condenado em segunda instância pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Diante desse quadro, 62% dos eleitores acreditam que o petista será impossibilitado de disputar as eleições. Ainda assim, ele lidera todos os cenários em que aparece como candidato à Presidência da República, concentrando cerca de 30% a 31% das intenções de voto. Nos cenários em que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o ex-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, aparecem como substitutos de Lula, o PT não consegue mais do que 2% das intenções.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mês após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), a viúva dela, a arquiteta Mônica Benício, diz ainda não entender a situação e declarou em entrevista à Agência Brasil que tem se negado a sair de casa desde o assassinato. "Como eu ainda não fiz esse luto da esposa que perdi e sequer consegui entender isso, todos os dias eu ainda espero por ela chegar. Eu só me dou conta da diferença da morte da vereadora que a gente vem reivindicando e da Marielle, minha mulher, quando vejo o lado dela na cama, vazio e quando vou dormir. Esses são os momentos mais difíceis, mas sair da casa, deixar a casa, é a concretização de ter que entender que ela não vai mais voltar, né? E isso eu ainda tenho me negado a fazer", lamentou. Mônica disse ainda que tem recebido apoio de amigos e pessoas próximas de Marielle. Na avaliação dela, o crime contra a vereadora foi "bárbaro, político e muitíssimo bem executado", mas a viúva também acredita que a polícia vai descobrir quem foram os responsáveis pelo assassinato. Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos a tiros no último dia 14 de março enquanto estavam dentro de um carro, pouco depois de sair de um evento no centro do Rio de Janeiro.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

tudo da Fundação Getúlio Vargas/DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas) sobre a reação das redes sociais à prisão de Lula revela que 5,6 milhões de menções ao caso foram feitas ao longo desta semana somente no Twitter. Do total, a maior parte dos usuários critica a "desigualdade" nos processos judiciais sobre corrupção e se diz preocupada com a possibilidade de ascensão do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) nas eleições presidenciais de 2018.

O grupo que aparece em laranja nos gráficos de volume de pessoas que comentam a prisão de Lula nas redes corresponde a 42,46% das manifestações no Twitter. Segundo a FGV/DAPP, são pessoas que se mostram "muito preocupadas a possível eleição de Bolsonaro como presidente frente à prisão de Lula, único candidato que impedia o deputado de se tornar o nome mais cotado para ganhar em outubro".

15
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelicano para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O questionamento  acima, atribuído ao  vereador Alberto Nery (PT), líder da oposição na Câmara Municipal de Feira de Santana, refere-se à  desistência de ACM Neto ao pleito estadual e, consequentemente, à herança da vaga do partido Democratas para José Ronaldo. Na opinião do edil, o prefeito de Salvador jogou José Ronaldo numa enrascada, haja vista que disputaria uma vaga para o Senado. Nery acredita que o ex-prefeito de  Feira só ganha a eleição caso aconteça um fato que possa comprometer Rui. Foi dito por ele inclusive que o PT vai tratar as eleições da mesma forma como seria, caso o enfrentamento fosse com ACM Neto.  

– As pesquisas apontam que nós ganharemos as eleições no primeiro turno. Neto, em entrevista, quando disse que não seria candidato, afirmou que tinha 10% acima da pontuação do governo do estado. Mas se ele tinha essa porcentagem, por que não saiu candidato e colocou José Ronaldo?

Notícias | postado por: Mascarenhas

No início do mês, Anitta ganhou um programa próprio no Multishow, o Anitta Entrou no Grupo. O programa tem sido muito elogiado pelos fãs, porém na edição da última terça-feira, 10, gerou uma avalanche de críticas após a cantora ter se referido de forma negativa às pessoas portadoras de hanseníase, doença crônica que causa manchas na pele.

"Primeiro eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo, eu só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase", disse Anitta no programa antes de falar sobre a brincadeira que faria no palco com as convidadas Maiara e Maraísa.

Entretanto, a fala gerou revolta entre a comunidade médica e uma nota da Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em que a associação alega que a cantora reafirma um "preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença", ressaltando que o fato é o principal obstáculo para a superação da hanseníase no Brasil. De acordo com o Morhan, a cada ano 35 mil novos casos são diagnosticados no País.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Curitiba emitiu hoje (13) um ofício que pede a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Superintendência da Polícia Federal. A mudança também atende a reclamações do sindicato de delegados da PF, que criticou as dificuldades por causa da presença de manifestantes da região de Santa Cândida.

A Procuradoria-Geral do Município pediu à Justiça Federal a transferência do petista para outro local, a fim do cumprimento da pena "em local seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população". O pedido não esclarece para onde Lula seria transferido, mas aponta que a Superintendência da PF não é um local adequado para custodiar um ex-presidente.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), e em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, realiza até às 17h desta sexta-feira (13) na comunidade do Comum do Rio da Dona, um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).


A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica). 
Para obter a Declaração, é necessário carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável). De acordo com a SAAB, em breve, o mutirão será realizado em outras comunidades. A emissão da DAP é gratuita. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Hotel Pena Branca Hotel, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, foi o local escolhido pelo SEBRAE para realização, na noite dessa quinta-feira, 12, do Seminário "Inovação e as novas tendências para FOOD SÉRVICE, em mais um evento protagonizado pelo SEBRAE-Conecta e que contou com a participação do renomado palestrante paulistano Sérgio Molinari, consultor através da Food Consulting. 

Como parceiros, na realização desse evento, RDB Coca-Cola, com participação de seus representantes Lidiane (Gerente), Erivando (supervisor) e Siméia (promotora de vendas), SENAC, CDL, ACESASJ, Café Palmeiras, Mercadão Supermercado e Água de Coco. O Sebrae-Conecta, através do MEDE, buscando atender às micro e pequenas empresas da região, em busca de competitividade, através do estímulo à prática da inovação e a tecnologia, com melhor desempenho e mais resultados. 

Dentre os participantes, Carlos Henrique, Gerente Regional do SEBRAE, ao lado de Carla Barros (Gestora de Projetos), Márcio Maia (consultor do SEBRAE, assessorando empresas na área de alimentação), Sérgio Molinari (palestrante), ao lado de de empresários do segmento. Iniciando os trabalhos, Carlos Henrique agradeceu a todos para, em seguida, discorrer sobre o SEBRAE-Conecta e a aplicação do MEDE na região. 

Coube ao mestre de cerimônia Jânio Santana elencar as empresas que participaram do Ciclo 2017, a exemplo de Restaurante e Lanchonete Senhor do Bomfim, Restaurante Mega Chic, Oásis D'Moura, Augustus Hotel e Restaurantes, Empório da Cidade (Zero75), Lanchonete e Restaurante Tedesco, O Mestiço Pizzaria e Restaurante, O Bagatô Oishi Restaurante e Lanchonete, Pão e Queijo Restaurante e Lanchonete, Chocolate com Pimenta, Pena Branca Churrascaria e Lanchonete, Empório Restaurante, Restaurante Espeto, Restaurante Bode na Brasa e saborear Restaurante e Pizzaria, recepcionadas por Carlos Henrique, Carla Barros e Márcio Maia, sendo aplaudidas pelos organizadores e pelos demais que se fizeram presentes. 

Dando prosseguimento, Carlos Henrique e Carla Barros convidou empresários do serviço de alimentação fora do lar para celebração de contratos SEBRAE MEDE 2018: Joilma Sala nery (Restaurante Bagatô), Elenísia Meireles (Chocolate com Pimenta), Flávia Boaventura (Divertida Vila), Eunires Silva (Mega Chic), Pablo Darlan (Pizaria e Restaurante Mestiço), Rubens Souza (Pizzaria Expressa), Jovenilson Souza (Restaurante Misturas), Erivaldo Veira (Restaurante Pena Branca), Tolentino Tedesco (Lanchonete e Restaurate Tedesco) e Andrea Silva ( Restaurante Empório da Cidade) e Rosana Maria Souza (Le Café Bistrô). 

Em seguida, teve início a brilhante palestra  sob a temática "Tendências do Mercado de Alimentação Fora do Lar" aos empresários do ramo de bares e restaurantes deste e de outros municípios da região, proferida pelo renomado Sérgio Molinari, consultor da Food Consulting, empresa estabelecida em São Paulo. Em sua apresentação audiovisual, Sérgio trouxe à baila as tendências e, naturalmente, as principais novidades no que concerne à alimentação fora do lar. Dentre os aspectos que julga fundamental para sucesso de empreendimentos nessa área e que, inexoravelmente, são fundamentais para fidelização da clientela: a limpeza e higienização, sabor e aroma e, sem sombra de dúvidas, atendimento de excelência. 

Finalizando, a RBL, que além de distribuír, durante o evento, gratuitamente, refrigerantes naturais, através de seus representantes promoveu sorteio de brindes entre os participantes. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na Câmara de vereadores de Jitaúna, município do centro-sul baiano, o vereador Josuel Santos Silva (PP) se irritou com a tradição dos colegas de Casa de, em cada abertura de sessão, rezarem o “Ave Maria”. Ao invés de pedir que as orações acabassem, o edil evangélico solicitou que fosse trocada a reza à mãe de Jesus pelo bom e velho “Pai Nosso”. Segundo o discurso do vereador, na sessão gravada, o “Ave Maria” não englobava outras religiões, como a praticada por ele. "Eu sou evangélico, outros aqui são católicos. Gostaria que o presidente da Câmara constasse em ata que a oração universal que Jesus Cristo deixou foi o Pai Nosso. Se não for, nessa casa, a oração universal, que proíba", disse o vereador em vídeo gravado na sessão do último dia 26. Em conversa com o Bahia Notícias, o especialista em direito público, João Liberato Filho, falou que a simples realização da oração a Maria, não fere a constituição e a condição do Estado Laico que vive o Brasil. “A priori não há nada que torne o ato da oração proibido”, contou.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase um mês depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, a Polícia Civil já tem pistas sobre um dos autores do crime.  De acordo com a Gazeta Online, vestígios encontrados em uma das balas usadas no duplo homicídio serão confrontados com marcas dos dedos de dois homens mortos esta semana. Ambos eram suspeitos de ligação com grupos criminosos da Zona Oeste. Investigadores suspeitam que houve uma "queima de arquivo".Metro 1


Enquete


PodCast