Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Mulher

Notícias | postado por: Mascarenhas

Elana Valenária pode não não conquistado o prêmio do BBB 2019, mas conquistou o coração de milhões de fãs. A piauiense publicou nas redes sociais uma foto à beira de uma lagoa onde, vestindo um biquíni, mostrou o corpaço impecável. Com quase 2 milhões de seguidores no Instagram, a musa ganhou elogios entusiasmados. "Gata demais", disse uma fã. "Corpo perfeito", disse outra.

Notícias | postado por: Mascarenhas

TUDO DEPENDE DA LUZ
De acordo com o colorista Rodrigo Silva, a técnica se aproveita da incidência da luz sobre os fios para formar as cores. Vai depender muito da luz ambiente e do movimento que o cabelo faz. Como a técnica é baseada em um prisma, a posição em que o cabelo é observado faz muita diferença para identificar o tom das nuances. É uma moda democrática e combina com qualquer tipo de pele.

DESBOTAMENTO RÁPIDO
A técnica usa tons pastel de roxo, azul e rosa para dar esse feito sutil aos movimetar os cabelos cor. "É um cabelo claro que pode ser um tom pastel, com algumas mechas arco-íris pelo cabelo, que dá esse efeito de holografia mesmo. É um brilho levemente colorido, mas que é preciso tomar cuidado, pois o desbotamento das cores ocorre de forma rápida", contou o colorista Rodrigo Silva, dono do Novo Arte.

RECONSTRUÇÃO DOS FIOS
Quem tem um cabelo holográfico deve ficar de olho sempre em produtos que deixem a cor mais viva. O cuidado com a hidratação dos fios é muito importante. Por usar descolorante nos fios, o cabelo acaba perdendo massa, assim como os loiros e platinados. Para repor essa estrutura capilar é necessário muita máscara de reconstrução, que tem bastante queratina em sua composição.


Notícias | postado por: Mascarenhas

A animação, garra e determinação das participantes da Competição Bombeira de Garra, contagiou quem passou pelo Quartel de Amaralina na manhã desta sexta-feira (29). O evento fechou o último dia do V Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), que começou na quarta-feira (27). 

As competições de salvamento aquático, salvamento terrestre, e combate a incêndio reuniu 82 atletas bombeiras militares de todos os estados. Garra e determinação tomaram conta das competidoras que tiveram provas individuais e em equipe. A premiação aconteceu de forma individual e por equipe. O estado do Rio se Janeiro, levou o primeiro ligar no ranking dos estados, seguido por Pará e Bahia. 

Com nove anos de militarismo e competindo pela primeira, a soldado BM, Nadja Souza, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) levou o terceiro lugar na prova de salvamento terrestre. "Entrei para brincar e dizia que só não queria ficar na última  colocação, mas não imaginei que fosse ganhar. Estou empolgada e quero mais!", enfatizou satisfeita a soldado. 

Do Acre, a soldado BM Geiza Andrade, que foi a primeira colocada na prova de combate a incêndio e ganhou uma viagem para a Alemanha, onde vai visitar a fábrica da escada Magirus, não continha a emoção. "Estou extasiada e com certeza vou participar de outras provas", garantiu. 

O V Enbom reuniu bombeiras militares de todos os estados e Distrito Federal. Durante os três dias de evento as participantes trocaram experiências e debateram sobre a atuação das mulheres
nas corporações bombeiros militares, através de uma perspectiva que denotou atenção à saúde, autocuidado, liderança e progressão na carreira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ex-deputada estadual Luiza Maia (PT) rebateu o cantor Robyssão, que, em entrevista ao Bahia Notícias, afirmou que tem evitado músicas polêmicas para não ser "perseguido" pela petista (relembre aqui). A ex-parlamentar é a autora da Lei Antibaixaria, que impede o financiamento público a shows de artistas que têm em seu repertório canções que ofendem as mulheres. 

"Dizer que uma lei aprovada com o clamor de setores sérios da sociedade – como o Ministério Público, a OAB, Defensoria Pública, UFBA e movimentos de mulheres e artistas – foi algo pessoal, para atingi-lo, revela o conhecimento limitado e equivocado que ele tem sobre as leis", rebateu Maia. "Ou ele é muito pretensioso, ou está querendo voltar aos holofotes à custa de polêmica", emendou.

Robyssão contou, ainda, que Luiza Maia ligava para os prefeitos a fim de pedir que o cantor fosse retirado da programação de festa. Segundo a ex-deputada, não há "perseguição a Robyssão ou a qualquer outro artista", mas sim uma atuação para "combater a violência contra a mulher".

"Por que não fazem música que nos valorizem? Música que retrata a mulher como objeto descartável causa feridas internas, silenciosas. Isto é um grande mal. Não é porque algumas mulheres dançam ou gostam desse tipo de música que todas nós concordamos", ressaltou. "O fato é que o empoderamento feminino tirou da invisibilidade uma série de agressões que eram tidas como 'coisa normal'. E isto incomodou quem lucrava à custa da desvalorização das mulheres", acrescentou. Inserção de foto 2, Tvsaj. Foto reprodução facebook.Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Imagens inerentes à realização do primeiro dia da Feira da Mulher, Praça Senador Temístocles, centro, em Cruz das Almas. Evento que se estende até esse sábado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Juju Salimeni compartilhou uma curiosidade com os seus fãs, ela odeia usar lingerie. A assistente de palco inclusive contou que não usa mais sutiã e só coloca calcinha quando necessário.
"Eu odeio lingerie. Odeio sutiã e odeio calcinha. Por mim não usava", disse. "Em hipótese alguma uso sutiã. Não usava nem antes de ter silicone. Quando coloquei pela primeira vez, já faz uns dez anos, nem usava antes. Não precisa. As roupas ficam maravilhosas. Nem tenho sutiã na gaveta." 
Recentemente, Juju trocou as próteses de silicone. Ela foi questionada se os seus seios eram naturais. "Jamais que eunasci com esse peito deste tamanho, Tinha 330 e triquei para 570 ml", disse. 

BARRIGA SARADA
Rata de academia, Juju explicou o motivo de não malhar muito o abdome. Ela treina de segunda a sexta e folga no fim de semana.

"Praticamente não faço abdome. Só faço em preparação para o Carnaval. Um mês antes do Carnaval, pego pesado e treino bastante. Tenho uma genética bem legal com os gomos bem simétricos. Não sinto vontade de ter o abdome super ultra rasgado, tenho preguiça e está bom assim", explica.Foto divulgação Instagram. Quem/G1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, convida você para participar do encerramento do Março Mulher 2019, com a Feira da Mulher. Que acontecerá nesta sexta (29) e sábado (30), na Praça Senador Temístocles.
A Feira contará com uma série de serviços de saúde e estética, além de artesanatos, oficina de percussão para mulheres, oficinas de voz e corpo, oficina de xilogravura, Cozinha Show, com Caco Marinho, Bruna Moreira e Andrea Albuquerque, Unidade Móvel do HEMOBA e entrega do Prêmio Carolina Maria de Jesus. Teremos ainda shows com Talita Ataíde, Victoria Marques, Cássia Maria e muito mais. Participem!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#MarcoMulher

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, convida você para participar do encerramento do Março Mulher 2019, com a Feira da Mulher. Que acontecerá nesta sexta (29) e sábado (30), na Praça Senador Temístocles.

A Feira contará com uma série de serviços de saúde e estética, além de artesanatos, oficina de percussão para mulheres, oficinas de voz e corpo, oficina de xilogravura, Cozinha Show e a entrega do Prêmio Carolina Maria de Jesus. Teremos ainda shows com Talita Ataíde, Victoria Marques, Cássia Maria e muito mais. Participem!

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
#MarcoMulher
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/596286507502187

Notícias | postado por: Mascarenhas

A reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL) retira da Constituição trecho que garante proteção à maternidade e à gestante nas regras previdenciárias.

Hoje, o inciso II do artigo 201 da Constituição, que trata das normas aplicadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), estabelece "proteção à maternidade, especialmente à gestante".

Na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o trecho é modificado e garante apenas o salário-maternidade como um dos direitos previdenciários.

Parte de especialistas em direito constitucional e previdenciário ouvidos pela Folha vê com preocupação a mudança. Há quem discorde do fim de proteção, porque o novo inciso garantiria a assistência às mulheres.

"Maternidade e gestante deixam de ser fatores geradores para a hipótese de cobertura previdenciária. No lugar, entra um benefício definido", critica Érica Barcha Correia, doutora em direito social pela PUC-SP e professora universitária.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antonio de Jesus, o evento "Acolher para Viver", protagonizado pelo Projeto Escolas Culturais, numa iniciativa do governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura e apoio do Instituto de Ação Social pela Música. Em Santo Antonio de Jesus o evento contou com apoio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Fátima Carvalho, Ailton Santos e Joelma,  respectivamente, coordenadora do evento, presidente do CMDCA e diretora do Colégio Estadual. marcaram presenças Dra. Danúbia (Promotora de Justiça da Criança e Adolescência), Dra. Raquel (Procuradora do Ministério Público do Trabalho), Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, em S.A.Jesus), Arlete (Defensoria Pública); coordenadoras de CRAS Geralda (Nazaré Assis), Claudia (Quilombola), Analícia (Cidadania) e Eliene (comunidade); Márcio (ProArt), Viviane (Criar/PETI).

Também presentes, alunos do Colégio, Elza e Júnior Kereto (Conselho Tutelar); Edmundo Pontes (Sec. Saúde), Cabo PM Lídia Lobo (1o. BPM), Profa. Alessandra Veiga (Lions); Valdirene Barreto e Edna Vilas Boas (Secretaria de Educação); Patrícia D´Ávila (Coordenadora do NTE) e Joilza Renalty (Conselho de Cultura); Jailton Brito (Presidente Federação de Boxe da Bahia); Jailson Grilo (Secretaria de Educação e Esportes de S.M. Matas), Kélen Cristina (Presidente do Colegiado do Colégio Estadual), Luis Argolo (professor e mestre de cerimônia do evento). 

As atividades, coordenadas por Fátima Carvalho,Coordenadora Cultural do Projeto Escolas Culturais, (na foto ao lado do professor Luis Argolo)  tiveram apoio do CMDCA, sob a coordenação de seu atual presidente (Ailton Santos), num evento voltado para o fortalecimento  e divulgação da rede de proteção social no município, assim como também o objetivo de realizar diagnóstico sobre o conhecimento da comunidade, quanto à função de cada instituição dessa rede. 

AUTOMUTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO SEXUAL e TRABALHO INFANTIL

AUTOMUTILAÇÃO

Os trabalhos versaram sobre essas temáticas, com a seguinte programação: Acolhimento, café da manhã para os convidados e música; Abertura com a coordenadora cultural Fátima Carvalho e Joelma, Diretora do Colégio Estadual, tendo por mediador o professor o professor Luis Argolo. Logo em seguida, apresentação do Grupo de Teatro La Barraca, com o esquete tendo por tema "Automutilação", em que um jovem externou experiência nesse sentido. Dando continuidade, diálogo aberto das autoridades convidadas com o público presente. 

Dra. Danúbia (promotora pública da criança e adolescência). Em sua fala, discorreu sobre a importância da rede. Elencou situações que vivencia, no exercício de sua profissão. Enfatizou a importância da atuação do Conselho Tutelar, nesse processo, junto às demais instituições. Enfatizou que, na maioria dos casos, a própria família precisa de ajuda. A automutilação, na sua concepção, passa a ser uma doença. 

Edmundo Pontes (psicólogo, Sec. de Saúde), asseverou que pé preciso compreender o adolescente  que vem passando por problema dessa magnitude. É preciso efetuar acolhimentos, diagnósticos e, em seguida, procedimentos cabíveis. O jovem, no seu entender, na maioria das vezes, não sabe lidar com determinadas angústias, recorrendo ao sacrifício perante o próprio corpo. Roer as unhas, arrancar cabelo, pode estar associado  à automutilação. 

Júnior Kereto, Conselheiro Tutelar, pontuou que o primeiro sinal de que o jovem está procurando esse tipo de fuga, é o silêncio. Várias situações q eu chegam ao Conselho Tutelar após análises, são encaminhadas aos setores competentes para adoção de medidas emergenciais. O Conselho que tem sido um instrumento importante nesse processo inicial de teia que caracteriza problemas nessa esfera.  Ângela (psicóloga junto ao CRAS Nazaré Assis), discorreu sobre toda essa problemática, defendendo o ponto de vista de que não se deve subestimar a dor do outro. 

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Em seguida, nova apresentação  do Grupo de Teatro La Barraca com o esquete sobre "Exploração Sexual", em que uma jovem narrou experiência nessa esfera. Tema por demais discutido em diversas oficinas, seminários. mas que continua requerendo  participação intensa não apenas dos eixos governamentais mas, principalmente, por parte de pais e educadores. Dando prosseguimento, diálogo aberto. 

Fechando, com chave de ouro, o Grupo de Teatro La Barraca trouxe à baila a última apresentação, versando sobre "Trabalho Infantil  e na Adolescência", para, em seguida, a realização do último diálogo aberto. Um evento de extrema importância não apenas para conhecimento, por parte da população mas, também para maior entrosamento da rede de apoio nessa luta hercúlea contra as situações constantes nesses eixos temáticos. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Dra. Danúbia, promotora, tecendo considerações sobre essa temática, asseverou que 95% dos casos de abusos sexuais acontece no próprio lar, através de pais, padastros, tios e irmãos. Estupros em ruas, são raros. A maioria dos casos envolve familiares. O agressor, na tentativa de se auto-proteger, geralmente desfere ameaças como: -Vou largar sua mãe; - Vou fazer o mesmo com sua irmã; - Denuncie que vou lhe matar...!.

A promotora defende que a justiça precisa de informações para a adoção de procedimentos punitivos. Não basta prender. A rede precisa fazer seu papel de acolhimento. O disque 100 é um instrumento importante nesse processo. Assim como a  família e a comunidade, a escola precisa denunciar para que investigações sejam desencadeadas e, à luz da materialização, medidas sejam aplicadas.  Cruzar os braços diante de situações dessa magnitude é, de certa forma, demonstração de conformismo e, por extensão, alimentação da impunidade. 

Arlete, assistente social junto à Defensoria Pública, destacou que essa entidade oferece assistência jurídica gratuita e que deve ser sempre acionada para que providências sejam tomadas. Após encaminhamento ao Conselho Tutelar e CREAS, as vítimas podem acionar a defensoria. A instituição está preparada para atender q todos que estejam passando por situações de abusos sexuais. 

De parabéns, portanto, o governo do Estado, o CMDCA, Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e todas as entidades acima elencadas por trazerem à tona uma discussão ampla e de interesse de toda sociedade. Sentida a ausência de vereadores que, indubitavelmente, deveriam particpar de discussões dessa magnitude, de maneira que, na elaboração de leis, possam contemplar situações que emnizem casos comos os que foram tratados. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas pertinentes. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cineasta Rosa Miranda marcou um encontro com um homem com quem já se correspondia na internet. Durante o período que passaram juntos, notou que ele não estava confortável. Ao se despedirem, Rosa descobriu que o motivo do incômodo era a cor de sua pele: "Você não disse que era preta. Não sou racista, mas pela mentira não vou ficar com você", disse o homem.A história de Rosa não é estranha para as mulheres negras. Desde a infância, elas convivem com a rejeição criada por uma combinação de racismo estrutural e machismo. Crescem sentindo-se excluídas por não corresponderem ao padrão de beleza tido como ideal e por não serem as escolhidas para "ficar" ou namorar. Uma solidão que gera danos emocionais e que tem sido cada vez mais discutida dentro do feminismo negro. O último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2010, comprova essas narrativas: mais da metade das negras não vive em união conjugal.

- Isso vem desde a infância. Na pracinha, a criança negra fica afastada porque as outras não brincam com ela. É uma exclusão que continua na vida adulta: às vezes, queremos uma amiga para conversar, mas não somos facilmente aceitas no grupo. Em muitos espaços nos sentimos sozinhas mesmo sendo maioria. E, quando abordamos o assunto, tem gente que tenta relativizar, o que gera ainda mais afastamento - explica Rosa.

A reprodução de estereótipos, como o da guerreira inabalável que não precisa de empatia, e a objetificação dos corpos das mulheres negras ajudam a explicar a solidão que elas experimentam. Um cenário que se agrava quanto mais retinta é a pele: 

- A negra mais aceita é a de pele mais clara, quase branca, dentro do padrão do estereótipo da mulata. Mas, como diz a poeta Elisa Lucinda, essa não é para casar, é para comer. Não somos o par ideal, e isso nos machuca ao longo da vida - diz Luciana Fernanda Luz, feminista negra e mestranda em Comunicação, que identifica o porquê da solidão em diversos aspectos da vida cotidiana das mulheres negras. - No trabalho, é comum enfrentarmos assédio sexual e também o moral em forma de piadas racistas. Nos relacionamentos, somos frequentemente preteridas por mulheres brancas. Em casa, somos as fortalezas que não encontram acolhimento. São muitas nuances para dar conta; temos que nos reinventar todos os dias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dançarina, repórter e modelo voltou a exibir corpão, desta vez em ensaio de trajes de banho. Rosiane Pinheiro voltou a colocar o corpão pra jogo e surpreendeu mais uma vez por exibir a silhueta voluptuosa no auge de seus 44 anos. A repórter e modelo, que estourou nos anos 90 e 2000, ficou famosa ao ser bailarina do grupo de axé Gang do Samba.
 
Desta vez, com biquínis de lacinho, Rosiane posou para as câmeras em Salvador, e mostrou suas curvas de dar inveja (e também capaz de dar asas à imaginação masculina). Ela, que chegou a pesar cerca de 100kg, perdeu 30kg e recentemente surpreendeu com antes e depois.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Preta Gil publicou um desabafo em seu Instagram após uma seguidora falar que seu corpo é um "rio de celulite", na madrugada desta sexta-feira, 15. Apesar de ter publicado diversos stories sobre o tema, Preta afirmou que o comentário "não a atinge".

"Aquele tipo de comentário daquela senhora na minha foto não me atinge em nada, nada, nada. Nem cócegas. Mas eu fico chocada como uma senhora, mãe, avó, tem coragem de ir na rede social falar: ''Afe', um rio de celulite'. Tipo, oi? Cadê a empatia? Cadê a sororidade?"

A cantora disse ficar chocada ao se deparar com este tipo de comentário: "Não fico triste por mim, fico pensando nas pessoas que ainda não se libertaram e que sofrem. Quando leem um negócio desses, ficam mais atordoadas, querendo se esconder. É por essas e outras que a gente vê tudo que acontece com tantas mulheres e homens que acabam caindo em depressão e fazendo loucuras."

Preta expôs o perfil da autora do comentário em suas redes sociais, e afirmou que, segundo ela, isso foi feito com boas intenções: "Dá tempo de mudar, de melhorar, de evoluir. A gente só para de aprender quando morre." A usuária transformou seu perfil em privado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Era o último dia da programação de Carnaval no Largo do Pelourinho quando Damiana Sá interrompeu o encerramento do show das Aya Bass - Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna -, e cantou um rap, mostrando sua arte a plenos pulmões (clique aqui). “Quando subi naquele palco eu não tinha nem noção de quem estava ali. Na verdade foi a primeira vez que vi Larissa Luz. Eu já conhecia Luedji Luna, mas Larissa foi a primeira vez que eu vi”, conta a jovem de 20 anos, nascida na comunidade do Calabar e hoje residente em Campinas de Pirajá, junto com a mãe e o irmão. “Subi e já fui roubando o microfone, praticamente. E aí eu me expressei da forma que era tudo que eu queria, independente das minas. Elas têm o trabalho delas, eu valorizo, mas também valorizo muito o meu. Eu sei que eu sou boa, que meu trabalho é bom, e eu quero que as pessoas me observem e vejam que a favela pode ser transformada também. Que o mundo pode ser transformado”, diz Damiana, que hoje trabalha vendendo suas poesias e canções em ônibus de Salvador, além de bares e no Ferry Boat.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARNEHAS

JEANE se distingue no seio da sociedade santantoniense não apenas pela beleza que lhe é peculiar. Mais que isso, demonstra, "de cátedra", que a mulher contemporânea tem muito mais a mostrar no seio de uma sociedade plural e preconceituosa. Mãe, funcionária na Transportadora Formato, graduada em Serviço   Social, pela FACEMP, discente (1o. semestre) Curso de Direito, pela  PITÁGORAS, em Santo Antonio de Jesus, sabe, como poucas, vislumbrar o futuro, sem abrir mão, naturalmente, da realidade atual. Por conta de tantas atribuições, tem que "sacrificar"  finais de semana e feriados, não apenas para cuidar da casa e filho mas, também, dar conta dos estudos.  

Empoderada, sabe que, no seio da atual sociedade, o preconceito contra a mulher, infelizmente, é latente. Diferenças salariais, discriminações de cunho psicológico, patrimonial, moral, verbal e sexual, é, convenhamos, uma realidade. Empoderamento que perpassa essa questão de medição de forças diante de uma fatia considerável de homens que, de "armas ensarilhadas", lutam para manter o "status quo" que, na verdade, trata-se apenas de uma redoma que mascara a insegurança diante de uma "competição" que, apenas "dentro deles" é travada.

Questionada sobre o fato de muitos homens se queixarem de que "o romantismo está perdendo espaço na relação homem-mulher, sob a argumentação de que galanteios possam ser encarados como assédios sexuais e, de repente, serem alvos de interpelações judiciais", ela não saiu pela tangente ao dizer de que não há motivo para esse "temor masculino", desde que os galanteios sejam inteligentes, saudáveis. Recrimina, por outro lado, as chamadas "cantadas" , na maioria das vezes, grosseiras. Segundo ela, galanteios podem muito bem ser feitos, inclusive, com os olhos. 

Presente na celebração do Dia da Mulher, nessa quinta-feira, 14, na sede da OAB subseção de Santo Antonio de Jesus, num evento protagonizado por essa entidade, sob a presidência de Dr Adriano Balbino Júnior e apoio das Dras. Andressa, Dorothy e membros do Conselho da Mulher, ela acompanhou de perto as explanações proferidas por autoridades convidadas e os questionamentos pertinentes. Fica, aí, o exemplo de uma mãe, uma estudante, uma menina que vê o futuro não como uma utopia mas, antes de tudo, uma realidade que começa materializar, passo a passo. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

PS

TRAJETÓRIA DE SUCESSO da PITÁGORAS

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) iniciou suas atividades no grupo Kroton no  ano 2000, em Belo Horizonte. Na época, oferecia apenas um curso de Administração. Ao longo do tempo, aumentou sua oferta em Minas Gerais, cruzando fronteiras e, hoje,  está presente em nove estados brasileiros.
São mais de 70 opções de graduações, além de especializações, todas reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura. A Pitágoras faz parte do maior grupo brasileiro do setor da educação, a Kroton Educacional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Celebrado, nessa quinta-feira, 14, na sede da OAB Subseção de Santo Antonio de Jesus, o Dia da Mulher, num evento protagonizado por essa entidade e com participação do Núcleo de Proteção aos Direitos das Mulheres, Polícia Civil, Judiciário, Justiça do Trabalho, Conselho da Mulher, FACEMP e outras entidades. Um evento que se notabilizou, não apenas pela maciça participação mas, também, pela qualidade das explanações e serviços oferecidos.

PROGRAMAÇÃO PELA MANHÃ

Os trabalhos foram iniciados, logo pela manhã, com realização de atividades físicas (alongamentos e "fit dance") e oferecimento de um saboroso café da manhã. Logo em seguida, foram realizadas oficinas com automaquiagem, artesanato e apresentação da SUPERA (ginástica de cérebro) e outras atividades. Os visitantes também puderam visitar stands que foram instalados sob os equipamentos instalados pela TOLDOS FÁCIL.

PROGRAMAÇÃO À TARDE

Discussões Temáticas:

Logo após o almoço, iniciou-se a Mesa redonda com participação de autoridades e alunos da FACEMP, oportunidade em que foram explanados e discutidos temas como "Mulher e Trabalho" e "Violência Contra a Mulher". Dentre as personalidades presentes, além dos protagonistas, Dr. Adriano Balbino Júnior (Presidente da OAB Subseção de S.A.Jesus), Dr. Adriano Costa (Juiz do Trabalho na 1a. Vara, em Salvador), Kaíque Barbosa (advogado, procurador do município de Varzedo e, agora, integrante da  Comissão de Ensinos Jurídicos da OAB), Dr. João Gabriel, Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da IV COORPIN), Dra. Renata Rocha (Juíza da 3a. Vara, em S.A.Jesus), Dra. Patrícia Aires (Delegada e Presidente do Núcleo de Proteção à Mulher), Profa. Adriana Freitas (Psicologia, FACEMP), Laiara Lacerda (profa. FACEMP) e Carmelita Nery (advogada e ex-Secretária Municpal de Educação), Dra. Cíntia e Jacilda, respectivamente, advogada dessa instituição e integrante dessa agremiação associativa e do Conselho da Mulher.

Também presentes no evento, Drs. Andressa Andrade (presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, junto à OAB-SAJ) e Joanito Barbosa (ex-vereador e ex-vicve-prefeito; assessor jurídico do RECONVALE, tendo atuado como mestre de cerimônia), foto; Joelma Silva, Jairo dos Santos, Fernanda Martins, Dorothy Mary Nunes (também ex-presidente do Obsservatório Social e da Comissão OAB Mulher de 2015-18, em Santo Antonio de Jesus), Fernanda Graziella (especialista em Direio Penal), Lorena, Lucas, Walter Almeida (também professor junto à FACEMP) 

Coube ao presidente da OAB, Subseção de S.A.Jesus, Dr. Adriano Balbino Júnior, a abertura dos trabalhos, discorrendo, dentre outros aspectos, a importância das discussões em torno de um torno de uma temática que cresce bastante, principalmente no município de Santo Antonio de Jesus, no que tange  a luta em prol da garantia dos direitos da mulher e os resultados que estão sendo, paulatinamente, auferidos. 

Dr. Adriano Costa, por sua vez, com toda experiência angariada a frente da Justiça do Trabalho, onde desempenha suas atividades laborais, junto a 1a. Vara, em Salvador, dentre outros aspectos abordados, parabenizou a iniciativa da OAB. Destacou que muitos empresários não entendem que as mulheres têm as mesmas competências dos homens e que, por conta disso, praticam tratamentos diferenciados. Asseverou que sindicatos têm autonomia para propor ações contra discriminações de toda ordem. Enfatizou que perseguição, tratamento discriminatório, além do de caráter sexual, também é assédio. 

Dra Renata Rocha, juíza da 3a. vara Cível, em S.A.Jesus, discorreu sobre o quanto tem vivenciado em sua atuação nos plantões dos quais participa; parabenizou o trabalho realizado pro Dra. Patrícia Aires afrente do Núcleo de Proteção à Mulher e discorreu sobre toda uma prática escravista e desigual que sempre aconteceu ao longo da história. Asseverou que desigualdade e violência é uma realidade no seio da sociedade, razão pela qual é imperiosa a união de todos para que, paulatinamente, esses acintes sejam erradicados. 

Dra. Patrícia Aires, delegada de polícia civil e presidente do Núcleo de Proteção à Mulher discorreu sobre a criação do Núcleo em epígrafe e todo o apoio por parte do Coordenador Dr. Edilson Magalhães. Elencou tipos de violências praticados contra as mulheres,  de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Destacou como são feitos os atendimentos e encaminhamentos, dentre os quais, os que buscam medidas protetivas por parte do judiciário. 

Dr. Edilson Magalhães, Coordenador da IV COORPIN (Coordenação de Polícia do Interior) falou a respeito da iniciativa e o posterior sucesso da criação do Núcleo de Proteção aos Dirieots a Mulher, junto a essa coordenadoria, a ponto de outros municípios despertem interesse em contar com esse segmento que, em Santo Antonio de Jesus vem sendo muito bem conduzido por Dra. Patrícia Aires, delegada de polícia civil. Parabenizou à OAB pela iiciativa, assim com demais entidaes irmanadas nessa luta em prol da garantia dos direitos da mulher. 

Dr. Kaíque, advogado, procurador do município de Varzedo, professor junto à FACEMP e, agora, membro da Comissão de Ensinos Jurídicos da OAB, Subseção de S.A.Jesus, reportou-se à proposição do Senador Ângelo Coronel (BA), no sentido de acabar com a cota de participação das mulheres em 30% (composição partidária). Discorreu que justo no momento em que o fundo partidário passa a contemplar mulheres que participem dos partidos, ele, na contramão, tenciona, de forma sumária, barrara essa conquista. 

Dr. João Gabriel, advogado, também fazendo uso  da palavra, destacou que a formação familiar é de extrema importância para a formação cidadã, contribuindo de forma significante para o respeito mútuo entre homens e mulheres. Pontuou no sentido de que as mulheres precisam participar ativamente da política partidária, não necessariamente como candidatas a cargos eletivos, mas, também e principalmente, de discussões que tenham por escopo a adoção de providências junto aos órgãos competentes. 

Professora Adriana Freitas, psicóloga e professora da FACEMP, destacou que as agressões psicológicas são as mais difíceis de serem identificadas. Lidar com esteriótipos de que "mulheres sofrem porque querem", é sempre difícil e requer reflexões por parte da sociedade. Afirmou que é preciso coragem, não apenas por parte das mulheres que sofrem discriminações e violências, mas, também, por parte de segmentos da sociedade. 

Lucianna  Barbosa, em sua fala, externou que antes do feminicídio, há todo um ciclo percorrido. A vítima, na maioria dos casos, vivencia toda uma realidade, aprisionando, em si mesma, toda uma frustação, diante do receito de denunciar e acabar sofrendo revés. Sinaliza que é preciso uma rede de apoio às mulheres a partido do poder público e engajamento de toda a sociedade, de maneira que a violência seja contida. 

APRESENTAÇÕES

Logo após o encerramento da mesa redonda, os participantes foram contemplado com bela apresentação de bailarinas que, com graciosidade e sincronia rítimica, mostraram bela performance, arrancando aplausos. Uma apresentação que teve por escopo mostrar, não apenas belos movimentos mas, também, levar às pessoas a desenvolverem olhares mais românticos, artísticos diante de mulheres que têm muito mais que curvas: a pureza que contagia a todos.

Coube à cantora santantoniese Maéve, detentora de uma das mais belas vozes da região, a execução de músicas da Música Popular Brasileira. Ela que tem sido bastante requisitada para participação em grandes eventos. Eclética, ela “brinca” com as cordas, levando aos dedos, a sutileza com que, simultaneamente, emite sua voz.

COMISSÃO DE ENSINOS JURÍDICOS

Logo após a bela apresentação das bailarinas, a OAB, através do seu presidente, Dr.Adriano Balbino e Dra. Fernanda,  anunciou a formação da Comissão de Ensinos Jurídicos, com os seguintes nomes: advogados Kaíque Barbosa (Presidente), Aline Passos (vice), João Gabriel, Carly Chesma, Jaqueline Póvoas, Márcia Nunes, Gabriel Rezende. Eles que, dentre outras atividades, contribuirão para orientações aos jovens advogados que estão sendo colocados à disposição da população, na prestação de serviços. Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas) e Edy Lima (Jornal Regional). Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O senador Angelo Coronel (PSD) descartou a hipótese de mudar o seu projeto que acaba com a cota feminina de 30% nas eleições, após receber duras críticas de mulheres da base do governador Rui Costa (PT). Nesta terça-feira (12), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prometeu "corrigir esse equívoco" (veja aqui).

"Meu projeto é em nível de (sic) Brasil. Não é em nível da (sic) Bahia. É um projeto para corrigir as distorções em todo o Brasil. Se não fizermos esse ajuste, vai ter município, no próximo ano, que não lançará candidato a vereador, por não ter mulher com aptidão para a política. Se não cumprir a cota, a chapa cai toda", declarou. 

Coronel negou que tenha sido convocado para comparecer à AL-BA. "Esse nome convocação não existe. A Assembleia não pode convocar senador. Também não tive nenhum convite sobre isso. Vi na mídia e fiquei surpreso. Agora, estou à disposição em Brasília para receber no gabinete", pontuou. "Só poderia aceitar o convite se fosse uma segunda ou sexta-feira, porque terça e quarta, eu estou em Brasília. Mas não teria nenhum problema aceitar o convite para rever os amigos e ex-colegas", salientou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

TEERÃ E NOVA YORK - Detida há oito meses, uma famosa advogada que trabalha com direitos humanos no Irã foi condenada a 38 anos de prisão e 148 chibatadas, informou o seu marido. Agentes de segurança do país persa prenderam a advogada, Nasrin Sotoudeh, em sua casa em junho do ano passado, sem oferecer nenhuma explicação. Na época, Sotoudeh defendia mulheres que haviam sido detidas depois de remover seus hijabs, ou lenços que cobrem a cabeça, em protestos públicos.

Mantida na prisão Evin, em Teerã, Sotoudeh informou a sentença ao seu marido durante uma breve conversa telefônica, informou o Centro para os Direitos Humanos no Irã, grupo de monitoramento da sociedade civil sediado em Nova York, em um comunicado na segunda-feira. Em 2012, enquanto cumpria uma pena de prisão anterior, ela recebeu o prêmio em direitos humanos de maior prestígio da União Europeia, o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A OAB subseção de Santo Antonio de Jesus, irmanada com o Núcleo de Proteção aos direitos da mulher, promovendo atividadades físicas e as que têm por escopo discutir temas como "Mulher no Trabalho" e "Violência Contra a Mulher".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as mulheres ganham menos do que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa. Mesmo com uma queda na desigualdade salarial entre 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham, em média, 20,5% menos que os homens no país.

“As maiores proximidades de rendimento, ainda que não haja igualdade, ocorreram no caso dos professores do ensino fundamental, em que as mulheres recebiam apenas 9,5% menos que os homens”, afirmou a analista da Coordenação de Trabalho do IBGE, Adriana Beringuy.

Em seguida, destacam-se os dos trabalhadores de central de atendimento e de limpeza de interiores de edifícios, escritórios e outros estabelecimentos: as mulheres recebiam, respectivamente, 12,9% e 12,4% menos que os homens.

Entretanto, estão na agricultura e nos comércios varejistas e atacadistas as maiores desigualdades salariais entre homens e mulheres. As mulheres agricultoras e as gerentes de comércios varejistas e atacadistas, recebem, respectivamente, 35,8% e 34% menos que os homens.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante o discurso em um evento do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), o presidente da República Jair Bolsonaro minimizou o número pequeno de mulheres no alto escalão do governo. Formado por 22 pastas e com apenas duas mulheres a frente de ministérios, Bolsonaro afirmou que considera o primeiro escalão "equilibrado", uma vez que cada uma das duas únicas mulheres,  Damares Alves, da Mulher, e Tereza Cristina, da Agricultura, equivale a "dez homens" 

"Pela primeira vez, o número de ministros e ministras está equilibrado. Nós temos 22 ministérios: 20 homens e duas mulheres. Cada uma dessas mulheres que estão aqui equivalem a dez homens. A garra dessas duas transmite energia para os demais", disse. O presidente não comentou sobre os altos índices de violência contra a mulher e a desigualdade salaria entre os dois gêneros. 

Na oportunidade Bolsonaro fez uma homenagem às mulheres e para isso citou passagens bíblicas, uma que diz que a mulher nasceu da costela do homem e outra que afirma que "a mulher sábia edifica o lar". "Para quem é cristão, da costela do homem veio uma mulher e, a partir desse momento, pela graça de Deus, vieram todos os homens", falou. No discurso o presidente ainda destacou o papel da mulher na harmonia familiar. Para ele, a família é a "cela da sociedade" e, quando unida, "edifica uma nação".Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, divulga a programação oficial do Março Mulher 2019: Mais Direitos, Mais Participação e Mais Poder. Que tem o objetivo homenagear, orientar e incentivar a participação das mulheres em ações que permitam a discussão de temas relevantes para a atuação em diversos setores da sociedade. Confiram a programação e participem.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
https://www.facebook.com/206658269798348/posts/586944421769729/

Veja programação em LEIA MAIS


Notícias | postado por: Mascarenhas

Bruna Marquezine agora tem uma rival de peso. A amizade entre Anitta e Neymar é colorida! Os dois ficaram na Sapucaí, discretamente, durante a segunda noite de desfiles no Rio.   A cantora e o craque chegaram juntos à Marquês de Sapucaí e foram direto para o camarote Rio. Só as fotos dos dois juntos já era combustível suficiente para incendiar a avenida por todo o Carnaval, mas a coisa evoluiu: eles se beijaram em um espaço reservado do Nosso Camarote, onde também estava a ex Bruna Marquezine

No Nosso Camarote, parceria do ex-jogador Ronaldo e da promoter Carol Sampaio, Neymar foi chamado ao palco para cantar com Ludmilla, enquanto Anitta continuou na saleta. Quando Marquezine subiu ao palco, Anitta saiu e ficou perto dele.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que acrescenta, também, a presença de uma mulher nas fileiras da polícia militar e, em especial, junto  à 5a. Cia de Polícia Rodoviária Estadual, sob o comando do Cap Lopes e, por extensão, à Polícia Rodoviária Estadual, sob a égide do Ten Cel Jarbas, comandante da Polícia Rodoviária Estadual?  Para muitos, a essência do olhar feminino. Para os que estabelecem olhares diferenciaados, o sentimento. E é justamente isso que a Sub Ten SÂNDILA ROCHA, Comandante do Posto da Rodoviária Estadual, sediado em Mar Grande, Vera Cruz, Ilha de Itaparica, vem desenvolvendo junto a essa corporação e, por extensão, à sociedade (em especial a da  Vera Cruz). 

 Indicada para receber a placa de Honra ao Mérito no Premio de Melhor do Ano, realizado no Condomínio Lagoa Dourada, Barra Grande, Vera Cruz)  na luta que empreende em torno do fortalecimento de vínculos familiares, tendo por epicientro a formação cognitiva e cidadã de crianças do município, ela, naturalmente, regozijada, talvez não saiba o quanto tem sido valiosa essa iniciativa. Uma luta que conta com apoio do Comandadnte Geral da Polícia Rodoviária Estadual,Ten Cel Jarbas (foto) que, também, foi homenageado pelo relevante trabalho que realiza, através da corporação, em toda a Bahia.

Honraria que  também foi comprtilhada pelo Cap. Lopes (foto), Comandante da 5a. Cia (compreendendo Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença). Ele que vem desenvolvendo um destacável trabalho em prol da educação no trânsito. Um trabalho que produz resultados significativos na redução de acidentes e, por conseguite, preservação de vidas. Além das operações logísticas (blitzs, abordagens), o grupamento sob seu comando tem auferido grandes resultados, numa demonstração insofismável de que não apenas a repressão aos ilícitos de trânsito é importante nesse processo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz caprichou na fantasia estilosa para o desfile no Carnaval de rua deste sábado, 2/3, nas ruas do Centro do Rio. Emanuelle Araújo é uma das atrações musicais e Leandra Leal é porta estandarte do bloco. Veja fotos! Chegou o grande dia da rainha Paolla Oliveiramostrar toda sua majestade no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Uma das atrações do bloco Cordão da Bola Preta no Carnaval 2019, a atriz surgiu deslumbrante e com fantasia estilosa para curtir a folia popular neste sábado, 2/2, que arrastou cariocas e turistas pelas ruas do Centro do Rio. Quem cantou marchinhas e empolgou a galera foi a atriz e cantora Emanuelle Araújo.

Em conversa com o Gshow, Paolla pediu responsabilidade durante a festa e mandou recado aos foliões. "Acho que o mais importante é se divertir com responsabilidade. Lembrar que existe vida após a Quarta-Feira de Cinzas e que os nossos valores não mudam no Carnaval. É preciso respeitar os outros e, principalmente, as mulheres. Saber conviver com a diferença é bonito! O Carnaval é uma festa muito especial e alegre pra gente esquecer o que aprendemos no dia a dia".

Em conversa com o Gshow, Paolla pediu responsabilidade durante a festa e mandou recado aos foliões. "Acho que o mais importante é se divertir com responsabilidade. Lembrar que existe vida após a Quarta-Feira de Cinzas e que os nossos valores não mudam no Carnaval. É preciso respeitar os outros e, principalmente, as mulheres. Saber conviver com a diferença é bonito! O Carnaval é uma festa muito especial e alegre pra gente esquecer o que aprendemos no dia a dia".Foto reprodução Instagram. Gshow.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DRA. FERNANDA GRAZIELLA, jovem advogada santantoniense, especialista em direito penal, especialista em docência do ensino superior, pós-graduada em Gênero e Direitos Humanos, colunista de perfil "@mulheradvogada", conselheira no Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA , ex-presidente da OAB Jovem e  integrante de entidade protetora de animais, palestrante, é, insofismavelmente, uma das melhores profissionais na área em que abraça no município e região, não apenas pelo conhecimento do qual é detentora mas, também, pela capacidade de enfrentar situações conflituosas e sempre achar soluções tangíveis. 

DESTAQUE NA PREMIAÇÃO DE MELHOR DO ANO

Ao ser escolhida como Melhor do Ano em sua categoria, em evento realizado na noite do último sábado, 23, no Condomínio Lagoa Dourada, Mar Grande, Vera Cruz, tal quais outras personalidades que receberam essa distinção, em suas categorias, ela, naturalmente, ficou regozijada, não apenas por ostentar mais um trofeu, mais uma placa em sua galeria.  

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A dois anos das eleições municipais, aqui e acolá, já começam movimentações no que concerne à sucessão municipal e, em Santo Antonio de Jesus não é diferente. E os ambientes que propiciam  mais aproximações são nos que ocorrem eventos públicos e, principalmente, que tenham relação com a política partidária. Foi o que ocorreu, por exemplo, na última terça feira, em Conceição do Almeida, recôncavo baiano, no evento de formatura de novos soldados do Corpo de Bombeiros, a convite do Comandante do 16o. Grupamento, Ten Cel Matias,  quando o empresário (CTO)/liderança Everaldo Júnior e o ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus, Humberto Leite, sentaram à mesa. 

O papo estava tão animado que, por um instante, esqueceram de que o saboroso churrasco já estava sendo servido. Humberto Leite que estava acompanhado dos vereadores  Chico de Dega, Altemir, Pedro de Teca e Luiz do Alto, bem como de Carlos Toneto (ex-Secretário de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus) e Alex de CATE. Entre um refrigerante e outro, troca de gentilezas, de elogios e muito riso. O que eles estão planejamndo, não sabemos mas que deverão estar na mesma "balada", não temos dúvida.Como pano de fundo, ACM Neto.

Estaria pensando Dr. Everaldo num assessor jurídico, a exemçplo do renomado Dr. Sebastião Lima? Nesse seu "tour" pelo local, confabulou com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel Francisco Telles e o Comandante dessa corporação, em S.A.Jesus, Ten Cel Matias. Estaria se reparando para contar com apoio do "Corpo de Bombeiros" para apagar eventuais excessos do verdadeiro "fogaréu" que deverá empreender no seio da polícia local visando 2020? Só nos resta esperar...!. Divulgaremos a entrevista no decorrer da semana. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Livia Andrade decidiu aprovoveitar o fim de semana ensolarado para renovar o bronze. Na praia, a apresentadora publicou algumas fotos, em seu Instagram, em que aparece de biquininho fio dental. "Farofei goxxxxtoso hoje!", disse ela em uma das legendas.Dona de belas curvas, a apresentadora é sempre elogiada pelo corpão em dia. Recentemente, quem não se aguentou foi Maisa Silva que, ao ver uma foto de Livia de biquíni, comentou: "Que linda!"

Este ano Lívia completa 25 anos desfilando no Carnaval de São Paulo. A apresentadora desfila desde menina, quando ainda tinha 10 anos e fazia parte da ala das crianças das escolas de samba da zona norte da cidade. Ela é madrinha de bateria da Império de Casa Verde que, neste ano, homenageia o cinema.Fotos reprodução Instagran. Globo/Quem

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A deputada estadual Fabíola Mansur, prestigiou, recentemente, a inauguração do Memorial da Independência em Itaparica, no Forte São Lourenço, integrando o rol de atividades inerentes aos 196 anos de emancipação política do município, ao lado da prefeita Marlylda Barbuda. Logo após a cerimmônia, elas, em  companhia de outras personalidades, visitaram as instalações do navio, posando, inclusive, ao volante da embarcação. Na "vez" da deputada, ela exclamou: "Aqui (Itaparica), ela está no comando...!", numa demonstração bem homorada de humildade e, mais que isso, de apoio à gestora que faz parte de sua base de apoio. 

Fabíola Mansur, reeleita para um novo mandato, é uma das mais conceituadas oftalmnologistas da Bahia. Como deputada, tem, na região, importantes apoios como os de Itaparica (Marlylda Barbuda) e Salinas da Margarilda (ex-prefeito Jorginho). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Graduada em Odontologia, Tainara Bastos de Almeida Costa, 23 anos, é a representante oficial de Cruz das Almas, reconhecida pela Prefeitura do Município, no Concurso Miss Bahia 2019. A cruzalmense se inscreveu por meio da internet e teve sua participação confirmada para disputa de mulher mais bela do estado – a concorrência que se cuide.

Esta é primeira vez que Tainara participa de um concurso de beleza, se mostra confiante e honrada por representar sua cidade: “É uma grande honra representar a nossa cidade, nossa população, nossa cultura, num evento tão significante como o Miss Bahia. Estou depositando o que há de melhor em mim nessa jornada. Sou extremamente grata à população Cruzalmense que tem me acolhido com tanto amor e carinho, me enviando mensagens de força e incentivo”, declarou a jovem.

O evento está marcado para o dia 6 de fevereiro, em local ainda não divulgado pela produção. À vencedora, como parte das premiações, será dado o direito de disputar o Miss Brasil 2019, marcado para 9 de março. Boa sorte, Tainara!!!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Quem acompanha Vanessa da Mata nas redes sociais já se surpreendeu com os cliques da cantora exibindo o corpo de biquíni ou maiô. Os posts, digamos, ousados, ganharam frequência de um ano para cá e tem "quebrado a internet" e atraído muitos elogios à artista, que está prestes a completar 43 anos de idade. Em conversa com o EXTRA, Vanessa falou do sucesso que também faz fora dos palcos por conta da beleza e revelou algumas cantadas (simpáticas e abusivas) que costuma receber.

"É engraçado, toda vez que eu posto uma foto de biquíni os homens mais malandros do mundo saem do esgoto (risos). Todos os caras que passaram por mim em algum momento que não dei bola, voltam. É só colocar que voltam, incrível isso. Aí eu volto com o meu vestidão, e eles saem", diverte-se a cantora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O movimento "Vai Ter Gorda" reuniu mulheres na praia de Itapuã, em Salvador, neste domingo (13), em combate ao preconceito sofrido pelas pessoas que estão acima do peso, a chamada "gordofobia". 

"O movimento começou em 2016 e este ano completa três anos de existência. O grupo surgiu com o intuito de combater a gordofobia, a valorização das mulheres gordas", disse Adriana Santos, organizadora do grupo. 


Segundo ela, o histórico de luta do movimento se baseia em ações de reivindicações de políticas públicas para tirar as mulheres gordas de uma exclusão do mercado de trabalho, além de abraçar outras demandas dos direitos humanos. 
Movimento "Vai Ter Gorda" reuniu mulheres na praia de Itapuã, em Salvador, neste domingo (13), em combate ao preconceito sofrido pelas pessoas que estão acima do peso.
Desde que o movimento começou, em janeiro de 2016, este é o quinto ato do "Vai Ter Gorda na Praia" em Salvador. 

"O intuito de levar as mulheres gordas, em especial, para as praias, sejam elas de biquíni, maiôs, ou da maneira que quiserem ir, é para reafirmar, mais uma vez, que não existe padrão estético ou corporal". 
Segundo Adriana, a ação também é para chamar atenção para o direito das mulheres gordas ocuparem espaços públicos, sem sofrer discriminação. 

"A gente precisa romper essas barreiras do preconceito, da discriminação e dizer um não à gordofobia", concluiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma adolescente de 13 anos foi agredida pelo ex-namorado a chutes e socos no rosto e pelo corpo em uma localidade conhecida como Prainha, em Teixeira de Freitas (a 693 quilômetros de Salvador).De acordo com informações do site Liberdade News, no momento da agressão a jovem estava acompanhada de familiares e amigos, quando inesperadamente o ex-namorado identificado com prenome de Matheus.Após a agressão, a adolescente foi levada pela mãe à Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde fez um Boletim de Ocorrência.

As testemunhas informaram que enquanto a vítima estava na delegacia, o ex-namorado passava pela frente com uma motocicleta, e telefonando para jovem, dizendo estar armado e ameaçando de morte.A central de Comunicação da 87ª CIPM foi informada, três viaturas foram designadas para ir ao Residencial Ramalho, onde o Matheus estava armado ameaçando a família.A delegada plantonista Rina Andrade, recomendou um exame na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) já que a jovem sofria muitas dores, para dar prosseguimento ao inquérito.O caso será encaminhado para a DEAM para as devidas providências. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com pesar, a Prefeitura Municipal lamenta o falecimento da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. Internada desde o dia 14 de dezembro com uma infecção, o falecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), em um hospital de Santo Antônio de Jesus.  

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu em Salvador e aos 51 anos de idade, se tornou a quinta líder do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, de onde se afastou em 2017, indo viver na cidade de Nazaré, onde ocorrerá o sepultamento. 

Membro da Academia Baiana de Letras, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé e publicou nove obras com o tema. Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em 2009 recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Em 27/08/2015 a Ialorixá recebeu o título de cidadã Santoantoniense, como  reconhecimento pela sua trajetória em defesa da sua herança cultural afro-brasileira.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

1 - ABUSE DOS DECOTES, FENDAS, RECORTES...
No verão, deixe o corpo um pouquinho mais à mostra, mesmo que use preto! O truque é apostar em peças com decotes profundos, fendas e detalhes vazados, como recortes na cintura. Dessa forma, várias partes do seu corpo ficarão mais fresquinhas.

2 - FAÇA UM NÓ NA BLUSA
Se não quer deixar de usar uma t-shirt ou uma camisa de botões preta, experimente fazer um nó na pontinha, transformando a peça em um cropped ou, pelo menos, deixando a mostra um pouco da barriga. O look é megadespojado , dá para ser usado até durante o dia ou no escritório, caso o ambiente de trabalho seja informal.

3 - USE PEÇAS ÚNICAS
Macacão, jardineira, vestidos curtos ou longos são menos "pesados" do que um look com duas peças, como saia e blusa pretas, por exemplo. O macacão, além de prático, é uma alternativa mais glam para um evento à noite, enquanto a jardineira é uma peça street para um passeio de dia. O truque, nesse caso, é apostar em acessórios coloridos para dar um ponto de cor ao look, como uma bolsa neon.

4 - APOSTE EM PEÇAS PRETAS COM DETALHES DELICADOS
Outra dica para arrasar usando preto no calor é deixar o visual mais leve com detalhes delicados: babados e mangas bufantes são algumas opções, além de rendas, que são extremamente românticas. Para o look black da noite, vale apostar em vestidos, saias e bodies metalizados ou com paetês, que são uma das trends do verão.

5 - O TECIDO DIZ MUITA COISA!
Preto no verão está, sim, liberado, mas uma dica valiosa é ficar atenta ao tecido da roupa. A dica é optar por tecidos fluidos, como um algodão mais leve, viscose ou linho, ou seja, nada que fique apertado no corpo! Tecidos com transparência também são uma boa opção.

(Por Beatriz Doblas)




Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A mais completa linha de roupas feminias pode ser encontrada na CANTINHO DA MODA, situada na Rua Santo Antonio. E a Loja está funcionando nesse domingo, véspera de Natal. Muitas NOVIDADES

Veja mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Considerada uma das mulheres mais atuantes na última campanha político partidária, em Santo Antonio de Jesus e Muniz Ferreira e região, a advogada, Dra. GILSONILDA CORREIA, conhecida carinhosamente por Dra. Nil é, indubitavelmente, um nome que cresce, não apenas na sua área laboral (advocacia) mas, também, no contexto político-partidário, graças a sua capacidade de diálogo e persuasão. Santantoniense, ela fez faculdade em Ilhéus onde teve que trabalhar duro para conseguir manter-se. Chegou, inclusive, a percorrer diversos bairros, de porta em porta,  comercializando produtos. Uma missão hercúlea, convenhamos, mas que foi primordial para  que conseguisse materializar seu grande intento:  a formatura. 

Muito mais que uma mulher bonita, ela traz à tona qualidades e experiências que denotam toda uma capacidade empreendedora. Bem casada, mãe, já na terra do Padre Mateus (S.A.Jesus), exercendo sua profissão com esmero, hoje também é cortejada por diversos grupos políticos pela sua capacidade de estabelecimento de diálogos. Não foi à toa que, em nome do grupo capitaneado pelo Deputado Estadual, reeleito, Alan Sanches, subsidiou trabalhos em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara (Meirinha), ao lado de lideranças como Professor Gileno e empresário Dil Trio. Ela não é daquelas pessoas quese entitulam lideranças,  estufam o peito e proclamam "tenho mil, dois mil, três mil votos" e só saem às ruas com a presença do candidato. Longe disso, realiza seu trabalho nos bastidores, em busca de resultados. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

1 - MONTE UM SPA CASEIRO PARA CUIDAR DA PELE
Que tal tirar um dia de folga para fazer um spa em casa? Para isso, a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, recomenda 6 tipos de produtos: um esfoliante facial com agentes hidratantes, um tônico, que deve ser aplicado com um algodão, água termal, hidratante, que deve ser usado até mesmo em peles oleosas, e filtro solar, que deve ser aplicado por cima do creme. Além desses itens, a máscara também pode entrar no passo a passo. "Os ativos vão depender do tipo de pele. Com uma espátula, aplique o produto até cobrir toda a face. Respeite o tempo de pausa orientado no rótulo do mesmo. Lave o rosto somente com água corrente", recomenda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz egípcia Rania Youssef comparecerá em janeiro diante da Justiça por usar um vestido que tinha uma parte transparente na cerimônia de encerramento do festival internacional de cinema do Cairo, anunciou uma fonte judicial neste sábado (1). Na quinta-feira (29), a atriz desfilou pelo tapete vermelho com um vestido transparente na parte de baixo, que deixava suas pernas à mostra.

O advogado egípcio Amru Abdesalam apresentou uma ação em um tribunal do Cairo, acusando a atriz "de incitar a libertinagem", crime punível com até cinco anos de prisão, segundo o responsável judicial. A questão será analisada em 12 de janeiro, segundo a mesma fonte, que pediu anonimato.

Outro advogado, Samir Sabri, conhecido por apresentar ações contra várias celebridades, fez a demanda ante o promotor-geral mencionando as mesmas acusações contra a atriz."A forma de se apresentar de Rania Youssef é contrária às tradições, aos valores da sociedade e seus costumes, e isso afetou o festival e a imagem da mulher egípcia", declarou Sabri à AFP. 

O sindicato de artistas egípcios denunciou em comunicado, sem citar nomes, que "a aparência de alguns convidados ao festival não é segundo as tradições da sociedade". Após o escândalo gerado nas redes, a atriz se desculpou em público. "Talvez não tenha pensado bem ao usar esse vestido", escreveu em sua conta no Twitter. "Não achei que desencadearia tanta raiva".Foto reprodução Iato é. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Educação de Santo Antônio de Jesus saiu na frente mais uma vez com a realização da I FICSAJ – Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus. O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro teve como objetivo abrir as janelas da curiosidade. A exposição de projetos aconteceu na terça-feira (26) na Praça Padre Mateus, do interesse, da criatividade, da inovação e da mobilização da sociedade, despertando o interesse pela investigação científica. A programação da FICSAJ contou com palestras e apresentação de projetos, que foram expostos na Praça Padre Mateus no segundo dia da Feira. 
Para a secretária de Educação da cidade, foi um momento de emoção e curiosidade científica para os participantes. “Esse evento oportuniza aos nossos alunos expor para a comunidade seus projetos já executados, sendo um momento de interação da escola com a comunidade externa e esse compartilhamento de conhecimento é de uma riqueza imensa”, destacou.


Enquete


PodCast