Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Brasil

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um relatório da Polícia Federal apontou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fizeram 33 ligações pelo aplicativo WhatsApp entre março e maio de 2017. O período corresponde à época que ele passou a ser investigado pela suspeita de receber propina da JBS e alvo de uma operação da PF.

As informações foram divulgadas pelo portal BuzzFeed Brasil. O relatório foi anexado a um dos processos que tramitam no STF sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

Gilmar Mendes é relator de quatro inquéritos que investigam o senador na Suprema Corte. Até onde se sabe, o WhatsApp é capaz de realizar conversas que não podem ser gravadas pela Polícia Federal. "Considerando-se que assim como em ligações normais, via operadoras telefônicas, as realizadas por intermédio do aplicativo citado não ficam gravadas no aparelho utilizado, a não ser no caso de mensagens escritas ou de áudio, o que não é o caso, não é possível conhecer a finalidade ou o contexto em que houve essas ligações, restando tão somente evidenciado a frequência de contato entre as autoridades em questão", diz o relatório da PF.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue como um dos alvos preferidos dos criadores de boatos da internet brasileira. Depois de duas notícias falsas sobre agressões ao petista em restaurantes, ambas desmentidas pelo Me engana que eu posto (leia aqui e aqui), os especialistas em propagar mentiras online inovaram. O cenário da mais recente lorota do gênero envolvendo Lula é uma igreja e o responsável por desancá-lo publicamente teria sido um padre. “Padre interrompe missa ao notar presença de Lula ‘Na minha igreja não entra bandido’”, é o título do boato.

Há três características que não deixam dúvidas sobre a falsidade da notícia. A primeira a ser notada, como o Me engana que eu posto frequentemente alerta, é a quantidade de erros no texto. O autor do boato despreza a vírgula e faltou às aulas sobre o uso da crase. Uma reportagem com credibilidade não seria publicada com tantos equívocos.

20
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo (CE) e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo Michel Temer, em face das constantes denúncias que lhes são imputadas pela Procuradoria Geral da República e Ministério Publico Federal,  tem se utilizado de todos os expedientes para manter-se no poder. Dentre eles, a compra de alguns deputados federais, mediante vergonhosa destinação de recursos aos municípios, através de emendas, na troca de votos nas votações contra seu afastamento. Se, por um lado, a população agradece pelo envio de recursos, por outro, deverá votar contra os mesmos deputados que estão entrando no "esquema" por saber que, por extensão, estão alimentando toda uma situação que envergonha o país.

Trata-se de uma manobra por demais vergonhosa, nessa ânsia de manter-se no poder a qualquer custo, preterindo direitos dos cidadãos, indo de encontro a toda uma política de proteção ambiental e o degradante desrespeito às conquistas trabalhistas. Cabe à imprensa e a todos os segmentos representativos da sociedade expressar essa indignação. Mantermo-nos calados diante de toda essa situação é, no mínimo, chancelar toda essa degeneração que se processa de “forma draconiana” no seio da sociedade. Que recursos continuem, evidentemente, sendo enviados aos municípios, todavia, não à custa dessa vergonhaosa troca de favores que tem por objetivo manter no comando da nação um homem que ostenta, apenas, 3% de aprovação ao seu "governo", conforme pesquisas divulgadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase todos os membros representantes da Bahia na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara votaram a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (18). Félix Mendonça Jr (PDT), João Gualberto (PSDB) e Daniel Almeida (PCdoB) foram contrários ao parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição e o arquivamento da denúncia da Procuradoria-Geral da Repúplica (PGR) contra o presidente e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Somente José Carlos Aleluia (DEM) foi favorável ao relatório, aprovado por 39 a 26.

Mesmo com o resultado, caberá ao plenário da Câmara a palavra final sobre a autorização ou não da abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Temer. Para ser admitida, a denúncia precisa contar com o apoio de ao menos dois terços dos deputados (342 votos).

19
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Luscar para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O apresentador e empresário Luciano Huck disse nesta quarta-feira, 18, que “quer e vai participar” do processo de renovação política do Brasil, mas não deixou claro se vai se candidatar a algum cargo nas eleições do ano que vem.A declaração está em um artigo do apresentador publicado na edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo.

“Como já me comprometi publicamente antes, quero e vou participar deste processo de renovação política no Brasil”, diz o texto. “Reafirmo que continuo achando que, de onde estou, fora do dia a dia da política, minha contribuição pode ser mais efetiva e relevante”.

No texto, Huck afirma que o Brasil foi arrastado para uma “crise econômica e caos social sem precedentes” e disse que os brasileiros precisam aproveitar melhor esse “assustador vácuo de liderança”. “Sinto que ela pode ser uma das maiores oportunidades para abrir um novo ciclo na história da República, ressignificar nossas instituições e, principalmente, reorientar os valores e princípios daqueles que querem servir”, escreveu o apresentador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Senado rejeitou nesta terça-feira (17) o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar, após decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 26 votos a favor do afastamento e 44 contrários. Eram necessários 41 votos favoráveis para a suspensão do mandato. Aécio Neves foi denunciado com base nas delações de executivos da J&F, que controla a JBS.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o tucano ao STF pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção passiva. O órgão apontou que Aécio teria pedido e recebido R$ 2 milhões da JBS, além de ter atuado no Senado e junto ao governo para atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato.Pré-título, Tvsaj. Matéria, Metro 1. 

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diferente da truculência habitual no trato que Geddel Vieira Lima tinha com a imprensa quando o assunto não lhe era agradável, o deputado federal Lúcio Vieira Lima era mais bonachão. Fazia piada até quando era alvo de perguntas incisivas e, normalmente, se saía bem de embaraços causados pelo entrevistador. Era uma boa estratégia, visto que a pedagogia do constrangimento impele aquele que pergunta a ficar calado. Entre os irmãos Vieira Lima que ocuparam cargos públicos, Lúcio é bem mais simpático se comparado a Geddel.

As próprias publicações em redes sociais mostram que o mais jovem da dupla ria de si mesmo com mais frequência. Desde o medo de avião até o cãozinho da filha, que ganhou perfil no Instagram, numa tentativa de formar um dog influencer, Lúcio era bem falante e tinha resposta para tudo – ou quase tudo. Era assim até bem pouco tempo. Já após a primeira prisão de Geddel, no começo de julho, o então presidente da Comissão Especial da Reforma Política submergiu um pouco e deixou de ser tão falastrão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O deputado Bacelar (Podemos/BA) aproveitou o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, comemorado nesta terça-feira (17), para criticar a edição da portaria do governo federal que altera os conceitos de trabalho escravo no Brasil e deixa nas mãos do ministro da área, a inclusão de nomes na chamada "lista suja". A relação garante transparência e engloba todas as empresas que desrespeitam os direitos trabalhistas. 

Para Bacelar, a medida dificulta a libertação de brasileiros que são tratados como escravos e facilita a corrupção. “A divulgação da lista suja deixa de ser técnica e passa a ser exclusivamente política. Voltamos ao tempo da escravidão. A edição dessa portaria abre uma insegurança jurídica e coloca nossos trabalhadores em uma situação vulnerável”, disparou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta segunda-feira 16 que vai apresentar informações referentes à delação do empresário Lúcio Funaropara reforçar um pedido de anulação do impeachment em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em delação, Funaro afirmou que repassou ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), 1 milhão de reais para comprar apoio de deputados favoráveis ao afastamento de Dilma. Detalhes da delação do empresário tornaram-se públicos nos últimos dias após a divulgação do vídeo da colaboração de Funaro. O mesmo vídeo consta do procedimento que corre na Câmara a respeito da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer(PMDB).

O advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, tem sustentado, desde o início do impeachment, que o afastamento é nulo. Segundo ele o processo foi baseado em “decisões ilegais e imorais” tomadas por Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar a “sangria da classe política brasileira”.Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Procuradoria-Geral da República aponta ‘indícios’ do envolvimento do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) ‘no recolhimento e guarda’ da fortuna de R$ 51 milhões em dinheiro vivo encontrada em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro.A pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou buscas no gabinete de Lúcio na Câmara e na residência dele, em Salvador, localizada em um prédio vizinho ao do irmão Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, em Brasília, na Operação Tesouro Perdido. 

Nesta segunda-feira (16), a PF fez buscas em quatro endereços ligados a Lúcio e ao secretário parlamentar dele, Job Ribeiro Brandão. A PF apreendeu documentos e mídias.A Operação Tesouro Perdido, inicialmente, estava sob responsabilidade da 10.ª Vara Criminal Federal em Brasília. Mas acabou sendo deslocada para competência do Supremo por causa do suposto envolvimento do deputado, que detém foro privilegiado na Corte máxima – segundo o empresário Silvio Antonio Cabral da Silveira, foi Lúcio quem pediu emprestado o apartamento no bairro da Graça, em Salvador, para estocar a fortuna. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória viajou até São Paulo nesta segunda-feira (16) para enfrentar o Santos no estádio Pacaembu, em partida válida pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão. Tentando manter a boa fase fora de casa, o rubro-negro tinha como objetivo recuperar os pontos perdidos dentro de casa na partida anterior, contra o Sport. Após sair na frente, o Leão acabou cedendo empate ao time da casa e empatou em 2 a 2. Marcaram para o time baiano David e Wallace. A favor do Santos, Jean Mota e Ramon (contra) anotaram os gols.

Surpreendendo o adversário, o Vitória acabou saindo na frente com David. O atacante rubro-negro recebeu de Fillipe Soutto e invadiu a área. Após driblar Vanderlei, o camisa 27 chutou alto e abriu o placar. Depois de bobeada da defesa, o Vitória acabou cedendo o empate ao Santos em cruzamento na área. Lucas Lima cruzou para Jean Mota se livrar da marcação de Juninho e cabecear contra Caíque, que estava perto da bola mas não conseguiu defender. Mesmo melhor no jogo, o rubro-negro foi para os vestiários sem conseguir reverter o placar.

No segundo tempo, o Santos pressionou e conseguiu igualar o ritmo do Vitória. Mas foi o Leão que tomou a frente no placar aos 19 minutos. Em cruzamento de Neilton, o zagueiro Wallace subiu atrás de David Braz e cabeceou no canto de Vanderlei, que não conseguiu impedir o gol. Durou pouco a alegria do time baiano. Após cruzamento de Daniel Guedes, Ramon acabou se atrapalhando e mandou para o próprio patrimônio. O empate deixou o Vitória na 15ª posição, com 33 pontos, um a mais que a Ponte Preta, primeiro time na zona de rebaixamento. Na rodada seguinte, dentro de casa, o Leão da Barra tem pela frente o Atlético-PR, na quinta-feira (19), às 20h.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O apresentador Silvio Santos voltou a fazer polêmica. Desta vez, durante a exibição do programa deste domingo, 15, o dono do SBT chamou a atenção da plateia e dos telespectadores ao fazer um comentário sobre a emissora. b"Vocês que estão em casa, não troquem de canal. Porcaria por porcaria, fiquem aqui no SBT”, disparou ele, arracando risos do público.No Twitter, alguns internautas chegaram a fazer memes e piadas com o comentário de Silvio. "'Porcaria por porcaria fiquem aqui', sem dúvida Silvio Santos é a melhor pessoa", disse um seguidor. "Berro que eu dei com Silvio Santos dizendo 'e vc que está assistindo não troque de canal! Porcaria por porcaria aqui no SBT', brincou outra. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal faz buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Agentes da PF chegaram a interditar o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete. O G1 tenta localizar a defesa do deputado. Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso por tempo indeterminado desde julho, após investigadores apreenderem R$ 51 milhões em um imóvel atribuído ao político. Segundo a PF, é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação.
Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência do caso para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF. Segundo a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel.
A operação desta segunda-feira busca entender a relação entre Lúcio Vieira Lima e os R$ 51 milhões. Os investigadores querem saber se ele poderia ser "destino" ou "origem" do dinheiro. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF. Fora o gabinete do deputado, também há buscas no apartamento dele e em mais dois endereços em Salvador, na Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O procurador Carlos Fernando Lima, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, afirmou no sábado (14), nas suas redes sociais, que o presidente Michel Temer está “destruindo a Lava Jato e toda a esperança que ela representa”. Segundo Lima, em a operação nunca esteve “tão em perigo quanto agora”. A publicação foi feita após o governo, por meio de Advocacia-Geral da União (AGU), enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em que pede a revisão da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Para a AGU, a pena somente deve ser executada depois de esgotados todos os recursos da defesa, o chamado trânsito em julgado. “O Governo Temer está fazendo, pouco a pouco, o que o Governo Dilma queria, mas não conseguiu: destruir a Lava Jato e toda a esperança que ela representa. Depois da última decisão do STF, é compreensível as tentativas da AGU, a mando de Temer, de tentar reverter a decisão de prisão após a decisão de segundo grau. Afinal, não há mais oposição das ruas às tentativas de acabar com o pouco conquistado”, escreveu. Ainda na avaliação de Carlos Fernando, atualmente a classe política está reunida “a favor da salvação” deles. “Hoje a classe política está unida, mas não a favor da população, mas a favor da salvação de todos e, principalmente, da salvação de um modo de financiamento da política com o dinheiro desviado dos cofres públicos”, criticou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dupla sertaneja Maiara e Maraisa passou por um susto na tarde deste domingo (15). Tudo porque, segundo a assessoria de imprensa da dupla, o jatinho que transportava as cantoras saiu da pista após um pneu da aeronave estourar, no Aeroporto de Maringá, no norte do estado do Paraná. Ainda de acordo com a assessoria, ninguém ficou ferido no incidente, e elas já seguiram viagem em outro avião. Maiara e Maraisa se apresentaram na cidade de Maringá na noite de sábado (14) e, conforme a assessoria, foram para São Borja (RS), onde vão cumprir a agenda de shows.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia conquistou um importante resultado na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O Tricolor venceu o líder Corinthians por 2 a 0 neste domingo (15), na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada da Série A. Os gols foram marcados por Vinícius e Régis. Com o resultado, o Esquadrão pulou para a décima posição na tabela da competição, com 35 pontos conquistados.  O próximo confronto do Bahia será contra o Flamengo, nesta quinta-feira (19), às 20h (horário da Bahia), no Rio de Janeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paolla Oliveira deu um nocaute na mesmice, quebrou o protocolo da heroína sofredora e previsível e fez de Jeiza, a policial destemida, sexy e sensível de “A força do querer”, a marrenta que você respeita. Nesse jogo de polícia e ladrão com Bibi (Juliana Paes), quem bateu levou!

— Quando pensei em Jeiza, o que eu não queria era cair no estereótipo, porque ela poderia ser uma lutadora com um tipo determinado, uma policial durona demais, que não fosse solar em casa. Mas criei uma mulher real, lutadora, forte, disponível, turrona, que não leva desaforo para casa. Minha personagem tem características de heroína, sim. A gente fala do poder da mulher, de como se colocar de maneira diferente na sociedade, e acho que a principal colocação que se pode ter na vida é com atitudes. Jeiza tem esse poder todo porque é boa no que faz e tem personalidade — avalia Paolla.

Já não é de hoje que a artista prova que não é só mais um rostinho bonito — e um corpaço! — na TV e no cinema. Com 35 anos, sendo 12 de profissão, Paolla tem dado a cara a tapa, chamando o desafio para si a cada trabalho. Ponto para quem tem a beleza aliada ao talento:

— Até ouço: “Ah, ela não vai ficar bem, é muito doce para fazer tal personagem...”. Mas eu busco não estar numa prateleira. Nunca lidei com meu físico em primeiro lugar, sempre o usei como apoio, não como linha de frente. Mexer na estética, ficar careca, por exemplo, são coisas que a gente consegue ir e voltar. Às vezes, uma cena de choro, de emoção ou uma situação que se parece com a que você já viveu mexe em lugares muito mais profundos. Nessa parte física, eu faria tudo, sim. Eu me empresto mesmo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Carismático e talentoso, Silvio Santos foi construindo uma sólida carreira ao longo dos anos e, atualmente, é dono de um verdadeiro império com cerca de 30 empreendimentos. As herdeiras já estão sendo preparadas pelo pai para assumirem os negócios da família. Seja na frente das câmeras ou focadas nos bastidores, as seis filhas do dono do baú buscam fazer jus ao nome do pai.

1 Filha número um - Cíntia Abravanel Mãe do cantor Tiago Abravanel, é a primogênita, de 54 anos, do primeiro casamento de Silvio Santos. A mãe, Cidinha Abravanel, morreu em 1977, vítima de câncer. Muito ligada ao teatro, ela do pai a incumbência de dirigir por anos o Teatro Imprensa, então pertencente ao grupo Silvio Santos. Em reportagem da IstoÉ, há cerca de 15 anos, ela abriu o coração e revelou, na época, enfrentar depressão e não se dar bem com a atual esposa do pai, Íris. Conhecida por ser brava, ligou-se aos outros negócios da família em 2014, quando adaptou a novela "Carrossel" para o teatro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em depoimento de delação premiada, o doleiro Lúcio Funaro afirmou que, em 2016, repassou R$ 1 milhão ao então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que o peemedebista pudesse "comprar" votos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.O doleiro afirmou que o repasse foi feito a pedido de Cunha, que queria garantir que a petista fosse afastada da Presidência durante o processo de impeachment.
O pedido, segundo Funaro, foi feito via celular, por um aplicativo que não armazena as mensagens no aparelho."Ele me pergunta se eu tinha disponibilidade de dinheiro, que ele pudesse ter algum recurso disponível pra comprar algum voto ali favorável ao impeachment da Dilma. E eu falei que ele podia contar com até R$ 1 milhão e que eu liquidaria isso pra ele em até duas semanas, no máximo", relatou Funaro.Ao ser questionado por uma procuradora sobre se Cunha teria dito expressamente que o dinheiro seria para comprar votos de deputados, Lúcio Funaro respondeu: "Comprar votos. Exatamente".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Decisão liminar da Justiça Federal em Brasília proíbe o Senado de fazer votação secreta na sessão que vai decidir sobre o afastamento ou não e o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão do juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas, tomada na noite de ontem (13), veio em resposta a uma ação popular que pede a votação nominal e aberta. A sessão do Senado para votação do caso está marcada para próxima terça-feira (17).

A ação popular proposta pelo presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), Eduardo Luiz Rocha Cubas, registra que “foi noticiada a possibilidade de que o Senado poderá esconder-se por trás do voto secreto” para decidir sobre o futuro de Aécio e cita a Constituição para embasar que “os políticos devem satisfação como os ministros do STF [Supremo Tribunal Federal] pela sua atuação”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz Lucy Ramos, que vive Leila de "A Força do Querer", foi alvo de comentários racistas nas redes sociais. Ela conta que ficou na dúvida de como reagir, se iria compartilhar as agressões, mas resolveu publicizar o fato.

"Pensei muito se deveria ou não postar essas ofensas, mas fiz questão de postar para dizer que não podemos deixar esse tipo de pessoa sair ofendendo outras, se escondendo por trás da internet e achando que nada vai lhe acontecer. Estou indo atrás dos meus direitos e essa pessoa não vai sair impune", explicou a atriz, que foi chamada de "macaca", "nojenta" e "sebosa". 

O ataque foi feito pelo perfil "Belzebusatanas". "Como pode uma pessoa criar uma conta no Instagram, única e exclusivamente para ofender outras pessoas! Porque com certeza eu não fui a única. A covardia é tanta que nem mostrar o rosto teve coragem. Mas eu me amo, me aceito, me respeito, sei quem sou, para o que luto e vivo. E digo claramente que nada disso me atingiu", questiona Lucy.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cleo Pires divulgou nesta sexta-feira a segunda parte do vídeo "35 fatos sobre mim". E entre as revelações, digamos, mais curiosas está o fato da atriz declarar que sempre "se achou muito masculina". "Achava estranho ser mulher, porque me sentia um homem, gay", revela ela.Na semana passada, Cleo contou que só começou a gostar de ser mulher depois dos 30. "Mas eu sempre mantenho o meu lado boy", disse ela, que tem 35 anos.

No novo vídeo, a filha de Gloria Pires e Fábio Jr. contou ainda, entre outras declarações, que sempre quis ser mãe e que chupou dedo até os 20 anos. "Sempre quis ter cinco filhos e já quis ser paquita da Xuxa. Sou viciada em rebolar. Toca música clássica e eu arrumo uma forma de rebolar. Vou adaptando o rebolado para o clima da música. Era péssima aluna, mas como me mudei para Los Angeles, eu me tornei a melhor aluna. Eu também chupei dedo até uns 20 anos de idade".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Kelly Key, que recentemente descobriu sofrer de hipotiroeidismo, razão pela qual tem dificuldade de perder peso, mostrou que a rotina pesada de exercícios está dando resultado: de biquíni azul, a cantora exibiu a barriga trincadíssima, nesta sexta-feira (13), em um momento na praia. Ao lado do filho do meio, Jaime, de 12 anos, ela deixou visível cada gominho do abdome e ganhou elogios pela forma. "Essa barriga!", invejou uma fã. Aos 34 anos, Kelly é mãe de três filhos, Suzana, de 16 anos, com o cantor Latino; e Jaime e  Arthur, de 9 meses, com o empresário Mico Freitas.Globo/Quem

Notícias | postado por: Mascarenhas

O operador Lúcio Funaro disse à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Geddel Vieira Lima ficava com 60% a 65% do valor arrecadado com propina na Caixa Econômica Federal. Segundo a Folha, a informação foi passada por Funaro no dia 23 de agosto, quando ele prestou depoimento à PGR. O operador, ligado ao PMDB e a Eduardo Cunha, teve o acordo de delação homologado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Funaro, a porcentagem de Geddel foi acordada assim que o baiano assumiu a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, em 2011. Conforme Funaro, depois da parte de Geddel, o operador e Eduardo Cunha dividiam o resto [40% a 35%]. Ainda no depoimento, Funaro disse que Cunha funcionava “como se fosse um banco de corrupção de políticos” e havia “uma fila de gente atrás dele”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de algumas horas de espera, a cantora Anitta divulgou em seu canal no YouTube o clipe da música Is That For Me, parceria como DJ sueco Alesso. O clipe foi gravado na Amazônia esta semana e algumas imagens amadoras foram divulgadas nas redes sociais, aumentando o burburinho em torno do lançamento.

Com direito a muita troca de figurinos, Anitta aparece de body de oncinha, lingerie preta decotada e também com uma espécie de macacão rendado com seios enormes. As paisagens naturais da floresta também chamam a atenção, como as vitórias-régias, as árvores centenárias e os rios.  Depois da parceria com o compositor americano Poo Bear na música Will I See You, ela continua a mirar na carreira internacional, lançando mais uma faixa em inglês.

No entanto, diferente da primeira, inspirada em um estilo pop e romântico, Is That For Me deve levar a cantora e compositora carioca para a cena eletrônica. Para isso, Anitta se juntou ao DJ e produtor musical sueco Alesso, que também já despertou a atenção de Madonna.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia sofreu um gol logo com dois minutos de jogo, tomou o segundo aos 38, mas conseguiu reagir e arrancou o empate com o Palmeiras na estreia do técnico Paulo César Carpegiani. A última partida da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou no placar de 2 a 2 na noite desta quinta-feira (12), no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Willian e Bruno Henrique marcaram para o clube paulista, enquanto que Edigar Junio fez os dois gols do time baiano. Com o ponto conquistado, o Bahia somou 32, mas caiu uma posição na tabela de classificação e agora ocupa a 14ª colocação. Enquanto que o Palmeiras segue na quinta posição com 44. 

O Esquadrão de Aço volta à campo neste domingo (15), às 18h no horário de Salvador, para enfrentar mais outro paulista, desta vez, o Corinthians, na Arena Fonte Nova, na capital baiana, pela 28ª rodada. No mesmo dia, mas duas horas antes, o Palmeiras recebe a visita o Atlético-GO no estádio Olímpico, em Goiânia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória não conseguiu se impor e perdeu mais uma partida dentro do Barradão no Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (12). Desta vez, o Leão da Barra tomou 2 a 1 do Leão da Ilha do Retiro, o Sport Recife. Os gols dos pernambucanos foram marcados por Diego Souza, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Lenis, aos 20 minutos do segundo tempo. O Vitória descontou aos 38 minutos do segundo tempo com Tréllez.

Após a derrota, o Vitória caiu para a 12ª posição na tabela do Brasileirão com 32 pontos. Já o Sport deixou a zona de rebaixamento e subiu para a 11ª posição somando 33 pontos. O time de Vagner Mancini volta a campo contra o Santos, na próxima segunda-feira (16), às 19h no horário da Bahia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 28ª rodada.

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma estudante foi assediada dentro de um ônibus da Linha 426 (Usina x Jardim da Alah), em Botafogo, na Zona Sul do Rio, quando voltava da faculdade para casa, em Copacabana, na segunda-feira. Maitê Soares Fernandes, de 25 anos, que sempre costuma fazer o mesmo trajeto de transporte público, relatou que um homem, que aparentava ter 20 anos, esperou que sua amiga descesse do coletivo para se sentar ao seu lado e passar a mão em sua coxa. Ao perceber a situação e ver que ele estava excitado, ela se levantou e gritou: "Licença ou eu te mato".

Na terça-feira, após sair da faculdade e perceber que o mesmo homem, com a mesma roupa, estava próximo de uma das saídas da instiituição, ela procurou a 10ª DP (Botafogo) e registrou um boletim de ocorrência. Maitê conta que por volta das 20h30, na segunda, após gritar e chamar a atenção dos passegeiros do ônibus, o homem desceu do coletivo.

— Um cara novo, de aparentemente 20 e poucos anos, senta do meu lado. Já não gostei pela proximidade como ele sentou, mas deixei pra lá. Não dá cinco minutos noto uma mão na lateral da minha coxa. Começou a minha parte de enxergar o que estava acontecendo, o indivíduo estava me olhando, segurei o olhar com toda raiva que tinha correndo nas minhas veias, e também notei pela sua bermuda sua ereção — relatou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de dez dias de pesadelo desde a descoberta de um tumor renal até a cirurgia para sua retirada, o atacante Roger, do Botafogo, ouviu a notícia que mais esperava nesta quarta-feira: está curado. A biópsia mostrou que a formação era benigna e o médico responsável pelo jogador explicou que, por isso, não será necessário nenhum tratamento adicional.

“O Roger se recuperou muito bem, a cirurgia foi rápida, com sangramento muito pequeno. Hoje (quarta-feira), a gente conseguiu obter o resultado patológico final e identificamos uma tumoração benigna. Isso é muito positivo para o emocional dele e para o prognóstico. Não vamos precisar fazer nenhum tratamento adicional. A perspectiva é que ele esteja curado”, declarou o médico Raphael Rocha. Roger e o médico concederam entrevista coletiva no Hospital Samaritano, no Rio. Ao ouvir a confirmação de seu diagnóstico, o atacante botafoguense não controlou as lágrimas. Emocionado, comemorou ter deixado o “momento mais difícil da vida” para trás.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 55 anos matou a facadas a filha de 14 anos, um enteado de 19 e a companheira de 37 anos na madrugada desta quarta-feira (11) dentro da residência onde a família morava em General Salgado (SP). Segundo informações do portal G1, ele cometeu suicídio depois de assassinar os familiares. O filho mais novo do casal, de 9 anos, conseguiu escapar após se esconder em um quarto da casa. A criança foi responsável por acionar a Polícia Militar ao ver seu irmão ser morto. A apuração do caso apontou que o homem era investigado por suspeita de abuso sexual contra a filha de 14 anos.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em audiência de custódia realizada na tarde desta terça-feira (10), a Justiça Federal decidiu manter a prisão do empresário Ricardo Peixoto Silva, o ʹrei dos suplementosʹ, preso desde a última segunda (9) em Feira de Santana sob a suspeita de atuar em uma fabricação clandestina de suplementos alimentares, que eram distribuídos para todo o Nordeste. Ele também é investigado em fraudes contra a Caixa Econômica Federal em um montande que chega a mais de R$ 6,5 milhões. Na operação em que ele foi preso, foram bloqueados três de seus imóveis, além de três veículos e uma lancha. Mais de cinco toneladas de suplementos também foram apreendidos na operação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem da Rocinha, foi presa nesta terça-feira (10) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ela foi detida na casa de um amigo e, já presa, não quis falar com os policiais. Ela afirmou que não sabe quase nada sobre o tráfico na Rocinha e que também não tem informações sobre Nem, já que, foragida, não o visitava na cadeia. A informação é do G1.Danúbia foi solta por ordem da Justiça em março do ano passado, apenas uma semana antes de ser julgada e condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação ao tráfico e corrupção. Desde então ela estava foragida. 

Em abril deste ano, a defesa de Danúbia pediu que ela cumprisse a pena de maneira domiciliar, alegando que ela tem que cuidar da filha de 10 anos. Três desembargadores da 7ª Câmara Criminal avaliaram o caso. Dois foram contrários e um a favor da domiciliar, que acabou sendo recusado.  Mesmo expulsa da Rocinha a mando do traficante Rogério 157, Danúbia ainda teria influência na região, segundo investigação.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi condenada pela Justiça a dividir parte da herança do marido, estimada em R$ 12 milhões -- incluíndo parte de um prêmio da mega sena --, com a amante dele. A decisão foi da 2ª Vara de Direito de Família de Niterói, confirmada em segunda instância pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A Justiça entendeu que a amante não tinha conhecimento de que o falecido era casado. 

O homem, engenheiro e funcionário graduado de uma autarquia de transportes do governo do estado, havia sido casado por 48 anos e também mantido, por 17 anos, um relacionamento paralelo com a secretária que trabalhava com ele. Em 2010, o morto venceu no prêmio federal, mas manteve fora do conhecimento da companheira de trabalho. 

A viúva e a filha do morto apresentam dois recursos para a última decisão, que saiu em maio. Elas questionam a constitucionalidade da decisão, alegando que ela defende a bigamia. Se forem acolhidos, o processo será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o advogado da amante, o engenheiro realizava depósitos mensais de valores entre R$ 8 mil e R$ 10 mil para a secretária durante o período do relacionamento. Ele reivindica para a cliente a metade do que eles construíram juntos durante o período de envolvimento, incluíndo carros, parte do valor do prêmio da Mega Sena e um terreno que o funcionário público havia dado à filha em 2006.

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Brasil encerrou as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2018 com mais uma vitória. O time Canarinho venceu o Chile por 3 a 0 na noite desta terça-feira (10), na Arena Allianz Parque, em São Paulo, pela 17ª e última rodada do torneio classificatório. Com o triunfo, o técnico Tite bateu uma marca pessoal, se tornando o único técnico da Seleção Brasileira a vencer as outras nove equipes das eliminatórias numa mesma edição. Os gols de Paulinho e Gabriel Jesus, duas vezes ajudaram o comandante a quebrar este tabu. Com mais três pontos na conta, o Brasil chegou aos 41. Os brasileiros já haviam assegurado a classificação para a Copa e também a liderança do certame sul-americano. Já os chilenos, viram o sonho de ir ao Mundial escorrer pelas mãos. Estacionados nos 26 pontos, caíram para a sexta colocação e vão assistir o maior torneio de seleções de futebol pela televisão. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tendências criadas pelas blogueiras no Instagram nem sempre são pensadas para serem bonitas ou usadas na vida real. Elas inventam modinhas que vão lhes render muitos cliques e exposição, e servem para divulgação de seu trabalho e suas habilidades. É o caso do novo viral da maquiagem, a moda de colocar cílios postiços no nariz, como se fossem uma extensão dos pelos das narinas. Dessa vez, quem começou foi a internauta GretChen Chen, que provavelmente estava tentando fazer uma brincadeira para seus 400 seguidores, mas o visual foi copiado pela blogueira de beleza Taylor R. A partir dai, as fotos foram compartilhadas diversas vezes na internet.Pré-título, Tvsaj. Matéria, A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher morreu durante uma cirurgia plástica em uma clínica, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Alessandra Machado, de 35 anos, faria três procedimentos: abdominoplastia, laqueadura e lipoaspiração. “Ela trabalhou, juntou o dinheiro, pra ela fazer essa cirurgia. Há três anos, ela vem falando que queria fazer o sonho a vida dela, que era a abdominoplastia, pra ela ficar com uma cintura mais fina. Ela falou: ‘é o meu sonho, e eu quero realizar’, mas não realizou”, disse a irmã Elena Machado.
Alessandra foi enterrada no domingo (8). Ela deixou marido e uma filha de 13 anos. A família está inconformada.“Ele [o médico] demonstrou muita confiança, ele deu a inteira confiança. Ela confiou muito nele. Foi devastador, acabou com a nossa estrutura. A gente esperava receber ela em casa na sexta com vida, e nós recebemos ela com a morte, com o fim da vida dela, isso não é justo”, disse a irmã da vítima.A família conta que o médico, Mauricio Teixeira de Britto, cobrou R$16 mil e se apresentou como cirurgião plástico.


Enquete


PodCast