Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Brasil

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acusada de racismo contra uma mãe e sua filha bebê, a dentista Delzuite Ribeiro de Macedo foi presa na noite da segunda-feira (16) em um hotel de Teresina, no Piauí. Segundo a Polícia Civil do estado, ela estava escondida e se preparando para ir para São Paulo. Ela é de São Raimundo Nonato, no interior do estado. 

A dentista foi presa porque não se apresentou à polícia para ser ouvida sobre as acusações, segundo o delegado Emir Maia. Com isso, a delegada Cíntia Verena, de São Raimundo, pediu a prisão provisória. “A gente tinha a informação de que ela estava escondida em Teresina, logramos êxito nessa segunda-feira em descobrir que ela estava hospedada no hotel do Sinte, já com destino a São Paulo”, contou Maia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz Camila Pitanga escreveu sobre a violência contra a população negra em um artigo publicado na revista Cosmopolitan deste mês. No texto, ela afirmou gritar por união, em um país onde jovens negros parecem ter um alvo em suas testas. "A única mão que o Estado brasileiro estendeu à população negra, até o momento, é a que nos açoita. No meu país a cor da pele determina quem tem três vezes mais chance de ser assassinado", disse Camila.

A artista afirmou que não relativiza a vida dos brancos, mas os lembra que a vida do negro também importa. "Ser brasileiro é exaustivo para todos nós. Ser brasileiro e negro é quase insustentável", afirmou.Pitanga também mencionou a vereadora Marielle Franco (PSOL), morta a tiros no Rio de Janeiro, ao pontuar que ela jamais será silenciada. Marielle e o motorista, Anderson Gomes, foram assassinados no dia 14 de março, em um crime que a polícia acredita ter sido premeditado.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atleta e professor santantoniense Marcius Mateus dos Santos Pirôpo aos 39 anos,  conquistou a prata no desafio ao título Norte Nordeste de Karatê Educacional, que aconteceu  na cidade de Paudalho que fica a 43 km de Recife em Pernambuco  .
Pirôpo é bi-campeão brasileiro de Karatê e leciona em uma das melhores escolas do Recôncavo Baiano o renomado Colégio Novo Espaço filiado a  rede Pitágoras, onde recebeu todo apoio da diretora Norma Assis conhecida Norminha, para a conquista dos dois títulos brasileiro conquistados em 2015 e 2017, Pirôpo também leciona no  Clube AABB Associação Atlética Banco do Brasil , além de lecionar em programa federal nas escolas públicas municipais.
Pirôpo faz parte do Clube CKSAJ e disputou o título chancelado pela CEBK Confederação Educacional do Brasil de Karatê, uma das maiores entidades de administração do karatê no país.
Em 2017 Pirôpo recebeu o título de cidadão santantoniense através da câmara municipal de vereadores da cidade já que nasceu em Salvador e há 10 anos, representa Santo Antônio de Jesus nas principais competições.
Pirôpo recebeu todo apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através do Prefeito Rogério Andrade e da secretaria de esportes através do Secretário Abel Caldas.
Pirôpo também agradeceu ao vereador Cal de Dodô e ao empresário Antônio da Toldos Fácil Locações.
O campeonato Sulamericano, acontecerá em novembro e o baiano Pirôpo, conquistou a vaga, para mais uma vez, representar Santo Antônio de Jesus a Bahia e o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal baiano Félix Mendonça Júnior (PDT) negou que a aprovação da medida provisória (MP), no último ano, que cedeu descontos a parlamentares no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) tenha sido uma ação de legislação em causa própria. “Quando a gente faz a lei da reforma da previdência também estamos legislando em causa própria”, questionou Félix Jr. “Eu voto contra aquilo que é prejudicial ao trabalho. Mas, se algo afeta positivamente a redução dos impostos, eu voto a favor. Favorecendo ou não empresas que possam estar vinculadas a minha família”, completou o parlamentar. Também beneficiado pelo programa, Félix irá poder parcelar em até 150 vezes, segundo a Valor, dívidas da sua empresa com a União. “O Brasil precisa de redução de impostos. Precisamos acelerar a máquina”, comentou. A maior parte das dívidas reduzidas pelo Refis são compostas de juros e multas. “É como se um agiota cobrasse de um devedor”, comparou o deputado. Sobre a sugestão da publicação de que o governo Michel Temer (PMDB) teria deixado passar a reformulação do Refis como forma de conseguir apoio para a Reforma da Previdência, Félix Mendonça Júnior foi categórico: “Se o governo fosse contra, o governo não aprovava”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os motoristas já podem usar a versão eletrônica da Carteira Nacional da Habilitação: a CNH Digital. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo está disponível em celulares iPhone (iOS) e com o sistema Android. Para utilizar o recurso, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. O procedimento é relativamente simples, mas requer autenticações emitidas pelo Detran caso não possua um certificado digital.
Com uso do sistema QR Code (códigos de barras escaneáveis), o acesso ao documento não requer o uso de Internet e pode ser feito por meio da aplicação Lince, também criada pelo Serpro. Esse é o primeiro documento de identificação civil com representação digital válido em todos os estados do Brasil. O recurso está disponível desde fevereiro de 2018.
CNH Digital substitui o uso da versão impressa do documento (Foto: Divulgação/Portal de Serviços Denatran)

17
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Para a maioria dos brasileiros, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Ao menos é o que mostra o resultado da última pesquisa Datafolha, quando 54% dos entrevistados demonstrou essa opinião. O levantamento ouviu 4.194 em 227 municípios do país. Por outro lado, 40% delas acreditam que a decisão do juiz Sergio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente, foi injusta. Os outros 6% ouvidos pelo Datafolha não opinaram sobre a questão. Lula se entregou à Polícia Federal no último sábado (7) e permanece detido na carceragem da PF em Curitiba. Ele foi condenado em segunda instância pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Diante desse quadro, 62% dos eleitores acreditam que o petista será impossibilitado de disputar as eleições. Ainda assim, ele lidera todos os cenários em que aparece como candidato à Presidência da República, concentrando cerca de 30% a 31% das intenções de voto. Nos cenários em que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o ex-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, aparecem como substitutos de Lula, o PT não consegue mais do que 2% das intenções.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mês após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), a viúva dela, a arquiteta Mônica Benício, diz ainda não entender a situação e declarou em entrevista à Agência Brasil que tem se negado a sair de casa desde o assassinato. "Como eu ainda não fiz esse luto da esposa que perdi e sequer consegui entender isso, todos os dias eu ainda espero por ela chegar. Eu só me dou conta da diferença da morte da vereadora que a gente vem reivindicando e da Marielle, minha mulher, quando vejo o lado dela na cama, vazio e quando vou dormir. Esses são os momentos mais difíceis, mas sair da casa, deixar a casa, é a concretização de ter que entender que ela não vai mais voltar, né? E isso eu ainda tenho me negado a fazer", lamentou. Mônica disse ainda que tem recebido apoio de amigos e pessoas próximas de Marielle. Na avaliação dela, o crime contra a vereadora foi "bárbaro, político e muitíssimo bem executado", mas a viúva também acredita que a polícia vai descobrir quem foram os responsáveis pelo assassinato. Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos a tiros no último dia 14 de março enquanto estavam dentro de um carro, pouco depois de sair de um evento no centro do Rio de Janeiro.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

tudo da Fundação Getúlio Vargas/DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas) sobre a reação das redes sociais à prisão de Lula revela que 5,6 milhões de menções ao caso foram feitas ao longo desta semana somente no Twitter. Do total, a maior parte dos usuários critica a "desigualdade" nos processos judiciais sobre corrupção e se diz preocupada com a possibilidade de ascensão do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) nas eleições presidenciais de 2018.

O grupo que aparece em laranja nos gráficos de volume de pessoas que comentam a prisão de Lula nas redes corresponde a 42,46% das manifestações no Twitter. Segundo a FGV/DAPP, são pessoas que se mostram "muito preocupadas a possível eleição de Bolsonaro como presidente frente à prisão de Lula, único candidato que impedia o deputado de se tornar o nome mais cotado para ganhar em outubro".

15
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelicano para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

No início do mês, Anitta ganhou um programa próprio no Multishow, o Anitta Entrou no Grupo. O programa tem sido muito elogiado pelos fãs, porém na edição da última terça-feira, 10, gerou uma avalanche de críticas após a cantora ter se referido de forma negativa às pessoas portadoras de hanseníase, doença crônica que causa manchas na pele.

"Primeiro eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo, eu só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase", disse Anitta no programa antes de falar sobre a brincadeira que faria no palco com as convidadas Maiara e Maraísa.

Entretanto, a fala gerou revolta entre a comunidade médica e uma nota da Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em que a associação alega que a cantora reafirma um "preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença", ressaltando que o fato é o principal obstáculo para a superação da hanseníase no Brasil. De acordo com o Morhan, a cada ano 35 mil novos casos são diagnosticados no País.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Curitiba emitiu hoje (13) um ofício que pede a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Superintendência da Polícia Federal. A mudança também atende a reclamações do sindicato de delegados da PF, que criticou as dificuldades por causa da presença de manifestantes da região de Santa Cândida.

A Procuradoria-Geral do Município pediu à Justiça Federal a transferência do petista para outro local, a fim do cumprimento da pena "em local seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população". O pedido não esclarece para onde Lula seria transferido, mas aponta que a Superintendência da PF não é um local adequado para custodiar um ex-presidente.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase um mês depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, a Polícia Civil já tem pistas sobre um dos autores do crime.  De acordo com a Gazeta Online, vestígios encontrados em uma das balas usadas no duplo homicídio serão confrontados com marcas dos dedos de dois homens mortos esta semana. Ambos eram suspeitos de ligação com grupos criminosos da Zona Oeste. Investigadores suspeitam que houve uma "queima de arquivo".Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O diretor de um presídio de Araçatuba, no interior de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 12, acusado de trocar vagas na unidade, considerada modelo, por favores sexuais. O suspeito, José Antônio Rodrigues Filho, facilitava a inclusão de detentos no Centro de Ressocialização (CR), unidade prisional de regime mais brando e cobiçada pelos presos, em troca de sexo com uma advogada de Mirassol e com mulheres das famílias dos detentos. Além da advogada, que também foi presa, participava do esquema um agente penitenciário, acusado de receber propina dos detentos e de tráfico de drogas.

A Operação Fura Fila, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE), foi conduzida em conjunto com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), pasta do governo estadual responsável pelo sistema prisional. Além dos mandados de prisão, foram cumpridos sete mandados de busca expedidos pela Justiça.

De acordo com o promotor Marcelo Sorrentino, do Gaeco, o diretor da unidade é responsável pela triagem dos detentos que vão para o CR. "Ele fazia as entrevistas e decidia quem iria para a inclusão, obtendo vantagens amorosas indevidas", descreveu.

O agente penitenciário aposentado também vinha sendo investigado, desde maio de 2017, por receber propina para facilitar o acesso ao CR. Durante a prisão, ele e seu filho foram flagrados com uma arma de fogo e dez quilos de maconha.

Segundo o promotor, as famílias pagavam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por uma vaga no CR, conforme suas condições financeiras. A advogada suspeita foi presa em seu escritório, na cidade de Mirassol. A ação mobilizou seis promotores de Justiça, agentes da SAP e 25 policiais militares.

Em nota, a SAP informou que os servidores envolvidos responderão a processo administrativo, ficando sujeitos a demissão, sem prejuízo do inquérito policial. "A secretaria ressalta ainda que repudia tal comportamento que não representa o corpo funcional e as diretrizes da Pasta", informa.

O advogado do diretor, Thiago de Barros Rocha, informou que se manifestará após tomar conhecimento de toda a denúncia. A advogada, o agente e o filho presos não tiveram os nomes divulgados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bahia estreou com derrota na Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira (11), no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O Tricolor perdeu do Blooming por 1 a 0, pelo jogo de ida da primeira fase do torneio. Leonardo Vaca foi o autor do gol do triunfo boliviano. No dia 8 de maio, uma terça-feira, o Esquadrão de Aço terá a chance de reverter a situação diante da sua torcida na Arena Fonte Nova, em Salvador. O segundo duelo contra o Blooming está marcado para começar às 19h15. Porém, neste domingo (15), às 16h, o time de Guto Ferreira encara o Internacional, na estreia no Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre

Notícias | postado por: Mascarenhas

Leão terá que vencer jogo de volta, no Barradão, por dois gols de diferença
Nesta quarta-feira (11), o Vitória vinha mostrando a sua ‘cara de Série A’ pela primeira vez na temporada. Jogava recuado, apostando na velocidade de Rhayner e Yago para surpreender o Internacional no contra-ataque.

Tudo dava certo até os 44 minutos do segundo tempo. O placar no Beira-Rio pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil estava empatado em 1x1, muito graças à boa atuação do goleiro Caíque, titular na vaga de Fernando Miguel por opção do técnico Vagner Mancini.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Salvador – Os baianos que buscam desenvolver o seu perfil empreendedor contarão com uma ajuda extra a partir do dia 17 abril, quando o Sebrae lança o Sebrae Talks Empretec. A série semanal de webinários também disponibilizará e-books e infográficos gratuitos sobre as dez Características do Comportamento Empreendedor (CCE), aplicadas no seminário Empretec. Os conteúdos serão apresentados no site www.empretecsebrae.com.br , na seção “Talks”.  Sebrae Talks Empretec terá dez vídeos e e-books gratuitos a partir do dia 17 de abril. 

As dez características apresentadas são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Os webinários acontecerão sempre às 19h. Logo após os vídeos comandados por consultores credenciados do Sebrae e facilitadores do Empretec, os empreendedores participantes terão a oportunidade de participar de uma live com o palestrante, às 19h30, enviando dúvidas e comentários ao vivo. Cada um dos webinários também contará com um e-book e um infográfico para download

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pudesse se encontrar com seus novos vizinhos na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, seria difícil evitar um certo constrangimento. Ele encontraria ali ex-amigos que foram diretamente responsáveis pela sua atual situação. Um deles é Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, que disse em depoimento que o tríplex que a empresa reformou no Guarujá pertencia, sim, ao ex-presidente - algo que sua defesa nega. Outro é o ex-ministro da Fazenda e ex-braço direito de Lula, Antonio Palocci, que afirmou ao juiz Sergio Moro que o ex-presidente tinha um "pacto de sangue" com a construtora Odebrecht.

Lula, no entanto, não deverá ter contato com nenhum deles. O ex-presidente faz as mesmas refeições que os outros presos, mas ainda não teve banho de sol desde que chegou à PF. Segundo seu advogado, Cristiani Zanin, isso ainda será definido.

Confira quem são os outros presos da Lava Jato no mesmo lugar que Lula: Antônio Palocci, Léo Pinheiro, Renato Duque, Agenor Franklin Medeiros, Adir Assad, José Antônio de Jesus, Bruno Luz, Helio Ogama e Leonardo Guerra.Tribuna da Bahia

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória retoma suas atenções para a Copa do Brasil, que entra em mais uma fase decisiva. O Leão enfrenta o Internacional, hoje (11), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19h30. É o jogo de ida da quarta fase da competição e o Rubro-Negro terá retornos: Kanu, Ramon, Denílson, Rhayner e Yago,  que cumpriram suspensão no campeonato estadual, estão à disposição do técnico Vagner Mancini.

A última vez em que o Vitória enfrentou o time gaúcho foi na Série A de 2016, com um triunfo dos baianos por 1 a 0, com gol de Kanu, um dos que retornam de suspensão. Mesmo com os desfalques de Neílton, Luan e Soutto, todos machucados, o volante Uillian Correia acredita que o time ganha força com os atletas que retornam das sansões impostas pela justiça desportiva.

O jogo de volta da Copa do Brasil está marcado para o próximo dia 19 de abril, às 19h15, no Barradão. Antes, o Vitória ainda faz sua estreia na Série A, diante do Flamengo, no próximo sábado (14), também no Manoel Barradas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Policiais civis e federais que investigam a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes conseguiram colher digitais parciais do assassino. Segundo divulgado pelo jornal O Globo hoje, as marcas foram encontradas nas cápsulas da pistola 9mm utilizada no crime – a munição estava na esquina das ruas João Paulo I e Joaquim Palhares, no Estácio, onde aconteceu o ataque.

A digitais, nas palavras dos peritos, estão fragmentadas. O que significa que, em um primeiro momento, não podem ser comparadas com as armazenadas no banco de dados das polícias do Rio e Federal.Ainda assim, agentes que atuam no caso afirmam que é possível confrontá-las com as de um eventual suspeito.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz Juliana Caldas, que interpreta a Estela na novela O Outro Lado do Paraíso, tirou a roupa para participar de um ensaio fotográfico. Nesta segunda-feira, 9, o fotógrafo Brunno Rangel divulgou a foto da artista exibindo as curvas de seu corpo para o projeto Pele. O ensaio artístico é uma parceria do fotógrafo Brunno Rangel com o diretor criativo deMarcelo Feitosa. O projeto virará um livro e uma exposição.

“O Pele Project só tem me trazido alegria de poder conhecer pessoas incríveis. Porque por baixo da roupa somos todos Pele”, disse Marcelo em seu Instagram ao divulgar a imagem. O projeto já contou com a participação de outros famosos, como Flávia Alessandra, Sabrina Sato e Reynaldo Gianecchini. Fonte Caras

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher está dormindo ao lado de uma sepultura do cemitério de Santa Isabel, em Belém, há mais de um mês. Isso porque ela se diz apaixonada por um homem que já está morto há cerca de 30 anos. De acordo com o Diário Online, a mulher já foi casada e chegou a ter um filho dos relacionamentos anteriores, mas a paixão com o cadáver começou depois da vida dele: ela teria se apaixonado enquanto andava pelo cemitério. Ela afirma ter sentido a presença do espírito dele e "descoberto que eles eram almas gêmeas". No início do ano, ela passou a dormir todas as noites ao lado do túmulo do homem e vendeu seu próprio carro para restaurar a sepultura do amado.Fonte Bahia NoticiasTribuna da Bahia

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal André Amaral (Pros) sofreu um acidente durante a realização de uma vaquejada ontem, em Matarava, no litoral da Paraíba.O parlamentar, que é um defensor ferrenho das vaquejadas, caiu do cavalo e foi pisoteado pelo boi que tentava derrubar.De acordo com o Estadão, Amaral foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Neves, na capital paraibana, e passa bem.Metro1

08
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

lATUF PARA cHARGE oNLINE

Notícias | postado por: Mascarenhas

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu nesta sexta-feira (6) que o ministro Edson Fachin  será o relator o novo recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta suspender a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP).

A defesa havia pedido que o recurso, protocolado no início da noite, fosse encaminhado para o ministro Marco Aurélio, que é contra a prisão em segunda instância. No entanto, a seção responsável pela distribuição das ações entendeu que o caso deveria ser relatado por Fachin, que também atuou em outros casos envolvendo o ex-presidente. Diante do impasse, o ministro pediu que a presidência do STF se manifestasse sobre a questão. Marco Aurélio é relator das ações que discutem de forma mais ampla a questão da segunda instância. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prédio que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mantém um apartamento em Belo Horizonte foi manchado de vermelho por militantes do PT. Três ônibus pararam em frente ao edifício por volta das 4h30 da tarde para jogar tinta na fachada da residência. A ação durou dez minutos e assustou quem os moradores do edifício e os vizinhos. As informações são da Veja.

Na última quarta-feira (4), o voto da ministra foi decisivo para negar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. A decisão do STF culminou na determinação de prisão do petista pelo juiz Sergio Moro. Segundo a publicação, Carmem Lúcia não estava no apartamento na hora do ato de vandalismos e a polícia foi enviada ao local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disparou elogios à decisão do Supremo Tribunal Federal em recusar o pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula para evitar a prisão após condenação em segunda instância.Hoje (5), por meio das redes sociais, o deputado federal disparou: "O Brasil marcou um gol contra a impunidade e contra a corrupção, mas é apenas um gol. O inimigo não está ainda eliminado".METRO 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. Moro pediu para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira (6). 

Os detalhes da apresentação devem ser combinados com a defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná, segundo o magistrado. O juiz também vedou o uso de algemas "em qualquer hipótese". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Supremo Tribunal Federal levou mais de dez horas para negar, na início da madrugada desta quinta-feira, 5, o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por 6 votos a 5, com desempate da presidente Carmen Lúcia. A ministra reafirmou entendimento anterior de que é possível execução provisória de pena após confirmação da segunda instância judicial, sem prejuízo ao princípio da presunção de inocência (confira abaixo como votou cada ministro no HC de Lula).

Agora, a execução da prisão do ex-presidente depende do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, em janeiro, condenou Lula a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

A defesa de Lula ainda tem possibilidade de impetrar um último recurso no TRF-4, mas que não tem poder de resultar na modificação da sentença condenatória. O prazo de 12 dias para apresentação desse recurso começou a contar no último dia 27.

Lula acompanhou o julgamento do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e entrou e saiu sem dar declaração à imprensa.

Votos

O relator, o ministro Edson Fachin, abriu o julgamento e negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente, sob alegação de que acompanha entendimento recente da maioria da Corte, de que é possível executar uma pena depois de esgotadas as instâncias ordinárias da Justiça.

O que foi contrariado por Gilmar Mendes, que ressaltou a grande repercussão do caso em questão e criticou que a "possibilidade" de prisão depois de decisão de segunda instância judicial tenha se tornado automática no Brasil. "A possibilidade virou obrigação", registrou Mendes.

Depois do primeiro intervalo da sessão, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram contra Lula e concordaram que a prisão depois de sentença em segundo grau não seria ilegal nem abuso de poder.

Depois de enumerar casos que levam anos para serem julgados, Barroso disse que esse não é o país que quer deixar para os filhos dele, um país de "impunidade" em que apenas os que não têm recursos ficam presos, enquanto corruptos, estupradores e homicidas ficam soltos por conta de recursos judiciais. "Um pais feio e desonesto que dá os incentivos errados e extrai o pior das pessoas", descreveu.

Rosa Weber, um dos votos mais esperados por conta da dúvida quanto ao posicionamento que tomaria, votou contra Lula. Ela foi seguida, depois de mais um intervalo na sessão, por Luiz Fux que teve o mesmo entendimento.

O julgamento mudou de rumo a partir do voto de Dias Toffoli, que foi favorável a Lula. Toffoli defendeu a discussão não apenas do caso específico, mas sobre a jurisprudência do Supremo quanto as prisões em segunda instância. “Não há petrificação da jurisprudência. Entendo por possibilidade de reabrir o embrulho e enfrentar a questão de fundo”, explicou.

Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello também votaram em favor do habeas corpus e o placar ficou empatado em 5 a 5. Os favoráveis ao habeas corpus ressaltaram a observância ao princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal. Lewandowski afirmou que a liberdade é o direito mais importante e Marco Aurélio Mello foi enfático: "No Brasil presume-se que todos sejam salafrários até prova em contrário".

Coube à presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia dar o chamado voto de minerva e, como já estava claro durante todo o julgamento, foi contra o pedido da defesa do petista.

Polêmica

Gilmar Mendes criticou a imprensa, que chamou de ofensiva e chantagista, e disse que a intolerância existente hoje no Brasil foi gestada com atos do PT: "aprenderam na oficina do diabo", opinou. Para Gilmar Mendes, o PT teria implantado no país o "germe ruim" da violência e deveria pedir desculpas públicas por isso.

O ministro ainda disse que o Supremo não pode ser pautado pela mídia nem os resultados dos julgamentos orientados pelo posicionamento dos veículos de comunicação. "Se um tribunal for se curvar a isso é melhor que desapareça, que deixe de existir", frisou. O desabafo foi uma forma do ministro explicar que tem direito de mudar de posicionamento em relação à possibilidade de prisão após decisão de segunda instância sem ser taxado de incoerente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O preço médio do litro de gasolina voltou a subir na semana passada e encerrou o mês de março a R$ 4,20. Os dados foram divulgados ontem (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e se referem aos preços dos combustíveis na semana anterior.

De acordo com o levantamento semanal da ANP, a gasolina passou de R$ 4,198 para R$ 4,20 em uma semana, uma variação de 0,05%.

O valor, segundo o G1, representa uma média calculada pelo órgão, que verifica os preços em diversos municípios e, portanto, podem variar de acordo com o local. Na semana passada, a ANP consultou o preço da gasolina em 5.789 postos de combustível em todo o país.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O cunhado de Ana Hickmann, Gustavo Correa, foi absolvido nesta terça-feira (3) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pela morte de Rodriguo Augusto de Pádua, em maio de 2016. A juíza Âmalin Aziz Sant'Ana, do 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, entendeu que Gustavo agiu em legítima defesa.

A apresentadora sofreu um atentado quando um "fã" invadiu o quarto de hotel em que ela estava no bairro Belvedere, na capital mineira. Gustavo matou Rodrigo depois que este atirou contra sua esposa, Giovana Oliveira, que é assessora de Hickmann.

O Ministério Público de Minas denunciou Gustavo por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Como Rodrigo foi morto com três tiros na nunca, o promotor Francisco Santiago entendeu que houve excesso de legítima defesa e já passou a se configurar como homicídio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os membros do Ministério Público e do Poder Judiciário entregaram ao Supremo Tribunal Federal na tarde de hoje (2) um abaixo-assinado subscrito por mais de cinco mil pessoas a favor da manutenção da possibilidade de prisão em segunda instância. O documento foi enviado à Corte dois dias antes do julgamento do pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o G1, entre os assinantes da nota técnica, estão o procurador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dalagnol, e o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ainda segundo o site, o promotor de Justiça Renato Varalda, explica que a preocupação dos signatários seria com o "efeito cascata" que o caso Lula poderia abrir, "em que haja a liberação de homicidas, latrocidas, pedófilos, estupradores, traficantes”, alegou o promotor.

O Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua também se posicionaram a favor da prisão em segunda instância. Os grupos marcaram para amanhã (3) uma série de manifestações pelo país em prol da prisão do ex-presidente Lula. Na Bahia, as passeatas já estão confirmadas nas cidades de Salvador, Ilhéus e Teixeira de Freitas.metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A complexidade no debate sobre as fake news, que engloba desde punições judiciais contra calúnia e difamação a uma onda violenta de desinformação à sociedade, implica ainda no sucateamento do jornalismo, um ofício historicamente responsável por apurar e expor os fatos, sem julgamentos.

Nos extremos, o embate do protagonismo do jornalismo profissional contra o imediatismo tendencioso das fakes news, que recentemente tem sido pauta recorrente e assunto relevante em todo o mundo, já prova que as mídias tradicionais, como o jornal impresso, é ainda veículo com altíssima credibilidade.

Para piorar a situação, fake news muitas vezes são produzidas por jornalistas sem ética e com profissionalismo questionável, alguns com vida acadêmica ativa, propagando o mau exemplo entre os novos profissionais e colocando em xeque a competência na escolha de profissionais que dão aulas em instituições que deveriam ser centros de referência em ética. A missão do jornalismo na busca pela verdade tem vida longa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem nunca caiu ou já foi protagonista de uma mentira clássica do dia 1ª de abril? Essa tradição, que começou na França imperial do século XVI, levanta, hoje, o debate sobre o significado social de o indivíduo compartilhar uma informação falsa: afinal, mentir é ruim ou é algo intrínseco ao comportamento humano? Para o psicólogo Ury Pellegrini, existem aqueles que mentem para “ocultar” uma insegurança pessoal e outros que manipulam os fatos com o objetivo de serem aceitos na sociedade.

Mentir, segundo o psicólogo, pode ser uma prática compulsiva, já que há pessoas diagnosticadas com o transtorno da mitomania, e até algo “irresponsável”, quando se trata de uma mentira para destruir a reputação de alguém.Quanto a esse comportamento, Uri exemplifica as mentiras disseminadas nas redes sociais. “Ao compartilhar notícias falsas, o indivíduo está sendo inconsequente com as pessoas, e até mau caráter, porque ele sabe que está divulgando um conteúdo manipulado”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Gretchen, rainha dos memes na internet, usou o Instagram para protestar contra a capa da nova edição da Veja Rio . O título O Bumbum Caiu, mas o Cachê Subiu desagradou a musa rebolativa do Conga, Conga, Conga . A artista também contestou informações da matéria.

Em longo texto de desabafo na rede social, Gretchen criticou a repórter Daniela Pessoa: “Em pleno Sábado de Aleluia, você é o verdadeiro Judas. Você é a maior representante de Judas que eu tive o desprazer de receber dentro da minha casa”, escreveu, em referência ao discípulo que, segundo a Bíblia, traiu Jesus Cristo.

“Eu até então julgava a revista ‘Veja’ como um veículo de nível e de respeito. O Multishow pagou todas as suas despesas para ir a Mônaco. Passagem, estadia, alimentação e transporte. Tudo a sua disposição. Mais ainda... Entrou na minha casa, conviveu no seio da minha família. Que desprezível em pleno 2018, num momento de empoderamento feminino, uma mulher fazer isso com outra em troca de dinheiro ou meros 5 minutos de fama. Você foi machista!!!”, postou Gretchen.

A cantora e sua família, incluindo o famoso filho transexual, Thammy, vão estrelar o reality show Os Gretchens , com estreia agendada para 23 de abril, no Multishow. Pelo relato, a capa de Veja Rio teria sido viabilizada financeiramente pelo canal a fim de promover o programa. Consternada, a diva do Melô do Piri Piri acusou a jornalista de invejá-la.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A base de clientes do serviço de TV por Assinatura no Brasil recuou 4,09% em 12 meses. De acordo com os dados divulgados ontem (29) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em fevereiro de 2018 o número total de contratos registrados foi de 17.864.159, representando 761.726 contratos a menos que os 18.625.885 registrados no mesmo mês do ano passado.

Na comparação com janeiro de 2018, em fevereiro houve um recuo de 0,67%, com a perda de 120.004 contratos ativos. A Sky foi a empresa que registrou a maior redução no número de contratos, com 71.204 contratos a menos, uma queda de -1,33%. Em segundo lugar ficou a Claro (NET) com menos 44.904 contratos e recuo de 0,5%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um super abaixo-assinado de membros do Ministério Público e da magistratura de todo o país será entregue na próxima segunda-feira (2), aos onze ministros da Corte, a dois dias do julgamento decisivo para Lula, condenado a 12 anos e um mês no caso triplex. Na quarta-feira (4), os ministros vão analisar o mérito do pedido do ex-presidente para aguardar em liberdade os recursos contra a condenação na Operação Lava Jato.

Até as 10h da manhã de hoje (30), mais de 330 promotores, procuradores e juízes de todo o país já haviam assinado a nota técnica, na maior ofensiva já relizada por juristas pela prisão em 2ª instância.

Um trecho do texto defende que a mudança da jurisprudência possa servir como exemplo para outros julgamentos. “Nada justifica que o STF revise o que vem decidindo no sentido de que juridicamente adequado à Constituição da República o início do cumprimento da sanção penal a partir da decisão condenatória de 2ª instância. A mudança da jurisprudência, nesse caso, implicará a liberação de inúmeros condenados, seja por crimes de corrupção, seja por delitos violentos, tais como estupro, roubo, homicídio etc”, afirma o abaixo assinado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um novo sorteio da Mega-Sena vai ser realizado amanhã (31). O prêmio agora é de R$ 35 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas. A retirada das bolas do concurso 2.027 vai ser iniciada às 8h da noite. As dezenas sorteadas ontem foram: 10 - 23 - 31 - 33 - 51 - 52. 

Com uma aposta mínima de R$ 3,50 a probabilidade de levar o prêmio é de uma em 50.063.860. Já para um volante com 15 dezenas, que é o máximo permitido, ao preço de R$ 17.517,50, a chance de ficar milionário é de uma em 10.003. Os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do país até às 7h da noite (horário de Brasília) do dia do sorteio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um comercial da Heineken foi retirado do ar após acusação de racismo. A manifestação foi feita pelo cantor Chance the Rapper, que criticou no Twitter o vídeo da marca: “É terrivelmente racista”.  O artista, que se apresentou no Lollapalooza 2018, reclamou da campanha “Sometimes, lighter is better” da cervejaria holandesa, que promovia a nova Heineken Light, com apenas 99 calorias, de acordo com a Folha.

No vídeo, uma garrafa lançada por um bartender desliza, passa por algumas pessoas negras, até que chega a uma mulher branca. Na sequência surgia a frase “Sometimes, lighter is better”. “Lighter” significa “mais leve”, mas também pode ser entendida como “mais claro”.Metro 1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta última quinta-feira, 29, foi o último dia em que o Adnews veiculou notícias no universo digital. A partir dessa segunda, 02, deixaremos a web, ambiente em que nascemos, para partir para o meio impresso. A decisão de deixar a internet foi tomada pelo grupo de conselheiros do Adnews e motivada pela onda de “Fake News” que parece ter transformado as redes sociais em “terra de ninguém” diante da pulverização de notícias com veracidade duvidosa e ausência de segurança nas fontes.

O movimento acompanha a credibilidade conquistada pelo meio impresso e que a internet ainda engatinha para aprender. Com assinatura mensal, o conteúdo não trará a cobertura ágil em que os leitores estão acostumados, mas sim aquela saudosa nostalgia de pegar em papel a ponto de sair com os dedos sujos de tinta. Afinal, quem não sente falta disso? Cometnario Tvsaj.: Fake news ou alusão ao dia da mentira? 


Enquete


PodCast