Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Religiões Africanas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Roberto Faria irá compartilhar, com pessoas que fotografou ao longo de 16 anos de pesquisas, a alegria do lançamento do seu terceiro livro de fotografias, Bahia dos Deuses e das Crenças, nesta quarta-feira, dia 5 de julho, às 18h, no Palácio da Aclamação.  O evento terá a presença de vários dos fotografados, entre eles irmãs da irmandade da Boa Morte, vestindo suas vestimentas tradicionais. 

“Será uma noite especial, temática”, considera o fotógrafo. Como homenagem à fé no Candomblé, Catolicismo e Umbanda registrada nas fotografias, Roberto está providenciando itens para o cardápio especial, com acarajés, balas de santinhos etc. O livro será vendido no evento e também pode ser adquirido antecipadamente pelo  WhatsApp 71 99966-0470. O público tem livre acesso. O estacionamento pode acontecer no Passeio Público (entrada pelo portão de acesso dos Aflitos,com policiamento da Polícia Militar, que vai disponibilizar duas viaturas). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O V Santo Antônio Negro é um evento que agrega a XVIII Semana da Consciência Negra, promovida pela UNEB, e o X Fórum 20 de Novembro Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, promovido pela UFRB. Está sendo realizado em parceria instituída entre a UFRB, UNEB, IFBA, FACEMP e o NRE 21, trazendo como tema AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO RECÔNCAVO NEGRO: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vídeo de um acidente com vítima fatal pode evidenciar a existência da alma. O registro foi feito em Lopburi, na Tailândia, e supostamente mostra o momento em que a alma deixa o corpo de uma mulher segundos depois dela sofrer um acidente fatal. As informações são do jornal britânico "The Mirror

Nas imagens é possível ver quando um carro quase atropela um casal que estava em uma moto. Entretanto, o casal colide contra um poste e a mulher não resiste aos ferimentos. Não é possível saber o estado de saúde do homem que estava na motocicleta ou se ele sobreviveu ao acidente. 

A mulher foi identificada como Manee. Pouco depois, uma sombra é vista vagando sobre o corpo da vítima. Alguns internautas mais crédulos apontam que a sombra seria a alma de Manee, que havia acabado de morrer. Porém nem todos acreditaram nessa hipótese. Há internautas que afirmam que a sequência é falsa e que as imagens foram editadas para incluir a sombra.   

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Alunos de um "Curso de Produção de Roteiro Vídeos e para Curta Metragem" que está sendo realizado em Santo Antonio de Jesus, empreenderam, nessa segunda-feira, 15, uma visita à receptiva cidade de Cachoeira e, lá, encontraram Márcio, renomado fotógrafo e cineasta que realiza um meritório trabalho no município e região. Ele que, por sua vez, procurou levá-los ao cenário das festividades da centenária "Festa da Boa Morte", evento cultural que acontece nessa hospitaleira cidade do recôncavo baiano.

Alunos que com suas "câmeras e ideias na cabeça", aproveitaram a oportunidade para exercitar técnicas de fotografia, no que concerne a enquadramento/ponto de vista, perspectiva, ponto de fuga, controle de exposição (uso do ISO, abertura, velocidade), além, evidentemente, de terem a oportunidade de, através dos diversos enfoques, deixar aflorar toda uma capacidade artística reinante em cada um. E nada melhor do que uma cidade com tantos atrativos culturais para favorecer esse "olhar diferenciado".

Com certeza,  o material produzido será de extrema relevância para o aprendizado de todos, na medida em que, através do compartilhamento, serão explicitados os acertos e, principalmente, os erros que deverão ser objeto de orientações por parte dos orientadores.

Foram utilizadas diversas câmeras, buscando, naturalmente, explorar a funcionalidade das mesmas na vertente "manual". Aproveitando o ensejo, os alunos visitaram, também, o museu de cinema,dirigido pelo seu presidente, Roque Araújo (www.institutoroquearaujoblogspot.com) onde conheceram "in loco", preciosidades de todo um acervo de equipamentos que, outroram fizeram parte da historicidade da terceria arte. 

Dentre os enfoques, além da retratação desse evento religioso, em todas suas nuances, destaque aos equipamentos do museu de cinema local, artistas e todo o esplendor da beleza arquitetônica tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  aquela que traz traços do estilo barroco, existente nessa histórica cidade que, indubitavelmente, tem uma contribuição relevante à historicidade do estado da Bahia e de todo o país.

Coroando a visitação, o grupo teve a oportunidade de provar das iguarias da culinária local, degustando uma saborosa feijoada, ao lado do professor em epígrafe.Fotos celular. Tvsaj.com.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se no Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, tinham independência financeira e jurídica e, quando trabalhavam, recebiam salários equivalentes aos dos homens, atualmente, a história está bem diferente. Com o islamismo sunita como religião predominante - cerca de 90% da população de 93,05 milhões de habitantes -, elas são um tanto quanto subjugadas no país. No que se refere ao trabalho, por exemplo, precisam pedir autorização de seus maridos. Além disso, dependendo da linha que se segue, obedecem a rígidos códigos de vestimenta, o que, para países não-islâmicos, pode ser visto como um símbolo de opressão. No vôlei de praia, uma atleta chama a atenção na Praia de Copacabana: nada de top, nada de biquíni. Doaa Elgobashy, de 19 anos, joga de hijab, uma espécie de véu sobre a cabeça, e calça, já que não pode mostrar as pernas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em reportagem exibida pelo "Globo Repórter" nessa sexta-feira (1), Glória Maria fez uma imersão na cultura rastafári, pouco conhecida pelo grande público, durante uma reportagem na Jamaica. A lei que descriminalizou a maconha por lá tem apenas um ano, mas o uso como parte da religião é antigo. A erva tem cunho espiritual e os rastafaris fumam a "ganja" (nome dado à erva) como um ritual.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus foi o local escolhido para realização do evento "Plenário Internacional Dia de África", numa iniciativa do Movimento de Promoção de Igualdade Étnica Social, em parceria com o "Movimento Tendo Fé, Sou candomblé", sob a presidência de Marcelo Santos, em sessão especial da egrégia casa legislativa e a Câmara de Vereadores e a CEPI (Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia legislativa da Bahia, através do seu presidente, Deputado Bira Corôa. Evento que superou expectativas, seja pela participação dos convidados, seja pela qualidade dos pronunciamentos efetuados.

Compondo a mesa, Bira Corôa (Deputado Estadual), Wilson Matos (UNEB), Denilson Lessa (AFROUNEB), Mestre Roque (Capoeira), Nilton de Ossain (babalorixá), Nilza de Oxum (Ialorixá), Denise (professora UFRB), Marcelo Santos (ativista cultural) e os vereadores Luiz do Alto, Dr. Francisco Freire, Chico de Dega, Délcio Mascarenhas, Dema do Leite e Fátima do Benfica. Também presentes, Deni e Jack Cortes, Chico Fortaleza, Edilson, Lane e outras personalidiades da sociedade local.

Coube ao professor Denilson Lessa (AFROUNEB) proferir palestra audiovisual, pertinente à temática, oportunidade em que mostrou toda uma riqueza cultural que vem sendo transmitida às gerações, na culinária, nas indumentárias, na música, nos costumes, etc. Também foi alvo de enfoque toda uma história de luta dos negros, não apenas pela conquista de direitos naturais mas, sobretudo, no que concerne ao constante enfrentamento relacionado ao preconceito, ao estigma no seio da sociedade.

Uma palestra, deveras, importante, na medida em que procurou preparar as pessoas para, no dia a dia, contribuírem para a erradicação paulatina de toda essa carga de preconceitos que, infelizmente, mostra que, em que pese discursos fantasiosos, a realidade é bem outra. Uma realidade que vilipendia o existencialismo onde direitos e deveres deveriam ser iguais, não necessitando, por conseguinte, de movimentos dessa magnitude. Fotos Antonio Mascarenhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, comandada por Dra. Gilsonilda Correia, na administração municipal Humberto Soares Leite, participou do desfile cívico em homenagem aos 136 anos de emancipação de Santo Antonio de Jesus, na manhã desse domingo, 29,oportunidade em que levou à avenida algumas alas representando segmentos que fazem parte da atuação da pasta, no município.

Contando com apoio se sua equipe, ela conseguiu fazer com que algumas agremiações desfilassem, em que pese as chuvas que se precipitaram levemente mas que, em que pese a intensidade, não chegaram a dificultar a performance dos participantes. Fanfarras, Associação de Artesãos que expõem na Quinta do Artesanato, Pérolas Negras (grupo de beleza afro), grupos de capoeira, de dança, dentre as entidades que abrilhantaram o desfile.

Segundo Dra. Gilsonilda, sua pasta está à disposição das diversas agremiações culturais existentes no município, em busca de alternativas que possam dar espaço às potencialidades reinantes.Garante que, apesar de ter a sua disposição um número reduzido de servidores, os trabalhos estão sendo redobrados, de maneira que o município possa, à luz das condições reinantes, realizar um grane São João. Há pouco dias no cargo, já que passou a ocupar a vaga de Dr. Everaldo Júnior, destituído um dia antes, ela não vem economizando esforços. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O evento, protagonizado pela FENACAB, conta com parceria da prefietura municipal (através da Secretaria de cultura, capitaneada por Dra. Gilsonilda Correia), Mãe Mara, UFRB e PROPAE. Além da exposição VivAxé, roda de diálogos "O empoderamento das Mulheres". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma estudante do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na Ribeira, em Salvador, afirma ter sido vítima de discriminação por conta do uso de um turbante. Segundo Laís Correia, 16 anos, estudante da 3º ano do ensino médio, a agressão foi cometida pelo vice-diretor da unidade de ensino, o professor de prenome Celso.

"Quero relatar a minha indignação pela humilhação que passei na manhã de hoje [terça, 29]. Fui barrada no portão e submetida a um constrangimento enorme na frente dos meus colegas", desabafou a aluna, em uma mensagem publicada em uma rede social.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada na tarde/noite dessa quarta-feira, 30, na comunidade rural Baixa do Morro, em Santo Antonio de Jesus, por parte da Associação Ilê Axé Yepondá Odé, o "galpão de costura e a cozinha industrial", através do Projeto Axo Odara: rede Solidária de Trajes e Adereços do Axé", de iniciativa dessa entidade associativa e que contou com apoio da SETRE (secretaria Estadual de Trabalho Emprego Renda e Esportes) do governo Rui Costa.

Além da anfitriã, Mãe Nilza, marcaram presenças, compondo a mesa, Álvaro Gomes (titular da SETRE), Denilson Lessa (prof. UNEB), Cap. Isa (representando o 14o. BPM), Conceição Gonzalez (empresária INCAR e Superintendente de Projetos da Prefeitura de S.A.Jesus), Ângela Virgens (representando Olivia Santana, Sec. Estadual da SEPRON), Suzete(representando o SESOL), Gorete (representando a UFRB).

Também marcaram presenças representantes da ONG Amigas do Peito, outros nomes que integram o SESOL, UNEB, UFRB, o coreógrafo Juvenal Lima, grupo de capoeira coordenado por Mestre Dênis, com apresentação de aluos; grupo de percussão integrado por Edilson, Batalha; representantes do SINEBAHIA em S.A.Jesus; outros integrantes da SETRE; representando a imprensa santantoniense, a Tvsaj.com.br e Jornal Gazzeta do Recôncavo.

Logo após a composição da mesa, os pronunciamentos foram iniciados com as palavras de agradecimento proferidas pela anfitriã, Irmã Nilza. Ela que fez alusão a toda trajetória da Associação, desde sua fundação, luta para participação em edital publicado pelo governo do Estado e a materialização de um projeto que tem por escopo gerar emprego e renda e, mais que isso, manter viva a cultura de uma das vertentes da religião de matriz africana.

Os demais componentes da mesa, em suas falas, destacaram não apenas todo um trabalho desenvolvido pela mãe Nilza mas, também, seu esforço, ao lado de toda equipe para que esse projeto fosse, deveras, materializado, em que pese dificuldades reinantes, seja de ordem financeira, seja no que concerne a luta em busca de parcerias que tenham como objetivo a inclusão social, em meio ao preconceito que, infelizmente, permeia a sociedade.

Álvaro Gomes, titular da SETRE, em seu pronunciamento, além de enaltecer a luta de Mãe Nilza, evidenciou os esforços de sua pasta, no governo Rui Costa para fomentar projetos dessa magnitude. Aproveitando o ensejo, reportando-se à crise politica reinante no país, envolvendo, principalmente, o seu partido, PT, principal sigla partidária que integra o governo Dilma, foi veemente ao dizer que que tudo que está acontecendo nada mais é do que um golpe.

Logo pós o encerramento dos pronunciamentos foi feita apresentação do grupo de Hip Hop integrado por Val, Mestre Roque e Marcelo, precedendo a realização de desfiles em que os participantes utilizaram indumentárias típicas da religiosidade, devidadmente confeccionadas no galpão de costura da entidade. Produtos que, segundo Mãe Nilza, serão comercializados diretamente para instituições de candomblé, e, posteriormente, em estabelecimentos que lidam com produtos inerentes a essa religião de matriz africana.

Em seguida, Mãe Nilza, Secretário Alvaro Gomes, demais integrantes da mesa e todos que se fizeram presentes se dirigiram ao galpão de costura para descerramento da placa de inauguração, onde verificaram, in loco, máquinas, impressoras, materiais que são utilizados para confecção das indumentárias. Fizeram o mesmo procedimento para inauguração da cozinha industrial que passa a ser explorada pela entidade. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Contratado pelo PT de Pernambuco para tentar barrar, pela via espiritual, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o pai de santo Carlos de Xangô não tem boas notícias para os apoiadores do partido: segundo a revelação dos búzios, a petista deve cair entre os dias 4 ou 5 de abril. Apesar de não ter filiação partidária, Carlos de Xangô diz ter sido o responsável por um trabalho que derrubou Severino Cavalcanti da presidência da Câmara dos Deputados, além de já ter ajudado – também através de ebós – o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) a vencer a eleição no estado e ter antecipado a morte do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro Ariano Suassuna. “Joguei o futuro de Dilma na mão de Xangô. Ontem arriei o ebó e pedi que, se ela fosse inocente, ela ficasse. Mas a pressão está muito grande.

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais um ano de conquistas, para todos nós. Em que pese dificuldades reinantes, à luz de toda uma instabilidade político-partidária que enseja desconfiança, é fundamental que estejamos, sempre esperançosos. Diante de todo um retrocesso, configurado como "crise" que tanto se propala e que emerge de más posturas politicas, é imperativo que saibamos vislumbrar horizontes e que estejamos preparados, sempre, para os próximos passos. Tudo isso vai passar.

Não devemos cruzar os braços e alimentar o ceticismo. É a vez do empreendedorismo. Tantas e tantas ideias que, na maioria das vezes, estão enclausuradas nas mentes de tantas personalidades, nos diversos segmentos da sociedade, precisam ser externadas. Ideias inovadoras precisam ser eclodidas, sob pena de morrerem no nascedouro. Por outro lado, convenhamos, é preciso, também, que façamos nossa parte em prol da conscientização da sociedade. Um processo que, necessariamente, passa por uma educação de qualidade.

Mas como implantar essa educação à luz da realidade reinante?! Escolhendo representantes políticos que, efetivamente, possam estar comprometidos com a sociedade. É uma tarefa hercúlea se considerarmos a fragmentação sócio-econômica-cultural da sociedade. Nesse contexto, todos nós erramos e continuaremos a fazê-lo se não buscarmos embasar nossas convicções em exemplos construtivistas. A partir dos erros é que virão, insofismavelmente, os acertos. De resto, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de realizações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Yalorixá Mãe Santinha, do Terreiro Ilê Asé Oyá, no bairro de Pirajá, em Salvador, faleceu na madrugada deste sábado (16) aos 90 anos. Anísia da Rocha Pitta e Silva (nome de batismo da sacerdote) estava internada desde o dia 6 de maio no Hospital Português, onde fazia tratamento contra câncer. Ela morreu de insuficiência respiratória. Mãe Santinha deixa dez filhos, entre eles, Alberto Pitta, presidente do bloco Cortejo Afro. O enterro ocorre nesta tarde no cemitério Jardim da Saudade. O governador Rui Costa lamentou a morte de Mãe Santinha. "A cultura da Bahia perde um de seus símbolos e ícone de luta por igualdade", declarou. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um pai de santo procurou a presidente Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira (26) no Palácio do Planalto para entregar-lhe uma carta em que mostrava para a presidente que ela precisa se defender de alguns políticos, principalmente do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Identificado como Pai Uzêda, o babalorixá conseguiu entrar no Planalto com autorização de uma funcionária da Secretaria de Relações Institucionais. Ele permaneceu no quarto andar do palácio por cerca de meia hora e foi convidado a se retirar por seguranças, segundo informou a coluna Radar Online, da revista "Veja'.

Notícias | postado por: Laryssa Mascarenhas

Religiosos do Candomblé, Umbanda e Coletivo de Entidades Negras (CEN) protocolaram uma carta aberta no Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA), nesta segunda-feira (23), com um pedido de investigação sobre o grupo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) intitulado “Gladiadores do Altar”. Segundo organizadores do movimento, a representação também foi entregue em outras 22 cidades do país.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A briga ficou feia entre Alexandre Frota e o deputado federal Jean Wyllys. Tudo começou quando Frota, em uma entrevista ao programa ‘Agora É Tarde’, na Band, contou que havia feito sexo com uma mãe de santo. O programa foi ao ar em maio de 2014 e na época não gerou repercussão. Mas, depois de ser reprisado no último dia 25, deu o que falar.A história foi contada em meio a risos de Frota, Rafinha Bastos e da plateia, e parecia tratar-se de um sexo sem consentimento. Jean acusou Frota de fazer apologia ao estupro. O ator se defendeu por meio de uma carta publicada em sua rede social.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

A histórica cidade de Cachoeira-BA, situada no recôncavo baiano, a 111 km da capital do Estado, é considerada um celeiro da cultura no norte-nordeste e, por  extensão, do país, sendo considerada a "Cidade Monumento Nacional". Em todas as ruas, sinais evidentes de toda uma história. O estilo colonial que delineia praças, ruas, ladeiras, casas e monumentos, remetendo a toda uma arquitetura barroca, típica da época do império. 

Além da exuberância da ponte sobre o Rio Paraguaçu e que integra a BR-101, contribuindo para o grande fluxo de veículos que acaba gerando o progesso para todoo estado, a centenária ponte D. Pedro II que liga Cachoeira a São Félix, a igreja e Convento do Carmo e tanas outras construções estilo barroco, todas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico  e Artístico Nacional)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Preconiza a constituição federal a liberdade de cultos e, nesse sentido, todos têm direito a venerar seus deuses, suas divindades, à luz de suas concepções. Várias religiões, sejam integrantes do catolicismo, budismo ou do protestantismo, além de várias seitas oferecem um leque de escolhas a todos os segmentos sociais.

E em Santo Antonio de Jesus não é diferente. Além das igrejas católicas e evangélicas, espaços para práticas de crenças africanas, dentre elas, a do candomblé. Atuando nessa área, a "Casa dos Orixás", situada no seio da feira livre de Santo Antonio de Jesus, vem se notabilizando, não apenas pela qualidade e quantidade de itens à disposição do público consumidor mas, também, pelo atendimento de excelência propiciado pelos seus proprietários Natalícia e Koke Júnior, neto do saudoso ex-prefeito Renato Machado.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
GIL SAMPAIO (encarregado da construção da moderníssima praça de Brejões), JORGE DE SALES (presidente da Câmara Municipal) e ROBINHO (ex-prefeito de Nova Viçosa), em seus pronunciamentos no último dia 20, quando da inauguração da Praça Antonio Pereira dos Santos, administração Alan Andrade (PT)/Gilvando Araújo. Imagens, edição e texto, Antonio Mascarenhas (TVSAJ, a mais ampla cobertura de TVWEB, na região. 
Notícias | postado por: Mascarenhas
A Secretaria de Agricultura, Comércio,  Indústria e Meio Ambiente, comunica que está aberto o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, com período de inscrições de 24 de janeiro de 2014 até 24 de fevereiro de 2014 e a data da prova está marcada para 06 de março/2014.O referido concurso público vai gerar 378 vagas aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, distribuídos por todo o Estado. Em Santo Antonio de Jesus serão oferecidas 16 vagas em cargos de nível médio e superior com salários que variam  entre R$ 1.640,43( Um mil seiscentos e quarenta reais e quarenta e três centavos) e R$ 3.392,42 (Três mil trezentos e noventa e dois reais e quarenta e dois centavos).

Enquete


PodCast