Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Empreendedorismo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desde que a Aneel realizou o primeiro leilão para produção de energia solar na Bahia, em 2016, o interesse de pequenos e médios empreendedores pelo setor não para de crescer. Em Salvador, pelo menos 10 empresas que vendem ou alugam placas fotovoltaicas foram criadas nesses três anos.

Maior estado da região mais ensolarada do Brasil, a Bahia ocupa o primeiro lugar em produção de energia solar, que já emprega, segundo o governo do estado, cerca de 13 mil pessoas no interior, vagas criadas após investimentos de R$ 2,2 bilhões. As autoridades contam com mais nove empreendimentos, em um total de R$ 1 bilhão em investimentos, que gerariam mais sete mil empregos no sertão.

“A Bahia é considerada o estado de maior potencial solar do país devido à sua grande extensão territorial e ao alto índice de radiação solar, superior a 6,5 kWh/m²”, afirma Alex Álisson, coordenador do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A questão da greve dos caminhoneiros é polêmica, e nem seria o papel deste blog analisar os argumentos contra e a favor, que são muitos. Mas como observatório do futuro da mobilidade, AutoBuzz analisa nesta semana o ritmo de testes de caminhões autônomos, que em última instância vão representar o fim dessa profissão, hoje tão crucial à sociedade e à economia – e ao mesmo tempo repleta de dificuldades e desafios para os bravos motoristas profissionais.

Sim, a profissão “caminhoneiro” será coisa do passado em algum momento antes da metade deste século. Começará pelo transporte rodoviário, e depois deverá chegar ao transporte urbano de cargas. Isso será realidade em países mais desenvolvidos, provavelmente por volta de 2030. No Brasil, talvez com uma década de atraso, mas o fim dos caminhões , como são hoje em dia, será inevitável.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LEONARDO CERQUEIRA, empresário na capital do Estado, marcou presença, ao lado de sua esposa, na manhã desse domingo, 22, na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano. Ele que, logo logo estará colocando em funcionamento, nesse município, a CHARQUEADO TERRA BOA, indústria que deverá processar carne charqueada para o norte/nordeste do país. Segundo ele, resta, apenas, detalhes burocráticos para que o empreendimento já possa iniciar suas atividades. 

Questionado acerca do porquê da escolha do município de Dom Macedo Costa para instalação de uma indústria de porte, foi enfático: as condições climáticas, a pecuária pujante, apoio da atual administração municipal e toda uma receptividade por parte da sociedade local. Trata-se de uma iniciativa empreendedora, deveras louvável e que, sem sombra de dúvidas, atrairá bastante divisas, gerando emprego, renda e, por extensão, desenvolvimento para um município pequeno em suas dimensões, todavia,  grandioso em suas aspirações. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a pedagoga Caroline Sampaio, que abdicou da carreira de educadora para gerenciar seu empreendimento no município, o Salão Imperial, todo o trabalho na empresa é feito em parceria com seu esposo. “É um ajudando o outro. É aquele ditado que diz que ‘uma mão lava a outra’. Temos duas empresas – ele me ajuda no salão de beleza que gerencio e eu ajudo ele na loja de cosméticos que ele gerencia. Os resultados, sem dúvidas, são melhores”, destaca.

Para ela, a atuação do Sebrae na região é fundamental para o desenvolvimento dos empreendimentos. “Estamos muito felizes, porque agora o Sebrae está mais ativo na nossa cidade, mais atuante e, para nós, é gratificante participar dos cursos, ver o Sebrae visitando nossas empresas, oferecendo determinados cursos para atualização e para que possamos trazer novidades para o comércio. Tudo isso é muito importante”, acrescenta.

Quem também vive essa cumplicidade nos negócios é Ivan Andrade, que tem 10 anos no mercado de materiais de construção. Ele e sua esposa administram a Jean Madeireira, empresa com unidades em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Segundo o empresário, cada um desempenha atividades diferentes, que, no final, se complementam. “Um não pode influenciar na área do outro para chegar a um bom êxito no mercado e na própria empresa. O que acontece é que um completa o outro no seu trabalho, em prol do alcance de resultados”, conta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Gerência Regional do SEBRAE, realizou, na terde dessa quarta-feira, 14, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, em S.A.Jesus, o  Encontro com Especialistas de Panificação e Massas Alimentícias, através do SEBRAE-CONECTA, em parceria com a FIEB, SIPACEB, ADINOR, ITPC, SENAC, ACESAJ e CDL, com apoio da Dispan, RDB-Coca-Cola, Romen Alimentos, Café Palmeiras, Água de Coco, Iogurte Jamane, K&M e Biscoitos Kigoma. 

Organizado por Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE) e Karla Barros (Gestora de Projeto Indústria SEBRAE), ao lado de sua equipe de trabalho, também marcaram presenças Litelton Pires e Taís Gaspar (consultores do SEBRAE, atuando pelo MEDE), Tony (coordenador de vendas da ADENOR)  e Márcio Rodrigues, presidente do ITPC e renomado palestrante na área de panificação e massas alimentícias. Ele que, mais uma vez fez-se presente em eventos dessa magnitude, no município.

Evento que contou com a abertura de Jânio Santana (radialista, atuando como mestre de cerimônia), Black Anderson que, com seus acordes, contemplou os presentes com belas canções da MPB. Iniciando os trabalhos, coube a Carlos Henrique proceder agradecimentos e, aproveitando o ensejo, discorrer sobre a agenda do SEBRAE para esse primeiro semestre e, em especial, a atuação do SEBRAE-MED que tem por escopo buscar desenvolver, nos empreendedores, a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos  críticos para o seucesso do seus noegócios, através da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial. Karla Barros, por sua vez, explanou sobre o SEBRAE-CONECTA. Em seguida foi exibido um vídeo sobre inovação, dando ênfase as mudanças que vem sendo efetivadas nos divesos segmentos de mercado, principamente a partir do avanço das tecnologias.

Coube ao consultor Litelton Pires falar sobre o  SEBRAE-MEDE 2018. Discorrendo sobre sua aplicabilidade, dentre outros aspectos, citou a importância da agregação de novos valores e que, quanto maior o controle de custos, maior a lucrativaidade. Reportando-se aos principais problemas na área de panificação, foi enfático ao  elencar a questão da baixa qualidade de mão de obra e grande desperdício de produção, dentre outros fatores; No que tange ao resultado da aplicação do MEDE em 13 empresas da região, no ano de 2017, regozijou-se diante da diminuição do desperdício, aumento de faturamento e mehorias na comunicação, dentre outros fatos; No que concerne às ações que foram realizadas nessas empresas, destacou otimização na produção, melhorias nos layouts, desenvolvimento de outros produtos e pesquisas de satisfação.

Finalizando, Litelton convidou, dentre os representantes (que se fizeram presentes) das empresas que participaram do MEDE 2017, Superpão, Panilac, Panina, Sta. Rita e Aimpim Gourmet (S.A.Jesus); Parati, Kipão, Dubom (Cruz das Almas); Minimax (Nazaré das Farinhas); Menezes (Sapeaçu) e Pandoçura (Presidente Tancredo  Neves), para que pudessem falar um pouco sobre as experiências vivenciadas. Neivan Oliveira (Superpão), em nome deles, falou sobre todo um aprendizado e o quando tem sido importante para o dia a dia de seu negócio.  Em seguido foi exibido um vídeo com depoimentos desses participantes. 

Dando prosseguimento ao evento, a palestra "Qualidade, Produtividade e Inovação: as chaves para a competitividade na panificação", proferida por Márcio Rodrigues (Diretor do ITPC, Empresário do Setor de Panificação há mais de 25 anos, administrador de empresas e sócio-proprietário das padarias Pão da Serra, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Ele que possui experiência em projetos de intevenção, aprefeiçoamento e reestruturação de processos, gestão e desenvolvimento de empresas e atua na pesquisa e desenvolvimento da implantação de novas tecnologias, tendo realizado mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior.  

Em sua fala, Márcio, dentre outros aspectos pertinentes à pauta apresentada, enfatizou a importância da renovação do mix de produtos, necessária, não apenas para a fidelização dos clientes  mas, também, para atração de novos consumidores; mostrou como os empresários devem lidar com a concorrência e, mesmo assim, estarem no ápice da competitividade. Citou, também, a imperiosa necessidade de todo um trabalho no que concerne à comunicação que deve existir entre a empresa e o mercado consumidor. Coube à RBR (representante da Coca Cola na região), efetuar sorteio de alguns brindes entre os que marcaram presenças. 

Finalizando, a apresentação, por parte de Tony (coordenador de vendas da ADNOR), do tema "Redução do Custo de Mão de Obra pela Diversificação do Mix de Produtos". Ele que, ao lado de profissionais de panificação da ADNOR, apresentaram  diversas iguarias que, no final do encontro, foram submetidas ao paladar dos que se fizeram presentes. ADNOR que, diga-se de passagem, realiza um destacavel trabalho em prol do abastecimento na área de panificação em todo o país. Performance muito bem alicerçada a partir de todo um trabalho de pesquisa e emprego de novas tecnologias. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Parati Hotel, centro, foi o local escolhido para que o SEBRAE realizasse, na noite dessa terça-feira, 06, palestra sobre "Gestão e Perdas no Segmento de Material de Construção", num evento em que essa entidade contou com parceria da ACOMAC (Associacão dos Comerciantes de Material de Construção do Estado da Bahia, AMANCO (fornecedor de produtos para instalação de tubos e conexões para construção), MATECOL (empresa de material de construção), BAHIA VIDROS (maior processador de vidros, na Bahia) e MAXPLAST (referência em tecnologia em artigos plasticos). 

Marcando presenças, além de Carlos Henrique (Gerente Regional) e Karla Barros (Gestora de Projetos) pelo SEBRAE, Paulo Abid (economista e palestrante), Márcio Maia (palestrante, discorrendo sobre o MEDE, Ivan Andrade (representante da ACOMAC/MATECOL). Também presentes Ovídio Azevedo (representando a Amanco), Adriano Oliveira (Bahia Vidros e Maxplast), Herivaldo Nery (Comapel), Élvis e Itamar (Matecol), gerentes de negócios da Caixa Econômikca Federal e Banco do Nordeste e empresários do segmento de material de construção. 

Precedendo a abertura dos trabalhos, os participantes foram contemplados com a execução de algumas músicas por parte do instrumentista presente. Iniciando os trabalhos, com apresentação do mestre de cerimônia Jânio Santana, as rápidas considerações por parte de Carlos Henrique (Gerente Regioal do SEBRAE),dando as boas vindas e de Ivan Andrade que enalteceu a realização desse evento e falou um pouco acerca das atividades da agremiação associativa que representa. Em seguida Carlos Henrique elencou as ações até então desenvolvidas pelo SEBRAE CONECTA no municíio e região, aproveitando o ensejo para elencar programação em pauta. 

Dando prosseguimento, Márcio Maia, consultor do SEBRAE, discorreu sobre as atividades do SEBRAE MEDE (Melhorias de Desempenho) e a importância dos indicadores). Na oportunidade também foi exibido um vídeo em que participantes do MEDE relataram experiências e o quanto a especialização auferida vem contribuindo para seus negócios.

Aproveitando a oportunidade, Karla destacou empresas que participaram do ciclo 2017, a exemplo da São Luiz (Amargosa), Jean madeireira, Dimensão Cimento, etc.. Eles que, logo em seguida, receberam certificados alusivos aos ensinamentos que lhes foram ministrados .

Empresários foram convidados por Karla Barros para assinatura de contratos, visando participação no ciclo 2018 do MED. Foram eles: Diego Oliveira (Material de Construção Araújo - Rede Erguer Itapoan), Edval Braga Anrade (Margel Material para Construção), Élida Oliveira Barbosa (Elicar Materiais para Construção), Allan Sobral Santos (Sobral Materiais para Construção), Fábio Cristiano Rocha Pinheiro (Construfaz) e Augusto Figueredo Neto (Guto Material de Construção). 

Na parte final do evento, a tão esperada palestra proferida por PAULO ABID, economista, consultor de empresas do comércio varejista de Materiais de Construção e de entidades de classe empresariais, com ênfase em gestão financeira, em projetos de mapeamento e desenvolvimento de processos operacionais e em projetos de modelagem e/ou reestruturação econômico-financeira de negócios. Ele que, em sua abordagem audiovisual, discorreu sobre as nuances que podem alavancar gestões eficazes e competitivas, desde que pautadas em preceitos organizacionais bem elaborados e que estejam, naturalmente, susceptíveis a eventuais e necessárias mudanças de rumo. 

Para realçar sua fala, foram exibidas planilhas que mostraram, de forma insofismável, como o empresário poderá evitar dispêndios desnecessários, como optar por modelos tributários que proporcionem mais lucro; a importância do controle de estoque e as técnicas para que a entrada e saída de produtos sejam mais céleres, evitando custos de armazenamento. Dedicou especial atenção, também, à questão das perdas, seja no âmbito tributário, seja nas devoluções de mercadorias, fraudes, quebras, etc.. Enfatizou que a grande "sacada" de reside na compra e que as compras conjuntas também constituem importante gancho para que sejam auferidos descontos importantes para a prática de preços e a consequente competitividade junto à concorrência. 

De parabéns, portanto, o SEBRAE CONECTA e, em especial, a gerência dessa entidade em S.A.Jesus (através de Carlos Henrique, Karla Barros e toda equipe,  no momento em que vem procurando qualificar diversos segmentos produtivos da sociedade, dando asas ao empreendedorismo. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS (195), através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de homenagear as mulheres das regiões do Baixo Sul e Recôncavo, o Sebrae realizará na próxima quinta, 8, nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Valença, o Seminário Mulher Empreendedora. A capacitação vai abordar o empoderamento e liderança feminina para o desenvolvimento empresarial. As inscrições para os três eventos são gratuitas e podem ser realizadas através da Loja Virtual do Sebrae, ou pelos telefones (75) 3631-3949 / 3621-2511 / 3641-3293.

Em Santo Antônio de Jesus, o evento será realizado no auditório do Parati Palace Hotel. Já em Cruz das Almas, será no auditório da CDL. Em Valença, a capacitação será no Centro de Cultura da cidade. Nos três municípios, o evento terá início no mesmo horário, às 19h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que as instituições estão funcionando no País e que a "lei vale para todos". "Todos nós devemos contas à Justiça", disse Marco Aurélio, que não quis se estender sobre o julgamento de Lula no TRF-4. "A importância é a atuação da ordem jurídica e as cobranças quanto a eventuais desvios de conduta. Espero que a Constituição Federal prevaleça." Três outros ministros do STF ouvidos reservadamente pela reportagem dizem acreditar que o TRF-4 manterá a condenação imposta pelo juiz federal Sérgio Moro ao ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP). Os integrantes da Corte, no entanto, divergem sobre os possíveis cenários depois de uma eventual condenação em segunda instância

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia 13 de novembro, três baianas do interior vão disputar em Brasília, em diferentes categorias, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A Bahia, aliás, está em terceiro lugar na lista dos estados que mais concedem empréstimo pela internet para mulheres empreendedoras, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Mapeamento Simplic de Crédito Online. A Bahia responde por 7,48% dos pedidos de crédito pelo sistema. O Simplic é um correspondente bancário criado em 2014 em São Paulo e que atende empreendedores que têm dificuldade em acessar as linhas de crédito tradicionais. "O percentual de mulheres que empreendem aumentou muito nos últimos anos, até porque a desigualdade no mercado de trabalho persiste", aponta Andrelina Mendes, técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

A maior pesquisadora de empreendedorismo do mundo, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), indica por exemplo que em 2014 a maioria dos empreendimentos iniciados no Brasil (51,2%) estava sob o comando de mulheres. E, segundo o Sebrae, o número de empreendedoras brasileiras cresceu 34% entre 2000 e 2014. Não há estatísticas específicas sobre a presença de mulheres entre os microempreendedores individuais (MEIs).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por  Yuri Abreu

Cada vez mais presentes em diversos segmentos da sociedade – inclusive em setores que até então restritos aos homens –, as mulheres também tem fincado suas bandeiras quando o assunto é o empreendedorismo. Inclusive, elas já são maioria quando o assunto é abrir o próprio negócio. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), coordenada no Brasil pelo Sebrae e o pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), a taxa de empreendedorismo entre os que têm um negócio com até três anos e meio de existência ficou em 15,4% entre as mulheres e em 12,6% entre os homens, isso no ano de 2016. 

Na Bahia, a situação não é diferente. O estado é o quarto no país, segundo o Sebrae Bahia, com o maior número de mulheres empreendedoras, de acordo com o estudo “As Mulheres Empreendedoras no Brasil”, datado do ano de 2013. “No atendimento realizado pelo Sebrae Bahia, cerca de 50% são empresárias. Já com relação ao Microempreendedor Individual (MEI), na Bahia, temos 46% de mulheres que possuem seus negócios nessa categoria”, explicou Fernanda Gretz, Gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por GAbriela Nascimento

Pela primeira vez o Sebraecomm, que está em seu terceiro ano, foi realizado no interior da Bahia. E a cidade escolhida com ponto de partida foi Santo Antônio de Jesus, na noite da última quinta-feira, dia 1° de junho, data em que é celebrado nacionalmente o dia da imprensa. A programação abordou o empreendedorismo e o papel do Sebrae como foco. Além de ter sido mais uma oportunidade de divulgar a ferramenta digital Radar Sebrae, que já auxilia diversos empreendedores a encontrarem boas oportunidades de negócios na cidade.

 Para Carlos Henrique Oliveira, gerente regional da instituição, o evento é um presente para aproximar, ainda mais, o Sebare da imprensa local, que, em grande parte, é empreendedora. O evento reuniu os principais comunicadores da região entre rádios, blogs, TV web e assessorias de prefeituras e instituições parceiras .

O evento contou com a exposição da analista de gestão estratégica do Sebrae Bahia, Isabel Ribeiro, que falou sobre a função e relevância do Sebrae no fomento ao universo empreendedor e no apoio aos micro e pequenos empresários do país. “Essa parceria com a imprensa é imprescindível, até porque esses profissionais chegam onde nós não alcançamos", declarou Isabel. 

A analista de mercado do Sebrae Bahia, Alessandra Giovana, mostrou dados sobre o empreendedorismo de Santo Antônio de Jesus, no país e no estado, enfatizando que o município está entre as oito melhores cidades para empreender na Bahia. Alessandra apresentou também as tendências de mercado para 2017, especialmente no segmento de comunicação. “Toda aproximação com a imprensa é muito positiva, porque se torna uma oportunidade para explicar o mundo dos negócios”, disse. 

Imprensa aprova o evento 

César Velame é assessor de comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e falou da importância dos temas abordados no evento. “Para a nós é incrível ouvir sobre startups e novos negócios. A universidade é o grande berço de vários desses empreendimentos. É importante conhecer como o Sebrae funciona para levarmos essas experiências ao nosso público, além de nos aproximar da imprensa da região”, avaliou. 

Para Léa Cunha, assessora da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a iniciativa é importante para estreitar a relação com a regional. “Na Embrapa, temos vários  estagiários e bolsistas que estão saindo para empreender, mas muitos ainda não têm a capacitação necessária, surge então a possibilidade de parcerias com o Sebrae”, ressaltou. 

 

Antônio Mascarenhas é empreendedor com a TV Web SAJ e apoiou a ação com a imprensa. “Evento com esse porte nos capacita a levar informação cada vez mais qualificada sobre empreendedorismo para a população”, parabenizou. Gabriela Nascimento, Agência Sebrae de Notícias Bahia . Inserção de fotos, Tvsaj.com.br.

Por ANTONIO MASCARENHAS

O SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Carlos Henrique e a abnegação de toda equipe está, mais uma vez, de parabéns, não apenas por realizar um evento que teve por escopo realçar a importância da parceria com a imprensa mas, também, impulsionar tentáculos em prol do empreendedorimso.  Por outro lado, aproveitando a oportunidade, gostaríamos de, em nome da imprensa, parabenizar uma menina que vem realizando um meritório trabalho junto à Agência Sebrae Notícias: Gabriela Nascimento. Jovem, impetuosa e com grande capacidade de aglutinação. Sua simplicidade, sua beleza são, apenas, a exteriorização de todo um potencial que lhe é inerente. Inserção de fotos, Tvsaj.com.br

 

 
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 01, no Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o PAINEL DE COMUNICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, num evento direcionado aos profissionais de imprensa do município  e região. Segmentos de comunicações que, no dia a dia, têm contribuído para o deslanche do empreendedorimso e, por extensão, para a geração de emprego e renda. 

Numa iniciativa do SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de Carlos Henrique, participaram do evento as palestrantes ALESSANDRA GIOVANA  e ISABEL RIBEIRO. Também presente, Pedro Otto Matos (analista de comunicação do SEBRAE) que, ao lado de Carlos Henrique, discorreu sobre o objetivo do encontro;  representando o SEBRAE local, Ivanna Bitencourt, cuidando da recepção, Carla Fonseca(da Varjão, dando suporte logístico) e Gabriela Nascimento (jornalista).

ISABEL RIBEIRO, analista de gestão e estratégia, economista, mestre pela UFBA, com ênfase em gestão de negócios em Micro e Pequenas Empresas, com toda sua experiência, discorreu sobre Pequenos Negócios, exibindo gráficos elucidativos, destacando que a "inovação" é o diferencial, na medida em que materializa a nova agenda do Século XXI, meta do SEBRAE a ser atingida. Finalizando, asseverou que o Brasil está na 3a. lcolocação em um grupo de 32 paises impulsionados pela eficiência e na 4a. colocação  geral na lista de 65 países, o que não deixa se der um considerável avanço.

ALESSANDRA GIOVANA, analista de mercados, graduada pela Universidade de Coimbra (Portugal) e com MBA em Gerenciamento de Projetos, pela FGV, proferiu palestra, também, audivisual, tendo por temática "Mercados e Empreendedorismo", oportunidade em que  mostrou nuances do Empreendedorismo no Brasil, Retrato dos Pequenos Negóciso, Negócios Promissores na região, Panorama E-Commerce, Negócios e a Importância das Mídias Sociais e a atuação da Inteligência SEBRAE. Mostrou a diferença entre empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Mostrou, ainda, número e taxa de sobrevivência das empresas em S.A.Jesus.

No que tange à imprensa, Alessandra trouxe à baila a importância dos Produtores de conteúdos, Comunicação Corporativa, Gestão Big Data e Educação, como sendo nichos a serem explorados e com ampla possibilidade de gerar receitas. Finalizando, Carlos Henrique, mais uma vez agradeceu pelas presenças de todos que, imbuídos nesse processo de apoio e divulgação, vem contribuindo para, não apenas a difusão do programa em torno do empreendedorismo mas, também e principalmente, geração de emprego e renda. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no  link FOTOS, no topo do site.  PUBLICAREMOS ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorados, na noite dessa 5a.feira, 25, na Paróquia do São Benedito, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, os 14 anos de sucesso do Hospital INCAR, grupo que, hoje, é demonstração insofismável de empreendedorismo, no seio empresarial. Com destacável atuação em sua área, é referência em toda a Bahia, não apenas pela sua capacidade logístico-operacional mas, também, pela excelência em atendimento.

Marcando presença nesse evento religioso, celebrado pelo padre Edson, os empresários e sócios proprietários Dr. Artur Gonzalez, Dr. Gilmar Ribeiro Dias (médicos) e a Dra. Conceição Gonzalez, ao lado de Dra. Adeline, Dr. Aislan Rocha (cirurgião dentista, na Clínica Odontomédica Vida), empresários Zezildo Nery (Comapel), Paulo Mercês (Instale, especializada em telefonia), amigos e funcionários. Terminada a missa os empresários compartilharam, com os convidados, um bolo em homenagem 14 anos dessa instituição.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO MATERIALIZA “EMPREENDEDORISMO”

Recém formados, desde então, dois médicos (Drs. Artur Gonzalez e Gilmar Ribeiro) já vislumbravam a possibilidade de construir um Hospital que pudesse atender a demanda reinante em S.A.Jesus. Egressos da capital do Estado, em 2003 iniciaram atividades nesse município, na Rua Barros e Almeida através do Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR). Naturais dificuldades enfrentaram nos primeiros meses, todavia, paulatinamente, mês após mês, ano ao após ano, novas conquistas. Sementes não foram apenas pulverizadas. Mais que isso, foram irrigadas e, logo logo, começaram a produzir frutos. Dentre eles, a construção da sede do Hospital INCAR. Demonstração inequívoca de empreendedorismo.

Tendo por escopo inicial desenvolver atividades relacionadas à cardiologia, o Instituto via, desde então, à luz da demanda reinante, graças à qualidade dos serviços oferecidos, por profissionais qualificados, ao lado de também funcionários comprometidos, a necessidade de incorporação de novas especialidades. Por conta disso, necessidade de construção de novos anexos, de maneira a atender, a contento, a clientela de S.A.Jesus e região.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Em S. A. JESUS: Anestesiologia, angiologia, arritmologia, cardiologia, cirurgia ambulatorial, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia oftalmologica, clinica geral, dermatologia, fisioterapia, gastroenterologia, angiologia, ultrassonografia, gineologia, infectologia, laboratório de análises clinicas, medicina nuclear, nefrologia, neuro cirurgia, nutricionista, ortopedia, psicologia, psiquiatria, urologia, doppler vascular, holter e mapa, além da realização de teste ergométrico e avaliação de marcapasso. Em Cruz das Almas: Anatomia patológica, cardiologia, clinica geral, endocrinologia, nutricionista, ortopedia e urologia. INCAR que conta, hoje, em seu quadro, com 348 funcionários, 77 médicos, 11 nutricionistas. 

NOVAS ESPECIALIDADES

Sempre atento às necessidades de mercado, o INCAR, através de sua diretoria, vem empreendendo esforços no sentido de dotar o Hospital de amplas condições no oferecimento de mais especialidades, de maneira que pacientes, principalmente os que necessitam de cuidados redobrados em patologias na área de cardiologia, tenham, em casos extremos, que se deslocar à capital do Estado para tratamentos emergenciais. 

Trilhando nesse direção é que já está ultimando procedimentos para o oferecimento de serviços de Medicina Nuclear, Arritmologia, Hemodinâmica e cirurgia cardíaca, fundamentais  para tratamento de patologias nessa área médica.

HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Através da Hemodinâmica é que se tem acesso à técnicas de cateterismo, angioplastia que permitem tratar vários tipos de cardiopatias de forma segura e invasiva. Para comandar a realização desses serviços, dentre os profissionais médicos, Dr. Alex Gabiru (arritmologista), Laudelino Souza Filho (santantoniense, especialista em cirurgias cardíovasculares)

Como combater a obesidade, o tabagismo, sedentarismo, de maneira de maneira que pacientes não venham ser acometidos por embolias que levam às isquemias, anginas e, até, infartos? Além de exames preventivos, o INCAR estará oferecendo serviços de alta complexidade, de maneira que pacientes não se exponham ao alto risco de deslocamentos para outros centros.

TECNOLOGIA

No intuito de trazer mais tecnologia para a região, o INCAR promoverá, nesse mês de junho, a 1ª. JORNADA DE CARDIOLOGIA DO RECÔNCAVO, numa importante iniciativa  e que materializa toda uma preocupação no que concerne à assimilação de novos conhecimentos, imprescindíveis para a consecução de seus propósitos construtivistas. Além disso, a empresa estabelece parceria com a UFRB, na realização de pesquisas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - A Semana do MEI em Santo Antônio de Jesus começou nesta segunda-feira, dia 8, com uma capacitação voltada para gestão em planejamento. A oficina SEI Planejar reuniu 25 participantes de diferentes atividades. Durante toda essa semana, o Sebrae oferece para as regiões do Recôncavo e do Baixo Sul diversas oficinas gratuitas, com o intuito de auxiliar os empreendedores a administrarem melhor seus negócios.

A oficina foi apresentada pelo gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, que explicou a importância do planejamento do negócio para alcançar resultados. “Independente do porte da empresa, é fundamental planejar antes de executar. Para isso, é necessário levar em consideração aspectos como prazos, valores e mercado. A execução pode ser rápida, mas precisa ser bem planejada” ressaltou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Evento terá inovação como tema principal, e acontece em 85 municípios baianos

Salvador - Em seis dias dedicados ao microempreendedor individual, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a 9ª edição da Semana do MEI. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br, onde também é possível realizar inscrições.

Serão mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. “O MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado”, explica Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual, do Sebrae Bahia. Ela conta ainda que a expectativa é de que o evento contabilize até 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - O Sebrae em Santo Antônio de Jesus traz uma programação intensa para os municípios do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia. Entre os dias 8 e 12 de maio, serão disponibilizadas cerca de 600 vagas de capacitação em nove cidades. Os interessados terão acesso gratuitamente a orientações sobre gestão empresarial, além de palestras e capacitações voltadas para planejamento, compras, vendas, empreendedorismo e acesso a crédito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da loja virtual do Sebrae lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/ ou através do telefone 75 3631 3949.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municipal não pode querer proporcionar uma vida digna aos seus munícipes, sem preocupar-se com a geração de emprego e renda. Nos últimos anos, Sapeaçu vem sofrendo com uma taxa de desemprego cada vez mais alta. Preocupado com essa situação, a prefeitura de Sapeaçu doou um terreno de 7.000 m² para ampliação da Fábrica de Calçados Pegada, localizada no Distrito de Água Branca.

“Com essa doação de terreno, além da ampliação e construção de um novo pavilhão, a nossa população será diretamente beneficiada. Com isso a fábrica será capaz de gerar mais empregos na cidade, aproximadamente 500 novos empregos. Atualmente são 200 empregos que beneficiam nossa população, e esse número vai quase triplicar! Mais um sonho realizado, não só meu, mas de nossa população que sofreu e muito com o desemprego”, disse satisfeito, o prefeito de Sapeaçu Dr. George.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As praças públicas são construídas não apenas para promover encontros entre pessoas que têm, nesses momentos, oportunidade de travarem bons papos sobre futebol, politica, outros assuntos do cotidiano e palavras de amor. Mas a praça Amaorzinho, totalmente restruturada na gestão Alan Andrade/ Gilvando Araújo, situada no centro da cidade de Brejões além de oda uma arquitetura que que procura compensar seus desníveis, interligando área da fonte luminosa, área de quiosques, banheiros públicos e anfiteatro,, enseja, naturalmente, espaço às manifestações culturais.

Manifestações que começam, naturalmente, com a execução de refinadas canções a partir do quiosque ACARAJÉ DO PC, precedidas pela mensagem, ao vivo, emanadas de Paulo Cézar, proprietário do estabelecimento. Tudo, naturalmente, de conformidade com o que preconiza a legislação ambiental.Nesse e em outros espaços que integram essa área de recreação, é possível encontrar acarajé, pizza, salgadinhos, refrigerantes e geladíssimas cervejas. Paulo Cézar que, diga-se de passagem, é, também, presidente do GASP (Grupo de Ação Social Pastoral - Lar dos Idosos), em Brejões. Nas fotos, PC ao lado de Jair medrado, locutor da Brejões FM.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Além de ter encerrado o ano com os salários dos servidores rigorosamente em dia e de seguir honrando os compromissos com os fornecedores, o Governo da Bahia acaba de registrar mais um importante índice de equilíbrio fiscal: os investimentos públicos não apenas foram mantidos em 2016, mas cresceram 45,09% em relação a 2015. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o total investido, de R$ 2,198 bilhões em 2015, saltou para R$ 3,189 bilhões no exercício que se encerra agora. 
Somados, os investimentos nos dois primeiros anos da atual gestão chegam a R$ 5,387 bilhões. Os recursos impulsionaram obras e ações em todo o estado, ampliando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento econômico e contribuindo também para gerar emprego e renda, ressalta o governador Rui Costa. Ele explica que as áreas em que o Estado mais investiu foram as de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura Hídrica, Infraestrutura, Segurança Pública, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Justiça e Direitos Humanos, Cultura, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e Administração Penitenciária. 
Notícias | postado por: Mascarenhas

CURSO DE PRODUÇÃO DE ROTEIRO E VÍDEO PARA CURTA METRAGEM, protagonizado pelo IFBA de Santo Antonio de Jesus, teve seu ponto de culminância na manhã dessa quarta-feira, 30, com a participação dos gestores dessa entidade, professores, alunos e convidados, num evento que superou expectativas, não apenas pela qualidade dos vídeos produzidos mas, também, pelo alcance dos resultados pretendidos. Dentre os presentes, Edna da Silva Matos (diretora do IFBA-Saj), Andreia Barreto (Coordenadora de Cursos de Extensão e professora), professores Pedro Nascimento (também coordenador do curso), Márcio Soares (cineasta e professor, de Cachoeira), Nadson (S.A.Jesus) e Arivaldo Publio (Feira de Santana).

Coube a Pedro Nascimento a abertura e condução dos trabalhos. Logo em seguida, as três turmas que confeccionaram os documentários foram convidados para efetuarem apresentação dos trabalhos. Antes,porém, alunos teceram considerações sobre detalhes das gravações e temáticas escolhidas. Concluídas as exibições, foi iniciada a entrega dos certificados aos alunos e professores. Antes da confraternização, foi exibido, também, um vídeo "make off" com fotos retratando momentos vivenciados por alunos durante o curso.

Finalizando, professores e alunos e alguns figurantes concederam entrevistas à Tvsaj, versando sobre os resultados obtidos e a importância desses cursos ministrados pelo IFBA a alunos de S.A.Jesus e região. Curso que, inciado em agosto, chegou ao seu final na data de hoje e que, além dos ensinamentos teóricos sobre a história do cinema, técnicas fotográficas e de vídeo, bem como equipamentos utilizados, além dos conhecimentos práticos, seja na sala de aula, seja fora dela, a exemplo da viagem efetuada à Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira. Também oportuno destacar as palestras proferidas por Tau Torinho (cineasta) e Cássio (fotógrafo e editor de vídeo).

Reputamos que o IFBA de Santo Antonio de Jesus, através de sua diretora Edna, Andreia, Luliana Mota e toda equipe de coordenadores e professores, cumprem um meritório trabalho, não apenas na formação de mão de obra mas, também, de apoio à eclosão de potencialidades que, na maioria das vezes, vivem no anonimato, no ostracismo. Com amplas e modernas instalações, essa instituição, situada no bairro do Cajueiro, é, inexoravelmente, um eficaz instrumento para o desabrochar de ideias em prol de uma sociedade plural. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as FOTOS no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório do Laboratório Fernando Queiroz, centro, em S.A. Jesus, foi o local escolhido pelo SEBRAE para realização do ENCONTRO DE PANIFICADORES, num evento que teve por escopo trazer à baila, principalmente aos empreendedores que lidam no segmento de panificação, a imperiosa necessidade de atitudes renovadoras.E, para tanto, convidou o renomado palestrante ANDRÉ XAERCHER que tem na sua "bagagem"trabalhos com a Claro e tantas outras renomadas empresas nacionais.

Ele que, através de dinâmica audiovisual, mostrou a todos que compareceram essa constante necessidade de atitudes renovadoras. Asseverou que existe grande diferença entre sorte e estratégia. Colocou com muita propriedade que, em tudo é preciso que as ações sejam eivadas de paixão, compromisso e respeito. Destacou que nada é puro acaso Longe disso: técnica e aproveitamento, também, de oportunidades. Obviamente que, para isso, há necessidade de treinamentos e muita disciplina.

XAERCHER mostrou que VENDA é Visão de negócios, de mercado, dos clientes em potencial; Entendimento; Necessidades do cliente a serem atendidas; Desejo e Atendimento. Enfatizou que, antes de tudo, é importante que haja Motivação. Frisou que o desafio é o grande motivador. Muitas Vezes o maior problema na empresa está no próprio empresário que acaba mergulhando em si mesmo e passa a ter uma visão afunilada.

Marcaram presenças Carlos Stucki (representante do SEBRAE-BA0 Carla (Coordendaora do SEBRAE - SAJ). Coube à cantora a abertura do trabalho que também contou com pronunciamento de Stucki. Logo após o evento foi oferecido um coquetel com diversas iguarias patrocinadas pela Água de Coco (empresa especializada nesse segmento, com sede no Bairro do Andaiá) e a Roze Pizza, sediada na Avenida barros e Almeida. Mais uma vez, destacar a iniciativa do SEBRAE de S.A.Jesus, através de Carlos Henrique (Diretor Regional), ao lado de Carla e demais integrantes do escritório local.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa terça-feira, 29, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, numa realização do SEBRAE de S.A.Jesus, com participação de 22 gestores e outros representantes de municípios que compõem essas micro-regiões, num evento que superou expectativas, não apenas pela macica participação e qualidade dos mediadores mas, também, pela iniciativa do SEBRAE e pelas temáticas enfocadas.

Dentre os prefeitos da região, ROGÉRIO ANDRADE (S.A.Jesus, representado pela vice Dalva Mercês), WELLINGTON OLIVEIRA (Muniz Ferreira), ZÉ RENATO (S.M. das Matas), BAHIA (Varzedo), EUNICE (Nazaré), HUNALDO COSTA (Jaguaripe, representado pelo vice Pepezinho), SANDRO DE JUCA (Brejões), WILSON PEDREIRA (representado pelo Vice Zelito, acompanhado do Sec. de Saúde), SINHO (Aratuípe), JULIO PINHEIRO (Amargosa), LÁZARO (Teolândia), ITO DE BEGA (Conceição do Almeida) e ROZÁLIO (São felipe, acompanhado do vice).

Além deles, as presenças de CARLOS STUCKI (representante do SEBRAE-BA), os mediadores BAIENA SOUTO, ARMANDO AVENA e RICARDO CERQUEIRA, bem como EDISON NOGUEIRA (vice-presidente do FIEB (Federação das Indústrias do estado da Bahia). Logo após credenciamento e abertura, o evento apresentou, pela manhã, dois painéis. O primeiro, mediado por BAIENA SOUTO (FGV), trouxe à baila a temática: "Iniciativa e oportunidades para os municíios do Estado da Bahia". No segundo painel, mediado por ARMANDO AVENA, "A economia baiana e a importância das cidades inovadoras", bem como Carlos Henrique (Coordenador Geral do SEBRAE na região), Carla e equipe, Genival Deolino (ACESAJ), Adalberto Piton (Cmt. do 14o. BPM), José Carlos Toneto (Sec. Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Edna e anreeia barreto (Diretora e Coordenadora do IFBA-SAJ), Valter Coelho, Hélio de Aguiar (futuros secretários em S.A.Jesus). 

Logo após delicioso almoço, o evento teve prosseguimento com mais dois painéis: no primeiro, "Gestão Pública Municipal: experiências e Desafios", com uma "mesa redonda" composta pelos prefeitos Dalva Mercês (vice de Rogério Andrade, em S.A.Jesus), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Sandro de Juca (Brejões), outro gestor, com mediação a cargo de Ricardo de Cerqueira. Já no 2o. painel da tarde, "Liderança e Gestão Integrada", também mediado por Ricardo de Cerqueira.

De parabéns ao SEBRAE de S.A.Jesus por um encontro dessa magnitude, justamente nesses momentos que antecedem novas gestões municipais. Gestão que, na verdade precisam estar engajadas nesse processo de desenvolvimento onde o SEBRAE tem muito a contribuir com cursos, orientações, sempre voltadas para o despertar de cidadania, geração de emprego e renda. Aqueles gestores que, deveras estejam antenados com essas premissas, com certeza, poderão desenvolver trabalhos que, efetivamente, possam produzir frutos. Cobertura completa da TVSAJ. Não opoderámos nos furtar a destacar a bela apresentação da artista, coreógrafa Fátima Valverde.  Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

No próximo dia 17 de novembro, o Shopping Busca Vida, localizado na Estrada do Coco, inaugura a primeira etapa das suas instalações. O público terá a oportunidade de conhecer as primeiras lojas do empreendimento, além de alguns serviços que também estarão disponíveis.

Neste início de funcionamento o empreendimento será ancorado pelas lojas Le Biscuit e Mix Bahia Supermercados, além de contar com diversas outras lojas e marcas. Em breve, o shopping contará também com 5 salas de cinema da Orient Filmes e com o Play Kids.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A GS SILVA REBOQUES, mais uma vez, prestigiou eventos em S.A.Jesus. O mais recente, a Exposição de pantas e flores HOLAMBRA, promovido pelo ROTARY CLUBE em S.A.Jesus. Com uma recheada coleção, a GS SIlva apresentou diversos modelos de reboques, de sua fabricação, e que estão muito bem aceitos pela clientela da região e de diversos rincões da Bahia. De parabéns Getúlio Sena e membros da família que estão engajados nesse projeto que dá asas ao empreendedorismo. Fotos Antonio Mascarenhas(www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em sua palestra “Reavivando o amor”, Rodolfo Echeverria, global VP da Coca-Cola, falou sobre as oportunidades e desafios de reposicionar “a mais global das marcas globais”. O executivo iniciou a sua apresentação mostrando a potência do brand love da empresa e revelando as primeiras aspirações da companhia quando nasceu: ter apenas uma atividade local “assim como os Beatles, que queriam tocar apenas para as pessoas de Liverpool”. Como curiosidade, ele apresentou ao público presente em sua palestra no El Ojo uma informação curiosa: Coca-Cola é a segunda palavra mais reconhecida do planeta, perdendo apenas para a expressão ok.

Mostrados os números do incrível alcance mundial, Echeverria mencionou as questões que motivaram as mudanças de rumo estratégico na comunicação da empresa nos últimos meses: o receio que a marca se torne maior que o produto. “A pessoa é capaz de vestir uma camisa da Coca-Cola e tem sinergia com a maneira como a gente se comunica, mas não bebe nosso refrigerante? É isso que não queremos”. Além disso, o executivo admitiu um esgotamento da fórmula da “felicidade”, conceito que movia há anos as campanhas do anunciante. “Ficamos muito tempo abrindo a tampa da felicidade, ficou grande demais o conceito. Sem contar que a palavra happy é uma das mais ouvidas em todo o mundo, principalmente depois das canções de Pharrel Willians”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

De 04 a 20 de novembro o município de Santo Antônio de Jesus realiza  a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores da Terra. O evento em  um dos  mais importantes pólos comerciais da Bahia   transforma a cidade na capital gastronômica do recôncavo Baiano. 

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Gastronômico “Sabores da Terra” tem como tema “Culinária Brasileira”. O Festival traz temperos, cheiros e sabores típicos, que prometem resgatar o melhor da brasilidade, promovendo o comércio e serviços de alimentação fora do lar com lazer, diversão e valorização do que há de melhor em cada canto do Brasil..

“A ideia é promover os 20 estabelecimentos participantes apresentando o melhor da gastronomia local e a sua identidade”, afirma o Vice Presidente do SINDBARH, Melentino Tedesco. Confira a Programação em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) lança, nesta quarta-feira (5) ações em prol dos pequenos negócios. O evento, que acontece no “Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, propôe, segundo a SEMPE, a retomada da confiança e desenvolvimento do segmento. O programa tem três eixos: capacitação, desburocratização e acesso a crédito direcionadas às Micro e Pequenas Empresas (PMEs).

Além do presidente Michel Temer, participam do lançamento do programa, que acontecerá às 16h, o ministro Geddel Vieira Lima, e o secretário especial da SEMPE, José Ricardo Veiga, além dos presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Eles vão apresentar medidas que possibilitam a melhoria do ambiente de negócio para as PMEs.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Ford tem grandes modelos no mercado brasileiro. Além do novo Fusion lançado esta semana na Praia do Forte (BA), a marca americana acertou com o Ka que, no ranking dos mais vendidos do ano, está em 3º lugar com 48.755 unidades comercializadas até agosto. Um dos principais itens responsável pelo sucesso no hatch da Ford é o design.

O visual conta muito na hora de escolher o carro. Pensando nisso, a montadora realizou o Ford Design Feeling, um evento que compartilhou todo o processo de criação do veículo, desde o esboço do design até a finalização dos detalhes. O processo começa com a análise de todos os dados relevantes sobre o cliente-alvo para um determinado veículo. As pesquisas para o desenvolvimento de um produto pode começar até quatro anos antes. "As pesquisas nos permitem observar, de forma imersiva, os comportamentos dos consumidores de modo a entendermos suas expectativas de uso do produto", explica Adília Afonso, supervisora de design da Ford América do Sul.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bela Gil já prepara o Bela Cozinha 3, terceira obra baseada no programa que comanda no GNT. Diferentemente das duas publicações anteriores, esta terá os capítulos divididos de acordo com ingredientes escolhidos pela chef, como coco, dendê, frutas e feijão. “Meu prato preferido do livro... Acarajé e abará, são os dois”, diz a filha de Gilberto Gil em um vídeo postado no Facebook. Já Flor, primogênita da apresentadora, prefere o macarrão de abobrinha com pesto, outra receita que integrará o Bela Cozinha 3. Entre as sobremesas, picolé de maracujá com fruta do conde e sorvete de manga com inhame. O lançamento, pela Editora Globo, está previsto para o fim do ano.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A vida dos pescadores e marisqueiras que dependem do mar mudou no povoado de Bom Jesus dos Pobres, no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, onde o Governo do Estado inaugurou uma unidade de beneficiamento de mariscos nesta quarta-feira (17). O equipamento foi entregue para a Associação das Marisqueiras e Pescadores de Bom Jesus dos Pobres pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.

A unidade beneficia 400 famílias, como a da marisqueira Naíse Chaves, 36 anos, casada com Adriano Carvalho, 33, que também é pescador, e mãe de sete filhos. “O trabalho na maré é duro. É difícil colocar o alimento na mesa, mas foi assim que meu pai me criou e é assim que crio meus filhos”, diz a marisqueira. Diariamente, às 6h, Naíse já está na maré e antes do meio-dia chega em casa, mas às vezes é preciso voltar ao mar à meia-noite para pescar siri. “Depois tem que tratar os mariscos. Com essa unidade vai melhorar a vida de muitos pescadores e marisqueiras, vai aumentar a renda e vou terminar de construir minha casa”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 01, a inauguração da nova sede da TECFOGEL, num evento empresa especializada em prestação de serviços e equipamentos na área de refrigeração, atuando em Santo Antonio de Jesus e atendendo em dezenas de outros municípios da região. Marcaram presenças os sócios-proprietários João Segundo (e sua esposa Rosa) e Gregory; João e Rita (fundadores), pastor Ely Lourenço (Igreja Batista Betânia), Jairo Ramos (e esposa Zene, ao lado do filho Caiky), Epaminondas Filho, D. Celia, funcionários e convidados.

A cerimônia teve início com a oração proferida pelo pastor Ely, seguindo-se dos pronunciamentos emocionados de João Segundo, Gregory, João, funcionários Denize e Bomfim, destacando a trajetória de conquistas da empresa, à luz de muita luta e abnegação. Semente que foi plantada e que graças a esse comprometimento da direção e de todos funcionários, vem dando frutos.

A empresa é, hoje, a que dispoõe de melhor logística operacional em todo Recôncavo e Vale do Jiquiriçá e, quiçá, em toda a Bahia. Com uma frota considerável e profissionais super treinados, a empresa galga novos horizontes, não apenas em face desse aparelhamento mas, sobretudo, em razão da qualidade de serviços e do atendimento de excelência. 

Além da prestação de serviços, venda de produtos na área de refrigeração (ar condicionados, splits, geladeiras, freezers, balcões de gelo), fogões e muito mais. Tem sido preponderante para essa caminhada de sucesso, a assistência técnica com garantia das fábricas BRASTEMP, CÔNSUL, MIDEA, CARRIER, SPRINGER, GREE, ESMALTEC, ELGIN.

Com as novas instalações, a empresa conta com mais espaço e comodidade para atender a contento sua clientela. Os produtos que chegarem à empresa passarão por uma triagem inicial. A partir do diagnóstico é que irá à bancada. De posse do orçamento, o cliente terá conhecimento do prazo para atendimento que, à luz da nova logística, tende a ser o menor possível. Esse é o diferencial de uma empresa que, deveras, dá asas al empreendedorismo na região. Fotos Antonio Mascarenhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A educação e a cultura são esteios iniciais na construção de uma cidadania, deveras, construtivista. Consubstanciado nesse contexto, seria de vital importância que todos os governantes priorizassem, de fato, essas vertentes estruturantes na formação dos indivíduos. Acontece que, na pratica, infelizmente, as premissas não são materializadas a contento. Muita falácia, todavia, na prática, descaso, inversão de valores.

Dentre as degradações que, no dia a dia, permeiam no seio da sociedade, às relacionadas ao patrimônio público. A maioria das pessoas que adotam atitudes comportamentais eivadas de sentimentos destrutivos, fazem-nas à luz dessa tênue capacidade de manter-se "sobre os trilhos" do existencialismo edificante. Felizmente, existem pessoas que, a partir de "olhares aguçados", mais do que "verem", "enxergam" realidades que se desfraldam diante de seus olhos.

É o que acontece com a professora e historiadora Maria Fernanda Oliveira Marques, brejoense que apresentou, na tarde dessa sexta-feira, 29, no Tênis Clube, em Brejões-BA, o "Catálogo CASARÕES DO VALE: História, Patrimônio e Arte", retratando toda uma riqueza cultural que faz parte dos anais da história de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra. Nesse evento, realizamos algumas entrevistas que deverão ser publicadas no decorrer da semana. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.

Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês), Gilvandro do Gás (representando demais vereadores). Também prestigiando o evento, os vereadores Gilberto Batista e Athemilson Brandão; Edson Galvão (Conselheiro de cultua de Brejões e Coordenador do Território do Vale do Jiquiriçá, pré-candidato a vereador), Alessandro Correia (coordenador de programação de extensão da UFRB e pré-candidato a prefeito de Brejões), os genitores da historiadora, Jean Araujo, além de alunos, professores e representantes de diversos segmentos da sociedade.

"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.

Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.

Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 

De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A TECFOGEL, empresa especializada em refrigeração,  é referência em todo o Estado da Bahia, não apenas pela qualidade dos produtos e serviços. Se a missão é proporcionar gêlo, a estratégia que vem dando certo, é impregnar de calor, de emoção, a filosofia de atendimento. Com profissionais bem treinados e engajados na filosofia desenvovimentista, os louros estão sendo colhidos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Venha ser baiano por cinco dias". O convite passa a ser agora a nova diretriz das ações promocionais do estado, segundo informou o novo secretário estadual de Turismo, José Alves, empossado na tarde desta quarta-feira, 27.

A falta de divulgação dos potenciais que destaquem "o privilégio de conviver com belezas naturais, riquezas históricas e peculiaridades culturais da Bahia" é uma das principais queixas do trade turístico, que resgata a esperança de dias melhores, tendo agora um legítimo representante do setor à frente da Setur.

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Cientistas belgas demonstram o funcionamento de uma máquina que transforma urina em água potável e fertilizante, usando energia solar, na Universidade de Ghent, na Bélgica. UOL. "  Se a moda pegar, muitos estabelecimentos que, no Brasil, lidam com a venda de cerveja deverão adquirir esse tipo de equpamento e, assim, dar outra destinação à cerveja. Pos texto, Tvsaj.com.br.  


Enquete


PodCast