Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (21), no Paço Municipal, às 9h, teremos a posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Rogério Andrade, ao lado do Secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, assinou, na noite dessa segunda-feira, 18, Ordem de Serviço para recuperação do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, num evento que contou com participação do presidente da Câmara de Vereadores, demais edis da situação e demais secretários de sua equipe de governo. 

O chefe do executivo, em seu pronunciamento, afirmou que está aguardando do Secretário Abel Caldas um esboço do que precisa ser feito pelo desporto do município, de maneira que, paulatinamente, demandas sejam equacionadas. Reportou-se à época que, ao chegar o município, chegou a participar de atividades desportivas nesse establelciemtno desportivo. Prefeito que, aproveitando o ensejo, discorreu a respeito da visita que, ontem, formulou ao Comandandte Geral da Polícia Militar e que, dos 55 policiais pretendidos, para o município, consegui disponibilização de 45.Divulgaremos Pronunciamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Maragojipe, sob o comando de Vera da Saúde, procede entrega, na tarde/noite desse sábado, da Escola Getúlio Vargas, padrão FNDE, no distrito de Guaí, Capanema.Uma demonstração cabal de que a atual gestão não para. Um exemplo que dever ser seguido por muitas cidades da Bahia e, por que não, do Brasil. Abaixo, fotos da Escola, no mesmo molde, entregue em setembro/2018, na comunidade de Campinas/Guapira. 

 

ALÉM DA ESCOLA, FORAM ENTREGUES UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E QUADRA POLIESPORTIVA

Como não bastade, na oportunidade, a atual gestora procedeu entrega de uma Unidade Básica de Saúde, totalmente equipada, com recursos oriundos de emnedas canalizadas pelo deputado federal João Bacelar "Jonga" e, naturalmente, com contrapartida do município. Assim como também entregou uma quadra poliesportiva de altíssimo nível, de maneira que a comunidade possa desenvolver práticas relacionadas ao desporto, assim como realizar  eventos culturais, religiosos, etc.

E o que também chama a atenção é que a atual administração construiu esses três equipamentos numa comunidade rural em que não há concentração de unidades residenciais mas que, espacialmente, congrega muitos moradores. Uma demonstração insofismável de que o objetivo é realizar uma gestão plural, contemplando sede, comunidades rurais e periféricas. 

DE PARABÉNS A EQUIPE VENCEDORA

Uma equipe que conta com nomes como Marli Medina (Educação), Rozameire Santana (Saúde), Chiquinho, Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Jiomar Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Átila Brandão (Administração), Adilton Ferreira (Planejamento), Clerisvaldo (Agricultura e Pesca), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Átila Passos (Fazenda), Milena Cruz (Administração), Ana Paula (Desenvolvimento Social) Maria das Graças (Controladoria) e todo pessoal de segundo e terceiros escalões é, convenhamos, vencedora. Não poderíamos de destacar, também, o meritóri trabalho que realiza Rafael (Ascom), ao lado de toda equipe, para que as ações tenham mairo celeridade. 

Particularmente, com relação à edcucação, parabéns à Secretária Marli Medina pelo trabalho desenvolvido. A atual gestão não se destaca, apenas, em Maragojipe. Longe disso...,em toda região, graças à competência e comprometimento com a população. Um trabalho que não teria tanto sucesso se não tivesse uma equipe unida. Destaque, também, a todos os vereadores (inclusive da oposição) que, com suas críticas, fazem com que eventuais problemas venham à tona em busca de soluções emergenciais. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Em que pese o fato de não poder comparecer, por conta de compromisso previamente firmado, divulgaremos informações sobre a inauguração desse sábado, 16, nessa comunidade. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A VERÍSSIMO COACHING chega para dar aquela balançada naqueles que necessitam vislumbrar novos horizontes no desenvolvimento pessoal e empresarial. Utilizando-se de técnicas modernas, a empresa tenciona vislumbrar novas vertentes empreendedoras na região. Funcionário da Caixa Econômica, Veríssimo é santantoniense, desportista (filho do saudoso Veriano Romão, de tanto contribuição ao desporto santantoniense e região).Assim como fazia (acreditamos que  ainda o faça, pelo menos nos finais de semana), com a bola nos pés, deve exercer, com as palavras, a mesma destreza que tem com a intimidade com a bola. Recomnedamos. Não deixe de prestigiar esse evento. Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar o ano letivo, tendo como tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. Professores, gestores e coordenadores discutirão ações de melhoria no aprendizado e avaliação de conteúdos.

A abertura será no Ginásio de Esportes, às 7h, dia 18. No dia 19, às 8h, teremos o Planejamento Coletivo, acontecendo em três locais: Escola Comendador Temístocles, com todos os professores da Pré-Escola; no Colégio Jorge Guerra, com todos os professores do Fundamental I; no Colégio Virgildásio Sena, com todos os professores do Fundamental II e EJA; e das 13h às 17h, com todos os professores, em suas respectivas unidades de ensino. No dia 20, segue o planejamento em todas as unidades de ensino, pela manhã e à tarde.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, entregou ontem, dia 11, a Creche Municipal Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves, localizada na Av. Lourenço Marinho – Centro, que irá atender 60 crianças do entorno.
A unidade conta com quatro salas de aula, banheiros masculinos e feminino e para deficientes, cozinha completa, lavanderia, sala de diretor, entre outras instalações. A nova creche também conta com pátio coberto, área com playground. 
Durante o evento de inauguração, que contou com a presença das autoridades municipais, servidores, alunos e comunidade. A bandas FAMIS e BAMEN fizeram uma apresentação musical para a comunidade, que juntamente com o prefeito visitara a nova creche.
O nome dado a creche é uma homenagem a Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves (Emanoel como era conhecido por todos), que deu valiosa contribuição para a comunidade salinense na educação de jovens e adultos através da música, sendo ele, pioneiro na formação da FAMSAM.  
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir de março as informações sobre a data de vencimento do licenciamento do veículo, pagamento do seguro DPVAT e dívidas de multa não serão mais entregues pelos Correio.

Com isso, só poderão ser consultadas pela internet, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou aplicativo para smartphones Detran.BA mobile.

Já o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) continua sendo enviado pelos Correios, podendo também ser retirado no Detran, em até 48 horas após a quitação das dívidas, sem pagar taxa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 08, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz, centro, em Santo Antonio de Jesus, a abertura do Congresso de Atualização do Colégio Novo Espaço e, desde já, o corpo docente dessa instituição contou com a brilhante palestra proferida pelo Doutor e professor Luiz Queiroz que, graças à sua performance, os participantes manifestaram-se de forma efusiva. 

O Congresso de Atualização Docente do Colégio Novo Espaço, teve o Doutor e professor Luiz Queiroz no primeiro dia,  arrancando aplausos e muita emoção dos professores, colaboradores da educação e convidados.
Dr Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz é doutor em medicina e saúde humana, mestre em gastroenterologia, médico, professor da Escola Baiana de medicina e da Universidade Salvador ( UNIFACS), formado em Psicoterapia, acupuntura  e medicina tradicional chinesa.
Com muita descontração e propriedade sobre o tema " Poder Contemporâneo ", Dr Luiz arrancou aplausos de todos os presentes, emocionando a todos com exemplos de professores que transformaram  histórias tristes em carreiras de sucesso.
Ao final de sua excelente participação no Seminário,  Dr Luiz e a professora Norma, tiveram um momento surpreendente ao ouvirem o áudio enviado a uma rádio local, onde Dr Luiz agradece a sua amiga e professora Norma e enaltece o tempo em que teve a oportunidade de ser seu aluno, nesse momento, muita  emoção tomou conta do auditório do Laboratório Fernando Queiroz, após uma noite de muito aprendizado e mudanças de paradigmas através de uma palestra memorável.
O primeiro dia de Seminário, teve uma linda apresentação musical com a presença de Otacílio Lima, renomado músico da Banda Skema Livre com apoio de ex-alunas do Colégio Novo Espaço, emocionando a todos com canções edificantes para a alma. 

O Seminário eve continuidade, em seu segundo dia, nessa manhã de sábado (09) na Faculdade Pitágoras no município, com a presença da palestrante Sibélia Fernandes ós-graduada em Gestão de Instituições Educacionais, MBA em gestão de marketing, pedagoga e atualmente consultora Educacional da Rede Pitágoras. 

O Colégio Novo Espaço, dirigido por Norma Assis, professora renomada que há 30 anos idealizou e criou o CNE, todos os anos busca dentro e fora do país, conhecimento para que seus professores e colaboradores, tenham ferramentas para aplicar uma educação de qualidade e sempre atualizada, em recente viagem a Finlândia país exemplo na educação mundial, Norma trouxe na bagagem para o Brasil, conceitos educacionais inovadores.

Em sua passagem pela Secretaria de Educação na gestão do Dr Euvaldo Rosa, trouxe  conquistas auferidas para os profissionais de ensino, dentre elas, valorização profissional, e melhorias no sistema educacional no município, conseguiu realizar os melhores congressos educacionais no norte/nordeste, com participações de renomados educadores do sul do país, a exemplo de Vasco Moretto, José Luiz Tejón, Celso Vasconcelos, Teler Reis e outros a exemplo do Astronauta brasileiro Marcos Pontes,  hoje Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Jair Bolsonaro. Graças a esse meritório trabalho, é considerada como a detentora de melhor performance a frente da pasta da Secretaria Municipal de Educação,  nesses últimos 21 anos, em S.A.JESUS. Informações, Màrcius Pirôpo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Por ANTONIO MASCARENHAS

Os municípios de todo o país realizam, nesse mêsde fevereiro, as já tradicionais jornadas pedagógicas, protagonizadas pelas Secretarias de Educação. Oportunidade em que os profissionais de ensino ficam a par das premissas estabelecidas, por parte das gestões, para mais um ano de ativiadades escolares, sempre em busca de melhores resultados. E em Salinas da Margarida não é diferente.  Mais que isso, demonstra intenção de realizar um trabalho em busca de melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais de ensino. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Wilson Pedreira e Joselito Pereira, prefeito e vice, respectivamente,  e Mara (Secretária de Educação), marcaram presenças os secretários municipais Robson Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Memezinho (Administração), Arlindo (Comércio e Indústria), Patrícia (finanças), Antonio (Meio Ambiente); vereadores  Terrinha e Roger, professores e diretores de escolas, representants da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, reepresentativdiade Salinas), bem como outras personalidades do município.

TEMÁTICA

Coube a Edileide Castro (Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Pedagoga, Professional e Self Coach, Líder Coach, Analista Comportamental, Analista 360, Practitioner em PNL e Escritora), ministrar a palestra “BNCC: Competências socioemocionais e suas implicações no fazer pedagógico”, a palestra foi ministrada por Edileide Castro  que trouxe com dinamismo um rico conhecimento para o corpo docente. A jornada pedagógica este ano tem como tema: “A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, gestão escolar e o fazer pedagógico”.

Nesse contexto, dentre as premissas a serem seguidas, a prerrogativa de que pessoas que possam formar e qual sociedade se pretende construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
A Jornada Pedagógica 2019, acontece 07 e 08 de fevereiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Salinas da Margarida com a qualidade do ensino do nosso município.

NOVO DESAFIO

Sob a égide da atual titular da pasta, professora Mara que, diga-se de passagem, a convite do prefeito Wilson Pedreira, deixou a presidência da Câmara para assumir, não apenas mais um desafio em sua trajetória política e educacional, mas, também, contribuir para a  melhoria da qualidade de ensino em Salinas da Margarida, a administração esboça intenção de dar uma nova guinada na educação no município e tudo isso passa por melhores condições de trabalho aos profissionais de ensino. 

PREFEITO NÃO CONTÉM ENTUSIASMO E DIZ QUE IRÁ DISPUTAR 5o. MANDATO EM 2020

Empolgado diante da participação maciça dos profissionais de ensino em seu município, na abertura da Jornada Pedagógica 2019 e à luz do que considerou "provocações" por parte de uma minoria oposicionista, o prefeito Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, "torpedeou-a" citando ações que, na sua opinião, foram danosas ao município. Discorreu sobre a situação em que encontrou as escolas, segundo ele, "sucateadas".. Diante dos profissinais de ensino que lotaram o local do evetno, o prefeito não teve como segurar o ímpeto de, desde já, anunciar seu nome em busca do 5o. mandato a frente do município.  Ele que está na sua 4a. gestão junto ao executivo. 

Mostrando indignação com relação à gestão anterior, o chefe do executivo municipal pediu que sejam esquecidas as diferenças políticas para que seja propiciada uma educação qualificada às crianças.  

RELAÇÃO  COM APLB E AUMENTO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENSINO

Além da recuparação das escolas municipais, o prefieto Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, mostrou interesse em estar sempre estar dialogando com o sindicato da categoria (APLB), sempre em busca de soluções tangíveis, todavia, que se afinem com a saúde financeira do município. Deixou claro que eventuais postulações que estejam  parametradas nas premissas estabelecidas em lei, poderão ser realizadas, desde que as iniciativas tenham por escopo, deveras, interesses de profissionais de ensino e do alunado. Prometeu  com ialogar com a diretoria dessa entidade representativa com relação a aumento salarial e melhores condições de trabalho ao professorado. Por outro lado, reportando-se à oposição, deixou claro que repudia quaisquer manifestações que estejam "intumescidas" de politicagem. Efatizou que política partidária deve ser ventilada, apenas, nos períodos eleitorais. 

MAIS REALIZAÇÕES

Mostrando estar trilhando nesse diapasão construtivista, a atual gestão inaugurou, na manhã dessa quinta-feira a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, centro. Em evento que contou com a participação do prefieto Wilson Pedreira, secretários, vereadores, diretores de esoclas e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Após execução do hino nacional, e hasteamento de bandeiras, o descerramento da placa de ianuguração. 

Escola que passou por grande reforma, sendo executados serviços de manutenção, com troca de piso, forro, pintura, climatização e disponibilização de novo moobiliário. Além disso, a unidade ganhou bicicletário. Como não bastasse, a quadra poliesportiva foi, também, reformada, de maneira que o alunado possa desenvolver atividades físicas e esportivas. Informações dão conta de que, além dessa unidade, mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável. Fotos,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Particpação conjunta Tvsaj.com.br/Infosaj/Gazzeta do Recôncavo/Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, sog a égide do padre Dvanildo. O evento será realizado na quadra poliesportiva de Sâo Roque. Animação ficará por conta das bandas ELEALE, DONS DO PAI, HADRON KYRLE, além da pregação de Ademar Rios. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (10), Santo Antônio de Jesus recebe a 1ª etapa do Ranking Estadual de Ciclismo. O evento realizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, acontece a partir das 8h, no Distrito Industrial II e será aberto ao público. 
As provas serão realizadas num circuito de 2.400m por volta. São esperados ciclistas de diversos municípios da Bahia, além de atletas de outros Estados. As largadas estão previstas para 8h (Master A2, Master B2, Master C1/C2, Veterano e Iniciantes), 9h30 (Master A1, Master B1, Feminino e Open) e 11h (Elite, Sub30 e Júnior). A competição é aberta ao público

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Juazeirense parecia que faria história na noite desta quarta-feira (6). Após sair atrás no placar, o Cancão de Fogo virou o jogo contra o Vasco, mas levou o empate nos acréscimos do segundo tempo e deu adeus à Copa do Brasil com o 2 a 2.

A desclassificação do time baiano gerou revolta dos seus atletas. O segundo gol do Cruzmaltino veio de um pênalti polêmico. Marrony caiu no gramado e o árbitro Rafael Traci viu um puxão de camisa do jogador da Juá. Os demais gols da partida foram marcado por Yan Sasse, para o Vasco, e Gustabo Balotelli e Nino Guerreiro, para a Juazeirense.

O duelo ainda ficou marcado por uma queda de energia. Um dos refletores do Adauto Moraes apagou e a partida precisou ser paralisada. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br. Matéria, Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os agricultores retomaram na manhã desta terça-feira (05), na Praça dos Artífices, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A ação conta com todo apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que viabiliza a divulgação e logística para os participantes.

Uma das vantagens de ser consumidor da Agricultura Familiar é estar livre dos agrotóxicos, o que contribui para uma qualidade de vida melhor. E o Seu Apolônio garante a origem dos produtos: “nós que produzimos em nossos quintais. Sem veneno, tudo colhido no seu tempo certo. Pode vir na certeza que você vai adquirir produtos naturais de qualidade”, declarou o agricultor.

O secretário da Pasta, Pedro Melo , informou que a Feira acontecerá todas as terças-feiras na Praça dos Artífices (Rua da Estação) e às quintas-feiras alternará no bairro da Coplan, Praça do Soldado, Praça da Mata, Praça do Inocoop. “Convido a todos para participar desta ideia, ser consumidor de produtos saudáveis, de origem natural”, declarou Pedro.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 02 de fevereiro, a tradicional "Procissão de Iemanjá", no Distrito de Guaibim, Valença-BA, num evento protagonizado pela Secretaria de Cultura, sob a égide de sua titular Janete Vomeri, na administração municipal sob o comando do prefeito Ricardo Moura e, naturalmente, envolvimento de outros segmentos da atual administração. 

MULTIDÃO

O tradicional cortejo que saiu da praça principal contando com apoio musical de um trio e de uma charanga com integrantes utilizando de máscaras, tendo à frente, baianas, babalorixás, membros da religião de matiz africana, ao lado da imagem da "rainha do mar" e conduzindo presentes que, logo logo seriam oferecidos.Dentre os representantes dessa religião, Pai Márcio, mãe Celidalva, pai João Carlos, mãe Bárbara.

AUTORIDADES PRESENTES

Dentre as personalidades que marcaram presenças, o prefeito municipal Ricardo Moura, ao lado de sua esposa Margareth, o deputado estadual Dau e sua comitiva (dentre eles Alan Andrade, assessor parlamentar, ex-prefeito de Brejões  em duas oportunidade), secretária de Cultura Janete Vomeri, Mateus Passos (presidente da Câmara de Vereadores), David Terra (Diretor de Cultura), Tem Cel Matias CMT Corpo de Bombeiros), Jéssica Brandão (Secretária de Juventude), vereadores  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

ENTREGA DE PRESENTES

Após a chegada do cortejo à praia, os presentes foram colocados sob um toldo onde os representes da religião afro efetuaram o tradicional banho de cheiro, diante das autoridades e representantes da população. Logo após esse ritual os presentes foram direcionados aos barcos que, com seus ocupantes, foram lançado às águas que, "agitadas" diante das homenagens à rainda no mar, imbuiram-se de materializar anseios de tantos religiosos que ali se fazim presentes. 

ASAS AO SINCRETISMO RELIGIOSO

Sucesso absoluto, a Festa de Iemanjá, tradição no município de Valença e em alguns outros rincões do Estado, é uma demonstração cabal de que essa tradição tem tudo para continuar, de maneira que as chamas do sincretismo religioso possam ser postergadas ao longo do tempo e que outros gestores lá na frente adotem a mesma postura do atual gestor Ricrdo Moura em hipotecar apoio absoluto a esse tipo de manifestação cultural. 

BATUQUE 

Coube a João Carlos Carvalho Miranda, presidente da Associação Brasileira de Cultura Afro Ameridiam do Baixo Sul, Extremo Sul e Vale do Jiquiriçá e, também, presidente do Centro de Cultura Afro do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, comunicar a todos, logo após entrega dos presentes à Iemanjá, que estaria suspenso o tradicional "batuque" por parte da charanga, em respeito ao falecimento de Lourdes de Jambeiro, mãe de santo respeitada no município e região. 

CONFRATERNIZAÇÃO

Diversas personalidades confraternizaram, ao lado do gestor e sua esposa, o sucesso do evento, a exemplo de Luciano Moura (dentista), Mateus Passos, Hilton Couceiros (ex-vereador, ex-prefeito, ex-vice, empresário da Impacto, empresa especializada em mineração e concretagem), ao lado do irmão Natan; Jaci Magalhães (ex-prefeito) e outras personalidades. 

DENTREZA VOCAL

Animando o encontro de confraterização, na residência de praia do atual gestor, Beto Amazonas (músico com passagem pelas bandas "Novos Bárbaros" e "Made in Bahia", a dupla Tatiana e Léo Oliveira (com participação da filha) e as performances dos gêmos Ricardo (prefeito) e Luciano Moura. Eles que empunahndo o micorfone mostaram sinconia ritmica e descontração. 

IMPRENSA

Dentre os representantes da imprensa, pela ASCOM municipal, Jean Macedo (Secretário de Cultura), Evandro Nunes, Silvano Carlos, Valdemir Lima e Mateus Correia. Eles que vem contribuindo para a divulgação das ações açdministrativas e, por extensão, enaltecimento do nome de Valença no contexto social e político da Bahia. Município que, além de estar incluída na rota turística da Bahia, exerce, indubitavelmente, uma grande importância no cenário econômico. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Saj Notícias/Gazzeta do Recôncavo/Sandy.Veja TODAS as FOTOS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS E VÍDEOS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O maior evento de Jet Ski do mundo em distância percorrida, teve sua largada hoje pela manhã por volta das 8:30h na “Praia da Ponte” em Salinas da Margarida. 
As equipes competidoras farão um percurso de mais ou menos 300km com paradas em Morro de São Paulo, Boi Peba, Barra Grande e Itacaré até chegarem a Ilhéus. 
O Rally dos Mares começou em 2015, por iniciativa de seis amigos que resolveram navegar até Salvador para viverem uma experiência sobre as águas. Ao longo dos anos, o sonho se tornou realidade e ganhou amplitude nacional com prospecção internacional. 
Mais informações e fotos no site: https://rallydosmares.com/
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a voz grave e um timbre que impressiona, a santoantoniense Marianna Araújo se apresentou no último domingo (27) no The Voice Kids. A menina, de apenas 12 anos, cantou a música “Meu Ébano” de Alcione e virou as cadeiras dos técnicos Carlinhos Brown e Cláudia Leitte. 

Filha da professora Kátia Araújo, Marianna escolheu Brown como mentor, que indicou a inclinação da voz dela para o samba. Na próxima etapa do programa, ela enfrentará outro membro do time Brown, e lutará por uma vaga na fase de apresentações ao vivo. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura municipal de Jaguaripe, no recôncavo baiano,  entregou à população, na tarde/noite dessa sexta-feira, 25, dez (10) ruas pavimentadas com drenagem pluvial, num investimento de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), cobrindo uma malha de 7.200 m2 de artérias, na sede do município. Do montante desse dispêndio, R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) fruto de emenda canalizada pelo deputado federal Antonio Brito. O restante, fruto de receita própria do município. 

RUAS PAVIMENTADAS

Nessa verdadeira "avalanche" de infraestrutura, foram pavimentadas as ruas Porto da Escadinha, Porto da Serra, Albino Alves Costa (Caminho do Mato), Rua do Campo, Rua Carolino Alves de Souza (Seu Calú),Travessa do Areal, Rua Dona Izabel, Av. Renovação, Rua das Pedrinhas e, finalizando, a Rua Porto da Gamela. Três dessas artérias dão acesso aos terminais de navegação do Rio Jaguaripe, facilitando o transporte de passageiros e coleta de produtos de pescaria, de grande importância para economia local. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, na qualidade de anfitriões, deputados Antonio Brito (federal) e Jurandi Oliveira (estadual, ao lado da esposa); o ex-prefeito Heráclito Arandas; secretários municipais Zé Vidal (Infraestrutura), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Fernanda (Educação), Renivaldo (Meio Ambiente), Larissa Costa (Saúde), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete); vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Luciano, Robson, Célia Cavalcanti; Cleydson Prazeres (Diretor da Santa Casa em Nazaré das Farinhas), Macarrão (empresário na área de construção), Kléber Almeida (Assessor do deputado Antonio Brito), várias personalidades da sociedade local e região e munícipes. 

MARATONA

O ciclo de inaugurações teve início na Rua do Porto da Escadinha. De lá a comitiva, ao som  de músicos da filarmônica local deu início a uma verdadeira maratona, de rua em rua para descerramento de placas e rompimentos de fitas nas artérias em apreço. Durante todo o trajeto o prefeito, vice, deputados, vereadores, cumprimentados pela população que, em suas residências, demonstravam agradecimento por essa grande conquista. Uma conquista que se iniciou no governo Nai e teve continuidade na gestão Arandas e que, agora, sob a égide de Hunaldo Costa/Pepezinho, deixa a  sede do município toda pavimentada. 

PRONUNCIAMENTOS

Terminadas as inaugurações, iniciaram-se os pronunciamentos das autoridades presentes. Inicialmente, os vereadores Adé (presidente da Câmara), seguido por Adilson e dona Célia Cavalcanti. Unânimes no que concerne ao reconhecimento ao sucesso da atual gestão e, aproveitando o ensejo, elencaram indicações individuais e coletivas para que os pleitos pudessem ser materializados. A vereadora Célia, aproveitando o ensejo, tal qual vereadores que antecederam, não minimizou elogios ao prefeito, ao vice e deputados e emprenho de todas as secretarias e demais edis.

Arandas, ex-prefeito, trilhou seu discurso na mesma linha de reconhecimento ao meritório trabalho desenvolvido pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho. Aproveitando o ensejo, mandou recado àqueles que, de forma pejorativa, utilizam-se de redes sociais para tentar macular o belíssimo trabalho desenvolvido pela atual gestão. Arandas que, além de toda uma contribuição ao desenvolvimento do município, sempre prestigia esses eventos, numa demonstração irrefutável de identificação com o que vem sendo colocado em prática. 

Pepezinho e Hunaldo, por sua vez, além dos agradecimentos aos deputados, secretários, vereadores e população, mostraram que críticas não fundamentadas, acabam se esvaindo no tempo e no espaço por falta de sustentação. Alheios a tudo isso, continuam céleres na luta incansável em busca de mais benefícios para o município.

Agradeceram pelas emendas do deputado Antonio Brito que, além das obras de infraestrutura contemplou o município com um ônibus O Km para a Secretaria de Assistência Social, sob a égide de Pepezinho.

Os deputados Jurandir Oliveira e Antonio Brito, por sua vez, além do regozijo por ter contribuído para o estágio desenvolvimentista do município, a satisfação pela sempre entusiasmada acolhida por parte da atual gestão e, por extensão, por parte da população. Eles que obtiveram relevantes votações nas eleições de outubro.

Antonio Brito obteve, em Jaguaripe, a maior votação, em termos proporcionais, dentre os municípios de sua base eleitoral. Por conta disso, já definiu nada mais nada menos do que 10% ( R$1.500.000,00)de toda a fatia de emendas que ostenta seu mandato, em prol de Jaguaripe. Jurandi Oliveira, que também compartilhou votação de alas da situação, mesmo assim obteve votação superior à oposição. Promete uma ambulância, internet para a zona rural e outras melhorias. Fotos, Antonio Mascarenhas. Tvsaj.com.br/ Gazzeta do Recôncavo/ Jornal Regional/Saj Notícias. Veja mais fotos através do link FOTOS, no  topo do site. Publicaremos Vídeos e pronunciamentos, na íntegra. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Instituto Tenente Breno vem se destacando em Santo Antonio de Jesus e região no que concerne a inclusão social no momento em que desenvolve ações que têm por escopo minimizar carências reinantes, em especial, no seio de camadas mais carentes da população. E, nessa sua trajetória de sucesso, tem realizado eventos em datas importantes, a exemplo do Dia das Crianças, além de incursões em comunidades periféricas. Um trabalho deveras exaustivo, todavia compensador. 

A frente desses trabalhos, Luciene Fernandes e Carlos Silveira, presidente e vice, respectivamente dessa instituição, ao lado de uma equipe que comunga com as diretrizes a serem perseguidas para que intentos sejam materializados. E, na manhâ dessa sexta-feira, foi realizada na sede dessa instituição, no Largo do São Benedito, em Santo Antonio de Jesus, a "FEIJOADA SOLIDÁRIA : Unidos pelo bem", no intuito de arrecadar donativos como fraldas descartáveis,  enxovais, roupinhas, ítens de higiene a serem destinadas às crianças nos próximos eventos. 

PERSONALIDADES

Dentre as personalidades que marcaram presencas, Joel da Contabilidade (contabilista e militante social), Murilo Miranda (fisioterapêuta - Clínica IRSAJ) e ex-Secretário de Cultura, Esportes e Lazer de S.A.Jesus), Ten Cel Matias (Comandante do Corpo de Bombeiros), Luiz do Alto (vereador), Chico Fortaleza (empresário e candidato a deputado nas eleições de outubro), Dr. Sebastião Lima (advogado), Paulo Vilela (militante social e político),  e representantes da imprensa. 

ATIVIDADES E PARCERIAS

A instituição mantém um "brechó" em espaço alugado no Largo do São Benedido, 20, onde recebe doações e realiza atividades de recuperação em bonecas e outros brinquedos doados. A maioria dos brinquedos chegam quebrados. Graças a abnegação de todos, são recuperados, "ganhando vida" e, mais que isso, gerando alegria a tantas e tantas crianças. Obviamente, tudo isso requer recursos para pagamento de aluguel, energia, água e insumos necessários aos procedimentos efetuados. Por conta disso, é imperativo que a sociedade participe, seja através de doações, seja através de parcerias. 

CARAVANA DO BOLÃO

Animando o evento, a tradicional "Caravana do Bolão", com a execução de belíssimas composições da MPB. Um toldo foi instalado para abrigar a banda em apreço e aqueles que prestigiaram a deliciosa feijoada. O vice-presidente Carlos Silveira, apesar de ter participado de todo processo de organização do evento, teve que se deslocar logo cedo em face de compromissos profissionais. Ademais, sucesso absoluto. Publicaremos entrevistas. Veja fotos através do link FOTOS, no topo do site. Tvsaj.com.br/Gazzeta do Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em mais uma atividade de cunho social, o Instituto Breno esará realizando, ao meio dia de hoje, "FEIJOADA SOLIDÁRIA - Unidos pelo bem", em sua sede no Largo do São Benedito, 20, Santo Antonio de Jesus. Oparticipante deverá levar um ou mais ítens de enxoval para bebê (fraldas descartáveis, roupinhas, banheiras, mamadeiras, etc).

Notícias | postado por: Mascarenhas

As inscrições para a 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que acontece entre os dias 1º a 12 de outubro de 2019 ficam abertas até o dia 15 de março de 2019. O Fenatifs  tem o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como pólo fomentador do teatro infantil brasileiro. 
  
O 12º FENATIFS  tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia,  através do EditalNº 25/ 2016  Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019. O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro  e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu no último domingo 20/01, a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão marítima mobiliza diversos fieis, populares e turistas em um ato de fé acompanhada pela Filarmônica Lira Jaguaripense.
Em paralelo à Romaria, acontece a Regata dos Navegantes, que em sua 31° edição já faz parte do calendário festivo das festas de janeiro do município.
O evento contou com a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Social, Pericles Silva (Pepezinho), do Secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Silveira, da Secretaria da Saúde, Larissa Costa, do Secretário de Infraestrutura José Vidal, do Vereadores Adeilton Almeida (Adé) e Adilson Reis.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Convertida também na inauguração do calendário político da Bahia, a Lavagem do Senhor do Bonfim de 2019 foi marcada por certo grau de esfriamento do assunto. Mesmo com os dois principais atores, Rui Costa e ACM Neto, presentes, a festa foi ainda mais profana do que sagrada, como já vinha sendo a tradição, mas também menos politizada. Até mesmo o governador e o prefeito incorporaram o Hino do Bonfim e preferiram a concórdia a qualquer tipo de tensionamento. Prevaleceu a paz. 

Estimativas extra-oficiais apontam que a edição de 2019 da mais tradicional festa do sincretismo religioso da Bahia foi a maior da história. Em número de pessoas, talvez. Porém a tradição da lavagem das escadarias foi mantida por um grupo cada vez menor de baianas. É preciso incentivar a renovação da tradição para que não se perca com o tempo. Fora essa preocupação, o Bonfim foi uma bela festa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A presença de Alex Lima (PSB) na mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai permitir que PSB se mantenha na presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e seja membro da Comissão de Saúde durante a nova legislatura, de acordo com a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), nesta quinta-feira (17), durante o cortejo da Lavagem do Bonfim. 

"Nos dois anos que a gente teve a frente [da comissão] foi um bom diálogo que a gente fez entre a Secretaria e os professores, tem muita coisa pra gente fazer ainda", afirmou a deputada. "A gente vai continuar membro da saúde e presidente da educação", assegurou.Imagem 1 (Fernando Duarte, Bahia Noticias), Fotos 2 e 3 (arquivo Tvsaj).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Restaurante OÁSIS DE MOURA, sediado no Bairro da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, venceu, pela segunda vez, o tão disputado Concurso PANELA DE BAIRRO, instituído pela TvBahia, agora, com a receita "Cupim Tropical con Farofa" que, com 70.133 votos (40,23%), conseguiu essa honraria para a culinária desse nunicípio e região. Também participando desse prélio, em segundo lugar, a receita "Bacalhau na Brasa", tendo auferido 70.007 (40,15%); A receita "Lombo Recheado com Beringela" auferiu 28.870 votos (16, 56%), galgando a terceira colocação. Na quarta colocação, a receita "Galinha Caipira ao Molho de Caju", tendo obtido 5.342 votos (3,60%).

E, na manhâ desse sábado, a equipe da emissora, tendo a frente o repórter Dalton Soares, promoveu a entrega da premiação à Carminha, sócia-proprietária e idealizadora da receita que, ao lado dos demais sócios Alvinho, Adelmo e Luciana receberam amigos e visitantes para comemoração de mais uma conquista. Regozijados diante desse feito que dá asas ao empreendedorismo e mostra a versatilidade que emerge das hostes culinárias,  brindaram a todos com essa iguaria vencedora. 

Dentre as personaliddes que marcaram presença, prestigiando esse grande feito para o município, Melentino Tedesco (empresário através do Restaurante Tedesco e Presidente do SINDBAR-Sindicato de Bares e Restaurantes de S.A.Jesus), Wanderson Brito (Gerente da Associação Comercial e integrante do SINDBAR), Joel Lessa (Presidente da ACESAJ), representantes da Imprensa, Antonio Mascarenhas (TVSAJ.com.br), Welington (Informe Gospel) e Marcos Augusto (Voz da Bahia) e representantes de segmentos da sociedade local. 

ASAS AO EMPREENDEDORISMO

De parabéns a TvBahia por instituir um evento dessa magnitude, no momento em que dá asas ao empreendedorismo e, mais que isso, faz com que muitas potencialidades saiam do anonimato. O Restaurante Oásis que conseguiu "abocanhar", ,pela segunda vez consecuitiva, essa premiação também recebeu o Prêmio Fâma como Melhor do Ano no segmento de Restaurante, no município. Que outros empresários, tais quais os da Oásis, tenham a mesma disposição, na certeza de que sementes produzirão frutos. Fotos, Antonio Mascarenhas (Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, atrvés do link FOTOS, no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os documentos e pertences perdidos durante o Festival Virada Salvador 2019 podem ser resgatados até o dia 11 de janeiro, das 8 às 17h, na sede da Guarda Municipal (GCM), na avenida San Martin, do lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Durante os cinco dias de festa, foram encontrados 1.253 documentos perdidos, 200 deles já devolvidos. Para fazer a retirada, é necessário apresentar algum documento de identificação ou boletim de ocorrência.

A Guarda Municipal orienta que as pessoas consultem a lista dos documentos no site oficial da instituição, antes de se deslocarem para a sede do órgão.

Após o prazo final, os documentos que não forem retirados vão ser devolvidos para seus respectivos órgãos emissores.

Entre os documentos, estão RG, CNH e carteira de trabalho, além de cartões de crédito e do SUS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Festa do Réveillon de Salinas da Margarida foi maravilhosa! A noite estava linda! O evento realizado pela Prefeitura Municipal, aconteceu na praça da ponte e contou com a presença muitas famílias do município e uma grande quantidade de turistas de vários lugares do Brasil. 
Animação ficou por conta das Bandas Kaio Diniz, Denny Denan e LaFúria. Com uma grande queima de fogos e em clima de confraternização, o público presente, recebeu o novo ano que se inicia. A festa ocorreu com tranquilidade e paz.y
A Prefeitura de Salinas da Margarida deseja a todos FELIZ 2019! 
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA




Notícias | postado por: Mascarenhas

Lincoln e Duas Medidas, Alok, Safadão, Ivete, Psirico, Maiara e Maraísa e Kevinho são atrações do réveillon no Festival Virada Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesse sábado, uma ampla programação no Festival da Virada em Salvador, Devinho Novaes 
Zezé Di Camargo & Luciano  (não permitiu transmissão ao vivo), Luan Santana, Durval Lelys, Léo Santana e, finalizando, Mano Walter

Notícias | postado por: Mascarenhas

A primeira noite do Festival da Virada Salvador 2019, realizada nesta sexta-feira, 28, atraiu um público de 250 mil pessoas para a Arena Daniela Mercury, na Orla da Boca do Rio, na capital baiana.

A expectativa é que o evento, que segue até a próxima terça-feira, 01, reúna mais 2 milhões de pessoas. Além de gerar uma movimentação econômica na cidade, em torno de R$ 500 milhões.

A multidão desfrutou do show de Milton Nascimento, que contou com a participação especial de Maria Gadú. Além das apresentações de Cláudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba.

Na noite deste sábado, as atrações serão Devinho Novaes, Zezé de Camargo e Luciano, Luan Santana, Durval Lélys e Mano Valter. Os portões serão abertos ás 16h e os shows iniciam as 18h.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, sob a égide de Wilson Pedreira, protagoniza nessa segunda-feira, 31, um grande réveillon com participação de Denny Denan, La Fúria e Kaio Diniz. Atrações que, sem sombra de dúvida vão promover bastante divertimento aos munícipes e visitantes. Tal qual aconteceu no último Festival de Salinas, ruas sinalizadas e bastante limpas, facilidade de trânsito, segurança e toda uma infra-estrutura para bem receber aqueles que desejam romper o novo ano com bastante alegria e satiafação. Wilson que, graças a sua seriedade e compromisso com recursos públicos insere-se entre os melhores gestores municpiais do país. 

Incluída na rota turística da Bahia, a cidade de Salinas da Margarida é servida de excelentes acomodações aos turístas. Pousadas e restaurantes servindo com esmero pratos da tradicional culinária local. Mas, além de toda uma logística |à disposição de munícipes e visitantes, o que é o grande diferencial dessa cidade é, sem sombra de dúvidas, a receptividade de sua gente. Salinas, de tantos encantos e de braços abertos para essas festividades. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Imagens canal Canal Puro Pagodão

Notícias | postado por: Mascarenhas

Governo do Povo. Gestão municpal de Cruz dasAlmas divulga ações administrativas. Confira o áudio. 

Ouça o áudio
Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de quatro semanas de aulas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) formou a primeira turma do Curso de Instrutor de Operações em Incêndio (CIOI), na manhã desta sexta-feira (21). A turma foi composta por 22 bombeiros militares, sendo 17 da Bahia e cinco de outros estados (dois do Ceará, dois do Paraná e um do Mato Grosso do Sul), a solenidade aconteceu no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do CBMBA, em Simões Filho.
Durante o curso que teve a carga horária de 200 horas/aulas, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas, para que conseguissem vivenciar, da forma mais real possível, o que acontece no dia-a-dia da profissão para poderem ser instrutores de Bombeiros Militares. Como o resgate em espaços confinados e o flashover, o combate a incêndios em ambientes fechados, uma das situações mais difíceis vivenciadas pelos bombeiros militares. 

A primeira colocada, a capitã BM, do Ceará Juliany Freire, destacou a importância do curso. "A Bahia é referência não só no nordeste, mas no Brasil. Concluir esse curso é muito gratificante, a trajetória não foi fácil, seja no quesito físico e psicológico, mas foi muito gratificante e vamos voltar e levando muito mais conhecimento e aprendizado". 

"O CBMBA tem muito orgulho em poder participar do processo de melhoria dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, nos nossos cursos sempre temos a participação de militares de outros estados. Não investimos apenas em uniformes e equipamentos de segurança, mas também no nosso efetivo e estamos avançando a cada dia com as novas técnicas e tecnologias", concluiu o comandante-geral do CBMBA Francisco Telles

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal Hunaldo Costa/Pepezinho entregou, na tarde dessa quinta-feira, 20, ruas pavimentadas nas localidades de Cações e Robalo, em atendimento ào que foi prometido em campanha e o plano de atendimento às demandas da população. Além dos protagonistas em apreço, marcaram presenças, na oportunidade, os secretários municipais José Vidal Oliveira ((Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), Fernanda Gomes de Souza (Educação), Nilzete Barbosa (Administração, Planejamento e Finanças), Larissa dos Reis Costa (Saúde) e outros integrantes da atual administração. Também presentes Heráclito Arandas (ex-prefeito); vereadores Célia Cavalcanti, Zé Luiz, Márcio da Pesca e outras representatividades dessas comunidades e do município.  

Recebidos de forma entusiasta por parte da comunidade, o prefeito Hunaldo, o vice Pepezinho e comitiva percorreu toda extensão das ruas. Regozijados diante da colhida, tiveram oportunidade de efetuar pronunciamentos àqueles que compareceram. Fazendo uso da palavra, inicialmente, os vereadores Márcio e Zé Luiz que enalteceram o trabalho desenvolvido pela atual administração e que continuarão efetuando postulações em prol dessa comunidade. Destacaram que muitos municípios não estão sendo contemplados com tantas obras.

Logo em seguida o ex-prefeito Heráclito Arandas, o eterno defensor dos interesses de Mutá-Cações-Pirajuia, principalmente quanto ao anseio de determinado município em subtrair essas comunidades do território de Jaguaripe. Em sua fala, Arandas foi enfático ao dizer que o atual prefeito não está, apenas, entregando ruas pavimentadas. Mais que isso, cumprindo promessas de campanha, no momento em que realiza obras que constavam, por conseguinte, da planilha orçamentária para 2018.

Pepezinho, que além de vice-prefeito, atua como Secretário de Assistência Social, desenvolvendo um meritório trabalho nessa vertente administrativa, também destacou o trabalho que vem sendo colocado em prática por Hunaldo Costa e que passa, naturalmente, pelo crivo de suas decisões, nessa democrática gestão que, a cada dia se notabiliza na região, não apenas por estabelecer um vínculo muito forte com a população mas, também, por se materializar à luz dos preceitos da transparência.

Hunaldo Costa, por sua vez, além de saudar a todos que se fizeram presentes nas solenidades, iniciou sua fala elencando realizações nas comunidades, principalmente as que são banhadas por praias. E, nesse pronunciamento, mostrou que seu governo, ao contrário do que proclmama determinados opositores de que as praias estão esquecidas, refutou tais colocações, sendo enfático ao elencar realizações. Em Cações, pavimentação das 1a e 2a. Tvs da Rua Dionísio Cirino e construção do Espaço de convivência; Em Mutá, Calçamento em andamento; Pirajuia, pavimentação de ruas  e construção de Unidade de Saúde em andamento, sem se falar na recuperação da estrada de Jacuruna e calçamento de ruas do Robalo.

Em seguida a comitiva a se deslocou ao Robalo onde, após visita às artérias pavimentadas, também sendo recebido de forma entusiasta por parte da população local, iniciaram-se os pronunciamentos. A atual administração municipal de Jaguaripe é, indubitavelmente, uma das mais atuantes na região. Um trabalho que evidencia o espírito de busca, a criatividade e, mais que isso, o compromisso de atender, dentro do possível, as demandas reinantes no sei da população, de forma austera e transparente. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, antravés do link FOTOS, no topo deste site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, realizou na manhã de hoje (21/12/2018), a entrega de diversos presentes para todos os alunos da rede municipal de ensino (Ensino Fundamental I). A entrega ocorreu em todas as escolas e creches do município. As unidades de ensino prepararam mesas com frutas e guloseimas para recepcionar as crianças. Foi muito bonito e emocionante ver o sorriso e o brilho nos olhos de cada criança.

JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Itaparica, Marlylda Barbuda, entregou, na manhã dessa 5a. feira, 19, à comunidade, ao lado do Secretário de Educação Mateus Albergaria, a Escola Municipal Benedicto Oliveira Barros, totalmente revitalizada, em cerimônia que contou com participação de professores, diretores, alunos, outros membros da atual administração e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também marcando presenças os vereadores Jorge de Dadinho (futuro presidente da Câmara) e Zezinho.

ANIVERSARIANTE

Também, dentre os presentes, dona Nailda (professora e genitora da atual prefeita). Ela que, aniversariante do dia, foi homenageada com um belíssimo bolo e cântico de parabéns por parte dos que se fizeram presentes nesse encontro. A chefe do executivo municipal também foi alvo de homenagens, através da entrega que lhe foi feita de uma corbélia, em agradecimento à meritório trabalho que vem desenvolvendo no município na área de educação.  Uma performance construtivista da qual se regozija a prefeita Marlylza. 

INTERVENÇÕES SUPERVISIONADAS

Além da escola ora entregue, outras intervenções já estão sendo implementadas por parte da atual gestão. Dentre elas, a revitalização da escola sediada na comunidade da Misericórdia, incluindo-se, ali, além da reforma do prédio em si, construção de passeios e espaço para o lazer das crianças, num trabalho que está sendo acompanhado de perto por parte dos engenheiros Mirella Mascarenhas e Wendel, numa demonstração cabal de que as ações previstas possam acontecer de conformidade com os processos firmados juridicamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando-se a cerimônia que contou com a destacável condução por parte da jornalista Graziela Matos (Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes), atuando como mestre de cerimônia, os tradicionais pronunciamentos. Ela que, ao lado de sua equipe, já começa dar novo impulso aos procedimentos que possam fomentar o turismo e a cultura, além de outros segmentos de sua ampla pasta. 

Coube ao Secretário de Educação Mateus Albergaria discorrer sobre a importância dessa iniciativa da atual gestão, enfatizando a qualidade das melhorias efetivadas nessa importante escola que serve alunado local. Aproveitando o ensejo, realçou o engajamento de todos em torno desse projeto construtivista. Elencou outras intervenções que vêm sendo feitas no município. Em entrevista à tvsaj, também falou acerca da inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como está a frota escolar para atendimento aos alunos que estudam na zona rural e que, no dia a dia, precisam efetuar deslocamentos. 

O vereador Jorge de Dadinho (futuro presidente da egrégia casa legislativa municipal), em seu pronunciamento, não economizou elogios à atuação da prefeita Marlylda Barbuda a frente do executivo municipal, destacando dificuldades iniciais mas que, a partir de agora, o município entra, literalmente, nas trilhas do desenvolvimento. Deixou transparecer que, no comando do legislativo municipal, tudo que for benéfico para o município deverá ser colocado em pauta para votação e aprovação. público

A prefeita Marlylda, por sua vez, fazendo uso da palavra, após agradecimentos aos que compareceram ao evento, aproveitou o ensejo para também evidenciar a importância desse estabelecimento de ensino, agora totalmente revitalizado, com utilização de materiais de primeira qualidade, de maneira a propiciar conforto aos alunos e profissionais de ensino, sempre mirando qualidade educacional que possa, cada vez mais, melhorar os índices no IDEB. Regozijada diante de mais essa conquista na área educacional, citou outras intervenções que ora vem sendo realizadas e as premissas para 2019. 

APRESENTAÇÕES

Finalizando, uma bela apresentação teatral por parte de alunos da rede pública municipal. Alunos mostraram "no palco" destreza e capacidade de interpretação à temática que foi treinada pelo professor Wagner. Demonstração insofismável de que, tal qual acontece na área de literatura, Itaparica é um celeiro de personalidades com grande capacidade artístico-cultural. Obviamente, com apoio do poder público e iniciativa privada, muitos talentos tendem a sair do anonimato e, assim, deixar aflorar todo potencial. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 


Enquete


PodCast