Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a Festa do Padroeiro na comunidade de Sâo Roque dos Macacos, município de Varzedo. Logo após a cerimônia religiosa que contou com participação do prefieto Bahia, vice Gilmar, vereadores, secretários e representantes de segmentos da sociedade local, os gestores em apreço procederam apresentação de cinco novos veícuos 0km entregues ao município: uma ambulância, um ônibus escolar e dois tratores. 

Logo em seguida foi realizada uma carreata que, segundo informações, contou com participação de mais de 100 veículos, num trajeto empreendido dessa comunidade ao centro da cidade. Regozijadas, as pessoas, durante esse trajeto, expressavam, naturalmente, toda uma satisfação por mais essa conquista para o município que, com esses equipamentos, com certeza, passa a contar com um aparelhamento logístico-operacional .Fotos Helivaldo, Ascom Varzedo. Publicaremos fotos da carreata. Matéria, Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada nesse domingo, 19, a tradicional Penitência de Sâo Roque, em Salinas da Margarida, recôncavo baiano, em procissão, num percurso de 06 km, desde a Igreja do Carmo, na sede do município, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição de Salinas, onde foi realizada missa campal, proferida pelo Padre Edson Menezes (Zizo, paroco na Igreja do Bomfim). Durante esse trajeto, a participação do padre Elias. 

A imagem de Nossa Senhora,  conduzida sobre um andor, por fieis que se avolumavam à proporção que chegavam ao seu destino. Em vários momentos do trajeto a imagem foi anunciada com o lançamento de rojões (fogos de artifícios), de maneira que todos pudessem apreciar mais um evento religioso e que faz parte da historicidade do município. Município que, diga-se de passagem, desenvolve outros eventos culturais a exemplo do "Festival do Marisco", "São João" e "Arraiá da Margarida" e "Reveillon".

Dentre as personalidades presentes, do atual governo, Wilson Pedreira (prefeito municipal), ao lado do vice Zelito; secretários municipais Esmeraldo dos Santos " Memezinho" (Administração), Lorena Pedreira (Assistência Social), Robson Marcelo (Turismo, Esportes e Cultura), Francisco Santana "Chico" (Saúde), Patrícia Oliveira (Fazenda), Nélson Pinto (Fazenda), Claudio Oliveira (Infraestrutura), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches "Pepinho" (Chefe de Gabinete), Arlindo Sanches (Controladoria); Leticia Alves "Lê" (Secretária do prefeito), vereadores Mara (Presidente da Câmara), Màrica Regina, Jorge Teixeira " Terrinha", Irmão Rogê, Miguel Rosário, além de outros integrantes da administração e representantes da sociedade local. 

O prefeito Wilson Pedreira, ao lado de sua equipe e do candidado de sua conjuntura política, a deputado estadual, Rogério Filho "Rogerinho", durante o trajeto percorrido em direção à igreja, nessa comunidade, além de receber efusivos cumprimentos por parte da população local, aproveitou o ensejo para solicitar apreciação de seu nome na eleição de outubro próximo de maneira que, em logrando êxito, possa representar o municipio de Salinas junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa.

ALÉM DO RELIGIOSO, O LADO PROFANO

Além da procissão, na celebração religiosa, o padre teve a oportunidade de mais uma vez, fazer com que todos possam entender a respeito da imperiosa necessidade do exercício da mais sublime das virtudes: a humildade. Condição necessária para que cada um possa postar-se diante de Deus e, assim, servir aos seus designios. Essa submissão ao grande Senhor do universo é fundamental para que todos possam viver de forma harmoniosa no seio da sociedade. 

Logo após a celebração do ato litúrgico, adeptos da cultura africana, em frente à igreja em epígrafe, realizaram o também tradicional "banho de pipocas", também denominado "Banho de Omulu", indicado para retirar, de uma sò vez, a eventual "carga  negativa" que, porventura, pudesse estar presente naqueles que estiveram expostos a influências.

Terminadas as manifestações de caráter religioso, a população se deslocou à praça principal do distrito para acompanhamento das atrações musicais. Oportunidade, também, para encontros e reencontros, nos tradicionais bate-papos, degustando bebidas e iguarias da culinária local. Nesse domingo, um palco preparado pela administração municipal, visando apresentação, à tarde, do DJ Ferrari. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 18, em Santo Antonio de Jesus, a apresentação dos candidatos a deputados ROGERINHO (estadual) e OTO FILHO (federal), por parte do grupo capitaneado pelo prefeito ROGÉRIO ANDRADE, em evento que contou com participação de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, desse município e região.

Além do prefeito Rogério Andrade, os candidatos Rogerinho e Oto Filho, Dalva Mercês (vice e Secretária de Assistência Social), Tom (presidente da Câmara, ao lado dos vereadores), os prefeitos Ricardo Maia (Ribeiro do Pombal), Tingão (Itatim), Thiancle (Castro Alves), Sinho (Aratuípe), Júlio Pinheiro (Amargosa), Welington Vieira (Muniz Ferreira), Zega Braga (Planaltino), Robson (Elísio Medrado), Danilo de Zéu (NOva Itarana) que efetuaram pronunciamentos, além de  ex-prefeitos como Miltinho (Nazaré das Farinhas), Valtinho (Varzedo), Zé Froes (D. M. Costa), Jonival Lucas (Sapeaçu), Joel Neiva (Conceição do Almeida).

Também, dentre os presentes, ao lado do prefeito Sinho, de Aratuípe, os secretários municipais Manoel (Administração e Planejamento), Anselmo (Saúde); vereadores Laércio, Remelton e Julival. Aratuípe que é um dos mais expressivos municípios do recôncavo baiano e detém o maior polo de fabricação de artefatos de barro da América Latina, no distrito de Maragogipinho. 

Ao lado do ex-prefeito de Nazaré, Miltinho (duas gestões municipais), Idma (vereadora), Jackson (ex-vereador e presidente da Câmara) e outras representatividades do município. Miltinho que desenvolveu uma das melhores gestões municipais desse município de tantas tradições e que mantém viva toda uma história, toda uma cultura, no seio de sua população que se orgulha, também, de seu acervo arquitetônico estilo barroco. 

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, protagonizados por Tom (presidente da Câmara, em nome dos demais vereadores) e prefeitos acima elencados, os oradores procuraram mostrar a importância das candidaturas de Rogerinho e Oto Filho para Santo Antonio de Jesus e região. Eles que se apresentam como candidatos a cadeiras no legislativo estadual e federal, respectivamente. Com relação a Rogerinho, fizeram referência ao legado do avô e do pai desse jovem que se arvora na política partidária.  

O prefeito Rogério Andrade, em sua fala, além dos tradicionais agradecimentos, citou cada um dos prefeitos e vices que estão engajados no que ele costuma dizer " projeto", assim como o fez de forma sintética, com relação aos vereadores, secretários e lideranças do município e região. Regozijado diante da maciça participação, espera, naturalmente, que esse intento possa ser materializado com uma votação que supere expectativas. 

Oto Filho, por sua vez, na condição de candidato a deputado federal, também externou agradecimentos, além de realçar a parceria que ostenta nessa dobradinha com o candidato Rogerinho nesse e alguns outros municípios da região. Ele que teve oportunidade de contribuir bastante, através do Desembanco, para o desenvolvimento de municípios que fazem parte de sua base de apoio e a Bahia como um todo. 

CAMPANHA ACIRRADA

Desfraldam-se, portanto, as cortinas da corrida partidária, na Bahia e em todo o país, num momento sublime da política nacional. A população clama por mudanças nas diversas esferas. Não apenas mudanças de nomes ou de siglas mas, sobretudo, de concepções. Nesse sentido, todos os candidatos, independente de partidos, estejam predispostos a ouvir a população em seus anseios. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS, e, todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Durante alguns anos ela levou a todos os brasileiros à essência de nossa musicalidade: o samba. Mais que isso, a destreza que só a mulher consegue deixar aflorar em sua eclética versatilidade. E ela, durante esse período, mostrou que é possível, sim, expor a nudez sem preconceitos, sem rótulos e, mais que isso, sem apelação, em nome da criatividade, em nome da arte. Ela saiu da "telinha" mesmo porque tudo é transitório, tudo é finito.  Em que pese essa natural interrupção televisa, ela continua, como sempre, graciosa, apresentando-se em diversos  rincões deste país de dimenões continentais. 

Graças à sensibilidade do empresário Abílio Neto, da Fama Produções, a população de Santo Antonio de Jesus e região será contemplada no dia 29 de novembro com sua presença no Amoras Hotel Fazenda, quando da realização do tradicional e esperado Prêmio Fama que, anualmente, realça personalidades de destaque no município. Um evento que terá a participação da TVSAJ, maior coberutra de TVWEB na região, seja em eventos culturais, esportivos, religiosos, políticos, seja em encontros acadêmicos, institucionais, etc. 

 

16
Ago
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pater para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma das mais importantes celebrações do calendário religioso baiano, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece a partir desta segunda-feira (13) e prossegue até 17 de agosto, no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A festa te o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia

Patrimônio Imaterial da Bahia, a Festa da Boa Morte é realizada desde o século XIX, atraindo turistas pela originalidade de suas características. Há mais de dois séculos, o culto a Nossa Senhora é transferido de mãe para filha, por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade, elas precisam ter mais de 50 anos e serem descendentes de africanos.

“Os festejos da Boa Morte atraem muitos olhares porque contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço e recursos financeiros com os quais decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos como escravos”, enfatiza o secretário estadual do Turismo, José Alves. “Com muito trabalho, perseverança e fé, elas criaram a confraria religiosa responsável pela alforria de inúmeros escravos”. 

Irmandade

Integrante da Irmandade da Boa Morte, Celina Sala comemora a chegada dos milhares de turistas: “Os hotéis da cidade estão todos lotados”, afirma. De fato, a Pousada do Convento do Carmo, uma das mais tradicionais de Cachoeira, é uma das que terão plena ocupação do total de 26 quartos. 

Hotelaria

Pousadas como Pai Thomaz e Treze de Março já não dispunham de vagas desde a última semana. “Estamos com 100% de ocupação nos apartamentos no período de 12 a 17 de agosto”, informa Daniel Santana, um dos proprietários da Pai Thomaz.

“Nosso restaurante está com muitas reservas. Para o dia 15, por exemplo, está lotado”, disse Santana. Na pousada, três quartos serão ocupados por hóspedes americanos. Outros cinco vão receber espanhóis, trazidos por uma agência.

“Graças a Deus estamos com a casa cheia do dia 13 ao dia 17, este ano todas as pousadas daqui estão cheias”, disse Angélica Magalhães, recepcionista da pousada Treze de Março, que possui 16 apartamentos. 

São Félix

Na cidade vizinha de São Félix, separada de Cachoeira apenas pelos 365 metros da ponte Imperial Dom Pedro II, a ocupação hoteleira também beira os 100%. “Temos apenas cinco dos 23 apartamentos a preencher, mas acredito que até o início da festa estará lotado porque a procura tem sido grande”, afirma a recepcionista Arilene Argolo, da pousada Paraguaçu. 

Tradição

A programação da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte é marcada por missas, procissões, ceias, samba de roda e festejos que incluem fartura de comidas típicas, principalmente cozido e caruru. Matéria, Diário do Nordeste. Inserção de fotos arquivo da Tvsaj.com.br.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Euclides da Cunha foram reverenciadas no prêmio “Melhores do São João”, promovido pelos portais São João na Bahia, Aratu Online e TV Aratu. O evento, que aconteceu nesta semana, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, em Salvador, reuniu nomes de peso do forró, como Alcymar Monteiro, Flávio José, Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Jó Miranda e Trio Nordestino, além de empresários, prefeitos, produtores culturais e agentes públicos.

Nas redes sociais, o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, comemorou a vitória tripla do município, que recebeu os prêmios nas categorias “Destino Destaque”, “Melhor Decoração” e “Prefeito Destaque”. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho feito com competência e, principalmente, com amor às nossas tradições juninas. Dedico esta conquista ao povo de Amargosa e agradeço a toda equipe que trabalhou incansavelmente. Nosso São João nos faz transbordar de orgulho. Que venha 2019”.

Além das prefeituras, foram premiados os eventos juninos, como o Forró do Piu-Piu, em Amargosa, e Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim. Os artistas que tocaram nas festas públicas e privadas também foram homenageados, como Alcymar Monteiro, Flávio José, Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Jó Miranda, Trio Nordestino, Cristina Amaral, Lara Amélia, Forró do Tico e Zefa di Zeca.

Homenageado e eleito pelo público como “Melhor Artista”, o cantor e compositor Flávio José comentou sobre a premiação. “Este é um prêmio muito importante, pois é o meu primeiro depois de muitos anos tocando na Bahia. Estou muito feliz e torcendo para a renovação no forró”. Já o colega Alcymar Monteiro chamou a atenção para as ameaças que o forró vem sofrendo com a descaracterização da festa de São João. “Peço que os agentes públicos não deixem que a tradição junina desapareça”, conclamou.

Confira a lista de vencedores:

PREFEITURAS

Cruz das AlmasMelhor Grade, Melhor Programação Cultural, Prefeito Homenageado;

AmargosaMelhor Decoração, Destaque Visibilidade, Prefeito Homenageado;

Senhor do Bonfim – Melhor Destino eleito pelo público, Destaque Visibilidade, Prefeito Homenageado;

Santo Antonio de Jesus Melhor Infraestrutura, Destaque Visibilidade;

Itaberaba – Destino Revelação, Destaque Visibilidade;

Euclides da Cunha – Destaque Visibilidade.

ARTISTAS

Alcymar Monteiro – Melhor Cantor eleito pelo júri e Melhor Show

Flávio José – Melhor Cantor eleito pelo público e Artista Homenageado

Fulô de Mandacaru – Melhor Banda e Melhor Repertório

Estakazero – Melhor Banda eleita pelo público

Del Feliz – Melhor Artista Regional

Zefa di Zeca – Melhor Banda Regional

Forró do Tico – Banda Revelação

Lara Amélia – Cantora Revelação

Trio Nordestino – Banda Homenageada

Jó Miranda – Amigo do Forró .

EVENTOS

Arraiá do Galinho – Melhor Evento pré São João

Forró do Piu-Piu – Melhor Grade de Festa Privad

Forró do Sfrega – Melhor Festa Privada eleita pelo público

MELHOR CERVEJA

Skol Hops – Ambev. Fonte A Tarde nos Municípios. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(10/08/18)  
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE OPERAÇÕES DE LOGÍSTICAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  






Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu, na noite desta sexta-feira (08),o evento que premiou os destaques do São João 2018 na Bahia. Promovido pelos portais " São João na Bahia", "Aratu Online" e "Tv Aratu", o Prêmio Melhores do São João homenageou e contou com a presença de artistas, prefeitos e empresários. 

E se o assunto é São João? Cruz não poderia ficar de fora, não. O município, que tem mais tem valorizado a cultura nordestina, foi o destaque como a MELHOR GRADE DO SÃO JOÃO e a MELHOR PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO ESTADO. O prefeito Orlandinho também foi homenageado pelo trabalho que vem desempenhando para o  resgate das tradições juninas. 

Estiveram presentes para receber os troféus o vice-prefeito Max Passos e o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias. Artistas como Alcimar Monteiro, Flávio José, Fulô de Mandacaru, Estakazero, Zelito Miranda, Trio Nordestino, dentre outros, estiveram presentes também no evento. Ascom prefeitura Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira, 9 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus completa 100 anos de fundação. Como parte das comemorações pelo centenário, na noite desta quarta-feira (8) foi realizado um Ato Ecumênico, celebrado pelo Padre Nelson Franca e Pr. Eli Lourenço, nas dependências do Hospital. 
O Prefeito Rogerio Andrade participou da cerimônia, acompanhado pelos secretários de Saúde, Leandro Lobo e de Administração, Igor Coutinho. Na oportunidade, o Prefeito fez a entrega de parte do repasse mensal de aproximadamente R$ 80 mil em medicamentos, fruto de um convênio celebrado entre a atual gestão do município e a entidade. 


Em sua fala, a Superintendente da Santa Casa, Ludmila Reis, fez questão de agradecer pelo repasse: 
- “Nós tivemos a grata surpresa da doação dos R$80 mil do município e Deus quis que os medicamentos chegassem nesse momento. É um ato muito generoso. A Santa Casa só tem a agradecer.” – Declarou. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 A Associação Providência Karatê Clube conquistou o 2º lugar na soma geral da I Etapa do XIX Campeonato Baiano de Karatê realizada no último fim de semana, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, em Santo Antônio de Jesus. 
A competição reuniu atletas de cidades como: Alagoinhas, Dom Macedo Costa, Feira De Santana, Jequié, Maraú, Salvador, Santaluz, Senhor Do Bonfim, Ubatã, entre outras, em busca de uma vaga na etapa decisiva que acontece em Jequié-BA, no mês de novembro. As duas etapas valem como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Karatê 2019. 
O 1º lugar ficou com a Associação de Karatê Contato e Força, de Salvador-BA. Já o 3º lugar foi para a Associação Budô-Kan de Karatê, de Jequié - BA. A etapa foi uma realização da Associação Providência Karatê Clube em parceria com a Federação Baiana de Karatê-Do Estilo Shotokan e Federação Brasileira de Karatê com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa segunda-feira, 06, na sede da OAB, sediada na Rua J.J. Seabra, Loteamento Grande Vale, em Santo Antonio de Jesus, o II SIMPÓSIO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA MULHER, em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, num evento protagonizado pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, coordenado por Dra. Dorothy Mary Nunes Pinto em parceria com a  subseção dessa entidade, no município e  apoio de algumas empresas locais. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças, Dra. Renata Rocha (MMa Juíza de Direito da 3a. Vara Cível, em S.A.Jesus), Dr. Humberto Vieira (Presidente da OAB, Sub seção de  S.A.Jesus), Antonia (Sub-Tenente, representando o 14o. BPM) Dra. Dr. Francisco (Juiz de Direito da Vara Criminal), Dalva Mercês (Vice-Prefeita de S.A.Jesus); pela Polícai Civil, Dr. Edilson Magalhães (Delegado Regional, Coordenador da IV COORPIN), Dra. Patrícia Neves Jackes Aires (Delegada em S.A.Jesus), Dra. Núncia Zaira Pimentel e Orlando Cursino, também delegados; palestrantes Dra. Sara Gama Sampaio, Dr.João Manoel Santana Rodrigues, Dra. Ana Patrícia Dantas Leão; Dr.Murilo Bahia (Defensoria Pública), Julieta Palmeira (Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher - SPM); mediadores das oficinas Kátia Santos e Amélia Almeida; Dr. Lino (Políca Técnica),  Aryane Leila dos Anjos (representante da Secretaria de Assistência Social).

Também presentes, dentre os advogados, Dr. Zé Reis Filho e Dr. Júnior (ex-presidentes da OAB local); Dr. Josemar; Dra. Fernanda Nana,Dra. Andressa, Dra. Fernanda, Dr. Herivaldo Júnior, Dra. Lia Barroso; Carmelita Nery (ex-Secretária de Educação do município), Luciene (empresária da Óticas Cor), estudantes da FACEMP e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

PELA MANHÂ

PATRÍCIA TELES DOS SANTOS, administradora e assessora téncina da SPM (Secretaria de Politicas Públicas) teve a missão de coordenar os trabalhos inerentes à "Oficina de Empoderamento e Autonomia da Mulher", onde procurou interagir de forma bastante construtiva com as pessoas que se fizeram presentes.  

ROSA BASTOS, psicologa, assessora tecnica da SPM (foto) conduziu a oficina "Quem Ama Abraça", enquanto AMÉLIA ALMEIDA, Psicóloga e Mestra em Ciências Sociais/Estudo de Gênero da UFBA,órgão ligado à Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, teve oportunidade de conduzir "Oficina de Enfrentamento à Violência da Mulher", logo após o intervalo, trazendo à tona situações que, no dia a dia,  precisam ser colocadas em prática, de maneira que contribuam para a diminuição paulatina de situações vexatórias contra as mulheres.

Á TARDE

Compondo a mesa, na segunda parte do evento, Dra. Renata Rocha (MMa Juíza de Direito da 3a. Vara Cível, em S.A.Jesus), Dr. Humberto Vieira (Presidente da OAB, Sub seção de  S.A.Jesus), Antonia (Sub Tenente, representando o 14o. BPM) e Dra. Dorothy Mary Nunes Pinto (Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres em S.A.Jesus e coordenadora da Comissãoem epígrafe) e Aryane Leilda dos Anjos (representante da Secretaria de Assistência Social).

Dr. HUMBERTO VIEIRA, na qualidade de presidente da OAB local, aproveitando o ensejo, discorreu sobre a importância desse evento organizado pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher. Destacou o emprenho da entidade em estar aberta a todo tipo de diálogo com os diversos segmentos da sociedade, de maneira que a cidadania possa ser exercida a contento. 

Dra. RENATA ROCHA, MMA. Juíza de Direito da 3a. Vara, além de parabenizar os organizadores do evento, destacou a importância desse diálogo e a necessidade de que todos os poderes públicos estejam engajados nessa luta em prol da defesa dos direitos da mulher, de maneira que se combata, desde o nascedouro, todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres. 

DRA SARA GAMA SAMPAIO, Promotora de Justiça da 1a. Promotoria Especializada em Crimes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, proferiu palestra audiovisual com a temática " Violência Contra a Mulher: Panorama sobre a realidade atual" , oportunidade em que procurou mostrar as diversas variantes que são utilizadas nos diversos tipos de violência contra a mulher. 

DRA.PATRÍCIA NEVES JACKES AIRES, Delegada de Polícia Civil, titular do Núcleo de Proteção à Mulher de S.A.JESUS, também proferiu palestra audiovisual, oportunidade em que discorreu sobre índices estatísticos de casos de violência contra a mulher no primeiro semestre do ano em curso. Em sua fala, dentre outros aspectos, apresentou dados estatísticos acerca dos casos de violência contra a mulher, no primeiro semestre, em S.A.Jesus. Aproveitando o ensejo, regozijou-se da satisfatória acolhida, por parte do judiciário, dos casos de solicitação de medidas protetivas. 

DRS. JOÃO MANOEL SANTANA RODRIGUES, Promotor da Justiça Criminal, Violência Doméstica e Familiar, ao lado de Dr. MURILO BAHIA, da Defensoria Pública no município, discorreram sobre o tema " Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Realidade Local". Eles que também se reportaram a respeito da importância do expediente das medidas protetivas e a necessidade de parceria entre os órgãos que, direta e indiretamente, estão envolvidos nessa luta em prol dos direitos das mulheres. 

DRA. ANA PATRÍCIA DANTAS LEÃO, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia, trouxe à baila o tema " A Lei Maria da Penha e os Reflexos no Direito da Família". Também em palestra audiovisual, ela mostrou exemplos clássicos em que famosos se utilzaram de logísticas em subterfúgios que atuaram com verdaeiros " rolos compressores" em agressões de toda ordem contra as mulheres, inclusive no que concerne à publicidade mercadológica. 

Paralelamente às atividades desenvolvidas, seja pela manhã, seja pela tarde, a Comissão procurou oferecer aos participantes, através das empresas que procuraram prestar apoio a esse evento, serviços de beleza, saúde (FACEMP), exposição de produtos (Carmen Steffen) e entretenimento. 

Parabenizar a OAB, e , em especial, a Coissão de Proteção aos Direitos da Mulheres pelo belíssimo trabalho realizado. Informações que, com certeza, serão pulverizadas no seio da sociedade local, através do tradicional " boca a bora" e redes sociais, e, para os demais municípios, toda Bahia, Brasil e universo, através da Tvsaj que fez cobertura completa do evento. Parabenizar, também, Fátima Carvalho pelo brilhante monólogo, em que trouxe à baila, situações de conformismo que, infelizmente, fazem parte no cotidiano de muitas mulheres mas que, necessariamente,  precisam ser desraigadas dessa " cultura de permissividade" presente no seio da sociedade. E,no final do evento foram entregues certificados aos participantes da mesa.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após oficializar sua pré-candidatura como Deputado Estadual nas eleições deste ano, durante a Convenção do DEM, que ocorreu em Salvador, na noite de sexta-feira (3/8), o Deputado Alan Sanches (DEM) reuniu, neste sábado (4/8), em Santo Antônio de Jesus, lideranças políticas e sociais, aliados, amigos e apoiadores para uma feijoada, onde confirmou sua pré-candidatura a Deputado Estadual para as eleições deste ano. O Democratas também oficializou a pré-candidatura de João Roma a Deputado Federal. Ele estará na próxima semana em Santo Antônio de Jesus ao lado de Alan Sanches.

Segundo Alan Sanches, ele abriu as portas da casa dele em Santo Antônio de Jesus para os amigos, já que muitos não puderam participar ontem (sexta) na Convenção do DEM, em Salvador, no lançamento da Chapa majoritária, e a pré-candidatura dele a Deputado Estadual. “É uma forma de estar confraternizando com os amigos, de nos aproximar um pouco mais, principalmente pelo corre-corre da pré-campanha. A gente fica com pouco tempo para os amigos, então tirei o sábado para reunir os que a gente só vê no dia a dia, no meio da rua, no comércio, e bater um papo”, salientou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com dois mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches confirmou na noite de sexta-feira  (3/8), durante a Convenção Estadual do Democratas, no Hotel Fiesta, em Salvador, que vai participar das eleições de outubro, como candidato a reeleição.

Líder do bloco DEM/PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB, Sanches, que é médico, foi eleito  presidente e vice da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, além de ter integrado não apenas o colegiado de Saúde, como o de Constituição e Justiça. No decorrer dos seus mandatos, sempre se desempenhou em ações e trabalhos em busca de uma saúde pública de melhor qualidade para a Bahia.

Em oito anos, Alan Sanches consolidou o seu perfil de trabalho no Legislativo baiano, participando das discussões mais importantes da Assembleia. Além disso, seus mandatos são marcados pela forte presença nas cidades do interior do estado.

Na capital, são diversas visitas nas comunidades dos bairros periféricos como Mussurunga, Cassange, Conjunto Habitacional, São Cristóvão, entre outros, com apoio e intervenções em diversas áreas como infraestrutura, esporte e, principalmente, saúde.Ba Cidades. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A equipe do Infosaj esteve em Salvador para a cobertura da convenção em que sacrementou o nome do governador Rui Costa para o governo do Estado. O ato que aconteceu no Parque de Exposições, também confirmou os nomes dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD), na chapa majoritária. Areportagem da Infosaj conversou com o candidato a deputado Federal Félix Mendonça (PDT) e com o pré-candidato a deputado Estadual Everaldo Júnior que marcaram presença na convenção. “O PDT saíra em conjunto no grande chapão dos deputados estaduais e isoladamente junto com o PROS para deputado federal. Estamos todos juntos brigando por mais trabalho, por mais serviços para que o PDT possa continuar brigando pelos anseios do país. O PDT é um partido que bota o Brasil em primeiro lugar”, disse Félix que discorreu sobre outros assuntos. Ao lado do deputado Félix, o pré-candidato Everaldo Junior agradeceu pelas emendas direcionadas para Santo Antônio de Jesus. “Félix é o deputado que mais investiu em nossa cidade. São cerca de R$ 4 milhões de reais em emendas para o Centro Cultural, infraestrutura, área de saúde além da aquisição de equipamentos. A população de Santo Antônio de Jesus só tem a agradecer”, disse Félix. Confira a entrevsita clicando no link a seguir: Fonte Infosaj.   http://www.infosaj.com.br/index/noticias/id-124504/deputado_felix_participa_de_convencao_ao_lado_do_pre_candidato_everaldo_junior.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada melhor do que uma paisagem bucólica,num ambiente acolhedor, para, ao lado de amigos e corregionários, degustar uma saborosa feijoada, acompanhada da melhor carne de sertão na brasa da região: Bar do Mundinho, na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus.  Principalmente após serem empreendidas andanças por diversos rincões. Ocasiões em que brotam os tradicionais bate-papos de finais de semana. Acostumado com essa rotina de " corpo a corpo", o pré-candidato a Deputado Eatadual, Zé Reis, sacramentou, mais uma vez, esse roteiro. 

Acompanhado de seu mentor de pré-campanha, Roquinho (empresário e articulador político), e ladeado de um dos maiores administradores de grupos de whatsapp em Santo Antonio de Jesus, Nany Brutal, ele teve oportunidade de ser cumprimentado por diversos amigos que por ali transitaram, dentre eles, a empresária Josélia. Nany que já demonstrou ser detentor de grandes estratégias político-partidárias.  Como se vê, assim como outros postulantes a uma cadeira na egrégia casa legislativa, Zé Reis está, literalmente, "na estrada".

É natural que, nesses encontros, eclodam diversos tipos de apreciações acerca da conjuntura política municipal. E diversas delas afloraram. N'algumas delas, particularmente, ficamos  estupefatos diante de algumas "coisas" que não são de conhecimento público, mas que fervilham nos gabinetes, nos bastidores. Situações que, geralmente, geram desdobramentos lá na frente. Zé Reis garante que tenciona trazer, à tona, determinaos fatos que, segundo ele, serão determinantes para esclarecimentos acerca de determinadas situações que gravitam no seio da política local. Como se vê,a política local vai, deveras, " esquentar"...! Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo fim de semana, uma onda de solidariedade vai invadir Santo Antônio de Jesus. É o Show Solidário que acontece no sábado (11) e domingo (12) no Boteco do Tigela, Largo do Andaiá. Mara Ribeiro, Danilo Salles, Taíse Silva, Neko do Cavaco, Wallace Oliver, Júnior Moreno, San e Kauan agitam os dois dias de shows em benefício do Lar dos Idosos, Creche Frei Manuel e Creche São José.  
Entre as participações especiais já estão confirmados:  Jeronimo Medeiros, Sinho Bernado, Marcone Ramos, Junior Alves, Tchê Tchê Tchê, Marcos Venner, Castilho, Jair Rocha, Caravana do Bolão, Saindo da Rotina, Matheus Salles, Jr. Santos e Larissa, Manassés, Amilton, Jurandir, Lany Leão, entre outros. O ingresso para cada dia de festa é 2 kg de alimento não-perecíveis.  
O quê: Show Solidário 
Onde: Boteco do Tigela, Largo do Andaiá 
Entrada: 2 kg de alimento não-perecíveis 
Atrações: Mara Ribeiro, Danilo Salles, Taíse Silva, Jhou o Show Neko do Cavaco, Wallace Oliver, Júnior Moreno, San e Kauan. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coube a DIEGO GRAFITE, artista cruzalmense, conhecido pelo nome artístico de "Jahsco", a decoração de alguns dos cômodos do Centro Especializado de Reabilitação, inagurado no último dia 27 pela gestão, municipal Orlandinho/Max Passos, nessa semana em que se comemorou os 121 anos de emancipação política do município, com eventos esportivos-culturais, religiosos e políticos. 

O grafite faz parte da cultura Hip Hop. Confundido erroneamente com "pichação", por aqueles que não conhecem, de cátedra, a riqueza dos trabalhos produzidos por muitos artistas, nos diversos rincões do país, o grafite nada mais é do que a eclosão de dotes artísticos a partir de jovens que, com destreza, manuseiam tintas sprays, pistolas de tinta e, até, canetas heliográficas, dando asas à imaginação, transformando lampejos, "a priori" voláteis em manifestações artísticas tangíveis. 

Mas o que, na verdade, diferencia os "grafiteiros" dos "pichadores" é que os primeiros levam a sério o conceito da arte, através da realização de trabalhos que, quebrando paradigmas ou não, não descambam para a anarquia, para a degradação de patrimônios. Longe disso.

 

O trabalho deles vêm sendo requisitados, cada vez mais por parte de empresários e representantes dos poderes públicos, a exemplo do que acontece em Cruz das Almas, com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, sob a égide de Ronaldo Anias. Diego que, diga-se de passagem, também já realizou trabalhos dessa magnitude em Santo Antonio de Jesus (Urbis 1) e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (5) a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer, promove a I edição do Torneio Marielle Franco de Futsal Feminino. Quatro equipes disputam a competição que será realizada na quadra de esportes da Urbis II, a partir das 8h. 
O torneio homenageia a socióloga, ativista e vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março deste ano, bem como faz referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha celebrado em 25 de julho. Ascom Prefeitura SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, entregou na manhã desta quinta-feira (2), a reforma de mais uma Unidade de Saúde da Família, desta vez na comunidade rural da Boa Vista. 
A USF Boa Vista foi completamente reformada e ganhou farmácia, ampliação da sala de vacinas, ampliação do beiral, bancos externos, revestimento para o banheiro, forro PVC, novos acessos, revisão elétrica e hidrossanitária, novo telhado e substituição do reservatório de tijolinho por um de concreto armado. 
Durante a inauguração o Prefeito Rogério Andrade destacou a satisfação em entregar a sétima USF reformada: 
- “A população da Boa Vista esperou muito por esse momento e nós não vamos parar por aqui. Vamos continuar lutando para atender a outras reivindicações da comunidade. Assim como pretendemos, em breve, ter todas as nossas unidades de saúde reformadas para atender a população com muito mais dignidade.” – Afirmou.Ascom Prefeitura SAJ


Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade participou na noite desta segunda-feira (30) da assembleia da Associação de Moradores da Urbis IV. Na oportunidade, o Prefeito falou sobre as ações previstas para o bairro como a reforma do posto policial e o estudo para pavimentação em asfalto de algumas ruas. 
Os representantes da comunidade também agradeceram pelas melhorias no Campo da Urbis IV e outras ações realizadas pela prefeitura no bairro. A reunião foi acompanhada pelos secretários de Infraestrutura, Sônia Fontes, e de Serviços Públicos, Geraldo Spricigo. Ascom Municipal

Notícias | postado por: Mascarenhas

O União SAJ, equipe de futsal santoantoniense, participou no último fim de semana do 3° Torneio Interestadual de Futsal Feminino, disputado na cidade de Paulo Afonso – BA. Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, o time chegou até as semifinais da competição. Na campanha, a equipe venceu Sergipe por 2x1, Itacuruba de Pernambuco por 5x0 e as donas da casa por 2x0. Nas quartas-de-final, nova vitória sobre o Itacuruba. A competição reuniu 16 equipes da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

.

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 29, em Cruz das Almas, sessão especial da Câmara de Vereadores, em homenagem aos 121 anos de emancipação política do município, num evento coordenado pelo presidente da egrégia casa legislativa, Renam de Romualdo. Ao lado do presidente, compondo a mesa, o prefeito Orlandinho, o vice Max Passos, o deputado federal Ronaldo Carleto, deputado estadual Tom Araújo. Também presente no evento o deputados estaduais Robinho e Pedro Tavares. Um evento que superou expectativas, não apenas por contar com "casa cheia" mas, também, pela absoluta tranquilidade, no momento em que situação e oposição levantaram as mãos em homenagens ao transcurso de mais essa conquista.

Além do presidente da Câmara e personalidades em epígrafe, os vereadores Camila Costa, Carlos Borges, Carlos Trindade, Edson Ribeiro, Elias Nascimento, Ilza Cruz, Josenir Rodrigues, Maria Oliveira, Osvaldo da Paz, Paulo César, Roberto Gertrudes, Thiago Chagas, Valter Pereira, Valtércio Filho que, diga-se de passagem, foi escolhido como orador oficial, representando os demais edis nesse evento comemorativo que teve com mestre de cerimônia o radialista Roger Cerqueira e participação da também jornalista da Câmara, Joseane. 

Logo após o hino nacional, o presidente da casa, após agradecer a todos e externar satisfação pelos 121 anos de emancipação do município, concedeu a palavra ao vereador Valtércio  de Azevedo Cerqueira que, em seu pronunciamento, além de destacar a importância da data para os anais da historicidade local,  enalteceu a atual gestão municipal, capitaneada por Orlandinho/Max Passos, aproveitando o ensejo para citar algumas das realizações do atual governo.

Logo após leitura da resolução 02/1981, por parte do mestre de cerimônia Roger Cerqueira, o presidente da casa, Renam de Romualdo, autorizou a entrega de medalhas alusivas ao 29 de julho, por parte dos vereadores presentes, às personalidades homenageadas. Em que pese referências externadas a seu respeito, algumas delas delas chegaram a empunhar o microfone para externar agradecimentos.

Deputado RONALDO CARLETO, da ala de oposição, externou elogios à gestão ORLANDINHO

Fazendo uso do microfone, o deputado federal, também externou satisfação em poder fazer parte dessa importante data para o município, ao lado de seus correligionários. Em que pese ter o apoio da base de oposição, no município, não procurou rodeios no momento em que demonstrou reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pea atual administração municipal ORLANDINNHO/MAS PASSOS. Ou seja, em que pese naturais embates políticos entre a situação e oposição, não há como deixar de reconhecer a pujança de um trabalho que ora se desenvolve em Cruz das Almas. 

Prefeito ORLANDINHO parabenizou o presidente da Câmara RENAM DE ROMUALDO, pela condução dos trabalhos

Em que pese naturais divergências entre oposição e situação, como ocorre em todos os municípios, é imperativo que haja, em todas as instâncias, respeito mútuo entre as autoridades. Fazendo uso do microfone, o prefeito Orlandinho, antes de externar satisfação por mais uma data natalícia do município e elencar realizações de seu governo, agradeceu ao presidente da casa pela tranquilidade com que conduziu os trabalhos nessa durante a cerimônia festiva. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS e ENTREVISTAS

  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dezenas de moradores da Avenida Antônio Carlos Magalhães e adjacências participaram de um grande ato realizado na manhã deste domingo (29) onde o Prefeito Rogério Andrade inaugurou a pavimentação do Loteamento Grande Vale e assinou as ordens de serviço para repavimentação asfáltica da Av. ACM e reforma de mais sete escolas do município. 
As obras da Av. ACM serão iniciadas já nesta segunda-feira (30) e englobam repavimentação asfáltica em CBUQ e construção de rota acessível (uniformização de passeios, rampas e faixa táctil) em toda extensão da avenida. O investimento é de R$ 837.485,78 (oitocentos e trinta e sete mil quatrocentos e oitenta e cinco reais e setenta e oito centavos). 
Já as unidades escolares contempladas com reforma são: Máximo Aquino Peixoto; Irmã Helena; Ademário Francisco dos Santos; Áurea Chamusca de Carvalho; Madre Maria Do Rosário de Almeida II; Antônio Matheus dos Santos; e Anísio Teixeira. Com a medida, o número de escolas reformadas já chega a 19. 
O ato que também celebrou a inauguração da pavimentação do Loteamento Grande Vale ainda contou com apresentação do Grupo de Dança Valsa Fênix, uma grande roda com a Associação de Capoeira Gamelo e participação da Associação de Capoeira Cordão de Prata. Além da peça teatral “Cidadania Legal: Tô Ligado!”. 
- “Só essa semana nós já demos ordem de serviço e iniciamos quatro obras e hoje estamos aqui para iniciar mais uma grande obra. Mas, não pensem que para por aqui. Até as eleições nós ainda vamos começar muitas obras em nossa cidade. Isso porque acreditamos que só a força do trabalho é capaz de transformar a vida das pessoas da nossa cidade.” – Afirmou o Prefeito. 
*Feira leva diversos serviços à população* 
Além do ato, uma grande feira de serviços levou atendimento a todos que compareceram ao local. As crianças se divertiram com brinquedos infláveis, pintura facial e pipoca. Já os adultos tiveram corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, dicas de saúde bucal, avaliação nutricional e dicas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. As artesãs do Projeto Quarta do Artesanato também participaram da feira. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último sábado (28) Santo Antônio de Jesus recebeu a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato ao Governo do Estado, Rui Costa. O evento realizado na Av. Roberto Santos reuniu comitivas de diversas cidades dos territórios Recôncavo e Baixo-Sul. 
Anfitrião do evento, o Prefeito Rogério Andrade discursou representando os Prefeitos da região. Rogério elogiou a maneira arrojada com que o Governador Rui Costa conduz a gestão do estado e fez questão de registrar uma ideia para a construção do PGP: 
- “Entre os muitos pedidos que estão sendo feitos e que estarão no seu plano de governo deixo um que com toda certeza ajudará muito o desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus e região que é lutar pela duplicação da nossa BR-101.” – Declarou o Prefeito. 
O evento reuniu nomes como os Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata; o pré-candidato a vice-governador, João Leão; os pré-candidatos ao Senado Ângelo Coronel e Jaques Wagner; o pré-candidato a Deputado Federal Otto Filho e o pré-candidato a deputado estadual Rogério Filho, entre outros pré-candidatos e lideranças políticas do estado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO SOUZA MASCARENHAS

Santo Antonio de Jesus recebeu na tarde/noite desse sábado, 28,no espaço de eventos situado na Av. Roberto Santos, centro, a PGP (Caravana pela Bahia), empreendida pelo governador Rui Costa e comitiva integrada pelo governador Rui Costa, vice João Leão, senador Otto Alencar;  os postulantes ao Senado, ex-governador Jaques Wagner,  Angelo Coronel (presidente da Assembleia), Lídice da Mata; deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida; deputados estaduais, dentre eles, Zé Neto, Robson Almeida (postulante), Rogério Filho (postulante) e vários outros nomes. 

Dentre os prefeitos da região, Rogéri Andrade (S.A.Jesus, anfitrião, ao lado da vice Dalva Mercês), Guito (D.M.Costa, ao lado de secretários e outras lideranças), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Vera da Saúde (Maragogipe), Bahia (Varzedo), Thiancle (Castro Alves), Zé Renato (São Miguel das Matas), Sinho (Aratuípe, ao lado de Manoel e comitiva), Zelito (vice-prefeito, representando WIlson, por Salinas), Júlio Pinheiro (Amargosa); vice-prefeitos JOnival Lucas e Eládio Bahia (Sapeaçu), Magno (Vera Cruz), Ataliba (Maragogipe), Paulinho (Cabaceiras),Clovis Penine (Muniz Ferreira),Jucélia (Valença), secretários municipais, vereadores e várias outras liderancas da região, acompanhadas de outras  representatividades.

E, na oportundiade, foram realizados pronunciamentos pelos integrantes da mesa acerca das perpectivas que se estampam com relação ao futuro dos municípios e da Bahia como um todo e quepassam, naturalmente, por toda uma conjuntura polícia que deverá ser definida após as eleições de outubro próximo. Todos os nomes que efetuaram seus pronunciamentos realçaram todo um trabalho que vem sendo realizado pelo governador Rui Costa e a esperança que os demais postulantes às vagas no senado, Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados a nível federal possam representar, a contento, a população.

O governador, por sua vez, como sempre o faz em suas falas, destacou a presença de todas autoridades, evidenciando o trabalho que sua equipe vem fazendo em todo o Estado e, naturalmente, espera que candidatos de sua base logrem êxito em mais uma investida político-partidária, de maneira que possam fazer jus à confiança sepositada nas urnas. Fotos, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado na manhã dessa sexta-feira, 27, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, o CER (Centro Especializado em Reabilitação e Medicina Integrativa), em mais uma ação da administração Orlandinho/Max Passos e que tem por escopo desenvolver um trabalho em prol da população local, notadamente em prol das pessoas detentoras de problemas psico-motores e que requerem tratamento através de fisioterapia e outras modalidades. 

Coube a Orlandinho (prefeito), ao lado de Max Passos (vice), Aline Pires (Secretária de Saúde), proceder a entrega, à população, desse importante equipamento de saúde. Também presentes na oportunidade, Cilene (primeira dama), Aline (esposa do vice-prefeito); vereadores Osvaldo, Alemão, Ilza, Carlos Trindade, Sinho, Roberto Correia e Tiago Chaves. Dentre os demais secretários que se fizeram presentes, Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), além de servidores do segundo e terceiro escalões e rperesentantes de segmentos da sociedade local. 

Dentre os visitantes de outros municípios, Antonio Wellington, Diretor da FAMAM e Carlinhos (ex-prefeito de Mutuipe por três mandatos). As solenidades, conduzidas por Rey Cônsul, tiveram início com a saudação inicial da Secretária Aline Pires que, utilizando-se do microfone, externou diante de todos o regozijo de fazer parte do atual governo e asatisfação em poder estar contriunindo para o desenvolvimento do municípi através de sua pasta. Ela que, ao final de sua fala, foi homenageada com um bouquet de flores, também pelo fato de, nesa data, completar mais um ano de vida. 

O vereador Osvaldo, em nome dos demais edis, também externou sastisfação diante dessa conquista por parte da população, em especial das pessoas detentoras de dificuldades psico-motora. Ele que, aproveitando o ensejo, deu uma " tacada" como se diz na gíria, à ala oposicionista local, em face de críticas pejorativas, direcionadas à atual administração. Ele que, ao lado dos demais vereadores, tem procurado apoiar os projetos construtiviastas protagonizados pela atual gestão. 

O vice prefeito Max Bastos, fazendo uso do microfone, também deixou aflorar toda uma satisfação por fazer parte de um governo que, deveras, vem mudando a cara do município em todas asesferas de atuação. Aproveitando o ensejo desferiu contundentes colocações direcionadas à oposição, em face das críticas direcionadas à questão da Santa Casa que,diga-se de passagem, foi totalmente revitalizada pela atual administração. 

O prefeito Orlandinho iniciou sua fala agradecendo a todos pelas presenças para, em seguida, discorrer sobre as comemorações alusivas aos 121 anos de emancipaão política do município,. Radiante, elencou obras em andamento e as que estão por se iniciar. Falou sobre a central de marcação, connstrução de 12 PSFs, ampliação da saúde bucal, UPA, CAPS, SAMU e revitalização da Santa Casa de Misericórdia. Finalizando, falou sobre aprogramaçãoque se estende até esse domingo, com a realização de alvorada, missa emação de graças, sessão especial na Câmara edesfile cívico. 

Com relação ao CER, Informações dão conta de que existem cerca de 600 pessoas cadastradas para submeter-se a tratamentos de fisioterapia. A secretária de Saúde Aline Pires assevera que  o intuito do Centro Especializado é disponibilizar serviços ambulatoriais, seja no tocante a tratamentos físicos, seja no que concerne à questão intelectual, desde que passe pelo crivo do médico que, à luz de uma diagnõstico, possa sugerir tratamentos específicos.

Sediado em prédio contíguo à Secretaria de Saúde, o CER oferece instalações amplas e confortáveis aos pacientes que ali serão tratados, bem como aos profissionais encarregados da esecução dos serviços. Fisioterapeutas, psicopedagoga, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, estarão, dia a dia, prestando atendimentos a adultos, gestantes, crianças e idosos do município de Cruz das Almas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Olhar pra frente, transformar, crescer, evoluir... Cruz das Almas completa 121 anos de história em um momento muito especial, com seu povo participando de forma cada vez mais intensa e efetiva para fazer a nossa terra ainda melhor e próspera. Uma cidade acolhedora, que tem as atenções voltadas para o futuro, mas não discuida do presente e valoriza o passado e a memória. Parabéns, Cruz das Almas. Parabéns para você que transofrma nossa terra dia após dia. Governo do Povo, Cruz das Almas 121 anos. Ascom Cruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, entregou na manhã desta terça-feira (24) a reforma das Unidades de Saúde da Família (USF’s) da Urbis III e Marita Amâncio. Com isso, chega a seiso número de unidades completamente reformadas na atual gestão. 
O Prefeito Rogério Andrade, visitou as unidades, acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e pelo Secretário da Pasta, Leandro Lobo. Além de vistoriar as reformas, o Prefeito conversou com pacientes e profissionais e ouviu elogios pelo trabalho realizado.  
- “Ao assumir a gestão, encontramos todas as nossas unidades sucateadas. Faltavam salas de vacinação, medicamentos, equipamentos e profissionais. Com muito trabalho, seriedade e responsabilidade conseguimos avançar e hoje estamos tirando do papel e transformando em realidade o sonho de mais pessoas da nossa cidade.” – Afirmou o Prefeito. 
A USF da Urbis III foi contemplada com diversos serviços como: revisão elétrica, revisão e ampliação do telhado, porta de vidro, bancada para a recepção, tratamento de mofo e infiltração, revestimento cerâmico em quatro salas, troca de acessórios hidráulicos, pintura geral, ar condicionado, reservatório de água/barrilete, entre outros. 
Já a unidade da Marita Amâncio ganhou muro, portões, grades no entorno, pintura geral, revisão elétrica e hidráulica, fechamento em vidro da farmácia, revestimento cerâmico, recomposição de gesso, instalação de rufo, recuperação de calhas, revisão do telhado e troca de esquadrias, entre outras melhorias.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 23, no salão de eventos do Totalmix, centro, em Cruz das Almas, uma coletiva de imprensa protagonizada pela administração municipal, no intuito de anunciar programação acerca do leque de atividades a serem desenvolvidas no decorrer da semana, alusivas aos 121 anos de emancipação política do município, num evento que contou com participação de Orlandinho (prefeito municipal), Max Passos (vice) e os secretários Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Felipe Viveiros (Planejamento), Well (Cultura, Esportes e Lazer) e Aline (Saúde). 

As dimensões do local tornaram-se "pequenas" diante do grande número de representantes da imprensa local e da região, numa demonstração insofismável de que os profissionais que ali comparececeram foram muito bem recepcionados e, mais que isso, seguros de que as informações emanadas pelos gestores ali presentes, a serem transmitidas ao público, através dos diversos segmentos de comunicações (sites, jornais, emissoras de rádio, redes sociais), são intumescidas de credibilidade. Destaque, também, a capacidade da assessoria de comunicações no momento em que aglutina em torno de si, esse leque de profissionais.

Dentre esses veículos os sites de Cruz das ALmas, Repórter Tatu, Forte da Notícia, Amo São João de Cruz das Almas (Binho e Diego), Cruz das Almas News; Rádio Santa Cruz (Celso Oliveira e Sílvio Caldas); sites de S.A.Jesus, Tvsaj.com.br (Mascarenhas), Gazzeta do Recôncavo (Nega Ju), Infosaj (Gildásio),Jornal Regional (Edy Lima).

Iniciando os trabalhos, o prefeito Orlandinho, após agradecer a todos, deu início a explanação acerca do leque de obras que estão em andamento e as que estão por se iniciar, contemplando diversos segmentos, a exemplo de calçamento de ruas, requalificação de praças, intervenções em prol da saúde, etc. No tocante à área de saúde, destacou  acerca da atuação do CAPS, SAMU (inclusive com renovação 100% de sua frota), funcionamento da UPA (cerca de 170 atendimentos/dia, algo que não acontece na região), recuperação da Santa Casa de Misericórdia, Instalação de 12 USFs, e uma série de outros benefícios em todas as áreas. 

No que concerne à programação para as festividades inerentes aos 121 anos de emancipação do município, anunciou para essa sexta-feira apresentações das bandas Sem Retoque, Tairone e Seis de Ouro; No sábado, a banda Mega Estar e, fechando com chave de ouro, Domingo, pela manhâ, Alvorada , hasteamento de bandeiras, missa solene, sessão especial na Câmara de Vereadores. A partir das 14 horas, desfile cívico e às 18h, show cultural. 

Também fazendo uso da palavra, o vice Max Nunes, os secretários Ricardo Pinheiro,Felipe Viveiros, Well e Aline externaram regozijo diante das ações que estão sendo desencadeadas pela administração em prol da população, destacando o empenho de todos, em suas pastas, numa demonstração de que quando há comunhão de esforços os resultados aparecem.

Logo após a explanação dos integrantes da mesa, o chefe do executivo abriu espaço para que representantes da imprensa fizessem questionamentos sobre o assunto em pauta e outros que se fizessem necessários. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de Fátima do Benfica, promoveu,  na manhã dessa segunda-feira, 23, em sua sede na Praça Duque de Caxias, reunião com comerciantes do Galpão de Alimentação no intuito de transmitir informações acerca de intervenções de infraestrutura que serão efetuadas pela administração municipal.

Além dela, fez-se presente o Sgt. Vinícius (Superintendente da Defesa Civil), Carlos Gildásio, Débora Figueiredo e outros prepostos da SAAB. Logo após agradecer a todos pelas presenças, a titular da pasta explanou acerca das intervenções que serão feitas nesse importante espaço de negócios, à luz do diagnóstico realizado no local e em atendimento, também, aos pleitos dos comerciantes que dali colhem o sustento do dia a dia. 

Em sua fala, Fátima citou a todos as reais condições em que se encontra o galpão e a necessidade de evacuações seccionadas do espaço de maneira que os operários possam trabalhar em segurança e, ao mesmo tempo, não submetendo comerciantes e transeuntes a eventuais acidentes. Asseverou que serão colocados tapumes de proteção vez que as ferragens da cobertura estão em delicada situação. A obra deverá se iniciar nesse domingo, 29, e a previsão para ser concluída em cinco dias, caso não haja contratempo. Pediu compreensão e colaboração de todos os comerciantes.

Fazendo uso da palavra, o Sgt. Vinícius, da Defesa Civil, reforçou as palavras da Secretária. Aproveitando o ensejo, destacou que a princípio, far-se-ia necessário intervenção total do Galpão, diante do perigo que ora apresenta para os comerciantes e o público que comparece a esse espaço. Salientou que há cobrança do CREAS e Ministério Público no sentido de que as intervenções sejam logo realizadas, sob pena de intervenção total do espaço. 

Fátima garantiu que, logo após essas intervenções inerentes à cobertura do galpão, serão realizadas reuniões no local para que sejam discutidas intervenções inerentes ao piso, sistemas elétrico e hidráulico, bem como no que concerne à segurança. O Galpão de Alimentação é um dos importantes espaços de negócios da Feira Livre. A secretária assevera que é imperativo que haja colaboração de todos para que o público consumidor se sinta cada vez mais atraído a participar da feira livre, em todos seus segmentos e que esforços não faltam nesse sentido. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta quarta-feira (25), acontece a 1ª edição do Sarau Preta & Gorda. O evento gratuito que acontece a partir das 18h, no Centro Cultural, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 
A programação terá apresentação cultural e desfile e bate-papo com nomes como Adriana Santos (Missa Bahia Plus Size 2013/ produtora e coordenadora do Vai Ter Gorda); Adriele do Carmo (Produtora Cultural/ Relações Pública/ Poetisa); Clarissa Albergaria (Feminisita/ Ativista Social); Letícia Gambelegé (Ekede no Ylê Axé Ewé Ewé Lafé/ Estilista e produtora do Nebamba Moda Afro); e Maria França (turismóloga/ coordenadora do Vai Ter Gorda). 
O Sarau é uma realização do Movimento Vai Ter Gorda em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento ainda faz referência ao Julho das Pretas, uma agenda coletiva de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse domingo, em uma fazenda propriedade proxima ao centro da cidade de Dom Macedo Costa, a celebração preparatória para o enlace matrimonial dos jovens Laiane e Bruno, num evento que contou com participação de muitos convidados ilustres, dentre eles, Guito (prefeito municipal), Sinhorzinho (vice), Lene (vereadora, Bahia (presidente da Câmara), parentes e amigos dos futuros nubentes.

Na oportunidade os convidados, além excelente receptividade, foram agraciados com um saboroso churrasco servido com bebidas super geladas, num ambiente de muita descontração e alegria. Aproveitando o ensejo, coube a Manoel Missionário, da igreja católica de Santo Antonio de Jesus, a realização da celebração em apreço. Fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias de hoje, os meios de comunicação se pluralizaram de um modo jamais visto e é imprescindível um cuidado ainda mais atento com o que é feito. Ao contrário do que acontecia em eventos há anos, a televisão não é mais o principal impulsionador de conversas, mas, sim, a internet.

Enquanto na TV, o espectador via tudo de forma muita mais passiva, nas redes sociais e na web, o usuário comenta tudo que acontece e tem um poder ainda maior para arranhar ou enaltecer imagens.

Um dos principais exemplos dessa necessidade em cuidar da imagem foi demonstrado na última Copa do Mundo e pode se abranger para muito além dos campos de futebol. Tido como uma promessa, o atacante Neymar Jr. deixou de ser o provável craque do torneio para se tornar piada mundial pelas suas quedas teatrais em um período de semanas.

Com talento incontestável, a desvalorização do Camisa 10 da Seleção comprova que não é necessário apenas ter um bom produto, mas saber apresentá-lo e entender as “regras do jogo”.  Tido como provável estrela do campeonato na Rússia, o jogador termina a Copa com (mais uma) queda em 11% de seu preço de passe, segundo a Pluri Consultoria.

Ainda apontado como o atleta mais caro do mundo, o brasileiro passou a valer 175,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 789 milhões). No entanto, além da derrota contra a Bélgica, o ponteiro também amarga a veloz ascensão de seu companheiro no Paris Saint German, o jovem Kylian Mbappé.

Estrela dos últimos anos, o menino de 19 anos é hoje o segundo futebolista mais valioso e já atinge o preço de 170,7 milhões de euros. Sem mais surpresas, os outros dois jogadores que vêm atrás dos atletas do clube parisiense são, respectivamente, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.Matéria, Adnews. com.br. Inserção de imagens divulgação da "charges online", Tvsaj. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O meio-campista croata Luka Modric foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2018, neste domingo (15). A Croácia acabou derrotada pela França por 4 a 2, na final do Mundial da Rússia, no Estádio Luzhniki, em Moscou. O camisa 10 levou o prêmio de Bola de Ouro do torneio superando o belga Eden Hazard e o francês Antoine Griezmann que ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posição.

O jovem atacante Kylian Mbappé, de 19 anos, foi o jogador revelação da Copa de 2018. O prêmio de chuteira de ouro ficou com o centroavante inglês Harry Kane, artilheiro do Mundial, com seis gols. O belga Thibaut Bourtois foi escolhido como melhor goleiro do torneio. E a seleção da Espanha ganhou o troféu Fair Play.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VALDIR SANTOS, renomado advogado da União, conhecido nacionalmente através de suas palestras na área de concursos públicos, marcou presença na tarde/noite dessa sexta-feira, 13, a convite do empresário e liderança político-partidária Joel da Contabilidade, oportunidade em que ministrou palestras importantes aos convidados. Ele que além do site "Concurseiros", é autor do livro " Mitos e Mentiras sobre Concursos Públicos", com ilustração de Tomás Mascarenhas. 

HOTEL ILHA BELA: Palestra 1

Inicialmente, das 15 às 18h, no salão de eventos do Hotel Ilha Bela, centro, quando ministrou a palestra "Estratégias de campanha para candidatos de baixo rendimento", contanto com particpação de algumas lideranças locais, a exemplo de "Tia Adriana" (filha de Valter Coelho), Nadinho Cabeleireiro, Chico Fortaleza (pré-candidato a deputado estadual), Erenesto Aravena (vice-presidente do PMDB local), Joel Nunes (presidente do PV), Mateus Leal, Paulo Vilela, Alex de Cate, outras tantas personalidades importantes nesse segmento. 

Em sua fala, Valdir procurou mostrar a todos as possibilidades reais de cada postulante a uma cadeira na egrégia casa legislativa nas próximas eleições, todavia, mostrando-lhes a imperiosa necessidade de observância de critérios que facilitem a materialização de seus intentos. Asseverou que não é interessante candidatos figurarem em determinadas legendas apenas como "enchedores de linguíça", conforme se diz no jargão popular. Longe disso: desenvolverem ativdidades no dia a dia, que mereçam reconhecimento por parte da comunidade e, mais que isso, mediante a escolha de partidos que, efetivamente, ofereçam condições a candidaturas, deveras, compeititivas. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj (vídeo a ser publicado), falou, dentre outros aspectos, sobre o que significam as "cláusulas de barreiras" que tencionam diminuir paulatinamente o número de legendas partidárias e acerca da corrupção  que, entranhada no seio da sociedade, mostra-se "sistêmica", todavia, possível de ser "estancada". Assevera que a corrupção não parte necessariamente, a partir do pobre que usufrui da vantagem imediata, lá na "ponta do iceberg" mas, principalmente, daqueles que, detentores do poder econômico e da falta de escrúpulos criam condições para esse "câncer" que dilacera a sociedade através de determiandos setores da politica partidária. 

PARATI HOTEL: Palestra 2

Teve início às 19:00h a palestra realizada no Parati Hotel aos alunos da FACEMP e outros convidados, tendo por temática " Como passar em concursos públicos", numa também importante iniciativa de Joel da Contabilidade ao trazer para o município um palestrante que tanto tem contribuído para a geração de emprego e renda. Valdir Santos que, egresso de São Felipe, tem ministrado inúmeras palestras nos diversos rincões da Bahia e em outras unidades da federação. 

PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL PELO PV

O governo federal, através da "draconiana" reforma trabalhista, deu asas à terceirização, num "verdadeiro acinte à legislação trabalhista", sob a alegação de "flexibilização" nessa área. Ao contrário, fomentou o favorecimento aos detentores do poder econômico, no caso empresários. E, nessa imposição que trucida direitos trabalhistas, ardualmente auferidos à custa de muito suor, muitos concuros deixaram de ser realizados. 

E a sua candidatura tem por escopo, dentre outros aspectos, procurar, de alguma forma, lutar para que emerja, a partir do congresso, uma política que, de fato, possa estar comprometida com a geração de emprego e renda, de forma democrática e universalizante, através de concuros públicos. Obviamente, Valdir, pela experiencia angariada na área de direito, sabe, como poucos, trilhar nessa direção. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do linik FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(13/07/18) 
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  
 AGENTE OPERACIONAL DE COPEIRA (Vagas para pessoas com deficiência) 
03 vagas  






Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARNENHAS

Em seu pronunciamento na Urbis 1, no último dia 03, quando da assinatura da Ordem de Serviço em prol da reforma da Praça CEUs, o prefeito Rogério Andrade, ao lado da vice-Dalva Mercês, reportando-se aos poucos vereadores que não condicionam apoio ao seu governo, declinou, dentre os quais, e, também, dentre os que ali se faziam presentes, Altemir e Tom (presidente da Câmara de Vereadores).  O chefe do executivo foi taxativo ao dizer que seu governo está direcionado ao coletivo, ou seja, que não está voltado para interesses individuais. Fotos Tvsaj. 


Enquete


PodCast