Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 09, no auditório do Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, a segunda edição do evento "MELHORES DO ESPORTE 2017", protagonizado pelo professor e esportista Március Pirôpo que, diga-se de passagem, compôs a mesa ao lado da professora Norma Lúcia Assis (empresária através do Colegio Novo Espaço), Bernardo Júnior (contabilista, desportista, formado em ciências contábeis) e Adelice Peixoto (Professaora, diretora da escola maria augusta, na Urbis 1, professora de capoeira) e Március Piropo (atleta, professor de karatê).

O evento foi iniciado com as palavras iniciais proferidas pelo organizador do evento, Március Pirôpo que agradeceu a todos pelas presenças e apoio às pessoas que contribuíram para a realização desse grande encontro esportivo. Em seguida as palavras proferidas pelos demais integrantes da mesa, professoras Norma Lúcia e Adelice Peixoto que, além de enaltecerem a importância do evento, não economizaram adjetivos à iniciativa de Március Pirôpo, ao trazer à baila tantos nomes que vêm, no dia a dia, cada um à  sua maneira, contribuindo para o desporto que é, insofismavelmente, uma das vertentes para que muitos jovens deixem de se enveredar pelo caminho das drogas e, em consequência, da violência. 

Em seguida, coube às apresentadoras Gabriela e Jessiane (Agência de Publicidade Muito Mais) e à modelo, top model em Salvador, procederem a entrega dos diplomas e troféus "Oscars" às pessoas que, durante o ano de 2017 e (para várias, durante anos), vem contribuindo para o desporto no município e região. Na animação musical, os acordes de Beatriz Menezes e Banda, com apoio do músico Otacílio Lima que forneceu todo equipamento a custo zero. 

Além das personalidades que receberam premiações (conforme relação em  "Leia Mais"), participação, também de nomes como Jairo da Roupa Nova (ao lado de familiares), Dra. Vilma (médica esteticista, ao lado do esposo Dr. Thênisson Reis), Vereador Cao de Dodô, esportista Derlan. Destacar apoio logístico da Toldos Fácil (forneceu equipamentos para painel), Hotel Antonius Imperial (cedeu espaço a custo zero), Roupa Nova (contribuiu com vestidos para apresentadoras, através da loja Mason), apoio pessoal de Abel Caldas, Rafael Caldas, Derlan, Cao de Dodô. 

Um evento suntuoso (em que pese a simplicidade e falta de mais recursos), organizado e que se notabilizou, principalmente, pela alegria, pela satisfação de tantas personalidades que sempre deram, continuam fazendo-o, todo um esforço em torno do desporto, em todas as vertentes, numa demonstração inequívoca de que quando há boa vontade e comprometimento, as coisas, literalmente, podem acontecer. Fica evidente que, antes de tudo, é preciso que cada um de nós (e todos) possa (ou possamos) entender que toda e qualquer contribuição em prol da formação do cidadão, seja física, seja cultural, é importante numa sociedade em que as diferenças socioeconômicas são gritantes. 

E a Tvsaj, uma das homenageadas com o "Oscar", na categoria imprensa, não apenas se regozija diante dessa deferência. Mais que isso: infla-se da necessidade e dever de continuar nessa trajetória de apoio àqueles que, de uma forma ou de outra, buscam um lugar ao sol. Àqueles que, em meio às dificuldades reinantes, esforçam-se para, passo a passo, galgar novos horizontes em busca de vitórias..."mesmo que essas não venham acompanhadas de medalhas ou trofeus. 

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS e algumas FOTOS, em "LEIA MAIS". Veja TODAS as FOTOS (559) através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br).  DIVULGAREMOS VÍDEOS NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 09 e 10 de dezembro, Santo Antônio de Jesus sediará a terceira etapa da Copa Bahia de Motocross, competição que entrou para o calendário da modalidade esportiva no estado. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, o torneio será disputado em uma pista construída especialmente para o evento, localizada na Rua da Corrida, no Bairro São Benedito.

Os pilotos poderão se inscrever nas categorias: Nacional Amador, Nacional, Nacional Over, Nacional Pro, Trilheiro Nacional, Trilheiro Importada, MX-1, MX-3, MX-4, MX, Amador e Mirim. As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir das 14h do sábado (9), onde serão realizados os treinos livres. A competição será iniciada no domingo às 10h, com a participação especial do piloto sergipano Rodrigo Lama, único nordestino a ter um título de campeão brasileiro, além da participação de pilotos dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Sergipe. A entrada para assistir ao evento é de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para o centro de recuperação APRISCO e para as creches administradas pelos Homens de Fé. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pasta sob a égide de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, visitaram, ao lado do Diretor Dema do Leite e do agônomo Bruno, a propriedde rural de Vicente Laurentino Neto, na localidade do "Bate Quente", em São Felipe-BA, oportunidade em que conheceram "in loco" experiência bem sucedida no plantio de cacau e banana. A visita surgiu à luz de uma iniciativa do técnico em agricultura, Robson Miranda (de Gandu) que, diga-se de passagem, vem prestando assessoria técnica nessa propriedade.

A busca de alternativas econômicas ao homem do campo é um desafios para muitos municípios deste país e não é diferente em Santo Antonio de Jesus que, por muitas décadas tinha sua economia centrada no plantio e comercialização dos derivados da mandioca e laranja. Com a  vertiginosa diminuição de mão de obra no campo e doenças no laranjal, decorrente da infestação da "mosca negra", a situação vem se agravando de forma paulatina. Sensível a essa situação a secretária em epígrafe vem, dentro do que é possível, arregaçando as mangas para levar aos produtores informações que, a curto, médio e longo prazos, possam mostrar "horizontes"a serem trilhados na hercúlea luta em prol da geração de emprego e renda. 

A visita dos produtores a essa propriedade que ostenta uma experiência que vem dando certo, numa realidade numa realidade climática que se assemelha a existente em S.A.Jesus, mostra que é sempre louvável essa queda de paradigmas. Vicente Laurentino, por exemplo, transformou toda uma área de pastagem para o plantio de cacau. Errou num primeiro momento por falta de experiência, por não ter plantado a bananeira com antecedência.O cultivo da banana já poderia estar subsidiando as despesas com o plantio do cacau. O importante é que o rumo foi corrigido em tempo hábil.  A partir do momento em que conseguiu apoio técnico, a situação mudou e os resultados já podem ser sentidos de forma bastante positiva.  ENTREVISTAS, NO DECORRER DA SEMANA. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Rafael Lopes Santo Antônio de Jesus

Buscando levar conhecimento e novidades a empresários do segmento de alimentação da região do Recôncavo Baiano, o Sebrae realiza nesta quinta-feira (7), uma megapalestra a partir das 18h. A capacitação é gratuita e acontece no auditório do Parati Palace Hotel, situado na Rua Landulfo Alves, 134, no Centro de Santo Antônio de Jesus. Oportunidade acontece nesta quinta-feira (7) e tem inscrições abertas

O evento, que tem o tema “Alimentação fora do lar: como utilizar tendências do segmento para atrair mais clientes”, conta com a palestra de Simone Sarmento, nutricionista e especialista em gestão da segurança de alimentos, marketing e gestão de negócios.

Simone possui vasto conhecimento no mercado de food service, com atuação há mais de 10 anos como consultora na implantação de rotinas operacionais, programas de qualidade, controle de custo e redução de desperdício, além de indicadores de desempenho.

As vagas são limitadas e gratuitas, e as inscrições já podem ser realizadas através da Loja Virtual do Sebrae Bahia. Os interessados também podem obter mais informações pelos telefones (75) 98245-3898 ou 3631-3949.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A "Loja Maçônica Força e União Vale do Jiquiriçá - Oriente de Mutuipe-BA", realizou, no último dia 15 de novembro, a iniciação de 04 neófitos. O evento contou com participação de várias lojas.  A Loja Deus Luz e Amor, Oriente Laje-BA, marcou presenca com uma grande representatividade: Membro Mestre Instalado: Antonio Vaz dos Santos Filho;Venerável Mestre Daniel Drummont Marques Porto,  Venerável Mestre Eriosvaldo Mendes Pereira; Venerável de Honra, Itamar Santos Bulhões; 1o. Vigilante, Helenildo de Jesus Souza;  2o. vigilante, João Paulo da Silva Pereira; Mestre de Cerimônia, José Francisco da Sala Júnior; Mestre Rildo Marques de Araújo; Companheiro Bento Farias de Jesu Aprendiz, Amilton Barbosa dos Santos. A Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia foi representada, na oportunidade, pelo Delegado Distrital, Ninaldo Valejo Pinto. Após a sessão, foi servido um saboroso almoço, com bastante iguarias  da culinária local. De parabéns, também, a Ala Feminina. Em breve o evento será realizado em Laje-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse sábado, 02, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, Encontro Regional do PSD, num evento que contou com de Rogério Andrade (prefeito de Santo Antonio de Jesus), Otto Alencar (Senador); Oto Alencar Filho (Presidente do Desembahia), deputados Antonio Brito (Federal); deputados estaduais Carlos Ubaldino e Alex da Piatã e que teve por escopo discutir assuntos inerentes à legenda. Dentre os enfoques, a posse de Rogerio Andrade Filho como novo presidente do "PSD Jovem" na Bahia, sucedendo, assim, a Laurian Carneiro.  

Além deles, compondo o palanque, prefeitos municipais Sinho (Aratuípe), Welington Sena (Muniz Ferreira), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Robson (Elísio Medrado), Zeca (Planaltino), Tigão (Itatim), Breno (São Sebastião), Ivete Soares (Cravolândia), Eliseu das Mercês (vice de Amargosa), Faustino Cunha (Presidente do PSD em Santo Antonio de Jesus), nesse encontro regional. 

Também presentes ex-prefeitos Antonio Magno (Vera Cruz), Valtinho (Varzedo), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Valmir Sampaio (Amargosa); secretários municipais de S.A.Jesus, Leandro Lobo, Sônia Fontes, Abel Caldas, Fátima do Benfica, Dalva Mercês, João Geraldo Spricigo (Serviços), superintendente Clovis Ezequiel; vereadores Marcos Có, Tom, Daniel, Délcio Mascarenhas, Cristiano Sena, Altemir, Pedro de Teca, Cao de Dodô; secretários municipais Manoel (Aratuípe), Well (Cuz das Almas); vereadores de Jaguaripe Zé Luis, Adailson, Robson; Ilma (Nazaré), vereadores e lideranças deste e outros municípios. 

O encontro em epigrafe, repetimos,  tinha por escopo trazer à baila questões intrínsecas ao partido, dentre elas, programação no tocante à discussões em torno de saúde pública, desporto, educação e outras intervenções nas alçadas federal, estadual e municipal. Obviamente que, o evento acabou sendo polarizado no que concerne a posse de Rogerinho a frente do PSD Jovem. Ele que deverá lançar-se candidato a deputado estadual em 2018, com apoio de dezenas de prefeituras da região. 

Logo após chegada das autoridades ao local do evento, foram feitas rápidas apresentações e os tradicionais discursos, todos destacando a importância de renovação dentro do PSD. Finalizando, o prefeito Rogério Andrade, além de discorrer sobre sua trajetória política, inspirada na de seu pai, Aloísio Andrade, depositou total confiança no caminho a ser trilhado por parte de seu filho, na vida pública. Finalizando, os discursos do jovem Laurian Carneiro, em que fez agradecimentos e realçou a importância da militância jovem do partido e do atual presidente da agremiação jovem que, em sua fala, destacou o apoio de sua família e seu interesse em, segundo ele, "pisar onde o povo pisa", mostrando, por conseguinte, que sua trajetória será de proximidade com a população que nele possa confiar o voto.  Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, NO link FOTOS, no topo doo site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A ESCOLINHA DO  BEM QUERER realizou, sobre o comando da sua diretora Sanda, formatura do ano letivo de 2017, de quatro dos seus alunos na noite dessa sexta-feira, 02, no Salão Paroquial do São Benedito em S.A. Jesus, oportunidade em que foram realizadas apresentações e homenagens. Numa amplo salão e tendo por temática "Viagem à cidade luz: Paris", o eveto superou expectativas das organizadoras e dos pais que compareceram. 

Antes da colação de gala os alunos formandos Artur Oliveira Silva, Daniel Cleiton Santana Almeida, Henrique de Jesus vieira e Rhuan Martins Santiago foram convidados a adentrarem ao palco, sob acompanhamento musical e aplausos dos pais, professores e convidados. Dando prosseguimento, a apresentação, por parte de alunos, do musical "Yuk Dance". Logo após, a diretora Sandra efetuou leitura de nomenagens aos alunos em apreço.

Também foram convidadas a subirem o palco as professoras Val, Niza, Nadjane, Manoela, Fernanda, Ane que, desfilando pelo tapete vermelho e acompanhamento musical, receberam aplusos de todos que se encontravam no evento. Elas que, tais quais as crianças se envolveram na emoção dessa "viagem ' à  Paris, posando ao lago da famosa torre Eiifel. Professoras que, durante todo o ano letivo, se esforçaram o máximo em proprorcionar qualidade de ensino aos seus alunos. 

Em seguida os alunos foram convidados para colação de grau. Os jovens alunos interpretaram o musical "Singing in de rain" (Cantando na chuva), de Gene Kelly., depois, os formandos foramconvidados a dançarem valsa com suas genitoras e pais. Pais foram convidados afazerem brinde por mais essa realização nas vidas de seus filhos. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site (www.tvsa.com.br) 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O último feirão realizado pela Associação de Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba) reúne 16 concessionárias neste sábado (2). Os descontos chegam até até R$ 6 mil. No feirão, são vendidos veículos seminovos nacionais e importados com preços de R$ 18,9 mil a R$ 150 mil. O evento de vendas acontece no Shopping Bela Vista e vai até domingo (3).  O feirão segue o modelo de duelo, e o cliente pode barganhar outros benefícios como maior valorização na troca de um carro usado por um seminovo, troca com troco, entrada no cartão de crédito, transferência de propriedade, IPVA 2017 pago e até mesmo tanque cheio grátis. Os veículos poderão ser financiados com taxas de juros a partir de 0,99% a.m. 

A estimativa de movimentação financeira do feirão, que é patrocinado pelo Bradesco Seguros, é de R$ 6 milhões nos três dias.  Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a setembro, foram negociados na Bahia 7,9 milhões de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) usados, um volume 8,5% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado. Já as vendas de carros novos cresceram 7,9% sobre os 9 primeiros meses de 2016, com 1,5 milhão de unidades. Correio da Bahia
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Centenas de pessoas participaram nesta terça, 28, do Fórum de Especialistas da Panificação, Confeitaria e Alimentos em Santo Antônio de Jesus. O evento, realizado no Centro de Convenções Pena Branca, levou ao público palestras, workshops e oficinas, concluindo as atividades do programa Sebrae Conecta em 2017 nas regiões do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá.

O palestrante e empresário mineiro, Márcio Rodrigues, expôs no seu workshop informações sobre como algumas empresas têm conseguido crescer no atual momento econômico do país. “A cada dez empresas, seis têm tido resultados positivos e o interessante é que essas experiências sejam mostradas, sinalizando que, com estratégias adequadas, qualidade de produto e ferramentas de marketing, podemos alavancar o faturamento e obter melhores resultados”, afirma.

Segundo Rodrigues, primeiro é preciso conscientizar as pessoas que atuam no ramo de panificação, fator que reitera a necessidade de eventos dessa natureza. “O primeiro passo é conscientizar as pessoas que atuam no setor de que é importante buscar conhecimento e ter uma estratégia mais profissional de atuação, independente do porte e perfil da empresa, e nada melhor do que eventos como esse para mobilizar todo o segmento”, considera.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 30, no Hotel fazenda Amoras, em conceição do Almeida (a 8 km de S.A. de Jesus, o já tradicional PRÊMIO FAMA, evento protagonizado pelo empresário Abílio Neto, conhecido popularmente por "Neto Fama". Ele que, graças à organização de seus eventos vem galgando novos espaços, expandindo esses acontecimentos para outros municípios da Bahia. Detalhista, exigente no sentido de oferecer o melhor aos seus clientes e homenageados, ele, de forma paulatina, vem agregando diferencial.

E, nessa edição, contemplou a sociedade santantoniense e da região, com a presença da global Viviane Araújo que, com bastante simpatia e paciência, atendeu a todos, entregando placas e posando para as fotos. Ela que, em que pese a agenda extensa, vez que, após o término da novela em que atuou na rede globo, vem se submetendo à ponte aérea "Rio-São Paulo" para contracenar na peça teatral "Lili Carabina", de grande sucesso na capital paulistana, ainda encontra tempo para atender convites para participação em eventos dessa magnitude. 

Com meteórica trajetória na vida artística, ela somatiza experiência suficiente para estar sendo disputada por parte dos diretores de novela: está escalada para a novela "O Sétimo guardião" de Aguinaldo Silva, Além da atribulada participação televisiva, Viviane Araújo não deixa de fazer, todo ano, o que sempre gosta: dançar, uma das atividades que contribuem para a ostentação da forma física que lhe é inerente. Nese ano, mais uma vez, deverá desfilar como rainha da bateria da escola de Samba Salgueiro, no carnaval do Rio de Janeiro.

PERSONALIDADES

Dentre as personalidades que  marcaram presenças nessa atual edição do Prêmio Fama, seja recebendo placas por destaque em suas atividades, seja acompanhando os homenageados, Ten Cel Valdemir Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros), Maj Alex Ricardo (representando, ao lado de outros membros da corporação, o comando do 14o. BPM),  Dr. Edilson Magalhães (Coordenador da IV COORPIN), vereadores Chico de Dega, Cao de Dodô e Pedro de Teca; Dras. Gilsonilda Correia (advogada), Fernanda Barbosa (Advogada), Conceição Gonzalez (Incar), empresários Lidiane (RDB Distribuidora de Coca-Cola); Sandro Mascarenhas (Coca-cola); Melentino Tedesco (Tedesco), Genival Deolino (ACESAJ), Drs. Thênisson Reis e esposa, enfim, todos que abrilhantaram esse evento. 

Num ambiente acolhedor, em iluminado e com uma decoração requintada, o evento, inexoravelmente, é destaque em toda região. Requinte que se inicia na cozinha, onde um mestre foi convidado para coordenar o buffet a ser servido a todos, acompanhado de bastante cerveja, whisky de qualidade e água de coco. A noitada se iniciou com as boas vindas, por parte do seu organizador, Abílio Neto, tendo por apresentadores os radialistas Marcus Augusto  e Edilson Oliveira. Eles que, com maestria, conduziram o evento a contento. logo em seguida, desfile de modelos da agência do Pérolas Negras, sob a égide de Adão Andrade. 

Precedendo a entrega de placas, nas homenagens efetuadas, chegou a vez de adentrar ao palco, sob um longo tapete vermelho que cruzava toda extensão do grande salão, ela: Viviane Araújo que, como sempre, impecavelmente vestida, deixava à mostra a silhueta de um corpo escultural, emoldado por um sorriso contagiante. Crivada por olhares que brotavam de todas as direções, ela, com a mesma impetuosidade que ostenta nas passarelas, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos e a acolhida do povo santantoniense. 

Confira, em Leia Mais, a relação das empresas/personalidades que foram contempladas com as homenagens prestadas através do Prêmio Fama 2017.Veja mais fotos (1.345) em LEIA MAIS e, TODAS (1349), no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Antonio Mascarenhas

Ultimam-se os preparativos para a realização, na noite dessa quinta-feira, 30, no Hotel fazenda Amoras, em Conceição do Almeida (a 8km de Santo Antonio de Jesus), o tradicional PRÊMIO FAMA, que, sob a égide do empresário Abílio Neto, trará para esse evento, nada mais nada menos do que a "global" Viviane Araújo, atriz, bailarina ex-participante do BIG Brother. Além dela, abrilhantarão o evento, diversas personalidades do município, a serem homenageadas como destaque no ano em curso, assim como convidados de toda região. 

O PRÊMIO FAMA, vem sendo realizado em Santo Antonio de Jesus, Mutuípe, Jaguaquara e outros municípios da região, sempre com muito sucesso e, naturalmente, trazendo à baila, personalidades que se destacaram em suas atividades profissionais. Evento que vai muito além da simples entrega de placas. Mais que isso, comida e bebidas à vontade e muita gente bonita. Não faltarão as tradicionais conversas sobre política, família, lazer, etc. E a Tvsaj, naturalmente, foi convidada para participar desse grande evento social.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 28, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o FÓRUM DE ESPECIALISTAS DA PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA e ALIMENTOS, num evento realizado pelo SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, com co-participação CIEB/FIEB e apoio das entidades parceiras CDL, ACESAJ, SIPACEB, SENAC, RDB Recôncavo, Água de Coco, Café Palemiras, Coca Cola e as entidades de indústria e comercio na área de panificação ADINOR, BUNGE, SARANDI, J. MACEDO, ROMEM ALIMENTOS e DISPAN.

Dentre as personalidades participantes, além de Karla, Núbia, Ivana e equipe, pelo SEBRAE, João Batista, vice-presidente do Sindicato de Panificação da Bahia, ao lado do presidente Cosme Fred; André Luiz, Danilo Araújo, Cristiane Nascimento e Antonio Neto (epresentando a SARANDI); Gilvan Lucas (Téncnico  em Panificação) e Jamerson de Menezes(ao lado da equipe, representando a J. Macedo); Marivaldo Trindade e equipe, representando a BUNGE); Sandro Macarenhas (supervisor da Coca Cola), Lidiane (Gerente da RDB (Distribuidora da Coca Cola em S.A.Jesus e região).donos de panificadoras, panificadores e palestrantes abaixo elencados. 

Além das panificadoras que fazem parte do Programa MEDE, a exemplo de Soares (Gustavo), Panina (Paula), Santa Rita (Ailton), Panilac (Taís) e Superpão (Neivan), por S.A.Jesus); Minimax (Caroline,Nazaré das Farinhas); Panificadora Menezes (Neila, Sapeaçu); Parati( Rodrigo), Dubom(Leonardo), Kipão (Siméia), por Cruz das Almas; Panilanches (Maragogipe) e Pandocura (Tancredo Neves), outros representantes de panificadoras (proprietários e panificadores), também perticiparam das palestras e oficinas oferecidos.

Dentre os nomes que fizeram uso da palavra, João Batista, vice-presidente do SIPACEB (Sindicato da Indústria de Paanificação da Bahia, exceto Salvador). Ele que, na oportundade, também se fez acompanhar do presidente da entidade, Cosme Fred. João, por sua vez, não poupou elogios ao evento, destacando a atuação de Carlos Henrique, Karla e toda equipe. Em seguida, discorreu sobre a luta do Sindicato em fazer com que as coisas, literalmente, também aconteçam no interior do estado. Chamou a atenção de todos no que concerne à campanha, segundo ele, sistemática nos consultórios médicos e na imprensa, apregoando o não consumo de pão por gerar problemas de saúde. Rebateu dizendo que a questã não está no consumo de pão mas, no excesso, assim como acontece com outros tipos de alimentos. Fred, por sua vez, também parabenizou o evento e ratificou o posicionamento de João Batista. 

Unidade Móvel, pela manhã

Logo pela manhã foram realizadas duas oficinas, direcionadas aos panificadores que compareceram ao evento:

1- Oficina de Alimentos Folheados e semi-Folheados e Modelagem - Dona Benta (J.MACEDO), ministrada por Gilvan Lucas (Técnico em panificação). Ele que, ao lado de sua equipe, mostrou as técnicas para realização de iguarias nessa área. Finalizando, todos foram contemplados com a degustação do produto confeccionado diante de todos, naturalmente, com uilização dos ingredientes da J. MACEDO, que, com sede em fortaleza, dispõe de unidades oageiras em Salvador e Recife, distribuindo para todo o Brasil farinha de trigo, biscoitos, lazanha, gelatina e outros produtos com  esmero na qualidade. 

2-Oficina de Pães Especiais e Fibras, protagonizada por Danilo Araújo, pelo técnico da SARANDI, empresa com unidades moageiras em Alagoas e Sergipe, especializada na industrialização, comercializando farinha de trigo e as linhas domésticas, profissional e industrial de produtos como farinha de trigo, bolos de baunilha, chocolate, coco, fubá, limão; misx integral, fibra grossa, gérmen de trigo, etc.com a qualidade esperada.

À TARDE

Auditório 1- Logo após o credenciamento dos participantes, no Audio evento foi iniciado sob a égide do radialista e apresentador Jânio (mestre de cerimônia) que deu boas vindas a todos e a rápida saudação por parte de Karla Barros e Núbia, o evento foi iniciado com a bela apresentação do Clube do Chorinho, de S.A. Jesus. 

Workshop: Em seguida, foi iniciado o workshop "Estratégias de Mercado e Qualidade no Setor de Panificação, conduzido por Márcio Rodrigues, presidente do ITPC (Instituto Tecnológico de Panifificação e Confeitaria), com sede em Belo Horizonte-MG. Ele que, de forma objetiva, didática conseguiu transmitir as novidades nesse segmento. Dentre os aspectos por ele ventilados, o as estratégias den sucesso colocadas em prática no setor de panificação nos Estados Unidos e que, muito bem, podem ser implantdas, também, aqui no Brasil.

Palestra: Dando prosseguimento à programação, a belíssima palestra, também audiovisual, proferida por Patrícia Marques, do ITPC. Ela que, com destreza, mostrou um leque de situações qeu podem impulsionar a produtividade dentro de uma empresa de panificação, cortando gastos, desperdícios e o que é também de extrema importância, a imperiosa qualidade dos produtos colocados na prateleira.

Auditório 2- Concomitante com a realização do workshop e palestra, na auditório 1, foram realizdas, no auditório 2 (área contígua), outros eventos também de extrema relev6ancia, direcionados aos panificadores. 

Palestra 1: Produtos saudáveis e Integrais, proferida por Marivaldo Tridade da BUNGE, empresa especializada na comercialização de grãos e que comercializa produtos consagrados como Delicia, Salada, Soya, Primor, Cardeal, La Espanola, Etti, Salsaretti, Cajamar e outros, bastante utilizados nesse segmento de panificação, em todo o Brasil.No final da explanação, todos foram convidados a degustação dos produtos ali expostos. 

Palestra2- Boas Práticas na Manipulaçào dos Alimentos (SEBRAE), proferida pela engenheira de alimentos Priscila. Ela que também é proprietária da Aimpim Goumet, sedidada em Santo Antonio de Jesus, especializada na confeção de iguarias finas (petiscos) e que é uma das participantes do Projeto MEDE. Com grande propriedade ela mostrou a todos a importância da higiene na maipulação de produtos.

De parabéns, mais uma vez, o SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, ao lado dos parceiros e empresas fornecedoras de produtos de panificação, ITPC, SIPACEB, proprietários de panificadoras, enfim, a todos que, num esforço conjunto, vem procurando, a cada dia, o aprimoramento na industrialização e comercialização dos produtos, de forma higiênica, dentro dos padões de qualidade, de maneira a atender, a contento, a clientela, cada vez mais exigente. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEO no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Falar da global Viviane Araújo, é estar fazendo enfoque a uma personalidade das mais ecléticas do meio artísitico, seja pela sua beleza, seja pela destreza que mostra no palco, no meio televisivo ou na quadra de sua escola de samba preferida: a Salgueiro. Salgueiro onde ela é a rainha inquestionavel da bateria. Preparando-se para o carnaval, ela, em que pese estar se submetendo à ponte aérea Rio-São Paulo para participar da peça teatral "Lili Carabina", no Teatro Jaraguá-SP, participa, também, de vários eventos em todo o pais, a exemplo do Prêmio Fama, a realizar-se nessa quinta-feira, 30, no Hotel Fazenda Amoras, Conceição do Almeida (a 8km de S.A.Jesus).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Munícipes presentes na sessão da Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira, 29, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, empunharam cartazes com relação à tributação do IPTU, no município. Segundo eles, os ricos não querem "pagar a conta" que lhes dizem respeito. Vejamos algumas das frases estampadas durante a manifestação: "IPTU e justiça social", "O rico não quer pagar o imposto. Tudo boquinha", "Nos pobres tá tendo vez com o prefeito Rogério Andrade", "Alto, Portelinha, Mutum, Santa Madalena... Comunidades carentes já sabe que vai ser beneficiada com esse projeto". 

Manifestações à parte, o fato é que a tributação, seja aqui em Santo Antonio de Jesus ou qualquer outro município deste país, deve ser, de fato, seletiva. Tributação linear, "horizontalizada" é nociva aos mais carentes. Os pobres, ou melhor, "as pessoas menos aquinhoadas financeiramente" que vivem nas periferias ou em construções rudimentares, mesmo nos bairros localizados no centro da cidade, não devem receber os mesmo índices do IPTU. O legislativo municipal, em aprovando um aumento que chancele essas premissas que destoam da realidade sócioeconômica, estará, de chofre,  penalizado os mais pobres. Portanto, é de bom alvitre, que a decisão a ser tomada atenda ao clamor popular. Como dizia o saudoso radialista Alvaro Martins "a voz do povo é a voz de Deus". É imperativo que se faça justiça social. No nosso entendimento, esse pleito das pessoas que se arvoraram a comparecer na egrégia casa legislativa, representando milhares de outros que ficam nos demais rincões da cidade, é, por demais, pertinente.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início na noite desta segunda-feira (28) a pavimentação com recursos próprios do Loteamento João Tamarindo. O início da obra foi marcado pela grande presença dos moradores do local e de comunidades vizinhas que enfim puderam comemorar a chegada do Calçamento.

No ato de assinatura da ordem de serviço, o morador Magno que reside há 11 anos no bairro relembrou os momentos de sofrimento em meio à lama e a poeira:- “O carro que leva as crianças para escola já nem entrava mais aqui. Todos os dias, a gente tem que levar as crianças até a entrada de outro loteamento para que elas possam estudar.” – Relatou.

Emocionada, a moradora Ana Célia falou sobre como a falta de pavimentação afeta a rotina na localidade:

- “Às vezes, a gente evita sair de casa para ir no mercado comprar alguma coisa por que a rua está cheia de lama. O transtorno é muito grande. Mas, agora o nosso sofrimento acabou. Vai chegar um novo ano e uma nova rua e nós vamos, literalmente, sair da lama.” – Comemorou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Pela primeira vez, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realiza uma Rodada Sociotecnológica em um evento. Será na manhã da próxima sexta (1º/12), na VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que acontece — sob a organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) — como parte da programação da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo da rodada é promover uma divulgação mais direta dos produtos da Unidade. 
“A intenção é aproveitar esse grande evento para aproximar alguns potenciais clientes de nossas tecnologias. Com essa divulgação mais direta, pretendemos promover objetivamente a chance de acontecer a adoção e, consequentemente, a inovação. Sempre participamos de muitos eventos pelo país e, de certa forma, já fazemos isso. Mas assim, de maneira planejada, é a primeira vez”, explicou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Aldo Vilar. Esse formato foi, segundo ele, uma sugestão de Carlos Henrique Oliveira, gerente da unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santo Antônio de Jesus (BA). A Unidade conta com o apoio do Sebrae na idealização dessa rodada. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Rafael LopesSanto Antônio de Jesus

Com o objetivo de levar conhecimento gratuito e de qualidade aos negócios de panificação, confeitaria e alimentos de Santo Antônio de Jesus, o Sebrae realiza, nesta terça-feira (28), no Hotel Pena Branca, um fórum com workshops, palestras e oficinas voltados para empresários e colaboradores dos segmentos. O evento encerra as atividades do Sebrae Conecta em 2017 e conta com uma programação que inicia às 8h30 e se estende até as 17h. Fórum reúne especialistas de panificação, confeitaria e alimentos em Santo Antônio de Jesus. A programação gratuita conta com palestras, oficinas e workshops gratuitos para empresários e colaboradores

Pela manhã, serão realizadas as oficinas “Alimentos folheados, semifolheados e modelagem” e “Pães especiais e fibras”, que têm início às 8h30 e 9h30, respectivamente. Já no período da tarde, a partir das 13h30, o público terá acesso às oficinas “Confeitaria: monoporções, brilhos e recheios”, “Culinária sem glúten e sem lactose” e “Salgados”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Sheraton Hotel da Bahia vai preparar um cardápio inspirado na culinária internacional, sem perder o toque da Bahia. Em formato de ilhas, o buffet será composto de entradas, pratos principais e sobremesas, com opções para agradar os mais diferentes perfis e paladares.

Tim Vianna, chef responsável pelo restaurante do Hotel, elaborou um cardápio que começa com uma ilha de pães, queijos e charcutarias, diversos tipos de conservas e antepastos, além de uma ilha de saladas de dar água na boca. Para a principal refeição da noite, um mix que vai desde o Bisque de Lagosta, Frango Cordon Bleu e o Ratatouille (França), passando pela Moussaka (Grécia), Bacalhau à Natas (Portugal), Paella Valenciana (Espanha), Penne a la Putanesca (Itália), Dourado ao Perfume de Manga (Brasil), entre outros. Para as sobremesas, um deleite aos olhos e ao paladar: bombons finos, tortas, tiramisu, verrine de chocolate, carolinas recheadas, tarteletes e mini pâtisserie regional. Para acompanhar todas essas delícias, um cardápio de bebidas que oferecerá diversas opções como whisky, vodka,cerveja, espumante, vinhos, água e refrigerantes.

O eventoque abre um novo ano,terá como atrações as bandas Alavontê, que fará a grande virada, e Meu Preto. A programação da festa inclui ainda o Espaço Kids, que é gratuito e será comandado por Tio Paulinho e sua equipe. O Réveillon 2018 Sheraton Hotel da Bahia é uma produção da Diva Entretenimento e contará com todo o know-how da empresa nesse tipo de evento.

Serviço: Veja em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dez detentas do presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, viveram nesta quinta-feira um dia de miss. Elas disputaram a 12ª edição do concurso de beleza Garota TB, promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Com dois trajes — um casual e outro de gala —, cada uma cruzou duas vezes a passarela. A grande vencedora foi Mayana Rosa Alves, de 26 anos, que recebeu a faixa de campeã da detentora do título Garota Talavera Bruce 2015, Michele Neri Rangel, de 29.

— Estou com uma sensação muito boa, entre o nervosismo e a felicidade. Queria dividir esse prêmio com todas as meninas — disse Mayana, que tinha sete mandados de prisão quando foi detida, em 2015, por roubo de carga. Para ela, o maior prêmio do concurso foi receber a visita da mãe: — Eu achei que não veria ninguém na plateia. Ela veio de surpresa.

Cerca de 50 pessoas, entre detentas, parentes das competidoras e diretores de presídios, acompanharam o evento, que aconteceu sob uma grande lona montada em uma área de gramado do pátio interno da unidade. As candidatas foram julgadas nos quesitos beleza e elegância. Os prêmios para as três primeiras colocadas foram, na ordem, um ventilador, um secador e uma prancha de cabelo.

— O objetivo é reconstruir a autoestima delas. São cinco meses de preparação. Elas se envolvem e ficam mais calmas, sabem que os parentes vêm prestigiar o evento. Sabem que esse dia é só para elas — afirmou Janaína Fernandes, diretora do Talavera Bruce.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No segundo dia de programação do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, o governador Rui Costa levou as filhas mais novas, Marina e Malu, para participar das atividades que aconteceram no início da tarde desta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Juntos, eles brincaram com os protótipos da Mostra de Experimentos e no simulador de voos. Também visitaram a Arena Interativa e assistiram à apresentação de corais de colégios de Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Jequié e Bom Jesus da Lapa.

Com vasta programação, o encontro segue até esta quinta-feira (23), das 8h30 às 18h, com entrada franca. Mais de 4 mil estudantes expositores, de escolas estaduais de todas as regiões do estado, celebram a arte e a educação como instrumentos que podem mudar a vida dos jovens. 

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, acompanhou o governador durante a visita. “Fazemos o apelo para que os professores e pais tragam seus filhos. O acesso é livre. Este é um evento feito não somente para os estudantes, mas para a sociedade. Quem passar aqui vai ter a oportunidade de conhecer o que se pratica em cada escola. Nós estamos com uma média de visitação de 10 mil pessoas por dia e vamos encerrar amanhã à noite com um grande show feito pelos estudantes”, declarou Pinheiro.Fotos: Mateus Pereira/GOVBAn Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (21), os educadores de 16 municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação (NTE 21) participaram de um seminário do Programa Pacto. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Com o tema “Ciclo de Alfabetização: olhares sobre as expectativas pedagógicas e de gestão no âmbito do programa”, o seminário, que ocorreu no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, teve como objetivo socializar as experiências e as produções de conhecimento entre os professores e gestores dos municípios atendidos. Com abertura do Coral Projeto Sorrir, os participantes foram divididos em mesas temáticas e debateram sobre os rumos do ciclo de alfabetização em 2017.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último sábado (18), a Praça Padre Matheus recebeu 39 jogadores para participarem do Torneio Relâmpago de Xadrez Capital do Recôncavo.  O evento foi realizado pelo Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Os campeões do torneio foram: 1º Lugar geral – Paulo Jatobá (Salvador); Melhor de SAJ – Pedro Luiz M. Barreto; Melhor feminino – Mariana Argôlo Santana (SAJ); Melhor Veterano – Antônio Pereira Oliveira, 61 anos (São Félix); Melhor sub 16 – Ruan Kélvin (Paulo Afonso); E melhor sub 12 – Gabriel Pereira Novaes (SAJ). O Secretário de Esportes e Lazer Abel Caldas assistiu ao evento e entregou algumas medalhas para os campeões. Ascom Prefeitura S.A.Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cacau Bahia 2035 reúne agricultores, indústria, turismo, desenvolvimento econômico e meio ambiente para consolidar novo marco do cacau no Estado. Evento será realizado dia 21/11 no Hotel De Ville, Salvador. O cacau da Bahia vive um novo ciclo na sua história. Do plantio cuidadoso para a preservação da Mata Atlântica à produção industrial em larga escala, passando por pequenos agricultores familiares e a diversificação de produtos. Com a finalidade de agregar todos os agentes da cadeia produtiva para promover o desenvolvimento econômico sustentável e competitivo será constituído no próximo dia 21/11, às 8h30, no Hotel De Ville, em Salvador um novo marco na história do Cacau da Bahia. 

Serão validados o Sistema e Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate, uma carta aberta, uma portaria para beneficiar produtores do cacau cabruca, um plano de trabalho e a Rota do Cacau. Além disso, uma loja de degustação com 40 marcas de chocolate e diversas palestras que darão um panorama do Cacau no Brasil e no Mundo, com representantes do governo estadual e federal, institutos de pesquisa e indústria. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao logo da avenida, cabelos crespos, alisados e coloridos se misturavam a cartazes e discursos com temática de combate ao racismo e à desigualdade. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma 

A cabeleireira Gisele Xavier, 32 anos, levou a pequena Naila, de 9 meses, para participar da marcha. "Quero que ela aprenda desde cedo a se valorizar", diz. Participando pela primeira vez, ela considera o projeto uma importante mobilização contra o racismo. "É uma luta que deve ser diária", defende.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É sempre motivo de regozijo o recebimento de homenagens por parte de familiares e amigos mais próximos. Mais, ainda, quando essas deferências partem de colegas de trabalho. Foi o que aconteceu, na tarde dessa quinta-feira, 16, em Santo Antonio de Jesus, no momento em que CARLOS HENRIQUE, Gerente regional do SEBRAE, foi parabenizado pelo transcurso de mais uma data natalícia. Ao lado dele, esposa Mônica e filho Pedro, Karla Barros, Fernanda Carvalho, Vanda, Núbia, Guadalupe, Taiane, Maiane, Ivana, Danúbia, Felipe, Daniel e outros nomes.

Logo após ser entoado o cântico de parabéns, Carlos externou palavras de agradecimento à esposa, filho e aos funcionários desse órgão que tento tem feito para alavancar o empreendedorismo, neste e demais municípios de sua jurisdição. Logo em seguida, assim como divide tarefas no dia a dia, ofereceu fatias do bolo confeccionado em sua homenagem. Vencida mais uma etapa de sua vida, sente-se, naturalmente, revigorado para o enfrentamento de mais desafios daqui para frente. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último domingo (12), Santo Antônio de Jesus foi palco do GP Papaléguas SAJ de Mountain Bike, que reuniu dezenas de atletas da cidade e de municípios do Baixo Sul, Região Metropolitana, Vale do Jequiriçá e Salvador. Com o apoio da Prefeitura Municipal e realização do Grupo Papaléguas SAJ de Ciclismo, o evento contou com dois percursos pela zona rural, um de 35 km e outro de 57 km, com atletas competindo em várias categorias.

 O Secretário da pasta, Abel Caldas, participou de uma das baterias e considerou que o evento foi um grande sucesso: “A prática do ciclismo vem crescendo e com isso se torna essencial a promoção de eventos dessa natureza. Estaremos sempre apoiando e incentivando para que haja cada vez mais competições de modalidades diversas em nossa cidade”, finalizou o Secretário. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus recebe neste sábado (18), o Torneio Relâmpago de Xadrez Capital do Recôncavo, a partir das 14h, na Praça Padre Matheus. O evento terá premiações do 1º ao 5º lugar e para o melhor feminino, melhor veterano, melhor de Santo Antônio de Jesus, melhor sub-16 e melhor sub-12.  
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (75) 99271-7710 até o dia do evento. Mas, atenção: as vagas são limitadas. O Torneio tem o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer. ASCOM Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Consagrado como um dos maiores boxeadores do Brasil, Acelino Popó Freitas se despediu dos ringues na madrugada deste domingo (12), em luta realizada contra o mexicano Gabriel "El Rey" Martinez, em Belém, no Pará. Aos 42 anos, o pugilista baiano fez jus ao apelido de mão de pedra e lutou de igual para igual conta o adversário, que era 12 anos mais novo. Após oito rounds, as pontuações dos três juízes foram 75x74, 76x73 e 75x74 para Popó.

“Foi bom parar assim. Se a gente para com nocaute, seria golpe de sorte, ficaria com um gosto de quero mais, mas quis trazer um adversário bom, a vitória foi valorizada. Obrigado a todos. Se a gente não fizer as loucuras, nunca vamos saber quem verdadeiramente somos”, declarou o atleta baiano, dono de quatro títulos mundiais. Ao todo, Popó foi dono de um cartel de 41 vitórias em 43 lutas disputadas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mercedes fez dobradinha, com Bottas em segundo no circuito de Interlagos. Assim como já havia ocorrido pela manhã, o inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP Brasil de Fórmula 1, nesta sexta-feira (10), no circuito Interlagos, em São Paulo.

Tetracampeão mundial por antecipação, Hamilton fechou a parte da tarde com o tempo de 1min09s515. Foi um pouco mais lento do que pela manhã, quando cravou 1min09s202, novo recorde da pista fora de corrida.Nos dois turnos, a Mercedes fez a dobradinha, com Valtteri Bottas na segunda posição. O finlandês marcou o tempo de 1min09s563. O brasileiro Felipe Massa acabou em oitavo, com sua melhor volta registrada em 1min10s373. A atividade foi marcada ainda por uma batida leve de Marcus Ericsson, da Sauber, na curva 11. O último treino livre será realizado no sábado (11), às 10h, e o treino classificatório acontece das 13h às 14h. No domingo (12), a corrida terá largada às 13h. Toda a programação está no horário da Bahia.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ.  Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola: “Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – Pontuou.
Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma: - “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.” – Celebrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

​Com o intuito de valorizar a história e produção de produtos tipicamente baianos, o 1º Festival Origens será realizado em Cachoeira, a 116 quilômetros da capital baiana. O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e é voltado aos apreciadores da harmonização entre os 4 C da Bahia: café, cachaça, charuto e chocolate. Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, os interessados podem acessar o site do festival.

Banhado pelo Rio Paraguaçu, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é palco de uma história centenária no plantio de tabaco no Brasil. Esse solo rico em cultura, alia-se à características de solo, clima e história, que tornam o protagonista do festival, o charuto baiano, diferente dos demais em qualidade. A união desses elementos, combinada à expertise da forma artesanal e criteriosa de produção, são ingredientes para a receita do sucesso.

O diretor do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco) e um dos organizadores do evento, Marcos Augusto Souza, explica que a Bahia nunca realizou um festival como esse, apesar de ser o local mais antigo do mundo em produção industrial de charuto. “Muito antes de Cuba e República Dominicana, nós já atuávamos nessa produção. Pensando nisso, resolvemos apresentar aos nossos maiores consumidores brasileiros, que estão no eixo Rio-São Paulo, a qualidade da nossa produção, que muitas vezes é desconhecida”, ressalta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Feira de Flores Holambra já é um evento anual do calendário cultural de Santo Antônio de Jesus. Realizado pelo Rotary Clube e apoiado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, o evento conta com uma programação musical diversificada, contemplando vários ritmos e atendendo a gostos diversos. A feira está acontecendo entre os dias 03 e 12 de novembro, na Avenida Urscicino Pinto de Queiroz. Além das atrações musicais, o evento conta com stands de venda de alimentos e bebidas, venda de produtos diversos e exposições. Na feira, além de poder comprar flores e plantas de várias espécies, os visitantes poderão ter momentos de diversão e apreciar a culinária local. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa terça-feira, 07, no salão de eventos do Parati Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o "workshop" de alto impacto "Futuro da Confecção", num evento protagonizado pelo SEBRAE e que teve por escopo trazer à baila o cenário e tendências de comportamento na indústria e varejo, bem como a inovação e estratégias criativas para o segmento de modas, direcionadas aos empresários do comércio e indústria desse importante segmento no município e região. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE), Karla Barros (gestora do projeto de indústria da moda), Fernanda Machado, Taís Gaspar, Giovanna Ferrari (gestora estadual de projetos de moda), bem como Karen Rochlin, especialista em modas, com mais de 20 anos de experiência no varejo e producão de moda. Ela que, em explanação audiovisual, conseguiu mostrar toda uma efervescência no mundo da moda e como a indústria e comércio deve se portar para dar vazão a essas novas tendências. 

Coube a Carlos Henrique e Karla darem as boas-vindas a todos que compareceram, aproveituando o ensejo para falar  sobre as ações realizadas pelo SEBRAE nesse segmento, bem como adiantar um pouco acerca dos próximos passos dessa entidade em prol do fortalecimento desse setor produtivo no próximo ano. SEBRAE que, insofismavelmente, tem tido uma relevante contribuição para a quebra de paradigmas e, mais que isso, mostrar alternativas que, sem sombra de dúvidas, vem alavancando iniciativas produtivas.

Giovanna, no decorrer de sua fala, externou que, não se pode falar em indústria da moda sem que se faça um link com a importância da sustentabilidade. Declinou, também, acerca da importância da relação estabelecida com a clientela. A aglutinação de interesses, desde que não  conflitantes, é sempre bem vinda, desde que tenha por premissa atender a contento àqueles que buscam qualidade de produtos, num ambiente em que o atendimento seja de excelência. 

No seu pronunciamento, falando sobre tendências e comportamento no campo da moda, Karen Rochlin mostrou a importância do "visual merchandising"; a necessidade de valorização das "lojas físicas", em que pese a proliferação das "lojas virtuais". Mostrou a crescente efetivação dos "coworking", ou seja, espaços em que várias marcas de moda compartilham o mesmo espaço, em que pese eventuais concorrências, entre elas; trouxe à baila a importância das chamadas "storytelling", ou seja, o fortalecimento da "história da marca", dentre outros aspectos. Mostrou a importância de investimento na relação com os clientes, fortalecendo, assim, a empatia. Deu ênfase à questão do pós-venda, comportamento de extrema relevância em todo um processo de fidelização do cliente, dentre outros aspectos enfocados.Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (12), à partir das 9h, Santo Antônio de Jesus será palco do GP Papaléguas de Mountain Bike. Ciclistas, competidores e amantes do esporte poderão acompanhar de perto o evento, que terá largada e chegada em frente ao IFBA, no bairro Cajueiro. O GP é uma realização do  Grupo Papaléguas SAJ de Ciclismo, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. 

Os atletas poderão competir nas categorias Master (A.B e C), Elite, Sub-30, Júnior, Juvenil, Feminina e Turismo (A,B e C). A premiação para os vencedores será no valor total de R$ 5.000, divididos pela categorias, além de troféus e brindes. A previsão é que atletas de todo o estado participem do torneio, tornando este evento de grande importância para o quadro esportivo da cidade.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início nesta segunda-feira (6) a pavimentação em paralelepípedo das Ruas do Minério, Morada do Vale e Bela Vista, na localidade popularmente conhecida como Bobó. 
O Prefeito Rogério Andrade esteve no local, acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Dalva Mercês, Vereador Uberdan Cardoso, além de diversos secretários e outras autoridades.  
Uma das moradoras mais antigas do local, Dona Romilda, falou sobre o momento: - “Ter o Prefeito aqui e ver essa obra sendo iniciada é um sonho realizado.”. O Sr. Basílio Albuquerque também fez uso da palavra para agradecer em nome da comunidade a chegada do calçamento. 


-“Moro em Santo Antônio de Jesus há 13 anos e nunca vi o que estou vendo agora. A cidade está um verdadeiro canteiro de obras e agora chegou a vez da Rua do Minério, Morada do Vale e Bela Vista. Só temos a agradecer.” – Declarou. 
Em seu discurso, o prefeito Rogério Andrade destacou a presença maciça da comunidade no evento e falou sobre as diversas obras que estão sendo iniciadas e entregues na cidade. 
-“Eu gosto de dizer sempre que: “Nada resiste a força do trabalho.” Então, a cada nova rua pavimentada, a cada escola que nós reformamos, a cada novo posto de saúde que nós retomamos a obra, nós vemos o olhar e o sentimento de agradecimento das pessoas. A certeza de que valeu a pena acreditar. E isso é o que nos motiva a continuar trabalhando.” - Comentou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade acompanhou na manhã desta terça-feira (7) a cerimônia de transmissão de comando do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santo Antônio de Jesus do Tenente Coronel Irlando Oliveira para o Major Jader Martins. A solenidade foi conduzida pelo Ten. Cel. Luziel Oliveira, ex-comandante do 14° BPM e contou com a presença de diversas autoridades.  
Durante a cerimônia, o Prefeito recebeu uma honraria em reconhecimento ao apoio prestado a entidade. Ao fim do evento, Rogério agradeceu a homenagem, parabenizou o Ten. Cel. Irlando pelo empenho e renovou os votos de parceria com o 14º BPM, agora sob o comando do Major Jader. 
- “Mesmo com pouco tempo aqui, o Ten. Cel. Irlando conseguiu deixar a sua marca. Nós pudemos observar, em Santo Antônio de Jesus, uma redução nos índices de criminalidade, diferente do que vem acontecendo em outras cidades. Agora o Major Jader chega para dar continuidade a esse projeto e nós vamos continuar nessa parceria que vem dando certo sempre auxiliando o trabalho das polícias na nossa cidade.” – Comentou. ASCOM Prefeitura SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Campeonato Intermunicipal de Futsal Capital do Recôncavo chegou ao fim na noite do último sábado (4). O torneio, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, contou com a participação de 12 equipes, de diferentes cidades e teve a final disputada no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz entre os times Fênix (Feira de Santana) e FUTSAJ (Santo Antônio de Jesus), onde o time da casa venceu por 2 a 0, sagrando-se campeão em frente a uma grande torcida. 
Para o Secretário Abel Caldas, o torneio se configurou como um importante evento esportivo, atraindo atletas de toda região e entrando para o calendário anual de campeonatos promovidos pela Secretaria. Nesta edição, foi prestada uma homenagem à Servílio Alves de Oliveira Filho, figura importante do esporte local e ex-presidente da Liga Santoantoniense de Futebol. O homenageado esteve presente na premiação do torneio e entregou medalhas e troféus aos vencedores, ao lado do pentacampeão, Júnior Nagata. Ascom SAJ. 


 


Enquete


PodCast