Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ED Bahia (Bahia de Carlinhos) está representando Santo Antônio de Jesus na Copa Metropolitana SUB-15. A equipe, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está no grupo H com Maragogipe, Muritiba e Cachoeira. 

Até aqui, o time já realizou duas partidas fora de casa, vencendo na estreia a seleção de Maragogipe (2x1) e empatando no último domingo com a seleção de Muritiba (2x2). A próxima partida será em casa, neste sábado (21), às 10h, contra a seleção de Cachoeira, no Estádio José Trindade Lobo. 

A Copa Metropolitana SUB-15 reúne 32 equipes entre clubes profissionais e seleções de 18 municípios da Bahia. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado do Bahia (SUDESB), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (SETRE). Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus - Com o objetivo de promover a troca de experiências e agregar conhecimento, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus viabilizou a participação de um grupo de dez empreendedores na 17ª Edição da Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, em São Paulo. Além destes, outros 37 empresários das região de Feira de Santana e Ilhéus também participam do evento.

Na manhã desta segunda, 16, os empreendedores realizam uma visita à Soho Academy, uma das maiores escolas de cabelereiros do mundo. O evento segue com programação até terça-feira, 17.

Para o técnico do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton, a feira emerge como um momento único de network. “É uma oportunidade para os empresários conhecerem novos produtos, marcas, novas tendências do mercado mundial e brasileiro, além de terem um contato com outros profissionais do segmento, conhecerem novas práticas de gestão e estreitar as relações com fornecedores e parceiros”, aponta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para celebrar a versatilidade da mandioca, com inúmeros usos na alimentação humana e animal e na produção industrial, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré, no recôncavo baiano, promovem o Dia da Mandioca, em 19 de abril, a partir das 8h. Originalmente, a data escolhida é 22 de abril, em alusão ao descobrimento do Brasil.
A programação vai contar com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, idealizador da data, e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro, além de estandes em que agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA) vão expor derivados da mandioca e produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro.
Esta é a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, vai acontecer fora da Embrapa. De acordo com Motta, “Nazaré foi um dos primeiros municípios do estado a convergir a farinha de mandioca dos sertões para seguir para Salvador. Então, é uma tradição de muito tempo que Nazaré adquiriu, principalmente, com a farinha de copioba. Hoje, a forma e a notoriedade dessa farinha já irradiam por todo o território baiano, por isso a cidade foi escolhida”. Não é à toa que o município é conhecido como Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A patinadora Juliana de Jesus conquistou medalha na categoria slide do Amistoso Dia do Patinador, realizado no último domingo (15), em Salvador. Além da atleta, Gutemberg Nascimento e Lucas Oliveira (semifinalistas); João Victor e Isabela Couto, também representaram Santo Antônio de Jesus no evento.  
Apoiados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os patinadores do grupo Turma da Van, se destacaram competindo pelas categorias jump e slide. Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura Municipal apoia a participação dos atletas no evento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Hotel Pena Branca Hotel, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, foi o local escolhido pelo SEBRAE para realização, na noite dessa quinta-feira, 12, do Seminário "Inovação e as novas tendências para FOOD SÉRVICE, em mais um evento protagonizado pelo SEBRAE-Conecta e que contou com a participação do renomado palestrante paulistano Sérgio Molinari, consultor através da Food Consulting. 

Como parceiros, na realização desse evento, RDB Coca-Cola, com participação de seus representantes Lidiane (Gerente), Erivando (supervisor) e Siméia (promotora de vendas), SENAC, CDL, ACESASJ, Café Palmeiras, Mercadão Supermercado e Água de Coco. O Sebrae-Conecta, através do MEDE, buscando atender às micro e pequenas empresas da região, em busca de competitividade, através do estímulo à prática da inovação e a tecnologia, com melhor desempenho e mais resultados. 

Dentre os participantes, Carlos Henrique, Gerente Regional do SEBRAE, ao lado de Carla Barros (Gestora de Projetos), Márcio Maia (consultor do SEBRAE, assessorando empresas na área de alimentação), Sérgio Molinari (palestrante), ao lado de de empresários do segmento. Iniciando os trabalhos, Carlos Henrique agradeceu a todos para, em seguida, discorrer sobre o SEBRAE-Conecta e a aplicação do MEDE na região. 

Coube ao mestre de cerimônia Jânio Santana elencar as empresas que participaram do Ciclo 2017, a exemplo de Restaurante e Lanchonete Senhor do Bomfim, Restaurante Mega Chic, Oásis D'Moura, Augustus Hotel e Restaurantes, Empório da Cidade (Zero75), Lanchonete e Restaurante Tedesco, O Mestiço Pizzaria e Restaurante, O Bagatô Oishi Restaurante e Lanchonete, Pão e Queijo Restaurante e Lanchonete, Chocolate com Pimenta, Pena Branca Churrascaria e Lanchonete, Empório Restaurante, Restaurante Espeto, Restaurante Bode na Brasa e saborear Restaurante e Pizzaria, recepcionadas por Carlos Henrique, Carla Barros e Márcio Maia, sendo aplaudidas pelos organizadores e pelos demais que se fizeram presentes. 

Dando prosseguimento, Carlos Henrique e Carla Barros convidou empresários do serviço de alimentação fora do lar para celebração de contratos SEBRAE MEDE 2018: Joilma Sala nery (Restaurante Bagatô), Elenísia Meireles (Chocolate com Pimenta), Flávia Boaventura (Divertida Vila), Eunires Silva (Mega Chic), Pablo Darlan (Pizaria e Restaurante Mestiço), Rubens Souza (Pizzaria Expressa), Jovenilson Souza (Restaurante Misturas), Erivaldo Veira (Restaurante Pena Branca), Tolentino Tedesco (Lanchonete e Restaurate Tedesco) e Andrea Silva ( Restaurante Empório da Cidade) e Rosana Maria Souza (Le Café Bistrô). 

Em seguida, teve início a brilhante palestra  sob a temática "Tendências do Mercado de Alimentação Fora do Lar" aos empresários do ramo de bares e restaurantes deste e de outros municípios da região, proferida pelo renomado Sérgio Molinari, consultor da Food Consulting, empresa estabelecida em São Paulo. Em sua apresentação audiovisual, Sérgio trouxe à baila as tendências e, naturalmente, as principais novidades no que concerne à alimentação fora do lar. Dentre os aspectos que julga fundamental para sucesso de empreendimentos nessa área e que, inexoravelmente, são fundamentais para fidelização da clientela: a limpeza e higienização, sabor e aroma e, sem sombra de dúvidas, atendimento de excelência. 

Finalizando, a RBL, que além de distribuír, durante o evento, gratuitamente, refrigerantes naturais, através de seus representantes promoveu sorteio de brindes entre os participantes. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as lideranças da região que apoiam o Deputado Alan Sanches e de municípios que divisam o município de Santo Antonio de Jesus, nessa sua pré-candidatura à reeleição junto à egrégia casa legislativa estadual, ITO DE BEGA (prefeito de Conceição do Almeida) e os ex-prefeitos HUMBERTO LEITE  (S.A.Jesus), CLOVIS PENINE (Muniz Ferreira), ao lado de lideranças ligadas a esses grupos políticos. Os dois últimos citados prestigiaram, na manhã desse domingo, na comunidade do Mutum, neste município, a realização da Feira de Saúde e Cidadania que se insere no Programa Caravana da Saúde, mantido por essse parlamentar, há 15 anos, com atuação em diversos municípios e comunidades da capital do Estado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, lança o Projeto Administrar Talentos, iniciativa permanente que vai oferecer cursos e oficinas gratuitas para capacitar artistas e grupos culturais a elaborar projetos em diversas áreas para concorrer em editais culturais em todas as esferas do Governo (municipal, estadual e federal), bem como no setor privado.

O projeto inicialmente vai oferecer duas oficinas: Editais Juninos, a ser realizada nos dias 16 e 17 de abril, às 19h no Auditório da MEDLAR (Vila Inglesa, ao lado da Clinica do Rim) e Faz Cultura, a ser ministrada nos dias 24 e 25 de abril, no mesmo horário e local. As duas oficinais ofertarão 50 vagas cada e para participar os interessados devem realizar suas inscrições a partir do dia 10 de abril na Biblioteca Municipal, das 08h às 14h, levando comprovante de residência, RG, CPF e release da apresentação.  

Com o lançamento dos editais culturais juninos, esta é uma grande oportunidade para que os artistas locais possam se aperfeiçoar e abram novas portas na divulgação e execução dos seus trabalhos. Posteriormente outras oficinais serão oferecidas, tornando esta capacitação um trabalho permanente de valorização e  aprimoramento dos artistas locais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Moradores da comunidade do Mutum e adjacências foram contemplados, neste domingo, 08, na Comunidade do Mutum de Cima, em Santo Antonio de Jesus, com a realização da FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA, uma das ações do PROJETO CARAVANA DA SAÚDE, protagonizado pelo deputado estadual Alan Sanches. Projeto que, diga-se de passagem, vem se desenvolvendo, de forma gratuita,  em diversos municípios do Estado e em vários bairros da capital do Estado, numa iniciativa desse parlamentar que, vivenciando o dia a dia da população, sabe, de cátedra, que a demanda, sendo maior do que a oferta, é imperiosa iniciativa dessa magnitude.  

Dentre os servidos oferecidos à população, nessa Feira de Saúde e Cidadania, profissionais como ortopedista, cardiologista, médico clínico, nutricionista; prestação de serviços de eletrocardiograma, medição de pressão arterial, glicemia. Atendimentos médicos foram realizados em consultórios móveis, de propriedade do deputado.  Além disso, orientações jurídicas, palestras educativas, corte de cabelo e bastante  diversão para a criançada, com instalação de pula-pula e outros equipamentos.  

Diversas personalidades marcaram presenças, dentre elas, além do deputado, Dr.  Alan Sanches, Dr. Leonardo Sanches, Dra.Rosana Machado (nora de Coke Machado) Duda Sanches (vereador em Salvador), Humberto Leite (ex-prefeito municipal de S.A.Jesus), Dra. Gilsonilda Correia (advogada), Chico de Dega (vereador, ao lado da esposa Anne), Clovis Penine (ex-prefeito de Muniz Ferreira), Pastor Samuel (ao lado do filho Dui Souza), lideranças Alex de Cate, Zé de Beata; Neto Fama (e esposa) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).. Veja mais fotos, em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inauguradas, na noite dessa quarta-feira, 04, as amplas e moderníssimas instalações da Andaiá FM, 104,5, no prédio em que já vinha funcionando na Rua Tiradentes, centro, em Santo Antonio de Jesus-BA. Lider em audiência, a emissora vem contribuindo de forma relevante para, além de levar entretenimento e informações às diversas camadas da população deste município e região, dar asas ao exercício de cidadania, promovendo inclusão social. 

Além dos anfitriões Fernando Henrique Chagas e Dilson Barbosa, sócios-proprietários e toda equipe, participações de Moacir Mansur (publicitário), Eduardo chagas, Frei Monteiro, Frei Valdeir, no debate conduzido pelo radialista Itajaí Pedra Branca. Também presentes  Rui Tourinho, Irisvaldo Mascarenhas (Gerente Regional da Coelba), Dr. Humberto (OAB), Dr. Mauro Dias (Sensorial), Melentino Tedesco (empresário), Caros Henrique (Gerente do SEBRAE), Sandro e (empresários, Desing Print); Lelis fernandes e Léo Valente (radialistas).

Também abrilhantando o evento, diversas outras  personaliddes, dentre elas, Faustino Cunha (ex-vice-prefeito), Marcelo (empresário, Veíba), Franklin (Assessoria de Comunicações da Prefeitura), radialistas Conça Sampaio, Sidnei, Edilson Oliveira, Ney Santos; Nanau, Léo da Inaclap, Ivan (Matecol), Jorge (Embasa); a cantora e radialista Joyce França, Dr. Julimar barreto (promotor público, Chico Fortaleza (empesário), . 

Representando a ADIB e AMBEV, o empresário santantoniense Marquinhos (diretor da Brahma) ao lado de Philipe (gerente de vendas), Tiberio (marketing), Alexandre Lamego (gerência geral) e Gorete (Vendas). Eles que contribuíram para a animação do evento, distribuíndo a saborosíssima cerveja Brahma Extra a todos os convidados que, também, apreciaram deliciosas iguarias da culinária local. Veja todas as fotos acessando através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara de Vereadores, iniciou-se, na manhã dessa quarta-feira, 04, a série de eventos que fazem parte da grade de programação, no tocante ao aniversário de 56 anos de emancipacão política de Dom Macedo Costa, muncípio situado a 179 km da capital do estado (e a 98, através do ferry-boat), recôncavo baiano. Coube a Bahia a condução dos trabalhos, na condição de presidente egrégia casa legislativa, com participação dos demais vereadores, prefeito Guito da Saúde, vice Sinhorzinho, deputado estadual Robinson Almeida, vereador Valmir de Muniz Ferreira, diácono e futuro padre Jorge, outras lideranças e representantes de diversos segmentos do município.

Logo após o Hino Nacional, saudações pelo presidente da Câmara que, por sua vez, cedeu espaço para que Élida Piton (Secretária de Educação), falasse um pouco sobre a  história do município. Dom Macedo Costa que foi iniciada com a chegada de produtores egressos de Maragogipe, no século XVII. Eles que, em aqui chegando, deram impulso à  agricultura e pecuária. Élida, em sua fala, enfatizou que, no século XVIII, a freguesia foi dividida em em quatro, dentre elas, a de São Felipe.  Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente que, inclusive, foi tema das festividades juninas de 2017.  Elevado à categoria de município com a  Dom Macedo Costa,foi emancipado em 04 de abril de 1962.

Em seguida, as falas de Juracy Santos (vereador e radialista) que se confessou regozijado em representar os demais vereadores nesse pronunciamento. Juracy que tem feito um meritório trabalho junto à egrégia casa legislativa. Ele que, diga-se de passagem, apresentou um projeto objetivando a isenção de taxas de inscrição para as camadas carentes, quando da realização de concursos públicos. Valmir, vereador de 3o mandato em Muniz Ferreira, agradeceu pelo convite e enalteceu as comemorações alusivas aos 56 anos de emancipação de D.M. Costa 

Robinson Almeida, ex-Secretário de Comunicações na gestão Jaques Wagner e deputado federal, pré-candidato à reeleição, além de cumprimentar a todos e destacar a pujança da gestão Guito da saúde/Sinhorzinho, aproveitou o ensejo para reportar-se à conjuntura politica nacional. Ele que tem procurado ajudar o município junto ao governo estadual. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do repórter Juraci Santos, tece considerações sobre as solenidades e inauguracões no município. 

A Secretária de Sáúde, Luana Piton, por sua vez, utilizando-se da tribuna, logo após saudar a todos os presentes, falou acerca do esforço conjunto de todas as pastas do atual governo municipal no intuito de atender, dentro do possível, os pleitos que emergem no seio da população, em todas as áreas. Em que pese as dificuldades, conquistas têm sido auferidas, graças  à abnegação de todos. Finalizando, convidou a todos para participarem da inguaurgação do Centro de Terapia e dos demais momentos das festividades. 

O prefeito Guito da Saúde, logo após saudações, destacou a importância das comemorações, de maneira que permaneçam vivas as chamas do desenvolvimento. Aproveitando o ensejo, elencou uma série de realizações de sua gestão, anunciando, ainda, obras de pavimentação e reforma do campo de futebol, e extensão de abastecimento de água para comunidade rurais. Realçou a importância da Feira de Agricultura que será realizada aos dias de domingo, no centro da cidade. 

Terminada a sessão da Câmara, foi inaugurado o Centro de Fisioterapia. Coube à titular da pasta , Luana Piton, discorrer sobre a importância desse equipamento para o município. Ela que, em entrevista exclusiva à tvsaj. também falou sobre o projeto de "saúde itinerante" que será deflagrado no município, a ser desenvolvido em comunidades urbanas e rurais. Falou, também, acerca da situação logística e operacional da saúde, no que concerne aos veículos e estoque de medicamentos para atendimento à demanda reinante no seio da população. 

 

O povoamento do território onde hoje situa-se o município de Dom Macedo Costa iniciou-se no século XVII, por agricultores vindos de Maragogipe que se estabeleceram na localidade desenvolvendo a agropecuária. A freguesia foi repartida em quatro no decorrer do século XVIII, entre elas a de São Felipe, criada em 1718. Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Dom Macedo Costa, em 04 de abril de 1962, desmembrado de São Filipe.Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS as fotos através do link FOTOS, NO TOPO DO SITE. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa terça-feira, 03, no salão de eventos do Parati Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, o Encontro com especialista em Beleza e estética, num evento protagonizado pelo SEBRAE-Conecta e que contou com participação de empresários e profissionais que militam nessa área, no município e região, numa parceria entre o SEBRAE, ACESAJ, CDL, ESPAÇO EMPRESARIAL  e PROJETO EMPREENDER. 

Logo após as saudações iniciais por parte do mestre de cerimônia Jânio Santana, coube a Carlos Henrique, Gerente regional do SEBRAE que também externou agradecimentos pelas presenças, discorrer sobre todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pela gerência local e, em especial, no apoio aos jovens empreendedores que buscam seu lugar no mercado, de forma organizada e competitiva. reportou-se à importância desses encontros com especialistas de várias áreas e enfocou o trabalho desenvolvido pelo MEDE, através de assessorias especializadas e o acompanhamento de indicadores. 

Em seguida, foi apresentado vídeo com depoimentos de empresários que foram capacitados na região, através do MEDE, oportunidade em que narraram sobre suas experiências e sobre o que esse aprendizado vem acrescentado no dia a dia dos seus negócios. Em suas falas, além do regozijo, a sataisfação de estarem colhendo louros a partir de iniciativas empreendedoras e que, por extensão, acabam gerando emprego e renda. 

Posteriormente, foram convidados as empresárias do ramo de beleza e cosméticos Fernanda Cardoso (Sobrancelhas e Design), Carolina Moraes Sampaio (Imperial Cosméticos e Cabeleireiro), para celebração de acordos de resultados e assinatura de contratos do SEBRAE-MEDE 2018.  Elas que deverão receber ensinamentos ministrados por parte de consultores especializados, de maneira a estarem atuando de forma masi organizada e competitiva.

E, para ministrar a tão esperada palestra, o renomado sócio-fundador do Núcleo de Gestão, Assessoria e Contabilidade para salões de beleza, Valmir Gazzoli. Ele que tem atuado em frentes como contabilidade gerencial, gestão financeira e pré-auditoria para implementação das normas ABNT paa salões de beleza. Dentre vários aspectos, discorreu sobre a importância da mídia bem produzida, elencando as principais (Facebook, Instagran, sites, youtube, whatsapp). Destacou a importância da tecnologia na relação com o cliente, gestão de salão e serviços. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agricultores de Santo Antônio de Jesus participam nesta quinta-feira (5), às 9h, de uma palestra com o pesquisador da Embrapa, Joselito Motta, com o tema: “Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandiocultura”. 
A atividade será realizada na Escola Municipal Dr. Antônio Albuquerque, no Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus, e é promovida pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Embrapa, SEBRAE e Banco do Nordeste. 
Joselito Motta é mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura Tropical, onde há mais de 30 anos atua, principalmente, nos seguintes temas: transferência de tecnologias voltadas para a produção, o processamento e a agregação de valor a produtos da mandioca.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inicia-se nessa quarta-feira, 04, a programação inerente às comemorações pelo transcurso do 56o. aniversário de emancipação política do município de Dom Macedo Costa, no recôncavo baiano, na gstão municipal capitaneada por Guito da Saúde-Sinhorzinho. Programação que, nessa quarta-feira, começa às 08:30h com Hasteamento das Bandeiras, na Câmara de Vereadores. Logo em seguida, Sessão solene. Dando prosseguimento, a inauguração do Centro de Fisioterapia; à noite, missa solene na igreja matriz.  

Nessa quinta-feira, 05, Projeto Ação e Cidadania e sorteio de prêmios da Campanha do IPTU. No dia 06 (sexta-feira), inauguração do Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e, em seguida, culto evangélico. No sábado, 07, Projeto Caravana de Lazer e, fechando a programação, dia 08, domingo, Feira de Agricultura familiar e shows com artistas locais, na praça principal. A administração, municipal, portanto, mantendo tradições e, mais que isso, promovendo inagurações no municipio. Município territorialmente pequeno, todavia, por outro lado, com grande potencial de crescimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus) comunicou, na data de hoje, prorrogação do "Prêmio Melhores do Ano 2017".  Evento que econtempla, anualmente, destaca empresas do município. A programacão para essa quita-feira, 05, incluia Vina Calmon e Adelmo Casé e deverai acontecer nas dependências do Villa Music, em Santo Antonio de Jesus. Em Em decorrência de não cumprimento, por parte da Villa Music,  de normas obrigatórias de seguranças perante entidades como o corpo de Bombeiros, o evento teve que ser adiado. Veja, abaixo, o teor do COMUNIDADO. .

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social (SMAS), realizou nesta quarta-feira (28), a segunda etapa da distribuição de peixes para Semana Santa às famílias carentes. 
Equipes formadas por servidores da SMAS se revezaram durante todo o dia para realizar a entrega nas diversas localidades da zona rural. O Prefeito Rogério Andrade também participou da entrega, ao lado da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês. 


Esse ano a Prefeitura está distribuindo a quantidade recorde de 20 toneladas de peixe para as famílias enquadradas nos critérios da Lei Municipal nº 1191 de 20/03/2013. Outra novidade foi a produção de senhas com selo holográfico, impedindo a falsificação. No total 10 mil senhas numeradas foram distribuídas nos bairros e zona rural, garantindo a concessão do benefício para 10 mil famílias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher recebeu nesta segunda-feira (26) o ‘Pílulas Dançadas’, projeto de balé do Teatro Castro Alves. Com curadoria artística de Jorge Vermelho, coreografia de Morena Nascimento e coordenação de Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli, o projeto leva, há três anos, arte e alegria para pacientes e hospitais.

Durante a visita ao Hospital da Mulher, os artistas visitaram enfermarias e ambulatórios, onde fizeram apresentações e interagiram com as pacientes. “Me sinto totalmente tocado em trazer arte para um local que é de muita sensibilidade”, contou o bailarino Agnaldo Fonseca.

“O propósito do projeto é vir nesse espaço para poder ter esse momento de interação, de contato humano e a arte promove isso. A arte nos leva para um lugar de sensibilidade, de perceber o outro através da nossa área, que é a dança”, completou Agnaldo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

O SEBRAE realizou, na noite dessa quinta-feira, 22, no salão de eventos do Parati Hotel, centro, Santo Antonio de Jesus, através do SEBRAE-CONECTA, o "Encontro com Especialista em Moda", num evento que contou com participação de empresários e representantes do setor de Varejo/moda e realizado em parceria com a ACESAJ, CDL, ESPAÇO EMPRESARIAL, SENAC e SHOPING ITAGUARI.

Dentre as personalidades apresentes, representando o SEBRAE, Carlos Henrique (Gerente Regional), Karla Barros (Gestora de Projetos), Taís Gaspar (Consultora), Iuri Clauto (Gestor de Projetos); palestrante André Robic, bem como, dentre os empresários de moda, Assis Amâncio (DIX), Karina Couto (Stillo Mulher), José Jorge Santos (São Jorge Modas), Maria Manoela Couto (Manu Maria)  Reis (Miúcha).

Iniciados os trabalhos, tendo Jânio Santana como mestre de cerimônia, coube a Carlos Henrique proceder agradecimentos e externar acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo SEBRAE em S.A.Jesus e região. Carla Barros (gestora de Projetos) também realçou acerca das atividades ministradas, em especial, os que vem sendo desencadeados através do MEDE. Dando prosseguimento, apresentação de um vídeo versando sobre "inovação".

Iuri Clauto, gestor de projeto, foi apresentado a todos como novo membro dessa equipe que, indubitavelmente, vem fazendo diferença nessa missão de dar asas ao empreendedorismo. Foram, também, externados agradecimentos, através de seus representantes, as empresas que participaram, nesse segmento, do SEBRAE-MEDE 2017: Gilda Modas, Aliança Modas, Bety Vest, Dix Estilo, Lucyju Gandu, Lucyju Ituberá, Sunset Estilo e Zig Zag. 

Apresentado vídeo com depoimentos dos empresários que, em 2017, participaram do SEBRAE MEDE. Todos realçaram  a importância do Programa, assim como recomendaram aos empresários que, porventura, desejem angariar novos conhecimentos nessa área de atuação mercadológica. Foram convidados novos empresários para assinatura de acordo de resultados e o Contrato SEBARE-MEDE 2018.

Coube à DIX Modas promover um rápido desfile de modelos, sob o comando do gerente  Assis Amâncio. Em seguida, a palestra proferida por André Robic, Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Moda (IBM-Moda). Ele que foi executivo de vendas e marketing em empresas brasileiras e internacionais. Robic, em entrevista exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre o convite formulado pelo SEBRAE e com as empresas devem se posicionar para usufruir de premissas positivas de vendas nesse paralelismo  através de lojas físicas e internet. Fotos Tvsaj.com.br. Veja mais Fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Moradores do Bairro Santa Madalena compareceram em peso ao ato realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na noite desta terça-feira (20), para marcar a retomada das obras de urbanização do bairro. A moradora Ana Cláudia, presidente da Associação em Defesa das Mulheres e Seus Familiares do Santa Madalena, falou sobre a emoção do momento:

- “É uma alegria imensa ver a retomada dessas obras. A gente conversa com as pessoas e vê que alguns já nem acreditavam mais. Por isso, esse momento é tão importante. Por que sabemos que com fé e determinação, nós vamos chegar lá. Vamos construir uma Santa Madalena cada vez melhor.” – Comentou.

A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, comentou sobre o compromisso da gestão com as comunidades mais carentes da cidade: - “Desde sempre, temos tido uma preocupação muito grande com as nossas comunidades. Hoje estamos felizes por que conseguimos resgatar um recurso que já estava quase perdido. E além das obras civis, esse bairro também receberá ações e oficinas de cunho social. O que nos deixa ainda mais satisfeitos.” – Declarou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social (SMAS), promove nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a distribuição das senhas às famílias carentes para o recebimento dos peixes da Semana Santa.  Serão distribuídas aproximadamente 10 mil senhas numeradas. Na quinta-feira, a distribuição acontece nos pontos de atendimento da zona urbana. Na sexta-feira, as equipes da Bolsa Família farão a entrega das senhas às famílias cadastradas nas comunidades da zona rural. 
A concessão dos peixes para a Semana Santa atende a Lei Municipal nº 1191, de 20/03/2013, que estabelece critérios para o benefício. Têm direito as famílias com rendimento igual ou inferior a um salário mínimo mensal, com prioridade para as famílias com maior quantidade de filhos. O benefício só pode ser concedido a uma pessoa por grupo familiar. A entrega será realizada nos dias 27, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, e 28, na zona rural. No total, serão distribuídas 20 toneladas de peixes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Conceição do Almeida, gestão Ito de Bega/Dilson da Muritibinha, apresentou, na manhã desse domingo, 18, a grade oficial dos festejos de São João 2018. Realizado na sede da Câmara Municipal, o evento contou com apoio da presidência da egrégia casa legislativa, no momento em que cedeu espaço que contou com maciça participação. Com o sloogan "São João do Almeidão", as festividades deverão  acontecer nos dias 22 a 24 de junho e, dentre as atrações, Léo Santana, Tayrone, Felipe Araújo, Devinho Novaes, Unha Pintada, Virgílio, Kart Love, Canários do Reino, Maria Chic, Isaac, Logunedé, Orlandão e Júnior Sampaio.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além de Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice-prefeito), Alan Sanches (Deputado Estadual), Nino de Ozama (presidente da Câmara); secretários municipais Suely Sobral (Saúde), Joanice Santos (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Gláucia Araújo (Assistência Social) e Luiz Almeida (Agricultura e Meio Ambiente); vereadores Bea Brasil, "Oreia", Vinícius da Mombaça, Nino de Ozamá, Dinho e Sukita. Também presentes Maurício Coni (Sup. de Indústria e Comércio), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), e lideranças do município. 

Especialmente convidados, marcaram presenças: EMISSORAS DE RÁDIO: Maércio Almeida(Sultana FM), Humberto Carlos (Rádio Clube FM), Leo Valente (Andaiá FM), Jackson Araújo (Rádio Santa Cruz), Wellington Macedo (Recôncavo FM); BLOGS ; Antonio Mascarenhas e Felipe Mascarenhas (TVSAJ.com.br), Fábio Barriga (Blog de Notícias), Bahia na Web (Humberto Carlos), Léo Valete e Priscila (Blog do Valente), Tatu (Blog do Tatu) e Rede Almeidense.com; JORNAIS: Edy Lima (Jornal Regional), Gildásio Cavalcante e Léo (Infosaj) e Nega Ju (Gazeta do Recôncavo). Integrando a Assessoria de  Comunicações da atual administração municipal, Olivaldo Oliveira (mestre de cerimônia), Toinho Simões (fotógrafo), Bebel (locutor), Jadson Barbosa e Maurício Braga. Representantes da imprensa que, diga-se de passagem, forma muito bem recebidos e colocados em destaque no referido evento. O Prefeito Ito de Bêga garante que a festa está sendo organizada com muito carinho e espera  sucesso de público como no ano anterior, além de movimentar a economia e o comércio local.

Iniciados os trabalhos, apresentação, por parte do prefeito Ito de Bega, de um vídeo enfocando algumas das realizações da atual administração, notadamente as que vêm acontecendo na área de educação e saúde. Logo em seguida, o chefe do executivo fez apresentação de um vídeo com os melhores momentos do São João 2017 para, em seguida, exibir vídeo com as atrações contratadas para as festividades de 2018. O prefeito não economizou elogios ao se referir ao importante apoio do Deputado Alan Sanches a sua administração. Em sua fala, destacou o apoio que será dado aos artistas locais nos três dias do evento. Terminadas as apresentações, todos foram convidados para um saboroso almoço, recheado com iguarias ca culinária local. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito Ito de Bega, ao lado do Deputado Alan Sanches, vice-prefeito e secretária de educação, convidou a imprensa para verificação "in loco" as instalações da Escola , uma das que foram reformadas no município e que já está equipada com novas carteiras e outros equipamentos, maneira a propiciar aos professores e alunos, conforto e segurança. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito discorreu sobre os procedimentos com relação à realização do São João, o envolvimento de todas as secretarias, num trabalho irmanado. Falou, também, sobre as obras em andamento, construção do Hospital Municipal e licitação para início de obras nas Ruas D, F, I e Cícero Sena, no Bairro Maria Passos Coni, dentre outras ações administrativas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Santo Antonio de Jesus reuniu a imprensa na sede do paço municipal, na tarde dessa sexta-feira, 16, para lançamento da "Operação Chuva 2018" num evento que, além das presenças do chefe do executivo municipal, prefeito Rogério Andrade, contou com participação de titulares de pastas de seu governo, a exemplo dos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura), Fátima do benfica (Agricultura e Abastecimento), Abel Caldas (Esporte e Lazer), Dei Côrtes (Cultura),Geraldo Sprícigo (Serviços Públicos), Sgt. Vinícius (Superintendente da Defesa Civil). Também marcando presenças os vereadores Dr. Francisco Freire, Délcio Mascarenhas, Altemir, Pedro de Teca, Irmão Gérson e Marcos Có, além de lideranças e representantes de outros segmentos da sociedade local. 

Fazendo uso da palavra, o prefeito Rogério Andrade discorreu a respeito dos propósitos do lançamento da operação em epígrafe. Asseverou que tal propositura tem por objetivo prevenir os efeitos da chuva e que, para tanto, fez-se necessária a criação dessa força-tarefa que inclui todos as pastas de seu governo que, direta e indiretamente, estarão no "front", ou seja, nos diversos setores que "a priori" podem oferecer riscos à população, à luz de eventuais situações provocadas pelas chuvas que tendem a se precipitar no município. Um trabalho que, além da disponibilização de toda uma logística operacional, precisará de todo apoio das comunidades. 

Elencou algumas das ações que, de forma preventiva, já foram desencadeadas, a exemplo da troca de manilhas por outras mais dimensionadas, de maneira a possibilitarem maior fluição das águas pluviais, limpeza de bueiros e enfatizou, também, a importância de todo um trabalho em torno da conscientização da população para que, em regime de parceria, louros possam ser colhidos, evitando-se, assim a ocorrência de distúrbios infraestruturais e, mais que isso, eventuais acidentes. Destacou que os trabalhos já se iniciam nesse sábado, a partir das 8h, na Rua Manaus, próximo ao Porta Aberta. Aproveitando o ensejo, o chefe do executivo anunciou a entrega da 11ª escola com ônibus escolar e fardamentos na próxima segunda-feira, 19, assim como adiantou o início da obra de estação de tratamento e outros serviços no bairro Santa Madalena.

Logo em seguida, a explanação audiovisual por parte do Coordenador da Defesa Civil, Sgt. Vinícius que, além de falar sobre a atuação de sua pasta, citou todo um trabalho que já foi feito no que tange ao diagnóstico de áreas de riscos, principalmente das encostas (em alguns deles), nos bairros Alto Santo Antônio; Alto Sobradinho; Bairro Irmã Dulce; Bairro Marieta Martins (Rádio Clube); Loteamento Salomão; Loteamento Viver Melhor; Recanto dos Prazeres (Rua do Curral); Rua São Jerônimo; Santa Madalena; e outros.

Elencou todas as secretarias que farão parte desse mutirão, sob a coordenação da  Defesa Civil: secretarias de Infraestrutura; Serviços Públicos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Assistência Social; Trânsito e Transporte Urbano; Assessoria Geral de Comunicação; e Ouvidoria Geral do Município. Parceiros como EMBASA e Corpo de Bombeiros também far-se-ão presentes nesses trabalhos, sempre que ocorram eventuais situações. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Gerência Regional do SEBRAE, realizou, na terde dessa quarta-feira, 14, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, em S.A.Jesus, o  Encontro com Especialistas de Panificação e Massas Alimentícias, através do SEBRAE-CONECTA, em parceria com a FIEB, SIPACEB, ADINOR, ITPC, SENAC, ACESAJ e CDL, com apoio da Dispan, RDB-Coca-Cola, Romen Alimentos, Café Palmeiras, Água de Coco, Iogurte Jamane, K&M e Biscoitos Kigoma. 

Organizado por Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE) e Karla Barros (Gestora de Projeto Indústria SEBRAE), ao lado de sua equipe de trabalho, também marcaram presenças Litelton Pires e Taís Gaspar (consultores do SEBRAE, atuando pelo MEDE), Tony (coordenador de vendas da ADENOR)  e Márcio Rodrigues, presidente do ITPC e renomado palestrante na área de panificação e massas alimentícias. Ele que, mais uma vez fez-se presente em eventos dessa magnitude, no município.

Evento que contou com a abertura de Jânio Santana (radialista, atuando como mestre de cerimônia), Black Anderson que, com seus acordes, contemplou os presentes com belas canções da MPB. Iniciando os trabalhos, coube a Carlos Henrique proceder agradecimentos e, aproveitando o ensejo, discorrer sobre a agenda do SEBRAE para esse primeiro semestre e, em especial, a atuação do SEBRAE-MED que tem por escopo buscar desenvolver, nos empreendedores, a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos  críticos para o seucesso do seus noegócios, através da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial. Karla Barros, por sua vez, explanou sobre o SEBRAE-CONECTA. Em seguida foi exibido um vídeo sobre inovação, dando ênfase as mudanças que vem sendo efetivadas nos divesos segmentos de mercado, principamente a partir do avanço das tecnologias.

Coube ao consultor Litelton Pires falar sobre o  SEBRAE-MEDE 2018. Discorrendo sobre sua aplicabilidade, dentre outros aspectos, citou a importância da agregação de novos valores e que, quanto maior o controle de custos, maior a lucrativaidade. Reportando-se aos principais problemas na área de panificação, foi enfático ao  elencar a questão da baixa qualidade de mão de obra e grande desperdício de produção, dentre outros fatores; No que tange ao resultado da aplicação do MEDE em 13 empresas da região, no ano de 2017, regozijou-se diante da diminuição do desperdício, aumento de faturamento e mehorias na comunicação, dentre outros fatos; No que concerne às ações que foram realizadas nessas empresas, destacou otimização na produção, melhorias nos layouts, desenvolvimento de outros produtos e pesquisas de satisfação.

Finalizando, Litelton convidou, dentre os representantes (que se fizeram presentes) das empresas que participaram do MEDE 2017, Superpão, Panilac, Panina, Sta. Rita e Aimpim Gourmet (S.A.Jesus); Parati, Kipão, Dubom (Cruz das Almas); Minimax (Nazaré das Farinhas); Menezes (Sapeaçu) e Pandoçura (Presidente Tancredo  Neves), para que pudessem falar um pouco sobre as experiências vivenciadas. Neivan Oliveira (Superpão), em nome deles, falou sobre todo um aprendizado e o quando tem sido importante para o dia a dia de seu negócio.  Em seguido foi exibido um vídeo com depoimentos desses participantes. 

Dando prosseguimento ao evento, a palestra "Qualidade, Produtividade e Inovação: as chaves para a competitividade na panificação", proferida por Márcio Rodrigues (Diretor do ITPC, Empresário do Setor de Panificação há mais de 25 anos, administrador de empresas e sócio-proprietário das padarias Pão da Serra, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Ele que possui experiência em projetos de intevenção, aprefeiçoamento e reestruturação de processos, gestão e desenvolvimento de empresas e atua na pesquisa e desenvolvimento da implantação de novas tecnologias, tendo realizado mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior.  

Em sua fala, Márcio, dentre outros aspectos pertinentes à pauta apresentada, enfatizou a importância da renovação do mix de produtos, necessária, não apenas para a fidelização dos clientes  mas, também, para atração de novos consumidores; mostrou como os empresários devem lidar com a concorrência e, mesmo assim, estarem no ápice da competitividade. Citou, também, a imperiosa necessidade de todo um trabalho no que concerne à comunicação que deve existir entre a empresa e o mercado consumidor. Coube à RBR (representante da Coca Cola na região), efetuar sorteio de alguns brindes entre os que marcaram presenças. 

Finalizando, a apresentação, por parte de Tony (coordenador de vendas da ADNOR), do tema "Redução do Custo de Mão de Obra pela Diversificação do Mix de Produtos". Ele que, ao lado de profissionais de panificação da ADNOR, apresentaram  diversas iguarias que, no final do encontro, foram submetidas ao paladar dos que se fizeram presentes. ADNOR que, diga-se de passagem, realiza um destacavel trabalho em prol do abastecimento na área de panificação em todo o país. Performance muito bem alicerçada a partir de todo um trabalho de pesquisa e emprego de novas tecnologias. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lança oficialmente nesta sexta-feira (16), às 16h, no Gabinete Municipal, a Operação Chuva 2018, um plano de trabalho que envolve diversas ações das Secretarias e dos órgãos municipais para prevenir e amenizar o impacto das chuvas na cidade.

Dentro da operação serão executadas ações preventivas e educativas, especialmente nas localidades que apresentam maiores situações de risco como: Alto Santo Antônio; Alto Sobradinho; Bairro Irmã Dulce; Bairro Marieta Martins (Rádio Clube); Loteamento Salomão; Loteamento Viver Melhor; Recanto dos Prazeres (Rua do Curral); Rua São Jerônimo; Santa Madalena; e outros.

O trabalho será coordenado pela Defesa Civil com participação das secretarias de Infraestrutura; Serviços Públicos; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Assistência Social; Trânsito e Transporte Urbano; Assessoria Geral de Comunicação; e Ouvidoria Geral do Município. Ascom Municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Admiradores do boxe, entusiastas do cinema nacional e profissionais da imprensa acompanharam, na noite de segunda-feira (12), na UCI Oriente do Shopping da Bahia, em Salvador, a pré-estreia do documentário 'A Luta do Século', que conta a história de uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro envolvendo o boxeador baiano Reginaldo Holyfield e do pernambucano Luciano Todo Duro. 

A produção, que irá estrear em todo o País a partir desta quinta (15), recebeu R$ 547 mil de incentivo do Governo do Estado, por meio do Edital Setorial de Audiovisual oriundo do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Para o diretor do longa-metragem, Sérgio Machado, o edital estimula a produção audiovisual "Esse apoio que recebemos do Governo do Estado foi de fundamental importância. Sem ele, teríamos tido dificuldades para terminar o documentário. Esse edital foi fundamental para que pudéssemos contar a história desses dois gigantes do esporte brasileiro, e é muito importante que ele continue de forma constante, dando suporte a novas produções, porque uma terra que não produz cinema, que não produz memória, é como uma casa sem espelhos, onde as pessoas não podem se ver e se reconhecer". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bailarinos cobertos de lama, com movimentos e passos que evocam os caranguejos, em meio a lama que cobre o solo. No palco, caixas que formam gaiolas humanas. No fundo, em telão, cenas impactantes que reforçam a construção do bicho homem. Trata-de de Cão sem Pluma, mais nova coreografia da prestigiada Cia de Dança Deborah Colker, que está em turnê pelo país. Inspirada no poema homônimo do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), o espetáculo será apresentado no Teatro Castro Alves neste sábado, 10, às 21 horas, e domingo, 11, às 18 horas.

Trata-se do primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira da Cia de Dança Deborah Colker, que foi criada em 1994 e traz no currículo, entre outros, os espetáculos Velox (1995), Rota (1997) Casa (1999), Nó (2005), Cruel (2008), Tatyana (2011) e Belle (2014). A trupe é patrocinada pela Petrobrás desde 995.

Publicado em 1950, o poema Cão sem Pluma acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. As condições subumanas nas palafitas, a degradação da natureza, a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida dura no mangue e os efeitos da seca são enfocadas no poema que utiliza a metáfora do cão sem pluma para falar do homem despossuído de tudo, do homem caranguejo que se mistura com a lama como uma massa espessa ("Difícil é saber/ se aquele homem/ já não está/ mais aquém do homem”, diz em certo verso a obra cabralina) .

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Em visita ao município de Jaguaripe, na manhã dessa quinta-feira, 08, acompanhado de sua comitiva, o governador Rui Costa, em atendimento aos pleitos formulados pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho e, por extensão, da população desse município, procedeu a entrega do Terminal Hidroviário de Mutá (reformado), assinatura de ordem de Serviço para recuperação do Terminal Hidroviário da sede, num investimento de 1, 3 milhões, beneficiando, também, os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragojipe. Na oportunidade, assinou convênio alusivo ao programa Bahia Produtiva, no segmento de mandiocultura, com a Associação de Produtores Rurais de Riacho do Miranda. Um investimento de R$ 416 mil.

Acompanhando o mais alto mandatário do Estado, o ex-governador Jaques Wagner; deputados federais Antonio Brito (canalizou vários benefícios para o município) e Walter Pinheiro; deputados estaduais Jurandir Oliveira e Eduardo Sales; ex-deputado federal Luiz Alberto (acompanhou a entrega de um trator agrícola, fruto de sua emenda parlamentar); prefeitos municipais Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Wellington Sena (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Marco Aurélio "Marquinhos (Itaquara), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Fernando Brito ( Cairu), Vivaldo Neto (vice de Ituberá.

Também prestigiando o evento, o vice-prefeito de Salinas (Zelito, ao lado da liderança Robson Marcelo); ex-prefeitos de Muniz Ferreira Valfrido Lima e Clovis Penine e, de Jaguaripe, Derá; vereadores de S.A.Jesus, Pedro de Teca e Altemir); vereadores de Muniz Ferreira, Jota, Edgar e o suplente Rogério de Humberto; vereadores de Nazaré, Idma e Dau, ao lado de Jackson Torres); Juracy Satos (vereador em D.M. Costa e jornalista),secretários municipais de Jaguaripe, Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Nilzete Barbosa (Planejamento e Administração), Péricles "Pepezinho" (Assistência Social e vice-prefeito), Larissa Costa (Saúde), Fernanda Gomes (Educação), Jose Vidal (Infraestrutura), Rosiel Conceição (Chefe de gabinete), ao lado de Gemile Albuquerque (Diretora Geral da Sec. Assis. Social); presidentes das câmaras municipais, Adé (jaguaripe) e Profa. Mara (Salinas da Margarida), e outras tantas lideranças do município e região. 

Antes da chegada da comitiva governamental, o vice-prefeito Pepezinho (Sec. de Assistência Social), ofereceu café da manhã às mulheres que se fizeram presentes na sede da prefeitura. Dentre elas, Fernanda Gomes (Secretária de Educação), Célia Cavalcanti (vereadora e aniversariante do dia), Larissa Costa (Sec. de Saúde) e, na oportunidade, Gemile Albuquerque (Diretora da Sec. de A. Social) falou sobre o desenvolvimento do Programa "Respeite as Minas, no município. 

Enquanto isso, no distrito de Mutá, o prefeito Hunaldo recepcionava a chegada do governador Rui Costa, que ao lado de Wagner, Deputados Antonio Brito e Pelegrino, procedeu inauguração do Terminal Hidroviário. Em seguida, essa comitiva dirigiu-se à sede do município, tendo o chefe do executivo visitado o Terminal Hidroviário que também será revitalizado. Dirigindo-se ao palanque armado, a comitiva foi recebida pela população, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de toda região.

Iniciados os pronunciamentos, os deputados Jurandir Oliveira e Eduardo Sales (estadual), Antonio Brito (federal) e ex-governador Jaques Wagner discorreram sobre a importância desse encontro em que o governo Rui Costa canalizou obras e outros benefícios para o município, como o vem fazendo em diversos rincões da Bahia e, naturalmente, enaltecendo a administração municipal que muito mais do que reivindicar, vem fazendo sua parte, através do desenvolvimento de um trabalho transparente e em compromisso com a população. 

O governador Rui Costa, por sua vez, como sempre bem humorado, discorreu sobre ações de seu governo em toda Bahia, dando ênfase às ações relacionadas à saúde, educação, infraestrutura e segurança, sem se esquecer, naturalmente, de todo um esforço em prol da geração de emprego e renda. Aproveitando o ensejo, falou que já entregou quatro policlínicas e que outras quatro (S.A.Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas), deverá ser entregues até maio próximo. Para dar suporte aos contingentes populacionais que irão se beneficiar desses serviços de saúde, citou a aquisição de ônibus com ar condicionado e conecções para redes sociais (whats app, twitter, instagran).

Recuperação de estrada e nova escola

O prefeito Hunaldo, por sua vez, além as reivindicações até então atendidas, em sua fala, solicitou do governador a revitalização da estrada que dá acesso à sede do município, sendo atendido em seu pleito. Rui Costa afirmou que seu governo publicará, em breve, a licitação para a recuperação de 14 quilômetros da BA-883, no trecho que liga Jaguaripe até a BA-001. “Essa estrada foi feita durante o governo Jaques Wagner, mas a empresa vencedora na época não cumpriu o contrato e foi acionada na Justiça. Como não podemos deixar o povo esperando o resultado da decisão judicial, vou garantir um asfalto digno e de qualidade para a população”. Estrada que, sem sombra de dúvidas, precisa ser revitalizada, de maneira que a população possa se deslocar com mais conforto e, acima de tudo, segurança.

Uma nova escola na cidade também foi anunciada por Rui. “O colégio terá seis salas de aula e um investimento de R$ 3 milhões. A licitação será realizada nos próximos dias e devemos inaugurar até o final do ano. A unidade vai oferecer melhor infraestrutura, garantindo ensino profissionalizante e tempo integral para o estudantes da cidade”, revelou. Jaguaripe desnevolve uma administração austera, progressista, servindo de exemplo a todo o país. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal fala sobre outras intervenções de seu governo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS (385), através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Diversas lideranças da região marcaram presenças em Jaguaripe na manhã dessa 5a. feira, 08, quando da visita do governador Rui Costa, no evento em que o chefe do executivo estadual inaugurou obras, entregou trator agrícola  e assinou convênio em prol do Programa Bahia produtiva e anunciou requalificação da estrada que dá acesso à sede do município. E, dentre essas lideranças, o ex-prefeito Clovis Penine, o ex-diretor de Educação no seu governo, Gileno Pereira, vereadores Jota, Cézar do Ponto Chic  e Edgar, bem como o suplente Rogério de Humberto.  Pelo que deixaram transparecer, o grupo já está se preparando para as eleiçõs de outubro próximo, apoiando seus candidatos a deputados e senadores. Mais que isso, já estão arregimentando nomes e traçando planos com relação à sucessão municipal. Mas, desde já? 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CÉLIA CAVALCANTI, vereadora, ex-secretária e primeira dama na gestão Heráclito Arandas, em Jaguaripe, prestigiou, na manhã dessa quinta-feira, 08, a solenidade que contou com a participação do governador Rui Costa, ex-governador Jaques Wagner e toda sua comitiva, ao lado do prefeto Hunaldo Costa, vice Pepezinho, deputados federaiws e estaduais, prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e diversas lideranças. Na oportunidade, momentos antes da chegada do chefe do executivo estadual, foi alvo de homenagem com o tradicional "parabéns", no café da manhã preparado pelo  vice-prefeito  Pepezinho. Ela que, tanbém no palco recebeu, ao lado da atual primeira dama e secretária de Saúde Laryssa Costa, homenagem por parte do governador Rui Costa. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Evento é gratuito e será realizado nesse dia 08 de março, no auditório Arlindo Fragoso na Escola Politécnica da Ufba. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a safra 2016/17 de grãos pode variar de 210,9 a 215,1 milhões de toneladas. No entanto, apesar do volume de produção e de o País possuir um dos maiores potenciais geográficos do planeta, o Brasil peca pela falta de Política de Estado voltada à infraestrutura logística. É o que afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos – ABOL, César Meireles, primeiro palestrante do Fórum da Agenda de Desenvolvimento Bahia, que será realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) e Instituto Politécnico da Bahia (IPB),na próxima quinta-feira (08), no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Segundo Meireles, há décadas vem sendo reduzidos investimentos em infraestrutura logística no Brasil, inibindo inclusive, o protagonismo do setor privado pela falta de marco regulatório e segurança jurídica. “Temos 8 mil km de litoral, clima favorável, fronteiras agrícolas extensas e em crescimento, matriz industrial estruturada e PIB em crescimento, porém, não pensamos no país de forma integrada e não avançamos por falta de política pública que abarque a intermodalidade”, observa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Considerado o "governador correria", Rui Costa dá prosseguimento a sua agenda pelo interior do Estado, Nessa quinta-feira, 08, no município de Jaguaripe, inaugura, por volta as 09:00h,  o Terminal Hidroviário de Mutá (totalmente recuperado, com um custo de 800 mil) para, em seguida, dirigir-se, ao lado do prefeito Hunaldo Costa, à sede do município, onde deverá assinar Ordem de Serviço visando recuperação do Terminal Hidroviário (na sede do município),  assim como procede, através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), a celebração de convênio em prol do Projeto Bahia Produtiva, beneficiando, assim, a mandiocultura local, em atendimento aos pleitos formulados pela administração Hunaldo Costa/Pepezinho.  Como se vê, o mais alto mandatário do Estado e os representantes desse progressista município não param. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Parati Hotel, centro, foi o local escolhido para que o SEBRAE realizasse, na noite dessa terça-feira, 06, palestra sobre "Gestão e Perdas no Segmento de Material de Construção", num evento em que essa entidade contou com parceria da ACOMAC (Associacão dos Comerciantes de Material de Construção do Estado da Bahia, AMANCO (fornecedor de produtos para instalação de tubos e conexões para construção), MATECOL (empresa de material de construção), BAHIA VIDROS (maior processador de vidros, na Bahia) e MAXPLAST (referência em tecnologia em artigos plasticos). 

Marcando presenças, além de Carlos Henrique (Gerente Regional) e Karla Barros (Gestora de Projetos) pelo SEBRAE, Paulo Abid (economista e palestrante), Márcio Maia (palestrante, discorrendo sobre o MEDE, Ivan Andrade (representante da ACOMAC/MATECOL). Também presentes Ovídio Azevedo (representando a Amanco), Adriano Oliveira (Bahia Vidros e Maxplast), Herivaldo Nery (Comapel), Élvis e Itamar (Matecol), gerentes de negócios da Caixa Econômikca Federal e Banco do Nordeste e empresários do segmento de material de construção. 

Precedendo a abertura dos trabalhos, os participantes foram contemplados com a execução de algumas músicas por parte do instrumentista presente. Iniciando os trabalhos, com apresentação do mestre de cerimônia Jânio Santana, as rápidas considerações por parte de Carlos Henrique (Gerente Regioal do SEBRAE),dando as boas vindas e de Ivan Andrade que enalteceu a realização desse evento e falou um pouco acerca das atividades da agremiação associativa que representa. Em seguida Carlos Henrique elencou as ações até então desenvolvidas pelo SEBRAE CONECTA no municíio e região, aproveitando o ensejo para elencar programação em pauta. 

Dando prosseguimento, Márcio Maia, consultor do SEBRAE, discorreu sobre as atividades do SEBRAE MEDE (Melhorias de Desempenho) e a importância dos indicadores). Na oportunidade também foi exibido um vídeo em que participantes do MEDE relataram experiências e o quanto a especialização auferida vem contribuindo para seus negócios.

Aproveitando a oportunidade, Karla destacou empresas que participaram do ciclo 2017, a exemplo da São Luiz (Amargosa), Jean madeireira, Dimensão Cimento, etc.. Eles que, logo em seguida, receberam certificados alusivos aos ensinamentos que lhes foram ministrados .

Empresários foram convidados por Karla Barros para assinatura de contratos, visando participação no ciclo 2018 do MED. Foram eles: Diego Oliveira (Material de Construção Araújo - Rede Erguer Itapoan), Edval Braga Anrade (Margel Material para Construção), Élida Oliveira Barbosa (Elicar Materiais para Construção), Allan Sobral Santos (Sobral Materiais para Construção), Fábio Cristiano Rocha Pinheiro (Construfaz) e Augusto Figueredo Neto (Guto Material de Construção). 

Na parte final do evento, a tão esperada palestra proferida por PAULO ABID, economista, consultor de empresas do comércio varejista de Materiais de Construção e de entidades de classe empresariais, com ênfase em gestão financeira, em projetos de mapeamento e desenvolvimento de processos operacionais e em projetos de modelagem e/ou reestruturação econômico-financeira de negócios. Ele que, em sua abordagem audiovisual, discorreu sobre as nuances que podem alavancar gestões eficazes e competitivas, desde que pautadas em preceitos organizacionais bem elaborados e que estejam, naturalmente, susceptíveis a eventuais e necessárias mudanças de rumo. 

Para realçar sua fala, foram exibidas planilhas que mostraram, de forma insofismável, como o empresário poderá evitar dispêndios desnecessários, como optar por modelos tributários que proporcionem mais lucro; a importância do controle de estoque e as técnicas para que a entrada e saída de produtos sejam mais céleres, evitando custos de armazenamento. Dedicou especial atenção, também, à questão das perdas, seja no âmbito tributário, seja nas devoluções de mercadorias, fraudes, quebras, etc.. Enfatizou que a grande "sacada" de reside na compra e que as compras conjuntas também constituem importante gancho para que sejam auferidos descontos importantes para a prática de preços e a consequente competitividade junto à concorrência. 

De parabéns, portanto, o SEBRAE CONECTA e, em especial, a gerência dessa entidade em S.A.Jesus (através de Carlos Henrique, Karla Barros e toda equipe,  no momento em que vem procurando qualificar diversos segmentos produtivos da sociedade, dando asas ao empreendedorismo. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS (195), através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 06, no Hotel Parati, centro, em Santo Antonio de Jesus, palestra sobre gestão e perdas no ramo de material de construção, com participação do renomado economista Paulo Abid. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

LOGO MAIS, MATÉRIA PERTINENTE AO EVENTO. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rafael Lopes

Santo Antônio de Jesus - Compras dissociadas da necessidade, ruptura e excesso de estoque e divergência entre os saldos de estoque físico e os indicados pelo controle interno. Essas são apenas algumas consequências da falta ou insuficiência de controle de estoque. O assunto foi abordado nesta terça (6), durante a palestra “Gestão de Perdas para o Varejo de Materiais de Construção”. A capacitação lotou o auditório do Parati Palace Hotel, em Santo Antônio de Jesus.

Para o economista e consultor de empresas do varejo de materiais de construção, que também ministrou a palestra para os empresários de Santo Antônio de Jesus e região, Paulo Abib, é preciso estar atento para as perdas nas operações de negócios. “O comércio varejista possui inúmeras atividades e os problemas são vários, com muitos atendimentos e entregas por dia. Então, o risco de perdas por dia nas operações dos negócios é sempre presente”, destacou. “É preciso estar atento a essas possibilidades de perda para evitá-las e reduzir a incidência da perda”, completou o palestrante.

Fábio Pinheiro é empresário em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, e revela que a capacitação despertou questionamentos sobre os processos em seu negócio. “A palestra foi, sem dúvida, muito importante. E em tão pouco tempo de explanação surgiram tantas dúvidas que nos instigam a repensar os processos de nossas empresas”, analisou o empreendedor. “Voltarei para a minha empresa mais preparado, e vou questionar toda a minha equipe sobre os processos, para aprimorarmos ainda mais o nosso grupo”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A abertura do campeonato baiano de ciclismo, modalidade XCO, acontece neste domingo (4), a partir das 8h, na pista municipal de ciclismo de Castro Alves. Grandes atletas participam da competição e entre os nomes mais esperados está Kennedi Lago, ciclista nascido na Terra do Poeta. Os garotos que integram a seleção de ciclismo da cidade também participam da competição, que tem como modalidade o circuito olímpico. Os vencedores desta etapa da competição concorrem a mais de R$10 mil em prêmios. O evento esportivo é gratuito e aberto ao público.

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Santo Antonio de Jesus sai na frente, tornando-se o primeiro município a anunciar o São João em 2018


Enquete


PodCast