Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Eventos

Notícias | postado por: Mascarenhas

A oficina é focada em produtos, segmentação e comercialização de moda e visa apresentar as melhores práticas do mercado para se obter resultados mais satisfatórios

Por: Gabriela Nascimento

Santo Antônio de Jesus - Os empresários da indústria e varejo de moda, que buscam conhecer práticas para a melhoria da comercialização de seus produtos, poderão participar da oficina Estratégias do Mercado da Moda, na próxima terça-feira, dia 22. O evento será realizado gratuitamente na unidade do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, às 18h30. As inscrições podem ser feitas através da Loja Virtual do Sebrae, pelo telefone 75 3631 3949. 

A empresária Mércia Bastos participou de um evento sobre moda, realizado pelo Sebrae no último mês, e conta que ficou muito satisfeita com a programação. “Recebemos instruções e um material de excelente qualidade. Aprendemos a definir nossa marca e posicioná-la de maneira que adequada ao público alvo”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta "ou outra qualquer data". "A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade", diz o magistrado. O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, "para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis"

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o bom início no Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol com duas vitórias em dois jogos, a seleção de Santo Antônio de Jesus luta agora para chegar a liderança do grupo 8 da competição. A equipe que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, enfrenta neste domingo (20), às 15h, a seleção de Cachoeira, líder da chave, em partida que será realizada no Estádio José Trindade Lobo. Uma vitória deixará a equipe do técnico João Carlos na liderança do grupo e mais perto de uma vaga na próxima fase do torneio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), em Santo Antonio de Jesus, nova assembléia para reativação do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) nesse município. A entidade é de extrema importância para discussão acerca de deliberações a serem tomadas em prol do desenvolvimento do município na área de sustentabilidade. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Fátima do Benfica, secretária de Agricultura e Abastecimento), Hélio Souza Lima (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Bruno Lopes (agronomo, representando a Secretaria de Agricultura), Ivanna Patrícia (representando a SEDEMA), Mariana Morais (representando o GANA), José Carlos Toneto (representando o SINCONSAJ), João Batista e Odilon Barreto (representando a Associação do Tabocal), Roberval de Jesus (professor, representando a UFRB), Leopoldo Souza (representando a FACEMP), Ailton Souza (CRC), José Carlos Moura (Associação da Sapucaia), Dourival Ramos (representado o SETAF/SEMAF), Railton Cardos e Tamara de Souza (representando a Secretaria de Infraestrutura), Januaro Nunes e Elaine Brito (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais). 

A nova Diretoria passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE-Maria de Fátima (Fátima do Benfica), VICE-PRESIDENTE-Mariana Morais, 1a. SECRETÁRIA: Ivanna Patrícia, 2o. SECRETÁRIO-Dorival Ramos, 1o. TESOUREIRO, Railton Cardoso, 2a. Tesoureira, Elaine Brito. Tendo em vista que, em assembleias anteriores deliberações não puderam ser tomadas pela falta de quorum, foram propostas substituições de algumas das entidades que faziam parte da composição anterior. O Sindicato dos Comerciários foi substituído pela Associação de Pequenos Agricultores da Sapucaia. Com relação à participação da Associação de Moradores da Urbis I, CREA, NT1 21, CRC e SINCONSAJ, a comissão retornará a essas instituições. Fotos, ASCOM SAAB

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Alunos do Clube de Karatê CKSAJ e que treinam no Colegio Novo Espaço, AABB e  Centro Comunitário do Cajueiro, sob o comando do professor Március Pirôpo,  em Santo Antonio de Jesus, foram homenageados, na manhã dessa terça-feira, 15, no Colégio Novo Espaço, diante da diretoria e todos alunos que frequentam essa unidade de ensino. Eles que, nesse domingo, 13, disputaram e conseguiram medalhas de ouro, prata e bronze, em evento realizado no ginásio da SUDSB, em Salvador. Dentre esses alunos, o atleta mirim Kauan que, nessa competição, pariticpando de uma chave com 18 atletas, conseguiu medalha de ouro. 

Graças à excelente performance demonstrada pelos alunos da CKSAJ, alguns deles já estão classificados para participação no Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá em Campina Grande (PB), no próximo mês de outrubro.Confira a classificação dos atletas participantes desse último evento esportivo, em  Salvador:ATLETAS DO COLÉGIO NOVO ESPAÇO: Enzo Ceraldi, Lara Reis Casais, Yasmin Galvão-Trofeu de Ouro, Kata em equipe; Lucca Ceraldi do Amaral - Bronze; Pedro Henrique, Felipe Sampaio, Gabriel Silva - Troféu katá em equipe; Gabriel Brito - Bronze; Yasmin Galvão -vice campeã de karatê (prata); Lara Reis Casais - Bronze; ATLETAS DA AABB: Wellington Natan Andrade Silva - campeão baiano de karatê - OURO (categoria especial katá), Yago Gabriel Barreto - BRONZE; Joaquim Silva Oliveira - BRONZE; Gustvo Andrade Souza - 02 BRONZES; Eduardo Mandel - 02 BRONZES; Caio Santos de Jesus - 4o. lugar; Rafael Mendel - 4o. lugar.

Dentre os integrantes da diretoria do Novo Espaço, a professora Norma Lúcia Assis, empreendedora de sucesso na área educacional. Ela que foi Secretária Municipal de Educação, na gestão do prefeito Euvaldo Rosa, oportunidade em que desenvolveu um meritório trabalho a frente de sua pasta, a ponto de realizar, nesse município, o maior Congresso de Educação do Norte/Nordeste, com participação de renomados nomes das hostes educacionais do sul do pais, a exemplo de Vasco Loretto, José Luiz Tejón, Celso Vasconcelos, Teuler Reis e outros. Ela que, diga-se de passagem, é considerada uma das mais eficientes gestoras educacionais do nordeste. 

Nessa homenagem prestada, o professor Március Pirôpo, diante de todos os presentes, agradeceu aos patrocinadores, e, em especial, à direção do Colégio Novo Espaço, sob a égide de Norma Lúcia e, aproveitando o ensejo, comandou uma rápida apresentação de katá por parte desses alunos que tão bem vem representando as cores do município. Regozijado diante do reconhecimento desse trabalho, nas palavras da diretora, Pirôpo teve a oportunidade de constatar de que "sementes, deveras irrigadas, produzem, sim, frutos". Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos VÍDEOS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A localidade da Santa Luzia recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Egnaldo Piton, o vice Edimundo Xavier, secretários e representantes de Secretarias, em mais um encontro do PPA (Plano Plurianual). Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales.

A comunidade pode apresentar propostas para a região que compreende as localidades de Santa Luzia, Milagres de Santo Antônio, Sapezinho, Comum, Santíssimo, Teixeira, Cajazeiras, Jogo da Bola e Ramo das Graças.Demandas referentes a conservação das estradas, geração de emprego, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente foram tidas como prioritárias pelos moradores presentes.

Com o encontro de hoje, completa-se o ciclo de reuniões do PPA de Dom Macedo Costa, com propostas que irão compor o planejamento do município nos anos de 2018 a 2022.Em cinco encontros, contemplando as várias localidades do município, a equipe da atual gestão municipal pode ouvir de perto as reivindicações dos munícipes, em uma verdadeira construção de uma administração democrática, transparente e de participação popular.Dando o direito de decisão ao povo sobre a Dom Macedo Costa que queremos, nosso município segue firme #CONSTRUINDOCIDADANIA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na maioria dos municípios, e não é diferente, em S.A.Jesus, as associações comuitárias só são vislumbradas nas epocas de campanhas eleitorais. Representando suas comunidades, numa verdadeira via-crucis, as lideranças sofrem para que melhorias sejam canalizadas a esses rincões. A maioria dos pleitos não são atendidos a contento pelo poder público. Uma luta, convenhamos, "dantesca". A mioria absoluta dos vereadores, simplesmente, dão as costas, às reivindicações reinantes, numa demonstração insofismável de descaso. 

Nesse domingo, 13, a presidente do Núcleo Residencial Zilda Arns, Luzia, assim como o faz todos os anos, conseguia angariar alguns prêmios para distribuição entre filhos que anseiavam presentear seus genitores, nesse domingo, dia dos pais. E, na oportunidade, a Tvsaj conseguiu registrar a satisfação que emanava dessas pessoas ali reunidas. Fotos, Júlio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Liderança comunitária do Conjunto Residencial Zilda Arns, seu Zé, como é carinhosamente chamado, reuniu pais na manhã desse domingo, 13, para compartilhar um grande bolo e refrigerantes, em homenagem prestada nesse importante dia. Ele que, diga-se de passagem, também vem distribuindo, semanalmente,  sopa às pessoas carentes da comunidade. Um trabalho que ameniza a fome de pessoas menos favorecidas. Fotos, Júlio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesse último domingo (13/08), atletas de Santo Antônio de Jesus do Clube de karatê CKSAJ, que treinam no Colégio Novo Espaço, AABB e Centro Comunitário do Cajueiro, conquistaram títulos importantes para o Karatê da Bahia. O Clube CKSAJ ficou na 3º colocação geral da competição com medalhistas de ouro, prata e bronze. A competição aconteceu no ginásio da SUDESB em Salvador e contou com a participação de renomados atletas da FBKK afiliada da CKB.
Os atletas medalhistas estão classificados para o campeonato brasileiro de Karatê, que acontecerá em Campina Grande Paraíba em outubro. Confira aqui a tabela de classificação dos atletas CKSAJ: 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Dia 17 de agosto será lançada a obra artística Reentrâncias, no SESC Santo Amaro, em São Paulo, uma nova proposta de intervenção urbana que se utiliza da linguagem audiovisual, da dança e da tecnologia móvel. O projeto integra o evento“Modos de Existir, projeto de dança realizado pelo SESC Santo Amaro desde 2012. Para 2017, o evento convidou apesquisadora Ivani Santana (IHAC/UFBA), coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual,para idealizar a temática dessa sétima edição.

Modos de Existir, módulo 7, Dança e(m) Intermidialidades” propõe olhar para o estudo e para as configurações da dança por uma perspectiva interdisciplinar: espetáculo, instalação, videodança, intervenção urbana, dentre outras. O evento tem como objetivo abordar a dança concebida a partir da mediação tecnológica e articulada com outras linguagens artísticas eáreas de conhecimento. O interesse está nos projetos e pesquisas que se realizam pela intermidialidade, colocando em pauta as poéticas tecnológicas nas Artes Cênicas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após dois dias de debates, trocas de ideias e construção de propostas chegou ao fim nesta terça-feira (8) a V Conferência Municipal de Saúde (V CMS) de Santo Antônio de Jesus. O evento realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde teve dois dias de auditório lotado por profissionais da saúde, estudantes, conselheiros, representantes de entidades e membros da sociedade civil.

Com o tema “Sustentabilidade: desafios e perspectivas do SUS”, a V CMS teve início na noite da última segunda-feira (7). O Secretário de Saúde, Leandro Lobo, acolheu os convidados com um balanço das ações realizadas nos sete meses de gestão a frente da Secretaria e destacou a importância da participação popular nas Conferências.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A seleção de Santo Antônio de Jesus estreou com vitória fora de casa no último domingo (6) pelo Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol. O time da Capital do Recôncavo foi até Cruz das Almas e venceu os donos da casa por 1x0, com gol marcado pelo atacante Gustavo.

Agora, a equipe que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, enfrenta a seleção de Vera Cruz, domingo, dia 13, às 15h, no Estádio Municipal José Trindade Lobo, quando fará a sua estreia em casa na competição.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A capacitação, voltada para os Microempreendedores Individuais, apresenta técnicas de controle de caixa que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia do negócio

Santo Antônio de Jesus - Gerenciar um negócio e administrar as finanças pode ser difícil para muitos empreendedores. Pensando nisso, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus realizará a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, nesta quinta-feira, dia 10. A capacitação é gratuita e acontecerá das 8h às 12h, no auditório do Sebrae. As inscrições podem ser feitas através da loja virtual ou do telefone (75) 3631-3949.

A oficina tem como foco ajudar a estabelecer práticas simples para aprimorar a gestão financeira do caixa e das contas, que podem fazer toda diferença no final do mês. O conteúdo da capacitação envolve: técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio; visão do uso correto do dinheiro; fluxo de caixa adequado e controlar as contas a pagar e a receber; e estratégias de otimização dos resultados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece de 7 a 11 de agosto na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o 14º Curso de Propagação de Plantas.
O evento vai contar com a presença de 20 participantes, entre técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a micropropagação de plantas.

Ao todo, serão 22 instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Faculdade Maria Milza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Campo Biotecnologia Vegetal. A coordenação do curso é dos pesquisadores Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Duarte Souza, Janay Almeida dos Santos-Serejo e Tatiana Góes Junghans.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Sustentabilidade: desafios e perspectivas do SUS”, este é o tema da V Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus que acontece na próxima segunda (7) e terça-feira (8) no Antonius Imperial Hotel. O evento é realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Serão dois dias de programação aberta ao público. Na segunda-feira (7), a abertura terá início às 19h com a Palestra Magna “Saúde Pública de qualidade. Direito de todo cidadão.”, ministrada por Jacqueline Bonfim, secretária de Saúde do município de Coribe – BA, diretora do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONARES/ CONASEMS).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O aluno Kauan de Jesus Santos, em apenas 02 meses e meio  de treinamento, foi classificado para participar do Campeonato Baiano de Karate oficial, que acontecerá no ginásio poliesportivo de Cajazeiras em Salvador Bahia. Kauan tem a torcida dos colegas e de toda direção da escola, que acredita na força do esporte em parceria com a educação.Kauan teve um bom rendimento escolar após particpar da oficina de karatê, assim como Kauan outros alunos já se preparam para as próximas competições e estão contagiados com o esporte.

A professora Danielle Lopes a coordenadora Zana e a diretora Silvislayne Mercês e toda equipe do Centro Comunitário do Cajueiro, estão dando todo apoio para que o Professor Marcius Mateus Pirôpo, possa desenvolver as atividades do karate através do Mais Educação do Gov. Federal, oferendo apoio logístico e pedagógico em parceria com o programa.O  karatê através de sua filosofia, tem sido um forte aliado na educação em todo o país, Kauan fará parte da seleção santantoniense CKSAJ  de karatê com renomados atletas da AABB e Colégio Novo Espaço, rumo a Salvador no dia 13 de agosto. Caso Kauan tenha uma boa colocação, poderá disputar o campeonato brasileiro que acontecerá em Campina Grande na Paraíba em outubro deste ano.Fonte: CkSaj.Saj Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A renomada loja de modas femininas, MANUELLA, sediada na rua Rui Barbosa, centro (próximo à Quatro esquinas), em S.A.Jesus, realizou, nessa quinta-feira, 03, lançamento de nova coleção e, na oportunidade a empresária Manuela recebeu clientes e amigos, ao lado de funcionárias, com o mesmo carinho de sempre. Empreendimento comercial que vem crescendo a cada dia graças à qulidade dos produtos e, mais que isso, atendimento de escelência. Veja fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Vestidos, saias, blusas, sapatos, acessórios, enfim, um leque de produtos de qualidade e que, deveras, estão, literalmente, na moda, à disposição de um público consumidor que valorize o que é bom. Com esssa proposta de bem servir, a loja é, inexoravlmente, o "point" que a mulher sempre procura na hora de decidir por algo que possa realçar, ainda mais, a sua beleza. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br/Gazzeta do Recôncavo). Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Bira Corôa (PT), presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade, receberá pela quarta vez a deputada federal Benedita da Silva (PT) para mais uma sessão de homenagens à mulheres negras por meio do Troféu Pérolas Negras. A honraria será entregue no próximo dia 11 de agosto, a partir das 9h, durante sessão especial, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia. Em alusão ao 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e no Caribe e Dia Nacional de Tereza Benguela e da Mulher Negra, a quarta edição do Pérolas Negras, terá como tema central Os Desafios de Ser Mulher Negra na Década Internacional Afrodescendente.

Nesta edição, as homenagens se estenderão a grupos, coletivos e instituições que dedicam suas atividades ao empoderamento de mulheres negras, tendo por base a qualidade de vida e a construção do bem viver dessas mulheres. A lista inclui, por exemplo, o Coletivo Angela Davis, o grupo Maria Felipa da PM-BA, Instituto Odara, Rede de Mulheres Negras da Bahia, entre outros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O reconhecimento esperado por qualquer homem público que, deveras, arregaça as mangas em prol do desenvolvimento de um trabalho que tenha por escopo atender os interesses das comunidades é, inexoravelmente, o termômetro e, ao mesmo tempo, o parâmetro necessário para o arrefecimento de ânimos em busca de novos desafios. E isso não acontece apenas diante de merecidas reconduções através de reeleições em pleitos eleitorais mas, também, quando opiniões brotam a partir de ex-gestores e, até de oposicionistas. 

Consubstanciado nessa premissa é que, na noite desse sábado, 29, em sessão especial da Câmara de Vereadores,  comemorativa aos 55 anos de emancipação politica de Muniz Ferreira, o prefeito municipal Wellington Vieira, ao lado da vice Minde da Saúde, sentiu-se regozijado ao ver seu nome reverenciado por todos que se encontravam nesse grande evento. Não apenas pela persistência para chegar ao poder mas e, principalmente, pelo fato de, já em poucos meses de gestão, realizar um trabalho que, indubitavelmente, já se insere ao lado dos grandes gestores do município, dentre eles, Valfrido Lima, João Amâncio, Dr. Dilson, Antonio Rodrigues que, presentes nesse evento, não pouparam elegios ao atual gestor. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nesse evento, além dos gestores municipais Wellington e Minde, Adilson (presidente da Câmara) e Alan de Minde, compondo a mesa, bem como os vereadores Edgar, Ivone, Zelito, Cézar, Valney, Rai e Jota. Também prestigiando o evento, Dr. Alan Sanches (deputado estadual), Eunice (prefeita de Nazaré, acompanhada do esposo Izaquinho), Elias Nagib (Secretário de Assistência Social em Nazaré, ao lado da esposa); secretários municipais Sandielle Fróes (Saúde), Luzia Vieira (Educação), Branco (Infraestrutura), Michel (Administração);  Aguinaldo Oliveira (contador); Manoel Muniz Ferreira (neto do patrono municipal), Memezinho (secretário de Administração de Salinas da Margarida) e outras personalidades. 

Em todos os pronunciamentos realizados, além dos proferidos pelos  ex-gestores, vereadores e convidados, dentre eles, Neto Ferreira e Dr. Alan Sanches, parabenizações pelo transcurso de 55 anos do município e à gestão capitaneada por Wellington Vieira-Minde da Saúde. Destaque não apenas aos aspectos paisagísticos e de infraestrutura, em todas as áreas mas, também, à dinâmica administrativa centrada na ética, na transparência e no compromisso com o dinheiro público.  Foi concedido título de cidadão de Muniz Ferreira ao Cap PM Novato (chefe da 5a. Cia de Policia Rodoviária) e placa de menção honrosa ao prefeito Wellington Vieira.  

O prefeito Wellington, por sua vez, finalizando o evento, agradeceu a todos pelas presenças, fez questão de apresentar todos os integrantes de sua equipe de governo para, então, externar agradecimentos e elencar algumas de suas realizações, dentre elas, a mais recente, aquisição de duas ambulâncias 0 Km, através de recursos próprios do município. Terminada a cerimônia, convidou a todos para saborear iguarias da culinária local, em sala contígua. 

As comemorações que tiveram início no dia 25 com Conferência Municipal de Saúde e que contaram, na noite desse sábado, com missa solene, sessão especial da Câmara e apresentações musicais na Orla, serão concluidas nesse domingo com corrida rústica pela manhã e, à tarde, novas apresentações musicais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que marcaram presenças na sessão especial da Câmara de Vereadores, na noite desse sábado, 29, em Muniz Ferreira, em homenagem aos 55 anos de emancipação política do município, as dos ex-gestores municipais Manoel Muniz Ferreira (patrono do município, representado por Neto), Valfrido Lima, João Amâncio,Dr. Dilson  e Antonio Rodrigues. 

Eles que, em seus pronunciamentos discorreram sobre a importância dessa comemoração e que, também côncios do dever cumprido no comando do município, não se furtaram a rasgar elogios à conduta administrativa da atual gestão municipal sob a égide de Wellington vieira e Minde da Saúde. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, atendendo a uma solicitação do vereador Carlos de Oliveira Ramos (PMDB), realizou uma Sessão Especial na última quinta-feira (27), que abriu a Primeira Semana do Agricultor. A sessão foi realizada na Comunidade do Tabocal, zona rural do município e contou com a participação de produtores da agricultura familiar. Também estiveram presente: Ana Lúcia Costa – Presidente da Associação dos Moradores do Povoado de Boa Vista; Odilon Barreto Neto – Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Tabocal e Bom Jardim; Janderson – Representante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Eduardo Veiga de Andrade – Presidente da Associação do Cruzeiro do Riachão; Januário Nunes – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Maria Clara – Representante do Grupo Força Jovem do Tabocal além da secretária de Agricultura e Abastecimento Maria de Fátima e o comandante do 14º Batalhão Irlando Oliveira.

O autor da propositura que originou a sessão, vereador Carlos Oliveira saudou os participantes e destacou a importância da valorização da prática do agricultor no município, lembrando que a maior parte do alimento que vai para a nossa mesa, vem dessa prática primária. Durante a sessão, foram apresentados dois projetos que beneficiaram os agricultores, um que inclui no Calendário Oficial do Município, o evento Semana do Agricultor, e o outro que dispõe sobre a criação do Balcão de Atendimento Rural – BAR.
“Vendo a importância desse evento, eu protocolei dois projetos. Um incluir a Semana no Agricultor no Calendário Municipal para que a Prefeitura ajude ainda mais esse grande evento que é muito importante, o outro projeto é o BAR, chamado de Balcão de Atendimento Rural. Sabendo da dificuldade do homem do campo, para marca seus exames na Central de Marcações, esse projeto será exclusivo para atender só o homem da zona rural dando mais eficiência na marcação dos exames sem precisar às vezes sair um dia antes de suas casas. São muitas as dificuldades que o homem do campo enfrenta quando se desloca até a cidade para marcar um exame”, destacou o vereador Carlos Oliveira.
A data oficial é dia 28 de julho onde no Brasil é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Por traz do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro. Nem sempre lembrados, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e tornam a agricultura competitiva. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimentos. O preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos. Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam no batente muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram as atividades quando o sol já se foi. Leonardo Sousa/ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

27 de Julho é o Dia do Motociclista. Em Santo Antônio de Jesus, a data será comemorada com a “Quinta dos Motociclistas” que acontece a partir das 19h, na Praça Padre Mateus. O evento, apoiado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através das secretarias de Esportes e Lazer, Infraestrutura e Trânsito e Transporte Urbano será animado pelas bandas Cortando Chão e Jandro.Além dos shows, haverá também: exposição de motos, exibição de vídeos educativos sobre trânsito, churrasco para os motociclistas, arrecadação de alimentos, camisetas personalizadas na hora e stand’s de patrocinadores e produtos do universo motociclístico. O evento é aberto ao público.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O São João de Santo Antônio de Jesus de 2017 será consagrado nesta sexta-feira (28) como o mais organizado, com melhor estrutura e visibilidade no Prêmio Melhores do São João 2017, promovido pelo Portal São João na Bahia, principal site de festas juninas do País. A Capital do Recôncavo faturou três prêmios nas categorias: Melhor Organização, Melhor Estrutura e Melhor Visibilidade.A cerimônia de premiação acontece no Coliseu do Forró, em Salvador e reunirá artistas, empresários, produtores, autoridades e forrozeiros que serão embalados pelos shows das bandas Estakazero e Flor Serena.

As premiações são fruto do trabalho da nova gestão, que investiu para que SAJ voltasse a ser um dos principais destinos dos festejos juninos no país, fomentando a economia local. O resultado foi um evento que foi destaque não só nas três categorias, mas na segurança, no resgate das tradições e na valorização dos artistas locais.A cantora santoantoniense Joyce França também participa da celebração como cantora revelação, ao lado de outros grandes nomes da música forrozeira como Adelmário Coelho, Jorge de Altinho, Banda Fulô de Mandacaru, Trio Nordestino, Nádia Maia, Marquinhos Café, Eugênio Cerqueira, Zelito Miranda, dentre outros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 25, na sede do Rotary Clube de Santo Antonio de Jesus, assembléia festiva em celebração por mais um ano de bons serviços prestados por essa entidade à população de Santo Antonio de Jesus. E, na oportunidade, o atual presidente Fernando Henrique, radialista, empresário, socio-proprietário da Andaiá FM e grupo RBR, na presença dos rotarianos que integram essa unidade no município e visitantes, agradeceu a todos pelo transcurso do mandato 2016-17. Ele que foi reeleito para mais um mandato a frente da entidade: biênio 2017-2018.

Dentre as personalidades que também marcaram presenças, compondo  a mesa, Henrique Gonçaves Trindade (governador do Distrito 4550), José Ronaldo de Carvalho (prefeito de Feira de Santana, 4o. mandato e provável candidato a senador), Edson Carvalho (paroco na Igreja do São Benedito), Dr. Julimar Barreto (promotor público), Genival Deolino (Presidente da ACESAJ), Dr. Humberto (chefe de gabinete, representando o prefeito Rogério Andrade), integrando a mesa.

Também marcaram presenças, Dilson Barbosa (renomado radialista e sócio-proprietário da Andaiá FM e grupo RBR), Cézar Queiroz (arquiteto e ex-secretário de infraestrutura do município), Sandro da Design Print (empresário), Alix Martins e esposo, Dr. Everaldo Júnior (empresário, CTO). Dentre os rotarianos,  Val da Oldesa (empresária, ao lado do esposo, também rotariano), Joel da contabilidade, Venâncio João (auditor fiscal), Paixão, respectivas esposas. 

Dentre os que fizeram pronunciamentos, o governador Henrique Gonçalves, oportunidade em que discorreu sobre todo um trabalho desenvolvido pelo Rotary na Bahia, tendo por escopo contribuir para a inclusão social, através de ações, também, na área de saúde. Aproveitando o ensejo, rasgou elogios ao trabalho desenvolvido por Fernando Henrique a frente do Rotary em S.A. Jesus, com apoio de todos companheiros, no município. 

Fernando Henrique (à direita, ao lado de Sandro da design), por sua vez, após externar agradecimentos a todos que se fizeram presentes e, em especial ao apoio de todos os companheiros para que seu trabalho a fente da entidade fosse coroado de êxito, destacou algumas das  realizações a exemplo de: 1-Continuidade do Projeto Banco de Cadeira de Rodas/Natal Solidário e Flores Holambra; 2- Apoio à Educação Infantil, junto à Escola Rosalvo Fonseca; 3-Criação do site "rotarysaj.org"; 4-Craição do Interact; Promoção do evento "Páscoa de crianças carentes"; Promoção de debates com todos os candidatos a prefeitos da cidade, na última eleição municipal; Reforma da sede social, que agora irá permitir a realização de eventos, cursos, assim como citou  outras ações voltadas para a comunidade carente no município. Aproveitando o ensejo, anunciou a criação da futura "Biblioteca Bompanheiro Venâncio João de Oliveira". 

Finalizando, foi oferecido um coquetel a todos que se fizeram presentes, sob os acordes da "Banda de Zé de Belém". Em entrevistas exclusivas,  concedidas à Tvsaj, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, falou acerca do trabalho de Fernando Henrique junto ao Rotary, assim como discorreu sobre a sua provável  candidatura ao Senado, nas próximas eleições. Dilson Barbosa, sócio de Fernando Henrique, também se reportou ao trabalho do companheiro a frente dessa entidade e sobre conjuntura política nacional.O presidente, por sua vez, declarou-se regozijado em estar contribuindo para o sucesso do Rotary e apoio recebido dos comapnheiros e da população.  Fotos Antonio Mascarenhas. Veja outras em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 25, no Centro de Treinamento Municipal, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a 5a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, num evento protagonizado pela Secretaria de Saúde, na gestão Wellington Vieira-Minde da Saúde, contando, naturalmente, com empenho das demais pastas do atual governo. Um evento que se insere no rol de atividades que se desenvolvem nas comemorações alusivas aso 55 anos de emancipação politica do município. 

Com o tema "Direito à Saúde Pública de Qualidade", a Conferência que se iniciou na data de ontem prossegue nessa quarta-feira, no mesmo local. Nos dias 27 e 28 a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos  serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropoétrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização  sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Mria Lívia Cavalcante, coordenadora de atenção básica discorreu sobre os preparativos para essa conferência, sob a égide de sau titular Sandielle Sales Froes que, diga-se de passagem, desenvolvem um meritório trabalho no município com apoio e abnegação de toda equipe. Dentre  as personalidades que marcaram presenças, além de Minde da Saúde (vice-prefeita, representando o prefeito Wellington Vieira), as secretárias Sandielle (Saúde)  Luzia vieira (Educação); Maria Lívia, vereador Roni e o médico Dr. Dilson (ex-prefeito do município) e profissionais ligadas a área.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos Entrevistas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

As secretarias se organizaram de forma a exibir os trabalhos realizados durante o primeiro semestre da atual gestão comandada por Wellington Sena Vieira  e Almerinda Menezes Lírio, e trazem para população atividades que reforçam a identificação cultural. Oficinas de corte de cabelo, penteados afro, manicure e pedicure, mostra de artes manuais e trabalhos de artes visuais são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Ação Social. Serão exibidos também os resultados das ações desenvolvidas com grupos de idosos, mulheres e crianças. O Departamento Esportivo, diretoria integrante da Secretaria de Ação Social, promoverá ainda a tradicional Corrida Rústica com o intuito de valorizar a prática esportiva entre corredores profissionais e amadores da cidade e região.

A Secretaria de Saúde terá suas atividades iniciadas com a 5ª Conferência Municipal de Saúde que terá como tema “Direito à Saúde Pública de Qualidade”. A conferência acontecerá nos dias 25 e 26 de julho no Centro de treinamento Municipal. Nos dias 27 e 28, a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, e Trânsito e Transporte Urbano realizará uma reunião nesta quarta-feira (26) com moradores do Bairro Irmã Dulce e adjacências para apresentar o projeto arquitetônico da nova rotatória da Avenida Juracy Magalhães. O encontro acontece a partir das 18h, na Creche 11 de dezembro e terá a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, e Trânsito e Transporte Urbano realizará uma reunião nesta quarta-feira (26) com moradores do Bairro Irmã Dulce e adjacências para apresentar o projeto arquitetônico da nova rotatória da Avenida Juracy Magalhães. O encontro acontece a partir das 18h, na Creche 11 de dezembro e terá a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma modalidade esportiva tem começado a despertar o interesse dos jovens macedenses. Concentração, disciplina, autocontrole, aprimoramento dos reflexos corporais e dos sentidos intuitivos são algumas das características do karatê, atividade que, a partir deste ano, começou a fazer parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social de Dom Macedo Costa.

A oferta do karatê tem sido um sucesso e conta com 109 matriculados, em 9 turmas semanais, contemplando alunos de 09 a 18 anos. Matheus dos Santos, instrutor no projeto, lembra que Dom Macedo Costa esteve carente dessa modalidade esportiva durante cerca de 20 anos, quando o seu pai, o professor de karatê Edberto dos Santos, dava aulas desse esporte no município. Agora pai e filho recomeçam a missão de formar nossos caratecas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sonho de participar de aulas de balé agora é realidade na vida das crianças macedenses. A atividade, implantada a partir deste ano, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Dom Macedo Costa e atende cerca de 110 crianças, de 03 a 11 anos de idade, em seis turmas semanais.

Para a professora Darlene Menezes, que dá aulas para as pequenas bailarinas macedenses, os benefícios advindos da atividade são muitos. “No balé, a criança consegue o desenvolvimento físico, permitindo maior flexibilidade corporal e fortalecimento muscular; o cognitivo, pois trabalha a questão da disciplina, do compromisso e da autonomia; bem como o social, pois também facilita a relação com o outro”, afirma a professora.

E isso se reflete também nas famílias, que já notam o resultado do balé no desenvolvimento dos filhos, como afirma Domingas Santos, mãe da pequena Katiely, de 4 anos. “Ela desenvolveu mais a coordenação motora e ficou com uma postura melhor”, comenta a mãe.

Outra que não perde uma aula e treina até quando está em casa é a pequena Mônica, de 9 anos, filha da munícipe Helena Ribeiro. “Eu sempre achei bonito e minha filha sempre desejou fazer balé, mas como aqui antes não existia, e eu não tinha condições de pagar em uma outra cidade, ficava difícil. Agora ela está realizando um sonho

Notícias | postado por: Mascarenhas

A má fase do Vitória parece não ter fim. O Leão perdeu mais um jogo no Campeonato Brasileiro, desta vez para a Chapecoense, por 2 a 1, na noite deste sábado (22), no Estádio do Barradão. Os gols da  equipe catarinense foram marcados por Reinaldo, de pênalti, aos 27 do primeiro tempo e  Lorency, aos 18 minutos do segundo tempo. Já o gol do Vitória saiu aos 16 do segundo tempo com Neílton, de pênalti. 

O Leão tem apenas um triunfo como mandante, além de cinco derrotas em oito jogos dentro de casa, somando 12 pontos em 16 jogos. Na próxima rodada, o Vitória vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no Domingo (30) no Mineirão.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Meirelles cochila durante discurso de Temer em reunião do Mercosul"

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não resistiu ao cansaço e cochilou durante o discurso do presidente Michel Temer, que participa nesta sexta-feira, 21, da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados, em Mendoza, na Argentina. 
Em seu discurso, o presidente destacou a importância da aproximação entre os países do bloco, do qual o Brasil assume a presidência pelos próximos seis meses. Ao chegar a Mendoza, na noite desta quinta-feira, 20, o presidente Temer falou sobre a expectativa para o período em que o Brasil estiver exercendo a função, sucedendo a Argentina.

“Espero continuar o trabalho que o presidente Macri [Mauricio Macri, presidente da Argentina] desenvolveu com tanta propriedade ao longo desse semestre”, afirmou em entrevista. Nos últimos seis meses, a Argentina esteve na presidência do Mercosul. Novo título, Tvsaj. Matéria original, Correio. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sessão especial na Câmara de Vereadores e desfile cívico fecharam, com chave de ouro, as festividades inerentes aos 127 anos de emancipação politica de Conceição do Almeida, na gestão Adailton Sobral/Dilson da Muritibinha. Festividades que foram precedidas por passeio ciclístico e corrida rústica. Alem desses eventos, pela manhã, missa em ação de graças.  Situado a 160 km da capital do Estado, o município de Conceição do Almeida tem sua economia pautada na agricultura de subsistência, pecuária, fomentando o comércio que realiza internamente e com unicípios circunvizinmhos. 

Na programação desse ano, a atual administração, ao invés de efetuar grandes dispêndios com contratação de bandas, preferiu investir recursos na condução de obras que estão sendo entregues  à população. No próximo dia 27 a atual gestão estará entregando, na comunidade do Tabuleiro do Castro, o Posto de Saúde e a Escola Municipal Castro Alves, totalmente revitalizados, dando, assim suporte necessário aos munícipes dessa importante localidade. 

No próximo dia 29, com presença do governador Rui Costa, o prefeito Ito procede, com toda sua equipe,  a inauguração da Unidade Basica de Saúde Guilherme Trindade, conclusão da obra no Loteamento Maria Passos Coni, bem como, a entrega, por parte do chefe do executivo estadual, de uma ambulância O Km e certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, num evento que cristaliza as comemorações a mais um ano de emancipação política. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nas cerimônias, hoje realizadas, além Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice), Gláucia (1a. dama e Secretária de Assistência Social), secretários municipais Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Suely Sobral (Saúde), Joanice (Educação), Renata (Administração); Janfree (Assessor Jurídico), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), Maurício Coni (Diretor), Nio de Ozaná (Presidente da Câmara), vereadores Bea Brasil, Bidão e demais edis da atual bancada, as participações de Nelson Pelegrino (Deputado Federal), Alan Sanches (Deputado Estadual), secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br), Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CESOL (Centro Público de Economia Solidária da Bahia), inerente à jurisdição do Recôncavo, realizou, na manhã dessa terça-feira, 18, no Prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de S.A.Jesus, com apoio das Secretarias Municipais de Agricultura/ Abastecimento (SAAB) e Meio Ambiente/ Desenvolvimento Econômico (SEDEMA), capitaneadas, respectivamente por Fátima do Benfica e Hélio de Aguiar, o Seminário de Orientação direcionado às Associações Comunitárias Rurais e Urbanas, com orientações objetivando regulariação dessas entidades, assim como orientações a respeito do DAP (Documento de Aptidão ao Pronaf) e novo Marco Regulatório. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Secretária), Januário (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Mariana (SEFAP), Bruno (agrônomo), Adelmo Pinheiro (Engenheiro Agrônomo), Toneto (Ex-Secretário da SEDEMA), Dorival (Agrônomo, professor) e, representando o CESOL, Dinorah Lobo (Coordenadora), Janderson Santana, Roger Conrado (fotógrafo), Emammi Matos e Reginaldo Dias dos Santos que, diga-se de passagem, procedeu apresentação audiovisual sobre a necessidade de as entidades associativas atenderem às novas diretrizes estabelecidas no Marco Regulatório. 

Segundo ele, as entidades precisam estar organizadas, à luz da nova legislação, de maneira a estarem aptas a participar de projetos oferecidos através de editais governamentais. Para tanto, os estatutos precisam estar adequados ao que preconiza o novo marco regulatório.  As administrações municipais, por sua vez, precisam criar projetos de lei que possilitem estar credenciadas a firmar convênios. As Associações, por sua vez, isolada ou em parceria com outras agremiações associativas, precisam, de forma emergencial, estar preparadas para esse grande desafio, na luta por melhores condições às comunidades que representam. 

Nesse seminário veio à baila as dificuldades enfrentadas pelas associações, principalmente, com relação à documentaçãpo de cada uma; entidades que sofrem diante da ausência de membros da diretoria e conselho fiscal nas assembléias; entidades que carecem de um apoio maior de entes federativos efetivamente ligadas à agricultura, etc. Com a desativação da EBDA foi ciada a SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural). Acontece que as SEMAFs não estão conseguindo exercer um trabalho, deveras, efetivo por falta de condições operacionais. diante disso tudo, sofre o produtor rural que fica "perdido, tal qual cego em tiroteio". 

Desmotivação, falta de apoio logístico, falta de sintonia à parte, o fato é que essas entidades precisam se organizar e o CESOL, dentro do que é possivel, está se esforçando nesse sentido. Cabe, agora, aos municípios arregaçarem as mangas, através de suas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (S.A. Jesus já sinaliza nessa direção), de maneira que que toda uma demanda reprimida possa, paulatinamente, ser atendida. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Deputado estadual Alan Sanches, participou na manhã do último domingo, de festividades em Taperoá (Itiúba), na costa do dendê, oportunidade em que se encontrou com amigos e correligionários, dentre eles, Rosival e Ticiano. Em que pese atividades na egrégia casa legislativa, ele não mede esoforços em participar de eventos protagonizados, principamente, em municípios que fazem parte de sua base eleitoral. 

- É sempre importante esse corpo a corpo. Oportunidde ímpar para que possamos interagir com lideranças e a população como um todo, dando nosso abraço e, ao mesmo tempo, ouvindo pleitos que, encaminhados aos canais competentes, possam se traduzir em benefícios para esses municípios. Essa é a nossa filosofia de trabalho: estar ao lado daqueles que confiaram seu voto e que veem no seu representante, a representatividade capaz de buscar soluções aos seus anseios, pontuou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SAAB), sob o comando de Fátima do Benfica, bem como a de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, sob a égide de Hélio de Aguiar, bem que tentaram realizar a reunião do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável), na manhã dessa terça-feira, 18, no Prédio do Sindicato dos trabalhadores Rurais, onde essas duas pastas da atual administração municpal estão instaladas. 

Não, evidentemente, por falta de convites às entidades mas, simplesmente, porque alguns dos membros não compareceram, inviabilizando, assim, o prosseguimento dessa reunião uma vez que, por falta de quórum, não tinha como deliberar a respeito das decisões tomadas na plenária. Diante desse fato, foi agendada uma nova data (1o. de agosto ), no intuito de se escolher novos nomes de maneira que a entidade possa, de fato, deliberar a respeito de assuntos importantes a serem discutidos no que concerne à sustentabilidade ambiental no município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, Fatima do Benfica, Hélio de Aguiar, José Carlos Toneto, Mariana e Ivam (sapucaia), Ivana, Dorival (engenheiro agrônomo), Januário (Presidente do Sind. dos Trabalhadores Rurais), demais presidentes de associações e representantes de outras entidades. De uma coisa tenhamos certeza: a entidade constitui uma equipe com nomes deveras comprometidos, ou, infelizmente, toda uma perspectiva de trabalho produtiva fica comprometida, por conta desses atrasos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) e Desenvolvimento Econômico-Meio Ambiente (SEDEMA), na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, dão prosseguimento aos trabalhos do CADASTRO AMBIENTAL RURAL , numa iniciativa do governo federal e apoio dos goverrnos estaduais (INEMA e SEIA) e municipais. Dentre os benefícios desse projeto, ajuda no planejamento rural, comprovação de regularidade ambiental, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), possibilidade de comercialização de cotas de reserva Ambiental, maior competitividade no mercado e acesso ao crédito e seguro agrícola. 

Segundo a Secretária Fátima do Benfica, titular da SAAB, sua pasta vem dando todo apoio para que os trabalhos tenham o andamento necessário, de maneira a atender, a contento, os produtores rurais que se deslocam de suas comunidades e precisam, naturalmente, ser atendidos com a presteza e celeridade possíveis. Assevera que esse cadastramento é fundamental para que os prodotures possam usufruir dos benefícios disponibilizados nas três esferas de governo. 

 

 


Enquete


PodCast