Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Gente que Faz

Notícias | postado por: Mascarenhas

O médico Tom Catena lembra de um "dia típico" nas montanhas Nuba, no Sudão, quando ele desejou, por um momento, que o velho caça das Forças Armadas sudanesas que sobrevoava a área bombardeando alvos inimigos despejasse a bomba incendiária sobre sua cabeça.

Naquela região verde esquecida pelo mundo, próxima à fronteira com o Sudão do Sul, a etnia nuba vive desde 2011 em meio ao fogo cruzado entre as forças governamentais e a guerrilha Frente Revolucionária do Sudão, que busca derrubar o presidente Omar al-Bashir, no poder desde 1978 quando liderou um golpe militar que derrubou o governo democrático do primeiro-ministro Sadiq al-Mahid. O dia ainda estava na metade e o missionário americano, único médico para uma população de 750 mil pessoas, já havia perdido quatro pacientes, dois deles crianças.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BRUNNO PASTORE,  jovem santantoniense, 13 anos, apresentou-se nesse domingo, 12, no "The Voice Kids", programa veiculado pela rede globo de Televisão, contanto, como jurados, os cantores Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e a dupla Vitor e Léo, nessa segunda temporada do programa que abre espaço aos talentos de todo o país. Coube a ele escolhEr a música "Onde Deus Possa Me Ouvir’, de Vander Lee, que lhe deu a oportunidade de classificar-se à segunda etapa do programa.

Estudante do Colégio Santo Antonio, em Santo Antonio de Jesus, desde os primeiros anos já se interessava pela música. Graças aos incentivos recebidos, principalmente por parte de familiares, ele desponta para todo o país como uma grande promessa no meio artístico. Bastante elogiado pelos jurados, principalmente pelo timbre de voz e a capacidade de manter a mesma qualidade em tons diversificados. Tem tudo para alçar voo na carreira que pretende abraçar. Imagens, Rede Globo. Apoio cultural, Tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Até que ponto nossas ações brotam a partir de pensamentos que se coadunem com nossos costumes, hábitos e vivências? Até que ponto nossas iniciativas chegam a passar por um processo de interpretação, de maneira que as ações sejam materializadas, em que pese dificuldades reinantes? Até que ponto podemos, no dia a dia, vislumbrar horizontes, de maneira que possamos tornar tangíveis, corpóreas, ideias que, num primeiro momento, possam parecer utópicas?

Seria preciso, a todo instante, ficarmos a consultar obras dos renomados psicólogos, dentre eles, Jean Piaget (1896 a 1980), Gustav Fechner ( 1801 a 1887), Timthy Leanz (1920 a 1996) ou psicanalistas como Sigmund Freud (1856 a 1939), Jacques Lacan (1901 a 1981), Wilhelm Reich (1897 a 1957), se, aqui entre nós, contamos com jovens que, em que pese estarem se debruçando agora sobre ações comportamentais humanas, já esboçam opiniões abalizadas?

A Tvsaj, naturalmente, sente-se regozijada em estar oferecendo espaço a essas meninas que despontam de foram bastante positiva no seio da sociedade e que sentem essa necessidade de deixar fluir seus conhecimentos em prol da formação de pessoas que, sem sombra de dúvidas, podem contribuir de forma determinante para uma sociedade mais justa e igualitária.Elas estarão contemplando, quinzenalmente, leitores da Tvsaj. 

Marineide da Ressurreição Souza

Psicóloga (CRP: 03/12224), graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Instrutora de cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento profissional. Trabalha como Psicóloga clínica em consultório particular na cidade de Santo Antonio de Jesus, Bahia; realiza acompanhamento psicológico e intervenção psicoterápica individual a adolescents e adultos através da abordagem cognitivo-comportamental.

Elen Mota de Sousa

Psicóloga (CRP 03/13.585) formada pela UFRB possui Licenciatura em Geografia pela UNEB, Pós-graduanda em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Atualmente faz parte da Empresa Elos Consultoria em Gestão de Pessoas. Ela que também desejvolveu atividades laborais junto ao EBDA e, já há algum tempo, vem desenvolvendo um meritório trabalho junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em S.A.jesus. 

Maria Cristina Silva Sousa

Psicóloga (CRP 03/12875) formada pela Universidade Federal da Bahia-UFRB. Atua como Consultora na empresa Elos consultoria em Gestão de Pessoas. Apaixonada pela psicologia, educação, livros e música. Ela que, ao lado das outras meninas tem essa missão de fazer com que as pessoas possam colocar em prática pensamentos, deveras, construtivistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Por trás das grandes produções cinematográficas, ou nos bastidores de grandes exposições de arte, diretores e artistas renomados mas, que, na maioria das vezes, permanecem "por trás das câmeras", ou, no anonimato. Perfeccionistas, eles, no entanto, nos sets de gravações ou nos ateliês, não atuam como meros participantes. Longe disso, buscam atingir metas, à luz de estratégias, em busca de resultados tangíveis. 

Inserida nessa linha atuação, não tínhamos como não  incluir ANDREA ANDRADE em nossa seleta coluna "GENTE QUE FAZ", não apenas pela sua performance na área politica, em apoio ao seu irmão, deputado Rogério Andrade,  mas, também, pelo que tem realizado em outras esferas de sua trajetória profissional.  Ela que, como advogada, também labora na área jurídica. 

Ela que desde os primeiros passos do deputado estadual Rogério Andrade (quatro mandatos) e, agora, eleito prefeito de Santo Antonio de Jesus com quase 9.000 votos de vantagem, algo inédito na história política do município, mostrou estar sintonizada não apenas com seus anseios mas, sobretudo, com o projeto construtivista daquele que é seu grande ídolo nas hostes partidárias.

E o que também é interessante nesse trabalho é que todas as campanhas eleitorais  de Rogério Andrade registraram crescimento paulatino. À luz dessa performance, dá uma demonstração cabal de competência, perseverança e persuasão na busca de ideais. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais confortável para um gestor publico do que a certeza de um trabalho que produziu frutos. Toda uma manifestação de carinho, de retribuição pela entrega, pelo arregaçamento de mangas em prol de um trabalho, deveras, sério, profícuo em prol da população, principalmente das que permeiam as camadas mais carentes. Esse sentimento de dever cumprido, realmente, leva as pessoas a esse estado  de regozijo, de satisfação.

Quem tem a oportunidade de conversar Com Eude Mascarenhas, 1a. dama e Secretária de Ação Social, em que pese naturais dificuldades encontradas nessa árdua caminhada, percebe toda esse transbordar de emoções. Perfeccionista, entusiasta, ela sempre procurou, não apenas colaborar com a administração Miltinho/Jandira Barbosa como um todo, em prol de um trabalho harmônico e produtivo. Mais que isso: "vestia literalmente a camisa" na defesa intransigente daqueles que precisavam de intervenções do poder público em seu município.

Teve que passar por provações, momentos muitos difíceis no plano pessoal, todavia, felizmente, resistiu aos revezes como verdadeira guerreira. Obviamente, nem tudo estava ao seu alcance. Mas, naquilo que pôde contribuir, em busca de resoluções tempestivas e eficazes, o fez com esmero. Opinião de tantas pessoas que com ela teve contato nessa sua trajetória na vida pública. Término de um segundo mandato e, agora, com certeza, irá ter um merecido descanso. Mas será que via ficar algum tempo distante de sua gente?  

Deixar uma Secretaria arrumada e em condições de atender bem a população, é obrigação de todos os gestores municipais. Entretanto, infelizmente, não é isso que acontece em diversos municípios, em todo o país. Cônscia de sua responsabilidade, ela, ao contrário de muitos, deixa sua pasta totalmente organizada e equipada para que essa transição seja bem sucedida, em prol da querida população de Nazaré das Farinhas.  Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br/ Jornal Gazzeta).Veja mais fotos no link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Michael Phelps percorreu neste sábado os últimos 100 metros da piscina em uma Olimpíada no nado borboleta. Antes, nas 63 baterias em que competiu e percorreu uma distância de quase 12 quilômetros, acumulou uma coleção de medalhas de fazer inveja a qualquer mortal. Agora ele se despede como o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos e a cereja no bolo foi a vitória dos Estados Unidos no revezamento 4x100 metros medley.

Michael Phelps disputou a prova ao lado de Ryan Murphy, Cody Miller e Nathan Adrian. Ficou à frente de todos os outros países, com o tempo de 3min27s95 (novo recorde olímpico), incluindo o time brasileiro formado por Guilherme Guido, João Gomes Júnior, Henrique Martins e Marcelo Chierighini, que terminou com o sexto lugar (3min32s84) - a prata ficou com a Grã-Bretanha (3min29s24) e o bronze com a Austrália (3min29s93)

Notícias | postado por: Mascarenhas

É clichê, batido, mas como definir o que Monica Puig fez na quadra central do Complexo de Tênis na noite deste sábado sem classificar como histórico? Ao bater a alemã Angelique Kerber na final do torneio feminino de simples no Rio de Janeiro, por 2 sets a 1 (parciais de 6/4, 4/6 e 6/1), ela conquistou o primeiro ouro olímpico de Porto Rico. Os gritos de "sí, se puede" (sim, é possível) mostraram o caminho para Monica, com muita coragem, desbancar mais uma favorita e levar a inédita medalha dourada para a ilha caribenha.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A educação e a cultura são esteios iniciais na construção de uma cidadania, deveras, construtivista. Consubstanciado nesse contexto, seria de vital importância que todos os governantes priorizassem, de fato, essas vertentes estruturantes na formação dos indivíduos. Acontece que, na pratica, infelizmente, as premissas não são materializadas a contento. Muita falácia, todavia, na prática, descaso, inversão de valores.

Dentre as degradações que, no dia a dia, permeiam no seio da sociedade, às relacionadas ao patrimônio público. A maioria das pessoas que adotam atitudes comportamentais eivadas de sentimentos destrutivos, fazem-nas à luz dessa tênue capacidade de manter-se "sobre os trilhos" do existencialismo edificante. Felizmente, existem pessoas que, a partir de "olhares aguçados", mais do que "verem", "enxergam" realidades que se desfraldam diante de seus olhos.

É o que acontece com a professora e historiadora Maria Fernanda Oliveira Marques, brejoense que apresentou, na tarde dessa sexta-feira, 29, no Tênis Clube, em Brejões-BA, o "Catálogo CASARÕES DO VALE: História, Patrimônio e Arte", retratando toda uma riqueza cultural que faz parte dos anais da história de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra. Nesse evento, realizamos algumas entrevistas que deverão ser publicadas no decorrer da semana. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Enderson Araújo, 24 anos, nasceu e cresceu em Sussuarana, bairro periférico de Salvador. Em 2010 fundou o blog Mídia Periférica, que reúne textos, entrevistas e relatos sobre a periferia. Atualmente, é o integrante mais jovem do conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Nasci em Sussuarana e, aos dois anos, mudei com minha família para Cajazeiras XI. Anos depois, meu pai foi embora e minha mãe passou a ocupar o lugar dos dois. Passamos dificuldades financeiras e contávamos apenas com ajuda da minha avó e tio maternos, que também não eram ricos. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais oportuno e gratificante para a comemoração de um aniversário do que fazê-lo de forma concomitante com o lançamento da ampliação do espaço do moderníssimo Restaurante OÁSIS DE MOURA, situado na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus. Nesse pensamento é que Alvinho, sócio-proprietário do estabelecimento recebeu amigos, nessa quarta, 15,  para uma confraternização, sob os acordes do músico Rone Lima.

Familiares e amigos tiveram oportunidade, não apenas de parabenizar um ente querido, um amigo, mas, antes de tudo, de pactuar com a alegria de um jovem empreendedor que não mede esforços para deixar fluir toda uma impetuosidade, todo um talento que lhe é inerente. Detalhista, Alvinho é detentor de um dos atributos essenciais àqueles que almejam obter sucesso em suas empreitadas: a OUSADIA. Ousadia de poder dar vazão aos seus ímpetos construtivistas.

Diante da crise financeira que tomou assola o país, é imperativo que todos que tencionem seguir em frente possam criar, buscando algo diferente. Obviamente, nem todos têm a capacidade de enxergar o que muitos apenas veem. O desabrochar de atitudes é fundamental para que barreiras sejam transpostas, que arestas sejam aparadas e que paradigmas sejam quebrados. Nesse sentido, é necessário que voos sejam empreendidos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não seria natural, todavia, infelizmente, muitos bares e restaurantes instalados em diversos rincões do país e não é diferente na Bahia e, em especial em S.A.Jesus, acabam, transcorridos os primeiros meses (período de curiosidade por parte dos consumidores), tendo as portas fechadas, não apenas em face da situação econômica reinante no país mas, sobretudo, pela falta de uma (diríamos), visão mais panorâmica de sues proprietários.

Detentores de mentalidades (diríamos) tacanha, muitos daqueles que se titulam como empreendedores acabam "morrendo no nascedouro", justamente pela falta de uma visão, deveras construtivista. Essa fata de perspectivas evolucionistas tem sido crucial para que muitos empreendimentos fiquem, desde o início, fadados ao insucesso. No início, a fantasia, o deslumbramento. Depois, o descortinar de uma realidade por eles mesmo deflagrada.

EMPREENDEDORISMO: RESTAURANTE OÁSIS DE MOURA

Não é o que acontece aqui em Santo Antonio de Jesus e, em especial, na Urbis 1, através do RESTAURANTE OÁSIS DE MOURAem que seus proprietários se preocupam não apenas com a infraestrutura mas, sobretudo, com  qualidade dos produtos e serviços oferecidos e excelência no atendimento. Não é à toa que, frequentemente, estão participando de cursos, assembleias e seminários, a exemplo do que foi recentemente ministrado pelo SEBRAE no Hotel Pena Branca, direcionado a BARES e RESTAURANTES, recebendo, inclusive, premiação.

Repousa nesses detalhes, o segredo para o sucesso. Graças a essa volúpia é a que a "garotada" (Alvinho, Luciana e irmãos) já está ampliando as instalações para oferecer mais espaço e conforto aos seus clientes. O Restaurante está localizado na Rua 1, da Urbis 1, no. 268,  (bairro da cultura, em S.A.Jesus), próximo à praça principal. Tel 75-3632-0233. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

De CRUZ DAS ALMAS,Joseane vitena, via e.mail

SECRETARIA DE AGRICULTURA SUBSTITUI CAIXAS D’ ÁGUA NA ZONA RURAL

As comunidades de Corta Jaca e Boca da Mata terão suas caixas d’águas substituídas por novos reservatórios. Na comunidade de Corta Jaca, onde o caixa já não funcionava, o serviço foi realizado nesta quinta-feira (25). O jovem, Henrique Mendonça, morador do local, acompanhou todo o trabalho e estava muito feliz com a ação da Prefeitura. “Água aqui estava muito difícil, agora vai ficar uma maravilha. Vamos ter água para todo mundo”, disse ele, com um sorriso no rosto. Já na Boca da Mata a Prefeitura vai construir uma nova estrutura para substituir a caixa d’água de capacidade de 10mil litros por uma nova de 20 mil litros.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ademário Carvalho Filho, esteve na localidade de Corta Jaca, para acompanhar os trabalhos. “Nós estamos trabalhando para que toda zona rural não tenha problemas com água. Já fizemos abertura de 115 nascentes e aguadas, extensão de rede de abastecimento, entre outras ações e estamos fazendo agora a substituição de caixas d’água em parceria com a Cerb”, ressaltou.

SSP SUBSTITUI SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NA RUA MANOEL VILABOINA

Secretaria de Serviços Públicos (SSP) continua trabalhando no Plano de serviços de melhoria e manutenção de bairros da cidade, visando garantir que todos os cantos da cidade e da zona rural recebam atenção. Dessa vez é a Rua Manoel Vilaboin (antiga Rua da Vitória) que está sendo beneficiada.

Segundo o Secretário Ronivon Lemos, o sistema de iluminação da rua está sendo substituido, instalando braços de iluminação em todo o perímetro da Rua. No total, serão instalados 45 braços com lâmpadas de 250w, que vão garantir mais segurança aos moradores locais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tal qual muitos empresários deste país, da Bahia e, em particular, de Santo Antonio de Jesus, ele poderia, muito bem, acomodar-se em seu escritório, à administrar seus negócios. Longe disso. Publicitário, chefe de família, músico, filho do saudoso Quito, também músico e empresário, ele sabia, de antemão, que além de gerar emprego e renda, tinha (como tem) a responsabilidade de inferir no seio da sociedade para que, tal qual muitos, não estivesse aí chancelando ações retrógradas  que se desfraldam diante de nossos olhos. Refiro-me, evidentemente, a Yuri Pithon. 

Graças a esse olhar panorâmico, aguçado, ele procurou desenvolver um trabalho de cunho ambiental, notadamente no tocante à preservação de nossos mananciais hídricos e, para tal, participou de seminários, assembleias em diversos rincões da Bahia e de outros estados, sendo co-autor de vários relatórios que, hoje, fomentam ações nessa área. Por que não divulgar e enaltecer personalidades que, de fato, contribuíram e contribuem para uma sociedade sustentável? Mesmo porque, é desses exemplos, que podem surgir novos combatentes, numa sociedade em que as pessoas estão cada vez mais omissas?

Omissão que castra ideais e dão espaço ao sedentarismo ideológico. Ideais que se castram desde o nascedouro, justamente porque, graças a inversão de valores, as perspectivas são trucidadas. Mas nem tudo está perdido. É imperativo, por outro lado, que conceitos sejam alvo de reflexões. Só elas são capazes de quebrar paradigmas e ensejar à sociedade, a conquista de novos horizontes. Foto antonio Mascarenhas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Filho de dona de casa e de um enfermeiro, o servidor Marcos Alberto de Oliveira, de 22 anos, morador do Distrito Federal, coleciona posses em concursos públicos pelo Brasil. Atualmente, o jovem que já foi nomeado seis vezes, é auditor do Tribunal de Contas da União. O salário é de R$ 18 mil por mês, pouco menos do que o ganho líquido do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

Nascido em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, ele diz que o segredo é nunca "desistir". O gosto pelos concursos públicos surgiu após ser aprovado, com 16 anos, no curso de economia na Universidade Federal de Santa Maria.

Notícias | postado por: Fabíola Praxedes de Castro

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais um ano de conquistas, para todos nós. Em que pese dificuldades reinantes, à luz de toda uma instabilidade político-partidária que enseja desconfiança, é fundamental que estejamos, sempre esperançosos. Diante de todo um retrocesso, configurado como "crise" que tanto se propala e que emerge de más posturas politicas, é imperativo que saibamos vislumbrar horizontes e que estejamos preparados, sempre, para os próximos passos. Tudo isso vai passar.

Não devemos cruzar os braços e alimentar o ceticismo. É a vez do empreendedorismo. Tantas e tantas ideias que, na maioria das vezes, estão enclausuradas nas mentes de tantas personalidades, nos diversos segmentos da sociedade, precisam ser externadas. Ideias inovadoras precisam ser eclodidas, sob pena de morrerem no nascedouro. Por outro lado, convenhamos, é preciso, também, que façamos nossa parte em prol da conscientização da sociedade. Um processo que, necessariamente, passa por uma educação de qualidade.

Mas como implantar essa educação à luz da realidade reinante?! Escolhendo representantes políticos que, efetivamente, possam estar comprometidos com a sociedade. É uma tarefa hercúlea se considerarmos a fragmentação sócio-econômica-cultural da sociedade. Nesse contexto, todos nós erramos e continuaremos a fazê-lo se não buscarmos embasar nossas convicções em exemplos construtivistas. A partir dos erros é que virão, insofismavelmente, os acertos. De resto, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de realizações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

PAULINA, professora, ex-diretora da UNEB em S.A.jesus, formação em psicanálise, PNL, Programação Neuro, Linguística e Eneagrama, ela é, indubitavelmente, um dos expoentes na área educacional na região e, por extensão, de toda a Bahia. Ela que marcou presença no II Grand Prix de karatê nesse domingo, 29, no clube dos 100, neste município, oportunidade em que também foram homenageados professores e atletas que contribuíram e os que ainda o fazem, para o desenvolvimento do desporto no município.

Com uma stand colocada na área do evento, a convite de Március Pirôpo, o CQC, Presidente da CK-SAJ, ela teve oportunidade de interagir com diversas personalidades da área desportiva e educacional de Santo Antonio de Jesus, Brejões e de outros rincões da Bahia, Recife e tocantins. Ela que, quando fazíamos curso de História junto a UNEB local, ela era a diretora dessa instituição. Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Recentemente publicamos uma matéria inerente às nuances que revestem a "cidade" de ITACHAMA (pedra em chamas), situada entre os municípios de Amargosa e Brejões-BA. Trata-se, na verdade, de um pequeno lugarejo (praticamante apenas uma rua), todavia lá se pode encontrar um posto dos Correios, Posto de Sáude, Escola Pública, campo de futebol e o receptivo estabelecimento de Geuvanes Peixoto, a ARCADAS BUGRE

EMPREENDEDORISMO

Seu estabelecimento é, guardadas as proporções da localidade, um grande supermercado. Lá você encontra de tudo: material de construção, produtos comestíveis, bebidas, artigos de artesanato de barro, cereais, material de construção, etc. E, alem de tudo isso, lanchonete e um restaurante que oferece um vaiado cardápio.Todavia, mais que tudo isso, o que também chama a atenção, é a receptividade. 

Filho de Elisio Medrado, Geuvanes chegou a residir em São Paulo, por alguns anos. Logo depois voltou à Bahia, tendo escolhido a localidade de Itachama para instalar seus negócios. Empreendedor, ele sabia, de antemão, que se quisesse deslanchar, não poderia colocar, ali, um estabelecimento simples. Longe disso, construiu um estabelecimento que pudesse contemplar a pequena população local, na certeza de que, também, por extensão, a clientela da região, gerando divisas econômicas para ele e, por extensão, à comunidade local. Clique no Link a seguir e veja matéria anteriormente publicada. ITACHAMA Pedra em Chamas), bucólica, prosaica, essa "cidade"só tem uma rua, entre AMARGOSA e BREJÕES-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

No quarto da universitária Gabriela Almeida Costa, 19 anos, há tantos livros que, como costuma dizer, falta até espaço para ela mesma. A rotina de leitura e uma média de duas horas diárias de estudos e treinos de escrita são apontadas por ela como esforços necessários para que seu nome ficasse no seleto grupo de 250 estudantes que tiraram a nota máxima (1.000) na redação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Correio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Conjunto de casas minúsculas em Washington, nos EUA (Foto: Jay Austin)

Quem caminha pela rua Hamlin, no nordeste de Washington, pode confundir a construção de madeira nos fundos de uma espaçosa residência com uma casa de bonecas. Mas há poucos meses o caixote se tornou o lar da geógrafa Lee Pera, de 37 anos. Assista ao vídeo.Pera levou três anos para construir a casa, erguida sobre rodas e que soma 13 metros quadrados, área equivalente à de uma caminhonete de cabine dupla.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado,na noite dessa quarta-feira, 15, o lançamento da "Coleção Primavera Verão"  da renomada marca Carmen Steffens, na loja do Shpping Itaguari, em Santo Antonio de Jesus, num evento que, mais uma vez, notabilizou-se pelas presenças de representantes de diversos segmentos da sociedade local. Dentre eles, além da anfitriã Manuela Lima, as empresárias Virna Valverde, Lu Mascarenhas, Rosa Malena (Óticas Pupila), Dyca (Dyca Fashion) e Dra. Juliana Campista (Clínica Vida) e Assis (gerente da Dix masculina).  Também marcaram presenças a pastora Arli, do Ministério Profético Deus de Aliança, acompanhada de Conça (sua genitora).

Coube à pastora Arli proferir uma oração em ação de graças pelo sucesso ostentado pelos empresários Manuela e Marcelo Lima que, desde cedo, deram os primeiros passos nessa trajetória de sucesso, numa demonstração inconteste de que o empreendedorismo é, indubitavelmente, a vertente  mais adequada àqueles que, detentores de idéias, semeiam na certeza de que louros serão colhidos. Graças a essa performance é que a dupla, em tão pouco tempo, já inaugurou a primeira filial, em Cruz das Almas, onde já conta com uma clientela respeitável. 

Além dos produtos de qualidade, com a marca Carmen Steffens, o  segredo para esse deslanche é, sem sombra de dúvidas, além da organização, o refutável atendimento dispensado à clientela por Manuela, Marcelo (emrpesários que veem publicidade não apenas como custo mas, também, como investimento), o engajamento de Mille, Nati, Monique, Quênia, Lu, Tel, Rine e Rafa. Equipe que visa não apenas o lucro (objetivo de todas as empresas) mas, também, o atendimento diferenciado. 

É  oportuno observar que muitos empresários, quando não chegam a fechar as portas de seus  "empreendimentos", acabam se estagnando no cenário econômico-financeiro já que não conseguem se desvencilhar de suas "amarras". Esse anacronismo, essa  "visão"  retrógrada acaba ceifando pretensas iniciativas. Sem objetivos, ausência de metas e, sem elas, o ceticismo. E essa falta de crença, de propósitos dá asas, quer queira ou não, à resignação que, instalada, castra, desde o nascedouro, toda e qualquer possibilidade de deslanche em sua atividades. Não é à toa que, graças a Deus, o que  acontece com Manuela e Marcelo Lima. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Consubstanciado no adágio popular que versa "Deus dá as batalhas difíceis aos seus melhores soldados", a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, trouxe para si a missão de transformar seu municípios um exemplo para a educação no Estado da Bahia e, para tanto, não tem medido esforços para dotar as unidades educacionais das melhores condições possíveis ao oferecimento de uma educação que atenda aos anseios da população, em que pese as dificuldades financeiras reinantes. E, para tanto, tem investido no aparelhamento logístico-operacional nas escolas. Ela que nos primeiros anos de sua  existência não teve a sua disposição a educação que hoje disponibiliza aos munícipes locais. 

Sabia, a gestora, de antemão, que, para que esse seu desejo pudesse se materializar, precisaria de alguém com comprometimento com a causa pública, arrojo, determinação, criatividade e, acima de tudo, perseverança. Resoluta, a gestora municipal não teve dificuldade para encontrar em Maria das Graças, conhecida popularmente por Gal, o nome para capitanear as ações na Secretaria de Educação e Cultura, da qual é titular. 

Desenvolvendo um trabalho meritório, com apoio de toda a equipe (diretores, coordenadores, professores e demais profissionais) que labora na área, ela vem se destacando não apenas no município mas no cenário estadual, graças a essa performance. Mãe, amiga, colega, talvez o segredo para o sucesso em suas atividades, seja no lar, seja no ambiente de trabalho, repouse na maneira jovial que atende a todos, à luz da mais sublime das virtudes: a HUMILDADE. Não foi à toa que foi escolhida como secretária destaque no último evento Melhores do no, realizado no município.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O desfile cívico realizado na tarde desse sábado, 13, em Varzedo, em comemoração aos 26 anos de emancipação do município, superou expectativas, não apenas pela participação macica  mas, também, pela composição das asas, enfocando a temática que realçava princípios éticos e morais, nma "viagem etária" da nfância à "melhor idade". Precisaríamos elaborar várias matérias para dar enfoque ao que nossas lentes capturaram num belo desfile onde as cores e a graciosidade se fundiram, criando diversos "quadros"em toda trajetória pelas princiapis ruas da cidade. 

Dentre todos esses quadros, dentre todas as belíssimas composições que se cristalizaram, não poderíamos nos futar em dar enfoque à particpação das bailarinas da fanfarra de Governador Mangabeira. Principlamente à performance da bailarina mirirm que, em que pese a pouca idade, deu uma verdadeira aula durante a apresentação de sua agremiação, na quadra de esportes. 

Durante a apreentação os olhares para ela se convergeram. Conclu;ida a apresentação, várias pessoas fizeram questão de posar para fotografias ao seu lado. Sua genitora, toda sorridente, sentia-se regozijada diante do assédio e, principalente, por mais uma bela performance de sua filha que, com destreza, deixou muita gente "grande"de boca aberta. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A muriçoca soca...soca..soca..!, por Augusto Nêgris, aqui de S.A.Jesus - Exclusivo para TVSAJ

AUGUSTO NEGRIS, administrador hospitalar, articulador político com grande influência nesses segmentos, principalmente na capital do Estado é daqules que, em que pese todo um potencial que lhe é inerente, com a mesma destreza com que adentra um escritório ou que se debruça diante de desafios que, para muitos, pareceriam difícies e, até, impossíveis, com maestria, ele busca e consegue soluções. Na última eleição ele foi convidado para coordenar a campanha politica do candidato Modeir, que concorria à prefeitura de Mutuipe, enfrentando nada mais nada menos que Carlinhos, ex-prefeito em duas oportunidades e que chegou a fazer sucessor. Em que pese toda esse performance de Carlinhos, Modeir perdeu a eleição por uma diferença de 74 votos. Com parcos recursos à disposição, Augussto conseguiu desenvolver uma campanha que se agigantou principalemnte à luz da criativade por ele demonstrada. 

Charge enfocando uma poda de árvores que ocorreu recentemente na INOCOOP, em S.A.Jesus

Como administrador hospitalar, chegou a dirigir o Hospital das Clínicas em Salvador. Residindo em S. A. Jesus, em que pese suas atividades, ele, nas horas vagas, costuma utilizar-se de pinceis e pintar belos quadros, bem como, diante do computador, para confeccionar charges como essas. Essa da muriçoca, por exemplo, ele fez hoje, à tarde, a nosso pedido. 

Nessa outra charge, elaborada recentemente, numa alusão à seca no norte/nordeste

Na fota acima (à esquerda), ao lado do prefeito Jorginho, de Salinas da Margarida , quando da visita ao Secretário Estadual de Cultura, Jorge Portugal

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração Alan Andrade (PT) /Gilvando Araújo, realiza nesse sábado, 09, eventos em comemoração ao Dia das Mães, no Km 100 e na sede do município.É um dos poucos municípios na Bahia que realiza eventos dessa magnitude. A maioria alega falta de recursos, em decorrência da crise que assola todo o pais. Mas, em Brejões, a atual gestão, graças a todo um trabalho de contigenciamento financeiro, propicia ações dessa natureza.

 

Com um trabalho austero e voltado, efetivamente, para o desenvolvimento, o município vem se destacando na região do Vale do Jiquiriçá e em toda a Bahia. Nessas fotos, a exuberância da praça principal da cidade, requalificada na atual gestão. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DRA. GILSONILDA CORREIA, em que pese as atribuições de esposa, mãe e de profissional liberal (escritório de advocacia, em S.A.Jesus), atua, também,  com destreza, na organização da feira livre de Santo Antonio de jesus. Ela que, coordena os trabalhos através da Diretoria de Comércio e Indústria, na pasta capitaneada por Marcos Có, gestão Humberto Leite, neste município. Tem, como poucas, a capacidade de realizar tantas atividades, sempre com um sorriso entre os lábios. Sabe, de cátedra, que a feira livre, como acontece em outros municípios, apesar da multiplicidade cultural reinante no espaço, pode ser considerada, também, como área conflituosa, se considerarmos a existência de interesses difusos. Na foto, ao lado de integrantes da equipe de fiscalização e do mais antigo feirante de confecções, Sr. Chico, de Feira de Santana, momentos antes de iniciar mais uma jornada de trabalho. Foto Antonio Mascarenhas. . 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Empresários de Santo Antônio de Jesus realizam planejamento de acordo com as necessidades da região. Melentino Tedesco é um dos empresários que vêm expandindo e inovando após a formação da Rede Qualimax, que une donos de bares e restaurantes em Santo Antônio de Jesus. Membro e vice-presidente da rede, ele é proprietário da Lanchonete e Restaurante Tedesco, localizada na rodoviária do município, econquistou no ano de 2014 a certificação ABNT NBR 15635, atestando boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais aos serviços de alimentação. Para que a união dos empresários continue dando resultados como esse, a rede acaba de montar, com o apoio de consultores do Sebrae e baseado nas necessidades do grupo, todo o plano estratégico de atividades para 2015. A reunião aconteceu na unidade regional do Sebrae no município, no dia 12.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nasce uma criança. Uma criança disposta a aprender, de maneira a poder contribuir para o exercício da cidadania e, por conseguinte, propiciar o externar de anseios que emerjam dos diversos segmentos da sociedade.Nada mais prazeroso que o regozijo diante do frutificar de um trabalho que sempre foi realizado com o escopo de atender àqueles que, deveras, sempre esperou (e o faz), o exercício da ética, transparência, mediante a veiculação de notícias que se pautem na verdade.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese inserir-se no rol de eleitores que não têm a obrigatoriedade de votar, ela, detentora de 89,5 anos, fez questão de comparecer a sessão eleitoral para votar para presidência da República no último domingo, 26.Referimo-nos à dona Gildete Mascarenhas, residente no Bairro da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus. Aposentada junto à Secretaria Estadual de Saúde, ela, mãe de 13 filhos e vários netos, continua desenvolvendo atos saudáveis como leitura de jornais, costura, limpeza da frente da casa e, no São João, fazendo a tradicional canjica. Todos nós, seus filhos, sentimo-nos regozijados. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O professor Jorge Portugal foi, indubitavelmente, o precursor de um trabalho sem precedentes na educação no Estado da Bahia e, quiçá, do Brasil, ao idealizar e colocar em prática o "Projeto Professor na Estrada" que, utilizando-se de uma logística audiovisual, percorreu diversos rincões da Bahia, ministrando, ao lado de sua equipe, aulas interativas, motivadoras e, mais que isso, intumescidas de alta dosagem de humor. Tirar a escola das quatro paredes é, no mínimo, estar quebrando paradigmas.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Algumas pessoas são realmente especiais. Lilian Weber, uma senhora de 99 anos do estado de Iowa, nos Estados Unidos, assumiu para si um desafio que muito pouca gente - inclusive bem mais jovem - não encararia. A boa samaritana dedicou os últimos anos a costurar um vestido por dia para a associação filantrópica Little Dresses for Africa - ou, em português, Pequenos Vestidos para África, uma instituição beneficente cristã que distribui vestidos para meninas carentes em todo o continente africano. 
Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Dra. GILSONILDA CORREIA, Diretora de Comércio e Industria, na Secretaria de Comércio Industrial, Agricultura e Meio Ambiente, capitaneada por José Carlos Toneto, gestão Humberto Leite, em Santo Antonio de Jesus vem desenvolvendo, a frente de sua pasta, um trabalho que perpassa os trâmites jurídicos e repousam na relação interpessoal no ambiente em que labora e que, via de regra, vem provocando efeitos bastante positivos. Santantoniense, ela formou-se em Direito em Ilhéus, oportunidade em que, tendo que auferir recursos para sua manutenção, começou a desenvolver atividades empreendedoras através da comercialização, porta a porta, de cestas básicas. 
Notícias | postado por: Mascarenhas

 O Governo do Estado da Bahia presta uma homenagem especial ao veículo rádio, enquanto ferramenta de comunicação de massa, e a três profissionais do meio: Isaura Maria, Álvaro Martins e Martinho Lélis. Todos são reconhecidos por sua história e contribuição para o desenvolvimento do setor. O evento acontece na próxima segunda-feira(24), às 8h da manhã, no Hotel Matiz, no bairro do Stiep, em Salvador. A solenidade deverá reunir cerca de 250 profissionais do interior e da capital, e contará com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de estado e parlamentares. Como parte da programação, o governador gravará a edição de número 300 do programa de rádio Conversa com o Governador.

 
Notícias | postado por: Mascarenhas
Alinne Rosa começou sua carreira solo com uma importante divulgação. Logo de início, emplacou o hit "Complicamos Demais" na novela "Em Família", da Rede Globo. Com o apoio dos seus fãs, os alinnistas, a ex-vocalista do Cheiro de Amor inicia uma nova fase de trabalhos. Em entrevista na última terça-feira (18), na redação do Bahia Notícias, a cantora se mostrou bastante empolgada com esta nova etapa. Com mais poder para decidir sobre o seu futuro, Alinne disse que não há uma crise na música baiana, mas sim um momento de mudança, que deve tirar o poder das decisões dos empresários e deixar mais nas mãos dos artistas.
Notícias | postado por: Mascarenhas
Por ANTONIO MASCARENHAS
Oferecido, na manhã desse domingo, 09, no Conjunto Residencial Vila Viva, no bairro do Cajueiro, em Santo Antonio de Jesus, um café da manhã às mulheres que compareceram a convite de Luzia, Presidente da Associação da Comunidade e  do "Grupo de Mães Querer é Poder", ao evento que objetivou homenageá-las, numa deferência ao Dia Internacional das Mulheres.

Enquete


PodCast