Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Azul Linhas Aéreas foi condenada a indenizar um baiano em R$ 20 mil por retirá-lo de uma aeronave com apoio da Polícia Federal. Por causa de um acidente, o passageiro precisava fazer uma cirurgia na perna e viajava para São Paulo, em junho de 2016, para realização de uma cirurgia ortopédica de grande porte pelo SUS na cidade de Campinas. 

Na ação, o passageiro afirma que, após a realização dos procedimentos para embarque, quando já estava na poltrona, foi forçado a desembarcar da aeronave pela Polícia Federal, a pedido da empresa, sob o argumento de que não apresentou nem portava os documentos necessários à viagem, em especial o MEDIF (Medical Information Form), um formulário de informações para passageiros especiais. Ele afirma que portava o MEDIF e o enviou com antecedência para um e-mail da Azul. Por conta disso, ele não conseguiu realizar o tratamento, de custo estimado de R$ 140 mil. Ele pediu que a empresa fosse condenada a indenizá-lo por danos materiais, morais e por uma chance perdida. 

A empresa, em sua defesa, afirmou que, apesar do autor da ação ter entregado a documentação necessária, seu embarque foi negado após uma avaliação do departamento médico de que haveria riscos à saúde e à segurança do voo. Afirmou que o passageiro foi comunicado da negativa no mesmo e-mail que encaminhou os documentos para análise. Ainda argumentou que o passageiro burlou o sistema da empresa ao fazer o check in via totem de autoatendimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deflagrada, nessa quinta-feira, 13, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Barra Grande, Vera Cruz-BA, através da 5a. Cia de PRE, a "Campanha de Solidariedade Criança Feliz", num evento que, já nessa sua primeira edição, surpreendeu, não apenas em face da maciça participação de crianças e autoridades militares, politicas e representantes dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida e Muniz Ferreira. Iniciativa da 5a. Cia, através da Sub-Ten Sândila Rocha e o Cmt. Cap Lopes, naturalmente, com o respaldo da PRE.

Dentre as personalidades presentes, o Ten. Cel Jarbas Carvalho (Cmt da Policia Rodoviária Estadual), Cap. Lopes (Cmt da 5a. Cia que envolve Mar Grande, Santo Antonio de Jesus e Valença), Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus), representantes do Grupo de Choque da Polícia Militar, Cap. Andrade e demais personalidades que integram a companhia em epígrafe; Venilton Caldas "Titia" (exotérico).

OBJETIVO

O projeto em apreço, segundo o Cap Lopes e Sub-Ten Sâmila Rocha, tem por escopo promover aproximação da Polícia Militar com as crianças que, em desenvolvimento emocional e cognitivo, precisam, desde cedo, já irem se familiarizando com noções de cidadania, e esse estreitamento, essa interação, é de vital importância para esse intercâmbio. Por conta disso, além de equipamentos de parquinho infantil,presença do boneco caracterizado de "soldado", viatura do Corpo de Bonbeiros para o tradicional "banho das criânças", foram feitas pinturas, distritução de lanches, refrigerantes, algoodão doce,  etc, alpem das apresentações com cães adestrados. 

INTERAÇÃO POLÍCIA/COMUNIDADE

Infelizente, muitas pessoas vêm a policia como repressora. E muitos o fazem à luz das ações coercitivas que, por conta da necessidade, fazem-se necessárias perante àqueles que procuram cometer ilícios. O grande objetivo da  polícia é promover a paz, garantindo direitos. Esse trabalho junto às crianças é de fundamental importância para a quebra de paradigmas, para a desmistificação de rótulos. A sociedade precisa atuar de forma parceira, na certeza de que resultados auferidos beneficiarão a todos.  

PARCERIAS

Para que um evento dessa magnitude, com o alcance social a que se propõe, possa produzir resultados, faz-se necessária, naturalmente, a utilização de uma logística operacional mínima. Nesse sentido, coube à Sub-Ten Sâmila e equipe, literalmente, "colocar os pés na estrada" em  busca de apoios necessários. E eles vieram. Por parte do poder público municipal contribuíram os municípios de SALINAS DA MARGARIDA (gestão Wilson Pedreira), MUNIZ FERREIRA (gestão Wellington Vieira), VERA CRUZ (Vinícius) e Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira. Representando a iniciativa privada, contribuíram: Comercial Corôa (Nego), Politur, Gino Construtora, Colchões Meron, Sakara, Schin, Toop Britas, Hort Fruit da Ilha, Internacional Marítima, Lyder da Construção, Construilha, G&F. 

O corpo de bombeiros, sob o comando do Ten Cel Matias também levouu alegria à criançada no momento em que, a partir da viatura, foi propiciando o tradicional "banho" por parte da garotada que se fez presente. E, por falar em Corpo de Bombeiros, essa agremiação desenvolveu um destacável trabalho no Festival de Salinas da Margarida, propiciando segurança aos munícipes e visitantes, durante os quatro dias de festividades. 

Dentre os chefes do executivo municipal  que contribuíram com o evento e que chegaram a comparecer, Marylda Barbuda (prefeita de Itaparica). Ela que vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente desse receptivo município do recôncavo baiano. Marlylda que, diga-se de passagem, em entrevista à Tvsaj, parabenizou os representantes da 5a. Cia pela iniciativa. Aproveitando o ensejo, já que inquirida, falou sobre ações que vem desenvolvendo em seu município, notadamente as que se referem ao turismo, à cultura, infraestrutura, educação e saúde. 

O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, fez-se representar através do diretor Pepinho e correligionário. A administração municipal de Salinas sabe, evidentemente,  da importância dos cuidados a serem dispensados às crianças, nessa importante fase de formação. Município se engaja nesse projeto de cidadania na certeza de que sementes plantadas, se irrigadas (e serão) com certeza, produzirão frutos.  Inserido na rota turística, o município recebe milhares de visitantes durante o ano.  

Representando o município de Muniz Ferreira, os vereadores Meirinha e Valmir "sempre presente". Eles que, nessa sexta, estarão defendendo as cores da chapa que luta pela presidência da egrégia casa legislativa municipal. Além de terem comparecido ao evento, eles mostraram-se bastante satisfeitos diante da receptividade por parte dos representantes da 5a. Cia e diante da maciça participação de crianças. Veja mais algumas fotos em LEIA MAISe, TODAS, através do FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos entrevistas, durante a semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou tem alguém na família recebendo, informamos que as regras mudaram e agora é necessário estar inscrito no Cadastro Único. O registro é obrigatório. A falta de cadastramento ou atualização acarretará em problemas no benefício, como bloqueio ou suspensão.

Para regularizar a situação o beneficiário ou responsável deverá ir até a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, na Av. Alberto Passos, nº 34 (Próximo a Dinossauros Presentes), de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 e das 13 às 17 horas, até o dia 31 DE DEZEMBRO DE 2018.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a decretação, por parte da gestão municipal de Maragojipe, por parte da gestão municIpial Vera da Saúde que, com essa demonstração, mostra estar em sintonia com anseios das sociedade, moradores da comunidade de Gial Grande  comemoraram, nessa segunda-feira, 20, o Dia da Consciência Negra, nesse município, evento que contou com particIpação de China (Secretário de Governo), ao lado de Enéa Rangel (Secretária de Reparação Social), na gestão Vera da Saúde), na gerstão municipal, bem como Zé de Roque (vereador). Fotos Ascom Maragojipe. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhadores em Educação da rede municipal de Salvador decidiram manter a greve em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 17, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. 

Após a assembleia, finalizada por volta de 11h, os trabalhadores dão continuidade à agenda de greve - iniciada na última quarta, 11 - e seguiram em caminhada pela avenida Sete de Setembro, com destino à Praça Municipal de Salvador, onde está o prédio da Prefeitura. Lá, uma comissão vai entregar uma contraproposta ao prefeito ACM Neto com o objetivo de iniciar uma nova rodada de negociação.

A categoria reivindica reajuste salarial e no auxílio-alimentação, concessão de mudança de nível de acordo com a qualificação profissional, convocação de eleições para diretor de escola e melhorias nas condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os Correios e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fecharam uma parceria nesta quarta-feira, 4, com o objetivo de garantir a emissão do Documento Nacional de Identificação (DNI) em todo o País. Previsto na Lei nº 13.444/2017, o DNI é um documento digital único que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira nacional de habilitação dos cidadãos.

A base de dados dessa nova identidade utiliza os registros biométricos dos eleitores armazenados pelo TSE, que coordena os trabalhos de implementação por meio de um Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional. A parceria com os Correios prevê a abertura de pontos de atendimento para acesso ao documento, aproveitando a capilaridade da estatal, presente em todos os municípios brasileiros.

Como projeto-piloto, inicialmente, os Correios vão emitir o DNI a partir de sua agência central, em Brasília, apenas para funcionários da própria empresa. "Conforme for o piloto, as conclusões [desse projeto], estabeleceremos um cronograma da parceria para o atendimento à população", explicou a juíza auxiliar do TSE, Ana Lúcia de Andrade Aguiar, que assinou o protocolo de intenção junto com o presidente dos Correios, Carlos Fortner.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o restabelecimento do abastecimento de combustíveis e a desobstrução das vias nas estradas baianas, o caminhão do SAC Móvel conseguiu chegar até a nossa cidade na tarde desta quarta-feira, e está realizando a emissão de documentos desde ontem, quinta-feira, devendo permanecer até hoje, sexta-feira (01). Emissão de Carteira de Identidade, CPF e outros documentos. Aproveitem essa oportunidade!. Informações ASCOM municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Grupos atearam fogo em pneus e interditaram trechos da BR-101 no estado na noite desta quarta-feira (30). Os registros ocorreram em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, sul baiano, e em Conceição do Almeida e Cruz das Almas, no Recôncavo. Em todos eles, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), via G1, disse que os atos não foram feitos por caminhoneiros. O primeiro fato ocorreu na altura do km 710, em Eunápolis, por volta das 23h. Policiais rodoviários federais chegaram no local e debelaram as chamas, liberando a via. Situação semelhante ocorreu uma hora depois, no km 712 da mesma rodovia. Há a suspeita de que o grupo apedrejou objetos em veículos. A PRF também registrou casos parecidos em trechos da BR-101 em Conceição de Almeida e Cruz das Almas. Assim com em Eunápolis, assim que os policiais chegaram não havia mais ninguém na pista. Também não houve registro de feridos em todos os casos. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Através de uma parceria empreendida pela administração municipal de Conceição do Almeida (gestão Ito de Bega Dilson da Muritibinha) e o Governo do Estado, a população local terá à disposição, nos dias 02 e 03/06 (sábado e domingo) diversos serviços oferecidos pelo SAC MÓVEL, a exemplo de Carteira de Identidade, CPF, certidão de antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas, e ouvidoria geral do Estado. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Organizados por WhatsApp, os caminhoneiros estão irredutíveis. Nos grupos de alguns manifestantes, as medidas anunciadas no domingo (27) pelo presidente Michel Temer não surtiram efeito. Pelo contrário, nesta segunda-feira (28) os participantes demonstram impaciência e irritação com Temer. Além de afirmarem que as reivindicações não foram completamente atendidas, eles aumentam a incitação por uma intervenção militar. Alguns grupos consideram que essa medida é uma questão de tempo. A reportagem participa de três grupos, cada um deles com pelo menos 200 participantes. Na troca de mensagens, eles se organizam rapidamente. As informações se alastram em minutos, como ocorreu após o pronunciamento do presidente.

Em áudios, líderes de cada Estado mostravam a situação do momento e as decisões de manter a paralisação. Mas, na manhã desta segunda-feira (28) começam a surgir áudios de representantes tentando explicar os benefícios das medidas concedidas pelo governo. A maioria, no entanto, não estava muito interessada em ouvir e simplesmente ignora as explicações. Eles repetem que a redução do preço é "uma enganação" e que, depois de 90 dias, tudo voltará como era antes. Após a publicação das medidas anunciadas pelo governo no Diário Oficial da União, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, José da Fonseca Lopes, pediu que os motoristas "levantem acampamento e sigam a vida".

Notícias | postado por: Mascarenhas

A redução de 10% do preço do diesel durante 15 dias anunciada pela Petrobras, e a extinção das alíquotas do PIS/Cofins nos combustíveis não serão suficientes para que os caminhoneiros encerrem a greve que paralisa a produção industrial e o abastecimento de inúmeros produtos e insumos em todo o país há cinco dias.

Na tarde desta quinta-feira, 24, dirigentes sindicais de São Paulo e Rio de Janeiro disseram a VEJA que a pauta de reivindicação da categoria é mais ampla e inclui, além de uma política permanente de controle do preço do diesel, o fim da cobrança de pedágio para eixos suspensos e a aprovação do projeto de lei 528/2015, que define um valor mínimo para ser pago por cada frete, dando mais garantias de lucros aos motoristas.

As declarações dos sindicalistas estaduais mostram que a mobilização dos caminhoneiros não possui uma liderança única, e que se desentende quanto às pautas consideradas “prioridades absolutas” nas negociações com o governo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você precisa tirar a primeira ou segunda via de seus documentos, o SAC Móvel está chegando em nossa cidade!

Notícias | postado por: Mascarenhas

Esta quinta-feira (05) foi dia de Ação e Cidadania na praça de Dom Macedo Costa. O projeto, organizado pela Prefeitura Municipal, faz parte das comemorações de 56 anos de Emancipação Política do município e contou com stands das secretarias oferecendo serviços para a população durante todo o dia. Inscrição para cursos e oficinas, testes rápidos em saúde, vacinação, degustações, apresentações culturais e atendimentos da ouvidoria fizeram parte da programação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na tarde dessa segunda-feira, por volta das 18:15h, na Rua do Calabá, em Santo Antonio de Jesus, marginais, armados, invadiram um salão de beleza e abordaram as pessoas que lá se faziam presentes, subtraindo 2 celulares, dentre eles, o meu (Moto G III). Nesse momento, a minha genitora estava se submetendo ao corte de seu cabelo. Felizmente, ela não se assustou com a situação porque a cena foi muito rápida e ela não percebeu. Uma pessoa idosa (93 anos), mãe de 13 filhos e vários netos. 

Os marginais saíram em velocidade, pilotando suas bicicletas, em direção às imediações do Bairro do São Benedito. Os dois eram negros e portavam bonés. O que subtraiu meu celular tinha uma espécie de tatuagem ou queimadura no antebraço esquerdo, segundo observou o outro rapaz assaltado. O outro facínora, tinha uma cicatriz vertical, escura, no rosto. 

A população brasileira já está acostumada, infelizmente, a conviver, diariamente, com notícias sobre criminalidade. Furtos, roubos, assaltos já fazem parte da rotina nos centros urbanos, principalmente. E, em Santo Antonio de Jesus, infelizmente, a situação não é diferente. Não devemos, evidentemente, ficar a culpar a polícia porque a corporação não dispõe de aparelhamento logístico para cobrir todas as áreas. As pessoas podem ser assaltadas ao saírem ou chegarem em casa, ou em outros locais, principlamente nesses horários de "rush". 

Mas, afinal, o que fazer diante de situações dessa magnitude? Como nos precaver para que não sejamos vítimas novamente? Evitar locais e horários perigosos? Uma situação, convenhamos, deveras difícil, mesmo porque, infelizmente, a bandidagem está infiltrada no seio da sociedade. O que se fazer, de fato, para contribuir em prol da inclusão social, numa sociedade excludente? A educação seria a solução, ou temos que ver tudo isso como utopia? Situações que sugerem reflexões, mas, enquanto isso, temos que pedir a Deus, constantemente, por proteção. Bens materiais vão e vêm. Lamento, pelos vídeos e fotos de minha mãe. O mais importante é a vida. Que Deus proteja a todos nós. Essa matéria tem por escopo fazer com que tenhamos, a cada momento, mais cuidados. Sinto-me "nu" (uma metáfora, evidentemente), indefeso, envolto pela indumentária da ilusão. Por outro lado, protegido pelo Senhor.  Imagem ilustrativa. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município. Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(19/02/18) 
COSTUREIRA EM GERAL  
Com experiência em costuras de fardamentos 
01 vaga  
VENDEDOR INTERNO (pode ser primeiro emprego) 
Ensino médio completo 
Possui CNH 
01 vaga  







Notícias | postado por: Mascarenhas

Os proprietários das lojas Guaibim, Ricardo Eletro (Shopping da Bahia) e Casas Bahia (Shopping Barra) serão notificados por conta de propaganda enganosa na Black Friday. De acordo com a delegada Idalina Otero, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decom), eles terão que comparecer a unidade para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos nesta sexta-feira, 24. Os gerentes das lojas foram conduzidos até a delegacia nesta manhã, onde foram ouvidos sobre as promoções ofertadas na Black Friday. 

"Eles (gerentes) foram ouvidos e liberados. Ao ser questionado sobre a divergência de informações em alguns produtos, um deles informou que segue ordens superiores. Por isso, os responsáveis pelas empresas serão notificados para prestar esclarecimentos. As fiscalizações em prol do consumidor continuarão existindo, infelizmente, ainda existe muitos casos de lojas que tentam agir de má fé", declarou a delegada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao logo da avenida, cabelos crespos, alisados e coloridos se misturavam a cartazes e discursos com temática de combate ao racismo e à desigualdade. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma 

A cabeleireira Gisele Xavier, 32 anos, levou a pequena Naila, de 9 meses, para participar da marcha. "Quero que ela aprenda desde cedo a se valorizar", diz. Participando pela primeira vez, ela considera o projeto uma importante mobilização contra o racismo. "É uma luta que deve ser diária", defende.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia será cenário de mais uma novela da rede Globo, mas uma polêmica está tomando conta dos bastidores antes mesmo da próxima trama das 21h "De Volta Pra Casa" começar. Isso porque, atores baianos estão reclamando de espaço na novela, que tem como uma das personagens principais a atriz Giovanna Antonelli. A Globo descartou inicialmente a escalação de Giovanna por considerar a morena "branca demais" para interpretar uma baiana, mas depois voltou atrás e selecionou a atriz para viver o papel.

Como boa parte das cenas irão ser gravadas em Salvador, artistas baianos se juntaram com o Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, repudiando a Globo por não escolher artistas locais para viver os papeis principais. O texto, que circula nas redes sociais, também conta com a assinatura do Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA) e destaca que os atores baianos merecem destaque na novela, não ficando apenas com "papéis secundários".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tráfego, na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o protesto foi realizado no KM 05, altura do município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Ainda segundo a PRE, cerca de 20 pessoas se reuniram para reclamar da falta de água na região. Elas bloquearam os dois sentidos da rodovia e queimaram objetos. Um longo congestionamento se formou na região. Viaturas da PRE e da Polícia Militar (PM) já estão no local.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diante da tragédia ocorrida na manhã desta quinta-feira (24), na Baia de Todos os Santos, que deixa Salvador e a Bahia de luto, fica o questionamento de quais órgãos serão responsabilizados pela tragédia e como as famílias que sofreram com perdas de parentes poderão ser reparadas pela dor da ausência. Ao Bahia Notícias, o especialista em Direito Marítimo, advogado Zilan Costa e Silva, afirma que “todo acidente não tem uma única causa”. “O acidente é uma cadeia de acontecimentos que levam a um fator negativo. A experiência mostra que, pelo menos, de cinco a nove eventos em combinação, acabam com uma coisa negativa, como uma tragédia. É um acúmulo de acontecimentos. Tanto na parte aérea quanto na marítima”, diz. O especialista afirma que o primeiro passo já está sendo feito, que é o de salvação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Movimento Vem Pra Rua organiza uma mobilização nacional para o próximo domingo (27) com o objetivo de protestar contra o fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões que é discutido da Câmara e pode integrar a proposta de reforma política. No entanto, o ato em Salvador ainda não está confirmado. Em entrevista ao Bahia Notícias, um dos líderes do movimento, Ronaldo Matos, informou que ainda está buscando  os integrantes do grupo para financiar o aluguel de um mini trio para o protesto. Sem o veículo, é possível que a manifestação não aconteça na capital baiana. "A gente está com dificuldade de mobilizar os integrantes. Tudo é arcado do nosso bolso, então estamos tentando mobilizar nosso pessoal para juntar dinheiro", explicou. Se o ato em Salvador for confirmado, ele deve acontecer no Farol da Barra, às 14h. Ronaldo afirmou ainda que já possui um entendimento preliminar com a Polícia Militar para a realização do ato e deve entrar em contato com a Transalvador caso o mini trio seja alugado. Na hipótese do veículo não ser usado, o Vem Pra Rua discute também possibilidade de realizar apenas uma caminhada com os integrantes do movimento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo levantamento realizado pelo Observatório Social, entidade que, dentre outras ações, efetua monitoramento das atividades da egrégia casa legislativa municipal, mostra que o vereador FRANCISCO FREIRE é detentor da melhor produtividade na atual bancada. Um trabalho deveras importante, na medida em que explicita o desempenho de cada vereador, eleito para representar os diversos segmentos da sociedade, dando asas, assim, à cidadania. 

Nesse outro gráfico, a demonstração de aumento progressivo das despesas da Câmara na atual gestão, sob o comando do vereador Tom, de janeiro a junho, em que pese oscilação nos meses de abril e maio.Janeiro, R$ 331.451,19; Junho, R$ 573.583,62. Diferença: R$ 242.132,43.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apontou que a Reforma Trabalhista, proposta pelo governo federal, é inconstitucional. A alegação foi realizada após o órgão ter produzido um estudo que apontou que as mudanças propostas nos projetos de lei ferem a Constituição Federal, as convenções internacionais e geram insegurança jurídica. O órgão ainda afirmou que, caso a reforma seja instituída, o impacto na geração de empregos seria negativo e o mercado interno ficaria fragilizado. O plenário do Senado Federal irá votar a reforma trabalhista nesta terça-feira (11). O MPT pede a rejeição integral do PLS 218/2016, que tramita no Senado Federal. De acordo com o MPT, a proposta precariza as relações de trabalho, viola o princípio geral dos contratos, agride os princípios trabalhistas básicos e, ao contrário do que afirma, não acarretará diminuição do desemprego.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um dos organizadores da greve geral que acontece nesta sexta-feira (30), o sindicalista Cedro Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), avalia as manifestações como um "sucesso". No interior, os atos começaram ainda na madrugada com trabalhadores ocupando as vias de acesso do Polo Industrial de Camaçari e do Porto de Aratu. Já na capital, a concentração teve início às 6h, em frente ao Shopping da Bahia. O ato, que durou mais de cinco horas, bloqueou todas as vias da Avenida ACM. "As manifestações de hoje pela manhã foram um sucesso, debaixo de chuva, as turmas desde cedo...

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhadores da capital baiana já estão mobilizados para o ato em prol da greve geral desta sexta-feira (30), em frente ao Shopping da Bahia. Até as 6h30 o número de manifestantes ainda não era expressivo, mas a estratégia de atuação dos rodoviários já gera impacto. Os ônibus saíram das garagens, mas estão fazendo bloqueios nas ruas, como em frente ao centro de compras, onde os motoristas têm parados os veículos. Alguns passageiros se queixaram da ação, por terem que seguir o caminho por meios próprios. “A gente está trazendo um minitrio e alguns carros de som. Vamos fechar essa pista até pra chamar atenção dos usuários de transporte, trabalhadores no geral, pra passar pra eles  o que vem acontecendo no país, porque isso não é só contra sindicatos e sim contra  todo o povo brasileiro. Ou nós arregaçamos as mangas, vamos pra luta, ou a gente vai perder tudo aquilo que já conquistou”, avaliou o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

As centrais sindicais de todo o país estão convocando os trabalhadores a aderir à greve geral desta sexta-feira (30). A mobilização é um protesto contra a reforma trabalhista, da Previdência e o governo Temer. Em Salvador, estão marcados dois atos, um às 6h30, em frente ao Shopping da Bahia, e outro às 15h, no Campo Grande.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), as principais categorias que já confirmaram a participação na greve geral são: petroleiros; químicos; servidores públicos federal, estadual e municipal; previdenciários; correios; vigilantes; bancários; metalúrgicos; comerciários; professores; trabalhadores em telecomunicação; trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviários e Metroviário; profissionais em pesquisa; trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha, Pneumáticos e Afins; trabalhadores da agricultura familiar; trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas e Afins; trabalhadores da Alimentação; além de outras.O Metro1 entrou em contato com o Sindicato dos Rodoviários, que informou que vai decidir se vai aderir à greve ou não em uma reunião que será realizada nesta quinta-feira (29).Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Editora Abril deverá pagar indenização de R$ 40 mil a atriz Isis Valverde devido a uma foto publicada sem autorização pela revista Playboy, que era propriedade da empresa. A decisão foi do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O advogado da atriz afirmou ao portal Uol, que o valor da indenização por danos morais está atualmente em torno de R$ 118 mil. Segundo ele, a Abril deverá pagar um valor que corresponda o que uma atriz com a projeção que Isis tinha na época receberia para aparecer na revista. 
O processo foi motivado por uma fotografia tirada em 2007 nos bastidores da novela “Paraíso Tropical”, em uma cena na qual Isis estava com os seios à mostra. A “Playboy” publicou a foto, no mesmo ano, com a legenda “Isis Valverde, no Rio, dá adeusinho e deixa escapar o cartão de boas-vindas”. A Editora Abril ainda pode recorrer da decisão.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coelba foi condenada a indenizar um consumidor em R$ 25 mil por poda de uma árvore, que rompeu fiação elétrica de alta tensão e queimou diversos aparelhos eletrônicos. A decisão foi proferida pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que reduziu a indenização de R$ 50 mil para R$ 25 mil. Na ação, o autor relata que a poda da árvore resultou no rompimento da fiação elétrica de alta tensão, que acabou por cair sobre a fiação que fazia a ligação da energia elétrica em sua residência. Com isso, houve sobrecarga energética, resultando na queima de diversos aparelhos eletrônicos. O autor pediu reparação por danos morais e materiais. Em 1ª instância, o valor da indenização foi fixado em R$ 50 mil.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Um grupo de manifestantes passou pela na Av. Antonio Carlos Magalhães, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, e deixou o trânsito bastante lento na via no fim de tarde desta segunda-feira (29). O ato refletiu também no trânsito da Av. Mário Leal Ferreira, a Bonocô, para quem trafegava no sentido Shopping da Bahia.

Por volta das 18h25, o grupo seguia para acessar o Viaduto dos Rodoviários. Às 18h35 os manifestantes passavem pela rodoviária. De acordo com a Transalvador, o ato é um protesta contra a Prefeitura e é organizado pela Associações de Moradores de Bairros Periféricos. A Central de Polícias (Centel) informou que o grupo reivindicava mais atenção às periferias de Salvador por parte da Prefeitura.Matéria, Metro 1. Pré-título e comentário, Tvsaj. 

NOSSO COMENTÁRIO

Por ANTONIO MASCARENHAS

É aquela velha história. Grande parte de gestores municipais pensam que administrar bem é só contemplar o centro da cidade. Pensam que o povo é "besta", como antigamente. Ledo engano. O intuito desses gestores é mostrar só "o belo", para turistas "verem". No seio da população, sobretudo nas camadas mais pobres, geralmente fixadas nas periferias, impera o descaso. 

Quando representantes de associações comunitárias procuram os gestores municipais são, simplesmente,  barrados por determinados assessores que, de forma acintosa, dão informações de que os prefeitos estão em reuniões ou viajando.  Para esses gestores, passam informações de que está tudo bem "no front". Assessores que, na verdade, querem estar sempre bem "na fita". E o povo, continua sofrendo. Essa manifestação nada mais é do que a exteriorização desse sentimento de repulsa, de abandono. Não deixa de ser uma demonstração sintomática de que respostas serão dadas nas urnas. Associações comunitárias só têm valor nas cmpanhas político-partidárias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
As manifestações desta quarta-feira, 24, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tiveram forte repercussão nas redes sociais. Segundo análise da diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), os protestos contra as reformas do governo Temer tiveram mais de 210 mil menções no Twitter nesta quarta, até às 17h.

Segundo o levantamento, o volume de menções nas redes sociais a "protestos" na quarta-feira se igualou à quantidade de tuítes feitos no auge da crise política, na última semana, quando veio à tona a gravação de conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, do grupo JBS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um abaixo-assinado que pede o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, por terem votado a favor da liberdade do ex-ministro José Dirceu, já havia recolhido mais de 500 mil assinaturas até este domingo (7). O objetivo é chegar a 1 milhão de assinaturas.

Após o recolhimento das assinaturas, o documento poderá ser protocolado no Senado, Casa Legislativa onde devem ser apresentados pedidos de impeachment de ministros do STF. Gilmar ainda é alvo também de outro abaixo-assinado que pede seu impedimento. Criado na última quinta-feira (5), o documento já tinha, até a manhã deste domingo, de acordo com o site Congresso em Foco, 53.325 assinaturas. O objetivo é chegar a 75 mil. Pré-título e foto divulgação, tvsaj.com.br. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo quer votar nesta semana o parecer da reforma da Previdência na comissão especial que analisa o tema na Câmara dos Deputados. Mas líderes de partidos da base aliada dizem que a previsão “mais realista” é concluir a votação na comissão somente na semana que vem.

A base aliada defende que a reforma só seja colocada em votação na comissão quando o governo tiver os 308 votos necessários para aprovar o texto no plenário. O atraso na votação da comissão evitaria o desgaste de aprovar a reforma na comissão, mas ter que esperar para votá-la no plenário.Pré-título e imagem, Tvsaj. Matéria, Veja

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os movimentos sociais e centrais sindicais convocaram para a próxima sexta-feira (28) uma greve geral em todo o Brasil. O objetivo é protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo do presidente Michel Temer, além da terceirização irrestrita, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados e sancionada pelo peemedebista. Na Bahia, entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, além da CTB, UGT, NCST, CSB e CSP Conlutas prometem cruzar os braços. De acordo com Cedro Silva, presidente da CUT-BA, as categorias vão paralisar os trabalhos em Salvador, em cidades da Região Metropolitana e em outros municípios baianos, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O TIRO DE GUERRA O6.003, de Santo Antonio de Jesus, em evento realizado no último dia 24, procedeu a entrega de certificados aos atiradores da turma de 2016, em cerimônia coordenada pelo Sgt Rosisalvo e que contou com presenças de autoridades, dentre elas, representantes do 14o. BPM, Corpo de Bombeiros, alem de representantes de segmentos da sociedade local. Logo pós movimentos de ordem unida, homenagens aos destaques e entrega de certificados, cumprimentos e muita celebração.

O Sgt Rosivaldo vem se destacando a frente dessa unidade do exército, não apenas pela sua capacidade no comando das operações, nos ensinamentos, mas, também, pela facilidade de interação com aos alunos do TG, com a imprensa e todos os segmentos da sociedade.. Nessa linha de atuação, faz com que o exército estenda seus tentáculos às comunidades, levando noções de civismo e, ao mesmo tempo, despertando conceitos de cidadania. De parabéns, portanto, o Sgt Rosivaldo pela performance a'te então obtida. Fotos enviadas pela ASCOM do TG.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ministra Cármen Lúcia estreará nesta semana na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) dando prioridade a direitos trabalhistas e sociais. Nas sessões de quarta (14) e quinta-feira (15), quando o plenário se reunirá pela primeira vez sob seu comando, foram pautadas ações que discutem, por exemplo, benefícios a trabalhadoras mulheres e a obrigação do governo em fornecer medicamentos.

No total, foram pautadas 9 ações ligadas ao direito do trabalho, para quarta, e outras 7 relacionadas à saúde, educação e família, para quinta. Segundo a assessoria do STF, foi a própria Cármen Lúcia que elaborou a pauta das sessões. Ela toma posse na presidência na presidência da Corte na segunda-feira (12).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Através do "Pardal", ferramenta disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e também no aplicativo gratuito para celulares e tablets dos sistemas Android e IOS, eleitores baianos poderão realizar denúncias de propagandas irregulares, compra de votos e outros crimes eleitorais.

Para denunciar, o eleitor precisará preencher o cadastro informando dados obrigatórios como nome, CPF, e-mail, telefone e endereço. Caso houver a necessidade de sigilo, o eleitor deverá solicitar à Justiça Eleitoral. Além disso, será necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado como vídeos, fotos ou áudios. O Pardal garante a localização geográfica mais precisa do local onde a irregularidade está e permite que o eleitor acompanhe a tramitação da denúncia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quinta-feira ( 1), os Escrivães e Investigadores da Polícia Civil, do Estado da Bahia, irão realizar a II Plenária Unificada com o intuito de organizar, intensificar as ações e apontar as diretrizes da Campanha “ Pelo Salário de Nível Superior”, das 9hs às 12hs, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia( AFPEB), localizada na Carlos Gomes, centro da capital baiana. O evento vai contar com a participação de escrivães e investigadores de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Paulo Afonso, Vitoria da Conquista, Salvador, Região Metropolitana e diversos municípios baianos. A categoria teve reuniões com a SERIN e a SAEB mas não obteve nenhum retorno do Governo do Estado. Esse grupo de policiais não reconhece o SINDPOC (Sindicato Dos Policiais Civis do Estado da Bahia) como representante das lutas e pautas reivindicadas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tailane Muniz e Tássio Santos

Era mais um dia de batente, quando entrou no salão de beleza uma mulher cabisbaixa, deprimida, que escondia seu cabelo natural com uma peruca lisa. Ela viria a se tornar mais uma das clientes de Luiz, que após ter tido uma experiência fracassada com guanidina - substância agressiva para relaxar a estrutura capilar - resolveu entregar os fios nas mãos do cabeleireiro especializado em crespos. Após uma conversa de quarenta minutos, ela contou que foi obrigada no trabalho a alisar seu cabelo e estava com a autoestima fragilizada.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Conselho da Pessoa com Deficiência, sob a presidência de Josiel Bomfim de Andrade,para eleição de representantes da sociedade civil, para o quadriênio que se encerra em 2020. Coube a Valdenor Oliveira, conselheiro e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência - COEDE), a nível estadual, proferir palestra audiovisual sobre a importância dos Conselhos de Direitos para efetivação e implementação das políticas publicas.

E por que é importante a atuação de um Conselho dessa magnitude? Justamente para fazer com que direitos das minorias sejam respeitados. Quantos e quantos deficientes físicos sofrem, principalmente, com relação à acessessibilidade? Não fosse essa luta constante, o desrespeito, o preconceito seriam muito mais acentuados. Se hoje, por exemplo, é de obrigação, por parte dos gestores municipais, sinalização para deficientes, em ambientes públicos, deve-se a essa militância. É a TVSAJ, como sempre, dando apoio ao exercício de cidadania. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)


Enquete


PodCast