Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem disse que São João só tem forró? Se a festa é no interior, tem que ter comida típica! Por isso, na entrada da festa principal de Santo Antônio de Jesus, está sendo realizada a Vila da Agricultura. No local, produtores rurais oferecem seus serviços - como, por exemplo, um beiju feito na hora, com produtos cultivados em seus próprios roçados. No espaço também é possível adquirir peças de artesanato produzidas pelo povo santoantoniense. 

Em SAJ, a diversidade musical também prevalece com o Palco Alternativo, onde bandas de rock regionais se apresentam. Ao lado, na Tenda da Diversidade, DJs fazem a alergia do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).  

A estudante Danatércia Oliveira, de 24 anos, foi uma das pessoas que trocaram o clássico arrasta pé pelo rock. “Costumo sempre passar pelos palcos alternativos no caminho para o principal, mas dessa vez o som estava tão bom, que acabei ficando por aqui”, sinalizou a jovem enquanto curtia a banda Antigos Imortais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vinte pés de maconha foram encontrados ontem (13) no quintal de uma casa em Santa Cruz Cabrália, município ao sul da Bahia.  A residência, localizada no centro da cidade, foi alvo da operação após denúncias anônimas informarem que a droga era cultivada na área. Sete dos pés encontrados estavam acondicionados em caqueiros.

A ação foi comandada por agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália. No momento da abordagem, os agentes foram recebidos por um homem identificado como Marcos Paulo Peixoto Alcântara, de 26 anos. Além dos pés de maconhas, foi encontrado um pote cheio de sementes da planta. O suspeito e a plantação foram levados à Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma reunião marcada para esta quinta-feira (14) deve tirar uma notificação a ser enviada para a empresa responsável pela exploração da área [Dow Química] onde foi aberta uma cratera em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cratera, com cerca de 50 metros de profundidade, foi localizada no começo do mês na localidade de Matarandiba e intriga moradores e especialistas. Segundo a coordenadora de fiscalização e licenciamento da prefeitura de Vera Cruz, Priscila Veloso, a maior preocupação no momento é a segurança da comunidade. “A gente vai pedir inicialmente um estudo para saber se a comunidade de Matarandiba está fora de risco ou não”, disse ao Bahia Notícias. Em paralelo, a coordenadora espera a conclusão de um estudo para saber as causas e consequências do acidente geológico. Veloso disse que como o local onde está a cratera é de exploração do subsolo, a competência para determinar sanções é da Agência Nacional de Mineração. Já o licenciamento ambiental é da alçada do governo do Estado, através do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Da cratera até a primeira casa a distância é de pouco mais de 1 km. A notificação a ser enviada para a Dow Química cobrando maior proteção à comunidade deve ser feita em conjunto por órgãos como a ANM, Inema, prefeitura e Defes Civil estadual [Sudec]. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nos dias 06 e 07, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) de Santo Antonio de Jesus, sediada no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , mais um curso de qualificação de produtores. Numa parceria empreendida entre a SAAB, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), COOPERMULTA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré das Farinhas,  15 agricultores, de diversas comunidades da zona rural participaram do "Curso de Produção de Licores Caseiros". 

Além dos alunos participantes, o  evento contou com a participação da professora  e instrutora Joquebede Raquel Braga (COOPERMULTA), Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Abastecimento), Gildásio (Secretário de Agricultura interino), Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Débora Figueredo, Grécia e apoio dos demais servidores da pasta. Logo após aula teórica, em que os alunos tiveram noções de higienização e planejamento das ações, tiveram oportunidade de, na prática, materializar conhecimentos assimilados. 

O ponto de culminância do curso foi a exposição dos produtos confeccionados, logo após servidos em degustação coletiva por parte dos alunos e convidados. E, dentre esses convidados, Geraldo Pricigo, Secretário de Serviços do município. Fica, aí, um exemplo a ser seguido pelos demais secretários de agricultura da região, na medida em que oferece ao produtor qualificação e, por extensão, possibilidade de aumento da renda familiar. Fotos Antonio Mascarenhas (wwwt.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) realizou na manhã desta sexta-feira (8) uma Mostra de Mudas Nativas na Praça Padre Matheus, como parte das ações da Semana do Meio Ambiente.
No evento foram distribuídas mudas de diversas espécies como: ipê amarelo, jaca, canafístula amarela, jacarandá mimoso, sibipiruna, ipê rosa, aroeira, amora e rosedá gigante. Outras atrações foram exposição de equipamentos, palestras educativas, jogos recreativos para as crianças, produção de sabão com óleo de cozinha, cadastro e doação de mudas nativas e frutíferas, doação de sementes e atividades culturais.
Ainda como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a SEDEMA realizou palestras sobre Educação Ambiental e plantio com os estudantes de escolas municipais. Além de dar início ao processo de preparação das mudas que serão plantadas no acesso ao IFBA, UFRB e Policlínica Regional. Serão plantadas aproximadamente 120 mudas de espécies como: ipê amarelo, rosedá gigante, ipê rosa, pata de vaca, flamboyant, aroeira salsa e sibipiruna. Também foram realizadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), realizou nesta quinta-feira (7) o encerramento do curso de Produção de Licores. 15 agricultores de diversas comunidades da zona rural participam da atividade que teve como objetivo promover a qualificação dos produtores rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O curso iniciado na última terça-feira (5) foi realizado em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), COOPERMULTA e Sindicato Rural de Nazaré.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em sua XVIII edição, Semana do Meio ambiente organizada pela Fundação Vovó do Mangue,  tem como tema “Água, da preservação ao uso sustentável”. “O ciclo da água” e o “Reuso da água” são os temas das suas palestras marcadas para a manhã desta quarta-feira, dia 6, segundo dia da XVIII Semana do Meio Ambiente (SMA), realizado pela Fundação Vovó do Mangue em Maragojipe e com atividades programadas até as 17h de quinta-feira, dia 7.

Os palestrantes convidados para discutir o assunto são o engenheiro agrônomo Bruno Barbosa e a bióloga Sarah Nascimento. Em sua 18ª edição, a SMA adotou como tema Água, da preservação ao uso sustentável.

Na abertura da programação, realizada ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente,  reuniram-se, na sede da Fundação, professores, estudantes, gestores públicos e trabalhadores do mangue. Ponto alto da cerimônia foi o lançamento da segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal, desenvolvido pela Vovó do Mangue nos municípios de Maragojipe, São Francisco do Conde, Cachoeira e São Félix. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um crocodilo matou um pastor protestante que realizava o batismo de fiéis no lago Abaya, em Arba Minch (Etiópia).Doche Eshete estava conduzindo a cerimônia coletiva na tarde do último domingo (3/6) quando foi surpreendido pelas costas por um grande réptil.O religioso foi ferido nas pernas, nas costas e nas mãos, morrendo no local. Segundo o site etíope "Borkena", o ataque foi testemunhado por 80 fiéis.

"Ele batizou uma pessoa e, quando ia batizar a segunda, o crocodilo surgiu e atacou o pastor", contou uma testemunha à BBC.Fiéis conseguiram evitar que o animal arrastasse o corpo de Doche até o meio do lago. O crocodilo escapou.O lago abriga uma numerosa população de crocodilos.Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada reunião na SJDEHDS na ;ultima segunda-feira, em Salvador,  com Dra. Rose Pondé, Secretário de Agricultura e Pesca de Maragogipe e Coordenador Geral do Território do Recôncavo, Eládio Bahia, bem como Coordenadores do SETAF do Recôncavo e do Território Metropolitano, Diretor da ASCCOB, técnicos da BAHIATER e SJDHDS, para tratar da implantação do PAA no Território do Recôncavo. 

Dois dias após (quarta-feira), aconteceu outra reunião, com participação de secretários municipais de agricultura dos municípios de Maragogipe, Cruz das Almas, Varzedo, Nazaré das Farinhas, Muritiba, Dom Macedo Costa e Governador Mangabeira. O encontro teve por escopo a definição de estratégias  para iniciar a execução, ainda em junho.

Na oportunidade, também ficou definido a realização de uma grande reunião, nessa quinta-feira, 07, em Maragogipe, tendo por objetivo a efetivação do projeto, com participação de todos os Prefeitos e Secretários de Agricultura e Ação Social contemplados com o projeto. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas, segundo autoridades do país. A baleia chegou a vomitar cinco sacolas durante uma tentativa de salvamento realizada por funcionários de conservação em um canal da província de Songkhla.As 80 sacolas pesavam cerca de oito quilos. Elas impediram que a baleia conseguisse se alimentar de outras formas, segundo a marinha tailandesa.

A morte da baleia é mais um sintoma do crescimento da poluição nos oceanos. Um relatório sobre o futuro dos mares, divulgado recentemente pelo governo do Reino Unido, alertou que a quantidade de plástico no mar pode triplicar em uma década, a menos que o lixo seja contido.

A Tailândia é um dos maiores usuários de sacolas plásticas no mundo. No mês passado, o governo do país anunciou que está estudando criar uma taxa para tentar conter o uso do material. Acredita-se que o plástico seja responsável por milhares mortes de animais todos os anos.Pré-título, Tvsaj. Matéria, MSN. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A CODETER Recôncavo reuniu-se na sede do SETAF de Cruz das Almas, para avaliar as Manifestações de Interesses em torno do Programa "Aliança Produtiva". Na oportunidade, foram avaliados três "MIs" desse programa e uma requalificação de Agroindústria. O encontro contou com a participação das cooperativas proponentes, associações vinculadas,bem como entidades de apoio como UFRB, EMB, RAPA, SETAF, ASCOOB, ATÉ, CESOL e CAR. 

Sob o comando de ELÁDIO BAHIA (Coordenador Geral do Terrtório do Recôncavo), o encontro discutiu as Manifestações de Interesses (MIs) que envolvem recursos na ordem de mais de dois milhões de reais. Recursos que deverão ser investidos na recuperação e adequação das agroindústrias do Território do Recôncavo. Eládio Bahia que, diga-se de passagem, realiza um meritório trabalho a frente da Secretaria de Agricutura de Maragoipe, dando impulso ao empreendedorismo, fomentando a agricultura familiar, signifcando, por conseguinte, geração de emprego e renda para o município. Ele que, além de ter execido o cargo de Prefeito com esmero, desenvolveu um destacável trabalho, também, através da Secretaria de Agricultura em Sapeaçu. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a Copa Ambiental informam que devido a falta de combustível, ocasionada pela paralisação nacional dos caminhoneiros, a partir desta sexta-feira (25), a coleta de resíduos sólidos estará funcionando em regime reduzido. Assim, pede-se que a população deposite apenas o lixo orgânico “porta a porta” no horário de coleta e evite descartar resíduos de podas, entulhos e resíduos volumosos nas vias públicas, enquanto perdurar a paralisação, a fim de evitar maiores transtornos

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Agricultura de Maragogipe, no recôncavo baiano, capitaneada por Eládio Bahia, na gestão municipal Vera da Saúde, participou, nessa quarta-feira, 23, na EMBRAPA, em Cruz das Almas, do encontro que teve por escopo a discussão em torno do Projeto de Indicação Geográfica da Farinha de Copioba na região. Além da Secretaria maragogipana, as representações da EMBRAPA, SETAF, SDR, CAR, BAHIATER, CESOL, CODETER RECÔNCAVO, ASCOOB, UFRB, UFBA, BANCO DO NORDESTE; Secretarias de Agriculutra municipais de Nazaré das farinhas, São Felpe, e Cruz das Almas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o Seminário " A Modernização da Cacauicultura", num evento que contou com participação de agricultores dessa e de outras comunidades rurais do município, tendo por escopo transmitir informações e novas técnicas àqueles que já são detentores de áreas plantadas e aos que tencionam dar os primeiros passos nessa importante vertente produtiva.

Numa iniciativa da SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, de Santo Antonio de Jesus, capitaneada pela sua titular Fátima do Benfica, o evento contou, também, com participação de entidades parceiras, a exemplo da CEPLAC (Milton José da Conceição e Dalmar), BARRY CALLEBAUT (Thiago Santos e Selma), COOABRIEL (Luiz Vicente Thomaz), BANCO DO NORDESTE (Marcos Moreira), SETAF (Amanda), que, através de seus representantes, abrilhantaram se importante encontro. Também presentes, Dema do Leite (diretor de Agricultura) e outros funcionários da Secretaria.

Logo após a recepção e inscrições dos produtores, coube à FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, ao lado de toda equipe, composta por Dema do Leite, Cacau, Lili, Bruno, Débora, Ivana,Alessandra, Ronildo e Adenilson  e outros funcionarios dar boas vindas a todos para, em seguida, falar sobre os propósitos da atual administração em fomentar ações que incrementem a produção rural e que passam, também, pela diversificação de produção. E que a produção de cacau é uma alternativa que propicia alta lucratividade. 

PALESTRAS

Coube a MILTON JOSÉ DA CONCEIÇÃO (CEPLAC/Serex), iniciar a rodada de palestras. Discorrendo sobre a temática "Modernização da Cacauicultura", ele mostrou a importância das enxertias, significando redução de perdas, menor período entre plantio e início de produção e redução de perdas e maior produtividade. Elencou os diversos tipos de clones, destacando os que propiciam melhores desempenho; os que resistem mais às pragas e doenças, etc. Destacou que a tendência com relação aos clones pequenos (baixo vigor), resistência à monilha e vassoura de bruxa, espaçamentos menores nos plantios, uso de fertilização, uso de polinização e mecanização.

IVAN COSTA E SOUZA (CEPLAC/Serex), proferiu palestra audiviosual tendo por temática "Altas produtividades na cacauicultura'. De forma bastante humorada, utilizando-se de jargões tão conhecidos pelos produtores, mostrou a importância dos diversos procedimentos em busca de maior produtividade. Dentre eles, fez alusão à questão dos diversos tipos de sombreamento; quais os tipos de cacau que melhor se adaptam ao plantio a pleno sol e com sombreamento; fez alusão, também, aos principais tipos de clone.

MARCOS MOREIRA  (Banco do Nordeste), em sua fala, afirmou que a instituição tem dinheiro para custear projetos, todavia, é imperioso que os produtores estejam com documentação em dia e que, na maioria das situações, tenham fiadores. O banco poderá emprestar dinheiro para pagamento em até 10 anos, com juros de 5,5% e com car6encia de 4 anos para início do pagamento. Falou sobre os diversos tipos de financiamento, dentre eles o Pronaf. 

Em seguida, intervalo para o almoço. Oportunidade em que que os participantes, além de degustarem iguarias da culinária local, aproveitou o ensejo para bate-papos sobre agricultura e outros assuntos. Nessa louvável iniciativa da Secretaria, a parceria com tantas entidades é de fundamental importância para que resultados satisfatórios comecem a aparecer. Dificuldades existem, todavia, é preciso que se coloque "os pés na estrada" em busca de soluções. 

De volta do almoço, coube a THIAGO SANTOS (Gerente de Sustentabilidade da Barry Callebaut, a nivel Brasil, e da Indústria de cacau dessa multinacional, em Ilhéus), ele que se fez acompanhar nesse evento, de Selma (Gerente de compras da Barry em Mutuípe, Vale do Jiquiriçá), proferiu palestra sobre a temática "Sustentabilidade, mudas de cacau clonadas, compra de cacau convencional e tipos). Na sua fala, dentre outros aspectos, discorreu sobre as boas práticas para elevação da qualidade do cacau; falou da importância da genética, secagem, fermentação e armazenamento e procedimentos com relação à produção de mudas em viveiro situado em área contígua à indústria de Ilhéus. 

LUIZ VICENTE (COOABRIEL - Cooperativa Agrária de São Gabriel-ES), explanou palestra sobre a "Prospecção  de novos entrantes no café, análise de solo e folha". Na sua fala audiovisual, citou a importância da logística operacional que a COOABRIEL mantem com a BARRY CALLEBAUT na região, como estão se desenvolvendo os plantios de café e cacau na região de sua jurisdição; como deve ser feito análise de solos, como o café poderá se adaptar nos diversos tipos de solo e clima; os principais tipos de café cultivados na região e o que deve ser feito em busca de maior produtividade. 

VISITA AO CAMPO

Terminadas as palestras, representantes da parceria e produtores, foram convidados para visitarem "in loco" o viveiro e clonagem feitas na propriedade, na comunidade do Bomfim, de um dos produtores que participaram do evento. E, na oportunidade, Vicente (COOABRIEL), fez demonstração de uso do trado para colheita de amostras de solo para serem levadas ao laboratório para análises.Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS, no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agricultores de diversas comunidades de Santo Antônio de Jesus participaram nesta terça-feira (22) do Seminário “A modernização da Cacauicultura”, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 
A atividade, realizada na localidade do Bonfim, abordou diversos temas relacionados ao beneficiamento da Cacauicultura e empreendedorismo. Após as palestras, foi realizada uma visita técnica a uma propriedade cacaueira. 
O seminário teve a parceria da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC),  Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), COOABRIEL, Barry Callebaut e Banco do Nordeste. 

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com as ações diárias da Operação Cidade Dez, Sucata Zero, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), este ano, o órgão emitiu 365 notificações para a retirada pelos proprietários e removeu 327 sucatas dos logradouros públicos de Salvador, atendendo a 313 denúncias recebidas. Na ação desta terça-feira, 22, foram recolhidas 21 sucatas.

Os proprietários que tiverem o bem sucateado apreendido podem pagar multa de até R$ 1.100. Por outro lado, caso o dono do bem solicite a retirada ao órgão, não paga multa, nem taxa, nem auto de infração.

A Semop realiza dois tipos de ação: o atendimento às denúncias feitas pelo Fala Salvador (156) em visita de notificação e o recolhimento de sucatas e carcaças.

Em 2016, foram retiradas 1.183 sucatas das vias públicas da capital baiana. Em 2017, esse número aumentou para 1.492. Os locais com maiores registros são nas regiões da avenida Suburbana, Via Regional, Mussurunga, avenida Gal Costa e Cajazeiras.

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove na próxima terça-feira (22), a partir das 8h, o seminário Modernização da Cacauicultura, na Comunidade do Bonfim, zona rural de Santo Antônio de Jesus. 
A atividade abordará diversos temas como; modernização e altas Produtividades na cacauicultura; sustentabilidade, mudas de cacau clonados, compras de cacau convencional e tipo 1, prospecção de novos entrantes no café, análise de solo e folha, e contará também com uma visita a campo. 
O evento é uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), COOABRIEL, Barry Callebaut e Banco do Nordeste. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

15 produtoras rurais do Grupo de Mulheres da comunidade da Serivela, zona rural de Santo Antônio de Jesus, participaram nesta semana do curso “O Trabalhador na Transformação Caseira da Mandioca”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB). A atividade teve início na última quarta-feira (9) e foi encerrada nesta sexta-feira (11). 
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a COOPERMULTA, o curso teve como objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O empresário do ramo gastronômico Melentino Tedesco foi um dos convidados para o almoço de encerramento.  
A capacitação ministrada pela instrutora Joquebede Raquel abordou temas como boas práticas de fabricação, armazenamento e etiquetagem, segurança no trabalho, cuidados no uso de ferramentas, máquinas e equipamentos, o homem rural e a conservação do meio ambiente, instalação de agroindústria de mandioca, normas de vigilância sanitária e comercialização, entre outros. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e COOPERMULTA (sedida em Cruz das Almas), realizam, com o suporte técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizam, na sede dessa pasta coordenada pela sua titular Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, o curso "TRABALHADOR NA TRANSFORMAÇÃO CASEIRA DA MANDIOCA", direcionado a produtoras rurais, através  de Joquebede Raquel, instrutora da cooperativa em apreço.Curso que acontece, também, graças aos esforços de Demétrio (Sindicato Rural de Nazaré),presente na abertura dos trabalhos.

O curso que teve início na manhã dessa quarta-feira,09, devendo encerrar-se na próxima sexta-feira, 11, contou, inicialmente, com uma apresentação audiovisual por parte da orientadora que, dentre outros aspectos, versou sobre a imperiosa necessidade de higienização na preparação dos alimentos e que passam, necessariamente, pelos produtos, equipamentos e pelos próprios manipuladores.  Num segundo momento, a instrutora levou as participantes à aula prática, com utilização da mandioca e agregação de outros nutrientes.

O evento está sendo realizado graças ao hercúleo esforço da secretária Fátima do Benfica que, além das modificações introduzidas em algumas das dependências da Secretaria, conseguiu, sem quaisquer custos, equipamentos necessários  (fogões industriais, geladeira, freezer, fritadeira, armários, mesas), angariado junto ao  acervo do município. O curso em apreço, tem por objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, significando a geração de emprego e renda. Um exemplo, deveras, a ser seguido.

Além do mobiliário foi necessária, também, adaptação das instalações em algumas salas da Secretaria, utilizando material reciclado, em tempo recorde, de maneira que os trabalhos práticos possam ser realizados no mesmo local em que orientações teóricas são ministradas. Uma inequívoca demonstração de que resultados podem ser muito bem alcançados quando iniciativas criativas possam ser colocadas em prática, inclusive, com economia de recursos.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dois homens foram presos em flagrante na tarde da terça-feira 8, por cultivar uma plantação de maconha no município de Sento Sé, região norte da Bahia. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, Sebastião de Barros e Laurenço Alipio confessaram o crime na Fazenda Umburana, povoado de Quixaba.

No local, os policiais apreenderam cerca de 70 pés de maconha e pouco mais de dois quilos da erva. Haviam também 100 covas para esconder a droga e uma espingarda de fabricação artesanal. Sebastião e Laurenço seguiram para Delegacia Territorial de Sento Sé, assim como alguns exemplares da maconha. A outra parte da droga foi incinerada.

Na cidade de Jacobina, também foi encontrada uma plantação semelhante. A área do plantio era de aproximadamente mil metros quadrados e ficava escondida numa plantação de sisal. Além da droga, Uma prensa artesanal foi apreendida no local. O proprietário da fazenda já foi identificado e está sendo procurado. Amostras da erva foram encaminhadas para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o restante foi incinerado.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Está valendo, desde segunda, 30, a Portaria 161, do Ibama, de 20 de abril de 2017. Ela proíbe a captura de 25 espécies dos mares e dos rios, entre elas duas conhecidas, uma de alguns, o bagre branco, outra de todos os habitantes das áreas litorâneas do Brasil, o guaiamum, um primo próximo do caranguejo sá.

Quem tem estoques pode comercializar até 30 de junho, com o detalhe: é obrigado a comunicar ao Ibama até o dia 5, ou seja, o próximo sábado. Fora disso, fica ilegal.

Ninguém vai preso, mas a multa para quem for flagrado com guaiamum nas mãos, algo muito comum nas cidades litorâneas, é pesada: R$ 5 mil por unidade ou R$ 60 mil por dúzia, a medida mais usada.

Perdas e ganhos — Os ambientalistas, que há muito cobram a proibição como forma de preservar a espécie, festejam. Mas a cadeia de bares e restaurantes (com os respectivos fornecedores) que se formou em torno da comercialização do crustáceo, lamenta, como o sr. Antonio Santos, morador do bairro do Jacaré, em Valença, que capturava em torno de cinco a 10 dúzias por semana, vendidas a R$ 30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato a presidente da República, centralizou as atenções na abertura da 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Na entrada da principal feira do agronegócio da América Latina, faixas de apoio ao parlamentar foram estendidas às margens da rodovia de acesso. Antes da cerimônia de abertura, Bolsonaro foi o único político recebido com aplausos e gritos de "mito".A cerimônia de abertura da 25ª Agrishow teve a presença do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, além de políticos e lideranças do setor.Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, na manhã desse domingo, 29, no Distrito de Engenheiro Pontes, Laje-BA, no Vale do Jiquiriçá, a tradicional FESTA DO AGRICULTOR, num evento organizado pela gestão municipal capitaneada por Binho de Mota, prefeito municipal, ao lado de sua equipe de governo e apoio de vereadores. Evento que procura mostrar a pujança da agropecuária no município e, mais que isso, trazer à baila toda uma arte e cultura que eclodem do seio da população. 

O município detém seu maior contingente populacional no campo e, nada mais justo do que a administração possa dar bastante atenção a esse importante contingente, seja pelo aspecto quantitativo, seja no que concerne a sua relevante participação na fatia econômico-social. Nesse sentido, toda uma atenção às estradas vicinais (importantes para escoamento da produção agrícola), atendimentos qualificados na saúde pública, escolas bem equipadas, professores e alunos motivados,. 

Prestigiando as apresentações, Binho de Mota (prefeito municipal), ao lado de Kátia Andrade (secretária de Saúde), Vera da Saúde (vereadora), Benito Gama (Deputado Federal, também presidente do PTB na Bahia e více a nível nacional), Taíssa Gama (Presidente do PTB em Salvador e Presidente do PTB Mulher-BA),Bento Farias (Presidente do PTB em Lage), Carlos Móveis, Carlos Vasconcelos (Tesoureiro da sigla) e outras lideranças locais. 

Diante de um público bastante significativo, as apresentações tiveram início com os desfiles de carros alegóricos, transportando personalidades representativas e produtos da agricultura local. Logo em seguida, as apresentações promovidas por escolas municipais e grupos de dança. As raínhas foram alvo de destaques, seja durante o desfile, seja no amplo palco erquido na praça e que sediará as apresentações musicais das bandas contratadas. 

PROGRAMAÇÃO

A administração BINHO DA MOTA apresenta uma programação recheada de grandes artistas, a exemplo de KART LOVE, É O TCHAN, RANECHOS, CRIS MEL, ZECA DE ZEFA, ZÉ DA VÉIA, SAMBRA GROVE e, sem se esquecer de prestigiar valores musicais do município e região, a exemplo de SÍMBOLO DO AMOR, ADEMAR E NILDA, PAIXÃO CIAGANA, ÍGOR NEVES, PAREA DOS VAQUEIROS, RENÊ DOS TECLADOS, MARCOS E SANTIAGO. Para esse domingo, prevista a realização do Projeto MULTIAÇÃO  e no dia 1o, Santa Missa. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS entrevistas e vídeos, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Atendendo convite formulado por Bento Farias, presidente do PTB em Laje, vale do Jiquiriçá, o Deputado Federal Benito Gama, presidente dessa sigla na Bahia e vice-presidente a nível nacional, compareceu, na manhã desse domingo nesse município para uma reunião politico-partidária com o anfitrião em apreço, bem como vereadora Lúcia da Saúde, ex-vereador Titio, Carlos Móveis e outras lideranças para um "bate papo" sobre conjuntura política local e perspectivas inerentes ao leque de apoio com relação às eleições de outubro próximo. Encontro aconteceu no Posto Grande Vale, nesse município. 

O parlamentar fez-se acompanhar de Tássia Gama (Presidente do PTB em Salvador e presidente do PTB Mulher) e Carlos Vasconcelos, tesoureiro dessa agremiação partidária. Em suas falas, Bento Farias, procedeu apresentação dos correligionários presentes para, em seguida, discorrer sobre a importância de apoiar, não um desconhecido (longe disso), mas um nome que já contribuiu bastante para o município, na gestão capitaneada pelo  saudoso prefeito Raimundo Almeida, a exemplo do Hospital, pavimentação de ruas, etc: BENITO GAMA.  

A vereadora Lucia, fazendo uso da palavra, externou satisfação diante da visita do deputado, ao mesmo tempo em que ratificou seu apoio à sua reeleição. Afirmou ter comunicado tal decisão ao prefeito Binho de Mota e que arregaçará as mangas no intuito de proporcionar ao parlamentar uma votação que corresponda a sua representatividade no municipio, na certeza de que louros serão colhidos pella população, lá na frente.

O deputado, por sua vez, agradeceu a todos pela receptividade e confiança, ao mesmo tempo em que fez ver acerca da importância de um trabalho irmanado em busca de resultados satisfatórios, na certeza de que quem terá a lucrar será a população a ser representada. Enfatizou as dificuldades vivenciadas em todo o pais e toda uma crise no meio político que, infelizmente, causa prejuizos a todos mas que, deveras, é  importante que o país seja passado a limpo. 

Logo em seguida a comitiva dirigiu-se ao Distrito de Engenheiro Pontes, sendo recebida, no palco armado em plena praça,  pelo prefeito municipal Binho de Mota, Secretária Kátia Andrade e outras lideranças do município. Aproveitando o ensejo, todos assistiraram os desfiles das raínhas e apresentações das escolas. Procedimentos que deram início a uma longa programação que se estende até o 1o. dia de maio. 

PROGRAMAÇÃO

A administração BINHO DA MOTA apresenta uma programação recheada de grandes artistas, a exemplo de KART LOVE, É O TCHAN, RANECHOS, CRIS MEL, ZECA DE ZEFA, ZÉ DA VÉIA, SAMBRA GROVE e, sem se esquecer de prestigiar valores musicais do município e região, a exemplo de SÍMBOLO DO AMOR, ADEMAR E NILDA, PAIXÃO CIAGANA, ÍGOR NEVES, PAREA DOS VAQUEIROS, RENÊ DOS TECLADOS, MARCOS E SANTIAGO. Para esse domingo, prevista a realização do Projeto MULTIAÇÃO  e no dia 1o, Santa Missa. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo deste site. PUBLICAREMOS entrevistas e vídeos, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa de alunos da 1a. Turma do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes,  sediado em Santo Antonio de Jesus, foi criado o grupo REATANDO LAÇOS que, já há alguns anos, vem celebrando não apenas a existência desse tradicional  estabelecimento de ensino; mais que isso, homenageando aqueles que, direta ou indiretamente, faz parte de sua belíssima história. Desencadeando essas deferências, a primeira homenageada foi a profa. Marizete Brito Reis que, brilhantemente, também atuou como Diretora dessa instituição educacional. 

Recentemente algumas árvores foram plantadas em sua homenagem por alguns dos ex-alunos que se fizeram presentes, ao lado da atual Diretora Joelma de Queiroz e alguns outros professores. Na tarde dessa sexta-feira, 27, outra árvore foi plantada. Desta vez, doada pela ex-diretora Marizete Reis, na área lateral do acesso ao estabelecimento, novmente com participação da atual Diretora, bem como da vice Andreia Reis, a profa. Darjane de Oliveira Campos (filha da profa. Joana) e alguns algumas alunas. Representando o Grupo REATANDO LAÇOS, Mari Vilas Boas, Manoel Samuel de Souza, Iracilda Oliveira, Jorge Bomfim de Jesus Melo, Joana Sacramento, Jorge Gomes, Marcos Israel e Antonio Mascarenhas. Diretores e professores das primeiras turmas  também serão homenagedos em eventos a serem agendados. 

E por que a ideia de formação do grupo em apreço? Justamente para manter o vínculo entre o passado e o presente, na certeza de que as tradições não se esvaiam no tempo. É possível, sim, entrelaçar elos que, nessa conexão entre passado e presente, o futuro seja, de fato, "mirado". Sementes irrigadas produziram frutos e continuaraão a fazê-lo desde que possamos sugerir a outrem, essa continuidade. Desde a primeira turma e passando por outras nessa trejetória de sucesso, quantos e quantos profissionais contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, de uma maneira ou de outra? As chamas não se apagam, desde que possamos mantê-las acesas dentro de cada um de nós. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) está executando o plantio de mudas para arborização do Cemitério Municipal de Santo Antônio de Jesus. 
No total, serão plantadas aproximadamente 290 mudas entre árvores e arbustos do bioma Mata Atlântica, como mudas de rosedá gigante, sibipiruna, felício, paineira rosa, quaresmeiras, canafístulas, jacarandá mimoso, murta, entre outros, na área verde e nas vias de acesso às quadras. 


-“Árvores embelezam, produzem sombras, melhoram a qualidade do ar, produzem oxigênio, capturam o gás carbônico, atraem pássaros e outros seres vivos para o ambiente urbano. A intenção é que o cemitério municipal seja mais acolhedor, ambientalmente melhor e ecologicamente correto”. – Comenta o Secretário da Pasta, Hélio de Aguiar. 
Além do Cemitério Municipal, a SEDEMA também vem realizando plantio de mudas nativas em áreas como o Loteamento Parque São José. Em breve, outros espaços como o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e escolas da Urbis III e Gamelo, também serão contempladas com mudas de ipê amarelo, ipê roxo, sibipiruna, rosedá gigante, canafístula amarela, jacarandá mimoso, aroeira salsa, murta, felício, quaresmeira roxa e rosa.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A geração de emprego e renda é, convenhamos, uma tarefa sempre difícil, na maioria dos municípios deste país, de dimensões continentais, tadavia, infelizmente, em muitos rincões, de reduzidas ou parcas iniciativas que sirvam de alternativas para o incremento da renda em prol da população que, por falta de oportunidades, acaba, literalmente, "cruzando os braços" à espera que "as coisas caiam dos céus" e que se contentam com a remediação através dos chamados "benefícios sociais". 

Mas como um município com reduzidíssimas dimensões territoriais e, por conseguinte, também pequena população, como Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, consegue romper casulos, quebrar paradigmas e mostrar para o recôncavo, para a Bahia e todo o pais que é possível, sim, alçar voos que, para muitos, pareceriam inimagináveis? Com sair de um redoma que, para muitos, parecia intransponível? 

Essa façanha vem sendo auferida na atual gestão municipal Guito da Saúde/Sinhorzinho que, com apoio do governo Rui Costa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, sob o comando de Jerônimo Rodrigues, conseguiu 30 barracas padronizadas que, a cada fial de semana são armadas na principal praça da cidade, onde produtores rurais comercializam seus produtos, ao mesmo tempo em que grupos musicais locais animam o público que se faz presente. 

O sucesso da feira está sendo tão grande que comerciantes de outros segmentos (arte, cultura e confecções) já estão procurando habilitar-se junto à administração municipal, objetivando  participação nesse importante espaço de negócios do município. Graças a essa iniciativa empreendedora, comerciantes de outras regiões estão se articulando para instalar pequenas fábricas, a exemplo de Lídio Cardoso de Souza que, egresso de Salvador, visa produzir derivados de alho e outros artigos comestíveis. 

Também prestes a se instalar no município, o primeiro frigorífico de charque da região, através da empresa CHARQUEADO TERRA BOA que deverá gerar emprego e renda para o município e região. Segundo seu proprietário, Leonardo Cerqueira, as obras estão praticamente concluídas, necessitando, apenas, da licença ambiental. Assevera que as condições climáticas, apoio da atual administração municipal e receptvidade da população foram fundamentais para que escolhesse esse município.

Diego Piton, empresário, representante da marca de cimento CIMPOL, também presente nessa terceira edição da feira de agricultura familiar, em entrevista à Tvsaj, externou satiasfação pelo fato de seu município, pela primeira vez em sua história, ter tido uma iniciativa dessa magnitude. Produtores entrevistados pela Tvsaj também enfatizaram acerca da impetuosidade da atual administração. Produtos que  não chegarem a ser comercializados por parte de produtores cadas trados pelo PNAE, são absorvidos para a merenda escolar. 

De parabéns, portanto, a administração Guito da Saúde/Sinhorzinho, Mara Borges (Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural), e demais titulares de pastas da  atual gestão, nessa iniciativa que, indubitavelmente, é exemplo para toda região e que conta com apoio dos deputados Bira Coroa, Zé Neto (estaduais) e Robinson Almeida (pré-candidato a deputado estadual) e vereadores locais. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Oublicaremos entrevista no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LEONARDO CERQUEIRA, empresário na capital do Estado, marcou presença, ao lado de sua esposa, na manhã desse domingo, 22, na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano. Ele que, logo logo estará colocando em funcionamento, nesse município, a CHARQUEADO TERRA BOA, indústria que deverá processar carne charqueada para o norte/nordeste do país. Segundo ele, resta, apenas, detalhes burocráticos para que o empreendimento já possa iniciar suas atividades. 

Questionado acerca do porquê da escolha do município de Dom Macedo Costa para instalação de uma indústria de porte, foi enfático: as condições climáticas, a pecuária pujante, apoio da atual administração municipal e toda uma receptividade por parte da sociedade local. Trata-se de uma iniciativa empreendedora, deveras louvável e que, sem sombra de dúvidas, atrairá bastante divisas, gerando emprego, renda e, por extensão, desenvolvimento para um município pequeno em suas dimensões, todavia,  grandioso em suas aspirações. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Lançado, na noite dessa quinta-feira, 18,por parte da administração RogériO Andrade/Dalva Mercês, o Pacote de Obras "Acelera SAJ 2018", com o investimento em torno de 27 milhoes de reais, oriundo de emendas canalizadas por parlamentares e injeção de recursos próprios do município, devendo contemplar em torno de 90% dos bairros na zona urbana (cerca de 40 ruas serão pavimentadas) e algumas comunidades ruais, transformando o município num verdadeiro canteiro de obras.

O evento teve início na sede do paço municipal quando o chefe do executivo, Rogério Andrade, enladeado da viCe Dalva Mercês, senador Otto Alencar, ex-prefeito Euvaldo Rosa; pré-candidatos a deputados Otto Filho (federal), Rogério Filho (estadual); vereadores, secretários, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local, procedeu apresentação do programa de obras em epígrafe.

O prefeito Rogério Andrade, alem de agradecer a todos que se fizeram presentes, discorreu sobre esse momento histórico que se desfralda para o município, a partir desse aporte de obras importantes nas áreas de infra-estrutura, desporto, agricultura e abastecimento, etc. e que figurará, inexoravelmente, nos anais da historicidade local.  Regozijado diante desse momento ímpar em sua trajetória política, não teve como não não se reportar à esperança de contar com apoio de seu filho, junto ao Governo do Estado e Assembleia Aegislativa, assim como de Otto Filho, no parlamento federal.

Aproveitando a oportunidade, profissionais dos diversos segmentos da imprensa local e região formularam questionamentos pertinentes às obras em apreço, assim como inquriram-nos no que concerne à esfera politica. Dentre os questionamentos, os direcionados ao senador Otto Alencar e aos jovens pré-candidatos Rogério Filho e Otto Filho. Eles que, em outubro próximo, deverão colocar seus nomes à disposição do eleitorado de Santo Antonio de Jesus e varios outros municípios, objetivando cadeiras nos legislativos estadual e federal, respectivamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Logo após a coletiva de imprensa na sede da prefeitura, chefe do executivo, vice-prefeita, senador, pré-candidaatos a deputados, ex-prefeito Euvaldo Rosa, vereadores, secretários e demais participantes dirigiram-se ao espaço da Biblioteca onde, em amplo toldo, efetuaram pronuncimantos para um grande publico que se fez presente. Preliminarmente, apresentação de grupos de capoeira e de samba de roda. Aproveitando o ensejo, Otto Filho  e o  prefeito Rogério entraram, "literalmente" no ritmo da capoeira comandada pelo Mestre Sinei. Em seguida, apresentação de um vídeo que teve por escopo mostrar mapas de áreas do municípios a serem contempladas com esses investimentos. Posteriormente o prefeito recebeu homenagem e assinou ordem de serviço.

Empunhando o microfone, o ex-prefeito Euvaldo, o presidente da Câmara Antonio Nogueira Filho, Dalva Mercês, Otto Alencar, e, finalizando, o prefeito Rogério Andrade. Todos foram enfáticos no que conerce a importância das obras que, asseguraram, irão "mudar a cara" de Santo antonio de Jesus. O chefe do executivo municipal, além dessas considerações,  enfatizou que a prioridade nesses investimentos, é a Santo Antonio de Jesus que "chora". Esse foi um compromisso nosso durante as eleições de 2016. Mais de 90% desses recursos serão aplicados nas periferias assim como aconteceu no primeiro ano de governo da nossa gestão onde comtemplamos 40 ruas da cidade e mais de 90% ruas onde a população mais necessita”, disse o prefeito Rogério durante coletiva.Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para celebrar a versatilidade da mandioca, com inúmeros usos na alimentação humana e animal e na produção industrial, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré, no recôncavo baiano, promovem o Dia da Mandioca, em 19 de abril, a partir das 8h. Originalmente, a data escolhida é 22 de abril, em alusão ao descobrimento do Brasil.
A programação vai contar com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, idealizador da data, e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro, além de estandes em que agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA) vão expor derivados da mandioca e produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro.
Esta é a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, vai acontecer fora da Embrapa. De acordo com Motta, “Nazaré foi um dos primeiros municípios do estado a convergir a farinha de mandioca dos sertões para seguir para Salvador. Então, é uma tradição de muito tempo que Nazaré adquiriu, principalmente, com a farinha de copioba. Hoje, a forma e a notoriedade dessa farinha já irradiam por todo o território baiano, por isso a cidade foi escolhida”. Não é à toa que o município é conhecido como Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), e em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, realiza até às 17h desta sexta-feira (13) na comunidade do Comum do Rio da Dona, um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).


A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica). 
Para obter a Declaração, é necessário carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável). De acordo com a SAAB, em breve, o mutirão será realizado em outras comunidades. A emissão da DAP é gratuita. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O domingo também foi dia de deixar a cidade mais arborizada. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) fez a entrega de 50.000 (cinquenta mil) mudas à Prefeitura de Dom Macedo Costa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural. As mudas são para plantio em espaços urbanos e rurais do município, para distribuição à comunidade e para a realização dos projetos Quintais Produtivos e Plant Vida, a serem lançados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em breve.

Na manhã do último domingo (08), o prefeito Guito, a secretária Mara Borges, o coordenador da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar no Estado da Bahia) Ronaldo Rodrigues, e os deputados Bira Corôa e Zé Neto realizaram o plantio de uma muda da espécie paineira em frente à Escola Municipal Maria Bernadete Borges.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agricultores de Santo Antônio de Jesus participam nesta quinta-feira (5), às 9h, de uma palestra com o pesquisador da Embrapa, Joselito Motta, com o tema: “Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandiocultura”. 
A atividade será realizada na Escola Municipal Dr. Antônio Albuquerque, no Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus, e é promovida pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Embrapa, SEBRAE e Banco do Nordeste. 
Joselito Motta é mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura Tropical, onde há mais de 30 anos atua, principalmente, nos seguintes temas: transferência de tecnologias voltadas para a produção, o processamento e a agregação de valor a produtos da mandioca.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma laranjeira de porte médio está dando frutos de até 2 kg no povoado de Sítio, em Quinjingue (a 343 quilômetros de Salvador), região de sisaleira da Bahia. O fato curioso chama a atenção de moradores locais. Um idoso conhecido na região como ‘Branco de Simão’ foi quem plantou a árvore em sua casa. Segundo o site Notícias de Santaluz, uma vizinha do homem chegou a confundir as laranjas gigantes com um pé de cabaça (usada na confecção dos berimbaus). Ela conta que pesou uma das frutas e constatou que a fruta tinha 2 kg. Conforme o site, um engenheiro agrônomo disse que laranjas desse porte não são comuns e que apenas uma análise poderá explicar se o pé é alguma variedade do fruto.A Tarde

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador, a primeira capital do Brasil, completaou 469 anos, nesta quinta-feira, 29 de março, e por isso o deputado estadual Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia moção de congratulações aos seus habitantes. “Por toda sua história, pela sua essência, grandeza e beleza, podemos dizer: Parabéns Salvador pelos seus quase cinco séculos de fundação. Feliz é o povo que aqui nasce, feliz é aquele que aqui vive”, disse o parlamentar. Alan Sanches considera Salvador “exuberante em sua história, abundante na alegria de seu povo, sagrada pelos ritos e ritmos, profana em suas tradicionais festas populares. Assim é nossa cidade, com forte apelo turístico, sendo esse seguimento a maior das nossas riquezas. Salvador é admirada pela sua beleza arquitetônica e amada por turistas que nos visitam e ficam fascinados por sua beleza, tudo de forma natural”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Operação Chuva - ação desenvolvida pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para prevenir e amenizar os impactos da chuva - entrou na segunda semana de trabalho com ações em diversos pontos da cidade. 
Nesta segunda-feira (26), as equipes deram continuidade aos trabalhos de limpeza, desobstrução de rede e recuperação de poço de visita na Rua Sergipe. 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, que coordena os trabalhos, a galeria que passa por esta rua possui duas redes laterais que servem para ajudar a escoar a vazão das águas captadas de todo centro da cidade e do Bairro Alto Sobradinho: 


- “Nesta galeria há três poços de visitas que ligam a rede até a galeria da rotatória de acesso a Maria Preta. Dos três poços, dois estavam completamente obstruídos, sendo que um havia sido danificado, o que estava contribuindo para os alagamentos na rua”. – Explicou. 
No último sábado (24), quando a cidade voltou a ser atingida por chuvas, moradores do Loteamento Morar Melhor que tiveram as casas invadidas pela água receberam cestas básicas e acompanhamento do CRAS Comunidade. 
Também foram realizados desobstrução de caixa de drenagem nas ruas Manaus, Rua G do Loteamento Salomão e Av. João Malta (Casco); desobstrução de rede de drenagem com caminhão hidrojato na Rua Forte São Marcelo (Cajueiro) e Av. Vereador João Silva (próximo ao Posto cruzeiro do sul); desobstrução de canal no Bairro Irmã Dulce e limpeza de fossa séptica na Praça Padre Matheus, entre outros serviços. 





Enquete


PodCast