Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Feira Livre Municipal de Santo Antônio de Jesus terá novos banheiros públicos em breve. Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu inicio a demolição do atual equipamento para a construção de um novo mais moderno e adequado.  
O Prefeito Rogério Andrade esteve no local acompanhado de secretários e dos responsáveis pela obra. Na oportunidade, o Prefeito conversou com comerciantes e clientes sobre as melhorias que estão sendo executadas na Feira Livre. Além dos novos banheiros, a Prefeitura também está finalizando uma reforma no galpão de restaurantes. Outras ações estão programadas para acontecer em breve.  Ascom Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCARENHAS

A Associação Comunitária do Brinco, em Jaguaripe, recôncavo baiano, regozija-se de já estar colhendo frutos em prol da entidade e, por extenção, da comunidade em que está inserida. Prova desse sucesso é a produção de 3.000 kg de aimpim descascado e embalado a vácuo, adquirido pela administração municipal, através do PAA (Program de Aquisição de Alimentos). 

De parabéns os integrantes dessa entidade associativa e de todos que contribuíram para que o intento pudesse ser materializado, a exemplo de Eládio Bahia, a frente da Secretaria de Agricultura e Pesca, prefeita Vera da  Saúde que, diga-se de passagem, tem desenvolvido um meritório trabalho no município, além de todo um apoio por parte de Dra. Rose e Wilson Dias, pela EMBRAPA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

De vento em popa as obras de calçamento no Distrito do Braga, em Varzedo, protagonizadas pela atual gestão municipal, sob a égide de Bahia/Gilmar. Obra que logo logo será inaugurada, dado o avanço do trabalho, favorecido, naturalmente, pela diminuição das precipitações chuvosas. Ansiosa, a comunidade não vê a hora de poder desfrutar dessa conquista da comunidade, no momento em que vê materializar-se um antigo intento.Fotos, Ascom Municipal.  Mais fotos em Leia Mais. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iniciadas, na manhã desse domingo, 05, as obras de revitalização do Galpão da Feira Livre, na praça Duques de Caxias, em Santo Antonio de Jesus. Presentes, na oportunidade, além do Prefeito Rogério Andrade, a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, prepostos dessa pasta, dentre eles, Carlos Gildásio e o Diretor Dema do Leite. 

Segundo Fátima do Benfica, titular da pasta, nesse primeiro momento a reforma abrangerá a cobertura do espaço que vem requerendo intervenções há algum tempo. Foi combinado, entre a Secretária e os comerciantes locais, que áreas serão evacuadas, de forma setorial, de maneira que os operários possam desenvolver suas atividades com maior celeridade, e em condições de segurança, para eles e o público que, por ali, circula. 

A estrutura metálica apresenta bastante corrosão e muitas peças necessitam ser retiradas por estarem apodrecidas. Vários buracos na cobertura.Também deverão ser realizados reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. No que concerne à colocação de um novo piso no local, esse intento deverá ser objeto de apreciação a "posteriori", junto ao poder público municipal.

Á luz do diagnóstico efetuado e a partir de reuniões que foram empreendidas com os comerciantes que laboram no local, o pleito foi encaminhado, por parte da Secretária Fátima, ao chefe do executivo municipal que, por sua vez, o acolheu, incluindo-o, por conseguinte no rol de ações que estão sendo desenvolvidas através do Projeto Acelera Saj.  Caso essa intervenção não fosse realizada de forma tempestiva, o Ministério Público iria, sem sombra de dúvidas, pedir interdição total do espaço. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br). Veja mais FOTOS me LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no top do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Serviços, aprendizado e muita diversão. Assim foi a passagem do projeto Feira Integrativa pelo bairro do Amparo na manhã desta sexta-feira (3). O evento realizado em frente ao CETEP Recôncavo atraiu crianças, jovens e adultos. 
Diversos serviços foram disponibilizados gratuitamente para a população como: inscrições os serviços de convivência (CRIAR, CRAS, Pro ART), aferição de pressão e glicemia; testes rápidos de HIV, e aplicação de vacinas em parceria com a Unidade de Saúde da Família do Amparo. Além de atividades educativas sobre bullying, abuso sexual e outros temas.  
A iniciativa foi realizada numa parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, CRAS Comunidade, Serviço de Convivência para Crianças (CRIAR) e Serviços de Convivência para adolescentes (PROARTE) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sucesso absoluto em Paulo Afonso e região, logo logo estarão sendo produzidas e comercializadas em Elísio Medrado, a sensação do momento na área de agricultura: as ESTACAS ECOLÓGICAS. Produzidas através da empresa FAZENDAS ARCO VERDE SUSTENTÁVEL, com filial nesse município,  a empresa, de propriedade do empresário Adenilton Francisco da Silva, tenciona, logo logo, também desenvolver atividades em sua sede, no povoado do Comum, em Elísio Medrado.  Sua utilização vem causando verdadeiro frisson entre os proprietarios de áreas rurais. 

Segundo Adenilton, o produto oferece proteção à natureza (no momento em que trasnforma lixo em matéria prima), tendo durabilidade estimada em muitos e muitos anos,  produzindo benefícios à sociedade. Não é poluente e propicia melhor custo benefício (não requer manutenção). As vendas podem ser feitas através de pedidos efetuados por telefone. Logo logo a empresa estará produzindo esse material, também, em Elísio Medrado, já que seu lançamento foi no município de Paulo Afonso. A empresa atenderá pedidos para confecção de currais, cancelas e estacas. 

Patenteada pela Vila GE Marcas e Patentes, a estaca sustentável é inovadora e chega com o objetivo de retirar de circulação as estacas convencionais, eliminando desmatamento e, por conseguinte, confecção de cercas com madeira de lei. Ganha com isso a natureza e, por extensão, toda sociedade no momento em que aumentam consideravelmente as expectativas de vida. 

A estaca sustentável é confeccionada a partir de materiais recicláveis, a exemplo de pneus, filtros de óleo e plásticos. Esse tipo de material suporta grandes pressões e é ideal para construção de cercas, colcehiras, porteiras, galpões, currais, etc. Nos formatos cilíndrico, quadrado, elas podem ser submetidfas a pinturas, propiciando um visual bastante agradável. Maiores informações pelo telefone (75) 9 8800-0825. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realizou na manhã desta quarta-feira (1º) a entrega de novas máquinas para o trabalho permanente de manutenção das Estradas Vicinais. São 11 novos veículos: sendo 2 patróis, 2 rolos compactadores, 1 retroescavadeira, 1 carro-pipa, e 6 caçambas.  
Além das novas máquinas, a equipe de manutenção também foi ampliada com motoristas, operadores e pessoal de apoio. A entrega aconteceu na comunidade da Boa Vista onde os veículos já começaram a trabalhar. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Projeto Todos pela Cidadania visitou, na manhã deste do útimo domingo (29), a comunidade Bonfim. Antes dos atendimentos - consultas e exames gratuitos - que beneficiaram cerca de 40 pessoas, houve uma celebração católica, em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar, oficialmente marcada no calendário no dia 28 de julho.  

“Tivemos a honra de participar de uma missa em ação de graças ao Dia do Agricultor Familiar e de tomar um café da manhã não só com os agricultores, mas com a comunidade católica, junto com o bispo de Amargosa Dom Valdemir Ferreira dos Santos”, compartilhou Dr Everaldo. No dia 25 deste mês também foi comemorado o Dia do Agricultor.

Novamente, a ação na comunidade rural se deu junto com a articulação entre moradores do Bonfim; do presidente da Associação da Vila Bonfim, Agnaldo, Odilon Neto, liderança da Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim, e Lúcia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus.Infosaj

Quarto ano 

O Projeto Todos pela Cidadania é uma iniciativa do Grupo CTO, iniciada há quatro anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de Fátima do Benfica, promoveu,  na manhã dessa segunda-feira, 23, em sua sede na Praça Duque de Caxias, reunião com comerciantes do Galpão de Alimentação no intuito de transmitir informações acerca de intervenções de infraestrutura que serão efetuadas pela administração municipal.

Além dela, fez-se presente o Sgt. Vinícius (Superintendente da Defesa Civil), Carlos Gildásio, Débora Figueiredo e outros prepostos da SAAB. Logo após agradecer a todos pelas presenças, a titular da pasta explanou acerca das intervenções que serão feitas nesse importante espaço de negócios, à luz do diagnóstico realizado no local e em atendimento, também, aos pleitos dos comerciantes que dali colhem o sustento do dia a dia. 

Em sua fala, Fátima citou a todos as reais condições em que se encontra o galpão e a necessidade de evacuações seccionadas do espaço de maneira que os operários possam trabalhar em segurança e, ao mesmo tempo, não submetendo comerciantes e transeuntes a eventuais acidentes. Asseverou que serão colocados tapumes de proteção vez que as ferragens da cobertura estão em delicada situação. A obra deverá se iniciar nesse domingo, 29, e a previsão para ser concluída em cinco dias, caso não haja contratempo. Pediu compreensão e colaboração de todos os comerciantes.

Fazendo uso da palavra, o Sgt. Vinícius, da Defesa Civil, reforçou as palavras da Secretária. Aproveitando o ensejo, destacou que a princípio, far-se-ia necessário intervenção total do Galpão, diante do perigo que ora apresenta para os comerciantes e o público que comparece a esse espaço. Salientou que há cobrança do CREAS e Ministério Público no sentido de que as intervenções sejam logo realizadas, sob pena de intervenção total do espaço. 

Fátima garantiu que, logo após essas intervenções inerentes à cobertura do galpão, serão realizadas reuniões no local para que sejam discutidas intervenções inerentes ao piso, sistemas elétrico e hidráulico, bem como no que concerne à segurança. O Galpão de Alimentação é um dos importantes espaços de negócios da Feira Livre. A secretária assevera que é imperativo que haja colaboração de todos para que o público consumidor se sinta cada vez mais atraído a participar da feira livre, em todos seus segmentos e que esforços não faltam nesse sentido. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas


Santo Antônio de Jesus recebeu no último sábado (21) o projeto “A Tenda o Verde”, iniciativa que tem como objetivo incentivar a sociedade a transformar espaços urbanos em hortas, e tornar a relação da comunidade com o bairro e seu entorno mais prazerosa. 
A equipe montou um stand na Praça Renato Machado, onde foram distribuídas sementes de tomate cereja, quiabo, coentro, milho amarelo (pipoca), milho preto e milho vermelho como incentivo à implantação da horta. 
Também foram doadas mudas de espécies nativas do bioma da mata atlântica, como cássia-rosa, sibipiruna, pindaíba, aroeira e ipê rosa, e aromáticas, como alecrim, orégano, manjericão, pimenta biquinho, pimenta malagueta, hortelã e tomilho.  
O projeto é uma realização da Fundação Verde Herbert Daniel com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Serviços Públicos. Ascom Prefeitura Saj

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), através do Curso Técnico em Agropecuária firmaram uma parceria nesta terça-feira para um projeto de arborização. 
A parceria foi iniciada com uma palestra sobre temas e questões ambientais em Santo Antônio de Jesus e região realizada pelo Secretário da Pasta, Hélio de Aguiar e pelo Promotor Julimar Barreto. Após a atividade, foi iniciada parte da arborização na escola.  
A colaboração envolve ainda a elaboração de aproximadamente 10 microprojetos nas áreas de arborização, produção de mudas, compostagem, farmácia verde, uso de leguminosas na conservação do solo e outros. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, está sendo apontada como um importante instrumento para a melhoria da qualidade e da produtividade do cacau. Trata-se da primeira empresa no mundo destinada à produção em escala industrial de clones de cacaueiros, conforme o diretor Lanns Almeida. Ele contabiliza que são 40 mil metros quadrados de extensão, com capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas em 20 viveiros, "onde está instalado um dos maiores laboratórios de micropropagação do pais, além de um banco de dados e conhecimentos em protocolos técnicos e científicos certificados por órgãos renomados".

O diretor da Biofábrica de Cacau ressalta que estão sendo desenvolvidos na empresa, que é vinculada ao Governo do Estado, experimentos de melhoramento genético e certificação. “Estamos produzindo material de alto valor agronômico agregado, com certificação do Ministério da Agricultura, qualidade e acessibilidade aos produtores. Isso tem um impacto positivo na base produtiva, especialmente na Agricultura Familiar, bem como na conservação dos ativos florestais, já que atuamos na produção de mudas para restauração da mata nativa”, explica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os moradores da Vila Bonfim, zona rural de Santo Antônio de Jesus, terão uma colheita mais próspera. A comunidade foi beneficiada com um trator, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Félix Júnior (PDT).

A entrega aconteceu na tarde de quinta-feira, 07, no Parque de Exposições, em Salvador, durante cerimônia que reuniu o governador Rui Costa, o deputado Felix Júnior e presidente do diretório municipal do PDT, Everaldo Junior. “Félix não só foi o mais votado, como também é deputado que mais investe em Santo Antônio de Jesus”, comentou Dr Everaldo. Ascom Dr. Everaldo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após o acordo entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a ONG Amo Animais, a nova sede da entidade segue recebendo diversas melhorias. Nesta quarta-feira (11), foi iniciada a construção de uma fossa séptica para a unidade. O equipamento é importante para diminuir o contato dos animais com bactérias e evitar a contaminação do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública como um todo.  
Um dos colaboradores da ONG, Fabrício Barreto, destaca que o apoio da Prefeitura tem sido fundamental para a entidade. 
- “Estamos vendo o trabalho acontecer. A obra está seguindo. Todos os dias têm pessoas trabalhando. Esta fossa séptica vai ser muito importante para a saúde dos animais e vai deixar a sede ainda mais próxima do ideal.” – Comentou. 
Outras melhorias também estão sendo executadas como: a colocação de telas de proteção nos canis, construção de uma canaleta para facilitar a limpeza no espaço de convívio dos cães, construção de um banheiro para os funcionários e voluntários, entre outros. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem disse que São João só tem forró? Se a festa é no interior, tem que ter comida típica! Por isso, na entrada da festa principal de Santo Antônio de Jesus, está sendo realizada a Vila da Agricultura. No local, produtores rurais oferecem seus serviços - como, por exemplo, um beiju feito na hora, com produtos cultivados em seus próprios roçados. No espaço também é possível adquirir peças de artesanato produzidas pelo povo santoantoniense. 

Em SAJ, a diversidade musical também prevalece com o Palco Alternativo, onde bandas de rock regionais se apresentam. Ao lado, na Tenda da Diversidade, DJs fazem a alergia do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).  

A estudante Danatércia Oliveira, de 24 anos, foi uma das pessoas que trocaram o clássico arrasta pé pelo rock. “Costumo sempre passar pelos palcos alternativos no caminho para o principal, mas dessa vez o som estava tão bom, que acabei ficando por aqui”, sinalizou a jovem enquanto curtia a banda Antigos Imortais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Esquenta do São João de Dom Macedo Costa começou na manhã de hoje, na Feira da Agricultura Familiar. Marcando presença no início dos festejos, os feirantes e a comunidade receberam os cumprimentos do prefeito Guito, vice Senhorzinho e da secretária Mara Borges. O forró ficou por conta de Rodrigo Sanfoneiro e convidados.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vinte pés de maconha foram encontrados ontem (13) no quintal de uma casa em Santa Cruz Cabrália, município ao sul da Bahia.  A residência, localizada no centro da cidade, foi alvo da operação após denúncias anônimas informarem que a droga era cultivada na área. Sete dos pés encontrados estavam acondicionados em caqueiros.

A ação foi comandada por agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália. No momento da abordagem, os agentes foram recebidos por um homem identificado como Marcos Paulo Peixoto Alcântara, de 26 anos. Além dos pés de maconhas, foi encontrado um pote cheio de sementes da planta. O suspeito e a plantação foram levados à Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma reunião marcada para esta quinta-feira (14) deve tirar uma notificação a ser enviada para a empresa responsável pela exploração da área [Dow Química] onde foi aberta uma cratera em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cratera, com cerca de 50 metros de profundidade, foi localizada no começo do mês na localidade de Matarandiba e intriga moradores e especialistas. Segundo a coordenadora de fiscalização e licenciamento da prefeitura de Vera Cruz, Priscila Veloso, a maior preocupação no momento é a segurança da comunidade. “A gente vai pedir inicialmente um estudo para saber se a comunidade de Matarandiba está fora de risco ou não”, disse ao Bahia Notícias. Em paralelo, a coordenadora espera a conclusão de um estudo para saber as causas e consequências do acidente geológico. Veloso disse que como o local onde está a cratera é de exploração do subsolo, a competência para determinar sanções é da Agência Nacional de Mineração. Já o licenciamento ambiental é da alçada do governo do Estado, através do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Da cratera até a primeira casa a distância é de pouco mais de 1 km. A notificação a ser enviada para a Dow Química cobrando maior proteção à comunidade deve ser feita em conjunto por órgãos como a ANM, Inema, prefeitura e Defes Civil estadual [Sudec]. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A adesão a programas que contribuam para o desenvolvimento social de Dom Macedo Costa é um compromisso da gestão municipal. Com esse intuito, o prefeito Egnaldo Piton, a secretária de Assistência Social, Selma Lemos, a secretária de Desenvolvimento Rural, Mara Borges e a coordenadora do PAA no município, Joelma Lemos, participaram nesta quinta-feira (07), da reunião de implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sediada em Maragogipe, realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com a presença da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé.

Através do PAA o município irá adquirir alimentos provenientes da Agricultura Familiar, da própria comunidade, para doações às famílias em vulnerabilidade, cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e pela Pastoral da Criança. Em Dom Macedo Costa serão investidos quase de R$ 100 mil, atendendo 25 produtores da Agricultura Familiar e beneficiando em torno de 100 famílias carentes que receberão os alimentos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nos dias 06 e 07, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) de Santo Antonio de Jesus, sediada no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , mais um curso de qualificação de produtores. Numa parceria empreendida entre a SAAB, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), COOPERMULTA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré das Farinhas,  15 agricultores, de diversas comunidades da zona rural participaram do "Curso de Produção de Licores Caseiros". 

Além dos alunos participantes, o  evento contou com a participação da professora  e instrutora Joquebede Raquel Braga (COOPERMULTA), Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Abastecimento), Gildásio (Secretário de Agricultura interino), Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Débora Figueredo, Grécia e apoio dos demais servidores da pasta. Logo após aula teórica, em que os alunos tiveram noções de higienização e planejamento das ações, tiveram oportunidade de, na prática, materializar conhecimentos assimilados. 

O ponto de culminância do curso foi a exposição dos produtos confeccionados, logo após servidos em degustação coletiva por parte dos alunos e convidados. E, dentre esses convidados, Geraldo Pricigo, Secretário de Serviços do município. Fica, aí, um exemplo a ser seguido pelos demais secretários de agricultura da região, na medida em que oferece ao produtor qualificação e, por extensão, possibilidade de aumento da renda familiar. Fotos Antonio Mascarenhas (wwwt.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) realizou na manhã desta sexta-feira (8) uma Mostra de Mudas Nativas na Praça Padre Matheus, como parte das ações da Semana do Meio Ambiente.
No evento foram distribuídas mudas de diversas espécies como: ipê amarelo, jaca, canafístula amarela, jacarandá mimoso, sibipiruna, ipê rosa, aroeira, amora e rosedá gigante. Outras atrações foram exposição de equipamentos, palestras educativas, jogos recreativos para as crianças, produção de sabão com óleo de cozinha, cadastro e doação de mudas nativas e frutíferas, doação de sementes e atividades culturais.
Ainda como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a SEDEMA realizou palestras sobre Educação Ambiental e plantio com os estudantes de escolas municipais. Além de dar início ao processo de preparação das mudas que serão plantadas no acesso ao IFBA, UFRB e Policlínica Regional. Serão plantadas aproximadamente 120 mudas de espécies como: ipê amarelo, rosedá gigante, ipê rosa, pata de vaca, flamboyant, aroeira salsa e sibipiruna. Também foram realizadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), realizou nesta quinta-feira (7) o encerramento do curso de Produção de Licores. 15 agricultores de diversas comunidades da zona rural participam da atividade que teve como objetivo promover a qualificação dos produtores rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O curso iniciado na última terça-feira (5) foi realizado em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), COOPERMULTA e Sindicato Rural de Nazaré.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dando seguimento as ações da Semana do Meio Ambiente, foram plantadas nesta quarta-feira (06) mudas das espécies Palmito Juçara, Claraíba e Ipê Amarelo, na localidade de Milagres de Santo Antônio. O plantio foi realizado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, com a participação do vereador Geraldo Jorge Sales (Bahia). Durante a semana, outros pontos do município receberão mais ações de arborização e reflorestamento.Ascom D.M.Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em sua XVIII edição, Semana do Meio ambiente organizada pela Fundação Vovó do Mangue,  tem como tema “Água, da preservação ao uso sustentável”. “O ciclo da água” e o “Reuso da água” são os temas das suas palestras marcadas para a manhã desta quarta-feira, dia 6, segundo dia da XVIII Semana do Meio Ambiente (SMA), realizado pela Fundação Vovó do Mangue em Maragojipe e com atividades programadas até as 17h de quinta-feira, dia 7.

Os palestrantes convidados para discutir o assunto são o engenheiro agrônomo Bruno Barbosa e a bióloga Sarah Nascimento. Em sua 18ª edição, a SMA adotou como tema Água, da preservação ao uso sustentável.

Na abertura da programação, realizada ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente,  reuniram-se, na sede da Fundação, professores, estudantes, gestores públicos e trabalhadores do mangue. Ponto alto da cerimônia foi o lançamento da segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal, desenvolvido pela Vovó do Mangue nos municípios de Maragojipe, São Francisco do Conde, Cachoeira e São Félix. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um crocodilo matou um pastor protestante que realizava o batismo de fiéis no lago Abaya, em Arba Minch (Etiópia).Doche Eshete estava conduzindo a cerimônia coletiva na tarde do último domingo (3/6) quando foi surpreendido pelas costas por um grande réptil.O religioso foi ferido nas pernas, nas costas e nas mãos, morrendo no local. Segundo o site etíope "Borkena", o ataque foi testemunhado por 80 fiéis.

"Ele batizou uma pessoa e, quando ia batizar a segunda, o crocodilo surgiu e atacou o pastor", contou uma testemunha à BBC.Fiéis conseguiram evitar que o animal arrastasse o corpo de Doche até o meio do lago. O crocodilo escapou.O lago abriga uma numerosa população de crocodilos.Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada reunião na SJDEHDS na ;ultima segunda-feira, em Salvador,  com Dra. Rose Pondé, Secretário de Agricultura e Pesca de Maragogipe e Coordenador Geral do Território do Recôncavo, Eládio Bahia, bem como Coordenadores do SETAF do Recôncavo e do Território Metropolitano, Diretor da ASCCOB, técnicos da BAHIATER e SJDHDS, para tratar da implantação do PAA no Território do Recôncavo. 

Dois dias após (quarta-feira), aconteceu outra reunião, com participação de secretários municipais de agricultura dos municípios de Maragogipe, Cruz das Almas, Varzedo, Nazaré das Farinhas, Muritiba, Dom Macedo Costa e Governador Mangabeira. O encontro teve por escopo a definição de estratégias  para iniciar a execução, ainda em junho.

Na oportunidade, também ficou definido a realização de uma grande reunião, nessa quinta-feira, 07, em Maragogipe, tendo por objetivo a efetivação do projeto, com participação de todos os Prefeitos e Secretários de Agricultura e Ação Social contemplados com o projeto. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas, segundo autoridades do país. A baleia chegou a vomitar cinco sacolas durante uma tentativa de salvamento realizada por funcionários de conservação em um canal da província de Songkhla.As 80 sacolas pesavam cerca de oito quilos. Elas impediram que a baleia conseguisse se alimentar de outras formas, segundo a marinha tailandesa.

A morte da baleia é mais um sintoma do crescimento da poluição nos oceanos. Um relatório sobre o futuro dos mares, divulgado recentemente pelo governo do Reino Unido, alertou que a quantidade de plástico no mar pode triplicar em uma década, a menos que o lixo seja contido.

A Tailândia é um dos maiores usuários de sacolas plásticas no mundo. No mês passado, o governo do país anunciou que está estudando criar uma taxa para tentar conter o uso do material. Acredita-se que o plástico seja responsável por milhares mortes de animais todos os anos.Pré-título, Tvsaj. Matéria, MSN. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A CODETER Recôncavo reuniu-se na sede do SETAF de Cruz das Almas, para avaliar as Manifestações de Interesses em torno do Programa "Aliança Produtiva". Na oportunidade, foram avaliados três "MIs" desse programa e uma requalificação de Agroindústria. O encontro contou com a participação das cooperativas proponentes, associações vinculadas,bem como entidades de apoio como UFRB, EMB, RAPA, SETAF, ASCOOB, ATÉ, CESOL e CAR. 

Sob o comando de ELÁDIO BAHIA (Coordenador Geral do Terrtório do Recôncavo), o encontro discutiu as Manifestações de Interesses (MIs) que envolvem recursos na ordem de mais de dois milhões de reais. Recursos que deverão ser investidos na recuperação e adequação das agroindústrias do Território do Recôncavo. Eládio Bahia que, diga-se de passagem, realiza um meritório trabalho a frente da Secretaria de Agricutura de Maragoipe, dando impulso ao empreendedorismo, fomentando a agricultura familiar, signifcando, por conseguinte, geração de emprego e renda para o município. Ele que, além de ter execido o cargo de Prefeito com esmero, desenvolveu um destacável trabalho, também, através da Secretaria de Agricultura em Sapeaçu. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a Copa Ambiental informam que devido a falta de combustível, ocasionada pela paralisação nacional dos caminhoneiros, a partir desta sexta-feira (25), a coleta de resíduos sólidos estará funcionando em regime reduzido. Assim, pede-se que a população deposite apenas o lixo orgânico “porta a porta” no horário de coleta e evite descartar resíduos de podas, entulhos e resíduos volumosos nas vias públicas, enquanto perdurar a paralisação, a fim de evitar maiores transtornos

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Agricultura de Maragogipe, no recôncavo baiano, capitaneada por Eládio Bahia, na gestão municipal Vera da Saúde, participou, nessa quarta-feira, 23, na EMBRAPA, em Cruz das Almas, do encontro que teve por escopo a discussão em torno do Projeto de Indicação Geográfica da Farinha de Copioba na região. Além da Secretaria maragogipana, as representações da EMBRAPA, SETAF, SDR, CAR, BAHIATER, CESOL, CODETER RECÔNCAVO, ASCOOB, UFRB, UFBA, BANCO DO NORDESTE; Secretarias de Agriculutra municipais de Nazaré das farinhas, São Felpe, e Cruz das Almas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o Seminário " A Modernização da Cacauicultura", num evento que contou com participação de agricultores dessa e de outras comunidades rurais do município, tendo por escopo transmitir informações e novas técnicas àqueles que já são detentores de áreas plantadas e aos que tencionam dar os primeiros passos nessa importante vertente produtiva.

Numa iniciativa da SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, de Santo Antonio de Jesus, capitaneada pela sua titular Fátima do Benfica, o evento contou, também, com participação de entidades parceiras, a exemplo da CEPLAC (Milton José da Conceição e Dalmar), BARRY CALLEBAUT (Thiago Santos e Selma), COOABRIEL (Luiz Vicente Thomaz), BANCO DO NORDESTE (Marcos Moreira), SETAF (Amanda), que, através de seus representantes, abrilhantaram se importante encontro. Também presentes, Dema do Leite (diretor de Agricultura) e outros funcionários da Secretaria.

Logo após a recepção e inscrições dos produtores, coube à FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, ao lado de toda equipe, composta por Dema do Leite, Cacau, Lili, Bruno, Débora, Ivana,Alessandra, Ronildo e Adenilson  e outros funcionarios dar boas vindas a todos para, em seguida, falar sobre os propósitos da atual administração em fomentar ações que incrementem a produção rural e que passam, também, pela diversificação de produção. E que a produção de cacau é uma alternativa que propicia alta lucratividade. 

PALESTRAS

Coube a MILTON JOSÉ DA CONCEIÇÃO (CEPLAC/Serex), iniciar a rodada de palestras. Discorrendo sobre a temática "Modernização da Cacauicultura", ele mostrou a importância das enxertias, significando redução de perdas, menor período entre plantio e início de produção e redução de perdas e maior produtividade. Elencou os diversos tipos de clones, destacando os que propiciam melhores desempenho; os que resistem mais às pragas e doenças, etc. Destacou que a tendência com relação aos clones pequenos (baixo vigor), resistência à monilha e vassoura de bruxa, espaçamentos menores nos plantios, uso de fertilização, uso de polinização e mecanização.

IVAN COSTA E SOUZA (CEPLAC/Serex), proferiu palestra audiviosual tendo por temática "Altas produtividades na cacauicultura'. De forma bastante humorada, utilizando-se de jargões tão conhecidos pelos produtores, mostrou a importância dos diversos procedimentos em busca de maior produtividade. Dentre eles, fez alusão à questão dos diversos tipos de sombreamento; quais os tipos de cacau que melhor se adaptam ao plantio a pleno sol e com sombreamento; fez alusão, também, aos principais tipos de clone.

MARCOS MOREIRA  (Banco do Nordeste), em sua fala, afirmou que a instituição tem dinheiro para custear projetos, todavia, é imperioso que os produtores estejam com documentação em dia e que, na maioria das situações, tenham fiadores. O banco poderá emprestar dinheiro para pagamento em até 10 anos, com juros de 5,5% e com car6encia de 4 anos para início do pagamento. Falou sobre os diversos tipos de financiamento, dentre eles o Pronaf. 

Em seguida, intervalo para o almoço. Oportunidade em que que os participantes, além de degustarem iguarias da culinária local, aproveitou o ensejo para bate-papos sobre agricultura e outros assuntos. Nessa louvável iniciativa da Secretaria, a parceria com tantas entidades é de fundamental importância para que resultados satisfatórios comecem a aparecer. Dificuldades existem, todavia, é preciso que se coloque "os pés na estrada" em busca de soluções. 

De volta do almoço, coube a THIAGO SANTOS (Gerente de Sustentabilidade da Barry Callebaut, a nivel Brasil, e da Indústria de cacau dessa multinacional, em Ilhéus), ele que se fez acompanhar nesse evento, de Selma (Gerente de compras da Barry em Mutuípe, Vale do Jiquiriçá), proferiu palestra sobre a temática "Sustentabilidade, mudas de cacau clonadas, compra de cacau convencional e tipos). Na sua fala, dentre outros aspectos, discorreu sobre as boas práticas para elevação da qualidade do cacau; falou da importância da genética, secagem, fermentação e armazenamento e procedimentos com relação à produção de mudas em viveiro situado em área contígua à indústria de Ilhéus. 

LUIZ VICENTE (COOABRIEL - Cooperativa Agrária de São Gabriel-ES), explanou palestra sobre a "Prospecção  de novos entrantes no café, análise de solo e folha". Na sua fala audiovisual, citou a importância da logística operacional que a COOABRIEL mantem com a BARRY CALLEBAUT na região, como estão se desenvolvendo os plantios de café e cacau na região de sua jurisdição; como deve ser feito análise de solos, como o café poderá se adaptar nos diversos tipos de solo e clima; os principais tipos de café cultivados na região e o que deve ser feito em busca de maior produtividade. 

VISITA AO CAMPO

Terminadas as palestras, representantes da parceria e produtores, foram convidados para visitarem "in loco" o viveiro e clonagem feitas na propriedade, na comunidade do Bomfim, de um dos produtores que participaram do evento. E, na oportunidade, Vicente (COOABRIEL), fez demonstração de uso do trado para colheita de amostras de solo para serem levadas ao laboratório para análises.Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS, no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agricultores de diversas comunidades de Santo Antônio de Jesus participaram nesta terça-feira (22) do Seminário “A modernização da Cacauicultura”, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 
A atividade, realizada na localidade do Bonfim, abordou diversos temas relacionados ao beneficiamento da Cacauicultura e empreendedorismo. Após as palestras, foi realizada uma visita técnica a uma propriedade cacaueira. 
O seminário teve a parceria da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC),  Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), COOABRIEL, Barry Callebaut e Banco do Nordeste. 

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com as ações diárias da Operação Cidade Dez, Sucata Zero, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), este ano, o órgão emitiu 365 notificações para a retirada pelos proprietários e removeu 327 sucatas dos logradouros públicos de Salvador, atendendo a 313 denúncias recebidas. Na ação desta terça-feira, 22, foram recolhidas 21 sucatas.

Os proprietários que tiverem o bem sucateado apreendido podem pagar multa de até R$ 1.100. Por outro lado, caso o dono do bem solicite a retirada ao órgão, não paga multa, nem taxa, nem auto de infração.

A Semop realiza dois tipos de ação: o atendimento às denúncias feitas pelo Fala Salvador (156) em visita de notificação e o recolhimento de sucatas e carcaças.

Em 2016, foram retiradas 1.183 sucatas das vias públicas da capital baiana. Em 2017, esse número aumentou para 1.492. Os locais com maiores registros são nas regiões da avenida Suburbana, Via Regional, Mussurunga, avenida Gal Costa e Cajazeiras.

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove na próxima terça-feira (22), a partir das 8h, o seminário Modernização da Cacauicultura, na Comunidade do Bonfim, zona rural de Santo Antônio de Jesus. 
A atividade abordará diversos temas como; modernização e altas Produtividades na cacauicultura; sustentabilidade, mudas de cacau clonados, compras de cacau convencional e tipo 1, prospecção de novos entrantes no café, análise de solo e folha, e contará também com uma visita a campo. 
O evento é uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), COOABRIEL, Barry Callebaut e Banco do Nordeste. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

15 produtoras rurais do Grupo de Mulheres da comunidade da Serivela, zona rural de Santo Antônio de Jesus, participaram nesta semana do curso “O Trabalhador na Transformação Caseira da Mandioca”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB). A atividade teve início na última quarta-feira (9) e foi encerrada nesta sexta-feira (11). 
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a COOPERMULTA, o curso teve como objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O empresário do ramo gastronômico Melentino Tedesco foi um dos convidados para o almoço de encerramento.  
A capacitação ministrada pela instrutora Joquebede Raquel abordou temas como boas práticas de fabricação, armazenamento e etiquetagem, segurança no trabalho, cuidados no uso de ferramentas, máquinas e equipamentos, o homem rural e a conservação do meio ambiente, instalação de agroindústria de mandioca, normas de vigilância sanitária e comercialização, entre outros. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e COOPERMULTA (sedida em Cruz das Almas), realizam, com o suporte técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizam, na sede dessa pasta coordenada pela sua titular Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, o curso "TRABALHADOR NA TRANSFORMAÇÃO CASEIRA DA MANDIOCA", direcionado a produtoras rurais, através  de Joquebede Raquel, instrutora da cooperativa em apreço.Curso que acontece, também, graças aos esforços de Demétrio (Sindicato Rural de Nazaré),presente na abertura dos trabalhos.

O curso que teve início na manhã dessa quarta-feira,09, devendo encerrar-se na próxima sexta-feira, 11, contou, inicialmente, com uma apresentação audiovisual por parte da orientadora que, dentre outros aspectos, versou sobre a imperiosa necessidade de higienização na preparação dos alimentos e que passam, necessariamente, pelos produtos, equipamentos e pelos próprios manipuladores.  Num segundo momento, a instrutora levou as participantes à aula prática, com utilização da mandioca e agregação de outros nutrientes.

O evento está sendo realizado graças ao hercúleo esforço da secretária Fátima do Benfica que, além das modificações introduzidas em algumas das dependências da Secretaria, conseguiu, sem quaisquer custos, equipamentos necessários  (fogões industriais, geladeira, freezer, fritadeira, armários, mesas), angariado junto ao  acervo do município. O curso em apreço, tem por objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, significando a geração de emprego e renda. Um exemplo, deveras, a ser seguido.

Além do mobiliário foi necessária, também, adaptação das instalações em algumas salas da Secretaria, utilizando material reciclado, em tempo recorde, de maneira que os trabalhos práticos possam ser realizados no mesmo local em que orientações teóricas são ministradas. Uma inequívoca demonstração de que resultados podem ser muito bem alcançados quando iniciativas criativas possam ser colocadas em prática, inclusive, com economia de recursos.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Dois homens foram presos em flagrante na tarde da terça-feira 8, por cultivar uma plantação de maconha no município de Sento Sé, região norte da Bahia. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, Sebastião de Barros e Laurenço Alipio confessaram o crime na Fazenda Umburana, povoado de Quixaba.

No local, os policiais apreenderam cerca de 70 pés de maconha e pouco mais de dois quilos da erva. Haviam também 100 covas para esconder a droga e uma espingarda de fabricação artesanal. Sebastião e Laurenço seguiram para Delegacia Territorial de Sento Sé, assim como alguns exemplares da maconha. A outra parte da droga foi incinerada.

Na cidade de Jacobina, também foi encontrada uma plantação semelhante. A área do plantio era de aproximadamente mil metros quadrados e ficava escondida numa plantação de sisal. Além da droga, Uma prensa artesanal foi apreendida no local. O proprietário da fazenda já foi identificado e está sendo procurado. Amostras da erva foram encaminhadas para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o restante foi incinerado.A Tarde


Enquete


PodCast