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Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quarta-feira, 18, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, "Roda de Conversa"  nesse "Dia do Técnico em Agropecuária", promovida pelo Curso de Agropecuária dessa unidade educacional, tendo por escopo trazer à baila discussões inerentes a hortaliças, práticas agroecológicas, Projeto PAIS, compostagem e Controle Biológico, tendo por justificativa o oferecimento de uma grande contribuição para pequenos produtores rurais, uma vez que a região é composta de um grande número de propriedades de pequeno, médio e grande porte, sendo caracterizada pela diversificação de atividades produtivas.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Sérgio Caralho, professor, doutor em agropecuária; Rozane Vieira Garcia (CETEP Recôncavo) e Ígor Nery (professor, CETEP Recôncavo), além das participações de Ivanilton Amparo (Diretor do CETEP), Roque Lessa (Coordenador do curso de Agropecuária do CETEP), Mariana (integrante do Território do Recôncavo e da comunidade da Sapucaia) e alunos do curso em epigrafe. 

Abrindo os trabalhos, o professor Roque procurou mostrar a importância da agropecuária para o desenvolvimento do país, todavia, aproveitando o gancho, lamentou  a forma com que governantes vem soterrando, desde o nascedouro, projetos que, se bem "alimentados" contribuiriam, de forma determinante, para o desenvolvimento agropecuário. Criticou, com veemência, a política dos grupos econômicos ligados à agroindústria que, na verdade, só visam lucros. Enfatizou a necessidade de que os novos técnicos agrícolas estejam capacitados a ponto de interagir om os produtores rurais, sempre tento por objetivo a melhoria das condições de plantio, em busca de resultados, todavia, sempre buscando a preservação ambiental. 

Dr. Sérgio Carvalho, por sua vez, ratificou esse pensamento. Segundo ele, além do desafio que cada um possa ter, é imperioso que todos estejam preparados para, em que pese a necessidade de implantação de novas técnicas, haja respeito aos costumes e às tradições reinantes no seio das comunidades. Mudanças comportamentais, nem sempre acontecem de um dia para o outro. Assevera que é preciso se entender o sistema de produção para, então, introduzir novos conceitos. Precedendo a realização da Roda de Conversa, a apresentação musical dos alunos Marcelo, Hugo e Silas.Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

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O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

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Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

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Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612 que ligam Candiba a Pilão e outros 13 da BA-912 que ligam o Distrito de Ceraima a Guanambi. 

Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos , por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo. 

O governador destacou a recuperação de estradas, informando que "são mais 12 quilômetros de estrada ligando Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraima. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evirar acidentes, principalmente de moto". 

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Depois de algumas horas de espera, a cantora Anitta divulgou em seu canal no YouTube o clipe da música Is That For Me, parceria como DJ sueco Alesso. O clipe foi gravado na Amazônia esta semana e algumas imagens amadoras foram divulgadas nas redes sociais, aumentando o burburinho em torno do lançamento.

Com direito a muita troca de figurinos, Anitta aparece de body de oncinha, lingerie preta decotada e também com uma espécie de macacão rendado com seios enormes. As paisagens naturais da floresta também chamam a atenção, como as vitórias-régias, as árvores centenárias e os rios.  Depois da parceria com o compositor americano Poo Bear na música Will I See You, ela continua a mirar na carreira internacional, lançando mais uma faixa em inglês.

No entanto, diferente da primeira, inspirada em um estilo pop e romântico, Is That For Me deve levar a cantora e compositora carioca para a cena eletrônica. Para isso, Anitta se juntou ao DJ e produtor musical sueco Alesso, que também já despertou a atenção de Madonna.

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A Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, recebeu, na manhã da última terça-feira, na sede dessa pasta, a visita dos alunos Márcia de Jesus e  André, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo, oportunidade em que lhe foi apresentada a Carta de Apresentação desse intento, num projeto que conta com parceria da UFRB, SEAD e FNDE. Encontro em que também marcaram presenças Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Januário (Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais e Débora Figueredo. 

Com a aprovação da Lei no. 11.947/09, que dispõe sobre alimentação escolar e determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, suscita aos  estados e municípios o enfrentamento de desafios nessa esfera.

O Projeto Mais Mercado tem por objetos ampliar a aquisição de produtos dos agricultores familiares e de suas organizações, pelo PNAE, beneficiando os municípios e territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal. O Mais Mercado se desenvolve em cooperação intrainstitucional com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da UFRB, para aproximar os gestores públicos municipais e as organizações dos agricultores familiares munidos de DAPs jurídicas habilitadas para vender seus produtos para a alimentação escolar. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

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A geóloga e professora da UEFS, Marjorie Nolasco, fala sobre iniciativas de preservação dos recursos hídricos no dia 20 de outubro, às 14h.  O que as comunidades tradicionais do semi-árido tem a ensinar ao resto do mundo sobre preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos? Segundo a geóloga e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marjorie Nolasco, muita coisa. As técnicas desenvolvidas por quem convive há décadas com a escassez de água, algumas até premiadas internacionalmente, serão tema da fala da especialista durante o 8º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água no dia 20 de outubro, às 14h, no Espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro, extremo norte da Bahia. 

“O segundo melhor programa de conservação convivência  do semiárido é brasileiro, foi premiado recentemente na Bélgica”, disse referindo-se ao Programa Um milhão de Cisternas, que levou o prêmio Prata de Política para o Futuro 2017. “Aqui [no Brasil], a gente relega esses conhecimentos tradicionais a segundo plano”, lamenta a pesquisadora, enfatizando a necessidade de valorização do saber local, que há muito desenvolve soluções para evitar as perdas de água no sertão nordestino.  

Entre estas soluções ela destaca algo simples, como a cultura de construção de aguadas rurais, pequenos reservatórios usados para captação de água durante o período chuvoso. “Se você está na região semi árida, a água vai embora muito rápido, não só penetrando no solo, mas também pela evaporação muito intensa. Qual a técnica usada pelas comunidade? Impermeabilizar a parte de baixo, desde plástico e argila, e colocando cascalho e pedras dentro da água porque o sol vai atingir primeiro as rochas, dificultando a evaporação. Com isso você retarda a perda de água”, exemplificou. 

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Realizado, na manhã dessa terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, reunião preliminar do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável), presidido por Fátima do Benfica, também titular da pasta em apreço, no intuito de proceder informes sobre andamento da entidade, bem como tratar de assuntos a serem ventilados na próxima reunião. 

Além dela, marcaram presenças Ubiratan Aarújo Henrique (FACEMP), José Carlos Moura Nascimento (Associação da Sapucaia), Mariana Morais dos santos (GANA), Ivana Patrícia Araujo dos Santos (Conselho Tutelar), Dourival de Souza Ramos (SETAF), Januário Nunes Santana (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Maria Margarida Silva (APACTJB), Carlos Alberto Gomes da Costa (UFRB); Carolina Ferreira Cardoso,Ramon Dias Menezes (IBGE) e Dema do Leite (Diretor da SAAB).

Dentre os assuntos discutidos, de forma preliminar, haja visto que a reunião não alcançou quórum para deliberações, os procedimentos com relação a participação ou não de duas entidades que ainda não apresentaram documentação perante o CMDS, bem como procedimentos com relação à parceria no que tange à realização do censo agropecuário por parte do IBGE (já iniciado em 1o. de outubo), cujos detalhes foram antecipados pelos representantes presentes na reunião. Trabalhos que requerem parcerias com as entidades envolvidas no CMDS e comunindades rurais. A presidente Fátima do Benfica se prontificou a enviar a todos os representantes material a ser distribuído nas comuniddes, reforçando a importâcia de dados agropecuários no município. 

 

 

 

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A Lagoa Itaparica, a maior lagoa marginal do Rio São Francisco passa atualmente pela sua quarta seca registrada nas últimas quatro décadas. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o Ibama aponta que três milhões de peixes acabaram morrendo por conta do problema ambiental. A lagoa está localizada entre as cidades de Xique-xique e Gentio do Ouro, no norte da Bahia, e tem cerca de 2.200 hectares de extensão. A seca teria sido provocada por problemas hídricos e climáticos, incluindo o assoreamento. A Itaparica já chegou a ter seis metros de profundidade, mas nos últimos anos não vai além de um metro. Além disso, segundo a Folha de S. Paulo, a baixa vazão do rio São Francisco e a falta de chuvas também contribuem para o problema. A última seca registrada na lagoa foi em 2015.Bahioa Noticias

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Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi realizada, nessa sexta-feira, 29, uma visita, por parte da titular, integrantes da pasta, bem como produtores rurais (dentre eles, presidentes de associações comunitárias) aos viveiros de mudas de cacau e  às instalações da BARRY CALLEBAUT, sediada em Iguape, Ilhéus-BA, empresa  que integra o conglomerado de 52 indústrias de cacau e chocolate, fazendo negócios  em 131 países, empregando mais de 10.000 pessoas. Empresa que atende indústrias de alimentos  de fabricantes para usuários profissionais de chocolate (como chocolateiros, pastelarias ou padarias), para revendedores globais, além, naturalmente, de um leque se serviços no que concerne ao  desenvolvimento de produtos, processamento, treinamento e marketing.

Coube a Selma, gerente da filial da empresa em Mutuípe-BA,  ela, que diga-se de passagem, desempenha um meritório trabalho na região do vale do Jiquiriça, intermediar os entendimentos para que tal visita pudesse ser materializada. Logo após serem muito bem recebidos pelos técnicos agrícolas Fabiano Santana e Rodrigo Chastinet e outros membros da equipe, os visitantes receberam informações sobre as técnicas de produção de mudas de cacau, dentre elas, as que estão sendo implantadas,a título de experimento (todavia com excelentes resultados), a partir de técnicas já utilizadas no Equador. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Produzindo numa área bastante ampla, a Barry Callebaut tem capacidade de processar mais de 60 mil toneladas/ano de chocolate, graças a uma logístico-operacional disponível. Graças a essa impetuosidade empreendedora, a empresa vem ampliando, paulatinamente, sua capacidade de produção, de maneira a atender, a contento, a demanda reinante, não apenas no Brasil mas, também, nos demais países em que atua. E, nesse processo de expansão, já dispõe de filiais de compra de cacau, além de Ilhéus, nos municípios de Camacan, Coaraci, Gandu, Ilheus, Itabuna, Mutuipe, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto do Oeste (RO) e Linhares (ES). 

A CONSTANTE PREOCUPAÇÃO COM HIGIENIZAÇÃO E  PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Além capitação e a valorização do seu quadro de empregados, a empresa exerce o mais rígido monitoramento das atividades, em todos os setores operacionais, principalmente, na área de industrialização do chocolate, seja no tocante à higienização, seja no que concerne ao cumprimento das normas de segurança de seus funcionários, bem como de visitantes, a exemplo dos integrantes da caravana egressa de Santo Antonio de Jesus. 

Após recepcionados por Thiago Santos, Coordenador de Sustentabilidade, Alana, Alessandre Del Passo, Marcos Tavares, Gabriel Aguiar, Marcelo Silva, Shirlene Pitta (Gerente de RH) e Rodrigo Chastinet, a Secretária Fátima, o Diretor Dema do Leite e todos os visitantes receberam orientações acerca dos procedimentos necessários durante a visitação às instalações da indústria, para, em seguida, receberam equipamentos de proteção (botas, protetores auriculares, óculos, capacetes, luvas e "avental fechado".  Não puderam, naturalmente, produzir fotografias no interior da indústria, por conta das normas de prevenção. 

DESMISTIFICANDO CONCEPÇÕES ERRÔNEAS A RESPEITO DO CULTIVO DE CACAU

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, momentos antes da visitação às dependências  da indústria,o técnico agrícola Rodrigo Chastinet teceu sobre considerações sobre a visita que ora se realizava, assim como falou sobre os experimentos que aqui estão sendo realizados na confecção de mudas de cacau. Assim como o fez, quando de seus relatos acerca das concepções de que cacaueiros deveriam ser sempre "cobertos", ele argumentou de que cacau, na verdade, gosta de sol. Excesso de sombra pode favorecer a atração de pragas, dentre elas a tão temida "vassoura de bruxa". Sobre a questão de que determinados municípios não produziriam cacau, em face do clima mais seco, declinou de que qualquer terreno pode favorecer o plantio e que, mais que isso, podem ser feitas correções de solo. 

POLÍTICA DE EXPANSÃO 

Também entrevistado pela Tvsaj, Thiago Santos, coordenador de sustentabilidade da Barry Callebaut no Brasil, viu com muito entusiasmo a visita dos produtores rurais interessados em dar prosseguimento no plantio e comercialização do cacau, destacando a importância da iniciativa da Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus, assim como discorreu sobre a exitosa experiência na confecção de mudas de cacau e o interesse da empresa em dar prosseguimento a sua politica de crescimento, dando incentivo aos produtores, significando, naturalmente, aumento de divisas, com geração de emprego e renda. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos entrevistas. 

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O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (UNICAFES/BA), está recebendo as inscrições, até 20 de outubro, de empreendimentos que desejam participar da segunda edição do Bahia Rural Contemporânea e VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES).

A convocação está sendo feita via edital, e poderão participar redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Povos e Comunidades Tradicionais e Economia Solidaria presentes em cada território do Estado da Bahia.O Bahia Rural Contemporânea e a VII FEBAFES acontecerá no período de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Salvador. 

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O governador Rui Costa inicia mais uma semana de muitos compromissos na capital e interior do estado. A agenda prevê atividades nas áreas da segurança pública, saúde, educação, agricultura familiar, infraestrutura, saneamento e energia. 
Na segunda-feira (25), a cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, sedia a reunião regional do Pacto Pela Vida, programa do Governo do Estado que prevê ações integradas para a redução dos índices de violência. O encontro acontece durante toda a manhã, no Fiesta Baiana Club Hotel, na BA-052, km-354 (em frente à Buriti Veículos, após o Contorno). A reunião será fechada à imprensa e o governador concede entrevista ao final do encontro.
 
Após o Pacto pela Vida, o governador inaugura o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que unificará as chamadas de emergência - 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e, posteriormente, 193 (Bombeiros) - dos municípios da região por meio de uma central. O Cicom recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e está localizado no 7º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Fundação Bradesco, no bairro de mesmo nome.


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Poda de árvores, limpeza de canteiros e encostas, roçagem e recolhimento de entulhos são alguns dos serviços que estão sendo realizados nos bairros, avenidas, praças e locais públicos de Santo Antônio de Jesus. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem transformando as localidades da zona urbana.  

Os serviços estão sendo executados de maneira periódica e vários bairros já foram contemplados, a exemplo da Urbis I, Nossa Senhora das Graças, Cajueiro, Zilda Arns, BR 101, Avenida Luiz Viana, Avenida Urscicino Pinto de Queiroz, Jardim Brasil, Praça Renato Machado, Urbis II e Casco. Outros locais irão receber o mutirão de limpeza em breve, promovendo melhorias no aspecto geral e no ordenamento da cidade.ASCOM Municipal. 

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A abertura da Semana do Meio Ambiente realizada no último domingo (17), na Praça CEU’s, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente contou com a participação do Grupo de Estudos em Parasitologia Humana (GEPaH) e Dose de Leitura, grupos de extensão formados por estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 


Levando lentes e microscópios com exemplares de vetores (moluscos e artrópodes) e parasitos (helmintos e protozoários), O GEPaH, apresentou com uma linguagem adaptada para o público infanto-juvenil, a importância da promoção em saúde e da prevenção das parasitoses e das doenças transmitidas por vetores, além de entregar material educativo impresso para os membros da comunidade.  
Já o grupo Dose de Leitura trouxe o livro “Viagem ao Mundo dos Micróbios” de Samuel Murgel Branco em uma leitura com dramatização e participação do público, para falar sobre a importância dos microrganismos para a vida das pessoas e os perigos das doenças que estes podem gerar. O grupo ainda trouxe equipamentos (microscópios, placas de petri e modelos anatômicos) para demonstrar os micro-organismos e os órgãos do corpo onde as doenças podem se instalar. 
Participaram das ações sete professores e dez estudantes dos cursos de Medicina, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Enfermagem e Nutrição do CCS, além de servidores técnicos administrativos da UFRB e da empresa COPA Engenharia Ambiental que prestaram apoio logístico para as ações.  

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O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), conseguiu, através de emenda parlamentar, tratores para as cidades de Santo Antonio de Jesus e Barrocas, que contribuirão para a agricultura. A Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim (Santo Antonio de Jesus) e a Comunitária de Lago da Cruz (Barrocas) serão as contempladas. “E a meta é fazer muito mais. Afinal, as emendas são direitos legais que nós deputados temos de atender asa demandas dos municípios e comunidades”, destacou, frisando, esperar que o governo libere as que estão pendentes.

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A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), intensifica a mobilização de agricultores familiares inadimplentes, com dívidas junto ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo é esclarecer e informar aos agricultores os benefícios da Lei 13.340, que proporciona descontos que chegam até 95% para liquidação de dívidas e 80% para renegociações. 

A medida beneficia os agricultores que fizeram empréstimos rurais até o dia 31 de dezembro de 2011 e estão inadimplentes. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, destaca que a iniciativa vai reforçar a mobilização que está sendo feita desde o início do ano: “Desde janeiro de 2017, período de normatização da lei, estamos no processo de diálogo com agricultores e agricultoras familiares por meio das nossas equipes que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), unidade descentralizada da SDR. Agora, em parceria com os agentes financeiros, vamos fortalecer a divulgação dessa oportunidade de liquidar ou renegociar os débitos do Pronaf com descontos”, afirmou Watanabe.

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No último domingo, 17, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente, realizou o evento Saúde e Meio Ambiente, com plantio de 90 mudas de Pau Brasil, Ipê Amarelo, Jequitibá e Pau Ferro na Praça CEUs localizada no bairro da Urbis 1. A ação foi iniciada às 08h da manhã com participação do prefeito Rogério Andrade e parceria da ASSOCIAÇÃO DE Moradores da Urbis 1, CEPLAC, Grupo GANA  e UFRB.

Este evento marcou o início da Semana da Árvore e mais uma etapa do Projeto Sementes do Amanhã, que vai realizar plantio de árvores em vários bairros da cidade. Nesta etapa o plantio foi realizado com apoio de moradores das localidades circunvizinhas à Praça CEUs e tem por objetivo o plantio de árvores nativas e frutíferas que irá melhorar a relação entre a fauna e a flora, restabelecendo o equilíbrio ecológico no ambiente urbano.

O Projeto Sementes do Amanhã será realizado de forma continuada e , segundo o Hélio de Aguiar, o próximo bairro a ser contemplado será a Urbis III. Após o crescimento, as árvores serão cuidadas pelos moradores dos bairros, além de receberem podas e manutenção regular, através da Secretaria de Serviços Públicos.

A Ação saúde e Meio Ambiente foi realizada através de um pedido do Prefeito Rogério Andrade e teve seu planejamento efetivado através da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente e a UFRB. Outros órrgãos e empresas como a Copa Ambiental, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Jequitibá, Vigilância Sanitária e Secretaria de Serviços Públicos foram parceiras na iniciativa.

 

 

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O CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Social), sob a presidência de Fátima do Benfica, em reunião promovida na sede da SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus), da qual é titular, na última terça-feira, 12, em evento que contou com participação de Carlos Alberto Soares da Costa (URFRB), Ailton Souza Andrade (CRC-BA), Dourial dos Santos Ramos Júnior (SEMAF-SETAF), Leopoldo Souza dos Santos (FACEMP), José Carlos Toneto (SINCONSAJ), Odilon Barreto dos Santos (Tabocal), Roberto Faleiro dos Santos (Urbis 1), Railton Cardoso Filho (Secretaria de Infraestrutura) e Maria Margarida Silva (APACTBJB). 

A reunião em apreço teve por objetivo divulgar informes sobre o andamento dos trabalhos com relação ao CMDS, oportunidade em que Fátima do Benfica, dentre outros assuntos em pauta, participou ter enviado convite ao CREA-BA e NTE, solicitando confirmação ou não dessas entidades no seio do CMDS. Também foi discutida, na oportunidade, a realização, nesse domingo, 17, das 06 às 13:00h, no espaço onde, anualmente, vem se realizando o "São Joäo", da Feira de Produtos Orgânicos, numa iniciativa da AHORTA (Associação dos Agricultores e Horticultores Agroecológicos e Org6anicos de S.A.Jesus), presidida por Toneto. .

Fátima do Benfica, no decorrer da reunião, consultou Carlos Alberto Soares da Costa sobre a possibilidade de realização de análises de amostras de solos, por parte dos laboratorios da UFRB. Segundo ele, a grande dificuldade, no momento, é a não disponibilização de recursos para realizar esse tipo de procedimento. Fátima, por sua vez, ponderou para, à luz das demandas reinantes, a entidade possa, dentro do possível, atender a eventuais solicitações. Fotos, Antonio Mascarenhas.

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O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, acompanhou hoje (14.09) o governador Rui Costa a Jeremoabo, distante 389 km da capital. Rui e Coronel inauguraram obras, fizeram entregas de equipamentos agrícolas, e autorizaram novos serviços no município, como a ordem para recuperação do acesso que interliga Santa Cruz a BR-110 e à sede municipal. 

Foi inaugurado o Sistema Simplificado de Abastecimento, que beneficia com água de qualidade 358 moradores das localidades de Adriana do Alto, Canabravinha dos Candis e Olhos D´Água do Albino. Também foi realizada a inauguração da reforma do Posto de Saúde Dr. Fausto de Aguiar Cardoso.

Uma obra muita ansiada pela população de Jeremoabo era o Ponto Cidadão – uma espécie de SAC mais enxuto - que irá realizar aproximadamente quatro mil atendimentos por mês, com a emissão de carteira de identidade, de trabalho, CPF, antecedentes criminais e serviços do Ceprev e Planserv.

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Em continuidade à agenda no município de Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa entregou 15 tratores para os pequenos agricultores do sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (7), e autorizou convênios da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com associações locais, no valor de R$ 770 mil, por meio do programa Bahia Produtiva.  

“O desenvolvimento da Bahia passa pela agricultura familiar. A Bahia é o estado que tem o maior numero de agricultores familiares do país, são 700 mil famílias, cerca de 3 milhões de pessoas. Para conseguir é preciso que as terras estejam legalizadas, que tenham esses certificados de cadastros ambientais. Por isso contratamos empresas e equipes para fazer o certificado para grupos de agricultores e já entregamos 120 mil certificados. Até o final do governo teremos entregue 400 mil títulos”, afirmou o governador Rui Costa 

Gilson Carlos, do povoado das Melancias, município de Ituaçu, planta limão, maracujina, feijão, milho e outros produtos. Ele fala da melhora da produção com os novos tratores. “O trator vai atender cerca de 100 famílias na nossa região. Eu acredito que o que um animal faz em cinco dias, esse trator faz em duas horas. Agora, quem arava um hectare vai poder arar três”. Do mesmo povoado, Gilvan Barbosa fala de outros benefícios. “Quando a gente construía qualquer coisa era em carriola carregando areia, cimento. Com o trator, vamos transportar mais coisas e com mais rapidez. Também ajuda nas estradas. É muito bom o trator”, comemora. 

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Lançado, na manhã dessa terça-feira, 05, no Centro Cultural, por parte da Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, gestão Rogério Andrade, o "Programa Parceiro Legal" que tem por escopo a arregimentação de parceiros que possam, através de ações específicas e mediante Termo de Acordo de Compromisso, devidamente chancelado pela Procuradoria Municipal,  disponibilização de equipamentos urbanos, bem como realização de eventos e serviços, de interesse da população, em regime de parcerias. 

Os trabalhos foram apresentados pelo prefeito Rogério Andrade e a Secretária Municipal de Infraestrutura Sônia fontes, ao lado da vice Dalva Mercês. Dentre os primeiros parcerios, foram elencados a TECFOGEL (especializada em fornecimento de Serviços e Equipamentos, na área de refrigeração, em toda região), ISB PLACAS (especializada em confecção de placas, outdoor e outros equipamentos de propaganda, em S.A.Jesus e região), COPA ENGENHARIA/GANA (terceirizada,encarregada na coleta de dejetos sólidos, na cidade de S.A.Jesus e Ong ambiental) e SEBRAE que, diga-se de passagem, realiza um meritório trabalho em torno do implemento ao empreendedorismo. Também foram anunciados com parceiros Mazza Engenharia e Compacta Engenharia.

Além dos integrantes da mesa, em epigrafe, também marcaram presenças vereadores (dentre eles, DR. FRANCISCO FREIRE, considerado pelo Observatório Social como o edil de melhor desempenho na atual legislatura), Marcos Có, Cao de Dodô, Luiz do Alto, Altemir e Tom; secretários municipais (dentre eles, FÁTIMA DO BENFICA, titular da pasta de Agricultura e Abastecimento), ao lado de Clovis Ezequiel, João Spiglio, e Cíntia Souza, ex-vereador Gilson Bastos;lideranças comunitárias urbanas e rurais, empresários, funcionarios públicos municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo deste site.

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Em busca de parcerias e novos projetos para Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) vem promovendo reuniões com representantes do setor privado e entidades que atuam no município. Na última terça-feira (29), o Secretário da Pasta, Hélio de Aguiar, recebeu na nova sede da SEDEMA, os empresários Luciano Andrade e Ivan Reis e o ex-secretário municipal, Edson Diniz, para uma conversa sobre tendências de mercado e novos empreendimentos para movimentar a economia local.

Já nesta quinta-feira (31), o encontro foi com os representantes do Rotary Club, Dorothy Nunes e Robson, com o objetivo de definir uma área verde para uma ação de Arborização
Urbana numa parceria entre a Prefeitura, através da SEDEMA e o Rotary Club, envolvendo os estudantes da Escola Rotary Rosalvo Fonseca. De acordo com o Secretário Hélio, também estão sendo mantidas conversas com outras entidades e órgãos e ações, frutos destas parcerias, podem ser anunciadas em breve

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) está atuando em novo endereço. Desde o último dia 25, o órgão está funcionando na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar, em frente ao INSS. A nova sede possui instalações mais modernas, com cômodos mais amplos, facilidade de localização e estacionamento, para atender melhor aos cidadãos. A mudança de espaço é mais um dos compromissos de campanha atendidos pela nova gestão municipal.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quarta-feira, 30, no auditório do CETEP, Rodada de Conversa protagonizada pelo Curso Técnico de Agropecuária, em Santo Antonio de Jesus,  oferecido por essa unidade educacional e que vem, sob o comando de seu diretor Leonardo,  realizando um meritório trabalho neste município. Compondo a mesa, os professores  Dr. Sergio Carvalho, Ricardo Alexandrino e João Guilherme e Igor (mediador da rodada de conversa), além de Hugo Andrade e Daniel Santos (alunos do 3o. ano do Curso Técnico de Agropecuária).

Coube ao professor Roque Lessa, Coordenador do Curso Técnico de Agropecuária, a abertura do evento, destacando a importância da temática proposta (Recuperação de Áreas Degradadas) e as discussões construtivas, tendo como pano de fundo a recuperação de áreas degradadas. Também fazendo uso da palavra, o diretor Leonardo e Ígor realçaram os propósitos dessa iniciativa da instituição. 

Além deles, prestigiaram o evento Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade), Januário (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Bruno (agrônomo, integrante da SAAB), Toneto (representando a ACESAJ), Mariana (representando a Associação da Sapucaia, professores, alunos e personalidades de segmentos da sociedade local. 

Precedendo a rodada de conversa, foram proferidas palestras audiviovisuais por parte do professor SÉRGIO CARVALHO (engenheiro agrönomo, Doutor em Geologia, discorrendo sobre a temática "Conservação da Água e Solo", oportunidade em que, dentre outros aspectos, trouxe à baila questões sobre "conservar o que", " o que é o solo", "como se forma" e " o que é equilíbrio", de forma bastante elucidativa.  

Em seguida, a palestra realizada por RICARDO ALEXANDRINO (biólogo, mestre em solos e qualidade de ecossistemas), tendo por eixo temático "Retorno da Fauna e Flora e seus efeitos". Na oportunidade, trouze à tona o enfoque de que a diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos, aquáticos e os complexos que formam parte da diversidade de especies, alem de outros aspectos. 

Muito proveiosa, também,  a palestra audiovisual explanada por parte do professor JOÃO GUILHERME (engenheiro florestal, integrante do Grupo ambientalista GANA), trazendo, no seu bojo, "Reflorestamento de Áreas Degradadas" . Ele que mostrou situações que caracterizam degradação dos solos, referenciando, também os cuidados que devem ser tomados para que, tal qual enfatizou o professor Sérgio, de maneira que, de forma paulatina, haja reversão de todo um processo degenerativo que, infelizmente, está em curso, suscitando,por outro lado,  reflexões que possam deflagar iniciativas no sentido de que, a curto e médio prazos, mudanças sejam materializadas. 

Finalizando, Hugo Andrade e Daniel Santos (alunos do 3o. ano do Curso Técnico de Agropecuária) fizeram um relato acerca das experiëncias inerentes ao dia a dia do sistema agroflorestal  na comunidade em que residem, a Sapucaia, e como estão tentando inferir para que produtores possam, de fato, minorar quadros de degradação reinantes. Fotos, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA  MAIS  e, ^todas^no link FOTOS, no topo deste site

 

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Kenedy Alencar (SBT Brasilia)
Apesar do recurso da Advocacia Geral da União contra a suspensão do decreto de extinção Renca (Reserva Nacional do Cobre e seus Associados), o governo perdeu a batalha de imagem perante a opinião pública.

A péssima repercussão da extinção da reserva teve peso na decisão da Justiça Federal que suspendeu o decreto do presidente Michel Temer. Esse imbróglio passou a ser mais um fator de desgaste para um governo que já é bastante impopular e que enfrentará em breve na Câmara uma nova denúncia do procurador-geral da República em relação ao presidente.

Já há ministros que querem aconselhar Temer a desistir do decreto e deixar esse tema para o próximo governo. Mas o lobby das mineradoras é forte na base do governo no Congresso.*

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Realizada, na manhã dessa terça-feira, na sala de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio de Jesus, apresentação audiovisual, por parte de Neilton Agolo Andrade, Gerente regional do IBGE na região. Ele que capitaneia os trabalhos em prol da constituição da CMGE (Comissão Municipal de Geografia e Estatística), necessária para realização do Censo Agropecuário 2017 no município e que terá início em 01 de outubro do ano em curso, em todo o pais. 

Coube à titular da SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Fátima do Benfica, a convocação de personalidades que, com suas presenças, assistiram a apresentação. Além dela e do representante do IBGE, marcaram presenças os representantes das comunidades rurais Zacarias Souza (Espinheiro), Gizélia Santos (Canta Galo), Odilon Barreto (Tabocal), Glécia Ferreira (Cavaco), Mônica Ferreira (Benfica), Carlos de Moura e Ana Lucia Costa (Boa Vista), Tereza Oliveira (Sirivela); Gildásio Andrade, Antonio Mascarenhas, Bruno Cícero e Débora Figueredo (SAAB);Djalma Vila Góes (UNEB), Patrícia Mendes (Secretaria de Saúde), Daniela Souza e Drievany Barbosa (SAM), Caliane Ináia (Serviço Militar), Dorival S. Júnior (SETAF), Railton Cardoso (Secretaria de Infraestrutura), Iolanda Pires (representando Vereador Dr. Francisco), Marcus Vinícius (Secretaria de A. Social), Raidalva Santos ( Defesa Civil) e Laísa Porto (Ministério Público). 

Em sua fala, Nelton Argolo discorreu sobre a importância da consitutição da CMGE no município, integrada por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como engajamento da equipe instituída pelo município para que, em parceria com o IBGE, resultados sejam alcançados. Comissão que terá a funcão de conhecer e acompanhar o desenvolvimento das atividades no Instituto, bem como apoiar o processo de trabalho e de melhoria contínua das atividades realizadas pela instituição. ASCOM SAAB.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), em Santo Antonio de Jesus, nova assembléia para reativação do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) nesse município. A entidade é de extrema importância para discussão acerca de deliberações a serem tomadas em prol do desenvolvimento do município na área de sustentabilidade. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Fátima do Benfica, secretária de Agricultura e Abastecimento), Hélio Souza Lima (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Bruno Lopes (agronomo, representando a Secretaria de Agricultura), Ivanna Patrícia (representando a SEDEMA), Mariana Morais (representando o GANA), José Carlos Toneto (representando o SINCONSAJ), João Batista e Odilon Barreto (representando a Associação do Tabocal), Roberval de Jesus (professor, representando a UFRB), Leopoldo Souza (representando a FACEMP), Ailton Souza (CRC), José Carlos Moura (Associação da Sapucaia), Dourival Ramos (representado o SETAF/SEMAF), Railton Cardos e Tamara de Souza (representando a Secretaria de Infraestrutura), Januaro Nunes e Elaine Brito (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais). 

A nova Diretoria passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE-Maria de Fátima (Fátima do Benfica), VICE-PRESIDENTE-Mariana Morais, 1a. SECRETÁRIA: Ivanna Patrícia, 2o. SECRETÁRIO-Dorival Ramos, 1o. TESOUREIRO, Railton Cardoso, 2a. Tesoureira, Elaine Brito. Tendo em vista que, em assembleias anteriores deliberações não puderam ser tomadas pela falta de quorum, foram propostas substituições de algumas das entidades que faziam parte da composição anterior. O Sindicato dos Comerciários foi substituído pela Associação de Pequenos Agricultores da Sapucaia. Com relação à participação da Associação de Moradores da Urbis I, CREA, NT1 21, CRC e SINCONSAJ, a comissão retornará a essas instituições. Fotos, ASCOM SAAB

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O prefeito Egnaldo Piton recebeu na tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, a presidente da Associação dos Agricultores do Jacarandá, Soraya Andrade. Dentre outros assuntos, Soraya confirmou a disponibilização para o município do terreno onde está o campo de futebol da referida localidade. O local faz parte da propriedade de sua família e poderá continuar servindo como espaço de lazer da comunidade, setor que foi um dos anseios expressos pelos moradores na reunião do PPA. Soraya Andrade é filha do saudoso ex-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Caldas de Andrade.

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Acontece de 7 a 11 de agosto na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o 14º Curso de Propagação de Plantas.
O evento vai contar com a presença de 20 participantes, entre técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a micropropagação de plantas.

Ao todo, serão 22 instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Faculdade Maria Milza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Campo Biotecnologia Vegetal. A coordenação do curso é dos pesquisadores Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Duarte Souza, Janay Almeida dos Santos-Serejo e Tatiana Góes Junghans.

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Nem as fortes chuvas que caíram neste domingo (30) impediram a bonita festa que marcou o início das obras do sistema de abastecimento de água do KM 53. Um grande público compareceu a comunidade para acompanhar o lançamento dos trabalhos.A obra, executada pela Embasa, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e o Governo do Estado. Com esta parceria, em sete meses de gestão também já foram entregues as obras de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho.

Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu aos presentes e anunciou para o próximo domingo (6), o início da pavimentação em paralelepípedo do Loteamento Recanto dos Prazeres.- "Próximo domingo, estaremos juntos novamente. Fazendo mais uma grande festa. Trazendo mais uma obra esperada há muito tempo pela nossa população. Tenho certeza que assim como os moradores do KM 53 estão felizes aqui hoje, em breve, os moradores de todo o Loteamento Recanto dos Prazeres vão também estar felizes com a pavimentação daquelas ruas." - Comentou.

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Em parceria com o Banco do Nordeste, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural realizou, na manhã desta segunda-feira (31), um encontro com produtores (as) rurais do município, que aconteceu na comunidade do Jacarandá. A proposta foi apresentar as vantagens do Programa Agroamigo, que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar , e dentre outras vantagens, possibilita a concessão de crédito a juros baixos, de forma orientada, gradativa e sequencial; orienta os(as) agricultores(as) familiares em relação à educação financeira; e conscientiza o homem e mulher do campo para a necessidade de utilização dos recursos ambientais de forma sustentável. O encontro teve a condução do agente de crédito Reinaldo Oliveira, representante do Banco do Nordeste.

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A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, atendendo a uma solicitação do vereador Carlos de Oliveira Ramos (PMDB), realizou uma Sessão Especial na última quinta-feira (27), que abriu a Primeira Semana do Agricultor. A sessão foi realizada na Comunidade do Tabocal, zona rural do município e contou com a participação de produtores da agricultura familiar. Também estiveram presente: Ana Lúcia Costa – Presidente da Associação dos Moradores do Povoado de Boa Vista; Odilon Barreto Neto – Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Tabocal e Bom Jardim; Janderson – Representante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Eduardo Veiga de Andrade – Presidente da Associação do Cruzeiro do Riachão; Januário Nunes – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Maria Clara – Representante do Grupo Força Jovem do Tabocal além da secretária de Agricultura e Abastecimento Maria de Fátima e o comandante do 14º Batalhão Irlando Oliveira.

O autor da propositura que originou a sessão, vereador Carlos Oliveira saudou os participantes e destacou a importância da valorização da prática do agricultor no município, lembrando que a maior parte do alimento que vai para a nossa mesa, vem dessa prática primária. Durante a sessão, foram apresentados dois projetos que beneficiaram os agricultores, um que inclui no Calendário Oficial do Município, o evento Semana do Agricultor, e o outro que dispõe sobre a criação do Balcão de Atendimento Rural – BAR.
“Vendo a importância desse evento, eu protocolei dois projetos. Um incluir a Semana no Agricultor no Calendário Municipal para que a Prefeitura ajude ainda mais esse grande evento que é muito importante, o outro projeto é o BAR, chamado de Balcão de Atendimento Rural. Sabendo da dificuldade do homem do campo, para marca seus exames na Central de Marcações, esse projeto será exclusivo para atender só o homem da zona rural dando mais eficiência na marcação dos exames sem precisar às vezes sair um dia antes de suas casas. São muitas as dificuldades que o homem do campo enfrenta quando se desloca até a cidade para marcar um exame”, destacou o vereador Carlos Oliveira.
A data oficial é dia 28 de julho onde no Brasil é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Por traz do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro. Nem sempre lembrados, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e tornam a agricultura competitiva. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimentos. O preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos. Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam no batente muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram as atividades quando o sol já se foi. Leonardo Sousa/ASCOM

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O deputado estadual Marcell Moraes (PV) prometeu ingressar no Ministério Público da Bahia (MP-BA) com uma ação contra o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano. Na quarta (26), o frigorífico Frinordeste anunciou que começaria a prática visando a exportação para o mercado asiático (leia aqui). O parlamentar afirmou já ter agendado uma visita ao município contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. Segundo Moraes, a produção pode culminar na extinção do animal. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação", enfatizou o político. Ainda segundo o deputado, o consumo humano da carne de jumento pode ser perigoso, pelo risco de contração de doenças. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

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Quando o assunto é capacitação dos agricultores macedenses, a atual administração municipal de Dom Macedo Costa, a GESTÃO DO TRABALHO, não mede esforços! Hoje a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural promoveu mais um Dia de Campo com os pequenos produtores de nosso município, na sede da EMBRAPA, em Cruz das Almas.

O assunto dessa vez foram as modernas técnicas de cultivo da mandioca, uma das culturas mais tradicionais da nossa região. Pela manhã, os participantes do encontro tiveram uma detalhada explanação a respeito do plantio, o processamento, usos e aproveitamento de resíduos e subprodutos da mandioca.
Durante a tarde, nossos agricultores tiveram a oportunidade de conhecer todo o aparato de uma moderna casa de farinha modelo, apresentada pelo pesquisador da instituição, Joselito Motta.

A EMBRAPA de Cruz das Almas é um centro de referência nacional em pesquisas a respeito da mandioca, e tem sido parceira na oferta de oficinas para nossos agricultores. Porque agora na administração de Dom Macedo Costa é assim. Todo dia tem ação em prol do nosso povo

 

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A Comunidade do KM 53, zona rural de Santo Antônio de Jesus, será beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água. A obra é mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sete meses de gestão também já foram entregues os sistemas de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho. A obra será iniciada com um evento no próximo (30), a partir das 10h. Haverá uma comitiva saindo do Largo São Benedito às 9h30.

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A Comunidade do KM 53, zona rural de Santo Antônio de Jesus, será beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água. A obra é mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sete meses de gestão também já foram entregues os sistemas de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho. A obra será iniciada com um evento no próximo (30), a partir das 10h. Haverá uma comitiva saindo do Largo São Benedito às 9h30.

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A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Mugla Sitki Kocman Üniversitesi (Turquia) abriram as inscrições para o 2º Curso de Criopreservação de Plantas, que vai ser realizado de 14 a 18 de agosto em Cruz das Almas, em parceria com o Curso de Pós-graduação em Conservação de Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a criopreservação — técnica de conservação de longo prazo a temperaturas ultrabaixas (abaixo de 196 graus) — de tecidos vegetais (sementes, grãos de pólen e espécies de propagação vegetativa) é o objetivo principal do treinamento, que tem como público-alvo pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham diretamente com conservação e/ou cultura de tecidos de plantas.

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