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Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Lançado, na noite dessa quinta-feira, 18,por parte da administração RogériO Andrade/Dalva Mercês, o Pacote de Obras "Acelera SAJ 2018", com o investimento em torno de 27 milhoes de reais, oriundo de emendas canalizadas por parlamentares e injeção de recursos próprios do município, devendo contemplar em torno de 90% dos bairros na zona urbana (cerca de 40 ruas serão pavimentadas) e algumas comunidades ruais, transformando o município num verdadeiro canteiro de obras.

O evento teve início na sede do paço municipal quando o chefe do executivo, Rogério Andrade, enladeado da viCe Dalva Mercês, senador Otto Alencar, ex-prefeito Euvaldo Rosa; pré-candidatos a deputados Otto Filho (federal), Rogério Filho (estadual); vereadores, secretários, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local, procedeu apresentação do programa de obras em epígrafe.

O prefeito Rogério Andrade, alem de agradecer a todos que se fizeram presentes, discorreu sobre esse momento histórico que se desfralda para o município, a partir desse aporte de obras importantes nas áreas de infra-estrutura, desporto, agricultura e abastecimento, etc. e que figurará, inexoravelmente, nos anais da historicidade local.  Regozijado diante desse momento ímpar em sua trajetória política, não teve como não não se reportar à esperança de contar com apoio de seu filho, junto ao Governo do Estado e Assembleia Aegislativa, assim como de Otto Filho, no parlamento federal.

Aproveitando a oportunidade, profissionais dos diversos segmentos da imprensa local e região formularam questionamentos pertinentes às obras em apreço, assim como inquriram-nos no que concerne à esfera politica. Dentre os questionamentos, os direcionados ao senador Otto Alencar e aos jovens pré-candidatos Rogério Filho e Otto Filho. Eles que, em outubro próximo, deverão colocar seus nomes à disposição do eleitorado de Santo Antonio de Jesus e varios outros municípios, objetivando cadeiras nos legislativos estadual e federal, respectivamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Logo após a coletiva de imprensa na sede da prefeitura, chefe do executivo, vice-prefeita, senador, pré-candidaatos a deputados, ex-prefeito Euvaldo Rosa, vereadores, secretários e demais participantes dirigiram-se ao espaço da Biblioteca onde, em amplo toldo, efetuaram pronuncimantos para um grande publico que se fez presente. Preliminarmente, apresentação de grupos de capoeira e de samba de roda. Aproveitando o ensejo, Otto Filho  e o  prefeito Rogério entraram, "literalmente" no ritmo da capoeira comandada pelo Mestre Sinei. Em seguida, apresentação de um vídeo que teve por escopo mostrar mapas de áreas do municípios a serem contempladas com esses investimentos. Posteriormente o prefeito recebeu homenagem e assinou ordem de serviço.

Empunhando o microfone, o ex-prefeito Euvaldo, o presidente da Câmara Antonio Nogueira Filho, Dalva Mercês, Otto Alencar, e, finalizando, o prefeito Rogério Andrade. Todos foram enfáticos no que conerce a importância das obras que, asseguraram, irão "mudar a cara" de Santo antonio de Jesus. O chefe do executivo municipal, além dessas considerações,  enfatizou que a prioridade nesses investimentos, é a Santo Antonio de Jesus que "chora". Esse foi um compromisso nosso durante as eleições de 2016. Mais de 90% desses recursos serão aplicados nas periferias assim como aconteceu no primeiro ano de governo da nossa gestão onde comtemplamos 40 ruas da cidade e mais de 90% ruas onde a população mais necessita”, disse o prefeito Rogério durante coletiva.Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site

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Para celebrar a versatilidade da mandioca, com inúmeros usos na alimentação humana e animal e na produção industrial, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré, no recôncavo baiano, promovem o Dia da Mandioca, em 19 de abril, a partir das 8h. Originalmente, a data escolhida é 22 de abril, em alusão ao descobrimento do Brasil.
A programação vai contar com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, idealizador da data, e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro, além de estandes em que agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA) vão expor derivados da mandioca e produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro.
Esta é a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, vai acontecer fora da Embrapa. De acordo com Motta, “Nazaré foi um dos primeiros municípios do estado a convergir a farinha de mandioca dos sertões para seguir para Salvador. Então, é uma tradição de muito tempo que Nazaré adquiriu, principalmente, com a farinha de copioba. Hoje, a forma e a notoriedade dessa farinha já irradiam por todo o território baiano, por isso a cidade foi escolhida”. Não é à toa que o município é conhecido como Nazaré das Farinhas.

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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), e em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, realiza até às 17h desta sexta-feira (13) na comunidade do Comum do Rio da Dona, um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).


A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica). 
Para obter a Declaração, é necessário carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável). De acordo com a SAAB, em breve, o mutirão será realizado em outras comunidades. A emissão da DAP é gratuita. 

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Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

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Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

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Agricultores de Santo Antônio de Jesus participam nesta quinta-feira (5), às 9h, de uma palestra com o pesquisador da Embrapa, Joselito Motta, com o tema: “Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandiocultura”. 
A atividade será realizada na Escola Municipal Dr. Antônio Albuquerque, no Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus, e é promovida pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Embrapa, SEBRAE e Banco do Nordeste. 
Joselito Motta é mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura Tropical, onde há mais de 30 anos atua, principalmente, nos seguintes temas: transferência de tecnologias voltadas para a produção, o processamento e a agregação de valor a produtos da mandioca.  
 

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Uma laranjeira de porte médio está dando frutos de até 2 kg no povoado de Sítio, em Quinjingue (a 343 quilômetros de Salvador), região de sisaleira da Bahia. O fato curioso chama a atenção de moradores locais. Um idoso conhecido na região como ‘Branco de Simão’ foi quem plantou a árvore em sua casa. Segundo o site Notícias de Santaluz, uma vizinha do homem chegou a confundir as laranjas gigantes com um pé de cabaça (usada na confecção dos berimbaus). Ela conta que pesou uma das frutas e constatou que a fruta tinha 2 kg. Conforme o site, um engenheiro agrônomo disse que laranjas desse porte não são comuns e que apenas uma análise poderá explicar se o pé é alguma variedade do fruto.A Tarde

 
 

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Salvador, a primeira capital do Brasil, completaou 469 anos, nesta quinta-feira, 29 de março, e por isso o deputado estadual Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia moção de congratulações aos seus habitantes. “Por toda sua história, pela sua essência, grandeza e beleza, podemos dizer: Parabéns Salvador pelos seus quase cinco séculos de fundação. Feliz é o povo que aqui nasce, feliz é aquele que aqui vive”, disse o parlamentar. Alan Sanches considera Salvador “exuberante em sua história, abundante na alegria de seu povo, sagrada pelos ritos e ritmos, profana em suas tradicionais festas populares. Assim é nossa cidade, com forte apelo turístico, sendo esse seguimento a maior das nossas riquezas. Salvador é admirada pela sua beleza arquitetônica e amada por turistas que nos visitam e ficam fascinados por sua beleza, tudo de forma natural”, afirmou.

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A Operação Chuva - ação desenvolvida pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus para prevenir e amenizar os impactos da chuva - entrou na segunda semana de trabalho com ações em diversos pontos da cidade. 
Nesta segunda-feira (26), as equipes deram continuidade aos trabalhos de limpeza, desobstrução de rede e recuperação de poço de visita na Rua Sergipe. 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, que coordena os trabalhos, a galeria que passa por esta rua possui duas redes laterais que servem para ajudar a escoar a vazão das águas captadas de todo centro da cidade e do Bairro Alto Sobradinho: 


- “Nesta galeria há três poços de visitas que ligam a rede até a galeria da rotatória de acesso a Maria Preta. Dos três poços, dois estavam completamente obstruídos, sendo que um havia sido danificado, o que estava contribuindo para os alagamentos na rua”. – Explicou. 
No último sábado (24), quando a cidade voltou a ser atingida por chuvas, moradores do Loteamento Morar Melhor que tiveram as casas invadidas pela água receberam cestas básicas e acompanhamento do CRAS Comunidade. 
Também foram realizados desobstrução de caixa de drenagem nas ruas Manaus, Rua G do Loteamento Salomão e Av. João Malta (Casco); desobstrução de rede de drenagem com caminhão hidrojato na Rua Forte São Marcelo (Cajueiro) e Av. Vereador João Silva (próximo ao Posto cruzeiro do sul); desobstrução de canal no Bairro Irmã Dulce e limpeza de fossa séptica na Praça Padre Matheus, entre outros serviços. 




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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), promoveu na última quinta-feira (21) um curso sobre técnicas corretas para poda de cacau, na comunidade da Sapucaia, zona rural da cidade.

A atividade foi ministrada por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do conteúdo teórico, os agricultores também tiveram uma aula prática sobre a poda correta do fruto. O curso faz parte do programa de formação ofertado pela SAAB aos agricultores locais.

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Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assinou a ordem de serviço para levar água a mais 207 famílias, na Sapucaia e Pau do Besouro, zona rural do município.

O evento que marcou a assinatura reuniu dezenas de moradores e lideranças da zona rural, na noite desta quinta (22), na Quadra da Sapucaia. No ato, o Senhor Ivan, presidente da Associação de Agricultores da Sapucaia, falou sobre a conquista no ano em que a entidade completa 30 anos de fundação:

- “É um momento importante para toda a comunidade por que lutamos muito e hoje estamos aqui para agradecer. Completamos 30 anos no dia 25 de maio e já temos essa conquista para comemorar.” – Agradeceu.

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A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assina nesta quinta-feira (22), a ordem de serviço para extensão da rede de abastecimento de água das comunidades da Sapucaia e Pau Do Besouro, zona rural de Santo Antônio de Jesus. A obra que será executada pela Embasa, representa um investimento de R$ 780.517,00 (setecentos e oitenta mil quinhentos e dezessete reais) e vai beneficiar 207 famílias. O ato para assinatura da ordem de serviço será realizado às 17h, em frente à Igreja da Sapucaia.  

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Na manhã desta sexta-feira (16), um grupo de pessoas foi recebido por membros da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus. O grupo em questão representa as famílias que estão ocupando a área que pertencia a Fernando Barbosa Gomes, conhecido como Fernando do Ouro, falecido no dia 14 de fevereiro de 2018. Este grupo, acompanhado e assessorado legalmente pelo advogado Leonardo Fiúza, solicitou esta reunião com o poder público para abrir um canal de comunicação a respeito das medidas a serem tomadas em relação ao uso da área localizada em frente ao Porto Seco. 
Recebidos pelo Chefe de Gabinete Humberto Vieira e pelos Secretários Sônia Fontes (Infraestrutura), João Geraldo (Serviços Públicos) e Maria de Fátima (Agricultura e Abastecimento), além do Coordenador da Defesa Civil, Sargento Vinicius, os ocupantes expuseram a situação em que se encontra o processo de ocupação da área de 100 tarefas que, segundo eles, está sendo ocupada por cerca de 1.300 famílias a mais de 30 dias.  

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Com objetivo de realizar melhorias na arborização do espaço público, a Prefeitura de São Felipe através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando constantemente os trabalhos de arborização em ruas e praças da cidade e fazendo doações de mudas de plantas para o plantio.  

Desta vez, o local contemplado com os trabalhos de arborização foi a Praça Carlos Moura,  centro da cidade, onde foi plantada uma 'oiti', uma das árvores mais conhecidas para paisagismo urbano, de forte composição, bela copa, trazendo assim sombras, raízes de pouca agressividade, preservando a calçada e de fácil manutenção sem problemas de enraizamento agressivo. A ação foi acompanhada pelo coordenador de meio ambiente, Eduardo Aguiar.  

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14 pássaros silvestre são apreendidos em Muniz Ferreira

Por volta das 10 horas, desta segunda-feira (5), durante rondas, em Muniz Ferreira, policiais militares da 3ª Cia/Nazaré se depararam com 14 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro e foram apreendidos. Infelizmente o responsável pela prática do crime ambiental não foi encontrado, provavelmente percebeu a aproximação da guarnição e evadiu deixando para trás os animais: 11 (onze) papa-capins, 02 (dois) canários da terra e 01 (um) pássaro preto.

A ocorrência teve registro na delegacia local, e os pássaros serão encaminhados para Promotoria do município de Santo Antônio de Jesus para adoção das medidas cabíveis.3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

3ª Cia prende homem por tentativa de homicídio em Nazaré 

Às 15h 15, Bar do Dal, Rua do Camamu, no município de Nazaré, Ivanílson Nascimento Brito, 30 Anos, foi preso em flagrante por policiais militares da 3ª Cia/Nazaré, por tentativa de homicídio contra Antônio José de Jesus, 32 Anos.

Informada da ocorrência, a unidade deslocou uma guarnição PM até o local, onde populares relataram que, usando uma espingarda artesanal, Ivanílson tinha efetuado um disparo contra Antônio. Os PM localizaram o autor e a arma, registrando tudo na delegacia local. A vítima, atingida no ombro e no pescoço, recebeu socorrido dos moradores e encontra-se Hospital Gonçalves Martins para atendimento médico. ASCOM , 3a. Cia e 14o. BPM

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Os produtores rurais de Santo Antônio de Jesus que ainda não realizaram Cadastro Ambiental Rural (CAR) terão até sexta-feira (9) para comparecerem à Secretaria de Agricultura do município para se cadastrar. O CAR é necessário para que o produtor tenha acesso a diversos programas governamentais. “Toda área rural terá que ser mapeada no sentido de promover uma preservação de área de mata”, afirmou a Secretária Fátima do Benfica. O cadastro foi reaberto no dia 05 (segunda) e é obrigatório e gratuito, podendo ser realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores na Feira Livre das 07h30m às 12h e das 13h30m às 17h30m. É necessário que o produtor esteja portando o RG, CPF e documento da terra (termo de doação, título, registro da terra, declarações de posse, contratos de compra e venda, dentre outros). Para realizar a correta medição da propriedade, o produtor deve baixar o aplicativo C7 GPS Dados ou comparecer à Secretaria para que a medição seja realizada pelos profissionais.

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A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura estão realizando a Chamada Pública destinada à aquisição de produtos da agricultura familiar destinados ao preparo das refeições da merenda escolar para alunos matriculados na rede municipal de ensino para o período de março a junho de 2018.  

Os agricultores interessados em fornecer seus produtos, deverão apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda até o dia 06 de março de 2018, às 08h:30min, na sede da Prefeitura de São Felipe. Além de oferecer uma alimentação rica, saudável e nutritiva, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer cumpre a determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fomenta a agricultura familiar no município. Por sua vez, a Secretaria de Agricultura está auxiliando agricultores e produtores que buscam regularizar suas documentações para que possam participar da Chamada Pública, incentivando a agricultura familiar, aumentando a produção e gerando renda para agricultores, além de garantir qualidade na merenda escolar com produtos alimentícios produzidos na cidade e com um valor nutricional maior. 

Dentre os alimentos disponíveis para chamada pública estão abacaxi, abóbora, açúcar, amendoim, aipim, alface, araruta, banana, bata doce, beiju, cebolinha, coco, coentro, couve, farinha de mandioca, farinha de tapioca, hortelã, inhame, laranja, limão, manga, mamão, maracujá, milho verde, quiabo e salsa. Agricultores e produtores rurais tem até o dia 06 de março para apresentarem a documentação, exigida por lei, para que estejam aptos a fornecer produtos da agricultura familiar que serão incluídas no cardápio dos alunos da rede municipal.  

Departamento de Comunicação

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A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura estão realizando a Chamada Pública destinada à aquisição de produtos da agricultura familiar destinados ao preparo das refeições da merenda escolar para alunos matriculados na rede municipal de ensino para o período de março a junho de 2018.  

Os agricultores interessados em fornecer seus produtos, deverão apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda até o dia 06 de março de 2018, às 08h:30min, na sede da Prefeitura de São Felipe. Além de oferecer uma alimentação rica, saudável e nutritiva, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer cumpre a determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fomenta a agricultura familiar no município

 

Por sua vez, a Secretaria de Agricultura está auxiliando agricultores e produtores que buscam regularizar suas documentações para que possam participar da Chamada Pública, incentivando a agricultura familiar, aumentando a produção e gerando renda para agricultores, além de garantir qualidade na merenda escolar com produtos alimentícios produzidos na cidade e com um valor nutricional maior.  

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A Secretaria de Agricultura de São Felipe, comunica aos pequenos agricultores que ainda não realizaram o Cadastro Ambiental Rural - CAR, que foram retomadas as inscrições para cadastramento na secretaria até o dia 06 de março de 2018. Os proprietários de imóveis rurais que possuem até 4 módulos fiscais, ou seja, 120 tarefas dentro do Município de São Felipe, podem procurar a Secretaria de Agricultura, que fica localizada na Praça Cônego José Lourenço, ao lado da Prefeitura Municipal, das 8 às 17h para fazer o cadastro de modo gratuito. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais que consiste no levantamento de informações geográficas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental, auxiliando no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, além de monitorar e combater ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico. Prefeitura de São Felipe - Departamento de Comunicação. 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

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Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

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Na última segunda-feira (19), agricultores da região foram reunidos e orientados sobre a adesão ao programa PRO SENAR CACAU, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

O programa está sendo desenvolvido em todo o Estado da Bahia e visa fornecer aos inscritos assistência técnica para a produção de cacau no período de quatro meses, através de aulas práticas. Nessas aulas serão trabalhadas a cadeia de produção do cacau, orientações sobre novas tecnologias e elaboração de um plano de trabalho. Após a parte prática, os agricultores contarão com a assistência do Senar durante o período de um ano, onde suas produções em campo serão acompanhadas. 

Inicialmente serão oferecidas 20 vagas para a primeira turma, podendo estender esse número de atendimentos em turmas posteriores. Esta é mais uma ação da Prefeitura em prol do incentivo do cultivo do cacau na região. Ascom Prefeitura SAJ

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Quatro editais de apoio à agricultura familiar, por meio do Projeto Bahia Produtiva, serão lançados na próxima semana. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, durante o #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (20). Os editais representam um investimento de R$ 98 milhões. 

Dois editais são voltados às agroindústrias da agricultura familiar, com lançamento marcado para a próxima segunda (26), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. O primeiro vai investir R$ 20 milhões em projetos para recuperação de agroindústrias. Já o segundo destinará R$ 60 milhões ao apoio à formação de alianças produtivas territoriais. 

"Nós fizemos um levantamento daquelas agroindústrias que estão paradas há pelo menos 20 anos e vamos apoiar para que volte a funcionar, gerando emprego e renda. São casas de farinha, unidades de mel, laticínios. Queremos colocar tudo para funcionar", afirmou Rui. 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus recebeu, na manhã do último dia 14, alunos da Disciplina "Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional", numa reunião que teve por escopo empreender os primeiros passos em torno da efetivação de uma parceria entre essas duas entidades no que concerne às intervenções que, paulatinamente, possam ser feitas nesse intento. Recepcionadas pela titular da pasta, Fátima do Benfica, na gestão muncipal Rogério Andrade, as alunas tiveram oportunidade de conhecer um pouco acerca da realidade da agricultura no município, bem como vem sendo feita a absorção de prudutos para merenda escolar, dentre outras informações que foram proferidas. 

No que tange à questão nutricional, Fátima asseverou que há postulaç~reclames por parte de produtores rurais no que diz respeito à falta de cardápios que estejam em consonância com sazonalidade da produção agrícola no município. Em havendo adequação, haverá, sem sombra de dúvidas, os resultados poderão ser satisfatórios. Reportando-se à Feira Livre, Fátima citou a importante parceria com a vigilância sanitária do município para fiscalização de produtos que são comercializados nesse importante espaço de negócios. Finalizando, discorreu sobre os primeiros passos em prol da diversificacão da produção agrícola no município em que se insere à cultura do cacau. Nesse contexto, reitera que a parceria com CETEP. UFRB, UNEB e outras entidades será de extrema importância. 

As alunas da UFRB, por sua vez, além de agradecerem pela receptividade, demonstraram bastante interesse em participar de todo esse processo que tem, como pano de fundo, a melhoria da qualidade alimentar e nutricional no município. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) 

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A Presidente do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustantável de S.A.Jesus), Maria de Fátima, conhecida por Fátima do Benfica, comunica o adiamento da reunião até então agendada para o dia 13 do corrente, em face dos festejos carnavalescos. A pauta do referido encontro seria discussão em torno do PRODATER (Programa de Desenvolvimento Territorial). Fátima que, diga-se de passagem, também comanda a SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus).

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Cerca de um terço da região Nordeste terminou o ano de 2017 no grau mais elevado de seca. Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA) divulgados pelo UOL neste domingo (28), 33,6% do território registrava em dezembro seca nível 4, que é o grau mais alto estipulado pelo órgão. Em comparação com os últimos anos, a porcentagem apresentou redução significativa. No ano de 2015, o índice era de 47%. No ano seguinte, ele subiu para 65%. Já em 2017, 29% do território da região Nordeste estava no nível 3. Além disso, o sistema Olho N'água, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), aponta que as barragens e açudes registravam apenas 11,4% da capacidade total de água acumulada. "O que se verificou foi que as chuvas de dezembro ficaram, predominantemente, abaixo do normal, sobretudo naquelas áreas em que se esperava acumulados significativos [centro-sul e oeste dos Estados do Maranhão, Piauí e Bahia]", aponta o relatório da ANA, segundo o UOL.Bahia Noticias

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A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enfrenta uma crise política, orçamentária e científica sem precedentes em seus quase 45 anos de história, a serem completados em abril. Maior instituição pública de pesquisa do País e responsável pela tropicalização de culturas como a soja, a Embrapa tem seu orçamento de R$ 3,5 bilhões ameaçado por um corte estimado em mais de 20% em 2018. Cerca de 85% do orçamento é consumido com pagamento de salários e benefícios dos 9,6 mil funcionários. As despesas com pesquisa (R$ 66,8 milhões) representaram 2% dos gastos da estatal em 2017. O valor é o menor desde 2010 e está 31% abaixo dos R$ 96,9 milhões investidos na área em 2016. Os contingenciamentos promovidos pelo governo federal, segundo a Embrapa, explicam a queda. Recentemente, a estatal passou a ser criticada internamente por pesquisadores e até pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ele costuma dizer que a Embrapa "vive dos louros do passado". A crise interna se tornou pública, no início do mês, no artigo "Por favor, Embrapa: acorde!", do sociólogo rural Zander Navarro.

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A prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está realizando inscrições para o programa Garantia-Safra ano agrícola 2017/2018, até 05 de Fevereiro. A ação garante um auxílio de R$850 aos agricultores familiares que perdem mais de 50% da produção devido à seca. O pagamento é feito em cinco parcelas iguais R$ 170, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal de acordo com o calendário de benefícios sociais.

Para participar, os interessados devem ir à Secretaria de Agricultura, no Parque das Mangueiras com os documentos necessários para o cadastramento: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e o documento da terra. As inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira das 08:00h às 12:00h. 

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Sempre polêmico em suas declarações, Donald Trump conseguiu surpreender seus seguidores no Twitter na noite desta quinta-feira (28). O presidente dos Estados Unidos disse que aprovaria um aquecimento global em meio às baixas temperaturas que devem ser registradas no próximo domingo (31). "No Leste, esta poderá ser a MAIS FRIA noite de Ano Novo já registrada. Talvez nos caísse bem um pouco daquele bom e velho aquecimento global do qual o nosso país, mas não outros, ia pagar TRILHÕES DE DÓLARES para se proteger. Agasalhem-se!", escreveu o presidente.Bahia Noticias

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O projeto “Biodiversidade funcional associada à vegetação espontânea e ao manejo de coberturas vegetais em pomar familiar de citros em sistema agroflorestal (Biodiverso)”, liderado pelo pesquisador Romulo Carvalho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu, no dia 5 de dezembro, a menção honrosa da categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional do Prêmio Celso Furtado.
Iniciativa do Centro Celso Furtado e do Ministério da Integração Nacional, o prêmio tem como objetivo fomentar, discutir e divulgar estratégias que contribuam para o desenvolvimento regional em todo o País, levando em conta as potencialidades e a realidade de cada lugar.

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Cooperativa:  Cooperativa das Mulheres Agricultoras Familiares de Sapeaçu

CNPJ: 16.709.821/0001-31

Endereço: Rua Epifanio Maia s/n 

Edital de Convocação

Assembleia Geral Extraordinária 

As Cooperadas, de acordo ao artigo 19° do Estatuto Social da COOPEMAFS , paragrafo único no qual diz que a assembleia será convocada por 1/5(um quinto) das cooperadas em pleno gozo de seus direitos sociais após solicitação não atendida pelo conselho de administração. da CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CNPJ: 16.709.821/0001-31, no uso das atribuições conferidas pelo Estatuto Social, convoca os senhoras cooperadas para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária/Ordinária que se realizará no Rua Epifanio Maia s/n, no dia 20 de Dezembro de 2017, em primeira convocação às 8:30 horas, com a presença de 2/3 dos cooperados, em segunda convocação às10:00 horas, no mesmo dia e local, com a presença de metade mais um do número total de cooperadas, e persistindo a falta de quórum legal, em terceira e última convocação, às 12 horas, com a presença mínima de 10 (dez) cooperados, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 

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Igreja na Mata Escura ultrapassa o máximo de decibéis permitido (Foto: Betto Jr./CORREIO)

Em Mateus, capítulo 6, a bíblia reproduz o que seria um conselho de Jesus: “Quando for orar, entre no seu quarto e, fechando a porta, ore ao seu Pai em secreto”. Pelo visto, nem todos os que creem seguem esses ensinamentos. As 1.644 denúncias contra som alto emitido por igrejas, registradas em 2017 na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), são a maior prova disso. As reclamações resultaram em 91 notificações ou multas até a última quarta-feira, quando o CORREIO acompanhou uma das operações da prefeitura. Amém!

Passava das 19h45 quando, em uma das ruas do bairro de Dom Avelar, a igreja Caminho da Glória fazia um barulho infernal. O microfone nas alturas amplificava o louvor, o bumbo da bateria fazia o chão tremer, o baixo batia forte nos tímpanos. Tá repreendido! No caso, repreendido pela prefeitura. O chefe de vistoria sonora da Semop, Roberval Soeiro, sacou o chamado decibelímetro, o aparelho que marca o volume do som em decibéis. A dois metros dos limites do estabelecimento para fora, o marcador bateu 84 pontos, 14 acima do permitido.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

O Restaurante Cantinho da Roça foi o local escolhido para confraternização entre servidores municipais lotados junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano. A titular da pasta, infelizmente, não teve como participar diretamente das comemorações, por ter se deslocado à capital do Estado, para cuidar da saúde de um dos seus entes familiares. 

Dentre os que macaram presenças no evento, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), os servidores Bruno Fonseca, Rivomar Guedes, Élen, Mascarenhas, Ana, Leticia, Ivana, Débora Figueredo, Gildásio (Cacau), Sandra, Mônica Fonseca, Gérson, Predador e demais presentes que, com bastante alegria e entusiasmo, partiparam desse momento de descontração, após um ano de bastantes atividades laborais. 

Fazendo uso da palavra, Dema do Leite agradeceu a todos pelas presenças, aproveitando o ensejo para justificar a ausência de Fátima, à luz do motivo anteriormente citado e desejar a todos boas festas e um um novo ano repleto de realização. Ele que, na equipe de Fátima, não tem economizado esforços para o desenvolvimento de ativiades que possam fortalecer o homem do  campo. 

Após a degustação de saborosas galinhas e bebidas super geladas, foi realizada a troca de presentes através do tradicional "amigo (a) secreto (a)". À proporção que as pessoas eram contempladas, procediam, em seguida, novas chamadas. Todavia, a que mais demorou foi a de rivomar Guedes, em presente oferecido por Cacau. Dentro de vários invólucos, uma calcinha. Tratava-se, evidentemente, de uma brincadeira, logo "consertada", com a entrega do verdaderiro presente.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS (139), no link FOTOS, no topo deste site

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Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

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A busca por alternativas econômicas para o homem do campo é um dos grandes desafios para muitos municípios. Em Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem realizado diversas ações para capacitar os produtores rurais e desenvolver novas culturas de plantio na região.

Visando este fim, os produtores participaram no último dia 05 de uma visita técnica a uma propriedade no município de São Felipe – BA para conhecer in loco a experiência bem sucedida do plantio do cacau associado ao plantio da banana. Na oportunidade, os participantes puderam verificar as técnicas utilizadas e retirar dúvidas, dando mais um passo importante para a implantação deste tipo de cultura no município.ASCOM SAJ

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O Projeto de Lei (PL) da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus que autoriza a liquidação e renegociação de dívidas de pequenos agricultores locais com o Banco do Nordeste foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (4).  O PL n° 35/2017, de autoria do Executivo Municipal, irá beneficiar 54 pequenos agricultores de diversas comunidades da zona rural de Santo Antônio de Jesus que além de liquidar e renegociar seus débitos poderão também ter acesso a novas linhas de financiamento. 


*Reunião orienta beneficiados* 
A Prefeitura realizou também nesta segunda-feira (4) uma reunião no gabinete municipal para orientar os produtores rurais beneficiados com o Projeto. Participaram o Prefeito Rogério Andrade, a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Maria de Fátima, o Secretário de Administração e Planejamento, Joaquim Bahia e representantes do Banco. 
Para o Prefeito Rogério Andrade, além de regularizar a situação dos agricultores a iniciativa reforça e incentiva a agricultura familiar.  
- “A nossa gestão será sempre parceira do homem e da mulher do campo. Tudo aquilo que nós pudermos fazer para que os nossos produtores tenham melhores condições de trabalhar, de levar o sustento para suas famílias com mais dignidade, nós vamos fazer.” – Comentou.  
 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pasta sob a égide de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, visitaram, ao lado do Diretor Dema do Leite e do agônomo Bruno, a propriedde rural de Vicente Laurentino Neto, na localidade do "Bate Quente", em São Felipe-BA, oportunidade em que conheceram "in loco" experiência bem sucedida no plantio de cacau e banana. A visita surgiu à luz de uma iniciativa do técnico em agricultura, Robson Miranda (de Gandu) que, diga-se de passagem, vem prestando assessoria técnica nessa propriedade.

A busca de alternativas econômicas ao homem do campo é um desafios para muitos municípios deste país e não é diferente em Santo Antonio de Jesus que, por muitas décadas tinha sua economia centrada no plantio e comercialização dos derivados da mandioca e laranja. Com a  vertiginosa diminuição de mão de obra no campo e doenças no laranjal, decorrente da infestação da "mosca negra", a situação vem se agravando de forma paulatina. Sensível a essa situação a secretária em epígrafe vem, dentro do que é possível, arregaçando as mangas para levar aos produtores informações que, a curto, médio e longo prazos, possam mostrar "horizontes"a serem trilhados na hercúlea luta em prol da geração de emprego e renda. 

A visita dos produtores a essa propriedade que ostenta uma experiência que vem dando certo, numa realidade numa realidade climática que se assemelha a existente em S.A.Jesus, mostra que é sempre louvável essa queda de paradigmas. Vicente Laurentino, por exemplo, transformou toda uma área de pastagem para o plantio de cacau. Errou num primeiro momento por falta de experiência, por não ter plantado a bananeira com antecedência.O cultivo da banana já poderia estar subsidiando as despesas com o plantio do cacau. O importante é que o rumo foi corrigido em tempo hábil.  A partir do momento em que conseguiu apoio técnico, a situação mudou e os resultados já podem ser sentidos de forma bastante positiva.  ENTREVISTAS, NO DECORRER DA SEMANA. 

 

 

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Nesta sexta-feira (1º/12), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, na Fazenda Novo Horizonte (Laje, BA), a extensão de recomendação de duas variedades de mandioca de uso industrial para as microrregiões de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus (BA). O dia de campo é destinado a produtores, técnicos e agentes multiplicadores que trabalham com a cultura da mandioca.
Em pesquisa liderada pelo pesquisador Eder Oliveira, a BRS Kiriris e a BRS Formosa foram avaliadas desde 2011 em diferentes fazendas da Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A. e da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e nas áreas experimentais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – nesta última, as avaliações foram apoiadas pela equipe do professor Marcos Silva. Somente na Bahiamido, única fecularia industrializada do estado, cerca de 650 dos 1500 hectares estão plantados com quatro variedades da Embrapa — duas são a BRS Formosa e a BRS Kiriris.

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Pela primeira vez, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realiza uma Rodada Sociotecnológica em um evento. Será na manhã da próxima sexta (1º/12), na VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que acontece — sob a organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) — como parte da programação da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo da rodada é promover uma divulgação mais direta dos produtos da Unidade. 
“A intenção é aproveitar esse grande evento para aproximar alguns potenciais clientes de nossas tecnologias. Com essa divulgação mais direta, pretendemos promover objetivamente a chance de acontecer a adoção e, consequentemente, a inovação. Sempre participamos de muitos eventos pelo país e, de certa forma, já fazemos isso. Mas assim, de maneira planejada, é a primeira vez”, explicou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Aldo Vilar. Esse formato foi, segundo ele, uma sugestão de Carlos Henrique Oliveira, gerente da unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santo Antônio de Jesus (BA). A Unidade conta com o apoio do Sebrae na idealização dessa rodada. 

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