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Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), em Santo Antonio de Jesus, nova assembléia para reativação do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) nesse município. A entidade é de extrema importância para discussão acerca de deliberações a serem tomadas em prol do desenvolvimento do município na área de sustentabilidade. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Fátima do Benfica, secretária de Agricultura e Abastecimento), Hélio Souza Lima (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Bruno Lopes (agronomo, representando a Secretaria de Agricultura), Ivanna Patrícia (representando a SEDEMA), Mariana Morais (representando o GANA), José Carlos Toneto (representando o SINCONSAJ), João Batista e Odilon Barreto (representando a Associação do Tabocal), Roberval de Jesus (professor, representando a UFRB), Leopoldo Souza (representando a FACEMP), Ailton Souza (CRC), José Carlos Moura (Associação da Sapucaia), Dourival Ramos (representado o SETAF/SEMAF), Railton Cardos e Tamara de Souza (representando a Secretaria de Infraestrutura), Januaro Nunes e Elaine Brito (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais). 

A nova Diretoria passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE-Maria de Fátima (Fátima do Benfica), VICE-PRESIDENTE-Mariana Morais, 1a. SECRETÁRIA: Ivanna Patrícia, 2o. SECRETÁRIO-Dorival Ramos, 1o. TESOUREIRO, Railton Cardoso, 2a. Tesoureira, Elaine Brito. Tendo em vista que, em assembleias anteriores deliberações não puderam ser tomadas pela falta de quorum, foram propostas substituições de algumas das entidades que faziam parte da composição anterior. O Sindicato dos Comerciários foi substituído pela Associação de Pequenos Agricultores da Sapucaia. Com relação à participação da Associação de Moradores da Urbis I, CREA, NT1 21, CRC e SINCONSAJ, a comissão retornará a essas instituições. Fotos, ASCOM SAAB

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O prefeito Egnaldo Piton recebeu na tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, a presidente da Associação dos Agricultores do Jacarandá, Soraya Andrade. Dentre outros assuntos, Soraya confirmou a disponibilização para o município do terreno onde está o campo de futebol da referida localidade. O local faz parte da propriedade de sua família e poderá continuar servindo como espaço de lazer da comunidade, setor que foi um dos anseios expressos pelos moradores na reunião do PPA. Soraya Andrade é filha do saudoso ex-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Caldas de Andrade.

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Acontece de 7 a 11 de agosto na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o 14º Curso de Propagação de Plantas.
O evento vai contar com a presença de 20 participantes, entre técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, e tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a micropropagação de plantas.

Ao todo, serão 22 instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Faculdade Maria Milza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Campo Biotecnologia Vegetal. A coordenação do curso é dos pesquisadores Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Duarte Souza, Janay Almeida dos Santos-Serejo e Tatiana Góes Junghans.

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Nem as fortes chuvas que caíram neste domingo (30) impediram a bonita festa que marcou o início das obras do sistema de abastecimento de água do KM 53. Um grande público compareceu a comunidade para acompanhar o lançamento dos trabalhos.A obra, executada pela Embasa, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e o Governo do Estado. Com esta parceria, em sete meses de gestão também já foram entregues as obras de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho.

Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu aos presentes e anunciou para o próximo domingo (6), o início da pavimentação em paralelepípedo do Loteamento Recanto dos Prazeres.- "Próximo domingo, estaremos juntos novamente. Fazendo mais uma grande festa. Trazendo mais uma obra esperada há muito tempo pela nossa população. Tenho certeza que assim como os moradores do KM 53 estão felizes aqui hoje, em breve, os moradores de todo o Loteamento Recanto dos Prazeres vão também estar felizes com a pavimentação daquelas ruas." - Comentou.

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Em parceria com o Banco do Nordeste, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural realizou, na manhã desta segunda-feira (31), um encontro com produtores (as) rurais do município, que aconteceu na comunidade do Jacarandá. A proposta foi apresentar as vantagens do Programa Agroamigo, que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar , e dentre outras vantagens, possibilita a concessão de crédito a juros baixos, de forma orientada, gradativa e sequencial; orienta os(as) agricultores(as) familiares em relação à educação financeira; e conscientiza o homem e mulher do campo para a necessidade de utilização dos recursos ambientais de forma sustentável. O encontro teve a condução do agente de crédito Reinaldo Oliveira, representante do Banco do Nordeste.

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A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, atendendo a uma solicitação do vereador Carlos de Oliveira Ramos (PMDB), realizou uma Sessão Especial na última quinta-feira (27), que abriu a Primeira Semana do Agricultor. A sessão foi realizada na Comunidade do Tabocal, zona rural do município e contou com a participação de produtores da agricultura familiar. Também estiveram presente: Ana Lúcia Costa – Presidente da Associação dos Moradores do Povoado de Boa Vista; Odilon Barreto Neto – Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Tabocal e Bom Jardim; Janderson – Representante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Eduardo Veiga de Andrade – Presidente da Associação do Cruzeiro do Riachão; Januário Nunes – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Maria Clara – Representante do Grupo Força Jovem do Tabocal além da secretária de Agricultura e Abastecimento Maria de Fátima e o comandante do 14º Batalhão Irlando Oliveira.

O autor da propositura que originou a sessão, vereador Carlos Oliveira saudou os participantes e destacou a importância da valorização da prática do agricultor no município, lembrando que a maior parte do alimento que vai para a nossa mesa, vem dessa prática primária. Durante a sessão, foram apresentados dois projetos que beneficiaram os agricultores, um que inclui no Calendário Oficial do Município, o evento Semana do Agricultor, e o outro que dispõe sobre a criação do Balcão de Atendimento Rural – BAR.
“Vendo a importância desse evento, eu protocolei dois projetos. Um incluir a Semana no Agricultor no Calendário Municipal para que a Prefeitura ajude ainda mais esse grande evento que é muito importante, o outro projeto é o BAR, chamado de Balcão de Atendimento Rural. Sabendo da dificuldade do homem do campo, para marca seus exames na Central de Marcações, esse projeto será exclusivo para atender só o homem da zona rural dando mais eficiência na marcação dos exames sem precisar às vezes sair um dia antes de suas casas. São muitas as dificuldades que o homem do campo enfrenta quando se desloca até a cidade para marcar um exame”, destacou o vereador Carlos Oliveira.
A data oficial é dia 28 de julho onde no Brasil é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Por traz do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro. Nem sempre lembrados, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e tornam a agricultura competitiva. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimentos. O preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos. Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam no batente muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram as atividades quando o sol já se foi. Leonardo Sousa/ASCOM

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O deputado estadual Marcell Moraes (PV) prometeu ingressar no Ministério Público da Bahia (MP-BA) com uma ação contra o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano. Na quarta (26), o frigorífico Frinordeste anunciou que começaria a prática visando a exportação para o mercado asiático (leia aqui). O parlamentar afirmou já ter agendado uma visita ao município contra o que chama de “extermínio de animais indefesos”. Segundo Moraes, a produção pode culminar na extinção do animal. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível à causa animal e reverta essa situação", enfatizou o político. Ainda segundo o deputado, o consumo humano da carne de jumento pode ser perigoso, pelo risco de contração de doenças. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

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Quando o assunto é capacitação dos agricultores macedenses, a atual administração municipal de Dom Macedo Costa, a GESTÃO DO TRABALHO, não mede esforços! Hoje a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural promoveu mais um Dia de Campo com os pequenos produtores de nosso município, na sede da EMBRAPA, em Cruz das Almas.

O assunto dessa vez foram as modernas técnicas de cultivo da mandioca, uma das culturas mais tradicionais da nossa região. Pela manhã, os participantes do encontro tiveram uma detalhada explanação a respeito do plantio, o processamento, usos e aproveitamento de resíduos e subprodutos da mandioca.
Durante a tarde, nossos agricultores tiveram a oportunidade de conhecer todo o aparato de uma moderna casa de farinha modelo, apresentada pelo pesquisador da instituição, Joselito Motta.

A EMBRAPA de Cruz das Almas é um centro de referência nacional em pesquisas a respeito da mandioca, e tem sido parceira na oferta de oficinas para nossos agricultores. Porque agora na administração de Dom Macedo Costa é assim. Todo dia tem ação em prol do nosso povo

 

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A Comunidade do KM 53, zona rural de Santo Antônio de Jesus, será beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água. A obra é mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sete meses de gestão também já foram entregues os sistemas de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho. A obra será iniciada com um evento no próximo (30), a partir das 10h. Haverá uma comitiva saindo do Largo São Benedito às 9h30.

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A Comunidade do KM 53, zona rural de Santo Antônio de Jesus, será beneficiada com Sistema de Abastecimento de Água. A obra é mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sete meses de gestão também já foram entregues os sistemas de abastecimento das comunidades Avenida e Pedra Branca, Tabocal II e III, e Bom Conselho. A obra será iniciada com um evento no próximo (30), a partir das 10h. Haverá uma comitiva saindo do Largo São Benedito às 9h30.

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A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Mugla Sitki Kocman Üniversitesi (Turquia) abriram as inscrições para o 2º Curso de Criopreservação de Plantas, que vai ser realizado de 14 a 18 de agosto em Cruz das Almas, em parceria com o Curso de Pós-graduação em Conservação de Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a criopreservação — técnica de conservação de longo prazo a temperaturas ultrabaixas (abaixo de 196 graus) — de tecidos vegetais (sementes, grãos de pólen e espécies de propagação vegetativa) é o objetivo principal do treinamento, que tem como público-alvo pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham diretamente com conservação e/ou cultura de tecidos de plantas.
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Em estudo divulgado nesta terça-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem à internet no seu negócio rural são: uso de email (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). “O momento atual exige esse alinhamento com as novas tecnologias, o que favorece no acesso a informações para tomada de decisões, melhoria das boas práticas de gestão, acesso a novos nichos de mercado, entre outras vantagens competitivas”, detalha a coordenadora de Agronegócios da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Adriana Moura. O Sebrae contribui para aproximar o produtor rural desses conteúdos, por meio de soluções a distância (cursos e consultorias).Gabriela Nascimento. Agência Sebrae de Notícias Bahia 

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Dois jovens foram mortos a tiros na noite deste sábado (22) em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, após uma discussão por causa de som alto. Segundo informações do portal G1, o duplo homicídio aconteceu por volta das 19h, no bairro de Castelinho. As vítimas tinham 20 e 23 anos – um dos jovens morreu no local e o outro chegou a ser socorrido para o hospital regional da região, mas faleceu em seguida. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe da 87ª Companhia Independente esteve no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas para perícia e remoção do corpo. Nenhum suspeito foi identificado. A Polícia Civil investigará o crime. 

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As secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SAAB), sob o comando de Fátima do Benfica, bem como a de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, sob a égide de Hélio de Aguiar, bem que tentaram realizar a reunião do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável), na manhã dessa terça-feira, 18, no Prédio do Sindicato dos trabalhadores Rurais, onde essas duas pastas da atual administração municpal estão instaladas. 

Não, evidentemente, por falta de convites às entidades mas, simplesmente, porque alguns dos membros não compareceram, inviabilizando, assim, o prosseguimento dessa reunião uma vez que, por falta de quórum, não tinha como deliberar a respeito das decisões tomadas na plenária. Diante desse fato, foi agendada uma nova data (1o. de agosto ), no intuito de se escolher novos nomes de maneira que a entidade possa, de fato, deliberar a respeito de assuntos importantes a serem discutidos no que concerne à sustentabilidade ambiental no município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, Fatima do Benfica, Hélio de Aguiar, José Carlos Toneto, Mariana e Ivam (sapucaia), Ivana, Dorival (engenheiro agrônomo), Januário (Presidente do Sind. dos Trabalhadores Rurais), demais presidentes de associações e representantes de outras entidades. De uma coisa tenhamos certeza: a entidade constitui uma equipe com nomes deveras comprometidos, ou, infelizmente, toda uma perspectiva de trabalho produtiva fica comprometida, por conta desses atrasos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

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A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) e Desenvolvimento Econômico-Meio Ambiente (SEDEMA), na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, dão prosseguimento aos trabalhos do CADASTRO AMBIENTAL RURAL , numa iniciativa do governo federal e apoio dos goverrnos estaduais (INEMA e SEIA) e municipais. Dentre os benefícios desse projeto, ajuda no planejamento rural, comprovação de regularidade ambiental, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), possibilidade de comercialização de cotas de reserva Ambiental, maior competitividade no mercado e acesso ao crédito e seguro agrícola. 

Segundo a Secretária Fátima do Benfica, titular da SAAB, sua pasta vem dando todo apoio para que os trabalhos tenham o andamento necessário, de maneira a atender, a contento, os produtores rurais que se deslocam de suas comunidades e precisam, naturalmente, ser atendidos com a presteza e celeridade possíveis. Assevera que esse cadastramento é fundamental para que os prodotures possam usufruir dos benefícios disponibilizados nas três esferas de governo. 

 

 

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A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, em parceria com a SETAF, promove, durante esta semana, o Mutirão para emissão das DAPs – Declaração de Aptidão do PRONAF. O serviço é gratuito e acontece no prédio das Secretarias (antigo CRAS).

A DAP é o instrumento usado para identificar e qualificar o produtor, as Unidades Familiares de Produção Rural (UFPR) e suas organizações associativas em forma de pessoas jurídicas. Para a obtenção do documento é preciso que se apresente o RG, CPF, certidão de casamento e o documento da propriedade.

Com a DAP o produtor rural está habilitado para:

- Adquirir crédito rural com taxas menores;

- Vender sua produção de alimentos para merenda escolar;

- Receber assistência técnica dos programas governamentais para a Agricultura;

- Obter garantia de safra no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal;

- Participar do programa de garantia de preços da Agricultura Familiar e muitos outros benefícios.

Na manhã de hoje (19), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a técnica social da Bahiater, Amanda Sobral Fraga, também receberam o agente de crédito do Banco do Nordeste, Reinaldo Oliveira, para articular as ações que poderão promover o desenvolvimento econômico dos agricultores de Dom Macedo Costa.

Para a emissão, é preciso que os (as) produtores (as) estejam munidos (as) com RG, CPF e, se casado (a), a Certidão de Casamento, além de algum documento da propriedade.

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A comunidade do Jacarandá recebeu nesta quinta-feira (13) o Dia de Campo, promovido pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural. Os moradores de diversas localidades estiveram presentes no encontro, onde puderam ter instruções a respeito de técnicas de enxerto.

O prefeito Egnaldo Piton externou a sua felicidade em estar contribuindo com esse importante momento de revitalização das associações rurais de Dom Macedo Costa, que estiveram estagnadas por cerca de 20 anos, e lembrou que sua trajetória também foi marcada pelo engajamento em comunidades rurais, quando foi presidente de uma dessas associações, ainda quando tinha 19 anos de idade.

A presidente da Associação Rural do Jacarandá, Soraya Andrade, também reforçou a importância da capacitação dos agricultores familiares, o que possibilitará o impulsionamento rural do município.

Com interesse expresso no olhar de cada um, os participantes estiveram à vontade para tirar suas dúvidas com os pesquisadores Nelson Fonseca e Rogério Ritzinger, o analista Ildos Parizotto e o técnico Carlos Umberto de Souza, da EMBRAPA. No fim do encontro, foram distribuídas gratuitamente mudas de manga palmer, jaca, acerola morena e laranja pêra.

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Fortalecer a agricultura local e aprimorar os conhecimentos dos pequenos produtores é um dos compromissos assumidos pela atual administração municipal de Dom Macedo Costa, a GESTÃO DO TRABALHO. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural promoveu, na tarde desta quinta-feira (06), um dia de campo com agricultores do município e demais macedenses interessados em conhecer práticas de fruticultura com profissionais da Embrapa. Os participantes do encontro, que aconteceu na zona rural de Conceição do Almeida, tiveram instruções sobre cultivo produtivo e sustentável, com técnicas de enxerto em mangueiras, laranjeiras e aceroleiras. No final das atividades todos os participantes ganharam mudas de plantas fruteiras. Valorizando as potencialidades da nossa gente e da nossa terra, Dom Macedo Costa avança

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Dando continuidade aos procedimentos para viabilização das obras que levarão água encanada e tratada para mais comunidades rurais de Dom Macedo Costa, o prefeito Egnaldo Piton assinou, na manhã desta quarta-feira (05), o convênio com a Embasa para a ampliação da rede de abastecimento do município. 
Esta conquista da atual gestão, possível através da liberação de cerca de 2 milhões de reais pelo Governo do Estado, levará mais qualidade de vida para as localidades do Gandu, Jacarandá, Ponto do Caroço, Dom Vital, Alto do Jaguaripe, Boa Sorte, Ponto Chique, Boa Paz, Três Cruzeiros, Riachão, Três Bocas, Vicinal do Tintureiro, Lameiro e Pinga Fogo. 
Representando a Embasa, estiveram presentes na reunião o gerente comercial, Carlos Andrade, o gerente da unidade regional, Gildeone Almeida e o gerente do escritório local, Lauro Jorge Silva. 
A reunião também serviu para que se estabelecesse os procedimentos iniciais da parceria entre a prefeitura e a Embasa para a formulação do Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento importante para a resolução de problemas voltados ao saneamento de forma articulada, além de ser um documento imprescindível para que o município possa receber mais recursos nessa área.

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Palanques, camarotes, barracas, balões, iluminação, vários toldos,  fazem parte, geralemnte, dos cenários arquitetados para sediar festividades juninas de grande porte em diversos rincões do país e, em especial, do norte/nordeste e não e diferente em Santo Antonio de Jesus que, por sinal, desenvolve uma das maiores festividades e que é detentora de uma das melhores grades de programação, com participação de renomados artistas nacionais, da região e, o que também é importante, valorização aos artistas locais.

Mas, além  de todo esse aparato logístico-operacional e alegórico que inclui, ainda, palanques alternativos, Vila do Forró e outras áreas voltada ao entretenimento, o que que, deveras, de diferente pode-se notar no cenário das festividades, além da "igrejinha e maquete da sede do paço", colocados pela Secretaria de Cultura, sob o comando de Deni Cortes e que têm chamado a atenção de munícipes e visitantes egressos de municípios vizinhos e turistas egressos de noutras unidades da federação?

Sem sombra de dúvidas, outra grande sacada é, indubitavelmente, a "casa de farinha" instalada na Vila do Forró, onde são confeccionados e comercializados os tradicionais beijus, num ambiente que "transporta" os apreciadores dessas iguarias aos "ambientes bucólicos" da zona rural. De parabéns, portanto à Secretária Fátima do Benfica, pela iniciativa e a toda sua equipe que, durante os dias de evento estão dando suporte às pessoas que precisam de informações. Deferências que se estendem, naturalmente, a todas as outras pastas que, direta ou indiretamente, estão contribuindo para a realização do evento.

Como trazer à baila situações, de todo um leque, de todo um espectro visual, olhares diferenciados?  Em meio à multiplicidade de imagens, como dar espaço às analogias, às referências, dando asas à cultura que nos envolve, se não esboçarmos  diferenciados enfoques? Os diversos cenários estão aí,  permitindo  não apenas fotos, fotos, fotos, nos seus diversos enquadramentos. O importante é que, desses cenários, possamos extrair algo mais: o necta que brota a partir de nossas interpretações.  E  é essa a missão da Tvsaj. A cultura brota a partir de costumes e práticas internalizadas. Por outro lado, convenhamos, só é postergada, ou seja, só deixa legado às futuras gerações se, de uma forma ou de outra, procurarmos materializá-la. Caso contrário, à luz da indiferença, acaba se esvaindo no tempo e no espaço. Fotos Antonio Mascarenhas

 

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Dentre os pleitos formulados pela Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, Maria de Fátima, junto ao prefeito municipal Rogério Andrade, relacionados à feira livre municipal, melhorias no sistema de iluminação desse importante espaço de negócios. Solicitações atendidas, foram colocadas novas lâmpadas nos galpões de Vísceras, Cereais, Confecções e de Hortifrutigranjeiros. 

Também foram desencadeados procedimentos de limpeza de "bocas de lobo", de maneira que dejetos sejam canalizados a contento, evitando, assim, transbordos que possam trazer traanstornos à saúde e, por extensão, ao meio ambiente. Numa parceria com as secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, a SAAB materializa, assim, anseios dos feirantes e consumidores que, com iluminação adequada, têm condições de exercer suas atividades com mais conforto e segurança.ASCOM SAAB

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A agenda do prefeito Egnaldo Piton hoje está sendo repleta de conquistas para o povo de Dom Macedo Costa. O gestor acaba de conseguir a liberação da rede de energia para a comunidade de Andrade, que fica localizada na região da Jangada. A reunião aconteceu agora à tarde, com a presença do prefeito, o secretário de Obras, Jocivan Oliveira, os assessores do deputado Bira Corôa, Jorginho e Wedson, e o coordenador técnico do Programa Luz para Todos, Anderson Matos de Santana. Mais qualidade de vida para a população de Dom Macedo. É assim que esta gestão trabalha!

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Vai chegar água em mais comunidades rurais do nosso município! Na manhã desta segunda-feira (05), em reunião com diretores da Embasa em Salvador, o prefeito Egnaldo Piton conseguiu, junto ao governo Rui Costa, a liberação de cerca de 2 milhões de reais para que se leve água encanada para as comunidades do GANDU, JACARANDÁ, PONTO DO CAROÇO, ALTO DO JAGUARIPE, PONTO CHIQUE, BOA PAZ, TRÊS CRUZEIROS, RIACHÃO, TRÊS BOCAS, VICINAL DO TINTUREIRO, LAMEIRO E PINGA FOGO. Na reunião, foi solicitado também para que fossem atendidas as comunidades de BOA SORTE e DOM VITAL. A conquista foi uma reivindicação do prefeito, através de uma solicitação encaminhada pelo deputado federal Robinson Almeida e pelo deputado estadual Bira Coroa. Estiveram na reunião, além do prefeito e o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Jocivan Oliveira, o deputado federal Robinson Almeida e o assessor Jorginho, representante do deputado Bira Corôa. Agora na administração de Dom Macedo Costa é assim. O trabalho não para!

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A equipe de trabalho da atual gestão de Dom Macedo Costa não para! A tarde deste domingo (04) foi dedicada a um encontro com os moradores da comunidade de Ramo das Graças e Cajazeiras. A reunião teve como objetivo a revitalização da associação rural de agricultores que representará essas comunidades, e que estava inativa há mais de 16 anos. A comunidade compareceu em massa no encontro, que contou com a presença do prefeito Egnaldo Piton, a representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, professora Mara Borges e do vereador Jailton Buchecha, que é morador da região e mobilizou os conterrâneos para esse importante momento da comunidade. No encontro, os moradores elegeram o Sr. Deraldo Cardoso como presidente da associação. Com a formalização, essas comunidades passam a estar aptas a aderirem as políticas públicas destinadas ao campo. “Esse trabalho responde a um propósito do governo municipal de fomentar o desenvolvimento da zona rural e assistir o homem do campo, trazendo tecnologias e assistência técnica para os agricultores, para desenvolverem melhor suas culturas de forma economicamente lucrativa e ambientalmente sustentável”, destacou a professora Mara Borges. Na cidade e no campo, a nova gestão de Dom Macedo Costa segue 

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Inserção de foto (homenagem da Tvsaj) da brilhante jornalista Lea Cunha, ao lado do esposo e jornalista Ney Baccelli, em evento do SEBRAE, S.A.Jesus. 
Nesta quarta-feira (31 de maio), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza atividades da XIII Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento teve início no dia 28 e segue até o dia 4 de junho em todo o Brasil com o tema "Você também faz parte dessa rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!".
Às 14h, no Auditório 1, o pesquisador Fernando Haddad ministra palestra “Soluções tecnológicas para o manejo integrado da murcha de fusarium da bananeira”. Das 14h às 16h, na cantina, haverá uma feirinha de produtos da Bocaiúva Orgânicos, que possui os selos emitidos pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IBD) e pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), do Mapa.
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No último dia 31 de maio, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - SEDEMA, reuniu-se com representantes da Copa Ambiental, GANA - Grupo Ambientalista Nascentes e outros ambientalistas, para tratar da programação da Semana do Meio Ambiente a ser desenvolvida no município. O projeto, que além das Entidades citadas, contará com o apoio de empresas privadas e outras secretarias, vai desenvolver ações de conscientização e plantio de mudas, além de exposição na Praça Padre Mateus.

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Dando continuidade aos serviços de revitalização nas estradas vicinais, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou o trabalho de limpeza, patrolamento, alargamento e encascalhamento da estrada de acesso à comunidade do Bonfim.

A nova gestão iniciou os serviços de revitalização das estradas vicinais no mês de março, priorizando os trechos mais críticos e as ladeiras, em face a proximidade do período de chuvas. Riacho das Pedras, Boa Vista, KM 53, Sapucaia, Ladeira do Cuscuz, Baixa do Onha, Ladeira da Jararaca, Minas do Sapé e do Cruzeiro do Riachão já receberam os serviços. Na próxima terça-feira (2) os serviços no Bonfim serão retomados

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Nas diversas comemorações alusivas a aniversários de emancipações políticas municipais, nos diversos rincões deste país, entram nas programações os tradicionais desfiles cívicos em que as diversas secretarias leva "à avenida" alas que possam representar as pastas administrativas. E, nessas representações, pessoas utilizando-se de indumentárias específicas (a pé ou sobre veículos), bem como objetos que façam alusão a determinadas situações, geralmente, utilizando materiais como papelão, madeira, tecidos, etc. Alegorias que, indubitavelmente, dão um colorido especial aos desfiles.

E nessa segunda-feira, 29, foi comemorado o aniversário de 137 anos de emancipação de Santo Antonio de Jesus, tal qual vem ocorrendo ao longo de sua história. Todas as secretarias que fizeram parte do desfile cumpriram, a contento, as premissas estabelecidas, de levar às ruas, um pouco das áreas em que atuam, no dia a dia, no município. E a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SAAB), sob o comando de Maria de Fátima, foi uma das que melhor se apresentaram, no momento em que mostrou naturalidade, utilizando-se de prepostos, veículos e, mais que isso, produtos "in natura" da agricultura familiar e mecanização agrícola.Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site.

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Realizada, na última quarta-feira, 17, no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio de Jesus, reunião entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (SAAB), sob o comando de Maria de Fátima, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), sob a égide de seu titular, Hélio de Aguiar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comandado por Januário, num evento que também contou com participação dos vereadores Cao de Dodô, Pedro de Teca, Mariana (representndo o SETAF), Neto (Comunidade do Sapucaia) e teve por escopo a realização do CADASTRO AMBIENTAL RURAL.

No encontro foram tratados assuntos inerentes às estratégias que serão colocadas em prática para que o cadastramento possa ter maior celeridade e que possa contar com o emprenho de todas as comunidades rurais do município. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa terça-feira,16, na comunidade rural da Sapucaia, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o SEMINÁRIO SOBRE CULTURA DE CACAU, num evento que superou expectativas, não apenas pela qualidade das palestras proferidas mas, também, pela maciça participação de agricultores da localidade, bem como representantes das comunidades Bomfim, Boa Vista, Cuscuz, Sirivela, Alto do Morro, Taitinga, Rio da Dona, benfica, Camaçari, Benfica e de outros rincões do município.

Também marcaram presenças, Dalva Mercês (Secretária de Assistência Social, representando o prefeito Rogério Andrade), os secretários municipais MARIA DE FÁTIMA (SAAB, organizadora do evento), HÉLIO DE AGUIAR (SEDEMA); bem como Dr. Humberto (Chefe de Gabinete), Edival (Ouvidor Geral), Dema do Leite (Diretor de Agricultura); vereadores Pedro de teca, Cao de Dodô, Altemir, Pastor Gérson e Dr. Francisco Freire; Bruno Fonseca e Dorival (engenheiros agrônomos); Januário (Presidente do sindicato dos Trabalhadores rurais), ex-vereador Albino Martins, Mariana (SETAF), Rodrigo (presidente da Associação do Sapucaia), Dalmar (CEPLAC de laje), Marcos Moreira (Banco do Nordeste); Débora, Cacau, Zé Bola; representantes da BARRY  CALLEBAUT (empresa especializada em vendas de mudas de cacau).

Logo após abertura do evento pela Secretária de Agricultura e Abastecimento, Maria de Fátima que, na oportunidade, agradeceu a todos pelas presenças, destacou a importância do encontro  e evidenciou propósitos da atual administração municipal em dar suporte ao desenvolvimento agrícola. Ela que, ao lado de sua equipe, conseguiu mobilizar tantos produtores para que o seminário em apreço pudesse corresponder às expectativas, não apenas pela abundâcia de informações mas, também, pela oportunidde de angariar novos conhecimentos. 

Em seguida foi aberto espaço aos pronunciamentos de Januário (sindicato), Rodrigo (Associação), vereadores Pedro de Teca, Cao de Dodô e Mariana (Setaf). Todos destacaram a importância da iniciativa. Dalva Mercês, vice-prefeita, representando o chefe do executivo, externou propósitos do atual governo no que concerne ao apoio ao homem do campo, em todas as vertentes, ao tempo em que, também, mostrou-se regozijada diante da maciça participação dos produtores rurais, numa demonstração insofismável do interesse em torno do assunto em pauta.

Dando prosseguimento, a brilhante palestra proferida pelo engenheiro agrônomo Dorival (com participação do também engenheiro Bruno Fonseca), discorrendo sobre agricultura conservacionista. Ele que, em performance audiovisual, discorreu sobre práticas construtivistas para o desenvolvimento agrícola e, aproveitando o ensejo, enumerou comportamentos que, infelizmente, contribuem para a degradação ambiental, trazendo por consequência o empobrecimento do solo, acarretando, por conseguinte, baixa produção e prejuízos.

Terminada sua apresentação, Dalmar, representante da CEPLAC de Laje, com toda sua experiência, declinou sobre os benefícios da cultura cacaueira, seja no plano social, seja no contexto econômico, assim como, também, mencionou práticas por parte de produtores que, no dia a dia, acabam contribuindo para a degradação ambiental e, por extensão, prejuízos pecuniários, principalmente, na produção do cacau. Por outro lado, semeou otimismo com relação a essa cultura centenária que tanto contribui para o desenvolvimento do Estado e do país e que, indubitavelmente, é uma das vertentes econômicas mais satisfatórias na esfera da agricultura.

Finalizando, as apresentações dos representantes da BARRY CALLEBAUT, empresa especializada em venda de mudas de cacau e CONSTRU-SOLAR, especializada em estufas para secagem de cacau. além da distribução de panfletos e exposição de estufas, também discorreram sobre os produtos que comercializam na região e que tem contribuído de forma relevante para a performance de produtores rurais. Fotos,Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e TODAS, no link "FOTOS" o topo do site.

 

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Informações ambientais de todo o território baiano já estão disponíveis na internet. Ferramenta que permite a visualização e a análise de áreas de interesse para a implantação de empreendimentos, o Módulo de Avaliação Premilitar (MAP) foi lançado na tarde desta terça-feira (9), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, em Salvador. Ele é uma seção do Geobahia, com o objetivo de apoiar a tomada de decisões ambientais mais conscientes, responsáveis e sustentáveis, dando suporte à análise da viabilidade de projetos e atividades no território baiano. 
"O nosso estado é rico em informações ambientais, mas essas informações não ficavam organizadas. Agora, o conteúdo poderá ser encontrado e filtrado de acordo com a necessidade do usuário. Os dados ordenados vão orientar empresas a serem mais assertivas em suas ações, além de ser importantes para o desenvolvimento de estudos junto às universidades", afirma o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis. O MAP está disponível no endereço: geobahiamap.seia.ba.gov.br 
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Nesta primeira semana do mês de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) promoveu reuniões e estabeleceu parcerias importantes para o desenvolvimento do município.

A primeira delas foi realizada junto à Fundação Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde foram discutidas ações para realizar projetos estruturais essenciais, como o Plano Municipal de Saneamento Ambiental e um diagnóstico atualizado para verificar sua viabilidade, o que possibilitará a captação de recursos financeiros junto ao Governo do Estado. Nesta reunião também esteve presente a Secretária de Infraestrutura Sônia Fontes.

Em outro momento, o Secretário Hélio de Aguiar compareceu ao escritório regional da Ceplac em Itabuna para tratar de diversos pleitos para Santo Antônio de Jesus, a exemplo do Setor de Parques, Jardins e Viveiros para a produção de mudas frutíferas e nativas. Na oportunidade foi tratada a possibilidade de um Acordo de Cooperação Técnica para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana da cidade, bem como apoio para o Núcleo de extensão rural da SEDEMA.

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Cerca de dois mil moradores da zona rural de Itaguaçu receberam neste sábado (29) o sistema de abastecimento de água (SAA). O governador Rui Costa participou da inauguração do sistema na região, no Vale do São Francisco, durante visita ao povoado de Lages - uma das quatro localidades beneficiadas pela obra. O investimento foi de R$ 1,6 milhão. "Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas.

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A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus inaugurou na noite desta quinta-feira (6) a extensão da rede de abastecimento de água da comunidade do Bom Conselho, zona rural de Santo Antônio de Jesus. A obra realizada em menos de 45 dias representa um investimento de R$ 78.633,00, beneficiando 70 famílias daquela localidade.
Durante a inauguração, a moradora Suzana comemorou a chegada da água nas torneiras de casa:
- “Hoje pela manhã eu acordei e não tinha água para escovar os dentes. Em seguida, liguei o rádio e ouvi o Prefeito Rogério falando que a água chegaria hoje para o Bom Conselho. Estou muito feliz porque sei que amanhã vou acordar e vai ter água.” – Comentou.

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Realizada na manhã dessa quinta-feira, 06, no Centro de Treinamento Municipal, centro, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o 1o. ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DE AGRICULTURA FAMILIAR E DE PRODUTORES RURAIS DE MUNIZ FERREIRA, num evento coordeando pelo Secretário Tõi de Dão, com apoio da administração Wellington-Minde e que supreou expectativas, não apenas pela maciça participação mas, também, pela qualidade das abordagens efetuadas.

Dentre os nomes que marcaram presenças, Tõi de Dão (Secretário de Agricultura), Branco (Secretário de Infraestrutura), Luzia Vieira (Secretária de Educação), Wilson Andrade, Chefe de Agricultura, Marcos Moreira (representando o Banco do Nordeste), Débora (Coordenadora do Agro-Amigo), Givanildo (Coordenador do Credi-amigo),Jorge Santana (Associação do Comércio de Muniz Ferreira), José Dias de Macedo (Sub-coordenador SETAF-Recôncavo), Demétrio (Sindicato de Nazaré), Sandra Carvalho (Eng. gastronômica), Jorge Côrtes (Engenheiro Agrônomo, de Cruz das Almas), e os vereadores Adilson (Presidente da Câmara), Dr. Dilson e Valmir.

Em todos os pronunciamentos, a importância da agricultura familiar para o município, tendo como uma das vertentes, a inserção de produtos da merenda escolar. Coube aos representantes do Banco do Nordeste explanar sobre as linhas de financiamento, através do CREDI-AMIGO. Marcos Moreira, por sua vez, mostrou como o banco atua em prol do desenvolvimento rural. Fotos Nega Ju (Blog da Nega Ju)

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A Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, se reuniu na última segunda-feira (27) com uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para discutir o desenvolvimento do plano de melhoria para as compras públicas do Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

O PAA, programa do Ministério da Educação, utiliza mecanismos de comercialização para beneficiar o pequeno agricultor de Santo Antônio de Jesus, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) comprando alimentos e destinando a escolas e creches do município.

- “A solicitação do Prefeito Rogério Andrade foi que atuássemos em parceria com a Secretaria de Educação e o SEBRAE para estimular os pequenos agricultores do nosso município a participem do programa. O SEBRAE é apoiador do projeto. Esta parceria é de suma importância para aperfeiçoar os programas e contribuir para a melhoria nutricional das crianças atendidas. ” – Avalia, a Secretária Fátima.


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