Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura VOLTOU a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades. O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. ASCOM  D.M.Costa

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FICSAJ (Feira de Inovação Científica de Santo Antonio de Jesus), teve prosseguimento na manhã dessa terça-feira, 27 (abertura na noite do dia anterior), numa realização da Secretaria de Educação, tendo a frente sua titular Cíntia Barreto, contando com participação das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, SAAB (sob a égide de Fátima do Benfica) bem como a  e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SEDEMA (sob o comando de Hélio de Aguiar), gestão municpal Rogério Andrade/Dalva Mercês,  doscentes e discentes de escolas da rede pública e particular protagonizaram, logo após abertura nessa segunda-feira, à noite, uma ampla programação com realização de palestras e apresentação de projetos.

A FICSAJ se apresentou como um convite para que janelas da curiosidade sejam desfraldadas, despertando a curiosidade, o interesse, a criatividade, em busca da inovação e mobilização da sociedade, despertando, por conseguinte, o interesse pela investigação científica e oportunizando aos jovens cientistas exposição à comunidade de projetos de investigações, dando asas à toda uma impetuosidade reinante no seio da sociedade. 

Dentre as palestras ministradas, pelos representantes da SAAB, a proferida pelo agrônomo Bruno Cícero Lopes Fonseca com o tema "Você conhece a manipueira?" e a esboçada por Dorival Júnior, tendo por temática " A importância do Estudo do Solo", com participação de discentes. Em sua explanação, Dorival mostrou a todos a importância da preparação do solo em busca do desenvolvimento da plantação, significando, por conseguinte, maior produtividade e, por extensão, mais lucros aos produtores rurais.  Vários outros projetos foram apresentados. Veja demais fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou entre segunda-feira (12) até nesta quarta-feira (14) o curso de eletricista rural na Comunidade do Araçá. A ação faz parte do Programa Cruz Mais Forte e tem o objetivo de capacitar homens e mulheres do campo, tendo em vista garantir atividades elétricas residenciais e comerciais na zona rural.

Para o Senhor Reginaldo, participante do curso, "este era um curso aguardado, pois, traz grande importância para o trabalhador rural, garantindo conhecimento e promovendo a capacitação, além de nos dá segurança nas instalações elétricas em nossa residência", afirmou. Além da SEAMA e do SENAR, a promoção do curso tem apoio do Sindicato de Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Sistema Faeb/Senar realiza entre os dias 6 e 11 de novembro a Semana do Produtor 2018, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, em Itapetinga, sudoeste baiano. A edição traz como tema as “Soluções tecnológicas para uma pecuária mais sustentável” e conta com palestras, dinâmicas e leilões. O evento é voltado para produtores rurais, profissionais do Agro, empresas, estudantes e técnicos. As inscrições serão realizadas no local. 

O Sebrae Bahia; o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga; a Uesb, por meio do Colegiado de Zootecnia, a Coopardo; e a prefeitura do município, também participam da realização da Semana do Produtor. O evento conta ainda com as parcerias das empresas Solar Chio Energias Renováveis, Minas Bombas, Matsuda, HB Sementes e Nutrição, Módulo Rural, Mecânica Yammar, Super Safra Agropecuária e Cabanha Smith Borges. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebeu cumprimentos e recomendações de entidades do setor produtivo ontem. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, por exemplo, falou que a indústria está disposta a contribuir e a dialogar com o novo governo para viabilizar mudanças:

– Não devemos perder a confiança na nossa capacidade de construir um país mais próspero, justo, com educação e saúde de qualidade, segurança pública e equilíbrio ambiental – opinou ele.

Entre as sugestões, o presidente da CNI pediu que Bolsonaro use o capital político das urnas para manter o “teto dos gastos” e prosseguir com a reforma da Previdência. Andrade ainda sugeriu que o novo governo encaminhe uma reforma tributária e faça a unificação dos tributos por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras medidas defendidas foram facilitar o acesso ao crédito e diminuir os custos dos financiamentos. Por fim, Andrade pediu que Bolsonaro trabalhe pela intensificação dos programas de concessão e privatização.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Club de Santo Antônio de Jesus realizae todo ano ocorre o tradicional evento Rotary Flores Holambra que tem como intuito converter todo o lucro das vendas de flores em ações como o Banco de Cadeira de Rodas e Banho, e o Banco de Bengalas. As cadeiras de rodas e banho são doadas para pessoas carentes da nossa cidade e as bengalas para os deficientes visuais.

Este evento já está em sua oitava edição (acontecerá entre os dias 02 e 11 de novembro de 2018, das 9h às 21h, no terreno situado na Av. Ursicino Pinto de Queiroz, ao lado da Ricardo Eletro – antiga Insinuante), e sempre conta com o apoio da população, comércio, empresários e imprensa local. Ascom Rotary.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado no último dia 25, mais uma etapa do curso ministrado por Rômulo, através do SENAR (parceria com SEBRAE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais), em Santo Antonio de Jesus, num evento de iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade e que tem por escopo fornecer novos conhecimentos aos produtores de cacau no município, assim como aos que vislumbram diversificar à produção agrícola com a introdução dessa importante vertente econômica. 

Gerar emprego e renda é, convenhamos, uma terefa das mais difíceis em se levando em conta as dificuldades inerentes à disponibilização de logística produtiva. Muito se propala, muito se alardeia de forma falaciosa, nos diversos rincões do pais, no que tange à miraculosa receita em prol da geração de emprego e renda, como se as coisas acontecessem num passe de mágica. Ledo engano. Gerar oportunidades é oferecer condições praticas para que as pessoas possam, de forma empreendedora, vislumbrar novos horizontes, à luz de esforços e de condições logístico-operacionais que lhes deem sustentabilidde.

E é nessa direção que a Secretária Fátima do Benfica vem realizando seu trabalho. Um trabalho que pouco aparece mas que é fundamental para que "casulos sejam rompidos" e "paradigmas sejam quebrados". Dizemos isso porque acreditamos que a saída para o desenvolvimento deste país passa, necessariamente, pelo apoio à agricultura. Já que o novo presidente Bolsonaro acena de forma positiva para implemento à agricultura, é hora de se dar espaço a essa importante vertente produtiva. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

INSTALAÇÃO DE MÓDULO FOTOVOLTAICO, RESPONSÁVEL POR CAPTAR A ENERGIA SOLAR (FOTO: SEAN GALLUP/GETTY IMAGES)
Aenergia solar é a fonte de eletricidade cujo uso mais cresce no Brasil. Não só por ser limpa e atrativa para investimentos, mas também por permitir que cada consumidor produza sua própria energia e chegue a reduzir seus custos em até 90%. Regulamentada em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a possibilidade de geração distribuída, em que a energia gerada e não consumida nas pontas do sistema vai para a rede elétrica, gerando créditos para quem produziu, vem trazendo mais e mais famílias e empresas para um modelo mais sustentável de consumo energético.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil conta com 1,7 mil megawatts de capacidade instalada para produção de energia com sistema solar fotovoltaico. Isso representa apenas cerca de 1% da matriz energética nacional, mas o crescimento é rápido: só no ano passado, foram cerca de 900 megawatts adicionados, o que coloca o país como o décimo que mais adicionou capacidade produtiva em todo o mundo no período, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).

Notícias | postado por: Mascarenhas

20 produtores rurais de Santo Antônio de Jesus participaram nesta semana de mais uma turma do programa PRO SENAR CACAU, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 
O programa visa fornecer assistência técnica para a produção de cacau, através de aulas práticas. Nas aulas foram trabalhadas a cadeia de produção do cacau, orientações sobre novas tecnologias e elaboração de um plano de trabalho. O curso foi encerrado nesta sexta-feira (26) com uma visita a um viveiro com 10 mil mudas.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prefeito Orlandinho e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Melo, em Cruz das Almas,  concederam entrevista à Excelsior Recôncavo, através do repórter Roger Cerqueira, na manhã dessa quarta-feira, 24. E, na oportunidade, fizeram balanço sobre o sucesso da Expoflores que, indubitavelmente, foi coroada de sucesso. Evento idealizado por Orlandinho, em 2005 e que chegou à 10a. edição com muito brilhantismo.  

Interrompida por quatro anos consecutivos pela gestão municipal anterior, a Expoflores voltou, agora, na gestão Orlandinho-Max Passos, justificando o porquê de tanta satisfação por parte da comunidade cruzalmense e visitantes de outros municípios, não apenas pelo aporte à agricultura familiar mas, também, por permitir que outras vertentes socio-econômicas e culturais, possam ser realçadas, a exemplo da cultura, da arte que aflora do seio de uma população que tem muito a oferecer. Quantos e quantos artistas, em todo o país estão no anonimato, no ostracismo, por falta de oportunidades. A expoflores propicia esse entrelaçamento. Imagens e entrevista, Excelcior Recôncavo. Apoio de divulgação, ASCOM DE CRUZ DAS ALMAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante 4 dias Cruz das Almas se tornou o principal palco de negócios para a agricultura familiar, economia Solidária e floristas na Bahia, movimentando a economia da cidade e região. A 10ª ExpoFlores aconteceu de 18 a 21 de outubro, e reuniu 150 expositores e um público de mais de 50 mil visitantes, superando as edições passadas.

Ricardo de Recife ficou encantado com o que viu na Expoflores. “A feira é de uma riqueza, eu não sei como faço para levar tudo que comprei para casa” comentou. O prefeito Orlandinho destacou a importância que o Governo do Povo dá aos seguimentos econômicos. “Cruz das Almas se destaca por colocar a política pública para quem precisa, para a agricultura familiar e economia solidária no centro econômico da cidade, no principal espaço da cidade, representando uma oportunidade significativa para a geração de renda.”

Para o secretário de agricultura e meio ambiente, Pedro Melo, o sentimento é de gratidão e de dever cumprido. “Quero agradecer ao prefeito Orlandinho pela confiança, a toda equipe da SEAMA, parabenizar os expositores, a população cruzalmense, e do Recôncavo, o Governo do Estado, a UFRB, Embrapa, Senar, Sebrae e a todos os parceiros que ajudaram a construir esse grande evento”, afirmou.
#GovernoDoPovo #Expoflores #QuatroEstações. ASCOM CRUZ DAS ALMAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A população cruzalmense e de cidades vizinhas compareceu em um grande número à EXPOFLORES, nesta sexta-feira (19), segundo dia da feira. O que aumentou as vendas e a expectativa dos expositores.

No espaço do evento, tivemos uma aula pública sobre o uso de agrotóxico. Alertando e orientando os agricultores sobre os impactos dos produtos. Foram realizadas também palestras sobre associativismo, cooperativismo, sindicalismo rural e empreendedorismo. A parte cultura ficou por conta do grupo de Samba de Roda de Saubara “As Raparigas”, Clube do Choro de Cruz das Almas, Alana Sena & Banda Gan e Sandra Sena.

Neste sábado teremos minicurso sobre produção de mudas frutíferas e ornamentais, palestra sobre formalização do MEI e parte cultura começa a partir das 11h, com apresentação do Samba de Enxada do Tuá; às 13h30 Samba da Juventude; 16h Priscila Sales; 18h Mk Lokonsciente; 20h Robertinho Lago e 22h 100% Vem Sambar. #EXPOFLORES, #PrefeituraDeCruzDasAlmas, #GovernoDoPovo. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

De quinta-feira (18) até domingo (21) acontece a Expoflores – Quatro Estações 2018, uma das maiores feiras de agronegócio e economia popular de céu aberto da Bahia. A décima edição do evento chega com novidades, como a ampliação 120 para 150 expositores e o espaço kids, para receber e divertir a criançada.

A Expoflores acontecerá na Praça Senador Temístocles, e além da feira acontecerá cursos e palestras, em parceria com o SEBRAE e a UFRB. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Praça Geraldo Suerdieck, S/Nº. A feira começa na quinta-feira a partir das 9 horas e a abertura oficial acontece às 18 horas com atrações musicais.

Serão comercializados produtos da agricultura familiar, artesanato, plantas e flores, além de gastronomia. Venha se divertir, degustar e adquirir produtos de qualidade. #GovernoDoPovo #Expoflores2018 #QuatroEstações. ASCOM ruz das Almas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de manter a cidade ainda mais limpa, a Prefeitura de Salinas da Margarida, adquiriu e já instalou diversas lixeiras novas em pontos de grande circulação de pessoas no município. As lixeiras trazem mensagem de conscientização ambiental como: “Mantenha a Praia Limpa!”, “Jogue o Lixo na Lixeira”, etc.

A proposta é conscientizar a população para que o lixo seja realmente jogado no lugar certo, colaborando assim com o nosso meio ambiente e deixando a cidade ainda mais bonita.A Prefeitura pede a colaboração de todos para que preservem a lixeiras e as utilizem corretamente. JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social. Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pesquisadores e especialistas da área de Segurança Pública analisaram os programas de Segurança Pública dos candidatos à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), e concluíram que algumas medidas propostas tem eficácia altamente questionada. De acordo com o jornal Estadão, eles também indagam sobre a capacidade de o petista Fernando Haddad colocá-las em prática, enquanto apontam excesso de ideologia no documento que Jair Bolsonaro (PSL) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

"Parece tudo feito para agradar ao anseio do eleitor por segurança, mas com poucos detalhes. O que significa a frase 'investir em inteligência'? Sem explicar 'como', tudo vira uma fórmula mágica", afirmou o coronel José Vicente da Silva Filho, que assessorou o candidato Geraldo Alckmin (PSDB). 

No plano de governo a respeito da Segurança Pública do candidato Jair Bolsonaro há propostas como endurecimento de penas, aumento do encarceramento e presença das Forças Armadas no combate à criminalidade. Também facilita o acesso às armas de fogo e enquadra nesse capítulo a política de direitos humanos. Se eleito, Bolsonaro pretende ainda criminalizar ações de movimentos sociais, tornando crime de terrorismo invasões de terra praticadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. E defende a redução da maioridade penal, que hoje é de 18 anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Tem início no dia 15 de outubro o Curso Nacional de Produção de Mandioca, organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O treinamento, que é destinado a produtores, cooperados, alunos, professores, instituições governamentais e não governamentais e agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), tem por objetivo a capacitação dos participantes em técnicas recomendadas de manejo e produção na cultura da mandioca. Segundo o pesquisador e coordenador do evento, Joselito Motta, o objetivo do curso é, além de formar multiplicadores, “capacitar os participantes não só para a assistência técnica, mas como a condução de cultivo e empresarial da lavoura”. 

Programação
Manejo, cultivo, identificação, manejo e combate a pragas e doenças, melhoramento genético da raiz e conservação do solo são alguns dos assuntos do conteúdo programático do curso.
Os instrutores e palestrantes do curso são pesquisadores e técnicos da Unidade, além de participações de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Agropecuária Milênio e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE,prefeito municpal de Santo Antonio de Jesus chegou a sua nona vitória consecutiva nos prélios eleitorais que participou em Santo Antonio de Jesus, demonstrando paultino crescimento a ponto de, hoje, ostentar a condição de maior liderança político-partidária na região, no momento em que coloca seu filho na sexta-colocação entre os 63 deputados que integram a egrégia casa legislativa estadual, além de ser o segundo mais votado no seio do PSD, em toda Bahia. 

Diante dessa performance, não poderia deixar de considerar que fez "cabelo e barba" na eleição desse domingo, 07 quando proporcionou, ao lado de seu grupo político em que se inclui os ex-prefeitos Euvaldo Rosae Álvaro Bessa, uma destacável votação a ROGERINHO, eleito deputado estadual com 12.904 votos (28,95%) e  a OTTO FILHO para deputado federal, com 6.196 sufrágios (15,40%).A votação de Rogerinho (12.904) praticamente se iguala a de 5 adversários mais próximos (13.005). 

Feito que o credencia a uma candidatura à reeleição em 2020, levando a oposição a necessária e tempestiva reflexão acerca da postura demonstrada no prélio eleitoral recente, a partir do momento em que, literalmente dividida, apoiou candidatos diferentes, deixando a população reticente sobre qual vertende apoiar para o governo que se inicia na nova década.

Obras e outras realizações (denttre elas, pavimentação de ruas, recuperação de unidades escolares e postos de saúde, pavimentação asfáltica, recuperação da UPA, etc.) são de extrema importância para que determinados candidatos possam ter respaldo junto à população, na hora do voto. Mas, também muitíssimo importante é o corpo a corpo com gestores de outros municípios, de maenira que seja ampliada a margem de votação. E, nesse sentido, o prefeito Rogério praticamente conseguiu hegemonia nos municípios circunvizinhos. Se a aliança não era "costurada" com prefeitto ou vice, era feita com vereadores e/outras lideranças. Como resultado...Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (4), a partir das 8h, Santo Antônio de Jesus recebe o III Seminário A Modernização da Cacauicultura. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, acontece na Escola Mun. Sérgio Muricy, na Boa Vista, zona rural, como ação integrante do Projeto Banco Municipal de Sementes e Mudas. (Lei nº 53 de 31 de agosto de 2017).

O evento abordará temas como: manejo do solo e o cultivo do cacau no Recôncavo. Também haverá cadastro para doação de mudas aos agricultores (Necessário: CPF, RG, DAP, NIS). O seminário é uma parceria com Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Secretaria de Agricultura do Estado e Biofábrica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo,por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (27) a segunda etapa da entrega de alimentos  através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação aconteceu no Centro de Referência  de Assistência Social (CRAS), onde cerca de 200 famílias beneficiárias das políticas do SUAS foram contempladas. 

A ação faz parte também do Programa Cruz Mais Forte que beneficia 40 produtores da agricultura familiar, através do fornecimento de produtos. Segundo o coordenador do CRAS, Bruno Marques, o programa é uma forma de trazer benefício tanto para o agricultor familiar, que  tem seu produto vendido, como as famílias beneficiárias que recebem alimentação saudável, visto que se trata de produtos livres de agrotóxicos. O PAA é um programa do governo federal e tem parceria do governo do estado. ASCOM Cruz das ALmas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo federal fez o anúncio de um novo programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai financiar empresas e pessoas físicas que tenham a intenção de investir em energia renovável. O programa terá duas linhas de crédito no valor total de cerca de R$ 2,2 bilhões, segundo comunicado do ministério do Meio Ambiente. 

De acordo com informações do portal G1, uma das linhas do programa Finame terá a dotação orçamentária de R$ 2 bilhões para bens e equipamentos de geração eólica e solar. Serão comtemplados nesta linha os condomínios, empresas, cooperativas, produtores rurais e pessoas físicas, que poderão financiar até 100% do total a ser aplicado nos equipamentos, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 24 meses. 

Quanto a segunda linha, contemplará pessoas físicas e microempresas que poderão acessar um outro financiamento para instalações de energias renováveis com recursos oriundos do Fundo Clima. Para essa linha, o orçamento será de R$ 228 milhões e a taxa de juros será de 4 por cento para quem tem renda anual de até R$ 90 mil e de 4,5% nos demais casos. A carência será de até 24 meses e a amortização poderá ocorrer em até 12 anos. Foto relprodução EBC.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começou a executar o Projeto de Humanização de Pontos de Lixo nas Áreas Urbanas. O que antes era ponto de acúmulo de lixo, vamos transformar em um espaço, com lixeiras de pneus reutilizados com paisagismo.  O Projeto tem o objetivo de humanizar a questão da coleta de lixo na cidade, buscando a conscientização da população em relação ao cuidado com o meio ambiente do seu espaço de convivência, tornando-o sustentável e com qualidade de vida. 

O primeiro ponto começou a ser instalado na Rua Cícero Nazareno, no centro, ao lado do antigo SIndicato dos Trabalhadores do Fumo. Os próximos a serem instalados serão o da Praça do Escoteiro, da Praça do Landulfo Alves, do fundo do mercado, da Praça Senador Temístocles e Ponto da Praça de Gogo. A Secretária Lorena Souza estava acompanhando a ação e falou da alegria de ver o projeto se concretizando. 

"Quando pensei nessa ação, imaginei o quanto poderíamos mudar a qualidade de vida das pessoas. QUando tratamos bem a nossa cidade, principalemtne do cuidado com o lixo, a gente cuida porincipalmente da saúde". Afirmou a Secretária. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realiza-se, na sala de reuniões da SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica,na gestão Rogério Andrade, Dalva Mercês,  mais uma etapa  do Curso do Pro-SENAR, iniciado nessa segunda-feira, direcionado aos produtores de cacau do município. Na manhã dessa segunda-feira, 24, coube a José Rômulo, isntrutor desse instituto, ministrar orientações acerca do " preparao de área para plantio de cacau no município.

Segundo Fátima, essa atual etapa deverá ser concluída na próxima quarta-feira, 26, todavia,  o curso deverá estender-se até o final do ano. Assevera que o objetivo é capacitar produtores de cacau, objetivando, com isso, maiores conhecimentos sobre preparo de área de plantio  e cultivo de cacau.  Conhecedora da realidade no campo, ela vem, literalmente, arregaçando as mangas nesse intento de diversificação da agricultura, numa iniciativa louvável e que tem por escopo buscar alternativas no tocante ao emprego e renda. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), realizou neste final de semana, mais uma importante ação de educação ambiental no município. Foi inaugurada a Sala Verde, através do plantio de árvores na Mata de Cazuzinha. A ação contou com a participação de diversos estudantes da rede pública de ensino, que participaram de um bate papo acerca do dia da árvore e a importância de se preservar o meio ambiente.

Após esse momento foi realizado o plantio de árvores junto às crianças, professoras, mães e estagiários da UFRB. A atividade foi uma parceria entre a Secretaria, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF Recôncavo, a Escola Clodoaldo Gomes e a Creche Maria da Conceição Machado Sampaio. Para o secretário da pasta a educação ambiental tem como foco fazer uma educação crítica com vistas a transformação social.

“São as crianças que vão transformar o mundo e a escola tem essa função social. E nós não poderíamos deixar de inaugurar a sala verde, de promover a educação ambiental sem dialogar com as escolas do município.” Ressaltou. José Dias de Macedo subcoordenador do SETAF Recôncavo destacou a importância de se preservar o meio ambiente e dar o exemplo. “Além de a gente observar o que já existe aqui de Mata Atlântica nós plantamos essências florestais para que no futuro essas crianças que estavam aqui hoje observem o quanto foi importante esse dia para a região de mata atlântica.”

Notícias | postado por: Mascarenhas

O plantio de cerca de 120 mudas de árvores nativas em uma área localizada na Samambaia, zona rural de Maragojipe, no Recôncavo baiano, marcou a semana em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, 21 de setembro. A ação de reflorestamento foi uma iniciativa do Projeto CO2 Manguezal, executado pela Fundação Vovó do Mangue com vistas à recuperação e preservação de áreas de mangue nas baías de Iguape e de Todos os Santos.

Canafístula rosa, Ipê roxo, Biriba, Urucum, Ingá edulis, Saboneteira, Aroeira e Pitanga foram as mudas selecionadas. O local escolhido foi uma indicação do parceiro do Projeto, o empresário Raimundo Nunes Dias, mais conhecido como Remo.

Para ele, “cuidar dos rios e das matas é uma obrigação de todos, pois, assim, preservaremos e entregaremos aos nossos filhos e netos um mundo mais saudável”, disse o empresário, que solicitou uma visita técnica da equipe do Projeto CO2 Manguezal em uma área de sua propriedade, para viabilidade de reflorestamento.     

Já a bióloga do CO2, Sarah Nascimento, enfatizou “que é necessário redobrar os cuidados com as mudas plantadas, por se tratar de uma área bastante desprotegida e fora do período de plantio”. Para execução do Projeto CO2 Manguezal, a Fundação Vovó do Mangue conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e apoio da UFRB e ICMBIO. Fotao Ascom Fundação Vovó do Mangue.Texto Márcia Correia, supervisão Hilda Fausto

Notícias | postado por: Mascarenhas

Isopor, tampas de garrafas, espumas de geladeira, aparelhos de tv, sandálias e sapatos, lâmpadas, garrafas de vidros, pneus, brinquedos, seringas e preservativos foram alguns dos muitos resíduos retirados de uma área de 2.000m² da Ilha do Galego, em Maragojipe. O “faxinaço” teve a participação do Projeto CO2 Manguezal, executado pela Fundação Vovó do Mangue com vistas à recuperação e preservação de áreas de mangue nas baías de Iguape e de Todos os Santos.

A ação fez parte da #SemanaMaresLimpos 2018, promovida pela campanha Mares Limpos, sob a coordenação da ONU Meio Ambiente. Distribuídos em 30 sacos, os 485kg de lixo retirados foram agrupados e encaminhados para o descarte adequado. Após a limpeza, a área foi preparada e a equipe do CO2 Manguezal iniciou o replantio de mudas de mangues.

Inicialmente prevista pela equipe técnica e voluntários para ser concluída em apenas um dia, a limpeza foi feita em dois dias (18 e 19 de setembro) devido à grande quantidade de resíduos presentes no local.  Segundo o biólogo do CO2, Bruno Barbosa, “o aumento da poluição na área cresceu de forma assustadora. É necessário conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados por essa poluição ambiental. Essas ações que envolvem a comunidade tem como cunho fomentar o protagonismo da transformação nessas áreas”, afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza mais um curso de capacitação para agricultoras e agricultores familiares do município. O curso de Ovinocultura está acontecendo na Comunidade de Lagoa do Cedro e tem como objetivo capacitar 15 famílias, fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária. A promoção de cursos para a qualificação acontece como uma ação do programa Cruz Mais Forte, executado pelo Governo Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato de Produtores Rurais de Nazaré.Para o secretário da pasta,Pedro Melo,esses cursos fortalecem os agricultores familiares e artesãos do município. "Estamos sfelizes de poder realizar mais uma ação como esta de capacitar e dar possibilidade para que os agricultores melhorem suas condições de vida e produza alimentos mais saudáveis", afirmou o secretário.  Esse é o terceiro curso disponibiizado na comunidade de Lagoa do Cedro. Dona Sonia, secretária da Associação Counitária do local, considera de suma importância as oportunidades de aperfeiçoamanto. "É muito importante porque podemos adquirir conhecimentos de como podemos ajudar no crescimento da comunidade", declarou. 

Demétrio Souza, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Nazaré e representante do SENAR, ressalta a importância desses 19 meses de parceria: "queremos que o município de Cruz das Almas continue valorizando esse trabalho, junto ao pequeno produtor rural, para que ele possa aplicar novas tecnologias", destaca. Ascom Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Vera Cruz, 218 km de Salvador, vai começar na manhã desta sexta-feira, 21, a demolição de casas e outras estruturas comprometidas pelo avanço do mar em cerca de 150 metros na praia de Cacha Pregos.

Nesta quinta, 20, a equipe da administração municipal recebeu a autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para efetivar a limpeza da faixa de areia em que o mar está batendo em períodos de maré alta.

A autorização foi solicitada, de acordo com o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, “porque o local é patrimônio Federal, então é a Marinha quem deve fiscalizar e a União deveria fazer esta limpeza. Mas nós faremos, para evitar que os moradores ou visitantes sofram acidentes”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) vai investigar as causas da abertura de uma cratera na Vila de Matarandiba, em Vera Cruz, (ver aqui) na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi repassada ao G1 nesta terça-feira (18), sendo o inquérito aberto na sexta (14). Segundo a empresa responsável pela área, a Dow Química, o buraco está com 77,9 metros de comprimento. 

O MP, através dos promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). O motivo das perícias servirá para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera. 

Ainda segundo o MP, o objetivo da ação é preservar as vidas das pessoas e proteger o meio ambiente. A cratera foi descoberta em junho passado. À época, ela tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura. O buraco fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores. Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Relatório da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) aponta que o Brasil tem quase 3 mil lixões ativos em 1,6 mil cidades. De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2014. Entretanto, o levantamento mostra que, de 2016 para 2017, o despejo inadequado aumentou 3%.

No ano passado, cada brasileiro gerou 378 kg de lixo, quantidade que é maior do que a que era produzida nos anos anteriores. Com o aumento, mais resíduos também foram destinados aos lixõesFoto reprodução Agência Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus,  através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, promoveu nesta quinta-feira, 13,  a entrega de EPIs para a ACRB e kits de coleta seletiva para 04 Escolas públicas.  
Os materiais que vão reforçar o processo de educação sócio ambiental, é fruto de doação da iniciativa privada, resultado de parcerias firmadas pela prefeitura, através do licenciamento ambiental e da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta.  
A entrega do material dos Pontos de Entrega Voluntários, assim como outros itens,   aconteceu na unidade da Associação de  Catadores e Recicladores de Lixo do Recôncavo. 
A entrega dos kits de coleta seletiva para escolas é primeira de várias  ações previstas pelo Projeto Coleta Seletiva nas Escolas. “Estamos fortalecendo as políticas públicas junto aos estudantes, colocando como ênfase a coleta seletiva e a sustentabilidade ambiental, para assegurar um futuro melhor para as novas gerações”, destacou o Secretário Hélio de Aguiar. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quinta-feira (13), em Rio Real, litoral norte da Bahia, acontece o Dia do Viveirista de Citros, com o objetivo de abordar técnicas de produção de mudas cítricas para cerca de 100 participantes, entre viveiristas, produtores, empresários, agrônomos e técnicos agrícolas.
O evento é organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Agronorte, Centro Agroecológico do Litoral Norte (Cealnor), Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), Fazenda Lagoa do Coco, Fazenda Esperança, Fazenda Maratá, Fazenda Santa Cruz, Secretaria do Agronegócio e Meio Ambiente de Rio Real, Sergipe Citrus, Viveiro Tamafe e Organização Paulista de Viveiros de Mudas Cítricas (Vivecitros). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria de Agricultura, está oferecendo os trabalhos de visitas técnicas gratuitamente aos pequenos produtores e agricultores rurais de São Felipe.

Nas visitas de assistência, acompanhadas da Engenheira Agrônoma Rosane Santana e da Coordenadora da Agricultura, Jô Borges, produtores recebem orientações sobre o aprimoramento de técnicas agrícolas, estimulando a troca de informações e incentivando a exploração do potencial agrícola do município e desenvolvimento rural sustentável.  A oferta dos serviços de visita e assistência técnica aos agricultores e produtores, consistem em acompanhar os produtores, dar apoio e assistência no manejo e cultivo de produtos agrícolas. "Nossa visita técnica tem como objetivo acompanhar pequenos agricultores em suas produções, possibilitando a troca de informações como orientação de análises do solo, observação do desenvolvimento dos produtos, incidência de pragas dentre outros, que são importantes para que tenhamos boas colheitas e fortalecendo assim a agricultora familiar", explicou a Engenheira Agrônoma, Rosane Santana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FAZENDA ARCO VERDE SUSTENTÁVEL, com sede no Povoado do Comum, em Elísio Medrado, vem dando passos significativos com relação à preservação do meio ambiente, nesse em em outros municípios. Ela que já vem produzindo e comercializando a sensação do moemento: estacas de borracha. E, no próximo dia 15 de novembro, estará realizando, em |Santo Antonio de Jesus, reunião pertinente a essas atividades desenvolvidas. Agradecemos a escolha da Tvsaj para essa conexçao. 

VIVEIROS

A Fazenda Arcoverde informa que estará instalando 77.222 mudas de pantas nativas das regiões do recôncavo e semiárido, justamente para atender as necessidades de toda região no que concerne à manutenção do ecossistema. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agricultores de São Felipe participaram na manhã desta terça-feira, 07 de agosto, da Chamada Pública para aquisição de produtos da agricultura familiar destinados ao preparo de refeições da merenda escolar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Habilitados e aptos para fornecer produtos da agricultura familiar que serão incluídas no cardápio dos alunos da rede municipal, os agricultores representados por grupos, associações e individualmente, participaram ativamente da venda e divisão quantitativa de alimentos disponíveis para o período de agosto a dezembro de 2018. Além de oferecer uma alimentação rica, saudável e nutritiva, a Prefeitura de São Felipe através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer cumpre a determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ajudando também a fomentar a agricultura familiar no município em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. Prefeitura de São Felipe - Departamento de Comunicação  Praça Cônego José Lourenço, 42 - Centro, São Felipe - BA, 44550-000  www.facebook.com/PMSFOficial  Inserção de foto JC Jornalista. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Feira Livre Municipal de Santo Antônio de Jesus terá novos banheiros públicos em breve. Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu inicio a demolição do atual equipamento para a construção de um novo mais moderno e adequado.  
O Prefeito Rogério Andrade esteve no local acompanhado de secretários e dos responsáveis pela obra. Na oportunidade, o Prefeito conversou com comerciantes e clientes sobre as melhorias que estão sendo executadas na Feira Livre. Além dos novos banheiros, a Prefeitura também está finalizando uma reforma no galpão de restaurantes. Outras ações estão programadas para acontecer em breve.  Ascom Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

ANTONIO MASCARENHAS

A Associação Comunitária do Brinco, em Jaguaripe, recôncavo baiano, regozija-se de já estar colhendo frutos em prol da entidade e, por extenção, da comunidade em que está inserida. Prova desse sucesso é a produção de 3.000 kg de aimpim descascado e embalado a vácuo, adquirido pela administração municipal, através do PAA (Program de Aquisição de Alimentos). 

De parabéns os integrantes dessa entidade associativa e de todos que contribuíram para que o intento pudesse ser materializado, a exemplo de Eládio Bahia, a frente da Secretaria de Agricultura e Pesca, prefeita Vera da  Saúde que, diga-se de passagem, tem desenvolvido um meritório trabalho no município, além de todo um apoio por parte de Dra. Rose e Wilson Dias, pela EMBRAPA.


Enquete


PodCast