Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A busca por alternativas econômicas para o homem do campo é um dos grandes desafios para muitos municípios. Em Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem realizado diversas ações para capacitar os produtores rurais e desenvolver novas culturas de plantio na região.

Visando este fim, os produtores participaram no último dia 05 de uma visita técnica a uma propriedade no município de São Felipe – BA para conhecer in loco a experiência bem sucedida do plantio do cacau associado ao plantio da banana. Na oportunidade, os participantes puderam verificar as técnicas utilizadas e retirar dúvidas, dando mais um passo importante para a implantação deste tipo de cultura no município.ASCOM SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Projeto de Lei (PL) da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus que autoriza a liquidação e renegociação de dívidas de pequenos agricultores locais com o Banco do Nordeste foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (4).  O PL n° 35/2017, de autoria do Executivo Municipal, irá beneficiar 54 pequenos agricultores de diversas comunidades da zona rural de Santo Antônio de Jesus que além de liquidar e renegociar seus débitos poderão também ter acesso a novas linhas de financiamento. 


*Reunião orienta beneficiados* 
A Prefeitura realizou também nesta segunda-feira (4) uma reunião no gabinete municipal para orientar os produtores rurais beneficiados com o Projeto. Participaram o Prefeito Rogério Andrade, a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Maria de Fátima, o Secretário de Administração e Planejamento, Joaquim Bahia e representantes do Banco. 
Para o Prefeito Rogério Andrade, além de regularizar a situação dos agricultores a iniciativa reforça e incentiva a agricultura familiar.  
- “A nossa gestão será sempre parceira do homem e da mulher do campo. Tudo aquilo que nós pudermos fazer para que os nossos produtores tenham melhores condições de trabalhar, de levar o sustento para suas famílias com mais dignidade, nós vamos fazer.” – Comentou.  
 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pasta sob a égide de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, visitaram, ao lado do Diretor Dema do Leite e do agônomo Bruno, a propriedde rural de Vicente Laurentino Neto, na localidade do "Bate Quente", em São Felipe-BA, oportunidade em que conheceram "in loco" experiência bem sucedida no plantio de cacau e banana. A visita surgiu à luz de uma iniciativa do técnico em agricultura, Robson Miranda (de Gandu) que, diga-se de passagem, vem prestando assessoria técnica nessa propriedade.

A busca de alternativas econômicas ao homem do campo é um desafios para muitos municípios deste país e não é diferente em Santo Antonio de Jesus que, por muitas décadas tinha sua economia centrada no plantio e comercialização dos derivados da mandioca e laranja. Com a  vertiginosa diminuição de mão de obra no campo e doenças no laranjal, decorrente da infestação da "mosca negra", a situação vem se agravando de forma paulatina. Sensível a essa situação a secretária em epígrafe vem, dentro do que é possível, arregaçando as mangas para levar aos produtores informações que, a curto, médio e longo prazos, possam mostrar "horizontes"a serem trilhados na hercúlea luta em prol da geração de emprego e renda. 

A visita dos produtores a essa propriedade que ostenta uma experiência que vem dando certo, numa realidade numa realidade climática que se assemelha a existente em S.A.Jesus, mostra que é sempre louvável essa queda de paradigmas. Vicente Laurentino, por exemplo, transformou toda uma área de pastagem para o plantio de cacau. Errou num primeiro momento por falta de experiência, por não ter plantado a bananeira com antecedência.O cultivo da banana já poderia estar subsidiando as despesas com o plantio do cacau. O importante é que o rumo foi corrigido em tempo hábil.  A partir do momento em que conseguiu apoio técnico, a situação mudou e os resultados já podem ser sentidos de forma bastante positiva.  ENTREVISTAS, NO DECORRER DA SEMANA. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (1º/12), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, na Fazenda Novo Horizonte (Laje, BA), a extensão de recomendação de duas variedades de mandioca de uso industrial para as microrregiões de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus (BA). O dia de campo é destinado a produtores, técnicos e agentes multiplicadores que trabalham com a cultura da mandioca.
Em pesquisa liderada pelo pesquisador Eder Oliveira, a BRS Kiriris e a BRS Formosa foram avaliadas desde 2011 em diferentes fazendas da Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A. e da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e nas áreas experimentais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – nesta última, as avaliações foram apoiadas pela equipe do professor Marcos Silva. Somente na Bahiamido, única fecularia industrializada do estado, cerca de 650 dos 1500 hectares estão plantados com quatro variedades da Embrapa — duas são a BRS Formosa e a BRS Kiriris.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
Pela primeira vez, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realiza uma Rodada Sociotecnológica em um evento. Será na manhã da próxima sexta (1º/12), na VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que acontece — sob a organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) — como parte da programação da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo da rodada é promover uma divulgação mais direta dos produtos da Unidade. 
“A intenção é aproveitar esse grande evento para aproximar alguns potenciais clientes de nossas tecnologias. Com essa divulgação mais direta, pretendemos promover objetivamente a chance de acontecer a adoção e, consequentemente, a inovação. Sempre participamos de muitos eventos pelo país e, de certa forma, já fazemos isso. Mas assim, de maneira planejada, é a primeira vez”, explicou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Aldo Vilar. Esse formato foi, segundo ele, uma sugestão de Carlos Henrique Oliveira, gerente da unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santo Antônio de Jesus (BA). A Unidade conta com o apoio do Sebrae na idealização dessa rodada. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Fechada aos domingos e feriados com o objetivo de levar a população de Salvador a ocupar as ruas, a Avenida Magalhães Neto, na Pituba, só tem dois defeitos: a falta de sombras e o excessivo calor causado pela temperatura do asfalto e pela cercania de prédios, o que causa um ʹefeito fornoʹ. Em horários em que a incidência solar é mais intensa, a prática de atividades físicas, o passeio de bicicleta e a caminhada com animais de estimação acabam ficando comprometidas. Segundo o titular da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, apesar da boa aceitação dos soteropolitanos com a iniciativa, não há uma previsão de plantio de árvores no local para melhorar a experiência daqueles que utilizam a avenida para o lazer. 

"A Magalhães Neto é uma via que tem muitas faixas e ela não foi pensada para as pessoas caminharem. Hoje é usada aos domingos. Mas se você for olhar, em direção a orla, se você olhar do lado direito, ela é muito arborizada. A gente plantou algumas árvores a mais, inclusive próximo à área que a gente chamava de ʹFavelinhaʹ, alguns bares que tinham ali", disse em entrevista ao Metro1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Embasa vem lançando esgoto sem tratamento há mais de dois anos, no trecho de mar em frente ao bairro do Rio Vermelho. “É um crime ambiental gravíssimo. Mas é também uma ofensa grave à religiosidade, à fé do povo de santo da Bahia, que acredita ser ali a morada de Iemanjá”, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

De acordo com o parlamentar, a Embasa ainda tenta negar o fato, apesar da Polícia Federal garantir que a Embasa vem jogando esgoto sem tratamento no mar desde outubro de 2015. A Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia, a Agersa, que é o órgão encarregado de fiscalizar as atividades da Embasa, sabia que a empresa vinha lançando esgoto sem tratamento no mar, mas não tomou as devidas providências. “A Embasa alegou não dispor de recursos técnicos para resolver o problema. E ficou por isso mesmo”, salientou Geilson.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cacau Bahia 2035 reúne agricultores, indústria, turismo, desenvolvimento econômico e meio ambiente para consolidar novo marco do cacau no Estado. Evento será realizado dia 21/11 no Hotel De Ville, Salvador. O cacau da Bahia vive um novo ciclo na sua história. Do plantio cuidadoso para a preservação da Mata Atlântica à produção industrial em larga escala, passando por pequenos agricultores familiares e a diversificação de produtos. Com a finalidade de agregar todos os agentes da cadeia produtiva para promover o desenvolvimento econômico sustentável e competitivo será constituído no próximo dia 21/11, às 8h30, no Hotel De Ville, em Salvador um novo marco na história do Cacau da Bahia. 

Serão validados o Sistema e Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate, uma carta aberta, uma portaria para beneficiar produtores do cacau cabruca, um plano de trabalho e a Rota do Cacau. Além disso, uma loja de degustação com 40 marcas de chocolate e diversas palestras que darão um panorama do Cacau no Brasil e no Mundo, com representantes do governo estadual e federal, institutos de pesquisa e indústria. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Bastante praticada, em Santo Antonio de Jesus e região, antes do surgimento da empresa que, hoje, processa o abate e distribuição de carnes em supermercados do município e região, a comercialização de "boi deitado" era, infelizmente, uma prática danosa neste e outros municípios da região, colocando em risco a saúde da população que, enganada, acabava participando de todo um processo de embuste. Alguns casos eram descobertos a partir de denúncias. Sempre que a ADAB tinha conhecimento, os produtos comercializados eram apreendidos e incinerados.  

Mas a comercialização deixou de existir aqui no município, apenas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, através do promotor Julimar Barreto,  que exigiu do poder público municipal a adoção de providências que, deveras pudessem "exterminar" esse tipo de comércio. Toda a carne abatida e distribuída no município é egressa da empresa redenciada a esse tipo de serviço. Informações de que, a empresa recebe, constantemente,  visita de fiscalização por parte de prepostos da ADAB e vigilância sanitária do município.

 

"BOI DEITADO"

Essa expressão é bastante conhecida, principalmente, em meio às pessoas que laboram, no dia a dia, com a comercialização de carnes; notadamente, por parte dos "magarefes" (pessoas que cuidam do abate). "Boi deitado" significa dizer que a carne que possa estar sendo comercializada se refira ao aproveitamento da carne de animal que tenha sido encontrado morto  há pouco tempo, em face de algum aicidente ocorrido (perna quebrada, etc). Para não gerar prejuízo maior, o proprietário ou outra pessoa que o tenha encontrado, aproveitava a carne, levando-a à comercialização. Ao chegar à feira, era misturada às demais carnes. O consumidor, inadvertidamente, acabava comprando o produto sem saber se estava contaminada ou não. Algumas chegavam, inclusive, a apresentar aparência e odores diferentes. 

Mas, infelizmente, em outras regiões, a situação “continua como d`antes, no quartel de Abrantes". Na madrugada desse sábado, 18, por exemplo, mais de uma tonelada de carnes adulteradas foi apreendida numa operação protagonizada pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), na área que dá acesso aos municípios de Santo Amaro, Terra Nova e Teodoro Sampaio. Carnes de boi, carneiro, frango e animais silvestres que estavam sendo transportadas em dois veículos. Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestação de esclarecimentos. Em que pese fiscalização dos órgãos competentes, é  sempre de bom alvitre que a população, aqui ou acolá, esteja atenta para que fatos dessa magnitude não voltem a acontecer. Inseção de imagens divulgação google, de forma ilustrativa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A recusa da Embasa em fornecer informações à Polícia Federal sobre o lançamento de esgoto sem tratamento no mar, na costa de Salvador, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), nesta terça-feira (14), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele disse que a prática de sonegar informações de interesse público à sociedade tem sido constante na atual administração estadual, citando também o caso do laudo do Departamento de Polícia Técnica sobre as causas do desmoronamento parcial do Centro de Convenções, que ficou mais de seis meses trancado nas gavetas do Palácio de Ondina.

“É impressionante o descaso do Governo do Estado com um dos mais elementares direitos do cidadão, o de receber informações claras e verdadeiras sobre atos e ações governamentais”, salientou o deputado, em seu discurso.A recusa da Embasa em fornecer as informações sobre o crime ambiental levou a Polícia Federal a realizar nesta terça-feira, com autorização judicial, uma operação de busca e apreensão na sede da empresa e em outros endereços, em busca de documentos.

A Justiça concedeu a autorização para a realização das buscas na sede da Embasa após a empresa se recusar a entregar documentos aos investigadores que apuram o caso, sob o argumento de que não é obrigada a produzir provas contra ela mesma.Núbia Passos - Assessora de Comunicação
Deputado estadual Carlos Geilson (PSDB)
Assembleia Legislativa da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Florestas plantadas: oportunidades de investimentos sustentáveis” é o tema da palestra que o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, realiza em 09/11, às 10h15, como parte da I Semana Acadêmica de Engenharia Florestal do Recôncavo da Bahia (SAEFLOR). O evento, promovido pelo diretório acadêmico de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acontece de 8 a 10/11 no Anfiteatro da Reitoria UFRB, Campus Cruz das Almas (BA).

Tendo como tema '' Preservação, Produtividade e Profissionalismo'', a semana tem como objetivo promover a capacitação e atualização dos discentes em temas relacionados à área de produção florestal e do meio ambiente por meio de um espaço de integração entre grupos acadêmicos e profissionais. Além da ABAF, empresas como a Suzano Papel e Celulose e a BSC/Copener também estarão compartilhando suas experiências.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MACARENHAS

Deputado Federal, santantoniense, ele ingressou na política partidária a partir de toda uma militância na vida estudantil. Consciente da importância em desenvolver um trabalho em prol do exercício cidadania, via, desde aquele momento, o desejo em poder, de fato, arregaçar as mangas na esfera partidária,  tendo por escopo o desenvolvimento de ações que, paulatinamente,pudessem contribuir para minimizar distorções reinantes em diversos segmentos da sociedade. Convidado a exercer a Secretaria de Comunicações do Estado da Bahia, não se furtou, em nenhum momento, em enfrentar mais um desafio em sua vida. Resultado: de forma pioneira, contribuiu para dar transparência à administração pública estadual, no  governo Jaques Wagner e, assim, plantar a semente em torno da importância das comunicações, também, no dia a dia da política partidária. 

Referimo-nos, naturalmente, a ROBINSON ALMEIDA, repetimos, filho da "Terra das Palmeiras' que, no próximo ano, tenciona enfrentar, novamente, as urnas para mais uma jornada em prol da defesa dos interesses da Bahia e, por extensão de Santo Antonio de Jesus. Presente, mais uma vez no município, prestigiou, nessa sexta-feira, 04, a abertura dos trabalhos inerentes a Exposição de Flores Holambra, num evento protagonizado pelo Rotary Clube, entidade que conta, atualmente, com a presidência do radialista e empresário de comunicação Fernando Henrique Chagas, que além de outros companheiro de Diretoria, contou com participação do ex-prefeito de Feira de Santana, José Raimundo Azevedo. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Iniciou-se, na manhã dessa sexta-feira, 03, a exposição de flores HOLAMBRA, edição 2017 e que deverá estender-se até o próximo dia 12. Evento que se realiza anualmente, através do ROTARY CLUBE, e que tem por escopo, a arrecadação de fundos que possam subsidiar projetos sociais. Além do Rotary, figuram na parceria a Andaiá FM, RBR, Prefeitura Municipal, FACEMP e RECONFLEX. As espécies de flores estão dispostas em stands em toldos perfilados num amplo espaço, num terreno localizado na Avenida Ursicinio Pinto de Queiroz, centro, em Santo Antonio de Jesus. 

Capitaneando os trabalhos, ao lado da Diretoria e outros membros do Rotary, o seu presidente Fernando Henrique Chagas, radialista e empresário através do Grupo RBR e Andaiá FM, Joel da Contabilidade, ao lado da esposa, e Robson. Dentre os primeiros amigos que compareceram nesse primeiro dia de exposição, logo pela manhã, o Deputado Federal Robson Almeida (ex. Secretário de Comunicações no governo Wagner), José Raimundo Azevedo (ex-prefeito de Feira de Santana); Celina Bulhões (UNIMED, assessora vereador Dr.Francisco, acompanhada da filha Iane Bulhões), Gersilene; Regina (esposa do empresário Dimpino), Neto (Associação do Tabocal), prepos tos do 14o. BPM e outras personalidades. Veja mais fotos no link FOTOS, no topo do site.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último dia 26 (quinta-feira), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e em parceria com a CEPLAC, realizou um workshop de campo para os produtores da comunidade rural do Espinheiro, com o intuito de orientá-los sobre as particularidades do plantio de cacau. O evento faz parte de uma série de palestras e visitas que vem sendo realizadas desde o começo da gestão.

Além dos produtores, o workshop contou com a presença dos alunos do curso de Agropecuária do CETEP, que após a parte teórica e de campo realizaram visitação às plantações típicas da localidade, como maracujá, laranja, limão e melancia. Outros eventos e palestras serão ministrados na zona rural do município, fortalecendo ainda mais a agricultura e oferecendo melhores condições e incentivo para a evolução agrícola, através da diversificação dos cultivos. (ASCOM-PMSAJ)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A. de Jesus), gestão do prefeito Rogério Andrade, em parceria com a CEPLAC, realizou, na manhã dessa quinta-feira, 26, na comunidade rural do Espinheiro, nesse município, atividade de campo no intuito de orientar produtores com relação ao "balizamento" necessário para  o plantio do cacau, num esforço da administração em torno da diversificação do cultivo agrícola, de extrema importância para a geração de emprego e renda. 

Numa iniciativa de Fátima do Benfica, titular da pasta, além dela e Dalmar Batista (CEPLAC de Laje), marcaram presenças no evento Dema do Leite (Diretor de Agricultura, ao lado de Débora Figueredo), agricultores a exemplo de Gilson "Bode" (anfitrião), Zacarias e Neca de Nilo (Associação do Espinheiro), Tonhe de Irênio, Lameu e outras personalidades da localidade, bem como alunos do Curso de Agropecuária do CETEP. sob o comando da professora Rosane Garcia. 

A secretária FÁTIMA DO BEMFICA externou, aos produtores e alunos presentes, os propósitos da atual administração em estar propiciando condições de incentivo e apoio aos produtores de agricultura familiar em torno da diversificação de culturas agrícolas, principalmente, no que tange à plantação e cultivo do cacau. Além de ter realizado, no final do 1o.semestre, o I Seminário do Cacau na comunidade da Sapucaia, a secretária envidou todos esforços para que uma comitiva de agricultores pudesse visitar a indústria da Barry Callebaut em Ilhéus, oportunidade em que conheceram as novas técnicas na confecção de mudas de cacau, bem como todo o processo de produção de chocolate. 

DALMAR, por sua vez, além de mostrar, na prática, técnicas inerentes ao "balizamento", aplicação de adubos e calcário, à luz de prévias análises de solos, elencou, de forma didática, todavia, de forma eloquente e compreensível, procedimentos eficazes. Reportando-se aos alunos que se fizeram presentes, repetiu as técnicas utilizadas, todavia, salientou que, em que pese a assimilação de novos procedimentos é imperativo que os jovens produtores estejam sempre abertos às experiências dos produtores rurais mais idosos. 

Terminadas as explanações, os alunos foram convidados a empreenderem visita  às plantações de maracujá, em área contígua, no terreno, Gilson "Bode" que, em que pese já realizar um plantio diversificado, com Laranja, limão, melancia, jiló, milho, etc., demonstra grande interesse em produzir cacau, graças, também, ao incentivo que vem tendo por parte da Secretaria Fátima e do apoio protagonizado por entidades como CEPLAC e Barry Callebaut.

Essa iniciativa de Fátima traz, para o município, uma nova perspectiva de desenvolvimento para a agricultura local, na medida em que incipientes cacauicultores e aqueles que já demonstram grande interesse ao plantio dessa excepcional espécie, passam a conhecer as novas técnicas de seleção de mudas  e plantio. É um trabalho 'formiguinha", difícil, mas que, paulatinamente, vem ganhando corpo.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Curso sobre mandioca para africanos começa na Bahia  

Até o dia 17 de novembro, 28 jovens de 16 países africanos participam do “Treinamento em propagação, produção e processamento da mandioca para jovens africanos”, ministrado na Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
A iniciativa faz parte do Youth Technical Training Program – YTTP (Programa de Capacitação Técnica Juvenil), realizado pelo Instituto Brasil África (Ibraf), organização sem fins lucrativos voltada para projetos de cooperação sul-sul com ênfase nas relações Brasil-África sediada em Fortaleza (CE), e teve início na manhã de segunda-feira (23).
O grupo vai receber informações sobre toda a cadeia produtiva da mandioca por meio de aulas teóricas e práticas em laboratórios, campos experimentais da Unidade e áreas de parceiros de pesquisa e transferência de tecnologia. No último dia, o grupo também vai receber informações sobre outras culturas pesquisadas pela Embrapa.
O programa inclui visitas técnicas a Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia – Coopamido (Laje), Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – Coopatan (Presidente Tancredo Neves), Instituto Biofábrica de Cacau (Ilhéus) e Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia – Coopasub (Vitória da Conquista). (Foto 2, arquivo Tvsaj, numa homenagem à talentosa jornalista da EMBRAPA (Lea Cunha), ao lado do esposo Ney Bachelle, talentoso radialista da Andaiá FM).


Notícias | postado por: Mascarenhas

“O grande alicerce da fruticultura é a constante busca por novos conhecimentos”. Assim, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, definiu a importância do Centro de Excelência em Fruticultura, inaugurado hoje, 23, em Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, para a fruticultura do Brasil, que vai capacitar milhares de pessoas de todo o país, oferecendo formação profissional gratuita para impulsionar a fruticultura nacional.

João Martins acrescentou ainda que a agricultura no Brasil, além de sustentável, é extremamente competitiva e os profissionais precisam estar sempre atualizados. “Esse centro vai ajudar, justamente, a buscar essa eficiência para a fruticultura de todo o Brasil - do Rio Grande do Sul até Roraima. Aqui, formaremos mão de obra qualificada, atualizada e pronta para atuar em qualquer região Brasil”, declarou Martins.

O diretor geral do SENAR BRASIL, Daniel Carrara, destacou que a formação de novos técnicos de campo vai garantir suporte de qualidade para auxiliar os produtores rurais em suas propriedades. “Assistência Técnica é uma página muito importante do SENAR, por isso mais do que você formar gente, é preciso ir para dentro da propriedade rural e ensinar ao produtor rural o que existe de melhor em tecnologia, mas que esteja de acordo com a realidade do seu negócio, gerando renda e bons resultados financeiros. Porém, o maior problema da Assistência Técnica no Brasil é a falta de mão de obra técnica para ensinar a esses produtores. Isso já começou a mudar. E, certamente, daqui de dentro vão sair muitos jovens que vão ajudar o SENAR a continuar fazendo isso”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

Com intuito de homenagear os trabalhadores que contribuem com suas famílias para o avanço do setor, em 26 de outubro será comemorado o Dia do Produtor de Tabaco, no Centro Cultural e Esportivo Antonio Ferreira de Souza de Governador Mangabeira, às 8h30h. A data é celebrada oficialmente em 28 de outubro em todo país e desde 2013 é festejada nos estados da região sul do país. O evento itinerante aconteceu pela primeira vez na Bahia, no último ano, em Cruz das Almas.

O diretor executivo do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), Marcos Augusto Souza, explica que o objetivo do evento é valorizar o produtor, que é um elo tão importante na cadeia produtiva do tabaco. “As empresas têm estrutura para realizar toda produção, porém elas prezam em manter a cultura centenária de plantio de tabaco na região e contribui para a economia da localidade, através da agricultura familiar. Hoje, mais de 2 mil famílias são fornecedoras das empresas fumageiras”, ressalta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Michel Temer (PMDB) assinou decreto neste sábado (21) que dá até 60% de desconto em multas por crimes contra o meio ambiente. O perdão será dado quando o infrator optar por converter a penalidade financeira em serviços ambientais, segundo nota do Ministério do Meio Ambiente.

Essa conversão é novidade e tornou-se possível com o decreto assinado hoje pelo presidente. Pela regra nova, o infrator pode converter multas aplicadas pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio) que ainda se encontram na esfera administrativa em ações para preservação ambiental. Com a medida, o governo espera arrecadar R$ 4,6 bilhões. Entre os serviços ambientais, estão projetos de revitalização de nascentes, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quarta-feira, 18, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, "Roda de Conversa"  nesse "Dia do Técnico em Agropecuária", promovida pelo Curso de Agropecuária dessa unidade educacional, tendo por escopo trazer à baila discussões inerentes a hortaliças, práticas agroecológicas, Projeto PAIS, compostagem e Controle Biológico, tendo por justificativa o oferecimento de uma grande contribuição para pequenos produtores rurais, uma vez que a região é composta de um grande número de propriedades de pequeno, médio e grande porte, sendo caracterizada pela diversificação de atividades produtivas.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Sérgio Carvalho, professor, doutor em agropecuária; Rozane Vieira Garcia (CETEP Recôncavo) e Ígor Nery (professor, CETEP Recôncavo), além das participações de Ivanilton Amparo (Diretor do CETEP), Roque Lessa (Coordenador do curso de Agropecuária do CETEP), Mariana (integrante do Território do Recôncavo e da comunidade da Sapucaia) e alunos do curso em epigrafe. 

Abrindo os trabalhos, o professor Roque procurou mostrar a importância da agropecuária para o desenvolvimento do país, todavia, aproveitando o gancho, lamentou  a forma com que governantes vem soterrando, desde o nascedouro, projetos que, se bem "alimentados" contribuiriam, de forma determinante, para o desenvolvimento agropecuário. Criticou, com veemência, a política dos grupos econômicos ligados à agroindústria que, na verdade, só visam lucros. Enfatizou a necessidade de que os novos técnicos agrícolas estejam capacitados a ponto de interagir om os produtores rurais, sempre tento por objetivo a melhoria das condições de plantio, em busca de resultados, todavia, sempre buscando a preservação ambiental. 

Dr. Sérgio Carvalho, por sua vez, ratificou esse pensamento. Segundo ele, além do desafio que cada um possa ter, é imperioso que todos estejam preparados para, em que pese a necessidade de implantação de novas técnicas, haja respeito aos costumes e às tradições reinantes no seio das comunidades. Mudanças comportamentais, nem sempre acontecem de um dia para o outro. Assevera que é preciso se entender o sistema de produção para, então, introduzir novos conceitos. Precedendo a realização da Roda de Conversa, a apresentação musical dos alunos Marcelo, Hugo e Silas.Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612 que ligam Candiba a Pilão e outros 13 da BA-912 que ligam o Distrito de Ceraima a Guanambi. 

Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos , por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo. 

O governador destacou a recuperação de estradas, informando que "são mais 12 quilômetros de estrada ligando Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraima. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evirar acidentes, principalmente de moto". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de algumas horas de espera, a cantora Anitta divulgou em seu canal no YouTube o clipe da música Is That For Me, parceria como DJ sueco Alesso. O clipe foi gravado na Amazônia esta semana e algumas imagens amadoras foram divulgadas nas redes sociais, aumentando o burburinho em torno do lançamento.

Com direito a muita troca de figurinos, Anitta aparece de body de oncinha, lingerie preta decotada e também com uma espécie de macacão rendado com seios enormes. As paisagens naturais da floresta também chamam a atenção, como as vitórias-régias, as árvores centenárias e os rios.  Depois da parceria com o compositor americano Poo Bear na música Will I See You, ela continua a mirar na carreira internacional, lançando mais uma faixa em inglês.

No entanto, diferente da primeira, inspirada em um estilo pop e romântico, Is That For Me deve levar a cantora e compositora carioca para a cena eletrônica. Para isso, Anitta se juntou ao DJ e produtor musical sueco Alesso, que também já despertou a atenção de Madonna.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, recebeu, na manhã da última terça-feira, na sede dessa pasta, a visita dos alunos Márcia de Jesus e  André, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo, oportunidade em que lhe foi apresentada a Carta de Apresentação desse intento, num projeto que conta com parceria da UFRB, SEAD e FNDE. Encontro em que também marcaram presenças Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Januário (Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais e Débora Figueredo. 

Com a aprovação da Lei no. 11.947/09, que dispõe sobre alimentação escolar e determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, suscita aos  estados e municípios o enfrentamento de desafios nessa esfera.

O Projeto Mais Mercado tem por objetos ampliar a aquisição de produtos dos agricultores familiares e de suas organizações, pelo PNAE, beneficiando os municípios e territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal. O Mais Mercado se desenvolve em cooperação intrainstitucional com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da UFRB, para aproximar os gestores públicos municipais e as organizações dos agricultores familiares munidos de DAPs jurídicas habilitadas para vender seus produtos para a alimentação escolar. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A geóloga e professora da UEFS, Marjorie Nolasco, fala sobre iniciativas de preservação dos recursos hídricos no dia 20 de outubro, às 14h.  O que as comunidades tradicionais do semi-árido tem a ensinar ao resto do mundo sobre preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos? Segundo a geóloga e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marjorie Nolasco, muita coisa. As técnicas desenvolvidas por quem convive há décadas com a escassez de água, algumas até premiadas internacionalmente, serão tema da fala da especialista durante o 8º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água no dia 20 de outubro, às 14h, no Espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro, extremo norte da Bahia. 

“O segundo melhor programa de conservação convivência  do semiárido é brasileiro, foi premiado recentemente na Bélgica”, disse referindo-se ao Programa Um milhão de Cisternas, que levou o prêmio Prata de Política para o Futuro 2017. “Aqui [no Brasil], a gente relega esses conhecimentos tradicionais a segundo plano”, lamenta a pesquisadora, enfatizando a necessidade de valorização do saber local, que há muito desenvolve soluções para evitar as perdas de água no sertão nordestino.  

Entre estas soluções ela destaca algo simples, como a cultura de construção de aguadas rurais, pequenos reservatórios usados para captação de água durante o período chuvoso. “Se você está na região semi árida, a água vai embora muito rápido, não só penetrando no solo, mas também pela evaporação muito intensa. Qual a técnica usada pelas comunidade? Impermeabilizar a parte de baixo, desde plástico e argila, e colocando cascalho e pedras dentro da água porque o sol vai atingir primeiro as rochas, dificultando a evaporação. Com isso você retarda a perda de água”, exemplificou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, reunião preliminar do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável), presidido por Fátima do Benfica, também titular da pasta em apreço, no intuito de proceder informes sobre andamento da entidade, bem como tratar de assuntos a serem ventilados na próxima reunião. 

Além dela, marcaram presenças Ubiratan Aarújo Henrique (FACEMP), José Carlos Moura Nascimento (Associação da Sapucaia), Mariana Morais dos santos (GANA), Ivana Patrícia Araujo dos Santos (Conselho Tutelar), Dourival de Souza Ramos (SETAF), Januário Nunes Santana (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Maria Margarida Silva (APACTJB), Carlos Alberto Gomes da Costa (UFRB); Carolina Ferreira Cardoso,Ramon Dias Menezes (IBGE) e Dema do Leite (Diretor da SAAB).

Dentre os assuntos discutidos, de forma preliminar, haja visto que a reunião não alcançou quórum para deliberações, os procedimentos com relação a participação ou não de duas entidades que ainda não apresentaram documentação perante o CMDS, bem como procedimentos com relação à parceria no que tange à realização do censo agropecuário por parte do IBGE (já iniciado em 1o. de outubo), cujos detalhes foram antecipados pelos representantes presentes na reunião. Trabalhos que requerem parcerias com as entidades envolvidas no CMDS e comunindades rurais. A presidente Fátima do Benfica se prontificou a enviar a todos os representantes material a ser distribuído nas comuniddes, reforçando a importâcia de dados agropecuários no município. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Lagoa Itaparica, a maior lagoa marginal do Rio São Francisco passa atualmente pela sua quarta seca registrada nas últimas quatro décadas. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o Ibama aponta que três milhões de peixes acabaram morrendo por conta do problema ambiental. A lagoa está localizada entre as cidades de Xique-xique e Gentio do Ouro, no norte da Bahia, e tem cerca de 2.200 hectares de extensão. A seca teria sido provocada por problemas hídricos e climáticos, incluindo o assoreamento. A Itaparica já chegou a ter seis metros de profundidade, mas nos últimos anos não vai além de um metro. Além disso, segundo a Folha de S. Paulo, a baixa vazão do rio São Francisco e a falta de chuvas também contribuem para o problema. A última seca registrada na lagoa foi em 2015.Bahioa Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi realizada, nessa sexta-feira, 29, uma visita, por parte da titular, integrantes da pasta, bem como produtores rurais (dentre eles, presidentes de associações comunitárias) aos viveiros de mudas de cacau e  às instalações da BARRY CALLEBAUT, sediada em Iguape, Ilhéus-BA, empresa  que integra o conglomerado de 52 indústrias de cacau e chocolate, fazendo negócios  em 131 países, empregando mais de 10.000 pessoas. Empresa que atende indústrias de alimentos  de fabricantes para usuários profissionais de chocolate (como chocolateiros, pastelarias ou padarias), para revendedores globais, além, naturalmente, de um leque se serviços no que concerne ao  desenvolvimento de produtos, processamento, treinamento e marketing.

Coube a Selma, gerente da filial da empresa em Mutuípe-BA,  ela, que diga-se de passagem, desempenha um meritório trabalho na região do vale do Jiquiriça, intermediar os entendimentos para que tal visita pudesse ser materializada. Logo após serem muito bem recebidos pelos técnicos agrícolas Fabiano Santana e Rodrigo Chastinet e outros membros da equipe, os visitantes receberam informações sobre as técnicas de produção de mudas de cacau, dentre elas, as que estão sendo implantadas,a título de experimento (todavia com excelentes resultados), a partir de técnicas já utilizadas no Equador. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Produzindo numa área bastante ampla, a Barry Callebaut tem capacidade de processar mais de 60 mil toneladas/ano de chocolate, graças a uma logístico-operacional disponível. Graças a essa impetuosidade empreendedora, a empresa vem ampliando, paulatinamente, sua capacidade de produção, de maneira a atender, a contento, a demanda reinante, não apenas no Brasil mas, também, nos demais países em que atua. E, nesse processo de expansão, já dispõe de filiais de compra de cacau, além de Ilhéus, nos municípios de Camacan, Coaraci, Gandu, Ilheus, Itabuna, Mutuipe, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto do Oeste (RO) e Linhares (ES). 

A CONSTANTE PREOCUPAÇÃO COM HIGIENIZAÇÃO E  PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Além capitação e a valorização do seu quadro de empregados, a empresa exerce o mais rígido monitoramento das atividades, em todos os setores operacionais, principalmente, na área de industrialização do chocolate, seja no tocante à higienização, seja no que concerne ao cumprimento das normas de segurança de seus funcionários, bem como de visitantes, a exemplo dos integrantes da caravana egressa de Santo Antonio de Jesus. 

Após recepcionados por Thiago Santos, Coordenador de Sustentabilidade, Alana, Alessandre Del Passo, Marcos Tavares, Gabriel Aguiar, Marcelo Silva, Shirlene Pitta (Gerente de RH) e Rodrigo Chastinet, a Secretária Fátima, o Diretor Dema do Leite e todos os visitantes receberam orientações acerca dos procedimentos necessários durante a visitação às instalações da indústria, para, em seguida, receberam equipamentos de proteção (botas, protetores auriculares, óculos, capacetes, luvas e "avental fechado".  Não puderam, naturalmente, produzir fotografias no interior da indústria, por conta das normas de prevenção. 

DESMISTIFICANDO CONCEPÇÕES ERRÔNEAS A RESPEITO DO CULTIVO DE CACAU

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, momentos antes da visitação às dependências  da indústria,o técnico agrícola Rodrigo Chastinet teceu sobre considerações sobre a visita que ora se realizava, assim como falou sobre os experimentos que aqui estão sendo realizados na confecção de mudas de cacau. Assim como o fez, quando de seus relatos acerca das concepções de que cacaueiros deveriam ser sempre "cobertos", ele argumentou de que cacau, na verdade, gosta de sol. Excesso de sombra pode favorecer a atração de pragas, dentre elas a tão temida "vassoura de bruxa". Sobre a questão de que determinados municípios não produziriam cacau, em face do clima mais seco, declinou de que qualquer terreno pode favorecer o plantio e que, mais que isso, podem ser feitas correções de solo. 

POLÍTICA DE EXPANSÃO 

Também entrevistado pela Tvsaj, Thiago Santos, coordenador de sustentabilidade da Barry Callebaut no Brasil, viu com muito entusiasmo a visita dos produtores rurais interessados em dar prosseguimento no plantio e comercialização do cacau, destacando a importância da iniciativa da Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus, assim como discorreu sobre a exitosa experiência na confecção de mudas de cacau e o interesse da empresa em dar prosseguimento a sua politica de crescimento, dando incentivo aos produtores, significando, naturalmente, aumento de divisas, com geração de emprego e renda. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (UNICAFES/BA), está recebendo as inscrições, até 20 de outubro, de empreendimentos que desejam participar da segunda edição do Bahia Rural Contemporânea e VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES).

A convocação está sendo feita via edital, e poderão participar redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, da Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Povos e Comunidades Tradicionais e Economia Solidaria presentes em cada território do Estado da Bahia.O Bahia Rural Contemporânea e a VII FEBAFES acontecerá no período de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Salvador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa inicia mais uma semana de muitos compromissos na capital e interior do estado. A agenda prevê atividades nas áreas da segurança pública, saúde, educação, agricultura familiar, infraestrutura, saneamento e energia. 
Na segunda-feira (25), a cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, sedia a reunião regional do Pacto Pela Vida, programa do Governo do Estado que prevê ações integradas para a redução dos índices de violência. O encontro acontece durante toda a manhã, no Fiesta Baiana Club Hotel, na BA-052, km-354 (em frente à Buriti Veículos, após o Contorno). A reunião será fechada à imprensa e o governador concede entrevista ao final do encontro.
 
Após o Pacto pela Vida, o governador inaugura o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que unificará as chamadas de emergência - 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e, posteriormente, 193 (Bombeiros) - dos municípios da região por meio de uma central. O Cicom recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e está localizado no 7º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Fundação Bradesco, no bairro de mesmo nome.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Poda de árvores, limpeza de canteiros e encostas, roçagem e recolhimento de entulhos são alguns dos serviços que estão sendo realizados nos bairros, avenidas, praças e locais públicos de Santo Antônio de Jesus. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem transformando as localidades da zona urbana.  

Os serviços estão sendo executados de maneira periódica e vários bairros já foram contemplados, a exemplo da Urbis I, Nossa Senhora das Graças, Cajueiro, Zilda Arns, BR 101, Avenida Luiz Viana, Avenida Urscicino Pinto de Queiroz, Jardim Brasil, Praça Renato Machado, Urbis II e Casco. Outros locais irão receber o mutirão de limpeza em breve, promovendo melhorias no aspecto geral e no ordenamento da cidade.ASCOM Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A abertura da Semana do Meio Ambiente realizada no último domingo (17), na Praça CEU’s, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente contou com a participação do Grupo de Estudos em Parasitologia Humana (GEPaH) e Dose de Leitura, grupos de extensão formados por estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 


Levando lentes e microscópios com exemplares de vetores (moluscos e artrópodes) e parasitos (helmintos e protozoários), O GEPaH, apresentou com uma linguagem adaptada para o público infanto-juvenil, a importância da promoção em saúde e da prevenção das parasitoses e das doenças transmitidas por vetores, além de entregar material educativo impresso para os membros da comunidade.  
Já o grupo Dose de Leitura trouxe o livro “Viagem ao Mundo dos Micróbios” de Samuel Murgel Branco em uma leitura com dramatização e participação do público, para falar sobre a importância dos microrganismos para a vida das pessoas e os perigos das doenças que estes podem gerar. O grupo ainda trouxe equipamentos (microscópios, placas de petri e modelos anatômicos) para demonstrar os micro-organismos e os órgãos do corpo onde as doenças podem se instalar. 
Participaram das ações sete professores e dez estudantes dos cursos de Medicina, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Enfermagem e Nutrição do CCS, além de servidores técnicos administrativos da UFRB e da empresa COPA Engenharia Ambiental que prestaram apoio logístico para as ações.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), conseguiu, através de emenda parlamentar, tratores para as cidades de Santo Antonio de Jesus e Barrocas, que contribuirão para a agricultura. A Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades do Tabocal, Bom Jardim e Bonfim (Santo Antonio de Jesus) e a Comunitária de Lago da Cruz (Barrocas) serão as contempladas. “E a meta é fazer muito mais. Afinal, as emendas são direitos legais que nós deputados temos de atender asa demandas dos municípios e comunidades”, destacou, frisando, esperar que o governo libere as que estão pendentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), intensifica a mobilização de agricultores familiares inadimplentes, com dívidas junto ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo é esclarecer e informar aos agricultores os benefícios da Lei 13.340, que proporciona descontos que chegam até 95% para liquidação de dívidas e 80% para renegociações. 

A medida beneficia os agricultores que fizeram empréstimos rurais até o dia 31 de dezembro de 2011 e estão inadimplentes. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, destaca que a iniciativa vai reforçar a mobilização que está sendo feita desde o início do ano: “Desde janeiro de 2017, período de normatização da lei, estamos no processo de diálogo com agricultores e agricultoras familiares por meio das nossas equipes que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), unidade descentralizada da SDR. Agora, em parceria com os agentes financeiros, vamos fortalecer a divulgação dessa oportunidade de liquidar ou renegociar os débitos do Pronaf com descontos”, afirmou Watanabe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último domingo, 17, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente, realizou o evento Saúde e Meio Ambiente, com plantio de 90 mudas de Pau Brasil, Ipê Amarelo, Jequitibá e Pau Ferro na Praça CEUs localizada no bairro da Urbis 1. A ação foi iniciada às 08h da manhã com participação do prefeito Rogério Andrade e parceria da ASSOCIAÇÃO DE Moradores da Urbis 1, CEPLAC, Grupo GANA  e UFRB.

Este evento marcou o início da Semana da Árvore e mais uma etapa do Projeto Sementes do Amanhã, que vai realizar plantio de árvores em vários bairros da cidade. Nesta etapa o plantio foi realizado com apoio de moradores das localidades circunvizinhas à Praça CEUs e tem por objetivo o plantio de árvores nativas e frutíferas que irá melhorar a relação entre a fauna e a flora, restabelecendo o equilíbrio ecológico no ambiente urbano.

O Projeto Sementes do Amanhã será realizado de forma continuada e , segundo o Hélio de Aguiar, o próximo bairro a ser contemplado será a Urbis III. Após o crescimento, as árvores serão cuidadas pelos moradores dos bairros, além de receberem podas e manutenção regular, através da Secretaria de Serviços Públicos.

A Ação saúde e Meio Ambiente foi realizada através de um pedido do Prefeito Rogério Andrade e teve seu planejamento efetivado através da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente e a UFRB. Outros órrgãos e empresas como a Copa Ambiental, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Jequitibá, Vigilância Sanitária e Secretaria de Serviços Públicos foram parceiras na iniciativa.

 

 


Enquete


PodCast