Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Agricultura - Meio Ambiente

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, retoma de segunda (22) a quinta-feira (25) a distribuição gratuita de mudas nativas. Das 9h às 14h, mudas de espécies do Bioma Mata Atlântica estarão disponíveis para doação na sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar. 
Segundo o secretário Hélio de Aguiar, quase 1.000 mudas foram reservadas para a nova etapa de distribuição, como: ipê rosa, ipê amarelo, oitizeiro, aroeira salsa, aroeira, pau ferro, paineira rosa, jacarandá mimoso, palmeira imperial mirim, pata de vaca rosa, canafístula amarela, jatobá, jacarandá mimoso, guanandi, entre outras. 
A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo. 
Além das doações, as mudas também estão sendo plantadas em espaços e áreas públicas da cidade. Ainda de acordo com o secretário, em breve, será realizada uma ação para distribuição de mudas de espécies frutíferas e terá início um ciclo de palestras sobre educação ambiental nas escolas e plantios com os estudantes. 
 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Diversas empresas têm contribuído de forma relevante para o desenvolvimento econômico, e, por extensão, social, do município de Nazaré das Farinhas, gerando empregos e divisas para o município. E uma dessas empresas é a que produz a tradicional Aguardente Carioca, produzida em Nazaré e comercializada nesse e diversos outros municípios da região. Aguardente Carioca, fabricada e engarrafada na Rua do Tanque, nesse município. 

Marca que, na Feira de Caxixi que se encerra neste domingo, marcou presença expondo seus produtos aos aficionados da "branquinha!", degustando saborosos drinques (dentre eles, a caipiríssima) ou, simplesmente, fazendo com que desça "redondo", seguindo-se do "estalar de dedos". Presente nesse evento, nada mais nada menos do que o empresário Manoel (na foto, de camisa clara), filho de Zé da Carioca. Ele que também atua como atual Secretário de Administração no município vizinho de Aratuípe, onde desenvolve um destacável trabalho. Além de profissional exemplar na área administrativa, mostra destreza, também, como empreendedor. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj, Gazzeta e Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A distribuição gratuita de mudas nativas realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (17) contou com grande adesão. 
Com o sucesso, a ação batizada de #VERDEJARSAJ, será retomada na próxima semana. De segunda-feira (22) à quinta-feira (25), das 9h às 14h, mudas de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica estarão disponíveis para doação na sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar. 
A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.  

#VERDEJARSAJ 
DOAÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS 
22 a 25 de abril, das 9h às 14h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar). 
Marca: Pref + Sedema 






Notícias | postado por: Mascarenhas

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Nesta terça-feira (16), no município de Juazeiro, técnicos  da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos  Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),  da Central da Caatinga e da Rede Subway,  estiveram reunidos para discutir uma possível parceria na comercialização e no fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos.

Como encaminhamento foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco.

“Essa reunião para nós tem muita importância, pois apresentamos tudo o que foi construído lá atrás, da base de produção até a parte de comercialização. Acredito que está em processo de concretização uma parceria da Subway, Governo do Estado e a Central da Caatinga, com a qual vamos poder melhorar a renda das famílias e garantir a sustentabilidade do campo”, avaliou Adilson Santos, presidente da Central da Caatinga.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está distribuindo hoje (17) mudas de plantas nativas de maneira gratuita. As espécies disponíveis para doação são abacate, aroeira, canafístula, oitizeiro, palmeira imperial mirim, ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco e paineira rosa. 

Para receber as plantas, os interessados devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar, das 08h30min às 14h. A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.

Ascom Prefeitura SAJ

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Evento reunirá grupos produtivos da região para exposição e comércio

A 1ª Feira Quilombola de Agricultura Familiar, promovida pela Humana Brasil em parceria com as Prefeituras Municipais de Cachoeira e São Félix, SETAF- Cruz das Almas e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e tem o objetivo principal de comercializar produtos da agricultura familiar valorizando os elementos socioculturais das comunidades quilombolas da região. A Feira ocorrerá no dia 26 de abril, das 8h às 17h e contará com uma programação especial.

A expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas participem, entre agricultoras e agricultores familiares, grupos produtivos de Economia Solidária, Parceiros da Humana Brasil, moradores da cidade de Cachoeira e do Território de Identidade do Recôncavo. Os grupos produtivos participantes serão das cidades de Cachoeira, Maragogipe, São Félix, Cruz das Almas, Simões Filho e Muritiba.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ORLANDINHO, prefieto municipal de Cruz das Almas, recôncavo baiano, foi uma das lideranças da região que prestigiaram, nessa quinta-feira, 11, a presença do governador Rui Costa em Sapeaçu, ao lado o deputado estadual Robinson Almeida, os secretários municipais Mário do Jornal (Educação),Felipe Viveiros (Planejamento) e equipe da ASCOM, para inauguração da BA-120 (Sapeaçu a Castro Alves), entrega do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmeente revitalizado e nova estrada de Baixa do Palmeiras. 

O chefe do executivo, aproveitando a oportunidade, agradeceu ao governador pelo empenho no que concerne ao abastecimento de água para a comunidade de Lagoa Grande. Ele que tem procurado, ao lado do vice Max Passos, todo secretariado e vereadores, atender as demandas do municípioo nas diversas áreas. Fotos, Antonio Mascarenhas, www.tvsaj.com.br

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã desta sexta-feira (05), o II Mutirão de Limpeza da Mata de Cazuzinha. Com o tema “Conhecer para Preservar”, os alunos da rede municipal de ensino ouviram do prefeito Orlandinho e do engenheiro agrônomo e técnico do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Jorge Silveira, a história e importância da área de preservação permanente da Mata Atlântica decretada em 2009. O acesso a Mata de Cazuzinha é através do Parque Florestal Marinalva Figuerêdo Vilas Boas, obra realizada pelo Governo do Povo em 2012 e reformada posteriormente após abandono de outras gestões. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.

Durante a ação, o prefeito incentivou a realização de atividades pedagógicas dentro do espaço da Mata de Cazuzinha. “Os professores e professoras poderiam fazer muito mais atividades por aqui. Porque aqui pode se estudar biologia, ciências ambientais, um conjunto de atividades que seriam realizadas e seriam mais agradáveis do que se fossem dentro das salas de aula. Agente poderia analisar um local que não prejudicasse o ambiente e instalar televisores, cobertura, cadeiras para fazer atividades desse tipo”, disse Orlandinho.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, destacou a importância das florestas para a sociedade. “A morte das florestas é o fim da vida. E nós vamos até o fim das nossas vidas para salvar um patrimônio como esse e enquanto nós estivermos à frente desta pasta vamos fazer isso. Isso aqui é uma riqueza de Cruz das Almas” afirmou. No primeiro mutirão, realizado em março de 2017, cerca de três toneladas de lixo foram retirados da Mata de Cazuzinha.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
Fotos: Paulo Galvão Filho / ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações aos 57 anos de emancipação política de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, teve, nesse domingo, seu ponto de culminância com a comemoração do sucesso da Feira de Agricultura Familiar que se realiza na praça principal e, logo em seguida, com a inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Dom Vital, eventos que, além dos anfitriões Egnaldo Piton e Sinhorzinho, prefeito e vice, respectivamente, com as participações de Robinson Almeida (Deputado Estadual), Bira Coroa (superintendência legislativa estadual) e Manoela  Oliveira (assessora do deputado federal Zé Neto).

Também presentes, os secretários municipais Luana Piton (Saúde), (Educação), Jocivan (Obras,Transportes e Serviços Públicos) Mara (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural); vereadores Geraldo Sales "Bahia" (presidente da Câmara), Edmundo Bomfim Santos, Jailton Santos Souza "Bochecha"; dentre os demais visitantes, José Carlos Toneto (ACESAJ, GANA), Ailton Santos (CMDCA), Manoel Missionário, Antonio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, João Carlos (Território do Recôncavo), Lorena e Amanda (SETAF), Mariana (GANA e Território do Recôncavo) e Dr. Fabrício Barbosa (Advogado), Dilson (Vice-prefieto de Conceição do Almeida). Representando a imprensa, Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo), Jota B (Saj Notícias), Vavá e equipe (Muniz FM), Mascarenhas  e Felipe (Tvsaj.com.br)

PRONUNCIAMENTOS NA PRAÇA

Antes da entrega de mudas a produtores rurais (de um acervo de 10.000 unidades), a representatividade política, capitaneada pelo prefeito Egnaldo Piton protagonizou realização de pronunciamentos alusivos à essa importante data para a historicidade local. Dentre os que se utilizaram o microfone, a Secretária de Agricultura, Mara que externou agradecimentos à dupla Egnaldo Piton/Sinhorizinho, apoio dos deputados Zé Neto, Robinson Almeida e Bira Corôa (hoje,  superintendente do legislativo estadual). Ela que, no final de sua fala, foi homenageada. 

Em seguida, pronunciamentos dos vereadores Bahia (presidente da Câmara), Jailton Bochecha e Edmundo Bomfim Santos. Eles que, ao lado de outros edis,  têm feito um destacável trabalho junto à egrégia casa legislativa municipal, contribuindo, com a parceria  firmada com o executivo, para o fomento de ações construtivistas em prol da população do município. Município que, tal qual os demais , tem uma oposição combativa, mas que, por outro lado, não desenvolve uma política sectária, votando contra projetos, deveras, construtivistas. 

Bira Coroa, em sua fala enalteceu todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, destacando, também, o trabalho desenvolvido pelos deputado Robinson Almeida e Zé Neto, nos níveis estadual e federal. Ele que, na alçada estadual tem sido bastante efetivo em todo um trabalho que realiza junto ao legislativo estadual, assim como as injunções junto às diversas pastas do governo estadual Bira Coroa que tem todo um histórico de luta em prol dos municípios que sempre hipotecaram apoio aos seus mandatos, dentre eles, Dom Macedo Costa. 

Manoela Oliveira, assessora parlamentar do deputado federal Zé Neto, representando-o nesse evento, externou toda uma satisfação em estar prestigiando esse evento. Zé Neto que também tem um histórico de luta em prol de Dom Macedo Costa e que, agora, na esfera federal, poderá contribuir mais ainda, principalmente, com canalização de emendas que possam fomentar a realização de obras, nesse município que, em pese sua pequena extensão territorial, exerce uma grande representatividade socioeconômica e política no seio da Bahia. 

O deputado  estadual Robinson Almeida que, diga-se de passagem, teve uma grande atuação a frente da Secretaria de Comunicação no governo Jaques Wagner e teve uma grande performance como deputado federal, hoje ocupando uma das 63 cadeiras na egrégia casa legislativa estadual, em sua fala, mostrou-se regozijado diante dessas conquistas para o município e todo um orgulho por ter em Guito e lideranças locais como parceiros nesse projeto de desenvolvimento. 

O prefeito Guito, por sua vez, após externar agradecimentos pelas participações das autoridades e representantes de diversos segmentos do município e região, falou sobre a extensa programação em homenagem aos  57 anos do município, aproveitando o ensejo para elencar outras realizações, dentre elas, a reforma do estádio municipal e inauguração do sistema de água para a comunidade do Don Vital e adjacências.  Ele que tem sido exemplo para toda região e (quiçá) da Bahia, no tocante ao projeto de Feira de Agricultura Familiar. 

INAGURAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DOM VITAL

Toda uma programação para celebração dos 57 anos de emancipação política do município teve seu ponto de culminância nesse domingo, com a inauguração do sistema de abastecimento de água nessa comunidade. Toda uma receptividade por parte da comunidade local, com oferecimento de um churrasco não foi à toa. Manifestações dessa magnitude são não apenas o "termômetro" de aprovação acerca de todo um trabalho desenvolvido pela administração municipal, mas, também, a exteriorização de toda uma satisfação que emana do seio da população. 

Em seus pronunciamentos, o deputado Robinson Almeida, Bira Corôa e prefeito Guito, mostraram que toda essa conquista é fruto de um trabalho irmanado, com  apoio de vereadores, secretariado e acolhida por parte dos organismos estaduais. Materializando a inauguração, abriu pela primeira vez a torneira, simbolizando, assim, essa tão importante conquista para a comunidade e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No período de 25 a 27 de março, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e em parceria com o SENAR, realizou na comunidade de Sobradinho um curso básico sobre cultivo da bananeira. O objetivo do curso é incentivar o plantio como meio de diversificar a produção agrícola do município e mostrar uma alternativa de renda bastante interessante para os produtores rurais, principalmente para aqueles que, paralelamente cultivam o cacau. 

No curso foram abordados tópicos importantes como técnicas para a limpeza, irrigação, plantio, adubação, cultivo e cuidados preventivos contra pragas, instruindo sobre os procedimentos que podem garantir a maximização do cultivo e com isso uma maior lucratividade. Ascom Prefeitura SAJ

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

É OBRA POR TODA CIDADE!
CRUZ DAS ALMAS ESTÁ CADA VEZ MAIS SE DESENVOLVENDO, EM TODO CANTO A GENTE VÊ CRESCIMENTO!
AGORA TEM ÁGUA NA BOCA DA MATA!
É O GOVERNO DO POVO INVESTINDO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS
A PREFEITURA FAZ. SUA VIDA MUDA.
#PrefeituraMunicipaldeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dia 04 e 05/04 está acontecendo no município de Santo Antônio de Jesus um curso para formação de Agentes do Serviço de Inspeção Municipal - SIM, com objetivo de apresentar o SIM para atores interessados e discutir a criação da minuta do Projeto de Lei do município de Santo Antônio de Jesus.
O curso foi organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município na pessoa da Sra. Maria de Fátima, em parceria com a equipe do Consórcio do Território do Recôncavo - CTR ( Jailson Peixoto - Secretário Executivo, Denise Soledade - Médica Veterinária, James Magalhães - Engenheiro Agrônomo, Carla Alves - Assistente Administrativo) e o Sr. Almir Eloy representante da Associação Baiana de Pequenos Abatedores de Aves - ABAPA.

Esse curso conta com a participação de representante do Colegiado Territorial, representante da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Planejamento Estratégico - FAEPE, representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, representantes da sociedade civil, representantes da Vigilância Sanitária municipal, representante do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar - SETAF e do Sr. Julimar Promotor Público do município.
O SIM está sendo discutido para que sua implantação seja realizada da melhor forma e com todo o aporte necessário a sua efetividade no município de Santo Antônio de Jesus.Equipe do CTR. Vide todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na tarde desta terça-feira (02), a entrega de sementes de feijão e milho para cerca de 100 famílias das localidades do Araçá, Gurunga e Lisboa. A ação faz parte do Programa Cruz Mais Forte, que está beneficiando cerca de 1100 famílias da zona rural com cerca de 3600 quilos de sementes.

O prefeito Orlandinho e o secretário Pedro Melo aproveitaram a oportunidade para dialogar com a população sobre as demandas das comunidades. “Cruz das Almas tem crescido bastante e cada vez mais exige a presença do gestor. Oficialmente nossa cidade tem 64 mil habitantes, mas seguramente vivem mais de 80 mil pessoas. Por isso precisamos estar atento as demandas”, disse Orlandinho.

Sobre as sementes, o chefe do Executivo Municipal declarou: “São grãos de boa qualidade que tem uma produtividade boa. Não é muito, mas como disse um morador ‘o pouco com Deus é muito’, então é uma ajuda, uma forma de incentivar o plantio”, acrescentou.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Jaguaripe, recôncavo baiano, através do prefeito Hunaldo Costa,  recebeu, do governo do Estado,  máquinas e implementos agrícolas. Entrega que ocorreu no Parque de Exposições na última segunda-feira, 25. Equipamentos que, sem sombra de dúvidas irão contribuir bastante para o fortalecimento da agricultura familiar. Com esses equipamentos, associações e cooperativas poderão aumentar a produção, melhorando a renda das famílias envolvidas

Muitos dos produtos agrícolas utilizados na merenda escolar têm sua origem na zona rural. No momento em que essas associações se fortalecem, a partir do recebimento de condições logísticas satisfatórias, com educação, saúde, estradas em condições ideais para escoamento de passageiros e produção agrícola, a tendência é que o produtor rural fique, deveras, fixado ao campo. Em diversos rincões do país, ainda acontece o tão propalado êxodo rural que leva muitos pessoas às periferias urbanas e, que, à luz do desemprego, acabam se direcionando à criminalidade. A atual administração Hunaldo Costa/Pepezinho tem arregaçado as mangas para que o município não se insira nesse contexto depreciativo. Ao contrário, trilha no sentido de dar asas ao empreendedorismo.

CONSÓRCIO TERRITORIAL DO RECÔNCAVO

O municípo de Jaguaripe que também é integrante do Território do Recôncavo, também vai poder utilizar os novos veículos (tratores, carros-tanque, caçambas, etc) que foram direcionados pelo governno Rui Costa. A união de Jaguaripe aos municípios que fazm parte dessa entidade representativa é, também, de extrema importância para o compartilhamento de equipamentos tão importantes no atendimento às demandas. Jaguaripe, então, que é o maior muicípio em extensão no recôncavo e detém uma malha de estradas viscinais extensa.  Tvsaj/Gazzeta do Recôcavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na comunidade de Sobradinho, Benfica, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, Curso Básico sobre Plantio e Cultivo de Bananeira, ministrado por Robson Miranda Santos, instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através da Activa Consultoria, sediada em Cruz das Almas. Uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, capitaneada por Fátima do Benfica e que tem por escopo contribuir para incentivo ao plantio e, por extensão, contribuir para a diversificação agrícola. Dentre as personalidades presentes, Dema do Leite, Diretor de Agriculutra, ao lado dos agricultores de comunidades do município. 

Além da aula prática, o instrutor fez com que os participantes aprendessem técnicas desde a limpeza, irrigação, plantio, adubação, cultivo e cuidados preventivos contra pragas, despertando-os a procedimentos que garantam maior lucratividade. Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, Robson externou acerca do convite feito por Fátima e a importância desse curso. Inquirido, falou sobre o que deve ser feito para que as mudas sejam hidratadas, nas épocas de seca, bem como dos procedimentos preventivos nos períodos em que aconteçam grandes  precipitações chuvosas, de maneira que os solos não percam tantos nutrientes.  Discorreu, ainda, sobre técnicas especiais para a poda da bananeira, bem como a seleção de brotos. 

Dentre as pragas que assolam o cultivo da bananeira, os diversos tipos de “cigatoka” (negra e amarela) a que atacam as raízes e que que requerem cuidados preventivos. A bananeira é uma alternativa de renda bastante interessante para os produtores rurais, principalmente para aqueles que, paralelamente cultivam o cacau, ampliando, assim, os ítens de diversificação agrícola, tão importantes para o enfrentamento de dificuldades impostas por fatores climáticos e sazonalidade.

De parabéns, portanto, a secretária, no momento em que luta por capacitações do homem do campo, na certeza de que "louros" serão colhidos a partir dessas "sementes" que, "irrigadas", tornar-se-ão produtivas. "Correr atrás" de alternativas é o diferencial Fotos, Antonio Mascarenhas

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta semana, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma reunião com 188 agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2019. Durante o encontro foram dadas as últimas orientações a respeito desta política de governo, criada para dar suporte financeiro a agricultores familiares se houver perda de mais de 50% da sua produção em decorrência da seca ou fortes chuvas. Os boletos de adesão foram entregues e após o pagamento as famílias cadastradas ficam asseguradas.
Esta política disponibiliza renda mínima de R$850 para os agricultores familiares que vivem na área da SUDENE ou no semiárido brasileiro em caso de perdas decorrentes de problemas climáticas Os recursos arrecadados do Governo Federal (40%), Governo Estadual (12%), Municípios (6%) e Agricultores (2%) compõem o Fundo Garantia Safra, que é pago às famílias após comprovação da perda da safra. Para cadastrar as famílias, entretanto, é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Castro Alves aderiu ao programa em agosto de 2018 e como contrapartida contribuiu com o fundo nacional. 
Segundo o secretário da Agricultura, João Mendonça, muitas famílias produtoras anualmente passam por problemas devido a instabilidade climática. Ele destacou a importância e alcance social do Garantia Safra, uma vez que o programa fornece o sustento às famílias, em uma situação emergencial. “Cerca de 50% da população de Castro Alves reside em terras localizadas na região semiárida. A maioria tira o sustento da terra onde mora. Cadastrá-los significa dar suporte e esperança a todos eles”, afirmou. Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A fase mais crítica do ciclone que se formou a 150 quilômetros de Porto Seguro ontem (23) deve acontecer nesta segunda-feira (25). Até lá, a Defesa Civil do estado (Sudec) alertou para o aumento da velocidade dos ventos e a formação de ondas de até 4 metros de altura nas proximidades do Litoral Sul do Estado da Bahia e do Espírito Santo. 

De acordo com relatórios de monitoramento climático, os ventos podem atingir 102 km/h em alto-mar e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone que atingirá seu pico amanhã (25).

A notícia boa é que o ciclone está se movimentando, o que dissipa a força dos ventos no continente. No entanto a Sudic alerta para o perigo do trânsito de embarcações no mar e pede que banhistas evitem a praia durante o período

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Cervejaria Ambev (dona de grandes marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois), reduziu em 50% a quantidade de água usada na produção de suas cervejas, nas últimas duas décadas. O anúncio deste recorde histórico vem para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os dados são de 2018 e mostram que a companhia terminou o ano usando 2,86 litros de água para fazer um litro de cerveja – uma diminuição de 2,7%, comparado com 2017, quando a média mensal foi de 2,94 litros.

“Nunca estamos satisfeitos quando o assunto é economia de água. Cuidamos dela como nosso bem mais precioso”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. Foi com essa atitude que a companhia, ao longo de duas décadas, poupou cerca de 18 trilhões de litros de água – o suficiente para abastecer a cidade de Florianópolis por mais de seis meses, ou o equivalente a mais de sete mil piscinas olímpicas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, rejeitou fortemente as acusações de que o herbicida Roundup, à base de glifosato, seja cancerígeno. Um júri de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (19) que o agrotóxico mais usado do Brasil e no mundo foi um "fator importante" no desenvolvimento do câncer de um homem. Trata-se do herbicida Roundup, à base de glifosato, principal ingrediente ativo de diversos pesticidas usados em plantações e jardins.
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs manter liberada a venda de glifosato no Brasil, já que não haveria evidências científicas de que a substância cause câncer, mutações ou má formação em fetos.
O grupo alemão Bayer, que comprou a Monsanto, fabricante do produto, rejeitou fortemente as acusações de que a substância seja cancerígena.
Mas o júri decidiu por unanimidade que o pesticida contribuiu para o linfoma não Hodgkin (LNH) de Edwin Hardeman, de 70 anos, que vive na Califórnia.
A próxima etapa do julgamento vai considerar a responsabilidade e os danos causados pela Bayer.
Durante a segunda fase, que começa nesta quarta-feira, espera-se que os advogados de Hardeman apresentem evidências mostrando os supostos esforços da Bayer para influenciar cientistas, agências reguladoras e a opinião pública sobre a segurança de seus produtos.




Notícias | postado por: Mascarenhas

A possibilidade de áreas degradadas da Amazônia receberem Títulos Verdes (green bonds) para o financiamento de plantio de cacau levantou questionamentos entre os cacauicultores da Bahia. O estado, que abriga aproximadamente 85% da produção de todo o cacau no país, desde a década de 1980 enfrenta problemas e tenta se recuperar do acometimento da vassoura de bruxa. 

A emissão dos green bonds ainda está sob avaliação do governo federal através do Ministério da Economia. Mas conforme apurado pelo Estadão, a ideia é ampliar concessões florestais e utilizar terras públicas sem destinação específica. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os Títulos Verdes são títulos de dívida utilizados com o objetivo de captar recursos a fim de implantar ou refinanciar projetos e compra de ativos capazes de proporcionar benefícios ao meio ambiente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Maragojipe, Vera da Saúde, recebeu em seu gabinete, nessa terça-feira, 19, as visitas dos diretores da EMBASA (regional e da capital do Estado), oportunidade em que teve a garantia da continuidade dos serviços emergenciais no tocante ao abastecimento de água através de carros pipa e o início das obras definitvas a partir de Pedra do Cavalo, num investimento em torno de 12 milhões, numa extensão de 23 km, saciando, assim, um antigo desejo da população do município.

O Diretor da Embasa, em sua fala, garante que a adutora provisória do tanque do Paranhos já está pronta nesta terça-feira (19) e a distribuição da água já será iniciada ainda hoje também. Segundo a prefeita, projeto já está sobre a mesa buscando atender, também, Capanema e outras comunidades rurais que há muito sofre com a falta do precioso líquido. Tanques colocados sem Capanema e Najé estão sendo reabastecidos através de carros pipa. Maragojipe passará a dispor de duas fontes de abastecimento: a partir do Rio Cachoeirinha e da adutora Pedra do Cavalo. 

AGRADECIMENTOS

Aproveitando a oportunidade, a chefe do executivo municipal agradece a todos que, de uma maneira ou de outra, através de justas manifestações, cobraram providências. Manifestações como a que ocorreu no segundo dia de carnaval (domingo, 03), em pleno palco do desfile de máscaras e fantasias, através do munícipe conhecido por Bad Boy que, com um grande cartaz, já mostrava preocupação com a situação. Externou agradecimentos, também, aos deputados João Bacelar "Jonga" e Alan Castro, por intercederm junto ao governo do Estado, em busca de soluções emergenciais, bem como as de cunho definitvas. Vídeos enviados por Síntia, Coordenadora do Setor de Comunicações. Inserção de fotos (arquivo), Tvsaj.com.br.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Reportagem de órter  mostra situação de degradação total do RIo Carais, em São Felipe, fruto do desmatamento. Necessidade de reflorestamento que possa funcionar como arbustos ciliares de maneira que o rio possa ser revitalizado. O assoreamento acabou aguçando o problema. Confira

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma empresa de laticínios de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, teve todas as atividades suspensas pela Justiça. Para voltar a operar, a “Mami Produtos Lácteos” terá de comprovar em juízo a regularidade do empreendimento e obediência a leis ambientais. Segundo a promotora de Justiça Andréa Scaff de Paula Mota Ministério Público do Estado (MP-BA), que acionou a empresa à Justiça a partir de 2015, o funcionamento da companhia representava dano ambiental e risco à saúde da população local. 

Na sentença do juiz Rodolfo Nascimento Barros, a empresa e o proprietário dela, José Rocha Pires Veloso a, terão de apresentar Projeto de Recuperação da Área Degradada (PRAD), no prazo de 45 dias. Caso desobedeçam ao prazo, vão pagar multa diária no valor de R$ 1 mil. Os acusados terão de repovoar a área com espécies arbóreas nativas em número suficiente para reverter o desmatamento. 

Além disso, os acionados foram condenados ao pagamento de multa compensatória no valor de R$ 80 mil, a ser revertido ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, com obrigação de custeio de ações de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente. O MP-BA atua no caso desde 2009, no âmbito do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que tem o objetivo de melhorar a qualidade ambiental dos recursos naturais e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio São Francisco.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Programa de Pós-graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB, em Juazeiro, está com inscrições abertas, até o dia 14 de março, para seleção de aluno especial do curso de mestrado. 

Estão sendo ofertadas 50 vagas, distribuídas entre cinco disciplinas: Controle Biológico de Fitopatógenos; Interação Solo-Planta-Microorganismos; Fisiologia de Sementes; Meteorologia e Climatologia; Agricultura Irrigada em Terras Secas. 

O curso é direcionado para profissionais do campo da Agronomia e áreas afins, e para discentes de graduação regularmente matriculados no último ano. 

Os interessados devem apresentar a documentação na secretaria do programa, no DTCS, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Há ainda a opção de enviar os documentos pelos Correios, via Sedex. A taxa é de R$ 50. 

Mais informações: portal.uneb.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Banco do Nordeste, Comitê Territorial do PRODETER mandiocultura e prefeitura municpal (por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob a égide de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade) e Consórcio Territorial do Recôncavo,através de seus representantes, marcaram presenças na reunião realizada na manhâ dessa terça-feira, 26, na sede da Secretaria (prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), tendo por objetivo a formação do "comitê gestor da atividade econômica de mandiocultura", a ser estruturado mediante Plano de Ação Territorial. 

Aproveitando o ensejo, o representante do Banco do Nordeste procedeu apresentação de linhas de crédito agrícola praticadas pela instituição aos produtores de diversas comunidades rurais que se fizeram presentes. A presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Fátima do Benfica, em sua fala, enfatizou a importância da formação desse órgão, necessária para para o fortalecimento dese segmento produtivo. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizará nesta terça-feira (26), às 8h, na Sociedade dos Artífices, um encontro que terá como tema: ASSOCIATIVISMO E ARTESANATO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOLIDÁRIO. O objetivo do momento é a formação de artesãos e troca de experiência entre os participantes.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na última terça-feira (19) a I ConCopioba, convocatória que visava mobilizar, identificar e debater, com todos os envolvidos da cadeia produtiva, quais fatores caracterizam a farinha de Copioba e como os municípios vão se beneficiar com uma Indicação Geográfica. Vinculado ao Projeto Caminhos para a Indicação Geográfica Copioba, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento reuniu 102 pessoas ligadas à produção de farinha de mandioca e representantes de instituições e municípios da região.
A abertura da programação contou com a presença do chefe-geral Alberto Vilarinhos, e durante todo o dia, pesquisadores, técnicos e produtores do Vale Copioba (Maragogipe, Nazaré e São Felipe) apresentaram dados, informações e aspectos que identificam as peculiaridades da farinha, com o intuito de ampliar o debate para a inclusão de 26 municípios do Recôncavo nessa delimitação.
O coordenador do evento, Alcides Caldas (professor do Instituto de Geociências da Ufba), ressaltou a busca pelo reconhecimento de áreas que fizeram parte do processo histórico de produção da farinha de Copioba. “A gente não pode esquecer que esse processo de fabricação interferiu na qualidade da farinha feita no Recôncavo como um todo. Então ela vai ter uma notoriedade porque ela tem uma técnica de produção diferenciada. E essa técnica de produção é o que foi transferida para outros municípios que estão ao redor do Vale Copioba”, comenta. Caldas ainda considerou a criação de uma associação unificada que represente os produtores do território para solicitar a implantação da IG. 

Inspiração do Acre
Um exemplo que serve como inspiração para a IG da Copioba é a IG da Farinha Cruzeiro do Sul, no Acre, citado pelo pesquisador Rodrigo Paranhos, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ). “A gente vê que a partir dessa primeira IG brasileira da farinha, terão várias, e essa farinha de Copioba, até pela forma, mais cedo ou mais tarde vai acabar surgindo”, afirmou.   
Tânia Souza, representante da Secretaria Municipal do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Nazaré, falou um pouco sobre a história do município. “Nazaré já nasceu com a produção de farinha. O Recôncavo é forte historicamente. Precisamos empoderar os agricultores e transformar os três municípios [do Vale do Copioba] em municípios fortes por causa da farinha”.
Embora instituições como a Ufba e Embrapa promovam discussões como essa, cabe destacar que professores e pesquisadores não solicitam Identificação Geográfica, e sim produtores ou suas representações. “A IG envolve o saber fazer de um produto que é dominado por alguém. E esse alguém tem que reivindicar o direito comercial de usar o nome, o termo que ficou famoso. No caso aqui é exatamente esse que ficou famoso, a Farinha de Copioba”, acrescenta Paranhos.
O chefe de divisão da Secretaria de Agricultura e Pesca de Maragogipe, Wilson Santos, avaliou de forma positiva a abertura ao debate sobre a implantação da IG. “A gente aprende com o evento muitas coisas que ainda não foram colocadas nos municípios de Maragogipe, Nazaré e São Felipe. Então eu acho muito valoroso”, disse.
Na plateia, alguns participantes do evento manifestaram preocupação com a tradição e a utilização do termo Copioba, como Renato Rocha, diretor de Agricultura de Conceição do Almeida. “Nossos produtores praticamente deixaram de produzir mandioca. Como a assistência técnica praticamente deixou de existir, isso prejudicou muito”.
Já o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Joselito Motta, salientou já ter presenciado a comercialização de farinhas de outras regiões da Bahia como se fossem de Copioba. “Não existe Copioba amarela, somente creme. Aqui no Recôncavo, por exemplo, não temos raízes amarelas. Alguns produtores usam corantes naturais como açafrão e cúrcuma mas outros estão usando tartrazina, um pigmento tido como alergênico”, alertou.
O evento foi realizado pela Rede Copioba, composta pela Embrapa, Universidade Federal da Bahia (Ufba), prefeituras municipais de São Felipe, Nazaré e Maragogipe, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA) e Programa Bahia Produtiva, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ligados  à Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo do Estado. A previsão é de que no mês de março ocorra um evento similar, a fim de trazer mais avanços sobre o tema, ainda sem local e data definidos.Texto: Rodrigo Azevedo (estagiário) e Léa Cunha 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a Dow Química retirar funcionários que trabalhavam próximos à cratera em Vera Cruz, na Bahia, o Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) não quis enviar ao Metro1 o relatório feito pelo órgão que recomendava a saída dos profissionais. 

Durante esta semana, a reportagem procurou o Inema, que limitou-se a dizer que “notificou a Dow Química para que fizesse readequações dentro das instalações da empresa para garantir a segurança de todos os funcionários. Cabe ressaltar que o Inema permanece atento ao caso e aconselhou a empresa a realizar o estudo em questão”. 

O órgão estadual diz ainda que a medida foi tomada por “precaução e segurança”. Procurada, a prefeitura de Vera Cruz disse que há um “risco mínimo” de tragédia no local. “Tem um risco de 0,5% de ter rebaixamento do solo. Agimos no princípio da precaução e prevenção, que fazem parte dos princípios básicos do licenciamento ambiental”, afirmou a diretoria de Fiscalização e Licenciamento da cidade, Priscila Veloso.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os agricultores retomaram na manhã desta terça-feira (05), na Praça dos Artífices, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A ação conta com todo apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que viabiliza a divulgação e logística para os participantes.

Uma das vantagens de ser consumidor da Agricultura Familiar é estar livre dos agrotóxicos, o que contribui para uma qualidade de vida melhor. E o Seu Apolônio garante a origem dos produtos: “nós que produzimos em nossos quintais. Sem veneno, tudo colhido no seu tempo certo. Pode vir na certeza que você vai adquirir produtos naturais de qualidade”, declarou o agricultor.

O secretário da Pasta, Pedro Melo , informou que a Feira acontecerá todas as terças-feiras na Praça dos Artífices (Rua da Estação) e às quintas-feiras alternará no bairro da Coplan, Praça do Soldado, Praça da Mata, Praça do Inocoop. “Convido a todos para participar desta ideia, ser consumidor de produtos saudáveis, de origem natural”, declarou Pedro.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Verão, com altas temperaturas e muito calor, é um convite para preferir alimentos leves, nutritivos e saudáveis, a exemplo de frutas, especialmente as da época, como umbu, seriguela, caju, melancia, abacaxi e frutas vermelhas, encontradas em diversos municípios baianos, algumas delas típicas de regiões semiáridas.

“As frutas são uma ótima pedida para os dias quentes, pois contêm um teor alto de água, que auxilia na hidratação, são refrescantes e desintoxicantes, possuem sais minerais e vitaminas, que aumentam a imunidade e previnem doenças de pele, o que é muito comum no verão, além de serem alimentos ricos em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, e ainda promovem sensação de saciedade”, destacou a nutricionista clinica funcional e gourmet, Marilúcia Lopes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Discutir e planejar as ações referentes a infraestrutura da rede de esgotamento para a cidade de Dom Macedo Costa foram os principais objetivos da Audiência e Consulta Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), promovida pela Prefeitura em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na manhã de hoje (14). O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes da população, que puderam manifestar suas dúvidas e contribuições nessa etapa inicial de planejamento.

“O saneamento básico é de extrema relevância para a preservação de áreas ambientais, além de ser uma questão de saúde pública. Infelizmente, esse é um tipo de investimento relegado em muitas gestões, por serem obras subterrâneas, que não geram visibilidade. No entanto, cada um real investido na área gera economia de quatro reais para a Saúde”, destacou em sua fala a secretária municipal de Meio Ambiente, Mara Borges.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com 13 milhões votos em nove estados da região, o presidente Jair Bolsonaro terá pela frente a tarefa de enfrentar a seca, a fome e a criminalidade para levar uma vida melhor aos habitantes locais. O Nordeste se tornou um campo de batalha política no primeiro e segundo turno das eleições. O petista Fernando Haddad venceu em todos os estados da região. Esse fato revela que este eleitorado foi o que menos se convenceu com o discurso do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ele recebeu 13 milhões de votos nos estados nordestinos ante os 20 milhões do oponente.

Com a equipe ministerial fechada, nenhum dos integrantes do primeiro escalão é nordestino. Mais do que um grande colégio eleitoral, a terra onde nasceu Padre Cícero, serviu de inspiração para os poemas de Jorge Amado e foi palco de reflexões sobre a natureza por Castro Alves, representa um grande desafio para o desenvolvimento humano e para o próximo chefe do Executivo, que terá como dever combater problemas históricos e garantir a dignidade de milhões de nordestinos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Oitenta e oito por cento (88%) de toda matriz energética da Bahia está sendo gerada através das fontes hídrica, biomassa, e, principalmente, solar e eólica”. A informação é do secretário estadual de Infraestrutura,  Marcus Cavalcanti, que destaca a possibilidade de implantação de parques híbridos no estado, já nos próximos anos. 

Segundo Marcus Cavalcanti, “a Bahia tem sido protagonista no fomento de energia limpa e em pesquisas neste setor. Inclusive, ampliando projetos ‘híbridos’, que contemplam a geração de energia, a partir de fonte solar e eólica. Os futuros projetos híbridos irão otimizar o escoamento da energia elétrica, utilizando a infraestrutura já existente, montada durante a construção dos parques eólicos para a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

FONTES RENOVÁVEIS

No âmbito nacional, a geração de energia eólica cresceu 15% em 2018. A representatividade da fonte chega a 8,3% de toda energia produzida no SIN. Esses dados consolidados são do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE que indicam que a geração de energia eólica em operação comercial no país cresceu 15% de janeiro a outubro em relação ao mesmo período do ano passado.

Movidas pela força do vento, as usinas eólicas produziram 5.197,26 MW médios frente aos 4.527 MW médios entregues ao SIN em 2017. A representatividade desta fonte, em relação à toda energia gerada no período pelas usinas do SIN alcançou 8,3%. A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs) foi responsável por 71,3% do total; enquanto as usinas térmicas responderam por 20,4%, incluindo as usinas solares.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura VOLTOU a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades. O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. ASCOM  D.M.Costa

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FICSAJ (Feira de Inovação Científica de Santo Antonio de Jesus), teve prosseguimento na manhã dessa terça-feira, 27 (abertura na noite do dia anterior), numa realização da Secretaria de Educação, tendo a frente sua titular Cíntia Barreto, contando com participação das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, SAAB (sob a égide de Fátima do Benfica) bem como a  e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SEDEMA (sob o comando de Hélio de Aguiar), gestão municpal Rogério Andrade/Dalva Mercês,  doscentes e discentes de escolas da rede pública e particular protagonizaram, logo após abertura nessa segunda-feira, à noite, uma ampla programação com realização de palestras e apresentação de projetos.

A FICSAJ se apresentou como um convite para que janelas da curiosidade sejam desfraldadas, despertando a curiosidade, o interesse, a criatividade, em busca da inovação e mobilização da sociedade, despertando, por conseguinte, o interesse pela investigação científica e oportunizando aos jovens cientistas exposição à comunidade de projetos de investigações, dando asas à toda uma impetuosidade reinante no seio da sociedade. 

Dentre as palestras ministradas, pelos representantes da SAAB, a proferida pelo agrônomo Bruno Cícero Lopes Fonseca com o tema "Você conhece a manipueira?" e a esboçada por Dorival Júnior, tendo por temática " A importância do Estudo do Solo", com participação de discentes. Em sua explanação, Dorival mostrou a todos a importância da preparação do solo em busca do desenvolvimento da plantação, significando, por conseguinte, maior produtividade e, por extensão, mais lucros aos produtores rurais.  Vários outros projetos foram apresentados. Veja demais fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou entre segunda-feira (12) até nesta quarta-feira (14) o curso de eletricista rural na Comunidade do Araçá. A ação faz parte do Programa Cruz Mais Forte e tem o objetivo de capacitar homens e mulheres do campo, tendo em vista garantir atividades elétricas residenciais e comerciais na zona rural.

Para o Senhor Reginaldo, participante do curso, "este era um curso aguardado, pois, traz grande importância para o trabalhador rural, garantindo conhecimento e promovendo a capacitação, além de nos dá segurança nas instalações elétricas em nossa residência", afirmou. Além da SEAMA e do SENAR, a promoção do curso tem apoio do Sindicato de Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Sistema Faeb/Senar realiza entre os dias 6 e 11 de novembro a Semana do Produtor 2018, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, em Itapetinga, sudoeste baiano. A edição traz como tema as “Soluções tecnológicas para uma pecuária mais sustentável” e conta com palestras, dinâmicas e leilões. O evento é voltado para produtores rurais, profissionais do Agro, empresas, estudantes e técnicos. As inscrições serão realizadas no local. 

O Sebrae Bahia; o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga; a Uesb, por meio do Colegiado de Zootecnia, a Coopardo; e a prefeitura do município, também participam da realização da Semana do Produtor. O evento conta ainda com as parcerias das empresas Solar Chio Energias Renováveis, Minas Bombas, Matsuda, HB Sementes e Nutrição, Módulo Rural, Mecânica Yammar, Super Safra Agropecuária e Cabanha Smith Borges. 


Enquete


PodCast