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Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude está realizando mais uma edição do Forró na Praça com apresentações de bandas de forró locais nas praças e bairros das zonas urbana e rural durante todo o mês de junho. O evento acontece juntamente com a programação do Arraiá do Comércio, organizado pelo SESC – Serviço Social do Comércio. 
 
Neste sábado (15), tem apresentação de Guido Freitas e Nando e Bruna no Coreto da Praça Padre Mateus, a partir das 16h. O projeto também contempla outras praças, a exemplo da Renato Machado e São José, além da feira livre e comunidades rurais. 

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DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (22/05)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
COZINHEIRO 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA






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Completando cinco anos de operação na Bahia, o Grupo Boticário, detentor das marcas O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice, The Beauty Box, Mult B e Vult acaba de anunciar investimento de R$ 300 milhões em capacidade operacional e projetos de inovação no varejo para o ano de 2019, montante superior aos R$ 250 milhões investidos durante 2018. Parte desse valor será destinado à ampliação fabril, com novas linhas de produção em suas unidades espalhados por todo país, dentre elas, uma fábrica no Polo Industrial de Camaçari e um Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA). 

Em operação desde abril de 2014, o Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos será um dos grandes beneficiados. A unidade operacional acaba de alcançar o recorde de separação de mais de 1,4 milhão de peças em um único dia. Por conta da alta produtividade, a estimativa é que o número de funcionários da unidade duplique nos próximos anos. “Atualmente contamos com cerca de 250 colaboradores distribuídos em três turnos de operação, estamos trabalhando para que esse número dobre. Abraçamos a oportunidade de transformar essa região, com geração de empregos, qualificação de mão de obra local, inserção de mais mulheres no mercado industrial, dentre outros propósitos”, destacou o diretor industrial, Leandro Balena. 

Antes de iniciar a operação na Bahia, o grupo apostou em um Programa de Capacitação Profissional em parceria com o BNDES, com o objetivo de qualificar mão de obra e criar oportunidades para a comunidade. O programa certificou 496 pessoas para atuar como auxiliar de operação e auxiliar de logística, e grande parte foi contratada pela empresa após a finalização do curso. Em cinco anos, mais de 800 colaboradores foram empregados, cerca de 70% deles moradores locais, como é o caso da Auxilar de Operações, Natalia Ribeiro, de 24 anos, que ingressou no grupo como aprendiz. “Durante minha trajetória eu sempre tive muitas oportunidades, diversos estímulos internos para o meu desenvolvimento profissional, chegando a ser contemplada com o 'Prêmio Excelência' de reconhecimento institucional”, ressaltou a jovem. 

O investimento inicial para implantação das duas unidades operacionais no estado foi de R$ 732 milhões, montante que permitiu à empresa a instalação de um dos maiores parques de produção de cosméticos do país. Desde 2014 já foram produzidos mais de 215 milhões de frascos e fragrâncias e envasados mais de R$ 24 milhões de potes de creme. Hoje, atendendo a 50% da demanda do Grupo, a unidade de Camaçari tem capacidade para produzir até 150 milhões de itens por ano. 

“Com posicionamento estratégico na produção e distribuição para quatro regiões do País, a operação na Bahia é motivo de satisfação para nós. Em cinco anos, os resultados operacionais ganharam relevância à medida que as operações amadureceram e se consolidaram. Temos excelente indicadores e sabemos do potencial que ainda temos para crescimento no estado”, finalizou Balena.

Além do Brasil, o grupo está presente em outros 15 países, como Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica, Portugal, Japão e outros. Os dados refletem o crescimento da marca, que alcançou 7% em 2018%, com receita de 13, 2 bilhões. 

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A Cervejaria Ambev (dona de grandes marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois), reduziu em 50% a quantidade de água usada na produção de suas cervejas, nas últimas duas décadas. O anúncio deste recorde histórico vem para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os dados são de 2018 e mostram que a companhia terminou o ano usando 2,86 litros de água para fazer um litro de cerveja – uma diminuição de 2,7%, comparado com 2017, quando a média mensal foi de 2,94 litros.

“Nunca estamos satisfeitos quando o assunto é economia de água. Cuidamos dela como nosso bem mais precioso”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. Foi com essa atitude que a companhia, ao longo de duas décadas, poupou cerca de 18 trilhões de litros de água – o suficiente para abastecer a cidade de Florianópolis por mais de seis meses, ou o equivalente a mais de sete mil piscinas olímpicas.

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A montadora americana Ford planeja cortar mais de 5.000 empregos na Alemanha e quer reduzir também sua força de trabalho no Reino Unido, informou a empresa nesta sexta-feira (15). A Ford afirmou que ofereceu programas de demissão voluntária para funcionários nas duas regiões.

A medida faz parte de um plano de recuperação anunciado pela montadora em janeiro que envolve milhares de cortes de empregos, o fechamento de fábricas -uma no Brasil já foi anunciada- e a interrupção de linhas de veículos deficitárias.

"Por meio desses programas e outras iniciativas, a Ford da Alemanha espera reduzir seu quadro de funcionários em mais de 5.000 empregos, incluindo funcionários temporários", disse a empresa.

A Ford também anunciou que simplificaria sua programação "melhorando ou deixando linhas de veículos menos rentáveis".O número total de cargos afetados no Reino Unido ainda está para ser determinado, acrescentou. A Ford quer buscar lucros na Europa.

A leitura é que, em um setor que depende da importação contínua de peças e componentes feitos na União Europeia, o 'brexit' (a saída do Reino Unido do bloco europeu) criaria travas ao processo industrial.

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Mais de 220 lotes de carros veículos usados serão leiloados na sexta-feira, 15, pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). O pregão será realizado no Real Classic Bahia Hotel, localizado na Pituba, a partir das 9h.

Segundo a Transalvador, serão leiloados 224 lotes, sendo 85 sucatas aproveitáveis e 139 veículos conservados, entre carros de passeios e motocicletas, que foram apreendidos e recuperados pelo órgão.Os itens podem ser visitados antes das ofertas dos lances, até a quinta, 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no pátio de custódia de veículos na avenida Vasco da Gama, próximo à Perini.

Os interessados em participar do leilão online deverão se cadastrar no site da Vip Leilões, com 48 horas de antecedência, para análise dos dados do cadastro e confirmação da participação.

Cada lote será arrematado pelo maior preço oferecido e deverá ser pago integralmente em boleto bancário. O novo dono tem o prazo para retirá-lo em até 30 dias. Já os itens arrematados de forma online, serão pagos mediante depósito bancário, conforme orientação do sistema de leilão virtual.

Para adquirir os veículos, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoa jurídica, é preciso apresentar registro social, estatuto, contrato social, ato constitutivo e ata de fundação. Não poderão participar colaboradores da Transalvador e parentes que tenham até o segundo grau de parentesco.A Tarde

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Funcionários da montadora de veículos Ford realizaram uma assembleia com indicativo de greve, na manhã desta segunda-feira, 11, no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, a assembleia foi realizada como um processo legal para indicação de uma greve.

"A assembleia de hoje foi mais um diálogo com os funcionários. Na próxima quinta-feira, 14, faremos uma segunda assembleia para aprovação da greve. Se a Ford não se posicionar, iniciaremos a greve na terça-feira da próxima semana, dia 19", diz Júlio.

Ainda segundo o presidente do sindicato, a greve pode acontecer por conta de uma perspectiva de demissão em massa apresentada pela montadora, que pode acontecer no final deste mês. Júlio também denuncia que a Ford ameaça cortar benefícios dos funcionários, como salário, manutenção do clube dos trabalhadores e mensalidade dos associados da sindicato. O Portal A TARDE tentou entrar em contato com a Ford, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.A Tarde

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Por Poliana Antunes

Antes, no século XIX até principio do século XX, o Taboão era um grande bairro residencial e sofisticado.  Famoso pela comercialização de produtos plásticos, couro e decoração, atualmente a rua abriga outros segmentos do comércio, como gráficas e restaurantes. 

Diferente do século passado, a Taboão apresenta outra realidade. Buracos nas ruas e nas calçadas, fiação exposta, falta de acessibilidade e sinalizações de trânsito são alguns dos problemas enfrentados por quem mora e trabalha no local. A situação tem sido motivo de reclamações dos lojistas, moradores e pessoas que circulam pela região. Conhecida como um dos maiores e mais importantes polos de vendas de artigos para sofá, persianos e tecidos, a Rua do Taboão faz parte do Centro Histórico de Salvador no bairro do Pelourinho, onde tem uma gama de casarões tombados e preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.

A rua faz a interligação do Comércio com o Centro Histórico, Baixa dos Sapateiros e o Santo Antônio Além do Carmo.  Degradados, os casarões antigos, que chegam até cinco andares, abrigam nos cômodos superiores moradores e principalmente os depósitos das lojas que funcionam no térreo. Muitos deles escorados por ferros e madeiras, chamam atenção e amedrontam moradores e visitantes.

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Nos últimos meses com diversas baixas de preços dos combustíveis nas refinarias, Postos de todo o país estavam vendendo gasolina a 3,39 em média, porém em Santo Antônio de Jesus Bahia, a média na maioria dos Postos ficou em 4,49 o litro da gasolina. Com uma enorme mobilização consumidores tem usado as redes sociais para divulgar gratuitamente e solicitar da população boicote ao que eles chamam de " cartel " e pedem a população que abasteça no Posto 101 onde a gasolina é vendida a 3,69 o litro.Matéria, Piropo News.

Nossa análise

"A matéria em epígrafe leva à população como um todo e, em especial, aos proprietários de veículos motorizados, à reflexão e, por extensão, a uma tomada de decisão, toda vez que tenha que desenbolsar para abastecimento de seus veículos. O combustível sai da refinaria com preço mínimo, cabendo aos postos a agregação de outros encargos (impostos, fretes, etc), gerando o preço final ao consumidor. Naturalmente, as distâncias contribuem para diferença de preços praticados. Por outro lado é inconcebível que haja "cartel". Diante dessa prática, cabe a população, naturalmente, optar por preços menores. E o posto em apreço (no caso o 101, sediado à margem da BR-101, em Conceição do Almeida-BA), ao fixar preço menor, por extensão, acaba faturando mais em face do aumento das vendas (rotatividade). Um procedimento inteligente. A opção do público consumidor se insere no âmbito dos preceitos constitucionais"! Configura-se em exercício de cidadania. Antonio Mascarenhas, Tvsaj.com.br 

 

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Estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), mostrou relações entre o uso de redes sociais, mais especificamente o Facebook, e o comportamento de pessoas viciadas. A pesquisa foi divulgada no Periódico de Vícios Comportamentais.

Segundo os autores, a lógica de oferta de “recompensas” por esses sites e aplicativos dificulta a tomada de decisões e estimula atitudes de retorno contínuo ao uso do sistema, assim como no caso de outras desordens ou de consumo de substâncias tóxicas.

De acordo com os pesquisadores, os estudos sustentam um paralelo entre usuários com grande tempo dispendido em redes sociais “e indivíduos com uso de substâncias [drogas] e desordens decorrentes do vício”. O excesso de redes sociais afetaria a capacidade de julgamento das pessoas no momento de escolhas mais benéficas.

“Nossos resultados demonstram que um uso mais severo de sites de redes sociais é associado com maior deficiência na tomada de decisões. Em particular, nossos resultados indicam que usuários em excesso de sites de redes sociais podem tomar decisões mais arriscadas”, dizem os autores.

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Tradicional hotel de Salvador, o Othon fechou ontem (18) as portas na capital baiana. O movimento, segundo a Veja, aponta para a perspectiva de pedido de recuperação judicial. 

Além das unidades da Bahia e Minas Gerais, o grupo deve fechar as dependências no Rio de Janeiro. Estão previstas pelo menos 700 demissões nas próximas semanas. Recentemente, o grupo anunciou mudanças no corpo diretor. 

"Com a saída de Bruno Heleno no último dia 5 de outubro, que atuava como Gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing, desde 2016, assume Anna Christina de Andrade, que ocupava o cargo de Gerente de Vendas Regional e Internacional. Há mais de 10 anos na empresa, a executiva possui ampla experiência no setor, tendo atuado em outras redes hoteleiras. Atualmente, a executiva cursa “Hospitality Digital Marketing" da Cornell University.  A Rede Othon anuncia também Jorge Chaves como o novo Gerente Geral Corporativo de Operações, ocupando a posição após a saída de Paulo Michel, que ocupava o cargo de Diretor de Hotelaria". Foto divulgação. Matéria, Metro 1.

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Depois de a Livraria Cultura entrar com pedido de recuperação judicial, agora foi a vez de a rede Saraiva tomar uma medida drástica. Nesta segunda-feira (29), ela anunciou o fechamento de 20 lojas espalhadas pelo Brasil. A empresa não confirma a relação das livrarias fechadas, mas segundo fontes do mercado, estão entre elas os pontos de Londrina, Santos (Avenida Ana Costa), Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.

Em comunicado, a Saraiva disse que vem tomado “medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio”. Isso inclui, além do fechamento das lojas, o fortalecimento do seu e-commerce, que hoje representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio. A rede tem, no momento, 84 livrarias.

“Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal”, informa a Saraiva em nota.

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LOURIVAL MOURA DOS SANTOS, conhecido popularmente por  “Bida”, foi sepultado na tarde dessa sexta-feira, 26, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano.  Biba inniciou sua trajetória como comerciante em Santo Antonio de Jesus através da comercialização de carne de sol na Feira Livre, contando com apoio de seus três filhos que, desde cedo, jã demonstravam grande destreza para atendimento ao público consumidor. 

Diante do sucesso nessa área de atuação, coube a ele a ideia de criação do Supermercado Tres Irmãos que se iniciou na Praça do Bairro do Andaiá e, posteriormente abru um outro estebelecimento no Bairro do Sâo Benedito e, em seguida, outro próximo ao acesso 1 do Bairro da Urbis 4. E Bida sempre foi o orientador, o conselheiro dos filhos que, hoje tocam seus negócios com bastante dinamismo. 

Residindo na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, viúvo acerca de seis meses, ele costumava frequentar as praças da comunidade, conversando com amigos. Sempre bem divertido e com latas doses de humor tinha facilidade na arte de angariar novas amizades. Fotos (preparação do casamento de um dos seus familiares), em Dom Macedo Costa, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no álbum (de 22.07.18) através do link FOTOS no topo do site www.tvsaj.com.br)

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Há mais de 30 anos, a rua do Saldanha, no bairro do Pelourinho, vem tornando-se mais conhecida em Salvador como a “rua dos eletrônicos”. Lá consertam-se TVs, DVDs e rádios, é possível encontrar peças e modelos raros de aparelhos de som e comprar as delicadas agulhas, o primeiro passo para desempoeirar vitrolas e discos. Nos dias derradeiros do sinal analógico de TV na capital baiana, e a mudança de vez para o digital, não havia espaço livre dentro das dezenas de lojas.

“Veio a cidade toda procurando os conversores, principalmente no dia 27 de setembro do ano passado. Foi uma loucura. Às vezes, pensamos que não, mas muita gente ainda assiste televisão todos os dias”, afirma o vendedor Edivaldo Cardoso.

A ruazinha, com entrada pelo Terreiro de Jesus e cujas interseções dão conta de um emaranhado de vielas e ladeiras, é caracterizada pela especialização comercial. Assim também é a rua do Salete, nos Barris, com a informática; a do Corpo Santo, no Comércio, e as numerosas lojas de artigos esportivos; e a do Paraíso ou “rua das festas”, na Mouraria.

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A Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, está sendo apontada como um importante instrumento para a melhoria da qualidade e da produtividade do cacau. Trata-se da primeira empresa no mundo destinada à produção em escala industrial de clones de cacaueiros, conforme o diretor Lanns Almeida. Ele contabiliza que são 40 mil metros quadrados de extensão, com capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas em 20 viveiros, "onde está instalado um dos maiores laboratórios de micropropagação do pais, além de um banco de dados e conhecimentos em protocolos técnicos e científicos certificados por órgãos renomados".

O diretor da Biofábrica de Cacau ressalta que estão sendo desenvolvidos na empresa, que é vinculada ao Governo do Estado, experimentos de melhoramento genético e certificação. “Estamos produzindo material de alto valor agronômico agregado, com certificação do Ministério da Agricultura, qualidade e acessibilidade aos produtores. Isso tem um impacto positivo na base produtiva, especialmente na Agricultura Familiar, bem como na conservação dos ativos florestais, já que atuamos na produção de mudas para restauração da mata nativa”, explica.

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nos dias 06 e 07, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) de Santo Antonio de Jesus, sediada no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , mais um curso de qualificação de produtores. Numa parceria empreendida entre a SAAB, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), COOPERMULTA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré das Farinhas,  15 agricultores, de diversas comunidades da zona rural participaram do "Curso de Produção de Licores Caseiros". 

Além dos alunos participantes, o  evento contou com a participação da professora  e instrutora Joquebede Raquel Braga (COOPERMULTA), Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Abastecimento), Gildásio (Secretário de Agricultura interino), Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Débora Figueredo, Grécia e apoio dos demais servidores da pasta. Logo após aula teórica, em que os alunos tiveram noções de higienização e planejamento das ações, tiveram oportunidade de, na prática, materializar conhecimentos assimilados. 

O ponto de culminância do curso foi a exposição dos produtos confeccionados, logo após servidos em degustação coletiva por parte dos alunos e convidados. E, dentre esses convidados, Geraldo Pricigo, Secretário de Serviços do município. Fica, aí, um exemplo a ser seguido pelos demais secretários de agricultura da região, na medida em que oferece ao produtor qualificação e, por extensão, possibilidade de aumento da renda familiar. Fotos Antonio Mascarenhas (wwwt.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

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A crise deixou marcas profundas no setor de shoppings. Há hoje cerca de um milhão de metros quadrados vagos nos 522 shoppings espalhados pelo País. São 12,5 mil lojas desocupadas. Se nenhum novo empreendimento fosse construído ou ampliado, seriam necessários pelo menos quatro anos para que todo o espaço vazio fosse ocupado.

Isso é o que revela um estudo do Ibope Inteligência sobre a vacância do setor. No último ano, houve uma melhora na ocupação, sobretudo nos shoppings consolidados, construídos antes de 2012. Nesse grupo, 8,5% das lojas estavam vagas em 2017. Neste ano, essa marca caiu para 7,9%. Nos shoppings novos, abertos a partir de 2013, a vacância em número de lojas, que atingiu o pico de 46% em 2017, recuou para 41% este ano.

Torneira aberta

Mas a situação ainda é bem crítica nos shoppings novos, afirma Márcia Sola, diretora-executiva de shopping, varejo e mercado imobiliário do Ibope. "Nos shoppings novos, a torneira está aberta em cima do ralo: entra contrato novo de locação, mas eles perdem varejistas".A Tarde

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Os motoristas de Salvador foram surpreendidos nesta quarta-feira, 2, com nova alta nos preços dos combustíveis nos postos da cidade. A gasolina, por exemplo, passou a ser vendida na maioria dos estabelecimentos por, em média, R$ 4,599. Resultado: correria para os postos que ainda mantinham os preços na casa de R$ 3,899 ou menos. “Cartel!”, brandava o bancário André Piccinini, revoltado com o alto valor do produto, “diante da baixa renda per capita da população nordestina”.

O bancário ainda conseguiu abastecer em um posto no bairro do Stiep que ainda não tinha elevado o preço, pelo menos, não até esta quarta. Ali perto, a avenida Tancredo Neves, centro comercial de Salvador, enfrentava um congestionamento gerado pela fila de motoristas para um posto que vendia o produto por R$ 3,89. E o discurso, de revolta, dos consumidores era o mesmo: “Só pode ser cartel!”.

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Vocês sabem que ando totalmente sem tempo. Meu dia a dia está muito corrido mesmo e acabei deixando meus cuidados pessoais de lado nesse processo. Por isso tomei a decisão de que estava na hora de investir em algo que pudesse beneficiar minha saúde. Conversei com algumas amigas sobre as possibilidades para treinar em casa e a solução mais garantida foi de comprar uma bicicleta ergométrica. Com ela eu iria perder umas calorias sem muito impacto e de forma segura. 
Durante minha pesquisa de preços bati um papo uma colega do tempo que fiz academia – coincidência! 
– sobre o que tinha em mente e ela de cara me ajudou a escolher um modelo no qual poderia usar um  cupom de desconto do Carrefour para ter um belo desconto no produto. Na hora deixei isso de lado, afinal, já havia me dado mal antes com um voucher que me fez comprar gato por lebre, mas acabei cedendo porque a oferta era realmente tentadora. O site que ela me indicou para pegar o código promocional da loja foi o ocupom.com.br – fiquei até meio desconfiada quando vi como era fácil de conseguir esse benefício. 
Não só consegui abater 10% do preço total da bike, que por si só já seria cara para o meu orçamento, como também obtive frete grátis no meu pedido – um alívio, já que estava esperando que cobrassem um valor bem salgado para fazer essa entrega. 


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Por ANTONIO MASCARENHAS

LEONARDO CERQUEIRA, empresário na capital do Estado, marcou presença, ao lado de sua esposa, na manhã desse domingo, 22, na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano. Ele que, logo logo estará colocando em funcionamento, nesse município, a CHARQUEADO TERRA BOA, indústria que deverá processar carne charqueada para o norte/nordeste do país. Segundo ele, resta, apenas, detalhes burocráticos para que o empreendimento já possa iniciar suas atividades. 

Questionado acerca do porquê da escolha do município de Dom Macedo Costa para instalação de uma indústria de porte, foi enfático: as condições climáticas, a pecuária pujante, apoio da atual administração municipal e toda uma receptividade por parte da sociedade local. Trata-se de uma iniciativa empreendedora, deveras louvável e que, sem sombra de dúvidas, atrairá bastante divisas, gerando emprego, renda e, por extensão, desenvolvimento para um município pequeno em suas dimensões, todavia,  grandioso em suas aspirações. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

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A Nestlé vai investir R$ 53 milhões na modernização da unidade fabril de Feira de Santana, que está instalada na Bahia desde 2007, com isso, serão gerados até 70 postos de trabalho. O anúncio foi feito nesta teça-feira (06/03), durante assinatura de protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

"A modernização da fábrica passa a gerar empregos mais qualificados para a Bahia e cria a possibilidade de no futuro outros produtos da marca serem produzidos aqui", afirma o secretário da pasta, Jaques Wagner. Segundo Flávio de Souza, Vice Presidente Jurídico, de Assuntos Institucionais e Relações Governamentais da Nestlé, a modernização da unidade renova o compromisso da marca com o Estado. "Estamos iniciando um novo ciclo de investimentos para os próximos cinco anos com a expansão e modernização do site baiano que se tornará cada vez mais tecnológico", afirma Souza.

A unidade de Feira de Santana fabrica uma variedade enorme de produtos da marca e é polo produtivo estratégico de distribuição do Norte/Nordeste. A Nestlé possui também um site em Itabuna. No Estado da Bahia, a Nestlé emprega 1800 pessoas.Ascom SDE

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Por ANTONIO MASCARENHAS

O Parati Hotel, centro, foi o local escolhido para que o SEBRAE realizasse, na noite dessa terça-feira, 06, palestra sobre "Gestão e Perdas no Segmento de Material de Construção", num evento em que essa entidade contou com parceria da ACOMAC (Associacão dos Comerciantes de Material de Construção do Estado da Bahia, AMANCO (fornecedor de produtos para instalação de tubos e conexões para construção), MATECOL (empresa de material de construção), BAHIA VIDROS (maior processador de vidros, na Bahia) e MAXPLAST (referência em tecnologia em artigos plasticos). 

Marcando presenças, além de Carlos Henrique (Gerente Regional) e Karla Barros (Gestora de Projetos) pelo SEBRAE, Paulo Abid (economista e palestrante), Márcio Maia (palestrante, discorrendo sobre o MEDE, Ivan Andrade (representante da ACOMAC/MATECOL). Também presentes Ovídio Azevedo (representando a Amanco), Adriano Oliveira (Bahia Vidros e Maxplast), Herivaldo Nery (Comapel), Élvis e Itamar (Matecol), gerentes de negócios da Caixa Econômikca Federal e Banco do Nordeste e empresários do segmento de material de construção. 

Precedendo a abertura dos trabalhos, os participantes foram contemplados com a execução de algumas músicas por parte do instrumentista presente. Iniciando os trabalhos, com apresentação do mestre de cerimônia Jânio Santana, as rápidas considerações por parte de Carlos Henrique (Gerente Regioal do SEBRAE),dando as boas vindas e de Ivan Andrade que enalteceu a realização desse evento e falou um pouco acerca das atividades da agremiação associativa que representa. Em seguida Carlos Henrique elencou as ações até então desenvolvidas pelo SEBRAE CONECTA no municíio e região, aproveitando o ensejo para elencar programação em pauta. 

Dando prosseguimento, Márcio Maia, consultor do SEBRAE, discorreu sobre as atividades do SEBRAE MEDE (Melhorias de Desempenho) e a importância dos indicadores). Na oportunidade também foi exibido um vídeo em que participantes do MEDE relataram experiências e o quanto a especialização auferida vem contribuindo para seus negócios.

Aproveitando a oportunidade, Karla destacou empresas que participaram do ciclo 2017, a exemplo da São Luiz (Amargosa), Jean madeireira, Dimensão Cimento, etc.. Eles que, logo em seguida, receberam certificados alusivos aos ensinamentos que lhes foram ministrados .

Empresários foram convidados por Karla Barros para assinatura de contratos, visando participação no ciclo 2018 do MED. Foram eles: Diego Oliveira (Material de Construção Araújo - Rede Erguer Itapoan), Edval Braga Anrade (Margel Material para Construção), Élida Oliveira Barbosa (Elicar Materiais para Construção), Allan Sobral Santos (Sobral Materiais para Construção), Fábio Cristiano Rocha Pinheiro (Construfaz) e Augusto Figueredo Neto (Guto Material de Construção). 

Na parte final do evento, a tão esperada palestra proferida por PAULO ABID, economista, consultor de empresas do comércio varejista de Materiais de Construção e de entidades de classe empresariais, com ênfase em gestão financeira, em projetos de mapeamento e desenvolvimento de processos operacionais e em projetos de modelagem e/ou reestruturação econômico-financeira de negócios. Ele que, em sua abordagem audiovisual, discorreu sobre as nuances que podem alavancar gestões eficazes e competitivas, desde que pautadas em preceitos organizacionais bem elaborados e que estejam, naturalmente, susceptíveis a eventuais e necessárias mudanças de rumo. 

Para realçar sua fala, foram exibidas planilhas que mostraram, de forma insofismável, como o empresário poderá evitar dispêndios desnecessários, como optar por modelos tributários que proporcionem mais lucro; a importância do controle de estoque e as técnicas para que a entrada e saída de produtos sejam mais céleres, evitando custos de armazenamento. Dedicou especial atenção, também, à questão das perdas, seja no âmbito tributário, seja nas devoluções de mercadorias, fraudes, quebras, etc.. Enfatizou que a grande "sacada" de reside na compra e que as compras conjuntas também constituem importante gancho para que sejam auferidos descontos importantes para a prática de preços e a consequente competitividade junto à concorrência. 

De parabéns, portanto, o SEBRAE CONECTA e, em especial, a gerência dessa entidade em S.A.Jesus (através de Carlos Henrique, Karla Barros e toda equipe,  no momento em que vem procurando qualificar diversos segmentos produtivos da sociedade, dando asas ao empreendedorismo. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS (195), através do link FOTOS, no topo do site. 

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O empresário no ramo hoteleiro, Walter Spínola, falou ao repórter Hélio Alves no sábado (03/02), sobre a abertura do comércio de Santo Antônio de Jesus na segunda-feira de Carnaval.
“É um absurdo o Sindicato dos Comerciários não aceitar mudar o feriado do dia do comerciário em outubro para a segunda-feira de Carnaval, prejudicando todos os comerciários. Eu já fiz uma pesquisa na Comapel, São Luis e Mapron, e 95% acham que o sindicato deveria negociar”, disse.
Segundo Walter, com esse acordo o comerciário trabalharia até sábado meio dia, retornando na Quarta-feira de Cinzas. “No sábado a tarde o sujeito já estaria de mala arrumada para ir pra Ilha, emendando com o domingo, segunda e terça. Eles dizem que é conquista, deveriam era estender a mão pra todo mundo”.
Enquanto o Sindicato não negocia, Walter acha que o comércio de Santo Antônio de Jesus deve continuar abrindo na segunda de Carnaval até as 14h. “Essa troca beneficiaria o comércio porque não fecharia no dia dos comerciários em outubro, período que o comercio está se aquecendo, e beneficiaria o comerciário que ia descansar pra não ficar nesse vai e volta para trabalhar na segunda de Carnaval. Isso é falta de bom senso e bom senso não faz mal a ninguém”, destacou. Fonte: Tribuna do Recôncavo/Bartiga Notícias
 
 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na noite dessa quinta-geira, 25, a nova loja da TECFGEL, em Santo Antonio de Jesus, nesse momento em que a empresa completa 40 anos de bons serviços prestados em toda região. Especializada na prestação de serviços na área de refrigeracão, a empresa lança linhas de produtos, nesse novo espaço, departamentalizado, totalmente climatizado, de maneira a atender, com esmero a sua clientela. 

dos sócios proprietários João Segundo, Grégore, João "Tecfogel" e suas reslpectias esposas, marcaram presenças nessa solenidade de inaguração o Pastor Sálvio, Drs. Eldon, Tênisson e Vilma e Jânisson; os empresários Ivam Andrade (Matecol), Ricardo e Paula (Panina), Gilvandro (Fazendão), Edi (Facemp), Sandro (Design Print),  Samuel Pedro (Madecom), Diorandes Brito (Contabilidade); Venâncio Oliveira (auditor fiscal, rotariano), os tios Jairo Rui (Roupa Nova), Betânia, Débora, Miriam; os avós D. Aurora, D. Célia; todos os funcionários e convidados. 

A cerimônia de inaguração teve início com a oração proferida pelo pastor Sálvio que, em sua fala, destacou a confiança dos proprietários da empresa para que as sementes, outrora plantadas, pudessem germinar e, mais que isso, produzir frutos, á luz da perseverança e colocação em prática dos princípios éticos que nortearam condutas traduzidas no oferecimento de serviços de excelência `sua clientela. Logo em seguida, ao som da dupla Maevi e Tiago, os presentes se esbaldaram na degustação de iguarias culinárias e bebidas muito bem escolhidas. 

Além de geladeiras, balcões frigoríficos, freezers, aparelhos de ar condicionado, a empresa coloca à disposição de seu público carrinhos para revenda de água de coco, picolés, etc,  fogões, eletrodomésticos, ferramentas, etc. Uma vasta linha de produtos numa loja, repetimos, climatizada, no centro da cidade, com veículos para entrega e, naturalmente, atendimento diferenciado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos (332) no link fotos, no topo do site. Publicaremos vídeos. 

 

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Eleita em 2017, pelo 3º ano, a melhor empresa do setor atacadista distribuidor do Brasil pela Fundação Getúlio Vargas, a BCR (Bartofil, Cotril e Ormel Distribuidoras) implantará um centro de distribuição (CD) em Feira de Santana. O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (22/01), entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Distribuidora através de Protocolo de Intenções. Serão investidos R$ 45 milhões e a estimativa é que sejam gerados, nos próximos 5 anos, aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o diretor comercial da BCR, Rafael Bartolomeu, a previsão é que o CD comece a operar no primeiro semestre deste ano e aumente significativamente as vendas no Estado, que já é o segundo em faturamento do grupo. "No primeiro momento dominaremos a operação na Bahia e no futuro pretendemos atender outros estados do Nordeste a partir do CD de Feira de Santana. Com um CD aqui no Estado teremos uma entrega ainda mais rápida e um serviço ainda melhor. Nosso objetivo é entregar na região de Feira de Santana e Salvador em no máximo 24 horas", afirma.

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Convenhamos que é uma tarefa hercúlea promover policiamento em tempo real e em todas as áreas do município, mesmo porque tais propósitos esbarram na falta de um contingente policial maior. Por conta disso é humanamente impossível que todas as comunidades urbanas e rurais estejam a salvo de ações por parte de marginais que se aproveitam para praticar roubos, furtos e assaltos. Uma realidade, infelizmente, reinante em praticamente todos os municípios do país. Além da carência de material humano, em muitos municípios, a necessidade de uma melhor capacidade operacional (veículos, armamentos etc). 

Em que pese toda essa dificuldade, o 14o. BPM de Santo Antonio de Jesus, sob o comando do Major Jáder Martins, tem feito o máximo para oferecer melhores condições de segurança à população, seja por intermédio do policiamento ostensivo (blitzs, abordagens, etc), seja através de todo um trabalho de inteligência desenvolvido pela corporação (em muitos deles, em parceria com a policia civil).

Dentre as atividades meritórias do 14o. BPM, a desenvolvida na feira livre, principalmente, nos dias de quarta, sexta e sábado (em todos os galpões e, principalmente, no segmento de Confecções), à luz de uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do benfica, na gestão municipal Rogério Andrade. Um trabalho que, com certeza, tem tudo para ser mantido nesse novo ano, facilitando, assim, os comerciantes e a clientela que participa desse importante espaço de negócios. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

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Ciudad Del Este – Foi por acaso que o cearense Rocelo Lopez, de 45 anos, ficou milionário. Dono de uma empresa de tecnologia, ele aceitou, em 2013, a oferta de um cliente que queria quitar suas dívidas de uma forma nada convencional: pagaria tudo, mas com uma moeda até então desconhecida, a bitcoin. “Era pegar ou largar. Eu decidi pegar e guardar”, conta. De lá para cá, essa moeda teve uma valorização de 21.000%. Só nos últimos 12 meses, foram 1.300%.

Nenhum outro investimento formal conseguiu essa proeza, o que provocou um frenesi em torno da novidade por parte de investidores e levantou um alerta sobre o risco de uma bolha, por parte das autoridades monetárias. A bitcoin é uma moeda que não existe no mundo físico, como as notas que carregamos na carteira. As transações não passam por bancos centrais nem por qualquer entidade regulatória. É tudo virtual.

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A fábrica da Ferracini foi inaugurada, oficialmente, nesta segunda-feira (18), em Amargosa, que sedia agora a primeira filial da empresa paulista na Bahia. Uma das principais marcas de calçados masculino do país, a Ferracini chega ao município com um investimento total de R$ 12 milhões, com a previsão de gerar cerca de 300 empregos na cidade até o final do próximo ano.

Os galpões onde a fábrica já começou a operar foram entregues pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, junto ao prefeito Júlio Pinheiro e o gerente industrial da Ferracini, Edir Balduíno. “Muitos empresários me procuram para elogiar a força de trabalho dos baianos e eu sempre digo: basta qualificar que toda essa gente mostra sua eficiência e responsabilidade”, disse Wagner.

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A noite da última sexta-feira (15) entrou para a história da cultura santoantoniense com a estreia da peça "Auto de Natal dos Ciganos". O espetáculo, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, aborda de uma forma inovadora o evento mais famoso do mundo: o nascimento de Cristo. Misturando humor, música, drama e uma interpretação impecável, a peça lotou o Centro, após 30 anos sem uma apresentação teatral. 
O elenco, formado exclusivamente de atores da cidade, contou com a participação da atriz Fátima Carvalho, além dos atores Evandro Júnior, Iago Cunha, Leinha Almeida, Levi Gomes, Marcos Reis, Vinícius Benício e Wêrany Portugal. A direção do espetáculo e cenografia é de Ícaro Bittencourt, texto de João Augusto, direção musical de Denise Fersan e assistência de direção de Milena Dias. O elenco foi escolhido através de audições e representou uma família de ciganos que contam a sua versão do Natal. 

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O último feirão realizado pela Associação de Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba) reúne 16 concessionárias neste sábado (2). Os descontos chegam até até R$ 6 mil. No feirão, são vendidos veículos seminovos nacionais e importados com preços de R$ 18,9 mil a R$ 150 mil. O evento de vendas acontece no Shopping Bela Vista e vai até domingo (3).  O feirão segue o modelo de duelo, e o cliente pode barganhar outros benefícios como maior valorização na troca de um carro usado por um seminovo, troca com troco, entrada no cartão de crédito, transferência de propriedade, IPVA 2017 pago e até mesmo tanque cheio grátis. Os veículos poderão ser financiados com taxas de juros a partir de 0,99% a.m. 

A estimativa de movimentação financeira do feirão, que é patrocinado pelo Bradesco Seguros, é de R$ 6 milhões nos três dias.  Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a setembro, foram negociados na Bahia 7,9 milhões de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) usados, um volume 8,5% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado. Já as vendas de carros novos cresceram 7,9% sobre os 9 primeiros meses de 2016, com 1,5 milhão de unidades. Correio da Bahia
 

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Nesta sexta-feira (1º/12), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, na Fazenda Novo Horizonte (Laje, BA), a extensão de recomendação de duas variedades de mandioca de uso industrial para as microrregiões de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus (BA). O dia de campo é destinado a produtores, técnicos e agentes multiplicadores que trabalham com a cultura da mandioca.
Em pesquisa liderada pelo pesquisador Eder Oliveira, a BRS Kiriris e a BRS Formosa foram avaliadas desde 2011 em diferentes fazendas da Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A. e da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e nas áreas experimentais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – nesta última, as avaliações foram apoiadas pela equipe do professor Marcos Silva. Somente na Bahiamido, única fecularia industrializada do estado, cerca de 650 dos 1500 hectares estão plantados com quatro variedades da Embrapa — duas são a BRS Formosa e a BRS Kiriris.

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Bastante praticada, em Santo Antonio de Jesus e região, antes do surgimento da empresa que, hoje, processa o abate e distribuição de carnes em supermercados do município e região, a comercialização de "boi deitado" era, infelizmente, uma prática danosa neste e outros municípios da região, colocando em risco a saúde da população que, enganada, acabava participando de todo um processo de embuste. Alguns casos eram descobertos a partir de denúncias. Sempre que a ADAB tinha conhecimento, os produtos comercializados eram apreendidos e incinerados.  

Mas a comercialização deixou de existir aqui no município, apenas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, através do promotor Julimar Barreto,  que exigiu do poder público municipal a adoção de providências que, deveras pudessem "exterminar" esse tipo de comércio. Toda a carne abatida e distribuída no município é egressa da empresa redenciada a esse tipo de serviço. Informações de que, a empresa recebe, constantemente,  visita de fiscalização por parte de prepostos da ADAB e vigilância sanitária do município.

 

"BOI DEITADO"

Essa expressão é bastante conhecida, principalmente, em meio às pessoas que laboram, no dia a dia, com a comercialização de carnes; notadamente, por parte dos "magarefes" (pessoas que cuidam do abate). "Boi deitado" significa dizer que a carne que possa estar sendo comercializada se refira ao aproveitamento da carne de animal que tenha sido encontrado morto  há pouco tempo, em face de algum aicidente ocorrido (perna quebrada, etc). Para não gerar prejuízo maior, o proprietário ou outra pessoa que o tenha encontrado, aproveitava a carne, levando-a à comercialização. Ao chegar à feira, era misturada às demais carnes. O consumidor, inadvertidamente, acabava comprando o produto sem saber se estava contaminada ou não. Algumas chegavam, inclusive, a apresentar aparência e odores diferentes. 

Mas, infelizmente, em outras regiões, a situação “continua como d`antes, no quartel de Abrantes". Na madrugada desse sábado, 18, por exemplo, mais de uma tonelada de carnes adulteradas foi apreendida numa operação protagonizada pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), na área que dá acesso aos municípios de Santo Amaro, Terra Nova e Teodoro Sampaio. Carnes de boi, carneiro, frango e animais silvestres que estavam sendo transportadas em dois veículos. Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestação de esclarecimentos. Em que pese fiscalização dos órgãos competentes, é  sempre de bom alvitre que a população, aqui ou acolá, esteja atenta para que fatos dessa magnitude não voltem a acontecer. Inseção de imagens divulgação google, de forma ilustrativa. 

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Entre clientes, 40,2% planejam compras na web; 37,5% em lojas físicas
O mundo virtual se tornou um paraíso de compras para o supervisor de vendas Márcio Cantalice, 39 anos. Quase toda semana chega uma encomenda nova pelos Correios. É que ele se habituou a comprar exclusivamente nas lojas online e já planeja, da mesma forma, as compras de Natal deste ano. “É uma comodidade”, descreve Márcio, que tem um “shopping” na palma das mãos, já que prefere adquirir os produtos por aplicativos.

Márcio faz parte dos 40,2% de consumidores que vão comprar os presentes de Natal nas lojas online, de acordo com a pesquisa Intenção de Compras de Natal 2017, feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Essa é a primeira vez que o número de consumidores que vão comprar pela internet/lojas online ultrapassa o dos que comprarão em shoppings - 37,5%.

Ainda segundo a pesquisa, o índice teve um aumento de 7,9% em relação a 2016 e chega a 48,5% entre os homens. Em segundo lugar aparecem os shopping centers, com 37,5% (aumentando para 43% entre os homens e 49,5% na Classe A/B), as lojas de departamento (37,4%, com alta de 12,3% em relação a 2016) e as lojas de rua (26,4%, com alta de 6,5% em relação a 2016).

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

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No próximo dia 13 de novembro, três baianas do interior vão disputar em Brasília, em diferentes categorias, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A Bahia, aliás, está em terceiro lugar na lista dos estados que mais concedem empréstimo pela internet para mulheres empreendedoras, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Mapeamento Simplic de Crédito Online. A Bahia responde por 7,48% dos pedidos de crédito pelo sistema. O Simplic é um correspondente bancário criado em 2014 em São Paulo e que atende empreendedores que têm dificuldade em acessar as linhas de crédito tradicionais. "O percentual de mulheres que empreendem aumentou muito nos últimos anos, até porque a desigualdade no mercado de trabalho persiste", aponta Andrelina Mendes, técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

A maior pesquisadora de empreendedorismo do mundo, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), indica por exemplo que em 2014 a maioria dos empreendimentos iniciados no Brasil (51,2%) estava sob o comando de mulheres. E, segundo o Sebrae, o número de empreendedoras brasileiras cresceu 34% entre 2000 e 2014. Não há estatísticas específicas sobre a presença de mulheres entre os microempreendedores individuais (MEIs).

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Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

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Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi realizada, nessa sexta-feira, 29, uma visita, por parte da titular, integrantes da pasta, bem como produtores rurais (dentre eles, presidentes de associações comunitárias) aos viveiros de mudas de cacau e  às instalações da BARRY CALLEBAUT, sediada em Iguape, Ilhéus-BA, empresa  que integra o conglomerado de 52 indústrias de cacau e chocolate, fazendo negócios  em 131 países, empregando mais de 10.000 pessoas. Empresa que atende indústrias de alimentos  de fabricantes para usuários profissionais de chocolate (como chocolateiros, pastelarias ou padarias), para revendedores globais, além, naturalmente, de um leque se serviços no que concerne ao  desenvolvimento de produtos, processamento, treinamento e marketing.

Coube a Selma, gerente da filial da empresa em Mutuípe-BA,  ela, que diga-se de passagem, desempenha um meritório trabalho na região do vale do Jiquiriça, intermediar os entendimentos para que tal visita pudesse ser materializada. Logo após serem muito bem recebidos pelos técnicos agrícolas Fabiano Santana e Rodrigo Chastinet e outros membros da equipe, os visitantes receberam informações sobre as técnicas de produção de mudas de cacau, dentre elas, as que estão sendo implantadas,a título de experimento (todavia com excelentes resultados), a partir de técnicas já utilizadas no Equador. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Produzindo numa área bastante ampla, a Barry Callebaut tem capacidade de processar mais de 60 mil toneladas/ano de chocolate, graças a uma logístico-operacional disponível. Graças a essa impetuosidade empreendedora, a empresa vem ampliando, paulatinamente, sua capacidade de produção, de maneira a atender, a contento, a demanda reinante, não apenas no Brasil mas, também, nos demais países em que atua. E, nesse processo de expansão, já dispõe de filiais de compra de cacau, além de Ilhéus, nos municípios de Camacan, Coaraci, Gandu, Ilheus, Itabuna, Mutuipe, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto do Oeste (RO) e Linhares (ES). 

A CONSTANTE PREOCUPAÇÃO COM HIGIENIZAÇÃO E  PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Além capitação e a valorização do seu quadro de empregados, a empresa exerce o mais rígido monitoramento das atividades, em todos os setores operacionais, principalmente, na área de industrialização do chocolate, seja no tocante à higienização, seja no que concerne ao cumprimento das normas de segurança de seus funcionários, bem como de visitantes, a exemplo dos integrantes da caravana egressa de Santo Antonio de Jesus. 

Após recepcionados por Thiago Santos, Coordenador de Sustentabilidade, Alana, Alessandre Del Passo, Marcos Tavares, Gabriel Aguiar, Marcelo Silva, Shirlene Pitta (Gerente de RH) e Rodrigo Chastinet, a Secretária Fátima, o Diretor Dema do Leite e todos os visitantes receberam orientações acerca dos procedimentos necessários durante a visitação às instalações da indústria, para, em seguida, receberam equipamentos de proteção (botas, protetores auriculares, óculos, capacetes, luvas e "avental fechado".  Não puderam, naturalmente, produzir fotografias no interior da indústria, por conta das normas de prevenção. 

DESMISTIFICANDO CONCEPÇÕES ERRÔNEAS A RESPEITO DO CULTIVO DE CACAU

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, momentos antes da visitação às dependências  da indústria,o técnico agrícola Rodrigo Chastinet teceu sobre considerações sobre a visita que ora se realizava, assim como falou sobre os experimentos que aqui estão sendo realizados na confecção de mudas de cacau. Assim como o fez, quando de seus relatos acerca das concepções de que cacaueiros deveriam ser sempre "cobertos", ele argumentou de que cacau, na verdade, gosta de sol. Excesso de sombra pode favorecer a atração de pragas, dentre elas a tão temida "vassoura de bruxa". Sobre a questão de que determinados municípios não produziriam cacau, em face do clima mais seco, declinou de que qualquer terreno pode favorecer o plantio e que, mais que isso, podem ser feitas correções de solo. 

POLÍTICA DE EXPANSÃO 

Também entrevistado pela Tvsaj, Thiago Santos, coordenador de sustentabilidade da Barry Callebaut no Brasil, viu com muito entusiasmo a visita dos produtores rurais interessados em dar prosseguimento no plantio e comercialização do cacau, destacando a importância da iniciativa da Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus, assim como discorreu sobre a exitosa experiência na confecção de mudas de cacau e o interesse da empresa em dar prosseguimento a sua politica de crescimento, dando incentivo aos produtores, significando, naturalmente, aumento de divisas, com geração de emprego e renda. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos entrevistas. 

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Para levar conhecimento e motivação aos empreendedores e potenciais empresários do Recôncavo e Baixo Sul, a regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus oferecerá o Circuito Empresarial. A ação tem início na próxima segunda-feira, dia 11, e se estenderá até o dia 27 de setembro. Para se inscrever e saber detalhes da programação em cada cidade, basta acessar a Loja Virtual do Sebrae Bahia ou ligar para o ponto de atendimento do Sebrae no município, pelo (75) 3631-3949.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que intuito é proporcionar ao público uma visão mais ampla em relação ao mercado, visando estratégias de inovação e competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). “Nossa expectativa é levar capacitação qualificada para toda região, além de apresentar os benefícios do Sebraetec, programa que oferece subsídios de até 70% para os empreendedores que buscam inovação”, salienta. 

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Em busca de parcerias e novos projetos para Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) vem promovendo reuniões com representantes do setor privado e entidades que atuam no município. Na última terça-feira (29), o Secretário da Pasta, Hélio de Aguiar, recebeu na nova sede da SEDEMA, os empresários Luciano Andrade e Ivan Reis e o ex-secretário municipal, Edson Diniz, para uma conversa sobre tendências de mercado e novos empreendimentos para movimentar a economia local.

Já nesta quinta-feira (31), o encontro foi com os representantes do Rotary Club, Dorothy Nunes e Robson, com o objetivo de definir uma área verde para uma ação de Arborização
Urbana numa parceria entre a Prefeitura, através da SEDEMA e o Rotary Club, envolvendo os estudantes da Escola Rotary Rosalvo Fonseca. De acordo com o Secretário Hélio, também estão sendo mantidas conversas com outras entidades e órgãos e ações, frutos destas parcerias, podem ser anunciadas em breve

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De 2014 para 2015, a Bahia teve o maior saldo negativo em números absolutos de estabelecimentos comerciais no país. Os dados da Pesquisa Anual do Comércio de 2015 foram divulgados nesta quinta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No balanço do ano, o estado encerrou 2015 com menos 12.267 estabelecimentos comerciais ativos que em 2014, 41% do total do país como um todo, onde o saldo negativo foi de menos 29.908 unidades.A Bahia também teve a segunda maior queda, em termos percentuais, no número de estabelecimentos comerciais no país (-11,9%), acima apenas de Alagoas (-14,2%).

Nordeste

Dos nove estados do Nordeste, apenas o Rio Grande do Norte teve saldo positivo no número de estabelecimentos comerciais entre 2014 e 2015 (mais 618 unidades, num aumento de 3,2%). A região foi a campeã em fechamento de portas no comércio, com 24.251 estabelecimentos a menos no setor entre 2014 e 2015 (-7,3%).

Com os resultados negativos, tanto o Nordeste quanto a Bahia tiveram as maiores perdas de participação no total de estabelecimentos comerciais do país em 2015 (de 19,1% para 18,0% e de 5,9% para 5,3%, respectivamente), enquanto o Sudeste (de 48,6% para 50,4%) e o estado de São Paulo (de 28,5% para 29,7%) aumentaram ainda mais suas fatias nessa distribuição.

No país como um todo, apenas seis dos 27 estados tiveram aumento no total de estabelecimentos comerciais ativos de 2014 para 2015. As maiores variações positivas, em termos absolutos, ocorreram no Espírito Santo (+2.539 unidades), em Goiás (+3.301) e São Paulo (+12.909).

Além da significante redução no total de unidades comerciais no estado, a Bahia também terminou 2015 com menos 14.282 pessoas trabalhando no comércio (-2,8%). A perda de postos de trabalho no setor no estado, entretanto, não foi tão representativa, nem em termos absolutos, nem percentualmente, quando comparada com o saldo nacional (-412.052 pessoas ocupadas ou -3,9%), com a média do Nordeste (-76.859 pessoas ou – 4,1%) ou com os demais estados; foi a 17ª no ranking em termos percentuais.


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