Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

21
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

J.Bosco para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga o resultado da segunda convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, que visa impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. 

No total, 373 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 01 de setembro a 21 de dezembro de 2017, das quais aproximadamente 200 foram aprovadas. As inscrições foram avaliadas por comissões individuais para cada equipamento, estruturando uma agenda conjeturada a partir do diagnóstico concreto de demandas para um período de quatro meses. O resultado pode ser consultado no site da SecultBA. 

20
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

No dia 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Para muitos, a atividade é uma profissão, para outros, um hobby. Para Ivana Fernandes, de 57 anos, a fotografia foi um recomeço. Depois de cumprir o tempo necessário para se aposentar do trabalho na Caixa Econômica Federal, a moradora de Porto Seguro investiu em equipamentos e estudos e começou a tirar fotos profissionalmente. A nova renda é convertida para comprar novos equipamentos e fazer mais cursos. 
 
Tudo começou ainda nos tempos de banco. Ivana fotografava amadoramente colegas de trabalho grávidas ou ao lado dos maridos. Foi paixão nos primeiros cliques. “Já me aposentei determinada”, conta a ex-bancária que amava o trabalho no banco, mas estava ficando sem tempo para se dedicar à nova paixão. “Sem a fotografia talvez nem teria saído do banco”. Ivana conta que a maior parte dos funcionários vivia de esperar o fim de semana chegar para descansar. Ela? Esperava sexta para fotografar os aniversários e casamentos aos quais ia como contratada. “Sinto muita saudade do banco, mas a fotografia me dá liberdade que o ambiente fechadinho de lá não dava”, comenta a aposentada, que chega à conclusão: “Meu negócio é isso, é mexer com gente”.

19
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Frank para A Notícia e Charfge Online

17
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pater para A Tribuna e Charge Online

16
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sinovaldo para o Jornal NH e Charge Online

 

15
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo (CE) e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesse último domingo (13/08), atletas de Santo Antônio de Jesus do Clube de karatê CKSAJ, que treinam no Colégio Novo Espaço, AABB e Centro Comunitário do Cajueiro, conquistaram títulos importantes para o Karatê da Bahia. O Clube CKSAJ ficou na 3º colocação geral da competição com medalhistas de ouro, prata e bronze. A competição aconteceu no ginásio da SUDESB em Salvador e contou com a participação de renomados atletas da FBKK afiliada da CKB.
Os atletas medalhistas estão classificados para o campeonato brasileiro de Karatê, que acontecerá em Campina Grande Paraíba em outubro. Confira aqui a tabela de classificação dos atletas CKSAJ: 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Aumentar a eficiência do serviço online de intermediação de mão de obra oferecido pelo SineBahia ou garimpar informações que impulsionem benefícios para mobilidade urbana em todo o estado. A missão de mais de 150 jovens inscritos no Hackathon Desafios Bahia, lançado na quinta-feira (10), no segundo dia da Campus Party, na Arena Fonte Nova, em Salvador, é contribuir para a melhoria desses e de outros serviços públicos. Os participantes têm 48 horas para desenvolver soluções inovadoras que facilitem a mobilidade, o acesso ao trabalho ou a gestão sustentável da água, por meio de tecnologias digitais. “Sem dúvida, o Hackathon proporciona mais conhecimento para esses jovens. Eles são incentivados a darem o melhor de si. Contam com o suporte de mentoring e têm a oportunidade de explorar a criatividade”, destaca o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Rodrigo Hita. 

Adriana Lacerda, estudante de Sistema de Informação, escolheu a área de mobilidade para produzir inovação e acredita na troca do conhecimento para vencer o desafio. “Ainda não estou entre os melhores em programação, mas vou contribuir bastante com minha capacidade empreendedora. Para as mulheres, é sempre difícil entrar na área por causa do preconceito, mas não devemos abaixar a cabeça. Vamos dar o nosso melhor”, afirma a universitária.  

A maratona de programação deve ajudar na qualificação de políticas públicas executadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que lançaram simultaneamente os desafios

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dia 17 de agosto será lançada a obra artística Reentrâncias, no SESC Santo Amaro, em São Paulo, uma nova proposta de intervenção urbana que se utiliza da linguagem audiovisual, da dança e da tecnologia móvel. O projeto integra o evento“Modos de Existir, projeto de dança realizado pelo SESC Santo Amaro desde 2012. Para 2017, o evento convidou apesquisadora Ivani Santana (IHAC/UFBA), coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual,para idealizar a temática dessa sétima edição.

Modos de Existir, módulo 7, Dança e(m) Intermidialidades” propõe olhar para o estudo e para as configurações da dança por uma perspectiva interdisciplinar: espetáculo, instalação, videodança, intervenção urbana, dentre outras. O evento tem como objetivo abordar a dança concebida a partir da mediação tecnológica e articulada com outras linguagens artísticas eáreas de conhecimento. O interesse está nos projetos e pesquisas que se realizam pela intermidialidade, colocando em pauta as poéticas tecnológicas nas Artes Cênicas. 

14
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Amarildo para Gazzeta do ES e Charge Online

13
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Patr para A Tribuna e Charge Online

12
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para a Crítica e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro de Cultura de Alagoinhas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) - recebe o II FESTA – Festival de Teatro de Alagoinhas, uma iniciativa com intuito de propagar a arte em formato de um Festival que englobe os saberes e fazeres de artistas através de espetáculos, bate-papos e oficinas. O evento acontece dos dias 17 a 20 e 23 a 27 de agosto, às 20h. O valor do espetáculo custa R$10 (inteira) e R$5 (meia). As oficinas acontecem nos dias 23 e 24, às 14h, gratuitamente. 

O Festival visa à mobilização de platéia e a formação de artistas que sejam capazes de traçar estratégias para a construção efetiva de um público cada vez mais presente nas produções da cidade. As atividades formativas são de cunho artístico-culturais, com carga horária de seis horas e emissão de certificado. As oficinas que compõem a programação do Festival, assim como os espetáculos, passaram por seleção de propostas analisadas pela produção.

11
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mário para A Tribuna de Minas e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após um rápido reencontro em novembro, em um show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes estão de volta com a banda Os Tribalistas. O anúncio foi feito na madrugada desta quinta-feira (10), com o lançamento de quatro músicas inéditas, que vão compor um novo álbum. Os três fizeram uma transmissão ao vivo nas redes sociais na última quarta-feira (9), por volta das 23h, aberta com a música "Diáspora".

Ao fim da apresentação, Marisa revelou a novidade. "Boa noite, nós somos os Tribalistas", disse. Segundo a cantora, o disco será lançado até o final do mês, mas as quatro primeiras músicas já serão disponibilizadas a partir da meia noite em todas as plataformas digitais. Confira: 

 

 

09
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

SINOVALDO para o Jornal NH e Charge Online

08
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mimi Choi largou carreira como professora para trabalhar com maquiagem. A rede social Instagram se transformou em uma verdadeira plataforma para divulgação de trabalhos visuais, ajudando profissionais como fotógrafos, cabeleireiros e maquiadores. Mas não são apenas os maquiadores tradicionais que estão chamando mais atenção com a ajudinha das fotos. Os profissionais que trabalham com maquiagem artística também estão conquistando seu espaço.

Uma dessas profissionais é Mimi Choi, uma maquiadora de Vancouver, no Canadá, que desistiu de ser professora para encarar de vez o universo da maquiagem artística . Com 276 mil seguidores no Instagram e milhares de curtidas na rede social, ela mostra que fez a escolha certa.Fonte: Delas - iG @ http://delas.ig.com.br/beleza/2017-08-07/maquiagem-artistica-mimi-choi.html

Cada trabalho engana mais os nossos olhos. São cabeças cortadas no meio, uma cabeça só com oito olhos, polvo saindo da boca, pele se desprendo do rosto e assim vai. Em entrevista ao site “My Modern Met”, Mimi explica que a ideia de trabalhar com o desenho 3D em qualquer tipo de tela, ou seja, qualquer tipo de rosto. As ilusões que faz usando apenas maquiagem e pincéis são realmente inacreditáveis. Uma das fotos com mais likes, um total de 123,3 mil, mostra uma cobra se enrolando nos lábios da profissional. Confira Mais trabalhos em LEIA MAIS

07
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mário para A Tribuna de Minas e Charge Online

06
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Simanca para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas


Um show da banda Tio Barnabé pode parecer diferente para quem está acostumado a apresentações de forró mais convencionais. No palco, a banda formada por Neto Bittencourt (vocais), Vinnie Brandão (zabumba) e Bruno Almeida (triângulo) coreografa, leva para frente instrumentos como o saxofone e inclui no repertório músicas de Simone e Simaria, Wesley Safadão e sucessos do jazz. “O que importa é levar a energia em forma de canção para o público”, defendeu o vocalista Neto Bittencourt, que esteve na redação do Bahia Notícias para falar sobre “Histórias”, novo CD da banda, e a perda de espaço do forró em grandes eventos no estado.

Em junho deste ano Elba Ramalho avisou: “Não existe São João sem forró”. O número de atrações do ritmo diminuiu na grade das festas juninas no Nordeste, segundo a cantora. O não-tradicional Tio Barnabé defende a fala de Elba. Neto Bittencourt é convicto. “Tem que cultivar a cultura ou ela se perde”. O vocalista não acredita que as mudanças que implementou na banda Tio Barnabé quando entrou em 2011 descaracterizem o grupo ou o forró. Sobre as coreografias no palco, o saxofone e até o uso de violino nas músicas, o artista acredita que tudo não passa de uma atualização do estilo. “O forró precisa se permitir mudar e evoluir. O sertanejo veio com tudo, pois se permitiu abraçar outras propostas”. Apesar das invenções, Neto garante que o Tio Barnabé nunca abandonará a tríade mais tradicional do forró: a sanfona, a zabumba e o triângulo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O clipe da música "Despacito" se tornou o vídeo mais assistido da história do YouTube, com quase 3 bilhões de visualizações. O hit de Luis Fonsi com a participação de Daddy Yankee desbancou o líder do ranking, que tinha chegado no topo no mês passado, “See you again”, de Wiz Khalifa e Chalie Puth.O perfil oficial de Luis Fonsi no YouTube conta com mais de 10 milhões de inscritos e o vídeo que alavancou internacionalmente a carreira do cantor tem mais de 17 milhões de curtidas.

05
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mário Alberto para Lance Net e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na próxima segunda-feira, 07 de agosto, a Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abaeté – realiza mais uma edição do Sarau de Itapuã, às 18h. A noite conta com a presença do grupo de arte circense a Cia Pé na Terra, em uma celebração de despedida da dupla de palhaços Didi Siriguela e Caxambó, que parte rumo a Santa Catarina. A entrada e classificação são livres.

O grupo vem focando na arte da palhaçaria de rua associada à educação. Encerrando as comemorações de aniversário de 10 anos da Cia Pé na Terra, na próxima segunda, os palhaços invadem o Sarau de Itapuã com uma programação divertida e diversificada. O evento começa com um bate-papo com o palhaço e doutor em educação, Igor Sant'Anna Caxambó, cujo tema abordado é "O Palhaço-educador: Arte e educação para a sustentabilidade nos parques de Pituaçu e Abaeté".

03
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Amarildo para Gazzeta do ES e Charge Online

02
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nani para Charge Online

31
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paixão para o Gazeta do Povo e Carge  Online

30
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

28
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para A Crítica e Charge Online

27
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sonho de participar de aulas de balé agora é realidade na vida das crianças macedenses. A atividade, implantada a partir deste ano, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Dom Macedo Costa e atende cerca de 110 crianças, de 03 a 11 anos de idade, em seis turmas semanais.

Para a professora Darlene Menezes, que dá aulas para as pequenas bailarinas macedenses, os benefícios advindos da atividade são muitos. “No balé, a criança consegue o desenvolvimento físico, permitindo maior flexibilidade corporal e fortalecimento muscular; o cognitivo, pois trabalha a questão da disciplina, do compromisso e da autonomia; bem como o social, pois também facilita a relação com o outro”, afirma a professora.

E isso se reflete também nas famílias, que já notam o resultado do balé no desenvolvimento dos filhos, como afirma Domingas Santos, mãe da pequena Katiely, de 4 anos. “Ela desenvolveu mais a coordenação motora e ficou com uma postura melhor”, comenta a mãe.

Outra que não perde uma aula e treina até quando está em casa é a pequena Mônica, de 9 anos, filha da munícipe Helena Ribeiro. “Eu sempre achei bonito e minha filha sempre desejou fazer balé, mas como aqui antes não existia, e eu não tinha condições de pagar em uma outra cidade, ficava difícil. Agora ela está realizando um sonho

25
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

24
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aroeira para O Dia e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Beto Fernandes

Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas um incêndio acontece duas vezes no mesmo lugar. Este incêndio tem nome: Lays Orsini. Essa é a segunda vez que ela aparece aqui no Cover Model. Confira o calor dessa incrível mulher 

21
Jul
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para A Crítica e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sessão especial na Câmara de Vereadores e desfile cívico fecharam, com chave de ouro, as festividades inerentes aos 127 anos de emancipação politica de Conceição do Almeida, na gestão Adailton Sobral/Dilson da Muritibinha. Festividades que foram precedidas por passeio ciclístico e corrida rústica. Alem desses eventos, pela manhã, missa em ação de graças.  Situado a 160 km da capital do Estado, o município de Conceição do Almeida tem sua economia pautada na agricultura de subsistência, pecuária, fomentando o comércio que realiza internamente e com unicípios circunvizinmhos. 

Na programação desse ano, a atual administração, ao invés de efetuar grandes dispêndios com contratação de bandas, preferiu investir recursos na condução de obras que estão sendo entregues  à população. No próximo dia 27 a atual gestão estará entregando, na comunidade do Tabuleiro do Castro, o Posto de Saúde e a Escola Municipal Castro Alves, totalmente revitalizados, dando, assim suporte necessário aos munícipes dessa importante localidade. 

No próximo dia 29, com presença do governador Rui Costa, o prefeito Ito procede, com toda sua equipe,  a inauguração da Unidade Basica de Saúde Guilherme Trindade, conclusão da obra no Loteamento Maria Passos Coni, bem como, a entrega, por parte do chefe do executivo estadual, de uma ambulância O Km e certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, num evento que cristaliza as comemorações a mais um ano de emancipação política. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças nas cerimônias, hoje realizadas, além Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice), Gláucia (1a. dama e Secretária de Assistência Social), secretários municipais Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Suely Sobral (Saúde), Joanice (Educação), Renata (Administração); Janfree (Assessor Jurídico), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), Maurício Coni (Diretor), Nio de Ozaná (Presidente da Câmara), vereadores Bea Brasil, Bidão e demais edis da atual bancada, as participações de Nelson Pelegrino (Deputado Federal), Alan Sanches (Deputado Estadual), secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br), Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas
Os estudantes universitários que foram convocados para a terceira turma do programa  têm até terça-feira (18) para apresentarem a documentação. O grupo foi notificado por e-mail no último dia 5 de julho e os estudantes devem comparecer ao órgão ou entidade em que irá estagiar dentro do prazo estipulado. De acordo com o edital do programa, o estudante que não apresentar a documentação exigida perderá a vaga de estágio. A lista dos convocados está disponível no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br[http://Convocados para terceira turma do Partiu Estágio devem se apresentar até esta terça-feira]).
O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Vale ressaltar que serão chamados estudantes que tenham cumprido 50% da carga horária de sua graduação.

Enquete


PodCast