Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

“A minha arte é livre, sem rótulos, sem nicho.” Para Cleo a frase faz muito sentido. Não é a toa que ela está em todos os lugares. Na telinha, na propaganda ou nas plataformas digitais, a atriz/cantora vem deixando sua marca e sua presença é inegável.

Cleo não tem medo de explorar sua criatividade, o que agora resultou na criação de uma coleção. “A atuação me dá a liberdade de, a cada novo papel, me ver de uma outra forma, enfrentando novos desafios; na música viajo por diferentes ritmos, porque sou assim mesmo, de momentos, e na moda não é diferente”, explicou ao conversar com Vogue digital exclusivamente.

 

Esta, inclusive, é sua segunda parceria e foca na diversidade de combinações, que podem funcionar até para o Carnaval de rua, como ela sugeriu. A primeira coleção teve as peças esgotadas em quatro dias. “Fiquei muito feliz com o retorno. Para essa nova coleção, continuei na linha dos looks versáteis, que se encaixam em diversos momentos, com palavras de músicas minhas e com uma pegada de mix & match de cores neutras – como o nude – com o neon, que continua a ser tendência e que adoro”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal da Juventude, pasta sob a égide de Jéssica Brandão, na gestão municpal Ricardo Moura, em Valença,  realiza, no próximo dia 23, o 10. Festival da Juventude, com a participação de diversos grupos musicais do município e região. É a atual admiistração dando espaço a novos talentos. Iniciativa que dá asas à arte, à cultura e, mais que, isso, a geraçãp de emprego e renda.Nas fotos, Jéssica Brandão (de óculos), ao lado da primeira dama Margareth e outros amigos, na Festa de Iemanjá, em Gauibim, Valença. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.

A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 02 de fevereiro, a tradicional "Procissão de Iemanjá", no Distrito de Guaibim, Valença-BA, num evento protagonizado pela Secretaria de Cultura, sob a égide de sua titular Janete Vomeri, na administração municipal sob o comando do prefeito Ricardo Moura e, naturalmente, envolvimento de outros segmentos da atual administração. 

MULTIDÃO

O tradicional cortejo que saiu da praça principal contando com apoio musical de um trio e de uma charanga com integrantes utilizando de máscaras, tendo à frente, baianas, babalorixás, membros da religião de matiz africana, ao lado da imagem da "rainha do mar" e conduzindo presentes que, logo logo seriam oferecidos.Dentre os representantes dessa religião, Pai Márcio, mãe Celidalva, pai João Carlos, mãe Bárbara.

AUTORIDADES PRESENTES

Dentre as personalidades que marcaram presenças, o prefeito municipal Ricardo Moura, ao lado de sua esposa Margareth, o deputado estadual Dau e sua comitiva (dentre eles Alan Andrade, assessor parlamentar, ex-prefeito de Brejões  em duas oportunidade), secretária de Cultura Janete Vomeri, Mateus Passos (presidente da Câmara de Vereadores), David Terra (Diretor de Cultura), Tem Cel Matias CMT Corpo de Bombeiros), Jéssica Brandão (Secretária de Juventude), vereadores  e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

ENTREGA DE PRESENTES

Após a chegada do cortejo à praia, os presentes foram colocados sob um toldo onde os representes da religião afro efetuaram o tradicional banho de cheiro, diante das autoridades e representantes da população. Logo após esse ritual os presentes foram direcionados aos barcos que, com seus ocupantes, foram lançado às águas que, "agitadas" diante das homenagens à rainda no mar, imbuiram-se de materializar anseios de tantos religiosos que ali se fazim presentes. 

ASAS AO SINCRETISMO RELIGIOSO

Sucesso absoluto, a Festa de Iemanjá, tradição no município de Valença e em alguns outros rincões do Estado, é uma demonstração cabal de que essa tradição tem tudo para continuar, de maneira que as chamas do sincretismo religioso possam ser postergadas ao longo do tempo e que outros gestores lá na frente adotem a mesma postura do atual gestor Ricrdo Moura em hipotecar apoio absoluto a esse tipo de manifestação cultural. 

BATUQUE 

Coube a João Carlos Carvalho Miranda, presidente da Associação Brasileira de Cultura Afro Ameridiam do Baixo Sul, Extremo Sul e Vale do Jiquiriçá e, também, presidente do Centro de Cultura Afro do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, comunicar a todos, logo após entrega dos presentes à Iemanjá, que estaria suspenso o tradicional "batuque" por parte da charanga, em respeito ao falecimento de Lourdes de Jambeiro, mãe de santo respeitada no município e região. 

CONFRATERNIZAÇÃO

Diversas personalidades confraternizaram, ao lado do gestor e sua esposa, o sucesso do evento, a exemplo de Luciano Moura (dentista), Mateus Passos, Hilton Couceiros (ex-vereador, ex-prefeito, ex-vice, empresário da Impacto, empresa especializada em mineração e concretagem), ao lado do irmão Natan; Jaci Magalhães (ex-prefeito) e outras personalidades. 

DENTREZA VOCAL

Animando o encontro de confraterização, na residência de praia do atual gestor, Beto Amazonas (músico com passagem pelas bandas "Novos Bárbaros" e "Made in Bahia", a dupla Tatiana e Léo Oliveira (com participação da filha) e as performances dos gêmos Ricardo (prefeito) e Luciano Moura. Eles que empunahndo o micorfone mostaram sinconia ritmica e descontração. 

IMPRENSA

Dentre os representantes da imprensa, pela ASCOM municipal, Jean Macedo (Secretário de Cultura), Evandro Nunes, Silvano Carlos, Valdemir Lima e Mateus Correia. Eles que vem contribuindo para a divulgação das ações açdministrativas e, por extensão, enaltecimento do nome de Valença no contexto social e político da Bahia. Município que, além de estar incluída na rota turística da Bahia, exerce, indubitavelmente, uma grande importância no cenário econômico. Fotos, Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj.com.br/ Saj Notícias/Gazzeta do Recôncavo/Sandy.Veja TODAS as FOTOS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS E VÍDEOS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a voz grave e um timbre que impressiona, a santoantoniense Marianna Araújo se apresentou no último domingo (27) no The Voice Kids. A menina, de apenas 12 anos, cantou a música “Meu Ébano” de Alcione e virou as cadeiras dos técnicos Carlinhos Brown e Cláudia Leitte. 

Filha da professora Kátia Araújo, Marianna escolheu Brown como mentor, que indicou a inclinação da voz dela para o samba. Na próxima etapa do programa, ela enfrentará outro membro do time Brown, e lutará por uma vaga na fase de apresentações ao vivo. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu no último domingo 20/01, a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão marítima mobiliza diversos fieis, populares e turistas em um ato de fé acompanhada pela Filarmônica Lira Jaguaripense.
Em paralelo à Romaria, acontece a Regata dos Navegantes, que em sua 31° edição já faz parte do calendário festivo das festas de janeiro do município.
O evento contou com a presença do Prefeito Hunaldo Costa, do Vice-Prefeito e Secretário do Desenvolvimento Social, Pericles Silva (Pepezinho), do Secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Silveira, da Secretaria da Saúde, Larissa Costa, do Secretário de Infraestrutura José Vidal, do Vereadores Adeilton Almeida (Adé) e Adilson Reis.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Quem acompanha Vanessa da Mata nas redes sociais já se surpreendeu com os cliques da cantora exibindo o corpo de biquíni ou maiô. Os posts, digamos, ousados, ganharam frequência de um ano para cá e tem "quebrado a internet" e atraído muitos elogios à artista, que está prestes a completar 43 anos de idade. Em conversa com o EXTRA, Vanessa falou do sucesso que também faz fora dos palcos por conta da beleza e revelou algumas cantadas (simpáticas e abusivas) que costuma receber.

"É engraçado, toda vez que eu posto uma foto de biquíni os homens mais malandros do mundo saem do esgoto (risos). Todos os caras que passaram por mim em algum momento que não dei bola, voltam. É só colocar que voltam, incrível isso. Aí eu volto com o meu vestidão, e eles saem", diverte-se a cantora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Convertida também na inauguração do calendário político da Bahia, a Lavagem do Senhor do Bonfim de 2019 foi marcada por certo grau de esfriamento do assunto. Mesmo com os dois principais atores, Rui Costa e ACM Neto, presentes, a festa foi ainda mais profana do que sagrada, como já vinha sendo a tradição, mas também menos politizada. Até mesmo o governador e o prefeito incorporaram o Hino do Bonfim e preferiram a concórdia a qualquer tipo de tensionamento. Prevaleceu a paz. 

Estimativas extra-oficiais apontam que a edição de 2019 da mais tradicional festa do sincretismo religioso da Bahia foi a maior da história. Em número de pessoas, talvez. Porém a tradição da lavagem das escadarias foi mantida por um grupo cada vez menor de baianas. É preciso incentivar a renovação da tradição para que não se perca com o tempo. Fora essa preocupação, o Bonfim foi uma bela festa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ano era 1999 quando o Brasil foi contagiado pelos seguintes versos politizados: “Onde o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce”. Vinte anos depois, a música segue rendendo e a situação do Brasil continua semelhante. 

Voz responsável por “Xibom Bombom”, Carla Cristina viu sua vida mudar após o sucesso de As Meninas, porém resolveu deixar o grupo três anos depois. “As divergências partiram exatamente daí. Pensava da seguinte forma: ‘Os caras têm toda uma visão de mercado e de vendas, mas quem está diretamente com o público são os artistas e, às vezes, a gente ficava em necessidade. Então, começaram a surgir algumas coisinhas que fugiam da proposta inicial e a gente passou a escutar um monte de críticas”, lembrou em entrevista ao Bahia Notícias. 

Além de Carla, a formação inicial contava com Angélica e Cibele como backing vocals e dançarinas, Fernanda na guitarra elétrica, Jujuba no saxofone e Ratinha, Titi e Dilmara como percussionistas. Questionada se não tem interesse em fazer uma volta comemorativa – já que o grupo acabou definitivamente em 2009, respondeu: “Eu adoraria fazer. A dificuldade maior que eu vejo é na questão da mesma formação. Antes de eu sair, Fernanda já tinha ido para os EUA, Jujuba mora na Alemanha. Então, acho que seria um pouco complicado, a não ser que entrasse uma gravadora ou patrocínio muito bom para arcar com todas essas despesas. Vontade não falta”. Ainda no papo, Carla falou sobre sua vida como apresentadora, feminismo e futuro político do Brasil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O artesão Severino Vitalino morreu ontem (7), em Caruaru (PE), aos 78 anos. Filho do legendário Mestre Vitalino, ele estava internado justamente no hospital que leva o nome de seu pai, desde outubro do ano passado, após sofrer um infarto.

Em nota oficial, o Hospital Mestre Vitalino informou que Severino Vitalino apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas o paciente não teve reversão do quadro, vindo a óbito por volta das 6h20.

Severino foi um dos quatro filhos do Mestre Vitalino que decidiu seguir o caminho do pai e trabalhar com o barro. "Não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhei ao lado do meu pai até os 23 anos e sinto que tenho o dever de preservar a história e tudo o que ele deixou", declarou certa vez, em entrevista ao "G1". 

Em 2017, ele foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, do Ministério da Cultura. O projeto de Severino recebeu nota máxima.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deparamo-nos, no dia a dia, com diversas situações que não apenas são merecedoras de atenção. Mais que isso, incitam-nos a diversos tipos de considerações. Seja nas rodovias, seja nas comunidades rurais, nas artérias urbanas, etc, os fatos acontecem e, na maioria das vezes, apenas "vemos", ao invés de "enxergá-los". Esse tipo de comportamente é bastante natural.  

Diante disso, estamos, a partir de hoje, lançando um novo link em nosso site, com o título "Imagens que falam por si". A ideia é de, sempre que possível, publicarmos imagens, seja de nossa autoria, seja de terceiros (desde que com fontes fidedignas) que suscitem reflexões. Nâo haverá necessidade de textos pertinentes. As imagens não devem conter números de placas de veículos e outras situações que possam, de alguma forma, causar incômodos. Imagens deverão "falar por" si mesmas. Fotos artísticas em que se destaquem pelo enfoque, ângulo, luminosidade, também serão motivo de destaque.  As pessoas  é que, a partir das observações, irão descobrir detalhes que contribuam para aprendizado e, mais que isso, reflexões.  

E nessa primeira imagem, confeccionada na tarde de ontem, quando nos dirigíamos de S.A.Jesus à Ilha de Itaparica, no final da tarde, alguns detalhes detalhes (visuais e contextuais)  chamam atenção. DESCUBRA. Foto, Antonio Mascarenhas (câmera Nikon).Email para envio de material: antoniomaskarenahs@hotmail.com

Notícias | postado por: Mascarenhas

Abrindo o calendário das festas populares e manifestações culturais do município de Jaguaripe-Ba em 2019, aconteceu ontem, 05/01 o tradicional Cortejo da Burrinha, que percorreu todas as ruas da cidade. Ao som de uma charanga, a comunidade e visitantes fizeram a festa, num clima de paz e harmonia. Assim a Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, preservou a tradição ao organizar mais uma vez o Cortejo da Burrinha e este ano com a presença especial do Rancho do Sol de Jaguaripe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura, com o objetivo de divulgar Salinas da Margarida a nível Internacional, acolhe o Grupo de Percussão Batalá Mundo, uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1997, na França, com o propósito de promover e divulgar a cultura afro-brasileira por meio da percussão.

O encontro internacional do grupo está realizando no Hotel Fazenda Recanto e na manhã de hoje (09/01), uma caminhada Percussiva saiu da Praça da Rodoviária em direção à Praça da Ponte e contou também com a presença das fanfarras municipais. Estiveram presentes mais de 200 percursionistas de 12 países.

Saiba mais sobre o grupo: https://www.mundobatala.com

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

VESTIDO LONGO + CALCINHA É A TENDÊNCIA DA VEZ
Para deixar a calcinha à mostra com elegância e estilo, vale apostar nos vestidos longos com transparência, que são a cara do verão. Em Fernando de Noronha, Bruna Marquezine apostou em um vestido longo, feito de tricô branco, todo vazado: por baixo, uma calcinha branca, de modelagem clássica e alças finas arrematava o look de festa à noite no verão. Para equilibrar o look, o sutiã foi substituído por um top faixa. Já Bruna Griphao escolheu usar a trend na virada do ano, apostando em um vestido longo de seda e calcinha branca por baixo.

FAZ A VIBE DISCRETA? VÁ NA CALCINHA HOT PANTS!
Para quem é do time das mulheres mais clássicas e discretas, dá para apostar na lingerie à mostra usando a calcinha de cintura alta, também chamada de hot pants! É que por ser uma peça mais grossa nas laterais, ela esconde mais o corpo, além de ser mais confortável. Simaria já apostou nesse look em duas ocasiões: em uma, usou a hot pants preta por baixo de uma saia, também preta, com transparência, e em outro momento, arrasou no macacão preto com a lingerie à mostra.

SUTIÃ SEGUE CADA VEZ MAIS À MOSTRA 
Além do sutiã ou top de renda poderem ser usados junto com a calcinha à mostra, ele também segue firme sozinho nas produções. Dá para usar a peça por baixo de uma blusa transparente, como costuma fazer Manu Gavassi , ou escolher um sutiã para brilhar sozinho com uma calça ou saia de de cintura alta.

(Por Beatriz Doblas)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizar-se-á nesse domingo, 06, na sedeo do município, em Jaguaripe, o tradicional "Cortejoa da Burrinha", num evento protagonizado pela Secretaria de Turismo, |Cultura, Esporte e Lazetr, sob o comando de Carlos Silvaeira, na gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho. Evento que dá continuidade à tradição local. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao ver qualquer notícia sobre Carla Cristina é inevitável associar a artista com o estrondoso sucesso dos anos 2000 “Xibom Bombom”, música que ela tem orgulho de cantar até hoje. No entanto, com o passar dos anos, Carla sentiu a necessidade de estar acompanhando a modernidade da música. Por isso, ela traz para o público o seu novo trabalho, a música “Princesa Trança”. Mas fica a pergunta: O que é princesa trança? Carla teve esse mesmo questionamento.  

Ao conversar com o compositor da canção, o Rei da Bregadeira de Itabuna Emílio Damasceno, Carla entendeu o significado da expressão. “Essa é uma gíria que está rolando por Itabuna, por Ilhéus, que trança é aquela pessoa que é trançada, tem vários rolos com várias pessoas e se dá bem em todos eles, consegue se sair bem de todas as situações”, disse.  

Durante o processo de produção, a cantora e o produtor musical Billy Rasec discutiram como Carla poderia apresentar ao público algo que carregasse atualidade, mas que ao mesmo tempo pudesse resgatar suas raízes: “Eu perguntei a Billy Resec de que forma a gente poderia trazer para uma forma mais moderna que pudesse tocar em boates, que possa ser world music, sem fugir da Bahia, que também é world music”.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A administração municIpal de Jaguaripe anuncia para os dias 26 a 29 as atrações da Festa de Janeiro, em Jaguaripe. Atrações como Xande de Pilares, Psirico,Tayrone, Unha Pintada, Daniel Vieira e Magary Love. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Lincoln e Duas Medidas, Alok, Safadão, Ivete, Psirico, Maiara e Maraísa e Kevinho são atrações do réveillon no Festival Virada Salvador

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na Bahia, é só puxar um hit da banda La Furia que as pessoas completam de prontidão. Para o cantor do grupo, Bruno Magnata, o sucesso das suas músicas demonstra o poder do Pagode. “Eu sempre falo que o pagode é o ritmo de Salvador. Em todo canto que você vai, você vê pagode. Graças a Deus, eu tenho a honra da galera estar escutando a Banda La Furia”, disse Magnata.O cantor explicou ainda que o “estouro” das músicas é planejado. Ele contou que a fonte de inspiração vem dos memes da internet, o que, para Magnata, já se tornou uma marca registrada da banda.

“Foi um trabalho de pegar as novidades da internet e transformar em música. Com isso sempre vai ter novidade na internet e sempre vai ter música. Eu fico muito feliz que hoje o público já identifica La Furia com essas resenhas, esses memes, que surgem na internet”, contou.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste mês de dezembro, o Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus recebeu uma série de eventos para celebrar a segunda edição do Natal Arte Pela Paz. Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, a programação, encerrada no último dia 15, marcou também o encerramento das atividades do Centro em 2018, ano em que o espaço comemorou a marca de 10 mil visitantes. 

Desde a reabertura, no fim de 2017, o Centro vem recebendo diversos eventos como: seminários e palestras da secretaria de Educação, festival da juventude do NR21, sessões especiais da Câmara de Vereadores, exposição do artista Felipinho, projeto PELC teatro e música, apresentações culturais de escolas públicas e privadas, Novembro Negro e Natal. 

Durante a extensa programação natalina, artistas e atrações passaram pelo Centro dando um show de talento e também de solidariedade. Alimentos, brinquedos e latas de leite foram arrecadados e destinados a diversas instituições de SAJ como: Lar dos Idosos, Movimento 11 de Dezembro, Crianças da Beira Mar, Urbis I e Irmã Dulce, Associação de Moradores do Alto Santo Antônio, Associação de Capoeira Gamelo, entre outras.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Imagens canal Canal Puro Pagodão

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

1 - ABUSE DOS DECOTES, FENDAS, RECORTES...
No verão, deixe o corpo um pouquinho mais à mostra, mesmo que use preto! O truque é apostar em peças com decotes profundos, fendas e detalhes vazados, como recortes na cintura. Dessa forma, várias partes do seu corpo ficarão mais fresquinhas.

2 - FAÇA UM NÓ NA BLUSA
Se não quer deixar de usar uma t-shirt ou uma camisa de botões preta, experimente fazer um nó na pontinha, transformando a peça em um cropped ou, pelo menos, deixando a mostra um pouco da barriga. O look é megadespojado , dá para ser usado até durante o dia ou no escritório, caso o ambiente de trabalho seja informal.

3 - USE PEÇAS ÚNICAS
Macacão, jardineira, vestidos curtos ou longos são menos "pesados" do que um look com duas peças, como saia e blusa pretas, por exemplo. O macacão, além de prático, é uma alternativa mais glam para um evento à noite, enquanto a jardineira é uma peça street para um passeio de dia. O truque, nesse caso, é apostar em acessórios coloridos para dar um ponto de cor ao look, como uma bolsa neon.

4 - APOSTE EM PEÇAS PRETAS COM DETALHES DELICADOS
Outra dica para arrasar usando preto no calor é deixar o visual mais leve com detalhes delicados: babados e mangas bufantes são algumas opções, além de rendas, que são extremamente românticas. Para o look black da noite, vale apostar em vestidos, saias e bodies metalizados ou com paetês, que são uma das trends do verão.

5 - O TECIDO DIZ MUITA COISA!
Preto no verão está, sim, liberado, mas uma dica valiosa é ficar atenta ao tecido da roupa. A dica é optar por tecidos fluidos, como um algodão mais leve, viscose ou linho, ou seja, nada que fique apertado no corpo! Tecidos com transparência também são uma boa opção.

(Por Beatriz Doblas)




Notícias | postado por: Mascarenhas

A Mostra Tiradentes abre o calendário nacional de festivais de cinema e já divulgou sua programação competitiva de longas e curtas-metragens. Diversos curtas baianos foram selecionados nas diversas mostras paralelas dedicadas ao formato. “Onze Minutos”, de Hilda Lopes Pontes, e “Um Ensaio Sobre a Ausência”, de David Aynan, estão na Mostra Foco, principal vitrine para o curta no festival e com caráter competitivo.

Além deles, “Náufraga”, de Juh Almeida, e “Eu Não Vou ao Enterro de Painho”, de Leandro Lopes, estão na Mostra Panorama. “Sair do Armário”, de Marina Pontes, passa na Mostra Praça, e “Òpárá de Òsùn: Quando Tudo Nasce”, de Pâmela Peregrino, será exibido na mostra infantil.

Entre os longas-metragens, a Mostra Aurora apresenta filmes de caráter instigante e de novos realizadores. Entre os destaques estão “A Rosa Azul de Novalis”, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, “Tremor Iê”, de Elena Meirelles e Lívia de Paiva, e “Seus Ossos e Seus Olhos”, de Caetano Gotardo (veja seleção completa abaixo).

“A mostra apresenta filmes que buscam desconstruir os códigos da ficção e do documentário, com dramaturgias que se desenham entre o passado da ancestralidade, o presente dos conflitos e a incerteza do futuro”, destaca uma das curadoras, Lila Foster.

A Mostra Tiradentes abre no dia 18 de janeiro homenageando a atriz e dramaturga mineira Grace Passô, com a exibição do seu filme “Vaga Carne” (registro da bem-sucedida peça de teatro que Grace encenou recentemente. Toda a programação da Mostra Tiradentes é gratuita.VEJA A LISTA DOS PRINCIPAIS SELECIONADOS  EM " LEIA MAIS"

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 20, na Praça Senador Temístocles, centro, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, o lançamento do NATAL DE LUZES, com a temátivca "Natal Tempo de Luz", num evento que se notabilizou não apenas pela exuberante decoração e iluminação desse importante espaço público mas, também, pelas belíssimas apresentações culturais e religiosas, diante de um público que não apenas demonstra, mas, também, contribui para que as tradições possam ser postergadas ao  longo do tempo. 
Além do prefeito Orlandinho, marcaram presenças nesse pirmeiro dia de evento, o vice Max Passos, secretários, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também presentes, representantes da Igreja Católica, Igreja Evangélica, Centro Espírita e religiões de matrizes africanas, na abertura das festividades. Coube ao Presépio Baialado  e Terno de Reis Alegrias do Recôncavo a animação do evento. Uma demonstração cabal de que a população gosta de prestigiar encontros dessa magnitude. 

DECORAÇÃO COM ESMERO

Além da Senador Temístocles, outras praças também receberam decoração natalina. Não poderíamos deixar passar incólume a exuberâncvia do presépio instalado no coração da cidade. Muito bem caracterizado (algo que não aconteceu nas cidades circunvizinhas) o presépio já se tornou tradição em Cruz das Almas. De parabéns, portanto, a atual administração, no momento em que consegue dar asas às iniciativas ousadas que trazem no seu bojo a mistura da arte, da cultura e religiosidade.  Divulgaremos entrevistas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começaram os ensaios de verão da Fanfarra Municipal de Cruz das Almas (FAMCRUZ): todas as terças e quintas-feiras, das 18 às 21 horas, no Colégio CEMDEC. Se você tem acima de 12 anos, independentemente do sexo, faça sua inscrição no local dos ensaios ou na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Parque Sumaúma) para dança, percussão e sopro.
#FAMCRUZ
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Natal é tempo de luz, de alegria, reflexão e amor. O Governo do Povo convida você e sua família para participar da nossa programação que acontece nesta quinta (20) e sexta-feira (21), na Praça Senador Temístocles (Paço Municipal). Venha celebrar conosco!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo #NatalTempodeLuz

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta-feira (19), o Natal Social terá uma programação recheada de serviços e atrações para toda a família. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, terá atendimento dos serviços socioassistenciais do SUAS e parceiros nos quiosques da Praça Padre Mateus durante todo o dia.

A partir das 10h, acontece a roda de conversa “O Desafio de Estabelecer Vínculos na Era Digital”, promovida pelo CRAS Nazareth Assis, com a mediadora Maria Ângela. À tarde, será realizada a roda de conversa “Cadastro Único – Programas Sociais do Governo, promovida pelo CRAS Cidadania, com as mediadoras Falcleide e Adélia.

A partir das 15h, acontece o pit stop com distribuição de panfletos e adesivos com as causas e consequências do trabalho infantil em frente à Igreja Padre Mateus. Fechando o 7º dia de programação, a partir das 18h, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Idosos) apresenta Noite Dançante com Jânio Santana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETRAS), deu início, nesta quinta-feira (13), à segunda edição da EXPOSOCIAL. O evento tem como objetivo levar os serviços da Pasta para perto da população. Uma prestação de contas dos trabalhos realizados durante o ano.

O município de Cruz das Almas tem realizado diversas ações no campo social. O prefeito Orlandinho destacou a implantação desses serviços a partir do seu segundo mandato como gestor: “organizamos as políticas de Assistência Sociais e trouxemos para aqui serviços importantes como CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além de organizar o Bolsa Família, expandindo a oferta do programa para a população”, declarou.

No mesmo espaço, na Praça Senador Temístocles, tivemos a feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), organizado pela Secretária de Educação em parceria com o SEBRAE. Com a participação de alunos de seis escolas municipais.

A II EXPOSOCIAL segue até o sábado (15), com a feira de artesanatos, apresentações culturais, e nesta sexta-feira os stands continuam com as palestras e os atendimentos. Uma boa oportunidade para realizar sua inscrição no Cadastro Único e regularizar seu benéfico BPC.
#EXPOSOCIAL
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje, na II EXPOSOCIAL, na Praça Senador Temístocles, teremos a Feira “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), organizada pela Secretaria de Educação do município. O JEPP é uma proposta do SEBRAE para o ensino fundamental, que incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade e empreendedorismo.
#JEPP
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Praça CEU’s recebeu neste fim de semana dois dias de expressões artísticas e culturais no Festival das Comunidades. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou um grande público ao espaço, cuja reforma foi concluída recentemente. 
De acordo com a Secretária da Pasta, Dene Cortes, o Festival é parte do plano de trabalho da Praça CEU’s cumprindo assim uma meta do Ministério da Cultura. Diversos grupos se apresentaram nos dois dias de evento, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; Zumbeat; e outros. 
O Festival também celebrou a conclusão da reforma da Praça que recebeu diversas melhorias como: conclusão das obras da quadra poliesportiva, revisão geral das instalações, reparos nos banheiros, revisão geral de esquadrias de alumínio e madeira e pintura geral. A reforma foi realizada após um relatório da Caixa Econômica Federal apontar irregularidades deixadas pela gestão anterior. O investimento de R$ 205.710,88 (duzentos e cinco mil setecentos e dez reais e oitenta e oito centavos) é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cavaleiros paramentados em vestes de couro rasgam a paisagem entre imburanas, angicos, xiquexiques e facheiros. Em meio a névoa de poeira que levanta no ar,os cavaleiros vão campeando em busca do gado desgarrado, uma peleja se inicia na visage da caatinga. A cena, forte e bela para quem presencia é um filme pronto de uma cultura que resiste. Raso da Catarina. Há quem diga que o raso é um encantamento, uma voz feminina que ecoa pelos vales saindo dos bicos das araras-azuis-de-lear. Projeto editorial realizado com apoio da Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia. 

O primeiro encontro se deu ao acaso, Rui fotografava a trabalho, foi entrando na mata e se deparou com um grande acampamento e para quebrar a desconfiança inicial dos homens o fotógrafo mostrou a página de um livro seu com a foto de vaqueiros da Gruta dos Brejões na Chapada Diamantina. O visível interesse dos vaqueiros do Raso pela foto fez, desse encontro fortuito, surgir “Vaqueiros do Raso da Catarina”, o 6º livro da carreira do fotografo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CAÓ, desenhista e cartunista santantoniense, de renome internacional, protagonizou mais um trabalho na área em que atua. Agora, na ilustração do livro "Um Cachorro para Maia", de autoria de Roseana Murray. O lançamento será às 16h do próximo dia 15, com música ao vivo e oficina de dobradura para as crianças. Caó que, recentemente, lançou seu livro "Almofadas com Pelos de Gatos".

Autor de diversos trabalhos culturais é, inexoravelmente, um artista versátil e que não se acomoda. Conciente da crise que, infelizmente, paira no seio da cultura literária, materializada através de impressos, ele consegue permanecer na estrada graças a sua constante renovação. Graças a essa impetuosidade, realiza trabalhos que são divulgados no âmbito da internet. Essa "metamorfose" constante é que dá asas à criação que emerge no dia a dia, de forma inesgotável.

Ele que egresso do bairro mais arborizado e bucólico de Santo Antonio de Jesus (Urbis 1), "bateu asas" até Paris onde conseguiu angariar muitos conhecimentos à profissão que atua. Na nossa modéstia concepção, vários municípios poderiam entrar em contato com Caó para desenvolvimento de trabalhos através das Secretarias de Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (8) e domingo (9), das 8h às 17h, a Praça CEU recebe o Festival das Comunidades - Mobilização Social Artística. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, terá programação cultural bastante diversificada e gratuita.

Diversos grupos já confirmaram presença no Festival, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; e Zumbeat.

- “Esse Festival faz parte do plano de trabalho da Praça. É mais uma meta que nós estamos cumprindo. Esta meta não foi cumprida pela gestão anterior. Então havia essa pendência relativa à mobilização social, bem como, aquisição de equipamentos. O Festival é para que nós possamos conversar com a comunidade sobre a importância e o cuidado com o espaço que é um patrimônio dela.” – Afirma a Secretária da Pasta, Dene Cortes.

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz egípcia Rania Youssef comparecerá em janeiro diante da Justiça por usar um vestido que tinha uma parte transparente na cerimônia de encerramento do festival internacional de cinema do Cairo, anunciou uma fonte judicial neste sábado (1). Na quinta-feira (29), a atriz desfilou pelo tapete vermelho com um vestido transparente na parte de baixo, que deixava suas pernas à mostra.

O advogado egípcio Amru Abdesalam apresentou uma ação em um tribunal do Cairo, acusando a atriz "de incitar a libertinagem", crime punível com até cinco anos de prisão, segundo o responsável judicial. A questão será analisada em 12 de janeiro, segundo a mesma fonte, que pediu anonimato.

Outro advogado, Samir Sabri, conhecido por apresentar ações contra várias celebridades, fez a demanda ante o promotor-geral mencionando as mesmas acusações contra a atriz."A forma de se apresentar de Rania Youssef é contrária às tradições, aos valores da sociedade e seus costumes, e isso afetou o festival e a imagem da mulher egípcia", declarou Sabri à AFP. 

O sindicato de artistas egípcios denunciou em comunicado, sem citar nomes, que "a aparência de alguns convidados ao festival não é segundo as tradições da sociedade". Após o escândalo gerado nas redes, a atriz se desculpou em público. "Talvez não tenha pensado bem ao usar esse vestido", escreveu em sua conta no Twitter. "Não achei que desencadearia tanta raiva".Foto reprodução Iato é. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os apaixonados por fotografia terão a oportunidade de participar de uma feira totalmente gratuita pensada exclusivamente neles. Trata-se do "Fera Photo Festival" que acontecerá desta sexta-feira, 30, até o domingo, 2, das 10h às 20h, no Fera Palace Hotel, localizado na Rua Chile, em Salvador e reunirá produções de importantes fotógrafos baianos da cena contemporânea.

Com curadoria da galerista Thais Darzé, os presentes terão acesso a livrarias especializadas e a oportunidade de participarem de palestras e trocas de experiências, além de terem contato com imagens impressas em fine art nos 18 estandes onde serão expostas e comercializadas obras de artistas como Adenor Gondim, Akira Cravo, Bauer Sá, Bruno Ribeiro, Moisés Dantas, Adriana Campello, Aramaca, Ana Kruschewsky, Mario Cravo Neto, Christian Cravo e muitos outros.Foto Adenor Gondim.Matéria, A Tarde.


Enquete


PodCast