Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a fotografia 'Abundância', a fotógrafa Paula Fróes conquistou o primeiro lugar no concurso Olhares Inspiradores, promovido pela Canon. A imagem vencedora foi inscrita na categoria Compactas/EOS APS-C, com o tema infâncias, que recebeu 3623 inscrições de profissionais de todo o país. Atualmente, Paula faz parte da equipe de fotografia da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). 

"Esse foi o primeiro banho de Adilson com água em abundância no quilombo Alto do Bonito, em Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Eu fiz em 2010, quando o Governo do Estado entregou três cisternas de produção e de consumo no quilombo. É a fotografia que mais marcou a minha vida, tanto que eu não esqueço o nome do garoto", explica Paula. Com 10 etapas, o concurso é realizado anualmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após quase 30 anos sem uma apresentação teatral no Centro Cultural, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus traz de presente para a população uma programação para celebrar as festas de final de ano e entregar o Centro para uso público. Através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, será apresentada ao público a peça “Auto de Natal”, montada e dirigida por Ícaro Bitencourt e de autoria de João Augusto, com elenco de atores locais selecionados através de audição. 

A apresentação acontecerá nos dias 15, 16, 17, 21 e 22/12, sempre às 20 horas, no Centro Cultural. Além da apresentação, haverá visitação de um presépio montado no Foyer do Centro e aberto ao público no período de 15/12 as 06/01, das 09h às 20h, bem como apresentações de grupos de dança e outras manifestações culturais. Segundo o Prefeito Rogério Andrade, toda a programação é um presente para a população, como forma de agradecimento pela confiança: “Este foi um ano de grandes mudanças e devemos muito ao povo de Santo Antônio de Jesus. Esperamos que desfrutem da nossa programação e que continuemos avançando para transformar a cara da nossa cidade”, finalizou.Ascom Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

Às margens do rio Paraguaçu, em Cachoeira, a abertura do Festival Origens foi marcada pela palestra sobre a história do plantio de tabaco no Recôncavo da Bahia. O momento foi conduzido pelo especialista no mercado de tabaco e bebidas, Cesar Adames, na noite desta quinta-feira (30), no Cine Teatro Cachoeirano.

A presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), Ana Cláudia Mercês, falou da satisfação em realizar um evento sobre charuto, em um território histórico em sua produção. “Esse é um festival piloto, com um grupo seleto, e tem o objetivo de apresentar a qualidade e cadeia produtiva do nosso charuto, que muitas vezes é desconhecida. Além disso, queremos mostrar as harmonizações que o produto pode fazer”, explicou. 

Renato Bergamo viajou de São Paulo para participar do evento e afirmou que está muito feliz em participar da primeira edição do festival. “Acho que é uma iniciativa muito bacana para o setor e é muito legal ver que todas as figuras importantes do segmento estão presentes. A expectativa é aprender bastante nos próximos dias e conhecer mais da nossa cultura, que às vezes olhamos muito para fora e esquece o que temos aqui em nosso país”, ressaltou. 

A abertura contou também com a participação de Walter Lima, o mais antigo funcionário da Dannemann, fábrica tradicional de tabaco na região. Walter respondeu perguntas dos participantes e da imprensa sobre sua história no setor. “Aos 92 anos, fumo quatro charutos todos os dias e minha saúde está ótima. Não tem coisa melhor do que um charuto com um cafezinho”, brincou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

21
Nov
2017

Charge on line

Notícias | postado por: Mascarenhas

Charge on line

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Irlando Oliveira 

Lendo o pequeno grande livro de Joanna de Ângelis - Espírito -, intitulado Vida Feliz, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, nos deparamos com um capítulo denominado “Estuda sempre”, em que a autora nos convida à eterna busca do conhecimento, nos estimulando ao saudável hábito da boa leitura. No referido capítulo pudemos extrair uma frase lapidar, a qual já fizemos constar em dois trabalhos monográficos nossos, pois entendemos ser a mesma perfeita! Ei-la: “O conhecimento é um bem que, por mais seja armazenado, jamais toma qualquer espaço. Pelo contrário, faculta mais ampla facilidade para novas aquisições”. 

Tal axioma estabelecido pela nobre autora nos dá a real dimensão da importância da infinita busca da essência da gnose - conhecimento -, como “ferramental” imprescindível ao auxílio do entendimento das coisas da vida, já que esta é eterna e estua nas várias dimensões e planos. A ignorância representa bloqueio ao nosso progresso como espíritos imortais que somos, obnubilando nossa mente e, via de consequência, nosso raciocínio, pois sempre faltarão dados para formarmos juízo de valor, tornando difícil o entendimento. 

O conhecimento é multifacetado, se nos apresentando nas inúmeras áreas do saber - as quais tangenciam, inevitavelmente, as nossas vidas -, representando conquista nobre para a nossa evolução, considerando que esta se dá tanto no campo intelectual, quanto no moral, favorecendo o avanço da nossa escalada quando logramos ambos os campos, o que representa empreitada por demais difícil, porém não impossível. 

Sábios da antiguidade sempre reconheciam as suas “insignificâncias” ante a busca do conhecimento, considerando que, cada vez que achavam que “sabiam”, percebiam que “muito pouco compreendiam”, fazendo com que o grande filósofo grego Sócrates, por exemplo, sempre dissesse que “só sabia que nada sabia”. Essa era a máxima socrática! O Cristo, por sua vez, teve o ensejo de dizer: “conhecereis a verdade e esta te libertará”, convidando-nos à análise acurada dos fatos, estudando-os detidamente! E complementou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, apontando-nos o rumo a seguir e, naturalmente, a decifrar! 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Você é colecionador? Artista? Apreciador de Arte e Antiguidades? Assim como acontece em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo, Londres e San Telmo, na Argentina, a Feira reúne brechós, lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, discos raros, livros, santos esculpidos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros em um único espaço que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Quem chega, quer logo garimpar aquele item diferente, inusitado ou vintage que sempre desejou encontrar.

Lugares comuns tornam-se inspiradores. 
Siga nossas redes sociais: @feiradearteenatiguidades

SERVIÇO
Evento: Feira de Arte e Antiguidades de Salvador
Atrações: Antiquários, Expositores de Arte, Lojas de Raridades, Brechós, Música.
Local: Praça do Campo Grande 
Horário: das 9h às 16h 
Próxima edição: 03 de dezembro (sempre - 1º domingo do mês) 
Patrocínio: SALTUR e Prefeitura Municipal de Salvador
Apoio: .K Comunicação
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz interpreta Lucinda, mulher ambiciosa que tem dado o que falar na novela da seis, Tempo de Amar
A cara de boa moça pode até enganar, mas a jovem Lucinda guarda uma personalidade ambiciosa e é capaz de passar por cima de tudo para conseguir o que quer. Personagem da atriz mineira Andreia Horta, 34 anos, Lucinda tem dado o que falar na novela das seis, Tempo de Amar, já que é a responsável por separar o casal de mocinhos Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada).

Depois de forjar a morte do jovem português para sua amada, Lucinda está fazendo de tudo para agilizar seu casamento com ele. A documentação necessária para dar entrada no casório chegou na última semana e, para garantir que Maria Vitória não atrapalhe seu sonho, Lucinda vai entregar a ela as supostas cinzas de Inácio, que teria morrido no incêndio do paiol, em São Vital. As cenas vão ao ar na próxima semana.

“Lucinda é uma personagem que me obriga a pensar e agir na direção contrária a tudo que acredito. É um exercício muito grande. Tendo a defender uma comunicação clara e direta, sou honesta. Lucinda mente, articula... Tenho sempre que elaborar o pensamento dela”, conta a atriz Andreia Horta, sobre a experiência de viver sua primeira vilã.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, está promovendo o Novembro Negro, uma série de ações em homenagem ao mês da Consciência Negra. A campanha será iniciada no próximo dia 10 (sexta-feira), na Sociedade dos Artistas, à partir das 19h, com a palestra “As formas de preconceito, Racismo Institucional e Intolerância Religiosa”, ministrada pelo Superintendente da SETRE Alexandro Reis.

Ao longo do mês de novembro, outros eventos serão realizadas pela Secretaria, incluindo Alvorada dos Ojás, ações cidadãs e movimentos culturais. O Novembro Negro foi pensado como meio de valorizar a Cultura Afro e promover a igualdade racial, além de dar visibilidade ao Movimento Negro que atua na cidade.ASCOM Prefeitura de S.A.Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

​Com o intuito de valorizar a história e produção de produtos tipicamente baianos, o 1º Festival Origens será realizado em Cachoeira, a 116 quilômetros da capital baiana. O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e é voltado aos apreciadores da harmonização entre os 4 C da Bahia: café, cachaça, charuto e chocolate. Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, os interessados podem acessar o site do festival.

Banhado pelo Rio Paraguaçu, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é palco de uma história centenária no plantio de tabaco no Brasil. Esse solo rico em cultura, alia-se à características de solo, clima e história, que tornam o protagonista do festival, o charuto baiano, diferente dos demais em qualidade. A união desses elementos, combinada à expertise da forma artesanal e criteriosa de produção, são ingredientes para a receita do sucesso.

O diretor do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco) e um dos organizadores do evento, Marcos Augusto Souza, explica que a Bahia nunca realizou um festival como esse, apesar de ser o local mais antigo do mundo em produção industrial de charuto. “Muito antes de Cuba e República Dominicana, nós já atuávamos nessa produção. Pensando nisso, resolvemos apresentar aos nossos maiores consumidores brasileiros, que estão no eixo Rio-São Paulo, a qualidade da nossa produção, que muitas vezes é desconhecida”, ressalta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia será cenário de mais uma novela da rede Globo, mas uma polêmica está tomando conta dos bastidores antes mesmo da próxima trama das 21h "De Volta Pra Casa" começar. Isso porque, atores baianos estão reclamando de espaço na novela, que tem como uma das personagens principais a atriz Giovanna Antonelli. A Globo descartou inicialmente a escalação de Giovanna por considerar a morena "branca demais" para interpretar uma baiana, mas depois voltou atrás e selecionou a atriz para viver o papel.

Como boa parte das cenas irão ser gravadas em Salvador, artistas baianos se juntaram com o Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, repudiando a Globo por não escolher artistas locais para viver os papeis principais. O texto, que circula nas redes sociais, também conta com a assinatura do Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA) e destaca que os atores baianos merecem destaque na novela, não ficando apenas com "papéis secundários".

07
Nov
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Zop para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ampliar o pensamento sobre o campo da formação cultural foi o objetivo da primeira parte do Seminário de Formação e Qualificação em Cultura, que teve início na manhã desta terça-feira (31), no auditório do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. Com a presença da secretária de cultura Arany Santana, representantes de universidades do estado e dirigentes da SecultBA, o encontro atraiu gestores e agentes culturais de todo o estado. A primeira mesa de debates reuniu a pesquisadora Lia Calabre e a Coordenadora de Articulação do Curso para Elaboração de Planos Municipais de Cultura, Ângela Andrade.

Segundo a secretária de cultura Arany Santana, o seminário tem por objetivo debater sobre o desenvolvimento da cultura a partir do estímulo e da ampliação de programas, cursos e processos rotativos voltados para a formação de agentes culturais. “Formar e qualificar gestores para atuarem nas diversas instâncias é uma das questões fundamentais no sistema de cultura. Nós buscamos aqui cumprir o nosso dever de fomentar este debate, mobilizando representantes e organizações sociais que atuam no campo, além das universidades que vem contribuindo bastante no fortalecimento da relação entre educação e cultura, para participar desta ampliação de diálogo entre a Secult e a comunidade cultural”, declara.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após 1 ano de abertura, a Feira cresce e passa a fazer parte do cotidiano de baianos e turistas.Todo novo evento periódico necessita de tempo pra ganhar corpo e se consolidar. Com a Feira de Arte e Antiguidades de Salvador não foi diferente. A diferença é que ela nem precisou de tanto tempo assim. Em apenas 1 ano, já virou programa habitual das famílias baianas e visitantes da cidade.

Assim como acontece em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo, Londres e San Telmo, na Argentina, a Feira reúne brechós, lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, discos raros, livros, santos esculpidos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros em um único espaço que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Quem chega, quer logo garimpar aquele item diferente, inusitado ou vintage que sempre desejou encontrar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O artista Luís Parras possui um trabalho reconhecido no cinema com direção de arte em vários filmes, como no longa “Tropykaos”, de Daniel Lisboa, e o curta “Joelma”, de Edson Bastos, além de séries como “Insônia”, de Darcy Burguer e “Tabuh”, de Sofia Federico. Atuante do GIA - Grupo de Interferência Ambiental, recentemente retomou sua produção individual e prepara sua primeira exposição marcada para o dia 09 de novembro, na Luiz Fernando Landeiro Galeria de Arte, sob o título Paisagem Corsária, composta com pinturas, objetos, instalações e performances com inspiração no universo da pirataria moderna. A mostra tem a curadoria de Claudia Possa e fica exposta até 18 de fevereiro. 

O interesse por Parras na pirataria surgiu por acaso, quando, no carnaval de 2010 resolveu se fantasiar de pirata, e na procura de um personagem especifico, se deparou com um universo muito intrigante e pouco conhecido, em que descobriu conexões que explicaram melhor a sua formação cultural brasileira. “Portanto, inspirado pela busca de outro ponto de vista de nossa formação, passei a pesquisar personagens ligados ao universo do banditismo, que culminaram em imagens que fundem personagens, paisagens, cartografias, texturas que remetem a historia do Brasil via personagens intrigantes como Diogo Alvares de Souza, o Caramuru, Cosme Fernandes o Bacharel da Cananeia, ou os Bandeirantes, dentre outros “bandidos”, “desajustados sociais”, “marginais”, personagens que seguem instaurando crises e desvios que implodem as normas e condutas aceitas socialmente até os dias atuais”,  acrescenta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A MÁGICA DA ILUSÃO, NO SENTIDO UTÓPICO

A ilusão é um estado de espirito alimentado no sentido de que, por exemplo, uma civilização possa ser vista como ideal, fantástica, imaginária. Trata-se, na verdade, de um plano que, a princípio, parece ser irrealizável. Em suma, um sonho não materializado, um devaneio. Acontece que, no dia a dia, aqui ou acolá, as pessoas se "alimentam" desses sonhos, dessas fantasias, nas diversas esferas.  Faz parte da existência humana, caminhar, sempre em busca da materialização de seus desejos, mesmo que, no fundo, sejam "intangíveis", voláteis.  Todavia, não fossem esses sonhos, não estaríamos, nós todos, a desfrutar de tantas conquistas, de tantos inventos que foram fruto, ao longo da história, oriundos de mentes pródigas que colocaram suas ideias à prova. 

VISIONÁRIOS

A utopia é, convenhamos, o alimento daqueles que, no dia a dia, são tachados como "visionários". Visionários são aqueles que são detentores de ideias inovadoras que eclodem do senso comum ou fruto de experimentos científicos. Para muitos, ideias extravagantes, incomuns e que em momento algum possam ser materializadas. Para eles, as tendências ou conceitos estão a frente do seu tempo. Utópicos, visionários, quando imbuídos de ideias construtivistas e destituídas de oportunismo, são sempre importantes no seio de uma sociedade em transformação. 

ALIMENTADORES DE ILUSÕES (na política, no desporto, na religiosidade...)

Em que pese as críticas, quase sempre "jocosas", que pairam sobre pessoas que, no seio da sociedade, são tachadas como utópicas, visionárias, não poderíamos nos furtar a trazer à baila questões inerentes aos "ALIMENTADORES DE ILUSÕES", encontrados facilmente em todos os rincões do planeta, deste pais e, por extensão, também, em Santo Antonio de Jesus. E esses "mercenários das ilusões" são encontrados nas esferas políticas, esportivas, culturais e religiosas, dentre outras. 

Sempre nos deparamos com pessoas que, "experts" na "arte de ludibriar" utilizando-se de técnicas de persuasão demagógicas, oportunistas, vendem, literalmente, "ilusões" no intuito, unicamente, de saciar seus planos, seus "projetos" de cunho pessoais. Por trás desses planos "miraculosos", geralmente, "engendrados" por esses "sedutores da boa fé", desses artífices, existem propósitos de obtenção de lucros, de vantagens pecuniárias. Felizmente, existem, em todas as áreas, exceções. 

Aqui ou acolá existem "orientadores" que tentam mostrar aos pais que determinados jovens, por exemplo, podem se tornar craques de futebol, lá frente, mesmo sabendo que os mesmos, em que pese treinamentos, não demonstram afinidade, destreza e interesse pelas atividades treinadas. Verdadeiros "pernas de pau". Iludidos, determinados pais, à luz da persuasão protagonizada por esses "treinadores" acabam acreditando e investindo numa modalidade em que os alunos não demonstram habilidade e, o que é mais importante, interesse em aprender, a ponto de (quem sabe), exercerem profissão ou, até mesmo, para o lazer. 

Na esfera político-partidária, acontece a mesma coisa, de forma "draconiana". A maioria dos partidos, no intuito de eleger determinados nomes (geralmente detentores de melhores condições de apoio), utilizam-se de outros nomes apenas "como enchimento de linguiça". Primeiro, para atingir o número de candidatos necessários à legenda e, em segundo, para "alimentar", para servir de "escada" aos nomes que, "a priori", poderáo ser  eleitos com esses votos. Acontece que muitos desses "candidatos gravetos", geralmente, recebem promessas de cargos nas administrações. Diante da ilusão "plantada" de que poderiam ser eleitos, embarcam na "canoa", elegendo nomes para, depois, ficaram a "ver navios". Isso em todos os partidos. 

Mas, afora esses "MERCADORES DA ILUSÃO", a utopia, mesmo que, para alguns, mostre-se intangível, alimenta os anseios dos visionários que veem, por trás do horizonte, por trás das cortinas, a materialização de seus anseios. Consubstanciado nessa premissa, selecionamos a linda música 'PESCADOR DE ILUSÕES" do cantor compositor RAPPA. Na letra ele profetiza: "Se meus joelhos, Não doessem mais...  Diante de um bom motivo, Que me traga fé, Que me traga fé... , Se por alguns Segundos eu observar, E só observar A isca e o anzol...;  O mar escuro  Trará o medo Lado a lado  Com os corais  Mais coloridos... Valeu a pena... Êh! Êh! ...Valeu a pena Êh! Êh!;  Sou pescador de ilusões... . Em que pese os "alimentadores de ilusões de plantão", é possivel, sim, acreditar em nossos sonhos. Portanto, pesquemos nossas ilusões, todavia, com critérios. Inserção de imagens ilustrativas, google. Veja  LETRA completa em LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia 22 de outubro (domingo), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, vai realizar a primeira edição da Mostra Cinema na Praça, com a exibição gratuita de 11 filmes de curtas-metragens. A Mostra, que será iniciada às 18h na Praça Padre Mateus, tem o objetivo de exibir filmes regionais, de gêneros diversos, valorizando a cultura cinematográfica local.

Com a curadoria de Tau Tourinho (Cineasta, Artista Plástico e Visual), o evento vai realizar a exibição e convidados farão comentários sobre os curtas, abrindo espaço também para a participação do público. Outras exibições serão realizadas dentro do Projeto, visando ampliar a Mostra e levar outros tipos de filmes para apresentação pública.ASCOM Saj.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de mais de vinte anos, Santo Antônio de Jesus voltou a realizar um concurso de fanfarras. Neste domingo (15), mais de 2 mil pessoas passaram pela Praça Padre Matheus para acompanhar as emoções de sons e cores do I CONREDESC – Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC (Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural). 
O Concurso realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC em parceria com Associação Cultural de Bandas Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) reuniu entidades de diversas cidades da Bahia como: FANCEP (Castro Alves), Falcões da Ilha (Itaparica), Leões da Bahia (Candeias), BAMAPG (Gandu), FAMCRUZ (Cruz das Almas), Paulo VI (Juazeiro), FANJUCA (Gandu), Olímpica (Dias D’Ávila), BAMUARA (Araci), FANECB (Salvador), FAMJEEF (Itaparica) e FAMUIP (Ipiaú). 
O público também vibrou com a abertura feita pelo Grupo de Dança Valsa Fênix, formado por jovens de Santo Antônio de Jesus. Pelas regras do concurso, a REDESC, fanfarra anfitriã, não participou como competidora. Mas, teve a incumbência de encerrar o concurso, deixando o gostinho de quero mais no público depois de mais de 8 horas de apresentações musicais. 
Durante a premiação, o Regente da REDESC, Zeilton Nery, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal na realização do concurso: 
- “Nossos agradecimentos vão para Prefeitura Municipal, para Secretaria de Cultura, para todos os parceiros que ajudaram a tornar esse dia realidade. Porque por muitos anos a gente tentou e não conseguiu e hoje está aí o nosso concurso. Missão cumprida. ” – Salientou. 
O presidente da ACBFFB, Luiz Fernando, parabenizou a iniciativa do poder público municipal e ao público de Santo Antônio de Jesus que prestigiou o evento do início ao fim. 
- “A Fanfarra é um projeto pedagógico, educacional e social. Parabéns Santo Antônio de Jesus pela sensibilidade de reconhecer a importância das fanfarras.” – Comentou.  
A Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes, agradeceu e parabenizou a REDESC pelo trabalho que realiza, sobretudo, com os jovens de Santo Antônio de Jesus: 
- “A cultura e a música transformam. São as nossas principais armas contra o aumento da violência. Essa é a grande importância de resgatar eventos como o Concurso de Fanfarras. Parabéns, REDESC! Vamos continuar abraçando e incentivando essas causas.” – Destacou.  

*Confira os campeões de cada categoria:* , *Nível Marcial* Olímpica (Dias D’Ávila); *Nível marcial c/ evolução* , BAMUARA (Araci) ; *Nível Musical* , Olímpica (Dias D’Ávila) ; *Nível Musical com evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 2 musical* , FANECB (Salvador) ; *Nível 2 musical c/ evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 3 musical misto* , FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical* ; FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical c/ evolução* , BAMUARA (Araci)  

 

14
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paer para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus preparou uma série de eventos em homenagem ao Dia das Crianças. As comemorações tiveram início na última segunda-feira (9) com a festa do CRAS Quilombola, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SMAS). Na terça-feira (10) foi a vez das crianças do Colégio Madre Rosário II, que participaram de uma atividade promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. No mesmo dia, também teve festa no CRAS Comunidade e no CRAS Nazareth Assis.

 Creche ASA, Santa Madalena e Criança Feliz , através da Secretaria de Assistência Social (SMAS), promove na próxima quarta-feira (11), a festa de Dia das Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Espaço CRIAR. A comemoração acontece a partir das 14h30, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. O Dia das Crianças também será comemorado em outros serviços da SMAS. ASCOM Prefeitura SAJ. 

12
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sinovaldo para jornal NH

11
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aroeira para O Dia e Charge Online

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

urbante, tranças, roupas, literatura. A Festa  Literária  Internacional de Cachoeira (Flica) dedicou o sábado (7) à promoção da igualdade racial. No espaço Educar para Transformar, do Governo do Estado, ocorreram dois lançamentos. “Dia bonito pra chover”, escrito por Lívia Natália, e “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, que tem como organizadores a procuradora do Estado, Cléia Costa dos Santos, e o advogado e professor Sérgio São Bernardo.

Lívia Natália descontraiu. "As pessoas dizem que santo de casa não faz milagre, mas orixá deve fazer, porque graças a Oxum eu estou sempre presente nas programações. E foi muito intenso. Eu não tive uma escritora negra em quem me mirar. O que eu mais ouço são as pessoas dizendo que minha escrita é importante para elas. Temos um público enorme, autores e autoras negras. Hoje mesmo passou muita gente por aqui", observou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

06
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O cantor Tomate passou por apuros na semana passada, ao cair de uma altura de cinco metros. De acordo com informações do Metro1, ele estava em cima de um telhado, tentando pegar um passarinho e caiu. Um vídeo também foi publicado pelo site, mostrando o susto que o baiano levou no dia 29 de setembro. No material aparece o momento da queda do cantor e os hematomas que ficaram nas costas. Rodrigo Mascarenhas, amigo do artista, explicou no vídeo que Tomate tentava pegar a ave, porém desabou. “Ele foi resgatar o passarinho e nasceu de novo”, disse Mascarenhas, ao brincar com a “falta de juízo” do cantor.Bahia Noticias

05
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Genildo para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa deu posse à nova secretária de Cultura do Estado, na tarde desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta passa a ser comandada por Arany Santana, que deixa a diretoria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), e assume o lugar deixado por Jorge Portugal. É a primeira vez que uma mulher está à frente do órgão.
 
“Eu desejo toda a sorte do mundo à Arany, uma mulher sensível, guerreira, que tem a cultura na alma, no coração. Tenho certeza que ela vai reunir todo mundo da cultura, ouvir. E quero agradecer ao nosso ex-secretário Jorge Portugal pelo esforço, trabalho e dedicação ao longo desses meses”, declarou o governador, que defendeu a regionalização da cultura como uma prioridade da pasta. “É a primeira mulher na Secult, negra, e a sugestão que eu dei a ela é que ela consiga ouvir todas as linguagens, todas as áreas da cultura”, completou Rui Costa.

04
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pater para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A nova secretária da Cultura, Arany Santana, demonstrou-se entusiasmada com o novo cargo. Segundo Arany, apesar dos desafios que terá que enfrentar na pasta, a criatividade será um trunfo para driblar o baixo orçamento. "Baixo orçamento não é apenas na cultura. O baixo orçamento existe em todos os estados. Essa é uma luta antiga, que já vem desde o plano federal até o estadual. Mas nós somos criativos e temos feito muito com esse baixo orçamento. Baixo orçamento não é desculpa para não trabalhar, não é verdade?", disse em entrevista ao Metro1, após a cerimônia de posse realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A ex-diretora do Ilê Aiyê acrescentou que irá honrar o título de primeira mulher negra a assumir a secretaria de Cultura. "Olhe bem para mim e imagine o que a gente não pode fazer. A gente faz o que pode na medida das condições, mas a história eu conheço e por conhecer a história eu estou aqui", acrescentou.

03
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ronaldo para O Jornal do Comércio e Charge Online

02
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

01
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

30
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O professor e compositor Jorge Portugal não é mais secretario de Cultura do governo Rui Costa. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Portugal encaminhou, nesta quinta-feira (28), uma carta pedindo exoneração do cargo alegando ”questões pessoais e profissionais”. O substituto do ex-secretário, ainda segundo o governo, será divulgado em breve.

Apesar do pedido de Portugal, na ultima terça-feira, o governador Rui Costa afirmou que faria mudanças no governo ainda nesta semana, mas não citou nomes. "Mas não gosto de anunciar antecipadamente. Só anuncio quando está materializado. Mas essa semana deve ter mais uma mudança na equipe”, disse. Na semana passada, a ex-deputada Jusmari Oliveira (PSD) assumiu o lugar de Fernando Torres na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Matéria, Metro 1. Fotos (Arquivos), Tvsaj.com.br

27
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo (CE) e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Residencial Zilda Arns, o primeiro encontro Coisas de Mulher. O objetivo desta primeira edição é debater a violência doméstica sofrida pela mulher em suas múltiplas formas. Entre as convidadas já confirmadas estão Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude), Fátima Carvalho (SMCTJ), Ana Cláudia (Emprego e Renda), além de uma representante do Núcleo de Atendimento à Mulher da 4ª Coorpin.O evento é uma iniciativa do grupo Movimento de Mulheres com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Juventude (SMCTJ), Assistência Social e Saúde

26
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para A Crítica e Charge Online

25
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sinovaldo para Jornal NH (RS) e Charge Online


Enquete


PodCast