Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo dia 22 de outubro (domingo), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, vai realizar a primeira edição da Mostra Cinema na Praça, com a exibição gratuita de 11 filmes de curtas-metragens. A Mostra, que será iniciada às 18h na Praça Padre Mateus, tem o objetivo de exibir filmes regionais, de gêneros diversos, valorizando a cultura cinematográfica local.

Com a curadoria de Tau Tourinho (Cineasta, Artista Plástico e Visual), o evento vai realizar a exibição e convidados farão comentários sobre os curtas, abrindo espaço também para a participação do público. Outras exibições serão realizadas dentro do Projeto, visando ampliar a Mostra e levar outros tipos de filmes para apresentação pública.ASCOM Saj.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de mais de vinte anos, Santo Antônio de Jesus voltou a realizar um concurso de fanfarras. Neste domingo (15), mais de 2 mil pessoas passaram pela Praça Padre Matheus para acompanhar as emoções de sons e cores do I CONREDESC – Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC (Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural). 
O Concurso realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC em parceria com Associação Cultural de Bandas Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) reuniu entidades de diversas cidades da Bahia como: FANCEP (Castro Alves), Falcões da Ilha (Itaparica), Leões da Bahia (Candeias), BAMAPG (Gandu), FAMCRUZ (Cruz das Almas), Paulo VI (Juazeiro), FANJUCA (Gandu), Olímpica (Dias D’Ávila), BAMUARA (Araci), FANECB (Salvador), FAMJEEF (Itaparica) e FAMUIP (Ipiaú). 
O público também vibrou com a abertura feita pelo Grupo de Dança Valsa Fênix, formado por jovens de Santo Antônio de Jesus. Pelas regras do concurso, a REDESC, fanfarra anfitriã, não participou como competidora. Mas, teve a incumbência de encerrar o concurso, deixando o gostinho de quero mais no público depois de mais de 8 horas de apresentações musicais. 
Durante a premiação, o Regente da REDESC, Zeilton Nery, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal na realização do concurso: 
- “Nossos agradecimentos vão para Prefeitura Municipal, para Secretaria de Cultura, para todos os parceiros que ajudaram a tornar esse dia realidade. Porque por muitos anos a gente tentou e não conseguiu e hoje está aí o nosso concurso. Missão cumprida. ” – Salientou. 
O presidente da ACBFFB, Luiz Fernando, parabenizou a iniciativa do poder público municipal e ao público de Santo Antônio de Jesus que prestigiou o evento do início ao fim. 
- “A Fanfarra é um projeto pedagógico, educacional e social. Parabéns Santo Antônio de Jesus pela sensibilidade de reconhecer a importância das fanfarras.” – Comentou.  
A Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes, agradeceu e parabenizou a REDESC pelo trabalho que realiza, sobretudo, com os jovens de Santo Antônio de Jesus: 
- “A cultura e a música transformam. São as nossas principais armas contra o aumento da violência. Essa é a grande importância de resgatar eventos como o Concurso de Fanfarras. Parabéns, REDESC! Vamos continuar abraçando e incentivando essas causas.” – Destacou.  

*Confira os campeões de cada categoria:* , *Nível Marcial* Olímpica (Dias D’Ávila); *Nível marcial c/ evolução* , BAMUARA (Araci) ; *Nível Musical* , Olímpica (Dias D’Ávila) ; *Nível Musical com evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 2 musical* , FANECB (Salvador) ; *Nível 2 musical c/ evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 3 musical misto* , FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical* ; FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical c/ evolução* , BAMUARA (Araci)  

 

14
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paer para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus preparou uma série de eventos em homenagem ao Dia das Crianças. As comemorações tiveram início na última segunda-feira (9) com a festa do CRAS Quilombola, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SMAS). Na terça-feira (10) foi a vez das crianças do Colégio Madre Rosário II, que participaram de uma atividade promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. No mesmo dia, também teve festa no CRAS Comunidade e no CRAS Nazareth Assis.

 Creche ASA, Santa Madalena e Criança Feliz , através da Secretaria de Assistência Social (SMAS), promove na próxima quarta-feira (11), a festa de Dia das Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Espaço CRIAR. A comemoração acontece a partir das 14h30, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. O Dia das Crianças também será comemorado em outros serviços da SMAS. ASCOM Prefeitura SAJ. 

12
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sinovaldo para jornal NH

11
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aroeira para O Dia e Charge Online

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

urbante, tranças, roupas, literatura. A Festa  Literária  Internacional de Cachoeira (Flica) dedicou o sábado (7) à promoção da igualdade racial. No espaço Educar para Transformar, do Governo do Estado, ocorreram dois lançamentos. “Dia bonito pra chover”, escrito por Lívia Natália, e “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, que tem como organizadores a procuradora do Estado, Cléia Costa dos Santos, e o advogado e professor Sérgio São Bernardo.

Lívia Natália descontraiu. "As pessoas dizem que santo de casa não faz milagre, mas orixá deve fazer, porque graças a Oxum eu estou sempre presente nas programações. E foi muito intenso. Eu não tive uma escritora negra em quem me mirar. O que eu mais ouço são as pessoas dizendo que minha escrita é importante para elas. Temos um público enorme, autores e autoras negras. Hoje mesmo passou muita gente por aqui", observou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

06
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O cantor Tomate passou por apuros na semana passada, ao cair de uma altura de cinco metros. De acordo com informações do Metro1, ele estava em cima de um telhado, tentando pegar um passarinho e caiu. Um vídeo também foi publicado pelo site, mostrando o susto que o baiano levou no dia 29 de setembro. No material aparece o momento da queda do cantor e os hematomas que ficaram nas costas. Rodrigo Mascarenhas, amigo do artista, explicou no vídeo que Tomate tentava pegar a ave, porém desabou. “Ele foi resgatar o passarinho e nasceu de novo”, disse Mascarenhas, ao brincar com a “falta de juízo” do cantor.Bahia Noticias

05
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Genildo para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa deu posse à nova secretária de Cultura do Estado, na tarde desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta passa a ser comandada por Arany Santana, que deixa a diretoria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), e assume o lugar deixado por Jorge Portugal. É a primeira vez que uma mulher está à frente do órgão.
 
“Eu desejo toda a sorte do mundo à Arany, uma mulher sensível, guerreira, que tem a cultura na alma, no coração. Tenho certeza que ela vai reunir todo mundo da cultura, ouvir. E quero agradecer ao nosso ex-secretário Jorge Portugal pelo esforço, trabalho e dedicação ao longo desses meses”, declarou o governador, que defendeu a regionalização da cultura como uma prioridade da pasta. “É a primeira mulher na Secult, negra, e a sugestão que eu dei a ela é que ela consiga ouvir todas as linguagens, todas as áreas da cultura”, completou Rui Costa.

04
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pater para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

A nova secretária da Cultura, Arany Santana, demonstrou-se entusiasmada com o novo cargo. Segundo Arany, apesar dos desafios que terá que enfrentar na pasta, a criatividade será um trunfo para driblar o baixo orçamento. "Baixo orçamento não é apenas na cultura. O baixo orçamento existe em todos os estados. Essa é uma luta antiga, que já vem desde o plano federal até o estadual. Mas nós somos criativos e temos feito muito com esse baixo orçamento. Baixo orçamento não é desculpa para não trabalhar, não é verdade?", disse em entrevista ao Metro1, após a cerimônia de posse realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A ex-diretora do Ilê Aiyê acrescentou que irá honrar o título de primeira mulher negra a assumir a secretaria de Cultura. "Olhe bem para mim e imagine o que a gente não pode fazer. A gente faz o que pode na medida das condições, mas a história eu conheço e por conhecer a história eu estou aqui", acrescentou.

03
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ronaldo para O Jornal do Comércio e Charge Online

02
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

01
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

30
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O professor e compositor Jorge Portugal não é mais secretario de Cultura do governo Rui Costa. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Portugal encaminhou, nesta quinta-feira (28), uma carta pedindo exoneração do cargo alegando ”questões pessoais e profissionais”. O substituto do ex-secretário, ainda segundo o governo, será divulgado em breve.

Apesar do pedido de Portugal, na ultima terça-feira, o governador Rui Costa afirmou que faria mudanças no governo ainda nesta semana, mas não citou nomes. "Mas não gosto de anunciar antecipadamente. Só anuncio quando está materializado. Mas essa semana deve ter mais uma mudança na equipe”, disse. Na semana passada, a ex-deputada Jusmari Oliveira (PSD) assumiu o lugar de Fernando Torres na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Matéria, Metro 1. Fotos (Arquivos), Tvsaj.com.br

27
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo (CE) e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Residencial Zilda Arns, o primeiro encontro Coisas de Mulher. O objetivo desta primeira edição é debater a violência doméstica sofrida pela mulher em suas múltiplas formas. Entre as convidadas já confirmadas estão Dene Cortes (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude), Fátima Carvalho (SMCTJ), Ana Cláudia (Emprego e Renda), além de uma representante do Núcleo de Atendimento à Mulher da 4ª Coorpin.O evento é uma iniciativa do grupo Movimento de Mulheres com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Juventude (SMCTJ), Assistência Social e Saúde

26
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para A Crítica e Charge Online

25
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sinovaldo para Jornal NH (RS) e Charge Online

23
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paixão para O Gazeta do Povo (PR)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após uma trajetória de sucesso, chega a Salvador o espetáculo teatral Manhã, do Grupo Domo, de Brasília. A montagem, que se apresenta na sexta (22) e sábado (23), às 20h, e domingo (24), às 19h, no Teatro Vila Velha – espaço apoiado pela SecultBA através do edital de Apoio a ações continuadas de instituições culturais, do Fundo de Cultura da Bahia –, propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente, para falar sobre as relações humanas e, ao mesmo tempo, lembrar que amor é sempre amor, independente de credo, sexo e tradição.

O conflito entre o mundo como aspiramos e como na realidade ele se apresenta, dá o tom maior do enredo, construído a partir da relação entre dois homens, que se amam e procuram, em um momento crise, compreender-se para reencontrar um vínculo mais duradouro e verdadeiro. A peça se passa durante apenas uma noite na vida desses amantes, uma madrugada repleta de surpresas e decisões até o amanhecer, que traz a luz renovada, a claridade e a possibilidade de se fazer e ser o novo. A relação homoafetiva faz o pano de fundo da trama, mas os temas abordados são universais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após se apresentar ao lado da americana Fergie no Rock in Rio no último sábado (16), a cantora drag queen Pabllo Vittar conseguiu bater uma marca inédita. Ela é primeira artista brasileira a emplacar três sucessos ao mesmo tempo na lista das 5 músicas mais tocadas no serviço de streaming Spotify, o Top 5.  De acordo com o Spotify, a música "Sua Cara", que é uma parceria com Major Lazer e Anitta é o hit mais ouvido por várias semanas. Na segunda e na quinta posição do ranking estão "K.O." e "Corpo Sensual".

22
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo e Charge Online

21
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Adnael para Charge Online

20
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Eder para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade prestigiou neste domingo (17) uma apresentação do Grupo de Dança Valsa Fênix em visita a Praça CEUs durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. O grupo começou com apenas três membros e hoje possui mais de 20 participantes de comunidades como a Avenida Beira Mar, Urbis I e Bairro Irmã Dulce.

Os ensaios fazem parte das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude para requalificar e revitalizar a Praça CEUS. Além da Valsa Fênix, outros grupos como Swing 99 e Hip Hop Na Veia também já estão utilizando as dependências da Praça para realizar suas atividades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o verso "ele tá de olho é na butique dela" ganhou o Brasil. Conhecido nacionalmente, Genival Lacerda também confirmou presença no I Festival de Forró da Chapada. O evento acontecerá em Mucugê, entre os dias 12 e 14 de outubro. 

O evento comemora o aniversário de um dos maiores sanfoneiros/forrozeiros da atualidade, Targino Gondim. Lá estarão também atrações como Tato Fala Mansa, Adelmario Coelho, Estakazero, Jó Miranda, Del feliz, Quinteto Sanfônico do Brasil, Flor Serena, Mestrinho, Renato Borghetti, Cezzinha e Zelito Miranda. Além da programação musical, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. 

No local, novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil. Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o Forró, o baião, o xaxado e o xote. Na programação também contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica e, em todas as noites, shows com Targino Gondim e seus convidados. 

18
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

San Salvador para O Estado de Minas e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de levantar polêmica por trazer Jesus Cristo, nos dias atuais, encarnado na pele de uma mulher trans, o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu foi suspenso por conta de uma decisão judicial. A medida foi tomada pelo juiz  Luiz Antonio de Campos Júnior em caráter de urgência na sexta-feira (15), da 1ª Vara Cível da Comarca de Jundiaí, em São Paulo.

Criada pela dramatuga escosesa e transexual Jo Clifford, peça tem a atriz Renata Carvalho no papel principal da adaptação brasileira e vinha sendo apresentada no Sesc de Jundiaí. A suspensão foi confirmada pelo próprio Sesc em seu site oficial; eles também informaram ter recorrido da decisão..

A suspensão foi aceita após um pedido impetrado pela advogada Virginia Bossonaro Rampin Paiva, que deu entrada ao processo contra o Sesc. Na decição final, o juiz proibiu o Sesc de apresentar a peça na sexta-feira (15) ou em qualquer outra data, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. "As circustâncias jurídicas alegadas (...) corroboram o fato de ser a peça em epigrafe atentatória à dignidade da fé cristã, na qual Jesus Cristo não é uma imagem e muito menos um objeto de adoração apenas, mas sim o filho de Deus", escreve o juiz. O juiz afirma que "não se olvida a liberdade de expressão", "mas o que não pode ser tolerado é o desrespeito a uma crença, a uma religião, enfim, a uma figura venerada no mundo inteiro."

17
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mário para A Tribuna de minas e Charge Online

16
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, apresenta com o cantor e compositor Roberto Mendes o projeto ‘O violão e a palavra’, neste sábado, dia 16, às 19 horas, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. A apresentação faz parte do projeto Escolas Culturais, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação, de Cultura e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. 

A música e a palavra estarão juntas no encontro em que o violão se une à poesia para mostrar a força da arte e da comunicação. A ‘palavra cantada’ mistura recital com músicas provocando o processo criativo dos dois artistas baianos. O acesso ao público de Itabuna será gratuito. O projeto tem como objetivo reunir pessoas que apreciam uma conversa animada. Os temas têm como guia a relação da palavra com a música. 

Além de cantor e compositor, Roberto Mendes também é pesquisador de chula e samba de roda do Recôncavo. Jorge Portugal, secretário de Cultura do Estado, professor de português e literatura, também é reconhecido por seu talento para a poesia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No dia 26 de setembro (terça-feira), às 19h30, o Sesc realiza a 3ª etapa do Sonora Brasil 2017 com o grupo Coco de Tebei (PE). O evento acontece no Teatro do SESC de Santo Antônio de Jesus. A entrada é gratuita. O grupo composto por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco, pratica a expressão cultura denominada ‘coco’. Tebei é o nome dado ao coco cantado e dançado com a intenção de remeter ao trabalho de aplanar o chão de barro. O Coco de Tebei executa três gêneros musicais: o coco, a valsa e o rojão-de-roça, o primeiro tem a função de pisar a terra e o segundo alisar a superfície, o último, rojão-de-roça é um canto de trabalho que obedece a uma estrutura de pergunta e resposta.
Luciene Dias. Orientadora Social. Centro de Atividades Sesc Santo Antônio de Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nany para Charge Online

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em comemoração aos seus 10 anos e como parte das ações do Outubro Rosa, o Projeto Repartir realiza, no dia 10 de outubro, o show Magia Rosa, com o cantor e multi-instrumentista Luiz Caldas, no Teatro Castro Alves. O evento acontece às 21 horas.

Luiz Caldas, mais uma vez, abraça a causa da luta contra o câncer de mama. A ação, coordenada pelo Projeto Repartir e apoio da Clínica AMO, vai arrecadar fundos para o Projeto Cura. Este será o quarto ano em que o artista participa de eventos beneficentes em prol da causa do Outubro Rosa. “Acho importantíssimo que esta causa seja difundida e que as pessoas saibam sobre o diagnóstico precoce. Poder colaborar de alguma forma é muito gratificante”, afirma Caldas. 

Durante todo o mês de outubro, o Projeto Repartir vai realizar ações que chamam a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de informar sobre o autoexame. 

13
Set
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paixão para a Gazeta do Povo e Charge Online


Enquete


PodCast