Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A última noite do Arraiá da Margarida 2019 foi muito animada. O público curtiu e dançou ao som das bandas Lukas e Gustavo, X10 e Acarajé com Camarão. 
O evento que é uma realização da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, aconteceu no Mercado Modelo Municipal de Salinas com área coberta, arquibancadas e muita segurança.
Agradecemos a todos que participaram mais uma vez desta belíssima festa, à Policia Militar (5ª CIPM) e ao Governo do Estado pelo apoio.
#arraiadamargarida2019
#respeiteasminas. Fotos e informações, Ascom Salinas/Agência SINAPSE



Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma das novidades do São João de Santo Antônio de Jesus em 2019, o Festival de Economia Solidária, iniciado no dia 21 chega se encerra nesta segunda-feira (24) com aprovação do público e dos empreendedores que expuseram seus produtos. 
Mais de 30 empreendimentos solidários, de 10 municípios trouxeram para a Praça Multi (Praça da Biblioteca), objetos artesanais confeccionados em couro, renda e cerâmica, e iguarias juninas, além de produtos alimentícios da agricultura familiar local, como: queijo, doce de leite e licor. 
O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da Bahia (Unisol Bahia) e o Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Programação de hoje 24 no São João de Cruz das Almas, Praça Multiuso.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 Programação de hoje 24 no São João de Cruz das Almas.
Circuito Valtercio Cerqueira - Praça Sumaúma.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, realizou ontem (23/06), o 3º Concurso de Quadrilhas Juninas no Arraiá da Margarida 2019. O evento aconteceu na área de eventos do Mercado Modelo de Salinas. A Quadrilha Junina Esmeralda, que é do próprio município Salinas, abriu o evento proporcionado ao público um grandioso espetáculo de cores e muita emoção.
O concurso tem por objetivo chamar a atenção da população para a importância de manter a tradição e celebrar os festejos do ciclo junino, preservando costumes, danças, rituais e crendices populares. 
A campeã do concurso foi a Junina Forró do ABC do município de Salvador.
A Prefeitura de Salinas da Margarida agradece a todos os quadrilheiros e ao público pela presença.

JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Artista local de maior ascensão no cenário musical atual, Joyce França trouxe um show dançante e sacudiu o público na quarta noite do São João em Santo Antônio de Jesus. Com um carisma fora do comum e um repertório de forró raiz, a cantora fez bonito em cima do palco principal. 

O show teve a participação das cantoras Luana Ingry e Fabiana Sampaio, que interpretaram sucessos consagrados de músicos como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Joyce mostrou ao público ainda seus sucessos autorais, como a música de trabalho “Vem se reapaixonar” e “Meu coração zabumba”. Até o prefeito Rogério Andrade subiu ao palco para forrozear com a cantora, mostrando é um show para ninguém ficar parado.  Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A abertura do quarto dia de São João em Santo Antônio de Jesus ficou a cargo da Banda Groove Xote. Com Larissa e Fred nos vocais, a banda conta ainda com o comando de Jack Samba, músico santoantoniense idealizador do projeto Palco Livre e que já revelou vários artistas locais. 

Com um repertório de forró, o show empolgou o público e emocionou Jack, que se apresentou pela primeira vez no Palco Principal. “É uma emoção estar aqui nesta festa grandiosa e representar os músicos da minha cidade. Estou muito feliz”, disse Jack.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de assistir um maravilho espetáculo das quadrilhas juninas, o público permaneceu, para curtir os shows das bandas que animaram a noite no Arraiá da Margarida 2019: Nana Rios, Banda Arte Visual e Alef Moura.
O ambiente familiar foi um dos destaques da festança que ocorreu num clima total de paz e confraternização. O prefeito do município, Wilson Pedreira, participou da festa, juntamente com os secretários e vereadores do município.
Hoje a partir das 21h. tem os shows das bandas Lukas e Gustavo, Acarajé com Camarão e X10. 
#setucsalinas #arraiádamargarida2019 #sãojoão #nordeste
#respeiteasminas. Fotos ASCOM de Salinas da Margarida/Agência SINAPSE



Notícias | postado por: Mascarenhas

  

Forró tradicional, com xote, xaxado e baião. Assim foi o show da banda Forró Menina Bonita, que fechou a terceira noite do São João de Santo Antônio de Jesus. O público fez quadrilha e dançou até a última música, com bastante animação. A dupla de vocalistas interpretou sucessos dos grandes nomes do forró e mostrou a potência das pratas da casa.

A banda gravou recentemente um DVD no Centro Cultural da cidade, com a participação de vários músicos locais. O São João de SAJ ainda terá mais dois dias de festa, com grandes atrações locais e nacionais.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Palco Jackson do Pandeiro (Vila do forró) ficou pequeno no terceiro dia de São João de Santo Antônio de Jesus. O público lotou o espaço e dançou muito forró e arrocha ao som de Ladeira, Bruno Bastos, Jurandy Ramos, Danilo Sales e Os cobras do Nordeste. 

Em um espaço totalmente coberto e com total segurança e conforto, a Vila do Forró é uma ótima alternativa para quem quer desfrutar de música de qualidade de forma mais tranquila, sendo indicado inclusive para quem está com crianças. 

Neste domingo (23), a programação se inicia às 20h, com shows de Didhio Oliveira, Skema Livre, Nana Rios, Wilson Rogério e Verena Lima. 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pela primeira vez no Palco Principal do Melhor São João da Bahia em carreira solo, o cantor Neto Bitencourt agitou a terceira noite do São João de Santo Antônio de Jesus. Com um show marcado pela irreverência, músicas autorais e interpretação de grandes sucessos nacionais, o músico demonstrou uma grande satisfação em se apresentar na sua terra natal.

Ex-vocalista da banda Tio Barnabé, onde atuou por 8 anos, Neto apresentou ao público sua música de trabalho “Tô na esbórnia”, cujo clipe contou com a participação dos humoristas Psiti Mota, Renato Piaba e Dorothy Raniely.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Abrindo a noite do terceiro dia de São João, Jânio Santana trouxe o seu repertório recheado de forrós pé-de-serra para dançar juntinho. O forrozeiro se apresentou no Palco Principal do São João de Santo Antônio de Jesus no último sábado (22).

O público pode acompanhar a nova canção de trabalho do artista, intitulada de “É bom demais”, gravada em parceria com o forrozeiro Santanna O Cantador. Além disso, interpretou outros sucessos de sua autoria como “Ela merece” e “O Sorriso dela”, música que ele compôs para a esposa Ane. O músico interpretou também sucessos nacionais e adaptações de músicas brasileiras para o ritmo de forró.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

só de forró é feito o São João de Santo Antônio de Jesus. Marcado pela mistura de ritmos, O Melhor São João da Bahia trouxe bandas do cenário alternativo para o Palco Chico Science, localizado na Praça Multi (Praça da Biblioteca), nos dias 21 e 22 de junho.

Nos dois dias de AlternaSAJ, se apresentaram as bandas Antigos Imortais, Subsolo 75, Lord Skarf, Zumbeat, Quinta Esquina, Kbça Dinossauro, Samba dos Amigos e o músico Mano Z. O público pode curtir as noites ao som de rock, pop, rap e samba, mostrando que o Melhor São João abraça a diversidade de ritmos e sons.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje a partir das 20h, no Parque Sumaúma, 10 horas de muito forró!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi neste sábado 22/06 a abertura do Grande Rodeio na Vila do Palma. Em sua segunda edição, o evento promete ser ainda melhor.
O rodeio continua neste domingo e terá a grande final na segunda, então se você pôde ir, não perca essa oportunidade de prestigiar esse espetáculo dos peões e suas montarias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como já é tradição no São João de Salinas, a Prefeitura de Salinas da Margarida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou ontem (22-06), o “Forró da Mió Idade” com os diversos grupos de idosos do Serviço de Convivência para a Pessoa Idosa. O arrasta-pé aconteceu no Mercado Modelo de Salinas, as Bandas Arte Visual e Alef Moura e Leo Brito animaram a festa. Muitas comidas típicas foram servidas aos presentes. Teve ainda apresentação de quadrilha e casamento na roça preparado pelos grupos da melhor idade. O Prefeito Wilson Ribeiro Pedreira e a secretária de Assistência Social – Lorena Pedreira, demais secretários e vereadores também participaram da festa, que deu a largada ao Arraiá da Margarida. JAIRO DE BRITO Coordenador de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa quinta-feira, 21, na Praça Sumaúma, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, a abertura de toda uma programação, especialmente elaborada para atender anseios de munícipes,  bem como visitantes do Estado e de outras unidades da federação, com a praça lotada, com um público estimado de cem mil pessoas que prestigiaram a programação que se iniciou às 20h com a "Filarmônica Euterpe Cruzalmense", seguida das apresentações de Dorgival Dantas, às 22h, "Acarajé com Camarão", às 00h e "Saia Rodada", às 02h.Barraqueiros e camelôs não podem se queixar da oportunidade de auferição de renda durante o transcorrer do evento.  

Além dos anfitriões do evento, prefeito Orlandinho, vice Max Passos (também Secretário de Relações Institucionais e coordenador geral do São João), os deputados Robinson Almeida (estadual) e Mário Negromonte Júnior (federal); secretários municipais (dentre eles Felipe Viveiros (Administração e Planejamento), Mário do Jornal (Educação) Aline (Saúde), vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da população

Já na primeira a apresentação musical, Dorgival mostrou porque continua célere no seio da música popular brasileira diante de um público participativo. A banda Acarajé com Camarão, por sua vez, mostrou um repertório que também deixou bastante satisfeito o público presente. Fechando a grande noitada, a Banda Saia Rodada contagiou a todos com um repertório eclético , fazendo com que a grande massa presente pudesse, literalmente, entrar no ritmo da festa. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Vila do Forró, intitulada este ano de Palco Jackson do Pandeiro, é um espaço dentro do São João de Santo Antônio de Jesus dedicado aos artistas locais. As nossas pratas da casa se apresentam em todas as noites do São João, em uma área coberta ao lado do palco principal.  
Na primeira noite (21), o Palco Jackson do Pandeiro contou com as apresentações de Dilma Galvão, Banda Mister Xote, Candeias, Moema e Caetano Galvão e banda Forró Manhoso. Com uma programação que se inicia às 20h, a Vila é um local destinado para quem gosta de curtir um forrozinho da melhor qualidade, além de outros ritmos como arrocha, sertanejo, samba e MBP.   
Na segunda noite de festa se apresentam Ladeira, Bruno Bastos, Jurandy Ramos, Danilo Salles e a banda Os Cobras do Nordeste

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje (22), a partir das 16h, tem forró na Praça Multiuso. Aqui é assim: é forró o dia todo!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ex-integrante da banda Os Tião, Guido Freitas se apresentou na noite do dia 21 de junho no palco principal do Melhor São João da Bahia. Um dos músicos mais tradicionais da cidade, Guido apostou em um repertório bem diversificado para o seu show.

Com participações de Boró da Sarrada e Banda Mania, a apresentação teve forró raiz, arrocha, vaneirão e um pouco de forró eletrônico, em uma mistura perfeita que agradou gregos e troianos. O músico se mostrou muito feliz com a receptividade do público que cantou do inicio ao fim do show. Ascom Prefeitura SAJ.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Lukas e Gustavo colocaram todo mundo para beijar o copo na 2ª noite do São João em Santo Antônio de Jesus. Trazendo um repertório de sertanejo universitário com pitadas de forró, a dupla apresentou a nova música de trabalho “Beijando o copo” e colocou o refrão na boca do público.

Os músicos, que têm mais de 10 anos de carreira, foram destaque no Programa Raul Gil, no quadro intitulado de “Quem sabe canta”, ficando na segunda colocação do reality show musical. Desde então a carreira dos dois vem crescendo, os tornando conhecidos na região como uma das novas promessas do sertanejo. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os amigos Fau, Samir e Zé Raimundo, integrantes da Banda Os Cumpadi, sabem fazer um forró pé-de-serra como ninguém. O grupo se apresentou na noite do dia 21 de junho no palco principal do São João de SAJ, embalando os forrozeiros com uma mescla de forró raiz com canções do cenário musical atual.

Fiéis ao seu estilo e com 13 anos de estrada, Os Cumpadi cantaram seus sucessos como “Só encontrei em Salvador”, “Agora” e “Foi a cerveja”, além de apresentarem a nova música de trabalho “Beijo Doce”. O show contou também com a participação do cantor Jú Oliveira.

Todos os anos a banda faz parte do time de atrações do Melhor São João da Bahia e mais uma vez mostrou o potencial do forró santoantoniense.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começou oficialmente o São João de Cruz das Almas!! Arraiá da Cultura Popular: Festa, Forró e Tradição. Na noite desta sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal realizou a abertura da principal festa junina da Bahia. O Prefeito Orlandinho, o vice-prefeito e Coordenador do São João Max Passos e os secretários municipais estiveram na abertura da festa.

Na primeira noite de show no Parque Sumaúma, aconteceram as apresentações da Filarmônica Euterpe Cruzalmense, do cantor Dorgival Dantas (conhecido como "O Poeta" por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor), do grupo Acarajé com Camarão e Saia Rodada, que liderada pelo vocalista Raí, agitou o público que lotou o Parque Sumaúma.

Neste sábado, na segunda noite de apresentações no melhor São João da Bahia, acontecerá os shows do cantor Santana às 22h, Sarapatel com Pimenta às 0h e Trio Nordestino às 02h.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Paulo Galvão Filho

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Muito arrasta pé, comidas típicas e apresentação das quadrilhas marcaram as comemorações das festas juninas nas escolas de Aratuipe: Escola Cleonice Nunes, Escola Manoel Vitorino e Escola Senhora Santana, creche Nossa Senhora Santana e as escolas da zona rural.

“Os alunos gostam muito dessa festa e de participar das quadrilhas. É sempre muito bom manter acesa a tradição da nossa cultura nordestina.” comentou a secretária de educação Adriana Silva.A Secretaria de Educação parabeniza os diretores, professores, coordenadores, pais dos alunos que organizaram esta grande festa com todo carinho e deseja um excelente descanso neste recesso. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.Fotos Ascom municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Orquestra Amantes da Lyra encerrou  com chave de ouro o primeiro dia de festa do São João de  Santo Antônio de Jesus, nesta quinta-feira 20/06. Presente há mais de 100 anos na cidade, a Orquestra  apresentou clássicos do forró com sanfonas, instrumentos de sopro e bateria, no palco principal.

Nesta sexta-feira (21/06), a festa  receberá no palco principal grandes nomes da música nacional e local Flor do Nordeste, Os Cumpadi, Lukas e Gustavo, Simone e Simaria, Guido Freitas, Dorgival Dantas e Maria Chic.

Neste ano, a Bohemia é a cerveja oficial do São João de Santo Antônio de Jesus,  que também conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Amanhã (21), será o primeiro dia do melhor São João da Bahia! Às 20h, teremos a abertura oficial com a apresentação da Euterpe Cruzalmense. Em seguida, às 22h, Dorgival Dantas; à meia-noite, a banda Acarajé com Camarão e às 02h, fechando a programação, a banda Saia Rodada.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Produção AGÊNCIA UM e ASCOM MUNICIPAL.

RONALDO ANIAS "WELL", Secretário de Cultura, Turismo, Easportes e Lazer, ele que fala sobre o que traz o São João traz de positivo para Cruz das Almas. Ele discorre sobre a importância da cultura popular, forró autêntico e feira da agricultura familiar. Tudo isso contribuindo para robustecer a importância do município no seio da rota turística estadual. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Falta apenas um dia para o melhor São João da Bahia. Vem para Cruz das Almas!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aqui em Cruz das Almas você não precisa esperar a noite chegar pra cair no forró: é festa o dia todo! No circuito Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, teremos várias atrações culturais e muita animação. Na festa da Agricultura Familiar e Economia Solidária você pode adquirir produtos naturais, comidas típicas, quitutes e artesanatos da melhor qualidade. A pedida certa para o seu café da manhã.

Confira a programação!

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

FALTAM TRÊS DIAS PARA O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA!

CRUZ DAS ALMAS TE ESPERA!
#SãoJoãoDeCruzDasAlmas
#ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

#ProgramaçãoMultiuso
Pra quem gosta do forrozinho, mas não quer enfrentar a maratona de shows no Parque Sumaúma, a melhor alternativa é curtir com a família na Praça Multiuso. Confira as atrações que se apresentarão nas tardes de 22 a 24.

#SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

TVE, Agência Um, Ascom de Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agência Um e Ascom de Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agência Um e Ascom de Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Olha que estará dia 21, em Cruz das Almas, no melhor São João da Bahia: SAIA RODADA!  #SãoJoãoDeCruzDasAlmas #ArraiáDaCulturaPopular #FestaForróEtradição #GovernoDoPovo
#PrefeituraDeCruzDasAlmas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O curta-metragem baiano “Necropolis”, gravado e produzido em Juazeiro, no Vale do São Francisco, foi selecionado para a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico (CineFantasy). O evento acontece de 3 a 8 de setembro, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com o objetivo de incentivar, debater e divulgar o cinema e universo. 

A trama sertaneja narra a história de Milena, única sobrevivente de um ambiente devastado por uma infecção. A protagonista precisa lutar para continuar trilhando a sua jornada. O curta de zumbis é uma produção totalmente regional. Foto, divulgação. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O São João é uma festa típica do Nordeste. Evento que se posterga ao longo do tempo mas que, na maioria do municípios, por conta da influência do capitalismo que o levou à massificação, participação de grandes bandas que remetem a grandes dispêndios.E,na maioria dos municípios, contratações de bandas que, em muitos casos,  não tem nada a ver com a tradição junina. E o que fez Cruz das Almas para, em meio à concorrência reinante, sempre em busca de grandes públicos? Simplesmente  a adoção de um posicionamento que tem por escopo resgatar a cultura.

Partindo dessa premissa, colocou como tema "Arraiá da cultura popular: festa, forró e tradição". Tomou uma atitude corajosa no momento em que procura resgatar toda uma tradição reinante no norte/nordeste. Em entrevista, o prefeito Orlandinho realçou a importância desse enfoque. Além do ritmo e da dança, um leque de manifestações como quadrilhas, pau de fita, etc. E a atual administração chegou a mostrar toda essa impetuosidade, desde o Arrastapé Cultural pelas pirncipais ruas do com centro da cidade. Vídeo, Agência Um/Ascom municipal. 

 

 

 


Enquete


PodCast