Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Arte e Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os festejos juninos já começaram para os artistas e grupos culturais locais que agitam a festa em Santo Antônio de Jesus. Na noite desta segunda-feira (9), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, reuniu os representantes da cultura junina local para o lançamento dos editais de Concurso de Música, Festival de Quadrilhas e Contratação de Bandas Locais para as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.  
Como não poderia ser diferente, a noite foi aberta com muito forró: Guido Freitas, Juliano do Acordeon e Zé de Belém formaram uma banda base e convidaram nomes como Wilson Rogério, Joyce França e Jânio Santana para subir ao palco.  

Em seu discurso, a secretária da Pasta, Dene Cortes, falou sobre a importância de pensar a festa de São João como meio de inserção e divulgação dos artistas locais: 
- “É muito importante que o primeiro ato do nosso São João seja voltado para quem faz a cultura de Santo Antônio de Jesus. Ver tantos nomes na plateia aqui esta noite: cantores, músicos, compositores, dançarinos, nos deixa muito felizes. ” – Comentou. 


Ao assinar a autorização para publicação dos editais, o Prefeito Rogério Andrade saudou os artistas locais e falou sobre a expectativa para o São João: 
- “Esse será um São João ainda mais especial porque vamos ter muito o que celebrar. No mês que vem estaremos inaugurando a nossa Policlínica. Hoje conhecemos o resultado da licitação para a requalificação da estrada que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa. No dia 19, estaremos lançando um pacote de R$ 26 milhões em obras. E pelo segundo ano, estamos lançando os editais que foram muito elogiados no ano passado, não só  pela classe artística, mas, também pelo Ministério Público e Tribunais de Contas.” – Comemorou.  
Priorizando a democratização da festa, o Concurso de Música e o Festival de Quadrilha terão premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. Repetindo o sucesso do último ano, o edital para Contratação de Bandas Locais valoriza os artistas da terra e com transparência, mais uma vez, iguala os cachês para quem se apresenta nos mesmos espaços. Os editais serão publicados no Diário Oficial nos próximos dias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude lança nesta segunda-feira (9), 3 editais de cunho cultural para os festejos juninos 2018. Em evento que será realizado às 19h, no Centro Cultural, serão lançados, de um só vez, os editais para Concurso de Música, Festival de Quadrilhas e Contratação de Bandas Locais que se apresentarão nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. O lançamento será aberto ao público e terá a presença de artistas locais, imprensa e convidados. 

Desde o ano passado a gestão inovou ao lançar edital para seleção de bandas locais, além de ter aumentado em mais de 50% o número de apresentações de bandas locais nos palcos principais do São João. O edital para o concurso de quadrilhas foi outra inovação da gestão. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando o samba de roda não era apresentado na cidade frequentemente, ela chegou amando as raízes, a cultura popular e a música ancestral. Vinte anos se passaram, ela retorna com reconhecimento no espetáculo Amadora, que será apresentado no Teatro Castro Alves, como parte das comemorações de aniversário de Salvador e para marcar as duas décadas de carreira de Mariene de Castro. 

“Sou amadora porque ao longo dessas duas décadas tudo o que fiz foi com amor e por amor. Nesse show, volto ao início e apresento coisas que não tinha cantado. Na verdade, conto minha história de vida através das músicas que permeiam essa trajetória”, diz a cantora.

O nome do show foi uma escolha da própria Mariene que,  inspirada numa entrevista de Clarice Lispector feita em 1977, se identificou com a liberdade que ser amadora possibililita. “Na entrevista, Clarice diz que nunca assumiu sua carreira de escritora, pois só escrevia quando queria”, diz, ressaltando que o fato de ter abraçado um gênero popular na sua versão mais ancestral lhe fez resistir, ser livre, sem perder a doçura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher recebeu nesta segunda-feira (26) o ‘Pílulas Dançadas’, projeto de balé do Teatro Castro Alves. Com curadoria artística de Jorge Vermelho, coreografia de Morena Nascimento e coordenação de Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli, o projeto leva, há três anos, arte e alegria para pacientes e hospitais.

Durante a visita ao Hospital da Mulher, os artistas visitaram enfermarias e ambulatórios, onde fizeram apresentações e interagiram com as pacientes. “Me sinto totalmente tocado em trazer arte para um local que é de muita sensibilidade”, contou o bailarino Agnaldo Fonseca.

“O propósito do projeto é vir nesse espaço para poder ter esse momento de interação, de contato humano e a arte promove isso. A arte nos leva para um lugar de sensibilidade, de perceber o outro através da nossa área, que é a dança”, completou Agnaldo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Conceição do Almeida, gestão Ito de Bega/Dilson da Muritibinha, apresentou, na manhã desse domingo, 18, a grade oficial dos festejos de São João 2018. Realizado na sede da Câmara Municipal, o evento contou com apoio da presidência da egrégia casa legislativa, no momento em que cedeu espaço que contou com maciça participação. Com o sloogan "São João do Almeidão", as festividades deverão  acontecer nos dias 22 a 24 de junho e, dentre as atrações, Léo Santana, Tayrone, Felipe Araújo, Devinho Novaes, Unha Pintada, Virgílio, Kart Love, Canários do Reino, Maria Chic, Isaac, Logunedé, Orlandão e Júnior Sampaio.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além de Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice-prefeito), Alan Sanches (Deputado Estadual), Nino de Ozama (presidente da Câmara); secretários municipais Suely Sobral (Saúde), Joanice Santos (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Gláucia Araújo (Assistência Social) e Luiz Almeida (Agricultura e Meio Ambiente); vereadores Bea Brasil, "Oreia", Vinícius da Mombaça, Nino de Ozamá, Dinho e Sukita. Também presentes Maurício Coni (Sup. de Indústria e Comércio), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), e lideranças do município. 

Especialmente convidados, marcaram presenças: EMISSORAS DE RÁDIO: Maércio Almeida(Sultana FM), Humberto Carlos (Rádio Clube FM), Leo Valente (Andaiá FM), Jackson Araújo (Rádio Santa Cruz), Wellington Macedo (Recôncavo FM); BLOGS ; Antonio Mascarenhas e Felipe Mascarenhas (TVSAJ.com.br), Fábio Barriga (Blog de Notícias), Bahia na Web (Humberto Carlos), Léo Valete e Priscila (Blog do Valente), Tatu (Blog do Tatu) e Rede Almeidense.com; JORNAIS: Edy Lima (Jornal Regional), Gildásio Cavalcante e Léo (Infosaj) e Nega Ju (Gazeta do Recôncavo). Integrando a Assessoria de  Comunicações da atual administração municipal, Olivaldo Oliveira (mestre de cerimônia), Toinho Simões (fotógrafo), Bebel (locutor), Jadson Barbosa e Maurício Braga. Representantes da imprensa que, diga-se de passagem, forma muito bem recebidos e colocados em destaque no referido evento. O Prefeito Ito de Bêga garante que a festa está sendo organizada com muito carinho e espera  sucesso de público como no ano anterior, além de movimentar a economia e o comércio local.

Iniciados os trabalhos, apresentação, por parte do prefeito Ito de Bega, de um vídeo enfocando algumas das realizações da atual administração, notadamente as que vêm acontecendo na área de educação e saúde. Logo em seguida, o chefe do executivo fez apresentação de um vídeo com os melhores momentos do São João 2017 para, em seguida, exibir vídeo com as atrações contratadas para as festividades de 2018. O prefeito não economizou elogios ao se referir ao importante apoio do Deputado Alan Sanches a sua administração. Em sua fala, destacou o apoio que será dado aos artistas locais nos três dias do evento. Terminadas as apresentações, todos foram convidados para um saboroso almoço, recheado com iguarias ca culinária local. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito Ito de Bega, ao lado do Deputado Alan Sanches, vice-prefeito e secretária de educação, convidou a imprensa para verificação "in loco" as instalações da Escola , uma das que foram reformadas no município e que já está equipada com novas carteiras e outros equipamentos, maneira a propiciar aos professores e alunos, conforto e segurança. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito discorreu sobre os procedimentos com relação à realização do São João, o envolvimento de todas as secretarias, num trabalho irmanado. Falou, também, sobre as obras em andamento, construção do Hospital Municipal e licitação para início de obras nas Ruas D, F, I e Cícero Sena, no Bairro Maria Passos Coni, dentre outras ações administrativas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Clube dos 100, agora sob nova direção, vem realizando um trabalho não apenas em torno dos associados. Mais que isso, a todos que possam buscar um local confortável, tranquilo e cheio de opções de lazer aos adutos, adolescentes, crianças. E, nesse domingo, a apresentação de Nildo Ladeira, a partri das 11h. Confira. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Admiradores do boxe, entusiastas do cinema nacional e profissionais da imprensa acompanharam, na noite de segunda-feira (12), na UCI Oriente do Shopping da Bahia, em Salvador, a pré-estreia do documentário 'A Luta do Século', que conta a história de uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro envolvendo o boxeador baiano Reginaldo Holyfield e do pernambucano Luciano Todo Duro. 

A produção, que irá estrear em todo o País a partir desta quinta (15), recebeu R$ 547 mil de incentivo do Governo do Estado, por meio do Edital Setorial de Audiovisual oriundo do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Para o diretor do longa-metragem, Sérgio Machado, o edital estimula a produção audiovisual "Esse apoio que recebemos do Governo do Estado foi de fundamental importância. Sem ele, teríamos tido dificuldades para terminar o documentário. Esse edital foi fundamental para que pudéssemos contar a história desses dois gigantes do esporte brasileiro, e é muito importante que ele continue de forma constante, dando suporte a novas produções, porque uma terra que não produz cinema, que não produz memória, é como uma casa sem espelhos, onde as pessoas não podem se ver e se reconhecer". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, esta realizando no período de 12 a 30 de março a exposição “Arte feita por elas”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A exposição, que acontecerá no Centro Cultural, contará com a participação de mulheres artistas de vários seguimentos, entre eles artesanato, artes plásticas, pintura, entre outros.  

O objetivo da exposição é valorizar as artes visuais realizadas pelas mulheres, mostrando que a cidade possui artistas talentosas e que serão reunidas em uma iniciativa inovadora. “As nossas artistas representam uma parte importantíssima na formação da cultura da nossa cidade e vamos reuni-las para mostrar ao público a riqueza que arte feita por elas nos proporciona”, afirmou a Secretaria da pasta, Dene Côrtes. 

A exposição está aberta ao público de 12 a 30 de março, das 10h às 20h, com entrada gratuita.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bailarinos cobertos de lama, com movimentos e passos que evocam os caranguejos, em meio a lama que cobre o solo. No palco, caixas que formam gaiolas humanas. No fundo, em telão, cenas impactantes que reforçam a construção do bicho homem. Trata-de de Cão sem Pluma, mais nova coreografia da prestigiada Cia de Dança Deborah Colker, que está em turnê pelo país. Inspirada no poema homônimo do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999), o espetáculo será apresentado no Teatro Castro Alves neste sábado, 10, às 21 horas, e domingo, 11, às 18 horas.

Trata-se do primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira da Cia de Dança Deborah Colker, que foi criada em 1994 e traz no currículo, entre outros, os espetáculos Velox (1995), Rota (1997) Casa (1999), Nó (2005), Cruel (2008), Tatyana (2011) e Belle (2014). A trupe é patrocinada pela Petrobrás desde 995.

Publicado em 1950, o poema Cão sem Pluma acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. As condições subumanas nas palafitas, a degradação da natureza, a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida dura no mangue e os efeitos da seca são enfocadas no poema que utiliza a metáfora do cão sem pluma para falar do homem despossuído de tudo, do homem caranguejo que se mistura com a lama como uma massa espessa ("Difícil é saber/ se aquele homem/ já não está/ mais aquém do homem”, diz em certo verso a obra cabralina) .

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Adobe tinha uma missão nesse ano: buscar um artista para dar trazer ainda mais vida à sede da empresa para a operação na América Latina, localizada no Brasil, na cidade de São Paulo. A regra era se inscrever compartilhando o portfólio pelo Behance, rede social criativa da marca. Foram 800 inscritos no processo e, depois de muitas análises, o artista selecionado foi Rogério Pedro que estampou sua obra. Confira abaixo como foi concebido o mural:

“A mudança de escritório – fruto de nosso investimento e crescimento na região – precisava vir acompanhada do elemento criatividade, que faz parte do DNA da Adobe. Incentivamos o processo criativo com o auxílio das nossas tecnologias e entendemos que abrir um espaço em nossa sede para um artista seria uma forma de disseminar e fortalecer trabalhos artísticos com o suporte tecnológico”, afirma Gabriela Viana, diretora de marketing da Adobe para a América Latina.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A oficina de xilogravura, que começa nesta terça-feira (6), em Cabaceiras do Paraguaçu, sob a realização da Fundação Hansen Bahia no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), abre a programação comemorativa aos 171 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves (1847-1871). As homenagens incluem dois festivais - a 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves e o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves, que acontecem no sábado (10). Já as premiações acontecem no dia 14, data de nascimento do poeta. Nesse mesmo dia, será aberta a mostra “Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço”.

A celebração do nascimento de Castro Alves é uma iniciativa da Diretoria de Museus (DIMUS) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), responsável pelo Parque, onde nasceu o poeta quando ainda era uma fazenda da sua família, conhecida por Cabaceiras. “O Parque dispõe de exposição permanente com 380 objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, incluindo fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais”, explica a coordenadora do PHCA, a museóloga Diogenisa Oliva.

06
Mar
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iotti para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fevereiro está chegando ao fim, e ainda tem uma programação diversa acontecendo nos Espaços Culturais da SecultBA, na última semana do mês. Estão previstas oficinas de dança, teatro e até clube de leitura. É só escolher o seu favorito, e Ocupe Seu Espaço!

No sábado (24), às 15h, acontece no Centro de Cultura de Alagoinhas, a “3ª Edição do Clube do Livro”, um projeto cultural de incentivo à leitura que reúne pessoas apaixonadas por livros em um encontro mensal para conversar e compartilhar experiências. Uma vez por mês acontece uma votação nas redes sociais do grupo após uma pré-seleção de obras. O escolhido da vez é “O livro dos abraços” de Eduardo Galeano. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

No domingo (25), às 16h30, acontece mais uma edição do "Pôr do Solar" no Cine Teatro Solar Boa Vista. O grupo Vozes do Engenho trará a ancestralidade afro-brasileira, além de mostrar suas belas canções e outras linguagens como dança, teatro e poesias. Trará também discussões sobre diversidade cultural brasileira e diáspora africana, com participação de artistas convidados. A entrada é gratuita com classificação livre.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A  TVE mostrando para o mundo toda uma cultura musical que emerge do carnaval da bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cantora Anitta deu início à sua apresentação no circuito Dodô (Barra-Ondina) nesta sexta-feira (9), segundo dia oficial de Carnaval. Ela comanda o "Bloco das Poderosas", que sai sem cordas. Ao iniciar a apresentação, a carioca prometeu cantar canções famosas na voz de Ivete Sangalo, que este ano não participa da festa por causa da gravidez avançada de gêmeas. "Tô muito feliz de estar aqui hoje. Eu quero começar a esquentar pra vocês. Já que ela não tá aqui, a gente vai homenagear hoje, a gente vai cantar muita [música de] Ivete hoje", prometeu, puxando "Chorando Se foi" - música que na verdade ficou conhecida na voz de Kaoma, mas interpretava há muitos anos por Ivete.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma multidão acompanhou a saída do trio independente de Daniela Mercury, que se apresenta nesta quinta-feira (8) no circuito Dodô (Barra-Ondina). Neste Carnaval, Daniela aposta na música "Banzeiro" e defende a diversidade.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A produtora cultural Paula Lavigne foi entrevistada nesta segunda-feira (5) durante o Jornal da Cidade 2ª Edição da Rádio Metrópole e comentou o imbróglio do pagamento da dívida da Prefeitura de Salvador com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) pelo pagamento dos direitos autorais. Segundo ela, a questão deveria ter sido superada pelo gestor há muito tempo.

"Para nós foi uma decepção muito grande, duvido que o avô dele, ACM, faria alguma coisa parecida. A lei tem que ser para todos. Por que a prefeitura não deve pagar?", declarou a presidente do "Procure Saber", grupo formado por diversos nomes da MPB para debater a indústria musical brasileira.

Ainda de acordo com Lavigne, outros municípios também devem ao Ecad, mas assumem ter o débito, diferentemente do que aponta a administração soteropolitana. "Tem em outros municípios. O governo do Estado estava devendo R$ 90 mil, mas já está pagando. A diferença é que o prefeito ACM neto emitiu uma nota dizendo que achava que ele não devia pagar. As outras prefeituras não negam. Ele dizia que não deveria pagar porque era um evento público. Mas tem toda uma cadeia produtiva e o autor não pode ficar de fora", disse.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o prefeito de Salvador ACM Neto rebater as reclamações da classe artística sobre o pagamento dos direitos autorais, ao afirmar que o caso está judicializado, a Associação Procure Saber, representante da categoria, publicou uma nota, nesta terça-feira (30), para rebater o gestor municipal.

"A Associação Procure Saber, em nome de todos os seus membros e da respeitável parcela da música brasileira que representa, repudia veementemente a posição da prefeitura municipal, que está defendendo abertamente o não pagamento de direitos autorais por eventos financiados com dinheiro público ou não, na cidade de Salvador", diz a nota.

A entidade reafirma, assim como em vídeo publicado nesta semana, que o direito autoral é uma conquista "da classe artística para garantir sua subsistência e impedir o uso oportunista de sua arte".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quando comecei a organizar jornadas fotográficas em 2009 não pensei que o número de viajantes do sexo feminino seria tão superior ao de viajantes masculinos. Mas até mesmo meus modestos números durante os últimos nove anos comprovam: as mulheres viajam bem mais do que os homens – quase três de cada quatro dos meus viajantes são do sexo feminino, uma média de 72%.

Sem cair em generalizações ou clichês, existe um grupo de mulheres maduras e com independência financeira que está muito interessada em conhecer novas fronteiras, entender outras culturas e passar por experiências que talvez não tenha tido oportunidade de viver antes. Enquanto isso, os homens parecem estar mais ocupados com suas realizações profissionais e, se não estiverem aposentados, possuem pouquíssimo tempo disponível (ou até mesmo vontade) para descobrir o mundo. Existem exceções, mas que tendem a confirmar a regra.

16
Jan
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Gabiel Renner para o ZH e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Arte urbana, moderna e jovem! Assim é o grafitaê. Estudantes da rede estadual de ensino do Colégio Central da Bahia, em Nazaré, realizaram uma mostra. A criatividade ganhou cores e formas! Veja no vídeo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mazinho, conhecido popularmente como "O homem do Chapeu", poeta, professor, palestrante (jornadas pedagógicas e outros eventos culturais), ele é referência em Santo Antonio de Jesus e região no que concerne ao exercício da arte e da cultura. E nesse último dia do ano manda sua mensagem aos politicos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a fotografia 'Abundância', a fotógrafa Paula Fróes conquistou o primeiro lugar no concurso Olhares Inspiradores, promovido pela Canon. A imagem vencedora foi inscrita na categoria Compactas/EOS APS-C, com o tema infâncias, que recebeu 3623 inscrições de profissionais de todo o país. Atualmente, Paula faz parte da equipe de fotografia da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). 

"Esse foi o primeiro banho de Adilson com água em abundância no quilombo Alto do Bonito, em Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Eu fiz em 2010, quando o Governo do Estado entregou três cisternas de produção e de consumo no quilombo. É a fotografia que mais marcou a minha vida, tanto que eu não esqueço o nome do garoto", explica Paula. Com 10 etapas, o concurso é realizado anualmente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após quase 30 anos sem uma apresentação teatral no Centro Cultural, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus traz de presente para a população uma programação para celebrar as festas de final de ano e entregar o Centro para uso público. Através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, será apresentada ao público a peça “Auto de Natal”, montada e dirigida por Ícaro Bitencourt e de autoria de João Augusto, com elenco de atores locais selecionados através de audição. 

A apresentação acontecerá nos dias 15, 16, 17, 21 e 22/12, sempre às 20 horas, no Centro Cultural. Além da apresentação, haverá visitação de um presépio montado no Foyer do Centro e aberto ao público no período de 15/12 as 06/01, das 09h às 20h, bem como apresentações de grupos de dança e outras manifestações culturais. Segundo o Prefeito Rogério Andrade, toda a programação é um presente para a população, como forma de agradecimento pela confiança: “Este foi um ano de grandes mudanças e devemos muito ao povo de Santo Antônio de Jesus. Esperamos que desfrutem da nossa programação e que continuemos avançando para transformar a cara da nossa cidade”, finalizou.Ascom Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

Às margens do rio Paraguaçu, em Cachoeira, a abertura do Festival Origens foi marcada pela palestra sobre a história do plantio de tabaco no Recôncavo da Bahia. O momento foi conduzido pelo especialista no mercado de tabaco e bebidas, Cesar Adames, na noite desta quinta-feira (30), no Cine Teatro Cachoeirano.

A presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), Ana Cláudia Mercês, falou da satisfação em realizar um evento sobre charuto, em um território histórico em sua produção. “Esse é um festival piloto, com um grupo seleto, e tem o objetivo de apresentar a qualidade e cadeia produtiva do nosso charuto, que muitas vezes é desconhecida. Além disso, queremos mostrar as harmonizações que o produto pode fazer”, explicou. 

Renato Bergamo viajou de São Paulo para participar do evento e afirmou que está muito feliz em participar da primeira edição do festival. “Acho que é uma iniciativa muito bacana para o setor e é muito legal ver que todas as figuras importantes do segmento estão presentes. A expectativa é aprender bastante nos próximos dias e conhecer mais da nossa cultura, que às vezes olhamos muito para fora e esquece o que temos aqui em nosso país”, ressaltou. 

A abertura contou também com a participação de Walter Lima, o mais antigo funcionário da Dannemann, fábrica tradicional de tabaco na região. Walter respondeu perguntas dos participantes e da imprensa sobre sua história no setor. “Aos 92 anos, fumo quatro charutos todos os dias e minha saúde está ótima. Não tem coisa melhor do que um charuto com um cafezinho”, brincou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

21
Nov
2017

Charge on line

Notícias | postado por: Mascarenhas

Charge on line

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Irlando Oliveira 

Lendo o pequeno grande livro de Joanna de Ângelis - Espírito -, intitulado Vida Feliz, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, nos deparamos com um capítulo denominado “Estuda sempre”, em que a autora nos convida à eterna busca do conhecimento, nos estimulando ao saudável hábito da boa leitura. No referido capítulo pudemos extrair uma frase lapidar, a qual já fizemos constar em dois trabalhos monográficos nossos, pois entendemos ser a mesma perfeita! Ei-la: “O conhecimento é um bem que, por mais seja armazenado, jamais toma qualquer espaço. Pelo contrário, faculta mais ampla facilidade para novas aquisições”. 

Tal axioma estabelecido pela nobre autora nos dá a real dimensão da importância da infinita busca da essência da gnose - conhecimento -, como “ferramental” imprescindível ao auxílio do entendimento das coisas da vida, já que esta é eterna e estua nas várias dimensões e planos. A ignorância representa bloqueio ao nosso progresso como espíritos imortais que somos, obnubilando nossa mente e, via de consequência, nosso raciocínio, pois sempre faltarão dados para formarmos juízo de valor, tornando difícil o entendimento. 

O conhecimento é multifacetado, se nos apresentando nas inúmeras áreas do saber - as quais tangenciam, inevitavelmente, as nossas vidas -, representando conquista nobre para a nossa evolução, considerando que esta se dá tanto no campo intelectual, quanto no moral, favorecendo o avanço da nossa escalada quando logramos ambos os campos, o que representa empreitada por demais difícil, porém não impossível. 

Sábios da antiguidade sempre reconheciam as suas “insignificâncias” ante a busca do conhecimento, considerando que, cada vez que achavam que “sabiam”, percebiam que “muito pouco compreendiam”, fazendo com que o grande filósofo grego Sócrates, por exemplo, sempre dissesse que “só sabia que nada sabia”. Essa era a máxima socrática! O Cristo, por sua vez, teve o ensejo de dizer: “conhecereis a verdade e esta te libertará”, convidando-nos à análise acurada dos fatos, estudando-os detidamente! E complementou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, apontando-nos o rumo a seguir e, naturalmente, a decifrar! 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Você é colecionador? Artista? Apreciador de Arte e Antiguidades? Assim como acontece em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo, Londres e San Telmo, na Argentina, a Feira reúne brechós, lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, discos raros, livros, santos esculpidos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros em um único espaço que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Quem chega, quer logo garimpar aquele item diferente, inusitado ou vintage que sempre desejou encontrar.

Lugares comuns tornam-se inspiradores. 
Siga nossas redes sociais: @feiradearteenatiguidades

SERVIÇO
Evento: Feira de Arte e Antiguidades de Salvador
Atrações: Antiquários, Expositores de Arte, Lojas de Raridades, Brechós, Música.
Local: Praça do Campo Grande 
Horário: das 9h às 16h 
Próxima edição: 03 de dezembro (sempre - 1º domingo do mês) 
Patrocínio: SALTUR e Prefeitura Municipal de Salvador
Apoio: .K Comunicação
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atriz interpreta Lucinda, mulher ambiciosa que tem dado o que falar na novela da seis, Tempo de Amar
A cara de boa moça pode até enganar, mas a jovem Lucinda guarda uma personalidade ambiciosa e é capaz de passar por cima de tudo para conseguir o que quer. Personagem da atriz mineira Andreia Horta, 34 anos, Lucinda tem dado o que falar na novela das seis, Tempo de Amar, já que é a responsável por separar o casal de mocinhos Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada).

Depois de forjar a morte do jovem português para sua amada, Lucinda está fazendo de tudo para agilizar seu casamento com ele. A documentação necessária para dar entrada no casório chegou na última semana e, para garantir que Maria Vitória não atrapalhe seu sonho, Lucinda vai entregar a ela as supostas cinzas de Inácio, que teria morrido no incêndio do paiol, em São Vital. As cenas vão ao ar na próxima semana.

“Lucinda é uma personagem que me obriga a pensar e agir na direção contrária a tudo que acredito. É um exercício muito grande. Tendo a defender uma comunicação clara e direta, sou honesta. Lucinda mente, articula... Tenho sempre que elaborar o pensamento dela”, conta a atriz Andreia Horta, sobre a experiência de viver sua primeira vilã.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, está promovendo o Novembro Negro, uma série de ações em homenagem ao mês da Consciência Negra. A campanha será iniciada no próximo dia 10 (sexta-feira), na Sociedade dos Artistas, à partir das 19h, com a palestra “As formas de preconceito, Racismo Institucional e Intolerância Religiosa”, ministrada pelo Superintendente da SETRE Alexandro Reis.

Ao longo do mês de novembro, outros eventos serão realizadas pela Secretaria, incluindo Alvorada dos Ojás, ações cidadãs e movimentos culturais. O Novembro Negro foi pensado como meio de valorizar a Cultura Afro e promover a igualdade racial, além de dar visibilidade ao Movimento Negro que atua na cidade.ASCOM Prefeitura de S.A.Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por: Gabriela Nascimento

​Com o intuito de valorizar a história e produção de produtos tipicamente baianos, o 1º Festival Origens será realizado em Cachoeira, a 116 quilômetros da capital baiana. O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e é voltado aos apreciadores da harmonização entre os 4 C da Bahia: café, cachaça, charuto e chocolate. Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, os interessados podem acessar o site do festival.

Banhado pelo Rio Paraguaçu, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é palco de uma história centenária no plantio de tabaco no Brasil. Esse solo rico em cultura, alia-se à características de solo, clima e história, que tornam o protagonista do festival, o charuto baiano, diferente dos demais em qualidade. A união desses elementos, combinada à expertise da forma artesanal e criteriosa de produção, são ingredientes para a receita do sucesso.

O diretor do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco) e um dos organizadores do evento, Marcos Augusto Souza, explica que a Bahia nunca realizou um festival como esse, apesar de ser o local mais antigo do mundo em produção industrial de charuto. “Muito antes de Cuba e República Dominicana, nós já atuávamos nessa produção. Pensando nisso, resolvemos apresentar aos nossos maiores consumidores brasileiros, que estão no eixo Rio-São Paulo, a qualidade da nossa produção, que muitas vezes é desconhecida”, ressalta.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia será cenário de mais uma novela da rede Globo, mas uma polêmica está tomando conta dos bastidores antes mesmo da próxima trama das 21h "De Volta Pra Casa" começar. Isso porque, atores baianos estão reclamando de espaço na novela, que tem como uma das personagens principais a atriz Giovanna Antonelli. A Globo descartou inicialmente a escalação de Giovanna por considerar a morena "branca demais" para interpretar uma baiana, mas depois voltou atrás e selecionou a atriz para viver o papel.

Como boa parte das cenas irão ser gravadas em Salvador, artistas baianos se juntaram com o Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, repudiando a Globo por não escolher artistas locais para viver os papeis principais. O texto, que circula nas redes sociais, também conta com a assinatura do Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA) e destaca que os atores baianos merecem destaque na novela, não ficando apenas com "papéis secundários".

07
Nov
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Zop para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ampliar o pensamento sobre o campo da formação cultural foi o objetivo da primeira parte do Seminário de Formação e Qualificação em Cultura, que teve início na manhã desta terça-feira (31), no auditório do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. Com a presença da secretária de cultura Arany Santana, representantes de universidades do estado e dirigentes da SecultBA, o encontro atraiu gestores e agentes culturais de todo o estado. A primeira mesa de debates reuniu a pesquisadora Lia Calabre e a Coordenadora de Articulação do Curso para Elaboração de Planos Municipais de Cultura, Ângela Andrade.

Segundo a secretária de cultura Arany Santana, o seminário tem por objetivo debater sobre o desenvolvimento da cultura a partir do estímulo e da ampliação de programas, cursos e processos rotativos voltados para a formação de agentes culturais. “Formar e qualificar gestores para atuarem nas diversas instâncias é uma das questões fundamentais no sistema de cultura. Nós buscamos aqui cumprir o nosso dever de fomentar este debate, mobilizando representantes e organizações sociais que atuam no campo, além das universidades que vem contribuindo bastante no fortalecimento da relação entre educação e cultura, para participar desta ampliação de diálogo entre a Secult e a comunidade cultural”, declara.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após 1 ano de abertura, a Feira cresce e passa a fazer parte do cotidiano de baianos e turistas.Todo novo evento periódico necessita de tempo pra ganhar corpo e se consolidar. Com a Feira de Arte e Antiguidades de Salvador não foi diferente. A diferença é que ela nem precisou de tanto tempo assim. Em apenas 1 ano, já virou programa habitual das famílias baianas e visitantes da cidade.

Assim como acontece em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo, Londres e San Telmo, na Argentina, a Feira reúne brechós, lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, discos raros, livros, santos esculpidos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros em um único espaço que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Quem chega, quer logo garimpar aquele item diferente, inusitado ou vintage que sempre desejou encontrar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O artista Luís Parras possui um trabalho reconhecido no cinema com direção de arte em vários filmes, como no longa “Tropykaos”, de Daniel Lisboa, e o curta “Joelma”, de Edson Bastos, além de séries como “Insônia”, de Darcy Burguer e “Tabuh”, de Sofia Federico. Atuante do GIA - Grupo de Interferência Ambiental, recentemente retomou sua produção individual e prepara sua primeira exposição marcada para o dia 09 de novembro, na Luiz Fernando Landeiro Galeria de Arte, sob o título Paisagem Corsária, composta com pinturas, objetos, instalações e performances com inspiração no universo da pirataria moderna. A mostra tem a curadoria de Claudia Possa e fica exposta até 18 de fevereiro. 

O interesse por Parras na pirataria surgiu por acaso, quando, no carnaval de 2010 resolveu se fantasiar de pirata, e na procura de um personagem especifico, se deparou com um universo muito intrigante e pouco conhecido, em que descobriu conexões que explicaram melhor a sua formação cultural brasileira. “Portanto, inspirado pela busca de outro ponto de vista de nossa formação, passei a pesquisar personagens ligados ao universo do banditismo, que culminaram em imagens que fundem personagens, paisagens, cartografias, texturas que remetem a historia do Brasil via personagens intrigantes como Diogo Alvares de Souza, o Caramuru, Cosme Fernandes o Bacharel da Cananeia, ou os Bandeirantes, dentre outros “bandidos”, “desajustados sociais”, “marginais”, personagens que seguem instaurando crises e desvios que implodem as normas e condutas aceitas socialmente até os dias atuais”,  acrescenta. 


Enquete


PodCast