Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Esporte e lazer

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 09, no auditório do Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, a segunda edição do evento "MELHORES DO ESPORTE 2017", protagonizado pelo professor e esportista Március Pirôpo que, diga-se de passagem, compôs a mesa ao lado da professora Norma Lúcia Assis (empresária através do Colegio Novo Espaço), Bernardo Júnior (contabilista, desportista, formado em ciências contábeis) e Adelice Peixoto (Professaora, diretora da escola maria augusta, na Urbis 1, professora de capoeira) e Március Piropo (atleta, professor de karatê).

O evento foi iniciado com as palavras iniciais proferidas pelo organizador do evento, Március Pirôpo que agradeceu a todos pelas presenças e apoio às pessoas que contribuíram para a realização desse grande encontro esportivo. Em seguida as palavras proferidas pelos demais integrantes da mesa, professoras Norma Lúcia e Adelice Peixoto que, além de enaltecerem a importância do evento, não economizaram adjetivos à iniciativa de Március Pirôpo, ao trazer à baila tantos nomes que vêm, no dia a dia, cada um à  sua maneira, contribuindo para o desporto que é, insofismavelmente, uma das vertentes para que muitos jovens deixem de se enveredar pelo caminho das drogas e, em consequência, da violência. 

Em seguida, coube às apresentadoras Gabriela e Jessiane (Agência de Publicidade Muito Mais) e à modelo, top model em Salvador, procederem a entrega dos diplomas e troféus "Oscars" às pessoas que, durante o ano de 2017 e (para várias, durante anos), vem contribuindo para o desporto no município e região. Na animação musical, os acordes de Beatriz Menezes e Banda, com apoio do músico Otacílio Lima que forneceu todo equipamento a custo zero. 

Além das personalidades que receberam premiações (conforme relação em  "Leia Mais"), participação, também de nomes como Jairo da Roupa Nova (ao lado de familiares), Dra. Vilma (médica esteticista, ao lado do esposo Dr. Thênisson Reis), Vereador Cao de Dodô, esportista Derlan. Destacar apoio logístico da Toldos Fácil (forneceu equipamentos para painel), Hotel Antonius Imperial (cedeu espaço a custo zero), Roupa Nova (contribuiu com vestidos para apresentadoras, através da loja Mason), apoio pessoal de Abel Caldas, Rafael Caldas, Derlan, Cao de Dodô. 

Um evento suntuoso (em que pese a simplicidade e falta de mais recursos), organizado e que se notabilizou, principalmente, pela alegria, pela satisfação de tantas personalidades que sempre deram, continuam fazendo-o, todo um esforço em torno do desporto, em todas as vertentes, numa demonstração inequívoca de que quando há boa vontade e comprometimento, as coisas, literalmente, podem acontecer. Fica evidente que, antes de tudo, é preciso que cada um de nós (e todos) possa (ou possamos) entender que toda e qualquer contribuição em prol da formação do cidadão, seja física, seja cultural, é importante numa sociedade em que as diferenças socioeconômicas são gritantes. 

E a Tvsaj, uma das homenageadas com o "Oscar", na categoria imprensa, não apenas se regozija diante dessa deferência. Mais que isso: infla-se da necessidade e dever de continuar nessa trajetória de apoio àqueles que, de uma forma ou de outra, buscam um lugar ao sol. Àqueles que, em meio às dificuldades reinantes, esforçam-se para, passo a passo, galgar novos horizontes em busca de vitórias..."mesmo que essas não venham acompanhadas de medalhas ou trofeus. 

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS e algumas FOTOS, em "LEIA MAIS". Veja TODAS as FOTOS (559) através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br).  DIVULGAREMOS VÍDEOS NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O professor Nilson Almeida, que já conta com 18 anos de jiu-jitsu, graduou seu meu primeiro faixa preto (Edson Santos), em evengto ocorrido no colegio José Marcelino, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano.  Aproveitando o ensejo, agradece a parceria com os professores  professor Anderson (boxe) Diego (capoeira).De parabéns, portanto, por realizar um trabalho meritório e que tem por escopo desenvolver o desporto que, além do aprimoramento físico, contribui para a retirada de muitos jovens do caminho das drogas e, por extensão, da violência.  Material enviado via e.mail. Veja mais fotos em LEIA  MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), que institui o Dia de Incentivo ao Ciclismo no Estado da Bahia, a ser comemorado anualmente no dia 14 de abril. De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de estimular a prática, promover debates e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, além de motivar soluções inovadoras de gestão pública.

“A bicicleta tem sido utilizada como modalidade de transporte por milhões de pessoas em todo o mundo. Sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e gestores públicos dos benefícios da prática do ciclismo é fundamental para a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas. Promover o uso da bicicleta é também promover a democracia e a igualdade social. Uma cidade com um bom planejamento cicloviário garante a qualquer cidadão em uma simples bicicleta os mesmos direitos de ir e vir”, explica Tavares, autor da matéria. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos dias 09 e 10 de dezembro, Santo Antônio de Jesus sediará a terceira etapa da Copa Bahia de Motocross, competição que entrou para o calendário da modalidade esportiva no estado. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, o torneio será disputado em uma pista construída especialmente para o evento, localizada na Rua da Corrida, no Bairro São Benedito.

Os pilotos poderão se inscrever nas categorias: Nacional Amador, Nacional, Nacional Over, Nacional Pro, Trilheiro Nacional, Trilheiro Importada, MX-1, MX-3, MX-4, MX, Amador e Mirim. As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir das 14h do sábado (9), onde serão realizados os treinos livres. A competição será iniciada no domingo às 10h, com a participação especial do piloto sergipano Rodrigo Lama, único nordestino a ter um título de campeão brasileiro, além da participação de pilotos dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Sergipe. A entrada para assistir ao evento é de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para o centro de recuperação APRISCO e para as creches administradas pelos Homens de Fé. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O vidente Carlinhos, que ficou conhecido ao prevê a queda do avião do clube da Chapecoense em 2016, fez novas previsões para 2018. No texto, ele diz que não será em 2018 que o Brasil será hexacampeão mundial, e que Neymar sofrerá uma grave lesão que o deixará fora dos gramados por cerca de 7 meses. Além disso, informou que o atleta irá retomar o relacionamento com a atriz Bruna Marquenize e que ela engravidará. Vale lembrar que Carlinhos previu também a contusão de Neymar na Copa do Mundo em 2014 e derrota de 7 a 1 do Brasil para Alemanha.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Bahia e São Paulo ficaram no empate de 1 a 1 neste domingo (3), no estádio do Morumbi, na capital paulista, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Brenner abriu o placar do jogo para os donos da casa e Eder igualou o marcador. Com o resultado, o Bahia encerrou sua participação no certame nacional na 12ª colocação, ao somar 50 pontos. Com a mesma pontuação, o São Paulo ficou logo atrás dos baianos por ter menor saldo de gols. Apesar de ter sonhado, mas não conseguir beliscar uma vaga na Libertadores, o Esquadrão de Aço ficou com uma das vagas na Copa Sul-Americana do ano que vem. Além do torneio internacional, o Tricolor baiano terá as disputas do Campeonato Baiano, Brasileirão e Copa do Brasil, entrando apenas nas oitavas de final, por ter vencido a Copa do Nordeste desta temporada. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O zagueiro Wallace desabafou, em entrevista à Rádio Metrópole, após a derrota do Vitória por 2 a 1 para o Flamengo, no Estádio do Barradão, na tarde deste domingo (3). Apesar da derrota, o Leão se manteve na Série A do Brasileirão, graças à uma combinação de resultados. O jogador ainda criticou o desempenho do time durante o campeonato.

“Estou feliz porque o time se manteve na Série A, mas tem muita coisa para ser mudada no Vitória. A gente sabe o que tem que mudar. O Vitória não pode se permitir perder um turno todo, como perdeu, para estar assim. A gente passou por isso no ano passado. Se não fosse a Chapecoense, a gente estava rebaixado. Fico feliz porque ficamos na Série A. O time tinha 12 pontos, somou 43, mas poderia ter sido mais tranquilo. Foi com os jogadores deles que o Vitória se salvou. Porque fizeram merda aqui, todo mundo sabe. Todo mundo sabe. Quem fez sabe”, criticou.Metro 1

 
 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente do Esporte Clube Vitória, Agenor Gordilho, comemorou a permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro, mesmo após o time perder por 2 a 1 para o Flamengo neste domingo (3), no Barradão. Na oportunidade, o cartola desconversou sobre ser candidato à presidência do Rubro-Negro. "Cheguei aqui com 12 pontos, encontrei um grupo disperso, sem concentração, demos motivação, esse elenco deu resposta. Dos 11 jogos fora de casa, vencemos seis, empatamos quatro e só perdemos um. Hoje a gente está comemorando a Série A. Era um grupo sepultado, jogamos com o tim e desfalcado hoje, Deus sabe fazer justiça", ressaltou em entrevista à Rádio Metrópole. 

"Eu sou candidato a comemorar hoje a permanência do meu time na primeira divisão. Não vou tomar minha decisão hoje [sobre ser candidato à reeleição para presidente]. Hoje eu quero comemorar, estou alegre. A torcida rubro-negra pode fazer festa hoje", completou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em uma noite ruim para os lutadores brasileiros, José Aldo não conseguiu recuperar o título da categoria peso-pena na revanche contra o americano Max Holloway, em combate do UFC 218 realizado na madrugada deste domingo, na Little Caesars Arena, em Detroit, Estados Unidos.

Holloway, que havia nocauteado o lutador manauara no confronto anterior, ocorrido em junho deste ano no Rio de Janeiro, obteve a vitória por nocaute técnico no terceiro round e manteve o cinturão da categoria no principal campeonato de MMA do mundo.

Aldo havia conseguido a oportunidade de enfrentar novamente o rival na disputa ao cinturão depois da lesão de Frankie Edgar, mas Holloway foi dominante e obteve uma vitória contundente. As únicas derrotas de Aldo desde 2011 haviam sido justamente para Conor McGregor e Max Holloway.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Enquanto houver alguma chance, o Bahia tem que lutar. É assim que o zagueiro Tiago encara a partida deste domingo, 3, às 16h, contra o São Paulo, no Morumbi, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. “Temos objetivos que a gente ainda pode conquistar. Vamos ao Morumbi para vencer o São Paulo. Não temos mais nada a perder”, contou o zagueiro.

Com possibilidade de conquistar uma vaga na pré-Libertadores – precisa ficar em oitavo lugar; ou na nona colocação, e torcer para o Flamengo ser campeão da Sul-Americana –, o Esquadrão tem de vencer seu duelo e secar Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG (confira a tabela de classificação).Além disso, o Bahia, atual 11º colocado com 49 pontos, pode conquistar seu melhor posicionamento no Brasileirão na era dos pontos corridos, superando o 12º lugar de 2013, com 48 pontos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para o volante Uillian Correia, a Copa do Mundo já começou e está perto da sua final. Ela será no domingo (3), às 16h, no Barradão. No duelo do Vitória contra o Flamengo, o que está em jogo é um 2018 de mais tranquilidade ou não para o volante.“Sabemos da importância desse jogo de domingo. Vale a permanência na Série A e é uma final de Copa do Mundo para nós, jogadores do Vitória”, afirma Correia. “Temos que encarar o time do Flamengo como encaramos a Ponte Preta na ‘batalha de Campinas’, como Mancini definiu. Só com esse espírito para conquistar nossa permanência”, completa.

Para o volante Uillian Correia, a Copa do Mundo já começou e está perto da sua final. Ela será no domingo (3), às 16h, no Barradão. No duelo do Vitória contra o Flamengo, o que está em jogo é um 2018 de mais tranquilidade ou não para o volante.“Sabemos da importância desse jogo de domingo. Vale a permanência na Série A e é uma final de Copa do Mundo para nós, jogadores do Vitória”, afirma Correia. “Temos que encarar o time do Flamengo como encaramos a Ponte Preta na ‘batalha de Campinas’, como Mancini definiu. Só com esse espírito para conquistar nossa permanência”, completa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Fifa realizou nesta sexta-feira (1°), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018. A Rússia, que estava no pote 1 por ser a anfitriã do torneio, ficou no Grupo A ao lado de Arábia Saudita, Egito e Uruguai. O jogo de abertura entre russos e sauditas, no dia 14, será em Moscou. A seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra Sérvia em Moscou, dia 27 de julho.

Atual campeã do mundo, a Alemanha caiu no Grupo F ao lado de México, Suécia e Coreia do Sul. Os alemães podem enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Para isso acontecer, basta que um fique em primeiro e outro em segundo em suas respectivas chaves. 
A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Ao todo, 11 cidades receberão os jogos da competição. Moscou, a capital do país, terá dois estádios no torneio: o estádio do Spartak e o Luzhnik. Ele receberá sete jogos: a abertura e mais três na primeira fase, uma partida de oitavas de final, uma semifinal e a grande decisão. As informações são do GE.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Fifa sorteia nesta sexta-feira (1º) os grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e o presidente do país, Vladmir Putin, garantiu  blindagem total aos dirigentes convidados. O sorteio das chaves acontece no Palácio do Kremlin, às 13h (horário de Brasília).

O sorteio vai determinar o três primeiros adversários que o Brasil precisará derrotar para realizar o sonho do hexacampeonato. A partir do resultado desta sexta, a CBF vai montar seu plano definitivo para os próximos seis meses, inclusive com a escolha de amistosos contra seleções similares aos adversários. Cabeça de chave, o Brasil pode pegar já nesta primeira fase com fortes seleções, como a Espanha ou a Inglaterra, além de outras delegações perigosas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O torcedor do Grêmio pode soltar o grito, pois o Tricolor Gaúcho é tricampeão da Copa Libertadores. Dentro do estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, na Argentina, a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho não teve problemas para vencer o Lanús no segundo jogo da final da competição nacional, realizado na noite desta quarta-feira (29). Fernandinho, com um chute forte após uma arrancada, Luan, com um toque sutil de categoria sobre o goleiro Andrada e Sand, cobrando pênalti, fecharam o placar em 2 a 1, decretando a soma dos dois jogos finais em 3 a 1. Garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que começa em dezembro, o Grêmio atuou com a seguinte formação: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Bressan (Rafael Thyere) e Cortez; Jailson, Arthur (Michel), Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Cícero). Já o Lanús do técnico Jorge Almirón atuou com Andradda; Gómez, Herrera (Moreno), García e Velázquez (Denis); Marcone, Martínez e Pasquini; Silva (Rojas), Sand e Acosta. O Grêmio volta a jogar no próximo domingo (3), contra o Atlético-MG, no estádio Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que agora conta com mais uma vaga para a Libertadores de 2018.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Lanús nunca foi um gigante do futebol argentino, longe disso. A equipe, que conquistou no ano passado seu segundo título argentino e hoje disputa uma inédita final de Libertadores, é obra de Jorge Almirón, o treinador exaltado pelo flamenguista Mancuello, inspirado em Guardiola e que está a um passo de escrever o capítulo mais bonito da história de seu clube.

O Lanús desta temporada lembra o Grêmio: é um time que não se agarra a craques, pois se destaca pelo coletivo. O sucesso do trabalho de Almirón depende da dedicação e da vontade dos atletas de aprender. O time ‘granate’ é o que mais troca passes na Libertadores, com uma média de 407,5 toques certos por jogo.

Apesar do impacto proporcionado pela campanha de destaque, essa equipe do Lanús mantém a identidade humilde. Jorge Almirón declarou que seu time não usa drones, em referência ao adversário da final, o Grêmio, que espionou treinamentos de rivais durante o ano de 2017.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade e o Governador Rui Costa assinaram na tarde desta segunda-feira (27), em Salvador, dois convênios que beneficiam o segmento de Esportes e Lazer em Santo Antônio de Jesus. Com as assinaturas ficam autorizadas a requalificação do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz e a construção de uma pista de atletismo semi-olímpica no 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, dois antigos pleitos dos esportistas do município. 
Após a celebração dos convênios, o Prefeito Rogério Andrade comemorou a conquistas para o Esporte local: 
- “É um momento de muita alegria. A requalificação do nosso Ginásio e a construção de uma pista de atletismo vão beneficiar não só os nossos esportistas, mas, toda a população. Vamos conseguir atrair mais jovens para os Esportes, para a sala de aula e assim ajudar a formar os futuros campeões que vão representar Santo Antônio de Jesus nos pódios por todo o mundo.” – Destacou. 
Acompanharam o ato o Secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, os Vereadores Tom, Uberdan, Cristiano Sena, Altemir, Cal de Dodô e Pedro de Têca e os desportistas Tino Alves, Peixoto, Ronaldo e Gilson.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nos últimos dias 24, 25 e 26 de novembro, três atletas representaram Santo Antônio de Jesus no Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional, disputado em Campina Grande – PB. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os representantes conquistaram diversas medalhas e foram classificados para o campeonato mundial, que acontecerá em 2018 na Europa.

Os atletas campeões foram: Wellington Nathan Andrade, 18 anos, Medalha de Ouro na categoria Kata; Kauã de Jesus, 11 anos, Medalha de Ouro na categoria Kata e Medalha de Prata na Categoria Kumitê; e Marcius Pirôpo, conhecido como CQC, 39 anos, Medalha de Ouro na Categoria Kata e Medalha de Prata na Categoria Kumitê.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Torcedor pontepretano: daqui alguns anos, quando seu filho ainda garoto quiser puxar papo sobre o dia que a Macaca foi rebaixada para a Série B do Brasileiro em 2017, você pode até tentar uma ou outra explicação diferente para a história. A Ponte Preta vencia um concorrente direto por 2 a 0, com menos de 20 minutos de jogo, diante de mais de 12 mil torcedores. Vencia não, a-tro-pe-la-va um rival atordoado em campo. Até que um gesto absolutamente desnecessário (para não usar outro adjetivo) pôs tudo a perder.
Tudo bem, o futebol é coletivo e a Ponte só foi rebaixada no domingo por causa de uma série de graves problemas em toda a campanha. Mas o que fez Rodrigo, um jogador de 37 anos e passagens em grandes clubes e na Europa, é indefensável.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na despedida do Bahia da Fonte Nova na temporada, o tricolor não conseguiu quebrar o tabu de nunca ter vencido a Chapecoense e foi derrotado pelo time catarinense por 1x0. O único gol da partida foi marcado por Wellington Paulista, ainda no primeiro tempo. O resultado deixou o tricolor na 11ª colocação, com 49 pontos. 

Antes da bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia na Fonte Nova, que completou dez anos neste sábado (25), e também aos mortos do acidente aéreo da Chape na Colômbia, que completa um ano no dia 29. No telão do estádio, imagens das vítimas foram exibidas. Cria da base tricolor, o ex-atacante Ananias foi ovacionado pela torcida.

Quando a bola rolou, foi a Chapecoense que começou mostrando as garras. Com apenas três minutos, Wellington Paulista invadiu a área e tocou de biquinho, mas o goleiro Jean fez a defesa. A resposta do Bahia veio com Zé Rafael. Depois da boa jogada de Juninho Capixaba, o meia recebeu de frente e mandou chute forte, que passou ao lado direto da trave de Jandrei. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O zagueiro Pablo está chateado por não poder participar da festa do Corinthians neste domingo, no jogo contra o Atlético-MG, às 17h, em Itaquera, que marcará a entrega da taça de campeão brasileiro ao Timão.
Emprestado pelo Bordeaux, da França, ele não chegou a um acordo de renovação com o Corinthians e, desta forma, não atuará mais pelo clube.
Em rápido contato com o GloboEsporte.com, o jogador de 26 anos disse que falará sobre sua saída "na hora certa", mas lamentou ficar fora do momento de comemoração.
– Falaram que não tinha clima para eu ir. Joguei o ano todo, dei a vida pelo clube, parece que esqueceram o que fiz – lamentou o jogador.

Campeão paulista e brasileiro, Pablo seria comprado pelo Timão e teria um contrato de quatro temporadas. A diretoria do Timão, porém, não chegou a um acordo comercial com o agente Fernando César. Ele pedia um adiantamento de 40% no valor integral das luvas no ato do acerto. Segundo a diretoria do clube, os valores exigidos pelo estafe do zagueiro eram impagáveis.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante este mês, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio realizou através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude a campanha Novembro Negro, em homenagem ao mês da Consciência Negra. Durante a campanha foram promovidas palestras, caminhadas, apresentações culturais, dia de cidadania e a Alvaroda dos Ojás, ocorrida na manhã desta sexta-feira (24), como uma mensagem de paz do povo do Axé.

Para encerrar as festividades e homenagens, será promovido nos dias 24 e 25 o I Caposaj – Encontro de Capoeiristas de SAJ, com abertura às 18h no Centro Cultural. O evento será iniciado com a palestra “A Trajetória da Capoeira no Brasil”, ministrada pelo antropólogo Olímpio Serra. Após a palestra, apresentação musical com a cantora Graça Onasilê, ex-vocalista do bloco Afro Ilê Aiyê, numa demonstração do show “Canto para as Iyabás”, além de performance do artista Marcos Borges. Finalizando a noite, serão destinadas homenagens a personalidades que fazem parte do Movimento Negro na cidade e será celebrado o dia estadual e municipal dos sacerdotes e sacerdotisas de Matriz Africana. 

No dia 25 (sábado), a partir das 16h, o encontro contará com rodas de capoeira, aulão, oficinas e workshops sobre o tema, que serão realizados em frente ao Centro Cultural, finalizando o evento e a campanha Novembro Negro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral, fortalecendo e promovendo a cultura negra no município. 

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Fechada aos domingos e feriados com o objetivo de levar a população de Salvador a ocupar as ruas, a Avenida Magalhães Neto, na Pituba, só tem dois defeitos: a falta de sombras e o excessivo calor causado pela temperatura do asfalto e pela cercania de prédios, o que causa um ʹefeito fornoʹ. Em horários em que a incidência solar é mais intensa, a prática de atividades físicas, o passeio de bicicleta e a caminhada com animais de estimação acabam ficando comprometidas. Segundo o titular da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, apesar da boa aceitação dos soteropolitanos com a iniciativa, não há uma previsão de plantio de árvores no local para melhorar a experiência daqueles que utilizam a avenida para o lazer. 

"A Magalhães Neto é uma via que tem muitas faixas e ela não foi pensada para as pessoas caminharem. Hoje é usada aos domingos. Mas se você for olhar, em direção a orla, se você olhar do lado direito, ela é muito arborizada. A gente plantou algumas árvores a mais, inclusive próximo à área que a gente chamava de ʹFavelinhaʹ, alguns bares que tinham ali", disse em entrevista ao Metro1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último sábado (18), a Praça Padre Matheus recebeu 39 jogadores para participarem do Torneio Relâmpago de Xadrez Capital do Recôncavo.  O evento foi realizado pelo Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Os campeões do torneio foram: 1º Lugar geral – Paulo Jatobá (Salvador); Melhor de SAJ – Pedro Luiz M. Barreto; Melhor feminino – Mariana Argôlo Santana (SAJ); Melhor Veterano – Antônio Pereira Oliveira, 61 anos (São Félix); Melhor sub 16 – Ruan Kélvin (Paulo Afonso); E melhor sub 12 – Gabriel Pereira Novaes (SAJ). O Secretário de Esportes e Lazer Abel Caldas assistiu ao evento e entregou algumas medalhas para os campeões. Ascom Prefeitura S.A.Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta terça-feira (21), o Prefeito Rogério Andrade recebeu no gabinete da Prefeitura Municipal os atletas que irão representar Santo Antônio de Jesus no Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional. A prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está dando total apoio aos atletas, disponibilizando um veículo para levá-los à Salvador e passagens para os três competidores e um acompanhante.

O campeonato acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Campina Grande - PB, onde três atletas representarão o município: Wellington Nathan Andrade, 18 anos, medalhista de ouro e campeão baiano que competirá na Categoria Especial acima de 18 anos; Cauã de Jesus, 11 anos, medalhista de ouro e campeão baiano que competirá na Categoria Infantil; e Marcius Pirôpo, conhecido como CQC, 39 anos, professor de Educação Física, Karatê, Muay Tai e Kickboxing, que competirá na Categoria Master.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A derrota em Recife, além de interromper uma série invicta de seis partidas, deixou o Bahia em situação um pouco mais complicada na busca por uma vaga na Libertadores. A distância para o G7, que era de dois pontos, aumentou para três, mas para o técnico Paulo Cézar Carpegiani, a equipe ainda está viva na briga.

 "Nós temos dois jogos ainda, temos a obrigação de ganhar o próximo jogo e fazer o último como se fosse uma decisão. Temos retorno importante do Renê, Edson tá retornando, jogou um bom jogo, mas o Renê vem numa sequência. Vamos lutar até o final e contamos com o apoio da nossa torcida", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segue o tabu. Desde 2004 o Vitória não vence o Cruzeiro jogando em Salvador. Neste domingo, 19, entretanto, o time esteve muito próximo de vencer a partida, no Barradão, pela 36ª rodada. O Leão saiu na frente, recuou, aguentou como pôde a pressão do adversário, mas acabou tomando o gol que decretou o empate por 1 a 1.  O resultado mantém  o Leão fora do Z-4, na 16ª colocação. Agora com 40 conquistados, o time está com um a mais que Sport, que venceu neste domingo. Mas ainda espera o jogo de hoje entre Ponte Preta e Fluminense. Se o time paulista vencer, ultrapassa o time baiano, que volta para o Z-4. A Ponte é, inclusive, o próximo adversário do time de Vagner Mancini. O duelo direto será no próximo domingo, às 16h (da Bahia), no estádio Moisés Lucarelli, pela 37ª rodada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Faltando apenas três rodadas para o final da 1ª Divisão da CBF, uma derrota dentro de casa, neste domingo no Estádio da Ilha do Retiro, pode significar a queda do clube para a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2018. Azar do Sport, 18º colocado com 36 pontos, porque o Bahia, 9º colocado com 49 pontos ganhos, está em plena campanha por uma vaga na Taça Libertadores da América em 2018, vai a Recife determinado a ir com tudo para cima do tradicional rival, conquistar três pontos e afundar ainda mais os pernambucanos no Z-4 da Série A.

"A vaga na Taça Libertadores da América já passou de ser sonho, é realidade para o Bahia. Estamos em um bom momento, mas precisamos seguir pontuando para conseguir essa vaga", disse o lateral-direito Eduardo, transmitindo a confiança e o otimismo do grupo nesta campanha, que já é histórica. O Tricolor, com 49 pontos ganhos, faz a sua melhor campanha na competição da CBF, desde a fórmula dos pontos corridos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Não deu para o Vitória. Em duelo disputado nesta quinta-feira (16), na Arena Condá, o Rubro-negro baiano perdeu por 2 a 1 para a Chapecoense. O Leão saiu na frente com David, mas permitiu a virada. Apesar do revés, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini permanece fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do Vitória é contra o Cruzeiro, domingo (19), às 16h (horário de Salvador), no Barradão. 

O JOGO 

A Chapecoense iniciou o confronto com jogadas pelas laterais, enquanto o Vitória apostava nos contra-ataques. O primeiro chute a gol só veio aos 14 minutos. Tréllez recebeu na entrada da área e bateu para o gol. Jandrei defendeu com tranquilidade. Aos 19, o Vitória abriu o placar. Jandrei  vacilou e entregou a bola nos pés de David. O atacante invadiu a área, driblou o marcador e bateu forte para estufar a rede. A Chape não demorou muito para dar o troco. Aos 24, Reinaldo cobrou escanteio fechado, Arthur subiu mais que todo mundo e empatou o jogo de cabeça. No final do primeiro tempo, uma forte chuva caiu sobre a Arena Condá e o jogo ficou fraco tecnicamente. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus recebe neste sábado (18), o Torneio Relâmpago de Xadrez Capital do Recôncavo, a partir das 14h, na Praça Padre Matheus. O evento terá premiações do 1º ao 5º lugar e para o melhor feminino, melhor veterano, melhor de Santo Antônio de Jesus, melhor sub-16 e melhor sub-12.  
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (75) 99271-7710 até o dia do evento. Mas, atenção: as vagas são limitadas. O Torneio tem o apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer. ASCOM Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Consagrado como um dos maiores boxeadores do Brasil, Acelino Popó Freitas se despediu dos ringues na madrugada deste domingo (12), em luta realizada contra o mexicano Gabriel "El Rey" Martinez, em Belém, no Pará. Aos 42 anos, o pugilista baiano fez jus ao apelido de mão de pedra e lutou de igual para igual conta o adversário, que era 12 anos mais novo. Após oito rounds, as pontuações dos três juízes foram 75x74, 76x73 e 75x74 para Popó.

“Foi bom parar assim. Se a gente para com nocaute, seria golpe de sorte, ficaria com um gosto de quero mais, mas quis trazer um adversário bom, a vitória foi valorizada. Obrigado a todos. Se a gente não fizer as loucuras, nunca vamos saber quem verdadeiramente somos”, declarou o atleta baiano, dono de quatro títulos mundiais. Ao todo, Popó foi dono de um cartel de 41 vitórias em 43 lutas disputadas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória tem dois desfalques certo para a próxima partida contra a Chapecoense. Expulso no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, neste domingo (12), o volante Fillipe Soutto cumprirá suspensão automática. O mesmo acontecerá com o zagueiro Kanu. O defensor recebeu o terceiro cartão amarelo no Alfredo Jaconi. Por outro lado, o técnico Vagner Mancini contará com os retornos do volante Uillian Correia e do meia Yago, que também cumpriram suspensão, e do zagueiro Wallace que, por questões contratuais, não pôde atuar diante dos gremistas. A partida contra a Chape acontecerá nesta quinta-feira (16), às 19h (horário da Bahia), na Arena Condá, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jogo movimentado, aberto e cheio de emoção. Foi assim que Bahia e Atlético-MG empataram em 2 a 2 na noite deste domingo (12), na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Brasileirão. O time mineiro saiu na frente com Robinho e o Esquadrão chegou a virar a partida com dois gols de Edigar Junio, mas o mesmo Robinho decretou a igualdade em Salvador. 

Com o resultado, o Bahia foi aos 46 pontos e ocupa o nono lugar da competição nacional. A equipe de Paulo Cézar Carpegiani, que ainda sonha com a classificação à Libertadores, volta a jogar na próxima quinta-feira (16), contra o Santos, novamente na Arena Fonte Nova. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tetracampeão mundial fez desabafo no twitter a respeito de incidente ocorrido na noite desta sexta-feira, na saída do Autódromo de Interlagos. Estão todos muito assustados na equipe", admitiu Toto Wolff, chefe da Mercedes na manhã deste sábado no paddock de Interlagos. Às vésperas do GP do Brasil, o clima na equipe é de tensão e apreensão após uma van da equipe ter sido vítima de assalto na noite desta sexta-feira na saída do circuito. Um boletim de ocorrência foi registrado apenas por volta de 11h30 deste sábado.
Lewis Hamilton conversou com os membros vítimas do assalto e contou detalhes em seu twitter. No desabafo, ele cobrou mais ação da Fórmula 1 e das equipes por mais seguranças nas corridas no país.
- Alguns membros da equipe tiveram armas apontadas ontem à noite saindo do circuio aqui no Brasil. Tiros foram disparados, e armas colocadas em suas cabeças. Isso é muito triste de se ouvir. Por favor, mandem orações para meus caras que estão aqui, que estão sendo profissionais, mesmo abalados. Isso acontece todo ano. A F1 e as equipes precisam fazer mais, não há mais desculpas - disse. Em entrevista à repórter Mariana Becker, da TV Globo, Niki Lauda disse que a equipe cobrou mais segurança à organização do GP:

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dupla marcou 20 dos 44 gols tricolores na Série A
Há cinco rodadas, nas oito vezes em que o Bahia balançou as redes, bastou o torcedor procurar por Edigar Junio  ou Mendoza para saber quem havia sido o autor do gol. Juntos, eles formam a dupla mais letal do tricolor na Série A, que tem o camisa 11 como artilheiro, com nove gols, e o colombiano como segundo maior goleador da equipe,  com sete.

Muito por conta deles, o Bahia tem o terceiro melhor ataque da competição ao lado de Corinthians, Fluminense e São Paulo, todos com 44 gols. Superados apenas pelo Palmeiras, que lidera o quesito com 51 gols marcados e o Grêmio, que fez 49. A importância da dupla é ainda maior quando consideramos o percentual de participação deles. Das 44 vezes que o tricolor marcou, 20 tiveram participação direta de um dos dois, seja com gols ou assistências, o que corresponde a 45% de participação efetiva nos gols da equipe. Mendoza já foi garçom em três oportunidades e Edigar em uma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mercedes fez dobradinha, com Bottas em segundo no circuito de Interlagos. Assim como já havia ocorrido pela manhã, o inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP Brasil de Fórmula 1, nesta sexta-feira (10), no circuito Interlagos, em São Paulo.

Tetracampeão mundial por antecipação, Hamilton fechou a parte da tarde com o tempo de 1min09s515. Foi um pouco mais lento do que pela manhã, quando cravou 1min09s202, novo recorde da pista fora de corrida.Nos dois turnos, a Mercedes fez a dobradinha, com Valtteri Bottas na segunda posição. O finlandês marcou o tempo de 1min09s563. O brasileiro Felipe Massa acabou em oitavo, com sua melhor volta registrada em 1min10s373. A atividade foi marcada ainda por uma batida leve de Marcus Ericsson, da Sauber, na curva 11. O último treino livre será realizado no sábado (11), às 10h, e o treino classificatório acontece das 13h às 14h. No domingo (12), a corrida terá largada às 13h. Toda a programação está no horário da Bahia.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Passados os jogos oficiais pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira agora concentra sua energia nos amistosos que terá até o Mundial da Rússia. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (10), às 9h (horário de Salvador), diante do Japão, na cidade francesa de Lille.A ordem do técnico Tite é encarar a partida com a maior seriedade possível, afinal, esta é uma ótima oportunidade para simular o que se encontrará em 2018. Depois dos japoneses, o Brasil enfrentará a Inglaterra, na terça-feira. “Terminei com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial”, afirmou Tite, referindo-se a recado que passou para os jogadores no treino de quarta (9). 

O Japão, apesar da pouca tradição no cenário internacional, mostrou evolução nos últimos anos. Nas Eliminatórias Asiáticas, em 18 partidas disputadas, conseguiu 13 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, com 44 gols feitos e sete sofridos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Autor de um gol no triunfo do Vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira (8), no Barradão, o atacante Santiago Tréllez destacou a vontade de sua equipe em buscar o resultado positivo.  “Entramos com vontade para ganhar em casa. Agora é descansar. Temos um jogo difícil”, resumiu o colombiano.O próximo duelo do Vitória é contra o Grêmio, domingo (12), às 16h (horário da Bahia), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.Com o resultado, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini chegou aos 38 pontos e agora ocupa a 16ª posição no certame nacional.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão, Bahia e Avaí se enfrentaram nesta quarta-feira (8), na Ressacada, com objetivos diferentes. Sonhando com a vaga para a Libertadores, do tricolor tentava vencer para se juntar ao pelotão de cima da tabela. Já os donos da casa tinham como missão vencer e se afastar do Z-4. Em jogo disputado do começo ao fim, o time baiano venceu de virada e despachou a equipe catarinense por 2 a 1. Em noite inspirada, Edigar Junio marcou os dois gols tricolores. Marquinhos fez para o Avaí.

Determinado para tentar se safar do rebaixamento, a equipe de Santa Catarina pressionou e quase abriu o placar após erros da defesa tricolor. Em cobrança de falta, Marquinhos contou com a falha de Jean para assinalar o primeiro do jogo. Em seguida, o tricolor garantiu o empate também na bola parada. Juninho chutou, a bola tocou nas duas traves e sobrou para Renê Júnior mandar em cima da defesa. Na sobra, Edigar Junio bateu forte para igualar o placar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No próximo domingo (12), à partir das 9h, Santo Antônio de Jesus será palco do GP Papaléguas de Mountain Bike. Ciclistas, competidores e amantes do esporte poderão acompanhar de perto o evento, que terá largada e chegada em frente ao IFBA, no bairro Cajueiro. O GP é uma realização do  Grupo Papaléguas SAJ de Ciclismo, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer. 

Os atletas poderão competir nas categorias Master (A.B e C), Elite, Sub-30, Júnior, Juvenil, Feminina e Turismo (A,B e C). A premiação para os vencedores será no valor total de R$ 5.000, divididos pela categorias, além de troféus e brindes. A previsão é que atletas de todo o estado participem do torneio, tornando este evento de grande importância para o quadro esportivo da cidade.Ascom Prefeitura SAJ


Enquete


PodCast