Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Política

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para celebrar a versatilidade da mandioca, com inúmeros usos na alimentação humana e animal e na produção industrial, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (Setaf) e a Prefeitura Municipal de Nazaré, no recôncavo baiano, promovem o Dia da Mandioca, em 19 de abril, a partir das 8h. Originalmente, a data escolhida é 22 de abril, em alusão ao descobrimento do Brasil.
A programação vai contar com a palestra “Mandioca, a raiz do Brasil”, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, idealizador da data, e com a exibição do documentário “Mandioca – Raiz Brasileira”, produzido pelo jornalista Zezão Castro, além de estandes em que agricultores de Nazaré, São Felipe (BA) e Maragogipe (BA) vão expor derivados da mandioca e produtos processados como azeite, licor, mel e carne de fumeiro.
Esta é a primeira vez que o evento, realizado desde 2007, vai acontecer fora da Embrapa. De acordo com Motta, “Nazaré foi um dos primeiros municípios do estado a convergir a farinha de mandioca dos sertões para seguir para Salvador. Então, é uma tradição de muito tempo que Nazaré adquiriu, principalmente, com a farinha de copioba. Hoje, a forma e a notoriedade dessa farinha já irradiam por todo o território baiano, por isso a cidade foi escolhida”. Não é à toa que o município é conhecido como Nazaré das Farinhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O atleta e professor santantoniense Marcius Mateus dos Santos Pirôpo aos 39 anos,  conquistou a prata no desafio ao título Norte Nordeste de Karatê Educacional, que aconteceu  na cidade de Paudalho que fica a 43 km de Recife em Pernambuco  .
Pirôpo é bi-campeão brasileiro de Karatê e leciona em uma das melhores escolas do Recôncavo Baiano o renomado Colégio Novo Espaço filiado a  rede Pitágoras, onde recebeu todo apoio da diretora Norma Assis conhecida Norminha, para a conquista dos dois títulos brasileiro conquistados em 2015 e 2017, Pirôpo também leciona no  Clube AABB Associação Atlética Banco do Brasil , além de lecionar em programa federal nas escolas públicas municipais.
Pirôpo faz parte do Clube CKSAJ e disputou o título chancelado pela CEBK Confederação Educacional do Brasil de Karatê, uma das maiores entidades de administração do karatê no país.
Em 2017 Pirôpo recebeu o título de cidadão santantoniense através da câmara municipal de vereadores da cidade já que nasceu em Salvador e há 10 anos, representa Santo Antônio de Jesus nas principais competições.
Pirôpo recebeu todo apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através do Prefeito Rogério Andrade e da secretaria de esportes através do Secretário Abel Caldas.
Pirôpo também agradeceu ao vereador Cal de Dodô e ao empresário Antônio da Toldos Fácil Locações.
O campeonato Sulamericano, acontecerá em novembro e o baiano Pirôpo, conquistou a vaga, para mais uma vez, representar Santo Antônio de Jesus a Bahia e o Brasil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O pente-fino no INSS encerrou 12.537 benefícios na Bahia, dentre eles, 11.256 eram auxílios-doença e 1.281 aposentadorias por invalidez. O número representa 67% das 18.664 perícias realizadas a partir do segundo semestre de 2016, período em que a revisão foi iniciada.

O porcentual está abaixo da média nacional, de mais de 80% de cancelamento. A economia com as revisões de auxílio-doença foi de R$ 234,1 milhões. Segundo o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), até o final desse ano, serão revisados 31.750 auxílios-doença e 61.627 aposentadorias por invalidez.

Na última quinta-feira (12), a União convocou 152,2 mil segurados de todo país para passar por uma perícia, 9.916 deles na Bahia. O procedimento deve ser feito até 4 de maio. O nome dos convocados está disponível no Diário Oficial da União. A perícia pode ser agendada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ciclistas de Santo Antônio de Jesus participaram no último sábado (14) da ação simultânea “Ciclovidas em Movimento” realizada em diversas cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. 
Com apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer, e Trânsito e Transporte Urbano, os amantes das duas rodas pedalaram por vários pontos da cidade, chamando atenção para a conscientização e o respeito para com os ciclistas. 
Durante a ação foram distribuídos panfletos com informações sobre as leis de trânsito referentes à categoria. A pedalada foi encerrada com um momento de confraternização na Praça Padre Matheus

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal baiano Félix Mendonça Júnior (PDT) negou que a aprovação da medida provisória (MP), no último ano, que cedeu descontos a parlamentares no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) tenha sido uma ação de legislação em causa própria. “Quando a gente faz a lei da reforma da previdência também estamos legislando em causa própria”, questionou Félix Jr. “Eu voto contra aquilo que é prejudicial ao trabalho. Mas, se algo afeta positivamente a redução dos impostos, eu voto a favor. Favorecendo ou não empresas que possam estar vinculadas a minha família”, completou o parlamentar. Também beneficiado pelo programa, Félix irá poder parcelar em até 150 vezes, segundo a Valor, dívidas da sua empresa com a União. “O Brasil precisa de redução de impostos. Precisamos acelerar a máquina”, comentou. A maior parte das dívidas reduzidas pelo Refis são compostas de juros e multas. “É como se um agiota cobrasse de um devedor”, comparou o deputado. Sobre a sugestão da publicação de que o governo Michel Temer (PMDB) teria deixado passar a reformulação do Refis como forma de conseguir apoio para a Reforma da Previdência, Félix Mendonça Júnior foi categórico: “Se o governo fosse contra, o governo não aprovava”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) invadiram a sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, na manhã desta terça-feira (17). Os manifestantes, que são contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usam bandeiras e gritos de ordem, pedindo “Lula livre”. De acordo com a Central de Polícias ao Bahia Notícias, há cerca de 150 pessoas no protesto, na área externa da emissora. Desde a noite dessa segunda (16), as mensagens “TV Bahia Golpista” e “Lula Livre” foram pintadas na pista em frente à rede de comunicação. Policiais da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) acompanham o ato. 

 

17
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus lança nesta quinta-feira (19), às 19h, um megapacote de obras com investimento de aproximadamente R$ 27 milhões (vinte e sete milhões de reais). Com ações em diversos pontos, incluindo na zona rural, este já é o maior pacote de obras da história da cidade.  
No evento, que será realizado em frente à Biblioteca Municipal, serão detalhados os locais onde acontecerão os investimentos que vão contemplar, entre outras áreas: Infraestrutura; Saúde; Educação; Esporte; Cultura; sempre com prioridade para as localidades que mais necessitam de intervenção. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para a maioria dos brasileiros, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Ao menos é o que mostra o resultado da última pesquisa Datafolha, quando 54% dos entrevistados demonstrou essa opinião. O levantamento ouviu 4.194 em 227 municípios do país. Por outro lado, 40% delas acreditam que a decisão do juiz Sergio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente, foi injusta. Os outros 6% ouvidos pelo Datafolha não opinaram sobre a questão. Lula se entregou à Polícia Federal no último sábado (7) e permanece detido na carceragem da PF em Curitiba. Ele foi condenado em segunda instância pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Diante desse quadro, 62% dos eleitores acreditam que o petista será impossibilitado de disputar as eleições. Ainda assim, ele lidera todos os cenários em que aparece como candidato à Presidência da República, concentrando cerca de 30% a 31% das intenções de voto. Nos cenários em que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o ex-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, aparecem como substitutos de Lula, o PT não consegue mais do que 2% das intenções.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mês após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), a viúva dela, a arquiteta Mônica Benício, diz ainda não entender a situação e declarou em entrevista à Agência Brasil que tem se negado a sair de casa desde o assassinato. "Como eu ainda não fiz esse luto da esposa que perdi e sequer consegui entender isso, todos os dias eu ainda espero por ela chegar. Eu só me dou conta da diferença da morte da vereadora que a gente vem reivindicando e da Marielle, minha mulher, quando vejo o lado dela na cama, vazio e quando vou dormir. Esses são os momentos mais difíceis, mas sair da casa, deixar a casa, é a concretização de ter que entender que ela não vai mais voltar, né? E isso eu ainda tenho me negado a fazer", lamentou. Mônica disse ainda que tem recebido apoio de amigos e pessoas próximas de Marielle. Na avaliação dela, o crime contra a vereadora foi "bárbaro, político e muitíssimo bem executado", mas a viúva também acredita que a polícia vai descobrir quem foram os responsáveis pelo assassinato. Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos a tiros no último dia 14 de março enquanto estavam dentro de um carro, pouco depois de sair de um evento no centro do Rio de Janeiro.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

tudo da Fundação Getúlio Vargas/DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas) sobre a reação das redes sociais à prisão de Lula revela que 5,6 milhões de menções ao caso foram feitas ao longo desta semana somente no Twitter. Do total, a maior parte dos usuários critica a "desigualdade" nos processos judiciais sobre corrupção e se diz preocupada com a possibilidade de ascensão do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) nas eleições presidenciais de 2018.

O grupo que aparece em laranja nos gráficos de volume de pessoas que comentam a prisão de Lula nas redes corresponde a 42,46% das manifestações no Twitter. Segundo a FGV/DAPP, são pessoas que se mostram "muito preocupadas a possível eleição de Bolsonaro como presidente frente à prisão de Lula, único candidato que impedia o deputado de se tornar o nome mais cotado para ganhar em outubro".

Notícias | postado por: Mascarenhas

O questionamento  acima, atribuído ao  vereador Alberto Nery (PT), líder da oposição na Câmara Municipal de Feira de Santana, refere-se à  desistência de ACM Neto ao pleito estadual e, consequentemente, à herança da vaga do partido Democratas para José Ronaldo. Na opinião do edil, o prefeito de Salvador jogou José Ronaldo numa enrascada, haja vista que disputaria uma vaga para o Senado. Nery acredita que o ex-prefeito de  Feira só ganha a eleição caso aconteça um fato que possa comprometer Rui. Foi dito por ele inclusive que o PT vai tratar as eleições da mesma forma como seria, caso o enfrentamento fosse com ACM Neto.  

– As pesquisas apontam que nós ganharemos as eleições no primeiro turno. Neto, em entrevista, quando disse que não seria candidato, afirmou que tinha 10% acima da pontuação do governo do estado. Mas se ele tinha essa porcentagem, por que não saiu candidato e colocou José Ronaldo?

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Curitiba emitiu hoje (13) um ofício que pede a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Superintendência da Polícia Federal. A mudança também atende a reclamações do sindicato de delegados da PF, que criticou as dificuldades por causa da presença de manifestantes da região de Santa Cândida.

A Procuradoria-Geral do Município pediu à Justiça Federal a transferência do petista para outro local, a fim do cumprimento da pena "em local seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população". O pedido não esclarece para onde Lula seria transferido, mas aponta que a Superintendência da PF não é um local adequado para custodiar um ex-presidente.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), e em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, realiza até às 17h desta sexta-feira (13) na comunidade do Comum do Rio da Dona, um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).


A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica). 
Para obter a Declaração, é necessário carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável). De acordo com a SAAB, em breve, o mutirão será realizado em outras comunidades. A emissão da DAP é gratuita. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) informa que a Rua Ursicino Pinto de Queiroz (Ladeira da Paratodos) está interditada nesta sexta-feira (13) e sábado (14) devido a um rompimento na rede de distribuição de água da Embasa. O acesso aos bairros Sobradinho, Maria Preta e Santa Rita está sendo feito pela Rua Aracaju, nos dois sentidos (mão e contramão). Por esse motivo, o estacionamento na Rua Aracaju está suspenso enquanto durar a interdição. Agentes da SMTT estão no local para orientar os condutores.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na Câmara de vereadores de Jitaúna, município do centro-sul baiano, o vereador Josuel Santos Silva (PP) se irritou com a tradição dos colegas de Casa de, em cada abertura de sessão, rezarem o “Ave Maria”. Ao invés de pedir que as orações acabassem, o edil evangélico solicitou que fosse trocada a reza à mãe de Jesus pelo bom e velho “Pai Nosso”. Segundo o discurso do vereador, na sessão gravada, o “Ave Maria” não englobava outras religiões, como a praticada por ele. "Eu sou evangélico, outros aqui são católicos. Gostaria que o presidente da Câmara constasse em ata que a oração universal que Jesus Cristo deixou foi o Pai Nosso. Se não for, nessa casa, a oração universal, que proíba", disse o vereador em vídeo gravado na sessão do último dia 26. Em conversa com o Bahia Notícias, o especialista em direito público, João Liberato Filho, falou que a simples realização da oração a Maria, não fere a constituição e a condição do Estado Laico que vive o Brasil. “A priori não há nada que torne o ato da oração proibido”, contou.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase um mês depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, a Polícia Civil já tem pistas sobre um dos autores do crime.  De acordo com a Gazeta Online, vestígios encontrados em uma das balas usadas no duplo homicídio serão confrontados com marcas dos dedos de dois homens mortos esta semana. Ambos eram suspeitos de ligação com grupos criminosos da Zona Oeste. Investigadores suspeitam que houve uma "queima de arquivo".Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao assinar 107 convênios com 106 municípios baianos, o governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira (2) que a Bahia se tornou uma referência nacional de superação da crise. "Nós não chegamos até aqui sozinhos. Chegamos aqui pelo amplo apoio dos nossos prefeitos, deputados e vereadores. Que a gente coloque na pauta do novo Congresso a questão do municipalismo, para que possamos fazer mais e mais rápido”, disse Rui. Os 106 municípios receberão voltadas ao desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios, entre outras ações. As obras serão realizadas pelas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ainda na ocasião, Rui entregou 32 veículos para o transporte de equipes que trabalham com saúde da família em 24 municípios. No total, 88 convênios foram assinados através da Sedur, com investimento de R$ 48,2 milhões; 18 convênios pela SDR, no valor de R$ 9,7 milhões; e um convênio pela Setre, no valor de R$ 696 mil.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 11, um projeto que altera a legislação para permitir que o trabalhador que pedir demissão tenha a possibilidade de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Atualmente, o trabalhador não pode movimentar a conta vinculada a ele no FGTS quando pede demissão, a não ser que haja acordo entre empregado e empregador, o que permite saque de até 80% do saldo.

O projeto foi apreciado em caráter terminativo e, caso não haja apresentação de recurso para análise do tema no plenário da Casa, seguirá diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados. Depois, precisa passar ainda por sanção presidencial.

O Estado apurou, porém, que o governo deve trabalhar para que o projeto não siga adiante. O primeiro passo é apresentar requerimento para apreciá-lo no plenário do Senado, com o objetivo de derrotar a proposta e impedir que ela siga para a Câmara. Fontes do FGTS alegam que o impacto no fundo seria muito grande - embora não tenham fechado o cálculo - e implicaria na redução dos financiamentos de habitação, saneamento e infraestrutura com juros mais baixos graças aos recursos do Fundo. O governo também argumenta que o trabalhador que pede demissão não precisa ser protegido, assim como quem foi demitido - e que o objetivo da criação do FGTS foi exatamente para dar amparo aos demitidos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (12), o pagamento aos servidores do prêmio do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). 
Para garantir que todos os servidores que tem direito recebam o benefício, a Prefeitura irá efetuar o pagamento com recursos próprios, para os servidores lotados em Unidades Básicas de Saúde não contratualizadas com o programa no Ministério da Saúde. 
Criado pela Lei Municipal nº 1245/14, o Prêmio de Qualidade e Inovação do PMAQ, tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. 
40% dos recursos do Prêmio são aplicados na estruturação da Atenção Básica (AB), 3% vão para a equipe de coordenação e apoiadores e 57% são pagos aos profissionais e trabalhadores vinculados à AB. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realizou na manhã desta quinta-feira (12) a entrega dos novos kits de fardamentos a Guarda Civil Municipal (GCM). Em ato realizado no gabinete municipal, o Prefeito Rogério Andrade reuniu representantes da categoria e agradeceu pelos bons serviços prestados ao município.

-“Estamos entregando estes novos conjuntos de fardamento, fruto de um compromisso que assumimos com a Guarda. Estamos em contato permanente com a categoria que tem sido nossa parceira e, em breve, pretendemos anunciar outras melhorias para auxiliar o trabalho que vem sendo desenvolvido.” – Comentou.

Representando os colegas, a GCM Creuza Santos, agradeceu ao Prefeito e a equipe de governo pelo compromisso com a categoria:

-“É uma gestão que sabe das nossas dificuldades e tem sido parceira. E nós também estamos aqui para colaborar. Podem contar com a Guarda Municipal para o que for necessário.” – Comentou.

No total foram entregues 65 conjuntos de uniformes. Cada kit contém um fardamento operacional completo composto por: coturno, gandola, calça, camisa branca, cinto de guarnição, cinto de lona, bornal de colcha e gorro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pensando em melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e das informações em Educação, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, está aderindo a informatização dos processos de matrícula na Rede Municipal de Ensino. 
Equipes das escolas já estão passando por uma capacitação com a empresa vencedora do processo licitatório para utilização da ferramenta nas matrículas de 2019. A secretária de educação, Cinthia Souza, explica que todas as informações escolares serão migradas para o sistema e isso facilitará bastante o processo: 
- “É mais uma conquista para a nossa Educação, já era um desejo sistematizar essas informações e agora foi possível. Estamos capacitando diretores, vice-diretores e secretários das escolas para conhecimento da funcionalidade do sistema. Além da matrícula, ele também atende questões de transparência, gerencia informações educacionais e sobre a escola, notas e ainda disponibiliza acesso à emissão de relatórios.” - Informou.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), foi escolhido o novo líder do bloco DEM / PRB, que é formado por 11 deputados, sendo 10 do Democratas e um do PRB. “Para mim é uma grande honra poder representar esse bloco parlamentar na Assembleia Legislativa. Agradeço a confiança depositada em mim pelos 10 parlamentares amigos e posso afirmar que serei incansável na busca por um parlamento melhor, por um partido melhor, por uma Bahia melhor”Matéria, Ascom Deputado. Foto, tvsaj

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade anunciou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (11) os nomes da advogada Luciana Magalhães, como nova Secretária Municipal da Fazenda, e do também advogado, Igor Coutinho, como novo Secretário Municipal de Administração e Planejamento. A dupla substitui o atual secretário, Joaquim Bahia que acumulava as duas pastas. 
Na coletiva, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu ao trabalho de Joaquim Bahia e falou sobre a chegada dos novos nomes ao secretariado. 


- “Quando fizemos o convite ao Joaquim, o deixamos muito tranquilo para que quando as coisas estivessem arrumadas, no momento que surgisse um convite que o permitisse estar mais próximo da sua família, ele poderia fazer essa escolha e nós respeitaríamos. Afinal, só temos a agradecer pela oportunidade de ter tido um quadro desta envergadura servindo ao nosso município. Também nos deixa muito tranquilo termos Luciana e Igor que são dois nomes muito qualificados, com um trabalhado já reconhecido e muito preparados para desempenhar essas funções nos auxiliando no desenvolvimento da nossa cidade.” – Comentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus realiza nesta quinta-feira (12), a entrega dos novos kits de fardamentos a Guarda Civil Municipal (GCM). No total serão entregues 65 conjuntos de uniformes. Cada kit contém um fardamento operacional completo composto por: coturno, gandola, calça, camisa branca, cinto de guarnição, cinto de lona, bornal de colcha e gorro. A entrega acontece às 9h, no Salão de Reuniões da Prefeitura Municipal.  

11
Abr
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Sid para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os festejos juninos já começaram para os artistas e grupos culturais locais que agitam a festa em Santo Antônio de Jesus. Na noite desta segunda-feira (9), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, reuniu os representantes da cultura junina local para o lançamento dos editais de Concurso de Música, Festival de Quadrilhas e Contratação de Bandas Locais para as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.  
Como não poderia ser diferente, a noite foi aberta com muito forró: Guido Freitas, Juliano do Acordeon e Zé de Belém formaram uma banda base e convidaram nomes como Wilson Rogério, Joyce França e Jânio Santana para subir ao palco.  

Em seu discurso, a secretária da Pasta, Dene Cortes, falou sobre a importância de pensar a festa de São João como meio de inserção e divulgação dos artistas locais: 
- “É muito importante que o primeiro ato do nosso São João seja voltado para quem faz a cultura de Santo Antônio de Jesus. Ver tantos nomes na plateia aqui esta noite: cantores, músicos, compositores, dançarinos, nos deixa muito felizes. ” – Comentou. 


Ao assinar a autorização para publicação dos editais, o Prefeito Rogério Andrade saudou os artistas locais e falou sobre a expectativa para o São João: 
- “Esse será um São João ainda mais especial porque vamos ter muito o que celebrar. No mês que vem estaremos inaugurando a nossa Policlínica. Hoje conhecemos o resultado da licitação para a requalificação da estrada que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa. No dia 19, estaremos lançando um pacote de R$ 26 milhões em obras. E pelo segundo ano, estamos lançando os editais que foram muito elogiados no ano passado, não só  pela classe artística, mas, também pelo Ministério Público e Tribunais de Contas.” – Comemorou.  
Priorizando a democratização da festa, o Concurso de Música e o Festival de Quadrilha terão premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. Repetindo o sucesso do último ano, o edital para Contratação de Bandas Locais valoriza os artistas da terra e com transparência, mais uma vez, iguala os cachês para quem se apresenta nos mesmos espaços. Os editais serão publicados no Diário Oficial nos próximos dias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as lideranças da região que apoiam o Deputado Alan Sanches e de municípios que divisam o município de Santo Antonio de Jesus, nessa sua pré-candidatura à reeleição junto à egrégia casa legislativa estadual, ITO DE BEGA (prefeito de Conceição do Almeida) e os ex-prefeitos HUMBERTO LEITE  (S.A.Jesus), CLOVIS PENINE (Muniz Ferreira), ao lado de lideranças ligadas a esses grupos políticos. Os dois últimos citados prestigiaram, na manhã desse domingo, na comunidade do Mutum, neste município, a realização da Feira de Saúde e Cidadania que se insere no Programa Caravana da Saúde, mantido por essse parlamentar, há 15 anos, com atuação em diversos municípios e comunidades da capital do Estado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, lança o Projeto Administrar Talentos, iniciativa permanente que vai oferecer cursos e oficinas gratuitas para capacitar artistas e grupos culturais a elaborar projetos em diversas áreas para concorrer em editais culturais em todas as esferas do Governo (municipal, estadual e federal), bem como no setor privado.

O projeto inicialmente vai oferecer duas oficinas: Editais Juninos, a ser realizada nos dias 16 e 17 de abril, às 19h no Auditório da MEDLAR (Vila Inglesa, ao lado da Clinica do Rim) e Faz Cultura, a ser ministrada nos dias 24 e 25 de abril, no mesmo horário e local. As duas oficinais ofertarão 50 vagas cada e para participar os interessados devem realizar suas inscrições a partir do dia 10 de abril na Biblioteca Municipal, das 08h às 14h, levando comprovante de residência, RG, CPF e release da apresentação.  

Com o lançamento dos editais culturais juninos, esta é uma grande oportunidade para que os artistas locais possam se aperfeiçoar e abram novas portas na divulgação e execução dos seus trabalhos. Posteriormente outras oficinais serão oferecidas, tornando esta capacitação um trabalho permanente de valorização e  aprimoramento dos artistas locais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rosemberg Pinto participou, nesta segunda-feira (9), da Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que discutiu o possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes da Bahia (Fafen-BA), já anunciado pela Petrobras.

O encontro, proposto pela presidência da Alba, após solicitação do deputado Rosemberg, um dos principais defensores da Fafen, contou com a participação de parlamentares, sindicalistas e trabalhadores da unidade baiana, que compareceram em peso à Casa de Leis do estado.

“Eles querem que o Brasil seja exportador de matéria-prima, e no nosso caso, exportador de óleo, porque eles estão trabalhando muito bem essa questão na Venezuela. Asfixiaram a Venezuela, porque ela é apenas exportadora de petróleo, e querem fazer isso com a gente”, denunciou o petista.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal André Amaral (Pros) sofreu um acidente durante a realização de uma vaquejada ontem, em Matarava, no litoral da Paraíba.O parlamentar, que é um defensor ferrenho das vaquejadas, caiu do cavalo e foi pisoteado pelo boi que tentava derrubar.De acordo com o Estadão, Amaral foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Neves, na capital paraibana, e passa bem.Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, a FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR, num evento que fez parte da extensa grade de programação alusiva  às comemorações pertinentes aos 56 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa. Evento que atraiu não apenas produtores rurais que, expondo seus produtos em 30 barracas uniformizadas na praça principal da cidade, viram a oportunidade de, a partir de agora, não apenas atender à demanda mas, sobretudo, ter à disposição, mais uma vertente de negócios.  

Além das barracas, enfileiradas na praça, a administração Guito da Saúde/Sihorzinho providenciou toldos para oferecimento de serviços por parte de secretarias de sua administracão, dentre elas, a de Saúde, Social e Educação, bem como o que se destinou à realização dos pronunciamentos e apresentações musicais por parte dos grupos musicais João Ramalho, Rodrigo Sanfoneiro e Sílver Lima.  

Dentre os nomes que marcaram presenças, além de Guito da Saúde (prefeito) e Sinhorzinho (vice), os deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto (pré-candidato a deputado federal), Bahia (presidente da Câmara), vereadores Jailton Bochecha Lucilene Piton; secretários municipais Mara Borges (Agricultura e Meio Ambiente), Jocivan Cerqueira (Transportes Urbanos e Serviços Públicos), Selma Lemos (Assistência Social), Élida Piton (Educação), Luana Piton (Saúde), Jamile (Administração, Finanças e Planejamento); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), Clovis Ezequiel, Superintendente Municipal de Trânsito e Trasporte (S.A.Jesus) e outros integrantes da administração local. 

Nos diversos pronunciamentos realizados, todos enfatizando a inciativa da gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, num significativo passo para o oferecimento de oportunidade de geração de renda aos produtores rurais e ao comércio local. Prefeito e vice, por sua vez, agradeceram aos produtores rurais e à população por terem acolhido a ideia, garantindo que a feira continua, sempre aos domingos, daqui para frente. Fica, aí, um exemplo para outros municípios que, infelizmente, pecam ao não esboçarem olhares diferenciados. Terminado o evento, conviados (dentre eles, os da imprensa), foram convidados à deguatação das delícias da culinária local.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos (dente eles, entrevistas)no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Moradores da comunidade do Mutum e adjacências foram contemplados, neste domingo, 08, na Comunidade do Mutum de Cima, em Santo Antonio de Jesus, com a realização da FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA, uma das ações do PROJETO CARAVANA DA SAÚDE, protagonizado pelo deputado estadual Alan Sanches. Projeto que, diga-se de passagem, vem se desenvolvendo, de forma gratuita,  em diversos municípios do Estado e em vários bairros da capital do Estado, numa iniciativa desse parlamentar que, vivenciando o dia a dia da população, sabe, de cátedra, que a demanda, sendo maior do que a oferta, é imperiosa iniciativa dessa magnitude.  

Dentre os servidos oferecidos à população, nessa Feira de Saúde e Cidadania, profissionais como ortopedista, cardiologista, médico clínico, nutricionista; prestação de serviços de eletrocardiograma, medição de pressão arterial, glicemia. Atendimentos médicos foram realizados em consultórios móveis, de propriedade do deputado.  Além disso, orientações jurídicas, palestras educativas, corte de cabelo e bastante  diversão para a criançada, com instalação de pula-pula e outros equipamentos.  

Diversas personalidades marcaram presenças, dentre elas, além do deputado, Dr.  Alan Sanches, Dr. Leonardo Sanches, Dra.Rosana Machado (nora de Coke Machado) Duda Sanches (vereador em Salvador), Humberto Leite (ex-prefeito municipal de S.A.Jesus), Dra. Gilsonilda Correia (advogada), Chico de Dega (vereador, ao lado da esposa Anne), Clovis Penine (ex-prefeito de Muniz Ferreira), Pastor Samuel (ao lado do filho Dui Souza), lideranças Alex de Cate, Zé de Beata; Neto Fama (e esposa) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).. Veja mais fotos, em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Hildécio Meireles, após tomar a decisão de se desfiliar do MDB, escolheu o PSC como novo abrigo político. A decisão se deu, conforme ele explica, por se tratar de uma legenda comprometida com seus ideais partidários,políticos, sempre em prol de uma Bahia melhor, de um Brasil melhor. “Por sua coerência, perfil e possibilidade sólida de crescimento, o que me possibilitará continuar trabalhando, cobrando de forma contundente, mas responsável por melhorias para nosso estado, em especial nos setores primordiais como educação, segurança, infraestrutura e saúde”, comemorou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prédio que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mantém um apartamento em Belo Horizonte foi manchado de vermelho por militantes do PT. Três ônibus pararam em frente ao edifício por volta das 4h30 da tarde para jogar tinta na fachada da residência. A ação durou dez minutos e assustou quem os moradores do edifício e os vizinhos. As informações são da Veja.

Na última quarta-feira (4), o voto da ministra foi decisivo para negar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. A decisão do STF culminou na determinação de prisão do petista pelo juiz Sergio Moro. Segundo a publicação, Carmem Lúcia não estava no apartamento na hora do ato de vandalismos e a polícia foi enviada ao local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O processo de derrocada da Farmácia Sant’Ana, que já foi a maior rede de drogarias do estado da Bahia, ganha mais um capítulo nesta sexta-feira (6).  A empresa avisou aos funcionários na noite de quinta-feira (5) que 54 das 60 lojas que ainda estavam em funcionamento serão fechadas. Os funcionários foram orientados, inclusive, a entregar as chaves das lojas na matriz da empresa, no bairro da Pituba. Atualmente a rede é controlada pela Brasil Pharma e tem um débito de mais de R$ 1,2 bilhões. 

A convocação veio pelo grupo de WhatsApp. "Já estava em casa, quando a minha gerente falou para eu comparecer na matriz. Gelei! Já  imaginava o que me esperava, mas vim na expectativa de não ser o que imaginava", disse Ana Cristina Silva, 30 anos, que acabara de ser demitida de uma das lojas da Farmácia Santana. Cabisbaixa, ela foi um de muitos ex-funcionários que estiveram na manhã de hoje, na loja matriz da rede, na Avenida Manoel Dias da Silva. Ana Cristina  trabalhava como caixa e lamentava, junto com outros colegas, o fechamento das lojas que ainda restavam em Salvador.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta sexta-feira (6), o Secretário de Esportes e Lazer Abel Caldas se reuniu com Elias Dourado, Diretor Geral da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) para discutir os prazos a respeito da reforma do Ginásio de Esportes Valdemar Pinto de Queiroz. Segundo Dourado, nos próximos 15 dias a empresa vencedora da licitação será anunciada e as obras deverão começar nos próximos 30 dias.   

Fruto de uma solicitação do Prefeito Rogério Andrade ao Governador Rui Costa, a requalificação do Ginásio era um pleito antigo dos esportistas do município. Construído em 1982, o Ginásio de Esportes é utilizado para treinamento de atletas e realização de competições de diversas modalidades, se configurando com um importante aparelho de fomento ao desporto local. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade nesta quarta-feira (04) à entrega do novo fardamento escolar padronizado para os alunos da rede municipal de ensino. Os pais dos alunos das escolas municipais Maria Augusta Lopes Ferreira, Péricles Moraes de Andrade, Florêncio Ferreira e das creches Mário Sampaio e Creche Tia Ju receberam das mãos da equipe da Secretaria as novas fardas e demonstraram satisfação com mais essa iniciativa da gestão.  

A Secretária de Educação, Cinthia Souza, afirmou que a ideia é reforçar o sentimento de igualdade e confiança, aproximando os alunos. “O fardamento será adotado por todas as instituições da rede municipal de ensino. Ao decorrer dessa semana iremos entregar em outras escolas e continuaremos até que consigamos completar todas”, garantiu a Secretária.  

A distribuição do fardamento para todas as escolas das zonas rural e urbana será realizada em sua totalidade até a semana que vem. Além da distribuição de forma gratuita do fardamento, a Prefeitura também está atuando na revitalização das unidades escolares, com 11 escolas já entregues à população, totalmente reformadas.

Ascom Prefeitura SAJ


Enquete


PodCast