Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Política

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga o resultado da segunda convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, que visa impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. 

No total, 373 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 01 de setembro a 21 de dezembro de 2017, das quais aproximadamente 200 foram aprovadas. As inscrições foram avaliadas por comissões individuais para cada equipamento, estruturando uma agenda conjeturada a partir do diagnóstico concreto de demandas para um período de quatro meses. O resultado pode ser consultado no site da SecultBA. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-servidor da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Fernando Vieira Lima foi encontrado morto no apartamento onde morava em Salvador, por volta das 22h, desta sexta-feira (18). Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias da morte nem sobre o sepultamento de Vieira Lima.O ex-servidor da AL-BA era tio do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do deputado federal Lúcio Vieira Lima.

20
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente estadual do PSD, maior partido da base aliada do governo, o senador Otto Alencar avalia em entrevista exclusiva à Tribuna que Rui Costa (PT) chegará como favorito às eleições de 2018, quando tentará se reeleger, se mantiver seu arco de alianças formado na disputa de 2014. “Se o governador tiver a capacidade de manter a base unida, eu considero que ele será favorito nas eleições de 2018”, diz Otto. O senador não quis, porém, comentar a possível candidatura do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), apontado pela oposição como adversário mais forte para o embate com Rui no pleito que se aproxima. Otto Alencar confirmou que o PSD “está à disposição do governador” para indicar um nome para sua chapa majoritária, numa caga para concorrer ao Senado, e admite nas entrelinhas que o favorito na legenda é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel. Otto fala também sobre o cenário nacional e a situação de Michel Temer

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em 24 horas, seis vídeos publicados em seu perfil no Facebook. Como “capa”, sua foto com #segueocoronel. Desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD) tem investido muito mais tempo e esforço nas redes sociais. A publicação de vídeos também se fez bem mais frequente: além de campanhas institucionais e da “Tête a Tête” – programa semanal de entrevistas em que recebe convidados como o ex-governador Jaques Wagner –, o deputado aposta também em registro de encontros na AL-BA, mensagens de datas comemorativas e até receitas. O vídeo do Dia dos Pais em que ensina a fazer um bobó de camarão, ao lado da sua esposa Eleusa Coronel, já foi assistido mais de 4 mil vezes. O presidente da AL-BA diz que a proposta surgiu da ideia de aproximar o Legislativo baiano da população, mas acabou ajudando também a torna-lo mais conhecido - o que pode ajudá-lo caso as sugestões de que ele pode ser candidato em 2018 na chapa majoritária. “A ideia desse investimento nas redes é para levar a Assembleia para mais perto da sociedade, trazer lideranças políticias suprapartidárias, como Bruno Reis (PMDB, vice-prefeito de Salvador), Otto (Alencar, do PSD, senador baiano), João Leão (secretário e vice-governador, do PP) e Wagner. Isso faz com que se movimente a própria AL-BA e acaba me promovendo também. Não sou hipócrita. É um canal de debate, mas que me torna conhecido, porque eu não sou conhecido ainda”, explicou. Para o deputado, com o alcance que têm, atualmente “as redes sociais são melhores do que comício”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) solicitou que a Advocacia Geral da União (AGU) tome as medidas cabíveis para a alterar a decisão da Justiça Federal que suspendeu a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela instituição (leia mais aqui). Em nota divulgada nesta quinta-feira (17), a universidade disse que “recebeu com surpresa” a determinação do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador, e defendeu que a medida judicial “fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária”. “Reza a Constituição Federal que ‘Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão’.

Portanto, a quebra da autonomia universitária gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras”, alerta a instituição. No texto, a UFRB diz que a honraria a Lula é um “antigo desejo de setores da comunidade universitária da UFRB, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior”. “Oportunamente, com a agenda pública do ex-presidente comunicando passagem pela Bahia e por Cruz das Almas, cinco membros do CONSUNI propuseram a concessão do título honorífico, conforme artigo 9º da resolução Consuni nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza”, completa a nota.  A entrega do título em sessão solene do Conselho Universitário está programada para as 11h desta sexta-feira (18). No texto, a UFRB não informa se há possibilidade de cancelamento da programação e diz, apenas, que aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque terrorista que deixou treze mortos e oitenta feridos em Las Ramblas, uma das mais movimentadas avenidas de Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira, informou a agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas.

“Os perpetradores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico e realizaram a operação em resposta a pedidos para alvejar Estados da coalizão”, disse a agência, referindo-se a uma coalizão liderada pelos Estados Unidoscontra o grupo militante sunita.Na tarde desta quinta, uma van branca alugada avançou por mais de 500 metros depois de atingir as primeiras vítimas. O motorista fugiu do veículo a pé e teria entrado em outra van que o aguardava.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer na sexta-feira, 18, no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta "ou outra qualquer data". "A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade", diz o magistrado. O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, "para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis"

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares, presidente do PMDB na Bahia, cumpriu agenda em Brasília na última quarta-feira, 16. No Distrito Federal, o parlamentar se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, onde reforçou o pedido pela instalação de uma passarela na BR-242, no distrito do Zuca, localizado na cidade de Boa Vista do Tupim. Tal demanda já tinha sido encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da Bahia.  

Durante a reunião, Tavares expôs a necessidade da passarela e explicou que o distrito do Zuca, com mais de 2 mil habitantes, se desenvolveu dos dois lados da via, fazendo-se necessária a instalação da passarela. "Existem alunos que moram de um lado e estudam do outro, da mesma forma pessoas que trabalham e precisam fazer uso diário da travessia pela BR, o que aumenta o perigo de atropelamentos, que tem sido constantes. Além de um sonho, essa é uma necessidade da população que está exposta a essa situação todos os dias", relatou Tavares. 

De acordo com o deputado, o ministro Maurício Quintela demonstrou empenho para resolver a questão e já encaminhou o pedido à Superintender do DNIT para análise e desenvolvimento do projeto. "O ministro reconhece a importância do pleito e afirmou que não vai medir esforços para que esse sonho saia do papel e se torne realidade", frisou Tavares.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A CIPE Central (Caatinga), força de operações especiais da Polícia Militar, ampliará a sua atuação em Santo Antônio de Jesus em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), a 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (4ª COORPIN) e a Prefeitura.

O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (16) pelo Prefeito Rogério Andrade, após uma reunião com o Comandante da CIPE Central Major Rodrigo, o Comandante do 14º BPM Ten. Cel. Irlando Oliveira e o Coordenador da 4ª Coorpin Edilson Magalhães.

- “Tivemos uma conversa muito produtiva aqui hoje com a CIPE, o 14º Batalhão e a Polícia Civil. A CIPE vai atender a nossa solicitação de ampliar a sua atuação em Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura vai dar todo o apoio necessário para auxiliar o trabalho dessas forças e de mãos dadas vamos aumentar ainda mais a luta para diminuir os índices de violência em Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura também vai continuar investindo em esporte, cultura e educação para melhorar a nossa segurança pública.” – Ressaltou o Prefeito Rogério Andrade. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o bom início no Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol com duas vitórias em dois jogos, a seleção de Santo Antônio de Jesus luta agora para chegar a liderança do grupo 8 da competição. A equipe que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, enfrenta neste domingo (20), às 15h, a seleção de Cachoeira, líder da chave, em partida que será realizada no Estádio José Trindade Lobo. Uma vitória deixará a equipe do técnico João Carlos na liderança do grupo e mais perto de uma vaga na próxima fase do torneio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Não vou dizer que a Secretaria de Segurança Pública se tornou uma Grampolândia, porque acho que todos tem direito à defesa”, alfinetou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta quarta-feira (16). 

O parlamentar estava se referindo à busca e apreensão na casa do superintendente da Inteligência Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), Rogério Magno de Almeida Medeiros, pela Operação Vortigern, deflagrada mês passado pela Polícia Federal por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o deputado, a acusação é de que o funcionário da SSP estava levando o equipamento de escuta para sua casa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para o deputado federal Bacelar ( Podemos-BA), o governo Temer não cumpriu o acordo feito com o Congresso Nacional durante a negociação para a aprovação da PEC que limita os gastos públicos. Bacelar lembrou que, na ocasião, o discurso de Temer era que se a PEC fosse aprovada, o Parlamento poderia priorizar determinada área para aplicação de recursos da União.  

Segundo o parlamentar, o presidente quebrou o acordo no momento em que vetou a prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Nós priorizamos a educação e, agora, recebemos a triste notícia do veto. O PNE é uma lei que foi construída e aprovada democraticamente, com a participação popular. A medida reabre a discussão do tema como se ainda tivesse em tramitação. O plano é o guia da educação brasileira. Cortar investimentos nesse momento representa um retrocesso, que irá prejudicar principalmente o filho do trabalhador”, disparou. 16/08/17.Ascom Bacelar 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A manhã do domingo foi dedicada a mais uma reunião do Plano Plurianual de Dom Macedo Costa, que pela primeira vez está sendo construído com a participação das comunidades rurais. Ontem (13) foi a vez dos moradores de Dom Vital e Boa Sorte indicarem as prioridades de suas localidades.O plano plurianual é um documento que define as metas da gestão municipal para os próximos quatro anos.Entre as demandas apontadas pelos moradores estiveram a coleta de lixo, o fortalecimento da agricultura, geração de emprego e oferta de cursos de capacitação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após o prefeito ACM Neto (DEM) criticar a segurança pública da Bahia e pedir a demissão do secretário da SSP e do chefe da Polícia Militar, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) rebateu as acusações e disse que a prefeitura 'deveria fazer sua parte'. “Sabemos de todo investimento do Governo do Estado para a segurança pública e do aumento de 231,8% no orçamento. Nós não somos os responsáveis pela truculência dos guardas municipais e nem pelo espancamento de vendedores ambulantes. Antes de criticar, o prefeito deveria fazer sua parte e conversar sua bancada a aprovar mudanças legislativas no Congresso para modernizar as leis penais e processuais.

Desta forma, iríamos evitar a sensação dos policiais e da sociedade de que estamos 'enxugando gelo'”, disse o deputado, ainda ressaltando o desempenho do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão. “Temos um secretário preparado e um Comandante da PM que está sempre aberto ao diálogo e disposto a atuar ao lado das comunidades. A segurança pública da Bahia está muito bem representada e isso pode ser sentido pelos baianos e comprovado através de números”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade as intervenções para melhorar o trânsito de Santo Antônio de Jesus, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) fará uma nova mudança no fluxo de veículos em vias da cidade.A partir desta quarta-feira (16) a Rua Antônio Mendes passa a ser mão única, a partir do encontro com a Rua Expedicionário até o encontro com a Travessa Antônio Mendes, sentido São Benedito e Nova Brasília.As vias onde o fluxo será alterado já receberam novas placas de sinalização. Nos primeiros dias, agentes da SMTT estarão no local, orientando os condutores e a população sobre a mudança.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus receberá de 21 de agosto à 06 de setembro, a ação de rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde Sem Fronteiras. A meta da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e da Secretaria Municipal de Saúde é atender 2,1 mil mulheres no mutirão que será realizado na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Luiz Viana, Centro.Fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o programa terá ainda uma reunião preparatória que será realizada nesta quinta-feira (17), às 8h30, no Auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes com a presença de vereadores, secretários, agentes comunitários de saúde e endemias, e lideranças comunitárias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Jorge Solla (PT-BA) lamentou a postura do colega de parlamento José Carlos Aleluia (DEM-BA) ao debochar da postura do governador Rui Costa, que busca financiamento internacional para realizar investimentos no estado, como a ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia Oeste-Leste e Porto Sul. 

“Boa parte dos problemas de integração nos ônibus e do metrô se deveu à falta de fé de Aleluia que o metrô ia finalmente sair do papel. Enquanto secretário dos Transportes ele licitou as linhas de ônibus sem prever a integração. Agora, com a ponte, vai queimar a língua mais uma vez”, rebateu o petista. 

Solla recorda que Aleluia acumulou fracassos em sua gestão nos transportes de Salvador: “Ele prometeu na TV que ia ter ar condicionado, mas foi responsável por uma aberração de uma outorga onerosa que tirou dinheiro do sistema, e quem pagou foi o cidadão, com ônibus ruins e tarifa mais cara”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), em Santo Antonio de Jesus, nova assembléia para reativação do CMDS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) nesse município. A entidade é de extrema importância para discussão acerca de deliberações a serem tomadas em prol do desenvolvimento do município na área de sustentabilidade. 

Dentre os nomes que marcaram presenças, Fátima do Benfica (Fátima do Benfica, secretária de Agricultura e Abastecimento), Hélio Souza Lima (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Bruno Lopes (agronomo, representando a Secretaria de Agricultura), Ivanna Patrícia (representando a SEDEMA), Mariana Morais (representando o GANA), José Carlos Toneto (representando o SINCONSAJ), João Batista e Odilon Barreto (representando a Associação do Tabocal), Roberval de Jesus (professor, representando a UFRB), Leopoldo Souza (representando a FACEMP), Ailton Souza (CRC), José Carlos Moura (Associação da Sapucaia), Dourival Ramos (representado o SETAF/SEMAF), Railton Cardos e Tamara de Souza (representando a Secretaria de Infraestrutura), Januaro Nunes e Elaine Brito (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais). 

A nova Diretoria passa a ter a seguinte constituição: PRESIDENTE-Maria de Fátima (Fátima do Benfica), VICE-PRESIDENTE-Mariana Morais, 1a. SECRETÁRIA: Ivanna Patrícia, 2o. SECRETÁRIO-Dorival Ramos, 1o. TESOUREIRO, Railton Cardoso, 2a. Tesoureira, Elaine Brito. Tendo em vista que, em assembleias anteriores deliberações não puderam ser tomadas pela falta de quorum, foram propostas substituições de algumas das entidades que faziam parte da composição anterior. O Sindicato dos Comerciários foi substituído pela Associação de Pequenos Agricultores da Sapucaia. Com relação à participação da Associação de Moradores da Urbis I, CREA, NT1 21, CRC e SINCONSAJ, a comissão retornará a essas instituições. Fotos, ASCOM SAAB

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subseção Santo Antônio de Jesus, realizará uma Sessão Especial marcando a passagem do Dia do Advogado comemorado na última sexta-feira (11). A Sessão acontece nesta quarta-feira (16), às 19 horas, no Plenário da Câmara. Na oportunidade, será feito a entrega do Título de Cidadão Santo-antoniense ao Dr. Luiz Augusto Reis Azevedo Coutinho. Nascido no dia 13 de setembro de 1972, em Salvador, Dr. Luiz Augusto Coutinho cursou o 1º Grau no Colégio Militar de Salvador, 2º Grau no Colégio Baiano e o 3º Grau na Universidade Católica de Salvador, formando-se em Direito. É Pós-graduado em Direito Público e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Museo Social Argentino e Pós Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales prestando relevantes serviços no município de Santo Antônio de Jesus.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, estará realizando um Diagnóstico Social nos Conjuntos Residenciais Zilda Arns, Vila Viva e Santo Antônio de Jesus III. A partir deste diagnóstico, a Secretaria irá realizar o cadastramento dos moradores no CADÚNICO e outros benefícios, além de atualizar os dados do Programa Bolsa Família e disponibilizar outros informativos para a população.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A localidade da Santa Luzia recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Egnaldo Piton, o vice Edimundo Xavier, secretários e representantes de Secretarias, em mais um encontro do PPA (Plano Plurianual). Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales.

A comunidade pode apresentar propostas para a região que compreende as localidades de Santa Luzia, Milagres de Santo Antônio, Sapezinho, Comum, Santíssimo, Teixeira, Cajazeiras, Jogo da Bola e Ramo das Graças.Demandas referentes a conservação das estradas, geração de emprego, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente foram tidas como prioritárias pelos moradores presentes.

Com o encontro de hoje, completa-se o ciclo de reuniões do PPA de Dom Macedo Costa, com propostas que irão compor o planejamento do município nos anos de 2018 a 2022.Em cinco encontros, contemplando as várias localidades do município, a equipe da atual gestão municipal pode ouvir de perto as reivindicações dos munícipes, em uma verdadeira construção de uma administração democrática, transparente e de participação popular.Dando o direito de decisão ao povo sobre a Dom Macedo Costa que queremos, nosso município segue firme #CONSTRUINDOCIDADANIA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Frente ao problema de arrecadação que os gestores de municípios baianos têm enfrentado, e com o agravante da baixa quantia que as cidades irão receber após uma repatriação com poucas declarações, a saída para os prefeitos é apertar o cinto. É o que afirma o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD). Para o presidente, que está há sete meses no comando da UPB, ainda há uma falta de preparo das prefeituras para lidar com a questão financeira. “No ano passado quase 50% das prefeituras baianas tiveram suas contas rejeitadas e nós entendemos que a falta de preparo de equipe que prestam consultoria para as prefeituras é que fazem com que essa rejeição seja tamanha. Estamos muito preocupados com isso”, disse o prefeito.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na maioria dos municípios, e não é diferente, em S.A.Jesus, as associações comuitárias só são vislumbradas nas epocas de campanhas eleitorais. Representando suas comunidades, numa verdadeira via-crucis, as lideranças sofrem para que melhorias sejam canalizadas a esses rincões. A maioria dos pleitos não são atendidos a contento pelo poder público. Uma luta, convenhamos, "dantesca". A mioria absoluta dos vereadores, simplesmente, dão as costas, às reivindicações reinantes, numa demonstração insofismável de descaso. 

Nesse domingo, 13, a presidente do Núcleo Residencial Zilda Arns, Luzia, assim como o faz todos os anos, conseguia angariar alguns prêmios para distribuição entre filhos que anseiavam presentear seus genitores, nesse domingo, dia dos pais. E, na oportunidade, a Tvsaj conseguiu registrar a satisfação que emanava dessas pessoas ali reunidas. Fotos, Júlio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Liderança comunitária do Conjunto Residencial Zilda Arns, seu Zé, como é carinhosamente chamado, reuniu pais na manhã desse domingo, 13, para compartilhar um grande bolo e refrigerantes, em homenagem prestada nesse importante dia. Ele que, diga-se de passagem, também vem distribuindo, semanalmente,  sopa às pessoas carentes da comunidade. Um trabalho que ameniza a fome de pessoas menos favorecidas. Fotos, Júlio Mascarenhas. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Administração e Planejamento, vai realizar quatro audiências públicas para discutir o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018 - 2021. As audiências serão realizadas em quatro locais diferentes. 

O PPA visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos, com início no segundo ano do mandato eletivo e fim no primeiro ano do mandato seguinte, garantindo assim a continuidade dos trabalhos iniciados no mandato anterior. 

As audiências serão realizadas nos seguintes locais e horários: quarta-feira, dia 16/08, às 9h no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e às 14h no Centro Comunitário do São Benedito; e quinta-feira, dia 17/08, às 9h na Comunidade da Sapucaia e às 14h na Comunidade da Boa Vista. O planejamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos do seu município.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A manhã do domingo foi dedicada a mais uma reunião do Plano Plurianual de Dom Macedo Costa, que pela primeira vez está sendo construído com a participação das comunidades rurais. Ontem (13) foi a vez dos moradores de Dom Vital e Boa Sorte indicarem as prioridades de suas localidades. O plano plurianual é um documento que define as metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Entre as demandas apontadas pelos moradores estiveram a coleta de lixo, o fortalecimento da agricultura, geração de emprego e oferta de cursos de capacitação.Mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em Dom Macedo Costa quando você paga o IPTU, além de contribuir com a melhoria de sua cidade, você pode ganhar prêmios! Você que já efetuou o pagamento do IPTU 2017, compareça ao Setor de Tributos, localizado no Prédio das Secretarias (antigo CRAS), e retire o seu cupom.IPTU 2017. Você contribui, os benefícios acontecem.

PREFEITURA DE DOM MACEDO COSTA
Construindo Cidadania

Notícias | postado por: Mascarenhas

A semana que antecedeu o dia em homenagem aos pais não passou despercebida pela equipe da Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência em Assistência Social de Dom Macedo Costa. Na última sexta-feira (11), os pais de alunos que participam das oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos puderam ter um momento de descontração, com uma demonstração das crianças do Karatê e um divertido torneio de dominó. Ao final das atividades, houve a premiação das duplas e a distribuição de brindes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

14
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Amarildo para Gazzeta do ES e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A intenção de licitar a concessão de linhas de Transporte Rodoviário Metropolitano será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11). O sistema terá uma nova frota e será integrado de forma operacional e tarifária com o Metrô de Salvador. As linhas serão licitadas em dezembro deste ano, com a operação do sistema prevista para o início de 2018. A frota a ser renovada deverá ter veículos zero quilômetro, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado, wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade, ações que visam ampliar a qualidade do serviço.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realiza estudos de readequação de linhas e reequilíbrio econômico financeiro do sistema de transporte metropolitano. O levantamento das mudanças necessárias já está em andamento. Com as novas concessões, as linhas metropolitanas vão ter como os principais pontos de destino os Terminais de Integração de Passageiro do sistema metroviário na capital.Inserção de foto, Tvsaj. Matéria: ASCO SECOM

 

12
Ago
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Myrria para a Crítica e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa (PT) insiste na tese de que não pensa nas eleições 2018, porém deveria ficar atento ao chamado movimento “Volta Wagner”, tornado público pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), e pelo atual gestor, Angelo Coronel (PSD). Rui minimizou as declarações de que líderes da base aliada clamavam pelo retorno de Jaques Wagner como candidato no próximo ano e disse estar preocupado apenas em trabalhar, deixando margens a interpretações diversas sobre o que estariam fazendo Nilo e Coronel.  Apesar de bem avaliado, o governador tem uma dificuldade latente, exposta por diversos interlocutores, em fazer política.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A macedense, agente comunitária de saúde e graduada em Geografia, Antônia Ferreira, recebeu na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Troféu Benedita da Silva – Pérola Negra. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de Antônia no mapeamento realizado em sua graduação e pós-graduação sobre pessoas com anemia falciforme no município de Dom Macedo Costa. A anemia falciforme é uma patologia hereditária que acomete principalmente os afrodescendentes.

O prêmio Benedita da Silva foi criado em 2011 para homenagear mulheres negras que se destacam em várias áreas, como forma de resistência ao racismo. O trabalho de Antônia, após indicação feita pelo prefeito Egnaldo Piton, foi selecionado entre várias outras propostas na Bahia, que culminaram na escolha de 20 mulheres premiadas hoje.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas
A Bahia vai implementar o conceito de Escolas Tecnológicas nos mesmos moldes das Escolas Culturais. A ideia surgiu durante encontro do governador Rui Costa, nesta quinta-feira (10), na Governadoria, com os jovens empreendedores que participam da Campus Party Bahia, em Salvador. Durante a conversa com os jovens, comentou Rui, “veio esse estalo de usar para a tecnologia o mesmo conceito das escolas culturais, que abrem um espaço em cada cidade da Bahia, servindo não apenas para os alunos, mas para toda a sociedade”. 
Segundo o governador, as unidades terão laboratórios de robótica, informática e eletroeletrônica, disponíveis para jovens que desenvolvem tecnologia. “Será um espaço de convivência e de troca de ideias, mas também de base técnica e material. Hoje, o emprego e a renda resultam da criação, seja de elementos culturais ou tecnológicos”. 
pontapé inicial da iniciativa já foi dado por Rui. “Eu designei que os secretários da Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, e da Educação, Walter Pinheiro, conversem para iniciar este projeto a partir das escolas que já têm infraestrutura capaz de se transformarem em uma referência de tecnologia em cada cidade”. Vivaldo Mendonça e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, também estiveram presentes no encontro. 


Enquete


PodCast