Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Política

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciada no dia 02 de setembro, a 1ª edição do Campeonato Intermunicipal de Futsal Capital do Recôncavo chega à sua reta final. O torneio é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer e contou com a participação de 12 equipes da cidade e de outros municípios como Itatim, Feira de Santana, Cruz das Almas e Nova Itarana. 
No próximo sábado (21), acontecerão 3 partidas decisivas da fase de quartas-de-final: Barcelona (Itatim) X Mega Boys (Nova Itarana); Fênix Lendários (Feira de Santana) X Pipoca FC (Cruz das Almas) e por fim Facemp x FEDSAJ, representando Santo Antônio de Jesus. O primeiro jogo das quartas-de-final já havia sido disputado no último dia 14 e classificou a Seleção de SAJ para as semifinais, com um placar de 3 a 2 contra o Afront de Feira de Santana.  
Os jogos da fase semifinal serão realizados no dia 28 de outubro, com os vencedores desta fase. A grande final será disputada no dia 04 de novembro, onde uma das equipes se sagrará campeã. Todos os jogos estão sendo disputados no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, a partir das 19h30. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

20
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clayton para O Povo (CE) e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo Michel Temer, em face das constantes denúncias que lhes são imputadas pela Procuradoria Geral da República e Ministério Publico Federal,  tem se utilizado de todos os expedientes para manter-se no poder. Dentre eles, a compra de alguns deputados federais, mediante vergonhosa destinação de recursos aos municípios, através de emendas, na troca de votos nas votações contra seu afastamento. Se, por um lado, a população agradece pelo envio de recursos, por outro, deverá votar contra os mesmos deputados que estão entrando no "esquema" por saber que, por extensão, estão alimentando toda uma situação que envergonha o país.

Trata-se de uma manobra por demais vergonhosa, nessa ânsia de manter-se no poder a qualquer custo, preterindo direitos dos cidadãos, indo de encontro a toda uma política de proteção ambiental e o degradante desrespeito às conquistas trabalhistas. Cabe à imprensa e a todos os segmentos representativos da sociedade expressar essa indignação. Mantermo-nos calados diante de toda essa situação é, no mínimo, chancelar toda essa degeneração que se processa de “forma draconiana” no seio da sociedade. Que recursos continuem, evidentemente, sendo enviados aos municípios, todavia, não à custa dessa vergonhaosa troca de favores que tem por objetivo manter no comando da nação um homem que ostenta, apenas, 3% de aprovação ao seu "governo", conforme pesquisas divulgadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase todos os membros representantes da Bahia na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara votaram a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (18). Félix Mendonça Jr (PDT), João Gualberto (PSDB) e Daniel Almeida (PCdoB) foram contrários ao parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição e o arquivamento da denúncia da Procuradoria-Geral da Repúplica (PGR) contra o presidente e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Somente José Carlos Aleluia (DEM) foi favorável ao relatório, aprovado por 39 a 26.

Mesmo com o resultado, caberá ao plenário da Câmara a palavra final sobre a autorização ou não da abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Temer. Para ser admitida, a denúncia precisa contar com o apoio de ao menos dois terços dos deputados (342 votos).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) acompanhou nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), o andamento Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona o Decreto 4.887/2003, instrumento legal que trata da identificação, reconhecimento, demarcação e titulação das terras ocupadas por comunidades quilombolas no Brasil. O julgamento, previsto para hoje, foi adiado sem previsão de nova data. A titular da Sepromi, Fabya Reis, esteve presente na mobilização, juntamente com lideranças quilombolas de todo o país, movimentos populares e acadêmicos.

“Lamentamos profundamente o cenário de incertezas em torno de uma pauta tão cara para o povo quilombola e o movimento negro. Enquanto organismo governamental que trata das políticas para povos e comunidades tradicionais, presentes de forma expressiva na Bahia, continuaremos vigilantes para as próximas etapas do andamento deste processo. Renovamos nosso apoio às comunidades, que continuam como centralidade dos trabalhos da Sepromi”, ressaltou Fabya Reis, que esteve em Brasília juntamente com o coordenador executivo da pasta, Cláudio Rodrigues.

As mobilizações seguem em todo o país, com participação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Conselho das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia (CEAQ), advogados populares, parlamentares, e um conjunto de outras organizações parceiras. Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Governo do Estado da Bahia

19
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Luscar para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O apresentador e empresário Luciano Huck disse nesta quarta-feira, 18, que “quer e vai participar” do processo de renovação política do Brasil, mas não deixou claro se vai se candidatar a algum cargo nas eleições do ano que vem.A declaração está em um artigo do apresentador publicado na edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo.

“Como já me comprometi publicamente antes, quero e vou participar deste processo de renovação política no Brasil”, diz o texto. “Reafirmo que continuo achando que, de onde estou, fora do dia a dia da política, minha contribuição pode ser mais efetiva e relevante”.

No texto, Huck afirma que o Brasil foi arrastado para uma “crise econômica e caos social sem precedentes” e disse que os brasileiros precisam aproveitar melhor esse “assustador vácuo de liderança”. “Sinto que ela pode ser uma das maiores oportunidades para abrir um novo ciclo na história da República, ressignificar nossas instituições e, principalmente, reorientar os valores e princípios daqueles que querem servir”, escreveu o apresentador.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Senado rejeitou nesta terça-feira (17) o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar, após decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 26 votos a favor do afastamento e 44 contrários. Eram necessários 41 votos favoráveis para a suspensão do mandato. Aécio Neves foi denunciado com base nas delações de executivos da J&F, que controla a JBS.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o tucano ao STF pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção passiva. O órgão apontou que Aécio teria pedido e recebido R$ 2 milhões da JBS, além de ter atuado no Senado e junto ao governo para atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato.Pré-título, Tvsaj. Matéria, Metro 1. 

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Coreia do Norte fez um alerta aos demais países do mundo, nesta segunda-feira (16), para que não se juntem aos Estados Unidos em ações militares contra o regime de Kim Jong-Un e, assim, estarão a salvo de retaliações.A ameaça fazia parte do conteúdo contido em uma cópia do discurso do vice-embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, para uma discussão sobre armas nucleares em um comitê da Assembleia Geral da ONU. Ele, contudo, não leu esta parte em voz alta.

“Contanto que não participe das ações militares dos EUA contra a Coreia do Norte, nós não possuímos intenção de usar ou ameaçar usar armas nucleares contra qualquer outro país”, dizia o discurso. O comunicado afirmava ainda que “o território inteiro dos EUA está dentro de alcance de disparo e caso os EUA ameacem invadir até mesmo um centímetro de nosso território sagrado, não irão escapar de nossa severa punição em qualquer parte do globo”.Pré-título, tvsaj. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diferente da truculência habitual no trato que Geddel Vieira Lima tinha com a imprensa quando o assunto não lhe era agradável, o deputado federal Lúcio Vieira Lima era mais bonachão. Fazia piada até quando era alvo de perguntas incisivas e, normalmente, se saía bem de embaraços causados pelo entrevistador. Era uma boa estratégia, visto que a pedagogia do constrangimento impele aquele que pergunta a ficar calado. Entre os irmãos Vieira Lima que ocuparam cargos públicos, Lúcio é bem mais simpático se comparado a Geddel.

As próprias publicações em redes sociais mostram que o mais jovem da dupla ria de si mesmo com mais frequência. Desde o medo de avião até o cãozinho da filha, que ganhou perfil no Instagram, numa tentativa de formar um dog influencer, Lúcio era bem falante e tinha resposta para tudo – ou quase tudo. Era assim até bem pouco tempo. Já após a primeira prisão de Geddel, no começo de julho, o então presidente da Comissão Especial da Reforma Política submergiu um pouco e deixou de ser tão falastrão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O deputado Bacelar (Podemos/BA) aproveitou o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, comemorado nesta terça-feira (17), para criticar a edição da portaria do governo federal que altera os conceitos de trabalho escravo no Brasil e deixa nas mãos do ministro da área, a inclusão de nomes na chamada "lista suja". A relação garante transparência e engloba todas as empresas que desrespeitam os direitos trabalhistas. 

Para Bacelar, a medida dificulta a libertação de brasileiros que são tratados como escravos e facilita a corrupção. “A divulgação da lista suja deixa de ser técnica e passa a ser exclusivamente política. Voltamos ao tempo da escravidão. A edição dessa portaria abre uma insegurança jurídica e coloca nossos trabalhadores em uma situação vulnerável”, disparou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O PV (Partido Verde) sai na frente com relação às novas composições político-partidárias em Santo Antonio de Jesus.  Dr. Hernane Mercês substitui Dr. José Reis Filho na assessoria jurídica da Câmara de Vereadores (sob o comando do vereador Antonio Nogueira, "Tom"). Hernane foi nomeado como novo assessor jurídico nessa segunda-feira, 16, através da portaria 128/2017, publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores. Ele que, antes de ocupar a Superintendência de Cultura e Esporte no governo Euvaldo Rosa, no período de 2008 a 2012, também foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo seu partido. Além de militar na esfera politico-partidária, Hernane já contribuiu bastante par o desporto e a cultura no município. 

Hernane que, no evento de lançamento de obras no Canal do Mutum, no último dia 08, protagonizado pelo prefeito Rogério Andrade, também marcou presença ao lado do amigo e correligionario Pe. José Raimundo e da liderança Valdéli Quadros. Fotos Antonio Mascarenhas 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente do PDT da Bahia, o deputado Félix Mendonça Junior reivindicou uma vaga para o partido na chapa majoritária, a ser encabeçada pelo governador Rui Costa (PT) em 2018. “O PDT é um grande partido e tem uma história de luta exemplar na política do país”, afirma. Félix não chegou a citar nomes, mas diversos movimentos populares ligados à legenda manifestaram apoio à ideia, sugerindo nomes para a vaga. Entre os citados, estão o próprio deputado, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Desidério Bispo de Melo, e o sociólogo Joviniano Neto. 

Roberto Rodrigues, presidente do Movimento Negro do PDT, aprova a iniciativa. “É muito interessante o partido apresentar nomes e brigar por espaço”, defendeu.“Tem meu apoio e acho que o PDT não pode ficar de fora da chapa. Não se vê nenhum nome do partido envolvido nesse lamaçal”, defendeu Alderico Sena, presidente do Movimento dos Aposentados. “Apoio totalmente o nome do professor Desidério para o Senado ou outra vaga na chapa”, reforçou Márcia Gulias, presidente do Movimento Estadual do PDT Mulher.  Ascom/Deputado federal Félix Mendonça . Foto, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta segunda-feira 16 que vai apresentar informações referentes à delação do empresário Lúcio Funaropara reforçar um pedido de anulação do impeachment em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em delação, Funaro afirmou que repassou ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), 1 milhão de reais para comprar apoio de deputados favoráveis ao afastamento de Dilma. Detalhes da delação do empresário tornaram-se públicos nos últimos dias após a divulgação do vídeo da colaboração de Funaro. O mesmo vídeo consta do procedimento que corre na Câmara a respeito da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer(PMDB).

O advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, tem sustentado, desde o início do impeachment, que o afastamento é nulo. Segundo ele o processo foi baseado em “decisões ilegais e imorais” tomadas por Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar a “sangria da classe política brasileira”.Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Procuradoria-Geral da República aponta ‘indícios’ do envolvimento do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) ‘no recolhimento e guarda’ da fortuna de R$ 51 milhões em dinheiro vivo encontrada em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro.A pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou buscas no gabinete de Lúcio na Câmara e na residência dele, em Salvador, localizada em um prédio vizinho ao do irmão Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, em Brasília, na Operação Tesouro Perdido. 

Nesta segunda-feira (16), a PF fez buscas em quatro endereços ligados a Lúcio e ao secretário parlamentar dele, Job Ribeiro Brandão. A PF apreendeu documentos e mídias.A Operação Tesouro Perdido, inicialmente, estava sob responsabilidade da 10.ª Vara Criminal Federal em Brasília. Mas acabou sendo deslocada para competência do Supremo por causa do suposto envolvimento do deputado, que detém foro privilegiado na Corte máxima – segundo o empresário Silvio Antonio Cabral da Silveira, foi Lúcio quem pediu emprestado o apartamento no bairro da Graça, em Salvador, para estocar a fortuna. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A desorganização da operação da praça de pedágio da CLN, a empresa concessionária da Linha Verde, no Litoral Norte da Bahia, que resultou na formação de enormes engarrafamentos durante o feriadão, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16).

Ele disse que as enormes filas na praça de pedágio não se limitaram à quinta-feira (12), primeiro dia do feriadão, nem ao domingo, dia do retorno da maior parte dos baianos que foram passar o feriadão no Litoral Norte. Durante todos os dias do feriado prolongado se formaram filas na praça de pedágio, devido à desorganização da operação do sistema. 

Segundo o deputado, há várias formas de acelerar a passagem pelo pedágio, para que os usuários não fiquem retidos nas filas. “Mas, infelizmente, parece que a CLN só pensa mesmo na cobrança da elevada tarifa, pouco ligando para o usuário da rodovia. Tudo isso sob a complacência da Agerba, a quem cumpre a fiscalização do contrato de concessão da rodovia”, disse.Geilson salientou que a primavera mal começou e os problemas na rodovia pedagiada, principal via de acesso aos centros turísticos do Litoral Norte da Bahia, já são grandes. "Imagine quando o verão começar", observou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de mais de vinte anos, Santo Antônio de Jesus voltou a realizar um concurso de fanfarras. Neste domingo (15), mais de 2 mil pessoas passaram pela Praça Padre Matheus para acompanhar as emoções de sons e cores do I CONREDESC – Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC (Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural). 
O Concurso realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC em parceria com Associação Cultural de Bandas Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) reuniu entidades de diversas cidades da Bahia como: FANCEP (Castro Alves), Falcões da Ilha (Itaparica), Leões da Bahia (Candeias), BAMAPG (Gandu), FAMCRUZ (Cruz das Almas), Paulo VI (Juazeiro), FANJUCA (Gandu), Olímpica (Dias D’Ávila), BAMUARA (Araci), FANECB (Salvador), FAMJEEF (Itaparica) e FAMUIP (Ipiaú). 
O público também vibrou com a abertura feita pelo Grupo de Dança Valsa Fênix, formado por jovens de Santo Antônio de Jesus. Pelas regras do concurso, a REDESC, fanfarra anfitriã, não participou como competidora. Mas, teve a incumbência de encerrar o concurso, deixando o gostinho de quero mais no público depois de mais de 8 horas de apresentações musicais. 
Durante a premiação, o Regente da REDESC, Zeilton Nery, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal na realização do concurso: 
- “Nossos agradecimentos vão para Prefeitura Municipal, para Secretaria de Cultura, para todos os parceiros que ajudaram a tornar esse dia realidade. Porque por muitos anos a gente tentou e não conseguiu e hoje está aí o nosso concurso. Missão cumprida. ” – Salientou. 
O presidente da ACBFFB, Luiz Fernando, parabenizou a iniciativa do poder público municipal e ao público de Santo Antônio de Jesus que prestigiou o evento do início ao fim. 
- “A Fanfarra é um projeto pedagógico, educacional e social. Parabéns Santo Antônio de Jesus pela sensibilidade de reconhecer a importância das fanfarras.” – Comentou.  
A Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes, agradeceu e parabenizou a REDESC pelo trabalho que realiza, sobretudo, com os jovens de Santo Antônio de Jesus: 
- “A cultura e a música transformam. São as nossas principais armas contra o aumento da violência. Essa é a grande importância de resgatar eventos como o Concurso de Fanfarras. Parabéns, REDESC! Vamos continuar abraçando e incentivando essas causas.” – Destacou.  

*Confira os campeões de cada categoria:* , *Nível Marcial* Olímpica (Dias D’Ávila); *Nível marcial c/ evolução* , BAMUARA (Araci) ; *Nível Musical* , Olímpica (Dias D’Ávila) ; *Nível Musical com evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 2 musical* , FANECB (Salvador) ; *Nível 2 musical c/ evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 3 musical misto* , FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical* ; FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical c/ evolução* , BAMUARA (Araci)  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal faz buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Agentes da PF chegaram a interditar o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete. O G1 tenta localizar a defesa do deputado. Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso por tempo indeterminado desde julho, após investigadores apreenderem R$ 51 milhões em um imóvel atribuído ao político. Segundo a PF, é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação.
Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência do caso para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF. Segundo a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel.
A operação desta segunda-feira busca entender a relação entre Lúcio Vieira Lima e os R$ 51 milhões. Os investigadores querem saber se ele poderia ser "destino" ou "origem" do dinheiro. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF. Fora o gabinete do deputado, também há buscas no apartamento dele e em mais dois endereços em Salvador, na Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O procurador Carlos Fernando Lima, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, afirmou no sábado (14), nas suas redes sociais, que o presidente Michel Temer está “destruindo a Lava Jato e toda a esperança que ela representa”. Segundo Lima, em a operação nunca esteve “tão em perigo quanto agora”. A publicação foi feita após o governo, por meio de Advocacia-Geral da União (AGU), enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em que pede a revisão da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Para a AGU, a pena somente deve ser executada depois de esgotados todos os recursos da defesa, o chamado trânsito em julgado. “O Governo Temer está fazendo, pouco a pouco, o que o Governo Dilma queria, mas não conseguiu: destruir a Lava Jato e toda a esperança que ela representa. Depois da última decisão do STF, é compreensível as tentativas da AGU, a mando de Temer, de tentar reverter a decisão de prisão após a decisão de segundo grau. Afinal, não há mais oposição das ruas às tentativas de acabar com o pouco conquistado”, escreveu. Ainda na avaliação de Carlos Fernando, atualmente a classe política está reunida “a favor da salvação” deles. “Hoje a classe política está unida, mas não a favor da população, mas a favor da salvação de todos e, principalmente, da salvação de um modo de financiamento da política com o dinheiro desviado dos cofres públicos”, criticou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A pedidos, um retrato da cena política baiana. A esta altura do campeonato em 2013, um ano antes das eleições, Jaques Wagner, governador, ainda costurava um nome entre cinco pretendentes, Rui Costa no meio, e na outra banda, Paulo Souto e Geddel também ainda disputavam a cabeça da chapa. Wagner, que em 2006 já foi guinado ao topo na sombra de Lula, guinou Rui já ancorado em Dilma, líder nas pesquisas.

Souto ganhou a ponta no outro lado, com as bençãos de ACM Neto e a aliança com Geddel. mas sem referências federais, tanto que botou o caso Dalva Sele, um suposto canal de desvio de dinheiro petista em primeiro plano, na tentativa de estadualizar a peleja, já que na banda federal não dava. Deu Rui com Wagner, Dilma e Lula.

Agora temos os dois sem referências federais. Rui na sombra do que resta de Lula, mas no governo, bem avaliado, com a máquina na mão, mais ainda num ano de dinheiro curto para a campanha.E Neto será candidato? Será. Nada a perder. No mínimo estará pavimentando caminho para o futuro. E também não tem outro nome.Se não houver turbulências outras o cenário a se configurar é esse.Com ressalvas — Joaci Góes, tucano que foi o candidato a vice de Paulo Souto em 2014, anti-petista ostensivo, avalia que Rui Costa é o melhor gestor que o PT já produziu, não só na Bahia, mas em nível nacional:

— Se ele sair do PT, ganha a eleição. Se não...

Bruno, o herdeiro — Desde o início do mandato ACM Neto deu todas as dicas e poderes ao vice e velho amigo, Bruno Reis. Bruno é do PMDB e foi indicado por Geddel, mas ele próprio dá o tom.

— Todo mundo sabe minha história e a quem sempre fui ligado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em depoimento de delação premiada, o doleiro Lúcio Funaro afirmou que, em 2016, repassou R$ 1 milhão ao então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que o peemedebista pudesse "comprar" votos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.O doleiro afirmou que o repasse foi feito a pedido de Cunha, que queria garantir que a petista fosse afastada da Presidência durante o processo de impeachment.
O pedido, segundo Funaro, foi feito via celular, por um aplicativo que não armazena as mensagens no aparelho."Ele me pergunta se eu tinha disponibilidade de dinheiro, que ele pudesse ter algum recurso disponível pra comprar algum voto ali favorável ao impeachment da Dilma. E eu falei que ele podia contar com até R$ 1 milhão e que eu liquidaria isso pra ele em até duas semanas, no máximo", relatou Funaro.Ao ser questionado por uma procuradora sobre se Cunha teria dito expressamente que o dinheiro seria para comprar votos de deputados, Lúcio Funaro respondeu: "Comprar votos. Exatamente".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612 que ligam Candiba a Pilão e outros 13 da BA-912 que ligam o Distrito de Ceraima a Guanambi. 

Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos , por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo. 

O governador destacou a recuperação de estradas, informando que "são mais 12 quilômetros de estrada ligando Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraima. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evirar acidentes, principalmente de moto". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Decisão liminar da Justiça Federal em Brasília proíbe o Senado de fazer votação secreta na sessão que vai decidir sobre o afastamento ou não e o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão do juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas, tomada na noite de ontem (13), veio em resposta a uma ação popular que pede a votação nominal e aberta. A sessão do Senado para votação do caso está marcada para próxima terça-feira (17).

A ação popular proposta pelo presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), Eduardo Luiz Rocha Cubas, registra que “foi noticiada a possibilidade de que o Senado poderá esconder-se por trás do voto secreto” para decidir sobre o futuro de Aécio e cita a Constituição para embasar que “os políticos devem satisfação como os ministros do STF [Supremo Tribunal Federal] pela sua atuação”. 

14
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Paer para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O juiz Sergio Moro, da Operação Lava-Jato, deu prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue na Secretaria da 13.ª Vara Federal de Curitiba os originais dos recibos de aluguel do apartamento 121 do edifício Hill Houve, em São Bernardo do Campo, imóvel que teria sido adquirido com propinas da empreiteira Odebrecht, segundo acusação do Ministério Público Federal.

Moro considerou “desnecessária” uma audiência formal para entrega dos documentos ou a presença de perito. “Os recibos deverão ser entregues na Secretaria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida.” O apartamento, vizinho à residência de Lula, está em nome do engenheiro Glaucos da Costamarques, apontado pelos investigadores como “laranja” do ex-presidente da República. Glaucos é primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

Notícias | postado por: Mascarenhas

20 instituições de diversas cidades da Bahia participam neste domingo (15) do 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural.O concurso contará como etapa para o Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras. A anfitriã REDESC venceu a última etapa, realizada no mês passado, na IV Copa Olímpica de Bandas e Fanfarras em Dias D’Ávila.O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude em parceria com o REDESC e com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB). O I CONREDESC acontece na Praça Padre Matheus, a partir das 11h30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus preparou uma série de eventos em homenagem ao Dia das Crianças. As comemorações tiveram início na última segunda-feira (9) com a festa do CRAS Quilombola, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SMAS). Na terça-feira (10) foi a vez das crianças do Colégio Madre Rosário II, que participaram de uma atividade promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. No mesmo dia, também teve festa no CRAS Comunidade e no CRAS Nazareth Assis.

 Creche ASA, Santa Madalena e Criança Feliz , através da Secretaria de Assistência Social (SMAS), promove na próxima quarta-feira (11), a festa de Dia das Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Espaço CRIAR. A comemoração acontece a partir das 14h30, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. O Dia das Crianças também será comemorado em outros serviços da SMAS. ASCOM Prefeitura SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para‬ acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (9).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A geóloga e professora da UEFS, Marjorie Nolasco, fala sobre iniciativas de preservação dos recursos hídricos no dia 20 de outubro, às 14h.  O que as comunidades tradicionais do semi-árido tem a ensinar ao resto do mundo sobre preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos? Segundo a geóloga e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marjorie Nolasco, muita coisa. As técnicas desenvolvidas por quem convive há décadas com a escassez de água, algumas até premiadas internacionalmente, serão tema da fala da especialista durante o 8º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água no dia 20 de outubro, às 14h, no Espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro, extremo norte da Bahia. 

“O segundo melhor programa de conservação convivência  do semiárido é brasileiro, foi premiado recentemente na Bélgica”, disse referindo-se ao Programa Um milhão de Cisternas, que levou o prêmio Prata de Política para o Futuro 2017. “Aqui [no Brasil], a gente relega esses conhecimentos tradicionais a segundo plano”, lamenta a pesquisadora, enfatizando a necessidade de valorização do saber local, que há muito desenvolve soluções para evitar as perdas de água no sertão nordestino.  

Entre estas soluções ela destaca algo simples, como a cultura de construção de aguadas rurais, pequenos reservatórios usados para captação de água durante o período chuvoso. “Se você está na região semi árida, a água vai embora muito rápido, não só penetrando no solo, mas também pela evaporação muito intensa. Qual a técnica usada pelas comunidade? Impermeabilizar a parte de baixo, desde plástico e argila, e colocando cascalho e pedras dentro da água porque o sol vai atingir primeiro as rochas, dificultando a evaporação. Com isso você retarda a perda de água”, exemplificou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, reunião preliminar do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável), presidido por Fátima do Benfica, também titular da pasta em apreço, no intuito de proceder informes sobre andamento da entidade, bem como tratar de assuntos a serem ventilados na próxima reunião. 

Além dela, marcaram presenças Ubiratan Aarújo Henrique (FACEMP), José Carlos Moura Nascimento (Associação da Sapucaia), Mariana Morais dos santos (GANA), Ivana Patrícia Araujo dos Santos (Conselho Tutelar), Dourival de Souza Ramos (SETAF), Januário Nunes Santana (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Maria Margarida Silva (APACTJB), Carlos Alberto Gomes da Costa (UFRB); Carolina Ferreira Cardoso,Ramon Dias Menezes (IBGE) e Dema do Leite (Diretor da SAAB).

Dentre os assuntos discutidos, de forma preliminar, haja visto que a reunião não alcançou quórum para deliberações, os procedimentos com relação a participação ou não de duas entidades que ainda não apresentaram documentação perante o CMDS, bem como procedimentos com relação à parceria no que tange à realização do censo agropecuário por parte do IBGE (já iniciado em 1o. de outubo), cujos detalhes foram antecipados pelos representantes presentes na reunião. Trabalhos que requerem parcerias com as entidades envolvidas no CMDS e comunindades rurais. A presidente Fátima do Benfica se prontificou a enviar a todos os representantes material a ser distribuído nas comuniddes, reforçando a importâcia de dados agropecuários no município. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Manifestantes protestam jogando tomates em frente ao prédio do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP), na Bela Vista, região central da cidade, na manhã desta segunda-feira, 9. A entidade, que realiza um evento para lançar um curso de pós-graduação em Direito Eleitoral, tem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes como um de seus sócios. O ministro, vários políticos e especialistas ministram palestras sobre a reforma política durante o dia na faculdade. O protesto bloqueia uma quadra da Rua Itapeva, próximo à Avenida Paulista, desde em torno das 8h30 da manhã, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes jogam tomates sobre a calçada, a pista e contra carros de participantes que chegam ao evento. Apesar da sujeira, não há registro de confusão.

A ação é organizada pelo grupo 'Tomataço', que diz atuar em defesa da operação Lava Jato, das Forças Armadas e pela "renúncia de todos os políticos do País". No Facebook, antes do protesto, integrantes publicaram foto ao receber doação de tomates estragados de comerciantes da Ceasa. Eles já promoveram manifestações semelhantes contra Gilmar em São Paulo, inclusive durante evento em agosto na sede do jornal O Estado de S. Paulo. Pré-título, Tvsaj. Matéria, A Tarde.

10
Out
2017

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mariano para Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma grande festa com atrações culturais e esportivas marcou neste domingo (8), a retomada das obras do Canal do Mutum. No evento, realizado na Praça do bairro irmã Dulce, o Prefeito Rogério Andrade assinou a ordem de serviço para o início das obras de macrodrenagem e saneamento, que vão beneficiar 750 famílias e sanar graves problemas como alagamentos e contaminação. O ato contou com a presença do Presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) Otto Alencar Filho, da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, do Ex-Prefeito, Euvaldo Rosa, do Ex-Vice-Prefeito, Faustino Cunha, do Ex-Vice-Prefeito, Coi Mercês, além de Vereadores, Secretários e lideranças políticas e religiosas.“Retomar esta obra foi um dos meus compromissos de campanha e hoje estou feliz em poder realiza-lo. Vamos investir em obras que melhorem a vida da nossa gente e possam beneficiar as famílias que mais precisam. Esta é a nossa prioridade, é assim que vamos trabalhar para toda Santo Antônio de Jesus”, salientou o Prefeito Rogério Andrade.ASCoOM Municipal 

Notícias | postado por: Mascarenhas

MEXERAM COM A IMPRENSA

Bacelar (Pode), Bebeto Galvão (PSB), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR), Marcos Medrado (Pode), Paulo Azi (DEM), Roberto Britto (PP) e Uldurico Jr. (PV).

Onze deputados baianos votaram a favor da minirreforma política aprovada na madrugada da última quinta-feira (5) em Brasília. Exatamente a metade daqueles que ainda estavam na sessão iniciada na noite do dia anterior. Para além dos retalhos da pseudo-reforma, que criou um fundo de R$ 1,7 bilhão e aprovou, entre outras medidas, o fim das coligações proporcionais a partir de 2020 e uma cláusula de barreira para partidos políticos, esses mesmos 11 baianos votaram a favor da magistral emenda do deputado Aureo (SD-RJ). No auge do altruísmo, o parlamentar carioca propôs que o Brasil de 2017 convivesse com a mordaça contra críticas a partidos, coligações ou candidatos nas redes sociais.

A medida, subjetiva em todos os sentidos, exigiria que os provedores de internet, aplicativos ou redes sociais apagassem, após denúncia, qualquer “ofensa” à honra dos políticos. A emenda foi aprovada, em meio à minirreforma, e passou despercebida até que veículos de comunicação perceberam o risco da medida. Esse Brasil de 2017, supostamente vivendo uma democracia em que existe liberdade de imprensa e de expressão, estaria aplicando censura passível das mais diversas interpretações, ao bel prazer do denunciante. Eis que, diante da repercussão negativa, o corajoso presidente da República, Michel Temer (PMDB), foi obrigado a não adotar tal medida “impopular”. Por meio de nota, o Planalto garantiu que a emenda de Aureo aprovada seria vetada pelo Excelentíssimo Senhor ocupante do Palácio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Anunciada, na manhã desse domingo, 08, na praça principal da comunidde do Bairro Irmã Dulce, em Santo Antonio de Jesus, o reinício das obras de construção do Canal do Mutum, num empreendimento que irá beneficiar centenas de centenas de famílias da localidade, não apenas no que concerne à infraestrutura mas, sobretudo, no que tange à saúde da população, através da prevenção de doenças

A obra se inicia graças aos esforços da gestão Rogério Andrade que, através do Setor de Projetos, conseguiu rehaver recursos que possibilitem a continuidade da obra. Além do chefe do executivo municipal, marcaram presenças no evento Dalva Mercês (vice-prefeita e  Secretária de Assistência Social), os demais secretários Fátima do Benfica (Agricultura e Abastecimento), Sônia Fontes (Infraestrutura), Leandro Lobo (Saúde), Joaquim bahia (Fazenda), Dêni Côrtes (Cultura), João Geraldo Spricio (Serviços), Hélio Silva (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Cíntia (Educação); vereadores Délcio Mascarenhas, Cao de Dodô, Altemir, Pedro de Teca, Tom, Cristiano, Pastor Gérson, Daniel, Marcos Có, Luiz do Alto.

Também presentes, Oto Alencar Filho (Presidente do DESEMBAHIA e pré-candidato a  Deputado Federal), Rogério Andrade Filho (Pré-candidato a Deputado Estadual), Euvaldo Rosa (ex-prefeito do município). Também presentes, na área do evento, Cézar Queiroz (arquiteto e ex-secretário de Infraestrutura), Prof. e padre José Raimundo Galvão, Dr. Hernane Mercês, empresário Geraldo Reis,  Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), outras personaliddes da adminiistração municipal local, representantes de entidades sindicais e associativistas, lideranças político-partidárias, empresários, equipes de dança e capoeira, bem como representantes de segmentos da sociedade.

Precedendo a realização do evento, apresentações musicais na praça e na área do palanque. Logo após a chegada da comitiva do chefe do executivo, foram iniciados os pronunciamentos das autoridades presentes. Na ordem, as falas de Marquinhos (presidente da associação de Moradores do bairro), Sônia Fontes (Secretária de Infraestrutura); vereadores  Pedro de Teca, Daniel e Tom;  Oto Alencar Filho (Presidente da DESEMBAHIA), Euvaldo Rosa (ex-prefeito), Dalva Mecês (vice-prefeita) e, finalizando, o prefeito Rogério Andrade. 

Todos deram ênfase à iniciativa da atual administração em estar viabilizando a recuperação dos recursos necessários para a continuidade da obra. O ex-prefieto Euvaldo Rosa, aproveitando o ensejo, também, fez referência às lideranças aos seus ex-secretários e alguns correligionarios, bem como a lideranças do bairro, dentre elas, o saudoso João do Mutum, Marcha Lenta e Dona Elza. Oto Alnecar Filho falou, também, a disponibilizacão de recursos para fomentar obras em S.A.Jesus; o prefeito, além de, também efetuar agradecimetos e citações, destacou a importância da obra cujo projeto teve origem com o  ex-mandatário municipal, Dr. Euvaldo Rosa. Em seguida foi assinada a ordem de serviço autorizando o início imediato dos trabalhos de construção do Canal do Mutum. Fotos, Tvsaj.com.br. Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e TODAS no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Estadual Sargento Prisco promoveu, na manhã desse domingo, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a entrega de um trator agrícola ao IDEVAJ (Instituto de Desenvolvimento do Vale do Jaguaripe). O equipamento é fruto de uma emenda impositiva do deputado que vem realizando um meritório trabalho em prol dos municípios que compõem sua base e, por extensão, de outros rincões da Bahia. 

E, nesse evento, marcaram presenças WELLINGTON SENA (Prefeito municipal), Antonio Rodrigues (ex-deputado e ex-prefeito), Minde (vice-prefeita), João Roma (Chefe de gabinete gestão municipal de ACM Neto, em Salvador); secretários municipais Michel Mota e Jorge Prazeres; vereadores Alan de Minde, Adilson, Edgar, Jota, Rai da Saúde, Ivone, bem como Valdo (de Nazaré); João Broa, Valfrido Lima e Olavo Barreto (ex-prefeitos), Dr. Claudio Guedes (Advogado da Muniz FM, ao lado do radialista e empresário  da Muniz FM, Vavá, Romilton) e outras personalidades da sociedade local. O evento contou com cobertura completa da Muniz FM, emissora local que também realiza um belo trabalho na região. Fotos Antonio Mascarenhas e ASCOM emissora. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado federal FÉLIX MENDONÇA JUNIOR, marcou presença na cerim6onia de inauguração do MPT( Ministério Público do Trabalho) em Santo Antonio de Jesus, no último dia 28 e, na oportundade, logo após o descerramento da placa de inauguração, o parlamentar, alvo de bastante cumprimentos, não apenas pela sua atuação parlamentar ilibada na Câmara mas, também, pelo fato de ter sido um dos três autores de emendas que contribuíram de forma decisiva para a realização dessa obra no coração da cidade. Sempre jovial ele, ao lado dos promotores do MPT Alberto Balazeiro e Luis Carneiro,  não perdeu a oportunidade de parabenizar a equipe de garçõns que atuou no oferecimento do coquetel aos presentes: 

- O Ministério Público do Trabalho fez a obra e procedeu sua inauguração, todavia, vocês foram os que fizeram a festa, referindo-se aos garçõns. 

 


Enquete


PodCast