Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Política

Notícias | postado por: Mascarenhas

VITÓRIA NA JUSTIÇA FEDERAL
Em 2006 quando Prefeito de Gov. Mangabeira, fui fiscalizado pela CGU – Controladoria Geral da União, foram 05 auditores um para cada secretaria, Finanças, Saúde, Desenvolvimento social, Educação e Agricultura, durante 15 dias ficaram no município para analisar todos os processos de pagamento de três anos anteriores.
No final o relatório da auditoria apontou 5 irregularidades na visão do auditor na área de saúde que foi motivo de AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA do MPF – Ministério Público Federal à Justiça federal de Feira de Santana – BA em dezembro de 2013, pedindo a condenação dos réus em todas as sanções d o art. 12, II, da Lei n° 8.429/92 (ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer essa circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos). Veja notícia no BAHIA NOTÍCIAS:

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em partida realizada fora de casa, no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, na tarde de hoje (17), o Bahia venceu o Conquita por 3 a 1. O resultado é válido pela 6ª rodada do Campeonato Baiano.

Com o campo pesado por conta da forte chuva que atingiu Vitória da Conquista neste domingo, Bahia e Vitória da Conquista tiveram um obstáculo a mais para articular jogadas. O primeiro gol da partida foi marcado pelo time da capital pelo atacante, Iago, aos 29 minutos do primeiro tempo. Já o volante, Nilton marcou o segundo ponto do tricolor aos 10 minutos da segunda etapa.

O meia Patuta quebrou a invencibilidade do Bahia aos 29 minutos do segundo tempo emplacando o primeiro gol do Jegue na partida. 

O Bahia agora volta o seu foco para enfrentar o Liverpool do Uruguai, quinta-feira (21), no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu pela segunda etapa da primeira fase da Copa Sulamericana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em desabafo a interlocutores, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, demonstrou profundo arrependimento em ter trabalhado ativamente pela eleição do presidente Jair Bolsonaro, segundo informações do colunista Gerson Camarotti, da GloboNews. 

"Preciso pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco", disse Bebianno para um aliado, fazendo referência à influência dos filhos do presidente nos rumos do governo, especialmente o vereador Carlos Bolsonaro.

Embora demonstre preocupação com a interferência dos filhos de Bolsonaro no Planalto, Bebianno não joga toda a culpa de sua demissão, prevista para amanhã (18), na conta de Carlos. Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o ministro disse a um interlocutor que "o problema não é o pimpolho". "O Jair é o problema. Ele usa o Carlos como instrumento. É assustador".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Boechat, veio a óbito na quinta-feira (14). Philomena Augusto da Silva, 80, sofria de câncer e estava internada em estado terminal. Diante da situação, ela nem chegou a saber da morte do filho, ocorrida na segunda (11), três dias antes. 

Segundo informações do G1, o outro filho de Philomena, Rogério Quattrucci, também faleceu em um acidente de helicóptero, mas em 1998. 

MORTE DE BOECHAT

Seu filho, Ronaldo, pilotava o helicóptero que levava Boechat de volta à cidade de São Paulo. A aeronave caiu na Rodovia Anhanguera e bateu na parte dianteira de um caminhão que trafegava pela via. Com isso, Boechat e Ronaldo morreram na hora Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Maragojipe, sob o comando de Vera da Saúde, procede entrega, na tarde/noite desse sábado, da Escola Getúlio Vargas, padrão FNDE, no distrito de Guaí, Capanema.Uma demonstração cabal de que a atual gestão não para. Um exemplo que dever ser seguido por muitas cidades da Bahia e, por que não, do Brasil. Abaixo, fotos da Escola, no mesmo molde, entregue em setembro/2018, na comunidade de Campinas/Guapira. 

 

ALÉM DA ESCOLA, FORAM ENTREGUES UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E QUADRA POLIESPORTIVA

Como não bastade, na oportunidade, a atual gestora procedeu entrega de uma Unidade Básica de Saúde, totalmente equipada, com recursos oriundos de emnedas canalizadas pelo deputado federal João Bacelar "Jonga" e, naturalmente, com contrapartida do município. Assim como também entregou uma quadra poliesportiva de altíssimo nível, de maneira que a comunidade possa desenvolver práticas relacionadas ao desporto, assim como realizar  eventos culturais, religiosos, etc.

E o que também chama a atenção é que a atual administração construiu esses três equipamentos numa comunidade rural em que não há concentração de unidades residenciais mas que, espacialmente, congrega muitos moradores. Uma demonstração insofismável de que o objetivo é realizar uma gestão plural, contemplando sede, comunidades rurais e periféricas. 

DE PARABÉNS A EQUIPE VENCEDORA

Uma equipe que conta com nomes como Marli Medina (Educação), Rozameire Santana (Saúde), Chiquinho, Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Jiomar Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Átila Brandão (Administração), Adilton Ferreira (Planejamento), Clerisvaldo (Agricultura e Pesca), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Átila Passos (Fazenda), Milena Cruz (Administração), Ana Paula (Desenvolvimento Social) Maria das Graças (Controladoria) e todo pessoal de segundo e terceiros escalões é, convenhamos, vencedora. Não poderíamos de destacar, também, o meritóri trabalho que realiza Rafael (Ascom), ao lado de toda equipe, para que as ações tenham mairo celeridade. 

Particularmente, com relação à edcucação, parabéns à Secretária Marli Medina pelo trabalho desenvolvido. A atual gestão não se destaca, apenas, em Maragojipe. Longe disso...,em toda região, graças à competência e comprometimento com a população. Um trabalho que não teria tanto sucesso se não tivesse uma equipe unida. Destaque, também, a todos os vereadores (inclusive da oposição) que, com suas críticas, fazem com que eventuais problemas venham à tona em busca de soluções emergenciais. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Em que pese o fato de não poder comparecer, por conta de compromisso previamente firmado, divulgaremos informações sobre a inauguração desse sábado, 16, nessa comunidade. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) assinam na próxima segunda-feira (18), às 17h, a ordem de serviço para início da reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. O evento será realizado no local, com a presença da população, desportistas, autoridades locais e representantes da SUDESB.  

Construído em 1982, o Ginásio foi encontrado pela atual gestão com diversos problemas estruturais, causadas pela falta de manutenção. A reforma contemplará a parte elétrica, hidráulica, vestiários, refletores, telhado, dentre outros itens.  

A requalificação do equipamento é uma solicitação direta do Prefeito Rogério Andrade ao Governador Rui Costa. Ainda no 1º mês de gestão, em janeiro de 2017, o Prefeito também solicitou a SUDESB a renovação da cessão de uso do espaço, vencida desde 2013, bem como a reforma do equipamento.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em funcionamento desde 2001, o posto do SAMU sediado no município atende 31 cidades do Recôncavo, através da Central de Regulação de Urgência Reconvale (CRUR). O serviço é considerado o principal componente para dar assistência a pacientes em situação de urgência. 

Dentre as melhorias promovidas pela gestão, podemos destacar a reforma da Central de Regulação, além da troca de computadores e o reordenamento das linhas telefônicas. Também foram adquiridos um ventilador mecânico pulmonar e uma incubadora para transporte de recém-nascidos, o que possibilita transferências intermunicipais; foi feita manutenção  preventiva e corretiva do Cardioversor – Desfibrilador bifásico e ainda manutenção preventiva e corretiva das unidades móveis com mais agilidade. 

Na área de capacitação, a prefeitura promoveu treinamento das equipes de intervenção e regulação. O Núcleo de Educação Permanente – NEP, que tem por objetivo promover capacitação e educação permanente para o adequado atendimento às urgências e emergências, foi reordenado e está funcionando melhor. Para completar esse processo de melhorias, a produção de novo fardamentos para os colaboradores está em andamento, bem como a reordenação para o retorno do funcionamento do sistema de radiocomunicação da Central de Regulação. A prefeitura também solicitou a  implantação do sistema de radiofrequência para todos os municípios da Regional.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(15 /02/19) 
SUBGERENTE 
Ensino médio completo  
Disponibilidade para trabalhar a noite 
Conhecimento com informática 
Com experiência em carteira ou carta de referência 
01 vaga  
ATENDENTE DE LANCHONETE 
Ensino médio completo 
Disponibilidade para trabalhar a noite  
Com experiência em carteira ou carta de referência 
02 vagas  













Notícias | postado por: Mascarenhas

Inaugurado no dia 19 de setembro de 2018, o CEFSAJ (Centro Especializado em Feridas), localizado na Policlínica Municipal Dr. Fernando Albuquerque, foi criado para proporcionar assistência especializada no tratamento de feridas complexas, caracterizadas pela difícil cicatrização. O local atende pacientes com lesões vasculogênicas, pé diabético, queimaduras extensas, gangrenas, úlceras falcemicas, lesões por pressão e feridas traumáticas. Este tipo de atendimento é pioneiro na cidade, sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.  

Com uma equipe especializada de Enfermeiro (a) e Técnico (a), o CEFSAJ oferece 20 atendimentos por dia, sendo distribuídos em 02 turnos (manhã e tarde), com consultas de enfermagem e troca de curativos, com conforto, assistência especializada e resolutividade aos usuários que sofrem com feridas crônicas e/ou agudas, sem resposta ao tratamento convencional. 

O tratamento é disponibilizado de maneira gratuita na rede municipal de saúde.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

É, deveras, inadmissível que um município que faz parte da historicidade da Bahia, com grande contribuição na luta pela independência desse Estado,  possa, de um momento para outro, ser subjugado de forma acintosa, no momento em que o Tribunal de Justiça da Bahia, sob a justificativa não plausível de contenção de custos, tenciona retirar, definitivamente, o Cartório Eleitoral do município, numa decisão que, inexoravelmente, não apenas cerceia direitos mas, também, fere os brios de uma população estimada em 50.000 habitantes.

AÇÃO CONJUNTA e PERSONALIDADES PRESENTES

Numa iniciativa da Câmara de Vereadores, gestão Luiz Fernando Lima Ribeiro, conhecido popularmente por Luizinho, foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 12, audiência pública tendo por escopo o "Retorno do Cartório Eleitoral" e a "Reativação do Estaleiro da Enseada de Paraguaçu", num evento que contou, também, com participação da prefeita Vera da Saúde, Major Marcos Davi (Cmt. da 27a. Cia de Polícia), Dr.Saulo (assessor jurídico da Câmara), Dr. Ígor, Dr. Paulo Vicente Guerreiro Vicente (procurador do município),  Rubem Lameira (ex-presidente da Câmara), Pastor Mateus (Igreja Assembleia de Deus).

Presentes os secretários municipais Jiomar Fernando Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Rozameire Santana (Saúde), Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Átila Passos (Fazenda), Maria das Graças Carvalho (controladora); vereadores Luizinho, Zé de Roque, Juninho (Coqueiros), Beto de Betuca, Marcelo Borges (autor de abaixo assinado), Fernandinho de São Roque.

Marcando presenças, ainda, José Sobrinho (Pesidente da Liga de Futebol em Maragojipe), Jaguaracy, Bad Boy, Lourenço, (árbitro e assessor político) que se utilizaram, também, do microfone para efetuação de pronunciamentos, contrários à pretensão do TJ-BA, e conclamando para uma união de forças, independente de bandeiras político-partidárias< na luta pelos interesses do município, seja no que concerne a esse intento em prol da garantia de direitos à justiça, seja no que tange à reativação do estaleiro, em busca da geração de emprego e renda à população. 

PRONUNCIAMENTOS ESTAMPAM REALIDADE, ENTRETANTO, VEEM LUZ AO FINAL DO TÚNEL

LUIZ FERNANDO RIBEIRO (Luizinho) presidente da egrégia casa legislativa municipal, abriu os trabalhos em torno da realização dessa audiência que, indubitavelmente, ficará nos anais da histocidade local, não apenas pela participação de eminentes personalidades da sociedade local mas, também, pela temática que foi discutida, em prol da garantia de direitos da população como um todo. Em sua fala, além dos agradecimentos pelas participações, o apelo para que todos seus pares, independentes de cores partidárias, possam se irmanar nessa luta, que é de todos. 

VERA DA SAUDE, prefeita, segundo mandato, em sua fala, discorreu que, em que pese o fato de estar sacrificando setores da administração, cedeu funcionários para realização de serviços básicos e que chegou a manter diálogo com o presidente do TJ buscando dissuadí-lo da intenão de retirar o fórum de seu município, asseverando que a OAB de Cruz das Almas também está imbuída na luta contra a extinção dessa repartição em Maragojipe. Elencou conquistas junto ao governador Rui Costa e demonstrou entusiasmo diante desse movimento.  A gestora abraçou a ideia da mobilização ao TJ, levantada por Rubem Limeira, prometendo envidar esforços possíveis para conseguir parceiros que queiram entrar nessa verdadeira "cruzada" em defesa dos direitos da população. 

DR.PAULO (advogado da Câmara), atribuiu ao silêncio da sociedade a perda do Cartório Eleitoral,  asseverando que há informações de que o "martelo já foi batido" mas que, por outro lado, a OAB de Cruz está se empenhando para reverter a situação. Acredita que ainda há tempo para "virada" nesse jogo e que, para tanto, faz-se necessária a união dos poderes constituídos no município e da população como um todo, independente de cores partidárias

Dr. SAULO VICENTE (procurador do município), além de reportar-se à importância do evento, destacou a fala do Major Davi (enaltecendo todo um trabalho, ao lado de sua equipe) e enfatizou o empenho da prefeita Vera para manutenção do Fórum. Citou encontros da chefe do executivo com o TJB e frisou que o município que mais se "espernear", ou seja que mais mostrar poder de mobilização, conseguirá materializar seu intento. 

OUTROS PRONUNCIAMENTOS EXTERNIZAM INDIGNAÇÃO, TODAVIA, INCITANDO REFLEXÃO POR PARTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA

Em todos os pronunciamentos, a exemplo do de José Sobrinho (Presidente da Liga, foto), Jaguaracy, Manoel do Serrote, Jiomar (Sec. de Governo), João Marcelo (autor do abaixo assinado), e poutros,  apelos para que os poderes constituídos do executivo e legislativo municipais, com apoio de toda população unam esforços para que, junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, seja revertida a pretensão de retirar, definitivamente, o fórum da cidade, numa deliberação que prejudicará a população de 50.000 habitantes e que, desde o nascedouro, se reveste de uma injustiça de grande proporção na medida em que se prejudica toda uma população, em favor de outros dois municípios cujas populações, somadas, não atingem o mesmo conglomerado de Maragojipe.

Todavia, n´alguns deles, a exemplo do de "BAD BOY" (foto), e JIOMAR foram "pitadas" de indignação diante dessa verdadeira injustiça que está acontecendo em relação à Maragojipe. Enaltecimentos à luta da prefeita e a esperança de que todos vereadores estejam imbuídos no propósito de enfrentar esses desafios, na certeza de que barreiras serão transpostas e intentos serão, deveras, materializados. 

PLEITO DO ESTALEIRO OBJETIVA REDUÇÃO DE 5 PARA 2% A TRIBUTAÇÃO DO ISS

Coube a Beto de Betuca, vereador, ler, de forma sintética (já que o texto foi extenso), o pleito encaminhado pelo Estaleiro, à Câmara de Vereadores, tendo por escopo redução da alíquota de tributação do ISS, sob o argumento de que tal redução permitirá que a empresa possa ter maior poder de competitividade com a concorrência e, por extenão, poder gerar emprego e renda para a população. Pleito que será, naturalmente, discutido na próxima sessão da egrégia casa.

MOVIMENTO PROMETE MOBILIZAÇÃO PACÍFICA, TODAVIA, INCISIVA

RUBINHO LAMEIRA |(ex-presidente da Câmara), em sua fala, após enaltecer esforços da prefeita e apoio dos vereadores, foi realista ao se referir à gravidade da situação, ao mesmo tempo em que depositou esperança na reativação do estaleiro. Fechando seu pronunciamento, de forma efusiva, sugeriu a mobilização de representatividades do município, em direção ao Tribunal de Justiça da Bahia, fazendo parada em frente a um dos grandes shoppings da capital, de forma pacífica, num comboio de 10 ônibus, em data a ser marcada. Proposição foi muito bem aceita por todos. 

 

IMPRENSA e CERIMONIAL

Coube a Gilmar, diretor da Câmara, conduzir, com propriedade, o cerimonial. Prestigiando  esse evento que tem por escopo o exercício de cidadania em prol da garantia de direitos, representantes da imprensa local e região, a exemplo de Cézar Andrade (Rádio Maragojipe e Recôncavo Agora), Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br, de S.A.Jesus), Albertus Sá (fotógrafo) e membros da ASCOM municipal.  Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todos os vídeos e ENTREVSITAS, no decorrer da semana. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Deputado Estadual Rogério Andrade Filho (PSD) divulgou nas suas redes sociais que, na próxima segunda-feira (18), estará em audiência com o Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, com o objetivo de sensibilizá-lo sobre a importância de regulamentar com brevidade o Projeto de Lei que trata da ocupação do II Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus (SAJ).

O Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no final de 2018, após uma intensa luta de Rogério Filho junto ao então presidente da ALBA, o hoje Senador Angelo Coronel, que sensibilizou seus pares quanto à causa.  

De grande importância para a geração de emprego e renda para SAJ e região, a regulamentação vai possibilitar a doação dos terrenos pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC /SDE) para a implantação das indústrias. Atualmente, já passa de 10 o número de indústrias habilitadas para se instalarem em SAJ e nos municípios do entorno.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorar mais uma data natalícia, ao lado de amigos, familiares, correligionários, com bastante saúde e paz, é sempre motivo de orgulho e satisfação, principalmente quando se é feliz, realizado, no âmbito familiar e empresarial. E, nessa quarta-feira, 13, essa satisfação foi estampada, nada mais nada menos do que por um dos mais atuantes prefeitos da região e, porque não dizer, de toda Bahia. Referimo-nos, naturalmente, a Wilson Pedreira, prefeito de Salinas da Margarida em seu quarto mandato. Ele que, à luz de todo um reconhecimento que vem ostentando no comando de mais uma gestão a frente do município, mandou recado para a oposição dizendo que, em 2020 estará, de novo, submetendo seu nome ao crivo popular. 

Coube a vereadora e, agora, Secretária de Educação Municipal, Mara, em nome de todos os servidores, hipotecar essa homenagem com o cântico de "parabéns" para, em seguida, com um hino,  tendo tido o cuidado de mandar confeccionar uma ampla faixa (e um bolo), em agradecimento por tudo quanto o  chefe do executivo, e, antes de tudo, amigo, tem feito pela população do município, numa celebração que contou com participação de outros secretários, servidores, lideranças político-partidárias do município e representantes de outros segmentos da sociedade.  

Regozijado diante das homenagens prestadas, o mandatário municpal evidenciou a importância do convívio que ostenta com todos mas que a grande conquista de todo esse semio construtivista é, indubitavelmente, a certeza da abnegação de todos na hercúlea, todavia, prazerosa missão de lutar pela melhoria da qualidade de vida do povo de Salinas da Margarida.   Fotos 1 (Edy Lima), 02 e 03 (Antonio Mascarenhas) e 04 (Ascom)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na tarde/noite dessa segunda-feira, 11, a "Academia ao Ar Livre", na Praça Multiuso, em Cruz das Almas, recôncavo baiano, em mais uma ação desenvolvida através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, sob a égide de Ronaldo Anias, conhecido popularmente por Well, na gestão do governo do povo, sob o comando de Orlandinho/ Max Passos, prefeito e vice, respectivamente. Iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde, pasta sob o comando de Aline Pires. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além do prefeito Orlandinho, os secretários municipais Ronaldo Anias "Well" (Cultura, Esportes, Turismo e Lazer), Mário do Jornal (Educação), Ricardo Pinheiro (Infraestrutura), Renério Filho (Administração), Marcelo Vieira (Fazenda), Felipe Viveiros (Planejamento), , Lorena Souza Rocha (Serviços Públicos), Pablo Resende (Políticas Especiais), bem como Jucélia Maria (Assistente Social), dentre outras personalidades. 

PARCERIA

Secretaria de saúde que, nesse evento, procedeu realização de serviços de aferição de pressão, índice de massa corporal. Atividades que também integram a segunda edição do projeto "Verão - Esporte e Saúde", nessa parceria que tem por escopo propiciar, aos participantes, esportes e lazer em condições de segurança. As atividades se desenvolvem de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 6h30 e das 17h às 18h.

A Secretaria de Saúde, através de sua titular Aline Pires, também vem desenvolvendo um meritório trabalho no município, de maneira que a demanda seja atendida a contento. Além da rede de Unidades de Saúde, em que se inclui o Hospital, Cruz das Almas conta, também, com o relevante apoio da Policlínica Regional, para a qual contribui, emnsalmente, para o seu funcionamento. 

 

 

MAIOR ESPAÇO MULTIUSO DA REGIÃO

A administração Orlandinho/Max Passos não tem minimizado esforços para, além de uma série de realizações de infraestrutura, em artérias públicas e estradas vicinais, intervenções direcionadas a toda uma logística operacional nas áreas de saúde e educação, sem se esquecer, naturalmente, do desporto, cultura, turismo, esportes e lazer. A área multiuso foi construída em sua gestão anterior, dispondo de duas quadras poliesportivas iluminadas, pista para caminhada, ciclovia e, agora, mais esses equipamentos de ginástica. Informações dão conta de que novas intervenções serão feitas no espaço, de maneira que os munícipes possam sentir-se em condições de conforto e segurança.

PRONUNCIAMENTO

No ato de entrega desses equipamentos o prefeito Orlandinho, usando traje à caráter, para, "literalmente", "enfrentar os aparelhos", agradeceu a todos pelas presenças e, aprovetiando o ensejo, após discorrer sobre a importante parceria entre as secretarias de Cultura-Esporte-Turismo-Lazer  e Saúde, externou propósitos de sua administração no que concerne ao  oferecimento de melhores condições à população, no que concerne à prática esportiva e lazer. 

IMPRENSA

Representando a imprensa local e da região, Paulo Galvão (Forte da Notícia), Magnata (Folha Cruz), Portal Cruzalmense, Célso Oliveira (Rádio Santa Cruz), Ivam (Ascom municipal) e Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site (www.tvsaj.com.br). Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal da Juventude, pasta sob a égide de Jéssica Brandão, na gestão municpal Ricardo Moura, em Valença,  realiza, no próximo dia 23, o 10. Festival da Juventude, com a participação de diversos grupos musicais do município e região. É a atual admiistração dando espaço a novos talentos. Iniciativa que dá asas à arte, à cultura e, mais que, isso, a geraçãp de emprego e renda.Nas fotos, Jéssica Brandão (de óculos), ao lado da primeira dama Margareth e outros amigos, na Festa de Iemanjá, em Gauibim, Valença. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar o ano letivo, tendo como tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. Professores, gestores e coordenadores discutirão ações de melhoria no aprendizado e avaliação de conteúdos.

A abertura será no Ginásio de Esportes, às 7h, dia 18. No dia 19, às 8h, teremos o Planejamento Coletivo, acontecendo em três locais: Escola Comendador Temístocles, com todos os professores da Pré-Escola; no Colégio Jorge Guerra, com todos os professores do Fundamental I; no Colégio Virgildásio Sena, com todos os professores do Fundamental II e EJA; e das 13h às 17h, com todos os professores, em suas respectivas unidades de ensino. No dia 20, segue o planejamento em todas as unidades de ensino, pela manhã e à tarde.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Desde o início da gestão do Prefeito Rogério Andrade, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, vem realizando investimentos substanciais na reforma das unidades escolares do município. Ate o momento, 18 escolas já foram totalmente reformadas e entregues à população, quatro reformas estão em andamento e mais quatro já estão sendo licitadas. 

As escolas municipais Cefira Bailão Diniz, Celestino Anísio Pimenta, Hercília de Freitas Tinoco de Andrade, Doutor Rômulo Barreto de Almeida, Augusta Lopes Ferreira, Péricles Morais de Andrade, Creche Escola Bons Amigos, Tiro de Guerra, Argemiro José das Mercês, Creche Criança Feliz I, Irmã Helena Alves da Silva, Madre Maria do Rosário de Almeida II, Ernesto Dantas Fernando de Oliveira e Áurea Chamusca de Carvalho, localizadas na zona urbana, e as escolas Florêncio Ferreira, Francisco Antônio Oliveira, Aquino Peixoto e Antônio Mateus dos Santos, localizadas na zona rural foram completamente reformadas. 

Com reformas em andamento estão as escolas Madre Goretti, (Salgadeira), Anísio Teixeira (Urbis 2), Florentino Firmino de Almeida (bairro São Paulo) e Ademário Francisco dos Santos, localizada na zona rural de Minas do Sapé, com previsão de término nos próximos dias. Também já estão em andamento licitações para mais quatro unidades escolares, dentre elas a Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, a Madre Maria do Rosário I e a Antônio Fraga, cujas reformas serão iniciadas assim que o processo licitatório for concluído. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação:  Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o 
Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(13 /02/19) 
SERVENTE DE OBRAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga 
AUXILIAR ADMINSTRATIVO 
Ensino médio completo 
Com experiência em carteira ou carta de referência 
01 vaga  








Notícias | postado por: Mascarenhas

No último domingo (10), Santo Antônio de Jesus sediou a 1ª etapa do Ranking Estadual de Ciclismo, uma realização da Federação Baiana de Ciclismo, com apoio da Prefeitura Municipal. A etapa foi realizada no Distrito Industrial II, em um circuito de 2.400m por volta, nas categorias Master A2, Master B2, Master C1/C2, Veterano, Iniciantes, Master A1, Master B1, Feminino, Open, Elite, Sub30 e Júnior. 

Aproximadamente 150 atletas da Bahia, São Paulo, Sergipe e Pernambuco participaram do evento e vários competidores da cidade subiram ao pódio. Destaque para Washington Rabelo (1º colocado na categoria Veterano), Cristóvão Melo (1º colocado na categoria Iniciante), Aquiles França (1º colocado na categoria Open), Eder Ferreira (2º colocado na categoria Master 1), Cláudio (3º colocado na categoria A2), Nilton (4º colocado na categoria Open) e Nego Léo (5º colocado na categoria Open). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, entregou ontem, dia 11, a Creche Municipal Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves, localizada na Av. Lourenço Marinho – Centro, que irá atender 60 crianças do entorno.
A unidade conta com quatro salas de aula, banheiros masculinos e feminino e para deficientes, cozinha completa, lavanderia, sala de diretor, entre outras instalações. A nova creche também conta com pátio coberto, área com playground. 
Durante o evento de inauguração, que contou com a presença das autoridades municipais, servidores, alunos e comunidade. A bandas FAMIS e BAMEN fizeram uma apresentação musical para a comunidade, que juntamente com o prefeito visitara a nova creche.
O nome dado a creche é uma homenagem a Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves (Emanoel como era conhecido por todos), que deu valiosa contribuição para a comunidade salinense na educação de jovens e adultos através da música, sendo ele, pioneiro na formação da FAMSAM.  
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após a entrega dos equipamentos da academia ao ar livre, nessa segunda-feira (11), na Praça Multiuso, o Projeto Verão - Esporte e Saúde recebeu a participação de um grande número de pessoas em busca de uma qualidade de vida com a prática do esporte.

A ação, que acontece de segunda a quinta, no início da manhã e final da tarde, na manhã desta terça-feira (12) teve a aula de Funcional com os parceiros da Academia Vital Energy, personal Luciano Júnior e o professor Hebert Cruz. Agora, à tarde, teremos uma sessão de alongamentos e aquecimentos, imprescindíveis na prática de exercícios físicos.

PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (13):
5h30 às 6h30: Alongamentos
17h às 18h: Aeroboxe
Quinta-feira (14):
5h30 às 6h30: Zumba
17h às 18h FitDance
#Verão #Esporte #Saúde
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo








Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o início do ano letivo, cresce a preocupação com as medidas necessárias para prevenir doenças e garantir o bem-estar das crianças nas salas de aula. Os cartões de vacinação dos alunos precisam estar em dia. Caso alguma vacina esteja em atraso, deve-se atualizá-la de forma urgente para prevenir casos de doenças contagiosas, considerando o convívio em ambientes coletivos.

Medidas preventivas devem ser adotadas pelos pais, responsáveis e pelas escolas, para evitar contágios indesejados. Se houver vacinas em atraso e não aproveitou o período das férias para colocá-las em dia, não se deve perder tempo. Não se vacinar ou impedir que as crianças e os adolescentes estejam desprotegidos, poderá causar enormes problemas para a saúde pública, como o surgimento de doenças graves ou o retorno de algumas de forma epidêmica, como a poliomielite, o sarampo, a rubéola, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em massa evita entre 2 milhões a 3 milhões de mortes por ano e é responsável pela erradicação de várias doenças. O Ministério da Saúde disponibiliza no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ao final da tarde, desta segunda-feira (11), o prefeito Orlandinho esteve na Praça Multiuso para o lançamento da segunda edição do projeto "Verão – Esporte & Saúde" e fazer a entrega da academia ao ar livre. Uma nova opção para a prática de atividades físicas em Cruz das Almas, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Esporte, Cultura e Lazer.

Os exercícios nos novos equipamentos serão orientados dentro do projeto "Verão – Esporte & Saúde", que estará disponível de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 6h30 e das 17h às 18h. Os participantes também terão acompanhamentos com profissionais de saúde, podendo aferir a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC), e outras atividades que divulgaremos ao longo da semana.

O intuito do Governo do Povo é expandir os serviços para além de fevereiro e março, como informou Orlandinho: "estamos pensando em prolongar esse projeto aqui na Praça Multiuso. Temos duas quadras poliesportivas iluminadas, pista para caminhada, ciclovia e hoje disponibilizamos mais esses equipamentos. Quem sabe, no próximo ano, possamos até levar para outros locais usados para práticas de exercícios, mas o foco esse ano é aqui", declarou.
#PrefeituraDeCruz

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir de março as informações sobre a data de vencimento do licenciamento do veículo, pagamento do seguro DPVAT e dívidas de multa não serão mais entregues pelos Correio.

Com isso, só poderão ser consultadas pela internet, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou aplicativo para smartphones Detran.BA mobile.

Já o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) continua sendo enviado pelos Correios, podendo também ser retirado no Detran, em até 48 horas após a quitação das dívidas, sem pagar taxa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Deputado estadual decano, Jurandy Oliveira (PP) será o novo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Antes sondado para presidir uma comissão especial na Casa, o parlamentar que está no 10° mandato assumirá o posto que estava sob o comando do deputado Reinaldo Braga (DEM), que não se reelegeu no último pleito. Foto 1, divulgação. Demais fotos, Tvsaj.com.br, quando o deputado esteve na inauguração de ruas (25/01)em Jaguaripe. Matéria, Bahia Noticias. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em reunião com autoridades no Ministério Público, os representantes do Flamengo confirmaram a ausência de alvará no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Na sede da Gávea, o documento estava vencido.

Para conseguir o alvará, o Flamengo precisa do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, que ainda está pendente e em processo de regularização pela entidade e pelo clube.

O Flamengo deseja deixar claro que vai responder por tudo e se responsabilizar pela morte dos dez jovens em um contêiner usado como alojamento. O Clube já sinaliza que levanta as possíveis indenizações às famílias dos jogadores mortos, antes das apurações sobre as causas dos incêndios. Foto reprodução arquivo pessoal.Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas garantiu o pagamento do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a partir de Lei Municipal nº 1643, de iniciativa do Executivo, aprovada em Outubro/2018. Com a 1ª parcela paga em Janeiro de 2019 e a 2ª parcela condicionada ao cumprimento de metas de qualidade do trabalho desenvolvido por cada profissional, com prazo de pagamento acordado para 30 dias, tendo em vista a necessidade de analisar o cumprimento das metas para cada um dos servidores das duas categorias.

O referido pagamento depende de uma minuciosa avaliação das metas qualitativas, conforme estabelecido em forma da lei, referente ao ano de 2018. Portanto, com vistas em garantir precisão na avaliação, o pagamento da 2ª parcela esta sendo calculado e ajustado pelas Diretorias correspondentes e será pago ainda este mês.

O pagamento do incentivo aos ACS e ACE é uma reivindicação das categorias, não atendida pela gestão municipal 2013/2016. Hoje, a Secretaria de Saúde tem honrado o pagamento do incentivo que foi criado pelo Governo do Povo, sendo uma importante conquista para as referidas categorias e na implementação de serviços de saúde com mais qualidade para a população.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O PROJETO AABB COMUNIDADE está com as inscrições abertas. A renovação começou no dia 05 e vai até o dia 20 de fevereiro. Para os novos alunos, as inscrições serão do 21 ao dia 1° de março. Lembrando que o programa atende a todos os sexos, dos 06 aos 16 anos. 

Documentos:
2 fotos 3x4
Certidão de Nascimento ou RG - xerox
Comprovante de Matrícula - xerox
Boletim Escolar - xerox
Número da Bolsa Família - xerox
Comprovante de residência - xerox
RG dos pais ou responsáveis - xerox
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas
Notícias | postado por: Mascarenhas

O incêndio que atingiu uma área de mata entre Brejões e Amargosa (saiba mais), no Vale do Jiquiriçá, foi controlado neste sábado (9) pelo Corpo de Bombeiros. 

O fogo teve início na noite da última quinta-feira (7) e preocupava moradores, devido à aproximação de residências. 

Segundo o G1, uma grande área de mata fechada foi atingida pelas chamas. Devido ao atual clima seco na região, a área segue monitorada para evitar novos focos.Foto reprodução TvBahia. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um acidente de carro levou à morte, nesta sexta-feira (8), da ex-primeira-dama do município de Iramaia, Lídia Caires. Segundo o blog Marcos Frahm, o motorista do veículo no qual a vítima estava perdeu o controle e caiu de uma ponte em uma estrada na área rural de Ibicoara, na Chapada Diamantina. 

A ex-primeira-dama foi socorrida com vida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Suzy Zanfretta, em Barra da Estiva. No entanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde. Lídia Caires estava acompanhada da filha, Lívia Caires, que sofreu apenas leves escoriações.  

O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e já liberado para o enterro, neste sábado. Lídia Caíres era esposa do ex-prefeito Antônio Rodrigues, o Dodinha, que governou o município até dezembro de 2016.Foto reprodução Blog Marcos Frahn. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A conta do presidente Jair Bolsonaro na rede Twitter publicou neste sábado, 9, nota dizendo que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciará a ampliação da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores, exigidas desde janeiro de 2017. Na postagem, o texto diz ainda que "medidas que afetam os caminhoneiros serão extintas ou revistas" e "revisões na questão do emplacamento".

O texto diz ainda que "o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil".

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro citou que iria aumentar de cinco para dez anos o prazo de validade da CNH, que passará por um processo de substituição em 2022, quando um novo modelo do documento, com chip, será adotado.

O Contran e o Departamento Nacional do Trânsito (Denatran) eram vinculados ao Ministério das Cidades, que foi extinto e teve suas funções assumidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Entretanto, esses dois órgãos foram para a pasta da Infraestrutura.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, também postada pelo presidente, o ministro Freitas afirmou conhecer piloto da Força Aérea que não precisou passar por simulador para exercer sua profissão. "Vão dizer que é importante... coisa nenhuma. Isso é para vender hardware e software", diz a reportagem. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto de indulto para conceder liberdade a presos portadores de doenças graves e em estado terminal. Assinado nesta sexta-feira (8), o decreto será publicado na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União. 

Segundo a Agência Brasil, o texto prevê indulto nos seguintes casos: paraplegia, tetraplegia ou cegueira adquirida posteriormente à prática do delito ou dele consequente. A condição precisa ser comprovada por laudo médico oficial ou por médico designado pelo juiz executor da pena. Também foram beneficiados os presos com doenças permanentes que imponham limitação de atividade e que exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal. 

Portadores de doença grave, de câncer ou de aids também receberão o indulto, desde que em estágio terminal. A partir da publicação do decreto, caberá ao juiz do processo conceder ou rejeitar o perdão da pena. A medida será aplicada após o juiz ouvir o Ministério Público (MP) e a defesa do condenado, na hipótese de condenado primário, desde que não haja recurso da sentença interposto pela acusação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida, reinaugurou na manhã de hoje (07), a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, Centro. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal, Vice-prefeito, Secretários, Vereadores, Diretores das escolas, Professores e demais funcionários. Houve a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e descerramento da placa.
A escola passou por uma grande reforma predial. Foram realizados serviços de manutenção diversas, piso, forro, pintura, climatização e mobiliários novos nas salas de aula, entre outros. Além disse, a escola ganhou um bicicletário. A quadra poliesportiva da escola também foi reformada, visando proporcionar mais condição para o lazer das crianças que na próxima segunda-feira passará a estudar na escola totalmente reformada. Pois cuidar do espaço físico é garantir também um aprendizado mais prazeroso e confortável para nossas crianças e adolescentes. 
Além dessa unidade mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável.   
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Educação de Salinas da Margarida realizou a abertura da Jornada Pedagógica, na manhã desta quinta-feira, dia 07 de fevereiro. O evento, realizado na Escola Municipal Modelo de Salinas (reinaugurada hoje), contou com a presença do Prefeito Wilson Pedreira, do Vice-prefeito Joselito Pereira, Secretária de Educação Maria de Fátima, secretários, vereadores, professores, diretores de escolas e demais funcionários.
Uma oração foi feita para dar início aos trabalhos e em seguida houve apresentação musical com a Fanfarra FAMIS e poema com Joana Vieira. Após este momento cultural houve o pronunciamento de algumas autoridades presentes. O Prefeito Wilson Pedreira, motivou em sua fala que todos esquecessem as diferenças políticas para fazer uma educação melhor para as crianças, convidando professores, diretores e demais funcionários a dar as mãos e lutar juntos com ele pela educação.
A palestra do dia tratou sobre o tema: “BNCC: Competências socioemocionais e suas implicações no fazer pedagógico”, e foi ministrada por Edileide Castro (Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Pedagoga, Professional e Self Coach, Líder Coach, Analista Comportamental, Analista 360, Practitioner em PNL e Escritora), que trouxe com dinamismo um rico conhecimento para nosso corpo docente.
A jornada pedagógica este ano tem como tema: “A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, gestão escolar e o fazer pedagógico”.
Dentre os principais propósitos da Base está a definição de que pessoas queremos formar e qual sociedade queremos construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
A Jornada Pedagógica 2019, acontece 07 e 08 de fevereiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Salinas da Margarida com a qualidade do ensino do nosso município.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da sua Assessoria de Comunicação, realiza, na manha dessa quinta-feira, 07, no Centro Administrativo Municipal, coletiva de imprensa, com a presença do secretário de Infraestrutura do Município, Ricardo Pinheiro, o procurador do Município, Dr. Vagner Santana, e o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Alexandro Nunes, para falar sobre as fortes chuvas que atingiram o município na tarde desta quarta-feira (06), causando alguns transtornos à população. Iniciativa ASCOM municipal e Agência 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Visitei hoje, pela primeira vez, o Gabinete do nosso Deputado Rogério Andrade Filho. Levei até ele pleitos do nosso município onde tenho certeza que sua atuação será bastante decisiva. Em tempo, também agradeci ao nosso deputado o empenho para a reforma do Ginásio de Esportes de Santo Antônio de Jesus.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com muita festa e sentimento de gratidão, os moradores do Loteamento Maria Amélia celebraram na noite desta quarta-feira (6) o início das obras de pavimentação da comunidade. O ato que marcou o início das obras contou com a presença do Prefeito Rogério Andrade, vereadores, secretários. Além do superintendente da CONDER, Delly VilasBoas e do diretor, Airton Maia.

- “Já faz algum tempo que eu não vinha a SAJ e fiquei muito feliz por ver a cidade limpa, organizada, pujante e recebendo obras como essa que estamos começando hoje.” – Comentou o diretor Airton Maia.

A pavimentação faz parte do Programa Acelera SAJ e vai beneficiar as Ruas A, B e transversais do Loteamento Maria Amélia com 2.483,84 m2 de piso intertravado. O investimento é de R$ 402.764.77 (quatrocentos e dois mil setecentos e sessenta e quatro reais e setenta e sete centavos).

- “Eu não sei falar muito bem. Mas, sei agradecer por essa grande obra que será realizada aqui no nosso bairro. Muito obrigado!” – Declarou o morador Milton Souza, o popular Bel.

Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade, agradeceu aos moradores da comunidade pela recepção:

- “Muito feliz por mais essa conquista. É uma obra bastante aguardada pelos moradores. Nós estivemos aqui em 2018 fazendo esse compromisso e retornamos agora já para comemorar junto à comunidade o início das obras. É um momento de muita emoção e alegria.” – Afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste domingo (10), Santo Antônio de Jesus recebe a 1ª etapa do Ranking Estadual de Ciclismo. O evento realizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, acontece a partir das 8h, no Distrito Industrial II e será aberto ao público. 
As provas serão realizadas num circuito de 2.400m por volta. São esperados ciclistas de diversos municípios da Bahia, além de atletas de outros Estados. As largadas estão previstas para 8h (Master A2, Master B2, Master C1/C2, Veterano e Iniciantes), 9h30 (Master A1, Master B1, Feminino e Open) e 11h (Elite, Sub30 e Júnior). A competição é aberta ao público

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Educação empreendedora e projeto de vida: o que você quer ser quando crescer?” a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, iniciou a Jornada Pedagógica 2019 na noite da última terça-feira (5). A jornada marca a abertura do ano escolar na rede municipal de educação e oportuniza o planejamento pedagógico que irá nortear as ações previstas para todo o ano letivo.  

O evento foi iniciado com a apresentação cultural do saxofonista Paulo Ricardo, que também executou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a Companhia Baiana de Patifaria encenou o esquete interativo “Fanta e Pandora” onde os atores representavam duas professoras universitárias, em uma improvável e hilária aula sobre fonemas.  

Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade indicou que a missão da escola é formar cidadãos para a vida, desenvolvendo competências diversas como resiliência, autoconfiança, foco e criatividade, formando pessoas capazes de contribuir como agentes de mudança na sociedade. “A proposta da educação empreendedora é transformadora, pois contribui para alcançar sucesso não só na carreira, mas na vida de quem dela consegue fazer bom uso”, afirmou o prefeito.  

O professor Fernando Maluf, especialista na área de educação e que atua na gestão administrativa de escolas, direção pedagógica e estudos de projetos curriculares, realizou a palestra magna com o tema da jornada. Com 43 anos de experiência, o palestrante elegeu “atitude” como a palavra de ordem para os educadores, indicando que a educação só será transformadora se todos os envolvidos demonstrarem proatividade na execução do seu trabalho, visando o desenvolvimento escolar e emocional das crianças, preparando-as para a vida.  

Na manhã dessa quarta-feira (06) a jornada foi retomada na Facemp/NISSA com minicursos ministrados pelo professor Robson Salvador, que mostrará na prática como aplicar o empreendedorismo nas escolas. À tarde a programação será no Centro Cultural com a mesa redonda “A dimensão do projeto de vida como campo curricular”. A jornada será finalizada na quinta-feira (7) com encontro de alinhamento e minicursos que serão realizados no auditório da Uneb.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM) de denuncia que somente após duas gestantes, num espaço de menos de 15 dias, darem a luz em via pública e corredores de hospital da Região Metropolitana de Salvador, o governador Rui Costa (PT) anuncia a construção da Maternidade Regional de Camaçari.

Segundo Alan Sanches, se as promessas de campanha fossem cumpridas no prazo e não apenas em época eleitoral as parturientes não passariam por todo esse constrangimento e risco.

“Afinal, a construção da Maternidade Regional está em seu plano de governo da eleição passada (2014) que até então não saiu do papel, embora em 2015, o governo tenha apresentado uma dispensa de licitação para realizar a obra no valor de R$23,4 milhões e recentemente ter eito uma nova contratação com valor dobrado”, enfatizou, reforçando que é preciso deixar claro que iniciadas as obras hoje, cujo valor é R$34 milhões e prazo de execução de 540 dias, será entregue somente em 2020.“E até lá muitas gestantes sofrerão com mais esse descaso na saúde pública”, alertou. Foto: Carol GarciaGOVBA 


Enquete


PodCast