Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou, na última terça-feira (16), um reajuste médio de 6,22% nas tarifas de luz para a Bahia. O valor já começa a valer nesta segunda-feira (22) para os cerca de seis milhões de clientes da Coelba. 

A taxa está acima da inflação oficial do país (IPCA - Índice de preços ao Consumidor) em 2018, que foi de 3,75%. O consumidor só irá perceber essa variação, de forma mais significativa, nas faturas recebidas a partir de maio.

Para os clientes atendidos em baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o reajuste médio será de 6,67%. Já os clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, o reajuste será de 5,09%. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Diversas empresas têm contribuído de forma relevante para o desenvolvimento econômico, e, por extensão, social, do município de Nazaré das Farinhas, gerando empregos e divisas para o município. E uma dessas empresas é a que produz a tradicional Aguardente Carioca, produzida em Nazaré e comercializada nesse e diversos outros municípios da região. Aguardente Carioca, fabricada e engarrafada na Rua do Tanque, nesse município. 

Marca que, na Feira de Caxixi que se encerra neste domingo, marcou presença expondo seus produtos aos aficionados da "branquinha!", degustando saborosos drinques (dentre eles, a caipiríssima) ou, simplesmente, fazendo com que desça "redondo", seguindo-se do "estalar de dedos". Presente nesse evento, nada mais nada menos do que o empresário Manoel (na foto, de camisa clara), filho de Zé da Carioca. Ele que também atua como atual Secretário de Administração no município vizinho de Aratuípe, onde desenvolve um destacável trabalho. Além de profissional exemplar na área administrativa, mostra destreza, também, como empreendedor. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Matéria conjunta Tvsaj, Gazzeta e Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pela 48ª vez o Bahia conquista o título de campeão baiano. O Esquadrão de Aço também levantou o troféu no ano passado. O time da capital baiana bateu o xará Bahia de Feira por 1 a 0, na tarde deste domingo (21), na Arena Fonte Nova, pelo segundo jogo da final do Campeonato Baiano. No segundo tempo, em cobrança de pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR), Gilberto marcou para o Tricolor. A equipe do técnico Roger Machado venceu o confronto pelo placar agregado de 2 a 1. 

Com a faixa de campeão no peito, o Bahia volta ao gramado na próxima quinta-feira (25), às 19h15, para o segundo jogo da quarta fase da Copa do Brasil contra o Londrina, no estádio do Café. O Esquadrão de Aço venceu o primeiro duelo por 4 a 0 e agora pode perder por até três gols de diferença para se classificar. Já o Bahia de Feira vai se preparar para a disputa da Série D do Brasileiro. Integrante do Grupo A6, a estreia do Tremendão será no dia 5 de maio, às 16h, diante do América de Pernambuco, no Ademir Cunha, pela primeira rodada. Além da equipe pernambucana, o time de Feira encara o América-RN e o Serrano-PB na primeira fase da competição.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIIO MASCARENHAS

A maior premiação a uma autoridade político-partidária (afora eleição) é ser recebida de forma entusiasta por parte de segmentos da população, seja em eventos, seja em outras situações que permitam estreitamento de gestores com as massas populares. O calor da receptividade é, indubitavelmente, a demonstração cabal de que possa estar havendo reciprocidade nessa relação que nem sempre é bem alinhada em diversos rincões, por exemplo, deste país. A maioria dos gestores, depois de eleitos, fazem com que "cortinas de fumaça" sejam lançadas entre eles e as diversas camadas da população. Todo um fosso que sela muito mais que o distanciamento: a ruptura de uma relação que, a "priori", parecer-se-ia duradoura. 

Felizmente, não é o que acontece em Nazaré, com relação ao governo Eunice Barreto/Ben Wilson. Eles que, por exemplo, na tarde desse sábado, acompanhados dos deputados João Roma (federal) e Luciano Simões (estadual), Isac Filho (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto, e ex-prefeito do município) e outras representatividades, visitando expositores e músicos do GFAN (grupo dos Filhos e Amigos de Nazaré, fundado em 10.11.13, e que conta com participantes de antigas bandas como Sonic 7, Módulo Six e Jovens Pops. Muito bem recepcionados, foram cumprimentados de forma entusiasta, numa demonstração irrefutável de estão sendo bem avaliados.

SEGURANÇA

Uma das principais preocupações da atual administração com relação à organização do evento, foi a segurança a ser oferecida aos munícipes e visitantes. Dezenas de policiais (além dos que atuaram com apoio de viaturas) foram disponibilizados pelo 14o. Batalhão de Polícia Militar, atendendo à reivindicação da atual administração, de maneira que todos pudessem adquirir seus produtos e serviços, curtindo toda uma programação cultural e saboreando as bebidas e iguarias da culinária local. Tudo isso com a exímia receptividade desencadeada pela população local. 

PROGRAMAÇÃO

Além da exposição de artefatos de barro, de tecidos, madeira, confecções, etc,; parquinho infantil, arena infantil e outros entretenimentos, deu-se prosseguimento à programação, nesse sábado, na Arena Caxixi, as apresentações de Ju Gavaze (12h), Mc Samba (13h), Meu Jeito de Sambar (14h), Irmanada (1h), Banda Dr. Kuka (17h), Anna Catarina (18h), Sinho Bernanrdo (20h). À noite, no palco principal, apresentações de Dayane Félix (19h), Diego Moraes (21h), Daniel Vieira (22h), Olodum (0h), Nenho (2h) e Denny Denan (4h). 

Para esse domingo, último dia da Feira de Caxixi, a seguinte programação musical: Na Arena Caxixi, Kiko Quebradeira (10h), Filhos de Haile (11h), Banda é Onda (12h), Isso que é Samba (13h), Maeve (14h), Suite 21 (15h), Caliel (1h), Banda Fox (17h), Luziel (18h). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

DESFILES DE BLOCOS

Dentre os blocos que desfilaram nesse sábado, mantendo a antiga tradição, As Nazareths, que com muito animação percorreu o circuito estabelecido, arrastando sipatizantes e aguçando olhares daqueles que apreciam mais uma das vertentes culturais desse município que tem sua história confundida com a da Bahia. Nazaré que tem sua história escrita a partir da bravura de sua população que, contou com nomes que contribuiram para seu desenvolviemtno, ao longo do tempo. Dentre eles, Adalardo Noguieira, Cloves Figueredo, Dilson Barreto, Isac Piexoto, Milton Rabelo, Isac Peixoto Filho, Miltinho e, agora, Eunice Barreto. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na chegada na Arena Fonte Nova para a final do Campeonato Baiano contra o Bahia, o técnico Quintino Barbosa, o Barbosinha, exaltou a campanha do Bahia de Feira feita na competição. Segundo o treinador, o Tremendão tem plenas condições de brigar pelo título. As duas equipes se enfrentam neste domingo (21), logo mais às 16h, para definir o campeão baiano deste ano.  

"É sempre bom jogar contra o maior do estado, um dos maiores do Nordeste. É uma honra para nós fazer uma final contra um time da força do Bahia, que é o favorito. Mas nós fizemos uma campanha consistente, é um time cascudo, é o que menos perdeu na competição. É o único time que fez gol em todos os jogos, é o único que em momento nenhum saiu do G-4. Então, é uma campanha que nos qualifica a brigar pelo título e nós vamos fazer isso", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. 

Com o empate no primeiro jogo, quem vencer o duelo deste domingo fica com o título baiano. Uma nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis. Para encarar o Bahia, o Bahia de Feira não poderá contar com o volante Gabriel Bispo, que cumpre suspensão pode ter sido expulso. Ao longo da semana, Barbosinha sinalizou que o substituto será ou o atacante Ebinho ou o volante Edimar. O treinador seguiu fazendo mistério e só vai revelar quem começará a partida minutos antes da bola rolar."A única mudança que eu tenho é a saída de [Gabriel] Bispo e a entrada do Ebinho ou do Edimar, que eu vou definir agora no vestiário. Não tem segredo não", escondeu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os índices de roubos contra estabelecimentos comerciais caíram em 39,2% no primeiro trimestre de 2019, em toda a Bahia. De janeiro a março foram contabilizados 198 casos a menos que no mesmo período do ano passado. 

De acordo com a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), delegada Carla Ramos, a aproximação com grandes empresas varejistas contribuiu para o bom resultado. “Nos reunimos, rotineiramente, com representantes dos estabelecimentos e os orientamos a agirem antes, durante e depois dos casos”, revelou a delegada.

Nesses encontros, a especialista lembra a importância dos sistemas de monitoramento por imagem para contribuir na identificação e localização dos criminosos e construção de inquéritos judiciais. “Criamos um grupo de WhatsApp, ativo desde 2017, para facilitar e agilizar a comunicação entre a unidade e os lojistas, e chegarmos mais rápido aos locais de crime”, revelou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um novo aplicativo de táxi será lançado nesta segunda-feira (22), em Salvador, pelo prefeito ACM Neto.O Taxi Mobi poderá ser baixado gratuitamente através do celular e deve ser concorrente de outros aplicativos de transporte. Segundo a Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), pertencente à Secretaria de Mobilidade (Semob), dos mais de 7,5 mil veículos utilizados como táxis na capital baiana, 2 mil já estão cadastrados no aplicativo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um incêndio atingiu destruiu parte da igreja matriz da cidade de Monte Santo, a 360 km de Salvador, na madrugada deste sábado (20). Sacristia, cortinas e o teto da igreja foram atingidos pelo fogo. Segundo informações do BNews, não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou.Os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas. Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros chegaram por volta das 7h30 e fizeram o rescaldo para evitar novo incêndio. Com informações do BNews

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coroado de sucesso o segundo dia (sexta-feira, 19) de realização da Feira de Caxixi 2019, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Tradicional evento que não apenas atrai munícipes locais e da região e de diversos rincões da Bahia e  e outras unidades da federação, mas, também, movimenta a economia local, numa demonstração irrefutável de que investimentos realizado pelo poder público municipal promovem retorno pecuniário e social. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto e Bem Wilson, prefeita e vice-prefeito, respectivamente, ao lado de integrantes do secretariado,dentre eles, Magary (titular da Cultura e Turismo), Isleide Ma. Imbiruçu (Educação), Nagib Neto (Deseenvolvimento Social) e representantes do poder legislativo municipal, participação de João Roma (deputado federal), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Rosalvinho (ex-prefeito de Amargosa), Manoel (Secretário de Administração de Aratuípe), Alan de Minde (vereador e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

MAIOR EXPOSIÇÃO DE ARTESANTO DE BARRO DA AMÉRICA LATINA

Com a temática " O Barro e o Sagrado", a administração municipal Eunice/Ben Wilson dá prosseguimento à tradicional exposição de artefatos de barro que, diga-se de passagem, é considerada a maior da América Latina. O barro, numa homenagem aos oleiros de Maragojipinho e o sagrado, numa deferência à religiosidade que sempre contribuiu para toda uma trajetória vitoriosa da população do município. Nesse ano, contando com a maior participação de barraqueiros, em sua história. Barraqueiros, na maioria, artesãos egressos do distrito de Maragojipinho (município vizinho Aratuípe) e do município. Eles que recebem todo apoio logístico-operacional do poder público municipal de Nazaré, seja no que concerne ao transporte, seja no que diz respeito à disponibilização das barracas expositoras. 

Todavia, além dos artefatos de barro, há ampla exposição de artefatos de palha, madeira, vidro, tecidos, etc, numa demonstração inequívoca de que a exposição atrai artesãos de outros segmentos, significando diversificação de produtos e oferecimento de oportunidades a outros participantes. Fica patenteado, por conseguinte que o objetivo maior da Feira de Caxixi perpassa a questão da perpetuação dessa cultura mas, também, contempla a geração de emprego e renda. 

LOGÍTISTICA OPERACIONAL

A realização de um evento dessa magnitude, com participação de diversos segmentos da imprensa da região e da Bahia requer planejamento e envolvimento de todos os segmentos da administração. E, nesse sentido, foram envidados esforços no sentido de que todas as pastas do governo (cultura e turismo, infraestrutura, saúde, educação, social, administração e planejamento, etc) pudessem se irmanar de maneira que o evento seja coroado de êxito. 

Além dos segmentos em epígrafe, participação de outras corporações, a exemplo das polícias militar e civil, SAMU, atuando juntas de maneira que participantes tenham segurança, conforto e bom atendimento. 

ATRAÇÕES MUSICAIS

Diversas atrações musicais previstas para esse grande evento cultural: Nessa sexta-feira, 19, Yasmin Santos, Gabriel Diniz e, finalizando a noitada, Lincoln e Duas Medias; SÁBADO: Para essa segunda noite de apresentações previstas para o palco principal as performances de Dayane Félix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan; Para o palco alternativo, as apresentações de Ju Gavaze, MC Samba, Meu jeito de sambar, Banda Swing BK, Irmanada, Banda Dr. Kuka, Anna Catarina e Sinho Bernardo;

DOMINGO: Finalizando a grade de apresentações, nesse domingo, no palco principal, Sem Retoque, La Fúria, Parangolé e Bandana; no palco secundário, Kiko Quebradeira, Filhos de Haile, Banda é Onda, Isso é que é Samba, Maeve, Suite 21, Caliel, Banda Fox e Luziel. Fotos,Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a partir do link FOTOS, no topo deste site.

Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias,Infosaj e Jornal Regional, por S.A.Jesus; Tv Costa do Dendê, Muniz FM, Rádio Sociedade, Itapoan FM e outros meios de comuincações. Dentre as personalidades presentes, Caroline Negrão, Felipe e Jean (ASCOM municipal).

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia foi o quinto estado com maior taxa de pessoas mortas em confrontos com a polícia a cada 100 mil habitantes, no ano passado, de acordo com levantamento do G1 divulgado nesta sexta-feira (19).

Em 2018, foram registradas 797 mortos por policiais (5,4 por 100 mil habitantes) no estado. O líder no ranking é o Rio de Janeiro, com 1.534 mortos (8,9 por 100 mil hab.).

Por outro lado, o estado teve 17 policiais mortos, com taxa de 0,4 por 100 mil habitantes no ano passado. O resultado fez com que a Bahia ficasse na 11º posição nacional deste ranking.  

Em todo o país, em 2018, houve um aumento no número de pessoas mortas por policiais. Foram 6.160 mortes – 935 a mais que em 2017. No mesmo período, 307 policiais foram assassinados – número 18% menor que o do ano anterior.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fatia substancial de "brasileiros" (principalmente do sul e sudeste) que, na verdade, parece desconhecer toda uma realidade socioeconômica e política deste país, nutre preconceitos contra os nordestinos. Ridicularizam-nos acintosamente, de forma desrespeitosa. Se Bolsonaro não venceu no norte/nordeste, por exemplo, é culpa dos nordestinos que, segundo eles, são insignificantes e só pensam em bolsa família. Ou seja, generalizam a partir de um segmento da população que, infelizmente, à luz das condições de vida e dos desafios que vêm enfrentando ao longo do tempo (ensejados por fatores climáticos e descasos governamentais nas três esferas de governo, com relação à saúde, educação, moradia, oferecimento de oportunidades de emprego, etc), servem de exemplo aos seus devaneios preconceituosos. 

É inconcebível e extemporâneo que críticas depreciativas sejam afloradas, atingindo todo um conglomerado populacional que faz parte da historicidade deste país. Nordestinos que com muita bravura lutam contra os rigores da seca, contra os rigores da falta de oportunidades de trabalho e que, infelizmente, são "maculados" de forma "draconiana", à luz da teoria do "determinismo geográfico". Até quando o norte e nordeste será visto sob essa ótica? Até que ponto as escolas têm se preocupado (principalmente no sul e sudeste) em mostrar a realidade deste país e o que se tem feito para que, paulatinamente, soluções tangíveis sejam encontradas? Como combater os efeitos se as causas continuam sendo alimentadas por ideias preconceituosas, nefastas?  Veja texto que versa sobre  DETERMINISMO GEOGRÁFICO, com referências aos pensamentos de Friedrich Ratzel (1844 – 1904) , geógrafo alemão,  e Carl Ritter (1779 – 1859).  

Não devemos silenciar diante de fatos dessa natureza porque, direta ou indiretamente, somos atingidos. Não é porque não nos inserimos nas regiões menos castigadas do norte e nordeste que devemos nos calar. O norte e nordeste é penalizado quando se estabelece uma política tributária que ceifa, no nascedouro, nossos direitos. É penalizada quando investimentos não são direcionados para essa região. É penalizada quando se castra do Estaleiro do Paraguaçu, em Maragojipe, a oportunidade de gerar emprego e renda a tanta gente. É penalizada quando a agricultura não recebe incentivos suficientes para manutenção do homem no campo, produzindo e oferecendo aos seus filhos, condições dignas de  subsistência. É penalizada quando a população elege determinados representantes que só pensam em seus botões. A luta, portanto, é de todos. A Tvsaj, por exemplo, veste essa camisa. É preciso, é imperativo que as desigualdades sejam diminuídas de forma paulatina. Toda política excludente é perniciosa e impõe uma dívida que, lá na frente (não tão lá...),  será cobrada.

Se hoje convivemos com “bolsões de misérias” nos grandes centros urbanos, a culpa não deve ser atribuída, apenas, ao crescimento populacional. Longe disso: o êxodo rural forçado acabou por fomentar um deslocamento de grandes massas, principalmente,  às periferias, à luz da falta de melhores condições de ensino, saúde, estradas, etc, ao homem do campo. A violência que emerge no seio da sociedade não deve, evidentemente, ser atribuída apenas, aos moradores das periferias. Eles são os mais penalizados pela falta de melhores condições de vida. O divisionismo (apartheid social) existe. É uma realidade que, apesar de ser vista, "não é enxergada". Como minimizar as arestas? Como romper os casulos? 

Diante dessa citação, você, leitor,  poderá retrucar: - No momento em que você “direciona a violência” às periferias, está, também, incorrendo em DETERMINISMO GEOGRÁFICO...!” Conforme frisamos, a violência se insere no seio de todas as vertentes da sociedade. Os tipos de crimes  são diferenciados. Obviamente, eles se encaixam às circunstâncias. Há criminosos em todas as vertentes sociais. No momento em que políticas sociais sejam desenvolvidas, tendências estatísticas são modificadas. Dissonâncias à parte, o objetivo deste texto é de, justamente, gerar REFLEXÕES, de maneira que cada um possa, de alguma forma, contribuir para que todo esse processo de degradação seja retrocedido. Inserção de imagens ilustrativas  (divulgação, na internet).

VEJA TEOR DA MATÉRIA, em LEIA MAIS  com o título "Internauta deve pagar multa de R$ 5.7 mil por ofensas a nordestinos", pertinente a esse assunto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves, na Bahia, desde 2015. Um dos idealizadores do evento, Pietro Baddini contou a história da competição que passou a ser considerada uma das cinco maiores provas de Mountain Bike do país. “Santa Teresinha é a capital baiana do Voo Livre, e naquela região tem uma formação rochosa que é única do mundo, chamada de Inselbergs. Através de um estudo feito pela Ufba [Universidade Federal da Bahia], foi constatado que aquela região tem o maior conjunto de torres de pedra do mundo, chamada de placas tectônicas de Jequié. Essa região era explorada pelo voo e eles viram o potencial de trilhas no local. Resolveram fazer uma prova de Mountain Bike, que é de subida, e o principal intuito é o Challenge”, explicou ao Bahia Notícias.

A prova é uma das mais belas do Brasil | Foto: Divulgação 

A competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, também tem crescido em participação. Segundo Pietro, a 1ª edição contou com 178 atletas de alguns estados do Brasil. No ano seguinte, a competição recebeu 600 ciclistas. No 3º foram 800 e no 4º ano 1.000 competidores. Nesta temporada serão 1.527 participantes. Outro recorde quebrado para esse ano foram as inscrições femininas. Mais de 200 mulheres vão participar. 

Inicialmente, a prova era disputada em um único dia com um percurso de 100km. Porém, após duas edições, a competição mudou para 100 milhas em dois dias, divididos entre Mata Atlântica e Caatinga nos Inselbergs. 

“É um Challenge de 100 milhas. Como a região tem uma trilha muito dura, ficaria impossível o atleta fazer em um dia. A prova terminaria de madrugada, caso fizéssemos isso. Resolvemos fazê-la em dois dias, sendo que no primeiro na Mata Atlântica e no segundo dia na Caatinga. Tem uma região que no mesmo lugar existem dois biomas, com a mata Atlântica de um lado e a Caatinga do outro. O primeiro dia é o de maior ascensão, é quando você sobe mais. São quase 2.500m. A prova completa tem um acúmulo de 4.500m de ascensão”, explicou Pietro.

Os ciclistas enfrentam diversos cenários | Foto: Divulgação 

Presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Orlando Schmidt destacou a importância do evento para o município de Santa Teresinha: “O desenvolvimento da cidade e da cultura é um legado que não tem preço. A Federação está muito satisfeita com esse legado. Abrimos as inscrições e em 12h mais de 1.500 ciclistas se inscreveram, o que nos deixou bastante emocionados”, disse o mandatário da entidade. 

“Santa Teresinha não tinha nem sequer uma pousada, eram apenas estalagens. Atualmente temos sete pousadas e um hotel fazenda. Ela vira um grande dormitório. Esse ano, mais de 220 residências foram alugadas, que é um incremento de mais de R$ 1,5 milhão. Não só para a cidade, mas também em Castro Alves, Itatim, Milagres, todos os locais são ocupados. O evento chega a receber oito mil pessoas, entre turistas e atletas”, completou Pietro. 

Santa Teresinha é o Centro Esportivo do evento. Toda estrutura da prova é montada na cidade, desde a largada, premiação, logística, entre outros. O cenário do município também é destaque. Ventos, chuva, calor e frio fazem parte da prova em um mesmo dia. 

Ainda segundo Pietro, os atuais campeões são os baianos Caroline e Kennedy Lago, que é atleta profissional: “Infelizmente ele não poderá participar neste ano por estar em outro evento. Porém, Mário Veríssimo, que é o atual Campeão Brasileiro de Maratonas, irá participar”, disse Pietro.

Um dos idealizadores, Pietro entrega premiações | Foto: Divulgação  

A vinda de Veríssimo foi bastante comemorada por Orlando: “Estar inserido nas melhores provas do Brasil já é de grande importância, e estar em um evento onde os grandes atletas do Brasil inteiro estão participando é uma satisfação imensa”, disse o presidente da FBC e organizador do evento.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para garantir uma viagem mais tranquila para quem vai pegar a estrada nesta Semana Santa, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) iniciaram nesta quinta-feira (18), às 16h, até às 8h de segunda-feira (22), a Operação Semana Santa nas rodovias estaduais, que intensifica o policiamento ostensivo, realiza ações educativas e fiscalização preventiva no período do feriado. 

Nas estradas, a Polícia Militar irá utilizar carros, motocicletas e caminhão guincho, radares móveis em pontos estratégicos para fiscalizar o excesso de velocidade da via e etilômetros. “Nesse período cresce muito o número de acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica associada à direção, por isso estamos fazendo um trabalho preventivo, não apenas nas estradas, mas também na cidade, para diminuir essas ocorrências”, explica o comandante geral da Polícia Militar (PM), Coronel Anselmo Brandão. 

O representante técnico Gabriel campos passou por uma abordagem na BA-528 e aprovou a ação da PM. “É importante, faz com que a gente se sinta mais seguro para pegar estrada, ainda mais nesse momento de feriado em que as pessoas querem se descontrair e viajar. O policiamento mais intenso inibe que os motoristas bebam e dirijam, inibe também outros comportamentos ilícitos”. 

O policiamento será reforçado nos locais onde ocorrerá grande concentração de pessoas como terminais rodoviários, marítimos, locais de culto religiosos, praias, estações de transbordo, locais de práticas desportivas e parques. Na capital e nos municípios, a PM atuará com viaturas de duas e quatro rodas em pontos bases, abordagens preventivas em blitze, operações e rondas intensificadas. Um efetivo de 20 mil homens fará parte das ações. 

Dicas 

A PM orienta o condutor a não combinar direção com ingestão de bebida alcoólica, a efetuar revisão mecânica no veículo antes da viagem, a conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, a descansar antes de viagem prolongada, a atentar para o uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo e o uso da cadeirinha obrigatória para crianças.

Fotos: Camila Souza/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Câmara Municipal da cidade de Cachoeira agraciou a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) pelos 40 anos de relevantes serviços prestados à comunidade cachoeirana. Indicada pelo vereador Edirami Clementino dos Santos, a FADBA foi homenageada com uma Moção de Aplausos e Congratulações. A moção nº 06/2019 foi inserida na Ata dos Trabalhos da Câmara Municipal de Cachoeira, estado da Bahia em 29 de Março de 2019. A entrega é uma forma de homenagear as pessoas que como profissionais ou voluntários, contribuem para a comunidade. Essas moções promovem um vínculo com o cidadão, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. Sobre a FADBA: Em 2019 a instituição celebrando 40 anos. “Somos uma instituição nova em contexto de Brasil, mas pelo empenho dos nossos servidores, igreja e lideres temos crescido e já somos uma grande instituição, para a glória de Deus”, afirma o diretor geral da FADBA, Eber Liessi. Eber conta que receber esta moção da câmara de vereadores da nossa comunidade de Cachoeira, nos felicitando, parabenizando e agradecendo pelo que a FADBA representa na cidade, aumenta nosso interesse em ter mais encontros com autoridades civis e políticas. “Queremos divulgar mais ainda o que a nossa instituição tem feito e mostrar que Deus tem muito mais o que fazer por intermédio da FADBA. O lema deste ano é: “Eu quero mais”: mais dedicação, mais alunos, mais envolvimento, mais resultado, mais amor, mais relacionamento, mais presença de Deus, mais pesquisa, mais sucesso, queremos preparar mais pessoas para o reino de Deus, mais jovens missionários - e pela graça de Deus, vamos ter mais”, acrescenta Eber. Comemoração: O aniversário da Faculdade Adventista da Bahia está marcado para os dias 18 a 20 de outubro de 2019 em comemoração aos 40 anos. O evento será aberto ao público e em breve publicaremos a programação oficial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um empresário de 73 anos foi preso após ser flagrado comercializando armas artesanais e munições, em Presidente Tancredo Neves, município localizado no baixo sul da Bahia. A prisão ocorreu na terça-feira (16) depois de denúncias anônimas. 

Conforme a Secretaria de Segurança pública (SSP-BA), Antônio Rocha Venceslau foi encontrado com seis espingardas de fabricação artesanais e mais de mil munições, em um armarinho, na avenida Wellington Nunes da Silva, no Centro do município. No local, a polícia também apreendeu 16 gatilhos para disparo das armas e 536 estojos de munições vazias, além de 215 quilos de chumbo granulado, 580 tubos plásticos contendo pólvora preta e 47 de mesmo material de cor branca, seis caixas de espoletas para espingarda artesanal e 34 para arma de caça.Ainda de acordo com a SSP-BA, o suspeito informou aos policiais que tinha armas prontas para venda na sua residência. As peças estavam escondidas em caixas e sacos. 

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Presidente Tancredo Neves, onde foi lavrado o flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse ilegal de munição de uso restrito e por venda de substância nociva à saúde.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeito de Lafaiete Coutinho de 2009 a 2016, com uma administração tão elogiada que ano passado tornou-se o mais votado em Jequié e também o favorito para 2020 lá, o deputado Zé Cocá (PP) ontem era o retrato da desolação. Ele foi um dos alvos da Operação Three Hill, da PF, acusado de ter feito licitações num único posto entre 2010 e 2016 e ser dono do dito cujo, através de laranjas, segundo ele, simplesmente uma mentira.

— Lafaiete nunca teve posto de gasolina. Dermival Lucena, o meu antecessor, ia comprar em Maracás. O posto mais próximo, na BR-116, a 20 km, nunca se interessou. E Jequié fica a 35 km. Um cidadão resolveu instalar o posto lá. Íamos comprar aonde? E aí todo mundo passa a lhe chamar de ladrão.

Antecedentes — Cocá disse que com 30 dias de mandato, em Lafaiete, sofreu a primeira ação da PF. Era uma cidadã que tinha o mesmo número do Pis-Pasep de outra pessoa. Seis meses outra ação, caso envolvendo a merenda, num contrato de menos de R$ 10 mil.

— Vou passar a semana pensando se fico nisso ou não.

Quando Cocá falava chegou o deputado Dal (PP), dono de uma rede de postos de gasolina. E bradou:

— De posto de gasolina eu entendo e conheço os donos. Esse aqui nunca foi.

Se Cocá é culpado ou não só o tempo dirá. Mas convém lembrar: entre baianos a PF não merece tanta fé. Que o digam Colbert Martins e Antonio Honorato.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No período de 22 a 26 de abril, a caravana de serviços do Projeto Energia com Cidadania, da Coelba, vai atender aos moradores de Governador Mangabeira, na Rua José Martins, Centro, em frente à Prefeitura Municipal. O atendimento acontece das 15h às 17h na segunda-feira, e das 8h às 16h30 de terça à sexta-feira. 

Estão disponíveis serviços como atualização cadastral, troca de titularidade, negociação de débito, segunda via de fatura, nova ligação, troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas por lâmpadas LED (mais eficientes), palestras e informações sobre o uso racional e seguro da energia e cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na fatura de energia. 

Para participar da troca de lâmpadas é preciso ser cliente da Coelba (residencial ou rural-residencial) ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), apresentar a conta de energia do mês anterior paga, não possuir débitos com a Coelba e entregar até 05 lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 15W). Consultar demais critérios no local.

Serviço:

Energia Com Cidadania – Governador Mangabeira

Endereço: Rua José Martins – Centro. (Em frente à Prefeitura Municipal).

Data: 22 a 26 de abril de 2019

Horário de atendimento: Dia 22/04 (segunda-feira) - 15:00 às 17h

Dias 23 a 26/04 (terça a sexta-feira) – 08 às 16:30h

Notícias | postado por: Mascarenhas

A distribuição gratuita de mudas nativas realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (17) contou com grande adesão. 
Com o sucesso, a ação batizada de #VERDEJARSAJ, será retomada na próxima semana. De segunda-feira (22) à quinta-feira (25), das 9h às 14h, mudas de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica estarão disponíveis para doação na sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar. 
A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.  

#VERDEJARSAJ 
DOAÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS 
22 a 25 de abril, das 9h às 14h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar). 
Marca: Pref + Sedema 






Notícias | postado por: Mascarenhas

O turismo, o escoamento da produção rural, a circulação de mercadorias pesadas, como móveis e materiais de construção nos municípios da Chapada Diamantina, estão facilitadas com a recuperação do trecho da BA-245, entregue pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (17), em Marcionílio Souza. O governador diz ter orgulho de inaugurar mais 47 quilômetros de estradas, em um investimento de R$ 13 milhões.  

O governador também anunciou investimento em outras estradas da região. “Eu já estou agora atendendo ao pedido do prefeito, a estrada de Itaberaba-Iaçu, vamos licitar mês que vem. O prefeito pediu também a BA-245 para Mucugê, nós vamos publicar a licitação também no mês que vem. Portanto são mais quase R$ 100 milhões em estradas na região”. 

Caminhoneiro há 34 anos, Juventino Martiniano Barreto fala da transformação que a recuperação da BA-245, entre Marcionílio Souza e Itaetê, proporcionou para quem passa a vida atrás do volante. “Antes, para ir e voltar entre Marcionílio Souza e Itaetê, demorava um dia inteiro. Hoje, a gente vence o trecho em 40 minutos. Era só buraco, bico de pedra, em 20 minutos os pneus furavam, quebrava mola. Ninguém queria carregar os caminhões nas fazendas aqui. Agora a estrada está um ‘tapetão’”.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Nesta terça-feira (16), no município de Juazeiro, técnicos  da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos  Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),  da Central da Caatinga e da Rede Subway,  estiveram reunidos para discutir uma possível parceria na comercialização e no fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos.

Como encaminhamento foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco.

“Essa reunião para nós tem muita importância, pois apresentamos tudo o que foi construído lá atrás, da base de produção até a parte de comercialização. Acredito que está em processo de concretização uma parceria da Subway, Governo do Estado e a Central da Caatinga, com a qual vamos poder melhorar a renda das famílias e garantir a sustentabilidade do campo”, avaliou Adilson Santos, presidente da Central da Caatinga.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 16 e 17 de abril a distribuição de cestas básicas do período da Semana Santa para às famílias salinense. A distribuição aconteceu nos distrito de Encanação, Cairu, Nova Salinas, Baiuca, Sítio Negreiro, Conceição, Porto da Telha e Sede.
Além dos itens que são comuns nas cestas básicas, que regularmente são entregues pela gestão municipal, nesse período de Páscoa, foi adicionado Amendoim, Feijão fradinho, Azeite de dendê, Leite de coco e Peixe, visando proporcionar uma Semana Santa mais feliz para as famílias salinense. 
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!  

JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA



Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na tarde desta terça-feira (16) o atleta Welington Silva, que representará Santo Antônio de Jesus no ITU Mundial Multisport 2019, em Pontevedra, na Espanha.  
Acompanhado pelo secretário de Esportes e Lazer, Abel Caldas, o Prefeito entregou ao atleta as passagens de ida e volta para a competição. O ITU Mundial Multisport 2019 engloba competições de duathlon, triathlon de longa distância, triathlon e aquathlon.  O atleta santoantoniense irá competir no dia 27 de abril. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acontece na tarde desta quarta-feira (17), às 14h, na Sociedade dos Artífices, a Pré-conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro é preparatório para a V Conferência Municipal que acontecerá no dia 25 de abril, às 8h, na Biblioteca Municipal.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está distribuindo hoje (17) mudas de plantas nativas de maneira gratuita. As espécies disponíveis para doação são abacate, aroeira, canafístula, oitizeiro, palmeira imperial mirim, ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco e paineira rosa. 

Para receber as plantas, os interessados devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Jardim Bahia, n° 61, 1º andar, das 08h30min às 14h. A doação de mudas é uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de trazer mais verde e sombra para a cidade e com isso contribuir para melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente como um todo.

Ascom Prefeitura SAJ

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (17/04)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA  
OPERADOR DE MÁQUINAS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
MECANICO  
Ensino médio completo 
Possuir CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
VENDEDOR PRACISTA 
Ensino médio completo 
Possui carro 
Possuir CNH AB 
Disponibilidade para viajar 
Experiência na função 
04 VAGAS  
REPRESENTANTE COMERCIAL 
Ensino médio completo 
Possui carro 
Experiência na função 
03 VAGAS  
CALDEIREIRO 
Ensino  médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
CHAPISTA DE LANCHONETE 
Ensino fundamental completo 
Experiência na função 
01 VAGA . Imgem

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até o ano passado líder do governo na Assembleia, o agora deputado federal Zé Neto foi lançado sábado pelo PT como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana e agitou a política lá.

Fernando Torres (PSD) e Ângelo Almeida (PSB), os aliados feirenses de Otto Alencar e Lídice da Mata, ficaram calados, mas Carlos Geilson, agora no Podemos, cristão-novo na base governista e declarado pretendente à prefeitura, esperneou. No programa de rádio que ele faz, disparou:

– É um projeto individual, carreira solo e egoísta, por isso vai caminhar só.

O outro lado — Depois Zé Neto ligou, Geilson disse que retirava o que disse, noutra entrevista a Dilton Coutinho Zé Neto admitiu que ‘adiante pode afunilar’, tentou botar panos quentes.

Zé Neto já foi candidato quatro vezes. Nas duas últimas foi mal. Em 2012 perdeu para Zé Ronaldo por 66,04% a 18,65% e em 2016, também contra Ronaldo, foi pior: 71,12% contra 15,71%.

Em Feira, tal e qual Salvador, o cenário é embolado. Lá, na banda da oposição ao governo está Colbert Martins (MDB), o prefeito que era o vice de Ronaldo e assumiu o ano passado; Irmão Lázaro, que era do PSC e passou para o PR, da base de Rui, mas corteja o apoio de Ronaldo; e Targino Machado (DEM).

Colbert e Targino dizem que ninguém é candidato de si próprio, Ronaldo está calado. Todos acham cedo para falar nisso, menos Zé Neto.Foto 2, Flickkr, divulgação. Fotos 1 e 3 (Tvsaj.com.br, arquivo). Matéria, Tribuna da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, promoveu nesta segunda-feira (15) o I Encontro de Mobilização Intersetorial de Implantação da Busca Ativa Escolar. A atividade reuniu representantes de diversos órgãos como UFRB, Defensoria Pública, Ronda Escolar (14º Batalhão de Polícia Militar), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação 21. 
- “A Busca Ativa Escolar é uma plataforma ampla, de fácil acesso e que será um importante aliado para que a Secretaria de Educação e os parceiros aqui reunidos possam conhecer as causas que levam a evasão escolar em nosso município e pensem em políticas e ações para combatê-las.” – Afirmou a Secretária Cinthia Souza. 
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. 
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Todos são inocentes até que se prove o contrário. É o princípio básico da presunção da inocência, presente inclusive na Constituição Federal. Porém, quando se trata de uma classe específica, é impressionante como os pares se esforçam para “garantir” que os políticos são inocentes, mesmo que haja elementos suficientes para adicionar uma interrogação em reputações. Ontem, na Assembleia Legislativa da Bahia, foi possível assistir a uma série de defesas do deputado estadual Zé Cocá (PP), citado pela Polícia Federal por possíveis irregularidades na gestão dele à frente da prefeitura de Lafaiete Coutinho. 

Sim, é possível que a PF se engane. Agora, há um histórico recente de que, quando se trata da investigação de conluios políticos, o órgão tende a acertar. Como ninguém é culpado até a sentença transitado em julgado, tecnicamente Zé Cocá realmente é inocente. Entretanto, havendo o indício de que o ex-prefeito usava laranjas para fraudar licitações e desviar recursos públicos no fornecimento de combustível, a defesa calorosa pelos parlamentares poderia – ou ao menos deveria – ser mais discreta. 

Do jeito que as coisas andam, não é recomendável colocar a mão no fogo por ninguém do meio político. Não que todos sejam culpados. Agora correr para assegurar a inocência do outro é potencialmente arriscado. A explicação para que a defesa desenfreada aconteça é apenas uma: corporativismo. A lógica, todavia, só funciona com aliados. Quando o acusado é adversário político, não faltam figuras a atirar pedras em Madalenas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A dançarina da banda La Fúria Elizabete Gonçalves, conhecida como "Japinha Negra Japa", foi esfaqueada na noite de ontem (16), em Itapuã. Segundo informações preliminares, ela teria sido assaltada. A assessoria do grupo musical informou que ela foi submetida a uma cirurgia no Hosptal da Cidade e o quadro é estável. Foto reprodução Instagram. Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

COMUNICADO IMPORTANTE  
 
A Coelba informa à população de MARAGOGIPE, que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça dia 23 de Abril de 2019 das 10h 00min às 17h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:  
PRAÇA 2 DE JULHO, PRAÇA DOUTOR  PLÁCIDO ROCHA, RUA CAPITÃO MOR, RUA GENI DE MORAIS, RUA GERALDO MEYER.  
O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.  
A Empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.   
COELBA, SEMPRE AO SEU LADO. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus recebe de 24 a 26 de abril as inscrições para os interessados na Permissão de Uso dos espaços situados no Circuito da Festa do São João. O edital prevê a instalação de barracas de diversas modalidades para a exploração econômica de bebidas, alimentos e outros produtos.  
As inscrições devem realizadas das 9h às 14h, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, localizada no prédio da Biblioteca Municipal. A seleção acontecerá através de sorteio previsto para o dia 08 de maio.  
Terão prioridade os candidatos que comprovem domicílio e residência no município de Santo Antônio de Jesus há mais de 02 (dois) anos, tenham sido titulares de permissão de uso de espaço público para exploração de atividades de comércio nas festividades do São João nos últimos 10 anos; mulheres inscritas no Cadastro Único e que integrem grupo familiar, como chefe e/ou mantenedora da família, além de pessoas que possuam filhos menores de 18 anos matriculados na Rede Municipal de Educação. Mais informações na sede da Secretaria ou no edital: https://bit.ly/2v4770q 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 15, na sede da OAB, subseção de Santo Antonio de Jesus, uma importante palestra sobre questões inerentes à regularização de imóveis -usucapião, retificação de área, aforeamento e assuntos correlatos. Evento que contou com participação de advogados, proprietários e funcionários de cartórios, estudantes de direito, superando expectativas, não apenas pela maciça participação mas, mais ainda, pela qualidade da explanação e, também, interação de participantes. 

A Tvsaj, mais uma vez, dando cobertura a eventos que tenham por excopo o desenvolvimento da sociedade, mediante a canalização de informações construtivistas, não poderia se furtar ao convite. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Dentre as personalidades que marcaram presenças, os advogados Dr. Adriano Balbino Júnior (Presidente da Subseção da OAB-SAJ), Humberto Vieira (ex-presidente da entidade), Dorothy (membro do Conselho de Proteção da Mulher), Paulo (procurador municipal), Robert Gomes, Joélio Almeida, Írlen Anjos, Wisleia Almeida, Carmelita Nery, Caliandara Pereira, Jamila, Luana, Lorena, Lukas, Erivaldo Júnior, Lucas Barreto; Rejane (estudante de direito, pela FACEMP), Jorge Galvão (arquiteto,agrimensor)  Publicaremos entevista, exclusiva,  dos palestrantes. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realizará nesta terça-feira (16), um encontro para orientações sobre abertura da MEI (Microempreendedor Individual). O evento acontece na Biblioteca Municipal, às 18h30. Participe!
#GovernoDoPovo #MEI #Cultura

Notícias | postado por: Mascarenhas

É OBRA POR TODA CIDADE! CRUZ DAS ALMAS ESTÁ CADA VEZ MAIS SE DESENVOLVENDO, EM TODO CANTO A GENTE VÊ CRESCIMENTO!

AGORA TEM ÁGUA NA COMUNIDADE UMBAUBEIRA! É O GOVERNO DO POVO INVESTINDO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS.

A PREFEITURA FAZ, SUA VIDA MUDA.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (16/04)   
Ajudante de Distribuição (pessoas com deficiência) 
Ambos os sexos  
01 VAGA 
OPERADOR DE MÁQUINAS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  











Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretária de Saúde, entregou à população a requalificação do Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo. A unidade atenderá as especialidades na área de cardiologia, infectologia, pediatria, cirurgião pediátrico, cirurgia geral, nutrição, pré-natal de alto risco, oftalmologia, psiquiatria, ginecologia, ortopedia, urologia e exames de ultrassom e laboratoriais.

O prefeito Orlandinho ressaltou as ações realizadas pelo Governo do Povo voltadas para a área da saúde. “Foi o nosso governo que organizou toda a rede de saúde pública do município de Cruz das Almas. Antes do nosso governo, a Santa Casa de Misericórdia estava fechada e com dois meses de mandato reabrimos. Nos nossos mandatos construímos duas novas unidades de saúde da família na Pumba e Sapucaia, além de instalar mais dez unidades na cidade. Antes, as pessoas que precisavam de atendimento psicossocial não tinha uma unidade pública. Fomos nós, o nosso governo que trouxe o CAPS para Cruz das Almas”, lembrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cidade sede da 6ª Regional será a segunda a receber a Conferência Pública sobre Orçamento Participativo
A Conferência Pública sobre o Orçamento Participativo é para a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a expressão concreta da proximidade com a sociedade civil. A discussão que esse ano iniciou em Vitória da Conquista segue no dia 23 de abril (terça-feira) para Santo Antônio de Jesus. O evento, que é aberto ao público, será realizado a partir das 9h, no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – São Paulo. Trata-se de uma prática que consiste em priorizar ações que traduzam o anseio da população baiana, proporcionando maior qualidade e eficiência nos serviços da Instituição, por meio do amplo debate sobre as políticas prioritárias para execução orçamentária.

Em formato amplamente democrático, são realizadas conferências nas quais cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria Pública no ano seguinte. Os questionários poderão ser respondidos e depositados nas urnas espalhadas nas sedes da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Pela internet, o formulário estará disponível no site www.defensoria.ba.def.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) participou, neste sábado (13), da inauguração de 22 quilômetros de extensão da rede de água na zona rural do município de Muritiba, no Recôncavo baiano. 

A obra foi pleiteada pelo parlamentar junto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no ano passado, antes mesmo da eleição, e beneficiará 600 famílias das localidades de Marimbondo, Alegre, Pau Ferro, Caatinga Seca, Tocos e Palames. 

O prefeito de Muritiba, Danilo Sampaio, ressaltou que a extensão da rede trará mais qualidade de vida para a população das localidades contempladas, que sofriam com ausência do sistema de água potável. “O nosso governo, através da equipe de gestão, tornou esse sonho em realidade. Estou muito feliz com a conclusão desta importante obra, viabilizada pelo deputado Rogério Filho que é um grande aliado do nosso município”, afirmou o prefeito. 

De acordo com o deputado Rogério Andrade Filho “ver a alegria no rosto da população que, muitas vezes, carece de coisas simples e realizáveis é o que me motiva a continuar lutando. O nosso mandato está a inteira disposição do povo de Muritiba e de todos os baianos”, reforçou.

 


Enquete


PodCast