Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CODETER (Colegiado do Território de Desenvolvimento Sustentável do Recôncavo da Bahia), em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, 19, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, com as presenças de representantes de 17 instituições inerentes a municípios da região, a exemplo de Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, São Felipe, Nazaré, Muritiba, Cachoeira, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe. Região que conta, ainda, com mais 09 municípios que não enviaram representatividades.

Dentre os membros do território que marcaram presenças, Ubiramar Bispo de Souza (CET), Tatiana Veloso, Ananias Viana, Mariana Morais, Vanduy Cordeiro (SEPLAN-BA), Nailson Conceição (CODAFATRE), Marcelo Rocha (SDR/CAR), Sheila Araújo (SEPLAN-BA), Renato Rocha (Prefeitura C. do Almeida). Também presentes Fátima do Benfica (Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de S.A.Jesus); Felipe Viveiros (Secretário de Planejamento de Cruz das Almas); Eládio Bahia (Secretário de Agricultura de Maragogipe), D. Glória, Chefe de gabinete de Maragogipe; Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente C. Almeida), Zé Dias (Sub-Coord. do SETAF Recôncavo, C. das Almas); Jorge PT (SETAF, Cruz das Almas).  Cleiciane S.Jesus (Assessora da Sec. de Agricultura em C. Almas), Jacira Brito (Diretora de Agricultura em C. Almas), Tânia Souza (Coordenadora de Projetos), Rosana (Território do Recôncavo).

Também prestigiando o encontro, Januário (Pres. Sind. dos Trabalhadores Rurais); Neto (Associação do tabocal), Marcos lemos (Diretor de Agricultura em D.M Costa), Elizete Santos (membro da coordenação de educação no campo, em D.M. Costa); pela SAAB em S.A.Jesus, Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Bruno (Agrônomo), Gildásio, gerente administrativo), Antonio Mascarenhas e Débora Figueredo; José Carlos Toneto (SINCONSAJ), dentre tantas outras personalidades que compareceram. 

Coube a Mazinho, designado pelo Colegiado do CODETER proceder o encaminhamento dos trabalhos em prol da constituição de comissões  que terão por escopo desenvolver ações perante os nove municípios que ainda não se regularizaram perante essa entidade. Nesse sentido, foram criadas três comissões com participação de representantes da sociedade civil,  poder público e órgãos de apoio, dentre os 17 nomes presentes, representando entidades:

SOCIEDADE CIVIL: Mariana (S.A.A.Jesus), Naílson (São Felipe), Ananias (Cachoeira), Jacira (Nazaré das Farinhas), Jussara (Muritiba), Odete (São Félix) e Almeida (Cruz das Almas); PODER PÚBLICO: Eládio Bahia (Maragogipe), Maria de Fátima (S.A.Jesus), Felipe Viveiros (Cruz das Almas), Tânia Souza (Nazaré das Farinhas), Renato Rocha (Conceição do Almeida), Celina (São Felipe) e Marcos Lemos (Dom Macedo Costa); ÓRGÃO DE APOIO : José Mário (ASCOB), Janderson (CEDITER) e Tatiana (UFRB).

A partir desses nomes foi constituída a DIRETORIA EXECUTIVA composta por três (03) nomes: COORDENAÇÃO GERAL (Nailson, de São Felipe); SECRETARIA EXECUTIVA (Jussara, de Muritiba) e COORDENAÇÃO FINANCEIRA (Renato Rocha, de Conceição do Almeida). Essa Diretoria, constituída por indicação das comissões acima, por aclamação, estabeleceram o dia 12 de dezembro para apresentação do planejamento visando a regularização dos nove municípios restantes. Terminados os trabalhos, todos degustaram um saboroso almoço servido no local. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governo Michel Temer, em face das constantes denúncias que lhes são imputadas pela Procuradoria Geral da República e Ministério Publico Federal,  tem se utilizado de todos os expedientes para manter-se no poder. Dentre eles, a compra de alguns deputados federais, mediante vergonhosa destinação de recursos aos municípios, através de emendas, na troca de votos nas votações contra seu afastamento. Se, por um lado, a população agradece pelo envio de recursos, por outro, deverá votar contra os mesmos deputados que estão entrando no "esquema" por saber que, por extensão, estão alimentando toda uma situação que envergonha o país.

Trata-se de uma manobra por demais vergonhosa, nessa ânsia de manter-se no poder a qualquer custo, preterindo direitos dos cidadãos, indo de encontro a toda uma política de proteção ambiental e o degradante desrespeito às conquistas trabalhistas. Cabe à imprensa e a todos os segmentos representativos da sociedade expressar essa indignação. Mantermo-nos calados diante de toda essa situação é, no mínimo, chancelar toda essa degeneração que se processa de “forma draconiana” no seio da sociedade. Que recursos continuem, evidentemente, sendo enviados aos municípios, todavia, não à custa dessa vergonhaosa troca de favores que tem por objetivo manter no comando da nação um homem que ostenta, apenas, 3% de aprovação ao seu "governo", conforme pesquisas divulgadas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem decepou na noite do domingo (15) três dedos da mão da esposa após ter tido raiva por ela estar usando short curto. O caso ocorreu em Paulo Afonso e, de acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), ele fugiu da residência após cometer o crime e se escondeu em um matagal próximo ao povoado de Riacho. Identificado como José Cleilson dos Santos, o homem atacou a esposa, Maria Lúcia com um facão. Ela colocou a mão no rosto para tentar se defender dos golpes e teve três dedos amputados, parte do couro cabeludo arrancado e recebeu ainda dois cortes nas costas. O suspeito foi encontrado e, em depoimento, alegou ter cometido o crime por ciúme do short. Ele foi preso. A moça focou internada Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) e recebeu alta nesta quarta. O casal já havia terminado e voltado algumas vezes e ele já havia sido preso em maio por tentar manter Maria Lúcia e os filhos em cárcere privado. Na época, José chegou a ficar preso por alguns meses e foi condenado a pena restritiva de direitos.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase todos os membros representantes da Bahia na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara votaram a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (18). Félix Mendonça Jr (PDT), João Gualberto (PSDB) e Daniel Almeida (PCdoB) foram contrários ao parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição e o arquivamento da denúncia da Procuradoria-Geral da Repúplica (PGR) contra o presidente e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Somente José Carlos Aleluia (DEM) foi favorável ao relatório, aprovado por 39 a 26.

Mesmo com o resultado, caberá ao plenário da Câmara a palavra final sobre a autorização ou não da abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Temer. Para ser admitida, a denúncia precisa contar com o apoio de ao menos dois terços dos deputados (342 votos).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) acompanhou nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), o andamento Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona o Decreto 4.887/2003, instrumento legal que trata da identificação, reconhecimento, demarcação e titulação das terras ocupadas por comunidades quilombolas no Brasil. O julgamento, previsto para hoje, foi adiado sem previsão de nova data. A titular da Sepromi, Fabya Reis, esteve presente na mobilização, juntamente com lideranças quilombolas de todo o país, movimentos populares e acadêmicos.

“Lamentamos profundamente o cenário de incertezas em torno de uma pauta tão cara para o povo quilombola e o movimento negro. Enquanto organismo governamental que trata das políticas para povos e comunidades tradicionais, presentes de forma expressiva na Bahia, continuaremos vigilantes para as próximas etapas do andamento deste processo. Renovamos nosso apoio às comunidades, que continuam como centralidade dos trabalhos da Sepromi”, ressaltou Fabya Reis, que esteve em Brasília juntamente com o coordenador executivo da pasta, Cláudio Rodrigues.

As mobilizações seguem em todo o país, com participação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Conselho das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia (CEAQ), advogados populares, parlamentares, e um conjunto de outras organizações parceiras. Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Governo do Estado da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(19/10/17) 
MOTORISTA CARRETEIRO 
Ensino médio completo 
Possuir CNH E 
Com experiência em carteira  
03 vagas  





Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã dessa quarta-feira, 18, no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, "Roda de Conversa"  nesse "Dia do Técnico em Agropecuária", promovida pelo Curso de Agropecuária dessa unidade educacional, tendo por escopo trazer à baila discussões inerentes a hortaliças, práticas agroecológicas, Projeto PAIS, compostagem e Controle Biológico, tendo por justificativa o oferecimento de uma grande contribuição para pequenos produtores rurais, uma vez que a região é composta de um grande número de propriedades de pequeno, médio e grande porte, sendo caracterizada pela diversificação de atividades produtivas.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Sérgio Caralho, professor, doutor em agropecuária; Rozane Vieira Garcia (CETEP Recôncavo) e Ígor Nery (professor, CETEP Recôncavo), além das participações de Ivanilton Amparo (Diretor do CETEP), Roque Lessa (Coordenador do curso de Agropecuária do CETEP), Mariana (integrante do Território do Recôncavo e da comunidade da Sapucaia) e alunos do curso em epigrafe. 

Abrindo os trabalhos, o professor Roque procurou mostrar a importância da agropecuária para o desenvolvimento do país, todavia, aproveitando o gancho, lamentou  a forma com que governantes vem soterrando, desde o nascedouro, projetos que, se bem "alimentados" contribuiriam, de forma determinante, para o desenvolvimento agropecuário. Criticou, com veemência, a política dos grupos econômicos ligados à agroindústria que, na verdade, só visam lucros. Enfatizou a necessidade de que os novos técnicos agrícolas estejam capacitados a ponto de interagir om os produtores rurais, sempre tento por objetivo a melhoria das condições de plantio, em busca de resultados, todavia, sempre buscando a preservação ambiental. 

Dr. Sérgio Carvalho, por sua vez, ratificou esse pensamento. Segundo ele, além do desafio que cada um possa ter, é imperioso que todos estejam preparados para, em que pese a necessidade de implantação de novas técnicas, haja respeito aos costumes e às tradições reinantes no seio das comunidades. Mudanças comportamentais, nem sempre acontecem de um dia para o outro. Assevera que é preciso se entender o sistema de produção para, então, introduzir novos conceitos. Precedendo a realização da Roda de Conversa, a apresentação musical dos alunos Marcelo, Hugo e Silas.Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comum do Jequitiba, equipe campeã

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã desse domingo, 15, o I TORNEIO DE FUTEBOL FEMININO DO BENFICA, num evento organizado pela Associação de Moradores do Benfica e que contou com apoio da APACTBJB, Futebol Feminino do Benfica, Vereador Cao de Dodô e Toldos Fácil. Foram realizados três jogos. No primeiro confronto, BENFICA 1 X 0 GAMELEIRA; no segundo embate, COMUM DO RIO DA DONA 1 X 2 COMUM DO JEQUITIBÁ. Na partida final BENFICA 0 X 1 COMUM DO JEQUITIBÁ (campeã). As equipes campeã, vice, terceira e quarta  colocadas receberam troféus e medalhas As três primeiras receberam, também, contemplações em dinheiro, respectivamente de R$ 300,00, R$ 200,00 e R$ 100,00

UNIFORME NOVOS

Todas as quatro equipes participantes receberam uniformes novos oferecidos por FÁTIMA DO BENFICA (Secretária de Agricultura e Abastecimento, na gestão Rogério Andrade. Ela que, seja como vereadora e, agora, como secretária, sempre procurou estar ao lado dessa e de outras comunidades do município), PRISCO (Deputado Estadual) e mais dois outros patrocinadores. Dentre as personalidades que marcaram presenças no evento, Neto (esposo de Fátima) e Neto (presidente da Associação do Tabocal) e Getúlio Sena (empresário na área de reboques) e equipe da TvBahia que fez cobertura do evento.  Fotos efetuadas pela Associação do Benfica. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diferente da truculência habitual no trato que Geddel Vieira Lima tinha com a imprensa quando o assunto não lhe era agradável, o deputado federal Lúcio Vieira Lima era mais bonachão. Fazia piada até quando era alvo de perguntas incisivas e, normalmente, se saía bem de embaraços causados pelo entrevistador. Era uma boa estratégia, visto que a pedagogia do constrangimento impele aquele que pergunta a ficar calado. Entre os irmãos Vieira Lima que ocuparam cargos públicos, Lúcio é bem mais simpático se comparado a Geddel.

As próprias publicações em redes sociais mostram que o mais jovem da dupla ria de si mesmo com mais frequência. Desde o medo de avião até o cãozinho da filha, que ganhou perfil no Instagram, numa tentativa de formar um dog influencer, Lúcio era bem falante e tinha resposta para tudo – ou quase tudo. Era assim até bem pouco tempo. Já após a primeira prisão de Geddel, no começo de julho, o então presidente da Comissão Especial da Reforma Política submergiu um pouco e deixou de ser tão falastrão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O deputado Bacelar (Podemos/BA) aproveitou o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, comemorado nesta terça-feira (17), para criticar a edição da portaria do governo federal que altera os conceitos de trabalho escravo no Brasil e deixa nas mãos do ministro da área, a inclusão de nomes na chamada "lista suja". A relação garante transparência e engloba todas as empresas que desrespeitam os direitos trabalhistas. 

Para Bacelar, a medida dificulta a libertação de brasileiros que são tratados como escravos e facilita a corrupção. “A divulgação da lista suja deixa de ser técnica e passa a ser exclusivamente política. Voltamos ao tempo da escravidão. A edição dessa portaria abre uma insegurança jurídica e coloca nossos trabalhadores em uma situação vulnerável”, disparou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O PV (Partido Verde) sai na frente com relação às novas composições político-partidárias em Santo Antonio de Jesus.  Dr. Hernane Mercês substitui Dr. José Reis Filho na assessoria jurídica da Câmara de Vereadores (sob o comando do vereador Antonio Nogueira, "Tom"). Hernane foi nomeado como novo assessor jurídico nessa segunda-feira, 16, através da portaria 128/2017, publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores. Ele que, antes de ocupar a Superintendência de Cultura e Esporte no governo Euvaldo Rosa, no período de 2008 a 2012, também foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo seu partido. Além de militar na esfera politico-partidária, Hernane já contribuiu bastante par o desporto e a cultura no município. 

Hernane que, no evento de lançamento de obras no Canal do Mutum, no último dia 08, protagonizado pelo prefeito Rogério Andrade, também marcou presença ao lado do amigo e correligionario Pe. José Raimundo e da liderança Valdéli Quadros. Fotos Antonio Mascarenhas 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente do PDT da Bahia, o deputado Félix Mendonça Junior reivindicou uma vaga para o partido na chapa majoritária, a ser encabeçada pelo governador Rui Costa (PT) em 2018. “O PDT é um grande partido e tem uma história de luta exemplar na política do país”, afirma. Félix não chegou a citar nomes, mas diversos movimentos populares ligados à legenda manifestaram apoio à ideia, sugerindo nomes para a vaga. Entre os citados, estão o próprio deputado, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Desidério Bispo de Melo, e o sociólogo Joviniano Neto. 

Roberto Rodrigues, presidente do Movimento Negro do PDT, aprova a iniciativa. “É muito interessante o partido apresentar nomes e brigar por espaço”, defendeu.“Tem meu apoio e acho que o PDT não pode ficar de fora da chapa. Não se vê nenhum nome do partido envolvido nesse lamaçal”, defendeu Alderico Sena, presidente do Movimento dos Aposentados. “Apoio totalmente o nome do professor Desidério para o Senado ou outra vaga na chapa”, reforçou Márcia Gulias, presidente do Movimento Estadual do PDT Mulher.  Ascom/Deputado federal Félix Mendonça . Foto, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) entregou, neste domingo (15), um trator novo que irá servir às associações comunitárias de Guapira, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O novo veículo agrícola foi adquirido através de uma emenda do deputado Luiz Caetano (PT), que esteve também presente no ato. 

Além de Rosemberg e Caetano, estiveram presentes o assessor Silvio Ataliba, o vereador Moisés e os presidentes das diversas entidades locais. “Parabéns a todos os envolvidos por incentivar a produção agrícola na região e fortalecer a pequena agricultura local”, comemorou Rosemberg. Fotos: Divulgação. Assessoria de Comunicação do Deputado Rosemberg

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Procuradoria-Geral da República aponta ‘indícios’ do envolvimento do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) ‘no recolhimento e guarda’ da fortuna de R$ 51 milhões em dinheiro vivo encontrada em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro.A pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou buscas no gabinete de Lúcio na Câmara e na residência dele, em Salvador, localizada em um prédio vizinho ao do irmão Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, em Brasília, na Operação Tesouro Perdido. 

Nesta segunda-feira (16), a PF fez buscas em quatro endereços ligados a Lúcio e ao secretário parlamentar dele, Job Ribeiro Brandão. A PF apreendeu documentos e mídias.A Operação Tesouro Perdido, inicialmente, estava sob responsabilidade da 10.ª Vara Criminal Federal em Brasília. Mas acabou sendo deslocada para competência do Supremo por causa do suposto envolvimento do deputado, que detém foro privilegiado na Corte máxima – segundo o empresário Silvio Antonio Cabral da Silveira, foi Lúcio quem pediu emprestado o apartamento no bairro da Graça, em Salvador, para estocar a fortuna. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória viajou até São Paulo nesta segunda-feira (16) para enfrentar o Santos no estádio Pacaembu, em partida válida pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão. Tentando manter a boa fase fora de casa, o rubro-negro tinha como objetivo recuperar os pontos perdidos dentro de casa na partida anterior, contra o Sport. Após sair na frente, o Leão acabou cedendo empate ao time da casa e empatou em 2 a 2. Marcaram para o time baiano David e Wallace. A favor do Santos, Jean Mota e Ramon (contra) anotaram os gols.

Surpreendendo o adversário, o Vitória acabou saindo na frente com David. O atacante rubro-negro recebeu de Fillipe Soutto e invadiu a área. Após driblar Vanderlei, o camisa 27 chutou alto e abriu o placar. Depois de bobeada da defesa, o Vitória acabou cedendo o empate ao Santos em cruzamento na área. Lucas Lima cruzou para Jean Mota se livrar da marcação de Juninho e cabecear contra Caíque, que estava perto da bola mas não conseguiu defender. Mesmo melhor no jogo, o rubro-negro foi para os vestiários sem conseguir reverter o placar.

No segundo tempo, o Santos pressionou e conseguiu igualar o ritmo do Vitória. Mas foi o Leão que tomou a frente no placar aos 19 minutos. Em cruzamento de Neilton, o zagueiro Wallace subiu atrás de David Braz e cabeceou no canto de Vanderlei, que não conseguiu impedir o gol. Durou pouco a alegria do time baiano. Após cruzamento de Daniel Guedes, Ramon acabou se atrapalhando e mandou para o próprio patrimônio. O empate deixou o Vitória na 15ª posição, com 33 pontos, um a mais que a Ponte Preta, primeiro time na zona de rebaixamento. Na rodada seguinte, dentro de casa, o Leão da Barra tem pela frente o Atlético-PR, na quinta-feira (19), às 20h.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A desorganização da operação da praça de pedágio da CLN, a empresa concessionária da Linha Verde, no Litoral Norte da Bahia, que resultou na formação de enormes engarrafamentos durante o feriadão, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16).

Ele disse que as enormes filas na praça de pedágio não se limitaram à quinta-feira (12), primeiro dia do feriadão, nem ao domingo, dia do retorno da maior parte dos baianos que foram passar o feriadão no Litoral Norte. Durante todos os dias do feriado prolongado se formaram filas na praça de pedágio, devido à desorganização da operação do sistema. 

Segundo o deputado, há várias formas de acelerar a passagem pelo pedágio, para que os usuários não fiquem retidos nas filas. “Mas, infelizmente, parece que a CLN só pensa mesmo na cobrança da elevada tarifa, pouco ligando para o usuário da rodovia. Tudo isso sob a complacência da Agerba, a quem cumpre a fiscalização do contrato de concessão da rodovia”, disse.Geilson salientou que a primavera mal começou e os problemas na rodovia pedagiada, principal via de acesso aos centros turísticos do Litoral Norte da Bahia, já são grandes. "Imagine quando o verão começar", observou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(17/10/17) 
ANALISTA FISCAL 
Ensino superior completo em ciencias contabeis 
Experiencia em setor fiscal 
Com experiência em carteira  
01 vaga  





Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de mais de vinte anos, Santo Antônio de Jesus voltou a realizar um concurso de fanfarras. Neste domingo (15), mais de 2 mil pessoas passaram pela Praça Padre Matheus para acompanhar as emoções de sons e cores do I CONREDESC – Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC (Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural). 
O Concurso realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e REDESC em parceria com Associação Cultural de Bandas Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) reuniu entidades de diversas cidades da Bahia como: FANCEP (Castro Alves), Falcões da Ilha (Itaparica), Leões da Bahia (Candeias), BAMAPG (Gandu), FAMCRUZ (Cruz das Almas), Paulo VI (Juazeiro), FANJUCA (Gandu), Olímpica (Dias D’Ávila), BAMUARA (Araci), FANECB (Salvador), FAMJEEF (Itaparica) e FAMUIP (Ipiaú). 
O público também vibrou com a abertura feita pelo Grupo de Dança Valsa Fênix, formado por jovens de Santo Antônio de Jesus. Pelas regras do concurso, a REDESC, fanfarra anfitriã, não participou como competidora. Mas, teve a incumbência de encerrar o concurso, deixando o gostinho de quero mais no público depois de mais de 8 horas de apresentações musicais. 
Durante a premiação, o Regente da REDESC, Zeilton Nery, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal na realização do concurso: 
- “Nossos agradecimentos vão para Prefeitura Municipal, para Secretaria de Cultura, para todos os parceiros que ajudaram a tornar esse dia realidade. Porque por muitos anos a gente tentou e não conseguiu e hoje está aí o nosso concurso. Missão cumprida. ” – Salientou. 
O presidente da ACBFFB, Luiz Fernando, parabenizou a iniciativa do poder público municipal e ao público de Santo Antônio de Jesus que prestigiou o evento do início ao fim. 
- “A Fanfarra é um projeto pedagógico, educacional e social. Parabéns Santo Antônio de Jesus pela sensibilidade de reconhecer a importância das fanfarras.” – Comentou.  
A Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes, agradeceu e parabenizou a REDESC pelo trabalho que realiza, sobretudo, com os jovens de Santo Antônio de Jesus: 
- “A cultura e a música transformam. São as nossas principais armas contra o aumento da violência. Essa é a grande importância de resgatar eventos como o Concurso de Fanfarras. Parabéns, REDESC! Vamos continuar abraçando e incentivando essas causas.” – Destacou.  

*Confira os campeões de cada categoria:* , *Nível Marcial* Olímpica (Dias D’Ávila); *Nível marcial c/ evolução* , BAMUARA (Araci) ; *Nível Musical* , Olímpica (Dias D’Ávila) ; *Nível Musical com evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 2 musical* , FANECB (Salvador) ; *Nível 2 musical c/ evolução* , Paulo VI (Juazeiro) ; *Nível 3 musical misto* , FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical* ; FAMCRUZ (Cruz das Almas) ; *Periférico Campeão Geral Nível Musical c/ evolução* , BAMUARA (Araci)  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã da última terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Mutuípe-BA, região do Vale do JiquIriçá, o "Seminário: Cacaicultura, Crédito Agrícola e Cadastro Ambiental Rural", numa iniciativa da BARRY CALLEBAUT (filial de Mutuípe), CEPLAC e Banco do Brasil, com apoio  da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, Turismo, Meio Ambiente e Agropecuária de Mutuípe-BA e armazéns de compra de cacau, também, de Mutuípe.

Dentre as personalidades presentes, Rodrigo Maicon (prefeito de Mutuípe), Jenner Campos (Secretário de Agricultura de Mutuípe), Thiago Santos (Coordenador de Sustentabilidade da Barry Callebaut Brasil); Selma Silva (Gerente da Barry Callebaut de Mutuípe); gerentes do Banco do Brasil, Kleiber Almeida (Mutuípe), Wilson Costa (Jiquiriçá); Gilberto dos Santos (Presidente do Sindicato Rural de Mutuípe); presidente da CEPLAC de Valença; vereadores e outros representantes de entidades associativas do município e região, bem como mais de 300 produtores rurais.  Os convidados, logo após credenciamento, foram convidados a participarem de um delicioso coffee-break para, em seguida, serem contemplados com as palestras audiovisuais proferidas. 

Coube a KLEIBER ALMEIDA DOURADO (Gerente do Banco do Brasil), ministrar a palestra "Crédito Agrícola de Custeio e Investimentos na Sustentabilidade da Lavoura Cacaueira". Na oportunidade, além de parabenizar aos organizadores pela iniciativa, em sua fala, destacou como a instituição do Banco do Brasil está preparada para dar suporte a projetos que tenham por escopo custeio e investimentos na área de cacau. 

Em seguida, a palestra protagonizada por CELSO WEBER DA SILVA (MAPA/CEPLAC), tendo por eixo temático a "Realidade Atual da Lavoura Cacaueira no Vale do Jiquiriçá), oportunidade em que discorreu sobre dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e que as medidas de apoio à cadeia produtiva são fundamentais, na medida em que  ajudarão no melhoramento e aumento da produção do cacau. 

THIAGO SANTOS (Coordenador de Sustentabilidade da BARRY CALLEBAUT-Brasil), por sua vez, fazendo uso da palavra, elencou diversas ações de incentivo ao plantio e comercialização do cacau, por essa indústria que, com sede em Ilhéus e agências de compra de cacau em Mutuipe, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba, Altamira (PA), Ouro Preto (RO) e Linhares (ES), marca presença em mais de 30 países e que, em razão dessa impetuosidade logístico-operacional,  é a  maior produtora de chocolate, no mundo. 

Dando prosseguimento, a palestra proferida por JENNER CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE (Secretário de Agricultura) acerca da realização do "Cadastro Ambiental Rural" no município de Mutuípe, numa parceria dos governos municipal/estadual e federal e que tem como objetivo a coleta de informações acerca das atividades desenvolvidas pelos  produtores rurais, necessárias para que possam estar habilidados ao recebimento de benefícios ligados ao desenvolvimento agrícola. Finalizando, as considerações finais por parte da comissão organizadora. Fotos, Selma Silva (Gerente Barry Callebaut de Mutuípe)

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal faz buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Agentes da PF chegaram a interditar o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete. O G1 tenta localizar a defesa do deputado. Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso por tempo indeterminado desde julho, após investigadores apreenderem R$ 51 milhões em um imóvel atribuído ao político. Segundo a PF, é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação.
Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência do caso para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF. Segundo a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel.
A operação desta segunda-feira busca entender a relação entre Lúcio Vieira Lima e os R$ 51 milhões. Os investigadores querem saber se ele poderia ser "destino" ou "origem" do dinheiro. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF. Fora o gabinete do deputado, também há buscas no apartamento dele e em mais dois endereços em Salvador, na Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia conquistou um importante resultado na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O Tricolor venceu o líder Corinthians por 2 a 0 neste domingo (15), na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada da Série A. Os gols foram marcados por Vinícius e Régis. Com o resultado, o Esquadrão pulou para a décima posição na tabela da competição, com 35 pontos conquistados.  O próximo confronto do Bahia será contra o Flamengo, nesta quinta-feira (19), às 20h (horário da Bahia), no Rio de Janeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A pedidos, um retrato da cena política baiana. A esta altura do campeonato em 2013, um ano antes das eleições, Jaques Wagner, governador, ainda costurava um nome entre cinco pretendentes, Rui Costa no meio, e na outra banda, Paulo Souto e Geddel também ainda disputavam a cabeça da chapa. Wagner, que em 2006 já foi guinado ao topo na sombra de Lula, guinou Rui já ancorado em Dilma, líder nas pesquisas.

Souto ganhou a ponta no outro lado, com as bençãos de ACM Neto e a aliança com Geddel. mas sem referências federais, tanto que botou o caso Dalva Sele, um suposto canal de desvio de dinheiro petista em primeiro plano, na tentativa de estadualizar a peleja, já que na banda federal não dava. Deu Rui com Wagner, Dilma e Lula.

Agora temos os dois sem referências federais. Rui na sombra do que resta de Lula, mas no governo, bem avaliado, com a máquina na mão, mais ainda num ano de dinheiro curto para a campanha.E Neto será candidato? Será. Nada a perder. No mínimo estará pavimentando caminho para o futuro. E também não tem outro nome.Se não houver turbulências outras o cenário a se configurar é esse.Com ressalvas — Joaci Góes, tucano que foi o candidato a vice de Paulo Souto em 2014, anti-petista ostensivo, avalia que Rui Costa é o melhor gestor que o PT já produziu, não só na Bahia, mas em nível nacional:

— Se ele sair do PT, ganha a eleição. Se não...

Bruno, o herdeiro — Desde o início do mandato ACM Neto deu todas as dicas e poderes ao vice e velho amigo, Bruno Reis. Bruno é do PMDB e foi indicado por Geddel, mas ele próprio dá o tom.

— Todo mundo sabe minha história e a quem sempre fui ligado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Elen Mota de Sousa  (psicóloga)

Você já parou para pensar em como as emoções são importantes em sua vida? Elas têm fundamental papel na mediação das nossas relações em diferentes conjunturas, seja ela familiar ou no trabalho. Para construirmos e conservarmos boas relações, bem como promover nosso bem-estar em diferentes situações, necessitamos aprender a regular nossas respostas emocionais, uma regulação ineficaz resulta prejuízos que podem causar inúmeros transtornos em nossas vidas. 
No ambiente de trabalho, a razão sempre fora benquista, era o fator de otimização do desempenho do trabalhador, enquanto os afetos eram menosprezados e mal vistos. “Aqui não é lugar pra isso. Deixe suas emoções lá fora!” – Dizia o chefe a seus funcionários.  
Para muitos, elas eram consideradas como altamente desorganizadoras e disfuncionais. Mas como nós humanos podemos nos relacionar com outros sem nossas emoções? Não somos máquinas e são nossos afetos que nos definem humanos, só precisamos desenvolver estratégias para regulá-los e adaptarmos às situações.  É bom lembrar que apenas as competências técnicas já não são suficientes para o exercício profissional, as organizações necessitam cada vez mais de pessoas que saibam gerenciar suas emoções e lidar habilmente com as dos outros. É nesse panorama que a inteligência emocional juntamente com a regulação das emoções tornaram-se pré-requisitos para um desempenho profissional de destaque.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612 que ligam Candiba a Pilão e outros 13 da BA-912 que ligam o Distrito de Ceraima a Guanambi. 

Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos , por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ä Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo. 

O governador destacou a recuperação de estradas, informando que "são mais 12 quilômetros de estrada ligando Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraima. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evirar acidentes, principalmente de moto". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cerca de cinco homens colocaram fogo em uma carreta na BR-110, em São Sebastião do Passé, atacaram a sede municipal da Polícia Militar e tentaram roubar uma agência da Caixa Econômica Federal do município durante a madrugada deste sábado (14). Segundo o G1, a PM informou que os criminosos colocaram fogo na carreta na tentativa de impedir o acesso a uma das entradas do município durante a ação na agência bancária. Em seguida, os suspeitos efetuaram tiros contra a sede do 5º Pelotão da 10ª Companhia Independente da PM e contra viaturas estacionadas. Na agência da Caixa, o vidro da porta foi quebrado. Após o alarme ser disparado, os criminosos fugiram sem nenhuma quantia em dinheiro. Os suspeitos ainda não foram identificados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher de 27 anos foi presa neste sábado (14) transportando cocaína em um ônibus que seguia de São Paulo para Euclides da Cunha. Na altura do KM 839 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia uma fiscalização e parou o ônibus. Durante a busca no compartimento de passageiros, os agentes encontraram uma sacola plástica com cerca de 2,2 kg de cocaína, distribuídos em 2.200 papelotes. A passageira que estava sentada perto do compartimento demonstrou bastante nervosismo quando os agentes localizaram a droga e acabou sendo levada para ser ouvida na Unidade Operacional da PRF. No local, ela confirmou que transportava a droga e disse que recebeu dinheiro para entregar a cocaína em Monte Santo, também na Bahia.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em sua nona atualização neste ano, o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ganhou três novos criminosos. Matheus Roberto Costa Souza, mais conhecido como "Boca Preta", se tornou o "Oito de Copas". Com atuação no bairro da Federação, ele é procurado por homicídio qualificado e substitui Adelson dos Santos Moreira Ramo. Como Adriel Montenegro dos Santos foi preso por assassinar a namorada, Adriano Luiz Rocha Dantas, o "Pé de Ferro" agora é o novo "Cinco de Paus". Ele conta com mandado de prisão por homicídio e atua no bairro da Liberdade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma colisão entre uma moto e uma caminhonete deixou dois mortos e três feridos, na última sexta-feira (13), na BR-101. O acidente aconteceu na altura do município de Laje, a aproximadamente 235 quilômetros de Salvador. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, a batida aconteceu quando a caminhonete invadiu a pista contrária. O veículo capotou logo após a colisão. O motociclista e um dos passageiros da caminhonete morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. Os feridos foram socorridos e não tiveram o estado de saúde divulgado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem, de 21 anos, identificado como pastor de igreja foi preso nesta sexta-feira (13) em Amélia Rodrigues, Portal do Sertão, na região de Feira de Santana. O fato ocorreu no distrito de São Bento do Inhatá. Segundo o site Berimbau Notícias, uma denúncia de que um homem estava armado no distrito levou policiais militares a se dirigir ao local. O suspeito, identificado como Ruan Carlos Santos de Souza, portava um simulacro [arma falsa]. Após a abordagem, ele foi conduzido à delegacia da cidade. Ainda segundo o site, o suposto pastor não tem antecedentes criminais. bAHIA nOTICIAS

Notícias | postado por: Mascarenhas

A polícia descobriu uma fábrica caseira que adulterava rótulos de cervejas. Três homens foram presos e um menor foi apreendido na ação da Polícia Civil do município de Ourinhos, em São Paulo, que identificou o local após a denúncia de um suposto sequestro. Ao averiguar a situação, desvendaram a fraude.

Segundo a polícia, tudo era feito de forma manual. A quadrilha comprava cervejas mais baratas e trocava o rótulo e a tampa da garrafa pelos de marcas mais caras. Aproximadamente 400 caixas com as bebidas adulteradas foram apreendidas, mas o material não chegou a ser comercializado.

A polícia ainda procura um quinto envolvido. Ele seria responsável por alugar o imóvel utilizado como fábrica caseira. Os suspeitos já detidos têm passagem pela polícia. Agora eles vão responder por associação criminosa e crime contra as relações de consumo. O adolescente apreendido foi ouvido na Vara da Infância e Juventude e será liberado

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, na cidade de Teixeira de Freitas (distante 910 km da capital). O flagrante ocorreu durante a Operação Senhores das Armas deflagrada ontem (11) pelas polícias Militar e Civil.

Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados. Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria. As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. 

Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança. Participaram da operação equipes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, ambas com sede em Teixeira de Freitas. "Aumentamos a nossa produtividade na apreensão de armas e durante as reuniões de avaliação percebemos que muitas eram artesanais. Grande ação das unidades locais. Estão de parabéns pelo belo trabalho", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O operador Lúcio Funaro disse à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Geddel Vieira Lima ficava com 60% a 65% do valor arrecadado com propina na Caixa Econômica Federal. Segundo a Folha, a informação foi passada por Funaro no dia 23 de agosto, quando ele prestou depoimento à PGR. O operador, ligado ao PMDB e a Eduardo Cunha, teve o acordo de delação homologado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Funaro, a porcentagem de Geddel foi acordada assim que o baiano assumiu a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, em 2011. Conforme Funaro, depois da parte de Geddel, o operador e Eduardo Cunha dividiam o resto [40% a 35%]. Ainda no depoimento, Funaro disse que Cunha funcionava “como se fosse um banco de corrupção de políticos” e havia “uma fila de gente atrás dele”.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, recebeu, na manhã da última terça-feira, na sede dessa pasta, a visita dos alunos Márcia de Jesus e  André, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo, oportunidade em que lhe foi apresentada a Carta de Apresentação desse intento, num projeto que conta com parceria da UFRB, SEAD e FNDE. Encontro em que também marcaram presenças Dema do Leite (Diretor de Agricultura), Januário (Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais e Débora Figueredo. 

Com a aprovação da Lei no. 11.947/09, que dispõe sobre alimentação escolar e determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, suscita aos  estados e municípios o enfrentamento de desafios nessa esfera.

O Projeto Mais Mercado tem por objetos ampliar a aquisição de produtos dos agricultores familiares e de suas organizações, pelo PNAE, beneficiando os municípios e territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal. O Mais Mercado se desenvolve em cooperação intrainstitucional com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da UFRB, para aproximar os gestores públicos municipais e as organizações dos agricultores familiares munidos de DAPs jurídicas habilitadas para vender seus produtos para a alimentação escolar. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O juiz Sergio Moro, da Operação Lava-Jato, deu prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue na Secretaria da 13.ª Vara Federal de Curitiba os originais dos recibos de aluguel do apartamento 121 do edifício Hill Houve, em São Bernardo do Campo, imóvel que teria sido adquirido com propinas da empreiteira Odebrecht, segundo acusação do Ministério Público Federal.

Moro considerou “desnecessária” uma audiência formal para entrega dos documentos ou a presença de perito. “Os recibos deverão ser entregues na Secretaria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida.” O apartamento, vizinho à residência de Lula, está em nome do engenheiro Glaucos da Costamarques, apontado pelos investigadores como “laranja” do ex-presidente da República. Glaucos é primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Bahia sofreu um gol logo com dois minutos de jogo, tomou o segundo aos 38, mas conseguiu reagir e arrancou o empate com o Palmeiras na estreia do técnico Paulo César Carpegiani. A última partida da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou no placar de 2 a 2 na noite desta quinta-feira (12), no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Willian e Bruno Henrique marcaram para o clube paulista, enquanto que Edigar Junio fez os dois gols do time baiano. Com o ponto conquistado, o Bahia somou 32, mas caiu uma posição na tabela de classificação e agora ocupa a 14ª colocação. Enquanto que o Palmeiras segue na quinta posição com 44. 

O Esquadrão de Aço volta à campo neste domingo (15), às 18h no horário de Salvador, para enfrentar mais outro paulista, desta vez, o Corinthians, na Arena Fonte Nova, na capital baiana, pela 28ª rodada. No mesmo dia, mas duas horas antes, o Palmeiras recebe a visita o Atlético-GO no estádio Olímpico, em Goiânia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

20 instituições de diversas cidades da Bahia participam neste domingo (15) do 1º CONREDESC - Concurso de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas do REDESC - Recôncavo Desenvolvimento Social e Cultural.O concurso contará como etapa para o Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras. A anfitriã REDESC venceu a última etapa, realizada no mês passado, na IV Copa Olímpica de Bandas e Fanfarras em Dias D’Ávila.O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude em parceria com o REDESC e com apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB). O I CONREDESC acontece na Praça Padre Matheus, a partir das 11h30.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vão começar as oitavas-de-final do Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol 2017. Neste domingo (15), a Seleção de SAJ recebe Cachoeira no primeiro de dois confrontos que valem uma vaga na próxima fase. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a equipe confia no faro do artilheiro Gustavo, que já marcou 4 vezes, para avançar na competição. A partida acontece a partir das 15h no Estádio Municipal José Trindade Lobo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O acidente de ônibus que matou cinco pessoas, entre Mundo Novo e Piritiba, na região da Chapada Diamantina (veja aqui), deixou 27 feridos. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 27 pacientes deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. Do total, 18 são adultos e nove crianças. Ainda segundo a pasta, por conta da gravidade do acidente e do número de vítimas, o governo do Estado mobilizou todas as equipes de cirurgia das duas unidades, além de utilizar aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) para auxiliar no transporte dos pacientes. As equipes do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital do Subúrbio (HS), ambos na capital baiana, também foram mobilizadas para acolher as vítimas. As unidades já receberam também pacientes transferidos que necessitam de terapia intensiva pediátrica.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória não conseguiu se impor e perdeu mais uma partida dentro do Barradão no Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (12). Desta vez, o Leão da Barra tomou 2 a 1 do Leão da Ilha do Retiro, o Sport Recife. Os gols dos pernambucanos foram marcados por Diego Souza, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Lenis, aos 20 minutos do segundo tempo. O Vitória descontou aos 38 minutos do segundo tempo com Tréllez.

Após a derrota, o Vitória caiu para a 12ª posição na tabela do Brasileirão com 32 pontos. Já o Sport deixou a zona de rebaixamento e subiu para a 11ª posição somando 33 pontos. O time de Vagner Mancini volta a campo contra o Santos, na próxima segunda-feira (16), às 19h no horário da Bahia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 28ª rodada.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cinco pessoas foram presas na noite desta quarta-feira, 11, durante a Operação Bloqueio, realizada pela equipe Apolo da Polícia Militar. Os homens são suspeitos de integrar um esquema de roubo e adulteração de veículos em Salvador e na região metropolitana. Na ação, cinco carros foram apreendidos.

Segundo a Secretaria de Segurança pública da Bahia (SSP-BA), a ação deu início depois da abordagem de um EcoSport, placa PKL-4354, dirigido por Vinicius Silva Soares, também conhecido como "Bacardi", na avenida Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana. A placa do veículo era falsa e a original tinha restrição de roubo.

Após ser detido em flagrante, Bacardi informou que o automóvel seria entregue no bairro de Periperi. Lá, os militares encontraram Luiz Carlos Monteiro Júnior, conhecido como "Bob", próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Enquete


PodCast