Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se as eleições para presidente do Brasil de 2022 fossem hoje, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), sairia na frente de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pelo Palácio do Planalto. Pelo menos entre o eleitorado baiano. 

Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias divulgada nesta sexta-feira (22), testou a intenção de votos do governador baiano em um cenário estimulado de 2022, em que são citados os candidatos aos entrevistados.  

Como candidato ao Planalto, Rui teria o eleitorado baiano neste momento 32% dos votos contra 21,8% de Bolsonaro, que acabaria na segunda colocação. O cenário também testou Ciro Gomes (PDT), que terminou na terceira colocação com 18,6%, o governador de São Paulo João Dória (PSDB), que aparece na quarta colocação com 4,1%, e João Amoedo (Novo), com 3,5%. Candidato pelo PSOL em 2018, Guilherme Boulos ficou na última colocação neste cenário com 1,7%. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória recebeu o time do América-MG na noite de hoje (21) e acabou empatando sem gols a partida pela 17ª rodada da Série B do Brasileirão. O confronto foi realizado no estádio Manoel Barradas, o Barradão. Depois de dois resultados positivos, o rubro-negro enfrentou o time mineiro diante da torcida, mas acabou não fazendo um bom jogo. Pressionado e sem conseguir sair para o ataque, o Leão passou o primeiro tempo se defendendo e tentando sair em jogadas pelo meio, mas sem efetividade.

Diante da fraca atuação, o técnico Carlos Amadeu promoveu mudanças e colocou o equatoriano Jordy Caicedo no jogo. A entrada do atacante surtiu efeito e foi dele a melhor chance de gol na segunda etapa, mas o atleta acabou furando o rebote dado pelo goleiro Jori. O Vitória ainda jogou em vantagem por uma metade do segundo tempo após a expulsão do volante Zé Ricardo.

Mesmo assim, a mudança não surtiu efeito e a partida acabou empatada em 0 a 0. O resultado deixou o Leão em 14º, mesma pontuação do Oeste, primeiro time na zona de rebaixamento, mas com vantagem no número de vitórias. Na rodada seguinte, o Vitória joga novamente em casa, desta vez contra o Operário-PR, no Barradão, às 16h30. Foto : Estevão Germano/AméricaMetro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na Carta de Teresina, divulgada após reunião nesta quarta-feira (21), os governadores do Nordeste demonstram preocupação com o anúncio do governo federal sobre a privatização de 17 empresas estatais. O documento foi elaborado em encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. 

"Essa carta resume o posicionamento dos estados do Nordeste. Entre eles, nos preocupa bastante que esse anúncio de privatizações realizado hoje não venha endossado com estudos que demonstram o que será feito de prestação de serviços nessas áreas", afirmou o governador da Bahia e presidente do consórcio, Rui Costa, em entrevista coletiva.  

No documento, os governadores dão atenção especial aos Correios e à Eletrobras. "Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional", diz trecho da carta. 

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia. Foto: Roberta Aline /CCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE FILHO, em visita ao Lar dos Idosos, na manhã dessa segunda-feira, 19, em Santo Antonio de Jesus, recebeu homenagens na data de seu aniversário. O evento contou com participação do deputado estadual Rogério Andrade Filho, secretários Marcos Có (Agricultura e Abastecimento), Fátima do Benfica (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Cíntia Barreto (Educação).

Também presentes os vereadores Cristiano Sena, Uberdan Cardoso, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Ele que, um dia antes também comemorou o nascimento de sua filha Helena. Ele que conseguiu aprovação do Projeto de Lei que versa sobre o Bolsa Família Municipal.

Veja entrevista coletiva, ele externou agradecimentos pela surpresa a ele proporcionada. Critiano Sena (vereador) e Maria Lívia Nicoury Andrade (Coordenadora do Lar dos Idosos), também discorrem a respeito.  Imagens, edição, fotos, Júlio Mascarenhas (tvnoticias24horas.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade anunciou na manhã desta segunda-feira (19) o Cartão SAJ Cidadão – Programa Municipal de Transferência de Renda. O projeto enviado à Câmara, altera a Lei n° 1277 de 2015.

O projeto de lei encaminhado à Câmara, prevê alterações importantes. A principal delas dispõe que quem ainda não recebe nenhum outro benefício, poderá ser contemplado e terá prioridade sobre quem já recebe. No projeto aprovado em 2015, apenas quem já recebia algum benefício poderia ser contemplado.

Além disso, prevê medidas e parcerias para incentivar o uso do crédito em compras no comércio local, nas empresas de pequeno e médio porte. O programa também está atrelado à qualificação profissional e ações sócio-educativas. O objetivo é fortalecer a economia local, promover uma melhor distribuição da renda e tirar as famílias mais carentes da situação de extrema pobreza, não só através do valor recebido, mas em especial através da qualificação profissional.

Durante a assinatura, o Prefeito Rogério Andrade pediu celeridades aos vereadores na apreciação do projeto:

- “A nossa programação inicial é realizar o primeiro pagamento já em setembro. Estamos vivendo um momento difícil no país. Muitas famílias da nossa cidade necessitam desse apoio para superar esse tempo difícil, pagar uma conta de água, luz, um botijão de gás. O programa prevê qualificação profissional e ações sócio-educativas. A ideia é que as pessoas se qualifiquem, melhorem de vida e deixem de precisar do benefício. Também vamos mover esforços para que os beneficiários comprem nos comércios de pequeno e médio porte, nós próprios bairros onde moram, beneficiando e fortalecendo a economia local.”– Afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em meio a um cenário de retração econômica, o setor de franquias dribla as dificuldades e registra na Bahia um crescimento de 9% no faturamento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. O índice está acima dos aferidos na região Nordeste, com 8%, e no país, que apresentou alta de 6,4%.

O bom desempenho coloca o estado como "a menina dos olhos" de franqueadores na região, diz o diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Leonardo Lamartine. E passa a ser alternativa para quem está sem emprego e tem algum capital para investir nos diversos segmentos.

Dados divulgados pela ABF mostram que, no país, no segundo trimestre, o faturamento no ramo cresceu 5,9%, com incremento de 10% na geração de empregos, se comparado com igual período de 2018. O número de franquias abertas no país supera o de lojas fechadas, com saldo de 2,01%.

A expectativa é a de que a Bahia feche 2019 com aumento de 10% a 11% no faturamento no setor de franquias, acima do índice do Brasil, na faixa de 9% e 10%. O motivo da boa saúde do setor de franchsing, diz Lamartine, está relacionado à queda na taxa Selic que faz com que o dinheiro migre do capital investido em bancos para o setor produtivo, ou seja, investimentos em franquia e outros setores que geram empregos e movimentam a economia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar. Essas são apenas algumas oportunidades disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consulta da lista completa e atualizada, o trabalhador deve buscar uma das unidades do SineBahia no estado.  
VAGAS EXCLUSIVAS PARA SALVADOR (19/08)  
ESTÁGIO EM  ENGENHARIA CIVIL  
Ensino Técnico em Edificações e Superior incompleto em Engenharia Civil - A partir do 2° sem.  
Não exige experiência  
Obrigatório estudar a noite  
Bolsa Estágio 954,00 + Benefícios  
02 VAGAS   
ARTÍFICE DE MANUTENÇÃO  
Ensino Médio completo  
Experiência mínima de 06 meses na função  
Obrigatório possuir vivência na área e cursos ou certificações atualizados em NR10 e NR35 – Apresentar comprovações  
01 VAGA   











Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória ainda não havia vencido fora de casa nesta Série B. Até encontrar o CRB na tarde deste domingo (18). Em jogo disputado no Rei Pelé, em Maceió (AL), o time rubro-negro superou os donos da casa pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Felipe Gedoz na primeira etapa. 

Com o resultado, o Vitória chegou aos 17 pontos e deixou o Z-4. O time comandado pelo técnico Carlos agora ocupa a 16ª posição. O próximo duelo do Leão é contra o América-MG, quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão, válido pela 17ª rodada da Série B. 

O JOGO

A partida começou com as duas equipes se estudando e com postura cautelosa. O CRB tinha a maior posse de bola, mas tinha dificuldades para criar jogadas de perigo. Aos 10, Alisson levantou na área do Vitória, mas a bola passou por todo mundo na frente do gol e saiu pela linha de fundo. 

O Vitória não conseguia arrematar para o gol. Já o CRB deixou a desejar nas finalizações na primeira etapa. Aos 40, Wesley acionou Jordy Caicedo, que acabou derrubado por Vinicius. O árbitro não teve dúvidas e assinalou pênalti. Felipe Gedoz cobrou com perfeição e abriu o placar no Rei Pelé. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma importante conquista para a zona rural de Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste domingo (18), o Posto de Saúde Ricardo Francisco da Silva, na comunidade do Cruzeiro do Riachão. 
A unidade é equipada com consultório médico, de enfermagem, sala de vacinação, sala de procedimento, de esterilização, farmácia básica, recepção, depósito de materiais de limpeza, copa, banheiros, área de expurgo, entre outros. A entrega também contou com uma Feira de Saúde, serviços socioassistenciais e outras atrações. 


O Prefeito Rogério Andrade fez a entrega acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, além de vereadores, secretários, lideranças e da presença maciça da comunidade.  
- “Há pouco mais de um ano, nós nos reunimos aqui com os moradores e assumimos o compromisso de construir esse posto. Agora estamos retornando para entregar a materialização desse sonho. Só temos a agradecer a Deus e a toda comunidade que sempre acreditou, e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade”. – Afirmou o Prefeito. 
Aniversariando nesta segunda-feira (19), o Prefeito recebeu homenagens, um presente e foi surpreendido com um bolo de 2 metros preparado pela comunidade. 
Morador da comunidade há mais de 30 anos, o Srº José viveu uma dupla emoção durante a entrega. Além de ter atendimento mais perto de casa, a unidade também leva o nome do seu falecido pai, Ricardo Francisco da Silva. Ao lado da esposa, Dona Ana, ele agradeceu pela conquista. 
- “É uma alegria muito grande porque a gente já tinha dado esse terreno a gestão passada e não fizeram nada. Agora, nós doamos novamente e o Posto dessa vez foi construído. Antes, a gente saía daqui a pé pra ser atendido na Vila Bonfim. Era muito sofrimento. Agora, é só alegria!” – Declarou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A polícia de Nova York, nos Estados Unidos, esvaziou terminais de metrô e chamou o esquadrão antibombas para investigar panelas de pressão que foram deixadas em pontos da cidade. Elas eram inofensivas, segundo a polícia. Foram achadas duas panelas, além de uma embalagem que tinha o mesmo formato, segundo o G1. 

Muitos policiais foram alocados, inclusive o esquadrão de bomba, que investigou os artefatos para descobrir que eles eram banais. “Eles não são explosivos, os policiais continuam a vistoriar as estações de metrô por abundância de precaução”, disse o departamento de contraterrorismo da polícia de Nova York em uma rede social. 

As panelas de pressão passaram a preocupar as autoridades desde o ataque à Maratona de Boston em 2013. Elas foram usadas por dois irmãos que mataram três pessoas e feriram mais de 200. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, entrega na manhã deste domingo (18), mais uma obra para a zona rural do município: o Posto de Saúde Ricardo Francisco da Silva, construído no Cruzeiro do Riachão.  
Sonho antigo da comunidade, a unidade construída está equipada com consultório médico, consultório de enfermagem, sala de vacinas, sala de procedimento, de esterilização, farmácia básica, recepção, depósito de materiais de limpeza, copa, banheiros, área de expurgo, entre outros. 
O ato de entrega contará com uma feira de Saúde, ações culturais, recreação infantil, serviços socioassistenciais e outras atrações. O ponto de saída será no Posto Uirapuru, às 9h. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Cada vez mais engajado na política, o apresentador Luciano Huck participou de um debate para cerca de 300 pessoas, em Vila Velha, no Espírito Santo, e falou do governo Jair Bolsonaro. 

“Esse governo foi eleito de forma democrática, não acredito que ele é o primeiro capítulo da renovação, mas o último capítulo do que não deu certo”, disse. 

Depois, criticou a fala do gestor executivo ao comentar a situação da fome no Brasil. “As pessoas passam fome. Não vi em uma casa. Em dezenas, centenas de casas. E tem gente que ainda diz que não se passa fome no Brasil. Não está vendo? O Brasil tem sete milhões de pessoas vivendo com dois reais por dia. É justo? Não é", pontuou.Foto reprodução Instagran. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (16/08)   
CONSULTOR DE LASER E ESTÉTICA 
Graduado(a) em Fisioterapia ou Biomedicina 
Experiência em Estética 
01 VAGA  
VENDEDOR PRACISTA 
Ensino médio completo 
Possuir veículo e CNH 
Disponibilidade para viajar 
Experiência em peças com automotivas 
01 VAGA  










Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Passando para avidar que no dia 18 de agosto acontece a tradição Festa da Penitencia de São Roque no distrito de Conceição de Salinas. 7:00 da manhã tem a caminhada saindo da capela de São Roque (Sede/Salinas próximo a entrada da Base), em direção ao distrito de conceição (terá missa em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição). 16h. - Shows com Jau, Unha Pintada e Parangolé na praça da praia grande (Conceição)
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta quarta-feira (14), a prefeitura deu início aos serviços de requalificação asfáltica em toda a extensão da Av. Vereador João Silva (Rua da Linha). O Prefeito Rogério Andrade acompanhou o início dos trabalhos e conversou com moradores do local a respeito do andamento das obras. No total 7.920 m² de área receberão asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).

Na primeira etapa da requalificação, a Rua da Linha ganhou novo meio fio de ambos os lados das pistas, concreto para a base das pistas de cooper, construção de passeios nas duas vias e instalação de 104 modernos postes de iluminação de concreto. Após o asfalto, a prefeitura dará início a etapa final, que engloba, dentre outras coisas, novos braços de postes, lâmpadas de LED, ac. Materia, ASCOM da Prefeitura

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) viabilizou, junto a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), uma obra de adição de fase na rede de energia do município de Itatim, na região do Piemonte do Paraguaçu. A intervenção, que será realizada no trecho do povoado do Morcego até Felipe Velho, dará funcionalidade ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água que atende a diversas localidades da zona rural do município. 

De acordo com Gilmar Pereira, prefeito de Itatim, uma média de 600 famílias (1.200 pessoas) dos povoados de Felipe Velho, Monte Alto, Capoeiras, Jurema, João Congo e Jeguilé serão beneficiadas. 

“Essa obra universaliza o sistema de abastecimento de água de Itatim. É uma obra importante que vai zerar a demanda de água na zona rural, água potável do sistema fornecido pela Embasa no nosso município”, afirmou o prefeito. 

O deputado Rogério Andrade Filho destacou que essa é mais uma conquista do mandato parlamentar que é “fruto de um trabalho sério e comprometido com os pleitos da população que chegam ao gabinete através das nossas lideranças”, disse.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENAHS

Em evento realizado  nessa segunda-feira, 12, no Salão de Evento do Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, a Rádio Clube FM, promoveu a reestreia do renomado radialista Lélis Fernandes, a frente do Programa Falando Alto, que, agora, com nova roupagem e equipe super preprarada, terá tudo para levar informações ao seu público e, mais que isso, dar espaço ao exercício de cidadania. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Compondo a mesa, nesse primeiro programa (nessa nova fase), além de Lélis Fernandes, Rogério Andrade (prefeito), Dalva Mercês (vice-prefeita), Tom (Presidente da Câmara), Jairo Roupa Nova (empresário) e Inácio Inô (radialista). Além deles, compareceram ao evento profissinais liberais, empresários e lideranças políticas como Joel da Contabilidade, Joel Cardoso, Geraldo Reis, Dr. Tênisson Reis, Dra. Vilma Reis, Antonio Diniz, Anatália, Dr. Francisco, PIcopel Pimenta, secretários muncipais Sônia Fontes, Cíntia Reis, Dene Cortes, Abel Braga, Luciana (Fazenda), Geraldo Spricigo; Koke Machado, Dr. Humberto, Chico de Dega, Carlinhos do Bahia, Daniel Ribeiro, Délcio Mascarenhas, Conça Sampaio, Gerente do SAM,Ramom de Sena (Vice-prefeito de Sapeaçu), Shampoo, Zenilton Conceição, Zé Reis Filho, Walter Coelho, Anatália, familiares de Lélis e diversas outras personalidades. 

NOVA EQUIPE E MELHOR OPERACIONALIDADE LOGÍSTICA

A emissora, que opera na frequência 92.7, dá uma nova guinada, não apenas em sua programação mas, também e principalemnte,, no que concerne ao quadro de profissionais. Além de Lélis Fernandes, as chegadas de Edilson Oliveira (programador), Felipe Pereira (repórter jornalístico), Eliene Sampio (Gerente Comercial), juntando-se a grandes profissionais como Ney Santana (Diretor Geral), Humberto Carlos (apresentador), Fábio Barriga (repórter) e Hélio Alves (reporter). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS SÍNTESE DOS PRONUNCIAMENTOS EM VÍDEO

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na próxima quinta-feira, 15, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e as Voluntárias Sociais da Bahia, estará entregando os óculos confeccionados durante a Feira Cidadã para os usuários do SUS.

É importante levar o documento de identificação pessoal. A entrega acontecerá na Biblioteca Municipal, às 17h.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo 
#FeiraCidadã

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o município de Salinas da Margarida recebeu hoje (13), a segunda Oficina Coletiva para a discussão e validação do Diagnóstico Integrado.

Estiveram presente secretários municipais, técnicos da área, lideranças comunitárias, conselheiros de meio ambiente, turismo saúde e educação, além de outas representações, lideranças e comunidade.

Essa Oficina é parte integrante da Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR NACIONAL BAHIA celebrado entre o Estado da Bahia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pelo Consórcio RK/Engeconsult.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse sábado, 10, por parte da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, inauguração das obras de pavimentação nas comunidades do Capão 01 e 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, em evento que contou, ainda, com participação do deputado estadual Jurandi Oliveira, ex-prefeitos  Nai e Heráclito Arandas.

Também presentes, os vereadores Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti, Renato, Lió, Zé Luis, Robson, Negão, Careca, Adilson; os secretários municipais Zé Vidal (Infraestrutura), Fernanda Gomes (Educação), Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Zete (Administração e Planejamento), Simone Mota (Saúde); Rosiel (Chefe de gabinete) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

As solenidades tiveram início no Capão II quando o chefe do executivo, vice, deputado, secretários e vereadores, descerraram a placa de inauguração de calçamento nessa comunidade. Logo em seguida, a comitiva se dirigiu ao Capão I, onde inaugurou avenida com calçamento (com passeios e lâmpadas de led para, em seguida, proceder inauguração da praça, tudo isso com a utilização de 

PRONUNCIAMENTOS

Nos diversos pronunciamentos, enaltecimento às obras protagonizadas pela atual gestão, em atendimento aos pleitos formulados aos vereadores e aos representantes do poder executivo. Referências elogiosas às atuações do prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, deputados Antonio Brito e Jurandi Oliveira, vereadores e  secretários. 

Os ex-prefeitos Nai e Arandas, em suas falas, não economizou elogios à atual gestão. Arandas observou que, graças a sua decisão em tornar o distrito de Capão I como sendo integrante da área urbana do município foi preponderante para que, agora, na gestão Hunaldo/Pepezinho, obras de infraestrutura e iluminação a led fossem realizadas. 

O deputado estadual Jurandi Oliveira, por sua vez, também realçou a importância da administração nesse processo construtivista. Agradeceu pela votação e externou o desejo de trazer muito mais benefícios para Jaguaripe. Ele que, através de emendas impositivas, já direcionou ambulâncias, ônibus e outras melhorias.

O prefeito Hunaldo Costa, por sua vez, em sua fala, além de elencar realizações e mencionar obras em andamento, reportou-se a uma minoria oposicionista que se utiliza de redes sociais para tecer críticas pejorativas ao seu governo. Ele que se notabiliza como um dos melhores gestores da Bahia não teria, no nosso entendimento, que se preocupar com esse tipo de insinuação, à luz da grande administração que realiza. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promove nesta terça-feira (13), a formatura da 1ª turma do Curso de Manicure, realizada no CRAS Nazareth Assis (São Benedito). A partir das 14h30, na sede da Secretaria de Assistência Social, acontece a entrega dos certificados de conclusão para 30 participantes do curso, iniciado no último mês de maio. 
Os cursos ofertados pela Secretaria têm como objetivo capacitar os participantes para o mercado de trabalho, através de aulas práticas. O público alvo são as famílias beneficiárias do aluguel social, Bolsa Família e acompanhadas pelo PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Salvador, 12 de agosto 2019 – A Kontik Teen, empresa especializada em viagens com adolescentes pelos Estados Unidos, apresentou na última quinta-feira (08 de agosto), a “Trip dos Sonhos Disney 2020”, na cidade de Santo Antônio de Jesus. O evento reuniu convidados que vão puderam sentir a energia da experiência de quem fez a viagem este ano e conhecer alguns detalhes do roteiro inovador e especial que engloba parques, cartões postais e muitas experiências em Nova York e Orlando.

A adesão dos grupos teens a viagem organizada pela Kontik tem tido um crescente constante. De 2018 para 2019, cresceu em 15% o número de passageiros, e a projeção para o próximo ano é crescer 20%. Com mais de 60 anos de experiência a empresa, que é 1 das 4 maiores agências de viagens do país, já levou mais de 43 mil jovens a Orlando, ganhando a chave da cidade em 2017, como forma de reconhecimento pelo feito.

Quando o parque Disneyland foi inaugurado na Califórnia, em 1955, a empresa já estava presente levando grupos para uma viagem incomparável. O fato se repetiu em 1971, em Orlando, quando foi inaugurada a Disney World e até hoje a Kontik atravessa gerações levando turmas de jovens para os Estados Unidos. Por isso, é a única agência de turismo do mundo que tem o seu dia na cidade de Orlando, comemorado no dia 15 de junho, chamado de Kontik Day.

Informações à imprensa:

Total Comunicação

Notícias | postado por: Mascarenhas

O empate em 2x2 com o Palmeiras na tarde de hoje (11), no Allianz Parque, foi justo de acordo com análise do treinador Roger Machado. O comandante tricolor falou sobre o jogo em entrevista coletiva.

Na visão de Roger, a partida foi equilibrada. "Jogo equilibrado no geral. Quando estávamos em igualdade numérica, o Palmeiras teve oportunidade de fazer o segundo gol. Quando ficou com um a menos, nós tivemos a oportunidade de gol, empatamos. E sofremos o gol com um a mais, numa jogada de lateral, um mal posicionamento defensivo. A gente comemora esse aponto fora, mas, se tivéssemos ficado com a superioridade numérica, com 10 minutos de jogo, talvez a gente tivesse uma sorte maior", comentou Roger.

O treinador do Bahia considerou o resultado do jogo como justo. "Resultado foi justo. Se alternaram momentos em que cada um podia ter definido. o contexto, se a gente tivesse ficado com um jogador a mais, aumentaria a chance de vencer. Pela igualdade, foi justo o empate fora de casa", disse.

Roger ainda falou sobre o uso do árbitro de vídeo e como o futebol brasileiro ainda está em fase de adaptação, além de criticar o fato de não poder usar os jogadores emprestados pelo Palmeiras na partida.

Com 20 pontos, o Bahia é o 10º colocado no Brasileirão 2019. O tricolor baiano volta a campo no próximo domingo (18), às 16h, contra o Goiás, na Fonte Nova. Foto : Felipe Oliveira / EC Bahia. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A performance de execução de obras e,o que é mais importante, com conclusão e entrega à população, de forma tempestiva e com qualidade irrefutável,  já faz parte do imaginário da população de Jaguaripe, recôncavo baiano, e, até, da região, a partir do momento em que essa performance já está se configurando como costumaz. Assim como externou publicamente o deputado federal Antonio Brito, quando de seu pronunciamento, recentemente, na inauguração da Unidade de Saúde da Família na comunidade de São Bernardo, nesse município, pontuando...  "...é fácil trabalhar com Hunaldo e Pepezinho...", a população não tem dúvidas no que concerne à aplicabilidade dos recursos canalizados através de emendas impositivas.  O deputado enfatizou, na oportundiade,  que, à luz de uma gestão que dá subsídios administrativos ao envio de emendas, os trâmites são facilitados.

E, na tarde desse sábado, 10, duas outras comunidades estão sendo contempladas com obras de infraestrutura: CAPÃO 01, com entrega de pavimentação da Avenida João Batista dos Santos, Praça Alexandre Santos e Travessa Luiz Paulo Santos; CAPÃO 02, com entrega da pavimentação da Rua da Escola. Um demonstração, insofismável, de uma gestão que realiza um tabalho consubstanciado em um planejamento que atende demandas no sentido espacial (contemplando todas comunidades do município) e prioritário (no instante em que dá ouvidos aos anseios das comunidades).  Que outros municípios, nos diversos rincões do país possam adotar o mesmo  procedimento. Constantes inaugurações, portanto, já fazem parte do imaginário cotidiano da população do município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira, dia 08/08, o Mutirão do Glaucoma. 

Foram realizados atendimentos gratuitos, como aferição da pressão ocular e avaliação do fundo do olho, para o diagnóstico e tratamento da doença.

Esta ação tem como objetivo ajudar a comunidade que precisa do tratamento gratuito. Para ser atendido era necessário apresentar os documentos e o cartão do SUS.

Os pacientes diagnosticados positivamente preencheram uma ficha para retirada do colírio em uma das unidades de referência da rede municipal. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vem aí o Festival da Juventude 2019 - A Juventude quer Viver, em Cruz das Almas. Dias 29 e 30 de Fique Ligado Jovem! O Festival da Juventude 2019 tem como tema “A Juventude quer Viver”! Dá uma olhada como discutiremos esse importante tema.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (07/08/2019), o evento referente aos 13 anos de luta pelo fim da violência contra a mulher, na cidade de Santo Antônio de Jesus/BA.
Movimento de iniciativa da OAB/Subseção Santo Antônio de Jesus, através da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, juntamente com o NAM (Núcleo de Atendimento a Mulher) e a Polícia Civil, buscando conscientizar a população  sobre à importância de serem resguardados os direitos inerentes às mulheres.
A Comissão da Mulher é presidida pela Dra. Andressa Andrade,contando, ainda, com participação dos doutores Jairo dos Santos,Maria Carmelita Nery,  Fernanda Martins e  Lavínia Carvalho.  Participaram também os doutores Rose Bulhões, Gilton, Cristiana Fonseca e Dhoroti.
Além da participação dos membros da OAB elencados acima, deve ser também ressaltado a presença da Delegada e Coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, Dra. Patrícia Neves, que, assim como os membros supramencionados, é engajada na luta pela valorização e proteção das mulheres no município de Santo Antônio de Jesus e em toda região.

É sobremodo importante assinalar que a Lei 11.340, também denominada como Lei Maria da Penha, foi Decretada pelo Congresso Nacional e posteriormente sancionada em 7 de agosto de 2006, pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de punir atos de violência contra a mulher.
Cumpre obtemperar, todavia, que a Lei Maria da Penha foi considerada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) como uma das melhores legislações no que diz respeito à proteção das mulheres. 
A corroborar o exposto acima, é imprescindível expôr que a renomada Lei conseguiu reduzir a violência contra o gênero feminino, porém, há muito a ser feito, tendo em vista que o índice ainda é alarmante.
O art. 2º da Lei em comento expõe o seguinte:
Art. 2º Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
Nos moldes dos dispositivos legais esculpidos acima, a Lei Maria da Penha trouxe a afirmação dos direitos das mulheres e, de igual modo, foi imprescindível para apontar mudanças numa sociedade patriarcalista e machista, sobretudo, ocasionando punição aos agressores.
Diante do quanto exposto, resta incontroverso a importância dessa Lei que acaba de completar 13 anos de existência.
No município de Santo Antônio de Jesus, o Núcleo de Atendimento à Mulher está localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães, 1970, (Delegacia de Polícia) 4ª COORPIN. Reportagem: Júlio Mascarenhas. Por Bruno Barreto.Fonte, tvnoticias24horas.com.br. Por Bruno Barreto.

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ex-prefeita de Euclides da Cunha, no nordeste baiano, Maria de Fátima Nunes Soares (PSD) declarou que não responde a “nenhum processo judicial”. Nesta quinta-feira (8), foi noticiado que o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) abriu um inquérito para apurar a suspeita de uso indevido de recursos do Fundef [atual Fundeb] (ver aqui). A suspeita é que a ex-gestora usou R$ 44 milhões, dos R$ 65 milhões recebidos, para despesas com previdência, compra de ônibus e pagamento de servidores. 

Segundo a ex-prefeita, a aquisições de ônibus e pagamento de servidores foram autorizadas pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) da época, Maria do Socorro. Os fatos ocorreram em 2016. Sobre gastos com previdência, Soares respondeu que foi dada a opção de o Município pagar a dívida que tinha no setor à vista, o que possibilitou “contrair novos investimentos, bem como a plena regularidade do recolhimento das contribuições sociais dos servidores da educação para que não suportasse nenhum prejuízo no advento da aposentadoria”, diz trecho da nota. 

Maria de Fátima declarou ainda que teve todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) durante os oitos anos que esteve à frente da prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O auditório da UNEB, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo SESC  para a realização de um bate papo entre mulheres, mediado por Ionara Peixoto (ex-conselheira tutelar, integrante do Conselho da Mulher e residente na comunidade do Sapucaia), num evento que contou com particpação das escritoras ALINE PRÚCOLI (ES) e BRUNA MITRANO (RJ). Elas que, através do SESC, vem realizando um trabalho literário que tem por pano de fundo a necessidade de trazer à baila a necessidade do exercício de cidadania por parte de mulheres que, de alguma forma, sofram violências no dia a dia. Dentre as participantes, Carla Quadros (do SESC local) e Ivana Patrícia (ex-conselheira tutelar, integrante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Municipal e do Conselho da Mulher). 

Além de versarem sobre a temática em apreço, as escritoras interagiram com as personalidades presentes e, ao final do evento, apresentaram algumas de suas criações literárias. Aline apresentou  as publicações "Postulâncias", "Temporária" e ", enquanto Bruna, o livro "Não". Regozijadas em sua passagem aqui por Santo Antonio de Jesus, elas autografaram exemplares que foram adquiridos por participantes do evento. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br. Veja mais através do link FOTOS,no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para Santo Antônio de Jesus (08/08)   
TÉCNICO EM LOGISTICA 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
Possuir carro ou moto 
01 VAGA  
JATEADOR 
Ensino fundamental incompleto 
Experiência na função 
01 VAGA  
LICITAÇÃO 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
COSTUREIRA 
Ensino médio completo 
Experiência em confecção 
03 VAGA 
ALINHADOR 
Ensino médio completo 
Possui CNH B 
Experiência na função 
01 VAGA  
LABORATORISTA 
Ensino superior completo em Química 
Experiência na função 
Que possua disponibilidade para residir em Valença 
03 VAGAS  
REPRESENTANTE COMERCIAL 
Ensino médio completo 
Possuir veículo CNH A/B 
Experiência com vendas e relacionamento com cliente, preferencialmente em segmento de saúde. 
01 VAGA 
PROGRAMADOR DE SISTEMAS 
Ensino médio completo 
Experiência na função 
01 VAGA  
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE VENDAS 
Curso técnico ou Superior em Administração 
Experiência na função 
Que possua disponibilidade para residir em Valença 
02 VAGAS 
TÉCNICO ELETRONICO 
Ensino médio completo 
Possuir curso técnico em eletrônica/automação 
Experiência na função 
Que possua disponibilidade para residir em Valença 
03 VAGA  
INSTRUTOR TÉCNICO OPERACIONAL 
Ensino médio completo 
Possuir curso Técnico em Têxtil/conhecimento em Pacote Office 
Experiência na função 
Que possua disponibilidade para residir em Valença 
03 VAGAS 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VEM AÍ O NOVO SITE DA TVSAJ.COM.BR

Realizada, na noite dessa terça-feira, 06, a eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Clube dos 100 para o biênio 2019-21. A nova Diretoria passa a contar com a seguinte constituição: NEIVAN ALMEIDA DE OLIVEIRA (Presidente), JULIMAR BARRETO FERREIRA (Vice-presidente), WALTER NEY VITA SAMPAIO ( Secretário), CARLOS JOSÉ ARAÚJO ALBERNAZ (Tesoureiro), OSVALDO JOSÉ A. FILHO (Diretor Social), ELTONY F. DE SOUZA COSTA (Diretor de Relações Púbicas), GENIVAL DEOLINO SOUZA (Diretor de Patrimônio), TANILSON DE OLIVEIRA SOARES (Diretor Geral de Esportes) e ANTÔNIO CESAR DE JESUS SOUZA (Diretor de Bar).

Graças às conquistas auferidas nesses dois anos de mandato, a atual diretoria, sob a égide de Neivan Oliveira, empresário, ao lado do vice Dr.. Julimar Barreto e demais integrantes, sócios prorpietários, particpantes do processo eleitoral, não tiveram dúvida em votar na chapa única apresentada. Uma demonstração insofismável de que frutos colhidos decorrem do pantio de um trabalho sério, trasparente  e que tem por escopo, a satisfação dos associados dessa entidade recreativa que, sem sombra de dúvidas, é uma referência, não apenas para Santo Antonio de Jesus e região mas, também, para toda a Bahia. Dentre os funcionários presentes, Quitéria.Fotos e texto, Antonio Mascarenhas Tvsaj.com.br.Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site.  VEM AÍ O NOVO SITE DA TVSAJ.COM.BR

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

VEM AÍ O NOVO SITE DA TVSAJ 
Nesta sexta-feira (9), às 17h30h, acontecerá a passagem de comando do 8° Grupamento de Bombeiros Militar (8°GBM), de Jequié. O coronel BM Carlos Miguel de Almeida Filho passará o comando da unidade para o major BM Cleber Pacheco Bahia. A corporação convida todos a prestigiaram este ato solene no 8°GBM.  Enviado por Ten BM Arilma Sampaio

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia acaba de dar mais um passo no cenário musical nacional. No final da tarde desta terça-feira (06), o cantor Kart Love assinou contrato com a gravadora Som Livre, diretamente da sede da empresa, no Rio de Janeiro. Acompanhado de seu empresário Neto Sandes, da Crown Produções, Kart se reuniu com alguns executivos do grupo e já começou a debater as primeiras estratégias para essa nova parceria. A Som Livre será responsável, a partir de agora, por toda a distribuição de conteúdo musical do Kart Love nas plataformas e internet de modo geral.

“Expectativa muito boa de expandir cada vez mais o nosso trabalho e o nosso ritmo, o Arrocha! Estamos com muito conteúdo autoral pra disponibilizar e com certeza a galera vai gostar muito! Essa parceria fortalece o movimento e nos fortalece no mercado nacional”, afirmou Lucas Kart. “É um passo importante do Kart Love, que já tem um reconhecimento enorme pelas cidades onde passa ,no Nordeste. Agora, com esse reforço, com certeza vamos ampliar o alcance da banda”, contou Neto Sandes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

ECOE (Encontro Cultural Oficial Esportivo) acontecerá no próximo dia 17, em Salvador e, na oportunidade, o Instituto Tenente Breno estará recebendo doações em prol das obras sociais da AMAC. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na manhã desta terça-feira (6), o Prefeito Rogério Andrade se reuniu com os representantes da empresa Sinales, vencedora da licitação para sinalização horizontal das ruas da cidade. A empresa foi contratada em janeiro de 2019 e os trabalhos tiveram início nas ruas do centro da cidade, logo após a requalificação asfáltica. 

Na reunião, o Prefeito cobrou da empresa um posicionamento sobre o cumprimento dos serviços contratados, a retomada dos serviços e solicitou, ainda, que o responsável se mantenha na cidade até o final dos trabalhos. 

Segundo o diretor, a orientação dos técnicos foi de retomada dos serviços apenas após período de chuvas mais intensas, porque é necessário vários dias de estiagem para que o material aplicado tenha a aderência necessária e alta durabilidade.

"Estamos atentos e cobrando da empresa a retomada dos serviços. Hoje, Luiz Fernando, diretor da empresa responsável nos garantiu que assim que o asfalto estiver em condições adequadas as obras serão retomadas. Também se comprometeu que a partir de segunda-feira permaneça na cidade, acompanhando de perto os serviços, até a conclusão. Se Deus permitir, logo estaremos com a nossa cidade muito melhor sinalizada.", afirmou o Prefeito Rogério Andrade.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Há um clamor, a nível nacional, por parte da população, no que concerne a todo um trabalho que possa ser realizado, por parte dos poderes públicos, nas três instâncias de governo, no que concerne à preservação ambiental. Acontece que, em vários rincões do país, vários governantes sempre preterem ações que possam, de fato, minorar quadros degradantes existentes, o que não é o caso de Aratuipe, onde a atual gestão dá passos significativos para o equacionamento de demantdas reinantes, também, nessa esfera. 

  1. Consubstanciado nessa linha de atuação, a prefeitura,  sob o comando da atual administração municipal, realiza serviços de limpeza de fossas e esgotos nos quatro cantos da cidade, levando benefícios a dezenas de residências, sempre tendo por escopo melhor qualidade de vida. Seria de bom alvitre que outros municípios se espelhassem nesse trabalho desenvolvido nesse  receptivo município do recôncavo baiano.
Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese a agenda lotada de compromissos, o prefeito Rogério Andrade, acompanhado do deputado estadual Rogerinho, presidente da Câmara Tom, a primeira dama, Reis Filho, outros vereadores, secretários e lideranças, marcaram presenças no evento em comemoração aos 50 anos do Rotary Clube, na manhã desse domingo, 04,no Villa Music,  em Santo Antonio de Jesus, num evento que contou, ainda, com as apresentações musicais da renomada banda "The Fevers", Lukas e Gustavo e Júnior Moreno.

O chefe do executivo municipal protagonizou, logo cedo, ao lado da vice Dalva Mercês e do deputado, um evento de entrega de calçamento na comunidade do Açougue velho, materializando, assim, pleito de moradores que anseiavam por essa conquista. E, na oportunidade, em seu pronunciamento, reportou-se às obras em andamento e as que estarão por se iniciar, à luz do calendário estabelecido, de maneira a contemplar, paulatinamente, as demandas reinantes. Fotos, Nega Ju (Gazzeta do Recôncavo).


Enquete


PodCast