Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Recôncavo

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS  

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 14, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2019-20, num evento que, com casa cheia, a oposição capitaneada pelo professor Gileno, impôs uma implacável derrota ao grupo político comandado pelo atual prefeito Wellington Vieira, com um placar (8X1) que, indubitavelmente, figurará nos anais da historicidade local. Vencedora, a chapa 01 teve a seguinte constituição: PRESIDENTE: Maria Meire (Meirinha); VICE-PRESIDENTE: Edgar Alves Silva; 1o. SECRETÁRIO: Bartolomeu Alves (Jota); 2o. SECRETÁRIO (Domingos Cézar).

Dentre as personalidades que fizeram parte da assistência, o professor Gileno (cotadíssimo à sucessão municipal em 2020); Olavinho (ex-vice-prefeito); Jamile (ex-primeira dama), Dil Trio (empresário bem sucedido na região), Dra.Gilsonilda Correia (advogada que vem realizando um meritório trabalho junto ao grupo capitaneado pelo Deputado Estadual Alan Sanches - S.A.Jesus e Muniz Ferreira - e que deverá ser a assessora jurídica da nova mesa diretora da Câmara); Maria de Memeu (ex-secretária de Assistência Social no governo Clovis Penini); ex-vereador Rogério Mascarenhas e diversas outras representatividades locais.

Coube ao presidente em exercício da egrégia casa legislativa, Adilson Santana, a condução dos trabalhos, ao lado Rony, Alan de Minde e, naturalmente, com participação dos demais edis Meirinha, Edgar, Jota, Ivone, Domingos, e Cézar do Ponto Chic. Os representantes do poder legislativo municipal realizaram a eleição com casa cheia. A cada momento, no decorrer da cerimônia, a assistência aplaudia de forma entusiasta, os discursos proferidos em apoio à presidente eleita e, por extensão, à mesa diretora do legislativo municipal. Nos bastidores, comentários de que, a partir de janeiro próximo, Muniz Ferreira passará, não apenas estabelecer um maior e mais incisivo estreitamento com a população mas, também, terá suas atividades administrativas conhecidas dentro e fora do município.

Em entrevista à Tvsaj (a serem publicadas), a nova presidente Meirinha discorreu sobre o que significa essa esmagadora vitória e sobre o que foi fundamental para que o intento da oposição fosse materializado. Falou, também sobre o fato de ter entregue a pasta que exercia no governo Wellington Vieira (Secretária de Assistência Social), bem como acerca do que se esperar da relação que o legislativo deverá manter com o poder executivo a partir de janeiro próximo. Assevera que todo e qualquer projeto que seja do interesse da população será apreciado e aprovado.

PLACAR ELÁSTICO, SUGERE REFLEXÕES POR PARTE DO  GRUPO DO ATUAL PREFEITO

Partindo da premissa que o atual prefeito Wellington Vieira conseguiu seu intento para conduzir os destinos do município, em sua terceira tentativa, seria de se esperar que, no poder, conseguisse manter, ao seu lado, a massa de eleitores que nele confiaram o mandato. Se a Câmara de Vereadores é constituída por representantes legítimos e diretos da população e o placar, na eleição de Meirinha, lhe é desfavorável (1 X 8), mesmo com os três votos que foram agregados de última hora, por questão de amizade à presidente,  por analogia, o chefe do executivo não está confortável com relação ao controle político no município. Obviamente, restam dois anos pela frente e o prefeito, que é detentor de boa índole e é bem intencionado, tem tempo para tentar mudar os rumos. Acontece que a oposição está forte, articulada com a população, oxigenada e determinada. Algumas das pessoas que fizeram parte da assistência chegaram a confabular de que faltou, por parte do chefe do executivo, mais experiência, mais diálogo.

VEREADORES ELENCAM PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS

Alguns dos vereadores entrevistados pela Tvsaj, a exemplo de Valmir "Sempre Presente", elencaram problemas enfrentados pela população e que configuram a atual administração como claudicante. O vereador cita situações que vem ocorrendo na educação, saúde, infraestrutura e que, naturalmente, precisam ser encarados de frente porque, " no final do túnel", estão os interesses da população que paga seus impostos e quer ver seu município no mesmo celeiro dos que se regozijam estar nos trilhos do desenvolvimento.  

TAL QUAL JOGO DE XADREZ

Tal qual em jogo de xadrex, é fundamental que competidores antevenham conseguências a serem produzidas na próxima "mexida". Em política, decisões não tomadas e que se configuram, na maioria dos casos como “vacilos” costumam produzir resultados imprevisíveis, funcionando como "cascata". Vereadores não querem dinheiro. Vereadores querem, na verdade, atenção e atendimento aos pleitos formalizados junto ao executivo, oriundos das diversas comunidades que representam. Cabe aos gestores, seja de  Muniz Ferreira ou qualquer outro município, terem a capacidade de ouvir e, dentro do possível, atender às postulações. Alguns gestores vociferam: "posso administrar sem a Câmara". Obiamente que sim, todavia, se acontecerem problemas nas prestações de contas?!! ...Inelegibilidade.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Considerada uma das mulheres mais atuantes na última campanha político partidária, em Santo Antonio de Jesus e Muniz Ferreira e região, a advogada, Dra. GILSONILDA CORREIA, conhecida carinhosamente por Dra. Nil é, indubitavelmente, um nome que cresce, não apenas na sua área laboral (advocacia) mas, também, no contexto político-partidário, graças a sua capacidade de diálogo e persuasão. Santantoniense, ela fez faculdade em Ilhéus onde teve que trabalhar duro para conseguir manter-se. Chegou, inclusive, a percorrer diversos bairros, de porta em porta,  comercializando produtos. Uma missão hercúlea, convenhamos, mas que foi primordial para  que conseguisse materializar seu grande intento:  a formatura. 

Muito mais que uma mulher bonita, ela traz à tona qualidades e experiências que denotam toda uma capacidade empreendedora. Bem casada, mãe, já na terra do Padre Mateus (S.A.Jesus), exercendo sua profissão com esmero, hoje também é cortejada por diversos grupos políticos pela sua capacidade de estabelecimento de diálogos. Não foi à toa que, em nome do grupo capitaneado pelo Deputado Estadual, reeleito, Alan Sanches, subsidiou trabalhos em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara (Meirinha), ao lado de lideranças como Professor Gileno e empresário Dil Trio. Ela não é daquelas pessoas quese entitulam lideranças,  estufam o peito e proclamam "tenho mil, dois mil, três mil votos" e só saem às ruas com a presença do candidato. Longe disso, realiza seu trabalho nos bastidores, em busca de resultados. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deflagrada, nessa quinta-feira, 13, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Barra Grande, Vera Cruz-BA, através da 5a. Cia de PRE, a "Campanha de Solidariedade Criança Feliz", num evento que, já nessa sua primeira edição, surpreendeu, não apenas em face da maciça participação de crianças e autoridades militares, politicas e representantes dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida e Muniz Ferreira. Iniciativa da 5a. Cia, através da Sub-Ten Sândila Rocha e o Cmt. Cap Lopes, naturalmente, com o respaldo da PRE.

Dentre as personalidades presentes, o Ten. Cel Jarbas Carvalho (Cmt da Policia Rodoviária Estadual), Cap. Lopes (Cmt da 5a. Cia que envolve Mar Grande, Santo Antonio de Jesus e Valença), Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus), representantes do Grupo de Choque da Polícia Militar, Cap. Andrade e demais personalidades que integram a companhia em epígrafe; Venilton Caldas "Titia" (exotérico).

OBJETIVO

O projeto em apreço, segundo o Cap Lopes e Sub-Ten Sâmila Rocha, tem por escopo promover aproximação da Polícia Militar com as crianças que, em desenvolvimento emocional e cognitivo, precisam, desde cedo, já irem se familiarizando com noções de cidadania, e esse estreitamento, essa interação, é de vital importância para esse intercâmbio. Por conta disso, além de equipamentos de parquinho infantil,presença do boneco caracterizado de "soldado", viatura do Corpo de Bonbeiros para o tradicional "banho das criânças", foram feitas pinturas, distritução de lanches, refrigerantes, algoodão doce,  etc, alpem das apresentações com cães adestrados. 

INTERAÇÃO POLÍCIA/COMUNIDADE

Infelizente, muitas pessoas vêm a policia como repressora. E muitos o fazem à luz das ações coercitivas que, por conta da necessidade, fazem-se necessárias perante àqueles que procuram cometer ilícios. O grande objetivo da  polícia é promover a paz, garantindo direitos. Esse trabalho junto às crianças é de fundamental importância para a quebra de paradigmas, para a desmistificação de rótulos. A sociedade precisa atuar de forma parceira, na certeza de que resultados auferidos beneficiarão a todos.  

PARCERIAS

Para que um evento dessa magnitude, com o alcance social a que se propõe, possa produzir resultados, faz-se necessária, naturalmente, a utilização de uma logística operacional mínima. Nesse sentido, coube à Sub-Ten Sâmila e equipe, literalmente, "colocar os pés na estrada" em  busca de apoios necessários. E eles vieram. Por parte do poder público municipal contribuíram os municípios de SALINAS DA MARGARIDA (gestão Wilson Pedreira), MUNIZ FERREIRA (gestão Wellington Vieira), VERA CRUZ (Vinícius) e Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira. Representando a iniciativa privada, contribuíram: Comercial Corôa (Nego), Politur, Gino Construtora, Colchões Meron, Sakara, Schin, Toop Britas, Hort Fruit da Ilha, Internacional Marítima, Lyder da Construção, Construilha, G&F. 

O corpo de bombeiros, sob o comando do Ten Cel Matias também levouu alegria à criançada no momento em que, a partir da viatura, foi propiciando o tradicional "banho" por parte da garotada que se fez presente. E, por falar em Corpo de Bombeiros, essa agremiação desenvolveu um destacável trabalho no Festival de Salinas da Margarida, propiciando segurança aos munícipes e visitantes, durante os quatro dias de festividades. 

Dentre os chefes do executivo municipal  que contribuíram com o evento e que chegaram a comparecer, Marylda Barbuda (prefeita de Itaparica). Ela que vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente desse receptivo município do recôncavo baiano. Marlylda que, diga-se de passagem, em entrevista à Tvsaj, parabenizou os representantes da 5a. Cia pela iniciativa. Aproveitando o ensejo, já que inquirida, falou sobre ações que vem desenvolvendo em seu município, notadamente as que se referem ao turismo, à cultura, infraestrutura, educação e saúde. 

O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, fez-se representar através do diretor Pepinho e correligionário. A administração municipal de Salinas sabe, evidentemente,  da importância dos cuidados a serem dispensados às crianças, nessa importante fase de formação. Município se engaja nesse projeto de cidadania na certeza de que sementes plantadas, se irrigadas (e serão) com certeza, produzirão frutos.  Inserido na rota turística, o município recebe milhares de visitantes durante o ano.  

Representando o município de Muniz Ferreira, os vereadores Meirinha e Valmir "sempre presente". Eles que, nessa sexta, estarão defendendo as cores da chapa que luta pela presidência da egrégia casa legislativa municipal. Além de terem comparecido ao evento, eles mostraram-se bastante satisfeitos diante da receptividade por parte dos representantes da 5a. Cia e diante da maciça participação de crianças. Veja mais algumas fotos em LEIA MAISe, TODAS, através do FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos entrevistas, durante a semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

MAIS QUALIDADE DE VIDA PRA VOCÊ

O Governo do Povo trabalha, avança em todas as áreas e melhora a qualidade de vida da população. Na infraestrutura são 23 ruas sendo pavimentadas e mais 7 sendo asfaltadas, cerca de 500 metros de drenagem, resolvendo problemas históricos de alagamentos, como na Rua da Vitória, onde moradores sofriam constantemente em épocas de chuvas, Rua JB da Fonseca e Largo da Coplan.

A expansão da rede de água tratada beneficiando as comunidades de Teresa Ribeiro, Umbaubeira, Boca da Mata, Pumba ll, Lagoa Grande e Engenho da Lagoa. Também vale registrar reformas de praças, do mercado de carnes, cobertura e requalificação do final da feira livre, com a readequação e construção de boxes no mercado para abrigar a feira de importados. Cruz das Almas cresce, sua vida melhora!
#MaisInfraestrutura
#MaisQualidadeDeVida
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETRAS), deu início, nesta quinta-feira (13), à segunda edição da EXPOSOCIAL. O evento tem como objetivo levar os serviços da Pasta para perto da população. Uma prestação de contas dos trabalhos realizados durante o ano.

O município de Cruz das Almas tem realizado diversas ações no campo social. O prefeito Orlandinho destacou a implantação desses serviços a partir do seu segundo mandato como gestor: “organizamos as políticas de Assistência Sociais e trouxemos para aqui serviços importantes como CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além de organizar o Bolsa Família, expandindo a oferta do programa para a população”, declarou.

No mesmo espaço, na Praça Senador Temístocles, tivemos a feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), organizado pela Secretária de Educação em parceria com o SEBRAE. Com a participação de alunos de seis escolas municipais.

A II EXPOSOCIAL segue até o sábado (15), com a feira de artesanatos, apresentações culturais, e nesta sexta-feira os stands continuam com as palestras e os atendimentos. Uma boa oportunidade para realizar sua inscrição no Cadastro Único e regularizar seu benéfico BPC.
#EXPOSOCIAL
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma manhã de muita festa e emoção. Assim foi a entrega da Unidade de Saúde da Família do Alto Santo Antônio. A unidade é a 13ª completamente reformada e entregue pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Diversos moradores compareceram ao local para ver como ficou a reforma da USF que apresentava instalações inadequadas, paredes com infiltrações, iluminação precária e outros diversos problemas. 


- “É mais uma unidade que estamos entregando. Com a mesma satisfação, empenho, compromisso de contribuir para a melhoria da oferta de saúde em Santo Antônio de Jesus, dando a dignidade que a nossa população necessita e merece.” – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade.   
A USF Alto Santo Antônio foi requalificada, com criação de consultório e melhores espaços, novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo). A reforma da unidade é uma ação do Programa Acelera SAJ. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio ), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue hoje, quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade assinou na manhã desta quarta-feira (12), na sede do DesenBahia, em Salvador, o contrato para recapeamento asfáltico e sinalização vertical e horizontal de 29 ruas no centro de Santo Antônio de Jesus. 
O documento foi assinado junto ao Presidente do DesenBahia, Francisco Miranda. O Deputado Estadual eleito Rogério Andrade Filho, o ex-Prefeito Euvaldo Rosa, e o Deputado Federal eleito Otto Filho, acompanharam a assinatura do contrato. Também estavam presentes a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes e o superintendente regional da SUDIC, Fernando Gomes. 
Vale lembrar que as ruas do centro de Santo Antônio de Jesus foram asfaltadas há cerca de 14 anos, através de indicação do então deputado Rogério Andrade quando no seu 1° mandato. A requalificação do asfalto, já desgastado pelo tempo, vai permitir uma renovação urbana da malha viária, beneficiando o trânsito, a mobilidade urbana e também o comércio local, além de tornar o Centro da cidade mais belo.ASCOM SAJ. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(12/12/18)  
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  
SERVENTE DE OBRAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  
MECANICO DE AR-CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO 
Ensino médio completo 
Que possua CNH AB 
Com experiência em carteira ou carta de referência 
01 vaga  













Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas lamenta profundamente o falecimento de Valtércio de Azevedo Cerqueira, conhecido popularmente como Tecinho. Valtércio, formado em Direito, foi Vereador, Presidente do Poder Legislativo e Vice-Prefeito por três mandatos, com relevantes serviços prestados ao município de Cruz das Almas e sua população.Com grande pesar, o Poder Executivo Municipal decreta luto oficial por três dias a partir da presente data.

Orlando Peixoto Pereira Filho - Prefeito
Max Adolfo Passos Mendes - Vice-Prefeito 

Inserção de foto Tvsaj.com.br (arquivo)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral), através do Acórdão de no. 785/2018, de05.12.18 nega provimento ao recurso interposto pelo ex-prefeito Jorginho, de Salinas da Margarida, mantendo sentença de 1o. grau que decretou sua ingibilidade pelo período de 08 anos. CONFIRA acessando o LEIA MAIS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Praça CEU’s recebeu neste fim de semana dois dias de expressões artísticas e culturais no Festival das Comunidades. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, levou um grande público ao espaço, cuja reforma foi concluída recentemente. 
De acordo com a Secretária da Pasta, Dene Cortes, o Festival é parte do plano de trabalho da Praça CEU’s cumprindo assim uma meta do Ministério da Cultura. Diversos grupos se apresentaram nos dois dias de evento, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; Zumbeat; e outros. 
O Festival também celebrou a conclusão da reforma da Praça que recebeu diversas melhorias como: conclusão das obras da quadra poliesportiva, revisão geral das instalações, reparos nos banheiros, revisão geral de esquadrias de alumínio e madeira e pintura geral. A reforma foi realizada após um relatório da Caixa Econômica Federal apontar irregularidades deixadas pela gestão anterior. O investimento de R$ 205.710,88 (duzentos e cinco mil setecentos e dez reais e oitenta e oito centavos) é uma das ações do Programa Acelera SAJ.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou tem alguém na família recebendo, informamos que as regras mudaram e agora é necessário estar inscrito no Cadastro Único. O registro é obrigatório. A falta de cadastramento ou atualização acarretará em problemas no benefício, como bloqueio ou suspensão.

Para regularizar a situação o beneficiário ou responsável deverá ir até a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, na Av. Alberto Passos, nº 34 (Próximo a Dinossauros Presentes), de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 e das 13 às 17 horas, até o dia 31 DE DEZEMBRO DE 2018.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em Dom Macedo Costa, nossa agricultura VOLTOU a brotar! Já está instalado o primeiro viveiro de cacau com mudas de espécies melhoradas e totalmente adequadas para nossa região. O viveiro é resultado do curso de produção de cacau realizado pela Prefeitura de Dom Macedo Costa, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré, e foi construído no Sítio do Gugu, propriedade de Jane Fonseca, na sede do município. Cada um dos 18 cursistas já recebeu 100 mudas de cacau para serem cultivados em suas localidades. O viveiro permanecerá sendo utilizado na realização dos próximos cursos a serem oferecidos aos produtores macedenses. Em breve, a Secretaria distribuirá mais mudas de cacau, produzidas pela Biofábrica, para os agricultores. ASCOM  D.M.Costa

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, informa aos pais de alunos que a renovação/confirmação das matrículas de alunos pertencentes a Rede Municipal de Ensino será de 10 a 24 de dezembro. Para novas matrículas, o período vai de 14 a 18 de janeiro de 2019. Todos os entendimentos serão realizados nas unidades de ensino. O ano letivo de 2019 terá início no dia 21 de fevereiro. Para ter acesso a todas as informações referentes à renovação, novas matrículas, período e atividades escolares, confira a Portaria Nº 24 de 30 de novembro de 2018. PORTARIA Nº 24 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018: https://goo.gl/D8sfbe #Educação #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou, na última quinta-feira (22), a empresa de ônibus Expresso Metropolitano Transportes, com sede e atendimento na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, a indenizar um motorista vítima de assalto no ano de 2012.

De acordo com a decisão, a empresa deverá pagar ao motorista cerca de R$ 20 mil por danos estéticos e mais R$ 50 mil por danos morais. Segundo o portal do TST, a Turma concluiu que o empregado correu risco inerente à atividade profissional no momento em que estava exercendo sua função durante o assalto.

Em abril de 2012, a vítima recebeu dois tiros no pescoço e no ombro. No momento do crime, os criminosos pediram a sua carteira e, mesmo tentando explicar que seus pertences estavam dentro do porta documentos, o motorista recebeu os disparos.

Na ação movida, a vítima alegou, por meio de uma declaração trabalhista, que os motoristas e cobradores da Expresso Metropolitano eram constantemente vítimas de assaltos, mas a empresa, mesmo ciente, não tomou providências. Entretanto, a empresa se defendeu afirmando que não pode ser punida pela “precariedade da segurança pública”, transferindo a responsabilidade para o governo do Estado.Foto Daniel Brito Motopress. Matéria Metro 1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta segunda-feira (10), acenderemos as luzes da ornamentação natalina, dando início ao Natal Tempo de Luz, em Cruz das Almas. Será às 18h, na Praça Senador Temístocles (Paço Municipal), convidamos você e sua família para estarmos juntos neste lindo momento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cavaleiros paramentados em vestes de couro rasgam a paisagem entre imburanas, angicos, xiquexiques e facheiros. Em meio a névoa de poeira que levanta no ar,os cavaleiros vão campeando em busca do gado desgarrado, uma peleja se inicia na visage da caatinga. A cena, forte e bela para quem presencia é um filme pronto de uma cultura que resiste. Raso da Catarina. Há quem diga que o raso é um encantamento, uma voz feminina que ecoa pelos vales saindo dos bicos das araras-azuis-de-lear. Projeto editorial realizado com apoio da Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia. 

O primeiro encontro se deu ao acaso, Rui fotografava a trabalho, foi entrando na mata e se deparou com um grande acampamento e para quebrar a desconfiança inicial dos homens o fotógrafo mostrou a página de um livro seu com a foto de vaqueiros da Gruta dos Brejões na Chapada Diamantina. O visível interesse dos vaqueiros do Raso pela foto fez, desse encontro fortuito, surgir “Vaqueiros do Raso da Catarina”, o 6º livro da carreira do fotografo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue na próxima quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prepostos da 5a. Cia PRv/2o. Pelotão do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual que atuam na unidade de Vera Cruz (ao lado da Praia de Conceição), desenvolverão, no próximo dia 13 (quinta-feira), das 08 às 11 e das 14 às 17h, "Campanha de Solidariedade e Cidadania Criança Feliz", no Posto da PRE em apreço. Uma demonstração cabal de que a unidade, além do meritório trabalho de fiscalização que desenvolve e que tem por escopo, por extensão, prevenção contra ocorrência de acidentes e outros ilícitos, por parte de condutores de veículos, tem toda uma preocupação com o social. 

Nesse contexto é que procura estender tentáculos junto à sociedade, de maneira que essa relação se torne mais incisiva. Uma iniciativa que se dá a partir de todo um trabalho junto às crianças, na certeza de que sementes plantadas, florescerão, a partir do néctar da conscientização. Contribuição TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas) e GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista feita por carta, divulgada hoje (6), à emissora de televisão britânica BBC. Ele está preso desde abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo. 

Na entrevista, Lula afirma que teria ganhado a eleição deste ano, caso tivesse participado da disputa. "Bolsonaro só ganhou porque não concorreu contra mim", disse ele. 

Lula também acusou o ex-juiz federal responsável pela Lava Jato, Sérgio Moro, de ter agido politicamente durante julgamento do seu processo, com o intuito de prendê-lo e tirá-lo da disputa presidencial. “Moro fez política e não justiça, e agora se beneficia disso", afirmou.Foto Paulo PInto. Matéria, Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

Na manhã desta sexta-feira (7), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Bahiamido Serviços Agroindustriais S.A. lançam a variedade de mandioca BRS Novo Horizonte, indicada para a produção de amido para indústria nas microrregiões baianas de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus.
Segundo o pesquisador Eder Oliveira, que coordenou o desenvolvimento da variedade obtida pelo projeto “Melhoramento genético de mandioca: ações integradas para o desenvolvimento de novas cultivares para alimentação e uso industrial”, ela teve bons resultados na indústria e no campo. “Pela qualidade do amido, ela pode ser usada na fabricação de produtos que hoje têm um valor agregado maior. Na indústria eles gostaram muito disso. E o o setor agrícola, tem gostado dela pela taxa multiplicativa e pela capacidade de produção do material. Isso é um fator importante porque uma indústria que busca eficiência tem que balancear a produção de parte aérea ou taxa multiplicativa com a qualidade da raiz”, explica.
Manoel Oliveira, encarregado de desenvolvimento agronômico da Bahiamido, afirma: “O ponto principal é o acúmulo de amido. Ela consegue entrar com uma renda muito alta na indústria, tanto que a gente obteve 33% na extração. São índices que nem no Paraná [maior região produtora de amido do país] se atinge”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(07/12/18)  
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 

02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  
SERVENTE DE OBRAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  








Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado (8) e domingo (9), das 8h às 17h, a Praça CEU recebe o Festival das Comunidades - Mobilização Social Artística. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, terá programação cultural bastante diversificada e gratuita.

Diversos grupos já confirmaram presença no Festival, como: American Boxe; Valsa Fênix; Bonde do ELTH; Swing 99; Novaes Black Percussão e Ritmos; BGD; PELC; DRC; Palma de Ouro; Escola Maria Augusta L. Ferreira; Fátima Carvalho - Escolas Culturais; Jô Minha Preta; Coletivo Quinta Esquina; e Zumbeat.

- “Esse Festival faz parte do plano de trabalho da Praça. É mais uma meta que nós estamos cumprindo. Esta meta não foi cumprida pela gestão anterior. Então havia essa pendência relativa à mobilização social, bem como, aquisição de equipamentos. O Festival é para que nós possamos conversar com a comunidade sobre a importância e o cuidado com o espaço que é um patrimônio dela.” – Afirma a Secretária da Pasta, Dene Cortes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta quarta-feira (05), na Biblioteca Municipal, foi realizada uma Audiência Pública organizada pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, para discutir a minuta de contrato entre Entes Federados, celebrado em o Estado da Bahia e o Município de Cruz das Almas, para os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário fornecidos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

O município tem sido parceiro na ampliação dos serviços, como destacou o prefeito Orlandinho: “Antes do meu primeiro mandato, Cruz das Almas não tinha sequer um metro de esgoto e hoje está com 35% instalado. A ideia é chegarmos ao final desses 30 anos a uma cobertura de 70 a 80% de esgotamento sanitário e no abastecimento de água fecharmos 100% no município”, declarou o prefeito.

O evento contou com a presença de representantes do escritório local, regional e estadual da EMBASA, do prefeito Orlandinho, do vice-prefeito, Max Passos, representantes de Conselhos e secretários municipais e vereadores. Tendo como principal objetivo ouvir os questionamentos da sociedade com relação às propostas para os próximos 30 anos de contrato, revisado a cada quatro anos, apresentação dos investimentos previstos e avanços já conquistados no município, que possui uma cobertura de 70% de rede de esgoto, 35% dos imóveis interligados, e 88% de rede de abastecimento de água no município, com 99% da sede coberta.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
Fotos: Roger Conrado | ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas


"Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018.  Lançamento terá música, artesanato e culinária 
Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com a Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia.  
O lançamento da exposição será no dia 10 de dezembro durante o sarau mensal do Casa da Música em Itapuã, a partir das 18h e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. Além da exposição fotográfica, as marisqueiras também irão expor seus produtos de artesanatos e culinária, como flores artesanais feitas com conchas e os famosos bolinhos, quibes e hambúrgueres de peixes e mariscos.   
“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofia Reyna, coordenadora do projeto. 
Para Sofia, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  
Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.  
O quê? Exposição Mulheres do Mar. 
Quando? 10 de dezembro (lançamento), às 18h.  
Onde? Casa da Música em Itapuã.  
Valor? Gratuito "

FESTIVAL DE SALINAS 2018 (por TVSAJ)

Já que a matéria versa sobre MARISCADEIRAS, Vejam FOTOS produzidas pela TVSAJ.COM.BR, dia 17, referente "Concurso Mariscadeira Mais Rápida", no FESTIVAL DE SALINAS DA MARGARIDA 2018, promovido pela Secretaria de Turismo, gestão municipal Wilson Pedreira. Fotos e matéria, ASCOM Humana Brasil. Inserção de fotos sobre Festival de Salinas, Tvsaj.com.br

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura iniciou na manhã de hoje (05), a execução da obra de pavimentação asfáltica com C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) sobre pedras irregulares nas ruas de Salinas-Sede, Cairu e Barra do Paraguaçu.

Serão contempladas as seguintes ruas:

Salinas: Av. dos Viveiros, Rua Nossa Senhora do Carmo, Av. Coelho, Rua Novo Paraíso, Travessa do Cruzeiro, Anexo da Prefeitura, Rua Nova Brasília, Rua Prof. Guilhard, Rua João Soares, 1ª e 2ª Travessa Padre Palmeira, Rua Padre Luiz Fontana.

Cairu: Rua Cairu de Cima, Rua da Igreja, Rua do Porto e Rua do Cruzeiro. Barra do Paraguaçu: Rua do Cruzeiro e Rua da Igreja.

Esta é mais uma ação de melhoria da infraestrutura urbana do nosso município reforçando o compromisso da atual gestão para com todos os salinenses. Vale ressaltar que em menos de dois anos de gestão, a Prefeitura já asfaltou diversas ruas em Encarnação, Conceição, Porto da Telha e Salinas-Sede.

A gestão municipal tem investido na pavimentação de ruas, facilitando o deslocamento de moradores e usuários. Além de significar mais qualidade de vida aos cidadãos, o benefício do serviço de asfaltamento também garante um novo visual ao lugar e, consequentemente, a valorização dos imóveis.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado Rosemberg Pinto (PT) foi confirmado, nesta segunda-feira (3), o próximo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O parlamentar aceitou o convite do governador Rui Costa (PT), feito no início da tarde, após reunião com o parlamentar petista.

“Fiquei muito feliz e agradeço ao governador Rui Costa pela confiança depositada em mim para liderar a bancada de governo. Daremos continuidade ao importante trabalho do deputado Zé Neto, a partir de fevereiro. Até lá, continuarei com o meu estágio com ele”, afirmou Rosemberg.

De acordo com o deputado, a principal missão será garantir a boa convivência entre a base e a oposição na Casa de Leis.

“Vamos trabalhar para facilitar a vida do governador e garantir os projetos a favor de todas as baianas e os baianos que tramitarão na Assembleia Legislativa, ouvindo todo mundo”, defendeu o parlamentar, que assume a nova função a partir de fevereiro do ano que vem. Fotos: 1(arquivo tvsaj.com.br), 2 (divulgação / Ascom RP

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma vez, a Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, está trabalhando para levar oportunidade de dias melhores aos salinenses. 
No final do ano passado, os terrenos da Nova Salinas foram restituídos aos seus respectivos donos e, agora a Prefeitura vai entregar novos lotes na mesma localidade, para que novas famílias sejam beneficiadas com um lugar para construir suas moradias e terem uma vida mais digna. 
Prefeitura trabalhando com compromisso, responsabilidade social e garantindo direitos.
Mais trabalho, novas conquistas.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(06/12/18) 
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  







Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: 
Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o  Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(05/12/18) 
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas 
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga 








Notícias | postado por: Mascarenhas

A Seleção Cruzalmense de Futsal estreou com vitória na Copa Muritibana de Futsal Sub-20, nesta segunda-feira (03). Com gols de Luan, Adson, Felipe e Matheus, a equipe venceu o confronto por 4 x 1 contra a Rua Nova, da cidade de Governador Mangabeira.

A competição é disputada em sistema mata-mata. A seleção volta à quadra dia 13 de dezembro e aguada os jogos desta quarta-feira (05) para definição do seu próximo adversário.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus registrou aumento no número de postos de trabalho em outubro de 2018. Dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que 507 novos postos de trabalho foram criados na Capital do Recôncavo no último mês, gerando um saldo de 67 vagas positivas. O número supera as 432 novas vagas registradas em setembro. Houve aumento também na comparação em relação a outubro de 2017 quando foram registradas 398 novas vagas.  
Ainda segundo o CAGED, de janeiro a outubro deste ano, 5.413 novos postos de trabalho foram criados no município. O saldo positivo no ano é de 328. O número também é superior ao de 2017 quando, no mesmo período, foram registradas 4.786 novas vagas. Os dados do CAGED estão disponíveis no Portal do Ministério do Trabalho. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma realidade. Há quatro meses os cruzalmenses ganharam mais um importante equipamento de saúde, que conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagoga e assistentes sociais, atendendo a crianças, adultos, gestantes e idosos.

Com mais de 60 atendimentos diários o CER já é referência em reabilitação na região e reconhecida pela população. Olhar para frente, transformar, crescer e evoluir... É assim que o Governo do Povo trabalha para melhorar a sua vida. ASCOM Municipal, Agência Um. 

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo #CER #Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas


O atendimento da Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na cidade de Cruz das Almas, que estava marcado para os próximos dias 6 e 7 de dezembro, teve que ser adiado, devido a um reparo de emergência que precisou ser feito no veículo. As novas datas do atendimento ainda serão definidas.
“Os moradores de Cruz das Almas não ficarão sem os nossos serviços. Assim que a Unidade Móvel estiver liberada para entrar em ação novamente, vamos até à cidade.
Aguardem!”, garantiu o coordenador da Unidade Móvel, o defensor público Marcus Vinícius Lopes Almeida. Com a proposta de ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das cidades que ainda não têm defensor público, a Unidade Móvel percorre as estradas baianas e oferece serviços como exames gratuitos de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, orientações jurídicas nas áreas de Família, Infância e Juventude, Idoso, Cível e Fazenda Pública, Crime e Execução Penal, Direitos Humanos, Saúde, Violência Doméstica e Curadoria e resolução extrajudicial dos mais diversos tipos de conflitos. Em dois anos de atividades, já foram visitadas mais de 50 cidades e atendidas cerca de 22 mil pessoas.
Assessoria de Comunicação - DPE/BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade ao trabalho permanente de capacitação dos servidores públicos municipais, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), realizou nesta sexta-feira (30) uma formação na área de Psicologia do Trânsito para agentes e demais profissionais da Pasta. 
No curso, uma atividade da Pós-Graduação em Psicologia do Trânsito e da Mobilidade Humana da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), foram tratados temas como: Mobilidade Humana: como o comportamento humano pode influenciar nas atitudes no trânsito; Dados sobre mortalidade no trânsito de SAJ; Mediação de conflitos no trânsito; e Relações interpessoais no ambiente de trabalho. 
Os temas foram ministrados pelos psicológicos especialistas: Maryana Gomes Bomfim Pimentel (especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, especialista em Educação Especial e Inclusiva, pós-graduanda em Psicologia do Trânsito); Uellington Fonseca, (psicólogo clínico e escolar, pós-graduando em Psicologia do Trânsito e da Mobilidade Humana); e Camila Barreto de Oliveira (psicanalista; pós-graduanda em Psicologia do Trânsito). A capacitação é um dos eixos do Programa Trânsito Amigo. A mesma atividade será disponibilizada para uma nova turma na próxima sexta-feira (7). ASCOM SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A flacidez é uma problema que incomoda muita gente. Quem nunca encolheu o braço na hora de dar tchauzinho que atire a primeira pedra. E apesar de ter suas influências genéticas e hormonais, se não cuidarmos, com o tempo a pele e os músculos perdem tonicidade e elasticidade. Além disso, o ganho de peso é pior ainda: a gordura acumulada é mais uma vilã e contribui para o efeito “tudo caído”.

Contudo, adotar os hábitos alimentares, exercícios e tratamentos certos vai ajudar, e muito, a combater a flacidez corporal de forma eficiente. Conversamos com uma nutricionista, um educador físico e um médico para descobrir as novidades e métodos eficazes para você vencer essa batalha. Vem com a gente! E se prepara porque este vai ser o seu verão.

A alimentação contribui para a flacidez
Mesmo que indiretamente. A inflamação crônica, presente no organismo de muita gente e causada pela má alimentação, dificulta a renovação celular. “E reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos”, alerta Juliana Pandini, nutricionista e especialista em nutrição esportiva. “Causa, além da flacidez, celulite, deposição de gordura em diversas células, acne e envelhecimento precoce”, complementa.

 

É claro que os fatores genéticos, hormonais e sedentarismo também têm sua parcela de culpa. Mas os maus hábitos alimentares enchem o nosso prato (e corpo, consequentemente) de toxinas e substâncias inflamatórias e pronto: ponto para a flacidez (tanto cutânea quanto muscular, viu!) e o envelhecimento precoce.
Alimentos antioxidantes contribuem para combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Como solução, o jeito é cortar alguns alimentos do cardápio mesmo. “Os embutidos (como a salsicha), as carnes gordas, o leite integral, os doces e refrigerantes, alimentos refinados (como a farinha e o açúcar brancos) e os enlatados, além de serem pró-inflamatórios, tendem a acidificar o organismo”, explica. Que tal dar adeus aos industrializados em geral e começar a consumir mais alimentos naturais?

O problema é que as prateleiras dos mercados podem nos enganar, alerta a nutricionista. “Alguns alimentos pouco calóricos apresentam um teor tóxico elevado — oriundo de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados, hormônios e medicamentos”. Com isso, dá-lhe efeito reverso: eles acabam promovendo um maior ganho de peso do que se você optasse por alimentos ricos em energia, mas dotados de propriedades funcionais anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Nesse sentido, o consumo de gelatina dietética pode realmente engordar mais do que o de abacate”, confirma Juliana. Viu como nem tudo na vida se resume em contar e cortar calorias?


Frutas vermelhas e as cítricas são ótimas fontes de antioxidantes para combater a flcaidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Quem já ficou nessa posição sabe o que é parar no tempo, não é mesmo? Mas a questão é que ela ajuda a combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Ponte ou prancha ventral – 3 séries de 30 segundos

O que trabalha: exercício que serve como estabilizador, e é excelente para trabalhar a musculatura profunda do abdômen e quadril.

Como fazer: em um colchonete com a barriga para baixo, apoie seus cotovelos; eles devem ficar alinhados com os ombros.

Depois eleve o quadril, mantenha-se apoiada apenas pelas pontas dos pés e pelos cotovelos.
Contraia bem o abdômen. O quadril deve ficar alinhado com o tronco (nunca levantado demais e nem muito para baixo). 

Abdominal mobilizador de tronco – 3 séries de 15 a 20 repetições cada

O que trabalha: reto abdominal, oblíquo interno e externo.

Como fazer: apoie as costas no colchonete e coloque as mãos atrás da cabeça ou os braços cruzados no peitoral. Apoie os pés no chão e os traga para perto dos glúteos, de modo que os joelhos fiquem flexionados.

Eleve o seu tronco em sentido aos joelhos, e retorne lentamente à posição inicial. 

Para os glúteos: 

Não tem problema: não precisa começar com um peso desses! O exercício é bom para combater a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Agachamento livre com barra – 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: afaste as pernas depois da linha dos ombros, com as pontas dos pés levemente para fora. Mantenha a coluna ereta e abdômen contraído.

Agache jogando o quadril para trás. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente.

Mais um muito bom para a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Afundo com halteres — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: inicie em pé com um halter em cada mão, com uma das pernas à frente do corpo, de maneira que quando você flexionar o joelho, ele forme um ângulo de 90º.

Flexione o joelho e desça lentamente e em seguida retorne próximo à posição inicial.

O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão, enquanto o de trás deve permanecer com o calcanhar elevado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, foi premiado pelo destaque em Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, na 11ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, em cerimônia realizada na quarta-feira (28), no Hotel Fiesta, em Salvador. A premiação é parte de um programa de reconhecimento de prefeitos e outros gestores municipais que atuam para que seu município cresça através do empreendedorismo. No projeto “Castro Alves: da poesia ao empreendedorismo”, com o qual concorreu, foram apresentadas as principais ações que a colocaram entre as oito cidades mais empreendedoras do Estado.

Durante o evento de premiação, Thiancle Araújo ressaltou a importância do prêmio para o fomento do empreendedorismo, através do apoio a projetos de auxílio e capacitação de microempreendedores e pequenos empresários. “Por meio da Sala do Empreendedor, estimulamos a independência da nossa cidade, conseguimos inspirar novos empreendedores, capacitar pequenos empresários e auxiliar projetos importantes que movimentam a economia do município”, relatou. Ligado à Secretaria Municipal de Empreendedorismo, a Sala do Empreendedor realiza cursos, palestras e workshops; articula parcerias para os pequenos empresários; e estimula atividades empreendedoras em diversas áreas.


Enquete


PodCast