Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na tarde desse sábado, 16, a USF (Unidade de Saúde da Família) na comunidade da Ilha D'Ájuda, município de Jaguaripe-BA, num evento que contou com participação de Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social), Larissa Costa (Secretaria de Saúde e 1a. dama do município), deputados Antonio Brito (federal) e Hildécio Meireles (Estadual).

Também presentes os secretários municipais José Vidal (Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos), Reinevaldo da Conceição "Val" (Meio Ambiente), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Fernanda (Educação), Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer); vereadores AdÉ (Presidente da Câmara), Luciano, Lió, Robson, Gilberto, Célia Cavalcanti, Sidalva, Renato.

Prestigiando, também, a solenidade,os ex-prefeitos  Nai e Heráclito Arandas; Dr. Hunaldo Costa (genitor do prefeito), empresários Wagner Novaes e Dema, a equipe da USF, e representantes de outras comunidades e de diversos segmentos da sociedade local, num evento que, em que pese as precipitações chuvosas, superou expectativas de particIpação de público. 

Logo após execução do Hino Nacional, coube à Secretária de saúde Larissa Costa externar agradecimentos a todos pelas presenças para, em seguida, evidenciar o apoio da gestão Hunaldo/Pepezinho, vereadores, Conselho de Saúde e, naturalmente, o apoio do deputado federal Antonio Brito por ter canalizado a emenda orçamentária (impositiva) que possibilitou a materialização desse antigo intento da comunidade local. Ela que foi homenageada por servidores da Secretaria de Saúde de que atuam na comunidde. 

Em seguida, pronunciamentos dos vereadores "Adé" (Presidente da Câmara), ex-vereador Bode (morador da comunidade) e Adilson. Eles que também destacaram a importância dessa unidade de saúde e não economizaram adjetivos para elogiar a atual administração e os deputados Antonio Brito e Hildécio por mais essa conquista para o município de Jaguaripe. Aproveitando o ensejo, Adilson pleiteou a construção de um atracadouro na comunidade. 

Reinevaldo "Val", Secretário de Meio Ambiente, fazendo uso da palavra, reportou-se à importância do empreendimento; realçou o trabalho da administração da qual faz parte e, aproveitando o ensejo, referiu-se, também ao pleito do vereador Adilson no que tange à necessidade de construção do atracadouro na comunidade. Ele que vem desenvolvendo um meritório trabalho junto à atual administração. 

Wagner Novaes, empresário no ramo de criação de camarão em cativeiro, ex-prefeito de Itiruçu, adjetivou, de forma bastante positiva, a iniciativa da atual administração, no momento em que procura dar atenção à população local. Discorreu sobre o carinho que ostenta pela comunidade da Ilha da Ajuda. Ele que cedeu uma parte de seu terreno para que a construção da USF fosse viabilizada.

Nai, ex-prefeito, produtor rural, empresário, destacou que a Ilha da ajuda é o cartão postal de Jaguaripe. Externou de que as obras na atual gestão Hunaldo /Pepezinho não ficarão por aí. Longe disso. Acredita que a impetuosidade da dupla está sendo vital para o crescimento do município. Assevera que Hunaldo mostra capacidade de gestão e que vem cumprindo os compromissos assumidos. 

Arandas, ex-prefeito por três mandatos, advogado, iniciando sua fala, sugeriu que a rua possa ser denomiada Florisvaldo Alves Dórea, saudoso prefeito que construiu a "banca" que possibilita acesso à comunidade. Não poupou elogios à dupla Hunaldo/Pepezinho. Agradeceu ao empresário Wagner pela cessão do "pedaço de terreno"  para que essa obra fosse construída e elogiou bastante a Secretária Larissa Costa. 

Hildécio Meireles, deputado estadual, iniciou sua fala discorrendo sobre os esforços da secretária de saúde que, ao lado dos servidores, estão superando expectativas nessa área administrativa. Falou sobre as dificuldades para canalização de mais benefícos para o município por fazer parte do bloco de oposição ao governo do Estado mas, que, dentro do possível vem ajudando; disponibilzou R$ 200 mil reais para a saúde, caminhão basculante, etc. 

Antonio Brito, deputado federal, falou da recptividade que ostenta no município. Referiu-se de forma carinhosa aos ex-prefeitos Nai e Arandas, à dupla Hunaldo Costa/Pepezinho, à secretária de Saúde, empresário Wagner pela doação da ãrea de terra para construção da USF, assim como falou dos projetos já canalizados para o município e os que estão sendo encaminhados.  

Pepezinho, vice-prefeito e Secretário de desenvolvimento Social, saudou o prefeito, deputados, vereadores e lideranças presentes para, em seguida, falar da importância do equipamento. Ele que, diga-se de passagem, desenvolve um destacável trabalho na área de desenvolvimento social. Pasta que, exerce uma ligação intrínsica com a Secretaria de Saúde, no trato que exerce, no dia a dia com o cidadão.  

Hunaldo Costa, prefeito, por sua vez, não conseguia esconder tanta satisfação, não apenas pela entrega desse importante equipamento de saúde, mas também, diante da presença do público e dos elogios recebidos. Em sua fala, fez reverência aos gestores que o antecederam (Nai e Arandas) e que foram responsáveis pela sua inserção na politica partidária, bem como aos deputados Antonio Brito e Hildécio pelo apoio que vêm dando ao muicípio através de emendas que possibilitam a realização de obras e aquisição de equipamentos. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos no link FOTOS e, TODAS, atraves do link FOTOS, no topo do site. 

Fotos, antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as 500 fotos através do link  FOTOS, no topo do site.Publicaremos VÍDEOS no decorrer da semana.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 15, em Santo Antonio de Jesus, a Policlínica Regional,  numa iniciativa do governador Rui Costa e que tem por escopo ampliar o oferecimento dos serviços de saúde aos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Regional (Reconvale) nessa área, com qualidade e, o que também é importante, oferecendo condições de operacionalidade ,com conforto e segurança aos usuários, num investimento de 25 milhões e que tenciona oferecer 17 especialidades médicas.  

Dentre as autoridades visitantes que prestigiaram esse importante evento para a região, deputados federais Jorge Solla, Pelegrino, Bebeto Galvão, Alice Portugal; estaduais Bira Corôa, Robson Almeida, Alex da Piatâ, Rosemberg Pinto, Zé Neto.Também presentes o secretário Estadual de Trabalho, Renda Esportes, Vicente e Secretário de Segurança Pública, Maurício e o Cel Anselmo Cmt. da Polícia Militar).

Além de Rogério Andrade (S.A.Jesus, anfitrião), vários prefeitos, vices, ex-prefeitos, secretários, vereadores desse município e região que compõe o Consórcio do Recôncavo, na área de saúde: Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Eunice (Nazaré), Sinho (Aratuípe), Hunalco Costa (Aratuípe, ao lado do vice Pepezinho), Guito (Dom Macedo Costa), Ito de Bega (Conceição do Almeida, Orlandinho (Cruz das Almas), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira);

Também presentes, Bahia (Varzedo), Tiancle (Castro Alves), Toin do Bó (Tancredo Neves), Digão (Mutuípe), Cascalho (Jiquiriçá), Binho de Mota (Laje), Vera da Sáude (Maragogipe), Cézar (Milagres), Muritiba, Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Zé de Zila (Santa Terezinha), Rosálio (São Felipe), Zé Renato (São Miguel das Matas), Fred Andrade (Ubaíra), Robson (Elísio Medrado), Gilmar Pereira "Tingão" ( Itatim), Conceição de Feira. Ex-prefeitos e vices, Radaman Barreto (Varzedo), Jonival Lucas (Sapeaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira); vereadores, lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Nessa visita, o governador Rui Costa, acompanhado do vice Otto Alencar, Senadora Lídice da Mata, deputados estaduais e federais, aproveitou o ensejo para promover entrega 15 ônibus com ar condicionado, wi-fi e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica, egressos dos municípios que fazem parte do consórcio. Também entregues equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo e kits hospitalares para os municípios. O governador também, anunciou, em sua fala, licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz. 

Logo após hasteamento de pavilhões, foi promovido o descerramento da placa de inauguração. Rui Costa e Rogerio Andrade promoveram entrega da pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica, acompanhado de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade santantoniense. O município de S.A.Jesus também foi contemplado com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.Outros municípios também foram contemplados com equippamentos de saúde. 

Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira, 15,  uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é a materialização de pleito junto ao  Governo do Estado, por parte da prefeitura de S.A.Jesus, com apoio do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão. Na oportunidade foram entregues 1 viatura Ranger, 1 viatura modelo Palio e 4 motocicletas. Foi anunciada, por parte de Rui Costa a licitação para construção de uma pista de atletismo na área do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

Em entrevista coletiva à imprensa de Santo Antonio de Jesus e região, o chefe do executivo estadual respondeu aos questionamentos formulados com relação  à entrega desse equipamento de saúde, assim como os pertinentes à geração de emprego e de infraestrutura com relação à pavimentação da estrada Amargosa-Brejões, a estrada de Muritiba. A Tvsaj, por sua vez, através de seu representante, questionou o governador sobre como, à luz da logistica anunciada, os municípios sejam atendidos de forma equânime e ele, naturalmente, externou sobre procedimentos a serem efetuados. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS (54) e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos com entrevistas com prefeitos e deputados e pronunciamento do governador, no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus já é realidade. O equipamento foi entregue nesta sextafeira (15) a população durante visita do Governador Rui Costa a cidade. Ao lado do Prefeito Rogério Andrade, presidente do Consórcio Reconvale (órgão gestor da Policlínica), o governador também entregou a Base Avançada da RONDESP de SAJ, viaturas para a Polícia Militar e a pavimentação das ruas no entorno da Policlínica.
Também foram realizadas a entrega de 15 ônibus e 15 ambulâncias para transporte dos pacientes da Policlínica oriundos de outras cidades, além de equipamentos para o Hospital Maternidade Luís Argolo. Houve ainda anúncio da licitação para uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar e para reforma do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz.
*Policlínica atenderá pacientes de 28 municípios*
A inauguração da Policlínica Regional de SAJ foi aberta com uma visita guiada com a participação do Governador Rui Costa, Prefeito Rogério Andrade, Senadores Otto Alencar e Lídice da Mata e prefeitos de diversas cidades. Em seguida, foram realizados o hasteamento de bandeiras e o descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. O Governador e o Prefeito ainda entregaram a pavimentação asfáltica das quatro ruas no entorno da Policlínica.
Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, a implantação da Policlínica em Santo Antônio de Jesus foi resultado de grande articulação política do Prefeito Rogério Andrade. O equipamento irá atender 28 cidades e vai oferecer 17 especialidades médicas. Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação com direito a aproximadamente 800 consultas com especialistas e mais aproximadamente 800 exames e procedimentos por mês. 15 municípios consorciados receberam ônibus com ar condicionado e wi-fi para o transporte dos pacientes. Os atendimentos começam na segunda-feira (18).
*SAJ ganha base avançada da RONDESP, viaturas e Pista de Atletismo*
Além da Policlínica, Santo Antônio de Jesus também ganhou nesta sexta-feira (15) uma Base Avançada da RONDESP. Inicialmente, a unidade terá um efetivo de 18 homens e duas viaturas entregues hoje pelo Governador Rui Costa. O equipamento é uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e o 14º Batalhão.
Ainda na área da Segurança Pública, o governador entregou 1 viatura modelo Ranger, 1 viatura modelo Pálio e 4 moto viaturas para a Polícia Militar. Também foi anunciada a licitação para construção de uma pista de atletismo no 14º Batalhão de Polícia Militar.

*Reforma do Ginásio, ambulância e Kits para o Hospital Luís Argolo*
Ainda na solenidade, também foi anunciada a licitação para obras de manutenção do Ginásio de Esportes Waldemar Pinto Queiroz. Em seguida, o Prefeito Rogério Andrade recebeu uma ambulância modelo van, fruto de emenda do Senador Otto Alencar. Santo Antônio de Jesus ainda foi contemplada com 1 Kit Cirúrgico e 1 Kit de Média Complexidade para o Hospital Maternidade Luís Argolo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCQRENHAS

Dentre as personalidades que marcarão presenças em Santo Antonio de Jesus, nessa sexta-feira, 15, o deputado federal Jorge Solla, pré-candidato nas eleições de outubro próximo. Antes de marcar presença na inauguração da Policlínica Regional, o parlamentar visita, logo cedo, dirige-se ao Hospital Luiz Argolo, onde  será recepcionado por Dra. Jussara Argolo (médica e diretora nessa instituição),Ludimila, diretora administrativa (filha do empresário Léo da Inaclap) e toda equipe. Jorge Solla teve uma destacável atuação como Secretário Estadual de Saúde, acrescentando maior operacionalidade no atendimento de saúde no Estado. Como parlamentar, tem procurado direcionar emendas para canalização de benefícios aos municípios de sua base eleitoral, além de defender interesses da Bahia como um todo. Foto Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (15), em Santo Antonio de Jesus, o governador Rui Costa inaugura a Policlínica Regional do Consórcio Público Interfederativo de Saúde, que vai atender a 28 municípios da região. Às 8h, Rui fará uma visita guiada às instalações da unidade, acompanhado da imprensa e de autoridades públicas. Às 9h, ocorrerá a solenidade de inauguração, com o hasteamento de bandeiras, descerramento do painel dos brasões dos municípios consorciados e da placa inaugural. Logo em seguida, ocorrerá a coletiva de imprensa. 
Na nova policlínica serão atendidos os moradores dos seguintes municípios: Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Governador Mangabeira, Itatim, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maragojipe, Milagres, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Teresinha, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Ubaíra e Varzedo.
Até o fim do mês, o Governo do Estado inaugura nova unidade em  Valença. Outras sete policlínicas já tem obras autorizadas. As seis já inauguradas – em Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana e Alagoinhas – funcionam a plena capacidade.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta sexta-feira, dia 15 de junho, às 8h30, Santo Antônio de Jesus receberá a visita do Governador Rui Costa para a esperada inauguração da Policlínica Regional de Saúde. O equipamento será gerido pelo Consórcio Interfederativo de Saúde Reconvale que tem com o presidente o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade. 
A Policlínica oferecerá atendimento em 17 especialidades médicas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, hematologia, pneumologia, reumatologia e infectologia. 
Além das consultas, procedimentos como: mamografia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio-x, biopsia, ressonância magnética, tomografia, mapa, holter, entre outros, também serão oferecidos. 
A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus atenderá pacientes de outras 27 cidades da região. Quinze ônibus farão diariamente o transporte dos pacientes até o equipamento que será mantido de maneira consorciada pelo Estado (60%) e os municípios (40%). 
Por ter a maior população, Santo Antônio de Jesus terá a maior cota de custeio e também de participação, com direito a aproximadamente 800 procedimentos por mês. Os atendimentos já começam na segunda-feira (18). 
Além do Governador Rui Costa, também são esperadas as presenças do Senador Otto Alencar, deputados federais, estaduais, prefeitos das 27 cidades que compõem o consórcio e de outras cidades e demais lideranças. Na oportunidade também será inaugurada a base Avançada da RONDESP de Santo Antônio de Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, dará início na próxima segunda-feira (18) as reformas das Unidades de Saúde da Família (USF’s) Marita Amâncio, Urbis III, Boa Vista e São Bartolomeu.
O Prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, visitaram nesta terça-feira (12) as USF’s para dar ordem de serviço e conversar com pacientes e profissionais sobre as melhorias que serão realizadas. As reformas das quatro unidades representam um investimento de R$ 94.376,02 (noventa e quatro mil trezentos e setenta e reais e dois centavos).
Durante o período da reforma, os pacientes da USF Marita Amâncio serão atendidos na USF Viriato Lobo. Já os pacientes da USF URBIS III poderão se dirigir a sede da Associação de Moradores.
Na zona rural, os atendimentos da USF Boa Vista serão realizados no anexo da Igreja Cristo Rei. Já os atendimentos da USF São Bartolomeu serão transferidos para a Associação de Moradores da Comunidade do Comum do Rio da Dona.
A ação é parte do Programa Acelera SAJ. Até o momento, oito USF’s já foram contempladas com as reformas, sendo que três já foram entregues (Casaca de Ferro, São Francisco e Aurelino Pereira dos Reis)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado, na noite dessa quinta-feira, 07, o Centro de Atenção Psicossocial de Conceição do Almeida, através da gestão municipal Ito de Bega/Dilson da Muritibinha. Equipamento que, sem sombra de dúvidas, seja pelo aparelhamento logístico-operacional, seja pela qualidade da equipe ali lotada, tem tudo para oferecer às pessoas que, eventualmente, necessitem de serviços nessa alçada, um tratamento, deveras, diferenciado. 

Presentes na inauguração Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice), Suely Sobral (Secretária de Saúde); Robinson Almeida (pré-candidato a Dep. Estadual), Gláucia (Secretária de Desenvolvimento Social e 1a. dama), demais secretários municipais Uzeda (Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos), Lui Almeida (Agricultura), Renata (Administração); Chico de Chiquinho (Supervisor de Serviços Públicos).

Também presentes os vereadores Bea Brasil, Sukita, Orêa, Dinho, Chiquinho; Raul Molina (Presidente dos Conselhos Municipais de Saúde da região), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), Maurício Coni (Diretor), Wellington Brito (coordenador do CAPS), Alcir (empresário), Val e suas irmãs (filhas da homenageada, saudosa Barbina), profissionais da área de saúde e de outros setores da atual administração, bem como  representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

O evento, com a locução briosa de Oriosvaldo, teve início com as palavras proferidas pelo paroco local. Em seguida, os pronunciamentos de vereadores (Sukita, Dinho, Chiquinho). Todos destacaram a importância do equipamento ora inaugurado e, aproveitando a oportunidade, parabenizaram a Secretária Suely Sobral e administração Ito de Bega/Dilson como um todo pela iniciativa. 

A Secretária de Saúde, Suely Sobral, por sua vez, fazendo uso da palavra, fez questão de chamar ao palco e apresentar, individualmente, os integrantes da equipe do CAPS. Integrantes da equipe também se pronunciaram, destacando a pujança do trabalho desenvolvido pela titular da pasta, na atual gestão. Aproveitando o ensejo, Suely também teceu considerações elogiosas ao Dr. Raul Molina que na qualidade de médico conceituado, marcou presença, representando o Conselho de Saúde. Fez homenagem às filhas da saudosa Barbinha. O empresário Alcir, um dos "três vices' de Ito (conforme brincou o chefe do executivo), também teceu considerações elogiosas. 

Dentre as homenagens prestadas, o prefeito Ito de Bega fez uma deferência especial ao mestre de cerimônia desse e de tantos eventos da atual administração: o destacável profissional de imprensa oriosvaldo. Ele que é pai de um jovem especial e que dele cuida já há muitos anos. Emocionado, Olival não teve como conter algumas lágrimas que brotaram e que escorreram por suas faces. 

Dilson da Muritibinha, por sua vez, não conseguia esconder tanta satisfação por ter, ao lado de Ito, contemplado o município com uma obra dessa magnitude. O prefeito Ito de Bega, dirigindo-se aos presentes, após as tradicionais felicitações, discorreu sobre a importância do trabalho de sua equipe de trabalho; parabenizou a secretária Suely pelo esforço hercúlio a frente da pasta.

Finalizando, falou sobre as dificuldades com relação à realização do São João, Asseverou que vários municípios abdicaram em realizar suas festividades e que estaria ponderando sobre a realização dos festejos e cumprimento de compromissos com o funcionalismo e realização de obras.  Garantiu que, mesmo que só possa realizar dois dias de festejos, vai fazer o evento e, também, cumprir suas obrigações perante a população. Convidou a todos para participaram de mais uma edição do Quinta do Mercado. Fotos, Antonio MAscarenhas (www.tvsaj.com.br). veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais duas Unidades de Saúde da Família (USF’s) completamente reformadas foram entregues a comunidade nesta quinta-feira (7) em Santo Antônio de Jesus. Após receberem uma série de melhorias, as USF’s do São Francisco, no Bairro São Benedito e Aurelino Pereira dos Reis, na Rádio Clube, foram reinauguradas e já retomaram o atendimento integral a população. 
No retorno das atividades, O Prefeito Rogério Andrade e o secretário de Saúde, Leandro Lobo, realizaram uma vistoria as unidades onde a Prefeitura Municipal investiu R$ 69.995,48 (sessenta e nove mil novecentos e noventa e cinco reais e quarenta e oito centavos) como parte das ações do Programa Acelera SAJ. Em breve, outras unidades também serão reformadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

  

A Santa Casa de Valença está inscrevendo pessoas com deficiência (PcD) para cadastro reserva. Interessados devem enviar currículo para o e-mail rh@scmvca.org ou entregar pessoalmente no setor de recursos humanos da unidade.Os candidatos irão passar por entrevista quando da abertura das vagas de acordo com a necessidade da instituição.

Mais informações pelo telefone: (75) 3641-8467.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus torna pública a relação dos selecionados no Processo Seletivo 2018.1.2 para cadastro de reserva na área de Fisioterapia. Os profissionais devem aguardar o contato telefônico do Recursos Humanos da Unidade.

Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mail selecaohrsaj@gmail.com ou telefone (75) 3162-1455. Confira a lista dos convocados:

1 – Jéssica Alves de Souza Silva

2 – Laiane Costa Couto

3 – Laura de Jesus Neves

4 –Letícia de Jesus Alves

5 – Cláudio Luiz Silva Santos

6 – Larissa Nunes Rocha

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Santa Casa de Valença retoma hoje (05), em sua totalidade, os serviços prestados à população. Com o fim da greve nacional dos caminhoneiros e o retorno das entregas de insumos, os atendimentos realizados pela unidade hospitalar voltam à sua normalidade, a exemplo da coleta no banco de sangue e das cirurgias eletivas.A Santa Casa oferece 15 especialidades médicas com atendimento pelo SUS, particular e convênios.Mais informações pelo telefone: (75) 3641-8400.Andrea Marine. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Lício Ferreira

Acabou a grave dos caminhoneiros no Brasil. Mas, para quem sofre de diabetes ou de hipertensão, os problemas se agravaram muito. Remédios, de uso contínuo, como Glifage (diabetes) e Losartana (hipertensão) já não estão mais nas prateleiras das farmácias. E a população fica sem usar a medicação diária.  

Vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia – Sincorfaba, Luiz Trindade Pinto, diz que o abastecimento ainda não está normalizado. “Pelas minhas previsões, isto só deverá acontecer na próxima semana. Segunda-feira passada eu fiz um pedido à distribuidora. Até agora,eu não recebi nada na minha farmácia no Cabula”.  

Informa, ainda, o dirigente da Sincofarba que as distribuidoras estavam funcionando em ritmo forte para minimizar os prejuízos provocados pela paralisação. “Eles nos deram um prazo de 15 dias para tudo voltar ao normal. Nesta brincadeira, toda a cadeia econômica foi seriamente prejudicada, Desde a indústria até o consumidor final, passando pelas distribuidoras e as farmácias” 

Luiz Trindade não precisa o valor exato do prejuízo, que as farmácias teriam sofrido com este movimento paredista. “Se, para o setor farmacêutico no global, os prejuízos anunciados já chegam a R$ 500 milhões, imagine para a Bahia, que representa 5,5% de toda a venda de remédios no Brasil. O baque foi bastante significativo na nossa receita empresarial”.  

Prejuízos

Em todo país, o comércio varejista do setor farmacêutico contabilizou perdas de R$ 533,43 milhões, em razão da paralisação dos caminhoneiros. Somente nas vendas online, as farmácias contabilizaram prejuízos de mais de R$ 90 milhões. Levantamento este realizado pelo site Consulta Remédios, portal de comparação de preços de medicamentos do Brasil, que monitora mais de 2.800 farmácias em todas as regiões do país. 

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sindusfarma) - com 11 distribuidoras de medicamentos- , em uma semana, o setor deixou de faturar R$ 1 bi. “Isso significa que cerca de R$ 200 milhões de ICMS deixaram de ser recolhidos na capital paulista”, afirmou presidente Nelson Mussolini.  

Já a Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos informa que a greve dos caminhoneiros impactou fortemente a rotina de seus negócios. Segundo a empresa, o funcionamento dos centros de distribuição e das lojas ainda conseguiu fluir sem interrupção. Porém, o maior impacto foi no transporte das mercadorias, em decorrência de interdições de rodovias estaduais e nacionais. 

A Profarma possui 11 (onze) Centros de Distribuição, localizados na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo 4 totalmente automatizados. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será estendida até o dia 15 de junho. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde em função da greve dos caminhoneiros. Também foi informado que a partir de 18 de junho, os municípios que não conseguirem atingir a meta de vacinar 90% da população-alvo, porcentagem que corresponde a 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi morto dentro de uma ambulância na BR-242, trecho do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O crime aconteceu por volta das 20h, desta quarta-feira, 30. Thiago Avelino, que tinha sido baleado momentos antes durante uma ação policial que aconteceu na cidade, estava sendo transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, quando foi morto.De acordo com o blog do Sigi Vilares, a ambulância foi parada por bandidos encapuzados que atiraram diversas vezes contra Thiago, com armas calibre 12. O rapaz não resistiu e morreu no local.

Ainda conforme o blog, uma enfermeira que acompanhava o suspeito também foi atingida de raspão. A mulher, não identificada, foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não há informações sobre o estado de saúde dela.Viaturas policiais seguiam mais a frente escoltando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que transportava um policial ferido no mesmo confronto. O estado de saúde do militar não foi divulgado.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como o vem fazendo em municípios de diversos rincões do Estado da Bahia e, em especial, os que fazem parte de sua base de apoio, o Deputado Estadual Alan Sanches (2o. mandato), realizou, na manhã desse domingo, 27, na comunidade da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, mais uma edição da FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA, inerente ao Projeto CARAVANA DA SAÚDE, atendendo convite formulado pela Associação de Moradores da localidade. 

Além de Alan Sanches e sua equipe de trabalho, marcaram presenças nesse evento Dra. Gilsonilda Correia (renomada advogada), Chico de Dega (vereador), lideranças político-partidárias Cailan Machado (filho de Coke Machado), Raimundinho,  Beto Veriano (Presidente da Associação), Val Big (vice-prefeito de S.M. das Matas), Alex de Cate, Luiz do Mutum, Reckembauer, Shaolin (Beira Mar), Raup Neri, Casca, Anderson e Doroteia (Caribe); Conça Sampaio (professora); empresário Neto Fama e representantes de segmentos das comunidades vizinhas e do município. Também prestigiou o evento a liderança Walter Fernandes "Val do Porco", morador da comunidade. 

Dentre os serviços oferecidos na, Feira de Saúde e Cidadania, na manhã desse domingo, médico ortopedista, médico clínico, nutricionista, exame preventivo e ginecológico, eletrocardiograma, glicemia em jejum, medição de pressão, corte de cabelo, orientação jurídica, terapias alternativas com fisioterapeuta, oficina de boxe e diversão para a criançada. 

ESPECIALIDADES

Médico, graduado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Alan Sanches se especializou em Ortopedia através da Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1985.

Foi médico residente no Hospital Santa Izabel; membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro titular da Sociedade brasileira de Quadril (SBQ), Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Bahia; vice-presidente da SBOT por duas gestões; preceptor de residência medica do setor de Ortopedia do Hospital Santa Izabel; chefe da resid6encia médica da CATO/Hospital Ernesto Simões. Possui certificados de dezenas de cursos, seminários, congressos, atividades científicas, conferências e workshops, inclusive como palestrante, autor e coautor de temas livres ou específicos, etc.

VIDA PÚBLICA

Eleito vereador, pela 1a. vez, em Salvador, em 2004. Em 2008 foi reeleito para continuar ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores, com o dobro da votação. Em fevereiro de 2009 foi eleito presidente da egrégia casa legislativa. Graças ao trabalho desenvolvido na capital do estado, foi incentivado para disputar uma vaga na Assembleia legislativa. Eleito com 47.298 votos. 

Sempre priorizando seu trabalho em prol da melhoria de oferecimento de serviços de saúde para o município de Salvador e, já como deputado, para toda Bahia, idealizou o Projeto CARAVANA DA SAÚDE que já promoveu mais de 50.000 atendimentos na capital e cidades do interior do Estado. Dentre esses municípios, Santo Antonio de Jesus, Conceição do Almeida, São Miguel das Matas, Dom Macedo Costa, São Felipe, Taperoá, Serra Preta, Várzea da Roça, Piraí do Norte, Maragogipe. 

BENEFÍCIOS CANALIZADOS PARA SANTO ANTONIO DE JESUS

Alan Sanches, na sua atuação na Assembleia, tem defendido interesses dos municípios de sua base e, por extensão, de toda a Bahia. Com relação à região, e, em especial, Santo Antonio de Jesus, também destinou melhorias, a exemplo de um trator agrícola para a comunidade rural do Tabocal e solicitação de sistema de abastecimento de água para a comunidade do Salto da Onça. 

PROJETOS DE LEI

Dentre os Projetos de Lei apresentados pelo parlamentar, junto à egrégia casal legislativa estadual, o PL 21.342/2015 que indicou a criação do Cadastro Único de Cirurgias Eletivas no âmbito da Secretaria de Saúde da Bahia e o PL 22.175/2017 que estabelece ao aluno portador de deficiência locomotora, permanente ou temporária, a prioridade de matrícula, em escola da Rede Estadual mais próxima de sua residência. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site WWW.TVSAJ.COM.BR. PUBLICAREMOS ENTREVISTAS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Poderoso antioxidante, que melhora o desempenho da atividade cerebral, alivia os efeitos nocivos do estresse e previne doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer

Não são poucos os benefícios que a vitamina C traz para a saúde. O mais conhecido, provavelmente, seja o efeito fortalecedor do sistema imunológico, ajudando na prevenção de gripes e resfriados. Mas ela também oferece proteção contra doenças cardiovasculares e previne, por exemplo, a arteriosclerose e hipertensão. Além disso, a substância possui funções que podem ajudar na perda de peso e ganho de massa muscular, protege contra doenças oculares, como a catarata, e combate o envelhecimento da pele, do cabelo e das unhas.

Olavo Rodrigues

Além de todos estes benefícios, a vitamina C é benéfica para o desempenho da atividade cerebral. Estudos recentes têm demonstrado o importante papel que a substância desempenha para saúde e bom funcionamento do cérebro, especialmente em razão de sua ação antioxidante, que previne o dano e envelhecimento da massa cinzenta, assim como de outras estruturas do corpo. Exemplo disso é o estudo publicado no periódico Frontiers in Physiology, da Universidade do Sul da Flórida, em dezembro de 2015, em que se demonstrou a importância da substância para a manutenção do equilíbrio as funções cerebrais e seu papel na prevenção de doenças como obesidade, câncer, males neurodegenerativos, hipertensão e doenças autoimunes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A secretária de Saúde Luana Piton e agentes de saúde do município participaram, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã de ontem (24), de uma sessão especial que tratou de temas de interesse da categoria dos agentes de saúde e combate às endemias.

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Zé Neto e foi marcada pela afirmação de conquistas da categoria na luta pela melhoria da qualidade do trabalho no país.
A Prefeitura de Dom Macedo Costa, com a Secretaria Municipal de Saúde, apoia a luta dos agentes comunitários pela conquista de direitos. Desde março deste ano a prefeitura passou a pagar benefícios como o incentivo extra e o auxílio transporte para a categoria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%. 

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer lançaram também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as recomendações são: ter um peso saudável; ser fisicamente ativo; comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos; limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas; evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o consumo de água e bebidas sem açúcar; limitar o consumo de álcool; optar por satisfazer as necessidades nutricionais por meio de dietas, em vez de consumir suplementos alimentares; amamentar, que é saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro de Fisioterapia de Dom Macedo Costa está em pleno funcionamento e já traz resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos macedenses. De abril, quando foi inaugurado, até hoje, cerca de 200 pacientes já procuraram a Unidade de Saúde para consultas e estão sendo atendidas gradativamente no Centro.

Sequelas neurológicas, além de problemas de coluna como lombalgia e hérnia de disco, são as principais demandas apresentadas pelos pacientes em Dom Macedo Costa, conforme afirma a fisioterapeuta Cíntia Lopes, uma das profissionais que trabalham no Centro, que tem atendido desde bebês com 4 meses até idosos de quase 90 anos. Pacientes acamados recebem atendimento em suas residências duas vezes por semana.

“Tive um problema de AVC e fiquei com dificuldade de movimento nas mãos. Depois que estou sendo atendida aqui estou melhorando bastante. Agradeço a Deus e a Saúde de Dom Macedo por estar oferecendo a fisioterapia”, afirma satisfeita a macedense Maria da Conceição Borges.

Prefeitura de Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para conter os avanços de doenças associadas à alimentação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem (21) a primeira parte do documento que pede um alerta para teores elevados de gordura, sal e açúcar nas embalagens de alimentos.

O governo deve negociar com as empresas como a notificação deverá ser feita na parte da frente dos produtos. A ideia é que os rótulos complementem a tabela nutricional, geralmente disposta no na parte posterior dos produtos. Símbolos e cores serão utilizados para facilitar a visualização dos consumidores. A expectativa é de que até o fim do ano a regulamentação seja publicada. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou parte da medida hoje (22) em Genebra, na Suíça, durante plenária da 71ª Assembleia Mundial da Saúde.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Saúde de Dom Macedo Costa promove nesta terça-feira (22) um dia de mutirão em urologia, com o médico Eduardo Camargo. Cerca de 50 consultas estão sendo feitas durante todo o dia, atendendo demandas que já haviam sido agendadas pelos pacientes na Secretaria de Saúde.

"O médico urologista é o especialista responsável pelo acompanhamento das patologias do órgão genital masculino, próstata, bexiga e rins. Os homens são recomendados a procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, e em caso de histórico de câncer na família, é importante procurar mais cedo. Estamos aqui disponíveis para poder atender e tirar dúvidas”, explica o urologista Eduardo Camargo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A população de Teolândia, no Sul baiano, comemorou importantes reforços nas áreas da saúde e agricultura familiar, neste sábado (19). Em visita ao município, o governador Rui Costa entregou obras, anunciou convênio com a prefeitura para aquisição de um veículo e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar da região.

Nós precisamos fortalecer a agricultura familiar na Bahia. A Bahia é um estado grande, de vocação agrícola, mas que ainda compra muitos produtos de outros estados, então, se a gente quer uma economia mais forte, nosso povo precisa produzir mais, com uma qualidade maior, e  por isso nós estamos determinados a apoiar as cooperativas e associações pro povo produzir cada vez mais, ganhando seu sustento, fortalecendo o comércio e a economia da região”, afirmou o governador.

Foi anunciada também a contratualização de serviço ambulatorial, de média complexidade e de cirurgias eletivas para o Hospital Municipal de Teolândia, que passará por reforma completa. Na unidade serão oferecidos mensalmente 499 procedimentos ambulatoriais e 89 internações. ”Nós vamos ajudar no custeio o hospital e vamos ajudar com equipamentos”, conta Rui.

O repasse mensal para o hospital será de mais de R$ 600 mil anuais. Com o aumento no número de cirurgias eletivas, 40 procedimentos serão realizados por mês, o correspondente a 480 por ano. Para o aposentado André Sabino, os novos serviços oferecidos irão mudar a cara do município. “A gente realmente precisa de mais opções de atendimento para não termos que pegar a estrada num situação de necessidade. Esperamos essa boa notícia há bastante tempo e estamos muito felizes”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado na região do Recôncavo Baiano, realiza, durante o mês de maio, ações de humanização em comemoração ao Dia das Mães, data celebrada no segundo domingo do mês. 
Idealizadas pela Comissão de Humanização do Hospital, em parceria com o Serviço Social e o grupo voluntário Anjos da Alegria, as atividades contam com música e distribuição de mimos para as mães, proporcionando momentos especiais às pacientes. 


De acordo com a assistente social Keylla Régis, a homenagem é uma forma de carinho e amor às mães e tem como objetivo auxiliar no processo de tornar o acolhimento no hospital mais humanizado. “Nossa expectativa é fazer com que as nossas pacientes se sintam valorizadas e homenageadas por esse dia tão especial, principalmente por estarem fora do convívio familiar”, afirma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Jaguaripe, através da Secretaria da Saúde, promove atividades educativas e lúdicas com grupo de mulheres no Distrito de Barreiras, no município de Jaguaripe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um médico quebrou móveis do posto de saúde no qual trabalha, após se irritar com a falta de estrutura da unidade. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no bairro de Jardim América, em Cariacica (ES). O profissional ainda jogou no chão vários documentos, como mostrou um vídeo feito por um paciente que esperava consulta. Segundo o G1, o subsecretário de Saúde do município, Jocemir Joaquim da Silva, informou que o médico trabalha como clínico geral do posto há mais de 20 anos e não será preso, nem afastado. "Foi por causa de condições de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 E para inaugura r o Hospital Municipal de Conceição do Almeida em grande estilo...

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo e, por consequência, com o ganho de peso é um assunto que movimenta a discussão sobre os modos de vida na contemporaneidade. Recentemente foi realizada uma pesquisa pela organização Cancer Research UK, no Reino Unido, na qual se afirma que “sete em cada dez millennials terão sobrepeso na meia-idade”. Os millennials, também chamados de geração Y, são pessoas nascidas entre 1980 e 1990, caracterizados pelo domínio da virtualidade como entretenimento e forma de interação social. Conforme o estudo inglês, essas pessoas estão mais propícias a ter o  índice de massa corporal (IMC)  acima do ideal. O IMC, que é calculado com a divisão do peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado, não deve passar de 25 kg/m² – caso contrário, a pessoa pode estar com sobrepeso ou, se a  medida for a partir de 30 kg/m², com obesidade. Mas a tendência a ter sobrepeso não é algo restrito à geração Y, conforme aponta o médico pediatra Hugo Ribeiro, especializado em gastroenterologia e nutrologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Ele afirma que atitudes como não tomar café da manhã ou fazer essa refeição de forma inadequada podem contribuir para uma desregulação alimentar ao longo do dia. O médico não condena nenhum  alimento em particular e, embora revele que há  uma tendência histórica de os seres humanos ganharem mais peso, afirma que é possível pensar numa vida mais saudável para as próximas gerações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas

Com o envelhecimento da população mundial, quase 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Um relatório divulgado pela organização no final do ano passado estima que o número de pessoas que vivem com o quadro no mundo triplique até 2050, passando de 50 milhões para 152 milhões. 

A demência é um termo utilizado para descrever sintomas de diversas doenças que acarretam perdas progressivas de habilidades cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. Ocorre por conta da perda de células nervosas. A doença de Alzheimer é a principal causa de demência e representa cerca de 70% dos casos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Às vésperas do início da temporada de inverno no Brasil, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. A infecção do sistema respiratório tem como principal complicação a pneumonia, quadro de saúde responsável por um grande número de internações hospitalares em todo o país.

De acordo com a pasta, existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O último causa apenas infecções respiratórias brandas e não representa grande impacto na saúde pública. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A responsável por pandemias como a H1N1, registrada em 2009.

O resfriado, por sua vez, também é uma doença respiratória e, frequentemente, é confundido com a gripe. O quadro é causado, entretanto, por vírus diferentes. Os mais comuns, segundo o ministério, são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), que geralmente acometem crianças.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Conceição do Almeida e a Secretaria de Saúde tem a honra de convidar toda a população Almeidense e região, para a grande inauguração do HOSPITAL MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA.  Uma nova estrutura, ampla, moderna e aconchegante para atender toda a população! Prefeitura de Conceição do Almeida
Cidade Feliz

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fruto de uma emenda direcionada pelo Deputado Estadual Eduardo Sales, o prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho, ao lado de seu vice, recebeu, na manhã dessa quinta-feira, em Amargosa, das mãos do governador Rui Costa, as chaves de uma ambulância 0 Km que passa a servir a população cruzalmense. Governador que, nesse encontro, também autorizou as obras de revitalização da BA-026 que liga Santo Antonio de Jesus a Amargosa, insauguração do DISEP e uma série de outros benefícios para o município de Amargosa. Fotos, Antonio Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o intuito de integrar o ensino e o serviço por meio de ferramentas, tecnologias da informação e comunicação, no dia 08/05/2018, 92 servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde, foram capacitados para realizar o cadastro e ter total acesso ao “Telessaúde”, programa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o acesso a plataforma do Telessaúde, os profissionais terão a possibilidade de realizar:
• TELECONSULTORIAS - que é um ambiente destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho;
• TELE-EDUCAÇÃO – espaço para participar de conferências, aulas e cursos ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação;
• SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA - que se trata do acesso a respostas sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas a perguntas originadas pelas teleconsultorias.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Rogério Andrade, ao lado da vice Dalva Mercês, Secretário de Saúde Leandro Lobo, empreendeu, na manhã dessa segunda-feira, 07, visita às Unidades de Saúde da Família (USFs) do São Francisco (no bairro do São Benedito), Aurelino Pereira dos Reis (no bairro da Rádio Clube) e Santa Madalena. Também presentes, Secretária Fátima do Benfica (SAAB), João Spricigo (Serviços),Abel Caldas (Esportes e Lazer), Diretora do SAM, vereadores Marcos Có, Dr. Francisco Freire,Pastor Gérson e representantes de segmentos sociedade local e da imprensa,  .

A visita teve por escopo verificar "in loco" as condições atuais dessas unidades, antes do início das obras de revitalização que serão iniciadas na manhã dessa ter'va-feira (08). E, na oportundiade, o chefe do executivo muniicpal conversou com funcionarios desses estabelecimentos e pacientes para, em seguida, conceder entrevista coletiva acerca dessas e outras obras que estão sendo desencadeas através do Programa Acelera Saj. 

No decorrer de sua fala, o prefeito, atendento aos questionamentos formulados pelos representantes da imprensa, além das obras referentes às USFs em apreço, mencionou a entrega da USF da Casaca de Ferro, entregue no último dia 02 e os preparativos para inauguração da policlínica regional. No que concerne ao São João, afirmou, de forma taxativa, que o municípioo fará o "melhor São João da Bahia" e que, em que pese especulações, as bandas já foram escolhidas e, logo logo, serão anunciadas. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

As operadoras do plano de saúde Unimed Norte/Nordeste (NNE) e Central Nacional Unimed foram acusadas pelo Ministério Público estadual de reduzir de forma ilegal a prestação de serviços oferecidos aos usuários. De acordo com a ação civil pública ajuizada na quarta-feira (2), a Unimed NNE descredenciou da rede os hospitais da Bahia, Português, Santa Izabel, Cardiopulmonar e São Rafael, e os estabelecimentos clínicos e laboratoriais Imagem Memorial, Laboratório Leme, Instituto de Dermatologia e Alergia da Bahia (Idab), entre outros. A Agência Nacional de Saúde (ANS) Suplementar também foi acionada por omissão diante das irregularidades cometidas.

O descredenciamento teria sido feito sem ser comunicado aos clientes. Apesar de descredenciada, a Unimed NNE continuou oferecendo aos usuários planos de saúde com base na rede de prestadores concentrada pela Central Unimed. Isso teria criado uma “falsa expectativa” nos clientes da Unimed de que eles teriam acesso aos hospitais, clínicas e laboratórios previstos pela rede. As ofertas teriam sido realizadas com base em um acordo operacional entre as duas empresas com data de expiração em 2014. A promotoria afirma também que, mesmo sabendo da falsa rede, a Central Unimed ficou em silêncio e não alertou os usuários.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, realizaram na manhã desta sexta-feira (4) uma visita técnica as obras da Policlínica Regional de Saúde. A vistoria foi acompanhada pelo Secretário de Saúde do município, Leandro Lobo, diretores da Unidade e engenheiros responsáveis pela obra. 
Prefeito e Secretário percorreram todo o prédio, fiscalizando e indicando os últimos ajustes antes da inauguração. De acordo com a equipe de engenharia, operários estão trabalhando de domingo a domingo, inclusive nos feriados, para que tudo fique pronto a tempo. Ao fim da visita, o Secretário comentou em entrevista coletiva que na próxima semana começam a chegar os equipamentos e mobiliários para a Unidade:  
- “Estamos bastante satisfeitos com o andamento das obras. Estamos conseguindo cumprir o cronograma. Na próxima semana já começam a chegar o mobiliário e os primeiros equipamentos como ultrassonografia, raio-x, tomógrafo.

Dentro de duas semanas também começaremos a treinar os profissionais que vão servir na Policlínica.” - Declarou. 
O Prefeito Rogério Andrade destacou a expectativa pela inauguração do equipamento e o andamento das obras de urbanização do entorno da Policlínica: 
- “Ficamos muito felizes em ver a agilidade de uma obra deste porte e constatar o padrão de qualidade que está sendo empregado. Valeu a pena todo o nosso esforço em formar esse Consórcio, reunir e convencer 28 prefeitos da região a abraçar essa causa. Felizes também porque estamos avançando com as obras de urbanização no acesso a Policlínica. Obras que vão servir não só as pessoas que venham buscar atendimento, mas, a toda população.” – Afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi iniciada no último dia 23 em todo o país. Em Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou a vacina em todos os postos das zonas rural e urbana, exceto no posto do bairro Santa Madalena, que por estar funcionando em local provisório, ainda não conta com sala de vacina. O Dia D da campanha será no dia 12 de maio.

O público alvo da vacinação são pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais de saúde. Para receber a dose da vacina, compareça a um dos postos de saúde portando o cartão de vacina (caso possua) e RG. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente, protegendo contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, ncluindo o H1N1 e o H3N2.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estamos nos aproximando do inverno e a expectativa é que este ano as temperaturas oscilem entre 14ºC e 26ºC.  Até aí você pode perguntar: ok, mas ainda estamos em pleno outono, por que pensar agora sobre a baixa da temperatura e a gripe? Sim, o inverno começa oficialmente no Brasil no dia 21 de junho, mas precisamos estar com o organismo preparado antes disso. É que o corpo requer um tempo para criar uma resposta imunológica após a vacinação.

No caso da vacina contra a gripe, esse tempo é de quatro semanas. Portanto, é no outono que devemos nos imunizar para chegar bem, do ponto de vista imunológico, ao inverno. No Brasil, a campanha nacional de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde começou dia 23 de abril, estrategicamente para preparar nossas defesas antes de o clima esfriar e ser aberta a temporada do influenza, o vírus da gripe.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) considerou, hoje (25), que a mudança feita pelo governo no Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado) é inconstitucional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei n° 13.450/2015, responsável pelas alterações, foi movida pelo deputado estadual Soldado Prisco (PSC), coordenador da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia).

A norma previa a redução da participação do Estado no Planserv, que caiu de 5% para 4%. Com a medida, os poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública Estadual passaram a contribuir de forma direta com a manutenção do plano de saúde estadual. Já os dependentes com idades entre 24 e 35 anos passaram a contribuir com o mesmo valor pago pelo titular. Depois do veredito do TJ-BA, as mudanças foram derrubadas e as antigas regras do Planserv voltaram a valer.Pré-título, Tvsaj. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 23, e segue até 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário da vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.


Enquete


PodCast