Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde participaram na noite desta quarta-feira (21) de uma capacitação sobre o diagnóstico da dengue e manejo clínico. A capacitação foi promovida pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde (COOPS), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O encontro foi ministrado pela médica infectologista Iana Tesse, que ressaltou a importância dessa capacitação, assim como abordou questões relacionadas ao atendimento de pacientes com a doença. O objetivo do curso foi capacitar ainda mais todos os profissionais para o reconhecimento precoce de casos de pessoas com dengue, assim como contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos no combate e identificação do mosquito transmissor.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Médicos e enfermeiros de Santo Antônio de Jesus passarão por uma capacitação, que abordará questões relacionadas à Dengue. O curso, que tem como tema “Dengue: diagnóstico e manejo clínico”, é promovido pela COOPS – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O encontro acontece nesta quarta-feira (21), das 19h às 21h, no Parati Palace Hotel, localizado na Rua Landulfo Alves. A aula será ministrada por uma médica infectologista da Secretaria Estadual de Saúde. A iniciativa visa garantir um atendimento ainda mais eficaz para pacientes com dengue no município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma importante conquista para a zona rural de Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste domingo (18), o Posto de Saúde Ricardo Francisco da Silva, na comunidade do Cruzeiro do Riachão. 
A unidade é equipada com consultório médico, de enfermagem, sala de vacinação, sala de procedimento, de esterilização, farmácia básica, recepção, depósito de materiais de limpeza, copa, banheiros, área de expurgo, entre outros. A entrega também contou com uma Feira de Saúde, serviços socioassistenciais e outras atrações. 


O Prefeito Rogério Andrade fez a entrega acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, além de vereadores, secretários, lideranças e da presença maciça da comunidade.  
- “Há pouco mais de um ano, nós nos reunimos aqui com os moradores e assumimos o compromisso de construir esse posto. Agora estamos retornando para entregar a materialização desse sonho. Só temos a agradecer a Deus e a toda comunidade que sempre acreditou, e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade”. – Afirmou o Prefeito. 
Aniversariando nesta segunda-feira (19), o Prefeito recebeu homenagens, um presente e foi surpreendido com um bolo de 2 metros preparado pela comunidade. 
Morador da comunidade há mais de 30 anos, o Srº José viveu uma dupla emoção durante a entrega. Além de ter atendimento mais perto de casa, a unidade também leva o nome do seu falecido pai, Ricardo Francisco da Silva. Ao lado da esposa, Dona Ana, ele agradeceu pela conquista. 
- “É uma alegria muito grande porque a gente já tinha dado esse terreno a gestão passada e não fizeram nada. Agora, nós doamos novamente e o Posto dessa vez foi construído. Antes, a gente saía daqui a pé pra ser atendido na Vila Bonfim. Era muito sofrimento. Agora, é só alegria!” – Declarou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira, dia 08/08, o Mutirão do Glaucoma. 

Foram realizados atendimentos gratuitos, como aferição da pressão ocular e avaliação do fundo do olho, para o diagnóstico e tratamento da doença.

Esta ação tem como objetivo ajudar a comunidade que precisa do tratamento gratuito. Para ser atendido era necessário apresentar os documentos e o cartão do SUS.

Os pacientes diagnosticados positivamente preencheram uma ficha para retirada do colírio em uma das unidades de referência da rede municipal. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (02), às 10h, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus vai entregar mais uma unidade de saúde completamente reformada, desta vez na comunidade do Bonfim, na zona rural. 
 
Dentre as melhorias realizadas estão a troca de piso, revisão da parte elétrica e hidráulica, climatização nas salas de atendimento e reativação do gabinete odontológico. O Posto também ganhou uma sala de vacinação com equipamento de refrigeração de última geração, novos mobiliários e autoclave. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Grupo CTO, referência em traumatologia e ortopedia, promoveu, neste sábado (27), um mutirão de exames de raio-x. Cerca de 200 pessoas que aguardavam no Sistema Único de Saúde (SUS), há no mínimo um mês, foram beneficiadas com o investimento feito pela clínica, em comemoração aos 20 anos de atuação.

Pacientes de diferentes idades foram recepcionados no estacionamento do CTO, situado na Avenida Barros e Almeida, e direcionados para a triagem feita por um grupo de profissionais multidisciplinares. "A clínica realiza exames complementares, atua com medicina do trabalho e o nosso aparato e experiência possibilitaram a realização de um cuidado completo, um atendimento mais abrangente do que somente a realização de um raio-x", apontou Dr Everaldo, médico ortopedista e sócio proprietário do Grupo CTO.

Em comemoração aos 20 anos, além do investimento na ação social, o Grupo CTO repaginou as instalações internas e externas, priorizando aconchego e funcionalidade. "Inovar, mas ainda assim, demonstrar tradição no que faz é uma marca do CTO. Nos preocupamos com o bem-estar de todos, desde os colaboradores aos nossos pacientes. Esse cuidado, essa coerência no que se faz, demonstra que a nossa empresa é séria, sólida e está sempre pronta para servir à população", conclui Dr Everaldo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária participa de uma palestra, promovida pelo FRIGOSAJ, na manhã desta terça-feira (23). O encontro tem como foco principal atualizar os funcionários com relação ao comércio de carne derivadas de abate clandestino. A Vigilância Sanitária irá responder dúvidas dos participantes acerca de casos relacionados à fiscalização de carnes clandestinas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os profissionais que atuam no gerenciamento de resíduos nas Unidades de Saúde de Santo Antônio de Jesus vão passar por uma capacitação promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
A ação tem como objetivo capacitar os profissionais para elaboração, controle e acompanhamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O treinamento será realizado nos dias 25/07, 01 e 08/08, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), próximo à antiga LBA.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregue, na tarde desse sábado, 20, na comunidade de São Bernardo, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a mais nova Unidade Básica de Saúde do município, devendo atender às demandas reinantes na localidade. Mais uma ação da atual administração que, além de empreender obras de infraestrutura em outras vertentes, dá uma especial atenção á área de saúde, seja na sede, seja nas comunidades do município que, diga-se de passagem, é detentor da maior malha de estradas vicinais. .

A nova unidade passa a oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da estratégia saúde da família, de modo a oferecer acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice e secretário de Desenvolvimento Social), Simone (secretária de saúde interina, substituído a titular Larissa Costa, em licença maternidade), Antonio Brito (deputado federal), Wilson Pedreira (prefeito de Salinas da Margarida); secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal (Infraestrutura, Fernanda Gomes (Educação), Obras e Serviços Públicos), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Reinevaldo da Conceição (Agricultura e Meio Ambiente), Rosiel (Chefe de Gabinete); ex-prefeito Heráclito Arandas. 

Também presentes os vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Célia Cavalcante, Negão, Jorge Luís, Renato e Robson, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da população prestigiaram a entrega de mais um instrumento de saúde, dentro de padrões de qualidade, contribuindo, por conseguinte, para melhores condições de saúde no município. 

PRONUNCIAMENTOS E HOMENAGENS

Adeilda, em sua fala, após agradecimentos ao prefeito, deputados, à Secretária Simone e à titular Larissa Costa, enfatizou a participação da empreiteira, sob o comando de Ivanildo, Dra. Maria do Carmos, vereadores, secretários. Ela que, em nome dos funcionários da unidade, entregou uma placa ao prefeito Hunaldo pela relevante gestão que empreende no município. 

Idelfonso, Agente Comunitário, destacou a trajetória de desenvolvimento da comunidade, desde Nai ao atual gestor. Discorreu sobre sua participação na Conferência Estadual de Saúde e no seio do Conselho Municipal de Saúde. Parabenizou o deputado Antonio Brito por atender ao apelo da população, através da gestão capitaneada por Hunaldo Costa/Pepezinho. 

Simone Mota, secretária interina da Saúde, por sua vez, asseverou que a UBS é fruto de todo um trabalho desenvolvido pela atual administração que procura contemplar a todas comunidades. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade", pontuou. Ela que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho e aproveitando o ensejo destacou o brilhantismo da titular Larissa Costa.

Adé, presidente da Câmara, em sua fala, parabenizou toda a equipe de saúde e ressaltou a participação da Câmara junto à atual administração. “Parabenizo todos os envolvidos em especial ao nosso Prefeito que está entregando mais uma obra para o nosso município”. Chegou a dizer que, seja Antonio Brito, Arandas ou Pepezinho, o município estará muito bem representado, logo após a reeleição de Hunaldo. 

Adilson, Vereador, além dos tradicionais cumprimentos e parabéns, aproveitando o ensejo, também externou reconhecimento ao trabalho do prefeito Hunaldo e Antonio Brito e, aproveitando o ensejo, solicitou ambulância, ao deputado e, ao prefeito, requalificação da praça e uma academia de saúde para a comunidade de São Bernardo. Saudou e agradeceu ao prefeito Wilson pela ajuda a ele dispensada em sua campanha política. 

Heráclito Arandas, ex-prefeito, discorreu, em sua fala, que a nova Unidade de Saúde vai propiciar melhores condições de trabalho aos servidores, além de todo um conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.  “Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”, finalizou.

Wilson Pedreira, prefeito municipal de Salinas da Margarida e detentor de uma propriedade nessa comunidade, também prestigiou o evento protagonizado pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho, com quem mantém excelente relação. Em seu pronunciamento, destacou a respeito do trabalho de Nai, Arandas e, agora Hunaldo no município e também citou o destacável trabalho desenvolvido pelo deputado federal Antonio Brito, nome que, segundo ele, gostaria de contar na defesa dos interesses de Salinas da Msrgarida. 

Péricles Silva, conhecido carinhosamente por Pepezinho, enfatizou que o sucesso da administração deve muito à parceria que ostenta com o deputado Antonio Brito. Asseverou que para que o município possa receber benefícios é essencial que esteja (como está), organizada. Parabenizou o trabalho da Secretária Larissa Costa e da interina Simone Mota. Enalteceu sequência de realizações dos governo Nai, Arandas e Hunaldo. 

Antonio Brito, deputado federal, bastante emocionado com a acolhida em mais uma visita ao município, além dos recursos canalizados para construção da UBS, conseguiu que a unidade pudesse receber um equipamento odontológico para atendimento à comunidade. “A entrega desta nova unidade de Saúde, é o resultado dos nossos esforços para cuidar melhor da saúde da nossa população. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população, que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. “Espero que a comunidade e os profissionais que aqui estão, aproveitem este local projetado com todo o nosso amor”. 

Hunaldo Simões Costa, prefeito, em sua fala, fez referência ao recebimento de emendas impositivas preconizadas pelo deputado federal Antônio Brito “A nossa administração ainda vai entregar à população mais Unidades Básicas de Saúde. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos.”  Citou a crescente votação de Antonio Brito no município, numa demonstração inequívoca de que a parceria, de fato, vem dando certo. 

RECADO À OPOSIÇÃO

Finalizando sua fala, o prefeito "mandou recado" às pessoas que se dizem oposicionistas ao seu governo: "Não se iluda o grupinho de Whastapp: Pode vir quente que estou fervendo", numa insofismável demonstração de segurança, à luz da austera e construtivista administração que vem desenvolvendo no município e que, sem sombra de dúvidas, habilita-o, não apenas à reeleição para mais quatro anos a frente do executivo  mas, também, a postulação, na frente, de uma candidatura vitoriosa a deputado estadual. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremoas víceos e entrevistas. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Brasil há quase três anos, a médica cubana Maydelkis Ferrer tem vendido espetinho de churrasco para conseguir se manter, depois da saída dos profissionais do país no Programa Mais Médicos.
Maydelkis é natural da cidade de Morón, que fica na província Ciego de Ávila, em Cuba. Hoje, ela mora em Jacobina, no norte da Bahia, e não pretende ir embora do Brasil. A médica se casou com um baiano no ano passado, com quem divide a vida e a nova ocupação.

"Prefiro fazer um trabalho honesto do que ficar parada, sem roubar ninguém e pagando minhas contas. Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor. E também conto com a ajuda de minha sogra", contou ela ao G1.

Ela lembra que quando chegou em terras brasileiras, em agosto de 2016, passou cerca de 60 dias em Brasília, em acolhimento pelo programa Mais Médicos.
"Eu esperei também a documentação com a Polícia Federal para ter uma estadia legal no país. Logo fui estabelecida na Bahia, no município de Jacobina. Eles [governo] nos colocaram no local em que íamos a trabalhar".
A médica conta ainda que trabalhou junto com outras quatro cubanas, em várias unidades de saúde da cidade, inclusive substituindo médicos brasileiros quando eles saíam de férias.

"Passei todo o tempo de duração do programa aqui [Jacobina]. Trabalhei em seis postos de saúde no município, prestando ajuda quando os médicos saíam de férias, mas sem abandonar o meu posto", disse. 
Adaptada na cidade, Maydelkis lembra que não foi difícil se adequar ao local. Para ela, os baianos são receptivos.
"Jacobina é uma cidade muito acolhedora. Aqui eu tenho muitas amizades que me apoiam. Parece muito com Cuba esta área. Logo em um ano [de chegada na cidade], eu conheci a pessoa que hoje é meu esposo. Começamos a namorar, até que ficamos noivo e casamos", relembra.

Médica cubana casou com baiano durante estadia no Brasil por conta do programa Mais Médicos — Foto: Arquivo pessoal

Apesar da hospitalidade baiana, a médica fala também sobre o preconceito que os profissionais cubanos sofreram, além dos ataques de xenofobia.
"Ainda temos que escutar de muitas pessoas, nas redes sociais, que muitos de nós cubanos que estávamos no programa não éramos médicos. Inventavam que éramos enfermeiros ou veterinários em Cuba. Muitos comentários absurdos, mas eu não presto ouvidos a essas coisas. Sou uma pessoa que vou para frente sem escutar comentários que me deixem abatida", disse ela.

Revalida

Maydelkis e colegas durante atendimento à população de Jacobina — Foto: Arquivo pessoal

Depois que o governo de Cuba decidiu sair do programa em novembro de 2018, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente Jair Bolsonaro – eleito na época –, Maydelkis chegou a voltar para seu país. 

"Eu fui à Cuba e pedi minha liberação de saúde, aí eu voltei ao Brasil para continuar minha vida como tinha programado. Só não deu certo a questão do emprego, que prometeram dar trabalho para nós, para todos os médicos cubanos que ficassem, e não aconteceu assim. Ainda não tem um projeto para a gente, não colocam data para fazer o Revalida", pondera. 
O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que tiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras, precisam fazer para terem a graduação reconhecida. 

"A gente procura trabalho porque tem o diploma de médico, só que aqui tem que fazer o Revalida. Não podemos exercer [a profissão], e não encontramos trabalho porque as pessoas ficam com vergonha de contratar um médico em uma loja, uma farmácia", lamenta. 
Enquanto segue trabalhando como ambulante, Maydelkis mantém a esperança de voltar a trabalhar como médica no Brasil.
"O governo brasileiro diz que está aguardando uma medida provisória para regularizar os médicos cubanos pela parte jurídica. Eu acho que logo que vai ter uma proposta de trabalho para nós, tenho fé que vamos voltar a trabalhar", disse. Pré-t~´itulo, Tvsaj. Publicação G1. Fotos, Arquivo pessoal. 

Maydelkis durante atendimento à população de Jacobina — Foto: Arquivo pessoal

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus está, mais uma vez, no roteiro do projeto Saúde na Estrada, promovido pela Rede de Postos Ipiranga. Disponibilizando serviços de atendimento médico de forma gratuita, o evento que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, acontece nesta quinta (18) e sexta-feira (19), das 8h às 17h, no Posto Uirapuru, localizado na BR-101. 
Em sua 12ª temporada, o projeto que já beneficiou mais de 430 mil pessoas em todo o país, disponibiliza aos caminhoneiros e moradores locais, teste de visão, pressão arterial, glicose, bioimpedância, vacinas, saúde bucal, massagem, corte de cabelo e palestras, entre outros benefícios. Para ser atendido, basta ser maior de 18 anos e apresentar o CPF à equipe de atendimento. 
Na Bahia, além de Santo Antônio de Jesus, o projeto que já passou por Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas, também estará nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro e Abaré.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade prestigiou na manhã desta terça-feira (16) a inauguração da nova unidade fabril da Natulab. Localizada no 1º Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus, a fábrica conta inicialmente com 125 postos de trabalho com previsão de aumento para 200 postos até o final de 2020. 
- “A Natulab é um patrimônio de Santo Antônio de Jesus. Gera trabalho, emprego, renda, desenvolvimento para a nossa cidade, investe em pesquisa, enfim. É hoje uma empresa de ponta. Uma das maiores do país no seu segmento e, portanto, é motivo também de orgulho e satisfação para todos nós.” – Afirmou o Prefeito. 
Em seu discurso, o Presidente da empresa, Wilson Borges, destacou: “Obrigado, Rogério. Você tem sido um ‘parceiraço’.”. Representando o Governador Rui Costa, o Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, também discursou e destacou como grandes empresas como a Natulab ajudam Santo Antônio de Jesus a se consolidar no cenário estadual. 


- “Quando a gente inaugura uma fábrica como essa, estamos mostrando que a Bahia está bem. Santo Antônio de Jesus está bem. Há espaço para crescer, criar, fabricar. Isso repercute em todos os lugares. Essa cidade maravilhosa está no caminho certo.” – Declarou. 
Para construção da nova fábrica, a Natulab investiu R$ 12 milhões no espaço, que possui uma área total de 20 mil m² e área construída de 8 mil m². A produção inicial será de 2 milhões de unidades/mês e pode chegar a 7 milhões/mês em 2020, superando 84 milhões unidades por ano.  
Entre os produtos que serão produzidos no novo parque fabril da Natulab, estão a linha Vitaz (Óleo de Peixe Ômega 3; AZ 630 mg; Cabelo, Pele e Unhas; Mamãe; Mulher; e Sênior), a linha Matherlly (Lact e Gest), além de Lactulife Ameixa, Colágeno Hidrolisado, Natucler, Calciovital D3, Deviter Solução Oral Limão, Calciovital Kids, Vitamina D, Osteofix D3 K2, Lactprev 10000 e Articuli C.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus será sede do Treinamento para Fiscalização em Consultório Odontológico nesta quinta-feira (18). O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a Vigilância Sanitária local, tem participação de técnicos de vários municípios e acontece no auditório da Vigilância Regional de Saúde Leste, na 4ª DIRES. 
O objetivo da capacitação é garantir a uniformidade das ações de segurança sanitária em clínicas e centros odontológicos através do controle do risco e do dano à saúde, decorrente de procedimentos, instalações e equipamentos. O evento terá como palestrante o coordenador da Vigilância Sanitária em Santo Antônio de Jesus, Joan Souza. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Sólido, inovador e altruísta são adjetivos de fácil associação à marca do Grupo CTO. Em julho, mês em que a empresa completa 20 anos, um ação inédita para realização de exames de raio-x gratuitos marca a consistência e visão humana de um empreendimento que se reinventa ao oferecer cuidados médicos em ortopedia e, ao mesmo tempo, demonstrar tradição.

No sábado, dia 27 de julho, o Grupo CTO oferecerá 200 vagas para a realização de exames de raio-x. De acordo com o médico ortopedista Dr Everaldo, basta que a pessoa tenha uma solicitação e esteja aguardando para realizar o procedimento há pelo menos um mês. “O paciente só precisará comprovar a necessidade do exame, através da guia do SUS, para ter a oportunidade de fazer o exame sem custo para ele”, destaca.

*Cuidado ampliado*

Além de boa reputação e assistência dedicada em traumatologia e ortopedia, o Grupo CTO dispõe de serviços na área de medicina ocupacional. Nas instalações da clínica – que neste mês também ganhou um design mais confortável e otimizado – também podem ser agendados exames complementares; eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Para saber mais sobre a ação social e agendar o exame gratuito, procure a unidade do CTO: Av. Barros e Almeida, nº 292, Centro. Entre em contato no telefone 75 3631-7444 ou acesse o perfil no Instagram @ctomulticentro para saber mais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, lança na próxima terça-feira (12) a campanha SAJ contra Dengue. O objetivo é intensificar a mobilização junto aos setores públicos, empresas e a comunidade para que, juntos, desenvolvam ações de prevenção e controle da doença no município 
Para auxiliar nessa tarefa, as equipes de saúde do município vão contar com uma inovação: um pacote de stickers (figurinhas temáticas) que serão disseminadas no aplicativo Whatsapp, com dicas práticas para não acumular água e maneiras de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti. 
Mesmo antes do lançamento oficial, a Secretaria já vem se mobilizando para intensificar o combate ao mosquito com ações como: aquisição de sacos de lixo para distribuição e intensificação das visitas domiciliares pelos agentes de saúde. Os agentes, inclusive, são o público-alvo da palestra de lançamento da campanha que será realizada às 8h, no auditório da Sociedade Espírita José Petitinga. 
Para solicitar visitas ou denunciar locais com possíveis focos, os cidadãos podem ligar para o telefone (75) 3631-1341, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

Consultas e Pequenas cirurgias, como retirada de lipoma, cisto sebáceo, verrugas estão sendo realizadas uma vez por semana no Hospital Municipal de Salinas da Margarida. Os Procedimentos são realizados pelo médico cirurgião Dr Manoel Albuquerque (Dr Boy).

A Prefeitura de Salinas da Margarida tem feito avanços significativos para atender a demanda na área da saúde e naturalmente, melhorando a qualidade de vida da população 

Att.,
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Reunião realizada entre as secretarias de Meio ambiente, Infraestrutura e a Embasa, no último dia 03/07/2019, definiram ações de ajustes visando a concretização da contratualização entre as partes, referente Plano de Saneamento Básico do Município de Salinas da Margarida.

Nesta, foram tratados o planejamento para a realização de consultas prévias e Audiências Públicas necessárias para o contrato de programa entre as partes.

Itens tratados:

1-      Elaboração e Publicação do Decreto para Consulta e Audiência Pública do Contrato de Programa;

2-      Consulta Pública;

3-      Audiência Pública;

4-      Demais Procedimentos para a divulgação, realização de audiência, dispensa de licitação e assinatura do Contrato de Programa;

Estiveram presentes na reunião de ontem, os Srs.  Domingos Mario de Lima, Manassés dos Santos e a Senhora Maria Eliana de Jesus, representantes da Embasa e pelo Município os Senhores, Francisco José Pereira de Santana, Jackson Martins, Gabriela Prazeres, Isabela Menezes (representantes da Secretária de Meio Ambiente), Os Srs. Claudio Oliveira Miranda, Carlos Roberto Canuto (representantes pela secretária de Infraestrutura) e ainda Edivaldo Reis Galvão Espinola e o Procurador do Município Sr. Anísio Pinheiro.

E na manhã de hoje (04/07), os engenheiros do órgão Marcio Souza e Fabio Passos (Embasa), acompanhados do secretário municipal de Meio Ambiente, do chefe de gabinete da secretaria e    do gerente da Embasa-Salinas, iniciaram as visitas em vias e acessos da sede de Salinas.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus mais uma vez conseguiu ampliar o número de vagas para pacientes em tratamento de hemodiálise. Na primeira metade do ano, o total de pacientes assistidos passou de 232 para 246, um aumento de mais 14 pacientes. Com a ampliação, o município desobstrui leitos ocupados com hemodiálise no HRSAJ e em outros hospitais, além de garantir assistência ao paciente em tratamento. 
Vale lembrar que o tratamento de hemodiálise é contínuo e não pode ser interrompido. Os pacientes são regulados por meio de cadastro no SISNEFRO – Sistema de Regulação em Nefrologia. O tratamento gratuito é composto por três sessões semanais e é completamente realizado em Santo Antônio de Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus está presente na "Mostra Brasil: Aqui tem SUS", que acontece a próxima sexta-feira (5) durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. 
A mostra dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar projetos que dão certo e que podem inspirar profissionais de saúde e gestores. 
Nesta 16ª edição, dentre os 500 trabalhos selecionados para apresentação oral, o trabalho “Cooperação interinstitucional para solução extrajudicial das demandas de saúde: Uma experiência no Município de Santo Antônio de Jesus” concorre a prêmios durante uma cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (4). 
O trabalho apresentado nesta terça-feira (2) explica a cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Defensoria Pública resultou na celeridade da resolução e/ou encaminhamento das demandas, evitou ajuizamentos das ações, e mudança do fluxo das demandas, entre outros (as pessoas procuravam primeiro a Defensoria antes de ter procurado a SMS em muitos casos).  
Esta experiência bem sucedida no município de Santo Antônio de Jesus é resultado de 02 anos de diálogo entre os órgãos públicos e principalmente, do trabalho de gestores comprometidos tanto com a melhoria das condições de vida do usuário/assistido quanto com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse diagnóstico é registrado em três de cada dez tumores relacionados a hábitos evitáveis. Tabagismo e consumo de álcool ainda são os grandes responsáveis pelo alto índice de casos de cânceres na região da cabeça e do pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse diagnóstico é registrado em três de cada dez tumores relacionados a hábitos evitáveis

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo também traz números alarmantes: oito em cada dez diagnósticos têm a ver com o cigarro - a pessoa é ou já foi fumante. A pesquisa menciona ainda que o consumo de bebida alcoólica está presente em 50% dos casos positivos. 

Janaína Jabur, média oncologista da Aliança Instituto de Oncologia, explica que esse tipo de câncer engloba os tumores da cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe e, portanto, os sintomas vão depender do local acometido. "Normalmente, o paciente sente alguma área endurecida ou uma ferida persistente, dolorosa e sangrante que prejudica a fala e/ou a alimentação", destaca. Outros sintomas também chamam atenção, como dificuldade para engolir ou rouquidão persistente Foto reprodução.  A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Crianças e idosos são as vítimas mais afetadas pelos vírus característicos da estação. 

Uma das estações mais esperadas do ano, o inverno atrai alguns adoradores, mas também há quem não gosta de sentir frio. Contudo, o período trás problemas sérios de doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a procura por médicos pneumologistas aumenta em até 30% no período de abril a agosto. Crianças e idosos são as vítimas mais afetadas pelos vírus característicos da estação. 

De acordo com a médica pneumologista e diretora Sociedade Baiana de Pneumologia, Larissa Voss Sadigursky, é no inverno que as bactérias e os vírus se multiplicam com maior rapidez. “A baixa umidade, o resfriamento do ar e a mudança brusca da temperatura associados ao aumento da poluição, contato com ácaros das roupas guardadas e ambientes fechados, mal ventilados e mal iluminados, contribuem para que doenças como asma, rinite, otite, sinusite, faringite, laringite, bronquite crônica, enfisema e pneumonia surjam ou se agravem com maior freqüência e intensidade”, esclarece a médica.

A pneumologista frisa também, a importância e o maior cuidado que devemos ter com pacientes em idades extremas. “As pessoas mais propícias a sofrer com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado”, Larissa lembra ainda que o período de maior proliferação dos micro-organismos pode variar de acordo com a região do Brasil, “já que no Sul e Sudeste os meses mais frios podem variar de maio a outubro, enquanto que no Norte e Nordeste os meses entre abril e junho há mais chances de chuva e queda das temperaturas”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Especiais, a Pró-Reitoria de Extensão e a Superintendência de Assuntos Internacionais, estão disponibilizando o Curso de Idiomas Juventude Sem Fronteiras. Curso de Inglês e Espanhol grátis.

As inscrições vão até o dia 08 de julho. Preencha sua ficha de inscrição, presencialmente, na Secretaria Municipal de Políticas Especiais, Parque Sumaúma, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Não esqueça de levar os documentos pessoais e comprovante de residência e Declaração ou Histórico Escolar. Para participar é preciso ter de 15 a 29 anos; ser cadastrado no CAD ÚNICO; Ser estudante ou ter estudado em Escola Pública.

O programa tem como objetivo principal formar seus participantes para realizar atividades que envolvam o idioma Espanhol e Inglês, como instrumento de inclusão social, especialmente no que diz respeito a trabalho, emprego e renda, com aulas ministradas de forma gratuita. 

#JuventudeSemFronteiras
#PoliticasEspeciais
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante os festejos juninos, as UBS COPLAN e UNICENTRO terão horários específicos para o atendimento ao público. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão funcionando normalmente.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo
#Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

NOTA EXPLICATIVA
Considerando os fatos ocorridos no último final de semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em relação às tentativas de transferências de uma paciente, a Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta Nota Explicativa, prestar os seguintes esclarecimentos:
1. A Transferência da paciente do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso para UPA foi em decorrência do agravamento do quadro clínico, tendo em vista que esta Unidade Hospitalar é de baixa complexidade e não possui estrutura para atender paciente crítico;2. Chegando a UPA, a paciente foi assistida pela equipe de plantão, sendo encaminhada para sala vermelha para estabilização do quadro clínico;3. Foi solicitada transferência da paciente via Central de Regulação do Estado, com suporte de ambulância UTI, através do Sistema SUREM WEB;4. Após liberação da vaga no dia 15/06, através do referido sistema, a ambulância UTI Móvel da Central de Regulação do Estado foi encaminhada para realizar o translado da paciente. Entretanto, em decorrência da instabilidade clínica da paciente, o médico responsável pela realização do translado contraindicou a transferência devido à instabilidade hemodinâmica que a paciente apresentava, dando ciência da condição da paciente a Central de Regulação; 5. No dia 16/06, a ambulância UTI da Central de Regulação do Estado retorna para realização da referida transferência.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Santo Antônio de Jesus ultrapassou, mais uma vez, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Números da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, mostram que aproximadamente 23 mil integrantes do público-alvo foram vacinados. 
O total representa 96,45% da população-alvo, ultrapassando os 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. A título de comparação, em Salvador, foram vacinadas apenas 71% das pessoas que integram o público-alvo: crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas,  profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, bombeiros e policiais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Este é o título da campanha lançada pela Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil para chamar a atenção sobre a perversidade e a proibição do trabalho infantil. Em Santo Antônio de Jesus, a campanha tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um dos pedidos de consulta que mais recebemos através da internet é sobre a situação do benefício de auxílio doença. Frequentemente os segurados do INSS fazem o pedido sozinhos. E passam por dificuldades enormes para conseguir informações sobre o benefício. Ou ficam dependentes dos advogados, que nem sempre estão à disposição, para saber como está o seu processo administrativo, se foi deferido ou indeferido.

Porém, há escritórios de advocacia que como a Koetz Advocacia proporcionam um atendimento pela internet. Afim de facilitar a vida dos trabalhadores incapacitados, que tem o benefício indeferido pela Previdência. Evitando a locomoção e várias outras dificuldades. 

Vimos que este é um assunto que deixa muitas pessoas ansiosas. Ainda mais por se tratar de um período da vida em que ela está incapacitada de trabalhar. E depende da concessão do benefício para prover suas necessidades básicas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 07, na bucólica e receptiva cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a mais nova clínica da LISDHERMO, especializada em estética avançada, atuando na modalidade franchising em diversos do país e que, graças ao empreendedorismo, qualidade de produtos e, mais que isso, excelência em atendimento,  vem galgando novos horizontes nessa importante vertente em que atua.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a equipe, Lorena (empresária, proprietária dessa nova franquia), Andreia Lima (fisioterapêuta), Jeane, Arielle e demais profissionais. Dentre os procedimentos a serem oferecidos na clínica, micropigmentação de sobrancelhas, limpeza de pele profunda, depilação à laser, criolipólise.Sediada na Rua Fernão de Atayde,Conceição, centro, Nazaré das Farinhas, a clínica tenciona não apenas contribuir para a beleza física das pessoas que se utilizem dos serviços. Mais que isso: almejam trazer à baia uma das mais importantes posturas: a autoestima. 

Dotada de modernos equipamentos, a clínica conta com profissionais capacitados, experientes e que atuam em consonância com as premissas estabelecidas pela LISDHERMO. Conceitos que têm sido a razão de todo um sucesso dessa marca que é referência em todo o pais. Confira algumas das fotos que marcaram a inauguração em apreço. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias e Jornal Regional. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVSITA.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desde que o Brasil aprovou a regulamentação, em 2015, o número e pacientes cadastrados para importação de canabidiol (CBD) triplicou. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicaram que  até o dia 17 de maio, o total de pessoas que fizeram a solicitação para o uso da substância em tratamentos médicos era de 1.470. 

Caso o número de pedidos se mantenha nesse nível, até o final de 2019 a quantidade poderá superar a de 2018, segundo o portal G1. 

O número de pacientes cadastrados para a importação é de 6.530. De acordo com o G1 esses pacientes já realizaram 9.720 pedidos de autorização para compra. 

A regulamentação sobre o uso da cannabis medicinal no Brasil se deu com a publicação da resolução RDC17/2015, que liberou a importação do CBD para consumo próprio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo baiano, realiza, durante todo o mês de junho, uma campanha de conscientização em prol do Dia de Luta contra Queimaduras, lembrado nesta quinta-feira (06).

Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, a ação tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a prevenção de queimaduras e controle de acidentes com fogo durante, principalmente, o período dos festejos juninos.

Durante a campanha, serão realizadas palestras e ações educativas com destaque à importância da prevenção. Além de orientação profissional e distribuição de informativos sobre a importância da prevenção, também serão distribuídos materiais sobre os devidos cuidados a serem tomados em casos de queimaduras.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Maragogipe e Sapeaçu, na região de Cruz das Almas, nesta primeira semana de junho, e realizará exames de mamografia em pacientes de 50 a 69 anos. Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18 h em todas as localidades. Nos dois municípios são 3.233 mulheres aptas para a realização dos exames.

Em Maragogipe, o atendimento será feito entre os dias 3 e 19 de junho, na unidade móvel estacionada na Praça do Largo da Matriz. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) pactuou 2.100 atendimentos. Já em Sapeaçu, a unidade móvel ficará estacionada no Colégio Municipal Eraldo Tinoco. A meta é atender 1.133 mulheres, no período de 7 a 15 de junho.

O Saúde sem Fronteiras faz, ainda, o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, ofertando exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

*Após concorrer com 200 advogados, a advogada santoantoniense Fernanda Barbosa é contemplada em programa da Escola Nacional de Advocacia. 

A advogada foi um dos 11 nomes selecionados para bolsas de mestrado em direito, oferecidas pela ENA em convênio com a Universidade Nove de Julho_ 
Única selecionada em toda a Bahia , passou por uma seleção em três etapas e foi contemplada com louvor . 

Depois de concorrer com mais de 200 advogados, Fernanda Barbosa, advogada baiana e membro da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, foi  contemplada com a bolsa de estudos em  "Mestrado em Direito". 

 Com 12 vagas iniciais e somente 11 selecionados no Brasil inteiro, a seleção foi feita por meio de convênio entre a Escola Nacional de Advocacia (ENA) e a Universidade Nove de Julho (Uninove).  

"Estou em festa por ter sido aprovada na seleção. É gratificante saber que faço parte da OAB, uma instituição respeitada, que se preocupa com a valorização e qualificação dos profissionais. Sou do interior da Bahia e o mestrado era um sonho ainda distante até a oferta de bolsas através do convênio do CFOAB, ENA e Uninove. Que venham novos desafios”, comemorou Fernanda .

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Hospital da Mulher recebeu nesta terça-feira (28), em Brasília, o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados, reconhece a promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

 “Ficamos honrados em representar o Hospital da Mulher e o Estado da Bahia nesta premiação nacional. Agradecemos ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde pelo apoio indispensável nesta trajetória e dedicamos esse prêmio a cada colaborador do Hospital que se empenhou de forma diferenciada ao longo desses dois anos”, afirmou o diretor geral da Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade.

Realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a solenidade contou com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, das deputadas Alice Portugal e Lídice da Mata, do deputado Nelson Pelegrino, além do diretor geral da unidade, Marco Antônio Andrade, do diretor técnico Paulo Sérgio Andrade e da diretora administrativa Avana Cavalcante.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, visitaram e entregaram oficialmente à população, na tarde desta quarta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família Viriato Lobo. 
Com a reforma, a unidade, própria do município e que estava completamente deteriorada e fechada, foi contemplada com a implantação de consultório odontológico completo totalmente equipado, além de climatização para recepção, banheiros feminino, masculino e de funcionários, copa, expurgo e sala de esterilização. 
A unidade agora também conta com uma sala de acolhimento (classificação de risco), sala de procedimentos, sala de inalação, sala de reuniões, sala dos Agentes Comunitários de Saúde  (ACS), sala dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), além de novos móveis e equipamentos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus é sede do III Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento promovido por estudantes de medicina do Centro de Ciências da Saúde da UFRB em parceria com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, além de docentes e técnicos da UFRB, tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e outros parceiros.  
O secretário de saúde, Leandro Lobo, participou da mesa de abertura na última quarta-feira (22), no Centro Cultural e destacou a importância do evento para a área da saúde.

“Termos um espaço de construção de informações como esse é muito importante, pois é possível discutir temas sociais e, principalmente, ligados a Saúde e Educação Médica do Recôncavo Baiano, além de assuntos do cotidiano estudantil de medicina” – Afirmou o secretário.  
O evento tem como tema “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica” e registra grande adesão do público formado por estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo Baiano e de outras regiões do país. A programação segue nesta sexta (24) com palestras, minicursos, oficinas e discussões sobre diversas áreas da saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde tem realizado capacitações pelo Programa de Educação Permanente, em parceria com o Centro de Integração Educação e Saúde. O objetivo deste trabalho é atualizar os profissionais de saúde sobre diversos assuntos para que as informações sejam passadas para a comunidade como uma forma de prevenir doenças.  
Os ACS – Agentes Comunitários de Saúde do município são alguns dos profissionais que têm passado por essas capacitações. A primeira foi sobre tuberculose e amanhã, sexta-feira (24), eles participarão de um encontro que abordará sobre hanseníase, destacando sua prevenção, diagnóstico e tratamento. A capacitação acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Padre Mateus, das 8h30 às 11h30. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, visitaram e entregaram oficialmente à população, na tarde desta quarta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família Viriato Lobo.

Com a reforma, a unidade, própria do município e que estava completamente deteriorada e fechada, foi contemplada com a implantação de consultório odontológico completo totalmente equipado, além de climatização para recepção, banheiros feminino, masculino e de funcionários, copa, expurgo e sala de esterilização.

A unidade agora também conta com uma sala de acolhimento (classificação de risco), sala de procedimentos, sala de inalação, sala de reuniões, sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), além de novos móveis e equipamentos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A foto de uma receita médica ilustrada viralizou na internet após ser postada por Um dentista fez uma receita médica ilustrada para ajudar uma paciente analfabeta que estava tomando remédios de forma errada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. 

Ricardo Cayres descobriu que Dona Cris não estava tomando os remédios como indicava a receita porque não entendia o que estava escrito. Foi então que ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada. 

"Ela não sabia qual medicação tomar, nem os horários, pois ela não entendia o que estava prescrito pela receita médica", destacou o dentista em entrevista ao G1. "Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Bastou um pouco de criatividade, boa vontade e humanização", completou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Eu quase endoido quando fui tirar os antecedentes criminais e vi que constava uma observação. Vocês chegaram na hora certa para me ajudar a resolver esse problema”. Sem saber o que fazer para provar que nunca cometeu nenhum crime, a lavradora Gessica Santos Santana, 26 anos, viu na Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a única chance de tentar resolver o caso e “limpar sua ficha”. Nesta terça-feira, 21, pelo segundo dia consecutivo, a UMA atendeu aos moradores da cidade e somou mais 64 atendimentos dos mais diversos casos. O total de atendimentos nos dois dias foi de 126 pessoas.

O pesadelo da lavradora começou quando ela foi realizar uma inscrição e, para sua surpresa, foram encontradas restrições em seus antecedentes criminais. “É meu nome completo, minha foto, meus dados, mas nunca fui na cidade de Entre Rios e nunca dei essa nota falsa de R$ 100 que consta na minha ficha. É outra Géssica Santos Santana. Não sei o que fazer para provar”, relatou a lavradora. Para resolver o caso, o coordenador da Unidade Móvel, o defensor púbico Marcus Vinícius Lopes de Almeida, foi, pessoalmente, até à Delegacia da cidade e, após análise, chegou à conclusão que trata-se de homônimo e que os dados foram inseridos no cadastro de forma equivocada. “Através da atuação da Unidade Móvel, conseguimos, através da Secretaria de Segurança Pública, retirar os registros que constavam nos antecedentes criminais dela e, agora, já está apta a realizar a inscrição. Como segundo passo, vamos oficiar a SSP para regularizar a situação de vez”, explicou o coordenador, enquanto a lavradora não parava de agradecer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Saúde, serviço e cidadania, assim foi a manhã de domingo (19) para diversos moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus, que marcaram presença na I Feira de Saúde da Boa Vista. 
Realizada pela Associação de Moradores da Boa Vista, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e parceiros, a Feira ofereceu gratuitamente diversos serviços como: clínica geral, pediatria, ultrassonografia, eletrocardiograma, saúde bucal, vacinação, orientações em saúde do trabalhador, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV e Hepatite, além de orientações sobre saúde da mulher e realização de cadastro do CADÚNICO. 
O Prefeito Rogério Andrade prestigiou os trabalhos e conversou com moradores sobre o evento: 
- “A feira é mais um meio de levar saúde a população que mais precisa. Hoje é domingo e muitas pessoas que não tem tempo durante a semana, estão vindo hoje, aproveitando essa oportunidade. É uma iniciativa que contribui muito para a qualidade de vida da população.” – Afirmou. 


Enquete


PodCast