Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Turma 2017.1 de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da UFRB, em Santo Antonio de Jesus realizou, na manhã dessa quarta-feira, 06, mais uma atividade sob a coordenação das professoras Aline/ Ticiana Ramos, procedendo entrega de convites aos moradores, para participação no evento "SE ESSA URBIS 1 FOSSSE MINHA...O ESPETÁCULO", oportunidade em que será apresentado relatório com base nas vivências e aprendizagens adquiridas no processo de vínculo com a comunidade, no próximo dia 13, a partir das 17h. 

De parabéns, portanto, a turma em epigrafe, professores e a direção da UFRB por estarem indo de encontro à comunidade, no caso a URBIS 1, estreitando, assim uma relação que, inexoravelmente, servirá como parâmetro para esses futuros profissionais que, mais do que estarem nos consultórios, postos de saúde, clínicas e hospitais atendendo de forma "mecânica" os pacientes, estarão sendo mais sensíveis por terem vivenciado nessas interações comunitárias, a realidade do que acontece no "front". Hoje, e de há muito tempo, há profissionais médicos que atendem pacientes sem, sequer, olhar para os mesmos. Talvez porque não tiveram a oportunidade de terem experiências como essa. 

A professora Aline adiantou à Tvsaj que serão realizadas atividades na Urbis 1 durante o semestre do ano letivo 2017.2 (até março/2018), com o objetivo de pormover vínculo com a comunidade e discutir assunstos e questões relacionadas à saúde. Assevera que serão desenvolvidas ações integradas com os cursos de medicina e enfermagem, possibilitando, assim, atividades multidisciplinares que envolvam moradores da localidade. Foto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando várias ações para melhor os serviços da saúde pública municipal, dentre os vários avanços já registrados pela atual gestão, em 05 de setembro de 2017 foi realizada a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Sapeaçu (HMP). O centro cirúrgico municipal estava completamente abandonado há mais de 2 anos, foi necessário uma ampla reforma e aquisição de novos equipamentos para fazê-lo voltar a funcionar. “Vergonhosamente durante muito tempo não era realizado nenhum tipo de procedimento no centro cirúrgico da nossa cidade. Encontramos o centro cirúrgico assim como toda unidade hospitalar em péssimo estado. E hoje, depois que reformamos e adquirimos equipamentos com recursos próprios está perfeitamente adequado às normas do Ministério da Saúde e o melhor de tudo, atendendo a demanda da nossa população”, disse o prefeito Dr. George.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta sexta-feira (1), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, está promovendo um evento de conscientização relativo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Na ocasião, os profissionais de saúde do município, em parceria com o NASF, VIEP, Atenção Básica, CTA/SAE, VISA e outros órgãos, estão realizando palestras temáticas, testagem rápida de HIV, distribuição de preservativos e trabalhando temas como o preconceito sofrido pelos portadores do vírus HIV e formas de prevenção. Além dessas ações, a manhã será dedicada a avaliações nutricionais, atividades físicas, vacinação e um café da manhã para os participantes. A entrada é gratuita e aberta a todos os cidadãos.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional da Chapada começa a funcionar no domingo (3) com mutirão de cirurgias eletivas e livre atendimento ao público. Primeira unidade de saúde de alta complexidade da região da Chapada Diamantina, o hospital será inaugurado na sexta-feira (1) pelo governador Rui Costa. Foram investidos R$58 milhões na empreitada que terá atendimento de urgência e emergência 24 horas, 101 leitos, sendo 10 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e centro cirúrgico, de bioimagem e ambulatório. O objetivo é ser referência para os 11 municípios da região, com atendimento assistencial de hospital geral. Serão atendidas urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, obstétricas, pediátricas, traumato-ortopédicas e psiquiátricas. Os pacientes poderão ser assistidos e internados nas especialidades de clinica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), além dos demais serviços de apoio assistencial e administrativo.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Graças ao trabalho sério da Prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria Municipal de Saúde e parceria com o OdontoSesc diversas atividades com palestras sobre Saúde Bucal, orientações, escovação, aplicação de flúor, exibição de vídeo, roda de conversas, dinâmicas e distribuição de creme, escova e fio dental foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. 

Assim como na sede, os alunos da zona rural do município também foram beneficiados com as ações de Saúde Bucal através da Unidade de Saúde da Família (USF) Jucélia Felizardo de Santana, localizado no Pacheco.  

O Governo do Povo acredita que a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde. Com esse propósito esse trabalho não visa somente o tratamento curativo, mas também, aspectos educativos com a finalidade de obter um sorriso sadio nos estudantes. ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”. Drica Dicastro. Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Uma pesquisa feita em Campinas (SP) com roupas íntimas - calcinhas, cuecas e sutiãs - encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.
O estudo, feito na Faculdade Devry Metrocamp, analisou 52 peças, sendo 27 novas - com contaminação em 85% por bactérias resistentes -, e 25 usadas - com risco de doenças em 92% delas. Mulheres e homens entre 20 e 55 anos participaram do estudo. Para idosos e crianças, os itens novos integraram as amostras e também geraram preocupação.
"A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. [...] Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave", afirma a doutora em ciência de alimentos, bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira.

Pesquisa realizada em Campinas encontrou até 10 mil fungos e bactérias em roupas íntimas (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

Peças usadas 
A falta de higienização correta foi a grande vilã da pesquisa. Nas calcinhas e cuecas usadas foi encontrado o maior número de micro-organismos - até 10 mil - responsáveis por causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.Representam risco ainda maior para quem possui hemorróidas e fístulas anais, em mulheres e homens."Mais de mil [micro-organismos] já é preocupante", diz Rosana. "Algumas mulheres têm muitas queixas com infecções de urina recorrentes e, às vezes, o problema está na calcinha. O mesmo para os homens, às vezes se queixam de dor", afirma Rosana.

Pesquisadora Rosana Siqueira analisa cuecas entre as roupas íntimas em estudo feito em Campinas (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

Peças novas 
Nas peças novas vale o alerta para quem tem "preguiça" de lavá-las antes de usar, e também para quem as experimenta antes de comprar. A pesquisadora encontrou nas amostras de calcinhas, sutiãs e cuecas - compradas em lojas de shoppings e também em comércio de rua - até 250 bactérias resistentes.
"[Encontramos] Staphylococcus aureus, Staphylococcus saprophyticus e Candida albicans, que são micro-organismo que fazem parte da microbiota da maioria da população. Ou são provenientes do material utilizado, dos manipuladores, ou das pessoas que estavam ali para comprar. O novo não é sinônimo de segurança", diz Rosana.
O cuidado com os sutiãs é preciso principalmente nos casos em que a mulher amamenta - possui nos mamilos uma "porta aberta" com pequenas fissuras - ou passou por cirurgia de mama e está em fase de recuperação.
Os fungos e bactérias encontrados - entre elas a Escherichia coli - podem causar desde irritação na pele até furúnculo, inflamações nos mamilos, micoses e manchas. 

"Quando esses microorganismos conseguem penetrar na mucosa, aumentam a quantidade e podem cair na corrente sanguínea e afetar outros órgãos. Pode ser que não aconteça nada, mas se o sistema imunológico está debilitado, pode ser prejudicial", ressalta a bióloga.
 

Análise em roupas íntimas abrange peças novas e usadas em estudo de Campinas (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

Infecções e transmissão de doenças
 
O ginecologista, obstetra e professor Carlos Tadayuki Oshikata, que atua no Hospital Celso Pierro da PUC de Campinas, alerta que, dependendo da paciente, as infecções urinárias podem atingir formas graves.
 

"Numa gestante, é a principal causa de trabalho de parto prematuro, em uma paciente idosa pode levar até a morte se ela for imunodeprimida", explica o especialista.
 
Oshikata relaciona o risco à falta de cuidado com a higiene da vagina, que possui proteção natural devido à sua acidez, mas fica vulnerável com o uso de roupas de material sintético e o abafamento da região, por exemplo.
"Isso faz com que haja uma proliferação de micro-organismos potencialmente patogênicos. A partir daí você vai ter uma infecção, que pode ser bacteriana ou fúngica. Uma vez que estabelece esse desequilíbrio na flora, vai predispor à infecção urinária", afirma o ginecologista.

Pesquisadora de Campinas colhe amostra em calcinha para verificar contaminação (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

No caso dos homens, o chefe da urologia da Hospital da PUC, André Meirelles, pontua que há risco de transmissão de doenças se houver compartilhamento das peças íntimas, principalmente se a pessoa é portadora de doenças sexualmente transmissíveis. Mas, a ocorrência é remota. 

"Tem gente que não lava por dois, três dias. [...] No caso de hemorróida e fístula, tem sangramento, ter contato com o sangue de outras pessoas nunca é bom. [...] Uma roupa dessa tem que ser muito bem lavada, e se houve uma contaminação muito grande - sangramento, feridas com pus - tem que jogar fora", afirma o urologista 

Higienização ideal 
Segundo Rosana, o ideal é que as roupas íntimas não sejam lavadas com sabão em pó ou outros produtos durante o banho, como shampoo, mas com sabão neutro. Também é importante não misturá-las com outras peças de roupa e, principalmente, não deixar dias no cesto aguardando a lavagem. A contaminação se alastra. 

"A Escherichia coli , responsável pela maioria das infecções, dobra a população a cada 20 ou 30 minutos", afirma. 
Na hora de colocar para secar, vale cuidar para que as peças não estejam do lado do avesso, pois correm o risco de serem contaminadas por insetos. Antes do uso vale, ainda, um "choque" de temperatura.
"A maioria dos micro-organismos não é resistente a altas temperaturas. Não usar ferro a vapor, por conta da umidade", completa a bióloga.

Pesquisadora da Devry Metrocamp analisa peças íntimas em estudo de Campinas (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

O ginecologista Carlos Tadayuki Oshikata ressalta, ainda, que a mulher deve se preocupar mais em manter a saúde da vagina como forma de proteção. Por exemplo, usar calcinha de algodão e até dormir sem calcinha, para manter o ambiente arejado.
"Em relação à higiene, mais em adolescentes e crianças pelo fato de não saberem se limpar, após a evacuaçãoo é comum a contaminação. A limpeza deve ser da vagina para trás", ensina.


 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os 480 mil moradores de mais 22 municípios baianos, desta vez no Território de Identidade do Sertão Produtivo, passam a ter cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Policlínica Regional do Alto Sertão, segunda entregue pelo Governo do Estado, foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (24), em Guanambi. O consórcio que vai gerir o equipamento reúne 100% dos municípios da região.

"Aqui são duas grandes construções. A primeira é esta belíssima unidade de saúde, de concreto, cimento e aparelhos tecnológicos. A segunda é formada por homens e mulheres, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, que acreditaram na ideia. Se é possível regionalizar e dar mais qualidade de saúde para o povo em lugares ricos como Alemanha, Suíça e França, não se pode dar ao luxo de pulverizar recursos em serviços de baixa qualidade em lugares pobres como a Bahia e o Nordeste. Juntos, todos podemos oferecer serviços de primeiro mundo para a população", afirmou Rui. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Jordânia Freitas

A sua saúde pode estar correndo perigo.  Cerca de 30 farmácias clandestinas, que operavam sem alvará da Vigilância Sanitária, certidão de regularidade do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e farmacêutico responsável foram fechadas este ano na Bahia.  A informação é do CRF-BA, que destaca o Subúrbio Ferroviário de Salvador como a região da capital baiana com maior número drogarias punidas por operar fora da legalidade.

De acordo com Mário Martinelli Júnior, presidente do CRF-BA, as drogarias clandestinas estão espalhadas por todo o estado, não há uma concentração maior em uma localidade específica baiana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta semana, a Santa Casa de Misericórdia de Nazaré divulgou os números da 37ª etapa do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. A unidade arrecadou, somente nesta fase do projeto, 239 mil notas ficais que totalizaram um valor de, aproximadamente, 14.900 reais. Com o repasse, a instituição adquiriu alguns equipamentos como mesas auxiliares, suportes para soro, berços de acrílico, carros para bisturi, entre outros, que auxiliaram nas melhorias da infraestrutura do hospital.
 Os recursos oriundos do programa seguem um plano de trabalho desenvolvido pelas lideranças da Santa Casa de acordo com as prioridades do Hospital Gonçalves Martins e devem seguir as exigências do regulamento do projeto. Aqueles que desejarem continuar contribuindo com a unidade podem depositar cupons e notas fiscais nas urnas identificadas ou na própria instituição. Dessa forma, a população ajuda a aumentar a pontuação da Santa Casa na campanha, o que é revertido em recurso financeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre os assuntos do #PapoCorreria desta terça-feira (21), destaque para o avanço do Hospital Metropolitano e a ampliação do atendimento em Ilhéus e região com o Hospital Luís Viana e o novo Hospital da Costa do Cacau. O governador Rui Costa também comentou o empréstimo federal para a Bahia e a situação das obras de estradas em todo o estado. Seguem os principais trechos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, por meio do Núcleo de Recrutamento e Seleção, torna público nesta terça-feira (21), o resultado final dos aprovados em Processo Seletivo para formação de Cadastro Reserva nas áreas de Nível Superior e Nível Médio/Técnico. Os resultados da 1º e 2º etapa, divulgados anteriormente, correspondem aos candidatos selecionados em prova escrita, análise das provas práticas e das entrevistas realizadas com os candidatos aplicados nos dias, horários e locais informados pela própria Unidade e veículos de comunicação. Abaixo, confira a lista final dos aprovados por ordem de classificação. 

PROCESSO SELETIVO FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA

AGENTE ADMINISTRATIVO – PORTARIA
1º, ANDRÉ LUIZ FERRARI REBOLSAS; 2º, JUCILENE DE JESUS ANDRADE; 3º, LEANDRO DE JESUS SANTOS; 4º, FERNANDO DE OLIVEIRA CORREIA; 5º, ROGÉRIO DE SOUZA SANTOS                                   PROCESSO SELETIVO FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Criada para atender aos moradores de 22 municípios do sudoeste baiano, a Policlínica da região de Guanambi será inaugurada nesta sexta-feira (dia 24), às 16h, pelo governador Rui Costa. Uma série de ações marca o ato de entrega da unidade de saúde que será iniciado a partir das 8h, com uma visita guiada às instalações reunindo a imprensa da região, deputados e prefeitos cujos municípios formam o Consórcio Público de Saúde, seguida de coletiva de imprensa. 

Localizada no bairro Santa Luzia, em Guanambi, a Policlínica Regional levará atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Bastante praticada, em Santo Antonio de Jesus e região, antes do surgimento da empresa que, hoje, processa o abate e distribuição de carnes em supermercados do município e região, a comercialização de "boi deitado" era, infelizmente, uma prática danosa neste e outros municípios da região, colocando em risco a saúde da população que, enganada, acabava participando de todo um processo de embuste. Alguns casos eram descobertos a partir de denúncias. Sempre que a ADAB tinha conhecimento, os produtos comercializados eram apreendidos e incinerados.  

Mas a comercialização deixou de existir aqui no município, apenas, a partir de uma iniciativa do Ministério Público, através do promotor Julimar Barreto,  que exigiu do poder público municipal a adoção de providências que, deveras pudessem "exterminar" esse tipo de comércio. Toda a carne abatida e distribuída no município é egressa da empresa redenciada a esse tipo de serviço. Informações de que, a empresa recebe, constantemente,  visita de fiscalização por parte de prepostos da ADAB e vigilância sanitária do município.

 

"BOI DEITADO"

Essa expressão é bastante conhecida, principalmente, em meio às pessoas que laboram, no dia a dia, com a comercialização de carnes; notadamente, por parte dos "magarefes" (pessoas que cuidam do abate). "Boi deitado" significa dizer que a carne que possa estar sendo comercializada se refira ao aproveitamento da carne de animal que tenha sido encontrado morto  há pouco tempo, em face de algum aicidente ocorrido (perna quebrada, etc). Para não gerar prejuízo maior, o proprietário ou outra pessoa que o tenha encontrado, aproveitava a carne, levando-a à comercialização. Ao chegar à feira, era misturada às demais carnes. O consumidor, inadvertidamente, acabava comprando o produto sem saber se estava contaminada ou não. Algumas chegavam, inclusive, a apresentar aparência e odores diferentes. 

Mas, infelizmente, em outras regiões, a situação “continua como d`antes, no quartel de Abrantes". Na madrugada desse sábado, 18, por exemplo, mais de uma tonelada de carnes adulteradas foi apreendida numa operação protagonizada pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), na área que dá acesso aos municípios de Santo Amaro, Terra Nova e Teodoro Sampaio. Carnes de boi, carneiro, frango e animais silvestres que estavam sendo transportadas em dois veículos. Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestação de esclarecimentos. Em que pese fiscalização dos órgãos competentes, é  sempre de bom alvitre que a população, aqui ou acolá, esteja atenta para que fatos dessa magnitude não voltem a acontecer. Inseção de imagens divulgação google, de forma ilustrativa. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma pesquisa realizada na Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que os puns – sim, aqueles gases com cheirinho desagradável – ajudam a combater doenças e prolongar a vida de uma pessoa. Há uma relação entre estar expostos aos puns e ao aumento significativo na expectativa de vida das pessoas. O herói, no caso, é o sulfeto de hidrogênio, um dos componentes dos gases intestinais. E quanto mais fedido, melhor para a saúde de quem cheira. Segundo o estudo, quando as células ficam estressadas por alguma doença, elas fazem uma enzima que gera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, que é justamente o componente que as mantém vivas. Nesse processo, as mitocôndrias são conservadas, a produção de sangue aumenta e a inflamação é regulada. Segundo o pesquisador Mark Wood, a exposição aos gases pode combater doenças e diminuir os riscos de câncer, demência, ataques cardíacos e artrite. O excesso é perigoso, mas não há risco de morte por inalação de puns de outras pessoas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, realiza de 20 a 24 de novembro, a Campanha Novembro Azul, com o objetivo de intensificar as iniciativas de Saúde do Homem, especialmente a prevenção do câncer de próstata. Durante a campanha, será montado um Posto de Coleta na sede da Secretaria, com atendimentos a partir das 6h30, para os homens com 50 anos ou mais, já triados pelas Unidades de Saúde. Na sexta-feira (24) os atendimentos serão de demanda livre para todos os homens nessa faixa etária.  Na segunda-feira (20) haverá um ato para marcar o início da campanha, com todos de azul, às 8h, na Secretaria de Saúde.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo Michel Temer vai decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país, estabelecendo um prazo de cinco anos. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, a medida foi confirmada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, o decreto para a adoção da medida já está na mesa do presidente, que deve assinar o decreto até o final deste ano. "Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino", afirma o ministro. Ele acrescenta, no entanto, que há ainda dois editais em andamento para a abertura de novos cursos, lançados ainda durante a gestão Dilma Rousseff, que serão concluídos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alexandre Frota, 54 anos, confirmou nesta quarta-feira (15) que entrou na Justiça contra seu plano de saúde, em 2014. Essa semana foi noticiado que o ator processou o Bradesco Saúde para receber uma prótese peniana. O processo deixou de ser considerado sigiloso pelo juiz no dia 31 de outubro, se tornando público. 

“Entrei, sim, contra o plano, mas foi para obter todo o pré-tratamento, o operatório, o pós-operatório... O tratamento completo, incluindo a prótese, se preciso. O plano aceitou e fez um acordo. Se não fosse tratado a tempo, poderia ter que usar uma prótese e, aliás, não vejo problema. 10% dos homens após 40 anos podem sofrer com algo assim”, afirmou Frota à revista Quem.Correio da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em mais uma edição do programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pela rede social Facebook, o governador Rui Costa confirmou a publicação do edital do concurso da Polícia Civil ainda este ano, na primeira quinzena de dezembro, e deu mais detalhes sobre o processo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A recusa da Embasa em fornecer informações à Polícia Federal sobre o lançamento de esgoto sem tratamento no mar, na costa de Salvador, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), nesta terça-feira (14), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele disse que a prática de sonegar informações de interesse público à sociedade tem sido constante na atual administração estadual, citando também o caso do laudo do Departamento de Polícia Técnica sobre as causas do desmoronamento parcial do Centro de Convenções, que ficou mais de seis meses trancado nas gavetas do Palácio de Ondina.

“É impressionante o descaso do Governo do Estado com um dos mais elementares direitos do cidadão, o de receber informações claras e verdadeiras sobre atos e ações governamentais”, salientou o deputado, em seu discurso.A recusa da Embasa em fornecer as informações sobre o crime ambiental levou a Polícia Federal a realizar nesta terça-feira, com autorização judicial, uma operação de busca e apreensão na sede da empresa e em outros endereços, em busca de documentos.

A Justiça concedeu a autorização para a realização das buscas na sede da Embasa após a empresa se recusar a entregar documentos aos investigadores que apuram o caso, sob o argumento de que não é obrigada a produzir provas contra ela mesma.Núbia Passos - Assessora de Comunicação
Deputado estadual Carlos Geilson (PSDB)
Assembleia Legislativa da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste mês de novembro e em dezembro, o Governo do Estado vai inaugurar quatro policlínicas que vão atender a cerca de 2 milhões de pessoas dos municípios Guanambi, Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e o entorno dessas cidades, com serviços especializados e exames de alta complexidade. Em todas as unidades, o atendimento será feito através de agendamento realizado nas secretarias da Saúde dos municípios.

A primeira policlínica será inaugurada no próximo dia 17, em Teixeira de Freitas, para atender a região do extremo sul. Em 24 de novembro, será a vez da população de Guanambi e municípios do seu entorno receber a nova unidade que vai ampliar e dinamizar o sistema de saúde. Já as policlínicas de Irecê e Jequié serão entregues nos 21 e 22 de dezembro, respectivamente

Neste mês de novembro e em dezembro, o Governo do Estado vai inaugurar quatro policlínicas que vão atender a cerca de 2 milhões de pessoas dos municípios Guanambi, Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e o entorno dessas cidades, com serviços especializados e exames de alta complexidade. Em todas as unidades, o atendimento será feito através de agendamento realizado nas secretarias da Saúde dos municípios.

A primeira policlínica será inaugurada no próximo dia 17, em Teixeira de Freitas, para atender a região do extremo sul. Em 24 de novembro, será a vez da população de Guanambi e municípios do seu entorno receber a nova unidade que vai ampliar e dinamizar o sistema de saúde. Já as policlínicas de Irecê e Jequié serão entregues nos 21 e 22 de dezembro, respectivamente

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a inauguração dos hospitais da Chapada, em Seabra, e Costa do Cacau, em Ilhéus, ambos em dezembro, o Governo da Bahia adiciona 285 novos leitos à rede estadual. “Foram mais de 160 milhões investidos entre obras e equipamentos nas duas unidades”, afirma o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao apontar as unidades que vão ofertar serviços de média e alta complexidade. 

O Hospital do Cacau será referência para 67 municípios que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. “Nesta primeira etapa, a unidade terá 184 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Como diferenciais, o hospital oferta serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, bem como ortopedia de alta complexidade”, explica o secretário, ao destacar ainda que a unidade de saúde conta com um parque de bioimagem completo, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Na segunda etapa, mais 120 leitos serão entregues.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia destinou uma ambulância zero-quilômetro no valor de R$ 150 mil e uma série de outros bens para uso no setor de saúde de Santo Antônio de Jesus. Ao todo, são R$ 280 mil em equipamentos que já estão reforçando o atendimento no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os recursos vêm de ação de execução de termo de ajuste de conduta movida contra o Natulab Laboratório Farmacêutico S.A. por descumprimento de normas trabalhistas.

Após mover ação judicial contra a empresa, o MPT fechou acordo judicial firmado com empresa que descumpriu termo de ajuste de conduta (TAC). O veículo já foi entregue pela procuradora do trabalho Raquel Freire a diretores da unidade de saúde, na presença de representantes da empresa. No total, o acordo judicial prevê que R$ 280 mil serão revertidos em bens para o setor de saúde do município, retornando assim para o local em que a sociedade foi lesada pelas práticas ilegais.

A ambulância destinada para o Estado da Bahia é um dos itens adquiridos pela Natulab Laboratório Farmacêutico S.A. para uso do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Outros equipamentos, como dois monitores multiparamétricos, um cardioversos com marcapasso e um eletrocardiógrafo, além de medicamentos fabricados pela própria empresa, fazem parte do acordo e também já estão disponíveis para a população.

Na ação que resultou no acordo com a Natulab, ficou comprovado o descumprimento de sete itens previstos no termo de ajuste de conduta firmado em 2008 com o órgão. Os bens destinados ao poder público servirão para repor na sociedade os prejuízos causados pelas falhas trabalhistas causadas aos empregados da empresa. A ambulância já está em operação em Santo Antônio de Jesus e os demais equipamento já estão em processo final de aquisição.ASCOM MPT-BA. Inserção de imagens arquivo (Tvsaj), de Dr.a Raquel Freire (Procuradora do MPT em S.A.Jesus) e Dr. Luis Carneiro (Procurador chefe do MPT na Bahia que sucede, nessa terça-feira, 17, ao atual Procurador Alberto Balazeiro).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste mês de novembro, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as iniciativas de Saúde do Homem, especialmente a prevenção do câncer de próstata, como parte das ações relacionadas a campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, os profissionais de saúde estarão convidando os homens com mais de 50 anos a realizar os exames diagnósticos (PSA e USG da Próstata). Os pacientes com alteração serão encaminhados para avaliação urológica. Ainda serão realizadas atividades em sala de espera com palestras educativas em todas as Unidades de Saúde, além da realização de testagem rápida para HIV e Sífilis.

Para reforçar a campanha, os prédios da Prefeitura, Biblioteca Municipal e Igreja Matriz, receberam uma iluminação especial da Secretaria de Serviços Públicos. Quem também aderiu a campanha foi o Prefeito Rogério Andrade com uma mensagem publicada em sua página oficial no Facebook alertando para o combate ao preconceito e lembrando a importância da prevenção à doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na noite dessa segunda-feira, 06, tendo início às 19h, na Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus, sessão especial inerente ao Novembro Azul, na campanha de prevenção de Câncer de Próstata. De iniciativa do vereador Francisco Freire, o evento contou com participação de Dr. leonel Cafezeiro, Jackson oliveira e Luciano Peixoto, versando sobre a temática em apreço. Dr. Francisco que, de conformidade com acompanhamento feito pelo Observatório Social, é o vereador de melhor desempenho na atual legislatura, no município. Imagem arquivo, Tvsaj. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em reunião entre representantes da Santa Casa de Nazaré e Ministério Público, o órgão, através da primeira promotoria, se comprometeu a destinar parte dos valores provenientes de transações penais para realização de melhorias no hospital. A iniciativa faz parte da Semana de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontece em todo Brasil, no final do mês de novembro. No município de Nazaré, acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, com 200 audiências de conciliação programadas e possibilidade da aplicação de penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade ou valores que podem ser destinados para instituições não governamentais, de caráter filantrópico. Para ser beneficiada pela medida, a instituição precisa estar cadastrada na CEAPA – Centro de Penas Alternativas e inscrita no Juizado Especial Criminal.  

A Santa Casa de Nazaré cumpre todos os requisitos e será beneficiada, recebendo recursos provenientes da aplicação de penas alternativas pecuniárias para melhorias nas instalações e equipamentos do hospital. A instituição também receberá adolescentes, encaminhados pelo juizado da Infância e Juventude, para cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade. A jornada de trabalho para esses jovens pode variar de acordo com o entendimento do juiz e da gravidade do ato praticado, porém não deve prejudicar as atividades escolares.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, em discurso em plenário, conclamou que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), encontre uma alternativa de honrar com a dívida de R$ 9 milhões que tem com o Hospital Martagão Gesteira, de forma que o atendimento não seja suspenso. De acordo com o demista, informações chegadas a ele dão conta que a Sesab tem mais serviços contratados que recursos para financiá-los e tem feito o pagamento por rodízio, escolhendo um prestador por mês, com isso as entradas do fluxo de recursos do Martagão, um hospital pediátrico, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem piorado a cada mês.

“Para se ter ideia, nos últimos dois meses teriam recebido apenas 30% do que produziram, com um total de mais de R$ 9 milhões a receber e sendo assim, não há boa ação que sustente esse atraso, o que significa que o hospital pode fechar as portas a qualquer momento até mesmo por falta de materiais, já que deve de fornecedores aos médicos”, alertou, complementando que: “os gestores vão para o Ministério Público Estadual, assinam Termo de Ajuste de Conduta, sentam para negociar, mas tudo depois não passa de engodo e, com isso, a população mais uma vez pagando alto preço”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste mês de novembro e em dezembro, o Governo do Estado vai inaugurar quatro policlínicas que vão atender a cerca de 2 milhões de pessoas dos municípios Guanambi, Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e o entorno dessas cidades, com serviços especializados e exames de alta complexidade. Em todas as unidades, o atendimento será feito através de agendamento realizado nas secretarias da Saúde dos municípios.

A primeira policlínica será inaugurada no próximo dia 17, em Teixeira de Freitas, para atender a região do extremo sul. Em 24 de novembro, será a vez da população de Guanambi e municípios do seu entorno receber a nova unidade que vai ampliar e dinamizar o sistema de saúde. Já as policlínicas de Jequié e Irecê serão entregues nos dias 16 e 21 de dezembro, respectivamente

Notícias | postado por: Mascarenhas

A campanha #PraFicarBemNaSelfie, realizada em Santo Antônio de Jesus nos dias 26 e 27, alcançou a marca de 1.300 atendimentos, ultrapassando a previsão inicial de 1.000 pessoas atendidas. O evento promovido pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-BA) ofereceu diversos serviços como avaliação odontológica, escovação supervisionada, distribuição de kit escovação, palestras sobre promoção de saúde, aplicação de flúor, orientações sobre formas de prevenção da cárie e outras doenças que ocorrem na boca.

Cuidar da Saúde Bucal é fundamental para evitar o surgimento de doenças como o câncer de boca. Segundo o Instituo Nacional do Câncer, a doença registra 14 mil novos casos por ano no país, matando mais de quatro mil brasileiros anualmente. Quando diagnosticado precocemente, o paciente tem de 80 a 90% de chances de cura.ASCOM Prefeitura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um jovem de 27 anos ficou com 50% do corpo queimado depois que sofreu uma descarga elétrica em um fio de alta tensão, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, a vítima fazia a instalação de rede de internet em uma loja quando o acidente aconteceu. Com o choque, a vítima caiu em uma marquise do estabelecimento.

Os bombeiros encontraram o rapaz tendo convulsões. No entanto, após ser retirado do local da queda, ficou consciente. Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram do resgate. Foi na ambulância do Samu onde ele recebeu os primeiros socorros.A vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, também em Barreiras, em estado grave.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa inicia esta semana, em Cuba, uma nova missão internacional com o objetivo de estreitar os laços comerciais com o país da América Central e estabelecer parcerias nas áreas de saúde e educação. Nesta segunda-feira (30), ele participa da abertura da 35ª edição da principal feira multisetorial de Cuba, a Feira Internacional de Havana (Fihav), onde pretende prospectar novos negócios para a Bahia. 

Entre os compromissos de Rui em Cuba está uma reunião com o Grupo de Indústrias de Biotecnologia e Farmacêutica, BioCubaFarma, um conglomerado empresarial cubano, que produz e comercializa produtos farmacêuticos e biológicos, equipamentos e serviços de alta tecnologia. O objetivo do encontro é aprofundar o relacionamento entre as instituições dos dois países e ampliar as parcerias atuais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade esteve na Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira (30) para entregar pessoalmente ao Presidente, Tom, o Projeto de Lei de Autoria do Executivo que autoriza a Prefeitura Municipal a firmar convênio de até R$ 80 mil por mês em medicamentos para a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus. Acompanhado pelo vereador Dr. Francisco, o Prefeito entregou a proposta que deverá ser analisada pelos vereadores na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa. 
- “Sei da importância que esta instituição tem para a nossa cidade e quero ajudar a garantir seu amplo funcionamento e atendimento a todos que dele precisarem. Quem ama, cuida, e estou cuidando para que a saúde dos santo-antonienses seja cada vez melhor!” - Comentou.  Prefeito protocola na Câmara projeto que autoriza repasse para Santa Casa.ASCOM Prefeitura. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus irá retomar na próxima quarta-feira, dia 1º, as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Irmã Dulce.O anúncio foi feito na manhã deste domingo (29) pelo Prefeito Rogério Andrade, durante o início da pavimentação do Loteamento Grande Vale.- “Vamos juntos na quarta-feira, retornar ao Bairro Irmã Dulce para começar mais essa obra. Para que a população possa ter uma saúde de melhor qualidade e estrutura.” – Salientou.O evento, que acontece a partir das 9h, dará início a série de revitalizações que a Prefeitura irá realizar nas unidades de Saúde do município.ASCOM Prefeitura Saj. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fiscais do Ministério dos Direitos Humanos flagraram pacientes amarrados, dopados e falta de estrutura no Hospital Psiquiátrico Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, em Cuiabá, no estado do Mato Grosso. A fiscalização na unidade de saúde foi feita pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e constatou que o local "funciona, em outras palavras, como um grande depósito de pessoas – acomodadas da maneira possível, sem qualquer tipo de individualização". O CIAPS é uma instituição pública e atende cerca de 70 pacientes. A fiscalização foi realizada entre os dias 13 e 21 de julho deste ano. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O PV (Partido Verde) sai na frente com relação às novas composições político-partidárias em Santo Antonio de Jesus.  Dr. Hernane Mercês substitui Dr. José Reis Filho na assessoria jurídica da Câmara de Vereadores (sob o comando do vereador Antonio Nogueira, "Tom"). Hernane foi nomeado como novo assessor jurídico nessa segunda-feira, 16, através da portaria 128/2017, publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores. Ele que, antes de ocupar a Superintendência de Cultura e Esporte no governo Euvaldo Rosa, no período de 2008 a 2012, também foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo seu partido. Além de militar na esfera politico-partidária, Hernane já contribuiu bastante par o desporto e a cultura no município. 

Hernane que, no evento de lançamento de obras no Canal do Mutum, no último dia 08, protagonizado pelo prefeito Rogério Andrade, também marcou presença ao lado do amigo e correligionario Pe. José Raimundo e da liderança Valdéli Quadros. Fotos Antonio Mascarenhas 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em algum momento da vida, você vai se deparar com essa questão: açúcar ou adoçante? A resposta pode estar associada a um estilo de vida ou a uma escolha sem critério -  o que a longo prazo pode provocar efeitos colaterais. O CORREIO procurou nutricionistas e médicos para explicar a diferença entre os dois produtos e indicar a melhor opção para cada situação.
Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser excluídos totalmente das dietas. Seja em grãos ou na forma líquida, comprados no mercado, são produtos processados e, quando consumidos em excesso, podem levar à obesidade e outras complicações. 

Os especialistas concordam em um ponto: o ideal é fazer uma reeducação alimentar para diminuir o desejo de comer doces. “O ideal é ir tirando o sabor doce da sua vida, adoçando menos os alimentos”, explica a endocrinologista Paula Velasco. Com a reeducação é possível até parar de consumir o açúcar ou o adoçante ficando apenas com aqueles encontrados em produtos naturais, como as frutas


Notícias | postado por: Mascarenhas

Comprimidos de levodopa são a única maneira de regular a doença de Parkinson, marcada por rigidez muscular e tremores. Mas já se sabe, faz um tempo, que a planta Mucuna pruriens possui boas quantidades desse princípio ativo em suas sementes. Cientistas de instituições italianas resolveram testá-la em um grupo de 18 pacientes. Uma parte tomou o remédio sintético, enquanto outros se valeram das cápsulas naturais. E não é que a eficácia das duas abordagens foi parecida? “A ideia é, no futuro, dar uma alternativa a quem não tem condições de comprar o remédio na farmácia”, conta o neurologista Roberto Cilia, líder do trabalho. Como novos estudos precisam confirmar os achados iniciais, o fitoterápico ainda não está liberado para esse uso no dia a dia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Kelly Key, que recentemente descobriu sofrer de hipotiroeidismo, razão pela qual tem dificuldade de perder peso, mostrou que a rotina pesada de exercícios está dando resultado: de biquíni azul, a cantora exibiu a barriga trincadíssima, nesta sexta-feira (13), em um momento na praia. Ao lado do filho do meio, Jaime, de 12 anos, ela deixou visível cada gominho do abdome e ganhou elogios pela forma. "Essa barriga!", invejou uma fã. Aos 34 anos, Kelly é mãe de três filhos, Suzana, de 16 anos, com o cantor Latino; e Jaime e  Arthur, de 9 meses, com o empresário Mico Freitas.Globo/Quem

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de dez dias de pesadelo desde a descoberta de um tumor renal até a cirurgia para sua retirada, o atacante Roger, do Botafogo, ouviu a notícia que mais esperava nesta quarta-feira: está curado. A biópsia mostrou que a formação era benigna e o médico responsável pelo jogador explicou que, por isso, não será necessário nenhum tratamento adicional.

“O Roger se recuperou muito bem, a cirurgia foi rápida, com sangramento muito pequeno. Hoje (quarta-feira), a gente conseguiu obter o resultado patológico final e identificamos uma tumoração benigna. Isso é muito positivo para o emocional dele e para o prognóstico. Não vamos precisar fazer nenhum tratamento adicional. A perspectiva é que ele esteja curado”, declarou o médico Raphael Rocha. Roger e o médico concederam entrevista coletiva no Hospital Samaritano, no Rio. Ao ouvir a confirmação de seu diagnóstico, o atacante botafoguense não controlou as lágrimas. Emocionado, comemorou ter deixado o “momento mais difícil da vida” para trás.


Enquete


PodCast