Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia (NCP), diante do que vem sendo exposto a respeito da assinatura de contrato com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), esclarece importantes fatos:

1. O problema que ora se apresenta com os cirurgiões pediátricos é apenas um ponto que esconde uma problemática muito maior, que envolve todas as categorias médicas da Bahia. O Tribunal de Contas do Estado, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público manifestaram seu entendimento sobre a ilegalidade da contratação de empresas privadas cujo quadro societário contivesse funcionários públicos efetivos. Levantamentos preliminares dão conta de que, nessa situação irregular, se encontram mais da metade dos médicos que servem ao Estado da Bahia;
2. Há mais de 20 meses, os cirurgiões pediátricos vinham trabalhando sem contrato e há 3 meses com salários atrasados;
3. Desde setembro de 2017, os cirurgiões pediátricos vêm buscando a solução junto à SESAB, já tendo ocorrido 3 sucessivos adiamentos e prorrogações de prazos sem que nada tenha sido resolvido;

Notícias | postado por: Mascarenhas

O pente-fino no INSS encerrou 12.537 benefícios na Bahia, dentre eles, 11.256 eram auxílios-doença e 1.281 aposentadorias por invalidez. O número representa 67% das 18.664 perícias realizadas a partir do segundo semestre de 2016, período em que a revisão foi iniciada.

O porcentual está abaixo da média nacional, de mais de 80% de cancelamento. A economia com as revisões de auxílio-doença foi de R$ 234,1 milhões. Segundo o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), até o final desse ano, serão revisados 31.750 auxílios-doença e 61.627 aposentadorias por invalidez.

Na última quinta-feira (12), a União convocou 152,2 mil segurados de todo país para passar por uma perícia, 9.916 deles na Bahia. O procedimento deve ser feito até 4 de maio. O nome dos convocados está disponível no Diário Oficial da União. A perícia pode ser agendada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cientistas podem ter encontrado uma ligação entre autismo e proteínas no sangue, de acordo com um novo estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Publicada no periódico Molecular Autism, a pesquisa tem como principal expectativa ajudar as crianças a receberem tratamento e acompanhamento adequado com antecedência.

Isso porque a ampla gama de sintomas e distúrbios do espectro autista (ASD, na sigla em inglês) é, muitas vezes, difícil de ser identificada em estágio inicial.

A equipe, liderada pela docente de Biologia Experimental Naila Rabbani, criou um teste para identificar proteínas danificadas no organismo – por meio de exames de urina e sangue. “A descoberta pode levar a um diagnóstico precoce e intervenções”, informou a cientista em comunicado oficial.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as lideranças da região que apoiam o Deputado Alan Sanches e de municípios que divisam o município de Santo Antonio de Jesus, nessa sua pré-candidatura à reeleição junto à egrégia casa legislativa estadual, ITO DE BEGA (prefeito de Conceição do Almeida) e os ex-prefeitos HUMBERTO LEITE  (S.A.Jesus), CLOVIS PENINE (Muniz Ferreira), ao lado de lideranças ligadas a esses grupos políticos. Os dois últimos citados prestigiaram, na manhã desse domingo, na comunidade do Mutum, neste município, a realização da Feira de Saúde e Cidadania que se insere no Programa Caravana da Saúde, mantido por essse parlamentar, há 15 anos, com atuação em diversos municípios e comunidades da capital do Estado. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Moradores da comunidade do Mutum e adjacências foram contemplados, neste domingo, 08, na Comunidade do Mutum de Cima, em Santo Antonio de Jesus, com a realização da FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA, uma das ações do PROJETO CARAVANA DA SAÚDE, protagonizado pelo deputado estadual Alan Sanches. Projeto que, diga-se de passagem, vem se desenvolvendo, de forma gratuita,  em diversos municípios do Estado e em vários bairros da capital do Estado, numa iniciativa desse parlamentar que, vivenciando o dia a dia da população, sabe, de cátedra, que a demanda, sendo maior do que a oferta, é imperiosa iniciativa dessa magnitude.  

Dentre os servidos oferecidos à população, nessa Feira de Saúde e Cidadania, profissionais como ortopedista, cardiologista, médico clínico, nutricionista; prestação de serviços de eletrocardiograma, medição de pressão arterial, glicemia. Atendimentos médicos foram realizados em consultórios móveis, de propriedade do deputado.  Além disso, orientações jurídicas, palestras educativas, corte de cabelo e bastante  diversão para a criançada, com instalação de pula-pula e outros equipamentos.  

Diversas personalidades marcaram presenças, dentre elas, além do deputado, Dr.  Alan Sanches, Dr. Leonardo Sanches, Dra.Rosana Machado (nora de Coke Machado) Duda Sanches (vereador em Salvador), Humberto Leite (ex-prefeito municipal de S.A.Jesus), Dra. Gilsonilda Correia (advogada), Chico de Dega (vereador, ao lado da esposa Anne), Clovis Penine (ex-prefeito de Muniz Ferreira), Pastor Samuel (ao lado do filho Dui Souza), lideranças Alex de Cate, Zé de Beata; Neto Fama (e esposa) e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).. Veja mais fotos, em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo baiano, recebeu nesta sexta-feira (6) novos alunos dos programas de residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia.

Recepcionados pelos médicos e coordenadores José Américo, Antônio Carlos Neto e Carlos Alberto, os residentes recém-chegados apostam no crescimento do aprendizado para os próximos anos de especialização. “Me surpreendi tanto com a cidade e com o acolhimento do pessoal da região, quanto com o hospital”, contou o médico residente em Cirurgia Geral, João Leandro, vindo de Salvador. “Tenho certeza de que vou me adaptar muito bem esses próximos anos e aprender bastante”, afirmou.

Para a residente em Clínica Médica, Jéssica Soares, a escolha pela residência médica do Hospital Regional Santo Antônio de Jesus foi acertada. “O hospital tem uma estrutura muito boa, um número de pacientes muito bom, então em poucos dias eu já estou notando muita vantagem nessa residência”, afirmou. “Estou aprendendo muito e já estou gostando do ensino e da forma como a residência é conduzida”.

O HRSAJ oferta residência médica em três especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Médica e Ortopedia e Traumatologia. Credenciadas ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), as especializações em Cirurgia Geral e Clínica Médica têm a duração de dois anos. A residência em Ortopedia e Traumatologia, por sua vez, é concluída em três anos. Ao todo, seis novos residentes são recebidos anualmente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Muita alegria, festa e agradecimentos marcaram na manhã desta quinta-feira (05), a reinauguração do CAPS II Nova Vida, localizado no Largo São Benedito. O ato reuniu pacientes da unidade e familiares, além de lideranças e autoridades. 
O evento foi aberto com uma apresentação musical realizada pelos pacientes do CAPS II. A música é uma das terapias utilizadas pela Unidade. A psicóloga santoantoniense Silvia Brito recebeu uma homenagem pelo seu trabalho em prol dos Centros de Atenção Psicossociais.  
Em seguida, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, agradeceu ao empenho de todos que trabalharam pela nova sede, em especial aos colaboradores da Saúde e registrou a emoção em entregar o espaço: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara de Vereadores, iniciou-se, na manhã dessa quarta-feira, 04, a série de eventos que fazem parte da grade de programação, no tocante ao aniversário de 56 anos de emancipacão política de Dom Macedo Costa, muncípio situado a 179 km da capital do estado (e a 98, através do ferry-boat), recôncavo baiano. Coube a Bahia a condução dos trabalhos, na condição de presidente egrégia casa legislativa, com participação dos demais vereadores, prefeito Guito da Saúde, vice Sinhorzinho, deputado estadual Robinson Almeida, vereador Valmir de Muniz Ferreira, diácono e futuro padre Jorge, outras lideranças e representantes de diversos segmentos do município.

Logo após o Hino Nacional, saudações pelo presidente da Câmara que, por sua vez, cedeu espaço para que Élida Piton (Secretária de Educação), falasse um pouco sobre a  história do município. Dom Macedo Costa que foi iniciada com a chegada de produtores egressos de Maragogipe, no século XVII. Eles que, em aqui chegando, deram impulso à  agricultura e pecuária. Élida, em sua fala, enfatizou que, no século XVIII, a freguesia foi dividida em em quatro, dentre elas, a de São Felipe.  Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente que, inclusive, foi tema das festividades juninas de 2017.  Elevado à categoria de município com a  Dom Macedo Costa,foi emancipado em 04 de abril de 1962.

Em seguida, as falas de Juracy Santos (vereador e radialista) que se confessou regozijado em representar os demais vereadores nesse pronunciamento. Juracy que tem feito um meritório trabalho junto à egrégia casa legislativa. Ele que, diga-se de passagem, apresentou um projeto objetivando a isenção de taxas de inscrição para as camadas carentes, quando da realização de concursos públicos. Valmir, vereador de 3o mandato em Muniz Ferreira, agradeceu pelo convite e enalteceu as comemorações alusivas aos 56 anos de emancipação de D.M. Costa 

Robinson Almeida, ex-Secretário de Comunicações na gestão Jaques Wagner e deputado federal, pré-candidato à reeleição, além de cumprimentar a todos e destacar a pujança da gestão Guito da saúde/Sinhorzinho, aproveitou o ensejo para reportar-se à conjuntura politica nacional. Ele que tem procurado ajudar o município junto ao governo estadual. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do repórter Juraci Santos, tece considerações sobre as solenidades e inauguracões no município. 

A Secretária de Sáúde, Luana Piton, por sua vez, utilizando-se da tribuna, logo após saudar a todos os presentes, falou acerca do esforço conjunto de todas as pastas do atual governo municipal no intuito de atender, dentro do possível, os pleitos que emergem no seio da população, em todas as áreas. Em que pese as dificuldades, conquistas têm sido auferidas, graças  à abnegação de todos. Finalizando, convidou a todos para participarem da inguaurgação do Centro de Terapia e dos demais momentos das festividades. 

O prefeito Guito da Saúde, logo após saudações, destacou a importância das comemorações, de maneira que permaneçam vivas as chamas do desenvolvimento. Aproveitando o ensejo, elencou uma série de realizações de sua gestão, anunciando, ainda, obras de pavimentação e reforma do campo de futebol, e extensão de abastecimento de água para comunidade rurais. Realçou a importância da Feira de Agricultura que será realizada aos dias de domingo, no centro da cidade. 

Terminada a sessão da Câmara, foi inaugurado o Centro de Fisioterapia. Coube à titular da pasta , Luana Piton, discorrer sobre a importância desse equipamento para o município. Ela que, em entrevista exclusiva à tvsaj. também falou sobre o projeto de "saúde itinerante" que será deflagrado no município, a ser desenvolvido em comunidades urbanas e rurais. Falou, também, acerca da situação logística e operacional da saúde, no que concerne aos veículos e estoque de medicamentos para atendimento à demanda reinante no seio da população. 

 

O povoamento do território onde hoje situa-se o município de Dom Macedo Costa iniciou-se no século XVII, por agricultores vindos de Maragogipe que se estabeleceram na localidade desenvolvendo a agropecuária. A freguesia foi repartida em quatro no decorrer do século XVIII, entre elas a de São Felipe, criada em 1718. Naquele período desenvolveu-se diversas fazendas, entre elas, a de São Roque que originou o povoado São Roque do Bate Quente. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Dom Macedo Costa, em 04 de abril de 1962, desmembrado de São Filipe.Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS as fotos através do link FOTOS, NO TOPO DO SITE. Publicaremos entrevistas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até a próxima segunda-feira (9), o governador Rui Costa autoriza a construção de unidades de saúde em quatro municípios baianos. Serão cinco assinaturas de ordem de serviço, incluindo a construção de duas policlínicas e dois postos de atendimento. Os investimentos somam-se ao novo modelo de assistência pública de saúde promovido pelo Governo do Estado, com foco na regionalização e no fortalecimento da atenção primária. 

Na quinta (5) e na sexta-feira (6), Rui vai a Juazeiro e a Vitória da Conquista, respectivamente. Nas duas cidades, ele autoriza as obras das policlínicas regionais. O Governo assumirá integralmente a construção e a aquisição dos equipamentos, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios dos consórcios de saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), cobrou nesta terça-feira (3), ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas o retorno de cirurgias de fratura infantil no Hospital Martagão Gesteira. Durante sessão especial para prestação de contas de investimentos na saúde de Salvador realizada na comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa, Sanches pediu que a Sesab repensasse a decisão, levando em consideração que o tempo ideal para realização da intervenção é de até 72 horas após lesão, com consequências graves em caso de demora na realização, prazo que era devidamente cumprido pelo Martagão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tomar um ibuprofeno por dia pode prevenir o Alzheimer. Pelo menos é o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Alzheimer’s Disease. O medicamento seria capaz de reduzir a inflamação cerebral causada pelo acúmulo de proteínas que sinalizam o aparecimento precoce da doença. A medicina ainda desconhece exatamente o que causa o Alzheimer, mas já se sabe que o acúmulo de placas das proteínas tau e beta-amiloide no cérebro desempenham um papel importante na formação da síndrome. O ibuprofeno, um anti-inflamatório comumente utilizado e popularmente conhecido, seria capaz de prevenir o desenvolvimento do Alzheimer em pessoas com altos níveis de beta-amiloide peptídica 42 (Abeta 42).

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último dia 27, no bairro de São Cristóvão, foi inaugurada a nova Clínica Clivale. Ocupando uma área de mais de 700 m², no piso L3 do Salvador Norte Shopping, a unidade vem substituir a antiga sede, que ficava em Itinga. Com projeto assinado pela arquiteta Cristiana Reis, a Clínica Clivale Salvador Norte Shopping conta com o que há de mais moderno em tratamento de saúde, entre mais de 100 tipos de exames e 30 especialidades médicas, recebendo investimento na ordem de R$ 2,5 milhões. 

De acordo com o diretor executivo da empresa, Dr. Carlos Alberto Serravalle, a sede de Itinga recebia 400 atendimentos diários. “Nossa expectativa é dobrar esse número a curto prazo. Isso pela quantidade de consultórios disponíveis, por estar em um shopping de grande circulação e pelo respaldo das Clínicas Clivale no mercado”, afirma. Para 2019, a meta é atingir em torno de 1,5 mil atendimentos por dia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a pascoa se aproximando, o desejo de consumir chocolate aumenta, porém o que muita gente não sabe é que além de promover a sensação de bem-estar, o alimento, quando consumido adequadamente, faz bem à pele. A fisioterapeuta e dermato-funcional Thaís Carvalho explica os benefícios que o chocolate traz a beleza.

Combate radicais livres

“Um dos ingredientes do chocolate é o grão de cacau, que por conter propriedades antioxidantes, protege a pele da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”, destaca Thaís. Outros elementos presentes no alimento, como vitaminas, minerais e ácidos graxos, também são importantes para manter a derme saudável.

Hidrata a pele

O cacau também possui um ótimo teor de gordura boa, que tem alto potencial hidratante e calmante. “A massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, impedindo que a umidade natural da epiderme escape, proporcionando viço, maciez e luminosidade para pele. Além disso, também desempenha ação vasodilatadora na microcirculação sanguínea, aumentando o grau de nutrição das células”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dr. Celso reivindicou também uma retroescavadeira e a perfuração de 6 poços artesianos em povoados do município. O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de João Dourado, Celso Loula Dourado (PT), conhecido por Dr. Celso. 

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Amorim do Amaral, e Cibele Carvalho, chefe de Gabinete da Serin.  Entre as principais demandas apresentadas, ele cita o pedido de reforma e o envio de equipamentos para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhos e ações que visam qualificação dos atendimentos do SUS e melhorias estruturais nas unidades de saúde em São Felipe avançam a cada dia. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, acaba de anunciar a aprovação do projeto que garante a construção da sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso.

Cadastrado pela Secretaria Municipal de Saúde, os recursos oriundos de emendas parlamentares dos Deputados Federais Elmar Nascimento, no valor de 500 mil; Tia Eron, no valor de 100 mil e Jorge Solla, no valor de 100 mil, vão garantir a construção da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, totalizando um investimento de R$ 700 mil reais para a construção da unidade e aquisição de equipamentos para o seu funcionamento. Com esse projeto será construída a sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, que foi inaugurada em 2001 na gestão do prefeito Rozalio Souza da Hora e até hoje funciona em imóvel alugado e com limitações de uma estrutura física adaptada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) registrou mais uma captação de órgãos no último sábado (17), após a decisão de familiares de uma paciente de 43 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a quinta captação de órgãos realizada desde o início do ano.

Córneas e fígado foram captados. As córneas foram captadas através da Organização de Procura de Córneas de Santo Antônio de Jesus (OPC-SAJ), enquanto o fígado foi captado via Central Estadual de Transplantes. Os órgãos foram encaminhados para Salvador, de onde parte do material deve seguir para o Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HRSAJ, Edna Aquino, a doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade. “O transplante de órgãos é em muitos casos a única alternativa terapêutica em pacientes portadores de insuficiência funcional terminal de diferentes órgãos essenciais”, pontua.

Para se tornar um doador de órgãos, basta informar à família sobre o seu desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/ transplantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), após inúmeras denúncias  de que a população de Ilhéus,, cidade central que atende a grande parte da região Sul,   “vive num verdadeiro sistema improvisado de guerra” na saúde pública, conclama ao Governo do Estado que não ignore a situação e tome as medidas cabíveis, de forma que o atendimento seja normalizado o quanto antes.  

“Afinal, o que temos visto é desumano e não pode continuar. Em Ilheús, com o fechamento do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF) para reforma mesmo sob protestos, o Hospital São José, que também é maternidade, único que atende pelo SUS na  cidade, não supre a demanda e o que se vê são pacientes ao chão nos corredores ou em salas úmidas, sem tratamento adequado, que engloba desde gestantes à mulheres que acabaram de parir com seus bebês recém-nascidos, bem como idosos e crianças em cadeiras ou em macas sem nenhuma segurança ou critério. É triste muito triste a atual realidade”, lamentou o parlamentar que é médico por formação, ressaltando ainda funcionários sobrecarregados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade recebeu na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete Municipal, prefeitos que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Reconvale) para conhecer detalhes do funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, prevista para ser inaugurada em maio. 
Presidente do Consórcio Reconvale, o Prefeito Rogério Andrade, apresentou aos gestores e representantes dos municípios, a marca que será utilizada nas comunicações visuais da entidade. 
Em seguida, técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, apresentaram dados como a capacidade técnica, dotação orçamentária, corpo administrativo e falaram sobre as etapas do processo seletivo para o provimento de vagas na unidade. 


Participaram da reunião os prefeitos de Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itatim, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe e Ubaíra.


Notícias | postado por: Mascarenhas

A venda de quatro alisantes de cabelo foram suspensas pela Anvisa após serem detectados níveis de formol acima do permitido. Com a decisão, os produtos não devem ser distribuídos, divulgados, comercializados nem utilizados.

Os lotes proibidos foram: todos do Maxxdonna Profissional Matutinha Máscara 02 Redutora de Volume, todos do 2 Step Ingel Maxx Premium Forever Liss Professional, o 054 do Forever Liss Botox e o 5444 da Bio Amazônica – Argila Terapia.

De acordo com análises feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco, os produtos apresentaram concentração maior do que 0,2% de formol, quantidade além do permitido por lei e que teria efeito conservante, e não alisante, como o esperado.Metro 1

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Conceição do Almeida, gestão Ito de Bega/Dilson da Muritibinha, apresentou, na manhã desse domingo, 18, a grade oficial dos festejos de São João 2018. Realizado na sede da Câmara Municipal, o evento contou com apoio da presidência da egrégia casa legislativa, no momento em que cedeu espaço que contou com maciça participação. Com o sloogan "São João do Almeidão", as festividades deverão  acontecer nos dias 22 a 24 de junho e, dentre as atrações, Léo Santana, Tayrone, Felipe Araújo, Devinho Novaes, Unha Pintada, Virgílio, Kart Love, Canários do Reino, Maria Chic, Isaac, Logunedé, Orlandão e Júnior Sampaio.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além de Ito de Bega (prefeito), Dilson da Muritibinha (vice-prefeito), Alan Sanches (Deputado Estadual), Nino de Ozama (presidente da Câmara); secretários municipais Suely Sobral (Saúde), Joanice Santos (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Sandro de Uzeda (Infraestrutura), Gláucia Araújo (Assistência Social) e Luiz Almeida (Agricultura e Meio Ambiente); vereadores Bea Brasil, "Oreia", Vinícius da Mombaça, Nino de Ozamá, Dinho e Sukita. Também presentes Maurício Coni (Sup. de Indústria e Comércio), Renato Rocha (Diretor de Meio Ambiente), e lideranças do município. 

Especialmente convidados, marcaram presenças: EMISSORAS DE RÁDIO: Maércio Almeida(Sultana FM), Humberto Carlos (Rádio Clube FM), Leo Valente (Andaiá FM), Jackson Araújo (Rádio Santa Cruz), Wellington Macedo (Recôncavo FM); BLOGS ; Antonio Mascarenhas e Felipe Mascarenhas (TVSAJ.com.br), Fábio Barriga (Blog de Notícias), Bahia na Web (Humberto Carlos), Léo Valete e Priscila (Blog do Valente), Tatu (Blog do Tatu) e Rede Almeidense.com; JORNAIS: Edy Lima (Jornal Regional), Gildásio Cavalcante e Léo (Infosaj) e Nega Ju (Gazeta do Recôncavo). Integrando a Assessoria de  Comunicações da atual administração municipal, Olivaldo Oliveira (mestre de cerimônia), Toinho Simões (fotógrafo), Bebel (locutor), Jadson Barbosa e Maurício Braga. Representantes da imprensa que, diga-se de passagem, forma muito bem recebidos e colocados em destaque no referido evento. O Prefeito Ito de Bêga garante que a festa está sendo organizada com muito carinho e espera  sucesso de público como no ano anterior, além de movimentar a economia e o comércio local.

Iniciados os trabalhos, apresentação, por parte do prefeito Ito de Bega, de um vídeo enfocando algumas das realizações da atual administração, notadamente as que vêm acontecendo na área de educação e saúde. Logo em seguida, o chefe do executivo fez apresentação de um vídeo com os melhores momentos do São João 2017 para, em seguida, exibir vídeo com as atrações contratadas para as festividades de 2018. O prefeito não economizou elogios ao se referir ao importante apoio do Deputado Alan Sanches a sua administração. Em sua fala, destacou o apoio que será dado aos artistas locais nos três dias do evento. Terminadas as apresentações, todos foram convidados para um saboroso almoço, recheado com iguarias ca culinária local. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito Ito de Bega, ao lado do Deputado Alan Sanches, vice-prefeito e secretária de educação, convidou a imprensa para verificação "in loco" as instalações da Escola , uma das que foram reformadas no município e que já está equipada com novas carteiras e outros equipamentos, maneira a propiciar aos professores e alunos, conforto e segurança. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito discorreu sobre os procedimentos com relação à realização do São João, o envolvimento de todas as secretarias, num trabalho irmanado. Falou, também, sobre as obras em andamento, construção do Hospital Municipal e licitação para início de obras nas Ruas D, F, I e Cícero Sena, no Bairro Maria Passos Coni, dentre outras ações administrativas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último dia 14 de Março de 2018 a turma 2017.1 do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde / Centro de Ciências da Saúde / UFRB realizou, em parceria com a comunidade URBIS I,  o evento " "Narrativas da URBIS I". A atividade foi organizada pela turma 01 do BIS,  do Módulo Processo de Apropriação da Realidade II,  sob a orientação das Professoras Aline Lima e Ticiana Ramos, como resultado das ações desenvolvidas neste semestre letivo que finaliza no dia 23.03.2018.

O objetivo do componente no segundo semestre é o estabelecimento de vínculos com a comunidade e, para tal, um conjunto de metas e ações foram traçadas para a turma e junto à comunidade.   O evento foi agendado com a aquiescência da comunidade em horário possível para a participação dos convidados, às 18:00h na Associação dos Moradores. O público alvo foram os moradores, representantes da associação, lideranças, grupos representativos de dança e afins, além de setores da saúde e educação.  

A primeira parte do evento contou com a apresentação de quatro grupos de dança, a saber: grupo da valsa, fit dance, hip hop e Dança de Rua (verificar se o nome dos grupos é este mesmo).  Após as apresentações foi exibido o documentário " Narradores de Javé" que inspirou os estudantes nas suas andanças pela comunidade no intuito de conhecer a história do Bairro, contada pelos seus moradores mais antigos.  Após o documentário, os moradores entrevistados que estavam presentes, deram depoimentos,  inclusive a moradora mais antiga do Bairro - D. Gildete de 93 anos.  

Os estudantes apresentaram ainda um varal de fotografias com os registros de toda a trajetória desenvolvida por eles no Bairro.  Apos vários registros fotográficos e filmagem,  as professoras realizaram o encerramento do evento " Narrativas da URBIS I" com agradecimentos à turma e aos parceiros presentes.  Além deste evento, no período da Manhã e da tarde dois grupos de estudantes desta mesma turma, atenderam à uma demanda específica da Escola (nome da escola)  para tratar do tema " Prevenção das verminoses" com o objetivo de mostrar aos pequenos como evitar doenças causadas por vermes através de uma peça teatral elaborada para esta finalidade e este público alvo.  No período matutino participaram 40 crianças na faixa etária de 04 à 10 anos e no período vespertino 50 crianças na faixa etária de 07 à 12.  anos. Aline Lima. Veja mais FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher recebeu nesta quinta-feira (15) a visita de representantes da Federação Geral do Trabalho e da Central Geral dos Serviços Públicos da Bélgica. Em visita a Salvador devido ao Fórum Social Mundial, que acontece entre os dias 13 e 17/03, estiveram na unidade o secretário regional da Federação Geral do Trabalho da Bélgica (FGTB), Jean François Rampuet, o presidente da Central Geral da FGTB, Geoffrey Goblet, e a internacionalista Alice Minette, representante da Central dos Serviços Públicos da Bélgica.

Na oportunidade, os representantes puderam conhecer a estrutura física, parque tecnológico, corpo médico e multidisciplinar da Unidade. A escolha da visita ao hospital se deu devido ao desejo dos representantes conhecerem e entenderem o funcionamento de uma unidade de saúde pública no Brasil e no estado.

“Nós estamos muito agradecidos por ter essa oportunidade de visita. Realmente esse projeto do Hospital da Mulher é uma coisa impressionante no que diz respeito ao profissionalismo e dedicação às pessoas mais pobres”, afirmou Alice Minette. “Nossos hospitais na Bélgica realmente precisavam de tamanho exemplo como este projeto”, declarou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Doutor Müller-Wohlfahrt, que se demitiu após 38 anos no clube, disse que treinador tem "baixa autoestima" e "constante medo de perder autoridade".  O médico alemão Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt pediu demissão do Bayern de Munique em 2015, após 38 anos a serviço do clube, por desavenças com o técnico Pep Guardiola. Três anos depois, o doutor decidiu contar esta história em um dos capítulos de sua autobiografia que será lançada em breve. O diário Bildteve acesso a alguns trechos que relatam a total quebra de confiança na relação entre Müller-Wohlfahrt e Guardiola, hoje técnico do Manchester City.  “Creio que Guardiola seja uma pessoa com baixa autoestima e que faz de tudo que esteja a seu alcance para esconder isso das pessoas. Ele parece viver em constante medo de perder poder e autoridade”, atacou Müller-Wohlfahrt.

O médico se cansou de ser apontado como culpado pelo treinador pelo excesso de lesões na equipe. “Ele me via como um subordinado a quem poderia recorrer a qualquer hora do dia. Por um lado, ele não se interessava pela parte médica, mas por outro, esperava de nós autênticos milagres.”

Notícias | postado por: Mascarenhas


O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, por meio do Núcleo de Recrutamento e Seleção, torna público nesta terça-feira (13), o resultado final dos aprovados em Processo Seletivo para formação de Cadastro Reserva na área de Fisioterapia (Nível Superior). Os resultados da 1º e 2º etapa, divulgados anteriormente, correspondem aos candidatos selecionados em prova escrita, análise das provas práticas e das entrevistas realizadas com os candidatos aplicados nos dias, horários e locais informados pela própria Unidade e veículos de comunicação. Para outras informações o aprovado pode entrar em contato através do (75) 3162-1455 ou e-mail: selecaohrsaj@gmail.com. Abaixo, confira a lista final dos aprovados por ordem de classificação.   Assessorai de Comunicação do HRSAJ
1º , LARISSA PRAZERES LEITE; 2º, ITALO GARCIA ORNELAS;  3º , JANINE DOS SANTOS FERREIRA ; 4º , JACIANE BATISTA AROUCA DOS SANTOS ; 5º, ANTONIO CARLOS RIBEIRO JUNIOR; 6º , GRAZIELLA ARGOLO SILVA ANDRADE . ASCOM - HRSAJ 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Honrando mais uma vez o compromisso assumido com os servidores públicos, a Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o pagamento da gratificação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), referente ao segundo semestre de 2017, contemplando todos  os profissionais da atenção básica, como prevê a lei. 

O prefeito Rozálio Souza da Hora destacou a importância da valorização dos profissionais, reconhecimento e o cumprimento das obrigações e compromissos assumidos com os profissionais. “Estamos empenhados em garantir a todos os servidores seus direitos constituídos em lei e valorizar o seu trabalho junto a comunidade, principalmente quando se trata de saúde", disse. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Castro Alves e seus distritos vão contar em breve com melhor infraestrutura nos postos de saúde de toda cidade. Na quinta-feira (9) o Ministério da Saúde autorizou o pagamento de R$ 500 mil, através de uma emenda impositiva individual, para equipar as unidades de saúde, que geram mensalmente cerca de 14 mil atendimentos.

Os novos postos de Petim e Sítio do Meio são algumas das unidades que vão receber aparelhos importantes para o seu funcionamento. Entre os itens a serem adquiridos estão desfibrilador, câmara fria para armazenar vacinas, dois veículos para o transporte de passageiros e outros. "Essa emenda vai possibilitar que os investimentos em saúde cresçam e alcancem mais pessoas", afirmou Thiancle Araújo, Prefeito. 

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para o 1º Simpósio de Ginecologia do Hospital da Mulher. O evento que acontece nos dias 23 e 24/03, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, é direcionado para médicos, especialistas, residentes e estudantes de medicina que tenham interesse na área ginecológica. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 22/03, através do link http://fernandofilgueiras.org. br/inscricao/.  

Durante o evento serão abordados temas relevantes da ginecologia clínica e cirúrgica como incontinência urinária, histeroscopia, prolapso genital e planejamento familiar, além das inovações em relação a métodos de contracepção e tratamentos atuais do mioma uterino. O Simpósio contará com palestras e mesas redondas que serão apresentadas tecnologias avançadas do ponto de vista científico em procedimentos ginecológicos. Sessões interativas em vídeos sobre cirurgias de embolização de miomas e endometriose profunda também estão na programação. 

“A nossa expectativa é que possamos fazer um evento que traduza o que fazemos no dia a dia do Hospital da Mulher, que é uma medicina de qualidade, humanizada e que utiliza os insumos e o que há de mais moderno para a saúde feminina, tanto do ponto de vista clínico, quanto cirúrgico.”, afirma o coordenador do Serviço de Ginecologia do Hospital da Mulher, José Carlos Monteiro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Pedro Tavares (MDB) recebeu com tristeza e preocupação a notícia sobre a redução de repasses do governo estadual para o Hospital de Mutuípe. Com o novo contrato celebrado, o corte realizado pela Secretaria de Saúde gira em torno 35% e a instituição, que recebia cerca de R$ 330 mil, passou a receber no último contrato pouco mais de R$ 200 mil. A medida acarreta na suspensão do atendimento laboratorial e promove a demissão de médicos e funcionários, além de causar um deficit na assistência aos moradores e a precarização dos serviços.  

O parlamentar questionou a medida e clamou ao governo estadual que tenha sensibilidade com a saúde de Mutuípe. "Enquanto o governo estadual não prioriza a saúde pública na cidade, o governo municipal tem feito a sua parte e vai iniciar o atendimento médico especializado na Policlínica Municipal com 15 especialidades. Além disso, todas as unidades de saúde estão com médicos, o que mostra a atenção da administração municipal com a saúde do povo, diferente do que tem mostrado o governo. Peço que a Secretária de Saúde volte atrás e não reduza os repasses para este importante setor”, disse Pedro Tavares. Ascom Pedro Tavares

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mesmo inocentado da acusação de ter fraudado as cotas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o estudante Maurício Guilherme Nunes da Silva não pode realizar o sonho de se formar em medicina. Mesmo com os convites para a formatura prontos, e equipamentos como jaleco e estetoscópio comprados, Maurício espera há oito meses uma autorização para voltar a estudar na Uesb depois recorrer a decisão que o afastou do curso. Morador da comunidade quilombola de Itaguaçu, no sudoeste do estado, o jovem teve que provar suas origens, na Justiça, após a acusação feita no último ano. "Eu nasci na comunidade de Itaguaçu. A minha mãe tinha 16 anos quando eu nasci, e a gente morava lá com meus avós. Então eu nasci e cresci lá dentro da comunidade de Itaguaçu.

O meu avô conseguiu um trabalho na cidade, e aí ele ia e retornava todos os dias. Como isso era complicado, ele acabou adquirindo uma residência [na cidade] para ele passar a semana, e então a minha mãe teve a oportunidade de continuar os estudos dela. Eu ainda fiquei morando com minha avó até certa fase da vida, e posteriormente passei a estudar na cidade, em que eu ia e retornava todos os dias, e posteriormente eu passei a ficar lá, quando já estava um pouco maior”, relatou o estudante ao G1. Para apresentar na Justiça, o jovem reuniu uma série de documentos comprovando que era da comunidade quilombola, como também trouxe pessoas da comunidade que comprovaram sua história.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Cheguei do Ceará em 2016 com dúvidas e incertezas de continuar a residência pela distância da minha terra natal. Hoje, estou com dificuldades de ir embora. O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus foi minha casa nesses dois anos, me acolheu e me tornou um profissional humano. As pessoas que trabalham aqui são a minha família e só tenho a agradecer, muito obrigado!”, diz emocionado o médico agora especialista em Clínica Médica, Lênin Ulisses de Alencar, em discurso após solenidade de certificação no programa de Residência Médica do HRSAJ.

A Unidade, que já está em sua terceira turma de residentes, formou novos seis especialistas nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Traumato-ortopedia. Para o diretor de ensino e pesquisa da unidade, Laudelino Souza Filho, ver a emoção, entusiasmo e qualidade técnica dos residentes é o sentimento de dever cumprido. “Ser médico é alinhar todo o conhecimento técnico à sensibilidade humana, e todos se mostraram dedicados a esse compromisso, então, nossa missão está cumprida”, afirma o também coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRSAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Diante dos problemas enfrentados pelas instituições de saúde no país, representantes do setor se reúnem no Encontro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontece na manhã desta segunda-feira (26), em Salvador. O evento será realizado das 8h30 às 12h30, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira) da Santa Casa da Bahia. Com o tema "Desafios do Setor Filantrópico para 2018", o encontro vai analisar a crise que praticamente fechou a Santa Casa de São Paulo e ameaça o setor em todo o Brasil. Entre os presentes estará o provedor da entidade de São Paulo, Antônio Penteado, que fará uma palestra sobre o assunto. Quem também vai participar do evento é o presidente da Federação das Santas Casas da Bahia (Fesfba), Mauricio Dias.

Ele ressalta que a crise no setor, que responde por mais de 50% do atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS) do país, chegou ao nível de asfixia. "Se não forem adotadas as mudanças necessárias, que passam por novo modelo de contrato e financiamento, uma política clara e mais saudável de parceria com o governo (federal, estadual e municipal) e linhas de financiamento que permitam a rolagem da dívida, o setor não sobreviverá", alertou. Outros representantes confirmados são o deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), o presidente da Confederação das Santas Casas (CMB), Edson Rogatti, e outros nomes ligados ao setor. Inserção de fotos 1 e 2, tvsaj.com.br. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quebrar paradigmas não é especificamente o intento do prefeito Guito da Saúde a frente do executivo municipal de Dom Macedo Costa. Mas se isso acontece quem ganha não é apenas sua gestão: a população. Dimensões territoriais e contingente populacional reduzidos não foram empecílhos para que o município, pela primeira vez em sua história e, não por coincidência, no governo de Egnaldo Piton "Guito" recebesse a visita de um governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Mais do que regozijo, a certeza insofismável de que a grandiosidade é daqueles que veem na hipotética finitude de suas aspirações, o transcender do triunfo da razão. 

E o chefe do executivo estadual, ao lado de sua comitiva, na manhã dessa quinta-feira, 22, procedeu assinatura de Ordem de Serviço para início da obra de extensão de abastecimento de água nas comunidades rurais da Jangada, Três Bocas e Tintureiro, entrega de 01 ambulância e 398 certificados do cadastro Ambiental rural. Também entregues, na oportunidade, ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara. Dentre as personalidades presentes, além do governador e prefeito Guito, o vice Sinhorzinho; deputados Robinson Almeida e Pelegrino (federais); deputados Bira Coroa, Alex da Piatã e Zé Neto (estaduais), além do ex-deputado federal Luiz Alberto. 

Também marcaram presenças os prefeitos Rogério Andrade (ao lado do filho Rogério filho e comitiva, S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Ito de Bega (Conceição do Almeida), Orlandinho (Cruz das Almas), Zé Renato (São Miguel das Matas), Bahia (ao lado do vice Gilmar e comitiva, Varzedo), Vera da Saúde (Maragogipe), Binho da Mota (Laje), Tiancle (Castro Alves), Ben Wilson (vice, representando a prefeita Eunice), Abel Silva (Cabaceiras do Paraguaçu), Flaviano Silva (Santo Amaro).

O encontro contou, ainda, com presenças de importantes personalidades da região, a exemplo de Jonival Lucas (ex-prefeito de Sapeaçu e hoje, assessor do governador), Eládio Bahia (ex-prefeito e ex-secretário de Agricultura de Sapeaçu e, hoje, Secretário de Agricultura em Maragogipe), presidentes de Câmaras municipais Bahia (D.M. Costa), Zelito (Salinas da Margarida), Laurinho Moura (São Felipe); secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Santo Amaro), Luzia Hortência (Social, M. Ferreira), Elton (Secretário de Governo, Nazaré), Hélio de Aguiar (Meio ambiente, S.A.Jesus), Renato Rocha (Meio Ambiente, C. do Almeida); Dona Glória (C. Almeida), Rosana vieira (Território do Recôncavo); vereadores de S.A.Jesus (Có, Luiz do Alto, Uberdan, Cristiano Sena); vereadores de Castro Alves, Nego do Leite, Cao de Bio, Breno Logrado, Marcelo Serafim Presidente da Câmara); vereadora Idma Torres (Nazaré das Farinhas); vereadores de Dom Macedo Costa e de outros municípios, além de diversas lideranças da região. 

Logo na chegada à praça o governador Rui Costa e comitiva procedeu entrega das quatro ambulâncias aos municípios signatários. Logo após os pronunciamentos (publicaremos vídeos), o chefe do executivo estadual, após receber homenagens, procedeu entrega dos certificados em epígrafe. Além de  saudar a todas as lideranças e todos que marcaram presenças, Rui Costa apresentou cada um dos prefeitos, vices e ex-prefeitos que se encontravam no palanque.

Na sua fala, o regozijo de estar atendendo aos anseios da população do município, representada pelo prefeito Guito da Saúde. Reportou-se às ações de seu governo em toda Bahia e, em especial, na região, citando a importância da entrada em funcionamento (em breve) da policlínica regional. Asseverou que já adquiriu ônibus climatizados para servir as populações dos municípios que irão compartilhar os serviços oferecidos por essa importante unidade de saúde instalada em S.A.Jesus.

Os deputados Alex da Piatã, Bira Corôa e Pelegrino, em seus pronunciamentos, evidenciaram os esforços do prefeito Guito e a receptividade do governador no que concerne aos pleitos formulados para o município. Bira Coroa e Pelegrino, aproveitando o ensejo, fizeram alusão ao que chamaram de golpe protagonizado pelo governo Temer e o retrocesso social que, tal qual fogo de monturo, mais do que cercear, trucida direitos adquiridos à custa de muito suor. 

O prefeito Guito, em sua fala, não conseguia disfarçar toda uma satisfação que emergia do seio da sociedade de Dom Macedo Costa. Como lutador, não perdeu oportunidade para "desferir" mais pedidos de obras ao governador, a exemplo da reforma da quadra de esportes e construção de um galpão para comercialização de produtos. O chefe do executivo prometeu atender o pedido direcionado ao desporto e soluções para o intento que objetiva geração de emprego e renda. 

Finalizando, a comitiva foi contemplada com um saboroso almoço, em que as iguarias demonstraram, de forma cabal, a destreza culinária das pessoas que se encarregaram em mostrar mais uma das grandes facetas da população do município que, repetimos, apesar de pequeno em suas dimensões, mostra toda uma grandiosidade que emerge da sutileza de sua gente. Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

Em entrevista à Tvsaj, o chefe do executivo municipal falou sobre o convênio firmado com o governo do estado, com intermediação dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, objetivando a reforma do Campo de Futebol e pavimentação de seis ruas. Discorreu, também, sobre o intento de construção do Polo Industrial no município e ações no que concerne às reformas das escolas Dom Macedo Costa e Edite Barros, bem como  o andamento do Censo Agropecuário no município. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja TODAS AS FOTOS (285), através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos vídeos e entrevistas, no decorrer da semana.

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Médico conceituado em Conceição do Coité, ALEX DA PIATÃ, no dia a dia, exercitando sua profissão, testemunhava, como ainda o faz, as dificuldades enfrentadas pela população, e, em especial, por parte das camadas carentes, no que concerne a atendimento de qualidade, na área de saúde. Por não concordar com toda uma situação que se desfraldava diante de seus olhos, resolveu postular (logrando êxito) uma vaga junto a Assembleia Legislativa, de maneira que pudesse inferir junto ao governo, nessa hercúlea luta em prol de uma saúde, deveras de qualidade. 

Nas mesmas hostes partidárias (PSD)  do governaador Rui Costa, vem tendo oportunidade de minimizar toda uma defasagem reinante na área que atua. E, nessa sua impetuosidade, vem destinando emendas propositivas em prol de municípios que integram sua base de apoio, além de estar sempre votando a favor de projetos costrutivistas em prol de toda Bahia. E, na manhã dessa quinta-feira, 22, teve oportunidade de participar da entrega, por parte do governador Rui Costa, de quatro ambulâncias 0 Km, sendo uma para Dom Macedo Costa, uma para Santo Amaro e duas para os municípios que fazem parte de sua base: Varzedo e Laje.
Em entrevista exclusiva à Tvsaj (a serem divulgadas no decorrer da semana), eles discorreram sobre essa conquista para o povo varzedense. O deputado fala também sobre o cenário politico no que tange à sucessão estadual, enquanto o prefeito Bahia tece considerações pertinentes ao que tem feito em seu município, seja com relação à segurança (foi a principal bandeira defendida em campanha), educação, desporto e outras vertendes administrativas.Fotos antonio Mascarenhas. veja todas as fotos no link FOTOS no topo do site. Publicaremos Vídeos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Veja todas as fotos da visita do governador Rui Costa a Dom Macedo costa, na manhã dessa quinta-feira, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos todas as matérias e vídeos

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Comissão Especial para Discutir Adequação de Lei que Regulamenta o Conselho Municipal de Saúde comunica sobre o Processo Eleitoral para a formação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), seguindo os critérios do Edital 001/2018, publicado no Diário Oficial do Município. As inscrições das entidades para o Processo Eleitoral ocorrem até hoje (20), de maneira presencial, na sala do Conselho, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Luiz Viana Filho, nº 439, Centro), das 08h15m às 11h45m e das 14h15m às 16h45m. Podem se inscrever para ocupar cadeiras no Conselho: órgãos, entidades e movimentos sociais organizados, seguindo os critérios publicados em edital. 

A participação da sociedade civil no Conselho é de extrema importância no processo de fiscalização dos recursos e andamento dos trabalhos do SUS, garantindo a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Todo suco detox é benéfico, principalmente pra quem esta iniciando a reeducação alimentar, precisa desintoxicar o organismo para iniciar uma alimentação saudável e balanceada.  
O difícil é combinar os alimentos ideais, porque cada combinação tem sua função especifica e quando em contato com o nosso organismo provoca e desencadeia uma série de benefícios que por sua vez, vão provocar a perda de peso. 
Por que pepino? O pepino tem uma alta função hidratante, é pobre de calorias, composto de um grande percentual de água, é diurético e também rico em fibras. O limão é rico em vitamina C, possui função adstringente, acelera o metabolismo, possui função antioxidante e afina o sangue. Dois ingredientes simples, e bem comuns na cozinha, juntos podem ser grandes aliados da perda de peso. O pepino potencializa os nutrientes do limão e assim vice versa e é esse o segredo dessa combinação que atua diretamente na hidratação, limpeza e desintoxicação do organismo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Hoje em dia existem mil e uma receitas esparramadas para todos os lados, todas prometem emagrecer, algumas parecem ser fantásticas e os resultados são bons, o fato é que as pessoas querem emagrecer, perder a barriga, e ter uma vida mais saudável. Se o seu propósito é esse, quero te dizer que você esta no caminho certo, e hoje você vai aprender mais um receita que depura 1kg por dia, ou seja, emagrece 1 kg ao dia.

O segredo dessa bebida é bem simples, ela elimina a retenção de líquidos, desinchando o corpo e desintoxicando orgãos como fígado, rins e intestino, rapidamente você vai emagrecer. A combinação da salsa e do limão é um casamento que os nutricionistas chama de perfeito, porque um limpa e desintoxica e o outro varre pra fora do organismo a gordura e é por isso que você emagrece rapidamente. Anota a receita…

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fotografias de um parto realizado às pressas nos Estados Unidos se tornaram virais nos últimos dias. Jesica Wright Hogan e o marido correram, mas não conseguiram chegar até o quarto do hospital. Por isso, o pequeno Maxwell nasceu no corredor da emergência. O parto aconteceu em 24 de julho do ano passado, mas as imagens foram divulgadas apenas no último sábado (3), pela fotógrada Tammy Karin. Mãe de cinco meninas, Jesica contou que "desde o início, a gravidez de Max foi, no mínimo, imprevisível". Em uma postagem no blog da fotógrafa, ela contou que as contrações começaram em 19 de julho. Por volta de 5h da manhã, Jesica e o marido foram para o hospital. "Achamos que estávamos nos estágios iniciais de receber o último bebê da nossa família", afirmou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus prorroga as inscrições para a área de fisioterapia na modalidade Cadastro Reserva. Os interessados devem até o dia 10 de fevereiro de 2018 enviar currículo para o email selecaohrsaj@gmail.com, informando no “assunto” a vaga pretendida ou entregar currículo na Portaria Administrativa da Unidade. É pré-requisito do Processo Seletivo o candidato ter registro do CREFITO-BA. O HRSAJ está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000.


Enquete


PodCast