Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

PRÓTESES FORAM COLOCADAS NO MESMO DIA QUE A MASTECTOMIA
Ana Cristina considera que teve sorte: ela conseguiu colocar as próteses de silicone no mesmo dia em que fez a mastectomia. "O mastologista achou melhor remover a mama direita toda e fiz uma mastectomia radical. E como eu tinha um nódulo na esquerda, ele achou melhor fazer a mastectomia parcial para, futuramente, não ter o retorno do câncer. Fiz a mastectomia, ocorreu tudo bem. No mesmo dia, consegui colocar as duas próteses. O tamanho do silicone que eu coloquei foi basicamente o tamanho da mama que eu tinha, pouca coisa menor. Nem sempre se consegue colocar, mas fiz as cirurgias com as duas equipes, tanto do mastologia quanto a do cirurgião plástico, aproveitando a cirurgia da retirada", conta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) celebrou, na última semana, o mês e o dia dedicado às crianças (12). Para isso, a unidade desenvolveu atividades educativas e lúdicas com apresentações de teatro, contação de histórias, músicas, brincadeiras e exposição interativa com tema circense.  
Além da criançada, a programação, que aconteceu nas unidades de internação da Clínica Pediátrica, de Tratamento de Queimados (UTQ) e Unidade de Emergência Pediátrica, contou com a participação de membros da Comissão de Humanização e profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. Pais e acompanhantes também fizeram parte dos momentos de descontração. 
Conforme a gerente de enfermagem e integrante da Comissão de Humanização, Edna Aquino, a atividade buscou levar alegria para as crianças internadas e chamar atenção sobre os cuidados necessários com elas.  “Essa ação tem o poder de transformar uma sala de espera silenciosa, tensa e preocupada em um espaço dinâmico, acolhedor e feliz graças à alegria emanada pelos palhaços, tema central da comemoração deste ano. De modo geral, também melhora a estadia das crianças, tornando mais confortável e melhorando suas relações com os familiares, profissionais de saúde e ambiente hospitalar”, afirmou. “Brincar é essencial para o desenvolvimento”, concluiu.ASCOM HRSAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, está renovando a frota de veículos que serve aos profissionais da área, colaborando para o planejamento e execução das ações de Saúde no município. Especialmente à Atenção Básica e Vigilância Sanitária. Foram adquiridos com recursos federais e contrapartida do município uma picape Fiat Toro, um Fiat Mobi e dois Fiat Argo. E um Fiat Siena com recursos próprios. Os veículos são de uso exclusivo e interno (para atender demandas dos profissionais) da Secretaria. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo Foto: Paulo Galvão Filho / ASCOM

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Dia Mundial da Obesidade, lembrado hoje (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito – incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado.

A campanha global em 2018 tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher é violentada sexualmente a cada 11 minutos no Brasil, conforme apontam dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na Bahia, conforme o Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN), foram registrados, no último ano, 1.184 casos de violência sexual contra a mulher. De janeiro até outubro do ano vigente, por sua vez, já foram registrados 824 novos casos. 
O serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher, o AME, localizado no Largo de Roma, em Salvador, presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a parte destas mulheres e adolescentes – a partir de 12 anos – que foram vítimas de abuso.  
Conforme o Art. 7º da Lei Maria da Penha, a violência sexual é entendida como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.  
Também é considerada violência sexual atos que a induzam a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.  


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Reprodução da transmissão, ao vivo, através do Facebook da Tvsaj (5.000 inscritos diretamente) dos discursos proferidos, diante de uma praça lotada, em plena quinta-feira,  pelo presidente da Câmara Luisinho e prefeita Vera da Saúde, quando da assinatura da Ordem de Serviço em prol da construção do Hospital de Maragogipe, com recursos na ordem de 2.420.069,27,emanados do Ministério da Saúde,  fruto de emenda do deputado federal João Bacelar "Jonga" e apoio do deputado Alan Castro. A prefeitura teve que arcar com  recursos próprios da receita própria para confecção do projeto, a título de comtrapartida. 

Nesse vídeo, pronunciamento de Luisinho (presidente da Câmara), padre Reginaldo (proferindo a oração) e, finalizando, da prefeita Vera da Saúde, após assinatura da Ordem de Serviço. Ao lado dela, secretários, vereadores e o representante da empresa Contrutora Ltda, Sr. José Joaquim Mascarenhas Nascimento, que irá realizar a obra do hospital. Coube ao Secretário de Cultura e Tursimo Chiquinho a locução do evento. 

Vera que ganhou esse congnome "da saúde" a partir de toda uma militância auferida a partir da luta que empreendia, mesmo antes de se tornar vereadora,  principamente, em torno da saúde, a partir  de todo uma vivência nessa área, diretamente com as camadas da população. Graças a essa performance exerceu mandatos na egrégia casa legislativa (sendo a mais votada) e já está no seu segundo mandato como prefeita,  em Maragojipe. Em sua fala, toda uma trajetória de quem, egressa de outro município, foi carinhosamente recebida pela população e, hoje, contempla a  população por conta de toda essa receptividade. 

Ela que, momentos antes dessa assinatura da Ordem de Serviço, ao lado de sua equIpe e o público presente, percorreu todo o trajeto da rua entregue, totalmente pavimentada. Como não bastasse, entregou duas ambulâncias 0 Km, também fruto de emendas de seus deputados. Ela que, a 20 dias entegou uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade de saúde da família na comunidade de Campinas, no distrito de Guapira e uma quadra poliesportiva na Piedade, no ultimo dia 27. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. www.tvsaj.com.br. Publicaremos outros vídeos. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura municipal de Santo Antonio de Jesus, gestão Rogério Andrade, procedeu, na manhã  dessa sexta-feira, 05, em Santo Antonio de Jesus, a assinatura de Ordem de Serviço para obras de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), nesse município, num investimento de aproximadamente R$ 600.000,00,através de dotação orçamentária própria, atendendo, por conseguinte, anseios da população local. 

Em seu pronunciamento o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, enfatizou que a UPA terá destacável importância para atendimento de demandas do município e região, contribuindo, por conseguinte, para desafogar demandas de atendimentos em em outros centros de saúde.Fez um relato sobre o estado em que encontrou as instalações desse estabelecimento que foi construído para atender, de fato, procedimentos de saúde. " A forma como encontramos a UPA é muito triste. Não havia dinheiro em conta, projeto, documentos, nada. Se estamos conseguindo retomar essa obra hoje, isso é totalmente fruto do trabalho da atual gestão”,pontuou. 

O prefeito Rogério Andrade, utilizando-se do microfone, após agradecer pelas presenças e empenho de sua equipe (em especial a de projetos, saúde e infraestrutura),  enfatizou a importância de ser o seu governo a façanha de colocar em funcionamento essa unidade. Equipamento que se encontrava em total estado de abandono. Explicitou que o governo federal canalizou cerca de 2 milhões para a conclusão dao obra, atraves do governo anterior e que esses recursos foram exauridos sem a sua  conclusão e que, para que o município não fosse penalizado, teve que se utilizar de receita própria para que, enfim a obra possa ser entregue. Equipamentos caros foram adquirido com recursos públicos, todavia estavam sendo objeto de degradação, não apenas por falta de uso mas, também, de manutenção. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com a mesma destreza com que percorre gabinetes político-partidários em Salvador e Brasília, em busca de melhorias para seu município e contato com os divesos segmentos da população, Vera da Saúde, prefeita municipal de Maragojipe,acompanhada de sua assessora de imprensa (Síntia Souza) participou da caminhada de Rui Costa, Jaques Wagner, Ângelo Coronel, prefeito Wilson (Salinas), Sinho (Aratuípe), Hunaldo (Jaguaripe) e outras representatividades da região, na manhã dessa quinta-feira, em Salinas da Margarida. 

Vera que, à noite, ao lado de seu secretariado e vereadores, procedeu entrega de duas ambulâncias 0 Km, inagurou rua e assinou ordem de serviço para construção de um hospital com recuros emanados do governo federal, na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos), fruto de emenda impositiva apresentada por parte de seu deputado federal. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

A população municipal de Maragojipe foi contemplada, na noite dessa quinta-feira, 04, com mais uma realização da gestão Vera da Saúde, com a entrega de uma rua totalmente pavimentada, entrega de duas ambulâncias 0 Km e, para fechar com “chave de ouro” a noitada, com a assinatura de mais um sonho:  a construção de um hospital com dispêndio de quase  R$ 2.500.000,00, com prazo de entrega de um ano e meio.

Além da chefe do executivo marcaram presenças no ato de inauguração Luisinho (presidente da Câmara), ao lado de outros vereadores; secretários municipais, dentre eles China (Administração e Governo), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Rozameire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), Chiquinho (Cultura e Turismo), Átila Passos (Planejamento) Enéa Rangel (Reparação Racial e Mulher); padre Reginaldo e outras representatividades do município.

De início, após descerrada a fita de inauguração, a prefeita caminhou ao lado da população, por todo trajeto da rua ora entregue. Durante o percurso, não se cansava em atender a todos que a recebiam de porta em porta, numa demonstração irrefutável de agradecimento por mais essa conquista. Uma demonstração cabal de que é importante não apenas administrar recursos municipais. Mais que isso, atender, a contento, anseios da população, em todas as esferas. 

Em seguida, a prefeita Vera, ao lado da Secretária de Saúde, demais titulares das pastas de seu governo, presidente da Câmara e vereadores de sua base de apoio, entregou à população 02 (duas) ambulâncias 0 Km, de maneira que possam contribuir ainda mais para uma gestão que tem, dentre seus objetivos, promover excelência em saúde, justificando, por si só, o porquê do cognome "Vera da Saúde". 

Dando continuidade, a gestora assinou a ordem de serviço para construção de um moderno hospital que, conforme nos referimos acima, terá um dispêndio na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos). Recursos esses emanados do governo federal, fruto de emana canalizada pelo deputado João Bacelar "Jonga", e que tem previsão de entrega em um ano e meio. 

Prefeita que, no período de 20 dias, entregou, além de uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade básica de saúde, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira (dia 27.09), e uma quadra poliesportiva na comunidade da Piedade (27.09), entrega esses dois veículos para a saúde e assina ordem de serviço para construção de um hospital que, sem sombra de dúvidas", deverá ser de grande importância para ampliação dos serviços em prol da população. 

Em todos os discursos proferidos, agradecimentos à atual gestão municipal e aos vereadores que, sob a presidência de Luisinho,  votaram em prol desse projeto construtivista. E dentre esses discursos, o mais emocionante foi, inexoravelmente, o da Secretária de Saúde Rozameire Santana. Ela que, como moradora do bairro, passou por uma lamentável história de sofrimento no momento em que ente de sua família foi alvo de violência, na localidade em que, a partir de agora, será construído o hospital. Além de agradecer à gestora pela obra, como moradora, regozijo maior por ter a oportunidade de, como gestora na pasta de saúde, inferir na transformação dessa localidade.

Coube ao presidente da Câmara Luisinho (em nome dos vereadores da base) agradecer à gestora pelas realizações e reafirmar apoio a tudo quanto possa significar desenvolvimento ( e tem sido essa a performance da atual administração municpal). Luisinho que tem realizado um meritóro trablho a frente da egrégia casa legislativa.

Luisinho que tem feito com que a casa do povo saia "das quatro paredes" com realização de sessões itinerantes, a exemplo da última realizada na comunidade da Piedade, data em que a administração municipal entregou uma outra quadra poliesportiva, após requalificação da praça, de maneira  que a comunidade local possa ostentar do merecido conforto e que jovens possam, através do desporto e duacação, galgar novos horizontes. 

A prefeita, em sua fala, mostrou, mais uma vez, que toda sua equipe está sintonizada em torno do desenvolvimento do município e, em especial, com relação a uma saúde. Agradeceu a todos pelo empenho, Agradeceu, também, aos importantes apoios que vem recebendo de seus deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Alan Castro (estadual), pelo encaminhamento de emendas impositivas e injunções junto ao executivo federal e estadual para que pleitos sejam, deveras, atendidos. 

Conhecemtos, "de cátedra", realizações de alguns gestores da região. Alguns deles têm, efetivamente, se destacado em seus municípios, com grandes realizações. Particularmente, com relação à Maragojipe, em tão pouco tempo efetuando coberturas nessa localidade (ainda não conhecemos todo trabalhao realizado pela atual gestora), estamos, sem sombra de dúvidas, surpreendidos com relação à intensidade administrativa da atual gestão, capitaneada por Vera da Saúde.

Torcemos para que esse ímpeto desenvolvimentista tenha continnuidade e que outros municípios possam se espelhar nessa performance. Parafraseando o ex-prefeito de São Francisco do Conde que dizia, antecipando cada inauguração "Sábado que vem tem mais", quais os próximas inaugurações por parte da gestão Vera da Saúde, em Maragojipe?. A continuar nesse rítmo, recairá sobre seu sucessor uma enorme responsabilidade para manutenão dessa avalanche de realizações. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos todos os vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

]Depois de anos de espera, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santo Antônio de Jesus será concluída. Nesta sexta-feira (5), o Prefeito Rogério Andrade assinou a ordem de serviço autorizando a conclusão das obras da unidade. Com investimento de aproximadamente R$ 600.000 (seiscentos mil reais) em recursos próprios, a conclusão é uma das ações mais aguardadas do Programa Acelera SAJ.

No ato, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, destacou a importância do equipamento e lembrou que a conclusão da UPA será importante para toda a região. “Para uma cidade como Santo Antônio de Jesus, no seio de uma região onde vivem mais de 700 mil pessoas, a UPA é de extrema importância. Também por isso, a forma como encontramos a UPA é muito triste. Não havia dinheiro em conta, projeto, documentos, nada. Se estamos conseguindo retomar essa obra hoje, isso é totalmente fruto do trabalho da atual gestão”, disse o secretário.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

  

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira (4) uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto Habitacional Cidade Nova II, ampliando a cobertura em saúde básica do município.   A moradora do conjunto habitacional, Rosângela Ribeiro, falou sobre a alegria da comunidade com a entrega do posto. 

“Moramos um pouco mais afastados. E toda vez que precisávamos de qualquer suporte médico, era uma agonia ter que se deslocar quilômetros para ser atendidos. O prefeito teve aqui e se comprometeu com a gente. Hoje ele volta e cumpre o que prometeu. Deus vai continuar o abençoando”, disse Rosângela, que é pastora evangélica. 

Falando à comunidade, o prefeito voltou a destacar que a cidade tem pressa no desenvolvimento, por isso a correria de tantas obras, por todos os cantos da cidade. “Especialmente na área de saúde, um esforço de toda a equipe é fazer as melhorias tão necessárias, para que o atendimento esteja próximo de quem mais precisa”, enfatizou o gestor. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assina nesta sexta-feira (5) a ordem de serviço para conclusão das obras da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) 24h. O investimento, com recursos próprios é de aproximadamente R$ 600.000 (seiscentos mil reais). A conclusão é parte do Programa Acelera SAJ e mais um compromisso de campanha cumprido pela atual gestão. O ato acontece às 10h com saída às 9h da Secretaria de Saúde. 
Desde o início da gestão o Prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde Leandro Lobo trabalham para resolver a situação da UPA. Em julho o prefeito esteve em audiência com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Brasília, e conseguiu a autorização para concluir a obra com recursos próprios.  
A atual gestão não encontrou saldo em conta dos recursos que foram liberados pelo Governo Federal para a conclusão da obra pela gestão anterior. A conclusão evitará que o município seja penalizado com a devolução de R$ 2 milhões ao Ministério da Saúde. 
A UPA é mais um reforço para a saúde de Santo Antônio de Jesus. O equipamento se soma a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, implantação de duas novas unidades de Saúde (Irmã Dulce e Cidade Nova II), além de reformas de USF’s (10 já entregues) e aumento dos investimentos em profissionais, equipamentos e medicamentos. 
*Como funciona a UPA?* 
A UPA é responsável por grande parte dos casos de urgência e emergência como: pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos hospitais. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. Nas cidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus vai ganhar uma nova Unidade de Saúde. Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Habitacional Cidade Nova II. O ato acontece a partir das 10h com saída às 9h da secretaria de saúde. 
O Cidade Nova II possui 784 residências onde vivem aproximadamente 4 mil pessoas. A implantação da Unidade é uma solicitação dos moradores desde que o conjunto foi inaugurado. 
A Prefeitura também concluiu e entregou a UBS Irmã Dulce. Além de reformar e entregar as unidades do São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim.ASCOM Municipal.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 


A comunidade do Riachão, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, será contemplada com uma Unidade de Saúde da Família (USF). A novidade foi anunciada pelo Prefeito Rogério Andrade, em visita ao local, na tarde desta terça-feira (18).  
Na oportunidade, o Prefeito e o secretário de Saúde, Leandro Lobo, conversaram com os moradores e apresentaram o projeto arquitetônico da obra que terá início até sexta-feira (21). O morador Vando, presidente da Associação de Moradores, fez questão de ressaltar a alegria com a conquista: 
- “Nós esperamos há muito tempo e hoje estamos aqui para celebrar este momento que tem muito valor. Nós já comemoramos outras conquistas para a comunidade. Mas, essa vai ficar marcada por que é um sonho muito grande pra todos nós. É a espera de uma vida inteira.” – Declarou. 
Em sua fala, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu ao Sr. José, doador do terreno para a construção da USF e destacou a sua relação de trabalho e respeito com a comunidade: 
- “Tenho uma alegria muito grande de ter contribuído com o Riachão viabilizando o abastecimento de água e a implantação do campo de futebol da comunidade. Na época da água, ouvimos o desejo da comunidade e firmamos esse compromisso. Hoje, com muita alegria, viemos anunciar que o sonho vai se transformar em realidade.” - Afirmou. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de MARAGOJIPE, sob o comando da prefeita Vera da Saúde, entregou, na tarde desse domingo, 18, três importantes equipamentos na comunidade rural de Campinas, Guapira, nesse município, cumprindo, assim, não apenas compromisso de campanha mas, sobretudo, o desafio de promover atendimento aos anseios de cerca de 3.500 famílias dessa região, num final de semana que começou no dia anterior (sábado) com diversas apresentações musicais, protagonizadas por artistas do segmento gospel, da região e que teve seu ponto de culminância com a apresentação da renomada cantora Aline Barros.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além dos religiosos citados, Vera da Saúde (prefeita); secretários municipais Rosa Meire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), China (Governo), Francisco Gomes da Silva "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Eládio Bahia (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

Também prestigiando, além de Chiquinho e China, Alex Sandro (Infraestrutura), Átila Passos (Finanças) Enéa Rangel (Reparação Social e Mulher); Maria das Graças (Controladoria), Ígor Oliveira (Procurador), Clerisvaldo (Diretor da Escola inaugurada), Laurijane Mercês (ex-secretária de Saúde de S.A.Jesus).

Dentre os vereadores presentes, Luizinho (Presidente da Câmara), Carlinhos da Encruzilhada, Zé de Roque, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Leide, Zé Benedito; presidentes de associações comunitárias e representantes se diversos segmentos do município. Vereadores que, ao lado dos demais, têm contribuído com  o desenvolvimento do município, através da aprovação de projetos encaminhados por parte do executivo.

INFRAESTRUTURA

Destoando de muitas gestões municipais que, na verdade, se preocupam com a "visibilidade" quando da edificação de suas obras,favorecendo, apenas, centros urbanos, em Maragojipe, ao contrário, a atual gestão quebra paradigmas ao prestigiar, além da zona urbana, rincões da zona rural, a exemplo do que está sendo feito na comunidade de Campinas, distrito de Guapira. Localidade em que as residências não estão agrupadas mas que,a partir de agora, com certeza, esses equipamentos, em área contígua, irão contribuir para atração de novos empreendimentos, suscitando, por conseguinte, a consolidação de o de um conglomerado residencial.

A quadra poliesportiva coberta e com alambrado, irá dar suporte às atividades nesse segmento, através da escola construida em área contigua. Espaço  esportivo que, além de atender a demanda da Escola, terã condições de dar suporte a outros eventos esportivo-culturais e religiosos. 

O Posto de Saúde Augusto Elesbão, além dos diversos serviços médicos oferecerá aos pacientes,também, além de outros procedimentos, atendimento dentário, evitando, assim, deslocamento dos moradores locais, objetivando efetuação de trabalhos de prevenção contra a cárie e outros procedimentos odontológicos.

 

 

O Colégio Municipal Augusto Elesbão, construído com esmero, é detentor de ampla área, saguão central (coberto), equipamentos de parquinho infantil, salas com cadeiras de alta qualidade e, mais que isso, professores e profissionais de muito bem preparados. Unidade educacional que está sob o comando de Clerisvaldo que, além da missão institucional, terá,ao lado de sua equipe, a missão de fazer com que haja conscientização de alunos e usuários dessas unidades, no que concerne à preservação patrimonial. 

HOMENAGENS

A prefeita Vera foi homenageada com um bouquet de flores e com as apresentações musicais protagonizadas por alunos da rede municipal. Ela que, em seu discurso, discorreu sobre sua chegada ao município, seu ingresso na vida pública e toda uma trajetória de dificulades, mas, também, de muitas alegrias, no momento em que consegue atender aos pleitos da população gra~cas aos seus esforços, ao lado de toda equipe e apoio dos deputados que fazem parte da representatiidade do município nas esferas estadual e federal.  Ela que, tem em Luizinho, não apenas um bom esposo mas, também, um grande parceiro na Cãmara de Vereadores na qual tem a honra de ser o presidente. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse domingo, 16, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira, em Maragogipe, recôncavo baiano, missa em ação de graças, proferida pelo Don Antonio Tourinho Neto( Bispo diocesano de Cruz das Almas) e Padre Reginaldo Andrade Moraes (Paróquia de São Bartolomeu (em Maragojipe), com participação dos padres Mateus de Lima Leal e José Carlos), numa belíssima cerimônia eucarística.

Durante  o ato litúrgico o bispo Don Antonio, assim como o padre Reginaldo, não economizaram adjetivos enaltecedores, não apenas em torno das realizações da administração municipal, sob a égide de Vera da Saúde. Mais que isso, enalteceu a respeito de sua iniciativa em atender à população com três majestosos equipamentos inerentes à educação, saúde e desporto, em prol da comunidade em apreço, quebrando paradigmas com relação a vários gestores que "priorizam visibilidade" em detrimento do atendimento equânime a todos segmentos (rural e urbano) do município.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além dos religiosos citados, Vera da Saúde (prefeita); secretários municipais Rosa Meire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), China (Governo), Francisco Gomes da Silva "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Eládio Bahia (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

Também prestigiando, além de Chiquinho e China (foto), Alex Sandro (Infraestrutura), Átila Passos (Finanças) Enéa Rangel (Reparação Social e Mulher); Maria das Graças (Controladoria), Ígor Oliveira (Procurador), Clerisvaldo (Diretor da Escola inaugurada), Laurijane Mercês (ex-secretária de Saúde de S.A.Jesus).

Dentre os vereadores presentes, Luizinho (Presidente da Câmara), Carlinhos da Encruzilhada, Zé de Roque, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Leide, Zé Benedito; presidentes de associações comunitárias e representantes se diversos segmentos do município. Vereadores que, ao lado dos demais, têm contribuído com  o desenvolvimento do município, através da aprovação de projetos encaminhados por parte do executivo.

HOMENAGENS AOS REPRESENTANTES DA IGREJA E PREFEITA VERA

A Secretária de Educação do município, regozijada por todo apoio que a atual gestora vem dando a pasta que tão bem conduz no atual governo, não economizou adjetivos para, em seu longo discurso, externar agradecimentos pelo apoio da mais alta mandatária do município a um dos principais esteios do desenvolvimento: a educação. A titular da pasta não conseguia esconder tanta satisfação, não apenas por mais uma realização mas, também, por contemplar uma localidade que, em que pese não ostentar um conglomerado habitacional, irá atender cerca de 3.500 famílias de todo entorno, contrariando, assim, a " filosofia", ou melhor, prática de determinados gestores que só se preocupam em realizar obras em locais que lhes proporcione "visibilidade". 

Durante a cerimônia religiosa, homenagens foram prestadas por parte da administração Vera da Saúde aos representantes da igreja católica. Coube à prefeita Vera a entrega de uma placa a Don Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano de Cruz das almas, pela dedicação a frente do bispado na região e  todo um trabalho em prol do fortalecimento da célula “máter” da sociedade: a família. 

A Secretária de Saúde Rosa Meire Santana foi incumbida para, ao lado da gestora, proceder entrega da placa a Reginaldo A. Moraes, paroco da Igreja São Bartolomeu, em Maragojipe pelo relevante trabalho que vem realizando ao longo dos anos, de vital importância para a formação religiosa da sociedade e, por extensão, a luta em prol da inclusão social, contribuindo para que muitos jovens deixem de se enveredar pelo caminho das drogas. 

Ao presidente da egrégia Câmara de Vereadores, Luizinho, a satisfação de homenagear o padre  Mateus de Lima Leal, pela dedicação e convívio profissional com a socedade maragojipana. Ele que, ao lado de demais integrantes do clero local, não tem medido esforços na luta hercúlea em porl da propagação do nome do Senhor,contribuindo, por conseguinte, para a paulatina diminuição do divionismo que, infelizmente, reina no seio da sociedade brasileira e que,por extensão, se faz presente em muitos municípios. 

Também homenageado, por parte dos dirigentes do poder executivo municipal e da egrégia casa legislativa, o padre José Carlos que, também, participou da cerimônia religiosa. Ele que, tal qual os demais, não tem economizado iniciativas em torno de uma trabalho em prol da catequização da sociedade que, em ebulição, necessita de uma constante vigilância junto a segmetnos da população. 

Terminada a cerimônia religiosa, os presentes, dentre eles, Átila Passos (Secretário de Finanças), se deslocaram à área externa da quadra de esportes para descerramento da placa de inauguração da praça esportiva que, já a partir dessa segunda-feira, 17, já entraria em funcionamento, ao lado do Posto de Saúde e Escola inaugurados, segundo a prefeita Vera. Átila que, segundo informações, tem feito um meritório trabalho, também, do implemento à arrecadação própria do município. 

Quadra que, ao lado da escola e posto de saúde, inaugurados nesse evento, deverá ser muito útil aos moradores locais e região, segundo Enea Rangel, Secretária de Reparação Racial e Mulher, não apenas para realização de atividades esportivas mas, também, para realização de eventos de cunho sociocultural, etc. Ela que, em entrevsita à Tvsaj, discorreu, também, sobre a contribuição da Lei Maria da Penha. 

A qualidade das obras ora entregues à comunidade é uma demonstração inequívoca de que há, por parte do atual governo de Maragojipe uma preocupação não apenas de promover edificações mas, também, que elas sejam destacáveis pela qualidade do material empregado, pela operacionalidade a que se propõe e, mais que isso, aplicação transparente dos recursos públicos, através da pasta sob a tutela de Alex Sandro (Secretário de Infraestrutura). 

A educação, a saúde, o desporto são, inexoravelmente, de suma importância para a população. Por outro lado, não menos relevante, a geração de emprego e renda, necessária no seio de uma sociedade que se proponha dar asas à inclusão social. Nesse sentido, destaque, também, para a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, capitaneada por Eládio Bahia, que, por sinal, é Presidente do Território do Recôncavo e que fez um dos melhores trabalhos de Agricultura da região, no município de Sapeaçu.

Aproveitamos a oportunidade para destacar o meritório trabalho realizado pelos jornalistas Síntia Souza (Ascom) e Lucas Lapa, ao lado de  Marcus Murilo (Câmera), André Quaresma e Albertus Sá (fotógrafos), Rafael (Ascom), Lourenço (assessoria), de extrema importância, não apenas para divulgação de informações pertinentes à administração mas, também, para levar à população, o dia a dia do atual governo, contribuindo, por conseguinte, para a transparência das ações. Fotos,Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas, de S.A.Jesus)

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi prorrogada até sexta-feira (21) na Bahia. O objetivo é imunizar 95% das crianças entre um e cinco anos no estado. Até agora, 92,57% foram vacinados. 

De acordo com o G1, o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, explicou que a orientação é de que os municípios que ainda não alcançaram a meta continuem a ação. 

Até o momento, 131 cidades ainda não atingiram o total de 95%. Em números, 785.585 crianças tomaram a dose contra a poliomielite e 786.274 contra o sarampo. O objetivo é de 849.361 para cada vacina.METRO 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus finalizou a Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo com mais de 5 mil crianças vacinadas. Com isso, o município chegou a 100% da meta, ultrapassando os 95% estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 
O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas quem podem resultar em complicações graves, podendo levar até a morte. A campanha nacional foi encerrada no último dia 31 de agosto, mas, a vacina segue disponível na rede de saúde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) torna pública a relação dos candidatos aprovados na última fase do Processo Seletivo 2018.2 para formação de cadastro de reserva de profissionais de enfermagem.

Os profissionais devem aguardar o contato telefônico do Recursos Humanos da Unidade. Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mailselecaohrsaj@gmail.com ou telefone (75) 3162-1455. Confira a lista dos aprovados em LEIA MAIS

APROVADOS:


RUANA CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA

ISADORA REIS RODRIGUES

ANANDA CIRA DA CRUZ DE ANDRADE

SIMONE CORREIA DOS SANTOS

BÁRBARA MARIA CONCEIÇÃO DA PAZ

MARIA JOSÉ R. SAMPAIO CAVALCANTE

ANA MARIA DE SOUZA SANTOS SANTANA

NORMA SUELI  ALBUQUERQUE ALMEIDA

MAIARA DE OLIVEIRA RIBEIRO
10º
PAULO ROBERTO FREITAS CAMARÃO
11º
DANIELA AMARAL DOS SANTOS GOMES
12º
WELLINGTON DE SOUZA SILVA
13º
ROGÉRIO TRINDADE BARBOSA CALDAS
14º
KAROLINA SANTOS PEIXOTO
15º
FÁBIO NOGUEIRA DE ANDRADE
16º
ANTONIA CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS

Foto divulgação HRSAJ.Material enviado pela ASCOM do HRSAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A população do Bairro Irmã Dulce ganhou uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). A unidade própria, sonho antigo da comunidade, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (14) pelo Prefeito Rogério Andrade. 
Dona Zezé do Mutum fez um agradecimento especial em nome dos moradores do bairro: 
- “Ter um posto de saúde desse perto da nossa casa é uma benção. Só temos a agradecer a todos da Prefeitura por que prometeram e estão cumprindo. Que Deus abençoe a todos!” – Declarou. 
O Prefeito Rogério Andrade relembrou a luta para retomar as obras da Unidade: 


- “Fomos até o Ministério da Saúde, em Brasília, onde conseguimos com muito esforço resgatar esse convênio. Mas, não era suficiente. Então lutamos e conseguimos também um aporte de recursos. Com investimentos próprios e mais esse aporte conseguimos finalizar e estamos entregando essa obra para os moradores do Irmã Dulce.” – Afirmou. 
A USF Irmã Dulce é equipada com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, farmácia básica, salas de acolhimento, vacinas, ACS, esterilização, procedimentos, nebulização, reunião, recepção, brinquedoteca, almoxarifado, expurgo, depósito de materiais de limpeza, sala, copa, banheiros para pacientes e funcionários.




Notícias | postado por: Mascarenhas

Relatório da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) aponta que o Brasil tem quase 3 mil lixões ativos em 1,6 mil cidades. De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2014. Entretanto, o levantamento mostra que, de 2016 para 2017, o despejo inadequado aumentou 3%.

No ano passado, cada brasileiro gerou 378 kg de lixo, quantidade que é maior do que a que era produzida nos anos anteriores. Com o aumento, mais resíduos também foram destinados aos lixõesFoto reprodução Agência Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) estará em Santo Antônio de Jesus, nos dias 14 e 15 de setembro, para realização do CRN-5 Itinerante. O evento, que tem como objetivo aproximar ainda mais o órgão dos nutricionistas que atuam no interior dos estados da Bahia e de Sergipe, acontecerá na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Amaral, n. 1015, bairro Cajueiro.

Na oportunidade, será disponibilizada uma gama de serviços e ações, como atendimentos para pessoas físicas e pessoas jurídicas, conciliações, atendimento jurídico, recebimento de denúncia, orientação profissional pela assessoria técnica do órgão e palestras sobre diversos temas. Também foram convidados para o evento conselhos de controle social (conselho de alimentação escolas - CAEs municipais; conselhos de segurança alimentar e nutricional - Conseas; e conselhos de saúde) e gestores de secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de aproximadamente 30 municípios.

Os nutricionistas e pessoas jurídicas da região poderão realizar serviços como inscrição, emissão de 2ª via de carteira de identificação profissional, atualização de cadastro e parcelamento de débito.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Santo Antônio de Jesus vai ganhar uma nova Unid4)*ade de Saúde da Família (USF) nesta sexta-feira (14). A partir das 10h, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugura a sede própria da USF Irmã Dulce.  
Além de inaugurar a unidade própria do Bairro Irmã Dulce, a Prefeitura também já concluiu e entregou a reforma de nove USF’s na Rádio Clube, Santa Madalena, São Francisco, Marita Amâncio, Urbis III, Zilda Arns, Casaca de Ferro, Boa Vista e São Bartolomeu. Em breve, mais unidades serão entregues. 
*Obra foi resgatada pela atual gestão* 
Em 2016, a gestão anterior recebeu R$ 1.831.102,68 (um milhão oitocentos e trinta e um mil cento e dois reais e sessenta e oito centavos) do Ministério da Saúde para a conclusão das obras de 8 unidades de saúde no município. Mas, nenhum deles foi concluído ou entregue. Os repasses podem ser conferidos no Portal da Transparência: http://aplicacao.saude.gov.br/portaltransparencia/index.jsf. 
Uma dessas unidades é a USF Irmã Dulce, cujo convênio, só foi reativado após uma visita do Prefeito Rogério Andrade ao Ministério da Saúde, em Brasília. Na ocasião, a atual gestão também conseguiu um aporte de recursos, o que somado aos investimentos com recursos próprios, permitiu a conclusão da obra.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, passou por uma nova cirurgia na noite desta terça-feira (12), segundo o Hospital Albert Einsten, onde o candidato está internado desde sexta (7), após ser vítima de uma facada durante ato de campanha em MG.
O procedimento durou cerca de 1 hora e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. Bolsonaro foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Um novo boletim médico deve ser divulgado às 10h desta quinta-feira (13).
Mais cedo, o hospital informou que o quadro clínico de Bolsonaro evoluiu para um quadro de "distensão abdominal progressiva e náuseas" e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica.
Em uma das três perfurações sofridas no intestino delgado formou-se uma fístula, um pequeno orifício, que provocou inflamação, e gerou o quadro de aderência, que é uma obstrução intestinal.


Notícias | postado por: Mascarenhas


Saiba os benefícios de utiliza o óleo feito com substâncias da maconha para a pele e o cabelo. 
Saiba os benefícios de utiliza o óleo feito com substâncias da maconha para a pele e o cabelo
Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro revela quais são os efeitos atingidos pelo produto
O óleo é capaz de rejuvenescer a pele e o cabelo ao atrasar o envelhecimento
Isso acontece, porque ele tem uma função antioxidante poderosa
o óleo elimina os radicais livres ao diminuir o stress oxidativo
Apesar de ser fabricado com uma substância da maconha, o óleo não altera o estado psíquico
O cosmético tem o mesmo efeito quando utilizado no cabelo
Ainda não existem estudos científicos que identifiquem as contraindicações do óleo. 
O novo ingrediente se tornou o queridinho dos cosméticos ao ser utilizado para atrasar o envelhecimento da pele e do cabelo. Apesar de utilizar uma substância presente na maconha, os produtos feitos com o óleo não alteram o estado psíquico por não serem fabricados com THC. Em entrevista ao Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro esclarece como ele age.









Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia registrou 1.186 casos deste tipo de câncer. Até junho deste ano, 327 baianos foram afetados pela patologia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).A morte do cantor de funk Mr. Catra, de 49 anos, em decorrência de um câncer no estômago, chamou a atenção da sociedade para os cuidados com a doença.  Apesar de estar em tratamento, o câncer alcançou outras partes do corpo do artista carioca, ocasionando falência múltipla dos órgãos. Somente no ano passado, a Bahia registrou 1.186 casos deste tipo de câncer. Até junho deste ano, 327 baianos foram afetados pela patologia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Conhecido como câncer gástrico, os sintomas incluem falta de apetite, perda de peso, azia , enjoo , vômito, anemia, dor  e sangramento. Segundo a oncologista Anelisa Coutinho, da Clínica Amo, a doença também pode causar sensação de saciedade, mesmo após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos. Mr. Catra chegou a perder mais de 30kg desde que descobriu a doença, em 2017. Acompanhe a matéria completa na edição impressa de amanhã.Tribuna da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Coube ao general reformado Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, chamar seus correligionários à razão. Irritado com o grande volume de visitas ao candidato esfaqueado na quinta-feira (6), o militar lembrou que o momento de Jair é de recuperação – e que qualquer exposição a vírus ou bactérias pode ser fatal para o deputado.

“Ele está numa recuperação e não é para ficar fazendo oba oba como fizeram”, criticou. Embora o vice de Bolsonaro não tenha nomeado os autores do ‘oba oba’, a declaração foi dada ao jornal Folha de S.Paulo após o senador Magno Malta (PR) visitar o quarto do presidenciável – ele aproveitou a oportunidade para transmitir ao vivo, nas redes sociais, falas do candidato.

“Exageraram, exageraram totalmente. Totalmente fora de propósito”, disse Mourão, que emendou: “Não pode, se não vira carnaval. É uma área de isolamento, qualquer resfriado que ele pegue ali ele morre”, lembrou. Questionado se pretende, ele próprio, visitar o deputado, Mourão foi curto e grosso. “Nós não temos o que conversar. Agora é hora de recuperar a saúde”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa conjunta, protagonizada pela Justiça e Promotoria (eleitorais), representantes de partidos e de imprensa tiveram oportunidade de ouvir explanações emanadas de Dr.MÁRCIO DA SILVA OLIVEIRA, juiz da 56a. Zona Eleitoral (compreendendo parte de S.A.Jesus e Varzedo), Dra. RENATA MORAES ROCHA, juíza eleitoral da 202a. e Dra. ALINE COTRIN CHAMADÓRIA, promotora pública eleitoral, no auditório do Fórum Wilde Lima, em S.A.Jesus. 

Além deles, representantes do 14o. BPM, da IV COORPIN (Dra. Patrícia Jaques Aires); dentre os representantes do município, os prefeitos municipais Bahia (Varzedo), ao lado de Herivaldo e Hélio; Welligton Vieira(Muniz Ferreira), ao lado da vice Minde da Saúde, vereadores Toinha, Meirinha, Ivoni, Rai,Valmir e Edgar; Sinhorzinho (vice-prefeito de Dom Macedo Costa, ao lado dos vereadores Kate e Zelito); bem como Zé Froes (ex-prefeito, oposição, de D.M.Costa), Jajai; por S.A.Jesus, os vereadores Dr. Francisco e Cao de Dodô. Também presentes os candidatos a deputados estaduais pelo PSOL, Franderrak Mascarenhas e Chico Fortaleza, além de presidentes de partidos e representantes de diversos segmentos dos municípios em epígrafe. 

EXPLANAÇÕES

Os representantes das instituições acima elencadas, na qualidade de anfitriões do evento, efetuaram explanações inerentes aos preceitos eleitorais a partir da Lei Eleitoral 9.504 e demais dispositivos que versam sobre essa temática, tendo por escopo apresentar as novidades acerca dos procedimentos nas eleições de outubro próximo, cabendo a Dr. Márcio a abertura do evento e as primeiras informações ministradas.

Coube a Dra Renata a efetuação de apresentação audiovisiual acerca das permissões bem como vedações a determinados tipos de propaganda eleitoral e outro procedimentos que, direta ou indiretamente, possam provocar desequilíbrio entre os candidatos que, diante da frieza das urnas, estarão colocando seus nomes ao crivo da população.

Dra. Aline Cotrim, por sua vez, também discorreu sobre o papel do Ministério Público no processo eleitoral, na parceria que empreende, ao lado da Justiã Eleitoral, com apoio das polícias civil e militar, objetivando, por conseguinte, o resultado esperado no pleito que se diferencia dos anteriores, principalmente, pelas mudanças acerca da permisssividade ou não de determiandos  tipos de propaganda eleitoral. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Saúde de Varzedo, divulgou nesta sexta-feira (31), o balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo no município. De 06 a 31 de agosto, os trabalhos na prevenção dos vírus foram desenvolvidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha visou vacinar crianças com idade entre um à menores de cinco anos.

Conforme a secretária de Saúde de Varzedo, Ariana Reis Bastos Castro, durante a campanha foram imunizadas 498 crianças com a vacina da poliomielite (106,79%) e 487 crianças com a vacina do sarampo (104,53), o que apresenta um excelente resultado. “Ultrapassamos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%. Até então, Varzedo é o único município na regional de saúde que atingiu a meta estabelecida”, comemora Ariana Castro. Vale ressaltar que os números ultrapassaram o teto de vacinações, em virtude de que foram aplicadas mais doses das vacinas do que o contingente de crianças cadastradas no sistema utilizado pelo setor responsável.

Segundo a secretária, a avaliação positiva da campanha deu-se pelo empenho dos servidores da saúde e principalmente aos pais e responsáveis pelas crianças que compareceram até as unidades de saúde.ASCOM VARZEDO

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde , realizou no dia 31 de agosto de 2018, na Unidade de Saúde da Família de Jaguaripe ( Sede) , ações voltadas para Saúde do Homem, atendendo 153 homens que participaram da coleta do exame de PSA na primeira etapa para o novembro azul.Fotos e informações, ASCOM MUNICIPAL. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Varzedo, no Recôncavo baiano, divulgou nesta sexta-feira (31/08), o balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo no município. De 06 a 31 de agosto, os trabalhos na prevenção dos vírus foram desenvolvidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha visou vacinar crianças com idade entre zero à menores de cinco anos.

Conforme a secretária de Saúde de Varzedo, Ariana Reis Bastos Castro, durante a campanha foram imunizadas 498 crianças com a vacina da poliomielite (106,79%) e 487 crianças com a vacina do sarampo (104,53), o que apresenta um excelente resultado.

“Ultrapassamos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%. Até então, Varzedo é o único município na regional de saúde que atingiu a meta estabelecida”, comemora Ariana Castro. Vale ressaltar que os números ultrapassaram o teto de vacinações, em virtude de que foram aplicadas mais doses das vacinas do que o contingente de crianças cadastradas no sistema utilizado pelo setor responsável.

Segundo a secretária, a avaliação positiva da campanha deu-se pelo empenho dos servidores da saúde e principalmente aos pais e responsáveis pelas crianças que compareceram até as unidades de saúde.Foto André Borges, Ag. Brasília. Assessoria de Comunicações. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado, na noite dessa quinta-feira, 30, nas dependências da Academia da Avenida, ao lado da CTO, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o encontro entre dois desportistas. O primeiro, Dr. Everaldo Júnior, médico traumatologista, ex-presidente da Câmara, empresário e, do outro lado do "ring", o renomado pugilista, quatro vezes campeão mundial de boxe, Acelino Popó de Freitas, ou simplesmente "Popó". 

Na plateia, desportistas santatonienses e representantes de todos segmentos da imprensa local, àvidos a ouvirem desses dois defensores do desporto, as ideias que possam, paulatinamente, fomentar o desenvolvimento nessa importante esfera. De microfone em punho, ao invés das tradicionais luvas, eles, após se apresentaram e discorreram sobre os propósitos desse encontro.

Popó, saindo das "cordas" aplicou o primeiro "jab" ao falar sobre sua história de vida, marcada pelas dificuldades, todavia, vencedora, graças à força de vontade, a persistência e, o que é também importante, cultivo da rainha das virtudes: a humildade. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade aos investimentos na saúde do município, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, reinaugura nesta quinta-feira (30) a Unidade Básica de Saúde do Zilda Arns.  
A partir das 9h, o Prefeito e o Secretário da Pasta, Leandro Lobo, saem em comitiva da Secretaria de Saúde para uma visita à unidade, a 9ª requalificada e entregue em menos de dois anos de gestão. A requalificação da UBS Zilda Arns é mais uma ação do Programa Acelera SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Alto Santo Antônio será contemplado mais uma vez pelo Programa Acelera SAJ. Nesta terça-feira (28), o Prefeito Rogério Andrade assina ordem de serviço para reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Antes da assinatura, o Prefeito e o Secretário da Pasta, Leandro Lobo, fazem uma visita à unidade com saída às 9h da Secretaria de Saúde. 
Esta será a 9ª USF reformada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. Já foram requalificadas e entregues as unidades da Casaca de Ferro, São Francisco, Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Boa Vista e São Bartolomeu. Além das reformas, a Prefeitura também segue avançando na construção de unidades próprias na Urbis II e Irmã Dulce. Em breve, outras USF’s também entrarão em reforma. ASCOM SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa quinta-feira, 23, sessão solene na Câmara de Vereadores de Maragogipe, num evento que, com a condução por parte do seu presidente, Vereador Luis Fernando Lima Ribeiro, conhecido popularmente por  "Luizinho", ao lado dos demais vereadores, recebeu a Prefeita Vera da Saúde, os deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Manassés (estadual) e outras personalidades que foram homenageadas. 

Além deles, os vereadores Zé de Roque, Carlinhos da Encruzilhada, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Liede, Zé Benedito; secretários municipais Eládio Bahia (Agricultura, Meio AMbiente e Pesca), Enea Rangel (Relações Institucionais), Rosa Meire Santana (Saúde), Raimundo Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Marli Medina (Educação), Átila Passos (Finanças), Murilo Sande (Planejamento); Maria das Graças (Controladora), Dona Glória (Chefe de Gabinete), Padre Reginaldo de Moraes (Paróquia São Bartolomeu), Padre Dvanildo Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora da Vitória - São Roque do Paraguaçu) integrantes dos poderes públicos executivo e legislativo municipal, bem como representantes de outros segmentos da sociedade local. 

HOMENAGENS

Várias personalidades foram homenageadas pelos vereadores que compõem a atual bancada da egrégia casal legislativa municipal, oportunidade em que concederam títulos de cidadão, comendas, medalhas. Dentre os contemplados com essas honrarias, recebendo títulos de cidadão, deputado estadual Alan Castro, através de seu representante, numa indicação da vereadora Ana Leide do Nascimento.  Alan Castro que é o representante do município junto à Assembleia Legislativa, ao lado de Manassés. 

O deputado federal  JOÃO BACELAR FILHO " Jonga", candidato à reeleição, mais uma vez marcou presença no município, sendo agraciado com título de cidadão, através de indicação do vereador João José Souza Guedes. Ele que tem contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do município, através de emendas impositivas, com recursos empregados em diversas áreas da administração municipal. 

Coube ao vereador José Maria França conceder título de cidadão maragogipense ao deputado estadual Marcos Antonio Novaes "Manassés", candidato a deputado federal. Ele que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho em prol do desporto e inclusão social nos diversos municípios de sua base de sustentação (dentre eles, Maragogipe), além de ações de cunho social. 

O presidente da egrégia casa legislativa, vereador Luis Fernando Lima Ribeiro " Luizinho" concedeu título de cidadão maragogipense ao Major Marcos Davi Santos Pinto. Ele que vem desenvolvendo um destacável trabalho a frente da corporação que integra no município, ao lado de toda sua equipe, no seio da briosa polícia militar. Um trabalho que tem por escopo salvaguardar o direito de ir e vir do cidadão no dia a dia. 

Nada melhor para um profissional de saúde, egresso de outro município, ser homenageado como cidadão maragogipense. Referimo-nos a Dr. Sávilo Matta Santana, médico renomado que recebeu essa honraria através de uma indicação emanada do vereador Renato José de S. Filho.  Regozijado diante desse reconhecimento, ele sabe, de cátedra, a responsabiidade de estar a cada dia, reafirmando esse compromisso de bem servir à população desse receptivo município do recôncavo baiano. 

A professora Alessandra Ferreira Fausto recebeu o título de cidadã através de uma indicação do vereador Fernando Nery Cardoso. Em que pese ter conhecimento no que tange às dificuldades que reinam na educação, em diversos rincões do país, ela, com muito profissionalismo, vem propiciando ao município de Maragogipe, muita dedicação e comprometimento, a ponto de galgar esse reconhecimento.

Maragogipe é detentora de um rico acervo arquitetônico estilo barroco e, mais que isso, a célula máter de grandes nomes que contribuem para o enriquecimento cultural que permeia no seio de sua gente. Mas como falar de cultura sem se reportar a Dica do Trio? Ele que tanto contribuiu para levar o nome de Maragogipe além de suas fronteiras. Consubstanciado nessa contribuição é que recebeu homenagem através de uma comenda. 

Em que pese já ter recebido o título de cidadã em outra oportunidade, ela, mais uma vez, recebeu homenagem pelo destacável trabalho que realiza a frente do executivo municipal. Reportamo-nos, naturalmente, a Vera da Saúde, prefeita municipal. Egressa de outro município,além de ter sido bem recebida no seio da população local, exerceu mandato como vereadora e, em seguida, a honraria de conduzir os destinos do município. Coube ao vereador Zé de Roque a oportunidade de conceder a comenda de Honra ao Mérito e bouquet de flores a Vera da Saúde, pelo meritório trabalho.

Em seus pronunciamentos, nesse evento, a prefeita Vera da Saúde não poupou elogios à conduta dos trabalhos legislativos por parte do presidente Luis Fernando Lima Ribeiro que conduziu a cerimônia com esmero. Ele, por sua vez, também retribuiu o mesmo tratamento à chefe do executivo municipal. Reportando-se à oposição, destacpou que política partidária tem que ser discutida em momento apropriado. O que está em jogo no momento é a união de todos em prol do mesmo objetivo: desenvolvimento do município. E nesse sentido, situação e oposição estão irmanadas.  

Veja mais fotos em LEIA MAIS e,TODAS, através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicarermos VÍDEOS e ENTREVISTAS

.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A epidemiologista Karin Michel, da Universidade Harvard, fez um vídeo em alemão alcançar mais de 970 mil visualizações no YouTube após comparar óleo de coco, um dos queridinhos dos nutricionistas nos últimos anos, a "puro veneno".

Em palestra intitulada "Óleo de Coco e outros Erros Nutricionais", na Universidade de Freiburg, onde ela dirige o Instituto para Prevenção e Epidemiologia de Tumores, Karin diz que o produto "é uma das piores coisas que alguém pode comer".

Segundo ela, o óleo de coco é mais perigoso que banha por conter quase exclusivamente ácidos graxos saturados, que aumentam os níveis de colesterol (o ruim e o bom) e poderiam entupir as artérias coronárias.

Ela ecoa as diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), atualizadas no ano passada, que também recomendam que as pessoas evitem gordura saturada, como a encontrada no óleo de coco.

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, entrega nesta terça-feira (21), às 10h, a reforma do Posto de Saúde São Bartolomeu, na zona rural do município.  
Está será a 8ª unidade de saúde totalmente reformada e entregue a população. Antes, as unidades da Casaca de Ferro, São Francisco, Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio e Boa Vista também foram totalmente requalificadas e entregues a população.  
Além das reformas, a Prefeitura também tem avançando na construção de unidades próprias. As obras das USF’s Urbis II e Irmã Dulce, abandonadas pela gestão passada, foram retomadas e seguem a todo vapor. Os investimentos na saúde do município fazem parte do Programa Acelera SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ascom Cruz das Almas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) torna pública a relação de aprovados para a realização da terceira etapa do Processo Seletivo em Enfermagem.

Após contato telefônico da equipe de Recursos Humanos, os profissionais aprovados deverão passar por prova prática e entrevista na próxima terça (21) ou quarta-feira (22), conforme divulgado na relação abaixo. Confira a lista de aprovados: 

PROVA PRÁTICA DIA: 21/08/2018, ÀS 7h30

ADRIANA LIMA DE AQUINO
ALINE SILVA ALMEIDA FERREIRA
ANA MARIA DE SOUZA S. SANTANA
ANANDA CIRA DA CRUZ DE ANDRADE
ANTONIA CRISTINA V. DOS SANTOS
BÁRBARA MARIA CONCEIÇÃO DA PAZ
DANIELA AMARAL DOS SANTOS GOMES
DRIELLY SILVA ANDRADE   -  Veja DEMAIS em LEIA MAIS






Notícias | postado por: Mascarenhas

Nota de esclarecimento 

Em relação a vídeos que circulam em grupos de aplicativo de mensagens desde o último domingo (12), a Santa Casa de Misericórdia de Valença esclarece que a pessoa que aparece nas imagens foi atendida, devidamente medicada e mantida em observação durante o dia. Foi liberada após apresentar melhora. Passadas algumas horas, retornou conduzida por guardas municipais que a deixaram na sala de espera do Pronto-Socorro. Logo em seguida, antes mesmo do novo atendimento, saiu da unidade por conta própria e foi rapidamente localizada por colaboradores da Santa Casa em frente à instituição. Tais colaboradores a acolherem e a paciente foi novamente atendida. Com a presença de familiares, foi medicada e recebeu alta. Por questões éticas e pensando em preservar a paciente, a Santa Casa de Valença utiliza o direito e o dever de não expor o seu quadro clínico, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição para receber todo e qualquer paciente dentro das suas limitações de infraestrutura.  

Vale lembrar que a Santa Casa de Valença é uma instituição centenária e filantrópica, que jamais negou atendimento a pacientes vindos de todo o Baixo Sul da Bahia, ainda que enfrente sucessivas crises financeiras decorrentes do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da escassez de repasses de verbas. É missão desta unidade de saúde prestar assistência médico-hospitalar à população e assim vem sendo feito.Foto publicada no Politica In Rosa. Ascom Santa Casa.


Enquete


PodCast