Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está realizando a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A campanha será realizada até o dia 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado (19) será o Dia D, com vacinação nas unidades de saúde do Andaiá, CentroSAJ, Viriato Lobo, São Francisco, São Paulo, Irmã Dulce, Urbis III, Urbis IV e também na Unidade Móvel. O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a 4 anos. Para vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e as mulheres do Município de Salinas da Margarida recebem um olhar mais próprio, exclusivo. Por isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está realizando mutirão semanal de mamografia, encaminhando pacientes para realização gratuita do exame em outros municípios.
O público alvo desta campanha são mulheres a partir de 35 anos. As interessadas devem procurar o setor de Regulação Municipal, com os seguintes documento: solicitação do exame, cartão sus, RG e comprovante de residência. O transporte também é oferecido pela Prefeitura.
JAIRO DE BRITO

Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

As Unidades de Saúde da Família (USF’s) localizadas na zona rural também preparam programação especial para campanha Outubro Rosa em Santo Antônio de Jesus. Os mutirões e palestras fazem parte das ações da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde para a campanha. 
Na USF Esperança, localizada no Benfica, haverá Mutirão de Preventivo nesta quinta (10) e no dia 17. A unidade também irá promover uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama na comunidade do Espinheiro no dia 16. 
A USF Alto do Morro terá palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino nesta quarta (9) e na quinta-feira (10).

A unidade também irá realizar Marcação de Exames Citopatológicos para as comunidades do Distrito I conforme a seguinte programação: Alto do Morro (dia 21); Riacho Dantas (dia 22); Cruzeiro do Riachão (dia 23); São Bartolomeu (dia 24); e Camaçari (dia 25). 
*Ação do USF Andaiá conta com grande adesão* 
No último sábado, a USF Andaiá realizou o Mutirão de Saúde da Mulher. A ação contou com grande adesão da comunidade. Foram realizados 32 preventivos, 124 testes rápidos e 26 mamografias foram solicitadas. Além disso, no mutirão foram identificadas 03 mulheres em situação de risco para CA de mama abaixo dos 50 anos. As pacientes serão encaminhadas para novos exames. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, preparou uma série de ações nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) como parte das ações da campanha Outubro Rosa. A programação especial acontece de forma descentralizada e conta com mutirões, palestras e outras atividades. 
Nesta terça-feira (8), a USF Alto Sobradinho, promove o DIA D da campanha com a participação da ONG Amigas do Peito. Haverá palestra sobre câncer de mama; depoimento de paciente que superou o câncer, relato de descoberta, tratamento e cura; e outros. Além disso, a unidade está realizando marcação para exame preventivo todas as terças-feiras durante todo o mês. 
No CentroSAJ, haverá Mutirão de Preventivo nos dias 8 e 15 e Testes Rápidos nos dias 17 e 18. Já a USF Amparo promoverá o projeto Saúde Itinerante nos dias 10 e 16. No dia 24, será realizado o Dia de Saúde da Mulher com café da manhã, palestra motivacional, dinâmicas, realização de preventivo, testes rápidos, imunização, consulta médica e nutricional. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã desse domingo, pelas principais ruas de Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, um desfile que teve como parada final a Praça Padre Mateus, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, num evento que teve por escopo despertar a sociedade no que concerne à imperiosa necessidade de prevenção do câncer de mama. O evento contou com apoio logístico da Faculdade Pitágoras. 

Dentre os participantes, o ex-prefeito Humberto Leite (pré-canidado a prefeito nas eleições do próximo ano), Koke e Cauan Machado, bem como o empresário e, também, liderança político-partidária, Dr. Everaldo Júnior (empresário, Clínica CTO)., ao lado de Edivonete Sampaio "Pintinha" (promoora de eventos). Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Em entrevista à Tvsaj, o ex-prefeito falou do seu desejo de, novamente, submeter-se ao crivo da população. Publicaremos o vídeo. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério da Agricultura suspendeu a comercialização de 33 marcas de azeites de oliva por terem sido adulteradas. Nesta etapa, foram identificados 59 lotes com irregularidades. A maior parte das fraudes foi feita com a mistura com óleo de soja e óleos de origem desconhecida. Houve redução na comparação com a ação divulgada em abril de 2018, quando a fraude envolveu 46 marcas, informa o ministério, em comunicado.

As marcas que praticaram fraudes foram: Aldeia da Serra, Barcelona, Casa Medeiros, Casalberto, Conde de Torres, Dom Gamiero, Donana (premium), Flor de Espanha, Galo de Barcelos, Imperador, La Valenciana, Lisboa, Malaguenza, Olivaz, Oliveiras do Conde, Olivenza, One, Paschoeto, Porto Real, Porto Valencia, Pramesa, Quinta da Boa Vista, Rioliva, San Domingos, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto, Temperatta, Torezani (premuim), Tradição, Tradição Brasileira, Três Pastores, Vale do Madero e Vale Fértil.

Conforme comunicado, as fiscalizações que detectaram as 33 marcas irregulares são resultantes da Operação Isis, iniciada em 2016. No entanto, essas marcas referem-se a coletas realizadas em 2017 e 2018. A avaliação é lenta pois envolve exames laboratoriais, notificação dos fraudadores, perícias, períodos para apresentação de defesa (podem apresentar dois recursos) e julgamentos desses recursos em duas instâncias administrativas. O nome da operação é uma referência à deusa do antigo Egito que detinha o conhecimento sobre a produção das oliveiras.

O Coordenador de Fiscalização de Produtos Vegetais, Cid Rozo, diz no comunicado que praticamente não existe mais estoque no mercado desses lotes que foram reprovados, pois os remanescentes foram destruídos após o julgamento dos processos administrativos. No entanto, é possível que os consumidores encontrem ainda outros lotes das mesmas marcas. Embora os supermercados tenham sido alertados quanto às marcas que sistematicamente produzem azeite fraudado, muitos comerciantes ainda insistem em vender esse tipo de produto por causa do baixo preço.

Segundo Rozo, a tendência é de diminuição destas fraudes. "Passaremos a responsabilizar os estabelecimentos que comercializam os produtos fraudados", diz. O coordenador alerta também que os comerciantes devem verificar a procedência do azeite antes de formarem os estoques que serão colocados à venda, verificando se não estão comprando lotes de marcas que cometeram as fraudes apuradas pelo ministério. "Se os supermercados adquirirem e ofertarem os produtos com irregularidades, serão penalizados", alerta.

O Coordenador-Geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, explica que se for verificado algum indício de fraude durante a fiscalização nos estabelecimentos de distribuição, o ministério já determina a suspensão da comercialização no varejo até que sejam realizados exames laboratoriais. Se confirmada a irregularidade, o comerciante, embalador, importador ou produtor podem ser autuados por comercializar produto irregular.

Usualmente, os fraudadores não têm endereço conhecido. Por isso, o governo passou a autuar os supermercados e com essa medida espera-se que seja reduzida a oferta de produtos fraudados. "Estava cômodo para os supermercados justificarem que compraram o produto de um distribuidor e por isso não tinham responsabilidade", explica Caruso.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi divulgado hoje (2) resultados de um estudo sobre os efeitos das queimadas que vêm ocorrendo na Amazônia Legal, na saúde infantil. Os dados, apurados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), revelaram que, entre maio e junho deste ano, as internações de crianças com menos de 10 anos por problemas respiratórios, chegaram a 5.091, o dobro em relação à média do mesmo período, nos últimos 10 anos.

O aumento de internações, que duram em média quatro dias, gerou um custo excedente de aproximadamente R$ 1,5 milhão ao Sistema Único de Saúde (SUS). Christovam Barcellos, pesquisador da Fiocruz, ressaltou que os números se referem somente aos hospitais que atendem pelo SUS."Não estão sendo contabilizados aí o atendimento em pequenas unidades de saúde, nem os atendimentos domiciliares pelo médico de família, por exemplo. As internações na rede privada também não entram nessa conta", disse.

O levantamento também apontou, em cinco dos nove estados da região, um aumento nas mortes de crianças com menos de 10 anos hospitalizadas por problemas respiratórios. Em Roraima, por exemplo, foram registrados 2.398 óbitos para cada grupo de 100 mil crianças entre janeiro e julho de 2019 - 971 a mais do que o mesmo período de 2018.

A Amazônia Legal engloba o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando continuidade as ações da Campanha Outubro Rosa em Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (3) um momento de acolhimento para pacientes das USF Santa Madalena com a participação da ONG Amigas do Peito.  

Também houve mutirão de preventivos e testes rápidos na USF Bela Vista. Nesta sexta-feira (04), será a vez da USF Geraldo Pessoa Sales, localizada no Loteamento Sales, com mutirão de Exame Preventivo e ação educativa sobre o câncer de mama e colo uterino. O atendimento especial será realizado das 7h às 16h. Na quarta-feira (9), o mutirão de preventivos será realizado na USF Santa Madalena. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (5) mais um Mutirão de Saúde da Mulher. A iniciativa acontece a partir das 8h na Unidade de Saúde da Família do Andaiá. 
Serão oferecidos diversos serviços como: rastreamento do câncer de mama para pacientes entre 50 e 69 anos; identificação de mulheres com risco elevado para CA de mama a partir dos 35 anos; exame preventivo; testes rápidos; atualização do calendário vacinal e palestras. 
O Mutirão é parte das ações da Campanha Outubro Rosa em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, somente esse ano a previsão é de realização de 1.000 mamografias, além da oferta de USG mamária, avaliações da mulher, entre outras ações descentralizadas nas unidades de Saúde. 
O objetivo é rastrear de modo preventivo o maior número possível de mulheres com suspeita de diagnóstico, mantendo o mesmo fluxo dos anos anteriores. Em 2017, aproximadamente 2.000 mulheres realizaram o rastreamento do Câncer de Mama, através do Projeto Saúde Sem Fronteiras, e foram realizados exames complementares e assistência integral a todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames, reduzindo a demanda reprimida. 
Em 2018, com números e indicadores melhores, a Secretaria de Saúde deu  continuidade às ações com o rastreamento do Câncer de Mama em 960 mulheres, através do exame de mamografia e descentralização das ações e palestras educativas em todas as unidades de saúde, também com ofertas de usg mamária. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Medeiros Neto, extremo sul da Bahia, recebeu a visita do governador Rui Costa nesta terça-feira (1º), quando foi realizada uma série de entregas e anúncios de novos investimentos. Rui entregou uma unidade móvel para rastreamento dos cânceres de colo do útero e de mama. Foram inaugurados ainda os sistemas de abastecimento de água em três localidades e pavimentação no trecho da BA-290 que dá acesso à sede e aos municípios de Veredas e Itanhém. 

“Essa carreta do rastreamento de câncer vai se juntar à Policlínica de Teixeira de Freitas para atender 11 municípios, então essa carreta fica aqui na região exclusivamente pra fazer exames de prevenção de câncer de mama e de colo do útero. A Bahia já ocupa o primeiro lugar no ranking da prevenção, e vai continuar sendo, fazendo essa que é a melhor política pública de saúde, a prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou o governador.

A unidade móvel para rastreamento dos cânceres de colo do útero e de mama é equipada para a realização diária de 57 mamografias, 70 exames de Papanicolau e procedimentos preventivos, como ultrassom, consultas e biópsias. O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce, o que eleva as chances de cura em até 95% dos casos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é responsável por arcar com os custos de pessoal, manutenção e operação das unidades. A implementação do programa envolve um investimento de R$ 63 milhões, sendo R$ 51 milhões em recursos do Estado e R$ 12 milhões de contrapartida da Fundação Pio XII, captados por meio do Instituto Avon, que se dedica a projetos e ações para o combate ao câncer de mama e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Abastecimento

Os sistemas de abastecimento receberam um investimento de R$ 790 mil e irão beneficiar os moradores de Vila Mutum 1 e 2 e da comunidade do Braga. O governador também assinou um protocolo de intenções com a prefeitura e autorizou a prestação de serviços de abastecimento e estamento sanitário no município. Também foi assinado um edital de licitação para implantação do sistema de água no bairro de Vista Alegre e melhorias no abastecimento do bairro Uldurico Pinto, no valor de R$ 280 mil.

Infraestrutura 

Com extensão de 1 km, a pavimentação nos trechos da BA-290 contou com um investimento de R$ 289 mil e irá beneficiar 84 mil moradores de Medeiros Neto, Veredas e Itanhém. Também foram entregues obras de pavimentação em bloquetes de diversas ruas do Bairro Uldorico Pinto e obras em piso intertravado superficial com drenagem superficial no Bairro Planalto.

Outras ações

Rui entregou ainda 100 mil alevinos de Tambaqui, beneficiando 100 famílias de produtores da região, 12 Viaturas para Polícia Militar, beneficiando os municípios de Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Lajedão, Ibirapuã e Teiteira de Freitas, e 2 Ambulâncias para as Prefeituras de Medeiros Neto e Vereda. O governador visitou, ainda, o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Medeiros Neto 

Fotos: Paula Fróes/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Urgência e Emergência, promoverá nesta quarta-feira (02) capacitação para os profissionais da rede pública.
A atividade será às 14h no Centro Integrado de Pesquisa e Extensão Maria Milza – CIPEM, localizado na Praça Manoel Caetano da Rocha Passos, nº 308, centro de Cruz das Almas.

#GovernoDoPovo #MaisQualidade

Notícias | postado por: Mascarenhas

A quase 700 quilômetros de Salvador, a cidade de Sento Sé, localizada na região do Sertão do São Francisco, recebe a 33ª unidade do Ponto SAC. A solenidade de inauguração do posto, o 16º desde 2015, acontece na próxima terça-feira (24), às 14h30, com a presença do secretário da Administração (Saeb), Edelvino Góes. Com capacidade para mais de 2,4 mil atendimentos por mês, o Ponto SAC Sento Sé vai beneficiar a mais de 360 mil pessoas, considerando a população local e de municípios vizinhos, como Sobradinho, Campo Formoso, Morro do Chapéu, Pilão Arcado e Remanso.

A unidade está situada no centro da cidade, na Praça Dr. Juvêncio Alves, em uma área interna construída de 86,96m², e vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. No Ponto SAC Sento Sé será possível realizar a emissão de 660 Carteiras de Identidade por mês, assim como 880 Carteiras de Trabalho, e 880 para os outros serviços: CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, além de Ceprev, relacionados à previdência, e do Planserv, para assistência à saúde dos servidores estaduais.

A unidade, que começa o atendimento à população a partir de quarta-feira (25), teve um investimento total de, aproximadamente, R$ 260 mil, e conta com um ponto de triagem para documentos, área de espera com 21 lugares, e três guichês de atendimento. O local ainda terá o Atende, sistema projetado para o gerenciamento do atendimento e de filas, além do fornecimento de relatórios que retratam as características e etapas do atendimento, tornando mais eficiente a gestão.

Com o Ponto SAC Sento Sé, a Rede SAC chega a 73 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 33 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e o portal do SAC Digital, além do site institucional do SAC. Fonte: Ascom/ Sae

Notícias | postado por: Mascarenhas


A manhã foi de muita festa e alegria para os moradores da Urbis I. O Prefeito Rogério Andrade assinou, neste domingo (22), a Ordem de Serviço para início da construção da Unidade de Saúde da Família, um sonho antigo da comunidade. A obra, abandonada na última gestão apenas com o radier, será retomada já nesta segunda-feira (23). 
Em breve discurso, o presidente da Associação de Moradores da Urbis I, Beto Veriano, reconheceu o trabalho da gestão municipal: “O diálogo que nós estamos tendo hoje com o Prefeito e a sua equipe tem sido muito proveitoso porque está sempre chegando melhorias para o bairro.” – Declarou.  
- “Para nós é uma alegria muito grande iniciar mais esta obra. Domingo passado, entregamos a Unidade da Urbis II concluída e equipada. Na semana anterior, retomamos as obras da Unidade da Urbis IV. Em breve, estaremos dando ordem de serviço também no Cocão. É um trabalho incansável para levar a saúde da nossa cidade a um novo patamar, como a nossa população merece.” – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade. 
O ato contou com a presença do Deputado Estadual Rogério Andrade Filho, da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, de Vereadores, do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, demais secretários, outras lideranças e representantes da comunidade. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade estará na manhã deste domingo (22) no bairro da Urbis I, onde será dada ordem de serviço para construção para Unidade de Saúde da Família do bairro, um sonho antigo da comunidade. O ato acontece às 9h30, ao lado da Quadra de Esportes e terá a presença de moradores da Urbis I e adjacências, vereadores, secretários e outra lideranças.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do Sapé, realizou ontem uma ação: "Dia D da Vacinação Municipal" na comunidade da zona rural. A enfermeira Alessandra juntamente com os agentes comunitários orientaram sobre a importância em manter as vacinas em dia.

Além disso, realizaram o Teste Rápido, que tem como objetivo prevenir algumas doenças, alertando sobre a importância da prevenção para saúde.

É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na última quarta-feira, 18/09, as gestantes do município de Aratuipe foram vinculadas ao Hospital Gonçalves Martins, em Nazaré.
Este hospital é referência em parto normal na região. Durante a visita, coordenada pela enfermeira gestante Tâmara, foram abordados alguns temas: A importância do Aleitamento Materno Exclusivo; Trabalho de Parto; A lei que dar Direito ao Acompanhante; Métodos não Farmacológicos para Ajudar no Trabalho de Parto Normal; Importância do Pré Natal; Imunização da Gestante e de seu RN.

Na oportunidade as gestantes conheceram a estrutura da maternidade, o fluxo de atendimento e realizaram uma avaliação obstétrica com a enfermeira Tâmara. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

No próximo domingo (22), acontece o 2º Ginga Aê Ogunjá, organizado pela Associação de Capoeira Mestre Muralha, de Santo Antônio de Jesus, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.  
O evento que será realizado na Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade, a partir das 8h, conta com participação de vários capoeiristas do Recôncavo e de outros estados. Durante o encontro, acontecerá rodas de capoeira, apresentações culturais com o grupo de samba de roda São Bartolomeu e vivências com o Professor Uberdan Cardoso.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Secretário de Saúde, Anselmo Silva, e a Diretora de Saúde, Tainá Brito, participaram na última terça-feira, 17/09, da Oficina do Desenho Territorial em Saúde - Primeira Aproximação e Monitoramento da Implantação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) que aconteceu em Salvador.

A PPI tem como objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros federais destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através do chefe da entidade Tedros Adhanom Ghebreyesus, revelou que "morrem por minuto cinco pessoas devido a tratamento inadequado". Um relatório apresentado pela entidade apontou que milhões de pessoas morrem todos os anos como consequência de erros médicos.  

O problema, na avalição de outro membro da OMS, Neelam Dhingra-Kumar, é na verdade "um problema global. Ele relaciona o fato, em reportagem da Agência Brasil, a existência de uma hierarquia nos sistemas de saúde, em que é comum que médicos ou enfermeiros mais jovens não se sintasm a vontade para falar, ou funcionários encobrem erros cometidos por temer represálias. 

Ainda segundo a OMS, cerca de 40% dos pacientes tratados em ambulatórios sofrem os efeitos de erros médicos. Nos hospitais o número cai para 10%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

As policlínicas regionais de saúde já atendem a população de 58% dos municípios da Bahia. Com a inauguração da 12ª unidade, em Jacobina, na última quinta-feira (12), são 239 municípios contemplados pelos serviços. Cada policlínica recebe R$ 22 milhões em investimentos do Governo do Estado, que é responsável pela construção, aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte dos pacientes. 

O principal objetivo das policlínicas é complementar a atenção básica de saúde. Elas são construídas em locais estratégicos no interior do estado, possibilitando a regionalização do atendimento à população, que não precisa percorrer longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento. 

As policlínicas já funcionam nas regiões de Teixeira de Freitas (13 municípios atendidos), Guanambi (22 municípios), Jequié (28 municípios), Irecê (24 municípios), Feira de Santana (28 municípios), Alagoinhas (19 municípios), Santo Antônio de Jesus (28 municípios), Valença (13 municípios), Paulo Afonso (9 municípios), Juazeiro (10 municípios) e Vitória da Conquista (28 municípios). Também estão em construção as unidades de Salvador, Barreiras, Itabuna, São Francisco do Conde, Simões Filho e Senhor do Bonfim.  

A manutenção das unidades é compartilhada entre o Estado, que financia 40% dos custos, e os municípios do consórcio de saúde, que cobrem os 60% restantes. 

Entregue pelo governador Rui Costa na quinta-feira (12), a policlínica em Jacobina será administrada pelo consórcio formado por 17 municípios: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea Nova e Várzea do Poço.  

Nas policlínicas, a população têm acesso gratuito a consultas em diversas especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia e otorrinolaringologia, e exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, mapa, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 20 e 21 de setembro mais um Mutirão de Glaucoma. A segunda edição do evento é destinada a pacientes com diagnóstico ou suspeita da doença, que precisam passar por avaliação médica para diagnóstico e dispensação de colírios para tratamento. O atendimento será realizado na Policlínica Municipal, a partir das 7h.

No primeiro mutirão, que aconteceu em julho deste ano, 436 pessoas foram atendidas nos dois dias, de acordo com a Central de Regulação. Após o mutirão, os pacientes continuam a ter acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Comemorado nesta terça-feira, 10, o Dia de Luta Contra a Gordofobia é uma data para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas. Neste ano, o Movimento Vai Ter Gorda promove, às 18h30 desta terça, uma sessão solene na Câmara Municipal de Salvador para homenagear 20 pessoas pela atuação no combate à gordofobia.

De acordo com o artigo "O que é Gordofobia?", do site Voz das Comunidades, o termo significa uma aversão às pessoas gordas, em um contexto em que a magreza é exaltada como sinônimo de beleza e saúde. Conforme o artigo, ser magro não é sinônimo de saúde, assim como ser gordo não é sinônimo de doença.

"O corpo magro ainda é visto por muitas pessoas como um símbolo de beleza, principalmente nas redes sociais. Tento combater esse estereótipo de que o corpo gordo é doente e feio. Existem muitas mulheres gordas que são dançarinas, fazem exercício físico e ganham concursos de beleza Plus Size. As pessoas precisam entender que uma mulher gorda pode ser tão saudável e maravilhosa quanto uma mulher magra", afirmou a blogueira, Vivian Vieira, criadora do primeiro blog dedicado exclusivamente a moda plus size na Bahia, o Etiqueta GG.

Quando decidiu criar o blog, Vivian teve como maior desafio o preconceito das pessoas e a falta de atenção das lojas para o público gordo. Segundo ela, as tendências da moda em números maiores chegavam por último e as opções plus size adequadas eram bem poucas. Para a blogueira, o mercado de moda plus size está melhorando aos poucos, mas ainda tem muito para avançar.

Ter que passar na catraca do ônibus ou precisar viajar e lidar com o constrangimento de o cinto de segurança não fechar são algumas das dificuldades vividas pelas pessoas gordas no cotidiano. A coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, Adriana Santos, contou, em entrevista ao Portal A TARDE, que a acessibilidade é uma das pautas mais urgentes. "Temos a questão da acessibilidade nas catracas dos ônibus, para que a pessoa gorda não seja obrigada a passar por algo que a machuca", relatou.

Para ela, ainda é necessário pensar em políticas públicas para atender a população gorda. "Precisamos de mais acessibilidade, mais oportunidades de emprego, mais representatividade na mídia e nos espaços de poder e criminalização da gordofobia", concluiu.

Aceitação

Aceitar o próprio reflexo diante do espelho é, para muitas pessoas gordas, um processo difícil e cheio de desafios. A blogueira Vivian Vieira contou que começou a engordar na pré-adolescência e que foi um momento complicado. "Eu não aceitava meu corpo, tinha dificuldades de encontrar roupas do meu tamanho e que me agradassem", lembrou ela, que já fez muitas "dietas malucas" e chegou a passar por um processo de engordar e emagrecer muito rápido, conhecido como 'efeito sanfona'.

Se cercar de mulheres gordas e inspiradoras foi o que ajudou Vivian a construir sua própria autoestima. "Hoje eu sou uma mulher que tem autoestima, me tornei mais confiante e menos tímida. Gosto de conversar com meus seguidores como uma amiga, debater sobre diversos assuntos e mostrar que juntos somos mais fortes", finalizou.

 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Clínicas da capital baiana, conveniadas com a prefeitura de Salvador, oferecerão atendimentos gratuitos para as pessoas que têm glaucoma. Entre o serviços disponibilizados, estão avaliação anual para diagnóstico e reavaliação do paciente, acompanhamento e dispensação trimestral do colírio para o tratamento da doença.Os interessados podem marcar o atendimento diretamente nas clínicas conveniadas ou através da prefeitura bairro, portando o Registro Geral (RG) e o Cartão do Serviço Único de Saúde (Sus). É necessário residir em Salvador ou em municípios do interior da Bahia que sejam pactuados com a capital baiana. 

Confira as clínicas que prestam os atendimentos:

Oftalmodiagnose Hospital dos Olhos
Avenida Adhemar de Barros - Ondina

Núcleo Médico Ocular
Rua Deocleciano Barreto - Chame-Chame

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade assina nesta terça (10), a ordem de serviço para retomada e conclusão das obras da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Queiroz, na Urbis IV. O ato será realizado em frente à futura unidade, às 19h. 
A ação foi anunciada a comunidade na última quinta-feira (5) durante uma reunião do Prefeito com a Associação de Moradores do local. A obra foi abandonada pela gestão anterior, sem sequer ter tido o prazo aditivado. Após diversas visitas à Brasília, a Prefeitura conseguiu resgatar os recursos e vai retomar as obras, mas, parte do investimento terá que ser feita com recursos próprios. 
Quando estiver pronta, a USF Fernando Queiroz irá atender os moradores do Conjunto Residencial Providência (URBIS IV) e da Av. Providência. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 A prefeita 'Vera da Saúde' esteve no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, acompanhada do Presidente da Câmara Luís Fernando e do Procurador do Município Dr. Igor Vinícius para pedir que a Comarca de Maragogipe não seja desativada.

Através das redes sociais, a prefeita Vera escreveu sobre a sua luta para que a Comarca não seja desativada.

Veja o texto:

"Estive na manhã desta terça-feira, na sede do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, em Brasília, acompanhada do  presidente da Câmara, Luís Fernando e do procurador do município, Dr. Igor Vinicius.

Na oportunidade nos reunimos com o ministro corregedor Humberto Martins, que a partir de uma solicitação do senador Otto Alencar nos recebeu para tratarmos da manutenção da nossa Comarca em Maragojipe.

Foi uma reunião bastante produtiva, mostramos ao ministro todo potencial que nossa cidade tem e os prejuízos que podem acarretar para o município caso seja mantida a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, os impactos para a economia local e para a população de um modo geral.

O ministro mostrou-se sensível, fato que nos dá  esperança de que a nossa luta não está sendo em vão, temos fé em Deus e na sensibilidade dos homens de bem".Fonte: Aconteceu no Recôncavo. Portal Cruzalmense. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Doença de Alzheimer consiste na perda gradual da memória e acomete, em geral, pessoas em fases mais avançadas da vida, com 70 ou 80 anos, por exemplo. Quando a enfermidade progride, compromete também a cognição e as funções motoras, nesse momento o portador da patologia necessita de cuidados mais próximos, tanto da família quanto de um profissional competente. A fim de capacitar cuidadores de pessoas com Alzheimer, a Núcleo de Neurologia da Bahia (NNB) promove, dia 31 de agosto, gratuitamente, o 2º Encontro para Cuidadores de Portadores de Alzheimer, no Auditório do Empresarial Centenário, das 8h às 12h. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail administracao@nnbahia.com.br ou pelos telefones (71) 99723-0945 e (71) 3203-3501.

Nesta edição, o curso vai ser oferecido por Carla Menezes, mestra em Neurociências, Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, além de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e enfermeiros. De acordo com a médica Carla, a capacitação é direcionada a cuidadores técnicos e não técnicos. “Os profissionais técnicos são pessoas, geralmente, em formação em enfermagem e outras áreas paramédicas. Os cuidadores não-técnicos são familiares, não necessariamente da área de saúde, que acabam sendo instituídos como tal, diante da necessidade”, ressalta a médica.

Para a médica da Núcleo de Neurologia da Bahia, a informação e a criação de uma rede de apoio para pessoas que convivam diariamente com a doença são importantes para que os cuidados sejam potencializados e estratégias de melhor abordagem ao paciente possam ser traçadas, de acordo com a necessidade de cada um. “Sintomas muito difíceis de serem compreendidos, principalmente, aqueles que são psiquiátricos e com grave alteração de memória, podem comprometer a autonomia desse indivíduo”, reforça Carla Menezes

Notícias | postado por: Mascarenhas

Médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde participaram na noite desta quarta-feira (21) de uma capacitação sobre o diagnóstico da dengue e manejo clínico. A capacitação foi promovida pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde (COOPS), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O encontro foi ministrado pela médica infectologista Iana Tesse, que ressaltou a importância dessa capacitação, assim como abordou questões relacionadas ao atendimento de pacientes com a doença. O objetivo do curso foi capacitar ainda mais todos os profissionais para o reconhecimento precoce de casos de pessoas com dengue, assim como contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos no combate e identificação do mosquito transmissor.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Médicos e enfermeiros de Santo Antônio de Jesus passarão por uma capacitação, que abordará questões relacionadas à Dengue. O curso, que tem como tema “Dengue: diagnóstico e manejo clínico”, é promovido pela COOPS – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O encontro acontece nesta quarta-feira (21), das 19h às 21h, no Parati Palace Hotel, localizado na Rua Landulfo Alves. A aula será ministrada por uma médica infectologista da Secretaria Estadual de Saúde. A iniciativa visa garantir um atendimento ainda mais eficaz para pacientes com dengue no município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais uma importante conquista para a zona rural de Santo Antônio de Jesus. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste domingo (18), o Posto de Saúde Ricardo Francisco da Silva, na comunidade do Cruzeiro do Riachão. 
A unidade é equipada com consultório médico, de enfermagem, sala de vacinação, sala de procedimento, de esterilização, farmácia básica, recepção, depósito de materiais de limpeza, copa, banheiros, área de expurgo, entre outros. A entrega também contou com uma Feira de Saúde, serviços socioassistenciais e outras atrações. 


O Prefeito Rogério Andrade fez a entrega acompanhado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, além de vereadores, secretários, lideranças e da presença maciça da comunidade.  
- “Há pouco mais de um ano, nós nos reunimos aqui com os moradores e assumimos o compromisso de construir esse posto. Agora estamos retornando para entregar a materialização desse sonho. Só temos a agradecer a Deus e a toda comunidade que sempre acreditou, e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade”. – Afirmou o Prefeito. 
Aniversariando nesta segunda-feira (19), o Prefeito recebeu homenagens, um presente e foi surpreendido com um bolo de 2 metros preparado pela comunidade. 
Morador da comunidade há mais de 30 anos, o Srº José viveu uma dupla emoção durante a entrega. Além de ter atendimento mais perto de casa, a unidade também leva o nome do seu falecido pai, Ricardo Francisco da Silva. Ao lado da esposa, Dona Ana, ele agradeceu pela conquista. 
- “É uma alegria muito grande porque a gente já tinha dado esse terreno a gestão passada e não fizeram nada. Agora, nós doamos novamente e o Posto dessa vez foi construído. Antes, a gente saía daqui a pé pra ser atendido na Vila Bonfim. Era muito sofrimento. Agora, é só alegria!” – Declarou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti é constante em Dom Macedo Costa e tem sido reforçado nos últimos meses, pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste mês de agosto, as equipes do Programa de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde têm visitado as residências na sede e na zona rural, promovendo a vistoria dos quintais e coleta de recipientes propensos a criação do mosquito, além da orientação e entrega de material informativo para a população.

Os profissionais também têm promovido palestras na sala de espera da Unidade de Saúde da Família (USF), nas comunidades rurais e nas escolas. Além disso, foram distribuídos repelentes na USF.

“Diante do aumento dos casos de dengue no município e na Bahia, foi verificada a necessidade de orientar a população e conscientizar sobre as formas de prevenção e controle. Considerando que no caso do Aedes, as responsabilidades também são de cada morador/domicílio” pondera a secretária de Saúde, Luana Piton. Ela ressalta que mesmo antes da ocorrência de casos notificados no município, a secretaria vinha promovendo ações preventivas no combate ao mosquito.

A Prefeitura de Dom Macedo Costa reforça o pedido de colaboração de cada morador para que verifique e realize a limpeza de possíveis focos do mosquito em suas residências.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Aratuipe, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado realizou na última quinta-feira, dia 08/08, o Mutirão do Glaucoma. 

Foram realizados atendimentos gratuitos, como aferição da pressão ocular e avaliação do fundo do olho, para o diagnóstico e tratamento da doença.

Esta ação tem como objetivo ajudar a comunidade que precisa do tratamento gratuito. Para ser atendido era necessário apresentar os documentos e o cartão do SUS.

Os pacientes diagnosticados positivamente preencheram uma ficha para retirada do colírio em uma das unidades de referência da rede municipal. É a Prefeitura Municipal de Aratuipe Unidos por Novo Tempo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (02), às 10h, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus vai entregar mais uma unidade de saúde completamente reformada, desta vez na comunidade do Bonfim, na zona rural. 
 
Dentre as melhorias realizadas estão a troca de piso, revisão da parte elétrica e hidráulica, climatização nas salas de atendimento e reativação do gabinete odontológico. O Posto também ganhou uma sala de vacinação com equipamento de refrigeração de última geração, novos mobiliários e autoclave. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Grupo CTO, referência em traumatologia e ortopedia, promoveu, neste sábado (27), um mutirão de exames de raio-x. Cerca de 200 pessoas que aguardavam no Sistema Único de Saúde (SUS), há no mínimo um mês, foram beneficiadas com o investimento feito pela clínica, em comemoração aos 20 anos de atuação.

Pacientes de diferentes idades foram recepcionados no estacionamento do CTO, situado na Avenida Barros e Almeida, e direcionados para a triagem feita por um grupo de profissionais multidisciplinares. "A clínica realiza exames complementares, atua com medicina do trabalho e o nosso aparato e experiência possibilitaram a realização de um cuidado completo, um atendimento mais abrangente do que somente a realização de um raio-x", apontou Dr Everaldo, médico ortopedista e sócio proprietário do Grupo CTO.

Em comemoração aos 20 anos, além do investimento na ação social, o Grupo CTO repaginou as instalações internas e externas, priorizando aconchego e funcionalidade. "Inovar, mas ainda assim, demonstrar tradição no que faz é uma marca do CTO. Nos preocupamos com o bem-estar de todos, desde os colaboradores aos nossos pacientes. Esse cuidado, essa coerência no que se faz, demonstra que a nossa empresa é séria, sólida e está sempre pronta para servir à população", conclui Dr Everaldo

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária participa de uma palestra, promovida pelo FRIGOSAJ, na manhã desta terça-feira (23). O encontro tem como foco principal atualizar os funcionários com relação ao comércio de carne derivadas de abate clandestino. A Vigilância Sanitária irá responder dúvidas dos participantes acerca de casos relacionados à fiscalização de carnes clandestinas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os profissionais que atuam no gerenciamento de resíduos nas Unidades de Saúde de Santo Antônio de Jesus vão passar por uma capacitação promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
A ação tem como objetivo capacitar os profissionais para elaboração, controle e acompanhamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O treinamento será realizado nos dias 25/07, 01 e 08/08, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), próximo à antiga LBA.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregue, na tarde desse sábado, 20, na comunidade de São Bernardo, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a mais nova Unidade Básica de Saúde do município, devendo atender às demandas reinantes na localidade. Mais uma ação da atual administração que, além de empreender obras de infraestrutura em outras vertentes, dá uma especial atenção á área de saúde, seja na sede, seja nas comunidades do município que, diga-se de passagem, é detentor da maior malha de estradas vicinais. .

A nova unidade passa a oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da estratégia saúde da família, de modo a oferecer acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice e secretário de Desenvolvimento Social), Simone (secretária de saúde interina, substituído a titular Larissa Costa, em licença maternidade), Antonio Brito (deputado federal), Wilson Pedreira (prefeito de Salinas da Margarida); secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal (Infraestrutura, Fernanda Gomes (Educação), Obras e Serviços Públicos), Zete (Planejamento, Administração e Finanças), Reinevaldo da Conceição (Agricultura e Meio Ambiente), Rosiel (Chefe de Gabinete); ex-prefeito Heráclito Arandas. 

Também presentes os vereadores Adé (presidente da Câmara), Adilson, Célia Cavalcante, Negão, Jorge Luís, Renato e Robson, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da população prestigiaram a entrega de mais um instrumento de saúde, dentro de padrões de qualidade, contribuindo, por conseguinte, para melhores condições de saúde no município. 

PRONUNCIAMENTOS E HOMENAGENS

Adeilda, em sua fala, após agradecimentos ao prefeito, deputados, à Secretária Simone e à titular Larissa Costa, enfatizou a participação da empreiteira, sob o comando de Ivanildo, Dra. Maria do Carmos, vereadores, secretários. Ela que, em nome dos funcionários da unidade, entregou uma placa ao prefeito Hunaldo pela relevante gestão que empreende no município. 

Idelfonso, Agente Comunitário, destacou a trajetória de desenvolvimento da comunidade, desde Nai ao atual gestor. Discorreu sobre sua participação na Conferência Estadual de Saúde e no seio do Conselho Municipal de Saúde. Parabenizou o deputado Antonio Brito por atender ao apelo da população, através da gestão capitaneada por Hunaldo Costa/Pepezinho. 

Simone Mota, secretária interina da Saúde, por sua vez, asseverou que a UBS é fruto de todo um trabalho desenvolvido pela atual administração que procura contemplar a todas comunidades. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade", pontuou. Ela que, diga-se de passagem, vem desenvolvendo um meritório trabalho e aproveitando o ensejo destacou o brilhantismo da titular Larissa Costa.

Adé, presidente da Câmara, em sua fala, parabenizou toda a equipe de saúde e ressaltou a participação da Câmara junto à atual administração. “Parabenizo todos os envolvidos em especial ao nosso Prefeito que está entregando mais uma obra para o nosso município”. Chegou a dizer que, seja Antonio Brito, Arandas ou Pepezinho, o município estará muito bem representado, logo após a reeleição de Hunaldo. 

Adilson, Vereador, além dos tradicionais cumprimentos e parabéns, aproveitando o ensejo, também externou reconhecimento ao trabalho do prefeito Hunaldo e Antonio Brito e, aproveitando o ensejo, solicitou ambulância, ao deputado e, ao prefeito, requalificação da praça e uma academia de saúde para a comunidade de São Bernardo. Saudou e agradeceu ao prefeito Wilson pela ajuda a ele dispensada em sua campanha política. 

Heráclito Arandas, ex-prefeito, discorreu, em sua fala, que a nova Unidade de Saúde vai propiciar melhores condições de trabalho aos servidores, além de todo um conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.  “Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”, finalizou.

Wilson Pedreira, prefeito municipal de Salinas da Margarida e detentor de uma propriedade nessa comunidade, também prestigiou o evento protagonizado pela gestão Hunaldo Costa/Pepezinho, com quem mantém excelente relação. Em seu pronunciamento, destacou a respeito do trabalho de Nai, Arandas e, agora Hunaldo no município e também citou o destacável trabalho desenvolvido pelo deputado federal Antonio Brito, nome que, segundo ele, gostaria de contar na defesa dos interesses de Salinas da Msrgarida. 

Péricles Silva, conhecido carinhosamente por Pepezinho, enfatizou que o sucesso da administração deve muito à parceria que ostenta com o deputado Antonio Brito. Asseverou que para que o município possa receber benefícios é essencial que esteja (como está), organizada. Parabenizou o trabalho da Secretária Larissa Costa e da interina Simone Mota. Enalteceu sequência de realizações dos governo Nai, Arandas e Hunaldo. 

Antonio Brito, deputado federal, bastante emocionado com a acolhida em mais uma visita ao município, além dos recursos canalizados para construção da UBS, conseguiu que a unidade pudesse receber um equipamento odontológico para atendimento à comunidade. “A entrega desta nova unidade de Saúde, é o resultado dos nossos esforços para cuidar melhor da saúde da nossa população. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população, que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. “Espero que a comunidade e os profissionais que aqui estão, aproveitem este local projetado com todo o nosso amor”. 

Hunaldo Simões Costa, prefeito, em sua fala, fez referência ao recebimento de emendas impositivas preconizadas pelo deputado federal Antônio Brito “A nossa administração ainda vai entregar à população mais Unidades Básicas de Saúde. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos.”  Citou a crescente votação de Antonio Brito no município, numa demonstração inequívoca de que a parceria, de fato, vem dando certo. 

RECADO À OPOSIÇÃO

Finalizando sua fala, o prefeito "mandou recado" às pessoas que se dizem oposicionistas ao seu governo: "Não se iluda o grupinho de Whastapp: Pode vir quente que estou fervendo", numa insofismável demonstração de segurança, à luz da austera e construtivista administração que vem desenvolvendo no município e que, sem sombra de dúvidas, habilita-o, não apenas à reeleição para mais quatro anos a frente do executivo  mas, também, a postulação, na frente, de uma candidatura vitoriosa a deputado estadual. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremoas víceos e entrevistas. 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Brasil há quase três anos, a médica cubana Maydelkis Ferrer tem vendido espetinho de churrasco para conseguir se manter, depois da saída dos profissionais do país no Programa Mais Médicos.
Maydelkis é natural da cidade de Morón, que fica na província Ciego de Ávila, em Cuba. Hoje, ela mora em Jacobina, no norte da Bahia, e não pretende ir embora do Brasil. A médica se casou com um baiano no ano passado, com quem divide a vida e a nova ocupação.

"Prefiro fazer um trabalho honesto do que ficar parada, sem roubar ninguém e pagando minhas contas. Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor. E também conto com a ajuda de minha sogra", contou ela ao G1.

Ela lembra que quando chegou em terras brasileiras, em agosto de 2016, passou cerca de 60 dias em Brasília, em acolhimento pelo programa Mais Médicos.
"Eu esperei também a documentação com a Polícia Federal para ter uma estadia legal no país. Logo fui estabelecida na Bahia, no município de Jacobina. Eles [governo] nos colocaram no local em que íamos a trabalhar".
A médica conta ainda que trabalhou junto com outras quatro cubanas, em várias unidades de saúde da cidade, inclusive substituindo médicos brasileiros quando eles saíam de férias.

"Passei todo o tempo de duração do programa aqui [Jacobina]. Trabalhei em seis postos de saúde no município, prestando ajuda quando os médicos saíam de férias, mas sem abandonar o meu posto", disse. 
Adaptada na cidade, Maydelkis lembra que não foi difícil se adequar ao local. Para ela, os baianos são receptivos.
"Jacobina é uma cidade muito acolhedora. Aqui eu tenho muitas amizades que me apoiam. Parece muito com Cuba esta área. Logo em um ano [de chegada na cidade], eu conheci a pessoa que hoje é meu esposo. Começamos a namorar, até que ficamos noivo e casamos", relembra.

Médica cubana casou com baiano durante estadia no Brasil por conta do programa Mais Médicos — Foto: Arquivo pessoal

Apesar da hospitalidade baiana, a médica fala também sobre o preconceito que os profissionais cubanos sofreram, além dos ataques de xenofobia.
"Ainda temos que escutar de muitas pessoas, nas redes sociais, que muitos de nós cubanos que estávamos no programa não éramos médicos. Inventavam que éramos enfermeiros ou veterinários em Cuba. Muitos comentários absurdos, mas eu não presto ouvidos a essas coisas. Sou uma pessoa que vou para frente sem escutar comentários que me deixem abatida", disse ela.

Revalida

Maydelkis e colegas durante atendimento à população de Jacobina — Foto: Arquivo pessoal

Depois que o governo de Cuba decidiu sair do programa em novembro de 2018, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente Jair Bolsonaro – eleito na época –, Maydelkis chegou a voltar para seu país. 

"Eu fui à Cuba e pedi minha liberação de saúde, aí eu voltei ao Brasil para continuar minha vida como tinha programado. Só não deu certo a questão do emprego, que prometeram dar trabalho para nós, para todos os médicos cubanos que ficassem, e não aconteceu assim. Ainda não tem um projeto para a gente, não colocam data para fazer o Revalida", pondera. 
O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que tiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras, precisam fazer para terem a graduação reconhecida. 

"A gente procura trabalho porque tem o diploma de médico, só que aqui tem que fazer o Revalida. Não podemos exercer [a profissão], e não encontramos trabalho porque as pessoas ficam com vergonha de contratar um médico em uma loja, uma farmácia", lamenta. 
Enquanto segue trabalhando como ambulante, Maydelkis mantém a esperança de voltar a trabalhar como médica no Brasil.
"O governo brasileiro diz que está aguardando uma medida provisória para regularizar os médicos cubanos pela parte jurídica. Eu acho que logo que vai ter uma proposta de trabalho para nós, tenho fé que vamos voltar a trabalhar", disse. Pré-t~´itulo, Tvsaj. Publicação G1. Fotos, Arquivo pessoal. 

Maydelkis durante atendimento à população de Jacobina — Foto: Arquivo pessoal

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus está, mais uma vez, no roteiro do projeto Saúde na Estrada, promovido pela Rede de Postos Ipiranga. Disponibilizando serviços de atendimento médico de forma gratuita, o evento que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, acontece nesta quinta (18) e sexta-feira (19), das 8h às 17h, no Posto Uirapuru, localizado na BR-101. 
Em sua 12ª temporada, o projeto que já beneficiou mais de 430 mil pessoas em todo o país, disponibiliza aos caminhoneiros e moradores locais, teste de visão, pressão arterial, glicose, bioimpedância, vacinas, saúde bucal, massagem, corte de cabelo e palestras, entre outros benefícios. Para ser atendido, basta ser maior de 18 anos e apresentar o CPF à equipe de atendimento. 
Na Bahia, além de Santo Antônio de Jesus, o projeto que já passou por Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas, também estará nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro e Abaré.  


Enquete


PodCast