Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante os festejos juninos, as UBS COPLAN e UNICENTRO terão horários específicos para o atendimento ao público. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão funcionando normalmente.

#PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo
#Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

NOTA EXPLICATIVA
Considerando os fatos ocorridos no último final de semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em relação às tentativas de transferências de uma paciente, a Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta Nota Explicativa, prestar os seguintes esclarecimentos:
1. A Transferência da paciente do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso para UPA foi em decorrência do agravamento do quadro clínico, tendo em vista que esta Unidade Hospitalar é de baixa complexidade e não possui estrutura para atender paciente crítico;2. Chegando a UPA, a paciente foi assistida pela equipe de plantão, sendo encaminhada para sala vermelha para estabilização do quadro clínico;3. Foi solicitada transferência da paciente via Central de Regulação do Estado, com suporte de ambulância UTI, através do Sistema SUREM WEB;4. Após liberação da vaga no dia 15/06, através do referido sistema, a ambulância UTI Móvel da Central de Regulação do Estado foi encaminhada para realizar o translado da paciente. Entretanto, em decorrência da instabilidade clínica da paciente, o médico responsável pela realização do translado contraindicou a transferência devido à instabilidade hemodinâmica que a paciente apresentava, dando ciência da condição da paciente a Central de Regulação; 5. No dia 16/06, a ambulância UTI da Central de Regulação do Estado retorna para realização da referida transferência.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O município de Santo Antônio de Jesus ultrapassou, mais uma vez, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Números da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, mostram que aproximadamente 23 mil integrantes do público-alvo foram vacinados. 
O total representa 96,45% da população-alvo, ultrapassando os 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. A título de comparação, em Salvador, foram vacinadas apenas 71% das pessoas que integram o público-alvo: crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas,  profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, bombeiros e policiais. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Este é o título da campanha lançada pela Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil para chamar a atenção sobre a perversidade e a proibição do trabalho infantil. Em Santo Antônio de Jesus, a campanha tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um dos pedidos de consulta que mais recebemos através da internet é sobre a situação do benefício de auxílio doença. Frequentemente os segurados do INSS fazem o pedido sozinhos. E passam por dificuldades enormes para conseguir informações sobre o benefício. Ou ficam dependentes dos advogados, que nem sempre estão à disposição, para saber como está o seu processo administrativo, se foi deferido ou indeferido.

Porém, há escritórios de advocacia que como a Koetz Advocacia proporcionam um atendimento pela internet. Afim de facilitar a vida dos trabalhadores incapacitados, que tem o benefício indeferido pela Previdência. Evitando a locomoção e várias outras dificuldades. 

Vimos que este é um assunto que deixa muitas pessoas ansiosas. Ainda mais por se tratar de um período da vida em que ela está incapacitada de trabalhar. E depende da concessão do benefício para prover suas necessidades básicas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa sexta-feira, 07, na bucólica e receptiva cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, a mais nova clínica da LISDHERMO, especializada em estética avançada, atuando na modalidade franchising em diversos do país e que, graças ao empreendedorismo, qualidade de produtos e, mais que isso, excelência em atendimento,  vem galgando novos horizontes nessa importante vertente em que atua.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a equipe, Lorena (empresária, proprietária dessa nova franquia), Andreia Lima (fisioterapêuta), Jeane, Arielle e demais profissionais. Dentre os procedimentos a serem oferecidos na clínica, micropigmentação de sobrancelhas, limpeza de pele profunda, depilação à laser, criolipólise.Sediada na Rua Fernão de Atayde,Conceição, centro, Nazaré das Farinhas, a clínica tenciona não apenas contribuir para a beleza física das pessoas que se utilizem dos serviços. Mais que isso: almejam trazer à baia uma das mais importantes posturas: a autoestima. 

Dotada de modernos equipamentos, a clínica conta com profissionais capacitados, experientes e que atuam em consonância com as premissas estabelecidas pela LISDHERMO. Conceitos que têm sido a razão de todo um sucesso dessa marca que é referência em todo o pais. Confira algumas das fotos que marcaram a inauguração em apreço. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias e Jornal Regional. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS ENTREVSITA.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desde que o Brasil aprovou a regulamentação, em 2015, o número e pacientes cadastrados para importação de canabidiol (CBD) triplicou. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicaram que  até o dia 17 de maio, o total de pessoas que fizeram a solicitação para o uso da substância em tratamentos médicos era de 1.470. 

Caso o número de pedidos se mantenha nesse nível, até o final de 2019 a quantidade poderá superar a de 2018, segundo o portal G1. 

O número de pacientes cadastrados para a importação é de 6.530. De acordo com o G1 esses pacientes já realizaram 9.720 pedidos de autorização para compra. 

A regulamentação sobre o uso da cannabis medicinal no Brasil se deu com a publicação da resolução RDC17/2015, que liberou a importação do CBD para consumo próprio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo baiano, realiza, durante todo o mês de junho, uma campanha de conscientização em prol do Dia de Luta contra Queimaduras, lembrado nesta quinta-feira (06).

Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, a ação tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a prevenção de queimaduras e controle de acidentes com fogo durante, principalmente, o período dos festejos juninos.

Durante a campanha, serão realizadas palestras e ações educativas com destaque à importância da prevenção. Além de orientação profissional e distribuição de informativos sobre a importância da prevenção, também serão distribuídos materiais sobre os devidos cuidados a serem tomados em casos de queimaduras.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Maragogipe e Sapeaçu, na região de Cruz das Almas, nesta primeira semana de junho, e realizará exames de mamografia em pacientes de 50 a 69 anos. Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18 h em todas as localidades. Nos dois municípios são 3.233 mulheres aptas para a realização dos exames.

Em Maragogipe, o atendimento será feito entre os dias 3 e 19 de junho, na unidade móvel estacionada na Praça do Largo da Matriz. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) pactuou 2.100 atendimentos. Já em Sapeaçu, a unidade móvel ficará estacionada no Colégio Municipal Eraldo Tinoco. A meta é atender 1.133 mulheres, no período de 7 a 15 de junho.

O Saúde sem Fronteiras faz, ainda, o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, ofertando exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

*Após concorrer com 200 advogados, a advogada santoantoniense Fernanda Barbosa é contemplada em programa da Escola Nacional de Advocacia. 

A advogada foi um dos 11 nomes selecionados para bolsas de mestrado em direito, oferecidas pela ENA em convênio com a Universidade Nove de Julho_ 
Única selecionada em toda a Bahia , passou por uma seleção em três etapas e foi contemplada com louvor . 

Depois de concorrer com mais de 200 advogados, Fernanda Barbosa, advogada baiana e membro da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, foi  contemplada com a bolsa de estudos em  "Mestrado em Direito". 

 Com 12 vagas iniciais e somente 11 selecionados no Brasil inteiro, a seleção foi feita por meio de convênio entre a Escola Nacional de Advocacia (ENA) e a Universidade Nove de Julho (Uninove).  

"Estou em festa por ter sido aprovada na seleção. É gratificante saber que faço parte da OAB, uma instituição respeitada, que se preocupa com a valorização e qualificação dos profissionais. Sou do interior da Bahia e o mestrado era um sonho ainda distante até a oferta de bolsas através do convênio do CFOAB, ENA e Uninove. Que venham novos desafios”, comemorou Fernanda .

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Hospital da Mulher recebeu nesta terça-feira (28), em Brasília, o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados, reconhece a promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

 “Ficamos honrados em representar o Hospital da Mulher e o Estado da Bahia nesta premiação nacional. Agradecemos ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde pelo apoio indispensável nesta trajetória e dedicamos esse prêmio a cada colaborador do Hospital que se empenhou de forma diferenciada ao longo desses dois anos”, afirmou o diretor geral da Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade.

Realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a solenidade contou com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, das deputadas Alice Portugal e Lídice da Mata, do deputado Nelson Pelegrino, além do diretor geral da unidade, Marco Antônio Andrade, do diretor técnico Paulo Sérgio Andrade e da diretora administrativa Avana Cavalcante.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, visitaram e entregaram oficialmente à população, na tarde desta quarta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família Viriato Lobo. 
Com a reforma, a unidade, própria do município e que estava completamente deteriorada e fechada, foi contemplada com a implantação de consultório odontológico completo totalmente equipado, além de climatização para recepção, banheiros feminino, masculino e de funcionários, copa, expurgo e sala de esterilização. 
A unidade agora também conta com uma sala de acolhimento (classificação de risco), sala de procedimentos, sala de inalação, sala de reuniões, sala dos Agentes Comunitários de Saúde  (ACS), sala dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), além de novos móveis e equipamentos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus é sede do III Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento promovido por estudantes de medicina do Centro de Ciências da Saúde da UFRB em parceria com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, além de docentes e técnicos da UFRB, tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e outros parceiros.  
O secretário de saúde, Leandro Lobo, participou da mesa de abertura na última quarta-feira (22), no Centro Cultural e destacou a importância do evento para a área da saúde.

“Termos um espaço de construção de informações como esse é muito importante, pois é possível discutir temas sociais e, principalmente, ligados a Saúde e Educação Médica do Recôncavo Baiano, além de assuntos do cotidiano estudantil de medicina” – Afirmou o secretário.  
O evento tem como tema “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica” e registra grande adesão do público formado por estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo Baiano e de outras regiões do país. A programação segue nesta sexta (24) com palestras, minicursos, oficinas e discussões sobre diversas áreas da saúde. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde tem realizado capacitações pelo Programa de Educação Permanente, em parceria com o Centro de Integração Educação e Saúde. O objetivo deste trabalho é atualizar os profissionais de saúde sobre diversos assuntos para que as informações sejam passadas para a comunidade como uma forma de prevenir doenças.  
Os ACS – Agentes Comunitários de Saúde do município são alguns dos profissionais que têm passado por essas capacitações. A primeira foi sobre tuberculose e amanhã, sexta-feira (24), eles participarão de um encontro que abordará sobre hanseníase, destacando sua prevenção, diagnóstico e tratamento. A capacitação acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Padre Mateus, das 8h30 às 11h30. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês e o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, visitaram e entregaram oficialmente à população, na tarde desta quarta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família Viriato Lobo.

Com a reforma, a unidade, própria do município e que estava completamente deteriorada e fechada, foi contemplada com a implantação de consultório odontológico completo totalmente equipado, além de climatização para recepção, banheiros feminino, masculino e de funcionários, copa, expurgo e sala de esterilização.

A unidade agora também conta com uma sala de acolhimento (classificação de risco), sala de procedimentos, sala de inalação, sala de reuniões, sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), além de novos móveis e equipamentos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A foto de uma receita médica ilustrada viralizou na internet após ser postada por Um dentista fez uma receita médica ilustrada para ajudar uma paciente analfabeta que estava tomando remédios de forma errada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. 

Ricardo Cayres descobriu que Dona Cris não estava tomando os remédios como indicava a receita porque não entendia o que estava escrito. Foi então que ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada. 

"Ela não sabia qual medicação tomar, nem os horários, pois ela não entendia o que estava prescrito pela receita médica", destacou o dentista em entrevista ao G1. "Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Bastou um pouco de criatividade, boa vontade e humanização", completou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Eu quase endoido quando fui tirar os antecedentes criminais e vi que constava uma observação. Vocês chegaram na hora certa para me ajudar a resolver esse problema”. Sem saber o que fazer para provar que nunca cometeu nenhum crime, a lavradora Gessica Santos Santana, 26 anos, viu na Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a única chance de tentar resolver o caso e “limpar sua ficha”. Nesta terça-feira, 21, pelo segundo dia consecutivo, a UMA atendeu aos moradores da cidade e somou mais 64 atendimentos dos mais diversos casos. O total de atendimentos nos dois dias foi de 126 pessoas.

O pesadelo da lavradora começou quando ela foi realizar uma inscrição e, para sua surpresa, foram encontradas restrições em seus antecedentes criminais. “É meu nome completo, minha foto, meus dados, mas nunca fui na cidade de Entre Rios e nunca dei essa nota falsa de R$ 100 que consta na minha ficha. É outra Géssica Santos Santana. Não sei o que fazer para provar”, relatou a lavradora. Para resolver o caso, o coordenador da Unidade Móvel, o defensor púbico Marcus Vinícius Lopes de Almeida, foi, pessoalmente, até à Delegacia da cidade e, após análise, chegou à conclusão que trata-se de homônimo e que os dados foram inseridos no cadastro de forma equivocada. “Através da atuação da Unidade Móvel, conseguimos, através da Secretaria de Segurança Pública, retirar os registros que constavam nos antecedentes criminais dela e, agora, já está apta a realizar a inscrição. Como segundo passo, vamos oficiar a SSP para regularizar a situação de vez”, explicou o coordenador, enquanto a lavradora não parava de agradecer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Saúde, serviço e cidadania, assim foi a manhã de domingo (19) para diversos moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus, que marcaram presença na I Feira de Saúde da Boa Vista. 
Realizada pela Associação de Moradores da Boa Vista, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e parceiros, a Feira ofereceu gratuitamente diversos serviços como: clínica geral, pediatria, ultrassonografia, eletrocardiograma, saúde bucal, vacinação, orientações em saúde do trabalhador, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV e Hepatite, além de orientações sobre saúde da mulher e realização de cadastro do CADÚNICO. 
O Prefeito Rogério Andrade prestigiou os trabalhos e conversou com moradores sobre o evento: 
- “A feira é mais um meio de levar saúde a população que mais precisa. Hoje é domingo e muitas pessoas que não tem tempo durante a semana, estão vindo hoje, aproveitando essa oportunidade. É uma iniciativa que contribui muito para a qualidade de vida da população.” – Afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Hoje a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

O relator, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), considerou injustificável o plano de saúde não cobrir um problema de saúde que surja nas primeiras 24 horas do contrato e exija pronta intervenção médica.

“Retirar esse direito do usuário consumidor seria colocar em risco sua vida ou incolumidade física. Evidentemente, não se trata de permitir fraudes ao plano de saúde, que, no momento da contratação, poderá verificar se o potencial consumidor está em situação de urgência ou emergência previamente constituída”, explicou.

Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso da decisão da CAS, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância até o final de junho, informou nesta segunda (13) o diretor de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Clóvis de Castro Júnior. 

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior em uma das agências da Previdência, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos segurados.

Até o final do semestre, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos.

Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar cerca de 600 mil agendamentos por mês. "Isso representa 40% de todas as interações que o INSS tem que estão ligadas a requerimentos", afirma Castro Júnior. "É uma economia de recursos sem precedentes", diz. 

Com as alterações no atendimento, há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento.

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco meses atualmente, conforme levantamento realizado pela reportagem com dados fornecidos pelo instituto.

Revisões, Processos e Recursos  Nesta segunda, o INSS lançou novos serviços que podem ser solicitados sem agendamento: revisões, cópias de processos e recursos, este último dividido em seguro-defeso, benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) e recursos em geral.

Atualmente, o INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por mês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promove neste mês de maio mais duas capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A primeira sobre tuberculose, acontece amanhã, sexta-feira (10). Enquanto no dia 24/05 será a vez de alertar sobre hanseníase. As atividades acontecem a partir das 8h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz e terão carga horária de 4h. 
O objetivo dos cursos é atualizar os ACS em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. As capacitações fazem parte do Programa de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Integração Educação e Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Menor risco de hemorragias e recuperação mais rápida beneficiam o paciente enquanto visão 3D ampliada facilita trabalho do cirurgião   
Ao ouvir falar em cirurgia robótica, a maioria das pessoas que tem alguma ideia do   que ela seja costuma associá-la à cirurgia de próstata, porque foi nesse tipo de tratamento que a técnica revelou, inicialmente, suas vantagens. Contudo, o robô que chegou a Salvador este ano também pode favorecer o tratamento de tumores que atingem outros órgãos, como o rim. A visão tridimensional e mais nítida, além da liberdade e delicadeza de movimentos proporcionadas pela tecnologia, dão ao médico mais precisão durante o procedimento. Além disso, a utilização do robô representa menos riscos de complicações, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida para o paciente.  
O câncer de rim é uma doença agressiva que exige tratamento imediato. De acordo com o uro-oncologista Nilo Jorge Leão, o tumor é  muito resistente a outras terapias como radio e quimioterapia e, por isso, a forma habitual de tratar a doença é por meio de cirurgia. “Operar de forma minimamente invasiva, ou seja, através de cirurgias com cortes pequenos - videolaparoscopia ou cirurgia robótica - é sempre melhor, sobretudo pela recuperação mais rápida”, frisou o médico.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Agentes de trânsito, conselheiros tutelares, caminhoneiros e políticos eleitos não vão precisar comprovar 'efetiva necessidade' para transportar armas fora de casa.Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comer, dirigir, cumprimentar, abrir a porta e contar dinheiro são algumas das inúmeras atividades realizadas rotineiramente. Esses atos, no entanto, contribuem para a proliferação de vírus, bactérias e parasitas e, consequentemente, ajudam no surgimento de enfermidades como gripes, resfriados, conjuntivites e as típicas viroses. O que muita gente não sabe é que o simples hábito de higienizar as mãos reduz em até 40% o número de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para este fato no Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 05 de maio. Para a médica supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e infectologista do Hospital São Rafael (HSR), Camila Barcia, com o simples ato de utilizar água e sabão ainda é possível evitar problemas maiores, a exemplo da hepatite A e intoxicações alimentares.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Pesquisadores europeus constataram que o tratamento antirretroviral pode prevenir a transmissão sexual do vírus HIV. A partir de estudo com quase mil casais de homens gays, em que um deles era portador do vírus HIV e tomava os medicamentos, e que fizeram sexo sem preservativos. 

Os casos chamados "sorodiferentes", em que um membro é soropositivo e outro soronegativo, foram acompanhados durante oito anos e os pesquisadores não encontraram casos de transmissão do HIV. O estudo foi publicado na revista médica "The Lancet" nesta quinta-feira (2). 

Os cientistas responsáveis apontaram que o estudo comprovou que o uso da terapia antirretroviral para suprimir o vírus causador da aids a níveis indetectáveis também significa que este não consegue mais ser transmitido via sexo. Segundo o G1, ao longo dos oito anos de pesquisa, os casais fizeram sexo sem camisinha mais de 76 mil vezes. 

"Nossas descobertas fornecem evidências conclusivas para homens gays de que o risco de transmissão do HIV com terapia antirretroviral supressiva é zero", disse a professora Alison Rodger, da University College London e coautora da pesquisa.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A campanha de vacinação contra a gripe de 2019 terá seu "Dia D" neste sábado, 4 de maio, das 8h às 17h. Comunicamos que todos os postos de saúde do município funcionarão para imunizar os grupos prioritários. Teremos também um stand na Praça Senador Temístocles para atendimento.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Conforme solicitação feita ao Ministério da Saúde e visando a renovação da frota, o Município de Salinas da Margarida recebeu na manhã de hoje (03), uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
A nova ambulância é equipada com aparelhos essenciais na remoção de pacientes, como maca, cilindros de oxigênio e pranchas. Além disso, possui sinalização, GPS e rádio de comunicação.

Att.,
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus terá o Dia D de vacinação contra gripe, no próximo sábado (04). A campanha do Ministério da Saúde que tem como tema “Não coloque a sua vida em risco. Vacine-se contra a gripe” tem expectativa de vacinar 59,5 milhões de pessoas no Brasil todo até o dia 31 de maio.  O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções promovidas pelo vírus da influenza. 
As pessoas que se encaixam nos grupos prioritários devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de suas casas e apresentar o cartão de vacinação junto com o RG. Podem se vacinar gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, profissional de saúde, professores e pessoas com doenças crônicas. A meta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia é vacinar cerca de 3,6 milhões de indivíduos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida por meio da Secretaria de Saúde realizou no último dia 30 de abril, terça-feira, no Hospital Municipal de Salinas, o processo de triagem de pacientes que passarão por cirurgias de pequena, média e grande complexidade como histerectomia, hérnias e cálculos da vesícula. Foram triados cerca de 68 pacientes que já estavam regulados na Lista Única, desses, 10 pacientes já foram encaminhados para a realização das cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de São Felix no início da próxima semana. A Prefeitura irá fornecer o deslocamento (ida e volta) desses pacientes.
A ação foi considerada positiva pelos pacientes, pois não precisarão esperar muito para a realização dos procedimentos. O objetivo da ação é atender a demanda suprimida, favorecendo a população que aguarda a cirurgia pelo SUS.
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) dá início, nesta segunda-feira (29), às inscrições para processo seletivo e contratação de Jovem Aprendiz. As inscrições seguem até o dia 3 de maio.

O processo seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do 1º ano, além de ter entre 18 e 22 anos. É desejável possuir conhecimento em Informática.

As entregas de currículos devem ser feitas na portaria administrativa do hospital. O HRSAJ está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000. Para mais informações, o candidato pode entrar em contato através do telefone (75) 3162-1400, ramal 1455.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, entre os dias 22 e 26 de abril, atividades de conscientização entre os colaboradores da unidade em alusão à campanha Abril Verde, cujo ideal é mobilizar a sociedade para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Articulada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Gerência de enfermagem, a programação foi composta por blitzes de aperfeiçoamento em setores como manutenção, nutrição e ambulatório do hospital, além de contar também com palestras educativas e sessões de ginástica laboral com fisioterapeuta.

De acordo com a presidente da CIPA, Carlete Santana, os acidentes são a maior causa de afastamento no trabalho. “Trabalhamos com a prevenção, ressaltando que não importa quanto tempo você tenha na função, os acidentes podem ocorrer e, se isso acontecer, nós precisamos estar devidamente preparados”, pontuou.

Lembrado mundialmente, o mês de abril foi escolhido para a realização da campanha Abril Verde em função do dia 28, dia dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças de trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) registrou, na noite desta quarta-feira (24), mais uma captação de órgãos, os quais foram doados após a decisão da família de um paciente de 21 anos.  
Esta é a terceira captação de órgãos realizada desde o início do ano. Até então, a unidade já realizou a captação de rins, fígado e córneas. As córneas foram captadas através da Organização de Procura de Córneas de Santo Antônio de Jesus (OPC-SAJ), enquanto os rins foram captados via Central Estadual de Transplantes.  
De acordo com a coordenadora de enfermagem do HRSAJ, Edna Aquino, a doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade. “O transplante de órgãos é em muitos casos a única alternativa terapêutica em pacientes portadores de insuficiência funcional terminal de diferentes órgãos essenciais”, pontua. 
Para se tornar um doador de órgãos, basta informar à família sobre o seu desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/transplantes. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital da Mulher deu as boas-vindas, na noite desta quarta-feira (24), aos novos alunos da Residência Médica em Ginecologia da unidade. O programa é uma pós-graduação destinada a médicos para formação de especialistas, com objetivo de consolidar conhecimentos teóricos, técnicos e práticos. 
Na residência será possível aprimorar conhecimentos como os relativos à anatomia e fisiologia feminina, diagnosticar patologias ginecológicas, coletar e avaliar corretamente os resultados de exames para prevenção do câncer de colo uterino, assim como valorizar a propedêutica clínica ginecológica. 
Para o coordenador do Serviço de Ginecologia da unidade, José Carlos Monteiro, acolher mais de vinte novos residentes em Ginecologia representa um grande passo para o fortalecimento do núcleo de Ensino e Pesquisa. “O HM tem apenas dois anos e, além de ser o melhor e um dos maiores hospitais especializados na saúde feminina do Brasil, agora se torna o hospital com a maior e melhor residência”, assegurou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais benefícios para a saúde de Cruz das Almas! O secretário da saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve na manhã desta segunda-feira (22) visitando a Santa Casa de Misericórdia, a Unidade de Pronto Atendimento, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo e anunciou que estará trazendo, em parceria com o Governo do Povo, mais serviços para a cidade. O prefeito Orlandinho, o vice-prefeito Max Passos, a secretária municipal de saúde Aline Pires e demais secretários estiveram acompanhando a visita.

Encantado com o CER, o qual disse que tinha uma funcionalidade espetacular, o secretário garantiu que estará reunido com o Governo Estadual para fortalecer e ajudar na disponibilização de novas especialidades, a exemplo da ortopedia. Na Santa Casa de Misericórdia, mais duas salas de cirurgias eletivas serão instaladas para atender a população e também será implantado um berçário para dar suporte ao centro de parto normal da instituição.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Foto: Paulo Galvão Filho / ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá uma nova etapa a partir desta segunda-feira (22), em todo o país. A primeira fase foi iniciada no dia 10 de abril, com vacinação de crianças, gestantes e mulheres em pós-parto. Na nova etapa, serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. 

Mais de 41 mil postos de vacinação estão à disposição da população no país para vacinação, com envolvimento de mais de 196 mil profissionais, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A gripe é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes. Até o final de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretária de Saúde, entregou à população a requalificação do Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo. A unidade atenderá as especialidades na área de cardiologia, infectologia, pediatria, cirurgião pediátrico, cirurgia geral, nutrição, pré-natal de alto risco, oftalmologia, psiquiatria, ginecologia, ortopedia, urologia e exames de ultrassom e laboratoriais.

O prefeito Orlandinho ressaltou as ações realizadas pelo Governo do Povo voltadas para a área da saúde. “Foi o nosso governo que organizou toda a rede de saúde pública do município de Cruz das Almas. Antes do nosso governo, a Santa Casa de Misericórdia estava fechada e com dois meses de mandato reabrimos. Nos nossos mandatos construímos duas novas unidades de saúde da família na Pumba e Sapucaia, além de instalar mais dez unidades na cidade. Antes, as pessoas que precisavam de atendimento psicossocial não tinha uma unidade pública. Fomos nós, o nosso governo que trouxe o CAPS para Cruz das Almas”, lembrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Rogério Andrade Filho (PSD) resgatou duas emendas no valor total de R$ 200 mil para a Santa Casa de Misericórdia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano. 

O parlamentar se reuniu, na última semana, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Cleisson Prazeres, o vice-provedor Paulo reis, a enfermeira da unidade Gabriela e a vereadora do município Ydna e obteve o parecer positivo quanto ao resgate de duas emendas da ex-deputada federal Tia Eron, que serão usadas na implantação de uma sala de atendimento emergencial, conhecida como sala vermelha, e na implantação do Centro de Materiais e Esterilização. 

“A saúde é sempre uma demanda importante. Estas intervenções possibilitarão uma maior assistência a população de Nazaré e demais cidades atendidas pela Santa Casa. Agradeço ao secretário Fábio Vilas Boas pelo compromisso assumido durante a reunião, a vereadora Ydna e os provedores da Santa Casa Cleisson e Paulo pela confiança”, destacou o deputado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Primeira pessoa do mundo curada do vírus HIV, o americano Timothy Ray Brown (53), que em princípio era chamado de “paciente de Berlim”, revelou sua identidade no ano de 2010 e hoje atua para que outros possam também se curar. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Timothy venceu a Aids após passar por um transplante de medula óssea para tratar de uma leucemia. As células eram de um doador que possuía um gene pouco comum, associado à redução do risco de contrair o HIV. 

Hoje ele é um ativista da causa, doando suas células para pesquisas e também no auxílio de grupos de pacientes com HIV ou pessoas que perderam seus entes queridos por causa da doença. “Não só sobrevivi ao HIV como estou curado, enquanto muitas pessoas já morreram. Não quero ser o único curado”, disse ele, em entrevista à Folha, na última quinta (11), um dia antes de palestrar em evento médico sobre o HIV, em São Paulo. 


Enquete


PodCast