Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Durante o ano de 2018 os serviços de saúde prestados na cidade de Castro Alves, Recôncavo Baiano, registraram os maiores números em serviços multidisciplinares dos últimos anos. Entre consultas médicas, odontológicas,  de fisioterapia e enfermagem a soma é superior a 200 mil atendimentos.  

Na área de clínica geral foram 40 mil consultas, cerca de 20 mil visitas aos dentistas, além de mais de 80 mil atendimentos por técnicos de enfermagem e 65 mil consultas com enfermeiros, com mil atendimentos direcionados a grávidas de toda cidade. O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) inovou, criando o projeto Peso da Saúde, promovendo aulas de Educação Física a mais de 200 pessoas.  

Os serviços da rede municipal, administrados pela Secretaria de Saúde, foram planejados para dar assistência básica e de emergência em um mesmo posto, levando diferentes especialidades a todos os postos de saúde da família da sede de Castro Alves à zona rural. Segundo o secretário, Dércio Rebouças, a atual gestão está ampliando o atendimento, agindo em campanhas preventivas que trazem resultados notórios. “O ano passado foi importante para ampliarmos os serviços através da criação de novos postos e da reforma de antigas unidades. Levamos a diferentes localidades feiras da saúde, com equipes multidisciplinares que realizavam em dias de evento 150 atendimentos diversos”, afirmou o gestor.  

Em 2018 foram entregues os postos de Petim e Sítio do Meio, e para 2019 a meta é ampliar o atendimento com a entrega do posto satélite da Bela Vista e o posto do Candeal. “Ainda foi finalizada a adequação da sala do Jonas Mendes, entregue anteriormente fora das normas exigidas. Mais pessoas serão beneficiadas, contando cada vez mais com atendimento perto do local de residência”, finalizou. Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, adquiriu no final do ano passado, fardamento e equipamentos para qualificar melhor o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

Foram distribuídos Kits de fardamentos com camisas gola polo, camisas com proteção UV, bonés e calças; Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) com conjunto para aplicação de defensivos, óculos de proteção, luvas, máscaras faciais completas e botas de cano longo para os agentes que realizam ações de bloqueio e atuam nos pontos estratégicos; e materiais de uso diário como mochila, lanterna, cola, giz de cera, prancheta e demais itens para execução dos serviços com eficiência e qualidade.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em funcionamento desde 2001, o posto do SAMU sediado no município atende 31 cidades do Recôncavo, através da Central de Regulação de Urgência Reconvale (CRUR). O serviço é considerado o principal componente para dar assistência a pacientes em situação de urgência. 

Dentre as melhorias promovidas pela gestão, podemos destacar a reforma da Central de Regulação, além da troca de computadores e o reordenamento das linhas telefônicas. Também foram adquiridos um ventilador mecânico pulmonar e uma incubadora para transporte de recém-nascidos, o que possibilita transferências intermunicipais; foi feita manutenção  preventiva e corretiva do Cardioversor – Desfibrilador bifásico e ainda manutenção preventiva e corretiva das unidades móveis com mais agilidade. 

Na área de capacitação, a prefeitura promoveu treinamento das equipes de intervenção e regulação. O Núcleo de Educação Permanente – NEP, que tem por objetivo promover capacitação e educação permanente para o adequado atendimento às urgências e emergências, foi reordenado e está funcionando melhor. Para completar esse processo de melhorias, a produção de novo fardamentos para os colaboradores está em andamento, bem como a reordenação para o retorno do funcionamento do sistema de radiocomunicação da Central de Regulação. A prefeitura também solicitou a  implantação do sistema de radiofrequência para todos os municípios da Regional.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Inaugurado no dia 19 de setembro de 2018, o CEFSAJ (Centro Especializado em Feridas), localizado na Policlínica Municipal Dr. Fernando Albuquerque, foi criado para proporcionar assistência especializada no tratamento de feridas complexas, caracterizadas pela difícil cicatrização. O local atende pacientes com lesões vasculogênicas, pé diabético, queimaduras extensas, gangrenas, úlceras falcemicas, lesões por pressão e feridas traumáticas. Este tipo de atendimento é pioneiro na cidade, sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.  

Com uma equipe especializada de Enfermeiro (a) e Técnico (a), o CEFSAJ oferece 20 atendimentos por dia, sendo distribuídos em 02 turnos (manhã e tarde), com consultas de enfermagem e troca de curativos, com conforto, assistência especializada e resolutividade aos usuários que sofrem com feridas crônicas e/ou agudas, sem resposta ao tratamento convencional. 

O tratamento é disponibilizado de maneira gratuita na rede municipal de saúde.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Atividades físicas, sociais e de lazer praticadas por idosos e pacientes com doença de Alzheimer podem ajudar a preservar funções cognitivas e a retardar a perda da memória, mostra novo estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os estímulos promovem mudanças morfológicas e funcionais no cérebro, que protegem o órgão de lesões que causam as perdas cognitivas.

A descoberta foi feita por meio de um experimento com camudongos transgênicos, os quais foram alterados geneticamente para ter uma super expressão das placas senis no cérebro. Essas placas são uma das características da doença de Alzheimer. Os animais foram separados em três grupos: os transgênicos que receberiam estímulos, os transgênicos que não receberiam e os animais-controle que não têm a doença.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Numa ação conjunta das Secretarias de Saúde e Esporte, Cultura e Lazer, a Prefeitura de Cruz das Almas está disponibilizando nutricionistas, técnicos de enfermagem e educadores físicos para orientar as pessoas que praticam atividades na Praça Multiuso.

A equipe estará no local de segunda a quinta-feira, das 6h às 7h30 e das 17h às 19h, com o Projeto Verão – Esporte e Saúde. Os usuários da Praça poderão aferir sua pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), ter orientação nutricional e como se exercitar corretamente.

Em dias específicos, teremos zumba, boxe, judô, Karetê, feet dance e avaliação com cardiologista. Informamos que, a partir desta segunda-feira (11), às 17h, estarão disponíveis os novos equipamentos de ginástica para uso da população.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Antes do meu nascimento, minha família já enorme e era bem movimentada. Eu já tinha quatro irmãos do primeiro casamento do meu pai e um do primeiro casamento da minha mãe. Sou a sexta filha e não parou por aí. Minha mãe já tem mais duas meninas do seu terceiro marido. Venho de uma família grande, aninada e muito amorosa. Vivemos em Fortaleza, no Ceará.

Já nasci tendo que superar dificuldades. Faltando 48 horas para o meu nascimento, tudo estava bem. Até que a minha mãe pediu a seu médico que refizesse os exames, pois pressentia que algo de errado acontecia. E, faltando menos de dois dias, o médico comprovou que ela estava certa: havia algo de diferente, mas eles ainda não sabiam ao certo o que era. No dia 15 de maio de 1991, nasci e uma apreensão fora do normal tomou conta da minha família. ‘Será que ela vem com alguma síndrome? Será que tem alguma má formação?’, todos se perguntavam. E, para a surpresa geral, nasci normal e ninguém entendeu nada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em assembleia geral realizada na manhã dessa sexta-feira, 25, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, foi eleita a nova Diretoria do RECONVALE - Consórcio do Recôncavo e Jiquriçá, na área de saúde, integrado por 27 gestores municipais dessas duas microregiões da Bahia para o biênio 2019-20. Eleitos Gilmar Nogueira, conhecido popularmente por Tingão (prefeito de Itatim) e Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira) para presidente e vice, respectivamente, num processo eleitoral conduzido pelo até então presidente dessa entidade, Rogério Andrade (prefieto de S.A.Jesus) que tão bem a conduziu nesse período incial, tendo deixado, em caixa, 1.795.488,72 (um milhão setecentos e noventa e cinco mil e quatrocentos e oitenta e oito reais e setenta e dosi centavos), além de crédciso junto a alguns municípios.  

Dentre os gestores que marcaram presenças, o anfitrião Rogéri Andrade (S.A.Jesus), Tingão (Itatim), Wellington Veira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Max Passos (vice de Cruz das Almas), Vera da Saúde (acompanahda da Secretária de Saúde, Rosa Meire), Marcelo Pedreira (Governador Mangabeira), Zé Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Eunice Barreto (Nazaré das Farinhas), Bahia (Varzedo), além de outras autoridades da esfera política da região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br) e Gazzeta do Recôncavo. Publicaremos entrevistas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus efetuou nesta sexta-feira (25) os pagamentos do Incentivo Adicional (14º salário) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), bem como do Incentivo e Gratificação por Produtividade para os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), referentes ao exercício de 2018. 
No caso dos ACS, o valor é referente a primeira parcela do recurso repassado pelo Governo Federal no valor de R$ 120.665,77 (cento e vinte mil seiscentos e sessenta e cinco reais e setenta e sete centavos), contemplando os 173 profissionais ativos. O município aguarda agora o repasse da segunda parcela para finalizar o pagamento dos servidores. 
O Incentivo Adicional, previsto na Lei Federal n° 12.994/2014, visa fortalecer a atuação dos ACS e ACE nos municípios. Os valores repassados pelo Ministério da Saúde para os municípios no último dia 20 não podem ser utilizados para o pagamento de outros benefícios, como o 13º salário.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os últimos dois meses têm sido de espera para a cubana Doraisy Perez. Desempregada desde o fim da participação de Cuba no Mais Médicos, ela aguarda notícias de vagas não preenchidas por brasileiros no programa, distribui currículos e aguarda respostas de empresas. "Não queria voltar, nem tinha como enviar todas as minhas coisas de volta para Cuba", diz ela, que em dezembro entrou com pedido de refúgio para tentar obter documentos, como carteira de trabalho.

Entre os motivos da escolha pelo refúgio, estava o receio de perder em breve o visto temporário devido ao fim do contrato e uma sinalização do então presidente eleito, Jair Bolsonaro, que declarou que daria asilo aos profissionais. "Vivemos uma incerteza. O presidente falou que ia dar asilo para todo mundo, mas até agora não manifestou."

Dois meses após o anúncio da saída de Cuba do programa, cubanos que ficaram no Brasil buscam meios de se manter e se regularizar. Levantamento feito pela Folha de S.Paulo a partir de dados do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) aponta aumento nos pedidos de refúgio da nacionalidade após o fim da participação no programa.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Levantamento divulgado hoje (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) revela que cerca de 2.800 municípios brasileiros gastaram menos de R$ 403,37 na saúde de cada habitante durante o ano de 2017. A análise mostra que esse foi o valor médio aplicado por gestores municipais com recursos próprios em Ações e Serviços Públicos de Saúde declaradas no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (Siops)

De acordo com os números, municípios menores, em termos populacionais, arcam proporcionalmente com uma despesa per capita maior. Em 2017, nas cidades com menos de 5 mil habitantes, as prefeituras gastaram em média R$ 779,21 na saúde de cada cidadão – quase o dobro da média nacional identificada. 

Os municípios das regiões Sul e Sudeste foram os que apresentaram maior participação no financiamento do gasto público em saúde – consequência, segundo o CFM, de sua maior capacidade de arrecadação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Quem acompanha Vanessa da Mata nas redes sociais já se surpreendeu com os cliques da cantora exibindo o corpo de biquíni ou maiô. Os posts, digamos, ousados, ganharam frequência de um ano para cá e tem "quebrado a internet" e atraído muitos elogios à artista, que está prestes a completar 43 anos de idade. Em conversa com o EXTRA, Vanessa falou do sucesso que também faz fora dos palcos por conta da beleza e revelou algumas cantadas (simpáticas e abusivas) que costuma receber.

"É engraçado, toda vez que eu posto uma foto de biquíni os homens mais malandros do mundo saem do esgoto (risos). Todos os caras que passaram por mim em algum momento que não dei bola, voltam. É só colocar que voltam, incrível isso. Aí eu volto com o meu vestidão, e eles saem", diverte-se a cantora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com a exposição ao sol, a pele fica vulnerável a inúmeros malefícios como aumento do ressecamento e envelhecimento precoce. Diante disso, os ativos do óleo de buriti podem ajudar na proteção e revitalização da pele, dando mais brilho e vivacidade.

O composto é um poderoso ativo da biodiversidade brasileira rico em betacaroteno, antioxidante que protege e hidrata a pele. O óleo de buriti ajuda a recompor a primeira camada da pele, mantendo-a mais fortalecida e resistente. Além disso, produtos desenvolvidos com o óleo dão uma hidratação prolongada para a pele e ajudam a prevenir o fotoenvelhecimento, pela sua ação antioxidante.

Pensando nos benefícios deste ativo, a Natura relançou, em edição limitada para o verão, a linha Ekos Buriti. A Natura traz para a temporada a Polpa Hidratante Pós-sol, que evita o ressecamento da pele após a exposição ao sol, e o Protetor Solar FPS 30, que oferece alta proteção solar, é resistente à água e hidrata enquanto protege.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus efetua nesta sexta-feira (11) o pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) para os profissionais da Saúde.  
O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. 40% dos recursos do prêmio são aplicados na estruturação da Atenção Básica (AB), 3% vão para a equipe de coordenação e apoiadores e 57% são pagos aos profissionais e trabalhadores vinculados à AB. A Prefeitura também já havia regularizado as pendências deixadas pela gestão anterior, referentes ao pagamento do benefício.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) comunicou a suspensão de cirurgias eletivas, a partir deste mês de janeiro de 2019, realizadas pela Santa Casa de Valença. A crise financeira da instituição filantrópica, que há 157 anos atende a toda a região do Baixo Sul da Bahia, vem perpassando diversas gestões, no entanto, com o corte anunciado a situação se agrava significativamente. Além disso, a unidade ainda aguarda o pagamento da produção de outubro, normalmente realizado 60 dias após o serviço prestado, mas previsto somente para o dia 18 de janeiro.

O custo operacional/ano da Santa Casa é de, aproximadamente, R$ 24 milhões com uma receita de cerca de R$ 25 milhões, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por R$ 20 milhões desse montante. Embora as atividades operacionais já apontem um superávit em média de R$ 1 milhão/ano, isso não é suficiente para cobrir o passivo financeiro da instituição. Logo, toda redução ou não realização de repasse de recursos é significativa. Subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), práticas históricas, falta de repasse de municípios e a redução contratual com o Estado de R$ 4 milhões/ano, cerca de R$ 333 mil/mês, desde o mês de fevereiro de 2018 já haviam tornado as dívidas da instituição cada vez maiores: cerca de R$ 170 mil/mês.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os atendimentos de anestesiologia estão suspensos a todos os beneficiários do Planserv a partir de amanhã (7). A informação foi divulgada em nota pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA). Segundo a entidade, a decisão é consequência da falta de negociação de reajuste junto ao plano dos servidores estaduais, que se arrasta desde o ano de 2017.

"Passados mais de dois anos desde o início das negociações e quase três meses da reunião no Ministério Público, o Planserv não apresentou qualquer proposta de reajuste, limitando-se a solicitar seguidas prorrogações de prazo. Dessa forma, diante da situação, não restou alternativa à Coopanest-BA senão ratificar a rescisão do credenciamento”, destacou o presidente da entidade, Carlos Eduardo Araújo.

A cooperativa afirma ainda que desde 2010 não houve qualquer tipo de reajuste dos honorários médicos. “Os representantes do Planserv jamais apresentaram qualquer proposta de reajuste aos representantes da Coopanest. Assim, os serviços prestados pelos anestesistas aos beneficiários do Planserv passam a ser negociados e cobrados previamente pelos médicos diretamente dos pacientes”, acrescenta. Foto Camila Souza, Gov-BA,Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta quinta-feira (27), o emplacamento de veículos no padrão Mercosul. O primeiro carro a receber a nova identificação foi um Ford Ecosport Freestyle, registrado em Salvador. A placa tem fundo branco com uma faixa azul, quatro letras e três números, bandeira do Brasil, emblema do Mercosul, marca d'água e um código de barras bidimensional (QR-Code), que garante a rastreabilidade e evita fraudes. 

Para atender à demanda reprimida no setor, por conta do feriado do Natal e da atualização do sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão federal que determinou a mudança, o Detran ampliou o horário de atendimento para quem pretende emplacar o carro ou a moto. Nesta quinta (27), o serviço vai funcionar até às 18h; na sexta (28), das 8h às 18h; no sábado (29), das 8h às 12h.                                   

O novo modelo é obrigatório para veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade e estado, mudança de município e categoria e troca de placas atuais danificadas. Não há prazo para que a exigência alcance toda a frota do estado, mas a fabricação da antiga placa cinza está proibida. 

Assessoria de Comunicação
DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pesquisa feita no Instituto Butantan demonstrou que uma substância encontrada em plantas e frutas tem efeito protetor contra o veneno da cobra jararaca. A pesquisa, que foi realizada em 72 camundongos, mostrou que a rutina, uma molécula comum em plantas e alimentos, foi capaz de protegê-los de problemas de sangramento e de inflamação decorrentes do veneno da serpente. O trabalho é de Marcelo Larami Santoro, Ana Teresa Azevedo Sachetto e Jaqueline Gomes Rosa, produzido pelo Laboratório de Fisiopatologia do Butantan, em São Paulo.

A rutina é um flavonoide que serve de pigmento a diversos vegetais e frutas, tais como cerejas, framboesas e maçãs, dando a eles cores vibrantes, com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. O efeito observado na pesquisa poderá ajudar no tratamento das picadas de serpentes, principalmente nos considerados secundários, tal como a formação de coágulos sanguíneos. "O envenenamento por picadas de jararaca causa problemas de coagulação, que resultam do aumento da atividade do fator tissular. A atividade do fator tissular é controlada pela enzima PDI e sabemos que a rutina tem o poder de inibir a PDI. Pensamos que seria possível usar a rutina para evitar a expressão do fator tissular nos casos de envenenamento, reduzindo assim complicações secundárias como a coagulação sanguínea", explicou Santoro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dezenas de moradores do Loteamento Sales e bairros adjacentes compareceram na manhã desta sexta-feira (21) ao ato de entrega da USF Geraldo Pessoa Sales, no Loteamento Sales. Faltando apenas quatro dias para o Natal, os moradores da agradeceram pela reforma da unidade com uma acolhida apresentada pelo grupo de terapia comunitária Saúde Emocional. 
A USF Sales foi totalmente requalificada, com criação de salas, ampliação de espaços, novos equipamentos e uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo.

 


A unidade estava com instalações inadequadas: paredes com infiltrações, iluminação precária, falta de sala de esterilização/expurgo, sala de acolhimento, sala para integração ensino/ serviço, sala de vacina interditada e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade, está sendo reformada. Esta foi a 14a USF entregue pela atual gestão, como parte das ações do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Cerca de 400 cubanos permaneceram no Brasil sem permissão depois do fim da parceria com o programa Mais Médicos. Segundo a Opas/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde, muitos dos que ficaram estão doente e devem retornar a Cuba em breve.

Além dos cubanos sem autorização no país, cerca de 1.800 são casados com brasileiros e já tinham o consentimento do governo cubano para ficar. Aproximadamente 6.000 médicos já retornaram ao país de origem e municípios aguardam a vinda dos novos médicos, ainda sem previsão para chegada. Foto Karina Zambrana, Ascom MS. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pacientes e acompanhantes do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo baiano, já celebram a chegada do Natal. No domingo (16), através da mobilização da equipe do Serviço Social da unidade, os pacientes participaram de ações natalinas com peças de teatro de fantoche para crianças, além de visitas feitas pelo grupo voluntário Anjos da Alegria. O grupo levou mensagens de apoio e amor às enfermarias, refletindo o espírito natalino. Para Jamile Santos, mãe e acompanhante da paciente Lara Souza, as atividades são criativas e interessantes. “É sempre bom fazer essas atividades com as nossas crianças”, contou.

 

De acordo com o Serviço Social do hospital, as ações têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e garantir que eles possam sentir o clima de Natal, uma vez que muitos deles não passarão a data em casa. “Nossa intenção é mostrar que podemos celebrar a vida, além de ajudar a quebrar a rotina de internação e quem sabe até mesmo contribuir para a melhora do quadro de saúde. É um gesto de atenção, cuidado e humanização que podemos e devemos fazer pelos pacientes e acompanhantes”, garante a coordenadora do Serviço Social da unidade, Keylla Régis. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

1 - PARA TRAZER BOAS ENERGIAS: MISTURINHA COM MEL
Para absorver boas energias para 2019, a Naturóloga do W Estética & Spa, Mariana Vitte Nardi, indica fazer uma misturinha com mel, água morna, sal, flores e folhas específicas. "Em um pote, misture 60ml de mel + 20ml de água morna + 1 colher de sopa de sal grosso. Em uma bacia, misture 1 litro de água morna com pétalas de flor do campo e folhas de manjericão. Tome banho normalmente e, depois, passe a mistura com mel por todo o corpo, fazendo movimentos circulares. Retire com água corrente e depois jogue a mistura que está na bacia por todo o corpo, sem enxágue".

2 - PARA ATRAIR AMOR: 'ILANG-LANG, GENGIBRE E ALECRIM'
Se a intenção é atrair muito amor em 2019, anote as dicas da Nathalia Carravetta, especialista em desenvolvimento de aromas da L'eponge. "Aposte em essências como Ilang-lang, gengibre e alecrim, que são essenciais para ativar os chakras inferiores. Pode usar em forma de banho, óleo de massagem ou aromatizar o ambiente. Canela é ideal usar com parcimônia por ser um potencializador, e pode ser utilizada em forma de creme ou óleo de massagem, num banho,preparando um chá com canela em pau, por exemplo".

Notícias | postado por: Mascarenhas

1 - MONTE UM SPA CASEIRO PARA CUIDAR DA PELE
Que tal tirar um dia de folga para fazer um spa em casa? Para isso, a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, recomenda 6 tipos de produtos: um esfoliante facial com agentes hidratantes, um tônico, que deve ser aplicado com um algodão, água termal, hidratante, que deve ser usado até mesmo em peles oleosas, e filtro solar, que deve ser aplicado por cima do creme. Além desses itens, a máscara também pode entrar no passo a passo. "Os ativos vão depender do tipo de pele. Com uma espátula, aplique o produto até cobrir toda a face. Respeite o tempo de pausa orientado no rótulo do mesmo. Lave o rosto somente com água corrente", recomenda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Transmissor de doenças como a raiva, o morcego é um animal de hábitos majoritariamente noturnos e se alimenta principalmente de insetos, frutas, entre outros. Normalmente, são encontrados nos porões ou cômodos pouco usados das casas. Assim, todo é cuidado é pouco para a população, que deve redobrar a atenção em caso de presença do mamífero.  

Durante esse ano, foram confirmados quatro casos de raiva silvestre em morcegos não hematófagos – aqueles que não se alimentam de sangue – nos bairros de Patamares (2), Piatã e Arenoso. Contudo, desde 2004, não há registro de casos de raiva humana na capital baiana. 

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), qualquer tipo de morcego adoece e pode passar a raiva, enfermidade que pode levar a morte. A transmissão da doença para pessoas ou animais pode ocorrer no caso de mordedura, arranhadura ou contato direto com a saliva do voador doente. Caso o morador de determinada região encontre morcegos circulando durante o dia, ele deve ficar atento.Foto Uwe Schimidt. Matéria, Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os hospitais, clínicas e laboratórios credenciados à rede do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) devem suspender os atendimentos quando o limite orçamentário estabelecido pelo plano for atingido. A decisão vem após um acúmulo de mais de R$ 100 milhões não repassados pelo Planserv às instituições ao longo do último ano e deve atingir unidades de todo o estado. 

Em 2017, o plano anunciou medidas relacionadas ao teto de gastos. Anteriormente, em caso de necessidade dos pacientes, o Planserv autorizava procedimento, mesmo além do limite contratado. No entanto, com a alteração, as unidades de saúde foram alertadas que o excedente deste limite não seria mais pago de imediato. 

“Todas as clínicas e hospitais teriam um valor máximo para faturar por mês, mas disseram que não nos preocupássemos porque isso seria temporário e seria resolvido assim que houvesse uma folga no orçamento. Não resolveram e, a cada mês, estamos tendo cortes nos valores. Algumas unidades já não aguentam mais”, afirmou um médico, que preferiu não se identificar, em contato com o Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma realidade. Há quatro meses os cruzalmenses ganharam mais um importante equipamento de saúde, que conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagoga e assistentes sociais, atendendo a crianças, adultos, gestantes e idosos.

Com mais de 60 atendimentos diários o CER já é referência em reabilitação na região e reconhecida pela população. Olhar para frente, transformar, crescer e evoluir... É assim que o Governo do Povo trabalha para melhorar a sua vida. ASCOM Municipal, Agência Um. 

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo #CER #Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A flacidez é uma problema que incomoda muita gente. Quem nunca encolheu o braço na hora de dar tchauzinho que atire a primeira pedra. E apesar de ter suas influências genéticas e hormonais, se não cuidarmos, com o tempo a pele e os músculos perdem tonicidade e elasticidade. Além disso, o ganho de peso é pior ainda: a gordura acumulada é mais uma vilã e contribui para o efeito “tudo caído”.

Contudo, adotar os hábitos alimentares, exercícios e tratamentos certos vai ajudar, e muito, a combater a flacidez corporal de forma eficiente. Conversamos com uma nutricionista, um educador físico e um médico para descobrir as novidades e métodos eficazes para você vencer essa batalha. Vem com a gente! E se prepara porque este vai ser o seu verão.

A alimentação contribui para a flacidez
Mesmo que indiretamente. A inflamação crônica, presente no organismo de muita gente e causada pela má alimentação, dificulta a renovação celular. “E reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos”, alerta Juliana Pandini, nutricionista e especialista em nutrição esportiva. “Causa, além da flacidez, celulite, deposição de gordura em diversas células, acne e envelhecimento precoce”, complementa.

 

É claro que os fatores genéticos, hormonais e sedentarismo também têm sua parcela de culpa. Mas os maus hábitos alimentares enchem o nosso prato (e corpo, consequentemente) de toxinas e substâncias inflamatórias e pronto: ponto para a flacidez (tanto cutânea quanto muscular, viu!) e o envelhecimento precoce.
Alimentos antioxidantes contribuem para combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Como solução, o jeito é cortar alguns alimentos do cardápio mesmo. “Os embutidos (como a salsicha), as carnes gordas, o leite integral, os doces e refrigerantes, alimentos refinados (como a farinha e o açúcar brancos) e os enlatados, além de serem pró-inflamatórios, tendem a acidificar o organismo”, explica. Que tal dar adeus aos industrializados em geral e começar a consumir mais alimentos naturais?

O problema é que as prateleiras dos mercados podem nos enganar, alerta a nutricionista. “Alguns alimentos pouco calóricos apresentam um teor tóxico elevado — oriundo de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados, hormônios e medicamentos”. Com isso, dá-lhe efeito reverso: eles acabam promovendo um maior ganho de peso do que se você optasse por alimentos ricos em energia, mas dotados de propriedades funcionais anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Nesse sentido, o consumo de gelatina dietética pode realmente engordar mais do que o de abacate”, confirma Juliana. Viu como nem tudo na vida se resume em contar e cortar calorias?


Frutas vermelhas e as cítricas são ótimas fontes de antioxidantes para combater a flcaidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Quem já ficou nessa posição sabe o que é parar no tempo, não é mesmo? Mas a questão é que ela ajuda a combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Ponte ou prancha ventral – 3 séries de 30 segundos

O que trabalha: exercício que serve como estabilizador, e é excelente para trabalhar a musculatura profunda do abdômen e quadril.

Como fazer: em um colchonete com a barriga para baixo, apoie seus cotovelos; eles devem ficar alinhados com os ombros.

Depois eleve o quadril, mantenha-se apoiada apenas pelas pontas dos pés e pelos cotovelos.
Contraia bem o abdômen. O quadril deve ficar alinhado com o tronco (nunca levantado demais e nem muito para baixo). 

Abdominal mobilizador de tronco – 3 séries de 15 a 20 repetições cada

O que trabalha: reto abdominal, oblíquo interno e externo.

Como fazer: apoie as costas no colchonete e coloque as mãos atrás da cabeça ou os braços cruzados no peitoral. Apoie os pés no chão e os traga para perto dos glúteos, de modo que os joelhos fiquem flexionados.

Eleve o seu tronco em sentido aos joelhos, e retorne lentamente à posição inicial. 

Para os glúteos: 

Não tem problema: não precisa começar com um peso desses! O exercício é bom para combater a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Agachamento livre com barra – 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: afaste as pernas depois da linha dos ombros, com as pontas dos pés levemente para fora. Mantenha a coluna ereta e abdômen contraído.

Agache jogando o quadril para trás. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente.

Mais um muito bom para a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Afundo com halteres — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: inicie em pé com um halter em cada mão, com uma das pernas à frente do corpo, de maneira que quando você flexionar o joelho, ele forme um ângulo de 90º.

Flexione o joelho e desça lentamente e em seguida retorne próximo à posição inicial.

O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão, enquanto o de trás deve permanecer com o calcanhar elevado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta "Semana Nacional de Combate às Arboviroses" os agentes de endemias estiveram em ação nas escolas, comunidades e feira livre do município. Amanhã (30), às 8h30, faremos uma ação educativa na Praça Senador Temístocles. Contamos com a sua presença!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para suprir a ausência de médicos nos rincões do país com o fim da parceria entre Brasil e Cuba para o programa Mais Médicos, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, propôs a transferência da operacionalização do programa para as mãos dos estados. A sugestão foi apresentada, nesta quarta-feira (28), em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). 

"A União assumiria o papel de regulação, monitoração, com a responsabilidade exclusiva de registro profissional de médicos intercambistas. E os estados poderão fazer uma gestão mais próxima do problema", explicou Vilas-Boas. 

O repasse de recursos seria direto da União aos estados e os custos loco-regionais de articulação e gestão junto aos municípios seriam assumidos pelos próprios entes federados. 

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que mais de mil médicos brasileiros se inscreveram no edital de chamamento, após a saída dos profissionais cubanos. Destes, 216 estão trabalhando. Contudo, o secretário afirmou que as baixas têm data prevista para acontecer.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, inaugura nesta quinta-feira (28), a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST SAJ). A unidade está sendo transferida para um novo endereço na Rua Isaías Alves, nº 210, Bairro São Cristóvão (próximo ao Clube do 100). O imóvel foi completamente reformado para atender as necessidades do serviço.

O CEREST tem como finalidade ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores, integrando os serviços do Sistema Único de Saúde voltados à assistência e a vigilância à Saúde do Trabalhador. Atua prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como acidentes, doenças e óbitos relacionados ao trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Balanço divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições permanecem abertas até 7 de dezembro por meio do site do programa (clique aqui). 

Segundo a nota, até 12h desta segunda, 30.734 profissionais com registro em CRM no Brasil se inscreveram. Deste total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 já estão alocados no município para atuação imediata. 

Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde. 

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) prendeu dois homens que exerciam ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Pindaí, no sudoeste do Estado. 

De acordo com a PM, Israel Borges de Matos, 65 anos, e Sinésio Ferreira Sena, 54 anos, confessaram que realizavam procedimentos odontológicos em pacientes, como restaurações e extrações, há mais de dez anos na região. Conforme o CRO-BA, o local em que os dois homem atendiam os pacientes estava em condições consideradas insalubres e com potencial de transmissão de doenças infectocontagiosas.  

Borges e Ferreira vão responder pelo exercício ilegal da profissão e podem ser condenados a prisão sob pena de seis meses a dois anos de reclusão. A polícia apreendeu materiais e instrumentos da dupla, que foi conduzida a Delegacia de Polícia.Foto divulgação. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais de saúde do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado na região do Recôncavo baiano, participaram, na última semana, de capacitação promovida pela Central Estadual de Transplantes e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). 
Com dois dias de duração, a programação trouxe temas como O Acolhimento Familiar, Entrevista para Doação de Órgãos e Fluxo para Notificação e Doação de Córneas, apresentados pela médica Rita de Cássia Pedrosa, além do Processo de Doação, tema ministrado pela enfermeira coordenadora da Central de Transplantes, Carolina Sodré. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória perdeu por 2  a 1 para o Atlético-PR, neste sábado (17), no Barradão. Antes mesmo do apito final, a torcida vaiou o time. O atacante Neilton, autor do gol do rubro-negro baiano na partida, diz entender as cobranças dos adeptos e vê falta de atitude da sua equipe. 

“Eles estão certos em cobrar, estamos devendo. Falta atitude, mais entrega em campo. Essa avaliação deles para um time que está na zona de rebaixamento, jogando em casa, precisando vencer... E não conseguimos. Eles têm mais é que cobrar mesmo”, disse em entrevista ao Canal Premiere. 

Com três partidas para o término do Campeonato Brasileiro, o Vitória está em situação delicada. O time rubro-negro tem 36 pontos e ocupa a 18ª posição. O próximo compromisso é contra o Cruzeiro, quarta-feira (21), às 20h45 (horário de Salvador), no Mineirão, em confronto válido pela 36ª rodada do certame nacional

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em uma típica corrida para escapar da reforma da Previdência, 775,6 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediram aposentadorias por tempo de contribuição no primeiro semestre deste ano.

O número é 40% maior do que as 554,2 mil solicitações do benefício realizadas nos primeiros seis meses de 2016, antes de o presidente Michel Temer (MDB) ter enviado ao Congresso Nacional a sua proposta de mudanças nas regras.A tendência é que a busca pelo benefício continue alta no ano que vem, considerando que a reforma é prioridade para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Na comparação com igual período de 2017, os requerimentos variaram 1%. Em 2018, as discussões da reforma foram suspensas por causa da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.Porém, para os trabalhadores que já têm direito à aposentadoria, antecipar o pedido ao INSS pode trazer mais prejuízo do que trariam as eventuais mudanças nas regras de concessão, avalia Elenice Hass de Oliveira Pedroza, secretária-geral do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado da Bahia foi marcado por ações alusivas promovidas pelo Hospital da Mulher (HM) em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM-BA), em Salvador.
Na manhã desta terça-feira (13), no hospital, pacientes de todos os municípios assistiram palestras que abordaram os Tipos de violência contra a mulher e O que fazer em casos de agressão. Já na Avenida Tancredo Neves, pessoas que transitavam pelo local foram abordadas e puderam saber mais a respeito do AME, Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do HM.
Com a presença da Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, Aladilce Souza, a palestrante e tenente da Ronda Maria da Penha, Cristiane Alves, destacou a necessidade de conscientizar homens e mulheres acerca da violência. “O diálogo com a comunidade e com a sociedade se faz necessário para que todos possam se sentir partícipes no processo de rompimento do ciclo da violência”, pontuou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa terça-feira, 13, na Rua Lomando Júnior, próximo ao Clube dos 100, centro, em Santo Antonio de Jesus, a nova sede do CAPS AD Vale Viver, num evento protagonizado pelo prefieto Rogério Andrade, ao lado dos secretários municipais Leandro Lôbo (Saúde), Sônia Fontes (Infraestrutura), Fátima do Benfica (Agricultura e Abastecimento), Hélio de Aguiar (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Geraldo Splicigo (Serviços), bem como os superintendentes Clovis Ezequiel (SMTT) e Sgt. Vinícius (Defesa Civil), vereadores Tom (Presidente da Câmara), Luiz do Alto, Uberdan e Cristiano Sena.

Com amplas intalações e muito bem localizado, o CAPS AD Vale Viver contará com novos profissionais, uma vez que a equipe foi demitida pela gestão municipal anterior.  O atual gestor encontrou a unidade em péssimo estado de conservação. Situação que não atendia às premissas estabelecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A atual equipe é composta por uma psicóloga, enfermeira, psiquiatra, terapêuta e pessoal de apoio. 

Em seus pronuncimentos, o Secretário Lendro Lôbo e Prefeito Rogério Andrade destacaram, dentre outros aspectos,  os esforços da atual gestão no sentido de melhorar as condições de saúde do município e que o CAPS faz parte desse celeiro de intervenções que vêm sendo realizadas. O chefe do executivo, aproveitando o ensejo, discorreu, também sobre algumas das obras que estão em andamento, na área de infraestrutura e educação.Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último sábado (10), no Ambulatório Municipal, mais uma etapa do Programa Saúde Ocular. A ação contou com a visita do prefeito Orlandinho, da secretária Aline Pires e do secretário Mário Araújo.

Nesta etapa os alunos do fundamental I receberão atendimento e aqueles que apresentarem deficiência visual receberão óculos adquiridos pela prefeitura, porém caberá ao aluno escolher a armação de óculos que mais lhe agrade. Neste sábado foram atendidas 64 crianças, e 40 foram diagnosticadas com algum tipo de deficiência ocular.ASCOM Cruz


Enquete


PodCast