Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O PV (Partido Verde) sai na frente com relação às novas composições político-partidárias em Santo Antonio de Jesus.  Dr. Hernane Mercês substitui Dr. José Reis Filho na assessoria jurídica da Câmara de Vereadores (sob o comando do vereador Antonio Nogueira, "Tom"). Hernane foi nomeado como novo assessor jurídico nessa segunda-feira, 16, através da portaria 128/2017, publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores. Ele que, antes de ocupar a Superintendência de Cultura e Esporte no governo Euvaldo Rosa, no período de 2008 a 2012, também foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo seu partido. Além de militar na esfera politico-partidária, Hernane já contribuiu bastante par o desporto e a cultura no município. 

Hernane que, no evento de lançamento de obras no Canal do Mutum, no último dia 08, protagonizado pelo prefeito Rogério Andrade, também marcou presença ao lado do amigo e correligionario Pe. José Raimundo e da liderança Valdéli Quadros. Fotos Antonio Mascarenhas 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em algum momento da vida, você vai se deparar com essa questão: açúcar ou adoçante? A resposta pode estar associada a um estilo de vida ou a uma escolha sem critério -  o que a longo prazo pode provocar efeitos colaterais. O CORREIO procurou nutricionistas e médicos para explicar a diferença entre os dois produtos e indicar a melhor opção para cada situação.
Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser excluídos totalmente das dietas. Seja em grãos ou na forma líquida, comprados no mercado, são produtos processados e, quando consumidos em excesso, podem levar à obesidade e outras complicações. 

Os especialistas concordam em um ponto: o ideal é fazer uma reeducação alimentar para diminuir o desejo de comer doces. “O ideal é ir tirando o sabor doce da sua vida, adoçando menos os alimentos”, explica a endocrinologista Paula Velasco. Com a reeducação é possível até parar de consumir o açúcar ou o adoçante ficando apenas com aqueles encontrados em produtos naturais, como as frutas


Notícias | postado por: Mascarenhas

Comprimidos de levodopa são a única maneira de regular a doença de Parkinson, marcada por rigidez muscular e tremores. Mas já se sabe, faz um tempo, que a planta Mucuna pruriens possui boas quantidades desse princípio ativo em suas sementes. Cientistas de instituições italianas resolveram testá-la em um grupo de 18 pacientes. Uma parte tomou o remédio sintético, enquanto outros se valeram das cápsulas naturais. E não é que a eficácia das duas abordagens foi parecida? “A ideia é, no futuro, dar uma alternativa a quem não tem condições de comprar o remédio na farmácia”, conta o neurologista Roberto Cilia, líder do trabalho. Como novos estudos precisam confirmar os achados iniciais, o fitoterápico ainda não está liberado para esse uso no dia a dia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Kelly Key, que recentemente descobriu sofrer de hipotiroeidismo, razão pela qual tem dificuldade de perder peso, mostrou que a rotina pesada de exercícios está dando resultado: de biquíni azul, a cantora exibiu a barriga trincadíssima, nesta sexta-feira (13), em um momento na praia. Ao lado do filho do meio, Jaime, de 12 anos, ela deixou visível cada gominho do abdome e ganhou elogios pela forma. "Essa barriga!", invejou uma fã. Aos 34 anos, Kelly é mãe de três filhos, Suzana, de 16 anos, com o cantor Latino; e Jaime e  Arthur, de 9 meses, com o empresário Mico Freitas.Globo/Quem

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de dez dias de pesadelo desde a descoberta de um tumor renal até a cirurgia para sua retirada, o atacante Roger, do Botafogo, ouviu a notícia que mais esperava nesta quarta-feira: está curado. A biópsia mostrou que a formação era benigna e o médico responsável pelo jogador explicou que, por isso, não será necessário nenhum tratamento adicional.

“O Roger se recuperou muito bem, a cirurgia foi rápida, com sangramento muito pequeno. Hoje (quarta-feira), a gente conseguiu obter o resultado patológico final e identificamos uma tumoração benigna. Isso é muito positivo para o emocional dele e para o prognóstico. Não vamos precisar fazer nenhum tratamento adicional. A perspectiva é que ele esteja curado”, declarou o médico Raphael Rocha. Roger e o médico concederam entrevista coletiva no Hospital Samaritano, no Rio. Ao ouvir a confirmação de seu diagnóstico, o atacante botafoguense não controlou as lágrimas. Emocionado, comemorou ter deixado o “momento mais difícil da vida” para trás.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma nova pesquisa mostrou que duas frutas podem ajudar a prevenir ataques cardíacos e acidentes cerebrais. Estamos falando de banana e abacate. Segundo um estudo realizado na Universidade do Alabama, nos EUA, e publicado no Journal of Clinical Investigation Insight, o potássio regula os genes que mantêm a flexibilidade da artéria e podem impedir que elas endureçam e sofram entupimentos 

Os testes foram feitos em ratos que correm risco de doença cardíaca quando alimentados com uma dieta rica em gordura. Durante o estudo, foi possível observar que os roedores que receberam alto teor de potássio apresentaram menos endurecimento da artéria.

"Os resultados demonstram o benefício de suplementação de potássio, presente nas duas frutas, adequada na prevenção de endurecimento vascular", afirmou o professor Paul Sanders, responsável pelo estudo. Já as artérias de ratos alimentados com uma dieta com baixo teor de potássio se tornaram significativamente mais rígidas. Sendo assim, alimentos ricos em potássio ajudam a impedir ataques fatais, mantendo as artérias flexíveis.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prédio da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus recebeu uma iluminação especial em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização da luta contra o câncer de mama. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, outros pontos da cidade como a Igreja Matriz e a Biblioteca Municipal também ganharão a cor da campanha, celebrada em todo mundo.A conscientização também acontece nas redes sociais. A página oficial da Prefeitura foi colorida para lembrar a importância do autoexame e o Prefeito Rogério Andrade aderiu a luta com uma mensagem publicada em sua página oficial.

Antecipando as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde, promoveu entre 21 de agosto e 06 de setembro, o Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama, onde foram realizadas 1.994 mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos.Além disso, as Unidades de saúde da Atenção Básica e NASF iniciaram na última segunda-feira (2), ações que envolvem a causa de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, com palestras educativas em salas de espera, triagem e consultas para a solicitação de mamografias e realização de exame preventivo.As Secretarias de Assistência Social, Cultura, Turismo e Juventude, e Educação também são parceiras na Caminhada Rosa, que acontece neste domingo (8), às 7h, com saída da Praça da Bíblia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A partir desta segunda-feira (2), unidades de saúde na capital e no interior ganharão uma iluminação especial, na cor rosa, como forma de chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), terá uma programação intensa, com a meta de realizar 20 mil mamografias no mês, ultrapassando assim a marca de 500 mil exames desde janeiro de 2015. 

Também está prevista a realização de consultas, palestras, um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. Ainda haverá uma ação inédita em parceria com as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de todo o estado. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher (HM) para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus divulga o resultado dos candidatos aprovados na 1ª etapa do Processo Seletivo – Diversas Áreas – na modalidade Cadastro de Reserva. O resultado da primeira etapa corresponde aos candidatos aprovados em prova escrita, aplicadas nos dias, horários e locais informados pela própria Unidade e veículos de comunicação. A 2ª etapa e resultado final serão divulgados posteriormente, após análise das provas práticas e das entrevistas realizadas com os candidatos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Neste sábado, dia 30, acontece em todo o município, o DIA D da campanha de Vacinação Animal, promovida pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde. Para vacinar, basta levar o cão ou gato até uma Unidade de Saúde da Família, das 8h às 17h. O objetivo da campanha é evitar a cadeia de transmissão do vírus da raiva, prevenindo a contaminação de seres humanos. A Campanha será realizada até o dia 16 de outubro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Responsável por conceder uma liminar permitindo que psicólogos possam tratar gays e lésbicas com terapias de "reversão sexual", o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, chamou de "interpretação e propagação equivocada" o entendimento popular da imprensa e população, em geral, que se manifestaram contra ele. "Considerando que em nenhum momento este magistrado considerou ser a homossexualidade uma doença ou qualquer tipo de transtorno psíquico passível de tratamento. Considerando ser vedado ao magistrado manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento", justificou o magistrado em nota publicada pela vara. No texto, ele ainda rejeita convites feitos por meios de comunicação para se pronunciar e destaca que aqueles que desejarem "o esclarecimento de eventuais obscuridades ou contradições em qualquer decisão judicial" devem reconhecer o meio processual para o pedido. A decisão judicial contraria tanto o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que proíbe tratamentos nesse sentido desde 1999, e contra a Organização Mundial de Saúde (OMS), que deixou de considerar a homossexualidade como doença em 1990

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em evento realizado na manhã desa quinta-eira, 21, no Antonius Imperial Hotel, centro, em Santo Antonio de Jesus, o prefieto municipal Rogério Andrade, ao lado do Secretário de Saúde Dr. Leandro  Lobo, realizaram a cerimônia de acolhimento aos novos profissionais de saúde (odontólogos e auxiliares de saúde bucal) que estarão que, assim, fiacam à disposição da pasta, de maneira que, a partir de agora, ao lado de toda equipe, possam contribuir para o fortalecimento do serviço de saúde no município. 

Também participaram do evento os secretários municipais Fátima do Benfica (Agricultua e Desenvolvimento Aconômico), Abel Caldas (Esporte e Lazer), bem como os vereadores Cao de Dodô, Tom e Dr. Daniel, Critiano Sena, Marcos Có, Dr. Francisco Freire, Pedro de Teca; José Brito (Conselho de Saúde), Franklin (coordenador de Comunicaçòes), Dr. Humberto (Chefe de Gabinete), além de integrantes da equipe de governo, Albino Martins (ex-vereador), Rui Carlos Tourinho (Chefe da 11a. CIRETRAN), empresários, lideranças politicas e comunitárias e representantes de segmentos da sociedade local. 

Aproveitando o ensejo o chefe do executivo e titular da pasta da saúde, além de agradecerem a todos pelas presenças, destacaram a importância dessas novas aquisições, na certeza de que tudo farão para a prestação de serviços de qualidade em favor da população, somando, assim aos serviços até então prestados, nessa área de saúde bucal. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, NO TOPO DO SITE. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, apresenta nesta quinta-feira (21) os novos Odontólogos e Auxiliares de Saúde Bucal que irão atuar nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Santo Antônio de Jesus.

A chegada dos profissionais é mais uma etapa para promover a Excelência em Saúde Bucal no município. Desde julho, a Prefeitura está revitalizando os consultórios e equipamentos odontológicos, preparando as USF’s para a chegada destes profissionais. O acolhimento será realizado a partir das 10h, no auditório do Antonius Imperial Hotel.ASCOM S.A.Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem morreu no município mineiro de Itajubá após seu filho decidir realizar, por conta própria, uma traqueostomia. A Polícia Civil informou que o jovem, de 17 anos, disse que tentava ajudar o pai durante uma crise de asma, na manhã do último domingo (17). "Inicialmente, ele disse que as crises respiratórias do pai aumentavam, e ele passou a pesquisar sobre o assunto", explicou o delegado. Segundo o G1, a polícia afirmou que o adolescente utilizou objetos como ferramentas, canetas e utensílios domésticos para fazer o procedimento. Depois da tentativa, o adolescente chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Esse procedimento nunca deve ser feito em casa, muito menos por uma pessoa leiga. Esse tipo de procedimento pode ocasionar lesões gravíssimas, porque o pescoço é uma região em que temos várias estruturas que chamamos de nobres. Se realmente ele tinha parado de respirar, se ele estava sem pulso, sem batimentos cardíacos, a massagem cardíaca que seria o mais indicado nesse momento até a chegada do serviço de resgate", ressaltou João Paulo Fadil Romão, coordenador médico do Samu de Poços de Caldas. Um inquérito foi instaurado para apurar o ocorrido.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Yuri Abreu

A morte do jornalista, Marcelo Rezende, no último sábado, volta a chamar a atenção para uma doença que, até o final deste ano, pode já ter atingido ou ainda vai atingir quase 30 mil baianos, segundo estimativas de um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para os anos de 2016 e 2017. No mês de maio, Rezende foi diagnosticado com câncer no pâncreas, mas que acabou se espalhando para outros órgãos posteriormente. 

No geral, de acordo com especialistas da área de oncologia, existem mais de cem tipos de câncer. Na Bahia, no que se refere ao gênero masculino, os principais são os de próstata (com 3.910 casos, segundo as mesmas estimativas do INCA), pele não-melanoma (2.250) e estômago (670). No geral, o total de casos pode chegar a 12.900.

Notícias | postado por: Mascarenhas

RIO — A Justiça Federal do Distrito Federal tomou uma decisão, em caráter liminar, que deixa psicólogos livres para oferecer tratamentos contra a homossexualidade. A medida, que acolhe parcialmente o pedido de liminar de uma ação popular, impede que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) proíba os psicólogos do país de prestar atendimento referente a orientação sexual. Em nota, o CFP informou que vai recorrer da decisão liminar.
Tratamentos de "reversão sexual" são proibidos nos consultórios do Brasil por uma resolução do CFP de 1999. Na época, para editar o documento, o conselho se baseou num movimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que deixou de considerar a homossexualidade uma doença em 1990.

De acordo com a decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, sua determinação tem como objetivo não privar o psicólogo de estudar ou atender a pessoas que "voluntariamente venham em busca de orientação acerca de sua sexualidade".

"Por todo exposto, vislumbro a presença dos pressupostos necessários à concessão parcial da liminar, visto que: a aparência do bom direito resta evidenciada pela interpretação dada a resolução nº 001/1990 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), no sentido de proibir o aprofundamento dos estudos científicos relacionados à (re)orientação sexual, afetando, assim, a liberdade científica do país e por consequência seu patrimôno cultural na medida em que impede e inviabiliza a investigação de aspecto importantíssimo da psicologia qual seja a sexualidade humana", explicou Carvalho na decisão.
LEIA MAIS: DECISÃO GERA REVOLTA NAS REDES SOCIAIS

Segundo o magistrado, os autores da ação (psicólogos) encontram-se impedidos de clinicar ou promover estudos científicos acerca da reorientação sexual, "o que afeta os eventuais interessados nesse tipo de assistência psicológica". 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Este mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. O “Setembro Amarelo” vem sendo realizado no Brasil desde 2015, com a iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal Medicina (CFM). Nesse mês são realizadas diversas ações como iluminação de locais públicos e particulares com a cor amarela, eventos como passeatas, além da divulgação de informações com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do suicídio, o qual já é considerado um problema de saúde pública.

 

Conforme o CVV, 25 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio. Em uma sala com 30 pessoas, 5 delas já pensaram em suicídio. Estatísticas apontam que embora a média de brasileira (6,7 mortes por 100 mil habitantes) esteja abaixo da mundial (13,14 por mil habitantes), enquanto a média mundial permanece estável, os números no Brasil tem crescido, principalmente, entre jovens. É consenso que é necessário falar abertamente sobre o assunto, mas esse tema ainda continua sendo tabu, pois além de não ser aceito socialmente, a pessoa que comete suicídio, geralmente, é percebida como fracassada.

As pessoas que pensam ou tentam se matar são levadas pelo desejo de aliviar dores e pressões que não sabem como resolver. O que desejam é diminuir o sofrimento ou angústia e, no momento de crise, percebem a morte como única solução. Há presença de sentimentos opostos: o de morrer e o de viver. Por isso, encontrar alguém que possa ouvir, acolher o sofrimento sem fazer críticas pode fazer toda diferença. Estima-se que 90% dos casos podem ser prevenidos, desde que sejam ofertadas ajuda voluntária ou profissional. Por isso, é tão importante falar sobre prevenção do suicídio.

Derací Souza dos Santos – Psicóloga Clínica da CLILIFE e Mestre em Gestão de Políticas Públicas.

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO! 

As psicólogas da CLILIFE fazem parte da campanha de prevenção ao suicídio.

Nossa equipe de Psicólogas:

Derací Souza dos Santos – CRP 03/9477

Paloma Borges Silva – CRP 03/9374

Valdelice Souza – CRP 03/13778

Atendemos de segunda a sexta das 7:00 às 19:00hrs. 

End.: Rua Saldanha Marinho, nº 82 – Centro;

Tel.: 75 3631-6427; Stº Antº de Jesus - BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa autorizou na manhã deste sábado (16) a  licitação no valor de mais de R$ 15 milhões para restauração de 48 quilômetros da Rodovia BA-210, no trecho que liga Piçarrão a Piri e Quixaba. A obra deve beneficiar cerca de 280 mil habitantes, entre Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro. O trecho licitado para a obra na BA-210 registra um tráfego diário de 290 veículos. Na ocasião, o governador anunciou a construção de uma Unidade de Oncologia (Unacon) na região, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), entregou 519 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a produtores rurais e assinou convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.

"Hoje, aqui, anunciamos um investimento de mais de R$ 20 milhões, na BA 210, na escola, com a inauguração de cinco laboratórios, mais a reforma completa, inauguramos uma UBS, vamos construir uma praça, enfim, ações para melhorar a infraestrutura, a saúde e a educação aqui em Sento Sé. Além, evidentemente, dos investimentos regionais, já que vamos iniciar a construção da Unidade de Oncologia da região norte e da policlínica regional para atender 12 municípios, inclusive, a cidade de Sento Sé", ressaltou Rui. O governador autorizou ainda 11 convênios para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Público Sustentável do Território do Sertão do São Francisco, formado pelas dez prefeituras filiadas: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

HRSAJ divulga candidatos selecionados para Processo Seletivo –Nível Médio e Técnico

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus divulga a relação dos candidatos selecionados para o Processo Seletivo – Nível Médio/Técnico – para diversas áreas, na modalidade Cadastro de Reserva. As provas acontecem no mês de setembro de 2017, pontualmente as 14h30, sendo aconselhável que o candidato compareça ao local da prova, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000 – Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. Confira abaixo a relação dos selecionados e a data e hora para a realização da prova: DATA: 19/09/2017 (TERÇA-FEIRA), HORÁRIO: 14h30min, LOCAL: HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS. Veja LISTAS em LEIIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de  Saúde, realizará a Campanha Nacional de Multivacinação no período de 11 a 22 de Setembro. O público alvo da campanha serão crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), cujo intuito é melhorar a cobertural vacinal e atualizar as cadernetas de vacinação. 

As crianças e adolescentes na faixa etária da campanha devem procurar uma das sete unidades de Saúde com sala de vacinação: Centrosaj, Bela Vista, Irmã Dulce, São Paulo, Urbis 2, Andaiá e Calabar no período mencionado, de segunda à sexta, das 08h às 17h. O atendimento será estendido no dia D da campanha, 16 de setembro (sábado), disponibilizando vacinação nestes mesmos locais e horários.  

A Campanha de Multivacinação é uma ótima oportunidade para que os pais possam atualizar e completar as carteiras de vacinação dos seus filhos, e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aniversário foi marcado por um café-da-manhã para colaboradores e pacientes

Fundada em 1830, a Santa Casa de Misericórdia de Nazaré comemorou 187 anos nesta terça-feira (05). Hasteamento da bandeira, missa e café-da-manhã, entrevistas marcaram a celebração do aniversário, que contou com a presença de colaboradores, pacientes e Irmandade.

A instituição filantrópica é uma das mais tradicionais unidades de saúde da região do recôncavo baiano, sendo responsável pela gestão do Hospital Gonçalves Martins, reaberto, em setembro de 2014, depois de superada uma grave crise financeira. De 2014 para cá, muitas realizações foram apresentadas à população: Centro de Parto Normal (CPN), reforma do ambulatório feminino, ampliação do número de especialidades, realização de cirurgias por vídeo, reativação de ambulatório, requalificação do centro cirúrgico e muitos outros avanços.

O provedor, Cleidson Prazeres, comemora o aniversário da Santa Casa: “Nós podemos dizer que renascemos das cinzas, chegamos a fechar as portas em 2014, mas graças ao empenho de toda comunidade, dos prefeitos de Nazaré e das cidades vizinhas, ao apoio expressivo da SESAB e à parceria com a VGE estamos conseguindo sanar as dívidas antigas e pensando no crescimento da nossa Santa Casa”, ele ainda acrescenta: “já estamos em busca de investimentos para ampliação da nossa cidade hospitalar, gostaríamos de continuar contando com a ajuda de todos para que esse sonho se concretize o quanto antes”, conclui. 

 A unidade hospitalar conta com serviços como cirurgia geral, cirurgia ginecológica, clínica geral, emergência 24 horas, fisioterapia, pediatria, raio X, entre outros com atendimento 100% SUS para a população de Nazaré e de mais de 10 municípios circunvizinhos, além de laboratório de análise clínicas.
 Informações à imprensa: Andrea Marnine

Notícias | postado por: Mascarenhas


Santo Antônio de Jesus recebeu, na manhã desta terça-feira (5), uma nova profissional do Programa Mais Médicos (PMM) para atuar na cidade. A médica cubana Yuneisy Guisado Sanchez foi recebida pelo Prefeito Rogério Andrade e pelo Secretário de Saúde, Leandro Lobo e passará por um acolhimento na Unidade de Saúde da Família do São Paulo, junto a sua
conterrânea Yoldania.
Nessa primeira semana, além do acolhimento, a nova médica conhecerá o processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família e como está estruturada a rede de atenção à saúde do município, para posteriormente iniciar o seu trabalho numa Unidade de Saúde da Família. Em janeiro, a cidade contava com apenas 3 médicos do PMM. O município estava com cinco vagas bloqueadas por conta de uma dívida deixada pela gestão anterior. A Prefeitura quitou o débito no mês de maio, reabilitando o município no Programa. Desde então, a nova gestão concentrou esforços e vem recebendo novos profissionais. Com Yuneisy, Santo Antônio de Jesus passa a ter nove profissionais do PMM (sete brasileiros e dois cubanos).


Notícias | postado por: Mascarenhas

Na última segunda-feira (4), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de Rastreamento do Câncer de Boca. A iniciativa, que ocorreu no estacionamento da Secretaria, teve como objetivo a identificação de lesões malignas e pré-malignas, orientando a população em relação à prevenção da doença. Foram realizados 98 atendimentos, com quatro casos encaminhados para acompanhamento.
O Brasil registra todos os anos 14 mil novos casos de Câncer de Boca, enfermidade que é responsável por mais de quatro mil mortes no mesmo período, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Este é o 9º tipo de câncer mais frequente em mulheres do Nordeste,transformando ações como esta em oportunidades de prevenir e melhor atender usuários do Sistema Único de Saúde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O publicitário e ex-obeso Fabiano Lacerda lança, neste sábado (2), o livro 'A Aposta'
192 quilos e 800 gramas. Esse era o peso que o publicitário Fabiano Lacerda tinha aos 31 anos e não sabia. Achando que pesava 180 kg, em 2014, o soteropolitano apostou com colegas de trabalho que perderia 60 kg em seis meses. Mudando hábitos, ele atingiu a meta em cinco meses e não parou por aí. Em um ano, Fabiano eliminou mais de cem quilos. De lá para cá, manteve o peso ideal e hoje é um influenciador digital, com quase 50 mil seguidores no Instagram. Atualmente, ele faz palestras e atua como coaching, para motivar pessoas a saírem do sofá e mudarem suas vidas também, o que não tem necessariamente a ver com emagrecimento. O resultado de todo esse processo, Fabiano transformou em livro. Ele lança A Aposta (R$ 24,90), neste sábado (2), às 16h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. A publicação também pode ser comprada pelo site Menos 100. Leia abaixo o depoimento do baiano.

Sempre fui gordinho desde criança. Só que era um gordinho que fazia esporte, gostava de atividade física. Até os 20 anos. No final da faculdade, precisei começar a trabalhar, aí abri mão disso. Meus horários ficaram desregrados, mudaram as regras. Na verdade, nem existiam. Aí eu comecei a engordar. Aos 20 anos eu tinha 1,83 m de altura e uns 105, 110 quilos. Eu emagreci mas não encolhi. Aos 31 anos, já tinha ganhado cem quilos.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma cena inusitada chamou atenção dos telespectadores no último final de semana. O apresentador Jorge Zortea, conhecido como Zico, da TV Conquista, afiliada da Record TV no Mato Grosso, passou mal durante o programa "Record nos Esportes", exibido no último sábado (27) e desmaiou.

O jornalista chegou a dizer que não estava bem, até que foi ao chão, sendo amparado por participantes do programa. "Estou bastante tonto. Ufa, está difícil, de verdade", disse Zico ao tentar continuar.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Comentarista de saúde da TV Globo e da Rádio CBN, o médico Luis Fernando Correia também foi coordenador médico geral do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações 2013. Nesta terça-feira, em participação no programa "Seleção SporTV", o especialista apontou problemas no atendimento feito ao atacante Lucas Pratto, do São Paulo, no domingo. No clássico contra o Palmeiras, o centroavante bateu com a cabeça no joelho de Hernanes e caiu desacordado. De acordo com Luis Fernando Correia, o primeiro procedimento tinha que ser a proteção à coluna cervical, no pescoço. 

- O jogador cai em campo, cai desacordado. A cabeça dele se chocou com o joelho do outro jogador. Ele cai sem proteção alguma, sem defesa. Se eu cair no chão e estiver vendo que estou caindo, vou colocar o braço, me defender. Nesse caso não há defesa. Então, a primeira coisa que acontece é que o pescoço está exposto. Em uma queda sem defesa, a coluna cervical está exposta. A gente, infelizmente, vê uma manipulação sem proteção da coluna cervical no atendimento inteiro.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pacientes com doenças de aorta e carótidas podem contar com atendimento especializado oferecido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no bairro do Cabula, em Salvador. Dona Odete, 81 anos, chegou ao serviço por encaminhamento médico. Ela não tem nenhum sintoma, mas um exame diagnosticou um aneurisma de aorta abdominal. “A gente estava tentando marcar em outros lugares, mas aqui, graças a Deus, a gente conseguiu. Agora, é continuar o tratamento aqui”, diz a filha da paciente, Maria Lúcia Souza. “Fazer o tratamento e pedir a Deus força e saúde”, enfatizou a aposentada.

O não tratamento das doenças das carótidas pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as doenças da aorta provocam o aneurisma. “Basicamente, a gente atende aqui o aneurisma da aorta, que pode ser tanto do tórax quanto abdominal, e as doenças das carótidas, principalmente a estenose das carótidas, que é uma doença que pode levar ao AVC, o derrame”, explica o coordenador do Ambulatório de Doenças da Aorta e Carótida do HGRS e cirurgião vascular, Leonardo Cortizo.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em celebração ao Dia do Nutricionista (31), a Santa Casa de Nazaré irá promover, na manhã da próxima quarta-feira (30), o ciclo de palestras “Ser nutricionista: uma abordagem na perspectiva atual”. O evento, que visa abordar a importância da profissão para as diferentes áreas da saúde, será realizado no Salão Nobre da Santa Casa, das 08h às 12h. 

Durante a programação, serão discutidos temas pertinentes ao profissional da área, como o exercício da nutrição clínica em unidades de internação hospitalar e a dinâmica multiprofissional; a importância da amamentação e as estratégias psicológicas e comportamentais entre a mente e o prato. 

As palestras serão ministradas pela Profa. Clotilde Assis, especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral; pela Profa. Sheila Monteiro, especialista em Saúde, Alimentação e Nutrição Infantil e pelo Psicólogo Derlour Dantas, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF do Município de Jaguaripe.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa segunda-feira, 28, no  auditório da ACESAJ,centro em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, palestra audiovisual, gratuita,  proferida pelo renomado oftalmologista Dr. MAURO DIAS, proprietário da Clinica Oftalmo SENSORIAL, sediada na Av Barros Almeida,  tendo por temática os cuidados inerentes à saúde dos olhos, com participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. Dentre esses nomes, Dr. AISALN ROCHA, renomado cirurgião dentista e sócio-proprietário da Clinica Vida, Denize Correia e Sívlia Letícia (Tecfogel). Dr. Mauro que, indubitavelmente, vem realizando um meritório trabalho neste municípo e em toda região. 

Numa iniciativa do Projeto Empreender, através da Câmara Setorial de Saúde (que faz parte da ACESAJ),o evento contou com parceria entre Clínica Sensorial, SEBRAE (representado nesse evento pelo seu Gerente Regional, Carlos Henrique), e ÓTICAS COR Nesse evento, Dr. Mauro discorreu, com propriedade, acerca de problemas que acometem a acuidade visual e que, necessariamente, carecem de cuidadsos preventivos para que, também, quadros clínicos já existentes, não venham se agravar ao longo do tempo. 

Falou sobre miopia, hipermetropia, astigamatismo, uso de óculos e lentes corretivas, questões envolvendo córnea, etc. Defendeu que cirurgias devem ser a última instância para correção de problemas visuais  e que os pais devem  estar atentos no que concerne ao monitoramento de problemas que possam acometer aos filhos para que, à luz de dignósticos, por parte de profissionais competentes, possam adotar procedimentos preventivos. 

A ÓTICAS COR, através de sua proprietária Eliene, promoveu sorteio de dois bônus no valor de R$ 200,00 (cada) para utilização na compra de óculos nesse estabelecimento que, graças ao aparelhamento logístico operacional disponível, promove entrega de óculos em uma hora. Aproveitando o ensejo, a ótica promoveu apresentação de algumas peças de óculos comercializadas, bem como limpeza desses equipamentos, sob o comando de Bruna Ferraz. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e no topo do site, através do link FOTOS.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima 

A dependência ao cigarro integra um conjunto de fenômenos fisiológicos e cognitivos. Parar de fumar é uma tarefa difícil e exige muita força de vontade. Mas, se as 43 substâncias cancerígenas absorvidas ao inalar o cigarro não são suficientes para impulsionar o desejo de deixar o vício, a questão financeira pode ajudar a tomar a decisão. Em uma conta simples, o dependente pode perceber que deixar de fumar rende em torno de R$ 300 ao mês. Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, podendo se tornar um bom incentivo para começar a economizar. 

Para perceber a quantidade de dinheiro que uma pessoa gasta para manter a dependência, basta fazer uma conta muito simples. Supondo que uma pessoa fume uma caixa de cigarro por dia, no valor de R$ 9, o prejuízo semanal é de R$ 63. Em 30 dias, o indivíduo terá gasto R$ 270. Conseguindo livra-se do cigarro por 365 dias, ou seja, um ano, a economia será de R$ 3.285.  

Na análise feita pelo presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Adefin), Reinaldo Domingos, o impacto financeiro do cigarro na vida das pessoas, se transformado em investimento, pode render bons lucros. O preço do cigarro utilizado por ele foi de R$ 8, que resulta no gasto de R$ 240 por mês. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A rede de lanchonetes McDonald's foi condenada a pagar uma indenização de R$ 10 mil a um cliente que encontrou uma barata dentro de um lanche. O caso aconteceu em março de 2013, no Shopping Mueller, na cidade de Curitiba. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).voltou à loja para conversar com a gerente, mas não recebeu nenhum posicionamento imediato da rede. Depois disso, fez uma reclamação no site Reclame Aqui, mas a única proposta que recebeu foi a devolução do valor pago no lanche. Leia também: Microsoft lança Brainwave: hardware para impulsionar inteligência artificial

Para que fosse feita uma perícia no lanche, Lima procurou a Delegacia de Crimes contra o Consumidor. No laudo, a delegacia concluiu que o inseto grudou no queijo logo depois do preparo. O juiz apontou a inviabilidade de o cliente ter colocado o inseto propositalmente no lanche já em primeiro grau, devido à distância entre o estabelecimento e o estacionamento – onde Lima começou a consumir o sanduíche . Segundo ele, o caminho leva cerca de cinco minutos para ser feito, o que já seria suficiente para que o queijo esfriasse (e havia queijo derretido no inseto).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas


Nesta segunda-feira (21), foi iniciado em Santo Antônio de Jesus o mutirão do Projeto Saúde Sem Fronteiras – Rastreamento de Câncer de Mama. Realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, o programa tem como meta oferecer gratuitamente mais de 2.000 mamografias para mulheres na faixa etária de risco (de 50 a 69 anos), até o dia 06 de setembro. Para participar, as mulheres na faixa etária indicada devem comparecer ao estacionamento da Secretaria de Saúde do Município, que fica na Avenida Luís Viana, Centro, levando RG e Cartão do SUS. Quem não possuir o cartão do SUS, deve levar RG e comprovante de residência. A previsão é que sejam realizadas 150 mamografias por dia. As senhas começam a ser distribuídas às 06h45 para o período da manhã e às 12h30 no período da tarde.

No primeiro dia do mutirão, o prefeito Rogério Andrade e a vice-prefeita Dalva Mercês visitaram a ação, conferindo de perto o andamento dos atendimentos. “Estou muito feliz por trazer essa ação para SAJ, mais uma vez. Ano passado, ainda como Deputado, fizemos um belíssimo trabalho em parceria com a ONG Amigas Do Peito e agora, na condição de Prefeito, conseguimos trazer novamente o mutirão para atender as nossas mulheres”, afirmou Rogério Andrade. As pacientes contempladas se mostraram satisfeitas com o atendimento e com as informações recebidas sobre prevenção da doença, através de minipalestras. "Achei o exame ótimo e bem rápido. É importante para gente buscar fazer os exames e as orientações para prevenir o câncer" comentou a senhora Maria dos Santos Ribeiro, 59 anos, moradora do bairro Urbis IV.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus divulga a relação dos candidatos selecionados para 1ª etapa do Processo Seletivo – Nível Médio – para a área de Técnico de Enfermagem, na modalidade Cadastro de Reserva. As provas acontecem nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2017, pontualmente as 14h30, sendo aconselhável que o candidato compareça ao local da prova, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000 – Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. Confira abaixo a relação dos selecionados e a data e hora para a realização da prova:  DATA: 29/08/2017, HORÁRIO: 14h30min, LOCAL: HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS. Veja Relação em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para compreender o funcionamento das pessoas com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico comportamental e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo Teacch apresentando estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.Público-alvo: Estudantes, Profissionais da área da Educação, Psicólogos, Assistente Social e interessados em adquirir conhecimento acerca do autismo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alguns tipos de telhas, caixas d’água e até peças automotivas podem ser consideradas um risco à população, em razão de um componente. Ele é leve e fino, pode estar contido até no ar: o amianto. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (17) o julgamento da validade de quatro leis estaduais de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul que proíbem a substância. A Bahia também possui um projeto de lei específico, de autoria do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), apresentada em 2014. A tramitação está parada desde então. “Propus o projeto porque trabalhei na área petroquímica durante muitos anos e sei que, da mesma maneira que o benzeno é produto cancerígeno e nós regulamos isso, inclusive trabalhamos a partir da Bahia e fizemos uma lei nacional que regulamenta a utilização do produto à base desses produtos cancerígenos, o amianto também é na mesma situação, no momento do manuseio dele. Já há um histórico de uma mina de amianto na minha região, em Poções.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus receberá de 21 de agosto à 06 de setembro, a ação de rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde Sem Fronteiras. A meta da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e da Secretaria Municipal de Saúde é atender 2,1 mil mulheres no mutirão que será realizado na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Luiz Viana, Centro.Fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o programa terá ainda uma reunião preparatória que será realizada nesta quinta-feira (17), às 8h30, no Auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes com a presença de vereadores, secretários, agentes comunitários de saúde e endemias, e lideranças comunitárias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ultramaratonista Carlos Moura, o 'Papa-léguas', provou que continua em forma aos 70 anos. Depois de treinar durante oito meses, fazendo até 250 km por semana, ele concluiu os 108 km na até Feira em 14h03. O tempo foi abaixo do último conquistado, em 2011, quando cravou 12h57. Ele concluiu o desafio neste sábado, 12, na rodoviária de Feira de Santana, depois de largar às 8h05, a partir do Quilômetro Zero da BR-324, na altura do Retiro, em Salvador, e chegar em Feira de Santana às 22h03.

"Quero continuar correndo até os 80 anos. Quando eu fizer 73 anos quero voltar a correr o mesmo desafio, mas de Feira para Salvador, porque no sentido Feira tem muita ladeira e eu senti muito na corrida", disse 'Papa-léguas'.Como treinamento para esse novo desafio, Moura pretende fazer percursos menores. "Para o próximo ano, eu vou fazer uma maratona do aeroporto para Guarajuba (45 km)", antecipou Papa-léguas.Papa-léguas disse que o Dia dos Pais, comemorado por ele neste domingo, 13, fez parte das motivações que teve para encarar os 108 km da ultramaratona Salvador a Feira de Santana. Fonte A Tarde


Enquete


PodCast