Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus divulga a relação dos candidatos selecionados para 1ª etapa do Processo Seletivo – Nível Médio – para a área de Técnico de Enfermagem, na modalidade Cadastro de Reserva. As provas acontecem nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2017, pontualmente as 14h30, sendo aconselhável que o candidato compareça ao local da prova, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000 – Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. Confira abaixo a relação dos selecionados e a data e hora para a realização da prova:  DATA: 29/08/2017, HORÁRIO: 14h30min, LOCAL: HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS. Veja Relação em LEIA MAIS

Notícias | postado por: Mascarenhas

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para compreender o funcionamento das pessoas com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico comportamental e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo Teacch apresentando estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.Público-alvo: Estudantes, Profissionais da área da Educação, Psicólogos, Assistente Social e interessados em adquirir conhecimento acerca do autismo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Alguns tipos de telhas, caixas d’água e até peças automotivas podem ser consideradas um risco à população, em razão de um componente. Ele é leve e fino, pode estar contido até no ar: o amianto. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (17) o julgamento da validade de quatro leis estaduais de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul que proíbem a substância. A Bahia também possui um projeto de lei específico, de autoria do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), apresentada em 2014. A tramitação está parada desde então. “Propus o projeto porque trabalhei na área petroquímica durante muitos anos e sei que, da mesma maneira que o benzeno é produto cancerígeno e nós regulamos isso, inclusive trabalhamos a partir da Bahia e fizemos uma lei nacional que regulamenta a utilização do produto à base desses produtos cancerígenos, o amianto também é na mesma situação, no momento do manuseio dele. Já há um histórico de uma mina de amianto na minha região, em Poções.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus receberá de 21 de agosto à 06 de setembro, a ação de rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde Sem Fronteiras. A meta da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e da Secretaria Municipal de Saúde é atender 2,1 mil mulheres no mutirão que será realizado na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Luiz Viana, Centro.Fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o programa terá ainda uma reunião preparatória que será realizada nesta quinta-feira (17), às 8h30, no Auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes com a presença de vereadores, secretários, agentes comunitários de saúde e endemias, e lideranças comunitárias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ultramaratonista Carlos Moura, o 'Papa-léguas', provou que continua em forma aos 70 anos. Depois de treinar durante oito meses, fazendo até 250 km por semana, ele concluiu os 108 km na até Feira em 14h03. O tempo foi abaixo do último conquistado, em 2011, quando cravou 12h57. Ele concluiu o desafio neste sábado, 12, na rodoviária de Feira de Santana, depois de largar às 8h05, a partir do Quilômetro Zero da BR-324, na altura do Retiro, em Salvador, e chegar em Feira de Santana às 22h03.

"Quero continuar correndo até os 80 anos. Quando eu fizer 73 anos quero voltar a correr o mesmo desafio, mas de Feira para Salvador, porque no sentido Feira tem muita ladeira e eu senti muito na corrida", disse 'Papa-léguas'.Como treinamento para esse novo desafio, Moura pretende fazer percursos menores. "Para o próximo ano, eu vou fazer uma maratona do aeroporto para Guarajuba (45 km)", antecipou Papa-léguas.Papa-léguas disse que o Dia dos Pais, comemorado por ele neste domingo, 13, fez parte das motivações que teve para encarar os 108 km da ultramaratona Salvador a Feira de Santana. Fonte A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A macedense, agente comunitária de saúde e graduada em Geografia, Antônia Ferreira, recebeu na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Troféu Benedita da Silva – Pérola Negra. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de Antônia no mapeamento realizado em sua graduação e pós-graduação sobre pessoas com anemia falciforme no município de Dom Macedo Costa. A anemia falciforme é uma patologia hereditária que acomete principalmente os afrodescendentes.

O prêmio Benedita da Silva foi criado em 2011 para homenagear mulheres negras que se destacam em várias áreas, como forma de resistência ao racismo. O trabalho de Antônia, após indicação feita pelo prefeito Egnaldo Piton, foi selecionado entre várias outras propostas na Bahia, que culminaram na escolha de 20 mulheres premiadas hoje.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Reinaldo Miranda Vieira Filho, o Ronny (PHS), morreu na noite desta quinta (10), após passar mal em casa. O político tinha 42 anos e estava no terceiro mandato como vereador.Logo que Ronny sentiu-se mal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a equipe de médicos não conseguiu reanimar o vereador. Há alguns meses, o político já havia passado mal e recebido o atendimento do Samu. Ronny foi, nas eleições de 2016, o vereador mais votado de Feira, com pouco mais de 8 mil votos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O câncer de próstata é o segundo que mais mata em homens no Brasil. Apesar da detecção precoce da doença significar 90% de cura, o preconceito contra o exame de toque retal faz com que o diagnóstico seja tardio. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, o Instituto Oncoguia e a Bayer, revelou que apenas 10% dos homens no país se atentam ao câncer de próstata, mesmo sendo o segundo tipo de câncer mais prevalente na população masculina e que, até o final deste ano, atingirá mais de 60 mil homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para se ter uma idéia, no cenário nacional, o maior percentual de visitas ao urologista está entre os soteropolitanos (70%). Embora conscientes, muitos ainda estão em débito com a saúde, 41% nunca fez exame de toque retal. O diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini disse que, existe um preconceito com o exame de toque retal, mas que trata-se de um exame simples e rápido. “Com o diagnostico precoce, a chance de cura é maior que 90% a depender do tipo de tratamento que se faz. O exame dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do paciente”, enfatizou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Após dois dias de debates, trocas de ideias e construção de propostas chegou ao fim nesta terça-feira (8) a V Conferência Municipal de Saúde (V CMS) de Santo Antônio de Jesus. O evento realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde teve dois dias de auditório lotado por profissionais da saúde, estudantes, conselheiros, representantes de entidades e membros da sociedade civil.

Com o tema “Sustentabilidade: desafios e perspectivas do SUS”, a V CMS teve início na noite da última segunda-feira (7). O Secretário de Saúde, Leandro Lobo, acolheu os convidados com um balanço das ações realizadas nos sete meses de gestão a frente da Secretaria e destacou a importância da participação popular nas Conferências.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve início na noite desta quarta-feira (09) a V Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Dom Macedo Costa. A mesa de abertura contou com a presença de representantes do poder público, entre os quais o prefeito Egnaldo Piton, que em sua fala destacou a importância das Conferências para a conquista e garantia de direitos, como as que ele próprio já defendeu enquanto agente comunitário de Saúde.

A secretária de Saúde, Amanda Piton, expôs algumas das conquistas da atual gestão, como a ampliação do atendimento de especialidades na Unidade de Saúde, com a oferta de cardiologia, pediatria, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia e ultrassonografia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Dom Macedo Costa convidam toda a população para a V Conferência Municipal de Saúde. A abertura acontece nesta quarta-feira (09), a partir das 18:30h. A programação continua na quinta-feira, a partir das 08:00h. O evento será no Espaço Barreto. Sua presença é importante para a discussão democrática sobre as políticas de Saúde para o nosso município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O psiquiatra e professor da UFRJ Dr Antônio Egídio Nardi foi entrevistado por Mário Kertész na Rádio Metrópole durante o Jornal do Meio Dia nesta terça-feira (7) e alertou sobre o risco do uso excessivo dos celulares. De acordo com o especialista, o vício pode se desenvolver por algo mais grave. "Sem dúvida, pode ser prejudicial. Não chega a ser uma doença, mas é prejudicial. O celular está muito desenvolvido, é quase um computador e veio para ficar. Mas temos que saber usá-lo com etiqueta para não prejudicar o nosso entorno", disse ele.

Ainda de acordo com Nardi, crianças devem ter o acompanhamento dos pais. "O celular veio para ficar e as crianças já tem acesso aos celulares, não adianta proibir. Os pais têm que incentivar outras atividades ao ar-livre, culturais e sociais, porque se não os pais dão o celular como um calmante e acabam se desligando uns dos outros", declarou o psiquiatra, que também alerta para o uso excessivo nos adultos. "Há a necessidade de uma educação ao falar no celular, não é para ser usado numa refeição, numa consulta médica ou numa roda de amigos. Fica uma situação muito desagradável. Acaba acontecendo que o celular aproxima as pessoas distantes, mas distancia as pessoas próximas."

Notícias | postado por: Mascarenhas

“Sustentabilidade: desafios e perspectivas do SUS”, este é o tema da V Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus que acontece na próxima segunda (7) e terça-feira (8) no Antonius Imperial Hotel. O evento é realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Serão dois dias de programação aberta ao público. Na segunda-feira (7), a abertura terá início às 19h com a Palestra Magna “Saúde Pública de qualidade. Direito de todo cidadão.”, ministrada por Jacqueline Bonfim, secretária de Saúde do município de Coribe – BA, diretora do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONARES/ CONASEMS).

Notícias | postado por: Mascarenhas

A atriz Betty Faria, 76 anos, vai entrar em "A Força do Querer" vivendo uma personagem que gosta de ir a baile funks e chocar a sociedade com seu jeito "pra frente". Para a intérprete, contudo, a velhice não é tão interessante quanto a Elvira da novela faz parecer. "É um saco, melhor idade é o cacete", diz, rindo, lembrando das duas operações que precisou fazer nos joelhos no ano passado. 

Ela lembra que as dores no joelho a atormentaram muito. Durante "Boogie Oogie", em 2014, ela precisava tomar injeções de duas em duas semanas. "Faço fisioterapia para fortalecer as pernas, mas não posso dançar nem muito menos usar salto alto. E eu gosto desses saltos altos de 'cachorra', como eu gosto", lamenta, em entrevista ao Uol.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Planserv autorizou, apenas no primeiro semestre deste ano, quase 25 milhões de procedimentos, entre consultas, exames, internações, liberação de materiais e medicamentos, além de outros. Comparado ao mesmo período de 2016, quando quase 23 milhões de procedimentos foram feitos, houve um crescimento de 8,6% no número de autorizações.

Hoje, o Planserv conta com 33 postos presenciais de atendimento na Rede SAC em todo o estado, alem de serviços que estão disponíveis online. Comparados aos 14 postos de 10 anos atrás, o crescimento foi de 19 unidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus conheceu os novos profissionais que vão integrar a Rede Municipal de Serviços de Saúde, em Cerimônia de Acolhimento realizada na tarde desta segunda-feira (31) com a presença do Prefeito Rogério Andrade, da Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, além de vereadores, secretários, empresários e membros da sociedade civil.

Entre os novos profissionais que começam a trabalhar já nesta terça-feira (1º) estão médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas, auxiliares de saúde bucal, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, e educadores físicos. Os profissionais atuarão em serviços como CTA, CEREST, CAPS's, CEO, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Policlínica Municipal Dr. Antônio Albuquerque, Central de Regulação, NASF e Unidades de Saúde da Família.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira (31), às 15h, no Auditório do Pena Branca Hotel, a Cerimônia de Acolhimento dos novos profissionais da Rede de Serviços de Saúde de Santo Antônio de Jesus.De acordo com o Secretário da Pasta, Leandro Lobo, os profissionais começam a trabalhar na terça-feira (1°) e serão integrados aos serviços municipais como CAP's, CTA, CEREST, NASF e Unidades de Saúde da Família.
"Estava muito aflito para que este dia chegasse. A população sofre com os problemas de saúde, que é algo que não espera. A burocracia é grande quando se trabalha com responsabilidade e compromisso com o recurso público. Mas graças a Deus vencemos mais essa importante etapa e em breve os principais problemas estarão resolvidos", enfatizou o prefeito 
Rogério Andrade.A empresa responsável pela provisão dos profissionais foi contratada através de licitação (Pregão Presencial n° 019/2017 - Contrato n°227/2017).
ASCOM Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), no auditório da Unidade de Saúde de Dom Macedo Costa, a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O encontro teve como propósito o debate de temas de interesse da sociedade no que se refere às ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Estiveram presentes o prefeito Egnaldo Piton, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Damiana Cerqueira, a secretária municipal de Saúde, Amanda Piton, além do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales, e demais representantes da sociedade.O encontro também objetivou a preparação para a V Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto, e trará como tema: “Saúde como Direito: participação popular na construção das políticas de Saúde”

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início neste mês de julho a manutenção dos equipamentos e melhorias nas instalações físicas dos consultórios odontológicos nas Unidades de Saúde da Família do município.Segundo o secretário da Pasta, Leandro Lobo, esta intervenção tem como objetivo o restabelecimento das ações de Saúde Bucal com a garantia do atendimento odontológico para a população, com qualidade e com toda a oferta necessária desde a atenção básica à especializada, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Estão sendo realizados diversos serviços como troca do suporte dos sugadores, revisão dos compressores e conexões, troca dos separadores de detritos, revisão geral nas cadeiras dos dentistas, manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, entre outras melhorias.Já foram atendidas algumas unidades como Irmã Dulce, Marieta Martins (Rádio Clube), CentroSAJ, Alto Santo Antônio e Alto Sobradinho. Nas próximas semanas, outras unidades também serão beneficiadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 25, no Centro de Treinamento Municipal, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a 5a. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, num evento protagonizado pela Secretaria de Saúde, na gestão Wellington Vieira-Minde da Saúde, contando, naturalmente, com empenho das demais pastas do atual governo. Um evento que se insere no rol de atividades que se desenvolvem nas comemorações alusivas aso 55 anos de emancipação politica do município. 

Com o tema "Direito à Saúde Pública de Qualidade", a Conferência que se iniciou na data de ontem prossegue nessa quarta-feira, no mesmo local. Nos dias 27 e 28 a programação segue para os stands voltados aos cuidados da saúde básica na Orla Municipal. Lá serão oferecidos  serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropoétrica, exames citopatológicos, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, orientações sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos e métodos anticoncepcionais, além de conscientização  sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Mria Lívia Cavalcante, coordenadora de atenção básica discorreu sobre os preparativos para essa conferência, sob a égide de sau titular Sandielle Sales Froes que, diga-se de passagem, desenvolvem um meritório trabalho no município com apoio e abnegação de toda equipe. Dentre  as personalidades que marcaram presenças, além de Minde da Saúde (vice-prefeita, representando o prefeito Wellington Vieira), as secretárias Sandielle (Saúde)  Luzia vieira (Educação); Maria Lívia, vereador Roni e o médico Dr. Dilson (ex-prefeito do município) e profissionais ligadas a área.  Fotos, Antonio Mascarenhas. Publicaremos Entrevistas.  

Notícias | postado por: Mascarenhas
 
O município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebe atendimento médico facilitado com o Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo da Bahia, por meio do programa Saúde Sem Fronteiras. As unidades móveis estão estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, no centro da cidade, até a próxima sexta-feira (28). Além de Candeias, são atendidos moradores de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. 
Os pacientes passam por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. De acordo com coordenador do mutirão, Deleon Francisco, o objetivo é reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). 
"Esses são pacientes que estavam na fila. O mutirão traz uma equipe médica e toda a estrutura para atendê-los. Também é feito o acompanhamento desses pacientes após as cirurgias, que começam a ser feitas no dia ‪5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, em Candeias", explica o coordenador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A preparação para conquistar à terceira idade saudável deve começar muito anos antes. Da mesma forma que o corpo envelhece, os olhos também passam pelo mesmo processo e precisam de cuidados, pois a visão é um dos principais sentidos do homem. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a cegueira poderia ser evitada em 75% dos casos, através do diagnóstico precoce em consultas periódicas com profissional da área.

De acordo com o especialista em retina e vítreo, André Príncipe, com o decorrer da idade é natural algumas alterações na visão. “A partir dos 40 anos a probabilidade de problemas visuais se torna maior. Após os 60, as possibilidades aumentam. Já depois dos 80, são comuns ainda alterações degenerativas”. O ideal é realizar avaliação regularmente e, nos idosos, os cuidados devem ser intensificados. O controle oftalmológico é essencial para a preservação da saúde dos olhos, já que com a identificação da doença no início, os tratamentos são mais eficazes, evitando a progressão do problema, com o objetivo de impedir danos irreversíveis. Leia mais na edição impressa do jornal ou no Tribuna Virtual.Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Planserv contratará uma empresa especializada para aprimoramento da gestão do plano de saúde dos servidores públicos estaduais e já disponibilizou o Termo de Referência da contratação da empresa no site comprasnet.ba.gov.br. O governo do Estado afirma em nota que o controle do Planserv continuará sendo feito pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb). “Portanto, a contratação da empresa não representa terceirização ou privatização da assistência”, diz o comunicado. Uma audiência pública realizada na última semana discutiu o tema e as empresas locais e de outros estados podem fazer questionamentos sobre o assunto até a data de publicação do edital, para o e-mail consulta.publica@planserv.ba.gov.br.

Notícias | postado por: Mascarenhas
Ações nas áreas de saúde e desenvolvimento rural para a população de Jequié e municípios da região sudoeste da Bahia foram entregues pelo governador Rui Costa neste sábado (22). Ele inaugurou o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Geral Prado Valadares, na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), com instalação de tomografia computadorizada e ressonância magnética. 
"Esse é um centro de diagnóstico moderno e sofisticado para garantir a saúde pública de toda a região. O hospital não realizava tomografia nem ressonância e agora passa a fazer, com investimento de R$ 11,8 milhões. Estamos implantando este modelo de administração por meio de parceria público-privada, que agiliza a manutenção. Os aparelhos podem ser consertados com mais rapidez, sem precisar ficar parados. Com isso, a gente tem garantia, porque passa a ser interesse da empresa que o hospital produza e atenda o povo com qualidade todos os dias", afirmou Rui. 
Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Com o avanço constante da tecnologia, é difícil se manter atualizado de todas as novidades que podem servir para auxiliar nos cuidados com a pele. A cada mês, um novo tratamento estético é lançado e, com ele, vêm as dúvidas sobre se realmente funcionam. Pensando nisso, a apresentadora da TV iG Maria João Abujamra decidiu reunir quais os novos tratamentos para a pele mais recomendados e o que eles são capazes de fazer, para que, assim, a dermatologista Ligia Kogos pudesse responder. 

Afinal, para falar sobre pele perfeita, ninguém melhor do que a dermatologista Ligia Kogos , que está sempre por dentro de todas as novidades estéticas, no Brasil e no mundo. “Uma coisa que ainda não chegou aqui, e estamos esperando a aprovação da Anvisa, são aquelas injeções que derretem a gordurinha debaixo do queixo”, revelou ela.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Durante a preparação para uma cirurgia de catarata, médicos do Reino Unido encontraram 27 lentes de contato em um dos olhos de uma mulher de 67 anos. Ela sentia um forte desconforto, mas atribuía à idade e a seus olhos secos. O caso aconteceu em novembro do ano passado, no Solihull Hospital, na Inglaterra, mas apenas recentemente foi divulgado no British Medical Journal. Responsável pelo procedimento, a médica oftalmologista Rupal Morjaria contou que a equipe nunca havia visto nada parecido. "Era uma grande massa [no olho da paciente]. Havia 17 lentes de contato presas juntas. Ficamos muito surpresos que a paciente não notou, porque as lentes causavam muita irritação", afirmou ao jornal britânico Metro. Inicialmente foram descobertas 17 lentes, mas um exame posterior revelou outras 10 sob a pálpebra da idosa. A paciente contou que usava lentes de contato há 35 anos e não realizava visitas regulares ao médico. Devido à descoberta, a operação foi adiada pelo aumento do risco de endoftalmite, uma inflamação no interior do olho. "Ela [a paciente] ficou chocada. Duas semanas depois da remoção das lentes, ela disse que se sentia muito mais confortável", disse Rupal Morjaria.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O número de brasileiros portadores de doenças crônicas cresceu na última década. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 61,8% de casos de diabetes e de  14,2% de hipertensão. Além disso, mais da metade da população está acima do peso e 18,9% dos brasileiros estão obesos.

Esses problemas estão associados, principalmente, a maus hábitos alimentares e de vida. A pesquisa, divulgada em abril deste ano pelo sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), ouviu 53.210 pessoas com mais de 18 anos nas capitais do país. De acordo com o endocrinologista Fábio Trujilho, a obesidade e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo o significativo aumento do número de diabéticos no Brasil. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com base em denúncia do deputado estadual Alan Sanches (DEM), que é vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, no Ministério Público Estadual (MPE), cobrando averiguação sobre a forma está sendo feita a contratação dos funcionários do Hospital Geral 2, a Corte abriu inquérito civil e dentre as diligências consta a expedição de oficio ao Diretor de Licitações de Contratos e Licitações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) prestar as devidas informações. Conforme o deputado reforça, a unidade completará um ano em 26 de setembro e a contratação do seu quadro de funcionários continua sendo feita com dispensa de licitação, em caráter emergencial. “O que sem dúvida, nos leva a questionar. Afinal, trata-se de uma obra com entrega programada, construída do chão, o que não justifica a medida adotada e por tanto tempo. E enquanto legislador cobrarei essas respostas. A Sesab precisa explicar em que regime está atuando e eu estou grato ao MPE por unir forças em prol da transparência dos gastos públicos”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Saúde S/A, um dos mais importantes eventos de empreendedorismo e inovação dentro do setor de saúde no Brasil, vai ser realizado em Ilhéus, entre 28 e 30 de setembro. O CENOE- Hospital de Olhos foi convidado a participar, mostrando sua história. Quem vai representar a instituição é o Diretor Técnico, Dr. Antônio Nogueira; que vai mostrar o case de sua instituição na palestra “CENOE, uma história de sucesso com amor”. "O fórum é de extrema importância para os empreendedores no setor de saúde. Será o momento de trocar ideias e experiências, para aumentar o aprendizado e promover sempre o melhor serviço aos pacientes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aconteceu, nesta segunda-feira (10), o evento que marcou a requalificação dos equipamentos do Centro Cirúrgico, Fisioterapia e Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. Estiveram presentes o deputado federal Antonio Brito, autor da emenda parlamentar que destinou R$ 200 mil para a requalificação, o secretário de governo de Nazaré, Elton Guedes, o deputado estadual Jurandy Oliveira, o provedor da Santa Casa de Nazaré, Cleidson Prazeres, o vice-provedor da Santa Casa, Adson Coelho, o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Maurício Dias, o prefeito de Aratuípe, Antonio Miranda Silva Junior, o prefeito atual e o ex-prefeito de Jaguaripe, Hunaldo Simões e Heráclito Arandas, respectivamente, entre outras autoridades.

Aparelho de anestesia, monitores multiparamétricos com capnógrafo, bisturi elétrico, oxímetro e foco cirúrgico, foram alguns dos equipamentos recebidos pela instituição e quevai melhorar ainda mais a capacidade de atendimento à população. 

Antonio Brito afirma que “é de fundamental importância a destinação de emendas e recursos orçamentários federais para as Santas Casas de Misericórdia, pois têm um papel fundamental no SUS e compõem uma rede importante no país. A destinação de emenda para a Santa Casa de Nazaré, no baixo-sul da Bahia, se deve à necessidade de requalificação para melhorias no atendimento à saúde de Nazaré e municípios vizinhos. O hospital tem mudado muito seu padrão de gestão, de atenção à população e tem voltado a ser um centro de referência para a região. Me estimula vir aqui e saber que os recursos estão sendo bem aplicados e o objetivo é destinar mais recursos à instituição”.

Para o provedor da instituição, Cleidson Prazeres, “a destinação de emendas parlamentares para a Santa Casa de Nazaré, como para todas as outras Santas Casas que são carentes, é que conseguimos reestruturar a instituição com equipamentos novos para proporcionar uma melhoria no atendimento a toda comunidade. Se temos uma condição de atender melhor o público, todo mundo ganha, cidadãos e instituição, e temos uma população cada mais satisfeita em ter suas necessidades muito bem atendidas".

Notícias | postado por: Mascarenhas

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público externar o seu compromisso com a saúde da população macedense. Nesse sentido, reafirma que não tem medido esforços na busca pela oferta de uma assistência à saúde pautada na qualidade e resolutividade e, para isto, julga a oferta de medicamentos essenciais como um fator importante. Diante disso, a gestão tem se preocupado, ao mesmo tempo, em seguir os tramites legais à aquisição dos medicamentos essenciais e também realizar as compras de forma constante, com o objetivo de evitar o desabastecimento.

É válido explicitar que um dos desafios enfrentados até então, em relação à manutenção do abastecimento farmacêutico, foi que havia uma quantidade muito grande de prescrições médicas acumuladas pela população desde o ano anterior, tanto que a primeira compra deste ano, realizada no início de fevereiro de 2017, e que tinha planejamento para atender a população por três meses, durou apenas 30 dias. Outra questão que inviabilizou a celeridade na aquisição de medicamentos foi o vencimento das licitações que permitiam a realização destas compras, o que já foi resolvido, inclusive com a utilização da modalidade de compra chamada de “pregão eletrônico”, que nos possibilita adquirir medicamentos com melhores preços, gerando economia do recurso público, sem comprometer a qualidade dos produtos.

Em termos de valores, cumpre destacar que durante todo o ano de 2016 o município comprou R$ 40.070,67 em medicamentos. Já agora, na atual gestão, apenas de janeiro a 20 de junho de 2017, visando atender satisfatoriamente a população no que se refere aos serviços farmacêuticos, R$ 54.046,83 foram investidos em medicamentos, o que mais uma vez demonstra o compromisso da administração municipal em garantir o atendimento às demandas da população. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde elucida que, a partir destas aquisições, o estoque farmacêutico da Unidade de Saúde já está sendo gradativamente reabastecido.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Como seria a vida consumindo apenas um único alimento? E qual deles seria o mais nutritivo para essa situação? De acordo com informações da BBC Brasil, frutas, legumes e verduras não são as melhores candidatas, nem mesmo a carne. Passar muito tempo digerindo apenas proteína acaba sobrecarregando o organismo, principalmente o fígado. Sobreviver de pães também não seria o recomendado. Em um mês, a pessoa desenvolveria escorbuto, doença desencadeada pela deficiência de vitamina C.

Proteína, não
Segundo estudos de Vilhjamur Stefansson, antigo explorador do Ártico canadense e das dietas e costumes locais, existe um fenômeno conhecido como “rabbit starvation” (inanição do coelho, em tradução livre), que acontece quando um indivíduo se alimenta apenas de carne magra, sem gordura, como a carne de coelho. Depois de uma semana, a pessoa pode apresentar diarreia, dor de cabeça, fadiga e uma vaga sensação de desconforto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um novo exame consegue determinar com precisão quais homens com câncer de próstata poderão se beneficiar de um tratamento com o medicamento-alvo olaparibe. O teste, um simples exame de sangue, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto para Pesquisa do Câncer (ICR, na sigla em inglês), em Londres (Inglaterra), e da Fundação Royal Marsden da NHS (sistema de saúde britânico) e, segundo os autores,  poderia “melhorar muito a sobrevivência” dos pacientes.

O olaparibe é um medicamento de terapia-alvo. Embora esse tipo de tratamento de precisão seja visto como o futuro da medicina contra o câncer, justamente por ser um tratamento direcionado, não funciona para todos os pacientes. O novo teste, “três em um”, além de apontar quais homens com câncer de próstata avançado provavelmente se beneficiarão da medicação,  também detecta sinais precoces de resistência ao medicamento e monitora a evolução do tumor ao longo do tempo, de acordo com um artigo publicado na segunda-feira no periódico científico Cancer Discovery.Veja

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital regional de Santo Antonio de Jesus abre inscrições para o Cadastro  de Reservas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo em formação de cadastro de reserva do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Profissionais de diversas áreas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho deverão entregar até o dia 30 de junho de 2017 o currículo na Portaria Administrativa do HRSAJ, ou enviar para o e-mail selecaohrsaj@gmail.com, informando no “assunto”, a vaga pretendida. Abaixo, confira as áreas e os pré-requisitos necessários:

Notícias | postado por: Mascarenhas

Se você é fã de carteirinha de batata frita, fique alerta! Isso porque um estudo publicado no periódico científico "American Journal of Clinical Nutrition" aponta que comer essa iguaria mais de duas vezes por semana dobra o risco de morrer em comparação com quem come uma quantidade menor do alimento.

Os pesquisadores consideram que o consumo frequente deste quitute está relacionado à má qualidade da alimentação em geral. O estudo foi feito durante 8 anos, rastreando os hábitos alimentares de 4.400 pessoas entre 45 e 79 anos.

Dentre os participantes, 236 morreram durante a pesquisa. Contudo, os cientistas não conseguiram estabelecer uma relação direta entre o consumo e as mortes, mas confirmaram que o consumo mais frequente de batata frita aumenta o risco de morte.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governador Rui Costa entregou nesta terça-feira (13) 55 ambulâncias para 55 municípios baianos, 46 veículos para a Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa) e dois Hemóveis para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A solenidade de entrega foi realizada no estacionamento da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

De acordo com o governador, os veículos entregues à Suvisa fortalecem o sistema de vigilância sanitária, laboratórios de referência e os nove Núcleos de Saúde da Bahia. Foram investidos R$ 11,4 milhões nos 103 veículos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foi com muita alegria que Dom Macedo Costa recebeu, na noite desta terça-feira (13), a comitiva que trouxe a nova ambulância para os atendimentos da Saúde de nosso município.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O município acaba de receber uma ambulância novinha! A conquista é resultado de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Bira Corôa, com apoio do Deputado Federal Robinson Almeida, após solicitação da gestão Guito e Senhorzinho.

Para receber as chaves do novo equipamento das mãos do governador Rui Costa, o prefeito esteve em Salvador na manhã desta terça-feira (13), acompanhado do vice-prefeito Senhorzinho, da secretária de Saúde, Amanda Piton, do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge Sales (Bahia), e do verador Jailton Buchecha.

A aquisição dessa ambulância mostra o compromisso do prefeito com a saúde de Dom Macedo Costa e reforça ainda mais a parceria entre município e governo do estado. O veículo será de extrema importância para propiciar mais qualidade e rapidez nos atendimentos aos macedenses, tanto na sede quanto na zona rural. É assim que a nova gestão de Dom Macedo Costa trabalha. Sempre em busca de mais qualidade de vida para o nosso povo! Avançamos, 

Notícias | postado por: Mascarenhas
O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Maurício Dias, e o assessor do deputado Antônio Brito, Kléber Almeida, estiveram na Santa Casa de Nazaré nesta quinta-feira (08). Na ocasião, o provedor da instituição, Cleidson Prazeres, e o gestor administrativo-financeiro, Paulo Goodwin Bittencourt, apresentaram alguns dados relacionados ao desempenho e atendimentos da unidade hospitalar. 
O provedor Cleidson Prazeres apresentou os equipamentos adquiridos através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Antônio Brito, no valor de R$ 200 mil, e que em breve estarão em funcionamento para atender a população de Nazaré e região. Destacou ainda a importância da FESFBA no processo de fortalecimento das entidades e dos deputados federais com a indicação de emendas que colaboram e contribuem para a realização de as ações de requalificação das Santas Casas e hospitais filantrópicos.Informações à imprensa:Andrea Marnine. Fotos 2 (Maurício), 3(Cleidson), 4 (Kéber), Tvsaj.com.br

Enquete


PodCast