Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

1 - PARA TRAZER BOAS ENERGIAS: MISTURINHA COM MEL
Para absorver boas energias para 2019, a Naturóloga do W Estética & Spa, Mariana Vitte Nardi, indica fazer uma misturinha com mel, água morna, sal, flores e folhas específicas. "Em um pote, misture 60ml de mel + 20ml de água morna + 1 colher de sopa de sal grosso. Em uma bacia, misture 1 litro de água morna com pétalas de flor do campo e folhas de manjericão. Tome banho normalmente e, depois, passe a mistura com mel por todo o corpo, fazendo movimentos circulares. Retire com água corrente e depois jogue a mistura que está na bacia por todo o corpo, sem enxágue".

2 - PARA ATRAIR AMOR: 'ILANG-LANG, GENGIBRE E ALECRIM'
Se a intenção é atrair muito amor em 2019, anote as dicas da Nathalia Carravetta, especialista em desenvolvimento de aromas da L'eponge. "Aposte em essências como Ilang-lang, gengibre e alecrim, que são essenciais para ativar os chakras inferiores. Pode usar em forma de banho, óleo de massagem ou aromatizar o ambiente. Canela é ideal usar com parcimônia por ser um potencializador, e pode ser utilizada em forma de creme ou óleo de massagem, num banho,preparando um chá com canela em pau, por exemplo".

Notícias | postado por: Mascarenhas

1 - MONTE UM SPA CASEIRO PARA CUIDAR DA PELE
Que tal tirar um dia de folga para fazer um spa em casa? Para isso, a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, recomenda 6 tipos de produtos: um esfoliante facial com agentes hidratantes, um tônico, que deve ser aplicado com um algodão, água termal, hidratante, que deve ser usado até mesmo em peles oleosas, e filtro solar, que deve ser aplicado por cima do creme. Além desses itens, a máscara também pode entrar no passo a passo. "Os ativos vão depender do tipo de pele. Com uma espátula, aplique o produto até cobrir toda a face. Respeite o tempo de pausa orientado no rótulo do mesmo. Lave o rosto somente com água corrente", recomenda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Transmissor de doenças como a raiva, o morcego é um animal de hábitos majoritariamente noturnos e se alimenta principalmente de insetos, frutas, entre outros. Normalmente, são encontrados nos porões ou cômodos pouco usados das casas. Assim, todo é cuidado é pouco para a população, que deve redobrar a atenção em caso de presença do mamífero.  

Durante esse ano, foram confirmados quatro casos de raiva silvestre em morcegos não hematófagos – aqueles que não se alimentam de sangue – nos bairros de Patamares (2), Piatã e Arenoso. Contudo, desde 2004, não há registro de casos de raiva humana na capital baiana. 

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), qualquer tipo de morcego adoece e pode passar a raiva, enfermidade que pode levar a morte. A transmissão da doença para pessoas ou animais pode ocorrer no caso de mordedura, arranhadura ou contato direto com a saliva do voador doente. Caso o morador de determinada região encontre morcegos circulando durante o dia, ele deve ficar atento.Foto Uwe Schimidt. Matéria, Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os hospitais, clínicas e laboratórios credenciados à rede do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) devem suspender os atendimentos quando o limite orçamentário estabelecido pelo plano for atingido. A decisão vem após um acúmulo de mais de R$ 100 milhões não repassados pelo Planserv às instituições ao longo do último ano e deve atingir unidades de todo o estado. 

Em 2017, o plano anunciou medidas relacionadas ao teto de gastos. Anteriormente, em caso de necessidade dos pacientes, o Planserv autorizava procedimento, mesmo além do limite contratado. No entanto, com a alteração, as unidades de saúde foram alertadas que o excedente deste limite não seria mais pago de imediato. 

“Todas as clínicas e hospitais teriam um valor máximo para faturar por mês, mas disseram que não nos preocupássemos porque isso seria temporário e seria resolvido assim que houvesse uma folga no orçamento. Não resolveram e, a cada mês, estamos tendo cortes nos valores. Algumas unidades já não aguentam mais”, afirmou um médico, que preferiu não se identificar, em contato com o Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma realidade. Há quatro meses os cruzalmenses ganharam mais um importante equipamento de saúde, que conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagoga e assistentes sociais, atendendo a crianças, adultos, gestantes e idosos.

Com mais de 60 atendimentos diários o CER já é referência em reabilitação na região e reconhecida pela população. Olhar para frente, transformar, crescer e evoluir... É assim que o Governo do Povo trabalha para melhorar a sua vida. ASCOM Municipal, Agência Um. 

#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo #CER #Saúde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A flacidez é uma problema que incomoda muita gente. Quem nunca encolheu o braço na hora de dar tchauzinho que atire a primeira pedra. E apesar de ter suas influências genéticas e hormonais, se não cuidarmos, com o tempo a pele e os músculos perdem tonicidade e elasticidade. Além disso, o ganho de peso é pior ainda: a gordura acumulada é mais uma vilã e contribui para o efeito “tudo caído”.

Contudo, adotar os hábitos alimentares, exercícios e tratamentos certos vai ajudar, e muito, a combater a flacidez corporal de forma eficiente. Conversamos com uma nutricionista, um educador físico e um médico para descobrir as novidades e métodos eficazes para você vencer essa batalha. Vem com a gente! E se prepara porque este vai ser o seu verão.

A alimentação contribui para a flacidez
Mesmo que indiretamente. A inflamação crônica, presente no organismo de muita gente e causada pela má alimentação, dificulta a renovação celular. “E reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos”, alerta Juliana Pandini, nutricionista e especialista em nutrição esportiva. “Causa, além da flacidez, celulite, deposição de gordura em diversas células, acne e envelhecimento precoce”, complementa.

 

É claro que os fatores genéticos, hormonais e sedentarismo também têm sua parcela de culpa. Mas os maus hábitos alimentares enchem o nosso prato (e corpo, consequentemente) de toxinas e substâncias inflamatórias e pronto: ponto para a flacidez (tanto cutânea quanto muscular, viu!) e o envelhecimento precoce.
Alimentos antioxidantes contribuem para combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Como solução, o jeito é cortar alguns alimentos do cardápio mesmo. “Os embutidos (como a salsicha), as carnes gordas, o leite integral, os doces e refrigerantes, alimentos refinados (como a farinha e o açúcar brancos) e os enlatados, além de serem pró-inflamatórios, tendem a acidificar o organismo”, explica. Que tal dar adeus aos industrializados em geral e começar a consumir mais alimentos naturais?

O problema é que as prateleiras dos mercados podem nos enganar, alerta a nutricionista. “Alguns alimentos pouco calóricos apresentam um teor tóxico elevado — oriundo de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados, hormônios e medicamentos”. Com isso, dá-lhe efeito reverso: eles acabam promovendo um maior ganho de peso do que se você optasse por alimentos ricos em energia, mas dotados de propriedades funcionais anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Nesse sentido, o consumo de gelatina dietética pode realmente engordar mais do que o de abacate”, confirma Juliana. Viu como nem tudo na vida se resume em contar e cortar calorias?


Frutas vermelhas e as cítricas são ótimas fontes de antioxidantes para combater a flcaidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Quem já ficou nessa posição sabe o que é parar no tempo, não é mesmo? Mas a questão é que ela ajuda a combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock
Ponte ou prancha ventral – 3 séries de 30 segundos

O que trabalha: exercício que serve como estabilizador, e é excelente para trabalhar a musculatura profunda do abdômen e quadril.

Como fazer: em um colchonete com a barriga para baixo, apoie seus cotovelos; eles devem ficar alinhados com os ombros.

Depois eleve o quadril, mantenha-se apoiada apenas pelas pontas dos pés e pelos cotovelos.
Contraia bem o abdômen. O quadril deve ficar alinhado com o tronco (nunca levantado demais e nem muito para baixo). 

Abdominal mobilizador de tronco – 3 séries de 15 a 20 repetições cada

O que trabalha: reto abdominal, oblíquo interno e externo.

Como fazer: apoie as costas no colchonete e coloque as mãos atrás da cabeça ou os braços cruzados no peitoral. Apoie os pés no chão e os traga para perto dos glúteos, de modo que os joelhos fiquem flexionados.

Eleve o seu tronco em sentido aos joelhos, e retorne lentamente à posição inicial. 

Para os glúteos: 

Não tem problema: não precisa começar com um peso desses! O exercício é bom para combater a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Agachamento livre com barra – 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: afaste as pernas depois da linha dos ombros, com as pontas dos pés levemente para fora. Mantenha a coluna ereta e abdômen contraído.

Agache jogando o quadril para trás. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente.

Mais um muito bom para a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock
Afundo com halteres — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: inicie em pé com um halter em cada mão, com uma das pernas à frente do corpo, de maneira que quando você flexionar o joelho, ele forme um ângulo de 90º.

Flexione o joelho e desça lentamente e em seguida retorne próximo à posição inicial.

O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão, enquanto o de trás deve permanecer com o calcanhar elevado.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta "Semana Nacional de Combate às Arboviroses" os agentes de endemias estiveram em ação nas escolas, comunidades e feira livre do município. Amanhã (30), às 8h30, faremos uma ação educativa na Praça Senador Temístocles. Contamos com a sua presença!
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para suprir a ausência de médicos nos rincões do país com o fim da parceria entre Brasil e Cuba para o programa Mais Médicos, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, propôs a transferência da operacionalização do programa para as mãos dos estados. A sugestão foi apresentada, nesta quarta-feira (28), em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). 

"A União assumiria o papel de regulação, monitoração, com a responsabilidade exclusiva de registro profissional de médicos intercambistas. E os estados poderão fazer uma gestão mais próxima do problema", explicou Vilas-Boas. 

O repasse de recursos seria direto da União aos estados e os custos loco-regionais de articulação e gestão junto aos municípios seriam assumidos pelos próprios entes federados. 

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que mais de mil médicos brasileiros se inscreveram no edital de chamamento, após a saída dos profissionais cubanos. Destes, 216 estão trabalhando. Contudo, o secretário afirmou que as baixas têm data prevista para acontecer.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, inaugura nesta quinta-feira (28), a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST SAJ). A unidade está sendo transferida para um novo endereço na Rua Isaías Alves, nº 210, Bairro São Cristóvão (próximo ao Clube do 100). O imóvel foi completamente reformado para atender as necessidades do serviço.

O CEREST tem como finalidade ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores, integrando os serviços do Sistema Único de Saúde voltados à assistência e a vigilância à Saúde do Trabalhador. Atua prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como acidentes, doenças e óbitos relacionados ao trabalho.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Balanço divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições permanecem abertas até 7 de dezembro por meio do site do programa (clique aqui). 

Segundo a nota, até 12h desta segunda, 30.734 profissionais com registro em CRM no Brasil se inscreveram. Deste total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 já estão alocados no município para atuação imediata. 

Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde. 

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) prendeu dois homens que exerciam ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Pindaí, no sudoeste do Estado. 

De acordo com a PM, Israel Borges de Matos, 65 anos, e Sinésio Ferreira Sena, 54 anos, confessaram que realizavam procedimentos odontológicos em pacientes, como restaurações e extrações, há mais de dez anos na região. Conforme o CRO-BA, o local em que os dois homem atendiam os pacientes estava em condições consideradas insalubres e com potencial de transmissão de doenças infectocontagiosas.  

Borges e Ferreira vão responder pelo exercício ilegal da profissão e podem ser condenados a prisão sob pena de seis meses a dois anos de reclusão. A polícia apreendeu materiais e instrumentos da dupla, que foi conduzida a Delegacia de Polícia.Foto divulgação. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais de saúde do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado na região do Recôncavo baiano, participaram, na última semana, de capacitação promovida pela Central Estadual de Transplantes e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). 
Com dois dias de duração, a programação trouxe temas como O Acolhimento Familiar, Entrevista para Doação de Órgãos e Fluxo para Notificação e Doação de Córneas, apresentados pela médica Rita de Cássia Pedrosa, além do Processo de Doação, tema ministrado pela enfermeira coordenadora da Central de Transplantes, Carolina Sodré. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Vitória perdeu por 2  a 1 para o Atlético-PR, neste sábado (17), no Barradão. Antes mesmo do apito final, a torcida vaiou o time. O atacante Neilton, autor do gol do rubro-negro baiano na partida, diz entender as cobranças dos adeptos e vê falta de atitude da sua equipe. 

“Eles estão certos em cobrar, estamos devendo. Falta atitude, mais entrega em campo. Essa avaliação deles para um time que está na zona de rebaixamento, jogando em casa, precisando vencer... E não conseguimos. Eles têm mais é que cobrar mesmo”, disse em entrevista ao Canal Premiere. 

Com três partidas para o término do Campeonato Brasileiro, o Vitória está em situação delicada. O time rubro-negro tem 36 pontos e ocupa a 18ª posição. O próximo compromisso é contra o Cruzeiro, quarta-feira (21), às 20h45 (horário de Salvador), no Mineirão, em confronto válido pela 36ª rodada do certame nacional

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em uma típica corrida para escapar da reforma da Previdência, 775,6 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediram aposentadorias por tempo de contribuição no primeiro semestre deste ano.

O número é 40% maior do que as 554,2 mil solicitações do benefício realizadas nos primeiros seis meses de 2016, antes de o presidente Michel Temer (MDB) ter enviado ao Congresso Nacional a sua proposta de mudanças nas regras.A tendência é que a busca pelo benefício continue alta no ano que vem, considerando que a reforma é prioridade para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Na comparação com igual período de 2017, os requerimentos variaram 1%. Em 2018, as discussões da reforma foram suspensas por causa da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.Porém, para os trabalhadores que já têm direito à aposentadoria, antecipar o pedido ao INSS pode trazer mais prejuízo do que trariam as eventuais mudanças nas regras de concessão, avalia Elenice Hass de Oliveira Pedroza, secretária-geral do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

O Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Estado da Bahia foi marcado por ações alusivas promovidas pelo Hospital da Mulher (HM) em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM-BA), em Salvador.
Na manhã desta terça-feira (13), no hospital, pacientes de todos os municípios assistiram palestras que abordaram os Tipos de violência contra a mulher e O que fazer em casos de agressão. Já na Avenida Tancredo Neves, pessoas que transitavam pelo local foram abordadas e puderam saber mais a respeito do AME, Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do HM.
Com a presença da Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, Aladilce Souza, a palestrante e tenente da Ronda Maria da Penha, Cristiane Alves, destacou a necessidade de conscientizar homens e mulheres acerca da violência. “O diálogo com a comunidade e com a sociedade se faz necessário para que todos possam se sentir partícipes no processo de rompimento do ciclo da violência”, pontuou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada, na manhã dessa terça-feira, 13, na Rua Lomando Júnior, próximo ao Clube dos 100, centro, em Santo Antonio de Jesus, a nova sede do CAPS AD Vale Viver, num evento protagonizado pelo prefieto Rogério Andrade, ao lado dos secretários municipais Leandro Lôbo (Saúde), Sônia Fontes (Infraestrutura), Fátima do Benfica (Agricultura e Abastecimento), Hélio de Aguiar (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Geraldo Splicigo (Serviços), bem como os superintendentes Clovis Ezequiel (SMTT) e Sgt. Vinícius (Defesa Civil), vereadores Tom (Presidente da Câmara), Luiz do Alto, Uberdan e Cristiano Sena.

Com amplas intalações e muito bem localizado, o CAPS AD Vale Viver contará com novos profissionais, uma vez que a equipe foi demitida pela gestão municipal anterior.  O atual gestor encontrou a unidade em péssimo estado de conservação. Situação que não atendia às premissas estabelecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A atual equipe é composta por uma psicóloga, enfermeira, psiquiatra, terapêuta e pessoal de apoio. 

Em seus pronuncimentos, o Secretário Lendro Lôbo e Prefeito Rogério Andrade destacaram, dentre outros aspectos,  os esforços da atual gestão no sentido de melhorar as condições de saúde do município e que o CAPS faz parte desse celeiro de intervenções que vêm sendo realizadas. O chefe do executivo, aproveitando o ensejo, discorreu, também sobre algumas das obras que estão em andamento, na área de infraestrutura e educação.Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS no topo do site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último sábado (10), no Ambulatório Municipal, mais uma etapa do Programa Saúde Ocular. A ação contou com a visita do prefeito Orlandinho, da secretária Aline Pires e do secretário Mário Araújo.

Nesta etapa os alunos do fundamental I receberão atendimento e aqueles que apresentarem deficiência visual receberão óculos adquiridos pela prefeitura, porém caberá ao aluno escolher a armação de óculos que mais lhe agrade. Neste sábado foram atendidas 64 crianças, e 40 foram diagnosticadas com algum tipo de deficiência ocular.ASCOM Cruz

Notícias | postado por: Mascarenhas

Até quinta-feira (8), uma unidade móvel (Hemóvel) de coleta da Fundação Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) atende os candidatos interessados em doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea. O atendimento acontece na Praça Senador Temístocles das 8h às 17h.

Flávia veio doar sangue pela primeira vez e partilhou seu sentimento de dever cumprido: “Fiquei emocionada, o fato de podermos ajudar o próximo é sempre bom, para mim foi gratificante.” comenta.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois estudos americanos que serão apresentados no próximo sábado, 10, em evento científico da Associação Americana do Coração, em Chicago, mostram que o consumo diário de castanhas ajuda a controlar o peso e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Em uma das pesquisas, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, os participantes eram acompanhados a cada quatro anos para avaliar o ganho de peso. Entre os que consumiam diariamente uma porção de algum tipo de castanha, o risco de engordar e de se tornar obeso foi menor. A porção ideal foi definida como duas colheres de sopa do produto.

O mesmo resultado foi observado entre aqueles que trocaram uma refeição de carne vermelha ou batatas fritas ou uma sobremesa pelo consumo da porção de castanhas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Estado entregou na manhã desta quinta-feira (1), a reforma e ampliação do Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican), que passa a contar com uma câmara fria para armazenamento dos medicamentos, adequação do setor de quimioterapia, além da instalação de um abrigo de resíduos. O serviço também contemplou a reforma da cobertura e fachada. O governador Rui Costa participou do ato de entrega da nova área do Cican que contou com investimento superior a R$ 605 mil, entre reforma e equipamentos. 

“Estamos entregando novos consultórios, e uma nova ala, totalmente reformada, para a quimioterapia. Com intenção de oferecer um tratamento mais humanizado, neste momento delicado da saúde da mulher. Além da competência dos médicos, técnicos, enfermeiros, o ambiente deve propiciar conforto à paciente”, afirmou o governador. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Administração municipal de Cruz das Almas elenca realizações, protagonizadas pelo governo do Povo. Fonte ASCOM Municipal e Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realizou, na última semana, o II Simpósio de Fisioterapia da unidade. Comemorando o mês do fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro, o evento abordou temas como segurança do paciente, prevenção de infecções respiratórias, fisioterapia no paciente queimado e mobilização precoce.

Voltado também ao público externo, o evento foi aberto pelo coordenador de fisioterapia da unidade, Tarcísio Meira, o qual falou sobre Eventos adversos e os impactos na assistência à saúde. A programação também abordou temas como Falha de extubação associada a disfagia, apresentado pela fonoaudióloga Liana Borges, Cuidados paliativos, apresentado pela fisioterapeuta Karla Maria, além de Polineuropatia do paciente crítico e a fisioterapia motora precoce, tema trazido pela fisioterapeuta Diangeles Lobo.

O serviço de Fisioterapia do HRSAJ conta com 21 profissionais, que atuam nas unidades de internação, emergência e UTI. Conforme o fisioterapeuta Tarcísio Meira, o fisioterapeuta é parte integrante e imprescindível dentro da unidade hospitalar, uma vez que promove a prevenção, reabilitação motora e respiratória.

“O fisioterapeuta tem como foco prevenir, tratar e reabilitar as diversas funções comprometidas no paciente durante o processo da internação hospitalar, devolvendo ao paciente a possibilidade de realizar ou readaptar às atividades da vida diária”, pontuou.ASCOM HRSAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebeu cumprimentos e recomendações de entidades do setor produtivo ontem. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, por exemplo, falou que a indústria está disposta a contribuir e a dialogar com o novo governo para viabilizar mudanças:

– Não devemos perder a confiança na nossa capacidade de construir um país mais próspero, justo, com educação e saúde de qualidade, segurança pública e equilíbrio ambiental – opinou ele.

Entre as sugestões, o presidente da CNI pediu que Bolsonaro use o capital político das urnas para manter o “teto dos gastos” e prosseguir com a reforma da Previdência. Andrade ainda sugeriu que o novo governo encaminhe uma reforma tributária e faça a unificação dos tributos por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras medidas defendidas foram facilitar o acesso ao crédito e diminuir os custos dos financiamentos. Por fim, Andrade pediu que Bolsonaro trabalhe pela intensificação dos programas de concessão e privatização.

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último sábado (20) foi realizada a segunda etapa do programa Saúde Ocular, que atendeu 44 crianças que apresentaram dificuldade na acuidade visual, durante o processo de triagem nas escolas. As consultas oftalmológicas ocorreram no ambulatório municipal e foram diagnosticados 23 crianças com necessidade de utilização de óculos, as quais serão encaminhadas a clínica e receberão estes gratuitamente.

Durante a primeira etapa a equipe da secretaria de saúde percorreu todos o primeiro ano da rede municipal avaliando cerca de 473 crianças. O projeto continua, agora com foco no segundo ano do ensino fundamental. Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola, realizado pelo Governo do Povo por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
#GovernoDoPovo #SaúdeNaEscola @ Bahia.ascom

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Profissionais de saúde do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, localizado no recôncavo baiano, debateram, nesta terça-feira (23), as formas de prevenção e cuidados relativos ao câncer de mama, doença lembrada na campanha Outubro Rosa.

Conforme o médico mastologista e palestrante do evento, Luciano Ramos, a realização de exames como ultrassonografia e mamografia está diretamente ligada a prevenção do câncer de mama. “Também é importante destacarmos a necessidade de praticar exercícios físicos diariamente, assim como ter hábitos saudáveis de alimentação, manter o peso corporal adequado e se tocar”, pontuou.

De acordo com a nutricionista Carla Magalhães, a prática da atividade física e a alimentação saudável influenciam diretamente no peso corporal, o que pode se apresentar como um fator de risco para a mulher. “O excesso de peso é um fator de risco para o câncer de mama. Então a melhor forma de prevenir é se manter ativo e possuir uma dieta equilibrada com mais frutas, cereais e grãos integrais, sementes e verduras, além de evitar carnes muito gordurosas e alimentos com grandes quantidades de gorduras saturadas”, acrescentou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Problema cada vez mais comum nos tempos modernos, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) levou mais de 5.670 baianos a hospitalização apenas no ano de 2018. Os dados, do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), ligado ao Ministério da Saúde, apontam que a Bahia lidera a quantidade de casos totais na Região Nordeste. Em segundo lugar aparece Pernambuco, com 5.464 casos e o Ceará vem em terceiro, com 3.177 internações. 

O que muita gente talvez não saiba é que muitos desses AVCs foram causados pela chamada Fibrilação Atrial (FA), tipo comum de arritmia cardíaca, no qual o ritmo dos batimentos são, em geral, rápidos e irregulares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), a fibrilação atinge cerca de 175 milhões de pessoas no mundo – estima-se que 2 milhões de brasileiros tenham o problema. Além disso, um em cada cinco AVCs é resultado da FA.

Muitas vezes assintomática e caracterizada por ser o tipo mais comum de distúrbio do ritmo cardíaco, a doença é uma das principais causas de AVC, popularmente conhecido como derrame no Brasil. Além disso, os pacientes acometidos pela FA têm de três a cinco vezes mais chances de sofrer o problema.

Notícias | postado por: Mascarenhas

PRÓTESES FORAM COLOCADAS NO MESMO DIA QUE A MASTECTOMIA
Ana Cristina considera que teve sorte: ela conseguiu colocar as próteses de silicone no mesmo dia em que fez a mastectomia. "O mastologista achou melhor remover a mama direita toda e fiz uma mastectomia radical. E como eu tinha um nódulo na esquerda, ele achou melhor fazer a mastectomia parcial para, futuramente, não ter o retorno do câncer. Fiz a mastectomia, ocorreu tudo bem. No mesmo dia, consegui colocar as duas próteses. O tamanho do silicone que eu coloquei foi basicamente o tamanho da mama que eu tinha, pouca coisa menor. Nem sempre se consegue colocar, mas fiz as cirurgias com as duas equipes, tanto do mastologia quanto a do cirurgião plástico, aproveitando a cirurgia da retirada", conta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) celebrou, na última semana, o mês e o dia dedicado às crianças (12). Para isso, a unidade desenvolveu atividades educativas e lúdicas com apresentações de teatro, contação de histórias, músicas, brincadeiras e exposição interativa com tema circense.  
Além da criançada, a programação, que aconteceu nas unidades de internação da Clínica Pediátrica, de Tratamento de Queimados (UTQ) e Unidade de Emergência Pediátrica, contou com a participação de membros da Comissão de Humanização e profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. Pais e acompanhantes também fizeram parte dos momentos de descontração. 
Conforme a gerente de enfermagem e integrante da Comissão de Humanização, Edna Aquino, a atividade buscou levar alegria para as crianças internadas e chamar atenção sobre os cuidados necessários com elas.  “Essa ação tem o poder de transformar uma sala de espera silenciosa, tensa e preocupada em um espaço dinâmico, acolhedor e feliz graças à alegria emanada pelos palhaços, tema central da comemoração deste ano. De modo geral, também melhora a estadia das crianças, tornando mais confortável e melhorando suas relações com os familiares, profissionais de saúde e ambiente hospitalar”, afirmou. “Brincar é essencial para o desenvolvimento”, concluiu.ASCOM HRSAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, está renovando a frota de veículos que serve aos profissionais da área, colaborando para o planejamento e execução das ações de Saúde no município. Especialmente à Atenção Básica e Vigilância Sanitária. Foram adquiridos com recursos federais e contrapartida do município uma picape Fiat Toro, um Fiat Mobi e dois Fiat Argo. E um Fiat Siena com recursos próprios. Os veículos são de uso exclusivo e interno (para atender demandas dos profissionais) da Secretaria. #PrefeituraDeCruzDasAlmas #GovernoDoPovo Foto: Paulo Galvão Filho / ASCOM

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No Dia Mundial da Obesidade, lembrado hoje (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito – incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado.

A campanha global em 2018 tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher é violentada sexualmente a cada 11 minutos no Brasil, conforme apontam dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na Bahia, conforme o Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN), foram registrados, no último ano, 1.184 casos de violência sexual contra a mulher. De janeiro até outubro do ano vigente, por sua vez, já foram registrados 824 novos casos. 
O serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher, o AME, localizado no Largo de Roma, em Salvador, presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a parte destas mulheres e adolescentes – a partir de 12 anos – que foram vítimas de abuso.  
Conforme o Art. 7º da Lei Maria da Penha, a violência sexual é entendida como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.  
Também é considerada violência sexual atos que a induzam a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.  


Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Reprodução da transmissão, ao vivo, através do Facebook da Tvsaj (5.000 inscritos diretamente) dos discursos proferidos, diante de uma praça lotada, em plena quinta-feira,  pelo presidente da Câmara Luisinho e prefeita Vera da Saúde, quando da assinatura da Ordem de Serviço em prol da construção do Hospital de Maragogipe, com recursos na ordem de 2.420.069,27,emanados do Ministério da Saúde,  fruto de emenda do deputado federal João Bacelar "Jonga" e apoio do deputado Alan Castro. A prefeitura teve que arcar com  recursos próprios da receita própria para confecção do projeto, a título de comtrapartida. 

Nesse vídeo, pronunciamento de Luisinho (presidente da Câmara), padre Reginaldo (proferindo a oração) e, finalizando, da prefeita Vera da Saúde, após assinatura da Ordem de Serviço. Ao lado dela, secretários, vereadores e o representante da empresa Contrutora Ltda, Sr. José Joaquim Mascarenhas Nascimento, que irá realizar a obra do hospital. Coube ao Secretário de Cultura e Tursimo Chiquinho a locução do evento. 

Vera que ganhou esse congnome "da saúde" a partir de toda uma militância auferida a partir da luta que empreendia, mesmo antes de se tornar vereadora,  principamente, em torno da saúde, a partir  de todo uma vivência nessa área, diretamente com as camadas da população. Graças a essa performance exerceu mandatos na egrégia casa legislativa (sendo a mais votada) e já está no seu segundo mandato como prefeita,  em Maragojipe. Em sua fala, toda uma trajetória de quem, egressa de outro município, foi carinhosamente recebida pela população e, hoje, contempla a  população por conta de toda essa receptividade. 

Ela que, momentos antes dessa assinatura da Ordem de Serviço, ao lado de sua equIpe e o público presente, percorreu todo o trajeto da rua entregue, totalmente pavimentada. Como não bastasse, entregou duas ambulâncias 0 Km, também fruto de emendas de seus deputados. Ela que, a 20 dias entegou uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade de saúde da família na comunidade de Campinas, no distrito de Guapira e uma quadra poliesportiva na Piedade, no ultimo dia 27. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. www.tvsaj.com.br. Publicaremos outros vídeos. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeitura municipal de Santo Antonio de Jesus, gestão Rogério Andrade, procedeu, na manhã  dessa sexta-feira, 05, em Santo Antonio de Jesus, a assinatura de Ordem de Serviço para obras de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), nesse município, num investimento de aproximadamente R$ 600.000,00,através de dotação orçamentária própria, atendendo, por conseguinte, anseios da população local. 

Em seu pronunciamento o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, enfatizou que a UPA terá destacável importância para atendimento de demandas do município e região, contribuindo, por conseguinte, para desafogar demandas de atendimentos em em outros centros de saúde.Fez um relato sobre o estado em que encontrou as instalações desse estabelecimento que foi construído para atender, de fato, procedimentos de saúde. " A forma como encontramos a UPA é muito triste. Não havia dinheiro em conta, projeto, documentos, nada. Se estamos conseguindo retomar essa obra hoje, isso é totalmente fruto do trabalho da atual gestão”,pontuou. 

O prefeito Rogério Andrade, utilizando-se do microfone, após agradecer pelas presenças e empenho de sua equipe (em especial a de projetos, saúde e infraestrutura),  enfatizou a importância de ser o seu governo a façanha de colocar em funcionamento essa unidade. Equipamento que se encontrava em total estado de abandono. Explicitou que o governo federal canalizou cerca de 2 milhões para a conclusão dao obra, atraves do governo anterior e que esses recursos foram exauridos sem a sua  conclusão e que, para que o município não fosse penalizado, teve que se utilizar de receita própria para que, enfim a obra possa ser entregue. Equipamentos caros foram adquirido com recursos públicos, todavia estavam sendo objeto de degradação, não apenas por falta de uso mas, também, de manutenção. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Com a mesma destreza com que percorre gabinetes político-partidários em Salvador e Brasília, em busca de melhorias para seu município e contato com os divesos segmentos da população, Vera da Saúde, prefeita municipal de Maragojipe,acompanhada de sua assessora de imprensa (Síntia Souza) participou da caminhada de Rui Costa, Jaques Wagner, Ângelo Coronel, prefeito Wilson (Salinas), Sinho (Aratuípe), Hunaldo (Jaguaripe) e outras representatividades da região, na manhã dessa quinta-feira, em Salinas da Margarida. 

Vera que, à noite, ao lado de seu secretariado e vereadores, procedeu entrega de duas ambulâncias 0 Km, inagurou rua e assinou ordem de serviço para construção de um hospital com recuros emanados do governo federal, na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos), fruto de emenda impositiva apresentada por parte de seu deputado federal. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site (www.tvsaj.com.br)

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

A população municipal de Maragojipe foi contemplada, na noite dessa quinta-feira, 04, com mais uma realização da gestão Vera da Saúde, com a entrega de uma rua totalmente pavimentada, entrega de duas ambulâncias 0 Km e, para fechar com “chave de ouro” a noitada, com a assinatura de mais um sonho:  a construção de um hospital com dispêndio de quase  R$ 2.500.000,00, com prazo de entrega de um ano e meio.

Além da chefe do executivo marcaram presenças no ato de inauguração Luisinho (presidente da Câmara), ao lado de outros vereadores; secretários municipais, dentre eles China (Administração e Governo), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Rozameire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), Chiquinho (Cultura e Turismo), Átila Passos (Planejamento) Enéa Rangel (Reparação Racial e Mulher); padre Reginaldo e outras representatividades do município.

De início, após descerrada a fita de inauguração, a prefeita caminhou ao lado da população, por todo trajeto da rua ora entregue. Durante o percurso, não se cansava em atender a todos que a recebiam de porta em porta, numa demonstração irrefutável de agradecimento por mais essa conquista. Uma demonstração cabal de que é importante não apenas administrar recursos municipais. Mais que isso, atender, a contento, anseios da população, em todas as esferas. 

Em seguida, a prefeita Vera, ao lado da Secretária de Saúde, demais titulares das pastas de seu governo, presidente da Câmara e vereadores de sua base de apoio, entregou à população 02 (duas) ambulâncias 0 Km, de maneira que possam contribuir ainda mais para uma gestão que tem, dentre seus objetivos, promover excelência em saúde, justificando, por si só, o porquê do cognome "Vera da Saúde". 

Dando continuidade, a gestora assinou a ordem de serviço para construção de um moderno hospital que, conforme nos referimos acima, terá um dispêndio na ordem de R$ 2.420.069, 27 (dois milhões, quatrocentos e vinte mil, sessenta e nove reais e vinte e sete centavos). Recursos esses emanados do governo federal, fruto de emana canalizada pelo deputado João Bacelar "Jonga", e que tem previsão de entrega em um ano e meio. 

Prefeita que, no período de 20 dias, entregou, além de uma escola, uma quadra poliesportiva e uma unidade básica de saúde, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira (dia 27.09), e uma quadra poliesportiva na comunidade da Piedade (27.09), entrega esses dois veículos para a saúde e assina ordem de serviço para construção de um hospital que, sem sombra de dúvidas", deverá ser de grande importância para ampliação dos serviços em prol da população. 

Em todos os discursos proferidos, agradecimentos à atual gestão municipal e aos vereadores que, sob a presidência de Luisinho,  votaram em prol desse projeto construtivista. E dentre esses discursos, o mais emocionante foi, inexoravelmente, o da Secretária de Saúde Rozameire Santana. Ela que, como moradora do bairro, passou por uma lamentável história de sofrimento no momento em que ente de sua família foi alvo de violência, na localidade em que, a partir de agora, será construído o hospital. Além de agradecer à gestora pela obra, como moradora, regozijo maior por ter a oportunidade de, como gestora na pasta de saúde, inferir na transformação dessa localidade.

Coube ao presidente da Câmara Luisinho (em nome dos vereadores da base) agradecer à gestora pelas realizações e reafirmar apoio a tudo quanto possa significar desenvolvimento ( e tem sido essa a performance da atual administração municpal). Luisinho que tem realizado um meritóro trablho a frente da egrégia casa legislativa.

Luisinho que tem feito com que a casa do povo saia "das quatro paredes" com realização de sessões itinerantes, a exemplo da última realizada na comunidade da Piedade, data em que a administração municipal entregou uma outra quadra poliesportiva, após requalificação da praça, de maneira  que a comunidade local possa ostentar do merecido conforto e que jovens possam, através do desporto e duacação, galgar novos horizontes. 

A prefeita, em sua fala, mostrou, mais uma vez, que toda sua equipe está sintonizada em torno do desenvolvimento do município e, em especial, com relação a uma saúde. Agradeceu a todos pelo empenho, Agradeceu, também, aos importantes apoios que vem recebendo de seus deputados João Bacelar "Jonga" (federal) e Alan Castro (estadual), pelo encaminhamento de emendas impositivas e injunções junto ao executivo federal e estadual para que pleitos sejam, deveras, atendidos. 

Conhecemtos, "de cátedra", realizações de alguns gestores da região. Alguns deles têm, efetivamente, se destacado em seus municípios, com grandes realizações. Particularmente, com relação à Maragojipe, em tão pouco tempo efetuando coberturas nessa localidade (ainda não conhecemos todo trabalhao realizado pela atual gestora), estamos, sem sombra de dúvidas, surpreendidos com relação à intensidade administrativa da atual gestão, capitaneada por Vera da Saúde.

Torcemos para que esse ímpeto desenvolvimentista tenha continnuidade e que outros municípios possam se espelhar nessa performance. Parafraseando o ex-prefeito de São Francisco do Conde que dizia, antecipando cada inauguração "Sábado que vem tem mais", quais os próximas inaugurações por parte da gestão Vera da Saúde, em Maragojipe?. A continuar nesse rítmo, recairá sobre seu sucessor uma enorme responsabilidade para manutenão dessa avalanche de realizações. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. Publicaremos todos os vídeos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

]Depois de anos de espera, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santo Antônio de Jesus será concluída. Nesta sexta-feira (5), o Prefeito Rogério Andrade assinou a ordem de serviço autorizando a conclusão das obras da unidade. Com investimento de aproximadamente R$ 600.000 (seiscentos mil reais) em recursos próprios, a conclusão é uma das ações mais aguardadas do Programa Acelera SAJ.

No ato, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, destacou a importância do equipamento e lembrou que a conclusão da UPA será importante para toda a região. “Para uma cidade como Santo Antônio de Jesus, no seio de uma região onde vivem mais de 700 mil pessoas, a UPA é de extrema importância. Também por isso, a forma como encontramos a UPA é muito triste. Não havia dinheiro em conta, projeto, documentos, nada. Se estamos conseguindo retomar essa obra hoje, isso é totalmente fruto do trabalho da atual gestão”, disse o secretário.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

  

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira (4) uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto Habitacional Cidade Nova II, ampliando a cobertura em saúde básica do município.   A moradora do conjunto habitacional, Rosângela Ribeiro, falou sobre a alegria da comunidade com a entrega do posto. 

“Moramos um pouco mais afastados. E toda vez que precisávamos de qualquer suporte médico, era uma agonia ter que se deslocar quilômetros para ser atendidos. O prefeito teve aqui e se comprometeu com a gente. Hoje ele volta e cumpre o que prometeu. Deus vai continuar o abençoando”, disse Rosângela, que é pastora evangélica. 

Falando à comunidade, o prefeito voltou a destacar que a cidade tem pressa no desenvolvimento, por isso a correria de tantas obras, por todos os cantos da cidade. “Especialmente na área de saúde, um esforço de toda a equipe é fazer as melhorias tão necessárias, para que o atendimento esteja próximo de quem mais precisa”, enfatizou o gestor. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assina nesta sexta-feira (5) a ordem de serviço para conclusão das obras da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) 24h. O investimento, com recursos próprios é de aproximadamente R$ 600.000 (seiscentos mil reais). A conclusão é parte do Programa Acelera SAJ e mais um compromisso de campanha cumprido pela atual gestão. O ato acontece às 10h com saída às 9h da Secretaria de Saúde. 
Desde o início da gestão o Prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde Leandro Lobo trabalham para resolver a situação da UPA. Em julho o prefeito esteve em audiência com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Brasília, e conseguiu a autorização para concluir a obra com recursos próprios.  
A atual gestão não encontrou saldo em conta dos recursos que foram liberados pelo Governo Federal para a conclusão da obra pela gestão anterior. A conclusão evitará que o município seja penalizado com a devolução de R$ 2 milhões ao Ministério da Saúde. 
A UPA é mais um reforço para a saúde de Santo Antônio de Jesus. O equipamento se soma a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, implantação de duas novas unidades de Saúde (Irmã Dulce e Cidade Nova II), além de reformas de USF’s (10 já entregues) e aumento dos investimentos em profissionais, equipamentos e medicamentos. 
*Como funciona a UPA?* 
A UPA é responsável por grande parte dos casos de urgência e emergência como: pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos hospitais. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. Nas cidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.  
 


Enquete


PodCast