Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Maragojipe, sob o comando de Vera da Saúde, procede entrega, na tarde/noite desse sábado, da Escola Getúlio Vargas, padrão FNDE, no distrito de Guaí, Capanema.Uma demonstração cabal de que a atual gestão não para. Um exemplo que dever ser seguido por muitas cidades da Bahia e, por que não, do Brasil. Abaixo, fotos da Escola, no mesmo molde, entregue em setembro/2018, na comunidade de Campinas/Guapira. 

 

ALÉM DA ESCOLA, FORAM ENTREGUES UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E QUADRA POLIESPORTIVA

Como não bastade, na oportunidade, a atual gestora procedeu entrega de uma Unidade Básica de Saúde, totalmente equipada, com recursos oriundos de emnedas canalizadas pelo deputado federal João Bacelar "Jonga" e, naturalmente, com contrapartida do município. Assim como também entregou uma quadra poliesportiva de altíssimo nível, de maneira que a comunidade possa desenvolver práticas relacionadas ao desporto, assim como realizar  eventos culturais, religiosos, etc.

E o que também chama a atenção é que a atual administração construiu esses três equipamentos numa comunidade rural em que não há concentração de unidades residenciais mas que, espacialmente, congrega muitos moradores. Uma demonstração insofismável de que o objetivo é realizar uma gestão plural, contemplando sede, comunidades rurais e periféricas. 

DE PARABÉNS A EQUIPE VENCEDORA

Uma equipe que conta com nomes como Marli Medina (Educação), Rozameire Santana (Saúde), Chiquinho, Enea Rangel (Reparação Racial e Mulher), Jiomar Mendes (Governo), Francisco Gomes "Chiquinho" (Cultura), Átila Brandão (Administração), Adilton Ferreira (Planejamento), Clerisvaldo (Agricultura e Pesca), Alexinaldo Ferreira (Infraestrutura), Átila Passos (Fazenda), Milena Cruz (Administração), Ana Paula (Desenvolvimento Social) Maria das Graças (Controladoria) e todo pessoal de segundo e terceiros escalões é, convenhamos, vencedora. Não poderíamos de destacar, também, o meritóri trabalho que realiza Rafael (Ascom), ao lado de toda equipe, para que as ações tenham mairo celeridade. 

Particularmente, com relação à edcucação, parabéns à Secretária Marli Medina pelo trabalho desenvolvido. A atual gestão não se destaca, apenas, em Maragojipe. Longe disso...,em toda região, graças à competência e comprometimento com a população. Um trabalho que não teria tanto sucesso se não tivesse uma equipe unida. Destaque, também, a todos os vereadores (inclusive da oposição) que, com suas críticas, fazem com que eventuais problemas venham à tona em busca de soluções emergenciais. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Em que pese o fato de não poder comparecer, por conta de compromisso previamente firmado, divulgaremos informações sobre a inauguração desse sábado, 16, nessa comunidade. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar o ano letivo, tendo como tema “Inovação e Contemporaneidade na Educação”, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019. Professores, gestores e coordenadores discutirão ações de melhoria no aprendizado e avaliação de conteúdos.

A abertura será no Ginásio de Esportes, às 7h, dia 18. No dia 19, às 8h, teremos o Planejamento Coletivo, acontecendo em três locais: Escola Comendador Temístocles, com todos os professores da Pré-Escola; no Colégio Jorge Guerra, com todos os professores do Fundamental I; no Colégio Virgildásio Sena, com todos os professores do Fundamental II e EJA; e das 13h às 17h, com todos os professores, em suas respectivas unidades de ensino. No dia 20, segue o planejamento em todas as unidades de ensino, pela manhã e à tarde.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, entregou ontem, dia 11, a Creche Municipal Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves, localizada na Av. Lourenço Marinho – Centro, que irá atender 60 crianças do entorno.
A unidade conta com quatro salas de aula, banheiros masculinos e feminino e para deficientes, cozinha completa, lavanderia, sala de diretor, entre outras instalações. A nova creche também conta com pátio coberto, área com playground. 
Durante o evento de inauguração, que contou com a presença das autoridades municipais, servidores, alunos e comunidade. A bandas FAMIS e BAMEN fizeram uma apresentação musical para a comunidade, que juntamente com o prefeito visitara a nova creche.
O nome dado a creche é uma homenagem a Dilson Emanoel dos Santos Gonçalves (Emanoel como era conhecido por todos), que deu valiosa contribuição para a comunidade salinense na educação de jovens e adultos através da música, sendo ele, pioneiro na formação da FAMSAM.  
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-

Notícias | postado por: Mascarenhas

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 08, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz, centro, em Santo Antonio de Jesus, a abertura do Congresso de Atualização do Colégio Novo Espaço e, desde já, o corpo docente dessa instituição contou com a brilhante palestra proferida pelo Doutor e professor Luiz Queiroz que, graças à sua performance, os participantes manifestaram-se de forma efusiva. 

O Congresso de Atualização Docente do Colégio Novo Espaço, teve o Doutor e professor Luiz Queiroz no primeiro dia,  arrancando aplausos e muita emoção dos professores, colaboradores da educação e convidados.
Dr Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz é doutor em medicina e saúde humana, mestre em gastroenterologia, médico, professor da Escola Baiana de medicina e da Universidade Salvador ( UNIFACS), formado em Psicoterapia, acupuntura  e medicina tradicional chinesa.
Com muita descontração e propriedade sobre o tema " Poder Contemporâneo ", Dr Luiz arrancou aplausos de todos os presentes, emocionando a todos com exemplos de professores que transformaram  histórias tristes em carreiras de sucesso.
Ao final de sua excelente participação no Seminário,  Dr Luiz e a professora Norma, tiveram um momento surpreendente ao ouvirem o áudio enviado a uma rádio local, onde Dr Luiz agradece a sua amiga e professora Norma e enaltece o tempo em que teve a oportunidade de ser seu aluno, nesse momento, muita  emoção tomou conta do auditório do Laboratório Fernando Queiroz, após uma noite de muito aprendizado e mudanças de paradigmas através de uma palestra memorável.
O primeiro dia de Seminário, teve uma linda apresentação musical com a presença de Otacílio Lima, renomado músico da Banda Skema Livre com apoio de ex-alunas do Colégio Novo Espaço, emocionando a todos com canções edificantes para a alma. 

O Seminário eve continuidade, em seu segundo dia, nessa manhã de sábado (09) na Faculdade Pitágoras no município, com a presença da palestrante Sibélia Fernandes ós-graduada em Gestão de Instituições Educacionais, MBA em gestão de marketing, pedagoga e atualmente consultora Educacional da Rede Pitágoras. 

O Colégio Novo Espaço, dirigido por Norma Assis, professora renomada que há 30 anos idealizou e criou o CNE, todos os anos busca dentro e fora do país, conhecimento para que seus professores e colaboradores, tenham ferramentas para aplicar uma educação de qualidade e sempre atualizada, em recente viagem a Finlândia país exemplo na educação mundial, Norma trouxe na bagagem para o Brasil, conceitos educacionais inovadores.

Em sua passagem pela Secretaria de Educação na gestão do Dr Euvaldo Rosa, trouxe  conquistas auferidas para os profissionais de ensino, dentre elas, valorização profissional, e melhorias no sistema educacional no município, conseguiu realizar os melhores congressos educacionais no norte/nordeste, com participações de renomados educadores do sul do país, a exemplo de Vasco Moretto, José Luiz Tejón, Celso Vasconcelos, Teler Reis e outros a exemplo do Astronauta brasileiro Marcos Pontes,  hoje Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Jair Bolsonaro. Graças a esse meritório trabalho, é considerada como a detentora de melhor performance a frente da pasta da Secretaria Municipal de Educação,  nesses últimos 21 anos, em S.A.JESUS. Informações, Màrcius Pirôpo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Por ANTONIO MASCARENHAS

Os municípios de todo o país realizam, nesse mêsde fevereiro, as já tradicionais jornadas pedagógicas, protagonizadas pelas Secretarias de Educação. Oportunidade em que os profissionais de ensino ficam a par das premissas estabelecidas, por parte das gestões, para mais um ano de ativiadades escolares, sempre em busca de melhores resultados. E em Salinas da Margarida não é diferente.  Mais que isso, demonstra intenção de realizar um trabalho em busca de melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais de ensino. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Wilson Pedreira e Joselito Pereira, prefeito e vice, respectivamente,  e Mara (Secretária de Educação), marcaram presenças os secretários municipais Robson Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Memezinho (Administração), Arlindo (Comércio e Indústria), Patrícia (finanças), Antonio (Meio Ambiente); vereadores  Terrinha e Roger, professores e diretores de escolas, representants da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, reepresentativdiade Salinas), bem como outras personalidades do município.

TEMÁTICA

Coube a Edileide Castro (Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Pedagoga, Professional e Self Coach, Líder Coach, Analista Comportamental, Analista 360, Practitioner em PNL e Escritora), ministrar a palestra “BNCC: Competências socioemocionais e suas implicações no fazer pedagógico”, a palestra foi ministrada por Edileide Castro  que trouxe com dinamismo um rico conhecimento para o corpo docente. A jornada pedagógica este ano tem como tema: “A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, gestão escolar e o fazer pedagógico”.

Nesse contexto, dentre as premissas a serem seguidas, a prerrogativa de que pessoas que possam formar e qual sociedade se pretende construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
A Jornada Pedagógica 2019, acontece 07 e 08 de fevereiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Salinas da Margarida com a qualidade do ensino do nosso município.

NOVO DESAFIO

Sob a égide da atual titular da pasta, professora Mara que, diga-se de passagem, a convite do prefeito Wilson Pedreira, deixou a presidência da Câmara para assumir, não apenas mais um desafio em sua trajetória política e educacional, mas, também, contribuir para a  melhoria da qualidade de ensino em Salinas da Margarida, a administração esboça intenção de dar uma nova guinada na educação no município e tudo isso passa por melhores condições de trabalho aos profissionais de ensino. 

PREFEITO NÃO CONTÉM ENTUSIASMO E DIZ QUE IRÁ DISPUTAR 5o. MANDATO EM 2020

Empolgado diante da participação maciça dos profissionais de ensino em seu município, na abertura da Jornada Pedagógica 2019 e à luz do que considerou "provocações" por parte de uma minoria oposicionista, o prefeito Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, "torpedeou-a" citando ações que, na sua opinião, foram danosas ao município. Discorreu sobre a situação em que encontrou as escolas, segundo ele, "sucateadas".. Diante dos profissinais de ensino que lotaram o local do evetno, o prefeito não teve como segurar o ímpeto de, desde já, anunciar seu nome em busca do 5o. mandato a frente do município.  Ele que está na sua 4a. gestão junto ao executivo. 

Mostrando indignação com relação à gestão anterior, o chefe do executivo municipal pediu que sejam esquecidas as diferenças políticas para que seja propiciada uma educação qualificada às crianças.  

RELAÇÃO  COM APLB E AUMENTO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENSINO

Além da recuparação das escolas municipais, o prefieto Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, mostrou interesse em estar sempre estar dialogando com o sindicato da categoria (APLB), sempre em busca de soluções tangíveis, todavia, que se afinem com a saúde financeira do município. Deixou claro que eventuais postulações que estejam  parametradas nas premissas estabelecidas em lei, poderão ser realizadas, desde que as iniciativas tenham por escopo, deveras, interesses de profissionais de ensino e do alunado. Prometeu  com ialogar com a diretoria dessa entidade representativa com relação a aumento salarial e melhores condições de trabalho ao professorado. Por outro lado, reportando-se à oposição, deixou claro que repudia quaisquer manifestações que estejam "intumescidas" de politicagem. Efatizou que política partidária deve ser ventilada, apenas, nos períodos eleitorais. 

MAIS REALIZAÇÕES

Mostrando estar trilhando nesse diapasão construtivista, a atual gestão inaugurou, na manhã dessa quinta-feira a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, centro. Em evento que contou com a participação do prefieto Wilson Pedreira, secretários, vereadores, diretores de esoclas e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Após execução do hino nacional, e hasteamento de bandeiras, o descerramento da placa de ianuguração. 

Escola que passou por grande reforma, sendo executados serviços de manutenção, com troca de piso, forro, pintura, climatização e disponibilização de novo moobiliário. Além disso, a unidade ganhou bicicletário. Como não bastasse, a quadra poliesportiva foi, também, reformada, de maneira que o alunado possa desenvolver atividades físicas e esportivas. Informações dão conta de que, além dessa unidade, mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável. Fotos,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Particpação conjunta Tvsaj.com.br/Infosaj/Gazzeta do Recôncavo/Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Salinas da Margarida, reinaugurou na manhã de hoje (07), a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, Centro. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal, Vice-prefeito, Secretários, Vereadores, Diretores das escolas, Professores e demais funcionários. Houve a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e descerramento da placa.
A escola passou por uma grande reforma predial. Foram realizados serviços de manutenção diversas, piso, forro, pintura, climatização e mobiliários novos nas salas de aula, entre outros. Além disse, a escola ganhou um bicicletário. A quadra poliesportiva da escola também foi reformada, visando proporcionar mais condição para o lazer das crianças que na próxima segunda-feira passará a estudar na escola totalmente reformada. Pois cuidar do espaço físico é garantir também um aprendizado mais prazeroso e confortável para nossas crianças e adolescentes. 
Além dessa unidade mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável.   
JAIRO DE BRITO
Coordenador de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Educação empreendedora e projeto de vida: o que você quer ser quando crescer?” a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, iniciou a Jornada Pedagógica 2019 na noite da última terça-feira (5). A jornada marca a abertura do ano escolar na rede municipal de educação e oportuniza o planejamento pedagógico que irá nortear as ações previstas para todo o ano letivo.  

O evento foi iniciado com a apresentação cultural do saxofonista Paulo Ricardo, que também executou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a Companhia Baiana de Patifaria encenou o esquete interativo “Fanta e Pandora” onde os atores representavam duas professoras universitárias, em uma improvável e hilária aula sobre fonemas.  

Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade indicou que a missão da escola é formar cidadãos para a vida, desenvolvendo competências diversas como resiliência, autoconfiança, foco e criatividade, formando pessoas capazes de contribuir como agentes de mudança na sociedade. “A proposta da educação empreendedora é transformadora, pois contribui para alcançar sucesso não só na carreira, mas na vida de quem dela consegue fazer bom uso”, afirmou o prefeito.  

O professor Fernando Maluf, especialista na área de educação e que atua na gestão administrativa de escolas, direção pedagógica e estudos de projetos curriculares, realizou a palestra magna com o tema da jornada. Com 43 anos de experiência, o palestrante elegeu “atitude” como a palavra de ordem para os educadores, indicando que a educação só será transformadora se todos os envolvidos demonstrarem proatividade na execução do seu trabalho, visando o desenvolvimento escolar e emocional das crianças, preparando-as para a vida.  

Na manhã dessa quarta-feira (06) a jornada foi retomada na Facemp/NISSA com minicursos ministrados pelo professor Robson Salvador, que mostrará na prática como aplicar o empreendedorismo nas escolas. À tarde a programação será no Centro Cultural com a mesa redonda “A dimensão do projeto de vida como campo curricular”. A jornada será finalizada na quinta-feira (7) com encontro de alinhamento e minicursos que serão realizados no auditório da Uneb.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizará no período de 05 a 07 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2019. Com o tema “Educação empreendedora e projeto de vida”, o evento contará com palestra magna, minicursos e mesas redondas, além dos encontros de alinhamento com as equipes gestoras das escolas municipais. 
A abertura da Jornada, marcada para a terça-feira (5), às 17h30m no Hotel Pena Branca será ministrada pelo palestrante Luiz Fernando Maluf (confira o currículo no fim da matéria). O objetivo deste momento é preparar os educadores para organizar seu plano de ensino com foco em empreender na preparação da vida adulta das crianças e seus projetos para a vida futura. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral, enquanto o restante da programação será voltada aos professores, gestores e funcionários que atuam na rede municipal de ensino. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de planejar as ações que envolvem a educação no município seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação de Castro Alves realiza o Encontro de Educadores 2019. Entre os dias 07 e 13 de fevereiro diretores de escolas e professores da rede municipal de ensino reúnem-se em todas as unidades escolares do sistema, sempre das 8h às 17h, para uma jornada que irá discutir “A práxis Pedagógica na BNCC”. Nesta quarta-feira (30) os gestores realizaram uma reunião preparatória para o encontro, que acontece no próximo mês.
     Este ano, mais de 400 profissionais participam da reelaboração da proposta curricular da educação infantil e do ensino fundamental, com base no documento oficial da BNCC aprovado em 2017. Para que o planejamento educacional do município acompanhe as mudanças da BNCC, as práticas pedagógicas serão discutidas e elaboradas de modo que o município possa aplicar no seu dia a dia.
     Segundo a secretária da Educação, Fernanda Carvalho, o tema do encontro contribui para que os professores possam discutir teoria e prática pedagógica, seguindo as 10 competências gerais da BNCC. Nos dias 7 e 8 a programação será direcionada pela secretaria de educação e entre os dias 11 e 13 os gestores e coordenadores pedagógicos serão responsáveis por ministrar e organizar as ações para o ano letivo de 2019. “Dessa maneira vamos reelaborar os caminhos da educação municipal, com propostas curriculares sólidas e igualitárias, aplicadas em todo o país”, ressaltou Fernanda.

 

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza na próxima terça-feira (29) a entrega da Escola Municipal Ernesto Dantas, localizada no bairro Alto Santo Antônio. O ato acontece a partir das 16h com a presença do Prefeito Rogério Andrade, secretários, pais, alunos e comunidade.  

Desde o início da gestão já foram reformadas 18 escolas municipais, tanto na zona rural, quanto na zona urbana. As reformas incluem requalificações nas partes interna e externa das unidades, resultando em melhoria na qualidade do ensino e no aprendizado dos alunos.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou ontem (17) que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

Em entrevista à Folha, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela Polícia Militar, que implantou uma disciplina semelhante à de quartéis e uniformes militares.

"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”, conclui.

Vélez ainda afirma que, em regiões mais pobres, esse modelo pode ser implantado por meio do Exército, já que "não têm capacidade de deslocar a polícia". 

Questionado se o assunto já havia sido discutido com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro respondeu: “Menos Brasília, mais Brasil. Atender o cidadão do estado e do município. Na medida em que houver pedido, a gente atende.”Foto Marcelo Casxal Jr. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARAENHAS

Quantos e quantos jovens estudantes encerram suas atividades escolares, após conclusão do segundo grau. Grande número de estudantes, em todo país, desloca-se a outros municípios, tanto para exames vestibulares como para o desenvovimento de seus estudos, após aprovações. Todavia, uma fatia considerável do alunado não tem a oportunidade, sequer, de se submeter ao exame. 

Itaquara, ao contrário, através da Secretaria Municipal de Educação, sob a égide de sua titular Márcia Maria Souza Santos, na gestão Marco Aurélio Wanderlei Cruz Souza, não mede esforços, de maneira que alunos não fiquem privados dessa oportunidade ímpar, no momento em que disponibiliza  ônibus para o exame vestibular da UESB, dias 20 e 21 do mês em curso. Banner, ASCOM Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Associação dos Ex-Alunos da UNEB (Unex) está com inscrições abertas, até 2 de fevereiro, para as novas turmas do Pré-vestibular Social Zeferina. 

São ofertadas 160 vagas para turmas regulares, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino. A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Os interessados devem comparecer à sede da Unex, no Campus I da UNEB, em Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou atestado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4. 

As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento total das vagas, com previsão de encerramento no dia 2 de fevereiro. O valor da matrícula é de R$ 200 (primeira mensalidade do curso) mais um quilo de alimento não perecível. O investimento mensal é de R$ 200. Os alimentos arrecadados serão doados para as Residências Universitárias da UNEB e instituições de atuação social em bairros periféricos de Salvador. 

O curso tem duração de nove meses com início no dia 4 de fevereiro. 

O curso Pré-vestibular Social Zeferina da Unex possui 16 anos de atividades e é promovido em parceria com a UNEB, conforme o convênio 24/2016. 

Mais informações: www.portal.uneb.br. 

Fonte sugerida

Favor consultar Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB

Tel.: (71) 3117-2245 

Wânia Dias

Coordenadora do Núcleo de Jornalismo

Assessoria de Comunicação/UNEB

Notícias | postado por: Mascarenhas

As matrículas para novos estudantes na Rede Municipal de Educação serão iniciadas na próxima segunda-feira (14), e vão até o dia 18 de janeiro (sexta-feira). Teremos 2.318 vagas para alunos da zona rural e 2.275 vagas para alunos da zona urbana, totalizando 4.593 novas vagas.

“Nesse momento eu quero tranquilizar aos pais e mães cruzalmenses. Teremos vagas para todas as séries. Sabemos que estamos vivendo um período de dificuldades, várias famílias saindo da rede particular e procurando a rede municipal, mas atenderemos a todos”, declarou o secretário de Educação do município, Mário Araújo.

O atendimento será por ordem de chegada, nas unidades de ensino. Será exigido, no ato da matrícula, o CPF do aluno, RG, Atestado de Conclusão ou Histórico Escolar, comprovante de endereço, dentre outros documentos, conforme PORTARIA Nº 24 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018 https://goo.gl/D8sfbe
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A prefeita municipal de Itaparica, Marlylda Barbuda, entregou, na manhã dessa 5a. feira, 19, à comunidade, ao lado do Secretário de Educação Mateus Albergaria, a Escola Municipal Benedicto Oliveira Barros, totalmente revitalizada, em cerimônia que contou com participação de professores, diretores, alunos, outros membros da atual administração e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também marcando presenças os vereadores Jorge de Dadinho (futuro presidente da Câmara) e Zezinho.

ANIVERSARIANTE

Também, dentre os presentes, dona Nailda (professora e genitora da atual prefeita). Ela que, aniversariante do dia, foi homenageada com um belíssimo bolo e cântico de parabéns por parte dos que se fizeram presentes nesse encontro. A chefe do executivo municipal também foi alvo de homenagens, através da entrega que lhe foi feita de uma corbélia, em agradecimento à meritório trabalho que vem desenvolvendo no município na área de educação.  Uma performance construtivista da qual se regozija a prefeita Marlylza. 

INTERVENÇÕES SUPERVISIONADAS

Além da escola ora entregue, outras intervenções já estão sendo implementadas por parte da atual gestão. Dentre elas, a revitalização da escola sediada na comunidade da Misericórdia, incluindo-se, ali, além da reforma do prédio em si, construção de passeios e espaço para o lazer das crianças, num trabalho que está sendo acompanhado de perto por parte dos engenheiros Mirella Mascarenhas e Wendel, numa demonstração cabal de que as ações previstas possam acontecer de conformidade com os processos firmados juridicamente. 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando-se a cerimônia que contou com a destacável condução por parte da jornalista Graziela Matos (Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes), atuando como mestre de cerimônia, os tradicionais pronunciamentos. Ela que, ao lado de sua equipe, já começa dar novo impulso aos procedimentos que possam fomentar o turismo e a cultura, além de outros segmentos de sua ampla pasta. 

Coube ao Secretário de Educação Mateus Albergaria discorrer sobre a importância dessa iniciativa da atual gestão, enfatizando a qualidade das melhorias efetivadas nessa importante escola que serve alunado local. Aproveitando o ensejo, realçou o engajamento de todos em torno desse projeto construtivista. Elencou outras intervenções que vêm sendo feitas no município. Em entrevista à tvsaj, também falou acerca da inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como está a frota escolar para atendimento aos alunos que estudam na zona rural e que, no dia a dia, precisam efetuar deslocamentos. 

O vereador Jorge de Dadinho (futuro presidente da egrégia casa legislativa municipal), em seu pronunciamento, não economizou elogios à atuação da prefeita Marlylda Barbuda a frente do executivo municipal, destacando dificuldades iniciais mas que, a partir de agora, o município entra, literalmente, nas trilhas do desenvolvimento. Deixou transparecer que, no comando do legislativo municipal, tudo que for benéfico para o município deverá ser colocado em pauta para votação e aprovação. público

A prefeita Marlylda, por sua vez, fazendo uso da palavra, após agradecimentos aos que compareceram ao evento, aproveitou o ensejo para também evidenciar a importância desse estabelecimento de ensino, agora totalmente revitalizado, com utilização de materiais de primeira qualidade, de maneira a propiciar conforto aos alunos e profissionais de ensino, sempre mirando qualidade educacional que possa, cada vez mais, melhorar os índices no IDEB. Regozijada diante de mais essa conquista na área educacional, citou outras intervenções que ora vem sendo realizadas e as premissas para 2019. 

APRESENTAÇÕES

Finalizando, uma bela apresentação teatral por parte de alunos da rede pública municipal. Alunos mostraram "no palco" destreza e capacidade de interpretação à temática que foi treinada pelo professor Wagner. Demonstração insofismável de que, tal qual acontece na área de literatura, Itaparica é um celeiro de personalidades com grande capacidade artístico-cultural. Obviamente, com apoio do poder público e iniciativa privada, muitos talentos tendem a sair do anonimato e, assim, deixar aflorar todo potencial. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio ), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue hoje, quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O estado da Bahia possui 97% dos municípios considerados ineficientes na gestão da educação no ensino fundamental, segundo dados do Atlas da Eficiência da Educação. Dos 417 municípios baianos foram analisados 412. Do total estudado, 398 municípios apresentarem qualidade no ensino do 1° ao 9° ano aquém do ideal. Dentro do mesmo universo pesquisado, 14 municípios, apenas 3%, apresentaram eficiência na gestão educacional. 

Ao analisar as cidades reprovadas no quesito educação, o levantamento constatou que 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema. Dentre os municípios piores colocados estão: Alagoinhas (409°), Arataca (402°), Candeias (400°), Feira de Santana (411°), Formosa do Rio Preto (409°), Gongogi (402°), Itabuna (400°), Jequié (405°), Lafaiete Coutinho (407°), Madre de Deus (408°), Salvador (412°) e Senhor do Bonfim (406°).  

Por outro lado, quem lidera o ranking com aprovação e nota máxima na qualidade da gestão do ensino fundamental são: Barra, Canavieiras, Candiba, Crisópolis, Ibitiara, Itagibá, Itapicuru, Itiúba, Macajuba, Olindina, Piripá, Santanópolis, Sítio do Mato e Urandi.  

O documento apresentou dados referentes a comparação entre os municípios do mesmo estado e se baseou em critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência. O Atlas contou com apoio Universidade de Brasília (UnB) e desenvolvido por uma startup sem fins lucrativos. Vale lembrar que a educação do ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada entre os municípios e o governo estadual. Foto reprodução EBC.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Educação de Santo Antônio de Jesus saiu na frente mais uma vez com a realização da I FICSAJ – Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus. O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro teve como objetivo abrir as janelas da curiosidade. A exposição de projetos aconteceu na terça-feira (26) na Praça Padre Mateus, do interesse, da criatividade, da inovação e da mobilização da sociedade, despertando o interesse pela investigação científica. A programação da FICSAJ contou com palestras e apresentação de projetos, que foram expostos na Praça Padre Mateus no segundo dia da Feira. 
Para a secretária de Educação da cidade, foi um momento de emoção e curiosidade científica para os participantes. “Esse evento oportuniza aos nossos alunos expor para a comunidade seus projetos já executados, sendo um momento de interação da escola com a comunidade externa e esse compartilhamento de conhecimento é de uma riqueza imensa”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito ROGÉRIO ANDRADE, acompanhado da Secretária de Educação Cíntia Barreto, entregou, na manhã dessa terça-feira, 27, mais uma obra integrante do Projeto ACELERA SAJ a ESCOLA MUNICIPAL ÁUREA CHAMUSCA, localizada no Bairro Loteamento Sales, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano.  Também participando do ato de reinauguração os vereadores Tom (Presidente da Câmara) e Marcos Có; superintendente da Defesa Civil, Sgt. Vinícius, outras lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Após o descerramento da placa, o chefe do executivo municipal e presentes, visitaram as dependências dessa unidade escolar.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ricardo Vélez Rodríguez, indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para ser o novo ministro da Educação, afirmou que "quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula.

De acordo com o G1, Rodríguez falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira (26), durante uma recepção em homenagem a ele, na universidade particular em Londrina, no norte do Paraná, onde trabalha. Ele mora na cidade com a família.

Para o futuro ministro, a discussão de gênero é um pouco abstrata.

"Olha, eu não concordo por uma razão muito simples: quem define gênero é a natureza. É o indivíduo. Então a discussão da educação de gênero me parece um pouco abstrata, um pouco geral", declarou.

Ele citou o exemplo do Canadá, onde esteve em julho visitando parentes. Disse que o país decretou a educação de gênero por meio de uma lei federal, mas as províncias autônomas começaram a discutir o tema localmente e algumas, onde o governo é conservador, derrubaram a lei.Foto reprodução TvGlobo

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Escola Municipal Áurea Chamusca, no Loteamento Sales, será a 17ª completamente reformada e entregue à comunidade pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação. A unidade escolar é mais uma beneficiada pelo Programa Acelera SAJ. O ato de entrega acontece na próxima terça-feira (27), às 10h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Estudantes, pais e professores do Alto do Morro, zona rural de Santo Antônio de Jesus, celebraram na manhã desta sexta-feira (23), a entrega da Escola Municipal Áurea Chamusca, 16ª reformada e entregue pela atual gestão. 

A escola que em 2018 completa 35 anos estava há 10 anos sem reformas. Foram construídos um novo muro na frente e entorno; novo portão; nova cozinha; sala para educação infantil com banheiro exclusivo; novos banheiros; depósito, acessibilidade para sala multifuncional; espaço para distribuição da merenda escolar; além de reforma do palco externo para apresentações; revisão elétrica, hidráulica e do telhado; pintura geral; e outras melhorias. 

Durante a entrega, a Secretária de Educação, Cinthia Souza, ressaltou que a Escola Antônio Matheus se destaca também pela qualidade do ensino, tendo estudantes que representaram Santo Antônio de Jesus na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), realizada em setembro, no Recife-PE. 

- “Com muito trabalho, estamos conseguindo mudar a realidade da Educação em Santo Antônio de Jesus. Encontramos nossas escolas em uma situação de completo abandono, muito precárias. Já entregamos outras 15 e hoje estamos aqui no Alto do Morro para dar as essas famílias, uma escola digna como elas merecem." – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade, comemorando a entrega de mais uma escola reformada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo federal anunciou hoje (23) que deverá ofertar, em 2019, 100 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, e a oferta dependerá da disponibilidade de R$ 500 milhões provenientes do orçamento do Ministério da Educação.

A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do benefício e consta no Plano Trienal, para o período de 2019 a 2021. O Fies oferece financiamento com condições especiais no ensino superior privado para estudantes que atendam determinados critérios.

Entre as exigências, está a de ter tirado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.Foto arquivo Ag. Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Mais uma comunidade de Santo Antônio de Jesus vai ganhar uma escola completamente reformada. Na próxima sexta-feira (23), às 10h, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realiza a entrega da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, no Alto do Morro, zona rural. Com isso, chega a 16 o número de unidades escolares reformadas e entregues pela atual gestão como parte do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Muita alegria e emoção marcaram a entrega da Escola Municipal Madre Maria do Rosário II, na manhã desta terça-feira (20), em Santo Antônio de Jesus, 15ª unidade escolar reformada e entregue pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. 
Localizada na Rua Justiniano da Rocha Galvão, Centro, a Madre Rosário II ganhou novos banheiros, cozinha, telhado, revisão elétrica e hidráulica, obras de acessibilidade, pintura geral e muitas outras melhorias. Em entrevista à imprensa local, o Prefeito Rogério Andrade comemorou a entrega de mais uma escola: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega na próxima terça-feira (20), às 10h, mais uma escola completamente reformada. A Escola Municipal Madre Maria do Rosário II, situada na Rua Justiniano da Rocha Galvão, será à 15ª unidade escolar reformada e entregue a comunidade pela atual gestão. A requalificação das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.ASCOM SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Educação, capitaneada por Fernanda Gomes de Souza, na gestão municipal Hunaldo Costa e Pepezinho, realiza, no próximo dia 23, a II Mostra de Educação e Culminânica do Projeto, oportunidade em que havará exposições temáticas e atividades lúdicas por parte do alunado local. Com participação de todas as pastas, num trabalho irmanado, a se julgar pela performance do evento do ano  passado, esse evento, sem sombra de dúvidas, vai superar expectativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O processo de aprendizagem e a relação de confiança entre professores e alunos podem ser comprometidos caso o projeto "Escola Sem Partido" seja aprovado, na avaliação do especialista em formação de professores Valter Forastieri. O educador defende que a confiança é essencial em todo processo de educação e que o texto que tramita no Congresso põe os docentes em um lugar desconfortável e sob suspeita, atribuindo aos alunos papeis fiscalizadores, mesmo que eles ainda não tenham maturidade suficiente para julgar se está  sendo “doutrinado” ou não. 

O projeto "Escola Sem Partido", que teve a discussão em sessão de comissão especial adiada nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados (leia mais aqui), é um compilado de 11 projetos com o objetivo de incorporar mudanças ao comportamentos e aplicação de conteúdo por professores, a partir da proibição de manifestações políticas ou ideológicas nas escolas, além da existência de cartazes com deveres dos educadores, entre os quais está a proibição de usar sua posição para direcionar alunos para qualquer corrente política, ideológica ou partidária. O texto ainda prevê que o docente não poderá incitar a participação de manifestações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que tentará "aparar" as universidades, em uma crítica ao estado dos centros acadêmicos. Na mesma transmissão, ele também criticou o Enem e afirmou que quer ver a prova antes de sua próxima aplicação, no ano que vem.

Bolsonaro fez um pronunciamento ao vivo em sua página no Facebook. “As universidades aqui, pelo amor de Deus, uma parte considerável delas é dinheiro jogado fora. Olha o centro acadêmico, é tanta besteira que a gente vê, tem que ir à UnB em Brasília, fui lá em Santa Catarina, o cara... maconha, era camisinha, preservativo no chão, cachaça na geladeira, tudo pichado, parecia um ninho de rato”, criticou. 

Bolsonaro afirmou que mudar este cenário será "difícil". “Vamos querer aparar as universidades, (vão) me chamar de homofóbico, fascista, ditador... A gente vai tentar mudar isso aí, porque o brasileiro, a maioria do brasileiro que votou em mim, não quer mais isso e ponto final. Eu também não quero isso”, contou.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a Bahia não adotará a medida, como nos últimos anos. Por conta disso, a abertura dos portões para realização da prova acontece às 11h, com fechamento ao meio-dia. 

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, 11 de novembro, os estudantes irão fazer provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e de Matemática e suas Tecnologias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Administração municipal de Cruz das Almas elenca realizações, protagonizadas pelo governo do Povo. Fonte ASCOM Municipal e Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, acaba de adquirir sete kits com mais de 200 itens de material pedagógico para escolas de ensino infantil do município.  
O material adquirido com recursos do Programa Brasil Carinhoso representa um investimento de aproximadamente R$ 80 mil (oitenta mil reais) e será utilizado por professores nas salas de aula com crianças em idade de creche escolar. 
De acordo com a Secretária, Cinthia Souza, os kits contêm brinquedos, livros infantis e jogos educativos e lúdicos, além de uma minibiblioteca itinerante, que também conta com jogos e historinhas de inclusão, destinados a crianças com alguma deficiência intelectual ou física.ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de a Livraria Cultura entrar com pedido de recuperação judicial, agora foi a vez de a rede Saraiva tomar uma medida drástica. Nesta segunda-feira (29), ela anunciou o fechamento de 20 lojas espalhadas pelo Brasil. A empresa não confirma a relação das livrarias fechadas, mas segundo fontes do mercado, estão entre elas os pontos de Londrina, Santos (Avenida Ana Costa), Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.

Em comunicado, a Saraiva disse que vem tomado “medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio”. Isso inclui, além do fechamento das lojas, o fortalecimento do seu e-commerce, que hoje representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio. A rede tem, no momento, 84 livrarias.

“Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal”, informa a Saraiva em nota.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciou-se na noite de ontem (23) a Iª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas. A cerimônia de abertura aconteceu na biblioteca da universidade e contou com a presença do prefeito Orlandinho, do secretário de educação Mário Araújo e do secretário de esporte, cultura e lazer Ronaldo Anias.

Após apresentação do Coral Canto da UFRB, o reitor Sílvio Soglia deu seguimento à ao evento compondo a Mesa de Abertura, com participação do prefeito Orlandinho. Logo após foi lançada a Medalha Arthur de Salles, recebida pelo jornalista e professor Sérgio Mattos que recitou suas poesias. A cantora Thalita Ataíde encerrou a noite.#GovernoDoPovo #SemanaDoLivro #UFRB. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Rogério Andrade, ao lado da Secretária de Educação Cíntia Reis entregou, na manhã dessa terça-feira, 02, a Escola Maria Helena da Silva, no Bairro São Paulo, em Santo Antonio de Jesus. Também marcaram presenças o Secretário Abel Caldas (Esportes), vereadores, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Veja todas as fotos atrabvés do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta terça-feira (2), às 10h, mais uma escola completamente reformada. A Escola Municipal Irmã Helena Alves da Silva, no Bairro São Paulo, será a 14ª escola entregue pela atual gestão. Outras 24 reformas já foram autorizadas e serão iniciadas em breve. A requalificação das escolas municipais é parte do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida adquiriu, através do Programa Caminho da Escola, um Ônibus novo, destinado ao Transporte Escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino, totalmente equipado e adequado para veículos desta finalidade. 
O ônibus possui plataforma elevatória veicular, garantindo a acessibilidade no atendimento do transporte dos alunos.
Através de mais essa aquisição, a gestão municipal, visa garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola.

Por JAIRO DE BRITO, Coordenador de Comunicação Social, Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A campanha do Setembro Amarelo abre a discussão sobre o tema suicídio como um problema de saúde pública. A falta de informação e o preconceito com relação ao tema são alguns dos fatores que muitas vezes dificultam a prevenção ao suicídio.

Por isso, falar é a melhor solução! Pensando nisso, foi realizado na Facemp na quarta-feira (26/09), para as turmas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, a palestra: “Suicídio: aspectos e mitos”.

A iniciativa do evento foi da disciplina Psicologia da saúde com a professora Milla Machado e da coordenadora de Enfermagem Juliana Miranda. O evento teve como palestrantes convidadas a psicóloga Francine Pereira e a enfermeira Manuela Souza.Foto divulgação. Informaçãoes ASCOM.Tribuna do Recôncavo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começou a executar o Projeto de Humanização de Pontos de Lixo nas Áreas Urbanas. O que antes era ponto de acúmulo de lixo, vamos transformar em um espaço, com lixeiras de pneus reutilizados com paisagismo.  O Projeto tem o objetivo de humanizar a questão da coleta de lixo na cidade, buscando a conscientização da população em relação ao cuidado com o meio ambiente do seu espaço de convivência, tornando-o sustentável e com qualidade de vida. 

O primeiro ponto começou a ser instalado na Rua Cícero Nazareno, no centro, ao lado do antigo SIndicato dos Trabalhadores do Fumo. Os próximos a serem instalados serão o da Praça do Escoteiro, da Praça do Landulfo Alves, do fundo do mercado, da Praça Senador Temístocles e Ponto da Praça de Gogo. A Secretária Lorena Souza estava acompanhando a ação e falou da alegria de ver o projeto se concretizando. 

"Quando pensei nessa ação, imaginei o quanto poderíamos mudar a qualidade de vida das pessoas. QUando tratamos bem a nossa cidade, principalemtne do cuidado com o lixo, a gente cuida porincipalmente da saúde". Afirmou a Secretária. 


Enquete


PodCast