Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Após organizar a casa e contratar pessoal para melhor atender a população, a Prefeitura passou a requalificar as Unidades e 12 já foram entregues à população completamente reformadas.

A USF do Alto Santo Antônio (Bairro Alto Santo Antônio ), será a 13ª entregue. A USF estava com instalações inadequadas, paredes apresentando infiltrações, iluminação precária, falta de sala para integração ensino/serviço e falta de espaço adequado para realização de atividades educativas com a comunidade.

Encontra-se em curso uma reforma ampla, com criação de consultório e melhores espaços, buscando a qualificação do atendimento prestado bem como a melhoria dos serviços e o bem-estar da comunidade.

A Unidade será entregue hoje, quinta-feira, dia 13, às 10h, totalmente requalificada, com novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo).

Já foram entregues as Unidades São Francisco (São Benedito), Rádio Clube, Santa Madalena, Urbis III, Marita Amâncio, Casaca de Ferro, Zilda Arns, Sapucaia, São Bartolomeu e Vila Bonfim. Além das unidades novinhas do bairro Irmã Dulce e do Cidade Nova II.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O estado da Bahia possui 97% dos municípios considerados ineficientes na gestão da educação no ensino fundamental, segundo dados do Atlas da Eficiência da Educação. Dos 417 municípios baianos foram analisados 412. Do total estudado, 398 municípios apresentarem qualidade no ensino do 1° ao 9° ano aquém do ideal. Dentro do mesmo universo pesquisado, 14 municípios, apenas 3%, apresentaram eficiência na gestão educacional. 

Ao analisar as cidades reprovadas no quesito educação, o levantamento constatou que 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema. Dentre os municípios piores colocados estão: Alagoinhas (409°), Arataca (402°), Candeias (400°), Feira de Santana (411°), Formosa do Rio Preto (409°), Gongogi (402°), Itabuna (400°), Jequié (405°), Lafaiete Coutinho (407°), Madre de Deus (408°), Salvador (412°) e Senhor do Bonfim (406°).  

Por outro lado, quem lidera o ranking com aprovação e nota máxima na qualidade da gestão do ensino fundamental são: Barra, Canavieiras, Candiba, Crisópolis, Ibitiara, Itagibá, Itapicuru, Itiúba, Macajuba, Olindina, Piripá, Santanópolis, Sítio do Mato e Urandi.  

O documento apresentou dados referentes a comparação entre os municípios do mesmo estado e se baseou em critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência. O Atlas contou com apoio Universidade de Brasília (UnB) e desenvolvido por uma startup sem fins lucrativos. Vale lembrar que a educação do ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada entre os municípios e o governo estadual. Foto reprodução EBC.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Educação de Santo Antônio de Jesus saiu na frente mais uma vez com a realização da I FICSAJ – Feira de Inovação Científica de Santo Antônio de Jesus. O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro teve como objetivo abrir as janelas da curiosidade. A exposição de projetos aconteceu na terça-feira (26) na Praça Padre Mateus, do interesse, da criatividade, da inovação e da mobilização da sociedade, despertando o interesse pela investigação científica. A programação da FICSAJ contou com palestras e apresentação de projetos, que foram expostos na Praça Padre Mateus no segundo dia da Feira. 
Para a secretária de Educação da cidade, foi um momento de emoção e curiosidade científica para os participantes. “Esse evento oportuniza aos nossos alunos expor para a comunidade seus projetos já executados, sendo um momento de interação da escola com a comunidade externa e esse compartilhamento de conhecimento é de uma riqueza imensa”, destacou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito ROGÉRIO ANDRADE, acompanhado da Secretária de Educação Cíntia Barreto, entregou, na manhã dessa terça-feira, 27, mais uma obra integrante do Projeto ACELERA SAJ a ESCOLA MUNICIPAL ÁUREA CHAMUSCA, localizada no Bairro Loteamento Sales, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano.  Também participando do ato de reinauguração os vereadores Tom (Presidente da Câmara) e Marcos Có; superintendente da Defesa Civil, Sgt. Vinícius, outras lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Após o descerramento da placa, o chefe do executivo municipal e presentes, visitaram as dependências dessa unidade escolar.Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ricardo Vélez Rodríguez, indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para ser o novo ministro da Educação, afirmou que "quem define gênero é a natureza”, ao justificar o motivo de discordar da discussão de gênero em sala de aula.

De acordo com o G1, Rodríguez falou com a imprensa, pela primeira vez, no início da noite desta segunda-feira (26), durante uma recepção em homenagem a ele, na universidade particular em Londrina, no norte do Paraná, onde trabalha. Ele mora na cidade com a família.

Para o futuro ministro, a discussão de gênero é um pouco abstrata.

"Olha, eu não concordo por uma razão muito simples: quem define gênero é a natureza. É o indivíduo. Então a discussão da educação de gênero me parece um pouco abstrata, um pouco geral", declarou.

Ele citou o exemplo do Canadá, onde esteve em julho visitando parentes. Disse que o país decretou a educação de gênero por meio de uma lei federal, mas as províncias autônomas começaram a discutir o tema localmente e algumas, onde o governo é conservador, derrubaram a lei.Foto reprodução TvGlobo

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Escola Municipal Áurea Chamusca, no Loteamento Sales, será a 17ª completamente reformada e entregue à comunidade pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação. A unidade escolar é mais uma beneficiada pelo Programa Acelera SAJ. O ato de entrega acontece na próxima terça-feira (27), às 10h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Estudantes, pais e professores do Alto do Morro, zona rural de Santo Antônio de Jesus, celebraram na manhã desta sexta-feira (23), a entrega da Escola Municipal Áurea Chamusca, 16ª reformada e entregue pela atual gestão. 

A escola que em 2018 completa 35 anos estava há 10 anos sem reformas. Foram construídos um novo muro na frente e entorno; novo portão; nova cozinha; sala para educação infantil com banheiro exclusivo; novos banheiros; depósito, acessibilidade para sala multifuncional; espaço para distribuição da merenda escolar; além de reforma do palco externo para apresentações; revisão elétrica, hidráulica e do telhado; pintura geral; e outras melhorias. 

Durante a entrega, a Secretária de Educação, Cinthia Souza, ressaltou que a Escola Antônio Matheus se destaca também pela qualidade do ensino, tendo estudantes que representaram Santo Antônio de Jesus na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), realizada em setembro, no Recife-PE. 

- “Com muito trabalho, estamos conseguindo mudar a realidade da Educação em Santo Antônio de Jesus. Encontramos nossas escolas em uma situação de completo abandono, muito precárias. Já entregamos outras 15 e hoje estamos aqui no Alto do Morro para dar as essas famílias, uma escola digna como elas merecem." – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade, comemorando a entrega de mais uma escola reformada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo federal anunciou hoje (23) que deverá ofertar, em 2019, 100 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, e a oferta dependerá da disponibilidade de R$ 500 milhões provenientes do orçamento do Ministério da Educação.

A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do benefício e consta no Plano Trienal, para o período de 2019 a 2021. O Fies oferece financiamento com condições especiais no ensino superior privado para estudantes que atendam determinados critérios.

Entre as exigências, está a de ter tirado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.Foto arquivo Ag. Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A gestão municpal Governo do Povo, em Cruz das Almas, elenca realizações do NOVEMBRO AZUL no município.  A Secretária de Saúde, Aline Pires, discorre sobre atividades de prevenção do câncer de prostata e o fechamento do mês com uma grande atividade na Praça Senador Temístocles, conscientizando nesse sentido.  

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, fala sobre todo um trabalho de preservação do meio ambiente no município, com intervenções que realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, num amplo debate com as comunidades. Trabalho de divulgação da ASCOM e Agência Um, dando por conseguinte, transparência às ações administrativas do município. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Mais uma comunidade de Santo Antônio de Jesus vai ganhar uma escola completamente reformada. Na próxima sexta-feira (23), às 10h, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realiza a entrega da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, no Alto do Morro, zona rural. Com isso, chega a 16 o número de unidades escolares reformadas e entregues pela atual gestão como parte do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Muita alegria e emoção marcaram a entrega da Escola Municipal Madre Maria do Rosário II, na manhã desta terça-feira (20), em Santo Antônio de Jesus, 15ª unidade escolar reformada e entregue pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. 
Localizada na Rua Justiniano da Rocha Galvão, Centro, a Madre Rosário II ganhou novos banheiros, cozinha, telhado, revisão elétrica e hidráulica, obras de acessibilidade, pintura geral e muitas outras melhorias. Em entrevista à imprensa local, o Prefeito Rogério Andrade comemorou a entrega de mais uma escola: 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega na próxima terça-feira (20), às 10h, mais uma escola completamente reformada. A Escola Municipal Madre Maria do Rosário II, situada na Rua Justiniano da Rocha Galvão, será à 15ª unidade escolar reformada e entregue a comunidade pela atual gestão. A requalificação das escolas municipais é uma das ações do Programa Acelera SAJ.ASCOM SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Educação, capitaneada por Fernanda Gomes de Souza, na gestão municipal Hunaldo Costa e Pepezinho, realiza, no próximo dia 23, a II Mostra de Educação e Culminânica do Projeto, oportunidade em que havará exposições temáticas e atividades lúdicas por parte do alunado local. Com participação de todas as pastas, num trabalho irmanado, a se julgar pela performance do evento do ano  passado, esse evento, sem sombra de dúvidas, vai superar expectativas. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Notícias | postado por: Mascarenhas

O processo de aprendizagem e a relação de confiança entre professores e alunos podem ser comprometidos caso o projeto "Escola Sem Partido" seja aprovado, na avaliação do especialista em formação de professores Valter Forastieri. O educador defende que a confiança é essencial em todo processo de educação e que o texto que tramita no Congresso põe os docentes em um lugar desconfortável e sob suspeita, atribuindo aos alunos papeis fiscalizadores, mesmo que eles ainda não tenham maturidade suficiente para julgar se está  sendo “doutrinado” ou não. 

O projeto "Escola Sem Partido", que teve a discussão em sessão de comissão especial adiada nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados (leia mais aqui), é um compilado de 11 projetos com o objetivo de incorporar mudanças ao comportamentos e aplicação de conteúdo por professores, a partir da proibição de manifestações políticas ou ideológicas nas escolas, além da existência de cartazes com deveres dos educadores, entre os quais está a proibição de usar sua posição para direcionar alunos para qualquer corrente política, ideológica ou partidária. O texto ainda prevê que o docente não poderá incitar a participação de manifestações. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que tentará "aparar" as universidades, em uma crítica ao estado dos centros acadêmicos. Na mesma transmissão, ele também criticou o Enem e afirmou que quer ver a prova antes de sua próxima aplicação, no ano que vem.

Bolsonaro fez um pronunciamento ao vivo em sua página no Facebook. “As universidades aqui, pelo amor de Deus, uma parte considerável delas é dinheiro jogado fora. Olha o centro acadêmico, é tanta besteira que a gente vê, tem que ir à UnB em Brasília, fui lá em Santa Catarina, o cara... maconha, era camisinha, preservativo no chão, cachaça na geladeira, tudo pichado, parecia um ninho de rato”, criticou. 

Bolsonaro afirmou que mudar este cenário será "difícil". “Vamos querer aparar as universidades, (vão) me chamar de homofóbico, fascista, ditador... A gente vai tentar mudar isso aí, porque o brasileiro, a maioria do brasileiro que votou em mim, não quer mais isso e ponto final. Eu também não quero isso”, contou.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a Bahia não adotará a medida, como nos últimos anos. Por conta disso, a abertura dos portões para realização da prova acontece às 11h, com fechamento ao meio-dia. 

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, 11 de novembro, os estudantes irão fazer provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e de Matemática e suas Tecnologias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Administração municipal de Cruz das Almas elenca realizações, protagonizadas pelo governo do Povo. Fonte ASCOM Municipal e Agência Um. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, acaba de adquirir sete kits com mais de 200 itens de material pedagógico para escolas de ensino infantil do município.  
O material adquirido com recursos do Programa Brasil Carinhoso representa um investimento de aproximadamente R$ 80 mil (oitenta mil reais) e será utilizado por professores nas salas de aula com crianças em idade de creche escolar. 
De acordo com a Secretária, Cinthia Souza, os kits contêm brinquedos, livros infantis e jogos educativos e lúdicos, além de uma minibiblioteca itinerante, que também conta com jogos e historinhas de inclusão, destinados a crianças com alguma deficiência intelectual ou física.ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

Depois de a Livraria Cultura entrar com pedido de recuperação judicial, agora foi a vez de a rede Saraiva tomar uma medida drástica. Nesta segunda-feira (29), ela anunciou o fechamento de 20 lojas espalhadas pelo Brasil. A empresa não confirma a relação das livrarias fechadas, mas segundo fontes do mercado, estão entre elas os pontos de Londrina, Santos (Avenida Ana Costa), Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.

Em comunicado, a Saraiva disse que vem tomado “medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio”. Isso inclui, além do fechamento das lojas, o fortalecimento do seu e-commerce, que hoje representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio. A rede tem, no momento, 84 livrarias.

“Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal”, informa a Saraiva em nota.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Iniciou-se na noite de ontem (23) a Iª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas. A cerimônia de abertura aconteceu na biblioteca da universidade e contou com a presença do prefeito Orlandinho, do secretário de educação Mário Araújo e do secretário de esporte, cultura e lazer Ronaldo Anias.

Após apresentação do Coral Canto da UFRB, o reitor Sílvio Soglia deu seguimento à ao evento compondo a Mesa de Abertura, com participação do prefeito Orlandinho. Logo após foi lançada a Medalha Arthur de Salles, recebida pelo jornalista e professor Sérgio Mattos que recitou suas poesias. A cantora Thalita Ataíde encerrou a noite.#GovernoDoPovo #SemanaDoLivro #UFRB. ASCOM

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Rogério Andrade, ao lado da Secretária de Educação Cíntia Reis entregou, na manhã dessa terça-feira, 02, a Escola Maria Helena da Silva, no Bairro São Paulo, em Santo Antonio de Jesus. Também marcaram presenças o Secretário Abel Caldas (Esportes), vereadores, lideranças e representantes de segmentos da sociedade local. Veja todas as fotos atrabvés do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta terça-feira (2), às 10h, mais uma escola completamente reformada. A Escola Municipal Irmã Helena Alves da Silva, no Bairro São Paulo, será a 14ª escola entregue pela atual gestão. Outras 24 reformas já foram autorizadas e serão iniciadas em breve. A requalificação das escolas municipais é parte do Programa Acelera SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida adquiriu, através do Programa Caminho da Escola, um Ônibus novo, destinado ao Transporte Escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino, totalmente equipado e adequado para veículos desta finalidade. 
O ônibus possui plataforma elevatória veicular, garantindo a acessibilidade no atendimento do transporte dos alunos.
Através de mais essa aquisição, a gestão municipal, visa garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola.

Por JAIRO DE BRITO, Coordenador de Comunicação Social, Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida-BA

Notícias | postado por: Mascarenhas

A campanha do Setembro Amarelo abre a discussão sobre o tema suicídio como um problema de saúde pública. A falta de informação e o preconceito com relação ao tema são alguns dos fatores que muitas vezes dificultam a prevenção ao suicídio.

Por isso, falar é a melhor solução! Pensando nisso, foi realizado na Facemp na quarta-feira (26/09), para as turmas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, a palestra: “Suicídio: aspectos e mitos”.

A iniciativa do evento foi da disciplina Psicologia da saúde com a professora Milla Machado e da coordenadora de Enfermagem Juliana Miranda. O evento teve como palestrantes convidadas a psicóloga Francine Pereira e a enfermeira Manuela Souza.Foto divulgação. Informaçãoes ASCOM.Tribuna do Recôncavo

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começou a executar o Projeto de Humanização de Pontos de Lixo nas Áreas Urbanas. O que antes era ponto de acúmulo de lixo, vamos transformar em um espaço, com lixeiras de pneus reutilizados com paisagismo.  O Projeto tem o objetivo de humanizar a questão da coleta de lixo na cidade, buscando a conscientização da população em relação ao cuidado com o meio ambiente do seu espaço de convivência, tornando-o sustentável e com qualidade de vida. 

O primeiro ponto começou a ser instalado na Rua Cícero Nazareno, no centro, ao lado do antigo SIndicato dos Trabalhadores do Fumo. Os próximos a serem instalados serão o da Praça do Escoteiro, da Praça do Landulfo Alves, do fundo do mercado, da Praça Senador Temístocles e Ponto da Praça de Gogo. A Secretária Lorena Souza estava acompanhando a ação e falou da alegria de ver o projeto se concretizando. 

"Quando pensei nessa ação, imaginei o quanto poderíamos mudar a qualidade de vida das pessoas. QUando tratamos bem a nossa cidade, principalemtne do cuidado com o lixo, a gente cuida porincipalmente da saúde". Afirmou a Secretária. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conviva Educação é uma iniciativa da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com outros treze institutos e fundações e conta com o apoio do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). Ontem, sexta-feira (21), a equipe da Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus participou da 1ª Formação Conviva do município.  
A secretária de educação, Cinthia Souza, afirmou que esse é um momento de conquista para a Educação da cidade, pois essa plataforma vai aprimorar o serviço de dados e acesso. “O trabalho da Secretaria impacta diretamente nas escolas, por isso procuramos sempre buscar melhorias para nosso serviço interno. Essa formação exige um olhar sistêmico, cuidado e acolhedor com aqueles que chegam à escola”, concluiu. 
A Coordenadora do Conviva na Bahia, Zuma Castro, esteve presente na Formação e atentou para alguns aspectos que devem ser levados em consideração, sobretudo, pela promulgação das novas leis educacionais.Fotos e texto, ASCOM SAJ. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dando sequência aos encontros de formação de profissionais da educação para construção do currículo Bahia, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou mais uma etapa do ciclo de Encontro de formação sobre a implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 
Nesta quarta-feira (19), o encontro teve como público-alvo os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Na próxima quarta-feira (26), a partir das 17h30, será a vez dos professores do Ensino Fundamental - Anos Finais, em evento que acontece no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. 
A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de MARAGOJIPE, sob o comando da prefeita Vera da Saúde, entregou, na tarde desse domingo, 18, três importantes equipamentos na comunidade rural de Campinas, Guapira, nesse município, cumprindo, assim, não apenas compromisso de campanha mas, sobretudo, o desafio de promover atendimento aos anseios de cerca de 3.500 famílias dessa região, num final de semana que começou no dia anterior (sábado) com diversas apresentações musicais, protagonizadas por artistas do segmento gospel, da região e que teve seu ponto de culminância com a apresentação da renomada cantora Aline Barros.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além dos religiosos citados, Vera da Saúde (prefeita); secretários municipais Rosa Meire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), China (Governo), Francisco Gomes da Silva "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Eládio Bahia (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

Também prestigiando, além de Chiquinho e China, Alex Sandro (Infraestrutura), Átila Passos (Finanças) Enéa Rangel (Reparação Social e Mulher); Maria das Graças (Controladoria), Ígor Oliveira (Procurador), Clerisvaldo (Diretor da Escola inaugurada), Laurijane Mercês (ex-secretária de Saúde de S.A.Jesus).

Dentre os vereadores presentes, Luizinho (Presidente da Câmara), Carlinhos da Encruzilhada, Zé de Roque, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Leide, Zé Benedito; presidentes de associações comunitárias e representantes se diversos segmentos do município. Vereadores que, ao lado dos demais, têm contribuído com  o desenvolvimento do município, através da aprovação de projetos encaminhados por parte do executivo.

INFRAESTRUTURA

Destoando de muitas gestões municipais que, na verdade, se preocupam com a "visibilidade" quando da edificação de suas obras,favorecendo, apenas, centros urbanos, em Maragojipe, ao contrário, a atual gestão quebra paradigmas ao prestigiar, além da zona urbana, rincões da zona rural, a exemplo do que está sendo feito na comunidade de Campinas, distrito de Guapira. Localidade em que as residências não estão agrupadas mas que,a partir de agora, com certeza, esses equipamentos, em área contígua, irão contribuir para atração de novos empreendimentos, suscitando, por conseguinte, a consolidação de o de um conglomerado residencial.

A quadra poliesportiva coberta e com alambrado, irá dar suporte às atividades nesse segmento, através da escola construida em área contigua. Espaço  esportivo que, além de atender a demanda da Escola, terã condições de dar suporte a outros eventos esportivo-culturais e religiosos. 

O Posto de Saúde Augusto Elesbão, além dos diversos serviços médicos oferecerá aos pacientes,também, além de outros procedimentos, atendimento dentário, evitando, assim, deslocamento dos moradores locais, objetivando efetuação de trabalhos de prevenção contra a cárie e outros procedimentos odontológicos.

 

 

O Colégio Municipal Augusto Elesbão, construído com esmero, é detentor de ampla área, saguão central (coberto), equipamentos de parquinho infantil, salas com cadeiras de alta qualidade e, mais que isso, professores e profissionais de muito bem preparados. Unidade educacional que está sob o comando de Clerisvaldo que, além da missão institucional, terá,ao lado de sua equipe, a missão de fazer com que haja conscientização de alunos e usuários dessas unidades, no que concerne à preservação patrimonial. 

HOMENAGENS

A prefeita Vera foi homenageada com um bouquet de flores e com as apresentações musicais protagonizadas por alunos da rede municipal. Ela que, em seu discurso, discorreu sobre sua chegada ao município, seu ingresso na vida pública e toda uma trajetória de dificulades, mas, também, de muitas alegrias, no momento em que consegue atender aos pleitos da população gra~cas aos seus esforços, ao lado de toda equipe e apoio dos deputados que fazem parte da representatiidade do município nas esferas estadual e federal.  Ela que, tem em Luizinho, não apenas um bom esposo mas, também, um grande parceiro na Cãmara de Vereadores na qual tem a honra de ser o presidente. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse domingo, 16, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira, em Maragogipe, recôncavo baiano, missa em ação de graças, proferida pelo Don Antonio Tourinho Neto( Bispo diocesano de Cruz das Almas) e Padre Reginaldo Andrade Moraes (Paróquia de São Bartolomeu (em Maragojipe), com participação dos padres Mateus de Lima Leal e José Carlos), numa belíssima cerimônia eucarística.

Durante  o ato litúrgico o bispo Don Antonio, assim como o padre Reginaldo, não economizaram adjetivos enaltecedores, não apenas em torno das realizações da administração municipal, sob a égide de Vera da Saúde. Mais que isso, enalteceu a respeito de sua iniciativa em atender à população com três majestosos equipamentos inerentes à educação, saúde e desporto, em prol da comunidade em apreço, quebrando paradigmas com relação a vários gestores que "priorizam visibilidade" em detrimento do atendimento equânime a todos segmentos (rural e urbano) do município.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além dos religiosos citados, Vera da Saúde (prefeita); secretários municipais Rosa Meire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), China (Governo), Francisco Gomes da Silva "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Eládio Bahia (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

Também prestigiando, além de Chiquinho e China (foto), Alex Sandro (Infraestrutura), Átila Passos (Finanças) Enéa Rangel (Reparação Social e Mulher); Maria das Graças (Controladoria), Ígor Oliveira (Procurador), Clerisvaldo (Diretor da Escola inaugurada), Laurijane Mercês (ex-secretária de Saúde de S.A.Jesus).

Dentre os vereadores presentes, Luizinho (Presidente da Câmara), Carlinhos da Encruzilhada, Zé de Roque, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Leide, Zé Benedito; presidentes de associações comunitárias e representantes se diversos segmentos do município. Vereadores que, ao lado dos demais, têm contribuído com  o desenvolvimento do município, através da aprovação de projetos encaminhados por parte do executivo.

HOMENAGENS AOS REPRESENTANTES DA IGREJA E PREFEITA VERA

A Secretária de Educação do município, regozijada por todo apoio que a atual gestora vem dando a pasta que tão bem conduz no atual governo, não economizou adjetivos para, em seu longo discurso, externar agradecimentos pelo apoio da mais alta mandatária do município a um dos principais esteios do desenvolvimento: a educação. A titular da pasta não conseguia esconder tanta satisfação, não apenas por mais uma realização mas, também, por contemplar uma localidade que, em que pese não ostentar um conglomerado habitacional, irá atender cerca de 3.500 famílias de todo entorno, contrariando, assim, a " filosofia", ou melhor, prática de determinados gestores que só se preocupam em realizar obras em locais que lhes proporcione "visibilidade". 

Durante a cerimônia religiosa, homenagens foram prestadas por parte da administração Vera da Saúde aos representantes da igreja católica. Coube à prefeita Vera a entrega de uma placa a Don Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano de Cruz das almas, pela dedicação a frente do bispado na região e  todo um trabalho em prol do fortalecimento da célula “máter” da sociedade: a família. 

A Secretária de Saúde Rosa Meire Santana foi incumbida para, ao lado da gestora, proceder entrega da placa a Reginaldo A. Moraes, paroco da Igreja São Bartolomeu, em Maragojipe pelo relevante trabalho que vem realizando ao longo dos anos, de vital importância para a formação religiosa da sociedade e, por extensão, a luta em prol da inclusão social, contribuindo para que muitos jovens deixem de se enveredar pelo caminho das drogas. 

Ao presidente da egrégia Câmara de Vereadores, Luizinho, a satisfação de homenagear o padre  Mateus de Lima Leal, pela dedicação e convívio profissional com a socedade maragojipana. Ele que, ao lado de demais integrantes do clero local, não tem medido esforços na luta hercúlea em porl da propagação do nome do Senhor,contribuindo, por conseguinte, para a paulatina diminuição do divionismo que, infelizmente, reina no seio da sociedade brasileira e que,por extensão, se faz presente em muitos municípios. 

Também homenageado, por parte dos dirigentes do poder executivo municipal e da egrégia casa legislativa, o padre José Carlos que, também, participou da cerimônia religiosa. Ele que, tal qual os demais, não tem economizado iniciativas em torno de uma trabalho em prol da catequização da sociedade que, em ebulição, necessita de uma constante vigilância junto a segmetnos da população. 

Terminada a cerimônia religiosa, os presentes, dentre eles, Átila Passos (Secretário de Finanças), se deslocaram à área externa da quadra de esportes para descerramento da placa de inauguração da praça esportiva que, já a partir dessa segunda-feira, 17, já entraria em funcionamento, ao lado do Posto de Saúde e Escola inaugurados, segundo a prefeita Vera. Átila que, segundo informações, tem feito um meritório trabalho, também, do implemento à arrecadação própria do município. 

Quadra que, ao lado da escola e posto de saúde, inaugurados nesse evento, deverá ser muito útil aos moradores locais e região, segundo Enea Rangel, Secretária de Reparação Racial e Mulher, não apenas para realização de atividades esportivas mas, também, para realização de eventos de cunho sociocultural, etc. Ela que, em entrevsita à Tvsaj, discorreu, também, sobre a contribuição da Lei Maria da Penha. 

A qualidade das obras ora entregues à comunidade é uma demonstração inequívoca de que há, por parte do atual governo de Maragojipe uma preocupação não apenas de promover edificações mas, também, que elas sejam destacáveis pela qualidade do material empregado, pela operacionalidade a que se propõe e, mais que isso, aplicação transparente dos recursos públicos, através da pasta sob a tutela de Alex Sandro (Secretário de Infraestrutura). 

A educação, a saúde, o desporto são, inexoravelmente, de suma importância para a população. Por outro lado, não menos relevante, a geração de emprego e renda, necessária no seio de uma sociedade que se proponha dar asas à inclusão social. Nesse sentido, destaque, também, para a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, capitaneada por Eládio Bahia, que, por sinal, é Presidente do Território do Recôncavo e que fez um dos melhores trabalhos de Agricultura da região, no município de Sapeaçu.

Aproveitamos a oportunidade para destacar o meritório trabalho realizado pelos jornalistas Síntia Souza (Ascom) e Lucas Lapa, ao lado de  Marcus Murilo (Câmera), André Quaresma e Albertus Sá (fotógrafos), Rafael (Ascom), Lourenço (assessoria), de extrema importância, não apenas para divulgação de informações pertinentes à administração mas, também, para levar à população, o dia a dia do atual governo, contribuindo, por conseguinte, para a transparência das ações. Fotos,Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas, de S.A.Jesus)

 

 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

101 estudantes de oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio de Jesus foram classificados para a 2ª fase da 14ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. 
Para auxiliar os estudantes a obter o máximo aproveitamento nas provas, realizadas no último sábado (15), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou uma força-tarefa disponibilizando transporte, água e lanches aos candidatos.  
As escolas Hercília Tinoco (25), Florentino Firmino (19), Ademário Francisco (11), Anésio Leão (8), Celestino Pimenta (7), Luís Eduardo Magalhães (16), Péricles Moraes de Andrade (4) e Antônio Mateus dos Santos (11) estão entre as que tiveram estudantes selecionados para esta fase. 
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os estudantes selecionados para 3ª fase já garantem premiação.Ascom Prefietura SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudantes da Escola Municipal Antônio Matheus, localizada no Alto do Morro, zona rural de Santo Antônio de Jesus, viajam nesta segunda-feira (17) para Recife-PE, onde participam da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT). 
A feira que este ano chega a sua 13ª edição recebe estudantes de todo o Brasil e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar. 

​Os estudantes santoantonienses tiveram projeto aprovado na IV Mostratec (fase local), evento organizado pelo Colégio Santo Antônio. Na última sexta-feira (14), os jovens cientistas foram recebidos com festa na secretaria de Educação, onde receberam kits de viagem doados por empresas privadas parceiras das escolas. 
Para a secretária da Pasta, Cinthia Souza, a conquista é um orgulho e demonstra a qualidade do ensino ofertado em Santo Antônio de Jesus. Duas coordenadoras pedagógicas, a diretora da Escola Antônio Matheus e a professora responsável pela experiência acompanham os estudantes durante o evento, ASCOM prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Apresentado, na tarde dessa quinta-feira, 13, na sede da Biblioteca Municipal, centro, em Cruz das Almas, o moderníssimo "Sistema de Gestão Escolar Municipal", aos profissionais de ensino, numa iniciativa da Secretaria de Educação, sob a égide de Mário do Jornal, na administração Orlandinho/Max Passos, em apresentação audiovisual protagonizada pela INFOCRAFT, empresa especializada em Consultorias de Soluções em Tecnologia de Informações. 

Além de Orlandinho (prefeito municipal), Mário do Jornal (Secretário de Educação municipal), marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Adriano (promotor público); vereadores Thiago Chagas, professora Ilza e Valter Lucas. Representando a equipe da INFOCRAFT Roberto Fraga (Consultor de Soluções em Tecnologia de Informação), Tiago do Sacramento Cardoso (Técnico de Informática) e Lui de Borges (Técnico de Informática). Dentre os presentes, Leonardo Peterlle, Diretor Comercial da SOMAR.Pela imprensa, Leônidas Rodrigues, Júnior do Recôncavo News, Tatu Notícias, Rádio Excelcior (radiaslista Roger Cerqueira) e Tvsaj. 

PRONUNCIAMENTOS

Coube ao Secretário Mário do Jornal discorrer sobrea importância do programa em apreço. Assevera que a informatização de todo processo que envolve a educação no município propiciará total controle de todo organismo educacional, na medida em que, em tempo real, as informações poderão ser acessadas, possibilitando aos gestores a tomada de decisões de forma tempestiva, ao invés do que acontece até então em diversos rincões do país onde as estatísticas apresentadas não acompanham a velocidade dos fatos. 

Os vereadores, por sua vez, após saudação a todos os presentes, parabenizaram a Secretaria de Educação e, por extensão, a administração municipal pela iniciativa pioneira, asseverando que tudo farão no sentido de contribuir para que o município esteja sempre na vanguarda no que concerne a uma educação de qualidade, consolidando, assim, uma parceria entre os poderes públicos municipais, em busca do desenvolvimento nessa esfera. 

O promotor público, em sua fala, destacou que a função precípua do Ministério Público é agir em nome da sociedade, fiscalizando o andamento dos serviços públicos, mas que, por outro lado, é de extrema importância que, também, atue em regime de parceria, contribuindo, por conseguinte, para que as ações possam ser materializadas, no caso, em prol de uma educação inclusiva e, deveras, de qualidade

O prefeito Orlandinho, por sua vez, elencou uma série de ações de seu governo, desde a saúde, infraestrutura e demais segmentos administrativos para, depois, repousar na educação. Asseverou que a educação é a célula inicial no processo de desenvolvimento de uma sociedade. Parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Secretário Mário do Jornal, ao lado de toda sua equipe e se mostrou entusiasmado diante da possibilidade de dispor, a qualquer momento, de informações que possibilitem a adoção de medidas administrativas pertinentes a educação no município. Segundo ele, afora isso, caberá aos diretores e professores, com a chancela, naturalmente, do Secretário, a condução de todo um processo educacional, sempre em busca de qualidade.  

Coube a Roberto Fraga, consultor de soluções em tecnologia de informação, explanar acerca da importância da aplicação das ferramentas do programa que ora está  sendo implantado no município, de maneira que a administração municipal, em especial a Secretaria de Educação, possa dispor não apenas de informações em "real time", ou seja, em tempo real mas, também, a possibilidade de gerenciamento tempestivo e pormenorizado por escola, por sala de aula e aluno. Informações que também estarão disponíveis aos pais, através de aplicativos.

Em apresentação audiovisual o técnico de informática Tiago Cardoso teve oportunidade de apresentar as diversas ferramentas do programa, desde a matrícula. O programa possibilita a constituição de grupos de sala de aula a partir de diversas opões: por faixa etária e outras particularidades. As matrículas podem ser feitas, inclusive, off line, no caso do acontecimento de eventual problema de conexão com a rede. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS,no topo do site. Divulgaremos ENTREVISTAS no decorrer da semana

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores e coordenadores pedagógicos convocados no concurso público da rede estadual de ensino têm até a próxima segunda-feira (17) para apresentar a documentação requisitada. O edital com a lista de documentos necessários está disponível no Portal da Educação.Os profissionais aprovados para a capital devem comparecer na Secretaria da Educação do Estado, localizada no Centro Administrativo da Bahia, das 8h30 às 11h30 da manhã e das 2h às 5h30 da tarde. Já os que se candidataram para o interior, precisam apresentar a documentação, nos mesmos horários, nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação para os quais se inscreveram.Dos mais de 103 mil inscritos, foram convocados 2.414 professores e 636 coordenadores pedagógicos para Salvador e outros 26 municípios baianos. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do dia 28 de agosto. Foto Carla Ornelas, GOVBA, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou, nesta quinta-feira, 13, a 13ª unidade escolar reformada, em pouco mais de ano e meio de gestão. A comunidade da Sapucaia, zona rural do município, comemorou a entrega da Escola Máximo Aquino Peixoto. 


 
“Agora sim, a escola passou por uma verdadeira reforma. A comunidade pediu e a prefeitura atendeu aos anseios dos pais. Antes, mal dividida, a escola não oferecia segurança aos alunos e educadores. Toda vez que precisava ir da sala ao banheiro por exemplo, precisava sair do prédio. Isso acabou. A obra corrigiu o problema e estamos gratos ao prefeito e toda a sua equipe”, disse o Sr. Ivan, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Sapucaia. 
Outro momento emocionante foi a fala de Danilo, estudante do 5º ano da escola. Ele surpreendeu a todos com um discurso de gente grande e chamou a atenção para a responsabilidade de todos da comunidade preservar o local reformado.  




Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

EMANUEL CERQUEIRA, conhecido popularmente por "BUÍÚ" é uma referência, ao lado de Jorge Portugal e Chico Porto, com os quais vem empreendendo um verdadeiro "tour" a convite de representativicdades municipais para ministraem aulas para alunos pré-vestibulandos, a exemplo do que ocorreu na tarde do último dia 01, quando se apresentou aos alunos que compraeceram ao auditório do Colégio Santo Antonio, nesse município do recôncavo baiano. No decorrer da sua aula, reportanto-se a "espaço geográfico", discorreu em tom humorado, todavia suscitando reflexão, que o brasileiro é capaz de apresentar a estrangeiros, "favelas como atrações turísticas". Imegens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

"O problema é sério e antigo. Não tem mais para onde correr. A falta de segurança nos campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) ganhou dimensões inaceitáveis. A situação, realmente, é muito critica e a falta de controle se estende até o Buzufba, que trafega, diariamente, levando mais moradores das cercanias, do que funcionários e estudantes”.

Este relato, simples e objetivo, é do estudante de Biologia, Cristian Góes que considera a iniciativa de implantação do cartão UFBACard como mais uma medida positiva, em prol do fortalecimento da segurança da comunidade do campus. “Aqui, em Ondina, por exemplo, os assaltos ocorrem, diariamente, tanto de manhã bem cedo quanto no entardecer. Daí, ser bem-vinda esta ação do reitor João Carlos Salles.”, declara o estudante. 

Aluna de Dança, oriunda de São Paulo, Adriane Rocha acredita que o cartão UFBACard vem para ajudar no controle interno dos campus. Mas, gostaria que houvesse uma maior presença de agentes de segurança, circulando por locais onde, normalmente, estão ocorrendo os crimes. “Esta segurança presencial poderia ser mais ostensiva. Por outro lado, existe o risco do cartão UFBACard  vir a ser fraudado, futuramente, por criminosos”, desconfia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Santo Antônio de Jesus registrou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os números relativos ao ano de 2017 foram divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
Nos anos iniciais (5º ano), o índice em Santo Antônio de Jesus saltou de 4.4 em 2015 para 4.8 em 2017. Já nos anos finais (9º ano), o índice foi de 3.6, superando os 3.3 registrados em 2015.  
De acordo com a secretária de Educação, Cinthia Souza, 23 escolas da Rede Municipal de Ensino listadas pelo INEP obtiveram avanço nas médias individuais, progredindo no IDEB e até superando as médias previstas. 
- “Parabenizamos o empenho das escolas, mas reiteramos a importância de avançarmos cada vez mais. Nosso objetivo é continuar implementando ações que elevem progressivamente o nível de aprendizagem dos estudantes e consequentemente a qualidade da educação em SAJ.” – afirmou. 
Criado pelo governo federal para avaliar a qualidade da educação no país, o IDEB é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Para compor o índice, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Brasil é o país da diversidade, que abriga povos de diferentes culturas e origens, mas, apesar disso, e de todos os avanços que a sociedade brasileira tem visto nos últimos tempos, o preconceito racial ainda é muito evidente.

Dados do Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela) e pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), com base em informações do Ministério da Saúde, apontam o aumento no número de homicídios entre jovens negros e a diminuição de mortes entre os jovens brancos. De 2001 a 2011 o número de morte de jovens negros é duas vezes e meia maior do que a de jovens brancos, sendo mais de 120 mil jovens negros, para aproximadamente 50 mil jovens brancos. Em 2011, os jovens negros foram vítimas de 76,9% de mortes violentas, em 2002 esse percentual era de 63%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A inclusão social perpassa pelo atendimento das necessidades de todas as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade.  A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade. Portanto, falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social.

Nesse sentido, para estabelecer uma ação de inclusão social, primeiramente é necessário observar e identificar quais seriam aqueles que estariam sistematicamente excluídos da sociedade, ou seja, que não gozam dos seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles. 
Por exemplo: as cotas raciais seriam uma medida de inclusão dos negros na universidade, no sentido de que esse grupo de pessoas, por razões históricas, possui estatisticamente maiores limitações materiais para alcançar o nível superior. Outro caso seria a adoção de medidas de acessibilidade para idosos e deficientes físicos que não conseguem acessar ou se deslocar em espaços públicos das cidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pela terceira vez seguida, o País não bateu as metas de qualidade fixadas pelo governo federal para as séries finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano) e do ensino médio. Embora tenha nota mais alta, nem a rede privada alcançou o objetivo. Só nas séries iniciais do fundamental (1.º ao 5.º ano) o Brasil conseguiu superar o previsto para 2017. 

Isso é o que revelam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal instrumento de avaliação da qualidade de ensino, divulgados nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC). Criado em 2007, o Ideb é bianual e considera taxas de aprovação e avaliações de aprendizagem, cujos dados foram liberados na semana passada (pela primeira vez a apresentação foi fatiada). O MEC estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021.  


Enquete


PodCast