Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro meses após o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB) se reunir em Brasília em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitando credenciamento para a implementação de uma faculdade privada de Medicina em Valença, foi lançado pelo ministério edital para chamamento público de municípios para implantação de curso de graduação em medicina por instituições de educação superior privada incluindo a cidade na lista.

Sem esconder a satisfação, o deputado reforça que buscar avanço para toda região do Baixo Sul em um setor prioritário para o desenvolvimento social e econômico, como a educação,  é uma bandeira antiga do seu mandato. “Sem falar que os resultados serão além, como a geração de empregos, incentivo ao comércio de bens e serviços, além de novos profissionais qualificados”, destacou, agradecendo ao ministro, que de início se mostrou bastante acessível ao pleito e cumpriu, bem como ao prefeito ACM Neto, ao deputado federal, Elmar Nascimento e outros deputados, que, segundo ele faz questão de destacar, tiveram participação preponderante. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Turma 2017.1 de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da UFRB, em Santo Antonio de Jesus realizou, na manhã dessa quarta-feira, 06, mais uma atividade sob a coordenação das professoras Aline/ Ticiana Ramos, procedendo entrega de convites aos moradores, para participação no evento "SE ESSA URBIS 1 FOSSSE MINHA...O ESPETÁCULO", oportunidade em que será apresentado relatório com base nas vivências e aprendizagens adquiridas no processo de vínculo com a comunidade, no próximo dia 13, a partir das 17h. 

De parabéns, portanto, a turma em epigrafe, professores e a direção da UFRB por estarem indo de encontro à comunidade, no caso a URBIS 1, estreitando, assim uma relação que, inexoravelmente, servirá como parâmetro para esses futuros profissionais que, mais do que estarem nos consultórios, postos de saúde, clínicas e hospitais atendendo de forma "mecânica" os pacientes, estarão sendo mais sensíveis por terem vivenciado nessas interações comunitárias, a realidade do que acontece no "front". Hoje, e de há muito tempo, há profissionais médicos que atendem pacientes sem, sequer, olhar para os mesmos. Talvez porque não tiveram a oportunidade de terem experiências como essa. 

A professora Aline adiantou à Tvsaj que serão realizadas atividades na Urbis 1 durante o semestre do ano letivo 2017.2 (até março/2018), com o objetivo de pormover vínculo com a comunidade e discutir assunstos e questões relacionadas à saúde. Assevera que serão desenvolvidas ações integradas com os cursos de medicina e enfermagem, possibilitando, assim, atividades multidisciplinares que envolvam moradores da localidade. Foto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Graças ao trabalho sério da Prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria Municipal de Saúde e parceria com o OdontoSesc diversas atividades com palestras sobre Saúde Bucal, orientações, escovação, aplicação de flúor, exibição de vídeo, roda de conversas, dinâmicas e distribuição de creme, escova e fio dental foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. 

Assim como na sede, os alunos da zona rural do município também foram beneficiados com as ações de Saúde Bucal através da Unidade de Saúde da Família (USF) Jucélia Felizardo de Santana, localizado no Pacheco.  

O Governo do Povo acredita que a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde. Com esse propósito esse trabalho não visa somente o tratamento curativo, mas também, aspectos educativos com a finalidade de obter um sorriso sadio nos estudantes. ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”. Drica Dicastro. Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

*Conferência Municipal de Educação acontece de 06 a 08 de dezembro* 
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 06 a 08 de dezembro, a Conferência Municipal de Educação e Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação. 
O evento será realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e terá como tema: "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.". 
A Conferência será aberta na quarta-feira (06) com credenciamento a partir das 17h. Na quinta-feira (07), haverá programação durante todo o dia. Na sexta-feira (08), será realizada a Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No segundo dia de programação do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, o governador Rui Costa levou as filhas mais novas, Marina e Malu, para participar das atividades que aconteceram no início da tarde desta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Juntos, eles brincaram com os protótipos da Mostra de Experimentos e no simulador de voos. Também visitaram a Arena Interativa e assistiram à apresentação de corais de colégios de Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Jequié e Bom Jesus da Lapa.

Com vasta programação, o encontro segue até esta quinta-feira (23), das 8h30 às 18h, com entrada franca. Mais de 4 mil estudantes expositores, de escolas estaduais de todas as regiões do estado, celebram a arte e a educação como instrumentos que podem mudar a vida dos jovens. 

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, acompanhou o governador durante a visita. “Fazemos o apelo para que os professores e pais tragam seus filhos. O acesso é livre. Este é um evento feito não somente para os estudantes, mas para a sociedade. Quem passar aqui vai ter a oportunidade de conhecer o que se pratica em cada escola. Nós estamos com uma média de visitação de 10 mil pessoas por dia e vamos encerrar amanhã à noite com um grande show feito pelos estudantes”, declarou Pinheiro.Fotos: Mateus Pereira/GOVBAn Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (21), os educadores de 16 municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação (NTE 21) participaram de um seminário do Programa Pacto. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Com o tema “Ciclo de Alfabetização: olhares sobre as expectativas pedagógicas e de gestão no âmbito do programa”, o seminário, que ocorreu no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, teve como objetivo socializar as experiências e as produções de conhecimento entre os professores e gestores dos municípios atendidos. Com abertura do Coral Projeto Sorrir, os participantes foram divididos em mesas temáticas e debateram sobre os rumos do ciclo de alfabetização em 2017.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fomentando a temática “Ideias que merecem ser compartilhadas”, o Sebrae apoiou a realização do primeiro TEDx (acrônimo de Technology, Entertainment, Design) no interior do Estado. O evento foi realizado pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), na tarde dessa terça, 21, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e contou também com o apoio da Secretaria de Educação do município. Foram cerca de 100 participantes e 12 palestrantes que compartilharam ideias de diferentes temáticas como empreendedorismo, motivação pessoal e valores.  

A empreendedora carioca Mariana Serra, que entrou para a lista da Revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil com idade até 30 anos, levou sua história de vida para o público e destacou a importância do Sebrae na realização do evento. “O Sebrae é uma mega ferramenta em todos os sentidos, mas, principalmente, para trazer o empreendedorismo e apoiar um evento desse porte”, afirma. 

Ela, que ministrou a palestra “Como mudei meu rumo para mudar o mundo”, considera gratificante a experiência por estabelecer uma troca de conhecimentos com as pessoas da cidade, que é patrimônio histórico. “Trazer uma iniciativa como a do TEDx para cá é extremamente importante para poder instigar as pessoas, ter propósito, levar as pessoas à reflexão e, quem sabe, impactá-las para mudar o rumo de suas vidas”, acrescenta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta quinta-feira (16) as novas instalações da Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade (HTA), na Salgadeira. A conclusão da obra foi marcada por um ato que reuniu estudantes, pais, professores e autoridades para celebrar o retorno das atividades na Escola. 
Com a reforma, foram realizados diversos serviços como revisão hidráulica, elétrica e de esgoto, nivelamento do pátio, troca de todo o piso, incluindo a colocação de piso tátil e direcional, troca de todo o telhado, sistema de drenagem pluvial com novas calhas, instalação de manilhas, caixa de passagem e grelha, recolocação dos reservatórios, reforma da cozinha, que ganhou novas bancadas em granito e pia com duas cubas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último dia 14, os professores da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus iniciaram mais um módulo do Programa Formação pela Escola. O Formação pela Escola (FPE) é um programa deformação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Na ocasião, as discussões permearam a respeito do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar e sua aplicação no município. Os participantes puderam conhecer os alimentos que são ofertados aos estudantes da rede e certificar que o município vem cumprindo com um dos objetivos do PNAE, destinando parte do recurso na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais locais.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

No mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de encerramento do Programa Brasil Alfabetizado. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e foi executado no município com recursos próprios, beneficiando 2.145 alunos e os tornando aptos para ingressar no Programa de Educação para Jovens e Adultos.

140 alfabetizadores fizeram parte do projeto e foram os responsáveis por instruir os beneficiados, que nunca tinham ido à escola. O Prefeito Rogério Andrade esteve presente no encerramento e parabenizou os envolvidos no projeto. “Educação é a porta de acesso à cidadania. Investir em educação é a base fundamental de qualquer gestão séria, que entende a importância de diminuir as taxas de analfabetismo e promover a inclusão”, finalizou o gestor.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ.  Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola: “Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – Pontuou.
Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma: - “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.” – Celebrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta quinta-feira (9) a reforma da Escola Municipal Maria Augusta Lopes Ferreira, na Urbis I. O ato acontece a partir das 9h e é aberto a toda a comunidade. Esta será a segunda escola entregue na série de reformas promovidas pela Prefeitura em apenas 10 meses de governo. ASCOM Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta segunda-feira (6) a reforma da Escola Municipal Argemiro José das Mercês, localizada no Salto da Onça. Esta é a primeira de uma série de reformas em escolas que serão entregues nas próximas semanas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.  A Escola Argemiro Mercês ganhou novos banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, rampa de acessibilidade, depósito para alimentos, reparos no telhado, uma parede dividindo as salas do pavilhão superior, telhado para frente da escola, novo jardim e pintura de todo o prédio, além de outras melhorias. 
A Professora Inês Braz, diretora da escola, agradeceu a gestão pelo empenho na reforma do prédio escolar realizada em apenas 60 dias. Já a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, ex-professora da unidade falou sobre a emoção de retornar para entregar a escola reformada.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, promove nesta quinta-feira (26), o lançamento do Projeto Assistência Legal. Esta 1ª edição será voltada para os territórios de abrangência do CRAS Comunidade que atende localidades como Alto Santo Antônio, Santa Madalena, Loteamento Sales, Barro Vermelho, Amparo, Andaiá e localidades rurais como Sapucaia, Rio da Dona, Serenhém, Riacho Dantas e Bonfim.

O objetivo do evento é levar os serviços da assistência e parceiros às comunidades locais. Serão oferecidos diversos como atualização do CADÚNICO, Cadastramento do Bolsa Família, orientações do CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA, além de serviços de parceiros como Defensoria Pública, Balcão de Justiça, Caixa Econômica e Banco do Brasil. O evento acontece das 8h às 16h, no Villa Music.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio de Jesus foram homenageados pela passagem do Dia do Professor com uma festa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizada na noite desta segunda-feira (23). 
O evento foi aberto com uma salva de palmas para todos os educadores que levantam a bandeira da Educação diariamente no município. Em seguida, o público acompanhou a performance “Andar com Fé Eu Vou”, dirigida por Fátima Carvalho e com a participação de professores do município. 
A Secretária de Educação, Cinthia Souza, parabenizou a todos os educadores e destacou a alegria em poder realizar o evento. O Prefeito Rogério Andrade agradeceu pela dedicação e empenho dos profissionais e destacou os avanços na Educação desde o início da atual gestão. 
- “Hoje é um dia muito especial. Dia de reverenciar quem trabalha todos os dias pelo nosso futuro sempre com muito amor e cuidado em tudo o que faz. O professor merece sempre muito mais. Parabéns!”. 


Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho dos tribunais de contas da União e dos estados, em conjunto com o Ministério Público, para acompanhar a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), foi tema de audiência pública, na quinta-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A iniciativa partiu do deputado Bacelar (Podemos-BA), relator na subcomissão que analisa o tema. Ele defende uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos no setor, com o objetivo de evitar o desperdício. “ O sistema educacional brasileiro tem recursos, mas falta planejamento”, afirmou. 

A representante do Tribunal de Contas da Bahia, Thaiz Braga, destacou o projeto “Educação é da nossa conta”, realizado no estado, que auxilia os municípios no acompanhamento do PNE. “ Os órgãos de controle devem ser indutores de comportamento e, para isso, é preciso que o trabalho seja executado em parceria com o controle social”, disse Braga. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Há quase 60 anos o Grupo Odebrecht vem investindo na cultura nacional com a publicação de mais de 300 livros. Esta trajetória vai poder ser conferida na exposição que será montada durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 5 a 8 de outubro no Recôncavo baiano. A mostra é composta por 14 painéis e 28 lâminas que mostram discos e livros de artistas e grupos culturais que foram patrocinados pelo grupo Odebrecht, além de construções culturais e recuperações arquitetônicas executadas pela empresa ao longo das últimas décadas.

Muitos tiveram esse apoio no início da carreira, bem antes de terem o trabalho reconhecido e de se tornarem famosos. É o caso do primeiro disco do Ilê Ayiê, cuja capa faz parte da exposição. Tem ainda o livro Homenagem à Bahia Antiga, lançado em 1959. Ou ainda uma publicação preciosa com poemas de Castro Alves ilustrados por artistas baianos como Carybé, Carlos Bastos e Calazans Neto.

“O Grupo Odebrecht tem apoiado a arte em suas múltiplas dimensões, principalmente em projetos nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Cinema e Dança. Esta longa trajetória de apoio ao segmento cultural é o tema da exposição que será montada em Cachoeira”, afirma Marcelo Gentil, responsável pela Comunicação na Odebrecht S.A.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Muito além das redes sociais, a tecnologia pode ser uma grande aliada na preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Plataformas digitais gratuitas dispõem de conteúdo de todas as disciplinas. O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEC), disponibiliza o Ambiente Educacional Web. Com conteúdo elaborado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a plataforma é de livre acesso e oferece preparação específica para o Enem.

“São mídias que têm uma abordagem interdisciplinar, que trata também dos temas transversais e são muito de acordo com o que é solicitado no Enem”, explica o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. Para o Enem 2017, há uma novidade: a Plataforma Anísio Teixeira (PAT), que reúne todas as mídias e tecnologias educacionais desenvolvidas pelo IAT em um único local. “Lá na PAT nós estamos apresentando algumas ações especiais, uma delas é o Mutirão para o Enem. Ao acessar a plataforma, há um blog, no qual estamos publicamos postagens interdisciplinares, já tentando mostrar para o estudante essa forma de abordagem que a prova tem”, completa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 26, no auditório do Hotel Parati, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, palestra audiovisual por parte de Fernanda Kléber, consultora de ensino do Grupo Educacional Augusto Cury, entidade que acaba de firmar convênio com o Colégio Novo Espaço, no que tange à implantação da discipina que trata da  "Inteligência Sócioemocional" na sala de aula. 

Além da palestrante, marcaram presenças no evento Norma Assis, professora, empresária, diretora do Colégio Novo Espaço, as coordenadoras Rubinha, Fernanda e Maíra; as administradoras Patrícia e Gláucia; os professores Március Pirôpo, Lane, Carlos, Amanda, Sueli , Ivonete, Nete, Mel, Lília, Joilma, Angelina, Solange, Ny, e Elizete; Dr. Lemos (Advogado),  bem como participação de pais e alguns dos alunos. 

Em sua fala Fernanda Kleber procurou mostrar a importância dessa vertente educacional que tem por escopo fazer com que potencialidades (quase sempre adormecidas e no anonimato), possam, deveras, desabrochar, desde as primeiras manifestações cognitivas a todo um processo paulatino de sedimentação de conhecimentos que, via de regra,  afloram a partir de um contínuo exercício, por parte de estudantes,  de habilidades  que precisam, apenas, ser incentivadas. 

Uma iniciativa, convenhamos, por demais louvável do Colegio Novo Espaço, através de Norma Assis que deixou seu nome nos anais da historicidade local,  quando de sua gestão a frente da Secretaria Municipal de Educação e que, no comando dessa unidade educacional, ao lado de toda equipe, vem fazendo diferença, não apenas no que concerne à impetuosidade empreendedora mas, também, no tocante à incessante busca de novas premissas educacionais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja mais FOTOS, em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevista. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A RECON Jr. (Empresa Júnior) atua no ramo de CONSULTORIA EMPRESARIAL para a gestão de Micro e Pequenas Empresas oferecendo serviços de qualidade a baixo custo com a credibilidade da orientação dos professores da Universidade do Estado da Bahia, uma das 80 melhores da América Latina, e nesta última quarta-feira (20/9), realizou no campus V da UNEB em Santo Antonio de Jesus, a segunda edição do evento “Conect ADM”, em parceria com o Conselho Regional de Administração, representado por Delnice Alves. 

A edição deste ano contou com palestras que tiveram como tema principal o “Planejamento de uma carreira de sucesso” divididas em dois momentos com os palestrantesFábio Rocha (tema: Gestão de Pessoas e Coaching)e Fernando Araújo (tema: Construção do Plano de Carreira). 

O evento atraiu a comunidade acadêmica em peso levando-os a repensar seus posicionamentos profissionais com aconselhamento de alto nível, sendo discutida a importância desair do comodismo, além é claro da importância de saber aonde se quer chegar, para que de tal forma seja possível PROJETAR UMA CARREIRA DE SUCESSO. 

“A RECON Jr., no papel de empresa júnior do curso, preza bastante pelo perfil do Administrador que a Universidade entregará no mercado, agindo na vivência acadêmica com eventos como este e na vivência empresarial com projetos de consultoria, entregando na prática o que é aprendido em sala de aula”, afirmou o Presidente da Empresa Junior, Lael Rebouças.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para que sejam desenvolvidos projetos que chamem a atenção dos alunos para temas que estão em discussão e afetam o ambiente e as relações escolares, o peemedebista Pedro Tavares apresentou projeto de lei que cria a Campanha do Estudante Consciente. 

A proposta é que sejam discutidos nas escolas temas como drogas ilícitas e lícitas; pedofilia; bullying; racismo; atos de vandalismo; ‘rolezinhos’ e a necessidade de inclusão de alunos com deficiência. Na opinião do deputado, a educação “sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos.Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de promover ações em prol da educação inclusiva, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (21.788/2016), que pretende instituir no calendário oficial do estado a Semana de Conscientização e Defesa da Educação Inclusiva. O objetivo da proposta é que sejam realizadas em todo o estado, sobretudo nas escolas públicas, ações educativas e promocionais sobre a educação inclusiva e os benefícios recorrentes para alunos e a sociedade. O período será destinado às atividades de conscientização e defesa da promoção da educação inclusiva e ocorrerá anualmente na última semana do mês de setembro, por conta do Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21). 

De acordo com o deputado autor do projeto, a instituição da data torna-se fator preponderante para “conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de assegurar às pessoas com deficiência o direito à educação inclusiva, combatendo a discriminação”. Além disso, ”o projeto visa defender os direitos humanos de todos os alunos com necessidades educacionais especiais e, especialmente, contribuir para a disseminação, consolidação e efetivação da educação inclusiva como forma de enfrentamento a discriminação e a intolerância, além de promover o respeito e a dignidade ao próximo”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte - SMTT, vem realizando blitz’s educativas nas ruas da cidade, como parte das comemorações pela Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Minha escolha faz a diferença”. Na ação, os agentes estão realizando a distribuição de material educativo e adesivos, orientações aos condutores e apresentação de um grupo teatral, visando chamar a atenção para a responsabilidade de cada um e o respeito às leis de trânsito. A programação da Semana nacional de Trânsito será realizada até o dia 26 de setembro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os sete anos de regulamentação da profissão de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram lembrados, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Angelo Almeida (PSB). Em moção de congratulação e aplausos à categoria, o socialista, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, também desctacou o Dia Universal da Libras comemorado, neste domingo, dia 10 de setembro. 

De acordo com Almeida, a Lei nº 12.319, sancionada em 1º de setembro de 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa uma vitória da categoria e um avanço no conceito de comunicação inclusiva e do reconhecimento da Libras como língua oficial. O deputado também lembrou que os profissioanis estão aptos a atuar nas instituições de ensino e repartições públicas, além de prestar serviços em juízo em órgãos administrativos ou policiais. 

“No final de agosto tivemos a primeira audiência com tradução em Libras do Brasil sendo realizada em Itabuna, no sul da Bahia. Esse feito inédito foi uma iniciativa da juíza Márcia Melgaço, que merece todo nosso reconhecimento e aplausos”, salientou o parlamentar. 

Sobre o Dia Universal da Libras, o socialista acrescentou que esta data tem a finalidade de promover o respeito e a valorização das Línguas de Sinais em diferentes países e lembrar o dia 10 de setembro de 1880, quando ocorreu um episódio que deixou marcas na história dos surdos, o Congresso de Milão que proibiu as línguas de sinais e impôs a oralidade.

 

 

-- 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A bancada baiana no Congresso Nacional participou de reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira (5), oportunidade em que conseguiram assegurar a total execução das emendas parlamentares destinadas às universidades na Bahia, bem como a liberação do total do financeiro para custeio do ensino superior previsto no Orçamento de 2017. 

A liberação dos recursos para o custeio é uma das grandes preocupações dos reitores das seis universidades federais baianas, que temiam não conseguir pagar as contas a partir do mês que vem, diante do contingenciamento que cortou parte dos recursos. A mudança na meta fiscal aprovada no Congresso Nacional, todavia, possibilitará a execução destes recursos, assegurou o ministro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus prepara uma grande festa para homenagear o Dia da Independência da República nesta quinta-feira, dia 7 de setembro. A programação terá início às 8h com o Hasteamento das Bandeiras, em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, acontece o Desfile Cívico na Avenida Ursicino Pinto de Queiroz com a participação das escolas municipais e de outras entidades. Após o desfile, todos os caminhos levam a I Feira de Livros de Santo Antônio de Jesus que será realizada em frente ao Centro Cultural, a partir das 10h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudantes de escolas estaduais da capital e interior do estado estão se inspirando na arte de rua para transformar o ambiente escolar. O projeto #GrafitaÊ, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, tem o objetivo de aproximar a realidade dos estudantes à escola, por meio da história de vida dos alunos e da comunidade, promovendo o empoderamento juvenil. Além de aprenderem a grafitar, os jovens participam de oficinas e workshops, quando se informam mais sobre as comunidades onde estudam.

Até novembro deste ano, o projeto vai atender 270 unidades escolares em todo o estado. De acordo com a coordenadora de Educação Integral da secretaria, Catarina Cerqueira, a ideia é envolver os estudantes dentro de um conceito de pertencimento. “O grafite é uma expressão artística que já está no cotidiano desses jovens, e trazer essa linguagem para escola, discutindo temas com racismo e questão de gênero, é muito importante. Nosso intuito é que a escola tenha a cara do estudante e seja um lugar onde ele se sinta confortável para se expressar e se desenvolver”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Michel Temer vetou a prorrogação, até 2019, de benefícios previstos pela Lei do Audiovisual. A prorrogação havia sido aprovada pelo Congresso Nacional e precisava de autorização do presidente para ser validada. A medida foi publicada na edição da última quinta-feira (24) do Diário Oficial da União.

Com a decisão, o benefício fiscal do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), onde percentuais do Imposto de Renda eram permitidos em financiamentos de obras cinematográficas, se encerrará no fim do ano deste ano. O Congresso havia alterado o prazo para 2019, porém, foi vetado por Temer.

Temer justificou o veto afirmando que há "contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade". Em novembro de 2017, porém,  em uma cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, o presidente afirmou a renovação dos incentivos fiscais para financiamento de obras cinematográficas. "Gostaria de anunciar que iremos renovar por mais cinco anos, até 2022, os benefícios da Lei do Audiovisual", disse ele na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Educação do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, promoveu nos dias 24 e 25 de agosto um Diálogo com Gestores Escolares dos Núcleos Territoriais do Recôncavo, Vale do Jequiriçá e Baixo Sul. Nesta edição participaram os NTEs de Santo Antônio de Jesus (Núcleo 21), Valença (Núcleo 6) e Amargosa (Núcleo 9). 130 gestores de 53 municípios das regiões citadas participaram do evento, realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, que foi iniciado com a apresentação da Fanfarra do CEFCM e outras apresentações culturais. Um dos principais pontos abordados na reunião foi o fortalecimento do eixo pedagógico entre as escolas, além de promover alinhamento dos gestores e dar publicidade às políticas públicas do Estado.
O Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve presente no segundo dia de evento e recolheu, junto com a sua equipe, as demandas dos gestores da região. Estes encontros, que estão sendo promovidos em diversas regiões da Bahia, visam o fortalecimento da educação no Estado e a capacitação de dirigentes e professores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nem sempre a opinião dos pais é considerada no momento da escolha profissional dos filhos. Acontece que no caso da jornalista Maysa Ferreira, 22 anos, o ponto de vista foi expresso de uma forma um tanto quanto inusitada, através de uma faixa segurada durante a formatura da jovem. O caso da faixa sincera viralizou na internet. "Maysa, não era o que queríamos, mas formou. Seus pais", dizia o cartaz.

Em entrevista ao portal G1, a jornalista contou que o que ocorreu foi apenas uma brincadeira, tanto que, no ano anterior, durante a formatura da irmã dela, os pais também levaram uma faixa, dessa vez com a frase: "Não fez mais do que a sua obrigação". A formatura de Maysa ocorreu na Universidade Federal do Tocantins na noite da última sexta-feira (18). Desde então vem sendo compartilhada nas redes sociais.Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ordem de serviço para início da Primeira Etapa de reforma das Escolas Municipais.

O Prefeito Rogério Andrade assina nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço para reforma da Escola Hercília Tinoco Andrade e outras escolas municipais.A reforma das escolas garantirá mais conforto, maior acessibilidade e bem estar para estudantes, pais e professores. Esse momento é festejado e esperado por todos que convivem com o deplorável estado físico das nossas escolas. A assinatura da ordem de serviço acontece às 9h na Escola Municipal Hercília Tinoco Andrade (Rua do Matadouro, Praça Silvestre Evangelista)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana. As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas
A Bahia vai implementar o conceito de Escolas Tecnológicas nos mesmos moldes das Escolas Culturais. A ideia surgiu durante encontro do governador Rui Costa, nesta quinta-feira (10), na Governadoria, com os jovens empreendedores que participam da Campus Party Bahia, em Salvador. Durante a conversa com os jovens, comentou Rui, “veio esse estalo de usar para a tecnologia o mesmo conceito das escolas culturais, que abrem um espaço em cada cidade da Bahia, servindo não apenas para os alunos, mas para toda a sociedade”. 
Segundo o governador, as unidades terão laboratórios de robótica, informática e eletroeletrônica, disponíveis para jovens que desenvolvem tecnologia. “Será um espaço de convivência e de troca de ideias, mas também de base técnica e material. Hoje, o emprego e a renda resultam da criação, seja de elementos culturais ou tecnológicos”. 
pontapé inicial da iniciativa já foi dado por Rui. “Eu designei que os secretários da Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, e da Educação, Walter Pinheiro, conversem para iniciar este projeto a partir das escolas que já têm infraestrutura capaz de se transformarem em uma referência de tecnologia em cada cidade”. Vivaldo Mendonça e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, também estiveram presentes no encontro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 


Enquete


PodCast