Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação realizou na tarde dessa sexta-feira (16), pela primeira vez na região o Encontro de Formação Profissional na I Etapa da Jornada Pedagógica com merendeiras, porteiros, auxiliares administrativos e da limpeza, zeladores, vigilantes e motoristas da rede municipal de ensino.

Para a zeladora, Jocilene Oliveira da Escola Júlia Araújo na Lagoinha, o encontro foi muito bom e produtivo, já que puderam aproveitar as palestras. "É gratificante saber que se importam conosco, me sinto valorizada como profissional e também mais motivada para o trabalho que já faço com paixão", declarou.

Na reunião foram realizadas palestras sobre motivação, importância dos profissionais na escola e sua responsabilidade, interação e música ao vivo.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”

Drica Dicastro
Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o tema “Educação Cidadã: escolas feitas para durar” a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018. As jornadas pedagógicas são encontros que reúnem profissionais da educação em torno de temas de interesse profissional, com formação continuada e aperfeiçoamento das práticas de ensino. 

A jornada 2018 foi iniciada com a apresentação do grupo Arte com as Mãos, que encenou a música “Cidadão” na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos locais Júnior Keréto e Helber Bitencourt.  Os professores e funcionários da rede municipal de ensino que faleceram nos últimos meses foram homenageados com um minuto de silêncio, relembrando suas trajetórias e contribuições para a educação. Os membros da Confraria Poética Feminina, espaço destinado a poemas feitos por mulheres, declamaram poemas musicados, acompanhadas do músico Jânio Santana. 

Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade relembrou todos os investimentos ações que foram realizadas na área educacional desde o início da gestão, com destaque para a reforma de 9 escolas municipais e manutenção da frota com 100% de verba própria, além da aquisição de 2 mil carteiras novas e reforma de 1 mil usadas. O Prefeito relatou também que a frota escolar foi ampliada em 200% e a ronda escolar ganhou uma nova viatura. A merenda escolar também foi totalmente reestruturada, com aquisição de novos instrumentos de acondicionamento e revisão de itens importantes para a nutrição dos estudantes.  A partir de 2018, os alunos da rede municipal receberão gratuitamente novo fardamento padronizado, além de contar com mais professores e funcionários, contratados através de seleção pública.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A requalificação da escola Antônio Carlos Magalhães, na localidade do Genipapo, zona rural de Castro Alves, teve início na manhã desta quarta-feira (7). A unidade de ensino recebe cerca de 100 crianças entre o 1° e o 5° ano da educação infantil, que serão beneficiadas com o novo espaço, adaptado às idades e atividades necessárias para o seu desenvolvimento

Durante o período das obras as crianças vão estudar em outras unidades de ensino, medida tomada para não interferir no ciclo escolar e também para acelerar os trabalhos, com duração de dois meses. Segundo o prefeito, Thiancle Araújo, o mais importante é assegurar que a escola será um ambiente seguro e adequado para os alunos. “A obra era uma antiga reivindicação da comunidade e se fazia necessária. Os trabalhos serão feitos em ritmo intenso, com interrupções apenas aos domingos”, destacou.

Entre as intervenções, estão obras de construção de refeitório, secretaria, diretoria, sala de informática e um parque infantil. Além disso, toda a parte hidráulica, elétrica, cobertura, banheiros e salas de aula vão passar por melhorias. Com investimento aproximado de R$ 150 mil para a parte estrutural e R$100 mil em equipamentos, as salas também vão receber aparelhos de ar condicionado, nova iluminação, recuperação estrutural e novo mobiliário.  

Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, inaugura nesta quinta-feira (8), a reforma da Creche Municipal Bons Amigos, localizada no Bairro Santa Terezinha. O ato acontece às 9h e marca a entrega da 8ª unidade escolar reformada pela atual gestão. Todas com recursos próprios.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realiza nos próximos dias 15 e 16/02, a Jornada Pedagógica 2018. Neste ano, o evento que marca o início do ano letivo nas escolas municipais tem o tema: Educação Cidadã: Escolas Feitas Para Durar. 
De acordo com a Secretária da Pasta, Cinthia Souza, na jornada e ao longo do ano letivo, serão trabalhados conceitos como cidadania, consumo consciente, preservação do patrimônio escolar, respeito ao próximo e ao meio ambiente, por exemplo. 
A abertura da Jornada Pedagógica será realizada na quinta-feira (15), às 17h, no Auditório do Pena Branca Hotel, com atrações culturais e palestra magna do psicólogo paraibano e fenômeno da web, Rossandro Klinjey. Professor universitário, Rossandro é autor dos livros “As 5 Faces do Perdão” e “Autoperdão: O Aprendizado” e possui mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.  
Na sexta-feira (16), a programação será retomada às 8h no Auditório do IFBA e terá palestras com Graziela Dourado e Silvana Vaz, entre outras atividades. A Secretaria de Educação iniciará os trabalhos pedagógicos de 5 a 08/02 com a pré-jornada, que tem como objetivo de preparar os professores para o evento principal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta terça-feira (30) a reforma da Escola Municipal Florêncio Ferreira, localizada no Gamelo, zona rural do município. Esta foi a 7ª unidade escolar reformada pela atual gestão em apenas um ano de governo.  
Com a reforma, a escola passou por revisão elétrica, hidráulica e de telhado; ganhou nova bancada e pia para a cozinha; revestimento cerâmico de paredes da cozinha e do pátio interno; piso para a secretaria; revitalização da rampa de acesso; instalação de guarda-corpo na rampa e nas escadas; cobertura na frente da escola e sobre os cobogós; esquadrias de alumínio e vidro; e forro de gesso para o depósito. A Pracinha, localizada em frente à Escola, também foi revitalizada ganhando novos bancos, pintura e área para recreação.  


Durante a entrega, o Prefeito Rogério Andrade e a Secretária de Educação, Cintia Souza, foram presenteados com uma cesta de produtos produzidos pela comunidade. Membro da Associação de Moradores do Bom Conselho e Gamelo, o Senhor Antonio, fez questão de agradecer pela reforma: 
- “Só temos a agradecer em todos os aspectos, em especial, a Educação e a secretaria de Serviços Públicos que sempre tem atendido a nossa comunidade.” – Relatou.  
Dona Jamile, mãe de um estudante da escola cantou um louvor em agradecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura. Inês Braz, diretora da Escola, falou sobre a importância da escola para a comunidade.  



Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O tema “os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil” da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2017 pode ter pego muitos alunos de surpresa. Não pegou o estudante Ramon Lucas Barreto, 18 anos, estudante do Complexo Integrado de Ipiaú, no município de Ipiaú. Com uma pontuação de 960 pontos na redação, o aluno da região do Rio de Contas sonha longe a partir de agora. “Meu objetivo é entrar para algum curso de saúde ou engenharia. Apesar de gostar de ler e ter praticado bastante a minha escrita para a avaliação, sou apaixonado pela matemática e disciplinas exatas” explica.

Na preparação, o foco foi fundamental para o resultado da pontuação. “Já tinha feito um bom desempenho na redação em outras provas, mas sabia que para melhorar teria que praticar muito. No total estudava de cinco a seis horas o que achei suficiente para poder ter uma qualidade de vida sem estresse. O que ajudou muito também foi o estudo em grupo onde me reunia com mais três colegas na quinta-feira e sábado para resolver questões de antigas do Enem”, enfatiza. Ele ainda ressalta todo o suporte recebido na escola. “Também fico feliz pelo resultado, porque podemos mostrar que os alunos da rede pública podem ter um ótimo desempenho”, disse.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus decreta luto oficial pelo falecimento do servidor Adilson de Almeida Santos, professor da rede municipal de ensino desde 2012. Adilson lecionava no Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães, onde deixará muitas saudades.Neste momento de dor e perda, a Prefeitura se solidariza com os amigos e familiares, ao mesmo tempo em que manifesta o seu mais profundo pesar. Ascom Prefeitura SAJ

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Começam nesta terça-feira, 16, as matrículas para a rede estadual de ensino. Neste primeiro dia, serão matriculados os estudantes que desejam transferência para outras unidades. O prazo para os outros alunos segue até 23 de janeiro, das 8h às 20h. A matrícula pode ser feita em qualquer das 1.300 escolas, nos 417 municípios baianos.

Nesta terça, o processo será para transferência dos estudantes matriculados na rede estadual que tiveram frequência regular no ano letivo de 2017. Só poderão realizar este processo os estudantes quem estiverem nas seguintes situações: escola não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula ou mudou de endereço.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade assinou nesta quarta-feira (10) a ordem de serviço para o início da reforma da Creche Municipal Criança Feliz. O ato de assinatura reuniu professores, estudantes e pais que mesmo em férias participaram do momento.  
Durante o ato, a Secretária de Educação, Cintia Souza, destacou a alegria em iniciar mais uma reforma: “É sempre uma emoção muito grande. Nós acreditamos, confiamos e agora estamos tendo o nosso esforço reconhecido. Só temos a agradecer. Muito obrigado.” – Declarou. 
Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu as presenças e listou as primeiras ações desenvolvidas em 2018, na Educação, Saúde e em outras áreas. O Prefeito ainda antecipou que em breve nossos anúncios serão feitos para a população local. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, assina nesta quarta-feira (10), a ordem de serviço para reforma da Creche Municipal Criança Feliz. O ato acontece às 15h, na própria creche, situada próxima a antiga LBA.  
Esta será a primeira obra na área de Educação iniciada em 2018. No ano passado, a Prefeitura entregou cinco escolas completamente reformadas, a nova sede da Escola Cefira Baylão Diniz e a Creche Tia Jú que estará em pleno funcionamento a partir deste ano. Além destas, outras dez escolas também já estão em reforma. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Oficiais da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato), prenderam em flagrante o primo de integrante do Baralho do Crime da SSP, acusado de tráfico de drogas. Conhecido como "Neymar", André Luiz Santos Nascimento, de 30 anos, primo de Ednélson Nascimento da Conceição, o "Mágico", Rei de Paus, foi capturado no último sábado (6), no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário, com aproximadamente 50 porções de cocaína, maconha e crack. Os militares acharam ainda uma balança, caderno com anotações do tráfico, entre outros materiais para comercialização de entorpecentes.

Ednélson é procurado pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios, associação criminosa e roubos. "Esta prisão mostra a participação de uma parte da família de Ednélson no esquema. Agora é continuar trabalhando para alcançá-lo", contou o comandante da 14ª CIPM, major Sérgio Marcos Ribeiro Paz.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Arte urbana, moderna e jovem! Assim é o grafitaê. Estudantes da rede estadual de ensino do Colégio Central da Bahia, em Nazaré, realizaram uma mostra. A criatividade ganhou cores e formas! Veja no vídeo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A era da internet das coisas nos permite experiências que nem se imaginava há 20 anos. A tecnologia torna as informações acessíveis e possibilita se comunicar com outras pessoas a qualquer hora, de forma cada vez mais instantânea. Mas nem tudo são 'flores' no ambiente online! Com a ideia de unir tudo e todos, as redes sociais trouxeram à tona o perfil do 'hater' - aquela pessoa conhecida por não aceitar opiniões divergentes, e que chega a atacar internautas por isso, até mesmo figuras populares ou celebridades.

Nos últimos anos, os 'haters' vêm aumentando nas páginas de notícias e redes sociais, proporcionalmente ao crescimento do número de internautas. Porém, para Kim Archetti, especialista em redes sociais e vídeos virais, alguns empreendedores e donos de empresas também estão se tornando 'haters' - mas deles mesmos - quando o assunto é divulgar sua marca e alavancar os negócios nas redes sociais.

Para Archetti as empresas já estão mais cientes de que as redes sociais são ferramentas indispensáveis para manter o negócio em evidência, mas alguns gestores ainda “perdem a mão ao buscar manter a página constantemente atualizada com novos conteúdos e interagir o tempo todo com o consumidor. Ao invés de oferecerem conteúdos relevantes para os clientes e se tornarem protagonistas no mercado, acabam sendo 'haters' e alimentando o ódio de seus seguidores nas redes sociais", avalia

Notícias | postado por: Mascarenhas

SAJ: Matrícula para novos estudantes começa no dia 3 de janeiro* 
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, dará início na próxima quarta-feira, dia 03 de janeiro, as matrículas dos novos estudantes do Sistema Municipal de Ensino. Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem ir até as escolas próximas de suas residências a fim de matricular os estudantes, levando: 
- Histórico Escolar 
- Certidão de Nascimento do estudante 
- Comprovante de Residência 
- Uma foto 3x4 
As matrículas serão realizadas até o limite de vagas de cada instituição de ensino. A Secretaria de Educação informa que houve ampliação de vagas para atender a demanda da população. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Bahia tem 1.538.293 pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever, de acordo com realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números, segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21), representam 13% da população baiana com a faixa etária e são maiores do que a média nacional (7,2%).

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostrou ainda que o analfabetismo é mais alto entre negros e pardos com mais de 60 anos (41,1%), porcentual que é composto por 82% da população baiana. As mulheres acima de 60 anos que não sabem ler e escrever são 39,5%.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS 

Muitos secretários municipais na Bahia e em diversos rincões deste país não passam de "meras figuras decorativas" no seio das instâncias administrativas. Destituídos de ideias, pecam na falta de iniciativas. Mais que isso, não estão abertos ao diálogo com os segmentos da população que representam e, muito menos, com a imprensa. Fadados ao ostracismo "administrativo", eles, simplesmente, ficam "enclausurados" em seus próprios conceitos e/ou posturas, não contribuindo em nada para o desenvolvimento do município e, muito menos, para o sucesso das gestões municipais nas quais estão inseridos. 

Todavia, felizmente, sempre há posturas que acabam se tornando destaque. É o caso de FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, no governo Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus. Ela que, sabedora das dificuldades vivenciadas pelos produtores rurais do município que tem sua economia centrada na monocultura, seja de mandioca, seja de laranja e outras vertentes agrícolas, diante da drástica queda na lavoura, ensejada, no caso dos citros, pela dizimação causada pela mosca negra e, com relação à mandioca, pela falta de mão de obra no campo e a concorrência de produtos oriundos de outros centros, busca "alternativas econômicas" no momento em que incentiva produtores ao plantio de cacau na região. 

Trilhando nesse sentido, Fátima do Benfica, além de ter se reunido com técnicos da CEPLAC, realizou seminário em prol da plantação e cultivo do cacau na Sapucaia, com produtores, também, de outras comunidades, dias de campo, a exemplo do realizado no Espinheiro e, na última semana, a um plantio de cacau, numa fazenda seituada na Comunidade do "Bate Quente",São Felipe, onde se materializa uma iniciativa bem sucedida no palntio de cacau, num local em que a realidade climatica se assemelhaa nossa, bem como a  visita com produtores rurais à fábrica de mudas e instalações da indústria da Barry Callebaut (maior produtora de chocolate do mundo), em Ilhéus, numa demonstração inequívoca de que está, literalmente, se movimentando, não esperando que as coisas, simplesmente, "caiam dos céus". Longe disso, arregaça as mangas, em que pese dificuldades reinantes (dentre elas, paros recursos para sua pasta). De parabéns, portanto a Fátima e toda sua equipe por essa hercúlea iniciativa. Mostra flexibilidade. Que outros detentores de pastas nos municípios sigam esse exemplo sob pena de ficaram apenas como apêndices não produtivos. 

 

 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Na próxima quarta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus entregará a 5ª escola reformada em menos de um ano de gestão.  Desta vez a unidade entregue será a Escola Municipalizada Tiro de Guerra, que teve a sua estrutura física completamente recuperada, incluindo o muro externo. A cerimônia que marcará a reinauguração da escola será realizada no local, a partir das 9h. Outras escolas estão sendo reformadas e serão entregues nos próximos meses. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro meses após o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB) se reunir em Brasília em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitando credenciamento para a implementação de uma faculdade privada de Medicina em Valença, foi lançado pelo ministério edital para chamamento público de municípios para implantação de curso de graduação em medicina por instituições de educação superior privada incluindo a cidade na lista.

Sem esconder a satisfação, o deputado reforça que buscar avanço para toda região do Baixo Sul em um setor prioritário para o desenvolvimento social e econômico, como a educação,  é uma bandeira antiga do seu mandato. “Sem falar que os resultados serão além, como a geração de empregos, incentivo ao comércio de bens e serviços, além de novos profissionais qualificados”, destacou, agradecendo ao ministro, que de início se mostrou bastante acessível ao pleito e cumpriu, bem como ao prefeito ACM Neto, ao deputado federal, Elmar Nascimento e outros deputados, que, segundo ele faz questão de destacar, tiveram participação preponderante. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Turma 2017.1 de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da UFRB, em Santo Antonio de Jesus realizou, na manhã dessa quarta-feira, 06, mais uma atividade sob a coordenação das professoras Aline/ Ticiana Ramos, procedendo entrega de convites aos moradores, para participação no evento "SE ESSA URBIS 1 FOSSSE MINHA...O ESPETÁCULO", oportunidade em que será apresentado relatório com base nas vivências e aprendizagens adquiridas no processo de vínculo com a comunidade, no próximo dia 13, a partir das 17h. 

De parabéns, portanto, a turma em epigrafe, professores e a direção da UFRB por estarem indo de encontro à comunidade, no caso a URBIS 1, estreitando, assim uma relação que, inexoravelmente, servirá como parâmetro para esses futuros profissionais que, mais do que estarem nos consultórios, postos de saúde, clínicas e hospitais atendendo de forma "mecânica" os pacientes, estarão sendo mais sensíveis por terem vivenciado nessas interações comunitárias, a realidade do que acontece no "front". Hoje, e de há muito tempo, há profissionais médicos que atendem pacientes sem, sequer, olhar para os mesmos. Talvez porque não tiveram a oportunidade de terem experiências como essa. 

A professora Aline adiantou à Tvsaj que serão realizadas atividades na Urbis 1 durante o semestre do ano letivo 2017.2 (até março/2018), com o objetivo de pormover vínculo com a comunidade e discutir assunstos e questões relacionadas à saúde. Assevera que serão desenvolvidas ações integradas com os cursos de medicina e enfermagem, possibilitando, assim, atividades multidisciplinares que envolvam moradores da localidade. Foto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Graças ao trabalho sério da Prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria Municipal de Saúde e parceria com o OdontoSesc diversas atividades com palestras sobre Saúde Bucal, orientações, escovação, aplicação de flúor, exibição de vídeo, roda de conversas, dinâmicas e distribuição de creme, escova e fio dental foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. 

Assim como na sede, os alunos da zona rural do município também foram beneficiados com as ações de Saúde Bucal através da Unidade de Saúde da Família (USF) Jucélia Felizardo de Santana, localizado no Pacheco.  

O Governo do Povo acredita que a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde. Com esse propósito esse trabalho não visa somente o tratamento curativo, mas também, aspectos educativos com a finalidade de obter um sorriso sadio nos estudantes. ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu “Governo do Povo”. Drica Dicastro. Jornalista & Social Media / DRT-BA 3693

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Realizado nessa sexta-feira, 24, em Jaguaripe, recôncavo baiano, a 1a. MOSTRA DE EDUCAÇÃO E CULMINÂNCIA DO "PROJETO CONTE PRA MIM", num evento protagonizado pela Secretaria de Educação, sob o comando de Fernanda Gomes de Souza, na gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho,  com paticipação de 31 escolas do município. 

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além da secretária, Hunaldo Costa (prefeito), Pepezinho (vice-prefeito e Secretário de Assistência Social); secretários municipais Carlos Silveira (Cultura, Esportes e Lazer), José Vidal Oliveira (Infraestrutura), Larissa Costa (primeira dama, Saúde), Reinevaldo da Conceição (Meio Ambiente); Rosiel Conceição Freire (Chefe de Gabinete); vereadores  Adé (Presidente da Câmara), Célia Cavalcanti.  Também, presentes, representações de 31 escolas municipais, dentre eles, diretores, professores e alunos. 

Ocupando toda extensão da praça principal, diversos todos foram dispostos, com material pertinente aos trabalhos realizados pelas escolas, inenretes a esse projeto, assim como aqueles colocados pelas secretarias de Educacão; Cultura, Turismo e Lazer, Assistência Social e Saúde. Além deles, o toldo principal, onde foi realizada a cerimônia de abetura, as apresentações musicais e entrega de premiações. 

Na abertura dos trabalhos, a saudação inicial da Secretária de Educação Fernanda Gomes de Souza que, aproveitando o ensejo, agradeceu a todos os profissionais de ensino pela participação no projeto, assim como aos alunos, pela dedicação, além de externar agradecimentos à gestão Hunaldo Costa/Pepezinho pelo apoio, ao lado das demais  secretarias e demais representantes da atual administração. 

O prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho, por sua vez, ocupando o microfone, parabenizaram os gestoes da Secretaria de Educação e das demais pastas que direta e indiretamente se engajaram para o sucesso do "Projeto Conte Pra Mim", ao mesmo tenpo em que, mais uma vez, reafirmaram o própósito de propiciar à população do município um trabalho que fortaleça, a cada dia, o desempenho na edução e em todas as áreas de atuação governamental. 

O Secretãrio de Cultura, Turismo e Lazer, Caros Silveira, em suas considerações sobre a realização do evento nâo poupou eleogios aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária de educação, ao lado de sua equipe e  à gestão Hnaldo;Pepezinho pelo apoio hipotecado. Aproveitando o ensejo, elencou algumas das realizações de sua pasta, inerentes ao desporto e ao turismo. 

Logo após aos pronunciamentos, as visitas às stands, apresentaçôes no  toldo principal e no coreto. Em seguida, intervalo para um saboroso almoço, oferecido a a todos que compareceram ao evento. Dando prosseguimento, as apresentações culturais, homenagens aos alunos que se destacaram no projeto e entrega de premiações. Fotos, Antonio mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

*Conferência Municipal de Educação acontece de 06 a 08 de dezembro* 
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 06 a 08 de dezembro, a Conferência Municipal de Educação e Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação. 
O evento será realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e terá como tema: "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.". 
A Conferência será aberta na quarta-feira (06) com credenciamento a partir das 17h. Na quinta-feira (07), haverá programação durante todo o dia. Na sexta-feira (08), será realizada a Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No segundo dia de programação do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, o governador Rui Costa levou as filhas mais novas, Marina e Malu, para participar das atividades que aconteceram no início da tarde desta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Juntos, eles brincaram com os protótipos da Mostra de Experimentos e no simulador de voos. Também visitaram a Arena Interativa e assistiram à apresentação de corais de colégios de Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Jequié e Bom Jesus da Lapa.

Com vasta programação, o encontro segue até esta quinta-feira (23), das 8h30 às 18h, com entrada franca. Mais de 4 mil estudantes expositores, de escolas estaduais de todas as regiões do estado, celebram a arte e a educação como instrumentos que podem mudar a vida dos jovens. 

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, acompanhou o governador durante a visita. “Fazemos o apelo para que os professores e pais tragam seus filhos. O acesso é livre. Este é um evento feito não somente para os estudantes, mas para a sociedade. Quem passar aqui vai ter a oportunidade de conhecer o que se pratica em cada escola. Nós estamos com uma média de visitação de 10 mil pessoas por dia e vamos encerrar amanhã à noite com um grande show feito pelos estudantes”, declarou Pinheiro.Fotos: Mateus Pereira/GOVBAn Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (21), os educadores de 16 municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação (NTE 21) participaram de um seminário do Programa Pacto. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Com o tema “Ciclo de Alfabetização: olhares sobre as expectativas pedagógicas e de gestão no âmbito do programa”, o seminário, que ocorreu no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, teve como objetivo socializar as experiências e as produções de conhecimento entre os professores e gestores dos municípios atendidos. Com abertura do Coral Projeto Sorrir, os participantes foram divididos em mesas temáticas e debateram sobre os rumos do ciclo de alfabetização em 2017.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Fomentando a temática “Ideias que merecem ser compartilhadas”, o Sebrae apoiou a realização do primeiro TEDx (acrônimo de Technology, Entertainment, Design) no interior do Estado. O evento foi realizado pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), na tarde dessa terça, 21, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e contou também com o apoio da Secretaria de Educação do município. Foram cerca de 100 participantes e 12 palestrantes que compartilharam ideias de diferentes temáticas como empreendedorismo, motivação pessoal e valores.  

A empreendedora carioca Mariana Serra, que entrou para a lista da Revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil com idade até 30 anos, levou sua história de vida para o público e destacou a importância do Sebrae na realização do evento. “O Sebrae é uma mega ferramenta em todos os sentidos, mas, principalmente, para trazer o empreendedorismo e apoiar um evento desse porte”, afirma. 

Ela, que ministrou a palestra “Como mudei meu rumo para mudar o mundo”, considera gratificante a experiência por estabelecer uma troca de conhecimentos com as pessoas da cidade, que é patrimônio histórico. “Trazer uma iniciativa como a do TEDx para cá é extremamente importante para poder instigar as pessoas, ter propósito, levar as pessoas à reflexão e, quem sabe, impactá-las para mudar o rumo de suas vidas”, acrescenta. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta quinta-feira (16) as novas instalações da Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade (HTA), na Salgadeira. A conclusão da obra foi marcada por um ato que reuniu estudantes, pais, professores e autoridades para celebrar o retorno das atividades na Escola. 
Com a reforma, foram realizados diversos serviços como revisão hidráulica, elétrica e de esgoto, nivelamento do pátio, troca de todo o piso, incluindo a colocação de piso tátil e direcional, troca de todo o telhado, sistema de drenagem pluvial com novas calhas, instalação de manilhas, caixa de passagem e grelha, recolocação dos reservatórios, reforma da cozinha, que ganhou novas bancadas em granito e pia com duas cubas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

No último dia 14, os professores da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus iniciaram mais um módulo do Programa Formação pela Escola. O Formação pela Escola (FPE) é um programa deformação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Na ocasião, as discussões permearam a respeito do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar e sua aplicação no município. Os participantes puderam conhecer os alimentos que são ofertados aos estudantes da rede e certificar que o município vem cumprindo com um dos objetivos do PNAE, destinando parte do recurso na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais locais.

Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

No mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de encerramento do Programa Brasil Alfabetizado. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e foi executado no município com recursos próprios, beneficiando 2.145 alunos e os tornando aptos para ingressar no Programa de Educação para Jovens e Adultos.

140 alfabetizadores fizeram parte do projeto e foram os responsáveis por instruir os beneficiados, que nunca tinham ido à escola. O Prefeito Rogério Andrade esteve presente no encerramento e parabenizou os envolvidos no projeto. “Educação é a porta de acesso à cidadania. Investir em educação é a base fundamental de qualquer gestão séria, que entende a importância de diminuir as taxas de analfabetismo e promover a inclusão”, finalizou o gestor.Ascom Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ.  Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola: “Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – Pontuou.
Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma: - “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.” – Celebrou.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta quinta-feira (9) a Escola Maria Augusta Lopes Ferreira, totalmente reformada. O evento foi aberto com apresentações culturas e esportivas do Coral do Projeto Sorrir, DRC e CKSAJ.  
Em seguida, Dona Eliene Andrade, avó de um aluno, deu seu testemunho sobre a reforma da escola: “Estamos regozijados com a nossa escola nova. Eu moro aqui em Santo Antônio de Jesus há 25 anos e nunca vi uma coisa como essa. A prefeitura está de parabéns.” – Pontuou. 


Diretora da Unidade, Adelice Peixoto, relembrou o cenário em que a escola foi encontrada e agradeceu ao prefeito e a secretária de Educação pela reforma: 
- “Quando chegamos aqui em janeiro, nós ficamos muito tristes em ver a situação dessa escola. A gente dava aula de guarda-chuva porque as salas molhavam, o muro estava caindo, não podíamos usar o banheiro porque havia problemas no encanamento. Mas, graças a Deus, hoje estamos iniciando uma nova realidade.” – Celebrou.  
A Secretária Cíntia Souza destacou que a escola ganhou uma nova área coberta para o lazer dos alunos, novos banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, cozinha totalmente reformada e reestruturada, depósitos para alimentos, recuperação total do muro e do telhado, revisão das redes elétrica e hidráulica, revestimento, pintura de todo o prédio, entre outras melhorias. 
Em seu discurso, o Prefeito Rogério Andrade agradeceu a comunidade pela confiança e falou do sentimento em entregar mais uma escola reformada. 
-“Esse brilho nos olhos das crianças, dos professores, dos pais, já nos contempla e nos deixa extremamente felizes. Esta é a 2ª de cinco escolas que vamos entregar até o fim de novembro. Não tem sido dias fáceis, mas, com muito trabalho e com ações como essa, estamos mudando a realidade da Educação da nossa cidade.” – Comemorou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta quinta-feira (9) a reforma da Escola Municipal Maria Augusta Lopes Ferreira, na Urbis I. O ato acontece a partir das 9h e é aberto a toda a comunidade. Esta será a segunda escola entregue na série de reformas promovidas pela Prefeitura em apenas 10 meses de governo. ASCOM Prefeitura SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou na manhã desta segunda-feira (6) a reforma da Escola Municipal Argemiro José das Mercês, localizada no Salto da Onça. Esta é a primeira de uma série de reformas em escolas que serão entregues nas próximas semanas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.  A Escola Argemiro Mercês ganhou novos banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, rampa de acessibilidade, depósito para alimentos, reparos no telhado, uma parede dividindo as salas do pavilhão superior, telhado para frente da escola, novo jardim e pintura de todo o prédio, além de outras melhorias. 
A Professora Inês Braz, diretora da escola, agradeceu a gestão pelo empenho na reforma do prédio escolar realizada em apenas 60 dias. Já a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, ex-professora da unidade falou sobre a emoção de retornar para entregar a escola reformada.  

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, promove nesta quinta-feira (26), o lançamento do Projeto Assistência Legal. Esta 1ª edição será voltada para os territórios de abrangência do CRAS Comunidade que atende localidades como Alto Santo Antônio, Santa Madalena, Loteamento Sales, Barro Vermelho, Amparo, Andaiá e localidades rurais como Sapucaia, Rio da Dona, Serenhém, Riacho Dantas e Bonfim.

O objetivo do evento é levar os serviços da assistência e parceiros às comunidades locais. Serão oferecidos diversos como atualização do CADÚNICO, Cadastramento do Bolsa Família, orientações do CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA, além de serviços de parceiros como Defensoria Pública, Balcão de Justiça, Caixa Econômica e Banco do Brasil. O evento acontece das 8h às 16h, no Villa Music.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio de Jesus foram homenageados pela passagem do Dia do Professor com uma festa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizada na noite desta segunda-feira (23). 
O evento foi aberto com uma salva de palmas para todos os educadores que levantam a bandeira da Educação diariamente no município. Em seguida, o público acompanhou a performance “Andar com Fé Eu Vou”, dirigida por Fátima Carvalho e com a participação de professores do município. 
A Secretária de Educação, Cinthia Souza, parabenizou a todos os educadores e destacou a alegria em poder realizar o evento. O Prefeito Rogério Andrade agradeceu pela dedicação e empenho dos profissionais e destacou os avanços na Educação desde o início da atual gestão. 
- “Hoje é um dia muito especial. Dia de reverenciar quem trabalha todos os dias pelo nosso futuro sempre com muito amor e cuidado em tudo o que faz. O professor merece sempre muito mais. Parabéns!”. 


Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho dos tribunais de contas da União e dos estados, em conjunto com o Ministério Público, para acompanhar a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), foi tema de audiência pública, na quinta-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A iniciativa partiu do deputado Bacelar (Podemos-BA), relator na subcomissão que analisa o tema. Ele defende uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos no setor, com o objetivo de evitar o desperdício. “ O sistema educacional brasileiro tem recursos, mas falta planejamento”, afirmou. 

A representante do Tribunal de Contas da Bahia, Thaiz Braga, destacou o projeto “Educação é da nossa conta”, realizado no estado, que auxilia os municípios no acompanhamento do PNE. “ Os órgãos de controle devem ser indutores de comportamento e, para isso, é preciso que o trabalho seja executado em parceria com o controle social”, disse Braga. 

Notícias | postado por: Mascarenhas


Enquete


PodCast