Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Educação

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O burburinho ansioso tomou conta da Igreja do Convento do Carmo horas antes da participação da youtuber fluminense Jout Jout na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), neste sábado (7). “Estou aqui desde 7h”, contou a estudante Vitória Moreira, 16 anos, que estava no primeiro lugar da fila de espera para garantir uma das 300 vagas da mesa mediada por Tia Má, personagem da jornalista baiana Maíra Azevedo.

Com o livro de Jout Jout nas mãos, Tá Todo Mundo Mal (Companhia das Letras), Vitória contou que saiu do município de São Miguel das Matas só para ver a youtuber e tentar um autógrafo. “Jout Jout me ajudou muito, porque nessa fase da adolescência a gente tem muitas dúvidas e ela ajuda a gente a se entender, a se aceitar, a compreender que ser diferente é a maior beleza. Ela quebra esses padrões”, justificou a estudante, que sempre acompanha o canal JoutJout Prazer.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O trabalho dos tribunais de contas da União e dos estados, em conjunto com o Ministério Público, para acompanhar a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), foi tema de audiência pública, na quinta-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A iniciativa partiu do deputado Bacelar (Podemos-BA), relator na subcomissão que analisa o tema. Ele defende uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos no setor, com o objetivo de evitar o desperdício. “ O sistema educacional brasileiro tem recursos, mas falta planejamento”, afirmou. 

A representante do Tribunal de Contas da Bahia, Thaiz Braga, destacou o projeto “Educação é da nossa conta”, realizado no estado, que auxilia os municípios no acompanhamento do PNE. “ Os órgãos de controle devem ser indutores de comportamento e, para isso, é preciso que o trabalho seja executado em parceria com o controle social”, disse Braga. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Há quase 60 anos o Grupo Odebrecht vem investindo na cultura nacional com a publicação de mais de 300 livros. Esta trajetória vai poder ser conferida na exposição que será montada durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 5 a 8 de outubro no Recôncavo baiano. A mostra é composta por 14 painéis e 28 lâminas que mostram discos e livros de artistas e grupos culturais que foram patrocinados pelo grupo Odebrecht, além de construções culturais e recuperações arquitetônicas executadas pela empresa ao longo das últimas décadas.

Muitos tiveram esse apoio no início da carreira, bem antes de terem o trabalho reconhecido e de se tornarem famosos. É o caso do primeiro disco do Ilê Ayiê, cuja capa faz parte da exposição. Tem ainda o livro Homenagem à Bahia Antiga, lançado em 1959. Ou ainda uma publicação preciosa com poemas de Castro Alves ilustrados por artistas baianos como Carybé, Carlos Bastos e Calazans Neto.

“O Grupo Odebrecht tem apoiado a arte em suas múltiplas dimensões, principalmente em projetos nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Cinema e Dança. Esta longa trajetória de apoio ao segmento cultural é o tema da exposição que será montada em Cachoeira”, afirma Marcelo Gentil, responsável pela Comunicação na Odebrecht S.A.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Muito além das redes sociais, a tecnologia pode ser uma grande aliada na preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Plataformas digitais gratuitas dispõem de conteúdo de todas as disciplinas. O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEC), disponibiliza o Ambiente Educacional Web. Com conteúdo elaborado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a plataforma é de livre acesso e oferece preparação específica para o Enem.

“São mídias que têm uma abordagem interdisciplinar, que trata também dos temas transversais e são muito de acordo com o que é solicitado no Enem”, explica o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. Para o Enem 2017, há uma novidade: a Plataforma Anísio Teixeira (PAT), que reúne todas as mídias e tecnologias educacionais desenvolvidas pelo IAT em um único local. “Lá na PAT nós estamos apresentando algumas ações especiais, uma delas é o Mutirão para o Enem. Ao acessar a plataforma, há um blog, no qual estamos publicamos postagens interdisciplinares, já tentando mostrar para o estudante essa forma de abordagem que a prova tem”, completa

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite dessa terça-feira, 26, no auditório do Hotel Parati, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, palestra audiovisual por parte de Fernanda Kléber, consultora de ensino do Grupo Educacional Augusto Cury, entidade que acaba de firmar convênio com o Colégio Novo Espaço, no que tange à implantação da discipina que trata da  "Inteligência Sócioemocional" na sala de aula. 

Além da palestrante, marcaram presenças no evento Norma Assis, professora, empresária, diretora do Colégio Novo Espaço, as coordenadoras Rubinha, Fernanda e Maíra; as administradoras Patrícia e Gláucia; os professores Március Pirôpo, Lane, Carlos, Amanda, Sueli , Ivonete, Nete, Mel, Lília, Joilma, Angelina, Solange, Ny, e Elizete; Dr. Lemos (Advogado),  bem como participação de pais e alguns dos alunos. 

Em sua fala Fernanda Kleber procurou mostrar a importância dessa vertente educacional que tem por escopo fazer com que potencialidades (quase sempre adormecidas e no anonimato), possam, deveras, desabrochar, desde as primeiras manifestações cognitivas a todo um processo paulatino de sedimentação de conhecimentos que, via de regra,  afloram a partir de um contínuo exercício, por parte de estudantes,  de habilidades  que precisam, apenas, ser incentivadas. 

Uma iniciativa, convenhamos, por demais louvável do Colegio Novo Espaço, através de Norma Assis que deixou seu nome nos anais da historicidade local,  quando de sua gestão a frente da Secretaria Municipal de Educação e que, no comando dessa unidade educacional, ao lado de toda equipe, vem fazendo diferença, não apenas no que concerne à impetuosidade empreendedora mas, também, no tocante à incessante busca de novas premissas educacionais. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja mais FOTOS, em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevista. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

A RECON Jr. (Empresa Júnior) atua no ramo de CONSULTORIA EMPRESARIAL para a gestão de Micro e Pequenas Empresas oferecendo serviços de qualidade a baixo custo com a credibilidade da orientação dos professores da Universidade do Estado da Bahia, uma das 80 melhores da América Latina, e nesta última quarta-feira (20/9), realizou no campus V da UNEB em Santo Antonio de Jesus, a segunda edição do evento “Conect ADM”, em parceria com o Conselho Regional de Administração, representado por Delnice Alves. 

A edição deste ano contou com palestras que tiveram como tema principal o “Planejamento de uma carreira de sucesso” divididas em dois momentos com os palestrantesFábio Rocha (tema: Gestão de Pessoas e Coaching)e Fernando Araújo (tema: Construção do Plano de Carreira). 

O evento atraiu a comunidade acadêmica em peso levando-os a repensar seus posicionamentos profissionais com aconselhamento de alto nível, sendo discutida a importância desair do comodismo, além é claro da importância de saber aonde se quer chegar, para que de tal forma seja possível PROJETAR UMA CARREIRA DE SUCESSO. 

“A RECON Jr., no papel de empresa júnior do curso, preza bastante pelo perfil do Administrador que a Universidade entregará no mercado, agindo na vivência acadêmica com eventos como este e na vivência empresarial com projetos de consultoria, entregando na prática o que é aprendido em sala de aula”, afirmou o Presidente da Empresa Junior, Lael Rebouças.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Para que sejam desenvolvidos projetos que chamem a atenção dos alunos para temas que estão em discussão e afetam o ambiente e as relações escolares, o peemedebista Pedro Tavares apresentou projeto de lei que cria a Campanha do Estudante Consciente. 

A proposta é que sejam discutidos nas escolas temas como drogas ilícitas e lícitas; pedofilia; bullying; racismo; atos de vandalismo; ‘rolezinhos’ e a necessidade de inclusão de alunos com deficiência. Na opinião do deputado, a educação “sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos.Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de promover ações em prol da educação inclusiva, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (21.788/2016), que pretende instituir no calendário oficial do estado a Semana de Conscientização e Defesa da Educação Inclusiva. O objetivo da proposta é que sejam realizadas em todo o estado, sobretudo nas escolas públicas, ações educativas e promocionais sobre a educação inclusiva e os benefícios recorrentes para alunos e a sociedade. O período será destinado às atividades de conscientização e defesa da promoção da educação inclusiva e ocorrerá anualmente na última semana do mês de setembro, por conta do Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21). 

De acordo com o deputado autor do projeto, a instituição da data torna-se fator preponderante para “conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de assegurar às pessoas com deficiência o direito à educação inclusiva, combatendo a discriminação”. Além disso, ”o projeto visa defender os direitos humanos de todos os alunos com necessidades educacionais especiais e, especialmente, contribuir para a disseminação, consolidação e efetivação da educação inclusiva como forma de enfrentamento a discriminação e a intolerância, além de promover o respeito e a dignidade ao próximo”, afirmou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

 

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte - SMTT, vem realizando blitz’s educativas nas ruas da cidade, como parte das comemorações pela Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Minha escolha faz a diferença”. Na ação, os agentes estão realizando a distribuição de material educativo e adesivos, orientações aos condutores e apresentação de um grupo teatral, visando chamar a atenção para a responsabilidade de cada um e o respeito às leis de trânsito. A programação da Semana nacional de Trânsito será realizada até o dia 26 de setembro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os sete anos de regulamentação da profissão de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram lembrados, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Angelo Almeida (PSB). Em moção de congratulação e aplausos à categoria, o socialista, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, também desctacou o Dia Universal da Libras comemorado, neste domingo, dia 10 de setembro. 

De acordo com Almeida, a Lei nº 12.319, sancionada em 1º de setembro de 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa uma vitória da categoria e um avanço no conceito de comunicação inclusiva e do reconhecimento da Libras como língua oficial. O deputado também lembrou que os profissioanis estão aptos a atuar nas instituições de ensino e repartições públicas, além de prestar serviços em juízo em órgãos administrativos ou policiais. 

“No final de agosto tivemos a primeira audiência com tradução em Libras do Brasil sendo realizada em Itabuna, no sul da Bahia. Esse feito inédito foi uma iniciativa da juíza Márcia Melgaço, que merece todo nosso reconhecimento e aplausos”, salientou o parlamentar. 

Sobre o Dia Universal da Libras, o socialista acrescentou que esta data tem a finalidade de promover o respeito e a valorização das Línguas de Sinais em diferentes países e lembrar o dia 10 de setembro de 1880, quando ocorreu um episódio que deixou marcas na história dos surdos, o Congresso de Milão que proibiu as línguas de sinais e impôs a oralidade.

 

 

-- 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A bancada baiana no Congresso Nacional participou de reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira (5), oportunidade em que conseguiram assegurar a total execução das emendas parlamentares destinadas às universidades na Bahia, bem como a liberação do total do financeiro para custeio do ensino superior previsto no Orçamento de 2017. 

A liberação dos recursos para o custeio é uma das grandes preocupações dos reitores das seis universidades federais baianas, que temiam não conseguir pagar as contas a partir do mês que vem, diante do contingenciamento que cortou parte dos recursos. A mudança na meta fiscal aprovada no Congresso Nacional, todavia, possibilitará a execução destes recursos, assegurou o ministro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus prepara uma grande festa para homenagear o Dia da Independência da República nesta quinta-feira, dia 7 de setembro. A programação terá início às 8h com o Hasteamento das Bandeiras, em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, acontece o Desfile Cívico na Avenida Ursicino Pinto de Queiroz com a participação das escolas municipais e de outras entidades. Após o desfile, todos os caminhos levam a I Feira de Livros de Santo Antônio de Jesus que será realizada em frente ao Centro Cultural, a partir das 10h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Estudantes de escolas estaduais da capital e interior do estado estão se inspirando na arte de rua para transformar o ambiente escolar. O projeto #GrafitaÊ, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, tem o objetivo de aproximar a realidade dos estudantes à escola, por meio da história de vida dos alunos e da comunidade, promovendo o empoderamento juvenil. Além de aprenderem a grafitar, os jovens participam de oficinas e workshops, quando se informam mais sobre as comunidades onde estudam.

Até novembro deste ano, o projeto vai atender 270 unidades escolares em todo o estado. De acordo com a coordenadora de Educação Integral da secretaria, Catarina Cerqueira, a ideia é envolver os estudantes dentro de um conceito de pertencimento. “O grafite é uma expressão artística que já está no cotidiano desses jovens, e trazer essa linguagem para escola, discutindo temas com racismo e questão de gênero, é muito importante. Nosso intuito é que a escola tenha a cara do estudante e seja um lugar onde ele se sinta confortável para se expressar e se desenvolver”. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente Michel Temer vetou a prorrogação, até 2019, de benefícios previstos pela Lei do Audiovisual. A prorrogação havia sido aprovada pelo Congresso Nacional e precisava de autorização do presidente para ser validada. A medida foi publicada na edição da última quinta-feira (24) do Diário Oficial da União.

Com a decisão, o benefício fiscal do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), onde percentuais do Imposto de Renda eram permitidos em financiamentos de obras cinematográficas, se encerrará no fim do ano deste ano. O Congresso havia alterado o prazo para 2019, porém, foi vetado por Temer.

Temer justificou o veto afirmando que há "contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade". Em novembro de 2017, porém,  em uma cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, o presidente afirmou a renovação dos incentivos fiscais para financiamento de obras cinematográficas. "Gostaria de anunciar que iremos renovar por mais cinco anos, até 2022, os benefícios da Lei do Audiovisual", disse ele na ocasião.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria de Educação do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, promoveu nos dias 24 e 25 de agosto um Diálogo com Gestores Escolares dos Núcleos Territoriais do Recôncavo, Vale do Jequiriçá e Baixo Sul. Nesta edição participaram os NTEs de Santo Antônio de Jesus (Núcleo 21), Valença (Núcleo 6) e Amargosa (Núcleo 9). 130 gestores de 53 municípios das regiões citadas participaram do evento, realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, que foi iniciado com a apresentação da Fanfarra do CEFCM e outras apresentações culturais. Um dos principais pontos abordados na reunião foi o fortalecimento do eixo pedagógico entre as escolas, além de promover alinhamento dos gestores e dar publicidade às políticas públicas do Estado.
O Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve presente no segundo dia de evento e recolheu, junto com a sua equipe, as demandas dos gestores da região. Estes encontros, que estão sendo promovidos em diversas regiões da Bahia, visam o fortalecimento da educação no Estado e a capacitação de dirigentes e professores.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nem sempre a opinião dos pais é considerada no momento da escolha profissional dos filhos. Acontece que no caso da jornalista Maysa Ferreira, 22 anos, o ponto de vista foi expresso de uma forma um tanto quanto inusitada, através de uma faixa segurada durante a formatura da jovem. O caso da faixa sincera viralizou na internet. "Maysa, não era o que queríamos, mas formou. Seus pais", dizia o cartaz.

Em entrevista ao portal G1, a jornalista contou que o que ocorreu foi apenas uma brincadeira, tanto que, no ano anterior, durante a formatura da irmã dela, os pais também levaram uma faixa, dessa vez com a frase: "Não fez mais do que a sua obrigação". A formatura de Maysa ocorreu na Universidade Federal do Tocantins na noite da última sexta-feira (18). Desde então vem sendo compartilhada nas redes sociais.Metro 1. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ordem de serviço para início da Primeira Etapa de reforma das Escolas Municipais.

O Prefeito Rogério Andrade assina nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço para reforma da Escola Hercília Tinoco Andrade e outras escolas municipais.A reforma das escolas garantirá mais conforto, maior acessibilidade e bem estar para estudantes, pais e professores. Esse momento é festejado e esperado por todos que convivem com o deplorável estado físico das nossas escolas. A assinatura da ordem de serviço acontece às 9h na Escola Municipal Hercília Tinoco Andrade (Rua do Matadouro, Praça Silvestre Evangelista)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana. As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas
A Bahia vai implementar o conceito de Escolas Tecnológicas nos mesmos moldes das Escolas Culturais. A ideia surgiu durante encontro do governador Rui Costa, nesta quinta-feira (10), na Governadoria, com os jovens empreendedores que participam da Campus Party Bahia, em Salvador. Durante a conversa com os jovens, comentou Rui, “veio esse estalo de usar para a tecnologia o mesmo conceito das escolas culturais, que abrem um espaço em cada cidade da Bahia, servindo não apenas para os alunos, mas para toda a sociedade”. 
Segundo o governador, as unidades terão laboratórios de robótica, informática e eletroeletrônica, disponíveis para jovens que desenvolvem tecnologia. “Será um espaço de convivência e de troca de ideias, mas também de base técnica e material. Hoje, o emprego e a renda resultam da criação, seja de elementos culturais ou tecnológicos”. 
pontapé inicial da iniciativa já foi dado por Rui. “Eu designei que os secretários da Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, e da Educação, Walter Pinheiro, conversem para iniciar este projeto a partir das escolas que já têm infraestrutura capaz de se transformarem em uma referência de tecnologia em cada cidade”. Vivaldo Mendonça e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, também estiveram presentes no encontro. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Teve animação, brincadeiras, apresentações, pipoca, cachorro-quente, pula-pula e até cinema na Semana do Estudante das escolas da rede municipal de Dom Macedo Costa. Tudo acompanhado de bastante aprendizado, através de projetos literários que também tiveram sua culminância nesta semana.
As atividades aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de agosto e contemplaram todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto no campo. Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) os estudantes das Escolas Edite Barros, Edvaldo Brandão e Centro de Educação Infantil (Creche) puderam assistir sessões de filmes em um espaço especialmente preparado para a criançada. Já as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) visitaram o Cine Itaguary, na quarta-feira (09) onde puderam assistir uma das sessões da noite. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os professores da rede municipal de ensino de Salvador realizaram um protesto, na manhã desta quinta-feira (03), na Praça da Piedade, em Salvador. Organizada pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), a ação contou com entrega de panfletos para, segundo a APLB, conscientizar a população. Os docentes haviam anunciado na última terça (01) uma paralisação de 48 horas. 
Ao Metro1, um dos componentes da direção da APLB, Marcos Barreto, afirmou que o motivo pelo qual a categoria decidiu paralisar as atividades é a "não concessão dos direitos previstos em leis". De acordo com ele, a prefeitura não quer dar o reajuste salarial garantido pela legislação e articula para "negociar a lei em detrimento do reajuste". "Nós temos uma legislação que regula o piso salarial. Nosso reajuste não tem sido concedido de acordo com a lei nacional do piso salarial. Nós tivemos quatro reuniões de negociação e nas quatro a proposição da prefeitura é reajuste de 0%. Eles querem negociar a lei.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram na manhã desta quarta-feira (2) da palestra "Currículo: uma construção social do conhecimento", ministrada pela pedagoga Sidenise Estrelado, mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e pós-graduada em Psicopedagogia e Deficiência Mental.O evento promovido pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Editora FTD, foi realizado no Auditório da Sociedade Espírita José Petitinga e teve ainda a participação do músico Candeias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os alunos das escolas públicas de Castro Alves, no recôncavo baiano, a partir desta quinta-feira (27) passam a contar com a Ronda Escolar Comunitária. Esta ação é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com a 27ª Companhia Independente da Polícia Militar. Gestores educacionais e policiais visam ampliar a segurança nas escolas e comunidades, para prevenir a violência e ampliar o acesso à informação.

Durante o evento de lançamento da Ronda o prefeito, Thiancle Araújo, ressaltou a importância deste projeto para o desenvolvimento da educação e citou os investimentos feitos para concretizar a ação. “A prefeitura disponibilizou à PM uma viatura totalmente equipada para viabilizar as visitas em todas as escolas. O nosso intuito é aproximar a PM dos alunos através de conversas e palestras, e não só os estudantes como funcionários e professores irão contar com a orientação dos policiais para diminuir os índices de violência”, revela o gestor.

Para possibilitar a abertura de espaços de diálogo e aumentar o patrulhamento, o policiamento será contínuo. O tenente da Polícia Militar, S. Oliveira, ressalta a importância das rondas para prevenir o uso de drogas e inibir a ação de criminosos no ambiente escolar. “A segurança pública é um dever do Estado e responsabilidade de todos. A sensibilidade desta gestão nos ajuda a gerar ações educativas e preventivas para auxiliar a formação social dos estudantes como cidadãos”.

Ao todo 35 escolas da sede do município e da zona rural vão contar com policiamento, palestras e eventos educacionais, sendo 29 escolas municipais, uma escola estadual e cinco escolas particulares. A solenidade de lançamento da Ronda Escolar Comunitária contou com as presenças da secretária municipal de educação, Fernanda Carvalho, professores, gestores e alunos da rede municipal, além de policiais Militares da 27ª CIPM, policiais civis e representantes do Ministério Público. Ascom | Prefeitura de Castro Alves

Notícias | postado por: Mascarenhas

O sonho de participar de aulas de balé agora é realidade na vida das crianças macedenses. A atividade, implantada a partir deste ano, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Dom Macedo Costa e atende cerca de 110 crianças, de 03 a 11 anos de idade, em seis turmas semanais.

Para a professora Darlene Menezes, que dá aulas para as pequenas bailarinas macedenses, os benefícios advindos da atividade são muitos. “No balé, a criança consegue o desenvolvimento físico, permitindo maior flexibilidade corporal e fortalecimento muscular; o cognitivo, pois trabalha a questão da disciplina, do compromisso e da autonomia; bem como o social, pois também facilita a relação com o outro”, afirma a professora.

E isso se reflete também nas famílias, que já notam o resultado do balé no desenvolvimento dos filhos, como afirma Domingas Santos, mãe da pequena Katiely, de 4 anos. “Ela desenvolveu mais a coordenação motora e ficou com uma postura melhor”, comenta a mãe.

Outra que não perde uma aula e treina até quando está em casa é a pequena Mônica, de 9 anos, filha da munícipe Helena Ribeiro. “Eu sempre achei bonito e minha filha sempre desejou fazer balé, mas como aqui antes não existia, e eu não tinha condições de pagar em uma outra cidade, ficava difícil. Agora ela está realizando um sonho

Notícias | postado por: Mascarenhas

Aumentou o número de mestres e doutores no Brasil. De acordo com o último levantamento realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, foram concedidos no país, em 2014, mais de 50 mil títulos de mestrado e 16 mil de doutorado. Esses números são, respectivamente, cinco e oito vezes maiores do que os de títulos concedidos em 1996, início da coleta dos dados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ronaldo Lopes, coordenador de ensino de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ressalta, no entanto, que seguir a carreira acadêmica não deve ser apenas um modo de escapar à crise atual do mercado de trabalho. "As pessoas deveriam buscar qualificações pela vocação, por entender que isso vai significar um crescimento curricular", opina. "Não aconselho escolher o mestrado como uma alternativa à falta de oportunidade no mercado. Busque porque você fez uma autoanálise e achou importante para se tornar competitivo, seja no mercado ou na academia", pondera.

Notícias | postado por: Mascarenhas

"Nesse mercado incerto de hoje, você não é ninguém tendo apenas a graduação", afirma Analú Ribeiro, 24, jornalista recém-formada pela Universidade Federal da Bahia que cursa, atualmente, uma especialização em mídias sociais na Unijorge. Ela optou pela qualificação extra após identificar lacunas em sua formação. "A área de mídias sociais é uma nova vertente da comunicação que está super em alta", diz Analú, que também achou o preço do curso acessível e aprova o corpo docente, que inclui professores com doutorado.

Analú não está sozinha na decisão. Taiane Rocha, 25, escolheu cursar uma especialização em direito processual civil por identificar uma necessidade de atualizar a graduação, concluída em 2015 na Faculdade Baiana de Direito. "Eu estudei na faculdade o código de processo civil de 1973, e o novo é de 2015. Precisei estudar as mudanças e me atualizar, e não sei se aprenderia sozinha", diz. Ela permaneceu na mesma instituição para cursar a especialização e acredita que o curso irá ajudá-la em concursos públicos, pois ter uma pós-graduação conta pontos na seleção.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton visitou, na noite da última quinta-feira (13), a turma do curso pré-vestibular Universidade para Todos de Dom Macedo Costa. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Administração, Jamille Pereira, além dos coordenadores e monitores do programa. A noite também foi dedicada à entrega dos módulos e fardamento para os participantes do curso.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A busca por parcerias que venham promover o avanço economicamente viável e ambientalmente responsável da nossa DOM MACEDO COSTA tem sido um propósito permanente na atual gestão municipal. Com esse intuito que o prefeito Egnaldo Piton, acompanhado dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, o agrônomo Marcos Oliveira e a professora Mara Borges, estiveram, na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, onde se reuniram com o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da instituição, o professor Dr. Elvis Lima Vieira, afim de promover uma aproximação entre a universidade e o município, que se reflitam em ações que venham colaborar no desenvolvimento do meio rural.

Referência nacional nos estudos em ciências agrárias, a UFRB atualmente atua em vários municípios baianos em programas extensionistas que abrangem ações como capacitação em agricultura familiar, apoio ao empreendimento solidário e à gestão de cooperativas, orientação para a pesca artesanal, formação em manejo agroecológico de solo, intervenções em manejo de resíduos sólidos, bem como em campanhas de conservação e plantio de áreas florestais.

Indo sempre ao encontro de quem tem o conhecimento para colaborar no progresso de nosso município, tanto na cidade quanto no campo, Dom Macedo Costa avança #ConstruindoCidadania.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A busca por parcerias que venham promover o avanço economicamente viável e ambientalmente responsável da nossa DOM MACEDO COSTA tem sido um propósito permanente na atual gestão municipal. Com esse intuito que o prefeito Egnaldo Piton, acompanhado dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, o agrônomo Marcos Oliveira e a professora Mara Borges, estiveram, na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, onde se reuniram com o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da instituição, o professor Dr. Elvis Lima Vieira, afim de promover uma aproximação entre a universidade e o município, que se reflitam em ações que venham colaborar no desenvolvimento do meio rural.

Referência nacional nos estudos em ciências agrárias, a UFRB atualmente atua em vários municípios baianos em programas extensionistas que abrangem ações como capacitação em agricultura familiar, apoio ao empreendimento solidário e à gestão de cooperativas, orientação para a pesca artesanal, formação em manejo agroecológico de solo, intervenções em manejo de resíduos sólidos, bem como em campanhas de conservação e plantio de áreas florestais. Indo sempre ao encontro de quem tem o conhecimento para colaborar no progresso de nosso município, tanto na cidade quanto no campo, Dom Macedo Costa avança

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Na próxima terça-feira (11), Santo Antônio de Jesus irá sediar o I Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do território do Recôncavo. No evento, que será realizado no Hotel Solemar, das 8h às 12h, os participantes irão discutir ações para o fortalecimento pedagógico do território, além de outros encaminhamentos pertinentes ao núcleo.

Com a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), os membros irão aproveitar a oportunidade e realizar uma eleição para a escolha dos dirigentes locais para o Núcleo Territorial, bem como elaborar um novo calendário para os próximos encontros. Será apresentado o plano de trabalho parcial para o ano de 2017 e discutir sugestões que se adequem à realidade das cidades participantes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Seguem até a próxima quarta-feira (5) as inscrições para o Curso de Competências Básicas ofertado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso disponibiliza informações sobre políticas executadas pelo Governo Federal na área da educação, financiamento e sobre o papel do FNDE na efetivação dessas políticas. A primeira turma tem 30 vagas e podem participar profissionais da educação, secretários, técnicos, gestores, conselheiros municipais e qualquer cidadão maior de 18 anos interessado na melhoria do desempenho dos programas e ações do FNDE.

Com carga de 60h, sendo 8h presenciais e 52h à distância, o curso será realizado entre os dias 10 de julho e 25 de agosto. Os encontros presenciais estão agendados para 12 de julho e 09 de agosto. As inscrições acontecem por meio de formulário que deve ser preenchido na sede da SME.ASCOM Prefeitura. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

Da criança ao idoso, todo mundo tem sua vez de festejar as tradições juninas em Dom Macedo Costa. Hoje foi dia das escolas municipais realizarem suas confraternizações de São João e o prefeito Egnaldo Piton marcou presença nas festas da Escola Municipal Edite Barros e do Centro Municipal de Educação Infantil (Creche). 
A rede municipal de ensino realiza, nesta quarta-feira (21), as comemorações de São João em todas as suas unidades.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Secretaria Municipal de Educação recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), os representantes da APLB Sindicato. Em pauta o plano de carreira dos profissionais de Educação e outros temas de interesse dos servidores. A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Élida Piton, e dos representantes da categoria, Acson da Silva, professora Jovelina Oliveira e Jucilane Barreto.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito Egnaldo Piton visitou, na tarde desta quarta-feira (14), as turmas do Novo Mais Educação da escola Edite Barros. Este é o primeiro ano que essa escola adere ao programa, que garante acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e oficinas com atividades esportivas e culturais, no contra-turno do aluno. Também estiveram com o gestor a coordenadora pedagógica da rede municipal, professora Ely Mary Bitencourt, e a coordenadora do Novo Mais Educação, Luana Ribeiro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Atenção estudantes!

Saiu a lista de selecionados para o Curso pré-vestibular Universidade para Todos em Dom Macedo Costa. Confiram os contemplados:

Veja clicando no link abaixo:

LISTA DE SELECIONADOS


Enquete


PodCast