Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

O empresário Gonçalo Torrealba, proprietário do Grupo Libra, afirmou que o coronel aposentado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, uma dos amigos investigados de Michel Temer, arrecadava dinheiro para as campanhas eleitorais do presidente. A declaração foi feita em depoimento à Polícia Federal no início de abril. A informação é do jornal O Globo.

Segundo com o jornal, Torrealba afirmou que o Coronel Lima solicitou, há mais de 15 anos, que o grupo Libra repassasse recursos para a campanha de Temer ao cargo de deputado federal. Os irmãos Batista, do grupo J&F, já haviam afirmado, em colaboração premiada, que o coronel era responsável pela arrecadação de dinheiro para Temer.

Em 18 de janeiro, quando foi interrogado pela Polícia Federal no inquérito que investiga se a empresa Rodrimar, Temer afirmou que o coronel nunca atuou como arrecadador de recursos. Apesar da família Torrealba já ter feito doações para diretório nacional do MDB, o empresário afirmou à PF que apenas manteve relações dentro da lei. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Três ciganos foram presos com duas armas nesta quinta-feira, 19, em Itagibá, no sudoeste da Bahia. Outros seis foram conduzidos para a delegacia e um adolescente foi apreendido. Os policiais encontraram R$ 18.364 com o grupo, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12.

Os presos foram identificados como Vanderlan Cardoso da Silva, 33 anos, Alan Marques Santos, 31 anos, Pedro Aragão Pinheiro, 62 anos. Os conduzidos são Jéssica Araújo Oliveira, 27 anos, Cláudio da Silva Cardoso, 37 anos, Warley Costa da Silva, 25 anos, Maqueide Costa da Silva, 25 anos, e Alan Alves da Silva, 22 anos. Um homem, que não teve o nome revelado, e um adolescente também foram levados para delegacia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro jovens, identificados como - Cicero de Freitas, de 23 anos, Robson Lucas da Silva Santos, 21, Daniel Gomes da Silva, 20 e Leandro João do Santos, 25, foram presos na noite da última terça-feira, 17, na cidade de Curaçá, a 587 km de Salvador. Eles são suspeitos de integrar uma quadrilha que roubava caminhoneiros.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o quarteto foi encontrado com uma sacola com maconha, uma espingarda calibre 12, três cartuchos calibre 12 intactos, quatro celulares, dois relógios e uma corrente. O grupo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Juazeiro.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma carga de 40 kg de cocaína, avaliada em meio milhão de reais, que seria vendida na Micareta, foi apreendida, no início da tarde desta terça-feira (17), em Feira de Santana. Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) prenderam dois traficantes em flagrante e desmontaram um laboratório de refino da droga. O casal Gilson de Jesus dos Santos, 35 anos, e Lua Mar Albuquerque de Aguiar Silva, 23, utilizavam uma casa na Rua Joaquim Cordeiro de Magalhães, localizada no bairro Conceição, para armazenar e fazer as misturas na droga. Os suspeitos vinham sendo monitorados pelos investigadores, depois de uma denúncia anônima. “Sempre nas vésperas da Micareta ampliamos as ações de combate ao tráfico, pois infelizmente muitos consumidores de drogas participam do tradicional evento. Esperamos o momento e conseguimos esse importante flagrante, sem a necessidade de confronto”, destacou a titular da DTE de Feira de Santana, Klaudine Passos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a delegada acrescentou que o trabalho continua em busca de identificar o restante da quadrilha, saber a origem da droga, entre outros detalhes.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) invadiram a sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, na manhã desta terça-feira (17). Os manifestantes, que são contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usam bandeiras e gritos de ordem, pedindo “Lula livre”. De acordo com a Central de Polícias ao Bahia Notícias, há cerca de 150 pessoas no protesto, na área externa da emissora. Desde a noite dessa segunda (16), as mensagens “TV Bahia Golpista” e “Lula Livre” foram pintadas na pista em frente à rede de comunicação. Policiais da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) acompanham o ato. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o traficante conhecido como Júnior de Nalvinha estava escondido em um imóvel e reagiu a uma abordagem policial atirando. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O tenente baleado, que não teve o nome divulgado, passou por uma cirurgia, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo, e o estado de saúde dele é estável, de acordo com a assessoria da Polícia Militar. "Os Departamentos de Saúde (DS) e de Promoção Social (DPS) da PM estão acompanhando o caso, e dando apoio a família do policial militar", informou a corporação, em nota.

Mais cedo, a polícia havia informado que o tenente não teve nenhum órgão atingido e que ele não corria risco de morte. Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, ele foi atingido durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Maragogipe por volta das 8h desta segunda.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um mês após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), a viúva dela, a arquiteta Mônica Benício, diz ainda não entender a situação e declarou em entrevista à Agência Brasil que tem se negado a sair de casa desde o assassinato. "Como eu ainda não fiz esse luto da esposa que perdi e sequer consegui entender isso, todos os dias eu ainda espero por ela chegar. Eu só me dou conta da diferença da morte da vereadora que a gente vem reivindicando e da Marielle, minha mulher, quando vejo o lado dela na cama, vazio e quando vou dormir. Esses são os momentos mais difíceis, mas sair da casa, deixar a casa, é a concretização de ter que entender que ela não vai mais voltar, né? E isso eu ainda tenho me negado a fazer", lamentou. Mônica disse ainda que tem recebido apoio de amigos e pessoas próximas de Marielle. Na avaliação dela, o crime contra a vereadora foi "bárbaro, político e muitíssimo bem executado", mas a viúva também acredita que a polícia vai descobrir quem foram os responsáveis pelo assassinato. Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos a tiros no último dia 14 de março enquanto estavam dentro de um carro, pouco depois de sair de um evento no centro do Rio de Janeiro.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quase um mês depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, a Polícia Civil já tem pistas sobre um dos autores do crime.  De acordo com a Gazeta Online, vestígios encontrados em uma das balas usadas no duplo homicídio serão confrontados com marcas dos dedos de dois homens mortos esta semana. Ambos eram suspeitos de ligação com grupos criminosos da Zona Oeste. Investigadores suspeitam que houve uma "queima de arquivo".Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Concessionárias da capital soteropolitana estão sendo investigadas por práticas ilegais na venda e financiamento de veículos. A 3ª Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), averigua a atividade em 10 concessionárias, que estariam incluindo valores no preço final e no financiamento sem o conhecimento do consumidor. Além desse acréscimo injustificado, as empresas também não estariam entregando a cópia do contrato e documentos discriminando os pagamentos. São 10 inquéritos civis com o mesmo objeto, que tiveram as investigações prorrogadas até o dia 21 de março do ano que vem. As seguintes concessionárias estão sendo investigadas por supostamente cometerem a prática ilegal: Toulouse, Suzuki, Rota Premium, Rodobens Veículos, Mitsubishi Motors, MG  Veículos, Kia Sammar, Jac Motors, Eurovia e Carmel Cars.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Segundo Léo Dias, Compadre Washington pode parar atrás das grades por uma dívida de pensão alimentícia que possui com um de seus 10 filhos. O colunista afirma que o vocalista do É O Tchan está há 4 meses sem pagar pensão para o filho de 16 anos que teve com Caroline Oliveira Barreto. O valor total da dívida é de R$ 3.500. Compadre Washington e Caroline se conheceram em Salvador, e os dois ficaram juntos por 5 anos. Com o fim do relacionamento ela se mudou para São Paulo com o filho, onde reside até hoje. O processo movido pela ex envolve reajuste do valor da pensão, abandono efetivo e prisão cívil. Bafo por cima de bafo!. Fonte, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prédio que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mantém um apartamento em Belo Horizonte foi manchado de vermelho por militantes do PT. Três ônibus pararam em frente ao edifício por volta das 4h30 da tarde para jogar tinta na fachada da residência. A ação durou dez minutos e assustou quem os moradores do edifício e os vizinhos. As informações são da Veja.

Na última quarta-feira (4), o voto da ministra foi decisivo para negar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. A decisão do STF culminou na determinação de prisão do petista pelo juiz Sergio Moro. Segundo a publicação, Carmem Lúcia não estava no apartamento na hora do ato de vandalismos e a polícia foi enviada ao local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O Supremo Tribunal Federal levou mais de dez horas para negar, na início da madrugada desta quinta-feira, 5, o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por 6 votos a 5, com desempate da presidente Carmen Lúcia. A ministra reafirmou entendimento anterior de que é possível execução provisória de pena após confirmação da segunda instância judicial, sem prejuízo ao princípio da presunção de inocência (confira abaixo como votou cada ministro no HC de Lula).

Agora, a execução da prisão do ex-presidente depende do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, em janeiro, condenou Lula a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

A defesa de Lula ainda tem possibilidade de impetrar um último recurso no TRF-4, mas que não tem poder de resultar na modificação da sentença condenatória. O prazo de 12 dias para apresentação desse recurso começou a contar no último dia 27.

Lula acompanhou o julgamento do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e entrou e saiu sem dar declaração à imprensa.

Votos

O relator, o ministro Edson Fachin, abriu o julgamento e negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente, sob alegação de que acompanha entendimento recente da maioria da Corte, de que é possível executar uma pena depois de esgotadas as instâncias ordinárias da Justiça.

O que foi contrariado por Gilmar Mendes, que ressaltou a grande repercussão do caso em questão e criticou que a "possibilidade" de prisão depois de decisão de segunda instância judicial tenha se tornado automática no Brasil. "A possibilidade virou obrigação", registrou Mendes.

Depois do primeiro intervalo da sessão, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram contra Lula e concordaram que a prisão depois de sentença em segundo grau não seria ilegal nem abuso de poder.

Depois de enumerar casos que levam anos para serem julgados, Barroso disse que esse não é o país que quer deixar para os filhos dele, um país de "impunidade" em que apenas os que não têm recursos ficam presos, enquanto corruptos, estupradores e homicidas ficam soltos por conta de recursos judiciais. "Um pais feio e desonesto que dá os incentivos errados e extrai o pior das pessoas", descreveu.

Rosa Weber, um dos votos mais esperados por conta da dúvida quanto ao posicionamento que tomaria, votou contra Lula. Ela foi seguida, depois de mais um intervalo na sessão, por Luiz Fux que teve o mesmo entendimento.

O julgamento mudou de rumo a partir do voto de Dias Toffoli, que foi favorável a Lula. Toffoli defendeu a discussão não apenas do caso específico, mas sobre a jurisprudência do Supremo quanto as prisões em segunda instância. “Não há petrificação da jurisprudência. Entendo por possibilidade de reabrir o embrulho e enfrentar a questão de fundo”, explicou.

Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello também votaram em favor do habeas corpus e o placar ficou empatado em 5 a 5. Os favoráveis ao habeas corpus ressaltaram a observância ao princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal. Lewandowski afirmou que a liberdade é o direito mais importante e Marco Aurélio Mello foi enfático: "No Brasil presume-se que todos sejam salafrários até prova em contrário".

Coube à presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia dar o chamado voto de minerva e, como já estava claro durante todo o julgamento, foi contra o pedido da defesa do petista.

Polêmica

Gilmar Mendes criticou a imprensa, que chamou de ofensiva e chantagista, e disse que a intolerância existente hoje no Brasil foi gestada com atos do PT: "aprenderam na oficina do diabo", opinou. Para Gilmar Mendes, o PT teria implantado no país o "germe ruim" da violência e deveria pedir desculpas públicas por isso.

O ministro ainda disse que o Supremo não pode ser pautado pela mídia nem os resultados dos julgamentos orientados pelo posicionamento dos veículos de comunicação. "Se um tribunal for se curvar a isso é melhor que desapareça, que deixe de existir", frisou. O desabafo foi uma forma do ministro explicar que tem direito de mudar de posicionamento em relação à possibilidade de prisão após decisão de segunda instância sem ser taxado de incoerente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem identificado como Clodoaldo Ribeiro de Abreu, foi preso na tarde desta segunda-feira, 2,  no município de Iguaí, a 497 km de Salvador. Conhecido como “Chapista”, ele foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de placas de veículos.

Chapista foi localizado em seu ferro velho, onde, de acordo com a Polícia Civil, adulterava os carros roubados. A polícia apreendeu quatro veículos, diversas placas, marcadores de chassis e peças. Ainda conforme informações da Polícia Civil, O filho dele também é suspeito de atuar nas adulterações.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os membros do Ministério Público e do Poder Judiciário entregaram ao Supremo Tribunal Federal na tarde de hoje (2) um abaixo-assinado subscrito por mais de cinco mil pessoas a favor da manutenção da possibilidade de prisão em segunda instância. O documento foi enviado à Corte dois dias antes do julgamento do pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o G1, entre os assinantes da nota técnica, estão o procurador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dalagnol, e o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ainda segundo o site, o promotor de Justiça Renato Varalda, explica que a preocupação dos signatários seria com o "efeito cascata" que o caso Lula poderia abrir, "em que haja a liberação de homicidas, latrocidas, pedófilos, estupradores, traficantes”, alegou o promotor.

O Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua também se posicionaram a favor da prisão em segunda instância. Os grupos marcaram para amanhã (3) uma série de manifestações pelo país em prol da prisão do ex-presidente Lula. Na Bahia, as passeatas já estão confirmadas nas cidades de Salvador, Ilhéus e Teixeira de Freitas.metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Morreu ontem o policial militar que levou um tiro na cabeça durante um assalto em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Cristiano Ramos Pinto tinha 36 anos e estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador. Há mais de seis anos na PM, ele deixa esposa e uma filha de três anos.

O soldado foi baleado na praça de pedágio da BA-524, conhecida como Canal de Tráfego, quando bandidos abordavam veículos. Houve troca de tiros. Outros dois policiais estavam com ele no momento da ação, mas não se feriram. O corpo vai ser sepultado em Feira de Santana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Dois presos fugiram do Complexo Policial de Ipiaú nesta sexta-feira (30). Dielisson dos Santos Oliveira, de 31 anos, e Patrick Cardoso Pereira, de 20 anos fizeram um buraco na parede da cela para ter acesso à área externa, conforme informações do site Giro em Ipiaú. A fuga foi notada durante a tarde de sexta e até a manhã deste sábado (31) nenhum dos dois detidos havia sido localizado. Dielisson foi detido no último dia 15 com meio quilo de maconha. Já Patrick foi preso cinco dias depois, por suspeita de cometer dois homicídios. Ambos estavam custodiados provisoriamente no Complexo Policial de Ipiaú.Bahia Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo dos Estados Unidos avalia a possibilidade de pedir o histórico das redes sociais de quem solicitar o visto para entrar no país. A proposta foi feita pelo Departamento de Estado, e ainda precisa ser aprovada pelo Escritório de Administração e Orçamento. Caso ela seja acatada, os solicitantes deverão preencher em um formulário uma lista com todas as redes sociais que usaram nos cinco anos anteriores. Regras de maio do último ano indicavam a verificação das redes sociais apenas para uma checagem mais detalhada, para averiguar possíveis ligações com terrorismo. Se a proposta for aprovada, os solicitantes também vão precisar informar números de telefone e e-mails usados nos últimos cinco anos, além do histórico de viagens internacionais. Pré-Título, Tvsaj. Matéria, Bahia Notícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Operação Círio Pascal, que tem objetivo de fiscalizar excesso de velocidade, aumentar policiamento e a fiscalização nas rodovias baianas durante o período da Semana Santa teve início nesta quinta-feira (28). Durante a ação, a Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) irão utilizar carros, motocicletas e caminhão guincho, radares móveis em pontos estratégicos para fiscalizar o excesso de velocidade das vias. Com isso, a PM quer reduzir o número de acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica associada à direção. Abordagens educativas ocorreram em todo o estado com reforço maior na faixa litorânea, com destaque em locais como a Ilha de Itaparica (BA-001), a Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099) e a região de Saubara (BA-878), entre outras. Dentre as orientações da PM estão a realização de revisão mecânica no veículo antes da viagem, a conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, a descansar antes de viagem prolongada, a atentar para o uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo e o uso da cadeirinha obrigatória para crianças. Bahia Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Tabletes de maconha ficaram espalhados na BR-060, região de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, após abordagem da Polícia Rodoviária a duas caminhonetes suspeitas de carregar entorpecentes nesta terça-feira (27). Segundo o G1, a Polícia Militar Rodoviária informou que deu ordem de parada a dois motoristas que trafegavam em caminhonetes a 2km da área urbana. Um deles parou e o outro teria jogado o veículo em alta velocidade na direção dos policiais. Pouco tempo depois, a caminhonete capotou e o motorista fugiu. Durante o acidente, diversos tabletes de maconha ficaram espalhados no asfalto. Após a abordagem, o motorista da outra caminhonete foi preso. Em depoimento, ele contou que os dois seguiam para Goiânia, onde deixariam as drogas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Na tarde dessa segunda-feira, por volta das 18:15h, na Rua do Calabá, em Santo Antonio de Jesus, marginais, armados, invadiram um salão de beleza e abordaram as pessoas que lá se faziam presentes, subtraindo 2 celulares, dentre eles, o meu (Moto G III). Nesse momento, a minha genitora estava se submetendo ao corte de seu cabelo. Felizmente, ela não se assustou com a situação porque a cena foi muito rápida e ela não percebeu. Uma pessoa idosa (93 anos), mãe de 13 filhos e vários netos. 

Os marginais saíram em velocidade, pilotando suas bicicletas, em direção às imediações do Bairro do São Benedito. Os dois eram negros e portavam bonés. O que subtraiu meu celular tinha uma espécie de tatuagem ou queimadura no antebraço esquerdo, segundo observou o outro rapaz assaltado. O outro facínora, tinha uma cicatriz vertical, escura, no rosto. 

A população brasileira já está acostumada, infelizmente, a conviver, diariamente, com notícias sobre criminalidade. Furtos, roubos, assaltos já fazem parte da rotina nos centros urbanos, principalmente. E, em Santo Antonio de Jesus, infelizmente, a situação não é diferente. Não devemos, evidentemente, ficar a culpar a polícia porque a corporação não dispõe de aparelhamento logístico para cobrir todas as áreas. As pessoas podem ser assaltadas ao saírem ou chegarem em casa, ou em outros locais, principlamente nesses horários de "rush". 

Mas, afinal, o que fazer diante de situações dessa magnitude? Como nos precaver para que não sejamos vítimas novamente? Evitar locais e horários perigosos? Uma situação, convenhamos, deveras difícil, mesmo porque, infelizmente, a bandidagem está infiltrada no seio da sociedade. O que se fazer, de fato, para contribuir em prol da inclusão social, numa sociedade excludente? A educação seria a solução, ou temos que ver tudo isso como utopia? Situações que sugerem reflexões, mas, enquanto isso, temos que pedir a Deus, constantemente, por proteção. Bens materiais vão e vêm. Lamento, pelos vídeos e fotos de minha mãe. O mais importante é a vida. Que Deus proteja a todos nós. Essa matéria tem por escopo fazer com que tenhamos, a cada momento, mais cuidados. Sinto-me "nu" (uma metáfora, evidentemente), indefeso, envolto pela indumentária da ilusão. Por outro lado, protegido pelo Senhor.  Imagem ilustrativa. 

 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os trabalhos e ações que visam qualificação dos atendimentos do SUS e melhorias estruturais nas unidades de saúde em São Felipe avançam a cada dia. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, acaba de anunciar a aprovação do projeto que garante a construção da sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso.

Cadastrado pela Secretaria Municipal de Saúde, os recursos oriundos de emendas parlamentares dos Deputados Federais Elmar Nascimento, no valor de 500 mil; Tia Eron, no valor de 100 mil e Jorge Solla, no valor de 100 mil, vão garantir a construção da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, totalizando um investimento de R$ 700 mil reais para a construção da unidade e aquisição de equipamentos para o seu funcionamento. Com esse projeto será construída a sede própria da Unidade de Saúde da Família Manoel Cardoso, que foi inaugurada em 2001 na gestão do prefeito Rozalio Souza da Hora e até hoje funciona em imóvel alugado e com limitações de uma estrutura física adaptada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Domingo (25), às 3h 30, policiais militares do 14° Batalhão apreenderam o veículo e detiveram uma dupla que estava numa motocicleta Bross Vermelha, com placa adulterada. Os indivíduos foram surpreendidos em frente à Codical, na Avenida Barros e Almenida, em Santo Antônio de Jesus.

Após várias vítimas passarem as características da motocicleta e da dupla que estava cometendo assaltos em SAJ, as guarnições do 14º BPM passaram a buscar os criminosos e ao abordarem uma Bross de placa OUS-0638, constataram a adulteração com fita isolante à placa original de final0639. 

Com os suspeitos de 24 e 44 anos não foram encontra arma ou objetos de roubo, a condução foi em função da adulteração, o que faz necessário o reconhecimento deles na Delegacia de Polícia Civil de SAJ, por parte das vítimas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

ma mulher de 35 anos foi presa neste sábado (24) em Sinop, a 503 km de Cuiabá, suspeita de mandar matar o marido e, depois de um ano, o amante dela. Cléia Rosa dos Santos confessou a participação nos crimes. Além dela, outros dois homens foram presos suspeitos de envolvimento na morte do amante.
De acordo com a Polícia Civil, o marido dela, Jandirlei Alves Bueno, foi morto em outubro de 2016. Cléia teria pedido ao amante, Adriano Gino, que o matasse.
Jandirlei foi golpeado com facadas e encaminhado para o hospital. Ele morreu dois meses depois.
 

Cléia e o marido, Jandirlei Alves Bueno, de 39 anos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Os dois teriam forjado um latrocínio para atrapalhar as investigações da polícia. As suspeitas foram confirmadas depois das investigações.
Pouco mais de um ano depois, em dezembro do ano passado, Cléia encomendou a morte do amante. Segundo a polícia, ela contou com a ajuda de dois guardas-noturnos para cometer o crime.
Neste crime, Cléia teria dopado o amante até que os executores chegassem no local. Adriano foi morto com golpes de enxada. A suspeita é que o amante passou a ameçá-la.
Os dois foram presos e confessaram a participação. Eles não tiveram os nomes divulgados.
O corpo do amante foi encontrado neste sábado enterrado numa região afastada da cidade. Cléia e os outros dois presos ainda estão sendo ouvidos pelo delegado.Globo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Sothis II, 50ª fase da Lava Jato. As medidas cumpridas relacionam-se com as investigações conduzidas no âmbito da 47ª fase que apura o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e atos de lavagem subsequentes em contratos da Transpetro. Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia (Salvador) e de São Paulo (Campinas e Paulinia). Os mandados judiciais cumpridos nesta manhã foram expedidos pelo Juízo Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

A polícia norte-americana divulgou um vídeo que mostra o acidente do domingo passado no qual uma mulher morreu atropelada por um veículo autônomo do Uber. De acordo com especialistas, o carro deveria ter detectado a vítima.

Na gravação, que dura apenas 13 segundos, é possível ter a visão do exterior do automóvel no momento em que ele atinge uma pessoa que caminhava empurrando uma bicicleta. A gravação é interrompida no instante do impacto, devido à violência das imagens posteriores, segundo detalhou a polícia de Tempe por meio de um comunicado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) uma operação para desarticular um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários desde 2008. A Operação Ventura, em parceria com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Mascote e Itabuna. Conforme investigações em curso desde o ano passado, funcionários da prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através do Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, para criar tempo de serviço fictício e obter benefícios previdenciários. O nome da operação faz alusão ao principal investigado, um servidor da prefeitura de Mascote que se favorecia do cargo para inserir os vínculos empregatício fictícios de terceiros com a gestão. Segundo a Secretaria de Previdência, a fraude gerou prejuízo de R$ 11.441.301,20. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado e inserção de dados falsos em sistema de informações. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foragido da Justiça de São Paulo foi preso na madrugada deste domingo (18) em Alagoinhas, durante Operação Divisa Forte, realizada na BR-101. Michel Nicolas da Silva Cruz, de 41 anos, tinha mandado de prisão em aberto por estuprar a própria filha. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal faziam abordagem em um ônibus da empresa Gontijo quando perceberam o nervismo de Michel. Foi solicitado documento de identificação o homem para checagem, momento em que descobriu-se a medida judicial. O homem foi levado para a Delegacia Territorial de Alagoinhas

Notícias | postado por: Mascarenhas

O CETO do 14º Batalhão prendeu Dailon Ribeiro Alves, 32 anos, apreendeu um adolescente de 17 anos e um revólver calibre 38, com três cartuchos, um deflagrado. O flagrante aconteceu nesta sexta-feira (16), ás 21h 40, na Rua do Casco, bairro São Benedito, SAJ.

Após sofrer tentativa de assalto, o condutor de uma motocicleta acionou a PM, relatou características e que os assaltantes tinham efetuado um disparo na hora da tentativa. Com base nas informações de local e características dos suspeitos, a guarnição diligenciou e encontrou o adolescente com a arma, este apontou seu comparsa Dailon.

A dupla e arma de fogo foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil para lavratura da ocorrência.

Notícias | postado por: Mascarenhas


Cinco pessoas foram presas furtando combustível da Transpetro na BR-415, em Itabuna, no sul da Bahia. Alberto Batista do Nascimento, Antônio Andrade Santos, Adenilson Barros Santos, Agnaldo dos Santos e Carlos Alves Guimarães foram flagrados, na noite desta sexta, 16, furtando 1.285 litros de álcool e gasolina.A polícia ainda apreendeu cinco veículos, dois revólveres calibre 38, dois coletes balísticos, diversas bombonas para acondicionar o combustível e R$4.386.

"Esse combustível seria comercializado ilegalmente e seria armazenado de forma improvisada, com um alto risco de causar explosão e incêndio ", disse o major Sandro Ferreira Lopes, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira). De acordo com ele, Antônio Andrade já foi preso por envolvimento com tráfico de drogas. O grupo e o material apreendido foram levados para a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior(Coorpin/Itabuna).A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

4ª Cia apreende adolescente de 15 anos na posse de rifle. Hoje, sexta-feira (16), policiais militares da 4ª Cia/Mutuípe apreenderam um adolescente de 15 anos na posse de um rifle calibre 22, com oito cartuchos intactos. O flagrante aconteceu na Avenida Brasil, em Ubaíra, quando os PMs averiguavam denúncia de uso de droga em via pública.

O adolescente e rifle foram encaminhados à delegacia local, onde encontra-se à disposição da justiça.

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIONAL LESTE- CPRL
14º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR

Assessoria de Comunicação Social – A S C O M

Notícias | postado por: Mascarenhas

Averiguando denúncia de tráfico de drogas, policiais militares do 14º Batalhão entraram em confronto com cerca de cinco indivíduos em fuga no meio do manguezal. Após o embate e consequente varredura, os policiais encontraram um revólver calibre .38, com dois estojos deflagrados e quatro intactos. O fato ocorreu às 12h 40, na Rua do Cajueiro, bairro Muritiba, em Nazaré. 

Já em deslocamento à delegacia, a guarnição recebeu a informação de um homem ferido e retirado do mangue por populares, ao regressar, a guarnição deu imediato socorro até o Hospital Gonçalves Martins, onde foi constatado o óbito de Antônio Marcos dos Santos, 26 anos, o “Pirata”.Todo o ocorrido teve registro na delegacia da cidade, onde o material apreendido foi apresentado para adoção das medidas pertinentes.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A desembargadora Marilia Castro Neves, do Rio de Janeiro, publicou nesta sexta-feira (16) no Facebook que a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), morta esta semana no centro da cidade, "estava engajada com bandidos". A informação é da colunista Monica Bergamo, de Folha de S. Paulo.

No post, a desembargadora afirma que o comportamento de Marielle, "ditado por seu engajamento político", foi determinante para seu assassinato. Diz também que a esquerda tenta "agregar valor a um cadáver tão comum quanto qualquer outro". Apesar das afirmações fortes, ela diz que nunca conheceu ou ouviu falar da vereadora antes do crime e que sua fonte de informação seria um texto enviado por uma amiga. 

A mensagem foi deixada como comentário em um texto postado por um advogado, que afirmava que a comoção causada pela morte se trata pela vítima ser "uma lutadora dos direitos humanos e líder de uma população sofrida". "A questão é que a tal Marielle não era apenas uma 'lutadora', ela estava engajada com bandidos! Foi eleita pelo Comando Vermelho e descumpriu 'compromissos' assumidos com seus apoiadores. Ela, mais do que qualquer outra pessoa 'longe da favela' sabe como são cobradas as dívidas pelos grupos entre os quais ela transacionava", escreveu a desembargadora.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os homicidas Claudenilson dos Santos de Souza, o " Pito " e Carlos Daniel dos Santos, o " Chico ", foram capturados em ação conjunta de policiais militares da 4ª Cia/Mutípe e agentes da Polícia Civil, por volta das 5 horas, desta quinta-feira (15), em Laje e em Santo Antônio de Jesus. A operação se deu em função de Mandado de Prisão expedido pela comarca daquela cidade.
A dupla e acusada pela morte de Robenilton Conceição, em 25 de fevereiro de 2017, durante uma festa de " Paredão " na localidade de " Bom Jardim " zona rural de Laje, onde assassinaram a vítima a golpes de faca.
No ato da prisão os criminosos não ofereceram resistência e foram conduzidos à delegacia local onde estão à disposição da justiça.  POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIONAL LESTE- CPRL, 14º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR, Assessoria de Comunicação Social – A S C O M

Notícias | postado por: Mascarenhas

Portando droga, munição e com farda escolar, Ricardo Souza Ribeiro, 22 anos, o “Patola”, foi preso por policiais militares do 14º Batalhão sob a acusação de tráfico, roubo e receptação. O flagrante aconteceu às 9 horas, desta quarta-feira (14), na localidade de Comum do Bamba, em Dom Macedo Costa.

Populares da cidade acionaram a Polícia Militar, dando conta de um homem, com roupa de estudante, circulando de motocicleta e roubando pessoas. Os PMs foram averiguar e, com informações, alcançaram Ricardo na referida localidade, já no limite com a Cidade de Conceição do Almeida.

O egresso do sistema prisional foi abordado conduzindo o veículo roubado HONDA CG FAN, cor preta, NYR-4927, adulterado com fita isolante para 4827, e na busca os policiais encontraram em sua posse uma máscara tipo brucutu, munições calibre 38, 12 buchas de maconha e 12 pedras de crack.

Ele, que alegou usar a farda para não ser abordado pela polícia, e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Conceição do Almeida, onde, além de permanece à disposição da justiça, várias pessoas foram e o reconhecê-lo como altor de práticas criminosas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um caso inusitado aconteceu nesta terça-feira, 13, na Ladeira do Tabuão, no centro de Salvador. Um homem encontrou na rua um veículo com a mesma placa do seu carro e denunciou a clonagem à Guarda Municipal. Dois suspeitos foram presos.Os agentes se aproximaram para realizar a verificação da denuncia quando Roberto Carlos Silva de Santana e Joceval Nunes dos Santos, tentaram fugir no veículo com a placa clonada.

Segundo a Guarda Civil Municipal, durante a fuga, os suspeitos seguiram em direção ao bairro da Calçada, onde invadiram a contramão, perderam o controle do veículo e se chocaram com a calçada.Ambos foram detidos pela Guarda Civil e apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde foram autuados em flagrante. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Marilene Santana das Neves, a mulher que foi autuada em flagrante após matar o filho recém-nascido no banheiro de uma clínica em Camaçari, no início do mês, responderá ao processo em liberdade. A audiência de custódia ocorreu na última quinta-feira (8). No caso, Marilene, de 22 anos, estava escondendo a gravidez da família e, ao dar a luz ao filho no banheiro de uma clínica, tentou afogar o bebê na água do vaso sanitário. Ao não conseguir afogar a criança, a mãe esganou o recém-nascido e depois bateu na criança. O corpo do pequeno foi encontrado com diversos hematomas visíveis na região do tórax e no abdômen. Para ocultar o cadáver, Marilene escondeu o bebê em um saco preto, jogou no lixo e fugiu.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) identificaram um esquema de cartel no processo de fabricação de placas no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). De acordo com o MPF, em documento divulgado na sexta-feira (9), o esquema aconteceu entre 2003 e 2010.

Em parecer encaminhado ao Cade, o procurador regional da República Márcio Barra Lima, explicou que as investigações apontaram que, ao chegar no Detran, o consumidor era encaminhado para um contêiner da associação, instalado e autorizado pelo órgão. Depois, o motorista era orientado a ir a uma das empresas associadas, obedecendo uma lógica de rodízio instituída pelas próprias empresas.

Ainda segundo o procurador, testemunhas afirmaram que não era possível comprar placas de identificação em outros fornecedores sem intermédio. O parecer aponta ainda que o preço das placas era tabelado pelas empresas, com o aval do Detran, e o lucro era dividido pela Associação dos Fabricantes e Revendedores de Placas, Letreiros e Afins do Estado da Bahia (APL) entre os associados em partes iguais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma professora foi atingida por um golpe de faca dentro de uma escola no início da noite desta quarta-feira, 7, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime aconteceu quando um menino de 10 anos tentou esfaquear um colega de 13 anos. O caso teve início em uma quadra localizada na rua General Labatut, no bairro Ponto Parada, perto da escola Reitor Miguel Calmon, onde os dois jogavam bola. Na ocasião, houve uma discusão e os meninos se desentenderam.

"O garoto de 10 anos pegou uma faca e correu atrás do de 13. O maior correu e conseguiu entrar na escola, mas foram interceptados por professores", disse o investigador da 22ª Delegacia Territorial (DT), Paulo Sérgio. No momento em que foram parados, a criança de 10 anos arremessou a faca para atingir o colega, mas acabou acertando uma das docentes. Ela foi ferida na região entre o peito e o pescoço. Ela foi socorrida para um hospital do município. Após receber os cuidados médicos, ela foi à delegacia onde registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

Notícias | postado por: Mascarenhas

Passou de 4,4 mil o número de mulheres mortas no Brasil no ano passado. Um levantamento feito pelo G1, considerando dados oficiais das 27 unidades federativos, indica que 4.473 mulheres foram alvo de homicídio doloso, quando há intenção de matar. A média é de 12 mortes por dia. Do total, 946 casos se referem a feminicídio, quando as mulheres são mortas por sua condição de gênero. Segundo a publicação, houve aumento de 6,5% nos crimes em comparação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios, dos quais 812 feminicídios. A estatística pode aumentar, porque alguns estados ainda não fecharam os dados de 2017. O Rio Grande do Norte lidera o índice de homicídios contra mulheres, com uma média de 8,4 a cada 100 mil mulheres. Já o Mato Grosso é o estado com maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil. Na Bahia, a Ouvidoria diz que não há estatísticas de feminicídio referentes a 2015 e 2016.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma operação denominada “Conexão Clandestina III” foi deflagrada hoje para investigar o furto de petróleo bruto em dutos da Transpetro e segue em realização na Bahia e em outros três estados do país: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o inquérito aponta que o prejuízo da Transpetro com o produto desviado chega a R$ 283 mil, no período monitorado durante investigação.

A Justiça determinou o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em endereços suspeitos, onde ocorreria furto. Locais que seriam usados para receptar e comercializar o produto, como refinarias clandestinas e postos de gasolina, também são alvo da força-tarefa.


Enquete


PodCast