Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Civil continua as buscas por outros integrantes de uma quadrilha de estelionatários que tentou fazer saque de R$ 68 milhões em uma agência do Banco do Brasil de Poções. Na última quarta-feira (17), 11 pessoas foram capturadas pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento no crime. 

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na segunda (15), o grupo foi ao banco e apresentou o cheque. Desconfiada, a gerência pediu alguns dias para providenciar a quantia e descobriu que se tratava de um golpe. O banco pediu apoio à PM, que prendeu o grupo quando retornou à agência. O valor de R$ 1 milhão chegou a ser oferecido para o gerente facilitar a transação.

"As equipes da 10ª Coorpin (Vitória da Conquista) estão trabalhando, nas identificações dos presos, pois, nesse tipo de crime, é comum o uso de documentação falsa. O bando tem integrantes de Jequié, Poções e Ipiaú", explicou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis. Ele aproveitou para descartar qualquer ligação da quadrilha com grupo político, como vem sendo divulgada em redes sociais. "Lamentável. Esse tipo de uso equivocado da informação ainda atrapalha a investigação", concluiu.Foto divulgação SSP-BA.Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Desde que o juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior decidiu liberar os custodiados do regime semiaberto da unidade para cumprirem as penas em regime domiciliar, 228 detentos foram soltos. 

Segundo o juiz, a decisão se deve ao descumprimento de itens exigidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público e Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), como por exemplo a falta de separação nas celas entre condenados a regime semiaberto com os do regime fechado, entre outras condições necessárias para o alojamento adequado dos detentos. 

O Capitão Alan Araújo, que dirige o Conjunto Peal, informou que até o momento, a direção da unidade já recebeu 266 decisões, no entanto, algumas não podem ser cumpridas por conta de restrições e outras estão sendo analisadas. “Internos que respondem a alguns processos, enquanto respondem à questão não podem ser colocados em prisão domiciliar. O total de presos a serem liberados depende do posicionamento da Vara de Execução Penal, que até o momento nos encaminhou 266”, informou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira, 11,  que entrou com processos contra o jornal português Correio da Manhã pela publicação de uma “informação categoricamente falsa e que tenta prejudicar gravemente a imagem do clube”, relacionada a uma denúncia de estupro apresentada contra o atacante Cristiano Ronaldo.

“O Real Madrid não tinha conhecimento algum do caso ao qual o jornal se refere e que é relativo ao jogador Cristiano Ronaldo, e, portanto, não pôde exercer nenhuma ação sobre algo que desconhecia totalmente”, disse o clube espanhol em comunicado no qual também “exigiu uma retificação total” por parte do veículo.

Segundo o Correio da Manhã, Cristiano Ronaldo não queria assinar um acordo com a modelo Kathryn Mayorga, que o acusou de tê-la estuprado em 2009, em Las Vegas, nos Estados Unidos, mas os advogados do Real Madrid o pressionaram para que aceitasse pagar uma indenização à americana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um casal de idosos, que havia sido mantido refém durante assalto a um caminhão de eletrodomésticos, foi resgatado na manhã desta terça-feira, 9. As vítimas foram localizadas na BR-324, em Salvador, sem ferimentos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro suspeitos de integrarem a quadrilha especializada em roubo de cargas, bancos e lotéricas, renderam o casal no veículo de cargas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Duas pistolas - uma calibre .40 e outra .380 -, um revólver calibre trinta e oito, dois cordões detonadores com espoletas foram apreendidos na madrugada desta segunda-feira (8), por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado Litoral Norte (Cipe/Litoral Norte) na BA-093, durante uma operação conjunta que resultou na localização de parte de uma quadrilha de assaltantes de bancos.  

A ação que culminou na localização de Joselito da Conceição Soares, conhecido como Índio, Leonardo Nepomuceno Souza, o Pequeno, e outro homem de apelido Manicômio é uma continuação da operação policial que teve início no dia 6, quando outro integrante da quadrilha foi encontrado. Na ocasião foram apreendidos três veículos com restrição de roubo, duas retroescavadeiras, uma pistola .40 e um colete balístico. 

"Na semana passada montamos um cerco para pegar toda a quadrilha, mas houve confronto, um deles morreu e parte do grupo conseguiu fugir pela mata. Hoje recebemos a informação de que um veículo faria o resgate do restante do bando e montamos a operação", afirmou o comandante da Cipe/Litoral Norte, coronel Ricardo Matos. 

Ainda segundo ele, o veículo foi interceptado na altura do município de Mata de São João e tentou fugir do bloqueio policial. Houve confronto e os três criminosos foram atingidos. Encaminhados para o hospital do município, não resistiram aos ferimentos. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Policia Civil de Bom Jesus da Lapa (distante a 777 km de Salvador) está apurando o primeiro caso suspeito de compra de voto no estado. Conforme denúncia recebida pela 38ª Companhia Independente da Bahia (CIPM), candidatos a deputado teriam mandado um caminhão carregado com 150 de caixas d’água para serem distribuídas na zona rural de Serra do Ramalho. Durante diligência para apurar a denúncia, na tarde de sexta, 58, equipes da PM localizaram o caminhão na estrada conhecida com o Eixão, entre as agrovilas 02 e 09, naquela cidade.

Na abordagem, o motorista informou que tinha ordem para descarregar na agrovila 02, mas não declinou nomes de quem mandou e de quem receberia o material. O condutor do caminhão, que não teve o nome revelado, foi encaminhado junto com o veículo apreendido e as caixas d’água com capacidade para 500 litros para a Polícia Civil, cuja delegacia (24ª Coorpin) está sediada em Bom Jesus da Lapa. De acordo com subcomandante da 38ª CIPM, o subtenente Julianderson Araújo, não foi localizado material alusivo à propaganda eleitoral no caminhão e nem lista de nomes dos destinatários. Depois de prestar o depoimento, o motorista foi liberado e deverá acompanhar a apuração. O nome dos supostos compradores dos votos também não foi divulgado, considerando que ainda não há uma prova concreta de ato ilícito.Foto  divulgação SSP-SP. A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um repórter comunitário teve o celular furtado dentro de uma delegacia da cidade de Teresina, no Piauí, nesta quinta-feira (27). De acordo com informações do G1, Lucas Rangel fazia uma reportagem sobre um tiroteio na região e deixou o aparelho em uma mesa antes de ser vítima do crime. 

O suspeito de cometer o furto, identificado apenas como Leonardo, estava na delegacia depois de se recusar a oferecer seus dados em uma abordagem policial. Ele foi preso e o aparelho foi recuperado. Em seguida, Lucas gravou um vídeo entrevistando o suspeito. 

Leonardo alegou que colocou o celular no bolso porque achava que ele não funcionava. “Se eu soubesse que o celular 'prestava', eu não tinha pego não, eu teria ido embora”, afirmou. Ele estava do lado de fora da delegacia quando foi revistado e o aparelho foi encontrado.Foto reprodução. Bahia NOtícias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal deve pedir em breve a prorrogação por mais 15 dias do inquérito sobre o atentado a facada contra Jair Bolsonaro (PSL). O candidato à Presidência da República foi golpeado na tarde da quinta-feira, 6, por Adélio Bispo, de 40 anos, quando fazia campanha no centro de Juiz de Fora, em Minas. Ele foi operado na cidade mineira no mesmo dia e depois transferido para o Hospital Albert Einsten, em São Paulo, onde permanece internado.

Bispo foi preso por agentes da PF e levado para a delegacia, onde confessou o crime. Ele afirmou que agiu por contra própria e "em nome de Deus". O agressor foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional e pode ser condenado a pena de reclusão pelo período de 3 a 10 anos, podendo ser aumentada em até o dobro.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

O município de Jequié, distante 365 dias da capital, completou, nesta quinta-feira (13), 30 dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Em agosto, quando comparado com o mesmo período de 2017, a redução foi de 700%, nas mortes violentas.

Os bons números são reflexos das ações policiais desenvolvidas na região para identificar os criminosos, apreender armas e desbaratar quadrilhas, principalmente de tráfico de drogas.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/ Jequié), Moabe Macedo, uma operação realizada com o apoio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Coordip) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), revelou que os principais mandantes dos homicídios estavam no sistema prisional. “Conseguimos a transferência de alguns integrantes das quadrilhas para o Presídio de Serrinha e reduzimos os índices”, revelou.

O último CVLI na cidade teve motivação passional e o criminoso já foi identificado. “Carlos dos Santos Xavier, assassino do guarda municipal Washington Sousa Pereira, vem sendo procurado. Pedimos o apoio da população na sua busca”, esclareceu o delegado.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha que fornecia carros blindados para assaltos a bancos foram presos, na madrugada deste sábado (15). A prisão ocorreu em um sítio, em Jauá, na cidade de Camaçari. 

Segundo informações do G1, Rafael Barbosa dos Santos, de 35 anos, Anderson dos Santos Caldas, 25, Nilda Fidelix dos Santos, 39, Luziane Jesus dos Santos, 28, e Caíque Nei Rosário dos Santos Costa, 27 roubavam os carros e depois adulteravam as placas para repassá-los a outros criminosos. 

Esse processo de adulteração era realizado no sítio onde os cinco foram detidos. No local, a polícia também encontrou três veículos, nos modelos Triton, Palio e Onix, chaves e placas automotivas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um total de 231 denúncias de irregularidades em campanhas de candidatos baianos foi encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a Coluna Satélite do Correio, as acusações foram feitas por meio do aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral e usado a partir de 2016. Salvador tem o maior número de denúncias com 82 casos. Em segundo, vem Eunápolis, na Costa do Descobrimento, com 16 registros, e em terceiro, Itamaraju, com 14. 

A principal causa das denúncias se refere à propaganda irregular, com 155 casos apontados, 67% do total. Já o uso da máquina pública na campanha vem em segundo lugar com 28 ocorrências (12%). Em terceiro, 20 casos foram denunciados contra a prática de crimes eleitorais, e em terceiro, com 9 registros, acusações sobre compra de votos. 

Até esta sexta-feira (14) 5.116 denúncias foram levadas ao TSE por cidadãos. São Paulo tem o maior número de denúncias, com 656 casos. Depois, aparecem Pernambuco, com 653, e Mato Grosso, com 294.Foto reprodução. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um suspeito foi preso nesta quinta-feira, 13, na cidade de Amargosa (a 162 quilômetros de Salvador). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), divulgada nesta sexta-feira, 14, Liviton de Jesus Alves Reis, 19, já era investigado pela Polícia Civil.

O jovem foi localizado em sua residência por equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte (LN). No momento da prisão, Liviton estava com uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregador e munições. Durante buscas no interior do imóvel também foram encontradas 15 pedras de crack, porções de maconha, uma motocicleta e R$ 60.

Ainda segundo a SSP-BA, o primeiro crime cometido pelo suspeito teria ocorrido em 26 de maio deste ano. Liviton foi autuado por porte ilegal de armas e tráfico de drogas, ele e os materiais apreendidos foram encaminhados para a 4ª Coorpin.Foto divulgação SSP-BA.Matéria, A Tarde

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, passou por uma nova cirurgia na noite desta terça-feira (12), segundo o Hospital Albert Einsten, onde o candidato está internado desde sexta (7), após ser vítima de uma facada durante ato de campanha em MG.
O procedimento durou cerca de 1 hora e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. Bolsonaro foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Um novo boletim médico deve ser divulgado às 10h desta quinta-feira (13).
Mais cedo, o hospital informou que o quadro clínico de Bolsonaro evoluiu para um quadro de "distensão abdominal progressiva e náuseas" e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica.
Em uma das três perfurações sofridas no intestino delgado formou-se uma fístula, um pequeno orifício, que provocou inflamação, e gerou o quadro de aderência, que é uma obstrução intestinal.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma empresária da cidade de Poções, no sudoeste baiano, teve R$ 200 mil em dinheiro roubados em uma “saidinha bancária”. De acordo com o G1, a Polícia Civil informou que o crime ocorreu na Rua da Itália, na manhã de segunda-feira (10). A vítima tinha acabado de sacar a quantia, quando foi abordada fora do banco por dois homens em uma moto, que anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro. 

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil do município e está em investigação. Até a manhã de hoje, ninguém havia sido preso. Foto replrodução, Liberdade FM. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O servente de pedreiro Adélio Bispo de Oliveira, 40 anos, que esfaqueou o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, classificou o atentado contra o presidenciável como “um incidente”, afirmou que pretendia “dar uma resposta, um susto” em Bolsonaro e que se sente “ameaçado” pelos discursos do candidato. As declarações de Adélio foram dadas em audiência de custódia na última sexta-feira 7, na Justiça Federal de Juiz de Fora (MG), cidade onde a agressão aconteceu, no dia anterior.

A facada desferida por Adélio Bispo de Oliveira atingiu o abdômen de Jair Bolsonaro, deixando três perfurações no intestino delgado do presidenciável e uma lesão mais grave no cólon transverso, porção do intestino grosso. Operado na Santa Casa de Juiz de Fora, Bolsonaro foi transferido no dia seguinte ao atentado para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera.
“Depois de um incidente, um certo incidente, houve um tumulto muito grande. Fui imobilizado pelos policiais ali presentes e no chão fui bem espancado na região abdominal, pernas, enfim, costelas, pelos militantes que estavam ali”, disse o esfaqueador diante da juíza federal Patrícia Alencar. Ele disse que estava com dores na região abdominal e tinha dificuldades para falar.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Gildimar Andrade da Silva foi preso nesta segunda-feira, 10, por manter ilegalmente um revólver calibre 38 municiado em casa, na ciadde Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador). Ele foi detido por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) no bairro Conceição II. Os agentes apreenderam o material e constataram que o suspeito havia feito disparo. Apenas uma munições foi deflagrada, enquanto as outras estavam intactas. Gildimar Andrade foi autuado por posse ilegal de arma e deverá ser encaminhado para audiência de custódia. O revólver seguirá para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).Imagens e informações, A Tarde

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (11), a 53ª etapa da operaão Lava Jato em Salvador, São Paulo, além das cidades paranaenses de Lupianópolis, Colombo e Curitiba. A ação batizada de "Piloto" cumpre 36 mandados judiciais, destes, apenas um mandado de busca e apreensão na capital baiana. 

Segundo o G1, objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça.Foto divulgação PF. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Numa iniciativa conjunta, protagonizada pela Justiça e Promotoria (eleitorais), representantes de partidos e de imprensa tiveram oportunidade de ouvir explanações emanadas de Dr.MÁRCIO DA SILVA OLIVEIRA, juiz da 56a. Zona Eleitoral (compreendendo parte de S.A.Jesus e Varzedo), Dra. RENATA MORAES ROCHA, juíza eleitoral da 202a. e Dra. ALINE COTRIN CHAMADÓRIA, promotora pública eleitoral, no auditório do Fórum Wilde Lima, em S.A.Jesus. 

Além deles, representantes do 14o. BPM, da IV COORPIN (Dra. Patrícia Jaques Aires); dentre os representantes do município, os prefeitos municipais Bahia (Varzedo), ao lado de Herivaldo e Hélio; Welligton Vieira(Muniz Ferreira), ao lado da vice Minde da Saúde, vereadores Toinha, Meirinha, Ivoni, Rai,Valmir e Edgar; Sinhorzinho (vice-prefeito de Dom Macedo Costa, ao lado dos vereadores Kate e Zelito); bem como Zé Froes (ex-prefeito, oposição, de D.M.Costa), Jajai; por S.A.Jesus, os vereadores Dr. Francisco e Cao de Dodô. Também presentes os candidatos a deputados estaduais pelo PSOL, Franderrak Mascarenhas e Chico Fortaleza, além de presidentes de partidos e representantes de diversos segmentos dos municípios em epígrafe. 

EXPLANAÇÕES

Os representantes das instituições acima elencadas, na qualidade de anfitriões do evento, efetuaram explanações inerentes aos preceitos eleitorais a partir da Lei Eleitoral 9.504 e demais dispositivos que versam sobre essa temática, tendo por escopo apresentar as novidades acerca dos procedimentos nas eleições de outubro próximo, cabendo a Dr. Márcio a abertura do evento e as primeiras informações ministradas.

Coube a Dra Renata a efetuação de apresentação audiovisiual acerca das permissões bem como vedações a determinados tipos de propaganda eleitoral e outro procedimentos que, direta ou indiretamente, possam provocar desequilíbrio entre os candidatos que, diante da frieza das urnas, estarão colocando seus nomes ao crivo da população.

Dra. Aline Cotrim, por sua vez, também discorreu sobre o papel do Ministério Público no processo eleitoral, na parceria que empreende, ao lado da Justiã Eleitoral, com apoio das polícias civil e militar, objetivando, por conseguinte, o resultado esperado no pleito que se diferencia dos anteriores, principalmente, pelas mudanças acerca da permisssividade ou não de determiandos  tipos de propaganda eleitoral. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEOS COM ENTREVISTAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A cirurgia no candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi concluída e ele seguiu para uma UTI do hospital onde está internado na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Segundo informações da GloboNews, a hemorragia provocada pela facada foi controlada. 

Bolsonaro foi esfaqueado na tarde desta quinta-feira (6) durante um ato eleitoral. O autor do crime foi preso pela Polícia Federal, responsável por fazer a segurança dos candidatos ao Palácio do Planalto durante a campanha.

Notícias | postado por: Mascarenhas

"O problema é sério e antigo. Não tem mais para onde correr. A falta de segurança nos campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) ganhou dimensões inaceitáveis. A situação, realmente, é muito critica e a falta de controle se estende até o Buzufba, que trafega, diariamente, levando mais moradores das cercanias, do que funcionários e estudantes”.

Este relato, simples e objetivo, é do estudante de Biologia, Cristian Góes que considera a iniciativa de implantação do cartão UFBACard como mais uma medida positiva, em prol do fortalecimento da segurança da comunidade do campus. “Aqui, em Ondina, por exemplo, os assaltos ocorrem, diariamente, tanto de manhã bem cedo quanto no entardecer. Daí, ser bem-vinda esta ação do reitor João Carlos Salles.”, declara o estudante. 

Aluna de Dança, oriunda de São Paulo, Adriane Rocha acredita que o cartão UFBACard vem para ajudar no controle interno dos campus. Mas, gostaria que houvesse uma maior presença de agentes de segurança, circulando por locais onde, normalmente, estão ocorrendo os crimes. “Esta segurança presencial poderia ser mais ostensiva. Por outro lado, existe o risco do cartão UFBACard  vir a ser fraudado, futuramente, por criminosos”, desconfia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em um relatório enviado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal, a instituição afirma ter encontrado indícios de que o presidente Michel Temer recebeu vantagem indevida da construtora Odebrecht.No documento, o delegado Thiago Delabary aponta a existência de suspeitas de que o emedebista cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O inquérito que integra o relatório faz referência a um jantar realizado no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, no qual teria sido acertado o repasse ilícito de R$ 10 milhões ao MDB, partido do mandatário.Delatores da Odebrecht apontam que teriam participado do encontro o atual ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, o então presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht, o ex-executivo Cláudio Melo Filho e o então vice-presidente Michel Temer.Foto Marcelo Camargo, Ag. Brasil, Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A noite desta terça-feira (4) foi de alegria para a comunidade do Residencial Providência, popular Urbis IV. A festa teve motivo especial: um sonho antigo dos moradores e comerciantes do bairro vai sair do papel e de forma diferenciada. O bairro esperava um módulo policial, mas ganhará a base da Companhia de Emprego Tático Operacional, CETO, uma das divisões da Polícia Militar. 
O anúncio foi feito pelo Prefeito Rogério Andrade, que assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras. A ação irá auxiliar o trabalho das Polícias, reforçando a logística da segurança pública em toda a cidade. 


Durante o anúncio o gestor municipal lembrou que a Companhia da CETO será completa, com ampla estrutura em dois pavimentos, sala de recepção, de reunião e inclusive alojamento para os policiais. O investimento será de aproximadamente 160 mil reais, recursos próprios do município. A implantação da base é fruto de articulação entre a Prefeitura Municipal e o 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em depoimento prestado na tarde desta segunda-feira (3), o empresário Silvio Antônio Cabral da Silveira, proprietário do apartamento onde a Polícia Federal (PF), disse que "não tem novidade" e que disse apenas "o que já havia falado na Polícia Federal", ao deixar a Seção Judiciária do Estado da Bahia, localizada no Fórum Teixeira de Freitas, no bairro de Sussuarana, em Salvador. 

A quantia de R$ 51 milhões e atribuída ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), foi encontrada pela PF no apartamento que o pertence. Silvio Antônio se pronunciou na condição de testemunha de acusação e prestou depoimento por cerca de uma 1h30.

No primeiro depoimento, o empresário afirmou à PF que havia emprestado o apartamento a Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, para que a família pudesse guardar os pertences do pai deles, o ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, que morreu no ano passado. 

Outras duas testemunhas também prestaram depoimento: a administradora do prédio onde estavam localizadas as malas com dinheiro, Patrícia Santos Queiroz, e a funcionária do deputado federal Lúcio Vieira Lima, Marinalva de Teixeira Jesus. Na ordem, Marinalva foi a primeira a depor nesta tarde. Ela permaneceu na sala por cerca de 40 minutos. Ao deixar as dependências do Fórum, ela disse apenas que não sabia porque havia sido convocada e que trabalha com a família há 21 anos.Foto divulgação Polícia Federal, Matéria, Tribuna da Bahia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou ferido após ser atingido por disparos de arma de fogo durante festa, na noite deste domingo (02/09), no município de Sapeaçu. A vítima de tentativa de homicídio foi identificada como Renivaldo de Jesus da Silva, de 23 anos, que acabou sendo alvejado com um tiro no rosto.

Renivaldo, que é morador da Fazenda São João (Saco), zona rural de Conceição do Almeida, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), encaminhado para o Hospital Municipal de Sapeaçu, e em seguida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Seu estado de saúde não foi divulgado. A autoria e motivação da tentativa de homicídio ainda são desconhecidas e serão investigadas pela polícia. (Fala Recôncavo)/Tribuna do Recôncavo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um vereador de Itamaraju, no sul daBahia, foi detido ontem (30) após ser flagrado com carro de placa que havia sido clonada. De acordo com o G1, a Polícia Civil afirmou que o corretor que vendeu o veículo para Francisco Carlos Barbosa Silva, de 56 anos, foi preso após o flagrante. A clonagem foi descoberta após o dono do carro original, que mora em Vitória, no Espírito Santo, receber multas de Itamaraju.De acordo com a polícia, o vereador Chico do Hotel (PP), como é conhecido, contou que não sabia do crime. Ele foi ouvido e liberado, mas deve responder por receptação culposa (quando não há intenção). Já o corretor, Jerriê Sales, foi liberado após pagar fiança. Ele também negou conhecimento, mas vai ser indiciado por receptação dolosa (quando há intenção).A delegada Rosangela Santos informou que o caso ainda está sob investigação e a polícia suspeita que outras pessoas estejam envolvidas no crime.Foto relprodução divulgacand. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem, suspeito de participar do homicídio do empresário Sifredo Dias Almeida, 70 anos, foi preso por policiais da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus (a 109 quilômetros de Salvador). Ele foi detido nesta segunda-feira, 27.

Emanoel de Jesus Ferreira tinha um mandado de prisão em aberto em Barra Grande (a 276 quilômetros de Salvador), onde o crime ocorreu no ano de 2016. O suspeito será encaminhado para o sistema prisional em Salvador. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 28.Foto divulgação, Polícia Civil. Matéria, A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Papa Francisco pediu neste domingo (26) em viagem à Irlanda perdão pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. O pontífice participa do Encontro Mundial da Família. Em prece, Francisco pediu à Nossa Senhora que interceda pelos sobreviventes desses abusos, e que ajude o clero na reparação de “tanta violência”. Segundo a Agência Brasil, o papa voltou a citar o escândalo dos abusos ocorridos na Irlanda e agradeceu pelos “progressos ecumênicos e pelo significativo crescimento de amizade e colaboração entre as comunidades cristãs” no país. 

O religioso ainda classificou o fato de “chaga aberta”. Disse que cabe à Igreja ser firme e decidida na busca da verdade e da justiça. “Nenhum de nós pode deixar de se comover perante as histórias de menores que sofreram abusos, foram despojados da sua inocência ou que foram afastados das mães e abandonados à deformação de dolorosas recordações. Esta chaga aberta nos desafia a sermos firmes e decididos na busca da verdade e da justiça”, disse. “Imploro o perdão do Senhor para esses pecados, para o escândalo e a traição sentidos por muitos na família de Deus”, acrescentou o pontífice. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma moto que havia sido roubada no ano de 2006 em Salvador foi recuperada na noite do domingo, 19, na cidade de Jaguarari (distante a 400 km de Salvador). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem de 49 anos estava conduzindo o veículo quando foi abordado por agentes no KM 98 da rodovia. Durante consultas no banco de dados, os policiais constataram se tratar de uma moto roubada na capital da baiana.

Questionado, o motociclista afirmou ter adquirido o veículo em 2010 por meio de negociação com um terceiro. Residente em Jaguarari, o homem foi levado com o veículo para a delegacia de polícia judiciária local.Foto divulgação PRF. Matéria, A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O homem de 46 anos acusado de matar a ex-mulher a facadas e depois enterrar o corpo dela com concreto no quintal da casa onde os dois moravam (lembre aqui) foi condenado a 19 anos de prisão. A decisão foi decretada pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA), na manhã desta segunda-feira (20). O crime aconteceu na cidade de Ilhéus no sul do estado, no ano passado. A decisão cabe recurso. 

De acordo com o TJ, a defesa de Jeferson Amaral de Carvalho pediu a redução da pena. A acusação, no entanto, pediu o aumento da pena do réu. O juiz recebeu os recursos e as partes apresentarão as rações de apelação para que o processo seja novamente encaminhado ao Tribunal de Justiça. 

Segundo o G1, Jeferson foi condenado a 16 anos de prisão pelo homicídio e mais três anos pela ocultação do cadáver da mulher, Sandra Oliveira, que tinha 43 anos. Ele cumprirá a pena em regime fechado. Jeferson se encontra preso desde que o crime foi descoberto pela polícia.Foto divulgação Polícia Civil. Matéria, Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acusado de homicídio qualificado pela morte da bancária Lilian Calixto, o médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Dr. Bumbum", teve prisão preventiva decretada ontem (17) pela juíza Viviane Ramos de Faria, da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

A magistrada ressalta, na decisão, a gravidade do caso no qual o réu não aparentou ter atenção com a saúde de seus pacientes na conduta profissional. Para a juíza, a prisão preventiva se faz necessária para evitar que o médico cometa outros crimes e garantir a instrução criminal.

A mãe do Dr. Bumbum, a médica Maria de Fátima, porém, teve prisão temporária revogada. A magistrada determinou que ela, a namorada do médico, Renata Cirne, e a assistente dele, Rosilene Pereira, cumpram medidas cautelares. Com a decisão, elas devem comparecer mensalmente à vara criminal e ficam impedidas de frequentar a clínica onde foi feita a operação de Lilian. Foto divulgação. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem foi resgatado depois de ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. O local fica dentro de uma propriedade rural e tem como dono o mesmo proprietário da garagem. De acordo com informações da Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), o resgate aconteceu na tarde de ontem (16). Auditores fiscais chegaram ao local após denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus.

Uma inspeção foi feita no local e eles constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa ao lado da garagem, sem condições de habitação, sem água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade. Segundo a SRT, o homem afirmou que trabalha na mesma situação há 18 anos, sem carteira assinada, já que o documento estava em posse do dono da garagem durante todo o tempo. 

A SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. 

Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.Foto divulgação SRT. Metro 1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Dois elementos morreram durante perseguição policial no início da tarde desta quarta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. Um homem foi baleado e correu para dentro de um restaurante situado nas quatro esquinas, aonde veio a óbito. Já o outro foi baleado e saiu do veículo ficando no estacionamento de uma loja de eletrodomésticos na Rua Gorgônio José de Araújo.
O trânsito ficou congestionado nos locais. Ainda conforme relatos de testemunhas, a polícia perseguia um veículo que passou próximo à Biblioteca em alta velocidade na contramão sentido a Rua Rui Barbosa, apos troca de tiros os elementos colidiram com outro carro próximo as quatro esquinas.
O veículo Renault Sandero prata de placa TSW 1301, licença de Cravolândia foi atingido pelos tiros durante a perseguição. Os homens são acusados de ter assaltado um banco em Valença. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Bahia na WEB

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) defende, em seu programa de governo, que “policiais sejam protegidos por uma retaguarda jurídica garantida pelo Estado através do excludente de ilicitude”, ou legítima defesa, de acordo com informações da Folha.

“Enquanto a esquerda está preocupada com as mortes associadas a ações policiais, segundo a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), foram mortos 493 policiais em 2016! Em 2017 esse total subiu para 552 e, infelizmente, tudo indica que teremos ainda mais policiais mortos em 2018”, aponta o candidato no documento, divulgado nesta terça-feira (14).

“São heróis nacionais que tombaram e foram esquecidos pelos atuais governantes nesta guerra do Brasil! Um dos compromissos será lembrar o nome de cada um desses guerreiros! Suas famílias serão homenageadas e cada um desses heróis terá seu nome gravado no Panteão da Pátria e da Liberdade”, acrescenta.

Para Bolsonaro, os policiais “precisam ter certeza de que, no exercício de sua atividade profissional, serão protegidos por uma retaguarda jurídica”.Foto reprodução. Matéria, Tribuna da Bahia. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu nesta terça-feira (14) um dos participantes do assalto ao Banco Central em Fortaleza, que aconteceu em 2005. Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, foi preso a cerca de 17 quilômetros de centro de Brasília, após uma denúncia anônima. 

Adelino estava em casa com a mulher e o filho, e não reagiu à prisão. A prisão dele foi decretada pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, em julho de 2017. A decisão judicial estipula que Adelino deve cumprir 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, além de pagar multa no valor de R$ 3 milhões. 

O crime no Banco Central em Fortaleza é considerado o maior assalto a banco na história do Brasil. Segundo a Polícia Federal, foram levados R$ 164,7 milhões. Adelino Angelim de Sousa Neto | Foto: Polícia Militar / Divulgação. Bahia Noticias
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A esposa do homem que foi esfaqueado pela filha durante uma briga do casal, em Vila Velha, disse que não vai denunciá-lo à polícia. Mesmo já tendo sido agredida outras vezes, a mulher defendeu o companheiro. “Ele não merece, é um homem muito bom. O problema dele é a cachaça”, disse. * O G1 não vai identificar o agressor nesta reportagem para preservar a vítima.
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (9), após voltarem de um bar. Ao ver a mãe ser agredida pelo pai, a filha adolescente, de 16 anos, golpeou o homem com uma faca, para que ele parasse com as agressões. O agressor, um montador de carros de 50 anos, levou duas facadas. 

Casos de feminicídios crescem 20% em 1 ano no Espírito Santo 
Mas o que faz uma mulher agredida não denunciar o agressor? O G1 foi buscar explicações com uma psicóloga que atende mulheres para entender esse comportamento de vítimas que, mesmo sofrendo agressões por parte dos companheiros, seguem na relação e não levam o caso à polícia.
Cristiana Cariola Travassos atende mulheres vítimas de violência doméstica e agressores em um projeto oferecido pela prefeitura de Vitória.
Segundo ela, é comum que por medo e vergonha as mulheres não façam as denúncias. 

“Tem a questão de que a mulher se vê como a responsável por manter a união da família. Ela também acha que o homem vai melhorar, que ela tem que ter paciência. Há ainda a dependência financeira. Ela não tem para onde ir e acha que tem que se submeter àquilo”, disse.
Ciclo de violência 
As consequências disso, segundo a psicóloga, é que a mulher perde a essência e, sem querer, pode provocar um ciclo de violência.
“Isso gera um ciclo vicioso, porque ela vai dando novas chances e a cada vez que ele agride, a agressão fica mais violenta. Começa com xingamento, daqui a pouco está batendo, daqui a pouco está matando. A autoestima cai, porque o agressor coloca a culpa na mulher, e ela começa a se esvaziar, a se anular. Não sabe mais quem é, do que gosta”, completou a psicóloga. 

'Denunciar é um dever de todos' 
Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada Cláudia Dematté, em casos de violência, denunciar é um dever de todos. “A sociedade tem responsabilidade também. A gente não pode ser omisso ao ver um crime, é importante que as pessoas se posicionem”, disse a delegada.

Lei Maria da Penha 
A Lei Maria da Penha existe para proteger as vítimas que sofrem agressões físicas, psicológicas, sexuais e outras violências dentro de casa.
De acordo com a delegada, desde a implantação da lei, o número de mulheres que buscam as delegacias para denunciar violência cresceu. Mas o Espírito Santo ainda ocupa a 3ª posição entre os Estados mais violêntos contra à mulher, segudo o Monitor da Violência.
E, como disse a delegada, "é um dever de todos denunciar". Mas você sabe o que fazer ao ver ou ouvir uma mulher sendo agredida? E se você for a vítima? O G1buscou as orientações, acesse:  

Caso 
Mesmo sem ter sido denunciado pela esposa, o marido foi autuado em flagrante por lesão corporal e injúria na Forma da Lei Maria da Penha e está internado sob escolta policial no Hospital São Lucas.
Já a filha, a adolescente de 16 anos, não foi autuada porque a delegada entendeu que ela agiu em legítima defesa da mãe. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar a identidade das vítimas.
Em depoimento à polícia, a mulher e a adolescente contaram que o casal estava em um bar ao lado de casa, no bairro Cobi de Cima, quando o homem ficou com ciúmes e discutiu com a esposa, de 54 anos.
Os dois foram para casa e, segundo os depoimentos, ele começou a bater na mulher. A filha disse que gritou pedindo várias vezes para que ele soltasse a mãe.
Como as agressões não pararam, ela deu dois golpes com uma faca na barriga do pai. O homem soltou a mulher, voltou para o bar e pediu socorro.
O homem foi autuado por lesão corporal e injúria e está internado sob escolta policial em estado grave no Hospital São Lucas.
A delegada determinou o pagamento de uma fiança de R$ 1 mil, que ainda não havia sido paga até esta sexta-feira (10). Assim que receber alta, ele será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.Foto reprodução Jornal Nacional. Matéria, fonte, Globo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O dono de um açougue foi preso em flagrante nesta sexta-feira (10), no município de Cotegipe, por suspeita de vender carne de bois furtados e abatidos ilegalmente. De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o empresário José Ricardo dos Reis Batista atuava no povoado de Buritis, em Barreiras.  

Durante ação da polícia, batizada de "Boi Forte", foram apreendidos, no açougue de Batista, alguns quilos de carne de boi e de cabra mal conservados e expostos para comercialização. Os animais eram mortos em um abatedouro clandestino.  

Os policiais também encontraram alguns pés de maconha, uma porção da droga pronta para consumo e 66 maços de cigarro ilegal. O empresário foi autuado por tráfico de entorpecentes e crimes relacionados a contrabando. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Cotegipe, onde está à disposição da Justiça.Foto divulgação SSP-BA. Fonte, Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

José Souza Fontes, de 61 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 10, suspeito de estuprar as filhas de 13 e 15 anos na cidade de Amargosa (distante a 235 km de Salvador).

De acordo com o site Recôncavo Notícias, José Souza foi detido quando se preparava para seguir com destino a São Paulo. Ele havia fugido de Santa Inês (a 300 km da capital baiana) logo depois que os crimes ganharam repercussão.

As vítimas eram violentadas desde os 10 anos de idade. Os crimes deixaram de ser praticados há poucos meses e foram denunciados para as autoridades após o Conselho Tutelar da cidade ser acionado. O suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Santa Inês, onde permanece à disposição da Justiça. Fonte, A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

ma amiga que acompanhava a estudante Paula de Freitas Silva, de 18 anos, morta ao entregar o celular a um criminoso na porta de uma escola estadual em Santo André, na Grande São Paulo, disse à polícia que o ladrão atirou na garota porque achou que ela estaria “debochando” da cara dele. A ação ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (9).
No depoimento, a jovem que presenciou o assassinato disse que a vítima e mais duas amigas estavam a caminho da escola quando dois homens em uma moto as abordaram, anunciando o assalto e exigindo os celulares.
Os amigos contam que ela não reagiu mas que, ao entregar o celular, o ladrão afirmou que ela estava com cara de “deboche” e perguntou “está me tirando?”.
O criminoso atirou contra o eito da vítima e não levou os pertences dela, atirando o celular que Paula havia lhe entregue e a bolsa da garota no chão, próximo ao corpo.

As amigas que estavam próximo contam que chamaram a polícia e uma ambulância levou Paula ao hospital, mas ela acabou não resistindo aos ferimentos.
Moradores da região afirmam que a Polícia Militar deixou de realizar o policiamento da região, pois sempre havia um carro da ronda escolar da PM próximo à escola, o que não vem ocorrendo mais.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública diz que procura câmeras para identificar os criminosos e nega que haja falta de policiamento da ronda escolar na região.
A pasta diz ainda que, nos seis primeiros meses de 2018, houve a redução de 11% nos roubos na região em relação a 2017.
Quem tiver informações sobre o crime pode denunciar por meio do Disque Denúncia, para o número 181. A ligação é sigilosa e não precisa se identificar.Fonte, G1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro pessoas foram presas e 55 quilos de cocaína foram apreendidos em uma casa em Cruz das Almas, no Recôncavo, nesta quinta-feira (9). Segundo a Polícia Militar, a droga estava enterrada no quintal do imóvel, situado na Vila Guaxinim. Os policiais também encontraram cinco tabletes de maconha, meio tablete de crack, um revólver calibre 38, quatro balanças digitais, rádio comunicador, munições de vários calibres. Conforme o G1, uma denúncia anônima levou a Polícia a encontrar os suspeitos e a droga. O material apreendido e os quatro moradores da casa foram levados para a delegacia da cidade em flagrante.Foto divulgação PM-BA, Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente que teria recebido R$ 500 para matar outro adolescente de 15 anos foi apreendido após confessar o crime, ocorrido na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, os dois tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Saulo Santos Cardoso, de 15 anos, foi morto a tiros em 21 de julho deste ano.   De acordo com as investigações, os adolescentes pertenciam a quadrilhas rivais. Saulo foi executado dentro de uma barbearia.  

O suspeito do assassinato foi apreendido na sexta-feira (3) e será encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP), a quem caberá pedir o cumprimento de medidas socioeducativas.


Enquete


PodCast