Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os números de autuações em fiscalização da Lei Seca – que completa uma década de vigência nesta terça-feira, 19 – cresceu tanto na capital baiana quanto em abordagens ocorridas em todo o estado da Bahia. Em Salvador, o aumento chegou a 119% e, na Bahia, alcançou o índice de 151%. Na capital baiana, o período comparado é 2009 com o ano passado. Foram 2.344 ocorrências naquele ano contra 5.138 em 2017. Em todo o estado, a fiscalização somente passou a ser feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) a partir de setembro de 2015, quando foi iniciada a Operação Paz no Trânsito.

O número de autuações aumentou na comparação de 2016 com 2017 na Bahia– os únicos dois períodos em que a operação foi realizada durante todo o ano. O quantitativo saltou de 1.337 autos para 3.360. A capital registrou uma média de aproximadamente nove autuações por dia. Foram 30.811 autos de infração registrados (flagrantes e recusas de se submeter ao teste) de 2008 a 13 de junho de 2018. Neste mesmo período, o órgão municipal de trânsito (Transalvador) realizou cerca de 296 mil abordagens, 85 por dia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima
Produto clandestino e irregularmente utilizado como raticida, o chumbinho, veneno que mata até seres humanos, é vendido livremente pelas grandes feiras da capital baiana. É difícil encontrar o produto exposto, mas nas feiras de Sete Portas e São Joaquim, basta perguntar onde o raticida pode ser adquirido que logo será direcionado ao vendedor mais próximo.
Nossa equipe de reportagem percebeu a facilidade da comercialização do chumbinho ao tentar realizar uma compra. Até mesmo aos redores das feiras, donos de barraquinhas têm o produto para ofertar.
Ao chegar à Feira das Sete Portas questionamos ao primeiro comerciante localizado, que prontamente nos auxiliou, mas ponderando recomendações. “Têm duas pessoas que vendem aqui na entrada. A senhora vai ali. Mas não vá comprar para tomar não, viu?!”, aconselhou.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo menos, 11 presos fugiram da carceragem da delegacia de Alagoinhas, no agreste baiano, neste sábado (16). Segundo a Polícia, no momento do banho de sol, os policiais perceberam que os cadeados de duas celas estavam quebrados. Além disso, encontraram uma corda "tereza" nos fundos do prédio. Nas buscas, um dos fugitivos foi recapturado. No mês passado, a mesma carceragem registrou a fuga de seis presos (lembre aqui). Entre os foragidos deste sábado, está Willsmar Almeida Borges, preso por suspeita de roubar e matar o adolescente de 17 anos, Luiz Guilherme Santos Bispo. Segundo a coordenadora da delegacia de Alagoinhas, Lélia David, todas as medidas de polícia já foram adotadas. Um inquérito também foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga. Policiais continuam em rondas pela região à procura dos foragidos. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), quer saber até quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) toda vez que sair dados que envolvem  todo país e não apenas a Bahia, como o Atlas da violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, como o ranking brasileiro das cinco cidades mais violentas, sendo quatro na Bahia (Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro e Lauro de Freitas), vai alegar falha na coleta de dados.

“Ao invés de fazer seu papel, pensando efetivamente  em ações de inteligência, que possam, de fato, amenizar o caos instalado e que não apenas os números confirmam, mas que está diante da realidade escancarada”, lamentou, relembrando um último final de semana (sábado e domingo), que registrou  o maior número de mortes em Salvador e RMS, conforme  mostra o boletim da própria secretaria: 30 mortes, incluindo dois policiais. Ou seja, os números são claros”, destacou, conclamando por soluções em prol da população, “que tanto vem sofrendo e cada vez mais se enclausurando dentro de suas próprias casas”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vinte pés de maconha foram encontrados ontem (13) no quintal de uma casa em Santa Cruz Cabrália, município ao sul da Bahia.  A residência, localizada no centro da cidade, foi alvo da operação após denúncias anônimas informarem que a droga era cultivada na área. Sete dos pés encontrados estavam acondicionados em caqueiros.

A ação foi comandada por agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália. No momento da abordagem, os agentes foram recebidos por um homem identificado como Marcos Paulo Peixoto Alcântara, de 26 anos. Além dos pés de maconhas, foi encontrado um pote cheio de sementes da planta. O suspeito e a plantação foram levados à Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália.

Notícias | postado por: Mascarenhas


A base avançada da RONDESP de Santo Antônio de Jesus será apresentada a comunidade nesta sexta-feira (15), às 9h, durante a visita do Governador Rui Costa a cidade para Inauguração da Policlínica Regional. Inicialmente, o efetivo contará com 18 oficiais e duas viaturas que chegam para reforçar a segurança pública no munícipio. A implantação da RONDESP acontece após articulação da Prefeitura Municipal com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou preso em um buraco na parede ao tentar fugir de uma delegacia na cidade de Óbidos, no interior do Pará. Ele chegou a ficar com parte do corpo para o lado de fora, mas não conseguiu escapar. De acordo com informações do G1, o resgate foi feito por policiais. De acordo com o delegado Thiago Mendes, o homem havia sido preso em flagrante por violência doméstica. Enquanto esperava em uma sala para ser ouvido pelo escrivão, ele retirou um aparelho de ar-condicionado da parede e tentou escapar pelo buraco. O homem já responde a três processos pela prática de furto e agora deve responder por violência doméstica.Bahia Noticias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dupla de assaltantes foi presa após o carro onde estavam colidir com um caminhão na BR-110. A perseguição e o cerco foram realizados por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e as 6ª (Rio Real) e 21ª (Cipó) companhias independentes da Polícia Militar (CIPM).  O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, 8, mas as informações só foram divulgadas neste sábado, 9, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Os suspeitos roubaram um veículo modelo LS 1634 com placa MPZ 6526 na região da cidade de Nova Soure (a 193 km de Salvador). Logo em seguida, a polícia montou um bloqueio em Olindina, onde os suspeitos avistaram as viaturas. Quando tentaram escapar, bateram no caminhão. Dário Gomes Santos, 35 anos, e Sidicley Félix Rodrigues, 34 anos, foram presos em flagrante. Com eles, havia uma pistola calibre 380 e munições.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais duas Unidades de Saúde da Família (USF’s) completamente reformadas foram entregues a comunidade nesta quinta-feira (7) em Santo Antônio de Jesus. Após receberem uma série de melhorias, as USF’s do São Francisco, no Bairro São Benedito e Aurelino Pereira dos Reis, na Rádio Clube, foram reinauguradas e já retomaram o atendimento integral a população. 
No retorno das atividades, O Prefeito Rogério Andrade e o secretário de Saúde, Leandro Lobo, realizaram uma vistoria as unidades onde a Prefeitura Municipal investiu R$ 69.995,48 (sessenta e nove mil novecentos e noventa e cinco reais e quarenta e oito centavos) como parte das ações do Programa Acelera SAJ. Em breve, outras unidades também serão reformadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Helton e Jaedson foram flagrados com parte da droga na BR-324. Dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos na cidade de Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador) com quatro quilos de cocaína, 22 tabletes de maconha e uma pedra de crack. A droga, que vale R$ 100 mil, segundo a polícia, estava com Jaedson Silva Souza, 24 anos, e Helton da Silva Azevedo, 25 anos.  

A apreensão foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6, por agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil. Os suspeitos trafegavam pela BR-324 em um veículo modelo Fiesta, quando foram interceptados por policiais das delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador e de Feira de Santana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

RIO - Os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Rio pediram à Procuradoria-Geral da República para requerer ao STF a suspeição ou impedimento do ministro Gilmar Mendes nos casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz. Ele é um dos 20 presos preventivamente por determinação da Justiça Federal do Rio no âmbito da Lava-Jato a que Gilmar concedeu liberdade no último mês.

LEIA: Veja quem Gilmar mandou soltar em maio

O pedido da Lava-Jato no Rio se baseia na relação comercial da Fecomércio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), “instituição que é hoje controlada exclusivamente" pela família de Gilmar, como apontam os procuradores no documento. A Fecomércio foi presidida desde o início dos anos 2000 por Orlando Diniz, um dos que ganharam liberdade recentemente por ordem do ministro. Ele só deixou o cargo na entidade após sua prisão, em fevereiro deste ano.

Notícias | postado por: Mascarenhas

André Marques Silva, 24 anos, foi preso 24h após o comparsa Gilvanei Santos Oliveira, 29 anos, ser detido em flagrante por esconder drogas no telhado da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, em Peripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele é apontado pela polícia também como dono do entorpecente. 

A prisão deste último ocorreu nesta terça-feira, 5, mas só foi divulgada nesta quarta, 6, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o órgão, André, conhecido como "Galinho", foi preso na rua Paraguai, também em Paripe. 

Segundo a polícia, o homem já possuía mandado de prisão em aberto por roubo. "Não demorou muito para conseguirmos desmontar a dupla que agia na Mourão de Sá. Como foi dito antes, ampliamos o patrulhamento e conquistamos o objetivo", afirmou o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão.Fonte, ATarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra desvios no seguro-defeso – benefício previdenciário de pescadores – na manhã desta quarta-feira (6) em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos no  município da Baía de Todos-os-Santos. Segundo a PF, pelo menos 42 pessoas receberam o seguro-defeso junto com outro benefício previdenciário, o que causou desvios de quase R$ 500 mil. Ainda segundo a PF, as investigações apontam que a organização criminosa agia desde 2012. O esquema se baseava na emissão de declarações falsas de pescador a pessoas que não exerciam a profissão, com o intuito de obterem o benefício do seguro-defeso. O seguro-defeso funciona como uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de proibição de pesca, são obrigados a paralisar as atividades para preservação de  espécies. Ainda segundo a PF, os investigados vão responder por estelionato (art. 171, § 3º, CP), que prevê pena de 1 ano e 4 meses a 6  anos e 8 meses de reclusão, mais multa

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por Rodrigo Daniel Silva

O cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Almeida, avalia que é impossível prever o impacto real das fake news na eleição brasileira deste ano, mas, segundo ele, as notícias falsas devem “envenenar” o processo eleitoral. Já que grupos políticos tanto de esquerda quanto de direita têm usado informações mentirosas para “manipular a opinião pública”. À Tribuna, Jorge Almeida ressaltou que há estudos que comprovam a criação de fake news, até mesmo por empresas, na eleição americana que elegeu Donaldo Trump e no plebiscito no qual definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo o cientista político, no Brasil, o maior fabricador de notícias falsas é o Movimento Brasil Livre (MBL), que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

De acordo com o especialista, grupos extremistas de direita são os que mais usam das fake news no Brasil para “reforçar determinadas posições e queimar os adversários”. Também, segundo ele, tentam “criar situações políticas que favoreçam candidaturas ou o golpe militar”. Jorge Almeida salientou que, na eleição presidencial de 2014, pessoas ligadas aos então candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) já usaram as fake news. A tendência, no entanto, é que, no pleito deste ano, a propagação de informações mentirosas seja ainda maior. O cientista político observou, ainda, que são por meio do aplicativo WhatsApp e da rede social Facebook que se distribuem a maior quantidade de fake news. Para ele, os autores deste tipo de notícia precisam ser penalizados. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um policial do FBI, a polícia federal americana, disparou uma arma acidentalmente depois de dar um salto mortal. Ao se empolgar com a dança, o armamento caiu e foi disparado quando o agente tentou pegá-lo do chão. Uma pessoa ficou ferida na perna em função do acidente. O fato aconteceu no último sábado (2), em Mile High Spirits, uma boate em Denver, nos EUA. No vídeo, não é possível identificar se o policial estava embriagado.

De acordo com a CNN, a vítima, que não teve a identidade divulgada, não corre risco de morte. O agente ainda não foi identificado pela boate e ainda não foi preso ou autuado. A investigação foi delegada à polícia local.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Presidente da Fecombustíveis ( Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes ), Paulo Miranda Soares disse hoje (1º) não acreditar que haja dificuldades para o repasse do preço do diesel nas refinarias para o consumidor final.

No entanto, segundo ele, não há lei que obrigue os empresários do setor a fadotar a medida. A declaração foi dada após reunião com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Ainda hoje foi publicada uma portaria do Ministério da Justiça, com as regras para a fiscalização dos preços nos postos de combustíveis, em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Segundo o governo, as punições para os estabelecimentos que não repassarem o desconto ao consumidor vão de multa a interdição. O valor com desconto de R$ 0,46 no litro do diesel será o máximo que os postos poderão praticar nos próximos dois meses.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Com o objetivo de verificar se o desconto no diesel será, de fato, refletido para o consumidor, o governo federal anunciou a criação de uma rede nacional de fiscalização nesta quinta-feira (31). A Secretaria Nacional do Consumidor, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ministérios Públicos estaduais, Procons estaduais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Advocacia-Geral da União (AGU) são os órgãos que vão compor a rede, de acordo com o ministro substituto da Justiça, Claudemir Pereira. "A parte de amanhã, iniciaremos trabalho de rede nacional de fiscalização, uma fiscalização preventiva em um primeiro momento. (...) Tudo para que possamos verificar se esse desconto está chegando nas bombas de combustíveis", explicou Pereira, em coletiva no Palácio do Planalto, segundo o G1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Grupos atearam fogo em pneus e interditaram trechos da BR-101 no estado na noite desta quarta-feira (30). Os registros ocorreram em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, sul baiano, e em Conceição do Almeida e Cruz das Almas, no Recôncavo. Em todos eles, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), via G1, disse que os atos não foram feitos por caminhoneiros. O primeiro fato ocorreu na altura do km 710, em Eunápolis, por volta das 23h. Policiais rodoviários federais chegaram no local e debelaram as chamas, liberando a via. Situação semelhante ocorreu uma hora depois, no km 712 da mesma rodovia. Há a suspeita de que o grupo apedrejou objetos em veículos. A PRF também registrou casos parecidos em trechos da BR-101 em Conceição de Almeida e Cruz das Almas. Assim com em Eunápolis, assim que os policiais chegaram não havia mais ninguém na pista. Também não houve registro de feridos em todos os casos. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem foi morto dentro de uma ambulância na BR-242, trecho do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O crime aconteceu por volta das 20h, desta quarta-feira, 30. Thiago Avelino, que tinha sido baleado momentos antes durante uma ação policial que aconteceu na cidade, estava sendo transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, quando foi morto.De acordo com o blog do Sigi Vilares, a ambulância foi parada por bandidos encapuzados que atiraram diversas vezes contra Thiago, com armas calibre 12. O rapaz não resistiu e morreu no local.

Ainda conforme o blog, uma enfermeira que acompanhava o suspeito também foi atingida de raspão. A mulher, não identificada, foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não há informações sobre o estado de saúde dela.Viaturas policiais seguiam mais a frente escoltando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que transportava um policial ferido no mesmo confronto. O estado de saúde do militar não foi divulgado.A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

O desvio de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é alvo da operação "Juramento de Hipócrates" deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 30, no sul da Bahia.

O dinheiro foi repassado para o município de Itapebi, mas a PF também suspeita que outras cidades baianas foram alvo do esquema com contratos irregulares no valor de R$ 14 milhões.

O esquema funcionava por meio da constituição de empresas fictícias, que eram usadas para fraudar licitações com os governos municipais. Os contratos previam a aquisição de medicamentos, insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O desabastecimento provocado pela mobilização nacional dos caminhoneiros transformou a rotina dos motoristas das cidades brasileiras em uma verdadeira saga em busca do combustível. Esta corrida, que resultou em extensas filas nos postos, trouxe à tona uma realidade que deveria existir não só nos momentos de maior demanda: o atendimento prioritário.

Assim como acontece em mercados e bancos, por exemplo, a Lei nº 10.048/2000 determina que idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com deficiência ou com crianças de colo tenham prioridade em relação aos outros públicos nos atendimentos presenciais. Neste contexto, os postos de combustíveis teriam que disponibilizar uma bomba de abastecimento específica para este fim ou possibilitar a passagem destes motoristas na frente dos demais.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 Zenildo Souza de Jesus, 36 anos, foi preso após matar a mulher na noite de segunda-feira, 28, na casa do casal, na cidade de São José da Vitória (a 475 quilômetros de Salvador). Aparentemente embriagado, o homem confessou o crime.

Segundo informações do site Verdinho Itabuna, a polícia chegou na residência após uma denúncia anônima e encontrou Zenildo abraçado ao corpo de Maria Rita de Jesus Santos, 40 anos, que estava deitado na cama. Ele afirmou que matou a vítima por ciúmes e supostas traições. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Com manifestações iniciadas na última segunda-feira (21) em diversos pontos do País, greve dos caminhoneiros é resultado de discussões sobre as condições de trabalho ruins em diferentes grupos do WhatsApp, de acordo com caminhoneiros. Conforme contam alguns membros da categoria, os grupos de conversas eram utilizados para organização e divisão dos transportes, além de troca de informações sobre a situação das estradas. "A corda chegou no nosso pescoço e, em conversas de WhatsApp, nos organizamos e decidimos entrar em greve.", afirma Alexandre Aparício, caminhoneiro há 16 anos, que participa dos protestos na BR 101, no trecho de Itajaí (SC), e participa de três grupos de WhatsApp, com 734, 488 e 712 membros em cada.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo 5º dia seguido, caminhoneiros fazem manifestações nos 26 estados e no Distrito Federal. Os atos desta sexta-feira (25) dão continuidade à mobilização contra a disparada do preço do diesel, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017.Na noite de quinta-feira (24), o governo federal e representantes de caminhoneiros anunciaram proposta para suspender a greve por 15 dias.
Abaixo, o G1 lista as principais consequências e, logo depois, detalha os impactos em cada setor e nas regiões do país: há redução nas frotas de ônibus em várias cidades, inclusive em capitais; cidades decretaram calamidade pública, como São Lourenço da Serra, Grande SP; faltam combustíveis, há filas nos postos; na Grande SP, Itapevi determinou que postos só vendam combustível para ambulâncias; aeroportos de Brasília e Recife ficam sem combustível;governo obtém 20 liminares contra obstrução de rodovias;16 termelétricas estão racionando energia em Rondônia;prefeito decreta estado de emergência em SP; aulas são canceladas em várias instituições de ensino do país. 
O G1 mostra os destaques do que ocorre pelos estados nos principais setores afetados: transportes, alimentação, combustível, saúde, energia, abastecimento, segurança, indústria, educação e serviços públicos. 
Em alguns pontos do país, o protestou de caminhoneiros recebeu apoio de outras categorias como motoristas de vans escolares, taxistas, mototaxistas, além de caçambeiros, caso do Mato Grosso do Sul. 


Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher foi presa hoje (23) na cidade de Amargosa após se passar por psicóloga e prestar atendimentos particulares na cidade. Sheila Araújo Guimarães, de 47 anos, teve prisão decretada pelo delegado Adílson Freitas, titular da Delegacia Territorial (DT).

Segundo o delegado, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa e no consultório da falsa profissional, onde foram encontrados blocos de receituário e carimbos. A suspeita utilizava carimbos fraudados e chegou a prescrever medicamentos controlados para diversos pacientes.

“Fizemos consultas ao Conselho Regional e ao Conselho Federal de Psicologia, os quais nos informaram que não constava inscrição em seus cadastros em nome de Sheila Araújo Guimarães”, disse o delegado.

Conduzida à delegacia, a falsária disse que iniciou o exercício da profissão, em Amargosa, no ano de 2013. Ela vai responder por exercício ilegal de psicologia. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um grupo de agentes da Policia Federal irá lançar, nesta terça-feira (22), um “projeto de renovação política”. A candidatura de 30 agentes da PF, dentre eles o baiano Anderson Muniz, para o Congresso Nacional e para câmaras legislativas serão lançadas em Brasília. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) afirmou receber manifestações populares pedindo maior representatividade dos agentes da PF na política. “A população confia que os policiais federais podem ter um papel decisivo no combate à corrupção nos ambientes de tomada de decisão”, avalia. Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA), José Mario Lima, o nome de Anderson Muniz vem ao encontro de tudo quanto iniciado no Brasil por parte da Fenapef, sendo ele a expressão disso na Bahia. O movimento conta, ainda, com site oficial, em que os eleitores brasileiros poderão conhecer os ideias, propostas e candidatos da Frente nos vários estados para os cargos de senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Um nova modalidade de golpe utilizando o nome da Receita Federal está lesando pessoas que tomam empréstimo em instituições financeiras. De acordo com o órgão, uma notificação postal, enviada pelos Correios, exige do contribuinte o pagamento de taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo junto a uma financeira qualquer.

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspondência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada.Correio da Bahia.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente de 15 anos foi apreendido com 740 porções de drogas neste sábado, 19, no município de Lençóis (a 427 km de Salvador). Equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) faziam rondas, pelo Centro, quando abordaram o jovem, que estava sem documentos.

Na abordagem, os polícias reconheceram o adolescente, que já havia sido apreendido por outras ocorrências. A polícia informou que o rapaz estava com alguns entorpecentes em mãos e que contou aos PMs que tinha mais em casa. Chegando à residência, os policiais acharam 364 pinos de cocaína, 208 pedras de crack e 168 trouxas de maconha.

O major Ubiraci Muniz lamentou o fato e afirmou que alguns jovens têm preferido traficar ao invés de estudar e trabalhar. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra e está à disposição da Justiça. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) neste domingo, 20.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um total de 40 passageiros foi assaltado na madrugada deste sábado (19) quando viajavam em um ônibus da Itapemirim por um trecho da BR-101 em Conceição do Jacuípe, na região de Feira de Santana. O fato ocorreu por volta das 3h. Segundo o Acorda Cidade, os passageiros contaram que dois homens encapuzados e armados surpreenderam o veículo. Eles entraram no carro e ameaçaram os passageiros, roubando os pertences deles. Há a suspeita de que outro ônibus, da empresa Gontijo, que vinha logo atrás do veículo citado, também foi assaltado. Após o crime, os passageiros se dirigiram até o complexo policial de Feira de Santana, onde registraram queixa.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Três homens foram presos e um adolescente apreendido momentos depois que roubaram clientes em uma lanchonete na noite desta segunda-feira, 14, no município de Presidente Tancredo Neves (a 258 quilômetros de Salvador). O estabelecimento alvo da quadrilha fica na rua Pinheiro, no centro da cidade baiana.

Conforme informações divulgadas na manhã desta terça, 15, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Willian Santos de Santana, 27 anos, Fernando Jesus Santos, 18 anos, Marcel Santos de Santana, 20 anos, e um adolescente de 16 anos tentaram fugir em um Gol. Eles foram alcançados pelos policiais uma rua depois do estabelecimento, na 13 de Maio.

Os militares encontraram com o bando duas espingardas calibre 32 e 28, um revólver calibre 32, porções de maconha e crack, além de celulares, um tablet e R$ 80. Os suspeitos presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Territorial de Valença – cerca de 60 quilômetros de distância da cidade

Notícias | postado por: Mascarenhas

Entre os meses de abril a maio deste ano, o número de vítimas afetadas por um homem procurado por roubar, estuprar e cortar cabelo de mulheres subiu de sete para nove em Feira de Santana. Os casos ocorrem desde 2016. De acordo com Clélia Vasconcelos, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), as investigações sobre os crimes estão avançando. De acordo com o perfil traçado pelas vítimas, o suspeito é “um homem de estatura mediana, altura de 1,70. Não é gordo, mas é relativamente forte, de fala mansa, de nariz avantajado, sobrancelhas espessas e cor parda”. No bairro de Asa Branca, onde a maioria dos casos foram registrados, as mulheres que moram na localidade estão tomando uma série de cuidados para não se tornarem vítimas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Prefeito Rogério Andrade publicou em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (14) que Santo Antônio de Jesus acaba de receber duas viaturas para a RONDESP (Batalhão de Rondas Especiais). Os veículos 0 km (modelo ranger) chegam a cidade após articulação com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. Nos próximos dias, as viaturas receberão a plotagem adequada. Em breve, uma equipe que já está sendo preparada, iniciará a atuação no município. 

Com a chegada da RONDESP, o município pretend reduzir ainda mais os índices de criminalidade. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, em abril, SAJ registrou uma redução de 80% no número de crimes contra a vida em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril a redução foi de 31,6%. Santo Antônio de Jesus fechou 2017 com redução de 15% no número de homicídios e latrocínios em relação a 2016. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma policial militar de folga foi participar de uma festinha de Dia das Mães na escola onde a filha estuda, o Colégio Ferreira Master, na cidade de Suzano, no interior de São Paulo.

Mas quando ela estava por lá, aconteceu um assalto e, em reação, ela baleou um suspeito na frente do colégio. De acordo com informações da Polícia Militar para o G1 de Mogi das Cruzes e Suzano, o suspeito, de 21 anos, estava com um revólver calibre 38 e já tinha abordado outras mães, além de ter revistado o segurança da escola para ver se ele portava armas.

Ainda segundo a PM, a policial viu a movimentação e ouviu uma mulher dizendo que era assalto. Neste momento, ela foi se afastando, sacou a arma e disparou três vezes contra o suspeito.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Policiais civis e promotores do Ministério Público envolvidos nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes estão negociando acordo de delação premiada com o ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, preso acusado de chefiar uma milícia na Zona Oeste do Rio e, segundo uma testemunha, envolvido na morte dos dois. “Existe uma conversa nesse sentido”, admitiu ao jornal O Globo uma fonte ligada às investigações. Segundo a publicação, uma equipe da Divisão de Homicídios esteve na penitenciária de Bangu 1, onde o ex-PM está isolado. Orlando deverá ser levado até a Divisão de Homicídios na próxima semana. Os investigadores querem conversar primeiro com ele, para saber o que o ex-PM teria para revelar. O advogado de Orlando, Renato Darlan, confirmou que policiais civis conversaram na quinta-feira com seu cliente, em Bangu 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A saidinha do Dia das Mães vai colocar nas ruas da Bahia 145 presos, de acordo com a Secretaria de Ressocialização Penal da Bahia (Seap). De acordo com a pasta, os detentos foram liberados do dia 20 de abril até hoje (11). Segundo a Lei de Execuções Penais, a duração da saída temporária é de sete dias.

Para ter direito à saída, o detento tem de ter bom comportamento, cumprir 1/6 da pena, se for réu primário, e 1/4 se for reincidente. O detento que não retornar ao presídio no dia e horário previstos será considerado foragido.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante, na madrugada desta sexta-feira (11), depois de ferir o sobrinho e o cunhado com golpes de facão, durante uma briga por herança, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito, Daniel Vieira Lima, invadiu a casa onde as vítimas moravam e as expulsou para ficar com o imóvel. A casa pertenceria a uma tia de Daniel, que morreu recentemente, e teria ficado de herança para ele e outro sobrinho, André Ferreira de Souza. Entretanto, não houve um acordo entre os dois e o homem tentou tomar o imóvel à força. Depois do ataque, o sobrinho de Daniel e o pai, Pedro Souza Aragão, fugiram de casa e chegaram a ser perseguidos pelo homem, mas conseguiram escapar e pediram ajuda no hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo informações do site G1, as vítimas foram abordadas por policiais que faziam rondas pela região, eles foram até a casa que era alvo de disputa da família e prenderam o suspeito. O facão utilizado no crime foi apreendido. O suspeito foi levado para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde foi autiado por dupla tentativa de homicídio. As vítimas foram transferidas para o Hospital de Vitória da Conquista.  Bahia Notícias

Vitória da Conquista: Homem é preso após ferir familiares em briga por herança

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dupla de assaltantes que se aproveitava de engarrafamentos e sinais de trânsito fechados para roubar motoristas na BR-324 e na região do Largo do Tanque, em Salvador, foi tirada de circulação nessa quinta-feira (10). Maicon Silvio dos Reis Santos é apontado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) como autor de pelo menos 20 assaltos nos últimos três meses, e acabou preso em flagrante.

Já o comparsa dele, Italo Trindade Matos Santos, acabou morto, segundo a polícia, após reagir à abordagem policial. A dupla estava a bordo de uma motocicleta quando foi localizada. Os dois tinham mandado de prisão expedido.

Segundo a polícia, no momento em que Ítalo ia ser preso, Ítalo reagiu atirando contra os agentes da unidade especializada.

Atingido pelos tiros, Ítalo foi levado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre 38.

“Estamos investigando se eles agiam em outras áreas e quem era o receptador dos celulares e relógios roubados por eles”, informou a titular da DRFR, delegada Carla Ramos.
Duas motos que eram utilizadas pela dupla para cometer os assaltos foram apreendidas. Ambos já possuíam passagens por roubo. Maicon está custodiado, à disposição da Justiça.Matéria, Correio da Bahia.


Enquete


PodCast