Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Polícia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma moto que havia sido roubada no ano de 2006 em Salvador foi recuperada na noite do domingo, 19, na cidade de Jaguarari (distante a 400 km de Salvador). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem de 49 anos estava conduzindo o veículo quando foi abordado por agentes no KM 98 da rodovia. Durante consultas no banco de dados, os policiais constataram se tratar de uma moto roubada na capital da baiana.

Questionado, o motociclista afirmou ter adquirido o veículo em 2010 por meio de negociação com um terceiro. Residente em Jaguarari, o homem foi levado com o veículo para a delegacia de polícia judiciária local.Foto divulgação PRF. Matéria, A Tarde.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O homem de 46 anos acusado de matar a ex-mulher a facadas e depois enterrar o corpo dela com concreto no quintal da casa onde os dois moravam (lembre aqui) foi condenado a 19 anos de prisão. A decisão foi decretada pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA), na manhã desta segunda-feira (20). O crime aconteceu na cidade de Ilhéus no sul do estado, no ano passado. A decisão cabe recurso. 

De acordo com o TJ, a defesa de Jeferson Amaral de Carvalho pediu a redução da pena. A acusação, no entanto, pediu o aumento da pena do réu. O juiz recebeu os recursos e as partes apresentarão as rações de apelação para que o processo seja novamente encaminhado ao Tribunal de Justiça. 

Segundo o G1, Jeferson foi condenado a 16 anos de prisão pelo homicídio e mais três anos pela ocultação do cadáver da mulher, Sandra Oliveira, que tinha 43 anos. Ele cumprirá a pena em regime fechado. Jeferson se encontra preso desde que o crime foi descoberto pela polícia.Foto divulgação Polícia Civil. Matéria, Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Acusado de homicídio qualificado pela morte da bancária Lilian Calixto, o médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Dr. Bumbum", teve prisão preventiva decretada ontem (17) pela juíza Viviane Ramos de Faria, da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

A magistrada ressalta, na decisão, a gravidade do caso no qual o réu não aparentou ter atenção com a saúde de seus pacientes na conduta profissional. Para a juíza, a prisão preventiva se faz necessária para evitar que o médico cometa outros crimes e garantir a instrução criminal.

A mãe do Dr. Bumbum, a médica Maria de Fátima, porém, teve prisão temporária revogada. A magistrada determinou que ela, a namorada do médico, Renata Cirne, e a assistente dele, Rosilene Pereira, cumpram medidas cautelares. Com a decisão, elas devem comparecer mensalmente à vara criminal e ficam impedidas de frequentar a clínica onde foi feita a operação de Lilian. Foto divulgação. Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Um homem foi resgatado depois de ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. O local fica dentro de uma propriedade rural e tem como dono o mesmo proprietário da garagem. De acordo com informações da Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), o resgate aconteceu na tarde de ontem (16). Auditores fiscais chegaram ao local após denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus.

Uma inspeção foi feita no local e eles constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa ao lado da garagem, sem condições de habitação, sem água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade. Segundo a SRT, o homem afirmou que trabalha na mesma situação há 18 anos, sem carteira assinada, já que o documento estava em posse do dono da garagem durante todo o tempo. 

A SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. 

Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.Foto divulgação SRT. Metro 1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Dois elementos morreram durante perseguição policial no início da tarde desta quarta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. Um homem foi baleado e correu para dentro de um restaurante situado nas quatro esquinas, aonde veio a óbito. Já o outro foi baleado e saiu do veículo ficando no estacionamento de uma loja de eletrodomésticos na Rua Gorgônio José de Araújo.
O trânsito ficou congestionado nos locais. Ainda conforme relatos de testemunhas, a polícia perseguia um veículo que passou próximo à Biblioteca em alta velocidade na contramão sentido a Rua Rui Barbosa, apos troca de tiros os elementos colidiram com outro carro próximo as quatro esquinas.
O veículo Renault Sandero prata de placa TSW 1301, licença de Cravolândia foi atingido pelos tiros durante a perseguição. Os homens são acusados de ter assaltado um banco em Valença. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Bahia na WEB

Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) defende, em seu programa de governo, que “policiais sejam protegidos por uma retaguarda jurídica garantida pelo Estado através do excludente de ilicitude”, ou legítima defesa, de acordo com informações da Folha.

“Enquanto a esquerda está preocupada com as mortes associadas a ações policiais, segundo a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), foram mortos 493 policiais em 2016! Em 2017 esse total subiu para 552 e, infelizmente, tudo indica que teremos ainda mais policiais mortos em 2018”, aponta o candidato no documento, divulgado nesta terça-feira (14).

“São heróis nacionais que tombaram e foram esquecidos pelos atuais governantes nesta guerra do Brasil! Um dos compromissos será lembrar o nome de cada um desses guerreiros! Suas famílias serão homenageadas e cada um desses heróis terá seu nome gravado no Panteão da Pátria e da Liberdade”, acrescenta.

Para Bolsonaro, os policiais “precisam ter certeza de que, no exercício de sua atividade profissional, serão protegidos por uma retaguarda jurídica”.Foto reprodução. Matéria, Tribuna da Bahia. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu nesta terça-feira (14) um dos participantes do assalto ao Banco Central em Fortaleza, que aconteceu em 2005. Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, foi preso a cerca de 17 quilômetros de centro de Brasília, após uma denúncia anônima. 

Adelino estava em casa com a mulher e o filho, e não reagiu à prisão. A prisão dele foi decretada pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, em julho de 2017. A decisão judicial estipula que Adelino deve cumprir 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, além de pagar multa no valor de R$ 3 milhões. 

O crime no Banco Central em Fortaleza é considerado o maior assalto a banco na história do Brasil. Segundo a Polícia Federal, foram levados R$ 164,7 milhões. Adelino Angelim de Sousa Neto | Foto: Polícia Militar / Divulgação. Bahia Noticias
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A esposa do homem que foi esfaqueado pela filha durante uma briga do casal, em Vila Velha, disse que não vai denunciá-lo à polícia. Mesmo já tendo sido agredida outras vezes, a mulher defendeu o companheiro. “Ele não merece, é um homem muito bom. O problema dele é a cachaça”, disse. * O G1 não vai identificar o agressor nesta reportagem para preservar a vítima.
O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (9), após voltarem de um bar. Ao ver a mãe ser agredida pelo pai, a filha adolescente, de 16 anos, golpeou o homem com uma faca, para que ele parasse com as agressões. O agressor, um montador de carros de 50 anos, levou duas facadas. 

Casos de feminicídios crescem 20% em 1 ano no Espírito Santo 
Mas o que faz uma mulher agredida não denunciar o agressor? O G1 foi buscar explicações com uma psicóloga que atende mulheres para entender esse comportamento de vítimas que, mesmo sofrendo agressões por parte dos companheiros, seguem na relação e não levam o caso à polícia.
Cristiana Cariola Travassos atende mulheres vítimas de violência doméstica e agressores em um projeto oferecido pela prefeitura de Vitória.
Segundo ela, é comum que por medo e vergonha as mulheres não façam as denúncias. 

“Tem a questão de que a mulher se vê como a responsável por manter a união da família. Ela também acha que o homem vai melhorar, que ela tem que ter paciência. Há ainda a dependência financeira. Ela não tem para onde ir e acha que tem que se submeter àquilo”, disse.
Ciclo de violência 
As consequências disso, segundo a psicóloga, é que a mulher perde a essência e, sem querer, pode provocar um ciclo de violência.
“Isso gera um ciclo vicioso, porque ela vai dando novas chances e a cada vez que ele agride, a agressão fica mais violenta. Começa com xingamento, daqui a pouco está batendo, daqui a pouco está matando. A autoestima cai, porque o agressor coloca a culpa na mulher, e ela começa a se esvaziar, a se anular. Não sabe mais quem é, do que gosta”, completou a psicóloga. 

'Denunciar é um dever de todos' 
Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada Cláudia Dematté, em casos de violência, denunciar é um dever de todos. “A sociedade tem responsabilidade também. A gente não pode ser omisso ao ver um crime, é importante que as pessoas se posicionem”, disse a delegada.

Lei Maria da Penha 
A Lei Maria da Penha existe para proteger as vítimas que sofrem agressões físicas, psicológicas, sexuais e outras violências dentro de casa.
De acordo com a delegada, desde a implantação da lei, o número de mulheres que buscam as delegacias para denunciar violência cresceu. Mas o Espírito Santo ainda ocupa a 3ª posição entre os Estados mais violêntos contra à mulher, segudo o Monitor da Violência.
E, como disse a delegada, "é um dever de todos denunciar". Mas você sabe o que fazer ao ver ou ouvir uma mulher sendo agredida? E se você for a vítima? O G1buscou as orientações, acesse:  

Caso 
Mesmo sem ter sido denunciado pela esposa, o marido foi autuado em flagrante por lesão corporal e injúria na Forma da Lei Maria da Penha e está internado sob escolta policial no Hospital São Lucas.
Já a filha, a adolescente de 16 anos, não foi autuada porque a delegada entendeu que ela agiu em legítima defesa da mãe. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar a identidade das vítimas.
Em depoimento à polícia, a mulher e a adolescente contaram que o casal estava em um bar ao lado de casa, no bairro Cobi de Cima, quando o homem ficou com ciúmes e discutiu com a esposa, de 54 anos.
Os dois foram para casa e, segundo os depoimentos, ele começou a bater na mulher. A filha disse que gritou pedindo várias vezes para que ele soltasse a mãe.
Como as agressões não pararam, ela deu dois golpes com uma faca na barriga do pai. O homem soltou a mulher, voltou para o bar e pediu socorro.
O homem foi autuado por lesão corporal e injúria e está internado sob escolta policial em estado grave no Hospital São Lucas.
A delegada determinou o pagamento de uma fiança de R$ 1 mil, que ainda não havia sido paga até esta sexta-feira (10). Assim que receber alta, ele será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.Foto reprodução Jornal Nacional. Matéria, fonte, Globo. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O dono de um açougue foi preso em flagrante nesta sexta-feira (10), no município de Cotegipe, por suspeita de vender carne de bois furtados e abatidos ilegalmente. De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o empresário José Ricardo dos Reis Batista atuava no povoado de Buritis, em Barreiras.  

Durante ação da polícia, batizada de "Boi Forte", foram apreendidos, no açougue de Batista, alguns quilos de carne de boi e de cabra mal conservados e expostos para comercialização. Os animais eram mortos em um abatedouro clandestino.  

Os policiais também encontraram alguns pés de maconha, uma porção da droga pronta para consumo e 66 maços de cigarro ilegal. O empresário foi autuado por tráfico de entorpecentes e crimes relacionados a contrabando. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Cotegipe, onde está à disposição da Justiça.Foto divulgação SSP-BA. Fonte, Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

José Souza Fontes, de 61 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 10, suspeito de estuprar as filhas de 13 e 15 anos na cidade de Amargosa (distante a 235 km de Salvador).

De acordo com o site Recôncavo Notícias, José Souza foi detido quando se preparava para seguir com destino a São Paulo. Ele havia fugido de Santa Inês (a 300 km da capital baiana) logo depois que os crimes ganharam repercussão.

As vítimas eram violentadas desde os 10 anos de idade. Os crimes deixaram de ser praticados há poucos meses e foram denunciados para as autoridades após o Conselho Tutelar da cidade ser acionado. O suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Santa Inês, onde permanece à disposição da Justiça. Fonte, A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

ma amiga que acompanhava a estudante Paula de Freitas Silva, de 18 anos, morta ao entregar o celular a um criminoso na porta de uma escola estadual em Santo André, na Grande São Paulo, disse à polícia que o ladrão atirou na garota porque achou que ela estaria “debochando” da cara dele. A ação ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (9).
No depoimento, a jovem que presenciou o assassinato disse que a vítima e mais duas amigas estavam a caminho da escola quando dois homens em uma moto as abordaram, anunciando o assalto e exigindo os celulares.
Os amigos contam que ela não reagiu mas que, ao entregar o celular, o ladrão afirmou que ela estava com cara de “deboche” e perguntou “está me tirando?”.
O criminoso atirou contra o eito da vítima e não levou os pertences dela, atirando o celular que Paula havia lhe entregue e a bolsa da garota no chão, próximo ao corpo.

As amigas que estavam próximo contam que chamaram a polícia e uma ambulância levou Paula ao hospital, mas ela acabou não resistindo aos ferimentos.
Moradores da região afirmam que a Polícia Militar deixou de realizar o policiamento da região, pois sempre havia um carro da ronda escolar da PM próximo à escola, o que não vem ocorrendo mais.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública diz que procura câmeras para identificar os criminosos e nega que haja falta de policiamento da ronda escolar na região.
A pasta diz ainda que, nos seis primeiros meses de 2018, houve a redução de 11% nos roubos na região em relação a 2017.
Quem tiver informações sobre o crime pode denunciar por meio do Disque Denúncia, para o número 181. A ligação é sigilosa e não precisa se identificar.Fonte, G1
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro pessoas foram presas e 55 quilos de cocaína foram apreendidos em uma casa em Cruz das Almas, no Recôncavo, nesta quinta-feira (9). Segundo a Polícia Militar, a droga estava enterrada no quintal do imóvel, situado na Vila Guaxinim. Os policiais também encontraram cinco tabletes de maconha, meio tablete de crack, um revólver calibre 38, quatro balanças digitais, rádio comunicador, munições de vários calibres. Conforme o G1, uma denúncia anônima levou a Polícia a encontrar os suspeitos e a droga. O material apreendido e os quatro moradores da casa foram levados para a delegacia da cidade em flagrante.Foto divulgação PM-BA, Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente que teria recebido R$ 500 para matar outro adolescente de 15 anos foi apreendido após confessar o crime, ocorrido na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, os dois tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Saulo Santos Cardoso, de 15 anos, foi morto a tiros em 21 de julho deste ano.   De acordo com as investigações, os adolescentes pertenciam a quadrilhas rivais. Saulo foi executado dentro de uma barbearia.  

O suspeito do assassinato foi apreendido na sexta-feira (3) e será encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP), a quem caberá pedir o cumprimento de medidas socioeducativas.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta sexta-feira (03/08), por volta da 05:20hrs, enquanto o radialista Jucelino Lima estava no interior do estúdio da rádio Ponta Aguda FM, rua da Estação, no município de Itatim- BA, foi surpreendido por um indivíduo encapuzado e armado com arma de fogo, o qual anunciou o assalto tomando as chaves da moto CG Fan 125, cor preta, placa policial JSC-3783, licença de Itatim e ainda 02 celulares, um motorola Moto G5S pertencente a vítima e o outro Samsung J2 da emissora.
Logo após, o indivíduo saiu rápido do local tomando rumo sentido a praça do comércio.
A Polícia Militar foi acionada, e logo compareceu nos estúdios da rádio, colhendo detalhes da ação e o radialista compareceu à delegacia de policia civil para formalizar queixa crime. Rádio Ponta Aguda FM. Fonte:deixacomigomacajuba.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem identificado como José Messias Guedes de Oliveira morreu na noite desta quarta-feira (1º), após o carro em que estava com outras três pessoas ser atingido por tiros da polícia do Ceará. De acordo com o G1, as quatro pessoas que estavam no veículo seguiam de Patos, na Paraíba, para São Luiz, no Maranhão onde participariam do 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca. Ao parar para abastecer, os tacos que eles levavam para a competição foram confundidos com armas, e a polícia foi acionada. 

José Messias foi atingido na região do abdômen. Outras duas pessoas que também estavam no veículo também foram feridas com tiro de raspão e estilhaços de vidro, mas passam bem. Apenas uma pessoas não foi atingida, Gutiely Pereira de Araújo. "O meu amigo foi morto pela falta de preparo dos policiais. Eu não sou militar, mas quando se faz uma abordagem e a pessoa não para, eu acho que o correto é atirar para cima, ou no máximo no pneu. Agora você disparar de frente para o carro, sem nem saber quem está dentro, já querendo matar e tudo isso por causa da denúncia de um civil", contou Gutiely ao G1, acrescentando que o grupo de amigos parou em um posto de gasolina para lanchar e pedir informações, e o frentista do local teria confundido os tacos de sinuca que estavam dentro do carro com armas e acionou a polícia. Durante uma tentativa de abordagem, a polícia disparou diversas vezes contra o veículo.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A prisão de um homem acusado de sequestrar e estuprar três mulheres na Universidade Federal da Bahia (Ufba) (veja aqui) não representou maior segurança para alunas da instituição. Segundo universitárias, casos de assédio e abordagens violentas são constantes dentro dos campi. 

Os casos mais recentes, denunciados por estudantes em redes sociais, ocorreram no Instituto de Letras (Ilufba). “Eles entram no banheiro feminino e se escondem esperando alguma aluna entrar. Quando uma aluna entra, eles atacam. Puxam braço e colocam contra a parede, mas elas gritaram muito e conseguiram fugir. Isso vem acontecendo desde junho”, relatou a estudante de Letras, Ingrid Halla, de 21 anos, que é colega das vítimas. Situação semelhante aconteceu com ela no segundo semestre de 2014. Ao sair do mesmo banheiro, um homem a agarrou e puxou pelo braço. No entanto, gritos e a chegada de amigos afastaram o possível agressor. 

Ingrid contou ainda que os casos recentes não foram cometidos pelo mesmo homem, e o Instituto de Letras está ciente da situação. Em e-mail enviado aos discentes, docentes e servidores, a vice-diretora do Ilufba, Fernanda Vita, informa que um dos suspeitos se trata de um policial afastado respondendo a inquérito administrativo. “Os porteiros intensificaram as rondas no prédio, mas ainda assim não foi possível impedir a triste ocorrência”, acrescenta a gestora. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima

A crise socioeconômica e o aumento do desemprego não impactaram nas vendas de seguros automotivos, que, de acordo com entidades do setor, continuam a crescer. O que afeta negativamente o segmento dos seguros é o alto índice de inadimplência. Atualmente, cerca de 50% dos motoristas na Bahia não estão com o seguro automotivo em dias. 

De acordo com o diretor do Sindicato das Seguradoras da Bahia, de Sergipe e de Tocantins (SindSeg BA/SE/TO), Nelson Uzêda, para cada dez assegurados, cinco deixaram de efetuar o pagamento no Estado.  

“A procura no setor de automóveis é sempre crescente. As concessionárias e montadoras já propiciam o consumidor a adquirir seu veículo com o seguro. Eu não vejo nenhuma situação em que tivemos alguma queda na procura. O que tem aumentado é a inadimplência, que tem se mostrado como nunca se comportou antes”, disse em entrevista à Tribuna da Bahia. 

Em sua análise, o aumento de devedores é decorrente do alto índice de desemprego. Pessoas que antes pagavam religiosamente o serviço, nos dias atuais têm abdicado do pagamento do seguro. “O que pesa é a perda de renda. Você não pode deixar de pagar a luz, a água, a escola do filho. Aí deixa de pagar o seguro”, esclarece. 

Há mais de 40 anos trabalhando no segmento, Nelson Uzêda compartilha uma situação recorrente ao longo desses quatro décadas na profissão. “É impressionante. Quando se tem uma apólice bem feita, bem estrutura e paga, não acontece nada. No dia em que deixa de ter aquele seguro por algum motivo, você bate o carro. Se é plano de saúde, fica doente. Nunca vi o negócio desse”, revela. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) identificou mais um falso dentista no estado. De acordo com o CRO-BA, um homem de 65 anos, em Jequié, foi preso por exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, em uma operação da Polícia Militar. 

Segundo o CRO-BA, no momento da ação, não foram encontrados pacientes na clínica irregular mantida por Aníbal Santos Figueiredo, mas, momentos antes, ele teria realizado uma restauração em um cliente pelo valor de R$ 50. O homem e todo o material foram levados para a delegacia local.Metro 1

22
Jul
2018

Charge do dia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Pater para A Tribuna e Charge Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Nos últimos dias 4 veículos foram roubados na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. De acordo com o Complexo Policial de Cachoeira, no dia 08/07 um morador da comunidade de Belém teve sua moto roubada, uma Bross NRX 150, quando passava nas proximidades do Tabuleiro da Vitória, por volta das 8h. Segundo a vítima, cinco indivíduos armados saíram do matagal, anunciaram o assalto, o derrubaram do veículo, o arrastaram até o matagal e o ameaçaram de morte.

No dia 10/07, uma senhora, moradora de Comunidade, foi abordada ao sair de sua garagem por um indivíduo alto, magro, moreno, muito bem trajado e com uma arma de fogo. O indivíduo ameaçou a moradora, ordenou que não gritasse e fugiu levando o veículo da vítima, um Voyage branco, placa OZM 4495.

Ainda no dia 10/07, um professor estava conduzindo seu veículo na BR 101, em Capoeiruçu, quando parou para atender o celular próximo ao posto de combustível e foi surpreendido por dois indivíduos armados, que deram voz de assalto e fugiram levando além do veículo da vítima, o celular, seus documentos e duas mochilas que estavam dentro do carro.

A última ocorrência de roubo de veículos foi na quarta-feira (11), quando um rapaz passando de moto próximo à Lagoa Encantada foi surpreendido pois dois indivíduos que estavam numa moto preta. Os indivíduos estavam de capacete, o carona mostrou a arma e anunciou o assalto. Além da moto, foi levada a carteira de habilitação, dois cartões de crédito, o cartão do SUS, o capacete e o celular da vítima. Fonte Naiane Santos, olhapititinga.com.br

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O índice de criminalidade, em que pese esforços governamentais, aumenta de forma assustadora no seio da sociedade, em todo o país, e não é diferente na Bahia e, em especial, Santo Antonio de Jesus. Recentemente o governador Rui Costa, por exemplo,  direcionou ao município a RONDESP no intuito de que,  ao lado do 14o. BPM e Polícia Civil, possa minorar a situação que campeia, seja na zona urbana, seja na zona rural. Uma missão, convenhamos, hercúlea, todavia, tangível. Não podemos,evidentemente, culpar essas briosas corporações,  por uma situação que, infelizmente, está enraizada, já há tempo, mas que aflora de forma generalizada, seja na feira livre, seja nas diversas artérias da cidade e nas comunidades rurais. Por outro lado, não podemos nos conformar, de forma letárgica, que essa situação perdure. 

ASSALTO NESSE SÁBADO, 07, E NOVOS DESMEMBRAMENTOS

No último sábado, meu sobrinho foi comprar pão num estabelecimento próximo a um supermercado próximo (em frente à Padre Mateus), utilizando a minha moto HONDA Bros, vermelha, ano 2004/2005, Placa Policial JQO-1289 (Santo Antonio de Jesus). No momento em que tentava acionar o motor para seu retorno, foi abordado por um sujeito que apareceu de repente com um capacete preto, camisa com escudo de uma equipe de futebol de São Paulo (no. 9, xxxxxxxx, Batavo, cor branca). Tomou a moto e, logo em seguida, na contramão, dirigiu-se a uma outra panificadora próxima (fez ocorrência), onde cometeu o primeiro assalto. Lavrado Boletim de Ocorrência na mesma noite. Imagem 2 (foto ilustrativa da moto). 

Como não bastasse, na noite dessa terça-feira, 10, notícias de novas atrocidades por parte desses marginais. Informações dão conta de que a referida moto foi vista em novos assaltos cometidos pelos meliantes próximo à Câmara de Vereadores, ruas Justiniano Rocha Galvão e Antonio Fraga. Uma situação, deveras lamentável, na medida em que esses facínoras ficam a desafiar as autoridades policiais. Imagem 3: marginal chegando com capacete na mão, segundo antes de assaltar a moto. Cabelo curto, usando short, capacete preto)

PERIGO IMINENTE À INTEGRIDADE FÍSICA DAS PESSOAS

Geralmente, nesses confrontos, nunca se sabe a reação das pessoas que eventualmente possam ser assaltadas e dos próprios meliantes em determinadas situações. Queremos que a moto seja devolvida. Por outro lado, a grande preocupação nossa e da população reside no fato de que vidas sejam preservadas, em meio a essas situações. As pessoas não querem apenas ver suas propriedades serem subtraídas e, muito menos, ficar diante da mira de armas. Além das motos, também são utilizados automóveis, bicicletas, nesses delitos.  Imagem 4: momento em que, após assaltar a moto, entrou para assaltar uma panificadora próxima. Destaque dele e da moto.

CONFIANÇA NO EMPENHO DAS BRIOSAS CORPORAÇÕES

Sabemos dos esforços, do empenho das corporações, em epígrafe,  encarregadas no que concerne ao oferecimento de segurança à população, de maneira que (temos esperança), paulatinamente, a situação possa ser minorada no seio da sociedade. É uma luta, convenhamos, árdua. A resolução dessa situação passa, necessariamente, pela melhoria das condições educacionais, geração de emprego e renda. Obviamente, outros fatores contribuem para que as pessoas descambem para o lado da violência, todavia, se esses vetores construtivistas forem  alicerçados, a tendência é que os índices de violência comecem a cair. A polícia não dispõe, evidentemente, de contingente suficiente para estar em todos os lugares, ao mesmo tempo.Por conta disso, necessidade de que, no dia a dia, possamos ser mais cuidadosos a cada momento. Reiteramos nossa confiança nas polícias militar e civil de S.A, Jesus e região,  na certeza de que esforços não serão minimizados. Imagem 4: O bandido assaltando o caixa da panificadora, usando a camisa 09, capacete preto, short e camisa claros).

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Itapé, Cledson Gomes Alves, conhecido como “Pocado” teve a assinatura falsificada em dois cheques da câmara que entraram em uma agência do Banco do Brasil, nos valores de R$ 2.400 e R$ 2,480. Em conversa com o Bahia Notícias, o secretário informou que os cheques retornaram depois que a assinatura não foi reconhecida. “Quando soube que os cheques retornaram pude ver que não se tratava da minha assinatura e diante disso eu fiz uma denúncia no Ministério Publico”, afirmou. O caso segue em apuração para descobrir quem falsificou a assinatura. De acordo com o secretário, as pessoas que estavam com o cheque disseram que receberam a ordem de pagamento do presidente da Câmara, Nilton Rosa Pinto. “Fiquei sabendo através de populares. Eu também solicitei a microfimagem do banco e através dela pude constatar que realmente havia entrado dois cheques no banco”, contou o secretário.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Duas agências bancárias foram alvos de criminosos na madrugada desta quarta-feira, 4, no município baiano de Água Fria, a 156 km de Salvador. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a ação ocorreu por volta de 2h30, na rua Balbino Leão de Almeida.  
Os suspeitos armados chegaram ao local em um carro modelo Hilux, explodiram uma agência e atiraram contra a outra.

Agentes da 97ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram deslocados e confirmaram a situação. No local, foram encontrados estojos de munições de diversos calibres. De acordo com o funcionário de uma das agências, os suspeitos não conseguiram levar nenhuma quantia dos caixas eletrônicos, que não estavam abastecidos.  
Após a ação, os criminosos fugiram em direção aos municípios de Serrinha ou Biritinga. Guarnições da PM realizaram rondas na região, mas até o momento ninguém foi preso. 
De acordo com o balanço do Sindicato dos Bancários da Bahia, somente este ano já foram registrados 113 ataques a agências de todo o estado. A Tarde

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quatro homens foram flagrados, na tarde desta segunda-feira (2), com camisas falsas da Polícia Federal, no município de Feira de Santana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte e da Polícia Federal realizavam uma operação quando abordaram o carro modelo Hilux, placa GBF-6741. Dentro do automóvel foram encontradas quatro camisas falsificadas da PF. Informações iniciais, através de ações de inteligência, apontam que o grupo atacaria bancos na região. Entre os presos está Ulieson Pereira da Silva, que possuía dois mandados de prisão em aberto por roubo qualificado. Ulieson, Roberto Rodrigues dos Santos, Damião Sabino de Almeida e Genival de Lima Silva acabaram presos. O quarteto foi encaminhado para sede da Superintendência da PF em Salvador.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher de 21 anos foi assassinada a pauladas neste domingo (1º) com o filho no colo. De acordo com informações do blog Bahia Extremo Sul, Marília Gomes de Souza, caminhava com o filho no colo quando foi agredida a golpes de pau e faca pelo seu ex-companheiro, identificado como Emanuel Ferreira dos Santos, de 34 anos. Marília foi agredida com uma paulada na cabeça, quando teria caído com o filho no colo. Foi neste momento que Emanuel teria desferido seis facadas nela. A criança também foi atingida. Após o crime, Emanuel teria pegado a criança no colo e ficou sentado ao lado do corpo aguardando a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante e deve responder por homicídio.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por meio de decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes liberou o porte de arma a todos os guardas municipais do país, mesmo quando eles estiverem fora de serviço. A medida foi garantida com a suspensão de parte do Estatuto do Desarmamento, que previa essa liberação apenas a guardas de cidades com mais de 500 mil habitantes. Para outros municípios, o uso de arma só poderia ocorrer em serviço. Segundo informações de O Globo, ao analisar o pedido feito pelo Diretório Nacional do Democratas, o ministro justificou que o critério do tamanho da cidade utilizado no Estatuto não condiz com o índice de criminalidade no local. "As variações demográficas não levam automaticamente ao aumento ou à diminuição do número de ocorrências policiais ou dos índices de violência, estes sim relevantes para aferir a necessidade de emprego de armas ou outros equipamentos de combate à criminalidade", argumentou o magistrado. Moraes acrescenta que instituições, como a Guarda Municipal, possuem importância cada vez maior no combate à violência.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os números de autuações em fiscalização da Lei Seca – que completa uma década de vigência nesta terça-feira, 19 – cresceu tanto na capital baiana quanto em abordagens ocorridas em todo o estado da Bahia. Em Salvador, o aumento chegou a 119% e, na Bahia, alcançou o índice de 151%. Na capital baiana, o período comparado é 2009 com o ano passado. Foram 2.344 ocorrências naquele ano contra 5.138 em 2017. Em todo o estado, a fiscalização somente passou a ser feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) a partir de setembro de 2015, quando foi iniciada a Operação Paz no Trânsito.

O número de autuações aumentou na comparação de 2016 com 2017 na Bahia– os únicos dois períodos em que a operação foi realizada durante todo o ano. O quantitativo saltou de 1.337 autos para 3.360. A capital registrou uma média de aproximadamente nove autuações por dia. Foram 30.811 autos de infração registrados (flagrantes e recusas de se submeter ao teste) de 2008 a 13 de junho de 2018. Neste mesmo período, o órgão municipal de trânsito (Transalvador) realizou cerca de 296 mil abordagens, 85 por dia. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por Rayllanna Lima
Produto clandestino e irregularmente utilizado como raticida, o chumbinho, veneno que mata até seres humanos, é vendido livremente pelas grandes feiras da capital baiana. É difícil encontrar o produto exposto, mas nas feiras de Sete Portas e São Joaquim, basta perguntar onde o raticida pode ser adquirido que logo será direcionado ao vendedor mais próximo.
Nossa equipe de reportagem percebeu a facilidade da comercialização do chumbinho ao tentar realizar uma compra. Até mesmo aos redores das feiras, donos de barraquinhas têm o produto para ofertar.
Ao chegar à Feira das Sete Portas questionamos ao primeiro comerciante localizado, que prontamente nos auxiliou, mas ponderando recomendações. “Têm duas pessoas que vendem aqui na entrada. A senhora vai ali. Mas não vá comprar para tomar não, viu?!”, aconselhou.


Notícias | postado por: Mascarenhas

Pelo menos, 11 presos fugiram da carceragem da delegacia de Alagoinhas, no agreste baiano, neste sábado (16). Segundo a Polícia, no momento do banho de sol, os policiais perceberam que os cadeados de duas celas estavam quebrados. Além disso, encontraram uma corda "tereza" nos fundos do prédio. Nas buscas, um dos fugitivos foi recapturado. No mês passado, a mesma carceragem registrou a fuga de seis presos (lembre aqui). Entre os foragidos deste sábado, está Willsmar Almeida Borges, preso por suspeita de roubar e matar o adolescente de 17 anos, Luiz Guilherme Santos Bispo. Segundo a coordenadora da delegacia de Alagoinhas, Lélia David, todas as medidas de polícia já foram adotadas. Um inquérito também foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga. Policiais continuam em rondas pela região à procura dos foragidos. Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), quer saber até quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) toda vez que sair dados que envolvem  todo país e não apenas a Bahia, como o Atlas da violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, como o ranking brasileiro das cinco cidades mais violentas, sendo quatro na Bahia (Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro e Lauro de Freitas), vai alegar falha na coleta de dados.

“Ao invés de fazer seu papel, pensando efetivamente  em ações de inteligência, que possam, de fato, amenizar o caos instalado e que não apenas os números confirmam, mas que está diante da realidade escancarada”, lamentou, relembrando um último final de semana (sábado e domingo), que registrou  o maior número de mortes em Salvador e RMS, conforme  mostra o boletim da própria secretaria: 30 mortes, incluindo dois policiais. Ou seja, os números são claros”, destacou, conclamando por soluções em prol da população, “que tanto vem sofrendo e cada vez mais se enclausurando dentro de suas próprias casas”.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Vinte pés de maconha foram encontrados ontem (13) no quintal de uma casa em Santa Cruz Cabrália, município ao sul da Bahia.  A residência, localizada no centro da cidade, foi alvo da operação após denúncias anônimas informarem que a droga era cultivada na área. Sete dos pés encontrados estavam acondicionados em caqueiros.

A ação foi comandada por agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália. No momento da abordagem, os agentes foram recebidos por um homem identificado como Marcos Paulo Peixoto Alcântara, de 26 anos. Além dos pés de maconhas, foi encontrado um pote cheio de sementes da planta. O suspeito e a plantação foram levados à Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália.

Notícias | postado por: Mascarenhas


A base avançada da RONDESP de Santo Antônio de Jesus será apresentada a comunidade nesta sexta-feira (15), às 9h, durante a visita do Governador Rui Costa a cidade para Inauguração da Policlínica Regional. Inicialmente, o efetivo contará com 18 oficiais e duas viaturas que chegam para reforçar a segurança pública no munícipio. A implantação da RONDESP acontece após articulação da Prefeitura Municipal com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. 
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Foto: Divulgação / Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, em uma nova nota emitida sobre o caso do segurança que tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança (lembre aqui), informou que vai afastar o profissional das atividades relacionadas a atendimento ao público. “Mesmo não tendo nenhuma orientação do Shopping que suporte as ações tomadas pelo profissional, optamos por trabalhar a sua reabilitação. Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, declarou o empreendimento sobre o caso.Bahia Noticias. Lembre AQUI

Notícias | postado por: Mascarenhas

O caso repercutiu de forma avassaladora na imprensa e nas redes sociais e deixou muita gente indignada.  Na última segunda-feira, um segurança tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança no Shopping da Bahia (relembre aqui). O funcionário do centro de compras ainda quis expulsar o jovem e chegou a pegá-lo pelo braço. A situação só foi contornada após a chegada de um supervisor. Nesta terça (12), a vida da criança tomou um novo rumo. A TV Aratu localizou o menino de prenome Matheus e conseguiu viabilizar o seu ingresso no projeto “Vitoria Cidadania”, que atende 300 jovens, e oferece aulas gratuitas de futsal,  futebol, basquete, futevôlei, vôlei de praia e de quadra. As aulas acontecem no Complexo Barradão.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Defensoria Pública da Bahia repudiou a atuação do Shopping da Bahia no caso de um segurança que tentou impedir um homem de pagar um almoço para uma criança nesta segunda-feira (11) (veja aqui). Em nota, o órgão disse que o Shopping “violou gravemente os mais básicos direitos de uma criança, supostamente em situação de rua, ao tentar impedi-la de permanecer na Praça de Alimentação”. O caso evidenciaria, para a Defensoria, um flagrante de violação a diversos direitos do menor, uma vez que o expôs a uma situação “vexatória e humilhante diante de um público imenso, sem nenhuma justificativa plausível”. “Cumpre salientar que um estabelecimento aberto ao público não pode discriminar as pessoas que nele circulam, devendo tratar a todos com dignidade e respeito, especialmente sendo uma criança, a quem a Constituição Federal Brasileira ordenou prioridade absoluta na proteção e garantia dos seus direitos”, pontuou a Defensoria. A entidade se colocou à disposição para dialogar com o Shopping da Bahia, inclusive para realizar atividades de capacitação e educação em Direitos Humanos e Cidadania para os seus funcionários.Bahia Noticias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um homem ficou preso em um buraco na parede ao tentar fugir de uma delegacia na cidade de Óbidos, no interior do Pará. Ele chegou a ficar com parte do corpo para o lado de fora, mas não conseguiu escapar. De acordo com informações do G1, o resgate foi feito por policiais. De acordo com o delegado Thiago Mendes, o homem havia sido preso em flagrante por violência doméstica. Enquanto esperava em uma sala para ser ouvido pelo escrivão, ele retirou um aparelho de ar-condicionado da parede e tentou escapar pelo buraco. O homem já responde a três processos pela prática de furto e agora deve responder por violência doméstica.Bahia Noticias

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma dupla de assaltantes foi presa após o carro onde estavam colidir com um caminhão na BR-110. A perseguição e o cerco foram realizados por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e as 6ª (Rio Real) e 21ª (Cipó) companhias independentes da Polícia Militar (CIPM).  O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, 8, mas as informações só foram divulgadas neste sábado, 9, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Os suspeitos roubaram um veículo modelo LS 1634 com placa MPZ 6526 na região da cidade de Nova Soure (a 193 km de Salvador). Logo em seguida, a polícia montou um bloqueio em Olindina, onde os suspeitos avistaram as viaturas. Quando tentaram escapar, bateram no caminhão. Dário Gomes Santos, 35 anos, e Sidicley Félix Rodrigues, 34 anos, foram presos em flagrante. Com eles, havia uma pistola calibre 380 e munições.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Mais duas Unidades de Saúde da Família (USF’s) completamente reformadas foram entregues a comunidade nesta quinta-feira (7) em Santo Antônio de Jesus. Após receberem uma série de melhorias, as USF’s do São Francisco, no Bairro São Benedito e Aurelino Pereira dos Reis, na Rádio Clube, foram reinauguradas e já retomaram o atendimento integral a população. 
No retorno das atividades, O Prefeito Rogério Andrade e o secretário de Saúde, Leandro Lobo, realizaram uma vistoria as unidades onde a Prefeitura Municipal investiu R$ 69.995,48 (sessenta e nove mil novecentos e noventa e cinco reais e quarenta e oito centavos) como parte das ações do Programa Acelera SAJ. Em breve, outras unidades também serão reformadas.

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Helton e Jaedson foram flagrados com parte da droga na BR-324. Dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos na cidade de Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador) com quatro quilos de cocaína, 22 tabletes de maconha e uma pedra de crack. A droga, que vale R$ 100 mil, segundo a polícia, estava com Jaedson Silva Souza, 24 anos, e Helton da Silva Azevedo, 25 anos.  

A apreensão foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6, por agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil. Os suspeitos trafegavam pela BR-324 em um veículo modelo Fiesta, quando foram interceptados por policiais das delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador e de Feira de Santana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

RIO - Os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Rio pediram à Procuradoria-Geral da República para requerer ao STF a suspeição ou impedimento do ministro Gilmar Mendes nos casos que envolvam o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz. Ele é um dos 20 presos preventivamente por determinação da Justiça Federal do Rio no âmbito da Lava-Jato a que Gilmar concedeu liberdade no último mês.

LEIA: Veja quem Gilmar mandou soltar em maio

O pedido da Lava-Jato no Rio se baseia na relação comercial da Fecomércio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), “instituição que é hoje controlada exclusivamente" pela família de Gilmar, como apontam os procuradores no documento. A Fecomércio foi presidida desde o início dos anos 2000 por Orlando Diniz, um dos que ganharam liberdade recentemente por ordem do ministro. Ele só deixou o cargo na entidade após sua prisão, em fevereiro deste ano.


Enquete


PodCast