Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Feirantes que atuam Largo do Andaiá, ao lado da paróquia local tiveram a oportunidade de, no salão de eventos dessa instituição religiosa, participarem da Oficina conduzida por Guadalupe, instrutora do SEBRAE, oportunidade em que adquiriram conhecimentos a respeito de importantes posturas a serem colocadas em prática no dia a dia, no exercício de suas atividades, de maneira que possam atrair mais consumidores aos produtos comercializados e, por extensão, auferir maior lucratividade nos negócios. 

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob a égide de Fátima do Benfica que, ao lado de sua equipe, porcedeu entrega de lonas novas para cobertura das barracas que comercializam no local. Aproveitando o esnejo, a secretária fez relato de ocorrência de determinadas práticas, por parte dos barraqueiros, e a necessidade de corrigi-las, em nome da preservação ambiental, locomoção de transeuntes e preservação do patrimônio da igreja.

Logo em seguida, Fátima do Benfica, com apoio de sua equipe, procedeu a entrega das lonas em apreço, ao tempo em que pediu colaboração de todos no que tange à conservação do equipamento.. Na oportunidade, afirmou que é pensamento da atual administração municipal utilizar-se dessa experiência da feira no Andaiá para implantação, também, em outros bairros, no momento em que haja dotação orçamentária para sua concretização.Também marcaram presenças o representante  empresa terceirizada  e que tem a incumbência de proceder a coleta do lixo na cidade. Aproveitando o ensejo, foi solicitada compreensão de todos no que concerne ao horário para desarme das barracas e critérios para armazenagem temporpária do lixo. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, através do link FOTOS, no topo do site. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A futura ministra Damares Alves, escolhida por Jair Bolsonaro (PSL) para comandar a pasta Mulher, Família e Direitos Humanos no novo governo, disse ter sido abusada por dois pastores quando era criança. Em entrevista à Universia, do portal Uol, ela deu detalhes sobre os abusos, falou que tentava dar "sinais" do que estava acontecendo, mas que ninguém notava.

"Fui abusada por dois religiosos. Da primeira vez, foi um missionário da igreja evangélica que frequentávamos na época, em Aracaju. Foram várias vezes em um período de dois anos. Começou quando eu tinha seis anos e a última vez que o vi estava com oito", relata Damares.  

"(O segundo) não foi às vias de fato. Me recordo de quatro momentos. Passava a mão no meu corpo, me beijava na boca, me colocava no colo. Uma vez ejaculou no meu rosto", disse. 

Ela diz ter se tornado uma criança retraída depois dos abusos. "Me tornei uma menina triste. Antes dos abusos eu sentava no primeiro banco da igreja, cantava feliz, dançava. Depois, não cantava do mesmo jeito, não dançava. Virei uma criança retraída. Tinha pesadelos e gritava à noite", contou. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho,  RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação:  Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o  Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(19/12/18)  
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  
SERVENTE DE OBRAS (Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga 









Notícias | postado por: Mascarenhas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (17) que a milícia bolivariana já tem 1,6 milhões de membros e que sua principal missão é “defender” o território nacional do que tem sido descrito como possíveis agressões externas do Brasil, Colômbia ou Estados Unidos. Maduro afirmou, sem fornecer provas, que seus oponentes liderados por Washington tentam assassiná-lo e impor uma ditadura no país. Ele acusou o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, de já ter discuto o assunto com os EUA. Brasil, Colômbia e EUA não se manifestaram sobre o assunto. O mandatário venezuelano apontou as sanções dos Estados Unidos como a fonte dos cinco anos de recessão da economia local. Em abril “dei uma ordem (…) para em um ano para chegarmos a um milhão de milicianos e (…)foi alcançado em tempo recorde de oito meses”, disse Maduro em uma cerimônia no pátio da Academia Militar na frente de centenas de milicianos com rifles nos ombros.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma mulher, identificada por Ana Maria, 30 anos, mãe de uma menina de 5 anos, foi brutalmente assassinada pelo marido identificado como Flávio Batista na Comunidade Quitanda, na Pavuna. Marido mata e enterra a esposa na própria sala da casa

Leia mais: Homem estupra enteada de 5 anos e filha que morreu com ruptura himenal
Segundo informações recebida pela a irmã da vítima, que é moradora de Campo Grande; “a vítima desapareceu na quarta de manhã, no qual, supostamente Flávio teria matado a esposa de terça pra quarta.

No final do dia, ele foi pra casa onde morava com a esposa, e ontem de manhã saiu e foi visto comprando drogas e sumiu e ainda sumiu com o R.O. Foi visto ontem pela manhã com essa camisa e boné. Uma bermuda, chinelo e mochila na rodoviária de Campo Grande, diz a irmã de Ana Maria.
Esconder um cadáver é crime. O respeito aos mortos, ou mais precisamente, à sua memória, é algo importante para nosso direito. O crime para quem esconde o cadáver é o que chamamos de ‘destruição, subtração ou ocultação de cadáver’ e está previsto no artigo 211 do Código Penal. Gera pena de reclusão de até três anos.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ex-namorada do prefeito de Salvador, ACM Neto, a dançarina Wanda Grandi, foi flagrada no último domingo jantando em clima de romance num restaurante do Rio com o cantor Nego do Borel. A informação é do jornal carioca Extra.

Além de ser ex-assistente de palco do apresentador Luciano Huck, a loira também é jornalista e modelo. Ela tem 30 anos, é amiga de vários famosos e já foi casada com o empresário Roberto Resinsky.

O namoro de Wanda Grandi com ACM Neto não durou muito tempo. Os dois ficaram por alguns meses juntos, segundo o colunista Léo Dias, e evitavam aparecer publicamente. 

No Rock in Rio de 2017, no entanto, o prefeito de Salvador foi flagrado aos beijos com ela.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Um adolescente de apenas 16 anos morreu eletrocutado enquanto usava fones de ouvido. Mohammed Aidil Azzahar Zaharin era morador da Malásia e estava usando o acessório enquanto o smartphone estava plugado no carregador, fazendo com que uma potência extra fosse liberada, criando um arco entre a entrada de 240 volts e a saída de 5 volts que levou o menino a óbito instantaneamente.

Segundo os médicos legistas, a causa da morte foi realmente o choque, pois o adolescente não apresentava nenhum tipo de ferimento externo, o que indica uma parada cardíaca após a eletrocussão. O irmão de Mohammed já tinha passado por uma situação parecida, mostrando que a fatalidade poderia ter sido evitada caso o carregador tivesse sido trocado no momento da primeira ocorrência.

Como é possível ver na imagem, o acessório é de um modelo simples, muito semelhante aos que são vendidos aqui no país por grandes fabricantes, como Lenovo, Motorola, Samsung e ASUS. Entretanto, o que chama a atenção é o fato do fone ter conseguido passar uma carga elétrica tão forte para o ouvido do adolescente a ponto do mesmo não ter tempo de gritar por ajuda, vindo a óbito instantaneamente.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Governo do Povo trabalha em todas as áreas. Uma ação que tem merecido destaque é o Projeto da Oficina de Dança do CRAS, onde são exploradas diversas habilidades como a atenção, disciplina, organização, relacionamento interpessoal e a convivência em equipe. A Oficina de Dança oferece oportunidades à parcela da população que mais necessita dos serviços públicos , beneficiários do CRAS e grupos da terceira idade, nas modalidades de ballet, street dance, jazz e dança de salão com forró.

Sementes estão sendo plantadas em nossa Cruz das Almas com este projeto, que vai além das aulas de dança, mas atinge uma dimensão grandiosa, cujos frutos essas famílias colherão futuramente.
Cruz das almas cresce, sua vida melhora!. ASCOM Cruz. Agência Um.
#maiscultura
#maisqualidadedevida
##PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus antecipou para esta terça-feira (18) o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. Esta é a sexta vez em 2018 que a Prefeitura Municipal antecipa pagamentos aos servidores. 
De acordo com a lei, os empregadores têm até o dia 20 de dezembro para fazer o pagamento da segunda parcela do 13º. Porém, com a crise econômica, diversas cidades e estados do país têm encontrado dificuldades para realizar o pagamento. Em alguns casos, o benefício de 2017 ainda não terminou de ser pago. ASCOM SAJ

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nesta terça-feira (18) a Praça Padre Mateus recebe mais um dia de serviços e muito encanto e magia com o Natal Social 2018. Até às 17h, os quiosques estarão abertos com atendimento dos serviços socioassistenciais do SUAS e parceiros. A programação cultural acontece a partir das 18h com Thifany Pinho e apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Criança. O Natal Social tem realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. ASCOM SAJ.

Notícias | postado por: Mascarenhas

Em 2019, 207 municípios baianos terão aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), enquanto outros 210 irão sofrer redução em suas cotas de participação na arrecadação, em relação a 2018. 

Algumas cidades se destacaram com uma variação positiva, entre elas os municípios de Nordestina (Região Nordeste), com 61,27%, e Maracás (Região Centro-Sul), que registrou crescimento de 51,34% enquanto as maiores variações negativas ficaram com Maragogipe (Mesorregião Metropolitana de Salvador), com menos 52,74% em relação a 2018, e Paulo Afonso (Mesorregião Vale Sanfranciscana), com uma queda de 40,80%. 

Os números foram conhecidos a partir da aprovação, na última quinta-feira (13), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), da resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para aplicação em 2019. Para o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo filho, esse é um dos trabalhos mais importantes realizados pelo Tribunal, devido ao alcance dos resultados e impacto na economia dos 417 municípios do estado, “ cuja maioria tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no ICMS suas principais fontes de receita”. 

No que diz respeito aos municípios que tiveram variação positiva, 75,36% registraram aumento de participação na arrecadação igual ou menor que 5%; 12,08 % terão aumento maior que 5% e igual ou menor a 10%; e 12,56% registram aumento superior a 10%. Já sobre os municípios que sofreram variação negativa em relação a 2018, um percentual de 67,62% viram sua participação na arrecadação cair em uma taxa menor ou igual a 5%; 17,62% terão redução maior que 5% e menor ou igual a 10%; e 14,76% terão redução superior a 10%.Foto Reprodução TCE. Matéria, Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

1 - PARA TRAZER BOAS ENERGIAS: MISTURINHA COM MEL
Para absorver boas energias para 2019, a Naturóloga do W Estética & Spa, Mariana Vitte Nardi, indica fazer uma misturinha com mel, água morna, sal, flores e folhas específicas. "Em um pote, misture 60ml de mel + 20ml de água morna + 1 colher de sopa de sal grosso. Em uma bacia, misture 1 litro de água morna com pétalas de flor do campo e folhas de manjericão. Tome banho normalmente e, depois, passe a mistura com mel por todo o corpo, fazendo movimentos circulares. Retire com água corrente e depois jogue a mistura que está na bacia por todo o corpo, sem enxágue".

2 - PARA ATRAIR AMOR: 'ILANG-LANG, GENGIBRE E ALECRIM'
Se a intenção é atrair muito amor em 2019, anote as dicas da Nathalia Carravetta, especialista em desenvolvimento de aromas da L'eponge. "Aposte em essências como Ilang-lang, gengibre e alecrim, que são essenciais para ativar os chakras inferiores. Pode usar em forma de banho, óleo de massagem ou aromatizar o ambiente. Canela é ideal usar com parcimônia por ser um potencializador, e pode ser utilizada em forma de creme ou óleo de massagem, num banho,preparando um chá com canela em pau, por exemplo".

Notícias | postado por: Mascarenhas

Cobiçado por grandes clubes, a principal revelação do Bahia na temporada 2018, Ramires vai começar a temporada 2019 com uma camisa diferente: o garoto foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Ele vai atuar no Sul-Americano em janeiro, no Chile. O Brasil estreia no dia 19, contra a Colômbia.“Eu estava sozinho no apartamento, fiquei muito feliz. Coloquei uma música bem alta, coloquei um reggae, fiquei até com medo de alguém reclamar. Foi uma sensação inexplicável", contou Ramires aos risos.

Para o atleta de apenas 18 anos, a convocação para a seleção brasileira vai aumentar o seu patamar, e também o do Bahia. "É um desafio muito bom, me coloca em um patamar elevado, posso ficar conhecido nacionalmente. A visibilidade aqui na base é pequena e acho que isso eleva o patamar tanto da base quanto do profissional", afirmou.Foto Felipe Oliveira, ASCOM BahiaTribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal da Mega-Sena no sorteio realizado nesse sábado, 15. As dezenas sorteadas são: 08 - 38 - 44 - 50 - 56 - 60. Com isso, o prêmio acumulou. De acordo com a Caixa, a estimativa para próximo sorteio, que será realizado na terça-feira, 18, é um prêmio principal de R$ 48 milhões para quem acertar as seis dezenas.

A Quina teve 72 apostas vencedoras, e cada uma vai receber R$ 46.944,97. A quadra vai pagar R$ 885,33 a cada uma das 5.454 apostas ganhadoras. As apostas para o Mega-Sena poderão ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país e também no portal Loterias Online da Caixa. A aposta mínima custa R$ 3,50.Foto Luciano Carcará

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Azul Linhas Aéreas foi condenada a indenizar um baiano em R$ 20 mil por retirá-lo de uma aeronave com apoio da Polícia Federal. Por causa de um acidente, o passageiro precisava fazer uma cirurgia na perna e viajava para São Paulo, em junho de 2016, para realização de uma cirurgia ortopédica de grande porte pelo SUS na cidade de Campinas. 

Na ação, o passageiro afirma que, após a realização dos procedimentos para embarque, quando já estava na poltrona, foi forçado a desembarcar da aeronave pela Polícia Federal, a pedido da empresa, sob o argumento de que não apresentou nem portava os documentos necessários à viagem, em especial o MEDIF (Medical Information Form), um formulário de informações para passageiros especiais. Ele afirma que portava o MEDIF e o enviou com antecedência para um e-mail da Azul. Por conta disso, ele não conseguiu realizar o tratamento, de custo estimado de R$ 140 mil. Ele pediu que a empresa fosse condenada a indenizá-lo por danos materiais, morais e por uma chance perdida. 

A empresa, em sua defesa, afirmou que, apesar do autor da ação ter entregado a documentação necessária, seu embarque foi negado após uma avaliação do departamento médico de que haveria riscos à saúde e à segurança do voo. Afirmou que o passageiro foi comunicado da negativa no mesmo e-mail que encaminhou os documentos para análise. Ainda argumentou que o passageiro burlou o sistema da empresa ao fazer o check in via totem de autoatendimento. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar, em média, 3,65% mais barato para os contribuintes baianos em 2019. A medida foi anunciada hoje (17) pelo governador Rui Costa. A tabela com os valores revisados vai ser divulgada amanhã (18) pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), juntamente com o calendário de pagamento do imposto.

Os caminhões vão ter o maior alívio no imposto, com uma queda de 4,86%. Já o IPVA sobre os automóveis vai sofrer uma redução de 3,2% e, para as motos, de 3,23%. Para os ônibus e micro-ônibus, o imposto cairá 3,66%. O IPVA sobre os veículos utilitários vai ficar 3,28% mais barato. Os novos valores foram criados com base em pesquisa realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), a partir dos preços praticados no Estado em outubro de 2018. As informações estarão disponíveis no site da Sefaz-BA.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O Natal Social de Santo Antônio de Jesus chega ao seu 4° dia com muito serviço e atrações culturais para toda a família. Nesta segunda-feira (17) haverá atendimento dos serviços socioassistenciais do SUAS e parceiros nos quiosques da Praça. Às 16h acontece a roda de conversa "Cuidando da Saúde Psicológica do Trabalhador", com a mediadora Mariana, promovida pelo CRAS Comunidade. 
A partir das 18h tem início a programação cultural com Fabiana Sampaio & Nilton Negrão, Grupo teatral Centro Cultural, e Grupo VOSA - voz e violão. Além de pipoca para as crianças e as presenças confirmadas do Papai Noel e das Mamães Noeis de patins. O Natal Social tem realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Frequentadores e funcionários da Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium João Teixeira de Faria, 76, conhecido como João de Deus, fazia atendimentos, evitam comentar a sua prisão neste domingo (16). 

Acusado de abusos sexuais, João de Deus estava em um sítio e encontrou a polícia em encruzilhada às margens da BR-060 em Abadiânia, Goiás. Tanto o centro em que ocorrem as cirurgias espirituais quanto as obras sociais mantidas pelo médium em Abadiânia passaram a tarde fechados. As atividades na casa de cura se encerram às 12h.

O movimento na Casa Dom Inácio após a prisão é principalmente de curiosos. Grande parte deles viaja entre Brasília e Goiânia e desvia da BR-060 para espiar o local, que está com os portões trancados. Desde o início da manhã, a residência de João de Deus está fechada e sem movimentação. Vizinhos e um vigia dizem que ninguém entrou ou saiu desde as 7h. fOTO mARCELO cvAMARGO, aG. bRASIL. bAHIA nOTICIAS. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. Observação: Estas são apenas algumas vagas disponíveis, para consultar a lista completa o Trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.  
Vagas exclusivas para a unidade de SANTO ANTONIO DE JESUS 
(17/12/18) 
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AGENTE DE PORTARIA (Vagas para pessoas com deficiência) 
02 vagas  
AUXILIAR DE  LINHA DE PRODUÇÃO(Vagas para pessoas com deficiência) 
01 vaga  







Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Itaquara, Marco Aurélio Costa (PSB), apesar de jovem, 25 anos, demonstrou potencial de diálogo e articulação política ao emplacar, na quarta-feira (12), um vereador aliado para o Comando da Câmara Municipal a partir do Biênio 2019/2020. A avaliação, no entanto, é de que Marco entrou em campo aos 45 do 2º tempo, virando o jogo, após diálogo com integrantes da sua base e até opositores, conseguindo o apoio de um dos críticos do seu governo, o vereador Lúcio de Apolônio (PROS), que abandonou o grupo da oposição e agora integra a base governista na Casa Legislativa, eleito vice-presidente. Além disso, o prefeito ainda acalmou os ânimos do vereador Fabiano Santos (PP), conhecido como Binho Locutor, que estaria integrando a Mesa-Diretora na condição de vice do atual presidente e líder da oposição, Aguinaldo Silva (PPS), que decidiu não disputar à reeleição após articulação do chefe do Executivo e ainda votou no presidente eleito, Rogério Rodrigues (PSL), o Geo de Ricaço, que obteve 7 dos 9 votos no processo de escolha. Na rede social, Marco comentou a eleição e falou em parceria entre os poderes. ”Tenho certeza que nosso poder legislativo não fugirá da responsabilidade de trabalhar pelo bem de todos os cidadãos de Itaquara. Estou certo que a parceria da Câmara com a prefeitura será ainda maior e com isso avançaremos muito mais”, disse o gestor.Fotos 1 ( ASCOM Itaquara), 2 (arquivo tvsaj)

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Organizado pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o campeonato que reuniu 18 equipes da zona rural do município chegou ao fim na manhã deste domingo (16), na localidade da Sapucaia.

Na disputa pelo título estavam a Sapucainha e o Araçá, que fizeram um belíssimo jogo. Melhor para a equipe da casa, que venceu e consagrou-se campeã. Os dois times tiveram um bom volume de jogo, com chances claras de gol. E aos 30 minutos do 2° tempo, Murilo marcou o único da partida.

Campeão e vice receberam das mãos do prefeito Orlandinho e do vice-prefeito, Max Passos, seus respectivos troféus, além da quantia em dinheiro de 4 mil e 2 mil Reais. Foram premiados ainda o melhor goleiro, Jociel (Sapucainha); Artilheiros, Márcio Leite (Pumba) e Eduardo (Cadete), ambos com 4 gols; Revelação do Campeonato, Adailson (Engenho da Lagoa); E melhor jogador, Silvonei (Sapucainha).

#CopaDaIntegraçãoRural
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A seleção de Itamaraju derrotou o time de Itapetinga na tarde de hoje (16) e se sagrou como tricampeã do Campeonato Baiano Intermunicipal. A final do torneio foi disputada no estádio Juarez Barbosa, o Barbosão, em Itamaraju.

Depois de um 1 a 0 favorável aos donos da casa na etapa inicial do jogo, a partida foi decidida nas penalidades, já que o jogo de ida teve o mesmo placar. Melhor para o time de Itamaraju, que venceu por 5 a 4 e levou a taça para casa. Foto Ascom, Prefietura de Itamaraju. Matéria, Metro 1.

Notícias | postado por: Mascarenhas

1 - FAÇA UMA AVALIAÇÃO COM UM MÉDICO
Pois é, não basta apenas colocar o tênis para perder aquela gordurinha de forma saudável: o primeiro passo é procurar um médico para fazer uma avaliação. "Realize uma avaliação e certifique-se de que não tem nenhuma lesão ou restrição ao exercício de impacto. Estando tudo certo é só seguir em frente", explica.

2 - PARTICIPE DE UM GRUPO DE CORRIDA
Para quem nunca praticou corrida, uma dica valiosa é correr em grupo. "Normalmente há especialistas que possam orientar sobre a melhor forma de iniciar no esporte", conta Evelyne. Correr com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, segundo ela, pode ser uma outra opção.

Notícias | postado por: Mascarenhas

A lutadora Irina Rybnikova, de 15 anos, morreu eletrocutada no último sábado (8) na região de Irkutsk, na Rússia. Segundo relatos, a atleta de pankration, arte marcial grega, considerada como precursora do MMA, faleceu por causa de um choque elétrico, depois que seu celular, que estava conectado à tomada e recebendo carga, caiu durante o seu banho.

Seu corpo foi encontrado por sua irmã mais velha, Tatiana. Segundo ela, Irina colocou o celular para carregar a bateria em uma tomada ao lado do chuveiro, mas acabou caindo na banheira, provocando o choque. Ela era lutadora da seleção russa de pankration, e era considerada como uma das grandes promessas das artes marciais.Extra

Notícias | postado por: Mascarenhas

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (14) a abertura do prazo para os interessados na PPP (Parceria Público Privada) da ponte Salvador-Itaparica e do Sistema Viário do Oeste se manifestarem. 

As empresas podem apresentar o PMI (Procedimento de manifestação de interesse) até o dia 22 de fevereiro. De acordo com a coluna do Levi Vasconcelos, no jornal A Tarde, já demonstraram interesse no edital cinco empresas chinesas, a CCC, a CRBC, a CR-20 e as Crec 2 e Crec 14, além da baiana OAS.Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prazo de implantação na Bahia da placa veicular padrão Mercosul foi prorrogado pela segunda vez. Prevista para entrara em vigor originalmente em 3 de dezembro, a implantação primeiro foi adiada para 17 de dezembro e, nesta sexta-feira (14), o prazo foi estendido novamente até 24 de dezembro.

De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a nova mudança foi definida por meio de um acordo entre o órgão, o Denatran e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).O objetivo do adiamento é conceder tempo para que o Serpro finalize a integração do novo sistema de emplacamento, com a ampliação do número de fabricantes de placas que irão atuar em território baiano.Ainda de acordo com o Detran, até o momento, mais de 100 empresas estampadoras de placas já estão credenciadas ao Denatran para oferecer o serviço na Bahia.

Placas Mercosul

A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas.A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d'água e código de barras bidimensional (QR-Code).Foto reprodução. Tribuna da Bahia

Notícias | postado por: Mascarenhas

Quem acertar as seis dezenas do concurso 2.107 da Mega-Sena poderá faturar R$ 42 milhões. O sorteio será realizado às 20h do horário de Brasília, no Caminhão da Sorte estacionado em Criciúma, em Santa Catarina. 

Para concorrer, os interessados precisam se dirigir a uma das 13 mil casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal ou registrar sua aposta no portal oficial. Com custo mínimo de R$ 3,50, as apostas podem ser registradas até às 19h.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS  

Realizada, na noite dessa sexta-feira, 14, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2019-20, num evento que, com casa cheia, a oposição capitaneada pelo professor Gileno, impôs uma implacável derrota ao grupo político comandado pelo atual prefeito Wellington Vieira, com um placar (8X1) que, indubitavelmente, figurará nos anais da historicidade local. Vencedora, a chapa 01 teve a seguinte constituição: PRESIDENTE: Maria Meire (Meirinha); VICE-PRESIDENTE: Edgar Alves Silva; 1o. SECRETÁRIO: Bartolomeu Alves (Jota); 2o. SECRETÁRIO (Domingos Cézar).

Dentre as personalidades que fizeram parte da assistência, o professor Gileno (cotadíssimo à sucessão municipal em 2020); Olavinho (ex-vice-prefeito); Jamile (ex-primeira dama), Dil Trio (empresário bem sucedido na região), Dra.Gilsonilda Correia (advogada que vem realizando um meritório trabalho junto ao grupo capitaneado pelo Deputado Estadual Alan Sanches - S.A.Jesus e Muniz Ferreira - e que deverá ser a assessora jurídica da nova mesa diretora da Câmara); Maria de Memeu (ex-secretária de Assistência Social no governo Clovis Penini); ex-vereador Rogério Mascarenhas e diversas outras representatividades locais.

Coube ao presidente em exercício da egrégia casa legislativa, Adilson Santana, a condução dos trabalhos, ao lado Rony, Alan de Minde e, naturalmente, com participação dos demais edis Meirinha, Edgar, Jota, Ivone, Domingos, e Cézar do Ponto Chic. Os representantes do poder legislativo municipal realizaram a eleição com casa cheia. A cada momento, no decorrer da cerimônia, a assistência aplaudia de forma entusiasta, os discursos proferidos em apoio à presidente eleita e, por extensão, à mesa diretora do legislativo municipal. Nos bastidores, comentários de que, a partir de janeiro próximo, Muniz Ferreira passará, não apenas estabelecer um maior e mais incisivo estreitamento com a população mas, também, terá suas atividades administrativas conhecidas dentro e fora do município.

Em entrevista à Tvsaj (a serem publicadas), a nova presidente Meirinha discorreu sobre o que significa essa esmagadora vitória e sobre o que foi fundamental para que o intento da oposição fosse materializado. Falou, também sobre o fato de ter entregue a pasta que exercia no governo Wellington Vieira (Secretária de Assistência Social), bem como acerca do que se esperar da relação que o legislativo deverá manter com o poder executivo a partir de janeiro próximo. Assevera que todo e qualquer projeto que seja do interesse da população será apreciado e aprovado.

PLACAR ELÁSTICO, SUGERE REFLEXÕES POR PARTE DO  GRUPO DO ATUAL PREFEITO

Partindo da premissa que o atual prefeito Wellington Vieira conseguiu seu intento para conduzir os destinos do município, em sua terceira tentativa, seria de se esperar que, no poder, conseguisse manter, ao seu lado, a massa de eleitores que nele confiaram o mandato. Se a Câmara de Vereadores é constituída por representantes legítimos e diretos da população e o placar, na eleição de Meirinha, lhe é desfavorável (1 X 8), mesmo com os três votos que foram agregados de última hora, por questão de amizade à presidente,  por analogia, o chefe do executivo não está confortável com relação ao controle político no município. Obviamente, restam dois anos pela frente e o prefeito, que é detentor de boa índole e é bem intencionado, tem tempo para tentar mudar os rumos. Acontece que a oposição está forte, articulada com a população, oxigenada e determinada. Algumas das pessoas que fizeram parte da assistência chegaram a confabular de que faltou, por parte do chefe do executivo, mais experiência, mais diálogo.

VEREADORES ELENCAM PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS

Alguns dos vereadores entrevistados pela Tvsaj, a exemplo de Valmir "Sempre Presente", elencaram problemas enfrentados pela população e que configuram a atual administração como claudicante. O vereador cita situações que vem ocorrendo na educação, saúde, infraestrutura e que, naturalmente, precisam ser encarados de frente porque, " no final do túnel", estão os interesses da população que paga seus impostos e quer ver seu município no mesmo celeiro dos que se regozijam estar nos trilhos do desenvolvimento.  

TAL QUAL JOGO DE XADREZ

Tal qual em jogo de xadrex, é fundamental que competidores antevenham conseguências a serem produzidas na próxima "mexida". Em política, decisões não tomadas e que se configuram, na maioria dos casos como “vacilos” costumam produzir resultados imprevisíveis, funcionando como "cascata". Vereadores não querem dinheiro. Vereadores querem, na verdade, atenção e atendimento aos pleitos formalizados junto ao executivo, oriundos das diversas comunidades que representam. Cabe aos gestores, seja de  Muniz Ferreira ou qualquer outro município, terem a capacidade de ouvir e, dentro do possível, atender às postulações. Alguns gestores vociferam: "posso administrar sem a Câmara". Obiamente que sim, todavia, se acontecerem problemas nas prestações de contas?!! ...Inelegibilidade.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site.  

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Considerada uma das mulheres mais atuantes na última campanha político partidária, em Santo Antonio de Jesus e Muniz Ferreira e região, a advogada, Dra. GILSONILDA CORREIA, conhecida carinhosamente por Dra. Nil é, indubitavelmente, um nome que cresce, não apenas na sua área laboral (advocacia) mas, também, no contexto político-partidário, graças a sua capacidade de diálogo e persuasão. Santantoniense, ela fez faculdade em Ilhéus onde teve que trabalhar duro para conseguir manter-se. Chegou, inclusive, a percorrer diversos bairros, de porta em porta,  comercializando produtos. Uma missão hercúlea, convenhamos, mas que foi primordial para  que conseguisse materializar seu grande intento:  a formatura. 

Muito mais que uma mulher bonita, ela traz à tona qualidades e experiências que denotam toda uma capacidade empreendedora. Bem casada, mãe, já na terra do Padre Mateus (S.A.Jesus), exercendo sua profissão com esmero, hoje também é cortejada por diversos grupos políticos pela sua capacidade de estabelecimento de diálogos. Não foi à toa que, em nome do grupo capitaneado pelo Deputado Estadual, reeleito, Alan Sanches, subsidiou trabalhos em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara (Meirinha), ao lado de lideranças como Professor Gileno e empresário Dil Trio. Ela não é daquelas pessoas quese entitulam lideranças,  estufam o peito e proclamam "tenho mil, dois mil, três mil votos" e só saem às ruas com a presença do candidato. Longe disso, realiza seu trabalho nos bastidores, em busca de resultados. Fotos Antonio Mascarenhas. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-juiz federal e futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, disse lamentar o fato de ter sido o autor da sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi dada durante entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

"Da minha parte nada tenho contra o ex-presidente. Acho até lamentável que eu, infelizmente, tenha sido o autor da decisão que condenou uma figura pública que tem a sua popularidade e que fez até coisas boas durante sua gestão, mas também erradas", disse o ex-juiz.

Para Moro, ter condenado Lula não significa um bônus, e sim um ônus. "Mas o fiz cumprindo o meu dever", completou. Na entrevista, o futuro ministro ainda negou que a Operação Lava Jato aja de forma parcial, perseguindo apenas determinados grupos políticos. "Essa alegação de que a Justiça foi parcial nesses casos ignora que por desdobramento da Lava Jato vários outros personagens políticos da oposição também respondem a investigações e acusações sérias perante outros fóruns", afirmou.Foto José Cruz, Ag. Brasil. Matéria, Metro 1

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, de 93 anos, foi internada nesta sexta-feira, 14, na emergência de um hospital particular em Santo Antônio de Jesus (distante a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano. Mãe Stella foi diagnosticada com uma infecção. A unidade de saúde não divulgou o estado de saúde, mas, segundo a sua companheira, a psicóloga e escritora Graziela Dhomini, ela passa bem.

Atualmente, a ialorixá vive com Graziela na cidade de Nazaré, também no Recôncavo, e foi levada de ambulância até Santo Antônio de Jesus. A última vez que Mãe Stella teve hospitalizada foi em novembro de 2017, quando passou seis dias internada no Hospital da Bahia, na capital baiana, com fortes dores de cabeça e hipertensão arterial. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

O capitão do Exército Jorge Francisco, que trabalhou com Jair Bolsonaro (PSL) por 20 anos no seu gabinete em Brasília, fez repasses aos filhos do presidente eleito sempre que atuou ao lado do capitão da reserva. A revelação foi feita pela revista Istoé, em reportagem publicada hoje (14).

Segundo a publicação, o servidor da Câmara doou R$ 5,9 mil para a campanha do filho mais velho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, no dia 1º de outubro. O montante foi o que Flávio declarou ter gasto. Em valores atualizados, seria equivalente a aproximadamente R$ 18 mil.

No ano seguinte, Francisco passou a fazer parte do gabinete de Jair Bolsonaro. Exerceu cargo de comissão na categoria SP25, hoje um salário de aproximadamente R$ 15 mil. Durante o tempo como secretário parlamentar, ele foi responsável por outras doações, em espécie, a membros do clã Bolsonaro. 

Ainda de acordo com a Istoé, em 2004, doou R$ 10 mil para a primeira eleição de Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Naquele ano, Carlos recebeu R$ 34,5 mil em doações para a sua campanha. Ou seja, apenas José Francisco foi responsável por aproximadamente 30% das doações recebidas por Carlos na sua primeira investida, vitoriosa, para a Câmara. Em valores atualizados, esses R$ 10 mil doados por Francisco, que morreu em abril deste ano, seriam equivalentes a aproximadamente R$ 22 mil em 2018. Foto reprodução Faceboock. Do Metro1

Notícias | postado por: Mascarenhas

Prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro (PSD) e o seu vice, Márcio Oliveira (PP), tiveram os mandatos cassados por abuso do poder político. Em decisão assinada na última quarta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) decidiu pelo afastamento dos gestores e ainda condenou Quitéria e Marcinho - como é conhecido na cidade - a oito anos de inelegibilidade a contar das eleições que se realizaram em 2016.  

A condenação ainda atingiu o ex-prefeito Zenon Nunes da Silva Filho (PSD) que também ficará inelegível por ter favorecido, enquanto prefeito, um comício dos herdeiros políticos.  

A ação acatada pela Justiça eleitoral foi impetrada pela coligação “Renasce a Esperança”, que tinha o segundo colocado nas eleições de 2016, Joelcio Martins da Silva (MDB), como representante. De acordo com as alegações do Joelcio, Zenon - então prefeito do município - transferiu a comemoração do dia do evangélico de 23 de setembro para 25 de setembro, quando estava marcado comício da coligação de Quitéria e Marcinho. 

O prefeito também contratou a cantora gospel Damares para fazer um show para a comunidade evangélica de Santaluz, “valendo-se, dessa forma, de abuso do poder político com a finalidade de esvaziar o comício da coligação investigante e favorecer os dois primeiros requeridos na disputa do pleito eleitoral de 2016”, como escreve a decisão. 

Na decisão, a juíza Lisiane Duarte, da 145ª Zona Eleitoral confirmou a conotação eleitoral e participação direta, mas oculta, da administração de Zenon para favorecer os candidatos apoiados por ele. Foto Repordução Notícias de Santa Luz. Bahia Noticias. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A ONG Atini, fundada por Damares Alves, futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, é acusada pelo Ministério Público e por indigenistas de sequestro e tráfico de crianças, além de incitação ao ódio contra indígenas. De acordo com a Folha, há pelo menos três ações judiciais contra a ONG. A Polícia Federal pediu, em 2016, informações à Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre supostos “tráfico e exploração sexual” de indígenas, em solicitação que cita a Atini e outras duas organizações. 

Em uma das ações movidas contra a ONG, o Ministério Público cita uma criança que foi retirada da guarda de sua mãe e levada para uma chácara da Atini, com a justificativa de que a mãe "portava transtornos mentais e possuía histórico de maus-tratos pelos pais”. 

O MP entende que a história "foi retorcida e distorcida até fazer parecer uma adoção comum de uma criança vulnerável de mãe incapaz por um casal de classe média de Volta Redonda" e pede que a criança retorne para a mãe.
Damares se afastou da Atini em 2015. Hoje ela atua como funcionária no gabinete do senador Magno Malta (PR-ES). A Funai ficará sob responsabilidade da futura ministra a partir de 2019 e ela afirmou que nomeará para a presidência alguém que "ame desesperadamente os índios".Foto Valter Campanato, Ag. Brasil. Matéria, Metro1

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, está lançando o Card Amigo, nova modalidade de cartão passe-livre para pessoas com deficiência e acompanhantes que utilizam o transporte coletivo urbano em Santo Antônio de Jesus. 
Para adquirir o card, os usuários devem realizar um cadastro no SAM – Superintendência de Atendimento Municipal – de 13 de dezembro a 18 de janeiro. É necessário RG, CPF, comprovante de residência e relatório médico fornecido por uma Unidade de Saúde da Família. 
Cada beneficiário poderá incluir até três acompanhantes no card (a necessidade de acompanhamento deve ser atestada pelo médico). Para isso, basta levar também comprovante de residência e cópia de um documento oficial com foto do acompanhante. O novo cadastro é obrigatório. As antigas carteiras de gratuidade perderão validade em 31 de janeiro de 2019. O Card Amigo tem validade de dois anos podendo ser prorrogada.  


 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, está lançando o Card Amigo, nova modalidade de cartão passe-livre para pessoas com deficiência e acompanhantes que utilizam o transporte coletivo urbano em Santo Antônio de Jesus. 
Para adquirir o card, os usuários devem realizar um cadastro no SAM – Superintendência de Atendimento Municipal – de 13 de dezembro a 18 de janeiro. É necessário RG, CPF, comprovante de residência e relatório médico fornecido por uma Unidade de Saúde da Família. 
Cada beneficiário poderá incluir até três acompanhantes no card (a necessidade de acompanhamento deve ser atestada pelo médico). Para isso, basta levar também comprovante de residência e cópia de um documento oficial com foto do acompanhante. O novo cadastro é obrigatório. As antigas carteiras de gratuidade perderão validade em 31 de janeiro de 2019. O Card Amigo tem validade de dois anos podendo ser prorrogada.  
 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deflagrada, nessa quinta-feira, 13, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Barra Grande, Vera Cruz-BA, através da 5a. Cia de PRE, a "Campanha de Solidariedade Criança Feliz", num evento que, já nessa sua primeira edição, surpreendeu, não apenas em face da maciça participação de crianças e autoridades militares, politicas e representantes dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida e Muniz Ferreira. Iniciativa da 5a. Cia, através da Sub-Ten Sândila Rocha e o Cmt. Cap Lopes, naturalmente, com o respaldo da PRE.

Dentre as personalidades presentes, o Ten. Cel Jarbas Carvalho (Cmt da Policia Rodoviária Estadual), Cap. Lopes (Cmt da 5a. Cia que envolve Mar Grande, Santo Antonio de Jesus e Valença), Ten Cel Matias (Cmt do Corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus), representantes do Grupo de Choque da Polícia Militar, Cap. Andrade e demais personalidades que integram a companhia em epígrafe; Venilton Caldas "Titia" (exotérico).

OBJETIVO

O projeto em apreço, segundo o Cap Lopes e Sub-Ten Sâmila Rocha, tem por escopo promover aproximação da Polícia Militar com as crianças que, em desenvolvimento emocional e cognitivo, precisam, desde cedo, já irem se familiarizando com noções de cidadania, e esse estreitamento, essa interação, é de vital importância para esse intercâmbio. Por conta disso, além de equipamentos de parquinho infantil,presença do boneco caracterizado de "soldado", viatura do Corpo de Bonbeiros para o tradicional "banho das criânças", foram feitas pinturas, distritução de lanches, refrigerantes, algoodão doce,  etc, alpem das apresentações com cães adestrados. 

INTERAÇÃO POLÍCIA/COMUNIDADE

Infelizente, muitas pessoas vêm a policia como repressora. E muitos o fazem à luz das ações coercitivas que, por conta da necessidade, fazem-se necessárias perante àqueles que procuram cometer ilícios. O grande objetivo da  polícia é promover a paz, garantindo direitos. Esse trabalho junto às crianças é de fundamental importância para a quebra de paradigmas, para a desmistificação de rótulos. A sociedade precisa atuar de forma parceira, na certeza de que resultados auferidos beneficiarão a todos.  

PARCERIAS

Para que um evento dessa magnitude, com o alcance social a que se propõe, possa produzir resultados, faz-se necessária, naturalmente, a utilização de uma logística operacional mínima. Nesse sentido, coube à Sub-Ten Sâmila e equipe, literalmente, "colocar os pés na estrada" em  busca de apoios necessários. E eles vieram. Por parte do poder público municipal contribuíram os municípios de SALINAS DA MARGARIDA (gestão Wilson Pedreira), MUNIZ FERREIRA (gestão Wellington Vieira), VERA CRUZ (Vinícius) e Câmara de Vereadores de Muniz Ferreira. Representando a iniciativa privada, contribuíram: Comercial Corôa (Nego), Politur, Gino Construtora, Colchões Meron, Sakara, Schin, Toop Britas, Hort Fruit da Ilha, Internacional Marítima, Lyder da Construção, Construilha, G&F. 

O corpo de bombeiros, sob o comando do Ten Cel Matias também levouu alegria à criançada no momento em que, a partir da viatura, foi propiciando o tradicional "banho" por parte da garotada que se fez presente. E, por falar em Corpo de Bombeiros, essa agremiação desenvolveu um destacável trabalho no Festival de Salinas da Margarida, propiciando segurança aos munícipes e visitantes, durante os quatro dias de festividades. 

Dentre os chefes do executivo municipal  que contribuíram com o evento e que chegaram a comparecer, Marylda Barbuda (prefeita de Itaparica). Ela que vem desenvolvendo um meritório trabalho a frente desse receptivo município do recôncavo baiano. Marlylda que, diga-se de passagem, em entrevista à Tvsaj, parabenizou os representantes da 5a. Cia pela iniciativa. Aproveitando o ensejo, já que inquirida, falou sobre ações que vem desenvolvendo em seu município, notadamente as que se referem ao turismo, à cultura, infraestrutura, educação e saúde. 

O prefeito de Salinas da Margarida, Wilson Pedreira, fez-se representar através do diretor Pepinho e correligionário. A administração municipal de Salinas sabe, evidentemente,  da importância dos cuidados a serem dispensados às crianças, nessa importante fase de formação. Município se engaja nesse projeto de cidadania na certeza de que sementes plantadas, se irrigadas (e serão) com certeza, produzirão frutos.  Inserido na rota turística, o município recebe milhares de visitantes durante o ano.  

Representando o município de Muniz Ferreira, os vereadores Meirinha e Valmir "sempre presente". Eles que, nessa sexta, estarão defendendo as cores da chapa que luta pela presidência da egrégia casa legislativa municipal. Além de terem comparecido ao evento, eles mostraram-se bastante satisfeitos diante da receptividade por parte dos representantes da 5a. Cia e diante da maciça participação de crianças. Veja mais algumas fotos em LEIA MAISe, TODAS, através do FOTOS, no topo do site.  Divulgaremos entrevistas, durante a semana. 

 

Notícias | postado por: Mascarenhas

MAIS QUALIDADE DE VIDA PRA VOCÊ

O Governo do Povo trabalha, avança em todas as áreas e melhora a qualidade de vida da população. Na infraestrutura são 23 ruas sendo pavimentadas e mais 7 sendo asfaltadas, cerca de 500 metros de drenagem, resolvendo problemas históricos de alagamentos, como na Rua da Vitória, onde moradores sofriam constantemente em épocas de chuvas, Rua JB da Fonseca e Largo da Coplan.

A expansão da rede de água tratada beneficiando as comunidades de Teresa Ribeiro, Umbaubeira, Boca da Mata, Pumba ll, Lagoa Grande e Engenho da Lagoa. Também vale registrar reformas de praças, do mercado de carnes, cobertura e requalificação do final da feira livre, com a readequação e construção de boxes no mercado para abrigar a feira de importados. Cruz das Almas cresce, sua vida melhora!
#MaisInfraestrutura
#MaisQualidadeDeVida
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETRAS), deu início, nesta quinta-feira (13), à segunda edição da EXPOSOCIAL. O evento tem como objetivo levar os serviços da Pasta para perto da população. Uma prestação de contas dos trabalhos realizados durante o ano.

O município de Cruz das Almas tem realizado diversas ações no campo social. O prefeito Orlandinho destacou a implantação desses serviços a partir do seu segundo mandato como gestor: “organizamos as políticas de Assistência Sociais e trouxemos para aqui serviços importantes como CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além de organizar o Bolsa Família, expandindo a oferta do programa para a população”, declarou.

No mesmo espaço, na Praça Senador Temístocles, tivemos a feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), organizado pela Secretária de Educação em parceria com o SEBRAE. Com a participação de alunos de seis escolas municipais.

A II EXPOSOCIAL segue até o sábado (15), com a feira de artesanatos, apresentações culturais, e nesta sexta-feira os stands continuam com as palestras e os atendimentos. Uma boa oportunidade para realizar sua inscrição no Cadastro Único e regularizar seu benéfico BPC.
#EXPOSOCIAL
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo

Notícias | postado por: Mascarenhas

Uma manhã de muita festa e emoção. Assim foi a entrega da Unidade de Saúde da Família do Alto Santo Antônio. A unidade é a 13ª completamente reformada e entregue pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. 
Diversos moradores compareceram ao local para ver como ficou a reforma da USF que apresentava instalações inadequadas, paredes com infiltrações, iluminação precária e outros diversos problemas. 


- “É mais uma unidade que estamos entregando. Com a mesma satisfação, empenho, compromisso de contribuir para a melhoria da oferta de saúde em Santo Antônio de Jesus, dando a dignidade que a nossa população necessita e merece.” – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade.   
A USF Alto Santo Antônio foi requalificada, com criação de consultório e melhores espaços, novos equipamentos e contando com uma equipe multiprofissional completa e motivada (médico, enfermeira, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde e uma equipe do NASF, composta por farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo). A reforma da unidade é uma ação do Programa Acelera SAJ. 

 


Enquete


PodCast